Ver Versão Completa : HILUX - SW4 x Cabeçote e Radiador!!!
Ok Regis.
Obrigado mas já que tenho q trocar vou pegar o de maior capacidade.
Valdemir.
Pessoal, para quem interessar vou vender o meu intercooler maxcooler por 60% do preço do novo. Colocarei fotos e a oferta no tópico de vendas em breve.
Abraçs
Olá pessoal, alguem sabe em São Paulo alem da autorizada toyota algum lugar confiavel para comprar cabeçote da SW4 97 3.0 TD 1KZT
Fernando César Ximenes
27/02/2009, 15:05
Olá pessoal, alguem sabe em São Paulo alem da autorizada toyota algum lugar confiavel para comprar cabeçote da SW4 97 3.0 TD 1KZT
Império Auto Peças - tel 11 3439-4100/34394008-www.imperioautopeças.com.br. essa empresa foi a q o pessoal do Fórum me indicou qdo precisei substituir o cabeçote da minha, uma 2001. Fiquei satisfeito com o serviço prestado por eles. Veja neste mesmo tópico, em páginas anteriores, mta. informação sobre esse assunto.
Olá amigos ,
se alguem poder dar uma dica, minha SW4 97 3.0 TD , estava jogando agua o reservatorio, troquei: CABEÇOTE , TERMOSTATICA e LIMPEI RADIADOR, o problema continua com maior intensidade ( temperatura normal em nemhum momento teve alteração )
desde já agradeço
Você trocou a TAMPA DO RADIADOR ?
Não , mas antes de atingir a temperatura normal, mesmo frio já joga agua para fora
Eu trocaria a tampa por uma ORIGINAL TOYOTA.
Pode não ser a tampa, mas não custa pelo menos vc fazer um teste com uma tampa emprestada de alguma outra toyota que esteja funcionando bem...
Um abraço, Delfim.
SÉRGIO HOLANDA
16/03/2009, 22:02
Sinval, troque a tampa por uma original, mas não quer dizer que vc limpou o radiador e ele está ok...pode estar com partes danificadas, entupidas, mande varetar por completo.
Boa sorte,
Sérjão
Não , mas antes de atingir a temperatura normal, mesmo frio já joga agua para fora
JEFFCATUNDA
16/03/2009, 23:39
Não adianta...dapois que acontece isso só trocando o radiador pelo maior, como todo mundo fez por aqui...
Tem que ver duas coisas:
1)A qualidade das juntas usadas (que tem que ser originais e novas) e o torque dos parafusos do cabeçote... só um profissional experiente pode te ajudar neste ultimo detalhe....segundo o colega Levi, da Império autopeças, ele tem que já ter montado algumas dezenas deles.
2) a troca do radiador pelo de metal e de maior litragem, tenho recomendado o ELIMAN....vários colegas colocaram.
Obs: se vc leu todo o tópico, viu que não adianta retificar o cabeçote, não presta para isso...se não leu todo, por favor leia pois tem muita informação nele.....
SÉRGIO HOLANDA
17/03/2009, 07:52
Grande Jeff,
ele trocou o cabeçote...mas bem lembrado quanto a junta...:concordo::concordo::concordo:
Sérjão
PS. já vende-se a SW4??? Se não vamos conversar...:pensativo::pensativo::pensativo:
Não adianta...dapois que acontece isso só trocando o radiador pelo maior, como todo mundo fez por aqui...
Tem que ver duas coisas:
1)A qualidade das juntas usadas (que tem que ser originais e novas) e o torque dos parafusos do cabeçote... só um profissional experiente pode te ajudar neste ultimo detalhe....segundo o colega Levi, da Império autopeças, ele tem que já ter montado algumas dezenas deles.
2) a troca do radiador pelo de metal e de maior litragem, tenho recomendado o ELIMAN....vários colegas colocaram.
Obs: se vc leu todo o tópico, viu que não adianta retificar o cabeçote, não presta para isso...se não leu todo, por favor leia pois tem muita informação nele.....
Olá pessoal,
Comprei o CABEÇOTE na IMPERIO com Levi , o mecânico experiente da Toyota e exigiu jogo de junta original, e foi montado com técnica , o CABEÇOTE do carro estava mesmo com defeito trinca , que estava passando água para o cilindro.
foi feita a troca no fim de semana , pedir ajuda aqui por que o mecânico pediu tempo para analisar. o que estava acontecendo, disse a ele que eu também íria buscar informações.
Hoje sair com o carro e ouvir barulho de água no painel e água pingando debaixo do painel
Procurei o mecânico fizemos um bay passe isolando o sistema de ar quente do painel e acabou o problema tudo ok , agora vou ver o que houve neste sistema.
Agradeço a todos do FORUM que me deram contribuição , este FORUM é uma escola com grandes mestres
Abraços a todos
SÉRGIO HOLANDA
17/03/2009, 22:32
Beleza Sinval,
que bom que deu tudo certo...:palmas::palmas::palmas:
qualquer dúvida futura é só dar um alô...
Sérjão
Olá pessoal,
Comprei o CABEÇOTE na IMPERIO com Levi , o mecânico experiente da Toyota e exigiu jogo de junta original, e foi montado com técnica , o CABEÇOTE do carro estava mesmo com defeito trinca , que estava passando água para o cilindro.
foi feita a troca no fim de semana , pedir ajuda aqui por que o mecânico pediu tempo para analisar. o que estava acontecendo, disse a ele que eu também íria buscar informações.
Hoje sair com o carro e ouvir barulho de água no painel e água pingando debaixo do painel
Procurei o mecânico fizemos um bay passe isolando o sistema de ar quente do painel e acabou o problema tudo ok , agora vou ver o que houve neste sistema.
Agradeço a todos do FORUM que me deram contribuição , este FORUM é uma escola com grandes mestres
Abraços a todos
JEFFCATUNDA
17/03/2009, 23:25
Sinval, desculpe se estou sendo chato, mas o cabeçote foi vitima do radiador...eu sei do que estou te falando porque quase preciso trocar 3 cabeçotes por insistir em um radiador que parecia estar perfeito.
Estes radiadores finos e originais que vinham nas toyotas até 2000 tem um erro de fabricação...a propria toyota substituiu um grande numero deles sem falar nada para seus proprietários...se vc ver o numero de referência dele na sua viatura e pedir um na concessionária só para ver, constatará que o novo tem o dobro da espessura do antigo.
se seu radiador for o original, troque.
Sperendio
24/03/2009, 21:31
Caros amigos venho aqui para contar o q deu a historia do superaquecimento da minha sw4. Depois de ficar um mes no nosso mecanico ele deu o diagnostico de que queimou uma junta que teve de ser trocada achu q foi por volta de 200 reais na toyota e tivemos tambem q fazer uma retifica no cabeçote q ficou em 400 reais.
ainda naum terminou o serviço mas por agora tah muito bom.Quem tah fazendo eh o lucio e a mecanica fika no tatuapé aqui em São Paulo.
abraço a todos.
Sperendio
24/03/2009, 21:54
só complementando o valor eh esse por enquanto naum sei se vai surgir mais outra coisa e esse mecanico naum eh especializado na mecanica da sw4 mas se esforçou bastante para resolver nosso problema.abraço
JEFFCATUNDA
24/03/2009, 22:58
O que posso te dizer é que este cabeçote retificado vai durar no máximo um ano, pois ele não suporta reparo...Se trincou, só um novo resolve.
SÉRGIO HOLANDA
25/03/2009, 10:08
Antes disso vai pro saco, basta uma viagem mais demorada, um esticada forte no acelerador...realmente não presta retificar cabeçote de alumínio do motor diesel turbinado...pode ser qualquer marca, não presta!!!
O que posso te dizer é que este cabeçote retificado vai durar no máximo um ano, pois ele não suporta reparo...Se trincou, só um novo resolve.
JEFFCATUNDA
25/03/2009, 11:09
Levando na banguela, ele aguenta...basta não passar de 2000 giros, não fazer viagens de mais de 50km sem pausa.... e não exceder a 60km/h.....Assim dura aproximadamente um ano.........
Se deixar parado ele não quebra!
SÉRGIO HOLANDA
25/03/2009, 13:07
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mais ou menos isso ai...
Levando na banguela, ele aguenta...basta não passar de 2000 giros, não fazer viagens de mais de 50km sem pausa.... e não exceder a 60km/h.....Assim dura aproximadamente um ano.........
Se deixar parado ele não quebra!
Sperendio
26/03/2009, 13:25
:parede:putz agora jah foi! por enquanto vai ter que ficar o retificado mesmo. provavelmente não vai dura muito pq ela quando estiver pronta vai pega a fernão dias todo fim de semana mas vai ser um tempo pra pensar numa outra solução.
SÉRGIO HOLANDA
26/03/2009, 14:33
Nesse meio tempo se programe $$$ pra comprar um zerado, juntas originais e trocar assim que der problema, pois se ele vazar para parte de força você terá de fazer todo o motor...:parede:
Boa sorte...
:parede:putz agora jah foi! por enquanto vai ter que ficar o retificado mesmo. provavelmente não vai dura muito pq ela quando estiver pronta vai pega a fernão dias todo fim de semana mas vai ser um tempo pra pensar numa outra solução.
Sperendio
28/03/2009, 20:34
ok! valeu pelas dicas!
Guto Leite
29/03/2009, 18:12
Essa história me deu até medo agora. Tenho uma 96/97 3.0, comprei ha 1 ano com 170mil e agora está com 201mil. Só estou tendo problema com embreagem. A única coisa que tive que fazer no início foi mexer na embreagem meu mecânico disse que não precisava trocar o platô, só o disco. Assim foi. Agora, há 2 meses a embreagem começou a agarrar no fundo. já troquei cilindros o mestre e o o debaixo e continua o problema. Sinto que vou ter que trocar tudo de novo. Essa é a minha queixa até agora.
Espero que a minha não aqueça. Não sei se essa história do radiador é verdade. Um dia na semana eu ando na areia, mas muito pouco. Confiro regularmente, água, óleo. É um carro maravilhoso mas quando precisamos de peças o bicho pega. Preciso trocar os coxins, as buchas que sustentam a caixa de direção, e não acho de jeito algum, nem na concessionária.. É fogo!!!!!!!!!!!!!!!!!
JEFFCATUNDA
29/03/2009, 18:26
Guto, as peças da sw4 costumam ser fáceis de encontrar...tanto as originais quanto as paralelas...Caso não tenha mesmo por ai, da uma ligada, ou manda um e-mail para a IMPERIO AUTO-PEÇAS...esta loja fica em S P. e tem muita coisa de importados, inclusive o cabeçote...acho que todos os colegas que tiveram problema com cabeçote e viram este topico compraram com eles... eles despacham para qualquer lugar.
Manda o e-mail endereçado ao Levi, ele é super atencioso e se não tiver é capaz de ver para vc onde vc encontra......aqui mesmo neste tópico tem o endereço dele...se não achar, procura no google : imperio auto peças.
Fala que é amigo do Jeff que ele te dá um desconto...heheheheheheh.
Boa sorte!
guilhermeabreu
29/03/2009, 18:28
.
Espero que a minha não aqueça. Não sei se essa história do radiador é verdade. Um dia na semana eu ando na areia, mas muito pouco. Confiro regularmente, água, óleo. É um carro maravilhoso mas quando precisamos de peças o bicho pega. Preciso trocar os coxins, as buchas que sustentam a caixa de direção, e não acho de jeito algum, nem na concessionária.. É fogo!!!!!!!!!!!!!!!!![/QUOTE]
GUTO LEITE
Esta de : NÃO SEI SE ESTA HISTÓRIA DO RADIADOR É VERDADE .
Não acredita nesta NESTA HISTÓRIA QUE O " JEFFCATUNDA E O SERGIO HOLANDA " esta contando não , e vc VERÁ O QUANTO VAI SAIR DO SEU BOLSO POR NÃO ACEDITAR " NESTA HISTÓRIA " .
AMIGO GUTO , o que eles estão contando NÃO É HISTÓRIA , É FATO REAL DE SOFRIMENTO QUE ELES JÁ PASSARAM E PAGARAM$$$$$$$$$$$$$ , e ELES SIMPLESMENTE NÃO QUEREM QUE VC SEJA COMO ELES " ONTEM " .
segue os conselhos deles , vai juntando grana para que na 1ª hora do 1º esquente , TROCAR O RADIADOR E O CABEÇOTE .
ABRAÇÃO
Guto Leite
29/03/2009, 19:54
Jeff, valeu pela dica, vou tentar comprar!!!!!!!!
Caro Guilherme, essa "história" do tamanho do radiador não ser compatível com esses motores, caraca, esses japoneses vacilaram.... Já que a probabilidade disso acontecer com a minha é grande, só me faz ficar triste e colocá-la a venda assim que eu resolver o problema da embreagem.
É lamentável. Esse supreaquecimento acontece também com as modelos 2001 e 2002?
SÉRGIO HOLANDA
29/03/2009, 20:17
Grande Guto,
essa história é muito longa!!!
Primeiramente o tamanho do radiador é só nas modelos 96-97, as primeiras, mesmo assim nem todas deram problema.
Normalmente isso acontece com km já alto, alguns anos de uso, mal uso, manutenção defeituosa. O grande problema do superaquecimento nos motores a diesel turbinados, pode ser qualquer um!!! Toyota, Mit, MWM, etc. Se aquecer o cabeçote de alumínio trinca!!! O grande problema dos radiadores é o tempo e a tampa da chaleira que é de plástico, que com o tempo rompe e perdendo água superaquece...foi isso que aconteceu com a SW4 2001 do meu pai com 200mil km e 7 anos de uso...eu rodei 320 mil km com minha SW4 2001, comprada 11 de setembro de 2001 e vendida em 16 de Março de 2005 e não tive nenhum problema com ela...antes tive uma SW4 98, comprada em Dezemembro de 98 e dei na compra da 2001, rodei 220mil km e o atual proprietário faz revisão onde faço e até agora o motor é original...aliás a 2001 indem, pois também faz revisão no mesmo lugar...
Abrs,
Sérjão
Jeff, valeu pela dica, vou tentar comprar!!!!!!!!
Caro Guilherme, essa "história" do tamanho do radiador não ser compatível com esses motores, caraca, esses japoneses vacilaram.... Já que a probabilidade disso acontecer com a minha é grande, só me faz ficar triste e colocá-la a venda assim que eu resolver o problema da embreagem.
É lamentável. Esse supreaquecimento acontece também com as modelos 2001 e 2002?
Guto Leite
29/03/2009, 20:32
Beleza Serjão!!!! Tudo é como a gente cuida do carro! Não é porque é off road que pode "tirar o couro" dela. Eu tenho o maior cuidado e os antigos donos, aparentemente, também, acho que sou o terceiro. O que não veio nela foi o manual, será que consigo em pdf em algum site. Tem o manual do proprietário e o de peças.
Abs.
zenzen 4x4
29/03/2009, 21:00
Sinval, desculpe se estou sendo chato, mas o cabeçote foi vitima do radiador...eu sei do que estou te falando porque quase preciso trocar 3 cabeçotes por insistir em um radiador que parecia estar perfeito.
Estes radiadores finos e originais que vinham nas toyotas até 2000 tem um erro de fabricação...a propria toyota substituiu um grande numero deles sem falar nada para seus proprietários...se vc ver o numero de referência dele na sua viatura e pedir um na concessionária só para ver, constatará que o novo tem o dobro da espessura do antigo.
se seu radiador for o original, troque.
Caro JEFFCATUNDA!
Há cerca de 5 anos, coloquei motor e câmbio da SW 4 3.0 T ano 98,na TETÉIA (da foto), nunca deu qualquer problema, já rodei mais de 80 mil Km,mas a Temperatura da água andando normal fica em torno de 82/85 Graus.Acontece que nas subidas de serra onde o motor é mais solicitado a temperatura sobe até 90/95 graus.Gaças à Deus, nunca tive problema com cabeçote.Já troquei o radiador original da rural por um com mais capacidade de água,porém do mesmo tamanho do original,só com 57 carreiras de cano, contra 37 do original, fixei a ventoinha,mas nada adiantou.
Caro Mestre! Teria uma solução?
Um Abraço !
CJ3B 54 Hurricane – 32 anos de alegria
F75 68 BF encurtada
Rural 75/power-train SW4 3.0 turbo – TETÉIA
ZJ 97 power-train 2.8 S10 em obras
SÉRGIO HOLANDA
30/03/2009, 12:02
Beleza Serjão!!!! Tudo é como a gente cuida do carro! Não é porque é off road que pode "tirar o couro" dela. Eu tenho o maior cuidado e os antigos donos, aparentemente, também, acho que sou o terceiro. O que não veio nela foi o manual, será que consigo em pdf em algum site. Tem o manual do proprietário e o de peças.
Abs.
Beleza Guto...Rapa, quanto ao Manual, não credito que aches na net, mas certamente algum colega aqui poderá tirar uma cópia e te enviar...como a do meu Pai é 2001 tem muita coisa diferente, então o ideal seria alguem com uma até 98, que são bem iguais...
Abrs,
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
30/03/2009, 12:05
Caro zenzen,
atnecipando ao amigo Jeff...
Sua Tetéia é um veículo pesado, além disso é normal a temperatura subir um pouco em subidas mais acentuadas e longas, ainda mais quando queremos manter a velocidade do veículo. Você está usando que proporção de aditivo??? Outra coisa, não adianta muito aumentar a capacidade de água do sistema se não temos um motor projetado internamente pra isso e uma bomba dágua com maior vazão.
Abrs,
Sérjão
Caro JEFFCATUNDA!
Há cerca de 5 anos, coloquei motor e câmbio da SW 4 3.0 T ano 98,na TETÉIA (da foto), nunca deu qualquer problema, já rodei mais de 80 mil Km,mas a Temperatura da água andando normal fica em torno de 82/85 Graus.Acontece que nas subidas de serra onde o motor é mais solicitado a temperatura sobe até 90/95 graus.Gaças à Deus, nunca tive problema com cabeçote.Já troquei o radiador original da rural por um com mais capacidade de água,porém do mesmo tamanho do original,só com 57 carreiras de cano, contra 37 do original, fixei a ventoinha,mas nada adiantou.
Um Abraço !
CJ3B 54 Hurricane – 32 anos de alegria
F75 68 BF encurtada
Rural 75/power-train SW4 3.0 turbo – TETÉIA
ZJ 97 power-train 2.8 S10 em obras
Alexandre Couto
30/03/2009, 16:19
Sei que esse topico é do problema de aquecimento das SW4 97 e 96, portanto perdoem-me se estou postando n o lugar errado... a minha é 95 com o motor 3L aspirado e tem apresentado os mesmos sintomas descritos exaustivamente nesse tópico. Isto é, joga água e ar para o vaso de expansão mas não esquenta. Minha pergunta é: o radiador dessas sw4 também foi subdimensionado? Um mecanico recomendou a troca do cabecote e varetamento do radiador, outro mecâncico (não especializado em hilux) disse que teria que tirar o cabeçote para avaliar o que poderia estar causando esse problema. Esse mesmo mecanico "genérico" disse que poderia ser a bomba d'água... Qual direção devo ir? Devo trocar o radiador também?
Desde já agradeço suas valiosas opiniões,
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
30/03/2009, 16:36
Alexandre,
qual o Km do seu carro??? veja bem isso pode acontecer em qualquer motor, basta não ter manutenção, ter levaod um esquente fora do normal, radiadores tem vida útil, etc...com certo km os motores já estão com desgastes, folgas, etc...tudo tem de ser avaliado...pelo modelo do seu carro, com certeza já deveria ter trocado o radiador, além de que ele não fazendo direito seu papel pode ter dado aquecimento em seu motor e empenado cabeçote, e ou outra coisa similar...tudo agora é uma questão de analise de deifeito por exclusão...sim, é bem provavel que seu cabeçote esteja ruim, mas pode até ser a junta de ferro dele...quem sabe??? são suposições que serão analisadas...por favor qual ano e km de sua SW4???
Abrs e boa sorte,
Sérjão
Sei que esse topico é do problema de aquecimento das SW4 97 e 96, portanto perdoem-me se estou postando n o lugar errado... a minha é 95 com o motor 3L aspirado e tem apresentado os mesmos sintomas descritos exaustivamente nesse tópico. Isto é, joga água e ar para o vaso de expansão mas não esquenta. Minha pergunta é: o radiador dessas sw4 também foi subdimensionado? Um mecanico recomendou a troca do cabecote e varetamento do radiador, outro mecâncico (não especializado em hilux) disse que teria que tirar o cabeçote para avaliar o que poderia estar causando esse problema. Esse mesmo mecanico "genérico" disse que poderia ser a bomba d'água... Qual direção devo ir? Devo trocar o radiador também?
Desde já agradeço suas valiosas opiniões,
Alexandre
Alexandre Couto
30/03/2009, 19:09
Oi Sergio,
Minha SW4 95/95 esta com 287.000 rodados. Comprei ela a dois anos com 220.000. E o motor tem muita forca mas ja deu umas duas fervidas comigo, quebrei as correias do ventilador na estrada duas vezes em ocasioes diferentes.
Abs
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
30/03/2009, 19:17
Alexandre,
já pelo ano você deve trocar o radiador, mesmo não estando sujo ele por dentro vai entupindo e perdendo a capacidade de dissipar o calor...
Quanto ao esquente, bem já dei vários no meu motor 2.8 e nunca tive problemas, mas é possível que o seu tenha pego algum empeno, ou até corrosão pode ter danificado ele, mas acredito mais na junta de ferro, por isso o idela seria você trocar o radiador, a bomba dágua, tirar o cabeçote e mandar pra uma retifica fazer a limpeza e se necessário uma retifica nele. Compre juntas e parfusos de fixação originais Toyota, por ipostese alguma use os paralelos nesse caso. Na quebra da correia a bomba parou de funcionar e superaqueceu...
Abraço e boa sorte,
Sérjão
Oi Sergio,
Minha SW4 95/95 esta com 287.000 rodados. Comprei ela a dois anos com 220.000. E o motor tem muita forca mas ja deu umas duas fervidas comigo, quebrei as correias do ventilador na estrada duas vezes em ocasioes diferentes.
Abs
Alexandre
Alexandre Couto
30/03/2009, 21:31
É, pois é Sergio. Só a pouco tempo percebi que quando parava o motor quente era possivel escutar algo borbulhando (no vaso de expansão). Hoje pela manhã completei a água do radiador, deixando destampado e funcionei o motor para verificar se havia movimento. Qual não foi minha surpresa ver que o bocal do radiador estava espumando e não parou enquanto não desliguei o motor. O curioso é que não passou óleo para o radiador e nem água para o cárter. Detalhe o motor não esquenta (sempre próximo do meio no painel).
Perguntas: você acha que a junta de ferro por si só pode causar esse efeito? Na sua orientação acima você fala em levar numa retifica para limpar e até retificar o cabeçote, correto? Li nesse tópico (post seu) que isso não funciona nas 97... o cabeçote é diferente na 95? O Radiador novo, alguma recomendação (marca, material, etc)?
