Ver Versão Completa : Jimny: Levantando a Suspensão
sandro-natal
04/04/2012, 17:38
Anibal, tenho 3 jogos de rodas e pneus, entre os quais BF AT 215 75 15 e Bridgestone Dueler AT 205 70 15.
Ando muito em areia e dunas.
Melhor pneu para subidas mais difíceis: 205 70 15.
Para não atolar no plano: 215 75 15. Mas se o trajeto for comprido, e a areia muito fofa, força muito o motor, o que não acontece com o 205 70 15.
20 PSI o carro não consegue andar em areia muito fofa. Nessas, tem que colocar 10 PSI, no máximo 12 PSI.
Meu conselho: se não for fazer trilhas de média dificuldade, deixe o Jimny original, com os pneus 205 70 15.
Se um dia o carro ficar encostando o fundo no chão, aí você avalia se vale trocar os pneus por um maior.
Agora existe outra solução, que um amigo meu fez: colocou pneus 215 70 15. Acredito que ele deve proporcionar um melhor desempenho em areia do que os outros dois citados, por ter a maior área de contato do 215 e por ter diâmetro intermediário.
rjmatheus
04/04/2012, 23:21
Anibal, Valeu pela opinião. A princípio essa é a minha idéia. Espero conseguir trocar aqui no RJ os pneus nesse esquema.
Sandro: Quando vc se refere ao pneu 205/70-R15, vc diz o original que vem no Jimny ou um pneu com as mesmas dimensões porém de outra marca?
abs
Anibal, tenho 3 jogos de rodas e pneus, entre os quais BF AT 215 75 15 e Bridgestone Dueler AT 205 70 15.
Ando muito em areia e dunas.
Melhor pneu para subidas mais difíceis: 205 70 15.
Para não atolar no plano: 215 75 15. Mas se o trajeto for comprido, e a areia muito fofa, força muito o motor, o que não acontece com o 205 70 15.
20 PSI o carro não consegue andar em areia muito fofa. Nessas, tem que colocar 10 PSI, no máximo 12 PSI.
Meu conselho: se não for fazer trilhas de média dificuldade, deixe o Jimny original, com os pneus 205 70 15.
Se um dia o carro ficar encostando o fundo no chão, aí você avalia se vale trocar os pneus por um maior.
Agora existe outra solução, que um amigo meu fez: colocou pneus 215 70 15. Acredito que ele deve proporcionar um melhor desempenho em areia do que os outros dois citados, por ter a maior área de contato do 215 e por ter diâmetro intermediário.
Anibal Jr.
05/04/2012, 00:57
Sandro, realmente a questão de não atolar no plano me fez gostar muito desse pneu, pois como relatei, subi pequenas dunas. Em relação a calibragem pros pneus BF AT 215 75 15 quero tirar duas dúvidas com você, qual é a calibragem ideal para o dia-dia e viagens? Posso usar essa calibragem de 10 ou 12 psi na areia fofa ou essa calibragem é para o pneu 205 70 15?
sandro-natal
05/04/2012, 09:06
Para areia, não interessa a marca, e sim o tipo e a calibragem. As diferenças entre marcas e modelos só são notadas no asfalto e em superfícies duras, e na presença de água sobre essas superfícies.
Para areia o que importa é a capacidade de deformação do pneu quando o mesmo está com pouco ar. E essa deformação é quem ajuda na tração.
Existem pneus específicos para alto desempenho na areia, e eles possuem bandas de rodagem que parecem bastante com as deformações dos pneus comuns com baixa calibragem.
Siga as recomendações do manual quanto a calibragem. Para o 205 70 15 23 frente/26 trás sem carga, com carga não lembro bem, aumenta um pouco, e para o 215 75 15 acho que é 26/26. Na areia, a calibragem depende do tipo de areia e da quantidade de subidas, mas basicamente varia entre 18 e 6 libras.
julianospz
17/04/2012, 19:55
Blza? Estou com muitas duvidas, pois já li o tópico algumas vezes e ainda nao cheguei a uma conclusão. Quero colocar pneus 225/75 r15 e vi no fórum varias formas, calços, kits mola/amortecedor e kits completos( exemplo RC 4x4), minha duvida, é que entrando em contato com algumas lojas me passaram informações diferentes, pois cada uma criticou ou nao recomendou determinados produtos, quem vende o kit completo disse para desconfiar dos kits de mola/amortecedor, o vendedor do kit mola/amortecedor disse que somente os calços não resolveriam e q poderia dar problema na dirigibilidade e por aí vai. Na REAL qual seria o IDEAL, levando em conta que a utilização do carro é no dia a dia em viagens e trilhas raramente.
julianospz
18/04/2012, 16:28
Alguem poderia ajudar?????
Ideal? Lift da OME. :concordo:
Acaba com os problemas.
e com seu dinheiro tb...mas isso ja sao outros 500...:pensativo:
Dia a dia e viagens?
Eu deixaria original mesmo. No máximo uns BF All Terrain 215.
E pronto!!!
Não precisa mexer no que está bom... melhor investir em alguns acessórios bacanas para viagem como compressor de ar "on board", GPS, caixa de ferramentas no assoalho traseiro, bons faróis de milha, etc.
Abs.
Caiogaucho
18/04/2012, 21:27
Loras, explica melhor este "compressor de ar on board" como instalá-lo? Como vou muito seguido à praia, tenho que volta e meia que murchar, ora encher os pneus!!
abs
Dia a dia e viagens?
E pronto!!!
Não precisa mexer no que está bom... melhor investir em alguns acessórios bacanas para viagem como compressor de ar "on board", GPS, caixa de ferramentas no assoalho traseiro, bons faróis de milha, etc.
Abs.
Novas modificações introduzidas no Clorofila:
- Troca dos flexíveis dos freios por maiores e remoção da barra estabilizadora, para aumentar o curso da suspensão na frente.
- Instalação de buchas excêntricas nos braços para corrigir, pelo menos parcialmente, o cáster (importei da Jimny bits)
Também vou trocar os calços por outros de duas polegadas, para eliminar as raspadas dos paralamas traseiros, e estou estudando a troca dos amortecedores traseiros, porque o carro ficou muito duro.
rjmatheus
21/04/2012, 20:31
Cabe este pneu no suporte traseiro do estepe, sem necessidade de fazer modificações?
abs
Dia a dia e viagens?
E pronto!!!
Abs.
Juliano Nitsch
01/05/2012, 19:25
Ola pessoal
Um amigo comprou um Jimny 2010 e a primeira coisa que fez foi comprar pneus maiores. Comprou o Pirelli Mud 30 x 9,5 15. Até aí blz... mas como todos sabem a caixa de roda é pequena e para raspar em tudo não precisa muito.
A solução é levantar a suspensão...
Pesquisando bastante, descobrimos a receita aqui (4 molas Chevette), porém achei que iria ficar muito duro, principalmente na traseira. Então decidimos colocar as molas de Chevette somente na dianteira e na traseira colocamos a mola do Santana. Amortecedor traseiro do Monza na dianteira e o da Besta na traseira. Resuminto ficou muito confortável e com um bom curso de suspensão, gastando por enquanto em torno de R$ 600,00 de peça. Amanhã posto algumas fotos do antes e depois.
O cáster precisa ser ajustado, pois logicamente ficou com a direção bem "arisca"... por enquanto é isso... até mais
Legal a receita Juliano. Se puder, poste mais detalhes. Uma curiosidade: como ficou com os pneuzões? Asfalto e trilha? Consumo com certeza aumentou, mas e a força do motor, é suficiente sem redução? Se puder passar o contato do seu amigo por MP agradeço.
Vlws
Ola pessoal
Um amigo comprou um Jimny 2010 e a primeira coisa que fez foi comprar pneus maiores. Comprou o Pirelli Mud 30 x 9,5 15. Até aí blz... mas como todos sabem a caixa de roda é pequena e para raspar em tudo não precisa muito.
Pesquisando bastante, descobrimos a receita aqui (4 molas Chevette), porém achei que iria ficar muito duro, principalmente na traseira. Então decidimos colocar as molas de Chevette somente na dianteira e na traseira colocamos a mola do Santana. Amortecedor traseiro do Monza na dianteira e o da Besta na traseira. Resuminto ficou muito confortável e com um bom curso de suspensão, gastando por enquanto em torno de R$ 600,00 de peça. Amanhã posto algumas fotos do antes e depois.
O cáster precisa ser ajustado, pois logicamente ficou com a direção bem "arisca"... por enquanto é isso... até mais
Ola pessoal
Pesquisando bastante, descobrimos a receita aqui (4 molas Chevette), porém achei que iria ficar muito duro, principalmente na traseira. Então decidimos colocar as molas de Chevette somente na dianteira e na traseira colocamos a mola do Santana. Amortecedor traseiro do Monza na dianteira e o da Besta na traseira. Resuminto ficou muito confortável e com um bom curso de suspensão, gastando por enquanto em torno de R$ 600,00 de peça.
Engraçado como cada um acaba conseguindo levantar o carro com sua própria receita...
Juliano, verifique com seu amigo se o amortecedor dianteiro não bate quando estiver em uso na trilha. Quando levantei minha suspensão, lembro que o amortecedor dianteiro (acho que era de monza) sepava muito quando precisava passar rapidamente em alguma dificuldade. Tive que trocar o amortecedor para acabar com esse problema. Mas agora tbm não me lembro por qual amortecedor que eu troquei. No meu jimny, as molas são todas do tipo traseiras de chevette, com calços de borracha (pneu) nas bases das molas.
Att,
Juliano Nitsch
02/05/2012, 20:27
344704344705344706344707344708344709
Tá aí as fotos que prometi do antes e depois.
Valeu galera até mais.
Juliano Nitsch
02/05/2012, 20:37
Legal a receita Juliano. Se puder, poste mais detalhes. Uma curiosidade: como ficou com os pneuzões? Asfalto e trilha? Consumo com certeza aumentou, mas e a força do motor, é suficiente sem redução? Se puder passar o contato do seu amigo por MP agradeço.
Vlws
Ainda é tudo muito novo. Não sei como ficou o consumo, o pouco que andei no Jimny dele não percebi perca de força significativa. Ele comentou que na trilha era só em 1ª marcha reduzida.
Quanto a outros detalhes, colocamos calço de 2" de tecnil + as molas. Barra estabilizadora foi retirada. Ele disse que não percebeu muita diferença com e sem.
Por enquanto é isso aí... até mais
Juliano Nitsch
02/05/2012, 20:41
Engraçado como cada um acaba conseguindo levantar o carro com sua própria receita...
Juliano, verifique com seu amigo se o amortecedor dianteiro não bate quando estiver em uso na trilha. Quando levantei minha suspensão, lembro que o amortecedor dianteiro (acho que era de monza) sepava muito quando precisava passar rapidamente em alguma dificuldade. Tive que trocar o amortecedor para acabar com esse problema. Mas agora tbm não me lembro por qual amortecedor que eu troquei. No meu jimny, as molas são todas do tipo traseiras de chevette, com calços de borracha (pneu) nas bases das molas.
Att,
Não esta batendo não. Antes de escolher o amortecedor eu medi a distância entre os pontos de fixação do amortecedor e este do Monza ficou show. porém se ele reclamar da pra gente acertar o batente.
Valeu...
Valeu galera até mais.
Ficou bonito com esses pneus hein... muito legal.
parece que a traseira ainda está um pouco arrebitada. No meu tbm ficou. Pra resolver isso, coloquei calços maiores na frente, pra compensar o peso do motor.
Att,
Juliano Nitsch
03/05/2012, 13:13
Pois é... a traseira ficou mais alta sim, porém dá para retirar os calços traseiros. Aí sim acho que vai ficar igualado, mas por enquanto tá blz.
Até mais.
Maurício Fernandes
03/05/2012, 13:38
344704344705344706344707344708344709
Valeu galera até mais.
Juliano, este pneus não pega na polaina quando a suspensão trabalha com o pneus esterçado?
Juliano Nitsch
03/05/2012, 22:40
Mauricio não tá pegando não. Existem 3 chapinhas que seguram o parachoque na parte de baixo, apenas foram levadas mais para frente e blz, não pegou mais.
Valeu...
Vi no forum a receita pra levantar o carro, 4 molas traseiras de chevette, amortecedor monza, besta, kombi, etc...
Esse tipo de configuração dura razoavelmente bem nas trilhas? To querendo levantar e colocar uns 235 recapados...
As molas e amortecedor é comprado em loja comum mesmo? Tipo esses do mercadolivre, na faixa de 50-100 reais, tipo esses dos links abaixo?
Amortecedor Traseiro Besta Gs 2.7/ Sportage (.../04) - R$ 121,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235585033-amortecedor-traseiro-besta-gs-27-sportage-04-_JM)
Mola Original Gm Chevette 73 A 93 Todos - Traseira - R$ 74,95 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233439138-mola-original-gm-chevette-73-a-93-todos-traseira-_JM)
Desde ja agradeco!
Maurício Fernandes
03/06/2012, 18:45
Lex, quando eu tinha o jimny, essa configuração (toda ela descrita aqui no tópico) só me dava alegria. 4 rodas sempre tracionando, uma beleza.
Lex, quando eu tinha o jimny, essa configuração (toda ela descrita aqui no tópico) só me dava alegria. 4 rodas sempre tracionando, uma beleza.
Vlw Maurício!
Nessas férias eu vou procurar dar uma levantada no jimny. Li esse topico todo denovo já...
Posto aqui os resultados mais pra frente.
Abc! :mrgreen:
sandro-natal
04/06/2012, 16:57
Coloquei um kit da OME de 1,5" mas tive problemas porque não reajustei a geometria da suspensão.
Se forem levantar a viatura, planejem como corrigir os ângulos e os eixos de trabalho das novas molas. A segurança e a dirigibilidade agradecerão.
Estou com o Jimny na oficina readequando minha suspensão. Quando terminar, divulgarei o que fizemos.
julianospz
06/06/2012, 19:47
Blza Sandro?
Encomendei um kit OME na Tecmim e eles dizeram que não precissava alterar nada.Quais foram os problemas que vç teve com o kit? Minha intenção em coloca-lo é de apenas levantar o carro e colocar pneus 215/75, utilizo o carro no dia a dia e em viagens. Estou planejando uma viagem ao Chile e Argentina, mas estou começando a ficar preocupado com relação a segurança e dirigibilidade. Seria muito bom se pudesse compartilhar as soluções para os problemas ou até mesmo oq poderei fazer antes de instalar o kit.
Coloquei um kit da OME de 1,5" mas tive problemas porque não reajustei a geometria da suspensão.
Se forem levantar a viatura, planejem como corrigir os ângulos e os eixos de trabalho das novas molas. A segurança e a dirigibilidade agradecerão.
Estou com o Jimny na oficina readequando minha suspensão. Quando terminar, divulgarei o que fizemos.
sandro-natal
06/06/2012, 21:52
Assim que entender tudo o que está acontecendo, publicarei aqui. Amanhã será um dia de testes.
sandro-natal
08/06/2012, 14:51
Ontem testei meu Jimny com 8 amortecedores!
Deixei o kit OME de 1,5" que já estava instalado, e acrescentei um par de amortecedores idênticos aos existentes na frente, e atrás coloquei um par de amortecedores de Kombi.
Não fiz nenhuma correção na geometria da suspensão, pois queria testar inicialmente a firmeza.
Aprovei com louvor. Com o kit OME original, o carro não tinha estabilidade, e mesmo com pneus 215 75 15 BF AT, em ondulações os pneus batiam nos paralamas e dava fim de curso, um absurdo! Só não me desfiz do kit porque ia perder bastante dinheiro na revenda. Em estrada sinuosa de terra, com 50 km/h, parecia que o carro ia perder o controle e virar. O carro era muito mole, parecia uma sanfona.
Agora o carro está colado no solo, as rodas não batem mais, nem em depressões antes de subidas para as quais se tem de pegar velocidade para poder subir. Fiz um teste passando velozmente em várias lombadas, e o carro ficava muito firme. O carro segura muito bem nas curvas.
Com o kit original, desconfiei de defeito de fabricação, e o vendedor, muito correto e atencioso, me enviou mais dois amortecedores dianteiros (paguei em torno de 40 dias depois), tendo eu repetido os testes e obtido os mesmos problemas.
