Ver Versão Completa : Sportage fervendo
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
10
11
rpetrucci
08/02/2013, 14:13
Concordo com o Luiz muito legal seu radio, mas não esbarra nos relógio quando entra ou sai da vtr?
Tb achei que ia atrapalhar por isso colei com dupla face ... mas não atrapalha em nada não ....
haroldo carlos
09/02/2013, 19:15
ola pessoal e amigos 4x4 vinha postado q iria colocar a válvula termostática na minha sportage 99 gasolina e peguei a estrada para fazer o teste ,conclusão o ponteiro da minha viatura assim q vc liga o motor sempre o ponteiro fica quase no meio somente um palito a baixo ,na estrada o ponteiro subia um pouco e voltava ao normal q já estava ,pergunto isso e normal o ponteiro da sportage trabalhar assim ,devo confiar no ponteiros da viatura ,todas as sportage trabalha nesse sistema.
estou ate pensando instalar uns cronomac na viatura
estou preocupado com o aquecimento do motor,sera q não esta na hora de trocar a junta do cabeçote e etc.... abraços e um otimo carnaval como sempre se beber não dirige
Djalma colombo
09/02/2013, 21:24
Haroldo, junta só se mexe se der sinal de,problema, vc nunca vai saber quando é hora de trocar, com relação ao ponteiro, é normal, quando sobe a helice acoplou, e quando baixa ela volta a girar normal, a minha esta com a valvula termostatica original, qualquer recurso pra acompanhar a medição da temperatura é sempre bom!
alexandrodorner
10/02/2013, 20:39
Fala petrucci gente boa , amigo que trabalho em ? muuuuuuito bom , esse tipo de trabalho que fas com que este forun seja tao rico em conteudo , gente iguais a voce e´que vale apena conhecer (nao to puxando o saco).
Tem muita gente que sao muito presas ao original que so´o original que presta , sim o original tem im seu valor mas nao se pode generalisar tem casos que tem que ser original(pistoes , camisas , cabeçote etc...)ja´tem casos que tem que ser o melhorado .
Com uma melhoria tao barata voce pode evitar um prejuiso tao grande que o ato de nao faser e´quase uma idiotici , tanto que vou faser a mesma coisa no meu carro so´vou colocar em outro lugar , tenho 3 opiçoes no conçole central entre a alavanca de marcha e o radio ou na coluna esquerda do parabrisas ou em cima do painel central , acho que tem que ser 4 medidores um manometro para temperatura da agua , um para temperatura do oleo , um para pressao do oleo , um para pressao do turbo.
Petrucci o que aconteceu com voce ja´aconteceu comigo , tive um gof e bomba parou de funcionar resultado distruil o motor , se tivese um manotro nao teria acotecido por isso dou tanto valor a sua melhoria.
Agora vamos combinar qui dvd em ? chique no urtimo.
Petrucci estou desenvouvendo 2 progetos , vou estalar um radiador de oleo para controlar melhor a temperatura do motor , outro e´estalar uma tgv (turbina de geometria variavel) para melhorar o torki em baichas rotaçoes e melhorar o conçumo de combustivel , desde ja´ obrigado .
valeu um abraço.
AlexandroDorner
,
alexandrodorner
10/02/2013, 20:54
Petrucci esqueci de pedir augumas informaçoes voce podeme fornecer ?sao elas :a qui rotaçao a turbina começa a encher(o momento em que o manometro começa a subir) , qual a pressao maxima da turbina , qual a pressao maxima do oleo , valeu petrucci onrigado .
AlexandroDoner
rpetrucci
11/02/2013, 15:35
Valeu Alexandro ....
Cara tentei colocar embaixo do cinzeiro mas não da tem uma central ali.... e uma baita travessa de ferro.
Se fizer na coluna sou parceiro, não fiz pq não encontrei ninguem qualificado em Porto Alegre para fazer isso.
Valeu ... to guardando uns cobres para comprar os encostos de cabeça com tela, mas ta dificil sempre tem uma outro ocorrência que tenho que gastar....
rpetrucci
11/02/2013, 15:40
A turbina começa a encher nos 2mil giros ... o óleo no momento da partida marca 5Kgf/m³ depois de quente fica em 3 e andando chega a 4 ... a turbina original é 0.8 amigo...
rpetrucci
11/02/2013, 15:44
ola pessoal e amigos 4x4 vinha postado q iria colocar a válvula termostática na minha sportage 99 gasolina e peguei a estrada para fazer o teste ,conclusão o ponteiro da minha viatura assim q vc liga o motor sempre o ponteiro fica quase no meio somente um palito a baixo ,na estrada o ponteiro subia um pouco e voltava ao normal q já estava ,pergunto isso e normal o ponteiro da sportage trabalhar assim ,devo confiar no ponteiros da viatura ,todas as sportage trabalha nesse sistema.
estou ate pensando instalar uns cronomac na viatura
estou preocupado com o aquecimento do motor,sera q não esta na hora de trocar a junta do cabeçote e etc.... abraços e um otimo carnaval como sempre se beber não dirige
Amigo sim é normal funcionar assim e vc não deve confia (tudo que vc não queria escutar ... :) )
Fiz tudo novo, inclusive radiador. Andei nesse final de semana na estrada, colocando 3mil giros o ponteiro da temperatura do cronomac passa de 100ºC e o original sem se mexe ... não sei mais o que fazer ...
ACABO DE ARRANCAR a termostatica, realmente não sei o que fazer, vou testar para ver se o comportamento se repete.
To terminando de limpar as rodas livres automáticas da AVM, alias, alguem sabe qual manutenção devo fazer nelas, a graxa ta podre e cheia de terra só não sei desmontar. E pra variar meus freios tão fazendo um barulhão parece que tem ferro no ferro mas as pastilhas estão boas. quarta-feira troco tudo e coloco novo ... e vai dinheiro...
Viu Alexandro, la se foi uma tela de encosto :)
Abraços e bom carnaval a todos ...
rpetrucci
11/02/2013, 15:46
Haroldo, junta só se mexe se der sinal de,problema, vc nunca vai saber quando é hora de trocar, com relação ao ponteiro, é normal, quando sobe a helice acoplou, e quando baixa ela volta a girar normal, a minha esta com a valvula termostatica original, qualquer recurso pra acompanhar a medição da temperatura é sempre bom!
Djalma, meu motor é novo, mangueiras novas, radiador zero, valvula termostatica original. Na cidade posso pegar o engarrafamento que for que não tem problema não passa de 96ºC ... mas se fico uns 10 minutos a 3mil giros passa dos 100, fica um pouco acima dai começa a colocar água para o expansor....
Coloquei água+aditivo 50/50 ... marca boa ...
Tirei a valvula e vou testar amanhã ... o que pode estar errado ?!?!?!?!? SOCORRO !!!
Djalma colombo
11/02/2013, 16:21
Rpetrucci, verifica se não ta ivertida as manguerias do expansor, a minha já foi feito o cabeçote e ja rodei pormais de 30 min a 3 mil giros e continuou do memso jeito, subiu um pouco a tempertura mas depois que acoplou a helice, voltou ao normal e sem jogar agua pro expansor, verifica sua tampa do radiador tambem, mesmo original pode dar defeito, as vezes a s paralelas que não confiamos funcionam melhor, paguei 18 pila numa paralela que dizem que é a mesma que a wolks usa, ta show!
alexandrodorner
11/02/2013, 17:54
Petrucci obrigado pelas informaçoes vai ser muito uteis para meus progetos .
A amigo to sem grana nao posso ir ate´ ai para te ajudar nao queis vir ate´aqui em jaragua , amigo posso ajudalo mas nao concigo postar minhas fotos , eu mesmo ou o robi da mecanica robi podemos te ajudar , eu sei que tem um custo para traser ate´aqui mas vale a pena , eu me sinto aguniado pois tenho coecimento que pode ajudalo , para se ter uma ideia o sistema de arrefecimento do meu carro e´ praticamente igual ao da amarok e´ tao eficiente que eu fis de florianopolis ate jaragua em 3horas , na 101 , 120 , 130 , 140km/h constanti e nada de baixar agua ou oleo .
amigo me liga para que poçamos trocar uma ideia .(32763074)
valeu boa sorte.
Alexandrodorner
haroldo carlos
12/02/2013, 18:57
caros amigos deste forum,na minha sportge 99 a gasolina coloquei a valvula termostatica,coloquei fluido no radiador e fui andar uns 400 km,notei q o consumo de gasolina melhorou muinto fez 10km por litro numa media de 110klm por hora,mas o oleo abaixo uns meio litro,mas agua do radiador esta tudo normal nao abaixou e do sistema de arrefecimento esta otimo ,mas em relaçao ao oleo e normal abaixar ?djalma e amigos poderiam me ajudar?gostaria de saber se existe um suporte de coluna ,pois estou querendo instalar algum auxiliar de temperatura e oleo ,qual marca e modelo poderia usar q estao nas esportag ?
Djalma colombo
13/02/2013, 11:34
Haroldo, baixar óleo não é normal, coloque sua viatura num elevador ou rampa e procure por sinais de vazamento, tem vazamento que olhando o motor porcima não aparece, só por baixo, inspecione tudo, junta da bomba de óleo, junta do bloco, junta do carter, mangueira, etc, com relação aos auxiliares de temperatura o gusters é o mais usado, existem outro e de vario preços, a minha não tem, só o origina, controlo sempre a agua do radiador e demais sistema de arrefecimento e não tenho incomodo, suporte existem alguns prontos para carros em lojas de equipamentos esportivos, ou vc pode ir em um estofador de competencia e mandar fazer sob medida!
rpetrucci
13/02/2013, 11:51
Rpetrucci, verifica se não ta ivertida as manguerias do expansor, a minha já foi feito o cabeçote e ja rodei pormais de 30 min a 3 mil giros e continuou do memso jeito, subiu um pouco a tempertura mas depois que acoplou a helice, voltou ao normal e sem jogar agua pro expansor, verifica sua tampa do radiador tambem, mesmo original pode dar defeito, as vezes a s paralelas que não confiamos funcionam melhor, paguei 18 pila numa paralela que dizem que é a mesma que a wolks usa, ta show!
Ta tudo certinho, acoplamento viscoso tb é novo ...
Levei hj devolta para o estaleiro .... meu rolamento da roda dianteira esquerda foi pro pau ! Vou trocar o interno e externo de cada roda dianteira e o de agulha do semi-eixo ... 250,00 so de rolamento.
Tirei a valvula termostatica, depois de pronto vou pegar a estrada para testar como vai ser .... é um chute pois com tudo novo não sei onde procurar o defeito....
rpetrucci
13/02/2013, 11:53
Petrucci obrigado pelas informaçoes vai ser muito uteis para meus progetos .
A amigo to sem grana nao posso ir ate´ ai para te ajudar nao queis vir ate´aqui em jaragua , amigo posso ajudalo mas nao concigo postar minhas fotos , eu mesmo ou o robi da mecanica robi podemos te ajudar , eu sei que tem um custo para traser ate´aqui mas vale a pena , eu me sinto aguniado pois tenho coecimento que pode ajudalo , para se ter uma ideia o sistema de arrefecimento do meu carro e´ praticamente igual ao da amarok e´ tao eficiente que eu fis de florianopolis ate jaragua em 3horas , na 101 , 120 , 130 , 140km/h constanti e nada de baixar agua ou oleo .
amigo me liga para que poçamos trocar uma ideia .(32763074)
valeu boa sorte.
Alexandrodorner
Valeu Alexandro, tb estou com $ curto, alguem tem tomado todas as sobrinhas (quem será hahahahha ?)
Vc colocou outro sistema de arrefecimento ? To até pensando em travar minha hélice ....
haroldo carlos
13/02/2013, 12:33
caro djalma coloquei no elevador esta tudo ok nao ha fazamento de oleo ,mas so quero saber se é normal abaixar o oleo pois andei numa media de 500km ,e so abaixou meio litro,pois minha sportage esta com 110mil km rodado
haroldo carlos
13/02/2013, 12:52
como vc disse q nao è normal ,sera q minha viatura vai ter q fazer o motor ,por onde esta indo esse oleo e por onde devo começar para resolver esse problema,se for poblema ja vou comprar as peças ,depois so entro com a mao de obra ,minha intençao e deixar o motor arrumado pois acredito q numca passou por uma retifica ,se poder me adiantar as relaçao de peças q vou comprar como vc entende sei q a original e cara mas deve ter alguma peças boas no mercado ,obrigado djalma pela atençao
Djalma colombo
13/02/2013, 13:19
Haroldo a minha ta com vazamento de óleo na junta da bomba de óleo, eu coloco meio litro a cada 500 km, faça um teste simples: ligue e deixe funcionar por uns 3 min, dpois tape a boca do cano de escape,veja se a pressão é forte, de umas acelerads e veja a cor da fumaça, se sair meio azulada pode tar queimando um pouco de óleo, meio litro pra 500 km acho muito, pra 1000 seria mais normal!
Djalma colombo
13/02/2013, 13:24
Rpetrucci, travando a hélçice vai aumentar o barulho e um pouco o consumo, alem de ficar um pouquinho mais fraca, quando peguei a minha estava com a hélice travada, troquei o acoplamento e melhorou tudo, barulho potencia e consumo, se travar a hélice quando fizer alguma trilha corre o risco de alguma coisa ir para nela e provocar a quebra, o sistema original funciona muito bem desde que esteja tudo ok!
alexandrodorner
13/02/2013, 17:04
Petrucci estudo este carro a 3anos , antes de adirilo ja o conhecia , por isso posso afirmar uma coisa , este carro que tem muitas qualidades mas tem 3 defeitos sao eles sistema de arrefecimento , sistema de jeraçao de energia (alternador) , e roda livre .
O carro que adiquimos e um carro que foi desenvouvido para paises de clima frio (russia , coreia , japao etc...) nao para clima quente como o nosso Brasilzao , se voce duvida olhe nas ruas como que e o formato da frente dos carros mais novos , a entrada de ar e bem maior que do nosso carro ou seja o volume de ar que entra para o radiador e bem maior (auguns ex:nova ecoesporte , reno duster , nova sportage etc..) em resumo na minha opiniao manter o sistema original e brincar de roleta-russa com o seu dinheiro pode ta tudo bem agora mas i amanha ?
Amigo nao inventei a roda o que eu fis foi apenas estudar o nosso carro e os outros carros e ver no que o nosso e falio e onde ele deve melhorar e assin traser o que os outros tem de melhor para o nosso , em sima desse estudo eu elaborei um progeto bem detalhado .
O resultado desse projeto foi um sistema de arrefecimento praticamente igual ao da amarok (eu so percebi isto de pois de pronto o trabalho) , pra voce ter uma ideia , muita jente aqui do forun nao sabem mas a sportage nao tem recipiente de espançao que ela tem de orijinal e um recipiente de alojamento do fluido , conceito recipiente de espançao e bem diferente do arijinal.
Amigo assumo um compromisso vou divulgar minhas fotos neste final de semana (vou pedir para meus filhos me ajudaren)e voce vera o que digo .
cuida do seu carro ate la valeu .
AlexandroDorner
Alexandro, se me permite, ambos os sistemas são expansivos, a diferença é que um é selado e o outro aberto, ambos os sistemas usam reservatório de expansão.
O sistema original é tão eficiente qto o sistema que vc fez (selado), a diferença é que vc esta com tudo novo e limpo, por isso a eficiência, mas se vc relaxar e não fizer a manutenção preventiva como no sistema original, terá o mesmo problema.
Concordo que deveria ter sido tropicalizado, mas infelizmente não foi, pra isso precisa de uma circulação/refrigeração maior de agua que só é possivel com radiador maior, e como vc citou, mais vento.
Sempre usei o sistema original e nunca tive problemas, mas troco a agua/aditivo e a tampa do radiador uma vez por ano e fico de olho no acoplamento viscoso.
Uma vez usei ventoinha eletrica apenas por uma semana, voltei pro original por ser bem mais eficiente na refrigeração, alem de manter uma refrigeração baixa mesmo desacoplada devido estar girando constantemente.
Ja a eletrica só refrigera qdo liga e com a temperatura ja no limite, se ela pifar não tem como saber e não da tempo pra nada, pro uso no dia a dia é excelente, ja instalei em algumas sportages e estão satisfeitos, pro uso um pouco mais severo não presta não.
Resumindo, se manter o sistema limpo, com agua desmineralizada e aditivo e não relaxar com a tampa e acoplamento, o sistema é confiável... mas infelizmente poucos fazem isso, e quem faz, garanto que eta satisfeito...
Isso é a "minha" opinião por experiencia, não apenas por achismo.
[]s
(DU)
haroldo carlos
13/02/2013, 19:34
caro amigo djalma irei fazer o teste depois irei postar o resultado ,obrigado pela ajuda mas nao vou desanimar da viatura pois acho ela um show rsrs
rpetrucci
13/02/2013, 21:07
Rpetrucci, travando a hélçice vai aumentar o barulho e um pouco o consumo, alem de ficar um pouquinho mais fraca, quando peguei a minha estava com a hélice travada, troquei o acoplamento e melhorou tudo, barulho potencia e consumo, se travar a hélice quando fizer alguma trilha corre o risco de alguma coisa ir para nela e provocar a quebra, o sistema original funciona muito bem desde que esteja tudo ok!
Djalma, coloquei tudo novo, tudo mesmo ... até o motor é zero ...
E continua indo agua para o expansor quando ando a 3mil giros... a temperatura passa dos 100 ºC ... o que pode ser ?
rpetrucci
13/02/2013, 21:10
Petrucci estudo este carro a 3anos , antes de adirilo ja o conhecia , por isso posso afirmar uma coisa , este carro que tem muitas qualidades mas tem 3 defeitos sao eles sistema de arrefecimento , sistema de jeraçao de energia (alternador) , e roda livre .
O carro que adiquimos e um carro que foi desenvouvido para paises de clima frio (russia , coreia , japao etc...) nao para clima quente como o nosso Brasilzao , se voce duvida olhe nas ruas como que e o formato da frente dos carros mais novos , a entrada de ar e bem maior que do nosso carro ou seja o volume de ar que entra para o radiador e bem maior (auguns ex:nova ecoesporte , reno duster , nova sportage etc..) em resumo na minha opiniao manter o sistema original e brincar de roleta-russa com o seu dinheiro pode ta tudo bem agora mas i amanha ?
Amigo nao inventei a roda o que eu fis foi apenas estudar o nosso carro e os outros carros e ver no que o nosso e falio e onde ele deve melhorar e assin traser o que os outros tem de melhor para o nosso , em sima desse estudo eu elaborei um progeto bem detalhado .
O resultado desse projeto foi um sistema de arrefecimento praticamente igual ao da amarok (eu so percebi isto de pois de pronto o trabalho) , pra voce ter uma ideia , muita jente aqui do forun nao sabem mas a sportage nao tem recipiente de espançao que ela tem de orijinal e um recipiente de alojamento do fluido , conceito recipiente de espançao e bem diferente do arijinal.
Amigo assumo um compromisso vou divulgar minhas fotos neste final de semana (vou pedir para meus filhos me ajudaren)e voce vera o que digo .
cuida do seu carro ate la valeu .
AlexandroDorner
Grande Alexandro ... se puderes colocar a receitinha de bolo também ...
Podia fazer uma lista com o que foi utilizado, seria de extrema utilidade ...
As rodas livres coloquei as mecanicas automáticas da AVM ...paguei milão no mercado livre.
O alternador fiz novo tb ...
Pq será que o topico ... Sportage Fervendo é o que mais cresce aqui no 4x4 ... hahhahaha
rpetrucci
13/02/2013, 21:14
Alexandro, se me permite, ambos os sistemas são expansivos, a diferença é que um é selado e o outro aberto, ambos os sistemas usam reservatório de expansão.
O sistema original é tão eficiente qto o sistema que vc fez (selado), a diferença é que vc esta com tudo novo e limpo, por isso a eficiência, mas se vc relaxar e não fizer a manutenção preventiva como no sistema original, terá o mesmo problema.
Concordo que deveria ter sido tropicalizado, mas infelizmente não foi, pra isso precisa de uma circulação/refrigeração maior de agua que só é possivel com radiador maior, e como vc citou, mais vento.
Sempre usei o sistema original e nunca tive problemas, mas troco a agua/aditivo e a tampa do radiador uma vez por ano e fico de olho no acoplamento viscoso.
Uma vez usei ventoinha eletrica apenas por uma semana, voltei pro original por ser bem mais eficiente na refrigeração, alem de manter uma refrigeração baixa mesmo desacoplada devido estar girando constantemente.
Ja a eletrica só refrigera qdo liga e com a temperatura ja no limite, se ela pifar não tem como saber e não da tempo pra nada, pro uso no dia a dia é excelente, ja instalei em algumas sportages e estão satisfeitos, pro uso um pouco mais severo não presta não.
Resumindo, se manter o sistema limpo, com agua desmineralizada e aditivo e não relaxar com a tampa e acoplamento, o sistema é confiável... mas infelizmente poucos fazem isso, e quem faz, garanto que eta satisfeito...
[]s
(DU)
EDuarte, na minha esta tudo novo ... Radiador, acoplamento, valvula termostatica, mangueiras, tampa original, alternador, turbina, motor completo, embregem, rolamentos, etc etc. Tudo zerado.
Ando na cidade, posso pegar o engarrafamento que for com o calor que for com ar ligado ou desligado e tudo fica normal, a temperatura não chega nos 100ºC.
Coloco na estrada e pronto, feita a naba (pra não dizer outra coisa). Ando uns 40Km a 3mil giros (uns 110km/h) e la vai a temperatura para mais de 100 (não consigo precisar quanto pois o ponteiro do meu cronomac é analógico) e enche o espansor de fluido.
Estou utilizando bardal 50/50. Ja usei Paraflu e mais de 6 marcas diferentes e sempre a mesma coisa.
O que pode estar errado ? SOCORRO !
Djalma colombo
13/02/2013, 21:30
Rpetrucci, quando a pressão aumenta a valvula da tampa do radiador abre e deixa passar fluido para o expansor, quando o motor sente falta ele puxa de volta e assim ele trabalha, andando a 110 por 40 minutos qualquer carro vai subir a temperatura mais do que o normal até resfriar novamente, subindo a temperatura consequentemente a agua vai "sumir"!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado!
rpetrucci
13/02/2013, 21:49
Rpetrucci, quando a pressão aumenta a valvula da tampa do radiador abre e deixa passar fluido para o expansor, quando o motor sente falta ele puxa de volta e assim ele trabalha, andando a 110 por 40 minutos qualquer carro vai subir a temperatura mais do que o normal até resfriar novamente, subindo a temperatura consequentemente a agua vai "sumir"!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado!
