Ver Versão Completa : CJ3A - 1951 "Mula Mecânica"
Rodrigo Baratti
14/01/2008, 20:50
Olá pessoal,
Depois de batalhar por 2 1/2 anos no restauro nos mínimos detalhes de um CJ3A 1951 ("Fernandão" - vou atualizar o tópico dele que abandonei :(), comecei a ter tremedeiras para andar na trilha.
Antes de perder a cabeça e estragar o trabalho suado de restauro do Fernandão, em agosto de 2007, comprei outro CJ3A 1951, que batizei de "Mula Mecânica"!!!
A única (e pequena...hehehe) diferença pro Fernandão é que da Mula só vai sobrar a lata original de 51!!! :):)
Segue a ficha atual (= qdo comprei):
CJ3A - 1951
Motor Opala 151 (4 cil)
Câmbio original 3 marchas
T-case original
Freio a disco na frente
Pedaleira original
Direção original
Dana 30 na dianteira
Dana 44 na traseira
Pneus Black Star
Suporte galão e estepe
Faróis de milha
up-grades previstos para o próximo mês: :)
- direção de Santana, tô em duvida se coloco a hidraulica ou a mecânica - aceito sugestões
- pedaleira suspensa e hidrovácuo do opala
- câmbio do chevete 5 marchas (já comprado) com flange Deep Tec
Vai ser tudo numa tacada só! As latinhas estão quase todas guardadas!! :)
Rodrigo Baratti
15/01/2008, 11:22
Bem, a idéia era fazer trilha!
Demorou um pouco mais sai para uma trilha há uns 2 meses com o pessoal de Jundiaí e marinheiro de primeira viagem....entrei na poça, que não era tão funda, mas foi suficiente para "alagar" o motor, que não parou de funcionar mesmo com alguns litros de água.
Assim que vimos que tinha alguma coisa errada (quando sai do buraco) desligamos e rebocamos até um posto onde troqueio óleo e o filtro 4 vezes...depois abri e troquei as bronzinas, tá rodando até agora!
Mas uma coisa fiquei curioso, por onde entrou tanta água? Pois tinha mais de 1 litro!
Se entrasse pelo carburador ele teria morrido, travado,....?
Demorou um pouco mais sai para uma trilha há uns 2 meses com o pessoal de Jundiaí e marinheiro de primeira viagem....entrei na poça, que não era tão funda, mas foi suficiente para "alagar" o motor, que não parou de funcionar mesmo com alguns litros de água.
Assim que vimos que tinha alguma coisa errada (quando sai do buraco) desligamos e rebocamos até um posto onde troqueio óleo e o filtro 4 vezes...depois abri e troquei as bronzinas, tá rodando até agora!
Mas uma coisa fiquei curioso, por onde entrou tanta água? Pois tinha mais de 1 litro!
Rodrigo, parabéns pelas viaturas
a água pode entrar pela vareta do óleo!!!
boas trilhas!!
[]'s
valdir rainer
16/01/2008, 23:11
Olá Rodrigo como vai?
O seu motor de opala trabalha com rosca esquerda no mancal trazeiro,ele não usa retentor como os outros carros.
Se o motor ficar funcionando dentro da agua ele puxa a agua pelo mancal traseiro.
O que eu fiz no meu jeep foi mandar tirar a rosca e deixar liso.
Nunca mais tive problema de entrar agua no motor.
Um abraço.
Rodrigo, que maravilha de jipe!!!
Lindo mesmo.
Meus parabéns.
Rodrigo Baratti
17/01/2008, 10:06
Valdir,
Obrigado pela dica da rosca, já haviam falado alguma coisa para mim a respeito mas não havia entendido e me parece que foi esse o motivo, tinha muita água, mas que óleo até!
Foi sorte os danos não serem maiores!!!
Vou aproveitar a retirada do motor para colocar o cambio do chevete e olhar isso tb.
O Ed comenta sobre a vareta de óleo, realmente aquela borrachinha de vedação é bem "frágil" e baixa no motor do opala, alguma sugestão para ela?
abç
Valdir,
O Ed comenta sobre a vareta de óleo, realmente aquela borrachinha de vedação é bem "frágil" e baixa no motor do opala, alguma sugestão para ela?
abç
então, essa merd@ de vareta é complicada!!!
a minha tbm tá com a vedação ruim.
o que faço, (talves não seja o correto, nem o mais indicado) é medir o nível do óleo antes da trilha, e vedar com silicone!!!
coloco a vareta quase toda no medidor, daí coloco um pouco de silicone na borrachinha de vedação(tem q ser pouco, senão ele escorre lá pro carter), encaixo a vareta, dou duas benzidas e vou pra trilha!!!
kkk
valdir rainer
17/01/2008, 19:50
Valdir,
Obrigado pela dica da rosca, já haviam falado alguma coisa para mim a respeito mas não havia entendido e me parece que foi esse o motivo, tinha muita água, mas que óleo até!
Foi sorte os danos não serem maiores!!!
Vou aproveitar a retirada do motor para colocar o cambio do chevete e olhar isso tb.
abç
Rodrigo vc pode colocar silicone ,como o Ed falou.
No meu eu uso silicone,o que vc tem que fazer é colocar o silicone na vareta,moldando como se fosse o diametro do cano da vareta e deixar secar um pouco,quando vc ver que ja virou aquela borracha ,ai vc coloca mais um pouco de silicone,que ele vai entrar com presão e não tem o perigo de escorrer para dentro.
Outra coisa que vc pode faser é almentar o comprimento do cano e da vareta de oleo,fazendo com que ele fique na altura da tampa de valvulas.
Rodrigo Baratti
18/01/2008, 09:56
Valmir,
Tinha pensado justamente em alongar o cano até a altura da tampa, até lá vou na sugestão do silicone.
Valeu
Lucas Nassif
18/01/2008, 10:15
Pô Rodrigo, lindo CJ!
Um dos CJ3A mais bonitos que já vi!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:concordo:
Rodrigo Baratti
18/01/2008, 12:20
Pessoal,
Obrigado pelos elogios!
Embora o visual esteja legal, vamos dar os méritos a quem merece: o antigo dono reformou toda a lataria e pintura, bem como escolheu essas rodas e pneus! Ficou show e qdo estava comprando, depois de olhar vários Jeep's, qdo vi esse não quis outro.
Caprichado na aparência, mas a mecânica está praticamente original, muito frágil. Só o motor do opala mesmo que está legal e inclusive nunca foi retificado! :)
Diferenciais, freio e direção não vão aguentar muito tempo e comprometem a segurança´. Além do câmbio 3 marchas que é duro demais e muito curto, mesmo para pequenas distâncias.
O projeto está apenas começando com o tempo pretendo transformá-lo, principalmente a parte mecânica, em algo realmente confiável inclusive para pequenas viagens pelo estado.
Quem sabe eu chego em algo parecido com o Jipão do Folgado!! hehehehe
[]s
Muito bacana este CJ3A!:concordo:
Rodrigo Baratti
29/01/2008, 17:48
BOM PESSOAL,
No ultimo sábado visitei a oficina que fará as adaptações, ela fica em Caraguatatuba e reforma Jeeps, caminhonetes e carros antigos (Jr é o dono).
Um tio que tem carros antigos que me indicou, eles já reformaram 2 carros dele e ficaram de primeira!
Alguém mais conhece?
Dei uma olhada em um conjunto motor de opala/cambio de chevete/flange Deep Tec e reduzida Willis, realmente fica parecendo original! É mais caro, mas para mim acho que compensa.
Marquei o "up grade" (direção, pedaleira e cambio) para depois do carnaval e ele ficou de me entregar o Jeep pronto na ultima semana de fevereiro, já com uma trilha marcada com o pessoal de lá, se é para testar ele quer acompanhar!! Achei legal, pois se não gostar de alguma coisa ou pior acontecer alguma coisa o cara já está junto pra ver!!
Agora é só segurar expectativa!!
Rodrigo Baratti
16/02/2008, 19:03
Deixei o jeep no meca na quarta! :) Ele prometeu me devolver em 15 dias, vamos ver!
Levei todas as peças: câmbio, flange, cx de direção, etc....
Só faltou a pedaleira, hidrovacuo e cilindro do opala.
A pedaleira o meca mesmo tem uma (blz), mas o conjunto hidrovácuo+cilindro do opala está em falta e não acho em nenhum lugar e olha que eu procurei!! Liguei em 6 lojas da capital, 2 de Limeira (onde meus pais moram e é a fabrica) e 2 em Jundiaí e nada!! Nem previsão de chegar.
Se alguém tiver uma dica!!
[]'s procurando freios!
Rodrigo Baratti
07/03/2008, 10:44
Como sempre, os 15 dias serão pelo menos 30!!!
Mas tudo bem, está ficando legal!
Os furos dos pedais foram tapados, a cx de ferramenta foi retirada, os calços do lataria da Top Kits (1 1/2") tb foram colocados e hj o power train será montado e pintado e na segunda vai para a viatura.
Será preciso reposicionar a longarina do cambio (para trás) e tb o motor (para frente) que obrigará a colocar o radiador mais próximo da grade, já com ventoinha elétrica.
Depois disso será montada a direção e o sistema de freio, que depois de muita procura o mecânico mesmo achou (hidrovácuo recondicionado e cilindro mestre novo - opala).
[]'s....com paciencia chego lá!
valdir rainer
09/03/2008, 12:39
Olá Rodrigo,esqueci de comentar ,seu jeep está muito lindo,meus parabens pelo trabalho.
Enquanto meu jeep está na reforma,tomei a liberdade de colocar a foto do seu jeep no meu protetor de tela.
Pois na minha opinião o cj3a é um jeep muito especial,ainda mais como está o seu.
Um abraço.
valdir rainer
09/03/2008, 12:58
Olá Rodrigo,esqueci de comentar ,seu jeep está muito lindo,meus parabens pelo trabalho.
Enquanto meu jeep está na reforma,tomei a liberdade de colocar a foto do seu jeep no meu protetor de tela.
Pois na minha opinião o cj3a é um jeep muito especial,ainda mais como está o seu.
Um abraço.
Eu acho que ele não é mula mecanica, e sim uma JÓIA MECANICA.
Ésta foi a foto que coloquei no meu protetor de tela.
Rodrigo Baratti
11/03/2008, 15:54
Valdir,
Valeu pela honra de ter o Mula como seu protetor!! ;-)
Na realidade a Mula vem do fato que o Jeep é pau pra toda obra, pode ralar sem muita dó que ele não faz feio!! :concordo:
[]
Quando é que a mula vai sair do mecânico hein ??
O samurai já está ok só no aguardo...
Rodrigo Baratti
16/03/2008, 08:36
Lucas,
A briga tá boa!!
Os 15 dias já são 30 e serão 45!!!! Já contava com isso, mas tô de saco cheio.
Dei uma pressionada para ver se ele me entrega até a próxima quinta, aí dá para aproveitar a Páscoa.
De uma olhada no tópico abaixo e veja se não tá afim a de ir!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36439
[]'s
Agenda lotada!! E bem na época de provas!! Isso não vai dar certo :discordo:...
Ná páscoa eu, meu pai e um pessoal vamos para castelhanos, dia 29 tem uma brincadeira em Atibaia com churras, e no mesmo dia vou ver se ainda vou no Perdidos na Mata noturno!!
Rodrigo Baratti
17/03/2008, 11:47
Legal essa de Castelhanhos, vou estar em Caraguá tb!!!
O meca prometeu até quinta, se estiver realmente pronto te ligo na sexta para marcarmos essa de Castelhanhos ou quem sabe até mesmo outra com o pessoal de Caraguá.
[]'s
Como no encontro em atibaia tem vários caras da ZN talvez eu volte com eles por Mairiporã e dai lá agente pode marcar um local para seguirmos rumo à Itapecerica da serra.
Quanto ao castelhanos agente se fala...
Rodrigo Baratti
31/03/2008, 16:45
Pessoal,
Na ultima quarta o Mula ficou pronto!!!
Ficou muito melhor do que esperava!!
A direção do Santana, mesmo não sendo hidráulica, está tão macia que se gira o volante com o jeep parado com apenas uma mão e sem esforço, na estrada é preciso ter cuidado, pois a 90 km/h simplesmente não tem peso nenhum!!! Questiono o pq de uma hidráulica!!
O cambio do chevete tb ficou ótimo, engates precisos e o escalonamento está ótimo....só a 5ª que realmente não serve pra muita coisa, em qualquer subidinha tem que voltar para a 4ª....mas como o negócio é barro não faz a mínima diferença.
O freio finalmente freia!!! O hidrovácuo está legal e fez toda a diferença, já a embreagem continua dura como pau e está dando um "coice" quando volta. Vou verificar isso depois.
Voltei de Caragua para SP na quinta e na estrada ele veio bem, mantive os 80/90 km/h sem esforço, quando apertei o acelerador chegou a 111 km/h (real - GPS), mas não é pra isso!
Ia testá-lo no barro no XX Perdidos na Mata, mas no caminho tive problemas no freio, que já está resolvido, e não consegui chegar para trilha.
Depois coloco umas fotos!
Fala Rodrigo, tá pronto o jipe mermo??
Oque vc acha de irmos dia 26 pra Itapecerica??
[]s
Rodrigo Baratti
21/04/2008, 12:23
Fala Zé,
Deu um pau no freio, mas já estou com as peças e essa semana monto tudo....tem que funcionar dessa vez!!
Estive com o Denis na sexta, pessoal muito gente boa e me falaram do passeio.
Só tem um probleminha...tenho aula o dia inteiro no sábado!
Tava pensando em dar umas voltas à noite no Japi, 2 ou 3 jeeps no máximo...o que vc acha?
Em que lugar do japi?
Trilha leve, média ou fod@ ?
Rodrigo, como varios membros do forum tb acompanhei sua epopeia na restauração do Fernandão e te parabenizo pela perseverança e competência na empreitada.
Resolveu o problema no Go Devil ? O Fernandao tá rodando legal ?
Te pergunto pois tb tenho um CJ 3A "quase" original com o Go Devil andando bem, apesar de que uns dias atras tive que trocar a junta do cabeçote. Nao sei se ja foi retificado alguma vez.
