PDA

Ver Versão Completa : Sportage fervendo

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11

ALEXANDRE MIETTI
23/10/2008, 14:36
Valeu pessoal, irei ficar de olho na temperatura...

Um abraço a todos.

Gleison BH
23/10/2008, 14:45
Sem o relógio auxiliar vc vai olhar, olhar, olhar e não verá nada meu fi.

Só se tiver muita fé para fazer o ponteiro subir antes de ferver, pois hoje mesmo eu confirmei: nos 73º o ponteiro chegou e estacionou quase no meio; depois meu foi a 85º e ele não se mexeu. Então, talvez só sai de lá nos 95º... quase na hora do churrasco :parede::parede::parede:

Valeu pessoal, irei ficar de olho na temperatura...

Um abraço a todos.

Vanessa Carvalho
23/10/2008, 21:37
Pessoal

Veja bem, eu comprei os relógios auxiliares marc. temperatura óleo e água, porem, não estou conseguindo pessoal para instalar.
É complicado está instalação?
Uns aqui me dizem que é para procurar mecânico ou diz que é eletricista. E no final, não consegui ninguem para instalar.
Se alguem da região de Porto Alegre ou Vale dos Sinos ou até Serra (RS) conhecer quem instale, me avisem.

Valeu

ALEXANDRE MIETTI
23/10/2008, 22:14
Sem o relógio auxiliar vc vai olhar, olhar, olhar e não verá nada meu fi.

Só se tiver muita fé para fazer o ponteiro subir antes de ferver, pois hoje mesmo eu confirmei: nos 73º o ponteiro chegou e estacionou quase no meio; depois meu foi a 85º e ele não se mexeu. Então, talvez só sai de lá nos 95º... quase na hora do churrasco :parede::parede::parede:

E ae, beleza, pode me indicar um bom marcador? modelo, marca, tem tb idéia de preço?

Valeu...:concordo:

Robinho da Jaguatirica
24/10/2008, 12:03
Pessoal

Veja bem, eu comprei os relógios auxiliares marc. temperatura óleo e água, porem, não estou conseguindo pessoal para instalar.
É complicado está instalação?
Uns aqui me dizem que é para procurar mecânico ou diz que é eletricista. E no final, não consegui ninguem para instalar.
Se alguem da região de Porto Alegre ou Vale dos Sinos ou até Serra (RS) conhecer quem instale, me avisem.

Valeu

Oi Vanessa,

A intalação não é complicada, a água precisará de um "T" para manter o sensor do painel e instalar o novo sensor do relógio, o sinal será adquirido no mesmo local onde se encontra o atual sensor do painel.
o óleo é interessante pegar o sinal o mais próximo do filtro, no flange do filtro dá pra isntalar o sensor sem muitas gambitecks.
Procure alguém que trabalhe com preparação de off-road ou arrancadas, eles são mestres pra fazer isso.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
24/10/2008, 12:07
E ae, beleza, pode me indicar um bom marcador? modelo, marca, tem tb idéia de preço?

Valeu...:concordo:

Alex,

Procure os da Guster, são elétricos mas têm alarmes sonoros e luminosos programáveis, na wolloko.com saem na faixa de 130 latas cada um.

Forte abraço!

Robson

Gleison BH
24/10/2008, 16:27
O MODELO QUE COMPREI, SE NÃO ME ENGANO, É O IT80 DA GUSTER wolloko.com .

VEJA SE TEM ALARME SONORO!!!!

Alex,

Procure os da Guster, são elétricos mas têm alarmes sonoros e luminosos programáveis, na wolloko.com saem na faixa de 130 latas cada um.

Forte abraço!

Robson

Gleison BH
24/10/2008, 16:33
Oi Vanessa. O sensor original de temperatura recebe a água do sistema de arrefecimento para fazer a medição. Então, é só instalar uma conexão em "T" na mangueira/canduite que leva água, com um saída para o sensor original e outra para o relógio auxiliar. Serão dois sensores medindo ao mesmo tempo a temperatura da água no mesmo lugar (sensor original + sensor do relógio que vc comprou).

Oi Vanessa,

A intalação não é complicada, a água precisará de um "T" para manter o sensor do painel e instalar o novo sensor do relógio, o sinal será adquirido no mesmo local onde se encontra o atual sensor do painel.
o óleo é interessante pegar o sinal o mais próximo do filtro, no flange do filtro dá pra isntalar o sensor sem muitas gambitecks.
Procure alguém que trabalhe com preparação de off-road ou arrancadas, eles são mestres pra fazer isso.

Boa lama!

Robinho

Nava
24/10/2008, 21:44
Vc pode adquirir no site da Tatupneus.com tambem, preço melhor que qq outro lugar.
Ja aproveita e veja qual seu próximo pneu...risos

Júlio C. A. Santos
25/10/2008, 16:40
Nava,

Percebi que sua viatura esta no site TATUPNEUS, vc trabalha pra eles?:pensativo:
E por falar nisso, ficou muito legal os pneus que vc instalou em sua viatura. Quando eu trocar os pneus, provavelmente vou instalar o TATU ARMADILLO. :concordo:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Marlo
16/11/2008, 15:19
Minha Sport 97 Gas começou a esquentar quando fez 2 anos que tinha comprado. Troquei a ventoinha por outra original, varetei o radiador, troquei a parte superior que de acordo com o Mec estava estragado. Primeiro o nível de água começo a baixar bem devagar. 1 Litro por semana ou 2 semanas. Vazava uns pingos que depois de um tempo faziam falta. Após algumas semans, voltando para a Oficina, foi refeita a solda e parou de vazar. Vou tentar postar o vídeo do vazamento. 1 semana após a noite de repente o ponteiro disparou. Graças a DEUS ví e parei imediatamente. Coloquei 2 litros + 2 litros. Andei 1 Km e coloquei mais 1 litro etc. Diagnóstico. Toda a água estava no carpet do lado do passageiro. Radiador do ar quente furado. FOi isolado, estou sem ar quente mas não vaza mais nada.

comenale
16/11/2008, 19:15
...Radiador do ar quente furado. FOi isolado, estou sem ar quente mas não vaza mais nada.

Já ouvi uma história parecida como a sua.
Ainda bem que você conseguiu parar a viatura em tempo de ocorrer o pior.

valderifarias
17/11/2008, 00:14
gostaria de saber qual é o melhor aditivo para radiador da sportage a gasolina ano 98.

Marlo
17/11/2008, 07:40
Já ouvi uma história parecida como a sua.
Ainda bem que você conseguiu parar a viatura em tempo de ocorrer o pior.

Relatei o ocorrido pois estava tentando solucinar o problema da maneira mais comum e este radiador do ar quente furado foi uma surpresa. E vazava água e ninguém via para onde ia.:neutral:

Robinho da Jaguatirica
21/12/2008, 19:07
Quinta passada percebi que a viatura estava bebendo água, então verifiquei que a mangueira do ar quente estava vazando, troquei logo as duas... achei que estava resolvido....:pensativo: Ontem (sábado) viajei, antes de sair percebi que a viatura tinha bebido mais um tiquim d'água, :parede:completei o reservatório de expansão e fui rodar no tapete preto, com uns 65 km de estrada a mangueira de água da turbina estourou, fiquei parado na estrada quase 2 horas, lá depois do trevo de Itabira, o reloginho da guarda me salvou, a temperatura estava nos 87º e literalmente pulou para 109º fazendo tudo alarmar e evitando que torrasse o cabeçote, o relógio do óleo nem mexeu:dance:, pra variar o ponteiro do painel falou que nem era com ele:shock:, manteve-se :odedo:displicentemente onde sempre fica, pouco abaixo do meio, a água vazou quase que toda. Voltei de carona a um posto e comprei a mangueira que eu mesmo troquei, completei a água e fui embora. Uns 50 km depois parei e observei que a mardita viatura contunuava bebendo água, coude uns 300 ml.
Rodei 550 km no total, a menina tomou 4 ltrs d'água, não tem vapor pela descarga, sem água no óleo, sem perda de força, nenhuma mangueira aparentemente vazando (isso é complicado pois pode vazar e evaporar instananeamente se for algum lugar quente), sem pressão no sistema, o radiador contunua puxando água do reservatório normalmente, quando frio está completo até a boca (radiador), não consigo perceber onde a mardita água está vazando, o tapete do carona está seco, só ví uma vez um molhadinho besta na barra de direção na altura do radiador LD, mas foi só uma vez, depois desapareceu. Fiz todo o resto da viagem com a temperatura de funcionamento do motor normal, entre 82º e 92º, quase sempre entre 86º e 88º, de vez em quando parava e completava a água do vaso expansor.
Amanhã estou levando a viatura pro estaleiro pra fazer os testes e saber onde anda esta FDP dessa água.
Se alguém tem notícias dessa mardita água, por favor de ajude.

Boa lama!

Robinho

mbm4x4
21/12/2008, 20:17
Fala TROJÃO
Cara sou solidario com seu problema.
Espero que consiga resolver fácil.
Ainda bem que voce tem os reloginhos que te salvaram.
Boa sorte
[]s
mateus

Júlio C. A. Santos
21/12/2008, 20:50
Trojão,

Dá uma olhada naquele cano curvado onde fica a válvula termostática. A minha vazava por ali.

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
ELF Total Rubia TIR 7400 15w 40

Robinho da Jaguatirica
21/12/2008, 20:51
Fala TROJÃO
Cara sou solidario com seu problema.
Espero que consiga resolver fácil.
Ainda bem que voce tem os reloginhos que te salvaram.
Boa sorte
[]s
mateus

Alohhhhhaaaaaaa Mateus!!!!

Obrigado pela solidariedade, amanhã tudo estará tranquilo...
Te digo uma coisa, os relógios me salvaram mesmo, instantes antes passei o olho no relógio e a água estava normal nos 87º, estava a 2500 giros 100 km/h, foi só piscar os olhos e o reloginho virou uma árvore de natal com aquela cigarra irritante, dei seta, olhei no retrovisor e encostei já com a viatura desligada (uns 5 segundos entre o alarme e o desligamento), a água ainda estava jorrando pela mangueira furada e continuaou por algum tempo, agora fico imaginando quem não tem o reloginho da guarda, não dá tempo pra fazer nada, quando perceber a viatura já está em brasa.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
21/12/2008, 20:59
:mrgreen:
Trojão,

Dá uma olhada naquele cano curvado onde fica a válvula termostática. A minha vazava por ali.

Julio

Oi Júlio,

Verifiquei atentamente aquela curva, mesmo por que a minha está trincada e colada a fisura com silicone de alta temperatura por dentro e por fora, mas não dá pra perceber se é alí, não tem qualquer vestígio de nada, até a poeira tá igual, olhei todas as mangueiras possíveis, até achei algumas de óleo que nem sabia que existiam:mrgreen:, verifiquei também aquele cano que sai do radiador pro bloco e nada, o único vestígio que encontrei foi hoje cedo depois que vistoriar toda a viatura desligada (mais de uma hora olhando igual a um jacú, liguei e deixei chegar nos 79º, alguns minutos depois que desliguei, percebi uma ligeira e fina linha molhada que saia da lateral do radiador e pingou na barra de direção, mas logo tudo sumiu, mais nada de errado encontrei, até quase fiz uma interrogação na coluna tentando achar algum vazamento no sistema do ar quente, e nada.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
22/12/2008, 12:51
Tá danado!!!!:parede::shock::cry::putz:

Levei a viatura pro estaleiro, colocamos pressão no sistema de arrefecimento e nada de vazamentos, nem cai o ponteiro do manômetro de pressão.
-Sem sinal de vapor pela descarga
-Sem sinal de água na tampa de óleo
-Sem sinal de água na vareta de óleo
-Sem pressão no radiador (frio)
-Sem qualquer vestígio de vazamento (mesmo com pressão)
-Temperatura normal de funcionamento
-Desempenho normal, sem perda de força
-Consumo excelente na estrada (voltei vazio) 13km/l

Um monte de jacú tentando descobrir onde está indo a mardita água.:mrgreen:
Se alguém puder me indicar um meca pai de santo, fico agradecido.:pipoca:

Boa lama!

Robinho Jacú

Júlio C. A. Santos
22/12/2008, 14:06
Putz! Ta parecendo que o reservatório de expansão ta rachado, mas se vaza só às vezes e fica próxima a barra de direção, pode ser a mangueirinha do reservatório.

Abraço

Julio

Robinho da Jaguatirica
22/12/2008, 17:48
Galera,

:mrgreen: Por muita sorte acabei descobrindo a caca... A mangueira que a mula aqui :odedo: trocou na estrada estava vazando, caia direto no bloco e evapovava de imediato. Tudo resolvido com mais uma volta na braçadeira, podem dispensar o pai-de-santo.

Vw Mateus e Júlio

Boa lama!

Rbinho morto de vergonha:oops:

MarcSport
22/12/2008, 20:46
Galera,

:mrgreen: Por muita sorte acabei descobrindo a caca... A mangueira que a mula aqui :odedo: trocou na estrada estava vazando, caia direto no bloco e evapovava de imediato. Tudo resolvido com mais uma volta na braçadeira, podem dispensar o pai-de-santo.
Rbinho morto de vergonha:oops:

Robinho.
Não vazava próximo à abraçadeira quando colocou pressão no sistema?
[]s

jgneves
22/12/2008, 22:22

É Robson, se tivesse me ligado eu te falaria para vc verificar o aperto da abraçadeira da mangueira que vc colocou. É que na estrada geralmente ela não fica bem apertada.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::twisted:brincadeirinha:lol:

Robinho da Jaguatirica
23/12/2008, 09:32
Robinho.
Não vazava próximo à abraçadeira quando colocou pressão no sistema?
[]s

O sistema ficou sob pressão umas 3 horas, por mais incrível que possa parecer depois que soltou a pressão é que a água vazou, vai saber o que aconteceu,:pensativo: foi só voltar a pressão novamente e a água saiu com força.
Se o meca me contasse essa estória eu não acreditaria, mas eu estava lá e vendo tudo acontecendo.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
23/12/2008, 09:34

É Robson, se tivesse me ligado eu te falaria para vc verificar o aperto da abraçadeira da mangueira que vc colocou. É que na estrada geralmente ela não fica bem apertada.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::twisted:brincadeirinha:lol:

Pois é, verifiquei atentamente se vazava por ali, masnem uma gota, no final acho que algum colega lá pelos lados da capital da macumba me deu uma forcinha.:mrgreen:

Boa lama!

Robinho

Nava
23/12/2008, 10:22
Gente, na ultima trilha meu carro aqueceu...coisa rápida mas resfriou logo em seguida.

Notei que na volta, andando normal na pista 90km/h depois de qq subida, sem forçar a temp subia...pq disso? isso na cidade não acontece, mesmo em transito pesado, calor e ar cond ligado. Só na pista.

Ventoinha nova, radiador nao tá entupido (aparentemente) e ta tudo ok.

Pelo site da kia, disse que a valvula termostatica funciona de 83 graus até 87 com abertura de 1,5 mm e abertura total de 8mm a 100 graus. Achei muito pouco!

Vi aqui não sei quem que abriu um furo de uns 5mm extra na peça para aumentar o fluxo...to afim de fazer isso tb.

Alguem tem outra dica?

Estive pensando em colocar um ventoinha extra eletrica entre o radiador e o ar cond, para que na trilha eu ligue ela direto, o q acham?

Pensei tb se o condensador nã está muito entupido, mas não tem como desentuipir sem desmnontar o sistema e dai vai uma nota pra repor gas, etc.

Robinho da Jaguatirica
23/12/2008, 11:13
Gente, na ultima trilha meu carro aqueceu...coisa rápida mas resfriou logo em seguida.

Notei que na volta, andando normal na pista 90km/h depois de qq subida, sem forçar a temp subia...pq disso? isso na cidade não acontece, mesmo em transito pesado, calor e ar cond ligado. Só na pista.

Pelo site da kia, disse que a valvula termostatica funciona de 83 graus até 87 com abertura de 1,5 mm e abertura total de 8mm a 100 graus. Achei muito pouco!

Vi aqui não sei quem que abriu um furo de uns 5mm extra na peça para aumentar o fluxo...to afim de fazer isso tb.

Alguem tem outra dica?

Estive pensando em colocar um ventoinha extra eletrica entre o radiador e o ar cond, para que na trilha eu ligue ela direto, o q acham?

Pensei tb se o condensador nã está muito entupido, mas não tem como desentuipir sem desmnontar o sistema e dai vai uma nota pra repor gas, etc.

Oi Nava,

Vou te colocar um pouco do que percebo na minha viatura, lembre-se que tenho o reloginho pra monitorar instantaneamente.:lol:

Em subidas de serra, se a ventoinha entra na subida acoplada sobe tudo acoplada, se sobe a serra sem acoplar, somente no topo ou às vezes só descendo ela acopla, com isso no topo a temperatura costuma ir até uns 93º, por uns segundinhos, mas acoplando ela vai voltando gradativamente, se o esforço foi grande, ela demora bastante a desacoplar, alguns minutos. Na estrada o comportamento é diferente mesmo do urbano, a temperatura urbana sempre fica entre 84º e 87º, na estrada raramente baixa dos 86º, e quando cai vai a 83º ou 84º também por poucos segundinhos, variando entre 87º e 88º, com picos de 89º.
O furo na válvula termostática foi eu que usei por algum tempo, depois voltei com uma nova e percebi que o furo não é bom, o que acontece é que com o furo a água passa mais rápido pelo radiador, então a temperatura da viatura em cruzeiro é mais alta em esforços, em compensação quando desce serras a temperatura vai aos 79º ou menos até. Então a válvula termostática sem o furo segura a água no radiador por mais tempo fazendo a água realmente resfriar, o que nem sempre acontece se a água passar muito rápido.
A idéia da ventoinha extra é interessante, mas acho que se vc puder ligar a ventoinha do ar direto, deverá resolver e o que irá gastar será somente fio e um interruptor, o resto já está lá, só acho que não é conveniente ligar a ventoinha do ar direto com o ar ligado, pode causar algum descompasso na refrigeração.

O sistema estando funcionando perfeitamente e com aditivação correta a abertura da válvula termostática é suficiente, te garanto isso pq faço trilhas com minha viatura e gosto muito de fazer o morro da Skol, comsiderado a melhor trilha de Minas, a mais técnica e perigosa, é um morrão de 1,5 km de minério e pedras soltas com inclinação muito alta, só dá pra subir uma viatura por vez, de 1º reduzida, giro alto, vai cavucando até chegar na pedra firme e anda, depois cavuca mais um tiquim e vai, é terrível, dá muito, mas muito medo mesmo de ver os jipes subindo pela primeira vez, e se alguém pára é um stress geral, as Zequinhas começam a rezar e os pilotos a falar palavrões, pq todos sabem que vai dar muita caca, pra vc ter uma idéia, se vc parar no meio do caminho é caixão, não dá pra voltar de ré, nem pensar em manobrar pra virar, pra rebocar só com corda muito grande, 25 metros pelo menos e fazendo trenzinho com mais uma viatura, o Gleison pode te falar o que é pq ele já parou neste morro e teve que pagar 20 latas, das quais ainda deve 12.
Eu subo este morro e a temperatura da viatura vai no máximo aos 89º numa boa, só lá em cima é que tem que segurar um pouco o giro pra ele acabar de resfriar, mas é pouco tempo.
Pessoal, desculpe o testamento.:mrgreen:

Boa lama!

Robinho

MarcSport
23/12/2008, 11:17

Alguem tem outra dica?

Isso já aconteceu comigo, na cidade e em estrada a temperatura ficava ok, com o pé pesado na estrada e com funcionamento normal, a temperatura do motor chegava perto de 93ºC e a ventoinha entrava (ui), após seis meses da troca da ventoinha, comecei a perceber que a temperatura demorava mais para cair, apesar de escutar a ventoinha acoplar (mas aparentemente fazia menos barulho), até que em uma delocamento após uma trilha a temperatura não caia abaixo de 92º C, motivo: ventoinha foi pro vinagre, mesmo assim, na cidade ou na estrada sem forçar, a temperatura baixa, cheguei a retirar a válvula termostática, mas o comportamento não se alterou...
Quanto ao condensador, é possivel limpá-lo retirando o radiador,
Em tempo, a minha é TD, mas acredito que o sistema de arrefecimento seja igual ao das a gasol.
[]s

Nava
23/12/2008, 17:21
Amigos, a coisa ta feia...hoje aqui em Ctba deve estar uns 34 graus...pra quem usava blusa de lã a té semana passada isso tá o inferno!

fui dar um rolé com a viatura hoje e ar ligado. ventoinha eletrica full time. Foi pegar estrada e o ponteiro começou a sair do lugar. Carro vazio, 90km/h um puco mais de 2 mil rpm. Ventoinha acoplada e a temp subindo. Vai até o meio e depois volta a baixar...vai até um pouco mais de meio, piso na embreagem, acelero um pouco, ela volta...

Meu daí pra frente a cada parada em semafaro a coisa sempre aquecida...porcaria!!!!

Detalhe, o mecanico junto! Tb não entendu o que aconteceu e deu duas saidas, tirar a valvula pra ver o comportamento e bomba de água.

Parei noprimeiro posto e meti água fria no radiador. Gastei 3 regadores cheios e o ar que sai pela ventoinha era de rachar, muito quente. O ponteiro baixou pro normal, mas notava-se que tava quente ainda. Mas a válvula já trancou e dificultou a entrada de água fresca de novo.

To meio encafifado com a possivel restrição do condensador. Amanha, com ela fria vou tirar a válvula e testar. Qdo passar as festas vou tentar a limpeza do condensador e vou tentar eliminar as variáveis.

O relogio digital já encomendei...numa destas é meu cebolão que tá maluco e eu aqui batendo cabeça.

