PDA

Ver Versão Completa : Sportage fervendo

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11]

mfdomingues
03/05/2016, 12:48
O aperto que conheço desse cabeçote é completamente diferente, mas se não aquece nem mistura agua com oleo e vice versa deve estar ok.

[]s
(DU)

Eduardo, qual o aperto que vc conhece? Mas, realmente não aquece, no máximo foram 100 C, e isto forçando bem na serra, não ferveu e não sumiu água em quantidade, tanto que voltei tranquilo, no máximo marcou 80C na volta. Não mistura nada de óleo e água. Mas, vc poderia me passar o aperto que vc conhece / sabe como sendo o correto?

Obrigado

EDuarte
03/05/2016, 14:01
70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

[]s
(DU)

mfdomingues
03/05/2016, 21:13
70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

[]s
(DU)

Caracas, é muito diferente mesmo....bom, como você disse certo ou errado, parece que deu certo.

Vou pegar a viatura no final desta semana com o sistema selado, como você mesmo disse há alguns posts atrás, mal não faz e não é caro, alias, ajuda a trabalhar melhor e ganho um pouco de segurança, espero que resolva este ultimo problema para que eu possa voltar a andar com confiança.

Posto as percepções, durante o final de semana.

Obrigado pela ajuda até aqui.

mfdomingues
06/05/2016, 11:43

[]s
(DU)

Eduardo, na quarta feira foi instalado o sistema selado na viatura, o que parou o vazamento (também não poderia ser outro o resultado), contudo o meca estranhou que a temperatura começou a subir e em ritmo rápido, não passa de 95ºC, mas, sub rápido. Ficou com a pulga atrás da orelha e não quis arriscar, desmontou o cabeçote de novo e vai mandar para a retifica pela terceira fez para fazer o teste (spray, raio x, plainamento etc).

Enfim, é ruim por ter que desmontar, mas também poderia ser aquele 0,01% que o Glaicon mencionou e ai não tem como confiar, tem que fazer. Meu medo é que o caso não seja no cabeçote e sim alguma outra coisa no bloco, algo na galeria de água que cerca os parafusos, se for isto, juro que não sei como fazer, mas, enfim, tem que ter certeza.

A melhor das hipóteses pode ser a junta, e ai eu pergunto, sempre recomendam a junta de aço de marcas reconhecidas, contudo, há aquelas velha briga sobre junta de aço que é resistente (até demais), mas não possui aquela aderência, enquanto tem aquela linha da junta de amianto que tem a melhor aderência, mas, sua resistência é menor. Se optar por continuar a usar a junta de aço, teremos que mandar o bloco para a retifica para prepara-lo e assim obter o resultado desejado?

Tem mais alguma idéia do que poderia estar acontecendo ou outro tipo de checagem que poderíamos fazer?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527941&stc=1

EDuarte
06/05/2016, 14:10
Se o cabeçote estiver bom (apesar de não ser novo), é interessante mandar o bloco pra verificar, ele tb pode ter alguma micro fissura ou um leve empeno na face.
Se for usar junta de amianto tem que ser TARANTO, e se for de chapa tem que ser AJUSA e antes de montar pinta ela com spray de tinta aluminio.

[]s
(DU)

Glaicon
07/05/2016, 08:59
Endureceu a mangueira superior com pressão?
Não consegues um cabeçote usado para colocar em substituição e testar?
Não tinha nenhum indicativo de passagem de água entre a galeria do bloco e os pistões?
Chegaria a deixar esse tipo de marca, Eduarte, caso estivesse passando água?

EDuarte
07/05/2016, 09:07
Não tinha nenhum indicativo de passagem de água entre a galeria do bloco e os pistões?

Sim, seria visível e ferveria com facilidade.

[]s
(DU)

mfdomingues
07/05/2016, 10:14

Glaicon, a mangueira superior ficava quente e um pouco rígida sim, contudo, nada de anormal ou estufada, não parecia um excesso de pressão, aliás, quão rígida e quente ela poderia ficar?

Conseguir outro cabeçote eh complicado, as peças para SPTG estão ficando raras, inclusive para compra vc ouve muito "soh vendo completo", sabem que vc não terá muitas opções, no caso a opção seria comprar um, mas, preciso do resultado primeiro dos testes.

O cabeçote voltou para a retifica e desta vez (segunda) eu vou acompanhar os testes com o meca e o pessoal de lá.

A olho nu não notamos passagem de água entre as galerias no cabeçote. O bloco ficou na oficina deixaram em teste esse final de semana todo, querem verificar se poderia dar passagem de agua nas galerias do bloco, ou pelos câmaras dos parafusos que fixam o cabeçote nele. na segunda a tarde teremos os resultados.

Obrigado a todos pela ajuda.

mfdomingues
09/05/2016, 17:28
Prezados, boa tarde

Acabei de receber a ligação do mecânico que foi buscar o cabeçote na retifica, foi realizado o teste completo e todas as possibilidades foram sanadas, o cabeçote está perfeito sem trincas, foi realizado a limpeza total e devolvido.

O bloco também no teste "caseiro" não apresentou falhas (ficou em teste no final de semana todo).

O meca suspeita que a junta foi para o espaço devido a pequenos excessos de temperatura e um pouco de perde de água que eu estava passando (perdia um pouco a junta ficou ruim ai foi perdendo mais e a junta piorando) tanto que analisando a parte interna no final de semana pode notar que as paredes internas da junta onde o pistão faz contato sofreu um pouco, pode ser outra coisa, mas, ele acha que pode ser algo neste sentido.

Falei da junta AJUSA (aço) ou Taranto (amianto), ele quer insistir no material flexível (melhor aderência), mas, desta vez quer buscar uma preparada para alta performance (quando tinha um motor nervoso cheguei a fazer uma e funcionou muito bem) são juntas construídas sobre medida para aguentar altas pressões de motores turbo com altíssimas temperaturas, bom, eu gostaria da original, mas, gostaria muito de elevar o nível de resistência deste motor (insegurança).

De qualquer forma vamos montar agora com o sistema selado, vou instalar também uma boia de nível de água para monitorar melhor também esse nível.

Até o final desta semana sai, vou mantendo todos informados, muito obrigado pela ajuda até aqui.

ivancgbsb
09/05/2016, 17:55
Boa tarde mfdomingues.

vou instalar também uma boia de nível de água para monitorar melhor também esse nível.

Venho acompanhando o tópico e gostei da ideia. Até fiz isso em um Troller.
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller (http://vou instalar também uma boia de nível de água para monitorar melhor também esse nível.)

Essa Icos (https://www.icos.com.br/Sensores-De-Nivel-Icos/) é muito boa, em atendimento e tem vários tipos de sensores. Verticais, horizontais, etc....

mfdomingues
09/05/2016, 19:21
Boa tarde mfdomingues.

Venho acompanhando o tópico e gostei da ideia. Até fiz isso em um Troller.
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller (http://vou instalar também uma boia de nível de água para monitorar melhor também esse nível.)

Essa Icos (https://www.icos.com.br/Sensores-De-Nivel-Icos/) é muito boa, em atendimento e tem vários tipos de sensores. Verticais, horizontais, etc....

Ivan, boa noite

Muito obrigado pela dica, gostei muito e os preços são muito acessíveis.

Vi algumas de outras viaturas (vectra, marea etc), mas, acho que uma especifica como você indicou pode ser mais precisa e confiável.

Você colocou dentro do vaso de expansão? O link não abriu com sua adaptação que fez no troller.

Obrigado

ivancgbsb
10/05/2016, 06:51
Enviando de novo o link: Troller - IvandeArauj (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)

Se não abrir, você pode copiar o link e colocar no navegador.
Coloquei no vaso de expansão sim.
Também andei lendo sobre as tampas de vectra, ômega e outros. Mas essas tampas estão dificeis de encontrar e não sei se daria certo.
Depois que fiz o meu, a Icos lançou um específico: Sensor de Falta d'Água para Reservatório do Radiador (https://www.icos.com.br/Sensor-Falta-Agua-Radiador/)

mfdomingues
12/05/2016, 10:49
Confrades, a saga continua.....

Bom, como disse as juntas foram feitas sob medida, aproveitamos e fizemos as juntas dos coletores e turbina.

Foi confeccionada com 2mm de altura (cabeçote)

O material é flexível (liga de amianto), contudo, é utilizado cobre nas partes que recebem maior temperatura e pressão.

Como a oficina está bem cheia o prazo para conclusão que era amanhã, acontecerá apenas na semana que vem, por volta de terça feira. Depois tem os testes e tudo mais, vamos torcer para que tudo fique bem agora.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528502&stc=1

mfdomingues
18/05/2016, 22:53
Eduardo, boa noite.

O meca esta com dificuldades para achar o ponto correto para instalar o vaso de expansão, conectou primeiro na saída que era do radiador do ar quente e depois em uma mangueira que vai do radiador ao bloco conectando por baixo do motor e em ambos os casos a água não circulava direito, ou fica fraca, ou enche o vaso até o limite.

Sugere algum local onde vc tenha instalado em alguma SPTG?

Valeu

EDuarte
19/05/2016, 07:15
Eduardo, boa noite.

O meca esta com dificuldades para achar o ponto correto para instalar o vaso de expansão, conectou primeiro na saída que era do radiador do ar quente e depois em uma mangueira que vai do radiador ao bloco conectando por baixo do motor e em ambos os casos a água não circulava direito, ou fica fraca, ou enche o vaso até o limite.

Sugere algum local onde vc tenha instalado em alguma SPTG?

Valeu

A mangueira mais fina que fica em cima do reservatorio conectei no bocal do radiador, que ia pro reservatorio original, e a mais grossa que fica em baixo do reservatorio na mangueira inferior do radiador, não me lembro, mas acho que a agua não fica circulando direto pelo reservatorio.
Lembrando que tem que colocar uma tampa sem valvula no radiador e que o reservatorio tem que estar acima ou na mesma altura que o radiador, se estiver abaixo ele transborda.

[]s
(DU)

mfdomingues
19/05/2016, 10:18
A mangueira mais fina que fica em cima do reservatorio conectei no bocal do radiador, que ia pro reservatorio original, e a mais grossa que fica em baixo do reservatorio na mangueira inferior do radiador, não me lembro, mas acho que a agua não fica circulando direto pelo reservatorio.
Lembrando que tem que colocar uma tampa sem valvula no radiador e que o reservatorio tem que estar acima ou na mesma altura que o radiador, se estiver abaixo ele transborda.

[]s
(DU)

Eduardo, Bom dia

A mangueira com menor diâmetro (superior / fina) conectamos ao bocal do radiador com uma tampa "cega" sem a válvula de original.

Quanto a mangueira de maior diâmetro (inferior / grossa) havíamos tentado conectar direto ao bloco, como nos modelos modernos e não na mangueira inferior do radiador, vou tentar essa opção, vou comprar um "T" em alguma casa de material de construção para conectar na parte inferior.

Sim, colocamos ele com o nível mínimo na linha do bocal do radiador.

Contudo, havia pensado que a água circulava como nos modelos modernos ganhando assim uma melhor troca de calor.

Mas vou tentar da forma como indicou.

obrigado pela ajuda.

Abs

mfdomingues
23/05/2016, 11:51
Eduardo, Bom dia

A mangueira com menor diâmetro (superior / fina) conectamos ao bocal do radiador com uma tampa "cega" sem a válvula de original.

Quanto a mangueira de maior diâmetro (inferior / grossa) havíamos tentado conectar direto ao bloco, como nos modelos modernos e não na mangueira inferior do radiador, vou tentar essa opção, vou comprar um "T" em alguma casa de material de construção para conectar na parte inferior.

Sim, colocamos ele com o nível mínimo na linha do bocal do radiador.

Contudo, havia pensado que a água circulava como nos modelos modernos ganhando assim uma melhor troca de calor.

Mas vou tentar da forma como indicou.

obrigado pela ajuda.

Abs

Bom dia a todos, alguém conhece uma boa benzedeira?

Bom, vamos lá, junta substituída, cabeçote montado (torque de 14 kg na junta preparada) parafusos novos, guias no lugar etc. Vaso expansor instalado da forma como o Eduardo comentou e foi para o testes, o meca fez o testes primeiro com o vaso de expansão, contudo, ficou meio encucado, uma vez que a água caia nele fervendo, resolveu voltar para a oficina e retirar, testar primeiro com o sistema original para ver se estava dando "retorno" de água do motor.

Tirou o vaso e foi para o testes de novo, de repente escutou um estalo embaixo do capô e o motor ficou silencioso, parou e a hélice perdeu TODAS as pás, não sobrou nenhuma para contar a história, nisto levou o defletor, reservatório da direção e machucou a correia do ar, volta para a oficina agora no guincho.

Encomendei a hélice na power parts, o defletor em um desmanche com o reservatório da direção, peguei tudo no sábado e está lá com ele para montar.

Expliquei que o vaso de expansão neste caso tem mais a função de segurar a água do que circular (ao contrário de como é feit nos veículos mais modernos que vão direto no bloco), agora é remontar e testar, vamos ver se agora vai, minha primeira viagem será para Aparecida, acho que preciso lavar com água benta, porque ta difícil hein.

529112529113529115529117

Raoni Bradacz
23/05/2016, 12:48
Boa sorte no conserto amigo, com quantos km rodados esta a viatura? Começaram os problemas com quanto? Valeu

Bom dia a todos, alguém conhece uma boa benzedeira?

Bom, vamos lá, junta substituída, cabeçote montado (torque de 14 kg na junta preparada) parafusos novos, guias no lugar etc. Vaso expansor instalado da forma como o Eduardo comentou e foi para o testes, o meca fez o testes primeiro com o vaso de expansão, contudo, ficou meio encucado, uma vez que a água caia nele fervendo, resolveu voltar para a oficina e retirar, testar primeiro com o sistema original para ver se estava dando "retorno" de água do motor.

Tirou o vaso e foi para o testes de novo, de repente escutou um estalo embaixo do capô e o motor ficou silencioso, parou e a hélice perdeu TODAS as pás, não sobrou nenhuma para contar a história, nisto levou o defletor, reservatório da direção e machucou a correia do ar, volta para a oficina agora no guincho.

Encomendei a hélice na power parts, o defletor em um desmanche com o reservatório da direção, peguei tudo no sábado e está lá com ele para montar.

Expliquei que o vaso de expansão neste caso tem mais a função de segurar a água do que circular (ao contrário de como é feit nos veículos mais modernos que vão direto no bloco), agora é remontar e testar, vamos ver se agora vai, minha primeira viagem será para Aparecida, acho que preciso lavar com água benta, porque ta difícil hein.

529112529113529115529117

mfdomingues
23/05/2016, 13:47
Boa sorte no conserto amigo, com quantos km rodados esta a viatura? Começaram os problemas com quanto? Valeu

Fala Raoni, obrigado, vou precisar de sorte mesmo.

Ela está com 190.000 km, mas, pelo que sei esse motor foi retificado 2 vezes, uma comigo e outra com o antigo proprietário.

Os problemas veira com ela desde quando comprei, faz 11 meses, ela tinha 186.000, ou seja, tudo isto deve ter vindo desde muito tempo lá trás, mas, não tenho o histórico preciso.

Valeu

mfdomingues
25/05/2016, 20:29
Bom noite senhores, minha saga continua.

Vamos recapitular, cabeçote testado pela 3x, juntas preparadas, vaso selado instalado, ventoinha nova, defletor novo e qual foi o resultado? Água para fora, em pequena quantidade, mas saiu.

Retirado o vaso de expansão (voltou ao sistema original) e novo teste e o resultado? Água para fora de novo, claro agora em maior quantidade, mas não é nenhuma cachoeira.

Viatura parada, foi retirada a válvula termostática para um novo testes e água para fora de novo (bem menor quantidade, mas está saindo pelo reservatório).

Bom, neste não me resta outra escolha, antes de desistir da viatura, vou eu mesmo pegar esse cabeçote e levar em outra retifica e pegar uma segunda opinião, porque está difícil de acertar a mão, tanto eu como o meca estamos ficando cansados, desmotivados e eu sem grana.

Vi algumas cotações e encontrei cabeçotes da marca Mambo, por R$ 1.500,00 novo, não sei se a marca tem procedência, mas disseram que é coreano, alguém conhece? Recomenda ou descarta?

Obrigado e a Saga continua.

EDuarte
26/05/2016, 01:05
Ja me relataram que dois cabeçotes mando quebraram no meio.
Foi verificado o estado do bloco?
Entre em contato com o Sr. Miguel (MAAT aqui do forum), ele certamente terá uma solução pra isso, ele era mecanico da KIA no uruguai se não me engano e montou uma oficina em porto alegre, gente finíssima, com certeza terá prazer em ajudar.

[]s
(DU)

mfdomingues
26/05/2016, 09:58
Ja me relataram que dois cabeçotes mando quebraram no meio.
Foi verificado o estado do bloco?
Entre em contato com o Sr. Miguel (MAAT aqui do forum), ele certamente terá uma solução pra isso, ele era mecanico da KIA no uruguai se não me engano e montou uma oficina em porto alegre, gente finíssima, com certeza terá prazer em ajudar.

[]s
(DU)

Eduardo, bom dia

Vi algumas pessoas falando bem desta marca no fórum das L200, fato eh que não consigo pagar os 3.000,00 no original, vou pesquisar para ver de encontro outro novo de marca mais "reconhecida".

