Conectar

Ver Versão Completa : Jimny: Levantando a Suspensão

Páginas : 1 2 3 [4]

jorgeffn
10/05/2015, 19:22
Alguem teria foto do calço de carroceria do jimny HR e do 4sport 2013? Tenho um 4sport 2015 e o calço da carroceria é de mesmo tamanho que o calço de um 4all 2013. Queria tirar essa duvida.

Jorgin, o Jimny 4all não tem calço de carroceria. Apenas os 4sport e alguns anos do HR.... o calço é de 1" polegada.

abs!

Jorgin
10/05/2015, 19:36
Jorgin, o Jimny 4all não tem calço de carroceria. Apenas os 4sport e alguns anos do HR.... o calço é de 1" polegada.

abs!

Achei essa foto no forum e anexei aqui (diz ser do HR). O meu 4sport 2015 e o 4all de um amigo possuem o mesmo calço desta foto, ou seria apenas coxins?

Por isso gostaria de ver os calços do 4sport 2013, pois eles me parecem mais altos.

Jorgin
10/05/2015, 19:57
Tirei agora umas fotos do calço do 4sport 2015.

jorgeffn
10/05/2015, 20:03
Achei essa foto no forum e anexei aqui (diz ser do HR). O meu 4sport 2015 e o 4all de um amigo possuem o mesmo calço desta foto, ou seria apenas coxins?

Por isso gostaria de ver os calços do 4sport 2013, pois eles me parecem mais altos.

Jorgim, esses das fotos são coxins..... são os mesmo em todos os Jimnys... o calços de carroceria (Bodylift) que equipam a versão 4sport são diferentes do que mostrado na foto....
a foto mostra os calços, não consegui achar fotos deles instalados no Jimny, mas creio que deve ter algo no google
501478
abs!

jorgeffn
10/05/2015, 21:05
Jorgim, segue uma foto com o calço de 1"

501487

abs!

Jorgin
10/05/2015, 21:35
vlw chará. Vou arrumar uns calços desse pro meu 4sport.

jimyjimy
21/06/2015, 00:04
Amigos,

peguei um 4all novo. Eles vieram com o Scorpion ATR 205/70. No futuro, gostaria de colocar uns pneus 215/75, talvez MUD. Entretanto, gostaria de subir ele um pouco sem precisar trocar os pneus. Pensei em colocar (um ou dois) calços de suspensão de 1,5 polegadas que tem no RC4x4, mantendo os pneus atuais. O que vocês acham? Tem algum ponto negativo em fazer essa alteração? Ou não compensa? A instalação é simples, ou tenho algo a temer?

obrigado!

Guil
21/06/2015, 17:31
Se os pneus já cabem, não tem porque fazer isso, a não ser que eles estejam raspando na caixa quando o eixo torce, o que acredito não ser o caso com os pneus originais.

Pontos negativos: 1- se não mexer nos amortecedores vai ter ganho zero de curso de suspensão; 2- vai bagunçar o ângulo de caster (os eixos irão ficar deslocado, porque as barras panhard irão puxa-los pro lado).

Ponto positivo: 1- vai ficar bonitão pra passear no shopping; 2- os pneus não irão raspar, se esse era o problema.

Talvez os 215 caibam no Jimny sem alterações, é o caso de vc testar.

Quanto ao deslocamento do eixo, um lift de 1,5" gera um deslocamento muito pequeno. Eu rodei muito tempo no meu samurai com um lift de 1,5" sem qualquer correção de caster e da barra panhard. O que você vai sentir é que em freadas bruscas o carro vai puxar pra um dos lados (no Samurai ele puxa pra esquerda, não sei os pontos de fixação do Jimny). Em trilhas você vai ganhar um pouco de altura e pneus um pouco maiores não devem raspar.

Evidentemente isso não é o ideal, e também não estou recomendando que você faça isso.

jimyjimy
21/06/2015, 18:01
Ola Guil! Obrigado pelo resposta.

Na verdade, meu intuito é somente aumentar a altura em relação ao solo. Sei que com pneus maiores eu consigo isso, mas a troca de pneu é mais de R$2000. A utilização deste calço me pareceu uma solução mais barata para conseguir quase a mesma altura da troca do pneu 205/70 para 215/75. Entretanto, não está me parecendo uma alteração tão simples de se fazer. Li que de 1,5 polegadas não exige muitas alterações na suspensão, somente de prolongadores no amortecedor. Procede?

Se os pneus já cabem, não tem porque fazer isso, a não ser que eles estejam raspando na caixa quando o eixo torce, o que acredito não ser o caso com os pneus originais.

Pontos negativos: 1- se não mexer nos amortecedores vai ter ganho zero de curso de suspensão; 2- vai bagunçar o ângulo de caster (os eixos irão ficar deslocado, porque as barras panhard irão puxa-los pro lado).

Ponto positivo: 1- vai ficar bonitão pra passear no shopping; 2- os pneus não irão raspar, se esse era o problema.

Talvez os 215 caibam no Jimny sem alterações, é o caso de vc testar.

Quanto ao deslocamento do eixo, um lift de 1,5" gera um deslocamento muito pequeno. Eu rodei muito tempo no meu samurai com um lift de 1,5" sem qualquer correção de caster e da barra panhard. O que você vai sentir é que em freadas bruscas o carro vai puxar pra um dos lados (no Samurai ele puxa pra esquerda, não sei os pontos de fixação do Jimny). Em trilhas você vai ganhar um pouco de altura e pneus um pouco maiores não devem raspar.

Evidentemente isso não é o ideal, e também não estou recomendando que você faça isso.

Guil
21/06/2015, 19:21
Olha, eu não sei o tamanho dos amortecedores originais do Jimny, mas se os kits vem com prolongadores de amortecedor é porque, com esses calços, deve ter problema de fim de curso aberto. Se não tiver problema de fim de curso, o que vai acontecer é que os amortecedores trabalharão 1,5" mais esticados.

Mais ainda assim o seu caster vai ficar bagunçado, a geometria da suspensão vai ficar alterada, mas como eu falei, nada sério.

No lugar de usar prolongadores você pode pensar em comprar amortecedores maiores já imaginando um lift maior pro futuro. Mais aí seria só pro caso de você querer fazer trilhas.

Ivo Paris
26/06/2015, 23:17
Tenho um HR já com a carroceria calçada e pneu 215.
Estou pensando em aumentar só um pouco a altura da suspensão, em 1" ou 1 1/2".
Vocês sabem onde comprar o kit?
Compensa calços ou existe alguma mola que já consiga esse ganho?
E amortecedores? Alguém já testou opções para esta configuração ou seria interessante apenas colocar prolongadores?
Pensei em achar o desenho do calço na internet e pedir para algum torneiro fazer. Alguém tem esse arquivo?

jorgeffn
26/06/2015, 23:41
Tenho um HR já com a carroceria calçada e pneu 215.
Estou pensando em aumentar só um pouco a altura da suspensão, em 1" ou 1 1/2".
Vocês sabem onde comprar o kit?
Compensa calços ou existe alguma mola que já consiga esse ganho?
E amortecedores? Alguém já testou opções para esta configuração ou seria interessante apenas colocar prolongadores?
Pensei em achar o desenho do calço na internet e pedir para algum torneiro fazer. Alguém tem esse arquivo?

Ivo, tudo vai da disponibilidade do bolso....
um Kit com molas e amortecedores deve dar uma boa melhorada no carro, já que é uma alteração que envolve a troca de componentes.... Já uso de calços com prolongadores vai aumentar a altura apenas sem mudanças grandes na suspensão em si.... não sei se fui claro... hehehe
existem diversas configurações de molas e amortecedores, kits importados que tem diferentes resultados na "dureza" da suspensão... porém são mais caros né....

eu tenho aqui os arquivos em PDF que peguei em algum tópico aqui do Fórum... vou ver se consigo anexar por aqui!

505778 505779

abs!

Ivo Paris
26/06/2015, 23:49
Como minha idéia é modificar pouco o veículo, acho que 1,5" deve atender
Dei uma olhada no site do jimnybits e achei esse kit:
http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/suspension/jimny-1-5-/-38mm-lift-kit/prod_1374.html?added=1
Esse kit está por 186£, isso dá quase 1000R$ certo?
Tem algum segredo prá importar? Com ou sem VAT? Qual a empresa de envio vocês recomendam?

Pergunto porque ano passado tive uma dor de cabeça com a DHL, a sobretaxa triplicou o preço do produto e acabei devolvendo.
Tem uma empresa de BH que está vendendo um kit semelhante, por volta de R$ 500, acho que vou dar uma olhada melhor.

jorgeffn
27/06/2015, 00:00
http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/suspension/jimny-1-5-/-38mm-lift-kit/prod_1374.html?added=1
Tem algum segredo prá importar? Com ou sem VAT? Qual a empresa de envio vocês recomendam?

Pergunto porque ano passado tive uma dor de cabeça com a DHL, a sobretaxa triplicou o preço do produto e acabei devolvendo.
Tem uma empresa de BH que está vendendo um kit semelhante, por volta de R$ 500, acho que vou dar uma olhada melhor.

Ivo, acho que se for comprar só esse kit, vale a pena comprar aqui mesmo.... eu já até troquei uns emails com essa empresa aqui de BH que está vendendo o kit, mas ainda não me decidi se junto uma grana e compro um completo com molas e amortecedores ou se vou nesse mesmo

caso queira, posso dar uma olhada no material, caso a loja tenha em estoque isso por aqui.....

conseguiu abrir os anexos do e-mail anterior???
porque existe a opção de mandar fazer o prolongador num torneiro de confiança e comprar só os calços...

abs!!!

GWC
27/06/2015, 23:16
Ivo você já deu uma olhada em sites como o da tecnotrilha ou rc 4x4, eles tem kits de 2" polegadas para o jimny, e vc pode escolher ainda entre calços de molas ou molas maiores, se eu não me engano tbm tem buchas para a correção do caster e amortecedores com curso maior. Acho que são boas opções!
Abs
Wagner

marcelo65
28/06/2015, 02:32
1 - original :pipoca:
2 - com 2" :dance:
3 e 4 - hoje :twisted:

achei legal o SNORKEL, onde vc adaptou?

marcelo65
28/06/2015, 11:06
algumas fotos.

gostei, qto ficou essa modificacao que vc fez?

Ivo Paris
29/06/2015, 13:41
Minha idéia é subir pouco, pois acho que a partir de 2" o carrinho iria ficar instável, sendo necessário espaçador de rodas, mexer nas buchas, enfim, mudar um monte de coisas. Pro meu uso, 1,5" já seria bacana.
Preferia colocar mola e amortecedores, mas não sei de qual carro utilizar.

Ivo, acho que se for comprar só esse kit, vale a pena comprar aqui mesmo.... eu já até troquei uns emails com essa empresa aqui de BH que está vendendo o kit, mas ainda não me decidi se junto uma grana e compro um completo com molas e amortecedores ou se vou nesse mesmo

caso queira, posso dar uma olhada no material, caso a loja tenha em estoque isso por aqui.....

conseguiu abrir os anexos do e-mail anterior???
porque existe a opção de mandar fazer o prolongador num torneiro de confiança e comprar só os calços...

abs!!!

jorgeffn
29/06/2015, 13:46
Minha idéia é subir pouco, pois acho que a partir de 2" o carrinho iria ficar instável, sendo necessário espaçador de rodas, mexer nas buchas, enfim, mudar um monte de coisas. Pro meu uso, 1,5" já seria bacana.
Preferia colocar mola e amortecedores, mas não sei de qual carro utilizar.

Ivo, como um colega já citou... dá uma olhada nas opções que temos por aqui... sei que a Tecnotrilha tem de 2"... como molas, amortecedores.... a um tempo atrás vi um kit anunciado lá no Classificados... e não era dos gringos... ou seja como molas e amortecedores nacionais mesmo. As vezes vejo uns anuncios lá no Rolo4x4 da "Oficina Morumbi" se não me engano.... lá eles tem o kit também...

abs!

guilhermejcp
12/07/2015, 21:17
Boa noite,

estou querendo subir o carro 1" apenas para tirar qualquer risco do pneu 215 pegar nos para-choques. Como no Jimny, fazer lift na suspensão ou body lift não altera a altura dos diferenciais, pergunto qual o melhor para eu usar?

Estou pensando no body lift pra não alterar mais nada no carro e ser mais barato. O ganho de altura vai ser só do pneu mesmo, que já não é ruim. O que acham?

jimyjimy
12/07/2015, 23:30
Lift na suspensão aumenta sim a altura dos diferenciais. O body lift não aumenta pois eleva apenas a carroceira e não o chassi. Meu 4all 2015 tem o 215 e raspa apenas do lado esquerdo e somente quando dou ré. Porém, acho que é porque meu paralama não veio muito bem encaixado. Já vi um carro idêntico ao meu com os mesmos pneus que não raspa nada.

Boa noite,

estou querendo subir o carro 1" apenas para tirar qualquer risco do pneu 215 pegar nos para-choques. Como no Jimny, fazer lift na suspensão ou body lift não altera a altura dos diferenciais, pergunto qual o melhor para eu usar?

Estou pensando no body lift pra não alterar mais nada no carro e ser mais barato. O ganho de altura vai ser só do pneu mesmo, que já não é ruim. O que acham?

guilhermejcp
13/07/2015, 00:14
Lift na suspensão aumenta sim a altura dos diferenciais. O body lift não aumenta pois eleva apenas a carroceira e não o chassi. Meu 4all 2015 tem o 215 e raspa apenas do lado esquerdo e somente quando dou ré. Porém, acho que é porque meu paralama não veio muito bem encaixado. Já vi um carro idêntico ao meu com os mesmos pneus que não raspa nada.

Jimnyjimny,

se as molas são apoiadas nos eixos da frente e de trás do carro, como é feito o aumento da altura destes?
Não consegui entender.

jimyjimy
13/07/2015, 08:44
Guilherme, digo isso por já ter lido aqui. Aparentemente, o chassi fica apoiado sobre a mola, e por isso ao colocar um calço precisa também instalar os prolongadores do amortecedor, já que este fica preso no chassi.

Jimnyjimny,

se as molas são apoiadas nos eixos da frente e de trás do carro, como é feito o aumento da altura destes?
Não consegui entender.

jorgeffn
13/07/2015, 12:30
Boa noite,

Guilherme... no seu caso iria de body lift mesmo... o de 1" é bem simples de instalar, não necessitando de muita alteração, lembro que no meu tive só que trocar uns parafusos que vieram por outros maiores (fácil de achar em locais que vendem parafusos)

se estiverem falando do lift de suspensão levantar o diferencial em relação ao chão... não faz isso não.. ele não levanta o chassi.... por isso em lift's maiores é necessário a instalação de buchas para correção de cáster por exemplo.
é colocado os prolongadores nos amortecedores para evitar o fim de curso da suspensão... pois como o amortecedores originais não foram dimensionados para esse aumento... coloca-se os prolongadores. Na maioria dos lifts porém, é feito a troca das molas e amortecedores visando um maior curso de suspensão. Em alterações mais simples, apenas o pneu eleva a altura do chassi....

abs!

perereka
14/07/2015, 11:05
tem alguma loja q vende os kits de suspensão pro jimny 4sport aqui no brasil

marcelorsr
16/09/2015, 13:02
Boa Tarde,

Jimnyeiros, gostaria da ajuda de vocês.
Tenho um jimny HR 2011 com lift de 2" RC 4x4 e pneus 215, mas gostaria de colocar pneus 31" R15"ou 235/85 R16".
As dúvidas são, o que devo alterar de suspensão para encaixar esses pneus ? Quanto de lift no mínimo ? As pontas de eixo aguentam ?

GWC
16/09/2015, 18:43
Olá Marcelo.
Para colocar esses pneus vc terá que cortar ou trocar os fenders, trocar o para-choque dianteiro e terá que fazer ou um body lift
e manter sua suspensão (pelo menos 2"), ou colocar outro kit com pelo menos 4", (com troca dos braços da suspensão para corrigir o cáster, troca dos flexíveis do freio e ajuste da panhard). Vi um jimny com essa configuração e fica muito louco! Além disso um kit de redução do cambio será necessário pq vai alongar muito a relação das marchas. Quanto as pontas de eixo ai fica uma boa pergunta! Espero ter ajudado.

Abs
Wagner

Boa Tarde,

Jimnyeiros, gostaria da ajuda de vocês.
Tenho um jimny HR 2011 com lift de 2" RC 4x4 e pneus 215, mas gostaria de colocar pneus 31" R15"ou 235/85 R16".
As dúvidas são, o que devo alterar de suspensão para encaixar esses pneus ? Quanto de lift no mínimo ? As pontas de eixo aguentam ?

Dilson Miranda
17/09/2015, 08:47
Amigos preciso de uma ajuda de vocês. Tenho um Jimny 2015 com 6 meses de uso e por uma infelicidade acabei molhando o módulo central do Jipe. Na concessionária queriam me cobrar R$11.000,00 pela peça, achei um absurdo e meu carro continua parado. Alguém saberia de algum dono de outro Jimny 2015 que tenha sido batido tipo Perda Total para me vender esta peça que se localiza embaixo do porta luvas. Agradeço imensamente.

Dilson Miranda
17/09/2015, 08:50
Guilherme, digo isso por já ter lido aqui. Aparentemente, o chassi fica apoiado sobre a mola, e por isso ao colocar um calço precisa também instalar os prolongadores do amortecedor, já que este fica preso no chassi.

Amigos preciso de uma ajuda de vocês. Tenho um Jimny 2015 com 6 meses de uso e por uma infelicidade acabei molhando o módulo central do Jipe. Na concessionária queriam me cobrar R$11.000,00 pela peça, achei um absurdo e meu carro continua parado. Alguém saberia de algum dono de outro Jimny 2015 que tenha sido batido tipo Perda Total para me vender esta peça que se localiza embaixo do porta luvas. Agradeço imensamente.

Dilson Miranda
17/09/2015, 08:52

jimyjimy
26/09/2015, 05:53
Pessoal,

Alguém que tenha colocado parachoque de aço + guincho, devido ao peso do kit (por volta de 50kgs com cabo sintético), precisou reforçar a suspensão? Ou o kit original já dá conta do recado?

Obrigado galera!

Maurício D'Arezzo
27/09/2015, 00:19

Olhando na Internet vi esse site, talvez ajude...http://www.netkar.com.br/conserto_modulos/conserto_modulos.html

CNPJ: 07.348.351/0001-37 Inscrição Estadual: 635.513.287.112
Razão Social: ADRIANA CORREIA DA SILVA AUTOMOTIVOS - ME

ENDEREÇO
Logradouro: PJ: 07.348.351/0001-37 Inscrição Estadual: 635.513.287.112
Razão Social: ADRIANA CORREIA DA SILVA AUTOMOTIVOS - ME

ENDEREÇO
Logradouro: RUA AUGUSTO BORALLI
Número: 130 Complemento: FUNDOS
Bairro: JARDIM VIA ANCHIETA
Município: SAO BERNARDO DO CAMPO UF: SP
CEP: 09810-735
Número: 130 Complemento: FUNDOS
Bairro: JARDIM VIA ANCHIETA
Município: SAO BERNARDO DO CAMPO UF: SP
CEP: 09810-735

Não conheço a empresa, esses dados são coletados na Internet.

Boa sorte.

guilhermejcp
04/10/2015, 22:54
Pessoal,

uma dúvida. Alguém já usou pneus 205/75 ao invés dos 215/75 no Jimny?

Saberia informar se a perder de desempenho e aumento do consumo muda tanto quanto com 215/75?

Led
05/10/2015, 10:03
Pessoal,

Alguém que tenha colocado parachoque de aço + guincho, devido ao peso do kit (por volta de 50kgs com cabo sintético), precisou reforçar a suspensão? Ou o kit original já dá conta do recado?

Obrigado galera!

O meu está com essa configuração, instalei quando ele devia estar com uns 30.000 km. Agora que está com 150.000 rodados que estou começando a pensar em trocar os amortecedores e dar uma olhada nas molas.

Ivo Paris
05/10/2015, 23:26
Alguém sabe que amortecedores colocar para lift de 1 1/2"? Coloquei calço com prolongador mas não estou gostando do resultado, está parecendo final de curso na frente.
Pensando em voltar ao original.

Maurício D'Arezzo
05/10/2015, 23:59
Alguém sabe que amortecedores colocar para lift de 1 1/2"? Coloquei calço com prolongador mas não estou gostando do resultado, está parecendo final de curso na frente.
Pensando em voltar ao original.

Olá, vc colocou calco da Tempus ferramentaria? No Facebook vc pode pesquisar por Adriana Silva Ferreira, ela representa essa empresa e já vi ela indicando o modelo para a troca do amortecedores quando a pessoa não quer usar o prolongador original do kit que eles fornecem, não sei se o kit deles é bom, mas já vi o pessoal falando bem. Abs.

Ivo Paris
07/10/2015, 22:46
Comprei da Tempus mesmo. A Adriana ficou de procurar a especificação do amortecedor para eliminar o prolongador;
Mas acho que descobri o problema. A haste de um dos amortecedores dianteiros soltou do prolongador. Aparentemente foi falta de cuidado da oficina que mandei instalar.
Montei de novo e coloquei trava rosca, parece que resolveu, mas preciso testar mais um pouco em terra, ou valetas e lombadas para ver se não solta e se ainda está com a sensação de final de curso.
Portanto, deve-se ter muito cuidado na instalação para travar mesmo a haste com trava rosca, e evitar que solte do prolongador, isso pode dar uma dor de cabeça considerável na estrada.
Dona onça estava guiando o carro na cidade, me ligou reclamando e tive que ir lá para resgatar. Vou inspecionar de vez em quando para ver se não solta mesmo.

Ivo Paris
17/10/2015, 00:00
Alguém aqui instalou o lift da oficina morumbi?
Trata-se de um kit com molas e amortecedores maiores e buchas para correção do caster.
Queria a opinião de quem instalou.

PY3OC
17/10/2015, 07:10
Olá Mauricio, comprei um jimny hr 2010. e gostaria de melhorar seu desempenho, (ele esta com pneus bf mud 31) pois ficou bem longa a caixa para ele, qual a redução que vc usou? faz barulho mesmo? olhei algumas (19 e 30%) e não me decidi, pois vou usar ele basicamente na cidade e eventuais trilhas/pescarias.
Outro detalhe tem alguns kits que vem com a corrente junto (suzucar 30%) e outros não porque será? e o preço não muda muito. acho que vou neste mesmo pois segundo a informação é Original.

PY3OC
17/10/2015, 07:18
Olá Gcw, tenho um Jimny HR 2010 e esta com pneus bf mud 31, e ele realmente requer um kit 4", pois pega nos para lamas em buracos maiores e quando dobra as rodas mais fácil ainda.
Quanto a redução etou pesquisando, mas acho que vou na da Suzucar (30% e completa com corrente) pois a relação ficou bem longa com os 31".
Na rc4x4 tem o kit de 4", só não comprei ainda porque é em só 3x...

joaormontanha
22/10/2015, 10:39
ola companheiros to com um jimny 2003 queria levantá-lo em 1 1/2 ou 2
qual lift vcs recomendariam?

GWC
11/11/2015, 18:49
Olá Pessoal
No começo do ano fiz um lift de 4" no meu jimny e o carro ficou muito bom, entretanto a algumas semanas um barulho de metal batendo ocorre em algumas situações de "torção", infelizmente não consegui fazer nada com o carro depois que aumentei a suspensão, o uso foi só urbano e olhe lá...
O barulho ocorre quando passo com o carro em valetas ou desníveis, em ângulo, e é uma batida seca, parece de metal com metal,
levei no cara que fez o lift e em outro mecânico e examinando o veículo parado nenhum dos dois conseguiu achar o problema, alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou já passou por isso?

abs
Wagner

rmateus
17/11/2015, 10:16
Galera o que é melhor para trilhas.Jimny 4all(de entrada) com lift 2" e pneus MUD maiores ou JIMNY 4sport.Não tenho idéia da diferença de altura entre eles.Grato.

jimyjimy
17/11/2015, 13:35
Galera o que é melhor para trilhas.Jimny 4all(de entrada) com lift 2" e pneus MUD maiores ou JIMNY 4sport.Não tenho idéia da diferença de altura entre eles.Grato.

Atualmente de fábrica, os dois têm a mesma altura, em todos os quesitos (em relação ao solo, total, etc...). A diferença é que no 4sport os ângulos de entrada e saída são maiores. Agora, se você quer um carro mais preparado para trilha, iria de 4sport com pneus MUD maiores. O lift de 2" terá efeito basicamente estético, pois o 4sport já aceita pneus maiores.

rmateus
17/11/2015, 13:49
Valeu ,pelo que li aqui um 4all com 2" aceita pneu MUD até 235/75/15.

Mais dúvidas:

1)Qual o pneu maior que o 4sport aceita sem lift?
E com lift de 2"?

2)O Kit da RC 4x4 de 2" tem 4 molas/4amortecedores /4 buchas(deve ser para acerto do caster),fora isso preciso de mais alguma coisa fora pneus maiores?

Grato.

GWC
18/11/2015, 17:36
Olá rmateus
Com 2" (no 4all) vai ter que mexer nos fenders e trocar o parachoque dianteiro, eu uso no meu os bf at nessa medida e com um kit de 4" e mais um calço de carroceria de 1" e ele pega muito no parachoque (mesmo eu cortando um pedaço da ponta dele) em algumas situações com a roda virada.

1) a maior medida sem erros é 215/75, mas vi gente colocando no 4sport outras medidas maiores;

2) Uma proteção para o cambio é bem vinda, no mais vá testando o carro e vendo o que realmente é necessário...

Espero ter ajudado.

Abs
Wagner

Valeu ,pelo que li aqui um 4all com 2" aceita pneu MUD até 235/75/15.

Mais dúvidas:

1)Qual o pneu maior que o 4sport aceita sem lift?
E com lift de 2"?

2)O Kit da RC 4x4 de 2" tem 4 molas/4amortecedores /4 buchas(deve ser para acerto do caster),fora isso preciso de mais alguma coisa fora pneus maiores?

Grato.

rmateus
18/11/2015, 21:11
Obrigado amigo.

djimny
19/11/2015, 23:20
Molas:
4 traseiras de chevette

Amortecedores:
Na frente: dianteiros de Besta GS 12 lugares (tem que tirar a capa, pois fica pegando)
Atrás: Traseiros da Kombi Carat

Calços:
Coloquei ainda calços de 2" cada.

Barras Panhard
Vejam na foto que foi levado ao torno que inseriu nelas "roscas" para que fossem reguláveis. Com isso o jipe continuou estável no asfalto e foi feita a geometria.
Também foram feitos "acertos" nas barras estabilizadoras.

Flexíveis do freio
Foram aumentados.

Braços da suspensão dianteira:
Foram feitos outros furos um pouco mais para frente, pois do contrário a roda dianteira pegaria nas polainas, dado ao aumento de altura que faz com o que o eixo dianteiro recue. **para caber o pneu tive que cortar um pouco a polaina.

encaixe perfeito! se quiser mais alto ponha molas e amortecedor traseiro do opalla
usei molas dianteiras do chevette que são de 35cm de altura e 11cm diametro!

Ivo Paris
23/11/2015, 14:12
Qual o tamanho das molas do chevette em relação às originais do Jimny?

GRU_SP
07/12/2015, 09:47
Pessoal, estou com uma duvida referente a esse anuncio:

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/suzuki-jimny-4sport-125273935

O rapaz alega ter trocados os amortecedores do Jimny por amortecedores de dupla ação e que isso melhora muito a estabilidade dele na pista. Isso é verdade? Algo é perdido ao usar esses amortecedores? Atrapalha no offroad?

LANHOSO
01/01/2016, 17:59
Olá Roberto,
Aquilo que você disse de ter instalado um guincho de somente 4500 lbs no Jimny deu certo?
Aquele guincho realmente conseguiu dar conta do peso do carro na lama?
Abç
Lanhoso

Andreuliana

O meu Jimny 4All 2013 ta com lift de 3' da procomp comprado na jimnybits na inglaterra eplo site deles, com pneu 235/75 mud, o carro fica passarinhando um pouco mesmo com as buchas de correção de caster, pula mais, mas aceito por se tratar de um jeep rs..

O guincho coloquei o de 4.500 libras (de quadri) já usei mais de uma vez e foi bem aceito o carro é leve e puxa facil sem comprometer com peso extra que é o problema devido ao nosso motor 1.3.

Segue foto431399

Be Trindade
04/01/2016, 21:56
Wagner, pode ser o batente da mola desalinhado, tive isso no meu carro tb!
Espero ter ajudado.

E sobre o guincho, coloquei um Warn M8000 no meu carro e ficou mto bom. Fiz uma base de guincho no parachoque do 4Sport. Vou tirar umas fotos e mando aqui!

GWC
04/01/2016, 23:14
Muito Obrigado por sua resposta! Vou checar isso!
Abs
Wagner

Wagner, pode ser o batente da mola desalinhado, tive isso no meu carro tb!
Espero ter ajudado.

E sobre o guincho, coloquei um Warn M8000 no meu carro e ficou mto bom. Fiz uma base de guincho no parachoque do 4Sport. Vou tirar umas fotos e mando aqui!

Dlemos
17/02/2016, 23:27
Pessoal, peço a ajuda dos mais experientes. Depois de muito tempo reunindo dilmas e de ir comprando aos poucos todo o material que pesquisei, chegou o momento de instalar tudo e concretizar. Hoje já tenho aqui em casa e já esta marcado para semana que vem com meu mecânico a instalação das proteções inferiores básicas, Kit de suspensão de 1,5 OldManEmu, bodylift de 2 (queria de 1 mas não encontrei em lugar nenhum, só na jimnybits), Snorkel OGZ, buchas corretoras do caster, amortecedor de direção, flexiveis de freio estendidos, reposicionador dos amortecedores traseiros e cinco pneus BF MUD 235/75/15. Meu Jimny é 4all 2012 (japa). Caso eu sinta muita necessidade vou colocar a redução de 19% da sobperformance. Minha dúvida maior é quanto ao body lift de 2. Será que o carro ficará muito instável, será que tem algum efeito colateral grave que eu deva tomar cuidado, a curto e longo prazo??? O bodylift de 1 já vinha no HR e no Sport, o que faz pensar que não altera muito. Sei que com calço de carroceria de 1 e com o corte, troca ou empurrãozinho no parachoque dianteiro ja cabe os 235 mas infelizmente só achei o de 2. E aí, alguém mais experiente pode me orientar???? Valeu!!

Leo BA
17/02/2016, 23:38
Lemos;
Parabens pelas escolhas!
Voce vai colocar calço ou as molas OME?
Nesse setup nao peecisara trocar as linhas de freio.
Eu deixaria o bodylift por ultimo, caso os 235 faça algum rubing na carroceria.
Abs

Leo BA
17/02/2016, 23:44
Em tempo:
Os reposicionadores exigem 10 mm de calco extra, evitando que a mola tras dance no flex full.
Bucha corretora de caster tambem é dispensavel, ate 2".

Dlemos
18/02/2016, 10:59
Leo BA, vou colocar molas e amortecedores OME

NelsonB
18/02/2016, 11:05
Dlemos, o que é o reposicionador de amortecedor, qual a vantagem e quais buchas comprou?

braços

Pessoal, peço a ajuda dos mais experientes. Depois de muito tempo reunindo dilmas e de ir comprando aos poucos todo o material que pesquisei, chegou o momento de instalar tudo e concretizar. Hoje já tenho aqui em casa e já esta marcado para semana que vem com meu mecânico a instalação das proteções inferiores básicas, Kit de suspensão de 1,5 OldManEmu, bodylift de 2 (queria de 1 mas não encontrei em lugar nenhum, só na jimnybits), Snorkel OGZ, buchas corretoras do caster, amortecedor de direção, flexiveis de freio estendidos, reposicionador dos amortecedores traseiros e cinco pneus BF MUD 235/75/15. Meu Jimny é 4all 2012 (japa). Caso eu sinta muita necessidade vou colocar a redução de 19% da sobperformance. Minha dúvida maior é quanto ao body lift de 2. Será que o carro ficará muito instável, será que tem algum efeito colateral grave que eu deva tomar cuidado, a curto e longo prazo??? O bodylift de 1 já vinha no HR e no Sport, o que faz pensar que não altera muito. Sei que com calço de carroceria de 1 e com o corte, troca ou empurrãozinho no parachoque dianteiro ja cabe os 235 mas infelizmente só achei o de 2. E aí, alguém mais experiente pode me orientar???? Valeu!!

Leo BA
18/02/2016, 11:16
Leo BA, vou colocar molas e amortecedores OME
Nesse caso pode instalar os reposicionadores sem susto!
No meu caso que estou usando molas originais com calço e Shocks OME, tive que remover temporariamente os reposicionadores, até instalar as molas.
- Aliás, onde conseguiu as molas?

Leo BA
18/02/2016, 11:20
Nelson;
Os reposicionadores aliviam o stress sobre as buchas inferiores dos amortecedores e oferecem um flex adicional de 15 mm.

Dlemos
18/02/2016, 11:29
Nelson, as buchas eu comprei na Sigma4x4. Tem na Jimnybits mas ta inviável por causa do câmbio. Com relação aos reposicionadores o Leo BA já detalhou bem.

Leo BA, eu comprei o Kit da OME no ano passado com o Alexandre da Sob Performance. Eu tenho o contato dele e posso te passar. Será que vai caber o 235 mud sem problemas sem o bodylift??? Outra coisa, esse lift da OME chega a 2 utilizando calços de mola, será que é vantagem?

Leo BA
18/02/2016, 13:56
Lemos;
Tá uma falta danada das molas aqui no Brasil. Parece que a Tecmin não importou mais.
Encontrei na Espanha ( proyecto4x4 ) Euros 86.00 cada.
Vai chegar aqui por mais de 1000 Reais, cada mola.........não dá!
Eu deixaria inicialmente nos 15 mm. Não estressa a linhas de freio e desloca pouco o alinhamento do eixo dianteiro.
Do jeito que sobra espaço nos paralamas do meu carro, com 215 /70/15 - tenho quase certeza que o 235 acomoda, na boa!
Vou catar uma foto aqui e posto.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/perfil_zpshhhr0xhw.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/perfil_zpshhhr0xhw.jpg.html)

Dlemos
18/02/2016, 17:18
Bom, pela foto parece que cabe. Mas vc trocou o seu parachoque dianteiro. O meu ainda é o original. Ainda não me decidi em relação ao parachoque.

Leo BA
18/02/2016, 23:22
Bom, pela foto parece que cabe. Mas vc trocou o seu parachoque dianteiro. O meu ainda é o original. Ainda não me decidi em relação ao parachoque.
Não troquei! Só dei uma aparada nele.....
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/FLEX_zpsnrg3lbr1.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/FLEX_zpsnrg3lbr1.jpeg.html)

GWC
19/02/2016, 00:00
Nelson, as buchas eu comprei na Sigma4x4. Tem na Jimnybits mas ta inviável por causa do câmbio. Com relação aos reposicionadores o Leo BA já detalhou bem.

Leo BA, eu comprei o Kit da OME no ano passado com o Alexandre da Sob Performance. Eu tenho o contato dele e posso te passar. Será que vai caber o 235 mud sem problemas sem o bodylift??? Outra coisa, esse lift da OME chega a 2 utilizando calços de mola, será que é vantagem?

Dlemos os 235 só vão caber sem o bodylift se vc, cortar ou trocar, os fenders e o parachoque, no meu tenho o calço de uma polegada na carroceria e 4" na suspensão com o bf At 235/75 e em algumas situações raspa legal na frente do carro.

A foto não ajuda muito mas dá pra ter uma ideia!

.522968

Dlemos
19/02/2016, 12:28
GWC, eu também acredito que sem o bodylift fica complicado. Será que calço de 2 na carroceria gera outras complicações, além da estabilidade??

Mauro B
19/02/2016, 13:43
No meu tive que fazer um lift de 3" para poder usar o 235/75. Fiz tentativa com 2", receita caseira (do forum), e não foi suficiente.

GWC
19/02/2016, 13:47
GWC, eu também acredito que sem o bodylift fica complicado. Será que calço de 2 na carroceria gera outras complicações, além da estabilidade??

Dlemos acho que com o bodylift vai caber sim, meio apertado mas cabe! tem que cortar uma ponta do parachoque mas nada de mais! quanto a estabilidade vc acustuma, não tenho muita experiencia com bodylift, mas acredito que algumas pequenas adaptações serão necessárias (alavanca de cambio, direção e radiador). Não tenho certeza disso, mas já vi em algum lugar aqui do fórum, infelizmente não consegui encontrar...

abs
Wagner

Leo BA
19/02/2016, 15:41
GWC tem uma boa experiência com o 235. Eu sempre usei 215, que nâo pega em nada.
Evito modificações muito radicais, porque não existe almoço grátis. A gente mexe numa coisa, dá M em outra.....
Com relação à direção, a JimnyBits te até um prolongador da coluna de direção, pra compensar o bodylift.

Abs

ddiegooo
19/02/2016, 18:09
Galera, qual o melhor custo x beneficio quem quer um lift e nao pretende usar um pneu maior que 215/75/15? Quero acompanhar uns companheiros em uma trilha, mas a altura do meu HR 2011 vai atrapalhar. Queria dar uma subida nele sem ter que alterar muito do padrão do carro.
Esses dias um rapaz comprou um kit de calço e instalou, ele relatou alguns problemas após isso, tipo alteração no forma de reação do volante. Outra pessoa usou um kit de calço em uma TR4 e reclamou que após um tempo o carro deu uma baixada denovo, acredito que por desgaste das borrachas colocadas.
Alguém poderia me dar uma luz?

Abs

Leo BA
19/02/2016, 18:36
Galera, qual o melhor custo x beneficio quem quer um lift e nao pretende usar um pneu maior que 215/75/15? Quero acompanhar uns companheiros em uma trilha, mas a altura do meu HR 2011 vai atrapalhar. Queria dar uma subida nele sem ter que alterar muito do padrão do carro.
Esses dias um rapaz comprou um kit de calço e instalou, ele relatou alguns problemas após isso, tipo alteração no forma de reação do volante. Outra pessoa usou um kit de calço em uma TR4 e reclamou que após um tempo o carro deu uma baixada denovo, acredito que por desgaste das borrachas colocadas.
Alguém poderia me dar uma luz?

Abs

Acho legal um carro alto e de pneuzão, mas como no momento o Jym é meu carro pra tudo, evito customizações muito radicais.
Até 2" é bem tranquilo. Muda muito pouco a geometria da suspa e o carro mantém praticamente o mesmo desempenho em rodovias de velocidade.
Até 2" dispensa correção de cáster, linhas de freio prolongadas (caso mantenha a barra estabilizadora) e já melhora bastante o desempenho off road.
O importante é usar material de boa qualidade, que ofereça um bom flex. No off road, o importante é manter as quatro patas no chão.
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/flex_zpslnrc2j6q.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/flex_zpslnrc2j6q.jpg.html)

Barros
19/02/2016, 18:40
... os 235 só vão caber sem o bodylift se vc cortar ou trocar os fenders e o parachoque, no meu tenho o calço de uma polegada na carroceria e 4" na suspensão com o bf At 235/75 e em algumas situações raspa legal na frente do carro.
E no 4Sport atual, que já vem com um recorte maior dos paralamas, dá pra usar BF 235/75 sem raspar?

Ivo Paris
20/02/2016, 07:06
Po cara, faz o seguinte.

Coloca provisoriamente calço de 1", 150 reais
Amortecedores na traseira de Escort sw monroe a gas, 220 reais o par(mesmo diam, maior curso e mais macio. Tenho um par em casa que eu usava)
Assim os 235 já devem caber se sua roda tiver offset entre -5 e -1. -5 é o padrão dessas marcas binno, scorro, mangels....

Se vc fosse do Rio eu te vendia o kit pronto com molas 1" maiores e amortecedores. Vou postar as fotos. Tá tudo lá em casa guardado. O que eu quero manter mesmo são as molas originais e amortecedores dianteiros originais.

Os meus 235 só cabem por causa dessa roda que eu estou com offset -5. Se fosse uma roda com offset mais negativo, ia ficar como o da foto raspando na curva do acabamento do fender. E offset mais positivo iria raspar na hora da curva por dentro do paralama...

A minha encaixou perfeitamente, cagada msm

Nas fotos anexadas o meu carro estava com as rodas originais e pneus 215 75. Repare que sobra espaço para um 225. 235 eu nao tentei, mas talvez dê uma raspadinha. Note tbm como os amortecedores do escort melhoraram sensivelmente o curso de susp. traseiro.

Para subir 1 polegada na frente usando calços, esse amortecedor do escort sw fica bom?

ddiegooo
22/02/2016, 12:57
No meu tive que fazer um lift de 3" para poder usar o 235/75. Fiz tentativa com 2", receita caseira (do forum), e não foi suficiente.

Poderia me mandar o link do forum?

Abs

ddiegooo
22/02/2016, 13:00
Acho legal um carro alto e de pneuzão, mas como no momento o Jym é meu carro pra tudo, evito customizações muito radicais.
Até 2" é bem tranquilo. Muda muito pouco a geometria da suspa e o carro mantém praticamente o mesmo desempenho em rodovias de velocidade.
Até 2" dispensa correção de cáster, linhas de freio prolongadas (caso mantenha a barra estabilizadora) e já melhora bastante o desempenho off road.
O importante é usar material de boa qualidade, que ofereça um bom flex. No off road, o importante é manter as quatro patas no chão.
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/flex_zpslnrc2j6q.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/flex_zpslnrc2j6q.jpg.html)

Minha linha de pensamento é exatamente igual a sua. O que voce indica para o HR subir mais 2"?

Obrigado pela resposta

Maurício D'Arezzo
22/02/2016, 18:20
Olá a todos,
Levantei meu Jimny em 1 1/2" com calços nas molas, não quis fazer alterações radicais pois não tenho essa necessidade, apenas gostaria de uma estética melhor, meu uso principal é na cidade para o dia a dia e eventualmente visita a chácara da família e quem mora em São Paulo é sempre bom um carro mais alto em dia de chuva, (se bem que tem dias que só com submarino).
Comprei o kit na Tempus ferramentaria, é só digitar esse nome no Face que eles estão lá, achei simples, fácil e com um custo baixo, sem ter que alterar nada no carro, alterações implicam em complicações com o seguro.

Seguem fotos do antes e depois e mais um comparativo de um outro 4sport com pneu 205, o meu tem pneu 215, a diferença total é de aproximadamente 10cm.

Abraços.
Maurício.

Maurício D'Arezzo
22/02/2016, 18:25
Segue foto do kit e outra do calço instalado.
No kit está incluso adaptadores para prolongar os amortecedores.
Até o momento está tudo bem.

Leo BA
23/02/2016, 13:24
Ddiegoo;

Supondo que seu HR já tenha bodylift de fábrica, você já está com meio caminho andado.
Sou resistente a usar prolongadores nos amortecedores, pelo fato de viverem folgando - mesmo com trava rosca loctite - e apenas aumentarem a altura do carro, sem adicionar curso de suspensão, já que os amortecedores permanecem os mesmos.
Tem uma outra receita com amortecedores de F1000 e calços, ou molas de Tracker que é muito popular, mas o carro fica alto com jeitão de pinguim andando, pois o conjunto fica rígido e trabalha menos, devido a dureza das molas e amortecedores, que não os dimensionados para o Jimny peso pena.
Com o dólar de agora, tá doendo comprar lá fora! Mas eu colocaria os calços da Tempus Ferramentaria (sem os prolongadores) e importaria bons amortecedores OME 028 na dianteira e 029 na traseira - ou os TRAILMASTER alemães, que também são sensacionais.
De qualquer forma, ainda que, com essa combinação de calços e amortecedores - sem entrar com as molas da OME ou TRAILMASTER, tem que separar de 3 a 4 mil Reais, pra ficar feliz. Um kit completo pode chegar a 10 mil BRL, incluindo as molas e linhas de freio prolongadas e as guias de capatazia, armazenagem e o cacete, além dos tradicionais 65% de importação, e no caso de ser fora de SP, ainda diferença de ICMS, que a gente paga aqui.
Enfim, tem opções para todos os gostos e bolsos. Eu pessoalmente procuro fazer o melhor que o meu dinheiro dá. Quando se compra barato, a chance de ter que comprar duas vezes é bem grande.
Ando procurando as molas OME, só achei na Espanha - Euros 86,00 cada - com valor estimado de chegarem aqui por mais de 1000 BRL cada. Não dá! Se não encontrar mais barato, vai ficar nos calços com molas originais, que estão trabalhando muito bem!
As molas OME, na TECMIN de Santa Catarina, para DEFENDER, custam em torno de 600 BRL cada. Preço bem razoável! Por que as do Jimny terão que custar mais de 1000? Economia de escala...será?

http://www.4x4proyect.com/adquirir/suzuki/Jimny/old-man-emu-(ome)/pt

http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/suspension/jimny-2-/-50mm-trailmaster-lift-kit/prod_67.html

Leo BA
23/02/2016, 14:51
Mauricio;

Os reposicionadores traseiros são excelentes! Diminuem o stress das buchas dos amortecedores e dão ganho flex.
Sugiro conferir o torque dos prolongadores, de vez em quando.
Abs;

NelsonB
23/02/2016, 16:02
Pessoal, comprei os amortecedores e molas OME na Tecmin ano passado, então, acho que é $ó o tempo de importar, r$r$r$,

mas na época, pesquisando não vi nada sobre forçar buchas do amortecedor. Será que é necessário para qualquer uso, estes reposicionadores? Este ganho (desculpem-me, não tenho certeza se entendo a expressão flex full, rsrsrsrs) de flexibilidade é relevante mantendo a bara estabilizadora? Apenas em trilhas pesadas? Pode deixar o carro mais suscetível a virar em estrada asfaltada e em velocidade? Eu não coloquei mais nada, achei que o carro ficou melhor (principalment epesado), mas quero ver estes amortecedore$ durarem, R$R$R$,

mias alguma dica?

braços

Nelson

Leo BA
23/02/2016, 16:41
Nelson;

O reposicionador alivia as buchas dos amortecedores, porque eles giram 90º e passam a trabalhar sem tensão no parafuso.
De quebra, permitem que os amortecedores traseiros abram mais 15 mm. Não interfere na barra estabilizadora.
Você comprou na hora certa! Há quatro meses a TECMIN não tem nada pro Jimny. Queria muito as molas 2966 e 2967, aqui com eles seria muito mais em conta que mandando buscar.

Abs

ddiegooo
23/02/2016, 16:49
Ótima resposta!
Entendi e concordo com o que voce disse sobre optar pela opção mais barato. Mas existem varias situações que podem variar o que valeria realmente a pena usar ou não. Cada caso é um caso.... O meu é o mais simples de todos! rss
Já fechei os calços com a Tempus Ferramentaria hoje pela manhã. Pelo uso que faço do carro e as pretensões que tenho com ele, acredito que serei bem atendido pelo kit vendido.

Essa folga dos prolongadores que voce disse são em relação a esses calços?

Ddiegoo;

Supondo que seu HR já tenha bodylift de fábrica, você já está com meio caminho andado.
Sou resistente a usar prolongadores nos amortecedores, pelo fato de viverem folgando - mesmo com trava rosca loctite - e apenas aumentarem a altura do carro, sem adicionar curso de suspensão, já que os amortecedores permanecem os mesmos.
Tem uma outra receita com amortecedores de F1000 e calços, ou molas de Tracker que é muito popular, mas o carro fica alto com jeitão de pinguim andando, pois o conjunto fica rígido e trabalha menos, devido a dureza das molas e amortecedores, que não os dimensionados para o Jimny peso pena.
Com o dólar de agora, tá doendo comprar lá fora! Mas eu colocaria os calços da Tempus Ferramentaria (sem os prolongadores) e importaria bons amortecedores OME 028 na dianteira e 029 na traseira - ou os TRAILMASTER alemães, que também são sensacionais.
De qualquer forma, ainda que, com essa combinação de calços e amortecedores - sem entrar com as molas da OME ou TRAILMASTER, tem que separar de 3 a 4 mil Reais, pra ficar feliz. Um kit completo pode chegar a 10 mil BRL, incluindo as molas e linhas de freio prolongadas e as guias de capatazia, armazenagem e o cacete, além dos tradicionais 65% de importação, e no caso de ser fora de SP, ainda diferença de ICMS, que a gente paga aqui.
Enfim, tem opções para todos os gostos e bolsos. Eu pessoalmente procuro fazer o melhor que o meu dinheiro dá. Quando se compra barato, a chance de ter que comprar duas vezes é bem grande.
Ando procurando as molas OME, só achei na Espanha - Euros 86,00 cada - com valor estimado de chegarem aqui por mais de 1000 BRL cada. Não dá! Se não encontrar mais barato, vai ficar nos calços com molas originais, que estão trabalhando muito bem!
As molas OME, na TECMIN de Santa Catarina, para DEFENDER, custam em torno de 600 BRL cada. Preço bem razoável! Por que as do Jimny terão que custar mais de 1000? Economia de escala...será?

http://www.4x4proyect.com/adquirir/suzuki/Jimny/old-man-emu-(ome)/pt

http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/suspension/jimny-2-/-50mm-trailmaster-lift-kit/prod_67.html

NelsonB
23/02/2016, 16:50
LeoBa,

então, eu devo procurar estes reposicionadores, mesmo que não faça trilhas pesadas? Só na jimnybits? Alguém faz isso aqui?
Olha, eu to aguardando uns itens na Tecmin....bração e obrigado pela explicação

Nelson;

O reposicionador alivia as buchas dos amortecedores, porque eles giram 90º e passam a trabalhar sem tensão no parafuso.
De quebra, permitem que os amortecedores traseiros abram mais 15 mm. Não interfere na barra estabilizadora.
Você comprou na hora certa! Há quatro meses a TECMIN não tem nada pro Jimny. Queria muito as molas 2966 e 2967, aqui com eles seria muito mais em conta que mandando buscar.

Abs

Leo BA
23/02/2016, 19:27
Nelson;
A Tempus copiou da JiminyBits os reposicionadores, com bastante perfeição! Vêem junto com o kit. Veja na foto do Maurício.
Seu uso não é imprescindível, ma deve ajudar na longevidade da buchas dos amortecedores traseiros.
Vou checar a Tecmin novamente. Quais itens você está aguardando?

Leo BA
23/02/2016, 21:23
Uma curiosidade, já que estamos falando de amortecedores.
Meu carro começou com um barulho horroroso ao passar em buracos.
Pensei: Não acredito que os preciosos OME tenham ido por saco, com apenas 20 mil km.
Hoje dei um mergulho por debaixo, e encontrei o bandido!
Soltou um parafuso da braçadeira da barra estabilizadora - que tomou um chunchada, chegando a empenar toda - deixando a barra bater à vontade no chassi.
Amanhã eu e minha marreta de 2 kg, daremos um jeito nisso!
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/ae80675b-8c4a-4d65-83dc-f8fa2eb30d78_zpscaqen2lc.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/ae80675b-8c4a-4d65-83dc-f8fa2eb30d78_zpscaqen2lc.jpg.html)

Barros
20/03/2016, 17:18
Alguém já levantou a suspensão do Jimny com o kit de 2 polegadas da Lock4x4? Ficou bom? Recomenda?
Lock4x4 Preparação e Engenharia Offroa (https://www.facebook.com/Lock4x4offroad/)

neitor
20/03/2016, 18:20
Leo, tenta andar sem a barra estabilizadora, o meu jimny não tem (tem mas está guardada rsrs) e nem sei como é andar com a barra instalada, diz que assim aumenta o curso da suspensão, mas tem algum prejuízo na estabilidade, tem que pesar os prós e contras, mas daqui a pouco vem alguém que já andou mais tempo com e sem a barra pra deixar um relato melhor.

Mauro B
21/03/2016, 11:20
Também estou sem a barra estabilizadora, desde que instalei o kit 3" da Jimny Bits. Nem me lembro quanto tempo faz. Como ninguém faz curvas em velocidade com um carro elevado, nunca senti falta da barra.

Leo BA
21/03/2016, 16:43
Leo, tenta andar sem a barra estabilizadora, o meu jimny não tem (tem mas está guardada rsrs) e nem sei como é andar com a barra instalada, diz que assim aumenta o curso da suspensão, mas tem algum prejuízo na estabilidade, tem que pesar os prós e contras, mas daqui a pouco vem alguém que já andou mais tempo com e sem a barra pra deixar um relato melhor.

Neitor;

Dá meedoo..! hehehh...
Ando muito nas BR´s e o carro já balança bastante com ventos laterais, lift de 2" acima de 110 km/h.
Mas o curso aumenta consideravelmente sem a barra.

Abs

AlemãoRS
21/03/2016, 17:30
Neitor;

Dá meedoo..! hehehh...
Ando muito nas BR´s e o carro já balança bastante com ventos laterais, lift de 2" acima de 110 km/h.

Abs

Não vai alterar nada nessa situação, de maneira geral temos uma interpretação errada da função da barra estabilizadora.
Leiam o link abaixo:
Best Cars Web Site - Consultório Técnico (http://bestcars.uol.com.br/ct/estabil3.htm)

Nesse site tem outras matérias sobre barra estabilizadora também.

Mauro B
21/03/2016, 17:55
Neitor;

Dá meedoo..! hehehh...

Abs

A barra só tem função na curva. Ela funciona compensando a inclinação do carro. Vento não faz diferença.

Leo BA
21/03/2016, 18:24
Interessante esta matéria!
No dia em que o Jimny for apenas para trilhas, certamente irei remover a barra.
Mas o curso inicial dos OME é bastante macio e o carro apresenta uma rolagem de carroceria bem mais acentuada, que com amortecedores originais, por exemplo.
Nesse caso, a presença da barra faz diferença.
Abs

NelsonB
22/03/2016, 14:49
LeoBA,

legal esta observação. Em terreno inclinado, dá uma certa insegurança com os OME. Será que existe uma barra anti-rolagem (agora que o artigo esclareceu, hehe) diferente que posa compensar mais isso? Ou buchas de poli, menos flexíveis?

saudações

Mas o curso inicial dos OME é bastante macio e o carro apresenta uma rolagem de carroceria bem mais acentuada, que com amortecedores originais, por exemplo.
Abs

NelsonB
12/04/2016, 18:22
LeoBA,

vc sabe se as molas da OME tem lado de cima e de baixo? As originais, tem distância das primeiras voltas, diferentes, segundo o service manual (onde aliás, tem uma discrepância entre figura e legenda).
bçs

Abs

Leo BA
12/04/2016, 18:40
Caro Nelson;
Não sei! Na verdade também não notei que as originais têm estremidades diferentes.
Como o serviço é meio pesado pro meu gosto, levei num mecânico que trabalha com SZK há mais de 20 anos e apenas acompanhei o serviço. Manuseei as molas e tal, mas nâo me ocorreu checar esse detalhe.
O que sei, é que nas OME - para carros direção à direita - a mola traseira do motorista é ligeiramente mais longa, sabe-se lá porque....
Está notando algo estranho no seu carro?
Abs

Cleo
13/04/2016, 08:29
Acompanhando.

NelsonB
15/04/2016, 17:18
Na verdade, desde que montei a suspa, ouço um clunc-clunc quando esterço subindo/descendo. NAda que desabone, o carro ficou muito melhor do que com a original. O thix me falou qyue o dele não faz, então, não devia ser buchas etc. Mistério...por isso pensei neste detalhe da montagem quando vi o service manual da suzuki....
QUanto a rolagem, duas hipóteses: Buchas de poli na barra estabilizadora, melhoraria deixando o carro rolar menos (mantendo-o mais vertical); Hipótese 2: pode ser também que o carro se comporte mais "em bloco", e em vez de rolar menos, possa não rolar e tombar inteiro se eu deixar o pé pesado numa curva....
braços
Nelson

Cleo
18/04/2016, 08:35
Muito legal, mas estou pensando de colocar calços de 1" pois uso meu diariamente.

Cleo
18/04/2016, 08:40
Penso em instalar calços de 1", pois uso diariamente meu jipe. E amortecedores, indica algum?

NelsonB
18/04/2016, 09:11
Cléo,

eu estou satisfeito com os OME (apesar de achar que a instalação ficou devendo, a ser corrigido em breve), mas eles são desenvolvidos para trabalhar junto com as molas da mesma marca. Além dos diversos relatos, uma cousa que me fez optar por eles, é o fato de serem desenvolvidos especificamente par ao JImny por um departamento de P&D. Outro que parece ser muito bom é o alemão trail master, mas parece ser menos confortável e não sei se tem importador no Brasil. Agora, é o $al. O pessoal fala muito bem do offschocks, mas não fazem molas....

Penso em instalar calços de 1", pois uso diariamente meu jipe. E amortecedores, indica algum?

Cleo
20/04/2016, 09:06
Pessoal estou pensando em fazer os calços de 1" em tecnil, será que fica bom, teria alguma restrição ou algo melhor?

Cleo
20/04/2016, 09:09
Cléo,

eu estou satisfeito com os OME (apesar de achar que a instalação ficou devendo, a ser corrigido em breve), mas eles são desenvolvidos para trabalhar junto com as molas da mesma marca. Além dos diversos relatos, uma cousa que me fez optar por eles, é o fato de serem desenvolvidos especificamente par ao JImny por um departamento de P&D. Outro que parece ser muito bom é o alemão trail master, mas parece ser menos confortável e não sei se tem importador no Brasil. Agora, é o $al. O pessoal fala muito bem do offschocks, mas não fazem molas....

Esses OME encontra no Brasil, aonde?

Cleo
28/04/2016, 08:28
Pessoal estou pensando em fazer os calços de 1" em tecnil, será que fica bom, teria alguma restrição ou algo melhor?

E aí, alguma opinião?

ddiegooo
28/04/2016, 11:04
E aí, alguma opinião?

Até 1´1/2 vai deboa.

Cleo
28/04/2016, 15:25
Até 1´1/2 vai deboa.

Com esse material?

LuizCabral
28/04/2016, 23:28
body lift de 2'' necessita de mexer em que?

NelsonB
29/04/2016, 15:50
Olha, quem estiver pensando em por amortecedor gringo, vai se mechendo, pq parece que o inmetro vai começar a certificar pra ser vendido aqui e logo logo nem TUV vai servir para nós....

Ivo Paris
01/05/2016, 17:40
Desisti de levantar o Jimny.
Retirei o kit 1 1/2" e coloquei 4 amortecedores novos. Os antigos ainda estavam bons, porém um pouco cansados.
Agora a suspensão está zero km!
Se alguém tiver interesse no kit semi novo da Tempus, podemos negociar. Além dos 4 calços de 1,5 polegadas, vão 2 calços extras de 1 polegada para usar com amortecedor off shox. Então são 6 calços na barganha!

Cleo
06/05/2016, 10:50
Retirei o kit 1 1/2" e coloquei 4 amortecedores novos. Os antigos ainda estavam bons, porém um pouco cansados.
Se alguém tiver interesse no kit semi novo da Tempus, podemos negociar. Além dos 4 calços de 1,5 polegadas, vão 2 calços extras de 1 polegada para usar com amortecedor off shox. Então são 6 calços na barganha!

Qual os amortecedores que você instalou?

Ivo Paris
07/05/2016, 23:27
Coloquei um jogo de amortecedores originais novos.

Cleo
09/05/2016, 08:55
Coloquei um jogo de amortecedores originais novos.

Qual é a marca? Quanto pagou e aonde comprou? Se não for muita indiscrição.

Deoclecio Macena
20/05/2016, 20:36
Concordo com tudo que o pessoal disse e, particularmente, pro seu uso eu iria de 2" de lift de suspensão e pneu 215. O Jimny com essa receita é extremamente capaz em ambos os mundos, não tenha dúvida.

Pra um lift de 2", flexíveis de freio só é 100% necessário prolongar se remover a estabilizadora, mas é recomendado alongar pelo menos o traseiro (onde o curso não é limitado pela barra). Se for manter a estabilizadora, seria legal calçar a base dela pra preservar a vida útil das buchas e bieletas. Eu mandei fazer uns blocos pra usar de calço (veja foto abaixo). Aquela outra peça é pra calçar a mola equalizadora de freio. Novamente ninguém faz, mas é recomendado.

G

aMIGO TENHO UM JIMNY 2001, E QUERO TRANSFORMAR EM 4 SPOR, VI UM KIT DE LIFT 2" PRA VENDER, E OUTRA DE CALÇOS DE CARROCERIA, NÃO ENTENDI MUITO A RELAÇÃO DE UM PRO OUTRO E QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS, TEM COM ME ESCLARECER E SUA FOTO NÃO APARECE ´PARA EU PODER OBSERVAR, SE QUIZER ME MANDE NO MEU FACEBOOK DEOCLECIO MACENA OU E-MAIL, tokoefogo@ig,com,br - Não queria gastar muito na colocação mas quero deixar meu Jimny mais alto. Obrigado

Ivo Paris
21/05/2016, 22:57
Originais SZK, concessionária, saiu mais barato do que na suzucar ou alternativa4x4.
Os antigos estavam bons ainda, rodavam bastante, sem vazamentos, mas achei que o carro estava balançando um pouco a mais na estrada quando carregado.
Também tinha um barulhinho toc toc na frente, que descobri depois ser as buchas da barra estabilizadora dianteira que já estavam com uma pequena folga. Enfim, não precisava ter trocado já, mas agora o carro está como zero.
Sobraram os amortecedores antigos, se alguém se interessar, hehe, e o kit de lift 1,5

afonso85
21/05/2016, 23:04

Ivo, boa noite, desistiu do lift por não ter se adaptado ou foi algum outro motivo, estou interessado em colocar um kit igual ao seu. Ainda tá à venda?

Barros
22/05/2016, 13:35
Por acaso, alguém aqui já colocou o lift da suspensão de 2" do Jimny com a Lock OffRoad (Lock Off Road (https://www.facebook.com/lock.offroad/timeline?ref=page_internal)). O kit, composto de 4 molas Lock4x4, 4 amortecedores mais longos da Cofap e 4 buchas, custa R$1.500. O preço parece bom, mas não tenho maiores referências do trabalho deles.

jorgeffn
24/06/2016, 15:00
Fiz um lift de 2" no Jimny, molas Trail Master e amortecedores Doetsch Tech ( comprei usados, foram retirados de um Jimny e rodaram cerca de 10mil km) coloquei os BF AT Km2 235/75/15 (usava os 215 MUD antes).... Tive que cortar um pouquinho o parchoque dianteiro para evitar do pneu pegar, e tirar o peito de aço..... o Jimny já tinha 1" de calço de carroceria.

gostei do visual do carro... mas achei a suspensão bem mais dura... rodei pouco ainda, vou diminuir a calibragem dos pneus (está com 26 libras) porque está pulando bastante também.... vamos ver na terra, final de semana devo dar umas voltas para testar... e achei a direção mais leve, suave... mesmo os MUD não sendo tão agressivos, acho que eles pesavam bem a direção.

segue duas imagens, antes (foto ficou ruim) e depois....

531427 531428

abs!!!

guimajc
24/06/2016, 21:01
Fiz um lift de 2" no Jimny, molas Trail Master e amortecedores Doetsch Tech ( comprei usados, foram retirados de um Jimny e rodaram cerca de 10mil km) coloquei os BF AT Km2 235/75/15 (usava os 215 MUD antes).... Tive que cortar um pouquinho o parchoque dianteiro para evitar do pneu pegar, e tirar o peito de aço..... o Jimny já tinha 1" de calço de carroceria.

gostei do visual do carro... mas achei a suspensão bem mais dura... rodei pouco ainda, vou diminuir a calibragem dos pneus (está com 26 libras) porque está pulando bastante também.... vamos ver na terra, final de semana devo dar umas voltas para testar... e achei a direção mais leve, suave... mesmo os MUD não sendo tão agressivos, acho que eles pesavam bem a direção.

segue duas imagens, antes (foto ficou ruim) e depois....

531427 531428

abs!!!

Fala Jorge,

É impressão minha, ou a traseira ficou um pouco mais alta que a dianteira?

Quanto pagou nesses km2?

Abraço,

Leo BA
24/06/2016, 21:15
Também achei Guima !
Talvez as molas dianteiras e traseiras estejam invertidas.

jorgeffn
24/06/2016, 22:16
Fala Jorge,

É impressão minha, ou a traseira ficou um pouco mais alta que a dianteira?

Quanto pagou nesses km2?

Abraço,

guimajc e Léo... vou medir para ver se está diferente mesmo... segui as orientações passadas pelo cara que me vendeu....
como achei a suspensão bem dura, pode ser que tenha algo invertido mesmo..... vou olhar e posto aqui o resultado

guimajc, paguei 679 no site pneus free....

medi e se houver alguma diferença, é miníma..... e as molas estão as 76143 atrás e 76053 na frente... como foi me passado.... e foi a informação parecida que achei aqui no fórum (exceto que estava 76043 na dianteira).... se alguém tiver a confirmação do código para me falar, ficarei grato!

abs!

Leo BA
24/06/2016, 23:04
guimajc e Léo... vou medir para ver se está diferente mesmo... segui as orientações passadas pelo cara que me vendeu....
como achei a suspensão bem dura, pode ser que tenha algo invertido mesmo..... vou olhar e posto aqui o resultado

guimajc, paguei 679 no site pneus free....

abs!

Jorge;

Curti o visual do seu carro ! Só não tive ainda coragem de colocar 235. Já usei MUD BF 215 3 agora estou de 215/70 AT.
Uso entre 20 e 23 no asfalto. 26 no 235 deve tá demais. Eu iria de 20 pra experimentar.
Já ví neguinho inverter a ordem das molas e deixar o Jym com cara de dragster. As mais longas são as dianteiras.
Uso OME shoks e molas originais calçadas. Quando sobrar dindin, vou buscar as molas ARB na Espanha. Euros 100 cada. Absurdo! As TrailMaster com os Doetsch Tech estão no topo da cadeia. Talvez você esteja com as molas de setup mais duro ou os shocks sejam mais rígidos. A ARB também tem três niveis de mola. Mas baixando um pouco a calibragem vai melhorar bastante. O BF é um pneu que roda com 12 psi e nem parece, de tão duro.

Abs

Arildo MT
25/06/2016, 00:00
Normalmente todo carro é projetado com a bunda erguida mesmo, se não me engano tem haver com o caster, se a dianteira ficar muito mais alta que a traseira, chega a ficar indomável, nas curvas nem retorna o volante, pelo que me lembro é isso, mas posso estar enganado.

jorgeffn
25/06/2016, 12:36
Jorge;

Curti o visual do seu carro ! Só não tive ainda coragem de colocar 235. Já usei MUD BF 215 3 agora estou de 215/70 AT.
Uso entre 20 e 23 no asfalto. 26 no 235 deve tá demais. Eu iria de 20 pra experimentar.
Já ví neguinho inverter a ordem das molas e deixar o Jym com cara de dragster. As mais longas são as dianteiras.
Uso OME shoks e molas originais calçadas. Quando sobrar dindin, vou buscar as molas ARB na Espanha. Euros 100 cada. Absurdo! As TrailMaster com os Doetsch Tech estão no topo da cadeia. Talvez você esteja com as molas de setup mais duro ou os shocks sejam mais rígidos. A ARB também tem três niveis de mola. Mas baixando um pouco a calibragem vai melhorar bastante. O BF é um pneu que roda com 12 psi e nem parece, de tão duro.

Abs

Valeu Leo....
pois é, conferi com os números das referências das molas, e medi também com uma trena... aparentemente está tudo certo quanto a montagem. Realmente o pneu estava muito cheio, tinham colocado 32 libras na borracharia... diminuí para 24 e hoje vou testar com 20... no Mud usava 18.
Então... eu fiquei receoso em colocar os 235, mas até que gostei do resultado, o desempenho caí um pouco, mas nem achei que diminuiu o quanto imaginei... está bem aceitável. Fiquei muito tempo namorando a distância os kits importados (acho os nacionais puxados, perto do ganho efetivo de desempenho), quase comprei os amortecedores Rancho.... aí vi o anuncio das molas e o cara também tinha os amortecedores, apesar de usados, decidi arriscar.... segundo o vendedor, ele havia andado cerca de 10 mil km com o Jimny dele com a suspensão. Acho que é isso mesmo... a suspensão é mais rígida mesmo, mas o carro ficou firme e acho que agora baixando mais um pouco a calibragem fica de boa.... pular um pouco é do jipe mesmo, não tem jeito... heheheh

Arildo, comprei separado as buchas para a correção do cáster.. o carro deu alinhamento certinho e está com a direção melhor do que antes (muito pelo desenho dos pneus, também) quanto a isso, está tudo certo....

amanhã vou tentar testar na terra e coloco as impressões....

abs!

Cleo
30/06/2016, 14:00
Pessoal, instalei o kit 2,5" no meu jimny, aí levei para conferir o alinhamento deu diferença no caster, -4, traz algum problema/dano? como eu corrijo isso? Pois o técnico não sabe.

GWC
30/06/2016, 17:18
Pessoal, instalei o kit 2,5" no meu jimny, aí levei para conferir o alinhamento deu diferença no caster, -4, traz algum problema/dano? como eu corrijo isso? Pois o técnico não sabe.

Cleo no kit tinha as buchas de correção do cáster? Se não tinha essa pode ser uma solução, não corrige tudo, mas ajuda... Se tem e já foi instalado, ai só trocando os links da suspensão dianteira... o caster errado atrapalha na dirigibilidade...

Abs
Wagner

Cleo
01/07/2016, 08:56
GWC o kit não veio com as buchas de correção. Após a instalação andei bastante com o carro e não notei nenhuma diferença considerável na condução, mas resolvi fazer a conferencia do alinhamento e aí o técnico detectou uma diferença no caster, igual nos dois lados, se eu não tivesse feito essa conferência não teria percebido nada na direção. Segundo ele a diferença do caster não ocasiona desgaste irregular de pneus apenas na condução. Então eu acho que vou economizar a grana dessas buchas.

Arildo MT
01/07/2016, 15:13
GWC o kit não veio com as buchas de correção. Após a instalação andei bastante com o carro e não notei nenhuma diferença considerável na condução, mas resolvi fazer a conferencia do alinhamento e aí o técnico detectou uma diferença no caster, igual nos dois lados, se eu não tivesse feito essa conferência não teria percebido nada na direção. Segundo ele a diferença do caster não ocasiona desgaste irregular de pneus apenas na condução. Então eu acho que vou economizar a grana dessas buchas.

Vai perceber mais a questão do caster em velocidade maior/instabilidade quando passar por asfalto irregular se um dia isso se somar ao famigerado shimmy o jeguinho ficara indomável, no mais se for usar na cidade/fora de estrada em velocidade moderada nem vai perceber muita diferença.

Cleo
04/07/2016, 09:07
Após esse fds verifiquei que as buchas são dispensáveis. Redeuzi a calibragem dos pneus para 22 na diant. e 20 na tras, ficou ótimo tanto em estrada de terra como no asfalto.

Machado
07/07/2016, 22:19
Jorge, ficou bem top o seu carro com essa configuração na suspensão e os BF AT 235.
Estou rodando com o kit da tempus de 1"1/2 e os Bf AT 215 a algum tempo e estou gostando a unica coisa que vou fazer agora e colocar o batente alongado para evitar de dar o fim de curso do amortecedor que acontece de vez em quando passo muito rápido em algum buraco ou depressão. Alguém percebe isso também?

soarescb
07/07/2016, 22:31

Boa noite Cleo,
esse kit que você colocou é o da Alternativa 4x4?
O que você está achando dele no geral? Molas e amortecedores?
Abraços

Cleo
08/07/2016, 09:13
Bom dia Soares.
O kit é da alternativa 4x4, após a instalação levei para conferir alinhamento, caster, etc. Deu uma pequena diferença no caster mas na dirigibilidade não mudou nada, só achei que ficou mais duro, estava com 23 lbs nas quatro rodas, aí coloquei 22 lbs na dianteira e 20 na traseira, ficou show para meu gosto, além de ter ficado bem mais bonito e o consumo ter se mantido, 12 km/lt em percursos mistos, rodoviário/urbano, rodando a 3.200 rpm de média em rodovia.

flaviosilvamachado
12/07/2016, 12:43
Vou levantar 4sport 3,8 cm e tentar colocar pneu 30x9.5, acham que é loucura ou é possível caber?

Mauro B
12/07/2016, 17:15
Vou levantar 4sport 3,8 cm e tentar colocar pneu 30x9.5, acham que é loucura ou é possível caber?

3,8cm não são suficientes. Depende de seu carro já ter algum lift anterior.

flaviosilvamachado
12/07/2016, 17:58
3,8cm não são suficientes. Depende de seu carro já ter algum lift anterior.

Então, a impressão que eu tenho ao olhar é que cabe. Um amigo está usando o 225 no 4sport dele sem lift. Será então que o 235 é uma melhor saída?

Mauro B
15/07/2016, 06:30
Então, a impressão que eu tenho ao olhar é que cabe. Um amigo está usando o 225 no 4sport dele sem lift. Será então que o 235 é uma melhor saída?

Acho que o 235/75 está de bom tamanho, e deve ser mais barato é fácil de encontrar. Mas mesmo o 235/75 precisa de lift maior. O meu está com 3".
Veja se o 225 do seu amigo não é 225/70.

Além disso, o carro vai ficar muito "fraco", e vai precisar de redução (tipo x-cracker).
Quando pus 235 cheguei à conclusão de que a melhor opção seria o 215/75. Fica com altura boa e não perderia tanta força.

NelsonB
15/07/2016, 19:50
Prezados,

semana passada coloquei lado a lado a roda do meu jimny, ao lado da do vitara de um amigo, com 235 75, ambos com o BFG AT KO, pq muitas vezes pensei em ter ganho de altura. A diferença de altura, é de um dedo, ridícula. Já a diferença de peso do conjunto, é medonha.

Nelson Brügger

Acho que o 235/75 está de bom tamanho, e deve ser mais barato é fácil de encontrar. Mas mesmo o 235/75 precisa de lift maior. O meu está com 3".
Veja se o 225 do seu amigo não é 225/70.

Além disso, o carro vai ficar muito "fraco", e vai precisar de redução (tipo x-cracker).
Quando pus 235 cheguei à conclusão de que a melhor opção seria o 215/75. Fica com altura boa e não perderia tanta força.

Mauro B
15/07/2016, 20:03
Prezados,

semana passada coloquei lado a lado a roda do meu jimny, ao lado da do vitara de um amigo, com 235 75, ambos com o BFG AT KO, pq muitas vezes pensei em ter ganho de altura. A diferença de altura, é de um dedo, ridícula. Já a diferença de peso do conjunto, é medonha.

Nelson Brügger

Ou seja: 215/75 R15 é a melhor opção para o Jimny.

Recruta
01/10/2016, 08:25
Boa!

Alguém tem alguma dica de amortecedores e molas maiores para o 4spot? Quero levantar entre 4 e 5 cm, sem aqueles alongadores de amortecedor. Ja li por aqui que a mola do chevete serve, mas na autopeça fiquei sabendo que tem uns 5 modelos diferentes, tem que saber o ano e se é a dianteira ou a traseira do chevete. Já vi relatos também de amortecedores de omega ou F1000 servir mas faltam os dados do ano e se é dianteira ou traseira.

Luiz Artur Prince
20/10/2016, 21:23
Por acaso, alguém aqui já colocou o lift da suspensão de 2" do Jimny com a Lock OffRoad (Lock Off Road (https://www.facebook.com/lock.offroad/timeline?ref=page_internal)). O kit, composto de 4 molas Lock4x4, 4 amortecedores mais longos da Cofap e 4 buchas, custa R$1.500. O preço parece bom, mas não tenho maiores referências do trabalho deles.

Amigo,
Vou fazer a instalação no sábado e aviso vc... abs

Barros
21/10/2016, 17:58
Opa... valeu, meu caro! Aguardo suas impressões. Abraço!

manepipoca
23/10/2016, 09:56
Olá! Gostaria de saber como faz para instalar o calço de mola do Jimny. As dianteiras eu já vi que é só tirar os dois parafusos de cima do amortecedor que o conjunto desce e consegue retirar a mola. Já as traseiras não consegui encontrar nada a respeito. É só retirar também o amortecedor ou tem mais algum segredo?
Obrigado!

NelsonB
13/11/2016, 01:04
Não entendi esta resposta.....

Grupo Whatsapp WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/7JqZQ0ENUaVB2OxioBnCAy)

Luiz Artur Prince
14/08/2017, 22:12
Amigo,
Vou fazer a instalação no sábado e aviso vc... abs

Amigo, depois de muito tempo instalei o kit lock off road... ficou muito bom pois uso no dia a dia e na trilha... coloquei os pneus 30x9.5 e o conjunto ficou, não perdi nada de estabilidade mas sim de potência... o pneu garra mais... fiz uma trilha média e estou muito satisfeito... vou aumentar mais um pouco e equipar devagar...
Abs

Luiz Artur Prince
14/08/2017, 22:14
Opa... valeu, meu caro! Aguardo suas impressões. Abraço!

Amigo, depois de muito tempo instalei o kit lock off road... ficou muito bom pois uso no dia a dia e na trilha... coloquei os pneus 30x9.5 e o conjunto ficou, não perdi nada de estabilidade mas sim de potência... o pneu garra mais... fiz uma trilha média e estou muito satisfeito... vou aumentar mais um pouco e equipar devagar...
Abs

PauloRocha98
08/09/2018, 12:04
Galera, tenho um 4all 2014 com o parachoque dianteiro do 4sport 2014. Atualmente ele tá com os pneus 205/70 AT da Dunlop. Estou querendo colocar os MUD nele. Pensei em colocar os 215/75 mas achei bem caro e bem limitado de opções (BF, Pirelli e LingLong), Pensei então nos clássicos 235/75 ou 30 polegadas, bem mais baratos e com bem mais opções.
No caso deu colocar os 215/75 preciso de algum lift? E no caso do 235/75 ou 30, o lift de 2 polegadas serve?
Caso eu coloque o lift de 2, pensei em 1 polegadas de carroceria é 1 polegada de suspensão, seria a melhor opção?
Uso o carro no dia a dia pra ir pra universidade, sair a noite e pras trilhas nos fds apenas na época de chuva.

EDSON RANGEL
27/11/2018, 14:48
Boa tarde, sabe dizer quem tem esses suportes para realocar as panhards? Dianteiro e traseiro? SE ALGUEM DO GRUPO SOUBER POR FAVOR PRECISO COLOCAR POIS LEVANTEI MEU JIMNY ESTÁ COM 3.5 POLEGADAS AS PANHARDS DIANTEIRAS E TRASEIRAS DESLOCARAM BEM FICO NO AGUARDO MUITO OBRIGADO.
poxa eu acho que vou partir pra essa solução tambem. Não sei se é porque o carro com guincho e parachoque de aço não aguenta o peso ou so fazem molas vagabundas.... Eu já fiz 2 vezes molas sob medida. E a mola fica bom no inicio depois de algums meses a desgraçada abaixa un2/3cm e me foda porque o pneu é grande demais e acaba arrastando nas polainas.tem essa do chevette e as do santana que to tentando a testa-las outro amigo do forum - diogo ludovico - fez teste no samurai dele com molas do vw santana quatum e disse ficar em torno de 10cm maiores. Como foi essa altura que estava trabalhando de inicio vou testa-las, mas ele tambem mencionou que as molas cedem com o tempo :parede: Como eu to trabalhando justinho a altura do carro levatando somente pra caber meus pneu 30" não tenho margem, se ceder 2/3cm vai arrastar nas polainas mesmo.mas não acho que estejam cedendo mais, parece que estabilizaram, então talvez eu faça só uns calços de pu e deixe as molas que estão.to usando na traseira as molas dianteira originais mais uns calços de 1". To gostando do resultado.meu problema agora é os amortecedores. No offroad eu posso andar rapido que fica super na mão. Mas na cidade tá pulando demais. Eu não gostaria de trocar pois tenho um amortecedor que tem 60cm aberto e 25cm de curso, sobra amortecedor....a suspa busta até petroleo!:odedo:é muito duro e tem muita pressão, pensei numa segunda configuração usando outros nacionais, mas nao vi nenhum que tenha um curso parecido com o que eu tenho. Vou ter que me contentar com menos curso de suspa mesmo ou pensar numa outra solução. Uma boa opção pra diminuir a inclinação da barra direção é usar um terminal de direção que tenha parafusos( como da l200 que eu to namorando) e colocar ele por cima, só ai já ganha uns 5cm de alura e diminuirá bastante a inclinação da barra de direção. A panhard uma solução é realmente usar ele com regulagem, mas a regulagem é para aumenta-la devida a inclinação. Se fizer uma nova fixação dela no eixo e no chassis ela poderá ser usada no tamanho original.minha intenção é orientar quem não conhece de suspensao, ok?se tiver algo pra me corrigir e acrescentar fique a vontade! Tenho sede de conhecimento! 1 - essa assim que a barra panhard deve ficar idependente se teu carro é original ou tem 10" lift. 2 - outra foto de correção da inclinação da panhard.3 - a peça que pode ser o suficiente, mas se for lift de 3" ou 4" seria bom fazer uma peça do outro lado da panhard pra deixa-la retinha. Só isso pra lift mt grande não resolve.

Officialcabe
02/12/2018, 21:46
1 - original :pipoca:
2 - com 2" :dance:
3 e 4 - hoje :twisted:boa noite Mauricio.
estava lendo suas imagens e me interessou, você poderia me ajudar no sentido de aumentar a altura em relação ao solo?
sua altura até odiferencial é quanto?

juliocesar2f
10/05/2021, 23:03
Olá a todos,
Levantei meu Jimny em 1 1/2" com calços nas molas, não quis fazer alterações radicais pois não tenho essa necessidade, apenas gostaria de uma estética melhor, meu uso principal é na cidade para o dia a dia e eventualmente visita a chácara da família e quem mora em São Paulo é sempre bom um carro mais alto em dia de chuva, (se bem que tem dias que só com submarino).
Comprei o kit na Tempus ferramentaria, é só digitar esse nome no Face que eles estão lá, achei simples, fácil e com um custo baixo, sem ter que alterar nada no carro, alterações implicam em complicações com o seguro.

Seguem fotos do antes e depois e mais um comparativo de um outro 4sport com pneu 205, o meu tem pneu 215, a diferença total é de aproximadamente 10cm.

Abraços.
Maurício.

Mas você ja utilizava pneus 215/75 antes do lifty no seu 4sport?

luisrief
08/07/2021, 15:33
Só pra ajudar:
-A bola do diferencial e eixo só levantam com pneus.
-O Chassis e carroceria sobem com o kit de suspenção (molas e amortecedores) e como alternativa o lift de suspenção ( calços de mola, prolongadores de amortecedores e buchas de correção de caster).
- A carroceria sobe com o Body lift ( kit calços de carroceria).
No meu caso que não utilizo em trilhas eu fui de lift de suspenção 2 polegadas e pneus 215/75/15 General Grabber at3
meu Jimny é 2015 4all e ficou muito bom.
Se fosse utilizar em trilhas eu teria ido no kit de suspenção com molas e amortecedores pois além de elevar o carro aumenta também a abertura da suspenção ( +ou - 50%) mantendo um grip maior em erosões e x.

Um abraço aos amigos foristas.