PDA

Ver Versão Completa : Peças Substitutas, Paralelas/genéricas Para O Tracker/grand Vitara

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6 7 8

Claudio Diniz
07/12/2011, 21:47
Caro José Roberto,
Eu conheço uma oficina especializada em Suzuki, que ficava antes no Carlos Prates proximo do Portal Shopping, fiquei sabendo que eles mudaram para a Rua Pedro Lessa no Bairro Santo Andre.
Abs.
Claudio Diniz

zetollis
10/12/2011, 10:55
Existe peça substituta para a bombina? R$ 250,00 em cada uma é dose!!

Giovanni Morano
14/12/2011, 12:42

se for 1.6 já vi recondicionar, se for 2.0 so outra... mas tem certeza que é a bobina? num é so o cabo nao?

zetollis
14/12/2011, 18:20
E aí Giovanni blz! Entrou água em uma das lavagens após muita lama. O carro começou a engasgar e ficar fraco na marcha lenta, tinha ferrugem no encaixe de uma das velas e a própria vela estragou(queimou) a borracha que conecta. Acredito que não venda separado, ou vende?? Vi na internet apenas o conjunto. Abraço

Elisson
14/12/2011, 19:08
E aí Giovanni blz! Entrou água em uma das lavagens após muita lama. O carro começou a engasgar e ficar fraco na marcha lenta, tinha ferrugem no encaixe de uma das velas e a própria vela estragou(queimou) a borracha que conecta. Acredito que não venda separado, ou vende?? Vi na internet apenas o conjunto. Abraço

Carissimo companheiro Zetollis. Se a questão é só a chupeta da bobina, teve um usuário aqui do fórum que pegou o cabo da vela da HONDA TORNADO 200cc e adaptou justamente essa parte que passa a centelha pra vela. Copiando a palavra dele aqui..

"Para quem tem-teve problemas com a "chupeta" da bobina, aquela parte que liga a bobina à vela.

Cachimbo de vela das Honda Tornado 250cc, tem que usar um pequeno pedaço de cabo de vela normal para fazer a união entre a bobina e o cachimbo, mas um amigo que fez roda assim ha muito tempo e não relatou nenhum problema.

Comprei o cachimbo NGK, porém numa loja de mercado paralelo por R$ 20,00, o que é BEM melhor que os 400,00 que me pediram por uma bobina inteira usada..."

Se trata do 7º tópico aqui ó ----> http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.html#post746632

Giovanni Morano
16/12/2011, 18:21

Maxu se entrou água, é só tu ir num posto, ou em alguma oficina! e coloca um jato de AR dentro do funil do cabeçote, onde fica as bobinas...só que logico que tu tem que retirar as bobinas...A agua fica ARMAZENADA ALI e num sai nem a PAU! então o jeito é fazer isso, ou então em casa mesmo tu pega um ASPIRADOR DE PO e faz isso...

Agora te digo uma coisa se entrou água é pq os CABOS não são originais...Os Originais ou da tr4 2006 a 2009, tem uma CALHA que não deixa a agua passar...

As bobinas são muito difíceis de queimar... e geralmente quando queimam... o modulo esta com defeito!

Giovanni Morano
16/12/2011, 18:23
Pôr coincidência fiz isso no meu carro essa semana...LAVA JATO novo ai esqueci de avisar...Geralmente eles colocam uma proteção...em cima do cabeçote!

Os cabos só ficam ruins quando se rompem... difícil tambem!

Aos poucos estou substituindo os cabos de minhas bobinas por originais... é que é difícil eles venderem só o CABO! são malas!

Aproveita e da uma limpada nos cabos... e troca logo essas velas machu é 50 reais as quatro, se não me engano, são as mesmas do Palio Fire...

Pescador4x4
17/12/2011, 20:57

Já vendem as "chupetas" separadas, como dizem os colegas, é difícil queimar as bobinas...Abs!

Tracker 4 CC - 16V - supressores das bobinas R$200,00 - MBM | TodaOferta (http://todaoferta.uol.com.br/comprar/tracker-4-cc-16v-supressores-das-bobinas-ZHJRG5MJAW#rmcl)

gtavalanche
26/12/2011, 17:16
Alguém sabe dizer onde encontro as borrachas de assentamento das molas dianteiras de opala?
Moro em brasilia encontrei as molas COFAP ECHE41 mas não encontro as borrachas de assentamento, a finalidade é colocar estas molas na trazeira da tracker...

José Carneiro
26/12/2011, 18:25
Correia Poli V - DH-ALT-AR

Boa tarde pessoal, essa é minha segunda participação. Tenho aprendido muito aqui e gostaria de deixar um contribuição. Tenho uma Tracker 08/09. As únicas alterações são armotecedores off-shoxx (o carro fica muito melhor) e pneus Destination 225/70 R16 (que pegavam na lataria até a troca dos armotecedores).
Sou meio caxias com a manutençao da Tacker, mas como viajo muito sozinho, nao quero ficar na mão.

Meu ponto é a correia poli V. No Fórum informam que a correia da Tracker 2.0 16V motor Suzuki é a 5pk1638. Bem, penei bastante procurando essa correia, inclusive nos EUA, sem sucesso. Aqui em BSB a GM pede uns R$ 350 nela.
Acabo de comprar a original importada do Japão pela GM e fabricada pela Bando (fabricante original) (consegui em Fortaleza por um preço menos salgado).
Bem, é aí que vem a contribuição: Na BANDO, a medida correta é 5pk1650, e não 1638.
Essa correia é facilmente encontrada nos EUA e no EBay com entrega no Brasil em um mês (pagamento via PayPal). A originbal Bando sai por USD 28,00 + USD 17 de Frete. Quem quer genérica, encontra até por USD 8,50.

Então fica a dica, Correia Poli V Tacker 2.0 16V motor Suzuki - Fabricante: Bando - Medida: 5pk1650, disponível no EBay para entrega no Brasil (em Reais, sai por menos de R$ 100,00).

abs

José Carneiro

Night64
26/12/2011, 19:45
José, posso aproveitar seu conhecimento para fazer uma pergunta?
Estou precisando do cilindro mestre de freio da Tracker/2007, e não sei qual comprar. O reparo na Suzucar custa R$ 480,00 mas procurando na internet eu vi o clindro mestre novo por apenas US$ 78,53. Mesmo com frete, impostos e tudo, vale muito a pena. Mas qual comprar?

No Ebay a lista de cilindros mestres para GV/Tracker é grande:
suzuki grand vitara | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=suzuki+grand+vitara&_sacat=33566&LH_ItemCondition=1&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_odkw=&_osacat=33566&_trksid=p3286.c0.m270.l1311)

Eu acho que é essa peça, mas não tenho certeza:

Replacement Brake Master Cylinder | eBay (http://www.ebay.com/itm/Replacement-Brake-Master-Cylinder-/280791922188?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3ASuzuki|Model%3AGrand+Vitara&vxp=mtr&hash=item416080b60c#ht_2743wt_1114)

Giovanni Morano
26/12/2011, 23:37
Alguém sabe dizer onde encontro as borrachas de assentamento das molas dianteiras de opala?
Moro em brasilia encontrei as molas COFAP ECHE41 mas não encontro as borrachas de assentamento, a finalidade é colocar estas molas na trazeira da tracker...

Manda fazer, da não?

m_bispo
27/12/2011, 13:20
Pescador

já li em algum fórum que dificilmente as bobinas dão problemas, assim como os supressores ou "chupetas" (aqueles tubos de borracha que ficam embaixo).
O que muitas das vezes acontece é que os contatos oxidam ou enferrujam e dificultam a passagem da corrente para a vela de tal forma, que isso pode gerar a queima da bobina.
Este post que li (e que não mais consigo achar) ensinava a fazer a manutenção desses contatos com fotos e tudo mais.
O tracker da minha mulher estava até funcionando bem, mas eu achava que ele consumia muito na estada (10km/l) e as respostas do motor não eram rápidas, quando se pisava no acelerador.
Resolvi desmontar as bobinas para verificar.
É muito simples retirá-la:
1) basta retirar o parafuso de fixação (chave Nr 8);
2) retirar o conector, apertando a presilha e puxando;
3) Puxar a bobina e o supressor do bloco do motor (não mexer com o motor quente);
4) Separe os dois puxando com firmeza. Os encaixes são todos de borracha e entram e saem de forma justa, mas fácil;
5) Na base da bobina, dentro do conector com o supressor, há um parafuso que é o contato com a mola superior do supressor. A mola inferior fica em contato com a vela;
6) Este parafuso costuma ficar todo enferrujado e a mola também;
7) No meu caso, eu retirei os quatro parafusos (fazer esta operação com calma, colocando algum desengripante, pois quebrei o último parafuso), limpei todos os contatos, substituí os parafusos por outros mais novos (3x6 a R$ 0,06 cada);
8) No caso do parafuso quebrado, levei em um torneiro e retirei o pedaço que ficou. Caso o torneiro não uma broca bem fina, não tem problema. Leve em algum técnico em eletronica e peça para colocar uma cabeça de solda dentro do conector da bobina. A função deste parafuso é passar corrente e a solda irá substituí-lo;
9) Sugiro a todos darem uma olhada neste parafuso, pois ele pode ser a causa do mau funcionamento do motor ou da bobina. Em vez de pagar 200 na troca da bobina, é melhor pagar 6 centavos na troca do parafuso e limpeza dos contatos;
9) Eu aconselho fazer estas manutenções com alguma frequência (6 meses ou 5MKm) e quando for trocar as velas. É rápido, simples e deixam o carro com mais gás. Além de preservar as bobinas e os supressores;
10) No caso das chupetas, a minha é diferente das que estão nas fotos do anúncio, tanto da que está conectada com a bobina, quanto as quatro do conjunto. Vou levar a minha uma loja e verificar de que carro é. Pode ser uma alternativa.
Eu tirei fotos de tudo, mas não sei como colocar aqui na sequencia do texto.
Quem estiver interessado, mande um e-mail para mim ou, se possível, me ensine a colocar as fotos.
Abrc

m_bispo
27/12/2011, 13:32
Galera,

estou mexendo na Trk da minha mulher direto. Já acabou a garantia mesmo.
Além da troca dos parafusos da bobina, postado acima, já melhorei as seguintes partes:
1) Troca das lampadas do painel (aquelas verdes feiosas) por LED azuis. Podem ser por brancos ou vermelhos;
2) Troca das presilhas dos parachoques traseiros e dianteiros (presilha do Honda FIT - são mais fortes, baratas e entram bem justas);
3) Retirada de vários barulhos no painel, portas e motor (só falta um grilo vindo da fechadura da porta do carona);
4) Acolchoamento dos dutos e saídas do arcondicionado (tinha muito barulho);
5) Limpeza do console onde fica o freio de mão. O ex dono jogava lixo (papel de bala, chiclete e até cotonete) pela abertura do freio de mão para dentro do console;
Falta subir a suspensão e colocar pneus maiores.
Tenho algumas fotos, quem quiser eu mando por e-mail.
Abrc

Osmar Junior
28/12/2011, 08:13
Oi m-bisbo, se puder mande umas fotos do serviço para junior_rural68 @ yahoo.com.br

Obrigado

Junior

m_bispo
28/12/2011, 11:27
Acho que consegui postar as fotos.
326245

m_bispo
28/12/2011, 11:30
Continuação das fotos.

m_bispo
28/12/2011, 11:40
Continuação das fotos.
Seguem as fotos pedidas.
1) Peço desculpas por não ter as fotos da separação da bobina e do
supressor. Mas é bem simples: segura a bobina com uma mão e supressor
com a outra e puxe fazendo força para separá-los. Para juntá-los
seguir procedimento inverso. Esta separação e junção são bem macias e
fáceis;
2) Faltaram também as fotos mostrando a diferença dos parafusos
enferrujados e dos limpos. É bem gritante! Inicialmente eu ia
substitituí-los por outros mais novos, mas desisti, quando o último
parafuso arrebentou e só saíu a cabeça. O corpo ficou dentro da
bobina;
3) No caso, eu tinha duas opções: levar em torneiro para ele tirar o
resto do parafuso ou levar em um técnico de eletronica para ele fazer
um contato de solda em substituição da cabeça. Resultado: o torneiro
mais recomendado ia fazer M., então fui no técnico. Funcionou, mas a
solda ficava saindo do lugar e perdia contato.
4) Entrei em desespero, pois o carro é da minha mulher. Fiquei com aquela sensação de derrota + impotência frente ao problema. Para complicar, ela ligou no auge do desespero e pediu para ir buscá-la no trabalho.
5) Como a função deste parafuso é de apenas passar corrente, resolvi
utilizar a cabeça do parafuso arrebentado mesmo. Limpei, lixei bem de
leve com lixa de unha e encaixei ele no lugar. Depois coloquei o
supressor de com a bobina de cabeça para baixo e pronto. Pra minha surpresa funcionou
bem. Vou comprar um bobina nova e usar esta como reserva.
5) A bobina e supressor demoram e dificilmente dão problema. O que
pode ocorrer é este parafuso ficar tão enferrujado, que não passar
corrente. Aí pode queimar a os dois componentes ou simplesmente
inutilizar a bobina, apesar dela estar funcionando.
6) Como é um procedimento muito simples, aconselho limpar ou trocar
estes parafusos junto com as outras manutenções ou quando estiver
começando a enferrujar.
7) Vou tirar estas fotos que estão faltando e remeto. Se você souber
postar, favor fazer isso pra mim. Se tirar mais fotos tb.
Acho que é isso.
Marcos

m_bispo
28/12/2011, 13:20
Conforme prometido, seguem as fotos restantes.

m_bispo
28/12/2011, 13:32
Galera,

acho que por 2011 já chega. Se não vocês podem reclamar que ocupo muito espaço e não deixo ninguém postar.
Vou preparar os post para 2012 sobre:
1) mudança das lâmpadas do painel de incandescentes verdes para LED (branco, azul ou vermelho). Não troquei as lampadas dos comandos do ar condicionado, pois é mais complicado e o site argentino não explica direito;
2) identificação de alguns grilos e eliminação sem gastar muito para isso;
3) retirada da grade frontal para regulagem (ou troca) dos faróis ou troca de lâmpadas e presilhas (é uma das fontes de grilos);
Feliz Ano Novo para todos, desejo a todos muita paz, saúde, alegrias...
Que venha 2012!

netuno
28/12/2011, 18:30
Excelente tutorial m.bispo! Fico no aguardo dos outros.
Um Grande 2012 para vc!!!

Netuno

m_bispo
03/01/2012, 21:23
Netuno,

abri um tópico de manutenção feita em casa e coloquei a troca para LED.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/99798-manutencao-gv-tracker-feita-em-casa.html#post1600960
Abrc

Chuva
06/01/2012, 17:15
Olá pessoal!

Estou estudando para trocar os dois amortecedores traseiros Tracker 07 para modelos a gás e me deparei com as seguintes opções sem usar lift:
- amortecedores do opala;
- amoretecedores do prisma;
- amortecedores do suprema.

No caso dos do opala não encontro a versão a gás. Alguem tem o código?
No caso dos do prisma não acredito que pelo peso da Tracker fique bom.
E no caso dos traseiros da suprema não acho os famosos GBL 1024.. (parece e deve nem fabricar mais). Vi essa loja aqui no google mas não sei não.. alguem já comprou nela?
NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22793)

E um outro detalhe mto importante: não pretendo trocar as molas traseiras. Com o GBL 1024 mais comprido umas 2'' não vão ficar frouxas?

Alguma dica?

Grato

Elisson
06/01/2012, 17:23
Olá pessoal!

Estou estudando para trocar os dois amortecedores traseiros Tracker 07 para modelos a gás e me deparei com as seguintes opções sem usar lift:
- amortecedores do opala;
- amoretecedores do prisma;
- amortecedores do suprema.

No caso dos do opala não encontro a versão a gás. Alguem tem o código?
No caso dos do prisma não acredito que pelo peso da Tracker fique bom.
E no caso dos traseiros da suprema não acho os famosos GBL 1024.. (parece e deve nem fabricar mais). Vi essa loja aqui no google mas não sei não.. alguem já comprou nela?
NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22793)

E um outro detalhe mto importante: não pretendo trocar as molas traseiras. Com o GBL 1024 mais comprido umas 2'' não vão ficar frouxas?

Alguma dica?

Grato

Companheiro chuva, trocou amortecedor é obrigatório trocar mola se não na primeira levantada que a roda der a mola cai e vc fica no prego. Já o inverso, se você trocar só a mola o que vai acontecer é de o amortecedor subir forte e socar. Então trocou amortecedor, troca mola e compra na NAFIL que o pessoal sempre tem feito isso..só falta eu!!! ;)

Chuva
06/01/2012, 17:26
Olá Elisson!
Grato pela resposta.

Achei o código do a gas do opala!! É o GBL 1015!

Esses são mais curtos que o GBL1024 da suprema, né?

Será que assim eu não posso aproveitar as molas?
(o carro tá bem novinho com 56kkm e o antigo dono era cuidadoso). Só queria tirar um pouco do balanço de traseira "original" do carro.

O que acha? E se mesmo o gbl1015 tiver altura diferente do Tracker original não existiria algum calço baratinho?
(e que o carro tá novinho msm..)

Grato

Elisson
09/01/2012, 12:39
Pessoal, tô precisando do coxim do câmbio e das buchas dos tensores do eixo traseiro. Já sei que posso conseguir na suzucar ou alternativa, inclusive já cotei preços.

Mas, na verdade gostaria de saber se tem algum de outro carro que seja adaptável.

No aguardo.

Giovanni Morano
10/01/2012, 00:15
O coxim do cambio... eu só não mandei fazer Elisson...pq nao dava tempo pq iria fazer uma viagem longa...ai pedi na suzucar mesmo... E ah... O Coxim do tracker...não é igual... fiquei até impressionado... cuidado quando for pedir a peça...

Elisson
10/01/2012, 00:17
O coxim do cambio... eu só não mandei fazer Elisson...pq nao dava tempo pq iria fazer uma viagem longa...ai pedi na suzucar mesmo... E ah... O Coxim do tracker...não é igual... fiquei até impressionado... cuidado quando for pedir a peça...

O coxim do tracker não deu no teu carro não épq o teu é automático ñ!????? ;-)

Fabricio Cambruzzi
11/01/2012, 00:44
Pessoal, sou bem novo no Forum, 10 minutos... e também novo no segmento 4x4.
Entrei no Segmento com uma G. Vitara 2001 Gasolina Automática, era tudo muito bom, exceto consumo e manutenção.
Agora estou com um problema, ela está fazendo 200km com 1 Litro de óleo, e não é só anéis... vejam só estou afim de trocar toda a mecanica.
Já Li várias coisas, chegando a realidade de que é possível colocar um AP 2.0 em uma caixa de Chevette (existe flange para esta adaptação) o grande problema é como adaptar a caixa do Chevas na Reduzida da G Vitara.

Alguém já viu isto funcionando? Alguém tem uma dica para me dar?

Desde já agradeço...

Abraço,

Fabricio

Elisson
12/01/2012, 16:20
Pessoal, sou bem novo no Forum, 10 minutos... e também novo no segmento 4x4.
Entrei no Segmento com uma G. Vitara 2001 Gasolina Automática, era tudo muito bom, exceto consumo e manutenção.
Agora estou com um problema, ela está fazendo 200km com 1 Litro de óleo, e não é só anéis... vejam só estou afim de trocar toda a mecanica.
Já Li várias coisas, chegando a realidade de que é possível colocar um AP 2.0 em uma caixa de Chevette (existe flange para esta adaptação) o grande problema é como adaptar a caixa do Chevas na Reduzida da G Vitara.

Alguém já viu isto funcionando? Alguém tem uma dica para me dar?

Desde já agradeço...

Abraço,

Fabricio

Fabricio, você já cogitou a possibilidade de pôr um motor usado do tracker 2009 ao invés de adaptar???? Não lhe custaria menos dores de cabeça?!

Newton Guerra
12/01/2012, 16:28
Fabricio, você já cogitou a possibilidade de pôr um motor usado do tracker 2009 ao invés de adaptar???? Não lhe custaria menos dores de cabeça?!

Concordo plenamente. A Suzucar tem alguns motores desses, sem dúvida é a solução mais fácil e barata. Muito melhor até do que mandar fazer o motor.

Abraços

Rodolfo Rodrigo
13/01/2012, 10:42
Amigos - Peças Grand Vitara 2009

40mil km - aonde compro;
oleo, tração
oleo, freio
oleo, cambio
grade superior dianteira
pastilhas de freio dianteira e traseira

entre outras que vou precisar mais afrente.... existe algum site? pesquisei e só acho nas suzuki mesmo.

Elisson
13/01/2012, 10:48
Amigos - Peças Grand Vitara 2009

40mil km - aonde compro;
oleo, tração
oleo, freio
oleo, cambio
grade superior dianteira
pastilhas de freio dianteira e traseira

entre outras que vou precisar mais afrente.... existe algum site? pesquisei e só acho nas suzuki mesmo.

Companheiro, óleo de diferencial, caixa e redução você encontra em quaisquer fornecedor é só pegar a referência fornecida no manual do veículo. As pastilhas dianteira e traseira você encontra no sites suzucar ou alternativa entre outros que é só pesquisar. Agora peças de reposição como a grade superior, ou em ferros velhos de carros que tenham batidos ou capotados ou em sites no exterior como o amazon.com, além das concessionárias autorizadas.

Chuva
13/01/2012, 16:01
Pessoal,

Achei, depois de mto procurar, o amortecedor traseiro GBL1015 do opala a R$ 125 cada.

Nao vou modificar nada o a traseira da tracker 07 (lift, calço, etc), então é plug em play msm?

To aqui do lado da loja em interlagos. Ajudem ai plz.. vou sentar a bota.

Vlws

m_bispo
14/01/2012, 01:46
Pessoal,

Achei, depois de mto procurar, o amortecedor traseiro GBL1015 do opala a R$ 125 cada.

Nao vou modificar nada o a traseira da tracker 07 (lift, calço, etc), então é plug em play msm?

Vlws

Olá Chuva,

eu coloquei o amortecedor da omega suprema + mola de opala na traseira e dois calços na dianteira, pois mantive as molas e os amortecedores originais.
Fiz numa loja aqui de Belém especializada em suspensão (Nome da loja é Monobloco). Ela trabalha com aumento de suspensão de carros blindados.
Ao contrário do que havia lido, o amortecedor da omega não é 100% plug in play. O cara teve que trocar o olhau inferior pelo do amortecedor original. Entretanto, ele trocou rapidinho.
Acho que ficou boa, bem alta e firme. Amanha vou viajar para uma praia aqui perto para testar nas dunas.
A cambagem foi feita normalmente.
Seguem as fotos do lift da suspensão. As duas últimas são do colchão inflável que coloquei dentro da tracker. Tem que remover a parte inferior dos bancos traseiros. Ficou muito bom, durmo eu e minha esposa dentro do carro e sem barraca.
Vlw

Chuva
15/01/2012, 11:05
Olá M_Bispo!
Ficou mto show hein? Parabens!! Tb curti o esquema do colchão! Bem melhor q ficar numa barraca dando alimento pros mosquitos!!
Pena q minha patroa é fresca e não topa isso, mas ficou mto prático msm! O esquema agora e achar aqueles porta malas de teto para as viagens.

Qto ao amortecedor eu peguei um monte de amortecedor na mão e medi os cursos (opala, caravan, suprema, omega, prisma, chevete - até - isso já vi nos foruns) tracker e outros q talvez coubessem). Daí concluí exatamente isso q vc disse: nada é plug 'n' play como dizem aqui no forum. OBS: Procurei pra kct e não tenho certeza pq não vi no carro, mas já vi gente precisando do código dos monroe argentinos pouca vida originais traseiros da tracker, então lá vai: 83765766.

Tava com os do opala na mão e pareciam perfeitos (apesar da aparencia diferente) pela altura, turbogás (melhorado do original), cursos, etc; mas além da arruela em cima que achei meio estranho conseguir colocar pq o eixo do curso é mais fino, há o problema do olhau tb. Nada sério e tal, mas agora q tô pesquisando vou procurar bastante pra achar um bem legal!

O que achei em muita loja muito foi o GB1024, sem gás. O GBL é muito dificil aqui em sp e todo mundo tinha q encomendar e tal e nem tinham certeza de conseguir. Os caras tão queimando q nem água o GB que é bem barato; talvez pq a suprema virou mosca branca e ninguem quer o a óleo.

Nos finalmentes acho q vou fazer o que vc fez na sua, com o GBL1024 e a mola do opala. Mas qual mola exatameten vc colocou? Já vi lugares aqui q colocam a da frente, a de trás, ou a da frente 6cc, ou tiram 1,5 voltas.. cada um fala uma coisa, mas na hora de comprar pra quem não é mecânico como eu não é tão fácil assim e confiar em vendedor nunca!!

Se um dia eu fechar essa novela faço um tutorial de todas as possibilidades q encontrei, mas por enquanto estou me divertinho nas férias com essa brincadeira. Nessa semana vou passar numa loja grande aqui em sp q se chama Paraná peças, fica em Diadema e parece q fornece pras grandes tipo delavia etc. Tem os preços ótimos e vou colocar mais alguns amortecedores um do lado do outro pra ver as medidas.

Por hora estou estudando a opção do Prisma traseiro.
Vendedor é tudo igual e quer vender! Mecânico tenho os 2 extremos: um q fala q fica uma merda pq o prisma é bem mais leve q a tracker e vai estourar rapidinho e manda colocar o original urgentemente para não ter problema com os ajustes e os lados, pq pra ajudar agoram uns vendedores dizem q na tracker há o lado certo de se por o amortecedor! Até então eu não tinha visto nada sobre esse assunto, encaixe ou chanfros nos amortecedores originais q os fizessem ser diferenciados no aspecto lado. Esse é o mecânico certinho. Tb há o extremo, que o cara diz fazer maravilhas e até desmonta meu amortecedor, aproveita o casco, troca a válvula para o deixar turbo gás, coloca uma mola extra interna, coloca nitrogênio para o compensar com 30% a mais de dureza para o peso necessário do carro e bla bla bla.. achei interessante muito super man pra minha cabeça. O preço é convidativo, mas nos finalmentes não passa de um amortecedor recondicionado q dura menos, certo?

Enfim... a luta continua!! Agora eu vou destrinchar essa bagaça! Eu só queria trocar os amortecedores traseiros originais por compatíveis turbogas (ja que pra tracker não existe essa opção) sem mudar o aspecto da viatura...

[ ]s

Alex-RJ
15/01/2012, 11:48
melhor não seria compensar o esforço do amortecedor, com uma mola reforçada, mesmo que que fique dura, depois amacia ela, e fica perfeita.

VOVÔ DO TROLLER
15/01/2012, 16:49
Pessoal,

Vlws

Boa tarde Chuva. Recomendo que antes de qualquer modificação você bata uma papo com o Daniel mecânico. Um dos caras que mais entende de Suzukis (incluindo aí o Tracker) e modificações no Brasil. Rua Michigan, 930, S.P.Capital, fone 50925423. Um grande abraço e sucesso. Valter.

m_bispo
15/01/2012, 22:31
Olá M_Bispo!
Ficou mto show hein? Parabens!! Tb curti o esquema do colchão! Bem melhor q ficar numa barraca dando alimento pros mosquitos!!
Pena q minha patroa é fresca e não topa isso, mas ficou mto prático msm! O esquema agora e achar aqueles porta malas de teto para as viagens.

Qto ao amortecedor eu peguei um monte de amortecedor na mão e medi os cursos (opala, caravan, suprema, omega, prisma, chevete - até - isso já vi nos foruns) tracker e outros q talvez coubessem). Daí concluí exatamente isso q vc disse: nada é plug 'n' play como dizem aqui no forum. OBS: Procurei pra kct e não tenho certeza pq não vi no carro, mas já vi gente precisando do código dos monroe argentinos pouca vida originais traseiros da tracker, então lá vai: 83765766.

Tava com os do opala na mão e pareciam perfeitos (apesar da aparencia diferente) pela altura, turbogás (melhorado do original), cursos, etc; mas além da arruela em cima que achei meio estranho conseguir colocar pq o eixo do curso é mais fino, há o problema do olhau tb. Nada sério e tal, mas agora q tô pesquisando vou procurar bastante pra achar um bem legal!

O que achei em muita loja muito foi o GB1024, sem gás. O GBL é muito dificil aqui em sp e todo mundo tinha q encomendar e tal e nem tinham certeza de conseguir. Os caras tão queimando q nem água o GB que é bem barato; talvez pq a suprema virou mosca branca e ninguem quer o a óleo.

Nos finalmentes acho q vou fazer o que vc fez na sua, com o GBL1024 e a mola do opala. Mas qual mola exatameten vc colocou? Já vi lugares aqui q colocam a da frente, a de trás, ou a da frente 6cc, ou tiram 1,5 voltas.. cada um fala uma coisa, mas na hora de comprar pra quem não é mecânico como eu não é tão fácil assim e confiar em vendedor nunca!!

Se um dia eu fechar essa novela faço um tutorial de todas as possibilidades q encontrei, mas por enquanto estou me divertinho nas férias com essa brincadeira. Nessa semana vou passar numa loja grande aqui em sp q se chama Paraná peças, fica em Diadema e parece q fornece pras grandes tipo delavia etc. Tem os preços ótimos e vou colocar mais alguns amortecedores um do lado do outro pra ver as medidas.

Por hora estou estudando a opção do Prisma traseiro.
Vendedor é tudo igual e quer vender! Mecânico tenho os 2 extremos: um q fala q fica uma merda pq o prisma é bem mais leve q a tracker e vai estourar rapidinho e manda colocar o original urgentemente para não ter problema com os ajustes e os lados, pq pra ajudar agoram uns vendedores dizem q na tracker há o lado certo de se por o amortecedor! Até então eu não tinha visto nada sobre esse assunto, encaixe ou chanfros nos amortecedores originais q os fizessem ser diferenciados no aspecto lado. Esse é o mecânico certinho. Tb há o extremo, que o cara diz fazer maravilhas e até desmonta meu amortecedor, aproveita o casco, troca a válvula para o deixar turbo gás, coloca uma mola extra interna, coloca nitrogênio para o compensar com 30% a mais de dureza para o peso necessário do carro e bla bla bla.. achei interessante muito super man pra minha cabeça. O preço é convidativo, mas nos finalmentes não passa de um amortecedor recondicionado q dura menos, certo?

Enfim... a luta continua!! Agora eu vou destrinchar essa bagaça! Eu só queria trocar os amortecedores traseiros originais por compatíveis turbogas (ja que pra tracker não existe essa opção) sem mudar o aspecto da viatura...

[ ]s

Chuva,

eu coloquei molas de Opala 6cc que é mais dura. Mas pode colocar a do 4cc tb.
Eu to na dúvida se coloco bagageiro ou aquele porta mala do teto.
Mantenha a gente informado!
Vlw

cézão_MTB
16/01/2012, 15:46
Pessoal,
Vlws

Trocou o amortecedor, é necessário trocar as molas????????????
Para um LIFT de 2" isso é necessário?? Ou só os amortecedores?? Ou só as molas resolvem??
Obrigado.

Chuva
16/01/2012, 15:58
Oi cezão,
Deixei agendado na loja pra pegar depois. Vou ver mais opçoes. Há muitos modelos ainda pra ver alem desse do opala gbl1015.
Eu particularmente acho q depende do estado do carro para trocar as molas em conjunto, como manda o figurino a cada aprox. 50kkm.
No meu caso nem pretendo trocar as molas, o carro nunca fez trilha e tá tudo zero por baixo, nem arranhão tem, mas na hora de desmontar é q vou saber a verdade, né?

Como não tenho lift, os mortecedores do prisma e do opala traseiros resolvem para mim pq deixam na altura original.
Isso teoricamente, pq ainda não consegui as medidas do amortecedor traseiro da tracker. Quem puder postar agradeço!!
- as medidas aprox. do GBL1024 aberto sao 60,5cm e 41,5cm fechado;
- as medidas aprox. do GBL1015 aberto são 52,5cm e 37,5cm fechado;
Ambos considerando o centro no olhal e a ponta da rosca do eixo.

O modelo do prisma verifiquei tb e desencanei pq achei o amortecedor pouco robusto fisicamente para o peso da tracker.

Pra quem tem lift 2" o amortecedor é o da suprema traseiro GBL1024 e a mola traseira do opala.
Mas eu sinceramente não sei e gostaria de saber se nesse caso do amortecedor do omega é realmente necessário se ter o lift.
Se fizer sem o lift vai pegar ou essa solução simples traseira já seria o lift em si!?

[ ]s

Chuva
16/01/2012, 20:38
Então Cezão.. agora q li devagarzinho o post do amigo M_bispo!!

Na traseira o amortecedor do suprema + a mola do opala ja consagram o lift!

[ ]s

cézão_MTB
17/01/2012, 16:51
Então Cezão.. agora q li devagarzinho o post do amigo M_bispo!!

Na traseira o amortecedor do suprema + a mola do opala ja consagram o lift!

[ ]s

OK!!!
Mola e amortecedor do respectivamente do Opala e Suprema 4 cilindros?????

Valeu pelas dicas.

cézão_MTB
17/01/2012, 18:33
- as medidas aprox. do GBL1024 aberto sao 60,5cm e 41,5cm fechado;
- as medidas aprox. do GBL1015 aberto são 52,5cm e 37,5cm fechado;
[ ]s

Amortecedor Traseiro Suprema 6cc 3.0 / 4.1 Ano 93 Ate 96 - R$ 160,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215450395-amortecedor-traseiro-suprema-6cc-30-41-ano-93-ate-96-_JM#questionText)
Teria uma opção mais barata???? Achei caro esse amortecedor!

cézão_MTB
17/01/2012, 18:56
VELAS: Vela de ignição - NGK - Fit 1.4 - Sportage 2.0 16V gasolina - Tracker 2.0 16V 2007 em diante - green - gasolina - jogo - BKR6E-11 - Vela de ignição - Ignição - Fit - Honda - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=15&CV=162&ANO=0&CMD=0&CG=8&CSG=271&CP=71331)
Amortecedor BL 1024: Amortecedor traseiro - Cofap - Suprema 2.0/2.2 - 1993 até 1996 - 4 cilindros - Super - cada (unidade) - BL1024 - Amortecedor traseiro - Amortecedores - Suprema - Chevrolet - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=5&CV=75&ANO=0&CMD=0&CG=25&CSG=229&CP=71956)

Coincidência ... na mesma loja virtual.

Chuva
17/01/2012, 20:53
Então Cezão pra mim a opção mais barata seria so trocar o amortecedor..

Comprei o gbl1015 do opala msm e parece ser super power. Suas medidas aberto e fechado são identicas do original da tracker.
Paguei R$ 115 em cada um.. fim do fim do estoque do cara.. agora o mais barato vai pra R$ 140.

Quanto a opção do lift q vc quer fazer:
as molas traseiras do opala 4cc e 6cc devem ser quase iguais. A diferença é que para o carro mais pesado a mola deve ser mais dura. Achei uma mais dura ainda no ML por R$ 100 o para semi novo em Interlagos/SP. São 30% mais duras ainda pq são pra kit gas (aguentar tb o cilindro).
Eu compraria esse msm, se for pra fazer trilha, pq qto mais duro mais deve durar.

Ja os amortecedores gbl1024 para esse jogo vc pode procurar na NAFIL em RJ. Qdo tinha no estoque era o mais barato qdo comparado com qqer lugar. Eu achei o par gb1024 numa loja em interlagos tb a R$ 125 cada sem colocação. São o a óleo e não a gás. São do tipo super, não sei se o cara te manda, mas o envio tb não deve ficar mto barato, né? Eram o último par e peguei em mãos! Ate onde fui comprar hj na minha primeira opção, confirmado por tel com o vendedor, qdo cheguei lá o cara só tinha um.. dai fui pra segunda opção..

Digo em mãos pq rodei muito pra comprar os meus e fui comparando com os originais e os do opala. A maioria dos lugares tem um, dois de tipos diferentes.. é difícil achar o par bixo... e todo lugar tá tudo no final do estoque.. e a proxima remessa vão pra média de R$ 199!!

OBS: assim q der eu monto um tuto da minha novela com fotos. Mas por hora estou caçando uma coifa pra colocar nos gbl1015 pq eles não tem. Disseram q nem precisa e q vai pegar, mas eu vou tentar. Com um macaquinho parece bico trocar (sem mexer nas molas).

[ ]s

Zepi
18/01/2012, 23:45
Alguém sabe de algum cabo de acelerador que caiba no tracker motor mazda???Na suzucar só usado....Parece o cabo do jimmy e samurai são iguias...
Por hora está lá o cabo de embreagem do chevete...firme e forte!hehehe!!!

Abraços

Chuva
22/01/2012, 15:55
Olá pessoal,

Depois de pesquisar bastante aqui nesse forum e na internet conclui minha aventura de querer trocar os amortecedores traseiros de minha Tracker 07.

Há muita coisa boa espalhada por aí mas eu direcionei os detalhes para suprir minha necessidade em particular: simplesmente trocar no estilo Ursulão (pica-pau) para deixar o carro balançando menos de traseira. Não tenho ainda a intenção/necessidade de levantar o carro com amortecedores de medidas diferentes ou por calços.

Humildemente compartilho aqui com vcs o passo a passo!! Se alguma coisa estiver errada por favor sintam-se a vontade para criticar, já que eu não sou mechânico! Apenas gosto bastante da viatura, de por a mão na massa nos meus carros aprendendo novidades e de econimizar uma grana!!

A princípio pesquisei a famosa combinação Amortecedor do Omega Suprema traseiro (código Cofap Turbogás: GBL1024) com a mola traseira do Opala. Isso consagra o Lift Traseiro e parece ficar muito bom mas não era meu objetivo, já que esse amortecedor e mola são mais compridos que as medidas originais.

Cacei itens substituos Amortecedor do Opala e do Prisma. O do Prisma/corsa eu desisti pq achei os amortecedores com o cilindro mais "frágil" que o original e talvez durasse menos.

Parti então para os do Opala e pastei para achar o par (Código Cofap Turbogás: GBL1015), mas aqui estão comparados com os originais da Tracker. Esses aliás, para sanar a dúvida, são turbogás Monroe originais tb!

329173
Nessa foto um comparativo de tamanho, largura e curso com os do Opala que foram bem mais baratos. Os da Monroe originais custavam R$ 400 o par. Os do Opala foram aprox. R$ 250 o par.

Há duas diferenças principais entre eles, mas nada que não se consiga "ajustar". A primeira é o tipo de rosca da ponta, onde a do Opala é mais grossa e tem porca maior. A outra é em relação ao Olhal: o da Tracker tem borrachas fundidas numa camisa/embuchadas. Os do Opala vem com as borrachas soltas e não tem o embuchamento com a camisa.

329174 329175 329176

Assim tive que parar num mecânico de suspensão e pedir um par desses "cilindrinhos de aço/ferro" para por no meio das borrachas. Na foto do lado direito o olhal do original e a esquerda o do opala montado com as duas borrachas e o "tubinho."
Essa foi minha primeira grande dificuldade e se for fazer o ideal é conseguir esse dois cilindrinhos antes de começar. Com eles os parafusos não ficam frouxos dentro das borrachas.

Não sei estão bons ou ruins, já que versão apenas a óleo e sem gás não tem a dupla função e não se auto abririam, mas claro que os amortecedores antigos não têm a mesma funcionalidade dos zero. Estão com pouco mais de 50kkm originais e sem trilha, mas ao se apertar é muito mais mole e fácil fechá-los dos que os originais.

MOV00009 - YouTube (http://youtu.be/VYSNLg9YBjw)

Quanto a montagem no carro é possível fazer tudo com o carro no chão sem usar um macaco. Mas para ter um pouco mais de comodidade fiz um lado com dois macacos sendo o do carro e um jacarezinho. Como já estava alto o outro lado foi mais fácil e nem tirei a roda.

Chuva
22/01/2012, 16:06
329178 329179 329180 329181

Além dos macacos, usei duas chaves no. 17, uma chave inglesa e chave de fenda grande para os eixos/parafusos das pontas de cima.

Minha segunda e última grande dificuldade foram os parafusos debaixo no. 17 dos amortecedores. Não consegui tirar de forma alguma!! Depois de muito tentar fui no mecânico amigo e pedi ajuda. Nada! Só com a chave pneumática batendo muito consegui afrouxar esses parafusos. Talvez pq nunca tenham sido trocados e tenham sido montados com uma chave pneumática tb para ficarem tão duros. Mas viva.. saiu.. ehhehe

Usei um macaco para levantar o carro e o original para segurar a suspensão do amortecedor. Isso para a mola não empurrar tudo para baixo qdo eu tirasse o parafuso do amortecedor (se eu conseguisse.. ehhe). Do outro lado com o carro no chão a roda já empurra a mola e é só tirar um amortecedor e por outro, sem ter q levantar o carro.

Chuva
22/01/2012, 16:23
Na parte de cima é que foi meio chato: tive que ficar testando as borrachas dos dois amortecedores, do original e do opala para achar uma altura ideal que comportasse a arruela soldada na carroceria e o cilindro que fica entre as duas borrachas não ficasse folgado.

329182 329183

Assim usei uma combinação para respeitar o mecanismo do eixo do opala com sua porca e o acoplamento da arruela soldada na carroceria. Na foto a esquerda, a borracha, arruela e porca maiores são do opala, as outras são originais da tracker.

Tudo montado ficou assim (de baixo para cima):
amortecedor + batente + arruela grande para coifa do opala + borracha do amort. da tracker + arruela soldada da carroceria + borracha do amort. do opala + arruela pqna do amort. do opala + porca do opala.

OBS: o amort. original da tracker tem duas porcas, já o do opala só tem uma. No caso da tracker uma se contrapõe a outra fazendo o aperto nas borrachas, mas vai da mão do mecânico deixá-las apertadas e depois apertar as porcas uma contra a outra sem amassar demais as borrachas. Com o kit do opala, o "cilindrinho" q fica entre o eixo do amortecedor e as borrachas evita esse esmagamento e a porca do opala é "Ovalada", ou seja, conforme vai entrando, se auto prende e não necessida de contra porca. Qdo ela chegar a pressionar esse cilindrinho o aperto já vai estar bom, sem amassar demais as borrachas e sem forçar mais a porca para baixo.

Ficou assim:

329184 329185

A coifa não existe para o Opala e todo lugar que perguntei ninguém disse que se colocava. Já o batente segui a linha de raciocínio de outros carros q tem, assim como o amortecedor original do opala a oleo tb tem. As medida são quase iguais a esse do corsa que coloquei. R$ 10 o par.

Usei a chave inglesa e uma chave de fenda grandes para apertar a porca na rosca do eixo do amortecedor. É bem chato e eu já tava quase usando um alicate, mas aí já viu né? hehehe

Bom, é isso, o carro ficou mais firme mesmo de traseira, mesmo sem trocar as molas e está mais espertinho qdo passo nas lombadas. Ainda é um "jeep" e balança mas mesmo tendo andado pouco com ela ainda posso dizer que melhorou pelo menos uns 50%!!

Desculpe as delongas e se detalhei demais, mas se eu tivesse um resumão assim bem mastigado eu teria ganhado muito tempo! Deixo aqui a dica pra quem quiser tentar tb e se divertir num sabadão!

[ ]s

silviorl
24/01/2012, 12:36
Bom dia! Meu primeiro post...
Pessoal, comprei meu Tracker 2.0 gasolina 2008 a cerca de um mês com 45kkm e já está hoje com 51k... =)
Satisfeitíssimo com o carro.
Então...assim que comprei, estava com um soco seco na roda e não tinha nada folgado na suspensão...tudo certinho...mas a soco que tinha na roda e até transmitia para a direção continuava...fui no mecânico da concerssionária, e ele não descobriu. Levei no meu antigo mecânico de importados (Aderson, que era da antiga autorizada suzuki e subaru aqui em Teresina), foi quando, sem demora, descobriu que era apenas as borrachas da barra estabilizadora. Ele pediu para comprar a da Toyota SW4 antiga (93/94...), mas como não achei, comprei da Hilux 2002/2003 3.0 que o vendedor me garantiu que dava...
Enfim, coloquei essa da Hilux que possui muuuuuuito mais borracha que a da tracker original e foi plug & play...em 10 minutos foi colocada sem adaptações.

Aproveitando também, quem souber onde compro o snorkel da Tracker...fico agradecido.

Giovanni Morano
24/01/2012, 17:58
Pode ser a do corsa...tbm!

Bom dia! Meu primeiro post...
Pessoal, comprei meu Tracker 2.0 gasolina 2008 a cerca de um mês com 45kkm e já está hoje com 51k... =)
Satisfeitíssimo com o carro.
Então...assim que comprei, estava com um soco seco na roda e não tinha nada folgado na suspensão...tudo certinho...mas a soco que tinha na roda e até transmitia para a direção continuava...fui no mecânico da concerssionária, e ele não descobriu. Levei no meu antigo mecânico de importados (Aderson, que era da antiga autorizada suzuki e subaru aqui em Teresina), foi quando, sem demora, descobriu que era apenas as borrachas da barra estabilizadora. Ele pediu para comprar a da Toyota SW4 antiga (93/94...), mas como não achei, comprei da Hilux 2002/2003 3.0 que o vendedor me garantiu que dava...
Enfim, coloquei essa da Hilux que possui muuuuuuito mais borracha que a da tracker original e foi plug & play...em 10 minutos foi colocada sem adaptações.

Aproveitando também, quem souber onde compro o snorkel da Tracker...fico agradecido.

m_bispo
25/01/2012, 01:36
1) Eu comprei o meu snorkel no www.eugene4x4.com.br (eugene4x4) e custou em Nov/11 R$ 540,00 + frete.
Instalei numa loja de 4x4 aqui em Belém e ficou bom, conforme as 2 primeiras fotos, nas dunas de Salinas/PA.
Mas tem vários outros sites com ofertas. Eu comprei neste porque tinha comprado as proteções e o estribo por um bom preço e a loja mandaria o snorkel pelo mesmo frete dos demais.

2) Pedindo desculpas pela minha ignorância, mas alguém saberia dizer o que é e para que servem duas aberturas localizadas embaixo dos bancos da frente da TRK, conforme 3a foto.

3) Por fim, na minha busca pela melhoria do consumo (10 km/l na estrada), fiz uma limpeza das bobinas, com post aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-65.html), e agora comprei velas de Iridium no ML e elas já chegaram (R$ 34,00 cada + frete). Minha TRK tá com 52Mil km e vou fazer uma limpeza dos bicos, colocar as velas e trocar o óleo do motor. Depois eu posto aqui se melhorou alguma coisa.
Abraços

Chuva
25/01/2012, 08:23
Oi Bispo,

Esses dois buracos debaixo dos bancos são onde sai o ar qdo vc liga o ventilador e a posição está para baixo. O ar quente e frio do ar condicionado saem por ai.

[ ]

silviorl
25/01/2012, 16:53
1) Eu comprei o meu snorkel no www.eugene4x4.com.br (eugene4x4) e custou em Nov/11 R$ 540,00 + frete.
Instalei numa loja de 4x4 aqui em Belém e ficou bom, conforme as 2 primeiras fotos, nas dunas de Salinas/PA.
Mas tem vários outros sites com ofertas. Eu comprei neste porque tinha comprado as proteções e o estribo por um bom preço e a loja mandaria o snorkel pelo mesmo frete dos demais.

Bispo, obrigado pela dica...
Olha só, apenas troquei o filtro de ar do motor no sabado...uns r$30 e poucos reais aqui em teresina e ja notei o ponteiro descendo mais devagar...estava fazendo 7,5km/l na cidade...quando medir o novo consumo te passo aqui...
Abraço.

Siminola
27/01/2012, 23:02
olá, pessoal. Alguém poderia me informar se há peça substituta de outro carro, junta homocinética lado direito, lado de fora do pneu da tracker 2008 ?? Adquiri uma recentemente e a mesma possuía uma coifa rasgada e, provavelmente, entrou muita areia, poeira, água, etc, o que fez estragá-la ...moro em natal, aqui nem pensar encontrar, nem nas concessionárias tem , só por encomenda e brincadeira, custa os olhos da cara ....

Siminola
28/01/2012, 00:32
Senhores, troquei o óleo 16 (tecno 15w-40) e filtro do meu Tracker 07/08 e ao comprar o filtro de óleo a loja colocou o FRAM PH 5713, coube no carro e voltei para casa sem vazamento. Contudo olhando no fórum ví que esse filtro é para o motor diesel e não gasolina, o do motor a gasolina é o do fiesta motor antigo não o Zetec Rocam.
Ora no catálogo Fram ele é indicado para motor endura 1.3, rocam 1.0 e 1.6 e para o 1.0 supercharger.
Bem, é esse filtro mesmo ou alguma surpresa me aguarda?
No mais tenho olhado no ebay e a quantidade de peças disponíveis para esse carro e a diferença de preço é enorme.
Aqui em Salvador comprei o filtro de ar por 26,00 Fram, os filtro do ar condicionado por 16,00 o par Wega.
A roda livre AVM ajuda na durabilidade da homocinética e na economia de combustível? Alguém já fez o teste?
Fui ao Pará e voltei e fiz média que variaram de 10,3 (110-120km/h) vidro aberto até 12,6km/l(80-86km/h),vidro fechado AR 40% do tempo, pneus a 30psi.
Uso bissufeto de molybdênio em todos os meus carros (tracker e Palio) e usei muito no caminhão (ajuda na economia e não bate válvula)

Olá,Paulo King, tb tenho uma TRK e, sinceramente, o que é Bissulfeto de Molibdênio ?? vc usa com qual finalidade ?? valeu ...

m_bispo
31/01/2012, 02:23
É um aditivo para lubrificantes. Vou colocar também. Abrç

MOLYKOTE - A2 (http://www.lubrifixa.com.br/molykote_a2.html) - para o óleo do motor.

http://www.lubrifixa.com.br/molykote_fc.html - para diferencial e cx tx.

Chuva
31/01/2012, 08:38
Esse molikote não é aquele aditivo que serve pra "tampar buraco" nas folgas do motor pra qdo vc quer vender o carro e quer que pare de "fumar" ou são diversos tipos diferentes dessa marca?

[ ]s

aleilario
01/02/2012, 14:03
Pessoal, ja revirei o site e não acho nada, será que alguém sabe me dizer se tem alguma outra sapata de freio traseiro que sirva no grand vitara ? na suzucar esta por R$ 108,00 cada lado !

Elisson
01/02/2012, 14:20
Pessoal, ja revirei o site e não acho nada, será que alguém sabe me dizer se tem alguma outra sapata de freio traseiro que sirva no grand vitara ? na suzucar esta por R$ 108,00 cada lado !

Salvo engano o pessoal recondiciona com lonas do fusca!!! ;-)

aleilario
02/02/2012, 08:56
Valeu Elisson, cotei na suzucar e esta 100 conto o par, como estou precisando rápido vou acabar comprando lá mesmo para não ter que deixar o carro parado.

silviorl
03/02/2012, 11:45
mbispo, tirei o consumo da cidade com o filtro de ar novo...tudo bem que fiz uma pequena viajem de uns 35km (70km ida e volta) em BR...mas fui com uns 120km/h o tempo todo...o consumo final bateu os 8,5km/l...mas eu tava andando igual uma vovozinha.

Pessoal, não sei se aqui é o melhor lugar para este post, mas estou com um problema sério e como já li todos os posts deste topico, acredito que os frequentadores daqui irão ajudar.
Seguinte, moro em Teresina, cidade um pouco quente (na opinião da maioria de vcs...mas 40º pra mim é moleza...eheheh) e comprei minha Tracker gasolina 2008 a um mes e meio e já rodei 6k km com o óleo 5W30 que a suzuki daqui colocou (pra dar a garantia de 3 meses de seminovos). O motor estava com o funcionamento normal...apesar de todo santo dia pela manhã quando eu o ligava eu percebia que naquela primeira acelerada que ele dá na partida eu escutava uma zuadinha de tuncho descarregado...aquele sonzinho metálico...mas era uma coisa muuuuito rápida e eu percebia somente durante menos de 1 segundo (só quando dava a primeira acelerada do dia). E esse som não tinha quando foi colocado oleo novo...mas com o tempo eu percebia que vinha aumentando.
Então, ontem eu fui em uma loja colocar os faróis de milha que pedi no ML na loja da DAKOTA AUTOPARTS (NÃO RECOMENDO), e o carro ficou UMA HORA E MEIA parado, quando fui ligar de novo para ir embora e percebi, já bem mais alto a zuada de tuncho batendo (aquela "tá tá tá tá tá tá tá")...
Liguei na mesma hora para a suzuki e falei com o mecânico para saber se eles iam olhar o carro lá onde estava ou se eu ia rodando (afinal tava na garantia) e ele me pediu para que fosse rodando mesmo...
No meio do caminho, parou o som e o motor estava normal...chegando lá, perfeito...sem zuada alguma. Pedi para que colocasse o carro para que esfriasse e ele observasse depois. Não deu outra...o motor esfriou, ele ligou, e o "tá tá tá tá tá" voltou...
Ele olhou nível do óleo e, pasmem, completou com 2,5L !!!!!!!!!!! Com o mesmo 5w30 (fino).
Ele foi olhar no manual do carro e viu NA SEÇÃO 13 DA TROCA DE ÓLEO QUE CITA "É considerado normal a perda de 0,8L de óleo a cada 1.000km (HUM MIL KM) rodado". Eu nem quis acreditar naquilo que ele falou...conheço motor desde muito tempo e nunca nem ouvi falar num negócio desse...fui conferir e estava lá escrito mesmo...Eu só quero acreditar que foi erro de digitação...(e que erro, eu creio)!!
O cara colocou a etiqueta com a kilometragem do oleo para conferirmos daqui a uns 1500 como vai estar o nível...

2ª parte: Levei hoje pela manhã o carro no meu mecânico (ex-suzuki e com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais experiência que o da suzuki atual daqui) e ele achou estranho demais. Verificou uma válvula lá para ver se o óleo não estava escapando pelo escapamento e tava tudo limpinho...nada...e o carro não tem um vazamento.
Ele deu uma acelerada e o outro mecânico que trabalha com ele falou que o carro estava rajando bem pouquinho...
O que decidimos foi esperar pra ver daqui a 1500km como vai estar (na prox troca de oleo) e quando for feita a troca, trocar por algo mais consistente...tipo um 15w40...pra ver qual o comportamento...porque se continuar baixando...não tem outra...parece com motor batido. E ele tá perfeito! Tem força...tá todo lacradinho e só tinha 45k km quando comprei...
Quero a opinião de vcs!
Grato a todos que tiveram a paciência de ler cada detalhe até aqui! =))) Abraço a tds!

Elisson
03/02/2012, 12:17
mbispo, tirei o consumo da cidade com o filtro de ar novo...tudo bem que fiz uma pequena viajem de uns 35km (70km ida e volta) em BR...mas fui com uns 120km/h o tempo todo...o consumo final bateu os 8,5km/l...mas eu tava andando igual uma vovozinha.

Pessoal, não sei se aqui é o melhor lugar para este post, mas estou com um problema sério e como já li todos os posts deste topico, acredito que os frequentadores daqui irão ajudar.
Quero a opinião de vcs!
Grato a todos que tiveram a paciência de ler cada detalhe até aqui! =))) Abraço a tds!

Veja bem. Seu carro já tem 50 e poucos mil km rodados certo???? Então larga o 5w30 e poe logo o 20w50 e de preferecia com o aditivo pra motores acima de 50 mil km rodados. Tem o BARDHAL PROLONGA que é cerca de uns 50 reais por aqui na minha região. Mas tem outros bem mais em conta que custam cerca de 10 a 20 reais.

Digo isso por que meu carro começou fazendo esse barulho e foi aumentando, aumentando até estourar a corrente de comando e quebrando um dente da engrenagem. Esse barulho pode ser já os esticadores da corrente com desgaste.

Fiz isso no meu carro, um GV 99/00 com 100 mil rodados, peguei com 75 e fazia muito pouco e só de manhã quando ligava. Agora rodo com 20W50 com o aditivo (que parece mais um mel de abelha de tão grosso que é) e o motor de manhã liga caladinho e passa o dia do mesmo jeito. ;)

O óleo 5w30 é pra regiões FRIAS, onde o óleo precisa estar sempre integro pra de manhã ele pegar rapidinho. Aqui no brasil como temos clima quente, pode colocar o 20w50 com o aditivo sem medo que além de o motor funcionar caladinho vai preservar mais as peças internas pois o aditivo cria uma pelicula de óleo nas peças fazendo com que de manhã mesmo com o óleo no carter ainda permaneça essa fina pelicula nas peças para que não haja desgaste. Boa sorte e cuide do bixinho!!!!!

R1C4rdo
03/02/2012, 13:10

Boa tarde!
Até onde sei o óleo que deve ser colocado éo 20W40 ou 20W50 ( o que está descrito no manual).
A minha viatura está quase com 90K e não faz barulho nenhum de motor rajando, assim como não coloco aditivos.
Faço apenas as trocas de óleo e filtro exatamente como descrito no manual.
O que o Elisson falou eu concordo, isto é, deixa de usar esse óleo singer ai e põe óleo mais viscoso.
Basicamente, segue o manual que não tem erro.
Espero ter ajudado.
Abraço

R1C4rdo
03/02/2012, 13:11
Ah!Só complementando o post anterior. Quanto ao consumo, dá uma olhada também em alinhamento. Isso dá uma baita diferença.
Um abraço!

ppavoski
03/02/2012, 14:16
Alguem sabe me dizer qual o ano e modelo da S10 que posso aproveitar o clindro mestre do freio para colocar no Samurai 1995?

silviorl
03/02/2012, 15:23
Veja bem. Seu carro já tem 50 e poucos mil km rodados certo???? Então larga o 5w30 e poe logo o 20w50 e de preferecia com o aditivo pra motores acima de 50 mil km rodados. Tem o BARDHAL PROLONGA que é cerca de uns 50 reais por aqui na minha região.

É...vou já cuidar disso...fica a dica para abrir o olho com o tipo de óleo...

PS: Lembram do farol de milha da DAKOTA AUTOPARTS que citei...no mercado livre...que me fez muuuuuita raiva na entrega (que o problema foi pq foi mais de um mes e meio de burocracia para despachar nos correios)?
Acabou de entregar água na LAVAGEM. Imagina em uma trilha molhada. Detalhe: instalei ontem e até vi uns buracos e pedi para o instalador colocar silicone tampando...adiantou mt não...

silviorl
03/02/2012, 15:24
Ricardo, obrigado também pelas dicas.

gtavalanche
03/02/2012, 19:05
Eu to 80.000 numa tracker 2008 só uso AC delco 5w30 e acho que tem que ser este mesmo pois circula melhor nos dutos evitando falhas de lubrificação. Sempre trocando com 5.000.
Tem boletim de serviço da GM recomendando o 5w30, Apesar do manual dizer outra coisa.

Alex-RJ
03/02/2012, 22:33
"O óleo 5w30 é pra regiões FRIAS, onde o óleo precisa estar sempre integro pra de manhã ele pegar rapidinho. Aqui no brasil como temos clima quente, pode colocar o 20w50 com o aditivo sem medo que além de o motor funcionar caladinho vai preservar mais as peças internas pois o aditivo cria uma pelicula de óleo nas peças fazendo com que de manhã mesmo com o óleo no carter ainda permaneça essa fina pelicula nas peças para que não haja desgaste. Boa sorte e cuide do bixinho!!"

Amigo desculpe, mas um motor com 50 mil km, esta zero, e 5w30 para região frias, essa foi de arrebentar minha leitura. não diga uma coisa dessa...

Elisson
03/02/2012, 22:45
"O óleo 5w30 é pra regiões FRIAS, onde o óleo precisa estar sempre integro pra de manhã ele pegar rapidinho. Aqui no brasil como temos clima quente, pode colocar o 20w50 com o aditivo sem medo que além de o motor funcionar caladinho vai preservar mais as peças internas pois o aditivo cria uma pelicula de óleo nas peças fazendo com que de manhã mesmo com o óleo no carter ainda permaneça essa fina pelicula nas peças para que não haja desgaste. Boa sorte e cuide do bixinho!!"

Amigo desculpe, mas um motor com 50 mil km, esta zero, e 5w30 para região frias, essa foi de arrebentar minha leitura. não diga uma coisa dessa...
Caro Alex, se tiver em mãos o manual do seu veiculo e SOUBER fazer a leitura da tabela de especificação de óleos e temperaturas faça! Agora se nao souber, peça ajuda antes de digitar somente para criticar sem saber o que esta digitando!

E caso nao tenha peça-me, que faço o favor de escanear pra vc, para que assim tenha a certeza do que estou dizendo. Boa sorte.

Alex-RJ
03/02/2012, 22:55
ok, foi excelente sua interpretação, afinal funcional também acha que sabe lê as vezes.

oleo 5w30 para região frio, essa foi ótima, parabéns.

Elisson
03/02/2012, 23:05
ok, foi excelente sua interpretação, afinal funcional também acha que sabe lê as vezes.

oleo 5w30 para região frio, essa foi ótima, parabéns.

Cara , vou fazer dois favores a vc; 1 é escanear essa parte que vc perdeu do manual e o segundo eu lhe digo quando tiver feito o primeiro! Bom final de semana pra vc.

Alex-RJ
03/02/2012, 23:34
só para encerrar aqui o assunto do óleo, que parece a interpretação errôneo, pois antes de falar que determinado óleo ou melhor 5w30 é somente para o FRIO, demostrar total falta de conhecimento do assunto.

A classificação SAE demonstra quanto viscoso é o óleo lubrificante. Em termos leigos, a viscosidade pode ser entendida como a facilidade (ou dificuldade) de um fluido se movimentar. Quanto mais viscoso, mais dificilmente o fluido se move.
A SAE estipulou uma ordem crescente de viscosidade, representados pelos números 0
até 60, em intervalos de 5 em 5, bem como estipulou três classes distintas de
lubrificantes, monoviscoso “de verão” e “de inverno” e os multiviscoso, utilizados em
qualquer época do ano.
Os lubrificantes monoviscosos, atualmente em desuso, são testados apenas em
determinada temperatura, possuindo apenas uma classificação de viscosidade, como por exemplo “SAE 40” ou “SAE 0W” (note que o W significa winter , inverno em inglês).
Atualmente são lubrificantes mais relacionados aos reciclados, geralmente de baixa
qualidade.
Os multiviscosos são apropriados para a utilização em qualquer época do ano, em
qualquer temperatura, porém devem ser minuciosamente escolhidos para que
cumpram corretamente a sua função. Um exemplo de multiviscoso é o 10W-40

Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.

cézão_MTB
04/02/2012, 23:26
Eu to 80.000 numa tracker 2008 só uso AC delco 5w30 e acho que tem que ser este mesmo pois circula melhor nos dutos evitando falhas de lubrificação. Sempre trocando com 5.000.
Tem boletim de serviço da GM recomendando o 5w30, Apesar do manual dizer outra coisa.

Uso limpador de cárter (engine flush / Draft / etc) a cada 3 trocas, mas uso óleo mineral mesmo, sem problema até agora. TK 2007/2008 com 74.000 KMs.

m_bispo
05/02/2012, 22:38
Caro Alex, se tiver em mãos o manual do seu veiculo e SOUBER fazer a leitura da tabela de especificação de óleos e temperaturas faça! Agora se nao souber, peça ajuda antes de digitar somente para criticar sem saber o que esta digitando!

E caso nao tenha peça-me, que faço o favor de escanear pra vc, para que assim tenha a certeza do que estou dizendo. Boa sorte.

Olá pessoal,

1) Tenho uma Tracker 2008, gasolina e com 52 mil. Troquei o óleo quinta passada e coloquei o ACDELCO 20W50 (o carro ficou outro, muito mais silencioso e solto), conforme o manual da Tracker que diz na pág 106, Seção 12-8 Especificações:
Motor - Óleo lubrificante SAE 10W30 / 10W40 /10W50 / 15W40 / 15W50 / 20W50 SE, SF, SG, SH, SJ, SL ou superior
2) jÁ NA PÁG 108, Seção 13-2 Serviços e Manutenção:
O seu veículo sai de fábrica abastecido com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 10W30.
3) Na pág 109:
Em regiões onde a temperatura for superior –10oC, recomendamos o uso de óleo SAE 20W50
4) Ou seja, eu entendo que como no Brasil a temperatura é muito superior à –10oC, deve-se colocar o SAE 20W50.
5) Não confio mais em mecânico para estes assuntos e muito menos em concessionárias, pois, pelo menos aqui no Pará, para eles eu colocava outro tipo de óleo e com um monte de aditivos. Além de afirmarem que só se trocam os óleos do diferencial e cx de tx com 70 mil e teimarem comigo que eram diferentes.
6) Assim, eu sigo o manual. Dá para baixar no site da GM e imprimir as folhas das especificações para levar às lojas por ocasião das trocas.

Ps: Não vamos discutir aqui quando alguém falar ou acharmos que alguém falou algo que não está correto. Vamos pedir as explicações necessárias, pois aqui tem pessoas mais experientes que outras e podem compartilhar conhecimentos.
Desculpem se falo isto, pois em outro fórum, estava explicando algo para um forista e outro cara ficava me questionando de forma grosseira. Ainda tive o saco de provar que estava certo e mesmo assim ele não se deu por vencido.
Abrç

Elisson
05/02/2012, 22:44
Olá pessoal,

1) Tenho uma Tracker 2008, gasolina e com 52 mil. Troquei o óleo quinta passada e coloquei o ACDELCO 20W50 (o carro ficou outro, muito mais silencioso e solto), conforme o manual da Tracker que diz na pág 106, Seção 12-8 Especificações:
Motor - Óleo lubrificante SAE 10W30 / 10W40 /10W50 / 15W40 / 15W50 / 20W50 SE, SF, SG, SH, SJ, SL ou superior
2) jÁ NA PÁG 108, Seção 13-2 Serviços e Manutenção:
O seu veículo sai de fábrica abastecido com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 10W30.
3) Na pág 109:
Em regiões onde a temperatura for superior –10oC, recomendamos o uso de óleo SAE 20W50
4) Ou seja, eu entendo que como no Brasil a temperatura é muito superior à –10oC, deve-se colocar o SAE 20W50.
5) Não confio mais em mecânico para estes assuntos e muito menos em concessionárias, pois, pelo menos aqui no Pará, para eles eu colocava outro tipo de óleo e com um monte de aditivos. Além de afirmarem que só se trocam os óleos do diferencial e cx de tx com 70 mil e teimarem comigo que eram diferentes.
6) Assim, eu sigo o manual. Dá para baixar no site da GM e imprimir as folhas das especificações para levar às lojas por ocasião das trocas.

Ps: Não vamos discutir aqui quando alguém falar ou acharmos que alguém falou algo que não está correto. Vamos pedir as explicações necessárias, pois aqui tem pessoas mais experientes que outras e podem compartilhar conhecimentos.
Desculpem se falo isto, pois em outro fórum, estava explicando algo para um forista e outro cara ficava me questionando de forma grosseira. Ainda tive o saco de provar que estava certo e mesmo assim ele não se deu por vencido.
Abrç

Boa M_Bispo. Eh uma pena existirem pessoas arrogantes no mundo a ponto de se acharem o dono da razão sem nenhum fundamento teórico.

Grato desde já pela sua explanação e de todo jeito amanha estarei postando aqui a pagina da seção de lubrificantes para que nao fiquem duvidas por parte de mais "alguém". Abraço.

Alex-RJ
05/02/2012, 23:36
isso aí... parabéns.

Elisson
06/02/2012, 15:41
Bom, para um bom entendedor meia palavra já basta. Mas para quem se faz de doido (pra não usar outros termos) só o desenho mesmo pra ver se o kra entende..... Passe bem e boa sorte apreciando a imagem. Se não conseguir decifrar, tenta fazer um curso no SENAI. ;)

Lembrando que quem quiser continuar usufruindo do 5w30, os mecânicos e donos de auto peças agradecem !!!!!

marciojosesilveira
06/02/2012, 16:14
pessoal, estou com problemas com meu Tracker 2002 Diesel (peugeot). Acabei de fazer o motor, estava com problemas no cilindro. Até aí, td bem. Depois de tudo montado, pegou tranquilo. Só que apresenta um problema. Se eu acelero ela devagar ela vai tranquilo. Se acelero rápido ela desliga e acende a luz da injeção. Daí tenho que desligar na chave e ligar novamente até pegar. Alguém tem alguma dica? Desculpe se não for o local certo para fazer a pergunta.
Obrigado

Márcio José
marciojosesilveira@hotmail.com

Elisson
06/02/2012, 17:23
pessoal, estou com problemas com meu Tracker 2002 Diesel (peugeot). Acabei de fazer o motor, estava com problemas no cilindro. Até aí, td bem. Depois de tudo montado, pegou tranquilo. Só que apresenta um problema. Se eu acelero ela devagar ela vai tranquilo. Se acelero rápido ela desliga e acende a luz da injeção. Daí tenho que desligar na chave e ligar novamente até pegar. Alguém tem alguma dica? Desculpe se não for o local certo para fazer a pergunta.
Obrigado

Márcio José
marciojosesilveira@hotmail.com

Sua resposta você consegue nesse tópico.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html boa sorte.

Chuva
08/02/2012, 18:45
Ola,

Estou procurando a válvula de expansão do A/C da Tracker gasolina 07. O código GM é 91175264. Não acho em lugar nenhum!!

Será que tem alguma de outro carro compatível?

Alguem tem alguma dica de lugar pra comprar?

Grato

m_bispo
08/02/2012, 21:13
Ola,

Estou procurando a válvula de expansão do A/C da Tracker gasolina 07. O código GM é 91175264. Não acho em lugar nenhum!!

Será que tem alguma de outro carro compatível?

Alguem tem alguma dica de lugar pra comprar?

Grato

Chuva,

tem dois tipos de Válvulas de expansão:
1) BLOCK - HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas trmicos (http://www.redehds.com.br/catalogo/valvulas_block)
2) CAPILAR - HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas trmicos (http://www.redehds.com.br/catalogo/valvulas_capilar)

Não sei para que servem, mas neste site dá para se ter uma idéia de como elas são.
Vê a da TRCK é parecido com algumas delas e veja numa oficina que só mexa com AC qual caberia.
Se der certo, post aqui para quando nós tivermos problemas tb.
Espero ter ajudado.
Abrc

Chuva
08/02/2012, 23:09
Oi Bispo! Obrigado pela resposta!!

Levei o carro no mecanico e ele ficou o dia inteiro nele.
Testou tudo do A/C e não achou defeito em nada a única peça suspeita é essa.

Ele retirou todo o gás do sistema numa máquina que separava tb o óleo. Tb tirou toda a umidade e fez um vácuo de bastante tempo antes de recolocar tudo e testar o problema do acoplamento/desacoplamento do ac qdo se acelera o carro. Vão 600g de gás no sistema e o carro estava com 580g. Então era para gelar... e estava gelando, mas como desacopla muito, nem dá tempo para refrigerar nada.

Pelo q concluiu acho q era sujeira e limpou todo o sistema. Desmontou aquela parte de dentro do carro (sobre o porta-luvas) onde há a evaporadora do a/c.

Daí dessa região retirou essa peça e limpou bem, mas mesmo montando é ela que regula a abertura e o fechamento chato qdo a pressão vai para alta. É a única válvula que faz esse serviço, de cortar/desacoplar o a/c qdo a pressão está mto alta. Se não é sujeira nela, deve estar com defeito, já que nada mais tem problema!

Não entendo direito o funcionamento de A/C automotivo. O problema é que não se acha essa pecinha em lugar nenhum e ela custa por volta de R$ 500 original. Há as paralelas mas para a tracker não achamos.

Não sei exatamente qual dos dois modelos seria pq tem tanta peça que nem pensei q houvessem dois tipos tão fisicamente distintos para procurar. Vou imprimir e perguntar para o mecanico qual delas seria fisicamente.

Agradeço a dica mas acho q vou ter que procurar por alguma peça de outro carro e fazer uma adaptação. A do Astra custa R$ 100...

Talvez por aqui uma hora apareca alguem q tenha adaptado alguma outra válvula expansora no lugar...

[ ]s

wbigal
09/02/2012, 19:55
Já tenhou na Suzucar? Ligue lá e pergunte porque pode ser que não tenha no catálogo do site.

Telefone: 11 3744 9954 | 11 3744 0918
Suzucar - Peças e acessórios para veículos suzuki (http://www.suzucar.com.br)

Abraço

iGOR Libano
09/02/2012, 22:25
Prezados,

Alguém poderia me ajudar?
Tenho um Tracker 2001 diesel, mandei tirar o calço do motor
para trocar, agora não estou encontrato. O preço do original
é 400reais! Algúém sabe me dizer se tem como adaptar outro?

Obrigado;

chansen
13/02/2012, 17:09
Filtros Tracker!

Pessoal, fiz um levantamento sobre filtros da Tracker. Algumas informações já foram catalogadas aqui nessa thread e em outras por ai... Inclui o site dos fabricantes (que tem tabelas de conversão entre as marcas):

Filtro Ar Tracker 2.0 TDI (Diesel) Peugeot:
Mann: C2337
Fram: CA8069
Wega: JFA 897
Núm. Orig: 1378077E00

Filtro Cabine:
Fram: CF10847
Mann: CU 22002/2
Wega: AKX 1970
TecFil: ACP122
Vox: FAC122
Núm. Orig: 91175057

Filtro Combustível Tracker 2.0 TDI (2001-2003):
Wega: FCD 0767
Fram: CG 8963
Mann: PU 922x
Núm. Orig: 190650

Filtro Combustível traseiro:
Vox: FBD 1409 (sem sensor) -> Agora é o FBD994
Mann: WK 815 (Conversão com base no filtro da Vox)
TecFil: PSC994 (também por conversão)

Filtro Óleo:
Wega: WO 160
Fram: PH 5566
TecFil: PSL 135
Vox: LB135
Núm. Orig: 1109X5

Sites:
======

Mann:
https://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.5.0.7.5

Fram:
.:.: FILTROS FRAM :.:. (http://www.fram.com.br/index.php)

Tecfil:
TECFIL - A qualidade que lder (http://www.tecfil.com.br/)

Wega:
Wega Motors - Original Quality (http://www.wegamotors.com/produtos/catalogo_filtros.asp)

Vox:
Vox (http://www.filtrosvox.com.br/)

Espero que ajude,
Cristiano

cézão_MTB
14/02/2012, 10:22
Filtros Tracker!

Pessoal, fiz um levantamento sobre filtros da Tracker. Algumas informações já foram catalogadas aqui nessa thread e em outras por ai... Inclui o site dos fabricantes (que tem tabelas de conversão entre as marcas):

Filtro Ar Tracker 2.0 TDI (Diesel) Peugeot:
Mann: C2337
Fram: CA8069
Wega: JFA 897
Núm. Orig: 1378077E00

Filtro Cabine:
Fram: CF10847
Mann: CU 22002/2
Wega: AKX 1970
TecFil: ACP122
Vox: FAC122
Núm. Orig: 91175057

Filtro Combustível Tracker 2.0 TDI (2001-2003):
Wega: FCD 0767
Fram: CG 8963
Mann: PU 922x
Núm. Orig: 190650

Filtro Combustível traseiro:
Vox: FBD 1409 (sem sensor) -> Agora é o FBD994
Mann: WK 815 (Conversão com base no filtro da Vox)
TecFil: PSC994 (também por conversão)

Filtro Óleo:
Wega: WO 160
Fram: PH 5566
TecFil: PSL 135
Vox: LB135
Núm. Orig: 1109X5

Sites:
======

Mann:
https://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.5.0.7.5

Fram:
.:.: FILTROS FRAM :.:. (http://www.fram.com.br/index.php)

Tecfil:
TECFIL - A qualidade que lder (http://www.tecfil.com.br/)

Wega:
Wega Motors - Original Quality (http://www.wegamotors.com/produtos/catalogo_filtros.asp)

Vox:
Vox (http://www.filtrosvox.com.br/)

Espero que ajude,
Cristiano

Excelente dica!!!:dance::dance:

gtavalanche
28/02/2012, 13:28
Dei um vacilo no carnaval, alisei uma estrada esburacada com os pneus a 34libras estourou alguma coisa me parece o pivô da bandeja dianteira, suzuki projeta bandeja e pivô integrados ai são 480 reais na suzucar. Teriam alguma sugestão? Parece que tem como recuperar a peça.

R1C4rdo
28/02/2012, 13:45
Dei um vacilo no carnaval, alisei uma estrada esburacada com os pneus a 34libras estourou alguma coisa me parece o pivô da bandeja dianteira, suzuki projeta bandeja e pivô integrados ai são 480 reais na suzucar. Teriam alguma sugestão? Parece que tem como recuperar a peça.
Caraaaca!!! 34lb é pra ficar beeem durin messmm.
O normal não seria 28 a 29 lb?

Elisson
28/02/2012, 15:40
Caraaaca!!! 34lb é pra ficar beeem durin messmm.
O normal não seria 28 a 29 lb?

Ando com 23 Lbs na cidade....e na estrada rebocando um buggy no cambão andei com 21 lbs na dianteira e 20 lbs na traseira pra segurar o bixo no caso de uma frenagem. Pneus 235/70 R16 consumo normal sem o ar condicionado. "Como diz o ditado; a necessidade faz o homem!" ;)

gtavalanche
28/02/2012, 16:23
Foi a somo Pneu duro + amortecedor duro o que tem entre esses dois componentes acabou indo pro saco. Agora é foda os caras num jipe projetar o pivo junto da bandeja, e outar se fosse separado tu ainda teria uma regulagem de cambagem de quebra. O kit calmini o pivo é separado da bandeja.

Adilson alves da silva
28/02/2012, 17:49
Amigo!
tenho uma trk 2007, acabei de adquirir, e tambem estou notando um soco seco na roda esquerdo, pergunto a troca das borrachas do estabilizador foi o dianteiro ou trazeiro.
Abraços

gtavalanche
28/02/2012, 18:31
Amigo!
tenho uma trk 2007, acabei de adquirir, e tambem estou notando um soco seco na roda esquerdo, pergunto a troca das borrachas do estabilizador foi o dianteiro ou trazeiro.
Abraços

No meu caso pra isolar o problema arranquei a barra estabilizadora inferior dianteira. Ai verifiquei a folga no pivo esquerdo

dogmart4x4
05/03/2012, 17:41
Srs! Gostaria da ajuda de vcs se possivel! Andando com minha viatuara em uma estrada de terra na 4x4, de vez emquando escuto um barulho de alguma coisa batendo, parece ferro com ferro, o barulho acontece sempre quando vario a acelerada ou troco de marcha, gostaria de saber dos srs, se esse barulho pode ser das correntes da caixa de tranferencia ou alguma navalhada minha tendo em vista que sou novo nesse mundo. Em contato com o Edmur aqui em BH o mesmo disse que poderia ser o acoplado automatico do diferencial dianteiro.. Alguem já teve esse problema? Se sim oque precisou trocar e qual o lugar mais em conta para resolver isso? O carro é o Grand Vitara 2.5 98..

VOVÔ DO TROLLER
05/03/2012, 18:58
Prezados,

Tenho um Tracker 2001 diesel, mandei tirar o calço do motor
para trocar, agora não estou encontrato. O preço do original
é 400reais! Algúém sabe me dizer se tem como adaptar outro?

Obrigado;

Boa noite Igor. Há um tópico específico sobre os Tracker diesel. Coloque sua dúvida lá, que com certeza, vai obter a resposta. Abs. VBeltram

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html

WMBJUNIOR
13/03/2012, 13:41
Diferencial Traseiro Grand Vitara/Tracker

Tenho um GV 01/02 e recentemente fiz uma viagem de aproximadamente 3000 km com ele. Durante a viagem, o carro começou a fazer um barulho que inicialmente achei que fosse rolamento, mas ele só ocorria quando acelerava o carro. Se estivesse com o pé na embreagem ou sem acelerar o barulho sumia. Levei no mecânico e veio a triste notícia. Segundo ele o problema é no diferencial traseiro no conjunto coroa-pinhão e tem que trocar este conjunto. O diferencial traseiro do meu GV é igual ao da Tracker. O problema é a dificuldade em achar esta peça usada em bom estado e também o preço dela (segundo o mecânico por volta dos R$ 2.500,00).

Alguém pode me dar uma ajuda. Moro em Belo Horizonte. Onde posso encontrar o diferencial traseiro usado ? Tem algum lugar que pode recuperar esta peça ? alguam adaptação ?

VOVÔ DO TROLLER
13/03/2012, 16:04
Diferencial Traseiro Grand Vitara/Tracker

Tenho um GV 01/02 e recentemente fiz uma viagem de aproximadamente 3000 km com ele. Durante a viagem, o carro começou a fazer um barulho que inicialmente achei que fosse rolamento, mas ele só ocorria quando acelerava o carro. Se estivesse com o pé na embreagem ou sem acelerar o barulho sumia. Levei no mecânico e veio a triste notícia. Segundo ele o problema é no diferencial traseiro no conjunto coroa-pinhão e tem que trocar este conjunto. O diferencial traseiro do meu GV é igual ao da Tracker. O problema é a dificuldade em achar esta peça usada em bom estado e também o preço dela (segundo o mecânico por volta dos R$ 2.500,00).

Alguém pode me dar uma ajuda. Moro em Belo Horizonte. Onde posso encontrar o diferencial traseiro usado ? Tem algum lugar que pode recuperar esta peça ? alguam adaptação ?

Boa tarde Júnior. Dá uma tentada na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) Abs. Válter

eder oliveira
21/03/2012, 11:37
WMB, sou de BH também, e o meu GV está igual ao seu, só faz barulho ao acelerar, se tirar o pé para. Levei ao meca e foi o mesmo diagnostico, porém dá para rodar normalmente, o problema é só o incomodo.

Grand Vinicius
21/03/2012, 18:08
O meu tá assim também. Ainda não levei no hospital.

mauricioalan32
21/03/2012, 19:53
Pessoal, existe um óleo que se bota junto no diferencial, tem uma bisnaga verde que se encontra em qualquer posto de gasolina chamada de GA que ajuda a diminuir ruidos causados pela "perda dos poros" nos dentes do conjunto, criando uma pelicula em torno deles. Tive um Vectra que roncava a caixa quando acelerava, fazendo os mesmos sintomas acima descritos e coloquei esse aditivo e diminuiu uns 40% o ruido!Abs

MEXICANO
23/03/2012, 09:14
Bom dia, amigos!
Minha Tracker completou 40 mil!!!
Gostaria de saber uma coisa de vcs.
Para trocar a correia menor de acessório é preciso tirar o radiador???

Obrigado!

Newton Guerra
23/03/2012, 09:33
Bom dia, amigos!
Minha Tracker completou 40 mil!!!
Gostaria de saber uma coisa de vcs.
Para trocar a correia menor de acessório é preciso tirar o radiador???

Obrigado!

Não, tem que tirar só a hélice do ventilador. Olha o esquema anexo.

Vai trocar preventivamente? O esforço nessa correia é muito pequeno, ela dura muuuuuuito. A do meu ex-GV está chegando aos 170.000 km, original. Por via das dúvidas a reserva fica no carro...

Abraço

zuleger
23/03/2012, 14:43
Pessoal, existe um óleo que se bota junto no diferencial, tem uma bisnaga verde que se encontra em qualquer posto de gasolina chamada de GA que ajuda a diminuir ruidos causados pela "perda dos poros" nos dentes do conjunto, criando uma pelicula em torno deles. Tive um Vectra que roncava a caixa quando acelerava, fazendo os mesmos sintomas acima descritos e coloquei esse aditivo e diminuiu uns 40% o ruido!Abs
Eu estou usando este: Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/) é caro mas reduziu muito do barulho.

MEXICANO
23/03/2012, 19:23
Obrigado pela resposta Newton!!

Então....pelo manual, as duas correias devem ser trocadas com 40 mil....a maior meu mecânico trocou.
A menor fiquei de pesquisar qual o procedimento.

Vc acha que é melhor esperar mais??
Se essa correia menor se romper o que acontece?? Alguma peça será danificada??

Valeu!!

Abraço!

Não, tem que tirar só a hélice do ventilador. Olha o esquema anexo.

Vai trocar preventivamente? O esforço nessa correia é muito pequeno, ela dura muuuuuuito. A do meu ex-GV está chegando aos 170.000 km, original. Por via das dúvidas a reserva fica no carro...

Abraço

netuno
23/03/2012, 21:58
Mexicano, se vc ficar sem a correia pequena (3PK495) vc explode seu motor por falta de ventilção. Comprei a minha na General Correias pelo Mercado Livre.

Abc

Pedro

MEXICANO
23/03/2012, 22:33
Valeu Netuno!
Já tenho a correia. Não vou correr riscos...vou trocá-la!!!
Como bem explicou o Newton, é só tirar a hélice do ventilador e já era!

Abraço a todos!!!

Olha só....apenas para descontrair o tópico...pra quem nunca viu!!
337773337774

337771337772

Newton Guerra
24/03/2012, 12:44
Valeu Netuno!
Já tenho a correia. Não vou correr riscos...vou trocá-la!!!
Como bem explicou o Newton, é só tirar a hélice do ventilador e já era!

É isso aí, Mexicano. Mas além de tirar a hélice tem que soltar os parafusos indicados para afrouxar a correia.
Guarde a correia original para alguma emergência. Se você mesmo gosta de por a mão na massa, a correia grande é uma moleza trocar. Só precisa de uma chave fixa 14 mm para aliviar o tensor. Não tem que desmontar nada, num minuto se troca.

Netuno, se arrebentar, o que é muito dificil para essa correia, ao aquecer, a ventoinha do ar-condicionado liga automaticamente para ajudar o sistema a resfriar. Não "explode" na hora. Numa emergência, é possível amarrar qualquer coisa na polia (a famosa meia de seda dos Fuscas é uma boa, hehehe). O esforço nela é muito pequeno.

Abraços

netuno
24/03/2012, 15:05
Valeu Newton, não sabia que a ventoinha do AC ligava automaticamente.

Pô essa da meia de seda é daquelas gambiarras, como tantas outras, que nos salva de imprevistos que podem nos deixar no maior empenho. Já pensou na Ruta 40 ou na Carretera Austral acontecer isso... O bom mesmo é ter uma "muiézinha" junto, de preferência que use esses apetrechos, pra quebrar nosso galho, hehehe!

Gde abc

Pedro

Giovanni Morano
25/03/2012, 19:25
OI...Simples!
Tambor de Freio Traseiro
Cilindro de Freio Traseiro
Lona do freio Traseiro

Grand Vitara 1998 at -
Tem algum outro carro da SUZUKI que são as mesmas peças? Ja sei que o da tracker não é...

Grand Vinicius
29/03/2012, 15:11
OI...Simples!
Tambor de Freio Traseiro
Cilindro de Freio Traseiro
Lona do freio Traseiro

Grand Vitara 1998 at -
Tem algum outro carro da SUZUKI que são as mesmas peças? Ja sei que o da tracker não é...Como assim, o do Tracker não é?

Amigos, a receita de bolo tem que ser com amortecedor de suprema, ou pode ser amortecedor de Ômega, mesmo? Qual a diferença entre eles?

Newton Guerra
29/03/2012, 15:18
Amigos, a receita de bolo tem que ser com amortecedor de suprema, ou pode ser amortecedor de Ômega, mesmo? Qual a diferença entre eles?

Tem que ser o de Suprema. O do Ômega é bem maior, não serve.

Abraços

Giovanni Morano
29/03/2012, 20:12
O Freio do Tracker, parece que é diferente!

Como assim, o do Tracker não é?

Adilson alves da silva
03/04/2012, 18:03
Boa tarde!
em se falando de amortecedor traseiro da tracker, apareceu um estalo que parecia que vinha do amortecedor traseiro esquedo.
então levei a viatura a um mec. conhecido e ele falou que o estalo não era do amortecedor, e que parecia estalo de chapas ou seja, poderia ser o parafufo de fixação da carroceria ter tricado na cabeça e por isso fazia este Barulho.
Agora eu pergunto isso é possivel amigos ?

Elisson
03/04/2012, 18:07
Boa tarde!
em se falando de amortecedor traseiro da tracker, apareceu um estalo que parecia que vinha do amortecedor traseiro esquedo.
então levei a viatura a um mec. conhecido e ele falou que o estalo não era do amortecedor, e que parecia estalo de chapas ou seja, poderia ser o parafufo de fixação da carroceria ter tricado na cabeça e por isso fazia este Barulho.
Agora eu pergunto isso é possivel amigos ?

Rapaz, meu carro tem tem esse estalo aí que tu tá dizendo. E o que o "meu mecânico" falou é que acha que são as buchas dos tensores traseiros. O estalo só acontece numa arrancada brusca ou quando a suspensão traseira é erguida bruscamente. Continua dando os estalos vez ou outra mas não é sempre.

Giovanni Morano
04/04/2012, 18:22
Ellison... tem certeza que num é a base dianteira do chassi... o meu estava com isso ai... ai fui ver e era a base que tinha se desprendido do chassi, simpliesmente arrancou... então mandei num funilaria e os caras soldaram com uma tal de solda eletrica... e ficou primeira!

Rapaz, meu carro tem tem esse estalo aí que tu tá dizendo. E o que o "meu mecânico" falou é que acha que são as buchas dos tensores traseiros. O estalo só acontece numa arrancada brusca ou quando a suspensão traseira é erguida bruscamente. Continua dando os estalos vez ou outra mas não é sempre.

Elisson
04/04/2012, 19:08
Ellison... tem certeza que num é a base dianteira do chassi... o meu estava com isso ai... ai fui ver e era a base que tinha se desprendido do chassi, simpliesmente arrancou... então mandei num funilaria e os caras soldaram com uma tal de solda eletrica... e ficou primeira!Os estalos vem de trás !!!

gargwlas
05/04/2012, 12:41
pessoal estou a procura de molas traseiras para Tracker 2008.

na verdade nao achos as molas para GNV, se eu souber qual mola substituta serve no tracker, automaticamente tambem saberei das molas para gnv pra ele.

att

Elisson
05/04/2012, 14:40
pessoal estou a procura de molas traseiras para Tracker 2008.

na verdade nao achos as molas para GNV, se eu souber qual mola substituta serve no tracker, automaticamente tambem saberei das molas para gnv pra ele.

att

Rapaz, pega mola dianteira do opala 4cc corta na medida da original, ou se quiser deixar maior um pouco acho que vale a dica. Acho que deve ficar na medida por vc andar com o cilindro!!!

Se colocar a mola do opala sem cortar ele vai ficar batendo o amortecedor pq a mola é reforçada! ;)

gargwlas
09/04/2012, 09:10
Rapaz, pega mola dianteira do opala 4cc corta na medida da original, ou se quiser deixar maior um pouco acho que vale a dica. Acho que deve ficar na medida por vc andar com o cilindro!!!

Se colocar a mola do opala sem cortar ele vai ficar batendo o amortecedor pq a mola é reforçada! ;)

entao a mola dianteira do opala 4cc (tem um ano que voce recomenda?)

serve na traseira da tracker??? que coisa boa.. hehehe

mas essa mola, é a original do opala 4cc mesmo? soh corto e boa?

em tempo: o kit gas deve dar uns 100 a 115 kilos..... mesmo assim vc recomenda cortar a mola na mesma medida ta Tracker?

Elisson
09/04/2012, 09:17
o ano exato não sei, mas acredito que seja tudo a mesma coisa.

Serve sim na traseira, e a mola é a do opala 4cc pode pegar sem medo. Se você comparar com a do tracker vc verá a diferença na espessura dos espirais.

Como você usa o kit gás, não corta do mesmo tamanho da do tracker. Deixa passando uma volta, caso a diferença seja umas 2 ou 3, pois se você usar a mola sem cortar aí você vai sentir que o amortecedor vai dar fim de curso.

Maaaaaaaaaaassssssss....caso você queira logo compensar esse peso a mais que você tá levando atrás (do carro rs) compra logo amortecedores a gás da suprema os GBL1024 e coloca junto com as molas do opala 4cc. Se ver que a traseira tá alta, compensa com um calçozinho na dianteira e seja feliz.

Com as molas de opala 4cc e os amortecedores GBL1024 da suprema o carro fica outro.

Caso não queira mexer tanto, é só as molas do opala deixando uma volta a mais que a mola original do tracker... ;)

gargwlas
09/04/2012, 09:33
sem cortar nem nada... soh meter as molas do jeito q vierem e o amortecedor?

o carro vai levantar uns quantos cm na traseira?

esses calços de borracha vc mandou fazer ou eu acho pra comprar?

Elisson
09/04/2012, 09:50
os calços de borracha na minha cidade eu comprei com um borracheiro, mas há kits especificos na rc4x4 e e outros sites. Na traseira com mola e amortecedor o normal é de 1 a 2". Mas como você tá com o gás, aí fica nesse meio termo ae.

gargwlas
09/04/2012, 10:17
os calços de borracha na minha cidade eu comprei com um borracheiro, mas há kits especificos na rc4x4 e e outros sites. Na traseira com mola e amortecedor o normal é de 1 a 2". Mas como você tá com o gás, aí fica nesse meio termo ae.

muito bom cara... vc salvou minha vida muito obrigado

o amortecedor seria esse daqui entao?

Gbl1024-amortecedor Tras. Suprema 6cc 3.0 4.1 92 - R$ 122,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230644833-gbl1024-amortecedor-tras-suprema-6cc-30-41-92-_JM)

e as molas

Mola Suspensão Dianteira Gm Chevrolet Opala Caravan 4cc S/ar - R$ 91,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231504726-mola-suspenso-dianteira-gm-chevrolet-opala-caravan-4cc-sar-_JM)

Elisson
09/04/2012, 10:21
muito bom cara... vc salvou minha vida muito obrigado

o amortecedor seria esse daqui entao?

Gbl1024-amortecedor Tras. Suprema 6cc 3.0 4.1 92 - R$ 122,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230644833-gbl1024-amortecedor-tras-suprema-6cc-30-41-92-_JM)

e as molas

Mola Suspensão Dianteira Gm Chevrolet Opala Caravan 4cc S/ar - R$ 91,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231504726-mola-suspenso-dianteira-gm-chevrolet-opala-caravan-4cc-sar-_JM)

Perfeito!!!! Boa sorte ae! ;)

gargwlas
09/04/2012, 10:40
Perfeito!!!! Boa sorte ae! ;)

achei uma referencia aqui na 4x4 mesmo q é bom para voce saber tambem

existe 2 tipos de molas a ECHE 07 (mais macia) e a ECHE 41 (mais dura), ambas da COFAP.

topico(ultimo post): http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/86360-molas-para-tracker-2-maiores.html

Chuva
09/04/2012, 12:41
Olá a todos,

Estou pesquisando pastilha de freio para tracker 07 e gostaria de alguma dica sobre alguma dessas abaixo:
Peças Substitutas:
FRAS-LE PD 432
ECOPADS ECO1122
COBREQ N-1303
SYL 1370

Alguem sabe qual dessas se aproxima da original? (q freie bem, não solte muita foligem e que não fique assobiando)

Obrigado

gui_na_trilha
15/04/2012, 17:36
Segue Video da GV 3 com suspensão especial....

GV com Suspensão Iroman - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xxG3fO1AHqs)

Fil-JM-SC
21/04/2012, 23:29
ola
gargwlas eai trocou as peças ? comente como ficou a viatura pf pois talvez precise trocar na revisao dos 40mil, vc aprova o gnv na viatura, caso use e qual a geração?
obrg e abç

gargwlas
24/04/2012, 16:01
cara o GNV de 5ª geração ta rodando bem... com o peh leve faço uns 11km por m3.... soh q perde potencia sim (ao contrario da propaganda)

mas a economia compensa demais....

estou só aqui tentando achar o tal amortecedor Cofap GBL1024, esta dificil... os Monroe 27333 tb funciona mas nao acho tambem...

assim que instalar tudo tiro fotos e falo como ficou ;)

Chuva
25/04/2012, 14:22
Olá pessoal,

Comprei essa aqui:
SUSP/FREIOS - Pastilhas - Pastilha de Freio GV 2.0/TRACKER/VITARA V6 - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?c=233)

Alguma dica especial para colocar?

Obrigado

Rudgero
25/04/2012, 16:38
Pessoal alguém sabe qual fluído de freio usar para a Tracker 08? Fui na chevrolet e perguntei pelo do manual o Ac Delco DOT3 mas eles só o tem 4! E o cara disse que não sabe se serve! Palhaçada! Ele me mandou ir na Suzuki perguntar rsrsrs. Mas acredito que fluído de freio não tenha complicação qualquer outro deve servir. O que acham? Abraço.

Rudgero
25/04/2012, 16:40
Chuva pelo pouco que sei a Suzucar é uma loja bem confiável. Pode usar essa pastilha tranquilo. Instalação normal. Valeu!

Olá pessoal,

Comprei essa aqui:
SUSP/FREIOS - Pastilhas - Pastilha de Freio GV 2.0/TRACKER/VITARA V6 - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?c=233)

Alguma dica especial para colocar?

Obrigado

Fil-JM-SC
25/04/2012, 17:16
cara o GNV de 5ª geração ta rodando bem... com o peh leve faço uns 11km por m3.... soh q perde potencia sim (ao contrario da propaganda)

mas a economia compensa demais....

estou só aqui tentando achar o tal amortecedor Cofap GBL1024, esta dificil... os Monroe 27333 tb funciona mas nao acho tambem...

assim que instalar tudo tiro fotos e falo como ficou ;)

hum imaginava, aqui em Lages pediram R$ 4.400,00 e com todas as propagandas, rsrs, pensarei mais um pouquinho, fica muito pesada? onde fica o cilindro e tamanho? grato
abrç

Fil-JM-SC
25/04/2012, 17:22
Chuva parece que li por ai que só recomendão freio original e parece que a diferença é pouca!
mais tb irei prescisar, pois terei que fazer a revisão na viatura, dos 40mil irei dar mais umas pesquizada e tentarei colocar alguns preços.
Abrç

Fil-JM-SC
25/04/2012, 17:23
parece que tem viscosidades diferentes

Chuva
25/04/2012, 17:27
Valeu RudGero e Fil !!!

Das pastilhas que pesquisei na web, contanto o ML, na suzukar foi o lugar mais barato considerando o nome da empresa e a entrega. Vamos ver se chega direitinho.. só tô meio cabreiro para colocar.. por causa do abs.. talvez alguma sequencia especial para montar?

Tem uma tb chamada orgânica mas não sei a diferença. Talvez o amianto?

OBS: a mais barata mesmo foi a do corcel 2 ou pampa (R$ 13 o jogo), mas tem que adaptar e não tô com paciência para esmirilhar... heuheue

[ ]s

gargwlas
25/04/2012, 18:25
hum imaginava, aqui em Lages pediram R$ 4.400,00 e com todas as propagandas, rsrs, pensarei mais um pouquinho, fica muito pesada? onde fica o cilindro e tamanho? grato
abrç

ando normal... só em subida q parece carro 1000... mas igual falei economiza demais... compensa...

os cilindros ficam no bagageiro são 2 de 9.5m3

ja tenho molas dianteira de opala 4cc com ar e amortecedores traseiros de suprema gbl1024

para colocar na Traseira da Tracker pra deixar ela mais durinha de novo... ficou meio mole depois dos cilindros.

Octavio
26/04/2012, 10:32
Pessoal alguém sabe qual fluído de freio usar para a Tracker 08? Fui na chevrolet e perguntei pelo do manual o Ac Delco DOT3 mas eles só o tem 4! E o cara disse que não sabe se serve! Palhaçada! Ele me mandou ir na Suzuki perguntar rsrsrs. Mas acredito que fluído de freio não tenha complicação qualquer outro deve servir. O que acham? Abraço.

Rudgero,

bom dia!

Troquei meu fluído de freio em um posto da Porto Seguro e coloquei o DOt 4, o mecânico me falou que é melhor pois trabalha com uma temperatura maior para ebulição lembro que li em algum lugar sobre isso e conferia......o freio está ótimo desse modo.

Abs!

VOVÔ DO TROLLER
26/04/2012, 16:38

Boa tarde Rudgero. (apesar de nos falarmos por email ,estou colocando aqui, pois pode ser de interesse de outros). Um grande abraço. Válter.

As autorizadas GM não entendem nada do Tracker, pois na verdade ele é um Suzuki Grand Vitara II. Você pode usar qualquer fluido de freio equivalente ao DOT 3 AC Delco cuja especificação é SAE J1703 (NBR 9292). É só você procurar uma casa especializada em troca de óleo ou uma casa especializada em freios e pedir um equivalente, de marca conhecida( Petrobrás= fluido para freios BR , Texaco= fluido para freios especial super HD, Castrol= Girling Brake Fluid Amber, Esso=fluido para freio HD400) . Você também pode encontrar estes óleos em Auto Peças. Recomendo que você troque todo o conteúdo do sistema ( 0,33 litros), para não misturar óleo de marcas diferentes e velho com novo e neste caso você vai ter que fazer uma sangria (isto um mecânico de confiança faz). Espero ter ajudado. Abs. Válter.

p.s. estou sem o Tracker há mais de 2 anos, por isto, já me esqueci de muita coisa.

tazinho
29/04/2012, 19:35
Pessoal, alguém já usou o filtro de combustivel mann wk 614/47 no tracker a gasolina? dizem que é similar ao wega jfc-823 já conhecido por todos e aprovado.E com relação as pastilhas de freio, realmente a melhor é a cobreq n-1303 ? Quantos km dura em media?
Obrigado

Giovanni Morano
30/04/2012, 13:20
BUJO do Diferencial Dianteiro, Transferencia e trazeiro... tem algum compativel?

Chuva
30/04/2012, 14:36
Buenas tardes!!

Chegaram as pastilhas pw 432 q comprei na Suzucar para minha tracker 07!! A empresa entregou bem rápido msm.. nem precisava tanto.

Levei no mecânico para dar uma olhada para trocar e ele me disse q as atuais ainda estão boas.. :putz:

Comprei pq olhando para o disco e pinça, falta no máximo 0.5cm para um encostar no outro. Na maioria dos carros isso já é crítico..

Perguntinha: será mesmo que ainda tenho pastilha para rodar ou logo logo vai começar a assobiar? (as pastilhas ainda são originais e o carro é só de estrada fez 60kkm outro dia..

Obrigado

344104344105

Lincoln Turati
30/04/2012, 16:05
Ellison... tem certeza que num é a base dianteira do chassi... o meu estava com isso ai... ai fui ver e era a base que tinha se desprendido do chassi, simpliesmente arrancou... então mandei num funilaria e os caras soldaram com uma tal de solda eletrica... e ficou primeira!

Como vai Giovanni.. minha Tracker 08 está com um barulho seco de metal batendo quando passo em terrenos com trepidação, como costelas de vaca e paralelepípedos... onde exatamente foi feita essa solda elétrica que você realizou em seu brinquedo? Já levamos o nosso em uns três mecânicos e os caras não acham nada! O barulho que acontecia com a sua GV era seco assim também?

Obrigado pela ajuda!

Giovanni Morano
01/05/2012, 15:40
Fala Lincoln, maxu leve em 1000 mecanicos e os caras não achavam... até que eu acordei um dia e disse, vou achar esse barulho... e assim achei... eu coloquei um calço, pode até ser um macaco hidráulico, do lado esquerdo, e balancei eu e um amigo meu, mas tem que ser com muita força, por conta do peso do carro... e em seguida fiz o mesmo do lado direito... depois identifiquei o barulho, e aumentei o calço e pedi para meu amigo balançar o carro nas laterais... e bingo... o barulho vinha do coxim dentro do parachoque, é no final do chassi( dianteira), só da para ver se abaixando... e verificando com muita calma... enfim quando observei... tinha arrancado a base, do chassi... fiquei preocupado... mandei arrancar tudo, limpei pois tinha ferrugem... e depois soldei com a solda eletrica... faz 4 meses se nao me engano e ta filé...

Como vai Giovanni.. minha Tracker 08 está com um barulho seco de metal batendo quando passo em terrenos com trepidação, como costelas de vaca e paralelepípedos... onde exatamente foi feita essa solda elétrica que você realizou em seu brinquedo? Já levamos o nosso em uns três mecânicos e os caras não acham nada! O barulho que acontecia com a sua GV era seco assim também?

Obrigado pela ajuda!

Giovanni Morano
01/05/2012, 15:44
O barulho so acontecia em MUITA trepidação! Ja olhou Bieletas, bucha da barra estabilizadora, borracha das molas...

Obrigado pela ajuda!

Rudgero
02/05/2012, 18:41
Chuva eu li no manual da minha Tracker 08 que o carro possui um sistema que avisa quando 70% das pastilhas estão gastas. O aviso é feito acendendo a luz do freio de mão (!) mesmo ele estando abaixado. Bom mas se as pastilhas estão boas dinheiro vc não vai perder, espera elas se desgastarem mais hehehe. O desgaste varia muito do uso do veículo (frenagens bruscas constantemente) tive conhecidos que trocaram pastilhas aos 5 mil km rodados! Só andavam na bagaça!

Abraço.

Buenas tardes!!

Chegaram as pastilhas pw 432 q comprei na Suzucar para minha tracker 07!! A empresa entregou bem rápido msm.. nem precisava tanto.

Levei no mecânico para dar uma olhada para trocar e ele me disse q as atuais ainda estão boas.. :putz:

Comprei pq olhando para o disco e pinça, falta no máximo 0.5cm para um encostar no outro. Na maioria dos carros isso já é crítico..

Perguntinha: será mesmo que ainda tenho pastilha para rodar ou logo logo vai começar a assobiar? (as pastilhas ainda são originais e o carro é só de estrada fez 60kkm outro dia..

Obrigado

344104344105

Rudgero
02/05/2012, 18:44
Valeu pela dica Octavio!

Rudgero,

bom dia!

Troquei meu fluído de freio em um posto da Porto Seguro e coloquei o DOt 4, o mecânico me falou que é melhor pois trabalha com uma temperatura maior para ebulição lembro que li em algum lugar sobre isso e conferia......o freio está ótimo desse modo.

Abs!

Chuva
02/05/2012, 19:33
Ola Rudgero!!
Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada no meu manual tb, mas não lembro de ter visto isso.. acho q a minha não tem sensor na pastilha :(
[ ]s

gargwlas
08/05/2012, 12:43
o ano exato não sei, mas acredito que seja tudo a mesma coisa.

Serve sim na traseira, e a mola é a do opala 4cc pode pegar sem medo. Se você comparar com a do tracker vc verá a diferença na espessura dos espirais.

Como você usa o kit gás, não corta do mesmo tamanho da do tracker. Deixa passando uma volta, caso a diferença seja umas 2 ou 3, pois se você usar a mola sem cortar aí você vai sentir que o amortecedor vai dar fim de curso.

Maaaaaaaaaaassssssss....caso você queira logo compensar esse peso a mais que você tá levando atrás (do carro rs) compra logo amortecedores a gás da suprema os GBL1024 e coloca junto com as molas do opala 4cc. Se ver que a traseira tá alta, compensa com um calçozinho na dianteira e seja feliz.

Com as molas de opala 4cc e os amortecedores GBL1024 da suprema o carro fica outro.

Caso não queira mexer tanto, é só as molas do opala deixando uma volta a mais que a mola original do tracker... ;)

coloquei a mola do opala 4cc com ar, e o cofap gbl 1024... sem cortar olha como ficou

346259346260

ficou esquisito neh?? estou pensando em tirar 1,5 (1 e meia) volta

ou será 2?

lembrando que ficou nessa altura porque tem 2 cilindros de 8,5m3 atras

abs

Elisson
08/05/2012, 13:19
coloquei a mola do opala 4cc com ar, e o cofap gbl 1024... sem cortar olha como ficou346259346260ficou esquisito neh?? estou pensando em tirar 1,5 (1 e meia) voltaou será 2?lembrando que ficou nessa altura porque tem 2 cilindros de 8,5m3 atrasabsFica a critério, ou coloca um calço de borracha na mola dianteira pra igualar e ficar alto, ou corta 1,5 na mola traseira. Mas Pq tu nao comparou o tamanho das molas pra nao fik na duvida??? Hahahahahahahahha

gargwlas
08/05/2012, 14:41
Fica a critério, ou coloca um calço de borracha na mola dianteira pra igualar e ficar alto, ou corta 1,5 na mola traseira. Mas Pq tu nao comparou o tamanho das molas pra nao fik na duvida??? Hahahahahahahahha

Sem tempo cara.. larguei no mecanico... mas ja tinha explicado tudo pra ele.. ele concordou em tirar e cortar numa boa se fosse necessário, alias, não vai nem cortar.. segundo ele é melhor aquecer e retrair a mola pra ficar menor...

mas 1,5 será q dá?

em tempo: falei com o mecanico ele disse que ficou 3 gomos maior (ou um pouco mais) que a original.

Elber Rogério Oliveira de
09/05/2012, 17:22
Olá pessoal, estou nescessitando da ajuda de vocês (nem sei se estou postanto certo). Tenho uma Grand Vitara 2.0 16V Gás 2000, e estou precisando trocar a Polia Mult Viscosa da mesma, alguém sabe se há alternativa de polia de outro veículo, pois a dela é muito cara onde achei? Conto com a ajuda de vocês, abraços e grato antecipadamente.

AlemãoRS
09/05/2012, 17:40
Sem tempo cara.. larguei no mecanico... mas ja tinha explicado tudo pra ele.. ele concordou em tirar e cortar numa boa se fosse necessário, alias, não vai nem cortar.. segundo ele é melhor aquecer e retrair a mola pra ficar menor...

mas 1,5 será q dá?

em tempo: falei com o mecanico ele disse que ficou 3 gomos maior (ou um pouco mais) que a original.

mas vai deixar a dianteira original? Porque não levanta também?

Elisson
09/05/2012, 17:43
Olá pessoal, estou nescessitando da ajuda de vocês (nem sei se estou postanto certo). Tenho uma Grand Vitara 2.0 16V Gás 2000, e estou precisando trocar a Polia Mult Viscosa da mesma, alguém sabe se há alternativa de polia de outro veículo, pois a dela é muito cara onde achei? Conto com a ajuda de vocês, abraços e grato antecipadamente.

Polia Viscosa da BESTA GS 2.7 realinhando/refazendo os furos no torneiro com a polia original do tracker. Custo da polia 270,00 +/- + R$ 30,00 do torneiro...+ MO do Mecânico. ..Fiz no meu e recomendo.

gargwlas
09/05/2012, 18:12
mas vai deixar a dianteira original? Porque não levanta também?

cara... o mecanico nao recomendou.. disse q muda a cambagem na frente.. força pivô etc

quem ja fez o que fala de eu colocar uns calços de tecnil pra erguer a frente tb?

q passos devo seguir? e precauções a tomar?

AlemãoRS
10/05/2012, 16:49
Você encontra kits prontos, tem vários tópicos sobre isso, mas se teu uso é somente cidade e estrada não tem necessidade realmente.

Fil-JM-SC
12/05/2012, 02:48
Boa noite senhores, Chuva, Rudgero, acreditor estar com problema nos freios tb, fui descer uma estrada com muita poeira, pois passavam carros e minha viatura quando forcei a frenagem fez um barulho diferente do abs e n freio quase nada, ai testei mais algumas vezes e fex o mesmo barulho tipo um "ronco" e n freio direito !! sera as pastilhas ?? ela é uma tk09 deve ser a mesma pastilha da sua tk07, Chuva, ja colocaou as pastilhas, estou no site suzucar dando uma olhada nas peças!!
Abrç ate e bom find

Fil-JM-SC
12/05/2012, 03:24
ola, gostaria de uma leve revisao na minha tk09
entao galera gostaria so por enquanto trocar a pastilha de freio e velas, via alguns modelos

pastilha de freios: pw 432, cobreq-n-1303 e ecopads-eco 1122
velas: ngk-bkr6e-11 e nkg-bkr6e-0,8

qual coloco? tem alguma novidade nestes itens?
P.S. preciso de muito freio, pois moro em Lages, e é serra, rsrsrs

valeu abç e bom final de semana e aproveitei tb, rsrsrs

e levarei a Patroa para viajar, rsrs destino terra do chocolate, Dica : RS. rsrs fui..
abrçs

Chuva
12/05/2012, 18:06
Ola Fil,

Então, eu comprei, tirei a roda e vi que nem estavam tão no fim assim as minhas. Daí guardei e vou esperar assobiar ou acender alguma luz no painel, se tiver (mas acho q não tem, não achei nada construtivo no manual sobre isso).

Comprei a PW 432 na suzucar (foi (R$ 50 e pouco) e são idênticas a q estão no carro (q não devem ser mais originais pela kilometragem). Mas as que estão lá freiam muito, soltam pouca foligem e não fazem barulho algum.

Quanto ao ABS, fiz esse efeito q mencionou no começo freiando bruscamente na banguela a uns 50km/h.. deu uns tranquinhos e fez um barulho bem feio.. mas freou normalmente... nunca fiquei sem freio.. se vc ficou sem freio pode ter acabado mesmo e tá arranhando o ferro da base da pastilha no disco.. leve logo num mechânico!!

Boa sorte,

[ ]s

José Luiz Nunes da Silva
15/05/2012, 00:26
Dogmart, tive um problema semelhante no meu GV e a solução foi simples. O mecânico espalhou silicone para alta temperatura na parte de ferro da pastilha de freio que faz contato com a estrutura do freio que fica na roda. Foram dois movimentos circulares de cada lado nos pontos onde ocorre o contato. Isso reduziu a folga gerado pelo desgaste, mas que não representa dano. Funcionou!

Chuva
15/05/2012, 12:28
É essa aqui a vela de iridium para se colocar na Tracker?

Velas Ngk De Iridium Modelo Bkr6eix-11 + Brinde - R$ 29,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232462262-velas-ngk-de-iridium-modelo-bkr6eix-11-brinde-_JM)

Obrigado

Rudgero
15/05/2012, 18:07
Olá Fil,

Rapaz o pessoal aqui deve me achar o cara do Manual huahuahua. Mas é que acabei de comprar uma Tracker e li o manual de ponta a ponta! Lá diz ( não sei me que seção!) Que ao freiar bruscamente o pedal do freio pode trepidar um pouco e gerar um ruído. Mas isso é normal, segundo o manual é o sistema ABS funcionando. Eu também dei uma freada na minha antes de ler e tinha ficado preocupado com isso... mas depois de ler fiquei aliviado. Agora se não freiou com eficiência é melhor, por precaução, procurar um mecânico e verificar isso.

Abraço!

Boa noite senhores, Chuva, Rudgero, acreditor estar com problema nos freios tb, fui descer uma estrada com muita poeira, pois passavam carros e minha viatura quando forcei a frenagem fez um barulho diferente do abs e n freio quase nada, ai testei mais algumas vezes e fex o mesmo barulho tipo um "ronco" e n freio direito !! sera as pastilhas ?? ela é uma tk09 deve ser a mesma pastilha da sua tk07, Chuva, ja colocaou as pastilhas, estou no site suzucar dando uma olhada nas peças!!
Abrç ate e bom find

Lauro Michel
16/05/2012, 11:51
Boa tarde pessoal. Como o número de proprietários de Tracker vem crescendo neste forum ...E continua crescendo! :) Sou mais um feliz proprietário de uma Tracker 2008, comprei a vtr há duas semanas atrás e é só alegria.
Parabéns ao vbeltram pela criação deste tópico, com certeza será muito útil.

Mancha
18/05/2012, 02:00
E crescendo!!! Eu também comprei a minha na terça-feira (15/05/2012 :D). Está novinha, quando ergui ela no elevador do meu mecânico eu escutei... "uau! parece zero!" EITA ORGULHO DE FAZER UM BOM NEGÓCIO!!! Hoje comprei o kit carro novo... filtro de óleo, combustível, correia poly-v, jogo de velas, (tudo na Suzukar), mais óleo de motor (escolhi o 20W50 SL), freio, bom o kit completo. Desembolsei uma graninha massss vale a pena e dá mais vontade de curtir e cuidar do carro assim!!
Fiz a medição de consumo está dando 4Km/l ... Assim que fizer a manutenção vou recalcular e posto a diferença de consumo.

Abraço à todos e parabéns pelo fórum, tem me ajudado e ensinado muito!

mas.marco
18/05/2012, 11:04
E crescendo!!! Eu também comprei a minha na terça-feira (15/05/2012 :D). Está novinha, quando ergui ela no elevador do meu mecânico eu escutei... "uau! parece zero!" EITA ORGULHO DE FAZER UM BOM NEGÓCIO!!! Hoje comprei o kit carro novo... filtro de óleo, combustível, correia poly-v, jogo de velas, (tudo na Suzukar), mais óleo de motor (escolhi o 20W50 SL), freio, bom o kit completo. Desembolsei uma graninha massss vale a pena e dá mais vontade de curtir e cuidar do carro assim!!
Fiz a medição de consumo está dando 4Km/l ... Assim que fizer a manutenção vou recalcular e posto a diferença de consumo.

Abraço à todos e parabéns pelo fórum, tem me ajudado e ensinado muito!

Como assim... 4km/l ?!? e seu mecanico ainda diz "parece zero!" ?????:shock:

Tem algo de MUITO errado. Sem intenções de desanimar....

Chuva
18/05/2012, 11:12
aee! Parabéns!! Bem vindo ao time!!

É msm bixo.. 4km/l tá errado, na boa. Trocando essas peças pode melhorar, hein!!

Um detalhe: troquei o filtro de ar, uma peça "boba" e senti a diferença no acelerador.. o carro ficou mais espertinho, pouco, mas ficou!! eeeeee

Troca o filtro de ar tb!!

[ ]s

Lincoln Turati
18/05/2012, 15:59
Valeu Giovanni... levei no mecânico novamente e ele me afirmou que ambas as bieletas estão com folga... já comprei na suzucar junto com o kit de revisão completo e devo levá-las para serem colocadas na semana que vem... espero que seja isso, mas obrigado pelo relato.. já é mais uma possibilidade... duro é quando você nem consegue imaginar onde possa ser.. de qualquer forma, depois volto pra contar como resolvi.

Abraço.

Fala Lincoln, maxu leve em 1000 mecanicos e os caras não achavam... até que eu acordei um dia e disse, vou achar esse barulho... e assim achei... eu coloquei um calço, pode até ser um macaco hidráulico, do lado esquerdo, e balancei eu e um amigo meu, mas tem que ser com muita força, por conta do peso do carro... e em seguida fiz o mesmo do lado direito... depois identifiquei o barulho, e aumentei o calço e pedi para meu amigo balançar o carro nas laterais... e bingo... o barulho vinha do coxim dentro do parachoque, é no final do chassi( dianteira), só da para ver se abaixando... e verificando com muita calma... enfim quando observei... tinha arrancado a base, do chassi... fiquei preocupado... mandei arrancar tudo, limpei pois tinha ferrugem... e depois soldei com a solda eletrica... faz 4 meses se nao me engano e ta filé...

Mancha
18/05/2012, 16:04
aee! Parabéns!! Bem vindo ao time!!

É msm bixo.. 4km/l tá errado, na boa. Trocando essas peças pode melhorar, hein!!

Um detalhe: troquei o filtro de ar, uma peça "boba" e senti a diferença no acelerador.. o carro ficou mais espertinho, pouco, mas ficou!! eeeeee

Troca o filtro de ar tb!!

[ ]s

Então, 4 Km/l mesmo! Hoje troquei tudo, o filtro de ar está novo... troquei velas, filtro de gasolina, filtro do óleo, correia Poly-V, óleo GTX 20W50 SL, guia da correia (tava começando a fazer barulho). Agora vou recalcular. Se não resolver, ou a Sonda-lambda tá zuada ou a bomba do posto está marcando mais do que coloca... o que eu acredito que seja... pois o carro está zerinho mesmo, sem um ruidinho, motor redondinho.... vou trocar de posto e verificar.

Chuva
18/05/2012, 18:12
Ae Mancha,

Em SCS tem um posto mandrake dentro do extra ou carrefour, não lembro bem. Ali ma esquina entra guido aliberti e av. goias.. lá a gasolina rendeu mais de 600km, é mto boa, mas vou pouco pra SCS.

[ ]s

Mancha
18/05/2012, 20:02
Ae Mancha,

Em SCS tem um posto mandrake dentro do extra ou carrefour, não lembro bem. Ali ma esquina entra guido aliberti e av. goias.. lá a gasolina rendeu mais de 600km, é mto boa, mas vou pouco pra SCS.

[ ]s

Opa!! Pois é chuva, é um Ipiranga no Extra, preço bom e qualidade legal, sempre abastecia o 207 lá, problema foi mudar de posto porque comprei o carro em Santo André, sem gasolina, parei no primeiro Shell e o burrão aqui mandou completar com a Podium (ou V-Power, não sei qual é da Shell), entrou 62 Litros de gasolina. Dois dias depois, parei em um BR na Guido ALiberti, ponteiro não havia chegado no 3/4 do tanque. Mandei completar com a V-Power (ou Podium.. não sei qual é o da BR :D). Entrou 21,73 litros. A viatura percorreu 199 Km, andando BEM suave no pé com um misto de cidade estrada (Raposo Tavares/Rodo Anel) mantendo 100Km/h. Ainda acho que foi a bomba do posto de gasolina. Vou calcular agora com o carro reguladinho e verificar. Você é de onde Chuva?

Chuva
18/05/2012, 21:30
Sou de SP msm, mas mudei pra uma cidadezinha moita depois de Cotia, chamada Vargem grande paulista.

Trabalho em SP e a Raposo é a nova 23 de maio de SP!! Tá ficando embassado.. hehehe

Quanto a bomba é complicado.. eu vou sempre na reserva da reserva no posto e sei q vai dar 60 litros por volta de R$ 165 a R$ 175, dependendo do posto. Mas ja falo pro frentista encher q tem q dar 60 litros a ~R$ 170 dilmas.. aí náo tem como o cara apertar o "botãozinho" e sacanear.

Até agora, tirando o alcool a mais que as vezes vem, acho q não fui "premiado"

[ ]

Azrael
21/05/2012, 12:57
Amigos,

Sou novato com relação a SUV. Adquiri a pouco tempo um GV 2000/2001 automático e eis que o alternador queimou repentinamente. Consegui ir até uma auto-elétrica, desmontaram o alternador e disseram que o jeito era ou mandar recondicionar ou um novo. Achei um usado por 600 reais aqui em Curitiba, porém li em alguns fóruns que o alternado do Omega serve. Quero saber se alguém aqui pode me ajudar com mais detalhes, tipo qual alternador do Omega posso usar? Omega de qualquer ano? 4cc ou outro?

Preciso muito da ajuda dos companheiros.

Saudações.

Chuva
22/05/2012, 18:23
Continuação das fotos.
Seguem as fotos pedidas.
1) Peço desculpas por não ter as fotos da separação da bobina e do
supressor. Mas é bem simples: segura a bobina com uma mão e supressor
com a outra e puxe fazendo força para separá-los. Para juntá-los
seguir procedimento inverso. Esta separação e junção são bem macias e
fáceis;
2) Faltaram também as fotos mostrando a diferença dos parafusos
enferrujados e dos limpos. É bem gritante! Inicialmente eu ia
substitituí-los por outros mais novos, mas desisti, quando o último
parafuso arrebentou e só saíu a cabeça. O corpo ficou dentro da
bobina;
3) No caso, eu tinha duas opções: levar em torneiro para ele tirar o
resto do parafuso ou levar em um técnico de eletronica para ele fazer
um contato de solda em substituição da cabeça. Resultado: o torneiro
mais recomendado ia fazer M., então fui no técnico. Funcionou, mas a
solda ficava saindo do lugar e perdia contato.
4) Entrei em desespero, pois o carro é da minha mulher. Fiquei com aquela sensação de derrota + impotência frente ao problema. Para complicar, ela ligou no auge do desespero e pediu para ir buscá-la no trabalho.
5) Como a função deste parafuso é de apenas passar corrente, resolvi
utilizar a cabeça do parafuso arrebentado mesmo. Limpei, lixei bem de
leve com lixa de unha e encaixei ele no lugar. Depois coloquei o
supressor de com a bobina de cabeça para baixo e pronto. Pra minha surpresa funcionou
bem. Vou comprar um bobina nova e usar esta como reserva.
5) A bobina e supressor demoram e dificilmente dão problema. O que
pode ocorrer é este parafuso ficar tão enferrujado, que não passar
corrente. Aí pode queimar a os dois componentes ou simplesmente
inutilizar a bobina, apesar dela estar funcionando.
6) Como é um procedimento muito simples, aconselho limpar ou trocar
estes parafusos junto com as outras manutenções ou quando estiver
começando a enferrujar.
7) Vou tirar estas fotos que estão faltando e remeto. Se você souber
postar, favor fazer isso pra mim. Se tirar mais fotos tb.
Acho que é isso.
Marcos

Oi Bispo,

Cara, comprei velas novas e troquei, mas na hora de limpar tudo antes de montar fiz a mesma coisa com um parafuso:
A cabeça do infeliz saiu.. tá tudo podre!!!!

Foi no primeiro que tentei tirar, o resto lixei com a cabeça de uma lima cilindrica e ficaram bons..

O problema agora é o "toquinho" do parafuso lá na bobina.. entortei um pouco a pontinha da mola para pegar bem no meio..

A questão é que esse peçado de parafuso vai "comer" com a ferrugem, e a bobina vai parar de funcionar:

Perguntas:

- Está funcionando, mas qdo parar de dar contato alguma outra coisa vai estragar fora a bobina?
- Comprou uma nova para por no lugar? qto pagou?

Valeu,

[ ]s

OBS: pessoal, essa parte que o Bispo citou sobre as velas é muito desgastada mesmo.. se puderem desmontem e deêm uma limpada boa, pq parece que até as velas estão simplesmente podres, esfarelando.. só não tentem tirar esse parafuso maledeto!!

Cristiano TF
22/05/2012, 21:40
Olá Pessoal,

Comprei um Tracker 0km em 2008, e agora estou notando que o balançado da suspensão traseira aumentou bastante. Ele está com suspensão original e provavelmente terei que substituir algumas peças (provavelmente amortecedor), então pensei na possibilidade de ganhar um pouco de altura na suspensão, para utilizar um pneu um pouco mais alto. Um BF por exemplo...

Alguém pode me ajudar com o que devo fazer??

Obrigado!!

VOVÔ DO TROLLER
22/05/2012, 22:50
Olá Pessoal,

Comprei um Tracker 0km em 2008, e agora estou notando que o balançado da suspensão traseira aumentou bastante. Ele está com suspensão original e provavelmente terei que substituir algumas peças (provavelmente amortecedor), então pensei na possibilidade de ganhar um pouco de altura na suspensão, para utilizar um pneu um pouco mais alto. Um BF por exemplo...

Obrigado!!

Boa noite Cristiano. Antes de mais nada , caso você não saiba, o Tracker, na verdade, é um Suzuki Grand Vitara II . Para colocar pneus maiores ( 235/70/16, por ex.) você vai ter que colocar um kit de suspensão de 2". Recomendo o kit da rc4x4 RC 4x4 :: Equipamentos Off-Road :: 4x4 :: São Paulo - Brasil (http://www.rc4x4.com.br/novosite/index.asp). Dê uma pesquisada, que tem muitas informações a respeito no tópico da Suzuki
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum
/suzuki/5194-pneus-maiores-para-o-tracker-gran-vitara.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/5194-pneus-maiores-para-o-tracker-gran-vitara.html)[/QUOTE]

Abs. Válter.

p.s. atente que com a suspensão modificada , o seguro poderá não dar cobertura em caso de eventual sinistro. O carro vai consumir um pouco mais. Terá que dirigir de forma mais comedida, principalmente em curvas, pois o centro de gravidade do carro ficará mais alto. Todas estas moficações ficarão por conta e risco do proprietário do carro . Finalmente, o trabalho terá que ser feito por um mecânico competente, que saiba o que está fazendo, para não dar zica e comprometer a parte mecânica , aerodinâmica e estabilidade da viatura. A cambagem terá que ser refeita.

gtavalanche
25/05/2012, 19:05
Olá Pessoal,

Obrigado!!

Boa noite Cristiano. Antes de mais nada , caso você não saiba, o Tracker, na verdade, é um Suzuki Grand Vitara II . Para colocar pneus maiores ( 235/70/16, por ex.) você vai ter que colocar um kit de suspensão de 2". Recomendo o kit da rc4x4 RC 4x4 :: Equipamentos Off-Road :: 4x4 :: São Paulo - Brasil (http://www.rc4x4.com.br/novosite/index.asp). Dê uma pesquisada, que tem muitas informações a respeito no tópico da Suzuki
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas.html
4x4 Brasil - Portal Off-Road - . (http://www.4x4brasil.com.br/forum)
/suzuki/5194-pneus-maiores-para-o-tracker-gran-vitara.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/5194-pneus-maiores-para-o-tracker-gran-vitara.html)

Abs. Válter.

p.s. atente que com a suspensão modificada , o seguro poderá não dar cobertura em caso de eventual sinistro. O carro vai consumir um pouco mais. Terá que dirigir de forma mais comedida, principalmente em curvas, pois o centro de gravidade do carro ficará mais alto. Todas estas moficações ficarão por conta e risco do proprietário do carro . Finalmente, o trabalho terá que ser feito por um mecânico competente, que saiba o que está fazendo, para não dar zica e comprometer a parte mecânica , aerodinâmica e estabilidade da viatura. A cambagem terá que ser refeita.[/QUOTE]

Pela minha experiêcia digo, qualquer mecânico faz o trabalho de instalação de um kit lift 2" podendo incluir mola de opala amortecedores cofap gbl1024 na trazeira na dianteira amortecedores originais com prolongador ou mesmo offshox +2". O mais importante é o dono do carro saber cada detalhe do que que deve ser feito para orientar um mecânico qualquer acerca do trabalho a ser realizado. Para saber extamente o que deve ser feito considero suficiente as informações disponíveis aqui no fórum e mandatório ter o manual de serviço do carro que também pode ser obtido aqui no fórum.

Chuva
26/05/2012, 09:23
Olá Valter,
A minha tb estava muito balanguenta na traseira com 55kkm e para conter custo, o seguro e não vou por hoja colocar no barro (meus pneus ainda são slick rsrs) eu apenas coloquei dois amortecedores do opala e ficou bem melhor. Agora para o lift o esquema traseiro já é com amortecedor da suprema msm.
[ ]

Chuva
27/05/2012, 12:38
Velas originais pelas "famosas" iridium bkr6eix-11.. vamos ver se presta msm! rsrs

Pela cara da vela velha, será que dá para se presumir que nunca foi trocada ou ficam assim msm nesse carro?

349736

gtavalanche
28/05/2012, 15:09
Velas originais pelas "famosas" iridium bkr6eix-11.. vamos ver se presta msm! rsrs

Pela cara da vela velha, será que dá para se presumir que nunca foi trocada ou ficam assim msm nesse carro?

349736

Troquei as velas da tracker pela primeira vez aos 80.000Kms, estavam como novas...

Elisson
28/05/2012, 15:13
Ela está oxidada por cima dessa forma caracterizando lavagem do motor!!! Acumula água e fica ali oxidando sem interferir no funcionamento.

Mancha
29/05/2012, 03:07
Bom, nova medição do consumo da minha Tracker. Agora está fazendo 8,4 KM/l. Fiz toda a manutenção nela e estou andando como MUITO de leve. Talvez até demais. Só trafegando em Sampa e sem Ar condicionado.
Alguém sabe me responder duas dúvidas?
1º) Posso erguer a viatura com o Kit de 2" (receita de bolo) e continuar com os pneus originais?
2º) Posso colocar as proteções inferiores SEM erguer o carro?

ABs!

Elisson
29/05/2012, 09:36
Bom, nova medição do consumo da minha Tracker. Agora está fazendo 8,4 KM/l. Fiz toda a manutenção nela e estou andando como MUITO de leve. Talvez até demais. Só trafegando em Sampa e sem Ar condicionado.
Alguém sabe me responder duas dúvidas?
1º) Posso erguer a viatura com o Kit de 2" (receita de bolo) e continuar com os pneus originais?
2º) Posso colocar as proteções inferiores SEM erguer o carro?

ABs!

1º pode erguer sim com o kit e continuar com os pneus originais. (esteticamente não vai ficar muito bonito mas já muda)

2º Sem erguer o carro é que você deve colocar as proteções por estar mais suscetível a bater algo embaixo no caso de alguma aventura.

Assim, com pneus originais você não vai conseguir extrair muito do carro. Se eu fosse você, partiria para proteções compraria os pneus 225/70 R16 que estes não requerem o kit de imediato. Mas se for fazer trilhas com o carro não adiantaria muito por as proteções sem os pneus e muito menos sem o kit. Se você coloca o kit de suspensão e proteções e continua com pneus originais seu carro continua praticamente o mesmo com relação ao barro. Se for partir pra trilha você precisará do conjunto e não de kits separados. Pneu + proteções + kit de suspenção é o essencial. Só um ou outro você continua na mesma. Boa sorte.

Mancha
29/05/2012, 11:54
Estou nesse momento em um centro automotivo trocando os óleos dos , câmbio, etc. acontece que chegou no diferencial da frente,o mecânico reclamou obujao e está colocando pelo respiro. Tem algum problema?

Mancha
29/05/2012, 11:56
Espanou o bujao

Mancha
29/05/2012, 20:24
1º pode erguer sim com o kit e continuar com os pneus originais. (esteticamente não vai ficar muito bonito mas já muda)

2º Sem erguer o carro é que você deve colocar as proteções por estar mais suscetível a bater algo embaixo no caso de alguma aventura.

Assim, com pneus originais você não vai conseguir extrair muito do carro. Se eu fosse você, partiria para proteções compraria os pneus 225/70 R16 que estes não requerem o kit de imediato. Mas se for fazer trilhas com o carro não adiantaria muito por as proteções sem os pneus e muito menos sem o kit. Se você coloca o kit de suspensão e proteções e continua com pneus originais seu carro continua praticamente o mesmo com relação ao barro. Se for partir pra trilha você precisará do conjunto e não de kits separados. Pneu + proteções + kit de suspenção é o essencial. Só um ou outro você continua na mesma. Boa sorte.

A viatura está com os pneus novos, acha que consigo vender esses pneus e colocar os 225/70? Vou utilizar a viatura em estradas de terra em Ibitipoca, Canastra, Carrancas. Por enquanto (leia esse ano) nada de trilhas mais brabas.
No momento o Anderson Silva está calçando pneus Marshal 235/60 R16 e estou indeciso quanto aos pneus....

Abs!

Dyego Felype
29/05/2012, 20:58
Comprei uma Tracker 2009 com 31,000km, faz 1 semana e tou com um problema no SENSOR DE DETONAÇÃO, não acho essa peça em fortaleza, existe alguma Generica? Agradeço a todos.

Elisson
30/05/2012, 08:51
A viatura está com os pneus novos, acha que consigo vender esses pneus e colocar os 225/70? Vou utilizar a viatura em estradas de terra em Ibitipoca, Canastra, Carrancas. Por enquanto (leia esse ano) nada de trilhas mais brabas.
No momento o Anderson Silva está calçando pneus Marshal 235/60 R16 e estou indeciso quanto aos pneus....

Abs!

Se não tiver pressa de vender, até vende....anunciando aqui no fórum e em outros canais (rolo4x4 etc).

jjteixeira
30/05/2012, 15:05
Pessoal do forum estou precisando da ajuda de vcs pois estou com dificuldades em achar certas pçs para o meu gv v6 1999,tenho que trocar as trisetas da caixa as homocineticas dos dois lados e os dois semi eixos tambem,e aida procuro o compressor do ar condc. S alguem poder me dar uma dica de onde posso achar essas pçs pois na autorizada vai ficar meio salgado,obrigado.

Elisson
30/05/2012, 15:08
Pessoal do forum estou precisando da ajuda de vcs pois estou com dificuldades em achar certas pçs para o meu gv v6 1999,tenho que trocar as trisetas da caixa as homocineticas dos dois lados e os dois semi eixos tambem,e aida procuro o compressor do ar condc. S alguem poder me dar uma dica de onde posso achar essas pçs pois na autorizada vai ficar meio salgado,obrigado.

Solicite uma cotação em Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas (http://www.clubedapeca.com.br) ou em sites especializados como suzucar ou alternativa4x4.. Boa sorte.

Esse clube da peça são ferros velhos que compram carros sinistrados, já fiz cotação através do site e a peça chegou beleza. Se não for peça do motor, acredito que sejam as mesmas de suspensão dos motores 2.0 do tracker e do GV.

Chuva
30/05/2012, 15:35
Obrigado GTAvalanche e Elisson,

Já tava meio encanado com essa oxidação. Qdo troquei dei uma boa limpada nos buracos antes de tirar as velas, tavam meio oxidados tb.. coloquei wd40 pra amenizar.

Acho q minha média de consumo vai aumentar, o carro tá andando mais e o ponteirinho desce mais rápido.. acho q vou ter que recondicionar o meu pé direito a monge tibetano em coma! ehhehe

[ ]s

mas.marco
01/06/2012, 09:42
Só informando ao pessoal sobre as BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA:

A galera fala sobre as BUCHAS DO CORSA CLASSIC ou PICK-UP ano 95. Eu mesmo testei e funciona POREM elas cabem perfeitamente no GV 4 portas. NÃO CABEM com a mesma perfeição no GV 2 portas.

Cabem, mas tem que abrir a bucha um pouco.

Fica a informação CORRETA.

Giovanni Morano
02/06/2012, 11:55
Gente preciso da borracha da sapata! Aquela central bem visivel! Tem substituta?

joelvolpini
03/06/2012, 16:24
olá pessoal, comprei meu tracker 2008 com 58 mil km rodados, tá quse zero... rsrsr sem nada a fazer, no entanto notei que no para lamas, internamente aquela capa de plastico da caixa de rodas falta umas 3 presilhas, daquelas de pressão, procurei igual ak e não achei, achei uma da linha chevrolet que parece que serve, pergunta pode-se usá-las sem preoblema, já que é só para segurar a caixa de rodas... outras coisa, pesquisando sobre peças, vi que será dificil encontrar ak emr esendepeças originas, por exemplo, escapamneto é certo de mais cedo ou mais tarde ter de trocar, como encontara, ou tem algum paralelo ou de outro carro que serve... que tal fazerem uma lista das peças usadas nos tracker gasolina, mais comuns de serem trocadas e suas paralelas ou semelhantes que possam ser usadas, tipo filtro de ar parece qe serve o da Kombi... etc... que tal?

Elisson
03/06/2012, 20:37
olá pessoal, comprei meu tracker 2008 com 58 mil km rodados, tá quse zero... rsrsr sem nada a fazer, no entanto notei que no para lamas, internamente aquela capa de plastico da caixa de rodas falta umas 3 presilhas, daquelas de pressão, procurei igual ak e não achei, achei uma da linha chevrolet que parece que serve, pergunta pode-se usá-las sem preoblema, já que é só para segurar a caixa de rodas... outras coisa, pesquisando sobre peças, vi que será dificil encontrar ak emr esendepeças originas, por exemplo, escapamneto é certo de mais cedo ou mais tarde ter de trocar, como encontara, ou tem algum paralelo ou de outro carro que serve... que tal fazerem uma lista das peças usadas nos tracker gasolina, mais comuns de serem trocadas e suas paralelas ou semelhantes que possam ser usadas, tipo filtro de ar parece qe serve o da Kombi... etc... que tal?Neste tópico já existe essa relação de peças inclusive em uma tabela do excel sempre atualizada. Caso nao ache nas páginas anteriores em breve estarei procurando e atualizando o mesmo com uma informação sobre o filtro de combustivel

Elisson
04/06/2012, 09:18
Pra quem procurava a tabela, a mesma está aqui... e agora comprovadamente por mim trocando o filtro de combustível pelo do corsa 1.6 que eu já vinha rodando a 2 anos com um no carro e não sabia achando que era original.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?authkey=CNLSr_EF&key=0AgCAie39BjJKdC1qLUdleGlFOXViWV9WZ3VheGdPN1E&hl=en_US&authkey=CNLSr_EF#gid=0

Chuva
04/06/2012, 09:42
Obrigado por postar tabela Elisson!!

Vou tentar comprar um filtro desses de combustível do corsa ou montana hj!! Tô hj do lado de uma autopeças em interlagos.

Os engates rápidos das mangueiras Tracker dão certinho no filtro do corsa ou tem algum macete?

Valeu!!

[ ]s

Elisson
04/06/2012, 10:14
Obrigado por postar tabela Elisson!!

Vou tentar comprar um filtro desses de combustível do corsa ou montana hj!! Tô hj do lado de uma autopeças em interlagos.

Os engates rápidos das mangueiras Tracker dão certinho no filtro do corsa ou tem algum macete?

Valeu!!

[ ]s

Rapaz, meu carro nem tem engate rápido mais...neste caso acredito que se o seu tiver é só cortar a mangueira no local do engate rápido e colocar abraçadeiras....ainda assim, não chega ao preço de R$ 45,00 do filtro original, que se mandar buscar vai pra uns 70 reais facinho devido ao frete.

Segue fotos do filtro:

1 - Caixa do novo
2 - Filtro velho aberto
3 - Referência do filtro velho.

Chuva
05/06/2012, 17:26
Caraca!!

Seu filtro velho tá bem sujo msm.. eta gasolininha tupiniquim ruim essa nossa!!

Comprei o filtro, igualzinho o da sua ultima foto, para montana. R$ 11 pilas numa loja na av. cupece.

Daí conversei com o vendedor, falei q era uma adaptação e ele me indicou um de gm astra 95, vectra, tipo, etc que é de ferro, mais sei la o quê e q tem mais vazão.
Assoprando os dois o do 2.0 tem msm mais vazao, mas com a pressão da bomba deve ficar tudo igual, né?

Enfim, faz umas 2 semanas q nem olho pra viatura (to com saudades! buaaa heuheuheuhe) pq to em sp hospedado e deixei o brinquedo na garagem. Assim q conseguir eu troco. Dai vou encher o tanque e fazer uma média nova.

Valeu pelas fotos!!

[ ]s

Elisson
05/06/2012, 22:11
Bom, depois de trocar o filtro o carro continou engasgando nas retomadas. Testada a bomba e definido: sem pressão.

Colocada uma bomba nova e manutenção da bóia com uma simples abraçadeira de plástico pois a mesma não estava marcando corretamente.351696

Foi colocada uma bomba universal, 4,2 Bar de pressão. Custo de tudo R$ 200,00.

Chuva
06/06/2012, 08:09
Putz.. ainda bem que o preço tá até bom né? 200 pilas na universal!!
Pra tirar a bomba do tanque vc acessa tirando o banco de tras do carro?
[ ]

Elisson
06/06/2012, 09:02
Putz.. ainda bem que o preço tá até bom né? 200 pilas na universal!!
Pra tirar a bomba do tanque vc acessa tirando o banco de tras do carro?
[ ]

Nãooooo.....assim é muito mamão com açúcar....acesso por dentro é para os fracos (gol, celta, palio, fox).....hahahaha...para os fortes (4x4 na veia) o acesso é: tirar 4 parafusos do protetor do tanque, tirar o protetor do tanque, tirar mais 4 parafusos de fixação do tanque, 2 pessoas, uma pra segurar o tanque pra ele não descer derrepente e cortar as mangueiras e outra pra soltar as mangueiras e plugues superiores enquanto a outra tira a abraçadeira do bocal do tanque!!!

Fácil não?!?!?! Apenas 3 horas de serviço!!!! huuhhuuhuhuhhu com um pouco de macete dos caras claro!

Chuva
06/06/2012, 11:14
k-raca!!
Era o que eu tava imaginando.. heuheuheuheuh q trampo bixo.. uma vez troquei a do peugeot 206 da minha mulher e tb dei um ajuste nesse sensor de nivel de gasolna de tanque.. tb estava frouxo e nao marcava direito.. mas do Tracker vai ser embassado fazer sozinho....

Vlws

[ ]s

Edvaldojsilva
10/06/2012, 09:51
Pessoal,

No meu Traker estava acontecendo a mesma coisa, fui na causa do problema, com o tempo acomula poeira na fechadura deixando ele dura, isso leva a forçarmos o maçaneta mas do q necessario fazendo-a quebrar. O que eu fiz, desmontei toda a fechadura, lavei com gasolina e lubrifiquei, e montei novamente, ficou como nova, da para abrir com um dedo sem fazer força, pelo o que eu vi, é só fazer a limpeza periódica que não quebra mais...

espero ter ajudado....

Edvaldo

Esta é boa mesmo! Já vi várias maçanetas quebradas...to só vendo quando a minha vai quebrar...rsrsrs!

robertosan
10/06/2012, 12:56
bom dia primeiro post meu sou recem proprietario de uma gv 2000 serie limitada 2.0 26v, preciso trocr a bomba de combustivel qual me sujerem como alternativa, li no começo do topico para usar bosh universal 4 bars esta correto: grato

Elisson
11/06/2012, 10:13
bom dia primeiro post meu sou recem proprietario de uma gv 2000 serie limitada 2.0 26v, preciso trocr a bomba de combustivel qual me sujerem como alternativa, li no começo do topico para usar bosh universal 4 bars esta correto: grato

Pode colocar sem problemas.

Giovanni Morano
11/06/2012, 22:38

Essa bomba é fácil, pega a amostra, e leva em qualquer auto peças que coincide com vários carros! Minha é de Corsa 1.6!

BODOLAY
14/06/2012, 14:35
Amigo, sou novo aqui e não sei direito como proceder.

Tenho um gv 2001 2.5 e o mesmo apresenta falhas quando estou rodando em baixa rotação.

Quando acelero ele aceita normal e na marcha lenta não falha nada.

O que pode ser

mas.marco
14/06/2012, 15:57

Tenho um gv 2001 2.5 e o mesmo apresenta falhas quando estou rodando em baixa rotação.

O que pode ser

Amigão...

1 - velas ou cabos

2 - sensor de rotação

3 - bomba de combustivel

4 - injeção (?!)

Como seu relato está pobre, com poucas informações, sugiro analise dos itens acima. Troque, limpe ou apenas recoloque.

Boa sorte.

Elisson
14/06/2012, 18:12

O que pode ser

1 - Pede pra verificar a pressão da bomba. Se nunca trocou o filtro de combustível, troca-o!

Caso não seja ela, verifica conforme o amigo acima mencionou.

roos
30/06/2012, 10:52
turma, estou precisando de uma coifa da roda. As coifas da belina/pampa/corcel são para as juntas homocinéticas, certo? E as coifas da roda? Alguém sabe qual a peça paralela para nossas viaturas? Obrigado e abraços.

Chuva
02/07/2012, 17:26
Buenas,

Depois de muito enrolar troquei o filtro de combustível!!

Coloquei um compatível do GM Astra 95/Omega/Tipo, o G6400 da Fram para carros 2.0.

Na foto o ORIGINAL preto com o "bico torto". Não sei se a GV é com engate rápido ou com abraçadeira, mas a minha Tracker tava com abraçadeiras. No filtro novo não passavam nas ponteiras sobre a mangueira então deixei-as de lado e coloquei duas abraçadeiras que havia comprado para caso isso acontecesse.

Na foto o prateado é o G6400 instalado, que sufoco fazer isso sem macaco..

O antigo acho q era original pela cara e idade do brinquedo. Saiu tb um liquido grosso, sujo que parecia barro.. será que estava sujo? heuhueheu

Já troquei de outros carros antes e nunca vi algo tão sujo e entupido.. será que nas revisões da concessionária que o antigo proprietário levava nunca trocaram ou foram as gasolinas BR que ele usava que deixa assim tão rápidamente (a cada 10kkm tá na nota que eram trocados.. ha ha ha).

[ ]s

356920356921

vagnercarvalho
02/07/2012, 22:19
Amigos, na última trilha o cilindro de freio da roda traseira começou a vazar fluído, para eu não ficar na mão um dos jipeiros pegou um martelo e amassou os tubos rígidos (de metal) que levam o fluído para as cilindros, o problema e que agora vou ter que trocar esses tubos e não estou achando para comprar, qual a dica de vcs.

A viatura é um Grand Vitara 99 3 portas.

Elisson
11/07/2012, 14:53
Atualizando.....hoje o rasgou o mangote superior do radiador, aquele grosso que sai do radiador e vai direto pra o cano. Baixou toda a água que "feiveu" o bixo. Fui numa autopeças, com um alicate grande retirei as presilhas de pressão e procurei um similar.

Óleo verificado e tudo blz. Nda de trincas nem empeno, nem queima da junta.

Mangote Superior da Fiorino, UNO, Prêmio 92/... REF GATES 20116. Apenas cortar o excedente e deixa-lo do tamanho do original comparando-se a curva a qual melhor se adaptar e pronto é só partir pro abraço!!!! Valor; apenas R$ 15,00 M.O R$ 0,00.

Atualizado também na planilha------- > https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?authkey=CNLSr_EF&key=0AgCAie39BjJKdC1qLUdleGlFOXViWV9WZ3VheGdPN1E&hl=en_US&authkey=CNLSr_EF#gid=0

R1C4rdo
12/07/2012, 22:07
Atualizando.....hoje o rasgou o mangote superior do radiador, aquele grosso que sai do radiador e vai direto pra o cano. Baixou toda a água que "feiveu" o bixo. Fui numa autopeças, com um alicate grande retirei as presilhas de pressão e procurei um similar.

Óleo verificado e tudo blz. Nda de trincas nem empeno, nem queima da junta.

Mangote Superior da Fiorino, UNO, Prêmio 92/... REF GATES 20116. Apenas cortar o excedente e deixa-lo do tamanho do original comparando-se a curva a qual melhor se adaptar e pronto é só partir pro abraço!!!! Valor; apenas R$ 15,00 M.O R$ 0,00.

Atualizado também na planilha------- > https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?authkey=CNLSr_EF&key=0AgCAie39BjJKdC1qLUdleGlFOXViWV9WZ3VheGdPN1E&hl=en_US&authkey=CNLSr_EF#gid=0

Muito bom saber disso...acho que vou ter que trocar da minha viatura...sabe como é né...a idade vai passando...rsrsrs
abraço!

Santosr
15/07/2012, 20:03
Pessoal,

A respeito de usar as buchas da estabilizadora do Corsa, eu comprei e ficaram pequenas. Fiz uma pesquisa e verifiquei que as buchas do Corsa são de 21,5mm e as do Tracker são de 23mm. Preferi continuar com as originais e vou trocar pelas originais mesmo.

Abraços,

Rodrigo Medeiros
18/07/2012, 20:40
Essa vai pra turma das GV 3 portas 1.6 ou 2.0:

- Discos de freio do Suzuki Vitara marca Hyper Freios R$ 165,00 o par
(os da GV5p/Tracker são maiores, não servem);

- Pastilhas de freio Suzuki Vitara Sidekick 16v JLX ano 93 em diante marca SYL (Nacional) R$ 48,00 o par
(as da GV5p/Tracker são maiores);

- Amortecedores dianteiros COFAP SUPER para Grand Vitara/Tracker R$ 300,00 o par;

- Terminais de direção Grand Vitara/Tracker marca Viemar R$ 156,00 o par;

- Bieletas da barra estabilizadora Grand Vitara/Tracker marca ZAP R$ 50 o par (encaixa melhor que os também da marca COFAP e que também são usados no Honda Civic 98/00);

- Filtro de óleo do câmbio automático é o mesmo para ambos as versões (usei original Suzuki da Alternativa4x4);

- Filtro de cabine (ar condicionado) marca Filtrosmil (nacional);

Flavio Reis
19/07/2012, 12:35
Essa vai pra turma das GV 3 portas 1.6 ou 2.0:

- Discos de freio do Suzuki Vitara marca Hyper Freios R$ 165,00 o par
(os da GV5p/Tracker são maiores, não servem);

- Pastilhas de freio Suzuki Vitara Sidekick 16v JLX ano 93 em diante marca SYL (Nacional) R$ 48,00 o par
(as da GV5p/Tracker são maiores);

- Amortecedores dianteiros COFAP SUPER para Grand Vitara/Tracker R$ 300,00 o par;

- Terminais de direção Grand Vitara/Tracker marca Viemar R$ 156,00 o par;

- Bieletas da barra estabilizadora Grand Vitara/Tracker marca ZAP R$ 50 o par (encaixa melhor que os também da marca COFAP e que também são usados no Honda Civic 98/00);

- Filtro de óleo do câmbio automático é o mesmo para ambos as versões (usei original Suzuki da Alternativa4x4);

- Filtro de cabine (ar condicionado) marca Filtrosmil (nacional);

Rodrigo esse amortecedor onde vc fez a compra? e qual a ref do produto. preciso trocar o amotecedor dianteiro sem lift e nao encontro alternativas a esse preço.

Rodrigo Medeiros
19/07/2012, 15:18
Rodrigo esse amortecedor onde vc fez a compra? e qual a ref do produto. preciso trocar o amotecedor dianteiro sem lift e nao encontro alternativas a esse preço.

Na Comando do SOF Sul...procure o vendedor Garcia...não tem erro, é só perguntar pelo amortecedor COFAP da Tracker.

_Paulo_
21/07/2012, 20:22
Olá pessoal, estou à procura de uma bomba de óleo para o meu Tracker 2.0 ano 2002 Díesel Motor Peogeot.

Alguém teria alguma informação? Abraço

R1C4rdo
23/07/2012, 13:54
Olá pessoal, estou à procura de uma bomba de óleo para o meu Tracker 2.0 ano 2002 Díesel Motor Peogeot.

Alguém teria alguma informação? Abraço

Olá Paulo,
Acredito que o melhor lugar para você começar a procurar é no tópico do Tracker Motor Peugeot (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html). Lá tem o pessoal especializado neste assunto e pode lhe ajudar mais.
Um abraço!

_Paulo_
23/07/2012, 16:18
Olá Paulo,
Acredito que o melhor lugar para você começar a procurar é no tópico do Tracker Motor Peugeot (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html). Lá tem o pessoal especializado neste assunto e pode lhe ajudar mais.
Um abraço!

Obrigado Ricardo!

rzampietro
01/08/2012, 15:58
Aew galera,

Alguém pode me indicar um bom site para compra de amortecedores dianteiros do tracker, so vi no suzucar ate agora.

Vllw

Vinicius POA
01/08/2012, 16:49
Aew galera,

Alguém pode me indicar um bom site para compra de amortecedores dianteiros do tracker, so vi no suzucar ate agora.

Vllw

Eu achei na Motors Imports, R$430 o par marca KIB (Kayaba), que a marca original.

Segue o link: MOTOR'S IMPORTS - Seu importado em timas mos (http://www.motorsimports.com.br/)

mas.marco
02/08/2012, 20:20
Cano de descarga (final) GV 1.6 = Chevette 1.6

Fica a dica.

gustavopereiradacosta
07/08/2012, 16:50
P/ GV 1.6 16v >> 3 portas ..Terminais de direção Grand Vitara/Tracker >> LADO DIREITO

Tem alguma para substituir, ou somente do GV mesmo ?

Obrigado.

mbonato
08/08/2012, 09:04
Olá pessoal, alguém sabe qual o nome do Grand Vitara 2.0 ano 2000 no mercado americano? Estive procurando em alguns sites e acho que é só Vitara mesmo, Grand Vitara para eles aparentemente é só o V6. Alguém confirma isso?

Tiagobel
08/08/2012, 11:13
Olá pessoal, alguém sabe qual o nome do Grand Vitara 2.0 ano 2000 no mercado americano? Estive procurando em alguns sites e acho que é só Vitara mesmo, Grand Vitara para eles aparentemente é só o V6. Alguém confirma isso?

O nome é grand vitara mesmo, não tem nenhuma diferença. Eles têm tanto o J20A (2.0 16v) quanto o H25A (2.5 V6).

Flavio Reis
11/08/2012, 11:09
Alguém tem alternativa para sensor de nível que vai ligado a bomba de combustível? pelo que verifiquei o kit Bosch 103 não vem com o sensor por isso estou procurando alternativas uma vez que na autorizada o sensor de nível custa mais de 1.000 reais. Ja comparei com da S10, Corsa, Omega mais ainda não encontrei uma alternativa PnP

Elisson
11/08/2012, 11:16
Alguém tem alternativa para sensor de nível que vai ligado a bomba de combustível? pelo que verifiquei o kit Bosch 103 não vem com o sensor por isso estou procurando alternativas uma vez que na autorizada o sensor de nível custa mais de 1.000 reais. Ja comparei com da S10, Corsa, Omega mais ainda não encontrei uma alternativa PnP

O meu tava marcando errado e a alternativa foi dando um "jeito" com uma abraçadeira de plastico bem pequena.

Procure aqui.... Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas (http://www.clubedapeca.com.br)

Flavio Reis
13/08/2012, 12:05
O meu tava marcando errado e a alternativa foi dando um "jeito" com uma abraçadeira de plastico bem pequena.

Procure aqui.... Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas (http://www.clubedapeca.com.br)

No meu caso não é possivel utilizar a braçadeira. porque o problema real é no circuito da Boia conhecido por sensor de nível. O mesmo por algum motivo que ainda não descobri oxidou e queimou.

RicardoCosta
17/08/2012, 18:11
OI pessoal. Gostaria de saber se alguem sabe onde encontrar o calço da tração/cambio da tracker 2.0 gas. Tenho uma e faz muito barulho quando passo em asfalto irregular.

Bruno Saraiva - Natal/RN
21/08/2012, 11:40
Amigos, tô procurando comprar o retentor original da suzuki para o Grand Vitara 2.0 2000 e um kit embreagem, alguém pode me dar uma dica? E qual o fabricante desse retentor que sai na linha de produção? Já coloquei dois similares e volta a vazar óleo com poucos meses, quero o original e irei trocar o kit embreagem tbm.
Valeu!

Elisson
21/08/2012, 12:07
Amigos, tô procurando comprar o retentor original da suzuki para o Grand Vitara 2.0 2000 e um kit embreagem, alguém pode me dar uma dica? E qual o fabricante desse retentor que sai na linha de produção? Já coloquei dois similares e volta a vazar óleo com poucos meses, quero o original e irei trocar o kit embreagem tbm.
Valeu!

Qual seria o retentor companheiro???? Se for o retentor do volante do motor tem um macete que é diminuindo a mola dele pra aumentar a pressão. As vezes, o "mecânico" é que não tem o costume de colocá-lo e até mesmo na colocada ele já estoura o retentor!!!!

tiny_markes
23/08/2012, 08:40
Pessoal, o bagageiro de teto do Grand Vitara/Tracker possui umas peças de encaixe. Perdi a primeira peça do lado esquerdo.
Não encontro a mesma para venda. Solicitei na GM de Salvador - BA ja tem 3 meses e eles não tem previsão de chegada.

_Paulo_
25/08/2012, 15:37
Boa tarde! Gostaria de saber se alguém saberia indicar um local para comprar uma turbina para Tracker motor peogeot ano 2002. E quanto custa em média...

RicardoCosta
25/08/2012, 19:00
Boa tarde! Gostaria de saber se alguém saberia indicar um local para comprar uma turbina para Tracker motor peogeot ano 2002. E quanto custa em média...

Paulo,

Caso tenha dificuldae de achar um turbo novo, pode ser realizada a troca da carcaça central (roteores, eixo e buchas novas) e aproveitando as carcaças fria e quente, normalmente sai mais barato.

A turbina da Tracker diesel é a mesma da Sportage.

Abraços

RicardoCosta
25/08/2012, 19:01
OI pessoal. Gostaria de saber se alguem sabe onde encontrar o calço da tração/cambio da tracker 2.0 gas. Tenho uma e faz muito barulho quando passo em asfalto irregular.

A quem interessar.

O barulho vinha de folga das buchas da barra estabilizadora.

BODOLAY
28/08/2012, 16:59
Amigo, sou novo aqui e gostaria de uma ajuda.
Tenho um gv 2001 2.5 e gostaria de saber onde fica o atuador de marcha lenta dele.
Posso limpar esta peça?
Onde consigo encontrar esta peça mais barato se necessitar trocar.
Obrigado

Edjr
28/08/2012, 18:36
Pessoal, o bagageiro de teto do Grand Vitara/Tracker possui umas peças de encaixe. Perdi a primeira peça do lado esquerdo.
Não encontro a mesma para venda. Solicitei na GM de Salvador - BA ja tem 3 meses e eles não tem previsão de chegada.

Entre em contato com a Minas Imports e veja a possibilidade de envio.

Minas Imports: Serviços (http://minasimports.blogspot.com.br/p/servicos.html)

danielventuri
29/08/2012, 16:30
Estou com dificuldades em achar as guias de valvula de escape... alguem tem alguma dica?

Já tentei Suzucar, Alternativa 4x4....

RicardoCosta
10/09/2012, 19:07
Estou com dificuldades em achar as guias de valvula de escape... alguem tem alguma dica?

Já tentei Suzucar, Alternativa 4x4....

Daniel, veja se consegue medir os guias e verifique no catálogo da Metal Leve no site abaixo:
MAHLE Metal Leve (http://www.mahlemetalleve.com/conteudo.php?modulo=materiais&idGrupoConteudo=43)

o catálogo trás todas as informações de diâmetros internos e externos, comprimentos etc...

Ricardo

danielventuri
10/09/2012, 19:14
Daniel, veja se consegue medir os guias e verifique no catálogo da Metal Leve no site abaixo:
MAHLE Metal Leve (http://www.mahlemetalleve.com/conteudo.php?modulo=materiais&idGrupoConteudo=43)

o catálogo trás todas as informações de diâmetros internos e externos, comprimentos etc...

Ricardo

Obrigado Ricardo, mandei fazer num torneiro, a partir do guia do escorte 1.6 16v zetec

lesimo
10/09/2012, 23:23
Pessoal

Reparei na minha tracker que havi auma mangueira solta no motor, e estou na dúvida onde ela se encaixa, tirei uma foto para mostrar para vocês, ela sai da parte de baixo de uma caixinha que fica embaixo da entrada de ar do motor, coloquei uma seta para mostrar a mangueira.
Alguém poderia verificar em sua tracker onde esta mangueira se encaixa

369832

lesimo
10/09/2012, 23:28
Mais uma foto da mangueira preta de borracha que esta solta, (indicada na seta)

369834

Tiagobel
11/09/2012, 10:48
Lesimo,

Essa mangueira que sai da parte de baixo do canister é ligada na caixa do filtro de ar. É fácil achar o lugar: fica na tampa da caixa do filtro de ar, tipo uma caixinha com um plugue embaixo.

lesimo
11/09/2012, 20:16
Lesimo,

Essa mangueira que sai da parte de baixo do canister é ligada na caixa do filtro de ar. É fácil achar o lugar: fica na tampa da caixa do filtro de ar, tipo uma caixinha com um plugue embaixo.

Tiago,

Acho que localizei o ponto que você disse, conectei e tirei uma foto só pra ter certeza que é isto mesmo. (esta indicado na seta o ponto onde conectei), o detalhe é que este ponto não tem saída pra nada, acho que esta ,mangueira é uma espécie de respiro, hoje olhei uma outra tracker e reparei que a mangueira dele também estava solta e até achei 369964que isto fosse normal.

Tiagobel
11/09/2012, 22:36
Exatamente aí, Lesimo.

Realmente esse plugue não leva a lugar algum (não tem nem entrada para a caixa do filtro). Mas percebi também que o plugue não bloqueia a saída da mangueira, pois ele é em formato de "cruz".

De qualquer maneira, o meu veio ligado desse jeito e nunca tive qualquer problema.

Neto Bezerra
13/09/2012, 10:59
Meus caros,

outra possibilidade de filtro de óleo é este que descrevo abaixo.

Filtro: DuraFilter
Modelo: OF90
Código: 76eco20V15

Fabricante: MATRIXOIL COMÉRCIO DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS LTDA.
CNPJ: 08.960.071/0001-48
SITE: www.aut.com.br (http://www.aut.com.br/)

Segue foto da embalagem:
370218