Djalma, passar um pouco OK, ocorre é que não para de passar chega a encher o reservatório (andando uns 150km nessa velocidade) isso com certeza esta errado.
Djalma colombo
13/02/2013, 22:04
Camarada tá com cara de tampa do radiador com defeito, ou as mangueirinhas do expansor estão invertidas, outra coisa, será que teu sistema não esta com ar?!
Se encher o reservatorio e não vazar e qdo esfriar voltar pro radiador, esta normal...
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
14/02/2013, 08:34
EDuarte, na minha esta tudo novo ... Radiador, acoplamento, valvula termostatica, mangueiras, tampa original, alternador, turbina, motor completo, embregem, rolamentos, etc etc. Tudo zerado.
Ando na cidade, posso pegar o engarrafamento que for com o calor que for com ar ligado ou desligado e tudo fica normal, a temperatura não chega nos 100ºC.
Coloco na estrada e pronto, feita a naba (pra não dizer outra coisa). Ando uns 40Km a 3mil giros (uns 110km/h) e la vai a temperatura para mais de 100 (não consigo precisar quanto pois o ponteiro do meu cronomac é analógico) e enche o espansor de fluido.
Estou utilizando bardal 50/50. Ja usei Paraflu e mais de 6 marcas diferentes e sempre a mesma coisa.
O que pode estar errado ? SOCORRO !
Se o seu cabeçote é novo, tem um buraquinho na sua junta do cabeçote, só aparecerá o problema quando estiver em velocidades de cruzeiro mesmo, se o cabeçote foi retificado, a taxa de compressão está alta demais (acontece muito nas L200) daí, em velocidade de cruzeiro, novamente a caca aparece, no trânsito urbano sempre estará tranquilo.
Boa lama!
rpetrucci, qdo vc diz "tudo novo", vc quer dizer tudo "zero km" ou tudo revisado, retificado, varetado, etc...?
[]s
(DU)
rpetrucci
14/02/2013, 13:05
Se encher o reservatorio e não vazar e qdo esfriar voltar pro radiador, esta normal...
[]s
(DU)
Se seguir transborda ....
rpetrucci
14/02/2013, 13:07
Se o seu cabeçote é novo, tem um buraquinho na sua junta do cabeçote, só aparecerá o problema quando estiver em velocidades de cruzeiro mesmo, se o cabeçote foi retificado, a taxa de compressão está alta demais (acontece muito nas L200) daí, em velocidade de cruzeiro, novamente a caca aparece, no trânsito urbano sempre estará tranquilo.
Boa lama!
Tudo novo, inclusive junta ... tudo zero nada recuperado ou retificado....
A água sai porque esquenta mesmo amigo não porque tem pressão. O sistema esta sem pressão alguma esta totalmente normal. Se tivesse buraco na junta ficariam estufadas as mangueiras e isso não acontece.
rpetrucci
14/02/2013, 13:07
rpetrucci, qdo vc diz "tudo novo", vc quer dizer tudo "zero km" ou tudo revisado, retificado, varetado, etc...?
[]s
(DU)
Tudinho novo até o radiador ...
Tudo novo, inclusive junta ... tudo zero nada recuperado ou retificado....
A água sai porque esquenta mesmo amigo não porque tem pressão. O sistema esta sem pressão alguma esta totalmente normal. Se tivesse buraco na junta ficariam estufadas as mangueiras e isso não acontece.
Se não fica com pressão no sistema é tampa do radiador.
Tem que ficar com pressão qdo quente, esse é o normal, pode trocar a tampa.
[]s
(DU)
alexandrodorner
14/02/2013, 19:15
Ai Petrucci gente boa belesa ?
Amigo avaliando as questoes que os outros amigos levantaram sobre seu carro afirmo o siguinte , e´ vauvola da tampa do radiador porque ? este sistema opera sobre pressao constante de aprocimadamente 1.0bar , como voce mesmo disse as mangueiras nao tem pressao alguma e e´justamente a vauvola da tampa do radiador que controla a pressao do sistema .
Amigo provavelmente a tampa que voce comprou esta com defeito de fabrica teras que subistituila .
Neste final de semana terei tempo para bater novas fotos e divulgalas (se meus filhos me ajudarem) .
Valeu boa sorte .
AlexandroDorner
rpetrucci
15/02/2013, 09:49
Se não fica com pressão no sistema é tampa do radiador.
Tem que ficar com pressão qdo quente, esse é o normal, pode trocar a tampa.
[]s
(DU)
EDuarte isso faria a temperatura subir somente após 3 mil giros ? Pois é isso que acontece. Ola as fotos do relógio ....
395147
Andando na cidade, tudo normal ....
395148
Quando coloco de 3mil ou mais giros, o ponteiro começa a subir e começa a ir agua para o reservatório de expansão ...
rpetrucci
15/02/2013, 09:54
Ai Petrucci gente boa belesa ?
Amigo avaliando as questoes que os outros amigos levantaram sobre seu carro afirmo o siguinte , e´ vauvola da tampa do radiador porque ? este sistema opera sobre pressao constante de aprocimadamente 1.0bar , como voce mesmo disse as mangueiras nao tem pressao alguma e e´justamente a vauvola da tampa do radiador que controla a pressao do sistema .
Amigo provavelmente a tampa que voce comprou esta com defeito de fabrica teras que subistituila .
Neste final de semana terei tempo para bater novas fotos e divulgalas (se meus filhos me ajudarem) .
Valeu boa sorte .
AlexandroDorner
Valeu Alexandro , vou tentar faze o que .... ;) espero suas fotos ...
Abaixo uma foto melhor do radio da viatura, ou chaleira :????
395149
EDuarte isso faria a temperatura subir somente após 3 mil giros ? Pois é isso que acontece. Ola as fotos do relógio ....
395147
Andando na cidade, tudo normal ....
395148
Quando coloco de 3mil ou mais giros, o ponteiro começa a subir e começa a ir agua para o reservatório de expansão ...
Depois de uns 5 minutos andando a 3000 rpm, a temperatura sobe consideravelmente criando pressão no sistema, se a tampa não estiver boa, não vai conseguir segurar essa pressão e expulsar agua demais pro reservatorio de expansão.
Depois de +/- uns 10 ou 15 minutos em baixo giro ja tem que ter pressão no sistema.
[]s
(DU)
rpetrucci
15/02/2013, 14:12
Depois de uns 5 minutos andando a 3000 rpm, a temperatura sobe consideravelmente criando pressão no sistema, se a tampa não estiver boa, não vai conseguir segurar essa pressão e expulsar agua demais pro reservatorio de expansão.
Depois de +/- uns 10 ou 15 minutos em baixo giro ja tem que ter pressão no sistema.
[]s
(DU)
Grato pelo retorno....
Comprei a tampa nova ... e por curiosidade media a minha hélice com a que a autopeça tinha e para minha surpresa a minha é uns 2cm mais curta .. como to no pavor comprei a nova e vou instalar ... sera que pode ser esse meu problema ...
A pressão das minhas mangueiras esta igual a bongo que tenho aqui na empresa ... rigida mas nada estufado...
alexandrodorner
15/02/2013, 15:49
[]s
(DU)
Ok Eduarte legal essa e´sua opiniao ?
Amigo presta atençao netes diagramas .
Sistema orijinal :
A 78graus o primeiro estajio da vauvola termoestatica começa a abrir , a 82g esta totaumente aberta , a 86g começa a abrir o segundo estajio , a 88g esta totaumente aberto , a 92g começa a acoplar o acoplamento viscoso (embreajem viscosa) , a 95g esta totaumente acoplado e transmitindo integraumente o movimento para a elice , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , sao dados fornecidos pela propria kia .
Sistema Dorner :
A 75graus começa a abrir o primeiro e unico estajio , a 80g esta totalmente aberto , a 86g o interrupitor temoestatico (famoso sebolao) libera corrente eletrica para alimentar a ventoinha eletrica , fasendo com que a temperatura dessa para 82g e assim desligando a ventoinha , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , cada componente do sistema foi minuciosamente estudado e para que assim foce bem adecuado ao sistema , esse estudo durou aprocimadamente de 7 a 8 meses .
Ventoinha eletrica:
Eduarte imajina voce numa trilha e atola seu carro , voce fica la asselerando seu carro a 3000rpm derrepente voce olha a temperatura subindo , istintivamente voce vai tirar o pe´ , nesse momento o motor vai dimnuir o foco de calor porem tanbem vai diminuir a rataçao da ventoinha e a capacidade de ventilaçao resultado , ou a temperatura vai se manter aonde esta ou vai continuar a subir ou seja se esta quase fervendo vai permanesser neste quase se ja esta fervendo vai comtinuar a ferver e chegar a fundiçao termal(ja era pro motor) .Agora se seu carro ter ventoinha eletrica acontece justamente o contrario , no momento em que voce tirar o pe´o motor vai diminuir o foco de calor e a ventoinha estara a toda velocidade porque ela nao e´movida pelo motor fasendo com que a temperatura dessa rapidamente , isso nao e´achismo e sim puro raciocinio lojico .
Em resumo , a ventoinha eletrica e´superior em tudo , dura bem mais , conheço carros com 20anos de uso e a ventoinha ainda e´orijinal em quanto a mecanica dura 2anos ou 70milkms . Por nao ser movida pelo motor proporciona uma maior economia . Amenta a vida utio do motor por ser mais precisa no controle da temperatura etc.. So´ faço uma reçauva tem que ser de boa qualidade nada de xingilingue , so´bosh ou similar.
Recipiente de espançao :
Eduarte pença em 2 recipientes A , B no recipiente A cabe esatos 1litro , no recipiente B cabe esatos 1,1litro (ou1litro e 100ml) em ambos vamos abastecer com esatos 1litro de agua , agora vamos aquecelos ate 90graus pergunta o que acontece com os 2 recipientes ? com o aquecimento da agua as moleculas se afastam uma das outras o que almenta o volume da agua resultado , o recipiemte A estoura porque a capacidade dele e de esatos 1litro porem o volume da agua (90graus)a essa temperatura e bem maior , ja no recipiente B nao estoura porque a tem espasso para a agua se espandir , isso nao e´achismo mas e sim pura fisica de materiais .
No sistema orijinal tem uma vauvola de dentro da tampa do radiador , ela e´um embulo que tem uma mola que pressiona o embolo de cima para baixo , em baixo do embolo tem o bouçao de agua que esta sendo aquecido e precionando o embolo para cima ate ele dar vasao para um cano laterau e chegando ao recipiente de alojamento de fluido (uma espese de ospedero temporario).
Recipiente de espaçao e´uma camara onde o fluido circula constantimente e tem espasso para se espandir , aucontrario do outro sistema o fluido circula atraves de mangueiras e nao pela vauvola de pressao , o que passa pela vauvola e´apenas ar quente e nada mais .
Pergunta , qual dos 2 sistema sao mais propicio a falha?No sistema orijinal o fluido passa pelo embolo , qualquer sujeira que tenha na agua e´suficiente para trancalo nao permitindo com que a agua se espanda normaumente resultado estoura vasamento em todo sistema (mangueiras radiadores etc..)ja no recipiente de espaçao a agua nao passa pela vauvola de controle de preçao por isso dificomente ela ira trancar , nao e´achismo e sim conhecimento tecnico.
Eduarte se voce prestar atençao a grande sacada desse sistema nao e´a ventoinha eletrica ou o recipiente de espançao (uma andorinha nao fas verao) mas sim a temperatura operacional mediana de trabalho que e´9graus mais baixo e a armunia de cada componente do sistema .
Vou botar um ponto final nesta pendenga .
No final deste ano eu com minha familia fisemos uma viajen de um dia , rodamos 1500kms por serras (serra do rio do rastro , serra do corvo branco etc...) estradas de chao batido (50kms) , ficamos presos em um engarrafamento por 4horas e pra fexar fis de florianopoles a jaragua em 4horas a uma velocidade de cruseiro de 120 , 130km/hs .Porem acreditem (chupa essa manga eduarte)o fluido do meu carro esta vencido , quando abro a tampa esala um cheiro de saloba (fluido contaminado com ferrujem) a pate de baixo do recipiente esta sujo de ferrujem , este sistema ja rodou 30000kms e tem um ano e meio de uso ou seja eduarte de novo nao tem nada , segundo o que voce disse o sistema orijinal funciona bem quando o fluido esta novo pois bem o meu sistema e´tao eficiente e parrudo que mesmo com fluido velho ou vencido ele da´conta do recado mesmo em uso mais severo .
Eduarte nao estou aqui para mostrar que sou melhor que voce ou alguem aqui do forun mas sim para acabar com esse mitos lendas de sertos cabelos branco que acham que sabem tudo mas na verdade nao sabem nada , estou aqui para ajudar esses petruccis da vida que tanto precisam de ajuda de nos aqui do forun . Eduarte quando fiser algun questionamento sobre meus progetos , faça com enbasamento tecnico nao com achismo , quando fiser faço questao de ler e respomder a autura .
Valeu obrigado pela atençao e boa sorte para todos .
AlexandroDorner
rpetrucci
15/02/2013, 16:03
Amigos sei apenas de uma coisa, no meu carro é tudo novo e ta uma nhaca !
Na bongo da empresa é selado e ta um show, mais de 160mil e nunca encomodou.
Na ducato do meu pai é selado e ta mais que show, o veio ja rodou 240mil e nada de atrapalhar.
A única conclusão que chego é que é uma MERCADORIA esse sistema da sportage ....
Amigos sei apenas de uma coisa, no meu carro é tudo novo e ta uma nhaca !
Na bongo da empresa é selado e ta um show, mais de 160mil e nunca encomodou.
Na ducato do meu pai é selado e ta mais que show, o veio ja rodou 240mil e nada de atrapalhar.
A única conclusão que chego é que é uma MERCADORIA esse sistema da sportage ....
Se vc acha que é por causa que o sistema é aberto, coloca o selado, qquer mecanico que se prese sabe fazer esse sistema.
De todas as sportages que conheço, só na sua que o sistema aberto não funciona, coloca o selado e pronto.
[]s
(DU)
rpetrucci
15/02/2013, 16:39
EDuarte a questão não é essa, vamos acalmar os animos....
O fato é que no meu carro ta tudo novo e não funciona, ja gastei mais de 15mil nessa brincadeira, tudo zero, e não funciona.
Comprei outra tampa hoje para testar.
Quanto so a minha não funcionar, estranho o fato do topico em questão ser o maior do forum, sempre com uma amigo novo com problemas antigos, SPORTAGE FERVENDO. Acredito que não seja somente o da minha que não esta funcionando; talvez o seu funcione muito bem.
Só para ilustrar o que digo, na volta do carnaval me deparei com mais nada menos que 5 sportages na beira da estrada FERVENDO, tavez a minha não foi a 6 por estar com aditivo que eleva o ponto de ebulição da água a 105ºC e ter um relogio que realmente funcione para controlar.
Estou buscando ajuda aqui e não iniciando uma discução filosófica, pois o fato é que realmente o sistema não funciona, pois se funcionasse não teriamos tantos posts como temos, nem mesmo esse tópico teria 150 páginas sobre essa questão.
rpetrucci
15/02/2013, 16:40
Encontrei uma matéria na internet sobre a L200, la diz que uma das causas do superaquecimento é o excesso de diesel na camara de compustão, será que pode ser meu caso ?
Segue o link: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/problemas-motor-mitsubishi-l200-301668.shtml
Alexandro, não vou esticar esse assunto denovo pq isso ja foi amplamente discutido.
Como disse anteriormente, pro dia a dia até que é eficiente, pro trabalho pesado não serve, até porque, a ventoinha elétrica não funciona dentro da agua ou barro, mas acho que vc sabe disso né...
Apenas pra constar, não questionei seu projeto, expus minha experiencia, e outra, não falei nada sem embasamento tecnico como vc citou, eu sou tecnico e faço manutenção/preparação em sportage a 5 anos e com sucesso, então acho que sei bem o que estou falando.
[]s
(DU)
rpetrucci
15/02/2013, 17:01
Alexandro, não vou esticar esse assunto denovo pq isso ja foi amplamente discutido.
Como disse anteriormente, pro dia a dia até que é eficiente, pro trabalho pesado não serve, até porque, a ventoinha elétrica não funciona dentro da agua ou barro, mas acho que vc sabe disso né...
Apenas pra constar, não questionei seu projeto, expus minha experiencia, e outra, não falei nada sem embasamento tecnico como vc citou, eu sou tecnico e faço manutenção/preparação em sportage a 5 anos e com sucesso, então acho que sei bem o que estou falando.
[]s
(DU)
EDuarte voltando ao foco :) será que meu problema pode ser diesel demais aos 3mil giros ? Meus bicos não troquei até pq o bombista falou que estavam bons ... devo troca-los ? Meu carro faz bastante fumaça aos 3mil giros, bem preta... na outra vez que pedi para o bombista tirar a fumaça o carro ficou pior que um carro mil, voltei nele e ele botou devolta.
Para trocar o bico compro apenas o elemento ou tenho que comprar o bico completo ?
Valeu ....
alexandrodorner
15/02/2013, 17:28
Eduarte no momento em que voce entra com um carro dentro da agua , automaticamente a temperatura do motor cai rapidamente por isso a ventoinha nao e´acionada . Nao existe ventoinha capas de trabalhar dentro do barro seja mecanica ou eletrica (nao e´triturador de barro) . Se voce trabalha com preparacao de SUVs legal amigo , chou de bola , isto siguinifica que voce tem um bom coecimento tecnico porem porque voce nao defende essa bandeira comigo?voce sabe qui estou serto entao deixe o orgulho de lado e defenda esse progeto junto commigo .
O fato é que no meu carro ta tudo novo e não funciona, ja gastei mais de 15mil nessa brincadeira, tudo zero, e não funciona.
Quanto so a minha não funcionar, estranho o fato do topico em questão ser o maior do forum, sempre com uma amigo novo com problemas antigos, SPORTAGE FERVENDO. Acredito que não seja somente o da minha que não esta funcionando; talvez o seu funcione muito bem.
Só para ilustrar o que digo, na volta do carnaval me deparei com mais nada menos que 5 sportages na beira da estrada FERVENDO, tavez a minha não foi a 6 por estar com aditivo que eleva o ponto de ebulição da água a 105ºC e ter um relogio que realmente funcione para controlar.
Estou buscando ajuda aqui e não iniciando uma discução filosófica, pois o fato é que realmente o sistema não funciona, pois se funcionasse não teriamos tantos posts como temos, nem mesmo esse tópico teria 150 páginas sobre essa questão.
Como mencionei anteriormente, ninguem faz manutenção no sistema de arrefecimento, em qquer veiculo, seja ele novo ou velho, selado ou aberto, se não fizer manutenção ferve mesmo, no caso da sportage é pior pq não foi tropicalizada, mas se estiver limpo e com todas as peças em ordem, funciona bem.
Como vc mesmo mencionou, o topico é grande pq a sportage é problematica na refrigeração, mas todos que por aqui passaram resolveram o problema com o sistema original.
Mas dar pitaco é complicado, sem ver a viatura e fazer os testes coerentes fica dificil, por isso que parei de participar do forum como antes.
Se bem que não manjo nada de diesel, nem sei pq estou dando pitaco...rsss
[]s
(DU)
Eduarte no momento em que voce entra com um carro dentro da agua , automaticamente a temperatura do motor cai rapidamente por isso a ventoinha nao e´acionada . Nao existe ventoinha capas de trabalhar dentro do barro seja mecanica ou eletrica (nao e´triturador de barro) . Se voce trabalha com preparacao de SUVs legal amigo , chou de bola , isto siguinifica que voce tem um bom coecimento tecnico porem porque voce nao defende essa bandeira comigo?voce sabe qui estou serto entao deixe o orgulho de lado e defenda esse progeto junto commigo .
Puts... Beleza Alexandro... é isso aí, vamos fazer o sistema selado que é melhor pra fazer trilha galera.
[]s
(DU)
alexandrodorner
15/02/2013, 17:45
Petrucci concordo com voce amigo , realmente 5 spt na estrada com problemas de fervura e´uma evidencia clara que o sistema e uma porcaria . Petrucci quer mais uma evidencia , lembra do tempra , em tao ele tem o mesmo problema poren em menor proporçao .Amigo acredite neste sistema em que defendo aqui ele vai resouver seu problemas e voce e sua amante serao felises para sempre (brincadeira)
Ate´ mais .
AlexandroDorner
EDuarte voltando ao foco :) será que meu problema pode ser diesel demais aos 3mil giros ? Meus bicos não troquei até pq o bombista falou que estavam bons ... devo troca-los ? Meu carro faz bastante fumaça aos 3mil giros, bem preta... na outra vez que pedi para o bombista tirar a fumaça o carro ficou pior que um carro mil, voltei nele e ele botou devolta.
Para trocar o bico compro apenas o elemento ou tenho que comprar o bico completo ?
Valeu ....
Essa parte de injeção de diesel eu não manjo, alias não manjo nada de diesel, tentei te ajudar no sistema de arrefecimento pq é tudo igual.
Mas pelo que vc acabou de relatar pode ser excesso de diesel sim.
Quando o bombista fechou a bomba pra diminuir a fumaça ele parou de aquecer?
[]s
(DU)
Henriquemix
15/02/2013, 22:18
Sistema orijinal :
A 78graus o primeiro estajio da vauvola termoestatica começa a abrir , a 82g esta totaumente aberta , a 86g começa a abrir o segundo estajio , a 88g esta totaumente aberto , a 92g começa a acoplar o acoplamento viscoso (embreajem viscosa) , a 95g esta totaumente acoplado e transmitindo integraumente o movimento para a elice , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , sao dados fornecidos pela propria kia .
Sistema Dorner :
A 75graus começa a abrir o primeiro e unico estajio , a 80g esta totalmente aberto , a 86g o interrupitor temoestatico (famoso sebolao) libera corrente eletrica para alimentar a ventoinha eletrica , fasendo com que a temperatura dessa para 82g e assim desligando a ventoinha , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , cada componente do sistema foi minuciosamente estudado e para que assim foce bem adecuado ao sistema , esse estudo durou aprocimadamente de 7 a 8 meses .
