Conectar

Ver Versão Completa : Sportage fervendo

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11

EDuarte
31/05/2010, 15:27
Comi bola aqui no fórum, só hj que fui ver que vc fez a adaptação da ventoinha elétrica, e aí ficou bom? Vai postando as impressões aí pra gente, quem sabe "nasceu" uma nova solução para o aquecimento dos motores :palmas::palmas::palmas: :-D
De qualquer forma eu acho que seria interessante deixar guardado na vtr o sistema antigo pq se der algum pau vc sabe como trocar.
Em caso de emergência daria para voltar facilmente para o sistema antigo ou é trabalhoso demais?
Até :concordo::pipoca:
Fala Lucena
Ficou muito boa a adaptação, no decorrer do uso eu passo as impressões...
Voltar ao sistema original dá sem problemas, porem da um certo trabalho, tem que colocar o suporte da polia de volta e trocar a correia.

[]s
(DU)

Patoloko
27/07/2010, 19:25
Queria uma ajuda. Tem menos de 1 semana que eu to com minha sport e ainda to aprendendo um pouco sobre ela (graças a esse forum).
então vamos a pergunta, que pode até ser idiota, mas eu não sei. :oops:
Na tampa do vaso expansor do radiador, tem uma regua branca plástica com algumas marcações (uns furos quadrados) junto com a manguerinha do respiro.
Pois bem, qual a quantidade de agua que eu coloco no vaso expansor? É até encher ou até alguma marcação na regua? Aquilo é uma regua mesmo? :pensativo:
desculpem a ignorancia, mas conto com a ajuda de vcs :concordo:

Detalhe: A minha sport é uma a gasolina 97

Wladybr
27/07/2010, 20:08
Eu sempre enchi ele ate em cima... Num sei se é normal.. alias ate vale a pena eu olhar issso no manual.
Eu encho ate em cima e quando vou fechar a mangueira que vai dentro sempre joga um pouco de agua pra fora mesmo..

Lucena04
27/07/2010, 21:03
na minha tem uma medida de maximo e mínimo, acredito que se deixar cheio pode vazar água quando sair do radiador por pressão.
:concordo:

comenale
27/07/2010, 21:46
Queria uma ajuda. Tem menos de 1 semana que eu to com minha sport e ainda to aprendendo um pouco sobre ela (graças a esse forum).
então vamos a pergunta, que pode até ser idiota, mas eu não sei. :oops:
Na tampa do vaso expansor do radiador, tem uma regua branca plástica com algumas marcações (uns furos quadrados) junto com a manguerinha do respiro.
Pois bem, qual a quantidade de agua que eu coloco no vaso expansor? É até encher ou até alguma marcação na regua? Aquilo é uma regua mesmo? :pensativo:
desculpem a ignorancia, mas conto com a ajuda de vcs :concordo:

Detalhe: A minha sport é uma a gasolina 97

No próprio reservatório há uma marcação de mínimo e máximo. Se ele estiver razoavelmente limpo dá para ver a marcação sem nenhum problema.
O correto é se basear nessa marcação.

Patoloko
27/07/2010, 22:07
No próprio reservatório há uma marcação de mínimo e máximo. Se ele estiver razoavelmente limpo dá para ver a marcação sem nenhum problema.
O correto é se basear nessa marcação.

Vou olhar novamente, mas não vi essa marcação não :discordo:

Gleison BH
28/07/2010, 10:06
Se vc olhar com cuidado tem marcação nessa régua cheia de quadrados.

Marcação de máximo e mínimo.

Encher todo resarvatório está errado, pois é um reservat de EXPANSÃO. Ou seja, quando tá frio tem que ter espaço para água entrar qdo o carro esquentar e expandir o líquido de arrefecimento, aumentando a pressão sobre a tampa de PRESSÃO do radiador, que por sua vez, deixa passar água para o vaso de expansão.

HUA HUA! Acho que consegui... Não entendo quase nada de carro e mecânica e falei dum jeito que até eu acreditei...
kkkkk

Mas pelo que o Robinho me explicou, acho que é isso mesmo...

Inté mais sÔ!

Vou olhar novamente, mas não vi essa marcação não :discordo:

Robinho da Jaguatirica
28/07/2010, 10:24
Se vc olhar com cuidado tem marcação nessa régua cheia de quadrados.

Marcação de máximo e mínimo.

Encher todo resarvatório está errado, pois é um reservat de EXPANSÃO. Ou seja, quando tá frio tem que ter espaço para água entrar qdo o carro esquentar e expandir o líquido de arrefecimento, aumentando a pressão sobre a tampa de PRESSÃO do radiador, que por sua vez, deixa passar água para o vaso de expansão.

HUA HUA! Acho que consegui... Não entendo quase nada de carro e mecânica e falei dum jeito que até eu acreditei...
kkkkk

Mas pelo que o Robinho me explicou, acho que é isso mesmo...

Inté mais sÔ!
Caríssimo Dr. Devogado Seu Creisssonnnn,

Nem acreditei quando lí sua postagem, parece até que vc decorou...:dance: Você está se superando!!!:palmas:
Quando é que a nenem sai da barriga da cumadi?:dance:

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Chapadeiro
28/07/2010, 11:31
Olá Galera sou novo aqui no forum apesar de já ter pesquisado muita informação no mesmo desde o ano passado.

Sou o feliz proprietário de uma Sportage 2.0 16v DOHC Gasolina ano 1999 Modelo 2000.
O Carro está comigo desde Outubro do ano passado e nunca tinha nem furado um pneu. :)

Ja tinha lido superficialmente sobre os problemas da sportage ferver aqui no forum mas como toda vez que checava o nível de água do radiador e do reservatório estava tudo OK, não precisava de completar nem uma gota fui confiando no sistema.

Moro na Chapada dos Veadeiros e ja exigi bastante do Carro, o qual nunca havia me deixado na mão, ou esquentado mesmo subindo serras de Kilometros de extensão e com 800 metros de desnível vertical o carro nunca esquentou. sempre com o marcador de temperatura lá no meio.

No início de Julho eu vinha voltando de uma fazenda de uma amigo as 5 da manhã em um percurso com bastante serra foi quando percebi um cheiro de "borracha" queimada no carro, olhei o marcador de temperatura e ja estava la no 3/4. Manerei na aceleração e logo cheguei em um trecho mais plano, o marcador voltou para o meio o cheiro sumiu, na próxima serra voltou quase la nos 3/4 de novo. Como ja estava chegando no meu destino, acabei de chegar e só no outro dia com o carro frio fui ver o que aconteceu. :cry:

O radiador estava seco, ou quase seco, acho que bebeu pelo menos ums 4,5 lts de água. o o óleo que havia sido trocado pouco tempo antes estava baixo e bem preto. Completei o óleo tbm e dei mais umas voltas no carro.
Quando fui verificar a água denovo notei que estava passando óleo para água. Logo pensei lascou tudo ou pelo menos queimou a junta do cabeçote

No deslocamento de lá até o mecanico fui com o carro numa boa, sem forçar, e verificando óleo e água sempre. Aparentemente o carro não perdeu potencia nem apresenta nenhuma falha.

Ja no mecanico notamos que tbm estava passando água para o óleo. Daí começou minha via crucis.

Abrimos o motor e mandamos o cabeçote para retífica, a qual fez um teste a frio no mesmo e disse que ele estava OK, apenas deram uma plainadinha.
Comprei um jogo de juntas superior do motor, montamos tudo e continuou passando água para o óleo e vice versa...

Abrimos o motor dnovo, conferimos o cabeçote dnovo em outra retífica, testamos também o trocador de calor ( radiador do óleo ) que apesar de parecer estar OK foi isolado na próxima montagem,
Batemos um produto revelador de trinca ( usado geralmente em virabrequim ) no bloco e tudo OK.
comprei outra junta. montamos tudo com um super aperto nos parafusos do cabeçote e a Caca continua. :parede:

Agora vamos testar o cabeçote à Quente abrir o cabeçote e trocar os retentores,ver se o bloco não empenou, encomendei uma junta de Cobre/amianto ( fabricada sobre encomenda )

Gostaria de saber se vcs que ja tem experiencia nesse tipo de problema se há alguma outra coisa que preciso verificar. tipo algum outro retentor em algun lugar até mesmo no bloco que poderia estar causando esse problema.

Se puderem me passar também o Procedimento correto para o aperto do cabeçote vai ser bom.

Chapadeiro
28/07/2010, 13:08
esqueci de mencionar, to querendo tracar os parafusos do cabeçote também ... mas não estou encontrando. Por aqui só achei os da Besta ( motor a disel ) e minha sportage é 2.0 16v DOHC Gasolina ano 1999 Modelo 2000 Alguém me indica um vendedor ?

Gleison BH
28/07/2010, 17:49
Ilmo. Sr. Robinho EX-Jaguatirica; atual TRAÍRA.

