Conectar

Ver Versão Completa : Sportage fervendo

Páginas : 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11

EDuarte
29/09/2011, 09:36
Olá,,,ainda não tenho uma Sportage....estou querendo comprar uma e por isso estou me certificando dos problemas desse carro.

Eu tive um JPX (que tem problemas cronicos de aquecimento) e nele veio instalado no painél, um botão que ligava a ventoinha a hora que quiséssemos. Pois bem, quando fui no alto da serra da Bocaina, e fiz o carro fazer um grande esforço, deixei o botão da ventoinha ligado e dessa forma acho que ajudei a evitar um aquecimento do motor.

Pergunto: É possível fazer o mesmo na SPortage ? Alguem ja tem esse botão instalado ?

abs

É possivel sim, se vc instalar uma ventoinha eletrica, pois a original da sportage é mecanica.

[]s
(DU)

Angelo RJ
29/09/2011, 09:52
Desculpe a ignorância......mas como seria isso ?

Apenas uma troca, tira a mecanica e coloca a elétrica ? Não teria que haver alguma adaptação ?

E o mais importante: Será que ajudaria a resolver o problema ?

valeu

EDuarte
29/09/2011, 11:06
Desculpe a ignorância......mas como seria isso ?

Apenas uma troca, tira a mecanica e coloca a elétrica ? Não teria que haver alguma adaptação ?

E o mais importante: Será que ajudaria a resolver o problema ?

valeu

É necessario adaptação, ja instalei em algumas sportages e na cidade é muito eficiente, ja em trilha não gostei muito do desempenho não.

[]s
(DU)

Lucena04
29/09/2011, 16:31
Confesso que tenho medo de molhar o motor da ventoinha elétrica, sempre fui contra a alteração do sistema original, mas como para mim o sistema original deu muitos problemas fui obrigado a tentar a elétrica, mesmo contra a minha vontade. Estou pensando ainda em selar o sistema, se eu não me engano ganha alguns litros de água e acho que perde água com menos facilidade.

EDuarte
29/09/2011, 19:13
Pra nos que fazemos trilha o ideal é a ventoinha original mesmo, recondicionei a minha e ficou ótima, deixei de um jeito que ta até ventilando mais que a nova.

[]s
(DU)

Djalma colombo
30/09/2011, 10:33
Passa essa receita pra noiisss, Eduarte, ficou em quanto? eu adaqptei a da besta e ficou muito bom, só tive que refazer a furação, ficou ótima!

Wladybr
30/09/2011, 11:07
Eu tb usei o velho truque de recondicionar a Ventoinha original e a minha esta perfeita a quase um ano, e ainda a temperatura fica um pouco abaixo do normal. Nunca chega nem naquele pontinho abaixo do meio.

Alias a quem possa interessar, estou desenvolvendo uma pagina para uma empresa especializada em radiadores colmeias ventoinhas etc e sistemas de ar condicionado, não sei se posso mandar aqui o link do anuncio que fiz provissorio no mercado livre, enquanto a pagina não fica pronta, vou por aqui o link e caso não seja permitido, peço aos amigos moderadores que excluam o endereço e a quem precisar manda mensagem por PM que eu encaminho pro Mauro da Arserv que é gente fina, ok...

Manutenção De Radiadores E Ar Condicionado, Ventoinhas - en MercadoLibre (http://transporte-veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-201414898-manutenco-de-radiadores-e-ar-condicionado-ventoinhas-_JM)

EDuarte
30/09/2011, 11:13
Passa essa receita pra noiisss, Eduarte, ficou em quanto? eu adaqptei a da besta e ficou muito bom, só tive que refazer a furação, ficou ótima!

Essa receita ja foi postada no forum mas ninguem botou muita fé, é só colocar um pouco de NO SMOKE 90, parece mel de tão grosso que é, coloque o produto, feche e gire um pouco pra espalhar e depois verifique se não esta vazando pelo retentor frontal onde fica a cerpentina deixando de pé por uns 10 minutos, se vazar pode jogar fora.

[]s
(DU)

Morethson
01/11/2011, 15:48
Olá, que fórum espetacular esse...
Estou prestes a comprar uma Sportage 99 completa, mas eu já estou dias lendo o fórum, vi as dicas e vi esse problema grave com respeito a refrigeração.
Sou Topógrafo e preciso de um carro que seja macho, pois trabalho no asfalto e também na lama, entendo bem de topografia acidentada, mas não entendo nada de carros que andam nela rs...
Bom... o sportage que vi logo qd da a partida já liga a ventuinha e fica ligada direto, a água-solução está boa, a temperatura no relógio está uma linha abaixo do meio sem andar ( se comprar a 1ª coisa é instalar 2 relógios de temperatura ), depois de uns 10 min ligada parada percebi que no escapamento estava pingando um pouco. O carro parece que nunca andou na lama a lata e por baixo parece que saiu da loja.
Mas pelo que vi nesse tópico está parecendo uma fria comprar ele. To achando que a junta ou o cabeçote virou "lama" pelo fato do gotejamento no escapamento. Vou levar um mecânico mas
gostaria de saber a opinião de quem entende, ou seja os donos. Alguém pode me ajudar?

EDuarte
02/11/2011, 08:31
Precisa ver se o gotejamento no escapamento não é de combustivel ruim, com a quantidade de alcool que tem misturado na gasolina pode-se considerar normal pingar agua no escape.
É normal a ventoinha girar com o motor, verifique se ela não esta travada, com o motor desligado tente girar a hélice, se não girar é pq esta travada, se girar sem nenhuma resistencia ou pouca é pq esta ruim, se girar com uma certa resistencia é pq esta boa.
Instalar 2 relogios de temperatura??????Não seria um segundo marcador de temperatura????

[]s
(DU)

Djalma colombo
03/11/2011, 12:57
Pingar agua é normal, aminha quando ta fria até auqecer sai quase meio copo de agua, falei com o meca e ele me disse que é por causa do combustivel, a agua condensa no catalisador e depois quando esfria sai pelo escape!

DouglasMac
03/11/2011, 13:35
POUTZ...a gente faz os comentários e o pessoal que lê acha que nossas viaturas são ruins de FÁBRICA!!

Né isso não gente, SPT é bão todo. Uns compraram com problemas, outros arrumaram com peças duvidosas e ainda outros, entregaram a viatura para "MEXANICOS".

O sistema de refrigeração tem de ser bem cuidado, o Curcunda, que é só para trilhas ( pego pesado), usa o sistema original e nada acontece de errado.
O Negão, que é de Shopis e viagens, encara qualquer viagem andando a 100/120/140 sem problemas também com o sistema original.

FUI!!!!!

Djalma colombo
03/11/2011, 14:45
A minha tava com a ventoinha travada, troquei o acoplamentop viscoso e ta show de bola não baixa nada, o consumo passou de 7 pra 10 na estrada na média de 110/ 120 km/h, já pensei em trocar pq tava com gnv, tava só me incomodando principalmente em dias muito frios, comorodo pouco tirei o gnv, agora é só alegria, rodo como se fosse carro de passeio, arranca bem desenvolve legal pro padrão de veiculo que é, ja dei coro em tr4! kkk ( o motora devai ser ruiimmm) Brincadeiras à parte é o segundo melhor carro que tive, o primeiro era uma civic 95 coupe, o problema era que não dava pra enfiar nas estradas de pesque-pague!

Angelo RJ
08/11/2011, 08:22
Olá ,

Lendo tudo aqui sobre aquecimento e olhando o motor da Sportage , me veio uma dúvida:

Pode-se colocar uma outra ventoinha (deixando a original do carro) naquela parte em frente ao radiador ?
Seria uma boa opção contra o possível aquecimento ?
Em caso afirmativo isso não poderia atrapalhar a entrada do vento que vem de fora ?

Valeu pessoal

EDuarte
08/11/2011, 08:40
Pode colocar outra ventoinha sim, o dificil vai ser achar uma que caiba naquele espaço...

[]s
(DU)

Angelo RJ
08/11/2011, 10:50
Eduarte,

Então, se não encontrar, o melhor seria trocar a original por uma elétrica (no caso de não usar o carro em trilhas mais pesadas)...certo ?

Lucena04
08/11/2011, 12:31
Eu fiz isso, estou esperando terminar a instalação do ar quente para tirar umas fotos. Comprei em um desmanche mais uma ventoinha de ar condicionado da Sportage (que já vem com o defletor) e coloquei ao lado da original. Eu acho que dá para usar qualquer ventoinha ching ling (com defletor) que caiba lá, é que eu acabei achando essa por um bom preço. Quando dispara a ventoinha principal dispara junto uma das ventoinhas da frente, a outra da frente só dispara quando liga o ar condicionado. Instalei um celolão 97-92 na mangueira de cima e o sensor do medidor auxiliar também na parte de cima (mandei furar uma peça de ferro que já tem um sensor de temperatura, não sei o nome dela, fica perto da válvula termostática, tem um lugar nela que parece que foi feito para ser furado), imaginei que iria medir uma temperatura mas alta que 90, mas está estabilizando em 90 graus, não sei porque. Só quando força o motor em uma subida que a temperatura eleva um pouco, mas baixa logo em seguida.

Carlos Humberto Buniotto
09/11/2011, 14:49
o que é esse NO SMOKE 90?

EDuarte
09/11/2011, 16:52

É um aditivo bem grosso, parece mel, que é usado com o oleo do motor.

[]s
(DU)

Angelo RJ
13/11/2011, 15:36
Ola pessoal,

Estou querendo levar a sportage para varetar o radiador, porém como estou um tanto sem grana e preciso ver um pequeno vazamento de óleo, talvez deixe isso para depois.

Tem dia que o carro consome um pouco mais de água (sendo necessário colocar um pouco no reservatório) e tem dia que ele não consome nada, ou seja, a água se mantem no mesmo nível.

Sei que é muito importante varetar o radiador, mas pergunto: Numa situação como essa posso esperar mais um pouco para varetar o radiador ?

Ps: Minha Sportage está com a ventoinha travada e não tem a válvula termostática

Agora surgiu uma dúvida:

No caso da minha sportage, que está sem a válvula termostática e tem a ventoinha travada, caso exista algum problema no radiador (entupimento por exemplo) a temperatura vai subir e o carro pode aquecer ???

Pescador4x4
13/11/2011, 21:49
Angelo,

Economiza o dinheiro de varetar, e troca logo a colmeia ou melhor, troca logo o radiador... No meu caso, varetar não resolveu nada...Abs!

Ola pessoal,

Estou querendo levar a sportage para varetar o radiador, porém como estou um tanto sem grana e preciso ver um pequeno vazamento de óleo, talvez deixe isso para depois.

Tem dia que o carro consome um pouco mais de água (sendo necessário colocar um pouco no reservatório) e tem dia que ele não consome nada, ou seja, a água se mantem no mesmo nível.

Sei que é muito importante varetar o radiador, mas pergunto: Numa situação como essa posso esperar mais um pouco para varetar o radiador ?

Ps: Minha Sportage está com a ventoinha travada e não tem a válvula termostática

Agora surgiu uma dúvida:

No caso da minha sportage, que está sem a válvula termostática e tem a ventoinha travada, caso exista algum problema no radiador (entupimento por exemplo) a temperatura vai subir e o carro pode aquecer ???

Angelo RJ
14/11/2011, 10:05
Tudo bem, mas se a água quase não está descendo acho que não preciso fazer isso agora, certo ?

Ps: Pergunta de leigo:

Quando devo usar aquele botão do afogador ?? Toda vez que ligo o carro de manha ?

Pescador4x4
14/11/2011, 13:03
Angelo,

Vai estar na sorte, verifica o nível diariamente e quando for arrumar se prepara, não sai barato!!!

Depois de muita grana, voltei o sistema para o original: ventuinha, válvula termostática, radiador com nova colmeia, aditivo no sitema e instalação de um termometro auxiliar para temperatura da água. O carro já vem rodando a um bom tempo sem problemas de aquecimento, etc.

O botão deve ser utilizado quando o carro estiver frio, principalmente pela manhã, regulo em 2.000 rpm até o ponteiro da temperatura descolar...

Abs!

Tudo bem, mas se a água quase não está descendo acho que não preciso fazer isso agora, certo ?

Ps: Pergunta de leigo:

Quando devo usar aquele botão do afogador ?? Toda vez que ligo o carro de manha ?

Angelo RJ
14/11/2011, 18:19
Angelo,

Vai estar na sorte, verifica o nível diariamente e quando for arrumar se prepara, não sai barato!!!

Depois de muita grana, voltei o sistema para o original: ventuinha, válvula termostática, radiador com nova colmeia, aditivo no sitema e instalação de um termometro auxiliar para temperatura da água. O carro já vem rodando a um bom tempo sem problemas de aquecimento, etc.

O botão deve ser utilizado quando o carro estiver frio, principalmente pela manhã, regulo em 2.000 rpm até o ponteiro da temperatura descolar...

Abs!

Eu sei.....mas quando estamos sem grana pra fazer tudo, temos que ter prioridades,,então vou mandar ver esse vazamento de óleo e mes que vem começo a mexer nessa parte toda (termometro auxiliar, radiador etc ...)

Quanto ao afogador, valeu pela informação ......

obrigado !

abs

Angelo RJ
17/11/2011, 08:23
Pessoal,

Minha Sportage (2001-diesel) esta sem a valvula termostatica, mas como moro na regiao serrana do Rio, onde a temperatura costuma ser mais baixa, acho que devo colocar a mesma para o motor andar a temperatura correta ....certo ?

Pergunto:

Qual válvula devo comprar ? Qual a marca e o modelo ?

Obrigado !!!

Djalma colombo
18/11/2011, 12:04
Coloca a original ou a do motor ap da volks, elas abrem a +ou_- 80º, da uma pesquisada no tópico valvula termostática que tem mais informação a respeito de similares: Resposta da KIa referente às TD:

Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC...

Angelo RJ
18/11/2011, 13:27
Valeu Djalma .....

Vou ver se coloca a original mesmo, está na faixa de 55,00.

Abs

DouglasMac
18/11/2011, 18:51
Pitacos: não deixe sua viatura esquentando para depois sair:stop:...ligue e saia devagar andando até os 2.000rpm. Assim voce aquece toda a mecanica (embregem, freios, diferenciais, rolamentos etc...) junto com o motor.

Válvula termostática (somente) original: tirar a primária e fazer um furo de 4.0mm.:dance:

LAMA!!

Djalma colombo
18/11/2011, 23:05
Uso a original sem alterala, sempre tá normal a temperatura, não esqueça de verificar se não tem ar no sistema de arrefecimento, isso pode provocar aquecimento alem do normal e use aditivo recomendado!

Angelo RJ
19/11/2011, 17:16
Uso a original sem alterala, sempre tá normal a temperatura, não esqueça de verificar se não tem ar no sistema de arrefecimento, isso pode provocar aquecimento alem do normal e use aditivo recomendado!

Pessoal,

coloquei a valvula termostatica ontem e por enquanto notei que o carro esta mais "redondo" . O certo é o botão marcador de temperatura ficar abaixo daquela marcação do meio, certo ?

Ps: A ventoninha está travada, isso altera o funcionamento do marcador de temperatura ? O que devo observar ?

Aproveitando ....

QUal o nivel que deve ficar a água naquele compartimento de plastico ligado ao radiador ?
Deve ficar perto da boca ou mais la pra baixo ?
Tenho medo de colocar muita agua alí e ela acabar sendo "cuspida" .

Abs,

Obrigado

Pescador4x4
19/11/2011, 17:19
Angelo,

Seu carro está baixando água, com a ventuinha travada e sem válvula termostática, são indicações que o carro já sofreu aquecimento e o antigo dono optou pela forma fácil de resolver o problema...Colocar simplesmente a válvula termostática sem
revisar todo o resto, pode piorar o problema. Abs!

Pessoal,

Minha Sportage (2001-diesel) esta sem a valvula termostatica, mas como moro na regiao serrana do Rio, onde a temperatura costuma ser mais baixa, acho que devo colocar a mesma para o motor andar a temperatura correta ....certo ?

Pergunto:

Qual válvula devo comprar ? Qual a marca e o modelo ?

Obrigado !!!

Djalma colombo
20/11/2011, 12:19
Angelo, a minha estava com a ventoinha travada, não chegava nem perto da marcação abaixo do meio, se está assim é melhor dar uma revisada em todo o sistema de arrefecimento. Não vaile ou a dor no bolso pode ser maior!

fredboell
20/11/2011, 15:01
a minha depois que fiz o motor, deixaram sem a termostatica e o antigo dono travou a ventuinha, que continua assim.
o carro nao esta 100% esta muito gastador, fazendo em torno de 7km/l na cidade e 11 na estrada.
vou optar por colocar a ventuinha original e a termostatica original, nao esquecendo de varetar o radiodor bem varetado, uma vez ao ano e colocar agua e fluido na proporção correta, se nao me engano 40/60.
o motor nao esquenta, dificilmente na cidade chega no 1/4, dai roda so com oleo frio, nao tem o mesmo rendimento, a ventuinha travada o consumo aumenta, quer ver se depois desta ela faz pelo menos uns 8 ou 8,5 na cidade, vamos ver.
depois que fizer posto para voces.
a proposito, ja li o topico que falam sobre a ventuinha eletrica e tal, mas vou acabar por colocar tudo original mesmo, a minha outra era tudo original e nao esquentava, entao voto pela originalidade.
abraços.

Angelo RJ
21/11/2011, 08:16
A agua do meu carro não está baixando não, aliás ela estava baixando devido a uma mangueira furada que já foi trocada.

Vcs sabem me informar qual o nível que a água deve ficar naquele compartimento de plastico ligado ao radiador ? O nível certo é perto da boca ou mais na parte de baixo ? (não está dando pra ler as marcações de mínimo e maximo que vem nesse compartimento)

Outra coisa que observei foi que depois que coloquei a valvula termostatica o carro parou de fazer muita fumaça de manha ao ser ligado. Agora ligo ele e quase não sai fumaça nenhuma. É assim mesmo ?

Pescador4x4
21/11/2011, 12:09
A agua do meu carro não está baixando não, aliás ela estava baixando devido a uma mangueira furada que já foi trocada.

Vcs sabem me informar qual o nível que a água deve ficar naquele compartimento de plastico ligado ao radiador ? O nível certo é perto da boca ou mais na parte de baixo ? (não está dando pra ler as marcações de mínimo e maximo que vem nesse compartimento)

Outra coisa que observei foi que depois que coloquei a valvula termostatica o carro parou de fazer muita fumaça de manha ao ser ligado. Agora ligo ele e quase não sai fumaça nenhuma. É assim mesmo ?

O nível é perto da parte de baixo do reservatório... A minha é assim mesmo, pouca fumaça. Abs!

Carlos Humberto Buniotto
22/11/2011, 20:32

acabeidecomprar ventoinha em concessionária, original embalagem fechadaR$ 244,00 à vista:cool:

Angelo RJ
23/11/2011, 08:35
Pessoal,

Todos dizem para colocarmos no radiador a água desmineralizada.

Aonde vcs encontram essa água ? Pode ser as águas vendidas em galão ?

valeu

Marcus Pereira
23/11/2011, 17:34
Mesma coisa que água destilada, vc encontra em qualquer bom posto de abastecimento, é a mesma água utilizada em baterias.

EDuarte
23/11/2011, 20:16
Cuidado para não fazerem confuzao, existe agua desmineralizada para baterias e acido para baterias.

[]s
(DU)

mlucia_prado
27/11/2011, 17:16
Olá, pessoal! Preciso de ajuda!!!!!!! Tenho uma sportage 2000 a gasolina e a gas. Desde que comprei só dá problema. Começou tudo com a troca de bico e limpeza do radiador, ela estourou a mangueira de ar quente, depois esquentou e por ultimo estou a mangueira do radiador queimando a junta do cabeçote, refiz o cabeçote, troquei a bomba d'água. Ela continua esquentando, mal ando, ela vai quase no meio. Tem alguma coisa para fazer? Isso é normal? Agradeço que puder ajudar! Abraço a todos.

Robinho da Jaguatirica
27/11/2011, 19:03
mlucia_prado,

É normal ela chegar ao meio do marcador sim, mas, teria que andar uns 3 km primeiro, a partir daí ela cola quase no meio e dalí não sai.
Tem baixado água?
Sai água ou fumaça branca pelo escapamento?

Vai dando mais detalhes pra galerinha ir te auxiliando.

Forte abraço!

Robinho

mlucia_prado
28/11/2011, 07:15
Oi Robinho, obrigado por responder! Não a agua do radiador não está baixando, vou ver a fumaça. Essa mistura de agua + liquido aferrecimento é ideal ser feito?

Robinho da Jaguatirica
28/11/2011, 10:40
Oi Robinho, obrigado por responder! Não a agua do radiador não está baixando, vou ver a fumaça. Essa mistura de agua + liquido aferrecimento é ideal ser feito?

mlucia-prado,

A mistura do líquido de arrefecimento deve ser de 60% água, para 40% de aditivo de boa qualidade.
Meio confuso sua viatura esquentar e não baixar água. nem o vaso de expansão baixa nada?

EDuarte
28/11/2011, 10:50
mlucia, como esta a ventoinha do motor?

[]s
(DU)

mlucia_prado
28/11/2011, 12:11
que mal lhe pergunte onde vejo esse vaso de expansao ?rsssssss!!!!!!!!!

mlucia_prado
28/11/2011, 12:11
Segundo o mecanico esta boa, seria ideal trocar por uma nova para testar??????

mlucia_prado
28/11/2011, 12:13
mlucia, como esta a ventoinha do motor?

[]s
(DU)

por um acaso tem nextel??????

mlucia_prado
28/11/2011, 12:13
mlucia-prado,

A mistura do líquido de arrefecimento deve ser de 60% água, para 40% de aditivo de boa qualidade.
Meio confuso sua viatura esquentar e não baixar água. nem o vaso de expansão baixa nada?

por um acaso tem nextel????

EDuarte
28/11/2011, 14:07
Se o mecanico disse que a ventoinha esta boa, teremos que acreditar, mas se quiser fazer um pequeno teste, com o motor desligado e frio gire a helice com a mão, se girar mas pesada esta boa, se girar totalmente livre esta ruim e se não girar esta travada.
Não tenho nextel, apenas celular (TIM)

[]s
(DU)

Djalma colombo
28/11/2011, 14:56
Rodo bastante com a minha que tambem é a gasolina e "era a dor de cabeça", quero dizer a GNV, retirei o gnv e acabou os problemas. Não uso aditivo na água e sempre to de olho no nivel, a ventoinha troquei, resultado a atemperatura quase chega no meio e não passa e não baixa agua quando preciso completar a água já se foi uns 15 dias!

mlucia_prado
28/11/2011, 16:22
Se o mecanico disse que a ventoinha esta boa, teremos que acreditar, mas se quiser fazer um pequeno teste, com o motor desligado e frio gire a helice com a mão, se girar mas pesada esta boa, se girar totalmente livre esta ruim e se não girar esta travada.
Não tenho nextel, apenas celular (TIM)

[]s
(DU)
oi Du, novamente obrigado, comprei uma ventoinha original, uma facada! mas vou trocar pra ver se acaba o problema. Semana que vem te conto o resultado!

EDuarte
28/11/2011, 16:44
Ok mlucia, aguardaremos os resultados
Boa sorte

[]s
(DU)

mlucia_prado
28/11/2011, 19:59
Ok mlucia, aguardaremos os resultados
Boa sorte

[]s
(DU)

acabei de olhar a sua, é linda igual a minha, só falta um detalhe onde comprou o parachoque impulsão?????

fredboell
28/11/2011, 20:26
oi Du, novamente obrigado, comprei uma ventoinha original, uma facada! mas vou trocar pra ver se acaba o problema. Semana que vem te conto o resultado!

quanto seria a facada, aqui em curitiba achei por 280, mais 50 a termostatica, o que vcs acham...

EDuarte
28/11/2011, 21:10
acabei de olhar a sua, é linda igual a minha, só falta um detalhe onde comprou o parachoque impulsão?????

Obrigado mlucia
O parachoque de impulsão eu mesmo fiz, assim como estribo, peito de aço, suporte do galão junto com estepe, lift, etc... hj ela esta totalmente diferente das fotos do album, inclusive o parachoque, como estou colocando guincho o parachoque estou fazendo tubular, em breve postarei fotos mais atuais.

[]s
(DU)

DouglasMac
28/11/2011, 23:09
mlucia....acoplamento original sai por uns R$400, foi isso que pagou?? Termostática em torno de R$35,00!!

Já que vai mexer, veja:
termostática, tampa do radiador e troque a água (destilada) e aditivo.

Pessoal, tenho visto aqui muitos relatos durante todo este tempo que aqui tentamos nos ajudar...ATENÇÃO>>>>>>>>>>>>
TEM MEXANICOS MONTANDO COM A HÉLICE INVERTIDA....não puxa o ar, SOPRA!!! testem as suas.

Geisler®
28/11/2011, 23:46
Olá, pessoal! Preciso de ajuda!!!!!!! Tenho uma sportage 2000 a gasolina e a gas. Desde que comprei só dá problema. Começou tudo com a troca de bico e limpeza do radiador, ela estourou a mangueira de ar quente, depois esquentou e por ultimo estou a mangueira do radiador queimando a junta do cabeçote, refiz o cabeçote, troquei a bomba d'água. Ela continua esquentando, mal ando, ela vai quase no meio. Tem alguma coisa para fazer? Isso é normal? Agradeço que puder ajudar! Abraço a todos.
mlucia_prado,

A temperatura tem que ficar sempre no meio da escala, se passar do meio é porque ta esquentando demais, até o meio é normal.
Abaixo uma foto pra ilustrar.
Apesar de o meu Sportage ser a diesel, o painel deve ser semelhante ao seu.

Abraço, e LAMA \o/:cool:

mlucia_prado
29/11/2011, 11:48
quanto seria a facada, aqui em curitiba achei por 280, mais 50 a termostatica, o que vcs acham...

paguei na original 474,00

mlucia_prado
29/11/2011, 11:49
mlucia....acoplamento original sai por uns R$400, foi isso que pagou?? Termostática em torno de R$35,00!!

Já que vai mexer, veja:
termostática, tampa do radiador e troque a água (destilada) e aditivo.

Pessoal, tenho visto aqui muitos relatos durante todo este tempo que aqui tentamos nos ajudar...ATENÇÃO>>>>>>>>>>>>
TEM MEXANICOS MONTANDO COM A HÉLICE INVERTIDA....não puxa o ar, SOPRA!!! testem as suas.

Já fiz tudo isso. Só falta mesmo a helice.....

EDuarte
29/11/2011, 14:06
mlucia
Verificou se o radiador não esta obstruido?

[]s
(DU)

fredboell
02/12/2011, 20:46
comprei hoje a ventuinha completa, dizem que nao vende sem a helice, e a valvula termostatica para 88°, acho que é isso.
280 a ventuinha, 50 a termostatica, sem choro.
doi, mas no final das contas nao achei tao facada assim, se considerar o beneficio a longo prazo.
a ventuinha é facil de trocar, acho que eu mesmo com um jogo de chaves consigo, a termostatica, nao faço a minima ideia onde vai.
me tirem uma duvida, trocando somente a ventuinha, e deixando sem a termostatica, por poucos dias, so andando na cidade, de leve,nao deve esquentar demais ne...até porque quando esquentar, a ventuinha aciona automaticamente, é isso, ou acham melhor levar no meca e fazer tudo...
obrigado.

Djalma colombo
02/12/2011, 22:27
Me liga amnhã e te dou as dicas, eu mesmo troquei a ventuiha e a termostatica da minha, é muito fácil. Rodar sem a termostatica demora mais pra aquecer, ja com a ventoinha travada ai é mais difícil ainda, rodei muito tempo sem a termo e com a ventoinha travada, o problema era consumo e barulhão! rsrsr..

DouglasMac
03/12/2011, 10:45
Termostática...na base da mangueira superior. Pronto, fica aí dentro desse "copo", é só desparafusar, tirar a velha e colocar a nova.

LAMA!!

fredboell
03/12/2011, 20:36
Me liga amnhã e te dou as dicas, eu mesmo troquei a ventuiha e a termostatica da minha, é muito fácil. Rodar sem a termostatica demora mais pra aquecer, ja com a ventoinha travada ai é mais difícil ainda, rodei muito tempo sem a termo e com a ventoinha travada, o problema era consumo e barulhão! rsrsr..

trocar a ventuinha é tranquilo, nao tem ligação nenhuma é so parafuso,
o problema é que um dos...vou poupa-los de palavroes...arredondou quando tentei tirar, vou esperar o motor esfriar e tentar de novo com a chave de cano.
a termostastica, nao tem velha para substituir, mas eu me viro, valeu pela dica.
obrigado de novo djalma, grande amigo, se amanha der zica te ligo.
valeu, abraço.

fredboell
04/12/2011, 10:37
senhores, acordei empolgado e mandei brasa na vtr ja cedo.
o problema com aquele dito parafuso, é que o motor estava quente, so pode, de manha meti uma chave saiu bem facinho, cretino...
troquei a ventuinha, mas mesmo assim, quando ligo o carro, o motor da giro e ja liga a ventuinha, nao sei se esta certo isso.
a termostatica, fui na dica do Douglas, desconectei a mangueira que sai do radiador, por cima, e vai direto para o motor, perto da mola que segura o acelerador, onde a mete a mao para acelerar o motor.
estava sem nada, como o nava e o djalma tinham dito, pelos sintomas do motor.
coloquei a mesma com a mola para dentro do motor, foi o unico jeito que coube, e resolvi dar uma volta.
ja na esquina de casa, que é em uma subida meio forte, o ponteiro ja começou a subir, chegou um tiquinho para baixo do meio e nao subiu mais, mesmo em subidas fortes perto de casa, parece que até o ronco do motor ficou diferente e que a rotação sobe mais rapido.
ficou outra coisa mesmo, mais parecida com minha outra sportage, me deu até saudades dela, haha.
é isso ae, obrigado a todos pela ajuda, em especial ao djalma e o douglas, valeu, abraço.

Djalma colombo
04/12/2011, 21:59
É isso aí fred, é muito bom poder ajudar os camaradas, o funcionamento é esse mesmo, tá certinho igual a minha. Ele sobe para e não se mexe mais, to doido pr por a minha na estrada...

Djalma colombo
05/12/2011, 09:06
Segue foto do marcador aquecido!

Carlos Humberto Buniotto
05/12/2011, 23:07
senhores, acordei empolgado e mandei brasa na vtr ja cedo.
o problema com aquele dito parafuso, é que o motor estava quente, so pode, de manha meti uma chave saiu bem facinho, cretino...
troquei a ventuinha, mas mesmo assim, quando ligo o carro, o motor da giro e ja liga a ventuinha, nao sei se esta certo isso.
a termostatica, fui na dica do Douglas, desconectei a mangueira que sai do radiador, por cima, e vai direto para o motor, perto da mola que segura o acelerador, onde a mete a mao para acelerar o motor.
estava sem nada, como o nava e o djalma tinham dito, pelos sintomas do motor.
coloquei a mesma com a mola para dentro do motor, foi o unico jeito que coube, e resolvi dar uma volta.
ja na esquina de casa, que é em uma subida meio forte, o ponteiro ja começou a subir, chegou um tiquinho para baixo do meio e nao subiu mais, mesmo em subidas fortes perto de casa, parece que até o ronco do motor ficou diferente e que a rotação sobe mais rapido.
ficou outra coisa mesmo, mais parecida com minha outra sportage, me deu até saudades dela, haha.
é isso ae, obrigado a todos pela ajuda, em especial ao djalma e o douglas, valeu, abraço.
Estou sofrendo mais de vinte dias com minhaSPT aquece esfria, troquei ventoinha só falta a valvula, vc sabe onde encontro e se tem alguma similar°:freaking:

Henrique Petropolis
06/12/2011, 02:39
Eu sei ,depois de tanta procura usei do motor AP (gol,voyage,parati,santana) e encaixa 100% pode colocar e ser feliz por 14,00 reais !!

Carlos Humberto Buniotto
06/12/2011, 09:09
Obrigado cara! vamos tentar novamente. Abs:euforico:

Carlos Humberto Buniotto
06/12/2011, 18:57
Pois é troquei a válvula termostática, andei uns quinze minutos subi até a serra aqui de São Pedro-SP, quando reparei o ponteiro descia e subia descontroladamente até parar perto do H, ai parei a viatura e vonltei descendo a serra a temperatura voltou ao meio, detalhe quando parei o radiador estava mandando água para o reservatório de expanção, e as mangueiras superior e inferior estavam quente(cpnclui-se que a válvula estava funcionando. Amigos do fórum será que não é a bomba d'água?:cool:

EDuarte
06/12/2011, 19:11
Carlos
Como assim o ponteiro subia e descia descontroladamente?
Subia e descia gradativamente (devagarinho) ou dava pulos tipo liga e desliga?

[]s
(DU)

Carlos Humberto Buniotto
06/12/2011, 19:20
O ponteiro estava no 1/2 do relógio descia rápido e subia como liga/desliga.

EDuarte
06/12/2011, 19:35
Hmmm...
Isso com certeza não é temperatura, é mau contato no sensor, fios ou no mostrador, se fosse temperatura iria subir gradativamente e a tendencia seria só subir e não descer.

[]s
(DU)

DouglasMac
07/12/2011, 00:26
Eduarte/Lucena e turma...o Curcunda ganhou de Natal 200% de block...UM SHOW!!!!
Dianteiro da Kaiser via Lulute em 5x440, traseiro adaptado com 27 estrias (ficou tudo entre caixa satélite/torneiro/óleo em 1.000).
Sequer se percebe que tem os blocks no asfalto/estrada...rodei 1.400 km em viagem (900 de asfalto) e tudo de bom!!!
Na trilha é um cabrito!!
Se soubesse a ignorância que fica, já tinha colocado desde que comprei e começei a montá-lo.

LAMA e ABRAÇO!!!

DouglasMac
07/12/2011, 00:30
Hummm!

Assunto em sala errada, desculpem aí!! Mas tá valendo.

EDuarte
07/12/2011, 08:51
Douglas
Vamu pro topico correto e explica melhor esses 1000,00...

[]s
(DU)

Carlos Humberto Buniotto
09/12/2011, 11:51
Hmmm...
Isso com certeza não é temperatura, é mau contato no sensor, fios ou no mostrador, se fosse temperatura iria subir gradativamente e a tendencia seria só subir e não descer.

[]s
(DU)

Caro Eduarte, o sensor de temperatura é aquele que fica logo abaixo da valvula termostática?

EDuarte
09/12/2011, 19:26
Caro Eduarte, o sensor de temperatura é aquele que fica logo abaixo da valvula termostática?

Isso mesmo, mas ali tem dois, um do lado esquerdo e outro do lado direito, o sensor do painel é o do lado esquerdo (olhando o carro de frente), bem embaixo da mangueira do radiador.

[]s
(DU)

Carlos Humberto Buniotto
10/12/2011, 18:03
Eduarte + uma vez obrigado, vou tirar esse sensor segunda e procurar um semelhante para fazer um teste, vc sabe de algum similar que substitui o original?

Abs

CHB

Carlos Humberto Buniotto
10/12/2011, 18:11
Vc conhece algum sensor similar, segunda vou tirar o atual e colocar outro p/testar

Carlos Humberto Buniotto
10/12/2011, 18:13
desculpe repetir, a maquininha atras do teclado esta com algum problema

EDuarte
10/12/2011, 19:54
Antes de vc substituir, desconecte o fio do sensor e encoste no - (negativo) e veja se o ponteirinho sobe até o fim e não oscila, mesmo se não oscilar pode não ser o sensor, pode ser algum mau contato ou fio rompido que só aparece com a vibração e chaqualhação da viatura.

[]s
(DU)

mlucia_prado
11/12/2011, 16:50
Oi galera! Peguei minha sportage essa semana. Segundo o mecanico está zerada, troquei tudo como voces me acompanharam.
Porém o ponteiro quase cola no meio, o lado bom é não passa dele. Andei com ela bastante e sempre fica assim. Por um acaso voces conhecem algum mecanico aqui na região do vale do paraiba que podia me dar um parecer final, se está td ok mesmo??????

Marcus Pereira
11/12/2011, 17:41
Esse comportamento do ponteiro que vc descreve "ligeiramente abaixo do meio" é o o normal das Sports, mas... sugiro que vc instale um medidor auxiliar digital de temperatura com alarme sonoro, fica barato e vai te dar muito mais segurança.
Boa sorte com a viatura!

Djalma colombo
11/12/2011, 21:35
mlucia, no dia 5 postei uma foto domarcador, se estiver como a foto é o normal, feicidades com a sport!

Carlos Humberto Buniotto
13/12/2011, 17:56
Colegas de plantão, hoje depois dos conselhos do EDUarte, tirei o sensor de temperatura, ele estava meio que mole onde se conecta o fio e com aparência muito feia.Fui a um auto peças aqui de São Pedro-SP, e depois de tiradas as medidas, achamos um compatível, marca MTE THOMSON 3029 (GM 3439088) chevette/monza/kadete/vectra/s10/ipanema etc., instalei e andei subindo a serra, retas a 120 km/h, hoje tá um calor de 33º aqui e o ponteiro dormiu um pouco antes do meio, show acho que resolvi , vamos aguardar mais um pouco, obrigado galera

andrecamoes
24/12/2011, 12:48
Saudações a todos:
Sei que existe um tópico sobre radiadores fervendo mas não sei se esse é meu caso.
Gostaria muito de uma ajuda no meu problema.
Tenho uma grand sportage 99 gasolina / GNV. É um ótimo carro e está bem conservado. Nunca deu defeito até ontem.
O carro já estava parado, com motor desligado quando ocorre uma espécie de estouro, daí, passa a sair água vaporizada no carro. esperei esfriar e vi que a tampa superior do radiado (uma peça de plástico preta) estava rachada em 2 pontos, e, provavelmtente por ali que passara todo o vazamento. Um detalhe importante é que o medidor marcava sempre no meio (normal). Outro ponto que pode ser importante é: sempre quando o carro ja estava com temperatura média e eu ligava o ventilador ou ar condicionado o ponteiro do medidor subia bastante, nao sei se e parte eletrica ou coinscidencia mas todos os dados são importantes.

Minha pergunta é: O que pode ter ocorrido?
Onde posso comprar as peças necessárias?
Existe uma adpatação de radiador caso nao encontre original?

Muito obrigado desde já.

EDuarte
24/12/2011, 13:09
Ao que tudo indica foi apenas a tampa superior que ressecou e quebrou, leve em uma casa de radiadores que eles trocam só a parte de sima por uma de cobre e ja mande varetar, como a parte de sima do radiador quebrou é sinal que ja esta bem velho e indica que as mangueiras tbm ja estão velhas, aproveite e troque todas as mangueiras.
A temperatura subia com A/C ligado pq provavelmente o radiador ja estava obstruido e não dava conta da refrigeração.

[]s
(DU)

andrecamoes
24/12/2011, 16:20
Duarte,
Muito obrigado pelo pronto atendimento.
Agora, será que existe a possibilidade de trocar só a tampa plástica de cima ou terei que trocar o radiador inteiro?

EDuarte
24/12/2011, 17:30
O procedimento padrão é substituir apenas a tampa de plastico por uma de cobre, só sera substituído o radiador se o mesmo estiver com muitos furos.

[]s
(DU)

andrecamoes
24/12/2011, 17:59
Uma última pergunta Duarte. Onde eu encontro essa tampa de cobre para comprar?

andrecamoes
24/12/2011, 18:18
Caro Duarte:
A tampa que você menciona é aquela tampa que se atarracha e desatarrracha?
O que eu estou falando que rachou é uma peça plástica que fica no topo e engloba todo o radiador do carro. tema mais ou menos uns 30 cm de largura (nela se encaixa a tampinha da água). Essa tem como trocar? se tiver onde compro? existe alguma adaptação?

EDuarte
24/12/2011, 19:25
É isso mesmo andré, é a parte superior do radiador, na propria oficina de radiadores eles tem e se não tiver eles mandam confeccionar, não é vendido avulso.

[]s
(DU)

DouglasMac
26/12/2011, 14:15
André, gentileza incluir a troca da válvula termostática, acoplamento viscoso (ventuinha), água destilada e aditivo!!! :concordo:
Todas as mangueiras o Eduarte já recomendou. Good Year, Gates ou original.:dance:

Abraço e LAMA!!

Carlos Humberto Buniotto
27/12/2011, 14:35
Como informei recentemente fiz todas as trocas possíveis e resolvi o problema, hoje passei em frente a concessionária KIA em Piracicaba-SP, verifiquei e ele tinha a válvula termostática original,comprei por R$ 32,00, vou trocar novamente pois tinha colocado uma do motor AP, prefiro a original.

Abs a todos eum bom 2012

Carlos Humberto Buniotto
27/12/2011, 15:23
Perdão, segue código original da válvula termostática, OK9FC 15171

ramosmo
27/12/2011, 16:04
sou novo no Forum, recentemente comprei uma 2002 TDI, em uma dos posts li que pediam para tirar o ar do radiador (sangrar) quando fosse trocar a agua.
Como faço para tirar o ar do radiador após ter trocado toda o aditivo?

DouglasMac
27/12/2011, 20:40
Perdão, segue código original da válvula termostática, OK9FC 15171

Tem também a 25500 22600 - uma é duplo estágio e a outra simples. 85/88 graus...

Na duplo estágio, fazer um furo de 4,00mm no lugar do "piço" metálico.

Abraço e LAMA!!

DouglasMac
27/12/2011, 20:42
sou novo no Forum, recentemente comprei uma 2002 TDI, em uma dos posts li que pediam para tirar o ar do radiador (sangrar) quando fosse trocar a agua.
Como faço para tirar o ar do radiador após ter trocado toda o aditivo?

Ramos, rode normal com a viatura, no outro dia de manhã, abra o radiador/vaso de expansão e complete, se precisar.

ramosmo
27/12/2011, 22:58
Douglas, grato.
Vou verificar a agua por mais uns dias pela manha até ficar mais tranquilo.
Apos ter comprado o veiculo precisei recorre a internet para sanar duvidas sobre funcionamento do mesmo.
Fiquei muito feliz quando descobri o 4X4Brasil.
Inclusive retirei daqui a informação que a junta de amianto não serve para o motor TDI.
Pois o proprietário antigo colocou deste modelo e o veiculo andou pouco mais de 300 km e começou a vazar compressão para o radiador.
Não chegou a ferver, pois andei bem pouco.
Falei com um mecânico que era da Kia e ele me disse que tem de ser junta de metal.
Troquei antes do natal e até o momento esta uma beleza, ponteiro sempre abaixo do meio.

DouglasMac
28/12/2011, 13:50
Ramos...o site é uma beleza, sempre pesquise antes de perguntar, assim aprende a navegar e aproveita e conhece outros assuntos de mecanica da sua viatura.

Sempre recomendamos a junta original para cabeçote, trocar os parafusos, seguir o aperto recomendado e sequencia de aperto. Tem tudo aqui no site.

Eduarte poderia dar um pitaco pro Ramos? Seria bom um reaperto em uns 1.000Km rodados após trocar a junta? Assim que sim.
Qual seria o sistema?

Abraço e LAMA!!:)

CLEBER CTBA
01/01/2012, 08:51
bom dia e feliz ano novo a todos!
Preciso de ajuda, comprei uma Sportage Diesel ano 2001.
Parecia uma beleza, peguei estrada na sexta feira e ela começou a esquentar muito e sai fumaça preta pelo escape.
Cheguei de guindo ao meu destino pois ela ia ferver se continuasse rodando.
Ja tirei a valvula mas nao adiantou.
Um amigo que tem uma Ranger falou que tem certeza que é turbina, pois nem agua nem oleo estão baixando.
Antes de pegar estrada troquei Oleo, filtro, filtro de ar, agua do radiador (com liquido especifico do manual)
Manha vou levar num meca aki, mas estou com medo pois a cit aki é bem pequena. O que pode ser?

Anderbull
02/01/2012, 18:20
boa tarde Assero, a minha spt tbm esquenta demais e muitas das vezes a ventoinha não tem alto giro, e quando a temperatura do motor está alta acontece t bm uma situação estranha sabe, o pedal da embreagem fica duro, quase encepa. estranho né! o amigo já viu coisa parecida? Abçs a tds

CLEBER CTBA
03/01/2012, 02:12
Hoje saiu o diagnostico da viatura.
Muito óleo saindo pela vareta de medição
Fumaça de monte pelo escape. (preta e branca)
Agua do radiador começou a baixar e muito
Dificuldade para pegar em tosas as partidas

Foi o motor pro espaço!!!

DouglasMac
03/01/2012, 12:05
Hoje saiu o diagnostico da viatura.
Muito óleo saindo pela vareta de medição
Fumaça de monte pelo escape. (preta e branca)
Agua do radiador começou a baixar e muito
Dificuldade para pegar em tosas as partidas

Foi o motor pro espaço!!!

Poutz!!!:shock:

Vai atrás de quem te vendeu...no mínimo, fez gambiarra e passou pra frente!:karate:
Não aceite peças paralelas (xing-ling) e serviço de "mexanicos".
Precisando tamos de plantão.

EDuarte
03/01/2012, 15:56
Ramos...o site é uma beleza, sempre pesquise antes de perguntar, assim aprende a navegar e aproveita e conhece outros assuntos de mecanica da sua viatura.

Sempre recomendamos a junta original para cabeçote, trocar os parafusos, seguir o aperto recomendado e sequencia de aperto. Tem tudo aqui no site.

Eduarte poderia dar um pitaco pro Ramos? Seria bom um reaperto em uns 1.000Km rodados após trocar a junta? Assim que sim.
Qual seria o sistema?

Abraço e LAMA!!:)

Opa desculpem a demora, estava acampando e onde estava não tinha sinal de celular...

FELIZ 2012 A TODOS!!!!!

Então, SEMPRE que se coloca o cabeçote, depois de uns 3.000 km (junto com a troca de oleo se no caso foi feito retifica) tem que dar um reaperto no cabeçote, do caso do amigo tbm se aplica mesmo que só tenha trocado a junta.

[]s
(DU)

ramosmo
03/01/2012, 16:15
Ander, estes dias estava conversando com um ex mecanico da KIa e ele me disse que a embreagem pode travar quando o motor aquece pelo fato de que o cilindro superior da embreagem ser de plastico. este plastico aquece e deforma, quando a viatura esfria volta a operar normalmente. Ele me disse que para resolver ele trocou por cilindro de metal.

Anderbull
09/01/2012, 18:14
Opa Ramos, valeu a dica, rapaiz pensa numa coisa chata esse negócio de ficar a embreagem dura, chega um momento que nem marcha entra sabe, e olhe que eu fiz a embreagem dela, coloquei peças originais...
Mas blz então...vou correr atrás de um cilindro metálico, o amigo saberia onde acho uma peça dessa, pois a de plástico deve ser original do carro né...Abçsss e laaaaaaaamaa.

ricardobarata17
14/01/2012, 12:58
Amigos,
Sou de fortaleza e estou passando por uma dor de cabeça com minha viatura sportage 2001 diesel. o carro esta parado a 2 meses fazendo o motor...troquei tudo!!! tudo novo!!! pistão , biela, parafuseta, cabeçote zero, tudo novo....tampa do radiador original...o uqe sta acontacendo e que de umas 2 semanas pra ca...esta voltando agua do radiador pro espansor...esta enchendo. foi entao feito um reaperto no cabeçote...e o problema ainda persiste quando ando com 80 e 100Km/h, a temperatura começa a subir passando um pouco do meio, que não e normal. entao para o carro, vejo o espansor esta cheio de agua e o radiador vazio. não sei mas o que fazer...ja gastei mais de 8mil reais no carro e ainda tem esse problema...falei com o mecanico, disse que vai ter que tirar tudo de novo pra ver se não esta trincado o cabeçote...como pode se o cabeçote e zero!!!! ma ajudem!!!!!

Ricardo Barata.

EDuarte
14/01/2012, 17:06
Tudo indica que o problema é no cabeçote ou junta... vai ter que abrir mesmo...
Provavelmente o "mecanico" não tenha dado o torque correto no cabeçote.

[]s
(DU)

Angelo RJ
16/01/2012, 17:34
Ola pessoal,

ontem voltando da praia, numa viagem de 140km, percebi muita fumaça saindo do motor. Parei a Sportage (2001 diesel) e vrf que estava vazando agua em algum ponto e como a agua molhava as partes quentes do motor a fumaça era inevitavel.

Deixei esfriar e segui viagem, uns 30 km depois a temperatura começou a subir, imediatamnete desliguei o carro e vrf que uma pequena mangueira estava "cuspindo" agua para todas as direções do motor.

Hj o mecanico tirou a mangueira e verificamos um pequeno (mas quase fatal) furo na mesma.

Conseguimos colocar outra mangueira e agora o vazamento parou.

Isso vale de aviso para mim que não segui as orientações de alguns de vcs, que me aconselharam a trocar todas as mangueiras do Radiador. E essa foi a segunda vez que tive esse tipo de problema aconteceu comigo, ou seja... NAO DEVIA TER DEIXADO DE TROCAR AS MANGUEIRAS.

Minha sorte é que vrf a tempo e acho que o motor nao foi danificado, pelo menos to rodando com o carro e a temperatura esta normal, um pouco abaixo do meio.

O mais interessante (para os leigos como eu) é que o nivel de agua do reservatorio da radiador estava normal, enquanto que o radiador estava sem água.

Agora preciso saber de vcs:

Aonde encontro todas as mangueiras (grossas, finas, compridas, curtas) que fazem parte do sistema de arrefecimento ?
Todas tem que ser original ?
Serve de algum outro carro ? (a mangueira mais grossa que sai do radiador e que tambem furou em outra vez, troquei por uma do monza)

Valeu

EDuarte
16/01/2012, 17:53
Angelo
Se não esqueci nenhuma, são 6 mangueiras ao todo, sendo 2 grossas, 2 medias e 2 finas.
Não precisam ser originais não, sugiro tira-las e levar em uma autopeças que com certeza tera de outros veiculos que sirva, não serão exatamente iguais, mas tem que ser pra agua quente com pressão e no mesmo diametro, no maximo terá que corta-las no comprimento certo.
É trabalhoso troca-las, mas vale a pena, não gastará nem 100,00 nas mangueiras.
Boa sorte

[]s
(DU)

Angelo RJ
16/01/2012, 18:09
Muito obrigado pelas informações.

Foi um susto danado .....um simples e pequeno furo numa mangueira pode acabar com um motor.

Abs

EDuarte
16/01/2012, 18:19
Muito obrigado pelas informações.

Foi um susto danado .....um simples e pequeno furo numa mangueira pode acabar com um motor.

Abs

O pior é que com a falta d`agua o marcador não marca corretamente, por isso eu coloque o sensor original direto no cabeçote e auxiliar no lugar do original.
A proposito, o numero de mangueiras que citei são do motor a gasolina, diesel é diferente.

[]s
(DU)

DouglasMac
16/01/2012, 23:24
Pois é...ninguém segue os "pitacos" dos mais véios, já tô de calo nos dedos de tanto escrever as mesmas coisas!!!!
Mais um pitaco...mangueiras/correias é Gates e Good Year. R$100,00 vira R$10.000,00 fácin, fácin.

Num esquece da água destilada/aditivo.

Angelo RJ
17/01/2012, 17:37
Mas no caso das borrachas......

O certo é eu tirar todas do carro (que fazem parte do sistema de arrefecimento) e levar numa casa de borrachas e pedir borrachas parecidas com essas ?

No caso da água .....

água destilada ou desmineralizada ? Aonde encontro essa água ?

Valeu

EDuarte
17/01/2012, 18:29
Mas no caso das borrachas......

O certo é eu tirar todas do carro (que fazem parte do sistema de arrefecimento) e levar numa casa de borrachas e pedir borrachas parecidas com essas ?

No caso da água .....

água destilada ou desmineralizada ? Aonde encontro essa água ?

Valeu

As mangueiras o ideal é tirar todas e levar na autopeças, se vc pedir as especificas pra sportage eles não terão.
Agua desmineralizada, qquer autopeças tem...

[]s
(DU)

Angelo RJ
17/01/2012, 19:52
As mangueiras o ideal é tirar todas e levar na autopeças, se vc pedir as especificas pra sportage eles não terão.
Agua desmineralizada, qquer autopeças tem...

[]s
(DU)

Ok.......

Sabe quantos litros exatamente de agua desmineralizada devo colocar no radiador ?

Ps: Venho colocando 4 litros de aditivo e o resto de água (comum).

mais uma vez obrigado !!

EDuarte
17/01/2012, 22:27
Ok.......

Sabe quantos litros exatamente de agua desmineralizada devo colocar no radiador ?

Ps: Venho colocando 4 litros de aditivo e o resto de água (comum).

mais uma vez obrigado !!

Compre 3 lts de aditivo e 4 de agua, va intercalando, 1lt de aditivo, 1lt de agua, aditivo, agua, até encher, o que sobrar vc mistura e deixa dentro do carro caso precise completar...

[]s
(DU)

Angelo RJ
18/01/2012, 10:26
Compre 3 lts de aditivo e 4 de agua, va intercalando, 1lt de aditivo, 1lt de agua, aditivo, agua, até encher, o que sobrar vc mistura e deixa dentro do carro caso precise completar...

[]s
(DU)

Entendido .....

Fui numa auto peças e a "água desmineralizada" que achei é um vidro verde onde está escrito:

"água desmineralizada para baterias"

É essa mesmo ?????

mais uma vez obrigado !!!

EDuarte
18/01/2012, 10:30
É essa mesmo...

[]s
(DU)

Angelo RJ
18/01/2012, 13:20
É essa mesmo...

[]s
(DU)

Eduarte ...VC É O CARA !!!

muito obrigado !!!

grande abraço.

PenelopeCharmosa
18/01/2012, 14:23
Eduarte , Por favor estou precisando de sua ajuda , ja vi que vc manda muito bem por aqui e gostaria de suas dicas .
Deixei um recado no forum bate papo sportage , mais nao sei muito bem como usar o site pois sou nova aqui e nao sei se vc vai ver rss,..
é sobre cabeçote do motor e sistema de lubrificação , valvula batendo , ....é la mesmo que tenho que postar ?

EDuarte
18/01/2012, 14:56
Eduarte , Por favor estou precisando de sua ajuda , ja vi que vc manda muito bem por aqui e gostaria de suas dicas .
Deixei um recado no forum bate papo sportage , mais nao sei muito bem como usar o site pois sou nova aqui e nao sei se vc vai ver rss,..
é sobre cabeçote do motor e sistema de lubrificação , valvula batendo , ....é la mesmo que tenho que postar ?

Pode ser la sim...

[]s
(DU)

Carlão Off Road
18/01/2012, 22:46
Adquiri hoje sensor de temperatura Sportage MRDI 1999 2.0 16V - código da peça KK370 1851X - Concessionária Kia em Piracicaba-SP - fone 19 3437-8400.

:bye:

Carlão

DouglasMac
19/01/2012, 10:55
Carlão, seja bem vindo!! Tem fotos de sua viatura aí? Esse off road é de verdade? Abraço.

Carlão Off Road
19/01/2012, 17:07
Carlão, seja bem vindo!! Tem fotos de sua viatura aí? Esse off road é de verdade? Abraço.

Na verdade brincamos as vezes, pois hoje isso é pra mim profissão, trabalho no depto. de rally da mitsubishi, organizamos a mitsubishi cup, alguns outdoor, sertões e dakar, e o "off road" coloquei em função do forum me informar que já tinha usuário Carlão. :bye:

abs

Carlão

JPR
21/01/2012, 15:52
Pessoal, boa tarde!

Sou novo no fórum e gostaria de saber se esse problema de superaquecimento acontece também com frequência nos modelos com motor a gasolina?
Gostaria de saber também se tem algum mecânico ou oficina especializada em sportage em Belo Horizonte - MG ou na região metropolitana?

Abraço a todos.

EDuarte
21/01/2012, 16:22
Tanto na gasolina qto na diesel...
Se pegar uma sportage e não quiser ter problema de aquecimento, mande varetar o radiador, verificar o acoplamento viscoso (com quem conheça de fato o funcionamento), troque todas as mangueiras, tampa do radiador e valvula termostatica, e por fim agua desmineralizada e aditivo...alem da revisão comum em qquer veiculo é claro, correias, tensores, etc...

"Faça isso mesmo que te digam que ja foi feito"...pra vender fazem qquer coisa mal feita.

[]s
(DU)

JPR
21/01/2012, 17:19
É isso aí, muito obrigado pela dica e pode deixar que não me esquecerei disso.
A propósito alguém saberia me informar ocicina ou mecânico especializado em sportage (BH - MG)para me passar o contato?

Agradeço!

Costa Junior
24/01/2012, 13:48
Bom dia, amigos.
Estou necessitando adquirir uma junta de cabeçote de amianto para sportage 2.0 turbo diesel tdi. Alguem conhece uma junta de amianto de otima qualidade.Qual a marca e quem vende?
Quem está usando ou usou junta de amianto?
agradeço quem ajudar nesta questão.
costa junior

DouglasMac
25/01/2012, 18:39
Costa...veja junta original em concessionária e favor medir os parafusos, pois são elásticos. Não se esqueça da sequencia e torque na montagem.

Nenhum SPT "aceita" peça e mão de obra meia boca.

Costa Junior
27/01/2012, 13:55
Costa...veja junta original em concessionária e favor medir os parafusos, pois são elásticos. Não se esqueça da sequencia e torque na montagem.

Nenhum SPT "aceita" peça e mão de obra meia boca.

Oi, DouglasMac.
Obrigado pela ajuda.
É que com a junta original, de aço, a sportage tá baixando agua do radiador.
Acho que com uma boa junta de amianto, resolve o problema. O MAAT, desse foro, que tambem é mecanico, recomenda a junta de cabeçote.
estou sem saber o que fazer.
abraços
costa junior

Carlão Off Road
20/02/2012, 17:04
Peguei muito calor e transito esse semana a temperatura não subiu mas quando cheguei em casa estava saindo vapor e um pouco de água pela mangueira do reservatório, é normal?

EDuarte
20/02/2012, 17:18
Peguei muito calor e transito esse semana a temperatura não subiu mas quando cheguei em casa estava saindo vapor e um pouco de água pela mangueira do reservatório, é normal?

Isso acontece qdo o reservatorio de expansão esta com agua acima do nivel maximo.
Não pode acontecer denovo, pois agora deve estar no nivel.

[]s
(DU)

Carlão Off Road
21/02/2012, 19:02
Caro EDuarte, mas quando esfriou coloquei 1 litro de água no radiador,fazendo água transbordar no mesmo

EDuarte
21/02/2012, 19:32
Caro EDuarte, mas quando esfriou coloquei 1 litro de água no radiador,fazendo água transbordar no mesmo

Se teve que colocar 1lt de agua no radiador, não é normal...eu diria que é normal baixar em torno de 300ml/mes
Deixe o radiador cheio e o reservatorio no nivel, observe se ocorre novamente.

[]s
(DU)

Carlão Off Road
16/03/2012, 19:57
Se teve que colocar 1lt de agua no radiador, não é normal...eu diria que é normal baixar em torno de 300ml/mes
Deixe o radiador cheio e o reservatorio no nivel, observe se ocorre novamente.

[]s
(DU)

Aconteceu novamente, mas percebi que só acontece com ar condicionado ligado mas o ponteiro da temperatura fica normal

EDuarte
16/03/2012, 21:11
Aconteceu novamente, mas percebi que só acontece com ar condicionado ligado mas o ponteiro da temperatura fica normal

é possivel que esteja com algumas colmeias do radiador entupidas ou a ventoinha trabalhando sem eficiencia...

[]s
(DU)

FEOFURTADO
17/03/2012, 01:37
Colegas do forum, parabéns a todos os participantes que recheiam este forum de informações quentes (ops!)!!! Sou mais um do clube das Sportage que queimaram junta (TDI 2001 CURTA), já consertada. Li este forum desde a 1ª pág. e resolvi fazer a adaptação da ventoinha elétrica e do sistema selado no radiador bem como instalar um relógio de temperatura digital. Estou ja com todas as peças, apenas aguardando uma folguinha para meter a mão na massa. Porém estou precisando de uma informação:

- Onde fica o dreno da água do motor, para esgotar totalmente a água do sistema?

Alguém, que não me lembro se foi o Maat ou outro de voces, colegas, já postou essa informação, porém não consigo encontrar novamente, nestas 116 páginas.
Vou utilizar a ventoinha do vectra/zafira e o tanque de expansão do gol G4, que vou fixar embaixo da dobradiça do capot (lado motorista) onde já existem dois parafusos prontinhos para colocar um suporte em "L".
Quero, desde já, parabenizar a todos os que postaram tantas informações vitais para a solução deste problema de aquecimento, e de tantos outros.
como eu mesmo vou fazer as modificações, vou documentar tudo com dados e imagens, e postarei aqui, para que sirva aos colegas que ainda não fizeram tal modificação.
É incrivel a KIA não ter fabricado esse carro excelente, já com estes sistemas, o que teria evitado o desgosto e prejuizo a muitos dos amantes da Sportage

Carlão Off Road
17/03/2012, 07:28
é possivel que esteja com algumas colmeias do radiador entupidas ou a ventoinha trabalhando sem eficiencia...

[]s
(DU)

Caro EDuarte, ventoinha do radiador énova comprada em concessionária, troquei também a válvula termostática e o sensor de temperatura, tudo original.

Gleison BH
17/03/2012, 07:51
Pra mim... Que nao entende muita coisa... O principal e ter o relogio auxiliar.assim, vc vai vendo se sobe aos poucos a temp ou rapidamnete.m.se for aos poucos deve ser ventoinha ou colmeia, se subor rapida....
Caro EDuarte, ventoinha do radiador énova comprada em concessionária, troquei também a válvula termostática e o sensor de temperatura, tudo original.

EDuarte
17/03/2012, 09:26

E como estava o nivel de agua no reservatorio de expansão qdo jogou agua pra fora?

[]s
(DU)

Carlão Off Road
17/03/2012, 11:17
E como estava o nivel de agua no reservatorio de expansão qdo jogou agua pra fora?

[]s
(DU)

Radiador cheio e reservatorio no nível. Qdo. paro a viatura fica igual uma panela de pressão, espirra água e vapor...

EDuarte
17/03/2012, 11:36
Radiador cheio e reservatorio no nível. Qdo. paro a viatura fica igual uma panela de pressão, espirra água e vapor...

Qual a situação da tampa do seu radiador e qual a pressão dela?

[]s
(DU)

EDuarte
17/03/2012, 11:40
Qual a situação da tampa do seu radiador e qual a pressão dela?

[]s
(DU)

Mais um detalhe, a parte superior do seu radiador é de plastico ou metal?

FEOFURTADO
17/03/2012, 16:40
Caros colegas, no site da KIA (Kia Global Information System (KGIS) (http://www.kiatechinfo.com)) encontram-se TODOS OS MANUAIS, BOLETINS TECNICOS E MANUAIS PARA OS MECANICOS. TUDO MESMO !!! acessem, criem sua conta, e após logarem, clickem em SERVICE INFO (SI). Escolham o modelo e ano e está tudo lá. Tem que arranhar um pouco de ingles, mas os esquemas e figuras ja dão uma boa orientação.
Espero ter ajudado

EDuarte
17/03/2012, 17:19
Caros colegas, no site da KIA (Kia Global Information System (KGIS) (http://www.kiatechinfo.com)) encontram-se TODOS OS MANUAIS, BOLETINS TECNICOS E MANUAIS PARA OS MECANICOS. TUDO MESMO !!! acessem, criem sua conta, e após logarem, clickem em SERVICE INFO (SI). Escolham o modelo e ano e está tudo lá. Tem que arranhar um pouco de ingles, mas os esquemas e figuras ja dão uma boa orientação.
Espero ter ajudado

Se me permitem uma ressalva, o site realmente é ótimo, mas não tem nada das diesel e a parte elétrica não é confiável, ja peguei inúmeros erros.
Mas vale apena conferir, ajuda bastante...

[]s
(DU)

tpidealli
17/03/2012, 17:38
xiii entao é o problema padrao....
o meu radiador estava show fiz a pouco tempo foi umas 3 trilhas... agora acontece o mesmo que o seu espirra pelo reservatorio de expansao e o pior que isso seca o radiador na trilha rs....
eu coloquei uma tampa de 0.9 e tá a mesma mer%$%$!
Na cidade perfeito, é muito dificil soltar pelo reservatorio de expansao, mas coloca na trilha dá uns aceleradas nervosas vai e volta em atoleiro varias vezes tentando sair...é rapidinho pra comecar o gospe algua pelo reservatorio de expansao....
Detalhe que ninguem descobre q encrenca tem nesse motor kia que ocorre isso.

EDuarte
17/03/2012, 18:09
xiii entao é o problema padrao....
o meu radiador estava show fiz a pouco tempo foi umas 3 trilhas... agora acontece o mesmo que o seu espirra pelo reservatorio de expansao e o pior que isso seca o radiador na trilha rs....
eu coloquei uma tampa de 0.9 e tá a mesma mer%$%$!
Na cidade perfeito, é muito dificil soltar pelo reservatorio de expansao, mas coloca na trilha dá uns aceleradas nervosas vai e volta em atoleiro varias vezes tentando sair...é rapidinho pra comecar o gospe algua pelo reservatorio de expansao....
Detalhe que ninguem descobre q encrenca tem nesse motor kia que ocorre isso.

Ja vi que sua tampa é nova, a parte de sima do seu radiador é de plastico ou metal?

[]s
(DU)

Carlão Off Road
19/03/2012, 08:21
Mais um detalhe, a parte superior do seu radiador é de plastico ou metal?

Atampa esta escrito 09 e é original coreana e a parte superior do radiador é de plástico

EDuarte
19/03/2012, 09:18
Atampa esta escrito 09 e é original coreana e a parte superior do radiador é de plástico

Então faça um pequeno teste.
Com o radiador cheio e tampado e com o motor frio, com o ouvido proximo do reservatorio aperte rapido e com força a mangueira superior do radiador, preste atenção se vc ouve barulho de ar indo pro reservatorio, se fizer barulho a tampa do radiador esta mal encaixada, assim com pouca pressão ja joga agua pro reservatorio jogando pra fora. Ja peguei algumas com esse problema.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 06:58
Olá pessoal... comprei agora a pouco uma grand sportage 2001 tdi, mais estou notando q tenho q colocar agua no radiador praticamente todos os dias... ja varetei o radiador, a ventoinha estar presa, mais... ainda n mudei a termostatica. o carro anda muito bem, n falha, n perde força... pelo contrario, o carro é muito valente!!! eu gostaria de saber se eu colocando aditivo e agua desmineralizada se pode resolver meu problema... e assim... como se tira o ar do sistema de arreficiamento desse carro???

Abraços...

EDuarte
25/03/2012, 08:38
Colocar agua e aditivo não vai resolver o problema, vai continuar baixando agua.
Pra tirar o ar é só ligar o motor com o radiador aberto por uns 30 segundos e completar o que faltar.
Verifique se a tampa do radiador esta vedando bem.

[]s
(DU)

Gleison BH
25/03/2012, 08:52
Colocar agua e aditivo não vai resolver o problema, vai continuar baixando agua.Pra tirar o ar é só ligar o motor com o radiador aberto por uns 30 segundos e completar o que faltar.Verifique se a tampa do radiador esta vedando bem.[]s(DU)talvez vale. A pena comprar uma tampa nova original na kia. Deve ser barata...eduardo, vc sabe a pressao da tampa?

EDuarte
25/03/2012, 09:12
talvez vale. A pena comprar uma tampa nova original na kia. Deve ser barata...eduardo, vc sabe a pressao da tampa?

A pressão da tampa é de 0.9, e mesmo com tampa nova tem que verificar se esta vedando bem senão baixa agua.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 09:54
Obrigado pela dica... vou tirar o ar do sistema agora...

Abraços...

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 11:10
é normal desse carro jogar um pouco de agua pra fora, quando estar fucionando sem a tampa do radiador... o meu faz isso... da uma cuspida de agua... e n joga mais! pense numa coisa q estar me deixando preocupado... pois agora pela semana santa irei fazer uma viajem de +- uns 1.600 km... e tenho q resolver esse problema o mais rapido possivel...

Abraços...

EDuarte
25/03/2012, 11:28
Normal não é, mas pode acontecer sim, isso não significa necessariamente que existe um problema.
Se a temperatura não sobe alem do normal e a tampa esta vedando 100% sinal que esta tudo ok
O fato de baixar um pouco a agua pode ser um vazamento bem pequeno em algum ponto que vc não consegue ver, mas se certifique que a tampa esta vedando 100%

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 12:15
Amanhã mesmo irei adiquirir uma tampa e uma valvula termostatica... tb irei mudar a correia dentada e o rolamento do tensionador... aproveitando pra tb atrasar um ponto da bomba injetora, pois ela estar consumindo muito e fumaçando D+ tb!!!

Obrigado pelas dicas e um grande abraço...

Djalma colombo
25/03/2012, 13:35
Edu, aproveitando que estão falando de tampa do radiador, a minha é 1.1, a algum problema em continuar usando esta tampa? Abraço!

EDuarte
25/03/2012, 16:10
Não é aconselhável, pois a tampa precisará de uma pressão maior pra abrir, consequentemente todo o sistema estará com uma pressão maior.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 17:38
Caro Eduarte, vc acabou de matar uma xarada q estar no meu carro tb... a tampa do radiador q estar nele é de 1.1... então a correta é de 0.9!!!! :!:

EDuarte
25/03/2012, 17:47
Caro Eduarte, vc acabou de matar uma xarada q estar no meu carro tb... a tampa do radiador q estar nele é de 1.1... então a correta é de 0.9!!!! :!:

Certamente a tampa esta errada, mas não é por isso que ta baixando agua.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
25/03/2012, 18:05
eu tenho conciencia q n pode ser somente isso... por isso q irei mudar a termostatica e irei dar uma verificada bem rigorosa no sistema de arreficiamento amanhã...

abraços...

Gleison BH
26/03/2012, 06:49
Eduardo,e o teste com o copo de agua para ver se sai bolhas?vc sabe como se faz? Vc acha que e o caso de faze-lo?
eu tenho conciencia q n pode ser somente isso... por isso q irei mudar a termostatica e irei dar uma verificada bem rigorosa no sistema de arreficiamento amanhã...abraços...

EDuarte
26/03/2012, 08:24
Então, esse teste do copo só serve pra ver se a tampa esta vedando bem ou não, se com o motor quente fica com pressão ao ponto de as mangueiras incharem, como que vai sair bolha pela tampa com o motor frio sem criar pressão no sistema, pra sair ar pela tampa tem que ter pressão suficiente pra encolher a mola.

[]s
(DU)

Djalma colombo
26/03/2012, 09:16
Valeu Edu, vou providenciar outra tampa, abraço!

Jeepeiro doidao
04/04/2012, 23:35
Ola pessoal... Acabei de fazer uma viajem hoje com minha sportage tdi. Sendo que no decorrer da viajem eu percebi o ponteiro da temperatura passar do meio, aí eu aliviei o pe... E logo em seguida o ponteiro voltou ao normal. E mais a frente parei num posto de gasolina e fui ver se tinha água no radiador, mais jogou a água fora. Aí eu liguei o carro e coloquei água, mais quando eu passava de 100km/h o ponteiro voltava a subir... Mais mesmo assim continuei minha viajem a no máximo 2.500 rpm e numa velocidade de 60 a 90km/h... Outra coisa, eu estava com o ar ligado direto. Meu carro tem válvula termostatica e o maguineto da ventoinha estar fixa. E o carro n estar criando essas pressões toda no sistema de arreficiamento n. Cria a pressão normal. E o carro n perdeu forca e estar andando bem. Parei na faixa de umas 4x no decorrer da viajem. Estou a 1.200km longe de casa... Bom pessoal, quem poder me ajudar pra desvendar esse mistério, fico muito agradecido... Abraços...

jotaunior
05/04/2012, 08:43
Ola pessoal... Acabei de fazer uma viajem hoje com minha sportage tdi. Sendo que no decorrer da viajem eu percebi o ponteiro da temperatura passar do meio, aí eu aliviei o pe... E logo em seguida o ponteiro voltou ao normal. E mais a frente parei num posto de gasolina e fui ver se tinha água no radiador, mais jogou a água fora. Aí eu liguei o carro e coloquei água, mais quando eu passava de 100km/h o ponteiro voltava a subir... Mais mesmo assim continuei minha viajem a no máximo 2.500 rpm e numa velocidade de 60 a 90km/h... Outra coisa, eu estava com o ar ligado direto. Meu carro tem válvula termostatica e o maguineto da ventoinha estar fixa. E o carro n estar criando essas pressões toda no sistema de arreficiamento n. Cria a pressão normal. E o carro n perdeu forca e estar andando bem. Parei na faixa de umas 4x no decorrer da viajem. Estou a 1.200km longe de casa... Bom pessoal, quem poder me ajudar pra desvendar esse mistério, fico muito agradecido... Abraços...

Bom dia amigo, a minha estava assim também...
O problema estava na válvula termostática que havia travado no meio e a ventoinha viscosa que não estava acoplando, gastei R$30 na válvula e R$250 na ventoinha nova.
Feito isso problema resolvido.

Abraços.

Jeepeiro doidao
05/04/2012, 08:54
Bom dia Junior... Estou com vontade de retirar a válvula... Pra poder seguir viajem de volta... O q vc acha?

Djalma colombo
05/04/2012, 10:03
jeepeiro, retirar a valvula até ajuda um pouco, a agua que vc falou que jorrou foi pela tampa do radiador ou do reservatorio? Se foi pela tampa do radiador é normal, se foi pelo reservatório é sinal que a tampa do radiador já era!

Robinho da Jaguatirica
05/04/2012, 10:52

Doidão,

Faça o teste da garrafa, sua junta deve estar torrando.

Boa viagem!

Robinho

Jeepeiro doidao
07/04/2012, 23:19
Olá pessoal... Bom, a tampa q eu coloquei no radiador e a nacional de 0.9bar, coloquei pq a q estava era de 1.1, sei q só presta e a original, sendo q eu fiz pedido, mais n tinha chegado ate o dia q peguei a estrada. Como e q se faz o teste da garrafa?
Abraços....

Jeepeiro doidao
07/04/2012, 23:25
Djalma, o q aconteceu foi q o reservatório enche e joga a água pra fora... Eu n penso q seja cabeçote, pq o carro n perdeu forca. Eu posso ate estar enganado, pois motor sempre engana...
Abraços...

Djalma colombo
08/04/2012, 11:45
Jeepeiro o teste faz assim pega uma garrafa transparente, pode ser pet, liga o carro e retira a tampa do reservatorio e coloca na garrafa, se sair agua ou bolhas, a tampa não ta vedando direito, verifica a borracha de vedação da tampa. Faz o teste com a tampa antiga, ja que a pressão de abertura e maior. Boa sorte!

cegandrade
09/04/2012, 10:24
Olá pessoal... Bom, a tampa q eu coloquei no radiador e a nacional de 0.9bar, coloquei pq a q estava era de 1.1, sei q só presta e a original, sendo q eu fiz pedido, mais n tinha chegado ate o dia q peguei a estrada. Como e q se faz o teste da garrafa?
Abraços....

Na minha comprei uma que veio como original e veio 1.1, e esta funcionando perfeitamente.

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 08:15
Djalma obrigado pela dica... vou fazer esse teste ja ja, mais como posso saber a diferença se por acaso odefeito for cabeçote?? pois pode ser uma pequena trinca no cabeçote q com o fucionamento ela vai se delatando e pode criar pressão pra dentro do sistema de arreficiamento?!
Abraços...

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 08:54
cegandrade... na minha sportage quando comprei veio com a tampa de 1.1 e parece ser original! sendo q vi aki no forum q a certa é a de 0.9 e só presta a original! mais acabei colocando uma nacional de 0.9 pra poder dar uma viajada! mais foi direto eu parando nos postos pra colocar agua!!! e olhe q quando eu cheguei no meu destino, eu retirei a termostatica, mais mesmo assim ela ficou jogando agua!!! :?

Abraços...

EDuarte
10/04/2012, 09:10
Uso a 0.9 da florio a mais de ano e esta perfeito...

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 11:00
Obrigado pela dica Eduarte, mais como posso descartar q o cabeçote tenha ou não problema???
Abraços....

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 11:14
pessoal... acabei de fazer o teste da garrafa, com a tampa de 0.9 nacional, em pouco tempo do carro ligado começou a sair agua...
já com a tampa de 1.1 bar, só saiu agua depois de um longo tempo do carro fucionando e depois q eu segurei a rotação na alta!

Estou com medo de ser cabeçote...

Robinho da Jaguatirica
10/04/2012, 11:16
Jeepeiro doidao,

Leia atentamente o início deste tópico, terá respostas para a suas dúvidas.

Boa lama!

Robinho

EDuarte
10/04/2012, 11:25
Se o cabeçote estiver com trinca ou empenado ou a junta queimada, o motor super aquece com muita facilidade.
Vc fez p teste pra ver se a tampa do radiador esta vedando 100%?

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 11:29
Eduarte, fiz o teste da garrafa com a tampa 0.9 nacional e com a q estava nele a de 1.1... e assim... com a de 1.1 ela segurou 90% a mais do q a de 0.9... pois a de 0.9 com pouco tempo ela começou a jogar agua e a de 1.1 demorou muito mais e só veio jogar agua em rotação alta!

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 11:31
na viajem ontem, o carro estava de um jeito q eu rodava na faixa de uns 200km e tinha q parar pra colocar agua, pois estava jogando pra fora e ao mesmo tempo criava pressão no sistema de arreficiamento...

EDuarte
10/04/2012, 11:46
Normal demorar mais pra jogar agua fora com a tampa de 1.1, afinal ela precisa de mais pressão pra abrir, porem essa pressão a mais pode estourar alguma mangueira com mais facilidade, por isso a recomendada é a de 0.9.
Faça o seguinte, com o motor frio e desligado, radiador cheio e tampado, coloque a garrafa com agua na mangueira que vai pro vaso de expansão (como vc fez anteriormente), aperte a mangueira superior do radiador e veja se sai bolhas na garrafa, se sair é sinal que a tampa esta mau encaixada ou danificada.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 11:58
Ok EDuarte, irei fazer isso mais tarde! mais mesmo assim irei comprar a tampa de 0.9 original, estou precisando tb da valvula termostatica, pois estou achando q a q estava nele, pode estar ruim! sendo q aki em Recife já procurei e n achei!! será se de algum outro carro pode-se colocar na sportage TDI ??

Abraços...

EDuarte
10/04/2012, 12:04
Com certeza existe valvula de outro carro que sirva, leve a original em uma autopeças que com um pouco de boa vontade e um catalogo na mão o vendedor encontrará.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
10/04/2012, 13:44
Ok... Irei fazer isso... Obrigado pelas dicas...
Abraços....

Geisler®
11/04/2012, 03:04
Ok... Irei fazer isso... Obrigado pelas dicas...
Abraços....

Amigo Jeepeiro doidao, utilizo no meu Sportage TDI, a válvula termostática de Opala a gasolina que abre a 75°c.
A válvula do Sportage TDI abre com 88°c.
Essa informação vem gravada no corpo das válvulas, e a de Opala serve perfeitamente.
Você pode por tambem a válvula de Opala a alcool, que abre com + ou - 85°c se não me engano.
Vai gastar umas 50 dilmas...

Abraço, e LAMA \o/

Jeepeiro doidao
11/04/2012, 13:04
Olá Geisler... Obrigado pela dica... irei adiquirir a do opala mesmo!!!!

Abraços...

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 16:48
Olá pessoal... Bom... ainda n coloquei a valvula termostatica mais coloquei a tampa do radiador a original na minha negona, mais o q estou notando é q mesmo assim, ela estar jogando agua pra fora... e quando ela estar fria fica ruim de pegar! fica dando umas falhadas como se tivesse passado pouca agua pra dentro da camera de explosão... estou quase tirando o cabeçote pra ver se tem alguma falha...

EDuarte
12/04/2012, 17:27
Só tire o cabeçote depois de esgotar todas as possibilidades, pois terá que mandar em uma retifica pra verificar tricas, empenamento, limpeza...
Enquanto vc não compra outra valvula, ande sem pra ver como ela se comporta, pelos seus relatos ela joga agua pra fora mas não super aquece.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 18:11
Olá Eduarte, tudo bem? pois é... ele joga a agua pra fora mais n super aquece... mais tb só joga em viajens... dentro da cidade joga muito pouca!!! Estou pensando tb em verificar a bomba d´água!!

Abraços...

EDuarte
12/04/2012, 18:20
Olá Eduarte, tudo bem? pois é... ele joga a agua pra fora mais n super aquece... mais tb só joga em viajens... dentro da cidade joga muito pouca!!! Estou pensando tb em verificar a bomba d´água!!

Abraços...

Olha só, pela minha experiencia, que não é muita, qdo tem algum problema no cabeçote como trinca, empenamento, etc, ele super aquece com muita facilidade e bem rapido, que não é o seu caso.
Qdo joga agua pra fora e depois que esfria o resarvatorio fica vazio e baixa muito a agua do radiador?

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 19:24
Olha EDuarte, quando o carro esfria o reservatorio fica cheio e pega de 500 a 800 ml de agua no radiador...

EDuarte
12/04/2012, 19:35
Eita... isso quer dizer que o radiador não esta puxando a agua do reservatorio devolta.
O correto é qdo esquenta e cria pressão a ir agua do radiador pro reservatorio e qdo esfria ele puxa a agua devolta.
Desculpa a insistencia, mas vc fez aquele teste na tampa?

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 19:41
Fiz o teste da tampa e só fez jogar agua... coloquei uma tampa nova e original de 0.9 bar, mais n fiz o teste n...

EDuarte
12/04/2012, 20:14
Pera ae, vc apertou a mangueira superior e jogou agua pro reservatorio? é isso?

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 20:25
pois é... apertei, mais n jogou agua pra fora... mais eu saiu com o carro, ele joga a agua pro reservatorio... mais n puxa de volta... ai tenho q completar...

EDuarte
12/04/2012, 20:44
A ta, "não" jogou agua apertando a mangueira superior...
E bolhas de ar, saiu?
Se não ta puxando agua de volta ou é a valvula de retorno da tampa ou não ta criando cacuo que é sinal de vazamento.
Vai numa casa de radiadores e pede pra eles fazerem um teste de pressão no sistema e na tampa.
Vamos tentar todas as alternativas...

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 20:47
Ok... mais assim... mandei varetar o radiador no mes passado... no teste da garrafa, n saiu bolhas e sim só agua... e já troquei a tampa 3 vezes...

EDuarte
12/04/2012, 21:12
Só que vc fez o teste da garrafa com o motor ligado, o certo é fazer com o motor desligado e frio apertando a mangueira superior...
Talvez qdo desmontaram pra varetar ficou alguma coisa danificada ou mau feita.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
12/04/2012, 21:15
ok... então irei fazer o teste da garrafa com o carro desligado, apertando o mangote superior... e por precalção, verificar o radiador novamente...

EDuarte
12/04/2012, 21:56
Peça pra eles fazerem o teste de pressão, se tiver algum vazamento seja no radiador, no sistema e até mesmo junta queimada vai perder pressão no teste.

[]s
(DU)

Glaicon
13/04/2012, 07:03
Olá pessoal... Bom... ainda n coloquei a valvula termostatica mais coloquei a tampa do radiador a original na minha negona, mais o q estou notando é q mesmo assim, ela estar jogando agua pra fora... e quando ela estar fria fica ruim de pegar! fica dando umas falhadas como se tivesse passado pouca agua pra dentro da camera de explosão... estou quase tirando o cabeçote pra ver se tem alguma falha...
Está jogando pressão do motor para o sistema de refrigeração.
Por isso joga água fora e não volta pro radiador.
A dificuldade de pegar é porque tem água nos cilindros.
Você está provocando pequenos calços hidráulicos nas câmaras de combustão, nas tentativas de ligar frio.
Vai provocar a ovalização das câmaras, ocasionando a passagem de óleo entre os anéis, com a sua queima juntamente com o combustível.
Ou é junta de cabeçote queimada, ou o próprio trincado, ou o bloco do motor empenado.
Ou tudo junto e misturado!
Bem vindo ao time!:concordo:

Solrac Alberto
13/04/2012, 10:30
Bom dia a todos!

Fiquei intrigado com uma situação que estava ocorrendo no meu carro e acabei desvendando o mistério, sei que pra uns seria uma coisa óbvia, más pra outros talvez não. Foi o seguinte: Após pegar o carro depois de fazer o motor e inclusive retífica de cabeçote, que foi a causa de ter que retificar tudo, o carro veio continuando a jogar água pra fora do vaso extensor, porém a água do radiador permanecia no nível, embora baixando um pouco, coisa de 500 ml a cada 500km. O vaso extensor sempre seco, sabia que havia algo errado, más o "mexânico" que existem aos montes por ai, dizia ser assim mesmo. Resolvi então eu mesmo investigar e descobri que as magueiras que ficam encaixadas na válvula da tampa do vaso estavam invertidas, causando assim um efeito contrário, ou seja a água saia e não retornava, inverti as mangueiras e agora está tudo normal, água do radiador no nível, assim como do vaso extensor. Fica ai a dica para algum problema deste tipo que possa estar ocorrendo com alguém aqui do fórum.

Abraço a todos!

Carlos Alberto

EDuarte
13/04/2012, 12:18
Bom dia a todos!

Fiquei intrigado com uma situação que estava ocorrendo no meu carro e acabei desvendando o mistério, sei que pra uns seria uma coisa óbvia, más pra outros talvez não. Foi o seguinte: Após pegar o carro depois de fazer o motor e inclusive retífica de cabeçote, que foi a causa de ter que retificar tudo, o carro veio continuando a jogar água pra fora do vaso extensor, porém a água do radiador permanecia no nível, embora baixando um pouco, coisa de 500 ml a cada 500km. O vaso extensor sempre seco, sabia que havia algo errado, más o "mexânico" que existem aos montes por ai, dizia ser assim mesmo. Resolvi então eu mesmo investigar e descobri que as magueiras que ficam encaixadas na válvula da tampa do vaso estavam invertidas, causando assim um efeito contrário, ou seja a água saia e não retornava, inverti as mangueiras e agora está tudo normal, água do radiador no nível, assim como do vaso extensor. Fica ai a dica para algum problema deste tipo que possa estar ocorrendo com alguém aqui do fórum.

Abraço a todos!

Carlos Alberto

Boa dica Carlos, pode ser esse o problema do jeepeiro doidao.
Verifica isso jeepeiro.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 14:11
Olá EDuarte, tudo bem??? Fiz o teste de pressão do sistema de arreficiamento e pra minha supresa... N EXISTE VAZAMENTO :shock: !!! A pressão ficou estavel por todo tempo!!!

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 14:13
Fui verificar agora a tampa do reservatorio... e estar corretaa posição das mangueiras...

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 14:19
EDuarte, me tira uma duvida e vê se estou certo... a posição correta da da tampa do reservatorio fica a seguinte... vem a mangueira do radiador pra tampa... q vai ser o lado q tem a mangueira interna... ????

EDuarte
13/04/2012, 14:27
Isso mesmo, a mangueira que vem do radiador é junto com a mangueira interna do vaso de expansão.
Se vc soprar a mangueira que vem do radiador tem que sair ar na mangueira do vaso.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 15:15
Pois é... o meu estar assim... mais estou quase tirando o cabeçote mesmo! :cry:

EDuarte
13/04/2012, 15:31
Posso estar errado, mas acho que seu cabeçote não tem nada... se o carro não super aquece, joga agua pro vaso (que é normal) e não puxa agua devolta, é alguma coisa não muito séria que estamos deixando passar.
Vc me faria uma gentileza? me manda umas fotos detalhadas da tampa do vaso.
Se vc morasse perto eu daria uma olhada na sua viatura.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 16:54
Eu mando sim!!! ou melhor... vou filmar o fucionamento dele e lhe mando o link... pra vc dar uma analizada...

Solrac Alberto
13/04/2012, 17:00
Posso estar errado, mas acho que seu cabeçote não tem nada... se o carro não super aquece, joga agua pro vaso (que é normal) e não puxa agua devolta, é alguma coisa não muito séria que estamos deixando passar.
Vc me faria uma gentileza? me manda umas fotos detalhadas da tampa do vaso.
Se vc morasse perto eu daria uma olhada na sua viatura.

[]s
(DU)

Prezados,

No meu caso foi o seguinte: Soprando a magueirinha que sai da boca do radiador o ar ia junto, chupando (ui... como voces brincam aqui)tinha resistência e não vinha ar, então pude supor que havia algo errado, então inverti as magueiras e ficou o lógico.

Porém antes de levar o carro para a oficina, no teste da mangueira saía bolhas e também a água saía constantatemente pelo vaso expansor, más não havia superaquecimento e nem água no óleo, a questão foi sempre o incômdodo de completar a água. Não queria atribuir o defeito ao cabeçote. Troquei a válvula termostática, assim como a tampa do radiador e não adiantou. O veredito foi o cabeçote. O "mexânico" (desculpe tratá-lo assim, más ele me "garfou" e não se empenhou em resolver o problema) retificou o cabeçote e voltou do mesmo jeito, como tava na garantia tive que retornar, e foi ai que que condenou o motor. Mandei retificar tudo e ficou ótimo, más com esse detalhe das magueiras invertidas. Resumundo: No meu caso, o carro não alterava a temperatura, assim como não alterava o desempenho, más estava condenado. Espero e torço que não seja o veredito do nosso colega.

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 17:13
Olá Solrac Alberto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62099-solrac-alberto.html) tudo bem com vc... Bom... ja verifiquei as mangueiras e estar tudo correto... eu acabei de filmar o fucionamento do carro agora a pouco.. e logo mais a noite irei jogar nanet e lançoo link aki pra vc´s me ajudarem a desvendar esse misterio...

Abraços...

EDuarte
13/04/2012, 17:29
Prezados,

No meu caso foi o seguinte: Soprando a magueirinha que sai da boca do radiador o ar ia junto, chupando (ui... como voces brincam aqui)tinha resistência e não vinha ar, então pude supor que havia algo errado, então inverti as magueiras e ficou o lógico.

Porém antes de levar o carro para a oficina, no teste da mangueira saía bolhas e também a água saía constantatemente pelo vaso expansor, más não havia superaquecimento e nem água no óleo, a questão foi sempre o incômdodo de completar a água. Não queria atribuir o defeito ao cabeçote. Troquei a válvula termostática, assim como a tampa do radiador e não adiantou. O veredito foi o cabeçote. O "mexânico" (desculpe tratá-lo assim, más ele me "garfou" e não se empenhou em resolver o problema) retificou o cabeçote e voltou do mesmo jeito, como tava na garantia tive que retornar, e foi ai que que condenou o motor. Mandei retificar tudo e ficou ótimo, más com esse detalhe das magueiras invertidas. Resumundo: No meu caso, o carro não alterava a temperatura, assim como não alterava o desempenho, más estava condenado. Espero e torço que não seja o veredito do nosso colega.

"MAIS UM MOTIVO" que me leva a crer que o problema do jeepeiro doidão não é o cabeçote... tem coisa errada no retorno da agua...o problema esta aí.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 20:38
Boa noite pessoal... EDuarte... aki segue o link do video q fiz da sportage hj... eu sei q teve umas coisas q fiz errado... mais eu tinha acabado de ligar o carro, desde de manhã q estava desligado... ai n queria demorar muito n...
Abraços...

EDuarte
13/04/2012, 20:47
Boa noite pessoal... EDuarte... aki segue o link do video q fiz da sportage hj... eu sei q teve umas coisas q fiz errado... mais eu tinha acabado de ligar o carro, desde de manhã q estava desligado... ai n queria demorar muito n...
Abraços...

Faltou o link...

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 22:27
desculpa... 13042012017 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KTdt4LahhdY)

Jeepeiro doidao
13/04/2012, 22:28
opa... nem precisou ter trabalho de abrir o link... :pipoca:

EDuarte
14/04/2012, 08:14
Pela cor da agua o sistema de arrefecimento esta imundo.
Qdo vc acelerou com ele frio deu pra perceber a agua circulando no radiador, o que indica que a valvula termostatica tem uma sub valvula, ou tem um furo, esta travada aberta ou esta sem a valvula, mas isso não ocasionaria o problema.
Ao meu ver o funcionamento esta normal.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
14/04/2012, 09:30
Assim... o carro atualmente estar sem valvula... tenho conciencia q a agua estar suja... eu tinha acabado de ligar o carro... pois o carro estava totalmente frio, por isso q acelerei e se vc notar o pouco tempo de fucionamento do carro a pressão q pegou no sistema de arreficiamento...

EDuarte
14/04/2012, 09:39
A pressão é rapida mesmo, basta aquecer um pouquinho e criar vapor que começa a dar pressão.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
14/04/2012, 09:41
É normal a sportage criar essa pressão tão rapida??

EDuarte
14/04/2012, 09:46
É normal sim, não cria pressão ao ponto de estufar as mangueiras, mas o suficiente pra jogar a agua fora se tirar a tampa como vc fez, se tivesse com a valvula talvez demoraria um pouco mais.
É só esquentar um pouco pra criar vapor, pois é o vapor que da pressão.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
14/04/2012, 10:08
Hummmmmmm... certo... então o melhor q eu faço é colocar a valvula novamente, fazer uma limpeza no sistema de arreficiamento bem rigorosa e observar como o carro vai se comportar né?!!!

EDuarte
14/04/2012, 12:55
Faça uma boa limpeza tbm no reservatorio e veja se não tem nenhuma obstrução na tampa dele.

[]s
(DU)

Jeepeiro doidao
14/04/2012, 21:08
Ok EDuarte, obrigado pelas dicas, segunda feira vai ser a primeira coisa q irei fazer, lhe manterei informado...
Um grande abraço...

Solrac Alberto
16/04/2012, 10:27
Bom dia Jeepeiro doidão,

Observando o vídeo, percebi que as magueiras do vaso estensor estão conectadas corretamente, Como Eduarte comentou água está bem suja, o que álguns pensam ser lama, más na verdade é ferrugem do motor. Também observei a falta da válvula termostática, pois a circulação de água junto ao radiador só acontece a partir do momento em que o motor chega a uma temperatura determinada, ocasionando a abertura da válvula para assim misturar com a água fria do radiador e regular a temperatura ideal (fiquei bom nisso de tanto ler e ver alguns vídeos,rs)o motor não pode ficar sem a válvula. No meu caso o mexânico disse que foi o cabeçote, porém mandei retificar, plainar etc... e o carro voltou do mesmo jeito. O Eduarte está certo, o problema do meu carro não era o cabeçote, talvez fosse uma coisa até bem mais simples. Foi constatado que os pistões estavam mais baixos, ou mais altos, sei lá. Como eu já estva indignado com tudo, mandei logo fazer o motor. Conclusão: Não foi possível saber a causa exata do problema. Más lembro que antes de toda esta saga começar, fiquei sem o marcador de temperatura por um final de semana (na segunda feira iria mandar arrumar) por puro azar neste interim estourou uma magueirinha e não percebi, sem noção da temperatura, andei com o carro sem água, não sei se por muito tempo más andei, pois quando fui verificar não tinha uma gota de água no radiador, levei pra trocar a mangueira e o rapaz falou que não chegou a atingir o cabeçote, más a partir dai começaram os problemas. Sugiro também que vá investigando por coisas mais simples, coloque a válvula, troque a tampa do radiador, faça teste no radiador para identificar algum entupimento ou furo, faça limpeza, coloque aditivo, etc....
Más sem querer desanima-lo, se não me engano você adquiriu o carro à pouco tempo, talvez esse problema já estava acontecendo com o dono anterior e ele passou a bola. Boa sorte! Qualquer coisa que eu possa contribuir conte comigo.

Jeepeiro doidao
16/04/2012, 10:50
Bom dia Solrac Alberto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62099-solrac-alberto.html)... Tudo bem com vc?
Bom realmente peguei o carro agora a pouco, o ex dono desse carro me garantiu dizendo q o carro nunca deu problema com ele... Mais é aquela questão, quando se quer vender diz qualquer coisa né...
Mais assim, n me arrependi de pegar o carro, pois o carro é muito bom, só precisa ter uma manutenção mais ateciosa...
Hj mesmo irei fazer a limpeza no sistema de arreficiamento e irei colocar a valvula termostatica... a tampa do radiador já coloquei agora a pouco a original de 0.9 e ja senti uma grande diferença...

Um grande abraço, e irei postar os andamentos da minha negona :)

Djalma colombo
16/04/2012, 13:50
o meu caso o dono disse que nunca tinha colocado em trilha, acabei descobrindo que o carro estava todo preparado pra trilhas pesadas e chegou a sofrer bastante que até a barra do chassi dianteira tem marca de porrada das feias, m,as agora tá blz!

andrecamoes
17/04/2012, 15:15
Ola amigos, preciso de uma ajuda. Tenho uma grand sportage 99, gasolina gnv. O cara do posto, ao verificar a agua, esqueceu de colocar a tampa. O resultado foi queima da junta do cabecote. Depois da retifica e da troca da junta, o meu mecanico montou td ok, porem ela, QUANDO esquenta e e desligada, ao dar novamente a partida ela demora muito pra pegar, quando pega. O mecanico disse q pode ser algum sensor. Alguem teria um luz pra me dar? O que poderia estar causando esse problema? Superaquecendo, o carro nao esta. Obrigado a todos.

Djalma colombo
17/04/2012, 16:02
André desculpa mas quando tiver dúvidas onde postar os seus assuntos, coloca sempre em apresentação e bate papo livre, pro forum não virar bagunça!

andrecamoes
18/04/2012, 01:12
André desculpa mas quando tiver dúvidas onde postar os seus assuntos, coloca sempre em apresentação e bate papo livre, pro forum não virar bagunça!

Ok Djalme. Desculpe, foi por inexperiencia. Obrigado pela dica

Jeepeiro doidao
18/04/2012, 21:40
Ola pessoal... bom como eu havia prometido... estou aki cumprindo... hj eu fiz uma limpeza no sistema de arreficiamento... coloquei uma valvula termostatica de opala a gasolina, pois ela é de 75 graus e coloquei aditivo na agua... e me parece q meus problemas sumiram... mais só vou ter certeza mesmo depois q eu der uma viajada com o carro...

Mais uma vez estou agradecendo as dicas e ajudas q vc´s me deram aki...

Um grande abraço pra todos...

Solrac Alberto
19/04/2012, 09:50
Ola pessoal... bom como eu havia prometido... estou aki cumprindo... hj eu fiz uma limpeza no sistema de arreficiamento... coloquei uma valvula termostatica de opala a gasolina, pois ela é de 75 graus e coloquei aditivo na agua... e me parece q meus problemas sumiram... mais só vou ter certeza mesmo depois q eu der uma viajada com o carro...

Mais uma vez estou agradecendo as dicas e ajudas q vc´s me deram aki...

Um grande abraço pra todos...

Que beleza hein? "Para nossa alegria" rsrs.. Para ter certeza nem precisa viajar, andando no trânsito normal da cidade já será possível ter uma idéia.

Abraço!

André Fernandes
23/04/2012, 11:16
Olá comprei uma sportage tem 5 dias e ñ é que a bixa ja ferveu...
como eu disse no cite de apresentação ela é uma gran sportage 2001 diesel.
não ta falhando liga super bem e ta com tudo funcionando...
ontem peguei estrada e fui pra niteroi a 50 km da minha casa e voltei... e quando fui conferir a agua hj de manha estava com pouca.. e eu conferir antes de viajar e estava no nivel tudo certinho...sendo que ela ñ ferveu pq eu monitorei.
completei agua hj de manhã só pra quebrar um galho (mesmo sabendo que o certo é metade agua e outra adtivo) ele ta praticamente com agua pura. e comprei uma tampa nova pq aquela estava meio velhinha e mandei brasa na estrada e quando ele estava chegando a 140km/h comecou a subir, e passou do meio..(foi quase no proximo ponto que fica entre o meio e o hot) ai eu parei o carro e esperei esfriar, fui em uma quitanda da estrada e comprei 3 garrafinhas de agua(era a unica opção) e completei... sobrou uma na metade e vim pra casa... o pior é que por perto de casa eu andei mais ou menos uns 200km e não ferveu, muito menos baixou agua.... meu palpite é que seja a ventoinha viscosa pq ela mesmo com o carro quente ñ demosntrou muita resistencia, então pretendo amanhã comprar uma nova e substituir.... será se tem mais alguma coisa que eu deva conferir?
a tampa que eu comprei hj de manhã é agua a original 0.9 sendo que nem sei de qual carro é...
abraços

Robinho da Jaguatirica
23/04/2012, 11:47
André Fernandes,

Faça o teste da garrafa, este teste está explicado em várias mensagens neste tópico, é só pesquisar.

Boa lama!

Robinho

ANIBALCL
24/04/2012, 15:16
olá galera !

preciso de ajuda urgente. a minha viatura, 97 curta gas, começou a subir a temperatura quando para no transito
e num to ouvindo o barulhão da ventoinha sendo acionada mais forte, acho que o acoplamento viscoso foi pro beleléu
apesar de ter trocado isso a uns 2 anos. notei que ao desligar a ventilação interna o ponteiro da temperatura baixa bastante.
se acelerar diminui um pouco também.

ela fria liga normal e anda normal, só esquenta quando para no trânsito.

tem como testar pra saber se o viscoso está mesmo pifando ?
li alguns posts sobre os testes da garrafinha, o do radiador com tampa aberta num entendi direito.

com ela desligada e fria, se eu tentar girar a hélice com a mão, deve girar ou não ?
com a tampa do radiador aberta, ao ligar o carro e deixar na marcha lenta tem que sair pouca ou muita água ?

é normal o reservatório ficar vazio ? se não me engano ela tem um pequeno vazamento no radiador interno do ar quente.
as vezes o interior fica muito mais quente que o desejado com cheiro de vapor mesmo depois que deixo ela parada
um bom tempo.

feriadão vem aí num quero arriscar !

EDuarte
24/04/2012, 19:24
Se vc não ouve a ventoinha é sinal que ja era.
Com ela fria se vc girar com a mão ela tem que girar mas com resistencia, fica dura, se estiver totalmente livre troque urgente.
Como ela esta aquecendo acima do normal o reservatorio pode ficar vazio sim.

[]s
(DU)

André Fernandes
24/04/2012, 23:36
Olá.. como eu disse anteriormente minha sportage ´´ferveu`` entretanto foi só quando fui testa a bixa em alta velocidade
e quando chegou aos 140 ela ferveu e eu parei antes de passar dos 3/4
hj usei ela pra ir ao trabalho uns 5 kms daqui e ela continuou normal e dei umas voltas com ela + ou - uns 40 km e continuou normal tambem.... fiz cotação da ventoinha e encomendei ela a 292,00 reais e comprei... ela chega amanhã e pretendo levar a um mecanico amigo meu amanhã assim que possivel.... o engraçado é que fiz o teste da garrafinha e ta normal, entretanto as pas da ventoinha mexem com um pouquinho de resistencia... entretanto deixei o carro parado 15 min e ela n fez nenhum barulho absurdo entretando se movem até relativamente rápido...
e a agua do arrefecimento como eu disse são de poço que eu completei.... e a que estava la mostrou uma certa sujeito... tipo uma areinha entretanto ñ esta com ferrugem... troquei a tampinha tambem... só que comprei em uma loja de peça por uma igual... será se devo manter a mesma? e o teste de com o carro depois de pronto? pretendo andar com agua normal sem adtivo pra testar e depois então colocar... ou ela aquece sem o aditivo mesmo com o resto o.k?
boa trilha...

rpetrucci
03/05/2012, 13:28
Bom dia rapaziada! me perdoem o mal jeito mas é que hoje estou naqueles dias. Acabei de comprar uma sport tdi 2001 (um mes mais ou menos) e a bichinha parecia um camelo, bebia bastante água. Entao troquei a tampa do radiador, por uma original da kia, e agora o sintoma mudou, em vez de "consumir água" (antes sumia tanto do radiador como do expansor), agora quando subo uma serra ela enche o expansor de água, esvaziando o radiador. Tudo isso ocorre com a temperatura marcando um pouquinho menos que o meio do relógio original no painel. Dai depois que esfria quando eu abro a tampa do radiador, é só assoprar naquele caninho de respiro que tem no bujao expansor que a água retorna para o radiador e fica tudo no nível normal de novo, tanto o radiador quanto o expansor. Claro que se eu andar bastante sem olhar daí vai jogando água fora pelo respiro. Já me falaram que é junta do cabeçote, cabeçote, ventoinha, válvula, a tampa original que nao presta, entre outras causas... Eu particularmente acho estranho pq um mecânico de confiança fez aqueles testes de compressao do motor e do sistema de radiador e constatou que está tudo dentro do normal, inclusive sem vazamentos aparentes. Por isso o que me intriga é que quando troquei a tampa do radiador a água parou de sumir, ela é expulsa para o expansor e nao volta para o radiador. Antes de eu trocar a tampa ela sumia, secava o expansor e um pouco do radiador também.

Estou nervoso pq ninguém me esclarece o que é, alguém já passou por isso?

Fico desde já muito agradecido se puderem me ajudar...

Abraços
Edusao.

Amigo minha viatura ta com o mesmo problema que tinha a sua, você conseguiu resolver ? To apavorado ! :shock:

ANIBALCL
03/05/2012, 15:08
olá galera !

preciso de ajuda urgente. a minha viatura, 97 curta gas, começou a subir a temperatura quando para no transito
e num to ouvindo o barulhão da ventoinha sendo acionada mais forte, acho que o acoplamento viscoso foi pro beleléu
apesar de ter trocado isso a uns 2 anos. notei que ao desligar a ventilação interna o ponteiro da temperatura baixa bastante.
se acelerar diminui um pouco também.

ela fria liga normal e anda normal, só esquenta quando para no trânsito.

tem como testar pra saber se o viscoso está mesmo pifando ?
li alguns posts sobre os testes da garrafinha, o do radiador com tampa aberta num entendi direito.

com ela desligada e fria, se eu tentar girar a hélice com a mão, deve girar ou não ?
com a tampa do radiador aberta, ao ligar o carro e deixar na marcha lenta tem que sair pouca ou muita água ?

é normal o reservatório ficar vazio ? se não me engano ela tem um pequeno vazamento no radiador interno do ar quente.
as vezes o interior fica muito mais quente que o desejado com cheiro de vapor mesmo depois que deixo ela parada
um bom tempo.

feriadão vem aí num quero arriscar !

resolvido !
era o maledeto radiador de ar quente que estava vazando e fazendo a água baixar.
não me pergunte porque mas com a água baixa a ventoinha não acoplava,
e agora com o nível normal está funcionando como esperado.
viajei assim mesmo já que não tava vazando muito mas chegando no sítio
vi que tava piorando o vazamento e com o perigo de estragar de novo
a parte eletrônica do GNV resolvi tentar dar um jeito por lá mesmo.
como tinha um pedaço de mangueira guardado fiz o by-pass e agora tá OK,
apenas vou passar um baita frio no inverno porque o ar quente já era
e num to afim de consertar isso tão cedo por causa de ter que desmontar
o painel todo.
bom, ainda bem que era só problema do radiador do ar quente e nem
chegou a ferver a viatura.

rpetrucci
05/05/2012, 00:08
Amigos, estou com a seguinte situação:

- Tenho uma Sportage Turbo Diesel 2002/2003. Peguei a estrada no ultimo feriado e após rodar 250km, ao parar o carro saiu vapor de água pelo respiro do reservatório de expansão, saiu bastante parecia uma chaleira, no entanto o marcador de temperatura não passou do meio, na verdade ficou abaixo do meio durante todo percurso. Abri o radiador e faltava quase 3l de água, isso nunca tinha ocorrido antes.
-----> Pergunta 01: Se o ponteiro da temperatura não passou do meio, meu motor ferveu ? Será que foi pro pau o cabeçote ou juntas ?
-----> Pergunta 02: Alguem sabe informar onde fica o sensor de temperatura da água da sportage ?

- Bem, continuando; troquei a água do radiador no dia seguinte, estava PODRE, mais parecia água de barreiro e não água de radiador. Também coloquei a tampa original.
Com essas alterações, a agua do radiador esta sendo expelida para o reservatório de expansão, a água não some nada apenas vai para expansão.

----> Pergunta 03: Será que esse comportamento é efeito de radiador com problemas ou é meu cabeçote que babaou-se ?

Alguem teria fotos de viaturas com relógios adicionais instalados, quero colocar na minha mas gostaria de ver alguns que ja colocaram pois sou meio chato com estetica ... :?

Muito grato pela atenção dos amigos.

rosalvonet
05/05/2012, 10:51
Amigos, estou com a seguinte situação:

- Tenho uma Sportage Turbo Diesel 2002/2003. Peguei a estrada no ultimo feriado e após rodar 250km, ao parar o carro saiu vapor de água pelo respiro do reservatório de expansão, saiu bastante parecia uma chaleira, no entanto o marcador de temperatura não passou do meio, na verdade ficou abaixo do meio durante todo percurso. Abri o radiador e faltava quase 3l de água, isso nunca tinha ocorrido antes.
-----> Pergunta 01: Se o ponteiro da temperatura não passou do meio, meu motor ferveu ? Será que foi pro pau o cabeçote ou juntas ?
-----> Pergunta 02: Alguem sabe informar onde fica o sensor de temperatura da água da sportage ?

- Bem, continuando; troquei a água do radiador no dia seguinte, estava PODRE, mais parecia água de barreiro e não água de radiador. Também coloquei a tampa original.
Com essas alterações, a agua do radiador esta sendo expelida para o reservatório de expansão, a água não some nada apenas vai para expansão.

----> Pergunta 03: Será que esse comportamento é efeito de radiador com problemas ou é meu cabeçote que babaou-se ?

Alguem teria fotos de viaturas com relógios adicionais instalados, quero colocar na minha mas gostaria de ver alguns que ja colocaram pois sou meio chato com estetica ... :?

Muito grato pela atenção dos amigos.

Olá amigo, como vai?

Cara, passei por situação parecida há quinze dias, e no meu caso a notícia não foi muito boa, na realidade, foi péssima...

Eu estava indo até Buenos Aires, saindo de SP, e uns 50km após Curitiba parei para abastecer, até aí tudo estava absolutamente normal. Eu tenho um marcador adicional de temperatura, então eu estava monitorando os dois, sendo que o original nunca passou do meio.

Quando fui ligar o carro de novo, verifiquei que o marcador adicional estava quase em 100 graus, e isso NUNCA tinha acontecido, sempre ficava na casa dos 70. Quando liguei o motor e voltei à estrada e fui andando na boa a temperatura baixou rapidinho para o normal de novo.

Mas não deu 10km e ouvi um barulho e começou a sair vapor de água pela mangueira que liga o radiador ao expansor, parecia mesmo uma chaleira...
Consegui voltar com o carro até Curitiba, parando e completando a água a cada 20km.

Por indicação de um amigo, fui a um bom mecânico em Curitiba, especializado em Kia, onde observamos que, mesmo com o motor frio, o carro espirrava água para fora do radiador, aí a água baixava muito e não dava conta mais de resfriar, então fervia...

Veredicto: junta do cabeçote.

Como meu cabeçote já tinha sido retificado e já estava no limite, o mecânico orientou a colocar um novo, então foi o que fiz.
No total foram 2 dias parado na mecânica, 2.3 mil de preju, mas pelo menos segui a viagem até Montevideo e foi só alegria (4800km depois).

Não sei se o seu caso é o mesmo, mas comigo foi assim.

Um abraço.

rpetrucci
05/05/2012, 22:43
Rosalvo , valeu a resposta. To torcendo para não ser nada disso.
Meu mecânico é de confiança e falou que primeiro vai testar limpar o radiador e colocar liquido e coisa e tal pra ver no que da.
Tive olhando as peças e me ofereceram o cabeçote marca SMC, alguém ja usou essa marca. O original me pediram 3.120,00 na Kia em Porto Alegre.

Valeu.

Rodolfo.