Qto ao Mula tá realmente mto bonito e, modéstia a parte, parecido com o meu pois usa a mesma capota ( é Trevo?) e a cor me parece igual. Vc sabe qual esta cor e onde consigo pois to precisando repintar o meu ?
Anexo fotos.
Abc
Rodrigo Baratti
14/05/2008, 11:55
Netuno,
Ainda não tive tempo ($$$) para mexer no Fernandão e ele continua parado na garagem, vamos ver se no próximo mês as contas aliviam e consigo colocar ele para rodar novamente. Me chateia ver o bichinho lá parado!!
Muito bonito seu Jeep, a cor das rodas deram um contraste muito legal com o verde e combinaram com as rodas e pneus, gostei!
A capota é Trevo tb, igualzinha a sua! Já a cor eu não tenho a referencia, mas a descrição é verde militar brilhante a lataria e ver militar fosco a parte de baixo (chassi, diferencial,...)!
Se achar o código te passo.
[]'s
Valeu Rodrigo.
Procurando em sites gringos encontrei um verde da Nissan XTerra 2003 que achei que deve ficar bom no meu CJ, é o Tank Green D12. Talvez consiga aqui no BR em alguma revenda Nissan. Qual a quantidade necessaria para uma pintura apenas da lataria (carroceria) ?
Se quiser dê uma olhada.
http://www.paintscratch.com/cgi-bin/search_paint_names.cgi
Mais uma vez obrigado e por enquanto entao desfrute do Mula que está show!
[ ]'s
Rodrigo Baratti
30/06/2008, 16:56
Galera,
Depois de muito procurar finalmente consegui os eixos de Rural.
Havia comprado os eixos modernos de CJ5, pois não achava de rural, qdo desisti e já estava montando os eixos pequenos, apareceu um cara para trocar nos de rural.
Peguei os eixos hj e aparentemente estão bons.
Na próxima semana já devem estar montados e aí é só colocar na viatura.
Depois coloco as fotos!
[]
Nossa, resolvel radicalizar??
Vai ficar com os pneus inteiros (ou quase) para fora né?
Tá com o jipe andando? Caso positivo precisamos combinar uma trilha heim...
[]s
Denis Takashi
30/06/2008, 20:54
Galera,
Depois de muito procurar finalmente consegui os eixos de Rural.
Havia comprado os eixos modernos de CJ5, pois não achava de rural, qdo desisti e já estava montando os eixos pequenos, apareceu um cara para trocar nos de rural.
Peguei os eixos hj e aparentemente estão bons.
Na próxima semana já devem estar montados e aí é só colocar na viatura.
Depois coloco as fotos!
[]
Rodrigão,
Esse eu tô ansioso pra ver.... :mrgreen: Já tô pensando maldade no Cj 3 do meu irmão...:twisted:
E o Burrinho lá ??? Serviu a adaptação que a gente disse ??
Abraço
Rodrigo Baratti
01/07/2008, 13:49
Zé,
Minha idéia, por enquanto é manter as rodas e os pneus 31" que já estão lá, portanto deve ficar exatamente 12 cm para fora da lata, o que não é muita coisa.
Depois com pneus maiores minha idéia é não colocar uma roda com off-set muito negativo, mas tem que avaliar melhor (pegar na lata, feixe,....).
O Jeep tá andando sim e para esse próximo finds podiamos combinar uma trilha.
[]'s
Rodrigo Baratti
01/07/2008, 13:51
Denis,
Porque não aproveitamos e marcamos algo juntos (c/ o Zé Lucas) para esse próximo final de semana?
O servo freio da kombi serviu direitinho, sem problemas! Valeu pela dica!!
Mas mesmo assim o freio não ficou legal não, na ultima trilha fiquei sem freio e depois travou o pedal freado, desmontei, montei, não resolvi e acabei desistindo, está em um oficina especializada!!
[]
Quarta vou lá no jeepclub no rodízio de pizza, se der passa lá...
Depois vc tem que partir pra um 35'' hein...:twisted:
[]s
Denis Takashi
01/07/2008, 19:12
Denis,
Porque não aproveitamos e marcamos algo juntos (c/ o Zé Lucas) para esse próximo final de semana?
O servo freio da kombi serviu direitinho, sem problemas! Valeu pela dica!!
Mas mesmo assim o freio não ficou legal não, na ultima trilha fiquei sem freio e depois travou o pedal freado, desmontei, montei, não resolvi e acabei desistindo, está em um oficina especializada!!
[]
Vixe ... Sem chance Rodrigo... Final de Semestre... Cheio de provas na Faculdade...:confused:.. Sem contar que tô com os 2 jeeps meio ruins..
Estranho esse negocio do freio, é a segunda vez que trava o pedal, né ?? Deve ser o servo freio mesmo, e não o burrinho..., ou então algum flexível que pode estar entupido ou coisa do tipo.....
Depois me fala se o desempenho do carro mudou com os novos eixos, sei que a diferença de massa dos eixos de rural para os antigos não é muito, mas tenho medo que fique muito "pesado" para o motor/cambio..
Qq coisa estamos aí..
Abraço
Rodrigo Baratti
02/07/2008, 18:18
Zé,
Antes dos pneus, até pq os meus estão novos, vou montar o restante (flutuante, bloqueio,...)!!
Segue algumas fotos dos eixos novos!
[]
Rodrigo Baratti
03/07/2008, 09:42
Descobriram o problema do freio!
A haste do hidrovacuo foi soldada um pouco desalinhada e acabou por danificar o retentor que perdia presssão e não retornava o pedal nem o embolo do cilindro mestre.
Em outras palavras c@#$%@ de quem adaptou!
Amanhã retiro na oficina e nesse final de semana tem trilha!
[]
Rodrigo Baratti
11/07/2008, 11:42
Finalmente um bom teste.
No domingo fomos a Cantareira e testamos o Mula.
Lógico que não arrisquei todos os buracos, mas o jeep se portou muito bem, fiquei satisfeito com o resultado.
A trilha estava leve para os padrões pinheirinho, bem seca, só tinha água realmente nos buracos maiores.
Segue algumas fotos.
1 - as viaturas
2 - apenas passeando
3 - tinha que ser por dentro, mesmo que fosse no guincho
4 - o samuca tb não passou, hehehe
Eu acho que ele não é mula mecanica, e sim uma JÓIA MECANICA.
Ésta foi a foto que coloquei no meu protetor de tela.
Saberia me dizer a cor da sua super mula????
to comprando uma carroceria nova, ( ainda to na duvida se coloco lata ou fibra no meu 47 mas qria deixar da cor do seu.....
Abs
Rodrigo Baratti
25/07/2008, 20:50
Ten,
Segue as cores:
lataria: verde militar brilhante
chassis e complementos: verde militar fosco
[]
Rodrigo,
Esqueci de dizer, Parabens pela Jeepera, ta mto bonito mesmo...
Vou encostar meu BUMMER na oficina, vou tirar a camuflagem operacional, e tava querendo pintar no verde brilhante igual o seu...
É só chegar na loja e pedir essa cor?? ou tem alguma especificação de fabricante ou tipo de tinta???
Valeu!!! e n o aguardo!
Rodrigo Baratti
04/08/2008, 16:49
Qdo comprei o jeep já estava pintado dessa cor e o antigo dono me deu uma lata de cada cor, mas elas estão na casa de meus pais e fica dificil de pegar a referencia.
Mas as cores são essas mesmas, acredito que vc não terá dificuldades.
ps - ele foi pintado com duco, mas acho melhor e mais caro tb, vc já pintar com PU.
[]
Rodrigo Baratti
25/08/2008, 23:38
Pessoal,
Apenas para registrar no tópico do Mula, uma vez que abri um tópico especifico sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45137
A junta universal do eixo dianteiro do Mula é do tipo "Rótula" que praticamente ninguem conhece.
O sistema está super desgastado e como não tem similar vou ter que trocar o conjunto.
Como estou sem grana para montar os eixos de Rural não tem outro jeito.
Segue umas fotos para ilustrar.
Ja montou os eixos (interrogaçao)
Vai fazer SPOA (interrogaçao)
No mais o Cj ta muito bonito!!!
[]´s
ps:teclado sem interrogaçao. peço desculpas...
Rodrigo Baratti
06/09/2008, 10:45
Valeu Loiro,
Infelizmente a grana anda meio curta e não consegui mexer nos eixos ainda. :(
Vou montar eu mesmo tudo o que puder e deixar pouca coisa para o meca, assim consigo viabilizar o projeto.
Mas a idéia é fazer SPOA sim.
O material já está todo comprado, faltando somente os amortecedores.
[]
Rodrigo se precisar de ajuda estou desponível aí nos finais de semana...
[]s Querendo ver a mula em ação logo!!
Rodrigo Baratti
10/09/2008, 09:18
Valeu pela força Zé,
Talvez precise de ajuda sim cara, pode deixar que eu te ligo.
[]
Thiago Luz
17/09/2008, 15:56
E ai Rodrigo, td bem?
Como esta a viatura? Novidades?
abraço
Rodrigo Baratti
18/09/2008, 08:52
Pois é Thiago,
Vou ter que retirar o diferencial dianteiro para embuchar a carcaça, livrando assim os semi-eixos de ficarem "soltos"! Mas isso vai demorar um pouco, pois só consigo trabalhar nos fins de semana.
[]
Rodrigo Baratti
01/11/2008, 06:35
Olá pessoal,
Depois de 2 meses que o Mula quebrou :(, finalmente tive tempo para mexer nele.
Retirei, desmontei o diferencial dianteiro e acabei descobrindo outras coisas:
- as buchas dos feixes já eram
- o pinhão está com uma super folga
- o amortecedor está torto
Enfim, tem mais trabalho e mais latinhas para gastar.....se tivesse grana já ia direto pros feixes de Toy!! :-x
Segue alguns videos que me aventurei a montar....já que não vou para trilha mesmo!!
http://br.youtube.com/watch?v=TMIXLq8QYD0
http://br.youtube.com/watch?v=lIBHs-lAhsc
http://br.youtube.com/watch?v=HI0XOw-7K-o
http://br.youtube.com/watch?v=CCvVbAQZz6k
[]'s
Rodrigo Baratti
07/04/2009, 12:34
Pessoal,
Vamos atualizar.
O Mula ficou uns 6 meses parado com o problema no diferencial dianteiro que desmontei totalmente e revisei ficando paraticamente zero.
Com isso ganho a sobre-vida necessaria até que consiga montar os novos eixos com os devidos up-grade's sem que fique sem fazer as trilhas.:dance:
Vamos lá para a receita, bem conhecida por sinal. O que já tenho:
- eixos Dana 44 (rural 4x4)
- kit eixo-flutuante traseiro Ensimec + cubos + mangas + .....
- discos ventilados da F1000 + pinça S10 + suporte Ensimec (diant)
- na traseira os freios serão os atuais dianteiros, kit SBD (pinça kombi)
Para montar (SPOA) :dance: faltam:
- jumelos revolver
- feixes de toy
- amortecedores e torres
[]
Rodrigo Baratti
07/04/2009, 16:27
Além dos eixos que vão demorar um pouco para estarem rodando, tem outras novidades que logo estão no Mula.
O painel receberá 2 novos relógios (rotação e voltimetro) bem como será reestilizado.
Uma chapa de aluminio parafusada no painel com os relógios está sendo cortada.:dance:
Tb estou confecionando um engate a partir de um arado original do jeep, essa peça tb está sendo cortada.:dance:
Mas a maior novidade será o guincho mecanico Ekron que em até 30 dias chega!! :twisted:
[]
Skull Crusher
07/04/2009, 17:15
Rodrigo, meu camarada, porque não marcamos de nos encontrar pra uma breja, sou seu vizinho de Jarinu, vindo pela estrada do Caxambu, fico atrás da academia de ginástica que tem no final da estrada/entrada de trás de Jarinu.
Legal que o Mula vai andar novamente! Dá um toque no Zé Lucas e deem uma passada em casa!
Grande abraço!
Rodrigo Baratti
08/04/2009, 08:12
Beleza Skull,
Na próxima semana estou de férias e marcarmos um dia no final da tarde.
Vc tem uma oficina de cambios é isso?
FernandoRisso
08/04/2009, 08:38
Esse pessoal de Jundiaí é tudo louco! hehehe
Rodrigo, monta logo a jaca! Também tô agilizando a montagem da minha F!
[]'s
Rodrigo Baratti
08/04/2009, 08:51
Fala Fernando,
Na realidade ele tá andando e fazendo trilhas...não como eu realmente gostaria, mas dá pro gasto por enquanto.
Vamos marcar algo em Jundi....nunca mais te encontrei!
Queria dar uma olhada em como anda as obras da "F".
[]
Também tô agilizando a montagem da minha F!
[]'s
Sei não heim, essa F aí acho que é lenda :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]'s
Skull Crusher
08/04/2009, 11:35
É isso, trabalho com câmbios e reduzidas, serviço caprichado, sem gambis, atalhos, short-cuts, essas coisas.
Espero então você entrar de férias, aí você dá um toque e aparece lá em Jarinu, traz o Risso e o Zé Lucas!
Grande abraço!
Rodrigo Baratti
12/04/2009, 14:22
Engate:
Foi cortado, agora é só furar e parafusar.
Vou ter que cortar um pedaço do suporte de estepe da KEKO para conseguir parafusar, mas vai ficar bom.
Painel:
É preciso abrir os furos dos acendendores de cigarro, da luz de cortesia e de fixação.
Depois tem que polir e abrir o furo na chapa do painel.
[]
Fala aí Rodrigo, no próximo fim de semana (feriado) vai viajar, trabalhar ou vamo pra trilha?? :mrgreen:
É bom reforçar bastante esse engate aí porque vai ter que aguentar o Troller. :roll:
To querendo voltar lá no down hill pra ver como está, topa?
As trilhas lá estão bem mudadas, tem erosão que nem existia que agora parece que vai engolir o jipe!!
[]s
Rodrigo Baratti
12/04/2009, 18:05
Fala Zé,
Vendeu o Samurai?
Estou de férias e vou pra Caragua visitar os velhos nessa semana, aproveito e faço umas trilhas por lá com o pessoal do Jeep Clube Tamoios.
Quer aparecer por lá?
Mas depois do feriado estarei de volta em Jundi e podemos ir pro Japi, faz bastante tempo que não ando por lá tb.
Acho que o engate vai ficar ducarai...puxa até caminhão
[]
Rodrigo Baratti
25/04/2009, 14:53
O engate ficou pronto e foi devidamente testado e aprovado em Castelhanos, só não tenho fotos porque acabou a bateria logo no começo da trilha.
Amanhã tem trilha na fazenda Serra Mar com o pessoal do Jeep Clube Tamoios de Caraguá, para entrar só com autorização da adm da fazenda, vamos ver se vale a pena!
[]
Rodrigo Baratti
27/04/2009, 13:33
O passeio para a Fazenda Serra Mar foi muito legal embora a trilha fosse bem leve.:-D
Foram 30 jeeps e muita estrada de esfalto e terra depois um percurso pela mata com muita lama em uma subida escorregadia que deu um pouco de trabalho, algumas valas com lama e por fim um divertido passeio pelo rio que serviu para uma boa lavada nas maquinas.
O pessol do jeep clube muito receptivo e descontraido. :palmas::concordo:
A fazenda é enorme e muito bonita, foram 40 km de percurso em seu interior, mas não cobrimos nem metade das trilhas disponiveis.:shock:
Segue umas fotos, depois edito um video posto aqui.
[]
Rodrigo Baratti
16/05/2009, 20:07
O jeep foi pro estaleiro novamente.
Moeu a planetaria dianteira dando um tranco para tirar um jeep "empinado".:parede::roll:
Tenho um problema, onde achar planetarias pro Dana 25?!?:putz:
Já que tenho um diferencial de Rural que é só montar......
Boaventura
16/05/2009, 20:51
Po Rodrigão...
Vamos benzer estes nossos brinquedinhos eim?
Abraço!!
Aproveita e bota mais fotos do mula!
Abraço!
Rodrigo Baratti
16/05/2009, 23:14
Agora tenho 2 noticias:
A boa: chegou o guincho novo!!:dance::twisted:
A parte da frente será facil adaptar, só cortar a base do gincho e depois fixá-la na travessa redonda desviando assim da direção de Santana
A ruim: a tomada de força não dá certo na flange do meu cambio! (Deep Tec):parede:
Coloquei o problema nos tópicos: Guincho Mecânico: Ensimec Vs. Ekron (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2406) e Ekron X Clarkette (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33446) se alguem puder me ajudar com sugestões.
[]
Denis Takashi
17/05/2009, 23:11
Moeu a planetaria dianteira dando um tranco para tirar um jeep "empinado".:parede::roll:
Fala Rodrigão....
Nossa cara, justo quem não podia quebrar quebrou, né ?? Murphy está presente ...
Palpite 1 : ESAB nele !! Já que é só por "uns tempos"....
Palpite 2 : Tenho uma caixa de satélites que estava num outro CJ 3 que eu tinha, troquei porque estava ruim, dá pra rodar por uns tempos... precisando é só falar...
Abraço
Rodrigo Baratti
18/05/2009, 12:33
Valeu pela força Denis :concordo:
Vou na linha de trocar os eixos inteiros, já fiz a relação de peças que preciso para montar os novos eixos e vamos em frente.
[]
Rodrigo Baratti
09/06/2009, 12:11
Bem pessoal,
Tô meio sem tempo para mexer no Mula, mas devagar tá indo. :evil:
Ontem tomei uma decisão, já que:
- o diferencial dianteiro foi pro saco;
- o cambio tá pulando a terceira;
- a reduzida tá escapando;
- o selo do motor atrás do volante tá vazando;
- a embreagem é dura pra cacete;
- a PTO do Ekron não encaixe na flange Deep Tec;
- descobri uma trinca enorme na longarina do chassi;
- o jeep é apertado demais
Vou desmontar tudo e começar do "zero" (eixos, alongar chassi, molas, guincho, amortecedores, cambio, motor,...)
Vamos ver no que dá e qto tempo vai levar, no feriado retomo e atualizo com fotos.
[] - organizando o cronograma:twisted:
Rodrigo Baratti
13/06/2009, 20:55
Bem pessoal,
Começou a reforma.
Hj desmontei praticamente todo o jeep, só ficaram chassi, motor e parte da lataria.
O cambio e os novos diferenciais seguem na segunda para revisão e montagem.
Depois disso será a vez do chassi e das novas molas.
Mas antes preciso vender algumas peças que estão sobrando: Depenando o CJ3A (eixos, cambio, molas, direção,...) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57850) :concordo:
[]
Boaventura
17/06/2009, 12:51
Bem pessoal,
Começou a reforma.
Hj desmontei praticamente todo o jeep, só ficaram chassi, motor e parte da lataria.
O cambio e os novos diferenciais seguem na segunda para revisão e montagem.
Depois disso será a vez do chassi e das novas molas.
Mas antes preciso vender algumas peças que estão sobrando: Depenando o CJ3A (eixos, cambio, molas, direção,...) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57850) :concordo:
[]
Fala Rodrigão!!!
To com medo meu amigo e o medo ta grande...
Me promete uma coisa???
Tu sabe muito bem o quanto demora para reformar um jeep e tudo que você ta encabeçando no mula vai longe... promete pra mim que não vais pirar para fazer trilha e vai acabar pegando o fernandão !!!
Sabe como é a vida de viciada... chega a vender a mãe... hehehe
Abraço e sucesso... to acompanhando...
Vou desmontar tudo e começar do "zero" (eixos, alongar chassi, molas, guincho, amortecedores, cambio, motor,...)
Vamos ver no que dá e qto tempo vai levar, no feriado retomo e atualizo com fotos.
[] - organizando o cronograma:twisted:
É Rodrigo,
Esta é a única maneira de se ter um veiculo de trilha confiável, ou seja refazendo do zero !! Leva muito tempo, grana, fios de cabelo, etc..., mas construir um Jeep da tanto prazer quanto andar e fazer trilha com ele.
Já passei por diversas etapas das que vc citou, se precisar de ajuda é só falar !
Com certeza vc vai ficar satisfeito com todo o trabalho, apesar do tempo que vai levar !
[]´s e boa sorte.
JCJ
Rodrigo Baratti
18/06/2009, 19:53
JCJ,
Qdo começou a quebrar isso, depois aquilo, vazar aqui e alí pensei que não valia a pena ficar remendando.:stop:
Tb tinha um monte de pequenas coisas para fazer.
Grande parte dos problemas devo resolver agora.
E o seu qdo retoma a reforma? Pelo menos o tópico tá meio devagar!
[] e valeu pela força:concordo:
Rodrigo Baratti
18/06/2009, 20:02
promete pra mim que não vais pirar para fazer trilha e vai acabar pegando o fernandão !!!
Não esquenta, trilhas pesadas com o Fernandão eu nunca fiz não, mas já andei por alguns lugares bem ruins e ele não faz feio não!!
Teve uma vez que em um passeio tinha uma rampa íngreme bem lisa, estava na frente de um Troller e adivinha quem puxou o Troller!!! Foi hilário! :dance::D
[]
Então da próxima vez você vai na frente... :mrgreen:
Por incrível que pareça me chamaram pra andar no final de semana seguinte no mesmo lugar, eu até fui e chegando no mesmo lugar os jipes largões bloqueados passaram de boa eu tive que passar no maior pau nessa erosão e acabei conseguindo mas foi um sufoco... Até o Alfredo acabou quase tombando a engesa :putz:.
Em seguida já de noite fomos descer o downhill mas tinha outra erosão fodinha que não dava pra passar jipe estreito e acabei acelerando até dar um ''nó'' no eixo traseiro. A carcaça do eixo torceu com a quebra de um braço de suspensão mas já comprei outra e está em fase de montagem...
Em que ''pé'' esta a montagem do mula?
[]s
Rodrigo Baratti
30/06/2009, 16:48
Fala Zé,
Me contaram da torcida no eixo. O problema é o peso da sua bota 46!:putz:
O Mula está completamente desmontado e esse find's a esmirilhadeira vai comer solta no chassi tirando todos os bacalhaus.
O cambio e os eixos ainda não voltaram do meca para eu começar a monta-los.
Se precisar de zeca me avisa! Desde daquele dia não andei mais!
[]
Boaventura
07/08/2009, 21:50
E as novas????
:pipoca::pipoca::pipoca:
Rodrigo Baratti
08/08/2009, 19:46
Fala Boa Ventura,
Essa semana o ferramenteiro me entregou os eixos com os diferenciais montados e regulados, bem como o cubo e manga torneados para os novos acessórios. Ficou pendente ele me devolver o cambio já com a PTO acoplada.
Com isso devo deixar os 2 eixos montados já na próxima semana.
Tb fechei a reforma do chassi com todos os detalhes (alongamento, molas, guincho,...), deve levar pelo menos 3 ou 4 meses para estar pronto, mas é o tempo que preciso para correr atras do up grade do motor.
Minha previsão, otimista, é que no começo do próximo ano esteja de volta as trilhas.
Assim que tiver fotos dos eixos coloco aqui.
[]
Boaventura
08/08/2009, 20:30
show!
Sorte pra ti amigo... sei o quanto gosta de trilhas....
Sujei hoje meu 51... não é mentira o que vou te falar, mas ele deu show em muito jeep pronto para trilha... talvez sorte de principiante!
Abraço!!!
Boaventura
08/08/2009, 20:36
faltou as fotos!!!
hehehe
Não faz o mesmo com fernandão eim!!!
Abraço!!:concordo:
je.ep@hotmail.com
08/08/2009, 21:26
e ai Rodrigo td be??? a mula esta ficando joia hein..... lembra de mim?uma vez fui ao pinehirinho com o Zé lucas, num cj5 vermelho..e ferveu antes de entrar....rs... o meu jipe esta meio parado.... to vendo umas molas de band pra colocar nele..achei uma com um precinho especial.... sabe me dizer o que devo observar nas molas antes de comprar?
o mula esta aqui na arens??? todo dia passo em frente a loja do andre e vejo um jipinho la dentro...pensei q era o seu...
[]´s
Rodrigo Baratti
08/08/2009, 21:30
Não acredito que vc teve coragem! :shock: :mrgreen: :mrgreen: Cuidado para não tomar gosto! hahahahah
Como nossos jeeps são leves e com os pneus finos militares levamos vantagem em muitas situações. :concordo::dance:
Com essa configuração já deixei até troller pra trás em atoleiros, mas sem duvida a sorte está sempre ao noso lado!
[]
Boaventura
09/08/2009, 11:22
Não acredito que vc teve coragem! :shock: :mrgreen: :mrgreen: Cuidado para não tomar gosto! hahahahah
Como nossos jeeps são leves e com os pneus finos militares levamos vantagem em muitas situações. :concordo::dance:
Com essa configuração já deixei até troller pra trás em atoleiros, mas sem duvida a sorte está sempre ao noso lado!
[]
Show de bola....
E não tem preço...
Abraço amigo!!!! Ve se atualiza as fotos do fernandão!!!
Rodrigo Baratti
16/08/2009, 22:42
Pessoal,
Comecei a montar o eixo dianteiro.
Diferencial, eixo, semi-eixos, munhão, cubos e mangas originais.
Pinça de S10, disco de F1000 e suporte da pinça Ensimec Pinças de S-10 e disco de F-1000 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32726)
Achei que fosse P&P, mas não é. Foram necessarios desbastes nos munhões e pinças e um calço (11 mm :shock:) entre o cubo e disco.
Estou pensando em usar o alargador da SBD como calço, será só ajustar a espessura e os prisioneiros já são maiores. ANEL ESPAÇADOR PARA RODAS (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosanel.html). Alguém sugere alguma coisa??
1 - desbaste no munhão para o suporte da pinça e para a pinça
2- desbaste na pinça
3 - detalhe
4 - detalhe
Rodrigo Baratti
16/08/2009, 22:52
Finalizei os ajustes em um lado do munhão. Essa semana termino o outro lado e segue tudo pro torneiro fazer o anel na medida certa :concordo:
Outra coisa que não deu certo, só que no eixo traseiro, foi a rosca das porcas de segurança da Ensimec com a rosca da manga :parede:, tb vai voltar pro torneiro para ajustar.
1 - conjunto quase pronto
2 - tudo pronto para voltar no torneiro
Rodrigo Baratti
16/08/2009, 23:02
e ai Rodrigo td be??? a mula esta ficando joia hein..... lembra de mim?uma vez fui ao pinehirinho com o Zé lucas, num cj5 vermelho..e ferveu antes de entrar....rs... o meu jipe esta meio parado.... to vendo umas molas de band pra colocar nele..achei uma com um precinho especial.... sabe me dizer o que devo observar nas molas antes de comprar?
o mula esta aqui na arens??? todo dia passo em frente a loja do andre e vejo um jipinho la dentro...pensei q era o seu...
[]´s
Fala Rafa,
Desculpe só agora vi seu post.
O Mula não está em Jundi, alugo uma garagem perto do meu trampo em SP por um bom preço que cabem os dois jeeps, as tralhas todas e ainda posso trabalhar à noite.
Qto as molas dá uma olhada nesse tópico, tem tudo que vc precisa saber. Molas de Toyota no CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277)
[]
Rodrigo Baratti
27/09/2009, 00:41
Pessoal,
Tá bem devagar as coisas por aqui, mas está andando.
Hj depois de 2 meses de negociação com o "chassizeiro" fechei o negócio e levei o chassi à ele.
Essa semana tb peguei no torneiro as peças que faltavam dos eixos, agora consigo monta-los em sua totalidade.
Depois posto fotos da motagem.
O cambio deve ficar pronto na próxima semana.
[]
Boaventura
27/09/2009, 20:55
Capricha aí!!!
Abraço!
Rodrigo Baratti
29/09/2009, 11:33
Bem, as coisas andaram mais um pouco.
O sistema de freio dianteiro ficou muito bom, os calços ficaram com:
Direito: 6,35 mm
Esquerdo: 9,25 mm
Com isso o disco ficou bem centrado na pinça :dance:, o unico problema é que os prisioneiros ficaram curtos, vou troca-los pelos da F4000 que me informaram serem maiores e com a mesma rosca. :parede:
Outro ponto é que um dos suportes da Ensimec tem uma pequena diferença de medida nos 2 pontos de fixação da pinça, mas nada que uma arruela não resolvesse e alinhasse. :concordo:
Já o freio traseiro precisará ser alinhado tb, mas desta vez é ao contrario do dianteiro, ao invés de calço será preciso desbastar alguma coisa (pinça, cubo, disco ou suporte) vou ver o que fica mais fácil, mas acredito que mexer no suporte é o mais apropriado. :pensativo:
1 - Calço no cubo
2 - Arruela (suporte torto)
3 - Prisioneiro curto
4 - Conjunto completo
5 - Conjunto completo
[]
Rodrigo Baratti
29/09/2009, 11:41
Segue mais algumas fotos:
1 - Alinhamento freio traseiro
2 - Sistema traseiro completo
3 - Eixo traseiro (falta montar semi-eixo e bloqueio)
4 - Eixo dianteiro
5 - Ambos os eixos prontos para serem montados no chassi (alinhamento e suporte das molas)
Alexandre Souto
29/09/2009, 11:49
Oia sóóó....
U trem ta andando num ritimo bão aqui tb hem?!!!?! Mas a pressa é inimiga da perfeição....
E ta siuviçu de prémera Rodrigo, mto bom!!!!
Abrasss e boa sorte pra ti!!!!
Rodrigo Baratti
29/09/2009, 12:55
Esqueci de comentar que os calços foram feitos com 2 campanas velhas que eu tinha guardado....sabe aquela coisa: deixa aí que um dia eu uso!! :D
junior braga
29/09/2009, 13:11
Rodrigo degavarim e sempre.....hehehe!!!
Tá ficando showww
[ ],
Rodrigo Baratti
09/10/2009, 12:44
Boas noticias,
O serviço no chassis começou a andar. Todos os suportes velhos foram retirados.
Depois coloco as fotos.
[]
valdir rainer
10/10/2009, 12:50
Pessoal,
Comecei a montar o eixo dianteiro.
Diferencial, eixo, semi-eixos, munhão, cubos e mangas originais.
Pinça de S10, disco de F1000 e suporte da pinça Ensimec Pinças de S-10 e disco de F-1000 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32726)
Achei que fosse P&P, mas não é. Foram necessarios desbastes nos munhões e pinças e um calço (11 mm :shock:) entre o cubo e disco.
Estou pensando em usar o alargador da SBD como calço, será só ajustar a espessura e os prisioneiros já são maiores. ANEL ESPAÇADOR PARA RODAS (http://www.superbreakdisk.com.br/produtosanel.html). Alguém sugere alguma coisa??
1 - desbaste no munhão para o suporte da pinça e para a pinça
2- desbaste na pinça
3 - detalhe
4 - detalhe
Olá Rodrigo ,ótimo serviço esse seu ,parabens.
So queria te dar uma dica,na foto numero 4,aquela parte que fica o pistão ,ela corre para dentro conforme vai gastando a pastilha,faça uma simulação de como as pastilhas estivesse gasta ,mas faça com todo conjunto montado,e veja se não vai travar essa peça,se não travar beleza.
Um abraço.
valdir rainer
12/10/2009, 00:59
So queria te dar uma dica,na foto numero 4,aquela parte que fica o pistão ,ela corre para dentro conforme vai gastando a pastilha,faça uma simulação de como as pastilhas estivesse gasta ,mas faça com todo conjunto montado,e veja se não vai travar essa peça,se não travar beleza.
Um abraço.
Rodrigo aonde está escrito pistão o nome certo é embolo.
Rodrigo Baratti
13/10/2009, 09:57
Alexandre e Junior,
obrigado pelos elogios e vamos em frente. :concordo:
[]
Rodrigo Baratti
13/10/2009, 10:09
Um abraço.
Valdir,
Reparei nisso qdo montei o outro lado e já corrigi esse da foto tb.
Valeu pela dica!!:concordo:
[]
Fala Rodrigo!!
Com saudades das trilhas?
Ta andando o projeto hein...
Quando tiver alguma trilha posso te chamar para ir de zeca??
[]s
Rodrigo Baratti
13/10/2009, 17:16
Fala Rodrigo!!
Com saudades das trilhas?
Ta andando o projeto hein...
Quando tiver alguma trilha posso te chamar para ir de zeca??
[]s
Fala Zé,
Tô aguado para andar, nos próximos find's tô cheio de compromissos, mas se vc convidar eu dou um jeito de ir.
Hj de madrugada cruzei na D. Pedro com o pessoal de Jundi voltando de Castelhanhos, quase porrei na traseira do jeep do Paolo, ele freiou com tudo em um radar!
[]
É a Dom Pedro tá cheia de radar...
Os caras sempre quando vão pra lá voltam de madrugada e muitas vezes nem dormem, já indo direto pro trabalho!
Essa vez não deu pra eu ir com eles, mas da próxima vou com meu jipe pra voltar antes se não cansa muito. Da última vez, cheguei na manhã da terça, e ainda fui premiado indo pra faculdade com um trânsito recorde de 5 horas em sp devido a enchentes!! Ainda que tava com o Troller e meti no meio do alagamento pra cortar o trânsito :lol:.
[]s
Rodrigo Baratti
18/10/2009, 01:08
Atualizando,
Hj fui ver como andam "as obras" no chassi.:pipoca:
Para surpresa as coisas andaram.:dance:
- todos os suportes foram retirados;
- o bacalhau tb foi retirado;
- foi alongado 10´no centro e 5´na traseira, onde umas das pontas estava bem feia e foi substituida;
- na frente tb será alongado mais 5´ e será posicionado o guincho mecanico;
A travessa da frente será substituida por uma "quadrada", como no CJ5 e preciso reposicionar o guincho e a cx de direção.
[]
Rodrigo Baratti
23/11/2009, 23:55
Pessoal,
Hj fui buscar as molas e os JR que encomendei e já levei pro meca.
O alongamento na frente foi finalizado e o chassi está no gabarito, não estava tão desalinhado quanto pensei!:dance:
Essa semana eles, lixam, fixam o reforço em cima e em baixo (bacalhau) em chapa 2 x 1/4", trocam a travessa dianteira e depois fixam os feixes.
Já li tudo em: Reforço do chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448&highlight=chassi+refor%E7o&page=19)
[] sem maquina para fotos:-?
Boaventura
24/11/2009, 12:28
E aí parceriro? tranquilo?
Estou meio sumido não desempolgado com o jeep, mas sumido, não tenho mais tanto tesão para entrar todos os dias, mas quando da vontade dou uma espiadinha...
Sem máquina é pra se acabar!
E o Fernandão? Já está andando?
O meu é só alegria, ta inteirão ainda, mas fiz média com ele e não consigo média melhor de 6 km/l será que é isso mesmo?
Abraço Rodrigão!!
Rodrigo Baratti
24/11/2009, 21:00
Fala meu amigo,
O Fernandão tá parado ainda...preciso criar vergonha na cara! :oops:
A média tá ótima.....não se esqueça a idade do seu motor!! :shock:
[]
Duda Lopes
08/12/2009, 18:47
Fala Rodrigo,
E a Jaca Mecânica, opssssss digo Mula Mecânica:?::mrgreen:
Como esta a reforma:?:
[].
Rodrigo Baratti
08/12/2009, 21:51
Fala Duda,
A jaca tá amadurecendo.....depois da reforma vou ter que pintar de verde meio amarelado :razz:
O conjunto do cambio/reduzida/tomada de força ficou pronto.
O chassi deve ficar pronto até janeiro já com molas e feixes.
Aí começa o motor e lata.
.....tem bastante coisa pra fazer, o problema é que a grana tá curta então não adianta acelerar muito. :neutral:
[]
Alexandre Souto
08/12/2009, 22:00
Ola Rodrigão!!!!
Isso ai meu caro, devagar e sempre, para é que não pode..... isto da um prazer imenso, imagino qndo eu estiver fazendo meus proprios carros.... se outro fazendo, eu ja me sinto realizado na etapa que ela esta.... imagina se eu mesmo fizer.... espero um dia trabalhar na maquina que nem os amigos...
Abs e saudações meus kiridos!!!!!
Duda Lopes
08/12/2009, 22:48
Fala Duda,
A jaca tá amadurecendo.....depois da reforma vou ter que pintar de verde meio amarelado :razz:
O conjunto do cambio/reduzida/tomada de força ficou pronto.
O chassi deve ficar pronto até janeiro já com molas e feixes.
Aí começa o motor e lata.
.....tem bastante coisa pra fazer, o problema é que a grana tá curta então não adianta acelerar muito. :neutral:
[]
Rodrigão,
Vc deve ter escrito em algum lugar por aqui, mas estou com preguiça de procurar:mrgreen:, que mecanica vc vai utilizar:?:
Pelo que ando vendo que vc esta fazendo, o meu projeto é muito parecido com o seu, com certeza será uma grande fonte de inspirações para mim.:concordo:
[].
Duda Lopes
08/12/2009, 22:51
Ola Rodrigão!!!!
Isso ai meu caro, devagar e sempre, para é que não pode..... isto da um prazer imenso, imagino qndo eu estiver fazendo meus proprios carros.... se outro fazendo, eu ja me sinto realizado na etapa que ela esta.... imagina se eu mesmo fizer.... espero um dia trabalhar na maquina que nem os amigos...
Abs e saudações meus kiridos!!!!!
Ale,
Eu tb tenho muita vontade de fazer os meus proprios carros, hoje infelizmente eu não posso, pois tenho 2 pequenos aqui em casa que querem a minha atenção o tempo todo e a mistura de crianças com ferramentas não dá muito certo.:parede:
[].
Rodrigo Baratti
09/12/2009, 07:14
Ale,
Eu tb tenho muita vontade de fazer os meus proprios carros, hoje infelizmente eu não posso, pois tenho 2 pequenos aqui em casa que querem a minha atenção o tempo todo e a mistura de crianças com ferramentas não dá muito certo.:parede:
[].
Bota essa molecada para apertar parafuso!!:-P
Outro dia meu filho (5 anos) me acompanhou numa peregrinação por ferros-velhos, auto peças e por fim na oficina.
Chegou em casa e capotou.
[]
Rodrigo Baratti
09/12/2009, 07:24
Ale,
[].
Por enquanto vou manter o conjunto que já tenho (151 + clarkete + dana 18 ), mesmo porque vou manter os pneus 31", talvez uns 33" ou 35".:neutral: Vamos ver até onde a grana nos permite.:mad:
Vou dar apenas um up no motor para tirar mais uns CV do velhinho.
Minha idéia é deixar tudo preparado (chassi + susp. + eixos) para pneus maiores, ai sim coloco um power train para empurra-los.
Como o Alexandre falou, vamos devagar, só não deixa parar.:concordo:
Duda Lopes
09/12/2009, 11:44
Bota essa molecada para apertar parafuso!!:-P
Outro dia meu filho (5 anos) me acompanhou numa peregrinação por ferros-velhos, auto peças e por fim na oficina.
Chegou em casa e capotou.
[]
Com certeza vou colocar eles para apertar parafusos, o problema é que o meu Pequeno só tem 2,6 anos e outro dia eu estava fuçando no Jeep e peguei ele dando com uma chave L na cabeça da Irmã, o meu Filho é meio estilo Joselito.:mrgreen:
Rodrigo Baratti
20/12/2009, 10:45
Ontem fui verificar as obras e o serviço andou um pouco.
Os reforços do chassi foram fixados como combinado, a travessa dianteira foi retirada e uma nova no modelo do CJ5 foi confeccionada.
Optei em mudar para "quadrada" em função do cardan do guincho.
Essa semana terminam essa etapa e até 2010 ele deve estar em pé com suas próprias pernas.
[]
Rodrigo Baratti
24/12/2009, 13:41
Chegou a parte das molas e terei que fazer um ajuste.
A mola da frente com os 105 cm de centro a centro ficaram beleza.
Elas serão posicionadas um pouco por fora do chassi (~3 cm) para não ter que cortar a bola. :concordo:
Já a traseira, como alonguei o chassi atras tb, ficou com o suporte na curva. :parede:
Como o "chassizeiro" não recomendou fazer um suporte ali e eu tb não gostei dessa idéia, vou troca-las pelas molas de band traseira (130 cm) :twisted:
A travessa ficou bem legal, depois tiro umas fotos.
[]
Marcos ET
06/01/2010, 13:02
Rodrigo, blza?
Cara, uma vez, em outro tópico, discutimos que as molas da Band são um pouco mais "duras" de torcer (na hora que a suspensão trabalha), por conta disso, pude perceber (ao vivo e à cores, bem no chassis do meu jeep) que as pontas do chassis torcem um pouco quando entramos em "X" (suspensão trabalhando ao máximo). Na época, prevendo isso, foi dada a idéia (acho até que foi o Leopoldo, ou o Rafael Kuzma, não estou bem certo) da instalação de um tubo metálico soldado, de forma passante, unindo as pontas do chassis. Assim, durante a torção das molas, não há movimento no chassis, evitando fadiga e certa instabilidade estrutural, pois as ponteiras (dianteira e traseira) não foram projetadas para a solicitação de torção imposta pelas molas de Band...
é isso! FELIZ 2010 procêis!!!
Gde abraço!!
Rodrigo Baratti
06/01/2010, 13:30
Fala Marcos,
Um 2010 com muito barro pra vc!
Acho que os JR devem girar e aliviar essa sobrecarga na ponta do chassi.
Assim que ele ficar em pé vou simular umas torcidas e ver como fica.
Valeu pela dica!:concordo:
[]
Duda Lopes
06/01/2010, 14:25
Rodrigo,
Quem esta fazendo esse selviço:mrgreen: no chassi:?:
É uma dica para o futuro.
[].
Rodrigo Baratti
06/01/2010, 20:11
Fala Duda,
Posto de Molas Costa (tel: 11 2973-9702) fica na Atiliba Leonel e têm 50 anos de experiência em alongar chassi de caminhão, coisa bruta.:shock:
Já montaram chassi de caminhão para correr o rali dos sertões, embora essa não seja a praia deles, mas têm muita experiência e capricho e meu chassi tá saindo do jeito que quero.:concordo:
Eles reformavam os ônibus do avo da minha esposa....coisa recente sabe!:mrgreen:
[]
Duda Lopes
07/01/2010, 06:58
Fala Duda,
Posto de Molas Costa (tel: 11 2973-9702) fica na Atiliba Leonel e têm 50 anos de experiência em alongar chassi de caminhão, coisa bruta.:shock:
Já montaram chassi de caminhão para correr o rali dos sertões, embora essa não seja a praia deles, mas têm muita experiência e capricho e meu chassi tá saindo do jeito que quero.:concordo:
Eles reformavam os ônibus do avo da minha esposa....coisa recente sabe!:mrgreen:
[]
Fala Rodrigo,
Eu sei onde é, fica em frente ao prédio da Telefonica, já arqueai as molas da minha Viatura lá, os caras são bem competentes e antigos no ramo.
Você mora na região:?:
[].
Rodrigo Baratti
07/01/2010, 08:54
Duda,
Moro em Jundiaí e trabalho em SP, mas a familia da minha esposa é toda da ZN e meu sogro era meca, então as facilidades são maiores por lá.
[]
Duda Lopes
07/01/2010, 14:18
Duda,
Moro em Jundiaí e trabalho em SP, mas a familia da minha esposa é toda da ZN e meu sogro era meca, então as facilidades são maiores por lá.
[]
Rodrigo,
Atualmente eu estou morando em Guarulhos, mas sempre morei ali pela região onde você esta fazendo o trampo, e os meus Pais ainda moram por lá e todo sabado estou na casa dos Velhos.
[].
Rodrigo Baratti
09/01/2010, 15:13
Ficaram faltando as fotos do cambio montado.
chevette (5 marchas) + deepTec + Dana 18 + PTO Ekron
Tudo zerado!:twisted:
[]
Rodrigo
Tá xike no úrtimo a coisa, hein?
Vc que entortou a alavanca do cambio pra trás? Já mediu quanto as alavancas vão ficar mais pra trás em relação ao original?
[]´s
Rodrigo Baratti
11/01/2010, 07:30
Fala Fugger,
Esse conjunto já estava no meu jeep.
A alavanca do cambo ficou uns 20 cms mais para trás, bem rente ao tanque, tanto que para engatar 2ª precisei amassar a borda do tanque.
Já as alavancas da reduzida ficaram uns 10 cm para tras, como retirei a cx de ferramentas elas não pegaram em nada.
Só consegui essas medidas porque levei o motor (gm151) um pouco para frente retirando a hélice original e instalando uma ventoinha elétrica.
[]
Rodrigo Baratti
16/01/2010, 21:22
All,
A reforma anda lenta essas ultimas semanas.
Só foram feitos os suportes dos eixos.
O dianteiro será 2 pol mais para frente, já na traseira vou refurar as molas em 6 pol pois elas são maiores.
[]
E ae Rodrigo, blz cara?
Tenho um 52 e tava dando uma admirada no seu jeep e vi por coincidencia q vc é de jundiai tb....vi os videos da serra do japi e tal. Cara o jeep ta ficando show de bola! Parabens.
Podiamos marcar de conhecermos nossa maquinas qq dia em jdiai, trocar umas ideias, o q acha?
To interessado nesse esquema de cambio q vc fez pra por no meu. Faz tempo q to pesquisando e nunca vi um desses funcionando com reduzida e td mais.
De novo Parabens pelo 51!!
abs
Facca
Rodrigo Baratti
09/02/2010, 22:51
E ae Rodrigo, blz cara?
Tenho um 52 e tava dando uma admirada no seu jeep e vi por coincidencia q vc é de jundiai tb....vi os videos da serra do japi e tal. Cara o jeep ta ficando show de bola! Parabens.
Podiamos marcar de conhecermos nossa maquinas qq dia em jdiai, trocar umas ideias, o q acha?
To interessado nesse esquema de cambio q vc fez pra por no meu. Faz tempo q to pesquisando e nunca vi um desses funcionando com reduzida e td mais.
De novo Parabens pelo 51!!
abs
Facca
Fala Facca,
Então, um local bom para conversarmos são nas reuniões as quartas a noite no Jeep Club, aparece por lá.
O cambio não tem segredo, um kit da Deeptec com um cambio de chevette é plug&play.
[] :concordo:
Rodrigo Baratti
09/02/2010, 23:01
Fui ver o chassi hj e as molas dianteiras e eixo foram posicionados, porém o infeliz cortou parte da bola do diferencial para posicionar os grampos.
Sei que muitos usam assim, porém tinha explicado mil vezes que não queria cortar e para isso posicionaria os feixes mais para fora do chassi. :evil: Tudo em vão, agora não adianta mais, a c@g@d@ já tá feita.
Até o final de semana as molas, eixos e guincho serão posicionados e o chassi volta para minha garagem, os amortecedores e torres ficarão para depois....a grana tá curta e vou adiantar outras coisas que eu mesmo vou mexer.
[] "P" da vida :evil:, nem tirei fotos!!
betao ap
11/02/2010, 12:23
E ai Rodrigo,
Tenho um cj3b com motor opala 4cc, cambio f 1000 4 marchas e relaçao 9x44, gostaria de saber se vc tem alguma receitinha da hora para dar uma preparada no motor, pois vc comenta sobre o seu.
Boaventura
11/02/2010, 13:04
Grande Rodrigão...
Que coisa eim parceiro... logo você que ta investindo para ficar 100%...
Abraço e sucesso!
GustavoRisso
11/02/2010, 14:47
Rodrigo, que tá fazendo este serviço no jeep pra você do chassis / eixos?
[]'s
Rodrigo Baratti
11/02/2010, 20:32
Rodrigo, que tá fazendo este serviço no jeep pra você do chassis / eixos?
[]'s
Fala Gustavo,
É um moleiro de São Paulo ele se chama Costa e fica na Zona Norte.
O negócio dos caras é chassi de caminhão então não adianta ter pressa.
Tirando a besteira do eixo do resto não tem do que reclamar.:concordo:
[]
Rodrigo Baratti
11/02/2010, 20:41
E ai Rodrigo,
Tenho um cj3b com motor opala 4cc, cambio f 1000 4 marchas e relaçao 9x44, gostaria de saber se vc tem alguma receitinha da hora para dar uma preparada no motor, pois vc comenta sobre o seu.
Betão,
Não sou nenhum expert em motores, aliás não sei nada, mas lendo no fórum consegui chegar a algumas conclusões sobre o que eu acho que fique legal para o meu uso.
Pretendo injetar, não sei se MPFI ou EFI e mais alguns pequenos ajustes.
Olha alguns tópicos legais que me ajudaram:
Preparação do motor Opala 4cc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28688)
KIT 3.0 PARA MOTOR GM151 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3468)
Motor 4 cilindros do Opala no Jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5779)
virabrequim motor 153 abre motor do opala para 2,8 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36105)
REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE GM 4CC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2419)
Aos amigos que tem GM 4c em CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=734)
[]
Rodrigo Baratti
11/02/2010, 20:46
Grande Rodrigão...
Que coisa eim parceiro... logo você que ta investindo para ficar 100%...
Abraço e sucesso!
Hj montaram o traseiro, no sabado vou ver o resultado final.:?:
[]
Bruno Mosso
12/02/2010, 07:38
Tb tou acompanhando!!!!!!! Adoro essas reformas, e um dia minha hora chega tb! PARABÉNS
Se estiver por aqui no carnaval estou doando carona para zeca!! :mrgreen:
Precisa terminar isso logo que já estou cansado de sempre fazer as mesmas trilhas por aqui...
Outro dia desci com o pessoal o down hill e consegui lembrar o caminho, os caras adoraram a trilha (pra descer é bem mais light)
[]s
Rodrigo Baratti
13/02/2010, 21:56
Finalmente em pé, :D
Depois de meses 7 o jeep voltou a ficar em pé novamente.
Decidi montar os amortecedores e consequentemente as torres depois, a grana ta curta. :?
Só falta o Costa furar a travessa para passar o eixo do guincho e montar o towbar para levar o jeep embora.
Gostei do resultado geral. :dance: :concordo:
[]
Alexandre Souto
13/02/2010, 22:34
:palmas: :palmas:
Rodrigo Baratti
14/02/2010, 21:09
Ontem e hj foram dias pesados. :rolleyes:
Fazia tempo que precisava mudar o layout da garagem, do jeito que estava o espaço estava mal aproveitado e não cabia nada.
Mudei a bancada, o armario de ferramentas, instalei prateleiras, lavei e ainda não acabei, mas até terça deixo tudo em ordem.
Com isso vou conseguir trabalhar mais organizado para a montagem do jeep.
Qdo o espaço é pequeno se não for organizado não dá!:concordo:
[]
Gostei do resultado geral. :dance: :concordo:
[]
Realmente o serviço ficou muito bom ! :palmas:
Qual é o novo entre eixo ?
[]´s
JCJ
Rodrigo Baratti
14/02/2010, 22:06
Qual é o novo entre eixo ?
Entre eixo = 99"
Comprimento = 143"
[]
E ae rodrigo, td tranquilo?
cara o unico problema de ir na quarta feira no jeep clube é q eu moro em jundiai só aos finais de semana. Durante a semana moro em Sao bernardo do campo e to fazendo FEI.
Já peguei a dica do sist. cambio+motor...vou estudar o esquema de se montar um desses.
Uma hora nos trombamos pela enorme jundiai!!!
valew
abs
Rodrigo, vc não vai soldar os suportes das molas?
[]´s
Rodrigo Baratti
17/02/2010, 19:18
Nas fotos eles estão só ponteados, mas já foram soldados e reforçados.
Minha duvida ficou sobre a necessidade de parafusar tb? :pensativo:
Depois coloco fotos dos detalhes.
[]
Eu parafusei os meus só por precaução.
[]´s
Rodrigo Baratti
20/03/2010, 14:43
Depois de 5 meses o chassi está de volta na garagem. :dance:
Deverá voltar ao Costa para soldar algumas coisas, mas até lá tenho muita coisa para fazer.
Tentei puxar com a Saveiro, mas não teve jeito, pois o caster está desalinhado. :parede: Para não correr riscos chamei um camarada que tem um guincho. :concordo:
Os suportes das molas foram reforçados.
O furo da nova travessa para o cardan do guincho foi embuchado para não entrar barro e o gincho precisou ser posicionado mais para trás que normalmente fica em função da cruzeta X travessa.
Por hj é isso, pois o assistente queria andar de bike no horto antes do almoço. :mrgreen: :concordo:
[]
Skull Crusher
22/03/2010, 16:16
Rodrigo, tudo certo? Agora já dá pra ir adiantando e pensar em botar o bicho pra rodar!
Pergunta: quem, em Jundiaí, faz cardans com qualidade? Vou usar tubos de parede de no mínimo 1/8" (3/16" a 1/4" sendo melhor).
Agradeço a dica, se puder ajudar.
Parabéns pelo herdeiro/assistente!
[]s
Rodrigo Baratti
23/03/2010, 00:05
Obrigado Renan,
Conheço pouco de Jundiai, até por isso que mexo no jeep em SP.
Quem fez meus cardans foi o pessoal da Cardan Brasil (http://www.cardanbrasil.com.br/). :concordo: Fazem do jeito que vc quiser.
Como vc diz, pessoal da old school, tem uma pequena oficina na Vila Guilherme.
Passo sempre por perto, se quiser pego por lá e trago para vc em Jundi.
[]
Skull Crusher
23/03/2010, 12:04
Rodrigo, antes de mais nada, obrigado pela gentileza e disposição a ajudar.
Eu entrei em contato lá na Cardam Brasil, falei com o Adailton lá, disse o que queria, que os cardans precisam de tubos com parede mínima de 3 mm ou mais. Ele ficou de orçar os cardans e entrar em contato comigo hoje (23/03/2010), depois do almoço, com os valores dos 2 cardans.
Vou aguardar a resposta dele. Conforme for, encomendo os cardans, deposito pra eles o valor e, se você concordar, peço para eles entregarem pra ti quando você for lá. Depois, marcamos uma breja, café ou querosene e nos encontramos, que achas?
Grande abraço, obrigado por enquanto, sucesso com o Mula!
Rodrigo Baratti
23/03/2010, 17:43
Rodrigo, antes de mais nada, obrigado pela gentileza e disposição a ajudar.
Eu entrei em contato lá na Cardam Brasil, falei com o Adailton lá, disse o que queria, que os cardans precisam de tubos com parede mínima de 3 mm ou mais. Ele ficou de orçar os cardans e entrar em contato comigo hoje (23/03/2010), depois do almoço, com os valores dos 2 cardans.
Vou aguardar a resposta dele. Conforme for, encomendo os cardans, deposito pra eles o valor e, se você concordar, peço para eles entregarem pra ti quando você for lá. Depois, marcamos uma breja, café ou querosene e nos encontramos, que achas?
Grande abraço, obrigado por enquanto, sucesso com o Mula!
Combinado :concordo:
Troco a gentileza por um curso rapido de solda eletrica!
[]
Rodrigo Baratti
18/04/2010, 08:18
Pessoal,
Enfim uma novidade! :-D
O bloqueio Macrotorque que comprei com o Bruno aqui no fórum chegou, um pouco atrasado em função das chuvas no RJ, mas chegou. :dance:
Está realmente perfeito, tem apenas algumas marcas na tampa, mas nada de mais. 8-)
Agora preciso alinhar a eixo traseiro, soldar as sapatas, depois retirar e levar ao torneiro para montar a C&P e o conjunto do flutuante = T-Rex + Macrotorque + SBD.
[]
Rodrigo Baratti
20/04/2010, 23:04
Agora foi a vez dos amortecedores. :dance:
Dianteira - curso da suspensão 10" => PROCOMP com 11,1"
Traseira - curso da suspensão 11" => PROCOMP com 12,5"
Só não comprei tudo com 12,5" porque eram as ultimas 2 unidades.
Agora tem que calcular a altura das torres. :parede:
[]
junior braga
21/04/2010, 23:19
ta ficando animal, heim?
abrasssss
Rodrigo Baratti
22/04/2010, 21:10
ta ficando animal, heim?
abrasssss
Valeu Jr.
Devagar as coisas estão andando.
Vc não falou ainda se os jumelos deram certo.
[]
...Agora tem que calcular a altura das torres...
Não esqueça que tem que fazer isso considerando o peso do jeep montado para que o curso "de subida" da suspensão não fique muito pequeno...
No meu jeep, eu montei tudo o que podia em cima do chassi e ainda pus em cima da carroceria uns sacos de areia que somados davam mais de 250 kg, equivalendo ao peso de gaiola, tanque, bancos e caqueiras em geral, pra depois levantar um dos pneus ao máximo e identificar os melhores pontos de fixação dos suportes. A diferença entre fazer assim e fazer no "olhometro" pode até ser pequena em alguns casos, mas a confiança no projeto e no equipamento é outra :concordo:
Fotos 1 e 2 - problema identificado com o teste de abertura da suspensão
Foto 3 - "auxílio" dos sacos de areia
[]´s
PS. Não quer trocar "de mano" esse macrotorque aí por um "legítimo" blocante 75% de f1000??? :mrgreen:
Rodrigo Baratti
23/04/2010, 12:13
Não esqueça que tem que fazer isso considerando o peso do jeep montado para que o curso "de subida" da suspensão não fique muito pequeno...
No meu jeep, eu montei tudo o que podia em cima do chassi e ainda pus em cima da carroceria uns sacos de areia que somados davam mais de 250 kg, equivalendo ao peso de gaiola, tanque, bancos e caqueiras em geral, pra depois levantar um dos pneus ao máximo e identificar os melhores pontos de fixação dos suportes. A diferença entre fazer assim e fazer no "olhometro" pode até ser pequena em alguns casos, mas a confiança no projeto e no equipamento é outra :concordo:
Fotos 1 e 2 - problema identificado com o teste de abertura da suspensão
Foto 3 - "auxílio" dos sacos de areia
[]´s
PS. Não quer trocar "de mano" esse macrotorque aí por um "legítimo" blocante 75% de f1000??? :mrgreen:
Então, essa parte esta me preocupando, acho que vou fazer como vc e deixar por ultimo.
Assim monto tudo, coloco os sacos de areia :concordo: e depois posiciono os amortecedores.
Valeu pela dica! :palmas:
[]
junior braga
23/04/2010, 19:20
Valeu Jr.
Devagar as coisas estão andando.
Vc não falou ainda se os jumelos deram certo.
[]
:mrgreen: ahahahaha....Rodrigo eles ainda estão embaladinhos aqui em cima da mesa, esses dias estou muito ocupado e não estou mexendo na vtr,:parede:, vai ficar parado por um bom tempo.
Valeu
[ ],
Rodrigo Baratti
25/04/2010, 11:49
O diferencial dianteiro ficou 3 cm mais pra frente do que anteriormente e agora o cardan terá 80 cm.
Como o "power train" tem um angulo negativo e o agora tá SPOA, com as novas molas a saida da reduzida pro cardan dianteiro ficou bem estrangulada. :parede: Na hora de montar vamos ver o que vai dar.
Já o cardan do diferencial traseiro ficou bem maior e quase igual o dianteiro.....com 82 cm. :shock:
Talvez tenha ficado um pouco desbalanceado, já que o peso ficou concentrado do meio do jeep para frente. :pensativo:
Posicionei tb o cardan do guincho que deixe bem reto e vai atrapalhar a passagem do escape :parede:, mas na hora de montar dou um jeito de desviar.
Nesse find`s foi só isso.
[]
Rodrigo Baratti
25/04/2010, 18:36
Algumas fotos do "selviço"
Achei que o suporte do mancal do guincho ficou longo mas não tinha jeito de deixa-lo próximo ao chassi, ia pegar na travessa. :parede:
...Achei que o suporte do mancal do guincho ficou longo mas não tinha jeito de deixa-lo próximo ao chassi, ia pegar na travessa. :parede:
Faça uma mão francesa, ou mesmo uma outra chapa ligando o mancal a parte de cima do chassi e tá resolvido :concordo:
[]´s
edubasile
26/04/2010, 10:17
Dianteira - curso da suspensão 10" => PROCOMP com 11,1"
Traseira - curso da suspensão 11" => PROCOMP com 12,5"
Só não comprei tudo com 12,5" porque eram as ultimas 2 unidades.
Rodrigo, qual é o modelo destes amortecedores e em qual carro eles são usados? Teve ter algum numero ou codigo em cada. Estou pesquisando pra comprar tambem pro meu jeep mas ainda não sei qual.
Obrigado, Eduardo
Rodrigo Baratti
26/04/2010, 11:41
Faça uma mão francesa, ou mesmo uma outra chapa ligando o mancal a parte de cima do chassi e tá resolvido :concordo:
[]´s
A solução mais obvia as vezes passa despercebida....
Valeu. :concordo:
[]
A solução mais óbivia as vezes passa despercebida....
Pra isso que serve o fórum, a gente posta as coisas aqui e logo logo aparece alguém pra dar um pitaco. :concordo:
Ou pra descer a lenha na m. que foi postada :mrgreen: Mas não é o caso...
[]´s
Algumas fotos do "selviço"
Achei que o suporte do mancal do guincho ficou longo mas não tinha jeito de deixa-lo próximo ao chassi, ia pegar na travessa. :parede:
Será que não dava pra usar um suporte-rei preso na lateral do chassi ?
[]´s
JCJ
Rodrigo Baratti
26/04/2010, 12:20
Será que não dava pra usar um suporte-rei preso na lateral do chassi ?
[]´s
JCJ
Suporte-Rei????:pensativo:
É tipo um "mancal"??
[]
Suporte-Rei????:pensativo:
É tipo um "mancal"??
[]
Sim, é um mancal com coxim, normalmente encontrado em cardãns articulados ou segmentados. (suporte-rei é uma marca)
Tipo isso !
Sei lá, é só uma idéia ! :concordo:
[]´s
JCJ
http://suporterei.com.br.pre.hw44.tehospedo.com.br/media/upload/produtos/z/R-1025_jpg_640x480_q85.jpghttp://suporterei.com.br.pre.hw44.tehospedo.com.br/media/upload/produtos/i/R-1058_jpg_640x480_q85.jpghttp://suporterei.com.br.pre.hw44.tehospedo.com.br/media/upload/produtos/l/R-1028_jpg_640x480_q85.jpg
Rodrigo Baratti
27/04/2010, 09:41
Sim, é um mancal com coxim, normalmente encontrado em cardãns articulados ou segmentados. (suporte-rei é uma marca)
Tipo isso !
Sei lá, é só uma idéia ! :concordo:
[]´s
JCJ
A sugestão é boa. :concordo:
Como já tenho esse mancal que veio com o guincho vou mante-lo, se não der certo parto para esse outro modelo.
[]
Alexandre Souto
27/04/2010, 10:50
Muito bom hem Rodrigo!
Belo jogo de amortecedores, seria incomodo Sr., eu lhe pedir para me mandar os valores via MP? :)
De parabéns pela obra e continue nesse galope que ta bão!
Rodrigo Baratti
27/04/2010, 12:36
Rodrigo, qual é o modelo destes amortecedores e em qual carro eles são usados? Teve ter algum numero ou codigo em cada. Estou pesquisando pra comprar tambem pro meu jeep mas ainda não sei qual.
Obrigado, Eduardo
Os modelos e códigos estão aí:
PROCOMP ES9000
11" de curso = 92650X 27,07" Aberto e 15,94" Fechado
12" de curso = 92950X 29,83" Aberto e 17,32" Fechado
Belo jogo de amortecedores, seria incomodo Sr., eu lhe pedir para me mandar os valores via MP?
Valeu pelo elogio!
Comprei na Garra 4x4 com o Rodrigo e os preços são os do site mesmo.
Conversem com ele que ele passa todas as informações técnicas e de pagamento...atendimento de primeira.:concordo:
[]
Oi Rodrigão
uiaaa é o toninho torneiro da imirim sim!!! vc conhece esses lados?? :-s
aliás que eixos vc usa? f-75 dana 44 canela grossa?
o dianteiro é mais largo que o meu e saiu de uma f-75 o meu :-s
Rodrigo Baratti
29/04/2010, 17:15
Oi Rodrigão
uiaaa é o toninho torneiro da imirim sim!!! vc conhece esses lados?? :-s
aliás que eixos vc usa? f-75 dana 44 canela grossa?
o dianteiro é mais largo que o meu e saiu de uma f-75 o meu :-s
A familia da minha esposa é da ZN e minha garagem/oficina é na casa da tia dela numa travessa da Guacá.
No find's que for mexer na jaca te aviso e vc cola lá "parpita" um pouco.
Então, os eixos são de Rural 4x4 canela grossa e devem ser iguais aos seus.
[]
A familia da minha esposa é da ZN e minha garagem/oficina é na casa da tia dela numa travessa da Guacá.
No find's que for mexer na jaca te aviso e vc cola lá "parpita" um pouco.
Então, os eixos são de Rural 4x4 canela grossa e devem ser iguais aos seus.
[]
eitcha to no final da conselheiro eheheh ai sim :-D vc ficava perto do desmanche do Sr. que tinha um charger RT? heheeh
pois eh ach oque é porque minhas molas estão mais pra fora eheheh e eu achei seu eixo dianteiro BEMMM maior eheh
Rodrigo Baratti
23/05/2010, 17:24
Esse final de semana acertei o angulo do caster.
Foi mais fácil que pensei. 8-)
1 - alinhei o pinhão com a reduzida e ponteei as sapatas, o angulo ficou em 10º
2 - com o diferencial na bancada retirei o excesso de solda do tubo X munhão
3 - com um disco de corte fino cortei levemente, por precaução finalizei com uma serrinha até chegar no munhão
4 - com uma barra de ferro nos furos dos rolamentos fiz uma alavanca e soltei o munhão
5 - coloquei o eixo de volta no jeep
6 - com a barra de ferro girei o munhão até chegar no angulo (5º), coloquei a capa do rolamento ao contrario para ter uma superficie reta para apoiar o medidor de angulo
7 - com um disco um pouco mais grosso abri o rasgo para aumentar a superficie da solda
8 - ponteei para não sair do lugar
Agora vou levar para soldar com MIG :concordo:
[]
Alexandre Souto
23/05/2010, 18:00
Mais uma vez, de parabêns pelo belo serviço!!!!!
[]'s amigo!!!!
Rodrigo Baratti
23/05/2010, 19:17
Mais uma vez, de parabêns pelo belo serviço!!!!!
[]'s amigo!!!!
Valeu Alexandre.
[]
Os caras tão ficando profissionais na coisa!!! :shock:
Ficou jóia
[]´s
Rodrigo Baratti
24/05/2010, 22:25
Tb gostei do resultado, foi só trabalhar com calma na esmerilhadeira :mrgreen:
Vamos ver pronto se vai ficar boa a direção :pensativo:
[]
Alexandre Souto
24/05/2010, 23:14
A sugestão é boa. :concordo:
Como já tenho esse mancal que veio com o guincho vou mante-lo, se não der certo parto para esse outro modelo.
[]
Olá Rodrigo, no meu carro eu ultilizo este tipo de mancal rolamentado que o JCJ citou.
Me pareceu bem confiável por enquanto. E é uma reultilizacão de outro carro ou caminhão.
Qualquer coisa to ligado aqui no tópico!
Abs e td d bom!!!!
Rodrigo Baratti
13/06/2010, 09:35
Atualizando,
Ontem peguei os eixos.
Dianteiros: foram soldados (by Costa :mrgreen:) ficou bem legal, mas deu uma diferença de 1 grau de uma sapata para outra. :parede:
Tomara que na pratica não interfira.
Traseiro: estão prontos (by Toninho :mrgreen:) e no lugar, esses ficaram muito bons.
Foi necessario dar um passo no assento do rolamento e no assento da coroa do bloqueio, ambos devidamente autorizados pelo Mario (Macrotorque), pois o rolamento não entrava e a coroa não alinhava. Mas ficou uma manteiga para girar. :concordo:
Depois de montar o eixo dianteiro vão faltar o HS e cardans para finalizar a parte de baixo.
Já posso pensar na lataria! :dance:
[]`s
Rodrigo Baratti
13/06/2010, 09:40
Fotos do eixo traseiro.
...foram soldados (by Costa :mrgreen:) ficou bem legal, mas deu uma diferença de 1 grau de uma sapata para outra. :parede:
Tomara que na pratica não interfira...
Só se sua mola for feita pela NASA :mrgreen: Caso contrário, o que normalmente ocorre é que isso tá na "margem de erro" do projeto. Pelo menos o meu tem um monte de errinhos assim.
Manda bala que tá jóia:concordo:
[]´s
eu vi no toninho torneiro seu eixo !!!
auhahuahua
ai sim heim tá ficando bunito!!!!
:concordo:
mas só eut enho semis by toninho torneiro ehehueheu vc usou t-rexbone!
abraços
Rodrigo Baratti
24/06/2010, 13:07
mas só eut enho semis by toninho torneiro ehehueheu vc usou t-rexbone!
A grander diferença deles é o custo:parede::parede:
[]
Rodrigo Baratti
04/07/2010, 21:19
All,
Ontem montei o eixo dianteiro.....ou quase montei!!:parede:
Em algum lugar comentei que os prisioneiros da roda dianteira ficaram curtos em função do espaçador que coloquei para alinhar o disco com a pinça, pois é, falaram que era só trocar pelo da F4000, mas não é!!
Rodei como louco e não achei nenhum prisioneiro maior que o original!! :-?:sad:
Se alguem tiver alguma dica eu agradeço, caso contrario tenho mais um serviço pro Toninho Torneiro. 8-)
Como sobrou tempo coloquei o caixote em cima para ver como fica e risquei o corte do paralamas traseiro....mas não gostei muito!
[]`s
...risquei o corte do paralamas traseiro....mas não gostei muito!
Da próxima vez tome uns goles antes, pra firmar o pulso... Quem sabe não melhora o risco...:odedo:
Mas é assim mesmo, muita tentativa e erro antes de achar algo que seja do seu gosto. Algumas vezes vemos coisa que são um T na tela, mas quando aplicados aos nossos jeeps não fica como a gente imaginava, e a impressão é que a gente voltou a estaca zero.:parede:
[]´s
edubasile
05/07/2010, 09:30
Os prisioneiros da F1000 são mais compridos que do jeep alem de ser da mesma rosca, os da F4000 são mais espessos. Estes da F1000 não é dificil de achar.
Da próxima vez tome uns goles antes, pra firmar o pulso... Quem sabe não melhora o risco...:odedo:
[]´s
KKKKKKKKK
Mas é assim mesmo, muita tentativa e erro antes de achar algo que seja do seu gosto. Algumas vezes vemos coisa que são um T na tela, mas quando aplicados aos nossos jeeps não fica como a gente imaginava, e a impressão é que a gente voltou a estaca zero.:parede:
[]´s
Veja se ajuda aí !
1942 Willys MB, Gen III Build. (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868)
[]´s
JCJ
Rodrigo Baratti
05/07/2010, 10:50
Da próxima vez tome uns goles antes, pra firmar o pulso... Quem sabe não melhora o risco...
:lol::lol:
Era sabado as 8:00, só posso mexer com a esmerilhadeira a tarde!! :mrgreen:
[]
Rodrigo Baratti
05/07/2010, 11:23
Os prisioneiros da F1000 são mais compridos que do jeep alem de ser da mesma rosca, os da F4000 são mais espessos. Estes da F1000 não é dificil de achar.
Consultei uma casa de parafusos hj e me informaram que na F1000 tem de 2 tamanhos.
Vou dar um pulo lá amanhã e verificar se serve.
[]
Rodrigo Baratti
05/07/2010, 11:29
KKKKKKKKK
Veja se ajuda aí !
1942 Willys MB, Gen III Build. (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868)
[]´s
JCJ
To montando um album aqui para ajudar na decisão!
[]
Rodrigo Baratti
07/07/2010, 21:40
Resolvido o problema do prisioneiro de roda.
Na Jipebras tinham um prisioneiro 10 mm maior, não sei exatamente de que veiculo é.
Na nf veio descrito: parafuso de roda especial.
[]
Rodrigo Baratti
09/07/2010, 20:23
Pessoal,
O eixo da frente está pronto e o jeep já está em pé em suas próprias rodas :mrgreen:
Amanhã a lata entra na esmiralheira, acho que vou cortar em 2 locais: na porta (10") e na cx de roda (5").
Embora dê mais trabalho acho que se não for assim a roda não vai ficar alinhada com a cx de roda, pois o chassi foi alongado assim. Vamos ver!!
O paralamas será como o dá foto, desisti da minha idéia inicial! :concordo:
[]`s
Vc vai ficar maravilhosa num jeep assim! :odedo:
Só não esqueça de pendurar um dados no retrovisor...
[]´s
PS. Mas o recorte do paralama é bacana... O que mata é o visual cueca quando vc olha de traseira....
Rodrigo Baratti
09/07/2010, 21:25
Vc vai ficar maravilhosa num jeep assim!
Tb adorei a cor dos detalhes :odedo:
Mas o recorte do paralama é bacana... O que mata é o visual cueca quando vc olha de traseira....
Pensei em manter a traseira original :oops: como o jeep do Xavier, mas acho que os recortes dão um visual mais agressivo.
[]
Vi que vc tá pesquisando a tampa do jeep 42... Isso ajuda???
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/jeep-militar-mb-1942-plaquetas-painel-importadas-usa-0M28VU5DJR#rmcl
[]´s descomissionados
Rodrigo Baratti
13/07/2010, 19:47
vamos ver se ele tem mais coisas alem das plaquetas.
:concordo::concordo:
[]
Alexandre Souto
15/07/2010, 10:56
Achei o corte da traseira do JEEP (rosa) do Fugger legal, oque vc postou a foto Rodrigo kkkkkkk
Acho que "enquadradando" o corte, como já vi em alguns CJ's, fica com vizu mais agrasivo!!!!! Lá na Inimigos tem alguns com este estilo de corte, se tiver foto aqui posto pra vc Rodrigão!!!!
Abs!!!
uiaaaa o jipim da BARBIEEEEEE... fugger sabia quue vc ia criar algo assim... tinha certeza já amiga!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=233747&d=1278717510
hummm florido!
hummm florido!
é só aparecer uma msg insinuando pederastia que esse biba já se anima...:odedo:
[]´s
Alexandre Souto
15/07/2010, 20:05
kkkkkkkkkk
Sua cara o Jeep acima Fufu!!!!!!!!!
bju nazoreia...
Rodrigo Baratti
18/07/2010, 12:40
Bem, enquanto vcs ficavam ai com essa viadagem :odedo: fui atras de uma direção com pitman para frente e com "pescoço" para caber entre o cardan do guincho e o chassi.
Nos desmanches só achei de F1000 moderna, até que com preços razoaveis, mas essa não dá certo porque não tem o "pescoço" e não cabe.
Das F1000 antigas é raridade e qdo achei o preço era proibitivo! :sad:
Acabei, sem querer, encontrando na oficina de uma amigo a da F1000/F4000 antiga, essa sim bem reforçada e com o bendito "pescoço" e o melhor é que o preço foi bem próximo das de S10.
Agora já tenho uma direção reforçada até para pneus 35" ou quem sabe 37" :twisted:
foto 1: F1000 moderna
foto 2: F1000 antiga (não foi essa que comprei, assim que chegar atualizo)
Rodrigo Baratti
30/07/2010, 23:28
All,
Fui ver a direção hj e não é nenhuma dessas das fotos, é de um modelo mais antigo, deve ser de F100, sei lá!! :sad:
Ele tem direção de Omega e Opala em boas condições, se alguem tiver interesse eu passo o contato.
De volta a peregrinação!!
Enquanto isso resolvi cortar a lata ao meio e após fixa-la aos furos e suportes originais a cabine ficou 24,5 cm maior ao invés de 25,4 cm!! :shock: Acho que o Costa se confundiu na hora de alonar o chassi (10"). :pensativo:
Mas, finalmente o Jeep acomoda meus 1,93 m com relativo conforto. :dance::concordo:
Posicionei o banco e a direção que veio 7 cm para frente, acho que vou mudar um pouco o angulo deixando ela mais paralela ao painel :pensativo::?:
[]`s
Equipamentos de pedreiro (regua e plumo)! :odedo:
All,
Fui ver a direção hj e não é nenhuma dessas das fotos, é de um modelo mais antigo, deve ser de F100, sei lá!! :sad:
Ele tem direção de Omega e Opala em boas condições, se alguem tiver interesse eu passo o contato.
De volta a peregrinação!!
Enquanto isso resolvi cortar a lata ao meio e após fixa-la aos furos e suportes originais a cabine ficou 24,5 cm maior ao invés de 25,4 cm!! :shock: Acho que o Costa se confundiu na hora de alonar o chassi (10"). :pensativo:
Mas, finalmente o Jeep acomoda meus 1,93 m com relativo conforto. :dance::concordo:
Posicionei o banco e a direção que veio 7 cm para frente, acho que vou mudar um pouco o angulo deixando ela mais paralela ao painel :pensativo::?:
[]`s
Equipamentos de pedreiro (regua e plumo)! :odedo:
Quem mandou ser alto?? :odedo::odedo:
Por um acaso nessa sua procura você viu alguma caixa de direção de hilux/SW4 ??
[]s
...De volta a peregrinação!!
O spina tava vendendo uma de jpx aqui no fórum igual a que usei no meu jeep... Ou pega uma de hilux (só que essa é instalada pelo lado externo do chassi) no Afonso da TT4. Ambas são bem fortes e custam por volta de Lt$400 a Lt$600 dependendo do humor do vendedor :parede:
[]´s
Rodrigo Baratti
31/07/2010, 21:28
O problema da Hilux é ficar pra fora do chassi, vai ficar esquisito demais!! Gambi das brava!
O spina tava vendendo uma de jpx aqui no fórum igual a que usei no meu jeep...
Valeu pela dica, vou ligar pra ele na segunda!
[]
Rodrigo Baratti
31/07/2010, 22:18
Pessoal,
Esse find`s os vizinhos vão dar as contas.
Terminei os cortes na lataria.
O paralamas ficou reto mesmo, sem detalhes. Tomei o cuidado de beber 2 latinhas antes de fazer a curva. :mrgreen:
Como estou prezando pelo espaço interno, são 3 moleques pra me acompanhar nos passeios, resolvi aproveitar aquele pedaço do chassi e cortei a lata novamente.
Ao todo foram ~38 cm a mais de espaço interno. :concordo:
[]`s
Rodrigo Baratti
31/07/2010, 22:22
Fotos do alongamento e das armas do crime!! :twisted:
Rodrigo Baratti
31/07/2010, 22:59
Estava pensando em montar 2 torres atras para fixação dos amortecedores, porém teria que cortar a lata e pode comprometer o espaço para colocar 2 bancos.
:idea::idea::idea:
Então pensei em colocar os amortecedores por baixo, inclinados como na Band.
Tem problema se reforçar e fixar na travessa do chassi? Ela ficou perfeitamente alinhada ao eixo.
Já li a respeito dos inconvenientes dessa posição (menor ação, força as buchas,...), mas me parece uma solução satisfatória.
O que vcs acham?
[]`s
Tá ficando bom esse jeep, hein? :palmas:
O que vcs acham?
Esse sistema funciona sim, mas amortecedores nas extremidades dos eixos são muito mais eficientes, então... Por que não fazer torres de tubo? :rolleyes:
O problema da Hilux é ficar pra fora do chassi, vai ficar esquisito demais!! Gambi das brava!
Mas se bem instalada pode ficar legal, se não me engano o Ramiro fez assim no pV... E de quebra vc pega os esquemas pra pazer o HA na net... Ou importa uma pronta da gringolândia...
[]´s palpitivos :concordo:
Estava pensando em montar 2 torres atras para fixação dos amortecedores, porém teria que cortar a lata e pode comprometer o espaço para colocar 2 bancos.
:idea::idea::idea:
Então pensei em colocar os amortecedores por baixo, inclinados como na Band.
Tem problema se reforçar e fixar na travessa do chassi? Ela ficou perfeitamente alinhada ao eixo.
Já li a respeito dos inconvenientes dessa posição (menor ação, força as buchas,...), mas me parece uma solução satisfatória.
O que vcs acham?
[]`s
O bom é que assim não vai faltar curso na torção... Mas se não inclinar bem o jipe fica duro nas lombadas e mole nas curvas.
[]s
Rodrigo Baratti
03/08/2010, 23:18
Esse sistema funciona sim, mas amortecedores nas extremidades dos eixos são muito mais eficientes, então... Por que não fazer torres de tubo? :rolleyes:
Tava vendo o seu tópico e foi bem trabalhoso fazer de tubos e no caso do meu a travessa tá praticamente pronta!! :pensativo::rolleyes:
Eita preguiça!!:mrgreen:
Mas decidi que vou acabar primeiro a lataria e a direção, depois volto pros amortecedores e decido.
Voltando a direção o Spina já vendeu a direção de JPX, mas me falou que das Ranger antigas (até 97) é caixa com pitman pra frente, vamos ver.
E se nada der certo parto para a Hilux.
[]`s
Rodrigo Baratti
03/08/2010, 23:20
O bom é que assim não vai faltar curso na torção... Mas se não inclinar bem o jipe fica duro nas lombadas e mole nas curvas
Deixa ver se entendi:
Amortecedores inclinados, mais no centro do eixo = maior torção
É isso?!
[]`s
Voltando a direção o Spina já vendeu a direção de JPX, mas me falou que das Ranger antigas (até 97) é caixa com pitman pra frente, vamos ver.
E se nada der certo parto para a Hilux.
[]`s
As da ranger antigas, são iguais as do landau, mas com o pitman pra frente... Como não tem o "pescoço" as vezes fica com problema é ter espaço...
[]´s
Skull Crusher
04/08/2010, 12:10
Rodrigo tudo certo?
Bão...eu tenho uma caixa de Ranger antiga, era do meu ex-CJ3A D8
Qualquer coisa, dá um toque.
[]s, acompanhando de perto os Ups no Mula!
Rodrigo Baratti
06/08/2010, 13:04
Valeu Skull,
Estou considerando essa cx tb.
Vc conseguiria tirar a medida da largura dela, do lado de fixação no chassi até o lado oposto do bujão.
Entre o chassi e o cardan do guincho tenho um espaço de 120 mm para colocar a cx.
[]'s
Skull Crusher
06/08/2010, 13:33
Baratti, eu meço e depois te digo!
[]s, amanhã estarei mexendo na Maga!
Rodrigo Baratti
06/08/2010, 21:13
Blz,
Tenho que buscar meu moleque em SP e vou por dentro passar nos desmanches em Pirituba, na volta dependendo do horario estico até JERIMUM!
Te ligo do caminho!
[]`s
Skull Crusher
06/08/2010, 21:28
Beleza!
Vou fazer café!
kkk
Rodrigo Baratti
08/08/2010, 00:25
Renan,
Acabei voltando de SP já era noite!!
Mas a andança rendeu alguma coisa!
Achei uma cx de direção Ford, mas não sei exatamente de qual veiculo, o cara falou que era da F250, mas pelas fotos que pesquisei na net e pelo código da cx acho que não é nem de F250/350 nem F4000, embora seja muito parecida.
O código é D9AC-AA
E consultando a net achei isso:
steering gear
Mainhousing# D9AC-AA
Inputshaft housing# E4AC-3A587-AA
Inputshaftdiameter: Same as original steeringgear
Sectorshaft diameter: ca 34,6mm bottom -> ca 32,5mm top (nut end)
ACDelco# 36-0817546
GM# 88991291
Pitmanarm# ??? Which do I need...