Sim, fizemos os testes no bloco e todas as medições foram satisfatórias.

Bom, vou pegar a segunda opinião em outra retifica e tentaria contato com o Sr. Miguel, achei que ele estava afastado do fórum, mas, vou tentar.

Obrigado

EDuarte
26/05/2016, 10:41
Veja o cabeçote da TAKAO.
Se não conseguir entrar em contato com o Sr. Miguel me avise.

[]s
(DU)

Arildo MT
26/05/2016, 11:46
Bom noite senhores, minha saga continua.

Vamos recapitular, cabeçote testado pela 3x, juntas preparadas, vaso selado instalado, ventoinha nova, defletor novo e qual foi o resultado? Água para fora, em pequena quantidade, mas saiu.

Retirado o vaso de expansão (voltou ao sistema original) e novo teste e o resultado? Água para fora de novo, claro agora em maior quantidade, mas não é nenhuma cachoeira.

Viatura parada, foi retirada a válvula termostática para um novo testes e água para fora de novo (bem menor quantidade, mas está saindo pelo reservatório).

Bom, neste não me resta outra escolha, antes de desistir da viatura, vou eu mesmo pegar esse cabeçote e levar em outra retifica e pegar uma segunda opinião, porque está difícil de acertar a mão, tanto eu como o meca estamos ficando cansados, desmotivados e eu sem grana.

Vi algumas cotações e encontrei cabeçotes da marca Mambo, por R$ 1.500,00 novo, não sei se a marca tem procedência, mas disseram que é coreano, alguém conhece? Recomenda ou descarta?

Obrigado e a Saga continua.

Que zicachicungunicavirotica, isso deixa o mecânico querendo tacar fogo na viatura com os diplomas de mecânica dentro, já verificou as coisas simples como radiador, tampa, etc. né, cara me lembrei do Willys bf 161, montava com qualquer junta velha, apenas passando lixa no cabeçote e bloco, pau na maquina, serviço pesado, radiador furado, ferveu, blz, completa aguá e boa, tempo que os carros não tinham conforto, mas erram feitos projetos super dimencionados sem dó de gastar ferro, hoje é tudo feito com obsolência programada, ainda prefiro os bons projetos maduros da década passada, mas com certeza tem zica ai, resta saber aonde.

mfdomingues
26/05/2016, 17:44
Que zicachicungunicavirotica, isso deixa o mecânico querendo tacar fogo na viatura com os diplomas de mecânica dentro, já verificou as coisas simples como radiador, tampa, etc. né, cara me lembrei do Willys bf 161, montava com qualquer junta velha, apenas passando lixa no cabeçote e bloco, pau na maquina, serviço pesado, radiador furado, ferveu, blz, completa aguá e boa, tempo que os carros não tinham conforto, mas erram feitos projetos super dimencionados sem dó de gastar ferro, hoje é tudo feito com obsolência programada, ainda prefiro os bons projetos maduros da década passada, mas com certeza tem zica ai, resta saber aonde.

É Arildo, meu meca cada dia perde uns fios de cabelos, falta chorar no telefone porque toda vez que pensa que achou o problema ele volta, só não me devolveu ainda porque o conheço há anos além disto é da família, senão teria abandonado o barco.

mfdomingues
26/05/2016, 17:48

[]s
(DU)

Valeu Eduardo, se souber de alguém que está vendendo um Takao novo eu agradeço, só encontrei acima de 3 k e neste momento está díficil pagar tudo isto, mas vou buscar alguns aqui.

Vou chamar o MAAT no skype.

Novamente obrigado

mfdomingues
27/05/2016, 13:50

[]s
(DU)

Eduardo,

O Takao está difícil de achar com um bom preço, inclusive acho que por este motivo está tão alto.

Agora encontrei um da marca "Genuine" ouviu falar? Acha que é igual, melhor ou pior que o Mando?

Valeu

Arildo MT
27/05/2016, 19:08
vejo boas referencias de AMC E SHEREK acho q é isso, mas não conheço.

Glaicon
28/05/2016, 07:33
Eduardo,

O Takao está difícil de achar com um bom preço, inclusive acho que por este motivo está tão alto.

Agora encontrei um da marca "Genuine" ouviu falar? Acha que é igual, melhor ou pior que o Mando?

Valeu
Um baita nome para peça chinesa de má qualidade.
Afinal, se não se dá sequer ao trabalho de ostentar realmente uma marca, fica difícil dar credibilidade.
Peça para olhar a caixa da embalagem.
Aposto que não terá nem informações da fábrica.
No máximo, um CNPJ do importador.:concordo:

EDuarte
28/05/2016, 09:20
Eduardo,

Valeu

Essa eu não conheço.

[]s
(DU)

mfdomingues
28/05/2016, 10:12
vejo boas referencias de AMC E SHEREK acho q é isso, mas não conheço.

Arildo, bom dia, também li sobre boas referências destas marcas no fórum das Toy, contudo, não encontrei destas marcas para a minha viatura.

PS: A segunda marca é a Sharek

Um baita nome para peça chinesa de má qualidade.
Afinal, se não se dá sequer ao trabalho de ostentar realmente uma marca, fica difícil dar credibilidade.
Peça para olhar a caixa da embalagem.
Aposto que não terá nem informações da fábrica.
No máximo, um CNPJ do importador.file:///C:\Users\MFDOMI~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\ 01\clip_image001.gif

Glaicon, bom dia, realmente esse "genuine" que de genuíno não deve ter nada não me parece ser coisa nem razoável, muito menos boa. Quanto a Mando eles agora possuem representante oficial em SP, com local (galpão) CNPJ e tudo mais. Algumas referências no fórum das Mit as opiniões são bem divididas, alguns instalaram e dizem que ficaram boas, outros não instalaram e foram para os Izumi, mas, quem instalou e se deu mau também não apareceu lá para falar exatamente o que aconteceu, tenho dúvidas ainda.

Essa eu não conheço.

[]s
(DU)

Valeu Eduardo, esse Genuine ninguém ouviu falar, poucos, apenas perguntaram como eu fiz, mas ninguém foi conclusivo. Estou quase pegando o Takao, mesmo sendo mais que o dobro do preço, assim me afundo logo, mas, acaba as dores de cabeça (espero).

EDuarte
28/05/2016, 11:00
Valeu Eduardo, esse Genuine ninguém ouviu falar, poucos, apenas perguntaram como eu fiz, mas ninguém foi conclusivo. Estou quase pegando o Takao, mesmo sendo mais que o dobro do preço, assim me afundo logo, mas, acaba as dores de cabeça (espero).

Vc conseguiu falar com o Sr. Miguel? Ele com certeza podera lhe dar informações sobre essas marcas de cabeçotes.

[]s
(DU)

mfdomingues
28/05/2016, 12:27
Vc conseguiu falar com o Sr. Miguel? Ele com certeza podera lhe dar informações sobre essas marcas de cabeçotes.

[]s
(DU)

Eduardo, boa tarde

Não consegui tempo para tentar contato com o MAAT, vou fazer isto neste exato momento.

Obrigado

mfdomingues
28/05/2016, 14:11

[]s
(DU)

Acabei de falar com o senhor Miguel, ele disse que utilizou o Mando algumas vezes sim e que não eh Korean como dizem eh chinês mesmo, mas, que se a idéia eh ficar com a viatura tem que ser coisa boa e neste caso procurar ou original ou Takao.

Valeu pela ajuda até aqui.

Abs

JcPará
03/06/2016, 11:40
Bom dia colegas do Fórum.
tenho uma SPT 2001 TDI que comprei em 2013 em São Paulo e vim rodando aquí pro Pará. Acontece que já tive alguns problemas com aquecimento e esses eventos já me custaram 2 cabeçotes, em fim resolví travar a ventuinha, mas o consumo de DIESEL aumentou muito. Quero voltar com a viscosa. Aos colegas de Curitiba ou São Paulo, sabem me informar onde compro essa viscosa? estarei nessas duas cidade no próximo julho visitando parantes e gostaria de aproveitar para comprar. Pois pelo mercado livre acho que podem me mandar a peça errada.
Grato, Josivaldo

JcPará
03/06/2016, 12:15
Caro Domingues, em 2014 coloquei na minha SPT um cabeçote da marca TOYAN comprada na SADY MOTORES no Ypiranga. Então enquanto eu viajava de uma cidade a outra (160 Km de distancia) o carro perdeu força e parou pendendo toda a água pelo escapamento, ao tentar colocar água mesmo com o motor frio e sem funcionar ela escorria toda pelo escapamento. Ao desmontar pude ver algo inédito para mim durante 35 anos mexendo em carro velho. - Houve uma corrosão enorme ao lado da válvula de escape ligando o duto de água. (isso ocorreu com 1 ano de uso). Comprei um da marca MANDO espero não apresentar o mesmo problema desse toyan.

mfdomingues
03/06/2016, 13:10
Caro Domingues, em 2014 coloquei na minha SPT um cabeçote da marca TOYAN comprada na SADY MOTORES no Ypiranga. Então enquanto eu viajava de uma cidade a outra (160 Km de distancia) o carro perdeu força e parou pendendo toda a água pelo escapamento, ao tentar colocar água mesmo com o motor frio e sem funcionar ela escorria toda pelo escapamento. Ao desmontar pude ver algo inédito para mim durante 35 anos mexendo em carro velho. - Houve uma corrosão enorme ao lado da válvula de escape ligando o duto de água. (isso ocorreu com 1 ano de uso). Comprei um da marca MANDO espero não apresentar o mesmo problema desse toyan.

JcPará, boa tarde, tudo bem?

Comprei a minha ventoinha na power parts (Powerparts (http://www.powerparts.com.br/)) aqui em SP mesmo, faz 20 dias paguei R$ 324,00 a vista, se for parcelar fica por R$ 360,00 falei com o Evandro, envia um email para ele e faça uma cotação.

Quanto ao cabeçote, bom esse Toyan nem encontrei por aqui, e realmente o que aconteceu contigo é algo que nunca ouvi falar. Comprei um Md Mando também, nem instalei ainda, estou buscando algumas pecinhas que faltam como retentor de válvulas e do comando, creio que semana que vem está de volta. Conversei com o MAAT que entende muito de SPTG e tem uma oficina em POA, ele disse que já usou em motores de SPTG o cabeçote da Mando e não teve problemas, alertou apenas para usar junta de qualidade e obedecer fielmente o torque, busquei o Takao que todos recomendam, mas, o mínimo que encontrei foi por R$ 1.00,00 acima do Mando

O Senhor Miguel (MAAT) me disse que o Takao é bom, contudo, não vale a pena pagar tão mais caro, visto que ambos são chineses, verifiquei também no fórum das Mits que tem gente usando este Mando, alguns disseram que houve problemas, já outros disseram que não, sendo que o feedback é mais positivo que negativo.

Vou mandar fazer uma junta sob medida como da outra vez, com liga de cobre e amianto para garantir que seja tudo bem feito desta vez.

Boa sorte

JcPará
03/06/2016, 22:13
Tudo bem Domingues.
obrigado pela indicação da POWERPARTS para a compra da viscosa. Sobre o cabeçote TAKAO também não comprei por ser muito caro.
Sobre as peçinhas que você comenta que falta, eu te indico a PEÇAUTO PEÇAS sob os cuidados Airton aí em Mauá. Já comprei com ele jogo de junta do motor (completo com retentores), bronzinas de mancal e biela e jogo de válvulas.
Abraço,

mfdomingues
03/06/2016, 22:20
Tudo bem Domingues.
obrigado pela indicação da POWERPARTS para a compra da viscosa. Sobre o cabeçote TAKAO também não comprei por ser muito caro.
Sobre as peçinhas que você comenta que falta, eu te indico a PEÇAUTO PEÇAS sob os cuidados Airton aí em Mauá. Já comprei com ele jogo de junta do motor (completo com retentores), bronzinas de mancal e biela e jogo de válvulas.
Abraço,

Jc, talvez o Duran tenha alguma indicação mais em conta para a viscofan la em ctba, ele sempre tem bons conhecimentos por la.

Quanto ao que falta no cabeçote, pesquisei na Peçauto, eles tem tudo e um preço muito bom. Mas, o mecânico conseguiu também com um contato dele na casa dos retentores, eles fizeram sob medida, comprei com eles os retentores do Cardã e ficaram show também.

Valeu

EDuarte
04/06/2016, 08:37
Domingues, passa o contato dessa casa de retentores que fabrica os retentores sob medida por favor.

[]s
(DU)

mfdomingues
04/06/2016, 09:21
Domingues, passa o contato dessa casa de retentores que fabrica os retentores sob medida por favor.

[]s
(DU)

Eduardo, vou procurar e posto aqui.

mfdomingues
17/06/2016, 21:06
Senhores, boa noite espero que esteja tudo bem com todos.

Enfim, peguei a viatura ontem, cabeçote novo, viscosa nova, termostática original, junta feita sob metida, aditivo e água desmineralizada, parafusos do cabeçote novos etc. Enfim tudo como manda o figurino.

Rodei coisa de 80 km até agora, boa parte na Dutra e Fernão dias, bom, posso dizer que o comportamento da viatura é outra, ficou menos pesada sem a viscosa travada, o motor está trabalhando bem melhor com o cabeçote novo e ao parar não ouço mais aquele "borbulhar" sob o capot.

Bom, sei que é cedo para dizer se ficou 100%, mas, até agora não baixou nada de água e a temperatura esta muito controlada (alias, até baixa, pela manhã o ponteiro fica estacionado nos 50ºC).

Meu cabeçote antigo, o cara da retifica mandou em outro local para fazer um teste por conta dele deu positivo, estava ok, mas a questão crucial foi o que o parecer da outra retifica. O cabeçote está na ultima medida e segundo eles, para que ficasse bom o desbaste tem que ser no máximo 0,50, por isto muitos dizem que não da retifica, se for a segunda esquece a primeira até passa, mas se for bem feita, e claro depende do nível de empeno que ele sofreu.

Retirei o vaso de expansão, preferi trabalhar com o original por enquanto, bom é isto.

PS: Eduardo não esqueci do seu pedido do contato da casa dos retentores, mas, é que não estou encontrando o cartão do local, eles não tem site, ficam ali no Centro na Osório (lá nas bocas das motocas), achei por indicação de um amigo, mas tem que levar o retentor lá para o cara fazer o outro igual (faz na hora dependendo da demanda), mas, não adianta falar que é daquele ou de outro carro, que os caras não sabe, o negócio é pegar e fazer.

Enfim, obrigado pela ajuda e apoio de todos até aqui.

Só para deixar registrado, acredito que o primeiro que matou a charada foi o Droner (Alexandre), quando o motor Ferveu a primeira fez foi ele quem disse "troca esse cabeçote porque não vai ficar bom", logo depois veio o Glaicon e o Eduardo dando aquele apoio de sempre.

Obrigado a todos

Arildo MT
17/06/2016, 21:33
Finalmente em, agora coloca aguá benta neste radiador.

mfdomingues
17/06/2016, 22:12
Finalmente em, agora coloca aguá benta neste radiador.

60% de Água desmineralizara benta
40% de aditivo bento, marca, "santo das fervuras impossíveis"

Arildo MT
17/06/2016, 22:29
60% de Água desmineralizara benta
40% de aditivo bento, marca, "santo das fervuras impossíveis"

Maravilha, no minimo 07 anos de sorte agora.

Glaicon
18/06/2016, 08:04
Senhores, boa noite espero que esteja tudo bem com todos.

Enfim, peguei a viatura ontem, cabeçote novo, viscosa nova, termostática original, junta feita sob metida, aditivo e água desmineralizada, parafusos do cabeçote novos etc. Enfim tudo como manda o figurino.

Rodei coisa de 80 km até agora, boa parte na Dutra e Fernão dias, bom, posso dizer que o comportamento da viatura é outra, ficou menos pesada sem a viscosa travada, o motor está trabalhando bem melhor com o cabeçote novo e ao parar não ouço mais aquele "borbulhar" sob o capot.

Bom, sei que é cedo para dizer se ficou 100%, mas, até agora não baixou nada de água e a temperatura esta muito controlada (alias, até baixa, pela manhã o ponteiro fica estacionado nos 50ºC).

Meu cabeçote antigo, o cara da retifica mandou em outro local para fazer um teste por conta dele deu positivo, estava ok, mas a questão crucial foi o que o parecer da outra retifica. O cabeçote está na ultima medida e segundo eles, para que ficasse bom o desbaste tem que ser no máximo 0,50, por isto muitos dizem que não da retifica, se for a segunda esquece a primeira até passa, mas se for bem feita, e claro depende do nível de empeno que ele sofreu.

Retirei o vaso de expansão, preferi trabalhar com o original por enquanto, bom é isto.

PS: Eduardo não esqueci do seu pedido do contato da casa dos retentores, mas, é que não estou encontrando o cartão do local, eles não tem site, ficam ali no Centro na Osório (lá nas bocas das motocas), achei por indicação de um amigo, mas tem que levar o retentor lá para o cara fazer o outro igual (faz na hora dependendo da demanda), mas, não adianta falar que é daquele ou de outro carro, que os caras não sabe, o negócio é pegar e fazer.

Enfim, obrigado pela ajuda e apoio de todos até aqui.