Nava
18/01/2009, 15:34
Amigos preciso de ajuda, segue o relato:

- comprei minh asport e a loja fez todo o motor, menos cabeçote.
- nunca aqueceu, sequer mexia o ponteiro, que eu sempre to de olho!
- fui viajar par SP a uns dois meses e na subida da serra o ponteiro mexeu...parei no posto e resfriei o radiador. Como em SP o clima era bem mais quente que aqui ela fica aquecendo nas subidas e resfriando nas descidas. Sempre um palito acima do normal, no máximo. Nao jogava água fora. Bem, descobri que era a ventoinha ruim.

- Troquei pela original e boa. Fiz uma viagem numdia muito quente, tipo 32 graus, carro lotado, ar ligado e o ponteiro nao mexeu do lugar, mesmo pisando forte nela na areia, 4x4, etc.

- Fiz uma trilha em dezembro e ela aqueceu, subiu um palito, eu atento parei, resfriei e continuei na boa. Nao aqueceu mais. No retorno d atrilha, na pista ela voltou a aquecer. Nao era barro no radiador, nao faltava água e a ventoinha normal.

- Sai com o meca para uma volta num dia de sol forte. Na cidade, tudo normal, ventoinha acoplando, temp nao mexe. Peguei pista, rodando a 90/100 o ponteiro começa a subir e nao desce mais...mesmo no plano...

- abri tudo, desconfiei da termostatica. Testei, tava boa. mesmo assim retirei a valvula primaria e abri dois furos de 4mm para maior fluxo. Retirei o radiador, lavei tudo, desentortei aletas, removi barro, ficou zero...

- remontei, testei, tudo ok. Ventoinha acopla na cidade. Fui viajar, aqueceu na primeira subida...continuei e nao aqueceu mais na viagem toda.

- Fui viajar de novo, aqueceu um pouco nas subidas e nas deswcidas resfriava, sempre dentro do limite de um palito no ponteiro...encontrei um atoleiro mestre e forcei ela...ferveu bonito...resfriei rapidamente e sai do atoleiro, deixei ela uma meia-hora na lenta, jogando agua no radiador, ficou tudo normal, repuz agua perdida...

- Acompanhei dois dias e sempre tava faltando um pouco de água. Notei no dia que coloquei aditivo algumas bolhas quando acelerava. Na segunda vez que verifiquei as bolhas sumiram, nivel de agua ok. Nivel de oleo ok tb.

Voltei de viagem, 360km debaixo de chuva intensa, rodando normal, nao mexeu o ponteiro mesmo forçando 5 na subida.

Pergunto, que Karai tem minha viatura????

Robinho da Jaguatirica
19/01/2009, 10:24

- comprei minh asport e a loja fez todo o motor, menos cabeçote.
- nunca aqueceu, sequer mexia o ponteiro, que eu sempre to de olho!
- fui viajar par SP a uns dois meses e na subida da serra o ponteiro mexeu...parei no posto e resfriei o radiador. Como em SP o clima era bem mais quente que aqui ela fica aquecendo nas subidas e resfriando nas descidas. Sempre um palito acima do normal, no máximo. Nao jogava água fora. Bem, descobri que era a ventoinha ruim.

- Troquei pela original e boa. Fiz uma viagem numdia muito quente, tipo 32 graus, carro lotado, ar ligado e o ponteiro nao mexeu do lugar, mesmo pisando forte nela na areia, 4x4, etc.

- Fiz uma trilha em dezembro e ela aqueceu, subiu um palito, eu atento parei, resfriei e continuei na boa. Nao aqueceu mais. No retorno d atrilha, na pista ela voltou a aquecer. Nao era barro no radiador, nao faltava água e a ventoinha normal.

- Sai com o meca para uma volta num dia de sol forte. Na cidade, tudo normal, ventoinha acoplando, temp nao mexe. Peguei pista, rodando a 90/100 o ponteiro começa a subir e nao desce mais...mesmo no plano...

- abri tudo, desconfiei da termostatica. Testei, tava boa. mesmo assim retirei a valvula primaria e abri dois furos de 4mm para maior fluxo. Retirei o radiador, lavei tudo, desentortei aletas, removi barro, ficou zero...

- remontei, testei, tudo ok. Ventoinha acopla na cidade. Fui viajar, aqueceu na primeira subida...continuei e nao aqueceu mais na viagem toda.

- Fui viajar de novo, aqueceu um pouco nas subidas e nas deswcidas resfriava, sempre dentro do limite de um palito no ponteiro...encontrei um atoleiro mestre e forcei ela...ferveu bonito...resfriei rapidamente e sai do atoleiro, deixei ela uma meia-hora na lenta, jogando agua no radiador, ficou tudo normal, repuz agua perdida...

- Acompanhei dois dias e sempre tava faltando um pouco de água. Notei no dia que coloquei aditivo algumas bolhas quando acelerava. Na segunda vez que verifiquei as bolhas sumiram, nivel de agua ok. Nivel de oleo ok tb.

Voltei de viagem, 360km debaixo de chuva intensa, rodando normal, nao mexeu o ponteiro mesmo forçando 5 na subida.

Oi Nava,

"Avecredo" na sua viatura, parece que tem um saci pererê te sacaneando...:mrgreen:
Sem querer lhe alarmar, mas o caso de faltar água na viatura é comprometedor, pode ser um vazamento imperceptível (tô com este caso), mas pode ser junta começando a queimar (acho que infelhismente é o seu):putz:, a viatura aquece somente na estrada com esforça maior, já conhecemos esta história de outros carnavais, dá uma lida nas msg antigas do tópico e verá que quase 100% funcionava bem no urbano e foi cair na estrada que a caca aconteceu:putz:. Perceba se pela manhã quando abre a tampa do radiador existe uma pequena pressão, se tiver, é batata:parede:, junta mesmo, faça também o teste da garrafa, se sair bolhas intermitentemente tbm é sinal da junta. No mais pode ser a FDP ventoinha que hora acopla direitinho, hora acopla meia-boca:shock:.
Vai dando mais detalhes e a gente vai trocando idéias com a turma.:pipoca:

Boa lama!:concordo:

Robinho

Gleison BH
19/01/2009, 14:40

O que tem num sei não. Mas coboclo que tem Sportage e não tem um relógio auxiliar de temperatura e fica confiando no um pauzinho do painel não tem juízo não :discordo::discordo::discordo:

Nava tô falando em tom de brincadeira e nem sei se vc tem ou não o relógio...

mas se não tiver instala, pois já avisei aqui no fórum que a minha SPTG quando chega nos 75o. o ponteiro fica quase no meio. Depois o carro chega a 95o. e o ponteiro não se mexe. Ou seja, só deve mexer e subir o tal um pauzinho acima do meio quando já tá lá pelos 100 graus, perto de torrar...

Abraços e boa sorte para descobrir o defeito!!

Inté+

Gleison BH
19/01/2009, 14:42
"Avecredo" na sua viatura, parece que tem um saci pererê te sacaneando...:mrgreen:

Boa lama!:concordo:

Robinho

Oi Robinho. Blz amigao!?!?! Num esqueci que tô te devendo não viu... é que esse final de semana fiquei em sete lagoas...

mas nos falamos depois.

Abraços procê e pra dona-onça-patroa-jaguatirica-brabadimaisdaconta.

Nava
19/01/2009, 22:26
Ei karai...isso que eu vendo a P do relogio ainda heim...afe....

amanha vou abrir a bagassa pra ver se baixou agua e ver se sai ar...tomara que nao.

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 09:27
Oi Nava,

E aí??? Mandou o Saci pro espaço? Espero que não tenha a mardita pressão no seu radiador...

Boa lama!

Robinho

Nava
20/01/2009, 11:31
Então, o carro ta parado desde sabado. Fiz 350 km de asfalto, debaixo de chuva. Temp tudo ok.

Hoje cedo abri o radiador, normal. Cheio de agua mas o vaso expansor tinha poeira dentro. Seco! Coloquei aditivo e agua. Rodei com o carro, normal.

Levei no meca: radiador ok, sem bolhas, só qdo acelera bastante que faz um pouco de espuma em virtude da circulação, acredito ser normal. Fizemos o teste na mangueira do vaso com o copo de agua, sem bolhas.

Ele disse que a ventoinha ta ruim...e preciso mandar varetar o radiador.

Ja pedi um guster pra ela...

Duvida: tem uma sequencia certa para fazer os testes das bolhas, tipo, motor frio, acelerar ou nao...

E agora, o q vcs acham?

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 11:47
Então, o carro ta parado desde sabado. Fiz 350 km de asfalto, debaixo de chuva. Temp tudo ok.

Hoje cedo abri o radiador, normal. Cheio de agua mas o vaso expansor tinha poeira dentro. Seco! Coloquei aditivo e agua. Rodei com o carro, normal.

Levei no meca: radiador ok, sem bolhas, só qdo acelera bastante que faz um pouco de espuma em virtude da circulação, acredito ser normal. Fizemos o teste na mangueira do vaso com o copo de agua, sem bolhas.

Ele disse que a ventoinha ta ruim...e preciso mandar varetar o radiador.

Ja pedi um guster pra ela...

Duvida: tem uma sequencia certa para fazer os testes das bolhas, tipo, motor frio, acelerar ou nao...

E agora, o q vcs acham?

Nava,
-Radiador completinho sem pressão é excelente sinal (junta intacta), sinal tbm que a tampa está boa:concordo:.
-Vazo expansor sem água é sinal que tem vazamento em algum lugar e vc ainda não sabe onde é (meu caso é igual ao seu):putz:.
-:putz:Espuma no radiador é sujeira, varetar seria ideal.
-O Saci pererê parece estar na FDP da ventoinha, se fosse eu travava ela e verificaria o funcionamento da viatura, tem um monte de gente dizendo que o bardal prolong faz o papel do gel, acredito que seria o caso de testar:pensativo:.
_Teste do copo é com motor quente sem acelerar, sai algumas bolhas mas poucas, depois fica um bom tempo sem bolhas, daí sai mais algumas e por aí vai, o que não pode é fivar saindo bolhas intermitentemente, grandes e rápidas
-Chegando o reloginho sua vida vai mudar, vai parar de ficar olhando pro pau do painel.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Boa lama!

Robinho

Nava
20/01/2009, 11:54
kkkkkkkkkkkkkk...sai fora com essa estoria de pau no painel...kkkkkkkkkk...o loco!

Qto a estorinha do teste, alguma dica de como proceder pra eu refazer?

To feliz pq parece ser mesmo a ventoinha e o radiador....mais barato e mais facil de fazer.

Vou levar na kia pra trocar a ventoinha que ta na garantia. Depois farei o radiador.

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 11:56
Teste do copo é com motor quente sem acelerar, sai algumas bolhas mas poucas, depois fica um bom tempo sem bolhas, daí sai mais algumas e por aí vai, o que não pode é fivar saindo bolhas intermitentemente, grandes e rápidas.

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 12:11
Oi Robinho. Blz amigao!?!?! Num esqueci que tô te devendo não viu... é que esse final de semana fiquei em sete lagoas...

mas nos falamos depois.

Abraços procê e pra dona-onça-patroa-jaguatirica-brabadimaisdaconta.

Oi Gleison,

Sua dívida das 12 latinhas restantes estão na caderneta, a corda tá sem stress, este final de semana fui ao Rio, sem ar no meio do caminho, foi de cair o c# da bund@...

Forte abraço!

Robinho

Nava
20/01/2009, 20:13
Valeu amigo pelas dicas.

Bem, levei numa casa de radiadores hoje para testar a ventoinha. O cara condenou ela. Dai levei o carro na kia, um avez que a porcaria ta na garantia. Fui bem atendido, fiquei surpreso.

O mecanico veio ja com o copo na mao. Nada de bolha. Abriu o radiador, acelera daqui, olha de la...painel nem mexe, nem ventoinha liga....

Levou lá pra oficina, testou com ar a tampa, ok. Dai ele meteu luz dentro do radiador e disse que precisaria varetar, pois ha muita encrustação.

Concordei com ele no sentido de eliminar este ponto. Vou levar amanha para limpar o dito cujo. Depois combinei de voltar a kia para nova bateria de testes...

Espero que continue o diagnostico de nao ter causado danos ao motor...

Júlio C. A. Santos
21/01/2009, 00:03
Robinho,

Você comentou sobre bolhas no sistema... :pensativo:

Confiro a água todas as manhãs, está sempre na marca "FULL" do reservatório. Quando percorro uns 100 km a água expande 1 cm de altura dentro do reservatório e baixa só na manhã do dia seguinte, mas agora a água começou a expandir uns 5 cm ou mais, seguido bolhas pequenas e lentas na água. Não percebo pressão na tampa do radiador. Ainda não fiz o teste no copo, mas até aqui, ISSO É NORMAL? :parede: :shock: :putz: :cry:

Status

Peças novas trocadas ha 5 meses:

-Cabeçote
-Colméia do Radiador
-Válvula termostática
-Tampa do Radiador
-Hélice do motor
-Duas mangueiras
-Fluido de Radiador

Abraço

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 08:59
Robinho,

Você comentou sobre bolhas no sistema... :pensativo:

Confiro a água todas as manhãs, está sempre na marca "FULL" do reservatório. Quando percorro uns 100 km a água expande 1 cm de altura dentro do reservatório e baixa só na manhã do dia seguinte, mas agora a água começou a expandir uns 5 cm ou mais, seguido bolhas pequenas e lentas na água. Não percebo pressão na tampa do radiador. Ainda não fiz o teste no copo, mas até aqui, ISSO É NORMAL? :parede: :shock: :putz: :cry:

Status

Peças novas trocadas ha 5 meses:

-Cabeçote
-Colméia do Radiador
-Válvula termostática
-Tampa do Radiador
-Hélice do motor
-Duas mangueiras
-Fluido de Radiador

Abraço

Oi Júlio,

Vai ser um testamento, mas vai ajudar a galera.:mrgreen:

Tá tudo certinho com a sua viatura, quando aquece a água expande e este excesso vai pro vaso expansor, e de fato conforme vai esfriando a água vai retornando pro radiador pois é criado um vácuo no sistema, a altura que vai subir no vaso depende da quantidade de calor criada no radiador que provocará o aumento do volume da água, mas ao esfriar a água voltará a sua marca exata, o sistema estando perfeito sem vasamentos nem compressão, a viatura não bebe nada de água, a água que falta é pela evaporação natural do vaso expansor, mínima, 200 ml a cada 4 a 6 meses (no meu caso).
O caso das bolhas é preoculpante quando elsa são grandes e intermitentes.
O melhor teste do copo é muito interessante, mas depende de tempo e paciência.
Pela manhã, num domingão, pegue um copo grande com água pela metade, coloque a mangueira interna do vaso expansor dentro do copo, ligue a viatura e deixe na lenta, conforme a viatura vai esquentando vc perceberá algumas poucas e pequenas bolhas, daí quando a menina esquenta mesmo as bolhas aumentam e derepente param de uma vez, daí vc perceberá que o radiador começará a enviar água para o copo, tendo o aditivo fica fácil perceber pois, além de aumentar o volume no copo, percebe-se a água colorida pelo aditivo, com a coisa estabilizada vc dá uma acelerada longa na viatura, perceberá que um pouco da água do copo volta pro radiador, ao voltar pra lenta novamente acontecerá de novo as bolhas pequenas e a água volta pro copo. Com isso percebi que o sistema até forma algumas bolhas com a aceleração e desaceleração, é normal, mas como já fiz o teste com a junta queimada lembro da quantidade de bolhas que nunca paravam de sair, eram grandes e intermitentes, além de toda manhã ter que completar alguma coisa no radiador, sempre faltava um copinho, e quando a junta foi pro saco mesmo todo o sistema vira um chafariz, a pressão é enorme, parece que tem uma mangueira de água da rua explindo pelo radiador, até criancinha de colo saberá que a junta torrou.
Atualmente minha viatura está com vazamento, mas o jacú:sad: aqui ainda não sabe onde é, :pipoca:estou aguardando anciosamente a coisa acabar de estourar pra poder arrumar, coloquei um aditivo que deixa rastro do vasamento semana passada, mas ainda não parei para reparar onde está o rastro, e se ele existe:?.

Boa lama!

Robinho

Gleison BH
21/01/2009, 09:23
E o relógio com alarme sonoro????? :parede::parede::parede:

Valeu amigo pelas dicas.

Depois combinei de voltar a kia para nova bateria de testes...

Espero que continue o diagnostico de nao ter causado danos ao motor...

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 09:31
E o relógio com alarme sonoro????? :parede::parede::parede:

Gleison,

Este forum é muito sério, vc deve parar de encomodar o Nava pelo fato dele gostar de ficar olhando pro pauzinho (ui) do painel, esta
é uma opção dele, como advogado vc bem sabe que ele tem direito de ficar olhando pro pau do painel.:mrgreen:

Morro da Skol sábado.

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
21/01/2009, 16:49
Nesse caso, se o pau do painel "levantar" o motor tá "fundido", he he he! :mrgreen:

Abraço

Nava
21/01/2009, 18:38
Eita, com uns amigos destes quem precisa de inimigos ne...afe cruz...

Moçada, resolvido!

O problema era o radiador, entupido. Mas pense num radidor entupido...kkkkk.

Meu, parece até que o motor ficou mais solto. A ventoinha agora voltou a funcionar normalmente, iniciando devagar e indo acoplando mais qto mais quente o motor fica.

Notei tb que ta puxando bastante ar pela grade...

O resto ta tudo ok. Voltei na kia e o mecanico testou tudo e disse que a junta ta intacta e o motor 100%

Uuuhuuuuu...só alegria.

Fica a dica então pro pessoal: limpeza do radiador para começar a eliminar as variaveis.

Júlio C. A. Santos
21/01/2009, 18:56
Que sorte Nava, no meu caso tive que trocar a colméia do radiador. Após varetar o radiador, apareceram três furos sem chance de recuperar. Jamais use água pura no sistema de arrefecimento, pois os pedaços de ferrugem que se soltam "encalham" no radiador entupindo o mesmo. Às vezes a válvula termostática “tranca” por causa da ausência de fluído de radiador (que tem função lubrificante). São conselhos que ouvi de um especialista em radiadores.

Abraço :concordo:

Robinho da Jaguatirica
22/01/2009, 12:53
Eita, com uns amigos destes quem precisa de inimigos ne...afe cruz...

Moçada, resolvido!

O problema era o radiador, entupido. Mas pense num radidor entupido...kkkkk.

Meu, parece até que o motor ficou mais solto. A ventoinha agora voltou a funcionar normalmente, iniciando devagar e indo acoplando mais qto mais quente o motor fica.

Notei tb que ta puxando bastante ar pela grade...

O resto ta tudo ok. Voltei na kia e o mecanico testou tudo e disse que a junta ta intacta e o motor 100%

Uuuhuuuuu...só alegria.

Fica a dica então pro pessoal: limpeza do radiador para começar a eliminar as variaveis.

Oi Nava,

Que bom que resolveu este problema:dance:, e que problema, deixa a gente louco, agora é só instalar o reloginho e largar de vez esse negócio de pau do painel.:mrgreen:

A dica do Júlio é importante mesmo, e tem mais, às vezes colocamos água pura por pouco tempo pq sabe que vai trocar a água rápido, mas é bom colocar ao menos 1/4 de litro de aditivo, pq mesmo sendo pouquinho já impede a ferrugem.

Boa lama!

Robinho

Nava
22/01/2009, 20:16
Eu sempre adiciono aditivo ao inves de por água...

Júlio C. A. Santos
25/01/2009, 13:50
Pessoal,

Depois de uma viagem de 245 km dos quais 15 km eram subidas de serra, descobri que vazou um pouco de água pelo respiro do reservatório de expansão. Vazou coisa mínima, deve ser porque eu sempre deixo a água um pouco acima da marca "FULL" do reservatório, aí transbordou. Mas as bolhas? Será que é normal? Gravei o procedimento que fiz, a memória da câmera acabou com menos de dois minutos, não sei se o vídeo é suficiente.

Será que a junta está queimada?

Abraço

YouTube - Teste do sistema de arrefecimento - Kia Sportage 2.2 diesel

Nava
25/01/2009, 14:29
Olhe, eu levei a minha na kia e o mecanico fez isso e nao saiu nenhuma bolha, nada.

Ta sumindo água?

Se não tá sumindo água vc pode ter o problema de radiador entupido como eu tive, dai forma gás na parte de cioma do radiadore isso sai no respiro. Pode ser a tampa ruim tb.

Agora se ta sumindo água, ferrou tudo...fica de olho pra ver se nao aparece água no oleo, tipo aumentar nivel ou diluir formando uma gosma...fica esperto.

Robinho da Jaguatirica
26/01/2009, 08:39
Júlio,

Se estas bolhas não param, de fato tem algo errado, mas se elas aparecem e depois para, pra mim tá normal. Tem um caso que também faz estas bolhas, a mangueira deve estar bem fixada na tampa do vazo expansor pois pode acontecer dela deixar o radiador puxar algum ar junto com a água, daí é claro que este ar vai retornar.
Mas uma coisa te garanto, carro com junta queimada qualquer criança conhece.

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
26/01/2009, 20:28
Trojão,

Eu já havia perguntado a você sobre o quanto a água do radiador deve expandir no reservatório. Ultimamente a água tem expandido de forma irregular, nos mesmos trajetos de sempre a água se expande com uma diferença muito grande, tem vez que expande muito, até a metade do reservatório e às vezes expande só 1 cm, e também vez ou outra a água não volta ao nível normal com motor frio. Eu tenho o costume de pressionar e girar levemente a tampa do reservatório para ver se ela esta fechada corretamente, mas hoje descobri que de tanto fazer isso a borracha da tampa estava torcida. Hoje rodei com a viatura e forcei muito o motor, e a água expandiu só 1 cm como é normal. Então ta explicado o ar saindo do radiador, pois com a borracha da tampa danificada não formava o vácuo no reservatório e o ar era sugado junto com a água para dentro do radiador.

Mas ainda tem um probleminha: Continuam saindo as mesmas bolhas do radiador. Como faço para tirar esse ar que ficou no radiador?

Abraço

Robinho da Jaguatirica
27/01/2009, 10:24
Trojão,

Eu já havia perguntado a você sobre o quanto a água do radiador deve expandir no reservatório. Ultimamente a água tem expandido de forma irregular, nos mesmos trajetos de sempre a água se expande com uma diferença muito grande, tem vez que expande muito, até a metade do reservatório e às vezes expande só 1 cm, e também vez ou outra a água não volta ao nível normal com motor frio. Eu tenho o costume de pressionar e girar levemente a tampa do reservatório para ver se ela esta fechada corretamente, mas hoje descobri que de tanto fazer isso a borracha da tampa estava torcida. Hoje rodei com a viatura e forcei muito o motor, e a água expandiu só 1 cm como é normal. Então ta explicado o ar saindo do radiador, pois com a borracha da tampa danificada não formava o vácuo no reservatório e o ar era sugado junto com a água para dentro do radiador.

Mas ainda tem um probleminha: Continuam saindo as mesmas bolhas do radiador. Como faço para tirar esse ar que ficou no radiador?

Abraço

Oi Júlio,

Deixa eu entender, vc liga a viatura com a tampa do radiador aberta e percebe bolhas dentro do radiador? É isso mesmo? Se formam bolhas dentro do radiador tem alguma coisa errada, pode estar entupido ou escapando alguma compressão do cabeçote, pq com seu funcionamento normal o que observo no radiador é a água aumentando de volume e saindo, depois que estabiliza (chega em temperatura ideal de funcionamento) para de vazar água e conforme acelera é que ela abaixa ou aumenta no radiador, mas voltando a marcha lenta ela fica no limite de cheio e pronto, nada acontece, sem bolhas:pensativo:.
Me lembro bem quando minha junta torrou que ao ligar a viatura com a tampa aberta, o radiador parecia mais um chafariz:shock:, a pressão era enorme, por isso digo que qualquer criancinha:mrgreen: sabe quando a junta torrou de vez.:parede:
Outra coisa que pode acontecer é algum dos parafusos do cabeçote estar com o torqueamento frouxo de deixar escapar uma leve compressão, daí acredito que por ser pequena acabe gerando estas bolhas, claro que inofensivas, mas deve ser corrigido:pensativo:.

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
28/01/2009, 23:14
Sobre o superaquecimento do motor,

No manual do proprietário da Sportage 2.2 diz assim:

"SE O PONTEIRO DO INDICADOR MOVER-SE PARA "H", PARE O VEÍCULO, VERIFIQUE O NÍVEL DO LÍQUIDO DO RADIADOR E A TENSÃO DAS CORREIAS "V". NÃO OPERE O MOTOR COM ESTE INDICADOR ACIMA DA FAIXA NORMAL".

Isso quer dizer que as correias quando apertadas demais podem esquentar um pouco mais o motor. As vezes é bom dar uma lida no Manual do Proprietário.

Abraço

MarcSport
29/01/2009, 13:34
Sobre o superaquecimento do motor,
No manual do proprietário da Sportage 2.2 diz assim:
"SE O PONTEIRO DO INDICADOR MOVER-SE PARA "H", PARE O VEÍCULO, VERIFIQUE O NÍVEL DO LÍQUIDO DO RADIADOR E A TENSÃO DAS CORREIAS "V". NÃO OPERE O MOTOR COM ESTE INDICADOR ACIMA DA FAIXA NORMAL".
Isso quer dizer que as correias quando apertadas demais podem esquentar um pouco mais o motor. As vezes é bom dar uma lida no Manual do Proprietário.
Abraço

Julio.
A referência às correias deve-se ao fato que se estiverem folgadas, podem fazer com que a hélice (e talvez a bomba d´água, mas não tenho certeza) não atinja a velocidade necessária.

Nava
29/01/2009, 20:09
A bomba é tocada pela dentada...

Júlio C. A. Santos
31/01/2009, 17:32
Pessoal,

Atualmente uso 2,8L de fluído de radiador. Ouvi dizer que carros mais "antigos" não usam a quantidade informada no manual do proprietário (60% água e 40% fluído). Então, qual a quantidade correta de fluído que devo usar para não corroer o sistema?

Abraço

MarcSport
01/02/2009, 12:24
A bomba é tocada pela dentada...

Ok, obrigado

MarcSport
01/02/2009, 12:25
Pessoal,

Atualmente uso 2,8L de fluído de radiador. Ouvi dizer que carros mais "antigos" não usam a quantidade informada no manual do proprietário (60% água e 40% fluído). Então, qual a quantidade correta de fluído que devo usar para não corroer o sistema?

Abraço

Use o q está indicado no manual, muita água refrigera bem mas não tem a função de anti ferrugem e não eleva o ponto de ebulição, muito aditivo não refrigera bem.

Nava
02/02/2009, 21:07
Chegou meu Guster, onde encontro o T para adaptar?

jgneves
02/02/2009, 22:25
Chegou meu Guster, onde encontro o T para adaptar?

Nava, consegui a adaptação em loja que vende material hidraulico, máquinas de lavagem sob pressão. Aqui em BH na MANG HIDRAU.

Nava
03/02/2009, 00:18
Ok, vou dar uma olhada, mas a minha é gasolina e a posição é diferenmte...

MarcSport
03/02/2009, 13:12
Ok, vou dar uma olhada, mas a minha é gasolina e a posição é diferenmte...

Nas TD, o sensor original fica antes da válvula termostática, instalei o auxiliar logo após a válvula, na carcaça do local onde ela fica, assim também consigo monitorar o funcionamento da válvula. Para isso fiz um furo na carcaça, abri rosca e fixei o sensor, está assim a quase 3 anos.

comenale
03/02/2009, 21:46
Nas TD, o sensor original fica antes da válvula termostática, instalei o auxiliar logo após a válvula, na carcaça do local onde ela fica, assim também consigo monitorar o funcionamento da válvula. Para isso fiz um furo na carcaça, abri rosca e fixei o sensor, está assim a quase 3 anos.

E aí Marcelo,

Fez a inspeção?

Nava
04/02/2009, 00:22
pois é, mas e se a valvula nao abrir, travar. O q vai marcar seu relogio?

Robinho da Jaguatirica
04/02/2009, 08:47
Oi Nava,

O sensor das gasolina é quase na mesma posição das diesel, junto (antes) da válvula termostática, lembro do esquema do Gleison (dá uma ajuda aí seu Creisonnnnnnn com equio) e era praticamente igual (posição) da minha, vai soltando os fios e percebendo qual é o sinal do pau do painel, tem que ligar junto dele.
Que bom que vc vai entrar pro seleto grupo dos que não olham pro pau do painel!:mrgreen: (enquanto isso....:pipoca: o Júlio continua caolho, um olho na estrada e outro no pau do painel):shock:, e ainda vai casar.kkkkkkkkkkkkk:mrgreen:

Boa lama!

Robinho

MarcSport
04/02/2009, 09:40
pois é, mas e se a valvula nao abrir, travar. O q vai marcar seu relogio?

Quando ligar o carro, o marcador original se movimentará e o auxiliar ficará quase parado até a válvula abrir, apartir daí eles trabalharão "juntos"... se em poucos minutos ele não indicar, a válvula não está ok.

MarcSport
04/02/2009, 09:49
E aí Marcelo,

Fez a inspeção?

Comenale
Fiz e fui reprovado, deu "índice de opacidade" maior do que 1,9.
Eu so fechei a bomba, acho que tenho q limpar o escape, onde vc limpou o seu? dá trabalho? é caro? e no silencioso, o que eles fizeram?
Meu carro não está fumaceando nada quando anda, mas também quase não sai do lugar ... , no teste soltou tão pouca fumaça que quase não dava para ver...

Júlio C. A. Santos
04/02/2009, 11:53
Mudei a história: Agora preciso de dois zequinhas. Um zequinha olha o pau do painel e outro abre e fecha porteiras. kkkkkkkkkk!

comenale
04/02/2009, 21:21
Comenale
Fiz e fui reprovado, deu "índice de opacidade" maior do que 1,9.
Eu so fechei a bomba, acho que tenho q limpar o escape, onde vc limpou o seu? dá trabalho? é caro? e no silencioso, o que eles fizeram?
Meu carro não está fumaceando nada quando anda, mas também quase não sai do lugar ... , no teste soltou tão pouca fumaça que quase não dava para ver...

Marcelo,
Não sei te dizer se dá trabalho, pois não acompanhei o que fizeram.
Eles cobram $ 200,00 pelo pacote completo, bomba, bicos, escape e sei lá mais o quê.
A mecânica é no ipiranga, uma travessa da av. cursino e são especializados em vans, apesar de serem muito simples trabalham bem.
Se vc se interessar te passo o fone via mp.
Estranho esse índice de opacidade 1,9. No controlar que passei e no site da Kia o índice é de 1,53 para as TDI:?:. A minha registrou 0,95 de índice:dance:

MarcSport
04/02/2009, 21:45
Marcelo,
Não sei te dizer se dá trabalho, pois não acompanhei o que fizeram.
Eles cobram $ 200,00 pelo pacote completo, bomba, bicos, escape e sei lá mais o quê.
A mecânica é no ipiranga, uma travessa da av. cursino e são especializados em vans, apesar de serem muito simples trabalham bem.
Se vc se interessar te passo o fone via mp.
Estranho esse índice de opacidade 1,9. No controlar que passei e no site da Kia o índice é de 1,53 para as TDI:?:. A minha registrou 0,95 de índice:dance:

Comenale.
O limite é 1,53, mas a minha deu acima de 1,9 nas 10 medições, a marcha lenta, a rotação de corte, a inspeção visual em baixo do carro e na fumaça "visível" deu ok.
Por favor, passe o contato dessa oficina que eu vou dar "uma lavada" no escapamento...

Nava
05/02/2009, 01:57
iche, a bagassa ain data la guardada...qdo sera o dia.....

Nava
18/03/2009, 01:32
Gente, estou indignado!!!!

Hoje aqui em Ctba bateu 30 graus e em plena lua das 14h levei minha esposa ao trabalho. São 30 km que fiz a 80km/h com o ar ligado. Chegando lá parei e nisso tocou o telefone, ficando parado, motor ligado e ar. Uns 20min depois, qdo fui sair com o carro, o pontei marcando um sinal acima do meio! PQP. Ah, meu guster ainda ta desligado...unf

Sai dali e comecei acelerar, ventoinha acoplada, roncado muito. Rodei 1km e a temperatura caiu pro normal e de la nao saiu mais.

Poxa, então se eu pegar um congestionamento e ligar o ar a sportage vai ferver?

Krai, o q em de errado agora com essa M?

Radiador limpo, valvula termo ok, ventoinha ok, ventoinha do ar cond, ok, po, porque aqueceu então?

Alguem tem alguam ideia?

Júlio C. A. Santos
18/03/2009, 02:16
Nava,

Você não limpou seu radiador em casa néh? Pode ser isso... Tem que varetar. :pensativo:

Robinho da Jaguatirica
18/03/2009, 09:10
Gente, estou indignado!!!!

Hoje aqui em Ctba bateu 30 graus e em plena lua das 14h levei minha esposa ao trabalho. São 30 km que fiz a 80km/h com o ar ligado. Chegando lá parei e nisso tocou o telefone, ficando parado, motor ligado e ar. Uns 20min depois, qdo fui sair com o carro, o pontei marcando um sinal acima do meio! PQP. Ah, meu guster ainda ta desligado...unf

Sai dali e comecei acelerar, ventoinha acoplada, roncado muito. Rodei 1km e a temperatura caiu pro normal e de la nao saiu mais.

Poxa, então se eu pegar um congestionamento e ligar o ar a sportage vai ferver?

Krai, o q em de errado agora com essa M?

Radiador limpo, valvula termo ok, ventoinha ok, ventoinha do ar cond, ok, po, porque aqueceu então?

Alguem tem alguam ideia?

Oi Nava,

Acho que o que realmente aconteceu foi que a ventoinha mesmo acoplada, com marcha lenta não conseguiu refrigerar o radiador, pura falta de giro mesmo, como vc estava fechando aquele negocião pelo telefone, não percebeu o PAU DO PAINEL subindo:shock: (ui), daí foi só aumentar o giro e a coisa toda voltou ao normal, tá sem stress.
Percebi sua mensagem sobre a adaptação do seu reloginho, vai aí a minha dica: pegue o sensor original da viatura mais o sensor do reloginho e leve ambos a uma loja de hidráulicos, com isso vc poderá testar as roscas, do bloco onde entrará o adaptador, que é a mesma do sensor original e também a do sensor do reloginho, assim que instalar tudo vc entrará para o clube dos tranquilinhos:dance::mrgreen::pipoca::palmas::conc ordo:, que são aqueles que são avisados pelo anjo reloginho quando a coiseira começa a esquentar, por uma gigarra irritante e uma árvore de natal fora de época, no seu recente caso, seria só dar uma aumentadinha no giro para uns 2000 que estaria tudo perfeito.

Boa lama!

Robinho:mrgreen:

EDuarte
18/03/2009, 10:25
Oi Nava,

Acho que o que realmente aconteceu foi que a ventoinha mesmo acoplada, com marcha lenta não conseguiu refrigerar o radiador, pura falta de giro mesmo, como vc estava fechando aquele negocião pelo telefone, não percebeu o PAU DO PAINEL subindo:shock: (ui), daí foi só aumentar o giro e a coisa toda voltou ao normal, tá sem stress.
Percebi sua mensagem sobre a adaptação do seu reloginho, vai aí a minha dica: pegue o sensor original da viatura mais o sensor do reloginho e leve ambos a uma loja de hidráulicos, com isso vc poderá testar as roscas, do bloco onde entrará o adaptador, que é a mesma do sensor original e também a do sensor do reloginho, assim que instalar tudo vc entrará para o clube dos tranquilinhos:dance::mrgreen::pipoca::palmas::conc ordo:, que são aqueles que são avisados pelo anjo reloginho quando a coiseira começa a esquentar, por uma gigarra irritante e uma árvore de natal fora de época, no seu recente caso, seria só dar uma aumentadinha no giro para uns 2000 que estaria tudo perfeito.

Boa lama!

Robinho:mrgreen:
Por essas e outras que sou a favor da ventoinha elétrica, mesmo em marcha lenta, se o motor aquecer demais ela entra em ação e volta tudo ao normal.
Ainda não tenho, mas estou providenciando.
[]s
(DU)

Audi80
18/03/2009, 10:59
Não dá pra entender... o ponteiro mal chegou ao meio e o carro começa a jogar agua pra fora... uma vez que a agua esta sendo jogada pra fora, menos agua no sistema de arrefeciemnto e assim mais temperatura... ai pergunto... pq nosso sistema nao é pressurizado?

Minha Sportage está com motor todo novo, radiador varetado, tudo perfeito... fiz o 1o Raid do ano e foi tudo lindo... 4hrs correndo na lama, atravessando rios, jogando 6mil rpm nela...e tudo lindo... 20 min de transito e ela ja tava colocando agua pra fora... ai vem a pergunta... dá pra pressurizar o sistema dela? ou vale mais colocar um radiador maior?

Abs,

Fabio

Nava
18/03/2009, 14:16
Karai..eu nao sei mais nada...ja to com raiva dessa m...

Júlio C. A. Santos
18/03/2009, 15:27
Nava e Trojão,

Desculpem, mas minha opinião é a seguinte: Neste verão achei que minha Sportage diesel aspirada não ia "agüentar" tanto calor (na semana passada fez 42º). Nessa temporada subi serra, fiquei horas no trânsito, às vezes ando na areia da praia onde forço muito o motor, e posso garantir que isso não causa superaquecimento. O "pau do painel" subiu? Então com certeza tem problema, pode ter certeza. :pensativo:

Procure o problema e não esquenta a cabeça. :concordo:

Abraço

MarcSport
18/03/2009, 20:11
Não dá pra entender... o ponteiro mal chegou ao meio e o carro começa a jogar agua pra fora... uma vez que a agua esta sendo jogada pra fora, menos agua no sistema de arrefeciemnto e assim mais temperatura... ai pergunto... pq nosso sistema nao é pressurizado?

Minha Sportage está com motor todo novo, radiador varetado, tudo perfeito... fiz o 1o Raid do ano e foi tudo lindo... 4hrs correndo na lama, atravessando rios, jogando 6mil rpm nela...e tudo lindo... 20 min de transito e ela ja tava colocando agua pra fora... ai vem a pergunta... dá pra pressurizar o sistema dela? ou vale mais colocar um radiador maior?

Abs,

Fabio

GRande Fabio.

Meu sistema é pressurizado, nunca preciso completar água. É só copiar o sistema de qualquer carro "atual".

Nava
18/03/2009, 22:12
Gente, minha indignação é que se eu estivesse em um congestionamento, daqueles que vc nao move um metro sequer, com o ar ligado terei de ficar acelerando o carro...sei nao.

Agora se tem problema, onde seria o mardito?

A unica coisa q falta verificar é se ta sujo o condensador...mas sei q nao ta...

Será que seu eu investir numa ventoinha extra, na frente do condensador, que ligue automatica, compensará esse efeito da baixa rotação, ligando automaticamente ou forçada (no uso em trilha)? No ferrovelho uma ventoinha ta na faixa de 120 reais...o duro é achar um aque caiba ali...

EDuarte
19/03/2009, 09:42
Gente, minha indignação é que se eu estivesse em um congestionamento, daqueles que vc nao move um metro sequer, com o ar ligado terei de ficar acelerando o carro...sei nao.

Agora se tem problema, onde seria o mardito?

A unica coisa q falta verificar é se ta sujo o condensador...mas sei q nao ta...

Será que seu eu investir numa ventoinha extra, na frente do condensador, que ligue automatica, compensará esse efeito da baixa rotação, ligando automaticamente ou forçada (no uso em trilha)? No ferrovelho uma ventoinha ta na faixa de 120 reais...o duro é achar um aque caiba ali...

Nava, coloca a elétrica no lugar da original. É mais seguro.

[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
25/04/2009, 00:14
Pessoal,

Com essa polêmica da ventoinha aqui no fórum, será que estamos usando ventoinha original nas Sportage? Aqui estão as fotos da caixa da ventoinha nova original, trocada a um ano. Provavelmente a bomba da água é da marca da ventoinha como mostra o primeiro link. No segundo link, as fotos do acoplamento viscoso que eu abri para travar a ventoinha antiga.

http://www.chuanlam.com/gmb/index.htm

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=606138&highlight=sportage+acoplamento#post606138

Abraço

Robinho da Jaguatirica
25/04/2009, 18:38
Eu já me decidí, o dia que a FDP da minha "ventoinha de acoplamento viscoso" for pro espaço, vou instalar uma ou dias elétricas e pronto, acabo de vez com essa merd*^%. O cebolão instalo na saída do radiador, igual a maioria dos carros que conheço, e sempre funcionou bem, só vou escolher um que starta mais cedo, uns 79º já me serve.

Boa lama!

Robinho

imoveisbranco
25/04/2009, 22:27
GRande Fabio.

Meu sistema é pressurizado, nunca preciso completar água. É só copiar o sistema de qualquer carro "atual".

pode postar foto do sistema da tua sportage ?

Obrigado

jgneves
25/04/2009, 22:43
Eu me lembro que o Marcelo (Marcsport) tinha postado as fotos e o esquema pressurizado feito por ele. ficou Show.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906

imoveisbranco
25/04/2009, 23:04
Eu me lembro que o Marcelo (Marcsport) tinha postado as fotos e o esquema pressurizado feito por ele. ficou Show.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906)

Já vi esta foto,mas quero ver a foto no seu carro aonde ele adapto a saída,a entrada sei que vai na tampa do radiador

Neste post também tem adaptações para jeep com o mesmo sistema das sportage
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287)

imoveisbranco
25/04/2009, 23:45
Interessante artigo sobre as temperaturas de aquecimento
http://www.guavepe.com.br/noticias_uteis.php?abrir=347 (http://www.guavepe.com.br/noticias_uteis.php?abrir=347)

jgneves
26/04/2009, 13:09
A única que eu arquivei é esta.

imoveisbranco
26/04/2009, 17:42
A única que eu arquivei é esta.

obrigado

seria interessante saber aonde instalo a saída do reservatório

Mattia

MarcSport
27/04/2009, 11:38
Eu uso o sistema selado a mais de 3 anos, a vantagem dele em relação ao original é que praticamente não há perda de água e além disso dá para se checar o nível sem ter que abrir nenhuma tampa, como nos "carros atuais".
O jgneves já postou o link com o esquema acima, se tiverem alguma dúvida é só falar...

imoveisbranco
27/04/2009, 12:03
Eu uso o sistema selado a mais de 3 anos, a vantagem dele em relação ao original é que praticamente não há perda de água e além disso dá para se checar o nível sem ter que abrir nenhuma tampa, como nos "carros atuais".
O jgneves já postou o link com o esquema acima, se tiverem alguma dúvida é só falar...

por favor pode informar aonde instalo a saída do reservatório

esplicando o com uma foto

obrigado

Mattia

MarcSport
27/04/2009, 12:32
por favor pode informar aonde instalo a saída do reservatório

esplicando o com uma foto

obrigado

Mattia

A saída do reservatório vai conectada à saida do radiador, para isso foi feito um T para conexão.
Veja o equema abaixo, a parte vermelha é a que foi anexada, o resto era o sistema original do carro, se vc for fazer "by yourself", dê uma olhada em qualquer carro mil...
O carro está em um estacionamento fora de casa pois estou com outros carros, vou ver se consigo ir até lá para tirar uma foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906

imoveisbranco
27/04/2009, 14:38
A saída do reservatório vai conectada à saida do radiador, para isso foi feito um T para conexão.
Veja o equema abaixo, a parte vermelha é a que foi anexada, o resto era o sistema original do carro, se vc for fazer "by yourself", dê uma olhada em qualquer carro mil...
O carro está em um estacionamento fora de casa pois estou com outros carros, vou ver se consigo ir até lá para tirar uma foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906)

obrigado

não tem pressa mas uma foto do "T" ajudaria muito

isso mesmo vo fazer "by yourself",

obrigado
Mattia

MarcSport
27/04/2009, 19:25
Veja o link abaixo, está bem explicado...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=852664&postcount=2

Vc pode instalar um reservatório com tampa com alarme de nível d'água, assim vc fica ainda mais tranquilo...

otaviofilho
09/05/2009, 10:39
Gente, este tópico muito me interessa, e acho que como já tive 2 kombis com motor AP e radiador na frente, um ícone brasileiro em veículo com problemas de aquecimento, talvez eu possa dar alguma contribuição:

1 - Em várias respostas mencionaram a composição do líquido de arrefecimento, a ventuinha, a válvula termostática... mas e a bomba d'agua? Já foi verificada? Este ítem também tem uma vida útil, e a partir de um determinado momento começa a perder sua eficiência. Principalmente no trânsito, com o veículo em marcha lenta, se o problema for a baixa eficiência da bomba d'agua, a temperatura vai subir.

2 - Sou fã de veículos com sistema de arrefecimento não selado com reservatório de expansão, como o dos motores chevrolet 4.1 do antigo Opala. Neste sistema, a válvula de escape da água do sistema fica próximo à tampa do radiador. Em uma das respostas comentaram sobre uma água que o sistema joga fora, então se isto acontece é pelo fato do sistema não ser selado, e esta mangueira deve vir da base da tampa do radiador. Nesta mesma resposta comentaram sobre a perda da água que foi jogada fora, e é aí que o reservatório entra. Se o sistema precisa expelir a água pela natural expansão em função do calor, é porque a válvula (mola embaixo da tampa) se abriu, jogando a água por uma mangueira, e esta mangueira tem que estar ligada à um reservatório, assim a água não é "perdida", e se o sistema precisar de água novamente será "puxado" do reservatório. Na minha Pajero 3.5 V6 é assim e o reservatório não tem mais do que 2l de capacidade. Nos 7 motores GM 4.1 que já tive também era assim, mas o reservatório tinha uns 4l de capacidade.

Espero ter contribuido.

Gleison BH
11/05/2009, 14:48
gente, este tópico muito me interessa, e acho que como já tive 2 kombis com motor ap e radiador na frente, um ícone brasileiro em veículo com problemas de aquecimento...
Espero ter contribuido.

valeu pelas informações amigo!

dcgomes_bh
22/05/2009, 12:50
É, ter Sportage não é mole não...

Depois de 8 meses de alegria sem dar manutenção, "do nada" (claro que nada é do nada) a minha Sportage deu uma fervida comigo indo pra Campinas. Mas eu parei quando a temperatura estava no 3/4.

Guinchei pra BH, levei no meu mecânico que trocou uma mangueira e disse que eu rodei seco. Realmente, o animal aqui não verificou a água antes de sair de casa depois deixar a viatura parada 1 semana e meia.

Bom, tudo funcionando, mil maravilhas. Indo pra Bom Despacho, duas ou três semanas depois, ferveu DE VERDADE. Eu tava proseando e não ví o mostrador de temperatura bater os 4/4. Só escutei o POW da tampinha do reservatório expansor. Aí foi pro saco, né. Mas não fundiu... só a junta mesmo que queimou.

Caramba, por que será?!?!?!? Por que o radiador ficou seco de novo? Será que na primeira fervida a junta deu uma tostadinha e o carro começou a expulsar agua e eu fiquei seco de novo? Tudo isso por causa de uma mangueira rachada que me deixou seco? Ou será que era a tampinha do radiador que estava frouxa? Será que foi a válvula termostática meia boca? Minha ventuinha parece estar travada, porque quando eu ligo o carro ela já liga e fica lá ligadona.

Bom, resultado:

577,00 das juntas
350 da retificada no cabeçote (é, retifiquei, não comprei outro)
110 da retificada no radiador
200 e poucos de pecinhas aleatórias como tampa, porca, parafuso, adesivo silicone, etc
200 de mão de obra

Baratasso né? Pois é... Bom Despacho é uma maravilha.

Ficou bom? Sim... o carro tá com uma potência melhor (provavelmente pq rebaixou o cabeçote), não tá saindo fumaça (só o usual, quando liga sai uma fumacinha preta e pouco densa, o "bafo", provavelmente os bicos não tão mais 100%) e parou de expulsar água. Fiz uma viagem de 200 km e o radiador tá lá, cheião até a boca.

Ainda sim, porra, mas QUE BOSTA HEIM. Realmente, quem tem Sportage diesel um dia vai sobrar com super-aquecimento.

Problemas que eu ainda tenho e gostaria da ajuda dos senhores:

1- Valvula termostática: estou sem. Não quis por a velha. Aqui em BH, qual o melhor lugar pra comprar a dita cuja, pra SPTG TDi 2000/2001 Grand? Na Fastcar da Via Expressa mesmo? Acho que vou precisar de umas juntas novas também.

2- Termômetro. Quem faz um serviço caprichado de instalação em BH? Mas tem que fazer tudo, eu não tenho tempo de ficar entrando debaixo de carro. Eu pago. :)

E, pra quem é de BH e região e tiver problemas com Sportage, os caras de Bom Despacho são mesmo Bons, viu... e o precinho é camarada. Procurem uma oficina de caminhonetes alí perto da Autopeças Rafael, logo na av. principal da cidade.

Outra dúvida meio fora de tópico:

Quando o carro esta frio e desligado, qual deve ser a medida na vareta de óleo? A minha fica cheia até o talo, só fica no meio (normal) quando o carro está quente (bizarro). É diferente de carros a gasolina?

Valeu! Abraços!

Robinho da Jaguatirica
22/05/2009, 15:02
É, ter Sportage não é mole não...

Depois de 8 meses de alegria sem dar manutenção, "do nada" (claro que nada é do nada) a minha Sportage deu uma fervida comigo indo pra Campinas. Mas eu parei quando a temperatura estava no 3/4.

Guinchei pra BH, levei no meu mecânico que trocou uma mangueira e disse que eu rodei seco. Realmente, o animal aqui não verificou a água antes de sair de casa depois deixar a viatura parada 1 semana e meia.

Bom, tudo funcionando, mil maravilhas. Indo pra Bom Despacho, duas ou três semanas depois, ferveu DE VERDADE. Eu tava proseando e não ví o mostrador de temperatura bater os 4/4. Só escutei o POW da tampinha do reservatório expansor. Aí foi pro saco, né. Mas não fundiu... só a junta mesmo que queimou.

Caramba, por que será?!?!?!? Por que o radiador ficou seco de novo? Será que na primeira fervida a junta deu uma tostadinha e o carro começou a expulsar agua e eu fiquei seco de novo? Tudo isso por causa de uma mangueira rachada que me deixou seco? Ou será que era a tampinha do radiador que estava frouxa? Será que foi a válvula termostática meia boca? Minha ventuinha parece estar travada, porque quando eu ligo o carro ela já liga e fica lá ligadona.

Bom, resultado:

577,00 das juntas
350 da retificada no cabeçote (é, retifiquei, não comprei outro)
110 da retificada no radiador
200 e poucos de pecinhas aleatórias como tampa, porca, parafuso, adesivo silicone, etc
200 de mão de obra

Baratasso né? Pois é... Bom Despacho é uma maravilha.

Ficou bom? Sim... o carro tá com uma potência melhor (provavelmente pq rebaixou o cabeçote), não tá saindo fumaça (só o usual, quando liga sai uma fumacinha preta e pouco densa, o "bafo", provavelmente os bicos não tão mais 100%) e parou de expulsar água. Fiz uma viagem de 200 km e o radiador tá lá, cheião até a boca.

Ainda sim, porra, mas QUE BOSTA HEIM. Realmente, quem tem Sportage diesel um dia vai sobrar com super-aquecimento.

Problemas que eu ainda tenho e gostaria da ajuda dos senhores:

1- Valvula termostática: estou sem. Não quis por a velha. Aqui em BH, qual o melhor lugar pra comprar a dita cuja, pra SPTG TDi 2000/2001 Grand? Na Fastcar da Via Expressa mesmo? Acho que vou precisar de umas juntas novas também.

2- Termômetro. Quem faz um serviço caprichado de instalação em BH? Mas tem que fazer tudo, eu não tenho tempo de ficar entrando debaixo de carro. Eu pago. :)

E, pra quem é de BH e região e tiver problemas com Sportage, os caras de Bom Despacho são mesmo Bons, viu... e o precinho é camarada. Procurem uma oficina de caminhonetes alí perto da Autopeças Rafael, logo na av. principal da cidade.

Outra dúvida meio fora de tópico:

Quando o carro esta frio e desligado, qual deve ser a medida na vareta de óleo? A minha fica cheia até o talo, só fica no meio (normal) quando o carro está quente (bizarro). É diferente de carros a gasolina?

Valeu! Abraços!

Oi dcgomes,

Vamos lá... pelo que vc postou, acredito que vc aguenta o tranco...

Mangueiras furam em qualquer carro:putz:, até carro zero, principalmente se for viajar e não verifica o nível da água, daí aquece mais e aquela mangueirinha que poderia aguentar mais 6 meses vai pro espaço, claro que se vc tivesse um reloginho da Guster com alarme sonoro e luminoso programável, não teria que rebocar a viatura para BH (fudend%^$%$ a sua viagem) e poderia vc mesmo ter trocado a mangueira em um posto de beira de estrada. (já aconteceu comigo e fui salvo pelo reloginho:dance:)
Fervendo a primeira vez a junta foi pro saco, e é assim mesmo, quando queima mas não torra, dá pra andar urbano sem stress, mas é só pegar estrada que a coisa fica feia:parede:. Novamente o reloginho fez falta, alías, faz uma falta danada, mas a grande maioria dos Sportagers acredita que só acontece com os outros... bom que a caca ficou baratinha pros padões sportageanos...:pipoca:

Quanto aos problemas:
1- Compre a termostática na Kia mesmo, é baratinha e vc mesmo troca, nem precisa de junta, precisa de silicone de alta temperatura e aditivo de boa qualidade. Não ande sem ela, consome mais combustível, a viatura anda muito fria, e se esforçar, acontece o contrário, anda muito quente.
2- Entra logo no site da Guster e compre logo o reloginho, o resto é fácil te indico o meca baratinho que faz em uma hora tudo, inclusive as adaptações.:concordo:

Quanto ao óleo é isso mesmo, frio fica cheio, quente fica pela metade, mas se sefriar um tiquim fica cheio novamente. Tá sem stress...

Espero que a turma que fica de olho no pau do painel tome jeito e aprenda com a sua experiência, se lascou por falta de um simples e abençoado reloginho anjo da guarda, de qualquer forma não lamente, vc deu muita sorte, ficou tudo bem baratinho.
Vê se aparece, estamos por marcar um encontro de sportages por esse dias, como vc é de BH, tá convocado.

Boa lama!

Robinho

dcgomes_bh
22/05/2009, 15:49
É Robinho, tô te devendo uma visita mesmo, véio... lembro que fiquei de passar lá no seu escritório uma vez, não sei se foi por causa da RL (acabei instalando uma AVM manual bacana sozinho mesmo) ou por causa do farol de milha (que continua uma bosta). Preciso arrumar esse farol de milha.

Eu sumí do forum por causa de uns pepinos pessoais & profisisonais aí, mas pelo jeito não dá pra ficar longe. Ter Sportage é tipo um hobby, huahuahua. Ô trem difícil sô.

Bão, vamos marcar um encontro sim. Cervejada & Capotage, quer dizer, Sportage. Levem as patroas pra elas voltarem dirigindo. :dance:

Aproveitando, eu acho que sei o que pode ter contribuído pra merda toda. Segue uma fotinha da minha valvula termostática. Notem o BURACÃO. Aquilo era a sub-valvula de segurança. Foi pro saco.

Ou seja, acho que ela travou fechada, a valvula fez POW e não adiantou de bosta nenhuma.

Logo, o buraquinho de 4mm que nosso amigo fez pode não ajudar em nada se ela travar fechada. Ferve do mesmo jeito.

O negócio é um termometro mesmo. O site da Guster é http://www.guster.com.br/ ? Eu não sei comprar essas coisas não, cara... :oops:

Por isso queria um mecânico "pacote fechado" saca, for dummies, hehehe.

jgneves
22/05/2009, 17:45
Robinho,

Esta valvula que o dcgomes postou a foto é da spt a gasolina, confere?
lembra quando troquei a minha? comprei a original na kia sem a valvula auxiliar.

Dcgomes, a valvula se nao me falhe a memoria é R$35.

jgneves
22/05/2009, 17:52
Dcgomes,

Troquei a minha valvula só por precaução e descobri que tava rodando com a da spt a gasolina. confere aí. Na terceira foto o código da TDI.

Júlio C. A. Santos
22/05/2009, 18:07
jgneves,

Correto, essa válvula é do motor a gasolina. O motor diesel trabalha melhor "quente" e com aquela subválvula o motor não ficaria na temperatura ideal. Vamos aguardar a opinião do perito em Sportage diesel, o Trojão.

Abraço

kiabiker
22/05/2009, 21:42
Saudações calorosas a todos!
Agora sou mais um do clube - do clube da junta queimada!
No sábado a esposa saiu pra ir no cabelereiro e na volta POW. Uma nuvem de fumaça branca... Toda a agua do radiador foi pra dentro do motor.
Mas o motor NÃO ferveu! O guster marcava normal 70º, o tempo no sabado estava gelado aqui e o cabelereiro fica a 3 KM de casa - o motor nem teve tempo de esquentar. Dava pra por a mão no motor.
Depois que tiramos o cabeçote vi que a junta estava bem velha, corroida, por isso vazava oleo na calçada e eu já tinha percebido que tava aumentando o vazamento.
No cabeçote só demos um passe de plaina pra assentar melhor. Peguei o carro hoje, parece normal. (custo da brincadeira $ 700).

Mais um detalhe: o dono da oficina tambem tem uma Sportage (diesel/01). Na segunda fui ver o carro e não encontrei o dono da oficina. Ele estava rebocando a dele porque ferveu e queimou a junta ...

dcgomes_bh
23/05/2009, 02:15
É... então chegamos à conclusão de que o motor da KIA é que é meio chulé mesmo. Não adianta, um dia a parada vai te dar dor de cabeça.

O mecanico que arrumou meu motor colocou uma junta de aço (na verdade deve ser uma liga metálica) ao invés da junta de amianto original que ele disse que era porcaria. Tanto que ela é bem mais cara que a liga de amianto.

O carinha parecia entender de KIA, ela trabalhou uns tempos na revendedora de Bom Despacho. Tanto que ele nem quis por a válvula que estava antes porque ela tava "esquisita", deve ser por causa do mesmo motivo que o jgneves percebeu... a que lá estava era gasolina.

Obrigado pela dica jgneves e Julio. Vou encomendar a valvula da TDI e vai ficar tudo beleza!!!

Abraços!

Robinho da Jaguatirica
23/05/2009, 11:06
Robinho,

Esta valvula que o dcgomes postou a foto é da spt a gasolina, confere?
lembra quando troquei a minha? comprei a original na kia sem a valvula auxiliar.

Dcgomes, a valvula se nao me falhe a memoria é R$35.

Oi João,

Confere sim, a válvula da foto é das gasolina, as diesel não tem a sub-válvula, ela é comum, somente uma abertura.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
23/05/2009, 11:11
É Robinho, tô te devendo uma visita mesmo, véio... lembro que fiquei de passar lá no seu escritório uma vez, não sei se foi por causa da RL (acabei instalando uma AVM manual bacana sozinho mesmo) ou por causa do farol de milha (que continua uma bosta). Preciso arrumar esse farol de milha.

Eu sumí do forum por causa de uns pepinos pessoais & profisisonais aí, mas pelo jeito não dá pra ficar longe. Ter Sportage é tipo um hobby, huahuahua. Ô trem difícil sô.

Bão, vamos marcar um encontro sim. Cervejada & Capotage, quer dizer, Sportage. Levem as patroas pra elas voltarem dirigindo. :dance:

Aproveitando, eu acho que sei o que pode ter contribuído pra merda toda. Segue uma fotinha da minha valvula termostática. Notem o BURACÃO. Aquilo era a sub-valvula de segurança. Foi pro saco.

Ou seja, acho que ela travou fechada, a valvula fez POW e não adiantou de bosta nenhuma.

Logo, o buraquinho de 4mm que nosso amigo fez pode não ajudar em nada se ela travar fechada. Ferve do mesmo jeito.

O negócio é um termometro mesmo. O site da Guster é http://www.guster.com.br/ (http://www.guster.com.br/) ? Eu não sei comprar essas coisas não, cara... :oops:

Por isso queria um mecânico "pacote fechado" saca, for dummies, hehehe.

Oi dcgomes,

Com aquele buracão da foto a válvula até poderia travar fechada que passaria um caminhão pipa de água, ainda acho que a mangueira furada é que te sacaneou. Uma coisa é certa, sportage que nunca ferveu é mentira, o mais importante mesmo é ser avisado antes de torrar tudo, pq um dia vai acontecer, é fatal.
Dá uma pulada aqui no escritório que te ajudo com o reloginho, só tem pela net mesmo, mas é fácil de comprar, e ainda mais agora que vc tá com tudo novo, é melhor se precaver, geral em cabeçote de sportage costuma não durar muito.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
23/05/2009, 11:20
Saudações calorosas a todos!
Agora sou mais um do clube - do clube da junta queimada!
No sábado a esposa saiu pra ir no cabelereiro e na volta POW. Uma nuvem de fumaça branca... Toda a agua do radiador foi pra dentro do motor.
Mas o motor NÃO ferveu! O guster marcava normal 70º, o tempo no sabado estava gelado aqui e o cabelereiro fica a 3 KM de casa - o motor nem teve tempo de esquentar. Dava pra por a mão no motor.
Depois que tiramos o cabeçote vi que a junta estava bem velha, corroida, por isso vazava oleo na calçada e eu já tinha percebido que tava aumentando o vazamento.
No cabeçote só demos um passe de plaina pra assentar melhor. Peguei o carro hoje, parece normal. (custo da brincadeira $ 700).

Mais um detalhe: o dono da oficina tambem tem uma Sportage (diesel/01). Na segunda fui ver o carro e não encontrei o dono da oficina. Ele estava rebocando a dele porque ferveu e queimou a junta ...

Oi kiabiker,

Junta muito velha dá nisso mesmo, mas acho um bom sinal, se abriu o bico de velha (não queimou) é sinal que a viatura sempre foi bem cuidada, mas pelo visto ela andou te avisando, o caso do óleo que vazava pela junta era ela te pedindo para ser trocada, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, só que em um Gol, começou a dar um vazamento minúsculo de água pela junta, no meio do bloco, numa viajem ela abriu o bico, nem plainar foi necessário, não ferveu...

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
23/05/2009, 12:58
Junta velha? Tem validade? Quanto tempo dura uma junta de cabeçote (quando o proprietário é cuidadoso)?

Abraço

Robinho da Jaguatirica
23/05/2009, 14:42
Junta velha? Tem validade? Quanto tempo dura uma junta de cabeçote (quando o proprietário é cuidadoso)?

Abraço

Oi Júlio,

Se tem validade eu não sei, mas tenho um Gol 1.6 97/97, é meu desde 0 km, nunca ferveu, troquei a junta dele no final de 2007 e te garanto que foi de velha, começou a vazar água, numa viagem o vazamento aumentou bastante, tive que colocar 1,5 l a cada 30 km, mas não ferveu, cheguei e mandei trocar logo, fiz teste de trinca e nada, nem palinar foi preciso.

Boa lama!

Robinho

kiabiker
23/05/2009, 18:34
O carro tá indo bem de junta nova. Mas tenho uma dúvida:
O mecânico colocou somente agua no radiador!
Isto tá certo? Não devia ser agua com algum aditivo? O mecânico disso que o aditivo em carros com km alta pode fazer soltar a sujeira interna e intupir tudo!!
O Guster tá marcando como sempre (em torno de 74º).

Júlio C. A. Santos
23/05/2009, 19:53
Kiabiker,

O meu mecânico também disse isso. Troquei a colméia do radiador, a válvula termostática, a tampa do radiador, a junta do cabeçote, o cabeçote, uma mangueira e um cano, o aquecedor foi anulado porque estava vazando, trocando tudo isso e fazendo uma limpeza geral no sistema você já pode começar a usar aditivo aos poucos. Quando comecei a usar aditivo no sistema, não coloquei tudo de uma só vez, levei 1 (um) ano para acostumar o sistema, aumentando a dose do aditivo gradativamente. Ao longo desses 12 meses troquei a água umas 50 vezes, o sistema de arrefecimento soltava a sujeira aos poucos. Hoje em dia uso aditivo na proporção correta recomendada pela Kia e a água não suja mais, a água do radiador ta igual a de um carro 0 km. Faça isso Kiabiker, acostume o sistema com o aditivo aos poucos, e vá trocando a água quando ela ficar muito suja, depois de um tempo você vai perceber que a água não vai mais sujar, aí é hora de colocar o aditivo na proporção correta. NÃO USE SOMENTE ÁGUA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, a válvula termostática e a tampa do radiador precisam da "lubrificação" do aditivo do radiador para funcionar corretamente. Nas Sportage existe um cano de metal na mangueira inferior do radiador, troque esse cano, é dele que vem parte da sujeira (foto). Se quiser usar somente água, é bom já começar a economizar uma grana para a próxima retífica.

jgneves
23/05/2009, 19:57
Kiabiker,

Dá uma olhada aí e ve se te ajuda.

dcgomes_bh
24/05/2009, 00:05
Oi dcgomes,

Com aquele buracão da foto a válvula até poderia travar fechada que passaria um caminhão pipa de água, ainda acho que a mangueira furada é que te sacaneou. Uma coisa é certa, sportage que nunca ferveu é mentira, o mais importante mesmo é ser avisado antes de torrar tudo, pq um dia vai acontecer, é fatal.
Dá uma pulada aqui no escritório que te ajudo com o reloginho, só tem pela net mesmo, mas é fácil de comprar, e ainda mais agora que vc tá com tudo novo, é melhor se precaver, geral em cabeçote de sportage costuma não durar muito.

Boa lama!

Robinho

Robinho, é verdade, véi... também acho que o antigo dono cagou com esse carro. Afinal, como aquela válvula de motor a gasolina foi parar lá? :?

Fiquei assombrando com aquele cano todo enferrujado!!! Porra, tenho que trocar aquilo!!

Mas aqui... como assim "geral em cabeçote de sportage costuma não durar muito" ???? Acontece o quê? Dura quanto?

Assim num dá... vendo Sportage!!! Barato!!! :parede:

Robinho da Jaguatirica
24/05/2009, 10:50
Robinho, é verdade, véi... também acho que o antigo dono cagou com esse carro. Afinal, como aquela válvula de motor a gasolina foi parar lá? :?

Fiquei assombrando com aquele cano todo enferrujado!!! Porra, tenho que trocar aquilo!!

Mas aqui... como assim "geral em cabeçote de sportage costuma não durar muito" ???? Acontece o quê? Dura quanto?

Assim num dá... vendo Sportage!!! Barato!!! :parede:

Provavelmente o antigo dono instalou a válvula das gasolina pq nem o vendedor da Kia sabe a doferença, que pra mim é gritante.
O caso é que na grande maioria dos relatos de Sportegers donos das diesel TDi, geralmente a retífica do cabeçote não fica boa, normalmente tem que colocar um novo pouco tempo depois, aconteceu comigo e com quase todos do forum... mas claro que não é regra geral, principalmente se seu cabeçote não tiver torrado.

Boa lama!

Robinho

dcgomes_bh
24/05/2009, 12:36
Bão, acho que vou voltar pro mundo dos sedans. Não aguento ficar trocando cabeçote...

A viatura está a venda, com desconto por causa do cabeçote retificado. Tô passando por 28 mil ou troco por carro de maior ou menor valor. Se vocês souberem de algum interessado, por favor, me avisem.

Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56923

Ah, desculpem por mandar essa resposta meio offtopic. :)

Robinho da Jaguatirica
25/05/2009, 09:06
Bão, acho que vou voltar pro mundo dos sedans. Não aguento ficar trocando cabeçote...

A viatura está a venda, com desconto por causa do cabeçote retificado. Tô passando por 28 mil ou troco por carro de maior ou menor valor. Se vocês souberem de algum interessado, por favor, me avisem.

Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56923 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56923)

Ah, desculpem por mandar essa resposta meio offtopic. :)

dcgomes,

Não disse que seu cabeçote está com problemas, disse que geralmente a retífica não dá certo, mas a próxima viagem que fizer verá se está ok ou não, é garantido, vc nem tanto sofreu e já está querendo desfazer da viatura, acalme-se, a coisa não é bem assim, daqui a pouco vc ganha a confiança de novo e a paixão volta...

Boa lama!

Robinho

dcgomes_bh
25/05/2009, 14:04
Eu já viajei com ela depois da arrumada no cabeçote, Trojão... mas eu preciso de um sedan novo ou semi-novo para viajar, entende? O conserto ficou bão, só teve que plainar o cabeçote. Agora tenho que ver os bicos injetores, a fumaça quando ligo de manhã tá meio fora do normal.

Se ninguem pagar um preço decente na Sportage, vou ter que enconstá-la no sítio e comprar um outro carro, um sedan mais apropriado para viagens. Aí eu deixo a Sport só pra brincar no final de semana.

Pô, eu to vendendo a 28 mil e neguinho ainda torce o nariz... vai cagar então.

A propósito, comprei a válvula termostática aqui na Kia BH por 27,00 latinhas. Que nem a foto do jgneves, lacrada na caixinha, part number 25500 22600. Valeu demais pela dica, jgneves.

CarlinBC
25/05/2009, 17:10
Olá Júlio...
Voce postou a foto de um cano curvo em inox p/substituir o original da mangueira do radiador. Pergunto:Voce comprou este cano curvo, já pronto ou mandou faze-lo? Sabe as medidas dele? O meu original tá igual o da foto.
Abçs..

CarlinBC
25/05/2009, 17:16
Eu (...)A propósito, comprei a válvula termostática aqui na Kia BH por 27,00 latinhas. Que nem a foto do jgneves, lacrada na caixinha, part number 25500 22600. Valeu demais pela dica, jgneves.

Olá Dcgomes...
Esta peça voce encontrou e comprou na Kia da via expressa ou onde foi?
Obrigado...

Robinho da Jaguatirica
25/05/2009, 17:32
Eu já viajei com ela depois da arrumada no cabeçote, Trojão... mas eu preciso de um sedan novo ou semi-novo para viajar, entende? O conserto ficou bão, só teve que plainar o cabeçote. Agora tenho que ver os bicos injetores, a fumaça quando ligo de manhã tá meio fora do normal.

Se ninguem pagar um preço decente na Sportage, vou ter que enconstá-la no sítio e comprar um outro carro, um sedan mais apropriado para viagens. Aí eu deixo a Sport só pra brincar no final de semana.

Pô, eu to vendendo a 28 mil e neguinho ainda torce o nariz... vai cagar então.

A propósito, comprei a válvula termostática aqui na Kia BH por 27,00 latinhas. Que nem a foto do jgneves, lacrada na caixinha, part number 25500 22600. Valeu demais pela dica, jgneves.

Oi dcgomes,

Já que já viajou então ficou bom mesmo serviço, geralmente abrem o bico na primeira viajem, que sorte, o caso da fumaça se o consumo não tiver aumentado pode ser simplesmente as velas aquecedoras, geralmente mexendo no cabeçote elas têm que ser trocadas, mas se for trocar compra logo as originais da kia, são mais caras mas vc só troca uma vez, as shyng-lyng são baratinhas, mas só duram semaninhas...

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
25/05/2009, 20:42
E aí Carlin,

Esse cano da mangueira inferior do radiador eu ia encomendar da Kia Motors aqui da região, mas custa R$ 110,00 (cento e dez reais) aí desisti :odedo:. Por ser "apenas" um cano, achei melhor fazer uma gambiarra :dance:, comprei um cano de aço inox de 34mm de diâmetro externo (o ideal seria uns 36mm). Esse cano comprei do jeito que está na foto, curvado em 90º, custou R$ 12,00 (doze reais). Para saber o comprimento certo do cano você precisa colocá-lo no lugar do original para ver se há necessidade de encurtar dependendo do comprimento do cano que você comprou. O suporte que fixa o cano ao chassis não precisa mais ser usado, é só uma questão cortar o cano no tamanho certo. E já que o cano é liso nas pontas, compre umas abraçadeiras melhores em aço inox.

CarlinBC
25/05/2009, 21:11
Olá Júlio...
Obrigado pelo retorno. No meu, já troquei estas duas mangueiras mas o tubo está um lixo. Este cano inox, voce sabe me dizer a origem dele?Ou foi na sorte que achou? O que voce fez é GAMBITECH e não gambiarra...
Abçs.

dcgomes_bh
26/05/2009, 04:31
Carlin, comprei na Kia da via expressa, antiga Fastcar. Hoje chama Brisa. Até estranhei o preço... tava esperando uns 40 a 50 conto.

Não achei a junta pra pronta entrega, mas vou colocar só com silicone mesmo que nem foi dito aqui no forum.

otaviofilho
26/05/2009, 08:57
Pelas mensagens deste tópico, deu para perceber que as sptg 2.0 tdi apresentam mais problemas do que as 2.2... Ou estou enganado?

Quanto ao preço de venda, hoje em dia não se tem mais nem média de mercado. Há loucos pedindo mais do que a Fipe, e outros mais loucos ainda chegando a pedir muito abaixo da Fipe. Tem uma sptg gran 2.0 tdi no webmotors por 23.900. Eu mesmo estou vendendo minha Pajero Full 4p 3.5 V6 aut flex por 28.000 e não aparece quem dá, a minha é a mais barata do webmotors, e a fipe dela é 35.000. E o motivo da venda é que vou construir, então preciso me capitalizar...

Bom, deu pra aprender muito acompanhando este tópico... mas dizer que isto é um problema crônico deste carro ou deste motor não é verdade... Um sedan como o Tempra também tem uma fama de dar muito problema de aquecimento...

Boa sorte a todos...

jaipe
26/05/2009, 11:49
Comenale, passei exatamente pelo mesmo problema, só que meu preju foi ainda maior. A viatura começou a ferver no trânsito rodoviario e após várias oficinas (só havia oferta de cabeçote recondicionado por preço de novo), foi trocado o cabeçote com essa fissura por um novo original e genuíno, trocado junta, oleo, filtros, limpeza do radiador, etc. Custo do serviço: R$ 4100. Agora o problema é outro. A oficina dá garantia de 6 meses e estou esperando chegar na revisão dos mil km pra ver se eles dão jeito na perda de potência que apareceu depois dessa troca e o excesso de fumaça preta que faz parecer uma maria fumaça qdo acelera...Ô encrenca.
Vc tem alguma idéia do que pode ser? Acho que vou abrir um topico pra essa dúvida. :pensativo:
abraços

Caro colega não é necessário, abrir um tópico sobre o assunto, já existe um com vários comentários, inclusive eu mesmo postei praticamente um testamento a respeito do problema da fumaça.

Júlio C. A. Santos
26/05/2009, 16:48
Carlin,

Foi sorte eu ter encontrado esse cano na mediada certa. O vendedor também não sabia qual a origem dele, comprei de um comércio de sucata. Em uma das pontas do cano havia rosca, acho que era algum tipo conexão hidráulica.

Otaviofilho,

O único problema das Sportage 2.2 é a potência do motor. O motor 2.2 é o mesmo das Besta, imagine uma Besta 2.2 subindo a serra com 12 pessoas mais bagagem...:shock: A pick-up Mazda B2200 também usa esse mesmo motor e leva muito peso, afinal é uma pick-up. Considerando tudo isso, uma Sportage com "apenas" 1.500 kg não vai forçar tanto o motor 2.2, mesmo usando 4x4. O motor 2.2 apesar de fraco, ainda faz sucesso como uma opção de baixo custo:dance:. No ano passado fiz a retífica do motor, achei que a peça mais difícil de encontrar seria o cabeçote, que nada! Encomendei o cabeçote á tarde, e no dia seguinte de manhã já estava na oficina, aqui no norte de SC é fácil achar peças para Sportage.

CarlinBC
26/05/2009, 19:38
Carlin,Foi sorte eu ter encontrado esse cano na mediada certa. O vendedor também não sabia qual a origem dele, comprei de um comércio de sucata. Em uma das pontas do cano havia rosca, acho que era algum tipo conexão hidráulica.Abraço :concordo:

Olá Júlio...Vou esperar minha mão melhorar um pouco e vou revirar os comércios de sucata aquí perto de casa. Já encontrei o par de molas traseiros, quem sabe, acho um cano assim...
Valeu! Abçs...

dcgomes_bh
28/05/2009, 17:47
Trojão, meu cabeçote tá vazando óleo... acho que o conserto não ficou lá grandes coisas.

Tem aí um mecânico de motor a diesel decente pra recomendar em BH?

Valeu!

Robinho da Jaguatirica
28/05/2009, 18:16
Trojão, meu cabeçote tá vazando óleo... acho que o conserto não ficou lá grandes coisas.

Tem aí um mecânico de motor a diesel decente pra recomendar em BH?

Valeu!

Oi dcgomes,

Pode ser somente torqueamento do cabeçote, de qualquer forma, tenho um excelente meca pra indicar, entende muito de Sportage e jipes, é o Léo do planalto, quando quiser te levo lá.

Boa lama!

Robinho

dcgomes_bh
28/05/2009, 19:01
Trojão, deixei na oficina de um conhecido pra trocar a correia do alternador, mas ele não vai mexer no cabeçote porque o lance dele é carro à gasolina (foi ele que viu o vazamento). Assim que eu estiver com minha Sport em mãos eu te procuro, provavelmente lá pra terça da semana que vem. Foi mal aí, to enchendo seu saco, né...

Nota aos participantes do forum: pra quem acha que Sportage é ruim de venda, em 3 dias já apareceram 4 pessoas oferecendo carros "normais" na troca: Palio, Marea e até Gol. Surpresa agradável. :)

Robinho da Jaguatirica
28/05/2009, 19:08
Sem sterss dcgomes, a hora que quiser, é pertinho do meu escritório...

Boa lama!

Robinho

Nava
03/06/2009, 18:56
Srs, quero abrir nova discussão sobre a temperatura da sport.

Havia feito furos na minh avalvula termostatica que tinham indicado aqui que isso era bom...depois descobri que o meu problema era o radiador entupido e nao a valvula.

Percebi depois que instalei o guster que a temperatura com a valvula furada ficava em 83 graus na pista e a 87 na cidade. Na trilha ficava em 96 a 99 andando normal, mas se andar muito em primeira reduzida, bem devagar, passava de 115 fácil...

Em todas estas situações o ponteiro da sport continua lá, indicando tudo normal.

Bem, coloquei um isolamento nos sensores, um pedaço de espuma isolante de tubos de água. Notei que depois que parava em pedágios, por ex., o guster subia pacas, em virtude do ar quente que vinha do radiador, lendo um atemperatura acima erradamente. Bem isso acabou...beleza.

Esta semana eu tirei a valvula e fechei os dois furos que eu havia feito. Assim ela ficou quase original de novo. A valvula menor eu danifiquei com a broca e então ela só fica fechada...eu acho. Bem, na cidade a temperatura nõa baixa dos 88, mesmo com o frio de 3 graus daqui de ctba...isso é bom. Na estrada fiz 440 km ontem e ela ficou de 94 a 97, o tempo todo. Qdo das paradas subia lentamente, mas durante uma parada no posto para atender o celular, fiquei uns 10 min parados lá e a temp passou dos 115 e disparou o alarme. E o ponteiro orignal...lá...indicando normal.

Conclusão: gastei mais de 220 reais para instalar esse tal de guster ai, mas esperava que ele fosse uma segunda opinião da temperatura e não que ficasse indicando uma coisa que eu não tenho ideia se é certa ou não...ou seja, mais dúvidas!

Subi a serra de joinvile em 4a e pé no bucho...90km/h direto. A temperatura nao passou de 96 e só lá em cima do morro notei o acoplamento da ventoinha...frio de rachar tb...

Assim, a unica coisa que serve esse relogio extra é o alarme que pode ser útil, no meu caso acima de 120 graus...pq de resto, não serviu pra nada.

Particularmente eu vivo de olho no painel do carro e é um costume. Então, mesmo com o radiador todo entupido fiz trilha e viagem e a sportage não ferveu e qdo ferveu eu já tinha visto antes e já tinha parado.

Bem, to afim de arrancar essa porcaria do carro e por valvula nova...

Queria ver as opinoes da moçada usuaria do guster...

jgneves
03/06/2009, 19:28
Nava,

Instalei o guster só por segurança e indicado pelos amigos aqui do forum. Não mudou nada. O pau do marcador original não mexe nunca. Só fica um palito abaixo da marca do meio. Nunca passou dali, mesmo em viagem e subindo serras do litoral de sao paulo e interior de minas. Qto ao guster agora tem hora que tenho de advinhar o que os pauzinhos dele ta marcando. instalei no mesmo local em que o Robinho instalou o dele e mesmo assim não marca igual. A temperatura normal que marca no meu é entre 74 e 77, quando paro por um periodo acima de 10 minutos na lenta chega a 81. O do Robinho anda na média de 84 a 88 se não me falhe a memoria. A questão é de prevençao, depois que superaquecer não adianta ter original ou mesmo o da guster para avisar. Aí já dançou. no meu caso liquido de arrefecimento tá sempre numa mistura ideal e nunca baixa ou dá sinal de superaquecimento. Tô até achando que coloquei muito aditivo na água, por isso nunca vi o bicho esquentar:evil:.

Robinho da Jaguatirica
03/06/2009, 20:06
Na minha opinião deve ter alguma coisa errada nos reloginhos que marcam temperaturas muito acima dos 95º (máximo que acredito que deva chegar a temperatura em qualquer situação com a viatura ligada), ou muito abaixo dos 79º (mínimo de trabalho normal), fui o primeiro a instalar os reloginhos, escolhi essa merd@:odedo: por causa dos alarmes, na época outros com alarmes eram absurdamente mais caros, nem de longe estes reloginhos da Guster são bons, mas no meu caso eles já me salvaram por 2 vezes, assim pra mim já está pago o investimento. Dia desses instalei um reloginho da willtec a mercúrio em meu willys, estes são realmente precisos, custou 40 latas (mas não tem alarme), ando bem inclinado em instalar um na ambulança também, assim daria pra perceber se existe alguma alteração gritante nos guster, mas no meu caso, acredito que dei alguma sorte por que a minha média está sempre entre 84º e 89º urbano (sem ar que maqueia) e 85º 90º, raramente chegou aos 94º na estrada, mesmo assim por poucos instantes, é só a ventoinha acoplr que volta pros 87º ou 88º.
De qualquer forma, sem eles não ando mais.

Boa lama!

Robinho

MarcSport
03/06/2009, 21:45
Eu uso "relóginhos" analógicos da Cronomac a 3 anos e funcionam bem, com a válvula termostática a temperatura fica entre 85 e 90ºC na cidade e entre 88 e 95ºC na estrada.

Gleison BH
04/06/2009, 09:56
EU SOU o MAIS DESENTENDIDO DE CARROS AQUI DO FÓRUM. MAS TENHO ALGUMAS OBSERVAÇÕES (NÃO SEI SE CERTAS) SOBRE O GUSTER:

- Realmente quando vc fica parado ou andando muito tempo em baixíssima velocidade ele parece marcar temperatura acima da real (como disse o Nava em virtude do calor abaixo do capo, principalmente do radiador).

- Mas ir a 115º Nava, eu acho difícil. O de ninguém vai... Ou a sua instalação tá diferente do restante, ou sua sptg ta mesmo aquecendo...

- Andando, para mim, o Guster marca certo. O fato do pau do painel não mudar é justamente o problema da SPTG. É por isso que instalamos o guster. Quando o carro chega próximo de 77º o ponteiro estaciona. O carro vai a 90º e ele nem se mexe!!!! Esse é o problema!!!!

- Para achar que o o guster tá certo uso o seguinte parâmetro: o painel tem os marcadores (linhas). Julgo que ele começa a marcar em 60º, a próxima linha seria 70º e o meio 80º. Quando meu guster (DIGITAL) chega em 61º o ponteiro do painel começa a mexer. ENTÃO TÁ CERTO. Quando chega em 70º o ponteiro do painel chega na segunda linha. Então ta certo!! Quando chega em 78º fica um pau abaixo do meio. Então ta certo.

O problema é depois.

SOU FÃ DE CARTEIRINHA DO GUSTER.

* Nava. Um única vez meu guster marcou 101º.

EDuarte
04/06/2009, 10:24
Concordo com o Gleison, e acredito que o correto é fazer como o Nava fez que é isolar o sensor, assim ele captará apenas a temperatura da agua e não do ambiente.
Como o meu guster esta com problemas, pra chegar nos 115º é facinho, é só acender a lanterna, os farois de milha e pisar no freio.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
04/06/2009, 13:52
Senhores, em suma, percebo os seguintes problemas até agora em relação à medição de tempertura:

1- A qualidade dos componentes eletrônicos do Guster. Eu me recuso a comprar uma coisa que tem 40% de chances de queimar o display. Isso é o cúmulo do xing ling.

2- A auferição do sensor do Guster. Isso seria fácil de fazer, já foi dada a dica da água em ebulição. De preferência, fora do carro, num "laboratorio". Basta uma fonte de 12v c.c. (fonte de computador serve) e um ebulidor d'água. Um termometro de mercurio ajudaria MUITO e custa mixaria em lojas de laboratório.

3- Os procedimentos de instalação. Onde seria melhor instalar o sensor, como deveria ser feito o isolamento e quais as peças necessárias para fazer a adaptação.

Até agora, temos um monte de idéias bacanas. Mas, cientificamente falando, não está legal.

O bom seria arrumar um display decente, que não queima. Depois, auferir um sensor. Depois, projetar o acoplamento do sensor no motor. Põe isso tudo num papel com memória de cálculo e pronto, todo mundo teria uma referência sólida.

Tá aí o caminho das pedras, basta trilhar. :mrgreen:

Supercharger
04/06/2009, 15:19
Vi este tópico agora.
Não tenho Sportage, mas como estou vendo vocês reclamarem dos instrumentos Guster que adquiriram, vou dar aqui minha sugestão...

Em carros turbo que tive e agora em meu jipe uso instrumentos digitais da BEAST RACING. Não vou comparar com outras marcas porque não seria justo, visto que sou cliente fiel desta. Já tive shift-light (caneta espia), halmeter, contagiros. Muito bons os produtos e também o suporte pós-venda. São de Curitiba/BR. O site é http://www.beastracing.com.br.

Fica aqui minha sugestão. Se alguém comprar e gostar da qualidade, fico feliz em ter indicado.

[]'s sem comissão,
Gustavo.

dcgomes_bh
04/06/2009, 16:08
Obrigado pela dica, Gustavo, estamos mesmo procurando alternativas.

[]s!

jgneves
04/06/2009, 16:11
Dcgomes,

Pqp cara, vc deu o caminho das pedras agora pra possuir e conduzir uma p....rrrrr caria de uma spt vou ter que fazer tudo aquilo??.

dcgomes_bh
04/06/2009, 16:30
Não, basta um indivíduo disposição pra kct fazer pra nós (estou disposto a ajudar) e depois publicar no forum.

Aí vc pega, imprime, compra os baguio e leva num tiozinho pra instalar a parada com as instruções. Moleza demais.

Depois que um percorre o caminho e faz o mapa, o resto faz passeio no parque.

Robinho da Jaguatirica
04/06/2009, 18:33
Concordo com o Gleison, e acredito que o correto é fazer como o Nava fez que é isolar o sensor, assim ele captará apenas a temperatura da agua e não do ambiente.
Como o meu guster esta com problemas, pra chegar nos 115º é facinho, é só acender a lanterna, os farois de milha e pisar no freio.
[]s
(DU)

Oi DU,

Seu problema deve ser aterramento.

Forte abraço!

Robinho

EDuarte
04/06/2009, 19:19
Oi DU,

Seu problema deve ser aterramento.

Forte abraço!

Robinho
Oi Robinho,
Cara, ja fiz de tudo, até coloquei ele dentro do vaso de planta. rsssssss
Falando sério, ja fiz ligação direta na bateria tanto o positivo quanto o negativo e nada, ja fiz um regulador de tensão e nada, acho que é defeito mesmo.
Tem mais alguma idéia?
Valeu Robinho
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 10:38
Pode ser ruído por acoplamento capacitivo. De acordo com os sintomas que você citou, certamente é algo relacionado à parte elétrica. Dependendo do regulador de tensão feito, pode piorar as coisas.

Vide este PDF do CEFET:

http://academicos.cefetmg.br/admin/downloads/2101/Anisio_RuidoBlindagemAterrametoLT.pdf

EDuarte
05/06/2009, 11:36
Ótimo palpite dcgomes, mas se fosse o caso não apresentaria o problema quando liguei o marcador proximo ao sensor, ou seja, liguei direto na bateria com os fios todos curtos.
Alguma outra ideia?
[]s
(DU)

CarlinBC
05/06/2009, 11:52
Oi Robinho,Cara, ja fiz de tudo, até coloquei ele dentro do vaso de planta. rsssssssFalando sério, ja fiz ligação direta na bateria tanto o positivo quanto o negativo e nada, ja fiz um regulador de tensão e nada, acho que é defeito mesmo.Tem mais alguma idéia?Valeu Robinho[]s(DU)

Olá Du...
Vendo seu martírio com este produto, não poderia deixar de dar um pitaco. Voce já escreveu ao fabricante relatando o fato? Houve retorno?
Abçs...

EDuarte
05/06/2009, 11:58
Olá Du...
Vendo seu martírio com este produto, não poderia deixar de dar um pitaco. Voce já escreveu ao fabricante relatando o fato? Houve retorno?
Abçs...
Oi Carlin.
Ja sim, varios e-mail´s e nenhum retorno, terei que ligar lá.
O Nava esqueceu de me mandar a nota fiscal, preciso pedir pra ele pois se tiver que mandar pra guster pedirão a nota por causa da garantia.
Valeu Carlin
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 12:02
Eduardo, se a bateria estiver ligada no circuito do alternador, então a bateria faz parte de um circuito bem "sujo"... de qualquer forma, o acoplamento pode acontecer no meio do caminho se o fio estiver próximo de outro fio ou "coisa" geradora de ruído, tipo o alternador. Por isso chama acoplamento capacitivo, porque a coisa acontece "no ar".

Existe também outro tipo de ruído... você já tentou ligar um aparelho de CD comum tipo walman, sem ser automotivo, direto na alimentação 12v do carro? Já notou que fica um ZUIIIIIIM na caixa de som quando a rotação do alternador muda com a aceleração? Isso é típico de ruídos gerados pelo alternador & seus amigos. A solução BACANA é um filtro passa alta ou passa baixa, dependendo da sua aplicação. Acho que para o seu Guster, seria um filtro passa baixa. Mas, é preciso consultar um cara que manja mais de eletrônica, meu lance é computação.

Minha sugestão é melhorar a blindagem dos cabos e as emendas que você fez nos fios. Para aterrar, pergunte à Guster onde é melhor aterrar, eu não faço nem idéia se é melhor aterrar na carcaça do carro ou no negativo da bateria.

Você pode também tentar auferir seu Guster fora do carro, usando uma fonte externa ou pilhas mesmo. Veja o tópico que eu postei anteriormente...

CarlinBC
05/06/2009, 12:13
Oi Carlin.
Ja sim, varios e-mail´s e nenhum retorno, terei que ligar lá.
O Nava esqueceu de me mandar a nota fiscal, preciso pedir pra ele pois se tiver que mandar pra guster pedirão a nota por causa da garantia.Valeu Carlin[]s(DU)

É uma pena que ainda existam empresas que tratam o consumidor desta forma. Parece que o interessante é fazer apenas uma única venda para cada comprador. Ou seja; comprou, pagou e agora vá se ferrar, pois já está faturado. PROCON neles sem dó...

EDuarte
05/06/2009, 12:24
Oi Dcgomes,
Eu entendi o que vc quiz dizer, porem esse ruido a que vc se refere deveria ser imperceptivel pelo equipamento (se fosse de boa qualidade), os fios estão direto, sem emendas e quando fiz o regulador, fiz com um bom filtro prevendo essa possibilidade, o aterramento tanto faz pois o negativo da bateria é ligado na carroceria, desdeque esteja bem aterrado, se eu tiver que colocar fio blindado pra resolver (que não acredito ser necessario), prova que o equipamento é de pessima qualidade.
O aferimento ja foi feito, da uma variação muito pequena, o problema mesmo é a ocilação, que se da apenas quando se liga outro equipamento ou lampada, não é constante.

[]s
(DU)

EDuarte
05/06/2009, 12:26
É uma pena que ainda existam empresas que tratam o consumidor desta forma. Parece que o interessante é fazer apenas uma única venda para cada comprador. Ou seja; comprou, pagou e agora vá se ferrar, pois já está faturado. PROCON neles sem dó...
Tem toda razão Carlin, e a gente sofre com isso.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 13:30
Eduardo, existe então a chance do circuito do seu Guster estar com problemas e funcionando que nem uma antena. Pois, concordo contigo que, se a fiação estiver bem feita e sem emendas, o equipamento deveria filtrar os ruídos comuns ao ambiente para o qual ele foi projetado. Coisa que, obviamente, não está acontecendo.

Principalmente por ser um equipamento de uso automotivo previsto para ser alimentado pelo circuito do carro.

Não custa nada o projeto do circuito ser ruim e é por isso que tantos painéis de led queimam... é uma hipótese.

Quanto a interferência não ser constante, isso é comum e é justamente o que caracteriza um acoplamento... um determinado ruído gerado por um determinado equipamento achou afinidade com a "antena" do seu Guster e acoplou. :)

Agora, é curioso a interferência não gerar números aleatórios e sim aumentos. Isso é um padrão muito esquisito pra interferências. Pode ser um problema no sensor, somente. Já tentou com outro sensor?

Se você for perder tempo e apelar pro PROCON, apela logo pro Juizado Especial de Relações do Consumo. Não sou advogado qualificado para dar conselhos jurídicos, passo longe disso. Mas sei que o PROCON não é orgão jurídico e não tem poder de intimação. Ele é apenas um "balcão de reclamações público" ao qual nenhuma empresa tem obrigação de se reportar ou mesmo dar atenção. Já no Juizado, se ignorar a intimação, o caldo engrossa.

EDuarte
05/06/2009, 13:36
Dcgomes,
Pela caracteristica acho dificil ser o sensor, mas não impossivel, vou testar com outro pra ver.
Valeu
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 14:05
Mudando de pau pra cacete, alguem já pensou em instalar um medidor de nível d'água no radiador? Existe isso pronto?

Lembrando que o que me ferrou foi uma mangueira furada e eu rodei com o carro seco...

EDuarte
05/06/2009, 14:19
Mudando de pau pra cacete, alguem já pensou em instalar um medidor de nível d'água no radiador? Existe isso pronto?

Lembrando que o que me ferrou foi uma mangueira furada e eu rodei com o carro seco...
Só se colocar sistema pressurizado, senão não tem onde colocar o medidor.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 16:37
Carma lá, não vamos confundir as cousas...

O sistema da Sportage é pressurizado, sim. Ele não é SELADO.
É possível colocar um medidor dentro do radiador da Sportage, só não sei qual "hardware" user e como fazer a adaptação.

EDuarte
05/06/2009, 16:52
Tem razão dcgomes, é pressurizado e não selado desculpe, troquei as bolas, sem stress aí.
Acredito que não tem espaço dentro do radiador pra tal adaptação, não tem onde colocar uma boia, um sistema "SELADO" seria mais facil e barato.
[]s
(DU)

dcgomes_bh
05/06/2009, 17:18
Entendo, Eduardo... você tava pensando num sistema de boia... realmente, esse aí não dá.

Eu tava pensando em outra coisa, um sensor digital mesmo ou monitorar nível via pressão.

Tava no Google olhando os sistemas disponíveis nos EUA e tem tipo uma sonda "probe" que os caras colocam na tampa do radiador. Ví até tampas substitutas das originais que tem a probe integrada, a ponta dela vai dentro do radiador e em cima sai uns fios.

Sem engenharia industrial, não dá pra alterar a tampa porque aquilo alí é uma peça de precisão que aguenta umas boas pressões, mesmo no sistema não selado da Sportage. Bom, o que dá pra fazer no Brasil?

O lance seria furar a carcaça do radiador em um determinado nível e botar um sensor digital de nível d'água e um manômetro. Eu andei conversando com meu meca hoje, ele falou que é possível fazer, ele vai conversar com um eletricista.

Por que o manometro seria vantajoso?

Veja bem, um dos GRANDES motivos de superaquecimento de radiadores com expansor é a PORCARIA da tampinha do radiador que não segura a pressão dentro do radiador, faz com que a água seja expelida para o expansor a pressões menores e fervendo.

Oras, a água ferve justamente porque a pressão está menor. A pressão está menor porque a tampinha está porcaria.

Logo, se monitorarmos a pressão interna do radiador já é mais de meio caminho andado pro motor não ferver. Se a pressão baixar demais, pode parar que deu merda. Ou a válvula travou fechada e não tá circulando água pra dentro do motor, ou seu sistema furou uma mangueira ou sua tampinha foi pro saco e tá cuspindo água fervendo no expansor.

Se subir demais, pode parar antes que o radiador exploda e leve junto um monte de coisa.

Logo, um MANOMETRO no radiador seria uma maneira muito segura de, já de cara, monitorar o funcionamento de várias pecinhas do sistema de arrefecimento:
Tampinha do radiador
Mangueiras e demais tubulações
Válvula termostática

O que vocês acham?

EDuarte
05/06/2009, 17:46
Daria até pra dispensar o uso do guster, pois "teoricamente" esse sistema seria mais preciso e confiavel. Se conseguir calibrar com a pressão exata de trabalho do sistema com a tolerancia de temperatura pra mais e pra menos de acordo com o regime de trabalho no momento em sí (transito, estrada, trilha, A/C), acredito ser uma boa idéia, pois como vc disse qualquer alteração na pressão indicaria deficiencia no arrefecimento.
Tipo assim, "encosta que vai dar caca".
Poderia usar o proprio furo do sensor de temperatura original.
Legal, gostei dcgomes.
[]s
(DU)

Nava
06/06/2009, 13:49
Acho a ideia de medir pressao boa, e tem guster pra isso. O sensor é do tipo de medir pressao de oleo.
Existem tampas de radiador (do vectra antigo e outros modelos) que possuem um sensor de nivel na tampa...mas sao moscas brancas e o pessoal de land é doido pra achar isso.

Agora, tem de ver até onde tudo isso resolve...como ja disse, ja rodei com pouco água, radiador entupido, trilha e tal, e qdo o ponteiro indicava aquecikento, realmente tava quente...fora isso, tudo certo. O guster fica lá apitando e nao se sabe se ta ou nao quente...

Nava
06/06/2009, 13:51
Eduarte, tenho a nota aqui e nao vai precisar, pois eles rastreiam o numero de serie do aparelho e sabem se está ou nao na garantia.

EDuarte
06/06/2009, 18:12
Eduarte, tenho a nota aqui e nao vai precisar, pois eles rastreiam o numero de serie do aparelho e sabem se está ou nao na garantia.
Beleza Nava, valeu.
[]s
(DU)

DouglasMac
30/06/2009, 00:34
dc gomes parece exagero, mas olha isso bhttp://www.siemens.com.br/templates/produto.aspx?channel=7580&channel_ter_nivel=3454&channel_quar_nivel=0&produto=17837h - Dá uma olhada, passeia pelo site e vai encontrar de tudo que precisa em termos de indicadores, sensores, sondas e aí coloca um transfomador de corrente 110V para 12V e NUMCA mais vai ter problema. Acho um exagero, mas já ví muita gente procurando por produtos de qualidade e ninguem se lembra da Siemens. Tem tudo.
E as peças são pequenas, olha os catálogos.
Até.

Wilton GOmes Silveira
04/07/2009, 20:21
Essa foi uma das melhores idéias que alguém já expressou sobre esse assunto. Tenho um sensor de nível de água e também um sensor de temperatura digital colocados em meu carro, os quais são eficientes mas não foram capazes de evitar a queima da junta com o consequente empeno de um cabeçote novo. Tenho plena convicção que se eu tivesse um manômetro instalado no radiador e soubesse qual era a pressão normal do mesmo eu não estaria substituindo a junta do cabeçote pela 4ª vez. Parabéns pela idéia companheiro.

Entendo, Eduardo... você tava pensando num sistema de boia... realmente, esse aí não dá.

Eu tava pensando em outra coisa, um sensor digital mesmo ou monitorar nível via pressão.

Tava no Google olhando os sistemas disponíveis nos EUA e tem tipo uma sonda "probe" que os caras colocam na tampa do radiador. Ví até tampas substitutas das originais que tem a probe integrada, a ponta dela vai dentro do radiador e em cima sai uns fios.

Sem engenharia industrial, não dá pra alterar a tampa porque aquilo alí é uma peça de precisão que aguenta umas boas pressões, mesmo no sistema não selado da Sportage. Bom, o que dá pra fazer no Brasil?

O lance seria furar a carcaça do radiador em um determinado nível e botar um sensor digital de nível d'água e um manômetro. Eu andei conversando com meu meca hoje, ele falou que é possível fazer, ele vai conversar com um eletricista.

Por que o manometro seria vantajoso?

Veja bem, um dos GRANDES motivos de superaquecimento de radiadores com expansor é a PORCARIA da tampinha do radiador que não segura a pressão dentro do radiador, faz com que a água seja expelida para o expansor a pressões menores e fervendo.

Oras, a água ferve justamente porque a pressão está menor. A pressão está menor porque a tampinha está porcaria.

Logo, se monitorarmos a pressão interna do radiador já é mais de meio caminho andado pro motor não ferver. Se a pressão baixar demais, pode parar que deu merda. Ou a válvula travou fechada e não tá circulando água pra dentro do motor, ou seu sistema furou uma mangueira ou sua tampinha foi pro saco e tá cuspindo água fervendo no expansor.

Se subir demais, pode parar antes que o radiador exploda e leve junto um monte de coisa.

Logo, um MANOMETRO no radiador seria uma maneira muito segura de, já de cara, monitorar o funcionamento de várias pecinhas do sistema de arrefecimento:
Tampinha do radiador
Mangueiras e demais tubulações
Válvula termostática

O que vocês acham?

Nava
06/07/2009, 22:23
concordo, um manometro seria bem eficiente no controle do funcionamento correto do radiador. Se bobear, mais eficiente que o guster de temperatura.

Motinho
07/07/2009, 22:22
Pessoal como sou Sportegista há apenas um mês não sei se está na hora de meter minha colher; Mas após muito estudo neste tópico e pouco dim dim no bolso:) eu tive uma idéia:idea::
O que vocês acham de colocar um sensor(cebolinha) a mais na spt daqueles que acionam a ventuinha elétrica(isto é abre-fecha) para acionar um bipe no painel:?: Seria o sistema mais barato de todos que :shock: e funcionaria .
Posso patentiar e por em prática:palmas: ou alguém tem objeção:discordo:?

Gleison BH
08/07/2009, 09:59
A vantagem do Guster digital com alarme, apesar de mais caro, é que sempre que se liga o carro pode-se ir acompanhando o aumento da temperatura e comparar com o painel, com a finalidade de saber se ele está funcionando. Ou seja, a cebolinha talvez seja difícil de monitorar o seu funcionamento.

Pessoal como sou Sportegista há apenas um mês não sei se está na hora de meter minha colher; Mas após muito estudo neste tópico e pouco dim dim no bolso:) eu tive uma idéia:idea::
O que vocês acham de colocar um sensor(cebolinha) a mais na spt daqueles que acionam a ventuinha elétrica(isto é abre-fecha) para acionar um bipe no painel:?: Seria o sistema mais barato de todos que :shock: e funcionaria .
Posso patentiar e por em prática:palmas: ou alguém tem objeção:discordo:?

Nava
08/07/2009, 14:35
A ideia é boa, e simples. O problema dela é que na hora que acender vc pensará:

- ferveu?
- tá no limite?
- alarme falso?
- ferrou tudo?

Com oguster, por masi que tenhamos duvidas se tá certinho ou nao, mas dá pra saber o quão quente tá o motor em relação ao que vc ta usando do motor naquela hora. Por ex: vc ta na cidade, normal, o guster apita, meu, tem problema...

Vc ta na trilha, o guster vai te informando que ta quente e tal, mas andando de boa...ok, tudo normal...

É por ai.

Motinho
08/07/2009, 22:39
Concordo com vocês, mas o beep (acompanhado desnecessariamente ou não de uma luz) apitará na temperatura que escolhermos o bulbo, se optarmos por um bulbo da luz do painel do 147(não o da ventuinha) ele arma a 100°+ou-(não sei precisar) mas seria a hora de parar a spt, e a temperatura eu continuaria acompanhando pelo relógio original (afinal ele presta pelo menos pra dar apoio ou nem pra isto:putz:?).

Gleison BH
09/07/2009, 09:52
O beep é melhor do que não ter nada. Com certeza! Mas o relógio tem suas vantagens. Em se tratando de um problema crítico da sportage que é o superaquecimento, talvez seja melhor não correr o risco.

Pra falar a verdade eu tenho vontade de colocar um segundo relógio... ou esse beep auxiliar ao relógio...

Concordo com vocês, mas o beep (acompanhado desnecessariamente ou não de uma luz) apitará na temperatura que escolhermos o bulbo, se optarmos por um bulbo da luz do painel do 147(não o da ventuinha) ele arma a 100°+ou-(não sei precisar) mas seria a hora de parar a spt, e a temperatura eu continuaria acompanhando pelo relógio original (afinal ele presta pelo menos pra dar apoio ou nem pra isto:putz:?).

Motinho
09/07/2009, 22:24
Hoje comprei o novo Radiex concentrado(1L dá para 8 L de reservatório), não sei se algum Sportegista já usou, ele vem num tubo verde.
Mas na hora de esvasiar o sistema, para meu espanto, minha Spt estava com água enferrujada pura (tenho de tolerar pois pertencia a um sr de 89 anos) e ai vou ter de trocar a água várias vezes até colocar o Radiex.
A princípio não vou varetiar ou por líquido de limpeza, pode zebrar e como ela funciona com a temperatura abaixo do meio não acho que seja necessário, pelo menos no inverno do sul.

Júlio C. A. Santos
09/07/2009, 23:01
Olá Motinho,

Existem 3 tipos de aditivos de radiador: Concentrado, Superconcentrado e Pronto para uso (usado puro, sem água).

Sinto muito ter que dizer isso Motinho, mas a Kia não recomenda o uso de aditivo SUPERCONCENTRADO, e se o sistema de arrefecimento esta "podre" por dentro, CUIDADO! Já que você comprou o aditivo, faça o seguinte: use somente meio litro, e complete com água, menos mal. Uma oficina especializada em radiadores me aconselhou trocar a água do sistema a cada quatro meses, e ir aumentando a "dose" do aditivo gradativamente para o sistema se acostumar. O correto é usar aditivo CONCENTRADO na proporção 40% aditivo e 60% de água desmineralizada. A marca recomendada pela Kia é a TOTAL LUBRIFICANTES, confira no site: http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.nsf/VS_OPM/35F76BDBBC21737AC12574C5002251A8?OpenDocument

Abraço

Glaicon
10/07/2009, 06:38
Hoje comprei o novo Radiex concentrado(1L dá para 8 L de reservatório), não sei se algum Sportegista já usou, ele vem num tubo verde.
Mas na hora de esvasiar o sistema, para meu espanto, minha Spt estava com água enferrujada pura (tenho de tolerar pois pertencia a um sr de 89 anos) e ai vou ter de trocar a água várias vezes até colocar o Radiex.
A princípio não vou varetiar ou por líquido de limpeza, pode zebrar e como ela funciona com a temperatura abaixo do meio não acho que seja necessário, pelo menos no inverno do sul.

Motinho, eu fiz a limpeza total do sistema na própria concessionária da Kia, aqui em Florianópolis. Eles também usaram o aditivo Radiex, mas deve ser o tipo que contenha MONOETILENOGLICOL. Quanto ao ficar trocando água algumas vezes antes de utilizar o aditivo, creio que será pouco útil, pois muita placas de ferrugem se soltarão somente com a utilização do aditivo, resistindo ao simples trocar de água.
O meu radiador eles tiraram para fazer o vareteamento. Acharam um furo na colméia tampado com durepóxi!:putz:
E veja só. O serviço de vareteamento a empresa terceirizada ía cobrar R$ 150,00. Trocaram o radiador por outro totalmente refeito, com garantia, por R$ 200,00:-D. Troquei na hora.
Por isso, haverá o sério risco de seu radiador vazar.
O investimento compensa. Para você ter idéia, no trânsito de Florianópolis, que é um pouco complicado, a ventoinha nem liga, bastando o girar da correia para refrigerar. O mecânico ficou acelerando o carro em 3.000 rpm`s por mais de 5 minutos direto, para a ventoinha ligar. E o ponteiro marcando certinho, logo abaixo do meio do mostrador no painel. E não esqueça de abrir o sistema de ar quente no painel do carro, para tirar a água velha dali. Aproveite ainda para trocar a válvula termostática (com furo de 4mm) e a tampa do radiador. Juntas, custarão R$ 65,00 na concessionária.
Boa sorte.:concordo:

Júlio C. A. Santos
10/07/2009, 15:56
Olá Glaicon,

Há um ano quando fui á concessionária da Kia comprar aditivo para radiador eles me indicaram o RADIEX Cód.: 1822 (foto). Esse é o aditivo da RADIEX correto pra Sportage, consta até no site da RADIEX, mas tem que ser na proporção 40% de aditivo e 60% de água.

Abraço

Gleison BH
10/07/2009, 17:15
o mecânico ficou acelerando o carro em 3.000 rpm`s por mais de 5 minutos direto, para a ventoinha ligar. E o ponteiro marcando certinho,

boa sorte.:concordo:

gente! Gente! Gente!

Acreditem!!!!!!

O ponteiro da sportage nunca marca certo.

Aos 78º ele chega próximo do meio e estaciona.

Vai a 95º e nem se mexe.

Beto carneiro, o vampiro brasileiro!!! Não creu neu, si finou-se!!!

Inté!

Glaicon
10/07/2009, 18:41
Olá Glaicon,

Há um ano quando fui á concessionária da Kia comprar aditivo para radiador eles me indicaram o RADIEX Cód.: 1822 (foto). Esse é o aditivo da RADIEX correto pra Sportage, consta até no site da RADIEX, mas tem que ser na proporção 40% de aditivo e 60% de água.

Abraço

Foi esse mesmo o aditivo. Colocaram 3 litros de aditivo e o resto água. Pelo manual dá mais ou menos essa a proporção.
O carro está tão afinado na temperatura que já estou "quase" esquecendo de espiar o ponteiro a cada 5 minutos.
Júlio, encontrei o óleo da ELF (TOTAL). Coloquei o RUBIA 15-40. É esse, né? R$ 14,00 o litro. Os filtros de óleo, juntos, R$ 40,00. Já o filtro de ar, R$ 58,00!!:shock::shock::shock: Quase que eu que fico sem ar. Ufa!:roll:
Abraço.

mbm4x4
10/07/2009, 19:08
Recentemente, a minha sportage começou a baixar água, coisa de 500ml a cada dois dias.
Levei em uma oficina perto da minha casa e o veredito do mecanico foi o seguinte: Junta queimada. Tinha que abrir o motor e trocar a junta. Qdo cheguei na oficina o meca disse que meu radiador também havia furado...
Fiquei desconfiado e resolvi retirar o carro da oficina e mandar numa casa especialista em radiadores " IAHN radiadores". contei que estava baixando agua e queria que eles verificassem o que podia ser.
Fizeram alguns testes e em seguida veio o resultado: Radiador furado e todo corroido por dentro, sem chance de recuperação. Tinha que trocar o radiador e também trocar a ventuinha pois já não estava mais acoplando como deveria.
Fiquei com muita raiva da primeira oficina que havia tentado me enrolar na maior cara dura, é obvio que depois que abrissem o motor com certeza eles iriam me engrupir com mais coisas....
Quem me deu dicas preciosas foi o Julio aqui do forum, liguei para ele diversas vezes e ele foi me dando algumas dicas e testes que podia fazer.
VALEU JULIO!!!
Agora esta tudo resolvido, radiador novo (R$850)marca marechal e ventuinha nova (R$200)e não baixa mais nada de agua. Achei meio salgado o preço do radiador mas fiz uma pequena pesquisa e não achei nada mais em conta. De qualquer maneira pedi meu radiador e minha ventuinha usadas de volta para pesquisas.
Falando em ventuinha, qdo o motor esta frio ela parece uma turbina qdo acelera o carro, mas a medida que o carro vai esquentado ela vai diminuindo o barulho, e só volta a fazer barulho novamente qdo pega algum congestionamento e o motor aquece um pouco mais.
[]s
mateus

CarlinBC
10/07/2009, 19:21
Recentemente...a eles iriam me engrupir com mais coisas....Quem me deu dicas preciosas foi o Julio aqui do forum, liguei para ele diversas vezes e ele foi me dando algumas dicas e testes que podia fazer. VALEU JULIO!!![]s mateus

Olá Mateus...
Com a ajuda de amigos como o Júlio, vai-se levando em banho-maria, os problemas e corrigindo-os. Uma pena, que nem todos são assim, com este espírito coletivo. Abraços a todos que têm esta mesma qualidade do Júlio.

Nava
10/07/2009, 19:48
Life, o seu sitema ta certinho.

Fiz toda a revisão do sistema, tirando o radiador para limpeza, e adicionando aditivo com água desmineralizada e paguei 120 reais.

Qto a junta que vai na termostática, gente, basta colocar um teco de silicone alta temperatura, ou mesmo comprar papel de junta avulso e cortar na tesoura...

O Julio me ajudou tb qdo a sport tava sem traseira...valeu.

Júlio C. A. Santos
10/07/2009, 20:38
Pessoal,

Obrigado. Com certeza vou continuar ajudando muito, por isso coloquei meus telefones na minha assinatura, pra ajudar. Ainda tenho ORKUT, MSN e SKYPE para trocar informações, meios de comunicação não faltam neh!:mrgreen: Sem falar nas Mensagens Privadas e E-Mails que recebo e sempre respondo. Muitas vezes, falar ao telefone você tira dúvidas sobre um tópico inteiro em poucos minutos.

Mais uma vez, obrigado pessoal. :concordo:

Abraço

Glaicon
11/07/2009, 08:45
Olá Mateus...
Com a ajuda de amigos como o Júlio, vai-se levando em banho-maria, os problemas e corrigindo-os. Uma pena, que nem todos são assim, com este espírito coletivo. Abraços a todos que têm esta mesma qualidade do Júlio.

Júlio pra presidente!

Motinho
11/07/2009, 22:51
Motinho, eu fiz a limpeza total do sistema na própria concessionária da Kia, aqui em Florianópolis. Eles também usaram o aditivo Radiex, mas deve ser o tipo que contenha MONOETILENOGLICOL. Quanto ao ficar trocando água algumas vezes antes de utilizar o aditivo, creio que será pouco útil, pois muita placas de ferrugem se soltarão somente com a utilização do aditivo, resistindo ao simples trocar de água.
O meu radiador eles tiraram para fazer o vareteamento. Acharam um furo na colméia tampado com durepóxi!:putz:
E veja só. O serviço de vareteamento a empresa terceirizada ía cobrar R$ 150,00. Trocaram o radiador por outro totalmente refeito, com garantia, por R$ 200,00:-D. Troquei na hora.
Por isso, haverá o sério risco de seu radiador vazar.
O investimento compensa. Para você ter idéia, no trânsito de Florianópolis, que é um pouco complicado, a ventoinha nem liga, bastando o girar da correia para refrigerar. O mecânico ficou acelerando o carro em 3.000 rpm`s por mais de 5 minutos direto, para a ventoinha ligar. E o ponteiro marcando certinho, logo abaixo do meio do mostrador no painel. E não esqueça de abrir o sistema de ar quente no painel do carro, para tirar a água velha dali. Aproveite ainda para trocar a válvula termostática (com furo de 4mm) e a tampa do radiador. Juntas, custarão R$ 65,00 na concessionária.
Boa sorte.:concordo:

Olá amigo, coloquei 1L do Radiex MCT, o recomendado é 1,5L, mas vou andar uns 1000 km e trocar a agua novamente, dai trocarei válvula,ventuinha,tampa e limpeza do radiador se necessário mantendo apenas a Sportage:smile:.
"Aonde eu fui amarrar meu cavalo"rsrsrs, donde se viu um marcador que tranca no meio da escala num SUV que vendeu mais de 15.000 unidades só no Brasil. Será que quando ferve ele tá ainda no meio ou dá um salto pro final:parede:

Glaicon
12/07/2009, 09:36
Olá amigo, coloquei 1L do Radiex MCT, o recomendado é 1,5L, mas vou andar uns 1000 km e trocar a agua novamente, dai trocarei válvula,ventuinha,tampa e limpeza do radiador se necessário mantendo apenas a Sportage:smile:.
"Aonde eu fui amarrar meu cavalo"rsrsrs, donde se viu um marcador que tranca no meio da escala num SUV que vendeu mais de 15.000 unidades só no Brasil. Será que quando ferve ele tá ainda no meio ou dá um salto pro final:parede:

Oi, Motinho.
Segundo o próprio gerente da Kia, o ponteiro dispara.:shock:

Gleison BH
13/07/2009, 18:08
Dizem que dá um salto para o marcardor de cima (3/4 do total)....

"aonde eu fui amarrar meu cavalo"rsrsrs, donde se viu um marcador que tranca no meio da escala num suv que vendeu mais de 15.000 unidades só no brasil. Será que quando ferve ele tá ainda no meio ou dá um salto pro final:parede:

Motinho
13/07/2009, 20:58
Dizem que dá um salto para o marcardor de cima (3/4 do total)....

Olá, ontem tava um pouco frio aqui, após colcar o Radiex PLUS(antes tava com agua pura) notei que a Spt trabalhou mais fria(um pouco acima do 1/4) antes ela trabalhava um poco abaixo do meio (2/4).

:palmas::dance::palmas::dance::palmas::dance:

MAAT
14/07/2009, 16:56
colegas,la ventuinha da esportage,so liga con 90 grao da temperatura do radiador,dependiendo da marca da ventuinha eu ja vote nova e nao funciono,(consulta) levanta tenperatura ou ferve ou ten preçao dentro do radiador,som 3 cosas diferente,preçao pode ser junta cabeçote enpenado,leventar tenperatura ,podeser radiador com falta de sirculaçao de agua ou bomba de agua,espera aver ajudado en algo un abraço

Júlio C. A. Santos
14/07/2009, 18:51
Olá Maat,

A ventoinha que comprei é da marca GMB, essa é a ventoinha correta pra Sportage diesel 2.2? Veja a foto abaixo.

Hola Maat,

La ventoinha que compré es de la marca GMB, esa es la ventoinha correcta para Sportage diesel 2.2? Vea la foto abajo.

Abrazo :concordo:

MarcSport
14/07/2009, 19:15
GMB é original, só não sei se tem diferença entre diesel e gasosa...

MAAT
14/07/2009, 19:44
boa noite julio e marc, e esa ventuinha GNB nao nao original da esportage, por lomeno la que venden aqui,esa ventuinha nao trava cuando la tenperatura do radiador fica a 90 grao,es generica la GNB,la que es boa es la que trae la tracker

MAAT
14/07/2009, 19:47
voses poden esperimentar com agua fervendo voten agua fervendo en la ventuinha en nel medio e olhen se trava

MAAT
14/07/2009, 19:48
disculpen me esquecia la ventuinha del diesel e gasolina son las misma por que trabalha em la misma tenperatura de valvula termotatica que es 90 grao el comiensa de abertura da valvula termotatica

MarcSport
14/07/2009, 20:49
boa noite julio e marc, e esa ventuinha GNB nao nao original da esportage, por lomeno la que venden aqui,esa ventuinha nao trava cuando la tenperatura do radiador fica a 90 grao,es generica la GNB,la que es boa es la que trae la tracker

A ventoinha acopla a 95º C, por experiência própria e por informação recebida da Kia.
Comprei a minha na concessionária, veio na caixa da Kia e na peça estava gravado GMB, quando tirei a minha antiga também estava gravado GMB e o ano de fabricação que era o mesmo de minha viatura, por esses motivos acredito que seja original...

Júlio C. A. Santos
14/07/2009, 20:54
Maat,

Eu achei que a ventoinha GMB era original. Você lembra qual é a marca da ventoinha original da Sportage diesel 2.2?

Abraço

Maat,

Yo creí que la ventoinha GMB era original. Usted acuerda cual es la marca de la ventoinha original de la Sportage diesel 2.2?

Abrazo

DouglasMac
14/07/2009, 20:56
Isso aqui virou uma bagaça!!!
Julio, Marcelo, Glaicon, Gleison e cia, tenho uma experiencia a respeito de indicações de fábrica para muitos itens recomendados por eles (fabricantes). Aditivos, correias, pastilhas e etc. Itens de alto giro e produção local.
VOU CONTAR TUDO!!!
Seguinte: se a fábrica recomenda um produto, o que ela compra para revender para as autorizadas sai mais barato, desconto especial, lucro! Já fiz parte dessa "bagaça".
Todo segmento tem seus macetes.
E só!!
LAMA!!

Glaicon
15/07/2009, 08:32
Isso aqui virou uma bagaça!!!
Julio, Marcelo, Glaicon, Gleison e cia, tenho uma experiencia a respeito de indicações de fábrica para muitos itens recomendados por eles (fabricantes). Aditivos, correias, pastilhas e etc. Itens de alto giro e produção local.
VOU CONTAR TUDO!!!
Seguinte: se a fábrica recomenda um produto, o que ela compra para revender para as autorizadas sai mais barato, desconto especial, lucro! Já fiz parte dessa "bagaça".
Todo segmento tem seus macetes.
E só!!
LAMA!!

Bom, então contando com esta informação, não seria o caso de criar um tópico específico "troque a original por tal peça nacional" ?
Ainda hoje postei sobre uma peça substituta da solenóide para funcionar o vácuo das rodas dianteiras.
Quel tal?:pipoca:

MarcSport
15/07/2009, 10:53
A GMB veio em meu carro 0km...

MAAT
15/07/2009, 11:35
bom dia Sr, fas 28 ano que trabalho com veiculos inportados desde que emigre de uruguay para este paraiso que es brasil,ja vi coisas que nao me asusta mas,las propias firmas autorizada venden peças generica , e mas de 2 linea

MAAT
15/07/2009, 11:43
bom dia marcelo es fato las peças que GNB SON PEÇAS DE PRIMERA LINEA .ahora nao se por que las peças GNB que te venden em nel mercado nao prestan,intala uma ventuinha deja trabalhar el motor asta que la tenperatura do radiador fique con 90 grao, el gel que ten dentro, nao trava

DouglasMac
15/07/2009, 20:58
Júlio, vou escrever em portugues, tudo bem?:p:concordo:hehehehe.
Curioso e a SPT já com 130.000km, resloví conferir pessoalmente essa bagaça de acoplamento. Conclusão:
1- GMB é original;
2- Sempre vai ocorrer que a mola externa fica entupida de barro, areia e pó, não aciona o acoplamento; (deveria ser lacrada)
3- Tem um pino dourado na tampa da carcaça que também deve ser limpo;
4- "Gel" que nada!!! É óleo mesmo e Prolonga nele!! Só muda de cor.
5- NÂO TEM nada para estragar alí, o sujeito que inventou é muito louco e vou dar moral e continuar a usar;
6- Quem quiser que a ventoinha funcione direto, é só tirar o óleo e colocar uma cinta de borrcha (câmara de ar);
7- Melhor manter a original revisada do que paralela de reposição, mesmo que seja GMB.
8- Diferença comentada pelo MATT, acoplamento para o paralelo pode ter uma faixa só de temparatura para todos os veículos que utilizam a bagaça.
E VIVA NOSSO CRUZEIRO!!!!!!!!!!ZZZZZEEEEEEEEEEIIIIIIIIRRRRROOOO OOO!!!!!!!!! ADEUS ARGH GENTINHOS!:dance::dance::dance::dance::dance::danc e::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance ::dance::dance::dance::dance::dance:

Júlio C. A. Santos
15/07/2009, 23:30
Douglas,

Acho que vou fazer umas aulas de Coreano depois vou ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Coréia pra saber qual é a ventoinha original, hehehe!:mrgreen: Tá difícil virou outra polêmica do fórum.:pipoca: Só acho que... Quem falou que a marca GMB não é original deveria saber qual é a original.:evil:

Abraço

Gleison BH
16/07/2009, 10:09
E VIVA NOSSO CRUZEIRO!!!!!!!!!!ZZZZZEEEEEEEEEEIIIIIIIIRRRRROOOO OOO!!!!!!!!! ADEUS ARGH GENTINHOS!:dance::dance::dance::dance::dance::danc e::dance::dance::dance::dance::dance::dance::dance ::dance::dance::dance::dance::dance:

Nova enquete:

- Quem prometeu dar um show e morreu em casa?

a- Michael Jackson;
b- Cruzeiro;
c- Todas as alternativas acima são verdadeiras.

Estudiantes de La Plata ou de LA OURO?

Imaginem se tivessem jogado com os professores...

MAAT
16/07/2009, 10:26
Bom Sr Douglas para le informar nao nao soi argentino,e para mi el Sr deve ser PORTUGES EN TODOS LOS SENTIDO DAS PALABRAS,01, POR LO INORANTE, 02 POR ESTUPIDO,la melhor forma de saver es que el Sr se informe ante de abri la bokita de portuges,para cualquier outra informaçao ,de me mecanica,informate ok, PEÇO A LOS OUTRO COLEGA QUE ME DISCULPEN POR UN MOMENTO SER TAN INORANTE COMO EL SR DOUGLAS,

Gleison BH
16/07/2009, 10:33
O LOCO! TU ESTA DOIDO MAAT????

NINGUEM FEZ QUALQUER COMENTARIO A SEU RESPEITO...

:discordo::parede::discordo::parede::discordo::par ede:

Bom Sr Douglas para le informar nao nao soi argentino,e para mi el Sr deve ser PORTUGES EN TODOS LOS SENTIDO DAS PALABRAS,01, POR LO INORANTE, 02 POR ESTUPIDO,la melhor forma de saver es que el Sr se informe ante de abri la bokita de portuges,para cualquier outra informaçao ,de me mecanica,informate ok, PEÇO A LOS OUTRO COLEGA QUE ME DISCULPEN POR UN MOMENTO SER TAN INORANTE COMO EL SR DOUGLAS,

CarlinBC
16/07/2009, 10:41
Bom Sr Douglas para le informar nao nao soi argentino,..., PEÇO A LOS OUTRO COLEGA QUE ME DISCULPEN POR UN MOMENTO SER TAN INORANTE COMO EL SR DOUGLAS,

Caro sr MAAT.
Assunto errado no local errado, dá nisso!
Está havendo um mal entendido. O sr Douglas não disse que o sr. é argentino. A menção feita, foi em relação ao jogo Cruzeiro X Estudientes de la Plata(Argentina) que ocorreu ontem a noite em BH/MG/Brasil.
Desculpe pelo pitaco... mas fiquei espantado em ver a raiva que o sr.passou, ao imaginar que foi chamado de argentino. hehehehe!!!!! "perco o amigo mas não perco a piada"

Glaicon
16/07/2009, 11:50

Sr. MAAT, por favor.
Estamos em ambiente sadio e com objetivos específicos: adquirir conhecimentos sobre o 4X4, sobre nossos veículos e, sobretudo, fazer amizades.
A brincadeira sequer foi dirigida ao senhor. :discordo: Releia o texto, por gentileza.

MAAT
16/07/2009, 14:57
Sr eu cometir um error peço mil disculpa por lo visto fui eu el portugues,nao gosto que me lhamen de argentino, esta disculpa van para los Sres especifico al Sr douglas,por lo visto el inorante e estupido fui eu , van mis sinseras disculpa

CarlinBC
16/07/2009, 15:14
É isso aí MAAT.Parabéns!!! Ignorante e estúpido sim, mas argentino nunca, nem fud...!!!!risos.... Gostei dessa, mostrou ser um grande companheiro. Todos nós erramos, mas reconhecer e se desculpar, é prá poucos.
Abçs...

MAAT
16/07/2009, 18:00
obrigado CARLIN fique maguado por que mague persona que por mi inoracia e falta de interpretaçao,nao supe controlar mi inoracia

DouglasMac
16/07/2009, 20:44
Noite anterior péssima, (2x1), dia super atarefado e na hora de relaxar...
Conseguí, afinal não é todo dia que dizem que tenho "una BOKITA".
Sai pra lá!:oops:
A cupa disso tudo é do presidente Júlio, que fica arrastando asa...:p
Vou relevar, mesmo porque, a finalidade aqui é outra!!
Ô MATT,:putz: me permita, cresça conforme com o que aprende na vida, guarda essa!
Voltando ao assunto, anexo fotos e relato preços:
1-Cilindro superior (mestre) embreagem original KIA------ R$160,00
1-Cilindro inferior (secundário) embreagem original KIA ---R$44,50
1-Correia dentada SPT TDI Dayco---------------------- R$115,00
1-Correia do ar condicionado Dayco---------------------R$15,00
1-Correia da direção hidráulica Dayco-------------------R$18,75
1-Prolanga --------------------------------------------R$32,00
2-Litros de Paraflu-------------------------------------R$38,00
4-Litros de água destilada (desmineralizada)-------------R$10,00
1-500ML de flúido de freio DOT 4 Volkswagen------------Cortesia
Após colocar Prolonga e rodar hoje o dia inteiro, temperatura e acoplamento funcionando normalmente.
Alguém já observou a sujeira que fica na mola?
LAMA!!

MarcSport
16/07/2009, 21:13
Após colocar Prolonga e rodar hoje o dia inteiro, temperatura e acoplamento funcionando normalmente.
LAMA!!

Douglas.

Quanto se põe de Prolonga?

DouglasMac
16/07/2009, 21:54
Douglas.

Quanto se põe de Prolonga?
Ô Marcelo, como o óleo velho não dá para medir porque entra prus cantos, fiquei com a bagaça na mão e tentando ser o tal..."Quanto mais colocar, mais vai acoplar?"
Por fim, coloquei 100ml e tá beleza, vou viajar uns 1.000Km semana que vem e testar. Mas acredito que nada de errado vai acontecer.
LAMA!!

Júlio C. A. Santos
17/07/2009, 00:12
DouglasMac,

Cara! Tu não vai acreditar! Depois de procurar muito pela internet, descobri uma outra marca de ventoinha pra Sportage, a SHIN HAN MFG CORP conhece? E tem um detalhe: A marca GMB é Japonesa e a SHIN HAN MFG CORP e Coreana. Compliquei mais ainda neh! Hahahaha! Acho que é isso que o Maat está falando! Veja na foto a ventoinha da marca SHIN HAN MFG CORP.

Abraço

Glaicon
17/07/2009, 06:53
DouglasMac,

Cara! Tu não vai acreditar! Depois de procurar muito pela internet, descobri uma outra marca de ventoinha pra Sportage, a SHIN HAN MFG CORP conhece? E tem um detalhe: A marca GMB é Japonesa e a SHIN HAN MFG CORP e Coreana. Compliquei mais ainda neh! Hahahaha! Acho que é isso que o Maat está falando! Veja na foto a ventoinha da marca SHIN HAN MFG CORP.

Abraço

Bom, começando com "SHIN", já é meio caminho andado para ser uma SHING LING!:-D
Cuidado!:shock:

MAAT
17/07/2009, 10:38
bom dia ,colegas, esta semana entro uma tracker em la oficina, note algo inportante,cuando lhegava a los 90 grao de tenperatura el radiado sentia un TRAC e comensava afuncionar la ventuinha,que la esportage nao fas,lo que note que las pa de ventuinha da tracker es invertida da esportage,tire la ventuinha da tracker vote da esportage,(OBS) el nucleo da tracker e la ventuinha da esportage e funciono perfetamente,a los 90 grao tu sentis el TRAC la ventuinha comensa a funcionar com la rotaçao do motor

MAAT
17/07/2009, 10:52
Si precisan algun dato tenico como torques medidas da esportage 2,0 diesel tengo el manual de oficina , es so mandarme el fone fax de que precisar e les mando lo que precisar do manual

jgneves
17/07/2009, 12:13
bom dia ,colegas, esta semana entro uma tracker em la oficina, note algo inportante,cuando lhegava a los 90 grao de tenperatura el radiado sentia un TRAC e comensava afuncionar la ventuinha,que la esportage nao fas,lo que note que las pa de ventuinha da tracker es invertida da esportage,tire la ventuinha da tracker vote da esportage,(OBS) el nucleo da tracker e la ventuinha da esportage e funciono perfetamente,a los 90 grao tu sentis el TRAC la ventuinha comensa a funcionar com la rotaçao do motor

Júlio,

Salva nois aí e traduz:putz: tenho certeza que é uma boa dica do MAAT.

MAAT
17/07/2009, 14:49
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs,disculpa julio, ese teste dio resultado, lo que nao me dio resultado es el preço da ventuinha da tracker 2,0 motor mazda , com bomba injetora eletronica

Júlio C. A. Santos
17/07/2009, 16:42
Pessoal,

Maat falou um detalhe importante sobre a ventoinha da Tracker e da Sportage, vejam a tradução das últimas três mensagens:

Bom dia colegas, nesta semana entrou uma Tracker no escritório. Notei algo importante: Quando chegava aos 90º de temperatura, no radiador sentia um “TRAC” e a ventoinha começava a funcionar, que na Sportage não faz, notei que as pás da ventoinha da Tracker são invertidas da Sportage, tirei a ventoinha da Tracker e coloquei na Sportage. OBS.: O núcleo da Tracker com a ventoinha da Sportage funcionou perfeitamente, aos 90º senti o “TRAC” e a ventoinha começou a funcionar com a rotação do motor.

Se precisar de algum dado técnico como torque ou medidas da Sportage 2.0 diesel, tenho o manual no escritório, é só me mandar o fone/fax que eu lhes mando o que precisar do manual.

Rsrsrsrsrsrsrsrs, desculpa Julio, essa declaração deu resultado, o que não me deu resultado é o preço da ventoinha da Tracker 2.0 motor Mazda, com bomba injetora eletrônica.

Abraço

Glaicon
17/07/2009, 17:19
Júlio,

Salva nois aí e traduz:putz: tenho certeza que é uma boa dica do MAAT.
O "TRAC" eu tinha entendido sem a legenda, hehe.:pipoca::pipoca:
Bom final de semana a todos.

MAAT
17/07/2009, 19:09
muito obrigado Sr julio , Sres melhor traduzon que esa nao van encontrar, glaico, logo entendi ese TRAC, em la frente del grupo da ventuinha ten uma mola de aço de ,60mm+20mm+1mm ,cuando la tenperatura do radiador esta com 90 grao la tenperatura empura la mola pra dentro e e ten ese ruido carateristico de TRAC,cuando el radiado baixa los 90 grao retorna el famoso TRAC e livera la ventuinha,obs la traduzon dejo a cuidado de Sr julio disculpe por votarlo em esa fria, julio,abraço

MarcSport
17/07/2009, 19:50
A ventoinha original da Sportage acopla em 95ºC e a válvula começa a abrir em 86ºC.

Júlio C. A. Santos
17/07/2009, 19:54
Muito obrigado Sr Julio. Srs., melhor tradução que essa não vou encontrar. Glaico, logo entendi esse TRAC, na frente do miolo da ventoinha tem uma mola de aço de, 60 mm x 20 mm x 1 mm, quando a temperatura do radiador está com 90º a temperatura empurra a mola pra dentro e tem esse ruído característico de TRAC, quando o radiador baixa os 90º retorna o famoso TRAC e libera a ventoinha. Obs.: A tradução deixo aos cuidados do Sr Julio, desculpe por te colocar nessa fria Julio, abraço.

Ok Maat, pode deixar vou traduzir os textos, você está trazendo muitas informações importantes para nós, obrigado.

Maat, a ventoinha do Tracker é parecida com essa da foto?

Abraço

Ok Maat, puede dejar voy a traducir los textos, usted está trayendo muchas informaciones importantes para nosotros, gracias.

Maat, la ventoinha del Tracker es parecida con esa de la foto?

Abrazo

EDuarte
17/07/2009, 20:05
muito obrigado Sr julio , Sres melhor traduzon que esa nao van encontrar, glaico, logo entendi ese TRAC, em la frente del grupo da ventuinha ten uma mola de aço de ,60mm+20mm+1mm ,cuando la tenperatura do radiador esta com 90 grao la tenperatura empura la mola pra dentro e e ten ese ruido carateristico de TRAC,cuando el radiado baixa los 90 grao retorna el famoso TRAC e livera la ventuinha,obs la traduzon dejo a cuidado de Sr julio disculpe por votarlo em esa fria, julio,abraço
Se eu entendi direito o sistema de acoplamento da tracker não é viscoso e sim mecanico, o que seria mais interessante e seguro.
Estou certo?
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
17/07/2009, 20:37
Eduarte,

Estou achando que a solução seria comprar a ventoinha com acoplamento viscoso do Tracker. Parece que o Tracker apesar de usar o motor da Sportage (modelo antigo) não sofre tanto com aquecimento, e acho que esses pequenos detalhes da ventoinha do Tracker fazem a diferença

Abraço

CarlinBC
17/07/2009, 20:43
Eduarte,Estou achando que a solução seria comprar a ventoinha com acoplamento viscoso do Tracker. Parece que o Tracker apesar de usar o motor da Sportage (modelo antigo) não sofre tanto com aquecimento, e acho que esses pequenos detalhes da ventoinha do Tracker fazem a diferença Abraço

Júlio, tenho certeza absoluta que o Tracker da Chevrolet, é o mesmo Vitara da Suzuki com algumas diferenças de acabamento, como as lanternas traseiras por exemplo.Abçs...

Júlio C. A. Santos
17/07/2009, 20:51
Olá Carlin,

Na verdade, os proprietários de Suzuki chamam o Tracker de "Vitara genérico". Já ouvi falar que o Tracker tem acabamento e qualidade inferiores ao "legítimo" Suzuki Vitara. Mas não tenho certeza, ouvi falar. O Tracker é "Made in Argentina", e já teve a produção interrompida, a matéria foi publicada na revista 4x4&Cia do mês passado. Eu iria de Suzuki.

Abraço

CarlinBC
17/07/2009, 20:55
Produção interrompida do mod. a diesel. Gasolina continua?? Garantida la informacion?? A Chevrolet andou trazendo outras "coisas" como o Trafic Chevrolet que na verdade é um Peugeot e por aí vai empurrando goela abaixo...

DouglasMac
18/07/2009, 00:57
Tô bebendo a Liberta até hoje!!! O decepção!!:cry:
Afé, que bagunça, nem sei por onde começar...
Alguém conseguiu observar quando eu mencionei anteriormente a respeito de sujeira na mola e possível sensor na tampa? Olharão em seus carros? Esse assunto NINGUEM tinha observado?
Pois é, acho que todos sofrem por falta de limpeza alí.
Num tem TRANC, TRUNC, CRUSH nem Fanta nas SPT porque o sistema é suave, na lenta ele já esta funcionado, acopla conforme sobe a temperatura.
Os meca sabem da sujeira na mola (trava a bixinha), mas como ganham comissão nas lojas de peças...que se dane o dono do carro.
Putz, sou o maior dedo duro...vou sair fora antes que o bixo pegue.
Mas já vou avisando, na próxima não vou deixar barato não!!:discordo:
LAMA!!

.
Os meca sabem e trocam um mecanismo que não tem o que estragar.
Sabiam que eles ganham comissão nas casas de peças?
Putz, sou o maior dedo duro...mas depois de umas, eu entrego tudo!
LAMA!!

EDuarte
18/07/2009, 08:42
Eduarte,

Estou achando que a solução seria comprar a ventoinha com acoplamento viscoso do Tracker. Parece que o Tracker apesar de usar o motor da Sportage (modelo antigo) não sofre tanto com aquecimento, e acho que esses pequenos detalhes da ventoinha do Tracker fazem a diferença

Abraço
Cheguei a essa mesma conclusão Julio, parece ser mais eficiente.
[]s
(DU)

EDuarte
18/07/2009, 08:47
Júlio, tenho certeza absoluta que o Tracker da Chevrolet, é o mesmo Vitara da Suzuki com algumas diferenças de acabamento, como as lanternas traseiras por exemplo.Abçs...
É isso mesmo Carlin, a GM "monta" o Vitara com nome tracker sob licença da suzuki, tanto que quando isso acontece colocam uma plaquetinha no cofre do motor indicando o real fabricante, pais de origem e etc, acredito que a tracker tambem deve ter.
[]s
(DU)

MAAT
18/07/2009, 09:04
bom dia,el suzuki , nao ten ventuinha mecanica es eletrica,el vitara nao se por que eu nao trabalho com motor a gasolina, obs, en uruguay el vitara es diesel com motor toyota 2,5,sem turbo,cx automatica,e se voses presta atençao la tracker,motor mazda toda la mecanica es esportage,da ,tdi 2,0 so ten uma diferecia la bomba que es eletronica,Sr carlin, bah esa trafic,ese motor nao es brincadera ese motor nao se save donde foi contruido, es un dor de cabeca,que nao le deseo a nium mecanico,gra abraço,colega

MarcSport
18/07/2009, 09:48
bom dia,el suzuki , nao ten ventuinha mecanica es eletrica,el vitara nao se por que eu nao trabalho com motor a gasolina, obs, en uruguay el vitara es diesel com motor toyota 2,5,sem turbo,cx automatica,e se voses presta atençao la tracker,motor mazda toda la mecanica es esportage,da ,tdi 2,0 so ten uma diferecia la bomba que es eletronica,Sr carlin, bah esa trafic,ese motor nao es brincadera ese motor nao se save donde foi contruido, es un dor de cabeca,que nao le deseo a nium mecanico,gra abraço,colega

Tracker até 2001: motor Mazda
Após 2001: motor Peugeot

MarcSport
18/07/2009, 09:51
A ventoinha da Sportage é eficiente, desde que esteja funcionando bem, o problema dela não é a temperatura que acopla (95ºC) e sim quando pára de funcionar, o mesmo aconteceria com a da Tracker se perdesse a eficiência.
Pode ser que a da Tracker seja mais durável, quanto a isso não discuto pois não tenho conhecimento sobre isso.

MAAT
18/07/2009, 10:01
Sr,ten 3 modelos, de tracker, 01 motor mazda bomba mecanica,02motor mazda bomba eletronica,03 motor peugeot codigo do motor RHZ,common rail,e logo el suzuki es la copia autenticada da tracker ano 2003,motor peugeot codigo motor RHZ,so trocaron el nome,toda la mecanica es la misma,ahora nao se por que ten cuando se levanta el capo ten um decalqueue que dise ,fabricado por GENERAL MOTORS de argentina,importado,por GENERAL MOTORS DE BRASIL,un abraço gente

MAAT
18/07/2009, 10:11
Bom dia marcelo tudo bom, eu concordo plenamente com el Sro por mi esperiencia note que las ventuinha GNB,nao esta acoplando com la temperatura ja mecionada,e que eu prete ateçao que la tracker fas eso ,en duravilida nao se le informar esto testando,la ventuinha da tracker,un abraço MARCELO

Júlio C. A. Santos
18/07/2009, 14:35
Bom dia. O Suzuki não tem ventoinha mecânica, é elétrica. O Vitara não sei por que eu não trabalho com motor a gasolina. Obs.: No Uruguai, o Vitara diesel tem motor Toyota 2.5 sem turbo, caixa automática, e se você prestar atenção na Tracker com motor Mazda, toda a mecânica é da Sportage 2.0 Tdi, só tem uma diferença na bomba que é eletrônica. Sr Carlin. Bah essa Trafic, esse motor não é brincadeira, esse motor não se sabe onde foi construído, é uma dor de cabeça que não desejo a nenhum mecânico, grande abraço colega.

Sr. Tem três modelos de Tracker. 1.: Motor Mazda e bomba mecânica. 2.: Motor Mazda com bomba eletrônica. 3.: Motor Peugeot código RHZ Common Rail. O Suzuki é a cópia autentica da Tracker ano 2003, com motor Peugeot código RHZ, só trocaram o nome, toda a mecânica é a mesma, agora não sei por que tem quando se levanta o capo um decalque que diz: Fabricado por GENERAL MOTORS DA ARGENTINA, importado por GENERAL MOTORS DO BRASIL, um abraço gente.

Bom dia Marcelo, tudo bom. Eu concordo plenamente com o Sr por minha experiência, note que a ventoinha GNB não esta acoplando com a temperatura já mencionada, e que eu prestei atenção que a Tracker faz isso, em durabilidade não sei lhe informar isto testando a ventoinha da Tracker, um abraço Marcelo.

MAAT
18/07/2009, 15:12
obrigado julio

mbm4x4
24/07/2009, 21:00
Ola Maat.
Estava lendo os seus posts e fiquei com uma dúvida .
Voce afirrma :" preçao pode ser junta cabeçote enpenado"
Estou notando que após a minha sportage estar em temperatura ideal de trabalho, a mangueira superior do radiador fica super estufada, dura parendo que vai estourar a qualquer tempo. Sera que tenho um problema???:pensativo:
Ficaria grato se pudesse me dar uma força:-D
Aos demais amigos do forum fiquem a vontade para dar um pitaco:concordo:
[]s
mateus

colegas,la ventuinha da esportage,so liga con 90 grao da temperatura do radiador,dependiendo da marca da ventuinha eu ja vote nova e nao funciono,(consulta) levanta tenperatura ou ferve ou ten preçao dentro do radiador,som 3 cosas diferente,preçao pode ser junta cabeçote enpenado,leventar tenperatura ,podeser radiador com falta de sirculaçao de agua ou bomba de agua,espera aver ajudado en algo un abraço

CarlinBC
24/07/2009, 21:08
Ola Maat.Estava lendo os seus posts e fiquei com uma dúvida .Voce afirrma :" preçao pode ser junta cabeçote enpenado"Estou notando que após a minha sportage estar em temperatura ideal de trabalho, a mangueira superior do radiador fica super estufada, dura parendo que vai estourar a qualquer tempo. Sera que tenho um problema???:pensativo:Ficaria grato se pudesse me dar uma força:-DAos demais amigos do forum fiquem a vontade para dar um pitaco:concordo:[]smateus

Olá Mateus...
Mangueira quando estufa, como se engordasse, é sinal de velhice, perdeu a resistência. Troque-a antes que estoure. Espero que seja isso...
Abçs...

mbm4x4
24/07/2009, 21:46
Dá-lhe Carlin
Valew pela resposta:palmas:
Cara, recentemente troquei o radiador e a ventuinha da minha Sport.
Acredite se quiser, uma semana depois, fiz um trajeto de uns 30km, e qdo cheguei em casa, desliguei o motor e ao passar na frente da viatura ouvi um barulho :"shiiiiiiiiii" tipo chaleira fervendo...
Abri o motor e vi a mangueira superior com um pequeno furo embaixo da abraçadeira que fica na entrada da válvula termostática.
Esperei esfriar e retirei a abraçadeira para olhar a mangueira,como o furo era bem na parte final, cortei a parte furada e recoloquei novamente no lugar.
Andei mais uma semana sem problema algum, e não é que hoje qdo chego em casa ao desligar o carro escuto o mesmo barulho..."shiiiiiii". Abri o motor novamente e a manguira esta furada no mesmo lugar!!!!:parede::parede::parede:
A propósito, a mangueira que furou tem cerca de 1 ano e foi comprada original numa ocasião que fiz a revisão de todas mangueiras.
Primeiro estou muito feliz porque conseguir ver o ocorrido a tempo de não esvaziar toda a agua do radiador e consequentemente não ferver o motor.
entretanto estou entrigado com esses dois acontecimentos.
Que voce acha???
desculpe o tratado, acabei escrevendo um livro...hehehe
[]s
mateus

Olá Mateus...
Mangueira quando estufa, como se engordasse, é sinal de velhice, perdeu a resistência. Troque-a antes que estoure. Espero que seja isso...
Abçs...

Nava
24/07/2009, 21:59
Cuidado, se a mangueira era boa e ta estufando, o seu radiador tá com as canaletas entupidas ou em vias de....

Aconteceu comigo! Vira um apanela de pressao e a ventoinha nao acopla, pois o radiador fica frio, pois nao passa água por ele.

Cheque isso!

CarlinBC
24/07/2009, 22:00
Mateus, vamos e convenhamos como dizia, meus antepassados, a verdade, verdadeira mesmo, é que as peças originais coreanas e de outros asiáticos, são de baixa qualidade. Quase péssima. Matéria prima que deveria se chamar, matéria bisavó. hehehe... Te aconselho a procurar uma mangueira nacional de marca conhecida. Goodyear por exemplo. Ainda bem que ouviu o chiado...
Abçs...

mbm4x4
24/07/2009, 22:19
Grande Nava
Vlw pela resposta:-D
Como disse anteriormente o radiador é novo. Pior é que foi caro o bichinho.kkkk. Nem terminei de pagar ainda.
A ventuinha tem acoplado, ainda hoje a tarde ouvi ela acoplando num pequeno congestionamento que peguei.
Obrigado pela dica.:concordo:
[]s
mateus

Cuidado, se a mangueira era boa e ta estufando, o seu radiador tá com as canaletas entupidas ou em vias de....

Aconteceu comigo! Vira um apanela de pressao e a ventoinha nao acopla, pois o radiador fica frio, pois nao passa água por ele.

Cheque isso!

DouglasMac
24/07/2009, 22:26
Cheguei de viagem doido pra dar um pitaco aqui!
MATEUS, a mangueira tá podre, com certeza não é de boa qualidade a que te venderam. Vê se acha a Good ou Gates. Mangueira não se compra por preço barato.:concordo:

mbm4x4
24/07/2009, 22:26
Carlin, voce não existe...to rindo até agora.:mrgreen:
Pior que sou capaz de apostar meus 2 cents no que voce falou.
Sempre é melhor começar do mais barato para o mais caro. Vou providenciar essa mangueira e rezar para ter sorte de que se furar novamente consigua ouvir o "shiiiiiiiiiiiiiiii" a tempo...hehehe.
Vamos ver o que os outros sportagers vão opinar.
tenha um ótimo final de semana.
[]s
mateus

Mateus, vamos e convenhamos como dizia, meus antepassados, a verdade, verdadeira mesmo, é que as peças originais coreanas e de outros asiáticos, são de baixa qualidade. Quase péssima. Matéria prima que deveria se chamar, matéria bisavó. hehehe... Te aconselho a procurar uma mangueira nacional de marca conhecida. Goodyear por exemplo. Ainda bem que ouviu o chiado...
Abçs...