So from this and the thread i think i need a arm off of one of these
FORD E-350 ECONOLINE (1992 - 2005)
FORD E-350 ECONOLINE HD CLUB WAGON (1992 - 1998)
FORD E-350 ECONOLINE SUPER (1992 - 1999)
FORD E-350 ECONOLINE SUPER WAGON (1992 - 1999)
FORD E-350 SUPER DUTY (2006 - 2007)
FORD E-350 SUPER DUTY XL (2006 - 2007)
FORD E-350 SUPER DUTY XLT (2006 - 2007)
FORD E-450 ECONOLINE (2003 - 2005)
FORD E-450 SUPER DUTY (2006 - 2007)
Se alguém souber agradeço.
O fato é tava boa e com um precinho irresistivel, foi a unica cx que achei com pitman para frente, e olha que rodei uns 10 desmanches!
Achei um que era o paraiso dos opalas, tinha pelo menos uns 20 motores, dezenas de cxs de direção e cambio, enfim tudo para opala!
Bem, voltando a Mula, a cx é muito grande e não coube!! Eu já sabia disso qdo comprei! :lol:
Vai pra prateleira, sabe a história de que um dia uso em algum projeto! :rolleyes:
[]
Rodrigo Baratti
08/08/2010, 00:30
Segue fotos da cx de direção pegando no cardan do guincho.
É uma senhora cx, em uma pickup ficaria muito boa.
Rodrigo Baratti
08/08/2010, 00:36
Aproveitei e reposicionei a direção.
Refurei o assoalho, reduzi o angulo da coluna e deixei mais próxima do encosto do banco.
Por falta de peças de reposição :mrgreen: retirei a braçadeira do Fernandão para servir de modelo pra Mula. A que tinha eu achava muito feia. :roll:
Rodrigo Baratti
08/08/2010, 00:39
Segue foto do antes e depois.
[]`s
Fotos do alongamento e das armas do crime!!
Opa.
Armas do crime é muito bom. :lol:
O passo-a-passo dessa empreitada é didático.
Parabéns.:concordo:
Abs
Opa.
Abs
Rodrigão bela caixa e é realmente de uma F250 4x4 antes de 99 putz e não coube por pouco, a minha de landau vai pra fora mesmo, porém como ele tem os dentes de sabre vai bem pra baixo a caixa, porque vc precisa dela dentro do cofre? Procure do dodge charger ou similar é hidro e pitman como vc quer, sobre os parachoques eu terei de fazer um traseiro reforçado por causa da alavanca que os suportes criaram :-(
Rodrigo Baratti
10/08/2010, 00:26
porque vc precisa dela dentro do cofre?
Porque na frente tem o guincho mecanico e não cabe nada. Devia ter montado deslocado!! :parede::parede:
[]
Rodrigo Baratti
14/08/2010, 16:43
Pessoal,
Depois de muita procura por uma cx de direção de F1000 antiga....desisti! :discordo:
Acabei pegando a antiga cx de F100 que meu meca me ofereceu bem no começo dessa história e ela serviu muito bem! :concordo:
É uma caixa ZF com muitas aplicações na linha pesada (caminhões Ford) e automotiva (Alfa Romeu).
Código: ZF 8053955903
Minha duvida está no pitman, ela veio com um pitman que serviu como uma luva no meu jeep, porém o furo do conico terá que ser fechado e reaberto bem ao lado do furo original :parede:, outra coisa, ele é grande pacas, tenho receio da direção ficar muito sensivel, uuuiiiii :oops:
Segue as fotos:
foto 3: um dos furos de fixação ficará fora do chassi, mas farei um pequeno apendice para o parafuso. :concordo:
[]`s
Rodrigo Baratti
14/08/2010, 16:58
Segue as fotos do pitman.
Ele tem 2 angulos para o terminal ficar reto. :concordo:
1 - A cx tem um angulo no eixo do pitman e o pitman é "torcido" para compensar esse angulo
2 - outro angulo é para compensar a inclinação da cx na instalação e reduzir o angulo da barra de direção na cruzeta.
[]`s
Rodrigo dá uma olhada no tópico do meu jeep antes de instalar sua cx de direção :concordo:
[]´s
Rodrigo Baratti
15/08/2010, 22:22
Rodrigo dá uma olhada no tópico do meu jeep antes de instalar sua cx de direção :concordo:
[]´s
:stop::stop:
Pensei em deixar o HS para depois, mas mudei de idéia!
Valeu pela dica!! :concordo:
[]`s
Rodrigo Baratti
22/08/2010, 18:32
Pessoal,
Esse find`s foi frustante :(, a adaptação da direção tá dando um trabalhão.
Se coloco ela pra frente pega no radiador e o pitman fica na direção da barra (valeu Fugger), se coloco pra trás pega no alternador ou bomba, se deixo no meio pega nos dois!! :parede::parede:
Bem, vou cortar os defletores da grade e posicionar o radiador lá na frente, quase colado na grade e ver quanto sobra de espaço, tomara que caiba sem ter que mexer nos periféricos do motor.:pensativo:
Para quem está começando agora vai uma dica....não inventa moda, coloca a direção de S10, Opala, Omega lá na frente guincho elétrico e seja feliz!! :concordo:
Tudo isso começo por causa da p#$$@ do guincho mecanico.
A boa noticia é que fechei com o funileiro e estou na fila da oficina.
Tb conversei com o dobrador de chapas sobre alguns acessórios sob medida: parachoque traseiro, rock slide, barranco slide :shock: e outros!!
[]`s
Rodrigo Baratti
22/08/2010, 19:11
Para montar a grade montei tb os paralamas e fiquei com saudades!! 8-):roll:
A foto foi no celular.
[]`s
Denis Takashi
22/08/2010, 21:56
A foto foi no celular.
[]`s
Rodrigo,
Tá ficando muito bom o trampo ....
Apenas uns pitacos :
1- Não tem como jogar o guincho mais para a direita ?? Assim dá para livrar um espaço melhor para uma caixa na frente mesmo.... Sei que tem o lance do cardã passar pela travessa, mas não vejo mal em deixar aquele furo " obilongo".
2- Se for usar a caixa por dentro, pode-se jogar o radiador para a direita, livrando assim um espaço atrás da grade, tem um Cj3 com a caixa do opala assim aqui em Itap, foi feito apenas um "alojamento" na grade, coisa bem discreta....
3- Dá uma olhada nesse Pitman seu, aparentemente ele é bem longo, se usar um mais curto aparentemente é mais fácil.... Conta o Num. de estrias dele e o dia. externo, quem sabe não existe algum outro compatível por aí...
Abraço
Rodrigo Baratti
22/08/2010, 22:42
1- Não tem como jogar o guincho mais para a direita ?? Assim dá para livrar um espaço melhor para uma caixa na frente mesmo.... Sei que tem o lance do cardã passar pela travessa, mas não vejo mal em deixar aquele furo " obilongo".
Essa será a ultima opção! :stop:
2- Se for usar a caixa por dentro, pode-se jogar o radiador para a direita, livrando assim um espaço atrás da grade, tem um Cj3 com a caixa do opala assim aqui em Itap, foi feito apenas um "alojamento" na grade, coisa bem discreta....
3- Dá uma olhada nesse Pitman seu, aparentemente ele é bem longo, se usar um mais curto aparentemente é mais fácil.... Conta o Num. de estrias dele e o dia. externo, quem sabe não existe algum outro compatível por aí...
É nessa linha que vou tentar.
Já cortei o deflator da grade e ganhei um bom espaço, se for o caso desloco o radiador um pouco para a direita.
Amanhã vou passar numa oficina que tem alguns pitman`s, tem uns de F1000 que são mais curtos e devem servir, tb tenho um reto que vou sacar de outra cx e ver como fica.
[]`s
Rodrigo Baratti
22/08/2010, 22:48
Opa.
Abs
Desculpa Aurélio, acabei passando batido por seu comentario!
A idéia é postar não só o que dá certo :discordo:, mas tb as besteiras, que aliás são muitas :putz::lol:.
Assim quem não manja muito, como eu, mas tem alguma noção e vontade de por a mão na massa fica mais confiante em saber que só dá certo qdo se erra as vezes.
[]`s e valeu pela visita. :concordo:
É engraçado como é irresistível fazer isso quando sobra tempo... Mas tá ficando muito legal, só não concordo com o que vc disse sobre o guincho mecanico... Na minha opinião, os transtornos gerados por ele na instalação da direção são mais que compensados depois nas trilhas...
Vc cogitou fazer uma cavidade no chassi para instalar a cx de direção mais pra dentro, como fiz no meu jeep??
Só cuide quando for tirar as medidas pra fazer o HS :parede:
[]´s
Rodrigo Baratti
23/08/2010, 15:00
É engraçado como é irresistível fazer isso quando sobra tempo... Mas tá ficando muito legal, só não concordo com o que vc disse sobre o guincho mecanico... Na minha opinião, os transtornos gerados por ele na instalação da direção são mais que compensados depois nas trilhas...
Concordo...foi um desabafo!! :roll:
Vc cogitou fazer uma cavidade no chassi para instalar a cx de direção mais pra dentro, como fiz no meu jeep??
Pensei, mas acho que ainda tenho outras opções e que a longarina do chassi já é fina demais e mesmo com o reforço não ficaria com a mesma resistencia.
Só cuide quando for tirar as medidas pra fazer o HS :parede:
Pode deixar!! :concordo:
Sobre o pitman, já retirei o dito cujo e falta testar na cx de Opala.
[]'s
Skull Crusher
23/08/2010, 15:05
Rodrigo, my two cents:
Usei o Pitman da C10, só que encurtei o dito e ganhei força e com o "stroke" correto, sem falta e sobra...veja lá no tópico do Sapo.
Qualquer coisa, dá uma passada lá no fim de e você vê pessoalmente!
[]s
Rodrigo Baratti
24/08/2010, 10:53
Fala Renan,
Já havia me esquecido que vc é especialista em emendas de pitman :mrgreen:
Vou ver a necessidade e se for preciso conversamos.
Esse próximo find's os mineirims vem para Jarinu?
[]'s
Skull Crusher
24/08/2010, 13:18
Fala Baratti!
Então, o Xande eu sei que vem!
Mr.Jones & Cia a confirmar!...hehehe
Bão, "carqué" coisa cê pode "gritá" que estou por aqui!
[]s
Alexandre Souto
24/08/2010, 13:42
Fala Renan,
Já havia me esquecido que vc é especialista em emendas de pitman :mrgreen:
Vou ver a necessidade e se for preciso conversamos.
Esse próximo find's os mineirims vem para Jarinu?
[]'s
:mrgreen: a é uai!!!! (mineirês, linha da vogal) kkkkk
Rodrigo Baratti
30/08/2010, 08:38
All,
Aproximei o radiador da grade e desloquei para a direita, com isso consegui encaixar a cx entre o radiador e o chassi, bem lá na frente no cofre. :concordo:
O espaço ainda não é suficiente para o alternador Arno (quase do tamanho do gerador 6 volts do Fernandão :oops:), mas vou substitui-lo por um moderno e pequeno. Vai caber tudo!! :concordo:
As vezes trabalhar sozinho e sem as ferramentas certas é muito dificil.
Nesse caso a dificuldade é pela falta de uma girafa ou talha para acertar e segurar a cx na posição e depois prende-la com um sargento!! :parede::parede:
A bixa é pesada pacas pra segurar com uma mão, nada dava certo para calçar...coisa insuportavel!!!:mad::mad:
[]'s
All,
Aproximei o radiador da grade e desloquei para a direita, com isso consegui encaixar a cx entre o radiador e o chassi, bem lá na frente no cofre. :concordo:
O espaço ainda não é suficiente para o alternador Arno (quase do tamanho do gerador 6 volts do Fernandão :oops:), mas vou substitui-lo por um moderno e pequeno. Vai caber tudo!! :concordo:
As vezes trabalhar sozinho e sem as ferramentas certas é muito dificil.
Nesse caso a dificuldade é pela falta de uma girafa ou talha para acertar e segurar a cx na posição e depois prende-la com um sargento!! :parede::parede:
A bixa é pesada pacas pra segurar com uma mão, nada dava certo para calçar...coisa insuportavel!!!:mad::mad:
[]'s
é por isso que deixei pro rodrigão
viu deixa te falar tem uma girafa aqui que precisa arrumar a agulha (mandar no toninho torneiro acertar a pontinha) que o ex dono não quer mais disse que 250 reais leva se vc quiser só vir buscar
Skull Crusher
30/08/2010, 12:24
Caraio Rubão...a minha futura girafa? (a que vc falou lá no Skype)?
Rodrigo Baratti
30/08/2010, 12:36
Fala Rubens e Renan,
Deixa pro Renan a girafa....já tenho uma Mula verde na oficina e é muito apertado, outra coisa é que já ganhei uma talha, antigona e enorme, mas uma talha! :concordo:
Falta eu criar vergonha e montar um suporte!! :rolleyes:
[]'s
pior ces num sabem o dono pediu devolta :-s diz que vai usar pra içar o pai doente com ela :-s
kct
Rodrigo Baratti
08/09/2010, 19:34
Mais um passo,
Hj a Mula embarcou pro funileiro :dance: .....só quero ver quando sai!!:parede:
Enquanto isso vou juntando (comprando) o que falta pra pôr pra andar.
Embreagem hidraulica (comprado)
Tanque inox (chapas compradas)
Barras direção + HS
Peças injeção (essa vai doer)
Xiiii....a lista vai longe e eu que pensei que tava no final! :sad:
[]`s
Duda Lopes
08/09/2010, 21:37
Mais um passo,
Hj a Mula embarcou pro funileiro :dance: .....só quero ver quando sai!!:parede:
Enquanto isso vou juntando (comprando) o que falta pra pôr pra andar.
Embreagem hidraulica (comprado)
Tanque inox (chapas compradas)
Barras direção + HS
Peças injeção (essa vai doer)
Xiiii....a lista vai longe e eu que pensei que tava no final! :sad:
[]`s
Rodrigo,
Esse Jeep esta ficando show e vai me dar muitas ideias para o meu projeto.
[].