Só para deixar registrado, acredito que o primeiro que matou a charada foi o Droner (Alexandre), quando o motor Ferveu a primeira fez foi ele quem disse "troca esse cabeçote porque não vai ficar bom", logo depois veio o Glaicon e o Eduardo dando aquele apoio de sempre.

Obrigado a todos
Olha, eu até parei de dar opinião nos últimos tempos, pra não parecer o Urubulino, que só fica vendo a desgraça.
E olha que ainda acho que tem trinca escondida naquele cabeçote desgraçado.
Mas, agora, deixa pra lá.
Sei que andarás ainda um bom tempo receoso, até pegar confiança, mas faz parte.
Eu mesmo, desde julho de 2014 não completo mais a água da SW4, mas que sempre abro o capô para conferir, ah, isso eu abro.
Agora, comprei uma Pajero Full 2008, perfeita, devidamente vistoriada na concessionária e, adivinha, lá estou eu semanalmente abrindo o capô para dar um confere.
Virou religião!:mrgreen:
Enfim, sucesso nessa nova empreitada e fase da viatura.
Reveja o aperto das mangueiras e agregados, pois carro muito fuçado, os mecânicos acabam relaxando em algumas verificações.
Viva!:concordo:

Joi_Luis
18/06/2016, 10:48
Maravilha, no minimo 07 anos de sorte agora.

Bom dia....Este problema de super aquecimento das Sportage acontece somente com as Diesel ou as a gasolina também ?

Arildo MT
18/06/2016, 13:11
Bom dia....Este problema de super aquecimento das Sportage acontece somente com as Diesel ou as a gasolina também ?

Não faço a menor ideia, mas teoricamente, qualquer motor que falte refrigeração, tenha problema no cabeçote, falte óleo, etc., VAI AQUECER, claro que tem alguns que já vem com zica pré instalado de fabrica, mas não conheço suficientemente a sportage pra lhe dar uma opinião precisa.

mfdomingues
18/06/2016, 14:20

Luis, boa tarde.

Como o Arildo disse qualquer motor que falte água ou que possua refrigeração deficiente superaquecerá. As gasolinas podem aquecer também, soh a viscosa estiver ruim ou o radiador também que ela da pau. A questão eh que os motores a gasolina trabalham mais frios que os diesel, e um problema simples é até tolerado pelo motor a médio e curto prazo, mas as diesel não levam desaforo, tem que estar tudo perfeito e isto não eh soh com SPTGs, veja no fórum das toyotas que algo esta ruim os cabeçotes vão para o espaço também.

Tem um rapaz la que a SW4 dele, creio que 94 aqueceu 4X, problemas de falta de água foi o mais comum.

A minha superaqueceu 2X nas duas oportunidade foi a mesma coisa falta d'água porque rompimento de mangueiras, uma delas foi bem fraca, mas, na outra perdi o cabeçote (tem uma novela algumas páginas ai atrás).

Mas digo, em nenhum momento vi falha mo projeto do motor, nas duas vezes poderia ser um motor Mercedes-Benz, bmw, honda, RR que sem agua nenhum motor roda.

O difícil mesmo eh encontrar mão de obra que queira fazer dar certo, a maioria não do carro, se irrita e desiste.

Meu mecânico mesmo estava no limite da paciência, mas, encarou como um desafio a ser superado (ele sempre dizia depois desta vou virar especialista em SPTG).

E por último, acredito que a quantidade de SPTGS a diesel eh maior que a gasolina (puro achismo).

Abs

Arildo MT
18/06/2016, 15:11
Os motores refrigerados a ar rodam muito bem sem aguá, rsrsrsrsrsrs, nessa horas lembro do velho willis com bf 161, parecia uma chaleira de gaúcho na hora do mate, furava radiador no meio do mato, parava a cada ponte pra repor aguá e boa viagem, podia estar quase seco, bastava não desligar e repor a aguá aos poucos, nem junta nunca queimou, saudosismo, mas hoje minha coluna não aguenta andar um quarteirão no lombo daquele pé de boi.

mfdomingues
18/06/2016, 15:45
Os motores refrigerados a ar rodam muito bem sem aguá, rsrsrsrsrsrs, nessa horas lembro do velho willis com bf 161, parecia uma chaleira de gaúcho na hora do mate, furava radiador no meio do mato, parava a cada ponte pra repor aguá e boa viagem, podia estar quase seco, bastava não desligar e repor a aguá aos poucos, nem junta nunca queimou, saudosismo, mas hoje minha coluna não aguenta andar um quarteirão no lombo daquele pé de boi.

Verdade, andavam bem se o sistema estivesse ok. Deixa a circulação de ar ficar reduzida para ver ele virar uma churrasqueiras.

Os motores antigos eram feito para uma época em que a manutenção era feita pelo próprio motorista, escassez de dinheiro e não existia a tal da obsolescência programada. Com certeza os engenheiros que fizeram o Willys versão civil teriam outra visão hoje em dia.

Arildo MT
18/06/2016, 16:11
Verdade, andavam bem se o sistema estivesse ok. Deixa a circulação de ar ficar reduzida para ver ele virar uma churrasqueiras.

Os motores antigos eram feito para uma época em que a manutenção era feita pelo próprio motorista, escassez de dinheiro e não existia a tal da obsolescência programada. Com certeza os engenheiros que fizeram o Willys versão civil teriam outra visão hoje em dia.

COM CERTEZA, ano passado conversei com o engenheiro da fabricante da fabricante de rodas livre AVM, procurava o modelo para tracker, queria o modelo que vinha antigamente nos jipes, o cara me respondeu que no dias de hj com a globalização, se ainda fabricassem aquele modelo, já teriam falido a mais de uma década, pois aquilo não quebrava ''nunca'', tive que concordar com ele, comprei a mais turbo/extra/power/fodástica que tinha, recebi e realmente não tem chance de durar mais que 20/30% de sua ancestral, com a ''vantagem'' que hj vender todas as 1001 peçinhas de plastico individualmente, pra vc concertar, customizar a sua roda livre com peças descartáveis, mas toda purpurinada, rsrsrsrsrs, os próprios clientes hj não querem pagar por qualidade, querem preço, um dvd semp toshiba made in zona franca de Manaus custa uns 900,00, o ''mesmo'' made in rpc custa 99,00 parcelado em 10x, qual o cliente prefere? quanto dura? compensa consertar se estragar? assim caminha a humanidade, destruindo e poluindo, alguém acha realmente que os flex são ecológicos? diesel s10 polui menos? mesmo que tenha que poluir 10x mais pra fabricar e repor as peças de alta ''tecnologia'', só opinião pessoal, sem nenhuma aversão aos novos tempos, apenas expondo pontos de vista, bom fim de semana e voltem a sportage.

Djalma colombo
23/06/2016, 21:50
O principal é cuidados com o sistema de arrefecimento, a colocação de um medidor auxiliar é de muita ajuda, uma vez que o original não da pra confiar muito!

JcPará
29/06/2016, 20:39
Boa noite caro Djalma,
você pode me informar alguma loja aí na região de Curitiba onde posso comprar alguns itens para Sportage a Diesel 2000? como:
- bucha da bandeja superior
- pastilhas de freio
- coifa da homocinética (lado roda)
- tampa radiador (0,9bar)
- válvula termostática (80 graus)

Grato pela atenção...

rDuran
30/06/2016, 09:58
Boa noite caro Djalma,
você pode me informar alguma loja aí na região de Curitiba onde posso comprar alguns itens para Sportage a Diesel 2000? como:
- bucha da bandeja superior
- pastilhas de freio
- coifa da homocinética (lado roda)
- tampa radiador (0,9bar)
- válvula termostática (80 graus)

Grato pela atenção...

VIDI Imports
Fasa

mfdomingues
08/07/2016, 14:05
Prezados companheiros, boa tarde

Acharam que a novela havia acabado? Eu também pensei, mas, ainda não tem sempre um pouco mais a ser escrito.

Vamos, bom, como muito sabem substitui o cabeçote por um novo, junta nova, parafusos novos, aperto do cabeçote no padrão informado e reaperto (apesar de dizerem que não é necessário pedi para confirmarem o torque aplicado).

Bom, o carro ficou bom, a temperatura não sobe (alias, aqui está meio gelado estes dias ela fica em 55ºC no máximo vai a 65ºC) e pela manhã como pego Rodovia custa para aquecer e logo cai quando tiro o pé devido ao ar sendo forçado na grade dianteira.

O que ocorre agora é que o meu radiador continua a baixa água, coisa de meio litro a cada 200 km, a água sai pelo respiro do reservatório, o motor não ferve e não superaquece, tenho o mostrador auxiliar e a temperatura fica sempre na mesma citado anteriormente.

Tirei a tampa original e coloquei uma da Florio que tinha, verifiquei que a pressão é ligeiramente maior, mas, se pisar a 100 ou 110 km/h ela coloca água para fora com mais vigor.

Se abri o radiador com o motor frio em funcionamento a água não é colocada para fora, dá para ver nitidamente ela circulando e sem bolhas.

Estou achando que há grandes chances de ser o bocal do radiador, o que os senhores acham que pode ser?

alexandrodorner
08/07/2016, 19:21
Prezados companheiros, boa tarde

Acharam que a novela havia acabado? Eu também pensei, mas, ainda não tem sempre um pouco mais a ser escrito.

Vamos, bom, como muito sabem substitui o cabeçote por um novo, junta nova, parafusos novos, aperto do cabeçote no padrão informado e reaperto (apesar de dizerem que não é necessário pedi para confirmarem o torque aplicado).

Bom, o carro ficou bom, a temperatura não sobe (alias, aqui está meio gelado estes dias ela fica em 55ºC no máximo vai a 65ºC) e pela manhã como pego Rodovia custa para aquecer e logo cai quando tiro o pé devido ao ar sendo forçado na grade dianteira.

O que ocorre agora é que o meu radiador continua a baixa água, coisa de meio litro a cada 200 km, a água sai pelo respiro do reservatório, o motor não ferve e não superaquece, tenho o mostrador auxiliar e a temperatura fica sempre na mesma citado anteriormente.

Tirei a tampa original e coloquei uma da Florio que tinha, verifiquei que a pressão é ligeiramente maior, mas, se pisar a 100 ou 110 km/h ela coloca água para fora com mais vigor.

Se abri o radiador com o motor frio em funcionamento a água não é colocada para fora, dá para ver nitidamente ela circulando e sem bolhas.

Estou achando que há grandes chances de ser o bocal do radiador, o que os senhores acham que pode ser?
Estala o sistema selado , alem de parar de bota agua para fora melhora o funcionamento de todo o sistema .

Arildo MT
08/07/2016, 21:24
Karaca moleque que isso, DE NOVO NÃO, é froids, tenta o sistema selado como o colega sitou, já que não esta aquecendo, pode ser tampa ou bocal, mas ainda tem possibilidade de junta ou trinca talvez no bloco ou uma cabeça de jumento albino dentro cárter, acontece na cidade ou só na estrada/percurso maior?, já vi caso assim de arrancar os cabelos, quando a trinca só passa pressão quando motor aquece e dilata, que seja o mais simples e barato.

Glaicon
09/07/2016, 08:28
Eu acho que pode ser azar!
PELAAMORDEDEUS!
Achas que está perdendo pressão pelo bocal do radiador?
Então faça aquele teste antigo de quando se troca a mangueira do bujão de gás: coloque espuma no bocal enquanto a viatura está ligada.
Por menor que seja o vazamento as bolhas terão que aparecer.
Feito isto, vai te benzer!:mrgreen:

Djalma colombo
09/07/2016, 22:58
Experimente outra tampa de radiador com pressão de 1.1, se continuar vazando é outro problema, pode ser junta mal colocada ou errada, existem varios modelos de junta, tem relatos de juntas com locais de passagem de água que vem tapados, porque são pra outro modelo de cabeçote, se for tirar o cabeçote de novo confira se ajunta esta de acordo com o modelo de cabeçote!

mfdomingues
10/07/2016, 13:06
Senhores vamos lá aos meus relatos.

Dorner

Estou convencido que o sistema selado é o melhor a fazer para parar a escapada de água pelo radiador, ontem mesmo fiz isto, instalei o sistema selado que havia instalado no passado, mas, removido quando pensei que o original aguentaria pressão, mas, estou com um pequeno problema para finalizar, a água está voltando pelo duto / mangueira inferior do vaso, ou seja, ela volta por ali para o tanque, vou comprar uma válvula de fluxo e creio que dará certo (fiz isto em um outro carro turbo que tive onde a pressão do bloco era muito alta e fazia o retorno, com a válvula de fluxo funcionou), mas, instalei o vaso parcialmente (apenas com a mangueira superior e a inferior tapei) a tampa dele é de 1,0 bar e funcionou muito bem, pisei fundo na serra aqui perto de casa o giro foi a 4.000 rpm foi tão forte que acabai descobrindo outro problema que terei que resolver mais tarde, o escapamento é pouco dimensionado para este motor (como havia notado anteriormente) e deve estar cheio de óleo e fuligem (por relaxo do antigo e porco proprietário) ao pisar fundo a turbina encheu tanto que os gases ficaram presos na saída e retornaram pela turbina ao ponto de inflamarem e "mijar" óleo por ela, parei em 1 minuto tudo voltou ao normal. Terei que trocar esse escapamento desde o coletor até o final por um de maior diâmetro,
De qualquer forma ela expulsou só um pouco de água para o vaso agora adaptado, coisa de 400ml, pisei fundo de novo, mas agora em 3.000 rpm e ficou normal não colocou mais nada para fora, ou seja, basta apenas instalar um baso de a tampa de 1.0 ou 1.1 bar (no vaso) e creio que vá funcionar. O seu utiliza tampa de quantos bar?

Arildo

Ta Freud mesmo, mas, como sua sugestão e do Dorner acho que o vaso de expansão talvez funcione a contento. Outra coisa, fui ontem ver um Grand Virara 2010 automático hein que maravilha. E o que aquele conversor de torque faz no cambio automático amigo que maravilha, mas isto são planos futuros se todas as possibilidades encerrarem.

Glaicon

Fiz o teste igual aos botijões de gás das nossas mães no bocal, na verdade não é que ele vasa pressão por fora, ao redor da tampa. Ele não segura a pressão que o motor faz quando pisa muito e joga para o reservatório, este por sua vez enche e se você continuar pisando ele vomita toda água, quando ele puxa de volta (se é que está puxando) jogou tanta água para fora que o que volta não é suficiente para ele manter o nível e sempre baixa dentro do radiador. Fora isto só se esse carro foi desenterrado de algum cemitério indígena. Mas vou tentar as sugestões acima, são a ultima tentativa antes de desistir da viatura, ta virando uma questão de honra colocar ela nos eixos. #SaiUrucubaca.

Djalma

A questão da junta ou cabeçote ou junta estão descartas, essa junta fiz sob medida para este cabeçote, o japa que faz para mim veio na oficina e pegou o molde direto do cabeçote e bloco, não tem como dar errado e as juntas dele são as melhores daqui de SP. O cabeçote é novo, adquiri zero balada faz 1 mês. Outra questão se fosse junta e cabeçote o motor iria superaquecer com muita facilidade, mas, pelo contrário a temperatura fica em 45º C e vai no máximo a 65ºC e volta muito rápido quando tira o pé, antes quando o cabeçote era o retificado a temperatura ia a 80ºC e subia a 100ºC e depois demorava muito para descer.

Bom, agradeço a todos ela dica e pelo apoio, sigo aqui buscando idéias e caso tenham mais dicas peço que me ajudem.

Valeu

Mauricio

alexandrodorner
10/07/2016, 20:16
Senhores vamos lá aos meus relatos.

Dorner

Estou convencido que o sistema selado é o melhor a fazer para parar a escapada de água pelo radiador, ontem mesmo fiz isto, instalei o sistema selado que havia instalado no passado, mas, removido quando pensei que o original aguentaria pressão, mas, estou com um pequeno problema para finalizar, a água está voltando pelo duto / mangueira inferior do vaso, ou seja, ela volta por ali para o tanque, vou comprar uma válvula de fluxo e creio que dará certo (fiz isto em um outro carro turbo que tive onde a pressão do bloco era muito alta e fazia o retorno, com a válvula de fluxo funcionou), mas, instalei o vaso parcialmente (apenas com a mangueira superior e a inferior tapei) a tampa dele é de 1,0 bar e funcionou muito bem, pisei fundo na serra aqui perto de casa o giro foi a 4.000 rpm foi tão forte que acabai descobrindo outro problema que terei que resolver mais tarde, o escapamento é pouco dimensionado para este motor (como havia notado anteriormente) e deve estar cheio de óleo e fuligem (por relaxo do antigo e porco proprietário) ao pisar fundo a turbina encheu tanto que os gases ficaram presos na saída e retornaram pela turbina ao ponto de inflamarem e "mijar" óleo por ela, parei em 1 minuto tudo voltou ao normal. Terei que trocar esse escapamento desde o coletor até o final por um de maior diâmetro,
De qualquer forma ela expulsou só um pouco de água para o vaso agora adaptado, coisa de 400ml, pisei fundo de novo, mas agora em 3.000 rpm e ficou normal não colocou mais nada para fora, ou seja, basta apenas instalar um baso de a tampa de 1.0 ou 1.1 bar (no vaso) e creio que vá funcionar. O seu utiliza tampa de quantos bar?