Muito obrigado por todas as informações da sua enciclopédia ambulante,
Alexandre
Guto Leite
30/03/2009, 21:48
Sergio, valeu por mais um dica do manual.
tem alguma forma pra saber se o radiador já foi trocado? Se é do que dá problema ou se é modelo mais novo? Vou ver na minha e, caso seja o "mais fino" tentarei na concessionária um novo. Tem algum parâmetro de quanto cusa um radiador desse original?
Abs.
JEFFCATUNDA
31/03/2009, 00:17
ZenZem...Mestre aqui só meu gurú Sergio Holanda!
Mas a primeira coisa que me veio a cabeça depois que li sua mensagem foi realmente a relação do peso da viatura...pensei isso exatamente porque, mesmo tudo certo nas sw4 até 2004, elas sobem a temperatura em subidas imgremes...não que chegue ao vermelho, mas naturalmente sobem..... talvez o peso esteja sendo o responsavel por isso.
Meu mecânico tem uma rural tambem, uma rural-monster, acho que com pneus 35 e a motorização dela é igual a sua...vou perguntar a ele como ela se comporta em subidas e te dou uma resposta.
JEFFCATUNDA
31/03/2009, 00:25
Alex...me chamou atenção essa história de espuma....tive um problema com um aditivo, não lembro qual agora....acho que o texaco...era colocar e a temperatura subir mais que com agua.....e quando abria o radiador estava cheio de espuma...Resultado...a espuma dilata e ocupa o lugar da agua que é expulsa para o vaso de expansão...como o radiador aparentemente está cheio...de espuma... a agua não tem como retornar e ai aquece o sistema..... e babau.....queima o cabeçote.
Mas como o sergio disse, este teu cabeçote é mais forte que as juntas dele....o que difere das 3.0 que tem cabeçote de aluminio e juntas de aço.......e muito raramente vai ter junta queimada........ se tem espuma...lava todo o sistema e testa ela só com agua...mas tem que lavar muito para tirar todo o aditiva que tem dentro...na minha 97 o mecânico colocou uma mangueira na boca do radiador.....retirou a mangueira de agua quente do ar condicionado e ficou funcionamdo ela até so sair agua limpa pela mangueira do ar quente do A C......
JEFFCATUNDA
31/03/2009, 00:27
Guto...o radiador mais fino só tem uma carreira de tubos...vc pode ver facilmente abrindo a tampa do radiador e olhando dentro...os novos tem duas carreiras de tudos e os antigos s´tem uma.......por isso são mais finos...os novos tem aprox mais 3 litros que os originais finos....
SÉRGIO HOLANDA
31/03/2009, 10:11
Grande Alexandre...
O Jeff já deu uma boa dica que pode está acontecendo...verifica.
Sim, seu cabeçote é outro tipo, é de ferro, este sim pode ser retificado sem problema, os de alumínio em motor diesel turbo ñão prestam pra retificar.
Radiado novo da visconde vai muito bem, tenho um na minha SR5 já com 100mi km rodados e trabalhando sempre muito quente, pois meu motor tá mexido e até agora não me deu problema algum!!! (manda a visconde eviar minha comissão!!! kkkkkkkkk)
ALexandre, faça a verificação que o Jeff falou, coloque apenas 1 litro de aditivo, coloque Toyota mesmo e comece andar novamente, mas troque seu radiador, seu motor vai agradecer. Quem sabe tudo volta ao normal!!!
Abraço e qualquer dúvida tamo aqui.
Sérjão
É, pois é Sergio. Só a pouco tempo percebi que quando parava o motor quente era possivel escutar algo borbulhando (no vaso de expansão). Hoje pela manhã completei a água do radiador, deixando destampado e funcionei o motor para verificar se havia movimento. Qual não foi minha surpresa ver que o bocal do radiador estava espumando e não parou enquanto não desliguei o motor. O curioso é que não passou óleo para o radiador e nem água para o cárter. Detalhe o motor não esquenta (sempre próximo do meio no painel).
Perguntas: você acha que a junta de ferro por si só pode causar esse efeito? Na sua orientação acima você fala em levar numa retifica para limpar e até retificar o cabeçote, correto? Li nesse tópico (post seu) que isso não funciona nas 97... o cabeçote é diferente na 95? O Radiador novo, alguma recomendação (marca, material, etc)?
Muito obrigado por todas as informações da sua enciclopédia ambulante,
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
31/03/2009, 10:12
Guto,
Meu amigo Jeff já respondeu, e se o seu for fino, troque imediatamente, assim terás muitas milhas de km a mais em teu motor.
Abrs,
Sérjão
Sergio, valeu por mais um dica do manual.
tem alguma forma pra saber se o radiador já foi trocado? Se é do que dá problema ou se é modelo mais novo? Vou ver na minha e, caso seja o "mais fino" tentarei na concessionária um novo. Tem algum parâmetro de quanto cusa um radiador desse original?
Abs.
Alexandre Couto
31/03/2009, 14:15
Valeu, Jeff e Sergio. Vou fazer a lavagem conforme a orientacao do Jeff e posto o resultado. Ainda nao consegui entender como o sistema de arrefecimento estah recebendo gases do escape, e tambem porque meu radiador deve ser trocado quando o motor nao esquenta mesmo andando na estrada...
Saudacoes a todos,
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
31/03/2009, 18:54
Alexandre,
se está recebendo gases do escape, como te disse deve ser a junta do cabeçote, ou então algum empeno nele, ai somente retirando pra saber. Sobre o radiador é uma questão apenas de manutenção preventiva, tudo tem um tempo de uso e o seu já está em uma boa hora, de ano e km, de trocar.
Grande abraço e qualquer coisa estamos por aqui.
Sérjão
Valeu, Jeff e Sergio. Vou fazer a lavagem conforme a orientacao do Jeff e posto o resultado. Ainda nao consegui entender como o sistema de arrefecimento estah recebendo gases do escape, e tambem porque meu radiador deve ser trocado quando o motor nao esquenta mesmo andando na estrada...
Saudacoes a todos,
Alexandre
JEFFCATUNDA
01/04/2009, 00:14
''''''''''''Caro JEFFCATUNDA!
Um Abraço !'''''''''''''
ZEMZEM..... falei com meu meca..que tem uma rural tambem com 1kz-t....ele disse que era para saber se vc trocou i termometro, pois se não trocu vai marcar errado...ai eu fale que vc disse que ela normal ficava em 80/85, e quando aquecia era para 90/95...ele disse que esta temperatura é normal quando se exige mais do motor...mas que nào deve passar dos 95.......
paulo bassil
01/04/2009, 00:17
olá pessoal
gostaria de saber a relação água e o liquido de arrefecimento no radiador da sw4 1998 3.0 turbo, qual o produto indicado ?
quem souber como consigo manual agradeço.
comprei a viatura recentemente.
obrigado
abraços
A minha SW4 é 1999 (radiador de 10 litros) e eu uso o Total Glacelf, na proporção de 40%, ou seja, 04 litros do produto + 06 litros de água. Um abraço, Delfim
zenzen 4x4
01/04/2009, 09:21
''''''''''''Caro JEFFCATUNDA!
Um Abraço !'''''''''''''
ZEMZEM..... falei com meu meca..que tem uma rural tambem com 1kz-t....ele disse que era para saber se vc trocou i termometro, pois se não trocu vai marcar errado...ai eu fale que vc disse que ela normal ficava em 80/85, e quando aquecia era para 90/95...ele disse que esta temperatura é normal quando se exige mais do motor...mas que nào deve passar dos 95.......
Caro JEFFCATUNDA!
O termômetro foi trocado por um de mercúrio, mas se for assim mesmo, vou ter que controlar o marcador,na realidade ela sobe a temperatura quando ligo o ar cond. e em subida ingreme,mas nunca passou de 90 graus.Tenho um amigo aqui do Sul q tem uma igual a minha, também apresenta os mesmos sintomas.
Se não tem solução, solucionado está!
Fico grato pela atenção.
Um Abraço!Erci
Paulo,
Seguindo a informação do Delfim que é um excelente amigo, eu uso na mesma proporção, ou seja, 40% de aditivo mais 60% de agua.
O aditivo que eu estou usando é o Bardhal RadCool (azul) e agua destilada.
Abraço e espero poder ter ajudado,
Rub
Erci,
Você tem a especificação técnica/fabricante deste termometro de mercurio?
Como e onde ele foi instalado no motor?
Você pode postar algumas fotos da instalação para que possa ser usado por todos que pretende instalar um termometro deste?
Com isso será mais um item de controle de segurança para monitorar a temperatura do motor.
Abraço,
Rub
Obrigado... você tb é um excelente amigo e um grande colaborador do fórum !!!
Realmente será de grande valia para todos, se pudermos ver as fotos da instalação desse termômetro a mercúrio.... Abração, Delfim.
zenzen 4x4
01/04/2009, 21:48
Erci,
Você tem a especificação técnica/fabricante deste termometro de mercurio?
Como e onde ele foi instalado no motor?
Você pode postar algumas fotos da instalação para que possa ser usado por todos que pretende instalar um termometro deste?
Com isso será mais um item de controle de segurança para monitorar a temperatura do motor.
Abraço,
Rub
Caro Rub!
O marcador de temperatura foi colocado numa auto-elétrica,foi retirado o original da rural que era elétrico,e colocado um que funciona com mercúrio, que é mais exato,praticamente marca a temperatura exata da água.Foi instalado na parte superior do motor, logo na entrada da água do radiador no motor,lado esquerdo.Já me falaram que o local original da Hilux fica no lado esquerdo,porém no bloco do motor,mais abaixo do último bico injetor,mas num lugar de dificel acesso.Tenho um amigo meu, q tem o marcador instalado naquele local,mas viajando juntos ,praticamente era igual a temperatura,normal(82-85) e nas serras variava até 90 graus.
Um Abraço Erci.
Será que vc poderia tirar fotos dos dois locais de instalação para nós? Do seu carro e do carro do seu amigo? Obrigado, Delfim.
Sperendio
08/04/2009, 23:04
gostaria de perguntar aos amigos JEFFCATUNDA e Sérgio Holanda se tanto a hilux cabine dupla quanto a sw4 novas são propícias a apresentarem esses problemas de superaquecimento e rachadura de cabeçote. abraço.
SÉRGIO HOLANDA
08/04/2009, 23:38
Sperendio,
Todo motro a diesel com cabeçote de alumínio está sujeito a trincar o cabeçote. Notadamente o que acontece com estes motores 1KZt e 1Kzte, o que tivemos foi: os modelos 96 com radiadores pequenos. Demais modelos com km já elevada, problemas de manutenção, radiador com tampa de plástico que após algum tempo gerou trinca, perda de água e aquecimento do motor e com isso trinca dos cabeçotes de alumínio. Além disso a questão de se andar com giro muito alto do motor em longos deslocamentos, motor diesel não foi feito pra isso.
Atualmente os veículos a diesel possuem um diferencial mais longo o que faz girarem mais baixo, e com isso melhora da vida útil dos mesmos. Como estes motores D4D possuem apenas 4 anos de mercado, existe um trajeto de tempo para se avaliar, mas já temos muitos desses motores com 400mil km e inteiros. Eu rodei 100mil km em 1 ano com um motor desses e estava zero km quando vendi. Com miinha SW4 2001 rodei 320mil km sem problema algum.
Abrs,
Sérjão
gostaria de perguntar aos amigos JEFFCATUNDA e Sérgio Holanda se tanto a hilux cabine dupla quanto a sw4 novas são propícias a apresentarem esses problemas de superaquecimento e rachadura de cabeçote. abraço.
Alexandre Couto
09/04/2009, 16:15
Fiz a lavagem do sistema de arrefecimento como sugeriu o Jeff e nada. Finalmente, de volta pro meca tirar o cabeçote para se ter uma idéia do estrago... o cabeçote não apresenta trincas e nem a junta, ainda que as marcas no cabeçote indiquem que este não estava perfeitamente acomodado com o bloco na região das paredes estreitas entre os cilindros. O último cilindro estava com o anel superior do pistão preso e a cabeça do pistão com marcas de esmagamento. Pergunta; quais as complicações para esse evento? Quais recomendações nessa altura? Será que vou ter que trocar tudo (pistões, camisas, anéis, válvulas, etc)? Feliz Pascoa pra todos!
Abs
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
09/04/2009, 22:10
Alexandre...
O anel abriu e com isso ocorreu a marcação, se os demais estão bem, você só precisa trabalhar neste pistão...que pode até estar bom, bastando apenas trocar o jogo de aneis e talvez nem precisa retifica no bloco, só com uma analise mais detalhada é possível saber o que será preciso, mas acredito que trabalho apenas neste cilindro e não estando a camisa ovalada ou riscada nem retifica precisa.
Boa Páscoa e boa sorte,
Sérjão
Fiz a lavagem do sistema de arrefecimento como sugeriu o Jeff e nada. Finalmente, de volta pro meca tirar o cabeçote para se ter uma idéia do estrago... o cabeçote não apresenta trincas e nem a junta, ainda que as marcas no cabeçote indiquem que este não estava perfeitamente acomodado com o bloco na região das paredes estreitas entre os cilindros. O último cilindro estava com o anel superior do pistão preso e a cabeça do pistão com marcas de esmagamento. Pergunta; quais as complicações para esse evento? Quais recomendações nessa altura? Será que vou ter que trocar tudo (pistões, camisas, anéis, válvulas, etc)? Feliz Pascoa pra todos!
Abs
Alexandre
Alexandre Couto
10/04/2009, 09:33
Valeu Sérgio. Como já desmontou-se o cabeçote vamos aprofundar mais e verificar se há alguma folga excessiva no virabrequim (bronzinas, casquilho e rolamentos), se tudo estiver certo, tentar resolver com um brunimento naquela camisa e pistão e ver se com anéis novos vai segurar compressão.
Grande abraço,
Jesus foi morto na sexta-feira, ressuscitou no domingo e voltará em breve... Feliz Páscoa!
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
12/04/2009, 18:26
Boa sorte Alexandre...
Abrs,
Sérjão
Valeu Sérgio. Como já desmontou-se o cabeçote vamos aprofundar mais e verificar se há alguma folga excessiva no virabrequim (bronzinas, casquilho e rolamentos), se tudo estiver certo, tentar resolver com um brunimento naquela camisa e pistão e ver se com anéis novos vai segurar compressão.
Grande abraço,
Jesus foi morto na sexta-feira, ressuscitou no domingo e voltará em breve... Feliz Páscoa!
Alexandre
Alexandre Couto
16/04/2009, 21:33
Sérgio, eis um relato breve do que encontramos até aqui... o cabeçote não apresenta empeno mas existe uma suspeita de trinca da sede para a camara no terceiro cilindro, por ter marcação mais forte com uma coloração amarelada (indicativo de água). Fui informado que existe um teste com ultrasom e simulação de temperatura e pressão, você recomenda fazer isso antes de comprar um novo cabeçote Algumas vezes, dizem que o teste não detecta a trinca mas quando se monta o motor o problema volta... as válvulas apresentam uma pequena folga, provavelmente na guia.
Na parte do bloco, a camisa no último cilindro ficou bem riscada e provavelmente aquela camisa precisa ser retificada (troca na medida de um pistão novo) anéis e etc. Os casquilhos estão com marcas mas tenho uma certa resistência em trocar o original japonês por um similar nacional, gostaria de conhecer sua opinião nesse ítem?! Bronzinas das bielas estão com o mesmo aspecto dos casquilhos. As arruelas de encosto do virabrequim estão com marcas profundas e essas não tem jeito. O mesmo se aplica aos mancais do eixo.
Essas peças não são fáceis de se encontrar por aqui... segunda linha até que se acha mas primeira tá difícil, nem na conce$$ionaria. Por isso também estou pensando num orçamento raso, mexer no indispensável e torcer prá o que for reaproveitado aguente mais uns 100 mil kms, aí vou fazer uma visita ao Paraguay ou Venezuela (a distância é quase a mesma!) ou trocar a viatura por uma mais nova :-)
Abs
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
16/04/2009, 23:49
Grande Alexandre,
O teste, quando existe micro-trinca, não apresentam resultados positivos, depois que monta ocorre novamente o problema. Mas se o pessamento é vender, retifique.
No bloco, certamente terá de retificar o úlitmo cilindro, quanto as peças paralelas, quais os fabrcantes que você tem disponível??? Também entra na situação de que se vai vender ou não o carro. Em todo caso muitas peças paralelas são de boa qualidade, mas casquilhos, bronzinas e arruelas seria bom que fossem as originais, as demais podem ser paralelas de boa quallidade.
Abrs,
Sérjão
Sérgio, eis um relato breve do que encontramos até aqui... o cabeçote não apresenta empeno mas existe uma suspeita de trinca da sede para a camara no terceiro cilindro, por ter marcação mais forte com uma coloração amarelada (indicativo de água). Fui informado que existe um teste com ultrasom e simulação de temperatura e pressão, você recomenda fazer isso antes de comprar um novo cabeçote Algumas vezes, dizem que o teste não detecta a trinca mas quando se monta o motor o problema volta... as válvulas apresentam uma pequena folga, provavelmente na guia.
Na parte do bloco, a camisa no último cilindro ficou bem riscada e provavelmente aquela camisa precisa ser retificada (troca na medida de um pistão novo) anéis e etc. Os casquilhos estão com marcas mas tenho uma certa resistência em trocar o original japonês por um similar nacional, gostaria de conhecer sua opinião nesse ítem?! Bronzinas das bielas estão com o mesmo aspecto dos casquilhos. As arruelas de encosto do virabrequim estão com marcas profundas e essas não tem jeito. O mesmo se aplica aos mancais do eixo.
Essas peças não são fáceis de se encontrar por aqui... segunda linha até que se acha mas primeira tá difícil, nem na conce$$ionaria. Por isso também estou pensando num orçamento raso, mexer no indispensável e torcer prá o que for reaproveitado aguente mais uns 100 mil kms, aí vou fazer uma visita ao Paraguay ou Venezuela (a distância é quase a mesma!) ou trocar a viatura por uma mais nova :-)
Abs
Alexandre
Alexandre Couto
18/04/2009, 11:10
Sérgio, aqui temos as seguintes marcas no paralelo;
Cabeçote - MCN>Autotec
Valvulas - Izumi>Engine
Camisas - Riosulense>Izumi
Pistão - Mando>Izumi
Junta do Cabeçote - Toyota>Ajusa
No bloco, depois de brunir verificamos que os riscos permaneceram nos outros cilindros menos danificados e provavelmente mais encamisar tudo$$ Consegui um cabeçote seminovo que teve um evento de quebra de valvula expelindo a sede... a pessoa que vai fazer o reassentamento das sedes das valvulas (duas) me dá 3 meses de garantia no cabeçote. Eu acho que vou pegar esse, se tiver que dar pau vai dar antes disso, concorda?
Abs
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
18/04/2009, 22:09
Alexandre,
Izumi é uma boa marca...
Cabeçote de ferro dá pau logo...de alumínio dependendo do pé dá pau logo na pripmeira puxada na estrada...então faça o teste pesado...ou seja pé no porão!!! se der problema é na primera puxada!!!
Agora, junta só Toyota!!!!!! tem de ser a original!!!!!!!
Abrs,
Sérjão
Sérgio, aqui temos as seguintes marcas no paralelo;
Cabeçote - MCN>Autotec
Valvulas - Izumi>Engine
Camisas - Riosulense>Izumi
Pistão - Mando>Izumi
Junta do Cabeçote - Toyota>Ajusa
No bloco, depois de brunir verificamos que os riscos permaneceram nos outros cilindros menos danificados e provavelmente mais encamisar tudo$$ Consegui um cabeçote seminovo que teve um evento de quebra de valvula expelindo a sede... a pessoa que vai fazer o reassentamento das sedes das valvulas (duas) me dá 3 meses de garantia no cabeçote. Eu acho que vou pegar esse, se tiver que dar pau vai dar antes disso, concorda?
Abs
Alexandre
JEFFCATUNDA
19/04/2009, 01:04
Alexandre...
Se for cotar peças novas, entra em contato com a império auto-peças, ela fica em São Paulo mas envia esses cabeçotes e demais componentes para todo o Brasil...acho que 100% das pessoas que tiveram problemas com cabeçote por aqui compraram deles os cabeçotes novos...Eles vendem cabeçotes originais a um preço de até menos de 50% do valor da concessionária....não sei quanto estão custando agora devido a variação do dolar....
procura aqui mesmo nesse tópico, no início, ou digita no GOOGLE, império auto-peças.... manda um E-mail para o Levi, cara muito legal e prestativo, que ele te envia os valores das peças....Fala que quem te recomendou fui eu, ai, quem sabe ele me manda um ovo de páscoa ano que vem...heheh ehe eh ehehe eheh ehe he he heheh...
Jeff.
Alexandre Couto
19/04/2009, 15:46
Valeu Sergio e Jeff. Ainda to correndo atras das pecas e assim que fechar tudo vou postar as primeiras impressoes com o motor em funcionamento. Eu cotei na Imperio e a diferenca foi pouca + o frete iam ficar quase elas por elas.
Abs
Alexandre
Sperendio
19/04/2009, 19:49
Caros amigos,
Bom o nosso mecanico jah tentou montar 4 vezes o motor da sw4 com o cabeçote rebaixado sem sucesso, lah se vão 2 meses sem ela. Ele vai tentar mais uma vez se não obtiver sucesso novamente estamos pensando no caso de comprar um cabeçote zero. O que acham que devemos fazer porque já estamos levando em consideração vendê-la.
SÉRGIO HOLANDA
20/04/2009, 09:47
Sperendio...
Compre um cabeçote novo e com isso seu problema estará resolvido.
Abrs,
Sérjão
Caros amigos,
Bom o nosso mecanico jah tentou montar 4 vezes o motor da sw4 com o cabeçote rebaixado sem sucesso, lah se vão 2 meses sem ela. Ele vai tentar mais uma vez se não obtiver sucesso novamente estamos pensando no caso de comprar um cabeçote zero. O que acham que devemos fazer porque já estamos levando em consideração vendê-la.
Sperendio
20/04/2009, 11:43
Serjão,
Acabei de cotar lá na imperio auto peças e achei o valor muito bom por 2150,00 acho que agora vai!!
abraço..
SÉRGIO HOLANDA
20/04/2009, 16:18
Sperndio,
depois posta pra gente como ficou tudo...agora não esquece de usar junta original Toyota!!!! Isso é primordial!!!
Abrs,
Sérjão
Serjão,
Acabei de cotar lá na imperio auto peças e achei o valor muito bom por 2150,00 acho que agora vai!!
abraço..
Não é conveniente usar parafusos novos e originais também ?
Um abraço, Delfim.
SÉRGIO HOLANDA
21/04/2009, 18:55
dpab...
Valeuz pela lembrança...:concordo::concordo::concordo:
Já comentei muito isso aqui no post, sempre usar os parafusos novos, pois os antigos já perderam as caracteristicas originais.
Abrs,
Sérjão
Não é conveniente usar parafusos novos e originais também ?
Um abraço, Delfim.
Sperendio
21/04/2009, 19:02
Valeu a lembrança. O nosso mecânico já foi verificar o cabeçote e as peças em Santo André na Império. A junta original Toyota já tinha sida adquirida.
Obrigado Abraços;
Sperendio
06/06/2009, 18:40
Bom pessoal a sw4 está de volta e parece que o serviço com o cabeçote novo ficou bom, já testamos na estrada, e na terra e foi bem. No fim tivemos um custo de 700 reais de mão de obra, 2200 cobeçote e 300 com junta original toyota. Valeu a ajuda ae do pessoal. Abraço!
SÉRGIO HOLANDA
06/06/2009, 19:02
Que boa notícia Sperendio...
faça o amaciamento das valvulas e seja feliz com sua maquina.
Abrs,
Sérjão
Bom pessoal a sw4 está de volta e parece que o serviço com o cabeçote novo ficou bom, já testamos na estrada, e na terra e foi bem. No fim tivemos um custo de 700 reais de mão de obra, 2200 cobeçote e 300 com junta original toyota. Valeu a ajuda ae do pessoal. Abraço!
lcurioni
16/06/2009, 11:09
Ola pessoal,
a minha Hilux 3.0 TD 2003 também esta dando problemas de super aquecimento. Vamos abrir ela hj, mas como a agua estah borbulhando, muito provavelmente o cabeçote foi-se :?
Alguem aki tem experiencia com cabeçotes paralelos, naum originais? Dah pra confiar? Existe alguma empresa que o pessoal conhece por produzir produtos de boa qualidade?
Desde jah muito obrigado pela força
[]s
Luciano
JEFFCATUNDA
16/06/2009, 11:42
Luciano...
Os cabeçotes vendidos pela Imperio auto-peças de São Paulo, são importados e fabricados pelos mesmos fornecedores da toyota, dependendo do lote que eles tenham agora, podem ser alemães ou japoneses...Liga para eles que são muito bons em materia de atendimento e pós-venda...
Manda e-mail, ou liga mesmo para o LEVI...Esse cara já ajudou muita genpe por aqui. Pode dizer que é meu colega, ou que tomou conhecimento da venda dos cabeçotes por aqui..pede desconto, hehehehe.
Voc~e encontra o endereço da IMPÉRIO AUTO-PEÇAS NESTE MESMO TÓPICO, OU PROCURA DIRETO NO GOOGLE QUE VAI APARECER....
Não esquece de endereçar para o LEVI!
Alexandre Couto
19/06/2009, 23:33
Prezados Jeff e Sergio,
É, o cabeçote estava trincado mesmo. Montamos o motor com a troca só do pistão que estava amassado, anéis, junta toyota e ficou beleza. Já dei uma viajada encarando o final do inverno amazônico, onde o motor é bastante exigido tanto em alta como em baixa rotação. Troquei o óleo do motor com mil km e agora vou voltar a rotina da troca a cada 5mil.
Pois é, depois de tudo isso, sem carro por quase 2 meses esperando por peças, pintou uma sw4 97 3 TB de um colega que ta querendo 34k e a dele ta muito boa com 170k. Tô pensando se vale a pena esse upgrade agora... alguma dica?
Abraços
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
20/06/2009, 07:58
Grande Alexandre...
São veículos diferentes...a 3.0 é mais elástica, mais confortável, roda livre automáica e por ai vai...o preço está muito bom.
Boa sorte,
Sérjão
Prezados Jeff e Sergio,
É, o cabeçote estava trincado mesmo. Montamos o motor com a troca só do pistão que estava amassado, anéis, junta toyota e ficou beleza. Já dei uma viajada encarando o final do inverno amazônico, onde o motor é bastante exigido tanto em alta como em baixa rotação. Troquei o óleo do motor com mil km e agora vou voltar a rotina da troca a cada 5mil.
Pois é, depois de tudo isso, sem carro por quase 2 meses esperando por peças, pintou uma sw4 97 3 TB de um colega que ta querendo 34k e a dele ta muito boa com 170k. Tô pensando se vale a pena esse upgrade agora... alguma dica?
Abraços
Alexandre
Ola pessoal.
Estou lendo este tópico para colher informaçoes sobre as SW4 3.0.
Tenho uma bandeirante CD, 1990 5 Marchas, disco nas quatro, meu carro esta muito bom, mas estou procurando um carro um pouco mais conforavel e com mais força em ultrapassagens.
Lendo este topico verifiquei que estem varias vertentes, quando a qualidade dos motores 3.0TD.
Pelo que observei varias pessoas tiveram problemas com este motor.
Agora vai a pergunta, como posso identificar se o motor é problematico ou não? tipo, faixa de numero de série ou algo assim.
Pergunto isso porque varias pessoas neste topico dizem que não tiveram problemas com o mesmo motor e outros so dor de cabeca. Acho que a Toyota nao fabricava os motores dizendo 1 com abacaxi, 1 sem abacaxi, 2 com. abacaxi, 2 sem abacaxi. hehehehe.
Então se alguem puder me dar dicas para identificar o tal do "abacaxi"?. Agradeceria muito.
Obrigado
Patrick Weege
SÉRGIO HOLANDA
21/06/2009, 13:28
Olá Patrick,
Vejamos...
Abacaxi...sim existiu um abacaxi, o primeiro modelo no Brasil 3.0, em 96, isso porque ele veio com um radiador subdimencionado, o que acarretava em aequecimento prematuro em uso prolongado e em esforço elevado, mesmo assim em veículos com algumas dezenas de milhares de km rodados. Tanto que nesta época a Toyota realizou um teste de bancadas em sua fabrica na Argentina, colocando cinco motores MWM e cinco Toyotas em bancada, ligados 24h com giro em 4.100... todos os motores Toyotas abriram bicos após oito dias, dos MWMs apenas um chegou a sete dias. Por isso a Toyota manteu seu motor. A maioria das viaturas 96 tiveram seus radiadores trocados, menos os que não utilizavem a autorizada para revisões, pois alguns proprietários compram o veículo e nunca mais aparecem em autorizadas.
Entenda que a maioria dos motores que deram problemas, se você percebeu isso no tópico, foram com seus segundo e ou terceiros donos, de modo que a forma como fora feita a manutenção já não pode ser usada como critério de comparação. Outro ponto é que muitos proprietários, provenientes de veículos menores e a gasolina, passaram a rodar como se fossem veículos de motor diesel, com giros altos e trocando óleo com mais de 5 mil km, coisas que motores a diesel, seja que marca for não aguentam. Eu mesmo rodei 320mil km a minha SW4 e não tive problemas, mas meu pai com uma SW4, do mesmo ano da minha teve aos 7 anos de uso e 200mil km, o radiador tricou a chaleira de plástico e com isso perdeu água e aqueceu e como todo motor a diesel turbo e cabeçote de alumínio, teve trinca no cabeçote. Atualmente a dele está com 260mil km e trocou apenas o cabeçote. Valor atual de um troca dessas é de 5mil reais (MO e cabeçote novo com valvulas, perafusos e juntas).
O que eu posso te dizer é que qualquer veículo com o ano que pretende comprar e com o km que deve encontrar tem que ser bem avaliado, melhor ainda se já teve o problema e trocou o cabeçote. É uma questão de calma na procura e reservar uma grana pra fazer a devida manutenção de um veículo com alguns anos de uso e sem saber como o ex-dono o tratava.
Abrs e tamos ai pra ajudar.
Sérjão
Ola pessoal.
Estou lendo este tópico para colher informaçoes sobre as SW4 3.0.
Tenho uma bandeirante CD, 1990 5 Marchas, disco nas quatro, meu carro esta muito bom, mas estou procurando um carro um pouco mais conforavel e com mais força em ultrapassagens.
Lendo este topico verifiquei que estem varias vertentes, quando a qualidade dos motores 3.0TD.
Pelo que observei varias pessoas tiveram problemas com este motor.
Agora vai a pergunta, como posso identificar se o motor é problematico ou não? tipo, faixa de numero de série ou algo assim.
Pergunto isso porque varias pessoas neste topico dizem que não tiveram problemas com o mesmo motor e outros so dor de cabeca. Acho que a Toyota nao fabricava os motores dizendo 1 com abacaxi, 1 sem abacaxi, 2 com. abacaxi, 2 sem abacaxi. hehehehe.
Então se alguem puder me dar dicas para identificar o tal do "abacaxi"?. Agradeceria muito.
Obrigado
Patrick Weege
Serjão, você, como sempre, disse tudo !!!! Há um ano e meio atrás eu estava aqui no fórum, na mesma posição que hoje se encontra o Patrick, e graças à vc e outros companheiros, como o Jeffcatunda, sempre dispostos a ajudar e orientar os novatos, hoje sou um felicíssimo proprietário de uma SW4 3.0 TDI 1999.
E, quando comprei a viatura, procurei seguir direitinho a receita do bolo, ou seja, fui com o antigo dono à uma oficina especializada Toyota e pedi que examinassem o carro, verificando principalmente se havia indícios de trinca no cabeçote. A seguir, concluída a compra, fiz imediatamente a manutenção recomendada a quem compra qualquer veículo usado, trocando os seguintes itens:
Correia Dentada + Rolamento + Esticador, Correias da bomba d'água e do ar condicionado, Discos, pastilhas e lonas de freio, Todos os óleos e fluidos (Motor, Caixa de marcha, Caixa de transferência, Diferenciais dianteiro e traseiro (LSD), Fluidos de freio e embreagem), Limpeza (flush) do sistema de arrefecimento + Líquido (etilenoglicol a 40%) + válvula termostática, Todos os filtros (óleo, combustível e ar), etc.
Além da troca dos itens acima citados, ainda mandei trocar o reparo da caixa de direção (havia indícios de vazamento), com colocação de novo flúido no sistema hidráulico e trocar os retentores das bengalas traseiras (indício de vazamento do óleo do diferencial para a sapata esquerda) e os rolamentos das rodas...
Gastei quase R$ 4.000,00 nessa brincadeira, mas tenho total controle da manutenção da minha viatura e até agora SÓ ALEGRIAS !!!
Patrick, como o Serjão falou, reserve uma grana e faça como eu fiz, pois a Toyota Hilux SW4 3.0 é MARAVILHOSA !!!
Serjão, agradeço a você, ao Jeff e aos outros companheiros do fórum que se mostram prestativos, solícitos e pacientes com os neófitos como eu e o Patrick... E VIVA A TOYOTA !!!!
Um abração, Delfim.
Luciano Almeida Silva
21/06/2009, 14:34
Ola Patrick,
Eu tenho uma SW4 97/98 o cabeçote da minha apresentou trincas sem ter uma superaquecimento, Eu gastei R$3.500,00 para trocar o cabeçote, comprei o cabeçote na império com o Levi.
Eu considero o cabeçote deste veículo como uma peça normal de reposição, na oficina que troquei o cabeçote tinha vários cabeçotes de aluminio na sucata de outros veículos que não são toyota.
O mecânico disse que é normal trocar cabeçote de alumínio de todo tipo de veículo eles duram menos que um de ferro fundido, na toyota começou primeiro por que ela foi inovadora em colocar o cabeçote de aluminio em veículo mais pessado.
Hoje o custo de reposição não é tão alto assim, quando eu vender minha SW4 97 vai ser para comprar outra 2002 eu recomendo o veículo é muito bom, voce vai gostar de dirigir uma e a familia vai apaixonar com o espaço e conforto.
Abraços
SÉRGIO HOLANDA
21/06/2009, 15:55
Grande Delfim,
Sempre as ordens...:concordo::concordo::concordo:
Abrs,
Sérjão
Serjão, você, como sempre, disse tudo !!!! Há um ano e meio atrás eu estava aqui no fórum, na mesma posição que hoje se encontra o Patrick, e graças à vc e outros companheiros, como o Jeffcatunda, sempre dispostos a ajudar e orientar os novatos, hoje sou um felicíssimo proprietário de uma SW4 3.0 TDI 1999.
E, quando comprei a viatura, procurei seguir direitinho a receita do bolo, ou seja, fui com o antigo dono à uma oficina especializada Toyota e pedi que examinassem o carro, verificando principalmente se havia indícios de trinca no cabeçote. A seguir, concluída a compra, fiz imediatamente a manutenção recomendada a quem compra qualquer veículo usado, trocando os seguintes itens:
Correia Dentada + Rolamento + Esticador, Correias da bomba d'água e do ar condicionado, Discos, pastilhas e lonas de freio, Todos os óleos e fluidos (Motor, Caixa de marcha, Caixa de transferência, Diferenciais dianteiro e traseiro (LSD), Fluidos de freio e embreagem), Limpeza (flush) do sistema de arrefecimento + Líquido (etilenoglicol a 40%) + válvula termostática, Todos os filtros (óleo, combustível e ar), etc.
Além da troca dos itens acima citados, ainda mandei trocar o reparo da caixa de direção (havia indícios de vazamento), com colocação de novo flúido no sistema hidráulico e trocar os retentores das bengalas traseiras (indício de vazamento do óleo do diferencial para a sapata esquerda) e os rolamentos das rodas...
Gastei quase R$ 4.000,00 nessa brincadeira, mas tenho total controle da manutenção da minha viatura e até agora SÓ ALEGRIAS !!!
Patrick, como o Serjão falou, reserve uma grana e faça como eu fiz, pois a Toyota Hilux SW4 3.0 é MARAVILHOSA !!!
Serjão, agradeço a você, ao Jeff e aos outros companheiros do fórum que se mostram prestativos, solícitos e pacientes com os neófitos como eu e o Patrick... E VIVA A TOYOTA !!!!
Um abração, Delfim.
JEFFCATUNDA
21/06/2009, 18:23
Colegas.
É lógico que qualquer pode sofrer um superraquecimento e perder seu cabeçote. Nas primeirs SW4, como omeu guru Sergio ja escreveu, houve uma readequação posterior das dimensões do sistema de refrigeração em relação ao uso em nosso território, isso foi chamado de tropicalização e acho que muita gente leu sobre isso na época...só que não diziam exatamente o que era isso...
Alguns anos depois, a Toyota alterou novamente estes motores, mais especificamente nos dutos de refrigeração do cabeçote, que passaram a ser mais calibrosos...
Então, quem trocou estes cabeçotes por modelos posteriores ao ano de 2001,Tem bem menos chances de ter problemas com estes cabeçotes, pois eles já são do novo modelo, que justamente foi criado para ser colocado nas 2001/2002 que já são eletrônicas...
Sem cuidados ate zero kabaço fundi....
Como exemplo temos as MIT HPE que não aguentam manter velocidades acima de 130 por mais de 30...40 minutos...pois abrem o bico..
Se vc fizer isso com uma SW4 ela é capaz de abrir o bico tambem em uma hora e meia, duas horas..pois não foram projetadas para isso...Lembram do teste de bancada que o Sergio falou???
Pois é isso, a SW4 é uma puta duma SUV, mas não é um formula 1...o pior é que se vc pisar ela vi...tudo vai depender do "" juizômetro" do indivíduo....
JEFFCATUNDA
21/06/2009, 18:45
Quanto ao preço delas, este mercado está completamente louco...esta semana que entra, estou entregando a minha SW4 97 em uma revenda da Renaut, minha esposa comprou um sanderoe ela esta entrando por 32 mil reais...isso vc não encontra para vender por este preço em lugar algum, eles pedem de 36 a 38 mil nelas...
Esta de 34 mil se estiver boa está barata sim....
A minha com radiador grande, cabeçote já da 2002, e algumas outras coisas só vou pegar os 32 mil porque minha eposa quer porque quer este carro novo e ela já me ajudou, praticamente me deu o meu troller 2009 e tenho que devolver o dinheiro para ela.
Ola. Pessoal.
Primeiramente quero agradecer por toda informaçao redebida aqui. Acredito que todas as dicas serão muito bem utilizadas.
Pelo que estou vendo uma manutençao preventiva pode reduzir muito o risco de problemas futuros.
O que esta me assustando um pouco e o relato sobre a resistencia destes motores quanto ao uso em rotacao alta por tempo prolongado.
Como falei, tenho uma Bandeirante 1990 com motor mercedes que é um motor de baixo giro e mesmo assim ando bem forte com ela durante os ultimos 10anos. Faco viagens periodicas para Florianopolis-SC, cerca de 200km, ando sempre a 110-120km/h, o que para este motor é um giro bastante alto. A um mes fiz uma viagem de a Foz do Iguaçu (950km) em 12 horas. Ou seja, 10 anos de uso em giro alto, mas é claro que sempre de olho na temperatura. Mas apesar disso ela esta com muita saúde. Então vai a pergunta, sera que meu Mercedes Velho é mais valente no uso em regime alto do que estes motores mais novos HPE ou mesmo os Toyota?
Bom.
Acho que com uma consultoria do meu mecanico e com as dicas aqui do forum vou conseguir fazer um bom negócio.
Muito obrigado pelas dicas, e se tiverem mais alguma informaçao, todos os novatos aqui agradecem.
Obrigado
Patrick
Sperendio
05/07/2009, 11:50
Bom volto aqui para pedir mais uma vez a ajuda dos companheiros. A sw4 tah uma beleza na estrada, mas estamos reparando que ao dar a partida pela manha e com ela ainda parada no começo de uma acelerada sai fumaça branca. Pensamos que fosse por não ter trocado o óleo, mas agora trocamos filtro e óleo e ainda ocorre a fumaça branca. Alguém sabe o por quê?
SÉRGIO HOLANDA
05/07/2009, 11:59
Fala Sperendio...:concordo::concordo::concordo:
Fumaça branca? o nível da água tá ok? não está baixando? Se tudo isso estiver ok você pode estar com débito da bomba menor, ou seja, mais ar do que deveria ser na mistura...essa mistura tem que ficar equalizada, pois se você tiver pouco combustível a temperatura na cabeça do cilindro ficará alta a ponto de poder furar a cabeça, ou trincar! Agora veja bem se a fumaça é branca mesmo! se não é um pouco cinzenta, pois ai é normal...você trocou o filtro de combustivel? Pode haver algum resíduo de água decantada no mesmo...ai se não trocares logo vai danificar a bomba.
Abrs,
Sérjão
Bom volto aqui para pedir mais uma vez a ajuda dos companheiros. A sw4 tah uma beleza na estrada, mas estamos reparando que ao dar a partida pela manha e com ela ainda parada no começo de uma acelerada sai fumaça branca. Pensamos que fosse por não ter trocado o óleo, mas agora trocamos filtro e óleo e ainda ocorre a fumaça branca. Alguém sabe o por quê?
decarlifilho
05/07/2009, 16:11
Amigos, Observei que a minha SW4 1997 possui uma relação muito reduzida...Ela, a 100km/h está a 3000rpm.
Será que nesse ano as relações tb não ajudaram, pelo alto giro do motor, a aquecer nossos cabeçotes????
decarli
com certeza que a sua relação foi mexida. sw4 97 pneu 225 3000 giros = 120 km/h . Bom, a sua, em condições pesadas deve ser um trator.
regis
decarlifilho
05/07/2009, 19:22
decarli
com certeza que a sua relação foi mexida. sw4 97 pneu 225 3000 giros = 120 km/h . Bom, a sua, em condições pesadas deve ser um trator.
regis
HEHHEHEHEHEH
Pneu 32 polegadas...E mesmo assim dá essa rotação...
Dé Carli
Sperendio
06/07/2009, 20:54
Antes de ter os problemas com o cabeçote da nossa e descobrirmos que a adiquirimos com o cabeçote jah retificado ela pastava pra chega nos 120km/h com rotação alta, já com o cabeçote novo tah respondendo bem melhor chegando a 160km/h sem muito esforço. Serjão mandamos ela pra uma revisão completa na toyota pra verifica as suas dicas. abraço!
SÉRGIO HOLANDA
06/07/2009, 21:16
Beleza Sperendio...:concordo::concordo::concordo:
Posta ai o resultado da revisão!
Abrs,
Sérjão
Antes de ter os problemas com o cabeçote da nossa e descobrirmos que a adiquirimos com o cabeçote jah retificado ela pastava pra chega nos 120km/h com rotação alta, já com o cabeçote novo tah respondendo bem melhor chegando a 160km/h sem muito esforço. Serjão mandamos ela pra uma revisão completa na toyota pra verifica as suas dicas. abraço!
leobarroso
08/07/2009, 18:03
Tenho uma hilux 2000 que bebe agua toda semana.
Ontem a deixei em uma exelente oficina para revisar a parte de bombo injetora e radiador.
Quando comprei, ela chegava facil aos 140km/h
atualmente se eu chegasse a 120 km/h quando voltava p marcha lenta ela apagava. sem falar na fumaçeira. é como se despresuruzasse a bomba.
Lendo o tópico fiquei na duvida se a minha esta c problema de cabeçote.
só descubro se desmontar?
alguem tem alguma dica boa ?
OBS.: pneu 245/16
270k km rodados
SÉRGIO HOLANDA
08/07/2009, 18:38
leo,
pelo que você relatou certamente é o seu cabeçote!
Leve para um mecânico acostumado a trabalhar com motores Toyota e de preferência de confiânça.
Certamente terás que desmontar, é a melhor forma.
Abrs,
Sérjão
Tenho uma hilux 2000 que bebe agua toda semana.
Ontem a deixei em uma exelente oficina para revisar a parte de bombo injetora e radiador.
Quando comprei, ela chegava facil aos 140km/h
atualmente se eu chegasse a 120 km/h quando voltava p marcha lenta ela apagava. sem falar na fumaçeira. é como se despresuruzasse a bomba.
Lendo o tópico fiquei na duvida se a minha esta c problema de cabeçote.
só descubro se desmontar?
alguem tem alguma dica boa ?
OBS.: pneu 245/16
270k km rodados
Alexandre Couto
11/08/2009, 23:27
E aí, Sergio.
Comprei a 97. Ela tá 173k rodados mas muito inteira. Tudo justinho. Vim de Brasilia a Porto Velho fazendo media de 130 e nunca chegou nem perto da metade do marcador de temperatura. Ainda está com o radiador original e a chaleira de plastico. Antes de viajar troquei a correia e o tensor na autorizada prá desencargo de consciência, Na buraqueira ela soca mais do que a 2.8 mas não tem como comparar na estrada. Agora dei um banho na 95, vou trocar os pivos inferiores e colocar a venda. Não tenho como ficar com as duas viaturas mas vontade é o que não falta...
Abs
Alexandre
SÉRGIO HOLANDA
11/08/2009, 23:43
Aê Alexandre, parabéns pela viatura nova e quando for vender a 95 dá um toque!!!
Abração,
Sérjão
E aí, Sergio.
Comprei a 97. Ela tá 173k rodados mas muito inteira. Tudo justinho. Vim de Brasilia a Porto Velho fazendo media de 130 e nunca chegou nem perto da metade do marcador de temperatura. Ainda está com o radiador original e a chaleira de plastico. Antes de viajar troquei a correia e o tensor na autorizada prá desencargo de consciência, Na buraqueira ela soca mais do que a 2.8 mas não tem como comparar na estrada. Agora dei um banho na 95, vou trocar os pivos inferiores e colocar a venda. Não tenho como ficar com as duas viaturas mas vontade é o que não falta...
Abs
Alexandre
Sperendio
16/08/2009, 13:26
Eae Serjão, 1 semana após meu comentário parou de sair a fumaça, mas mesmo assim levamos para uma revisão e não apontou nada de errado, e de lá pra ca continua uma beleza espero que continue assim para no final do ano ela ir pro Jalapão e Chapada Diamantina.