Ventoinha eletrica:
Eduarte imajina voce numa trilha e atola seu carro , voce fica la asselerando seu carro a 3000rpm derrepente voce olha a temperatura subindo , istintivamente voce vai tirar o pe´ , nesse momento o motor vai dimnuir o foco de calor porem tanbem vai diminuir a rataçao da ventoinha e a capacidade de ventilaçao resultado , ou a temperatura vai se manter aonde esta ou vai continuar a subir ou seja se esta quase fervendo vai permanesser neste quase se ja esta fervendo vai comtinuar a ferver e chegar a fundiçao termal(ja era pro motor) .Agora se seu carro ter ventoinha eletrica acontece justamente o contrario , no momento em que voce tirar o pe´o motor vai diminuir o foco de calor e a ventoinha estara a toda velocidade porque ela nao e´movida pelo motor fasendo com que a temperatura dessa rapidamente , isso nao e´achismo e sim puro raciocinio lojico .
Em resumo , a ventoinha eletrica e´superior em tudo , dura bem mais , conheço carros com 20anos de uso e a ventoinha ainda e´orijinal em quanto a mecanica dura 2anos ou 70milkms . Por nao ser movida pelo motor proporciona uma maior economia . Amenta a vida utio do motor por ser mais precisa no controle da temperatura etc.. So´ faço uma reçauva tem que ser de boa qualidade nada de xingilingue , so´bosh ou similar.
Recipiente de espançao :
Eduarte pença em 2 recipientes A , B no recipiente A cabe esatos 1litro , no recipiente B cabe esatos 1,1litro (ou1litro e 100ml) em ambos vamos abastecer com esatos 1litro de agua , agora vamos aquecelos ate 90graus pergunta o que acontece com os 2 recipientes ? com o aquecimento da agua as moleculas se afastam uma das outras o que almenta o volume da agua resultado , o recipiemte A estoura porque a capacidade dele e de esatos 1litro porem o volume da agua (90graus)a essa temperatura e bem maior , ja no recipiente B nao estoura porque a tem espasso para a agua se espandir , isso nao e´achismo mas e sim pura fisica de materiais .
No sistema orijinal tem uma vauvola de dentro da tampa do radiador , ela e´um embulo que tem uma mola que pressiona o embolo de cima para baixo , em baixo do embolo tem o bouçao de agua que esta sendo aquecido e precionando o embolo para cima ate ele dar vasao para um cano laterau e chegando ao recipiente de alojamento de fluido (uma espese de ospedero temporario).
Recipiente de espaçao e´uma camara onde o fluido circula constantimente e tem espasso para se espandir , aucontrario do outro sistema o fluido circula atraves de mangueiras e nao pela vauvola de pressao , o que passa pela vauvola e´apenas ar quente e nada mais .
Pergunta , qual dos 2 sistema sao mais propicio a falha?No sistema orijinal o fluido passa pelo embolo , qualquer sujeira que tenha na agua e´suficiente para trancalo nao permitindo com que a agua se espanda normaumente resultado estoura vasamento em todo sistema (mangueiras radiadores etc..)ja no recipiente de espaçao a agua nao passa pela vauvola de controle de preçao por isso dificomente ela ira trancar , nao e´achismo e sim conhecimento tecnico.
Eduarte se voce prestar atençao a grande sacada desse sistema nao e´a ventoinha eletrica ou o recipiente de espançao (uma andorinha nao fas verao) mas sim a temperatura operacional mediana de trabalho que e´9graus mais baixo e a armunia de cada componente do sistema .
No final deste ano eu com minha familia fisemos uma viajen de um dia , rodamos 1500kms por serras (serra do rio do rastro , serra do corvo branco etc...) estradas de chao batido (50kms) , ficamos presos em um engarrafamento por 4horas e pra fexar fis de florianopoles a jaragua em 4horas a uma velocidade de cruseiro de 120 , 130km/hs .Porem acreditem (chupa essa manga eduarte)o fluido do meu carro esta vencido , quando abro a tampa esala um cheiro de saloba (fluido contaminado com ferrujem) a pate de baixo do recipiente esta sujo de ferrujem , este sistema ja rodou 30000kms e tem um ano e meio de uso ou seja eduarte de novo nao tem nada , segundo o que voce disse o sistema orijinal funciona bem quando o fluido esta novo pois bem o meu sistema e´tao eficiente e parrudo que mesmo com fluido velho ou vencido ele da´conta do recado mesmo em uso mais severo .
Eduarte nao estou aqui para mostrar que sou melhor que voce ou alguem aqui do forun mas sim para acabar com esse mitos lendas de sertos cabelos branco que acham que sabem tudo mas na verdade nao sabem nada , estou aqui para ajudar esses petruccis da vida que tanto precisam de ajuda de nos aqui do forun . Eduarte quando fiser algun questionamento sobre meus progetos , faça com enbasamento tecnico nao com achismo , quando fiser faço questao de ler e respomder a autura .
AlexandroDorner[/QUOTE]
Olá Alexandro, pra fazer essa alteração no sistema da ventoinha, é preciso alterar muita coisa ?
è possível vc explicar como fazer e quais peças deverão ser trocadas ?
agradeço pelas dicas
clairton castro
15/02/2013, 22:29
Boa noite pessoal, não entendo muito de sportage, pois faz exatamente um ano que comprei a minha, mas quero contar uma coisa: meu tio já teve 5 sportages dá primeira que veio até 2001, duas aspiradas, 1 tdi curta, 1 tdi gran e depois 1 tdi curta, todas novas, a última ele acabou trocando por uma carnival, e nenhum ferveu, ele não é de cuidar muito dessa parte, recentemente, a uns 03 anos, ele comprou mais uma, pois diz ele que é um carro bom e economico, também nunca ferveu. Meu padrinho teve uma 1998 diesel, nunca ferveu, trocou por uma 2003 tdi e nunca ferveu, a minha também nunca ferveu. O nosso mecanico, que foi um ex-mecanico da Kia de Curitiba, disse o sistema funciona bem, se não está funcinando é porque tem alguma coisa errada, tampa do radiador com defeito até o cano de retorno do reservatorio de expansão. Ele me disse que tem gente está retificando a ventoinha viscosa, no primeiro momento funciona, mas não demora muito a estragar e se não perceber iso antes, vai o motor. Ele disse que quando trocar alguma coisa, trocar por novo e de boa qualidade, valvula termostatica, tirou, tem que trocar. Volta a dizer, não entendo muito, escrevo de acordo com o que vi e o mecanico disse. Se ferve é porque tem alguma coisa errada, é bom levar a um mecanico bom e de confiança. Boa noite a todos e aqueles que tem problema, espero que se resolva logo. Abraços.
DouglasMac
15/02/2013, 22:39
Olá pessoal. Conheço SPT do lançamento em 1995 aos dias de hoje. Portanto, me julgo conhecedor da viatura e posso dar pitacos, se me permitem,, segue:
Tenho 02 (duas SPT), sendo 01 a diesel 2001 (Shopping's) e outra a gasolina 1997 (trilhas e, das pesadas!!!) e todas as duas NUNCA ferveram por problema relacionado ao sistema utilizado na refrigeração (a 97 de trilha ferveu por mangueira furada e muito barro externo no radiador). A 2001 Diesel tem 198.000km e lacrada de fábrica em qq parte, da mecanica a lataria. A de trilha 97 viaja para expedições longas (1.000kms), com misto de asfalto a 100km/h à usar a primeira marcha reduzida por muitos kms e tempo longo. Volta sem o menor problema, porém, tudo é revisado e original.
Temos nesta sala e em outras, vários relatos a respeito do assunto, sendo que muitos "apanham" e depois relatam (ou se calam por vergonha) que alguma coisa estava errada.
O Eduarte, assim como eu e outros, faz trilhas com o sistema original e NADA acontece. Gastar os "tubos" sem identificar a causa o problema passa a ser falta de critério.
Em páginas passadas, colocamos a troplicalização do sistema mas, parece que ninguém lê e realiza.
Estranho é querer gastar em adaptação e não querer gastar no original. O sistema é simples e funcional.
PS: SPT 2.2 diesel é mais sensível mas aceita manuetenção e carinho, roda numa boa!!
Abraços e LAMA!!
Djalma colombo
15/02/2013, 23:19
Tenho a minha a 2 anos e nunca me incomodou nesse ponto, o antigo dono deixou ferver por relaxamento, e na verificar o nivel de agua, alem de ter colocado gnv, usou um sistema que era uma droga, coloquei tudo original e é só alegria!
alexandrodorner
15/02/2013, 23:32
Sistema orijinal :
Sistema Dorner :
Ventoinha eletrica:
Recipiente de espançao :
AlexandroDorner
Olá Alexandro, pra fazer essa alteração no sistema da ventoinha, é preciso alterar muita coisa ?
è possível vc explicar como fazer e quais peças deverão ser trocadas ?
agradeço pelas dicas[/QUOTE]
Ola henrique seja bem vindo ao forun e que traga sempre boas ideias .
Henrique recomendo voce levar seu carro em uma mecanica especialisada em sistema de arrefecimento para que poça ser feito o trabalho com qualidade .
Em tao vamos a receita de bolo:
1 Retire o radiador fora e na tampa de baixo estalar o enterrupitor-termo-estatico(cebolao).
2 No radiador estale e fixe o suporte-defletor.
3 No suporte-defletor monte o conjunto motor e elece .
5 Retire a ventoinha mecanica , soute os parafusos que fixa ela ao eixo , nao retire o eixo fora pois ele mantem as correias do alternador esticadas .
6 Monte o conjunto radiador-ventoinha-eletrica no mesmo lugar .
7 Estale a fiaçao eletrica , nao tem segredo e´o mesmo circuito de uma simples lampada , nao deiche os fios espostos , cabo eletrico sempre dentro de conduite sempre , e estale um fusivel de segurança no sisteminha .
Ta´ pronto se os componentes sao corretos vai funcionar de forma serta .
Lista de componentes :
*Eletro-ventilador pode ser do gol g5 ou do meriva , recomendo do gol .
*Suporte-defletor pode ser do golg5 porque o radiador do gol tem praticamente o mesmo tamanho do sportage .
*Interrupitor-termoestatico recomendo da bosh e opere entre 86graus de pico e 82graus de desligamento do eletro-ventilador .
OBS:Recomendo trocar a vauvola termo-estatica para que a ventoinha tenha um perfeito funcionamento , estalar a do opala 75graus de um estajio e faser um furinho de 4mm de diametro .
Henrique estala e depois divulga aqui no forun o resultado da melhoria .
Valeu um abraço boa sorte .
AlexandroDorner
Henriquemix
16/02/2013, 01:03
Obrigado Alexandro,
Na semana que vem, vou levar a Sptg pra tirar alguns vazamentos de óleo e também um pequeno e super preocupante vazamento de água, e vou passar sua sugestão ao meu mecânico, se tudo der certo, quero adaptar sim.
Já tive outra Sptg 00/01, 2.0 turbo, e nunca tive problemas com ela.....essa recém comprada 95 - 2.2.....já me deu problema de imediato.....fiz uma viagem de 200 e decolou a temperatura....então eu...a cada 50/60....tinha que parar esperar um pouco....e completar a água...ela simplesmente sumia.....quando cheguei e com o motor frio....pude perceber que havia um vazamento pequeno de água.
Tem 2 ou 3 pontos de vazamentos de óleo também....então vou aproveitar e verificar tudo de uma vez só.....inclusive mandar varetar o radiador também.
Achei o seu sistema super interessante no sentido da tropicalização do sistema de arrefecimento, além do que, com embasamento técnico.
Com certeza, eu acho que o sistema original funciona sem dúvida nenhuma, mas se pudermos melhorar pras nossas condições térmicas....sou piloto de aviação experimental, e estamos o tempo todo aprimorando nossos motores,a performance, etc...
E é claro que, o bacana disso tudo, em se conseguir um melhor resultado....é o compartilhamento com os demais amigos do grupo.
Desde já agradeço pelas idéias.
rpetrucci
16/02/2013, 12:25
Essa parte de injeção de diesel eu não manjo, alias não manjo nada de diesel, tentei te ajudar no sistema de arrefecimento pq é tudo igual.
Mas pelo que vc acabou de relatar pode ser excesso de diesel sim.
Quando o bombista fechou a bomba pra diminuir a fumaça ele parou de aquecer?
[]s
(DU)
Na verdade quando ele fechou a bomba não testei, pois ficou tão fraca que voltei correndo pra ele voltar ao que era.
Falei com ele na sexta a tarde depois de ler a reportagem, segunda vou la pra ir testando diminuir aos poucos o diesel para ver no que que da...
Hj troquei a hélice, a minha era 1,5cm menor as pás e ela ficava uns 3cm mais para tráz ...
Só outra dúvida, a ventuinha tem que puxar o ar de fora do carro ou soprar o ar contra o radiador ?
Na verdade quando ele fechou a bomba não testei, pois ficou tão fraca que voltei correndo pra ele voltar ao que era.
Falei com ele na sexta a tarde depois de ler a reportagem, segunda vou la pra ir testando diminuir aos poucos o diesel para ver no que que da...
Hj troquei a hélice, a minha era 1,5cm menor as pás e ela ficava uns 3cm mais para tráz ...
Só outra dúvida, a ventuinha tem que puxar o ar de fora do carro ou soprar o ar contra o radiador ?
Tem que puxar o vento pelo radiador soprando o motor, de fora pra dentro.
[]s
(DU)
rpetrucci
16/02/2013, 20:28
Tem que puxar o vento pelo radiador soprando o motor, de fora pra dentro.
[]s
(DU)
Acabo de testar, mesma naba.
Vo pedir pro mecanico trocar denovo a junta do cabeçote, o motor ta com 2600km ... não sei o que fazer.
Acabo de testar, mesma naba.
Vo pedir pro mecanico trocar denovo a junta do cabeçote, o motor ta com 2600km ... não sei o que fazer.
A mangueira inferior do radiador fica na mesma temperatura que a superior ou bem mais fria?
Que junta vc ta usando no cabeçote, amianto o metal?
[]s
(DU)
rpetrucci
16/02/2013, 20:52
A mangueira inferior do radiador fica na mesma temperatura que a superior ou bem mais fria?
Que junta vc ta usando no cabeçote, amianto o metal?
[]s
(DU)
As duas ficam na mesma temperatura, trocando a helice não passou de 90 graus o termostato, porem jogou para o expansor igual.
A junta é metálica.
As duas ficam na mesma temperatura, trocando a helice não passou de 90 graus o termostato, porem jogou para o expansor igual.
A junta é metálica.
A junta esta certa.
Se as duas mangueiras ficam na mesma temperatura, é sinal que o radiador não esta dando conta ou tem problema no cabeçote/junta, acredito que no radiador seja o mais provavel, a mangueira inferior tem que ser bem mais fria que a superior.
Não se ofenda, mas esse mecanico sabe fazer o serviço? Pegunto isso pq se errar o aperto do cabeçote da problema serio, principalmente em diesel.
A bomba d'agua é nova? com a tampa do radiador aberta e sem a valvula termostática vc ve a agua circulando com grande volume?
Vc disse que ia trocar a tampa, trocou? Deu pressão no sistema?
[]s
(DU)
rpetrucci
16/02/2013, 21:30
A junta esta certa.
Se as duas mangueiras ficam na mesma temperatura, é sinal que o radiador não esta dando conta ou tem problema no cabeçote/junta, acredito que no radiador seja o mais provavel, a mangueira inferior tem que ser bem mais fria que a superior.
Não se ofenda, mas esse mecanico sabe fazer o serviço? Pegunto isso pq se errar o aperto do cabeçote da problema serio, principalmente em diesel.
A bomba d'agua é nova? com a tampa do radiador aberta e sem a valvula termostática vc ve a agua circulando com grande volume?
Vc disse que ia trocar a tampa, trocou? Deu pressão no sistema?
[]s
(DU)
Eduarte, quando comprei tudo novo o meu cabeçote deu defeito na sede de 2 valvulas, dai o fornecedor trocou, acho que o mecanico colocou o cabeçote novo mas não trocou a junta ... se ela foi apertada 1x tem que trocar ne, mesmo sendo nova... acho que isso ele não fez.
Qual o torque de aperto do cabeçote ?
Troquei a tampa a pressão do sistema é a mesma de antes.... vo testa amanha de manha se a agua passa forte ...
Uma coisa o expansor ficou cheio até a boca quase, deixei o carro esfriando sem abrir nada e fui olhar agora umas 2hs depois e ja tinha retornado metade do volume para o radiador ....
Djalma colombo
16/02/2013, 22:03
Rpetrucci que tampa vc usou? já vi casos de tampa nova dar defeito!
Eduarte, quando comprei tudo novo o meu cabeçote deu defeito na sede de 2 valvulas, dai o fornecedor trocou, acho que o mecanico colocou o cabeçote novo mas não trocou a junta ... se ela foi apertada 1x tem que trocar ne, mesmo sendo nova... acho que isso ele não fez.
Qual o torque de aperto do cabeçote ?
Troquei a tampa a pressão do sistema é a mesma de antes.... vo testa amanha de manha se a agua passa forte ...
Uma coisa o expansor ficou cheio até a boca quase, deixei o carro esfriando sem abrir nada e fui olhar agora umas 2hs depois e ja tinha retornado metade do volume para o radiador ....
O torque da diesel é 3 Kg+90°+90°
O problema esta no fato de não criar pressão no sistema, se não tem pressão, tem algum vazamento ou algum componente esta deixando vazar a pressão, normalmente é a tampa.
A agua não pode ir pro vaso expansor com a temperatura baixa, o motor tem que aquecer bem pra dar pressão e essa pressão abrir a valvula da tampa mandando a agua pro reservatorio.
Qdo a temperatura diminui, fica um vacuo no sistema, esse vacuo libera a outra valvula da tampa puxando a agua do reservatorio devolta.
Vc sabe me dizer a altura da borda do bocal do seu radiador? Se estiver errada a tampa não veda e não da pressão, ja peguei uns dois radiadores novos com esse problema.
[]s
(DU)
Djalma colombo
17/02/2013, 15:04
Eduarte, pelo que ele cita não tem outra explicação só pode ser tampa, acho que o certo seria ele ir até uma auto peça e testar uma tampa que ficasse certa no bocal do radiador. Forte abraço!
alexandrodorner
17/02/2013, 16:41
Petrucci eis o meu progeto com todos os detales , este sistema ja´rodou 30.000kms e tem um ano e meio de uso sem manutençao alguma , se voce olhar com atençao uma das fotos vera qui o recipiente de espançao esta sujo de ferrugen na parte de baixo .
Receita de bolo :
*Radiador .
Retire o radiador fora e estale 3 conexoes , uma para mangueira 3/4 , outra para mangueira 1/4 , outra para encaixar o interrupitor-termo-estatico (cebolao) e a tampa original remova e tampe o furo . Agora subistia o conjunto de 2 coumeias por outro de 3 coumeias para que assim aumente em 50% o volume de fluido . OBS leve o radiador em uma mecanica especialisada em radiadores para faser o serviço com qualidade .
*Eletro-ventilador .
Com o radiador fora aproveite e estale a ventoinha eletrica , o eletro-ventilador use do gol g5 e suporte-defletor use do gol g5 (o radiador do gol tem o mesmo tamnho do radiador do spt).
*recipiente de espançao .
Estale do golf 1997 1.8ap , porque tem um tamanho bem redusido , fixe ele em um lugar o mais auto pocivel (ex:procimo ao filtro de combustivel ) .
*Valvola-termoestatica .
Estale do opala 2.5 que opera a 75graus e fassa um furo de 4mm .
*Interrupitor-termo-estatico (cebolao)
Estale um bosh ou um de marca conceituada , que opere a 86graus ele acione a ventoinha e 82graus ele desligue a ventoinha .
*Magueiras .
Subistitua todas por novas (se ja subistituiu nao precisa) , principalmente as que liga o motor ao radiador do ar quente (sao muito sujeitas a estourar).
Petrucci se na sua cidade nao tem proficional capas de faser o serviço , traga ate jaragua porque aqui tem .
Se voce reaumente botar em pratica este projeto publique aqui no forun .
Valeu um abraço e boa sorte .
AlexandroDorner
Segue as fotos :
395549395554395555395551395552395552395553395553
alexandrodorner
17/02/2013, 16:53
Petrucci nao conssegui mandar em uma so´mençajen segue as fotos .
valeu ate´
AlexandroDorner
395557395558395559395560395557
Eduarte, pelo que ele cita não tem outra explicação só pode ser tampa, acho que o certo seria ele ir até uma auto peça e testar uma tampa que ficasse certa no bocal do radiador. Forte abraço!
Tbm acredito que seja problema de vedação na tampa Djalma, porem resta saber se o problema esta na tampa ou no bocal do radiador.
[]s
(DU)
Djalma colombo
17/02/2013, 19:34
Será que este radiador não teve a parte superior trocada, se a tampa for original e estiver boa só resta o radiador!
rpetrucci
17/02/2013, 20:42
O sistema que tudo é novo e que tem pressão sim. A água vai e volta do expansor.
As mangueiras não ficam estufadas nem com pressão, se isso ocorrer é um sinal de que tem pressão resultante da combustão (funcionamento como queira) do motor no sistema de água. As mangueiras ficam um pouco rígidas mas NUNCA PODEM FICAR DURAS, estão exatamente como ficam a sportege de um amigo, a bongo da empresa e a ducato do meu Pai ...
rpetrucci
17/02/2013, 20:42
Será que este radiador não teve a parte superior trocada, se a tampa for original e estiver boa só resta o radiador!
Com todo respeito amigo leia os post´s anteriores....
rpetrucci
17/02/2013, 20:56
valeu ate´
AlexandroDorner
Grande projeto e meus parabens ... é o primeiro motor que vejo aqui no forum que esta limpo e com cara de tudo no lugar. Eu tb sou chato nessa parte.
Umas perguntas, será que se fizer um parcial do seu projeto ... um mix ... funciona ? Pensei em colocar 3 colmeias no meu radiador, colocar o recipiente de expansão e usar uma tampa de maior pressão no lugar da original ?
Eu to totalmente encucado ...
Como pode ler antes, troquei a hélice por uma que vi que era maior que a minha e ficava mais perto do radiador, coloquei a tampa nova mesmos sabendo que não era ela ... andei com a tampa nova e com a tampa que tinha na minha comprada a 2 meses e com 3 mil km, e o resultado foi o mesmo, a temperatura não passou de 98/99°C , mas mesmo assim foi água para o expansor.
Amanhã vo no bombista diminuir o óleo, pois depois que li a matéria da 4rodas que fala que a L200 tinha problema de aquecimento devido ao excesso de Diesel, que encharcava a camara de combustão provocando combustão desordenada e super-aquecimento, acho que meu problema é por ai ...
E para piorar as coisas, hoje fui para a freeway, andei uns 20kma 110/120 km por hora e advinha ... TUDO NORMAL ...
E agora, sera que minha spt tem um espirito maligno, ou criou vontade própia ? Já to pensando em ir para um terreiro de macumba ...
Uma coisa é certa que vou fazer, pedir para colocar 3 colméias no meu raiador ...
To de saco cheio da situação.
Seu projeto esta muito bom, tudo no lugar direitinho muito legal mesmo, porém agora com essa da minha não passar dos 99°C e mesmo assim jogar agua num dia, e no outro não jogar fiquei com as mãos atadas.
Acho que vou investir na troca dos bicos e regulagem mais detalhada da bomba de diesel, como pego a estrada muito pouco posso ir testando outros caminhos ... e to afim que pagar outro mecânico para colocar um junta nova no cabeçote pra tirar o fantasma da minha cabeça ... ou então vou comprar um torquimetro e eu mesmo pertar essa naba, pois ja perdi a confiança no meu.
Vou comprar a valula termostática do opala .. valeu a dica...
rpetrucci
17/02/2013, 20:59
Petrucci eis o meu progeto com todos os detales , este sistema ja´rodou 30.000kms e tem um ano e meio de uso sem manutençao alguma , se voce olhar com atençao uma das fotos vera qui o recipiente de espançao esta sujo de ferrugen na parte de baixo .
Receita de bolo :
*Radiador .
Retire o radiador fora e estale 3 conexoes , uma para mangueira 3/4 , outra para mangueira 1/4 , outra para encaixar o interrupitor-termo-estatico (cebolao) e a tampa original remova e tampe o furo . Agora subistia o conjunto de 2 coumeias por outro de 3 coumeias para que assim aumente em 50% o volume de fluido . OBS leve o radiador em uma mecanica especialisada em radiadores para faser o serviço com qualidade .
*Eletro-ventilador .
Com o radiador fora aproveite e estale a ventoinha eletrica , o eletro-ventilador use do gol g5 e suporte-defletor use do gol g5 (o radiador do gol tem o mesmo tamnho do radiador do spt).
Estale do golf 1997 1.8ap , porque tem um tamanho bem redusido , fixe ele em um lugar o mais auto pocivel (ex:procimo ao filtro de combustivel ) .
*Valvola-termoestatica .
Estale um bosh ou um de marca conceituada , que opere a 86graus ele acione a ventoinha e 82graus ele desligue a ventoinha .
*Magueiras .
Subistitua todas por novas (se ja subistituiu nao precisa) , principalmente as que liga o motor ao radiador do ar quente (sao muito sujeitas a estourar).
Petrucci se na sua cidade nao tem proficional capas de faser o serviço , traga ate jaragua porque aqui tem .
AlexandroDorner
Segue as fotos :
Amigo quanto custou esse serviço por ai e em quanto tempo foi realizado, daqui um pouco vale pagar o diesel e o hotel e fazer por ai ...
rpetrucci
17/02/2013, 21:01
O torque da diesel é 3 Kg+90°+90°
O problema esta no fato de não criar pressão no sistema, se não tem pressão, tem algum vazamento ou algum componente esta deixando vazar a pressão, normalmente é a tampa.
A agua não pode ir pro vaso expansor com a temperatura baixa, o motor tem que aquecer bem pra dar pressão e essa pressão abrir a valvula da tampa mandando a agua pro reservatorio.
Qdo a temperatura diminui, fica um vacuo no sistema, esse vacuo libera a outra valvula da tampa puxando a agua do reservatorio devolta.
Vc sabe me dizer a altura da borda do bocal do seu radiador? Se estiver errada a tampa não veda e não da pressão, ja peguei uns dois radiadores novos com esse problema.
[]s
(DU)
qual a altura correta ?
quanto a junta, se tirar o cabeçote tem que botar nova ?
rpetrucci
17/02/2013, 21:12
Dura vida gurizada medonha ...
Ontem dei uma esticada de uns 10km a 3 mil giros ... quando verifiquei o expansor tava pela metade ... decepção total, eu contava que trocando a helice e a tampa (alias pela tampa o Eduarte me deve um fadinho de cerveja, pois não é a tampa :) ) ...
Pois bem, hoje fui almoçar com uns amigos que moram na zona norte da cidade, peguei a freeway e coloquei os 110km/h, 3 mil giros ... andei uns 20km ... parei na casa e dele e adivinha .... tudo OK ... como assim OK, sim tudo OK não foi agua para o expansor.
E AGORA É MACUMBA ! amanha vou colocar uma cabeça de algo dentro do motor, uma não, uma penca pois só pode ser olho gordo o que esta acontecendo, começo agora a acreditar em tudo aquilo que minha mão disse ... "tem que mandar benzer esse teu carro meu filho, so pode ser trabalho isso ..."
rpetrucci
17/02/2013, 21:20
Receita de bolo :
*Radiador .
*Eletro-ventilador .
*Valvola-termoestatica .
*Magueiras .
AlexandroDorner
Segue as fotos :
Alexandro o que é a pessa em destaque na foto, bateu uma curiosidade sem tamanho em mim para saber ...
395742
rpetrucci
17/02/2013, 21:23
Alexandro a forração do capo vc tirou para ficar menos calor ou pq tava feia ?
Henriquemix
17/02/2013, 22:11
Alexandro...a minha é motor 2.2 diesel....e não o turbo interculado....pergunto...dá pra fazer esse projeto ?
Estou tbm pensando igual o Rpetrucci, em ir aí e fazer esse serviço....rssss
Vc tem idéia de custos ?
abçs
rpetrucci
17/02/2013, 22:18
vamos fazer um encontro de spt la ... hahahah
O Alexandro paga o churrasco .!!!
Dura vida gurizada medonha ...
Ontem dei uma esticada de uns 10km a 3 mil giros ... quando verifiquei o expansor tava pela metade ... decepção total, eu contava que trocando a helice e a tampa (alias pela tampa o Eduarte me deve um fadinho de cerveja, pois não é a tampa :) ) ...
Pois bem, hoje fui almoçar com uns amigos que moram na zona norte da cidade, peguei a freeway e coloquei os 110km/h, 3 mil giros ... andei uns 20km ... parei na casa e dele e adivinha .... tudo OK ... como assim OK, sim tudo OK não foi agua para o expansor.
E AGORA É MACUMBA ! amanha vou colocar uma cabeça de algo dentro do motor, uma não, uma penca pois só pode ser olho gordo o que esta acontecendo, começo agora a acreditar em tudo aquilo que minha mão disse ... "tem que mandar benzer esse teu carro meu filho, so pode ser trabalho isso ..."
A altura do bocal é de 16mm.
Quem não ta entendendo sou eu, o vaso expansor encher sem vazar é normal, afinal ele existe pra isso, geralmente ele vaza qdo colocam agua a sima do nivel, mas depois que joga o excesso de agua fora, ele volta ao normal.
Não é sempre que ele enche, apenas qdo a temperatura fica muito alta.
Se vc colocar uma tampa com pressão maior vai estourar as mangueiras, se bem que não tem pressão o seu sistema, que pra mim ta ai o problema, mas não adianta falar...
Será um prazer pagar a cerveja, indiferente se o problema for esse ou não.
[]s
(DU)
rpetrucci
17/02/2013, 22:53
A altura do bocal é de 16mm.
Quem não ta entendendo sou eu, o vaso expansor encher sem vazar é normal, afinal ele existe pra isso, geralmente ele vaza qdo colocam agua a sima do nivel, mas depois que joga o excesso de agua fora, ele volta ao normal.
Não é sempre que ele enche, apenas qdo a temperatura fica muito alta.
Se vc colocar uma tampa com pressão maior vai estourar as mangueiras, se bem que não tem pressão o seu sistema, que pra mim ta ai o problema, mas não adianta falar...
Será um prazer pagar a cerveja, indiferente se o problema for esse ou não.
[]s
(DU)
Eduarte a pressão ta normal no sistema ...
Ele enche e se eu continuar andando transborda ....
Acredito que não seja normal encher, pois tive uma pajero diesel 2003 e não enchia nunca ... em compensação sentei na caixa automática ....
A tampa não é, vou medir o bocal (se for o bocal não vale como sendo a tampa e vc paga a cerveja).
Bom, se não tiver pressão a agua vai ferver somente aos 104/105°C devido ao Etileno Glicol do aditivo (foto cientifico e sem discução para o caso) o que então não justifica mesmo não tendo pressão ir para o expansor ...
Se tiver pressão a temperatura de ebulição sobre mais uns 2 ou 3 graus (lembrando que a pressão maxima é de 0.9 bar limitada pela tampa).
Sendo assim a tampa em si esta totalmente descartada .... pode até ser o bocal, mas nesse caso quando coloca-se o ouvido la quando quente veria que passa sempre algo la, o que não corre.
Se a tampa não segura-se a presão correta, poderia abrir mesmo quente que nada ocorreria, no máximo um chiadinho, mas não é verdade, se tento abrir quente ... bummm caca na hora....
Quanto a junta que perguntei, pode usar a mesma ou tem que botar nova ? Lembro que o mecanico apertou o cabeçote novo, e ai o carro dodou exatos 30km na cidade antes de dar o problema... então coloquei outro novo ...
Eu to inclinado para problema na junta ou aperto errado no cabeçote, te tu me disser que pode usar a mesma junta vou comprar um torquimetro, abrir a tampa de valvula e conferir esses apertos ...
Se as mangueiras não ficam duras a pressão não esta normal, com a pressão normal vc não conseguiria juntar os dois lados da mangueira qdo quente, ficaria bem dura.
Mesmo sem pressão a agua vai pro vaso sim, pois se a tampa não estiver vedando corretamente, qdo começar a criar pressão a tampa não vai segurar deixando o excesso de agua passar direto pro vaso, por isso não cria pressão.
Me faça uma gentileza, va até o seu mecanico e peça pra ele medir a pressão da tampa e do sistema com o manometro proprio, a pressão no sistema tem que ficar constante por no minimo 20 minutos, se estiver tudo ok, a tampa não esta casando corretamente com o bocal.
Pra testar a tampa no bocal, com o carro totalmente frio, desconecte do vaso expansor a mangueirinha que vem do radiador e coloque dentro de um copo com agua, aperte com força a mangueira superior do radiador e verifique se sai bolhas de ar ou até mesmo agua, se sair e sinal que a tampa não esta vedando corretamente.
No seu caso a junta pode ser a mesma pq não chegou a aquecer, é como se estivesse dado reaperto no cabeçote, mas é altamente aconselhável a troca.
[]s
(DU)
rpetrucci
18/02/2013, 09:49
Amigos mistério terminou ... sem chutes e com muita ciência ...
Acabo de retornar de um mecanico indicado pelo meu bombista que era chefe de oficina da mecânica diesel da KIA de Porto Alegre e o mesmo mostrou e comprovou o que esta ocorrendo, e também desmentiu tudo sobre a tal tampa.
Esta passando, muito pouco mas esta, compressão para o sistema de arrefecimento. Ele mostrou tudo e fiquei convencido.
Ele tb respondeu que se apertar o cabeçote, mesmo que não ligue de novo, tem sim que colocar junta nova.
Para testar sua sportage, abra a tampa do radiador, encha até o gargalo o mesmo, ligue o carro ... complete até o gargalo novamente, não pode ter nadinha de bolhas, nem mesmo umas minusculas, nada de nada ... nadinha nadinha. Pode apenas aparecer a agua circulando mas bolha nem mesmo uma infima ... então ele me mostrou outra que estava la e realmente somente fica a agua circulando.
A minha é tão pouca que pode ser aperto ou a junta que foi reaproveitada, dai somente testando o aperto e se for o caso colocando junta nova.
Essa semana vou largar para ele arrumar.
Valeu a força de todos.
E saiam da neura da tampa, o mundo vai mais além ...
Amigos mistério terminou ... sem chutes e com muita ciência ...
Acabo de retornar de um mecanico indicado pelo meu bombista que era chefe de oficina da mecânica diesel da KIA de Porto Alegre e o mesmo mostrou e comprovou o que esta ocorrendo, e também desmentiu tudo sobre a tal tampa.
Esta passando, muito pouco mas esta, compressão para o sistema de arrefecimento. Ele mostrou tudo e fiquei convencido.
Ele tb respondeu que se apertar o cabeçote, mesmo que não ligue de novo, tem sim que colocar junta nova.
Para testar sua sportage, abra a tampa do radiador, encha até o gargalo o mesmo, ligue o carro ... complete até o gargalo novamente, não pode ter nadinha de bolhas, nem mesmo umas minusculas, nada de nada ... nadinha nadinha. Pode apenas aparecer a agua circulando mas bolha nem mesmo uma infima ... então ele me mostrou outra que estava la e realmente somente fica a agua circulando.
A minha é tão pouca que pode ser aperto ou a junta que foi reaproveitada, dai somente testando o aperto e se for o caso colocando junta nova.
Essa semana vou largar para ele arrumar.
Valeu a força de todos.
E saiam da neura da tampa, o mundo vai mais além ...
Que bom que achou o problema, com o teste do manometro que indiquei anteriormente, esse defeito teria sido identificado.
Mas me desculpe, ainda não estou convencido que o problema é esse.
O problema na tampa não é neura, é fato, em 99% das vezes o problema é resolvido com a troca da tampa.
Mas manda lá e tomara que resolva, to com sede e quero pagar/tomar aquela cerveja.
[]s
(DU)
Djalma colombo
18/02/2013, 15:11
O Edu, to contigo, to achando esquisito essa historia de bolha, sendo assim provocaria superaquecimento, ja vi isso acontecer!
O Edu, to contigo, to achando esquisito essa historia de bolha, sendo assim provocaria superaquecimento, ja vi isso acontecer!
Vamos esperar ficar pronto, tomara que consiga resolver...
Acho que sou o cara mais sortudo do mundo, na maioria das vezes foi resolvido com a troca da tampa ou constatado altura errada no bocal do radiador.
Ou então vou deixar de ser honesto...rsss
[]s torcendo pra resolver
(DU)
rpetrucci
18/02/2013, 16:36
Amigos só para informação, acabo de vir da autorizada KIA Sun Motors de Porto Alegre. Torque do motor DIESEL da SPT é de 11KGf + 90º + 90 º e não 3 como foi informado anteriomente.
Amigos só para informação, acabo de vir da autorizada KIA Sun Motors de Porto Alegre. Torque do motor DIESEL da SPT é de 11KGf + 90º + 90 º e não 3 como foi informado anteriomente.
É o seguinte,
Peço desculpas ao rpetrucci por ter passado informação errada sobre o torque do cabeçote, mas é o que esta no meu manual (em anexo).
Diante disso liguei para um amigo ex mecanico da KIA, o sr Miguel, o Julio sabe de quem estou falando, excelente profissional, relatando o caso ele me informou varios erros no procedimento do seu motor.
O torque correto é 7kg, aguardar 1 hora e conferir os 7kg, depois 90°, aguardar mais 1 hora e mais 90°, feito isso nem precisará dar reaperto, se colocar 11kg vai estourar o parafuso.
Outra coisa que ele me disse é que a junta esta errada, como seu cabeçote é novo, não poderia ser junta multilamina, teria que ser amianto.
Ele me passou muitos outros detalhes e manhas sobre esse procedimento no motor diesel que fazem toda diferença e eu não sabia, como disse antes, não manjo desse motor.
Eu disse que vc ligaria pra ele (53) 30252198 ele esta em Pelotas - RS, deve ser um pouco longe de vc, mas vale a pena, com certeza vc será muito bem orientado e sugiro até vc levar o seu carro pra ele, tenho certeza que vc não vai se arrepender, o Julio pode confirmar.
Mais uma vez peço desculpas, e ja corrigi o erro no meu manual, que diga-se de passagem é um absurdo ter esse tipo de erro.
[]s
(DU)
alexandrodorner
18/02/2013, 19:09
vamos fazer um encontro de spt la ... hahahah
O Alexandro paga o churrasco .!!!
Fala galera tudo bem ?
Petrucci e Henrique venham quando quiserem , pago sim Petrucci o churrasco .
Que bom que voces gostaram do trabalho , o melhor de tudo que realmente funciona .
Henrique sim , pode ser estado no seu 2.2 da mesma forma na verdode ficara ate melhor por causa de nao ser turbinado .
O custo ficou em torno dos 3.000,00rs .
Petrucci retirei a forraçao por causa que estava muito estragada e o feia e motor da branquinha e muito silenciso nao vejo porque ter revestimento acustico pra se ter uma ideia ela do lado de uma ranger 2.5 voce nem escuta ela ligada.
Petrucci nao entendi o que voce viu de diferente , voce pode ser mais especifico ?
Henrique e Petrucci se voces quiserem ajente pode se combinar e eu cuidar dos seus carros aqui a um ves de voces gastaren com hotel e coisarada , uma sujestao .
Petrucci o que este mecanico da kia disse tem sintido provavelmente e´o problema , nao pode ter nem uma bolhinha nada nada .
Ha´ Petrucci nao da bola para esses invejosos tenha deus no coraçao e bola para frente .
Valeu galera boa sorte a todos ate´.
AlexandroDorner
MEU CARO AMIGO QUEM TE DIO ESTA INFORMAÇAO DEVERIA SER EL FAXINEIRO(Amigos só para informação, acabo de vir da autorizada KIA Sun Motors de Porto Alegre. Torque do motor DIESEL da SPT é de 11KGf + 90º + 90 º e não 3 como foi informado anteriomente.)ABRAÇO
...nao da bola para esses invejosos tenha deus no coraçao e bola para frente...
Ô Alexandro, deixa de ser ignorante e seja mais humilde...
Se continuar agindo dessa forma vc não vai ter futuro nesse forum meu amigo.
[]s
(DU)
MEU CARO AMIGO QUEM TE DIO ESTA INFORMAÇAO DEVERIA SER EL FAXINEIRO(Amigos só para informação, acabo de vir da autorizada KIA Sun Motors de Porto Alegre. Torque do motor DIESEL da SPT é de 11KGf + 90º + 90 º e não 3 como foi informado anteriomente.)ABRAÇO
Seja bem vindo de volta Sr Miguel...
[]s
(DU)
alexandrodorner
18/02/2013, 20:41
[QUOTE=EDuarte;1871190]Ô Alexandro, deixa de ser ignorante e seja mais humilde...
Se continuar agindo dessa forma vc não vai ter futuro nesse forum meu amigo.
Senhor Eduarte peço DESCULPAS por me espreçar de forma errada , eu nao me referia a vossa esselencia e sim a alguem que o nosso amigo Petrucci possa vir a ter contato , minhas sinseras DESCULPAS .
Caro sidadao Eduarte se prestar a atençao nas minhas mençagens , sao mençagens em que procuro informar e levar uma mençagen positiva e assim ajudar a levantar a morau de quem ja esta desanimado xateado por isso procuro ser ospitalero com todos (mesmo os novatos).
Eduarte o que percebo em voce e em outros e´que esiste uma recusa em aseitar o novo , o diferente , o fora do manual o que e feito por um novato aqui no forun , novato de idade , o que e feito por um catarinense que foje do eixo rio sao paulo , em fin Eduarte com todo respeito o iguinorante e´aquele que vem aqui e dis que o torki e´3kg e derrepente e´7kg nao se da nem ao trabalho de pesquisar o que dis aqui , os meus trabalhos sao muito estudados antes de divulgalos aqui no forun .
Ve se toma um suco de erva-sidrera pra acaumar um pouco a lingua sidadao .
AlexandroDorner
Djalma colombo
18/02/2013, 22:49
Amigos por favor, estamos aki pra trocar informações sobre nossas dificuldades com nossos veiculos e tentar achar soluções, erros em amnuais são comuns, perfeito só DEUS, não fique trocando pedradas!
Alexandro, vc ja ta falando asneira...
1- o que vc diz ser novidade, é mais velho que andar pra frente, se vc ler o forum vera que o que vc fez ja foi feito por alguns e relatado aqui, por tanto não vejo novidade no seu projeto.
2- Se passei informação errada fui humilde o suficiente pra me desculpar, e não passei informação errada por falta de pesquisa, essa informação esta no manual do mecanico como mencionei, por tanto continuo dizendo que vc precisa ser um pouco mais humilde.
3- Se eu preciso tomar um cha de erva-cidreira, suponho que vc precise de um cha de simancol...
Espero encerrar esse assunto por aqui, esse forum não é para desavenças pessoais, pois percebo que vc levou para o lado pessoal, se quiser continuar, por mim sem problemas, mas continuemos em MP por favor para não poluirmos o bom andamento do forum.
Grato
DouglasMac
18/02/2013, 23:58
Olás...
No tópico é amplamente mencionado o teste do copo e bolhas! Pronto, não é o sistema, é critério!!
Abraços e LAMA!!!
rpetrucci
19/02/2013, 08:23
É o seguinte,
Peço desculpas ao rpetrucci por ter passado informação errada sobre o torque do cabeçote, mas é o que esta no meu manual (em anexo).
Diante disso liguei para um amigo ex mecanico da KIA, o sr Miguel, o Julio sabe de quem estou falando, excelente profissional, relatando o caso ele me informou varios erros no procedimento do seu motor.
O torque correto é 7kg, aguardar 1 hora e conferir os 7kg, depois 90°, aguardar mais 1 hora e mais 90°, feito isso nem precisará dar reaperto, se colocar 11kg vai estourar o parafuso.
Outra coisa que ele me disse é que a junta esta errada, como seu cabeçote é novo, não poderia ser junta multilamina, teria que ser amianto.
Ele me passou muitos outros detalhes e manhas sobre esse procedimento no motor diesel que fazem toda diferença e eu não sabia, como disse antes, não manjo desse motor.
Eu disse que vc ligaria pra ele (53) 30252198 ele esta em Pelotas - RS, deve ser um pouco longe de vc, mas vale a pena, com certeza vc será muito bem orientado e sugiro até vc levar o seu carro pra ele, tenho certeza que vc não vai se arrepender, o Julio pode confirmar.
Mais uma vez peço desculpas, e ja corrigi o erro no meu manual, que diga-se de passagem é um absurdo ter esse tipo de erro.
[]s
(DU)
Grande Du, valeu o contato vou ligar com certeza .... onde conseguiu esse manual ? To precisando do da ligação elétrica ... esse é do diesel mesmo poir 3kg é do a gasolina ...
Quanto a junta metálica, na KIA so tem metálica para venda não existe de amianto, ontem revirei os catalogos la pois queria comprar original, mas tb não tem para entrega... uma naba esses coreanos ja não tem mais nada aqui. Se alguem tiver um site la na corea seria legal para podermos comprar as peças, a internet nos da essa oportunidade....
rpetrucci
19/02/2013, 08:31
Boa Sr. MAAT ...
Qual seria o correto então ? No sistema da autorizada estava 107,87 Newtons de torque. Dar torque de 88 newtons, aquecer o motor em marcha lenta, aguardar o resfriamento total ou 24hs, aplicar 107,87 + 90º, aquecer o motor em marcha lenta, aguardar o resfriamento total ou 24hs, aplicar mais 90º. Acho que meus 5 anos nos EUA ajudaram um pouco no meu inglês .... ;)
Qual a informação que vc tem ?
Grande Du, valeu o contato vou ligar com certeza .... onde conseguiu esse manual ? To precisando do da ligação elétrica ... esse é do diesel mesmo poir 3kg é do a gasolina ...
Quanto a junta metálica, na KIA so tem metálica para venda não existe de amianto, ontem revirei os catalogos la pois queria comprar original, mas tb não tem para entrega... uma naba esses coreanos ja não tem mais nada aqui. Se alguem tiver um site la na corea seria legal para podermos comprar as peças, a internet nos da essa oportunidade....
Infelizmente o manual da parte eletrica eu não tenho, fico devendo...
O torque da gasolina é 8 kg em tres etapas.
A taranto que é uma das melhores, tem a junta pra sportage diesel, só não tem pra gasolina que é uma pena.
Liga pro Sr Miguel sim, tenho certeza que vc vai resolver o problema, se vc manjar um pouco de espanhol vai ficar facil.
Nos mantenha informados.
[]s
(DU)
meu caro amigo estamos em um dilema mi mal portunhol.,ah respeto desta comsulta,(Boa Sr. MAAT ...
Qual seria o correto então ? No sistema da autorizada estava 107,87 Newtons de torque. Dar torque de 88 newtons, aquecer o motor em marcha lenta, aguardar o resfriamento total ou 24hs, aplicar 107,87 + 90º, aquecer o motor em marcha lenta, aguardar o resfriamento total ou 24hs, aplicar mais 90º. Acho que meus 5 anos nos EUA ajudaram um pouco no meu inglês .... :wink:
Qual a informação que vc tem ?,,ok si tu le das el torque que manda el manual kia es de 3Nm,,3kg,+90+90,ah los 4500 km se afloga ou sopla la junta,agora despois de apanhar muito descubrimos que si tu le das este torque nao se sopla la junta, 70Nm-ou 7kg,aguardas 1 hora e le confirmas los mismo torque 70NMou 7kg-logo que le confirmaste los torque le das 90 grao aguardas 1 hora e les das 90 grao mas e listo(este torque serve para la 2,0 e 2,2 ok)las junta que eu uso som (taranto ou ajusa de amianto e so voto junta de lamina cuando reformo omotor que estan las 2 vase aplana, bloc e cabeçote,ok abraço
alexandrodorner
19/02/2013, 15:28
Alexandro, vc ja ta falando asneira...
1- o que vc diz ser novidade, é mais velho que andar pra frente, se vc ler o forum vera que o que vc fez ja foi feito por alguns e relatado aqui, por tanto não vejo novidade no seu projeto.
2- Se passei informação errada fui humilde o suficiente pra me desculpar, e não passei informação errada por falta de pesquisa, essa informação esta no manual do mecanico como mencionei, por tanto continuo dizendo que vc precisa ser um pouco mais humilde.
3- Se eu preciso tomar um cha de erva-cidreira, suponho que vc precise de um cha de simancol...
Espero encerrar esse assunto por aqui, esse forum não é para desavenças pessoais, pois percebo que vc levou para o lado pessoal, se quiser continuar, por mim sem problemas, mas continuemos em MP por favor para não poluirmos o bom andamento do forum.
Grato
Concordo Eduarte , realmente essa converça foi longe demais entendo que o obijetivo principal deste forun e´ajudar as pessoas que precisam de nossos coecimentos tanto os seus quanto os os meus por tanto pesso desculpas a todos os leitores e amantes deste carro maravilhoso . Porem faço uma reçalva , respeito e´bom e todos gostam , Eduarte este forun nao e´ uma estençoa de sua casa onde voce fala o que quiser e fica por isso se respeitar as outras pessoas sera respeitado tanbem , se voce mandar mençagem ofenciva teras uma resposta a autura .
AlexandroDorner
Concordo Eduarte , realmente essa converça foi longe demais entendo que o obijetivo principal deste forun e´ajudar as pessoas que precisam de nossos coecimentos tanto os seus quanto os os meus por tanto pesso desculpas a todos os leitores e amantes deste carro maravilhoso . Porem faço uma reçalva , respeito e´bom e todos gostam , Eduarte este forun nao e´ uma estençoa de sua casa onde voce fala o que quiser e fica por isso se respeitar as outras pessoas sera respeitado tanbem , se voce mandar mençagem ofenciva teras uma resposta a autura .
AlexandroDorner
Ok Alexandro...
Abraço
alexandrodorner
19/02/2013, 16:21
Petrucci tudo bem ? resouvel o problema de vasamento do fluido para o recipente ?
Amigo voce me perguntou se e´pocivel faser um sistema misto . Acredito que sim , porem o componente mais defeituoso e´justamente o acoplamento viscoso de 100% dos casos de fervura pelomenos 70% e´por falha desta peça , essa peça falha de duas maneira :
1)Este componente tem a funçao de controlar a temperatura minima e maxma do sistema (92graus a 95graus operacional) o problema e´ que a temperatura ´maxma e´muito procima de fervura(105graus) ou seja , quauquer falha do sistema la foi o motor .
2)Este componente tem vida utio muito curta 70.000kms ou 2 anos .
Petrucci se voce nao quer usar a ventoinha eletrica ok , entao pelomenos troque o componente por outro de melhor qualidade porque este pode jogar seus 15.000rs pro ralo , algumas sugestoes que voce pode usar ex:acoplamento viscoso dos motores 2.8mwm ou do 2.5maxon , o custo deve ficar em torno dos 1000rs .
Valeu amigo boa sorte .
AlexandroDorner
rpetrucci
19/02/2013, 20:29
Uma dúvida bem banal, mas na minha atual caminhada ;) Até onde devemos completar o radiador ?
rpetrucci
19/02/2013, 20:29
Petrucci tudo bem ? resouvel o problema de vasamento do fluido para o recipente ?
Amigo voce me perguntou se e´pocivel faser um sistema misto . Acredito que sim , porem o componente mais defeituoso e´justamente o acoplamento viscoso de 100% dos casos de fervura pelomenos 70% e´por falha desta peça , essa peça falha de duas maneira :
1)Este componente tem a funçao de controlar a temperatura minima e maxma do sistema (92graus a 95graus operacional) o problema e´ que a temperatura ´maxma e´muito procima de fervura(105graus) ou seja , quauquer falha do sistema la foi o motor .
2)Este componente tem vida utio muito curta 70.000kms ou 2 anos .
Petrucci se voce nao quer usar a ventoinha eletrica ok , entao pelomenos troque o componente por outro de melhor qualidade porque este pode jogar seus 15.000rs pro ralo , algumas sugestoes que voce pode usar ex:acoplamento viscoso dos motores 2.8mwm ou do 2.5maxon , o custo deve ficar em torno dos 1000rs .
Valeu amigo boa sorte .
AlexandroDorner
E aquela peça da foto que postei o que é ... to curioso ...
Djalma colombo
19/02/2013, 21:15
Petrucci, pode completar até transbordar, quando colocar a tampa, vai ficar somente a agua necessaria, o resto vai pro expansor, quando completar de umas apertadas na mangeuira pra ver se não tem ar, se baixar volte a completar, depois funcione por um tem po e verifique denovo o nivel de agua, se for o caso complete, se ao tirar a tampa estiver na altura do bocal é porque não tem ar, se estiver abaixo é porque ainda tinha ar no sistema e isso provoca mau funcionamento!
Henriquemix
21/02/2013, 08:19
Amigos, deu pau na junta do cabeçote da minha Sptg 2.2, será trocada por esses dias....verificando, notamos que o acoplamento viscoso,já não estava funcionando....
Teria algum problema eu deixá-lo travado ?
Agradeço as considerações
Abraços !!!
oi henrique,,dejar travado el viscoso nao seria aconsejable dependiendo do estado del rolamento del soporte do ventilador esa peça triangular que vai com 03 parafuso ,em nel block do motor.
Henriquemix
21/02/2013, 19:51
oi henrique,,dejar travado el viscoso nao seria aconsejable dependiendo do estado del rolamento del soporte do ventilador esa peça triangular que vai com 03 parafuso ,em nel block do motor.
Olá MAAT, obrigado pela ajuda...só mais uma coisa....é possível verificar esse rolamento e trocá-lo, caso ele esteja desgastado, ou é melhor mesmo fazer a troca do conjunto viscoso ?
Abçs
rpetrucci
21/02/2013, 21:16
Olá MAAT, obrigado pela ajuda...só mais uma coisa....é possível verificar esse rolamento e trocá-lo, caso ele esteja desgastado, ou é melhor mesmo fazer a troca do conjunto viscoso ?
Abçs
Amigo troca o viscoso o meu paguei novo R$ 250,00 na Pickup Car em Porto Alegre - RS e mais R$ 60,00 na Hélice nova ....
rpetrucci
21/02/2013, 21:18
MAAT se a junta do cabeçote for metálica e o mecânico apertar os parafusos até não conseguir mais ... estraga a junta ou ele vai estourar a rosca do bloco antes disso ...
To desconfiado que o meu mecânico passou longe do torquímetro e apertou até fazer biquinho ...
oi rpetrucci,para votar uma junta de metal las 2 fase do bloc e cabeçote,tem que estar aplanado ,sim tu votas uma junta de metal em uma fase enpenada queda soplando compreçao para dentro do bloc ,bah vas a ter que trocar los parafuso acredito que si el apreto com motor frio so estico los parafuso antes de estorar los fios da rosca del bloc parte el parafuso, ok abraço si tem duvida procurame por skype(maat1210)
Djalma colombo
22/02/2013, 21:25
henrique troque o viscos, se travar vc tera aumento no consumo,no barulho do motor e se for pegar uma trilha corre o risco de alguma coisa ir para a helice e acabar quebrando tudo, não corra este risco, o viscoso funciona muito bem basta tera tenção de estar sempre verificando, o meu troquei a 2 anos e ta perfeito, paguei 200 pila!
Detalhe: o da besta tambem serve, porem tem que refazer a furação!
Henriquemix
22/02/2013, 21:55
Beleza Djalma....vou fazer isso sim....vc disse que o da Besta tbm dá certo.....de qual motor ...o 2.2 tbm ? ( o meu é o 2.2 )
abçs
Djalma colombo
22/02/2013, 22:27
Isso memso, só tem que refazer a furação bem certinha pra não ficar desbalanceado, o tamanho é igual!
DouglasMac
23/02/2013, 23:18
Eduarte, suas contribuições são super necessárias e de total confiança...mantenha-se!! OK?
Esta "sala" é sua e de todos mais, porém, sua incansável atenção prestada é mérito incontestável e duradouro. Parabéns!!
DouglasMac
23/02/2013, 23:19
Pessoal, ao trabalhar o cabeçote é obrigatório a substituição dos parafusos de aperto do mesmo, ok??
LAMA!!
Valeu Douglas, faço o possivel assim como vc e tantos outros, o merito é nosso.
[]s
(DU)
Celso Babilon
24/02/2013, 07:43
Eduarte, suas contribuições são super necessárias e de total confiança...mantenha-se!! OK?
Esta "sala" é sua e de todos mais, porém, sua incansável atenção prestada é mérito incontestável e duradouro. Parabéns!!
Douglas, faço minhas as suas palavras, pois a cerca de 2 anos, quando comprei a minha SPORTAGE, venho usando as informações de que todos postam no forum, principalmente as do EDUARTE que é sempre prestativo diante da nossa falta de conhecimento.
Douglas, faço minhas as suas palavras, pois a cerca de 2 anos, quando comprei a minha SPORTAGE, venho usando as informações de que todos postam no forum, principalmente as do EDUARTE que é sempre prestativo diante da nossa falta de conhecimento.
Valeu Celso...
[]s
(DU)
eu me avia retirado del foro,por otros motivo,que foi que me pidio que voltase foi el Sr, EDuarte,Sr, celso suas palabra som mis palabra a respeto desa gran persona un gran abraço
Celso Babilon
24/02/2013, 15:17
eu me avia retirado del foro,por otros motivo,que foi que me pidio que voltase foi el Sr, EDuarte,Sr, celso suas palabra som mis palabra a respeto desa gran persona un gran abraço
Obrigado Sr. Maat, obrigado pelo apoio e tambem por compartilhar conosco os seus conhecimentos.
Valeu Sr. Miguel, devo muito ao Sr., pois tem me ajudado bastante.
[]s
(DU)
Djalma colombo
24/02/2013, 23:05
Reforçando, graças a voces expertes é que continuamos com nossos amores, continuem sendo nossos "gurus". Forte abraço Eduarte e MAAT e a todos que contribuem para o forum!
rpetrucci
25/02/2013, 13:47
Srs após trocar a hélice a temperatura esta OK ... fotos abaixo.
397090397091397092397093
alexandrodorner
25/02/2013, 15:29
Valeu petrucci qui bom que voce resouveu , agora e´so´alegria , se sobrar um tempo venha ate jaragua para aquele surrasco .
Tres perguntas , a´qui rotaçao a turbina alcança a pressao maxima ? voce desligou o termometro orijinal ?quando voce refes o motor voce trocou a turbina ?
Valeu boa lodimeu .
AlexandroDorner
Henriquemix
25/02/2013, 19:43
Amigo troca o viscoso o meu paguei novo R$ 250,00 na Pickup Car em Porto Alegre - RS e mais R$ 60,00 na Hélice nova ....
Olá Rpetrucci, a hélice que vc colocou é a original da Sportage mesmo ?
abçs.
rpetrucci
26/02/2013, 11:37
Olá Rpetrucci, a hélice que vc colocou é a original da Sportage mesmo ?
abçs.
Sim amigo original ....
rpetrucci
26/02/2013, 11:40
Valeu petrucci qui bom que voce resouveu , agora e´so´alegria , se sobrar um tempo venha ate jaragua para aquele surrasco .
Tres perguntas , a´qui rotaçao a turbina alcança a pressao maxima ? voce desligou o termometro orijinal ?quando voce refes o motor voce trocou a turbina ?
Valeu boa lodimeu .
AlexandroDorner
Alegria vai começar (tomara). Tirei o cabeçote hoje pois o problema da água era a passagem de pressão para o sistema, o que fazia jogar agua para expansão.
To colocando um "T" na mangueira que vai para o radiador com o sensor, assim vou deixar o do painel ligado e o relógio novo também....
Vamos marcar o churrasco sim, deixa me aliviar nas contas.
Henriquemix
26/02/2013, 17:56
Sim amigo original ....
Ok...na verdade acabamos constatando que a hélice está em ordem, irei trocar somente o acoplamento....e o cabeçote novo....pois na retífica constataram que o cabeçote tinha sido trincado e soldado....e a retífica recomendou a troca por um novo....pois poderia voltar a dar problemas em breve.
André Fernandes
26/02/2013, 18:53
Srs após trocar a hélice a temperatura esta OK ... fotos abaixo.
397090397091397092397093
sem que em virtude dos acontecimentos você deve esta sem cabeça pra nada...
não sei nem oq eu faria se o meu carro desse essa aporrinhação..mais pra ajudar o pessoal do forum um paço a paço de como proceder quando o cabeçote vai pro saco posta pra gente o tamanho do preju...
e me explica desse relogio que você instalou eu por prevenção to doido pra instalar um igual pro meu carro
boa sorte ai, pena eu conhecer pouco pra poder ajudar... mais tomara que você consiga uma mão de obra boa porque pelo que venho acompanhado o segredo é a mão de obra.
rpetrucci
27/02/2013, 10:52
sem que em virtude dos acontecimentos você deve esta sem cabeça pra nada...
não sei nem oq eu faria se o meu carro desse essa aporrinhação..mais pra ajudar o pessoal do forum um paço a paço de como proceder quando o cabeçote vai pro saco posta pra gente o tamanho do preju...
e me explica desse relogio que você instalou eu por prevenção to doido pra instalar um igual pro meu carro
boa sorte ai, pena eu conhecer pouco pra poder ajudar... mais tomara que você consiga uma mão de obra boa porque pelo que venho acompanhado o segredo é a mão de obra.
O preju esta em 16mil amigo.
O relogio coloquei pq o original so sai do meio depois que derreteu tudo, não presta. Coloca um que precisa sim.
Segue a lista do que troquei ... :
MANGUEIRA RADIADOR SUPERIOR
MANGUEIRA RADIADOR INFERIOR
AMORTECEDOR TRASEIRO
BRAÇO AUXILIAR LADO DIREITO
BOMBA D'ÁGUA
SENSOR PRESSÃO DO ÓLEO
REPARO DA BOMDA DIESEL - OS 6083
CORREIA ALTERNADOR
CORREIA DENTADA
TENSOR DA CORREIA DENTADA
ROLAMENTO DA EMBREAGEM
KIT EMBREAGEM
FILTRO ÓLEO
FILTRO ÓLEO SECUNDÁRIO
FILTRO COMBUSTIVEL
MOTOR COMPLETO
REPARO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL
REPARO DA TURBINA
TUCHO DE VALVULA
MANGUEIRAS e ABRAÇADEIRAS
COXIM MOTOR
JUNTA DO CARTER
CURVA DE INOX - FERRO VELHO
TUBO SPRAY ALTA TEMPERATURA
Jg junta turbina
Mangueira turbina
Cano agua cabeçote - SATI SOLDAS
Retifica - Cabeçote
MANGUEIRAS e ABRAÇADEIRAS
Filtros e óleos
Correia ar condicionado
Mangueira manometro pressão turbo
Nipel marcador manometro pressão turbo
Relogio turbo
Relógio óleo
Polia do Comando
Mangueira superior radiador (igual chevette)
Carga ar condicionado
Radiador - reforma
Relógio da água
Kit Rolamentos de Roda e semi-eixo dianteiros
Discos de Freio Dianteiros
Pastinhas dianteiras de freio
Helice do radiador
Junta metalica cabeçote
Jg parafusos cabeçote
rpetrucci
27/02/2013, 11:36
foto da viatura para ... so pra descontrair ....
397693
ViniFreitas
27/02/2013, 12:43
397693
É irmã gemula da minha ^^; só que a minha não tem os bagageiros que eu quero e ao mesmo tempo não quero colocar, queria achar um modelo que ficasse o mais original possível, mas não é o caso desse tópico.
O que eu gostei mesmo foram dos seus manometros, quanto foi? e onde você mandou instalar? Da pra manter o sistema original também? Está no pé do motorista ou do passageiro?
Uma foto da minha coitada toda arranhada:
397703
André Fernandes
27/02/2013, 18:00
397693
a viatura ta linda mesmo parabens.... se da uma merda dessa no meu carro acho que eu taco fogo, kkkkkkkkkkkkkkkk
to zuando... boa sorte ai e tomara que tudo acabe bem.
rpetrucci
27/02/2013, 19:07
É irmã gemula da minha ^^; só que a minha não tem os bagageiros que eu quero e ao mesmo tempo não quero colocar, queria achar um modelo que ficasse o mais original possível, mas não é o caso desse tópico.
O que eu gostei mesmo foram dos seus manometros, quanto foi? e onde você mandou instalar? Da pra manter o sistema original também? Está no pé do motorista ou do passageiro?
Uma foto da minha coitada toda arranhada:
397703
Amigo coloquei esse rack pq quero comprar um caiaque, e os tipos originais não me foram recomendados pelo vendedor, os meus são da KEKO.
Os relógios custaram 70,00 o da turbina e do óleo, 120,00 o da água, 40,00 o suporte e 35,00 as mangueiras para ligar o relógio da pressão do óleo. Você acha tudo no mercado livre.
Eu mesmo instalei, não é difícil, basta ter um pouco de paciência e uma mínima habilidade ...
A minha ta com uns picos nas portas dos outros baterem nela ... um saco.
rpetrucci
27/02/2013, 19:13
a viatura ta linda mesmo parabens.... se da uma merda dessa no meu carro acho que eu taco fogo, kkkkkkkkkkkkkkkk
to zuando... boa sorte ai e tomara que tudo acabe bem.
Cara não toquei fogo pq gosto muito dessa naba, acho bem gostosa de usar no dia a dia e ainda da pra brincar na praia e fazenda ... fora isso tive que me segurar pra não tocar fogo
Se o carnê tivesse menor ja tinha trocado, mais ainda tenho 32 prestecas pra pagar, tenho que matar no peito e seguir a vida.
cegandrade
28/02/2013, 08:06
Cara não toquei fogo pq gosto muito dessa naba, acho bem gostosa de usar no dia a dia e ainda da pra brincar na praia e fazenda ... fora isso tive que me segurar pra não tocar fogo
Se o carnê tivesse menor ja tinha trocado, mais ainda tenho 32 prestecas pra pagar, tenho que matar no peito e seguir a vida.
Caramba, achei que fosse o único, rsrsrsrsrsrs. Já risquei o fosforo varias vezes, mais faltou um pouco mais de coragem, pois faltam ainda 24 parcelas. A minha esposa apelidou a minha de amante azul, por que to gastando igual a quem sustenta 2 famílias.
alexandrodorner
28/02/2013, 19:44
397693
Fala Petrucci jente boa , que azulona linda , seu carro ta´muito bonito parabens .
Amigo o que aconteceu com voce mora nos meus pesadelos mais aterrorisantes , porque digo isso , na condiçao finanssera que vivo hoje o motor diesel do meu carro e´uma faca de dois gumes , por um lado me permite dar um padrao de conforto para minha familia muito bom minha mulher vai trabalhar todos os dias e leva nossos filhos para escola etc... , por outro lado se ela quebrar sinplesmente nao tenho recursso para arrumar , resultado fica na garajen ate terminar de pagar e fautan 44 parcelas .
Amigo pergunto , qual que e´mais barato , refaser o motor ou melhorar o motor ? e´com essa ideolojia em mente que fasso minhas melhorias pois e´bem mais barato melhorar do que consertar , o que 16000rs eu fico loco com valor desse , acho que eu boto fogo sim .
Amigo so´uma ideia cada um sabe aonde o sapato aperta , valeu ate´.
AlexandroDorner
rpetrucci
28/02/2013, 20:01
Amigos ...
Colocando o reservatório de expansão com fluido no nivel correto, quanto é normal encher (tipo pode subir uns 5cm acima do nivel, uns 10cm acima, meio pote, etc etc) ?
Preciso dessa informação para concluir os testes.
Valeu
rpetrucci
28/02/2013, 20:03
Fala Petrucci jente boa , que azulona linda , seu carro ta´muito bonito parabens .
Amigo o que aconteceu com voce mora nos meus pesadelos mais aterrorisantes , porque digo isso , na condiçao finanssera que vivo hoje o motor diesel do meu carro e´uma faca de dois gumes , por um lado me permite dar um padrao de conforto para minha familia muito bom minha mulher vai trabalhar todos os dias e leva nossos filhos para escola etc... , por outro lado se ela quebrar sinplesmente nao tenho recursso para arrumar , resultado fica na garajen ate terminar de pagar e fautan 44 parcelas .
Amigo pergunto , qual que e´mais barato , refaser o motor ou melhorar o motor ? e´com essa ideolojia em mente que fasso minhas melhorias pois e´bem mais barato melhorar do que consertar , o que 16000rs eu fico loco com valor desse , acho que eu boto fogo sim .
Amigo so´uma ideia cada um sabe aonde o sapato aperta , valeu ate´.
AlexandroDorner
Na verdade para não me incomodar optei por colocar um motor novo, pois ele custou 7.200,00 pra mim. Pra retificar o antigo irira gastar uns 6.500,00
Como casei com minha amante nesse momento, optei então em colocar tudo novo para não ter dor de cabeça mais, mas infelizmente não foi o que ocorreu, pois mesmo assim continuo com dor de cabeça nesse momento.
Se me perguntam hj se sportage presta, é de peito cheio e de coração vazio que digo , NÃO COMPRE !
alexandrodorner
28/02/2013, 20:59
Na verdade para não me incomodar optei por colocar um motor novo, pois ele custou 7.200,00 pra mim. Pra retificar o antigo irira gastar uns 6.500,00
Como casei com minha amante nesse momento, optei então em colocar tudo novo para não ter dor de cabeça mais, mas infelizmente não foi o que ocorreu, pois mesmo assim continuo com dor de cabeça nesse momento.
Se me perguntam hj se sportage presta, é de peito cheio e de coração vazio que digo , NÃO COMPRE !
Petrucci se intendi o motor do seu carro deu pt distruiçao total e´isso mesmo ? cara que situaçao .
Manda uma MP com seu telefone ou post aqui mesmo , eu vou ligar para voce .
AlexandroDorner
rpetrucci
28/02/2013, 21:19
Petrucci se intendi o motor do seu carro deu pt distruiçao total e´isso mesmo ? cara que situaçao .
Manda uma MP com seu telefone ou post aqui mesmo , eu vou ligar para voce .
AlexandroDorner
O vb e cabeçote foram pro saco ... mais uma biela e um pistão.
Tentei te mandar mensagem mas diz que vc escolheu não receber msg privada ou não tem autorização.
Seguem meus telefones .... (51) 8211.6053 (TIM) e 8513.1395 (oi)
Forte abraço ...
rpetrucci
28/02/2013, 21:49
Colocando o reservatório de expansão com fluido no nivel correto, quanto é normal encher (tipo pode subir uns 5cm acima do nivel, uns 10cm acima, meio pote, etc etc) ?
CarlAlberto
01/03/2013, 17:46
Prezado rpetrucii,
Como já relatei aqui no fórum, eu cheguei a fazer o motor do meu carro por duas vezes em um período de 03 meses, a primeira por um engano da loja que mandou uma peça com medida errada e o mecânico engoliu mosca montando assim mesmo. A segunda por uma fatalidade: O conector do sensor de temperatura quebrou e ficou por um dia sem marcar a temperatura, e neste mesmo dia uma magueira estourou e rodei com o motor sem água (não sei se iria adiantar o marcador estar funcionando, pois ele quando passa do meio o motor já foi). Resultado: cabeçote foi pro saco. Levei ao mecânico e fez um serviço no cabeçote do qual não prestou, ficou saindo água pelo expansor, levei de volta e ele me veio com a notícia que teria que refazer o motor. Lembro que ao abrir o motor ele me falou que os pistões estavam desajustados, não estavam funcionando em sicronia, não sei bem se o termo correto é este, más era algo neste sentido. Comprei novamente as peças e ele montou o motor. Quando fui buscar o carro ele falou o seguinte: Pode levar o seu carro, se der algum problema agora o negócio é comigo. Depois disso o carro está uma jóia, super econômico, ótimo desempenho, não baixa água e nem óleo. Será que o que está ocorrendo com seu carro não é algo neste sentdio, no caso, de montagem e de mecânico? Aproveitando, aos demais colegas digo: Sportage tem que ter o marcador de temperatura auxiliar, pois o original é mesmo que nada.
Já pensei em largar esta amante, más ela tem algumas coisas que as outras não tem, por isso continuo com ela.rsrssss..
Boa sorte
Petrucci.
Lí o seu calvário e realmente fiquei assustado. Cheguei a pensar que estava falando de outro carro pois tenho uma Gran TD 2001 há pouco mais de 3 anos. O ponteiro do marcador de temperatura nunca passou do meio. Verifico a água do radiador e acho que nesse tempo, apenas umas duas vezes tive que completar o nível e o carro não tem nenhum sistema redundante que me dê segurança no caso de falha de algum componente ( marcador de temperatura, por exemplo) As despesas que tive com manutenção foram todas preventivas. Espero, sinceramente, que a partir de agora o carrinho te recompense por todo o esforço e sacrificio que exigiu de você.
Djalma colombo
03/03/2013, 21:29
Tenho a minha jabiraca 97 a 2 anos e toda semana verifico mangueiras, tampa, agua, mangueiras, discofan, tudo que pode dar problema, e o danado do ponteiro nunca passou do meio, nem certa vez que peguei 6 horas de congestionamento naquele anda e para, quando cheguei em casa verifiquei tudo de novo e tava perfeito e nem a agua baixou!
André Fernandes
03/03/2013, 23:14
Tenho a minha jabiraca 97 a 2 anos e toda semana verifico mangueiras, tampa, agua, mangueiras, discofan, tudo que pode dar problema, e o danado do ponteiro nunca passou do meio, nem certa vez que peguei 6 horas de congestionamento naquele anda e para, quando cheguei em casa verifiquei tudo de novo e tava perfeito e nem a agua baixou!
sou desses tambem... vim de teresopolis agora e sempre quando fava mantive a velocidade media de 140 e nada de passar do meio... e quando conferir amanhã a agua e etc tenho certeza que vai esta tudo ok... ja que agora que troquei as mangueiras ta tudo novo:D
Henriquemix
04/03/2013, 08:33
Olá amigos.
Alguem poderia me explicar o que é discofan ?:pensativo:
Grato
rpetrucci
04/03/2013, 09:56
Petrucci.
Lí o seu calvário e realmente fiquei assustado. Cheguei a pensar que estava falando de outro carro pois tenho uma Gran TD 2001 há pouco mais de 3 anos. O ponteiro do marcador de temperatura nunca passou do meio. Verifico a água do radiador e acho que nesse tempo, apenas umas duas vezes tive que completar o nível e o carro não tem nenhum sistema redundante que me dê segurança no caso de falha de algum componente ( marcador de temperatura, por exemplo) As despesas que tive com manutenção foram todas preventivas. Espero, sinceramente, que a partir de agora o carrinho te recompense por todo o esforço e sacrificio que exigiu de você.
Vc é um dos poucos com sorte ... vai ve os coreanos erraram na tua viatura e fizeram uma coisa boa, porque o padrão é ser ruim ...
Sportege é um lixo eu cansei !
To trocando por uma Pajero Sport 2001/2002 .... quero ser feliz !
Sro, rpetrucci,eu conserto uma sportage ano 99, que el motor nunca foi mexido nunca le tiraron el cabeçote,lo malo de que que gente concideren la sportage um carro que nao es e quer andar ah 130 a 140 kmh,ou los dono anteriores nao superon dar el matenimento normal de un veiculo nao podemos condenar a un carro sim condenarnos por el mal uso ,Sro rpetrucci boa sorte ,um abraço
Djalma colombo
04/03/2013, 10:21
Hemrique, discofan é o nome correto do acoplamento viscoso onde é fixada a hélice. Alguns chamam de discofan, outros de acoplamento viscoso, outros chamam de acionamento viscoso, vai de região pra região!
Henriquemix
04/03/2013, 15:13
Hemrique, discofan é o nome correto do acoplamento viscoso onde é fixada a hélice. Alguns chamam de discofan, outros de acoplamento viscoso, outros chamam de acionamento viscoso, vai de região pra região!
Opa Djalma....valeu pela informação.....inclusive acabei de comprar o acoplamento viscoso ( é como eu conheço ....rs )
Abração
cleberss
04/03/2013, 16:35
Minha sportage esta fervendo tb fiz cabeçote 2x, e agora de ultima comprei radiador novo viscosa nova ventoinha ZERO TUDO(R$ 1400,00 mangos), ficou show de bola e está mais econômica.
André Fernandes
04/03/2013, 17:59
Vc é um dos poucos com sorte ... vai ve os coreanos erraram na tua viatura e fizeram uma coisa boa, porque o padrão é ser ruim ...
Sportege é um lixo eu cansei !
To trocando por uma Pajero Sport 2001/2002 .... quero ser feliz !
boa sorte com o novo carro... so pra constar... qual a quilometragem da sua sportage?
rpetrucci
04/03/2013, 18:52
Maat a minha nunca passei de 100 km/h pois sei que não é pra tal.
Agora voltando ao meu carma, como posso testar se o bocal do radiador esta bom ??
Troquei a junta conforme procedimento que vc passou (coloquei junta nova e parafusos), mandei o cabeçote e bloco para retifica para medir e me passaram que esta tudo 100% ...
To desconfiado que o bocal esta com problemas, pois tampa ja troquei umas 4 e não adianta ....
rpetrucci
04/03/2013, 18:53
Minha sportage esta fervendo tb fiz cabeçote 2x, e agora de ultima comprei radiador novo viscosa nova ventoinha ZERO TUDO(R$ 1400,00 mangos), ficou show de bola e está mais econômica.
Onde vc conseguiu o radiador zerado ?
rpetrucci
04/03/2013, 18:54
O motor é zero ta com 3.500 km só, tudo novo conforme lista que postei antes ...
Henriquemix
05/03/2013, 00:51
Onde vc conseguiu o radiador zerado ?
Olá Rpetrucci.
Comprei recentemente minha Sportage 95 diesel 2.2, e ela veio com um brinde....vazamento de óleo e água.... adivinha o que aconteceu ?....claro....o cabeçote tinha ido pro espaço....pensei em só plainá-lo e trocar a junta, etc...mas o pessoal da retífica me disse que ele já havia sido trincado e soldado....bem....comprei um novo...e o mecânico já o instalou..junto com o sistema de acoplamento viscoso, retentores, correia dentada, válvula tesmostática e tudo o mais..só está faltando o radiador, que ao mandar varetar em uma oficina especializada...o cara me falou que as Sportages tem mesmo um problema sério com relação aos radiadores....e ele me explicou, me mostrando o problema...seguinte:
O Radiador original das Sportages, tem os dutos de passagem de água com uma medida de 0,7 mm ( ou seja...para países frios é ótimo mas para o nosso caso essa passagem é estreita demais, ocasionando aquecimento a mais, ou melhor dizendo....ele não resfria a contento ), então ele me sugeriu que mudássemos o sistema...ou seja....ele usará a estrutura do Radiador, porém irá trocar a colméia para 1,4 mm....ou seja....teremos o dobro de refrigeração....ou melhor dizendo....será como se tivéssemos dois radiadores, pois a passagem de água dobrará.
Ele me disse que já fez esse trabalho em outros veículos e deu um resultado excelente.
Bem...ele me prometeu na terça feira ( hoje )....então devo buscar o radiador e levar pro mecânico instalar, e vamos ver no que vai dar.....assim que eu conseguir testar o sistema ....claro que irei colocar os resultados.
Obs importante: Tenho uma Sportage 2001 turbo a 3 anos...e logo que a compramos, ela apresentou um aquecimento, e troquei a tampa do radiador....e foi só isso até hoje....ela é ótima....e faço viagens de 2.500 Km ( nunca ultrapasso os 100 Km/h ), e nunca tive problema algum....então...posso lhe garantir que a Sportage é um excelente carro...tanto é que comprei outro...
abração !!!
alexandrodorner
05/03/2013, 15:50
Olá Rpetrucci.
Comprei recentemente minha Sportage 95 diesel 2.2, e ela veio com um brinde....vazamento de óleo e água.... adivinha o que aconteceu ?....claro....o cabeçote tinha ido pro espaço....pensei em só plainá-lo e trocar a junta, etc...mas o pessoal da retífica me disse que ele já havia sido trincado e soldado....bem....comprei um novo...e o mecânico já o instalou..junto com o sistema de acoplamento viscoso, retentores, correia dentada, válvula tesmostática e tudo o mais..só está faltando o radiador, que ao mandar varetar em uma oficina especializada...o cara me falou que as Sportages tem mesmo um problema sério com relação aos radiadores....e ele me explicou, me mostrando o problema...seguinte:
O Radiador original das Sportages, tem os dutos de passagem de água com uma medida de 0,7 mm ( ou seja...para países frios é ótimo mas para o nosso caso essa passagem é estreita demais, ocasionando aquecimento a mais, ou melhor dizendo....ele não resfria a contento ), então ele me sugeriu que mudássemos o sistema...ou seja....ele usará a estrutura do Radiador, porém irá trocar a colméia para 1,4 mm....ou seja....teremos o dobro de refrigeração....ou melhor dizendo....será como se tivéssemos dois radiadores, pois a passagem de água dobrará.
Ele me disse que já fez esse trabalho em outros veículos e deu um resultado excelente.
Bem...ele me prometeu na terça feira ( hoje )....então devo buscar o radiador e levar pro mecânico instalar, e vamos ver no que vai dar.....assim que eu conseguir testar o sistema ....claro que irei colocar os resultados.
Obs importante: Tenho uma Sportage 2001 turbo a 3 anos...e logo que a compramos, ela apresentou um aquecimento, e troquei a tampa do radiador....e foi só isso até hoje....ela é ótima....e faço viagens de 2.500 Km ( nunca ultrapasso os 100 Km/h ), e nunca tive problema algum....então...posso lhe garantir que a Sportage é um excelente carro...tanto é que comprei outro...
abração !!!
Fala Henriquemix , jente boa .
Gostei da sua iniciativa e´ isso ai , so´essa melhoria de aumentar o duto de 0.7 para 1.4 ja´fara muita diferença .
Henrique troca uma ideia com o mecanico que passou esta informaçao para voce e pergunte para ele o que ele acha sobre estalar um recipiente de espançao e uma ventoinha eletrica no seu carro .
Valeu boa sorte .
AlexandroDorner
Henriquemix
05/03/2013, 18:27
Fala Henriquemix , jente boa .
Gostei da sua iniciativa e´ isso ai , so´essa melhoria de aumentar o duto de 0.7 para 1.4 ja´fara muita diferença .
Henrique troca uma ideia com o mecanico que passou esta informaçao para voce e pergunte para ele o que ele acha sobre estalar um recipiente de espançao e uma ventoinha eletrica no seu carro .
Valeu boa sorte .
AlexandroDorner
Opa Alexandro....tudo bem ?
Então....na verdade eu acabei não citando isso no depoimento anterior, mas realmente eu o havia questionado sobre a possibilidade de se colocar a ventoinha elétrica, bem como o recipiente de expansão... ele me disse que com certeza iria melhorar muito, mas que por enquanto eu deveria colocar somente o radiador e ver o resultado, pois ele me informou que já fez essa alteração inclusive em Nivas e o resultado foi excelente, então, evidentemente acatei a sua opinião.
Eu me confundí com a data que ele iria me aprontar o radiador, achei que seria hoje ( terça )será na quinta feira, então vou aguardar a chegada desse novo radiador pra instalá-lo e ver como ficou.
Com certeza colocarei o resultado aos amigos, de como ficou essa mudança.
Grande abraço !
rpetrucci
05/03/2013, 19:36
Olá Rpetrucci.
abração !!!
Amigo gosto muito do carro é bem legal de andar ... so que esse motorzinho é um ranho, a qualidade das peças, mesmo as originais são muito duvidosas.
Fui em todos os mecanicos especializados em Diesel em Porto Alegre e a opinião é geral e não minha. Hoje eu recomendo quem quiser comprar uma sportage, NÃO COMPRE, falem o que falar os 3 ou 4 que defendem dizendo que são muito boas, pois de MOTOR não são.
Alguns colocam que viajam a 140km/h e nada acontece ... bom so se estamos falando de outro carro pois a 120km/h o motorzinha ja ta no fim ... jogo o que quiser que a 140km/h da 1 hora e explode.
Para ter um parametro, basta ir com sua sportage em revendas de carros e tentar dar na troca, a que aceitar não paga nem 50% da Fipe e a grande maioria vai dizer que não quer, lamenta muito mas não aceita.
Eu gosto do meu carro por isso to tentando resolver, se não der agora, mesmo depois de colocar tudo zero ... vou trocar por uma pajero sport 2001 até 2003 que o motor ainda não é nacional ...
Boa sorte e no que precisar por me chamar, manda mensagem privada ou liga para meu celular que tem nos posts anteriores...
abraços
André Fernandes
06/03/2013, 15:16
2 coisas... a sportage 95 é surreal.......... foi essa a palavra que meu pai usou quando me incentivou a conprar minha sportage 2001
meu pai tem uma serralheria e os carros da empresa que atende as obras são 5 kias ceres 94 a 96 se não me engano.. todas elas equipadas com esse motor 2.2 e ate hoje todas funcionam.. claro que quase todas ja abriram motor..
mais tambem são carros que ja passaram dos 1.000.000 de kilometros... e a media de precisar mexer é de 500 mil teve uma que chegou a 580 mais ou menos... e quando foram reparadas.. nunca precisa mexer no motor todo;... pra se ter uma ideia apenas uma delas precisou mexer na bomba injetora..
ta certo que o motor do meu carro possui outro motor (2.0 turboalimentado interculado) mesmo assim. acredito que o carro não seja ruim... acho um exagero... na verdade acredito que seja apenas uma série de erros de mão de obra e de diagnósticos..
espero né:D, pro meu próprio bem tambem:D porque sei que é dificil... entendo que seja um carro complicado e não é qualquer um que acerta não...
rpetrucci
06/03/2013, 19:20
2 coisas... a sportage 95 é surreal.......... foi essa a palavra que meu pai usou quando me incentivou a conprar minha sportage 2001
meu pai tem uma serralheria e os carros da empresa que atende as obras são 5 kias ceres 94 a 96 se não me engano.. todas elas equipadas com esse motor 2.2 e ate hoje todas funcionam.. claro que quase todas ja abriram motor..
mais tambem são carros que ja passaram dos 1.000.000 de kilometros... e a media de precisar mexer é de 500 mil teve uma que chegou a 580 mais ou menos... e quando foram reparadas.. nunca precisa mexer no motor todo;... pra se ter uma ideia apenas uma delas precisou mexer na bomba injetora..
ta certo que o motor do meu carro possui outro motor (2.0 turboalimentado interculado) mesmo assim. acredito que o carro não seja ruim... acho um exagero... na verdade acredito que seja apenas uma série de erros de mão de obra e de diagnósticos..
espero né:D, pro meu próprio bem tambem:D porque sei que é dificil... entendo que seja um carro complicado e não é qualquer um que acerta não...
André infelizmente não conseguimos mais peças de boa qualidade para nossos carros, essa é a grande verdade ... até porque diesel é tudo igual.
Para você ter uma idéia são poucas as retificas em Porto Alegre que aceitam serviços para esses motores devido a baixa qualidade das peças, e as que aceitam não querem dar garantia, isso é FATO e não chute.
As grandes oficinas de Diesel de Porto Alegre, como a JC LUI, não atende mais cliente de Sportage justamente pelo retrabalho devido a qualidade das peças.
O carro é muito bom e realmente queria que fosse diferente, mas infelizmente não é.
O meu só não vendo é porque realmente gosto, não pelo dinheiro, pois consigo comprar outro carro dando apenas uma pequena diferença ...
Estou na luta buscando uma solução para meu problema, ja encontrei um norte essa semana e estou em testes, não quero me enganar novamente, mas acho que dessa vez vai (tomara Deus).
O carro é muito bom sim, em tudo, menos no motor. Pode ser que o 2.2 seja melhor, mas o 2.0 vixi !
Outra coisa que procuro é a adaptação da turbina, pois uma turbina garret (igual da L200 98) nova na caixa custa R$850,00 . A da Sportage custa R$ 2.500,00 . A turma pede pra recondicionar R$ 1.000,00 a R$1.300,00 (um roubo) se desse pra colocar a da L200 da Garret seria o ouro ... mas sigo na sina da água,
Mando noticias ....
VOLTAREMOS !
rpetrucci, vc chegou a conversar com o sr miguel? ( o maat aqui do forum)
[]s
(DU)
alexandrodorner
06/03/2013, 21:05
André infelizmente não conseguimos mais peças de boa qualidade para nossos carros, essa é a grande verdade ... até porque diesel é tudo igual.
Para você ter uma idéia são poucas as retificas em Porto Alegre que aceitam serviços para esses motores devido a baixa qualidade das peças, e as que aceitam não querem dar garantia, isso é FATO e não chute.
As grandes oficinas de Diesel de Porto Alegre, como a JC LUI, não atende mais cliente de Sportage justamente pelo retrabalho devido a qualidade das peças.
O carro é muito bom e realmente queria que fosse diferente, mas infelizmente não é.
O meu só não vendo é porque realmente gosto, não pelo dinheiro, pois consigo comprar outro carro dando apenas uma pequena diferença ...
Estou na luta buscando uma solução para meu problema, ja encontrei um norte essa semana e estou em testes, não quero me enganar novamente, mas acho que dessa vez vai (tomara Deus).
O carro é muito bom sim, em tudo, menos no motor. Pode ser que o 2.2 seja melhor, mas o 2.0 vixi !
Outra coisa que procuro é a adaptação da turbina, pois uma turbina garret (igual da L200 98) nova na caixa custa R$850,00 . A da Sportage custa R$ 2.500,00 . A turma pede pra recondicionar R$ 1.000,00 a R$1.300,00 (um roubo) se desse pra colocar a da L200 da Garret seria o ouro ... mas sigo na sina da água,
Mando noticias ....
VOLTAREMOS !
Petrucci amigo precizo trocar uma ideia com voce sobre turbina , vai ate´ o topico [motor da sportage uma joia da mecanica] pois o assunto nao se refere a fervura .
AlexandroDorner
rpetrucci
06/03/2013, 23:24
rpetrucci, vc chegou a conversar com o sr miguel? ( o maat aqui do forum)
[]s
(DU)
Sim trocamos informações e fiz o procedimento que ele passou para aperto do cabeçote ...
Hj localizei o problema, em parte vc tinha razão ... não é a tampa e sim o bocal ... vou explicar melhor ...
Fiz uma peça para poder colocar um pressurizador com mostrador no sistema de arrefecimento possibilitando deixar a tampa do radiador no local, pois normalmente os equipamentos para teste usam a tampa do radiador como entrada da pressão; pois bem, coloquei na mangueira superior e então realizei o seguinte procedimento:
- Retirei a mangueira de entrada do reservatório de expansão e coloquei e uma garrafa de 600ml transparente (da boa e velha COCA-COLA ;) )
- Pressurizei até 0.9bar o sistema para ver o comportamento da tampa; nesse momento observei que ja em 0.6 o sistema começava a liberar a pressão.
- Mexi na tampa, sim sacudi apertei, etc etc ... notei que quando mexia mesmo que de leve o escape de pressão ficava maior.
- Apertei mais um pouco as travas ... então pressurizei novamente. Agora a pressão atingida antes de começar a vazar foi de 0.8bar ...
- Verifiquei que a tampa não fica com as travas totalmente nivelada pois parece que meu radiador ta com os trilhos do bocal gasto, apenas não consegui ter certeza por não ter outro para testar ... se alguem tiver algumas fotos dos seus agradeço ..
- Fiz um trabalho de ajuste na tampa de tal maneira que a 0.9bar o escape iniciasse com pequena vazão, demorei 1h mas consegui tal resultado.
Estou andando com a viatura e parece que voltou ao normal, não tive tempo de pegar a estrada.
Eduate tem como mandar umas fotitos do bocal do seu radiador, se alguem mais tiver agradeço. Te devo 1/2 cerveja .... ;)
Vou ver amanhã com o pessoal especializado se tem como trocar somente o bocal, se não tiver vou ter que partir para um sistema misto tipo colocar um reservatorio dos sistemas fechados ... será que pode ?
Pensei em colocar um reservatório que tivesse uma tampa que 0.9 també para que ele regule a pressão ... não sei é só uma ideia.
Mantenho todos avisados ... a luta continua ... até ja to olhando um quebramato original e uns encostos de cabeça com tela ... o quebramato que ta salgado o cara quer 500,00 nele ... fuiiiii....
rpetrucci,
Se vc conseguiu acertar o bocal do radiador e agora ta dando o 0.9 de pressão, não tem porque troca-lo, até porque corre o risco de ter que fazer esse ajuste no novo tbm.
Vc pode colocar o sistema selado no original, ja fizeram isso aki no forum e ficou bom, se procurar tem até desenho.
Depois tiro foto do bocal e posto aqui.
[]s
(DU)
rpetrucci
07/03/2013, 08:09
rpetrucci,
Se vc conseguiu acertar o bocal do radiador e agora ta dando o 0.9 de pressão, não tem porque troca-lo, até porque corre o risco de ter que fazer esse ajuste no novo tbm.
Vc pode colocar o sistema selado no original, ja fizeram isso aki no forum e ficou bom, se procurar tem até desenho.
Depois tiro foto do bocal e posto aqui.
[]s
(DU)
Consegui 0.9 mas foi deformando a tampa, não ficou algo confiável ... tenho medo que va perdendo pressão e comece de novo ou piore ... comprei mais uma tampa e ja ta no portaluvas aguardando o pior ;)
Valeu, aguardo as fotos.
...Valeu, aguardo as fotos.
399055399054399052
[]s
(DU)
Djalma colombo
07/03/2013, 10:28
Sempre pensamos em trocar a tampa e esquecemos do bocal do radiador, valeu muito este relato Rpetrucci, não desanime!
Henriquemix
07/03/2013, 17:33
Rpetrucci....só pra vc ter uma idéia da qualidade das peças.....dê uma olhada nesse link....
abçs
Dr CARRO - Dica teste tampa radiador - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=F8N_8vVzi1o)
rpetrucci
08/03/2013, 00:37
Eduarte, preciso de uma foto de 'PERFIL" do bocal para visualiza as travas... :-) valeu!!!
rpetrucci
08/03/2013, 00:49
valeu ate´
AlexandroDorner
Alexandro, uma duvida, na sua melhoria do sistema, quem regula a pressao do sistema?
No original, a tampa funciona como valvula e alivia a presao acima de 0.9bar, e no seu como funciona?
Pergunto pois como o bocal do meu radiador ta ruim, pensei em colocar o recipiente de expansao do golf ligado na saida riginal e a saida dele na mangueira que entra no radiador, e quem regularia seria o novo expansor, sera que funciona? seeria mais rapido e barato a alteracao....
rpetrucci
08/03/2013, 18:44
Senhores,
Pensei em colocar na posição do reservatorio da agua do parabrisa o expansor do novo uno (2010 em diante). Ligar a entrada dele na saida do radiador original que vai para o expansor e a saida dele fazer um nipel bem no cano de ferro que sai do radiador da sportage e vai para o bloco.
Retirar a valvula da tampa original para que apenas vede a agua do radiador para não sair para o ambiente externo.
A pergunta é ... Posso fazer isso ?
rpetrucci, esse sistema ja foi feito aqui no forum e funcionou bem, se vc der uma pesquisada vc acha o esquema que fizeram, é isso mesmo que vc ta querendo fazer.
Da uma pesquisada que vc acha.
[]s
(DU)
rpetrucci
08/03/2013, 20:38
rpetrucci, esse sistema ja foi feito aqui no forum e funcionou bem, se vc der uma pesquisada vc acha o esquema que fizeram, é isso mesmo que vc ta querendo fazer.
Da uma pesquisada que vc acha.
[]s
(DU)
EDuarte o que foi feito, foi tapado o tampão original e dicionado um nipel, e no mesmo lado na parte inferior do radiador outro.
O que quero é não transformar o radiador original e adicionar o nipel no cano que sai do radiador (da parte inferior) e vai para o motor que seria o retorno da agua do expansor ...
A duvida é se pode ser feito dessa forma ...
rpetrucci
08/03/2013, 22:32
Tive outra ideia ... pego um resevatorio do sistema fechado que a tampa aguenta pressão (normalmente até 1.3), coloco no lugar do original. Dai ligo ele pela parte de baixo no topo do radiador (na saida para o expansor) completo o nível e coisa e tal.
Sera que funciona?
rpetrucci
08/03/2013, 23:33
Segue um modelinho do que penso em fazer amanha pra testar, seria o mais barato a ser feito, será que funciona ?
399399
rpetrucci
08/03/2013, 23:37
A outra forma seria ligar a saida do expansor do uno no cado que vai para o motor, pode ser ?
399400
rpetrucci
08/03/2013, 23:41
So para refrescar a memoria de todos, abaixo o sistema utilizado pelo nosso amigo alexandrodorner (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/66161-alexandrodorner.html)
Ele gastou uns 3mil, eu não queria chegar a tanto pois encontrei radiador novo por 1.200,00 visto que o meu problema é apenas o bocal (eu acho).
399401
rpetrucci
08/03/2013, 23:51
Resumindo
Metodo 01: Ligar a saida do radiador original na parte inferior do expansor "selado" e tapar a saida superior do expansor
FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=399399&d=1362796386
Metodo 02: Ligar a saida do radiador original na parte superior do epansor "selado" e a saida infrerior do expansor selado no cano que sai do radiador original e vai para o motor.
FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=399400&d=1362796643
Metodo 03: Relaizar o procedimento que foi feito pelo Sr. Alexandro
FOTO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=399401&d=1362796890
OBS.:
- Para todos os métodos será utilizada como valvula termostática a do opla 2.5 com furo de 4mm;
- Para os métodos 1 e 2 o radiador permanecerá com a valvula original de 0.9 mais a do expansor que varia de 1.3 a 1.4 bar;
- Para todos os métodos o radiador deve receber uma solução de 50% de água e 50% de liquido de arrefecimento Motul ou Bardal;
- O método 1 e 2 será experimental, ja o método 3 esta em pleno funcionamento.
Perguntas:
Metodo 1 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?
Metodo 2 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?
rpetrucci
09/03/2013, 00:23
Vale ver esse:
Tapa de radiador - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jqfFkenFX0E)
http://www.youtube.com/watch?v=Th6kFV8t18Y
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=aFxX6XLUnI0
http://www.youtube.com/watch?v=xsA3Vzup1HM
O metodo um não vai ajudar em nada, diria que vai até piorar.
O segundo é o mesmo que ja fizeram aqui no forum, só que na tampa original foi tirado a valvula deixando-a apenas pra tampar o radiador, que é exatamente a mesma coisa que o terceiro só que bem mais barato e tão eficiente quanto.
Vai funcionar do mesmo jeito que os sistemas selador originais.
[]s
(DU)
rpetrucci
09/03/2013, 12:17
O metodo um não vai ajudar em nada, diria que vai até piorar.
O segundo é o mesmo que ja fizeram aqui no forum, só que na tampa original foi tirado a valvula deixando-a apenas pra tampar o radiador, que é exatamente a mesma coisa que o terceiro só que bem mais barato e tão eficiente quanto.
Vai funcionar do mesmo jeito que os sistemas selador originais.
[]s
(DU)
Edu, vc acha que da problema com o metodo 1? pensei que poderia regular a pressao direto nele sem precisar mexer na tampa do carro, pois a a expansao que ditaria a pressao e nao mais a valvula original e nao deixaria a agua sair do radiador como esta ocorendo hoje .... sera?
no metodo um, vc estaria apenas agregando um "reservatorio" pra ter mais agua no radiador, porem essa agua não vai circular pq ela não tem a mangueira de retorno, não funcionaria como o vaso de expansão original.
Sugiro o segundo, é mais eficaz e ja foi testado e aprovado.
Mas lembrando que no segundo vc tem que tirar a valvula da tampa original deixando apenas pra vedar o radiador, a valvula passa a ser a do reservatorio.
[]s
(DU)
rpetrucci
10/03/2013, 10:04
no metodo um, vc estaria apenas agregando um "reservatorio" pra ter mais agua no radiador, porem essa agua não vai circular pq ela não tem a mangueira de retorno, não funcionaria como o vaso de expansão original.
Sugiro o segundo, é mais eficaz e ja foi testado e aprovado.
Mas lembrando que no segundo vc tem que tirar a valvula da tampa original deixando apenas pra vedar o radiador, a valvula passa a ser a do reservatorio.
[]s
(DU)
a ligacao eu faria pela perte inferior com isso teria um retorno sim, seria igual ao original porem iria ter uma tampa que aguenta pressao.
pra teste coloquei uma tampa de 1.1bar, coloquei da hilux.... original ... dei uma volta pequena, mas aparentemente asta funcionqndo....
alexandrodorner
10/03/2013, 21:09
Ai Petrucci belesa ?
Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
AlexandroDorner39965539965639965739965839965939966 0
rpetrucci
10/03/2013, 23:20
Ai Petrucci belesa ?
Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
AlexandroDorner39965539965639965739965839965939966 0
Com certeza a vida evolui para melhor, se melhor fosse o original todos os carros continuariam usando e não teriam passado para o seu ...
Minha dúvida é quanto a forma de aplicar com menor custo, pensei em colocar a solução 1 onde usaria a parte inferior do reservatorio para entrar a agua com isso o retorno aconteceria quando a pessão do radiador fosse menor que do reservatório forçando a valvula de retorno da tampa original ...
Meu problema també não é so não gastar muito, mas ter que parar o carro pra mim é uma naba, alem de trabalhar o dia todo, faço faculdade de engenharia a noite (todos os dias até as 23hs) então minha esposa tem o carro dela para ir trabalhar e levar o guri para o colério e coisa e tal, eu ficar sem carro é uma naba ....
Acho que vou comprar um radiador no ferro velho e fazer as modificações necessárias e quando estiver tudo pronto so tiro um e coloco outro, então faço igual ao seu....
Ja comecei hj, coloquei a valvula do opala que abre a 75 com o furinho ;)
rpetrucci, vou repetir...
"Se vc fizer o segundo metodo e tirando a valvula da tampa original, terá o sistema selado usado na maioria dos veículos e que ja foi feito e relatado aqui no forum, é o mesmo sistema feito pelo seu amigo alexandrodorner só que bem mais barato."
O fato de uns veiculos usarem sistema aberto e outros veiculos usarem o sistema selado, não siginifica necessariamente que um é melhor que o outro, são apenas sistemas diferentes.
[]s
(DU)
rpetrucci
11/03/2013, 09:22
rpetrucci, vou repetir...
"Se vc fizer o segundo metodo e tirando a valvula da tampa original, terá o sistema selado usado na maioria dos veículos e que ja foi feito e relatado aqui no forum, é o mesmo sistema feito pelo seu amigo alexandrodorner só que bem mais barato."
O fato de uns veiculos usarem sistema aberto e outros veiculos usarem o sistema selado, não siginifica necessariamente que um é melhor que o outro, são apenas sistemas diferentes.
[]s
(DU)
Valeu EDu ... sabe que coloquei a tampa de 1.1 e minha matematica burra funcionou, pois testando com a tampa de 0.9 segurava 0.7 ... e a de 1.1 segurou 0.9 ....
Estou a 2 dias andando e tudo normal, mas mesma assim vou para o fechado; essa semana vou comprar as peças e ja ir fazendo.
rpetrucci
13/03/2013, 10:22
Pessoas, estou ficando tranquilo ...
Desde segunda andando com a tampa de 1.1 e nada de problema.
Sexta vou ir para SC dai tem o teste final .....
Até to começando a reviver o amor pela amante azul ...
Henriquemix
13/03/2013, 19:17
Galera....
segue um teste do INMETRO sobre alguns aditivos ... :pensativo:
http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/82073014/name/aditivo_radiadores.pdf
rosalvonet
13/03/2013, 22:49
Galera....
Que maravilha!! Fiquei mais tranquilo agora, eu sempre uso o Paraflu. Não é dos mais caros, mas pelo Inmetro, ele é bão!!
Valeu Henrique pela informação.
Galera....
Henrique, grande contribuição a sua.
A marca Radiex ser reprovada causa surpresa, pois sempre a vemos nas prateleiras das casas de óleo.
Em julho viajarei para o Chile.
E dentre os itens do check list estava exatamente a troca do fluído do radiador.
Valeu muito.:concordo:
rpetrucci
18/03/2013, 12:01
Andei final de semana se 500KM e subiu apenas 3cm da marca do nível do expansor ... UFAA ja melhorou 90%
So que o fluido não retornou quando frio nem na partida pela manha ... não teria que ter retornado ?
Andei final de semana se 500KM e subiu apenas 3cm da marca do nível do expansor ... UFAA ja melhorou 90%
So que o fluido não retornou quando frio nem na partida pela manha ... não teria que ter retornado ?
Qual o nivel da agua no radiador depois de ter esfriado?
Só por curiosidade, vc abriu a tampa do radiador antes que esfriasse totalmente?
[]s
(DU)
rosalvonet
18/03/2013, 22:15
Petrucci, estou acompanhando de perto o seu caso, porque acho que a minha está igualzinha...
Andando na cidade não percebo nada de diferente, mas quando pego estrada e ando a 120km/h joga água pra fora, inclusive vazando do expansor.
Troquei a tampa do radiador e melhorou pra caramba, diminuiu muito a quantidade de água que joga fora, mas percebi a mesma coisa, que a água não volta para o radiador.
Eu só não estou tão preocupado (por enquanto) porque como falei, andando na cidade, acredito que posso rodar mais uns 300mil km que nada vai acontecer. Vou me preocupar um pouco mais quando tiver que fazer uma viagem longa.
Abraço e boa sorte amigo.
Além da pergunta do Eduardo, sobre olhar o nível com o motor frio, pergunto se ao tirar a tampa fez barulho de descompressão?
rpetrucci
19/03/2013, 12:12
Qual o nivel da agua no radiador depois de ter esfriado?
Só por curiosidade, vc abriu a tampa do radiador antes que esfriasse totalmente?
[]s
(DU)
O nivel estava um pouco abaixo do bocal, mas não chegava a mostrar os favos .
Não abri não, fui abrir somente no outro dia pois queria ver se quando ao ligar iria puxar a agua excedente do reservatorio de volta, o que não ocorreu.
rpetrucci
19/03/2013, 12:15
Petrucci, estou acompanhando de perto o seu caso, porque acho que a minha está igualzinha...
Andando na cidade não percebo nada de diferente, mas quando pego estrada e ando a 120km/h joga água pra fora, inclusive vazando do expansor.
Troquei a tampa do radiador e melhorou pra caramba, diminuiu muito a quantidade de água que joga fora, mas percebi a mesma coisa, que a água não volta para o radiador.
Eu só não estou tão preocupado (por enquanto) porque como falei, andando na cidade, acredito que posso rodar mais uns 300mil km que nada vai acontecer. Vou me preocupar um pouco mais quando tiver que fazer uma viagem longa.
Abraço e boa sorte amigo.
Amigo não ande a 120, ela não é pra isso. Nunca passe de 3mil giros em 5 marcha que vc vai ter carro por muitos anos.
Faça o teste que fiz, coloque a tampa no radiador e faça o teste de pressão no sistema, eu adaptei na entrada superior um nipel para poder dar pressão; a agua somente pode ir para o expansor quando passar de 0.9 bar. No meu caso o bocal ta com defeito.
rpetrucci
19/03/2013, 12:16
Além da pergunta do Eduardo, sobre olhar o nível com o motor frio, pergunto se ao tirar a tampa fez barulho de descompressão?
Com o motor frio não.
O nivel estava um pouco abaixo do bocal, mas não chegava a mostrar os favos .
Não abri não, fui abrir somente no outro dia pois queria ver se quando ao ligar iria puxar a agua excedente do reservatorio de volta, o que não ocorreu.
O nivel não é preciso, ficar um pouco abaixo no radiador e alto no reservatorio e vice versa é normal, não é regra, mas é normal.
O que não pode acontecer é baixar cada vez mais, pode ser que na proxima vez que vc verificar esteja do mesmo jeito ou novamente no nivel.
[]s
(DU)
rpetrucci
19/03/2013, 17:53
O nivel não é preciso, ficar um pouco abaixo no radiador e alto no reservatorio e vice versa é normal, não é regra, mas é normal.
O que não pode acontecer é baixar cada vez mais, pode ser que na proxima vez que vc verificar esteja do mesmo jeito ou novamente no nivel.
[]s
(DU)
Esse teste vai ficar para pascoa.... vou ficar atento.
Valeu
Amigos do forun
Depois de 3 anos de tranquilidade afinal apareceu o problema de aquecimeto na minha TDI . Fui pego de surpresa duas vezes com pouca agua no radiador e pensei que havia algum vazamento mas na verdade descobri que a culpada era a tampa do radiador. Fiz todos os testes para avaliar se houve problema na junta e/ou cabeçote (pressão residual no radiador ao abrir a tampa com ele frio; saida de fumaça branca ou agua na descarga, estado do óleo lubrificante;bolhas no copo onde introduzo o tubinho que sai do radiador e vai pro expansor, nivel de água no radiador e expansor e desempenho do motor) e, nenhum deles apresentou qualquer indicio de perda de agua ou de compressão. A temperatura se mantem normal no transito e na estrada mas sobe um pouquinho ( não chega a passar muito do tracinho do meio do marcador) quanso subo uma serra de uns 3 Km ( só no final). Logo que se inicia a descida e durante o resto do trajeto a temperatura fica normal.Vou fazer um check-up no sistema de arrefecimento ( radiador, acionamento viscoso do ventilador e valvula termostática) pra não ficar com nenhuma dúvida mas acho que o problema não está por lá pois o carro não esquentava antes de ocorrer o problema com a tampa do radiador. Minha dúvida é se problema na junta e/ou cabeçote poderia causar essa elevação de temperatura ( repito que pequena) no esforço maior de subida. Reforço que na estrada andando a 2500 giros não há alteração na temperatura.
rpetrucci
22/04/2013, 08:56
Olá pessoal,
Por motivos financeiros terei que vender a viatura, quem tiver interesse só entrar em contato, meu telefone é 51-85131395 .
Estou pedindo 15mil e o comprador assume as prestações que são de 35x 835,00. Ou então quero R$ 31.000,00 a vista.
Valeu a todos.
Rodolfo.
Djalma colombo
22/04/2013, 16:49
Rpetrucci, por favor em nome dos colegas, não repita seu anuncio em todos os post do forum, começa a poluir e atrapalhar as pesquisa, me desculpe e obrigado!
Reginaldoteles
22/04/2013, 21:16
Amigos,
Tenho uma tracker diesel mazda, a parte de baixo é a mesma que o da sportage, ou seja, o bloco.
O meu parece que está vazando compressão, ainda não tenho certeza...
Gostaria de saber se alguém sabe me informar onde consigo o bloco desse motor?
rpetrucci
23/04/2013, 11:28
Comprei o meu na Import Motors em Porto Alegre pois era mais barato comprar o motor todo que fazer retifica.
Tenho meu bloco usado se quiser olhar fazemos negocio. Estou em Porto Alegre.
Comprei o meu na Import Motors em Porto Alegre pois era mais barato comprar o motor todo que fazer retifica.
Tenho meu bloco usado se quiser olhar fazemos negocio. Estou em Porto Alegre.
Vc comprou o motor completo?
Sabe se eles tem o diesel completo?
[]s
(DU)
rpetrucci
23/04/2013, 14:59
Sim comprei o motor completo R$ 13.000,00 tudo. Sim tem comprei deles.
Sim comprei o motor completo R$ 13.000,00 tudo. Sim tem comprei deles.
Pode me passa o contato por favor?
[]s
(DU)
denishark
25/04/2013, 14:12
Galera... quero mostrar aqui a solução que encontrei pra minha recem adquirida Sportage Turbo Diesel.
Ela fervia... sempre e sempre... foi tentadas coisas como passo no cabeçote com junta de aço nova, junta de aluminio e etc etc etc... sempre fervendo.
A solução foi um cabeçote novo 1ª linha, junta de aço, bomba d'agua nova, uma revisão no radiador e o travamento da ventoinha.
Se você faz o "teste da garrafinha" (procure aqui nesse tópico mesmo) e sai bolhas, esqueça, não adianta inventar.
A minha agora não passa de 80°C na estrada a 100km/h e só chega a 88°C quando subindo morro com 4x4, lento e com alto giro.
Agora os problemas acabaram, não me incomodo mais.
Porém, estou fazendo um "computador de bordo" pra ela, pra monitorar 3 temperaturas (cabeçote, água e parte inferior do radiador), a pressão do óleo, o vácuo e as velas aquecedoras, com alarmes pra quando qualquer coisa sair no normal.
IMPORTANTE, o ponteiro do painel é lento demais, nunca confie nele, já vi variações de 20°C na água e ele nem se mexeu.
Denis
denishark
28/04/2013, 21:13
E ai galera...
Segue um feedback das temperaturas do meu motor (2.0 Turbo Diesel Intercooler), recem retificado, com ventoinha travada e radiador original limpo).
Coloquei 3 sensores no motor:
- Temperatura do motor (junto com o parafuso da tampa da termostatica): média de 75ºC com pico máximo de 88ºC;
- Temperatura do cabeçote (no parafuso M5 q fica bem no meio do cabeçote pelo lado da bomba injetora): média de 105ºC com pico máximo de 118ºC;
- Temperatura do radiador (perto do bocal inferior onde sai a mangueira para o motor): média de 40ºC com pico máximo de 65ºC.
No meu motor a água não baixa de jeito nenhum.
Suponho que está td sob controle. Alguem aí tem outra referencia quanto a essas temperaturas ?
Valeu.
Eduarte logo cuando el sro possa ,me liga por msn ok, abraço
denishark
06/05/2013, 12:01
Bom dia galera !!!
Mesmo com o motor 100% retificado e tudo aparentemente ok, ja tive subidas de temperaturas em subidinhas de serra, to suspeitando que tem alguma coisa errada com minha junta.
Fiz um teste e gravei, queria que os amigos aí dessem uma olhada:
https://www.youtube.com/watch?v=EWxuT9iAu20
Agradeço qualquer sugestão !
Valeu.
Robinho da Jaguatirica
06/05/2013, 21:15
Parece que está normal, eu pelo menos não ví as bolhas.
Djalma colombo
06/05/2013, 21:17
Ta baixando agua ou ta normal? ja verificou o sensor de temperatura?
denishark
06/05/2013, 21:45
Boa noite galera...
Hoje mais tarde fiz o mesmo teste da mangueira na garrafa, com o motor quente... e o resultado foi bem diferente do primeiro.
Adicionei o segundo teste no video, assistam de novo pessoal:
https://www.youtube.com/watch?v=7Is_iFYVc80
Outro sintoma estranho é que ao desligar o carro, ta estourando uma mangueira atrás da outra, o sistema fica muito pressurizado.
Ainda consegui ver o nivel de agua, pois toda hora aparece uma mangueira furada, ta froid.
Denis
André Fernandes
06/05/2013, 22:59
Boa noite galera...
Hoje mais tarde fiz o mesmo teste da mangueira na garrafa, com o motor quente... e o resultado foi bem diferente do primeiro.
Adicionei o segundo teste no video, assistam de novo pessoal:
https://www.youtube.com/watch?v=7Is_iFYVc80
Outro sintoma estranho é que ao desligar o carro, ta estourando uma mangueira atrás da outra, o sistema fica muito pressurizado.
Ainda consegui ver o nivel de agua, pois toda hora aparece uma mangueira furada, ta froid.
Denis
rapaz vai por mim... já comprou a tampa original?
Ventoinha viscosa?
conferiu a valvula termo estatica?
fez limpeza no radiador?
so depois de matar isso tudo vc mexe na junta vai por mim abração
se voce for do rio me liga que eu ate olho pra vc,
meu pai teve 3 sportage e eu ja to na minha segunda e sei bem os macetes dela.
o carro é show cara, depois que tu acerta a mecanica dele é so amor
Djalma colombo
06/05/2013, 23:00
Pressão elevada pode ser valvula termostatica presa, ela não abre pra circular a agua e aumenta a pressão causando o rompimento das mangueiras, ou tem alguma coisa entupida!
André Fernandes
07/05/2013, 00:39
e pode ter certeza que depois que vc acertar a mecanica do carro, vc vai ter carro pra toda vida, fiquei um pouco sem vir no forum pq to trabalhando de mais, mais fazer oq, kkk
meu carro tava com 130 mil km rodados e apareceu a oportunidade de trocar por uma com 75 mil, nao pensei duas vezes e a primeira coisa que eu fiz foi trocar todas as mangueiras (mesmo estando todas parecendo novas}) ventoinha viscosa, valvula termoestatica, tampa, entre outras coisa pra mimar o carro novo, e esse final de semana to fazendo o mesmo lift que a antiga tinha e garanto a vocês, sportage com manutenção em dia nao da dor de cabeça, fui a são paula com essa nova, velocidade média 130 140 e foi e voltou sem perder uma gota de agua, sem baixar oleo, um espetaculo... sei que tem alguns que fala que o carro nao aguenta essa velocidade, mais o carro pedi isso na estrada, nem meu pai, nem meu tio, nem eu, nunca tivemos problemas, o apelido do meu sportage antigo era chucknorris, (apelido carinhoso colocado pelos amigos),
e se algum de vocês precisarem de seguro me liguem 021 6835-0815
Aumento na pressão é problema na tampa do radiador, pois é ela que determina a pressão no sistema.
[]s
(DU)
denishark
08/05/2013, 22:43
É galera... a junta tava queimada mesmo...
Aparentemente a termostática travou, a retifica havia colocado a termostática dupla, que até onde sei não é a correta.
Comprei a simples e fiz o famoso furo de 4mm para que instalem ela na montagem agora.
Resultados em breve... valeu !
meu caro amigo esta joya ese motor ,es normal esa preçao por algo la tampa es de 09,ok abraço
rpetrucci
13/05/2013, 12:16
Amigo leia minha historia aqui nesse poste, o meu problema era na boca do radiador ... lei e veja o drama que foi descobrir isso
Fastjack
18/05/2013, 18:32
Edusão,
Não confie no medidor original de temperatura! Se possivel instale outro!
Outra coisa, seria bom checar como esta a vazão de agua pelo radiador! O meu so estava com uns 30 ou 40% quando meu cabeçote trincou!
Maverickturbo ou alguém:
Quando houve super aquecimento a viatura chegou a morrer?
Fastjack
18/05/2013, 18:38
A minha sumiu a água do radiador, o termometro não passou da metade por isso não me alarmei e não fazia barulho anormal, então o carro jogo um tufo de fumaça cinza bem clara e olhei pro painél tava fora da faixa de turbo a 80Km/h quarta numa subida, achei estranho na hora, antes que eu pudesse tirar os olhos do painel acendeu as luzes (bateria, etc) a viatura morreu. Encostei o carro, levantei o capô e tava estralando tudo. Quando esfriou coloquei água no radiador e tentei ligar o carro ligou e andou normal, mas para ligar depois que esfriou no dia seguinte... esquece, não liga mais, não sei qual o problema ainda, mas imagino que minhas velas aquecedoras já tinha algumas falhando agora acho que foram todas pro saco, sem falar que uma delas tá empenada já comprei assim e pelo visto foi serviço da concessionaria ainda por cima.
denishark
18/05/2013, 19:43
A minha sumiu a água do radiador, o termometro não passou da metade por isso não me alarmei e não fazia barulho anormal, então o carro jogo um tufo de fumaça cinza bem clara e olhei pro painél tava fora da faixa de turbo a 80Km/h quarta numa subida, achei estranho na hora, antes que eu pudesse tirar os olhos do painel acendeu as luzes (bateria, etc) a viatura morreu. Encostei o carro, levantei o capô e tava estralando tudo. Quando esfriou coloquei água no radiador e tentei ligar o carro ligou e andou normal, mas para ligar depois que esfriou no dia seguinte... esquece, não liga mais, não sei qual o problema ainda, mas imagino que minhas velas aquecedoras já tinha algumas falhando agora acho que foram todas pro saco, sem falar que uma delas tá empenada já comprei assim e pelo visto foi serviço da concessionaria ainda por cima.
Boa noite FastJack...
Se a sua é turbo diesel, aconteceu exatamente a mesma coisa com a minha, e no meu caso, não teve jeito, tive que colocar um cabeçote novo e trocar a junta.
Esse cabeçote geralmente não dá retifica, dá pra tirar no máximo 0,5mm dele mais tem que compensar com uma junta especial, porem na maioria das vezes ele empena tanto que é lixo mesmo.
A sportage não admite "consertos paliativos", tem que fazer do jeito certo, infelizmente se vc tentar economizar vai passar tanto nervoso e vai acabar colocando fogo nela.
A dica é: cabeçote novo original coreano, parafusos do cabeçote novos originais, junta de aço original e termostática simples 88°C com um furo de 4mm.
Como esse carro também tem problemas crônicos com arrefecimento, instale um termometro com um parafuso M5 numa rosca que fira livre bem no meio do cabeçote pelo lado da bomba, a temperatura ali sempre fica perto dos 120°C, se passar vai queimar a junta rapidinho. Uma fala tipica desses carros é que o sensor fica na água, e se a agua some por algum motivo, ele demora pra acusar o aquecimento, ai quando vc percebe ja era...
Espero ter ajudado.
Denis
Djalma colombo
18/05/2013, 21:07
Quando começa a sumir água é aos poucos e quando percebemos já é tarde, pelo menos a cada 3 dias verifico o nivel e sempre coloco um pouco no reservatório de expansão e verifico o sistema viscoso, to com a minha a 2 anos e meio e nunca tive problemas desse tipo!
Djalma colombo
18/05/2013, 21:17
Maverickturbo ou alguém:
Quando houve super aquecimento a viatura chegou a morrer?
Se acontecer isto é quase 100% de chance de ter causado calço hidraulico nos cilindros, ou seja entrou água na parte superior dos cilindros!
Fastjack
19/05/2013, 13:08
Boa noite FastJack...
Se a sua é turbo diesel, aconteceu exatamente a mesma coisa com a minha, e no meu caso, não teve jeito, tive que colocar um cabeçote novo e trocar a junta.
Esse cabeçote geralmente não dá retifica, dá pra tirar no máximo 0,5mm dele mais tem que compensar com uma junta especial, porem na maioria das vezes ele empena tanto que é lixo mesmo.
A sportage não admite "consertos paliativos", tem que fazer do jeito certo, infelizmente se vc tentar economizar vai passar tanto nervoso e vai acabar colocando fogo nela.
A dica é: cabeçote novo original coreano, parafusos do cabeçote novos originais, junta de aço original e termostática simples 88°C com um furo de 4mm.
Como esse carro também tem problemas crônicos com arrefecimento, instale um termometro com um parafuso M5 numa rosca que fira livre bem no meio do cabeçote pelo lado da bomba, a temperatura ali sempre fica perto dos 120°C, se passar vai queimar a junta rapidinho. Uma fala tipica desses carros é que o sensor fica na água, e se a agua some por algum motivo, ele demora pra acusar o aquecimento, ai quando vc percebe ja era...
Espero ter ajudado.
Denis
Muito bom, me ajudou bastante.
A minha é turbo diesel, vou atrás de um cabeçote original e junta e vou fazer esses esquemas para poder ficar seguro enquanto a temperatura, pq tirando isso é um excelente veículo. Vlw Denis.
Ah, só mais uma coisa, quando aconteceu com a tua o estrago foi só no cabeçote? Sei lá, acho que é a parte mais frágil mesmo, ontem abri a tampa do cabeçote e subiu um cheiro forte de queimado, mas com o bloco deve estar ok (espero) por ser de ferro fundido... e como disse ela até andou depois normalmente, mas quando esfriou (acho que dai as coisas empenaram) não ligou mais.
rpetrucci
20/05/2013, 12:50
Pessoal,
Voltei ao projeto de "selar" o sistema após voltar a ter problema com o BOCAL do radiador.
Segue algumas fotos do projeto inicial ...
41226241226341226441226541226641226741226841226941 2271412272
Vou pegar a água da saida original, para isso cortei a parte de baixo da tampa para não vedar e deixar passar para o reservatório.
O reservatório que usei é do GOL AP 1.8 1997.
Vou devolver a água no cano inferior direito, onde a água vai para o motor. Assim não vou alterar o radiador e posso voltar com facilidade se der m....
Vai ficar mais ou menos assim:
412275
denishark
20/05/2013, 23:44
Muito bom, me ajudou bastante.
A minha é turbo diesel, vou atrás de um cabeçote original e junta e vou fazer esses esquemas para poder ficar seguro enquanto a temperatura, pq tirando isso é um excelente veículo. Vlw Denis.
Ah, só mais uma coisa, quando aconteceu com a tua o estrago foi só no cabeçote? Sei lá, acho que é a parte mais frágil mesmo, ontem abri a tampa do cabeçote e subiu um cheiro forte de queimado, mas com o bloco deve estar ok (espero) por ser de ferro fundido... e como disse ela até andou depois normalmente, mas quando esfriou (acho que dai as coisas empenaram) não ligou mais.
No meu caso foi o cabeçote e a junta...
Fastjack
21/05/2013, 09:08
Então, levei a SPT num mecânico de confiança, ele trocou as velas de aquecimento que estava precisando e pedi para ele verificar o cabeçote pq ela tinha fervido então ele ligou o motor e viu se fazia bolha na água do radiador e não fazia então disse que não tem problema. Claro que quando eu tiver mais tempo vou verificar melhor, acho que tive sorte pq o carro deve ter morrido por asfixia e o dia estava bem frio, pq o turbo parou e os gases de escape ficaram tudo dentro do motor vi que o dano foi do coletor de escape em diante inclusive carbonizou a turbina e a junta do coletor de escape tá toda torta. Algum ponto fraco pode ter sido imposto ao cabeçote depois disso, mas por enquanto vou esperar.
Então, depois do ocorrido coloquei água 60% e aditivo 40%, mas a temperatura chega quase no meio do mostrador (vou instalar termometro auxiliar pq esse dai é louco), o que reparei que eu tinha colocado aditivo que era quase 100% água, ou seja quase que só água no radiador (conforme vi a mensagem do Glaicon http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/56287-sportage-lubrificantes-graxas-fluidos-e-filtros-5.html). Depois troquei aquele e que coloquei um bom aditivo e água destilada de farmácia o termometro fica o tempo todo no mínimo, sendo que esse termometro da SPT o máximo é a metade, vou instalar outro.
Posto isso para compartilhar o que me aconteceu e que vejo na prática conforme o pessoal diz aqui no fórum que a qualidade dos líquidos postos no radiador são de muita importância.
Obrigado a todos.
Fastjack
21/05/2013, 11:23
Tá colocando bom liquido de arrefecimento no radiador? Troco gel de acoplação da ventoinha? Bah, queria te ajudar a minha tive um problema recentemente mas agora eu ando e o termometro fica no minimo nem sobe e antes tbm do problema (vazou todo liquido do radiador) ela também andava no calor do verão e o termometro chegava só até a metade da metade e eu acelerava legal. Claro que não dá para confiar no termometro original pq a metade dele é o máximo. E isso que andei 20 km sem nada no radiador e minha sportage tá ótima nunca vi isso em outro veiculo. Coloco água de farmácia no radiador e aditivo 35% 40%, eu radiador e valvula termostatica estão bons... acho que se tu tem isso não deveria esquentar tanto ainda mais no sul.
reapreta el cabeçote sim el motor fervio .
rpetrucci
21/05/2013, 15:34
Seguem fotos do cano adaptado para receber o retorno da água do reservatório novo.
412752412753412754
denishark
22/05/2013, 22:26
Boa noite galera... vamos a minha novela (parece novela mexicana né :D)
Então... a 2 meses, troquei meu Gol numa Sportage, era de um amigo, ele havia acabado de gastar um valor considerável pra fazer o motor completo, com cabeçote coreano e td, completo, também fez a bomba injetora.
Já ressaltando que o radiador foi checado e está ok, a ventoinha está travada.
Aí começou a novela:
Na 2ª viagem q fiz... a temperatura foi nas alturas.... 1° guincho !!!!
Foi pra oficina e liberaram dizendo q era só uma mangueira. Aproveitei e instalei um medidor de temperatura digital na lateral do cabeçote. Notei que naquele ponto a temperatura sempre fica entre 115 e 120°C (num parafuso M5 próximo a junta e pelo lado da bomba injetora).
Na 3ª viagem, aconteceu de nv, mais percebi bem antes pelo sensor, notei outra mangueira furada, consegui voltar repondo água.
Foi pra oficina e a junta tava queimada, o cabeçote foi checado e tava ok, trocaram a junta de novo, la se foram 15 dias.
Na 4ª viagem, aconteceu de nv, não tinha mangueira furada mais a água baixava rapidamente e la vamos nós pro 2° guincho.
Foi pra oficina e disseram q a junta veio com defeito, "faltando furos", e foi trocada novamente, ainda não busquei o carro lá.
Bom... adorei o carro, mais dá pra ver q to meio desapontado né. To achando sinceramente que o mecanico dessa retifica não conhece os macetes desse motor, pesquisei e achei em varias fontes as seguintes "dicas":
- Prisioneiros do cabeçote: Devem estar com no máximo 112mm, o nominal é 110mm, recomendado trocar os prisioneiros toda vez que o cabeçote for retirado pois eles esticam, batem no fundo da rosca do bloco e a junta não veda;
- Cabeçote: Empena e trinca com facilidade, não pode ser faceado em mais de 0,5mm e é OBRIGATÓRIO compensar o valor retirado com a junta, é recomendado usar a junta de aço original em cabeçote original e junta de amianto em cabeçote faceado;
- Junta do cabeçote: Nas concessionárias KIA, costumavam montar essa junta com “verniz maritmo”, achei estranho, mais quem falou isso disse ter sido mecanico numa concessionária;
- Aperto do cabeçote 1: Apertar com 12kg no sentido de dentro pra fora em X, depois apertar com 14kg em X, rodar 100km e reapertar com 14kg, rodar mais 1000km e reapertar com 14kg;
- Aperto do cabeçote 2: Apertar com 30Nm em todos os parafusos, depois 90º em todos os parafusos novamente, depois mais 90º. Tudo isso deve ser feito antes de colocar a viatura em funcionamento senão dá problema;
- Aperto do cabeçote 3: Apertar com 33 a 36Nm, depois 93° e depois mais 93°.
O que devo levar a sério nisso ??? To querendo compilar essas dicas e levar pro cara, a retifica tem fama de ser a melhor da região, acho que seja um problema de conhecimento só, o mecânico não conhece tais macetes, porque não quero mais ter que ficar na estrada e voltar na oficina. Ninguem nasce sabendo claro, to querendo ajudar o cara a solucionar meu problema.
Alguém teria mais alguma dica funcional pra esse motor afirmar ?
Valeu !
Faltando furos na junta de cabeçote é nova.
Ele pode não ser um bom mecânico, mas é ótimo para desculpas.
Acompanhe de perto o serviço.
Se houve fervura é possível danos no cabeçote.:concordo:
denishark
23/05/2013, 10:14
Ele pode não ser um bom mecânico, mas é ótimo para desculpas.
Acompanhe de perto o serviço.
Se houve fervura é possível danos no cabeçote.:concordo:
KKKK verdade... é tão absurdo que pedi pra ver a tal junta... O cabeçote segundo ele foi testado em 2 lugares, a pedido do fornecedor, e está ok.
E quanto aqueles macetes, quais procedem ?
KKKK verdade... é tão absurdo que pedi pra ver a tal junta... O cabeçote segundo ele foi testado em 2 lugares, a pedido do fornecedor, e está ok.
Resumidamente, os parafusos do cabeçote devem ser novos, pois no aperto eles se deformam, não sendo recomendáveis numa segunda desmontagem e reaperto.
Quanto ao torque e posição de aperto dos parafusos também é importante.
Medidas precisas eu não sei opinar.:concordo:
rpetrucci
24/05/2013, 17:41
amigo volte no tópico algumas páginas e leia a minha novelA com certeza vai te ajudar
amigo volte no tópico algumas páginas e leia a minha novelA com certeza vai te ajudar
E se voltares mais um pouco ainda, aí verás a minha novela.:mrgreen:
rpetrucci
27/05/2013, 16:24
Coloquei o reservatório do gol ... só alegria graças a DEUS !
Seguem fotos
41394041394141394241394341394441394541394641394641 3947
Glaicon e denishark,
tenho uma "chaleirinha" 2.0 tdi ano 2000...
Não tiro de todo a razão na alegação da mecânica quanto à falta de furos. Nem o contrário... Realmente, não faltam furoS, mas talvez apenas furo.
Há 2 anos, por hobby e por estar cansado de serviços baixa qualidade (mesmo em mecânicas tidas como referência), eu mesmo troquei a junta dela.
Na primeira vez que "pus a mão na massa", deparei-me com um junta (não lembro bem se era importada) na qual faltava furo para circulação da água.
Observem na figura (foto) do cabeçote visto por baixo na área circulada, há dois furos.
Já, na figura com fotos de junta, destacadas estão as áreas correlatas e... cadê um dos furos?
Se buscar no ML por "junta cabeçote sportage diesel 2.0" poderá ver similar à figura aqui postada. Interessante que não está explícito que é para turbo diesel (ou tdi), porém, que eu saiba, 2.0 só há turbinada. Sportage com motor diesel convencional seria 2.2...
Há uma outra marca de junta (também no ML), acho que é uma tal de "Merc0part3"... :shock:
416622
416625
Sds!
Glaicon e denishark,
tenho uma "chaleirinha" 2.0 tdi ano 2000...
Não tiro de todo a razão na alegação da mecânica quanto à falta de furos. Nem o contrário... Realmente, não faltam furoS, mas talvez apenas furo.
Há 2 anos, por hobby e por estar cansado de serviços baixa qualidade (mesmo em mecânicas tidas como referência), eu mesmo troquei a junta dela.
Na primeira vez que "pus a mão na massa", deparei-me com um junta (não lembro bem se era importada) na qual faltava furo para circulação da água.
Observem na figura (foto) do cabeçote visto por baixo na área circulada, há dois furos.
Já, na figura com fotos de junta, destacadas estão as áreas correlatas e... cadê um dos furos?
Se buscar no ML por "junta cabeçote sportage diesel 2.0" poderá ver similar à figura aqui postada. Interessante que não está explícito que é para turbo diesel (ou tdi), porém, que eu saiba, 2.0 só há turbinada. Sportage com motor diesel convencional seria 2.2...
Há uma outra marca de junta (também no ML), acho que é uma tal de "Merc0part3"... :shock:
416622
416625
Sds!
Não abriram os anexos, mas, vivendo e aprendendo.:concordo: