Ver Versão Completa : Sportage fervendo
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
[
9]
10
11
Existe sim a tal junta faltando furos, mas não é defeito, é usada nos motores exportados para países muito frios como europa por exemplo.
Se comprar uma junta dessa, basta fazer o furo que falta.
[]s
(DU)
boa noite, tenho uma gran sportage 99 2.0 16v ,ela esta subindo a temperatura em marcha pesada mesmo na estrada ou transito pesado ,mais logo abaixa e esta jogando a agua toda fora do reservatorio e começa a secar o radiador, pode ser ventoinha ou cabeçote ou junta com poblema ,por que esta saindo vapor com pingos de agua pelo escapamento. já limpei o radiador todo coloquei o liquido e ele jogou todo fora .c alguem puder ajudar desde já agradeço.
Fastjack
16/06/2013, 10:01
boa noite, tenho uma gran sportage 99 2.0 16v ,ela esta subindo a temperatura em marcha pesada mesmo na estrada ou transito pesado ,mais logo abaixa e esta jogando a agua toda fora do reservatorio e começa a secar o radiador, pode ser ventoinha ou cabeçote ou junta com poblema ,por que esta saindo vapor com pingos de agua pelo escapamento. já limpei o radiador todo coloquei o liquido e ele jogou todo fora .c alguem puder ajudar desde já agradeço.
Espere por mais respostas pelo pessoal do fórum, mas faça o teste do radiador, com o carro ligado remova a tampa do radiador (muito cuidado, use um pano bem grosso e evite fazer isso se o carro estiver fervendo) e veja se borbulha, se a água estiver borbulhando você pode ter problema no cabeçote ou junta. O vapor de água pelo escapamento só quando o carro está quente? Ou quando liga pela manhã também? Pq dependendo o problema do cabeçote aparece somente a uma certa temperatura.
Bom, se for o cabeçote ou a junta, terá que remove-los para dar uma examinada, mas antes de mais nada procure por trincas e rachaduras externas com ele onde está. E se for esse o problema mesmo compre um cabeçote novo e junta nova. Se você não tiver dinheiro agora, dê uma olhada nesse artigo: Silicato de sódio ? Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Silicato_de_s%C3%B3dio) e leia a parte reparação em automóveis - se for fazer qualquer coisa faça por conta e risco pois nunca usei isso não sei o efeito e a quantidade, se eu fosse usar pensaria bem antes e colocaria quantidades minimas aos poucos antes de cada uso e ia vendo se o problema ia reduzindo. Cedo ou tarde troque o cabeçote e a junta, terá um carro ótimo e não passe adiante um carro remendado, seja uma boa pessoa, o mundo precisa delas.
Robinho da Jaguatirica
16/06/2013, 17:33
sua junta do cabeçote está esturricada.:curtir_nao:
Henriquemix
18/06/2013, 10:01
[QUOTE=rpetrucci;1936766]Coloquei o reservatório do gol ... só alegria graças a DEUS !
Rpetrucci.....ficou bom esse sistema ?
Vc poderia detalhar um pouco mais o resultado , pois estou pensando em instalar esse sistema tbm na minha, pois fiz algumas modificações e até deu resultado....mas como dizem...macaco velho não põe a mão em cumbuca....nada como tentar melhorar.
A temperatura do meu motor não sobe nem abaixa, contudo, quanto eu paro, chego a escutar a água borbulhando pra dentro do reservatório de expansão, e ontem......quando o motor esfriou....verifiquei que a água havia retornado pro radiador, porém chegou a esvaziar o reservatório.....ou seja.....sumiu um pouco d´água do sistema.
Agradeço a atenção
Abçs
Henrique
rpetrucci
19/06/2013, 17:35
Vo postar nesse tópico porque aqui estão os melhores...
Estou pensando em trocar minha spt por uma pajero sport gls automática 2001 motor 2.8, o que me dizem é fria ou tenho grande chance de ser feliz??????
rpetrucci
19/06/2013, 17:40
[QUOTE=rpetrucci;1936766]Coloquei o reservatório do gol ... só alegria graças a DEUS !
Rpetrucci.....ficou bom esse sistema ?
Vc poderia detalhar um pouco mais o resultado , pois estou pensando em instalar esse sistema tbm na minha, pois fiz algumas modificações e até deu resultado....mas como dizem...macaco velho não põe a mão em cumbuca....nada como tentar melhorar.
A temperatura do meu motor não sobe nem abaixa, contudo, quanto eu paro, chego a escutar a água borbulhando pra dentro do reservatório de expansão, e ontem......quando o motor esfriou....verifiquei que a água havia retornado pro radiador, porém chegou a esvaziar o reservatório.....ou seja.....sumiu um pouco d´água do sistema.
Agradeço a atenção
Abçs
Henrique
funcionou maravilhosamente bem...
Agora se ta sumindo água não vai adiantar, a minha só colocava água para fora devido a um problema no bocal do radiador....
antes de colocar na sua resolva o "sumiço" da água amigo.
Henriquemix
19/06/2013, 19:36
funcionou maravilhosamente bem...
Agora se ta sumindo água não vai adiantar, a minha só colocava água para fora devido a um problema no bocal do radiador....
antes de colocar na sua resolva o "sumiço" da água amigo.[/QUOTE]
Valeu amigo....
rosalvonet
21/06/2013, 22:56
Oi Petrucci, tudo bom?
O q exatamente tinha de errado no bocal do seu radiador?
Eu acompanhei seu caso por aqui, mas não lembro do desfecho.
A minha joga um pouco de água pra fora quando pego um bom trecho de estrada. Troquei a tampa do radiador e melhorou bastante, mas não zerou ainda... De repente é isso aí do bocal.
Abraço.
Henriquemix
22/06/2013, 14:01
Amigos.....achei um vídeo interessante, que na verdade contradiz com que eu pelo menos achava sobre o funcionamento do acoplamento viscoso.....deem uma olhada e opinem.
abraços
helices viscosa omega 2.0 3.0 e 4.1 11 2476-5374 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KoGQI2SfAzI)
alexandrodorner
22/06/2013, 22:45
Henriquemix ok legal , otimo video , voce simplesmente acabo com qualquer duvida sobre essa peça tao importante .
Eu era um desses que penssava que o funcionamento era por calor , um grande engano , vivendo e aprendendo .
Valeu obrigado pela dica .
Alexandro Dorner
Henriquemix
23/06/2013, 11:03
Henriquemix ok legal , otimo video , voce simplesmente acabo com qualquer duvida sobre essa peça tao importante .
Eu era um desses que penssava que o funcionamento era por calor , um grande engano , vivendo e aprendendo .
Valeu obrigado pela dica .
Alexandro Dorner
Pois é Alexandro, inclusive acabei fazendo o teste que o rapaz comentou, pois eu ainda tenho a acoplamento antigo aqui em casa, pois o troquei achando que estava com problemas e na verdade, depois do teste observei que estava bom....rssss
Mas de qualquer maneira, ainda quero montar o esquema do ventilador elétrico, como o seu.
Existe algum modelo específico , que dê certo para adaptar na Sportage ? ( a minha é a 2.2 diesel )
Abraços !!!
Henrique
alexandrodorner
23/06/2013, 19:12
Pois é Alexandro, inclusive acabei fazendo o teste que o rapaz comentou, pois eu ainda tenho a acoplamento antigo aqui em casa, pois o troquei achando que estava com problemas e na verdade, depois do teste observei que estava bom....rssss
Mas de qualquer maneira, ainda quero montar o esquema do ventilador elétrico, como o seu.
Existe algum modelo específico , que dê certo para adaptar na Sportage ? ( a minha é a 2.2 diesel )
Abraços !!!
Henrique
Fala Henriquemix belesa ?
Entao eu usei o defletor e o eletroventilador do gou g5 encaichou sertinho , so´tive que fazer alguns suportes para fixação , use o sebolao da bosh que opera entre 82 a 87graus no radiador sendo que no motor opera 5graus acima . Henrique so da opinião de que ventoinha tem que ser elétrica por ser mais precisa , mais confiável , e mais econômica posi não consome enrjia motriz do motor , essa e apenas uma opinião . AlexandroDorner
rpetrucci
24/06/2013, 16:25
Oi Petrucci, tudo bom?
O q exatamente tinha de errado no bocal do seu radiador?
Eu acompanhei seu caso por aqui, mas não lembro do desfecho.
A minha joga um pouco de água pra fora quando pego um bom trecho de estrada. Troquei a tampa do radiador e melhorou bastante, mas não zerou ainda... De repente é isso aí do bocal.
Abraço.
As travas do bocal estão gastas, dai não segura pressão é so mexer na tampa que escapa.
rpetrucci
24/06/2013, 16:26
Vo postar nesse tópico porque aqui estão os melhores...
Estou pensando em trocar minha spt por uma pajero sport gls automática 2001 motor 2.8, o que me dizem é fria ou tenho grande chance de ser feliz??????
E ai alguem ja escutou algo ou tem alguma experiencia com a Pajero Sport 2001 ?
Henriquemix
24/06/2013, 21:35
Entao eu usei o defletor e o eletroventilador do gou g5 encaichou sertinho , so´tive que fazer alguns suportes para fixação , use o sebolao da bosh que opera entre 82 a 87graus no radiador sendo que no motor opera 5graus acima . Henrique so da opinião de que ventoinha tem que ser elétrica por ser mais precisa , mais confiável , e mais econômica posi não consome enrjia motriz do motor , essa e apenas uma opinião . AlexandroDorner
Nossa Alexandro....era essa informação mesmo que eu queria, pois conversei hoje com meu eletricista, e ela me disse pra fazermos sim essa adaptação.....ele só me pediu pra saber quais peças dariam certo.....taí....vc acabou de me presentear com essas informações.
Sem dúvida que vamos sim....fazer essas adaptações, e assim que fizermos, com certeza postarei minhas opiniões, que tenho certeza que serão as melhores possíveis, pois cheguei a pensar como nosso amigo Rpetrucci, a trocar de viatura, mas penso que essa adaptação seja a ideal, pois tropicaliza nosso sistema de arrefecimento.
Não cheguei a por colmeia tripla no radiador como vc havia recomendado, porém aumentei a vazão......que era de 0,7 mm...para 1,4 mm.....dobrou.
Bem....agradeço muito suas informações.....com certeza outros amigos irão utilizá-las.
Grande abraço !!!
Henrique
Amigos.....achei um vídeo interessante, que na verdade contradiz com que eu pelo menos achava sobre o funcionamento do acoplamento viscoso.....deem uma olhada e opinem.
abraços
Henriquemix,
Contradiz, mas o que você sabia estava certo! Pois a ventoínha de acoplamento viscoso (viscous fan, "viscofan" ou fan clutch) deste vídeo não é a do tipo térmica como as das Sportage (ano 95 a 03?). Basta olhar que, na parte frontal do acoplamento viscoso da sua, há uma espiral, a qual trata-se de uma mola bimetálica que quando aquecida tem a função de girar, pelo miolo, um mecanismo interno que libera lingueta e bombeia o óleo siliconoso do centro para a periferia, para o disco, causando o acoplamento. É invenção antiga... http://patentimages.storage.googleapis.com/pdfs/US3363734.pdf
Aliás, falando em na dita ventoinha, sei que já foi postado sobre como fazer manutenção nela aqui... Mas aproveito para deixar registrada a experiência obtida ao abrir o acoplamento dela. Tentei usar chave philips bem grande, como sugerido aqui, para afrouxar seus 4 parafusos (provavelmente fixados com trava loctite)... Só me matei de tanto fazer força... Em vão!
Consegui abrir facilmente furando os parafusos com broca 3,5 mm. Furei-os no sentido axial, passando a broca por dentro deles com cuidado para não quebrá-la ao começar a furar, já que as fendas a travam. Cuidei também para não ferir a rosca... Daí o parafuso fica oco, um tubo, porém com sobras das fendas philips e parede suficiente para ser removido "inteiro". Fica soltinho soltinho... moleza! Depois é só trocar o "gel" que pode ser comprado no ML por uns R$ 25,00 (procurar por silicone 10000 cst para diferencial ou silicone #10000, em aeromodelismo).
Outrossim, vou aderir também à mudança para a ventoínha elétrica... De que adianta o acoplamento da ventoinha “zero bala”, funcionando perfeitamente, se ela não atua ante a falta de calor? E não atua mesmo! Minha esportage não ferveu, não! Ela sobreaqueceu... Queimou a junta, mas não ferveu, pois não tinha água. O radiador furou embaixo. O sensor (sito junto da válvula termostática), pela falta de água, nada acusou no painel... E a ventoinha também não atuou: sem água no radiador, e com o veículo em movimento, não foi emanado calor suficiente para que, justamente, a tal molinha espiral bimetálica se contorcesse e fizesse com que a viscofan atuasse como deveria...
Sds.,
bicho
Bicho, vc esta correto em tudo que escreveu, contudo a ventoinha elétrica tbm não aciona se não tiver água, é necessário ter água em contato com o "cebolão" pra ele sentir a temperatura e acionar a ventoinha.
[]s
(DU)
... vou aderir também à mudança para a ventoínha elétrica...
Alguém teria a informação de qual vazão de ar da viscofan da sportage em m³/h ou cfm (cubic feet per minute = pés cúbicos por minuto)? Pode ser à uma rotação alta do motor (à um giro duns 4000 rpm)... Seria pedir demais se alguém tivesse o gráfico da curva vazão x rpm...
Isso é só para ter uma idéa do pior caso de necessidade de ventilação, pois não não dá para fazer uma analogia direta entre a elétrica e a viscofan. O modus operandis delas são diferentes, posto que é possível um controle "fino" na elétrica, a qual imagino que poderia, ainda no começo da subida da temperatura, atuar com maior veemência, o que dispensaria uma posterior ventilação com toda a vazão, como a que uma viscofan fortemente acoplada proporciona à altas rotações do motor. Isso implica em dizer que a elétrica atua mais... "preventivamente".
Num fórum norte-americano, falou-se sobre as viscofans fornecerem algo em torno dos 4000 a 5000 cfm... Todavia, penso numa elétrica duns 2500 cfm (uma 18 polegadas com bom motor). Pelo que observo cá nesse forum, perece que ventoínhas grandes têm servido... A vazão não tem sido algo muito relevante. Mas, seria bom tem alguma certeza.
Preocupo-me mesmo é com a sobrecarga ao sistema elétrico. Uma boa ventoinha elétrica implica nuns 15 ampères extras... Alguém já teve problemas com o alternador ou notou a necessidade de uma bateria maior, principalmente agora no inverno?
... é necessário ter água em contato ...
DU,
bem lembrado! Grato!
Pretendo usar sistema de controle (fuzzy) com sensor (pequeno: baixa inércia térmica, para respostas rápidas) fixado no cabeçote... Se funcionar direitinho, será possível, mesmo com falta d’água, alarmar (para desligar motor) e acionar a ventoinha à toda. Mas, como “o seguro morreu de velho”, vou também usar o cebolão. Porém, como redundância, por ser simples. Porque o simples é sempre robusto e confiável...
[]
bicho
DU,
bem lembrado! Grato!
Pretendo usar sistema de controle (fuzzy) com sensor (pequeno: baixa inércia térmica, para respostas rápidas) fixado no cabeçote... Se funcionar direitinho, será possível, mesmo com falta d’água alarmar (para desligar motor) e acionar a ventoinha à toda. Mas, como “o seguro morreu de velho”, vou também usar o cebolão. Porém, como redundância, por ser simples. Porque o simples é sempre robusto e confiável...
[]
bicho
Dessa forma vai funcionar sim, tanto que uso dois sensores, o digital na carcaça da valvula (no lugar do original) e o original no cabeçote.
Conferindo com infra vermelho os dois tem a mesma medição.
Ja usei ventoinha eletrica e funciona muito bem no dia a dia, mas na trilha deixou a desejar, como trabalha no limite da temperatura, se falhar não da tempo de fazer nada, voltei pro sistema original que tem ventilação integral, mesmo desacoplada existe uma resistencia no gel e em uma emergencia da pra travar ela facinho.
O ideal é ter os dois sistemas, gel e eletrica, se um falhar o outro segura a bronca, hj uso a do A/C no cebolão, ja me salvou uma vez. Minha ideia é colocar uma ventoinha maior no lugar da do A/C.
Mas se a ideia é só usar a viatura no dia a dia a eletrica é eficiente, ja adaptei em tres sportages e estão funcionando muito bem.
[]s
(DU)
DU,
A minha uso mais para viajar... Na subida de serra, Floripa-Curitiba, sempre tenho que aliviar o pé, senão ela rateia.
Já troquei junta 2 vezes (na 2ª, tive que fazer o motor: troca de cabeçote, retífica, anéis, virabrequim, bronzinas etc).
Uma vez observei que ela somente sofria sobreaquecimento se o turbo entrava (>2000 rpm)... Aí comecei a rodar em baixa rotação (na “manha”, como dizem). Embora o motor diesel tenha torque em baixa rotação, soube da pior forma que isso não era bom, tive problema com o turbo (reparado na 2ª troca de junta) e danifiquei o virabrequim (reparado ante preenchimento, retifica, nitretação e balanceamento: ficou bom).
Traumatizado desde a 1ª troca de junta, dirijo com um olho na estrada e outro no indicador de temperatura, viajo normalmente com os vidros fechados para ouvir melhor qualquer ruído anormal no motor.
Disso percebi que, após a 1ª troca, quando o motor era muito solicitado (ainda que não muito quente), escutava um borbulhar forte... resolvido com um reaperto no cabeçote.
Depois passei a me ligar na questão do turbo... Ainda fico encucado com ele. Lembro de, em subidas de serra, à alto giro, o motor nem estava tão quente, a viscofan não entrava à toda, mas eu ouvia borbulhas... Acho que o turbo é quem as fazia. Penso que a água fervia pontualmente (só nele) e era suficiente para aumentar a pressão muito acima do 0,9 bar da tampa do radiador, purgando água para o tanque de expansão e para fora.
Mesmo depois de reparado, aquecendo somente seu normal, ainda assim me questiono se acaso o turbo figura entre os vilões das “fervuras”... Ou melhor, não o turbo em si, mas a sua refrigeração.
Já vi, aqui no fórum, referências ao uso de radiador de óleo (extra) para refrigerar mais o óleo que sai do turbo e retorna ao motor, auxiliando no arrefecimento geral. É de ajuda porque retira calor produzido pelo atrito nos mancais da turbina e roda compressora do turbo (buchas). Mas creio que esse desviar do calor que iria à água, circulante por dutos entre os mancais, nem é tão significante se comparado à enorme quantidade de calor vinda da exaustão... Por isso, pensando na taxa de calor produzido e na taxa de calor retirado (as mangueiras do turbo me parecem finas), fico com a impressão de que a fervura da água começa na turbina antes de propriamente no motor...
Humm... Isso merece também um sensor para monitorar a temperatura da água que sai do turbo. E, conforme resultado, será o caso de pensar em mangueiras d’água mais grossas...
Interessante que o motor da sportage tdi 2.0 (mazda FE) é usado sem esse problema crônico de sobreaquecimento em tantos outros veículos (Mazda F engine - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_F_engine#FE)). Alguém sabe dizer algo sobre as mangueiras usadas no arrefecimento do turbo do gran vitara? Será que têm a mesma dimensão? Passam pelos mesmos lugares que as da sportage, do radiador ao turbo? É que a figura da página 6B-2 do manual (Sq420wd_diesel - Download - 4shared - Leo Santis (http://www.4shared.com/office/3dhM-Cbp/Sq420wd_diesel.htm)) parece ser só um esquema...
[]s
bicho
sportage tdi 2.0 ano 2000
rpetrucci
25/06/2013, 17:09
Fiz o meu adaptachion parcial e funcionou 100% ta beleza a viatura.
alexandrodorner
26/06/2013, 05:10
Nossa Alexandro....era essa informação mesmo que eu queria, pois conversei hoje com meu eletricista, e ela me disse pra fazermos sim essa adaptação.....ele só me pediu pra saber quais peças dariam certo.....taí....vc acabou de me presentear com essas informações.
Sem dúvida que vamos sim....fazer essas adaptações, e assim que fizermos, com certeza postarei minhas opiniões, que tenho certeza que serão as melhores possíveis, pois cheguei a pensar como nosso amigo Rpetrucci, a trocar de viatura, mas penso que essa adaptação seja a ideal, pois tropicaliza nosso sistema de arrefecimento.
Não cheguei a por colmeia tripla no radiador como vc havia recomendado, porém aumentei a vazão......que era de 0,7 mm...para 1,4 mm.....dobrou.
Bem....agradeço muito suas informações.....com certeza outros amigos irão utilizá-las.
Grande abraço !!!
Henrique
Henriquemix so´ mais um pitaco , no sistema em que eu desenvouvi a grande sacada foi o reservatorio de expaçao (sistema selado ) pois com ele e´ pocivel controlar a pressao interna do sistema de forma mais precisa , no seu carro e´mais fassio de fazer pois nao tem intercooler para atrapalhar , fixe ele na carcassa do carro bem em cima do cabeçote ou o mais alto possivel , acredite o marcador de temperatura passara a medir melhor a temperatura .
So´ uma ideia para ajudar , bons passeios , boa sorte , valeu ate´.
AlexandroDorner
alexandrodorner
26/06/2013, 05:24
DU,
A minha uso mais para viajar... Na subida de serra, Floripa-Curitiba, sempre tenho que aliviar o pé, senão ela rateia.
Já troquei junta 2 vezes (na 2ª, tive que fazer o motor: troca de cabeçote, retífica, anéis, virabrequim, bronzinas etc).
Uma vez observei que ela somente sofria sobreaquecimento se o turbo entrava (>2000 rpm)... Aí comecei a rodar em baixa rotação (na “manha”, como dizem). Embora o motor diesel tenha torque em baixa rotação, soube da pior forma que isso não era bom, tive problema com o turbo (reparado na 2ª troca de junta) e danifiquei o virabrequim (reparado ante preenchimento, retifica, nitretação e balanceamento: ficou bom).
Traumatizado desde a 1ª troca de junta, dirijo com um olho na estrada e outro no indicador de temperatura, viajo normalmente com os vidros fechados para ouvir melhor qualquer ruído anormal no motor.
Disso percebi que, após a 1ª troca, quando o motor era muito solicitado (ainda que não muito quente), escutava um borbulhar forte... resolvido com um reaperto no cabeçote.
Depois passei a me ligar na questão do turbo... Ainda fico encucado com ele. Lembro de, em subidas de serra, à alto giro, o motor nem estava tão quente, a viscofan não entrava à toda, mas eu ouvia borbulhas... Acho que o turbo é quem as fazia. Penso que a água fervia pontualmente (só nele) e era suficiente para aumentar a pressão muito acima do 0,9 bar da tampa do radiador, purgando água para o tanque de expansão e para fora.
Mesmo depois de reparado, aquecendo somente seu normal, ainda assim me questiono se acaso o turbo figura entre os vilões das “fervuras”... Ou melhor, não o turbo em si, mas a sua refrigeração.
Já vi, aqui no fórum, referências ao uso de radiador de óleo (extra) para refrigerar mais o óleo que sai do turbo e retorna ao motor, auxiliando no arrefecimento geral. É de ajuda porque retira calor produzido pelo atrito nos mancais da turbina e roda compressora do turbo (buchas). Mas creio que esse desviar do calor que iria à água, circulante por dutos entre os mancais, nem é tão significante se comparado à enorme quantidade de calor vinda da exaustão... Por isso, pensando na taxa de calor produzido e na taxa de calor retirado (as mangueiras do turbo me parecem finas), fico com a impressão de que a fervura da água começa na turbina antes de propriamente no motor...
Humm... Isso merece também um sensor para monitorar a temperatura da água que sai do turbo. E, conforme resultado, será o caso de pensar em mangueiras d’água mais grossas...
Interessante que o motor da sportage tdi 2.0 (mazda FE) é usado sem esse problema crônico de sobreaquecimento em tantos outros veículos (Mazda F engine - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_F_engine#FE)). Alguém sabe dizer algo sobre as mangueiras usadas no arrefecimento do turbo do gran vitara? Será que têm a mesma dimensão? Passam pelos mesmos lugares que as da sportage, do radiador ao turbo? É que a figura da página 6B-2 do manual (Sq420wd_diesel - Download - 4shared - Leo Santis (http://www.4shared.com/office/3dhM-Cbp/Sq420wd_diesel.htm)) parece ser só um esquema...
[]s
bicho
sportage tdi 2.0 ano 2000
Em tao existe dois sistema viscoso e´isso mesmo Bicho ? ok e´ bom saber disso porem uso e recomendo eletrico , quanto sobrecarregar o sistema eletrico no meu carro estalei um alternador do motor maxion 2.5 , um bosh mod:127a de 85A .
Bicho uma pergunta o que voce acha de retirar o trocador de calor do oleo e estalar um radiador de oleo esterno de 550ml da SPATURBO ? levanto essa questao por causa da inercia termica do oleo , ele aquece e demora muito para desser a temperatura .
Aguardo resposta desde ja´ obrigado pela atemçao .
AlexandroDorner
Antônio Carlos Dini
26/06/2013, 06:40
Senhores especialistas em Sportage TDI,
Adquiri uma TDI 2001 há 3 meses e venho substituindo um monte de peças da mesma, depois de ter lido aqui no fórum quase tudo sobre o tal do superaquecimento. Preciso de uma dica de vocês em relação à substituição do líquido de arrefecimento, pois ao drená-lo pelo bujão inferior do radiador e pela mangueira inferior, estando fora a tampa do radiador, só saíram 4,5 litros. Completei e drenei várias vezes seguidas e não teve jeito, sempre só 4,5 litros, quando o manual indica 7,9 litros. Então eu penso que os outros 3,4 litros poderiam estar "agarrados" no motor pelo fato de a termostática estar fechada durante a drenagem (fria), não deixando entrar ar pela parte superior do motor e com isso a água não desce. Será isso mesmo? Se não for isso, qual é o mistério da água que não aparece?
Agradeço as possíveis dicas,
Antonio Carlos
... o que voce acha de retirar o trocador de calor do oleo e estalar um radiador de oleo esterno de 550ml da SPATURBO ? levanto essa questao por causa da inercia termica do oleo , ele aquece e demora muito para desser a temperatura .
Alexandrodormer,
grato pela informação do alternador. O original não aguentou?
Sobre o radiador de óleo, não sei lhe dizer... É sobre isso que eu queria saber também. Saber se realmente ajudaria pôr "mais" um radiador de óleo (já que existe o trocador). Ah se eu soubesse até onde a temperatura da água chega ali na saída da turbina...
Por hora, fico só fazendo "conjecturas"... Imagino que uma maior refrigeração do óleo ajudaria a baixar a temperatura da água... Reduziria a inércia térmica do óleo... Mas, até que ponto isso seria bom? A queima correta do diesel depende de alta temperatura... (mas não excessiva, é claro)
A princípio a idéia é instalar um radiador de óleo (caso necessário, dependeria de saber...) entre a saída do turbo e o trocador de óleo (eu não mexeria nele). Cogito instalar porque me lembro de ter lido (acho que nesse fórum) que alguém instalou um radiador numa L200 td.
Já vi noutros fóruns gente dizendo que até instalou o radiador de óleo antes do turbo, e que esse durou mais tempo sem manutenção... Curioso... Tinha cá prá mim que isso prejudicaria a rápida lubrificação dos mancais da turbina na hora da partida (motor frio)...
E, só prá apimentar a coisa, há a questão de trocadores que usam flange termostática, só liberando a circulação do óleo após atingir certa temperatura. Não sei se é o caso da sportage tdi, também gostaria de saber isso... O manual técnico não diz; não vou mexer, nem tirar o da minha.
Além do mais, instalar um radiador de óleo (antes ou depois do turbo) pode implicar numa circulação de óleo um pouco menor, por causa da perda de carga; é mais tubulação se opondo à passagem do óleo.
Em suma, o que posso dizer é que não tenho resposta... Faço minha a sua pergunta... Tenho tanta curiosidade quanto!
[]s
bicho
Djalma colombo
26/06/2013, 22:03
Antonio não sou especialista em tdi, a minha é a gasolina, mas o principio é o mesmo, a água que sai pelo dreno do radiador é esta quantidades mesmo, seu raciocinio esta certo, com a termostatica fechada a água que esta dentro do motor não sai, pra sair vc tem que soltar outra mangueiras e funcionar o motor para retirar toda a água, é um serviço cauteloso mas não é dificil, se a água que saiu do radiador estiver clara, não é preciso fazer esta operação, somente a troca da que esta no radiador. Me corrijam os camaradas mais experientes se eu estiver errado!
alexandrodorner
27/06/2013, 05:26
Alexandrodormer,
grato pela informação do alternador. O original não aguentou?
Sobre o radiador de óleo, não sei lhe dizer... É sobre isso que eu queria saber também. Saber se realmente ajudaria pôr "mais" um radiador de óleo (já que existe o trocador). Ah se eu soubesse até onde a temperatura da água chega ali na saída da turbina...
Por hora, fico só fazendo "conjecturas"... Imagino que uma maior refrigeração do óleo ajudaria a baixar a temperatura da água... Reduziria a inércia térmica do óleo... Mas, até que ponto isso seria bom? A queima correta do diesel depende de alta temperatura... (mas não excessiva, é claro)
A princípio a idéia é instalar um radiador de óleo (caso necessário, dependeria de saber...) entre a saída do turbo e o trocador de óleo (eu não mexeria nele). Cogito instalar porque me lembro de ter lido (acho que nesse fórum) que alguém instalou um radiador numa L200 td.
Já vi noutros fóruns gente dizendo que até instalou o radiador de óleo antes do turbo, e que esse durou mais tempo sem manutenção... Curioso... Tinha cá prá mim que isso prejudicaria a rápida lubrificação dos mancais da turbina na hora da partida (motor frio)...
E, só prá apimentar a coisa, há a questão de trocadores que usam flange termostática, só liberando a circulação do óleo após atingir certa temperatura. Não sei se é o caso da sportage tdi, também gostaria de saber isso... O manual técnico não diz; não vou mexer, nem tirar o da minha.
Além do mais, instalar um radiador de óleo (antes ou depois do turbo) pode implicar numa circulação de óleo um pouco menor, por causa da perda de carga; é mais tubulação se opondo à passagem do óleo.
Em suma, o que posso dizer é que não tenho resposta... Faço minha a sua pergunta... Tenho tanta curiosidade quanto!
[]s
bicho
Entao Bicho , troquei o alternador por causa de que o original tinha uma vida utio muito curta e gerava uma carga muito baixa pois vou estalar um son mais pesadinho .
Estou desenvouvendo um progeto de estalar uma tgv no meu carro , com o obigetivo de aumentar o torki , economia de combustivel e durabilidade do motor , a tgv mais cotada e´ gt1549v que e´ refrigerada a oleo , ou seja com a tgv a temperatura do oleo deve aumentar , avalio eu que fauta de calor no oleo nao vai fautar na verdade o problema sera outro o ecesso de calor , dai a nessecidade do radiador de oleo .
Bicho um grande problema que todos nos temos e´ a falta de informaçoes sobre essas melhorias , ja´ revirei este forun e nao encontrei nada sobre estalar uma tgv nesse motor se voce souber de algun lugar que tenha essas e outras informaçoes eu agradesso desde ja´ obrigado .
AlexandroDorner
....uma tgv no meu carro...
AlexandroDorner,
opa, instalar tgv? Não sei dizer... É que a minha sportage já é tdi (turbo diesel)...
[]s
bicho
filipezanrosso
27/06/2013, 15:25
tgv é uma turbina de geometria variável, usada em motores mais modernos que os nossos tdi.
O pessoal mais "expert" do fórum já explica melhor mas pelo que já lí sobre a tgv ela entrega a potência de maneira progressiva, já as nossas turbinas funcionam somente dentro de uma faixa de rotação mais restrita.
Antônio Carlos Dini
27/06/2013, 19:55
Antonio não sou especialista em tdi, a minha é a gasolina, mas o principio é o mesmo, a água que sai pelo dreno do radiador é esta quantidades mesmo, seu raciocinio esta certo, com a termostatica fechada a água que esta dentro do motor não sai, pra sair vc tem que soltar outra mangueiras e funcionar o motor para retirar toda a água, é um serviço cauteloso mas não é dificil, se a água que saiu do radiador estiver clara, não é preciso fazer esta operação, somente a troca da que esta no radiador. Me corrijam os camaradas mais experientes se eu estiver errado!
Djalma, obrigado pela informação.
Sendo assim, devo colocar mais Lubrax, porque couberam somente 2 litros e a proporção 40% x 60% não está correta, pois já existiam 3 litros de água pura que não saíram. Antes de eu ter mexido nesse negócio, o nível do líquido do radiador não abaixava e depois começou abaixar,indo p/ o tanque de expansão,com tampa 0,9bar nova.
alexandrodorner
28/06/2013, 05:15
AlexandroDorner,
opa, instalar tgv? Não sei dizer... É que a minha sportage já é tdi (turbo diesel)...
[]s
bicho
Fala Bicho da ilha belesa ? sucegado ?
Assim TDI referi-se a turbo diesel intercooler .
TGV turbina de geometria variavel .
Bicho nao veja essa idea de estalar uma tgv como um tunning mas sim como uma melhoria na vida utio do motor e almento do torki em baichas rotaçoes , melhoria do conçumo de combustivel e menor inpacto ambiental (menos fumaça preta ).
Muita gente dis que o sportage e´ fumaçero (defumador de musquito ) a ideia e´ transformar aquela fumaça em torki , aproveitando assim melhro o combustivel .
A questao e´ complecsa , ate´ agora nao encontrei ninguem que tenha feito essa melhoria em tao qualquer informaçao e´ sempre benbinda .
Obrigado desde ja´ .
AlexandroDorner
Estou procurando radiador novo para minha sportage tdi 2.0.
Na net e em auto-peças só tenho visto o radiador da mrdi... Inclusive sendo vendido como para a tdi. Contudo é diferente, pois na tdi a entrada de água no radiador fica, olhado do motor para a frente do veículo, no canto inferior direito. E a saída, no superior esquerdo.
O original da tdi é de cobre... Mas se alguém tiver sugestão de algum de alumínio também serve...
Ah, assim que eu conseguir baixar o catálogo eletrônico, se lá tiver o código, informarei o do radiador.
catálogos de peças da kia:
Microcat KIA 12.2012 Multilanguage » Monster Download - search Torrents, Mediafire, MegaUpload (http://monsterdl.com/software_free/26893-microcat-kia-122012-multilanguage.html)
Microcat Hyundai 2013/02 - 2013/03 » Monster Download - search Torrents, Mediafire, MegaUpload (http://monsterdl.com/software_free/37403-microcat-hyundai-2013-02-2013-03.html)
Desde já agradeço qualquer sugestão de onde comprar (preferencialmente em Curitiba/PR e região ou em Florianópolis/SC e região)
Sds.,
bicho
alexandrodorner
09/07/2013, 06:01
Na net e em auto-peças só tenho visto o radiador da mrdi... Inclusive sendo vendido como para a tdi. Contudo é diferente, pois na tdi a entrada de água no radiador fica, olhado do motor para a frente do veículo, no canto inferior direito. E a saída, no superior esquerdo.
O original da tdi é de cobre... Mas se alguém tiver sugestão de algum de alumínio também serve...
Ah, assim que eu conseguir baixar o catálogo eletrônico, se lá tiver o código, informarei o do radiador.
Microcat KIA 12.2012 Multilanguage » Monster Download - search Torrents, Mediafire, MegaUpload (http://monsterdl.com/software_free/26893-microcat-kia-122012-multilanguage.html)
Microcat Hyundai 2013/02 - 2013/03 » Monster Download - search Torrents, Mediafire, MegaUpload (http://monsterdl.com/software_free/37403-microcat-hyundai-2013-02-2013-03.html)
Desde já agradeço qualquer sugestão de onde comprar (preferencialmente em Curitiba/PR e região ou em Florianópolis/SC e região)
Sds.,
bicho
Tudo bem com voce Bichao ?
Bicho (porque bicho?) assim acredito eu que para voce seria o mais indicado trocar apenas as coumeias e conservar as tampas superior e inferior , junto com este trabalho ja´ pode ser feita uma melhoria de trocar as coumeias de 2 favolos por uma de 3 favolos (favolos de 1.4mm e nao o de 0.7 que e´ o original) com isso aumentaria bastante a capacidade de traca de calor , nao recomendo trocar por radiador de aluminio pois troca menos calor e e´ mais sujeito a corrosao .
Bicho aqui em jaragua tem duas oficinas que poden fazer o serviço e em blumenal tambem tem se para voce for mais comodo .
Bons passeios um abraço ate´ .
AlexandroDorner
Sds.,
bicho
O da besta não serve?
Pela foto tem a mesma descrição que você fez.:concordo:
Veja esse link.
A loja fica em São José/SC.
KIA (http://www.casadaventoinha.com.br/303-kia)
O da besta não serve?
Glaicon,
grato pela ajuda. Vou verificar!
Mas fico com a impressão, pela foto, que é um pouco mais baixo e pouco mais largo... Parece condizer com as dimensões do catálogo das colméias da pinguim (http://www.radiadorespinguim.com.br/Linha_Leve.pdf):
- sportage: 455x525 cm
- besta 2.2: 348x560 cm
Contudo, vale eu dar uma conferida... Vai que sirva.
Grato,
bicho
Glaicon,
grato pela ajuda. Vou verificar!
Mas fico com a impressão, pela foto, que é um pouco mais baixo e pouco mais largo... Parece condizer com as dimensões do catálogo das colméias da pinguim (http://www.radiadorespinguim.com.br/Linha_Leve.pdf):
- sportage: 455x525 cm
- besta 2.2: 348x560 cm
Contudo, vale eu dar uma conferida... Vai que sirva.
Grato,
bicho
As vezes no site diz que não tem o produto.
Mas se você ligar é possível que tenha.
Ou seja, eles não atualizam as informações da página.:concordo:
a1000ton
15/07/2013, 23:06
Amigos comprei a pouco uma sportage 2000 a diesel intercooller,gostaria de saber se eu instalar uma ventoinha eletrca não seria uma solução para evitar um possível aquecimento? Se sim algem sabe me indicar qual a ventoinha eletrica indicada para colocar?
rpetrucci
16/07/2013, 12:19
Queridos amigos
Gostaria de agradecer a todos a atenção e ajudas que foram dadas a mim e aos problemas que tive.
GRAÇAS A DEUS CONSEGUI me livrar dessa BOMBA chamada SPORTAGE, e recomendo a quem tiver a oportunidade que façam o mesmo !
VALEU!
Queridos amigos
Gostaria de agradecer a todos a atenção e ajudas que foram dadas a mim e aos problemas que tive.
GRAÇAS A DEUS CONSEGUI me livrar dessa BOMBA chamada SPORTAGE, e recomendo a quem tiver a oportunidade que façam o mesmo !
VALEU!
Que bom que se livrou dela rpetrucci, mas o fato de seu seu mecanico não ter sido competente para resolver o problema não significa que a sportage seja uma bomba. Se não teve sorte, sinto muito...
[]s
(DU)
ViniFreitas
16/07/2013, 14:55
Queridos amigos
VALEU!
Que pena que você considerava seu carro uma Bomba, mas acho que não seria justo colocar todas as Sportages nesse bolo, gosto muito do meu carro e até pensei em vender pra viajar agora no começo do ano, mas nem tive coragem de anunciar nem nada e ainda bem que não deu certo. Pois pra mim é um carro que se feita a manutenção preventiva corretamente nunca te da dor de cabeça.
As alegrias que ela ja me proporcionou são fora de série, semana retrasada por exemplo, choveu muito em São Lourenço da Serra e o sitio do meu tio tem uma ladeira que 4x2 sofre pra subir no seco, no molhado então nem se fala. Pois a minha Sportage com os pneus carecas subiu um corolla, e um santana carregado, e uma s10 cabine simples vazia. Sem sofrer!!!
Todos os carros podem se tornar bombas! Todos! Alguns com maior predisposição que outros. Mas todos!
Queridos amigos
VALEU!
Conte mais o que aconteceu,
Tivemos 2 sportages, 1 gasolina 1997 e atualmente uma diesel 2001
Nunca tivemos problemas para considerar o carro uma bomba, há defeitos, como o sistema de roda livre não atender, mas de resto o carro é 100%
Não adianta querer comparar o custo de manutenção de um SUV, importado, com um carro popular.
Djalma colombo
17/07/2013, 19:53
Tenho a minha a quase 3 anos e como todo carro que foi mal cuidado tem seus problemas, para ajudar agora queimou outro bico e ainda ta com vazamento na junta da bomba de oleo alem de ta com um vedante de valvula vazando, mas adoro o carro, primcipalmente pela manhã quando funciono e acrodo os vizinhos! kkkkk...
cegandrade
17/07/2013, 23:45
A minha é uma bomba mesmo, mais uma bomba que me da raiva e muita mais alegria. Desde que comprei tive que fazer muita coisa, pois o dono anterior era um porco. Essa semana por exemplo estou em viagem de férias com ela, e toda revisada no meio do percurso começou a falhar na gasolina, depois de alguns testes desliguei o maf e o bendito parou de falhar. Resultado, estou continuando a viagem com o maf desligado, o carro ficou um pouco diferente, mais esta seguindo a viagem perfeitamente. Quero ver um outro carro aguentar o que o meu esta aguentando, uso ele principalmente para acesso ao meu sitio que é terrível e ele da conta na boa.
a1000ton
18/07/2013, 16:03
CEGANDRADE desculpa a minha ignorância mas o que é o maf?
CEGANDRADE desculpa a minha ignorância mas o que é o maf?
É um sensor para medição de massa de AR, é um dos componentes que agem na regulagem e modo de operação da injeção eletronica.
Baseado nos valores de leitura do MAF, ele passa pra injeção quanto de combustivel, mistura de ar, deverá ser entregue na camara de combustão.
Tem também outros vários sensores em todo o conjunto, sensor de oxigenio, sensor de queima, etc...
André Fernandes
19/07/2013, 13:19
tambem concordo, o Carro é pica..
tenho o meu a 3 anos tambem e a maioria do problema que a pessoa tem com esse carro é mao de obra porca e falta de manutenção...
a1000ton
21/07/2013, 01:56
-amigos como eu já falei sou novo é otário,pois quanto comprei a minha sportage o cara me disse que era 2000,e ontem olhando os documentos com calma em casa vi que ela é 99,mas esta bonita,hoje conversando com um picareta de automóvel ,ele tem uma ano 2000 e disse que a minha esta mais inteira que a dele,e que a minha já temem o expansor de água,ele avaliou a minha em r$ 27000,00,pois a dele que é um ano mais nova que a minha ele esta pedindo r$ 22000,oo,é não tem o expansor de água
SPORTAGE 99 A DIESEL INTECOOLER
André Fernandes
24/07/2013, 18:55
pessoal lugar que troca a comeia do radiador de nossas viaturas no rio de janeiro, ???
ta baixando 0,5 litros de agua todo dia levei pra soldar e o rapaz falou que nao compensa nao, porque ficou um tempo sem aditivo ai quando eu comprei ela a 2 anos coloquei ai corroeu tudo,
Boa noite !
Devido ao problema que estava com a temperatura da minha sportage retirei o cabeçote foi feita a a a retifica do mesmo testado não esta com trincas , troquei a bomba de aguá todas as juntas e retirei o miolo da válvula termostática , fiz limpeza de bicos , limpeza de radiador. Porem estou com o problema de em transito pesado muito congestionado começa a falhar , moro em araucária região metropolitana de curitiba , não sei onde tem mecanica que tenha o chicote para passar o sensor . o problema de estar fervendo pelo jeito esta resolvido.
Boa noite !
Devido ao problema que estava com a temperatura da minha sportage retirei o cabeçote foi feita a a a retifica do mesmo testado não esta com trincas , troquei a bomba de aguá todas as juntas e retirei o miolo da válvula termostática , fiz limpeza de bicos , limpeza de radiador. Porem estou com o problema de em transito pesado muito congestionado começa a falhar , moro em araucária região metropolitana de curitiba , não sei onde tem mecanica que tenha o chicote para passar o sensor . o problema de estar fervendo pelo jeito esta resolvido.
Olhe eu sei que na Paraná Diesel, próximo a PUCPR, ali na francisco nunes eles realizam instalação de sensor, e dão manutenção para as nossas queridas. Sempre levo lá. Pessoal meche muito com sportage/besta/bongo
Djalma colombo
04/08/2013, 12:03
Tomkiw, a sua é diesel ou gasolina? Se for diesel aqui em colombo tem o pessoas do "japa"e os cara são fera em motor diesel!
Tomkiw, a sua é diesel ou gasolina? Se for diesel aqui em colombo tem o pessoas do "japa"e os cara são fera em motor diesel!
A minha é a gasolina 99 16 v
Olhe eu sei que na Paraná Diesel, próximo a PUCPR, ali na francisco nunes eles realizam instalação de sensor, e dão manutenção para as nossas queridas. Sempre levo lá. Pessoal meche muito com sportage/besta/bongo
boa tarde ! A minha sportage é uma Gran 99 gasolina 16v , onde vc falou deve mexer somente com diesel.
Djalma colombo
04/08/2013, 19:14
Tomkiw, vo verificar se ainda tem um cara no Bacacheri que mexia com nossos motores a gasolina, pego tel e endereço e te passo, na pior conheço um meca que é bom tambem mais í é aqui em colombo proximo ao atuba!
boa tarde ! A minha sportage é uma Gran 99 gasolina 16v , onde vc falou deve mexer somente com diesel.
Eles mexem também com a gasolina, na verdade um dos funcionários de lá, era da vecopar antigamente, então mexia em toda linha KIA, da uma ligada lá.
Abraço
Tomkiw, vo verificar se ainda tem um cara no Bacacheri que mexia com nossos motores a gasolina, pego tel e endereço e te passo, na pior conheço um meca que é bom tambem mais í é aqui em colombo proximo ao atuba!
Blz! c conseguir é bom porq estou trabalhando entre 4 barras e colombo, bem pertinho.desde já agradeço.
DouglasMac
06/08/2013, 23:56
Queridos amigos
VALEU! rpetrucci, obrigado pela consideração com a turma/família de amigos SPTs que você usou até quando precisou e, agora ofende as nossas viaturas/xodós. Parabéns por sua educação, sensatez e caráter. Se não percebeu, o SPT que você comprou era uma bomba mesmo, talvez se mereçam. Venha aqui conhecer 2 espetaculares e babar. Desculpem aí...mas não aceito desaforo!
rpetrucci, obrigado pela consideração com a turma/família de amigos SPTs que você usou até quando precisou e, agora ofende as nossas viaturas/xodós. Parabéns por sua educação, sensatez e caráter. Se não percebeu, o SPT que você comprou era uma bomba mesmo, talvez se mereçam. Venha aqui conhecer 2 espetaculares e babar. Desculpem aí...mas não aceito desaforo!
Vendi minha Sportage há três anos, e continuo participando dos tópicos.
Realmente, não havia qualquer necessidade do RPetrucci em ser indelicado com os demais.
Tomemos apenas como um desabafo e, segue a vida.:concordo:
André Fernandes
10/08/2013, 15:38
Boa tarde pessoal,...
ta acontecendo o seguinte,
o carro ta com a ventoinha nova, Original.
valvula nova original,
tampa do radiador original,
mangueiras trocadas.,
braçadeiras trocadas e conferidas,
bomba da agua nova( a unica que nao é original, )
colmeia do radiador nova tmb,
enfim, tudo novo,
mais ai acontece o seguinte com o carro, quando pego estrada, depois de algum tempo, ele enche o reservatório de expansão, e a temperatura começa a subir, aconteceu antes de trocar tudo, e agora que troquei tudo,
esse sintoma comecou quando eu triquei a bomba da agua, mais meu mecanico disse que nao tem nada haver, e que ta com cara de cabeçote,
queria saber como que faz esse testa da garrafinha, que ate agora nao entendi, e se tem mais alguma coisa que possa ser conferido, nao quero chegar ao ponto de mexer em cabeçote,
o carro ta muito novo, 140 mil km rodados, desde já muito obrigado.
Djalma colombo
10/08/2013, 21:39
André, verifica se a tampa do radiador esta correta e não esta danificada, mesmo sendo nova, e se a ventoinha não esta invertida, ela tem que puxar o ar para o motor!
André Fernandes
10/08/2013, 23:15
André, verifica se a tampa do radiador esta correta e não esta danificada, mesmo sendo nova, e se a ventoinha não esta invertida, ela tem que puxar o ar para o motor!
a ventoinha ta ok, puxa pra dentro do motor mesmo,.. sabe como faz aquele teste do copo,
a ventoinha ta ok, puxa pra dentro do motor mesmo,.. sabe como faz aquele teste do copo,
Pegue um copo com água.
Com o motor ligado retire a tampa do vaso expansor.
Junto virá a mangueirinha que faz o vai e vem da água.
Coloque a ponta da mangueira no fundo copo e observe se faz bolhas.
Se fizer...:curtir_nao:
André Fernandes
13/08/2013, 21:24
Pegue um copo com água.Com o motor ligado retire a tampa do vaso expansor.Junto virá a mangueirinha que faz o vai e vem da água.Coloque a ponta da mangueira no fundo copo e observe se faz bolhas.Se fizer...:curtir_nao:Sério, pior que tá fazendo, tem certeza que e sinal de junta babada ?
Sério, pior que tá fazendo, tem certeza que e sinal de junta babada ?
Se você disse que a tampa do radiador é nova, então eu concluo que ela não tem defeito.
Por isso, a tampa não está aguentando a pressão, que passa do motor para os dutos de refrigeração.
Como? Pelo cabeçote trincado!
Outro teste: com o motor totalmente frio, tire a tampa do radiador e ligue o motor.
Se começar a cuspir água fora após uns 20 segundos...:curtir_nao:
André Fernandes
24/08/2013, 10:31
descobrir o que era.........., era vazamento canalha, mês passado troquei a bomba de agua porque o mecanico disse que estava vazando pelo reparo,, ai coloquei um aditivo de marca paraguay so pra nao enferrujar e depois disso continuei precisando completar a agua como disse anteriormente, ai essa semana coloquei o aditivo de verdade
paraflu, (coolant) 50% e 50% agua desmineralizada, e descobrir que ainda existia vazamento na mesma hora, hoje mesmo um mecanico de verdade(que trabalha na kia) vai tirar esse fazamento pra mim, que parece ta vindo de alguma pastilha da agua,
enfim, nem sempre é cabeçote graças a deus, ufaaaaaa
nem dormir esse dias por causa desse medo.
descobrir o que era.........., era vazamento canalha, mês passado troquei a bomba de agua porque o mecanico disse que estava vazando pelo reparo,, ai coloquei um aditivo de marca paraguay so pra nao enferrujar e depois disso continuei precisando completar a agua como disse anteriormente, ai essa semana coloquei o aditivo de verdade
paraflu, (coolant) 50% e 50% agua desmineralizada, e descobrir que ainda existia vazamento na mesma hora, hoje mesmo um mecanico de verdade(que trabalha na kia) vai tirar esse fazamento pra mim, que parece ta vindo de alguma pastilha da agua,
enfim, nem sempre é cabeçote graças a deus, ufaaaaaa
nem dormir esse dias por causa desse medo.
Desculpe-me por dar uma de Urubulino, mas é difícil fugir de desse problema.
Que bom que foi só isso.:concordo:
André Fernandes
25/08/2013, 11:21
nada Glaicon, segunda feita vou dar um coro na bixa pra vê se ta tudo ok, graças a deus era vazamento,
acho que sou o primeiro dono que fica feliz em encontrar vazamento no carro.
andersoncolares
26/08/2013, 14:51
Pessoal, após trocar as correias da minha VTR, ela começou a baixar água do radiador, coisa que nunca acontecera anteriormente. Dia desses notei uma marca de água ferruginosa ao lado da tampa do radiador. O reservatório na lateral do radiador está sempre no nível, mas o radiador pega cerca de 100 a 500 Ml por semana conforme o uso. Alguma dica de teste a ser feito para descobrir o real motivo disto? Não há marca de água no chão e notei também que o consumo dela aumentou. Nesta terça trocarei o óleo do motor, todos os filtros e o óleo do diferencial e do câmbio. Sei que isto deve melhorar algumas coisas, mas estou receoso quanto ao radiador. Abraços e já agradeço toda e qualquer opinião.
André Fernandes
26/08/2013, 18:28
quando a viatura trabalha mais quente a gente nota que bebe um pouco mesmo, provavelmente é algum vazamento sim, procure um ótimo mecanico que pode ser alguma mangueira ou alguma pastilha de agua, e acaba que deixa a gente maluco mesmo, mais fica despreocupado que se nao deixou ferver ate o limite nao e nada serio, pode ser tmb a tampinha do radiador, enfim inúmeras coisas, comece pelo mais simples, o meu esta com o mesmo sintoma e hoje deixei na oficina pra procurar e so amanha ta pronto, mais com a certeza de nunca mais ter dor de cabeça.
filipezanrosso
26/08/2013, 21:31
Pessoal, após trocar as correias da minha VTR, ela começou a baixar água do radiador, coisa que nunca acontecera anteriormente. Dia desses notei uma marca de água ferruginosa ao lado da tampa do radiador. O reservatório na lateral do radiador está sempre no nível, mas o radiador pega cerca de 100 a 500 Ml por semana conforme o uso. Alguma dica de teste a ser feito para descobrir o real motivo disto? Não há marca de água no chão e notei também que o consumo dela aumentou. Nesta terça trocarei o óleo do motor, todos os filtros e o óleo do diferencial e do câmbio. Sei que isto deve melhorar algumas coisas, mas estou receoso quanto ao radiador. Abraços e já agradeço toda e qualquer opinião.
Nestes ultimos dias a minha teve o mesmo sintoma, sumiço de uns 100 ml de água por semana, depois de mais alguns dias começei a perceber tb marcas de agua com ferrugem perto da tampa dpo radiador...
depois de trocada a tampa não deu mais problema, alias tá até trabalhando bem mais fria do que antes..
tira a tampa e observa como tá a borracha, provavelmente vai estar ressecada ou trincada...
[]s
pomerode4x4
26/08/2013, 23:35
Pessoal,
Minha sportage está com 160.000km e nunca foi feito motor, e logo chega o verão...além de trocar tampinha do radiador, termostato, solução do radiador com frequencia, o que mais posso fazer para evitar problemas de fervura? Li alguns tópicos sobre o assunto e vi que muita gente trava a ventoinha. Boa opção?
Djalma colombo
27/08/2013, 09:12
Bom dia Pomerode, travar a ventoinha ajuda sim, mas tambem aumenta o barulho, consumo, perde um poco de potencia, o ideal é instalar um sistema auxiliar para leitura da temperatura se caso vc viaje muito, a minha esta com o sistema original, vlavula termsostatica, tampa do radiador e acoplamento viscoso troquei quando peguei a viatura a quase 3 anos, nunca deu problema e a cada 2 dias verifico tudo, mangueiras, possiveis vazamentos entre outras coisas, o fundamental é observar o comportamento da vtr conforme o trecho que vai rodar e a temperatura ambiente!
pomerode4x4
27/08/2013, 23:10
Boa noite Djalma!
Pois é, até que eu não ligo pro aumento do barulho e para perda de potência não muito significativa. Quero garantir o motor dela por um tempo ainda haha..
Mas no mais está tudo funcionando mesmo, foram trocadas as velas aquecedoras, radiador não baixa nada de solução, acoplamento viscoso sempre funcionou no verão..
mas como eu pego muito engarrafamento aqui na região quero ir no garantido :P
Acho que vou providenciar o sistema auxiliar de monitoramento da temperatura, daí qualquer coisa dá tempo ainda :P
valeu Djalma!
Boa noite Djalma!
Pois é, até que eu não ligo pro aumento do barulho e para perda de potência não muito significativa. Quero garantir o motor dela por um tempo ainda haha..
Mas no mais está tudo funcionando mesmo, foram trocadas as velas aquecedoras, radiador não baixa nada de solução, acoplamento viscoso sempre funcionou no verão..
mas como eu pego muito engarrafamento aqui na região quero ir no garantido :P
Acho que vou providenciar o sistema auxiliar de monitoramento da temperatura, daí qualquer coisa dá tempo ainda :P
valeu Djalma!
Se pegas muito engarrafamento, então sugiro colocar uma ventoinha elétrica à frente do radiador.
Quanto a travar a ventoinha mecânica, ela não foi feita para girar direto, tendo casos, aqui no fórum, de fadiga e quebra do rolamento da mesma, causando prejuízos maiores.
Não faça isso.:concordo:
andersoncolares
28/08/2013, 17:09
quando a viatura trabalha mais quente a gente nota que bebe um pouco mesmo, provavelmente é algum vazamento sim, procure um ótimo mecanico que pode ser alguma mangueira ou alguma pastilha de agua, e acaba que deixa a gente maluco mesmo, mais fica despreocupado que se nao deixou ferver ate o limite nao e nada serio, pode ser tmb a tampinha do radiador, enfim inúmeras coisas, comece pelo mais simples, o meu esta com o mesmo sintoma e hoje deixei na oficina pra procurar e so amanha ta pronto, mais com a certeza de nunca mais ter dor de cabeça.
Valeu André. Vou fazer esta verificação geral no sistema e nas mangueiras.
Abraços
andersoncolares
28/08/2013, 17:12
Nestes ultimos dias a minha teve o mesmo sintoma, sumiço de uns 100 ml de água por semana, depois de mais alguns dias começei a perceber tb marcas de agua com ferrugem perto da tampa dpo radiador...
depois de trocada a tampa não deu mais problema, alias tá até trabalhando bem mais fria do que antes..
tira a tampa e observa como tá a borracha, provavelmente vai estar ressecada ou trincada...
[]s
Boa tarde Filipe, você tem razão. A borracha está ressecada mesmo. Fico feliz em saber que melhorou só de trocar a tampa. Menos mal.
Abraços
filipezanrosso
28/08/2013, 19:43
Boa tarde Filipe, você tem razão. A borracha está ressecada mesmo. Fico feliz em saber que melhorou só de trocar a tampa. Menos mal.
Abraços
Na minha deu certo, foi um belo susto a subida da temperatura..
fico na torcida para que seja a mesma coisa na tua!!
Abraço!
DouglasMac
28/08/2013, 20:18
No fundo do gargalo do radiador tem outra borracha, cuidado com ela, troquem.
andersoncolares
28/08/2013, 22:51
Onde exatamente fica isso Douglas? a minha não chegou a subir o ponteiro não, mas quando fui verificar o óleo para agebdar a troca, vi o vazamento pela tampa em cor de ferrugem.
André Fernandes
29/08/2013, 23:11
explica essa borracha douglas, no meu radiador tem somente a borracha da tampa do radiador, vc esta dizendo que no bucal tem outra borracha?
se tem, ta ai a explicação de tantas pessoas achando que esta perdendo compressão o radiador, rs
André Fernandes
29/08/2013, 23:19
manda fotos dessa borrachinha ^^
André Fernandes
29/08/2013, 23:32
caramba douglas, corri na rua conferir e o meu nao tem essa borracha nao,.........tem apenas a da tampa do radiador.
Douglas, que eu saiba originalmente não tem essa borracha no gargalo do radiador, só na tampa que são duas borrachas.
[]s
(DU)
André Fernandes
30/08/2013, 09:59
todo mundo tenso esperando a resposta do douglas, eauuheha
explicaria esses problemas de aquecimento a falta da borrachinha,
Não explicaria não André, todas as sportages que conheço não tem essa borracha e não aquecem, inclusive a minha, como ja disse, originalmente não existe essa borracha.
[]s
(DU)
André Fernandes
30/08/2013, 10:14
entendo... mais se reparar bem, ela tem uma uma valinha ali que caberia perfeitamente um ring. repara so.
abri o 4x4brasil agora so pra vê se tinha resposta do Douglass, tenso
Aquele rebaixo existe por causa do ressalto pra vedar na borracha da tampa, e não pra um oring.
Mas vamos aguardar...
[]s
(DU)
pomerode4x4
30/08/2013, 23:26
Se pegas muito engarrafamento, então sugiro colocar uma ventoinha elétrica à frente do radiador.
Quanto a travar a ventoinha mecânica, ela não foi feita para girar direto, tendo casos, aqui no fórum, de fadiga e quebra do rolamento da mesma, causando prejuízos maiores.
Não faça isso.:concordo:
Obrigado pelo esclarecimento Glaicon
estava prestes a travar ela mesmo mas acho que vou colocar uma elétrica :D
Tem algum modelo de ventoinha de algum carro que funcione legal na sportage?
Obrigado pelo esclarecimento Glaicon
estava prestes a travar ela mesmo mas acho que vou colocar uma elétrica :D
Tem algum modelo de ventoinha de algum carro que funcione legal na sportage?
Boa leitura.:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/47502-ventoinha-eletrica-adaptacao.html?highlight=ventoinha+el%E9trica
André Fernandes
31/08/2013, 10:38
cade tu Douglasmac, kkkkkkk
to curioso pra vê essa borrachinha,
Djalma colombo
31/08/2013, 22:09
kkkkk, o André, essa de querer ver a borrachinha do douglas pegou mal! kkkkk...
André Fernandes
01/09/2013, 12:12
dei molinho mesmo, mais o que ta feito ta feito, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
DouglasMac
01/09/2013, 22:26
Ow Turma, desculpem jogar o assunto e sumir...mas vamos lá! Cada modelo (diesel 2.2, diesel 2.0 - gasolina 96/98 e gasolina 99 >) usam um tipo de vedação no radiador. Mas, tá fácil de resolver. 1- Medir o fundo do bocal do radiador até a borda onde fecha a tampa. 2- comparar com a altura da tampa (original) a partir da sua base de encaixe no radiador estando semi-comprimida, se forem medidas iguais não usam a borracha no fundo do bocal, se faltar uns 3mm, é do modelo que usa a vedação por borracha para dar pressão e vedar. OK?
André Fernandes
02/09/2013, 08:48
Ow Turma, desculpem jogar o assunto e sumir...mas vamos lá! Cada modelo (diesel 2.2, diesel 2.0 - gasolina 96/98 e gasolina 99 >) usam um tipo de vedação no radiador. Mas, tá fácil de resolver. 1- Medir o fundo do bocal do radiador até a borda onde fecha a tampa. 2- comparar com a altura da tampa (original) a partir da sua base de encaixe no radiador estando semi-comprimida, se forem medidas iguais não usam a borracha no fundo do bocal, se faltar uns 3mm, é do modelo que usa a vedação por borracha para dar pressão e vedar. OK?
e como seria essa borracha?
é vendida na kia ou comprar um ring que caiba na valinha resolve, ?
derrepente muito cabeçote que foi aberto por ai era a borrachinha, (derrepente)
Desculpe Douglas, Não estou duvidando da sua palavra, mas nunca vi essa borrachinha, nem no catalogo de peças. Será que o seu gargalo não esta mais alto?
Da parte mais alta do fundo do gargalo ate a borda tem que dar 16 mm, nas a gasolina sei que não usam, e se as diesel usarem a mesma tampa e a altura do gargalo for de 16 mm tbm não usam.
E tomem cuidado, se forem querer colocar só pra ver se melhora, essa borrachina vai almentar a pressão da mola da tampa e consequentemente almentar a pressão nos sistema e estourar alguma mangueira que esteja velha.
[]s
(DU)
andersoncolares
02/09/2013, 18:31
Desculpe Douglas, Não estou duvidando da sua palavra, mas nunca vi essa borrachinha, nem no catalogo de peças. Será que o seu gargalo não esta mais alto?
Da parte mais alta do fundo do gargalo ate a borda tem que dar 16 mm, nas a gasolina sei que não usam, e se as diesel usarem a mesma tampa e a altura do gargalo for de 16 mm tbm não usam.
E tomem cuidado, se forem querer colocar só pra ver se melhora, essa borrachina vai almentar a pressão da mola da tampa e consequentemente almentar a pressão nos sistema e estourar alguma mangueira que esteja velha.
[]s
(DU)
Num tô falando que esse EDuarte é fera!:palmas: o cara saca de tudo. Este é meu orientador.:idea:
Djalma colombo
02/09/2013, 22:32
Aí Douglas poe uma foto da borrachinha pra galera ver!
André Fernandes
02/09/2013, 22:33
po pessoal, acho que o Douglas tem razão, o meu ia jogando agua pro reservatorio de expansão e eu estava desconfiado até de ser cabeçote, fiz um gambitech e utilizei a borrachinha de outra tampa antiga e cologuei na tampa nova, ou seja duas borrachinhas na parte de baixo,( depois posto fotos, ) o que deixou a tampinha com a borracha com 2mm maior e voalar, fui a volta redonda e voltei, e parece que ta show.
po pessoal, acho que o Douglas tem razão, o meu ia jogando agua pro reservatorio de expansão e eu estava desconfiado até de ser cabeçote, fiz um gambitech e utilizei a borrachinha de outra tampa antiga e cologuei na tampa nova, ou seja duas borrachinhas na parte de baixo,( depois posto fotos, ) o que deixou a tampinha com a borracha com 2mm maior e voalar, fui a volta redonda e voltei, e parece que ta show.
Vc verificou a altura do gargalo?
Meça tbm a altura da tampa, ela tem que tem em torno de 18 mm, se tiver menos que isso joga agua pra fora mesmo.
Resumindo, o gargalo tem que ter 16 mm e a tampa em torno de 18 mm.
Cuidado com a pressão do sistema...
[]s
(DU)
André Fernandes
03/09/2013, 22:37
Vc verificou a altura do gargalo?
Meça tbm a altura da tampa, ela tem que tem em torno de 18 mm, se tiver menos que isso joga agua pra fora mesmo.
Resumindo, o gargalo tem que ter 16 mm e a tampa em torno de 18 mm.
Cuidado com a pressão do sistema...
[]s
(DU)
qual o procedimento correto pra tirar o ar do sistema?
Armando ES
06/09/2013, 08:31
Amigos,Primeiramente gostaria de agradeçer a ajuda desse forum e desse tópico, pois eu a luz para resolver o meu problema com aquecimento. Gostaria de contribuir com algumas sugestões já postadas e algumas modificações que fiz na minha viatura e que já está funcionando perfeitamente a mais de 01 ano. Primeira consideração é que na maioria dos casos o problema está no radiador. Uma varetada e limpeza, alem da utilização de flúido correto já vai resolver o problema e economizar uma grana. Então ao ter problema de aquecimento ou de forma preventiva , uma limpeza anual no sistema já vai prevenir o problema. Outrasugestão é a alteração do fluxo do líquido no sistema. Retirei o reservatório de escoamente e coloquei um reservatório maior no meio do fluxo, entre o retorno do líquido.Dessa forma, alem de não precisar ficar repondo, rápidamente se verifica qualquer obstrução no sistema pois o nível sobe. Alem disso, como já foi posto, evitem colocar água comum, alem de flúido específico para radiador a dísel de boa qualide (o barato sai caro), coloquem água desmineralizada. No mais é curtir pois o veículo é muito bom!!
Henriquemix
09/09/2013, 10:45
Amigos,Primeiramente gostaria de agradeçer a ajuda desse forum e desse tópico, pois eu a luz para resolver o meu problema com aquecimento. Gostaria de contribuir com algumas sugestões já postadas e algumas modificações que fiz na minha viatura e que já está funcionando perfeitamente a mais de 01 ano. Primeira consideração é que na maioria dos casos o problema está no radiador. Uma varetada e limpeza, alem da utilização de flúido correto já vai resolver o problema e economizar uma grana. Então ao ter problema de aquecimento ou de forma preventiva , uma limpeza anual no sistema já vai prevenir o problema. Outrasugestão é a alteração do fluxo do líquido no sistema. Retirei o reservatório de escoamente e coloquei um reservatório maior no meio do fluxo, entre o retorno do líquido.Dessa forma, alem de não precisar ficar repondo, rápidamente se verifica qualquer obstrução no sistema pois o nível sobe. Alem disso, como já foi posto, evitem colocar água comum, alem de flúido específico para radiador a dísel de boa qualide (o barato sai caro), coloquem água desmineralizada. No mais é curtir pois o veículo é muito bom!!
Olá Armando, interessante o seu sistema.....é possível vc colocar algumas fotos de como ficou com esse outro reservatório ?...e tbm....qual é o fluído que vc está usando ?
Abraços
André Fernandes
09/09/2013, 17:41
Pessoal e chegado a hora de abrir o cabeçote da bixa,,,, está com 140 mil, e mesmo trocando tudo, válvula, ventoinha, tampinha, ainda tá fervendo se ficar andando em alta... vocês tem alguma dica, ex qual junta comprar, se da pra ratificar o cabecote , em média quanto gasta com essa brincadeira? Etc deu ruim
André Fernandes
10/09/2013, 13:23
t também seria interessante saber o procedimento de aperto caso o mecânico der mole
Djalma colombo
10/09/2013, 15:59
André da uma pesquisada no forum que tem todas essas informações que vc esta precisando, tudo isso já foi postado antes, se não estou enganado em neste mesmo tópico!
DouglasMac
15/09/2013, 20:54
Pessoal e chegado a hora de abrir o cabeçote da bixa,,,, está com 140 mil, e mesmo trocando tudo, válvula, ventoinha, tampinha, ainda tá fervendo se ficar andando em alta... vocês tem alguma dica, ex qual junta comprar, se da pra ratificar o cabecote , em média quanto gasta com essa brincadeira? Etc deu ruim
O cabeçote tem duas marcações em forma de círculo na parte inferior (face interna da montagem), não ultrapasse esse limite. Junta original não vai te dar problemas nos próximos 140k km, entre guias de válvulas, sedes, válvulas, parafusos do cabeçote, junta e retífica com M.O vais gastar uns 2k ou mais um pouco, dependendo da qualidade de cada item...siga as informações contidas aqui no fórum para a montagem/aperto/corretos. Abraços
robertofs
16/09/2013, 11:23
Acabo de cair no velho truque do sobreaquecimento na minha Grand SPTG 2.0 TDI. Sabe aquela mangueirinha que você olha pra ela, e pensa - tenho que trocar isso, se não vai dar m***a!
Coloquei válvula termostática com grau de abertura mais frio, instalei termômetro digital, montei o esquema de circuito fechado... enfim, fiz de acordo com as melhores dicas, mas pequei em não trocar todas as mangueiras... e um ano depois, minha SPTG ganhará um cabeçote zero.
Valor do vacilo: R$ 2500,00.
Só dor!
Eu mereço!
André Fernandes
21/09/2013, 22:19
o meca abriu o cabeçote do meu sportage hoje e como esperado to preocupado com a altura minima do cabeçote, descobrir que ja foi feita outra retifica e ja esta na marcação limite, sera se esse cabeçote não aceita outra retifica.... ele trabalha apenas com carro diesel e sabe bem a sequencia de aperto,... graças a deus!!!
pra ontem pretendo instalar um relogio auxiliar pra conferir a temperatura da viatura a risca, esse relogio da kia é meio canalha, a viatura com 2 litros a menos e ele acusando a temperatura normal, Eueih....
Nisito BH-MG
30/09/2013, 17:39
Depois de algum tempo afastado do fórum de da minha Gran Sportage TDI 2001, comprei de volta do meu velho e andando com ela normalmente na cidade e trilhas leves.
Algumas considerações que fiz nesses 7 anos de sportage diesel.
O radiador poderia ter melhor rendimento que o original, mas colocar um maior é impossível por causa do espaço.
A entrada de ar para a refrigeração do radiador é pequena para um carro tropical, vide carros modificados para anda no Brasil tem as tomada de ar bem maior.
Sistema selado tem suas vantagens e acredito ser uma boa solução para a água que some do nada.
Soluções.
Modificar o para-choque para aumentar a entrada de ar, impossível para o que pretendo.
Instalar o sistema selado no radiador. Olhei algumas informações e descobri que para ter o resultado perfeito o tanque expansor tem que estar mais alto que o radiador, (No Mile não é assim), mas então onde instalá-lo?
Nas entradas de ar em baixo do para-choques pretendo colocar um defletor para canalizar o ar para as ventoinhas auxiliares melhorando seu rendimento.
Relógio auxiliar de temperatura com saída para relé e uma ventoinha garrada na frente do condessador do ar condicionado armando a 90°. Consegui colocar mais duas ventoinhas auxiliares de 10" e manter a original do ar...:dance: A Original com acoplamento viscoso continua no lugar e sendo trocada conforme ela perde eficiência.
Djalma colombo
30/09/2013, 20:55
Nisito coloca fotos das adaptações que fez com as ventoinhas!
Boa,
No aguardo das fotos das adaptações das ventuinhas.
O Nava me recomendou também instalar um fan eletrico em cima do intercooler, pois em trilha, e trechos de deslocamentos de baixa velocidade, não entra nada no scoop, e entrando ar frio no motor irá ajudar preservar
Nisito BH-MG
01/10/2013, 15:19
Ainda não montei as danadas para poder dar um trato no para-choque dianteiro e retirar o radiador para limpeza e varetamento, já que meu pai que estava com ela a 3 anos, não fez preventiva no sistema, então ao preparar para a manutenção notei que estava com a agua sem aditivo e um pouco turva, melhor esperar mais uns dias para arrumar tudo em vez de te colocar e tirar para fazer isso depois.
Henriquemix
08/10/2013, 22:28
Olá a todos!
Como também estou "ajustando" a temperatura de funcionamento minha Viatura, vejam o link abaixo, da MTE-THOMSON(fabricante de vávulas termostáticas, entre outros produtos), onde é possível baixar o catálogo de produtos.
Isso nos dá várias opções ou mesmo variações
http://www.mtethomson.com.br/ (http://www.mtethomson.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=&cat=catalogos&lang=br)
André Fernandes
08/10/2013, 23:21
Pronto pessoal, ficou show o carro, como a mão de obra eu tenho já que temos um mecanico na empresa, gastei a bagatela de 590,00 com o jogo de junta, 190,00 parafusos do cabeçote, 22,00 tampinha nova, 29,00 valvula termoestatica...
nem preciso falar dos 350,00 da retifica. na rettec. foi que foi... rs
ficou show de bola, enfim, vida que segue, espero que fique mais 140 mil sem me dar problemas.
semana agora vou trocar a correia dentada preventivamente com 40 mil rodados.
Henriquemix
15/10/2013, 21:38
Bem pessoal.....mais um vídeo super interessante pra nós Sporteigeiros.....um vídeo técnico sobre aditivos para radiadores
VÍDEO TÉCNICO. Aditivo para radiadores. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Lyjn2ytoGeQ)
Henriquemix
16/10/2013, 16:52
Logo postarei informações da minha SPTG...pois a junta do cabeçote queimou, ( nem cheguei a rodar 1000 Kms ), aproveitei as dicas daqui e mudei muita coisa.....até a hélice , tirei 4 pás....travei o sistema tbm, vávula termostática do opala 75º, troquei todos os selos do bloco e do cabeçote.....tinha 2 furados e nem dava pra perceber ( as vezes a água some e a gente nem sabe....e é esse danado do selo ), agora com os selos trocados....vou colocar o aditivo correto e tudo o mais de direito.Vamos ver como vai ficar.
filipezanrosso
17/10/2013, 15:46
A bomba d'agua muitas vezes também faz baixar o nível de água do radiador, DÊ uma boa olhada se não há vazamentos próximos a ela ou marcas de ferrugem. A minha vinha perdendo pouca coisa de água, pensava ser normal ou relacionado a tampa do radiador, porém em uma troca de oléo como de costume fiquei observando o carro por baixo e percebi uma mancha escorrida de ferrugem sobre o diferencial dianteiro, era a dita bomba d1agia vazndo, feita a troca não baixa nada de água!!
Henriquemix
17/10/2013, 18:27
Opa....valeu pela dica Filipi, mas específicamente no meu caso....retiramos tudo, e aproveitei para analisar todas as peças que poderiam estar com desgaste ou mal instaladas, etc....e a bomba estava normal....
mas de qualquer maneira vale a dica aí pro pessoal com esse problema.
abraços
A bomba d'agua muitas vezes também faz baixar o nível de água do radiador, DÊ uma boa olhada se não há vazamentos próximos a ela ou marcas de ferrugem. A minha vinha perdendo pouca coisa de água, pensava ser normal ou relacionado a tampa do radiador, porém em uma troca de oléo como de costume fiquei observando o carro por baixo e percebi uma mancha escorrida de ferrugem sobre o diferencial dianteiro, era a dita bomba d1agia vazndo, feita a troca não baixa nada de água!!
alexandrodorner
17/10/2013, 22:11
Logo postarei informações da minha SPTG...pois a junta do cabeçote queimou, ( nem cheguei a rodar 1000 Kms ), aproveitei as dicas daqui e mudei muita coisa.....até a hélice , tirei 4 pás....travei o sistema tbm, vávula termostática do opala 75º, troquei todos os selos do bloco e do cabeçote.....tinha 2 furados e nem dava pra perceber ( as vezes a água some e a gente nem sabe....e é esse danado do selo ), agora com os selos trocados....vou colocar o aditivo correto e tudo o mais de direito.Vamos ver como vai ficar.
Henrique pençe , pergunta por que o motor mwm 2.8 tem uma vida utio maior do que o nosso mazda ?
Temperatura operacional , simples assim .
Veja voce o mazda opera entre 88 a 100 , 103graus (praticamente na temperatura de fuugor ) ja o mwm opera entre 75 a 90 , 93graus (temperatura do fluido dentro do motor) , isso siguinifica que o oleo do motor no mwm e mais viscoso por consequencia a pelicola protetora dos componentes mecanicos sera mais espeça , diminuindo o atrito entre os componentes e o desgaste dos componentes .
Pergunta como baixar a temperatura operacional do motor ?
1) Trocar a vauvola termoestatica de 88graus por uma de 75graus . (do opala 2.5 , voce ja fes )
2) Trocar a ventoinha , pode ser eletrica ou mecanica , se for eletrica tem que ter interrupitor-termoestatico (cebolao) operando entre 82 a 87graus , se for mecanica pode ser do motor maxxion2.5 que opera entre 83 a 86graus .
3) Transformar o sistema de arrefecimento do tipo aberto para do tipo celado , assim controlando melhor a pressao do sisitema e elevando o ponto de fuugor que de original e de 105graus elevando para 110graus (com tampa do recipiente de espançao de 1.0bar) .
4) Estalar radiador de oleo esterno , para assim dissipar mais rapido o calor do oleo e redusindo assim a inercia termica , pode se usar do omega motor opel3.0 .
Todas essas melhorias ja fis e posso diser , funciona , o motor do meu carro nao passa dos 100graus nem no cabeçote nem em subidas fortes .
Henrique se eu marase perto de voce eu faria pra voce na faixa so tendo o gasto das peças , por ora boa sorte .
AlexandroDorner
Henriquemix
18/10/2013, 07:50
Henrique pençe , pergunta por que o motor mwm 2.8 tem uma vida utio maior do que o nosso mazda ?
Veja voce o mazda opera entre 88 a 100 , 103graus (praticamente na temperatura de fuugor ) ja o mwm opera entre 75 a 90 , 93graus (temperatura do fluido dentro do motor) , isso siguinifica que o oleo do motor no mwm e mais viscoso por consequencia a pelicola protetora dos componentes mecanicos sera mais espeça , diminuindo o atrito entre os componentes e o desgaste dos componentes .
1) Trocar a vauvola termoestatica de 88graus por uma de 75graus . (do opala 2.5 , voce ja fes )
2) Trocar a ventoinha , pode ser eletrica ou mecanica , se for eletrica tem que ter interrupitor-termoestatico (cebolao) operando entre 82 a 87graus , se for mecanica pode ser do motor maxxion2.5 que opera entre 83 a 86graus .
3) Transformar o sistema de arrefecimento do tipo aberto para do tipo celado , assim controlando melhor a pressao do sisitema e elevando o ponto de fuugor que de original e de 105graus elevando para 110graus (com tampa do recipiente de espançao de 1.0bar) .
4) Estalar radiador de oleo esterno , para assim dissipar mais rapido o calor do oleo e redusindo assim a inercia termica , pode se usar do omega motor opel3.0 .
Todas essas melhorias ja fis e posso diser , funciona , o motor do meu carro nao passa dos 100graus nem no cabeçote nem em subidas fortes .
Henrique se eu marase perto de voce eu faria pra voce na faixa so tendo o gasto das peças , por ora boa sorte .
AlexandroDorner
Opa Alexandro, muito obrigado pelas dicas, realmente essas adaptações eu farei sim, com certeza...o sistema selado também, quanto ao radiador de óleo, eu já havia pensado a respeito, porém, como o meu motor é aspirado, o capô do motor não oferece aquela abertura de captação para o intercooler, ou seja, não oferece ventilação, então fico restrito quanto a ventilação para o radiador de óleo. Inicialmente irei testar o sistema que o MATT comentou, sobre o ventilador de 4 pás...sempre monitorando a temperatura, mas seguramente quero adaptar uma ventoinha elétrica sim....pensei também em ligar a ventoinha do A/C pra ajudar .
Na verdade analisei todo o sistema quanto a ventilação e resfriamento do motor...cheguei a seguinte conclusão:
O que a gente precisa de forma eficiente, é a captação do ar para o resfriamento da água do radiador, pois a ventilação direta pro bloco, praticamente é nula pois logo atrás da hélice, existe uma barreira onde o ar não passa a ponto de resfriar, portanto, nossos motores tem mesmo que ter um sistema de captação de ar eficiente, para resfriar a água e fazer uma troca de calor também eficiente. Muitos amigos aqui, imaginam que o resfriamento se dá pelo ar que ventila em torno do motor, e isso não acontece de fato, o resfriamento do motor tem que ter a eficiência na água.
Acho que é isso....gostaria inclusive que fosse comentado esse item por você Alexandro ( que entende muito ), e também pelos amigos do fórum.
Alexandro e amigos, me desculpem pelo texto longo, ok ?
abçs
Bom dia,
Quais seriam as consequências de deixar a válvula termostática diretamente aberta?
alexandrodorner
18/10/2013, 18:11
Bom dia,
Quais seriam as consequências de deixar a válvula termostática diretamente aberta?
Aumento do conçumo de combustivel , perda de torqui pois o motor nao queima o combustivel de forma correta , e desgaste precosse dos cilindros e pistoes por causa do coeficiente de delataçao dos materiais .
AlexandroDorner
alexandrodorner
18/10/2013, 18:38
Opa Alexandro, muito obrigado pelas dicas, realmente essas adaptações eu farei sim, com certeza...o sistema selado também, quanto ao radiador de óleo, eu já havia pensado a respeito, porém, como o meu motor é aspirado, o capô do motor não oferece aquela abertura de captação para o intercooler, ou seja, não oferece ventilação, então fico restrito quanto a ventilação para o radiador de óleo. Inicialmente irei testar o sistema que o MATT comentou, sobre o ventilador de 4 pás...sempre monitorando a temperatura, mas seguramente quero adaptar uma ventoinha elétrica sim....pensei também em ligar a ventoinha do A/C pra ajudar .
Na verdade analisei todo o sistema quanto a ventilação e resfriamento do motor...cheguei a seguinte conclusão:
O que a gente precisa de forma eficiente, é a captação do ar para o resfriamento da água do radiador, pois a ventilação direta pro bloco, praticamente é nula pois logo atrás da hélice, existe uma barreira onde o ar não passa a ponto de resfriar, portanto, nossos motores tem mesmo que ter um sistema de captação de ar eficiente, para resfriar a água e fazer uma troca de calor também eficiente. Muitos amigos aqui, imaginam que o resfriamento se dá pelo ar que ventila em torno do motor, e isso não acontece de fato, o resfriamento do motor tem que ter a eficiência na água.
Acho que é isso....gostaria inclusive que fosse comentado esse item por você Alexandro ( que entende muito ), e também pelos amigos do fórum.
Alexandro e amigos, me desculpem pelo texto longo, ok ?
abçs
Fala Henriquemix .
Sobre o radiador de oleo , assim , eu estalei atras do parachoque , fis um recorte bem atras da placa (para entrar ar ) e fis dois suportes e parafusei na aquela barra da carroceria bem em frente ao condençador do ac , conectei duas mangueiras uma do fiutro do oleo ate o radiador a outra mangueira do radiador ate o bloco .
Sobre a aviliaçao que voce fes , concordo com voce vou construir um parachoque com uma boca do tipo trapesioidal (boca de tubarao , tipó triton dasnter etc...) para entrar mais ar .
Porem chamo a atençao para uma coisa muito importante , nao adinta de nada o ar frio entrar e ar quente nao sair acredito eu que uma boa melhoria seria uma saida de ar bem em sima do capo tipo aquelas venesianas usadas no troler caminhao volvo pois o ar quente por ser mais leve tende a se alojar bem e baicho do capo .
Essa melhoria das venesinas vou estalar ainda este ano ja o parachoque boca de tubarao so ano que vem .
Vamos trocar essas figurinhas , vomos nos ajudar valeu ate .
AlexandroDorner
Henriquemix
18/10/2013, 20:29
opaaaaaa......bacana mesmo essa idéia da saída de ar....vou pesquisar como o pessoal faz isso.....já muito nos Nivas.
Vamos sim trocando figurinhas.
Acabei de pegar minha viatura, agora a tarde.....e já de madrugada vou puxar 500 km....e mais 500 de volta no domingo......vamos ver como ficou....assim que eu voltar, coloco as informações e o que fiz ao todo no motor....espero que tudo dê certo.....grade abraço !!!
Alexandre B.
26/10/2013, 23:04
Olá pessoal.
Segue link de um vídeo bem interessante sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor:
How Car Cooling System Works - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=V7inC4lOpGs)
Acredito que esclarecerá algumas dúvidas.
Abraço a todos.
Alexandre
Aumento do conçumo de combustivel , perda de torqui pois o motor nao queima o combustivel de forma correta , e desgaste precosse dos cilindros e pistoes por causa do coeficiente de delataçao dos materiais .
AlexandroDorner
Opa obrigado pelas explicações,
então melhor que simplesmente retirar, é colocar a valvula termostatica do omega?
Isso se falando na diesel 2.0 turbo
correto?
alexandrodorner
29/10/2013, 05:30
então melhor que simplesmente retirar, é colocar a valvula termostatica do omega?
correto?
Fala Duran , beleza ?
Siguinte , a vauvola e´ do opala 2.5 a alco que opera a 75graus , do omega nao sei se encaicha no motor rt2.0tdi .
Segundo especialistas em motores a diesel , se voce quer que um o motor a diesel dure entao ele deve operar entre 75 a 95graus (temperatura do fluido antes da vauvola termo-estatica) so´ uma dica .
Valeu ate´ .
AlexandroDorner
Celso Babilon
29/10/2013, 07:44
correto?
Duran bom dia.
Durante mais de um ano fiz varias experiecias para melhorar o sistema de resfriamento do motor da minha SPT Diesel 2.0 turbo e a melhor configuração que cheguei foi: Radiador limpo e varetado uma vez ao ano,agua com aditivo MWM para motores diesel,sistema de acoplamento viscoso sempre em perfeito funcionamento,valvula termostatica do motor AP a gasolina (80 ºC), marcador auxiliar digital de temperatura, pois o original não marca corretamente. Com esta configuração a temperatura informada no marcador auxiliar chega no maximo a 96 graus quando estou com ar ligadoe longas subidas de serras em estradas de terra, em baixa velocidade.
Celso Babilon
Robert Marley
31/10/2013, 13:47
Camaradas, alguém pode me informar a marca do gel de silicone de aeromodelismo que é utilizado na ventoinha da sportage. Achei um tal de PRO-BR em um site do gênero e gostaria de saber se serve. Quem puder me ajudar agradeço.
André Fernandes
31/10/2013, 22:19
que eu saiba, o aditivo mwm agride aluminium ou seja nao é recomendado para nossas viaturas,.. e se deixar o radiador tinindo e colocar o aditivo acredito que nao precise varetar todo ano.
Celso Babilon
11/11/2013, 11:28
que eu saiba, o aditivo mwm agride aluminium ou seja nao é recomendado para nossas viaturas,.. e se deixar o radiador tinindo e colocar o aditivo acredito que nao precise varetar todo ano.
Andre, este aditivo foi recomendado por uma oficina que trabalha só com motores diesel aqui na minha cidade,porém obrigado pela informação, vou pesquisar a respeito deste aditivo.Quanto a limpeza interna do radiador estou fazendo para retirar crostas que estão soltando, provavelmente da parte que é ferro fundido, pois o dono anterior cuidadava mal do motor.
Estas crostas ja diminuiram, porem em todas as tres vezes que limpou o radiador havia dutos emtupidos.
Celso Babilon
marcelo_sma
12/11/2013, 16:23
Bom dia Pomerode, travar a ventoinha ajuda sim, mas tambem aumenta o barulho, consumo, perde um poco de potencia, o ideal é instalar um sistema auxiliar para leitura da temperatura se caso vc viaje muito, a minha esta com o sistema original, vlavula termsostatica, tampa do radiador e acoplamento viscoso troquei quando peguei a viatura a quase 3 anos, nunca deu problema e a cada 2 dias verifico tudo, mangueiras, possiveis vazamentos entre outras coisas, o fundamental é observar o comportamento da vtr conforme o trecho que vai rodar e a temperatura ambiente!
boa tarde
o acoplamento viscoso que vc troca que tipo é? onde compra? como faz para trocar? estou com problema na minha ventoinha se puder ajudar fico agradecido.
Djalma colombo
13/11/2013, 16:19
Marcelo, o acoplamento é aquela peça onde fica presa a helice, sua fixação é feita por 4 porcas 10 mm, é só soltar e colocar a peça nova, pode ser usada a da besta, porem tem que refurar, fiz isso e ja usava a quase 3 anos, tive que trocar depois de uma colisão. Vou tirar umas fotos depois posto, aqui em Curitiba achei por 480 pilas, não achei caro visto que é o conjunto acoplamento + helice. Forte abraço!
Celso Babilon
14/11/2013, 07:53
Marcelo, o acoplamento é aquela peça onde fica presa a helice, sua fixação é feita por 4 porcas 10 mm, é só soltar e colocar a peça nova, pode ser usada a da besta, porem tem que refurar, fiz isso e ja usava a quase 3 anos, tive que trocar depois de uma colisão. Vou tirar umas fotos depois posto, aqui em Curitiba achei por 480 pilas, não achei caro visto que é o conjunto acoplamento + helice. Forte abraço!
Comprei o conjunto completo(acoplamento e helice neste site:Hangul Parts - Hyundai & Kia (http://www.hangul.com.br) para a minha SPORT TDI 2003 por 285,00.
So vendem pçs KIA e HIUNDAY originais e com bons preços.
Celso
marcelo_sma
14/11/2013, 11:02
Ok Obrigado pelo retorno. aguardo as fotos.
Reginaldoteles
16/11/2013, 11:27
AlexandroDorner
Caro Alexandro,
sua sportage é diesel motor mazda? Há tempos penso em adaptar um radiador de óleo no meu tracker diesel, mas não acho uma flange by-pass para a mudança necessária. Como fez a adaptação no seu carro?
alexandrodorner
16/11/2013, 19:57
Caro Alexandro,
sua sportage é diesel motor mazda? Há tempos penso em adaptar um radiador de óleo no meu tracker diesel, mas não acho uma flange by-pass para a mudança necessária. Como fez a adaptação no seu carro?
Fala Reginaldoteles , tudo bem ?
Sim motor mazda com muito orgulho .
Para estalar o radiador de oleo nao precisa de by-pass , faça o seguinte fixe o radiador na frente do condençador com suportes (serviço de cauderaria e mecanica ) lenbre-se o radiador nao deve estar a baicho do nivel do carter , ele deve estar na mesma altura do filtro de oleo (ou mais alto ) depois estale uma mangueira do filtro de oleo ate´ o radiador depois estale uma mangueira do radiador ate´ o bloco do motor , ou se ja´ voce vai subistituir aquela mangueira que liga o filtro de oleo ate´ o bloco do motor por este sistema que passei para voce .
O radiador e´ intereçante sim melhora sim mas eu acredito que a subistituiçao da valvola termo-estatica e ventoinha traria resultados mais siguinificativos .
Valeu um abraço ate´.
AlexandroDorner
Reginaldoteles
19/11/2013, 00:46
Fala Reginaldoteles , tudo bem ?
Sim motor mazda com muito orgulho .
Para estalar o radiador de oleo nao precisa de by-pass , faça o seguinte fixe o radiador na frente do condençador com suportes (serviço de cauderaria e mecanica ) lenbre-se o radiador nao deve estar a baicho do nivel do carter , ele deve estar na mesma altura do filtro de oleo (ou mais alto ) depois estale uma mangueira do filtro de oleo ate´ o radiador depois estale uma mangueira do radiador ate´ o bloco do motor , ou se ja´ voce vai subistituir aquela mangueira que liga o filtro de oleo ate´ o bloco do motor por este sistema que passei para voce .
O radiador e´ intereçante sim melhora sim mas eu acredito que a subistituiçao da valvola termo-estatica e ventoinha traria resultados mais siguinificativos .
Valeu um abraço ate´.
AlexandroDorner
Grande Alexandre,
Deixa ver se eu entendi.
Você fez um desvio do óleo após o filtro, até o radiador de óleo, voltando para o local que liga o filtro ao bloco do motor? Não usou nenhuma flange ou bomba sobressalente?
Que válvula termostática você usa?
Já em relação a ventoinha, o acoplamento viscoso ta funcionando bem e não precisa substituir.
Aproveitando a oportunidade, meu motor engripou um pistão por deficiência de lubrificação ocasionado pela quebra do jetcooler. Onde compra peça do motor para a sportage, estou precisando comprar o jetcooler e acho que é o mesmo.
A dica da substituição do sistema aberto para o fechado (arrefecimento) também é uma boa. Vou utilizar o vazo expansor do golf com sensor e a saída de baixo, penso em ligar uma conexão T do opala... mas isso é para depois.
alexandrodorner
19/11/2013, 05:29
Grande Alexandre,
Deixa ver se eu entendi.
Você fez um desvio do óleo após o filtro, até o radiador de óleo, voltando para o local que liga o filtro ao bloco do motor? Não usou nenhuma flange ou bomba sobressalente?
Que válvula termostática você usa?
Já em relação a ventoinha, o acoplamento viscoso ta funcionando bem e não precisa substituir.
Aproveitando a oportunidade, meu motor engripou um pistão por deficiência de lubrificação ocasionado pela quebra do jetcooler. Onde compra peça do motor para a sportage, estou precisando comprar o jetcooler e acho que é o mesmo.
A dica da substituição do sistema aberto para o fechado (arrefecimento) também é uma boa. Vou utilizar o vazo expansor do golf com sensor e a saída de baixo, penso em ligar uma conexão T do opala... mas isso é para depois.
Fala Reginaldo .
E´ isso mesmo fis apenas um desvio , porem tive dificuldade nas conecçoes porque o radiador do omega e´ meio fora de padrao .
A valvola e´ do opala 4c 2.5 a alco que opera a 75graus .
Aonde voce pode comprar peças eu so´posso indicar aqui em jaragua do sul na vansul fala com o marcio , gente boa .
Sobre o recipiente de expançao , fas muita diferença , ajuda muito .
Nao sei diser se o viscofan do tracker e´ o mesmo da spt mas se for o mesmo posso diser uma coisa E UMA PORCARIA porque dico isso ? nao dura nada , 50 , 70 mil rodado ou 2 anos , muito pouco tempo para a importancia que tem essa peça .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
Reginaldoteles
19/11/2013, 11:59
Fala Reginaldo .
E´ isso mesmo fis apenas um desvio , porem tive dificuldade nas conecçoes porque o radiador do omega e´ meio fora de padrao .
Aonde voce pode comprar peças eu so´posso indicar aqui em jaragua do sul na vansul fala com o marcio , gente boa .
Nao sei diser se o viscofan do tracker e´ o mesmo da spt mas se for o mesmo posso diser uma coisa E UMA PORCARIA porque dico isso ? nao dura nada , 50 , 70 mil rodado ou 2 anos , muito pouco tempo para a importancia que tem essa peça .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
Caro Alexandre,
Provavelmente é diferente o viscoso da Tracker, pois o meu é original e funciona muito bem ainda....
Vou dar uma ligada lá na Vansul para saber o Jetcooler....
Obrigado pelas dicas!
alexandrodorner
19/11/2013, 17:56
Caro Alexandre,
Provavelmente é diferente o viscoso da Tracker, pois o meu é original e funciona muito bem ainda....
Vou dar uma ligada lá na Vansul para saber o Jetcooler....
Obrigado pelas dicas!
Reginaldo siguinte tive na vansul-inports e o marcio tem o jetcooler a pronta entrega liga pra ele , o telefone e´(47)33718208 , valeu ate´.
AlexandroDorner
marcelo_sma
19/11/2013, 22:18
Fala Reginaldo .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
boa noite Alexandro.
tenho uma sportage 2001 turbo diesel. se colocar uma válvula termostatica sugerida por vc do opala (75°) o consumo vai alterar? pois se o motor ficar mais frio o consumo aumenta segundo alguns relatos no fórum. no seu caso notou o aumento no consumo?
Reginaldoteles
20/11/2013, 01:35
Reginaldo siguinte tive na vansul-inports e o marcio tem o jetcooler a pronta entrega liga pra ele , o telefone e´(47)33718208 , valeu ate´.
AlexandroDorner
Obrigado Alexandre,
Vou esperar a resposta da WM, pois já paguei o produto lá, mas só até sexta. Caso negativo, irei comprar na vansul
alexandrodorner
20/11/2013, 21:46
boa noite Alexandro.
tenho uma sportage 2001 turbo diesel. se colocar uma válvula termostatica sugerida por vc do opala (75°) o consumo vai alterar? pois se o motor ficar mais frio o consumo aumenta segundo alguns relatos no fórum. no seu caso notou o aumento no consumo?
Tudo bem Marcelo ?
Assim Marcelo , segundo a propia mazda a temperatura minima operacional e de 70graus ou seja a valvola abre a 75graus , 5graus acima do minimo nescessario , no meu caso posso afirmar nao aumentou o conçumo e nem a fumaça , o meu carro fasia 9 kms/l na cidade depois que redimencionei o escapamento passou para 10.5 kms/l au meu entender sao bons numeros de conçumo .
Marcelo nao sei o que voce pretende com seu carro mas posso te dizer uma coisa se voce quer que o motor do seu carro dure , faça ele operar 85graus de media .
So´ uma ideia para dividir com voce valeu ate´.
AlexandroDorner
marcelo_sma
21/11/2013, 07:17
Tudo bem Marcelo ?
Assim Marcelo , segundo a propia mazda a temperatura minima operacional e de 70graus ou seja a valvola abre a 75graus , 5graus acima do minimo nescessario , no meu caso posso afirmar nao aumentou o conçumo e nem a fumaça , o meu carro fasia 9 kms/l na cidade depois que redimencionei o escapamento passou para 10.5 kms/l au meu entender sao bons numeros de conçumo .
Marcelo nao sei o que voce pretende com seu carro mas posso te dizer uma coisa se voce quer que o motor do seu carro dure , faça ele operar 85graus de media .
So´ uma ideia para dividir com voce valeu ate´.
AlexandroDorner
bom dia
obrigado pela ajuda.
tenho minha sportage para trabalho e a pouco tempo tive problema de aquecimento, por isso estou pesquisando melhorias, pois gostei da sportage e não quero me desfazer dela.
só para entender, pois sou leigo no assunto:
se eu colocar a válvula termostatica de 75° a temperatura vai trabalhar em torno de 85° como vc sugeriu? Ou o que devo fazer para ela trabalhar em torno de 85°?
outra pergunta, o que vc se refere em redimencionar o escapamento? que no seu caso melhorou o consumo da sportage.
Henriquemix
21/11/2013, 20:44
E aí Alexandro, beleza ?
Faz uns dias que não entro aqui, pois ainda estou me recuperando do susto....rssss
Lembra que comentei que minha Spg 2.2 tinha saído da oficina, etc....e que em seguida eu iria fazer uma viagem de 500 km aprox....pois é.....saí de Campinas e fui a São José do Rio Preto, saí por volta das 3 da manhã, pra garantir uma ventilação bem geladinha pro radiador....pois bem....cheguei no destino....e estava tudo em ordem....temperatura na marca certa.....foi só entrar na avenida da cidade e diminuir a velocidade.....( isso já era por volta das 8 da manhã )....o ponteiro da temperatura começou a dar sinal de vida....parei imediatamente....em primeira instancia deixei resfriar um pouco e fui verificar a água.....pois estava 50/50 - aditivo bardhal e água desmineralizada.....que nada....já faltava um litro, corri em uma auto peças e comprei outra tampa do radiador achando que poderia ser a dita cuja, mas não era.
Bem....vou encurtar a história.....a Sptg ficou por lá mesmo.....depois fui buscar com uma carreta estilo asa deltra....e adivinha....fui buscar e reboquei por 400 e tantos Km com outra Sportage 2.0 TDI.......ou seja....uma enorme dor de cabeça....mas veio super bem....
Bem, nem vou relatar o que eu já havia feito no motor anteriormente, pois viraria uma novela sem fim....mas de qualquer forma....vou pros finalmente.
Como já havíamos feito o cabeçote...etc....etc....e etc...., só poderia ter mais duas opções para o acontecido.....ou o bloco estava empenado, ou camisa trincada.....pois de resto já havíamos feito tudo....inclusive cabeçote novo.....e depois dado um passe...pois na segunda vez....havia queimado a junta.
Bem....tiramos o motor e mandamos pra uma retífica de confiança....para o veredicto.....adivinha só....o bloco estava com empenamento mesmo.... agora o mais inusitado.....havia três....sim.....3 pistões fora de medida....l( não sei dizer ao certo qual medida ), mas eles fizeram uma usinagem em três pistões pra chegar na medida correta ( na altura ).....além é claro....de dar mais um beijinho no cabeçote....agora essa semana iremos montar de novo....trocando tudo de novo...parafusos do cabeçotes.....filtros.....etc....etc....etc....pra ver no que vai dar...
Pois é meu amigo.....fiquei até com raiva de postar minha saga aqui, pois parece sempre a mesma história....
Espero de verdade que agora , esse motor fique bom....
Grande abraço, e assim que montar tudo de novo....posto os resultados aqui, ok ?
alexandrodorner
22/11/2013, 19:11
bom dia
obrigado pela ajuda.
tenho minha sportage para trabalho e a pouco tempo tive problema de aquecimento, por isso estou pesquisando melhorias, pois gostei da sportage e não quero me desfazer dela.
só para entender, pois sou leigo no assunto:
se eu colocar a válvula termostatica de 75° a temperatura vai trabalhar em torno de 85° como vc sugeriu? Ou o que devo fazer para ela trabalhar em torno de 85°?
outra pergunta, o que vc se refere em redimencionar o escapamento? que no seu caso melhorou o consumo da sportage.
Fala Marcelo .
Entao , 85graus e´um numero mediano da temperatura operacional , a temperatura operacional ocila entre minima e maxima , a minima e´ 75graus e a maxima e´ 95graus (em condiçoes extremas de uso trilha por exmplo ), pergunta quais sao os componentes que controla a temperatura operacinal ? a temperatura minima e´ valvola-termoestatica quem controla e a maxima e´ a ventinha mecanica no seu caso , so´ trocando a valvola-termoestatica nao baixa temperatura operacional pois voce vai baixar a temperatura minima mas a maxima vai continuar como esta , e´ nesseçario trocar a ventoinha um bom modelo seria a do motor maxion2.5 (usado nas ranger , s10 , land rover defender etc... ) essa ventoinha dura bem mais e opera em temperaturas mais baixas redusindo assim a temperatura maxima .
Marcelo a grande vantagem em baixar a temperatura operacional conciste em baixar a temperatura do oleo lubrificante , baixando a temperatura do oleo aumenta a viscosidade , aumentando assim a espeçura da pelicola protetora que reveste os componentes meconicos , redusindo assim o atrito entre eles e aumentando a durabidade do motor como um todo .
Sobre redimencionamento do escapamento fica para outro topico (sportage bate-papo livre) beleza .
AlexandroDorner
alexandrodorner
22/11/2013, 20:30
E aí Alexandro, beleza ?
Faz uns dias que não entro aqui, pois ainda estou me recuperando do susto....rssss
Lembra que comentei que minha Spg 2.2 tinha saído da oficina, etc....e que em seguida eu iria fazer uma viagem de 500 km aprox....pois é.....saí de Campinas e fui a São José do Rio Preto, saí por volta das 3 da manhã, pra garantir uma ventilação bem geladinha pro radiador....pois bem....cheguei no destino....e estava tudo em ordem....temperatura na marca certa.....foi só entrar na avenida da cidade e diminuir a velocidade.....( isso já era por volta das 8 da manhã )....o ponteiro da temperatura começou a dar sinal de vida....parei imediatamente....em primeira instancia deixei resfriar um pouco e fui verificar a água.....pois estava 50/50 - aditivo bardhal e água desmineralizada.....que nada....já faltava um litro, corri em uma auto peças e comprei outra tampa do radiador achando que poderia ser a dita cuja, mas não era.
Bem....vou encurtar a história.....a Sptg ficou por lá mesmo.....depois fui buscar com uma carreta estilo asa deltra....e adivinha....fui buscar e reboquei por 400 e tantos Km com outra Sportage 2.0 TDI.......ou seja....uma enorme dor de cabeça....mas veio super bem....
Bem, nem vou relatar o que eu já havia feito no motor anteriormente, pois viraria uma novela sem fim....mas de qualquer forma....vou pros finalmente.
Como já havíamos feito o cabeçote...etc....etc....e etc...., só poderia ter mais duas opções para o acontecido.....ou o bloco estava empenado, ou camisa trincada.....pois de resto já havíamos feito tudo....inclusive cabeçote novo.....e depois dado um passe...pois na segunda vez....havia queimado a junta.
Bem....tiramos o motor e mandamos pra uma retífica de confiança....para o veredicto.....adivinha só....o bloco estava com empenamento mesmo.... agora o mais inusitado.....havia três....sim.....3 pistões fora de medida....l( não sei dizer ao certo qual medida ), mas eles fizeram uma usinagem em três pistões pra chegar na medida correta ( na altura ).....além é claro....de dar mais um beijinho no cabeçote....agora essa semana iremos montar de novo....trocando tudo de novo...parafusos do cabeçotes.....filtros.....etc....etc....etc....pra ver no que vai dar...
Pois é meu amigo.....fiquei até com raiva de postar minha saga aqui, pois parece sempre a mesma história....
Espero de verdade que agora , esse motor fique bom....
Grande abraço, e assim que montar tudo de novo....posto os resultados aqui, ok ?
Henrique se eu te peguntar se esta tudo bem seria quase um desrespeito com voce entao nao vou te perguntar nada .
Vou te fazer um pedido ACREDITE EM MIM SO QUERO AJUDAR .
O que esta acontecendo com voce ja vi acontecer com o Petruce e fis o mesmo pedido a ele , e ele nao me ouviu o resultado foi um desastre com as pessoas chateadas .
Nao sou nem um bruxo nem espirita nao leio bola de cristal mas te digo o seguinte , quando li o seu poster disendo ``vou rodar 500kms logo de cara ´´ uma vos me disse ( intuiçao proficinal ) ``vai da sica´´ pois dito e feito deu mesmo .
OK faça ezatamente o que te digo pois voce nao peder tempo enem dinheiro .
Nao tire o carro da ofocina nem ande com ele sem fazer as melhorias que vou te passar.
Troque a ventoinha urgente , esse negosso de retirar pas da elise esta completamente ERRADO e justamente o oposto se voce quer aumentar o desempenho de uma ventoinha voce deve 1) aumentar o diametro esterno 2)aumentar a rotaçao 3)aumentar a quantidade de pas 8 para 11 pas .
Estale ventoinha eletrica ou mecanica para facilitar , estale do motor maxion nao precisa mudar nada e´ tira uma bota outra simples assim , o que voce vai precisar e de uma peça chamada de eixo-polia se voce quizer eu posto aqui no forun o desenho da peça .
Estale recipiente de expamçao , nao e´ dificiu e nem demorado um bom mecanico fas em 3, 4horas de trabalho .
Henrique da uma olhada no neste video no yuotube ``kit gelo para l200´´.
Henrique acredite em min , acredite neçe carro .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
Henriquemix
22/11/2013, 22:39
Henrique se eu te peguntar se esta tudo bem seria quase um desrespeito com voce entao nao vou te perguntar nada .
Vou te fazer um pedido ACREDITE EM MIM SO QUERO AJUDAR .
O que esta acontecendo com voce ja vi acontecer com o Petruce e fis o mesmo pedido a ele , e ele nao me ouviu o resultado foi um desastre com as pessoas chateadas .
Nao sou nem um bruxo nem espirita nao leio bola de cristal mas te digo o seguinte , quando li o seu poster disendo ``vou rodar 500kms logo de cara ´´ uma vos me disse ( intuiçao proficinal ) ``vai da sica´´ pois dito e feito deu mesmo .
OK faça ezatamente o que te digo pois voce nao peder tempo enem dinheiro .
Nao tire o carro da ofocina nem ande com ele sem fazer as melhorias que vou te passar.
Troque a ventoinha urgente , esse negosso de retirar pas da elise esta completamente ERRADO e justamente o oposto se voce quer aumentar o desempenho de uma ventoinha voce deve 1) aumentar o diametro esterno 2)aumentar a rotaçao 3)aumentar a quantidade de pas 8 para 11 pas .
Estale ventoinha eletrica ou mecanica para facilitar , estale do motor maxion nao precisa mudar nada e´ tira uma bota outra simples assim , o que voce vai precisar e de uma peça chamada de eixo-polia se voce quizer eu posto aqui no forun o desenho da peça .
Estale recipiente de expamçao , nao e´ dificiu e nem demorado um bom mecanico fas em 3, 4horas de trabalho .
Henrique da uma olhada no neste video no yuotube ``kit gelo para l200´´.
Henrique acredite em min , acredite neçe carro .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
Valeu o puxão de orelha chefe....realmente eu fui muito displicente, mas aprendi a lição ...rss
Quanto a ventoinha da L200, é com acoplamento viscoso também... ou somente a hélice ?
gostaria muito se fosse possível vc nos mostrar o desenho da peça....e essa peça eu acho no mercado ou terei que fazer no torneiro ?
Abração
marcelo_sma
23/11/2013, 18:02
Fala Marcelo .
Entao , 85graus e´um numero mediano da temperatura operacional , a temperatura operacional ocila entre minima e maxima , a minima e´ 75graus e a maxima e´ 95graus (em condiçoes extremas de uso trilha por exmplo ), pergunta quais sao os componentes que controla a temperatura operacinal ? a temperatura minima e´ valvola-termoestatica quem controla e a maxima e´ a ventinha mecanica no seu caso , so´ trocando a valvola-termoestatica nao baixa temperatura operacional pois voce vai baixar a temperatura minima mas a maxima vai continuar como esta , e´ nesseçario trocar a ventoinha um bom modelo seria a do motor maxion2.5 (usado nas ranger , s10 , land rover defender etc... ) essa ventoinha dura bem mais e opera em temperaturas mais baixas redusindo assim a temperatura maxima .
Marcelo a grande vantagem em baixar a temperatura operacional conciste em baixar a temperatura do oleo lubrificante , baixando a temperatura do oleo aumenta a viscosidade , aumentando assim a espeçura da pelicola protetora que reveste os componentes meconicos , redusindo assim o atrito entre eles e aumentando a durabidade do motor como um todo .
Sobre redimencionamento do escapamento fica para outro topico (sportage bate-papo livre) beleza .
AlexandroDorner
obrigado pelas informações estão sendo muito útil, pois gosto muito da minha sportage e com as suas dicas e mais as dicas do fórum estou entendendo melhor como lidar com a sportage.
gostaria de passar uma informação do vendedor da kia. comprei a junta do cabeçote na concessionária (original). o vendedor passou a seguinte informação: na junta do cabeçote tem uns furos de 3mm que passam a agua, estes furos ele falou para aumentar para 4mm, com isso vai melhorar o fluxo da agua.
preciso de tua ajuda para achar no forum onde está a informação que vc mencionou sobre o redimencionamento do escapamento, não consegui achar.
um abraço e bom final de semana.
alexandrodorner
23/11/2013, 18:07
Valeu o puxão de orelha chefe....realmente eu fui muito displicente, mas aprendi a lição ...rss
Quanto a ventoinha da L200, é com acoplamento viscoso também... ou somente a hélice ?
gostaria muito se fosse possível vc nos mostrar o desenho da peça....e essa peça eu acho no mercado ou terei que fazer no torneiro ?
Abração
Henrique te peço desculpas se te passei a impreçao de puchao de orelha , foi mal mesmo .
Se voce soube-se a agonia de ter a suluçao de um problema para aguem e voce ve que as coisas estao indo pro brejo , angustiante .
As l200 Henrique sao (para nos que temos spt ) uma otima fonte de informaçao , da uma olhada no forun das l200.
Sim a ventoinha das l200 tem sim viscofan , porem existe dois tipos , com 8 pas e 11pas , as de 8pas opera a 90graus e as de 11pas opera 85graus .
Sobre o eixo-polia voce vai ter que mandar usinar (um torneiro ou um ferramenteiro fas a peça para voce) , porem eu estou com problemas na net aqui de casa para postar o desenho , se voce poder me dar um ou dois dias que eu resouvo isso .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
Henriquemix
24/11/2013, 12:07
Henrique te peço desculpas se te passei a impreçao de puchao de orelha , foi mal mesmo .
Se voce soube-se a agonia de ter a suluçao de um problema para aguem e voce ve que as coisas estao indo pro brejo , angustiante .
As l200 Henrique sao (para nos que temos spt ) uma otima fonte de informaçao , da uma olhada no forun das l200.
Sim a ventoinha das l200 tem sim viscofan , porem existe dois tipos , com 8 pas e 11pas , as de 8pas opera a 90graus e as de 11pas opera 85graus .
Sobre o eixo-polia voce vai ter que mandar usinar (um torneiro ou um ferramenteiro fas a peça para voce) , porem eu estou com problemas na net aqui de casa para postar o desenho , se voce poder me dar um ou dois dias que eu resouvo isso .
Valeu ate´.
AlexandroDorner
kkkk....não se preocupe com o puxão de orelha, foi uma brincadeira minha, e é claro que eu sei o quanto a gente se sente agoniado mesmo....sabendo a forma correta de agir e ver um companheiro fazendo de forma errada.....e pior....saber que vai dar cáca....rssss
Bem, com certeza quero colocar a hélice com 11 pás....vc sabe me dizer se a hélice dá certo no viscoso da Sportage ou terei que trocar todo o conjunto ( a hélice mais o viscoso )....mais uma dúvida...a medida é a mesma do defletor da Sportage ?
Alexandro...obrigado pelas dicas
abração
alexandrodorner
26/11/2013, 16:11
kkkk....não se preocupe com o puxão de orelha, foi uma brincadeira minha, e é claro que eu sei o quanto a gente se sente agoniado mesmo....sabendo a forma correta de agir e ver um companheiro fazendo de forma errada.....e pior....saber que vai dar cáca....rssss
Bem, com certeza quero colocar a hélice com 11 pás....vc sabe me dizer se a hélice dá certo no viscoso da Sportage ou terei que trocar todo o conjunto ( a hélice mais o viscoso )....mais uma dúvida...a medida é a mesma do defletor da Sportage ?
Alexandro...obrigado pelas dicas
abração
Henrique tudo bem? se nao esta bem pois vai ficar bem , estou postando as fotos .
Sim , voce vai ter qui trocar o canjunto todo , elice-viscofan .
Nao , nao precisa trocar o defletor original pois a elce do maxion encaixa sertinho .
Henrique , eu sei que nao e´ uma melhoria barata , e´ cara , mais acredite voce nao vai mais ter que si preucupar com fervura , se o trabalho de retifica foi bem feito sera o fim do problema no carro .
Se nao for incomodo me mantenha informado , to curioso pra saber do resultado .
Valeu ate´.
AlexandroDorner44088544088644088744088844088944089 0440891
alexandrodorner
26/11/2013, 16:17
Henrique mais algumas fotos que estavam faltando .
AlexandroDorner440895440896440897440898440900
alexandrodorner
26/11/2013, 16:31
obrigado pelas informações estão sendo muito útil, pois gosto muito da minha sportage e com as suas dicas e mais as dicas do fórum estou entendendo melhor como lidar com a sportage.
gostaria de passar uma informação do vendedor da kia. comprei a junta do cabeçote na concessionária (original). o vendedor passou a seguinte informação: na junta do cabeçote tem uns furos de 3mm que passam a agua, estes furos ele falou para aumentar para 4mm, com isso vai melhorar o fluxo da agua.
preciso de tua ajuda para achar no forum onde está a informação que vc mencionou sobre o redimencionamento do escapamento, não consegui achar.
um abraço e bom final de semana.
Ai Marcelo tudo bem?
Intereçante essa de abrir os furos da junta do cabeçote , valeu dica .
Marcelo da uma olhada nos poster que passei pro Henrique , pois tamben vai te ajudar .
Marcelo nao me expressei de forma correta sobre redimencionar o escapamento , e´ um assunto que nao dis respeito a super-aquecimento , na verdade dis respeito a turbina , por isso vamkos converçar sobre o assunto no topico spt bate-papo livre .
valeu ate´ .
AlexandroDorner
Luiz Gaucho
26/11/2013, 20:38
Boa noite amigos,
Também pretendo fazer algumas das melhorias no sistema de refrigeração da minha Sportage, com base nas dicas aqui do forum. Entretanto, a minha Sportage demora muito para aquecer. Muito mesmo. Desde que eu ligo ela, a ventoinha fica acionada direto e quando eu dou uma acelerada, parece que vai levantar voo. É um tufão de vento, puxando ar quente. Até queria saber se acontece o mesmo com a de vocês.
Um abraço,
Luiz Gaucho
Boa noite amigos,
Também pretendo fazer algumas das melhorias no sistema de refrigeração da minha Sportage, com base nas dicas aqui do forum. Entretanto, a minha Sportage demora muito para aquecer. Muito mesmo. Desde que eu ligo ela, a ventoinha fica acionada direto e quando eu dou uma acelerada, parece que vai levantar voo. É um tufão de vento, puxando ar quente. Até queria saber se acontece o mesmo com a de vocês.
Um abraço,
Luiz Gaucho
Provavelmente o disco fan está travado, você comprou ela e veio assim? o antigo dono deve ter mandado travar, para economizar. (Mas gasta mais combustivel e ocarro não opera na temperatura certa)
Luiz Gaucho
27/11/2013, 16:38
Provavelmente o disco fan está travado, você comprou ela e veio assim? o antigo dono deve ter mandado travar, para economizar. (Mas gasta mais combustivel e ocarro não opera na temperatura certa)
rDuran, já comprei ela assim mesmo. Então o melhor é mandar destravar, certo ? Mas, em relação à temperatura, fica mais seguro deste jeito. Porque se o problema for só o aumento no consumo, não vou mexer.
Quero fazer uma revisão geral no sistema de arrefecimento dela, mas se esta mudança realmente ajudar na refrigeração, não vou mudar não. Prefiro gastar uns pilas a mais de gasolina, do que ficar com aquela preocupação do carro ferver, hehehe.
Obrigado,
Luiz
alexandrodorner
27/11/2013, 17:15
Henrique tudo bem? se nao esta bem pois vai ficar bem , estou postando as fotos .
Sim , voce vai ter qui trocar o canjunto todo , elice-viscofan .
Nao , nao precisa trocar o defletor original pois a elce do maxion encaixa sertinho .
Henrique , eu sei que nao e´ uma melhoria barata , e´ cara , mais acredite voce nao vai mais ter que si preucupar com fervura , se o trabalho de retifica foi bem feito sera o fim do problema no carro .
Se nao for incomodo me mantenha informado , to curioso pra saber do resultado .
Valeu ate´.
AlexandroDorner44088544088644088744088844088944089 0440891
Henrique deu zica na postagem das fotos , estou postando novamente .
Sobre o material da peça recomendo fazer de inox (eu fis de inox ) ou de aço carbono sae1045 , nao recomendo fazer de aluminio pois pode nao resistir ao esforço mecanico , beleza so´uma dica .
Valeu ate´.
AlexandroDorner44103844103944104044104144104244104 3
rDuran, já comprei ela assim mesmo. Então o melhor é mandar destravar, certo ? Mas, em relação à temperatura, fica mais seguro deste jeito. Porque se o problema for só o aumento no consumo, não vou mexer.
Quero fazer uma revisão geral no sistema de arrefecimento dela, mas se esta mudança realmente ajudar na refrigeração, não vou mudar não. Prefiro gastar uns pilas a mais de gasolina, do que ficar com aquela preocupação do carro ferver, hehehe.
Obrigado,
Luiz
A curto prazo, é só problema de consumo, e também "forçar" o motor, afinal a helica gira junto com o giro do motor, e com ela travada fica 100% preso.
Se você não está tendo problemas agora, e quer dar uma geral, segue a dicas do pessoal ai, pois se está travado, provavelmente ja era o disco-fan, e terá que comprar outro, por baixo vai uns 600 reais + mão de obra,
isso para durar 2 a 4 anos, é melhor seguir a dicas do pessoal e colocar o kit gelo da l200 como o marcelo está comentando nessas ultimas páginas
Henrique deu zica na postagem das fotos , estou postando novamente .
Sobre o material da peça recomendo fazer de inox (eu fis de inox ) ou de aço carbono sae1045 , nao recomendo fazer de aluminio pois pode nao resistir ao esforço mecanico , beleza so´uma dica .
Valeu ate´.
AlexandroDorner44103844103944104044104144104244104 3
Alexandro, obrigado pelas dicas,
só uma confirmação, essa helice de 11 pás, é de qual motor maxion? quanto sai em média ela, + o disco-fan
fez mais alguma modificação, na caixa do radiador ou algo assim por causa do diametro total?
Obrigado
Henriquemix
28/11/2013, 07:23
Alexandro, agradeço muito pelas dicas, só estou com uma dúvida.
Na sua opinião, qual dos dois sistemas vc acha melhor ? o elétrico ou o viscoso ?
Pois achei uma ventoinha elétrica do Xsara Picasso, e ela tem 40 cm, e achei tbm uma ventoinha viscosa ( igual a da foto ), aí ficou minha dúvida. ( ahh, e vou colocar o sistema de reservatório lacrado )
abçs
Luiz Gaucho
28/11/2013, 07:55
A curto prazo, é só problema de consumo, e também "forçar" o motor, afinal a helica gira junto com o giro do motor, e com ela travada fica 100% preso.
Se você não está tendo problemas agora, e quer dar uma geral, segue a dicas do pessoal ai, pois se está travado, provavelmente ja era o disco-fan, e terá que comprar outro, por baixo vai uns 600 reais + mão de obra,
isso para durar 2 a 4 anos, é melhor seguir a dicas do pessoal e colocar o kit gelo da l200 como o marcelo está comentando nessas ultimas páginas
Obrigado rDuran.... vou seguir esta linha de pensamento.
Um abraço,
Luiz
andersoncolares
28/11/2013, 12:25
Pessoal, como faço para saber se meu sistema de ventoinha está travada? É do tipo viscoso e consigo rodar com a mão mas não está totalmente livre. Minha VTR é 2.0 TDI ano 2000
alexandrodorner
28/11/2013, 16:04
Alexandro, obrigado pelas dicas,
só uma confirmação, essa helice de 11 pás, é de qual motor maxion? quanto sai em média ela, + o disco-fan
fez mais alguma modificação, na caixa do radiador ou algo assim por causa do diametro total?
Obrigado
Ai Rduran beleza ?
Sim , de 11pas do motor maxion 2.5hsd usado nas rangers , f1000 , land rover defeder d90 , mb sprinter , gm s10 .
Na vansul paguei 590,00 reais pelo conjunto viscofan + elice .
Nao , nao precisa auterar nada no defletor , tira uma bota outra simples assim .
Voce so´ vai ter que mandar usinar a peça que uni o viscofan com e eixo , chamada de eixo-polia , ja passei o desenho so´ imprime intrega na mao do torneiro ou ferramenteiro .
Valeu Rduran ate´.
AlexandroDorner
alexandrodorner
28/11/2013, 16:24
Alexandro, agradeço muito pelas dicas, só estou com uma dúvida.
Na sua opinião, qual dos dois sistemas vc acha melhor ? o elétrico ou o viscoso ?
Pois achei uma ventoinha elétrica do Xsara Picasso, e ela tem 40 cm, e achei tbm uma ventoinha viscosa ( igual a da foto ), aí ficou minha dúvida. ( ahh, e vou colocar o sistema de reservatório lacrado )
abçs
Fala Henrique .
Henrique seja com a elice mecanica do maxion , seja com a eletrica voce vai conseguir baichar a temperatura do motor e´ isso que reaumente importa pois a ventoinha original entrar em funcionamento em temperaturas muito elevadas o que prejudica a vida utio do motor .
A ventoinha do maxion tem a vantagem de deslocar um volume de ar MUITO grande , é tao grande que praticamente nao precisa mais da ventoinha auciliar do ac ou seja ela sosinha da conta de refrigerar o motor e o ac .
A ventoinha eletrica tem a vantagem de nao consumir energia macanica do motor o que influencia diretamente no consumo de combustivel e no torki .
Eu estou preparando meu carro para expediçoes , minha escolha foi a mecanica , estalei a poucos dias .
Isso mesmo nao deicha de estalar o sistema selado , vai fazer muita diferença acredite .
Valeu Henrique ate´.
AlexandroDorner
Djalma colombo
28/11/2013, 18:58
Encontrei aqui em Curitiba o conjunto de viscofa e helice original por 490,oo na motors vans, vou ter que trocar a minha que quebrou quando bati!
alexandrodorner
28/11/2013, 21:34
Encontrei aqui em Curitiba o conjunto de viscofa e helice original por 490,oo na motors vans, vou ter que trocar a minha que quebrou quando bati!
Dijalma a sua e´ diesel ?
Se for porque nao botar do maxion ? voce mesmo deu essa ideia a pouco dias atras .
Se voce resouver botar original , na vansul tem original por 380 ,oo reais .
So uma ideia para ajudar valeu .
AlexandroDorner
Ai Rduran beleza ?
Sim , de 11pas do motor maxion 2.5hsd usado nas rangers , f1000 , land rover defeder d90 , mb sprinter , gm s10 .
Na vansul paguei 590,00 reais pelo conjunto viscofan + elice .
Nao , nao precisa auterar nada no defletor , tira uma bota outra simples assim .
Voce so´ vai ter que mandar usinar a peça que uni o viscofan com e eixo , chamada de eixo-polia , ja passei o desenho so´ imprime intrega na mao do torneiro ou ferramenteiro .
Valeu Rduran ate´.
AlexandroDorner
Ah beleza, obrigado pela resposta, vou entrar em contato com o torneiro para ver quanto ele faz,
A sua foi de inox né? quanto saiu para mandar fazer?
Valeu
Celso Babilon
29/11/2013, 16:24
Djalma boa tarde. Não tenho certeza de se o conjunto de viscofan do motor diesel serve para o motor a gasolina,pois comprei para a minha TDI 2003 na www.hangul (http://www.hangul) por 285,00, peça original.Voce pode consultar a loja, informando ano e modelo de sua viatura que eles informan se serve.
Celso Babilon
alexandrodorner
29/11/2013, 16:28
Ah beleza, obrigado pela resposta, vou entrar em contato com o torneiro para ver quanto ele faz,
A sua foi de inox né? quanto saiu para mandar fazer?
Valeu
Fala Rduran beleza ?
Sim fis de inox , o custo foi so´ do material 90 reais pois eu mesmo usinei (sou ferramenteiro ) .
Rduran vi´muitos videos de seu carro fazendo trilha na minha opiniao recomendo voce fazer essas melhorias porque vai te ajudar bastante , so´uma ideia .
Agora , o qui foi aquilo de voce dar um banho no willes ? o motorista nao ficou bravo ?
Valeu Rduran ate´´.
AlexandroDorner
Celso Babilon
29/11/2013, 16:35
Pessoal, como faço para saber se meu sistema de ventoinha está travada? É do tipo viscoso e consigo rodar com a mão mas não está totalmente livre. Minha VTR é 2.0 TDI ano 2000
Anderson, se você gira a helice, mas não esta totalmente livre é sinal que ela esta otima, pois quando esta travada ela não gira com as mãos e se gira livre é sinal que esta ruime neste caso seu motor ja estaria fervendo.
Celso Babilon
Henriquemix
29/11/2013, 19:41
Fala Henrique .
Henrique seja com a elice mecanica do maxion , seja com a eletrica voce vai conseguir baichar a temperatura do motor e´ isso que reaumente importa pois a ventoinha original entrar em funcionamento em temperaturas muito elevadas o que prejudica a vida utio do motor .
A ventoinha do maxion tem a vantagem de deslocar um volume de ar MUITO grande , é tao grande que praticamente nao precisa mais da ventoinha auciliar do ac ou seja ela sosinha da conta de refrigerar o motor e o ac .
A ventoinha eletrica tem a vantagem de nao consumir energia macanica do motor o que influencia diretamente no consumo de combustivel e no torki .
Eu estou preparando meu carro para expediçoes , minha escolha foi a mecanica , estalei a poucos dias .
Isso mesmo nao deicha de estalar o sistema selado , vai fazer muita diferença acredite .
Valeu Henrique ate´.
AlexandroDorner
Olá Alexandro, tudo bem por aí ?
Então...optei pela ventoinha elétrica mesmo, e vou usar aquele seu sistema, o qual vc havia postado a receita do bolo..rsss....tenho seu desenho aqui,,...do sistema todo.
A ventoinha, vou colocar a do xsara picasso, ela tem 40 cm, e vira muito tbm....e a adaptação é relativamente fácil de fazer...( quando eu terminar, vou postar algumas fotos antes de colocar no lugar ), a válvula termostática vou colocar a de 75 graus.....quanto ao cebolão, já vamos adaptar também na parte de baixo do radiador....só mais uma duvida...( mas não pense que acabaram as dúvidas heim ?....rsss )....na sua opinião.....qual a melhor temperatura do cebolão para disparar a ventoinha ?
rpetrucci
30/11/2013, 16:16
eu arrumei meu problema, vendi a naba e peguei um corolla fielder.
Essas sportages são umas nabas, não gastem dinheiro com elas
Djalma colombo
30/11/2013, 19:30
Dijalma a sua e´ diesel ?
Se for porque nao botar do maxion ? voce mesmo deu essa ideia a pouco dias atras .
Se voce resouver botar original , na vansul tem original por 380 ,oo reais .
So uma ideia para ajudar valeu .
AlexandroDorner
A minha é a gasolina, rodo pouco por dia e faço viajens curtas, e raramente pego trilhas e quando pego são leves, por isso vou manter original, valeu pela dica do preço do conjunto!
Djalma colombo
30/11/2013, 19:32
Djalma boa tarde. Não tenho certeza de se o conjunto de viscofan do motor diesel serve para o motor a gasolina,pois comprei para a minha TDI 2003 na www.hangul (http://www.hangul) por 285,00, peça original.Voce pode consultar a loja, informando ano e modelo de sua viatura que eles informan se serve.
Celso Babilon
Valeu pela dica Celso,vou verificar, forte abraço!
nicolasativy
30/11/2013, 19:35
Meu pai tinha uma sportage 2001 , ela ferveu e fundiu o motor , depois disso ferveu mais umas 3 vezes. ele foi ve era a junta do cabeçote , e tem q manera no pé tbm , naoo pode força muito pq ae ela sobe a temperatura
alexandrodorner
01/12/2013, 20:12
Olá Alexandro, tudo bem por aí ?
Então...optei pela ventoinha elétrica mesmo, e vou usar aquele seu sistema, o qual vc havia postado a receita do bolo..rsss....tenho seu desenho aqui,,...do sistema todo.
A ventoinha, vou colocar a do xsara picasso, ela tem 40 cm, e vira muito tbm....e a adaptação é relativamente fácil de fazer...( quando eu terminar, vou postar algumas fotos antes de colocar no lugar ), a válvula termostática vou colocar a de 75 graus.....quanto ao cebolão, já vamos adaptar também na parte de baixo do radiador....só mais uma duvida...( mas não pense que acabaram as dúvidas heim ?....rsss )....na sua opinião.....qual a melhor temperatura do cebolão para disparar a ventoinha ?
Sim tudo bem aqui sim , muitos passeios , um pouquinho de lama (ta uma chuva nesse final de semana aqui em jaragua , um bem do tipo.rs.rs.rs.).
Eu recomendo entre 80 a 85graus essa temperatura vai ser no radiador enquanto no motor uns 85 a 90graus , se voce encontrar , se nao encontrar estale o mais procimo pocivel dessa temperatura .
Me mantenha informado amigo , to curioso .
AlexandroDorner
Henriquemix
02/12/2013, 07:28
Sim tudo bem aqui sim , muitos passeios , um pouquinho de lama (ta uma chuva nesse final de semana aqui em jaragua , um bem do tipo.rs.rs.rs.).
Eu recomendo entre 80 a 85graus essa temperatura vai ser no radiador enquanto no motor uns 85 a 90graus , se voce encontrar , se nao encontrar estale o mais procimo pocivel dessa temperatura .
Me mantenha informado amigo , to curioso .
AlexandroDorner
Opaaa....valeu Alexandro !!!
Pode deixar que aos poucos vou colocando as informação aqui.
Abração amigo
andersoncolares
02/12/2013, 13:05
Anderson, se você gira a helice, mas não esta totalmente livre é sinal que ela esta otima, pois quando esta travada ela não gira com as mãos e se gira livre é sinal que esta ruime neste caso seu motor ja estaria fervendo.
Celso Babilon
Valeu a dica Celso. Grande abraço
Luiz Gaucho
02/12/2013, 18:10
Boa tarde gurizada,
Como o tema sobre "aquecimento" de nossas viaturas é muito importante, gostaria de sugerir aos moderadores que criassem um tópico único, do tipo "Sistema de arrefecimento: o que deu certo". E lá, os nossos amigos que já fizeram mudanças, melhorias, alterações, etc... poderiam postar esta informação.
O que acham ?
Luiz
SALES SAMPAIO
18/12/2013, 00:58
BOA NOITE PESSOAL !!
SOU NOVO NO FORUM E GOSTARIA DE DIVIDIR MINHA EXPERIÊNCIA NESSE ASSUNTO !
A MINHA É DO MODELO GRAND SPORTAGE 2001 4X4, QUANDO ELA AQUECEU ESTAVA EM RODOVIA, PORÉM A NOITE, ELA COMEÇOU A AQUECER E PERCEBIR QUE A LUZ DOA FAROIS TAMBÉM REDUZIRAM ! ATÉ ENTÃO NÃO TINHA COMO LIGAR UMA COISA COM A OUTRA, MAIS DEPOIS DE MADAR ARRUMAR E TROCAR A BOMBA DÀGUA POR OUTRA NOVA, POIS PENSAVAMOS QUE O PROBLEMA TINHA SIDO SIMPLESMENTE A DITA BOMBA DÀGUA QUEBRADA! PRA MINHA SURPRESA E DO MEU MECÂNICO ELA CONTINUAVA A ESQUENTAR E SEMPRE A NOITE, TROQUEI ENTÃO A TAMPA DO RADIADOR E NADA, NA EPOCA O AR CONDICONADO DELA NÃO TAVA BOM, MANDEI ARRUMAR AI FUI PRECEBER QUE ELA COMEÇOU A AQUECER TAMBÉM DURANTE O DIA COM O AR CONDIONADO LIGADO E QUANDO AQUECIA O ARRANQUE NÃO CONSEGUIA GIRAR O MOTOR DEVIDO O AQUECIMENTO E A BATERIA SEMPRE IA EMBORA MESMO SENDO MOURA DE 75 HA E NOVA, FOI QUANDO PERGUENTEI AO MEU MECÂNICO COMO ERA O SISTEMA DE VENTUINA ATÉ ENTÃO EU NÃO SABIA COMO ERA !! FOI QUANDO ELE ME DISSE QUE ERA ELETROMAGNETICA ! FOI QUANDO COMECEI A MATAR O PROBLEMA, ENTÃO LEVEI A UM ELETRICISTA ESPECIALIZADO EM ALTERNADOR ! FOI QUE CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA, DURANTE O DIA QUANDO EU NÃO PRECISAVA USAR A LUZ FUNCIONAVA NORMAL, QUANDO LIGAVA A LUZ PERCEBI QUE DAVA UMA GRANDE QUEDA DE ENERGIA DEVIDO O ALTERNADOR ESTÁ COM PROBLEMA E A VENTUINA POR SER ELETROMAGNETICA PRECISA QUE O ALTERNADOR ESTEJE GERANDO ENTRE 15 E 13 NO MINIMO, O QUE NÃO ACONTECIA QUANDO EU LIGAVA AS LUZES DURANTE A NOITE POR ISSO FIQUEI NO PREGO DURANTE MINHA VIAGEM E DURANTE O DIA DEPOIS QUE EU LIGAVA O AR CONDICIONADO TAMBÉM, PRA FINALIZAR MANDEI ENRROLAR A BOBINA DO ALTERNADOR, TROQUEI O REGULADOR DE VOLTAGEM E NADA RESOLVEU FICOU NA MESMA, FALTANDO APENAS MANDAR ENRROLAR O EXTRATOR, MAIS NÃO QUIS MAIS CORRER O RISCO DE NÃO DAR CERTO ENTÃO COMPREI UM ALTERNADOR NOVO COMPLETO !! ACABOU O MEU PROBLEMA GALERA!! RESUMINDO A VENTUINA PODE SER NOVA COMO FOR, MAIS SE ELA NÃO TIVER A ENERGIA SUFICIENTE VINDA DO ALTERNADOR PARA ELA FAZER A ACOPLAGEM CORRETA ELA VAI FICAR DEVENDO!
ABRAÇOS !!
ESSE FOI O MEU CASO!
ESPERO TER AJUDADO !
Att: SALES SAMPAIO
Celso Babilon
18/12/2013, 09:13
BOA NOITE PESSOAL !!
SOU NOVO NO FORUM E GOSTARIA DE DIVIDIR MINHA EXPERIÊNCIA NESSE ASSUNTO !
A MINHA É DO MODELO GRAND SPORTAGE 2001 4X4, QUANDO ELA AQUECEU ESTAVA EM RODOVIA, PORÉM A NOITE, ELA COMEÇOU A AQUECER E PERCEBIR QUE A LUZ DOA FAROIS TAMBÉM REDUZIRAM ! ATÉ ENTÃO NÃO TINHA COMO LIGAR UMA COISA COM A OUTRA, MAIS DEPOIS DE MADAR ARRUMAR E TROCAR A BOMBA DÀGUA POR OUTRA NOVA, POIS PENSAVAMOS QUE O PROBLEMA TINHA SIDO SIMPLESMENTE A DITA BOMBA DÀGUA QUEBRADA! PRA MINHA SURPRESA E DO MEU MECÂNICO ELA CONTINUAVA A ESQUENTAR E SEMPRE A NOITE, TROQUEI ENTÃO A TAMPA DO RADIADOR E NADA, NA EPOCA O AR CONDICONADO DELA NÃO TAVA BOM, MANDEI ARRUMAR AI FUI PRECEBER QUE ELA COMEÇOU A AQUECER TAMBÉM DURANTE O DIA COM O AR CONDIONADO LIGADO E QUANDO AQUECIA O ARRANQUE NÃO CONSEGUIA GIRAR O MOTOR DEVIDO O AQUECIMENTO E A BATERIA SEMPRE IA EMBORA MESMO SENDO MOURA DE 75 HA E NOVA, FOI QUANDO PERGUENTEI AO MEU MECÂNICO COMO ERA O SISTEMA DE VENTUINA ATÉ ENTÃO EU NÃO SABIA COMO ERA !! FOI QUANDO ELE ME DISSE QUE ERA ELETROMAGNETICA ! FOI QUANDO COMECEI A MATAR O PROBLEMA, ENTÃO LEVEI A UM ELETRICISTA ESPECIALIZADO EM ALTERNADOR ! FOI QUE CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA, DURANTE O DIA QUANDO EU NÃO PRECISAVA USAR A LUZ FUNCIONAVA NORMAL, QUANDO LIGAVA A LUZ PERCEBI QUE DAVA UMA GRANDE QUEDA DE ENERGIA DEVIDO O ALTERNADOR ESTÁ COM PROBLEMA E A VENTUINA POR SER ELETROMAGNETICA PRECISA QUE O ALTERNADOR ESTEJE GERANDO ENTRE 15 E 13 NO MINIMO, O QUE NÃO ACONTECIA QUANDO EU LIGAVA AS LUZES DURANTE A NOITE POR ISSO FIQUEI NO PREGO DURANTE MINHA VIAGEM E DURANTE O DIA DEPOIS QUE EU LIGAVA O AR CONDICIONADO TAMBÉM, PRA FINALIZAR MANDEI ENRROLAR A BOBINA DO ALTERNADOR, TROQUEI O REGULADOR DE VOLTAGEM E NADA RESOLVEU FICOU NA MESMA, FALTANDO APENAS MANDAR ENRROLAR O EXTRATOR, MAIS NÃO QUIS MAIS CORRER O RISCO DE NÃO DAR CERTO ENTÃO COMPREI UM ALTERNADOR NOVO COMPLETO !! ACABOU O MEU PROBLEMA GALERA!! RESUMINDO A VENTUINA PODE SER NOVA COMO FOR, MAIS SE ELA NÃO TIVER A ENERGIA SUFICIENTE VINDA DO ALTERNADOR PARA ELA FAZER A ACOPLAGEM CORRETA ELA VAI FICAR DEVENDO!
ABRAÇOS !!
ESSE FOI O MEU CASO!
ESPERO TER AJUDADO !
Att: SALES SAMPAIO
amigo, bom dia. A ventuinha original das SPORTAGE é com acoplamento viscoso e não depende de energia da bateria para acoplar, o outro sistema que muitos adaptam é com ventuinha eletrica acionada por um sensor (cebolão) que é colocado na parte inferior do radiador. quanto a este sistema eletro-magntico ainda não vi.Poderia por gentileza mandar umas fotos desta ventuinha?
Celso Babilon
Sales Sampaio, não precisa repetir todo o texto em posts diferentes.
Aguarde e ele será lido.
Também NÃO PRECISA ESCREVER TUDO EM CAIXA ALTA!
O texto será lido igual.
"Caixa alta" na digitação significa falar alto ou discutir com outra pessoa, além da leitura ficar desagradável.
A ventoinha original independe da parte elétrica da viatura, pois ela funciona pela temperatura do radiador, ficando mais firme e girando mais forte.
Se a sua viatura tiver uma ventoinha elétrica adaptada, aí poderá ter um pouco de verdade no seu relato.
Por último, se ela ferveu, jogando água fora, sugiro verificar todo o sistema de arrefecimento e cabeçote, pois o mesmo pode estar trincado.
Leia umas 50 páginas deste tópico e saberás do que estamos falando.
E bem vindo!:concordo:
andersoncolares
19/12/2013, 10:58
O Glaicon já falou tudo... Bem vindo Sales.
Luiz Gaucho
19/12/2013, 22:35
Boa noite gurizada,
Realmente existem várias verificações que temos que fazer em nossas viaturas no sistema de arrefecimento. Comecei a andar com a minha aqui neste calorzinho do Rio de Janeiro e reparei que o ponteiro chegava quase no meio. Como não tive nenhuma dor de cabeça, mas estou escaldados pelos amigos aqui do forum, parava sempre que atingia o nível. Meu radiador é novo, original e a ventoinha está travada até eu definir qual sistema instalo na viatura.
Bem, acontece que o carro começou com uma leve fumaça e o meu mecânico achou melhor ver os retentores de válvulas. Ao abrir o motor veio a surpresa: as galerias de arrefecimento estava bastante obstruídas !!!!
Por isso amigos, por mais que gastem em uma junta de cabeçote e alguma mão de obra, se puderem verifiquem as galerias do bloco para evitarem problemas com o que "quase" me deixou na mão.
Um abraço,
Luiz
Fábio Borges
20/12/2013, 09:15
Fala Galera comprei minha sportage 2.0 16v ano 2000... o carro está pouco rodado (84 mil Km) desde que eu estou com ele a temperatura não passa de 1/4 mesmo na estrada em subidas ela sobe um pouco e logo que passa a subida ela baixa a temperatura novamente... em outro grupo de discussão falaram que o normal é este motor trabalhar com a temperatura no meio... será que meu medidor está zuado? abraço
Fala Galera comprei minha sportage 2.0 16v ano 2000... o carro está pouco rodado (84 mil Km) desde que eu estou com ele a temperatura não passa de 1/4 mesmo na estrada em subidas ela sobe um pouco e logo que passa a subida ela baixa a temperatura novamente... em outro grupo de discussão falaram que o normal é este motor trabalhar com a temperatura no meio... será que meu medidor está zuado? abraço
Oi Fabio.
O normal é trabalhar um tiquinho abaixo do meio, mas não confie no marcador original, ele não presta, instale um auxiliar de preferencia digital.
[]s
(DU)
Fábio Borges
20/12/2013, 13:11
Fala Eduarte, é eu li bem a respeito disso aqui... estou providenciando um para o começo do ano... já que não vou utilizar a viatura neste final de ano... tô com c* na mão com esse medidor de temperatura kkk ao menos o sistema está com água desmineralizada e fluído... hj no trânsito a mesma coisa sempre no 1/4 e as vezes até abaixo disso.... kkk
Fala Eduarte, é eu li bem a respeito disso aqui... estou providenciando um para o começo do ano... já que não vou utilizar a viatura neste final de ano... tô com c* na mão com esse medidor de temperatura kkk ao menos o sistema está com água desmineralizada e fluído... hj no trânsito a mesma coisa sempre no 1/4 e as vezes até abaixo disso.... kkk
Vc ja fez limpeza no sistema?
Verificou o estado da ventoinha e da valvula termostatica?
[]s
(DU)
alexandrodorner
20/12/2013, 20:09
Boa noite gurizada,
Realmente existem várias verificações que temos que fazer em nossas viaturas no sistema de arrefecimento. Comecei a andar com a minha aqui neste calorzinho do Rio de Janeiro e reparei que o ponteiro chegava quase no meio. Como não tive nenhuma dor de cabeça, mas estou escaldados pelos amigos aqui do forum, parava sempre que atingia o nível. Meu radiador é novo, original e a ventoinha está travada até eu definir qual sistema instalo na viatura.
Bem, acontece que o carro começou com uma leve fumaça e o meu mecânico achou melhor ver os retentores de válvulas. Ao abrir o motor veio a surpresa: as galerias de arrefecimento estava bastante obstruídas !!!!
Por isso amigos, por mais que gastem em uma junta de cabeçote e alguma mão de obra, se puderem verifiquem as galerias do bloco para evitarem problemas com o que "quase" me deixou na mão.
Um abraço,
Luiz
Luiz voce disse que nao se decidiu a respeito da ventoinha , sujestao manda do maxion 2.5 fim da encomodaçao so´ alegria.
So´ uma dica valeu ate´ .
AlexandroDorner
Nisito BH-MG
03/01/2014, 14:04
Pessoal falando muito dessas modificações, mas uma coisa que me intrigou é o fato de colocar um radiador maior.
Mas como, se não tem mais espaço para tal dentro do cofre do motor. Seria o mesmo de aumentar a quantidade de colmeias?
A minha tem 3 colmeias, como aumentar isso. Fui em 3 oficinas de radiadores e em nenhuma delas conseguiram se quer me dar uma luz de como aumentar o radiador.
Abraços.
alexandrodorner
Não entendi bem a função dessa polia usinada, pois visualmente ela tem o mesmo diâmetro e furos do original. OU é só impressão.
alexandrodorner
03/01/2014, 19:58
Pessoal falando muito dessas modificações, mas uma coisa que me intrigou é o fato de colocar um radiador maior.
Mas como, se não tem mais espaço para tal dentro do cofre do motor. Seria o mesmo de aumentar a quantidade de colmeias?
A minha tem 3 colmeias, como aumentar isso. Fui em 3 oficinas de radiadores e em nenhuma delas conseguiram se quer me dar uma luz de como aumentar o radiador.
Abraços.
alexandrodorner
Não entendi bem a função dessa polia usinada, pois visualmente ela tem o mesmo diâmetro e furos do original. OU é só impressão.
Fala Nisito , beleza ?
As spt apartir de 2001 (ano de fabricaçao ) vieram com radiador de coumeia dupla (duas carrera de caninhos obilongados) porem as anteriores eram com comeia tripla .
Os radiadores sao divididos em 2 tipos , radiador para clima quente e radiador para clima frio , pergunta , o que diferencia os 2 tipos ? a espessura do caninho , para clima frio espessura de 0,7mm para clima quente 1,4mm .
Nisito o que voce pode fazer e trocar a coumeia de 3 carreras por uma tambem de 3 carreras mas com coninhos de 1,4mm de espessura vai melhorar muito a capacidade do cistema de dicipar calor .
Sobre a polia Nisito , ela tem basicamente as mesma medidas da original porem se voce olhar com atençao vai ver que no meio tem um reçauto com rosca externa esquerda mf24p1.5 (entre os 4 furos de fixaçao) , e´nesta rosca que o viscofan do maxion2.5 encaixa ou acopla .
Valeu Nisito quauquer duvida me liga (47)91108401 .
AlexandroDorner
Fábio Borges
21/01/2014, 15:39
[]s
(DU)
sim tudo funcionando... na estrada tenho reparado na subidas ela fica pouco abaixo no meio... reta ele marca um quarto e nas descidas chega zerar a temperatura
[]s
(DU)
sim tudo funcionando... na estrada tenho reparado na subidas ela fica pouco abaixo no meio... reta ele marca um quarto e nas descidas chega zerar a temperatura
Se na descida ela zera é sinal que esta sem valvula termostatica ou ela esta travada aberta.
[]s
(DU)
ANDREWKDT
04/03/2014, 09:52
Bom dia.
Queria a ajuda de vcs, comprei recentemente uma sportage 99/00 tdi, ja fiz todos os testes que indicam para ver se a junta do cabeçote esta ok e pelo que vi nos testes esta tudo tranquilo. a temperatura dela fica estático onde deve estar, só que ela esta consumindo muita agua e não acho vazamentos, alguem tem uma luz pra me dar??
O consumo de agua é mais relativo a forçar ela, tipo da minha cidade até gramado é só serra, da uns 85 km, pra ir ela consome +/- 500 ml de agua, pra voltar que é mais descida consome +/- 200 ml..
filipezanrosso
04/03/2014, 21:59
Bom dia.
Queria a ajuda de vcs, comprei recentemente uma sportage 99/00 tdi, ja fiz todos os testes que indicam para ver se a junta do cabeçote esta ok e pelo que vi nos testes esta tudo tranquilo. a temperatura dela fica estático onde deve estar, só que ela esta consumindo muita agua e não acho vazamentos, alguem tem uma luz pra me dar??
O consumo de agua é mais relativo a forçar ela, tipo da minha cidade até gramado é só serra, da uns 85 km, pra ir ela consome +/- 500 ml de agua, pra voltar que é mais descida consome +/- 200 ml..
Verifica a tampa do radiador e a bomba d'agua que provavelmente encontrará o problema...
se for trocar a bomba d'agua já aproveita e troca as correias também..
ANDREWKDT
05/03/2014, 09:07
A tampa parece ser nova e original kia de 0,9. Vou verificar mais a fundo a bomba de agua, o problema é que não vejo vazamento...
A tampa parece ser nova e original kia de 0,9. Vou verificar mais a fundo a bomba de agua, o problema é que não vejo vazamento...
Mesmo a tampa "parecendo" ser nova troque-a, custa barato e não vale o risco.
Se fosse abomba d´agua vc veria o vazamento qdo guardasse a viatura, verifique se as mangueiras da tampa do vazo de expansão estão encaixadas na posição correta, se estiverem certas e pela quantidade de agua que vaza, deve ser um vazamento bem pequeno e provavelmente proximo a algum ponto quente do motor que se evapora antes de pingar no chão.
Va a uma casa de radiadores ou ao seu meca de confiança e peça pra medir a pressão do sistema com um manometro, se estiver vazamento vai ser detectado.
[]s
(DU)
ANDREWKDT
06/03/2014, 07:57
Falei com um pessoal que trabalha só com radiadores e ar condicionado, vou levar ela la semana que vem pra fazer um teste de pressão com ela fria, segundo eles é mais fácil de ver se tem vazamentos..
ANDREWKDT
17/03/2014, 09:46
Depois de não achar nenhum possivel vazamento de agua, fiz um teste fim de semana. peguei uma garrafinha pet de 600 ml e prendi a mangueira que sai do reservatório de expansão nela. Andei fim de semana num trecho de um pouco de serra e para minha surpresa quase encheu aquela garrafa com fluido do radiador.
Será que pode ser só a tampa do radiador que não esta segurando a pressão?
ANDREWKDT
21/03/2014, 13:10
Troquei a tampa pra fazer o teste e continua igual. Será que vou ter que abrir o motor??
Andre, Faz o seguinte:
com ela fria abre a tampa do radiador e depois liga ela deixa com 1500 giros com o afogador e veja se aparece bolhas ou espuma na água.
Claro com o radiador cheio e a espuma ou bolhas tem que ver na boca ok
Att,
ANDREWKDT
21/03/2014, 16:48
Andre, Faz o seguinte:
com ela fria abre a tampa do radiador e depois liga ela deixa com 1500 giros com o afogador e veja se aparece bolhas ou espuma na água.
Claro com o radiador cheio e a espuma ou bolhas tem que ver na boca ok
Att,
Ok, vou fazer este teste fim de semana e posto ai segunda o resultado..
ANDREWKDT
24/03/2014, 13:36
Fiz o teste e realmente ela da umas bolhas direto na boca do radiador. Ja aproveitei que deixei ela no mecanico da revenda onde a comprei pra trocar a cremalheira do volante do motor e ja pedi pra ele verificar esta sobre pressão no radiador. Vamos ver agora...
ANDREWKDT
25/03/2014, 07:02
Pelo que entendi do mecanico, trocaram a tampa do radiador por uma de 1.1. Pode gerar algum problema por ela ser mais forte??
Meu medo é que com esta preção maior comesse a estourar em outro lugar..
Celso Babilon
25/03/2014, 12:24
Pelo que entendi do mecanico, trocaram a tampa do radiador por uma de 1.1. Pode gerar algum problema por ela ser mais forte??
Meu medo é que com esta preção maior comesse a estourar em outro lugar..
Meu caro. bolhas na boca do radiador, indica que está passando compressão dos cilindros para o sistema de refrigeração que pode ser torqueamento incorreto do cabeçote, junta do cabeçote queimada, trinca no cabeçote ou trinca em alguma camisa no proprio bloco do motor. quanto a tampa do radiador com 1,1, pode vir a estourar alguma mangueira.
Celso
ANDREWKDT
28/03/2014, 07:04
Mesmo coma tampa 1.1 continuou botando agua para fora..:sad:
Acho que vou ter que falar mais a serio com 0o dono da loja e abrir este motor...
nao adianta botar tampa de mas pressao fas um teste reapreta o cabeçote, dale este torque ,afloja de un por ves le da 70 Nm,aguardas uma hora e le das 90 grao aguardas uma hora e les das 90 grao,ok
ANDREWKDT
28/03/2014, 11:16
nao adianta botar tampa de mas pressao fas um teste reapreta o cabeçote, dale este torque ,afloja de un por ves le da 70 Nm,aguardas uma hora e le das 90 grao aguardas uma hora e les das 90 grao,ok
OBrigado pela dica MAAT, vou falar com o dono da loja amanhã e vou ver como ele vai querer fazer com a SPT..
OBrigado pela dica MAAT, vou falar com o dono da loja amanhã e vou ver como ele vai querer fazer com a SPT..
Se você comprou a menos de 90 dias, sugiro que abra uma reclamação no PROCON, pois assim suspenderá a garantia do produto.
Se não fizer a reclamação e o lojista ficar te enrolando, o tempo vai passar e aí ele dirá, sorrindo: "desculpe, mas está fora da garantia."
Picaretagem se vê - ou se lê - de longe.
E boa sorte.:concordo:
meu caro amigo nao fas lo que eu te comente , fas lo que glaicon te esta comentando que esta con toda serto concordo plenamente
Robert Marley
15/04/2014, 16:30
Boa tarde aos amantes da Sportage velha de guerra,
Prezados, no sentido de enriquecer nossas discussões e buscas por alternativas e melhoramentos de nossas carangas, gostaria de propor ao forum um pequeno debate: revisando os posts anteriores percebi que, de uma maneira geral, existem duas soluções adotadas quanto ao crônico problema de aquecimento das sportage diesel. Alguns preferem travar a ventoinha, alegando que , apesar de aumentop de ruído e consumo, seria a solução mais confiável. Por outro lado, alguns camaradas preferiram adaptar a ventoinha da ranger e trocar valvula termostática.
Cada um deve ter seus motivos e conveniências, contudo, gostaria de saber daqueles que já realizaram uma ou outra mudança, as seguintes informações, a fim de visualizar um quadro geral do problema e de sua solução: aqueles que realizaram modificações no sistema de arrefecimento, qual o problema que o carro apresentou antes, trocaram a junta? trocaram o cabeçote? utilizam o carro para trilhas ou uso "normal"? há quanto tempo fizeram a modificação? apresentou algum problema depois?
Putz! falei, ou melhor, escrevi pra caramba rapaziada, aqueles que puderem e quiserem contribuir é só postar as opniões, acredito ser importante essa troca de experiências. Aqueles camaradas que possuem conhecimento técnico, como Eduarte, Maat, entre outros, por favor, sintam-se intimados a depor nos autos deste inquérito kkkkkkkkkkkkkk
Forte abraço a todos! viatura no estaleiro a espera das AVM.
caro amigo robert, de mi parte tudo bem , lo que eu sei vc poden saver nao escondo nada, nao esto mas presente por que tengo ploblema com el idioma portugues tanto em falar ou escreverlo, por eso peso mil desculpa gostaria de ajudar mas so me enpide ese ploblema ok abraço
Travar a ventoinha é mascarar o problema, se esta aquecendo é pq tem coisa errada. Não veio de fabrica com ela travada e não fervia, então...
Revise todo o sistema de arrefecimento, acoplamento da ventoinha, valvula, radiador, tampa, etc, se persistir vai ter que abrir o motor, não adianta querer remediar pq acaba ficando bem mais caro e só vai dar problema.
Todas que passaram por mim fiz funcionar perfeitamente com o sistema original, no maximo uma ventoinha eletrica a pedido do proprietario.
[]s
(DU)
Djalma colombo
15/04/2014, 19:12
Concordo com o Edu, a minha estava com a original, optei por colocar a elétrica devido a quebrar o suporte que é fixado no bloco e não achei pra substituir, assim que mandar fazer outro suporte, volto pro sistema original, a minha é 90% uso normal!
Robert Marley
15/04/2014, 23:31
Agradeço a colaboração dos amigos, na verdade a minha viatura começou a esquentar tão logo a adquiri, mandei varetar o radiador, estava ferrado, troquei-o, e apoveitei e troquei a bomba d'água, não deu mais problema, porém gato escaldado .... Estava pensando, haja vista o problema recorrente de aquecimento nesse modelo, realizar alguma melhoria algo que deixasse o sistema 100% . Em tempo, uso o carro para viajar e passeios com a família e em breve residir em área rural, nada de trilhas, só para chegar em casa se chover muito kkkkkkkk
Nesse sentido vi que alguns usuários optaram pela ventoinha mecânica da ranger, dizem que é mais confiável. Também estranhei esse lance de travar a ventoinha, não entendo muito de mecânica nem de engenharia, mas fiquei com aquela pergunta: pô, se a solução é travar a ventoinha por que colocaram a infeliz no motor?
No mais estou procurando algum meio de deixar o carro infalível, com risco zero de superaquecimento, parece utopia mesmo kkkkkk.
Boa noite aos brothers!
Risco zero não existe com nenhum sistema, mas basta vc manter tudo em ordem e ja era, ou será que eu sou o único felizardo?
Esse negocio de colocar ventoinha da ranger, colocar sistema selado, tirar válvula termostática, é besteira, o sistema original é confiável, basta manter em ordem como qquer outro.