Logo que eu instalei, tinha achado bom, mas é porque eu não tinha saído do asfalto, e não tive tempo de testar direito, já que o carro estava na pintura.
Apesar do contato com o fabricante, em que eles negavam defeito de fabricação e falavam das características especiais dos amortecedores deles, não me deixei convencer e acredito simplesmente que os amortecedores não são adequados para o Jimny, afinal o desempenho com eles fica muito ruim.
Se em vez de ter instalado mais 4 amortecedores, eu tivesse trocado por outros, talvez o efeito tivesse sido o mesmo.
Não achei o carro mais duro do que antes. Se endureceu, foi pouquíssimo, não se pode dizer que ficou mais desconfortável.
Depois posto os part numbers dos componentes OME.
Quero deixar claro que a minha análise está incompleta, pois não testei o kit OME com a geometria da suspensão corrigida. Vai que nessa condição, ela deixa o carro bom?
sandro-natal
08/06/2012, 18:00
As referências dos componentes do kit OME (Old Man Emu) que não teve bom desempenho são:
Molas traseiras: OME 967
Molas dianteiras: OME 965
Amortecedores traseiros: OME 029
Amortecedores dianteiros: OME 028
Aproveitando essas peças, consegui um bom desempenho acrescentando mais um OME 028 por roda dianteira, instalado na vertical, e um amortecedor de Kombi por roda traseira, instalado com ângulo de aproximadamente 40 graus.
julianospz
08/06/2012, 23:04
E agora??? Eu jurava que esse kit era a melhor opção, fico preocupado pois final do ano vou viajar pro Chile e, como vç relatou, acho que com esse kit não rola. Outra opção é o kit da RC 4x4, vç já viu????
Tem coisa estranha aí!
As duas suspensões da OME que utilizei foram fantásticas!
"Fim de curso" é sinal de molas cansadas... e não amortecedores com problemas.
O problema não está nas molas?
Molas "cansadas" acentuam o rolling da carroceria em curvas.
A correção do caster não interfere no rolling da carroceria.
A correção da posição da estabilizadora sim.
Mas geralmente em lift menor que 2 pol não é necessário.
Todavia, testou a compressão / extensão dos amortecedores na bancada? Não estão com defeito de fábrica?
Abs.
sandro-natal
09/06/2012, 06:37
Comprei o kit novo na caixa, de um vendedor honesto e sério, que confio bastante. Quanto a defeito de fabricação, o fabricante negou essa possibilidade. O kit OME que você tinha era instalado em qual carro?
Quem quiser ver in loco o problema de desempenho, é só dar um pulo aqui, que eu retiro os amortecedores extras, aí poderá tirar suas próprias conclusões. Rodei muito pouco ainda com eles.
O teste que fiz foi naquelas máquinas de teste de amortecedores da Alfatest, no próprio carro. Os resultados foram péssimos.
sandro-natal
09/06/2012, 06:50
Juliano, na estrada o desempenho não é ruim. Se não tiver ondulações, dá pra rodar com segurança a até 90 km/h.
Sandro,
Usei na Defender 110.
Uso na Land Cruiser Serie 80.
E numa próxima oportunidade, vou usar no Jimny também.
Pelo seu relato, eu apostaria em molas cansadas.
Não conheço a máquina da Alfatest. Se os resultados foram péssimos, eu acho que a subsituição dos amortecedores seria o caminho mais correto. Um amigo teve um OME que vazou. Trocou em garantia sem nenhuma dificuldade com o importador oficial (Tecmin).
Bom, quando instalar posto por aqui as impressões também.
Abs.
julianospz
09/06/2012, 21:04
Mas gastar R$ 3500 e andar ate 90km/h com segurança se não tiver ondulações é meio complicado, nao que eu ande a 110 ou 120 mas geralmente mantenho entre 90 e 100, como costumo viajar muito isso é arriscado. Hj estava na Fenajeep e vi o kit da Rc4x4, falei com o Rodrigo e coloquei minhas intenções, Kit OME, e ele desaconselhou. Já o kit da RC é de 4" mas aí teria q colocar um pneu 235/75 para nao ficar estranho. E ai q complicou o meio de campo pois agora estou em duvida, kit OME + pneu 215/75 ou kit RC4x4 + 235/75, levando em consideração que vou utilizar o carro em viagens.
Em viagens 235 deve pesar um pouco, nao? Uso 215 e o motorzinho do jimny ja nao ajuda mto em estradas...e nem to falando em ultrapassar nao, mas qualquer subidinha ele cai facil pra 70-80km/h, pra manter tem que forcar o motor..
abc
sandro-natal
12/06/2012, 09:11
Proponho que a gente crie um teste padrão para avaliar as nossas soluções de suspensões modificadas.
Com isso, teríamos critérios objetivos para a avaliação das diversas propostas de suspensões.
Os testes focariam estabilidade, segurança, dirigibilidade, tração, articulação, ângulos de ataque, passagem e saída, e outros.
Poderíamos definir que locais atenderiam certas características que permitissem avaliar a viatura modificada, e que nos permitissem fazer slalom no asfalto, slalom na areia, trafegar em terreno com depressões, subir morros, passar por erosões, etc.
A análise seria feita medindo-se os ângulos de inclinação lateral, e o curso da suspensão, além do tempo de resposta a comandos no volante. Como e com que instrumentos faríamos isso, a gente pode conversar bastante.
No final das contas, com esses testes padrões a gente reduziria consideravelmente a componente subjetiva na avaliação.
E os casos de sucesso poderiam ser copiados com mais segurança.
Sandro,
A idéia é excelente!
Mas colocar isso em prática com variáveis controladas é bem complicado.
O ideal seria instalar as diversas opções no mesmo Jimny e fazer cada medição.
Eu deixo o Jimny de casa a disposição para fazê-lo. Mas dificilmente os fabricantes concordariam em fornecer os kits para teste...
Abs.
sandro-natal
13/06/2012, 00:11
Vamos juntando as idéias!
Meu Jimny também pode servir de cobaia.
julianospz
22/06/2012, 10:46
Blza???/ Vou trocar os pneus do jimny e achei a medida 225/75, ele é 1,5cm maior que o 215/75. Será que que "pega" em alguma coisa? o carro esta com o kit OME de 1,5" ou continuo com o 215/75 levando em consideração que uso o carro em viagens s dia a dia.
Blza???/ Vou trocar os pneus do jimny e achei a medida 225/75, ele é 1,5cm maior que o 215/75. Será que que "pega" em alguma coisa? o carro esta com o kit OME de 1,5" ou continuo com o 215/75 levando em consideração que uso o carro em viagens s dia a dia.
Cara, eu acho que vai pegar nos paralamas. Mas não custa tentar.
Eu uso 225/70 recapado e tive que fazer um pequeno ajuste no paralamas pra não raspar.
Abs,
Pessoal, eu tenho um jimny original (sem os calços do hr). Será que eu consigo colocar um jogo de BF A/T 215/75/15 sem que os pneus peguem em algum lugar?
Luiz Felipe Guerra Jr
27/06/2012, 00:59
Alguém tem ou conhece alguém que tenha em uso esse kit Kit de Suspensão SOB de 3" para Jimny - Suspensão - Jimny - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/jimny/suspensao/kit-de-suspens-o-sob-de-3-para-jimny.html). Já está na garagem guardado um jogo de bf at 31x10.5 r15 montados em mangels combate tala 7 e offset negativo (não lembro o numero exato) que vou colocar no meu jimny e pretendo colocar um kit de suspensão deste ou da rc4x4 (já encomendei os dois para choques e protetor de tcase deles). E se não for suficiente pretendo ainda fazer um bl de 1".
Acreditava que o kit da ome fosse um solução segura e agora ao ler esse depoimento fiquei confuso. Sorte que não tem disponível pois já teria comprado.
O Kit da OME é excelente! Estou usando no meu Jimny e virou outro jipe! Muito mais confortável! Até quem vai nos bancos de trás vai tranquilo!
Em situações que acho que uma suspensão mais firme permitiria ir mais rápido como outro dia que andei no leito de um rio seco cheio de seixos grandes. Tem que ir devagar senão a viatura chacoalha muito. Se insistir em andar rápido acho que pode dar fim de curso. De resto, excelente! Anda bem demais!
Tenho um amigo que tem uma suspensão mais durinha (TM modelo Sport). Tipo de chacoalhar os dentes pra fora da boca no asfalto! é questão de gosto, mas eu prefiro conforto da minha! Além disso a viatura ficou melhor no asfalto, mais estável por incrível que pareça, e na trilha tem muito mais movimento de eixos que de carroceria como antigamente (original)! Só trocaria por uma suspensão dura se fosse pra fazer o Paris-Dakar! Aliás, mesmo em competição o pessoal tá optando pelas mais macias, vejam esse vídeo mostrando o modelo Trailmaster (principal concorrente da OME), inclusive comparando lado-a-lado em 1:04 e mostrando o efeito do amortecedor de direção em 1:14:
http://www.youtube.com/watch?v=FUBMX_SlKVM
Outra coisa que descobri é que pneus maiores mudam completamente o jipe, independente do setup de suspensão. Enquanto tava com os 205 não sentia nada de diferente, mas foi só colocar os MUD que passarinhou (ficava difícil manter uma linha reta na estrada)... Pra ficar 150% eu coloquei buchas corretoras de cáster (Super Pro australianas) e um amortecedor de direção Rough Country. Jipe anda a 120 km/h sem as mãos no volante! Pessoal que estiver por perto, venham fazer uma trilha com a gente aqui na Mantiqueira e Bocaina.
Pessoal, só estou dando minha opinião por experiência própria. Tive que defender a OME que adoro tanto. É meio cara $$$ mesmo, mas vale a pena pra quem quer conforto! Ainda mais se puder trazer de fora! Aí fica lindo! Os amortecedores originais do Jimny parecem de brinquedo perto dos amarelinhos! Ah, esqueci de mencionar: minhas molas dianteiras são do tipo Heavy Duty. Optei por elas pelo fato de planejar guincho e/ou parachoque de aço em breve.
Orgulho desse menino:
http://farm9.staticflickr.com/8162/7559401816_aa20559721_b.jpg
http://farm8.staticflickr.com/7248/7587228270_6a73c5703b_b.jpg[/url]
mais um videozinho pra finalizar, mostrando a reportagem completa em alemão do Jimny campeão na categoria no 24h de GORM
http://www.youtube.com/watch?v=jCnb2M4UNvU&list=UUAMUiEbmlcTy8Uc5L4366bg&index=4&feature=plcp
abraçosss
sandro-natal
17/07/2012, 15:19
Quais as referências das peças do seu kit OME? São algo tipo OME 917.... Veja das molas e dos amortecedores. Quero ver se são iguais aos meus.
Sandro, segue abaixo:
Par de molas dianteiras: 0 ARB 2965
Amortecedores dianteiros: 0 ARB OME028
Amortecedores traseiros: 0 ARB OME029
As molas que estavam na dianteira originais foram pra traseira. Jipe ficou 100% nivelado. Inclusive tenho par de calços de 15 mm comprados caso precisasse nivelar. Não precisou. Ainda estão lacrados.
Espero ter ajudado. É muito chato de ouvir seu problema. Lembra que eu quase desisti de instalar após falar com você? Ainda bem que segui em frente. Melhorou muito meu Jimny.
Tinha visto nuns fóruns gringos o pessoal comentando: "quem compra OME pro Jimny normalmente acha que veio com defeito. É mais macio que o original. No entanto, é projetada pra ser assim em função da diversidade de terrenos na Australia. Kits de outros fabricantes, com foco no mercado europeu, tendem a ser mais firmes, pois não há quase pedras nas estradas, é mais lama mesmo e offroad em circuitos fechados (pagos)."
Foto do meu assim que chegou: http://farm8.staticflickr.com/7273/7592705138_0e8618d933.jpg
Absssss
Quais as referências das peças do seu kit OME? São algo tipo OME 917.... Veja das molas e dos amortecedores. Quero ver se são iguais aos meus.
julianospz
17/07/2012, 22:19
[QUOTE=thix4;1738618]O Kit da OME é excelente! Estou usando no meu Jimny e virou outro jipe! Muito mais confortável! Até quem vai nos bancos de trás vai tranquilo!
Em situações que acho que uma suspensão mais firme permitiria ir mais rápido como outro dia que andei no leito de um rio seco cheio de seixos grandes. Tem que ir devagar senão a viatura chacoalha muito. Se insistir em andar rápido acho que pode dar fim de curso. De resto, excelente! Anda
Tenho um amigo que tem uma suspensão mais durinha (TM modelo Sport). Tipo de chacoalhar os dentes pra fora da boca no asfalto! é questão de gosto, mas eu prefiro conforto da minha! Além disso a viatura ficou melhor no asfalto, mais estável por incrível que pareça, e na trilha tem muito mais movimento de eixos que de carroceria como antigamente (original)! Só trocaria por uma suspensão dura se fosse pra fazer o Paris-Dakar! Aliás, mesmo em competição o pessoal tá optando pelas mais macias, vejam esse vídeo mostrando o modelo Trailmaster (principal
concorrente da OME), inclusive comparando lado-a-lado em 1:04 e mostrando o efeito do amortecedor de direção em 1:14:
Outra coisa que descobri é que pneus maiores mudam completamente o jipe, independente do setup de suspensão. Enquanto tava com os 205 não sentia nada de diferente, mas foi só colocar os MUD que passarinhou (ficava difícil manter uma linha reta na estrada)... Pra ficar 150% eu coloquei buchas corretoras de cáster (Super Pro australianas) e um amortecedor de direção Rough Country. Jipe anda a 120 km/h sem as mãos no volante! Pessoal que estiver por perto, venham fazer uma trilha com a gente aqui na Mantiqueira e Bocaina.
Pessoal, só estou dando minha opinião por experiência própria. Tive que defender a OME que adoro tanto. É meio cara $$$ mesmo, mas vale a pena pra quem quer conforto! Ainda mais se puder trazer de fora! Aí fica lindo! Os amortecedores originais do Jimny parecem de brinquedo perto dos amarelinhos! Ah, esqueci de mencionar: minhas molas dianteiras são do tipo Heavy Duty. Optei por elas pelo fato de planejar guincho e/ou parachoque de aço em brev
mais um videozinho pra finalizar, mostrando a reportagem completa em alemão do Jimny campeão na categoria no 24h
Blza Thix4???
Onde vç comprou o kit OME, os calços de 15mm,as buchas de correção do caster e o amortecedor de direção? Seu kit é de 1,5", que medida de pneus está usando? Desculpe tantas perguntas.........rsrs
Blza Thix4???
Onde vç comprou o kit OME, os calços de 15mm,as buchas de correção do caster e o amortecedor de direção? Seu kit é de 1,5", que medida de pneus está usando? Desculpe tantas perguntas.........rsrs
Olá Juliano,
Vou criar um tópico específico pra detalhar o projeto assim que tiver um tempo livre. A suspensão eu trouxe dos EUA, na mala mesmo. Arrisquei, pois é proibido pressurizados. Mas meu irmão iria despachar por correio caso fosse barrado. Felizmente passou!
O resto das peças eu comprei pela net, basicamente no jimnyBits.co.uk e Bits4Vits.co.uk
absss
julianospz
17/07/2012, 23:26
Fico aguardando, pois minha idéia era exatamente essa só nao sei onde conseguir as peças, e que pneu colocou? Medida?
Vou criar um tópico específico pra detalhar o projeto assim que tiver um tempo livre.
Bacana!!
Qual a medida dos pneus 215 mesmo?
Interessante saber a possiblidade de troca das molas dianteiras para traseira.
Gostei da solução. Show!!!
Aguardo fotos mais detalhadas da instalação.
Abraço,
meus caros, promessa é dívida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/107572-projeto-zoiudo-jimny-thix.html#post1739678
Acompanhem, pois postarei fotos mais detalhadas nos próximos dias.
abraços,
Thiago
sandro-natal
19/07/2012, 09:44
Thiago, minha intenção não era jogar balde de água fria em ninguém. Apenas dei meu depoimento sobre um problema real que o kit OME causou no meu Jimny. Os pneus (todos os tipos e tamanhos) batem dentro dos paralamas facilmente nas depressões do solo, principalmente antes de subidas mais difíceis, com irregularidades no chão. O carro está aqui para quem quiser ver o fenômeno acontecer. É só eu retirar os segundos amortecedores por roda que instalei para dar mais firmeza no carro, coisa que faço em meia hora. Os amortecedores OME que instalei são exatamente iguais aos seus. Só que eu comprei molas OME para a frente e para a traseira.