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
16/08/2009, 18:29
:concordo::concordo::concordo:
Vai ver era água no filtro mesmo! E feita a revisão, então tudo beleza agora!
Abração e valeu pelo retorno pra galera sobre o assunto!
Abração,
Sérjão
Eae Serjão, 1 semana após meu comentário parou de sair a fumaça, mas mesmo assim levamos para uma revisão e não apontou nada de errado, e de lá pra ca continua uma beleza espero que continue assim para no final do ano ela ir pro Jalapão e Chapada Diamantina.
Abraço.
joão k. chikui
16/08/2009, 19:12
Sperendio
Tente lembrar se qdo ocorria esta fumaça branca era dia muito frio . Se sim , pode ser quase normal :alguma vela não estava atingindo a temperatura de ignição , então por alguns ciclos algum diesel sem queimar aparecia no escape.
Em dias assim (muito frios),aqueço duas vezes.
Se assim que o clima melhorar , voltar ao normal , pode ter sido isso.
Drenar agua do decantador mensalmente. Abastecer em posto de confiança.
Sperendio
17/08/2009, 20:54
Então João agente começou a achar estranho justamente após ter percebido q não estava dependendo dos dias frios somente, tambem saía fumaça em dias com temperaturas normais. Conversando com o pessoal da toyota tambem chegamos a conclusão como o Serjão de q deveria ter sido água no filtro. Valeu as dicas.
Adrianno
05/04/2010, 22:50
Não é um novo cabeçote com problema... apenas postei para registrar que li todo o tópico e aprendi muito.
Valeu.
JEFFCATUNDA
05/04/2010, 23:04
Não é um novo cabeçote com problema... apenas postei para registrar que li todo o tópico e aprendi muito.
Valeu.
Esse tópico é praticamente de leitura obrigatória para todos os colegas que possuem, ou desejam possuir, uma SW4 de 97 a 2002...
Ola amigos ja liu o topico inteiro e tenho umas duvidas so para ter certeza se eu por um radiador de uma SW4 2001 em uma 97/98 eu resolvo o problema ? Quanto custa em media isso ? E se apos fazer isso eu junta uma grana e por um intercooler estarei isento desse problema :?::?::?::?::?: Obrigado
alguem que conhece pode respoder ?
alguem que conhece pode respoder ? Builo,
Penso que sim, mas não necessariamente. Por que, vc tem uma SW4 1997?
[]´s
zenzen 4x4
25/04/2010, 16:46
Ola amigos ja liu o topico inteiro e tenho umas duvidas so para ter certeza se eu por um radiador de uma SW4 2001 em uma 97/98 eu resolvo o problema ? Quanto custa em media isso ? E se apos fazer isso eu junta uma grana e por um intercooler estarei isento desse problema :?::?::?::?::?: Obrigado
Olá Builo!
Tenho um problema semelhante ao seu,com a Rural da Minha Assinatura.
Está ha 09 anos com mecânica Hilux 3.0 T ano 98,e tb,já troquei o radiador,mas quando o motor é solicitado muito com AC ligado a temperatura sobe imediatamente,vai até 95 Graus,qdo em uso normal se mantém entre 80/85 Graus,isto medido com relógio com mercúrio,q marca exato a temperatura.Intercooler não vai resolver este problema,pois a função do intercooler e resfriar o ar que sai do Turbo,passa pelo intercooler e entra na Admissão.
Inclusive a minha era Interculada,faz uns 03 anos q tirei(Vou colocar de volta)e não senti nehuma diferença.Vou ter q procurar qtos litros de água vai no radiador das SW 4 2001/2002, e fazer um radiador sob medida.
Abraços.:parede:
Nao Luca mais estou querendo comprar pois vi aqui no forum que o carro é excelente e ja esotu me preparando caso possa haver esse problema entende ? Aqui no forum falaram que o intercooler resolveria tb Zenzen com esse radiador sobre encomenda resolveria ? Não vou força a minha assim é so para andar na cidade e viajar. Obrigado
Builo,
Sugiro passar em uma revenda. Diga que vc tem uma SW4 em vista e quer conversar com o chefe dos mecânicos. Veja o que ele fala. Primeniramente ele vai negar qq defeito do tipo. Mas insista e pergunte sobre a troca do radiador. Se couber um maior, eu faria a troca. Já te adianto que uma peça destas, original, deve valer uns R$3 mil ou mais, na Toyota.
Você vai acabar caindo num fabricante indepenxente, que vai fazer um sob medida pro seu carro.
Quanto ao intercooler, resfria sim, pois o ar admitido pelo motor depois do resfriador está em temperatura bem mais baixa do que se tivesse saído diretamente da turbina. O óleo dura mais tempo e o motor também dura bem mais. O intercooler só não faz diferença, para pressões de até 0,5kg. Aí nem precisa por.
[]´s Luca.
Fernando César Ximenes
26/04/2010, 08:50
Nao Luca mais estou querendo comprar pois vi aqui no forum que o carro é excelente e ja esotu me preparando caso possa haver esse problema entende ? Aqui no forum falaram que o intercooler resolveria tb Zenzen com esse radiador sobre encomenda resolveria ? Não vou força a minha assim é so para andar na cidade e viajar. Obrigado
Builo,
A Visconde fabrica esses radiadores p/sw4 e a Eliman também. Nunca usei, mas dizem q são equipamentos de primeira linha. Releia o tópico radiadores&cabeçote da sw4 q vc vai descobrir como usar a viatura com menos risco de trinca de cabeçote. Esse negócio de trinca do cabeçote vai até às 2002. A minha era uma 2001 e ñ escapei.
Afinal vale a pena comprar uma SW4 97/98 ? Quero para o dia a dia e viagens so tenho condições $$ de comprar uma deste ano.Vlw pelas respostas!
3.0 V6 24V Diesel existi na SW4 ? É melhor que o 3.0TD ?
SW4 NEGONA
01/05/2010, 14:15
Amigo builo, não exite sw4 v6 diesel!!! O que vc vai encontrar será 2.7 16v gasolina(e alguns colocam gnv!), v6 gasolina, e a 3.0 diesel 4 cilindros. Quanto a sua pergunta, posso te dizer que a 3.0 diesel não difere em nada com relação a um veículo a gasolina, a não ser é claro pelo ruido!
Cuide, é claro para as questões voltadas ao arrefecimento, caso vc opte pela diesel. Vale a pena (e até seria necessário) vc dar uma boa revisada e até trocada no radiador, para não ter problemas (vide linck a respeito aqui mesmo). De qualquer forma a 3.0 diesel é show, tenho uma há tres anos e não me arrependo...a não ser é claro pela manutensão, quando necessária, que não é como qualquer veículo a gasolina....
Esta seria minha contribuição....
Forte abraço
SÉRGIO HOLANDA
02/05/2010, 09:53
Só complementando:
A V6 possui câmbio AT, bancos elétricos, teto solar e mais algum luxozinho... no mais é o mesmo veículo, só que com mais motor para acelerar e mais conforto... mas isso custa 5km/l... pessoalmente é uma maquina!!!
Quanto ao radiador, normalmente com 7-8 anos é preciso trocar pelo desgaste do alumínio.
Abrs,
Sérjão
Amigo builo, não exite sw4 v6 diesel!!! O que vc vai encontrar será 2.7 16v gasolina(e alguns colocam gnv!), v6 gasolina, e a 3.0 diesel 4 cilindros. Quanto a sua pergunta, posso te dizer que a 3.0 diesel não difere em nada com relação a um veículo a gasolina, a não ser é claro pelo ruido!
Cuide, é claro para as questões voltadas ao arrefecimento, caso vc opte pela diesel. Vale a pena (e até seria necessário) vc dar uma boa revisada e até trocada no radiador, para não ter problemas (vide linck a respeito aqui mesmo). De qualquer forma a 3.0 diesel é show, tenho uma há tres anos e não me arrependo...a não ser é claro pela manutensão, quando necessária, que não é como qualquer veículo a gasolina....
Esta seria minha contribuição....
Forte abraço
Obrigado pelas respostas! Vale a pena por GNV fazendo uma boa manuntenção e andando um poco om gasolina todo dia ?
SÉRGIO HOLANDA
02/05/2010, 10:27
Conheço muitas SW4 gas que usam GNV a anos sem problema algum, além de Corollas também.
Obrigado pelas respostas! Vale a pena por GNV fazendo uma boa manuntenção e andando um poco om gasolina todo dia ?
Sergio você sabe se a perde de potência é muito grande ?
feitosac
04/05/2010, 00:44
Sergio Holanda,
"Quanto ao radiador, normalmente com 7-8 anos é preciso trocar pelo desgaste do alumínio."
Estou querendo comprar uma 2002 então ja tem que trocar o radiador ? e o que mais para evitar a trinca do cabeçote ? outra duvida a bomba injetora ja é eletronica, dá muito problema ? pode usar diesel comum ?
Abraços.
Feitosa.
SÉRGIO HOLANDA
04/05/2010, 12:37
Feitosa...
Comprei uma SR 2002 3.0 TD EFI em Março deste ano, primeira coisa que fiz foi trocar o radiador, óleos e uma revisada geral... pickup com 213mil km rodados, toda zerada!!! mas troquei... fiz a Transamazônica e rodei 10mil km em 26 dias, tá perfeita... bomba injetora eletrônica, nenhum problema! apenas troque o filtro a cada 10mil km, recomendado para nosso diesel...
Rodei 320mil km com minha segunda SW4, comprada zero-km em 11 de Setembro de 2001 e vendida em 16 de março de 2005... nunca tive problemas com ela, rodei o Brasil inteiro com essa SW4... fiz os seguintes serviços:
200 mil km troca do núcleo do ar-condicionado, com esse km normalmente vai pro saco mesmo, desgaste normal... nessa SR que comprei agora troquei também.
220mil km troquei, na garantia extendida, a caixa de direção, que normalmente precisa ser recondicionada, ou trocada (como consegui na garantia troquei, se não teria recondicionado)... isso ocorre normalmente nesse km desses veículos.
Fora isso só alegria.
Abrs,
Sérjão
Sergio Holanda,
"Quanto ao radiador, normalmente com 7-8 anos é preciso trocar pelo desgaste do alumínio."
Estou querendo comprar uma 2002 então ja tem que trocar o radiador ? e o que mais para evitar a trinca do cabeçote ? outra duvida a bomba injetora ja é eletronica, dá muito problema ? pode usar diesel comum ?
Abraços.
Feitosa.
feitosac
05/05/2010, 00:32
Feitosa...
Comprei uma SR 2002 3.0 TD EFI em Março deste ano, primeira coisa que fiz foi trocar o radiador, óleos e uma revisada geral... pickup com 213mil km rodados, toda zerada!!! mas troquei... fiz a Transamazônica e rodei 10mil km em 26 dias, tá perfeita... bomba injetora eletrônica, nenhum problema! apenas troque o filtro a cada 10mil km, recomendado para nosso diesel...
Rodei 320mil km com minha segunda SW4, comprada zero-km em 11 de Setembro de 2001 e vendida em 16 de março de 2005... nunca tive problemas com ela, rodei o Brasil inteiro com essa SW4... fiz os seguintes serviços:
200 mil km troca do núcleo do ar-condicionado, com esse km normalmente vai pro saco mesmo, desgaste normal... nessa SR que comprei agora troquei também.
220mil km troquei, na garantia extendida, a caixa de direção, que normalmente precisa ser recondicionada, ou trocada (como consegui na garantia troquei, se não teria recondicionado)... isso ocorre normalmente nesse km desses veículos.
Fora isso só alegria.
Abrs,
Sérjão
Sergio, o que é nucleo do ar condicionado ? é o compressor ? to vendo uma sw4 2002 com 85000km só que o cara ta querendo 60.000,00 to achando puxado, mas ta muito inteira, vale a pena por este preco ???
Abs.
Feitosa.
yuridocampeche
05/05/2010, 18:10
Feitosa...
Fora isso só alegria.
Abrs,
Sérjão
Olá Sérgio,
Fiz uma cotação de pivô inferior e superior para minha sw4 2000, o cara da Toyogreen me pareceu bem entendido e honesto, me disse que comercializa essas peças que são Japonesas e disse que são as mesmas que a Toyota vende, só não vem na caixa da Toyota. Voçê conhece as marcas???? Procede a informação do vendedor??
Grato.:-D
yuridocampeche
SW4 - 2000 Verdona, a primeira.
RICARDO SW4 RJ
05/05/2010, 19:50
olá
Agora fiquei preocupado!
Tenho uma SW4 98 GASOLINA 3.4, ess problema tb acontece c/ modelos a gasolina?
Ricardo
SÉRGIO HOLANDA
06/05/2010, 09:54
Feitosa... respondi sua MP...
abrs,
Sérjão
Sergio, o que é nucleo do ar condicionado ? é o compressor ? to vendo uma sw4 2002 com 85000km só que o cara ta querendo 60.000,00 to achando puxado, mas ta muito inteira, vale a pena por este preco ???
Abs.
Feitosa.
SÉRGIO HOLANDA
06/05/2010, 09:58
Yuri...
em relação aos pivôs da SW4 só use o original, paralelo dura até 6 meses no máximo, ou até antes vai pro saco! Olha, esse negócio da peça ser original mas não estar na caixa lacrada não sei... existem paralelos de qualidade, mas como disse não duram muito... para este veículo os pivôs só recomendo orginal Toyota, são caros... mas vão durar anos e mais de 100 mil km, caso não sofra pancada forte, logicamente.
Abrs,
Sérjão
Olá Sérgio,
Fiz uma cotação de pivô inferior e superior para minha sw4 2000, o cara da Toyogreen me pareceu bem entendido e honesto, me disse que comercializa essas peças que são Japonesas e disse que são as mesmas que a Toyota vende, só não vem na caixa da Toyota. Voçê conhece as marcas???? Procede a informação do vendedor??
Grato.:-D
yuridocampeche
SW4 - 2000 Verdona, a primeira.
SÉRGIO HOLANDA
06/05/2010, 10:00
Qual problema vc se refere? cabeçote trincar? não... como não é turbo e nem disesl a taxa de pressão que seu motor trabalha é inferior, pode acontecer outras coisas por má manutenção, inclusive a trica do cabeçote.
Abrs,
Sérjão
olá
Agora fiquei preocupado!
Tenho uma SW4 98 GASOLINA 3.4, ess problema tb acontece c/ modelos a gasolina?
Ricardo
yuridocampeche
27/05/2010, 15:05
Olá Sérgio grande mestre dos Toyoteiros ;-), lí muito este tópico, todos com toyota deveriam ler, e fiquei sabendo da sua experiência com termômetro para leitura da temperatura da água. Estou procurando um com alarme sonoro para prevenir de possíveis transtornos causados por aquecimento do motor. Tens alguma sugestão???? Mais alguem sabe??? :dance:
Qual problema vc se refere? cabeçote trincar? não... como não é turbo e nem disesl a taxa de pressão que seu motor trabalha é inferior, pode acontecer outras coisas por má manutenção, inclusive a trica do cabeçote.
Abrs,
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
28/05/2010, 10:05
Opa Yuri!
"Mestre" nem tanto!!! Hahahaha
Yuri, atualmente não sei quem está fornecendo no mercado estes equipamentos. O último que utilizei foi comprado em 2006 e quando vendi minha Hilux SR5 foi nela, por isso nem tenho como dizer a marca. O Representante aqui em Recife não existe mais, tentei achar pra colocar na SR 2003 que estou agora.
Abraço
Sérjão
PS. este equipamento é muito útil... se alguém aqui souber por favor nos informa.
Olá Sérgio grande mestre dos Toyoteiros ;-), lí muito este tópico, todos com toyota deveriam ler, e fiquei sabendo da sua experiência com termômetro para leitura da temperatura da água. Estou procurando um com alarme sonoro para prevenir de possíveis transtornos causados por aquecimento do motor. Tens alguma sugestão???? Mais alguem sabe??? :dance:
yuridocampeche
28/05/2010, 19:03
Sérgio,
Estou tratando a compra do termômetro com um fornecedor aqui de SC, são aparelhos digitais podendo customisar:http://logicashop.com/detalhes.asp?id=42&produto=128
O problema no momento é a instalação do sensor. Desisti da idéia de usar o sensor original do carro, não quero alterar a originalidade ou correr o risco de estragá-lo.:-|
Pergunto se você sabe o melhor e factível lugar para instalar o sensor extra??:pensativo: Falei com o Tadi aqui do forum, ele me deu algumas sugestões, ele disse que embaixo do terminal de DIAGNOSIS no motor tem um bujão que veda uma saída dágua na saída do sistema de arrefecimento do cabeçote.
Ela pensa em retirar o bujão e adptar o sensor lá, seja furando o bujão no meio e introduzindo a haste do sensor (sensor tubular de metal) com pasta e cola. Eu já penso que talvês dê para usarmos esse orifício desocupado ao lado do bujão ... o que tu achas??? Na saída dágua seria mais apropriado porém teria que sacrificar o bujão.
Bom, fico aguardando sujestões dos mais experientes. Se der certo talvês muita gente vai querer um também. Afinal, como dizem por aqui "seguro morreu de velho":stop: Tenho uma SW4 2000 muito boa mas não quero ser surpreendido ...:parede:
Fica a questão aberta aos universitários ...:pipoca:
No aguardo.
Abaixo postei fotos do local mensionado.
Opa Yuri!
"Mestre" nem tanto!!! Hahahaha
Yuri, atualmente não sei quem está fornecendo no mercado estes equipamentos. O último que utilizei foi comprado em 2006 e quando vendi minha Hilux SR5 foi nela, por isso nem tenho como dizer a marca. O Representante aqui em Recife não existe mais, tentei achar pra colocar na SR 2003 que estou agora.
Abraço
Sérjão
PS. este equipamento é muito útil... se alguém aqui souber por favor nos informa.
SÉRGIO HOLANDA
29/05/2010, 08:21
Isso Yuri... não use o sensor original... eu utilizava um no bloco do motor, ai ele me dava a temp da água no bloco e com isso me alertava antes da temp subir, entende? então eu sabia que no bloco a temp estava X e se mantivesse o rítmo ela subiria.
Local: No bloco do motor existe um bujão para esgotar a água do motor, então você retira esse bujão e coloca ali o sensor... ai você vai escolhendo que sensor que tenha a mesma rosca, além da faixa de temp a ser lida.
Outro equipamento idela é um alarme da pressão do óleo, ou seja, se a pressão cair ele te avisa, ai pode ser ligado direto ao sensor do óleo mesmo.
Abraços,
Sérjão
Sérgio,
Estou tratando a compra do termômetro com um fornecedor aqui de SC, são aparelhos digitais podendo customisar:http://logicashop.com/detalhes.asp?id=42&produto=128
O problema no momento é a instalação do sensor. Desisti da idéia de usar o sensor original do carro, não quero alterar a originalidade ou correr o risco de estragá-lo.:-|
Pergunto se você sabe o melhor e factível lugar para instalar o sensor extra??:pensativo: Falei com o Tadi aqui do forum, ele me deu algumas sugestões, ele disse que embaixo do terminal de DIAGNOSIS no motor tem um bujão que veda uma saída dágua na saída do sistema de arrefecimento do cabeçote.
Ela pensa em retirar o bujão e adptar o sensor lá, seja furando o bujão no meio e introduzindo a haste do sensor (sensor tubular de metal) com pasta e cola. Eu já penso que talvês dê para usarmos esse orifício desocupado ao lado do bujão ... o que tu achas??? Na saída dágua seria mais apropriado porém teria que sacrificar o bujão.
Bom, fico aguardando sujestões dos mais experientes. Se der certo talvês muita gente vai querer um também. Afinal, como dizem por aqui "seguro morreu de velho":stop: Tenho uma SW4 2000 muito boa mas não quero ser surpreendido ...:parede:
Fica a questão aberta aos universitários ...:pipoca:
No aguardo.
Abaixo postei fotos do local mensionado.
yuridocampeche
29/05/2010, 20:33
Valeu Sérgio, vou descobrir qual a rosca do bujão e procurar um sensor compatível.
Valeu.
SÉRGIO HOLANDA
30/05/2010, 07:45
Beleza Yuri, depois posta fotos aqui...
Abrs,
Sérjão
Valeu Sérgio, vou descobrir qual a rosca do bujão e procurar um sensor compatível.
Valeu.
yuridocampeche
30/05/2010, 21:12
Sérgio, postei duas fotos na mensagem anterior, lá mostro dois possíveis lugares para instalar o sensor. Um é no lugar do bujão, outro é ao lado do bujão, num furo sem parafuso bem no cabeçote. O que tu achas?? Será que no bujão como é saída dágua fica mais preciso??
SÉRGIO HOLANDA
31/05/2010, 20:55
Yuri... certamente o bujão com contato na água... tem de ter contato da água com o sensor.
Abrs,!
Sérgio, postei duas fotos na mensagem anterior, lá mostro dois possíveis lugares para instalar o sensor. Um é no lugar do bujão, outro é ao lado do bujão, num furo sem parafuso bem no cabeçote. O que tu achas?? Será que no bujão como é saída dágua fica mais preciso??
AtaCampos
18/06/2010, 21:28
Ola pessoal,
primeiro agradecer as informacoes aqui postadas, gostaria de ter lido isso a 1 ano atras
enfim, vou contar um pouco da minha SW4 , quando comprei tinha acabado de ser feito o cabeçote, comprei tranquilo por estar "novo" o motor, hehehe, ingenuidade a minha, esquentou e trincou o cabeçote, eu fiz a retifica do cabeçote (agora ja sei que nao serve pra nada) hehe, e quase um ano depois, pimba, trincou de novo, fiz tudo de novo achando que eu tinha manuseado a viatura de forma errada e tudo pareceu correr como previsto, normal, so descobri a ineficiencia do radiador depois quando percebi que em esforços extremos ela subia a temperatura e nao estava perdendo agua e entao fui buscar informaçoes encontrei esse forum, tarde demais o que aconteceu agora nao li em nenhum relato nesse forum, em uma ou duas semanas ela bebeu o oleo ate o limite da vareta e começou a "bater saia"! pronto, agora to com os pistoes externos completamente arranhados e o bloco tambem, ao abrir descobri uma folga na bomba de oleo tambem, o mecanico disse que isso ocorreu por "Exesso de Torque" achei estranho.
Perguntas
1:o cabeçote vou ter que colocar um novo, apos esse começar a tomar agua, ou melhor fazer agora?
2:posso retificar o bloco ou vou ter problemas futuros?
3:sendo os pistoes e aneis novos da 2a retifica(foram 3 do cabeçote no total, a ultima fiz enchimento) o oleo estaria sendo consumido pelo cabeçote?(desculpe a minha ignorancia)
4:trocar o radiador eh regra pra mim agora, e o intercooler? vale a pena para aquecimento ou soh serve pra potencia?
5:Li que fiz besteira em dar aquela "viradinha" na bomba sem os devidos cuidados, intercooler por ex. (apenas uma constataçao)
6:tenho dificuldade em lavar o radiador (apos lama) pela presença do radiador de ar na frente, nunca fica bom, sera que eu poderia encontrar uma maneira de deslocar o radiador de ar para aliviar o do motor?, eu pensei em dividir ele e empilhar na horizontal atras do farol, colocar algumas ventuinhas e fazer uma entrada direcionada....
7: fazer uma saida de ar no capo para melhorar a saida do ar quente no compartimento do motor ajuda?
nao quero me livrar da minha viatura, ela eh muito boa, bonita e confortavel. lendo o forum percebo que tem solucao o problema.
Obrigado a todos.
SÉRGIO HOLANDA
19/06/2010, 20:48
Vamos lá Ata!
Sim, pode ter sido excesso de torque, isso acontece principalmente quando se usa a junta errada e fica como se fosse um cabeçote rebaixado, motor andando muito mais danificando a parte de força.
1 - Se o cabeçote está ok não precisa trocar, mas como foi retificado troque com certeza por um novo
2 - Se for uma retifica de qualidade e dentro dos padrões Toyota não tem problema. Você vai ver se vai pegar 0,50 ou STD
3 - Certamente não é isso que está acontecendo
4 - Isso, acredito que a vida útil de um radiador desses é de no máximo 7 anos... o intercooler ajuda muito ao motor... melhora o redimento e o motor trabalha mais frio.
5 - Se pode virar a bomba um pouco, mas deve ser feito por um profissional e se deve dar a contra partida ao motor, como mais ar pra não deixar a mistura muita rica que leva a vários problema com o tempo ou km.
6 - Eu lavo da seguinte forma: não uso manqueira de pressão, mas uso uma com pressão da caixa d'água... molho bem para deixar mole a lama, depois coloco o jato um pouco mais forte por um longo período, tanto pela frente do radiador do ar como na parte interna no motor diretamente no radiador... com isso vai deixando limpo. O ideal seria após algumas trilhas retirar fora e lavar. Usar pressão danifica o radiador. Se o radiador do ar estiver selado, ou seja, muito danificado não resfria o radiador do motor, então é bom sempre observar se não existe obstrução. Eu não mexeria no local do radiador do ar, mas é uma opção.
7 - Sim... ajuda sim... como também ajuda o sistema da água estar sempre limpo, o radiador desobstruído e por ai vai... a colocação de uma ventoinha elétrica no radiador do ar ajuda na ventilação e sempre verifique se o aclopamento viscoso está OK!
Abrs,
Sérjão
Ola pessoal,
primeiro agradecer as informacoes aqui postadas, gostaria de ter lido isso a 1 ano atras
enfim, vou contar um pouco da minha SW4 , quando comprei tinha acabado de ser feito o cabeçote, comprei tranquilo por estar "novo" o motor, hehehe, ingenuidade a minha, esquentou e trincou o cabeçote, eu fiz a retifica do cabeçote (agora ja sei que nao serve pra nada) hehe, e quase um ano depois, pimba, trincou de novo, fiz tudo de novo achando que eu tinha manuseado a viatura de forma errada e tudo pareceu correr como previsto, normal, so descobri a ineficiencia do radiador depois quando percebi que em esforços extremos ela subia a temperatura e nao estava perdendo agua e entao fui buscar informaçoes encontrei esse forum, tarde demais o que aconteceu agora nao li em nenhum relato nesse forum, em uma ou duas semanas ela bebeu o oleo ate o limite da vareta e começou a "bater saia"! pronto, agora to com os pistoes externos completamente arranhados e o bloco tambem, ao abrir descobri uma folga na bomba de oleo tambem, o mecanico disse que isso ocorreu por "Exesso de Torque" achei estranho.
Perguntas
1:o cabeçote vou ter que colocar um novo, apos esse começar a tomar agua, ou melhor fazer agora?
2:posso retificar o bloco ou vou ter problemas futuros?
3:sendo os pistoes e aneis novos da 2a retifica(foram 3 do cabeçote no total, a ultima fiz enchimento) o oleo estaria sendo consumido pelo cabeçote?(desculpe a minha ignorancia)
4:trocar o radiador eh regra pra mim agora, e o intercooler? vale a pena para aquecimento ou soh serve pra potencia?
5:Li que fiz besteira em dar aquela "viradinha" na bomba sem os devidos cuidados, intercooler por ex. (apenas uma constataçao)
6:tenho dificuldade em lavar o radiador (apos lama) pela presença do radiador de ar na frente, nunca fica bom, sera que eu poderia encontrar uma maneira de deslocar o radiador de ar para aliviar o do motor?, eu pensei em dividir ele e empilhar na horizontal atras do farol, colocar algumas ventuinhas e fazer uma entrada direcionada....
7: fazer uma saida de ar no capo para melhorar a saida do ar quente no compartimento do motor ajuda?
nao quero me livrar da minha viatura, ela eh muito boa, bonita e confortavel. lendo o forum percebo que tem solucao o problema.
Obrigado a todos.
franca_PE
24/06/2010, 19:11
amigos só gostaria de saber uma coisa. o marcador da temperatura ficando no meio do marcador é normal? ou teria que ficar abaixo pra que o motor trabalhase em uma temperatura ideal? minha viatura é uma SW4 98TD.
decarlifilho
24/06/2010, 20:23
Típico de Toyota, normalíssimo...
Dé Carli
SÉRGIO HOLANDA
25/06/2010, 14:22
Franca, como disse o DÉ Carli é normal e ainda pode se dar ao luxo de subir um pouco, ou seja passar do meio quando você estiver subindo a Serra das Russas em cima de 100km/h, quando for de Recife pra Bezerros.
amigos só gostaria de saber uma coisa. o marcador da temperatura ficando no meio do marcador é normal? ou teria que ficar abaixo pra que o motor trabalhase em uma temperatura ideal? minha viatura é uma SW4 98TD.
franca_PE
25/06/2010, 17:45
Agradeço a vcs. por tirar a duvida, iniciante sempre é assim fica com tudo que é duvida:razz:, Ai xara já que vc. é daqui de PE gostaria de saber se vc. sabe de loja que tenha peças originais ou de linha de montagem da Toyota que tenha um precinho legal, preciso de peças para o diferencial da minha SW4. Valeu Serjão espero te conhecer pessoalmente um dia ainda.
SÉRGIO HOLANDA
26/06/2010, 16:44
Franca, sempre às ordens! Qualquer dúvida aqui é o lugar e se quiser pode ligar - 9801-5277 ... Quem pode providenciar qualquer peça pra Toy é o Elias e o Robson, eles são os caras!!! anota ai: 3471-0845 ficam na Av. Recife, quase BV.
Abrs,
Sérjão
PS. quando tiver por recife dá uma ligada!
Agradeço a vcs. por tirar a duvida, iniciante sempre é assim fica com tudo que é duvida:razz:, Ai xara já que vc. é daqui de PE gostaria de saber se vc. sabe de loja que tenha peças originais ou de linha de montagem da Toyota que tenha um precinho legal, preciso de peças para o diferencial da minha SW4. Valeu Serjão espero te conhecer pessoalmente um dia ainda.
GalegoFerrari
27/06/2010, 18:28
Caro Serjão(olha a intimidade logo de cara:)), acompanho este tópico a um bom tempo e viajando pras bamdas de Minas conversei com um mecânico que me pareceu muito experiênte e ele me indicou fazer na Sw o sistema selado igual dos carros mais modernos(incluindo a propria SW4 com motor D4-D). Funcionaria da seguinte forma: o vaso de expansão não seria mais utilizado, sendo instalado um outro no cofre do motor, do gol ou similar, a mangueira q sai da tampa do radiador seria ligada neste novo vaso e uma segunda mangueira q sai do vaso seria ligada na mangueira inferior do radiador, a tampa do radiador não seria mais mexida e a verificação deveria ser através do novo vaso. A vantagem é que a observação através do novo reservatório seria a real, ou seja, se faltasse agua no sistema bastaria olhar o reservatório e repor evitando o problema de falta de vácuo causado pela tampa defeituosa do radiador por exemplo. Ele disse q dessa forma poderia aumentar um pouco a quantidade de agua do sistema e qualquer vazamento seria logo detectado. Comecei a pensar no assunto e vi que todos os carros mais modernos saem de fábrica já com o sistema selado, incluindo as novas caminhonetes toyota. Pesquisado aqui no forum discubri que alguns proprietários de CJs estavam fazendo esta adaptação com sucesso principalmente para carros de trilhas bem pesadas. Sou muito reservado quanto a adaptações e caso as faça tem de ser com muito critério e qualidade.
Pergunto, será que ele estava viajando na maionese ou faz algum sentido? Quais as vantagens e desvantagens desta adaptação?
Abraços.
SÉRGIO HOLANDA
27/06/2010, 23:00
Fala Galego!
Tranquilão, Sérjão foi apelido ganho aqui mesmo no fórum, então é Sérjão mesmo...:concordo::concordo::concordo:
Vamos lá...
Deixar o sistema selado não traz problemas, ou seja, desvantagens! Realmente a maior parte dos veículos vêem com sistema selado, que tem uma vantagem em relação ao aberto, se você fizer uma viagem, por exemplo, aos Andes e chegar a mais de 4 mil metros de altitude o ponto de ebulição é mais baixo e o veículo tende a esquentar e com ele fechado não terás esse problema. Eu particularmente não vejo problema na adaptação, agora, se o radiador ou mangotes estiverem "velhos" deverão ser trocados, pois com a pressão irão estourar.
Abrs,
Sérjão
Caro Serjão(olha a intimidade logo de cara:)), acompanho este tópico a um bom tempo e viajando pras bamdas de Minas conversei com um mecânico que me pareceu muito experiênte e ele me indicou fazer na Sw o sistema selado igual dos carros mais modernos(incluindo a propria SW4 com motor D4-D). Funcionaria da seguinte forma: o vaso de expansão não seria mais utilizado, sendo instalado um outro no cofre do motor, do gol ou similar, a mangueira q sai da tampa do radiador seria ligada neste novo vaso e uma segunda mangueira q sai do vaso seria ligada na mangueira inferior do radiador, a tampa do radiador não seria mais mexida e a verificação deveria ser através do novo vaso. A vantagem é que a observação através do novo reservatório seria a real, ou seja, se faltasse agua no sistema bastaria olhar o reservatório e repor evitando o problema de falta de vácuo causado pela tampa defeituosa do radiador por exemplo. Ele disse q dessa forma poderia aumentar um pouco a quantidade de agua do sistema e qualquer vazamento seria logo detectado. Comecei a pensar no assunto e vi que todos os carros mais modernos saem de fábrica já com o sistema selado, incluindo as novas caminhonetes toyota. Pesquisado aqui no forum discubri que alguns proprietários de CJs estavam fazendo esta adaptação com sucesso principalmente para carros de trilhas bem pesadas. Sou muito reservado quanto a adaptações e caso as faça tem de ser com muito critério e qualidade.
Pergunto, será que ele estava viajando na maionese ou faz algum sentido? Quais as vantagens e desvantagens desta adaptação?
Abraços.
GalegoFerrari
28/06/2010, 19:41
Pois é amigo fiquei realmente interessado nesta questão. Estou com uma dúvida, depois de ler o tópico quero fazer a limpeza do sistema de arrefecimento ( varetar radiador, verificar mangueiras em geral, válvula termostática, acoplamento viscoso, tampa do radiador e vaso de expansão, etc) e aqui na autorizada em Brasília o líquido para radiador que eles usam e me recomendaram é o orgânico( rosa) já diluído que usam a 100%, porém eu estava usando o Glaself da ELF (azul) na proporção de 2 litros e o restante de àgua, que será trocada obviamente depois do tópico por agua destilada. Ouvi dizer que o AC Delco é muito bom mas nâo sei a proporção. Qual seria o procedimento correto para esta revisão geral do sistema e qual o melhor aditivo e sua proporção e também qual a diferença desse orgânico para os outros?
PS.: Ainda não sei se o radiador é o original(fino) ou foi trocado, vou verificar qdo realizar o serviço, más a viatura se comporta normalmente, até porque o motor foi todo feito inclusive com troca de cabeçote.
[]´s
SÉRGIO HOLANDA
28/06/2010, 20:44
Galego...
O ideal seria 80% de água destilada e 20% de aditivo anticorrosivo... eu utilizo Toyota ou Texaco... mas qualquer um de qualidade pode ser usado, o ideal é todo ano fazer a troca.
Se seu radiador ainda for original eu sugiro a troca por um novo, a vida útil média desses radiadores é de 7 anos... menos se o ex-dono não cuidava.
A diferença é que teoricamente o orgânico tem muito mais resistência e não precisa ser trocado a cada ano, além de permitir que a temperatura de ebulição fique mais alta.
Abraços,
Sérjão
Pois é amigo fiquei realmente interessado nesta questão. Estou com uma dúvida, depois de ler o tópico quero fazer a limpeza do sistema de arrefecimento ( varetar radiador, verificar mangueiras em geral, válvula termostática, acoplamento viscoso, tampa do radiador e vaso de expansão, etc) e aqui na autorizada em Brasília o líquido para radiador que eles usam e me recomendaram é o orgânico( rosa) já diluído que usam a 100%, porém eu estava usando o Glaself da ELF (azul) na proporção de 2 litros e o restante de àgua, que será trocada obviamente depois do tópico por agua destilada. Ouvi dizer que o AC Delco é muito bom mas nâo sei a proporção. Qual seria o procedimento correto para esta revisão geral do sistema e qual o melhor aditivo e sua proporção e também qual a diferença desse orgânico para os outros?
PS.: Ainda não sei se o radiador é o original(fino) ou foi trocado, vou verificar qdo realizar o serviço, más a viatura se comporta normalmente, até porque o motor foi todo feito inclusive com troca de cabeçote.
[]´s
GalegoFerrari
29/06/2010, 18:33
Então após a limpeza do sistema posso colocar apenas o orgânico diluído? Voltando ao assunto anterior, no caso da adaptação do sistema selado os sensores de temperatura podem ficar como estão(os originais) utilizando apenas a leitura original do painél ou deve-se adaptar um outro.
Obrigado e desculpe o abuso.
[]´s
SÉRGIO HOLANDA
29/06/2010, 21:09
Galego,
Pode colocar o orgânico na proporção indicada pelo fabricante.
Pode sim manter o sensor original, sem problema, você só precisaria trocar se fosse um sensor com alarme, que não é o caso.
Abuso nada... vamos conversando!
Sérjão
Então após a limpeza do sistema posso colocar apenas o orgânico diluído? Voltando ao assunto anterior, no caso da adaptação do sistema selado os sensores de temperatura podem ficar como estão(os originais) utilizando apenas a leitura original do painél ou deve-se adaptar um outro.
Obrigado e desculpe o abuso.
[]´s
GalegoFerrari
30/06/2010, 21:59
Pois é amigo o pessoal da autorizada indica colocar 100% do fluido orgânico diluído que já vem pronto para uso. Como vou varetar o radiador e limpar todo o sistema estou mesmo pensando em colocar este produto e trocar a cada ano e meio, no máximo 2 anos.
[]´s
yuridocampeche
06/07/2010, 22:35
Olá Sérgio, como vão as aventuras, vi seus filmes no youtube sobre a travessia da transamazônica e fiquei de cara ... hehehe
Olha, instalei o termômetro com alarme na minha SW4 2000, ficou beleza.
Instalei o sensor nequele bujão de 'sangria" da água do radiador e o mostrador num lugar no painel que parecia ter sido feito pra isso. Para instalar o sensor perfurei o bujão com broca de aço nº8 até quase atravesar, ficou uma parede de cerca de 1 mm de espessura, isso por que não queria correr o risco de haver vasamento pelo buraco do sensor, mesmo ficando bem justo.
O equipamento foi comprado aqui em SC de uma empresa do interior, pedi pra eles instalarem junto um voltímetro de LED. Esse termômetro tem também uma saída configurável para acionamento de uma cigarra para alarme a partir de uma temperatura ajustável.
Fixei a temperatura limite em 89ºC, a temperatura monitorada do motor em funcionamento fica em torno de 80ºC. Liguei o aparelho no isqueiro assim sempre que viro a chave ele liga e vice-versa.:-D
Seguem as fotos.
Isso Yuri... não use o sensor original... eu utilizava um no bloco do motor, ai ele me dava a temp da água no bloco e com isso me alertava antes da temp subir, entende? então eu sabia que no bloco a temp estava X e se mantivesse o rítmo ela subiria.
Local: No bloco do motor existe um bujão para esgotar a água do motor, então você retira esse bujão e coloca ali o sensor... ai você vai escolhendo que sensor que tenha a mesma rosca, além da faixa de temp a ser lida.
Outro equipamento idela é um alarme da pressão do óleo, ou seja, se a pressão cair ele te avisa, ai pode ser ligado direto ao sensor do óleo mesmo.
Abraços,
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
11/07/2010, 07:45
Grande Yuri...
ficou show... é importante este alarme de temp para evitar problemas... tá bem discreto o local e agora a segurança e total... você teria como colocar o contato para a compra do equipamento para quem quiser adquirir aqui no fórum... tem site?
Abração e fico aguardano sua ida na Transamazônica... vamos nessa??? :dance::dance::dance:
Abração,
Sérjão
Olá Sérgio, como vão as aventuras, vi seus filmes no youtube sobre a travessia da transamazônica e fiquei de cara ... hehehe
Olha, instalei o termômetro com alarme na minha SW4 2000, ficou beleza.
Instalei o sensor nequele bujão de 'sangria" da água do radiador e o mostrador num lugar no painel que parecia ter sido feito pra isso. Para instalar o sensor perfurei o bujão com broca de aço nº8 até quase atravesar, ficou uma parede de cerca de 1 mm de espessura, isso por que não queria correr o risco de haver vasamento pelo buraco do sensor, mesmo ficando bem justo.
O equipamento foi comprado aqui em SC de uma empresa do interior, pedi pra eles instalarem junto um voltímetro de LED. Esse termômetro tem também uma saída configurável para acionamento de uma cigarra para alarme a partir de uma temperatura ajustável.
Fixei a temperatura limite em 89ºC, a temperatura monitorada do motor em funcionamento fica em torno de 80ºC. Liguei o aparelho no isqueiro assim sempre que viro a chave ele liga e vice-versa.:-D
Seguem as fotos.
feitosac
12/07/2010, 00:59
Pessoal, adquiri minha SW4 2001 a 15 dias , e com relação as precauções sobre "Ferver" pergunto, as mangueiras do radiador e duas que acho que vão pro ar quente estão aparentemente boas, não estao estufadas nem trincadas, troquei a agua do radiador e não tinha ferrugem, existe a necessidade de trocar estas mangueiras pelo carro ja ter 9 anos e 110.000 km ????????? qual a durabilidade delas ????
Abraços a todos.
Carlos Feitosa.
SÉRGIO HOLANDA
12/07/2010, 20:39
Carlos...
primeiramente parabéns pela viatura... carrão!!! Se as mangueiras estão visualmente boas não tem porque trocar, não existe uma data especifica de troca... vai durar de acordo com a manutenção dada!
Abrs,
Sérjão
Pessoal, adquiri minha SW4 2001 a 15 dias , e com relação as precauções sobre "Ferver" pergunto, as mangueiras do radiador e duas que acho que vão pro ar quente estão aparentemente boas, não estao estufadas nem trincadas, troquei a agua do radiador e não tinha ferrugem, existe a necessidade de trocar estas mangueiras pelo carro ja ter 9 anos e 110.000 km ????????? qual a durabilidade delas ????
Abraços a todos.
Carlos Feitosa.
feitosac
12/07/2010, 22:56
Valeu Sérjão pelas instruções.
Abraços.
yuridocampeche
13/07/2010, 13:27
:) Olá Sérgio, gostei mesmo da solução.
Esqueci de colocar a última foto da instalação, não ficou fios aparentes.
A empresa é daqui do estado de SC, eles fazem várias adptações mas aí vai encarecendo.
Olha o link do termômetro:http://www.logicashop.com/sessoes.asp?id=40&categoria=153
Abraço.
Grande Yuri...
ficou show... é importante este alarme de temp para evitar problemas... tá bem discreto o local e agora a segurança e total... você teria como colocar o contato para a compra do equipamento para quem quiser adquirir aqui no fórum... tem site?
Abração e fico aguardano sua ida na Transamazônica... vamos nessa??? :dance::dance::dance:
Abração,
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
13/07/2010, 14:51
Isso ai... posta a foto como ficou e valeuzz pelo link!
Abrs,
Sérjão
:) Olá Sérgio, gostei mesmo da solução.
Esqueci de colocar a última foto da instalação, não ficou fios aparentes.
A empresa é daqui do estado de SC, eles fazem várias adptações mas aí vai encarecendo.
Olha o link do termômetro:http://www.logicashop.com/sessoes.asp?id=40&categoria=153
Abraço.
yuridocampeche
13/07/2010, 19:34
Ô Serjão não coloca idéia na minha cabeça não .:twisted::twisted:.. hehe .. isso é empreitada pra peixe grande :rolleyes:, ou mais experiente hehehe.
Tenho muito que aprender , ainda não fiz meu batismo de lama, mas seria um grande sonho um dia fazê-lo.
Valeu pelo convite mesmo assim.
Grande abraço.
YUri :)
Grande Yuri...
Abração,
Sérjão
Prezados.
Estou lendo este fórum desde o seu início, estou na página 14, e estou achando muito interessante as postagens, parabenizo a todos. Estou comprando uma Hilux SW4 1997 com 214000km, vou ser o 4° dono, o antigo pegou ela com 50000km e conheceu os dois primeiros. Sempre fez todas as manutenções, eu o conheço e sei que ele as fez. Tenho as seguintes perguntas:
1 – O motor 1KZ TD é ruim? Pelo que li ele é de origem Australiana, é verdade?
2 – Este motor 5L, 3.0 é o melhor?
3 – Onde vejo as especificações do motor?
3 – O melhor radiador é o de 11’ na medida externa?
4 – Onde faço esta medida?
5 – Qual é o melhor modelo de pneu para este carro?
6 – Qual é o consumo normal deste carro, com o motor 1KZ TD e com o 5L, 3.0?
7 – Qual é a duração média de um motor deste?
Agradeço a atenção de todos .
Hugo Klein
SÉRGIO HOLANDA
13/09/2010, 16:59
Opa Hugo, bem vindo e parabéns pela viatura... deixa eu tentar responder algumas das tuas perguntas.
1 - Não, não é ruim... pode ser menos resistente que os modelos com cabeçote de ferro, como todos os motores diesel com cabeçotes de alumínio.
2 - é bem forte, sem falar que por não ter turbo a durabilidade é bem maior, mas não tem esse modelo na SW4
3 - pelo ano da sua viatura e se for ainda o radiado original é melhor trocar, peça um do modelo da SW4 2000 em diante.
4 - em cima dele mesmo
5 - depende do seu uso, mas o indicado é o 235/70R15 para esse ano, mas pode usar um 255/70R15 tranquilo.
6 - Olha, como disse o 5L não tem na SW4, então sendo o 1kzt, estando com filtros novos, bico e bomba limpos faz tranquilamente 11-12km/l
7 - isso depende do uso e da manutenção, já vi abrir bico motor desse com 100mil km e outros que já passaram dos 400 mil km.
Abrs,
Sérjão
Prezados.
Estou lendo este fórum desde o seu início, estou na página 14, e estou achando muito interessante as postagens, parabenizo a todos. Estou comprando uma Hilux SW4 1997 com 214000km, vou ser o 4° dono, o antigo pegou ela com 50000km e conheceu os dois primeiros. Sempre fez todas as manutenções, eu o conheço e sei que ele as fez. Tenho as seguintes perguntas:
1 – O motor 1KZ TD é ruim? Pelo que li ele é de origem Australiana, é verdade?
2 – Este motor 5L, 3.0 é o melhor?
3 – Onde vejo as especificações do motor?
3 – O melhor radiador é o de 11’ na medida externa?
4 – Onde faço esta medida?
5 – Qual é o melhor modelo de pneu para este carro?
6 – Qual é o consumo normal deste carro, com o motor 1KZ TD e com o 5L, 3.0?
7 – Qual é a duração média de um motor deste?
Agradeço a atenção de todos .
Hugo Klein
Valeu Sérjão, além de bem rápida, a resposta clareou bastante.
Grande abraço.
yuridocampeche
15/09/2010, 13:56
Olá Sérgio, aproveitando o gancho do colega Hugo, pergunto: Tem como medir a pressão dos cilindros da minha sw4 que já está com 330.000 rodados?? Em carro a gasolina a gente tira as velas e faz a medida.
No diesel como faz?? Me disseram que tirar o bico dá problema.
Sei que meu motor está bom pois não sai fumaça pela entrada do óleo nem fumaça branca pelo escapamento, a não ser quando numa retomada eu acelero numa marcha longa mas estou em baixa velocidade (aquela bobeira) aí sai uma fumacinha branca, mas acelerando normal e até forte não tem nada.
Porém gostaria de saber o real estado do motor ... tem como saber??
Minha média de consumo também é boa, em torno de 11 no asfalto (média de 100km/h) e 10 na cidade.
Agradeço a todos os depoentes ... hehehe:dance:
Opa Hugo, bem vindo e parabéns pela viatura... deixa eu tentar responder algumas das tuas perguntas.
1 - Não, não é ruim... pode ser menos resistente que os modelos com cabeçote de ferro, como todos os motores diesel com cabeçotes de alumínio.
2 - é bem forte, sem falar que por não ter turbo a durabilidade é bem maior, mas não tem esse modelo na SW4
3 - pelo ano da sua viatura e se for ainda o radiado original é melhor trocar, peça um do modelo da SW4 2000 em diante.
4 - em cima dele mesmo
5 - depende do seu uso, mas o indicado é o 235/70R15 para esse ano, mas pode usar um 255/70R15 tranquilo.
6 - Olha, como disse o 5L não tem na SW4, então sendo o 1kzt, estando com filtros novos, bico e bomba limpos faz tranquilamente 11-12km/l
7 - isso depende do uso e da manutenção, já vi abrir bico motor desse com 100mil km e outros que já passaram dos 400 mil km.
Abrs,
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
15/09/2010, 15:54
Fala Yuri...
Tem sim, é só utilizar o equipamento para medir pressão em motor diesel, calibração um pouco diferente do gasolina... e o local para aferir essa pressão é o da vela aquecedora, retira ela e mede.
Essa fumaça ai que sai é por queima errada, você deveria reduzir, por não reduzir injeta combustível em demasia e ele não chega a queimar por completo devido a pressão menor pela marcha mais elevada, o motor trabalha 'mole'.
A melhor forma de saber como está o motor é tirar o mangote do suspiro do óleo, se tiver saindo fumaça por ali, cachimbando, é hora de fazer o motor, no mais é usar e trocar óleos e filtros.
Abrs,
Sérjão
Olá Sérgio, aproveitando o gancho do colega Hugo, pergunto: Tem como medir a pressão dos cilindros da minha sw4 que já está com 330.000 rodados?? Em carro a gasolina a gente tira as velas e faz a medida.
No diesel como faz?? Me disseram que tirar o bico dá problema.
Sei que meu motor está bom pois não sai fumaça pela entrada do óleo nem fumaça branca pelo escapamento, a não ser quando numa retomada eu acelero numa marcha longa mas estou em baixa velocidade (aquela bobeira) aí sai uma fumacinha branca, mas acelerando normal e até forte não tem nada.
Porém gostaria de saber o real estado do motor ... tem como saber??
Minha média de consumo também é boa, em torno de 11 no asfalto (média de 100km/h) e 10 na cidade.
Agradeço a todos os depoentes ... hehehe:dance:
yuridocampeche
15/09/2010, 16:38
Fala Yuri...
Tem sim, é só utilizar o equipamento para medir pressão em motor diesel, calibração um pouco diferente do gasolina... e o local para aferir essa pressão é o da vela aquecedora, retira ela e mede.
Essa fumaça ai que sai é por queima errada, você deveria reduzir, por não reduzir injeta combustível em demasia e ele não chega a queimar por completo devido a pressão menor pela marcha mais elevada, o motor trabalha 'mole'.
A melhor forma de saber como está o motor é tirar o mangote do suspiro do óleo, se tiver saindo fumaça por ali, cachimbando, é hora de fazer o motor, no mais é usar e trocar óleos e filtros.
Abrs,
Sérjão
Onde fica esse tal de mangote do suspiro do óleo?? Grato.
SÉRGIO HOLANDA
15/09/2010, 17:07
Na tampa do cabeçote...
Onde fica esse tal de mangote do suspiro do óleo?? Grato.
yuridocampeche
15/09/2010, 18:55
Serjão, vi em outro tópido que o condensador do ar condicionado do uno mille dá pra usar na sw4 ... é vero??
é esse o mangote (vide seta na foto anexa)
abraço e obrigado.
SÉRGIO HOLANDA
15/09/2010, 20:52
Yuri...
é esse mangote ai mesmo da seta que você fez.
sim, mas atualmente é o do modelo Palio (tubulação dupla) pois somente alguns Unos tinham esse modelo de núcleo evaporador... expliquei melhor no outro tópico que você perguntou: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1257154&posted=1#post1257154
Abrs,
Sérjão
Serjão, vi em outro tópido que o condensador do ar condicionado do uno mille dá pra usar na sw4 ... é vero??
é esse o mangote (vide seta na foto anexa)
abraço e obrigado.
yuridocampeche
16/09/2010, 13:55
Yuri...
é esse mangote ai mesmo da seta que você fez.
sim, mas atualmente é o do modelo Palio (tubulação dupla) pois somente alguns Unos tinham esse modelo de núcleo evaporador... expliquei melhor no outro tópico que você perguntou: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1257154&posted=1#post1257154
Abrs,
Sérjão
Valeu mesmo Serjão, perguntei no outro tópico sobre a possibilidade de soldar o evaporador.
Abraço Toyoteiro.
SÉRGIO HOLANDA
16/09/2010, 15:43
Dependendo do local pode se soldar sim, mas lembre que ele furou pelo desgaste de uso e vai acontecer novamente, então melhor comprar outro e trocar... vai passar alguns anos sem ter problemas.
abrs,
Sérjão
Valeu mesmo Serjão, perguntei no outro tópico sobre a possibilidade de soldar o evaporador.
Abraço Toyoteiro.
Amigos, sou novo por aqui e queria saber se nas Hilux SW4 1999 tem risco de acontecer esse tipo de problema no cabeçote, porque estou com uma em vista e pretendo comprar uma carro para não me encomodar, rsrsrsrs.:) Porque se tiver esse risco eu vou encarar uma Pajero GLS-B 2.8 1999. Obrigado! 8)
moswaldo
10/11/2010, 16:12
Nossa Pajero GLS-B 2.8 1999 !!!! Que coragem !!!
yuridocampeche
13/12/2010, 18:17
Grande Serjão ...
Primeiramente em resposta ao questionamentos anteriores informo que felizmente tratavase apenas de falta de gás ... aparentemente pelo pouco uso no inverno o gás se esvaiu pelas juntas do sistema ... palavras do técnico de refrigeração que me atendeu aqui em Floripa.
Grato pela assistência assim mesmo. Pergunto ... troco meu óleo de motor a cada 5.000, mas dessa vez passei 1.000km, fui verificar a vareta e estava na marca mínima, fiz uma reposição de um litro pois precisava viajar e não tinha tempo para a troca ... depois de colocar 1 litro o óleo ficou quase na marca superior.Isso é normal, qual o consumo de óleo nesse motor 1KZT 3.0 TD. Um litro a cada 5.000 ou 6.000 é normal??
Grande abraço Toyoteiro e obrigado.
SÉRGIO HOLANDA
13/12/2010, 19:39
Beleza Yuri!
Rapa não se preocupe é normal sim, embora esses motores não gostam de beber óleo, mas a própria Toyota informa que beber 1 litro em 5mil km é mais do que normal. E tem a questão que as vezes motor esconde óleo,, por isso é bom verificar no começo do dia, com o veículo frio.
Forte abraço,
Sérjão
Grande Serjão ...
Primeiramente em resposta ao questionamentos anteriores informo que felizmente tratavase apenas de falta de gás ... aparentemente pelo pouco uso no inverno o gás se esvaiu pelas juntas do sistema ... palavras do técnico de refrigeração que me atendeu aqui em Floripa.
Grato pela assistência assim mesmo. Pergunto ... troco meu óleo de motor a cada 5.000, mas dessa vez passei 1.000km, fui verificar a vareta e estava na marca mínima, fiz uma reposição de um litro pois precisava viajar e não tinha tempo para a troca ... depois de colocar 1 litro o óleo ficou quase na marca superior.Isso é normal, qual o consumo de óleo nesse motor 1KZT 3.0 TD. Um litro a cada 5.000 ou 6.000 é normal??
Grande abraço Toyoteiro e obrigado.
yuridocampeche
13/12/2010, 23:58
Que alívio hehehe :lol:... pois sabe que pensei nessa possibilidade do motor estar escondendo óleo, na ocasião o frentista olhou a vareta numa parada para abastecimento. De qualquer forma fico mais tranquilo. A propósito qual óleo tem melhor custo benefício? precisa trocar o filtro de combustível a cada duas trocas de óleo ou maior intervalo? E o filtro de óleo também fica nesse intervalo? Faço a troca dos dois a cada duas trocas de óleo ... fica caro, seria um desperdício??
Valeu Serjão.:razz::dance:
E seguimos rodando:cool:.
SÉRGIO HOLANDA
14/12/2010, 00:25
tá vendo, mediu sem esperar o óleo descer... rsrsrs
Olha, ainda acho o Castrol o melhor, mas o BR tem um bom custo/beneficio e segundo meu amigão Engels (que é da PB) o óleo é muito bom e pode rodar 8mil km sem mudar suas características e o homi entendi muito do que fala.
eu sempre troco óleo e filtro a cada 5mil km... filtro de combustível a cada 10mil km, mas é bom a cada 5milkm olhar se está muito sujo.
acho que vale a pena trocar óleo e filtro, sei que doí um pouco no bolso, mas se pensamos em manter por longos anos nossos veículos em nossas mãos vale cada centavo.
Vamos que vamos!!!
Abrs,
Sérjão
Que alívio hehehe :lol:... pois sabe que pensei nessa possibilidade do motor estar escondendo óleo, na ocasião o frentista olhou a vareta numa parada para abastecimento. De qualquer forma fico mais tranquilo. A propósito qual óleo tem melhor custo benefício? precisa trocar o filtro de combustível a cada duas trocas de óleo ou maior intervalo? E o filtro de óleo também fica nesse intervalo? Faço a troca dos dois a cada duas trocas de óleo ... fica caro, seria um desperdício??
Valeu Serjão.:razz::dance:
E seguimos rodando:cool:.
yuridocampeche
14/12/2010, 12:41
Opa ... valeu!!
Tu falou em verificar se o filtro de diesel está sujo ... como se faz isso? Ele é blindado, sei que tem uma bóia para avisar quando o filtro tá cheio de água mas só.:pipoca:
Valeu e seguimos rodando.
file:///C:/DOCUME%7E1/Admin/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpgfile:///C:/DOCUME%7E1/Admin/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpghttp://www.gifmania.com.pt/carros/jeeps/gif_96_04.gif
SÉRGIO HOLANDA
15/12/2010, 09:15
Basta tirar ele da base, abrir o 'fundo' :mrgreen::mrgreen::mrgreen: e quando ele está sujo no fundo mesmo você observa a sujeira, sendo demasiada é bom trocar.
Vamos que vamos!!!
Sérjão
Opa ... valeu!!
Tu falou em verificar se o filtro de diesel está sujo ... como se faz isso? Ele é blindado, sei que tem uma bóia para avisar quando o filtro tá cheio de água mas só.:pipoca:
Valeu e seguimos rodando.
file:///C:/DOCUME%7E1/Admin/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpgfile:///C:/DOCUME%7E1/Admin/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpghttp://www.gifmania.com.pt/carros/jeeps/gif_96_04.gif
yuridocampeche
15/12/2010, 14:00
:concordo: ... BLZ, vou verificar em casa então.
Valeu mais uma vez.
yuridocampeche
16/12/2010, 19:14
Basta tirar ele da base, abrir o 'fundo' :mrgreen::mrgreen::mrgreen: e quando ele está sujo no fundo mesmo você observa a sujeira, sendo demasiada é bom trocar.
Vamos que vamos!!!
Sérjão
Olá Sergio, vi comentários sobre um chip de potencia o PowerBox da TDC, que aumenta a potência do motor diesel, esse chip é vendido no mercado livre e no ebay, tu conhece esse artefato??
Abraço Toyoteiro.
Vai o link do fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82365
SÉRGIO HOLANDA
16/12/2010, 20:00
Rapa... esse ai eu nunca vi nem escutei falar...
conheço outras marcas, mas esta ai não tenho a menor informação
Abrs,
Sérjão.
;
Olá Sergio, vi comentários sobre um chip de potencia o PowerBox da TDC, que aumenta a potência do motor diesel, esse chip é vendido no mercado livre e no ebay, tu conhece esse artefato??
Abraço Toyoteiro.
Vai o link do fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82365
pessoal, lendo aqui no forum, uma das recomendações é ver a "chaleira" do radiador da sw4 pra saber se houve troca, alguem tem uma foto que identifique essa peça..estou iniciando agora em 4x4 toyota e ainda estou aprendendo, o que esse forum tem ajudado bem
A chaleira do radiador é a parte superior do mesmo, onde fica o bocal com a tampa.
Um abraço, Delfim Bouças.
SÉRGIO HOLANDA
05/01/2011, 20:13
E se for ainda a original é de plástico, se for de metal já foi trocada... ou então o radiador já é outro.
A chaleira do radiador é a parte superior do mesmo, onde fica o bocal com a tampa.
Um abraço, Delfim Bouças.
elmestizo
04/02/2011, 17:28
Ops...
E ai.. alguém já chegou a alguma boa conclusão?
marlucio neiva
10/02/2011, 18:43
E se for ainda a original é de plástico, se for de metal já foi trocada... ou então o radiador já é outro.
Sérgio,
Se não me engano você afirmou que havia chipado uma Hilux do modelo novo que você tinha, parece-me que com o Powerchip. Pergunto:
1 - como ficou, em termos de torque e potência ? No site da Nascarchips tem resultados para este motor D4D: aquela regulagem irá forçar o motor ou dá pra usar sem problema (estou falando da AT);
2 - ficou andando bem mesmo ou é conversa fiada ?
3 - Vale a pena chipar para andar na faixa dos 140 km/h ?
4 - Vou ganhar muita agilidade em trânsito urbano? e na estrada ?
5 - Vai piorar ou melhorar o consumo ?
Que bombardeio, hein ? Mas como sei que você gosta de ajudar, estou explorando. Grande abraço e mais uma vez sou devedor. Marlúcio.
SÉRGIO HOLANDA
11/02/2011, 10:30
Opa Marlucio!
Era Unichip e instalei na própria Toyota para não perder garantia, visto que o carro era zero km... isso em 2005, quando comprei a SRV em seu lançamento.
Vamos lá:
1 - Olha, você pode pedir uma programação adequada a sua necessidade, a minha era power-full-plus-fodendo! rsrsrs... ou seja, deu no dina (depois vejo se acho o papel) 204 ou 207 cv se não me engano, enquanto o fornecedor afirmava que daria 196cv... muito torque, muita potência... no AT ela muda de marcha bem mais cedo, devido ao torque, e com isso fica bem mais economica.
2 - Ficou andando muiiiito... antes de chipar, fiz isso após amaciar o motor, ou seja, 3 semanas depois de comprada e ter rodado 6 mil km... antes de chipar ela chegava rápido aos 160 e mais devagar aos 180 e VDO era demorado. Depois chegava aos 180 rapidinho e dava VDO no mesmo tempo que levava pra dar 180... além disso a arrancada era muito forte. Na estrada deixava pra trás Golf, Astra e outrso 2.0 como se eles estivessem devagar.
3 - Sim vale, pois você vai andar a 140 com o motor mais folgado e ai mais econômico, sem falar que na hora que pisar ela vai sair dos 140 rapidinho. Para quem anda normal chipando o carro fica mais econômico e mais seguro nas ultrapassagens.
4 - sim, muita mesmo, pois seu torque, que é o que importa, vai subir muito!
5 - hehehe... depende! se andar normal, sem ficar estigado com a nova performance vai ficar em média 5 a 10% mais economica, mas se pisar pra andar o tempo todo rasgando vai beber, mas de modo geral ela fica mais economica até pisando.
Vamos que vamos!!
No que eu puder ajudar, to aqui!
Sérjão
Sérgio,
Se não me engano você afirmou que havia chipado uma Hilux do modelo novo que você tinha, parece-me que com o Powerchip. Pergunto:
1 - como ficou, em termos de torque e potência ? No site da Nascarchips tem resultados para este motor D4D: aquela regulagem irá forçar o motor ou dá pra usar sem problema (estou falando da AT);
2 - ficou andando bem mesmo ou é conversa fiada ?
3 - Vale a pena chipar para andar na faixa dos 140 km/h ?
4 - Vou ganhar muita agilidade em trânsito urbano? e na estrada ?
5 - Vai piorar ou melhorar o consumo ?
Que bombardeio, hein ? Mas como sei que você gosta de ajudar, estou explorando. Grande abraço e mais uma vez sou devedor. Marlúcio.
Lewis Sw4
11/02/2011, 10:53
Marlucio,
tenho uma sw4 2007 , chipada pelo Reiko , as palavras do Sergio sao as minhas , vale apena !!
Opa Marlucio!
Era Unichip e instalei na própria Toyota para não perder garantia, visto que o carro era zero km... isso em 2005, quando comprei a SRV em seu lançamento.
Vamos lá:
1 - Olha, você pode pedir uma programação adequada a sua necessidade, a minha era power-full-plus-fodendo! rsrsrs... ou seja, deu no dina (depois vejo se acho o papel) 204 ou 207 cv se não me engano, enquanto o fornecedor afirmava que daria 196cv... muito torque, muita potência... no AT ela muda de marcha bem mais cedo, devido ao torque, e com isso fica bem mais economica.
2 - Ficou andando muiiiito... antes de chipar, fiz isso após amaciar o motor, ou seja, 3 semanas depois de comprada e ter rodado 6 mil km... antes de chipar ela chegava rápido aos 160 e mais devagar aos 180 e VDO era demorado. Depois chegava aos 180 rapidinho e dava VDO no mesmo tempo que levava pra dar 180... além disso a arrancada era muito forte. Na estrada deixava pra trás Golf, Astra e outrso 2.0 como se eles estivessem devagar.
3 - Sim vale, pois você vai andar a 140 com o motor mais folgado e ai mais econômico, sem falar que na hora que pisar ela vai sair dos 140 rapidinho. Para quem anda normal chipando o carro fica mais econômico e mais seguro nas ultrapassagens.
4 - sim, muita mesmo, pois seu torque, que é o que importa, vai subir muito!
5 - hehehe... depende! se andar normal, sem ficar estigado com a nova performance vai ficar em média 5 a 10% mais economica, mas se pisar pra andar o tempo todo rasgando vai beber, mas de modo geral ela fica mais economica até pisando.
Vamos que vamos!!
No que eu puder ajudar, to aqui!
Sérjão
marlucio neiva
11/02/2011, 11:28
Muito obrigado Sérgio e Leandro, vocês ajudaram muito.
Prezados, bom dia.
Sou mais um proprietário com o problema no cabeçote. "SW4-99-1Kzt". Já coloquei anteriormente em outro tópico, detalhes do inicio do problema, mas agora realmente estamos na fase de partir para a troca dos componentes envolvidos.
Resumindo o histórico do carro: Comprado com 183K km, de único dono e com todas as revisões feitas em concessionária até os 160K km. Revisada por mim na compra na Sollo4wd, inclusive com a varetagem do radiador.
Rodou por estradas quentes cerca de 5k Kmcom mais de 1k Km por dia sem problemas. No trânsito em SP, 190K km, teve um primeiro esquente, que me deixou desesperado. Mas após dúvidas, esclarecimentos aqui do fórum e visita ao mecânico, decidiu-se pela substituição da tampa do radiador e a instrução ao novato aqui sobre como preencher o reservatório.
Realmente o carro passou a se comportar como novo no trânsito urbano. Nada baixava mais. Tenho isto tudo planilhado. Mas após 3hs e 217km na Dutra, a 110-120-130 km/h, o problema voltou a se manifestar, de forma mais forte inclusive. :putz:
Etapa atual: Foi levado o cabeçote para avaliação: Trinca. Vou substituir.
O motivo de retomar o tópico aqui são as dúvidas que surgiram para esta etapa:
Li no tópico que podemos colocar o cabeçote do "1kzt-E" no motor "1Kzt". É realmente póssível?
Se sim: Alguma recomendação técnica especial para esta alteração?
Li no tópico que até o torque dos parafusos tem que ser específico. Alguém possui esta medida? Fico com receio de gastar nas peças e pecar na montagem.
Lista de substituição. Apesar de muito itens não apresentarem problemas aparentes, como vou zerar o cabeçote, os que se relacionam com o mesmo, pretendo também trocar. Segue a lista e se alguém puder contribuir com algo, fico agradecido:
Codigo QTDE - Descrição dos produtos
16100-69356 1 -Bomba dagua
90916-03118T 1 - Valvula term
13711-54020 4 - Valvula admissão
13715-67020 4 - Valvula escape
90504-49001T 8 - Mola valvula
90913-03014T 8 - Trava valvula
04111-67025 1 - kit juntas, retentores
11101-69126 1 - Cabeçote
90910-02112T 18 - Parafuso cabeçote
Além dos itens acima, apesar do mecânico informar que o mesmo não apresentar problemas, vou substituir o radiador, por um visconde - nao sei ainda o modelo- E vou acrescentar tb o termômetro de mercúrio. Gato escaldado, já viram...
Desculpem o email longo. Mas ficarei agradecido se os mais experientes puderem me ajudar nesta etapa.
Muito obrigado,
JL
Atualizando informações:
Segundo a revenda Imperio, o cabeçote PARALELO da 98-2002, são iguais, sendo o motor 1kzt ou 1kzte.