Arildo

Ta Freud mesmo, mas, como sua sugestão e do Dorner acho que o vaso de expansão talvez funcione a contento. Outra coisa, fui ontem ver um Grand Virara 2010 automático hein que maravilha. E o que aquele conversor de torque faz no cambio automático amigo que maravilha, mas isto são planos futuros se todas as possibilidades encerrarem.

Glaicon

Fiz o teste igual aos botijões de gás das nossas mães no bocal, na verdade não é que ele vasa pressão por fora, ao redor da tampa. Ele não segura a pressão que o motor faz quando pisa muito e joga para o reservatório, este por sua vez enche e se você continuar pisando ele vomita toda água, quando ele puxa de volta (se é que está puxando) jogou tanta água para fora que o que volta não é suficiente para ele manter o nível e sempre baixa dentro do radiador. Fora isto só se esse carro foi desenterrado de algum cemitério indígena. Mas vou tentar as sugestões acima, são a ultima tentativa antes de desistir da viatura, ta virando uma questão de honra colocar ela nos eixos. #SaiUrucubaca.

Djalma

A questão da junta ou cabeçote ou junta estão descartas, essa junta fiz sob medida para este cabeçote, o japa que faz para mim veio na oficina e pegou o molde direto do cabeçote e bloco, não tem como dar errado e as juntas dele são as melhores daqui de SP. O cabeçote é novo, adquiri zero balada faz 1 mês. Outra questão se fosse junta e cabeçote o motor iria superaquecer com muita facilidade, mas, pelo contrário a temperatura fica em 45º C e vai no máximo a 65ºC e volta muito rápido quando tira o pé, antes quando o cabeçote era o retificado a temperatura ia a 80ºC e subia a 100ºC e depois demorava muito para descer.

Bom, agradeço a todos ela dica e pelo apoio, sigo aqui buscando idéias e caso tenham mais dicas peço que me ajudem.

Valeu

MauricioBoa noite Domingues , eu uso o sistema selado desde quando comprei o carro a 5 anos , eu uso a tampa de 1,4bar e vaso expamçor do monza , o circuito fiz assim , conectei a mangueira grossa do vaso junto a mangueira que sai do motor para o radiador do ar quente usando um T , removi o bocal do radiador e fechei e soldei uma espiga de aluminio na aquele juelho em cima da valvola termo estatica ali liguei a mangueira fina ate o vaso expamçor .
Redimencionar o escapamento e uma das melhores melhoria que se pode fazer neste motor , redus a temperatura do motor , aumenta o torki e melhora a economia de combustivel em uso urbano e off-road , eu fiz .
Redimencionar e uma das melhores melhorias que se pode fazer neste motor , redus a temperatura do motor , almeta o torqui , fica mais economico em uso urbano e off-road .

mfdomingues
10/07/2016, 22:48
Eu liguei no bloco na saída do ar quente (que esta desativado) mas, não dava circulação, então, liguei na mangueira da base do radiador com um T, mas esta dando retorno para o vaso por baixo.
Vou tentar ali novamente com uma válvula de fluxo unidirecional, meu vaso eh do gol G3 com tampa de 1.0 bar.

Eu usei o velho método de colocar uma tampa sem válvula no radiador para não segurar o fluxo so inves de soldar, muitos fazem assim e funciona, no caso das Sportages não sei se alguém fez assim também. Seu sistema selado eh bem mais elaborado e consequentemente mais caro.

No seu vaso de expansão a água circula normalmente?

Vc redimensionou seu escapamento para quantos mm? 53mm? 63mm? Acho que original eh de 43mm ou 45mm senão me engano, correto?

Valeu

alexandrodorner
11/07/2016, 16:35
Eu liguei no bloco na saída do ar quente (que esta desativado) mas, não dava circulação, então, liguei na mangueira da base do radiador com um T, mas esta dando retorno para o vaso por baixo.
Vou tentar ali novamente com uma válvula de fluxo unidirecional, meu vaso eh do gol G3 com tampa de 1.0 bar.

Eu usei o velho método de colocar uma tampa sem válvula no radiador para não segurar o fluxo so inves de soldar, muitos fazem assim e funciona, no caso das Sportages não sei se alguém fez assim também. Seu sistema selado eh bem mais elaborado e consequentemente mais caro.

Vc redimensionou seu escapamento para quantos mm? 53mm? 63mm? Acho que original eh de 43mm ou 45mm senão me engano, correto?

ValeuBoa tarde Domingues , estale o vaso no lugar mais alto que voce poder , tipo procimo ao hidrovacuo do freio por exmplo , para que nao de retorno do fluido na mangueira grossa ( por baicho da vaso expançor ) , o vaso
deve estar acima do radiador e do cabeçote do motor .
Neste sistema voce so vai ver a agua circular quando a valvola termo-estatica abrir totalamente ou seja quando o motor alcançar a temperatura de 88graus .

alexandrodorner
11/07/2016, 16:38

Valeu Redimencionei de 47mm para 63mm , e incurtei passando a sair do lado do carro bem na coluna sentral .

mfdomingues
11/07/2016, 17:34
Dorner, obrigado pelo retorno.

Realmente eu o instalei acima do radiador e nem ficou totalmente (o coloquei a frente do filtro de ar) acima do reservatório original. Não sabia que seria melhor coloca-lo acima até do cabeçote, ou seja, o mais alto possível vou tentar coloca-lo próximo do filtro de combustível deve ser o ponto mais alto embaixo do capô.

Assim que resolver essa questão da água vou trabalhar o escapamento, o meu além de ser original (47mm) deve estar parcialmente obstruído de óleo e fuligem ( quando comprei a viatura ela queimava muito óleo).

Grato pela ajuda.

JcPará
25/07/2016, 16:53
Caros, em especial ao mfDomingues.
instalei o vaso de expansão do FIAT Palio (já veio com tampa de 1,4bar) na ultima sexta feira. Ontem viajei das 5h da manhã até as 15h em uma distancia de 680Km com bastante trechos de subidas ingrimes e clima escaldante daqui da minha região (em média 35 graus). o Resultado foi muito bom. A temperatura da viatura não ultrapassou os 60graus marcando no medidor auxiliar que também instalei (na saida da válvula termostática). Só estou preocupado porque com a temperatura de trabalho muito baixa posso danificar meu motor a longo prazo por está abaixo da temperatura ideal para motores a Diesel.

mfdomingues
25/07/2016, 17:13
Caros, em especial ao mfDomingues.
instalei o vaso de expansão do FIAT Palio (já veio com tampa de 1,4bar) na ultima sexta feira. Ontem viajei das 5h da manhã até as 15h em uma distancia de 680Km com bastante trechos de subidas ingrimes e clima escaldante daqui da minha região (em média 35 graus). o Resultado foi muito bom. A temperatura da viatura não ultrapassou os 60graus marcando no medidor auxiliar que também instalei (na saida da válvula termostática). Só estou preocupado porque com a temperatura de trabalho muito baixa posso danificar meu motor a longo prazo por está abaixo da temperatura ideal para motores a Diesel.

Jc, boa tarde

Você substituiu a hélice da sua recentemente?

A minha depois que troquei e agora com o vaso de expansão "semi-instalado" (não terminei a instalação, mas, estou usando uma alternativa técnica que está atendendo).

Enfim, a minha não passa de 60ºC no máximo. Acredito que possa ser erro de leitura, uma vez o Duarte até me alertou que o suporte do meu termômetro estava um pouco longo o que poderia comprometer a leitura dos dados. Depois de andar bastante faça uma leitura direta na água do vaso eu ainda não tive tempo de fazer, mas "aparentemente" a água está um pouco acima dos 60º C como marcado no medidor.

Segundo o Sr.Miguel esse motor tem que estar com a temperatura mínima de 75º C para não sofrer danos a longo prazo.

mfdomingues
27/07/2016, 15:53
Jc, boa tarde

Você substituiu a hélice da sua recentemente?

A minha depois que troquei e agora com o vaso de expansão "semi-instalado" (não terminei a instalação, mas, estou usando uma alternativa técnica que está atendendo).

Enfim, a minha não passa de 60ºC no máximo. Acredito que possa ser erro de leitura, uma vez o Duarte até me alertou que o suporte do meu termômetro estava um pouco longo o que poderia comprometer a leitura dos dados. Depois de andar bastante faça uma leitura direta na água do vaso eu ainda não tive tempo de fazer, mas "aparentemente" a água está um pouco acima dos 60º C como marcado no medidor.

Segundo o Sr.Miguel esse motor tem que estar com a temperatura mínima de 75º C para não sofrer danos a longo prazo.

Estes dias (ontem e hoje) andei um pouco mais com a minha (tive que andar durante o dia além do velho trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa) a temperatura ambiente durante a tarde chegou a 28ºCç e o ponteiro não se mexe muito, vai até 60º C no máximo e quando pego pista ou descida ele despenca para 50º C.

533314533315533316

Falei de algo como leitura incorreta, mas, acho muito difícil (pensando melhor), pois, com o cabeçote ruim o ponteiro ia a 80º C, 90ºC chegando até a 105ºC com muita frequência.

EDuarte
27/07/2016, 17:32
...o ponteiro não se mexe muito, vai até 60º C no máximo e quando pego pista ou descida ele despenca para 50º C.
Falei de algo como leitura incorreta, mas, acho muito difícil (pensando melhor), pois, com o cabeçote ruim o ponteiro ia a 80º C, 90ºC chegando até a 105ºC com muita frequência.

Onde esta instalado o sensor?

[]s
(DU)

JcPará
27/07/2016, 22:47
Boa noite caro Domingues,

Eu estava rodando a 2 anos com a viscosa travada, desde que eu perdí um cabeçote. A hélice continua a mesma que veio no viatura. O que eu fiz foi retornar com a viscosa normal.

A temperatura da minha não passa de 60 graus e também tenho a impressão que está um pouco maior. De qualquer forma eu estou monitorando bem a temperatura enquanto ando, pois instalei também um sensor extra. Enfim, a minha ficou muito boa, inclusive o consumo voltou o que era antes (entre 12km/h a 13km/h na estrada). Estou procurando um termômetro portátil para medir a temperatura da água.

JcPará
27/07/2016, 22:50
Estes dias (ontem e hoje) andei um pouco mais com a minha (tive que andar durante o dia além do velho trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa) a temperatura ambiente durante a tarde chegou a 28ºCç e o ponteiro não se mexe muito, vai até 60º C no máximo e quando pego pista ou descida ele despenca para 50º C.

533314533315533316

Caro Domingues, a minha viatura está com este mesmo comportamento.

mfdomingues
28/07/2016, 02:33

[]s
(DU)

Eduardo, boa noite.
No meu caso o sensor esta instalado onde ficava o original, ou seja, naquele "joelho" onde fica instalada a termostática.

Valeu

mfdomingues
28/07/2016, 02:36

[]s
(DU)

Eduardo, boa noite.
No meu caso o sensor esta instalado onde ficava o original, ou seja, naquele "joelho" onde fica instalada a termostática.

Sei que o melhor local seria no cabeçote, como fazem no caso dos cronomac, mas, o meu ficou ali, será que a leitura varia tanto assim?

Valeu

EDuarte
28/07/2016, 09:29
Eduardo, boa noite.

Sei que o melhor local seria no cabeçote, como fazem no caso dos cronomac, mas, o meu ficou ali, será que a leitura varia tanto assim?

Valeu

O local é o ideal pra pegar a temperatura pela agua, esta bem proximo a saida do cabeçote, o unico inconveniente é que se faltar agua ele não marca.
Essa temperatura esta muito baixa, é prejudicial pro motor, a valvula não esta travada aberta?

[]s
(DU)

JcPará
28/07/2016, 11:31
O local é o ideal pra pegar a temperatura pela agua, esta bem proximo a saida do cabeçote, o unico inconveniente é que se faltar agua ele não marca.
Essa temperatura esta muito baixa, é prejudicial pro motor, a valvula não esta travada aberta?

[]s
(DU)
Bom dia Srs, eu instalei o meu na saida do cabeçote, no caso, logo após a termostática. Confeccionei um T e cortei o mangote para conectá-lo, inclusive foi neste mesmo T que também soldei uma conexão de 10mm para receber a recirculação do vaso de expansão. Estou achando que esta temperatura baixa deste sensor extra possa está baixa devido essa conecção está muito próxima do Sensor.

Caro Eduardo, você poderia dá sua opinião a respeito?

mfdomingues
28/07/2016, 14:14

[]s
(DU)

Eduardo, testei a válvula e ela não está travada, nem aberta e nem fechada.

Realmente a temperatura está baixa, mas, aqui em SP nestes dias a temperatura ambiente pela manhã ou a noite é um pouco baixa também.

JcPará
03/08/2016, 00:05
Bom dia Srs, eu instalei o meu na saida do cabeçote, no caso, logo após a termostática. Confeccionei um T e cortei o mangote para conectá-lo, inclusive foi neste mesmo T que também soldei uma conexão de 10mm para receber a recirculação do vaso de expansão. Estou achando que esta temperatura baixa deste sensor extra possa está baixa devido essa conecção está muito próxima do Sensor.

Caro EDuarte, você poderia dá sua opinião a respeito?

Caro EDuarte, eu instalei o meu na saida do cabeçote, no caso, logo após a termostática. Confeccionei um T e cortei o mangote para conectá-lo, inclusive foi neste mesmo T que também soldei uma conexão de 10mm para receber a recirculação do vaso de expansão. Estou achando que esta temperatura baixa deste sensor extra possa está baixa devido essa conecção está muito próxima do Sensor.

Você poderia dá sua opinião a respeito?

Obrigado pela sua atenção!!!

EDuarte
03/08/2016, 07:52
Caro EDuarte, eu instalei o meu na saida do cabeçote, no caso, logo após a termostática. Confeccionei um T e cortei o mangote para conectá-lo, inclusive foi neste mesmo T que também soldei uma conexão de 10mm para receber a recirculação do vaso de expansão. Estou achando que esta temperatura baixa deste sensor extra possa está baixa devido essa conecção está muito próxima do Sensor.

Você poderia dá sua opinião a respeito?

Obrigado pela sua atenção!!!

Bom dia.
Qto mais perto do cabeçote melhor,é o correto.
Teria foto?

[]s
(DU)

JcPará
03/08/2016, 23:04
Bom dia.
Qto mais perto do cabeçote melhor,é o correto.
Teria foto?

[]s
(DU)
Boa noite, segue fotos...533778533779533780

EDuarte
04/08/2016, 07:45
Onde o sensor esta, da uma diferença em torno de 10/15º.

[]s
(DU)

mfdomingues
04/08/2016, 13:31
Onde o sensor esta, da uma diferença em torno de 10/15º.

[]s
(DU)

Eduardo, Boa tarde

Utilizando essa lógica (quanto mais perto do cabeçote mais real a temperatura) instalei o meu sensor quase que dentro da válvula termostática, neste caso a variação sensor é menor que 15ºC, correto?

Descontando que o suporte do meu sensor é um pouco "grande" vou considerar que o ganho da proximidade com o cabeçote é nulo, quantos graus célsius você acha que pode ser minha variação?

s 533801533802

EDuarte
04/08/2016, 14:33
mfdomingues, o suporte do sensor esta funcionando como um dissipador de calor,principalmente pq pega bastante vento da helice do radiador, acrediro que a variação seja mais ou menos essa tbm.
O ideal seria medir o ponto que esta o sensor original com um termometro a lazer e comparar com o auxiliar.

[]s
(DU)

mfdomingues
04/08/2016, 14:52
mfdomingues, o suporte do sensor esta funcionando como um dissipador de calor,principalmente pq pega bastante vento da helice do radiador, acrediro que a variação seja mais ou menos essa tbm.
O ideal seria medir o ponto que esta o sensor original com um termometro a lazer e comparar com o auxiliar.

[]s
(DU)

Eduardo, obrigado pelo retorno o difícil está em conseguir um termômetro laser para medir, havia um na oficina do meu meca, mas pelo que vi sumiu.... e ele ta tão abarrotado de trabalho que não tem tempo nem de correr atrás disto agora.

Imaginei isto também, com um suporte deste tamanho e tomando todo o vento da hélice deve está havendo perda de calor ali. Pensei em usar fita térmica para isola-lo....

Novamente obrigado pela ajuda.

MRMoraes
04/08/2016, 15:01
Pessoal,

Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.

mfdomingues
04/08/2016, 16:24
Pessoal,

Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.

MRMoraes, boa tarde

Seguinte, pelo que entendi até hoje, você tem algumas possibilidades para fixar o sensor auxiliar de temperatura no motor.

- Imerso no liquido: Este é o que eu utilizo, como o Eduardo falou anteriormente, quanto mais próximo ao cabeçote melhor, assim a troca de calor não fica comprometida e você tem uma leitura melhor, o sensor deverá sim ficar em contato com o liquido constantemente, contudo, ai que mora o problema, se faltar liquido por algum motivo (vazamento, o que é mais comum) ele pará de medir e ai, seu cabeçote vai embora, aconteceu comigo, uma mangueira rompeu, o liquido vazou todo e o ponteiro dormiu em berço esplendido aos 80ºC, funciona bem, mas sem vazamentos. Entendo que para este caso é necessário algo complementar como sensor de nível de água no vaso de expansão, algo como o yco por exemplo.

- Em contato como cabeçote tem duas formas:
- Encontrar uma galeria de passagem de água e usinar um acesso ao cabeçote de forma que o sensor entre em contato com o líquido que corre nas galeria, a leitura é mais precisa ainda, contudo, corre o mesmo risco do anterior, além de ser mais caro e usinar o cabeçote não é para qualquer um. Vi algo parecido no fórum das toyotas.
- Fixar um sensor na face externa do cabeçote, neste caso não é necessário usinar, mas o sensor não é o mesmo de água ele vai mensurar a temperatura do alumínio, imagino que as marcações sejam outras devido a alta temperatura, no meu ponto de vista é complicado esse modelo porque se a água entrar em ebulição dentro do motor vai demorar alguns pontos minutos para a leitura chegar ao mostrar....

Acho que o melhor é o mesmo que o JCPará e eu Estamos usando, mas, como disse o Eduardo melhorar a instalação para o mais próximo possível do cabeçote e com um suporte pequeno.

Espero ter ajudado e espero que quem tenha informações mais completas ofereça sua opinião.

MRMoraes
04/08/2016, 17:00
mfdomingues, muito obrigado pelo retorno.

Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

Como em outros carros, sempre tive problemas com água, já estou me precavendo.

mfdomingues
04/08/2016, 17:27

Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

Essa ai é a receita de bolo que todos segue, lembre-se de deixar o vaso acima do cabeçote ou no mínimo acima do radiador.

O vaso do Peugeot acho um pouco grande (tenho um) dependendo do lugar para encaixar no cofre do motor da SPTG, eu estou usando um do gol, senão me engano, mas, tudo depende.

O Alexandro Droner colocou o dele próximo do filtro de diesel ali tem um espaço razoável....

Não esquece da embreagem viscosa, tem que trocar a cada 50.000 km, no máximo 60.000km é uma peça barata e vale a pena trocar (paguei R$ 324,00 na powerparts) a minha que estava travada (girando com o motor) não tinha a mesma eficiência da nova com gel.

boa sorte

JcPará
04/08/2016, 22:39
Pessoal,

Caro MRMoraes,
Quando se fala em sensor, sempre tem que está sim, imerso no líquido. No meu caso eu cortei o mangote e coloquei uma união metálica com um furo e porca soldada para receber o sensor. Sobre o marcador eu coloquei um da marca Type R que comprei de um cara em Curitiba, não é discreto como você gostaria mas marca bem. Infelizmente eu não conseguí instalar este marcador em lugar legal, ficou um pouco feio. Aí vão533850533851533852 as fotos.

JcPará
04/08/2016, 23:07

Caro MRMoraes,
o que o Domingues fala sobre os cuidados como a instalação de marcador auxiliar e a viscosa do ventilador é fato... eu perdí 2 juntas de cabeçote e depois 1 cabeçote, ou seja, foram 3 eventos de aquecimento. Mês passado instalei o marcador auxiliar (veja na mensagem anterior) e também o vaso de expansão (instalei o do Palio acima da caixa de fusível (veja fotos). Sobre a limpeza do radiador, você já começou bem, é por aí mesmo. Espero que você não tenha tantos problemas e prejuizos como alguns aquí do Fórum.
533853 533854 533855 533856 533857 furo no fôro do capô 533858 minhas instalações não ficaram esteticamente bonitas porque aquí na minha região os caras são preconceituosos com carro importado antigo, então qualquer serviço eu mesmo faço, ninguém quer fazer. Porém estou andando com mais segurança.

Boa sorte.

Glaicon
05/08/2016, 07:01
Senhores, acho que ainda tenho trauma do cabeçote da minha ex Sportage.
Explico: ontem à tarde parei a Pajero numa rua com média inclinação (descida).
Ao voltar à viatura duas horas depois e chegar nela pelo lado da frente percebo um líquido pingando no chão, numa posição entre o radiador e a frente do motor.:shock:
Meu coração parou, a barriga gelou, e a cueca se perdeu.
Não acredito! Viatura com dois meses de idade comigo e aparece isto?
Abri o capô, olhei tudo em volta do motor e nada.
Olhei o vaso expansor: nível normal; tirei a tampa do radiador: nível normal.
Pensei: dá pra ir embora.
Quando fui baixar o capô e fixar a vareta do mesmo percebo no canto esquerdo água pingando.
Era excesso de água no reservatório do limpador do pára-brisas!!!
Simplesmente pingando pela tampinha plástica.
PELAAMORDEDEUS!
Que susto.
Passou tanta coisa pela cabeça.
Enfim. Traumas mal curados.
Segue a vida!:mrgreen:

MRMoraes
05/08/2016, 07:55
Bom dia Pessoal,

Agradeço os retornos prestados.
A viscofan, eu revisei inclusive o EDuarte me passou umas dicas via e-mail, e na próxima manutenção vou efetuar a troca do silicone.
Consegui também uma viscofan completa da L200 para ver se é compatível(o ventilador possui mais pás) porem não obtive exito, pois quando cheguei com a peça a da SPTG já estava no lugar.
Em uma medição tosca de diâmetro, o ventilador da L200 aparenta ser 4cm maior.
Na questão do reservatório, foi citado o do Gol, vi que o do Polo é idêntico ao do Gol e ainda possui sensor. Creio que com esse expansor,matamos dois problemas, apenas tem que ver como adaptar a leitura do sensor.

Muito obrigado à todos!

mfdomingues
05/08/2016, 14:50
Senhores, acho que ainda tenho trauma do cabeçote da minha ex Sportage.
Explico: ontem à tarde parei a Pajero numa rua com média inclinação (descida).
Ao voltar à viatura duas horas depois e chegar nela pelo lado da frente percebo um líquido pingando no chão, numa posição entre o radiador e a frente do motor.:shock:
Meu coração parou, a barriga gelou, e a cueca se perdeu.
Não acredito! Viatura com dois meses de idade comigo e aparece isto?
Abri o capô, olhei tudo em volta do motor e nada.
Olhei o vaso expansor: nível normal; tirei a tampa do radiador: nível normal.
Pensei: dá pra ir embora.
Quando fui baixar o capô e fixar a vareta do mesmo percebo no canto esquerdo água pingando.
Era excesso de água no reservatório do limpador do pára-brisas!!!
Simplesmente pingando pela tampinha plástica.
PELAAMORDEDEUS!
Que susto.
Passou tanta coisa pela cabeça.
Enfim. Traumas mal curados.
Segue a vida!:mrgreen:

KKKKK é amigo Glaicon, cachorro mordido por cobra.....

Eu também terei que consultar um analista muito em breve, todos os dias tenho que olhar a água do radiador da minha, uma vez cheguei no trabalho e parei no estacionamento em um local que está um pouco sujo de óleo, pensei comigo "se vazar não vou conseguir ver no chão por conta deste excesso de óleo", pois, bem fui até o canto do estacionamento peguei areia e terra com as mãos mesmo e joguei embaixo do motor, bati as mãos para limpar e sai andando, eis que eu encontro o diretor da fabrica me olhando (ele é muito sarrista) e me pergunta da seguinte forma:

"quando a sua jaboticabeira que acabou de plantar crescer e seu carro for lá para cima como vc vai fazer para ir embora?"

Veja o quanto os nossos traumas nos fazem passar por cada situação....

segue o jogo.....

JcPará
05/08/2016, 21:14
KKKKK é amigo Glaicon, cachorro mordido por cobra.....

Eu também terei que consultar um analista muito em breve, todos os dias tenho que olhar a água do radiador da minha, uma vez cheguei no trabalho e parei no estacionamento em um local que está um pouco sujo de óleo, pensei comigo "se vazar não vou conseguir ver no chão por conta deste excesso de óleo", pois, bem fui até o canto do estacionamento peguei areia e terra com as mãos mesmo e joguei embaixo do motor, bati as mãos para limpar e sai andando, eis que eu encontro o diretor da fabrica me olhando (ele é muito sarrista) e me pergunta da seguinte forma:

"quando a sua jaboticabeira que acabou de plantar crescer e seu carro for lá para cima como vc vai fazer para ir embora?"

Veja o quanto os nossos traumas nos fazem passar por cada situação....

segue o jogo.....

kkkkkk, É isso mesmo amigos... tenho trauma também.
olho embaixo do motor todos os dias e tenho que abrir o capô sempre. O último cabeçote novo que coloquei foi em nov/2015 e já fiz reaperto 2 vezes de lá prá cá... sem falar outros cuidados e observações constantes enquanto dirijo.
Mas possuir uma SPORTAGE 1ª GERAÇÃO é só prá quem gosta desse tipo. Alguns amigos me perguntam, - porque você não vende esse carro e compra outro. Então meio grosseiro respondo, -não comprei prá revender e sim porque foi esse que me encheu os olhos e agora sou apoixanado por ele.

Segue o jogo da vida... isso mesmo. Quem não tem problemas na vida!!!!!?????

mfdomingues
05/08/2016, 21:46
Amigos, boa noite.

Acabo de pegar a viatura, fizemos a instalação completa do vaso de expansão, mas, para a minha tristeza continuou perdendo agua.....

Mas, pelo menos agora esta fácil de reparar, sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso, bom, retirei, apertei cola, coloquei cola no parafuso, mas, não tem jeito, esta vasando, enfim, alguém tem um joelho daquele sobrando?

Acho que este eh exclusivo das SPTGs, acho que nunca vi em outro motor, se alguém já o substituiu por um de outro motor poderia me dizer qual usou?

Valeu e vamo indo....

Arildo MT
06/08/2016, 01:33
Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.

EDuarte
06/08/2016, 07:58
...sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso...

Dependendo de onde for da pra soldar.

[]s
(DU)

JcPará
06/08/2016, 11:42
Amigos, boa noite.

Acabo de pegar a viatura, fizemos a instalação completa do vaso de expansão, mas, para a minha tristeza continuou perdendo agua.....

Mas, pelo menos agora esta fácil de reparar, sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso, bom, retirei, apertei cola, coloquei cola no parafuso, mas, não tem jeito, esta vasando, enfim, alguém tem um joelho daquele sobrando?

Acho que este eh exclusivo das SPTGs, acho que nunca vi em outro motor, se alguém já o substituiu por um de outro motor poderia me dizer qual usou?

Valeu e vamo indo....

Domingues, eu esquecí de falar, mas a minha também continua perdendo água, pelo menos está trabalhando com a temperatura dentro da normalidade. Eu já desistí de procurar pra onde vai a água, só tenho cuidado para garantir que não está indo pro circuito do óleo. A minha perde 1,0Litro por semana (considerando que rodo dentro da cidade uns 200Km, entre as idas e vindas para as duas escolas que trabalho).

JcPará
06/08/2016, 11:57
Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.

Arildo, sua preferencia em fixar no bloco com certeza é melhor porque de fato o que aquece primeiro é o metal, então isto te dá uma margem de segurança maior, mas não esquecendo que o referencial de temperatura de todos os motores é sempre no circuito de água que é fechado e não troca calor com o meio, já o metal, dependendo de onde fixe o sensor pode haver leitura errada, pois o metal dissipa calor pro meio ambiente.
Bom! todos agem conforme observam. Eu estou falando com base na Engenharia, mas a engenharia também erra.
Quando instalei o meu (ver fotos) não atentei pra alguns detalhes, então o Eduarte me mostrou algo que eu não percebí.

EDuarte
06/08/2016, 12:31
O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

[]s
(DU)

mfdomingues
06/08/2016, 18:41

[]s
(DU)

Eduardo, boa noite

É bem na base de um dos parafusos, em uma área curva, deve ter trincado por excesso força nos apertos ao longo do tempo.

Pensei na ideia de soldar mesmo, acho que é a solução, porque achar outra vai ser um desafio.

Tentei silicone de alta temperatura por dentro e por fora e só diminuiu o vazamento.

De qualquer forma valeu pela ajuda.

Arildo MT
06/08/2016, 23:59
Mfdomingues, tente com Araldite profissional de cura longa 24/48h, não esqueçam de observar o selo mecânico da bomba d'água, geralmente ele fica comportadinho e só vaza quando exigido.

mfdomingues
07/08/2016, 10:42
não esqueçam de observar o selo mecânico da bomba d'água, geralmente ele fica comportadinho e só vaza quando exigido.

Arildo, bom dia

Só não entendi a questão do selo mecânico da bomba d'água. O vazamento é no suporte da válvula termostática em uma trinca da peça de alumínio.

Até acredito que a trinca começou a vazar porque instalei o vaso de expansão com pressão de 1,4 bar com o aumento da pressão a trinca que estava "camuflada" resolveu aparecer, imaginei que coisas do tipo iria acontecer como aconteceu com o nosso amigo do Sul que agora não me recordo do nome, mas após pressurizar o sistema teve que voltar para o original, pois, surgiam vazamentos N nas mangueiras, conexões etc.

Mas me ajuda ai com a primeira dúvida (bomba) realmente eu boiei agora.

Arildo MT
07/08/2016, 13:08
Me referi ao sumiço inexplicado da água que o Jcpara falou, as vezes a água vaporiza por algum lugar ou vaza pelo selo no eixo da bomba, cai sobre algum local quente e some, se precisar use um aditivo/corante pra funcionar como marcador e achar aonde esta o mister M do arrefecimento e não abuse da pressurização do sistema.

JcPará
07/08/2016, 22:32
Me referi ao sumiço inexplicado da água que o Jcpara falou, as vezes a água vaporiza por algum lugar ou vaza pelo selo no eixo da bomba, cai sobre algum local quente e some, se precisar use um aditivo/corante pra funcionar como marcador e achar aonde esta o mister M do arrefecimento e não abuse da pressurização do sistema.

Boa noite amigos, quando instalei o sensor eu fiz o T com um cano 1mm menor que o diâmetro do mangote e as abraçadeiras não garantiram 100% de vedação e escapava água exatamente em forma de vapor quando eu rodava acima de 100Km/h, lembro que fiz a viagem de 880Km de distância e a cada 200Km eu percebia a temperatura subindo então parava pra completar, pegava 1,5Litro de água. Então quando cheguei ao destino final fui à uma oficina de um amigo e ele viu as últimas gotinhas do condensado de vapor pingando. Troquei o cano e instalei o vaso de expansão, mas como ainda perco água vou atacar agora na bomba, quem sabe é o Sêlo da bomba.
Caro Arildo, valeu pela dica. Só uma dúvida... essa bomba dágua é externa? porque eu já ví que aquele suporte que fixa a viscosa com os 4 parafusos não é no corpo da bomba como na maioria dos carros, é um suporte de base triangular fixado na frontal do bloco.

Grato.

mfdomingues
09/08/2016, 10:26

[]s
(DU)

Bom, tive uma ideia e aparentemente funcionou. Peço que segurem as risadas.....

Retire o cotovelo que é de alumínio e vi a micro fissura na base do parafuso, então, lembrei das minhas de ciência na 5a Série, resolvi aquecer a peça para ela "dilatar" a fissura, coloquei no forno e e deixei esquentar mas não muito. Retirei a peça e apliquei silicone de alta temperatura na peça, apertei para dentro da fissura com força e deixei esfriando sob pressão com presilhas.

Retirei o excesso e instalei colocando um pouco de silicone nos parafusos e junta.

Bom, o vazamento cessou.

EDuarte
09/08/2016, 10:47
Bom, tive uma ideia e aparentemente funcionou. Peço que segurem as risadas.....

Retire o cotovelo que é de alumínio e vi a micro fissura na base do parafuso, então, lembrei das minhas de ciência na 5a Série, resolvi aquecer a peça para ela "dilatar" a fissura, coloquei no forno e e deixei esquentar mas não muito. Retirei a peça e apliquei silicone de alta temperatura na peça, apertei para dentro da fissura com força e deixei esfriando sob pressão com presilhas.

Retirei o excesso e instalei colocando um pouco de silicone nos parafusos e junta.

Bom, o vazamento cessou.

Ótima ideia pra uma emergencia, mas no motor ele tbm vai dilatar voltando o vazamento, tomara que eu esteja errado...rsss

[]s
(DU)

mfdomingues
09/08/2016, 13:25
Ótima ideia pra uma emergencia, mas no motor ele tbm vai dilatar voltando o vazamento, tomara que eu esteja errado...rsss

[]s
(DU)

Pensei nisto, mas, a fissura foi dilatada e o gel penetrou e expandiu lá dentro quando secou, criando uma pressão maior ainda, o seja, quando a peça dilatar a fissura irá até certo ponto e o gel não irá se contrair (para isto precisaria esfria e não aquecer), ou seja, acredito que vá funcionar.

Até agora mesmo com o motor quente está funcionando, claro que precisaria pegar o dia de verão para ter certeza, mas até lá já troquei por uma flange nova (espero).

Valeu

clairton castro
09/08/2016, 15:24
Pensei nisto, mas, a fissura foi dilatada e o gel penetrou e expandiu lá dentro quando secou, criando uma pressão maior ainda, o seja, quando a peça dilatar a fissura irá até certo ponto e o gel não irá se contrair (para isto precisaria esfria e não aquecer), ou seja, acredito que vá funcionar.

Até agora mesmo com o motor quente está funcionando, claro que precisaria pegar o dia de verão para ter certeza, mas até lá já troquei por uma flange nova (espero).

Valeu

Na Autopec, tinha essa peça, seria interessante ligar lá e ver com eles quando vai estar disponível, (19) 3241-5341

mfdomingues
09/08/2016, 15:50
Na Autopec, tinha essa peça, seria interessante ligar lá e ver com eles quando vai estar disponível, (19) 3241-5341

Clairton, obrigado pelas informações quando a peça quebrou era na sexta feira anoite e tive que fazer esse MacGyverismo no sábado pela manhã.

Mas ontem fuçando a net encontrei na Autopec e em uma loja aqui na Vila Maria, vou busca-la essa semana para instala-la assim que possível

Valeu

Gabriel 4x4
10/08/2016, 12:24
Prezado Eduarte,

Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

Grato,

Gabriel

EDuarte
10/08/2016, 14:10
Prezado Eduarte,

Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

Grato,

Gabriel

Gabriel, existem varios fabricantes de marcadores de temperatura, seja digital, analogico ou de mercurio,vai da sua preferencia e qquer um deles pode ser instalado direto no cabeçote ou em contato com a agua.
Da uma pesquisada no ML que tem varios.

[]s
(DU)

JcPará
10/08/2016, 23:06
O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

[]s
(DU)

Caro Eduarte, boa noite,
hoje furou uma mangueira de 5/8 que fica por tràs da turbina e vazou toda água. Realmente o sensor na água é um risco. Resolvi instalar na parte metálica.
Você poderia mandar foto em qual local do cabeçote instalou?
Desde já agradeço pela atenção..

Att, Josivaldo

clairton castro
11/08/2016, 08:39
Bom dia colegas.

A viatura do meu tio começou a esquentar, foi trocado mangueiras, bomba d'agua, e mesmo assim continuava esquentando, partiu então para troca de cabeçote, foi trocado cabeçote, junta, parafusos. Andando no transito urbano ela não esquenta, vi até a linha do meio do marcador e fica por ali, mas antes de chegar ela demora para atingir a temperatura. O teste para ver se esquentava foi uma subida de serra, e não deu outra, o ponteiro passou do meio, esquentou. Pegunta: a válvula termostática é original, ela possui duas válvulas, uma pequenininha que diz que abre aos 40º e a outra normal, maior, será que essa maior pode estar travada fechada, e apenas a pequenininha aberta, não deixando a circulação de água normal e levando a esquentar? Vi também que houve troca da tampa do radiador, a original de 0,90 bar por uma de 1,10 bar, tem algum problema essa mudança de pressão da tampa? Obrigado.

mfdomingues
11/08/2016, 09:46
Bom dia colegas.

A viatura do meu tio começou a esquentar, foi trocado mangueiras, bomba d'agua, e mesmo assim continuava esquentando, partiu então para troca de cabeçote, foi trocado cabeçote, junta, parafusos. Andando no transito urbano ela não esquenta, vi até a linha do meio do marcador e fica por ali, mas antes de chegar ela demora para atingir a temperatura. O teste para ver se esquentava foi uma subida de serra, e não deu outra, o ponteiro passou do meio, esquentou. Pegunta: a válvula termostática é original, ela possui duas válvulas, uma pequenininha que diz que abre aos 40º e a outra normal, maior, será que essa maior pode estar travada fechada, e apenas a pequenininha aberta, não deixando a circulação de água normal e levando a esquentar? Vi também que houve troca da tampa do radiador, a original de 0,90 bar por uma de 1,10 bar, tem algum problema essa mudança de pressão da tampa? Obrigado.

Clairton, bom dia

Foi substituída a hélice? Como anda a turbina? Quantos bar ela está atingindo?

clairton castro
11/08/2016, 10:13
Clairton, bom dia

Foi substituída a hélice? Como anda a turbina? Quantos bar ela está atingindo?

A turbina foi retificada, no máximo a uns 2 meses, a hélice eu não sei, mas ela tá ligando e desligando, dá para ouvir, o mecanico tem marcado quando foi feita a troca da hélice a ultima vez, acho que não estava na hora de trocar ainda.
Meu tio levou ela para dor o reaperto no cabeçote e pediu para verificar a válvula termostática.

mfdomingues
11/08/2016, 14:30
A turbina foi retificada, no máximo a uns 2 meses, a hélice eu não sei, mas ela tá ligando e desligando, dá para ouvir, o mecanico tem marcado quando foi feita a troca da hélice a ultima vez, acho que não estava na hora de trocar ainda.
Meu tio levou ela para dor o reaperto no cabeçote e pediu para verificar a válvula termostática.

Ligando e desligando?

É elétrica ou viscofan?

clairton castro
11/08/2016, 18:21
Ligando e desligando?

É elétrica ou viscofan?

Desculpem me expressei mau. É viscofan, no caso vc houve o barulho dela quando está acoplada, depois de um tempo ela desacopla.

mfdomingues
11/08/2016, 22:25
Desculpem me expressei mau. É viscofan, no caso vc houve o barulho dela quando está acoplada, depois de um tempo ela desacopla.

Bom, se vc consegue "escutar" ela acoplando e desacoplando eh bom sinal. A vida útil desta peça eh de 60.000 km.

Verifique a válvula termostática, sabe qual foi o aperto do cabeçote? Esse eh bem específico.

Ela aquece e chega a jogar agua para fora do vaso? Ou baixa água?

EDuarte
12/08/2016, 08:33
...Você poderia mandar foto em qual local do cabeçote instalou?
Desde já agradeço pela atenção..

Att, Josivaldo

Desculpe a demora.

[]s
(DU)

JcPará
12/08/2016, 10:00
Desculpe a demora.

[]s
(DU)
Bom dia,
valeu Eduarte, muito obrigado. Esse final de semana farei a instalação.

MRMoraes
12/08/2016, 13:57
EDuarte,

Vou tomar a liberdade e fazer duas perguntas(por enquanto) kkkk.

Qual o modelo deste sensor?
Teve que abrir rosca no bloco, como fixou?

Obrigado de antemão!

EDuarte
13/08/2016, 08:47
EDuarte,

Vou tomar a liberdade e fazer duas perguntas(por enquanto) kkkk.

Qual o modelo deste sensor?
Teve que abrir rosca no bloco, como fixou?

Obrigado de antemão!

O sensor vem junto com o marcador,mas parece ser o do gol.
Ja tinha esse furo com rosca.

[]s
(DU)

vinicius100
20/08/2016, 20:10
alguem ja fez essa adaptaçao na sportage
Kia sportage diesel aquecendo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YZs1EIWakAA)

mfdomingues
21/08/2016, 00:15
alguem ja fez essa adaptaçao na sportage
Kia sportage diesel aquecendo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YZs1EIWakAA)

Vinicius, boa noite.

Se estiver perguntando, bom, vou responder.

O cara da 2.2 do vídeo não descobriu o Brasil e ainda falou muita coisa errada. Primeiro que esses sistema "feito para países frios" eh uma viagem da mente dele. A honra usava o mesmo sistema nos civic, o mesmo, já viu Civic parando por ai? O meu antigo rodou demais, hj esta com o feliz proprietário com 400k e motor lacrado de fabrica e repito, não tem vaso de expansão eh o mesmo sistema.
Esse tipo de adaptação eh velha conhecida aqui, eu mesmo coloquei, tirei estou testando uma opção e senão der certo posso voltar. O mal do sistema selado eh a pressão extra sobre ad mangueiras, radiador, etc o que pode vir a dar muitos vazamentos, o Gilvan estava falando esta semana no grupo do wapp que ele colocou e tirou, porque havia muitos vazamentos. O sistema eh bom para repor a água, mas se vc esta perdendo agua por ai eh porque tem problemas, eu mesmo perdi muita água pelo vaso de coleta, mas, era o cabeçote.

Ou seja, o sistema selado pode na vdd camuflar um problema maior.

Quando ao instalar a ventoinha elétrica, bom, para o diesel ela não eh muito bem aceita, forçará muito seu alternador, por fica ligada quase que 100% do tempo. Além disto muitas vezes não dão conta de refrigerar, porque quando entram o motor esta muito quente.

Travar a ventoinha eh outro erro, a minha estava travada e girando com o motor, até que um dia ela não aguentou a resistência do ar e destruiu-de levando o defletor, reservatório da bomba hidráulica e a correia do AC.

Aumentar a capacidade do radiador eh outra coisa que tem que ser melhor estudada, mais água demora mais para aquecer, mas, também demora muito mais para trocar calor (desaquecer) ou seja, vc pode ter 100lts de água se aquecer terá 100lts para se preocupar em resfriar. O correto eh você melhora o sistema de troca de calor ai com menos água vc tem menos trabalho para resfriar.

Lembro do meu gol turbo, os 350cv faziam ele aquecer bem, trocamos a bomba de agua para dar maior vazão, trocamos a polia por uma maior, assim a água passava mais lentamente pelo bloco fazendo uma troca de cslor melhor. Trocamos a hélice por uma com maior deslocamento de ar, não mexemos no radiador (tamanho, e olha que do gol cabe 1 colher de chá).

Todas as dicas dadas no vídeo estão neste tópico, basta ter disposição para ler....

JcPará
22/08/2016, 23:24
Vinicius, boa noite.

Se estiver perguntando, bom, vou responder.

O cara da 2.2 do vídeo não descobriu o Brasil e ainda falou muita coisa errada. Primeiro que esses sistema "feito para países frios" eh uma viagem da mente dele. A honra usava o mesmo sistema nos civic, o mesmo, já viu Civic parando por ai? O meu antigo rodou demais, hj esta com o feliz proprietário com 400k e motor lacrado de fabrica e repito, não tem vaso de expansão eh o mesmo sistema.
Esse tipo de adaptação eh velha conhecida aqui, eu mesmo coloquei, tirei estou testando uma opção e senão der certo posso voltar. O mal do sistema selado eh a pressão extra sobre ad mangueiras, radiador, etc o que pode vir a dar muitos vazamentos, o Gilvan estava falando esta semana no grupo do wapp que ele colocou e tirou, porque havia muitos vazamentos. O sistema eh bom para repor a água, mas se vc esta perdendo agua por ai eh porque tem problemas, eu mesmo perdi muita água pelo vaso de coleta, mas, era o cabeçote.

Ou seja, o sistema selado pode na vdd camuflar um problema maior.

Quando ao instalar a ventoinha elétrica, bom, para o diesel ela não eh muito bem aceita, forçará muito seu alternador, por fica ligada quase que 100% do tempo. Além disto muitas vezes não dão conta de refrigerar, porque quando entram o motor esta muito quente.

Travar a ventoinha eh outro erro, a minha estava travada e girando com o motor, até que um dia ela não aguentou a resistência do ar e destruiu-de levando o defletor, reservatório da bomba hidráulica e a correia do AC.

Aumentar a capacidade do radiador eh outra coisa que tem que ser melhor estudada, mais água demora mais para aquecer, mas, também demora muito mais para trocar calor (desaquecer) ou seja, vc pode ter 100lts de água se aquecer terá 100lts para se preocupar em resfriar. O correto eh você melhora o sistema de troca de calor ai com menos água vc tem menos trabalho para resfriar.

Lembro do meu gol turbo, os 350cv faziam ele aquecer bem, trocamos a bomba de agua para dar maior vazão, trocamos a polia por uma maior, assim a água passava mais lentamente pelo bloco fazendo uma troca de cslor melhor. Trocamos a hélice por uma com maior deslocamento de ar, não mexemos no radiador (tamanho, e olha que do gol cabe 1 colher de chá).

Todas as dicas dadas no vídeo estão neste tópico, basta ter disposição para ler....

Caro Vinicius, o nosso colega de luta, Domingues
falou tudo e mais um pouco do que eu te falaria... é isso mesmo.
A minha SPT 2001 rodou mais de um ano com a viscosa travada... voltei com o sistema original, em seguida adaptei vaso de expansão, mas estou pensando em tirá por causa da pressão extra no circuito de arrefecimento.

Oi Domingues. quem poderia me adicionar no grupo do Whatzap? meu número é 094 99190-2402

Grato, Josivaldo

mfdomingues
23/08/2016, 08:57
Caro Vinicius, o nosso colega de luta, Domingues
falou tudo e mais um pouco do que eu te falaria... é isso mesmo.
A minha SPT 2001 rodou mais de um ano com a viscosa travada... voltei com o sistema original, em seguida adaptei vaso de expansão, mas estou pensando em tirá por causa da pressão extra no circuito de arrefecimento.

Oi Domingues. quem poderia me adicionar no grupo do Whatzap? meu número é 094 99190-2402

Grato, Josivaldo

Bom dia, eu instalei o sistema selado, e rodei quase 1 mês, começou a vazar a flange da válvula termostática onde havia uma fissura que com o aumento de pressão fez surgir.

A pressão na mangueira superior era muito grande a ponto de começar a fissurar próximo da braçadeira, e olha que eu estava usando uma tampa de 1 bar. Na semana passada fui na oficina do Julio em suzano buscar um módulo de aquecimento das velas (e descobrir que na verdade o meu módulo estava bom).
Ele me pediu para retirar o vaso e testar o original com um pequeno "macete" que era desbastar a base da borracha da tampa do radiador (tinha a original na mala) para reduzir um pouco a pressão no sistema, fiz isto na hora no esmeril e realmente baixou a pressão e até agora não estou perdendo água, mas, é um teste vamos ver se mantem assim.

Josivaldo, eu pedi para lhe adicionar no grupo, creio que já o fizeram.

Abs

JcPará
23/08/2016, 12:17
Bom dia, eu instalei o sistema selado, e rodei quase 1 mês, começou a vazar a flange da válvula termostática onde havia uma fissura que com o aumento de pressão fez surgir.

A pressão na mangueira superior era muito grande a ponto de começar a fissurar próximo da braçadeira, e olha que eu estava usando uma tampa de 1 bar. Na semana passada fui na oficina do Julio em suzano buscar um módulo de aquecimento das velas (e descobrir que na verdade o meu módulo estava bom).
Ele me pediu para retirar o vaso e testar o original com um pequeno "macete" que era desbastar a base da borracha da tampa do radiador (tinha a original na mala) para reduzir um pouco a pressão no sistema, fiz isto na hora no esmeril e realmente baixou a pressão e até agora não estou perdendo água, mas, é um teste vamos ver se mantem assim.

Josivaldo, eu pedi para lhe adicionar no grupo, creio que já o fizeram.

Abs

Bom dia Domingues,
poh que legal essa dica cara! Toda aquela adpatação do vaso e sistema selado que divulguei em fotos aquí, também estou pensando em retirar e voltar com o original. Pois continuo perdendo água (1,5 litro) a cada semana (rodo uns 30km por dia entre ir e ví ao trabalho). Também já tive a mangueirinha (de 1/2 polegada) de água da refrigeração da turbina, estourada devido a alta pressão.

Obrigado por adicionarme no Grupo de Whatsap.
Ah! uma pergunta... você é o Mauricio no grupo?

mfdomingues
23/08/2016, 13:59
Bom dia Domingues,
poh que legal essa dica cara! Toda aquela adpatação do vaso e sistema selado que divulguei em fotos aquí, também estou pensando em retirar e voltar com o original. Pois continuo perdendo água (1,5 litro) a cada semana (rodo uns 30km por dia entre ir e ví ao trabalho). Também já tive a mangueirinha (de 1/2 polegada) de água da refrigeração da turbina, estourada devido a alta pressão.

Obrigado por adicionarme no Grupo de Whatsap.
Ah! uma pergunta... você é o Mauricio no grupo?

Então, como disse está em teste não sei se vai funcionar, vamos ver o tempo vai dizer.

Quanto a sua perda de água ela está grande, tem certeza que é pelo reservatório do radiador? Pois, com o vaso de expansão o mínimo que deveria acontecer é se a água for expulsa retornar para o bloco. Tem certeza que não há vazamento ai?

Essas mangueiras próximo a turbina sofrem com o calor e as vezes vazam por isto, sua turbina tem defletor / dissipador de calor? Eu descobrir essa semana que existe essa peça a minha está sem e a temperatura no cofre sobe muito pela falta dela.

Sim, sou eu mesmo esse ser ai....bom, vai ser meio repetitivo, pois, o que eu falo lá trago para cá também, afinal, é bom para os futuros se houver um registro dos problemas e soluções coisa que no wapp não existe, apesar do pessoal ser muito mais ativo lá (não se assuste em acordar e ter 500 msgs de uma única noite.

Rabaneda
08/09/2016, 15:21
Se o cabeçote estiver bom (apesar de não ser novo), é interessante mandar o bloco pra verificar, ele tb pode ter alguma micro fissura ou um leve empeno na face.
Se for usar junta de amianto tem que ser TARANTO, e se for de chapa tem que ser AJUSA e antes de montar pinta ela com spray de tinta aluminio.

[]s
(DU)

Pelo amor de Deus Eduart me passa um contato seu! 😢

EDuarte
08/09/2016, 16:46
Pelo amor de Deus Eduart me passa um contato seu! 

Me manda um email dmv4x4@gmail.com

[]s
(DU)

clairton castro
22/09/2016, 19:15
Pessoal, boa noite!
Preciso de uma luz, a viatura do meu tio ferveu, e foi trocado mangueiras, cabeçote, parafusos, junta de aço, feito os testes, tudo ok, primeira subida de serra ferveu novamente, trocado nova junta de aço, testes ok, ferveu novamente. trocado viscofan, testes ok, ferveu descendo e subindo a serra, o mecanico disse que foi defeito do viscofan, agora foi deixado para nova troca. Isso tudo com menos de 3mil km. Andando pela cidade ela só esquentou uma vez, a restante quando força mais o motor na estrada. O que será que pode ser? Algum detalhe que possa estar passando despercebido? Talvez valvula termostática?

Digaum
23/09/2016, 07:51
Pessoal, boa noite!
Preciso de uma luz, a viatura do meu tio ferveu, e foi trocado mangueiras, cabeçote, parafusos, junta de aço, feito os testes, tudo ok, primeira subida de serra ferveu novamente, trocado nova junta de aço, testes ok, ferveu novamente. trocado viscofan, testes ok, ferveu descendo e subindo a serra, o mecanico disse que foi defeito do viscofan, agora foi deixado para nova troca. Isso tudo com menos de 3mil km. Andando pela cidade ela só esquentou uma vez, a restante quando força mais o motor na estrada. O que será que pode ser? Algum detalhe que possa estar passando despercebido? Talvez valvula termostática?

Eu trocaria de mecânico... :pensativo:

clairton castro
23/09/2016, 08:15
Eu trocaria de mecânico... :pensativo:

Tem alguém que possa indicar?

Djalma colombo
23/09/2016, 08:22
Tem alguém que possa indicar? Tem a Fujicar, e em Colombo perto do alto Maracanã tem a Auto mecânica Rio Verde, os cara conhecem bem as sportage, forte em diesel! Japa motors, rua Venezuelea, 138, Rio verde, tel: 41-3562-7596, Fujicar: Rua Espirito Santo, 263, Vila Guaira, 3332,1871

clairton castro
23/09/2016, 08:43
Tem a Fujicar, e em Colombo perto do alto Maracanã tem a Auto mecânica Rio Verde, os cara conhecem bem as sportage, forte em diesel! Japa motors, rua Venezuelea, 138, Rio verde, tel: 41-3562-7596, Fujicar: Rua Espirito Santo, 263, Vila Guaira, 3332,1871

Ela tá na Fujicar desde o começo, a principio só conhecíamos ele para mexer nas sportages. Vamos ver como vai ficar agora, dependendo, vamos levar em outro lugar. Obrigado

Djalma colombo
23/09/2016, 09:15
[QUOTE=clairton castro;2394462]Ela tá na Fujicar desde o começo, a principio só conhecíamos ele para mexer nas sportages. Vamos ver como vai ficar agora, dependendo, vamos levar em outro lugar. Obrigado[/QUOe

O que observei na fuji é que os cara são teimoso e não reconhecem quando estão errados, um colega nosso levou a sptg pra fazer um serviço e o carro ficou muito ruim, foi levado novamente e disseram que não mexeram em nada,alem do combinado, mas concordaram e revisar, o carrou voltou a ficar bom!

clairton castro
23/09/2016, 10:03
[QUOTE=clairton castro;2394462]Ela tá na Fujicar desde o começo, a principio só conhecíamos ele para mexer nas sportages. Vamos ver como vai ficar agora, dependendo, vamos levar em outro lugar. Obrigado[/QUOe

O que observei na fuji é que os cara são teimoso e não reconhecem quando estão errados, um colega nosso levou a sptg pra fazer um serviço e o carro ficou muito ruim, foi levado novamente e disseram que não mexeram em nada,alem do combinado, mas concordaram e revisar, o carrou voltou a ficar bom!

Pois é, tudo isso começou com uma mangueira furada, depois outra, e sempre esquentando, turbina retificada, tampa de radiador, e sempre esquentando, trocado cabeçote, junta, e esquentou novamente, trocado junta novamente, pois ele disse que estava com problema, esquentou novamente, foi verificado viscofan e tracado, esquentou novamente, disse que era o viscofan que estava com defeito, agora tá lá pra trocar novamente, meu tio tá meio desconfiado, e o pior que conhece ele a anos. Disse que a última, se continuar vai procurar outra. Vamos ver como fica agora.

mfdomingues
23/09/2016, 11:36
[QUOTE=Djalma colombo;2394469]

Pois é, tudo isso começou com uma mangueira furada, depois outra, e sempre esquentando, turbina retificada, tampa de radiador, e sempre esquentando, trocado cabeçote, junta, e esquentou novamente, trocado junta novamente, pois ele disse que estava com problema, esquentou novamente, foi verificado viscofan e tracado, esquentou novamente, disse que era o viscofan que estava com defeito, agora tá lá pra trocar novamente, meu tio tá meio desconfiado, e o pior que conhece ele a anos. Disse que a última, se continuar vai procurar outra. Vamos ver como fica agora.

Poderia ter travado a primeira viscofan para fazer o teste ao invés de troca-la de cara.

Quando ela ferve ela fica "seca" sem fluído?

A tampa do radiador é original ou pelo menos é de 0,9 bar?

Há uma sequência especifica, alias, digo que é quase um ritual para apertar o cabeçote, se não for da forma correta da ruim hein.

Segue o conselho dos nossos amigos acima, procura outra opinião, esse meca já mexeu com Sportage antes?

Válvula termostática não vou nem perguntar se foi verificada e substituída.

clairton castro
23/09/2016, 13:38
[QUOTE=clairton castro;2394477]

Poderia ter travado a primeira viscofan para fazer o teste ao invés de troca-la de cara.

Quando ela ferve ela fica "seca" sem fluído?

A tampa do radiador é original ou pelo menos é de 0,9 bar?

Há uma sequência especifica, alias, digo que é quase um ritual para apertar o cabeçote, se não for da forma correta da ruim hein.

Segue o conselho dos nossos amigos acima, procura outra opinião, esse meca já mexeu com Sportage antes?

Válvula termostática não vou nem perguntar se foi verificada e substituída.

Quando ferve, joga agua pelo vaso de expanção.
A tampa, quando saiu a primeira vez de lá tava com 1.0 bar, depois meu tio trocou.
Esse mecanico tem longa experiencia em kia, trabalhava na kia em Curitiba.
Ele tinha feito a de um outro tio meu e não deu problema, montou tudo e depois de 1000km, fez o reaperto, o carro ficou ótimo. Essa outra que está encantada.
A válvula, não sei se foi substituída, também acho que deveria ter sido, vou pedir para perguntar.

Digaum
23/09/2016, 15:20
Tem alguém que possa indicar?

Indico a Trip Auto Mecânica.Endereço (https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=671&q=trip+oficina+mec%C3%A2nica+endere%C3%A7o&stick=H4sIAAAAAAAAAOPgE-LVT9c3NEzOLsyzTDJP0pLNTrbSz8lPTizJzM-DM6wSU1KKUouLAZ1SG2IwAAAA&sa=X&ved=0ahUKEwil1NnzkKbPAhWFjpAKHSFOAS4Q6BMIiAEwDg): R. Maj. Alberto Pereira Jorge, 57 - Seminário, Curitiba - PR, 80740-270

Telefone (https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=671&q=trip+oficina+mec%C3%A2nica+telefone&stick=H4sIAAAAAAAAAOPgE-LVT9c3NEzOLsyzTDJP0tLPTrbST87PyUlNLsnMz9PPzssvz0lN SU-NL0jMS80p1s9ILI4vyMjPS7UCkwAxM01YQgAAAA&sa=X&ved=0ahUKEwil1NnzkKbPAhWFjpAKHSFOAS4Q6BMIiwEwDw): (41) 3206-9286

mfdomingues
23/09/2016, 16:02
[QUOTE=mfdomingues;2394496]

A tampa, quando saiu a primeira vez de lá tava com 1.0 bar, depois meu tio trocou.
Ele tinha feito a de um outro tio meu e não deu problema, montou tudo e depois de 1000km, fez o reaperto, o carro ficou ótimo. Essa outra que está encantada.
A válvula, não sei se foi substituída, também acho que deveria ter sido, vou pedir para perguntar.

Clairton,

Não sou mecânico tem gente no fórum que é muito mais gabaritada que eu. Mas, tive sérios problemas com a minha e a situação foi parecida com a do seu tio.

Se ela ferver porque joga toda a água pelo reservatório de expansão é sinal que tem algo errado no cabeçote ou na junta dele. a Minha acontecia a mesma coisa, pois, meu cabeçote foi retificado no inicio e ficou na ultima medida, e além disto havia uma trinca que foi soldada, sempre levava nas retificas e os caras diziam que estava ok, mas na verdade não estava, pois, há fissuras que muitas vezes não são detectadas (micro) e com ele mais "taxado" não adianta querer colocar apenas ,para usar ele na ultima medida o cara tem que ter o macete de baixar os pistões e compensar a taxa (tem gente que compensa na junta). Enfim, não é qualquer um que faz isto.

Qual junta seu tio está usando? Se for de aço ele mandou para retifica o bloco também para ser faceado? Caso não enviou a junta de aço talvez não dê aquela aderência, ai tem que usar de amianto, mas tem que ser de boa marca, tipo Taranto ou Ajusa (ajusa faz de amianto, mas tem que comprar no Paraguai ou Uruguai).

Outra questão, a tampa de 1.0 Bar vai segurar um pouco água para não sair, contudo, da mesma forma vai segurar a água na hora de entrar. O ideal é manter essa tampa original (0,9Bar) eu já usei vaso de expansão de 1,6 bar não quebrou mas foi por pouco.

Testa a compressão no radiador, com o carro ligado coloque um manômetro no radiador e observe a pressão, se ela subir sem parar é cabeçote ou junta.

Veja se seu mecânico não tem um ajudante novo....

rDuran
25/09/2016, 22:56
Clairton o pessoal da Fujicar é muito bom, não sei se é album problema com o profissional que ta trabalhando no carro.

Se tudo que é visivel já foi feito e possivelmente trocado. eu chuto que pode ser microfissura em cabeçote.

Quando você ferveu o cabeçote foi trocado por um novo? qual marca? ou foi dado um passo somente? um colega comprou um novo e depois de ter feito tudo ficou com um sintoma muito parecido, bateu a cabeça, travando ventoinha, tirando valvula tesmostatica, trocando radiador, e trocou 3x junta, reapertou o cabeçote diversas vezes.

E no fim o cabeçote que ele tinha comprado tinha uma microfissura (invisivel a olho nú) que depois de passaar por 3 retificas diferentes foi identicada. e isso fazia perder a agua e secar.

clairton castro
26/09/2016, 15:28
Obrigado pelas respostas, vou ver com meu tio. Ele vai pegar ela essa semana, daí vemos como ficou. Qualquer coisa, posto novamente.

ivonaldo2014
28/09/2016, 09:33
Prezados colegas do fórum, alguém pode me indicar uma loja para comprar junta do cabeçote de aluminio da grand sportage 1999 2.0i 16v gasolina? Obrigado por enquanto é vamos colocar nossas máquinas para rodar!

paulo1979
30/09/2016, 15:31
Bom Dia!
Tenho um Kia Sportage de 1999, algume me pode ajudar a explicar como se trocas as lampadas dos otões da sofagem?

mfdomingues
30/09/2016, 16:20
Ivonaldo e Paulo, boa tarde

Ambos estão publicando perguntas em um tópico fora do contexto, este topico é voltado para o aquecimento dos motores das Sportage, deveriam publicar nos tópicos dos respectivos assuntos.

Publicar mensagens, duvidas e perguntas foram do contexto vai minimizar muito suas chances de respostas uma vez que deixará o fórum cada vez mais desorganizado.

Por gentileza leia as regra e tentem segui-las isto tornará o material disponível para todos por longo tempo.

Abs e boa sorte.

Raoni Bradacz
01/10/2016, 21:13
Boa noite, as pessoas aqui que fizeram o motor por motivo de aquecimento notaram após o serviço alguma mudança no consumo?
Estou fazendo 10,5km/l mesclado entre cidade-rodovia com motor original mas utilizando pneus 255/75r15.
Qual velocidade acreditam ser a mais econômica para se manter em uma viagem?
Valeu.

Glaicon
02/10/2016, 08:27
Boa noite, as pessoas aqui que fizeram o motor por motivo de aquecimento notaram após o serviço alguma mudança no consumo?
Estou fazendo 10,5km/l mesclado entre cidade-rodovia com motor original mas utilizando pneus 255/75r15.
Qual velocidade acreditam ser a mais econômica para se manter em uma viagem?
Valeu.
Coube pneu 255 na sua Sportage?
A minha ex TDi 2001 curta usava 235 e tinha marca de desgaste na lateral do amortecedor traseiro, indicando que raspava.
Quanto ao consumo, considerando mistura de cidade/estrada, está bom.
Mas se fosse só estrada, rodando até uns 110 Km/h, poderia fazer mais.:concordo:

jrousso
02/10/2016, 17:22
[QUOTE=mfdomingues;2394496]

Depois de 5 anos sem problema tive um problema de aquecimento quando subia a serra que se resolveu sem querer.Como tive um problema com o alternador precisei troca-lo. De quebra fiz uma revisão no "terra".Limpei os terminais e troquei o cabo e aí, o problema de aquecimento sumiu. Não custa dar uma verificada no "tewrra" do seu carro.

Raoni Bradacz
02/10/2016, 20:09
Glaicon, peguei ela assim, as vezes raspa nos amortecedores traseiros mas muito pouco, quando for trocar vou colocar 235, acredito ser a medida ideal.

Coube pneu 255 na sua Sportage?
A minha ex TDi 2001 curta usava 235 e tinha marca de desgaste na lateral do amortecedor traseiro, indicando que raspava.
Quanto ao consumo, considerando mistura de cidade/estrada, está bom.
Mas se fosse só estrada, rodando até uns 110 Km/h, poderia fazer mais.:concordo:

JcPará
12/10/2016, 21:49
Caros boa noite,
hoje coloquei o sensor de temperatura no bloco do motor. O sensor extra é claro! Mas o marcador (Type R) chega a registrar 110graus. Posso dizer que esta temperatura é real?
Lembro que o Eduarte registrou a um tempo atrás, que sua viatura chegava a marcar esse valor, que também tem o sensor na parte metálica.
Att,

EDuarte
13/10/2016, 07:35
Caros boa noite,
hoje coloquei o sensor de temperatura no bloco do motor. O sensor extra é claro! Mas o marcador (Type R) chega a registrar 110graus. Posso dizer que esta temperatura é real?
Lembro que o Eduarte registrou a um tempo atrás, que sua viatura chegava a marcar esse valor, que também tem o sensor na parte metálica.
Att,

Em um dia muito quente com A/C ligado pode chegar a 120° se o sensor estiver no cabeçote.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
03/11/2016, 17:28
Ola Gente, uma duvida eu coloquei um Eletro Ventilador na Viatura, esta tudo OK
o que esta acontecendo e que vira e mexe o Rele que eu usei para ligar o Eletro, esse rele trava ele cola os terminais
então pensei em colocar uma resistência

comprei a do Santana, mais com a resistência o Eletro fico muito lento, com o Ar ligado, o carro esquenta rápido

alguém tem alguma dica do que fazer?

PS estou usando o Rele DNI de 70Amp.

EDuarte
03/11/2016, 17:39
o que esta acontecendo e que vira e mexe o Rele que eu usei para ligar o Eletro, esse rele trava ele cola os terminais
comprei a do Santana, mais com a resistência o Eletro fico muito lento, com o Ar ligado, o carro esquenta rápido

A resistencia serve exatamente pra isso, diminuir a rotação.
Se esta colando o rele, é sinal que o motor esta puxando mais corrente que o rele aguenta ou esta com defeito.

[]s
(DU)

cegandrade
04/11/2016, 07:36

Bom dia, eu coloquei uma ventoinha do Monza. Ela é bem grande e ventila bem, mantendo a temperatura abaixo dos 90 facilmente e estou usando o rele comum, ainda não coloquei o de 70ap, e esta aguentando bem. Provavelmente essa ventoinha não esta legal ou puxa muita carga.

MRMoraes
13/11/2016, 15:28
Pessoal,

Ontem, voltando para casa de viagem a temperatura passou do meio do marcador. Imediatamente encostei o carro é desligue. Ao abrir o capô vi que tinha um vazamento de água atrás do motor, não consegui identificar se era mangueira ou selo furado.
Completei o radiador com água que havia em uma poça e rodei até em casa sem a tampa do radiador.
Amanhã vai para o mecânico ver o estrago.

JcPará
13/11/2016, 17:48
Caro MR, é muito provável que seja na mangueira que alimenta o radiador de Ar Quente. Mesmo se ele estiver isolado ainda assim há a presença desta lá por trás. Fui Vitima de rompimento desta mangueira por duas vezes. É fácil corrigir, agora se seu motor aqueceu muito é preocupante...

Abr

mfdomingues
14/11/2016, 03:00
Pessoal,

Ontem, voltando para casa de viagem a temperatura passou do meio do marcador. Imediatamente encostei o carro é desligue. Ao abrir o capô vi que tinha um vazamento de água atrás do motor, não consegui identificar se era mangueira ou selo furado.
Completei o radiador com água que havia em uma poça e rodei até em casa sem a tampa do radiador.
Amanhã vai para o mecânico ver o estrago.

Amigo, boa noite

Como o Josivaldo guerreiro disse provavelmente são as mangueiras do radiador do ar quente.

Agora cuidado, esse motor não leva desaforo, se chegou a aquecer ou quase aquecer sua junta pode sofrer inicio de deterioração.

Use aditivo orgânico com etileno glicol e água desmineralizada, soh assim vai poupar superaquecimentos e suas mangueiras e conexões vão agradecer. O antigo dono da minha viatura usava água comum, até hoje troco canos oxidados ou com durepox.

Abs e boa sorte.

MRMoraes
16/11/2016, 09:29
Pessoal,

Realmente era a mangueira do ar quente que rompeu.
Foi feita a troca da mangueira e limpeza do radiador novamente. Adicionado aditivo MCT (é o que tenho utilizado desde que comprei).
Dei umas voltas e aparentemente está tudo normal, aquecimento até a metade, nada de estufar as mangueiras nem colocar água para fora do reservatório.

EDuarte
16/11/2016, 10:29
... aquecimento até a metade, nada de estufar as mangueiras...

As mangueiras estão sem pressão?
O certo é ficarem duras (com pressão) com o motor quente.

[]s
(DU)

MRMoraes
29/11/2016, 17:04
EDuarte,

Elas ficam mais rígidas e quentes do que quando está fria.
Fiz uma viagem depois do episódio e não teve elevação de temperatura, nem perda do liquido de arrefecimento.
Acredito estar tudo normal.

EDuarte
30/11/2016, 08:48
EDuarte,

Elas ficam mais rígidas e quentes do que quando está fria.
Fiz uma viagem depois do episódio e não teve elevação de temperatura, nem perda do liquido de arrefecimento.
Acredito estar tudo normal.

Perfeito...

[]s
(DU)

MrSantin
30/01/2017, 10:45
Salve amigos...
Coloquei a ventoinha elétrica do vectra, ficou ótimo, muito eficiente.
Segue algumas fotos...

[]s
(DU)
Buenas EDuarte?
Como ficou essa alteração?
Já pesquisei o assunto aqui, troquei uma ideia com um mecânico e ele me disse que não fica bom colocar uma ventoinha elétrica no lugar da viscosa.
Grato

EDuarte
30/01/2017, 12:35
Buenas EDuarte?
Já pesquisei o assunto aqui, troquei uma ideia com um mecânico e ele me disse que não fica bom colocar uma ventoinha elétrica no lugar da viscosa.
Grato

Fica muito bom sim, se vc não fizer trilha.
Usei pouco tempo na minha, como faço trilhas, a temperatura fica sempre no limite.
Pro dia a dia funciona bem, instalei em outras sportages e estão rodando sem problemas, mas ainda prefiro o sistema viscoso, muito mais confiavel.
Lembrando que o sistema viscoso tem tempo de vida util.

[]s
(DU)

Djalma colombo
01/02/2017, 19:22
Buenas EDuarte?
Grato
Eu uso a 3 anos,e é só alegria,porem não faço trilha,pra uso no dia a dia vai bem, mas se a origina lestiver boa é só cuidar pra não ter surpresas!

mfdomingues
02/02/2017, 11:33
Eu uso a 3 anos,e é só alegria,porem não faço trilha,pra uso no dia a dia vai bem, mas se a origina lestiver boa é só cuidar pra não ter surpresas!

Lembrando que em ambos os casos trata-se de Sportage a gasolina, no caso das diesel há muitos relatos de que não ficou bom e houve a necessidade de voltar ao sistema original viscoso (Roberto? rsrsrsrs).

Outra questão é utilizar peças de qualidade e dimensionadas para a refrigeração da viatura.

JcPará
02/02/2017, 23:20
Lembrando que em ambos os casos trata-se de Sportage a gasolina, no caso das diesel há muitos relatos de que não ficou bom e houve a necessidade de voltar ao sistema original viscoso (Roberto? rsrsrsrs).

Outra questão é utilizar peças de qualidade e dimensionadas para a refrigeração da viatura.

Olá Mauricio,é isso mesmo!Tanto eu quanto você passamos por esta situação de seu relato. Mas vale analisar cada caso.
Adptação de sistema elétrico/lacrado temos o próprio Djalma (gasolina) e o Alexandro Dorner (diesel).

Abr,

Djalma colombo
02/02/2017, 23:41
Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!

cegandrade
03/02/2017, 07:40
Na minha a gasolina uso a ventoinha do Monza e funciona muito bem. E mesmo quando vou para a serra, e o meu sitio tem estradas e subidas bem ruim, e mantem a temperatura bem estável.

mfdomingues
03/02/2017, 09:58
Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!

Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.

Djalma colombo
03/02/2017, 22:14
Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.

Bem isso mesmo!

PedrãoRS
27/03/2017, 17:39
Galera sou novo por aqui e as dúvidas dos outros já me ajudaram bastante a intender um pouco mais sobre a viatura.

Vi que tem uma turma de BH aqui nesse tópico, então alguém pode me indicar boas oficinas para mexerem na Sportage 2001 Diesel?

Desculpem se estou postando no local errado, mas antecipadamente, agradeço.

fanio1909
17/05/2017, 08:45
Fala galera!!
Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
Por acaso ele esquenta mesmo se eu andar normal, na cidade, sem forçar o motor?
Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
Valeu!!!

EDuarte
17/05/2017, 09:08
Fala galera!!
Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
Valeu!!!

Seja bem vindo Fanio.
Sim, as sportages tem fama de super aquecimento, mas só se tiver algum problema no motor ou sistema de arrefecimento, se estiver tudo ok não aquece, só se forçar, diesel é outra pegada.
Vc disse que ela é 99 com motor 2.2, to achando estranho pq nesse ano ja eram importadas as 2.0 TDI.

[]s
(DU)

fanio1909
17/05/2017, 10:03
Seja bem vindo Fanio.
Sim, as sportages tem fama de super aquecimento, mas só se tiver algum problema no motor ou sistema de arrefecimento, se estiver tudo ok não aquece, só se forçar, diesel é outra pegada.
Vc disse que ela é 99 com motor 2.2, to achando estranho pq nesse ano ja eram importadas as 2.0 TDI.

[]s
(DU)

Ah! Me enganei, é 97! hehehe
Obrigado pela resposta.
Estou ansioso pra pegar ela essa semana já!!

mfdomingues
17/05/2017, 13:16
Fala galera!!
Valeu!!!

Fanio,
Boa tarde

Como o Duarte disse acima, este ano ou é 2.0 TDI ou é mais antiga para ter o Magna 2.2 (sem turbo e sem intercooler, geralmente chamada e maçarico) enfim, Sportage só vai aquecer se houver problemas no motor, o meu tinha muito problema aqueceu duas vezes, se estiver tudo ok não vai aquecer e mesmo que você melhore o radiador, se forçar vai aquecer mesmo, essa fama muitos carros a diesel tem (l200, Sportage, Cherokee etc), mas é porque o povo ou tem problemas no motor ou força achando que é carro a gasolina.
Existem alguns tópicos aqui sobre como testar o motor para saber se ele esta 100% (apesar de que somente um mecânico que conheça pode lhe dar certeza absoluta), mas da para detectar algum problema prévio, caso pegue em um preço bom para poder mexer depois vale muito a pena.
Se o dono da revenda disse que o motor tem fama de aquecer verifique se o seu não tem problemas no cabeçote, junta, etc. Assim você pode negociar um bom preço.

clecim
21/07/2017, 07:31
bom dia senhores sou novo por aqui mas adquiri uma esportege tdi ano 2000, fiz o motor antes ela fervia levei no meu amigo que mexe com radiador ele trocou a colmeia para uma maior e larga pronto resolvido o problema de aquecimento paquei 900,00 pratinha melhor que comprar o novo .

mfdomingues
21/07/2017, 09:44
bom dia senhores sou novo por aqui mas adquiri uma esportege tdi ano 2000, fiz o motor antes ela fervia levei no meu amigo que mexe com radiador ele trocou a colmeia para uma maior e larga pronto resolvido o problema de aquecimento paquei 900,00 pratinha melhor que comprar o novo .

Clecim, bem vindo ao grupo, fazer o radiador maior é uma boa opção, de 3 para 4 colmeias, o preço é bem na média do que estava pesquisando aqui.

Antonio Orizenco
24/08/2017, 09:28
Estou com dificuldade para escrever neste tópico. É isso ou tenho que fazer alguma outra coisa?

Antonio Orizenco
24/08/2017, 09:32
Foi só um teste. Sou fraco em computador.Vou escrever minha história com SPT TDI 01 para pedir uma ajuda.

dfbeserra
04/11/2017, 14:19
Companheiros, estou com uma grand sportage 2001 tdi e mesmo tomando várias precauções vistas aqui no fórum antes de rodar com a viatura, tive problema de aquecimento. Logo quando peguei ela troquei coméia do radiador por uma de caminhão com vazão muito maior, troquei mangotes, recondicionei turbina, troquei junta do cabeçote, verifiquei ventoinha com acoplamento travado, enfim, muitos cuidados que não me salvaram do guincho. Agora estou fazendo o motor completo e gostaria da opinião dos experts a respeito da adaptação do reservatório de expansão de água. Dá bons resultados? vale a pena fazer? Das formas já discutidas aqui no fórum qual a melhor?

Glaicon
05/11/2017, 08:25
Companheiros, estou com uma grand sportage 2001 tdi e mesmo tomando várias precauções vistas aqui no fórum antes de rodar com a viatura, tive problema de aquecimento. Logo quando peguei ela troquei coméia do radiador por uma de caminhão com vazão muito maior, troquei mangotes, recondicionei turbina, troquei junta do cabeçote, verifiquei ventoinha com acoplamento travado, enfim, muitos cuidados que não me salvaram do guincho. Agora estou fazendo o motor completo e gostaria da opinião dos experts a respeito da adaptação do reservatório de expansão de água. Dá bons resultados? vale a pena fazer? Das formas já discutidas aqui no fórum qual a melhor?
Precisa verificar também bomba d´água e válvula termostática, para que ambas permitam uma circulação eficiente dentro do motor.
Ventoinha deverá acoplar para forçar bem a ventilação.
Boa sorte na empreitada.:concordo:

EDuarte
05/11/2017, 10:36
Não esqueça a tampa do radiador, a maioria pensa que ela esta ali apenas pra tampar o radiador, mas na verdade ela é tão importante qto os outros componentes, ela que mantem a pressão adequada no sistema.

[]s
(DU)

mfdomingues
06/11/2017, 12:17

Eu usei o sistema selado por pouco tempo, meu motor não estava bom e por isto o efeito não foi o esperado, na minha opinião se o motor estiver 100% não é necessário usar, tem gente que gosta para poder colocar um medidor de nível (que também não fica 100% visto que a água entra e sai constantemente do vaso ou por ser um sistema onde pode visualizar o fluído de forma mais fácil, enfim, há mitos motivos para usar.

Fato que o sistema selado não é melhor nem pior que o original, caso contrário carro com este sistema não fervia (Peugeot tem o mesmo sistema e ferve bem nas estradas) e o sistema original (aberto) é usado até hoje em muitos carros (honda, toyota, Mitsubishi etc).

Tem gente que diz que o selado dependendo da pressão que se usa (tem cara que usa de 1,8bar) muito acima do original pode dar problemas com vazamentos para dentro do bloco, ou em outros pontos principalmente no cabeçote com junta de aço (lembrando que para pressões muito acima dos 0,9bar que o original pede.

JcPará
09/11/2017, 00:41
Eu usei o sistema selado por pouco tempo, meu motor não estava bom e por isto o efeito não foi o esperado, na minha opinião se o motor estiver 100% não é necessário usar, tem gente que gosta para poder colocar um medidor de nível (que também não fica 100% visto que a água entra e sai constantemente do vaso ou por ser um sistema onde pode visualizar o fluído de forma mais fácil, enfim, há mitos motivos para usar.

Fato que o sistema selado não é melhor nem pior que o original, caso contrário carro com este sistema não fervia (Peugeot tem o mesmo sistema e ferve bem nas estradas) e o sistema original (aberto) é usado até hoje em muitos carros (honda, toyota, Mitsubishi etc).

Tem gente que diz que o selado dependendo da pressão que se usa (tem cara que usa de 1,8bar) muito acima do original pode dar problemas com vazamentos para dentro do bloco, ou em outros pontos principalmente no cabeçote com junta de aço (lembrando que para pressões muito acima dos 0,9bar que o original pede.

É isso aí caro amigo MFDomingues! falou tudo e mais um pouco.

Meu amigo do Pernambuco! ache um bom mecânico em Sportage (sabemos que é difícil). Esses motores requerem uma atenção e cuidados que a maioria não sabe. É provável que ao mexer no cabeçote, algumas coisas importantes deixaram de ser feito. Te falo assim porque comigo aconteceu parecido. Foram duas retificas e dois cabeçotes novos, graças a Deus não precisei abrir todo o motor. Também usei sistema selado como o mfDomingues, observamos algo parecido.
Boa sorte.

Minetto
09/11/2017, 23:39
Boa noite pessoal, tenho uma Gran 2.0 tdi e estou fazendo o motor.
o kit será:
jogo de camisa std
Jogo de pistão/anel std
bronzinas 0,25
bomba de óleo
bomba de água
termostatica
entre outras peças
O problema é que tenho duvida quanto ao melhor fabricante para os componentes acima, alguém poderia ajudar? As marcas que encontrei foi Apex, Takao e Mando

Minetto
09/11/2017, 23:41
Detalhe, o jogo de juntas completo e parafusos de cabeçote consegui Ajusa.

mfdomingues
10/11/2017, 09:54
Boa noite pessoal, tenho uma Gran 2.0 tdi e estou fazendo o motor.
o kit será:
jogo de camisa std
Jogo de pistão/anel std
bronzinas 0,25
bomba de óleo
bomba de água
termostatica
entre outras peças
O problema é que tenho duvida quanto ao melhor fabricante para os componentes acima, alguém poderia ajudar? As marcas que encontrei foi Apex, Takao e Mando

Entre estas três eu colocaria em ordem na ordem Takao, Apex e Mando, mas todas são marcas chinesas e ai meu amigo é complicado a Takao foi melhor, parece que ta caindo um pouco o conceito, a Apex ouvi uma pessoa só falar bem e a Mando é loteria.

Ta procurando as peças em qual revendedor? Tenta achar o kit da cofap, na minha opinião só perdem para os originais.

Minetto
12/11/2017, 01:33
Boa noite, ainda não defini, quanto mais pesquiso mais fico em dúvida. Cheguei a pensar em partir para as concessionárias , inclusive gm (tracker) Tem alguém para indicar? Onde encontro esse kit Cofap? Pesquisei bastante no Mercado livre, teve vendedor que chegou a dizer que Mando é linha de montagem original, Takao parece dar um suporte técnico ao menos... Apex tem na etonini mas não tem reforço nas canaletas dos pistões.
Muito obrigado pela ajuda

mfdomingues
16/11/2017, 13:59
Boa noite, ainda não defini, quanto mais pesquiso mais fico em dúvida. Cheguei a pensar em partir para as concessionárias , inclusive gm (tracker) Tem alguém para indicar? Onde encontro esse kit Cofap? Pesquisei bastante no Mercado livre, teve vendedor que chegou a dizer que Mando é linha de montagem original, Takao parece dar um suporte técnico ao menos... Apex tem na etonini mas não tem reforço nas canaletas dos pistões.
Muito obrigado pela ajuda

Original, ou seja kia mobis você pode até mandar encomendar na CSS (Kivel de SP), mas vai chegar na medida std, custar uma fortuna e levará muito tempo para chegar. Entra no site da cofap e manda um e-mail para eles pedindo os revendedores oficiais mais próximos da sua casa, fiz isto para muitas peças em muitas oportunidades.
Mando não é linha de montagem, o povo quer vender de qualquer jeito. Apex tem uma linha boa com canal e furo de refrigeração, mas esta você não encontra no Brasil, infelizmente.

Juliana carvalho
14/06/2019, 10:03
Edusao
E vdd estou com este mesmo problema
Fui viajar e ela ferveu tambm
Acho Que tenha queimado a minha de novo faz um mês e meio que troquei tudo é dei passe no cabeçote tido Correia dentada... mas levei no mecânico de volta fez os testes e tá normal 🤷*♀️🤦*♀️..
Tambm tô nervoso já vou até passar pra frente porque a tô enjoado de gastar com certa um estraga outros... haja dinheiro pra fazer tudo de nvo

Glaicon
15/06/2019, 10:22
Edusao
E vdd estou com este mesmo problema
Fui viajar e ela ferveu tambm
Acho Que tenha queimado a minha de novo faz um mês e meio que troquei tudo é dei passe no cabeçote tido Correia dentada... mas levei no mecânico de volta fez os testes e tá normal 路*♀️臘*♀️..
Tambm tô nervoso já vou até passar pra frente porque a tô enjoado de gastar com certa um estraga outros... haja dinheiro pra fazer tudo de nvo
Já sofri muito neste tópico.
Barbaridade!
Economizava no diesel e gastava na oficina.
E é difícil achar mecânicos comprometidos com a qualidade de serviço, mesmo se comprando peças novas.
A remontagem do cabeçote exige muito conhecimento e um padrão técnico preciso.
Apertou parafuso demais num lado, não ficará igual no outro.
E lá se vai nova fervura.
Questão de tempo, infelizmente.:(

Glaicon
18/02/2024, 08:28
Tópico parado há quatro anos e meio.
Relendo um pouco e lembrando dos meus traumas.
Rindo da espirituosidade dos companheiros, que junto comigo enfrentaram os dramas do cabeçote trincado.
Alguns consertados; outros, nem tanto.:mrgreen: