PDA

Ver Versão Completa : HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!

Páginas : 1 2 3 4 [5]

André Fernandes
19/12/2012, 15:24
é pessoal sou proprietário de um um carro diesel parecido com o de vocÊs (gran sportage 2001) o meu ta com 120 mil e so tive problema com a ventoinha viscosa, sendo que fui enganado por um mecanico e a acabei que abrir o cabeçote sem precisar ( bem tudo resolvido comprei a junta original e fechei) troquei as correias, e o defeito era a ventoinha viscosa, e a tampa do radiador...

um mecânico kia me disse que as mangueiras do arrefecimento do sistema aberto precisam esta durinhas, se não estiverem é sinal que a tampinha não ta legal, ou tem algum furo nas mangueiras, ou no pior das hipóteses passando compressão pras camisas...

Sou muito fã do carro de vocês mesmo sendo garoto ainda optei por um carro diesel 4x4....

ABRAÇÃO PESSOAL, E ESPERO NUNCA PERDER O MOTOR DO MEU CARRITOS, PORQUE GOSTO MUITO DELE TAMBEM..

dorderf
19/12/2012, 15:34
é pessoal sou proprietário de um um carro diesel parecido com o de vocÊs (gran sportage 2001) o meu ta com 120 mil e so tive problema com a ventoinha viscosa, sendo que fui enganado por um mecanico e a acabei que abrir o cabeçote sem precisar ( bem tudo resolvido comprei a junta original e fechei) troquei as correias, e o defeito era a ventoinha viscosa, e a tampa do radiador...

um mecânico kia me disse que as mangueiras do arrefecimento do sistema aberto precisam esta durinhas, se não estiverem é sinal que a tampinha não ta legal, ou tem algum furo nas mangueiras, ou no pior das hipóteses passando compressão pras camisas...

Sou muito fã do carro de vocês mesmo sendo garoto ainda optei por um carro diesel 4x4....

ABRAÇÃO PESSOAL, E ESPERO NUNCA PERDER O MOTOR DO MEU CARRITOS, PORQUE GOSTO MUITO DELE TAMBEM..

20 anos de idade. Me senti um idoso agora! kkkkkkkkk

André Fernandes
19/12/2012, 16:41
20 anos de idade. Me senti um idoso agora! kkkkkkkkk

o que seria esse kit ironman com nitro/gas?

dorderf
19/12/2012, 16:59
o que seria esse kit ironman com nitro/gas?

Caro André, é esse kit aqui: Kit de Suspensão Performance Nitrogas - SW4 - Amortecedor e Suspensão - SW4 - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/amortecedores/ironman/kit-de-suspens-o-performance-nitrogas-sw4.html) (estão até baratos)!

O carro fica quase 1 palmo mais alto, além de mais firme. A durabilidade deles é superior ao kit original da Toyota (foram desenvolvidos para uso off-road).

Marcin
19/12/2012, 17:05
No meu caso foi assim tb , NÃO TINHA VESTÍGIO ALGUM DE ÁGUA EM LUGAR ALGUM , a água estava índo pelo escapamento por causa da trinca do cabeçote e a água sumia e o reservatório ficava cheio de transbordar .

guilhermeabreu e dorderf, obrigado pelos esclarecimentos.

Guilherme, o problema é q não transborda nada. Quando o motor esta quente (marcador de temperatura no meio) o reservatório de expansão fica um pouco mais cheio do q estava quando frio e quando esfria o nível vai diminuindo ao longo da semana. Abs

guilhermeabreu
19/12/2012, 19:16
guilhermeabreu e dorderf, obrigado pelos esclarecimentos.

Guilherme, o problema é q não transborda nada. Quando o motor esta quente (marcador de temperatura no meio) o reservatório de expansão fica um pouco mais cheio do q estava quando frio e quando esfria o nível vai diminuindo ao longo da semana. Abs

MARCIN

Então o seu problema AINDA NÃO ESTA GRAVE , mas tem algum vazamento ( PEQUENO QUE SEJA MAS TEM ) em algum lugar ou a água esta passando para o escape ( via CABEÇOTE EMPENADO OU TRINCADO ) .

INFELIZMENTE .

André Fernandes
19/12/2012, 19:55
amigão recomendo você a ser o mais breve possivel se não alem de te deixar na mão o preju vai la no teto!

boa sorte ai com a excelente viatura

André Fernandes
19/12/2012, 20:07
MARCIN

Então o seu problema AINDA NÃO ESTA GRAVE , mas tem algum vazamento ( PEQUENO QUE SEJA MAS TEM ) em algum lugar ou a água esta passando para o escape ( via CABEÇOTE EMPENADO OU TRINCADO ) .

INFELIZMENTE .

guilherme recomento tambem verificar a ventoinha viscosa, no topico de sportage fervendo sempre é a bendita ventoinha viscosa...

verifica se quando liga o carro você escuta ela gritar,, e se em transito médio com o ar ligado ela arma... o meu carro com o calor que ta fazendo ela fica armada o dia todo, fazendo um barulho (uoooooooooooollll) que nem onibus, entretanto é apenas de um tempo pra cá, antes não o fazia, por não esta tão quente assim, logo derrepente o seu problema é ela!

dorderf
19/12/2012, 21:35
André, ao ligar o carro essa ventoinha já arma e não para até desligar o carro.

André Fernandes
19/12/2012, 22:21
André, ao ligar o carro essa ventoinha já arma e não para até desligar o carro.

ela quando liga o carro ta armada, depois desarma, e depois de um tempo com o transito e o ar ligado durante o dia, quando ta quente ela arma, e fica armada, durante a noite mesmo com o ar ligado engarrafamento, nem sinal dela armar...

na estrada com o sol quente tem hora que arma e hora que não... mais sem ferver hora nenhuma!

dorderf
19/12/2012, 23:27
Na minha SW ela tá sempre armada.

guilhermeabreu
19/12/2012, 23:51
Minha EX-BONEQUNHA tinha uma ventoinha lá na frente e toda a vez que ligava o ar ela ligava INDEPENDENTEMENTE se o carro estava frio ou quente , LIGAVA O AR , ELA LIGAVA DESLIGAVA O AR ELA DESLIGAVA , acho que o correto é assim pq esta ventoinha é para aumentar a eficiencia de resfriar o interior do carro e não resfriar o motor .

Já na SW4 2002 , não tem esta ventoinha lá na frente .

Glaicon
20/12/2012, 08:13
ela quando liga o carro ta armada, depois desarma, e depois de um tempo com o transito e o ar ligado durante o dia, quando ta quente ela arma, e fica armada, durante a noite mesmo com o ar ligado engarrafamento, nem sinal dela armar...

na estrada com o sol quente tem hora que arma e hora que não... mais sem ferver hora nenhuma!
Já tive uma Sportage TDi 2001. É assim mesmo o funcionamento.
Liga o carro frio e dá aquele barulhão turbinado, mas com um som bem grave.
Em menos de um minuto, em marcha lenta, vai diminuindo o barulho e a força do vento.
Com o aumento da temperatura volta a acoplar.:concordo:
A minha SW4 está normal de temperatura, mas não faz esse barulhão quando liga.
Já a SW à gasolina de um amigo faz, sendo bem diferente a intensidade de som entre a minha e a dele.
Aos proprietários das SW à diesel 97, 98../2002: a de vocês faz o barulhão ou não?:pensativo:

red_camel
20/12/2012, 10:29
Já tive uma Sportage TDi 2001. É assim mesmo o funcionamento.
Liga o carro frio e dá aquele barulhão turbinado, mas com um som bem grave.
Em menos de um minuto, em marcha lenta, vai diminuindo o barulho e a força do vento.
Com o aumento da temperatura volta a acoplar.:concordo:
A minha SW4 está normal de temperatura, mas não faz esse barulhão quando liga.
Já a SW à gasolina de um amigo faz, sendo bem diferente a intensidade de som entre a minha e a dele.
Aos proprietários das SW à diesel 97, 98../2002: a de vocês faz o barulhão ou não?:pensativo:

tenho uma sw4 98 diesel
nunca percebi nenhum barulho em especial... pelo que percebi a ventoinha fica funcionando direto, independente de estar quente ou frio e do ar condicionado ligado ou não... (quando ligo o ar condicionado percebo um barulhinho diferente, mas já percebi em diferentes carros...)

abraços!!

André Fernandes
20/12/2012, 11:15
Tem pessoas que travam essa ventoinha.... ai ela fica funcionando direto, so que isso faz o motor ficar frio demais, e gasta mais combustível... eu preferir comprar uma nova ai o esquema é esse... ela liga e para depois de um minuto como o amigo la em cima falou, depois com algum tempo dirigindo em engarrafamento durante o dia ela arma....

o barulho é bem pouco,,,, quando o som ta ligado não da pra escultar...

André Fernandes
20/12/2012, 11:17
aqui vai uma outra pergunta... a agua do meu sportage 2001... nunca ta até a boca do radiador ta sempre um cm mais baixo... oq da uns 200 ml por causa do comprimento do radiador... o interessante é que dai não passa e o reservatório ta sempre na metade...

ta assim a uns 6 meses!

é assim a de vocÊs?

dorderf
20/12/2012, 11:33
aqui vai uma outra pergunta... a agua do meu sportage 2001... nunca ta até a boca do radiador ta sempre um cm mais baixo... oq da uns 200 ml por causa do comprimento do radiador... o interessante é que dai não passa e o reservatório ta sempre na metade...

ta assim a uns 6 meses!

é assim a de vocÊs?

Na minha SW, depois do motor feito e cabeçote trocado, a água sempre está na boca do radiador e nunca baixa. E a água do reservatório de expansão sempre fica na medida entre baixo e alto da marcação.

guilhermeabreu
20/12/2012, 12:52

ta assim a uns 6 meses!

é assim a de vocÊs?

O seu esta correto , a água não deve ficar na boca do reservatório , existe uma marca no depósito de máximo e mínimo .

dorderf
20/12/2012, 13:00
O seu esta correto , a água não deve ficar na boca do reservatório , existe uma marca no depósito de máximo e mínimo .

Dr, acho que estar na boca do radiador é correto. O incorreto é estar na boca do reservatório.

guilhermeabreu
20/12/2012, 13:09

ERRATA

DORDERF , vc esta correto , é que estou no computador do acadêmico e não tem mause e não ví que lí errado entendí que a água não ficava na boca do RESERVATÓRIO e ele escreveu RADIADOR .

Obrigado pela sua correção .

geovanih
20/12/2012, 16:56
tenho uma sw4 98 diesel
nunca percebi nenhum barulho em especial... pelo que percebi a ventoinha fica funcionando direto, independente de estar quente ou frio e do ar condicionado ligado ou não... (quando ligo o ar condicionado percebo um barulhinho diferente, mas já percebi em diferentes carros...)

abraços!!

A minha é gasolina e funciona da mesma forma.
Pelo nome da coisa " acoplamento viscoso", acredito estar funcionando de forma correta.
Suponho que esse mecanismo sirva para evitar sobrecarga ou quebra quando se entra na água

O barulho diferente que se refere deve ser o compressor do ar

André Fernandes
20/12/2012, 18:52
A minha é gasolina e funciona da mesma forma.
Pelo nome da coisa " acoplamento viscoso", acredito estar funcionando de forma correta.
Suponho que esse mecanismo sirva para evitar sobrecarga ou quebra quando se entra na água

O barulho diferente que se refere deve ser o compressor do ar

não amigão... é que com o vidro fechado e ar ligado não se escuta....

o barulho característico que a ventoinha fazem é uooooooooooooooollll igual onibus...repara só...

geovanih
20/12/2012, 21:20
Não tem como gravar um video registrando esse barulho?

Clandio
21/12/2012, 06:30
Bom dia pessoal.
Será que não tá tendo uma confusão aí? Na hilix eu não escuto isso, mas num fiesta que tem aqui, tem um barulho parecido com o descrito que é do eletroventilador do ar condicionado, que liga e desliga conforme a temperatura do sistema.

Glaicon
21/12/2012, 07:12
Bom dia pessoal.
Será que não tá tendo uma confusão aí? Na hilix eu não escuto isso, mas num fiesta que tem aqui, tem um barulho parecido com o descrito que é do eletroventilador do ar condicionado, que liga e desliga conforme a temperatura do sistema.
Clandio, as Sportages e Toyotas possuem ventoinha mecânica, que é um sistema diferente das elétricas, que existe no Fiesta e maioria dos carros urbanos "normais".
A ventoinha mecânica gira folgada junto com o motor.
Quando a temperatura sobe acima da faixa normal de uso, como em engarrafamentos, fazendo trilhas, andando em areia fôfa, o gel que tem dentro da "polia viscosa", que é o centro da ventoinha, vai engrossando, fazendo aumentar o giro da hélice e, conseqüentemente, gerando mais vento.
Em alguns carros essa girar mais forte gera o barulho característico bem grave e alto.
Esse mesmo barulho também faz quando se liga o carro com o motor frio, que vai diminuindo gradativamente.
Como disse na mensagem anterior, na minha SW à diesel não faz esse barulhão.
A do Red_camel também não faz, conforme ele disse antes; ou seja, igual a minha.
A minha antiga Sportage à diesel também fazia.
Já a SW à gasolina do meu amigo faz, o que me fez estranhar essa diferença.
Por isso a minha pergunta anterior.
Resumindo: estamos todos procurando chifres em cabeças de alguém!:mrgreen:

André Fernandes
21/12/2012, 12:57
Clandio, as Sportages e Toyotas possuem ventoinha mecânica, que é um sistema diferente das elétricas, que existe no Fiesta e maioria dos carros urbanos "normais".
A ventoinha mecânica gira folgada junto com o motor.
Quando a temperatura sobe acima da faixa normal de uso, como em engarrafamentos, fazendo trilhas, andando em areia fôfa, o gel que tem dentro da "polia viscosa", que é o centro da ventoinha, vai engrossando, fazendo aumentar o giro da hélice e, conseqüentemente, gerando mais vento.
Em alguns carros essa girar mais forte gera o barulho característico bem grave e alto.
Esse mesmo barulho também faz quando se liga o carro com o motor frio, que vai diminuindo gradativamente.
Como disse na mensagem anterior, na minha SW à diesel não faz esse barulhão.
A do Red_camel também não faz, conforme ele disse antes; ou seja, igual a minha.
A minha antiga Sportage à diesel também fazia.
Já a SW à gasolina do meu amigo faz, o que me fez estranhar essa diferença.
Por isso a minha pergunta anterior.
Resumindo: estamos todos procurando chifres em cabeças de alguém!:mrgreen:

Conseguiu explicar oq eu não conseguir, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

a sua sportage dava muito defeito? aquecimento... essa coisas, rs

quando eu tiver tranquilo derrepente to pensando em trocar meu carro por uma sw4.... mais isso é mais pra frente, kkkkkkkk

guilhermeabreu
21/12/2012, 14:41
Conseguiu explicar oq eu não conseguir, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

a sua sportage dava muito defeito? aquecimento... essa coisas, rs

quando eu tiver tranquilo derrepente to pensando em trocar meu carro por uma sw4.... mais isso é mais pra frente, kkkkkkkk

ANDRÉ FERNANDES

Vc vai fazer o melhor negócio da sua vida , sem falar mal da sportega díesel , não conheço um que tenha tido uma delas que ao ver uma subidinha qualquer a temperatura ia para o espaço , meu irmão teve uma e qdo ele vê uma na rua fica todo arrepiado , pq este irmão gosta de tudo original e CCS adele ele gastou quase dois carros em manutenções nas CCS e NUNCA RESOLVERAM O PROBLEMA DE SUPERAQUECER , ele hoje tem simplesmente NOJO DE SPORTAGE A DÍESEL .

Hoje ele tem uma picape HILUX 2007 e vive rindo a toa . eE tem um C4 HATCH que para ele é o maior guela larga da vida dele , ele já teve um OPALÃO DIPLOMATA 6CC de colecionador que bebia menos do que este C4 hatch dele .

Para amenizar a despesa com o posto acabou comprando uma moto BMW 650cc e roda na cidade com ela .

André Fernandes
24/12/2012, 19:15
ANDRÉ FERNANDES

Vc vai fazer o melhor negócio da sua vida , sem falar mal da sportega díesel , não conheço um que tenha tido uma delas que ao ver uma subidinha qualquer a temperatura ia para o espaço , meu irmão teve uma e qdo ele vê uma na rua fica todo arrepiado , pq este irmão gosta de tudo original e CCS adele ele gastou quase dois carros em manutenções nas CCS e NUNCA RESOLVERAM O PROBLEMA DE SUPERAQUECER , ele hoje tem simplesmente NOJO DE SPORTAGE A DÍESEL .

Hoje ele tem uma picape HILUX 2007 e vive rindo a toa . eE tem um C4 HATCH que para ele é o maior guela larga da vida dele , ele já teve um OPALÃO DIPLOMATA 6CC de colecionador que bebia menos do que este C4 hatch dele .

Para amenizar a despesa com o posto acabou comprando uma moto BMW 650cc e roda na cidade com ela .

não é bem assim não.... bom é que a sportage que eu tenho é a quarta que temos em familia...

a primeira foi uma 97 2.2 diesel aspirada...
depois meu pai trocou por uma hilux 99 2.8 as duas ele comprou zero.. depois meu pai comprou uma frontier se não me engano 2001 oq arrebentou ele pq o carro baixava oleo e fervia pra caramba,,,,(derrepente erro de projeto igual seu irmão) ai ele cançou do carro e trocou por uma sportage 2003 zero tmb e ficou 8 anos,,,, e olha que o meu pai tem o pé de chumbo:S sempre andava no limite do carro e em 7 anos de uso nunca completou a agua:D

ai ele trocou por um corolla se-g e não me deu o carro que eu tanto gostava e tinha até aprendido a dirigir nele... ai acabou que comprei uma e ta até tranquilo... quando comprei troquei a ventoinha valvula tampa e até que ta tranquilo... tmb não da dor de cabeça não... e olha que eu dirijo voado e até agora tranks,,,,,

pode ser muita sorte minha ou azar do seu irmão, kkkkkkkkkkkkkk

André Fernandes
24/12/2012, 19:17
esqueci de mencionar que o meu tio teve uma tmb 2001 e vendeu em 2009 com 220 mil km lacrada...

J.L
27/12/2012, 23:35
Prezados,
Após muito tempo, apenas para registrar: Uma vez o serviço sendo bem feito, vcs não terão mais problemas. Já realizei diversas novas viagens e o comportamento é exemplar. Melhor carro não há, dentro dos meus critérios e expectativas pelo menos. Quem ler as mensagens anteriores verá que fiz tudo conforme recomendado aqui. Agradeço aos mais experientes. Agora é cuidar dos detalhes de enfeite do carro, porque mecânica não é mais problema.
Ah: Como disse anteriormente, comprei uma igual para o meu pai, somente que branca. A dele tem +- a mesma kilometragem e nada. Alias, igual a minha atualmente. Não baixa nada, viagens tranquilas.
Faço questão de deixar o relato, pois acho que uma mensagem negativa fica gravada e mais e mais pessoas colocam informações. Talvez até por ser o fórum um local de apoio. E essa imagem pode não refletir exatamente a realidade da massa total de veículos. Quando a pessoa não tem mais problemas, se não está habituado ao fórum, talvez não retorne.
Então fiz questão de retornar(aguardando uma amplitude de tempo razoável) e deixar aqui uma mensagem positiva para o tema. Também deixo aqui o desejo de um feliz 2013 para todos(lembro que a ajuda surgiu aqui exatamente neste período também, e eu estava nas vésperas de uma viagem)
Um abraço,
J.L

André Fernandes
28/12/2012, 10:43
Prezados,
Após muito tempo, apenas para registrar: Uma vez o serviço sendo bem feito, vcs não terão mais problemas. Já realizei diversas novas viagens e o comportamento é exemplar. Melhor carro não há, dentro dos meus critérios e expectativas pelo menos. Quem ler as mensagens anteriores verá que fiz tudo conforme recomendado aqui. Agradeço aos mais experientes. Agora é cuidar dos detalhes de enfeite do carro, porque mecânica não é mais problema.
Ah: Como disse anteriormente, comprei uma igual para o meu pai, somente que branca. A dele tem +- a mesma kilometragem e nada. Alias, igual a minha atualmente. Não baixa nada, viagens tranquilas.
Faço questão de deixar o relato, pois acho que uma mensagem negativa fica gravada e mais e mais pessoas colocam informações. Talvez até por ser o fórum um local de apoio. E essa imagem pode não refletir exatamente a realidade da massa total de veículos. Quando a pessoa não tem mais problemas, se não está habituado ao fórum, talvez não retorne.
Então fiz questão de retornar(aguardando uma amplitude de tempo razoável) e deixar aqui uma mensagem positiva para o tema. Também deixo aqui o desejo de um feliz 2013 para todos(lembro que a ajuda surgiu aqui exatamente neste período também, e eu estava nas vésperas de uma viagem)
Um abraço,
J.L

po cara show.............

depois se puder resumir oq foi feito na sua viatura!?

feliz ano novo pra você tambem e sua viatura ta muito show....

J.L
28/12/2012, 20:52
po cara show.............

depois se puder resumir oq foi feito na sua viatura!?

feliz ano novo pra você tambem e sua viatura ta muito show....

Vou tentar resumir:
- Comprei usada sem saber da procedência. Parte mecanica aparentemente muito boa, com as estiquetas ainda originais. Mas depois de um ano com a m´qauina, percebi que o cara da loja havia mascarado alguns pontos de ferrugem. Ok. dentro do normaas

- Mas ai veio a primeira subida de temperatura e apavorei. Não chegou no vermelho, fiquei com as avaliações paliativas: Tampa do radiador, bomba dágua... Mas não adiantou. Veio o segundo esquente e esse realmente rachou o bicho.
- Então fiz o seguinte:

Novo cabeçote - América - Mais retentores e aquelas válvulas;
Nova bomba dágua original - Toyota - A antiga nem estava ruim, mas resolvi trocar mesmo assim;
Novo radiador - Maior capacidade(4 fileiras de coméia) - Visconte;
Válvula Termostática - Toyota;
Termômetro de mercúrio - Na época não havia estes luminosos e sonoros e penso em depois trocar. Mas hoje quase não observo mais o mesmo, pelo comportamento padrão já assumido.
Instalação na Sollo4wD - João - Recomendo

O carro opera hoje a 85oC em média e em subidas longas de serra, se a marcha for errada, passa de 90. Mas descobri que reduzindo a marcha, nem a 90oC chega. Ou seja é adaptar o pé e a marcha certa, com mais torque. O termômetro original sequer se meche nesse tempo todo.

Já fiz várias viagens com mais de 1250km - SP/RS bate e volta às vezes, verão rachando e nadica de nada. A mais longa de 1700km ao nordeste, em tiros de até 1000km num único dia.

Sempre na manhã e a frio a posição da água é a mesma, conforme a do carro do meu pai - Esta sim totalmente original de fábrica, lacrada e nunca deu nada, mesmo como radiador fininho. Percebo que pelos detalhes esta foi melhor cuidada do que a minha pelo dono anterior, o que me levanta a suspeita sobre o cuidado do primeiro dono ser algo fundamental nestes casos.

Mas digo que hoje, mesmo com o gasto das peças de reposição, uma vez resolvido o problema,o carro vale a pena. O preço de aquisição é relativamente barato, por todas as funcionalidades disponibilizadas. Uma vez realizada a manutenção, a tranquilidade, segurança e o deleite nos passeios em família são compensadores. Baixíssima manutenção - não consome pneus, apenas troca de óleo e um engraxamento por baixo a cada 6 meses. Baixíssimo custo e excelente consumo de combustível.

Preparando cada vez mais novas viagens e novas paisagens/fotografias - Agora com a filhinha que a cegonha vai nos entregar em breve.

Bom tentei resumir e deixar a mensagem de que não há loucura e labirinto sem solução tipo romance kafkiano.

Há um sistema com partes e que precisam ser tratadas em caso de uma falha e ao final de tudo, o único ajuste fora dos planos dos japoneses: O Alarme sonoro preventivo.

Assim o problema passa a ter sua real dimensão, fora das emoções/calores do momento em que perdemos uma viagem em cima da hora por exemplo.

Feliz 2013!
J.L

dorderf
28/12/2012, 21:13
Vou tentar resumir:
- Comprei usada sem saber da procedência. Parte mecanica aparentemente muito boa, com as estiquetas ainda originais. Mas depois de um ano com a m´qauina, percebi que o cara da loja havia mascarado alguns pontos de ferrugem. Ok. dentro do normaas

- Mas ai veio a primeira subida de temperatura e apavorei. Não chegou no vermelho, fiquei com as avaliações paliativas: Tampa do radiador, bomba dágua... Mas não adiantou. Veio o segundo esquente e esse realmente rachou o bicho.
- Então fiz o seguinte:

Novo cabeçote - América - Mais retentores e aquelas válvulas;
Nova bomba dágua original - Toyota - A antiga nem estava ruim, mas resolvi trocar mesmo assim;
Novo radiador - Maior capacidade(4 fileiras de coméia) - Visconte;
Válvula Termostática - Toyota;
Termômetro de mercúrio - Na época não havia estes luminosos e sonoros e penso em depois trocar. Mas hoje quase não observo mais o mesmo, pelo comportamento padrão já assumido.
Instalação na Sollo4wD - João - Recomendo

O carro opera hoje a 85oC em média e em subidas longas de serra, se a marcha for errada, passa de 90. Mas descobri que reduzindo a marcha, nem a 90oC chega. Ou seja é adaptar o pé e a marcha certa, com mais torque. O termômetro original sequer se meche nesse tempo todo.

Já fiz várias viagens com mais de 1250km - SP/RS bate e volta às vezes, verão rachando e nadica de nada. A mais longa de 1700km ao nordeste, em tiros de até 1000km num único dia.

Sempre na manhã e a frio a posição da água é a mesma, conforme a do carro do meu pai - Esta sim totalmente original de fábrica, lacrada e nunca deu nada, mesmo como radiador fininho. Percebo que pelos detalhes esta foi melhor cuidada do que a minha pelo dono anterior, o que me levanta a suspeita sobre o cuidado do primeiro dono ser algo fundamental nestes casos.

Mas digo que hoje, mesmo com o gasto das peças de reposição, uma vez resolvido o problema,o carro vale a pena. O preço de aquisição é relativamente barato, por todas as funcionalidades disponibilizadas. Uma vez realizada a manutenção, a tranquilidade, segurança e o deleite nos passeios em família são compensadores. Baixíssima manutenção - não consome pneus, apenas troca de óleo e um engraxamento por baixo a cada 6 meses. Baixíssimo custo e excelente consumo de combustível.

Preparando cada vez mais novas viagens e novas paisagens/fotografias - Agora com a filhinha que a cegonha vai nos entregar em breve.

Bom tentei resumir e deixar a mensagem de que não há loucura e labirinto sem solução tipo romance kafkiano.

Há um sistema com partes e que precisam ser tratadas em caso de uma falha e ao final de tudo, o único ajuste fora dos planos dos japoneses: O Alarme sonoro preventivo.

Assim o problema passa a ter sua real dimensão, fora das emoções/calores do momento em que perdemos uma viagem em cima da hora por exemplo.

Feliz 2013!
J.L

JL, vc é de onde?

No meu carro a temperatura normal fica na faixa dos 81/82 (de manhã mal chega nos 80 e em subida bate uns 85). Fiz o motor inteiro, trocando inclusive o cabeçote.

A temperatura da tua VTR em estrada pelo NE chega a quanto de máxima?

J.L
28/12/2012, 21:28
Prezado Dordef,

Vamos por partes: realmente não meço milimetricamente a temperatura. O termômetro fica abaixo do som, então num angulo de visão difícil. Então pode ocorrer algum desvio.
Mas há também a questão de topografia - Estou em SP é esta é uma cidade com morros para todos os lados. Cima e baixo o tempo todo. É diferente de uma cidade litorânea, plana por exemplo.

Na viagem ao nordeste, a mesma temperatura das viagens aqui. Acho que vou olhar melhor para os números e posto depois com maior cuidado, por ser um tema importante para os colegas. Vou medir no transito em SP e depois numa próxima viagem as médias, ok?
[]'s

dorderf
28/12/2012, 21:48
Prezado Dordef,

Vamos por partes: realmente não meço milimetricamente a temperatura. O termômetro fica abaixo do som, então num angulo de visão difícil. Então pode ocorrer algum desvio.
Mas há também a questão de topografia - Estou em SP é esta é uma cidade com morros para todos os lados. Cima e baixo o tempo todo. É diferente de uma cidade litorânea, plana por exemplo.

Na viagem ao nordeste, a mesma temperatura das viagens aqui. Acho que vou olhar melhor para os números e posto depois com maior cuidado, por ser um tema importante para os colegas. Vou medir no transito em SP e depois numa próxima viagem as médias, ok?
[]'s

Valeu!

Agora em Janeiro vou rodar cerca de 1600 km indo e voltando de Canoa Quebrada, vamos ver como vai ser. Adoraria ter já instalado o sersor no bloco, mas o spia da Donatti tá em falta faz tempo, infelizmente!

André Fernandes
28/12/2012, 22:32
Prezado Dordef,

[]'s

posso te dar uma ideia... o seu carro tem um acoplamento viscoso que arma e desarma a ventoinha... o meu carro tem o motor mais fraco que o seu 2.0 tdi 87 cv (sportage) ele não possui termometro adicionar mais depois que eu troquei a ventoinh... mesmo ele ficando sempre no meu quando eu forço a bicha a ventoinha arma na hora e o ponteiro cai que chegua perto de 1/4 ou seja.. se o acoplamento viscoso estiver OK poooo, duvido que até mesmo com a marcha errada o seu carro passe de 90....

André Fernandes
29/12/2012, 10:39
osso te dar uma ideia... o seu carro tem um acoplamento viscoso que arma e desarma a ventoinha... o meu carro tem o motor mais fraco que o seu 2.0 tdi 87 cv (sportage) ele não possui termometro adicionar mais depois que eu troquei a ventoinh... mesmo ele ficando sempre no meio um cm a baixo sempre quando eu forço a bicha a ventoinha arma na hora e o ponteiro cai que chegua perto de 1/4 ou seja.. se o acoplamento viscoso estiver OK poooo, duvido que até mesmo com a marcha errada o seu carro passe de 90....

J.L
30/12/2012, 09:04
Vamos por partes:

1 - Medidas de minha copilota no inferno de calor de sp nos últimos dias: Dentro de SP 84oC. Estrada 82 a 83oC. Subidas - 86oC Mas não foi uma subida longa de serra. Precisaria ir a Curitiba para medir no mesmo local.
2 - Ventoinha: a Minha já gira assim que o motor liga. Não sei se é o normal ou não. Mas nunca pensei no acoplamento viscoso. Se deveria girar mais rápido com o aumento da temperatura. Pode ser o próximo ponto a verificar e ai penso quem em CC, pois o mecânico nunca citou este ponto. Acho que olhando para o todo, ficam estas duas pendencias: Sinal sonoro e luminoso e olhar a tal da ventoinha: Se está travada ou não e se deveria girar mais nas subidas longas.
Valeu André. Obrigado,
J.L

André Fernandes
30/12/2012, 12:10
Vamos por partes:

1 - Medidas de minha copilota no inferno de calor de sp nos últimos dias: Dentro de SP 84oC. Estrada 82 a 83oC. Subidas - 86oC Mas não foi uma subida longa de serra. Precisaria ir a Curitiba para medir no mesmo local.
2 - Ventoinha: a Minha já gira assim que o motor liga. Não sei se é o normal ou não. Mas nunca pensei no acoplamento viscoso. Se deveria girar mais rápido com o aumento da temperatura. Pode ser o próximo ponto a verificar e ai penso quem em CC, pois o mecânico nunca citou este ponto. Acho que olhando para o todo, ficam estas duas pendencias: Sinal sonoro e luminoso e olhar a tal da ventoinha: Se está travada ou não e se deveria girar mais nas subidas longas.
Valeu André. Obrigado,
J.L

é molinho verificar... com o motor desligado ela precisa girar com a sua mão... e quando você força ela arma e faz um barulho caracteristico Uooooooooooooolllllll...

não tem erro, ela precisa ser trocada a cada 70 mil km ou 5 anos... 320,00 reais que eu paguei na minha e não me arrependo.. desde então So AMOR com o carro...

abração ai e Feliz ano novo pra todo mundo!

guilhermeabreu
02/01/2013, 19:48
é molinho verificar... com o motor desligado ela precisa girar com a sua mão... e quando você força ela arma e faz um barulho caracteristico Uooooooooooooolllllll...

não tem erro, ela precisa ser trocada a cada 70 mil km ou 5 anos... 320,00 reais que eu paguei na minha e não me arrependo.. desde então So AMOR com o carro...

SÓ UMA OBSERVAÇÃO :

Com o motor desligado ela tem que girar fácil SÓ SE O MOTOR ESTIVER FRIO PELA MANHÃ , caso vc esteja andando com o motor quente e desligar o carro deixando ele engrenado a HÉLICE TEM QUE FICAR DURA SEM GIRAR , se acontecer isto é pq sua hélice viscosa esta boa . Se com o motor quente , vc desligar o carro e deixar ele engrenado e girar a hélice com facilidade é pq ela esta com defeito .

J.L
02/01/2013, 23:47
SÓ UMA OBSERVAÇÃO :

Com o motor desligado ela tem que girar fácil SÓ SE O MOTOR ESTIVER FRIO PELA MANHÃ , caso vc esteja andando com o motor quente e desligar o carro deixando ele engrenado a HÉLICE TEM QUE FICAR DURA SEM GIRAR , se acontecer isto é pq sua hélice viscosa esta boa . Se com o motor quente , vc desligar o carro e deixar ele engrenado e girar a hélice com facilidade é pq ela esta com defeito .

Prezado Guilherme, muito obrigado mais uma vez por sua prestatividade. Sou grato desde o primeiro momento do problema.
Vou realizar os testes amanhã.
Obrigado,
J.L

Engels Kbça
03/01/2013, 02:02

Trocar a cada 70 mil km ou 5 anos ???? onde é que vc viu isso ??? A minha está com 300 mil e nunca troquei nada....esse ano andei quase 60 mil.

guilhermeabreu
03/01/2013, 14:23
Tb acho que só deve trocar o dia que ela não estiver funcionando , ou seja o viscoso não funcionar mais e deixar a hélice boba o tempo todo mesmo com o motor quente .

Marcin
12/01/2013, 00:44
Galera, estou eu aqui novamente para tirar minhas dúvidas: o radiador da minha Hilux SW4 2001 já deu oq tinha q dá e estou a procura de um novo radiador. Mandei um email para a Visconde e me responderam dizendo que eles não fabricam pra esse modelo (Hilux SW4 2001, motor 1KZT-E) mas já vi q teve gente q já comprou lá, será que me informaram errado? Alguém q tenha esse mesmo modelo e q ja trocou o radiador poderia me indicar outra marca confiável?

Como vou ter que colocar um radiador novo, vou aproveitar para revisar a parte de arrefecimento (tampa nova + válvula termostática), porém olhando no diagrama da toyodiy me surgiu uma duvida: logo após a valvula termostatica (16331A) tem uma vedação (16346). Aos que já trocaram a valvula termostatica: é necessário trocar também essa vedação? Segue a foto do diagrama:
389230

Desde já agradeço aos amigos pelos esclarecimentos. Abs

André Fernandes
12/01/2013, 02:43
Galera, estou eu aqui novamente para tirar minhas dúvidas: o radiador da minha Hilux SW4 2001 já deu oq tinha q dá e estou a procura de um novo radiador. Mandei um email para a Visconde e me responderam dizendo que eles não fabricam pra esse modelo (Hilux SW4 2001, motor 1KZT-E) mas já vi q teve gente q já comprou lá, será que me informaram errado? Alguém q tenha esse mesmo modelo e q ja trocou o radiador poderia me indicar outra marca confiável?

Como vou ter que colocar um radiador novo, vou aproveitar para revisar a parte de arrefecimento (tampa nova + válvula termostática), porém olhando no diagrama da toyodiy me surgiu uma duvida: logo após a valvula termostatica (16331A) tem uma vedação (16346). Aos que já trocaram a valvula termostatica: é necessário trocar também essa vedação? Segue a foto do diagrama:
389230

Desde já agradeço aos amigos pelos esclarecimentos. Abs

você pode comprar uma junta nova daquela que é de papelão... ou pode usar silicone de alta temperatura,,, fica perfeito.

cara vc tem certeza que seu radiador esta ruim,,, nao seria o caso de trocar so a colmeia? verificou a ventoinha viscosa... ?

derrepentemente é so limpeza

Leonardo Dic
12/01/2013, 17:33
Marcin o certo é comprar sim, é um anel de borracha. Sem ele a valvula fica meio solta na carcaça, e a chance da velha estar ressecada e quebrar na retirada é grande. Alguns kits de valvula paralela ja vem junto da valvula, mais a original toyota não, tem q pedir a parte.

André Fernandes
12/01/2013, 21:43
Marcin o certo é comprar sim, é um anel de borracha. Sem ele a valvula fica meio solta na carcaça, e a chance da velha estar ressecada e quebrar na retirada é grande. Alguns kits de valvula paralela ja vem junto da valvula, mais a original toyota não, tem q pedir a parte.

no sportage é uma juntinha e nunca ninguem reclamou nao... mais o serto é o serto.... compra que é melhor

Marcin
13/01/2013, 01:20
André, realmente é a comeia do radiador que ta podre, mas to querendo comprar um que já venha pronto pq aqui na minha cidade eu não confio muito colocar as chaleiras (tampas). Obg

Pois é Leonardo, achei estranho pois pelo q pesquisei aqui no fórum o pessoal recomenda a troca da válvula mas não vi falando a respeito desse anel de borracha, vou fazer o pedido com ele incluso então. Obg

Bom galera, ainda to em busca de um radiador novo. Quem tiver alguma sugestão de marca/fornecedor confiável eu agradeço. Abs

juliano Costa
04/02/2013, 21:22
Boa noite galera!!! Me apresento aqui.
Meu nome é Juliano e sou proprietário de uma VTR SW4 98 Diesel desde 2011 só felicidades a minha marca hoje 227.000 mas descobri que tá com maio ou menos 350.000 km. Mas tudo bem a mesma se encontra em perfeitas condições e hiper conservada tanto é que onde paro querem comprar.
Mas vamos lá no que interessa depois de alguns dissabores com a máquina tive tbm o famoso esquenta pois bem... Meu pai pegou minha família e mais um monte de bagagem e foram para Registro (sou de Campinas), pois bem a viagem nem começou a danada começou a esquentar na Anhanguera meu pai parou inúmeras vezes e voltou, sendo que o ponteiro chegou no vermelho.
Pois ai começou meu pesadelo, ele já em casa me mostra a e fala o que ouve na VTR.
Dai comecei a ler aqui no forum analisei tudo e comecei por iliminação , minha VTR já tem histórico de cabeçote novo, então, fui direto em uma casa de radiadores mandei limpar o mesmo (varetar) coloqui aditivo e beleza!!!!.
Nada de ferver fui a Santos neste final de semana 01/02/13. Pois bem, nada da VTR esquentar nem mangueira inchada nem água no óleo. Bom sinal nada de sintomas de trincas nem juntas queimadas.(um mecânico de muita confiança aqui da região me disse que não tem boi, pois se caso acontecer algo do tipo os sintomas são estes), enfim confiando nele segui em frente.
Desde que o problema de esquentar acabou sim (temperatura não subiu mais que no meio um pouco para baixo). Mas de sumir a água e de ir para o reservatório de expansão ainda não.Continuava... E o mesmo que vai para o reservatório eu coloco de volta fica normalizado tudo igual o nível.Então decidi por conta própria comprar uma nova tampa e coloquei. Dai veio a descoberta que foi meu motivo de postar aqui.
DEPOIS DE COLOCAR A TAMPA NOVA COM A VÁLVULA BOA DEU MAIS PRESSÃO NO RADIADOR E O MESMO APRESENTOU UM PEQUENO VAZAMENTO AO QUAL NÃO TINHA NOTADO OU NÃO APARECEU, PROVAVELMENTE FOI DE TER ABERTO E VARETADO E LIMPADO O MESMO, DAI ANDEI MESMO ASSIM COM AQUELE PEQUENO VAZAMENTO NA PARTE INFERIOR DO RADIADOR, E PERCEBI QUE A TEMPERATURA NÃO PASSOU DE 1/4 para baixo em qualquer situação e o reservatório de expansão ficou no mesmo nível colocado e vistoriado antes de partir com a caranga. Então chamei o profissional que havia feito a limpeza e pedia para o mesmo consertar o radiador ao qual ao explicar toda a história ele disse: Que o problema estava ai, na tampa que não dava pressão suficiente para a água voltar ao radiador por sucção de e que as vezes não é a tampa mas pode sim ser mangueiras, bomba , pequeno furo no radiador ou o mesmo entupido. E na maioria das vezes os mecânicos falam cabeçote e nós entramos nessa tudo besteira gente, se esquentar verifique mesmo se queimou a junta ou trinca pois se acontecer não tem jeito a mangueira vai inchar ou vai misturar água com óleo e ainda o carro começa a falhar na hora e fica quadrado. Portanto veja todo sistema de arrefecimento antes de entrar em fria e gastar os tubos.
Sobre esquentar não devemos esquecer que é Diesel e como todo Diesel temos que aliviar o pé.
Há só para lembrar o rapaz do radiador me disse que quando a ventoinha esta com defeito ela trabalha com uma temperatura mais elevada que o normal mas não é o motivo de ferver geralmente ferve por má conservação e manutenção do sistema.
Galera acredito muito na marca Toyota e não acredito que um motor destes deva ir pro saco porque ferveu uma vez só acho que deve ser por algumas vezes e por desgaste maior do motor ou pela forma de conduzir mais agressiva pode ocasionar um desgaste prematuro do cabeçote . Mas em modo geral aprendi que nestes carros Diesel temos que ter o máximo de cuidado com o sistema de arrefecimento e mais ainda nas VTR Hilux 3.0 Turbo 8V. E entender que é feita pra andar no máximo 120 km/h em velocidade cruzeiro e com pouco peso.
Bom galera depois do último conserto do radiador vou para Santomé das letras MG agora no carnaval vamos ver como vai se comportar dai posto aqui como foi a viagem com VTR. Boa sorte a todos e bom carnaval se alguém aqui for para lá é só dar um toque abração a todos.

guilhermeabreu
04/02/2013, 23:46
JULIANO COSTA

Eu tenho um lema de NUNCA varetar radiador , comprar novo , NUNCA consertar turbina , comprar nova , JÁ PERDÍ DOIS MOTORS POR TER FEITO ESTAS GAMBIARRAS DE MEIA SOLA . Só gastei R$20.000,00 fazendo o memso motor por duas vezes em 7 meses de uso e tendo andado apenas 7.000km depois de feito o motor . Já estou calejado disto .

E SUGIRO A VC INSTALAR MAIS UM TERMÔMETRO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO PARA QUE VC NÃO CAIA NO MARCADOR ORIGINAL DO CARRO QUE NUNCA MARCA A TEMPERATURA REAL E A GENTE TB NUNCA VÊ QDO VAI PRO VERMELHO E COM O TERMÔMETRO COM SINAL DE ALERTA SONORO QDO A TEMPERATURA SUBIR MAIS DO QUE DEVE " TOCA UMA SIRENE " E VC PARA O CARRO ANTES DE IR PRO VERMELHO .

ESTA É A CAMPANHA QUE TENHO FEITO AQUI E JPA SALVOU O DORDERF DE UM GRANDE PREJUÍZO E EU TB JPÁ ME SALVEI COM MEU ENGESA POR CAUSA DE TER INSTALADO ESTE TERMÔMETRO ( RACETRONIX comprado na DELTA BRASIL )

É este pequenino vazamento do radiador que ninguem descobre é que manda vc pro buraco$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ .

Clandio
05/02/2013, 08:14
Amigos
Vou fazer um relato. Depois de uns 3 meses que comprei minha viatura, uma Hilux SRV 3.0 TD (motor 1KZ-TE), em um dia muito quente, com trânsito trancado, no centro da cidade, senti que o ar condicionado parou de resfriar. Imediatamente olhei pro ponteiro da temperatura e vi que ele tinha passado do meio e oscilava um pouco, mas sem chegar a 3/4 do marcador. Por sorte estava perto de uma oficina especializada Toyota e parei o carro lá. Resumindo: Foram testados bomba d'água, válvula termostática e polia viscosa. Tudo ok. O radiador é que estava com problemas. As aletas da parte de dentro, próximo ao motor estavam todas amassadas. Provavelmente foi feita uma lavagem do motor com lava-jato e a pressão de água dobrou essas aletas. com isso água que estava no radiador não resfriava.
Troquei o radiador e foi feito um teste de funcionamento. O carro não esquentou mais. O teste da tampa eu acompanhei. Achei o mecânico muito criterioso (já tinha boa recomendação dele, mas nunca tinha usado o serviço). O carro ficou uns 40 minutos ligado em marcha lenta com a no radiador e a mangueira que lava pro reservatório de expansão dentro de um copo transparente para ver se saia alguma coisa de ar. Neste teste apareceu que a tampa não estava vedando corretamente (empurrava um pouco de água) e foi trocada. Ar não saiu nunca pro copo, sugerindo que o cabeçote não tinha trincado. Depois disso, fazem uns 3 meses, viajei mais de 1000 km, peguei serra, calor e nada. O ponteiro da temperatura sempre no meio, um tiquinho abaixo do meio, pra falar a verdade.
Concluindo:
- O ar condicionado deu o alerta do aquecimento, pois parou de resfriar. Acho que isso é um ponto a ser considerado.
- Vou ser repetitivo: o sistema de arrefecimento tem que estar 100% e precisa de manutenção criteriosa.
- Mesmo com o ar condicionado tendo "me avisado do aquecimento anormal", vou instalar um sensor adicional com alerta sonoro e leitura da temperatura.

Abraços.

Clandio

juliano Costa
05/02/2013, 15:14
JULIANO COSTA

Eu tenho um lema de NUNCA varetar radiador , comprar novo , NUNCA consertar turbina , comprar nova , JÁ PERDÍ DOIS MOTORS POR TER FEITO ESTAS GAMBIARRAS DE MEIA SOLA . Só gastei R$20.000,00 fazendo o memso motor por duas vezes em 7 meses de uso e tendo andado apenas 7.000km depois de feito o motor . Já estou calejado disto .

E SUGIRO A VC INSTALAR MAIS UM TERMÔMETRO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO PARA QUE VC NÃO CAIA NO MARCADOR ORIGINAL DO CARRO QUE NUNCA MARCA A TEMPERATURA REAL E A GENTE TB NUNCA VÊ QDO VAI PRO VERMELHO E COM O TERMÔMETRO COM SINAL DE ALERTA SONORO QDO A TEMPERATURA SUBIR MAIS DO QUE DEVE " TOCA UMA SIRENE " E VC PARA O CARRO ANTES DE IR PRO VERMELHO .

ESTA É A CAMPANHA QUE TENHO FEITO AQUI E JPA SALVOU O DORDERF DE UM GRANDE PREJUÍZO E EU TB JPÁ ME SALVEI COM MEU ENGESA POR CAUSA DE TER INSTALADO ESTE TERMÔMETRO ( RACETRONIX comprado na DELTA BRASIL )

É este pequenino vazamento do radiador que ninguem descobre é que manda vc pro buraco$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ .

Oi com certeza amigo vou seguir suas dicas até já estou procurando um radiador novo o mesmo menino que mexeu na VTR já vai pesquisar um para mim enquanto isso pesquiso por aqui aceito tbm vou tbm dicas onde comprar e vou comprar este termometro tbm mas para o mês que vem pq a grana esta escassa. desde já agradeço a atenção.

Marcin
05/02/2013, 18:34
Pois bem, minha luta atras de um radiador novo para a SW4 2001 continua, alguem poderia me informar um fornecedor/fabricante de confiança? Grato

sinval
05/02/2013, 19:19
COMPREI PARA A MINHA HA 4 ANOS ATRAS COM FERREIRA DA CLIMER ferreira@climer.com.br , É DE COBRE O QUE PERMITE FUTUROS REPAROS

Pois bem, minha luta atras de um radiador novo para a SW4 2001 continua, alguem poderia me informar um fornecedor/fabricante de confiança? Grato

Cesar Machado
05/02/2013, 20:21
Se a idéia é um original Toyota,
Procure o Ricardo, na Américas Peças em Ponta Porã. (67) 3431 - 3641
Eles despacham para todo Brasil.
Senão, ache na sua região uma boa oficina especializada em Radiadores.
Aqui no Rio, temos a Radimec, mas pra vc é um pouco longe...
Boa sorte

guilhermeabreu
05/02/2013, 22:34

MARCIN

Para a minha SW4 radiador com caixa e colméia de bronze , mandei fazer na PACCINI RADIADORES , não sei se eles fabricam para a 2001 que é de plástico e alumínio , mas vale a pena dar uma olhada lá . O meu ficou por R$780,00 posto aqui em casa .

O original é muito caro e tem gente que já comprou do paralelo e esta satisfeitoe bem mais barato .

Rafa Cabral
05/02/2013, 23:29
Dizem q o bronze e melhor condutor termico que o aluminio, procede?

juliano Costa
06/02/2013, 08:09
Galera estou a procura tbm já apareceu vários preços para mim desde R$ 900 à R$ 2.200,00 mas ninguém tem a pronta entrega vou ver com o paccini radiadores que o Guilherme falou qualquer coisa peço para despachar aqui.

Glaicon
07/02/2013, 08:10
Galera estou a procura tbm já apareceu vários preços para mim desde R$ 900 à R$ 2.200,00 mas ninguém tem a pronta entrega vou ver com o paccini radiadores que o Guilherme falou qualquer coisa peço para despachar aqui.
Se me permite uma sugestão:
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! (http://www.casadaventoinha.com.br/index.php)

dorderf
07/02/2013, 08:28
Se me permite uma sugestão:
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! (http://www.casadaventoinha.com.br/index.php)

Glaicon, o radiador seria esse: !!!!! Casa da Ventoinha !!!!! - RADIADOR HILUX 97 ACIMA - 3.0 DIESEL - AUTOMATICO - MED: 575 X 638 - 2 BC LADO MOTORISTA - TODOS (http://www.casadaventoinha.com.br/toyota/441-radiador-hilux-97-acima-30-diesel-automatico-med-575-x-638-2-bc-lado-motorista-todos.html) ?

Observo que na descrição relatam que é para Hilux diesel automática, de 97 pra cima (acho que nem existem no Brasil).

Tb vi esse no ML: Radiador Toyota Hilux Sw4 - R$ 740,79 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463569953-radiador-toyota-hilux-sw4-_JM)

As dimensões do radiador mostrado no ML são um pouco maiores, mas na parte de baixo tem 2 caninhos de ferro típico de radiadores de carros AT. Será que isso não influencia?

Achei o preço de ambos EXCELENTES!

Glaicon
08/02/2013, 09:20
Glaicon, o radiador seria esse: !!!!! Casa da Ventoinha !!!!! - RADIADOR HILUX 97 ACIMA - 3.0 DIESEL - AUTOMATICO - MED: 575 X 638 - 2 BC LADO MOTORISTA - TODOS (http://www.casadaventoinha.com.br/toyota/441-radiador-hilux-97-acima-30-diesel-automatico-med-575-x-638-2-bc-lado-motorista-todos.html) ?

Observo que na descrição relatam que é para Hilux diesel automática, de 97 pra cima (acho que nem existem no Brasil).

Tb vi esse no ML: Radiador Toyota Hilux Sw4 - R$ 740,79 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463569953-radiador-toyota-hilux-sw4-_JM)

As dimensões do radiador mostrado no ML são um pouco maiores, mas na parte de baixo tem 2 caninhos de ferro típico de radiadores de carros AT. Será que isso não influencia?

Achei o preço de ambos EXCELENTES!
Estranho, para mim não aparecem as imagens; só uma moldura vazia.
Ano passado telefonei lá para saber detalhes do radiador.
Perguntei ao atendente a capacidade cúbica da peça.
"Não sei".
Aí não dá, né?:pipoca:

juliano Costa
08/02/2013, 21:11
Marcin, Achei aqui em Campinas e já comprei para minha que é 1998 mas na loja que é especializada em RADIADORES me disseram é o mesmo. Paguei R$ 760,00 o em 2 x iguais no cartão acredito que eles mande para vc ai por PAC.
PROCURA POR RADCAMP EM CAMPINAS SP.

juliano Costa
08/02/2013, 21:15
GLAICON OBRIGADO PELA DICA JÁ FIZ E INSTALEI AQUI MESMO EM CAMPINAS r$ 760,00 E R$ 70,00 DE MO.

E FICA DICA PARA QUEM PRECISAR RADCAMP COM GARANTIA DE 1 ANO PRODUTO NOVO

jorge.duarte
09/02/2013, 01:05
Dizem q o bronze e melhor condutor termico que o aluminio, procede?
O melhor condutor térmico é a prata.
condutividade térmica (k)
k(W/m.K)
Prata* 430
Cobre* 400
Ouro* 310
Alumínio* 240
Ferro* 80
Chumbo* 35
Gelo** 2
Concreto**0,8
Vidro** 0,8
Borracha** 0,2
Madeira** 0,08
Água*** 0,06
Ar*** 0,023

Abs

sandro_ventania
09/02/2013, 19:28
faltou justamente o bronze na lista...mas acho que ele fica abaixo do aluminio.

juliano Costa
13/02/2013, 15:14
Galera!!!! fui a São Thomé das letras Carnaval, e como prometi iria postar como foi a viagem com a VTR depois de trocar o Radiador.
Tudo beleza!!! O ponteiro não passou do meio um pouco para baixo(ligeiramente para baixo) alternando altas velocidades, e transito parado na Fernão, chegando lá temperatura externa na casa dos 30° graus e trilhas leves a VTR se comportou muitíssimo bem.
Apareceu somente um barulho tipo (rangendo) na suspensão mas que eu acho que é as buchas do estabilizador de resto maravilha!!!
Galera verifique sempre o arrefecimento pois pode causar um problema muito mais sério. Sigam o conselho do pessoal aqui troca o radiador e nada de "varetar" E AGRADEÇO AQUI A DICA E AJUDA DE TODOS PRINCIPALMENTE DO GUILHERME QUE ME ORIENTOU A TROCA POIS EU FIZ E NÃO ME ARREPENDO.

guilhermeabreu
13/02/2013, 20:27
André, realmente é a comeia do radiador que ta podre, mas to querendo comprar um que já venha pronto pq aqui na minha cidade eu não confio muito colocar as chaleiras (tampas). Obg

Pois é Leonardo, achei estranho pois pelo q pesquisei aqui no fórum o pessoal recomenda a troca da válvula mas não vi falando a respeito desse anel de borracha, vou fazer o pedido com ele incluso então. Obg

Bom galera, ainda to em busca de um radiador novo. Quem tiver alguma sugestão de marca/fornecedor confiável eu agradeço. Abs

MARCIN

Na RADCAMP tem o radiador da HILUX de 97 a 2000 e tb da 2002 que acredito que seja igual ao da 2001 , é só ligar pra lá , o da 97 a 2000 esta por R$830,00 .

guilhermeabreu
13/02/2013, 20:48
Galera!!!! fui a São Thomé das letras Carnaval, e como prometi iria postar como foi a viagem com a VTR depois de trocar o Radiador.
Tudo beleza!!! O ponteiro não passou do meio um pouco para baixo(ligeiramente para baixo) alternando altas velocidades, e transito parado na Fernão, chegando lá temperatura externa na casa dos 30° graus e trilhas leves a VTR se comportou muitíssimo bem.
Apareceu somente um barulho tipo (rangendo) na suspensão mas que eu acho que é as buchas do estabilizador de resto maravilha!!!
Galera verifique sempre o arrefecimento pois pode causar um problema muito mais sério. Sigam o conselho do pessoal aqui troca o radiador e nada de "varetar" E AGRADEÇO AQUI A DICA E AJUDA DE TODOS PRINCIPALMENTE DO GUILHERME QUE ME ORIENTOU A TROCA POIS EU FIZ E NÃO ME ARREPENDO.

JULIANO COSTA

Não tem que agradecer nada , estamos aqui só pra ajudar mesmo , fico feliz em vc ter resolvido o seu problema , AS VEZES A GENTE PENSA QUE VAI ECONOMIZAR EM " VARETAR UM RADIADOR , RECONDICIONAR UMA TURBINA " e depois veremos que este barato sai bem mais caro , perdí um motor por ter um RADIADOR VAZANDO e por ter RECONDICIONADO UMA TURBINA .

Marcin
14/02/2013, 13:14
Marcin, Achei aqui em Campinas e já comprei para minha que é 1998 mas na loja que é especializada em RADIADORES me disseram é o mesmo. Paguei R$ 760,00 o em 2 x iguais no cartão acredito que eles mande para vc ai por PAC.
PROCURA POR RADCAMP EM CAMPINAS SP.

Fala Juliano. Cara, liguei para lá e me passaram o valor de R$1.100,00. Alguem sabe dizer se tem diferença do radiador da 98 para a 2001?

Marcin
14/02/2013, 13:18
MARCIN

Na RADCAMP tem o radiador da HILUX de 97 a 2000 e tb da 2002 que acredito que seja igual ao da 2001 , é só ligar pra lá , o da 97 a 2000 esta por R$830,00 .

Fala Guilherme.

Pois é cara, liguei pra lá e me passaram o valor de R$1.100,00 para a 2001. Eu queria saber se tem diferença da 97 a 2000 em relação a 2001. De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

juliano Costa
15/02/2013, 07:58
Fala Juliano. Cara, liguei para lá e me passaram o valor de R$1.100,00. Alguem sabe dizer se tem diferença do radiador da 98 para a 2001?

Marcin o povo é mercenario mesmo, mas o preço que paguei foi este mesmo R$ 760,00 com colocação R$ 830,00 novo.

E é de ótima qualidade. Ligue de volta e diga sobre o meu caso fale que quem indicou foi o Juliano da Hilux Branca 98 e procure a Drieli ou o Rafael e diga que o preço foi este vão fazer pra vc tenho certeza. E tenho quanto ao radiador todos são iguais desde da 97 a 2001 todas com bomba injetora não mudou nada.

Se necessário eu ligo pra lá e aviso que estou indicando o pessoal aqui do site.Aliás estou fazendo isso hoje ligarei lá.

Ulisses N. Ribeiro
02/07/2013, 21:39
Amigos boa noite,
Preciso de uma ajuda de vocês tenho uma SW4 97 4 cilindros a gasolina e a minha viatura está baixando a água do radiador e não consigo descobrir por onde está vazando, já troquei o radiador pois percebi um pequeno vazamento no canto superior esquerdo inclusive comprei na Paccini mas ainda assim a água continua baixando, li aqui em algum lugar que tem um bom mecânico que conhece bem estes motores na zona oeste aqui em Sampa, gostaria de levar neste mecânico, alguém saberia o endereço ou telefone dele??

Glaicon
03/07/2013, 06:51
Amigos boa noite,
Preciso de uma ajuda de vocês tenho uma SW4 97 4 cilindros a gasolina e a minha viatura está baixando a água do radiador e não consigo descobrir por onde está vazando, já troquei o radiador pois percebi um pequeno vazamento no canto superior esquerdo inclusive comprei na Paccini mas ainda assim a água continua baixando, li aqui em algum lugar que tem um bom mecânico que conhece bem estes motores na zona oeste aqui em Sampa, gostaria de levar neste mecânico, alguém saberia o endereço ou telefone dele??
Vá em uma oficina de radiadores.
Eles colocam uma pistola com pressão no bocal do radiador e deverá forçar a perda d´água, identificando o local.:concordo:

HERICK
03/07/2013, 08:03
Pelo que entendi o amigo Ulisses já trocou o radiador, é isso mesmo? Se for água sumindo do radiador, pode ser problema mecânico no motor, a VTR tá com quantos Kms rodados?

Ulisses N. Ribeiro
03/07/2013, 11:18
Vá em uma oficina de radiadores.
Eles colocam uma pistola com pressão no bocal do radiador e deverá forçar a perda d´água, identificando o local.:concordo:

Caro Glaicon

As oficinas não tem a ferramenta que encaixa no bocal do radiador da viatura visto que é menor que o padrão.

Ulisses N. Ribeiro
03/07/2013, 11:21
Pelo que entendi o amigo Ulisses já trocou o radiador, é isso mesmo? Se for água sumindo do radiador, pode ser problema mecânico no motor, a VTR tá com quantos Kms rodados?

Caro Herick,

Sim troquei, a VTR está com 160.000 kms, e percebi hj uma especie de mousse cinza na tampa do radiador, chequei o óleo e tá no nível sem indícios de água, gostaria de levar em um meca que realmente conheça!!

Ulisses N. Ribeiro
04/07/2013, 13:01
Pessoal,

Me ajudem estou aguardando a informação do mecânico na zona oeste.

Marcos Carvalho
07/07/2013, 14:18
Já estou namorando o fórum a alguns anos e este é meu primeiro post, gostaria de parabenizar a todos os colegas que participaram das respostas principalmente deste tópico, enriquecendo de maneira fantástica o mesmo, principalmente a Sérgio Holanda, li as noventa páginas só deste tópico e aprendi muito, é um prazer participar de um grupo tão seleto do mundo 4 X 4 parabéns a todos!

malariaman
25/07/2013, 03:31
É, camaradas. Isso aqui é mais que um tópico. Se editado e encapado, deveria ser vendido em livrarias com o título: "Manual definitivo para proprietários e entusiastas de SW4 97.../01 - Propulsor". Parabéns a todos que, há 9 anos (isso mesmo, desde dezembro de 2004) adicionam um capítulo a esse manual.
Em tempo, este tópico, junto com alguns outros, me permitiram comprar, hoje, minha nova máquina: SW4 98/99 verde 3.0 TD com muita tranquilidade.
Abraços!

F. Oliveira
25/07/2013, 09:00
É, camaradas. Isso aqui é mais que um tópico. Se editado e encapado, deveria ser vendido em livrarias com o título: "Manual definitivo para proprietários e entusiastas de SW4 97.../01 - Propulsor". Parabéns a todos que, há 9 anos (isso mesmo, desde dezembro de 2004) adicionam um capítulo a esse manual.
Em tempo, este tópico, junto com alguns outros, me permitiram comprar, hoje, minha nova máquina: SW4 98/99 verde 3.0 TD com muita tranquilidade.
Abraços!

Arroche fotos no frota para que possamos conhecê-la!
abs!

feitosac
26/07/2013, 00:08
Pessoal,

Me ajudem estou aguardando a informação do mecânico na zona oeste.
Ulisses,
Acho que voce ta falando do Joao da Sollo 4wd, ele é muito bom, vai o link.

Sollo 4wd Reparações Automotivas Epp - Automóveis e Veículos - R Andrequicé, 67, Vila Leopoldina, São Paulo, SP (http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/automoveis_e_veiculos/2SENU874/sollo_4wd_reparacoes_automotivas__epp.html)

Abs.

sendthelima
23/07/2014, 15:53
Revivendo o tópico e ETERNO PROBLEMA destas toyotas, chegou a minha vez de chorar!

Comprei a minha sw4 2001 td (1kzte), há uns 7 meses. Varri o carro de cima abaixo, segui a cartilha do fórum e troquei diversas peças sem mesmo elas apresentarem problemas, como a termostática. Sempre colocando peças originais ou melhores do mercado. Tratei a criança muito bem... já os donos anteriores agora eu não sei mais.

Comprei também o sensor de temperatura, mas antes de conseguir instalá-lo, tive que fazer uma viagem de mudança de salvador para joinville. 2400km. No primeiro dia com 500km rodados o meu xodó me deixou na mão.

Tava tudo 100%. O nível do ponteiro continuou estático. Apareceu luz de chek. Parei o carro. Abri o capô e lá tava o fantasma que já assombrou vários proprietários destes veiculos: havia vapor saindo do reservatório de expansão apenas. Mas estava fervendo de quente todo o capô. Não senti perda de potência.

Esperei esfriar. Reservatorio de expansão no nivel, ventoinha e correias ok. Mangueiras sem um pingo de vestigio de água. Fumaça e espacapamento normais sem uma gota de água também... Esfriou. Sumiu luz de check. Andei mais uns 200 km de novo, tudo aparentemente normal e a luz de check volta de novo. Esperei esfriar, mas desta vez esquentou bem menos e não senti diferença de perda de potência. Desta vez abri a tampa do radiador e deu 3 litros certinho.

Consegui achar um mecânico de estrada. Tirei a termostática, tinha um mês de uso, achei ela muito rígida, mas não fiz o teste correto se ela estava defeituosa ou não. Neste ultimo trecho apareceu também um toc toc toc no motor. Era o 1° bico injetor. Ele folgou e reapertou o arrefeicimento do mesmo e sumiu o barulho e o carro voltou com o ronco bonito e com 100% de potência. Testei e o ponteiro ficava a 1/4. Mas com potência praticamente igual. Não igual. Em baixa o barulho voltava, mas era só colocar 100km/h (velocidade que eu vinha) e sumia.

Andei mais 40 km. A água baixou apenas 200ml. A luz de chek acendeu de novo. Desisti com medo de forçar o motor. Chamei o guincho.

O carro foi guinchado até joinville. Fiz um teste com a tampa aberta e apareceu pouquissimas bolhas. mas apareceu. irei fazer os outros testes. Mas a junta já queimou isto é obvio. Agora é analisar cabeçote (provavelmente só outro) e o sistema de arrefecimento como todo.

O que mais me chateia é que estava com o sensor no porta-malas, e o unico eletricista mais confiável em salvador que eu tinha estava ocupado. adiei. Agora to com este abacaxi. Outra coisa que mais me chateia é que depois que dei uma geral na mecânica do carro (tava um tesão de dirigir), investi em todas as lanternas novas, passei 3 semanas construindo um quebra mato ANIMAL, coloquei farois auxiliares, plotei o carro, coloquei rack de teto muito legal. coloquei lampadas novas. Perdi dias e dias cuidando dos mínimos detalhes. muitas vezes até altas horas da noite. Chegando até a virar noites na garagem fazendo algum mimo na criança. Enfim...

Honestamente, tava um tesão de carro. Tanto pra dirigir, como a estética. Fazia sucesso em todo lugar que eu chegava. Cheio de curiosos. Rolou até algumas situações engraçadas com mulheres por conta do carro que me renderam algumas horas bem divertidas =D...

Enfim, pra mim era com certeza uma das 5 sw4 mais bonitas que já vi rodando na rua e na net. Depois irei postar fotos dela.

Mas agora o sonho parece ter se tornado um pesadelo. espero que não seja tudo isso, mas estes casos tem um histórico tão negativo que me broxam.

Estou no mar. Estou pesquisando mecânicos confiáveis e competentes em quesito de toyota em joinville, santa catarina ou região. Caso o orçamento passe de 4 ou 5 mil, irei apenas colocar um cabeçote da europarts (R$1600,00) e passar pra frente. Não posso gastar muito no momento substituindo radiador, bomba dagua, acoplamento viscoso, mangueiras, termostatica, cabeçote, juntas, valvulas e se for ter que fazer motor então aí é que não dá pra mim mesmo.

Enfim... CASO ALGUEM CONHEÇA UM MECA DE BOM HISTÓRICO NESTA REGIÃO ME INFORMEM AI POR FAVOR. Isto irá ajudar e muito quem vos fala!

Grande abraço! Sou eternamente grato a este fórum e com quem contribui com ele... aprendi e continuo aprendendo muito com vocês!

sendthelima
23/07/2014, 15:58
Aos amigos foristas: será que terei que fazer motor? isto me assombra!

PS: depois que guinchei o carro não andei 100 metros com ele. Só foi tirar do guincho e colocar na garagem em joinville.

feitosac
23/07/2014, 16:29
Sendthelima,
Primeiro tranquiliza e esfria a cabeça, comigo aconteceu a mesma coisa, pior meu termômetro digital estava instalado com sensor no bloco e tambem não acusou aumento de temperatura.
Primeiro baixe o óleo do motor e veja se está contaminado com água.
Se não contaminou, só queimou a junta ou o cabeçote tambem ja foi (pior caso), pois a compressão da descarga sai pela água do reservatório, o meu aconteceu isto, pois tina uma micro trinca no cabeçote.
Comprei um cabeçote marca SHAREK (espanhol) por indicação do João da Sollo 4wd de São Paulo, custou 2.400,00 com o Anderson da Ferraco, fuja de cabeçotes shig-ling faixa de 1300 a 1600,00.
Coloque junta original Toyota, gastei no serviço, em torno de 4.000,00.
Como referencia em Santa Catarina tem o Tadi ele posta sempre, manda uma MP para ele ou email briguenti@ibest.com.br
Por último, se a viatura é linda, maravilhosa, e atrai a mulherada fica com ela ... se colocar cabeçote barato vai gastar uns 2500,00 passar o problema pra frente e pode te dar um problema no futuro com quem comprar.
Espero ter ajudado.
Abs.

sandro_ventania
23/07/2014, 20:18
Amigo, esfria a cabeça...como voce falou, seu carro é um tesão de dirigir...vai passar pra frente por que? Ajeita teu amigo!!
Tudo indica só uma junta queimada, aí voce compra um cabeçote de boa marca, junta original toyota e volta a ser feliz!
Te indicaram o Tadi...sempre ouvi falar maravilhas dele...certamente vai estar em boas maos...inclusive para fazer uma avaliação precisa do teu caso!

Sossega a alma que tudo se resolve!

sendthelima
23/07/2014, 20:30
feitosac,

Conversei com o anderson da ferraço semana passada. Continua este preço da marca sharek. Mas na mesma faixa de preço na fasa em londrina tem o da AMC (http://www.fasapecas.com.br/Produto/cabecote-hilux-sw4-30-02-1kzte_75_78.aspx#.U9BAI3dhXh8).

Li uns 3 relatos de cabeçotes da sharek terem atendido as espectativas (mas sempre comentários com pouco tempo depois de instalados. não sei sobre sua vida útil), mas ouvi relatos muito bons inclusive em foruns gringos sobre este da amc. O que vocês acham?

feitosac, eu realmente não queria me desfazer deste carro. Investi tempo e dinheiro para tê-lo comigo por pelo 10 anos. Ouvi muito bem do Tadi. Assim que eu descer do navio (de onde estou falando) irei entrar em contato com o Tadi.

Estou inclinado a trocar o cabeçote e passar um pente fino em todo o sistema de arrefecimento do carro. Ficando legal quem sabe até investir em um intercooler no futuro para forçar menos o motor. Mas se for ter que fazer o motor aí o meio de campo vai $e enrolar "di cum força" como diria na minha terra!

Mas me tirem algumas dúvidas:

1- Todo motor 1kzt-e possui cabeçote de aluminio?
2- Trocando o cabeçote, além da junta nova, quais os componentes tem que ser trocados?
3- Existe chance deste problema ter gerado algum efeito colateral na bomba d´agua, bomba injetora, turbina, ou outros sistemas e equipamentos? (pergunto isto porque um efeito colateral que já descobri foi em um dos bicos injetores e li alguns relatos de pessoas que trocaram bomba d´agua).
4- Caso tenha que trocar radiador é melhor partir para alguma empresa que o faça, ou pegar usado, ou adaptar de outro carro, ou só original?

Abraços!

sendthelima
23/07/2014, 20:34
Amigo, esfria a cabeça...como voce falou, seu carro é um tesão de dirigir...vai passar pra frente por que? Ajeita teu amigo!!
Tudo indica só uma junta queimada, aí voce compra um cabeçote de boa marca, junta original toyota e volta a ser feliz!
Te indicaram o Tadi...sempre ouvi falar maravilhas dele...certamente vai estar em boas maos...inclusive para fazer uma avaliação precisa do teu caso!

Sossega a alma que tudo se resolve!

Vocês tem razão. Irei dar um voto de confiança no carro! :curtir:

sendthelima
23/07/2014, 20:37
Sobre o cabeçote e aquelas perguntas, alguem saberia algo?

Clandio
23/07/2014, 20:56
Entre os dois cabeçotes, com preços semelhantes, eu ficaria com o AMC. Só tenha certeza que é original AMC (tem a marca AMC em alto relavo).

Na minha opinião tem que revisar todo o sistema de arrefecimento (não necessariamente trocar peças). Deves revisar bomba d'água, válvula termostática, radiador, tampa do radiador, mangueiras, gel viscoso da hélice, em fim, todo o sistema.

Tenha muita calma nessa hora. Não tome atitude precipitada. Tu tens uma baita viatura nas mãos. Analise com calma antes de se desfazer dela pra não se arrepender depois.

Abraços

Clândio

guilhermeabreu
24/07/2014, 00:22
SEND

Dos cabeçotes paralelos o AMC é o melhor como o CLANDIO tb falou .

feitosac
24/07/2014, 09:56
Send,
Entre o AMC original e o Sharek , o AMC é melhor mas tome cuidado pois na época que cotei, os AMC original estavam a 3.800,00 eu até teria comprado mas não encontrei em estoque em nenhum lugar, só promessa para entrega em 30 dias, em duas lojas que não me lembro o nome que diziam ser o AMC a 2500,00 pedi que me enviassem fotos, uma enviou era um shing-ling muito do feio e a outra estou esperando a foto até hoje ehehehh, o AMC original como falaram tem o AMC em alto relevo, é um cabeçote muito bonito brilhante, polido tem fotos dele em algum post do forum.
CUIDADO para não ser enganado.
Voce deve revisar TODO o sistema, uma peça de vital importância e que poucos trocam é a polia ou embreagem viscosa onde fica a hélice do radiador, tem como trocar o gel, eu preferi trocar o conjunto pois achei uma com preço de galinha morta.
Com relação ao radiador, nada de usado ou adaptação de outro carro, se precisar coloca novo nacional da Visconde ou original importado, eu paguei no original 900,00.
Abs.

Abs.

sandro_ventania
25/07/2014, 22:52
feitosac,

Conversei com o anderson da ferraço semana passada. Continua este preço da marca sharek. Mas na mesma faixa de preço na fasa em londrina tem o da AMC (CABEÇOTE HILUX SW4 3.0 02/... 1KZTE 6209 - Fasa Auto Peças (http://www.fasapecas.com.br/Produto/cabecote-hilux-sw4-30-02-1kzte_75_78.aspx#.U9BAI3dhXh8)).

Li uns 3 relatos de cabeçotes da sharek terem atendido as espectativas (mas sempre comentários com pouco tempo depois de instalados. não sei sobre sua vida útil), mas ouvi relatos muito bons inclusive em foruns gringos sobre este da amc. O que vocês acham?

feitosac, eu realmente não queria me desfazer deste carro. Investi tempo e dinheiro para tê-lo comigo por pelo 10 anos. Ouvi muito bem do Tadi. Assim que eu descer do navio (de onde estou falando) irei entrar em contato com o Tadi.

Estou inclinado a trocar o cabeçote e passar um pente fino em todo o sistema de arrefecimento do carro. Ficando legal quem sabe até investir em um intercooler no futuro para forçar menos o motor. Mas se for ter que fazer o motor aí o meio de campo vai $e enrolar "di cum força" como diria na minha terra!

Mas me tirem algumas dúvidas:

1- Todo motor 1kzt-e possui cabeçote de aluminio?
2- Trocando o cabeçote, além da junta nova, quais os componentes tem que ser trocados?
3- Existe chance deste problema ter gerado algum efeito colateral na bomba d´agua, bomba injetora, turbina, ou outros sistemas e equipamentos? (pergunto isto porque um efeito colateral que já descobri foi em um dos bicos injetores e li alguns relatos de pessoas que trocaram bomba d´agua).
4- Caso tenha que trocar radiador é melhor partir para alguma empresa que o faça, ou pegar usado, ou adaptar de outro carro, ou só original?

Abraços!

Revisar todo o sistema de arrefecimento é importante...até mesmo por que a bomba dágua pode não estar circulando a água como deveria.
Radiador se estiver inteiro, basta uma lavagem...se dizerem que está muito ruim precisando varetar, aí acho melhor um novo, dizem que tem um nacional muito bom...acho que da visconde.
Agora...colocar um intercooler ia ser muito bom...ia ser o melhor presente que voce poderia dar para o seu carro! Imagina voce passando o maior calor e alguém lhe dá de presente um ar condicionado...he he he!

Engels Kbça
04/09/2014, 13:13
Send,
Entre o AMC original e o Sharek , o AMC é melhor mas tome cuidado pois na época que cotei, os AMC original estavam a 3.800,00 eu até teria comprado mas não encontrei em estoque em nenhum lugar, só promessa para entrega em 30 dias, em duas lojas que não me lembro o nome que diziam ser o AMC a 2500,00 pedi que me enviassem fotos, uma enviou era um shing-ling muito do feio e a outra estou esperando a foto até hoje ehehehh, o AMC original como falaram tem o AMC em alto relevo, é um cabeçote muito bonito brilhante, polido tem fotos dele em algum post do forum.
CUIDADO para não ser enganado.
Voce deve revisar TODO o sistema, uma peça de vital importância e que poucos trocam é a polia ou embreagem viscosa onde fica a hélice do radiador, tem como trocar o gel, eu preferi trocar o conjunto pois achei uma com preço de galinha morta.
Com relação ao radiador, nada de usado ou adaptação de outro carro, se precisar coloca novo nacional da Visconde ou original importado, eu paguei no original 900,00.
Abs.

Abs.

Feitosa
Onde comprou esse radiador original por R$900,00 ???

Engels Kbça
26/09/2014, 10:32
Amigos
Como os assuntos estão relacionados vejam esse tópico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/125084-aparelhos-sensores-de-temperatura-do-motor-noticia-importantissima.html#post2192853

Adrianosiq
27/09/2014, 15:46
Esse longo tópico acabou de destruir um mito que habitava meu inconsciente.
Eu já havia dado conselhos a amigos para fugirem de viaturas à diesel com motor japonês e coreano. Mas sempre abria uma exceção e dizia "se for toyota" pode confiar.
Agora vejo que na duvida é melhor passar essas viaturas.

A fama de parruda da Toyota se deve à absurda robustes das Bandeirante com motor mercedes, 608 e 709. O resto é puro mito. Um motor a gasolina é melhor que a maioria dos motores diesel asiáticos.

thix4
28/09/2014, 15:34
Pelo que andei lendo é meio loteria. O cabeçote era feito com material reciclado. Por isso, algumas davam o problema outras não. Inclusive, mesmo substituindo pelo original podia sim dar pau novamente (trincar). Se descuidasse um pouquinho do sistema de arrefecimento então era dar chance pro azar.

As gasolina também tem particularidades. O motor 3RZ-FE (das 2.7) é famoso por trincar o coletor. Mesmo os gasolina mais antigos, como o 2.4 e o 3.0 V6 tiveram recalls sérios de juntas e outras coisas que acredito que nem chegaram a notificar aqui.

Toyota é bom? Claro que é. Se for novo então, só óleo e filtros por muitos anos. A probabilidade de bichar é muito menor que outras marcas. Mas um carro com 10 ou 15 anos de uso só é bom se teve manutenção correta, independe da marca. E, sim, terá muito mais coisinhas pra resolver que um carro com até 5 anos de uso, novamente independente da marca. O maior problema ao meu ver é o alto valor das peças de reposição. Tá, duram mais 20 anos, mas que são salgadas são.

[ ]'s

feitosac
28/09/2014, 17:31
Feitosa
Onde comprou esse radiador original por R$900,00 ???

Engels,
Desculpe a demora, quando comprei foi em Abril de 2013.

Radiador para hilux sw4 2001 e 2002 diesel 3.0 , original cooltech referencia ct048, largura 65cm e altura 58cm , comprei na carioca radiadores , rua 24 de maio 466 - riachuelo - rio de janeiro, tel, (21) 2254-2533/ 2568-7013/ 7813-2461 falar com o vanderley, ótimo preço = 900,00 , original = 3500,00 e na americas = 1200,00.
CARIOCA RADIADORES (http://www.cariocaradiadores.com.br)
abs.

Engels Kbça
29/09/2014, 07:55
Engels,
Desculpe a demora, quando comprei foi em Abril de 2013.

Radiador para hilux sw4 2001 e 2002 diesel 3.0 , original cooltech referencia ct048, largura 65cm e altura 58cm , comprei na carioca radiadores , rua 24 de maio 466 - riachuelo - rio de janeiro, tel, (21) 2254-2533/ 2568-7013/ 7813-2461 falar com o vanderley, ótimo preço = 900,00 , original = 3500,00 e na americas = 1200,00.
CARIOCA RADIADORES (http://www.cariocaradiadores.com.br)
abs.

Feitosa
Tem diferença para a 2000 ???

feitosac
29/09/2014, 12:35
Engels,
Eu acho que não, pois a capacidade é a mesma, mas é bom confirmar com eles, sei que muda para as gasolina automáticas, que tem que resfriar o oleo do cambio AT.
Abs.

Engels Kbça
21/10/2014, 12:51
Engels,
Eu acho que não, pois a capacidade é a mesma, mas é bom confirmar com eles, sei que muda para as gasolina automáticas, que tem que resfriar o oleo do cambio AT.
Abs.

Feitosa,você tem a referencia Toyota desse radiador??

Engels:pensativo:

mbsouza
29/01/2015, 11:55
Eu já havia dado conselhos a amigos para fugirem de viaturas à diesel com motor japonês e coreano. Mas sempre abria uma exceção e dizia "se for toyota" pode confiar.

A fama de parruda da Toyota se deve à absurda robustes das Bandeirante com motor mercedes, 608 e 709. O resto é puro mito. Um motor a gasolina é melhor que a maioria dos motores diesel asiáticos.

Apos ter duas SW4, concordo plenamente com Você.

Clandio
29/01/2015, 20:37

Pode incluir o motor 3L aí.

mbsouza
02/03/2015, 18:46
Eis, quem sabe, a solução para as SW4 1kzt :

Vendo Motor Mwm 2.8 Sprinter Turbo 2009 (s10 - Frontier) (https://registration.mercadolivre.com.br/registration-confirm/confirm?token=ml-bd52ff53cefcc8c821eb2a373c536c2dad98ee9e74ffb69ea9 c8e2a85d599a2d97227577c9d49d79c976324fe01f803e32bb 9efe269ee492d0e6ae3b914050a16208d0baafb4e513432a74 a8dde6033d&login=false&go=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-629933300-vendo-motor-mwm-28-sprinter-turbo-2009-s10-frontier-_JM)R$ 13.50000

http://static.mlstatic.com/org-img/emails/icons/ico_preg.gif
Olá amigo, seria possível adaptar esse motor em uma Hilux sw4 3.0 2000 turbo diesel e qual o preço?

http://static.mlstatic.com/org-img/emails/icons/ico_resp.gif
Sim amigo, fica excelente. contando o Valor do Motor + Acessórios utilizados + Sv de torno + mão de obra na parte mecanica + eletrica, à base de troca R$ 15.000,00 na venda direta sem trocas 20.000,00 - Estamos sediados em Santa Maria RS

Luciano Almeida Silva
18/03/2015, 12:37
A temperatura da minha Hilux SW4 3.0 TD 98 estava sempre esquentando principalmente na subida, chegou a ferve,abri o radiador e para minha surpresa estava 70% entupido. mandei vareta e a temperatura não sobre mais, mesmo com o radiador vazando agua, agora comprei um novo por R$620,00 ficou muito bom.

Gustavo_Barreto
18/03/2015, 15:18
A mesma coisa com o meu.
Mas não está vazando.
Vou providenciar outro assim que po$$ível.

Luciano Almeida Silva
19/03/2015, 20:11
Se o radiador foi aberto uma ou duas vezes e não esta vazando funciona bem, além do mais ele foi varetado e a aguá passa a circula melhor pelas colmeias, o meu foi aberto varias vezes, o pessoal que limpa radiador tem que tomar cuidado para não deixar a caixa empenar (devido a temperatura a parte de cima do radiador empena quando é removida para fazer a limpeza).
Eu ainda andei com o radiador vazando água uns 02 meses (chegando a completar com 1,5lt de água e não esquentou)

Gustavo_Barreto
20/03/2015, 09:06
O problema de qualquer vazamento não é somente o nivel que baixa.
O problema maior é o sistema que, devido ao vazamento, perde pressão, deixando de enviar os fluidos a todos os pontos do veículo com a mesma eficiência.

TCHEIGOR
20/03/2015, 13:18
O problema de qualquer vazamento não é somente o nivel que baixa.
O problema maior é o sistema que, devido ao vazamento, perde pressão, deixando de enviar os fluidos a todos os pontos do veículo com a mesma eficiência.

E com a perda da pressão o líquido também 'ferve' com menor temperatura!

caiolucas
24/03/2015, 19:11
Boa noite, sou novato aqui, e estou procurando uma solução para o meu problema, tenho uma hilux 4cd sr5 1998 2.8 diesel
ótimo carro estava tudo bem, mais começou o aquecimento passar do normal levei para um mecânico da minha confiança
tiramos o radiador e levamos para uma empresa para fazer os procedimentos de limpeza, ok, mais ficou do mesmo jeito
ele fica normal e depois passa para perto do vermelho, o interessante e que pela manha ao ligar o carro o ponteiro da temperatura vai logo para o meio do mostrador e antes ele ia quando o carro era ligado mais devagar e agora quando ligo a chave ele despara para o meio do mostrador, achei que poderia ser o interruptor da temperatura comprei e nada piorou foi para o vermelho. se alguém tecve este problema peço ajuda pois nao sei o que fazer se for cabeçote.
desde ja obrigado a todos.

caiolucas
24/03/2015, 19:12
Lembrando não realizei trilha só uso ela para o trabalho e nunca dei vapor nela.

caiolucas
24/03/2015, 19:14
lembrando ando com ele e o interruptor fica normal e depois aquece e retorna para o normal.

Luciano Almeida Silva
28/03/2015, 21:31
Caio,

Se estiver baixando água e não tem vazamento pode ser cabeçote ou junta do cabeçote.
Se não estiver baixando água é um problema mais simples como radiador entupido, válvula termostática, ventoinha ou bomba d'água.
O carro esta baixando água?
O radiador foi varetado? somente lavar o radiador não adianta tem que abrir e varetar.
Pela descrição que você possou acho que pode ser a válvula termostática, pois se o carro esta esquentado de manhã é por que a válvula termostática travou.

Faça um teste simples, você tira a tampa do radiador funciona o carro e observa se água do radiador vai aguecer da forma que o ponteiro esta indicando no painel.

Pode também retirar a valvula termostática e andar com a viatura para ver se o problema continua.

Boa sorte,

Luciano

guilhermeabreu
29/03/2015, 00:43
CAIOLUCAS

Sugiro a vc NÃO ANDAR com o carro assim , NORMALMENTE o marcador original do carro não marca legal , ou mlehor não marca como deveria marcar , qdo ele sai da posição normal a água já esta com 100ºC e isto não é bom , JÁ PERDI UM MOTOR sem que o marcador fosse no vermelho .

SUGIRO A VC :

1- Imediatamente colocar mais um termômetro extra com SINAL DE ALERTA SONORO ( RACETRONIX ) para que qdo a temperatura passar dos 95ºC a sirene toca e vc para o carro .

2- Descobrir o problema que pode ser radiador , válvula termostática , cabeçote e mais outras coisas .

Te digo por experiência própria , se o ponteiro foi perto do vermelho mais de umas 3 vezes é provável que vc já danificou o cabeçote ou o motor tb .

3- NÃO ANDE COM ELE COMO ESTA mesmo se o ponteiro não for no vermelho vc pode bater o motor por superaquecimento .

Arildo MT
29/03/2015, 01:13
Boa noite, sou novato aqui, e estou procurando uma solução para o meu problema, tenho uma hilux 4cd sr5 1998 2.8 diesel
ótimo carro estava tudo bem, mais começou o aquecimento passar do normal levei para um mecânico da minha confiança
tiramos o radiador e levamos para uma empresa para fazer os procedimentos de limpeza, ok, mais ficou do mesmo jeito
ele fica normal e depois passa para perto do vermelho, o interessante e que pela manha ao ligar o carro o ponteiro da temperatura vai logo para o meio do mostrador e antes ele ia quando o carro era ligado mais devagar e agora quando ligo a chave ele despara para o meio do mostrador, achei que poderia ser o interruptor da temperatura comprei e nada piorou foi para o vermelho. se alguém tecve este problema peço ajuda pois nao sei o que fazer se for cabeçote.
desde ja obrigado a todos.

posso estar errado, mas se me permite o palpite, isso esta mais parecendo problema elétrico, falta de aterramento, mal contato, precisa achar a causa do porque o ponteiro sobe ao ligar a chave se nem ligou o motor ainda para aquecer de manha.

Gustavo_Barreto
29/03/2015, 15:16
posso estar errado, mas se me permite o palpite, isso esta mais parecendo problema elétrico, falta de aterramento, mal contato, precisa achar a causa do porque o ponteiro sobe ao ligar a chave se nem ligou o motor ainda para aquecer de manha.

Concordo, viu Aldo.
Até defeito no mostrador mesmo.
Tipo defeito de bóia de combustível, quando passa de determinado ponto, vai pro cheio ou pro vazio.

guerrajf
09/06/2015, 23:10
Olá estou interessado em uma SW4 97 aqui na região de Curitiba, e o dono relatou que ela aquece um pouco, pergunto se tem como saber se o cabeçote já foi, sem desmontar? ela está muito boa no geral e o dono cuidava bem, me parece. Obrigado.

mbsouza
10/06/2015, 15:04
Olá estou interessado em uma SW4 97 aqui na região de Curitiba, e o dono relatou que ela aquece um pouco, pergunto se tem como saber se o cabeçote já foi, sem desmontar? ela está muito boa no geral e o dono cuidava bem, me parece. Obrigado.

Olha, se o dono disse que "ela aquece um pouco" pode ter certeza que no mínimo terás que trocar o cabeçote, isso se já não atingiu a parte de baixo do motor e também é provável que esse radiador esteja deteriorado. Fuja dela.

Amigo, esse é o carro: http://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/hilux-sw4/3-0-4x4-8v-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/1999-2000/14017022 , está bem acima da fipe, mas provavelmente não terás que fazer nada, se eu não tivesse a minha, certamente iria comprá-la.

Fabiano Feltrin
27/07/2015, 07:20
Olá, estou interessado em uma sw4 97 para trilha e para passeio, o carro eh muito bonito, porém esse problema do radiador e do cabeçote nesse modelo está me deixando preocupado, a questão eh, não compro o carro Pq vai ser encomodacao na certa? Me falaram que se aumentar a capacidade do radiador o problema está resolvido, será q isso procede? Fico aguardando relatos dos amigos.

mbsouza
27/07/2015, 08:40
Olá, estou interessado em uma sw4 97 para trilha e para passeio, o carro eh muito bonito, porém esse problema do radiador e do cabeçote nesse modelo está me deixando preocupado, a questão eh, não compro o carro Pq vai ser encomodacao na certa? Me falaram que se aumentar a capacidade do radiador o problema está resolvido, será q isso procede? Fico aguardando relatos dos amigos.

Olha fabiano, a princípio se falava que os problemas de superaquecimento e trinca no cabeçote ocorriam principalmente nos modelos 1997/1998 devido aos radiadores menores, fato que foi retificado em vários veículos. Mas diante dos relatos e por experiência própria, a minha é 2000 e baixa água, provavelmente tenha micro-trinca, o colega Américo tem uma 2001 e terá que trocar o cabeçote pelo mesmo problema, há muitos outros relados de carros que teoricamente estariam imunes a esse problema, mas após ler vários posts nesse Fórum, cheguei a conclusão de que nenhuma SW4 ( 1997 a 2002} está imune a tal situação, principalmente se não foi devidamente cuidada pelos donos anteriores. Eu hoje só compraria uma SW4 se o dono me deixasse rodar pelo menos 200 km nela e verificar se não baixa óleo ou água, não superaquece, olhar embaixo e ver se há vazamento de óleo e ainda levar em um mecânico para fazer o teste de compressão e revisão geral na suspensão e buchas diversas, pois é um carro que tem que ser mantido com peças originais, na maioria das vezes. Para Você ter uma ideia, já investi R$ 17.000,00 na minha, tenho ela desde 04/2014, e não mexi no cabeçote, o que provavelmente terei que fazê-lo nos próximos meses. E olha, a camioneta tinha uma excelente aparência quando a comprei, portanto, as aparências enganam. Se por um mero acaso, encontrar uma que tenha sido revisada só em concessionária, pode pagar 20% acima da fipe que vale; se não, pague 20% abaixo da fipe, porque certamente os 20% vais gastar com manutenção corretiva.

Glaicon
28/07/2015, 07:02
Fabiano, os radiadores das viaturas 97 a 2003 são iguais.
Somando a capacidade do radiador mais das galerias de água totalizam 10 litros.
O que faz cabeçote trincar é perda de pressão do sistema com algum vazamento ou radiador entupido, gerando fervura.
Na minha SW 98 coloquei um radiador novo em 2013 antes de uma viagem.
Tudo certo até hoje.
Falta de manutenção preventiva é o grande problema.
Não mande varetar radiador. Isso mais danifica do que ajuda. Mande trocar!
Essa fama de Toyota ser "inquebrável" é um problema, pois as pessoas relaxam com os cuidados.
Teve um cara aqui do fórum que comprou uma SW usada há duas semanas, e no dia seguinte saiu para uma viagem de mais de 3.000 Km´s.
Deu tudo certo no final, felizmente.
Mas e se não desce? Ia cair de pau em cima da Toyota, certo?
Por isso, olhe bem a viatura, leve num mecânico de confiança e faça os testes possíveis para forçar motor, caixa, tração e temperatura.
Despreze veículos "que falta fazer uma coisinha", como dizem os vendedores relaxados.
Se estiver tudo certo, compre.
E vá ser feliz!:concordo:

MBRASIL
06/12/2015, 08:29
Bom dia, sou novo no Fórum, proprietário de uma SW4 2000 1kzt. Ela baixa líquido de arrefecimento na cidade, na estrada não baixa nada, pode andar a 110/120. Já foi trocado o radiador, tampa do radiador, verificado as mangueiras, não tem água no óleo, compressão normal, teste feito em especializada. Há alguma sugestão? muito obrigado.

Glaicon
06/12/2015, 08:43
Bom dia, sou novo no Fórum, proprietário de uma SW4 2000 1kzt. Ela baixa líquido de arrefecimento na cidade, na estrada não baixa nada, pode andar a 110/120. Já foi trocado o radiador, tampa do radiador, verificado as mangueiras, não tem água no óleo, compressão normal, teste feito em especializada. Há alguma sugestão? muito obrigado.
Investigue mais, pois parece um pouco ilógico vazar na cidade, onde se usa baixa rotação, e não baixar em rodovias, onde se trafega a uma média de 2.500 a 3.000 RPM´s.
Inclusive, geralmente é na situação contrária que aparecem os vazamentos, ou seja, na rodovia, pois com esforço maior e geração de mais calor, é que há vazamento de pressão do motor para as galerias de água, quando o cabeçote está trincado.
O teste em rodovia foi durante viagens ou rodou poucos Km´s?
E boa sorte.:concordo:

MBRASIL
06/12/2015, 12:21
Investigue mais, pois parece um pouco ilógico vazar na cidade, onde se usa baixa rotação, e não baixar em rodovias, onde se trafega a uma média de 2.500 a 3.000 RPM´s.
Inclusive, geralmente é na situação contrária que aparecem os vazamentos, ou seja, na rodovia, pois com esforço maior e geração de mais calor, é que há vazamento de pressão do motor para as galerias de água, quando o cabeçote está trincado.
O teste em rodovia foi durante viagens ou rodou poucos Km´s?
E boa sorte.:concordo:

Pois é meu caro, viagens longas, cerca de 300 km ou mais, não baixa nada.

TCHEIGOR
06/12/2015, 13:50
Pois é meu caro, viagens longas, cerca de 300 km ou mais, não baixa nada.

boa tarde!

passei por uma situação parecida já

era um microfuro numa das mangueiras (saída do radiador)

e a impressão que dava era que só baixava na cidade porque demorava dias pra baixar

e como eu só viajava finais de semana, sexta eu enchia e domingo ainda estava ok (baixa pouco perceptível)

mas sexta quando ia verificar de novo estava baixo...

e o pior é que eu ia trocar a bomba d'água, pois o furo quando aumentou um pouco passou a esguichar exatamente em cima

da bomba d'água, e eu parava o carro e via a água pingando da carcaça da bomba e achei que tinha matado a charada!

sorte que o mecânico descobriu o furo na mangueira e foi honesto.

tomara que tua situação seja algo simples!

abraço

Igor

telapron
27/01/2016, 17:06
Olá.. sou proprietário de uma SW4 ANO 1997, sou unico dono tirei ela em 1997 e a perdi em uma ação judicial de 2003 a 2007, sendo assim ficou 4 anos, parada, quando peguei tive que forçar o funcionamento com muito cuidado, troquei o radiador por outro meia vida, tudo pareceu estar ok, até fazer minha primeira viagem longa, saí de Goiania com destino a Salvador na BA, então o carro superaqueceu numa região deserta sem posto de serviços a 100km para frente e para traz, pensa no desespero, achei um caminhão de boia fria, que me cedeu água fui salvo por sorte, continue mais devagar, e percebi que a cada 100km baixa meio litro no reservatório, então minha viagem foi assim, cheguei em um interior da bahia bem pobre, e achei um artista que mexia com radiadores, ele desmontou tudo deu uma limpeza, e eu super feliz segui em frente para minha surpresa novamente ferveu, então percebi que não podia passar de 2500 giros, e fui para a bahia e voltei parando de 100 em 100km. Apos isso fiquei usando na cidade sem problemas algum, agora recentemente percebi um vazamento no cabeçote fui em uma oficina e resolvemos reapertar os parafusos veja o que aconteceu: agora está super aquecendo apos 15 minutos ligadas.. estou desesperado que estou encontrando historias que estes mod. 1997 1998 todos tem este defeito de superaquecimento.

Vou abrir o cabeçote e fazer todos os reparos, e descobri que consigo um radiador com maior litragem, mais eu sou apaixonado na minha SW4 pena que tenho que dar água para ela o tempo todo. acho que um jegue seria mais companheiro.

Vamos reunir mais insatisfeitos com este problema e entrar em contato no sac da toyota. quem sabe sensibilizamos eles para um defeito muito sério que denigre este modelo.

americo_mattar
27/01/2016, 18:29
Meu velho, nao tem jeito, teras que trocar o cabecote, ainda mais com histórico de aquecimentos sucessivos. quando aconteceu com a minha troquei também a bomba d'agua, válvula termostatica, radiador e mangueiras do sistema. depois disso ficou zerada.

Olá.. sou proprietário de uma SW4 ANO 1997, sou unico dono tirei ela em 1997 e a perdi em uma ação judicial de 2003 a 2007, sendo assim ficou 4 anos, parada, quando peguei tive que forçar o funcionamento com muito cuidado, troquei o radiador por outro meia vida, tudo pareceu estar ok, até fazer minha primeira viagem longa, saí de Goiania com destino a Salvador na BA, então o carro superaqueceu numa região deserta sem posto de serviços a 100km para frente e para traz, pensa no desespero, achei um caminhão de boia fria, que me cedeu água fui salvo por sorte, continue mais devagar, e percebi que a cada 100km baixa meio litro no reservatório, então minha viagem foi assim, cheguei em um interior da bahia bem pobre, e achei um artista que mexia com radiadores, ele desmontou tudo deu uma limpeza, e eu super feliz segui em frente para minha surpresa novamente ferveu, então percebi que não podia passar de 2500 giros, e fui para a bahia e voltei parando de 100 em 100km. Apos isso fiquei usando na cidade sem problemas algum, agora recentemente percebi um vazamento no cabeçote fui em uma oficina e resolvemos reapertar os parafusos veja o que aconteceu: agora está super aquecendo apos 15 minutos ligadas.. estou desesperado que estou encontrando historias que estes mod. 1997 1998 todos tem este defeito de superaquecimento.

Vou abrir o cabeçote e fazer todos os reparos, e descobri que consigo um radiador com maior litragem, mais eu sou apaixonado na minha SW4 pena que tenho que dar água para ela o tempo todo. acho que um jegue seria mais companheiro.

Vamos reunir mais insatisfeitos com este problema e entrar em contato no sac da toyota. quem sabe sensibilizamos eles para um defeito muito sério que denigre este modelo.

rody
29/05/2016, 16:59
Entrei no CLUBE DOS CABEÇOTES TRINCADO
. A minha SW4 TD 1997 ,Ferveu ...em 251 mil km. Vou trocar o cabeçote e juntas ...radiador tb. o meca sugereiu só trocar as juntas, mas pelos relatos , melhor trocar o cabeçote tambem...consegui o sharek .

diegodefreitas
22/04/2017, 11:47
Pessoal bom dia,
Minha primeira postagem no forum. Agora que consegui ler todo o forum. Minha SW4 (98/99 3.0TD, 1KZT, comigo a 5 meses, vinda de um amigo), subiu a temperatura levetemente (digo levemente pq não chegou no 3/4), tres vezes, tirei o pé, e tudo certo, baixou rápido, rápido. Teste de bolhas, zerado, radiador verificado e tava ok (foi trocado pelo dono anterior em ago/16).
A agua esta escapando para reservatório de expansão e não volta. Não tem fumaça branca, tudo mais normal, aparentemente.
Pelo que li aqui vou trocar a tampa do reservatório, encomendada hoje na CCS, e recolocar a VT (que tinha tirado para ver como estava o sistema, isso tem 3 dias), que esse elementos podem fazer com que aconteça o que relatei, não sendo isso, me parece que não tem muitas alternativas a não ser o cabeçote, já que pelos relatos, mesmo sem subida alta no ponteiro da temp, pode haver trincas.
Queira saber se alguem tem o contato do PauloMarx, pelo que li ele passou por algo semelhante e também é (ou era) de Ribeirão Preto, onde moro. Queria pegar umas dicas com ele de lojas, mecas, etc; já que essa é minha primeira viatura diesel. Se alguem tiver essas informações agradeço!
Grande abraço, e vou continuar na torcida e esperança de resolver o problema sem ir para o cabeçote.

Dario Filho
17/02/2018, 10:30
Pessoal, esse problema de ferver e só na SW4 ano 97 ? Existe neste ano a 3.0 sem turbo, daí q é problema, Ou não tem nada a ver ?

TCHEIGOR
17/02/2018, 14:29
Pessoal, esse problema de ferver e só na SW4 ano 97 ? Existe neste ano a 3.0 sem turbo, daí q é problema, Ou não tem nada a ver ?

sw4 a partir de 1996 todas são turbo. só as hilux picape que tem versão sem turbo.
os problemas de aquecimento atingem as sw4 mal cuidadas, principalmente de 96 a 98.

Glaicon
18/02/2018, 09:12
Leia a postagem nº 1.120, nesta mesma página.:concordo:

Armstrong PT
26/04/2018, 08:10
bom dia a todos os foristas... acabei de me registar para participar aqui nesta vossa casa e trocar algumas ideias com voces..
comecei por procurer na net relatos de problemas com o aquecimento dos motores KZT 3.0 TD e acabei aqui... 95 pagins para ler...puxa vida..ja li algumas... hehehe..

os carros com estes motoeres KZT ou KZTE aqui em Portugal sao conhecidos como os cabecinhas... precisamente por partirem algumas cabecas...

ou meu ainda nao partiu... mas em subidas ingremes aquece bastante quase ate ao vermelho...

suspeito do viscoso da ventoinha... ou da mistura um pouco pobre...pois mexi no LDA da bomba injectora para reduzir consumo...

outra coisa que fiz e que nao sei se influencia, é que troquei os grupos conicos por ums mais compridos para rolar em Estrada... sera que esforca demasiado o motor ?

abraco a todos,

e vou ver melhor este forum a ver se tem onde me apresntar bem como colocar fotos do meu Toyota LJ73...

Engels Kbça
28/04/2018, 19:49
bom dia a todos os foristas... acabei de me registar para participar aqui nesta vossa casa e trocar algumas ideias com voces..
comecei por procurer na net relatos de problemas com o aquecimento dos motores KZT 3.0 TD e acabei aqui... 95 pagins para ler...puxa vida..ja li algumas... hehehe..

os carros com estes motoeres KZT ou KZTE aqui em Portugal sao conhecidos como os cabecinhas... precisamente por partirem algumas cabecas...

ou meu ainda nao partiu... mas em subidas ingremes aquece bastante quase ate ao vermelho...

suspeito do viscoso da ventoinha... ou da mistura um pouco pobre...pois mexi no LDA da bomba injectora para reduzir consumo...

outra coisa que fiz e que nao sei se influencia, é que troquei os grupos conicos por ums mais compridos para rolar em Estrada... sera que esforca demasiado o motor ?

abraco a todos,

e vou ver melhor este forum a ver se tem onde me apresntar bem como colocar fotos do meu Toyota LJ73...

Bem vindo ao forum......Já troquei um cabeçote, devido a superaquecimento causado pela embreagem viscosa, que não estava travando...... que seria grupos cônicos?............ "outra coisa que fiz e que nao sei se influencia, é que troquei os grupos conicos por ums mais compridos para rolar em Estrada... sera que esforca demasiado o motor ?

TCHEIGOR
28/04/2018, 20:06
Bem vindo ao forum......Já troquei um cabeçote, devido a superaquecimento causado pela embreagem viscosa, que não estava travando...... que seria grupos cônicos?............ "outra coisa que fiz e que nao sei se influencia, é que troquei os grupos conicos por ums mais compridos para rolar em Estrada... sera que esforca demasiado o motor ?

trocou a relação de diferencial...alongou

larguris
16/06/2018, 20:09
Problema resolvido ou viatura vendida?:pipoca:
comprei em 2014 , ja rodei 18,000 km subidas e decidas , cidade etc nunca baixou água ,mas aconteceu , depois de rodar o dia inteira na br 101 uns 400km e derre pente ponteiro no vermelho , logo apos uma ultrapassagem que tive que esticar em 4 marcha e subi o giro numa velocidade acima de 120m.parei , esperei 30 minutos ,abri o radiador e pegou 4 litros de água .funcionei tudo certo motor ok. rodei 50km parei , esperei abro, mais 2 litros de água . mais 30km parei , esperei mais meio litro de água , liguei o motor sem a tampa do radiador percebi que jorrava água pela boca do radiador,coloquei a tampa e saia vapor pelo dreno do reservatório do radiador .mais 40km ja em casa mais meio litro .no outo dia água do radiador completa sem vestígio de vazamento de água ,mecânico desmontou , junta boa cabeçote com vazamento de óleo entre o bloco suspeita de cabeçote folgado pois o mesmo já tinha sido mexido pelo antigo dono . suspeita comprovada ,tinha arro ela nos prisioneiros do cabeçote .cabeçote vai para retifica , cabeçote original com 133,50 mm 4 anti câmeras trincadas,e empeno de 020. teste de trinca negativo . pergunto comprar novo , ou colocar o mesmo . desde ja agradeço.

leanog
16/06/2018, 22:56
Um cabeçote novo chinês vai estar na faixa de 3500 reais.
Estou passando pelo mesmo dilema que você, porém a minha é 2.8D 1995.
Optei por plainar cabeçote e trocar os componentes defeituosos, o serviço com todas as juntas novas ficou por 1100 reais.
O mecânico ainda não montou, se vai valer a pena dentro de uma semana vou ter idéia

larguris
18/06/2018, 19:33
Um cabeçote novo chinês vai estar na faixa de 3500 reais.
Estou passando pelo mesmo dilema que você, porém a minha é 2.8D 1995.
Optei por plainar cabeçote e trocar os componentes defeituosos, o serviço com todas as juntas novas ficou por 1100 reais.
O mecânico ainda não montou, se vai valer a pena dentro de uma semana vou ter idéia
leonog obrig pelo contato precos cabecote novo coreano 1800,00 jogo parafusos tarantola 210,00, junta kansay 4 pik 98,00 servico 800,00. total 2,908,00 outra forma retifica cabecote com troca das anti camaras 900,00 junta 98,00,parafusos 210,00 ,servico 800,00 total 2008,00 diferenca 900,00 ai eu pergunto a voces novo ou velho .

larguris
18/06/2018, 19:37
cara esse cabeçote da 2,8 e de ferro se fosse meu caso optaria pelo velho . e se meu caso fosse o seu

mbsouza
04/11/2018, 06:33
Minha SW4 baixa água há 50.000 km, a princípio, me preocupei, levei em alguns mecânicos, inclusive especializados, não acharam o defeito. Baixa praticamente só quando se anda na cidade. Parei de procurar o defeito, completo o liquido quando necessário, fluido e água desmineralizada na proporção correta, nunca superaqueceu.

MÁRCIO BARBAS
14/02/2020, 09:46
SERA QUE ENTREI NUMA FRIA?? OU MELHOR, QUE ESTOU "FRITO"??W

Dando uma ressuscitada no topico, venho aqui contar meu relato. Desde que as primeiras SW4 aportaram por estas terras tupiniquins, passei a admira-las num caso tipico de amor eterno a primeira vista, porem como sempre faltaram algun$ detalhe$, o casamento nunca aconteceu... algumas paqueras mas, pelas circunstancias da vida o "namoro" nao engrenou e passaram pela minha garagem alguns 4x4, desde Rural, F75 e outras tranqueiras ate Toyota Band, L200, Pajero GLS, e hoje tenho uma Ford Explorer 98 "preparada" para trilhas, com a qual me divirto, porem pelo consumo e pneus muito agressivos, nao me aventuro a passeios em raios maiores que 100 km... Queria um 4x4 a Diesel, nao para trilhas, ja que uso a Explorer, mas um que fosse confiavel para poder fazer viagens mais longas e chegando ao destino poder explorar as localidades em areas de mais dificil acesso, enfim, mas a grande paixao (SW4) nunca se tornou uma realidade ate agora quando encontrei uma Turbo Diesel 97 anunciada em Macae e pelas fotos pareceu-me extremamente nova. Como moro relativamente perto (120km+_) chamei meu filho e fomos ver o carro. Realmente o carro pode ser considerado uma raridade pelo seu estado de conservaçao, lataria extremamente lisa, pintura excelente, interior integro, por todo lado sinais de zelo e cuidado. Podemos dizer que o carro eh uma "lindeza" apesar de sua cor de berinjela... rs
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571058d1581681413t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913107176011.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571058d1581681413-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913107176011.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571059d1581681440t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913100759294.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571059d1581681440-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913100759294.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571060d1581681458t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-135913100653495.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571060d1581681458-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-135913100653495.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571061d1581681492t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-131913102179980.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571061d1581681492-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-131913102179980.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571063d1581681540t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-134913107673530.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571063d1581681540-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-134913107673530.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571064d1581681563t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913109438308.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571064d1581681563-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-139913109438308.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571065d1581681583t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-138913108010297.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571065d1581681583-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-138913108010297.jpg)https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571066d1581681601t-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-135913103917021.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/571066d1581681601-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-135913103917021.jpg)

Entao... mesmo sabedor dos problemas cronicos desse modelo, mas diante do seu estado de conservacao pela sua idade, o que levava a supor um dono cuidadoso que poderia ja ter "sanado" os eventuais problemas, resolvi andar no carro. Carro excelente, nao bate absolutamente nada, andando bem, sem nenhum barulhinho, enfim... namoro formalizado... partir para o tao sonhado casamento. Troquei entao meu confiavel Grand Siena 2015 o qual possuo desde zero na SW4... Sai da agencia, peguei transito por alguns minutos, parei em um posto, abastecemos, conferimos oleo, agua e afins e partimos pra casa saimos da cidade atravessando transito ruim... tudo normal... pegamos a estrada e viemos na tocada de 100 km/h em regiao plana, de olho no painel e chegamos a cidade de Conceicao de Macabu a cerca de uns 50 km atravessamos a cidade, anoiteceu e pegamos a estrada... uns seis km a frente, do nada e sem aviso, o ponteiro da temperatura começou a subir e paramos qd estava uns 3/4 acima, antes do vermelho... capu aberto, lanterna na mao... reservatorio de expansao borbulhando com sua tampa "desencaixada" pela pressao... nem preciso falar o frio que percorreu minha espinha naquela hora... Na lua de mel o casamento ja ta azedando??? Esperei esfriar, completei a agua e retornei a Conceicao de Macabu, onde parei em um posto e verificamos se havia algum vazamento de agua aparente e deixei o carro parado ligado por uns 20 minutos e a temperatura nao oscilou. Resolvemos tentar seguir, com medo porque a partir de uns seis km a frente subiriamos uma serra e era noite... partimos e... seis km a frente, no pe da serra, antes de comecar a subida, novamente o ponteiro resolve comecar a subir. De novo para... espera esfriar... repoe a agua que o vaso de expanso "vomitou" e voltamos a Conceicao de Macabu... entramos na cidade e comecamos a andar devagar... a temperatura vai baixando e o ponteiro volta para o meio. Liguei para o Proprietario da loja que me vendeu o carro e , ate agora, tem demonstrado ser uma pessoa idonea, por acaso tem a loja em Macae mas reside na cidade em que eu estava. Me arrumou um carro numa agencia local de um amigo para eu seguir viagem para casa e ficou com a TOYOTA para resolver o problema...
Bom... diante de tudo aqui exposto e o que tem sido ha uma decada discutido exaustivamente neste topico, qual a opiniao dos senhores? Sera¡ que, sendo sanado o problema, vale a pena apostar as fichas nesse veiculo? Afinal, como ja¡ foi dito aqui um milhao de vezes, quem procura um TOYOTA DIESEL o faz justamente motivado pela "CONFIABILIDADE" que a marca transmite e sua fama de que nao "quebra" nunca (mas ja¡ ouvi a seguinte frase: "TOYOTA nao quebra nunca... mas quando quebra... quebra o dono..."). Tenho a consciencia de se tratar de um carro antigo e com essa "falha" na sua construcao, mas ele pode se tornar um carro confiavel?? Um grande abraco a todos!

*Repeti o post pq deu um "bug" nos acentos e tava meio dificil entender... rs

Glaicon
15/02/2020, 10:54
Sim, Márcio, você está frito.
Grande chance de ser problema de cabeçote trincado.
Custo elevado para conserto.
Não serei romântico imaginando que seja apenas uma mangueira mal apertada ou com pequeno furo, ou tampa do radiador com defeito.
Não. É problema grande, mesmo.
E o lojista não vai querer gastar o necessário para realmente resolver o problema.
Garanto!
Se puder desfazer o negócio, faça isso.
Será bem menos traumático.:concordo:

calhiandro
15/02/2020, 21:05
Amigo tem como fazer um teste para saber se é cabeçote. Pegue a mangueira que vai para o reservatório de água e coloque essa mangueira dentro de uma garrafa pet com água acelere o carro até uns 1500 rpm se borbulhar é por que tem fissuras no cabeçote. Fiz este teste é borbulhou.

Outro teste seria ao da partida de manhã coloca uma folha de papel fina no escape ao da partida de manhã, primeira partida de molhar o papel tem fissura no cabeçote.

Boa sorte amigo

MÁRCIO BARBAS
17/02/2020, 12:51
Sim, Márcio, você está frito.
Grande chance de ser problema de cabeçote trincado.
Custo elevado para conserto.
Não serei romântico imaginando que seja apenas uma mangueira mal apertada ou com pequeno furo, ou tampa do radiador com defeito.
Não. É problema grande, mesmo.
E o lojista não vai querer gastar o necessário para realmente resolver o problema.
Garanto!
Se puder desfazer o negócio, faça isso.
Será bem menos traumático.:concordo:

Obrigado pela resposta/conselho, Glaicon! Vamos lá... eu já desconfiava (na verdade tinha quase certeza desse diagnóstico). Eu não falei nada a respeito das desconfianças com o vendedor e esperei ele me falar. Ele levou o carro pra uma oficina bastante conhecida de Macaé que lida com veículos diesel e o dono é muito ligado com o off road e trilhas na região. Eu até já conhecia a oficina de fama pq conheço algumas pessoas do mundo off road de lá já que faço trilhas também. Sem que eu falasse nada o logista me disse que o diagnostico da oficina foi o cabeçote trincado e que seria necessária a substituição do mesmo. Ele se propôs a fazer o conserto. A oficina eu sei que é confiável. Ele, até então, como já falei tem se mostrado uma pessoa idônea. Até estou com meu carro que tinha trocado de volta comigo. Ele me falou que apos o conserto, posso pegar a Toyota e avaliar se quero ou não ficar com ela. vou conversar com ele hoje pra ver o que mais o mecanico falou... A minha dúvida é: se fazendo um serviço bem feito, o carro se torna confiável?

calhiandro
17/02/2020, 13:10
Um cabeçote top top de linha é o AMC falam que corrigiu os problemas do anterior original. Mas ele pelado é em torno de uns 5k na época paguei 2.970.
Depois dele vem o sharek muito bom,
Depois vem mando, frontier por aí vai.

Teria que vê qual marca ele iria colocar.

Boa sorte

MÁRCIO BARBAS
17/02/2020, 15:48
Um cabeçote top top de linha é o AMC falam que corrigiu os problemas do anterior original. Mas ele pelado é em torno de uns 5k na época paguei 2.970.
Depois dele vem o sharek muito bom,
Depois vem mando, frontier por aí vai.

Teria que vê qual marca ele iria colocar.

Boa sorte

Pois eh Calhiandro... AMC não vai mesmo... segundo o Mec conseguiu da marca Mandro, que ta hoje na faixa de 2.300,00...

MÁRCIO BARBAS
17/02/2020, 15:51
Pois eh Calhiandro... AMC não vai mesmo... segundo o Mec conseguiu da marca Mandro, que ta hoje na faixa de 2.300,00...

*Corrigindo: marca MANDO

Glaicon
18/02/2020, 05:59
Obrigado pela resposta/conselho, Glaicon! Vamos lá... eu já desconfiava (na verdade tinha quase certeza desse diagnóstico). Eu não falei nada a respeito das desconfianças com o vendedor e esperei ele me falar. Ele levou o carro pra uma oficina bastante conhecida de Macaé que lida com veículos diesel e o dono é muito ligado com o off road e trilhas na região. Eu até já conhecia a oficina de fama pq conheço algumas pessoas do mundo off road de lá já que faço trilhas também. Sem que eu falasse nada o logista me disse que o diagnostico da oficina foi o cabeçote trincado e que seria necessária a substituição do mesmo. Ele se propôs a fazer o conserto. A oficina eu sei que é confiável. Ele, até então, como já falei tem se mostrado uma pessoa idônea. Até estou com meu carro que tinha trocado de volta comigo. Ele me falou que apos o conserto, posso pegar a Toyota e avaliar se quero ou não ficar com ela. vou conversar com ele hoje pra ver o que mais o mecanico falou... A minha dúvida é: se fazendo um serviço bem feito, o carro se torna confiável?
Aí é que está.
Não é só a troca do cabeçote.
Tem que plainar o bloco do motor na maioria das vezes, por conta do empenamento.
Além disto, para um serviço bem feito também tem que trocar o jogo de parafusos que une o cabeçote ao bloco.
Não é barato.
Vai ainda mão de obra.
Não sei se o lojista vai autorizar o serviço completo.
Eu falaria com o mecânico e perguntaria se ele apresentou o orçamento ao lojista.
Caso positivo, pediria para ver o que está incluído na troca.
Enfim, decisão difícil!:concordo:

MÁRCIO BARBAS
28/02/2020, 16:37
Atualizando a situação... <br><br>Estive no mecânico e tambem na retífica (REMAC em Macaé) para onde o cabeçote foi enviado para ser testado. Estão sendo trocados sim, juntas, parafusos e até mesmo as válvulas que, segundo a retífica, apresentam um certo desgaste e aproveitando então que está "aberto" procederá as trocas. Eu mesmo estou comprando as peças e o valor será abatido na diferença que irei pagar no carro (justo), desta forma tenho condição de ver o que está sendo feito... o problema... O cabeçote veio errado. Veio do 1KZTE, que alguns vendedores insistem em dizer que dá no bloco do 1KZT, porém, na retífica, medimos com as válvulas no lugar e constata-se que há uma diferença (de um beiço de pulga) na medida das sedes. <br>O pessoal da retífica até falou que certa vez chegaram a retificar as sedes de um cabeçote 1KZTe para adapta-lo num motor 1KZT, mas que o resultado final foi mal funcionamento e concluiram que ha mais diferencas alem das sedes das valvulas, enfim, a decisão foi trocar então o cabeçote pelo correto.<br>Como veio carnaval, o cabeçote correto só chegará pra mim na terça feira, assim... seguimos aguardando os acontecimentos. Estou pensando em comprar também (aí por minha conta) um radiador novo e mangueiras. Encontrei o radiador na RHINO (Rio de Janeiro) por 1.097,00 para retirar no local e solicitei orçamento na PACCINI RADIADORES. A tampa do radiador original já encomendei em uma concessionária Toyota, assim, penso que acabo então fazendo uma "baita" revisão no sistema de arrefecimento / cabeçote (pontos melindrosos da viatura)

MÁRCIO BARBAS
28/02/2020, 16:44
Aí é que está.
Não é só a troca do cabeçote.
Tem que plainar o bloco do motor na maioria das vezes, por conta do empenamento.
Além disto, para um serviço bem feito também tem que trocar o jogo de parafusos que une o cabeçote ao bloco.
Não é barato.
Vai ainda mão de obra.
Não sei se o lojista vai autorizar o serviço completo.
Eu falaria com o mecânico e perguntaria se ele apresentou o orçamento ao lojista.
Caso positivo, pediria para ver o que está incluído na troca.
Enfim, decisão difícil!:concordo:

Só acrescentando sobre o fato de voce ter dito que é uma decisão difícil, em se tratando desses carros é muito difícil mesmo tomar uma decisão puramente racional já que a própria motivação que nos leva a querer possuí-los é quase que totalmente passional... kkk

Glaicon
01/03/2020, 10:22
Só acrescentando sobre o fato de voce ter dito que é uma decisão difícil, em se tratando desses carros é muito difícil mesmo tomar uma decisão puramente racional já que a própria motivação que nos leva a querer possuí-los é quase que totalmente passional... kkk
É verdade.
Eu me apaixonei pela SW4 antes de comprá-la.
Foi de tanto lêr sobre ela aqui no fórum, principalmente no tópico de bate-papo livre, muito bem capitaneado pelo nosso amigo Guilherme, que hoje está um pouco ausente do fórum.
Depois aconteceu com a Pajero Full, que é minha viatura de hoje.
Adquiri gosto antes de tê-las.
É incrível como esses veículos nos reportam à um estado de liberdade, aventura, viagem, segurança e, diversão.
Não me vejo num carro 4X2 tipo sedã o hatch para encarar estradas.
Tem que ser jipe!:concordo:
571241571242571243571244

MÁRCIO BARBAS
02/03/2020, 11:43
É verdade.
Eu me apaixonei pela SW4 antes de comprá-la.
Foi de tanto lêr sobre ela aqui no fórum, principalmente no tópico de bate-papo livre, muito bem capitaneado pelo nosso amigo Guilherme, que hoje está um pouco ausente do fórum.
Depois aconteceu com a Pajero Full, que é minha viatura de hoje.
Adquiri gosto antes de tê-las.
É incrível como esses veículos nos reportam à um estado de liberdade, aventura, viagem, segurança e, diversão.
Não me vejo num carro 4X2 tipo sedã o hatch para encarar estradas.
Tem que ser jipe!:concordo:
571241571242571243571244
Exatamente isso meu caro... parece que já está no DNA essa coisa de carros "diferentes" do comum!!

Aproveitando para comentar... FANTÁSTICA essa foto da SW4 coberta de neve!!!! Tenho muita vontade de me aventurar para as bandas austrais do continente!!! Por enquanto minhas aventuras se limitam a trilhas por aqui por perto... rs
Sua atual viatura também está linda! Também já tive, ha cerca de uns dez anos atras uma Pajero, modelo antiga (98)... deixou saudades...
571248571249
Minha antiga Pajero

571250571251571252571253
Minha Explorer sofredora...

Glaicon
03/03/2020, 06:04
Era um tópico de cabeçote e radiador.
Era.:chorandoderir:

MÁRCIO BARBAS
03/03/2020, 19:43
Era um tópico de cabeçote e radiador.
Era.:chorandoderir:

Opa... desculpe o devaneio e o desvio... retornando ao tema original... cabeçote correto (1kzt) e peças (parafusos, juntas, valvulas e tuchos) chegaram hoje pra mim. Vou levar para a retifica pra vermos entao no que vai dar...

Glaicon
04/03/2020, 06:30
Opa... desculpe o devaneio e o desvio... retornando ao tema original... cabeçote correto (1kzt) e peças (parafusos, juntas, valvulas e tuchos) chegaram hoje pra mim. Vou levar para a retifica pra vermos entao no que vai dar...
Eu estava brincando.
Tanto que coloquei as fotos das viaturas por primeiro.
Não vindo o Xibiu dar bronca na gente, tudo certo!
Acompanhe bem de perto o serviço, para não ter falhas no caminho.:concordo:

xibiu!!!
04/03/2020, 20:25
Eu estava brincando.
Tanto que coloquei as fotos das viaturas por primeiro.
Não vindo o Xibiu dar bronca na gente, tudo certo!
Acompanhe bem de perto o serviço, para não ter falhas no caminho.:concordo:

Eu...dar bronca...???:discordo:

Glaicon
05/03/2020, 06:08
Eu...dar bronca...???:discordo:
:lol::lol::lol::lol:

MÁRCIO BARBAS
10/12/2020, 23:13
Peço desculpas aqui por não ter postado o resultado final antes! Veio a pandemia e trabalho com Saúde Pública então minha vida meio que alvoroçou... Vamos lá... Montado o motor, com cabeçote novo o resultado foi muito bom! Já rodei, até agora 15.000 km, com algumas viagens de cerca de 5hs, em região de serra e até então tudo vai muito bem. O cabeçote colocado foi mesmo o da marca Mando e até então, vem cumprindo seu papel. Já fiz um lift na suspensão e coloquei pneus 31. Agora vou intercoolar a criança... Consegui o intercooler de uma Prado 2008... Com o IC espero um regime de trabalho no motor menos "forçado" e assim economizar a maquina... vamos ver no que vai dar!!

Glaicon
11/12/2020, 05:55
Peço desculpas aqui por não ter postado o resultado final antes! Veio a pandemia e trabalho com Saúde Pública então minha vida meio que alvoroçou... Vamos lá... Montado o motor, com cabeçote novo o resultado foi muito bom! Já rodei, até agora 15.000 km, com algumas viagens de cerca de 5hs, em região de serra e até então tudo vai muito bem. O cabeçote colocado foi mesmo o da marca Mando e até então, vem cumprindo seu papel. Já fiz um lift na suspensão e coloquei pneus 31. Agora vou intercoolar a criança... Consegui o intercooler de uma Prado 2008... Com o IC espero um regime de trabalho no motor menos "forçado" e assim economizar a maquina... vamos ver no que vai dar!!
Que bom que deu tudo certo.
Serviço bem feito é tão importante quanto as peças novas.
Aproveite a viatura!:concordo:

AlonsoFausto
11/12/2020, 10:40

Bom dia,

O i.c. não vai alterar em absolutamente nada o regime de trabalho..... quem define isso é a relação (caixa de marcha, diferenciais, etc).

A vantagem do i.c. - além de baixar um pouco a temperatura da câmara de combustão, dentre outros - é permitir um pouco de aumento do débito da b.i., de forma que o ar com menor temperatura, mais denso, vai compensar para uma queima mais equalizada.

Ainda assim, só há vantagem do i.c. em velocidades de cruzeiro.... dentro de cidades com trânsito intenso, por exemplo, somente aumentará o lag.

:curtir:

MÁRCIO BARBAS
14/12/2020, 19:40
Bom dia,

O i.c. não vai alterar em absolutamente nada o regime de trabalho..... quem define isso é a relação (caixa de marcha, diferenciais, etc).

A vantagem do i.c. - além de baixar um pouco a temperatura da câmara de combustão, dentre outros - é permitir um pouco de aumento do débito da b.i., de forma que o ar com menor temperatura, mais denso, vai compensar para uma queima mais equalizada.

Ainda assim, só há vantagem do i.c. em velocidades de cruzeiro.... dentro de cidades com trânsito intenso, por exemplo, somente aumentará o lag.

:curtir:

Então está perfeito para o meu caso. Moro em cidade bem pequena, 20.000 hab, sem trânsito e trabalho em cidades no redor. Constantes deslocamentos por estrada...

AudreyNeto
20/04/2021, 08:51
Bom dia pessoal, tenho uma sw4 1998 e acabei de trocar o cabeçote dela, alguém teria o contato ou o link de um radiador com maior capacidade pra eu aproveitar e já fazer essa melhoria no carro?

Glaicon
21/04/2021, 09:10
Bom dia pessoal, tenho uma sw4 1998 e acabei de trocar o cabeçote dela, alguém teria o contato ou o link de um radiador com maior capacidade pra eu aproveitar e já fazer essa melhoria no carro?
A litragem do sistema de refrigeração da SW4 1998 é a mesma das versões mais novas: 10 litros.
Não precisa trocar o radiador por um maior.
Basta colocar um novo, limpo, bem como verificar válvula termostática, funcionamento da ventoinha viscosa, pás da bomba d´água, válvula termostática, colocar aditivo antifervura e, claro, confirmar não haver perda de água e pressão do sistema.
O problema que gera superaquecimento é a dificuldade de passagem de água pelas galerias do cabeçote, por conta de falhas ou obstruções das peças citadas.
Você pode colocar uma caixa d´água de mil litros na frente da viatura.
Não adiantará nada, pois o problema persistirá lá encima, passando pouca água.
Já fiz limpeza no radiador da minha ex SW4 1998 e ficou uma porcaria.
Marca de ferrugem no interior e mangueiras com craca, depois da limpeza.
Tudo isto diminui a capacidade de refrigeração e circulação.
Coloquei peças novas em seguida.
Tem fotos em postagens minhas mais antigas, tanto das peças encracadas, quanto do manual do proprietário, confirmando a litragem do sistema de refrigeração.
Por isso, repito: renove o sistema, que estarás bem servido.:concordo:

AudreyNeto
23/04/2021, 14:58
A litragem do sistema de refrigeração da SW4 1998 é a mesma das versões mais novas: 10 litros.
Não precisa trocar o radiador por um maior.
Basta colocar um novo, limpo, bem como verificar válvula termostática, funcionamento da ventoinha viscosa, pás da bomba d´água, válvula termostática, colocar aditivo antifervura e, claro, confirmar não haver perda de água e pressão do sistema.
O problema que gera superaquecimento é a dificuldade de passagem de água pelas galerias do cabeçote, por conta de falhas ou obstruções das peças citadas.

Você pode colocar uma caixa d´água de mil litros na frente da viatura.
Não adiantará nada, pois o problema persistirá lá encima, passando pouca água.
Já fiz limpeza no radiador da minha ex SW4 1998 e ficou uma porcaria.
Marca de ferrugem no interior e mangueiras com craca, depois da limpeza.
Tudo isto diminui a capacidade de refrigeração e circulação.
Coloquei peças novas em seguida.
Tem fotos em postagens minhas mais antigas, tanto das peças encracadas, quanto do manual do proprietário, confirmando a litragem do sistema de refrigeração.
Por isso, repito: renove o sistema, que estarás bem servido.:concordo:

Muito Obrigado Glaicon, vou estar comprando um radiador novo, esta mais ou menos 1mil pilas aqui em Lages, melhor investir agora já que o cabeçote esta novo e gastar uma vez só!

Glaicon
24/04/2021, 08:07
Muito Obrigado Glaicon, vou estar comprando um radiador novo, esta mais ou menos 1mil pilas aqui em Lages, melhor investir agora já que o cabeçote esta novo e gastar uma vez só!
R$ 1.000,00 acho que está caro.
Consulte preço nestas duas empresas:

Casa da Ventoinha – Sao Jose/SC (https://casadaventoinha.com.br/)
Ou
RADIADORES MARECHAL
Oficina mecânica em Florianópolis, Santa Catarina
Endereço: Rua: Visconde de cairu, 302 - Estreito, Florianópolis - SC,
Telefone: (48) 3244-3394

Eu troquei na Marechal.
A Casa da Ventoinha acho que é apenas para comprar e levar embora. Também entregam por encomenda. Não tem oficina.:concordo:

Glaicon
25/04/2021, 10:24
Deu trabalho, mas achei as fotos em outros tópicos!
Manual do proprietário indicando a capacidade total do sistema de arrefecimento da SW4 diesel 1998, craca na mangueira superior e ferrugem dentro do radiador DEPOIS da limpeza do sistema.
Vê-se bem que ficou uma porcaria!
Não recomendo limpeza de radiador pra ninguém.
Somente troca.:concordo:
576147576148576149

AudreyNeto
26/04/2021, 10:54
Deu trabalho, mas achei as fotos em outros tópicos!
Manual do proprietário indicando a capacidade total do sistema de arrefecimento da SW4 diesel 1998, craca na mangueira superior e ferrugem dentro do radiador DEPOIS da limpeza do sistema.
Vê-se bem que ficou uma porcaria!
Não recomendo limpeza de radiador pra ninguém.
Somente troca.:concordo:
576147576148576149

Obrigado pelos contatos em Floripa!
Tenho um primo meu que viaja a floripa toda semana, vou fazer a cotação e dependendo do valor ele vai trazer um.

Obrigado mais uma vez Glaicon!

AudreyNeto
14/05/2021, 10:13
Pessoal, tive problema com cabeçote trincado, troquei cabeçote, juntas, bomba de água e radiador, estou pensando em comprar um manômetro pra controlar a temperatura do bloco, minha pergunta é : qual a temperatura de trabalho do bloco do motor? pra poder configurar o manômetro corretamente?

ALVARO ANGELO
08/12/2021, 11:23
Pessoal, tive problema com cabeçote trincado, troquei cabeçote, juntas, bomba de água e radiador, estou pensando em comprar um manômetro pra controlar a temperatura do bloco, minha pergunta é : qual a temperatura de trabalho do bloco do motor? pra poder configurar o manômetro corretamente?

Olá
Tenho uma SW4 ano 1998 com dois relógios de temperatura do motor.
Um ODG para água e um Donati para o bloco Quando o primeiro marca 90 graus o do bloco marca 80 graus.
Diferença de 10 graus. Espero ter ajudado.

Gilvan_Jr
20/01/2024, 08:00
Boa tarde pessoal,
Infelizmente, descobri que terei de fazer o cabeçote da minha Hilux. Aparentemente, está entrando líquido de arrefecimento na cabeça do pistão, o que está causando fumaça branca, diminuição do nível de líquido no radiador e vibração dessincronizada ao ligar o carro pela manhã. O óleo do motor está intacto, sem cor de caramelo na tampa e na vareta.
Como vou ter que abrir o motor, gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer uma manutenção completa. Abaixo, listei algumas peças que gostaria de trocar:

Juntas do motor
Cola de alta temperatura (preta original)
Correias, esticador, polia sincronizadora e do tensor
Velas de aquecimento
Bomba d'água
Ajuste e reparos da bomba de óleo
Selos do cabeçote e motor
Filtros de óleo, combustível e ar
Óleo de motor
Líquido de arrefecimento
Parafusos (18 unid.)
Junta de cabeçote
Válvula termostática e sua junta

(OBS: Já troquei o radiador e as mangueiras.)
Gostaria da ajuda dos colegas do fórum para recomendar outras peças que eu deva trocar. Também gostaria de saber o motivo da recomendação, para que possamos disseminar o conhecimento.
Desde já, agradeço a todos.
Atenciosamente,
Hillux SW4 3.0 TD 1998.