Minha modificação foi colocar mais dois amortecedores OME na frente e dois de Kombi atrás. Aí o carro ficou bem firme e estável, e os pneus nunca mais bateram dentro dos paralamas, nem nos testes mais severos que fiz.
Fala Sandro!
Cara, minha própria experiência que deixei registrada relata o problema de raspar, mesmo com 80 mm de lift. É bem pouco, quando passo muuito rápido em uma lombada, por exemplo. Antes não acontecia. No off eu sou bem cuidadoso, dificilmente ataco um obstáculo com velocidade. Sempre reduzido no último e como se fosse um carro de passeio. Controle é tudo! Tem os prós e contras, sempre. Mas já andei com suspensão dura pra experimentar e pro meu tipo de uso, como carro também, não rola. Vamos descobrindo as coisas à medida que vamos fazendo. Somos cobaias mesmo, não tem jeito. Mas aí também mora 50% da diversão! Legal é relatar pro pessoal! O conhecimento ta aí! Não dependemos de ninguém! Mas tem hora que tem que ter culhão pra experimentar! Por melhores que sejam as descrições, só vai saber fazendo você mesmo!
Ah, e meu Jimny também está a disposição aqui pra experimentos científicos! Hahah
Abração
Thiago, minha intenção não era jogar balde de água fria em ninguém. Apenas dei meu depoimento sobre um problema real que o kit OME causou no meu Jimny. Os pneus (todos os tipos e tamanhos) batem dentro dos paralamas facilmente nas depressões do solo, principalmente antes de subidas mais difíceis, com irregularidades no chão. O carro está aqui para quem quiser ver o fenômeno acontecer. É só eu retirar os segundos amortecedores por roda que instalei para dar mais firmeza no carro, coisa que faço em meia hora. Os amortecedores OME que instalei são exatamente iguais aos seus. Só que eu comprei molas OME para a frente e para a traseira.
Minha modificação foi colocar mais dois amortecedores OME na frente e dois de Kombi atrás. Aí o carro ficou bem firme e estável, e os pneus nunca mais bateram dentro dos paralamas, nem nos testes mais severos que fiz.
sandro-natal
19/07/2012, 10:41
A idéia desta comunidade é isso mesmo, trocar experiências, sem querer ser dono da verdade, e querendo o melhor para todos nós.
Concordo que cada preparação deve atender o uso do dono. Você aí não precisa pegar velocidade para subir obstáculos, os quais são todos de baixa velocidade, mas aqui isso é muito importante, senão não sobe de jeito nenhum muitas das dunas e morros.
Ainda vou fazer mais experiências na minha suspensão e postarei todos os resultados aqui.
Um abraço!
sandro-natal
20/09/2012, 13:42
Arranquei fora a adaptacao de um amortecedor extra por roda. Na frente tinha dois OME 028 por roda, sendo um deles no local original e outro em local adaptado, e molas OME965. E atrás, molas OME 967 e amortecedores OME 029 nos locais originais e amortecedores de Kombi em locais adaptados.
O servico foi mal feito, e logo as soldas da parte de tras romperam. Qual nao foi minha surpresa quando depois que removi o sistema, vi que os quatro amortecedores extras estavam todos estourados.
Amanha estarei levando um OME 028 e um OME 029 para um lojao e vou descobrir amortecedores com mesmas dimensoes, so que muito mais firmes. Postarei aqui a continuacao da minha saga.
sandro-natal
20/09/2012, 14:05
Estou cada vez mais convencido de que o sistema ideal é um ajustável, macio no uso urbano e em trilhas lentas, e duro em trilhas rápidas ou com subidas. Sugestões???
Estou cada vez mais convencido de que o sistema ideal é um ajustável, macio no uso urbano e em trilhas lentas, e duro em trilhas rápidas ou com subidas. Sugestões???
Cara, o Jimny do início do tópico está comigo agora e a suspensão que o Maurício (antigo dono) fez é ótima e não dá trabalho, em algumas situações é um pouco firme demais na traseira, mas, alguma coisa tem que segurar o carro nas curvas e subidas não é mesmo? É uma suspensão simples, barata e de fácil reposição, embora o trabalho com o reposicionamento dos componentes me pareceu grande. Enfim, eu recomendo, mas com os pneus recapados, pesados e muito duros, eu deixo a calibragem baixa.
sandro-natal
21/09/2012, 10:02
Ontem à noite fiz 3 horas de trilha para testar a suspensão depois que retirei a adaptação. O carro se comportou melhor do que antes de colocar a adaptação, não acontecendo mais pancadas dos pneus nos paralamas. Ainda estou tentando compreender porque antes da adaptação essa mesma suspensão que está hoje no carro batia, e depois que tirei, parou de bater. Vou levar para a máquina de testes para comparar os valores com os dos testes anteriores. Mas pela lógica, quanto mais velho, mais moles deveriam ficar os amortecedores, e mais frequentes se tornariam os impactos. Mistério......
De qualquer forma, o carro está bom e confortável, como Thiago comenta. Mas para trechos velozes ou com depressões, o carro não tem a estabilidade necessária. Manterei vocês informados.
Neitor, valeu pelas dicas. Vou dar uma estudada no seu caso. Um abraço!
Sandro,
Pelo que pude me informar, os OME tem o "poder" de se ajustar em função da pressão. Apesar de macios, foram feitos pensando em carga e trilha também. Na cidade é um Monza, na estrada é bem estável, na trilha proporcionam flex como nenhum outro. Acho que por abranger tamanha gama de aplicações é que são considerados tão bons. Eu também cheguei a estudar a colocação de amortecedores mais firmes por causa de raspagens. Mas resolvi 100% cortando mais um pouquinho do parachoque. Não pega nada! Também, testei outro Jimny com amortecedores mais firmes. Um simples teste: freiar bruscamente enquanto troca de pista, por exemplo. O meu balança, mas gruda no chão e estabiliza rápido. O mais firme tende a tirar uma das rodas dianteiras do chão. O mais firme tem menos curso, apesar de ser para lift de 2" também. Seguem fotos da adaptação no parachoque.
Cortes na parte interna e capa de roda:
http://farm9.staticflickr.com/8436/8009093928_b5ac31572d_b.jpg
Não cortou nada os fenders, o desenho do parachoque se manteve:
http://farm9.staticflickr.com/8295/8009086259_3dba5101d4_b.jpg
Fizemos um furo novo para fixação da capa de roda mais pra dentro:
http://farm9.staticflickr.com/8034/8009092348_d4c2ffae5d_b.jpg
Resultado final: nem sonha em raspar, milhões de testes... ;-)
http://farm9.staticflickr.com/8443/8009091252_83bcda0bd6_b.jpg
abraços,
Thiago
Ontem à noite fiz 3 horas de trilha para testar a suspensão depois que retirei a adaptação. O carro se comportou melhor do que antes de colocar a adaptação, não acontecendo mais pancadas dos pneus nos paralamas. Ainda estou tentando compreender porque antes da adaptação essa mesma suspensão que está hoje no carro batia, e depois que tirei, parou de bater. Vou levar para a máquina de testes para comparar os valores com os dos testes anteriores. Mas pela lógica, quanto mais velho, mais moles deveriam ficar os amortecedores, e mais frequentes se tornariam os impactos. Mistério......
De qualquer forma, o carro está bom e confortável, como Thiago comenta. Mas para trechos velozes ou com depressões, o carro não tem a estabilidade necessária. Manterei vocês informados.
Neitor, valeu pelas dicas. Vou dar uma estudada no seu caso. Um abraço!
Adendo ao post anterior depois de uns testes mais brutos esse final de semana: ainda raspa! Pouco, mas raspa!
Passando rápido não pega. O problema é velocidade média que faz balançar mais. Teve uma situação extrema inclusive que chegou a pegar na traseira ao invés da dianteira! Essa nunca tinha acontecido! 235 é isso galera! Isso que o meu já tá com 95 mm de lift e molas HD! Realmente a suspensão OME flexiona absurdo! De resto, só alegria!
abraços,
Thiago
O meu está com o kit JimnyBits Procomp de 3" e pneus 235/75R15 e não encosta mais. Na tentativa de adaptação nacional barata não fui feliz (veja minha pastagem sobre o assunto neste tópico).
Marcus C.
28/10/2012, 14:42
Segue um video de 5 minutos da 4x4 Magazine sobre upgrade da suspensão do Jimny. Pena que nas partes interessantes o video foi acelerado.
Segue o link:
エヌズステージ コンプリートジãƒ*ニー / N's Stage Making Jimny - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lBV6HWxBavA#)!
P.S.: O video é em japonês mas não é preciso entender o japonês hehehehe..
Abs.
Triite pra nós é que esse kit deve vender até em padaria no Japão e não chega em nehum outro país pelo que eu saiba...
Juliano Nitsch
05/11/2012, 20:15
Fala pessoal... Peguei o meu hj, mas a grana só dava para um usadinho mesmo. Apesar que 20.000km para um Jimny não é nada.
Juliano Nitsch
05/11/2012, 20:17
Esta semana começo a primeira etapa na suspensão. Levantar para caber os BF 31" do meu Samurai. Depois vem os ajustes para "destravar" a suspensão. Ahhh acho que vai dar para usar o bloqueio também, mas isto é mais pra frente. Pelo oque pesquisei parece ser o mesmo para o Jimny.
Até mais.
Juliano Nitsch
09/11/2012, 00:38
Fala pessoal... como prometido ai estao os primeiros passos.
Até mais
379907379908379909379910379911379912379913
Juliano Nitsch
09/11/2012, 00:45
Mais algumas...
37991437991537991637991737991837991937992037992137 9922379923379924379925379926379927
Lembrando que ainda nao acabou... depois coloco mais fotos. Fazer as coisas bem feitas dá um trabalho do caramba... mas sei que o resultado compensa !
Até mais.
cara, essas rodas são muito legais! qual a marca e modelo??
Juliano Nitsch
09/11/2012, 14:36
Fala Marcio
Realmente são muito bonitas, mas infelizmente não fabricam mais. É Mangels, porém não me recordo o modelo agora.
Eram do meu Samurai, dei um trato nelas e aí estão. O interessante é que duas são tala 7" e duas tala 8", obviamente dianteira e traseira, melhorando assim o esterçamento.
Até mais.
Bacana Juliano!!!
Qual foi a "receita" da suspensão?
Abs.
Fabio Geo
09/11/2012, 23:04
Fala Marcio
Realmente são muito bonitas, mas infelizmente não fabricam mais. É Mangels, porém não me recordo o modelo agora.
Eram do meu Samurai, dei um trato nelas e aí estão. O interessante é que duas são tala 7" e duas tala 8", obviamente dianteira e traseira, melhorando assim o esterçamento.
Até mais.
São realmente muito bonitos estes aros da Mangels, se não me engano o modelo é "orion"...
Juliano Nitsch
12/11/2012, 22:24
Fala pessoal...
Acho que o modelo da roda é Orion sim.
Vamos a receita...
As molas eu ja tinha. Pela espessura do elo e altura livre eu acredito que seja de Opala, mas a primeira impressao eu achei que ficou firme demais. Acho que uma ótima solucao sao as do Chevette mesmo, porem com calco no meu caso por causa dos pneus 31".
A semana que vem vou ver isso, por enquanto vou andando assim mesmo.
Amortecedores dianteiros sao os traseiros da F-1000 e os traseiros sao os traseiros da Ranger 4x2. Os amortecedores eu achei que ficou muito bom. Sao firmes mas nao duros, e com um curso muito bom tambem. As molas abrem totalmente, os amortecedores nao "estrangulam" o curso. Os amortecedores vou manter.
Segue mais algumas fotos de melhorias.
380547380548380549
Até mais pessoal.
Velho, ficou bonito pra KCT! Parabéns!
Juliano Nitsch
12/11/2012, 22:34
Valeu Thix...
Eu também gostei muito !!!
Vou fazer depois uma relacao pra eu ver quanto ficou a brincadeira, que ja vou adiantando... nao é caro !!!
Até mais
fabiolammel
13/11/2012, 08:20
Juliano, não ficou um pouco instavel direcionalmente?
Pergunto pois disse ter trocado apenas molas e amortecedores, não mexeu no caster, barra panhard, barra de direção...e não pela altura do Jimny.
Ficou muito legal! As rodas Mangels são um show a parte...
Abraço e boa sorte na viatura!
Juliano Nitsch
13/11/2012, 16:37
Fala Fabio
Então, o cáster saiu fora sim. Fiz aquele famoso quebra galho com duas chapas para melhorar o angulo, depois coloco umas fotos. Futuramente vou fazer os braços já com a angulação correta.
Barra de direção não acho que tenha necessidade de trocar ou reposicionar, somente ajuste para alinhar o volante mesmo.
Barra panhard vou fazer as duas novas, com regulagem.
De resto ficou exelente
Por enquanto é isso... até mais.
Então, o cáster saiu fora sim. Fiz aquele famoso quebra galho com duas chapas para melhorar o angulo, depois coloco umas fotos. Futuramente vou fazer os braços já com a angulação correta.
O pessoal da Tecnotrilha de BH já tem esses braços prontos!!!
Como ficaram freios e relação do diferencial?
Abraço,
resolve777
13/11/2012, 18:07
tenho um jimny 4all 2012 , quero trocar os pneu por 235/75/15 quais seriam as mudanças ?
O pessoal da Tecnotrilha de BH já tem esses braços prontos!!!
Tem na RC4x4 em São Paulo também, mas é o de +4". Se ficar um pouco positivo, é até bom.
Se não quiser cortar muito o parachoque dianteiro, vai precisar de um belo lift. Estou rodando estes pneus e perde um pouco de torque também.
Veja o que o pessoal tem feito: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-164.html#post1750542
tenho um jimny 4all 2012 , quero trocar os pneu por 235/75/15 quais seriam as mudanças ?
julianospz
17/11/2012, 10:59
Ontem chegou o presente de natal do meu jimny.......kit de suspensão de 2", amortecedor de direção, buchas de correção do caster e flexivel do freio, semana que vem é instalar tudo e ver como vai ficar
resolve777
17/11/2012, 12:35
Onde comprou e quanto ?
julianospz
18/11/2012, 13:58
comprei na jimnybits, com os impostos R$ 4200
Caiogaucho
18/11/2012, 15:04
Juliano,
Não esqueça de postar o antes e o depois!
Estou me coçando:pular: pra começar no meu! Só esperando passar a garantia!
Abs
Caio
Ontem chegou o presente de natal do meu jimny.......kit de suspensão de 2", amortecedor de direção, buchas de correção do caster e flexivel do freio, semana que vem é instalar tudo e ver como vai ficar
julianospz
21/11/2012, 15:29
Instalei ontem o kit da trailmaster e o amortecedor de direcao, este final de semana vou viajar e ai poderei ter uma nocao melhor como o carro vai se comportar em asfalto. Depois posto mais fotos381901381902381903381904381905381906
Ficou muito bonito seu jimny! Qual o ano Juliano??
julianospz
21/11/2012, 19:32
É um 2012.....
resolve777
22/11/2012, 20:04
Instalei ontem o kit da trailmaster e o amortecedor de direcao, este final de semana vou viajar e ai poderei ter uma nocao melhor como o carro vai se comportar em asfalto. Depois posto mais fotos381901381902381903381904381905381906
Acho que cabe 235 /75/15
resolve777
22/11/2012, 20:05
Ficou muito bom , parabéns
Juliano Nitsch
22/11/2012, 23:06
Também achei muito legal... mas nao tenho coragem de gastar R$ 4200,00 pra levantar só 2".
Até mais.
Maurício Fernandes
23/11/2012, 08:16
Juliano, é que 2" mantém a estabilidade do veículo e dá muita diferença (positiva) para que se possa colocar pneus maiores. Com pneus maiores o jipe levanta mais um pouquinho...
A vantagem destes kit´s é que são projetos consagrados.
De qualquer forma, tudo depende do que se quer para o jipe.
Abs
Cara tu ta usando quantas libras nesse pneu????
Juliano Nitsch
23/11/2012, 22:41
Entendo, paga a marca e nao o produto.
Até mais.
Juliano, é que 2" mantém a estabilidade do veículo e dá muita diferença (positiva) para que se possa colocar pneus maiores. Com pneus maiores o jipe levanta mais um pouquinho...
Abs
Maurício Fernandes
24/11/2012, 08:47
Juliano, não se trata de pagar pela marca, mas pelo projeto.
junior33
24/11/2012, 11:42
Abs
100% concordo contigo, NO FREE LUNCH, quer algo de qualidade tem que investir, no mais ficou caro porque teve que pagar frete e imposto, o kit foi desenvolvido na alemanha não se compara com fazer gambiarra porque na minha visão colocar amortecedor de outro carro e molas tbm e uma gambiarra das mais complicadas que existem, pra quem usa o carro no dia a dia e viagens não pode dar mole, sem contar que o carro e caro OFF ROAD e um hobby caro, mas mudar a suspa do carro requer muito mais responsabilidades do que apenas a preocupação de encostar os pneus no parachoque e caixa de rodas, vai muito mais além ...
o rapaz do Jimny branco o Julianospz ta de parebens, o Jipinho ficou show de bola, pneus, suspensão tudo de qualidade ta certissimo valorizou a viatura!!!!
Juliano Nitsch
24/11/2012, 12:36
Concordo com vcs em partes...
Eu não faço gambiarra nos meus carros. Tenho uma oficina mecânica especializada em 4x4 importados aqui em Bauru. Oque mais gosto de fazer é modificar a suspensão.
Não tenho os recursos que por exemplo o pessoal da Rota4x4 tem, de mandar fazer as molas sobre medida, então tenho que partir para oque tem disponivel no mercado, caso contrario pegaria as molas do Jimny e mandaria o cara fazer com alguns elos a mais e com uma constante da mola diferente.
Eu levantei meu Jimny quase 5" e garanto pra vc que não fica ruim ! Mas quem sou eu ??? Um carinha aqui de Bauru que meche com jipe... TrailMaster, assim como a Procomp e várias outras, kits básicos que não mudam quase nada.
Pra mim "O Cara" da suspensão e o Clayton Off Road, só que lá nos States, mas não fazem nada para Suzuki, só para Jeep, acessa o site e vai ver oque é um kit de suspensão de verdade. Custo $ 2.800,00.
1993-95 ZJ 7.0" Long Arm Lift Kit (http://claytonoffroad.com/product_info.php/cPath/20_54/products_id/118)
Eu até agora não gastei R$ 1.000,00, 4 molas de Chevette novas da marca Cofap (pra quem não sabe, a bitola do elo da mola do Chevette é praticamente igual a original, peguem um paquímetro e meçam), amortecedores novos Cofap, flexiveis de freio maiores.
Próximo passo, fazer braços novos para correção do Cáster, barras panhard com regulagem e espaçadores para o cardan. Não gasto mais R$ 1.000,00 pra fazer isso. É só oque falta, ficou show, é o meu carro de uso diário, mas sou só um "carinha" aqui de Bauru...
Quem quiser tudo isso já pronto, o pessoal da RC 4x4 tem, R$ 3.500,00. O kit deles é excelente e levanta 4", o dobro da TrailMaster e outros, é produto nacional, dando a possibilidade inclusive, de conversar com o dono e trocar idéias para um projeto diferente por exemplo...
Para finalizar, valorizou o Jimny aonde ??? Ficou lindo, concordo, mas tenta vender e vê se alguém paga mais pelo kit q esta instalado ! Vai ter que voltar tudo original e vender como se nunca tivesse feito nada, se quiser reaver o valor pago pelo kit. A maioria das pessoas são assim, compra originalzinho e faz tudo d novo. Vai entender...
Até mais.
junior33
24/11/2012, 13:32
Concordo com vcs em partes...
Eu não faço gambiarra nos meus carros. Tenho uma oficina mecânica especializada em 4x4 importados aqui em Bauru. Oque mais gosto de fazer é modificar a suspensão.
Não tenho os recursos que por exemplo o pessoal da Rota4x4 tem, de mandar fazer as molas sobre medida, então tenho que partir para oque tem disponivel no mercado, caso contrario pegaria as molas do Jimny e mandaria o cara fazer com alguns elos a mais e com uma constante da mola diferente.
Eu levantei meu Jimny quase 5" e garanto pra vc que não fica ruim ! Mas quem sou eu ??? Um carinha aqui de Bauru que meche com jipe... TrailMaster, assim como a Procomp e várias outras, kits básicos que não mudam quase nada.
Pra mim "O Cara" da suspensão e o Clayton Off Road, só que lá nos States, mas não fazem nada para Suzuki, só para Jeep, acessa o site e vai ver oque é um kit de suspensão de verdade. Custo $ 2.800,00.
1993-95 ZJ 7.0" Long Arm Lift Kit (http://claytonoffroad.com/product_info.php/cPath/20_54/products_id/118)
Eu até agora não gastei R$ 1.000,00, 4 molas de Chevette novas da marca Cofap (pra quem não sabe, a bitola do elo da mola do Chevette é praticamente igual a original, peguem um paquímetro e meçam), amortecedores novos Cofap, flexiveis de freio maiores.
Próximo passo, fazer braços novos para correção do Cáster, barras panhard com regulagem e espaçadores para o cardan. Não gasto mais R$ 1.000,00 pra fazer isso. É só oque falta, ficou show, é o meu carro de uso diário, mas sou só um "carinha" aqui de Bauru...
Quem quiser tudo isso já pronto, o pessoal da RC 4x4 tem, R$ 3.500,00. O kit deles é excelente e levanta 4", o dobro da TrailMaster e outros, é produto nacional, dando a possibilidade inclusive, de conversar com o dono e trocar idéias para um projeto diferente por exemplo...
Para finalizar, valorizou o Jimny aonde ??? Ficou lindo, concordo, mas tenta vender e vê se alguém paga mais pelo kit q esta instalado ! Vai ter que voltar tudo original e vender como se nunca tivesse feito nada, se quiser reaver o valor pago pelo kit. A maioria das pessoas são assim, compra originalzinho e faz tudo d novo. Vai entender...
Até mais.
juliano pela forma como você fala, precebe-se que não é so um carinha, e me desculpe se fui rude quando disse " gambiarra" , você entende sim, mas talvez o amigo Juliano não queira levantar o carro dele mais que 2" pra não comprometer a estabilidade da viatura ... tem que ver o que realmente a pessoa ta querendo, pra uso OFF mais severos ou não...
obrigado pelas informações e aprendi mais um pouco hoje, só não concordo em falar que o cara pagou apenas pela marca ... ele pagou pela confiança que a marca proporciona ... e isso não e conquistado da noite para o dia, pelo menos eu penso assim principalmente e se tratando de um mercado exigente como o Europeu ... enfim ...
o Kit da RC 4x4 que levanta o dobro deve ser excelente para o OFF mas talvez comprometa a estabilidade e segurança do veiculo em viagens e pra quem não pode ter 2 viaturas e deixar o Jipe apenas para passeios OFF fica mais dificil ...
sobre valorizar a viatura eu não acredito que kit de performance ou acessorios valorizem monetariamente qualquer veiculo ... alias carros e hobbies tem valor pessoal e e não financeiro ... quando eu disse em valorizar a viatura não foi questão financeira e sim de realização pessoal, da mesma forma quando a pessoa coloca um kit de rodas diferentes por questões meramente esteticas ... ou resolve colocar um kit turbo em um carro ... os preços variam e muito vai depender e muito da qualidade das peças
nesses carros esportivos ... ja vi gente montando um Golf para performance pra você ter um ideia o cara coloca 500 cvs num golf, mas o cara não fica so no motor ... mexe em suspensão e freios tambem ...
no conjunto de freios quem tem bala na agulha gasta no brasil R$ 10.000,00 só no conjunto de pinças e discos da marca BREMBO pra uns podem estar pagando pela marca pra outros é investimento em kits onde envolvem a segurança do veiculo, e isso não tem preço!!!
enfim ... obrigado pelas informações
Juliano Nitsch
24/11/2012, 21:12
OK Junior, nao me leve a mal...
Como vc mesmo disse, tem que analisar o uso do jipe, mas conciliar as duas coisas, on e off road é muito dificil, oque sobra de um lado falta em outro e vice versa.
Usando o seu exemplo, vai ser muito dificil o cara q gastou R$ 10.000,00 no Golf, usa-lo no dia a dia.
Nao critico o meu xara por ter pago R$ 4.200,00 em um kit básico (molas e amortecedores), só disse q eu nao tenho coragem, porém tenho a facilidade de eu mesmo fazer.
Quando disse "pagar pela marca", foi uma forma bem simples de dizer que poderia ter um kit semelhante aqui no Brasil por um preco bem menor, mas tem que trazer de fora. Porém as coisas estao mudando, tem mais empresas investindo em suspensao.
Malditos impostos !!!
Abraco e até mais.
juliano pela forma como você fala, precebe-se que não é so um carinha, e me desculpe se fui rude quando disse " gambiarra" , você entende sim, mas talvez o amigo Juliano não queira levantar o carro dele mais que 2" pra não comprometer a estabilidade da viatura ... tem que ver o que realmente a pessoa ta querendo, pra uso OFF mais severos ou não...
obrigado pelas informações e aprendi mais um pouco hoje, só não concordo em falar que o cara pagou apenas pela marca ... ele pagou pela confiança que a marca proporciona ... e isso não e conquistado da noite para o dia, pelo menos eu penso assim principalmente e se tratando de um mercado exigente como o Europeu ... enfim ...
o Kit da RC 4x4 que levanta o dobro deve ser excelente para o OFF mas talvez comprometa a estabilidade e segurança do veiculo em viagens e pra quem não pode ter 2 viaturas e deixar o Jipe apenas para passeios OFF fica mais dificil ...
sobre valorizar a viatura eu não acredito que kit de performance ou acessorios valorizem monetariamente qualquer veiculo ... alias carros e hobbies tem valor pessoal e e não financeiro ... quando eu disse em valorizar a viatura não foi questão financeira e sim de realização pessoal, da mesma forma quando a pessoa coloca um kit de rodas diferentes por questões meramente esteticas ... ou resolve colocar um kit turbo em um carro ... os preços variam e muito vai depender e muito da qualidade das peças
nesses carros esportivos ... ja vi gente montando um Golf para performance pra você ter um ideia o cara coloca 500 cvs num golf, mas o cara não fica so no motor ... mexe em suspensão e freios tambem ...
no conjunto de freios quem tem bala na agulha gasta no brasil R$ 10.000,00 só no conjunto de pinças e discos da marca BREMBO pra uns podem estar pagando pela marca pra outros é investimento em kits onde envolvem a segurança do veiculo, e isso não tem preço!!!
enfim ... obrigado pelas informações
Pessoal, temos que aproveitar pra ouvir os relatos das diferentes configurações de suspensão.
Acredito que um kit projetado leve em conta o conjunto molas + amortecedores e, sendo um lift pequeno, interfira bem menos em outras características da suspensão. Até 2" mantém-se panhards, braços, flexíveis, etc
Pode parecer loucura, mas quando subi 2" o jipe ficou melhor, mais confortável inclusive no asfalto por causa do curso de suspensão aumentado, e não perdeu estabilidade de forma significativa. Lift de 2" + pneus 215 é o famoso setup "marmitão". Fica bom pra tudo (on e off). Esteticamente, acho os pneus 215 pequenos, até pra um mini jipe (velotrol). Ainda sonho em ter 215/80r15 japonês.
Trilhas com muita erosão e atoleiros profundos exigem maior vão livre. Acho louvável a iniciativa do Juliano de Bauru em adaptar um kit e ainda relatar pro pessoal. Dá sim pra fazer um lift gastando pouco e adquirindo os componentes de diferentes lugares. Mas precisa saber o que está fazendo. O que dificulta pros iniciantes empolgados.
No caso de um kit pronto, se você importar tudo, pagar impostos + frete, ainda pode sair mais em conta. E leva um produto melhor, com satisfação garantida. Este mercado aqui ainda é ínfimo, poucas opções, poucos relatos e preços não convidativos. Uma pena.
Juliano, como sabe, também sou partidário do faça você mesmo. Apesar do pouco conhecimento, tenho me divertido bastante fazendo alguns pequenos projetos em AutoCAD. Renderam acessórios pro meu jipe e pros amigos. No caso da suspensão, acho que fiquei maravilhado com o marketing da OME. Me garantiram que os amortecedores vão durar tanto quanto o Jimny. Vamos ver...
abraços,
Thiago
Wallace Jabó
25/11/2012, 21:25
Pessoal,
alguem aqui ja comprou o kit de suspensao da RC4x4 de 80mm?
Tá usando com qual medida de pneu?
sds
Pessoal,
sds
O Rodrigo diz que dá para por pneus de 31", mas recomenda no máximo 30" ou mesmo 235/75 (29").
Mauro, poderia fazer um relato do seu kit 3" Procomp pra nós?
O Rodrigo diz que dá para por pneus de 31", mas recomenda no máximo 30" ou mesmo 235/75 (29").
fireball
26/11/2012, 13:39
Pessoal comprei o meu tão sonhado Jimny 2010 com 42.000 km, agora estou na loucura da suspensão estou pouco $$$ para investir, ele esta com pneu AT 215/75 r15, quero colocar pneu mud 235/75 r15 com as molas de chevett na dianteira, e as molas originais dianteiras na traseira é possível, os amortecedores vou de besta e f1000
E ainda falta para-choque dianteiro.
O menor dos problemas é subir e ajustar a suspensão.
Um pouco mais complicado, e com menos opções ainda, é fazer o upgrade proporcional em FREIOS, DIREÇÃO e TRANSMISSÃO.
Abs.
Juliano Nitsch
26/11/2012, 22:39
Sim, é possivel.
A traseira vai ficar levemente mais baixa. Qualquer coisa gasta mais um pouquinho e coloca calco ou molas traseiras do Santana/Quantum na traseira, fica bem macio.
Só para constar... as do Chevette marca Cofap tem 360mm de altura livre, praticamente igual a dianteira do Jimny, porém a espessura do elo é 1mm maior. As do Santana marca Cofap medem 394mm de altura livre e a espessura do elo é 1mm menor, nao vai precisar calco.
As do Chevette atrás ficam um pouco duras, mas nada que seja impossível de andar. Aí vc q escolhe.
Quanto aos amortecedores acho que é a melhor opcao. Se nao achar o da Besta, coloca o da Ranger 4x2 até 97.
NAO ESQUECA QUANDO FOR TROCAR AS MOLAS, AFROUXE OS PARAFUSOS DAS BARRAS PANHARD E OS QUATRO QUE FIXAM OS BRACOS DA SUSPENSAO NO CHASSIS, AFIM DE EVITAR ESFORCO DESNECESSÁRIO NAS BUCHAS. PARA APERTAR SEMPRE COM O VEICULO NO CHAO E NAO LEVENTADO, ASSIM LEVANDO AS BUCHAS NA POSICAO DE TRABALHO.
Espero que tenha ajudado.
Até mais.
Pessoal comprei o meu tão sonhado Jimny 2010 com 42.000 km, agora estou na loucura da suspensão estou pouco $$$ para investir, ele esta com pneu AT 215/75 r15, quero colocar pneu mud 235/75 r15 com as molas de chevett na dianteira, e as molas originais dianteiras na traseira é possível, os amortecedores vou de besta e f1000
E ainda falta para-choque dianteiro.
fireball
27/11/2012, 08:40
Ótimo amigo, muito boas as dicas as oficinas aqui não sabem fazer quando vc chega com a receita pronta fica bem melhor.
Vou fazer igual vc falou mola de chevett na dianteira e traseiras da Santana/quantum, ele já tem calço de carroceria 1,5¨ acho que vai ficar uma boa altura. Para 235 mud
Os amortecedores dianteiros qual vc acha melhor os traseiros da chevy ou traseiros da f1000
julianospz
27/11/2012, 19:16
Cara tu ta usando quantas libras nesse pneu????
Estou usando 28 e 30, esta indo muito bem parece ser a calibragem certa para este pneu
julianospz
27/11/2012, 19:40
Blza? estava lendo os topicos referente as discussoes sobre o kit trailmaster, optei pelo kit pois é o carro que utilizo no dia a dia, faço em media 120km por dia, e final de semana passeios ou trilhas leves entao nao vejo necessidade de aumentar mais a suspensao. Outro fator foi pelo projeto consagrado e que nao alterra muito a dirigibilidade do carro, como o carro é da familia e meu filho sempre esta comigo nas viagens, passeios e trilhas, entao nao queria adaptar pelo fator segurança. Se fosse o carro exclusivamente off tinha optado pelo kit da RC 4x4, como nao é meu perfil fiquei com este mesmo. O problema é que se paga muito imposto e no Brasil ainda, que eu conheça, nao há um kit com essa configuraçao.
julianospz
27/11/2012, 20:43
Neste final de semana fiz 1200km em uma viagem de Blumenau a Gramado (estradas pavimentadas), o carro se comportou muito bem, estavel e a direção nao ficou bamba, senti um pouco mais pesada para esterçar comparando com o original, mas nada que seja encomodo, vou testar sem o amortecedor de direção para ver como fica. tbem andei 30 km em uma estrada de terra, mas imaginem a estrada ruin, muito buraco e muita pedra e o carro foi tranquilo, nesse terreno deu pra sentir le muito mais macio comparando com a suspensão original. Resumindo es tou gostando D+ dessa configuração
Juliano Nitsch
27/11/2012, 23:07
Ótimo amigo, muito boas as dicas as oficinas aqui não sabem fazer quando vc chega com a receita pronta fica bem melhor.
Vou fazer igual vc falou mola de chevett na dianteira e traseiras da Santana/quantum, ele já tem calço de carroceria 1,5¨ acho que vai ficar uma boa altura. Para 235 mud
Os amortecedores dianteiros qual vc acha melhor os traseiros da chevy ou traseiros da f1000
Eu uso os da F-1000 no meu, nao acho duro, ficou excelente.
Seria bom vc montar as molas e com o Jimny sobre cavaletes e sem as rodas, medir as distancias entre os pontos de fixacao do amortecedor para vc saber qual vai ficar melhor, em relacao ao curso. Fazendo isso vc nao vai correr risco dos amortecedores ficarem estrangulados. Nao lembro as medidas, aberto e fechado, do amortecedor da Chevy.
Até mais.
Juliano Nitsch
27/11/2012, 23:09
Neste final de semana fiz 1200km em uma viagem de Blumenau a Gramado (estradas pavimentadas), o carro se comportou muito bem, estavel e a direção nao ficou bamba, senti um pouco mais pesada para esterçar comparando com o original, mas nada que seja encomodo, vou testar sem o amortecedor de direção para ver como fica. tbem andei 30 km em uma estrada de terra, mas imaginem a estrada ruin, muito buraco e muita pedra e o carro foi tranquilo, nesse terreno deu pra sentir le muito mais macio comparando com a suspensão original. Resumindo es tou gostando D+ dessa configuração
Xará vou te pedir um favor, daria para vc tirar uma foto do amortecedor de direcao ? Se der para ver também onde é fixado agradeco.
Até mais.
julianospz
28/11/2012, 21:00
Xará vou te pedir um favor, daria para vc tirar uma foto do amortecedor de direcao ? Se der para ver também onde é fixado agradeco.
Até mais.
assim que tiver fotos vou postar....
Juliano Nitsch
01/12/2012, 18:37
Para ajudar os companheiros...
Com 4 molas de Chevette. Traseira mais alta.
383418
Molas de Chevette na dianteira e dianteira original do Jimny na traseira. Levemente mais baixo.
383419
Até mais pessoal.
fireball
02/12/2012, 15:32
legal amanha o meu vai para oficina os pneus 235/75 mud já chegaram são bem grande acho que vai ficar bem legal o visual, as quatro molas de chevett para mim fica legal pois quero a traseira um pouco mais alta mesmo ando muito com 4 pessoas no carro, só estou com um pouco de dó cortar o para-lama dianteiro e ficar sem os milhas, mais mesmo assim vai para faca hehehe
resolve777
02/12/2012, 18:22
legal amanha o meu vai para oficina os pneus 235/75 mud já chegaram são bem grande acho que vai ficar bem legal o visual, as quatro molas de chevett para mim fica legal pois quero a traseira um pouco mais alta mesmo ando muito com 4 pessoas no carro, só estou com um pouco de dó cortar o para-lama dianteiro e ficar sem os milhas, mais mesmo assim vai para faca hehehe
Coloquei no meu 2" pneus 235/75 amortecer de kombi na traseira raspa um pouco e só puxar coma mão mesmo o parachoque que não raspa mais
Juliano Nitsch
03/12/2012, 17:51
fireball, concordo com o nosso amigo aí em cima.
Com esta medida de pneu q vc vai usar, um "puxão" no parachoque resolve, não vai cortar não.
Até mais.
fireball
04/12/2012, 09:59
Pessoal já esta levantado ficou muito alto,,, traseira um pouco mais alta. , para mim ficou ótimo, pneu 235/75 mud sobrou espaço, a suspenção esta abrindo muito os amortecedores tem muito curso ficou bem macio, o para-choque dianteiro foi para faca sem dó.
Receita.
Dianteira mola chevett encaixa perfeita mais amortecedores traseiros da chevy 500
Traseira mola de Santana/Quantum precisa corta uma meia volta para encaixar mais amortecedores ranger ate 97.
Gasto no total de R$ 630,00 de peças mais R$ 100,00 de mão de obra já alinhado. Ficou com muito bom de andar não puxa a direção não ficou arisca, pulei umas lombadas tudo correto,,,
Não troquei flexível de freio, os eixos deslocarão cerca de 3 a 4 cm para o lado, vou ter que fazer uma roca na barra para corrigir.
A traseira do carro ficou com a altura 1,85 mais alto que eu hehehe
Valeu pelas dicas do pessoal depois mando umas fotos
Juliano Nitsch
05/12/2012, 12:19
Blz fireball, que bom que gostou. O meu também esta assim.
Faz um teste na estrada, a uns 65 - 75 km/h talvez ocorra o shimmy ou as conhecidas "batidas de palma". A solução mais barata é o amortecedor de direção.
Até mais.
fireball
05/12/2012, 12:53
cheguei agora de um texte ficou normal não esta fazendo fiquei com esse medo mais tudo tranquilo, fiquei inpresionado com pneu mud ficou muito bom o balanceamento não tremeiu a direção em nenhuma velocidade, agora 120 km/h já da um pouco de medo hehehe
como colocar um amortecedor de direção no jimny? alguém tem um passo a passo aí?
Juliano Nitsch
05/12/2012, 21:42
Marcio, o pessoal ta comprando o kit de amortecedor de direcao importado.
Estou esperando o amigo postar fotos do que ele instalou.
Até mais.
Wallace Jabó
09/12/2012, 14:41
Mais uma vez...
Alguem já comprou o kit da RC4x4 de 80mm?? Gostaria que postasse aqui.
Quando voce conversa com o Rodrigo Portugal, ele fala bem do produto é claro. Sinto firmeza na conversa, mas gostaria de um depoimento de um usuário.
sds
Pessoal,
sds
FIM DA VIBRAÇAO NO VOLANTE. Informação que pode ser útil para alguém.
Meu Jimny estava apresentando vibração do volante entre 65 e 75 km/h. Cheguei a pensar que era por ter levantado o carro em 3".
No revendedor onde comprei os BF 235/75 haviam balanceado as rodas com 50g de chumbo numa e 60g na outra. Procurei um balanceador que fizesse o balanceamento no local.
Resultado: uma roda ficou sem chumbo nenhum e a outra com 10g. Acabou a vibração.
r_lucien
04/01/2013, 01:09
No final de dezembro agora instalei o kit da RC 4x4 no meu Jimny, ele já tinha um calço de carroceria de mais ou menos 3 polegadas... 387995
A instalação do kit trocou todos os elementos necessários da suspensão para a correção do angulo de cáster e todas as outras buchas que apareceriam com a modificação como panhards, flexiveis, barra de direção, espaçadores de cardam.
Por enquanto, ainda não testei o carro em trilha, só posso elogiar, carro está mais confortável na cidade e não senti perda de estabilidade nenhuma (sempre andei sem a estabilizadora na frente)
Aqui estão algumas fotos da instalação e de algumas peças instaladas no carro, ainda não fiz uma foto oficial do carro com o kit, mas assim que fizer tb vou postar aqui, assim como fotos de como fica a flexão total do carro, que ainda não consegui testar.
387996
fireball
04/01/2013, 07:49
Esse kit é o de 4¨ me pareceu que não levantou muito o carro, qual é a medida do seu pneu?
r_lucien
04/01/2013, 11:33
Esse kit é o de 4¨ me pareceu que não levantou muito o carro, qual é a medida do seu pneu?
Essa foto foi antes do kit ainda nao fiz a foto com oo kit
fireball
04/01/2013, 12:00
Essa foto foi antes do kit ainda nao fiz a foto com oo kit
Assim, pensei 3¨de carroceria mais 4¨ susp deve esta bem alto, curioso para as fotos...
AlemãoRS
04/01/2013, 13:36
Curioso pelas fotos também...
Tem 3 polegadas ou 3 cm os calços de carroceria?
r_lucien
04/01/2013, 19:15
Curioso pelas fotos também...
Tem 3 polegadas ou 3 cm os calços de carroceria?
quase 3 polegadas...
r_lucien
07/01/2013, 09:19
Ontem tive a oportunidade de testar o novo setup de suspensão em algumas erosões, o resultado é positivo, como era de se esperar a suspensão trabalha bem mais mantendo as 4 rodas no chão tracionando em lugares que antes entraria em X, mantendo também a carroceria mais alinhada na maioria das situações de erosão.
Na estrada senti o carro mais mole e principalmente jogando muito mais em curvas de alta, tem que tomar mais cuidado e andar um pouco mais devagar para não ter surpresas.
No geral estou adorando o kit de suspensão da RC e só posso elogiar.
388527388528388529388530388531
http://www.youtube.com/watch?v=mTyhzAoc-_I&feature=youtu.be
fireball
07/01/2013, 13:08
Ontem tive a oportunidade de testar o novo setup de suspensão em algumas erosões, o resultado é positivo, como era de se esperar a suspensão trabalha bem mais mantendo as 4 rodas no chão tracionando em lugares que antes entraria em X, mantendo também a carroceria mais alinhada na maioria das situações de erosão.
Na estrada senti o carro mais mole e principalmente jogando muito mais em curvas de alta, tem que tomar mais cuidado e andar um pouco mais devagar para não ter surpresas.
No geral estou adorando o kit de suspensão da RC e só posso elogiar.
388527388528388529388530388531
http://www.youtube.com/watch?v=mTyhzAoc-_I&feature=youtu.be
Assim esse esta alta de verdade, ficou muito legal, precisou alongar cardam ou mexer em mais alguma coisa especifica.
r_lucien
07/01/2013, 15:42
Tudo que precisa está no kit da RC...
Os espaçadores dos dois cardans inclusive... =)
tem uma porrada de coisas que vem no kit...
Maurício Fernandes
07/01/2013, 17:45
Parabéns !
Valeu por compartilhar. Mantenha-nos informados das impressões sobre o projeto.
Boas trilhas com a nova suspa e parabéns.
Tudo que precisa está no kit da RC...
Os espaçadores dos dois cardans inclusive... =)
tem uma porrada de coisas que vem no kit...
marcelopapel
07/01/2013, 22:15
Excelente projeto, é uma das poucas boas opções brasileiras que temos... Uma pergunta, se não houver problema em responder, quanto custa um kit desse na RC?
Abraços
julianospz
08/01/2013, 00:38
Parabéns, ficou show seu jimny!! Que pneu vc eta usando?
AlemãoRS
08/01/2013, 07:46
Muito legal, parabéns! Ainda acha necessário os calcos de carroceira? Ou pretende aumentar os pneus?
r_lucien
08/01/2013, 14:40
Excelente projeto, é uma das poucas boas opções brasileiras que temos... Uma pergunta, se não houver problema em responder, quanto custa um kit desse na RC?
Abraços
Isso é melhor vc ligar lá e negociar direto com o Rodrigo Portugal.
r_lucien
08/01/2013, 14:41
Parabéns, ficou show seu jimny!! Que pneu vc eta usando?
Opa Juliano, estou usando um maxxis bighorn 235x75
r_lucien
08/01/2013, 14:42
Muito legal, parabéns! Ainda acha necessário os calcos de carroceira? Ou pretende aumentar os pneus?
Assim que existir um kit de redução para a minha tcase eu vou partir pra uns pneus maiores, ou se não sair, vamos ter que achar outra forma de mudar a relação... mas gostaria de partir para um 31.
Cara, essa foto realmente dá vontade de desconectar a estabilizadora definitivamente. Quem sabe no próximo Jimny...
388527
Cara, essa foto realmente dá vontade de desconectar a estabilizadora definitivamente. Quem sabe no próximo Jimny...
Arranque ela e seja feliz. Tirei a minha e não sinto falta. Não faço loucuras, mas não levei nenhum susto em curva desde que tirei.
Fala pessoal,
Meu jimny está com os pneus originais, e to querendo colocar os MUD nele, pra andar melhor na trilha.
Tava vendo da BF e achei maneiro.
To com algumas dúvidas aqui.
Eu queria colocar pneus que não subissem tanto assim o carro, qual a dimensão que vocês acham melhor?
Daria pra usar o estepe original ou se levantar a suspensão não vai dar pra usar ele, já que o perfil vai ser menor?
Se tiverem mais alguma dica eu gostaria por que não sei muito..rsrs
valeu
Marbovo, vai de 215/75/15 Bf Mud Km2. Ótimos pneus e subirá por volta de 1" apenas.
Este pneu é praticamente um A/T perto do modelo antigo que era mais agressivo e tinha os cravos mais separados. Alguns preferem o antigo por ser melhor de lama. Mas esses são muito, mas muito mais silenciosos e bons de curva. No off ele vai bem. Já entrei em atoleiro só em 4x2 pra ver o é fera! Limpa muito bem! Cobre o teto de barro, mas não fica.
O pessoal tem trauma de Mud por causa dos modelos antigos. Nada pior que um pneu mud barulhento ou meia-vida que não dá balanceamento. Esses modernos é tranquilo. Mesmo assim, vibra mais o volante que um A/T, obviamente. Por isso que acabamos colocando amortecedor de direção. Veja uns videozinhos:
PS. O estepe tem que ser na mesma medida. Eu andei um tempinho com o original, mas igualei em tempo e uso o estepe no rodízio também a cada 5 mil km.
Ps2. Alguns podem falar que é só marketing da BF. Mas estou dando só minha opinião. Valeu.
1000 MILES OF GO - Mud-Terrain (http://www.youtube.com/watch?v=q1-rdwCpOo4)
Mickey Thompson Baja Radial MTZ Tires Perform in the Mud & On the Road - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=aYJDQ_WFmL0)
Oi cara valeu a dica, nem sabia que tinha mud da BF nessa medida, o meu já é 215/75 R15, (que é do modelo HR), então eu nem precisaria mexer em nada ao trocar a pneu, valeu camarada
r_lucien
14/01/2013, 11:45
Fiz mais uma brincadeira esse fds... e vou colocar as fotos da suspensão trabalhando...
389514389515
Ai pessoal, ahhh, acho que não quero colocar MUD 215 não, to afim de dar uma levantada e colocar um 235 ou 31", alguem sabe quanto precisa levantar pra por o 31", meu jimny é o HR 2010 então ele já tem uns calços de fabrica(pelo que ouvi falar), e o pneu já é o 215.
Eu só não gostaria de erguer ele muito pois eu se na prática o quão propenso a tombar o jimny é.
Mas eu to mais perdido que cego em tiroteio... eu tenho que comprar esses kits iguais ao do RC? precisa por algum alargador na roda já que o pneu vai ser mais largo?
Tirando os pneus, quantos fica mais ou menos a brincadeira?
vlw
r_lucien
14/01/2013, 12:35
Ai pessoal, ahhh, acho que não quero colocar MUD 215 não, to afim de dar uma levantada e colocar um 235 ou 31", alguem sabe quanto precisa levantar pra por o 31", meu jimny é o HR 2010 então ele já tem uns calços de fabrica(pelo que ouvi falar), e o pneu já é o 215.
Eu só não gostaria de erguer ele muito pois eu se na prática o quão propenso a tombar o jimny é.
Mas eu to mais perdido que cego em tiroteio... eu tenho que comprar esses kits iguais ao do RC? precisa por algum alargador na roda já que o pneu vai ser mais largo?
vlw
A principio não recomendo colocar pneus 31, pois a relação vai ficar mto longa... vai ficar ruim de dirigir na cidade, principalmente em ladeiras.
Mesmo levantando o carro, pneus 31 necessitam de certo ajuste nos plásticos laterais, ou seja se vc não quer alterar os plásticos, não recomendo mesmo os 31.
Meu carro tem 4 pol de susp e 3 de carroceria, estou usando pneus 235X75.... o carro está com espaço de sobra para o pneu, estou seriamente pensando em tirar os 3 da carroceria. Agora depende do uso que vc quer dar ao carro, se vc pretende usar o carro para trilhas, erosões principalmente, algo mais pesado eu recomendo o kit da RC, se quer usar o carro para passear e pegar uma lama mais leve, recomendo então a colocar 2 polegadas, pois não precisa alterar angulo de caster. Se vc quer somente mudança estética, parte para um calço de carroceria, e não se preocupe com a suspensão que é realmente mais complexa.
abrass
Fala Lucien, valeu pela dica, eu to querendo colocar pra pegar trilha mesmo, já tive uns raspões na parte de baixo e queria dar uma levantada, mas não muito.
O 235 é uma dimensão que me agrada também, qual modelo que tu usa?
Eu tava afim de pegar o BF KM2 por que vi que ele é mais tranquilo mesmo, só que pelo que vi no site deles o menor pra raio 15 é 31", por isso falei desse valor, mas se tivesse 235 pra mim seria ideal
fireball
14/01/2013, 13:41
Meu esta com 235/75 mud ótimo pneu,
Susp mola dianteira de chevett com amortecedores chev 500
Mola traseira Santana quanto com amortecedores de ranger.
A traseira ficou um pouco mais alta bom quando anda com peso fica nivelado, mais acho que vou colocar calço de 1 ¨feito de pneu na diant para ficar livelado.
Obs: não alterei nada fora mola e amortecedores.
oi Fireball, qual pneu você usa?
Como é o comportamento dele na cidade? faz barulho?
muito obrigado.
fireball
14/01/2013, 16:23
Não faz barulho não ronca, já rodei 6.000km com ele e ainda parece novo, ótimo desempenho no barro deixei uma TR4 com BF mk2 para tras com facilidade, na dunas não é muito bom cava muito.
pneu marshal kl71
Estou no mesmo dilema do colega marbovo, quero trocar os pneus do meu Jimny, porém, já tenho a suspensão bem levantada e acertada. Não faço trilhas e também não gosto de enfiar o jipe no barro e água, mas não posso descartar essas hipóteses nos meus passeios.
Recentemente retirei o kit de redução x-crawler 2.65, pois o jipe estava muito reduzido com os pneus 225/70 r15 recapados (72cm de diametro)
Vamos à pendenga:
Dados que peguei aqui no fórum
Relação de velocidade/rpm Jimny original pneu 205/70 r15 bridgestone dueler ht (diametro 66cm)
70km/h - 2400 rpm
80km/h - 2800 rpm
90km/h - 3000 rpm
100km/h - 3200 rpm
110km/h - 3900 rpm
O que eu percebi:
Relação de velocidade/rpm Jimny com x-crawler 2.65 (reduz 24% em Hi e Low) - quinta marcha - e pneu 225/70 r15 recapado ost oligator (72cm)
80km/h - 3800 rpm
Pneu 225/70 recapado = 72cm
Pneu original 205/70 = 66cm
Diferença de 6cm
66 - 100
6 - x
x = 600/66
x = 9,09
Aumento de 9% no diametro do pneu, portanto, o jipe fica reduzido em 16% em relação ao original.
Para um pneu 750 r16 (31" ou 78cm) a diferença é 12cm, aumenta 18% no diametro e a relação fica 6% mais reduzida.
Se uma redução de 16% (225/70 ost) causa aumento de 35% na rpm, uma redução de 5% (pneu 31”) causaria aumento de 11% na rpm:
16 - 35
5 - x aumenta 11% as rotações 80km/h = 3100 rpm
100km/h = 3600rpm, perfeito!
Então, realmente como o Alexandre X diz, a redução x-crawler 2.65 é feita para uso com pneus de 31”
Agora, e o consumo? Meu Jimny está fazendo 6,5km/l com os pneus ost e sem a redução, tem algo errado ou com pneus originais faria BEM mais km/l?
Outra situação, que me agrada mais, com redução e pneus 31" o consumo fica ao menos parecido do jipe original, visto que a relação fica quase igual?
vlw
Deixar TR4 pra trás é fácil! :evil:
Brincadeiras a parte, esse pneu ouvi falar muito bem mesmo KL71. Mas ssó disponível 235 pra cima aqui no BR. Quase coloquei, mas o Km2 bem pesquisado e saia mesmo preço.
absss
Não faz barulho não ronca, já rodei 6.000km com ele e ainda parece novo, ótimo desempenho no barro deixei uma TR4 com BF mk2 para tras com facilidade, na dunas não é muito bom cava muito.
pneu marshal kl71
Um camarada recomendou ele também estou achando ele a uns 650 e o km2 uns 100 a mais
Velho, uso 235/75/15 fica bala, dia-a-dia, etc Consumo sobe um pouco sim, nada absurdo. Agora 6,5 km/l é dose! Grosso modo, o meu faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Pneu maior perde torque, etc mas acostuma. Vale a pena. Nessa medida não falta força. Sobre paredão em primeirinha reduzida normal. Quando original com 205 tinha que acionar do mesmo jeito.
A redução melhora o consumo sim. Mas acredito que fique meio barulhenta a t-case com essas engrenagens rodando?
Meu RPM ficou igual original com pneu 235. Ou seja, 3.200 a 100 km/h no velocímetro, mas no GPS marca 110 km/h agora. Cuidado com RADAR.
Melhor benefício: eleva significativamente os diferenciais e isso não se consegue elevando a suspensão.
PS. Agora que vi que seu Jimny é 99. Daí já não sei, porque a relação de marchas é diferente. Nos novos, a quinta é 1:1 e no seu a quarta é 1:1 e a quinta é 0.8x (overdrive). O nosso é naturalmente mais reduzido para auto-estrada (onde o bicho pega), além de ter uns HP a mais. Pra cidade deve ser igual ou o seu até melhor.
PS2. Pneu recapado sempre vai ter diâmetro externo significativamente maior que um não-recapado na mesma medida.
Estou no mesmo dilema do colega marbovo, quero trocar os pneus do meu Jimny, porém, já tenho a suspensão bem levantada e acertada. Não faço trilhas e também não gosto de enfiar o jipe no barro e água, mas não posso descartar essas hipóteses nos meus passeios.
Dica: liga no SAC da BF e manda vir faturado pra loja mais próxima.
Um camarada recomendou ele também estou achando ele a uns 650 e o km2 uns 100 a mais
Problema que 235/75 r15 ainda ficará muito reduzido se utilizar a redução na t-case, e o 215/75 r15 tem quase o mesmo diametro do meu pneu recapado, que usando sem a redução o jipe fica xoxo demais, não passa de 80km/h, a diferença seria mesmo o peso dos pneus e os gomos que do recape são bem agressivos. Então fica nessa de 8 ou 80, 205 ou 31", mas não estou confiante que nenhuma dessas situações resolva o probleminha do consumo.
Gostaria da opinião sobre o consumo de combustivel de quem usou ou usa pneus grandes no jimny com redução.
Em tempo, a injeção eletronica do jipe é uma megasquirt, que foi regulada com cuidado, o motor não nega giro, não falha, a lenta está boa, segura a rotação alta, enfim, parece redondinho, porém, não toca bem o carro na estrada.
fireball
15/01/2013, 07:32
Eu comprei com destribuidor paguei R$ 450,00 só que avista.
[QUOTE=thix4;1849408
Meu RPM ficou igual original com pneu 235. Ou seja, 3.200 a 100 km/h no velocímetro, mas no GPS marca 110 km/h agora. Cuidado com RADAR.
Melhor benefício: eleva significativamente os diferenciais e isso não se consegue elevando a suspensão.
PS. Agora que vi que seu Jimny é 99. Daí já não sei, porque a relação de marchas é diferente. Nos novos, a quinta é 1:1 e no seu a quarta é 1:1 e a quinta é 0.8x (overdrive). O nosso é naturalmente mais reduzido para auto-estrada (onde o bicho pega), além de ter uns HP a mais. Pra cidade deve ser igual ou o seu até melhor.
[/QUOTE]
No meu, que é 2001, coloquei 235 tb., mas preferi pneus AT. Tenho molas de 3" e removi a barra de torção, trocando os flexíveis dos freios. Tb. Coloquei buchas excêntricas para melhorar um pouco o caster. Ficou ótimo. A velocidade real é 10% acima da indicada no velocímetro.
Com 2" os pneus raspavam nas molduras dos paralamas.
Novamente,
No meu, que é 2001, coloquei 235 tb., mas preferi pneus AT. Tenho molas de 3" e removi a barra de torção, trocando os flexíveis dos freios. Tb. Coloquei buchas excêntricas para melhorar um pouco o caster. Ficou ótimo. A velocidade real é 10% acima da indicada no velocímetro.
Apesar de não ser o ideal pra 3", realmente as buchas excêntricas ajudam bem. Também notei.
Mauro, descobri que a relação das marchas dos novos realmente é mais curta que a dos antigos. Inclusive com a primeira super reduzida ( 4,425) pra tirar do enrosco mesmo. Agora que entendi porque tem gente que usa 31" sem redução.
Thiago
Novamente,
Apesar de não ser o ideal pra 3", realmente as buchas excêntricas ajudam bem. Também notei.
Mauro, descobri que a relação das marchas dos novos realmente é mais curta que a dos antigos. Inclusive com a primeira super reduzida ( 4,425) pra tirar do enrosco mesmo. Agora que entendi porque tem gente que usa 31" sem redução.
Thiago
Então significa que pra jimnys antigos sem reduçao nem pneu 215/75 serve.
Então significa que pra jimnys antigos sem reduçao nem pneu 215/75 serve.
Desculpe a ignorancia, mas não da pra alterar a relação do carro?
Eu sei que em motos da pra alterar a relação com correntes com diferentes quantidades de pinos, com carro deve ter um jeito também...
bovo
é possivel alterar relaçao de carros/jipes tambem, mas no caso do jimny o dificil vai ser achar outras relaçoes no mercado
T+
Neitor, calculando a crawling ratio:
Novo: 4,425 * 2,002 * 4,300 = 1:38,093
Antigo: 3,652 * 2,145 * 3,909 = 1:30,621
Ou seja, o novo é quase 25% mais reduzido. Ninguém acho que tinha notado isso direito. quando veio o modelo novo só metendo o pau por causa do engate por botões.
Quanto a resistência e durabilidade da caixa de marchas e transferência já não sei. Talvez a do antigo seja mais robusta.
Agora imagine um Jimny novo com t-case do antigo:
4,425 * 2,145 * 4,300 = 1:40,813 !!!!!
Será que é possível?
thix4
há um equivoco ai na seu raciocio
relamente a coroa e pinhao dos jimnys novos sao MAIS REDUZIDAS que os antigos, POREM, a Tcase dos novos tambem mudou.
a relaçao em HIGH ( 4x2 e 4x4H) que nos antigos era de 1,4:1 agora é 1:1.
ou seja.. o que se reduziu na coroa e pinhao dos jimnys novos, perde-se com a nova Tcase que é 1:1
T+
a Tcase dos antigos o grande ponto fraco é a corrente, que desgasta-se muito prematuramente. dizem que a tcase dos mais novos usaram uma corrente mais larga/robusta. eu ainda nao abri uma tcase dessas p/ ver a diferença.
T+
Valeu pelas observações Fabil. Sabe dizer como ficaria esse crawling ratio? Sou novato na coisa.
pega o ratio final do jimny novo e adiciona mais 40% de reduçao
é muita coisa! mesmo com pneus 33", num chutometro ( sem fazer conta) a 100km/h o motor vai girar a mais de 5mil rpm
Cara, n~]ao entendi muito bem de onde vem esses 40%. Em todo caso, o ideal seria somente uns 10-15% de redução pra rodar pneus um pouco maiores sem perder torque.
Vlw!
Continuo na dúvida, se um jimny com redução e pneus 31" fica com a relação quase igual o original, o consumo deveria ser tbm quase igual?
O consumo deve ficar quase igual. Até porque com a reduzida ligada sobe somente uns 10%. Apostaria em algum outro problema pra consumir tanto... Não posso falar por experiência, mas dá uma navegada nos posts do pessoal de Samurai que coloca pneuzão e relata que com o kit de redução o consumo normaliza.
Neitor, pensei em outra configuração aqui. O seu Jimny sem redução, mas com coroa e pinhão do novo. O crawl ratio daria:
3,652 * 2,145 * 4,300 = 1:33,684 ou seja 10% mais reduzido. Ideal para um 215 ou até 235 sem perder nada e sem esgoelar na estrada.
Não sei se é possível, mas vai aí outra sugestão caso pense em trocar redução.
abraço
10% seria interessante demais, bela idéia pro futuro.
Neitor, pensei em outra configuração aqui. O seu Jimny sem redução, mas com coroa e pinhão do novo. O crawl ratio daria:
3,652 * 2,145 * 4,300 = 1:33,684 ou seja 10% mais reduzido. Ideal para um 215 ou até 235 sem perder nada e sem esgoelar na estrada.
Não sei se é possível, mas vai aí outra sugestão caso pense em trocar redução.
abraço
Achei outra opção aqui: 〠FTS 】 We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories.-Drivetrain > SUZUKI-D1-S756120-2X-3X Drivetrain > SUZUKI > Jimny Gear Ratio 4.56 (Ring & Pinion) Front+Rear (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=267)
Te deixaria com 35,962:1 em primeira marcha (17% de redução).
Sou novato e não sei qual a vantagem/desvantagem de reduzir t-case vs. coroa e pinhão na questão de esforço no drivetrain, etc
Mas o resultado deve ser o mesmo, já que a redução de t-case pro Jimny reduz igual tanto em HIGH quanto em LOW.
O ideal ideal mesmo seria uma t-case de Samurai até 1995 + redução 4.16 ou algo do tipo que reduza um pouquinho em HIGH e bastante em LOW.
Só que uma t-case dessa, quando aparece, é na faixa de 3.000. Mais kit de montagem e redução 4.16... Vai ficar uns 20% o valor da viatura. Meio proibitivo.
absss
10% seria interessante demais, bela idéia pro futuro.
Inclusive, acho que até por isso que o consumo do Samuca melhora com redução. Reduz só um pouquinho em HIGH. Suficiente para corrigir a relação e voltar pros RPM e torque originais. Já redução pro Jimny reduz HIGH e LOW na mesma proporção. Por isso deve estar sentindo esgoelar na estrada + alto consumo.
absss
junior strassburger
24/01/2013, 22:01
Ola amigo sou de dois irmaos ao lado de novo hamburgo comprei um 2001 original quero levantar vamos trocar umas ideias.
Ola amigo sou de dois irmaos ao lado de novo hamburgo comprei um 2001 original quero levantar vamos trocar umas ideias.
Olá Junior
Li em outro tópico que você está pretendendo usar 31". Apesar de achar um exagero, a melhor opção é comprar o kit do Rodrigo (RC4x4), que levanta o suficiente já tem correção para o cáster. Fora isso, importação. Só que não será suficiente, pois o carro vai ficar muito xôxo; será necessário utilizar tb. Um x-crawler - kit de redução.
Um abraço.
Optei por BF 215/75 r15 e sem a redução, ficou muito bom, bem mais econômico (ainda rodei pouco e não calculei o quanto). Pena minha injeção eletrônica não estar 100%.
394040394041394042
Optei por BF 215/75 r15 e sem a redução, ficou muito bom, bem mais econômico (ainda rodei pouco e não calculei o quanto). Pena minha injeção eletrônica não estar 100%.
Sábia decisão ;-)
Pessoal, pra colocar os pneus 235/75, quanto gasta mais ou menos para levantar ele?
Pessoal, pra colocar os pneus 235/75, quanto gasta mais ou menos para levantar ele?
Marbovo, primeiramente, já te adianto que mesmo com um bom lift de umas 3" será necessário cortar a saia do parachoque dianteiro ou substituir por um de ferro.
Feito isso, mesmo um lift de 2" acomoda os 235. Como opção mais em conta, recomendo arranjar uma mola 2" maior pra dianteira (acho que do vitara serve) e reciclar a dianteira na traseira (te dará um lift de 2"). Isto te dá uma economia de um par de molas (que é a parte mais cara do lift). Porém, como são molas diferentes, dificilmente ficará nivelado. apesar que a traseira sempre fica um pouquinho mais alta (como original). Se quiser nivelar, nada que 2 calços de mola de 1' não resolvam (você vai cortando até nivelar).
Amortecedores? Tenho visto o pessoal usar de F1000 etc tem várias receitas aqui no fórum. Se quiser te passo as medidas dos meu OME pra você tentar achar um parecido. O lado ruim de adaptar é que você nunca vai saber o resultado antes de pronto. Pode ficar muito duro, muito mole, etc. É sempre o resultado do conjunto molas + amortecedores.
Kits prontos são receitas mais ou menos conhecidas. Eu andei vendo um na SOB performance com molas OMe e amortecedores Doestch Tech (meio durinhos, equivalentes aos ProComp 3000). Outra opção, só que importada, é o lift de 2" da jimnyBits. É capaz de sair mais barato, mesmo com impostos e frete. Porém, a garantia é mais demorada caso tenha algum vazamento no amortecedor, por exemplo. Aliás, opte pelos Procomp ES 1000, os mais macios dentre as opções. Não poderia deixar de citar o lift que eu uso (Old Man Emu australiano). O jipe fica muito mais confortável no asfalto e na trilha. em troca, você perde um pouco de estabilidade na rodovia. a qualidade posso dizer que é top. Nessa mesma linha tem o kit da TrailMaster. Outra fórmula garantida, mas muito caro.
Porque 2"? Porque até 2" não interfere muito em outros componentes da suspensão. Não precisa fazer mais nada. Se quiser complementar, recomendo linhas de freio mais longas (em primeiro lugar) e buchas corretoras de cáster (em segundo lugar). Se optar por pneus 235 ou mesmo 215 MUD, um amortecedor de direção é imprescindível. Muito mais até que as buchas de correção de cáster pra melhorar a dirigibilidade.
Opção bem em conta que não precisa fazer mais absolutamente nada? Kit de 1.5' da Bits4vits. Não conheço similar nacional. Ou ainda um body lift ou lift de carroceria.
Se a intenção for subir 3' ou mais, posso te fazer algumas outras recomendações.
abraço,
Thiago
Umm, eu já tinha me proposto a comprar um parachoque de ferro mesmo pra colocar o guincho depois, então acho que vou por ele antes até para preservar o original.
Eu tava pensando em 2", não quero que ele fique muito alto.
Esse de 1.5 será que não raspa? Bem que o meu Jimny é o HR então ele já tem um calço de 1" se não me engano.
Também não sei, mas se for de 1" + os 1.5" + parachoque adaptado vai tranquilo. Só uma sugestão, mas pesquise um kit de 2" também. Os amortecedores originais do Jimny são bons enquanto duram, mas não duram muito. Com uns 40 mil km já é bom dar uma checada geral.
Boa sorte!
Umm, eu já tinha me proposto a comprar um parachoque de ferro mesmo pra colocar o guincho depois, então acho que vou por ele antes até para preservar o original.
Eu tava pensando em 2", não quero que ele fique muito alto.
Esse de 1.5 será que não raspa? Bem que o meu Jimny é o HR então ele já tem um calço de 1" se não me engano.
Valeu thix, por falar nisso acho que o amortecedor já foi mesmo porque está muito duro. Eu vi no site que você me passou e fica 1100 sem impostos aí ficaria uns 1700, é por aí mesmo?
Velho, eu acho que dá no máximo isso (com frete, impostos, tudo). Em todas as minhas compras foi taxado 60% sobre os produtos somente. Você pode conversar com o MauroB aqui do fórum que comprou este kit Procomp.
Outra coisa: o modelo do nosso é LHD (left hand drive) Petrol (a gasolina).
Aproveita que o dolar "baixou"! rsrs Uma maravilha de país o nosso não? Veja que lá eles pagam imposto somente na hora de comprar (VAT). Aqui os impostos estão embutidos em todos os níveis da cadeia produtiva.
Cara, fiquei na dúvida, falei com o mecânico e ele disse que se levanta o jimny, o carro fica com a direção ruim por causa do caster, ai ele me sugeriu um kit de R$ 3000. Aí queria saber se isso é papo de mecânico querendo ganhar dinheiro ou se de fato a direção fica ruim se levantar o carro sem esse kit mais caro.
Outra coisa, vi que o RC4X4 tem um kit também, sabe se é bom?
Valeu
O ângulo de cáster original é entre -1 e 1. Idealmente 0 ou um pouco positivo pra melhorar a dirigibilidade.
http://www.justih.org/Binder-Bench/attachment.php?attachmentid=15906&stc=1&d=1297547306
O fato é que até -1 está dentro da tolerância (não perde a originalidade). Veja os 4Sport, por exemplo, que tem lift sem correção de cáster. Lift até 1.5" (38 mm) ou 2" (50 mm) dá pra encarar sim. A única ressalva é que a direção não se autocentralizará completamente após uma curva. Voltará uns 90% a 95%. Coisa que se habitua em uma semana. Outras pessoas ficam incomodadas com qualquer coisinha, tipo meia libra a menos no pneu. Sabe como é. Coisa pessoal. Mas é só isso. Nenhuma outra complicação mecânica, etc. Só dirigibilidade.
Tenho um amigo que tem 3" de lift e não tem correção. Logo no começo ele achou a direção muito arisca e colocou um amortecedor de direção. Nunca mais reclamou. Eu optei pelas buchas (não corrige, só melhora no meu caso. Lift de 3" só trocando os braços pra corrigir completamente). Medi o ângulo de cáster e deu -1.9. Já vi neguinho dirigir com -4.5 sem incomodar. No futuro até penso em comprar os braços pra ver como fica. Daí passo as buchas pra traseira (atrás não precisa corrigir porque fica reto mesmo, só que como o lift eleva o eixo, as buchas do amortecedor comem rápido. Eu corrigi isso com o extensor na base do amortecedor, por enquanto). Outra coisa é que se colocar os braços novos (corretores) ao invés das buchas, o eixo dianteiro será movido pra frente. Aí você precisa de um espaçador de cardã também. Quanto ao kit da RC não posso opinar. Temos que esperar relatos do pessoal que já tá usando. Espero ter ajudado.
Thiago
Quando falei "como o lift eleva o eixo" quis dizer que eleva o ângulo do eixo de trabalho do diferencial (rotaciona), causando pressão demasiada nas buchas inferiores dos amortecedores traseiros
Então num lift de 2", acho que só as buchas já devem ajudar pelo menos.
Outra coisa, tava vendo por ai, e tem gente que fala bem de colocar o amortecedor de ipanema na traseira, ví relato de que na sem lift ele é muito bom, mas será que com o lift ele mantém?
Meu esta com 235/75 mud ótimo pneu,
Susp mola dianteira de chevett com amortecedores chev 500
Mola traseira Santana quanto com amortecedores de ranger.
A traseira ficou um pouco mais alta bom quando anda com peso fica nivelado, mais acho que vou colocar calço de 1 ¨feito de pneu na diant para ficar livelado.
Obs: não alterei nada fora mola e amortecedores.
Fireball,
Tem como me passar as especificações?
Você manteve os caços de 1" do HR?
obrigado
O da Ipanema é pra substituir o original cara. Se quiser mais curso, pesquise os postos com receitas de lift.
abs
fireball
22/02/2013, 08:59
Fireball,
Tem como me passar as especificações?
Você manteve os caços de 1" do HR?
obrigado
Amigo.
O meu quando comprei já veio com calço de 1,5 " do HR e mantive.
A susp esta com a configuração acima ficou bom, só mandei alongar a barra para eixo não ficar deslocado para lado só na dianteira
não fica muito alto não menos que isso não cabe os 235, a traseira esta otima mais a diant para ficar perfeita a altura precisava mais uma 1" semana que vem vou fazer calço de naylon.
O problema é que o eixo ja esta ficando pouco para frente a mola esta ficando um pouco em forma de C mais ate agora esta tranquilo para dirigir nenhuma modificação extrema da para rodar assim
Galera, segue tabela de compração que fiz pra um amigo um tempo atrás. Contém as medidas de amortecedores usados em lifts.
OME (Old Man Emu) é para lifts de 2", Procomp é utilizado em lift de 3" (JimnyBits), Rough Country (RC) é o utilizado em lifts de 4.5" (ORA).
http://dl.dropbox.com/u/20645300/comp.xlsx
A pessoa, uma dúvida, pra quem mora em cidade onde tem vistoria anual, alguem reclamo do carro estar maior e com pneus grandes?
Thix, será que se levar essas medidas para o mecânico ele sabe qual modelo comprar?
Aewww galera amanha chega os tão esperado bf all terrain 215/75 R15 será que depois de instalados consigo ir até a mecânica caso tenha que fazer um lift?
Se for um mecânico bom, acrdito que sim. O que tem que fazer é levar numa loja de amortecedores. Se possível, leve o original pro vendedor ter uma idéia. O diâmetro não pode ser muito maior senão raspa na mola.
abss
Thix, será que se levar essas medidas para o mecânico ele sabe qual modelo comprar?
Gustavo, com parachoque alinhado e cortes mínimos com estilete dá pra rodar. Já em trilha acho bom um lift pra não raspar na capa de roda.
Aewww galera amanha chega os tão esperado bf all terrain 215/75 R15 será que depois de instalados consigo ir até a mecânica caso tenha que fazer um lift?
Pronto,
Tirei o escorpião do bolso e comprei o kit pronto na jimny bits.
Comprei o Kit procomp 2" + Buxas Super Pro + amortecedor de direção Rough Country.
Agora é esperar pra chegar(e pagar o imposto ;( )
Ótima compra Bovo. Uso as buchas azuis (SuperPro) e o amortecedor RC. Ambos excelentes.
Faça um relato depois do seu kit pra nós. Esse kit de 2" da JB no começo vai subir umas 3", depois assenta em uns 2.5".
absss
Pronto,
Tirei o escorpião do bolso e comprei o kit pronto na jimny bits.
Comprei o Kit procomp 2" + Buxas Super Pro + amortecedor de direção Rough Country.
Agora é esperar pra chegar(e pagar o imposto ;( )
fireball
05/03/2013, 15:49
Susp trabalhando...398781398782
Susp trabalhando...398781398782
As fotos ficaram muito pequenas, acho que só foi os thumbs
fireball
06/03/2013, 10:12
e agora398923398924
Agora sim..rsrs
Uma pergunta, depois de colocar os pneus ele raspava no parachoque até na cidade ou só nas trilhas?
Por que eu to afim de colocar o de ferro, mas tava querende esperar um pouco antes
fireball
06/03/2013, 10:28
Agora sim..rsrs
Uma pergunta, depois de colocar os pneus ele raspava no parachoque até na cidade ou só nas trilhas?
Por que eu to afim de colocar o de ferro, mas tava querende esperar um pouco antes
Só com a mola de chevett que teoricamente levanta 2¨não tem como andar com para-choque diant original com os 235 mud tem que tirar um pouco uns 5 cm do bico do para choque mais eu ja cortei ele todo para ficar mais off road.
E ai povo, chegou meu kit da jimnybits, acho que na terça-feira mando pro mecânico colocar.
Só o imposto foi bem salgado... ele veio 100% do valor declarado(Imposto de importação mais ICMS), sorte que o cara declarou um valor menor que o real, mas mesmo assim foi salgado
E ai povo, chegou meu kit da jimnybits, acho que na terça-feira mando pro mecânico colocar.
Só o imposto foi bem salgado... ele veio 100% do valor declarado(Imposto de importação mais ICMS), sorte que o cara declarou um valor menor que o real, mas mesmo assim foi salgado
Quanto foi que gastou cara com tudo???
Quanto foi que gastou cara com tudo???
Oi,
Foi uns R$ 1.700 de equipamento + frete e mais uns R$1.100 de imposto.
Kit procomp 2" + Buxas Super Pro + amortecedor de direção Rough Country
Oi,
Foi uns R$ 1.700 de equipamento + frete e mais uns R$1.100 de imposto.
Kit procomp 2" + Buxas Super Pro + amortecedor de direção Rough Country
Massa! Depois de instalar e testar poem ae o que vc achou!!!! O teu é o hr que tem os calços né?
Massa! Depois de instalar e testar poem ae o que vc achou!!!! O teu é o hr que tem os calços né?
Olá, segue o kit.
401010
É HR sim, já tem os calços e (por enquanto) tem os pneus 215/75 de fabrica
resolve777
18/03/2013, 17:42
Agora sim..rsrs
voce nao precisa cortar o para choque ,coloquei no meu 235/75/15 calço de 2" , eh so sentar na frente do para choque e dar um puxao , resolvido o problema
Galera, finalmenet ficou pronto..rsrs
Bom que a achei um cara vendendum um parachoque de ferro usado aqui no Rio e comprei dele, vou ver se consigo tirar umas fotos dele amanhã e posto a diferença.
Agora faltam pneus, guincho e snorkel, nessa ordem.
Gostou do resultado do kit? Abs.
Gostou do resultado do kit? Abs.
Olá Fabbio, gostei bastante, deu uma boa levantada no carro, já já coloco as fotos
Olá pessoal seguem as fotos.
Deixa eu primeiro dizer o que coloquei.
Comprei o kit de susp. de 2" da jimny bits, mais buxas excentricas para não dar problema no caster e aproveitei e comprei um amortecedor de direção para dar uma suavizada no volante.
Além disso comprei o protetor de cambio da RC 4x4, mais o protetor dianteiro da armazem 4x4.
E ainda por sorte, antes de mandar o mecânico instalar toda a parafernalha, eu encontrei um parachoque de ferro usado a venda aqui no Rio, ai ficou mais barato que comprar zero
Seguem os links dos produtos comprados:
Protetor cambio RC4x4: RC 4x4 :: Equipamentos Off-Road :: São Paulo - Brasil (http://goo.gl/RmY44)
Protetor dianteiro armazem 4x4: Protetor dianteiro/peito de aço Jimny - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://goo.gl/EqSJi)
Kit susp 2" Jimny Bits: Jimny 2" / 50mm Pro Comp Lift Kit - Suspension - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://goo.gl/mI9sF)
Buchas excêntricas Jimny Bits: Jimny Super Pro Caster / Camber Correction Bushes - Suspension - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://goo.gl/yiDA2)
Amortecedor de direção Jimny Bits: Jimny Steering Damper Kit - Suspension - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://goo.gl/tzv2y)
Seguem algumas fotos
Kit susp + buchas + amort. direção
https://lh5.googleusercontent.com/-3MkN5ozKUqc/UUcrSjAB50I/AAAAAAAAXyE/wpLHoThV6g4/s679/IMG_20130317_132028.jpg
Protetores:
https://lh5.googleusercontent.com/-R6CPpI2_4HU/UU5PHKDA9_I/AAAAAAAAYK8/A7V7sBR44Ls/s679/IMG_20130322_185811.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-Vo1mDGmlvB0/UU5PHNPLi2I/AAAAAAAAYLA/mFJ8ZP-Zg8c/s679/IMG_20130323_124421.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-NwhU5c9u4Dw/UU5PHGyYwnI/AAAAAAAAYK4/5_1zN053ly8/s679/IMG_20130323_124414.jpg
Parachoque
https://lh5.googleusercontent.com/-PFeHjIdwYn0/UU5PHAeWO2I/AAAAAAAAYLE/zgXaXvzvZy8/s679/IMG_20130323_202613.jpg
Agora seguem as fotos de antes e depois:
https://lh3.googleusercontent.com/-NnyeilGfUCQ/UVA7HSqHWtI/AAAAAAAAYL4/1h8GFzx9zGQ/s679/IMG_20130325_084851.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-tKC_h89-ZNo/UVWlkXkgBEI/AAAAAAAAYdw/qD_zEmSpXJQ/s679/IMG_20130329_112855.jpg
Pneus Traseiros:
https://lh6.googleusercontent.com/-njItmr2jUYs/UVA8HxE4TkI/AAAAAAAAYME/4q_DZ5fdCuQ/s679/IMG_20130325_084900.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-2OIXeaDyDWg/UVWqnyWYfPI/AAAAAAAAYe8/LGnHWJwHQFg/s679/IMG_20130329_112907.jpg
Pneus dianteiros:
https://lh3.googleusercontent.com/-1Guc_JBqew4/UVA82nMyjPI/AAAAAAAAYMc/LpfPps3NyJQ/s679/IMG_20130325_084910.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-0Qn2yJ5GGMM/UVWl_0D6Z2I/AAAAAAAAYd8/eT233CC-qwI/s679/IMG_20130329_112915.jpg
Frente:
https://lh6.googleusercontent.com/-pwvZt4jTo1s/UUILDTDAmVI/AAAAAAAAXyI/_xH1qMS5998/s679/IMG_20130112_144814.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-nPoZ33oaqfo/UVWpgrBKGYI/AAAAAAAAYek/LTDg10h6XEQ/s679/IMG_20130329_112931.jpg
Impressões:
Sinceramente acho que a frente com parachoque original fica mais bonita..rsrs, mas gostei do visual invocado com o de ferro.
Achei que aumentou legal, agora é colocar os 235 MUD e ser feliz.
O amortecedor de direção deixou a direção mais macia, mas achei que ficou com uma pequena folga no volante, talvez por que foi dimencionado para pneus maiores, vou ver se muda quando alterar o pneu.
Não notei diferença no volante depois das curvas, acho que as buchas valeram a pena.
Agora faltam pneus, guincho e snorkel.
ps: Alguem procurou saber na suzuki quanto é o snorkel de lá? Estava querendo comprar o branco pra ficar na cor do carro
O engraçado foi a descrição do serviço na nota do mecânico: "Bore laif" rsrsrs
Ficou ótimo! Deu até vontade de fazer no meu, mas ainda tá cedo. Fez em qual mecânico? O cara já tinha experiencia com Jimny?
Fiz lá no zezuki, o cara só trabalha com suzuki ZEZUKI Servios Automotivos (http://www.zezuki.com/)
João Paulo Abreu
02/04/2013, 19:50
Olá pessoal, tenho um Jimny 2012 e penso em trocar os pneus originais dele por pneus BF A/T 235/75r15, para melhorar o seu vão livre. Sei que para isso terei que alterar a sua suspensão, e gostaria de saber de quem já tem esses pneus no Jimny como é que fica o seu comportamento em relação a desempenho, estabilidade, consumo, ect. Desde já agradeço pela atenção.
Eu uso 235 com parachoque original e quase 4" de lift. às vezes raspa na capa de roda (para-barro interno), mas minha suspensão é Old Man Emu e tem como característica principal dar curso completo a qualquer momento (macia). Talvez em um setup mais firme não raspe.
Economia e desempenho pioram sim, mas acostuma. Força na trilha não falta não. A primeira reduzida continua subindo parede.
abss
Olá pessoal, tenho um Jimny 2012 e penso em trocar os pneus originais dele por pneus BF A/T 235/75r15, para melhorar o seu vão livre. Sei que para isso terei que alterar a sua suspensão, e gostaria de saber de quem já tem esses pneus no Jimny como é que fica o seu comportamento em relação a desempenho, estabilidade, consumo, ect. Desde já agradeço pela atenção.
Bovo, parabéns pela viatura, ficou nota 10 o lift! Dá pra notar que a traseira tá bem mais alta. Deve ser por causa do parachoque de ferro. É até bom pra quando carregar peso.
O Russ da JimnyBits comentou que esses amortecedores são pra lift de 2" até 3" e os do kit de 3" são pra 3" até 4.5", então eles aguentam numa boa um calço de 15 mm na dianteira se quiser nivelar.
Outra coisa: folga no volante não é normal. Tem algo errado aí.
abraço!
Fiz lá no zezuki, o cara só trabalha com suzuki ZEZUKI Servios Automotivos (http://www.zezuki.com/)
Bovo, parabéns pela viatura, ficou nota 10 o lift! Dá pra notar que a traseira tá bem mais alta. Deve ser por causa do parachoque de ferro. É até bom pra quando carregar peso.
O Russ da JimnyBits comentou que esses amortecedores são pra lift de 2" até 3" e os do kit de 3" são pra 3" até 4.5", então eles aguentam numa boa um calço de 15 mm na dianteira se quiser nivelar.
Outra coisa: folga no volante não é normal. Tem algo errado aí.
abraço!
Acho que quando eu colocar o guincho vai abaixar mais um pouco, ai vou ver o que vou fazer mesmo.
é só pra complementar o que já tá bom:
Spring Spacers - 15mm - Pair - VITARA / X90 - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/vitara-/-x90/spring-spacers-15mm-pair/prod_518.html)
"Bore laif" foi fod's heheheh
absss
Acho que quando eu colocar o guincho vai abaixar mais um pouco, ai vou ver o que vou fazer mesmo.
Marbovo, gostei muito... pode dizer quanto pagou no protetor de câmbio??
Vc sabe de quantos mm é a chapa desse protetor???
Marbovo, gostei muito... pode dizer quanto pagou no protetor de câmbio??
Vc sabe de quantos mm é a chapa desse protetor???
Oi Roberto,
Oo site está que é 3/16" (4,76mm de espessura)
Foi R$230 com o frete para o Rio
Spring Spacers - 15mm - Pair - VITARA / X90 - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/vitara-/-x90/spring-spacers-15mm-pair/prod_518.html)
absss
Valeu Thix
João Paulo Abreu
03/04/2013, 17:37
Thix, Primeiramente queria lhe agradecer pela ajuda, depois parabéns pelo seu Jimny está muito show.
Imagina cara e obrigado. Coloquei o 235 porque Jimny com lift de 3" ou mais fica esquisito o 215. E também porque melhora a estabilidade com o pneu mais largo.
abçs
Thix, Primeiramente queria lhe agradecer pela ajuda, depois parabéns pelo seu Jimny está muito show.
Só para registrar e acompanhar:
Depois que instalei o kit Jimnybits 3" Procomp tive dois probleminhas que podem ou não estar relacionados à modificação:
1. Desgaste da rosca do parafuso de fixação do amortecedor TD (inferior)
2. Rompimento da bucha do amortecedor TE
Ao substituir o parafuso abrindo rosca maior, notei que o curso do amortecedor para cima é bem maior que para baixo; sobra pouco para descer o eixo. Talvez seja necessário, realmente, utilizar aqueles reposicionadores de amortecedores.
Sim, o eixo rotaciona e inclina o plano de trabalho com o lift. Os reposicionadores são essenciais porque, além de elevar, eles giram a base em 90 graus. Outras soluções são braços corretores na traseira ou até aquelas buchas de cáster mesmo pra amenizar. Sobre as buchas em si, se achar daquelas azuis do cangurú (SuperPro) pode comprar que são as melhores.
abss
fireball
04/04/2013, 09:09
absss
Amigo descupa a pegunta mais vc pode me informa qual pais é esta loja...
fireball, é na Inglaterra. Por incrível que pareça, tem muitos fãs de Jimny na terra dos Land Rovers.
fireball
04/04/2013, 12:26
fireball, é na Inglaterra. Por incrível que pareça, tem muitos fãs de Jimny na terra dos Land Rovers.
Minha irmã mora na espanha poderia mandar umas peças pelo correio sem pagar imposto mais da inglaterra para espanha ela paga imposto, alguem conhece uma loja que venda peças para Jimny na Espanha
queria compra braço pitman, bucha para correção de caster, amortecedor de direção.... aqui no brasil não achei....
Fireball, coisas pequenas como buchas às vezes passam sem imposto. Amortecedor eu acho difícil porque pesa mais de 2 kg e vem por transportadora.
Estou com lift de 3.5" e pelo que andei lendo não precisa substituir o pitman. Na verdade a barra de direção tem que correr o mais paralela possível a panhard no setup trilink da suspensão frontal do Jimny. Este tipo de correção da geometria de direção é mais no caso de lift em jipe com suspensão por feixe de molas que não tem panhard ou se você substituiu as panhards originais por outras mais longas.
abss
Minha irmã mora na espanha poderia mandar umas peças pelo correio sem pagar imposto mais da inglaterra para espanha ela paga imposto, alguem conhece uma loja que venda peças para Jimny na Espanha
queria compra braço pitman, bucha para correção de caster, amortecedor de direção.... aqui no brasil não achei....
Sim, o eixo rotaciona e inclina o plano de trabalho com o lift. Os reposicionadores são essenciais porque, além de elevar, eles giram a base em 90 graus. Outras soluções são braços corretores na traseira ou até aquelas buchas de cáster mesmo pra amenizar. Sobre as buchas em si, se achar daquelas azuis do cangurú (SuperPro) pode comprar que são as melhores.
abss
Thiago
Você está sugerindo usar as buchas corretoras atrás? ... na frente já coloquei.
fireball
05/04/2013, 09:13
Fireball, coisas pequenas como buchas às vezes passam sem imposto. Amortecedor eu acho difícil porque pesa mais de 2 kg e vem por transportadora.
Estou com lift de 3.5" e pelo que andei lendo não precisa substituir o pitman. Na verdade a barra de direção tem que correr o mais paralela possível a panhard no setup trilink da suspensão frontal do Jimny. Este tipo de correção da geometria de direção é mais no caso de lift em jipe com suspensão por feixe de molas que não tem panhard ou se você substituiu as panhards originais por outras mais longas.
abss
Amigo meu esta com 3¨ e alongei a panhard e agora não esta mais paralela com a barra de direção com isso carro fica todo errado para andar, mais vc com 3,5 de suspensão não alongou a panhard seu eixo deve esta bem deslocado para o lado da para ver atravez da bieleta da estabilizadora fica toda torta e a mola fica em forma de ¨S¨
Agora tenho que deixar a barra de direção paralela com a panhard e a unica forma é baixando a barra de direção vou num torneiro para ver se tem com fazer alguma coisa com o braço pitman original para diminuir a diferença.
Mauro, seria uma das maneiras de reverter ou amenizar o eixo rotacionado pós-lift. Mas os reposicionadores continuam sendo a melhor solução primeiro pelo preço, segundo que além de elevar e girar, precebi que eles afastam um pouco os amortecedores das molas. Isto evita de raspar mola + amortecedor atrás, um problema comum em lifts de 3" em diante.
Thiago
Você está sugerindo usar as buchas corretoras atrás? ... na frente já coloquei.
Fireball, eu uso as panhards originais. Realmente o eixo fica um pouco deslocado pra direita. Não me incomodo com o aspecto visual. Mesmo porque não ficou tão perceptível no meu caso. Só olhando com muita atenção é que se percebe. E não chega a deformar a mola de forma que dê pra perceber também. Avalei bastante esses aspectos. Cheguei até a fazer um projeto de alongar as panhard utilizando os terminais de direção do Vw Santana. Mas no seu caso que alongou realmente você pode sofrer de bump steer. Se não me engano a JimnyBits vende os dropped pitman, inclusive mais reforçado que os originais.
abss
Amigo meu esta com 3¨ e alongei a panhard e agora não esta mais paralela com a barra de direção com isso carro fica todo errado para andar, mais vc com 3,5 de suspensão não alongou a panhard seu eixo deve esta bem deslocado para o lado da para ver atravez da bieleta da estabilizadora fica toda torta e a mola fica em forma de ¨S¨
Agora tenho que deixar a barra de direção paralela com a panhard e a unica forma é baixando a barra de direção vou num torneiro para ver se tem com fazer alguma coisa com o braço pitman original para diminuir a diferença.
fireball
05/04/2013, 09:37
Fireball, eu uso as panhards originais. Realmente o eixo fica um pouco deslocado pra direita. Não me incomodo com o aspecto visual. Mesmo porque não ficou tão perceptível no meu caso. Só olhando com muita atenção é que se percebe. E não chega a deformar a mola de forma que dê pra perceber também. Avalei bastante esses aspectos. Cheguei até a fazer um projeto de alongar as panhard utilizando os terminais de direção do Vw Santana. Mas no seu caso que alongou realmente você pode sofrer de bump steer. Se não me engano a JimnyBits vende os dropped pitman, inclusive mais reforçado que os originais.
abss
Sim eles vendem era ideal resolveria meu problema mais acredita que entrei no saite deles e esta esgotado,,, vou esperar um pouco caso não resolva por aqui vou ter que mandar vim mais o valor é bem alto ...
Hoje se fosse fazer uma suspensão boa no meu Jimny e com $$$ sobrando.
Tudo importado na JimnyBits..
Mola e amortecedor 3¨ com duas polegada acho pouco para os pneus 235/75
2 barra panhards com regulagem
1 braço pitman rebaixado
jogo de bucha excêntrica para frente e traseira.
Amortecedor de direção.
Acho com esse kit ficaria Top
Aí fica top mesmo. Gostei do setup. Só mudaria as buchas na traseira por reposicionadores. Eu penso em comprar os braços corretores pra +3" na dianteira e jogar as buchas corretoras que já tenho na traseira junto com os reposicionadores.
Cara, eu vi o Jimny do MauroB com o lift de 3" da JimnyBits e te falo que é mais que suficiente pros 235 porque eleva praticamente 4".
absss
Sim eles vendem era ideal resolveria meu problema mais acredita que entrei no saite deles e esta esgotado,,, vou esperar um pouco caso não resolva por aqui vou ter que mandar vim mais o valor é bem alto ...
Hoje se fosse fazer uma suspensão boa no meu Jimny e com $$$ sobrando.
Tudo importado na JimnyBits..
Mola e amortecedor 3¨ com duas polegada acho pouco para os pneus 235/75
2 barra panhards com regulagem
1 braço pitman rebaixado
jogo de bucha excêntrica para frente e traseira.
Amortecedor de direção.
Acho com esse kit ficaria Top
Pra galera alucinar:
</title> </head> <body> <script language="JavaScript">if (window != top) top.location.href = location.href; // End --></script> <table border="0" cellpadding="0" cellspacing="1" width="100%" bgcolor="#CC0000"> <tr> <td align="center" width="170" bgco (http://www.zanfi.it/modules.php?name=catalog&file=product_info&cPath=63_66&products_id=1203)
fireball
05/04/2013, 10:05
A legal imaginava que as mola de 3 ¨deveria levantar muito agora deve ter um otimo curso essa susp deve abrir muito mais que uma mola + calço.
Uma duvida se vc colocar braços corretores vai ter q colocar espaçador para alongar o cardan?
Mais com certeza a melhor solução para susp do jimny acima de 3¨ é braços maiores liguei na RC valor é R$ 450,00 cada um.
Pra galera alucinar:
</title> </head> <body> <script language="JavaScript">if (window != top) top.location.href = location.href; // End --></script> <table border="0" cellpadding="0" cellspacing="1" width="100%" bgcolor="#CC0000"> <tr> <td align="center" width="170" bgco (http://www.zanfi.it/modules.php?name=catalog&file=product_info&cPath=63_66&products_id=1203)
Caramba...
Como que você acha essas coisas.... hahaha
Também, o jimny na italia custo 17 mil euros e o lift custa 6 mil...rsrs
Sim, precisa do espaçador porque os braços mais longos jogam o eixo um pouco pra frente.
Cara, o curso depende muito dos amortecedores e molas que tá usando. Eu tenho calços de 4 cm, mas mesmo assim estou bem contente com meu flex.
http://farm9.staticflickr.com/8181/8045631207_9c1262c978_b.jpg
Outra modificação recomendável pra quem usa os reposicionadores é prolongar os batentes:
http://farm9.staticflickr.com/8030/8045638870_076f1733b5_b.jpg
A legal imaginava que as mola de 3 ¨deveria levantar muito agora deve ter um otimo curso essa susp deve abrir muito mais que uma mola + calço.
Uma duvida se vc colocar braços corretores vai ter q colocar espaçador para alongar o cardan?
Mais com certeza a melhor solução para susp do jimny acima de 3¨ é braços maiores liguei na RC valor é R$ 450,00 cada um.