O cara só usa, não traca a água, vence os 60.000 km e não troca o acoplamento viscoso, coloca água da torneira, não faz revisão na tampa nem na válvula, dentro do vaso expansor ta uma gosma só, e não quer que de problema? Desse jeito nenhum carro aguenta.
Tem gente que vareta radiador, troca válvula, faz uma revisão decente no sistema, aí coloca sistema selado e ventoinha elétrica, depois vem dizer que com as modificações ficou perfeito, que depois que colocou esse sistema nunca mais teve problema. É claro que não, deu um talento no sistema todo de arrefecimento!!! Tudo zero!!! O que poderia dar errado? Não precisava ter modificado nada, bastava a revisão.
O sistema original é tão bom qto qquer outro, basta manter em ordem, como ja disse, veio de fabrica assim e funcionava bem.
As únicas modificações que sugiro pra quem exige muito da viatura ou mora em regiões muito quentes é aumentar a vazão do radiador, colocar uma válvula que abra numa temperatura mais baixa e fazer um furo de 4mm na válvula.
Uso a minha a 7 anos, faço trilha e uso no dia a dia com o sistema original e só alegria.
Se ta fervendo é pq tem coisa errada e não pq o sistema é ineficiente.
[]s e aguardando as pedradas.
(DU)
querido amigo eduarte não todos som Sr mecânico(sem ironia) de coração e alma como és Sr
quem nao save manda a faser ou fas esos serviços
aqui em pelotas tem un mecanico que furava la cabeçe do piston ele le decia a los cliente que estava sobre comprimido e por eso thia que desconprimir o motor, ja ve , tem mecanico e mecanicos
querido amigo eduarte não todos som Sr mecânico(sem ironia) de coração e alma como és Sr
quem nao save manda a faser ou fas esos serviços
aqui em pelotas tem un mecanico que furava la cabeçe do piston ele le decia a los cliente que estava sobre comprimido e por eso thia que desconprimir o motor, ja ve , tem mecanico e mecanicos
Obrigado Sr Miguel, digo o mesmo do Sr.
Infelizmente picareta tem em todo lugar, mas esse mecanico que o Sr mencionou ganhou de todos.
Existem mecanicos que fazem o serviço que "tem que ser feito", e existem os que fazem "como tem que ser feito".
[]s
(DU)
ViniFreitas
16/04/2014, 11:55
Quase chorei de emoção com o post do EDuarte rs! Concordo com tudo que ele diz e digo mais, meu carro (diesel, as mais "problemáticas") também tem o sistema de arrefecimento original, na minha família desde zero e nas minhas mãos a uns 2-3 anos, nunca ferveu, depois que voltei a andar de moto tenho usado só aos fins de semana, mas que fins de semana, o acesso ao nosso sítio é complicado onde 4x2 só sai rebocado, e pela Sportage rs, quando não estou puxando carro estou com reboque, de uns 500 - 700kg. Então posso afirmar que mesmo em uso 50% Rodovia e 50% Pirambeira o carro é perfeito com o sistema original, mesmo aos 185000km, ela impressiona todo mundo, ou melhor, surpreende, porque a primeira vista ninguém bota fé, mas depois que ela faz o trabalho pesado é só elogios.
Adoro meu jipinho!
Luiz Gaucho
16/04/2014, 14:15
Existem mecanicos que fazem o serviço que "tem que ser feito", e existem os que fazem "como tem que ser feito".
Vou mandar fazer um adesivo, com este texto, para colocar no capô da minha Sportage !!!! Além de mecânico, o cara é um poeta, hehehehe.... Mandou bem, mais uma vez.
Forte abraço,
Luiz
eduarte és uma persona seria que gosta de lo que fãs, eu me tiro El chapéu para el
Fazer o churrasco ninguem quer né? kkkkkk... brincaderinha...
Valeu galera...
[]s
(DU)
Robert Marley
16/04/2014, 19:01
Realmente o Edu tá inspirado mesmo , agradeço a todos que colaboraram, esse forum realmente é um espaço de utilidade pública para nós, amantes de nossas carangas.
Valeu!
Djalma colombo
16/04/2014, 22:02
Tratar com zelo e capricho como se fosse seu, poucos mecânicos fazem, mesmo que com pouco conhecimento em determinados motores, mas o principal de tudo é respeitar o que é fundamental que não adianta "improvisar". Edu não adianta, você e o Sr MAAT, são os mestres da sportages! Quando for conhecer São Paulo, Faço o churasco! kkkkkk..., forte abraço!
alexandrodorner
17/04/2014, 05:55
Agradeço a colaboração dos amigos, na verdade a minha viatura começou a esquentar tão logo a adquiri, mandei varetar o radiador, estava ferrado, troquei-o, e apoveitei e troquei a bomba d'água, não deu mais problema, porém gato escaldado .... Estava pensando, haja vista o problema recorrente de aquecimento nesse modelo, realizar alguma melhoria algo que deixasse o sistema 100% . Em tempo, uso o carro para viajar e passeios com a família e em breve residir em área rural, nada de trilhas, só para chegar em casa se chover muito kkkkkkkk
Nesse sentido vi que alguns usuários optaram pela ventoinha mecânica da ranger, dizem que é mais confiável. Também estranhei esse lance de travar a ventoinha, não entendo muito de mecânica nem de engenharia, mas fiquei com aquela pergunta: pô, se a solução é travar a ventoinha por que colocaram a infeliz no motor?
No mais estou procurando algum meio de deixar o carro infalível, com risco zero de superaquecimento, parece utopia mesmo kkkkkk.
Boa noite aos brothers!
Robert Marley bom dia , seja bem vindo ao forun .
Bom , o assunto e polemico , original ou melhorado ?
Assim , em primeiro lugar e a diesel ou gasolina ?
Se for a gasolina basta manter a manutençao periodica em dia pois as spts a gasolina nao tem problema de fervura , com uma pesquisa rapida aqui no forun voce vera isso .
Porem se for a diesel o buraco e bem , bem , mais em baixo .
Um motor a gasolina opera a no maximo 450graus na camara de combustao , ja um motor a diesel opera entre 600 a 800graus , nao da para comparar .
O tracker da chevrolet usa o mesmo motor das nossas spts , trata-se do mazda rf engine 2.0tdi .
Pergunta , por que esse motor nao ferve no tracker ?
Por que as pessoas que conhece bem o tracker nao recomenda usar peças do nosso spt ? em especifico a ventoinha .
Por que o tracker tem um valor de comercio de 5000 a 10000 reais a mais do nossos spts ? sera que aquele video no yuotube de um spt fervendo nao mancha a imagen de um produto .
Robert quem que paga a conta , o propietario ou o mecanico ? voce ou as pessoas aqui do forun ?
Robert um carro imune a fervura e uma utopia , porem uma carro confiavel como o que voce quer , sim e pocivel .
Robert , pesquise , leia que voce encontrara a resposta correta , aqui neste topico em outros foruns , do tracker , das l200 , dos jpx .
Me separei da mulher mas nao me separo do meu gipinho , valeu ate .
Alexandro Dorner
O eduarte e Matt são referencias no mundo das Sportage aqui do forum.
Tudo que eles falam, pode botar fé.
Eu tive uma Sportage a gasolina e te digo uma coisa, excelente jipe. A minha qdo comprei, era de garagista"picareta" e já havia tido 8 donos antes de mim. Se eu entendesse a metade do que aprendi aqui no forum, teria comprado uma em melhor estado. Mas mesmo assim, ela só ferveu por conta de mau funcionamento da ventuinha viscosa. Isto é, não havia trocado por uma nova qdo comprei, por isso teve deficiência de refrigeração por grande período e por isso fissurou o cabeçote.
Então o que o eduarte falou é certo. Se o sistema de refrigeração estiver em dia, não terá problemas com aquecimento.
Diferente do Matt, me separei da mulher mas ela levou o jipe.rsrs
Depois de mais de 2 anos sem 4x4 , atualmente estou podendo reconquistar outro jipe, mas dessa vez vou testar um gv da Suzuki. Não que eu não goste mais de Sportage, apenas pq quero outra experiência com jipe que nunca tive.
[]s
Torno a repetir, " se esta fervendo é pq tem coisa errada, e não pq o sistema é ineficiente".
Como foi dito no post anterior, "quem que paga a conta , o propietario ou o mecanico ? voce ou as pessoas aqui do forun ?" Por tanto, modificar o sistema sem achar a causa do problema é dar um tiro no pé, mais tarde o preju vai ser maior.
Nada contra modificar o sistema de arrefecimento, só não vejo necessidade, o original é eficiente desde que mantido em ordem, e isso se aplica tanto nas "SPORTAGE" a gasolina qto nas diesel.
[]s
(DU)
Fala galera, ja que a polemica é o sistema ser ineficiente, eu tenho a solução definitiva, o Reinaldo postou no face e eu trago pra vcs...
459576
kkkkkkkk...
[]s
(DU)
andersoncolares
17/04/2014, 18:17
Torno a repetir, " se esta fervendo é pq tem coisa errada, e não pq o sistema é ineficiente".
Como foi dito no post anterior, "quem que paga a conta , o propietario ou o mecanico ? voce ou as pessoas aqui do forun ?" Por tanto, modificar o sistema sem achar a causa do problema é dar um tiro no pé, mais tarde o preju vai ser maior.
Nada contra modificar o sistema de arrefecimento, só não vejo necessidade, o original é eficiente desde que mantido em ordem, e isso se aplica tanto nas "SPORTAGE" a gasolina qto nas diesel.
[]s
(DU)
Olá Eduarte, 3 semanas atrás fui a uma oficina de recuperaão de radiadores comprar uma tampa 0.9 para minha vtr e trocar o aditivo; O cara me chamou para mostrar com uma lanterninha como estava o interior do meu radiador, que é todo original e nunca ferveu. Havia uma pequena quantidade de ferrugem. Ele recomendou que colocasse um aditivo mais barato, rodasse por 3 semanas e voltasse para varetar o radiador e depois colocar um fluido de melhor qualidade. Alguma recomendação extra? Minha vtr é 2.0 TDI
Olá Eduarte, 3 semanas atrás fui a uma oficina de recuperaão de radiadores comprar uma tampa 0.9 para minha vtr e trocar o aditivo; O cara me chamou para mostrar com uma lanterninha como estava o interior do meu radiador, que é todo original e nunca ferveu. Havia uma pequena quantidade de ferrugem. Ele recomendou que colocasse um aditivo mais barato, rodasse por 3 semanas e voltasse para varetar o radiador e depois colocar um fluido de melhor qualidade. Alguma recomendação extra? Minha vtr é 2.0 TDI
Manda varetar direto, não precisa colocar aditivo barato pq isso é agua com corante, não adianta nada.
Ele vai abrir seu radiador e deixar de molho pra dissolver um pouco a sujeira e depois varetar.
Depois de pronto coloca agua pura e roda uns dias pra ver se tem vazamentos, se estiver tudo OK troque por agua desmineralizada e aditivo de boa qualidade.
E não esqueça de trocar o liquido uma vez por ano.
[]s
(DU)
andersoncolares
17/04/2014, 19:01
Fala galera, ja que a polemica é o sistema ser ineficiente, eu tenho a solução definitiva, o Reinaldo postou no face e eu trago pra vcs...
459576
kkkkkkkk...
[]s
(DU)
Manda varetar direto, não precisa colocar aditivo barato pq isso é agua com corante, não adianta nada.
Ele vai abrir seu radiador e deixar de molho pra dissolver um pouco a sujeira e depois varetar.
Depois de pronto coloca agua pura e roda uns dias pra ver se tem vazamentos, se estiver tudo OK troque por agua desmineralizada e aditivo de boa qualidade.
E não esqueça de trocar o liquido uma vez por ano.
[]s
(DU)
Valeu meu amigo. Seguirei suas orientações
alexandrodorner
17/04/2014, 22:18
Pois e´ senhores realmente e uma grande polemica .
Essa historia de original ou melhorado .
Entao vamos dar uma apimentada nessa historia .
Pergunta quem que fatura uma grana quando um spt ferve ? eu um simples ferramenteiro ? ou os mecanicos de plantao ?
Um mecanico cobra em torno de 2000reais so de mao de obra para refazer um motor diesel .
Senhores se o sistema original foce confiavel nos nao estariamos debatendo este assunto , este topico nao teria 187 paginas .
Por que nos nao debatemos sobre bomba injetora ?
Por que nos nao debatemos sobre caixa de cambio ?
Por que estes sistemas cumpre bem suas respectivas funçoes .
Quem quiser manter o sistema original nao serei contra , porem estejam bem atentos as consequenssias desta decisao .
Estejam cientes de que serao clientes vip dos mecanicos de plantao , com direito a bolachinha , cafe quentinho , e tapinha nas costas , e aquela fraze volte sempre estamos de braços abetos para voce .Para estes desejo boa sorte por que vao precisar .
Quem quiser sair dessa mesmi-se de sustentar mecanico , recomendo que leia as melhorias postadas aqui , nao so desenvouvidas por min mas por outras pessoas .
Coloquem essas melhorias em pratica e sejam felizes , sem ter que conviver com o bicho papao do super-aquecimento .
Senhores tudo o disse aqui dis respeito as spts a diesel nao as a gasolina , as a gasolina nao tem problema de super-aquecimento .
So mais uma pergunta .
Por que os especialistas de plantao nao responderam as perguntas do outro post ? relacionada a comparaçao entre os carros .
Por falta de conhecimento no assunto ou por que a resposta vai espor a verdade .
Pra min esse assunto deu o que tinha para dar , valeu .
AlexandroDorner
Prezado Alexandro, não vejo motivos pra vc me atacar dessa forma nem ao Sr. Miguel (MAAT), vc colocou o seu ponto de vista e eu coloquei o meu, pronto, toda experiencia é bem vinda, cabe a cada um definir o que é melhor pra ele.
Não estou aqui no fórum como um "mecânico de plantão" pra "faturar uma grana" como vc arrogantemente citou, até pq aqui do fórum devo ter uns 3 como cliente, a maioria são de regiões bem distantes, se fosse pra isso eu colocaria um banner no fórum.
Todos os trabalhos que fiz, nenhum deu problema, então pq eu estou errado?
Não vejo nada de errado no seu sistema, ele é tão bom qto o aberto, tanto que os dois são usados pelas montadoras, alguns aqui no fórum ja fizeram esse sistema muito antes de vc, isso não é novidade, só não vejo uma eficiência significativa que valha o trabalho e investimento.
Como em posts anteriores, percebo que pra vc isso se tornou pessoal, pra mim pouco importa, não esta fazendo diferença nenhuma na minha vida, pra eu sair desse fórum é fácil (e estou quase saindo), não preciso disso, estou apenas expondo a minha experiencia pra ajudar os demais colegas, se não esta te ajudando, sinto muito.
Bola pra frente meu amigo, cada um paga o seu e ja era...rssss
Ps.: Só pra constar, as sportage a gasolina tbm fervem tanto qto as diesel, só é mais complicado pra mexer por ser 16V (eca...)
Ps2.: Quando quiser falar alguma coisa sobre a minha pessoa, seja direto por favor, não me importo.
[]s
(DU)
Marcus Pereira
18/04/2014, 10:37
Tenho que cumprimentá-lo EDuarte pela "classe", dignidade e objetividade de seu último comentário. Abraço!!
Djalma colombo
18/04/2014, 20:57
Alexandro, Eu tenho a minha que a gasolina, ja queimou junta de cabeçote por falta de cuidado do antigo dono, uma coisa a ser bem observada é o seguinte: O sistema da sportage foi desenvolvido para países de clima frio e não para países de clima tropical como o Brasil, Aqui nos temos dois tipos de clima, tropical e subtropical, moro em Colombo, região metropolitana de Curitiba, é uma cidade mais pra fria do que quente, ja em Brasilia o clima é bem mais quente e seco,(somente um comparativo), isso influencia e muito no sistema de arrefecimento, se vc manja muito, então abre uma oficina ou um site de consultoria em sistema de arrefecimento, nosso forum é para trocarmos experiencias e tirarmos dúvidas com que tem um pouco mais de conhecimento, respeito e educação é fundamental para todos, e acho que isto deve acabar aqui!
Djalma colombo
18/04/2014, 21:04
459576
kkkkkkkk...
[]s
(DU)
Adorei a idéia, quando for fazer uma viajem mais longa vou fazer esta adaptação! kkkkkkkkkkkkk...
Prezado Alexandro, não vejo motivos pra vc me atacar dessa forma nem ao Sr. Miguel (MAAT), vc colocou o seu ponto de vista e eu coloquei o meu, pronto, toda experiencia é bem vinda, cabe a cada um definir o que é melhor pra ele.
Não estou aqui no fórum como um "mecânico de plantão" pra "faturar uma grana" como vc arrogantemente citou, até pq aqui do fórum devo ter uns 3 como cliente, a maioria são de regiões bem distantes, se fosse pra isso eu colocaria um banner no fórum.
Não vejo nada de errado no seu sistema, ele é tão bom qto o aberto, tanto que os dois são usados pelas montadoras, alguns aqui no fórum ja fizeram esse sistema muito antes de vc, isso não é novidade, só não vejo uma eficiência significativa que valha o trabalho e investimento.
Como em posts anteriores, percebo que pra vc isso se tornou pessoal, pra mim pouco importa, não esta fazendo diferença nenhuma na minha vida, pra eu sair desse fórum é fácil (e estou quase saindo), não preciso disso, estou apenas expondo a minha experiencia pra ajudar os demais colegas, se não esta te ajudando, sinto muito.
Ps.: Só pra constar, as sportage a gasolina tbm fervem tanto qto as diesel, só é mais complicado pra mexer por ser 16V (eca...)
Ps2.: Quando quiser falar alguma coisa sobre a minha pessoa, seja direto por favor, não me importo.
[]s
(DU)
Me solidarizo com você, EDuarte.
Desde quando comprei a SPT em 2009, você foi um dos que mais contribuiu em resolver as dúvidas.
Já tivemos outros personagens que passaram por aqui tentando, no começo, ajudar.
Depois, partiam para deselegâncias sem sentido.
Para os mais antigos, lembram daquele cara que tinha duas contas de usuário diferentes?
Numa conta, todo participativo.
Noutra, era só para torrar o saco dos outros.
Era um apelido meio que "Azia4X4", sugerindo má digestão.
Ofendia todo mundo, era grosseiro, desbocado.
Até que foi descoberto e banido.
Faz parte.
Por isso, meu amigo EDuarte - me permita chamar assim -, mantenha a calma, o prumo e o nível (e não é o do radiador!).
E, por favor, não abandone o fórum.:concordo:
andersoncolares
19/04/2014, 22:06
459576
kkkkkkkk...
[]s
(DU)
[]s
(DU)
EDUARTE, sou seu admirador como pessoa e profissional, pois desder que entrei nesse fórum você me ajudou tantas vezes que nem imagina o quanto. Estou certo que inúmeros colegas concordarão comigo, portanto, caso de fato resolva desistir de nós, peço, humildemente, que diga para onde irás, pois esteja certo de que o seguiremos.
Grande abraço amigo e fica frio...
Mais uma vez, muito obrigado por tudo sempre.
Valeu galera, tamo junto, vamos continuar na luta...rsss
[]s
(DU)
João Cristiano Rodrigues
21/04/2014, 08:11
Pessoal estou pretendendo comprar esse termometro digital: 056" 4BITS 12V Digital Car Vehicle Watch Time Temperature Sensor Volt Meter 3in1 | eBay (http://www.ebay.com/itm/056-4Bits-12V-Digital-Car-Vehicle-Watch-Time-Temperature-Sensor-Volt-Meter-3in1-/141242488249?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item20e2b555b9&vxp=mtr)
Porém não sei onde deve ser ligado o sensor (a ponta metálica). Alguem pode me orientar? Quero monitorar a temperatura do Sportage com mais precisão.
obrigado Sr eduarte , eu trabalho só com importados diesel agora não pego mais gasolina,tenho 60 anos e não Faso serviço para niun de vc, e graça a dios nunca me botar on o dedo en la cara reclamando de um serviço mal feito .falo lá verdade, e cobro lo que se que me meresco.estou en este foro, nao se por que eu já sali deste foro por culpa de personas como, alexandrodorne, que gosta de apimentar como ele dise,
los motores mazda 2,0 diesel, es como qualquer motor, ou como nois, temos defeitos e problemas,que temos que cuidar ahi que bem , tu tem que procurar queen sepa cuidar de tu salud, abraço
Sr Eduarte, vc se merece o máximo de tudo respeito que se gano em nel foro, fica querido
Tem toda razão Sr. Miguel, somos profissionais, mas acima de tudo somos humanos e passivos de erros, mas sempre fazendo o melhor.
Bola pra frente...
[]s
(DU)
alexandrodorner
22/04/2014, 05:49
Senhor Miguel e Eduarte bom dia .
Qual e meu obigetivo aqui ?
E acabar com o problema de super-aquecimento nos sportage .
E por um sportage mais confiavel .
Para melhorar o sportage na aquilo que este carro se propoe a ser um utilitario de luxo .
Para criar um kit-gelo para os sportage , um padrao de melhorias no sistema de arrefecimento que coloque um fim neste problema .
I tudo isso para que ?
Para que nossos sportage se tao confiaveis quanto um troller , um land rover defender .
Uma utopia ? Impossivel ?
Nao , se corrigirmos as falhas de engenharia de fabrica , sim , e possivel .
Eduarte esse debate nao e pessoal , pois nao dependo dos sportage para sobreviver .
Eduarte nao tenho nada contra voce .
Mas sou radicamente contra a sua ideia de que o sistema original com a devida manutençao da conta do recado .
Voce esta ERRADO .
Voce diz que e uma questao de opiniao ou de pontos de vista .
Esta ERRADO .
Mecanica nao e uma ciencia subjetiva , mas sim uma ciencia ezata , funciona ou nao funciona , o torki esta serto ou errado etc...
Senhor Miguel e Eduate , juntenci a mim nesta luta .
Por um kit-gelo para as nossas sportage .
Por um forun mais organizado , com topicos que facilite a pesquisa das pessoas , de forma mais rapida e pratica .
Senhores nao se oponham amim .
Em pouco tempo estarei publicando , toda uma receita de bolo com fotos dezenhos numeros de comparaçao etc..
O kit-gelo e a receita ja esta pronto , agora esta na faze de teste .
Adotem voces como padrao no trabalho de voces e tenham um trabalho de qualidade diferenciada .
Valeu boa sorte para toods nos ate .
AlexandroDorner
Senhor Miguel e Eduarte bom dia .
Qual e meu obigetivo aqui ?
E acabar com o problema de super-aquecimento nos sportage .
E por um sportage mais confiavel .
Para melhorar o sportage na aquilo que este carro se propoe a ser um utilitario de luxo .
Para criar um kit-gelo para os sportage , um padrao de melhorias no sistema de arrefecimento que coloque um fim neste problema,,,,, meu caro si el Sr esta procurando esse objetivo tem muita formas de consultalo, e nao de la forma anterior
bom a respeto de se faser uma mecanica preventiva si se pode aser acredito que el Sr este ERRADO,
a la mecânica si és una ciencia, nois somo los burro que nao la entedemos, ou nao sabemos interpretarla,