PDA

Ver Versão Completa : ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6

Guiga Tostes
29/09/2010, 15:17
HOJE

O CORAÇÃO VALENTE saiu do ROGERIO NUNES e foi pro DAEL ROBERTO do ar cond. , amanhã estarei em outra cidade de plantão , acredito que pegarei na 6ªf para finalizar o forro da porta e poder já ir andando com ele .

UFA até que enfim .

ABRAÇOS

Que beleza Doc, sorte aí!

Não vejo a hora de poder dizer o mesmo, UFA!

Abs

CAVESO
29/09/2010, 16:50
òtima notícia Dr!!!!

Esse coração valente saírá 0 Km dessa reforma!

Ismael Reghin Filho
29/09/2010, 19:56
Deu uma clareada.
Xaropinho vai poder ir.
Saiu a certificação digital hoje e se a coisa andar (instalação nota fiscal eletronica), vamos poder ir nós dois.
To pensando em sair sexta a noite, para chegar no sábado de manhã.
Vamos torcer pra dar certo.

guilhermeabreu
01/10/2010, 19:29
Que beleza Doc, sorte aí!

Não vejo a hora de poder dizer o mesmo, UFA!

Abs

CARO AMIGO GUIGA

É AMIGO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!

Retirei o CORAÇÃO VALENTE do DAEL ROBERTO ( ar cond. ) e levei pro capoteiro colocar o forro da porta e peguei ha 1 hora atras .

PQP 1.000.000 DE X o AR COND. finalmente ficou COOOOOOONGEEEEEELANDO , bem que o ROBERTO falou que com esta ciaxa evaporadora iria ficar com os vidros embassados , pois ele usa esta caixa em VANS E KOMBI e nas KOMBIS embassam os vidros e qdo saí do capoterio e cheguei em casa o vidro traseiro estava todo embassado por fora , ATÉ QUE ENFIM VOU PASSAR UM VERÃOZÃO GELADINHO .

Amanhã colocarei o SCOOP que esta pintado e finalizar alguns detalhes , MAS DO JEIOT QUE ESTA JÁ DÁ PARA VIAJAR .

JÁ ESTOU DE ENGESA PRA VIAGEM PESSOAR .

ABRAÇOS

guilhermeabreu
01/10/2010, 19:33
òtima notícia Dr!!!!

Esse coração valente saírá 0 Km dessa reforma!

CAVESO

Infelizmente ele não esta ZERADO dessa reforma , mas estou muito satifeito .

Pena que o termometro elétrico que estava funcionando , PARECE que não esta mais , mas eu já comprei um mecanico e amanhã eu mesmo devo colocar . Tenho que ter um termometro pra saber se deu certo a trampo da refrigeração , só faltava esta de eu não poder tirar as conclusões definitivas para poder passar para todos vcs que DEU CERTO A REFRIGERAÇÃO DA MANEIRA QUE EU FIZ .

Em CONSERVATÓRIA vcs verão o belo serviço feito no CORAÇÃO VALENTE .

guilhermeabreu
01/10/2010, 19:36
Deu uma clareada.
Xaropinho vai poder ir.
Saiu a certificação digital hoje e se a coisa andar (instalação nota fiscal eletronica), vamos poder ir nós dois.
To pensando em sair sexta a noite, para chegar no sábado de manhã.
Vamos torcer pra dar certo.

GRANDE ISMAEL

A cada dia vejo que vc é dos meus , encara qualquer parada e deixa as dificuldades de lado .

CONTAMOS COM A PRESENÇA SUA DO XAROPINHO E DAS OUTRAS DUAS TB SE POSSÍVEL .

ESTAREMOS TE AGUARDANDO EM CONSERVATÓRIA , não se esqueça de fazerr a reserva na pousada .

ABRAÇÃO

Kim
01/10/2010, 22:17
Opa Drzão!!!

Caramba, até que enfim as coisas estão clareando!!!

Parabéns pela sua perseverança, paciência e saco!!!!!

Pena eu não ir para Conservatória, mais teremos outras oportunidades para nos encontrarmos.

Quero estar presente para o cumprimento da promessa do CAVESO, aquela da foto em LN.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
01/10/2010, 23:11
Opa Drzão!!!

Caramba, até que enfim as coisas estão clareando!!!

Parabéns pela sua perseverança, paciência e saco!!!!!

Pena eu não ir para Conservatória, mais teremos outras oportunidades para nos encontrarmos.

Quero estar presente para o cumprimento da promessa do CAVESO, aquela da foto em LN.

Abraços.

Kim.

GRANDE KIM

Com certeza estaremos juntos em 2014 e o CAVESO com o VÉIO PAIO ( FIAT ) dele , e vou beber por conta dele lógico .

ABRAÇOS

guilhermeabreu
03/10/2010, 01:09
HOJE FOI O DIA QUE RODEI 150 KM COM O CORAÇÃO VALENTE DEPOIS DE 11 MESES PARADO .

Por duas vezes ele deu entrada de ar , a primeira foi no mesmo entroncamento da vez anterior . Não consegui tirar o ar , ou melhor eu sozinho não tinha como ver se estava jorrando óleo ou não e não deu sinal nenhum de querer pegar , desistí e chamei o ROGERIO NUNES , ao chegar ele pediu para virar o motor , e logo ele falou que estava jorrando bastante óleo mas nenhu sinal de pegar , ele apertou as porcas e ao virar o motor pegou logo .

Daí tive que ír em um enterro da esposa de um amigo na outra cidade que trabalho 60 km daqui , e fui no CORAÇÃO VALENTE , e por duas vezes a mangueira do turbo soltou do lugar , eu estava sem chave de fenda , puts uma merda , mas acabei achando um chave de fenda cotoco daquelas curtinhas , deu para apertar , mas não muito pq estava quente demais , perto da turbina , mas deu pra chegar .

Tem outro mistério que é a correia do motor que pega em todas polias , qdo peguei o ENGESA ela esta com uma lateral comida em toda a extensão , foi retirado um gomo da correia como se tivesse um ferro que tivesse cortado , mostrei ao ROGERIO ele trocou por outra nova , e antes de ír ao enterro andando dentro da cidade ouví um barulho esquizito batento na coluna da direção respondendo no painel do carro , fiquei muito intrigado e mais intrigado qdo o barulho permaneceu até qdo parei num semáforo , com o carro parado ficava batendo um negócio na coluna da direçao e no painel , ÉEEEEEE !!!!!!!!!!!! o ENGESA esta com um cabrunco aqui dentro , fui ao ROGÉRIO para mostrar o barulho e perto de chegar lá na oficina o barulho sumiu , o ROGERIO ficou intrigado tb ao abrir o capô , o ROGERIO disse OLHA SÓ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ! A correia do motor nova que ele colocou estava comida na mesma lateral por toda a extensão e tinha um fiapo ainda preso , foi este fiapo que batia na coluna da direção e eu sentia as batidas lá dentro , mesmo estando com o carro parado ,mas o motor estava funcionando e a correia girando com este fiapo pendurado , fazia o tal barulho que ouvia .

Ele olhou rápido e não entendeu O QUE QUE ESTAVA FAZENDO CORTAR A LATERAL DA CORREIA , NÃO TEM NADA ENCOSTANDO NA CORREIA e a lesão na correia é a mesma que tinha na correia anterior .

E para finalizar , agora qdo eu dou um giro no motor com qualquer marcha engatada , qdo o motor faz força surge um novo barulho parecendo ser das molas do disco de embreagem , só na 2ªf que irei no ROGERIO para ver e analizar este novo barulho , só que é meio complicado para descobrir , pois se acelerar com o motor estando o carro parado o tal barulho não aparece , só aparece qdo esta andando e o motor fazendo força , vou ter que tirar o capô e colocar o ROGERIO lá dentro do motor , imaginem só como vai ficar .

SEGURA ESTA AÍ ROGERIO .

ABRAÇOS A TODOS , já estou achando meio arriscado eu ír com ele a CONSERVATÓRIA com estas sinfonias de barulhos desconhecidos que não tinham antes de parar para a reforma e não foi mexido em nada na mecanica .

Eduardo Velo
03/10/2010, 09:10
Doc , se achar que fica ruim ir com o Engesa é melhor ir de SW e não arriscar , o que importa é a confra com a galera do forum ...
Esse problema da correia pode ser resolvido colocando uma correia de sessão de espessura menor e altura maior , aí nem precisa se preocupar onde está pegando .
Esse barulho que faz só qdo anda pode ser desbalanceamento de cardam ou volante ...
A entrada de ar pode ser sujeira apesar de vc ter tirado o tanque pra limpeza nada impede de entrar sujeira do diesel do posto que vc abasteceu , no pescador do tq da jabiraca tem uma telinha formando uma bolsa presa com braçadeira pra evitar que pegue sujeira pq acontecia muito de o motor parar , que nem o seu , antes de fazer isso ...
Não desanima não , se não der pra ir pra conservatoria de Engesa não tem problema o que importa é resolver os problemas antes de pegar estrada ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
03/10/2010, 22:18
EDU VELO

Valeu amanhã vou ver se resolvo os barulhos , a trava das portas que não foi colocado e o termometro de temperatura mecanico pq o elétrico não esta marcando , estava , mas não esta mais .

Se der vou se não me passar confiança não vou com ele .

Ismael Reghin Filho
04/10/2010, 01:26
Fechou o tempo.
Fui ao MS (850km) com a esposa, para votar.
Mafiosa deu defeito e tá meio complicado de arrumar.
Dá uma olhada no tópico dela, onde estou explicando tudinho.
Mas se não for dessa vez, na próxima dá certo.
Vamos ver o que consigo esta semana.
Abrç,

guilhermeabreu
04/10/2010, 13:09
Fechou o tempo.
Fui ao MS (850km) com a esposa, para votar.
Mafiosa deu defeito e tá meio complicado de arrumar.
Dá uma olhada no tópico dela, onde estou explicando tudinho.
Mas se não for dessa vez, na próxima dá certo.
Vamos ver o que consigo esta semana.
Abrç,

ISMAEL

Vou lá no seu tópico .

MAS A NHACA aqui não sai , hoje fui lá no ROGERIO para ver o barulho e fazer a luva para conectar o termometro mecanico .

Não é que chego lá , o bicho não faz o barulho que relatei ???????

Só pra encher o saco mais um cadinho , o ROGERIO viu a BARRA DA DIREÇÃO que vai de um munhão ao outro amassada/envergada , viu que a BARRA esta batendo no PITMAN PARRUDO , ele ficou baixo demais , vai tirar ele agora para diminuir a altura da curva , e qdo ele me deixa em casa , ao sair , FAZ O TAL BARULHO QUE HAVIA RELATADO , ELE VOLTOU E SAIU DE NOVO EU DO LADO DE FORA OUVÍ QUE É NO EIXO TRASEIRO , aí eu peguei a direção e o ROGERIO ficou do lado de fora , e constatou o barulho , VAI TER QUE DESMONTAR A TRASEIRA PARA VER O QUE É , MINHA NOSSA SENHORA , NÃO ACABA A AGONIA .

Vou faltar o plantão de amanhã para ver se consigo finalizar e que de condições de ír com ele , o tempo esta espirando rápido agora .

E o ROGERIO esta com a F-75 dele lixando para pintar ainda esta semana para ele poder ír ao encontro dos WILLYS em IBITIPOCA na mesma data nossa , e ainda esta com os munhões dianteiros abertos para revisão para esta viagem , esta tudo meio enrolado .

Mas vamos ver no que vai dar .

Vou lá agora para tentar fazer a luva de conexão do termometro .

ABRAÇOS

guilhermeabreu
06/10/2010, 00:16
HOJE FOI O DIA

Parece mentira mas esta clareando as coisas .

Hoje o ROGERIO ficou praticamente o dia inteiro só para trocar as buchas da traseira de um só lado , o bandido do parafuso resolveu em não sair e ficou até as 14 hs dando murro em ponta de faca , até que conseguiu .

Eu digo pra vcs que não acredito que existe nada melhor para as buchas do que esta borracha lonada ( tira de pneus ) que fiz no meu ENGESA em CONSERVATÓRIA vcs vão ver .

Mas uma coisa que já deu para perceber foi a FAMIGERADA REFRIGERAÇÃO DO ENGESA COM MOTOR MWM 2.8 .

AS MODIFICAÇÕES QUE FIZ FICOU SIMPLESMENTE ESPETACULAR , hoje coloquei o termometro mecanico ( mercúrio ) , pois o elétrico na troca da carroceria , deixou de marcar , logo estava sem referencia .

Comprei da marca WILTEC ( uma bosta na minha opinião ) mas foi o que achei aqui e não dava tempo para encomendar o da CRONOMAC como são os outros relógios . Ele não tem marcação de temperatura , tem 3 faixas , uma pequena no início escrito FRIO , a segunda faixa maior em verde escrito NORMAL e uma pequena faixa no final em vermelho escrito QUENTE .

ANTES DE INSTALAR COLOQUEI NA PANELA E ESPEREI A ÁGUA FERVER , DEMOROU A COMEÇAR A MEXER O PONTEIRO , ACHEI QUE ESTAVA COM DEFEITO , MAS QDO A ÁGUA ESTAVA MUITO QUENTE , AÍ ELE COMEÇOU A MEXER .

QDO A ÁGUA FERVEU O PONTEIRO FICOU EXATAMENTE EM CIMA DA LINHA QUE SEPARA O VERDE ( NORMAL ) DO VERMELHO ( QUENTE ) , logo : a 100ºC o ponteiro fica em cima da linha entre o verde e o vermelho , então agora sei qdo devo ter cuidado .

E PARA MINHA MAIOR SURPRESA DO ANO EM USO E ABUSO NO USO DENTRO DA CIDADE , O PONTEIRO NÃO PASSOU DA LINHA QUE SEPARA O FRIO DO NORMAL .

Parece mentira que minha saga com a temperatura acabou , só falta eu confirmar ísto tudo que falei , indo a CONSERVATÓRIAe subindo a serra das Araras . Ísto tudo sem usar a ventoinha elétrica que coloquei tb .

ABRAÇO A TODOS .

QDO A ÁGUA FERVEU

Eduardo Velo
06/10/2010, 09:30
Doc , vai dar certo pelo jeito heim camarada ... é isso aí ...
Qto ao parafuso , tive que serrar dos 2 lados pra tirar o parafuso da bucha da link diant.. pq estava cisalhando por folga e ja tinha chego a 1/4 do diam. ficou como tivesse sido soldado no local , não mexia nada ... sei bem o que o Pfsr passou ... rsrs ...
O marcador original , como tem no meu , tb é assim , com graduação em escala logarit. e só tem o vermelho no ultimo gomo da escala que é acima de 100º , fica sempre entre o 2o e 3o risco ...

abs ... até 6a f. em Conservatoria

Ismael Reghin Filho
06/10/2010, 11:19
Parabéns Dr.
Parece que agora o Coração Valente vai pra Conservatória, uuuhhhúúúúúú´!!!!
Abrç,

guilhermeabreu
06/10/2010, 20:28
Doc , vai dar certo pelo jeito heim camarada ... é isso aí ...
Qto ao parafuso , tive que serrar dos 2 lados pra tirar o parafuso da bucha da link diant.. pq estava cisalhando por folga e ja tinha chego a 1/4 do diam. ficou como tivesse sido soldado no local , não mexia nada ... sei bem o que o Pfsr passou ... rsrs ...
O marcador original , como tem no meu , tb é assim , com graduação em escala logarit. e só tem o vermelho no ultimo gomo da escala que é acima de 100º , fica sempre entre o 2o e 3o risco ...

abs ... até 6a f. em Conservatoria

GRANDE EDU

Foi exatamente ísto que ocorreu aqui tb . Mas a BORRACHA que coloquei vc vai ver em CONSERVATÓRIA , sugiro a vc e a todos que tem ENGESA/CAMPER que façam o mesmo , a EXPERIENCIA COM O PU não foi muito boa para mim , achei o PU muito duro , durou 3 anos , bom mas ele quebrou todo , se quebrou é pq é duro demais para a função que deveria ser mais maleável ou é PU de baixa qualidade e/ou velho demais e ressecado , O CERTO É QUE NÃO GOSTEI .

Estas lonas de borracha ou borracha lonada que coloquei na realidade SÃO TIRAS DE PNEUS DE CAMINHÃO OU DE TRATOR , SÃO MALEÁVEIS FLEXÍVEIS E MUITO DURÁVEIS eu espero não é ? Só o tempo dirá , mas pelo que conheço de material NÃO TENHO DÚVIDAS que vou acertar neste prognóstico , sem falar que fica bem barato , com 8 tiras dão para fazer as 4 barras longitudinais ao preço de R$12,00 cada tira de borracha , total de R$96,00 , uma chupeta .

Qto ao termometro , só amanhã que vou ter uma noção melhor , pois novamente hoje , não saiu da primeira faixa que é FRIO , NÃO SEI SE TEM IMPORTANCIA a colocação que eu fiz , tive que fazer uma luva de adaptação , pq o orifício que tem alí no MWM tem 14mm e a rosca do termometro tem 16mm e a luva que fiz deixou a metade do CONE do termometro para fora na água e a outra metade ficou dentro desta luva , eu ACHO que não seria este o problema da temperatura não passar deste ponto , MAS AÍ EU PERGUNTO A VCS se tem a ver este detalhe . Na minha cabeça passa que se a metade do embolo esta dentro da água a temperatura consequentemente aqueceria todo o embolo e mandava a informação correta para o relógio , ou estou enganado .

ABRAÇO e até 6ªf em CONSERVATÓRIA de CORAÇÃO VALENTE lógico .

guilhermeabreu
06/10/2010, 20:35
Parabéns Dr.
Parece que agora o Coração Valente vai pra Conservatória, uuuhhhúúúúúú´!!!!
Abrç,

CARO AMIGO ISMAEL REGHIN FILHO

É UUUUHHHÚÚÚÚÚÚÚ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MESMO , putz parece mentira mas vou de CORAÇÃO VALENTE sim , pena que vc não terá condições de ír , OU TERÁ !!!!!!!!!!!!!! Sei que vc é dos meus , este negócio de vc ír para o PARAGUAI não esta com nada , se der pra consertar a MAFIOSA , pq não ír a CONSERVATÓRIA ?????????????????????????????

ABRAÇÃO amigo , sei das dificuldades , mas se der para ír , vamos fazer uma farra boa lá .

Kim
06/10/2010, 21:18
Opa grande Drzão!!!!

Cade as fotos para nos abrilhantar??????????

Fotos sempre serão bem vindas!:concordo:

Abraços engesisticos.

Kim.

Ismael Reghin Filho
06/10/2010, 22:40
To tentando, amanhã depois do almoço fica pronta e vamos pro teste.
Tem um porém, meca do cardan falou que tem folga no rolamento do diferencial dianteiro.
Vamos ver...

guilhermeabreu
07/10/2010, 01:40
To tentando, amanhã depois do almoço fica pronta e vamos pro teste.
Tem um porém, meca do cardan falou que tem folga no rolamento do diferencial dianteiro.
Vamos ver...

ISAMEL REGHIN FILHO

Já estou achando que vc é fogo de palha e não tem a raça que eu tenho nas veias , EU TE PERGUNTO PRA QUE VC QUER DIFERENCIAL DIANTEIRO ????????????????? PARA QUE EM ?????????????? Não estou te entendendo , cadê a raça amigo . Não irá precisar de usar a tração neste evento , MAS SE POR UMA ACASO PRECISAR nós estamos aonde !!!!!!!!! Juntinho de vc se precisar tirar , SE PRECISAR TIRAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

Se meu CORAÇÃO VALENTE tivesse só com 3 rodas eu ÍA ASSIM MESMO .

ABRAÇÃO E A HORA ESTA CHEGANDO .

OBS :

Só agora é que parei de arrumar os pequenos detalhes , como virar a braçadeira da barra da direção pq ficou com o parafuso virado para o lado do parafuso do diferencial aí ficava roçando qdo fazia curva e para virar a braçadeira tive que virar a braçadeira da outra barra da direção que vem do PITMAN pois estava com o parafuso para dentro e bateria no outro que eu´ía virar , hahahahahahahahahahahahaahahahahahahahaahahah embaralhei a cabeça de vcs com tantas braçadeiras e barras de direção , mas foi assim mesmo .

Ismael Reghin Filho
07/10/2010, 10:46
Olá, Dr. animação, hehehe...
Eu falei a questão do diferencial pensando " que saco, mais um problema" , mas iria sem ele mesmo, afinal tá funcionando e qualquer coisa era só não engatar tração e ser arrastado pelo Coração Valente a trilha toda, husuhsauhaa....
Mas fiz o teste agora de manhã e continua vibrando, então vou abrir o diferencial traseiro e verificar o que está acontecendo.
Putzz...foi só fogo de palha mesmo!!! Mas eu queria ir, até porque nunca fui, seria a primeira vez e achei bem interessante as imagens que vi de Conservatória.
Outra coisa, a questão da pousada tá num precinho jóia, bom demais!!!
Mas vamos nos encontar um dia se Deus quiser.
Tenho parentes no Rio (cidade) e daí quem sabe a gente se encontra.
Abrç Conservatorense

Ismael Reghin Filho
07/10/2010, 23:12
Se der, vote no meu tópico.
Como deve estar viajando não tem problema, caso não de tempo.
Abrç,

hugorangel
10/10/2010, 21:49
ISAMEL REGHIN FILHO

Já estou achando que vc é fogo de palha e não tem a raça que eu tenho nas veias , EU TE PERGUNTO PRA QUE VC QUER DIFERENCIAL DIANTEIRO ????????????????? PARA QUE EM ?????????????? Não estou te entendendo , cadê a raça amigo . Não irá precisar de usar a tração neste evento , MAS SE POR UMA ACASO PRECISAR nós estamos aonde !!!!!!!!! Juntinho de vc se precisar tirar , SE PRECISAR TIRAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

Se meu CORAÇÃO VALENTE tivesse só com 3 rodas eu ÍA ASSIM MESMO .

ABRAÇÃO E A HORA ESTA CHEGANDO .

OBS :

Só agora é que parei de arrumar os pequenos detalhes , como virar a braçadeira da barra da direção pq ficou com o parafuso virado para o lado do parafuso do diferencial aí ficava roçando qdo fazia curva e para virar a braçadeira tive que virar a braçadeira da outra barra da direção que vem do PITMAN pois estava com o parafuso para dentro e bateria no outro que eu´ía virar , hahahahahahahahahahahahaahahahahahahahaahahah embaralhei a cabeça de vcs com tantas braçadeiras e barras de direção , mas foi assim mesmo .

Gulhermeabreu meu manovéio.

Estamos eu e Luciano em Puerto Natales no Chile, já voltando de Ushuaia, e torcendo por vocês no encontro dos Engesa em Conservatória.
Aqui tá um frio danado, próximo do zero, nevou hoje quase o dia todo. Por isso deixamos pra ir pra Torres del Paine amanhã, porque lá é muito mais frio que aqui, e com neve lá não dá pra ver muita coisa.
Um grande abraço!

guilhermeabreu
11/10/2010, 20:20
Gulhermeabreu meu manovéio.

Estamos eu e Luciano em Puerto Natales no Chile, já voltando de Ushuaia, e torcendo por vocês no encontro dos Engesa em Conservatória.
Aqui tá um frio danado, próximo do zero, nevou hoje quase o dia todo. Por isso deixamos pra ir pra Torres del Paine amanhã, porque lá é muito mais frio que aqui, e com neve lá não dá pra ver muita coisa.
Um grande abraço!

ÔHHHHHH GRANDE IRMÃOZINHO

Imagino o visual que vc esta curtindo , cheguei hoje de CONSERVATÓRIA conhecí mais pessoas do forum que não conhecia pessoalmente , todos sem exceção maravilhosos , pena que não quadrou para todos nós estarmos juntos novamente .

Qdo chegar , vc terá que vir aqui para mostrar o passeio .

ABRAÇÃO e bom retorno , abração em todos aí .

guilhermeabreu
11/10/2010, 20:23
ISMAEL REGHIN FILHO

Foi uma maravilha o encontro , pena que vc não pode ír , mas na próxima será em AIURUOCA em 2011 1º semestre .

ABRAÇÃO

paulo carvalho novarino
12/10/2010, 12:28
Em 2011 quero estar junto esta energia de dotozão me contagia!

Paulinho Novarino

Ismael Reghin Filho
13/10/2010, 01:32
Dr. Aproveitei o fim de semana e fiz um teste na Mafiosa.
Viajei 1.449km e fui a Ponta Porã-MS, comprar uns ups pra band (fotos no tópico).
Mas foi bom ir, porque deu pra perceber que a vibração tá piorando.
Ou tem algo que já foi arrumado e está estragando de novo (nos cardans e adjacências), ou está chegando o momento de quebrar algo maior e daí aparecer o verdadeiro criminoso, hehehe...pelo menos vou saber o que estava errado.
Acho que é o câmbio, ele está aumentando a vibração.
Por isso acho que vou abrir aquilo e trocar tudo, ou quase tudo!!!

guilhermeabreu
13/10/2010, 16:02
Dr. Aproveitei o fim de semana e fiz um teste na Mafiosa.
Viajei 1.449km e fui a Ponta Porã-MS, comprar uns ups pra band (fotos no tópico).
Mas foi bom ir, porque deu pra perceber que a vibração tá piorando.
Ou tem algo que já foi arrumado e está estragando de novo (nos cardans e adjacências), ou está chegando o momento de quebrar algo maior e daí aparecer o verdadeiro criminoso, hehehe...pelo menos vou saber o que estava errado.
Acho que é o câmbio, ele está aumentando a vibração.
Por isso acho que vou abrir aquilo e trocar tudo, ou quase tudo!!!

ISMAEL REGHIN FILHO

É uma merda qdo o defeito não esta aparente , hoje deixei o ENGESA no ROGERIO , ele andou e viu a vibração tb , primeiro ele vai trocar as buchas das barras longitudinais que só havia trocado de duas barras , agora irá trocar das outras duas e vamos ver como fica e partir para a inspeção da vibração que incomoda muito .

Boa sorte na sua empreitada e que descubra logo .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
13/10/2010, 16:06
Em 2011 quero estar junto esta energia de dotozão me contagia!

Paulinho Novarino

MEU AMIGO IRMÃO CAMARADA PAULINHO NOVARINO

Dono da RURAL mais bonita do Brasil , vc tem estado sumido e não se mais comunica comigo .

Quero ver se vc vai se animar a ír em AIURUOCA com a gente ano que vem , tenho certeza que vc e ARLÍ irão gostar muito do nosso grupo .

Vc não imagina o que passei para poder ír com o ENGESA em CONSERVATÓRIA , valeu todo o esforço e sacrifício .

Vamos ver se a gente se encontra neste final de semana .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
16/10/2010, 09:09
Doc , seguem as fotos com as medidas da profundidade para assentamento da borracha da porta ... a parte da calha começa com 10 mm maior e vai diminuindo pra 5 mm de diferença com a parte de baixo , a parte inferior é de 65 mm ,onde vc mediu com o canivete ...
Um recurso é a cantoneira de aluminio rebitada , pra evitar mexer com fibra ...
Qqer dúvida é só mandar email - eduardovelo@yahoo.com.br - ou MP - ou sinal de fumaça ... rs

abs ... Edu

guilhermeabreu
16/10/2010, 13:56
GRANDE EDU VELO

Valeu pelas fotos/medidas , perfeito , não vejo a hora de fazer a coisa certa e fechar as portas como um carro normal .

Na volta vc viu meu relato , da vibração , já esta no ROGERIO , foi a cruzeta trazeira do cardã que estava seca e foi pro saco , como ficou 11 meses parado e na ansia de viajar não lubrifiquei , qto ao dirigir que não estava legal , tb não houve tempo de trocar as buchas da barra longitudinal das 4 , só foi trocado em uma barra da frente e uma traseira e ao chegar aqui as outras duas estavam em estado deplorável , como já falei AS BUCHAS DE PU que coloquei acho que estavam velhas pq elas quebraram em um monte de pedaços , não esfarelou não quebrou mesmo , estavam muito ressecadas agora com estas de borracha lonada acho que irá durar mais tempo , vamos aguardar .

Vou aproveitar e trocar a relação para 13x46 = 3,54 , pq andar a 3250 rpm para dar 115 km/h é dose com a relação que estou que é a 12x47 = 3,92 .

Acredito que com a 13x46 deverei estar a 120 km/h em 2800 rpm se chegar até os 3000 rpm a 120 km/h estará bom demais .

FORTE ABRAÇO

FIDELIS
16/10/2010, 14:53
Grande Doutorzão,

Como lhe disse foi o mesmo que aconteceu comigo, quando retornei do Chuí com a minha Band.

Abç.

Eduardo Velo
17/10/2010, 02:15
Acabei trocando todas as cruzetas por esse motivo ... costumo trocar graxa das cruzetas constantemente , mas como tirei o cardan diant. pra facilitar a troca do retentor do volante e percebi que um dos " copinhos " não recebeu graxa - os roletes estavam finos e alguns viraram pó ... aí resolvi tirar as cruzetas pra lubrificar no dedometro mesmo , mas todas apresentaram o mesmo defeito , a graxa não penetra nos 4 alojamentos ...
Vou tirar as cruzetas a cada 4000 ou 5000 km rodados e lubrificar manualmente pra evitar riscos ...
Obs. - as cruzetas eram Spicer , pra ver que não é a marca ...

abs ...

MaGao
17/10/2010, 16:07
Gui qual pneu tu usa?
se for 31x10,5x15 com 13x46 vc vai ta a 125,8km/h a 3000rpm..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
17/10/2010, 16:23
qto ao dirigir que não estava legal , tb não houve tempo de trocar as buchas da barra longitudinal das 4 , só foi trocado em uma barra da frente e uma traseira e ao chegar aqui as outras duas estavam em estado deplorável , como já falei AS BUCHAS DE PU que coloquei acho que estavam velhas pq elas quebraram em um monte de pedaços , não esfarelou não quebrou mesmo , estavam muito ressecadas agora com estas de borracha lonada acho que irá durar mais tempo , vamos aguardar .

Guilherme

apesar de você querer quebrar minha coluna :twisted:, pergunto-vos: não seria o caso de você realizar uma adaptação simples e definitiva no seu Engesa? Sugiro ovalizar os olhais dessas barras na fixação no chassis, de modo a poder usar as buchas da f-4000. Não tenho fotos, mas seu mecânico vai entender exatamente o que eu disse.

PS: minha mulher escolheu e reservou uma pousada em Mauá nos feriados, assim, fui obrigado a segui-la e não pude comparecer a Conservatória. :evil:

PS: como descobri uns montes de podres na carroceria do Engesa, mandei limpar e refazer tudo. Assim que tudo ficar perfeito, vou ver se te ligo e nos encontramos no meio do caminho entre Cabo Frio e Campos para nos vermos ao vivo (lembre, meu motor foi retificado, portanto, 1 mil km de 60km/h, logo, temos de fazer nosso encontro no meio do caminho)

Abraços com a coluna inteira :lol:

Eriksom

guilhermeabreu
17/10/2010, 18:14
Gui qual pneu tu usa?
se for 31x10,5x15 com 13x46 vc vai ta a 125,8km/h a 3000rpm..

Abraços,

AMIGO MAGAO

Eu atualmente estou com os 33" x 12,5" x 15" , mas só para acabar com eles , como já falei estou saindo deles por causa da AQUAPLANAGEM com muita facilidade , MAS QUE O ENGESA FICA BONITO , ÍSTO FICA , mas estou com 4 pneus novos 265 X 75 X 16 que achei ideais para não AQUAPLANAR , MAS QUE O ENGESA FICA MUITO FEIO , ÍSTO FICA .

LOGO :

Vou acabar migrando para o 31" X 10,5" X 15" que eram os que eu usava em minha BAND e o EDU VELO usa no ENGESÃO dele . É um pneu que não fica muito feio , não são estreitos demais e nem largos demais e tem um preço bem acessível , aqui eu compro um PIRELLI scorpion ATR modelo novo 31" x 10,5" x 15" por R$540,00 divididos em 4 x .

Eu imaginava estes valores que vc citou , mas como vc já me deu o resultado da velocidade/rpm com estes 31" , estará bom demais , vou andar em meu rítmo a menos de 3000 rpm , normalmente ando a 100/120 km/h , na maior parte do tempo a 110/115 km/h , esta muito bom andar com o bichão a 2850 rpm , vai ter uma vida útil muito boa .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
17/10/2010, 18:26
Guilherme

apesar de você querer quebrar minha coluna :twisted:, pergunto-vos: não seria o caso de você realizar uma adaptação simples e definitiva no seu Engesa? Sugiro ovalizar os olhais dessas barras na fixação no chassis, de modo a poder usar as buchas da f-4000. Não tenho fotos, mas seu mecânico vai entender exatamente o que eu disse.

PS: minha mulher escolheu e reservou uma pousada em Mauá nos feriados, assim, fui obrigado a segui-la e não pude comparecer a Conservatória. :evil:

PS: como descobri uns montes de podres na carroceria do Engesa, mandei limpar e refazer tudo. Assim que tudo ficar perfeito, vou ver se te ligo e nos encontramos no meio do caminho entre Cabo Frio e Campos para nos vermos ao vivo (lembre, meu motor foi retificado, portanto, 1 mil km de 60km/h, logo, temos de fazer nosso encontro no meio do caminho)

Abraços com a coluna inteira :lol:

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSOM

Vc não esta falando da bucha da barra que fica fixa no chassi esta ? Pois esta do F-4000 é que são usadas neste local , já as que ficam fixadas no tubo do diferencial é que são estas que eu coloquei agora de pneus de caminhão ( borrachas lonadas ou lonas emborrachadas ) .

Já usei as originais que duraram muito pouco .

Partí para as de PU , só que acho que usei PU VELHO muito duro e quebraram todas mas duraram mais de 2 anos .

Agora estou com estas de borrachas lonadas , que na realidade são tiras de pneus de caminhão que são usadas como batentes de molas em caminhões , tive só que cortá-las com uma serra copo , ficou por R$96,00 o custo das tiras de lona emborrachada .

Caso não dure muito , que eu acho que estas serão as que irão durar mais , MAS CASO NÃO DURE , aí parto para as buchas de PU do MARCELO BUCHILLI que fornece para os MARRUÁS , mas aí vai lá para uns R$550,00 o jogo .

Deixe só vc resolver sua parada e vamos combinar de nos encontrarmos em BÚZIOS ou CABO FRIO , meio do caminho pros dois .

ABRAÇÃO

tjmthiago
17/10/2010, 20:49
belo projeto
o trabalho está ficando muito bom parabens:concordo::concordo::concordo::concordo::c oncordo:

MaGao
17/10/2010, 20:53
Assim.. não querendo por pilha.. maisssss

engesa de 31 não curto.. eu manteria os 33.. agora trocaria por um que não fosse AT da BF pois os bichos aquaplanam que não é brincadeira.. e ainda alongaria sua relação.. opnião minha.. caso esteja com medo de rolamentos e tal.. aconselho o kit da totaloffroad do marisco.. meu irmão ja encomendou um.. eu to encomendando para a frente do meu engesa.. show de bola..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
17/10/2010, 21:51
já as que ficam fixadas no tubo do diferencial é que são estas que eu coloquei agora de pneus de caminhão ( borrachas lonadas ou lonas emborrachadas ) .

Já usei as originais que duraram muito pouco .

Partí para as de PU , só que acho que usei PU VELHO muito duro e quebraram todas mas duraram mais de 2 anos .

Agora estou com estas de borrachas lonadas , que na realidade são tiras de pneus de caminhão que são usadas como batentes de molas em caminhões , tive só que cortá-las com uma serra copo , ficou por R$96,00 o custo das tiras de lona emborrachada .

Grande Guilherme

vou dizer uma barbaridade que vai deixar muita gente de cabelo em pé: será que é necessário um bucha de pu daquele tamanho no diferencial? (oops, ouvi um barulho de queda, será o Kim que passou mal depois de ler isso? :putz:)

Veja bem, não há tanto trabalho lá, aliás, muito pouco, quase nenhum. Pense em usinar um peça de nylon, sim, daquele rígido, para encaixar no vão, e no meio dela, colocar um bucha igual ou equivalente a do f4000. Como você é detalhista, olhe, analise e pense :pensativo:

Na minha antiga Dodge Ram, eu arranquei uma das buchas originais da suspensão dianteira, usinei um peça em aço e meti no meio dela a bucha do feixe de molas da s-10.

Antes que você pergunte, no meu engesa as buchas traseiras estão ótimas, mas estou pensando em fazer isso já, mas as dianteiras não existem, pois alterei a configuração da suspensão para "2-link" algo como a do unimog mais o cardã. Só depois de testar eu recomendarei.

Deixe só vc resolver sua parada e vamos combinar de nos encontrarmos em BÚZIOS ou CABO FRIO , meio do caminho pros dois .

ABRAÇÃO

Guilherme,

se você quiser vir a Búzios, melhor ainda, mas o meio do caminho a que me referi é entre tua casa e Cabo Frio, pois meu mecânico é em Cabo Frio :concordo:

Te aviso assim que ficar pronto e a gente combina.

Abração

Eriksom

guilhermeabreu
17/10/2010, 23:10
Grande Guilherme

vou dizer uma barbaridade que vai deixar muita gente de cabelo em pé: será que é necessário um bucha de pu daquele tamanho no diferencial? (oops, ouvi um barulho de queda, será o Kim que passou mal depois de ler isso? :putz:)

Veja bem, não há tanto trabalho lá, aliás, muito pouco, quase nenhum. Pense em usinar um peça de nylon, sim, daquele rígido, para encaixar no vão, e no meio dela, colocar um bucha igual ou equivalente a do f4000. Como você é detalhista, olhe, analise e pense :pensativo:

Na minha antiga Dodge Ram, eu arranquei uma das buchas originais da suspensão dianteira, usinei um peça em aço e meti no meio dela a bucha do feixe de molas da s-10.

Antes que você pergunte, no meu engesa as buchas traseiras estão ótimas, mas estou pensando em fazer isso já, mas as dianteiras não existem, pois alterei a configuração da suspensão para "2-link" algo como a do unimog mais o cardã. Só depois de testar eu recomendarei.

Guilherme,

se você quiser vir a Búzios, melhor ainda, mas o meio do caminho a que me referi é entre tua casa e Cabo Frio, pois meu mecânico é em Cabo Frio :concordo:

Te aviso assim que ficar pronto e a gente combina.

Abração

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSOM

NÃO FAÇA ÍSTO QUE VC ESTA PENSANDO EM FAZER

Em primeira vista ou solução e raciocínio rápido eu tb pensei como vc e iria fazer as buchas de TECNIL .

MAS NÃO PODE SER RÍGIDO ESTA BUCHAS PQ ELAS TRABALHAM MUITO , fica um pouco complicado de explicar só escrevendo , MAS VOU TENTAR .

As barras elas não fazem SÓ O MOVIMENTO PRA CIMA E PRA BAIXO NÃO , imagina vc com o ENGESA passando por um buraco fundo do lado direito , QDO A RODA DIANTEIRA DO LADO DIREITO CAI NO BURACO E SÓ ESTA RODA ESTA NO BURACO , a barra do lado direito abaixa , SÓ QUE ELA NÃO ABAIXA SÓ NA VERTICAL , ela faz um movimento de pendulo com relação a roda do lado esquerdo , ou seja a roda esquerda fica em cima e a direita em baixo , LOGO : A BARRA LONGITUDINAL FEZ UM MOVIMENTO NA VERTICAL PARA CAIR NO BURACO E FEZ OUTRO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO EM RELAÇÃO A RODA DO LADO ESQUERDO , ENTENDEU ? , " DAÍ QUE VEM O TRABALHO DAS BUCHAS " que se esmagam para fazer com que a barra longitudinal faça este movimento de rotação , SE VC COLOCAR BUCHAS RÍGIDAS , COM ESTE MOVIMENTO DE ROTAÇÃO , E AS BUCHAS RÍGIDAS NÃO VÃO CEDER , " O QUE VAI CEDER É A BARRA LONGITUDINAL " QUE COM O DECORRER DO TEMPO VÃO QUEBRAR E CAUSAR UM ACIDENTE GRAVE .

Eu havia pensado em fazer e cheguei a ligar para a AGRALE e conversei com um engenheiro do MARRUÁ e ele explicou para mim por telefone " O PQ QUE NÃO PODE SER DE TECNIL " , e eu entendí logo imaginando o movimento que o eixo faz e o movimento que as barras longitudinais tem que fazer .

LOGO :

É por ísto que estas buchas tem uma vida útil um pouco pequena , pq alem dela ter que segurar as barras firmes sem folga , elas tem que sofrer esmagamento a todo instante que o eixo se movimeta principalmente qdo uma roda desce mais do que a outra , se por um acaso as rodas caíssem sempre juntas na mesma depressão as barras logitudinais só se moveriam na vertical , MAS QDO UMA RODA CAI E A OUTRA FICA ELEVADA A BARRA TORCE NO SEU EIXO E AS BUCHAS SÃO ESMAGADAS A TODO INSTANTE NESTES MOVIMENTOS , E DEPOIS ELAS TEM QUE VOLTAREM A MESMA FORMA ANTERIOR , OU SEJA REDONDAS . Mas estes movimentos de rotação fazem com elas tomem a forma ovalada .

Não sei se me fiz entender .

MAS NÃO COLOCA BUCHAS RÍGIDAS PQ VÃO QUEBRAR AS SUAS BARRAS LONGITUDINAIS .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
17/10/2010, 23:56
Esse assunto é bem interessante , lá em Conservatória ouvi um comentário sobre a abrasividade do PU , já tinha ouvido sobre isso , mas achei que não podia ser abrasivo , as buchas novas que comprei entraram com pouca interferencia pq o alojamento está com diam. levemente maior do que o original , usei bucha original de ferro e borracha vulcanizada por um bom tempo , mas pra sacar foi uma por uma na morça deu um trabalho danado e resolvi abolir as originais e partir pra PU ... mas na prox. troca com certeza vou voltar pra bucha original de borracha vulcanizada , dura muito mais e tem flexibilidade violenta , o problema é que entra com muita interferencia e é ruim de sacar depois ...
Poderia deixar mais rígido , como o Eriksom propos , depende do uso ... se só pegasse estrada , tanto asfalto como terra , e não usasse em trilhas seria uma opção ...

Segue o link com as buchas de borracha e PU ...

http://www.maonaroda4x4.com.br/envemo-camper/suspensao-camper/buchas-camper.html

guilhermeabreu
20/10/2010, 18:50
EDU VELO

Qto a diribilidade do meu CORAÇÃO VALENTE , que não consigo descobrir o que esta ocorrendo , anteontem levei em outro alinhador para deixar com a convergencia em 4mm , aí vem a dúvida é 4 mm em cada roda ou no somatório dos dois lados , como eu havia colocado 4mm no somatório das duas rodas e ficou ainda ruim , fui lá para colocar 4 mm em cada roda , aí o cara viu que as buchas da PANHARD estavão ruins com muita folga , logo ele pediu para consertar primeiro , mas eu estava inconformado que SÓ AS BUCHAS DA PANHARD fizesse a dificuldade em guiar o ENGESA .

Fui lá no ROGÉRIO já desesperançoso , aí nós e mais o ROGÉRIO observou só em olhar o alinhamento , viu que as rodas não estavam CONVERGENTES , estavam quase que zeradas , retas , paralelas uma com a outra , DAÍ QUE ELE SUGERIU EM MEXER NO OLHÔMETRO MESMO DAR UMA FECHADA NAS RODAS OU SEJA FECHAR A FRENTE PARA QUE FICASSE CONVERGENTES NO OLHO MESMO , FEZ ÍSTO e fui embora pq tinha que resolver um problema de Regina minha esposa .

Peguei uma pista dupla com +- 2 km e uma pequena curva , o ENGESA virou outro carro .

CONCLUÍNDO :

NAS DUAS MÁQUINAS QUE LEVEI PARA ALINHAR E DEIXAR CONVERGENTES EM 4mm , NÃO FIZERAM O SERVIÇO CORRETO , AS MÁQUINAS ESTAVAM ERRADAS .

Agora me resta levar na 1ª máquina que fiz o alinhamento e que ficou menos pior e ver com qtos graus esta agora feito no olho .

Aquele esquema de fazer com o cordão não da muito certo pq o meu eixo dianteiro esta deslocado para o lado esquerdo , vou aproveitar neste final de semana para trocar as buchas da PANHARD e crescer a PANHARD para que o eixo dianteiro fique alinhado com o traseiro .
O outro esquema com uma antena tb não deu pra fazer pq não tinha na hora e estava sem tempo , foi feito no olho mesmo deu muito certo .

ABRAÇO

CARLOS SIQUEIRA
20/10/2010, 19:22
Grraaaannnddde doutor, a semana foi corrida e do trabalho tenho pouco tempo para postar. Bem, como os assuntos foram bem variados no encontro, que mais uma vez foi sensacional, não pude te passar a dica do meca daqui. Ele trabalha com vans e caminhões, e após várias reclamações de clientes de falha dos alinhadores, confeccionou uma ferramenta simples e eficiente. Trata-se de um tubo com +/- 1m, com uma vareta de vergalhão que passa por dentro deste, com tamanho suficiente, que permita tocar os pneus internamente, na altura da metade das rodas/eixos. Uma trava feita de parafuso, com uma "borboleta" na cabeça e porca soldada na lateral da extremidade do tubo, onde sai a vareta, fixando as duas. Funciona assim: entre embaixo do eixo dianteiro e ajuste a vareta, de maneira que toque os pneus, no centro da banda lateral, na parte traseira, deixando uma folga de "um palito de fósforo", unidade padrão do meca:mrgreen:, faça a mesma coisa na parte da frente, ajustando a barra que liga as duas rodas, até que não exista folga entre a vareta e os pneus. Fácil não, e detalhe, o serviço é 0800.

[]'s

guilhermeabreu
20/10/2010, 20:00
Grraaaannnddde doutor, a semana foi corrida e do trabalho tenho pouco tempo para postar. Bem, como os assuntos foram bem variados no encontro, que mais uma vez foi sensacional, não pude te passar a dica do meca daqui. Ele trabalha com vans e caminhões, e após várias reclamações de clientes de falha dos alinhadores, confeccionou uma ferramenta simples e eficiente. Trata-se de um tubo com +/- 1m, com uma vareta de vergalhão que passa por dentro deste, com tamanho suficiente, que permita tocar os pneus internamente, na altura da metade das rodas/eixos. Uma trava feita de parafuso, com uma "borboleta" na cabeça e porca soldada na lateral da extremidade do tubo, onde sai a vareta, fixando as duas. Funciona assim: entre embaixo do eixo dianteiro e ajuste a vareta, de maneira que toque os pneus, no centro da banda lateral, na parte traseira, deixando uma folga de "um palito de fósforo", unidade padrão do meca:mrgreen:, faça a mesma coisa na parte da frente, ajustando a barra que liga as duas rodas, até que não exista folga entre a vareta e os pneus. Fácil não, e detalhe, o serviço é 0800.

[]'s

GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Aqui já usei antena quebrada , entendí perfeitamente o que vc falou , só que no alinhamento dos caminhões o ALINHAMENTO TEM QUE FAZER COM QUE AS RODAS NÃO FIQUEM NEM CONVERGENTES E NEM DIVERGENTES , ELAS TEEM QUE FICAREM PARALELAS , COMO VC CITOU DE COMO É FEITO , E NOS ENGESAS/CAMPERS TEEM QUE FICAREM CONVERGENTES EM 4mm , logo : o palito de fósforo acho que tem menos de 4mm .

Realmente em CONSERVATÓRIA sairam assuntos de todos os tipos e gostos para nós nos deliciarmos com eles , INCLUSIVE DE CACHAÇAS , " ROCHINHA " então nem se fala .

ABRAÇO

CARLOS SIQUEIRA
20/10/2010, 20:44
Doutor, não sou chegado a "branquinha", prefiro as "loiras" ou "crioulas", mas comprei um pouco no alambique do primeiro passeio, para os amigos que recebo em casa. Bom, quanto ao alinhamento, sempre fiz assim e está funcionando bem, como você viu pelos BF's 33 que já rodaram +/- 20.000km, sem desgaste, mesmo com 30 psi (lb/in2).

[]'s

Eduardo Velo
20/10/2010, 21:16
Doc , o alinhamento não da certo na maquina por alguns motivos ... qqer bucha , terminal ou pivo com folga já não aceita pq tem jogo e o tecnico não está acostumado com nossas vtrs ...
A Panhard é a principal culpada sempre pela dirigibilidade , qto mais folga pior ...
A convergência é de 4 mm ... não interessa de que lado fica essa folga pq vai depender da centralização do volante o certo é ficar 2 mm de cada lado com o volante centrado , por comodidade pra dirigir , mas qdo vc estiver andando com o carro ele vai andar centrado , independente de como estiver a direção e é por isso que tanto faz onde estáo os 4 mm na estática , vai ficar 2 mm de cada lado na dinâmica ...
Acho que acertanto a panhard , bucha e comprimento , vai mehorar 1000 % ... o meu anda retinho sem nenhuma problema , mas qqer folga percebo rápido que tem coisa errada ...
Acertando a panhard , pode fazer no barbante ... não tem erro ...
Convergência é para carros com tração traseira ... pra corrigir o arraste e não gastar pneu irregularmente ... se deixar divergente , mascara as folgas , come pneu por fora e só sente dificuldade em dirigir em ruas inclinadas ...

abs ... Edu

Ismael Reghin Filho
20/10/2010, 23:00
Guilhermeabreu, batendo ponto e assistindo as aulas de mecânica " de grátis " , hehehe...
Abrç,

JOÃO R.
20/10/2010, 23:42
Eu também.... esse assunto muito me interessa...

guilhermeabreu
20/10/2010, 23:59
É ÍSTO AÍ PESSOAL

Eu o EDU VELO e o CARLOS SIQUEIRA já conhecemos o ENGESA melhor do que a palma de nossas mãos , sempre procuro acompanhar os serviços e perto para smepre conhecer mais e aprender tb , é que apesar de ser médico , sou apaixonado por mecanica tb .

O EDU VELO ainda faz em casa mesmo , É QUE ELE É BEM MAIS NOVO DO QUE EU NÉ ???????????? HAHAHAHAHAHAHAHA

EDU , eu não me lembro de ter visto o seu se o seu eixo dianteiro esta alinhado com o traseiro , ou tb esta deslocado para a esquerda como o meu , e o seu CARLOS SIQUEIRA , da uma olhada no seu só por curiosidade e fala pra gente .

Eu vou acabar comprando um sacador de volante , pq toda vez que se faz um alinhamento , desalinha o volante , é uma bosta , o volante do ÔMEGA não sai sem um sacador , poderia fazer o alinhamento do volante primeiro , mas da mais trabalho e sempre que alinha o volante primeiro ao andar , SEMPRE fica um pouco torto . É mais fácil comprar um saca volante .

ABRAÇÃO A TODOS , estamos aqui SEMPRE para ajudar qdo for preciso .

CARLOS SIQUEIRA
21/10/2010, 02:21
Doutorzão, acho que ele também é "meio torto", mas quem pode responder com certesa é o Rogério, pois para "gabaritar" o eixo dianteiro, que é de Rural, e tem um semi eixo cortado, para diminuir a diferença do traseiro, deve ter coferido as medidas.

[]'s

Eduardo Velo
21/10/2010, 08:49
Para corrigir o volante é bom levar em consderação que a barra do ptimam qto mais fechada , menos curso de giro ... , o ideal é acertar a angulação de giro antes de acertar o volante ...
Se usar um sistema rigido não vai conseguir acertar a convergência , mas com barbante sim ... desde que exista paralelismo entre os eixos , a medida entre-eixos tem que ser exatamente igual , o ajuste é feito nas porcas das longitudinais ... no meu o eixo tras. é 1 cm deslocado pro lado do motorista e do lado do carona quase não tem ...

abs ... EDu

guilhermeabreu
22/10/2010, 10:03
EDU VELO

Deixei agora lá no ROGERIO

A minha barra do PITMAN esta bem na horizontal , com uma angulação muito boa , bem próxima da barra da direção de munhão a munhão e a PANHARD tb com pouca angulação embora eu tenha levantado a suspensão com molas maiores .

Meu ENGESA já tinha de fábrica o eixo dianteiro um pouco deslocado para a esquerda ( acho que todos são assim ) e com levantar um pouco mais a suspensão deslocou um pouco mais ainda para a esquerda , logo : se faz nescessário esta correção , pq vai juntando um coisinha diferente aqui e outra alí , no final o ENGESA fica uma bosta para dirigir e ficamos encucado do que esta fazendo ísto , é impressionante de como PEQUENOS DETALHES MUDA TANTO A MANEIRA DE DIRIGIR .

Amanhã eu pego ele lá com estas correções feitas .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
22/10/2010, 12:30
A angulação que me refiro é de giro ... no manual do engesa é de 24º , isso para o eixo e cx de dir. originais , a cx de dir. original do engesa é de 4,25 a 4,5 voltas , a que uso ,por ex. é de 3 voltas , é do Opala ...
Vc tem que deixar o mesmo num. de voltas pros 2 lados ou bem prox. da igualdade , isso é feito na barra do pitmam , acerta o angulo de convergência , que para pneu 31" que é o original é de 4 mm , qto maior o pneu , esse valor vai aumentando ...
Lembrando um pouco do tempo de colégio -
tang. = cat op / cat adj ; Pneus 31" = cat adj = {15,5 ( raio ) / 0,079 ( 2 mm em pol. ) }= 0,0051 ;{ 0,0051 x 16,5 ( raio 33" )} = 0.084 = 2,13 mm -- ptto 0,13 mm mais fechado de cada lado , por isso que a gente nem leva em consideração ... rsrs
Obs. o ângulo de convergência é de 18'' pra efeito de outros cálculos ...
Depois de acertar o num. de voltas pra cada lado e o angulo de convergencia , anda com a vtr e aí sim marca a centralização do volante , saca e coloca na posição correta , todos os volantes são dificeis de sacar , não é exclusividade não ... rsrs ... evita acertar a centralização pela barra do pitmam ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
22/10/2010, 19:03
A angulação que me refiro é de giro ... no manual do engesa é de 24º , isso para o eixo e cx de dir. originais , a cx de dir. original do engesa é de 4,25 a 4,5 voltas , a que uso ,por ex. é de 3 voltas , é do Opala ...
Vc tem que deixar o mesmo num. de voltas pros 2 lados ou bem prox. da igualdade , isso é feito na barra do pitmam , acerta o angulo de convergência , que para pneu 31" que é o original é de 4 mm , qto maior o pneu , esse valor vai aumentando ...
Lembrando um pouco do tempo de colégio -
tang. = cat op / cat adj ; Pneus 31" = cat adj = {15,5 ( raio ) / 0,079 ( 2 mm em pol. ) }= 0,0051 ;{ 0,0051 x 16,5 ( raio 33" )} = 0.084 = 2,13 mm -- ptto 0,13 mm mais fechado de cada lado , por isso que a gente nem leva em consideração ... rsrs
Obs. o ângulo de convergência é de 18'' pra efeito de outros cálculos ...
Depois de acertar o num. de voltas pra cada lado e o angulo de convergencia , anda com a vtr e aí sim marca a centralização do volante , saca e coloca na posição correta , todos os volantes são dificeis de sacar , não é exclusividade não ... rsrs ... evita acertar a centralização pela barra do pitmam ...

abs ... Edu

GRANDE EDU VELO

No 2º grau minhas melhors notas eram em física , a menor nota foi 9,5 , melhor do em biologia que é a minha área .

No meu foi feito tudo desta forma com certeza . É bem fácil de executar ísto , só que com esta caixa da S-10 embora o PÍTMAN seja do mesmo tamanho do anterior com a caixa do opala o giro ficou menor , UMA BOSTA igual nas S-10 , logo : é a caixa da S-10 que gira menos do que a do opala , vou tem que crescer o comprimento do PÍTMAN para eu ter o giro que tinha antes , é muito ruim girar pouco , depois que acostumamos com o conforto de girar bem , EU NÃO ACEITO COMO ESTA .

MAIS UMA SOLDA NO PÍTMAN ( tem uma para troca da extria , outra para encurtar a altura e agora terá mais uma para crescer no comprimento ) , FAZER O QUE , MAS O CARA QUE FEZ A SOLDA É UM EXPERT EM SOLDA , ficará bem garantido .

ABRAÇO

Ismael Reghin Filho
22/10/2010, 21:22
Grandes chefes, caciques, mecanicos...
Batendo ponto nas minhas aulinhas " de grátis " de mecanica, hahaha...
Abraço a todos os meus professores,

Eriksom Teixeira Lima
23/10/2010, 20:23
Guilherme

antes de mais nada, entendi porra nenhuma dos ângulos do Eduardo. Eu era péssimo em física, só aprendi força centrífuga, aquela que nos empurra para fora nas curvas 8)

duas coisas

1) toda caixa de direção tem um "meio"exato que é onde o óleo não faz pressão nem para lá, nem para cá. O ideal é marcar essa posição para alinhar as rodas "retas" com o "meio" da caixa, e o volante idem. Segundo um especialista em caixas, elas têm batentes internos que limitam o giro máximo, e eles são ajustáveis: não seria o caso de verificar isso na sua?

2) quanto ao eixo desalinhado, segue uma sugestão para corrigir o problema. Primeiro, saque o eixo da viatura com os tensores junto e verifique se os tensores estão perfeitamente alinhados (perpendiculares ao eixo). Se sim, verifique se a distância entre as pontas deles é a mesma da largura do chassis. Se sim, recoloque o eixo no lugar, alinhe ele ao chassis (lembre-se que 1 mm repuxado para um lado é um grande diferença), e somente depois disso confeccione a panhard no tamanho correto para ela não puxar o eixo para o lado esquerdo.

Tá certo, pode começar soltando a panhard, balance lateralmente a viatura bastante, se a panhard não couber e faltar um pedaço mínimo, ela é a responsável pelo deslocamento.

[]s tristes pois meu engesa quase pronto foi submetido ao um teste toc-toc, e descobri podres. haja chapa cortada. quando estiver rodando, abro tópico com todas as fotos.

Eriksom

guilhermeabreu
23/10/2010, 21:05
Guilherme

antes de mais nada, entendi porra nenhuma dos ângulos do Eduardo. Eu era péssimo em física, só aprendi força centrífuga, aquela que nos empurra para fora nas curvas 8)

duas coisas

1) toda caixa de direção tem um "meio"exato que é onde o óleo não faz pressão nem para lá, nem para cá. O ideal é marcar essa posição para alinhar as rodas "retas" com o "meio" da caixa, e o volante idem. Segundo um especialista em caixas, elas têm batentes internos que limitam o giro máximo, e eles são ajustáveis: não seria o caso de verificar isso na sua?

2) quanto ao eixo desalinhado, segue uma sugestão para corrigir o problema. Primeiro, saque o eixo da viatura com os tensores junto e verifique se os tensores estão perfeitamente alinhados (perpendiculares ao eixo). Se sim, verifique se a distância entre as pontas deles é a mesma da largura do chassis. Se sim, recoloque o eixo no lugar, alinhe ele ao chassis (lembre-se que 1 mm repuxado para um lado é um grande diferença), e somente depois disso confeccione a panhard no tamanho correto para ela não puxar o eixo para o lado esquerdo.

Tá certo, pode começar soltando a panhard, balance lateralmente a viatura bastante, se a panhard não couber e faltar um pedaço mínimo, ela é a responsável pelo deslocamento.

[]s tristes pois meu engesa quase pronto foi submetido ao um teste toc-toc, e descobri podres. haja chapa cortada. quando estiver rodando, abro tópico com todas as fotos.

Eriksom

CARO AMIGO ERIKSOM

Hahahahahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk krsrsrsrsrsrsrsrsrs , estou morrendo de rir com este início de conversa sua , fantático sua colocação .

1) Esta caixa de direção que coloquei agora retirei de uma S-10 , deve estar original , eu ví o cara retirar da S-10 .

As S-10 já tem fama de girar pouco , no manual do ENGESA diz que o volante da 4 voltas e 25' a 4 voltas e 50' de batente a batente , hoje fiz o teste na minha , deu 2 voltas e 50' , logo : a caixa da S-10 gira pouco mesmo , a solução é crescer o PÍTMAN .

2) Fizemos ísto hoje e ao soltar a PANHARD parece que o eixo viciou naquela posição , mesmo sem ela e mexendo no volante de um lado para o outro o que faz com que a carroceria mexa na lateralidade , qdo o volante não esta sendo forçado , O EIXO VOLTA A POSIÇÃO ONDE ELE FICAVA , DESLOCADO PARA O LADO ESQUERDO , é que as molas principalmente a do lado esquerdo , da para ver que ela esta com leve inclinação na parte inferior mais para fora ( lado esquerdo ) reafirmando que o eixo esta com um deslocamento mais para a esquerda .

Com a nossa medição , vamos chegar o eixo 1cm para o lado direito , ou seja vai ser aumentado o tamanho da PANHARD em 1 cm .

E vamos ver como vai ficar .

Outra coisa :

As buchas da PANHARD , estavam quase que prontas , feitas com as tais borrachas lonadas e o ROGERIO disse que elas não iriam aguentar por muito tempo , pois o esforço alí é constante , concordei com ele . Ele sugeriu que fizesse de TECNIL ( NYLON ) , o que será feito . Ele tem o TECNIL na nas buchas da PANHARD da F-75 ha 5 anos e sem nenhum problema , seguí esta dica dele .

Lembram qdo disse que as buchas das barras longitudinais NÃO PODERIAM SEREM FEITAS DE TECNIL ???? Realmente não podem pq o movimento das barras longitudinais SÃO MOVIMENTOS DE PENDULO E MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO qdo só uma roda caiu num buraco , por ísto que não pode ser de TECNIL , mas as buchas da PANHARD , SÓ FAZEM MOVIMENTOS PENDULARES , ela não torce qdo faz o movimento da suspensão .

3) Qto ao CUPIM DE FERRO , nem sei mais o que é ísto , minha sugestão é vc fazer o que eu fiz , CARROCERIA DE FIBRA nele . Ainda mais onde vc mora que tem o ar salinizado como eu tenho aqui e ter que fazer funilaria a cada 2 anos eu não aguentei .

Mas se vc agora terá que fazer a funilaria , dou a dica de vc em todo lugar que tiver que cortar a chapa que sempre é dobrada , COLOCAR SÓ UMA CHAPA , USANDO CHAPA 16 , o lanterneiro vai reclamar , mas como a chapa é sempre reta no fim ele vai até gostar pq ela deforma muito pouco e fica muito bom , no meu qdo fiz a 1ª reforma fiz com esta CHAPA 16 , em todo lugar que coloquei não repetiu o CUPIM DE FERRO nests lugares até hoje .

ABRAÇOS tristes pelos CUPIM DE FERRO que te pegou .

guilhermeabreu
23/10/2010, 21:21
Grandes chefes, caciques, mecanicos...
Batendo ponto nas minhas aulinhas " de grátis " de mecanica, hahaha...
Abraço a todos os meus professores,

GRANDE ISMAEL REGHIN FILHO

Aqui não tem professores e nem mecanicos aqui o que tem é só ENGESEIROS , hahahahahahahahahahaha .

A BAND já veio com quase tudo bom , o ENGESA nem tanto , é por ísto que fuçamos tudo para ficar tão bom e confiável qto as BANDS .

Só pra vc ter uma idéia , meu ENGESA tem :

1- FREIO A DISCO NAS 4 RODAS DA BAND
2- HIDROVÁCUO DA BAND
3- CILINDRO MESTRE DA BAND
4- EMBREAGEM HIDRÁULICA DA BAND
5- T-CASE DA BAND

Quer mais ??????????????????????????????????????????????????

Para mim a BAND peca em duas coisas principalmente :

1- No motor pesado demais e um pouco lerdo
2- Na suspensão com feixes de mola

MAS ESTAS CARACTERÍSTICAS SÃO PONTOS FORTES PARA O USO QUE FOI PROPOSTO PARA ELA , QUE É DE UM 4X4 DE TRABALHO PESADO nós é que queremos usar como um 4X4 versátil rápido e confortável , QUE FIQUE BEM CLARO ÍSTO , sou ainda apaixonado pela BAND que tive .

Eriksom Teixeira Lima
23/10/2010, 21:31
EPA EPA EPA

eu sou só simpatizante dos GLS, e tenho grandes amigos e amigas militantes integrais, mas declaro em alto e bom som: NENHUM CUPIM DE FERRO me pegou! qualé, doutor, sou homem com H, mas não sou Ney, não, tá? :twisted:

Voltando aos eixos, em vez de crescer o pitman, verifique antes essa história dos batentes internos da caixa de direção. Como disse, não vi os "santos", mas dizem que ele existe. Pode ser mais rápido do que aumentar o pitman.

quanto a aumentar a barra panhard, pense no seguinte, se houver defeito de alinhamento nos tensores, você só estará empurrando o defeito e o eixo pro lado, forçando as buchas. Com o capricho e dedicação que li sobre o seu trabalho, seja mais um pouco paciente, doutor, e faça todas as suturas correta e não apenas eficientemente 8-)

Abraços sem ter sido pego por nenhum cupim de ferro (olha o cara, bro :cool:)

guilhermeabreu
23/10/2010, 21:37
EPA EPA EPA

eu sou só simpatizante dos GLS, e tenho grandes amigos e amigas militantes integrais, mas declaro em alto e bom som: NENHUM CUPIM DE FERRO me pegou! qualé, doutor, sou homem com H, mas não sou Ney, não, tá? :twisted:

Voltando aos eixos, em vez de crescer o pitman, verifique antes essa história dos batentes internos da caixa de direção. Como disse, não vi os "santos", mas dizem que ele existe. Pode ser mais rápido do que aumentar o pitman.

quanto a aumentar a barra panhard, pense no seguinte, se houver defeito de alinhamento nos tensores, você só estará empurrando o defeito e o eixo pro lado, forçando as buchas. Com o capricho e dedicação que li sobre o seu trabalho, seja mais um pouco paciente, doutor, e faça todas as suturas correta e não apenas eficientemente 8-)

Abraços sem ter sido pego por nenhum cupim de ferro (olha o cara, bro :cool:)

GRANDE ERIKSOM

De novo HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA .

Mas antes de mexer no PÍTMAN vou no cara que só faz mexer em DIREÇÃO HIDRÁULICA o cara é muito bom e vou falar com ele a respeito .

E com relação as barras tensoras vou tb dar mais uma conferida .

Valeu pelas dicas .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
24/10/2010, 08:24
Doc , concordo com o Eriksom , só mexa na panhard se confirmar que precisa , como vc disse que o angulo está correto , talvez não seja necessario ... um deslocamento minimo sempre vai aparecer pq as fixações na carroceria entre a diant. e tras. são invertidas ...
Eriksom o valores que coloquei são referentes a medida de fechamento nas rodas pra convergencia , é que em Conservatoria surgiu a duvida sobre os 4 mm , pq teria que ser o angulo e não uma medida , pra poder adotar esse angulo em medidas de pneu não originais , por isso passei os calculos de angulo pro Doc pra ver que o angulo é tão pequeno , 18' , que pode adotar os 4 mm nos 33" sem problema , e qto maior o diam. maiior a convergencia , mas muda muito pouco ...

CAVESO
24/10/2010, 12:25
Pessoal,

Quando se aumenta o tamanho das molas (caso do dr. Guilherme), não é tendência da Panhard puxar o eixo para o lado onde ela é fixada no chassis?

Sempre tive essa dúvida...

guilhermeabreu
24/10/2010, 14:35
Pessoal,

Quando se aumenta o tamanho das molas (caso do dr. Guilherme), não é tendência da Panhard puxar o eixo para o lado onde ela é fixada no chassis?

Sempre tive essa dúvida...

CAVESO

COM CERTEZA , NÃO TENHA MAIS DÚVIDAS .

Toda vez que trocamos as molas por molas maiores , vai acontecer o movimento em pendulo da barra PANHARD para baixo , AUMENTANDO ASSIM O SEU ANGULO DE ABERTURA , consequentemente IRÁ PUXAR O EIXO PARA O LADO DA FIXAÇÃO DA MESMA NO CHASSI .

Acho que todos os ENGESAS/CAMPERS saíram de fábrica com o eixo dianteiro levemente deslocado para a ESQUERDA pelos motivos expostos pelo EDU VELO .

Será que os fdp dos engenheiros da ENGESA não se esmeraram para medir o tamanho da PANHARD para que o eixo dianteiro ficasse alinhado com o traseiro ??????????????????? Só poderia ser o engenheiro MANOEL .

O meu ENGESA desde qdo comprei já tinha o eixo dianteiro levemente deslocado para a ESQUERDA e depois que troquei as molas , acentuou mais ainda esta diferença , agora a diferença esta em 2 cm , ou seja do lado DIREITO esta 1 cm para fora e do lado ESQUERDO esta com 3 cm para fora , LOGO : vou deslocar ele 1 cm para o lado DIREITO , ficando com 2 cm de cada lado para fora do paralama .

Lembrando que esta medida bate com a medida do chassi em sua centralização .

ABRAÇO

guilhermeabreu
24/10/2010, 14:43
Doc , concordo com o Eriksom , só mexa na panhard se confirmar que precisa , como vc disse que o angulo está correto , talvez não seja necessario ... um deslocamento minimo sempre vai aparecer pq as fixações na carroceria entre a diant. e tras. são invertidas ...
Eriksom o valores que coloquei são referentes a medida de fechamento nas rodas pra convergencia , é que em Conservatoria surgiu a duvida sobre os 4 mm , pq teria que ser o angulo e não uma medida , pra poder adotar esse angulo em medidas de pneu não originais , por isso passei os calculos de angulo pro Doc pra ver que o angulo é tão pequeno , 18' , que pode adotar os 4 mm nos 33" sem problema , e qto maior o diam. maiior a convergencia , mas muda muito pouco ...

EDU VELO

Enchí o saco com ESTE TAL DE ALINHAMENTO , de hoje em diante , vou fazer da seguinte forma :

Se a direção estiver ruim , MANEIRA DE GUIAR , primeiro corrijo todas as folgas ( pivôs , buchas ) e troco as ponteiras que estiverem ruim , TUDO PRONTO SEM NENHUMA FOLGA , só restará a REGULAGEM DA FAMEGERADA " CONVERGENCIA " pq como todos já sabem no ENGESA/CAMPER só tem esta regulagem a ser feita , PQ A CAMBAGEM E O CÁSTER são fixos .

Vou fazer a regulagem da CONVERGENCIA no olho como foi feita agora pelo ROGERIO , foi a melhor regulagem que já andei com ele . Ainda não sei em qtos mm esta , vou até medir na máquina por curiosidade .

Caso não fique boa , vou abrindo e andando , se ficar ruim , abro mais , se ficar pior , fecho mais , se ficar ruim fecho mais , se ficar ruim fecho mais até chegar a posição que fique BOA DE DIRIGIR , e se medir e estiver com 10mm CONVERGENTE , PARA MIM ESTA SERÁ A REGULAGEM DA CONVERGENCIA DO MEU " CORAÇÃO VALENTE " , e rasgo as medidas do manual , ou melhor mando para o engenheiro MANOEL .

ABRAÇO

JOÃO R.
24/10/2010, 17:00
Grande Guilherme, vou completar sua história....
Depois de corrigir o cáster, levei o engesa no alinhador, para os acertos finais... digamos que o profissional é muito gente boa, mas extremamente limitado... colocamos o carro na máquina e... tudo desregulado, quando acertava as rodas a direção saía da posição e vice versa... até que ele me disse: vamos deixar assim e ver como é que fica, se for bom a gente tira o volante e acerta... entrei no carro e, ao sair tinha 1 volta para um lado e 3 pro outro.... :shock::shock:... voltei e expliquei para ele... e ele disse que não tinha regulagem porque o extriado do pitman só tem uma posição:parede::parede:... e então perguntei se era só mudando a posição do pitman que regularia e ele disse que sim.....:parede::parede::parede:... foi aí que desci embaixo do carro e sem querer ser grotesco, sugeri que ele tirasse o pivô da barra de direção do munhão, dividimos 2 voltas pra cada lado... aí ele perguntou e agora???... pensei... sou eu ou ele o alinhador??? porém com muita paciência sugeri o alinhamento usando a corda nos pneus, "o prumo e o rumo", vulgo olhômetro... e só depois religar a barra de direção no munhão.... só assim eu consegui um alinhamento próximo do adequado, digo próximo por que não ficou 100%, mas 95%...

Agora se fosse o meca que alinhava meus carros no RJ ou Roger Nunes, com certeza ficaria 100%...

Aqui no interiorzão, já dei sorte de conseguir um bom mecânico, agora um bom alinhador acho que é querer demais ...

[] alinhados pra vc...

guilhermeabreu
24/10/2010, 22:45
Grande Guilherme, vou completar sua história....
Depois de corrigir o cáster, levei o engesa no alinhador, para os acertos finais... digamos que o profissional é muito gente boa, mas extremamente limitado... colocamos o carro na máquina e... tudo desregulado, quando acertava as rodas a direção saía da posição e vice versa... até que ele me disse: vamos deixar assim e ver como é que fica, se for bom a gente tira o volante e acerta... entrei no carro e, ao sair tinha 1 volta para um lado e 3 pro outro.... :shock::shock:... voltei e expliquei para ele... e ele disse que não tinha regulagem porque o extriado do pitman só tem uma posição:parede::parede:... e então perguntei se era só mudando a posição do pitman que regularia e ele disse que sim.....:parede::parede::parede:... foi aí que desci embaixo do carro e sem querer ser grotesco, sugeri que ele tirasse o pivô da barra de direção do munhão, dividimos 2 voltas pra cada lado... aí ele perguntou e agora???... pensei... sou eu ou ele o alinhador??? porém com muita paciência sugeri o alinhamento usando a corda nos pneus, "o prumo e o rumo", vulgo olhômetro... e só depois religar a barra de direção no munhão.... só assim eu consegui um alinhamento próximo do adequado, digo próximo por que não ficou 100%, mas 95%...

Agora se fosse o meca que alinhava meus carros no RJ ou Roger Nunes, com certeza ficaria 100%...

Aqui no interiorzão, já dei sorte de conseguir um bom mecânico, agora um bom alinhador acho que é querer demais ...

[] alinhados pra vc...

JOÃO R.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA esta foi ótima , mas o PÍTMAN ficou com 2 voltas para cada lado correto ?????????????? Se sim esta tudo certo o volante vc muda de posição .

MAS VC NÃO FALOU DE COMO FICOU O GUIAR , continua passarinhando ????????? O volante volta a posição de andar reto para frente qdo vc solta o volante ao dobrar a esquina ??????????

Amanhã vou pegar as VÁLVULAS EQUALIZADORAS que já devem ter chegado , falei com vc que chegariam na 6ªf , mas não pude ír lá , mas amanhã vou lá .

ABRAÇOS

Eduardo Velo
25/10/2010, 12:06
Doc , a gente usa os 2 a 4 mm apenas como referência e em eixos originais Dana 30 ( Engesa ) , da Band não deve ser muito diferente , mas é outra referencia ... , convergência em excesso causa desgaste nos pneus e aumenta o consumo de comb.
Vc já mediu a dist. entre eixos nos 2 lados da vtr ?? isso sim tem influencia ...
se o eixo diant. não está alinhado com o tras. com pouca diferença nem esquenta , com muita diferença , a tendencia é qdo vc fizer uma curva do lado contrario da diferença é jogar a vtr fora da curva , gasta pneu e tem dificuldade em curvas ...
Pena que minha vtr é tudo original e não serve de parâmetro pra quase ninguém , o bixo anda bem , sempre alinhado , freia muito bem , consome entre 10 e 11 km/l , só falta um pouco mais de conforto ... rsrs ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
25/10/2010, 20:02
A TODOS

MAS FINALMENTE TENHO BOAS NOTÍCIAS .

UUUUUUUUUUUUUUFA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas ainda falando sobre o alinhamento e comentando o que vc EDU VELO falou para conferir estas medidas , estão todas as medidas batendo no entre eixo e tudo mais .

QTO AO ALINHAMENTO , JÁ FIQUEI PUTO DEMAIS POR CONTA DISTO , NÃO QUERO SABER SE ESTA FECHADO DEMAIS SE VAI GASTAR MUITO PNEU , " SÓ QUERO SABER SE ESTA BOM DE GUIAR OU NÃO , SE NÃO ESTA MAIS PASSARINHANDO , SE FAÇO AS CURVAS COM SEGURANÇA .

É ÍSTO QUE DE AGORA EM DIANTE ME INTERESSA .

MAS ENTÃO VAMOS PARA A NOTÍCIA BOA :

Ao fazer o que disse que faria que foi trocar as buchas da PANHARD , que por sugestão do ROGERIO foi de colocar de TECNIL ( nylon ) , assim foi feito .

E ao fazer a correção da CENTRALIZAÇÃO DO EIXO DIANTEIRO EM RELAÇÃO AO CHASSI como eu queria já ha bastante tempo fazer e nunca parava para ísto , que desde que comprei era pouco deslocado para a ESQUERDA como já falei e agora depois das molas maiores ficou mais evidente , ísto estava me dando agonia .

CRESCÍ A BARRA PANHARD EM 1(miserável ) cm . Ou seja cresceu 1 cm para um lado e diminuiu 1 cm do outro e ficou 100% CENTRALIZADA COM RELAÇÃO AO CHASSI .

E mantive a CONVERGENCIA feita no olho com o ROGERIO ha 5 dias atras como tb já falei .

HOJE A TARDE PEGUEI O ENGESA E MEUS DEUS DO CÉU , " NUNCA HAVIA GUIADO ELE COMO ESTA AGORA " .

Ficou simplesmente ESPETACULAR , não esta como minha SW4 e nem o CORSA da minha esposa , É UM JIPE NÃO É ?????????????????

MAS ESTA QUASE IGUAL A UM AUTOMÓVEL , JÁ ESTA ME DANDO MUITO PRAZER EM DIRIGÍ-LO , O VOLANTE NEM TE FALO , PRATICAMENTE VOLTA SOZINHO A POSIÇÃO INICIAL LOGO APÓS ACABAR DE DOBRAR NA ESQUINA " FANTÁSTICO " .

CONCLUSÃO :

O que estava atrapalhando mais no guiar ERA A GRANDE FOLGA DAS BUCHAS DA PANHARD .

E acredito que com a CENTRALIZAÇÃO DO EIXO DIANTEIRO , fez com que o guiar ficasse mais natural possível , como outro carro qualquer .

E A CONVERGENCIA ?????????? AINDA ESTA COMO FICOU COM A REGULAGEM NO OLHO , VOU AINDA MEDIR SÓ POR CURIOSIDADE E PASSAR PRA VCS .

Sinceramente estava pensando em até botar fogo nele , MAS AGORA , PUTZ É SÓ PRAZER EM GUIAR .

OBRIGADO POR TEREM ME ATURADO POR TANTO TEMPO SEMPRE RECLAMANDO E OBRIGADO POR TEREM SEMPRE ME INCENTIVADO EM CONTINUAR A MINHA SAGA DE MELHORAR O " CORAÇÃO VALENTE " .

Na próxima 6ªf pela manhã deixarei com o ROGERIO para trocar a relação 12x47=3,92 pela 13x46=3,54 que já tenho em casa , pois esta me dando agonia em andar a 3.000 rpm dando 105km/h , é pouca velocidade para este giro e para meu uso que faço e pego no final de 6ªf mesmo .

ABRAÇÃO

JOÃO R.
25/10/2010, 20:51
Então Guilherme, a direção do Engesa está voltando sozinha após curvas e melhorou muuuuito depois do alinhamento do caster e do ajuste da convergência em 4mm no olhômetro... mas como disse ficou 95%, porque o meu grande problema vão ser as buchas, que estão muito gastas... acho que vou ter que trocar toda$$$$$.

CARLOS SIQUEIRA
25/10/2010, 22:19
Doutorzão, parabéns pela persistencia nos "detalhes", mas lembre sempre que estas com um jipe nas mãos, por melhor que seja, alivie o pé, que já é um tanto quanto pesado. João, o Marcelo Bucchile tem ótimas buchas, a pronta entrega em PU de alta resistência, mas o Edu também indicou um fornecedor com originais, é só escolher que estará com o engesão "zero bala".

[]'s

JOÃO R.
26/10/2010, 00:14
Como faço contato com Marcelo Bucchile?? Acho que vou preferir as PU, por causa dos pneus e molas mais altas... mais esforço...

CARLOS SIQUEIRA
26/10/2010, 11:40
João, não estou com o cartão dele agora, mas a noite te passo.

[]'s

Kim
26/10/2010, 18:36
Vamos lá Carlão!!!!

Marcelo Buchli
Campo Belo - Sp.
5533-9691 com
5851-9056 após hor. com
9406-1186 cel.

Buch Equipamentos e Serviços.

Att.

Kim.

FIDELIS
26/10/2010, 19:25
Amigo Doutorzão,

Vamos nos ver menos agora, estou ficando direto de terça a domingo na obra em Búzios.

Abração.

Fidelis.

CARLOS SIQUEIRA
26/10/2010, 20:16
Valeu Kim, sacou mais rápido!

[]'s

JOÃO R.
28/10/2010, 01:27
Vamos lá Carlão!!!!

Marcelo Buchli
Campo Belo - Sp.
5533-9691 com
5851-9056 após hor. com
9406-1186 cel.

Buch Equipamentos e Serviços.

Att.

Kim.

O prefixo é 11, capital???
Valeu Kim...

Kim
28/10/2010, 08:12
Prefixo 11!:concordo:

No cartão que tenho, não tem o prefixo!:parede:

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
29/10/2010, 13:51
NEM TUDO SÃO FLORES

Ao trabalhar em outra cidade , agora sim deu para ver realmente como ficou a DIRIBILIDADE .
Na nota anterior , falei que ficou 95% , EEEEEERRRRRREI ficou em 80% .

É que tem um cabrunco na direção de meu ENGESA que é um mistério , melhorou muito com a retirada da folga das BUCHAS DA PANHARD agora , assimque movo o volante , ele muda de curso , antes demorava um pouco , mas agora da para andar com ele como esta , MAS A SENSAÇÃO É DE ELE NÃO GOSTA DE ANDAR EM LINHA RETA , ainda tenho que realinhar ele quase que sempre mas em pequenina quantidade , " uma sintonia fina " por assim dizer , mas não é igual a outro carro qualquer como minha SW4 .

Na realidade eu teria que andar em mais de um ENGESA de vcs e ver se no de vcs tb tem ísto , pq as vezes o de vcs tem e vcs não percebem , já habituaram com o rolar dele .

Ísto ficará para AIURUOCA , pois só assim que poderei fazer a comparação .

E tb tem o mesmo sintoma do RODRIGO IELPO BASTOS , principalmente qdo curvo para a esquerda , ao fazer uma curva até discreta para a esquerda na estrada ele quer curvar mais do que a gente vira o volante , no meu caso , SÓ PARA CURVAS PARA A ESQUERDA , em curvas para a DIREITA não observo este fenômeno .

ABRAÇO

Eduardo Velo
29/10/2010, 15:06
Doc , no meu posso soltar a direção a 100 / 110 km/h que o bixo continua reto ... mas pode ser excessão á regra ...
De volta á velha prancheta Doc ... rs ...
Se os angulos de giro estão corretos , estão bem divididas as voltas pra cada lado , amortecedores diant. estão OK , terminais e buchas OK , folga na cx e amort. de dir. Ok , convergencia OK ... sobra pro Camber e pro Caster ... tanto o seu como do Ielpo tem que verificar novamente pra não culpar o bixo errado ...
To tentando pegar férias em Abril pra ir pra Aiuruoca , lá vc pode abusar da Jabiraca ... rsrs ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
29/10/2010, 19:35
Doc , no meu posso soltar a direção a 100 / 110 km/h que o bixo continua reto ... mas pode ser excessão á regra ...
De volta á velha prancheta Doc ... rs ...
Se os angulos de giro estão corretos , estão bem divididas as voltas pra cada lado , amortecedores diant. estão OK , terminais e buchas OK , folga na cx e amort. de dir. Ok , convergencia OK ... sobra pro Camber e pro Caster ... tanto o seu como do Ielpo tem que verificar novamente pra não culpar o bixo errado ...
To tentando pegar férias em Abril pra ir pra Aiuruoca , lá vc pode abusar da Jabiraca ... rsrs ...

abs ... Edu

GRANDE EDU VELO

Hoje ao saír do plantão lá em Cardoso Moreira , o ARRANQUE morreu , levei no eletricista e cheguei agora em casa .

Fiz uma peça com um pedaço de ripa e um amortecedor de capô velho sem pressão e um pedaço de tira de borracha , AMARREI O AMORTECEDOR VELHO NA RIPA e fui conferir a CONVERGENCIA .

DEU 15mm CONVERGENTE . Ou seja convergente demais , mas foi no olhômetro .

LOGO :

Amanhã de manhã , aqui em casa mesmo vou colocar os 4mm ou até 5mm pois o pneus são maiores do que os originais e ver como vai ficar .

AS FOLGAS NÃO TEM NENHUMA

A CAMBAGEM ESTA DENTRO DO QUE RECOMENDA O MANUAL , JÁ CONFERÍ .

O CÁSTER FICOU COMO O ROGERIO FEZ .

SÓ A CONVERGENCIA QUE VOU FAZER COM ESTA MAGNÍFICA PEÇA QUE IMPROVISEI HOJE , MAS DE MUITA PRECISÃO .

E só restará eu trabalhar na próxima 3ªf para ver como vai ficar , pq aqui na cidade não tem como avaliar pq tem transito intenso num perímetro de uns 10 km no entorno da cidade .

ABRAÇÃO e obrigado pelas dicas e preocupação em tentar achar uma solução para esta NHACA da diribilidade . Mas acho que deve melhorar um pouco , se chegar aos 90% TÁ " BÃO " DEMAIS . Me lembro perfeitamente de como ficou o ENGESA do CARLOS SIQUEIRA assim que terminou o serviço com o ROGERIO , como o ROGERIO relatou a pouco ficou com a direção muito sensível e era a CONVERGENCIA fechada demais , depois que ele diminuiu no olho mesmo melhorou muito e depois o CARLOS SIQUEIRA fez a CONVERGENCIA CORRETA E RESOLVEU O CASO DELE .

guilhermeabreu
27/11/2010, 15:03
FUI LÁ PRA 4ª PÁGINA , MAS TEM BOAS NOVAS

Hoje fui lá nos meninos da fibra e ví como ficou a instalação do vidro elétrico .

MUITO SHOW , MUITO SHOW , MUITO SHOW MESMO

Funcionamento perfeito e leve , muito levinho , sugiro a quem ainda não começou a fazer a adaptação , fazer como foi feito no meu , muito fácil e PRÁTICO de fazer futuras manutenções , FOTOS ????????????????????????????????? , só na 2ªf , não levei a camera hoje .

Como vcs sabem , a MÁQUINA DO VIDRO ELÉTRICO é a do SANTANA que já tinha na porta , o FERNADO FILONI como já disse tb achou muito leve o acionamento manual daquela máquina e SEMPRE eleva e ABAIXA o vidro com ele centrado , NÃO ENCAVALA O VIDRO , OU SEJA NÃO FAZ ELE FICAR INCLINADO NA CANALETA A MEDIDA QUE ELE LEVANTA .

O ANDRÉ , EDUARDO e o CAIXOTE ( meninos da fibra ) , fixaram o MOTOR DA MÁQUINA DO VIDRO na porta , chumbando com fibra uma barra em " L " de ferro na porta e parafusou outra barra de ferro no MOTOR e parafusou uma barra na outra para ter como retirar o MOTOR caso de pane nele ou defeito e ter que trocar , muito fácil o acesso desta forma , E NO FORRO DA PORTA fixou apenas o BRAÇO DA MÁQUINA onde tem o carrinho que faz levantar a abaixar o vidro .

LOGO :

Para fazer pequenas manutenções , é só retirar o encosto de braço onde será fixado os botões do vidro .

Caso tenha que fazer uma troca de peça , é só retirar os parafusos que tem no forro da porta e RETIRAR OS DOIS PARAFUSOS QUE SEGURAM O CARRINHO DA MÁQUINA no forro da porta , aí o forro da porta se solta inteiro sem nada preso a ele e TODO O CONJUNTO DO VIDRO ELÉTRICO E TRAVA ELÉTRICA FICA A SUA FRENTE .

Foi tb fixado na porta a TRAVA ELÉTRICA , ou seja a TRAVA ELÉTRICA não esta no forro da porta e sim na porta .

Ele fez o teste na minha frente , subiu e desceu molinho molinho , NOTA 1000 para os meninos da fibra .

OUTRA COISA , o MOTOR DO VIDRO ELÉTRICO ficou +- a uns 10 cm do forro da porta , até sobrou espaço naquele ponto , eu achava que não daria altura suficiente , mas deu com muita folga , na realidade o MOTOR DO VIDRO ELÉTRICO ficou encostado no trilho do vidro , mas poderia ter colocado até uns 5 cm acima dele , mas já esta fixado assim e assim vai ficar .

VALE A PENA FAZER DESTA FORMA , MUITO FÁCIL DE FAZER , FÁCIL DE MANUTENÇAO E FUNCIONAMENTO 100% GARANTIDO SEM DOR DE CABEÇA .

OUTRA COISA AINDA : O EDU VELO colocou umas RIPAS DE MADIRA por dentro das portas para parafusar o forro , os meninos da fibra colocaram uma BARRINHA DE ALUMÍNIO por dentro da porta e os parafusos INOX DE ROSCA SOBERBA abriram rosca nesta barrinha de alumínio FAZENDO COM QUE NÃO AFROUXE MAIS A FIXAÇÃO DO FORRO DAS PORTAS , a idéia do EDU VELO foi muito boa e aproveitei esta idéia dele , vai demorar muito tempo , mas com o tempo a madeira que ele colocou irá apodrecer .

FOTOS SÓ NA 2ªF .

hugorangel
27/11/2010, 16:44
Hoje fui lá nos meninos da fibra e ví como ficou a instalação do vidro elétrico .

Funcionamento perfeito e leve , muito levinho , sugiro a quem ainda não começou a fazer a adaptação , fazer como foi feito no meu , muito fácil e PRÁTICO de fazer futuras manutenções , FOTOS ????????????????????????????????? , só na 2ªf , não levei a camera hoje .

Guilherme.
Com vidro elétrico também:palmas:, o coração valente tá ficando chic demais.
Um abraço meu irmão!

guilhermeabreu
28/11/2010, 00:03

Guilherme.
Com vidro elétrico também:palmas:, o coração valente tá ficando chic demais.
Um abraço meu irmão!

GRANDE IRMÃO HUGORANGEL

Ainda não nos falamos depois de sua MAGNÍFICA EXPEDIÇÃO , mas agora Regina me falou que vc ligou pra mim , mas agora esta meio tarde , amanhã ligo .

Como vc sabe , não ligo muito para tecnologia em meus carros , GOSTO MESMO É DE DURABILIDADE E RESISTENCIA , mas estou ficando velho e estou apreciando muito um conforto .

Logo , o AR COND. que coloquei agora , que na verdade era o que eu queria que o DAEL ROBERTO colocasse desde o início , mas agora é ele que esta agora , com uma CAIXINHA EVAPORADORA de 6 saídas , com 2 motores e capacidade de 30.000 BTUS , agora meu irmão da pra sentir uma fresquinha boa assim que entra no carro mesmo estando aqui em Campos com 38 ºC em sol escaldante .

Tem ainda um som PIONNER com saída de USB e tenho um PENDRIVING de 8 GB com 1250 músicas daquelas que vc sabe que eu gosto ( internacionais romanticas ) , NEM PARECE QUE SOU EU QUE ESTOU FAZENDO ESTE RELATO COM ESTAS PALAVRAS ESQUIZITAS NÃO ???????????????????? HAHAHAHAHAHAHA , Mas é ísto mesmo , CONFORTO É BOM e estou gostando bastante .

Bem que vc falou que eu acabaria falando estas palavras " PENDRIVING " , " 8 GB " , " USB " , como vc mesmo me conhece , SOU DO TEMPO DAS CAVERNAS .

ABRAÇÃO , amanhã te ligo .

guilhermeabreu
30/01/2011, 23:47
Amanhã devo pegar FINALMENTE o CORAÇÃO VALENTE no eletricista , pois acabo de instalar o vidro elétrico + trava elétrica + alarme POSITRON .

Mas antes disto deixei no fibreiro para modificar a colocação do parabrisa que agora esta colado por fora como nos carros atuais e no ROGER NUNES para finalizar a direção na qual aumentou o PÍTMAN , pois estava exterçando muito pouco .

Não vejo a hora de andar pra ver como ficou , como havia já falado , com o repotenciamento do ar o bichão ficou congelando , usei a caixa evaporadora de 30.000 BTUS de 80 cm de largura igual aquelas do LANDAU , mas é atual universal .

SÓ PRA LEMBRAR : esta reforma comecei em SETEMBRO DE 2009 e a forração não esta finalizada e esta meia boca , pq o cara que iria fazer bem feito não pode fazer , mas vou usar ele , ou melhor tentar usar ele por uns bons 2 anos para poder esquecer a NHACA que foi esta reforma , as vezes nem lembro mais que tenho um ENGESA .

ABRAÇÃO A TODOS , cheguei de férias hoje 30 dias só comendo e dormindo na casa da praia em Santa Clara , município de São Francisco de Itabapoana - RJ ha 60 km daqui .

Kim
31/01/2011, 00:06
Opa Drzão!!!!

Que bom um descanso!!!!

É, finalização de serviço automotivo não é fácil...:parede:

Como é complicado ser detalhista!!!!

Mais, já que voltou à ativa, vou lhe fazer uma pergunta?

A válvula proporcionadora, quanto custou por aí?
Ela pode ser instalada no chassi, na ponta do flexível?
Ou tem que ser instalada no eixo?

Abraços.

Kim.

hugorangel
31/01/2011, 19:05
Aí meu irmão, parece que agora vai. Vamos botar esse bruto pra congelar o planeta, e acabar com esse negócio de aquecimento global hehe...:dance::dance::dance:

Um abraço.

guilhermeabreu
01/02/2011, 00:48
Opa Drzão!!!!

Que bom um descanso!!!!

É, finalização de serviço automotivo não é fácil...:parede:

Como é complicado ser detalhista!!!!

Mais, já que voltou à ativa, vou lhe fazer uma pergunta?

A válvula proporcionadora, quanto custou por aí?
Ela pode ser instalada no chassi, na ponta do flexível?
Ou tem que ser instalada no eixo?

Abraços.

Kim.

KIM

A válvula PROPORCIONADORA que coloquei , foi a da F-100 ela tem uma entrada e uma saída , eu soldei um suporte no diferencial e parafusei ela , e coloquei o caninho que vem de cima em um lado e do outtor lado coloquei um caninho de +- 15 cm que liguei naquela pecinha original que separa o caninho que vem de cima para dividir um caninho para cada roda .

Agora qdo fui comprar esta válvula PROPORCIONADORA para o JOÃO R. ví la na auto peça uma valvula PROPORCIONADORA da KOMBI que tem uma entrada e uma DUAS SAÍDAS , se na época que comprei a da F-100 tivesse visto esta da KOMBI teria colocado a da KOMBI pq em um lado entrava o caninho que vem de cima e do outor lado já sairia um caninho para cada roda , e no meu caso tive que fazer a ligação da válvual da F-100 para a pecinha que divide o caninho um para cada roda .

Não sei se me fiz entender .

Esta válvula da F-100 como tem uma entrada e uma saída , vc pode soldar um suporte no chassi em cada lado e colocar próxima do flexível de cada lado , neste caso vc teria que usar duas válvulas desta , uma para cada roda , o valor desta VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 comprei ha pouco tempo para o JOÃO R. e paguei se não me engano R$70,00 .

Eu falei com o JOÃO R. sobre esta da KOMBI para ele colocar pq simplifica o serviço , pq tem uma entrada e DUAS saídas , mas ele não quiz , pq ele disse que se no meu ENGESA ficou bom com a da F-100 , ele queria igual a do meu , assim eu fiz , mas como disse , se fosse colocar hoje colocaria a da KOMBI , só que a da KOMBI não tem o FURO para passar o parafuso para fixar no suporte que é soldado no diferencial , teria que bolar um esquema para fixar , já a da F-100 já vem com uma base furada para parafusar em qualquer suporte soldado no diferencial ou chassi como queira fazer .

Pensando bem agora com a sua pergunta , talvez não precisaria de colacar DUAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS LÁ EM CIMA E UMA PROPORCIONADORA LÁ EM BAIXO COMO FIZ .

TALVEZ SE COLOCASSE SÓ UMA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E DUAS PROPORCIONADORAS DA F-100 LÁ EM BAIXO UMA EM CADA LADO PARA CADA RODA NO CHASSI COMO VC PERGUNTOU RESOLVESSE O PROBLEMA TB , para saber se fica bom ou não teria que ter um para fazer primeiro e dizer se ficou bom ou não . NO MEU CASO que tenho duas equalizadoras lá na saída do cilindro mestre e uma proporcuionadora da F-100 lá em baixo no diferencial FICOU MUITO BOM , mas com a sua idéia , seria outra opção para ser tentado .

Desculpe pela delonga .

ABRAÇÃO , se quizer que eu compre aqui pra vc é só falar .

guilhermeabreu
01/02/2011, 00:56
Aí meu irmão, parece que agora vai. Vamos botar esse bruto pra congelar o planeta, e acabar com esse negócio de aquecimento global hehe...:dance::dance::dance:

Um abraço.

É MANINHO

Não experimentei ainda não pq qdo ficou pronto o ar , não estava tão quente como agora , mas pegando o bichão lá vamos ver como ficou , o eletricista não colocou a mão ainda , era para eu pegar hoje , mas agora só na 4ªf pq amanhã estarei de plantão em Mato Escuro , mas se ficar congelando mesmo quero ver vc dar u ma volta nele , o mecanico que levou para o eletricista falou que estava congelando mesmo estando o vidro do motorista com uns 15 cm abaixado e com 41ºC a sombra , tem feito um calor aqui dos infernos .

SE CASO VC ANDAR E FICAR CONGELANDO QUEM SABE VC NÃO JOGA ESTE SEU CITROEN C4 FORA E COMPRA UM ENGESÃO DESTE PRA VC FICAR CONGELANDO COMO GOSTA ??????????????????????????????????? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA , PQ ESTE SEU C4 É TODO INVOCADO MAS SERÁ QUE ELE CONGELA IGUAL AO CORAÇÃO VALENTE ?????????????? .

ABRAÇÃO , tenho que ír dormir pq daqui a pouco terei que estar em Mato Escuro .

JOÃO R.
01/02/2011, 01:12
Opa Kim, como Guilherme falou, eu preferi fazer a moda dele, já que era uma receita experimentada e de sucesso... o Guilherme me enviou 2 equalizadoras de 15 bar e a proporcionadora da f-100, coloquei uma de cada vez para analisar a diferença... acabei ficando com uma de 15 bar mais a proporcionadorano eixo, achei que foi suficiente e muito bom... segue a foto da fixação da proporcionadora...

Kim
01/02/2011, 08:27
Opa João R.!

Colocar no eixo, fica muito exposto a pedras lançadas pelo eixo dainteiro.

Gostaria de saber se pode colocar no chassi, se funciona também.

Assim, ficaria protegida.

Não conheço tal peça, por isso dúvidas.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
02/02/2011, 15:51
Opa João R.!

Colocar no eixo, fica muito exposto a pedras lançadas pelo eixo dainteiro.

Gostaria de saber se pode colocar no chassi, se funciona também.

Assim, ficaria protegida.

Não conheço tal peça, por isso dúvidas.

Abraços.

Kim.

KIM

O JOÃO R . colocou o suporte soldado na horizontal e o caninho saiu para cima , no meu o suporte foi soldado na vertical e a válvula ficou voltada para tras , ou seja as pedras se por um acaso vier a bater alí , baterá no suporte e não na válvula ou caninho , no meu já estou ha 2 anos e não deu nenhum acidente neste sentido e acho que no do JOÃO R . tb não dará .

Como respondí anteriormente , vc pode soldar o suporte no chassi sim , e respondí que deveria colocar uma válvula de cada lado , mas acho que vc pode soldar uma só de um lado e o caninho que sai dela vai lá para a pecinha que divide para aas duas rodas , tranquilo sem problema .

Amigo JOÃO R. , vc já fez o teste andando a 80 km/h e pisando fundo no freio com toda força ?????? Se eu fizer ísto no meu , MESMO ESTANDO COM AS DUAS EQUALIZADORAS NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE E A PROPORCIONADORA LÁ EMBAIXO , AS RODAS TRASEIRAS ARRASTAM PRIMEIRO UM POUCO DE LEVE , eu pensei em colocar mais uma equalizadora lá em cima , mas com o tempo vejo que não tem nescessidade pq QUASE NUNCA PRECISO DE FREAR COM TANTA INTENSIDADE .

Mas se eu fizer ísto com duas pessoas atras arrastam as 4 rodas juntas e sem mudar a trajetória .

RESUMINDO :

Ficou ÓTIMO este esquema para equalizar a freada com freio a disco da BAND nas 4 rodas concorda ?????

ABRAÇÃO A TODOS

guilhermeabreu
02/02/2011, 16:02
Estou saindo agora para ver se esta pronto o CORAÇÃO VALENTE , hoje pela manhã passei no eletricista , ele disse que só não teminou pq eu disse que havia comprado tudo para instalar a TRAVA ELÉTRICA + O ALARME E A CENTRALINA , só que eu esquecí que não havia comprado a CENTRALINA , mas me garantiu que agora a tarde posso pegar .

O eletricista é tão minucioso que reclamou comigo que os botões que comprei para acionar os vidros não tem iluminação , disse que comprei igual ao do CARLOS SIQUEIRA que é o mesmo do opala , caravan , escort , mas não tem iluminação , AÍ EU RESPONDÍ : ÍSTO É APENAS UM DETALHE , POIS EU CONHEÇO MEU ENGESA NO ESCURO IGUAL A PALMA DA MINHA MÃO .

JOÃO R.
03/02/2011, 22:13
Grande Guilherme, estou ansioso pra o resultado da reforma, afinal nunca mais vimos fotos do Coração Valente...

Mas voltando ao Post acima, eu copiei o esquema do seu, inclusive a posição da válvula no eixo, pois achei que a válvula teria que ficar no eixo... observe as duas fotos... são suas.... compare com a minha lá em cima...

Com relação ao teste que vc propôs, com certeza ainda arrasta se for desta forma, ainda mais que frente do meu é muuuito pesada ( Q20B + guincho + bateria de 100 Ah ), mas nunca precisei pisar no freio assim e no mais, estou aprendendo a andar com esse "desequilíbrio de peso", pois um "totó" no freio um uma viradinha rápida na direção, ele joga a traseira na estrada de terra e aí é acertar a direção e diversão pura....

guilhermeabreu
04/02/2011, 14:05
Grande Guilherme, estou ansioso pra o resultado da reforma, afinal nunca mais vimos fotos do Coração Valente...

Mas voltando ao Post acima, eu copiei o esquema do seu, inclusive a posição da válvula no eixo, pois achei que a válvula teria que ficar no eixo... observe as duas fotos... são suas.... compare com a minha lá em cima...

Com relação ao teste que vc propôs, com certeza ainda arrasta se for desta forma, ainda mais que frente do meu é muuuito pesada ( Q20B + guincho + bateria de 100 Ah ), mas nunca precisei pisar no freio assim e no mais, estou aprendendo a andar com esse "desequilíbrio de peso", pois um "totó" no freio um uma viradinha rápida na direção, ele joga a traseira na estrada de terra e aí é acertar a direção e diversão pura....

AMIGO JOÃO R.

É ísto mesmo , nunca tive problema de batida de pedra por alí .

ENTÃO VC ESTA VIVENDO CHEIO DE EMOÇÕES NA TERRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! BELEZA .

guilhermeabreu
04/02/2011, 14:12
FINALMENTE

Peguei o CORAÇÃO VALENTE e fui trabalhar com ele ontem em outra cidade 50 km daqui .

Meu Deus do céu , AGORA NÃO DA MAIS VONTADE DE SAIR DE DENTRO DELE .

FINALMENTE , MAS AGORA FINALMENTE MESMO A " FAMIGERADA DIRIBILIDADE " ESTA NORMAL COMO EM QUALQUER OUTRO CARRO , PUTZ , NÃO ACREDITO , AGORA É SÓ PRAZER EM DIRIGIR , O " AR CONDICIONADO " SEM COMENTÁRIOS , GELA MESMO , O VIDRO ELÉTRICO , MINHA NOOOOOOOSSA , É MUITO CONFORTO , AS PORTAS FECHANDO NORMAL SEM ABERTURA PARA PASSAR VENTO E ÁGUA .

Não é por que é meu , MAS AGORA da prazer em guiar o CORAÇÃO VALENTE , em AIURUOCA vcs irão ter o prazer em guiar esta maravilha .

Vou tirar umas fotinhas para postar aqui .

ABRAÇOS ALEGRES POR TER UM ENGESA NA MÃO E MUITO CONFORTÁVEL E SEM RUÍDOS NENHUM A NÃO SER DO MOTOR QUE É MAIS BARULHENTO DO QUE QUALQUER OUTRO MOTOR MWM 2.8 QUE JÁ VÍ EM ENGESAS/CAMPERS .

guilhermeabreu
04/02/2011, 23:52
Vão aí novas e últimas fotos de como esta hoje :

MaGao
05/02/2011, 11:00
Gui,

faltou as fotos ;P

Igor Lustosa Goulart
05/02/2011, 15:04
Guilherme,

Fico feliz por vc finalmente conseguir 99% de satisfação com seu "Coração Valente". É claro que um bom Engeseiro nunca fica 100% satisfeito pois amanhã mesmo aparece uma idéia de melhorar alguma coisa e isso é que faz a gente feliz, se não era só comprar um carro zero e ficar olhando pra ele. Não tem graça....
Parabéns, grande abraço.

Kim
05/02/2011, 17:24
Vão aí novas e últimas fotos de como esta hoje :

Não consegui ver as fotos!!!!:twisted:

Fico feliz que está conseguindo seus objetivos com o engesão caro Drzão!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
05/02/2011, 17:31
Guilherme,

Fico feliz por vc finalmente conseguir 99% de satisfação com seu "Coração Valente". É claro que um bom Engeseiro nunca fica 100% satisfeito pois amanhã mesmo aparece uma idéia de melhorar alguma coisa e isso é que faz a gente feliz, se não era só comprar um carro zero e ficar olhando pra ele. Não tem graça....
Parabéns, grande abraço.

GRANDE IGOR

Prazer em falar com vc , em breve estaremso juntos novamente , mas é ísto aí mesmo , caro zero não tem graça .

Mas que meu ENGESA hoje esta com gosto de carro zero ísto esta , esta muito gostoso de guiar , mas como vc falou , falta pequenos detalhes de ergonomia , na próxima 2ªf estarei levando para o fibreiro novamente para abaixar o suporte do banco na frente do banco do motorista em 1cm e na parte de tras 3cm , é que o banco ficou um POUQUINHO ALTO e tem a sensação que vou escorregar para frente , NOTEI QUE FICOU UM POUCO ALTO PQ O DESCANSA BRAÇO ESTA BATENDO EM MEU JOELHO e incomodando e não batia , é pq o banco ficou um pouco alto , mas é apenas um pequeno detalhe , o ENGESA nunca mais passará mais de 1 dia na oficina , de agora em diante só faço serviço de um dia , levo de manhã e pego a tarde , não aguento mais carro em oficina .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
05/02/2011, 17:37
Gui,

faltou as fotos ;P

MAGÃO

Vcs todos já sabem que sou MUITO BURRO em internet , já postei trucentas mil fotos , mas sempre com meu filho do lado para eu ir perguntando o que fazer , já até anotei num caderno a sequencia de atos que tenho que fazer , MAS O CADERNO QUE VIVE AQUI DO LADO DO COMPUTADOR " SUMIU " DAQUI DE CASA , ESTOU MUITO PUTO HA MAIS DE 2 MESES E NINGUEM ACHA ESTE CADERNO , com todas anotações de tudo que tem e precisa do ENGESA .

E nele estava a sequencia de atos para enviar fotos , , meu filho não esta aqui do meu lado e EU NÃO CONSIGO ENVIAR AS FOTOS , fico muito puto com a minha burrice nesta hora , mas qdo ele chegar , vou anotar novamente a sequencia de atos para poder mandar as fotos .

ABRAÇÃO , e seu ENGESA esta bruto demais , muito bonito o filminho , fiquei com medo de vc cair naquela lateral direita do aterro , no filme parecia muito perto e aterro de pouca consistencia .

guilhermeabreu
05/02/2011, 17:40
Não consegui ver as fotos!!!!:twisted:

Fico feliz que está conseguindo seus objetivos com o engesão caro Drzão!

Abraços.

Kim.

Ô KIM

Obrigado pelos elogios , agora ficou realmente como gosto , ou seja um guiar normal .

Mas o seu FUZILEIRO esta bonito demais . Pena que vc esta tendo este contratempo e não poderá ír a AIURUOCA , mas Deus sabe o que faz , não faltará outras oportunidades .

FORTE ABRAÇO

MaGao
06/02/2011, 10:34
Gui,

Segue em anexo um arquivo explicando como postar!!! =)

Você não é burro! niguem é burro! apenas somos mais entendidos nas áreas que nos convém melhor, nas outras áreas nós temos que treinar mais..

Abraços,

guilhermeabreu
06/02/2011, 11:25
Gui,

Segue em anexo um arquivo explicando como postar!!! =)

Você não é burro! niguem é burro! apenas somos mais entendidos nas áreas que nos convém melhor, nas outras áreas nós temos que treinar mais..

Abraços,

AMIGO MAGAO

Eu sei disto , a maneira que eu me chamo de burro é ísto aí , cada um tem suas facilidades próprias em cada assunto , e esta merda de internet , como línguas e tocar instrumentos musicais para mim é um dificuldade enorme .

Mas vamos ao caso , ví o que vc postou ,alí tudo bem faço com facilidade o gerenciar anexos , o que não estou conseguindo fazer é colocar as fotos da máquina num arquivo , eu conecto a máquina no PC e aparece uma imagem lá que dalí em diante não me lembro como procede para copiar as fotos e colar num arquivo que sei qual é .

Mas obrigado pela ajuda .

ABRAÇÃO

Léo_Babiski
06/02/2011, 11:38
Só para completar, fotos em alta resolução não são aceitas pelo forum devido ao tamanho do arquivo.

Você terá que modificar o tamanho do arquivo. Parece complicado mas é muito simples:

Abra a foto com um programa de visualização de fotos que tenha a opção "redimensionar" como por exemplo o Microsoft office picture manager.

Após abrir a foto com esse programa clique em "Imagem", após "redimensionar", após marque "pixels" (relação altura x largura personalizada) e a pós digite o tamanho desejado "800x600", clique em ok. Após, clique em salvar (um simbolo em forma de disquete no alto da pagina).

Depois proceda como o colega informou a cima!

Para encontrar o programa para abrir a foto, antes de abrir o arquivo, quando é só uma imagem pequena ou é apenas o nome do arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre ele, vai aparecer uma janela com a opção "abrir com", logo aparecerá uma lista de programas instalados, aí você escolhe o preferido.

Abs.

MaGao
06/02/2011, 12:22
Só para completar, fotos em alta resolução não são aceitas pelo forum devido ao tamanho do arquivo.

Você terá que modificar o tamanho do arquivo. Parece complicado mas é muito simples:

Abra a foto com um programa de visualização de fotos que tenha a opção "redimensionar" como por exemplo o Microsoft office picture manager.

Após abrir a foto com esse programa clique em "Imagem", após "redimensionar", após marque "pixels" (relação altura x largura personalizada) e a pós digite o tamanho desejado "800x600", clique em ok. Após, clique em salvar (um simbolo em forma de disquete no alto da pagina).

Depois proceda como o colega informou a cima!

Para encontrar o programa para abrir a foto, antes de abrir o arquivo, quando é só uma imagem pequena ou é apenas o nome do arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre ele, vai aparecer uma janela com a opção "abrir com", logo aparecerá uma lista de programas instalados, aí você escolhe o preferido.

Abs.

Leo,

o forum ja faz isso automatico.. eu posto fotos com alta resolução ele diminui sozim!

Abraços,

MaGao
06/02/2011, 12:27
AMIGO MAGAO

Eu sei disto , a maneira que eu me chamo de burro é ísto aí , cada um tem suas facilidades próprias em cada assunto , e esta merda de internet , como línguas e tocar instrumentos musicais para mim é um dificuldade enorme .

Mas vamos ao caso , ví o que vc postou ,alí tudo bem faço com facilidade o gerenciar anexos , o que não estou conseguindo fazer é colocar as fotos da máquina num arquivo , eu conecto a máquina no PC e aparece uma imagem lá que dalí em diante não me lembro como procede para copiar as fotos e colar num arquivo que sei qual é .

Mas obrigado pela ajuda .

ABRAÇÃO

Gui,

Qual o seu windows ? windows XP ? windows 7 ?

No Windows XP quando vc pluga a camera ele abre uma jenelinha perguntando o que vc deseja fazer.. la tem dizendo "Abrir pasta com arquivos" quando vc apertar vai aparecer suas fotos dentro da camera.. de um click em um arquivo único e pressione CTRL+A (isso irá selecionar todos os arquivos) depois pressiona CTRL+C (isso irá copiar as fotos) depois va para seus documentos ou qualquer outra pasta que vc tenha criado.. e pressione CTRL+V (isso ira copiar os arquivos da sua camera para a pasta que vc selecionou)..

Feito isso so postar as fotos seguindo onde estão as fotos na pasta que vc copiou!

Se tiver dúvida baixa um programa chamado Teamviewer para eu poder conectar e lhe instruir..

meu email: joao.gomes23@gmail.com
msn: joao.gomes@nanosolucoes.com.br
Tel: 82 - 8859-2332 (Oi) / 82 - 9922-1939 (Tim)

Estarei em casa até as 15h (horário de Brasilia) e depois somente a noite la pra umas 22h

Abraços,

Léo_Babiski
06/02/2011, 12:27
KKK, to ficando véio mesmo! kkk.

Valeu!

guilhermeabreu
06/02/2011, 13:57
Gui,

Qual o seu windows ? windows XP ? windows 7 ?

No Windows XP quando vc pluga a camera ele abre uma jenelinha perguntando o que vc deseja fazer.. la tem dizendo "Abrir pasta com arquivos" quando vc apertar vai aparecer suas fotos dentro da camera.. de um click em um arquivo único e pressione CTRL+A (isso irá selecionar todos os arquivos) depois pressiona CTRL+C (isso irá copiar as fotos) depois va para seus documentos ou qualquer outra pasta que vc tenha criado.. e pressione CTRL+V (isso ira copiar os arquivos da sua camera para a pasta que vc selecionou)..

Feito isso so postar as fotos seguindo onde estão as fotos na pasta que vc copiou!

Se tiver dúvida baixa um programa chamado Teamviewer para eu poder conectar e lhe instruir..

meu email: joao.gomes23@gmail.com
msn: joao.gomes@nanosolucoes.com.br
Tel: 82 - 8859-2332 (Oi) / 82 - 9922-1939 (Tim)

Estarei em casa até as 15h (horário de Brasilia) e depois somente a noite la pra umas 22h

Abraços,

MAGAO

Meu windows é o VISTA , o detalhe é que eu me lembro que fazia ísto , mas agora qdo abre a janela dizendo " abrir pastas com arquivos " , aparece todas as fotos que esta na máquina , menos as que tirei agora , mas ao ver na máquina as fotos estão nela , é uma merda .

Eu fazia ísto , ou pensava que fazia pq qdo fiz ísto agora ,ESPERAVA QUE OCORRERIA TUDO ÍSTO QUE VC FALOU , OU SEJA A SEQUENCIA DE ATOS QUE TEM QUE FAZER , clicar em " abrir pastas com arquivo " , aí meu filho me ensinou em marcar as fotos que eu queria , copiava clicando na tecla direita do mause e depois na esquerda , depois ía para uma pasta de arquivo minha e colava lá , , um pouco diferente do que vc falou , mas entendí o que vc falou , só que as fotos de agora NÃO APARECE NA PASTA DE ARQUIVOS QDO CLICO NO INÍCIO EM " ABRIR PASTA COM ARQUIVOS " .

Meu filho estava na praia fiquei sabendo ontem , pq não o via aqui ha uns 2 dias , rsrsrsrsrsrsrsrsrs engraçado né ????? Mas ele esta dormindo ainda e qdo acordar vou pedir a ele para ver o que tem que fazer .

AGRADEÇO DEMAIS AS SUAS DICAS , COPIEI AQUI A SEQUENCIA DE ATOS PARA FAZER A TRANSPOSIÇÃO DAS FOTOS DA MÁUINA PARA O COMPUTADOR . Pq se deixar aqui no forum depois de uns 6 meses não irei lembrar mais de onde esta , estou " véio " já né ????? A memória falha hahahahahahahaha .

Grande LEO BABISKI , prazer em falar com vc novamente e BH esta bonita como sempre não ??? Como o MAGAO falou neste computador aqui as fotos da minha máquina mesmo sendo de alta resolução o computador já faz estas as transformaçoes de tamanho .

ABRAÇÃO A TODOS

guilhermeabreu
06/02/2011, 18:24
Vão aí as fotos :

Não reparem o logo ENGESA no capô , foi o fibreiro que fez a arte e mandou um amigo dele fazer e o cara não copiou o logo correto , aí ficou descaracterizado .

E nesta distancia tb não da para ver o acabamento do parabrisa , que não tem , pq o vidro é colado por fora , vou ainda ver um acabamento para colar alí para imitar uma borracha .

Tenho tb que reposicionar o suporte do estepe pq esta muito perto da lanterna , e mesmo assim passei na vistoria do DETRAN daqui .

guilhermeabreu
06/02/2011, 18:36
Mais fotos

O marcador de temperatura de fundo preto é o mecanico e o de cima dele é o elétrico , mas depois que troquei a carroceria deixou de funcionar .

Este console foi eu que fiz e revestí ficou horroroso , tenho que trocar o material de courvin para veludo cinza , como os bancos e o teto . Mas vou pagar pra fazer pq se eu fizer ficará uma bosta de novo e o CORAÇÃO VALENTE não merece ísto .

Kim
06/02/2011, 18:44
Simplesmente lindo.

guilhermeabreu
06/02/2011, 18:48
Simplesmente lindo.

Obrigado KIM pelo elogio , gostei muito tb .

hugorangel
06/02/2011, 19:39
Aí Manovéio.
A nave tá ajeitada mesmo hein...:concordo:
Valeu toda a aporrinhação...:parede:

Um abraço.

santistadoente
06/02/2011, 19:43
Parabéns amigo lindo seu engesa,muito bem feito a parte interna xique no ultimo!
:palmas::palmas::palmas:

Aurélio
06/02/2011, 21:32
Opa,
Show de bola, Doutor.:concordo:
Abs

guilhermeabreu
06/02/2011, 21:44
Aí Manovéio.
A nave tá ajeitada mesmo hein...:concordo:
Valeu toda a aporrinhação...:parede:

Um abraço.

IRMÃO

AGORA valeu sim , o que mais me aporrinhava era a direção que nunca foi boa .

guilhermeabreu
06/02/2011, 21:46
Parabéns amigo lindo seu engesa,muito bem feito a parte interna xique no ultimo!
:palmas::palmas::palmas:

AMIGO SANTISTADOENTE

Realmente fiz o possível para a parte interna ficar bem aconchegante , mas pelas fotos não da para ver o serviço mal feito na capotaria , o cara que é muito bom não pode fazer no tempo que eu queria , daí fiz com outro que não ficou bom , parei como esta e só daqui ha uns 2 anos vou pensar em refazer direito como gosto .

Mas valeu os elogios .

guilhermeabreu
06/02/2011, 21:47
Opa,
Show de bola, Doutor.:concordo:
Abs

E AÍ AURÉLIO

Tudo bem com vc ? Prazer em ter vc aqui no meu tópico do CORAÇÃO VALENTE , vamos nos ver em AIURUOCA ou não ???????

E obrigado pelos elogios , vou acabar ficando até inchado .

ABRAÇO

JOÃO R.
07/02/2011, 01:15
Muito bom, ficou muito bonito, sensação de carro novo, mas como dito acima, nunca terminado... afinal o trabalho é a nossa diversão.
Abração.

Kim
07/02/2011, 08:08
JOÃO R.!

Não podemos alcansar o "Graal" de nossas máquinas, pois uma vez alcançado, perdemos a motivação, e partiremos para outro desafio.

Digo isso por experiência própria.

Com exceção do Brancão, que vendi por necessidade, (acidente) os outros jipes que tive, vendi depois de pronto, havia acabado a graça.

Não sei quanto aos demais, mais para mim, é adrenalina um desafio de colocar uma peça, e satisfação de ve-la funcionando correta e perfeitamente.

O Grande Drzão também sofre desse vício, e só não coloca mais a mão na massa, devido ao seu trabalho!

Como eu tenho uma maior disposição, enfrento para valer os desafios da mexanica caseira!!!!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

Eriksom Teixeira Lima
07/02/2011, 08:38
Guilherme

Li suas últimas mensagens e fiquei seriamente preocupado. Na nossa tenra idade quando aprendemos uma coisa, esquecemos outra. Como vi que você aprendeu a enviar fotos, pergunto-vos, caro Doutor em Medicina: o apêndice é do lado direito, certo ou errado?
:pipoca:

No mais, se o coração empurra sangue, se os intestinos expulsam os gases, oops, se o motor do Engesa empurra força, se os escapamentos retiram gases, e se nem mesmo o Pitanguy faz toda a plástica de uma vez, por que você queria sair direto da clínica-mecânica para o trotoir na esquina?

Viva, seu Engesa já rola na pista, essa é a melhor notícia!

Pensamento do dia: Médicos e mecânicos têm mais em comum do que a primeira sílaba :putz::twisted:

Abraços

Eriksom

PS: segue a última vista que dei no meu pobre engesa de carroceria condenada por mim (1,5 mês atrás). Como a reconstituição já acabou, pela cor, estou achando que ele já está rodando em Campos-RJ, ou será um irmão gêmeo :concordo:

guilhermeabreu
07/02/2011, 13:33
Guilherme

Li suas últimas mensagens e fiquei seriamente preocupado. Na nossa tenra idade quando aprendemos uma coisa, esquecemos outra. Como vi que você aprendeu a enviar fotos, pergunto-vos, caro Doutor em Medicina: o apêndice é do lado direito, certo ou errado?
:pipoca:

No mais, se o coração empurra sangue, se os intestinos expulsam os gases, oops, se o motor do Engesa empurra força, se os escapamentos retiram gases, e se nem mesmo o Pitanguy faz toda a plástica de uma vez, por que você queria sair direto da clínica-mecânica para o trotoir na esquina?

Viva, seu Engesa já rola na pista, essa é a melhor notícia!

Pensamento do dia: Médicos e mecânicos têm mais em comum do que a primeira sílaba :putz::twisted:

Abraços

Eriksom

PS: segue a última vista que dei no meu pobre engesa de carroceria condenada por mim (1,5 mês atrás). Como a reconstituição já acabou, pela cor, estou achando que ele já está rodando em Campos-RJ, ou será um irmão gêmeo :concordo:

GRANDE ERIKSOM

Não sabia que vc tem mais este dom o de FILOSOFAR , a merda de enviar fotos , eu estava fazendo tudo certinho , só que eu não via as fotos novas , e meu filho chegou e me mostrou que as fotos novas estavam lá , s´´o que elas ficam acima dos filminhos que tenho e eu só olhava o fim das imagens e não encontrava , ou seja , não teve nenhum problema , é que eu já de saída coloco um bloqueio na minha cabeça que não entendo de internet , aí a poorca torce o rabo , mas agora esta tranquilo .

Agora não vai me dizer que vc reformou esta lata da foto , se caso for positivo , é muita coragem , a minha estava bem melhor do que esta e eu descartei e coloquei a de fibra , não me arrependo em nada embora tenha me dado um bocado de dor de cabeça , vc terá problema com cupimd e ferro em 2 anos . O seu já esta rodando ? Fez todo o serviço em 1,5 mês ? Putz , que sorte .

Com certeza este pensamento do dia , tem muita profundidade e verdade .

ABRAÇÃO , vc não vai a AIURUOCA este ano encontrar com a gente lá ? Fica bem mais perto pra vc .

CAVESO
07/02/2011, 17:53
Dr. Gilherme,

Onde você compra molikote para motor?

É aconselhado usar logo após retífica?

Eu acho que seria até melhor usar..rssss

abs

guilhermeabreu
07/02/2011, 19:44
Dr. Gilherme,

Onde você compra molikote para motor?

É aconselhado usar logo após retífica?

Eu acho que seria até melhor usar..rssss

abs

CAVESO

Esta sumido em ?????

O MOLIKOTE A-2 para motores , ou seja : para misturar no óleo lubrificante eu compro aqui onde faço minha troca de óleo , é numa loja de silencioso , só existe nesta loja aqui em Campos , eu comprava direto no distribuidor/vendedor ele me disse que Campos não compra este produto , daí eu comprava caixa com 12 latinhas mas falei com este amigo da loja de silencioso e daí em diante ele passou a comprar , o pessoal daqui acha caro é por ísto que é difícil de encontrar , como seguí a orientação de um engenheiro mecanico , faço ísto ha 15 anos e não me arrependo , qdo coloca a 1 ª vez , coloca em duas trocas seguidas , a partir daí é troca sim troca não .

Aumenta e muito a durabilidade do motor , EXPERIENCIA PRÓPRIA , o MOLIKOTE A-2 é para ser usado em qualquer motor de zero a muito rodado , pq a finalidade do MOLIKOTE A-2 não é fazer um motor prestes a trancar em rodar mais tempo , não é para diminuír o consumo de óleo lubrificante e nem para diminuír barulho de motor , a finalidade dele é SIMPLESMENTE DIMINUÍR OS DESGASTES DAS PEÇAS MÓVEIS DO MOTOR , é só ísto , se o seu motor esta zerado pq fez agora , deve usar sim pq ele terá uma sobrevida muito mais longa pq vc estará protegendo ele desde a hora que não tem desgaste nenhum .

O MOLIKOTE A-2 faz uma película de pequenas escamas de BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO nas paredes das camisas dos pistões , fazendo com que os anéis e os pistões não encostem nas camisas e com ísto não terá desgaste pq não faz contato , este é o segredo que foi descoberto pelos Americanos ha mais de 50 anos atras e até hoje esta no mercado , ha de convir que produtos de pouca credibilidade não dura este tempo todo no mercado .

ABRAÇÃO

Aurélio
07/02/2011, 20:01
E AÍ AURÉLIO Tudo bem com vc ? Prazer em ter vc aqui no meu tópico do CORAÇÃO VALENTE , vamos nos ver em AIURUOCA ou não ??????? E obrigado pelos elogios , vou acabar ficando até inchado .
ABRAÇO
Faaaaaaaaaaaala, Doutor!
O seu tópico está entre os meus favoritos e o visito sempre, pois aqui também aprendemos muito.:concordo:
E agora com fotos...show de bola. :palmas:
Vou ver minha escala e se estiver de folga, vou lá com certeza.
Um forte abraço.

Eduardo Velo
07/02/2011, 20:20
Faaaaaaaaaaaala, Doutor! O seu tópico está entre os meus favoritos e o visito sempre, pois aqui também aprendemos muito.:concordo: E agora com fotos...show de bola. :palmas: Vou ver minha escala e se estiver de folga, vou lá com certeza. Um forte abraço.

Aurelio , o Laudemir , o João ( Camper ) e o Tom ( Caveirão ) vão pra Aiuruoca , se puder ir tb vai sair um comboio de B. Mansa ... rs ... espero que esteja de folga ... eu tb trabalho em escala de turno , mas pedi férias em Abril ...

Doc , qtos vão de Campos pra Aiuruoca ?? o Rogerio vai ??

Aurélio
07/02/2011, 20:32
Opa.
Com certeza, Edu.
Estou "devendo" a participação de um encontro desde o primeiro e não quero perder mais esse.
Vou ver as datas e tentar ajeitar a escala.
Abração

Eriksom Teixeira Lima
07/02/2011, 21:04
Agora não vai me dizer que vc reformou esta lata da foto , se caso for positivo , é muita coragem , a minha estava bem melhor do que esta e eu descartei e coloquei a de fibra , não me arrependo em nada embora tenha me dado um bocado de dor de cabeça , vc terá problema com cupimd e ferro em 2 anos . O seu já esta rodando ? Fez todo o serviço em 1,5 mês ? Putz , que sorte .

ABRAÇÃO , vc não vai a AIURUOCA este ano encontrar com a gente lá ? Fica bem mais perto pra vc .

Guilherme,

Primeiro, você explicou sua dificuldade, mas não me disse de que lado fica o apêndice. Esqueceu? :putz: :lol::lol::lol:

Com relação ao MEU engesa amarelo, repare bem, a frente está inteira, exceto o parabrisa que será feito novamente, rebatível, claro. Aquela viga metálica é a nova lateral da viatura, a partir do que foi construído o chão (totalmente liso, desde a traseira até a pedaleira), mais as laterais. Realmente, não voltei mais lá neste mês e meio, por isso não tenho fotos. Como só vou publicar as fotos quando tudo estiver pronto, espero mais uns 3 meses para tal. ESPERO!

Estilo CAVESO só para a Camper, para o Engesa é estilo Guilherme Abreu :mrgreen:

Quanto ao próximo encontro, não fui no último porque minha mulher merecia férias, e havíamos passado pela mineira-cidade um mês antes. Espero que na próxima, em Aiuruoca, nós estejamos por lá. :pensativo:

Eriksom

PS: hoje o médico da empresa me disse que estou no limite superior do sobrepeso e com 98 cm de cintura sou um quase gordo. Ele sobreviveu a minha fúria, por ora. :evil:
Como retirei o apêndice, ele passou no teste que você ainda não fez :pipoca:

Guilherme Kyrillos
07/02/2011, 21:43
FINALMENTE

Peguei o CORAÇÃO VALENTE e fui trabalhar com ele ontem em outra cidade 50 km daqui .

Meu Deus do céu , AGORA NÃO DA MAIS VONTADE DE SAIR DE DENTRO DELE .

FINALMENTE , MAS AGORA FINALMENTE MESMO A " FAMIGERADA DIRIBILIDADE " ESTA NORMAL COMO EM QUALQUER OUTRO CARRO , PUTZ , NÃO ACREDITO , AGORA É SÓ PRAZER EM DIRIGIR , O " AR CONDICIONADO " SEM COMENTÁRIOS , GELA MESMO , O VIDRO ELÉTRICO , MINHA NOOOOOOOSSA , É MUITO CONFORTO , AS PORTAS FECHANDO NORMAL SEM ABERTURA PARA PASSAR VENTO E ÁGUA .

Não é por que é meu , MAS AGORA da prazer em guiar o CORAÇÃO VALENTE , em AIURUOCA vcs irão ter o prazer em guiar esta maravilha .

Vou tirar umas fotinhas para postar aqui .

ABRAÇOS ALEGRES POR TER UM ENGESA NA MÃO E MUITO CONFORTÁVEL E SEM RUÍDOS NENHUM A NÃO SER DO MOTOR QUE É MAIS BARULHENTO DO QUE QUALQUER OUTRO MOTOR MWM 2.8 QUE JÁ VÍ EM ENGESAS/CAMPERS .
Amigos,
Para mim, melhor que ver nas fotos as melhorias feitas nos carros, É LÊR A SATISFAÇÃO DE SEUS DONOS POSTADAS AQUI NO FÓRUM.
PARABÉNS Doutor.
[]ss

Hugo4x4
07/02/2011, 22:15
Graaaannnde Guilherme

Parabéns pelo resultado na estética e na mecânica, o que já era lindo ficou belíssimo, muito bom gosto. Tua garra é feroz e por isto minha admiração na conquista.

Um grande abraço

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

CAVESO
08/02/2011, 01:20
CAVESO

Esta sumido em ?????

O MOLIKOTE A-2 para motores , ou seja : para misturar no óleo lubrificante eu compro aqui onde faço minha troca de óleo , é numa loja de silencioso , só existe nesta loja aqui em Campos , eu comprava direto no distribuidor/vendedor ele me disse que Campos não compra este produto , daí eu comprava caixa com 12 latinhas mas falei com este amigo da loja de silencioso e daí em diante ele passou a comprar , o pessoal daqui acha caro é por ísto que é difícil de encontrar , como seguí a orientação de um engenheiro mecanico , faço ísto ha 15 anos e não me arrependo , qdo coloca a 1 ª vez , coloca em duas trocas seguidas , a partir daí é troca sim troca não .

Aumenta e muito a durabilidade do motor , EXPERIENCIA PRÓPRIA , o MOLIKOTE A-2 é para ser usado em qualquer motor de zero a muito rodado , pq a finalidade do MOLIKOTE A-2 não é fazer um motor prestes a trancar em rodar mais tempo , não é para diminuír o consumo de óleo lubrificante e nem para diminuír barulho de motor , a finalidade dele é SIMPLESMENTE DIMINUÍR OS DESGASTES DAS PEÇAS MÓVEIS DO MOTOR , é só ísto , se o seu motor esta zerado pq fez agora , deve usar sim pq ele terá uma sobrevida muito mais longa pq vc estará protegendo ele desde a hora que não tem desgaste nenhum .

O MOLIKOTE A-2 faz uma película de pequenas escamas de BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO nas paredes das camisas dos pistões , fazendo com que os anéis e os pistões não encostem nas camisas e com ísto não terá desgaste pq não faz contato , este é o segredo que foi descoberto pelos Americanos ha mais de 50 anos atras e até hoje esta no mercado , ha de convir que produtos de pouca credibilidade não dura este tempo todo no mercado .

ABRAÇÃO

Fala Doutor!

Passei uns dias de férias no chile e fiquei a semana passada em recife, trabalhando.

Mas tô na área de novo.

Então, acho que só vou colocar molikote a2 no motor após amaciar, pois, li em alguns relatos na net que o produto impede a assentamento dos aneis novos nas camisas, fazendo baixar óleo.

Depois que amaiar direitinho eu mando ver..rsss

Abs e valeu!

guilhermeabreu
09/02/2011, 09:55
Fala Doutor!

Passei uns dias de férias no chile e fiquei a semana passada em recife, trabalhando.

Mas tô na área de novo.

Então, acho que só vou colocar molikote a2 no motor após amaciar, pois, li em alguns relatos na net que o produto impede a assentamento dos aneis novos nas camisas, fazendo baixar óleo.

Depois que amaiar direitinho eu mando ver..rsss

Abs e valeu!

É ÍSTO AÍ

Provando mais uma vez que o meu relato é verdadeiro , ou seja , se as micropartículas do BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO aderem nas camisas impedindo o contato dos anéis e pistões , É VERDADEIRO QUE SE OS ANÉIS NÃO ESTÃO ACENTADOS AINDA , COM O MOLIKOTE TERIA DIFICULDADES EM ACENTAR , PQ A FUNÇÃO DELE É NÃO PERMITIR O CONTATO DOS ANÉIS E PISTÕES NA CAMISA , foi o que eu havia relatado .

Então da uma amaciada de uns 10.000 km e após ísto manda ver .

guilhermeabreu
13/02/2011, 12:42
Graaaannnde Guilherme

Parabéns pelo resultado na estética e na mecânica, o que já era lindo ficou belíssimo, muito bom gosto. Tua garra é feroz e por isto minha admiração na conquista.

Um grande abraço

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

GRANDE CUNHADO HUGO4X4

Obrigado pelos elogios , mas agora esta dando prazer em guiar , como sabe sou bem teimosinho .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
09/04/2011, 18:57
NOVIDADES

Vcs estão cansados de saber que eu sempre recomendo que façam as revisões periódicas .

Vcs sabem que eu coloquei freio a disco da BAND nas 4 rodas e falei que eesta é a melhor opção .

Já usei os discos e pinças traseiras do TEMPRA=GOLF=KADETT e relatei que as pastilhas gastão muito rápido , o freio fica bom mas a durabilidade das pastilhas é só uma trilha e no dia a dia é 3000 km .

Reafirmo que o freio a disco nas 4 rodas da BAND É A MELHOR OPÇÃO ,só que tem que fazer as manutenções E NÃO FIZ , resultado :

Tive que comprar discos e pastilhas novas pode??????????????????? FAÇA O QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO .

Agora este lembrete serve para mim tb .

AGORA TEM UM FATO NOVO QUE VOU POSTAR NO TÓPICO DOS ENGESAS/CAMPERS PQ É DE INTERESSE GERAL .

VEM COMIGO .

CAMBIO 240V + FLANGE DA ENFER + T-CASE DA BAND , vamos pra lá .

MaGao
09/04/2011, 19:25
Meu irmão usa esse conjunto.. 240v + enfer + tcase band.. =)
o que q deu por ai?

guilhermeabreu
09/04/2011, 19:36
Meu irmão usa esse conjunto.. 240v + enfer + tcase band.. =)
o que q deu por ai?

GRANDE MAGAO

Como falei , postei lá no tópico dos ENGESAS/CAMPERS/MARRUÁ , da um pulo lá que vai ver todo o meu relato , pois é um assunto de interesse geral , assim fica mais fácil de achar.

CARLOS SIQUEIRA
07/05/2011, 19:52
Parabéns doutorzão:torcendo::euforico::violao:!!!! Saúde(para soprar tantas velinhas:chorandoderir::chorandoderir:), e muitos anos mais de encontros e "marvadas":cool::cool:, para fazer e contar experiencias vividas com o "CORAÇÃO VALENTE":euforico::euforico:.

[]'s Carlos Siqueira

guilhermeabreu
07/05/2011, 20:22
Parabéns doutorzão:torcendo::euforico::violao:!!!! Saúde(para soprar tantas velinhas:chorandoderir::chorandoderir:), e muitos anos mais de encontros e "marvadas":cool::cool:, para fazer e contar experiencias vividas com o "CORAÇÃO VALENTE":euforico::euforico:.

[]'s Carlos Siqueira

CARO E GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA

Muito obrigado por ter lembrado , com certeza Papai do Ceu vai me dar bastante tempo para aproveitar o CORAÇÃO VALENTE junto com vcs , estaremos juntos novamente em BANANAL esta sabendo não é ?????

O próximo encontro será lá , o LAUDEMIR esta pensando em fazer este ano ainda , mas não falei com ele , mas 2 no mesmo ano , pesa$$$$$$$$$ para quase todos , prefiro que seja um por ano , pq temos outros compromissos tb .

ABRAÇÃO e bom final de semana

Kim
07/05/2011, 20:41
Grannnde Drzão!!!!

Parabéns pela data festiva!!!

Eu e minha família mandamos um abraço e votos de felicidade para você!

Que essa data se repita por muito, muito, mais muito tempo, sempre acompanhado pelo seu CORAÇÃO VALENTE!

Abraços!

Kim.

CAVESO
07/05/2011, 20:51
Parabéns meu grande amigo Dr. Guilherme!

Muitos anos de vida e de engesa para você!

Eu e Alessandra mandamos abraços!

Eriksom Teixeira Lima
08/05/2011, 08:14
Guilherme

você já percebeu como o pacote de informática que suporta esse fórum é uma porcaria? Ou será que são os programadores que são péssimos?

Vi as congratulações pelo seu cumpleaños, como dizem os espanhóis, e percebi que o fórum registrou sua idade erradamente: você completou 42 A.C..

PARABÉNS!!!!

Eriksom

PS: 42 A.C. = 42 antes dos cem, fala sério é muito mais simpático 8)

MaGao
08/05/2011, 09:54
Parabens Guilherme!!!! meio atrasado mais so vi hoje.. kkkkk

guilhermeabreu
08/05/2011, 17:05
A TODOS

Muito obrigado pela lembrança .

ERIKSOM , 42 ??????? hshshshshshshshs esta foi boa , estou até mais disposto nem parece 58 , estou bem jovem e animado para BANANAL , desta vez vc não vai falhar em ?????????? Pô eu com 42 , vou longe pakarai ainda , pensava que estava faltando pouco tempo por aqui , agora com sua conta estou até mais aliviado , vcs terão que me aturar por mais tempo e tem que me acomphar nas pingas tb .

ABRAÇÃO EM TODOS

Eriksom Teixeira Lima
09/05/2011, 08:07
Vovô Guilherme

Eu não aguentava mais de cansaço, e tirei férias no carnaval, de avião. Bananal, vou olhar quando é, desta feita irei mesmo.

Aliás, neste final de semana devo passar direto pela tua terra: acho que vou pegar umas praias com água quente ale pelo sul da Bahia. Como a mulher não vai, iremos eu e Iara, a cadela. Se vires um troller vermelho passar voado por aí, somos nós.

Eriksom

Paulo Cesar
09/05/2011, 09:04
Doutorzão,
Um pouco atrasado, mais deixo meus parabéns.
abs.
paulo

Guilherme Kyrillos
09/05/2011, 18:51
PARABÉNS pelo aniversário Dr. Desejo muitos anos de vida saudável e repleta de sucessos.
GRANDE []S.

JOÃO R.
09/05/2011, 22:34
Grande Dr. Guilherme, feliz aniversário atrasado... paz, saúde e vida longa pra vc...
Um grande abraço.

guilhermeabreu
11/05/2011, 23:02
A TODOS

Muitíssimo obrigado , nunca é atrasado qdo é lembrado , esta sempre no dia certo , valeu mesmo .

Espero vida longa mesmo para poder conhecer alguns que estão apenas aqui no virtual , pretendo beber umas pingas com todos ainda apesar de ser um dos mais velhos daqui deste pedaço , mas meu espírito continua jovem .

Só espero não perder a lucidez qdo for conhecer os que ainda não conheço pessoalmente , já pensou conhecer o ERIKSOM e perguntar ao CAVESO quem é ele ????????? hahahahahahahahahahaha , qdo estiver assim fala para Regina ( minha esposa ) não deixar eu ír mais aos encontros .

ABRAÇÃO A TODOS .

Eduardo Velo
12/05/2011, 10:41
Doc , infelizmente só agora estou podendo ver mais tópicos do Forum ... vc e o Kim estão mais velhos esse mes ...
O importante mesmo é continuar com esse espírito de moleque , vai ter muitos aniversários pela frente , comemorando com torresminho e cachaça da boa ... rsrs ...

abs ... Feliz aniversário ...
Edu

Eriksom Teixeira Lima
13/05/2011, 09:27
Fala sério, Guilherme

Se você tiver dúvida sobre quem sou, como me reconhecer, é simples: procure a Loura da foto quanto estivermos juntos, pois estaremos ao lado dela, minha mulher e eu também :concordo:

Eriksom

291797

guilhermeabreu
13/05/2011, 12:34
Fala sério, Guilherme

Se você tiver dúvida sobre quem sou, como me reconhecer, é simples: procure a Loura da foto quanto estivermos juntos, pois estaremos ao lado dela, minha mulher e eu também :concordo:

Eriksom

291797

BELEZA ERIKSOM

Parabens pela bela loura , nós tb somos apixonados por animais , temos um FOX PAULISTINHA que acompnha a gente para todo lado e dorme conosco no quarto na cama dele ao lado da nossa .

ABRAÇÃO , se vc ainda estiver na Bahia , se der , da um pulo a ITACARÉ vale a pena .

guilhermeabreu
01/06/2011, 12:46
RELATOS DOLOROSOS

Iª PARTE :

Não sei se havia comentado com vcs que qdo o CORAÇÃO VALENTE estava trocando de carroceria , eu estava com minha SW4 93 ( BONEQUINHA ) em uso e com vazamento no radiador , e sempre completava água e as vezes esquecia e a temp. subia , MAS SEMPRE antes de chegar no vermelho parava e completava ,mas qdo o CORAÇÃO VALENTE saiu da reforma , mandei fazer um radiador novo , mas aconteceu tantas vezes vários aquecimentos e qdo andei por 100 km a 140km/h pois acordei atrasado para o serviço , começou a fazer barulho no motor .

Fui ver , o motor foi pro saco , derreteu um pistão , estava com 90.000 km após ter sido feito e gastei na época R$10.000,00 .

IIª PARTE :

Na última 2ªf estava voltando de uma reunião a 70km daqui as 23:00hs e na metade do caminho a 35 km de casa o CORAÇÃO VALENTE infartou .

PUTZGRILA , ouví um barulho diferente de repente e o motor morreu , coloquei ponto morto e qdo parei tentei ligar , ELE NÃO PEGAVA e fazia o tal barulho estranho como se tivesse arrebentado a CORREIA DENTADA , mas o MWM não tem CORREIA DENTADA .

No local não passa carro nesta hora , pois era num lugar do interior do município , O CALULAR NÃO PEGA , não tem sinal . No dia seguinte tinha plantão de 24hs em outro município .

Falei com o amigo que estava comigo , : VAMOS AMANHECER O DIA AQUI !!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas 1 hora após passou um carro que reconheceu meu jipe e me levou até o alto de um morro que o celular pegava , chamei o GUINCHO ( lembrei do ROGERIO ) e cheguei em casa 2:00 hs da manhã .

RESUMO DA ESTÓRIA :

O ROGERIO me chamou hoje e deu a bela notícia que o motor foi pro saco , esta desmontando ainda para averiguar o tamanho do estrago e o que ocorreu na realidade .

MOTOR DA SW4 ( BONEQUINHA ) ESTA SENDO MONTADO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

MOTOR DO CORAÇÃO VALENTE SENDO DESMONTADO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ não sei qtas latinhas vão neste caso .

E eu totalmente a pé .

LOGO NÃO É SÓ OS IRMÃOS DO NORDESTE QUE MOEM NÃO , PODEM INCLUÍR O JOÃO R. E EUZIM TB .

Só que as pancadinhas minhas vão me deixar as minhas hemorróidas para fora .

Mas vamos em frente que Papai do Céu tem me dado saúde para trabalhar e tem me protegido nas estradas nestas viagens de trabalho que eu faço todos os dias da semana nas cidades vizinhas , " ESTA BÃO DEMAIS " .

ABRAÇÃO A TODOS

Kim
01/06/2011, 13:02
Caramba Drzão!

O Edu tem uma receita para essa urucubaca!!!!

Bola pra frente, e como disse, vamos em frente!!!!

Boa sorte e abraços.

Kim.

Paulo Cesar
01/06/2011, 15:21
Caro Drzão
Espero que tudo se resolva da melhor e mais barata maneira possível.
Abs
Paulo

geandre2004
01/06/2011, 19:03
Dotor tomara que não seja nada de tão grave e uma pequena retifica fique tudo bem.

RogérioNunes
01/06/2011, 20:14
Dotor tomara que não seja nada de tão grave e uma pequena retifica fique tudo bem.

Infelizmente não será dessa forma....
Quebrou uma válvula da descarga do terceiro cilindro, ela destruiu um pistão, um bico, danificou mais duas válvulas e afetou, sem gravidade, a face do cabeçote.
Mas uma coisa ainda me intriga é que mesmo com esse estrago e um cilindro a menos o motor tinha que funcionar mas não funcionou pra ninguém ver...
Amanhã continuarei a desmontagem e verei se não quebrou uma das engrenagens da distribuição tirando a bomba injetora do ponto.

Eduardo Velo
01/06/2011, 21:55
Doc , olha a coincidência , minha Tracker diesel tb estava sumindo água e pensei que sumia um pouco pra manter um nível mais baixo , como tinha comentado contigo lá em Aiuruoca sobre o sumiço de água do reservatório do Coração Valente , que podia ser que sumia até um certo nível e depois parava , mas não era o caso , qdo andava com a Tracker abaixo de 2400 rpm não sumia nada , mas acima de 2500 rpm ia ver o reservatório e tinha que completar ... resultado = está em Botucatu pra trocar a junta pq deixei uma garrafa com um pouco de água na mangueira que sai do reservatório , ela ficou cheia e com bolhas enqto o motor estava ligado , sinal de passagem entre as camaras de combustão e arrefecimento , não tem sinal de desgaste na junta 2o o meca Licharles , especialista em RHZ , mas com certeza tinha uma leve passagem entre as camaras , não vai ser necessario retificar cabeçote , só troca de junta , mas podia ter acontecido como aconteceu com a Bonequinha ... se trocando a junta o problema continuar pode ser alguma trinca entre as camaras , imperceptivel , aí vou ter que partir pra mandinga que passei pro Kim ... rsrs ...
A Jabiraca ta com o painel todo desmontado , a uruca ta atacando geral ... rsrs ... fechou curto dentro de um dos chicotes e tive que desmontar tudo , não acendia nenhuma luz de sinalização nem ligava nada que funciona com a chave ligada só o motor pq o relé é ligado direto na contactora , fiquei hj o dia inteiro com aquele monte de fios , multiteste , e teste de + / - , fumaça saindo da cabeça , mas consegui decifrar o problema a amanhã já vou montar tudo novamente ...
Fica frio Doc ... vão se os anéis ... assim que os bixos voltarem pra garagem toma uma boa dose daquela de Salinas e ta td certo ... rs

abs ... Edu

MaGao
01/06/2011, 21:57
Guilherme,

infelizmente aparecem esse tipo de noticia quando se menos espera.. =((

mais vai da tudo certo!!!!

Abraços,

Eduardo Velo
01/06/2011, 22:01
Quebrou uma válvula da descarga do terceiro cilindro, ela destruiu um pistão, um bico, danificou mais duas válvulas e afetou, sem gravidade, a face do cabeçote. Mas uma coisa ainda me intriga é que mesmo com esse estrago e um cilindro a menos o motor tinha que funcionar mas não funcionou pra ninguém ver...

Rogerio , o que pode ter causado a quebra da valvula ?? pode ser falta de lubrificação ??? será que os dutos de óleo estão obstruidos ?

Boa sorte na empreitada camarada ...

RogérioNunes
01/06/2011, 22:21
Rogerio , o que pode ter causado a quebra da valvula ?? pode ser falta de lubrificação ??? será que os dutos de óleo estão obstruidos ?

Boa sorte na empreitada camarada ...

Meu kamarada, ainda não pude fazer uma avaliação mais minuciosa pq ainda não terminei a desmontagem, amanhã qdo terminar verei se acho o que pode ter provocado a quebra dessa válvula. O cabeçote estava bem lubrificado e aparentemente sem engripamento da válvula em questão.
Desde que conheço esse MWM do doctor sempre comentei que ele tinha um funcionamento irregular em marcha lenta, como se estivesse com válvula estrangulada polrém nunca paramos pra ver isso. Amanhã trarei novidades.

abraço

CAVESO
02/06/2011, 14:28
Roger,

Dê uma olhada no eixo da bomba injetora que pode ter quebrado com algum tranco provocado pela valvula.

O eixo da bomba do motor que comprei estava quebrado e não pegava nem por reza braba..rsss

Abs e paciência ao doutorzão..rsss

hugorangel
02/06/2011, 18:37
Guilherme.

Como diria o grande narrador do Sportv Milton Leite: QUE FASE!!!!!

Kim
02/06/2011, 19:00
Alguma novidade, mesmo que não muito agradável?????

guilhermeabreu
03/06/2011, 13:26
AMIGOS

Hoje fui lá no ROGERIO , eu ví o estrago , o motor já esta na retífica para fazer as medições e orçamento , mas o certo é que vai ter que trocar as 4 camisas + 4 cilindros com seus respectivos anéis + 01 bico + 01 biela e avaliar o eixo + jogos de casquilhos fixos e móveis .

Mas deu para ver que o estado interno do motor estava muito bom , os casquilhos com muito pouco desgaste , os pistões que não sofreram acidente estavam com aquelas ranhuras de fábrica , as camisas sem nenhum desgaste a olho nú aparecendo até o brunimento de fábrica , se não fosse a quebra da válvula , andaria por muito tempo ainda , o que o ROGERIO achou estranho foi que um cilindro ao lado do acidentado estava ovalizado .

Ele achou que foi uma fatalidade mesmo a quebra desta válvula , normalmente a válvula deste motor costuma quebrar lá na extremidade do embolo numa cavilha que tem alí , mas ela quebrou na base do chapeu como se tivesse ocorrido um cizalhamento .

Mas pra quem não conhece a família DE ABREU RANGEL ( Guilherme de Abreu Rangel )e os irmãos , vai conhecendo a partir destes episódios de contratempos não é HUGORANGEL ( meu irmão mais novo Hugo de Abreu Rangel ) SOMOS OSSO DURO DE ROER , nós temos o hábito de NUNCA ABAIXAR A CABEÇA EM SITUAÇÕES ADVERSAS , para mim dinheiro não faz parte da minha vida nós precisamos dele para vivermos e compartilharmso com os amigos a nossa presença , mas com estes prejuízos , não esta me dizendo nada , sei que vou cortar um aperto DUKA , mas vamos em frente , como disse anteriormente : Deus tem me dado saúde para trabalhar , ísto é o que mais importa , o resto a gente bota no lugar com o tempo .

Agradeço a todos vcs de coração o incentivo que vcs estão me dando e se Deus quizer , ano que vem estarei novamente com vcs de ENGESA em BANANAL , não é CAVESO ?????? 2014 esta bem próximo , NÃO ESQUEÇA DE NOSSA APOSTA que esta fotografada em LAVRAS NOVAS .

O ROGERIO tem previsão de me entregar ele andando na 6ªf que vem , agora vou levar a turbina para uma revisão pois estava passando óleo para o intercooler e aproveitar tb levar a bomba injetora no bombista que fez a mesma ha menos de um ano que foi a garantia dele , deve ficar tudo zerado novamente .

EDU VELO , não havia nenhum problema na junta do cabeçote para o sumiço da água . Nenhum vestígio de passagem de água pela mesma . Acredito que seja da bomba d'água , pq o ROGERIO viu vestígio de água lá atras .

ABRAÇÃO A TODOS

OBS :

Meu maninho HUGORANGEL , vc esta aí só de coruja em ????? Só aqui para a gente se falar não é ????? Não vejo vc postar mais nada aqui no forum , vê se não some .

junior braga
03/06/2011, 13:53
AMIGOS

Mas pra quem não conhece a família DE ABREU RANGEL ( Guilherme de Abreu Rangel )e os irmãos , vai conhecendo a partir destes episódios de contratempos não é HUGORANGEL ( meu irmão mais novo Hugo de Abreu Rangel ) SOMOS OSSO DURO DE ROER , nós temos o hábito de NUNCA ABAIXAR A CABEÇA EM SITUAÇÕES ADVERSAS , para mim dinheiro não faz parte da minha vida nós precisamos dele para vivermos e compartilharmso com os amigos a nossa presença , mas com estes prejuízos , não esta me dizendo nada , sei que vou cortar um aperto DUKA , mas vamos em frente , como disse anteriormente : Deus tem me dado saúde para trabalhar , ísto é o que mais importa , o resto a gente bota no lugar com o tempo .

guilhermeabreu boa tarde,

gostei d++++ dessas palavras suas...

sucesso ai e tudo de bom

[ ],

hugorangel
03/06/2011, 14:07
É Manovéio, estou sempre por aqui, sempre corujando mesmo. Mas, como disse ao Juninho ontem pelo MSN, podia ser motor de submarino nuclear ou de onibus espacial da NASA, com o pesinho do seu pé direito que conheço, ia ser difícil de aguentar também.

Um abraço.

Duda Lopes
03/06/2011, 14:28

sucesso ai e tudo de bom

[ ],

x2

Enquanto Deus nos dá saúde pra trabalhar vamos tocando em frente.

Grande [].

Duda Lopes
03/06/2011, 14:34
E mais, só para te confortar (claro que em menores proporções), a semana passada a minha Savana foi reprovada 3 vezes na inspeção veicular, tive que gastar R$ 1.200,00 com troca de oleo, filtros e outras coisas e nem assim a coisa foi resolvida, o meu mecanico decidiu mudar o posto onde é feita a inspeção veicular, e voila, passou na primeira.

Tem coisas que só acontecem aqui no Brasil.

Desculpe o off-topic.

[].

Eduardo Velo
03/06/2011, 14:51
É isso aí Doc , bola pra frente camarada ... enqto for só prejuizo material ta td certo , é só ter saúde pra trabalhar e repor ...
A Tracker já me deu um baita preju tb , por isso não tem nem como vender mais ... rsrs ... agora vou só equipando pra viajar ...
Qto a água , no caso da Tracker tudo indica que seja passagem pelo cabeçote pq chegou no vermelho na estrada qdo furou o radiador em Janeiro lá em Floripa , tampei o furo com durepox e só levei o radiador pra arrumar em Março ... desde o dia que furou o radiador nunca mais a água manteve no nível , só andando em baixo giro ... Se o Rogério achou vestigio de vazamento na bomba , com certeza era por ali que baixava a água ... tem vazamento tão mínimo que evapora e fica muito dificil de achar ...

De qqer forma ainda falta saber o motivo da quebra , se quebrou como se fosse cisalhado pode ter sido " atropelamento " , o seu MWM é tucho hidr. no comando de valv. ???

Por enqto compra um cavalo , não tem que dar partida , não consome combustível , não tem nada que possa quebrar , não polui e ainda pode usar o que sai na descarga pra adubar o jardim ... rsrs

abs ... Edu

CAVESO
03/06/2011, 15:30
Dr,

Se for comprar peças, procure o Joacy (vendedor) na nacional atacado em vitória.

Peças originais MWM e o melhor preço do país.

Mas eles vendem para pessoa jurídica, consiga um CNPJ aí.

email dele: joacy.vendas@napl.com.br

Kim
03/06/2011, 16:41
Drzão!

Vou contar duas histórias.
Meu concunhado tem uma F4000, 99, e a mesma, por teimosia do com cunhado, saiu o 3o pistão pela lateral da camisa.

A camisa foi soldada, pois é "molhada", encamisou e trocou somente a biela e pistão danificada.

Trocou casquilhos, anéis e algumas coisas necessárias.

o motor tinha 700.000, e já se foram mais 200.000 km.

O segundo relato, é de um amigo engeseiro.
Ele tem um FI com motor MWM Sprint.
Quebrou uma válvula.
Como a parte de baixo estava boa, trocou somente a biela, camisa e pistão danificado.
Logicamente os anéis.

Ele é proprietário de uma oficina na cidade de Apucarana-Pr.

Andei no engesa dele, não tem qualquer diferença alguma!

Abraços.

Kim.

RogérioNunes
03/06/2011, 18:13
Roger,

Dê uma olhada no eixo da bomba injetora que pode ter quebrado com algum tranco provocado pela valvula.

O eixo da bomba do motor que comprei estava quebrado e não pegava nem por reza braba..rsss

Abs e paciência ao doutorzão..rsss

Caveso, a bomba estava intacta sem nenhum dano aparente. Foi para o bombista fazer os devidos testes uma vez que ela foi revisada a menos de 1 ano. Desmontei o motor todo e não achei nada que tivesse causado a sua paralisação como quebra de uma das engrenagens do trem de distribuição por exemplo, vamos esperar o laudo pra ver.

guilhermeabreu
04/06/2011, 00:47

sucesso ai e tudo de bom

[ ],

CARO E NOVO AMIGO JUNIOR BRAGA

Muito obrigado pelas suas palavras , são elas o combustível de minha coragem e disposição de seguir em frente .

Extensivo a vc DUDA LOPES e a todos que teem me dado força nesta hora , AGORA JÁ ESTOU COM GÁS NOVO NOVAMENTE

ABRAÇÃO A TODOS VCS , BRIGADÃO MESMO .

guilhermeabreu
04/06/2011, 00:50
É Manovéio, estou sempre por aqui, sempre corujando mesmo. Mas, como disse ao Juninho ontem pelo MSN, podia ser motor de submarino nuclear ou de onibus espacial da NASA, com o pesinho do seu pé direito que conheço, ia ser difícil de aguentar também.

Um abraço.

GRANDE HUGO

HAHAHAHAHAHAHAHA esta foi boa , estou pensando na nova reforma qdo fizer , tentar colocar o motor CUMMINS que o KIM colocou no dele , pois falaram que o MWM 2.8 sprint dura uma kilometragem bem longa , até hoje nenhum passou dos 100.000 km comigo , acho que este MWM não é tão " BÃO " como falam por aí rsrsrsrs .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
04/06/2011, 00:57
E mais, só para te confortar (claro que em menores proporções), a semana passada a minha Savana foi reprovada 3 vezes na inspeção veicular, tive que gastar R$ 1.200,00 com troca de oleo, filtros e outras coisas e nem assim a coisa foi resolvida, o meu mecanico decidiu mudar o posto onde é feita a inspeção veicular, e voila, passou na primeira.

Tem coisas que só acontecem aqui no Brasil.

Desculpe o off-topic.

[].

QUE ÍSTO DUDA LOPES

Não tem nada de OFF-TOPIC em sua mensagem , ESTA TUDO DENTRO DO MESMO CONTEXTO .

BRIGADÃO MAIS UMA VEZ .

guilhermeabreu
04/06/2011, 01:01
É isso aí Doc , bola pra frente camarada ... enqto for só prejuizo material ta td certo , é só ter saúde pra trabalhar e repor ...
A Tracker já me deu um baita preju tb , por isso não tem nem como vender mais ... rsrs ... agora vou só equipando pra viajar ...
Qto a água , no caso da Tracker tudo indica que seja passagem pelo cabeçote pq chegou no vermelho na estrada qdo furou o radiador em Janeiro lá em Floripa , tampei o furo com durepox e só levei o radiador pra arrumar em Março ... desde o dia que furou o radiador nunca mais a água manteve no nível , só andando em baixo giro ... Se o Rogério achou vestigio de vazamento na bomba , com certeza era por ali que baixava a água ... tem vazamento tão mínimo que evapora e fica muito dificil de achar ...

De qqer forma ainda falta saber o motivo da quebra , se quebrou como se fosse cisalhado pode ter sido " atropelamento " , o seu MWM é tucho hidr. no comando de valv. ???

Por enqto compra um cavalo , não tem que dar partida , não consome combustível , não tem nada que possa quebrar , não polui e ainda pode usar o que sai na descarga pra adubar o jardim ... rsrs

abs ... Edu

EDU VELO

Mas ele não vai aguentar meu PÉ DIREITO , a espora irá furar a barriga dele e ele vai morrer extripado igual ao CORAÇÃO VALENTE , hahahahahahaha , comigo não tem jeito , BONEQUINHA , CORAÇÃO VALENTE Não aguenta 100.000 km CAVALO SÓ VAI DURAR UM DIA , no dia seguinte estará com as tripas para fora .

guilhermeabreu
04/06/2011, 01:03
Dr,

Se for comprar peças, procure o Joacy (vendedor) na nacional atacado em vitória.

Peças originais MWM e o melhor preço do país.

Mas eles vendem para pessoa jurídica, consiga um CNPJ aí.

email dele: joacy.vendas@napl.com.br

CAVESO

Muito obrigado , vou mandar um email para ele .

hugorangel
04/06/2011, 18:53
GRANDE HUGO

HAHAHAHAHAHAHAHA esta foi boa , estou pensando na nova reforma qdo fizer , tentar colocar o motor CUMMINS que o KIM colocou no dele , pois falaram que o MWM 2.8 sprint dura uma kilometragem bem longa , até hoje nenhum passou dos 100.000 km comigo , acho que este MWM não é tão " BÃO " como falam por aí rsrsrsrs .

ABRAÇÃO

Guilherme.

Acho que não vai adiantar. Esse Cummins se não me engano é o que a Ford usa na F-250. O pessoal aqui na empresa conseguia acabar com ele nas caminhonetes de atendimento de emergência, imagine você com esse pé direito... Eu tinha dito pro Juninho que ao invés de trocar de motor, você devia fazer um transplante de pé direito

Um abraço.

guilhermeabreu
04/06/2011, 20:32
Guilherme.

Acho que não vai adiantar. Esse Cummins se não me engano é o que a Ford usa na F-250. O pessoal aqui na empresa conseguia acabar com ele nas caminhonetes de atendimento de emergência, imagine você com esse pé direito... Eu tinha dito pro Juninho que ao invés de trocar de motor, você devia fazer um transplante de pé direito

Um abraço.

hahahahahahahahaha

Mas não esta assim mais não , tenho andado maneirinho maneirinho , qdo quebrou a válvula estava a 95 km/h , aconteceu pq tinha que acontecer .

FIDELIS
04/06/2011, 22:55
Amigo, Doutorzão,

Estou fora de Campos, há algum tempo, mas fico de olho nos acontecimentos.

Porque não instalou o controle de nível d'água na bonequinha? Este tipo de acidente não terei mais nos meus 4x4; o nosso amigo irmão de Biscoito que também tem uma Hilux-SW, teve um prejuizo por falta d'água e instalou um controle de nível(alarme).

Abração, em julho ficarei mais em Campos.

guilhermeabreu
05/06/2011, 10:40
Amigo, Doutorzão,

Estou fora de Campos, há algum tempo, mas fico de olho nos acontecimentos.

Porque não instalou o controle de nível d'água na bonequinha? Este tipo de acidente não terei mais nos meus 4x4; o nosso amigo irmão de Biscoito que também tem uma Hilux-SW, teve um prejuizo por falta d'água e instalou um controle de nível(alarme).

Abração, em julho ficarei mais em Campos.

AMIGO FIDELIS

Como sabe , instalei no ENGESA mas na SW4 não tive tempo pq o jipe estava na reforma e estava usando a SW4 e não podia parar , como sabe , tenho pouco tempo disponível .

Aguardo sua volta .

ABRAÇÃO

MaGao
05/06/2011, 11:01
Guilherme,
Estou calado mais acompanhando tudo!!

Esta precisando de algo? Se estiver precisando realmente de algo que possa fazer , Nao exite Me liga que agente resolve.

Tel: (82) 8859-2332/9922-1939

Posso verificar os valores de pecas por aqui Me passa a lista do que precisa que eu vejo pra vc.

Abracos e no aguardo!

guilhermeabreu
05/06/2011, 11:41
Guilherme,
Estou calado mais acompanhando tudo!!

Esta precisando de algo? Se estiver precisando realmente de algo que possa fazer , Nao exite Me liga que agente resolve.

Tel: (82) 8859-2332/9922-1939

Posso verificar os valores de pecas por aqui Me passa a lista do que precisa que eu vejo pra vc.

Abracos e no aguardo!

CARO E GRANDE AMIGO MAGAO

O CAVESO me passou um representande da MWM de Vitória que ele comprou as peças dele lá , já mandei um email para ele para fazer o orçamento , só que aqui em Campos tb tem um lojista representante da MWM e como não sou o CAVESO com aquela obra de igreja que nunca termina , nescessito de muita agilidade pq estou a pé , não posso esperar muito , vou acabar comprando por aqui mesmo já fiz a cotação deste representante aqui , e vou aguardar o orçamento da retífica , pois eles tb tem as peças e o motor já esta lá para fazer as medições do será preciso fazer , como medida do eixo se for preciso retificar , mas não posso esperar .

Amanhã terei o orçamento das peças da retífica e vou comparar , eles mesmo é que irão montar o motor e darão garantia do serviço , o ROGERIO achou melhor assim pois a garantia qdo o mecanico que monta fica complicado , um jogo de empurra , pois se der problema a retífica diz que foi mal montado e o ROGERIO sabe que ísto ocorre e como ele é um ótimo profissional , não quer passar por esta aporrinhação , pois a retífica sempre quer tirar o corpo fora e desta forma não tem para onde fugir da responsabilidade .

O ROGERIO me disse que se tudo correr bem na próxima 6ºf estarei andando com ele .

Agradeço demais a sua atenção , mas se precisar de alguma coisa pode ter certeza que vou gritar . E parabens que no seu só foi pequenos reparos .

Até o próximo encontro em BANANAL acho que farei o motor mais umas 3x e duas reformas com troca de carrceria e tudo e o CAVESO ainda não vai com o dele pq não terá tempo de terminar o YELLOW SUBMARINE .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
05/06/2011, 11:46
Fidelis , estamos aguardando o laudo técnico de avaria dos 2 motores feitos pelo Rogerio ...
A SW4 , pelo que entendi , estava com radiador ruim , aí arrumou o radiador , mas mesmo assim aquecia ,é isso Doc ?? suima água do reservatório tb ??
O Braveheart estava sumindo água do reservatório que era sempre completado , mas parece que não foi por aquecimento que o motor foi pro s... , ainda falta saber o motivo ...
Acho muito importante colocar um sensor de nível de água , mas se tiver que completar nível tem que ter uma boa verificação do que está acontecendo , pq o sensor é pra um alerta no caso de cortar uma mangueira e perder água rápido do sistema ...
abs ... Edu

guilhermeabreu
05/06/2011, 14:29
Fidelis , estamos aguardando o laudo técnico de avaria dos 2 motores feitos pelo Rogerio ...
A SW4 , pelo que entendi , estava com radiador ruim , aí arrumou o radiador , mas mesmo assim aquecia ,é isso Doc ?? suima água do reservatório tb ??
O Braveheart estava sumindo água do reservatório que era sempre completado , mas parece que não foi por aquecimento que o motor foi pro s... , ainda falta saber o motivo ...
Acho muito importante colocar um sensor de nível de água , mas se tiver que completar nível tem que ter uma boa verificação do que está acontecendo , pq o sensor é pra um alerta no caso de cortar uma mangueira e perder água rápido do sistema ...
abs ... Edu

EDU VELO

Vamos por partes :

O motor da SW4 eu havia feito com outro mecanico , não conhecia o ROGERIO ainda , é um mecanico de 72 anos , muito bom tb , SÓ QUE É ENROLADO PAKARAI , desta vez o motivo realmente foi por ter o radiador vazando água e eu completando e as vezes esquecia e aquecia MAS NUNCA CHEGANDO NO VERMELHO , mas o marcador pode estar marcando errado , pois a água fervia , daí qdo o BRAVEHEART ( chic demais ) saiu da reforma pude colocar um radiador novo da SW4 , daí em diante não abaixava mais a água , SÓ QUE O MOTOR JÁ DEVERIA TER SENTIDO OS VÁRIOS AQUECIMENTOS SOFRIDO , e num dia tive que andar a 140km/h por 100 km e ao chegar no destino estava fazendo um barulho diferente , voltei andando e ao chegar no mesmo velho mecanico que havia feito o motor , ele logo pediu para que eu não andasse mais , o ROGERIO estava ocupado , mas me arrependo amargamente de ter deixado com ele , pois já comprei as peças e ele me disse que só vai montar meu motor daqui ha 20 dias .

Logo a SW4 BATEU O MOTOR POR VÁRIOS SUPERAQUECIMENTOS realmente se tivesse o depósito com sensor ÍSTO NÃO TERIA OCORRIDO . Um pistão derreteu e o material ficou na camisa , mas o restante estava bom não precisei de retificar o eixo , os casquilhos estavam ótimos , mas troquei os 4 pistões com os anéis , troquei todos os casquilhos e bruniu as camisas , aproveitei e comprei tb a correia dentada que já estava com 90.000 km depois do motor feito .

Já no CORAÇÃO VALENTE , o problema foi a quebra da válvula que fez o estrago todo , o KIM me deu um exemplo de um amigo que ocorreu só ísto e trocou só o pistão e a camisa afetada , trocou os anéis e os casquilhos e o motor esta beleza , mas analisa comigo , não tenho o jipe para vender , ele é a ferramenta do meu trabalho e lazer , o motor esta aberto , comprei o motor num ferro velho , não sei qtos km tem , só comigo rodou +- 50.000 km , se eu troco só o pistão e camisa afetados e os outros sei lá qtos km tem , eu trocando os outros 3 pistões com anéis ficaria +- R$750,00 a mais , para quem vai gastar +- R$5.000,00 pra fazer , + R$750,00 - R$750 não irá mudar muito .
Outra , a biela deve ter empenado , a retífica desempena , será que ficará 100% desempenada ????? Não quero correr este risco vou colocar biela nova que é bem cara , mas terei a certeza de estar 100% correta .

Com ísto estarei com a certeza que não ficou nada tipo meia sola , sem falar que vou colocar bomba de óleo nova que é tb bem carinha , mas não posso deixar ísto para tras .

Como tem o ditado : FUDIDO , FUDIDO E MEIO .

Cocluíndo :

Já tenho o diagnóstico dos dois meus 4x4 que são minhas ferramentas de trabalho e lazer , um ( SW4 = BONEQUINHA ) foi falta de tempo para parar e trocar o radiador , CULPA MINHA , o outro ( ENGESA = CORAÇÃO VALENTE ) foi quebra da válvula , FATALIDADE .

HOJE ESTOU SEM OS DOIS , SE TIVESSE PARADO A SW4 POR 10 DIAS QUE FOI O TEMPO DE TER TIRADO O RADIADOR E MANDADO FAZER OUTRO COMO FIZ ( TB ESTARIA SEM OS DOIS COMO AGORA ) , NÃO TERIA BATIDO O MOTOR DELA .

Todo mundo tem um minuto de bobeira na vida , neste caso : este foi o meu ( FIQUEI UM MINUTO SEM PENSAR NESTA POSSIBILIDADE QUE OCORREU COMIGO ) .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
05/06/2011, 14:58
Doc , uma boa % do que a gente ganha é pra gastar com as vtrs e curtir ... aqui todos estão no mesmo time ... rsrs ...
Qto a ferver e não marcar é justamente o motivo de ter que colocar um sensor de nível no reservatório , pq o termômetro vai marcar enqto tiver água quente , qdo for vapor ele não marca o real , aí tendo um sensor , qdo cortar uma mangueira por ex. e perder água do sistema , o termomêtro não vai marcar temp. alta pq só vai ter fase vapor onde ele está instalado e o piloto não vai perceber a falta de água enqto não travar o motor , mas no caso de radiador furado a água vai embora aos poucos mas fica com água no sistema o suficiente pra não ferver até ficar abaixo da posição do term. , aí o term. só vai pegar vapor de água e não vai ficar no vermelho , por isso que se tiver um sensor de nível e tiver que repor água num tempo curto , tem que resolver o problema ou dar atenção ao aviso de nível baixo o tempo o todo e ficar colocando água ... tb acho muito útil instalar um sensor pq não tem como a gente ficar ligado na vtr o tempo todo , ainda mais prox. dos 60inha ... rsrs

guilhermeabreu
05/06/2011, 15:03
Doc , uma boa % do que a gente ganha é pra gastar com as vtrs e curtir ... aqui todos estão no mesmo time ... rsrs ...
Qto a ferver e não marcar é justamente o motivo de ter que colocar um sensor de nível no reservatório , pq o termômetro vai marcar enqto tiver água quente , qdo for vapor ele não marca o real , aí tendo um sensor , qdo cortar uma mangueira por ex. e perder água do sistema , o termomêtro não vai marcar temp. alta pq só vai ter fase vapor onde ele está instalado e o piloto não vai perceber a falta de água enqto não travar o motor , mas no caso de radiador furado a água vai embora aos poucos mas fica com água no sistema o suficiente pra não ferver até ficar abaixo da posição do term. , aí o term. só vai pegar vapor de água e não vai ficar no vermelho , por isso que se tiver um sensor de nível e tiver que repor água num tempo curto , tem que resolver o problema ou dar atenção ao aviso de nível baixo o tempo o todo e ficar colocando água ... tb acho muito útil instalar um sensor pq não tem como a gente ficar ligado na vtr o tempo todo , ainda mais prox. dos 60inha ... rsrs

Concordo plenamente , acho que lá em Conservatória havia comentado com vc que iria colocar o sensor na SW4 mas teria que ter colocado ha uns 5 anos atras , mas desta vez , assim que retirar lá do velho meca , irei pro ROGERIO fazer a adaptação , coloquei no ENGESA , no caminhão da associação de pombos correio que sou um dos diretores , SÓ NÃO COLOQUEI NA BONEQUINHA , PODE ????????????

No ENGESA ficou tudo por R$140,00 , material e mão de obra .

Kim
09/06/2011, 21:38
Opa Dr Guilherme!

Alguma notícia?

Alguma das viaturas já rodando????

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
10/06/2011, 19:05
Opa Dr Guilherme!

Alguma notícia?

Alguma das viaturas já rodando????

Abraços.

Kim.

KIM

Tenho trabalhado muito e quase não tive tempo de acompanhar o desenrolar , mas o ROGERIO me ligou ontem dizendo que o motor estava pronto na retífica , foi montado o parcial lá , o estrago foi razoável , ficou em R$4220,00 só na retífica , troquei as 4 camisas com pistões e anéis , casquilhos fixos e móveis , fpoi trabalhado o cabeçote , com guias de válvulas e correção na face .

A dica que o CAVESO deu do cara de Vitória foi boa , mas não tinha como eu comprar pagar esperar , lá ficaria mais barato sim , o que tinha uma diferença maior no preço foi na bomba de óleo que aui pageui R$580,00 e lá é R$370,00 , nas outras peças o preço era um pouco mais baixo mas aqui a retpifca dividiu em 5 x e foi bem rápido .

Acredito que na 3ªf esteja jpa andando com ele .

A BONEQUINHA o mecanico como falei é muito enrolado não sei qdo ele vai entregar , com ísto tenho trabalhado com o corsa 1.0 da minha esposa , QUE AGONIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou dando crise de coluna ( hérnia de disco ) , pq o banco do corsa é torto para o lado esquerdo e caído para o lado da porta , pensei que era só o meu , mas o do meu filho tb é a mesma merda e sentei em outros , são todos iguais , UMA MERDA SÓ .

RogérioNunes
12/06/2011, 19:28
Fotos do estrago...

RogérioNunes
12/06/2011, 19:56
As fotos do estrago...

MaGao
12/06/2011, 20:47
Roger,

as fotos não estão aparecendo!

Abraços,

guilhermeabreu
12/06/2011, 22:05
Vamos ver se o ROGERIO consegue colocar as fotos .

Kim
12/06/2011, 22:13
Aguardando!!!

CAVESO
12/06/2011, 22:17
cadê, cadê?

JOÃO R.
13/06/2011, 21:16
Curiosos de plantão....

RogérioNunes
16/06/2011, 20:15
Problemas técnicos... agora vai!

As fotos do estrago...

Kim
16/06/2011, 20:26
Eita orra!!!!

Estragou bem heim!!!

Drzão!
Faz tudo bem feito, até estragar faz com capricho!:twisted:

RogérioNunes
16/06/2011, 20:37
Apesar do estrago no cilindro onde quebrou a válvula, depois de 10 anos de uso o estado geral do motor até que não era muito ruim.
Após a desmontagem o motor seguiu para retífica onde foram feitos os seguintes reparos:
1-encamisamento dos cilindros
2- troca das buchas de biela e conferência qto a possível empenamento
3- troca de todas as guias e sede de válvulas
4- recuperação com solda na face do cabeçote onde houve colisão da válvula quebrada e posterior faceamento
5-Verificação qto a empeno do eixo de comando,virabrequim e polimento.O vira não tinha desgaste, está 0km
6- Teste de estanqueidade do cabeçote

Kim
16/06/2011, 20:52
Roger!

Leu minhas MP's?

Te enchi o saco heim!!!

Mais o importante é que deu certo!:shock:

Mudando de assunto!

10 anos e os pistões estão com a marca de usinagem ainda!!!!
Não estão lisos!!!

Se não houvesse acontecido tal estrago, funcionaria muito tempo!!!

RogérioNunes
16/06/2011, 21:23
Os acontecimentos a seguir se passam entre 7 da manhã e 18horas de ontem(15/6)....ROGER BAUER!!!
Motor recebido e logo iniciamos a conferência das peças, desmontagem e lavagem.Apesar da retífica fazer a montagem parcial do motor,pistões e anéis, casquilhos e virabrequim, desmontei tudo para conferência.
Tem é peça pra lavar o que toma bastante tempo.Mas o trabalho fluiu bem e no fim da tarde já estava quase tudo no lugar.

RogérioNunes
16/06/2011, 21:32
Fala kim!
Acabei de ler as mps. encheu nada estamos aqui pra isso tb...
Pelo visto o trampo ficou bom mas vamos ver com o tempo se o vazamento voltará pois se o desgaste foi só no pino, blz mas se foi no pino e carcaça pode voltar a vazar...espero que dê certo!
abraço

Kim
16/06/2011, 21:37
Dr.!
Desculpe o off.

Roger, o pino está bem justo, o o'ring que estava fora de especificação, muito fino, não preenchia a cavidade...

CAVESO
16/06/2011, 23:33
Roger,

Montou o cabeçote com junta de aço ou papel?

Maledeta valvula..rsss

Paulo Cesar
18/06/2011, 17:29
Grande Doc.
o carro já esta de volta a ativa???
mande notícias....
abs.

guilhermeabreu
18/06/2011, 21:24
Grande Doc.
o carro já esta de volta a ativa???
mande notícias....
abs.

AMIGO PC

Era para estar andando ontem mas o fdp do bombista não entregou a bomba injetora , o ROGERIO tb ficou P da vida , esta louco pra ver o bicho roncando , mas ficou pra 2ªf .

Vou pegar ele na 2ª se Deus quiser e tenho que ír aí ao Rio na 3ªf de madrugada , sairei daqui as 5hs da manhã e vou com ele mesmo sem andar nada por aqui , mas tenho que ír e só tenho ele , será a prova dos nove .

Qdo fiz o motor da minha SW4 , peguei ela na 5ªf e fui a Natal-RN na 6ªf , rodei 6.000 km e não deu nada .

ABRAÇO

Paulo Cesar
05/07/2011, 22:43
Grande Doc.
Depois de todos este dias o Engesão já está de volta a ativa??
Abs.

Kim
06/07/2011, 07:48
Grande Doc.
Depois de todos este dias o Engesão já está de volta a ativa??
Abs.

X2!

Drzão!, nos de notícias!!!

RogérioNunes
06/07/2011, 22:06
Opa Pc, tudo bom aí?
O coração valente já está na ativa tem uns 15 dias. O Guilherme tá numa rotina estressante demais, até mudou de cidade, e tá sumido até da oficina mas liguei pra ele pra saber como está a viatura e a resposta não foi boa...TÁ UMA BOSTA, UMA MERDA! Perguntei pq e ele disse que o motor não passa dos 3000 RPM, tá sem força. Pedí pra ele levar pra eu dar uma olhada mas não apareceu ainda.
Na minha opinião, comeram mosca na regulagem da bomba...mas vamos aguardar o relato dele.

abraço

Rodrigo_Donivel
11/07/2011, 22:45
Passando a assinar esse topico.

guilherme, ao msm tempo que essas nossas viaturas nos dao prazer elas nos desgastam....
Mas relaxa, isso causa sensação de vitória depois de td certo. Ai... é só aguardar a próxima Pik rsss

guilhermeabreu
12/07/2011, 01:03
Passando a assinar esse topico.

guilherme, ao msm tempo que essas nossas viaturas nos dao prazer elas nos desgastam....
Mas relaxa, isso causa sensação de vitória depois de td certo. Ai... é só aguardar a próxima Pik rsss

NÃO ACREDITO

RODRIGO_DONIVEL me visitando ???????????? Depois do CONDE DRÁCULA até fico intimidado de falar do CORAÇÃO VALENTE , mas depois de muita agonia conseguí acertar o funcionamento do bicho .

Agora ele esta com bastante vontade de andar , mas como o motor ainda não amaciou , tenho que aguardar mais uns 2 a 3 meses para ele chegar aí a uns 6.000 km de motor feito para chegar a conclusão final , ele esta andando bem , mas a referencia que tenho é um morrão que eu subia a 100km/h começando em baixo com 110 km/h , hoje ele começa com 110 km/h e chega lá em cima a 80 km/h , não sei se é pq ele ainda não esta amaciado ou pq a BI não esta aberta como era , pois mexí na BI , vamos aguardar o tempo passar .

Prazer enorme de ter vc aqui RODRIGO , meu irmão o RAUL esteve aí com o KIM te visitando e ficou encantado com suas obras de arte . É exatamente como vc falou , passei 15 dias agoniado com o funcionamento do bicho e agora jpa esta me dando prazer em guiar novamente .

ABRAÇÃO , um dia ainda vou te visitar tb .

Rodrigo_Donivel
12/07/2011, 09:06
NÃO ACREDITO

RODRIGO_DONIVEL me visitando ???????????? Depois do CONDE DRÁCULA até fico intimidado de falar do CORAÇÃO VALENTE , mas depois de muita agonia conseguí acertar o funcionamento do bicho .

Agora ele esta com bastante vontade de andar , mas como o motor ainda não amaciou , tenho que aguardar mais uns 2 a 3 meses para ele chegar aí a uns 6.000 km de motor feito para chegar a conclusão final , ele esta andando bem , mas a referencia que tenho é um morrão que eu subia a 100km/h começando em baixo com 110 km/h , hoje ele começa com 110 km/h e chega lá em cima a 80 km/h , não sei se é pq ele ainda não esta amaciado ou pq a BI não esta aberta como era , pois mexí na BI , vamos aguardar o tempo passar .

Prazer enorme de ter vc aqui RODRIGO , meu irmão o RAUL esteve aí com o KIM te visitando e ficou encantado com suas obras de arte . É exatamente como vc falou , passei 15 dias agoniado com o funcionamento do bicho e agora jpa esta me dando prazer em guiar novamente .

ABRAÇÃO , um dia ainda vou te visitar tb .

Rs... po irmao, nao e pra tanto assim nao cara, o CONDE DRACULA e um puta projeto sim, ficara maravilhoso, mas esse e o meu sonho. Cada um de nos temos os nossos sonhos e por isso que no fritar dos ovos todos os sonhos/projetos sao iguais... tem a funcao principal de nos proporcionar alegrias e aqui nesse tipo de galera Off, ou nos carros antigos ou com os motoqueiros temos a enorme vantagem de fazermos boas amizades ainda pelo simples fato de termos a humildade compartilharmos nossos gostos e aceitar opinioes e criticas.

Quanto ao CORACAO VALENTE e bem isso msm, da mais um tempo pra amaciar melhor o motor e depois reequaliza a BI.... nada que 1/4 ou 1/2 volta nao resolva... rs..

Tive o prazer de conhecer o Raul, eu estava na filma naquele dia e me parece mal de familia serem gente boa e gostarem dessas "tranqueiras" kkk. Venha aqui nos visitar sim, venha com tempo pra passarmos um FDS aqui, conhecer nossa casa (me sinto tao avontade dentro da firma quanto em minha casa), nao se preocupe com hotel ou algo no sentido, pose la em casa, e se for o seu tipo temos um ranchinho la na beira do rio Parana... e se vier com o CORACAO VALENTE tem uns pastos bacanas pra percorrer la...

Da uma olhada nas fotos no post 519 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/52033-sapo-bob-1963-o-sapao-44.html)
Ficamos no aguardo.

Ps. essa P... de pc nao da pra configurar os acentos.

CAVESO
12/07/2011, 10:40
Doutor,

Lembre-se de NÃO adicionar molikote ao óleo do motor até que ele amacie....

Abs

guilhermeabreu
17/07/2011, 00:57
É TURMA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parecia que estava bom , mas é PURA AGONIA .

Fui ao Rio de Janeiro ontem 260km de ída numa BR 101 mais do que saturada de caminhões , FILA INDIANA vcs já ouviram falar ????? É a BR 101 daqui que liga Campos ao Rio de Janeiro .

Ja assitiram o filme SUPLÍCIO DE UMA SAUDADE ??????????????? Haaaaaaaaa vcs são novos não viram não , então aluguem e vejam o que estou passando .

Joguei a tolha , não da para descrever este filme aqui agora .

ABRAÇÃO A TODOS

Eduardo Velo
17/07/2011, 08:48
Doc , infelizmente não posso te dar conselhos qto a ficar irado pq tb fico irado com facilidade ...
O painel da Jabiraca está aberto faz uns 20 dias , tinham 2 fuzíveis com mal contato e 3 fios em curto dentro do chicote , ontem consegui ajeitar a ligação , mas perdi 2 contagiros por causa dos fios em curto ... haja paciência ... parece até uma conspiração do universo ... rsrs
O importante é ter saúde ... rs

abs ... Edu

Rodrigo_Donivel
17/07/2011, 11:06
Rss... nao podemos reclamar muito nao pq nao ha nada tao ruim que nao possa piorar kkkk

guilhermeabreu
17/07/2011, 12:53
Rss... nao podemos reclamar muito nao pq nao ha nada tao ruim que nao possa piorar kkkk

MURPHY ???????????????

Estou vendo ele por aqui ????????? É vc MURPHY !!!!!!!!!!!!!!!1

NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É O RODRIGO_DONIVEL

Valeu RODRIGO , tem que levar por este lado mesmo , mas que esta uma M ísto esta .

ABRAÇÃO E OBRIGADO PELO APOIO

guilhermeabreu
17/07/2011, 13:01
Doc , infelizmente não posso te dar conselhos qto a ficar irado pq tb fico irado com facilidade ...
O painel da Jabiraca está aberto faz uns 20 dias , tinham 2 fuzíveis com mal contato e 3 fios em curto dentro do chicote , ontem consegui ajeitar a ligação , mas perdi 2 contagiros por causa dos fios em curto ... haja paciência ... parece até uma conspiração do universo ... rsrs
O importante é ter saúde ... rs

abs ... Edu

CARO EDU VELO

É , sei que este motor é bem mais sensível a pequenos detalhes do que os BRUTOS OM314 , OM364 , 14B , S4 , S4T , Q20B , mas adoro ele por ser bem ágil e vai mais no meu estilo de guiar , sei que vc não trocaria o seu motor por nada , mas eu não aguentaria ter um motor deste seu em meu ENGESA , ainda mais depois de ter um MWM 2.8 sprint barulhento , mas ENDEMONHADO PRA ANDAR , depois do motor feito , o barulho do motor esta igual a todos os MWM 2.8 que ví aí com o pessoal das CAMPERS e ENGESAS .

Talvez aquele barulho extranho tenha sido o motivo para a quebra da válvula , mas ísto é passado e agora tenho um MWM com desempenho de carro 1000 .

Tenho que esperar a SW4 ficar pronta para poder parar e descobrir o pulo do gato que esta tendo nele agora para ficar tão chôcho como esta . Esta perigoso de viajar pois as ultrapasagens tem sido muito longa e demorad na maioria das vezes tenho que abortar a ultrapassagem mesmo estando com meio carro a frente do outro , QUE BOSTA .

ABRAÇÃO

Kim
17/07/2011, 14:10
Dr. Guilherme!

O Fuzila estava assim.

Troquei até a relção pois não sabia o que poderia estar errado.

Depois de 1 volta e 1/2 na bomba injetora, ficou o cão para andar!!!!!!

Mande verificar isso.

Att.

Kim.

JPXJYK
17/07/2011, 18:06
Guilherme mu amigo, que intercooler usa?

Aprendi que os 2.8 stock com intercooler super dimensionado sofrem de um lance chamado "subflow" e acabam por perder potência ao invés de ganhar. É quando o intercooler é tão grande para o fluxo de tomada de ar do motor que o ar passado por ali acabam nem resfriando, as vezes até esquenta quando em transito!

Enfim, se não tiver um super intercooler, acho que só pode ser bomba ou ajuste de válvula, ouvi dizer que o MWM 2.8 precisa de um ajuste periódico de válvula.

Abs
Caio

Kim
17/07/2011, 18:56
Vaz!

O problema do Dr. foi depois que fez o motor.

Antes, ele estava a gosto do fregues!

Por isso citei a BI.

guilhermeabreu
17/07/2011, 18:58
Guilherme mu amigo, que intercooler usa?

Aprendi que os 2.8 stock com intercooler super dimensionado sofrem de um lance chamado "subflow" e acabam por perder potência ao invés de ganhar. É quando o intercooler é tão grande para o fluxo de tomada de ar do motor que o ar passado por ali acabam nem resfriando, as vezes até esquenta quando em transito!

Enfim, se não tiver um super intercooler, acho que só pode ser bomba ou ajuste de válvula, ouvi dizer que o MWM 2.8 precisa de um ajuste periódico de válvula.

Abs
Caio

AMIGO VAZ

O intercooler que tenho é o próprio do motor MWM 2.8 e tinha ele antes de fazer o motor , o ENGESA era o bicho pra andar .

Não deveria ter mexido na bomba pois ele estava andando barbaridade , mas como foi feito uma revisão na bomba , pode ser que o problema esteje alí , mas ainda acho que tem um escape de ar da turbina até o motor . Tenho que sofrer ainda um bocado até poder detectar o PULO DO GATO .

KIM qdo eu estava respondendo ao VAZ vc estava tb , mas vou esperar chegar nos 5.000 km rodados para abrir um pouco mais a bomba , já esta com 2.200 km rodados , mais um mes chego lá .

Na realidade tenho SEMPRE uma SAGA AGONIANTE com meu ENGESA era a direção que sofrí por longos 4 anos de DIRIBILIDADE RUIM depois que acertou , falei : PARECE QUE ACABOU MEU SOFRIMENTO , parece , pq agora vem esta SAGA DE CARRO MIL COM MOTOR ZERADO , Eu acho que tenho pecado muito na vida para merecer tanto sofrimento .

Quem sabe eu não me acostume com esta lerdeza dele e dome meus instintos de andar forte ???????????????????

ABRAÇÃO em todos vcs que estão ligados nesta nova fase do meu " CORAÇÃO VALENTE " .

Rodrigo_Donivel
17/07/2011, 19:48
Meu querido, pra um 2.8 estar puxando como 1.0 como citou, tem algo alem da BI atrapalhado....
Vazao de ar do turbo... vc usa manometro?
Bom.... esse motor ou a BI poderia estar atrazado, fora de ponto?!

guilhermeabreu
17/07/2011, 20:37
Meu querido, pra um 2.8 estar puxando como 1.0 como citou, tem algo alem da BI atrapalhado....
Vazao de ar do turbo... vc usa manometro?
Bom.... esse motor ou a BI poderia estar atrazado, fora de ponto?!

CARO RODRIGO_DONIVEL

Tenho certeza que tem algo de errado , pois usava ele antes de fazer o motor , só que não posso parar no momento para descobrir esta lenha , terei primeiro que verificar se não esta havendo ainda algum escape de ar entre a turbina e a admissão , se estiver tudo oK , verificar o ponto , e por último abrir a miserável da BI , que tem alguma coisa de errado ísto tem .

RogérioNunes
19/07/2011, 18:34
Parecer de quem montou o motor do Coração Valente: BOMBA FORA DE SINCRONISMO. A bomba foi instalada pelo lambão do aprendiz de bombista que não usou relógio comparador para sincronizar o ponto correto de injeção da bomba. Ele instalou a bomba com o motor na posição 20º APMS somente, quando deveria girar o motor para posição PMS e com auxílio do relógio comparador instalado na bunda da bomba, sincronizá-la. Esse procedimento está no manual de manutenção do motor. Aliado a isso foram instalados bicos RECONDICIONADOS que podem não estar pulverizando adequadamente.
A turbina apesar de ter folga no mancal do eixo ainda roda alguns milhares de km e não existe nenhuma restrição ou fuga de pressão de ar até o coletor de admissão que possa ser a fonte do problema . Desde o primeiro momento que a viatura rodou ela apresentou-se sem força qdo foi levada novamente para outro bombista onde novamente foram trocados bicos, não sei qtos, e não sei se são novamente recondicionados ou novos.

guilhermeabreu
25/07/2011, 03:21
Só para atualizar a facilitar a visualização do depósito de expansão com SENSOR do tempra que instalei , esta na página 29 .

Rodrigo_Donivel
25/07/2011, 09:16
Entao..... problema solucionado??

guilhermeabreu
27/07/2011, 10:28
Entao..... problema solucionado??

CARO RODRIGO_DONIVEL

Ainda não , tenho que pegar a SW4 no velho mecanico , mas esta desanimador , pois ha 15 dias tivemos um bate boca e até hoje ele não moveu uma palha do que estava , é uma M , penso em tirar de lá mas tem mais de mil parafusos espalhados , não acho que seja uma boa retirar o carro de lá como esta e ao mesmo tempo não sei qto tempo levará para ele me entregar , tenho a sensação que não tenho mais minha SW4 .

QUE MERDA , e o ENGESA não posso parar para fazer os ajustes finais para que funcione como antes . QUE NHACA QUE NÃO ACABA NUNCA .

ABRAÇO

Kim
27/07/2011, 12:53
CDC!

Passou 30 dias, devolução do R$, ou outro produto com as mesmas características.

Uma semana ele te entrega, e funcionando bem, e com garantia!

Assusta ele!!

O Tio Eddie fez o pedreiro dele pular miudo!!!

Rodrigo_Donivel
27/07/2011, 14:45
Ou pra tentar estressar menos compra uma caixinha de skol, uns espetinho e vai la comer e beber com o véio depois da 18 horas....
Como diriamos aqui, passar uma vazelina no tiosinho rsss

guilhermeabreu
31/07/2011, 02:32
Ou pra tentar estressar menos compra uma caixinha de skol, uns espetinho e vai la comer e beber com o véio depois da 18 horas....
Como diriamos aqui, passar uma vazelina no tiosinho rsss

TEM JEITO NÃO , qdo aperto o váio , o HOME VIRA U BICHO parece até que ele esta com a razão , só vcs conhecendo a peça , se eu apertar ele acho que aí é que ele vai me enrolar mais ainda , É INACREDITÁVEL COMO EU FUI DEIXAR MINHA BONEQUINHA LÁ DE NOVO , da vez passada que ele fez o motor por causa da correia dentada que arrebentou pq NÃO TROCARAM O ESTICADOR , ele só demorou 9 meses para fazer o motor e agora caí na mesma esparrela , só tem 4 meses , devo ficar preparado para esperar por mais 5 meses até completar o tempo do parto a termo ( nome dado a um parto normal de 9 meses ) rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs rarararararararararararararararaiva danada sô , mas eu mereço pois fui eu que levou a BONEQUINHA pra lá e eu já sabia que ele é assim , MIFÚ .

Eduardo Velo
31/07/2011, 10:00
Doc , o pior de tudo é que nem dá pra falar que , vc é novo e ainda aprende ... rsrs ... pô cair 2 vzs na mesma cilada é PH... rsrs
O melhor é deixar o véio em paz senão ele ainda vai aprontar ... rs
E o Engesão ta bom ???
O meu ainda está sem o painel , não estou tendo tempo pra mexer nele , mas vai ficar muito boa a instalação pq na outra reforma troquei todo chicote externo , mas não mexi nada dentro pq a fiação não estava ressecada como a externa , agora a interna tem muitos fios quebradiços e acabam criando curtos que derretem a fiação aos poucos ...
Espero que até o fim do ano nossas vtrs estejam rodando sem problemas ...

guilhermeabreu
31/07/2011, 19:42
Doc , o pior de tudo é que nem dá pra falar que , vc é novo e ainda aprende ... rsrs ... pô cair 2 vzs na mesma cilada é PH... rsrs
O melhor é deixar o véio em paz senão ele ainda vai aprontar ... rs
E o Engesão ta bom ???
O meu ainda está sem o painel , não estou tendo tempo pra mexer nele , mas vai ficar muito boa a instalação pq na outra reforma troquei todo chicote externo , mas não mexi nada dentro pq a fiação não estava ressecada como a externa , agora a interna tem muitos fios quebradiços e acabam criando curtos que derretem a fiação aos poucos ...
Espero que até o fim do ano nossas vtrs estejam rodando sem problemas ...

GRANDE EDU VELO

Até consigo ver seu rosto falando ísto acima qdo lí esta sua mensagem , é impressionante , este comentário e vc com a sua carinha de sorriso no canto da boca e a cabeça de lado .

Vai gozar outro assim lá na casa do Carvalho , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Mas é o que vou fazer , se apertar o velhinho o fdp vai me sacanear mais ainda .

Qto ao ENGESA , ainda não esta 100% , como falei tenho que esperar com muita paciencia o véio me entregar a BONEQUINHA .

ABRAÇÃO

Rodrigo_Donivel
31/07/2011, 19:55
Qui novela mexicana ehim Guilherme...
Daqui, de longe ja fico irritado.... kkkk
Fluoxetina meu querido.... Fluoxetina.... kkkk

guilhermeabreu
31/07/2011, 20:22
Qui novela mexicana ehim Guilherme...
Daqui, de longe ja fico irritado.... kkkk
Fluoxetina meu querido.... Fluoxetina.... kkkk

CARO AMIGO RODRIGO_DONIVEL

Não sei como vc tem cabeça ainda para visitar outros tópicos aqui , pois seu CONDE DRÁCULA deve te consumir muitas energias .

É de dar dó na possibilidade de vc retirar aqueles ripamentos todo , como vc mesmo falou , resolveu em deixá-los lá parabens por ter escolhido esta opção .

No meu caso bota novela mexicana nisto , mas vou aguentar já venho sofrendo ha muito tempo . E aqui não tem fluoxetina não é na cara dura mesmo , na RAÇA , NA TEIMOSIA mesmo .

Só tem uma coisa que não perco , : QUE É O SONHO DE VÊ-LO ANDANDO COMO ANTES .

Os SONHOS são os combustíveis de nossas vidas , sem eles não ha razão em vivermos .

ABRAÇÃO e obrigado pela visita .

Rodrigo_Donivel
31/07/2011, 22:48
A cabeça precisa descansar um pouco tb e visitar coisas novas... ficar usando aqueles tapa-olhos pra nao olhar pros lados nos faz perder oportunidades....
O Drácula esqui um pouco quietinho por eu estar focado em ir buscar o motor dele, depois do motor comigo ai teremos dois trampos em paralelo... um montar o motor e outro de alongar a lata... As ripas vou ter que mexer por questoes estruturais que sao meio falhas (no devido momento eplico la no topico dele) mas ...... vixi deixa pra la, só de pensar nele me acelera e isso pode fazer eu nao dormir direito kkkk
fico contente por executar meus sonhos e poder assistir sonhos alheios...
Muitooo White Lub nas veias e vamos que vamos.... macios e suaves kkkkkkkkk

guilhermeabreu
29/08/2011, 00:30
SÓ PARA ATUALIZAR

O RUB esta querendo ver algumas fotos .

wilsonvaccaro
09/09/2011, 01:29
Olá Sr. Guilherme td bem ???

Sabe dizer se existe diferença entre a caixa de transferencia da toyota badeirantes com motor mercedez e com o 14B ?????
Como vc fez a sua adaptação ??? Comprou o kit ??? Estão cobrando R$ 1100 por ela,,, tem outra dica pra economizar ?????
O meu câmbio é o clark 5 marchas com ré pra frente.... alguma dica.......

Abraço, Wilson.

wilsonvaccaro
09/09/2011, 21:36
Olá Sr. Guilherme, Tá de férias ?????????????

Kim
09/09/2011, 21:42
Opa wilsonvaccaro!!!

É do contra!

Quando ele está de férias, fica atualizando o tópico!!!

Quando está de plantão, some!!!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
11/09/2011, 13:34
Olá Sr. Guilherme, Tá de férias ?????????????

CARO WILSONVACCARO

Calamaê, faz ísto comigo não , brincadeira amigo , é que tenho estado muito ocupado , mas vamos lá : Existe uma pequena dofrença da caixa de tranasferencia da BAND de antes de 84 para depoiis de 84 que é a falata da reduzida nas caixas antes de 84 e nestas depois de 84 tem 4x4 e 4x4 com reduzida , e nestas existe uma pequena diferença nas de ano 84 até 90 se não me engano para as de depois de 90 , mas esta diferença é muito pequena , que é só no interior dela , uma tem um eixo mais grosso do que a outra , mas as duas são muito boas , logo estas caixas de transferencia das mais novas ( depois de 90 ) saíram nos motores mercedes e no 14B , a minha que coloquei como comprei de um amigo que adquiriu de outra pessoa , não sei se a minha é das mais novas ou da mais antiga , mas não importa na sua adaptação , pois o flange é o mesmo , mas se vc for comprar a caixa de transferencia e tiver a oportunidade de escolher entre as do modelo de 84 a 90 e de 91 a 98 , opte pela do modelo mais novo .

Qto ao flange de adaptação , eu coloquei o da ENFER confeccionado em aço , pois existe outro fabricante que faz em alumínio e não gostei do acabamento , e esta da ENFER que comprei veio com uma chapa para fixação do calço traseiro com defeito de projeto que tivemos que fazer uma adaptação nesta chapa , mas nada de difícil de fazer , lógico que feito por uma pessoa competente em adaptação , eu paguei na época R$1.200,00 na minha .

Mas valeu cada centavo que gastei para fazer esta adaptação , ficou bom demais , consigo até arrancar eucalipto de 10 metros de altura da terra puxando com meu ENGESA EM 1ª REDUZIDA , hahahahahahahaha . Mas já arrastei onibus com eixo traseiro travado do meio do transito , o pessoal que assistiu ficou encucado com meu ENGESA , perguntaram que jipe era aquele , um carrinho daquele tamanho arrastar um onibus com as rodas traseiras travadas .

Abraço e desculpe pela demora em responder .

MaGao
11/09/2011, 18:20
Guilherme..

Completando.. acho que existe diferença na caixa de marcha.. mais que eu saiba todas as toyotas tiveram reduzidas não?

Segue as relações
Toy 3m - normal = 1:1 reduzida 2,27:1
Toy 4m - normal = 1:1 reduzida 1,96:1
Toy 5m - normal = 1:1 reduzida 1,99:1

Isso são as relações que tenho aqui comigo na planilha..

Abraços,

wilsonvaccaro
11/09/2011, 21:00
Obrigado Kim pela pista em achar o Dr.

E... Obrigado Dr. Guilherme pela dica.......... as duas transferencias que podem (uma delas) ficar comigo, são de toyotas acima de 90, porém com essa diferença de motor... assim se não há diferença ficou mais fácil escolher.

Só a flange foi R$1200.00 ?????? No site da gama4x4 e da rota4x4 não falam se é da ENFER, mas vou perguntar.....
Achei que essa flange não fosse tão cara.....puxa.....
Mas o que vale é o bicho mais "valente"......
Abraço Wilson Vaccaro

CAVESO
11/09/2011, 23:07
Wilson,

Se for enfer, tente comprar diretamente deles.

Procure o Léo, é gente boa pra caramba!

guilhermeabreu
11/09/2011, 23:20
Obrigado Kim pela pista em achar o Dr.

E... Obrigado Dr. Guilherme pela dica.......... as duas transferencias que podem (uma delas) ficar comigo, são de toyotas acima de 90, porém com essa diferença de motor... assim se não há diferença ficou mais fácil escolher.

Só a flange foi R$1200.00 ?????? No site da gama4x4 e da rota4x4 não falam se é da ENFER, mas vou perguntar.....
Achei que essa flange não fosse tão cara.....puxa.....
Mas o que vale é o bicho mais "valente"......
Abraço Wilson Vaccaro

WILSONVACCARO

Aí vc esta sendo até um compositor/escritor pq a sua fala esta rimando com " CORAÇÃO VALENTE ".

O preço é alto no KIT mas vale a pena ter uma T-CASE da BAND no ENGESA/CAMPER/MARRUÁ .

MAGAO , as BANDS anteriores a 84 a T-CASE só fazia 4X2 e 4x4 não fazia 4x4 REDUZIDA .

Qto a caixa de marcha , de 85 até 93 era a caixa de 4 marchas e de 94 em diante era caixa de 5 marchas .

Qto ao motor , de 84 até 89 2º semestre ( 89/90 ) era o motor MB OM 314 ( 608 ) de 90 a 94 1º semestre era o motor MB OM 364 ( 709 ) e de 94 2º semestre em diante era o motor 14B .

Logo : no 1º semstre de 94 saiu as BANDS com 5 marchas e motor MB OM 364 .

Voltando a flange de adaptação eu coloquei a da ENFER que comprei na PIRADÍESEL , o CARLOS SIQUEIRA comprou não sei onde e foi uma flange de alumínio que não gostei muito do visual , mas esta funcionando com ele até hoje . Tanto a minha qto a do CARLOS SIQUEIRA foram colocados pelo amigo/meca ROGERIO NUNES ( ROGER NUNES ) .

wilsonvaccaro
13/09/2011, 01:48
Caveso.... obrigado pela dica.....tenho parente que mora em Porto Alegre, vou pedir uma ajuda deles........entrei no site e solicitei uma cotação... até agora não me responderam....

Dr°. olhei a saga do T-case na página flange adaptação e anotei uma dica do Nivaldo da Jeg Team... vou tentar contato para o serviço.....

Achei que seria fácil.....mas poderá vir complicações......TOMARA.......

Amanhã ou hj terei mais notícias e deixarei informados....

Valeu pela dicassss

wilsonvaccaro
14/09/2011, 00:16
Nenhuma notícia...............o pessoal da Enfer não informa o preço nem se posso comprar direto na fábrica............
Com o Nivaldo da Jegteam não consegui contato..........

Continua as tentativas........

Abraço a todos.