A minha questão fica agora com os cabeçotes originais: Será que também o são? Estou pensando se vale a pena colocar o original ou o paralelo. 50% do valor e sem esta certeza de serem os mesmos ou não... prefiro o que possuir maior "malha" de refrigeração.
obs:Agradeço publicamente aos que me responderam em PVT.
Att,
JL
marcelo de lima oliveira
27/03/2011, 00:33
Hoje sai com minha Hilux 99 turbo diesel de Sao Paulo para Campinas. Estava muito calor e andando de 110 a 120km/h o carro aqueceu um pouco mais do que devia (o ponteiro da temperatura chegou a 3/5) com rotacao de quase 3 mil giros. Aliviei o pe e no restante da viagem nao houve problemas! Retornei no mesmo ritmo para Sao Paulo a noite e nao houve aumento significativo da temperatura (as vezes o ponteiro ficava levemente acima do meio).
O nivel da agua nao baixou, o reservatorio estava um pouco mais cheio do que deixei (um dedo acima).
Recentemente troquei o liquido de arrefecimento colocando o original da Toyota! Sera que e cabecote? Sera que se trata so de problemas no arrefecimento como uma valvula termostatica desgastada?
feitosac
28/03/2011, 00:09
Marcelo,
Como voce trocou o liquido recentemente, será que nao tem ar no sistema ???? faz uma sangria pra ver se sai ar, dependendo da Km do carro vale a pena trocar a valvula e a tampa do radiador.
Abraços.
marcelo de lima oliveira
28/03/2011, 22:04
A tampa e praticamente nova, ou aparenta ser nova. O que reparei com o carro parado e que a agua do reservatorio baixou um pouco (coisa de um dedo abaixo do meio do reservatorio).
decarlifilho
31/03/2011, 16:56
Outra hipótese é a válvula termostática estar meio "engripada" e, com a colocação do novo aditivo e com o aquecimento, ela destravou.
Quando eu comprei a minha SW, a primeira coisa que eu fiz foi trocar a válvula termostática e a tampa do radiador e as duas peças foram compradas na concessionária...
Parece que existem 3 tipos de tampas com pressões destintas...
Quando fui comprar a minha, pediram o n. do chassi para que podessem checar qual pressão era a original...
Dé Carli
marcelo de lima oliveira
31/03/2011, 23:50
Pois e, o radiador da minha sw nao e original.
vetelston
02/04/2011, 17:58
Verifique tb o acoplamento viscoso da helice do radiador.
Mazzaropi
19/04/2011, 07:42
:? esse problema de aquecimeto não é endêmico?
Hoje sai com minha Hilux 99 turbo diesel de Sao Paulo para Campinas. Estava muito calor e andando de 110 a 120km/h o carro aqueceu um pouco mais do que devia (o ponteiro da temperatura chegou a 3/5) com rotacao de quase 3 mil giros. Aliviei o pe e no restante da viagem nao houve problemas! Retornei no mesmo ritmo para Sao Paulo a noite e nao houve aumento significativo da temperatura (as vezes o ponteiro ficava levemente acima do meio).
O nivel da agua nao baixou, o reservatorio estava um pouco mais cheio do que deixei (um dedo acima).
Recentemente troquei o liquido de arrefecimento colocando o original da Toyota! Sera que e cabecote? Sera que se trata so de problemas no arrefecimento como uma valvula termostatica desgastada?
adrianomoenster
19/04/2011, 09:24
por experiência....
Se não baixou nada de água é quase impossível o cabeçote ter trincado, provável que seja outra coisa.
Na dúvida arranque fora aquela válvula - isso serve pra regiões muito frias e no carro a diesel aqui no brasil não faz quase efeito nenhum no desempenho, pelo contrário, se ela travar e trava mesmo seu cabeçote vai pro saco.
Todo maldito motor daquela geraçao 1kz#.... vai dar pau, alguns um pouco mais cedo outros mais tarde. O meu foi pro saco com uns 200 mil km.
Hoje tenho um mwm no troller, esse sim é que é motor. Abraços.
Marcelo_Taz
19/04/2011, 21:02
Boas Galera.
Não sei se algum de voces em algum momento do ano passado chegou a ver o minha Expedição Quase ao Fim do Mundo.
Não aconteceu, o motor pifou a 100km de Foz, em Eldorado, no dia 28 de dezembro.
Vamos começar do início.
- comprei a minha sw4 em novembro de 2006, único dono, 80 mil, fora um vinco na tampa traseira, carro OK. Levei o meu mecânico e aprovado, comprei.
- após troca de TODAS as correias, filtros, óleos, etc ...
- janeiro de 2007 fiz um curso de técnicas 4x4, e na semana seguinte com o grupo do curso planejamos ir até Arraial do Cabo.
- em Saquarema o carro começou a ferver, parei, descansei, saímos da areia abortando o evento. Após uma parada na casa de amigos retornamos para o RJ.
- durante meses minha esposa andava 3 vezes por semana uns 400 km e nem aquecia.
- a partir de umas viagem para MG ele começou a aquecer, eu diminuia a velocidade e a temperatura ia diminuindo.
- após algumas viagens resolvi pesquisar a causa, 1/3 do radiador colado, o dono nunca fez manuntenção do radiador.
- fiz a limpeza e continuei achando a vida bela.
- ia para lá e para cá e tudo bem, até que ...........
- me preparei para a Expedição mais esqueci que a viatura que ia me levar JÁ ESTAVA comprometida.
Troquei as camisas do Bloco
Novo Cabeçote
Novo Radiador
ACREDITO NO PODER DAS TOYOTAS, ACREDITO QUE FIZ A COISA CERTA E SEREI AINDA MUITO FELIZ.
Se eu tivesse comprado a minha Toy hoje eu teria trocado o radiador também.
Marcelo_Taz
19/04/2011, 21:53
Quando o nosso carro funfou na Argentina, eu e minha mulher pensamos imediatamente de vender o Oncovô e comprar um novo, 20 segundos depois começamos a pensar no seguro, ipva, olho grande ........... e com o choro do nosso pequeno, 7 anos, 5 anos de aventuras com o Oncovô resolvemos consertar geral.
Ficamos 3 meses sem a viatura, o meu mecânico é bom mais é enrolado, eu sem pressa deixei o tempo correr.
Dia 2 de abril andei 500 km e tudo ótimo.
Amanhã cedo estamos indo pra Carrancas, andaremos uns 900 / 1000 km, voltando ao RJ troca geral de óleos e filtros, aperto geral ..........
Marcelo_Taz
19/04/2011, 21:58
Quando o nosso carro funfou na Argentina, eu e minha mulher pensamos imediatamente de vender o Oncovô e comprar um novo, 20 segundos depois começamos a pensar no seguro, ipva, olho grande ........... e com o choro do nosso pequeno, 7 anos, 5 anos de aventuras com o Oncovô resolvemos consertar geral.
Ficamos 3 meses sem a viatura, o meu mecânico é bom mais é enrolado, eu sem pressa deixei o tempo correr.
Dia 2 de abril andei 500 km e tudo ótimo.
Amanhã cedo estamos indo pra Carrancas, andaremos uns 900 / 1000 km, voltando ao RJ troca geral de óleos e filtros, aperto geral ..........
Marcelo_Taz
19/04/2011, 23:18
Continuando .......
Na verdade esse mecânico que acabou de fazer o meu motor é meu amigo a mais de 20 anos, cuidando dos meus carros, só que no meio de 2008 por um arranhão que ele fez no meu carro acabei brigando com ele.
CONCLUSÃO: mecânico é igual médico, escrevem mal, mal entendemos, mais resolvem......
A Toyota deu pau de embreagem, troquei com o merda em 2009, meses depois ele condenou o meu cabeçote, tomei no ra__o novamente.
A viatura nunca mais foi a mesma.
Voltei a ser amigo do mecânico e tive que trocar a embreagem por uma original - fui lesado pelo FDP - e agora na viagem o motor que o FDP fez funfon.
Por causa de um arranhão eu levei no Cu___.
Gastei 1 vez na embreagem com um safado _ troquei por uma original 6 meses depois
Desgraçado fez o meu cabeçote - tive que fazer DIREITO em menos de 1 ano com o meu amigo.
Gastei 13 mil com tudo que fiz e estou seguro, o carro liga como um anjo, respira como um nenem, pede aceleração como um adolescente, pela primeira vez desde que comprei sinto o motor como uma TOYOTA.
SÉRGIO HOLANDA
20/04/2011, 09:31
Marcelo... é foda essa dependência de arrumar um profissional qualificado!
Primeiramente - Embreagem só original!
Segundo - Radiador de alumínio depois de 6 anos é trocar e pronto
Terceiro - Curta sua maquina! É um carrão!!!
Abrs,
Sérjão
Continuando .......
Na verdade esse mecânico que acabou de fazer o meu motor é meu amigo a mais de 20 anos, cuidando dos meus carros, só que no meio de 2008 por um arranhão que ele fez no meu carro acabei brigando com ele.
CONCLUSÃO: mecânico é igual médico, escrevem mal, mal entendemos, mais resolvem......
A Toyota deu pau de embreagem, troquei com o merda em 2009, meses depois ele condenou o meu cabeçote, tomei no ra__o novamente.
A viatura nunca mais foi a mesma.
Voltei a ser amigo do mecânico e tive que trocar a embreagem por uma original - fui lesado pelo FDP - e agora na viagem o motor que o FDP fez funfon.
Por causa de um arranhão eu levei no Cu___.
Gastei 1 vez na embreagem com um safado _ troquei por uma original 6 meses depois
Desgraçado fez o meu cabeçote - tive que fazer DIREITO em menos de 1 ano com o meu amigo.
Gastei 13 mil com tudo que fiz e estou seguro, o carro liga como um anjo, respira como um nenem, pede aceleração como um adolescente, pela primeira vez desde que comprei sinto o motor como uma TOYOTA.
elmestizo
20/04/2011, 10:32
Marcelo_taz,
Mecanico é igual mulher e médico, precisamos tratar bem.
Abraço
elmestizo
01/05/2011, 18:39
Valeu.
Sérgio,
Qual a rosca do bujão?
abrasss
Ronaldo B.
01/05/2011, 18:57
Fala Pequeno Curumim..... Tá de Hilux também ?????
[]´s
elmestizo
01/05/2011, 19:01
97 TD
Que ano é sua? quero dar uma volta para comparar....
ps: tá sumido santa!!!
Ronaldo B.
01/05/2011, 19:10
A minha é 98, são praticamente iguais. Semana passada troquei os pneus, agora tá calçando BFAT 31", ficou SoB.
Tô sumido não, quase toda quinta tô no Paca, o problema é que normalmente não vou trabalhar com a SW de quinta feira por causa do rodízio, mas quando quiser dar uma olhada é só marcar e se for de final de semana é mais fácil já que estamos perto.
Qualquer coisa me liga.
[]´s
elmestizo
01/05/2011, 19:15
Ronaldo,
Onde achou preço bom? Vou precisar comprar também...
Atualizando informações:
Segundo a revenda Imperio, o cabeçote PARALELO da 98-2002, são iguais, sendo o motor 1kzt ou 1kzte.
A minha questão fica agora com os cabeçotes originais: Será que também o são? Estou pensando se vale a pena colocar o original ou o paralelo. 50% do valor e sem esta certeza de serem os mesmos ou não... prefiro o que possuir maior "malha" de refrigeração.
obs:Agradeço publicamente aos que me responderam em PVT.
Att,
JL
Pessoal,
Voltando e já com a gertrudes rodando. Ainda nao peguei estrada pois estou aguardando a instalacao do termometro de mercurio.
corrigindo a informacao acima passada pela atendente da revenda: Os cabeçotes são diferentes mas compatíveis, desde que vc compre também as válvulas do kzt-e. Esta foi a diferença que encontrei e necessitei devolver as válvulas do kzt.
Coloco a informação aqui para outras pessoas que utilizam o site como pesquisa.
[]s,
JL
elmestizo
11/05/2011, 11:49
Ronaldo,
Onde achou preço bom? Vou precisar comprar também...
- Pneus 32" encomendados...
- Manometro instalado - 800 gramas
- falta o termometro
elmestizo
11/05/2011, 11:49
Segue uma dica de miolo de turbina, pelo preço deve ser china..
Turbokit - Conjunto Central - CT12B (http://www.turbokit.ind.br/component/virtuemart/?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=67&category_id=130&vmcchk=1)
J.L, mesmo com esta diferença se o meca for meio bronco dá pra montar? Pegunto pq troquei o cabeçote da minha ano passado e desde então ficou queimando óleo coisa que não acontecia antes. Comprei o cab. na império e ninguém falou nada dessa diferença. E essa queima de óleo pode ser nas válvulas que deixam passar pra cabeça do pistão. Se puder me ajudar agradeço.
Prezado Demil,
Desculpe-me pela demora na resposta. Marquei o tópico para acompanhamento, mas não sei o que houve, não recebi o alerta.
Sobre o tema: Realmente a montagem é uma parte muito importante neste tipo de serviço. Meu mecanico levou as peças numa retifica especializada no assunto aqui em SP.
Com relação às válvulas as diferenças são mínimas, mas existem. Descobrimos isso exatamente na etapa de montagem. Ai, tive que ir na concessionária comprar de última hora.
Sobre o conjunto da império não consigo opinar. Pelo fórum aqui o pessoal recomenda. E eles quando me ofereceram, já viria com as válvulas, o que seria já um indicativo para evitar incompatibilidade.
Quando vc comprou, as válvulas vieram junto? Essa pergunta é importante e fundamental. Há algumas pastilhas para regular algumas difenças, mas para válvulas do 1kzt no cabeçote 1kzte, a diferença é maior que a capacidade dessas pastilhas. Por isso comprei as válvulas específicas e novas da Toyota.
Ainda estou na fase de observação da Getrudes. A única diferença que percebo em relação ao comportamento anterior é que a partida a frio lança fumaça na garagem. També é o primeiro período frio que passo com ela - adquiri em Set/10.
Água e óleo normais. Consumo também normal. Motor mais justinho, sem o castanholar que havia anteriormente à troca do cabeçote, exatamente por eliminar as folgas nas válvulas. Já peguei estrada curta com ela, e nada de baixa de água. Apenas sinto uma pressão quando abro a tampa do radiador -uma vez a cada 15 dias- e não sei se isso é mesmo normal. Vou validar com o mecanico e fazer a última etapa> termömetro de mercúrio.
Espero ter ajudado, e reforço que sou um simples proprietário de meu primeiro veículo diesel.
Att,
JL
emerson_cavalcante
30/06/2011, 15:34
para o pessoal que esta querendo o manual da SW4:
Manual de usuario 96-99
http://www.4shared.com/file/58167648/9d0...96-99.html (http://www.4shared.com/file/58167648/9d04ed4e/Manual_de_Usuario_4Runner-SW4_96-99.html)
Manual de usuario 00
http://www.4shared.com/file/58167711/986..._2000.html (http://www.4shared.com/file/58167711/986dcb98/Manual_de_Usuario_4Runner-SW4_2000.html)
Manual de usuario 01
4shared.com - free file sharing and storage (http://www.4shared.com/file/58167831/a10..._2001.html)
informações retirado do site:
manual SW4 1997?donde?alguien tiene? (http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=23244)
emerson_cavalcante
30/06/2011, 16:48
Diagrama electrico SW4 96-02
Diagrama eletrico Geral das SW4 96-02, dos motores 1KZ-TE (3.0 TD), 5VZ-FE(3.4 V6 Nafta), 3RZ-FE (2.7 Nafta).
Diagrama Eléctrico KZN185.pdf (http://www.mediafire.com/?2zt41vnjyyc)
informações retirado do site:
Diagrama electrico SW4 96-02 (http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=20389)
emerson_cavalcante
30/06/2011, 17:11
Mais um documeto interessante para as pessoas que nao tem o manual: Plano de manutenção Hilux
PODE SER A SOLUÇÃO, É SÓ CONFERIR. INFORMAÇÃO DO AMIGO NIRLEI PIRES (TOYOTEIROS.COM) AH! SIM, SERA LANÇADO PELA DONATTI 4X4
ABRAÇO A TODOS INNER
Options (https://groups.google.com/group/toyoteiros/browse_thread/thread/73045db7b11eb69f?hl=pt#)
*ESPIA ELETRÔNICO PARA MOTOR.*****
[image:
https://lh4.googleusercontent.com/-0gTcC138cYs/TgqBkQXA5NI/AAAAAAAABQ... (http://www.google.com/url?sa=D&q=https://lh4.googleusercontent.com/-0gTcC138cYs/TgqBkQXA5NI/AAAAAAAABQE/He7uqBOgnDY/SPIA%25252520ELETRONICO%252525203%25252520.%252525 20JPG.jpg)]
Este sistema monitora a temperatra da água do motor, o nível da água dentro
do reservatório de expansão do radiador e o nível de óleo do motor.****
[image:
https://lh3.googleusercontent.com/-jxaBVtERlx0/TgqBrGVQKeI/AAAAAAAABQ... (http://www.google.com/url?sa=D&q=https://lh3.googleusercontent.com/-jxaBVtERlx0/TgqBrGVQKeI/AAAAAAAABQw/vzbc39Q8t34/SPIA%25252520ELETRONICO%252525202%25252520.%252525 20JPG.jpg)]
Avisa o motorista com um alarme sonoro e luminoso quando detectar alguma
falha no sistema.****
JL, mesmo problema, só recebi o alerta hoje.
Liguei na Império e eles me disserem que o cabeçote veio o correto para as válvulas kzt, que eles somente mandam o cabeçote kzte qdo pede com as válvulas novas. Minha dúvida só ficou o seguinte: é a segunda vez que troco o cabeçote e da primeira não lembro, não achei as nfs e eles não souberam me dizer se comprei com as válvulas. Caso tenha comprado com as válvulas da outra vez posso estar agora com o cabeçote kzt e as válvulas kzte, será que pode?.
Meu problema é que tá queimando 1L de óleo a cada 1000km e minhas desconfianças caem sobre a turbina (que não foi mexida e antes da trinca não queimava óleo, então quase que descarto esta possibilidade) ou pode tá passando através das válvulas (sedes), anéis, turbina, ou alguma outra coisa que podem me dar idéia?
É claro que podem ter feito m$#&@ pois só não troquei os pistões que são originais e estavam bons (o que a retifica disse) e esta passagem de óleo pode ser em qualquer dos pontos citados.
Continuo na investiga, aguardo opiniões.
Abraç a tds.
Olá Demil,
Realmente fica uma dúvida grande agora. Acho que somente especialista no ramo para poder opinar. Mas queimar óleo realmente não é normal. Nem o tipo do cabeçote da primeira compra informaram?
Sobre a Gertrudes, posso informar e se eu conseguir, coloco imagens aqui do termômetro. Acabei de rodar 3000km com ela. 100/110/120 de média. Picos pontuais de 130/140 para alguma ultrapassagem e uma esticada de teste a 160km/h. Reforço que apenas para testar e quebrar a barreira do medo.
Recomendo o termômetro. Enquanto o termômetro original atinge a temperatura média e fica ali parado a viagem toda, o de mercúrio indica todas as pequenas variações. Sei que na velocidade de cruzeiro a temperatura é de 80o, que nas descidas, vai a 75o e que em períodos de subidas chega a 90o - e não passa. Descobri que o pior de tudo é o transito de São Paulo. Ladeiras e anda e para, onde a temperatura chega a 92o.
Consumo e óleos normais. Antes da viagem, como passei para instalar o termômetro, o mecânico completou água. Falou que um pouco é normal, porque pode ter ficado bolhas no sistema quando foi remontado. Vou acompanhar. Confesso que o sistema "aberto" é uma grande interrogação para mim. Li um tópico que é um achado sobre isso, mas ainda fico sem entender.
Reforço sobre o que voce relata: Um especilista realmente se faz necessário. LAmento não poder opinar/ajudar sobre o tema.
[]'s,
JL
Seguem as fotos do termômetro. Em uma delas dá para ver os parafusos do cabeçote marcados. Até o giro dos mesmos deve ser medido.
PODE SER A SOLUÇÃO, É SÓ CONFERIR. INFORMAÇÃO DO AMIGO NIRLEI PIRES (TOYOTEIROS.COM) AH! SIM, SERA LANÇADO PELA DONATTI 4X4
ABRAÇO A TODOS INNER
Options (https://groups.google.com/group/toyoteiros/browse_thread/thread/73045db7b11eb69f?hl=pt#)
*ESPIA ELETRÔNICO PARA MOTOR.*****
[image:
https://lh4.googleusercontent.com/-0gTcC138cYs/TgqBkQXA5NI/AAAAAAAABQ... (http://www.google.com/url?sa=D&q=https://lh4.googleusercontent.com/-0gTcC138cYs/TgqBkQXA5NI/AAAAAAAABQE/He7uqBOgnDY/SPIA%25252520ELETRONICO%252525203%25252520.%252525 20JPG.jpg)]
Este sistema monitora a temperatra da água do motor, o nível da água dentro
do reservatório de expansão do radiador e o nível de óleo do motor.****
[image:
https://lh3.googleusercontent.com/-jxaBVtERlx0/TgqBrGVQKeI/AAAAAAAABQ... (http://www.google.com/url?sa=D&q=https://lh3.googleusercontent.com/-jxaBVtERlx0/TgqBrGVQKeI/AAAAAAAABQw/vzbc39Q8t34/SPIA%25252520ELETRONICO%252525202%25252520.%252525 20JPG.jpg)]
Avisa o motorista com um alarme sonoro e luminoso quando detectar alguma
falha no sistema.****
Excelente. Acho que é um sistema ótimo. Principalmente pelo alerta sonoro. Onde?
Boa noite, amigos. Pena encontrar vcs tão tarde, mas que bom encontra-los. Adquiri uma viatura sw4 3.0 TD 97/98 a uns 100 dias atrás. Sem saber nada disso aqui, derreti ela. Até a cabeça dos pistãos derreteram. Acompanho muito painel, mas tinha acabado de olhar e a temperatura estava normal, cinco minutos depois ela chegou até a afogar (obviamente). Mas pra resumo, eu gostaria de saber de vcs, quais peças posso usar paralela e qual marca de paralelo vcs ja conhecem. Agradeço desde já qualquer dica. Obrigado
Só mais uma coisinha, o radiador abriu um buraco logo abaixo da chaleira, alguem sabe explicar isso?? Obrigado
Prezado,
Primeira coisa é um bom mecanico, que realmente conheça toyota hilux e o motor 1kzt. Recomendo todas as peças toyota. Há fornecedores indicados aqui mesmo no tópico. Mas de nada adianta peça boa e montagem errada.
Sobre o furo, realmente será aquela velha pergunta do ovo/galinha. Há uma possibilidade de falta de manutenção anterior.
Att,
Rafa Cabral
25/08/2011, 09:24
Galera, o que vcs acham de mandar esse tópico pra Toyota do Brasil e ver o que eles falam sobre isso? Será que eles vão ler? Afinal, aki tem mtos casos. E tem bastante gente desistindo de compra da SW4 por causa disso, talvez eles levem isso um pouco mais a sério.
Abraços!
Rafa Cabral
26/08/2011, 10:00
Taí galera mandei o e-mail, segue o texto que enviei pro sac da toyota do brasil.
Bom dia.
Sou proprietário de um corolla XEi 2006/2007 automático e estou pesquisando e pensando em troca-lo por uma Hilux SW4 3.0 97 até 2000. Porém pesquisando em fóruns e comunidades constatei que existem muitos relatos de cabeçotes trincados e relatos, até mesmo de funcionários da Toyota, que isso é problema crônico do veiculo em questão até ano 2000. Eis um exemplo de tópico onde muitos clientes relatam o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html
Devido a tal fato, gostaria de saber como a toyota se posiciona em relação a isso, visto que soube de casos que a toyota substituiu o cabeçote e radiador de forma gratuita (o que confirma ser erro de projeto, caso contrário isto não ocorreria), que em teoria estaria subdimensionado, e outros que não conseguiram esta assitência da toyota. É possível averiguar que, como eu, muitos clientes estão relutando em comprar as SW4 antigas, e ate mesmo as novas ao ler sobre estes incidentes.
Desde ja agradeço.
Att
Rafael Giraldo Cabral
Vamos esperar a resposta.
Interessante. Vamos aguardar resposta.
Att,
Emerson Höpner
01/09/2011, 22:28
Interessante post dos hermanos: Reparación 1KZT (http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=26186)
decarlifilho
02/09/2011, 11:01
Amigos, eu tenho um outro pensamento...Não sei se algum de vc´s vão concordar.
Possuo uma SW4 1997 e ela já passou dos 260000km
Se alguma SW4 dessa "safra" não apresentou problemas até hoje, não é o radiador "defeituoso" que será o problema pode ser muitas outras coisas, como qualquer carro muito usado terá...
Todos os carro desta "safra" já devem ter tido esse problema. Estamos hoje denegrindo a imagem de nossas SW4...
Outro dia, um amigo ofereceu a SW4 99 para vender com mais de 200.000km e a primeira afirmação que fizeram foi..."Não quero pois ela tem problema de cabeçote".... Poxa galera, com mais de 200 mil km os problemas serão outros...
Dé Carli
decarlifilho
02/09/2011, 11:16
Observando esse site, vi que é a 1-KZTE...E as nossas, "E" não tiveram problemas.
... eu gostaria de saber de vcs, quais peças posso usar paralela ...
Zóião,
Faça uma pesquisa de peças na América Auto Peças. Comprei lá e constatei que são originais Toyota e o preço é muito bom.
Abs.
Eduardo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/88285-pecas-originais-toyota.html
feitosac
02/09/2011, 23:14
Amigos, eu tenho um outro pensamento...Não sei se algum de vc´s vão concordar.
Possuo uma SW4 1997 e ela já passou dos 260000km
Se alguma SW4 dessa "safra" não apresentou problemas até hoje, não é o radiador "defeituoso" que será o problema pode ser muitas outras coisas, como qualquer carro muito usado terá...
Todos os carro desta "safra" já devem ter tido esse problema. Estamos hoje denegrindo a imagem de nossas SW4...
Outro dia, um amigo ofereceu a SW4 99 para vender com mais de 200.000km e a primeira afirmação que fizeram foi..."Não quero pois ela tem problema de cabeçote".... Poxa galera, com mais de 200 mil km os problemas serão outros...
Dé Carli
Concordo plenamente, tenho um amigo que tem uma 97 com 200.000km perfeita, com manutençao em dia, para mim a maioria dos problemas é falta de manutenção ou pé em baixo (140km/h) segundo alguns relatos.
Abs.
Feitosa e Dé Carli,
Concordo com vocês e é exatamente essa a questão !
O que aconteceu no passado foi que muitos proprietários negligenciaram com a manutenção preventiva (e isso vemos todos os dias e em todos os modelos e marcas de automóveis) de suas viaturas e queriam andar com um carro movido à diesel como se fosse à gasolina, ou seja, com o pé em baixo, alto giro, fazendo redução de marchas de maneira incorreta, etc...
Infelizmente há pessoas que nem se dão ao trabalho de calibrar pneus, quanto mais de trocar óleos e filtros e se preocupar com o líquido de arrefecimento. E desse jeito não há marca ou modelo de automóvel que resista, nem mesmo os robustos Toyotas. Um abraço, Delfim.
Rafa Cabral
08/09/2011, 09:09
Galera! Chegou a resposta da toyota! Segue em anexo!
De: clientes@sac.toyota.com.br [clientes@sac.toyota.com.br] (https://webmail.correio.caixa/exchange/rafael.g.cabral/Caixa%20de%20entrada/Re:%20CHAMADO:%20427535%20-%20RAFAEL%20GIRALDO%20CABRAL.EML/?cmd=editrecipient&Index=-1) Enviada: ter 6/9/2011 13:17 Para: Rafael Giraldo Cabral (https://webmail.correio.caixa/exchange/rafael.g.cabral/Caixa%20de%20entrada/Re:%20CHAMADO:%20427535%20-%20RAFAEL%20GIRALDO%20CABRAL.EML/?cmd=editrecipient&Index=0)
Cc: Assunto: Re: CHAMADO: 427535 - RAFAEL GIRALDO CABRAL Anexos:
Visualizar como página da Web (https://webmail.correio.caixa/exchange/rafael.g.cabral/Caixa%20de%20entrada/Re:%20CHAMADO:%20427535%20-%20RAFAEL%20GIRALDO%20CABRAL.EML/#) Prezado Senhor Rafael Giraldo Cabral, boa tarde.
Agradecemos o envio de sua comunicação a qual foi merecedora de toda a nossa atenção.
Somos sabedores de que é preciso melhoria contínua para atender às necessidades de nossos clientes em relação aos nossos produtos e serviços, sendo assim colocamos à sua disposição os diversos canais de contato conosco para que V. Sª. possa sempre fazer suas considerações.
Informamos que os veículos Toyota atendem a todas as normas e regulamentações exigidas para comercialização dos veículos.
Em adição, esclarecemos que todas as nossas concessionárias dispõem de informações completas sobre os nossos produtos e serviços. A concessionária é treinada para identificar eventuais problemas, verificações e reparos necessários nos veículos.
Atualmente os veículos Toyota, para uso particular possuem garantia de 03 anos contra defeito de fabricação de peça ou de montagem, em condições normais de uso. Assim desconhecemos históricos de veículos reparados sem ônus, uma vez seu período de garantia ter expirado.
Não obstante, o não cumprimento do plano de revisões periódicas poderá comprometer o bom funcionamento do veículo, ocasionando possíveis falhas que poderiam ser evitadas com a execução integral das revisões. Havendo, portanto, a possibilidade de um eventual reparo não poder ser enquadrado em garantia, uma vez que o mesmo seja julgado como conseqüência da não obediência do plano de manutenção.
Mantenha contato com a rede assistência técnica Toyota, realizando as revisões e manutenções periódicas. Nestas são aplicadas atualizações no veículo, resultando em boas condições para o uso e sua segurança.
O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota permanece à sua inteira disposição.
Atenciosamente,
Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br
------------ Mensagem Original ------------
De: rafael.g.cabral@caixa.gov.br
Enviada em: 26/08/2011
Para: clientes@sac.toyota.com.br
Assunto: Radiador e Cabeçote
Prezados
Bom dia.
Sou proprietário de um corolla XEi 2006/2007 automático e estou pesquisando e pensando em troca-lo por uma Hilux SW4 3.0 97 até 2000. Porém pesquisando em fóruns e comunidades constatei que existem muitos relatos de cabeçotes trincados e relatos, até mesmo de funcionários da Toyota, que isso é problema crônico do veiculo em questão até ano 2000. Eis um exemplo de tópico onde muitos clientes relatam o problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html
Devido a tal fato, gostaria de saber como a toyota se posiciona em relação a isso, visto que soube de casos que a toyota substituiu o cabeçote e radiador de forma gratuita (o que confirma ser erro de projeto, caso contrário isto não ocorreria), que em teoria estaria subdimensionado, e outros que não conseguiram esta assitência da toyota. É possível averiguar que, como eu, muitos clientes estão relutando em comprar as SW4 antigas, e ate mesmo as novas ao ler sobre estes incidentes.
Desde ja agradeço.
Att
Rafael Giraldo Cabral
Na minha opinião eles falaram, falaram e n disseram nda de interessante. Resumindo (vá a concessionária e vamos ver o q eles falam... ¬¬).
José Tito de Lima Neto
20/11/2011, 23:46
Boa noite amigos. Tenho uma Hilux SW$ 98, rodei 290.000 km com ela em condições mais diversas possíveis, passando pelos asfaltos de SC até a divisa do MT com Para. Em uma ocasião verifiquei que a água estava baixando, continuei a viagem, mas acabei perdendo o cabeçote por causa de um furinho no radiador.
hoje a minha sw4 está com 370.000, nunca mais tive problemas de aquecimento com ela. Vc já encontra cabeçote novo bem mais barato, na faixa e 3.000 reais novo. Recente mente fiz o motor da minha e substitui o cabeçote que estava trincado. Já é o segundo que coloco.
guilhermeabreu
21/11/2011, 00:04
Boa noite amigos. Tenho uma Hilux SW$ 98, rodei 290.000 km com ela em condições mais diversas possíveis, passando pelos asfaltos de SC até a divisa do MT com Para. Em uma ocasião verifiquei que a água estava baixando, continuei a viagem, mas acabei perdendo o cabeçote por causa de um furinho no radiador.
hoje a minha sw4 está com 370.000, nunca mais tive problemas de aquecimento com ela. Vc já encontra cabeçote novo bem mais barato, na faixa e 3.000 reais novo. Recente mente fiz o motor da minha e substitui o cabeçote que estava trincado. Já é o segundo que coloco.
CARO AMIGO José Tito de Lima Neto
Confirmando mais uma vez que este problema SÓ OCORRE QDO DAMOS ALGUM VACILO , meu vizinho comprou uma 96/97 esta supersatisfeito , ele é muito cuidadoso e sempre verifica o nível de água , assim vai ter motor por muito tempo .
A minha fiz o motor pela 2ªvez por vacilo meu , o radiador estava furado e eu não podia parar pra trocar , quase sempre completava a água , MAS AS VEZES ESQUECIA até que um dia o motor foi pro saco ,CULPA EXCLUSIVA MINHA não tenho pq de reclamar que o carro não é bom , sou apaixonado pela minha , NÃO VENDO NÃO TROCO NÃO EMPRESTO .
Rafa Cabral
21/11/2011, 09:37
Eh guiga, eu concordo com o q todos estão falando com relação por exemplo a manutenção preventiva etc... mas fico pensando porque não ha tantos relatos de problemas semelhantes nos motores MWM 2.8 sprint ou os PS 2.8 das rangers por exemplo. Será que os proprietários destes carros são tao mais cuidadosos que os das SW4 desse ano, será que as condições de rodagem dos mesmo eh assim tao diferente? N quero dizer que esses motores não deem problema, mas ha de se notar que a incidência é bem menor, e acredito que hajam mais rangers 2.8 e S10/frontier do que SW4 desse ano/modelo nas ruas.
Posso ate estar enganado, mas é algo a se pensar.
Vejo videos na internet de nego colocando 160km/h nas frontiers e nas rangers.
Nem entro no mérito da qualidade dos veiculos e motores da toyota, ate pq tenho um na garagem e sou igualmente apaixonado por ele, n da dor de cabeça, anda bem, silencioso, econômico, n baixou uma gota desde q comprei em março. Mas os fatos estão aí.
Abçs
Que esse motor é mais melindroso que um 14b por ex. é fato. Porem com manutenção preventiva e usado dentro dos seus limites é motor p vida toda.
Abs.
paulopet
13/11/2012, 11:21
Uau :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: É impressionante o que você ve acontecendo com Hilux, Rangers e S10... Parabéns........ :shock:
Você esqueceu de incluir nessa conta as L200 e as Pajeros que também racham os cabeçotes, tanto que nas concessionárias até vendem um kit de arrefecimento caríssimo pra substituir o original de fábrica que não presta...kkkkkkkk Parabéns.......
Na oficina onde fiz o motor da minha SW4 tinha uma Pajero Sport 2008 com cabeçote trincado...
Amadeus123
15/11/2012, 12:24
Até onde eu sei, o cabeçote do 1KZT foi redimencionado a partir de 1999.
Quando troquei da minha 97 em 2010 o mecânico confirmou que era diferente, no catálogo da Toyota também mostra houve alteração no numero da peça, o que conclui-se que mudaram alguma coisa.
(*ver foto anexo)
380834
Quando trinquei o meu, também procurei a autorizada, como descrito neste tópico a muitas paginas atras, fui informado que eles trocavam sem custos. Por dez anos, fizeram isso, depois, talvez com algum amparo legal, suspenderam a troca gratuita.
Depois que troquei o meu ja dei duas ratiadas de ficar com pouca agua, esquentar e não trincar, mas ando muito mais atento agora.
Daí tiro as seguintes conclusões:
As primeiras SW4 com 1kzt, até 1999 tem que tomar muito cuidado com o arrefecimento, cabeçote é mais sensível, radiador é menor.
De 1999 em diante, ou quem já trocou, cabeçote reforçado, mas como é alumínio se esquentar pra valer já era.
Radiador também foi trocado a partir de 1999 por um maior, o que ajuda na vida útil do motor e da mais tempo em caso de pane no sistema de arrefecimento. *(ver foto)380835
Os problemas mais comuns que levam a pane do sistema:
-Tampa do radiador estraga válvula, vaso expansor não mostra que há consumo, radiador seca >>> cabeçote aquece, trinca.
Solução: De vez em quando abrir a tampa e ver a água do radiador se esta completa ( de manha com carro frio). Trocar a tampa a cada 3 anos, sempre original.
-Furo no radiador, mangueiras ou selos do motor, braçadeira mal apertada >>> perde água rápido, dono não vê, aquece, trinca. Solução: Se o sistema estiver velhinho, trocar tudo, radiador e dutos, ou botar um sensor mais moderno que avise com luz, som...
-Válvula termostática emperrada, água não circula, superaquece. Solução: Trocar a cada 3 ou 4 anos, sempre original.
Acho que estando atento a isso aí dá pra levar tranquilo sem sustos, aliás é bom ficar esperto com óleo, filtros, buchas, fluídos, rolamentos, correias, graxeiras e ter uma manutenção consciente, usando peças originais aonde elas forem essenciais, o que vai garantir uma viatura perfeita pra toda vida.
Sempre é bom lembrar de uma conclusão que ja foi postada dezenas de vezes, o custo de um sensor eficiente de temperatura com aviso luminoso/sonoro é muitíssimo menor que o custo de um reparo por superaquecimento do sistema.
Amadeus123,
Corroboro com a sua opinião, vc disse tudo !!!
Um abraço, Delfim.
Amadeus123
15/11/2012, 19:11
Amadeus123,
Corroboro com a sua opinião, vc disse tudo !!!
Um abraço, Delfim.
Caro Delfim, apenas fiz um resumo do que tenho lido neste mesmo forum. Se resumi com precisão o problema de aquecimento de nossa amada SW4, foi graças aos inestimáveis companheiros de forum, como o senhor mesmo, o Dr. Guilherme, Sérjão Holanda, Engels, Carlos, Aurélio, Leonardo, Luca, Portela, elmestizo, demil, Jeffcatunda,joão chikui, Onezimo, F C Ximenes e tantos outros que deixaram sua contribuição de alguma forma, para podermos chegar a esta conclusão.
Randolpho
15/11/2012, 20:07
Já leio as respostas deste fórum há alguns meses e sempre o consulto para tirar minhas dúvidas sobre a Hilux.
É um excelente fórum de conhecimento.
Tenho uma SW4 3.0 TD 2001 e adoro o carro. Estou arrumumando ele aos poucos, mas tudo com peças originais. Há pouco tempo, furou meu radiador e mandei soldar. Trocou a água, mas como foi tudo muito no improviso, agora quero colocar tudo novo. Vou trocar as mangueiras, braçadeiras e o fluido com aditivo.
Qual aditivo me recomendam usar ?
Achei uma pesquisa do INMETRO sobre aditivos para radiador. Espero que ajude. Coloquei em anexo, vamos ver se consegui anexar direito.
Obrigado.
Já leio as respostas deste fórum há alguns meses e sempre o consulto para tirar minhas dúvidas sobre a Hilux.
É um excelente fórum de conhecimento.
Tenho uma SW4 3.0 TD 2001 e adoro o carro. Estou arrumumando ele aos poucos, mas tudo com peças originais. Há pouco tempo, furou meu radiador e mandei soldar. Trocou a água, mas como foi tudo muito no improviso, agora quero colocar tudo novo. Vou trocar as mangueiras, braçadeiras e o fluido com aditivo.
Qual aditivo me recomendam usar ?
Achei uma pesquisa do INMETRO sobre aditivos para radiador. Espero que ajude. Coloquei em anexo, vamos ver se consegui anexar direito.
Obrigado.
Parabéns pela colaboração! Uso o RV COOL, que está dentro da conformidade!
Galera, pra não criar outro topico vou aproveitar esse topico que ja li inteiro pra tirar minha dúvida mas não achei algo relacionado. A questão é a seguinte: tenho uma SW4 2001 e o nível do reservatório de expansão tá baixando, em 1 semana ela baixa do máximo até o mínimo (full/low), toda semana tenho que completar. O carro não esquenta, quando abro o radiador frio sempre tá cheio.
Levei hj em 2 mecânicos: o primeiro fez o teste colocando pressão no sistema (foi até 1,5 Bar) e nada de vazamento, olhamos radiador, mangueiras e nada. Ele insistiu em dizer q era normal isso (como?). Não satisfeito com a resposta fui em outro mecânico, contei a ele oq estava acontecendo e me respondeu dizendo que muito provavelmente o defeito está na tampa do radiador. Alguém ja passou por isso? De qualquer forma ja vou encomendar a tampa. Desde já agradeço a ajuda dos colegas.
guilhermeabreu
19/12/2012, 12:27
Galera, pra não criar outro topico vou aproveitar esse topico que ja li inteiro pra tirar minha dúvida mas não achei algo relacionado. A questão é a seguinte: tenho uma SW4 2001 e o nível do reservatório de expansão tá baixando, em 1 semana ela baixa do máximo até o mínimo (full/low), toda semana tenho que completar. O carro não esquenta, quando abro o radiador frio sempre tá cheio.
Levei hj em 2 mecânicos: o primeiro fez o teste colocando pressão no sistema (foi até 1,5 Bar) e nada de vazamento, olhamos radiador, mangueiras e nada. Ele insistiu em dizer q era normal isso (como?). Não satisfeito com a resposta fui em outro mecânico, contei a ele oq estava acontecendo e me respondeu dizendo que muito provavelmente o defeito está na tampa do radiador. Alguém ja passou por isso? De qualquer forma ja vou encomendar a tampa. Desde já agradeço a ajuda dos colegas.
MARCIN
Se o reservatóri esta cheio pela manhã :
1- É PQ A ÁGUA NÃO ESTA RETORNANDO , POR FALTA DE VÁCUO NO SISTEMA , ou seja deve ter um MICRO FURO que não é detectado e qdo o motor esfria não forma vácuo e a água só sai do radiador/motor qdo ele aquece em serviço e qdo esfria ela não retorna , vc deveria fazer o teste da perssão deixando o aparelho na tampa pór umas 4 horas no mínimo para ver se mantem a pressão inicial , assim da para detectar micro vazamento .
2- CASO NÃO DETECTE NADA NO ÍTEM ANTERIOR , com certeza esta passando pressão dos cilindros para o sistema de água , resumindo : CABEÇOTE EMPENADO ou TRINCADO .
Isto que estes mecas dizem SER NORMAL , normal é uma ova , eles querem é que vc ande assim mesmo para depois vc levar o carro lá para fazer o motor . O seu carro não era assim e os caras falam que isto é normal , PODE COM ISTO ?????????????
Já aconteceu comigo .
Pois é guilhermeabreu, nunca que isso é normal. O que eu to achando estranho é que faz uns 6 meses que tive problema com radiador (tava furado, só percebi quando esquentou um pouco mas não chegou no vermelho). Fiz o serviço no radiador e ficou 100% até q do inicio do mês pra cá tá baixando essa quantidade. Fora isso, o funcionamento do carro tá normal normal, não baixa óleo, não tem vestígio de água no óleo e vice-versa, mesma potência. Obrigado pela ajuda. Abs
red_camel
19/12/2012, 13:25
Pois é guilhermeabreu, nunca que isso é normal. O que eu to achando estranho é que faz uns 6 meses que tive problema com radiador (tava furado, só percebi quando esquentou um pouco mas não chegou no vermelho). Fiz o serviço no radiador e ficou 100% até q do inicio do mês pra cá tá baixando essa quantidade. Fora isso, o funcionamento do carro tá normal normal, não baixa óleo, não tem vestígio de água no óleo e vice-versa, mesma potência. Obrigado pela ajuda. Abs
o que seria esse conserto no radiador, somente tava furado? foi feito alguma outra manutenção??
ve bem o tipo de serviço que foi feito no radiador, pode ter ficado 100% quando fez o serviço mas agora não mais... as vezes vale mais a pena trocar o radiiador inteiro do que remendar aqui, ali, etc. há um risco muito grande de detonar o motor com esse sumiço de agua!!
no mais, vou conforme o guilhermeabreu falou, reforçando no sentido de não ficar andando com o carro assim poius poderás ter um custo muito alto caso danificar o motor ou cabeçote..
abraços e boa sorte!
guilhermeabreu
19/12/2012, 13:31
No meu caso foi assim tb , NÃO TINHA VESTÍGIO ALGUM DE ÁGUA EM LUGAR ALGUM , a água estava índo pelo escapamento por causa da trinca do cabeçote e a água sumia e o reservatório ficava cheio de transbordar .
guilhermeabreu
19/12/2012, 13:35
o que seria esse conserto no radiador, somente tava furado? foi feito alguma outra manutenção??
ve bem o tipo de serviço que foi feito no radiador, pode ter ficado 100% quando fez o serviço mas agora não mais... as vezes vale mais a pena trocar o radiiador inteiro do que remendar aqui, ali, etc. há um risco muito grande de detonar o motor com esse sumiço de agua!!
no mais, vou conforme o guilhermeabreu falou, reforçando no sentido de não ficar andando com o carro assim poius poderás ter um custo muito alto caso danificar o motor ou cabeçote..
abraços e boa sorte!
Tb não sou a favor de consertar radiador , no meu caso , tb consertei e depois de uns 6 meses recomeçou a vazar por onde o cara soldou em cima na chaleira , daí comprei um radiador novo ,,mas até lá dei PEQUENOS ESQUENTES QUE NUCA FOI NO VERMELHO , MESMO ASSIM EMPENOU E TRINCOU O CABEÇOTE DE " FERRO " SW4 93 , daí digo que NÃO RECOMENDO REFORMAR CABEÇOTE E NEM TURBINA , e pot isto venho FERRENHAMENTE SUGERINDO A TODOS A COLOCAÇÃO DE MAIS UM A DOIS " TERMÔMETROS DE TEMPERATURA " ALÉM DO ORIGINAL DO CARRO , como todos aqui tem visto meus relatos .
NÃO QUERO PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO NUNCA MAIS .