Considerando as razões já expostas alhures, não considero salutar prestar-lhe as informações ora requeridas.

Destarte, com o intuito de prevenir responsabilidade e fazer a ressalva das minhas irresignações, nos termos processados outrora, venho consignar formalmente, ipsis verbis:

- Só cuando cê me ligar ou passar lá em casa que te conto as novidades. Se vc tiver interessado...

Codialmente. :twisted:

Seu Creisson.

Caríssimo Dr. Devogado Seu Creisssonnnn,

Nem acreditei quando lí sua postagem, parece até que vc decorou...:dance: Você está se superando!!!:palmas:
Quando é que a nenem sai da barriga da cumadi?:dance:

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Robinho da Jaguatirica
28/07/2010, 17:59
Ilmo. Sr. Robinho EX-Jaguatirica; atual TRAÍRA.

Considerando as razões já expostas alhures, não considero salutar prestar-lhe as informações ora requeridas.

Destarte, com o intuito de prevenir responsabilidade e fazer a ressalva das minhas irresignações, nos termos processados outrora, venho consignar formalmente, ipsis verbis:

- Só cuando cê me ligar ou passar lá em casa que te conto as novidades. Se vc tiver interessado...

Codialmente. :twisted:

Seu Creisson.
Resposta a altura, e no tóipico correto " Apresentação e bate-papo livre" http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16393&goto=newpost

Sem mais.

Glaicon
29/07/2010, 06:52
Olá Galera sou novo aqui no forum apesar de já ter pesquisado muita informação no mesmo desde o ano passado.

Sou o feliz proprietário de uma Sportage 2.0 16v DOHC Gasolina ano 1999 Modelo 2000.
O Carro está comigo desde Outubro do ano passado e nunca tinha nem furado um pneu. :)

Ja tinha lido superficialmente sobre os problemas da sportage ferver aqui no forum mas como toda vez que checava o nível de água do radiador e do reservatório estava tudo OK, não precisava de completar nem uma gota fui confiando no sistema.

Moro na Chapada dos Veadeiros e ja exigi bastante do Carro, o qual nunca havia me deixado na mão, ou esquentado mesmo subindo serras de Kilometros de extensão e com 800 metros de desnível vertical o carro nunca esquentou. sempre com o marcador de temperatura lá no meio.

No início de Julho eu vinha voltando de uma fazenda de uma amigo as 5 da manhã em um percurso com bastante serra foi quando percebi um cheiro de "borracha" queimada no carro, olhei o marcador de temperatura e ja estava la no 3/4. Manerei na aceleração e logo cheguei em um trecho mais plano, o marcador voltou para o meio o cheiro sumiu, na próxima serra voltou quase la nos 3/4 de novo. Como ja estava chegando no meu destino, acabei de chegar e só no outro dia com o carro frio fui ver o que aconteceu. :cry:

O radiador estava seco, ou quase seco, acho que bebeu pelo menos ums 4,5 lts de água. o o óleo que havia sido trocado pouco tempo antes estava baixo e bem preto. Completei o óleo tbm e dei mais umas voltas no carro.
Quando fui verificar a água denovo notei que estava passando óleo para água. Logo pensei lascou tudo ou pelo menos queimou a junta do cabeçote

No deslocamento de lá até o mecanico fui com o carro numa boa, sem forçar, e verificando óleo e água sempre. Aparentemente o carro não perdeu potencia nem apresenta nenhuma falha.

Ja no mecanico notamos que tbm estava passando água para o óleo. Daí começou minha via crucis.

Abrimos o motor e mandamos o cabeçote para retífica, a qual fez um teste a frio no mesmo e disse que ele estava OK, apenas deram uma plainadinha.
Comprei um jogo de juntas superior do motor, montamos tudo e continuou passando água para o óleo e vice versa...

Abrimos o motor dnovo, conferimos o cabeçote dnovo em outra retífica, testamos também o trocador de calor ( radiador do óleo ) que apesar de parecer estar OK foi isolado na próxima montagem,
Batemos um produto revelador de trinca ( usado geralmente em virabrequim ) no bloco e tudo OK.
comprei outra junta. montamos tudo com um super aperto nos parafusos do cabeçote e a Caca continua. :parede:

Agora vamos testar o cabeçote à Quente abrir o cabeçote e trocar os retentores,ver se o bloco não empenou, encomendei uma junta de Cobre/amianto ( fabricada sobre encomenda )

Gostaria de saber se vcs que ja tem experiencia nesse tipo de problema se há alguma outra coisa que preciso verificar. tipo algum outro retentor em algun lugar até mesmo no bloco que poderia estar causando esse problema.

Se puderem me passar também o Procedimento correto para o aperto do cabeçote vai ser bom.

Teste de cabeçote à frio?
Quando há trincas na peça, geralmente elas não visíveis, pois acontecem nas sedes das válvulas, impedidndo até o conserto.
Teriam que fazer outro tipo de teste. Existe um tal de raio-x, onde indica o problema.
Verifique isto, pois realmente parece o invariável cabeçote trincado.
Parafusos devem ser trocados, com certeza.
Porém, utilize os corretos, pois o ajuste deve ser preciso e com torquímetro, sob pena de perder o serviço.
E boa sorte!:concordo:

Nava
29/07/2010, 09:07
Com certeza o problema não é de cabeçote...se fosse ja teriam achado.

DEve ter algum outro ponto onde alguma canaleta de óleo passa perto da água. Verifique melhor o trocador de calor do filtro.

Verifique bloco, bomba de água...bom ba de óleo...

Gleison BH
29/07/2010, 09:32
Considerando TODAS as mensagens desse longo (e triste...) tópico, me parece que é comum proprietários de SPTG que ferve quebrarem, quebrarem e quebrarem a cabeça com o cabeçote na retífica e só conseguem resolver o problema com a troca por um novo...:twisted::sad::twisted::sad:

Me parece que tem umas tais de microfissuras dificílimas de serem detectadas...

Mas realmente podem ser outras coisas, como as citadas pelo Nava.:pensativo:

Por isso, caro colega, acho que vale a pena tirar umas horas e ler todo o tópico.

Boa sorte...

**OBS.: E TÃO IMPORTANTE QUANTO RESOLVER O PROBLEMA É CUIDAR PARA QUE ELE NÃO ACONTEÇA DE NOVO. E O MELHOR JEITO DE SE PREVENIR É VERIFICAR A VENTOINHA E COLOCAR UM RELÓGIO AUXILIAR DE TEMPERATURA.

DEve ter algum outro ponto onde alguma canaleta de óleo passa perto da água. Verifique melhor o trocador de calor do filtro.

Robinho da Jaguatirica
29/07/2010, 09:44
Na minha opinião é o cabeçote sim, tem trinca escondida, só o teste do gesso pra encontrar. Pode ser também que o plainamento abaixou demais a medida, aí é ligar e ferver, aumenta muito a compressão.

Boa lama!

Chapadeiro
29/07/2010, 11:10
Teste de cabeçote à frio?
Quando há trincas na peça, geralmente elas não visíveis, pois acontecem nas sedes das válvulas, impedidndo até o conserto.
Teriam que fazer outro tipo de teste. Existe um tal de raio-x, onde indica o problema.
Verifique isto, pois realmente parece o invariável cabeçote trincado.
Parafusos devem ser trocados, com certeza.
Porém, utilize os corretos, pois o ajuste deve ser preciso e com torquímetro, sob pena de perder o serviço.

Obrigado pelas informações.

O teste à frio é o teste do gesso.
Nesse teste não deu nada no cabeçote. Esse tal de Raio-X ou Ultrasom não fazem nas retíficas por aqui. Mas Fazem um teste onde o cabeçote é vedado com uma chapa feita no formato da junta e depois o cabeçote é esquetado e passado um água quente com alta pressão por ele para ve se acham alguma trinca. Vamos fazer para ver se acha...

Os parafusos quero trocar pelos orig mais não estou encontrando, mas continuo procurando.

E quanto ao aperto estou procurando as informações para um correto fechamento desse motor.

T+v

Chapadeiro
29/07/2010, 11:18

Valeu pelas informações Nava!

Realmente estamos desconfiando que não é no cabeçote. mas mesmo assim continuamos procurando visto que ainda não identificamos a causa do Problema: Passando água para o óleo

O Trocador de Calor com certeza não é.
Fizemos vários testes nele e na ultima montagem do motor isolamos ele para ter certeza que não era o maledito. mesmo com ele isolado continuou o problema.

No momento estamos verificando mais a fundo o bloco. que superficialmente, mesmo aplicando um produto revelador de trinca não apresentou nada de errado.

E quanto a bomba de água e bomba de óleo. Pode ser nelas o problema de passar água para o óleo ?

Chapadeiro
29/07/2010, 11:24
Considerando TODAS as mensagens desse longo (e triste...) tópico, me parece que é comum proprietários de SPTG que ferve quebrarem, quebrarem e quebrarem a cabeça com o cabeçote na retífica e só conseguem resolver o problema com a troca por um novo...:twisted::sad::twisted::sad:

Me parece que tem umas tais de microfissuras dificílimas de serem detectadas...

Mas realmente podem ser outras coisas, como as citadas pelo Nava.:pensativo:

Por isso, caro colega, acho que vale a pena tirar umas horas e ler todo o tópico.

Boa sorte...

**OBS.: E TÃO IMPORTANTE QUANTO RESOLVER O PROBLEMA É CUIDAR PARA QUE ELE NÃO ACONTEÇA DE NOVO. E O MELHOR JEITO DE SE PREVENIR É VERIFICAR A VENTOINHA E COLOCAR UM RELÓGIO AUXILIAR DE TEMPERATURA.

Obrigado pela resposta Gleison,

Cheguei a encontar um cabeçote por um preço bom em Goiânia, mas o próprio cara que ia me vender o cabeçote me disse que poderia não ser nele o problema. então estamos investigando melhor.

Em relação a leitura desse tópico nem precisava recomendar, de fato antes de postar aqui já tinha lido quase tudo mesmo.

E sem dúvida, depois dessa :parede:
Com certeza vou me precaver.

T+v

Chapadeiro
29/07/2010, 11:31
Na minha opinião é o cabeçote sim, tem trinca escondida, só o teste do gesso pra encontrar. Pode ser também que o plainamento abaixou demais a medida, aí é ligar e ferver, aumenta muito a compressão.

Boa lama!

Robinho, obrigado pela resposta

O teste do Gesso já fizemos e está Ok o cabeçote. vamos fazer um outro teste mais hardcore agora.
E o problema mesmo é que ta passando água p/ o óleo. depois de resolvido isso é que vamos ver se a viatura vai se comportar normalmente e não vai Ferver.
Resolvendo o problema da passagem do água para óleo, antes mesmo de sair da oficina ja vou instalar os marcadores auxiliares de temperatura.

Por Aqui Nessa época não tem Lama, só POEIRA.

Boa Lama p/ vc tbm

T+v

Robinho da Jaguatirica
29/07/2010, 11:55
Chapadeiro,

Me tire umas dúvidas:

Mistura água no óleo, o sistema de arrefecimento está com pressão (teste da garrafa)? Tem óleo também na água?
A viatura está fervendo logo após ligar?

Boa lama!

Chapadeiro
29/07/2010, 13:33
Mistura água no óleo e infelizmente como o motor ja está aberto dnovo não tem como fazermos o teste da Garrafa ou do Copo.
Quando rolou a Caca Passou bastante água para o óleo tbm. depois que trocamos a junta... parece que parou de passar óleo para água...
Ainda tem sinais de óleo na água mas deve ser só resquícios que ficaram no sistema de arrefecimento. Mas continua passando água para o óleo.
A viatura está funcionando blz... fica até uma hora funcionando em marcha lenta na oficina e a temperatura fica normal... quando fiz um teste com ela depois da primeira troca da Junta andei por umas 3 horas e depois de ums bons Km e ficou paracendo uma chaleira.

Lsdez
04/08/2010, 12:33
Bom dia a todos do forum, estive lendo sobre a ssunto de recuperação desta bendita peça (acoplamento viscoso), com o uso do prolonga, quando a minha vazou, por curiosidade desmontei ela, o material utilizado, é bem parecido com um silicone usado em automodelismo, vi uma vez num estande de exposição, é bem grosso e transparente, existe de varias densidades, sera que esse silicone tb não seria ideal?

Luiz Roberto Coura Paiva
04/08/2010, 13:11
Pessoal!

Há aproximadamente dois anos, isso depois de queiamar três juntas e trincar dois cabeçotes, instalei um sistema lacrado e travei a hélice da minha Sportage. Usei o reservatório do Siena e nunca mais tive problema de aquecimento.:dance:

MarcSport
04/08/2010, 15:05
Pessoal!

Há aproximadamente dois anos, isso depois de queiamar três juntas e trincar dois cabeçotes, instalei um sistema lacrado e travei a hélice da minha Sportage. Usei o reservatório do Siena e nunca mais tive problema de aquecimento.:dance:

Eu tb sempre usei o sistema de radiador selado e nunca tive problemas, usava um reservatório GM.

Lsdez
04/08/2010, 15:34
encontrei em um site gringo que existe um oleo de silicone da toyota usado para este fim o site é este e mostra como é reposto.

http://members.rennlist.com/blueshark/page11.html (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://members.rennlist.com/blueshark/page11.html&prev=/search%3Fq%3Dwhich%2Buse%2Bsilicone%2Bviscous%2Bfa n%2Bcoupling%26hl%3Dpt-BR&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjfgzL0AzbrOO0neXKi-R3GrPqNOQ)

(http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://members.rennlist.com/blueshark/page11.html&prev=/search%3Fq%3Dwhich%2Buse%2Bsilicone%2Bviscous%2Bfa n%2Bcoupling%26hl%3Dpt-BR&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjfgzL0AzbrOO0neXKi-R3GrPqNOQ)

Chapadeiro
05/08/2010, 14:57

Realmente no cabeçote e na junta não deve ser...
o Cabeçote voltou da retífica e não tem nada.
Montamos com uma junta especial de chapa dupla ( uma de cobre e uma de amianto )
mas continua passando água p/ o óleo.:pensativo:
No teste do copo nenhum sinal de borbulhamento...

Pode ser uma trinca no Bloco que não estamos encontrando superficialmente, ainda não abrimos a parte de baixo do motor. :putz:

Antes abrir ou trocar o motor ( o qual ja estou pensando em trocar completo ) tenho uma dúvida de leigo:
O problema de passar água p/ o óleo pode ser em alguma coisa na bomba de água ou na bomba de óleo?
Meu meca disse que não tem nada a ver.:-?

Costa Junior
08/08/2010, 21:45
Boa noite, amigos.
Estou com minha sportage sumindo agua do radiador e com borbulhas na agua. Pra evitar que ficasse sempre fervendo a agua, retirei a valvula termostatica e coloquei a ventuinha direto. Deixou de ferver, mas continua baixando agua do radiador. Interessante que apresentou este defeito, depois que coloquei a mangueira direto no radiador, pra limpar a agua, pois mesmo depois de arriar toda a agua e quando colocada agua nova, depois de alguns dias rodando, a agua se apresentava um pouco esbranquiçada. Claro que o motor estava em funcinamento.
Vale lembrar que tenho o sistema de monitoramento da temperatura atraves dee um relogio guster e das vezes que o relogio disparou, imediatamente, desliguie o motor.
Será que só por isso,trocar a agua do radiador com o motor funcionando, empenou o cabeçote?
Outra pergunta: Como é este sistema selado? Estou interessado nele.
costa junior

Costa Junior
08/08/2010, 22:42
Oi, MAAT, li neste post, uma discussão sobre o uso da ventuinha do tracker na sportage. Alguem testou pra ver se dar certo? Se vale a pena?
Ou sabem qual o preço da ventuinha do tracker?
Costa Junior

Luiz Roberto Coura Paiva
09/08/2010, 10:30
Bom dia!

Costa Júnior.

MAAT
09/08/2010, 10:50
oi costa tudo bom ,la ventuinha de la tracker es cara e dificil encontrar,por que nunca vi uma ventuinha de tracker pifar,es boa ,,ok un abraço

MAAT
09/08/2010, 10:54
costa tu diste um golpe termico en nel cabeçote e sim nao enpeno el cabeçote mse aflogaron los parafuso del, dale um torque de 70Nm, e dos de 90 grao ,cualquier otraconsulta te esplica melhor julio, que el ja fes ese seviço dfa dar el torque en um cabelote sem tirar ok um abraço

Costa Junior
12/08/2010, 18:02
costa tu diste um golpe termico en nel cabeçote e sim nao enpeno el cabeçote mse aflogaron los parafuso del, dale um torque de 70Nm, e dos de 90 grao ,cualquier otraconsulta te esplica melhor julio, que el ja fes ese seviço dfa dar el torque en um cabelote sem tirar ok um abraço

OK, Amigo Maat. Entendi mais ou menos. Espero que tradutor oficial da sua lingua, o Julio, possa me socorre, pra ver se realmente entendi direito.
Outra coisa, amigo. Porque o motor da Tracker, que é o mesmo da Sportage, da muito problema na Sportage e não dá na Tracker?
Você, como expert no assunto, poderia nos iluminar.
Acho que deveriamos, todos, aprofundar essa discussão e ver se conseguimos descobrir o ´´X´´ da questão.
Espero que os mais experientes, alem do Maat, se pronunciem sobre o assunto.
Abraços
Costa Junior

Costa Junior
12/08/2010, 18:07
Bom dia!

Costa Júnior.

Oi, Luiz Roberto.
Como é este sistema lacrado? Perguntei a um pessoal que trabalha com radiador aqui em Natal e eles não entenderam o que é um sistema lacrado. Sabem o que é instalar um vaso expansor e somente issso. Mas não entendem o que é ´´lacrar o sistema´´.
Se puder me explicar agradeço.
Faço outra pergunta. Com a ventuinha travada, o consumo aumentou muito? A minha está com a ventuinha travada e faz em torno de 8,5 km/litro de diesel
Costa Junior

Robinho da Jaguatirica
12/08/2010, 18:09
Costa Júnior,

Na minha humilde opinião a caca toda está no sistema de arrefecimento, exatamente na ventoinha, as sportages e L200 fervem muito e o motor vai pro espaço, tracker ferve menos, mas quando ferve o motor também vai pro espaço. No mais é tudo igual...

Boa lama!

Glaicon
12/08/2010, 21:05
OK,
Outra coisa, amigo. Porque o motor da Tracker, que é o mesmo da Sportage, da muito problema na Sportage e não dá na Tracker?
Você, como expert no assunto, poderia nos iluminar.
Acho que deveriamos, todos, aprofundar essa discussão e ver se conseguimos descobrir o ´´X´´ da questão.
Espero que os mais experientes, alem do Maat, se pronunciem sobre o assunto.
Abraços
Costa Junior

Meu mecânico disse que o Tracker é motor Mazda japonês.
Sportage é motor mazda made in Korea, com a baixa qualidade dos metais elaborados há 10 anos ou mais.
É isso Maat?:pensativo:

Luiz Roberto Coura Paiva
13/08/2010, 13:38
Boa tarde, Costa Junior!

Fiz um "esquema" básico para dar, pelo menos, uma idéia do sistema lacrado (ou selado) que coloquei na minha Sportage que é 2.2, diesel.

Em meados de setembro, provavelmente dia 18, estarei em Natal. Se for de seu interesse, poderemos nos encontrarmos e sanarmos possíveis dúvidas.

Um abraço.

MAAT
13/08/2010, 13:42
meu amigo glaicon, los motores mazda, en la linea ,tracker ou sportage son de procedencia, japonesa,la sportage es koreana,la duravilidad de los motores esta en como lo usas de que forma lo tratas si le das bom mantenimiento, e cuando lo reformas las peças que le votas e el mecanico sim save montar e la retificadora save retificar ,(obs ja acontecio muita ves de falar meu mecanico monto el motor e fico joya NÃO es verdada el secreto de uma boa reforma esta em la retifica e NÃO en nel mecanico,sim falha la retifica falha el mecanico,ok um abraço)

Luiz Roberto Coura Paiva
13/08/2010, 13:44
Há! Com relação ao travamento da hélice, aumenta, sim, um pouco o consumo, mas dá ótimo resultado. E com relação ao sistema lacrado/selado, raramente você vai colocar água no reservatório. :dance:

Patoloko
13/08/2010, 19:12
Seguindo a dica daqui, na minha ventoinha eu coloquei Prolonga genérico (um óleo da DRAFT pra motores cansados, grosso igual mel) e resolveu o problema. Aqui o Prolonga custa 33 reais e paguei 10 nesse generico.

Glaicon
14/08/2010, 09:15
Seguindo a dica daqui, na minha ventoinha eu coloquei Prolonga genérico (um óleo da DRAFT pra motores cansados, grosso igual mel) e resolveu o problema. Aqui o Prolonga custa 33 reais e paguei 10 nesse generico.
O Prolonga já é uma adaptação.
Colocar então então um genérico, aí já é flertar com o perigo!:mrgreen:

Costa Junior
14/08/2010, 21:18
Boa tarde, Costa Junior!

Fiz um "esquema" básico para dar, pelo menos, uma idéia do sistema lacrado (ou selado) que coloquei na minha Sportage que é 2.2, diesel.

Em meados de setembro, provavelmente dia 18, estarei em Natal. Se for de seu interesse, poderemos nos encontrarmos e sanarmos possíveis dúvidas.

Um abraço.

oI, LUIZ ROBERTO.
Ok, Obrigado pelo esquema, deu pra me situar sobre o que é um sistema lacrado.
Agora , me responda uma coisa: e quando for preciso trocar o aditivo, como fazemos?
Vamos combinar, pra quando vc vier a natal.
obrigado
Costa Junior

Patoloko
15/08/2010, 11:31
O Prolonga já é uma adaptação.
Colocar então então um genérico, aí já é flertar com o perigo!:mrgreen:
Acredito que exatamente pelo fato de ser uma adaptação, é válido usar um óleo com as mesmas especificações e para o mesmo uso não seja flertar com o perigo. São testes, da mesma forma que foi quando a primeira pessoa pegou e colocou o prolonga dentro pra ver o que dava e funcionou.
Ao menos eu sei que a distribuição de peso está correta (algo improvável ao travar a ventoinha).

MarcSport
15/08/2010, 11:58
Eu rodei 4 anos com radiador selado, troca-se do líquido como com o sistema original.
A alguns anos postei o esquema anexo

Costa Junior
16/08/2010, 08:33
Eu rodei 4 anos com radiador selado, troca-se do líquido como com o sistema original.
A alguns anos postei o esquema anexo
Oi, marcsport
Vc obrigado pela postagem. entrendi o sistema.
Vc vendeu sua sportage?
Costa junior

MarcSport
16/08/2010, 11:00
Oi, marcsport
Vc obrigado pela postagem. entrendi o sistema.
Vc vendeu sua sportage?
Costa junior

Eu "a doei" e o "novo dono", não rodou nem 100 km com ela.
Está a venda novamente, R$ 23000,00 leva.

Luiz Roberto Coura Paiva
17/08/2010, 15:06
Costa Junior, não sei qual é o uso que você faz da sua viatura. A minha dou preferência para trilha. Preparei, ou melhor, ainda estou preparando-a para trilha. Pretendo, num futuro próximo, bloquerar os diferenciais e trocar o motor para o da Besta 2.7.Todas as modificações que já fiz foram bem estudadas, para evitar trazer um problema maior.

Com relação as Sportages aquecerem, tenho para mim que não há outra alternativa senão implantar o sistema selado/lacrado e travar a hélice.

Já pesquisei no presente tópico todas as possibilidades aventadas e parece que não sutiram o efeito esperado.

É sabido que ao travar a hélice você vai perder um pouco de potência e vai aumentar a barulheira, mas não correrá mais o risco de aquecimento e de queimar uma junta ou, pior, trincar um cabeçote.

Nisito BH-MG
17/08/2010, 17:36
Venho aqui desabafar com vocês e tentar alguma solução para o problema do agua mágica que some do sistema de arrefecimento.

A alguns anos atrás tinha uma sportage 95 diesel, e como não conhecia direito o carro acabou com o cabeçote empenado. Tudo arrumado passei ela para meu pai que gostou tanto que acabou trocando-a por uma 2001 TDI. Depois de um ano com ela sem problemas, antes de uma viagem, Meu pai resolveu verificar a agua, segundo ele não precisou repor nenhuma gota no radiador. Após uns 70Km o carro apresentou um barulho estranho e muita fumaça. Ele esqueceu a tampa do radiador. Resultado, cabeçote empenado, um anel de segmento do pistão 1 quebrado e a turbina fundida. Trocada a turbina anéis de segmento e casquilhos, partimos para o cabeçote. Trocadas todas as sedes de válvulas e retentores, bem como um passe no mesmo. Após tudo montado, vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Volto ao Meca e nova plaina no cabeçote, nova junta.
Agora teste do copo sem bolhas, abrir tampa de manhã com muita pouca pressão, pouca mesmo, gastei uns dois dias para perceber que tinha alguma pressão no sistema.

Mas o problema é que ele anda sumindo com a agua, coisa de 0,5l a cada dois dias.

E como ele é o único carro da família e meu Pai mora em uma fazenda no norte de Minas, é complicado ficar com o carro aqui por mais um mês em BH.

Tenho estudado uma alternativa que parece ser interessante. É a ultima cartada para não ter que perder a garantia e mandar o carro a outro mecânico e gastar mais 4.000,00 novamente.

Tem um produto que chama "Solda Bloco" tem no Jair Óleos, Segundo o vendedor lá muitas pessoas já usaram ele com bons resultados em carros com problemas semelhantes.
Alguém já tentou algo parecido como uma ultima cartada!

Abraços e desculpas pelo desabafo.

Pescador4x4
17/08/2010, 21:03
Nisito,
Talvez já tenha feito isso, mas dá uma boa conferida no seu radiador, já chegaram até a condenar meu cabeçote e o problema estava no radiador, os furos eram tão pequenos que o vazamento só aparecia quando o carro esquentava...cheguei a completar 1L/dia... o prob. apareceu logo após ter varetado o radiador, resolvi trocando a colmeia. Abs!

Glaicon
17/08/2010, 21:27
Venho aqui desabafar com vocês e tentar alguma solução para o problema do agua mágica que some do sistema de arrefecimento.

A alguns anos atrás tinha uma sportage 95 diesel, e como não conhecia direito o carro acabou com o cabeçote empenado. Tudo arrumado passei ela para meu pai que gostou tanto que acabou trocando-a por uma 2001 TDI. Depois de um ano com ela sem problemas, antes de uma viagem, Meu pai resolveu verificar a agua, segundo ele não precisou repor nenhuma gota no radiador. Após uns 70Km o carro apresentou um barulho estranho e muita fumaça. Ele esqueceu a tampa do radiador. Resultado, cabeçote empenado, um anel de segmento do pistão 1 quebrado e a turbina fundida. Trocada a turbina anéis de segmento e casquilhos, partimos para o cabeçote. Trocadas todas as sedes de válvulas e retentores, bem como um passe no mesmo. Após tudo montado, vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Volto ao Meca e nova plaina no cabeçote, nova junta.
Agora teste do copo sem bolhas, abrir tampa de manhã com muita pouca pressão, pouca mesmo, gastei uns dois dias para perceber que tinha alguma pressão no sistema.

Mas o problema é que ele anda sumindo com a agua, coisa de 0,5l a cada dois dias.

E como ele é o único carro da família e meu Pai mora em uma fazenda no norte de Minas, é complicado ficar com o carro aqui por mais um mês em BH.

Tenho estudado uma alternativa que parece ser interessante. É a ultima cartada para não ter que perder a garantia e mandar o carro a outro mecânico e gastar mais 4.000,00 novamente.

Tem um produto que chama "Solda Bloco" tem no Jair Óleos, Segundo o vendedor lá muitas pessoas já usaram ele com bons resultados em carros com problemas semelhantes.
Alguém já tentou algo parecido como uma ultima cartada!

Abraços e desculpas pelo desabafo.

Cabeçote deve estar trincado.
Geralmente as trincas não são visíveis, pois acontecem nas sedes das vávulas. Não tem conserto.
Se fosse vazamento no radiador não ficaria com pressão no sistema.

Pescador4x4
17/08/2010, 21:48
Glaicon,
Teste do copo sem bolhas e "pouca pressão"...Tem q verificar se está mesmo com pressão. Pela manhã aperte as mangueiras do radiador, elas devem estar moles e sem grande resistência... O sistema não é selado, ao esfriar ele puxa a água do reservartório para o radiador, o que pode levar a pensar em pressão... Acho q seria interessante fazer o teste com ar comprimido para tirar a dúvida e não abrir o motor sem necessidade. Abs!

Nisito BH-MG
17/08/2010, 23:16
Nisito,
Talvez já tenha feito isso, mas dá uma boa conferida no seu radiador, já chegaram até a condenar meu cabeçote e o problema estava no radiador, os furos eram tão pequenos que o vazamento só aparecia quando o carro esquentava...cheguei a completar 1L/dia... o prob. apareceu logo após ter varetado o radiador, resolvi trocando a colmeia. Abs!

Esqueci de colocar essa parte, realmente o radiador foi revaretado, limpo e o encaixe da tampa trocada, Amanhã cedo vou no mecanico pra trocar a aqua do radiador, vou aproveitar e ver o tanto de aqua está faltando. Andei 80Km só essa tarde. Não apresenteu nenhum indicio de aquecimento, tudo normal.

Nisito BH-MG
17/08/2010, 23:17
Glaicon,
Teste do copo sem bolhas e "pouca pressão"...Tem q verificar se está mesmo com pressão. Pela manhã aperte as mangueiras do radiador, elas devem estar moles e sem grande resistência... O sistema não é selado, ao esfriar ele puxa a água do reservartório para o radiador, o que pode levar a pensar em pressão... Acho q seria interessante fazer o teste com ar comprimido para tirar a dúvida e não abrir o motor sem necessidade. Abs!

Como é esse teste com Ar comprimido?

Luiz Roberto Coura Paiva
18/08/2010, 09:46
Pessoal, durante aproximadamente três anos quebrei a cabeça para tentar solucionar o problema de aquecimento da minha Sportage 2.2. Radiador, mangueiras, termostato, bomba, etc. Nada dava certo. Mexia aqui, mexia alí e nessa empreitada queimei quatro juntas e tive de trocar dois cabeçotes. A única coisa que REALMENTE resolveu o broblema foi instalar o sistema lacrado/selado e travar a hélice, isso há dois anos. É lógico que vai aumentar o barulho e perder potência. Ou então trocar o motor para o 2.7 da Besta GS, o que pretendo em breve.

Pescador4x4
19/08/2010, 20:35
Como é esse teste com Ar comprimido?
Nisito,
As oficinas especializadas em radiadores fazem o teste com ar comprido para encontrar possíveis vazamentos...Abs!

DouglasMac
20/08/2010, 22:29
Glaicon, tudo bem? Após uma temporada sem postar, volto com uns pitacos.
Na viatura do Nisito (tudo bem?) se for cabeçote vai dar fumaça de vapor e ratiar, certo? É o caso Nisito?
Acredito que como o Nisito comentou que trocou a boca do radiador, pode estar havendo má vedação com a tampa.
Vale a pena conferir.
Existe em boas oficinas, uma bomba com manômetro que mede a pressão e vedação do radiador, da tampa e etc.
Na concessionária este teste deve ser barato.
Nisito, vai na Teresa Cristina (Kia) e pede um teste ou que te indiquem quem faz.
O Robin Trojão Jaguatirica pode ajudar aí?
Esse produto do Jair eu não conheço, antes de usar tente outras opções.

LAMA!!!

DouglasMac
20/08/2010, 22:33
Nisito, ÁBACO na rua Pitangui, 1281 na Floresta - Diz que é fera em radiador.
Faz uma visita lá, ou ligue 3421-2333

LAMA!!

Glaicon
21/08/2010, 07:57
Glaicon, tudo bem? Após uma temporada sem postar, volto com uns pitacos.
Na viatura do Nisito (tudo bem?) se for cabeçote vai dar fumaça de vapor e ratiar, certo? É o caso Nisito?
Acredito que como o Nisito comentou que trocou a boca do radiador, pode estar havendo má vedação com a tampa.
Vale a pena conferir.
LAMA!!!

Assim seja.
O fato é quem troca o cabeçote fica meio traumatizado.
É tipo assim..quem pega enchente não pode ver chuva:mrgreen:
Já imaginamos o pior.
Me apeguei na informação da Sportage do pai do Nizito andar sem a tampa do radiador!
Aí deve dar uma bela duma fervida.
Porém, oremos irmãos.:concordo:

MAAT
25/08/2010, 11:27
oi nisito BH-MG,comsulta que junta de cabeçote votaron,de amianto ou multilamina (de ferro)se votaron multilamina, ai esta la zebra por que el blok esta enpenado e la junta multilamina não tira ese pequeno enpenamento so la junta de amianto,ok um abraço

DouglasMac
29/08/2010, 01:09
Assim seja.
O fato é quem troca o cabeçote fica meio traumatizado.
É tipo assim..quem pega enchente não pode ver chuva:mrgreen:
Já imaginamos o pior.
Me apeguei na informação da Sportage do pai do Nizito andar sem a tampa do radiador!
Aí deve dar uma bela duma fervida.
Porém, oremos irmãos.:concordo:

RSRSRS!!! É caso tipo de paronóia mesmo, cabeçote é phoda!!!
Mas uma revisão no sistema todo é até fácil de fazer.
E sempre acho mais fácil em começar rastreando pelo mais barato:
tampa, medir pressão, válvula termo, acoplamento (inclusive limpeza externa) e assim por diante...O Nisito tem um medidor de temperatura auxiliar, mas acho que instalou depois da fervura.

Robinho da Jaguatirica
29/08/2010, 09:01
Uma coisa que quase nenhum meca presta atenção na hora da montagem é o bloco empenado ou alguma camisa baixa, daí monta tudo, funciona e começa a sumir água, passar óleo pra água, e fica difícil de se encontrar o problema fantasma, também pudera, o cabeçote é o terror desses motores, mas o bloco também é terrorista. Um bloco empenado empena o cabeçote sem fervura. Uns 10 mil km e inicia-se a árdua labuta de abrir novamente o motor.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Geisler®
30/08/2010, 01:58
E la vou eu de novo \o/:parede:
Ontem começou a ferver e sumir agua de novo...:palmas::putz::rolleyes:
Bom, aconteceu o seguinte, vinha eu "calmamente" a 140Km/h, no "talo" mesmo, e de repente começo a subir a temperatura, aliviei o pé e baixou.... se acelerasse de novo ela subia de novo...:putz: Ja vi esse filme... $$$$$$$:parede:
Bom, em casa, completei o nivel de agua e fiz uns testes na garagem mesmo.
Completei o radiador com motor ligado, até em cima e fiquei observando... De repente, começou a "vomitar" um volume enorme de agua, a ponto de apos parar de vazar, a parte de cima do radiador ficar seca. Ai botei mais agua, 1,5 litros quase. Fechei a tampa e fui olhar o vazo de espansão, corria agua adoidado, segurei e havia pressão...:parede::putz:
Eu não escuto essa maldita helice acoplar nunca, e é nova... mas a escutei acoplar depois de ver a temperatura passar do meio:pensativo: Será que ja pifou essa joça:?:
Será que perdi otro cabeçote, ou pode ser apenas reaperto, ja que é novo e depois que saiu da oficina em dezembro de 2009, nunca mais voltei pra uma revisão... :oops:
To pensando em abrir o acoplamento e meter um prolong dentro, e tambem substituir a válvula termostática original por uma de Opala alcool, ja que a original abre a 88° e essa de Opala a 82°... Acho melhor que deixar sem valvula... Ou ja ponho a do modelo a gasolina, de 74° ai quero ve esquenta :mrgreen:
Assim que sair o pagamento, vou fazer uma visitinha ao mecânico, que claro(e com razão), vai encher o meu saco, ai posto aqui as noticias...:oops:
E só pra esclarecer, não ando o tempo todo a 140:discordo:, só as vezes em algumas retas... o normal é 100/110Km/h, sou bem pacato :concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Obs: Eta cupim de ferro !!!:parede:

Glaicon
30/08/2010, 07:09
Bom, aconteceu o seguinte, vinha eu "calmamente" a 140Km/h, no "talo" mesmo, e de repente começo a subir a temperatura, aliviei o pé e baixou.... se acelerasse de novo ela subia de novo...:putz: Ja vi esse filme... $$$$$$$:parede:

Welcome to the team, again!

Nava
30/08/2010, 21:57
Mande tirar o radiador e varetar.
Ele ta entupido, nao passa água, nao aquece a ventoinha e dai nao acopla.
Nao passa volume de água e ferve a parte de cima.
Notou se a mangueira debaixo tava fria?
Nao troque a VT...mantenha a dela.

A minha tinha esse comportamento. Cidade podia meter ope e nada...sempre fria. Pegava 2 km de estrada a 120 e ja aquecia...

Mexe no radiador antes...

Nava
30/08/2010, 22:03
Nisito, o teste do radiador é de 2 jeitos.

Um o cara tira a tampa e com uma bomba enche de ar e verifica num manometro se tem fuga.

O outro tira o radiador, poe a amapa dele e na entrada de água poe uma rolha. Na outra um tampao com ar comp e mergulha tudo na água e verifica vazamentos.

O primeiro acho melhor pq se ta vazando no motor detecta.

Geisler®
05/09/2010, 23:31
Bom, em casa, completei o nivel de agua e fiz uns testes na garagem mesmo.
Completei o radiador com motor ligado, até em cima e fiquei observando... De repente, começou a "vomitar" um volume enorme de agua, a ponto de apos parar de vazar, a parte de cima do radiador ficar seca. Ai botei mais agua, 1,5 litros quase. Fechei a tampa e fui olhar o vazo de espansão, corria agua adoidado, segurei e havia pressão...:parede::putz:
Eu não escuto essa maldita helice acoplar nunca, e é nova... mas a escutei acoplar depois de ver a temperatura passar do meio:pensativo: Será que ja pifou essa joça:?:
Será que perdi otro cabeçote, ou pode ser apenas reaperto, ja que é novo e depois que saiu da oficina em dezembro de 2009, nunca mais voltei pra uma revisão... :oops:
To pensando em abrir o acoplamento e meter um prolong dentro, e tambem substituir a válvula termostática original por uma de Opala alcool, ja que a original abre a 88° e essa de Opala a 82°... Acho melhor que deixar sem valvula... Ou ja ponho a do modelo a gasolina, de 74° ai quero ve esquenta :mrgreen:
Assim que sair o pagamento, vou fazer uma visitinha ao mecânico, que claro(e com razão), vai encher o meu saco, ai posto aqui as noticias...:oops:
E só pra esclarecer, não ando o tempo todo a 140:discordo:, só as vezes em algumas retas... o normal é 100/110Km/h, sou bem pacato :concordo:

To andando com a bichinha e até agora não voltou a ferver, apesar de a água estar sumindo um pouco... Ja rodei uns 500Km depois disso que relatei ai em cima, e ta tudo OK.:concordo: Mesmo andando na BR a 120Km/h, ta tudo normal, fazendo ultrapassagens, subindo morro, e tudo normal... de qualquer forma, já agendei com o mecânico, e nesta quarta ela vai para a "revisão dos 1000 Km".... hehehe:mrgreen:(ja andei uns 15 depois que troquei cabeçote...:mrgreen::putz:)
Acho que vou pedir pra limpar radiador tambem, só pra garantir:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

Geisler®
10/09/2010, 03:20
To andando com a bichinha e até agora não voltou a ferver, apesar de a água estar sumindo um pouco... Ja rodei uns 500Km depois disso que relatei ai em cima, e ta tudo OK.:concordo: Mesmo andando na BR a 120Km/h, ta tudo normal, fazendo ultrapassagens, subindo morro, e tudo normal... de qualquer forma, já agendei com o mecânico, e nesta quarta ela vai para a "revisão dos 1000 Km".... hehehe:mrgreen:(ja andei uns 15 depois que troquei cabeçote...:mrgreen::putz:)
Acho que vou pedir pra limpar radiador tambem, só pra garantir:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

A viatura ta na oficina, a principio reaperto de cabeçote, o radiador foi mandado limpar e mais nada:discordo: de anormal segundo o mecânico.:palmas:
Fotos abaixo..:dance:

Robinho da Jaguatirica
10/09/2010, 08:50
A viatura ta na oficina, a principio reaperto de cabeçote, o radiador foi mandado limpar e mais nada:discordo: de anormal segundo o mecânico.:palmas:

A última foto eu não entendi...:pensativo:

comenale
10/09/2010, 09:21

A última foto, com certeza não é do motor da Sport TD I 2.0.

comenale
10/09/2010, 09:23

É curioso o fato do cabeçote necessitar de reaperto:?:

Também precisei fazer o motor da minha quando ferveu, foi uma novela até que um mecênico acertou o aperto correto do cabeçote.:parede:
Até hoje, não houve necessidade de reaperto.

diogenes claret
28/09/2010, 13:54
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Oi, passei por isso a algum tempo, ai mandei trocar a ventuinha e limpar o radiador acabou meu problema ja tem ums 4 meses e nao esquentou mais esta perfeita.:razz: diogenes claret

Robinho da Jaguatirica
28/09/2010, 14:32
Alguém sabe o correto torque de aperto do cabeçote das 2.0 tdi?

Boa lama!

comenale
28/09/2010, 14:53
Alguém sabe o correto torque de aperto do cabeçote das 2.0 tdi?

Boa lama!

Robinho,
De acordo com o mecânico especializado em motores diesel que fez a minha sport, o aperto do cabeçote das TDI é feito em dua etapas:

Aperto no torquimetro de 12 Kg.
Aperto por angulação, se não me engado ângulo de 90º.
Se for aplicado apenas o aperto no torquimetro, o serviço não fica 100% e com o tempo o problema volta a acontecer.
Nem gosto de falar muito desse problema, pois o meu caso foi uma verdadeira novela. Idas e vindas ao mecânico, sem conseguir resolver 100% do problema de aquecimento.:parede:
Só foi resolvido quando descobri esse mecânico que é especialista em motores diesel.:palmas:
São 2 anos sem qualquer problema:dance:

Robinho da Jaguatirica
28/09/2010, 15:32
Robinho,

De acordo com o mecânico especializado em motores diesel que fez a minha sport, o aperto do cabeçote das TDI é feito em dua etapas:
Aperto no torquimetro de 12 Kg.
Aperto por angulação, se não me engado ângulo de 90º.
Se for aplicado apenas o aperto no torquimetro, o serviço não fica 100% e com o tempo o problema volta a acontecer.
Nem gosto de falar muito desse problema, pois o meu caso foi uma verdadeira novela. Idas e vindas ao mecânico, sem conseguir resolver 100% do problema de aquecimento.:parede:
Só foi resolvido quando descobri esse mecânico que é especialista em motores diesel.:palmas:
São 2 anos sem qualquer problema:dance:

comenale,

o aperto no torquimetro de 12 k pra mim foi novidade, achei que fosse 3,5 k, a angular de 90º mais 90º já sabia.

Brigadim

Boa lama!

Geisler®
30/09/2010, 03:26

Foi mal:oops: É do Opala 4.1 de um amigo, as fotos estavam juntas:parede:

Abraço, e LAMA! \o/

Geisler®
30/09/2010, 03:29
A última foto, com certeza não é do motor da Sport TD I 2.0.

Eu tava meio ausente:oops:, e só percebi agora que voltei aqui e dei uma lido nos topicos pra ficar por dentro..
É um motor 6 cilindros de Opala, a foto tava junto na camera e na hora de por aqui, devo ter clicado a errada:concordo:

Abraço, e LAMA \o/

Geisler®
30/09/2010, 03:51

Bom depois de um tempo sumido, volto aqui pra atualizar o tópico.:dance:
Seguinte, sai do mecânico numa sexta, andei no sábado e no domingo, apareceu vazamento de óleo de motor na garagem, bastante até..
Vazava do cabeçote, na frente em cima, parecia ser da tampa de válvulas ou pelo próprio eixo do comando de válvulas, não dava pra ver.:shock::putz:
Voltei na oficina e o mecânico me desanimou, disse que poderia ser compressão escapando pro carter e criando pressão interna, expulsando o óleo nos pontos mais fracos..:parede:
Por sorte, o cara desmontou e trocou a junta da tampa de válvulas e a principio era só isso, ja que pra reapertar o cabeçote, ele não trocou a junta.. Resolveu, por duas semanas...
Ontem voltou a vazar :putz: e aparentemente pelo mesmo local, a junta da tampa de válvulas... To pensando em eu mesmo desmontar tudo e trocar essa junta... de novo... o que acham? será que consigo trocar?? Será que meu motor já era??
Não baixa nada de óleo, ando os 5mil Km e o nivel esta sempre quase cheio, e o motor anda bem, funciona bem regular e tal...
O mecânico disse que poderia soltar a mangueira do suspiro do carter, e deixar ela pra baixo como nos F1000 MWM, pra diminuir a pressão interna, que segundo ele, não vai adiantar trocar junta se o problema for a pressão interna :rolleyes:
Não gosto muito da idéia, preferiria uma junta nova... mas se não tiver como evitar, vou fazer isso ai... Fazer esse motor agora é que não dá:odedo: Preciso me "capitalizar" bastante primeiro heheh
Não sei porque, mas toda vez que eu do uns cacete nesse motor, me aparece essas "picuinhas" ai :mrgreen:
Ja sei, "Cupim de ferro fiodazunha!!":oops: hehhee

Glaicon
30/09/2010, 11:17
Marcelo, certamente terás que trocar a junta, pois ela se deforma com o aperto e desaperto, provocando vazamentos.
NÃo se assuste com o terror plantado pelo mecânico.
Veja a opinião do MAAT sobre substituir a junta multilâminas pela de amianto.
Acho que resolverá teu problema.:concordo:

Geisler®
30/09/2010, 12:48
Marcelo, certamente terás que trocar a junta, pois ela se deforma com o aperto e desaperto, provocando vazamentos.
NÃo se assuste com o terror plantado pelo mecânico.
Veja a opinião do MAAT sobre substituir a junta multilâminas pela de amianto.
Acho que resolverá teu problema.:concordo:

Glaicon, pelo que eu vi ali no motor, a junta da tampa de válvulas é se borracha... Acho que você estava falando da junta de cabeçote certo??
No meu motor foi colocada uma junta multilâminhas mesmo:concordo:
Esqueci de comentar, a agua ta sumindo do motor, porem eu "sento-lhe o sarrafo" e não esquenta... tipo, ao ligar, assim que o motor esquenta, ele "vomita"mais ou menos 1 litro de agua pra fora e depois para:pensativo:, não vaza mais nada...
Com o motor desligado e quase frio, segurei a mangueira que vai pro vaso expansor, tapando ela com o dedão, e em seguida apertei a mangueira que vem do cabeçote e vai pro radiador e a surpresa é que senti pressão sair pro vaso, e quando soltei a mangueira, senti "vacuo" puxando meu dedo, ou seja, ao que parece,a tampa do radiador não esta vedando, e realmente, pude perceber que a borracha esta bem inchada, e provavelmente não encosta no fundo do bocal pra vedar....
Por isso fui otem la na KIA, e comprei uma nova, original, com 0,9BAR igual a minha, custou R$35,00... Agora vamos ver se para de sumir agua assim...
Esse motor Mazda é simples, mas cheio de "não me toque" heheh:mrgreen:

Abraço, e LAMA\o/

Romario Pinheiro Filho
02/10/2010, 21:03
Eu tambem, tive problemas com minha Sportage, e travei a ventoinha e nunca mais tive problemas com tempereratura, porém, observei que em alguns momentos ele dava uma enrosca, do tipo falta de combustível ou excesso, não dizer exatamente. Levei em um curioso que piorou a situação. Ele perdeu o a marcha lenta, o motor ficou quadrado. Levei em um especialista em injeção o qual resolveu o problema, mas tive que trocar um bico injetor, (laranja), e todas as mangueiras, pois, havia perda de pressão e o motor não ficava redondo. Na ultima fui subir um barranco com inclinação de aproxidamente 50° e o motor apagou, tive que esperar uns 30 minutos para que ele funcionasse novamente.
ALGUEM JÁ TEVE O MESMO PROBLEMA???
Boa Noite, outro dia minha sportage aqueceu depois não pegava ai quando ela esfriou pegou, mas agóra to fazeno o motor dela pois ela tinha rachado o cabeçote não sei se antes ou depois do aquecimento.

Gleison BH
19/10/2010, 13:31
E ANTÔNSE SENHORES PROPRIETÁRIOS DE STPG.

NESSE E EM OUTROS TÓPICOS POSTEI VÁRIAS MENSGAGNES LEMBRANDO A IMPORTÂNCIA DO RELÓGIO DIGITAL AUXILIAR DE TEMPERATURA DA GUSTER.

RECENTEMENTE VI, OUTRA VEZ, QUE O INVESTIMENTO VALE A PENA DEMAIS.

NA SEMANA PASSADA TROQUEI A VETOINHA (ACOPLAMENTO VISCOSO) DA MINHA STPG.

EU MESMO TROQUEI - LEVEI NO ROBINHO PARA LHE MOSTRAR E EU :discordo: MESMO DESMONTEI TUDO E REMONTEI :parede::parede: :twisted::twisted::twisted::twisted:.

POIS É. TROQUEI A VETOINHA PORQUE O RELÓGIO ME INDICOU QUE A MESMA ESTAVA PERDENDO EFICIÊNCIA.

ALIÁS, O RELÓGIO DEMONSTROU QUE A VETOINHA DEPOIS DE FICAR "VELHA" VAI PERDENDO EFICIÊNCIA AOS POUCOS, DURANTE ALGUNS MESES.

HÁ DOIS ANOS, VIA PELO RELÓGIO QUE O CARRO TRABALHAVA SEMPRE ENTRE 77o. e 82o. (conforme era dia frio ou muito quente).

FICOU ASSIM MAIS DE UM ANO.

HÁ UNS TRÊS MESES O CARRO COMEÇOU A TRABALHAR ENTRE 80o e 88o.

HÁ DOIS MESES COMEÇOU A FICAR ENTRE 85o. e 94o.

NO MÊS PASSADO COMEÇOU A FICAR NESSA FAIXA, MAS QUANDO ESTAVA MUITO QUENTE OU FORÇAVA MUITO O CARRO, PASSAVA DOS 95o.

EM DUAS OPORTUNIDADES QUANDO CHEGOU PRÓXIMO DE 100 graus eu desliguei o carro onde estava e esperei duas horas até sair com ele de novo.

Lembro que o aditivo de radiador era novinho nessa época.

ENTÃO COMPREI A VENTOINHA NOVA, TROQUEI E NO MESMO DIA O CARRO VOLTOU A TRABALHAR ENTRE 74o. e 82o.

CONCLUSÃO:

1) A VENTOINHA A GEL DA SPORTAGE TEM MAIS OUTRA VANTAGEM SOBRE A ELÉTRICA: ela não para de uma vez, mas vai perdendo eficiência aos poucos. Nas elétricas, uma pane elétrica pode fazer o carro aquecer inesperadamente.

2) O RELÓGIO AUXILIAR É ÓTIMO INDICATIVO PARA SABER SE A VENTOINHA ESTA PRECISANDO SER TROCADA...

*** PS.: VALEU DEMAIS ROBINHO PELA FORÇA! :concordo:

Robinho da Jaguatirica
19/10/2010, 14:00
Seu Creissooooooonnnnnn,

Nada a agradecer, mesmo por que como o senhor mesmo disse, eu e seu irmão não fizemos quase nada além de soltar o defletor do radiador, soltar a ventoinha velha, fixar a nova e voltar o defletor pro lugar...:odedo:
Há, ia me esquecendo, aquele arame que você colocou no lugar daquele parafuso que eu e seu irmão nos recusamos a apertar tá no lugar até hoje?
Seu avô se chama GEPETO?

Boa lama!

Frans Prijkel
20/10/2010, 17:21
Comprei recentemente um sportage 2001 turbodiesel com 140.000km, unico dono, so andou na cidade. O dono anterior nunca ouvi falar de super aquecimento e diz que o carro nunca deu problemas.
Bem, vou instalar o medidor digital, ja que vou fazer viagens longos.
Parece que o medidor da Guster da muitos problemas e a assitencia nao é grande coisa.
Alguem ja uso o modelo do fabricante race tronix (seperado, racetronix é outra empresa) e qual foi o resultado ?
Grato,

Nisito BH-MG
28/10/2010, 11:57
Primeiro gostaria de agradecer o pessoal pelas dicas.
Gastei mais de um mês par pegar o carro no meca e mais um mês de testes, os resultados não são dos mais animadores.
Tive mesmo que trocar o cabeçote da Sportage. Tentei viajar com ela. Mas ela ferveu novamente, comprei um cabeçote novo e mandei trocar. Agora está tudo quase OK. Não some mais agua. Andei 1500km com ela de cabeçote novo, e nada de colocar água no radiador. Peguei estrada uma subida mais forte a danada manda a temperatura lá pros 92. E abaixa rapidamente após essa subida voltando para uns 80. Sendo que andando na cidade nunca passa dos 80. Levei no meca de radiador e segundo ele como tinha mandado revaretar antes da troca do cabeçote não era necessário o reparo do mesmo. A ventoinha rodou 10.000km, e quando a temperatura chega nos 85 ela acopla pois o barulho aumenta bastante. Mas me indagou se a bomba de agua havia sido trocada. Agora ficou a duvida vai de radiador novamente e bomba d´agua.

Pensei no cabeçote, mas não tem pressão nenhuma sistema e nada de sumir agua do radiador desde a troca do cabeçote.

Robinho da Jaguatirica
28/10/2010, 12:09
Primeiro gostaria de agradecer o pessoal pelas dicas.
Gastei mais de um mês par pegar o carro no meca e mais um mês de testes, os resultados não são dos mais animadores.
Tive mesmo que trocar o cabeçote da Sportage. Tentei viajar com ela. Mas ela ferveu novamente, comprei um cabeçote novo e mandei trocar. Agora está tudo quase OK. Não some mais agua. Andei 1500km com ela de cabeçote novo, e nada de colocar água no radiador. Peguei estrada uma subida mais forte a danada manda a temperatura lá pros 92. E abaixa rapidamente após essa subida voltando para uns 80. Sendo que andando na cidade nunca passa dos 80. Levei no meca de radiador e segundo ele como tinha mandado revaretar antes da troca do cabeçote não era necessário o reparo do mesmo. A ventoinha rodou 10.000km, e quando a temperatura chega nos 85 ela acopla pois o barulho aumenta bastante. Mas me indagou se a bomba de agua havia sido trocada. Agora ficou a duvida vai de radiador novamente e bomba d´agua.

Pensei no cabeçote, mas não tem pressão nenhuma sistema e nada de sumir agua do radiador desde a troca do cabeçote.

Nisito,

Pelo seu informe, parece tudo ok mesmo, pq a lebre do radiador e bomba d´água?

Boa lama!

Nisito BH-MG
28/10/2010, 13:21
Nisito,

Pelo seu informe, parece tudo ok mesmo, pq a lebre do radiador e bomba d´água?

Boa lama!

Gato escaldado tem medo de agua fria.
Fico inseguro pra pegar uma estrada com ela. Pra casa dos meus pais pego duas serras. Se um morro mais ingreme ela manda a temperatura lá pra cima,em uma serra fico com medo de mandar tudo pro espaço. Por isso a duvida.

Robinho da Jaguatirica
28/10/2010, 13:44
Gato escaldado tem medo de agua fria.
Fico inseguro pra pegar uma estrada com ela. Pra casa dos meus pais pego duas serras. Se um morro mais ingreme ela manda a temperatura lá pra cima,em uma serra fico com medo de mandar tudo pro espaço. Por isso a duvida.

Mas, em esforço ela aumenta a temperatura acima dos 90º (nada importante), e você percebe a ventoinha acoplando, tá sem stress, com mais alguns dias você vai panhando gosto pela bichinha novamente.
Sobe o anel em direção ao Rio, se não passar dos 95, 97 º pode meter a chinela que tá tudo certinho.

Boa lama!

Nisito BH-MG
28/10/2010, 16:05
Mas, em esforço ela aumenta a temperatura acima dos 90º (nada importante), e você percebe a ventoinha acoplando, tá sem stress, com mais alguns dias você vai panhando gosto pela bichinha novamente.
Sobe o anel em direção ao Rio, se não passar dos 95, 97 º pode meter a chinela que tá tudo certinho.

Boa lama!

Fiz esse terste antes mesmo de você postar.

Subi a Raja até o BH Shopping ela tava a 80, cheguei no Chefão a 90 subindo de quarta a 80KM. Fui a té o Alphaville na media de 80 a 85 voltei entre 85 a 90 até no BH Shopping e fui até o Chefão novamente mas de quinta entre 100 e 90KM chegei lá a 91.

Bem acho pelas informações está dentro da normalidade, posso ficar tranqjuilo.
Muito Obrigado a todos do forum.

Glaicon
29/10/2010, 06:58
Tive mesmo que trocar o cabeçote da Sportage.

Ehhh, ...estamos ficando craques em mecânica.
Só faltam as ferramentas para abrir-mos a mecânica.
O MATT que se cuide!:mrgreen:

Geisler®
06/11/2010, 10:52
Glaicon, pelo que eu vi ali no motor, a junta da tampa de válvulas é se borracha... Acho que você estava falando da junta de cabeçote certo??
No meu motor foi colocada uma junta multilâminhas mesmo:concordo:
Esqueci de comentar, a agua ta sumindo do motor, porem eu "sento-lhe o sarrafo" e não esquenta... tipo, ao ligar, assim que o motor esquenta, ele "vomita"mais ou menos 1 litro de agua pra fora e depois para:pensativo:, não vaza mais nada...
Com o motor desligado e quase frio, segurei a mangueira que vai pro vaso expansor, tapando ela com o dedão, e em seguida apertei a mangueira que vem do cabeçote e vai pro radiador e a surpresa é que senti pressão sair pro vaso, e quando soltei a mangueira, senti "vacuo" puxando meu dedo, ou seja, ao que parece,a tampa do radiador não esta vedando, e realmente, pude perceber que a borracha esta bem inchada, e provavelmente não encosta no fundo do bocal pra vedar....
Por isso fui otem la na KIA, e comprei uma nova, original, com 0,9BAR igual a minha, custou R$35,00... Agora vamos ver se para de sumir agua assim...
Esse motor Mazda é simples, mas cheio de "não me toque" heheh:mrgreen:

Abraço, e LAMA\o/

Bom, passado um mês, o motor não esquenta mais:dance:, não some mais água:dance:, ja to até me acostumando e nem olhar mais o nivel da agua...:stop::discordo: :putz:
Vai nessa que não vou olhar hehhehhe:odedo:

virgiliomb
04/01/2011, 15:40
Boa tarde pessoal
Sou novato na área e gostaria de expor a situação que me ocorreu último dia 01 de janeiro. Ontem, dia 03 fazem exato 1 mês que comprei a preta 01/01 Grand TDI, toda lindona e aquele sonho de consumo. Pois bem contente de sair do meu carro 1.0 pra ela saí de Londrina-PR, em direção à Itapoá-SC. Eis que após 100km rodados +- ainda parei para verificar como estava a "frente"(água, óleo e afins), e estando tudo certo, mandei ver; desci a BR376 como um sabão, mantendo meus 100-110 km/h. Andados exatos 312km de viagem e o marcador da temperatura próximo ao meio, eis que parei num posto ás margens da rodovia para verificar o porque de uma nuvem de fumaça resolver sair de repente debaixo do capô. Essa hora, ela já tinha aquecido sem marcar, estourado a mangueira de água que vem da bomba dágua, jogado toda a água fora, e, pelos meus cálculos, andei mais de 100km à seco. Para ser mais direto, quando parei meu motor estava em brasas. Ainda não tive coragem de ligar pro cara da Kia aqui de Londrina pra ver o estrago, mas o guincho de Ponta Grossa pra Londrina já me levou umas 20 caixas de cerveja.
Assim que tiver alguma notícia da criança posto aqui, caso haja interesse de alguém em acompanhar esta triste história. (merecia passar no programa do GUGU.. rsrsrs)
Abraços aos amigos SPT's!

rosalvonet
04/01/2011, 18:36
Boa tarde pessoal
Sou novato na área e gostaria de expor a situação que me ocorreu último dia 01 de janeiro. Ontem, dia 03 fazem exato 1 mês que comprei a preta 01/01 Grand TDI, toda lindona e aquele sonho de consumo. Pois bem contente de sair do meu carro 1.0 pra ela saí de Londrina-PR, em direção à Itapoá-SC. Eis que após 100km rodados +- ainda parei para verificar como estava a "frente"(água, óleo e afins), e estando tudo certo, mandei ver; desci a BR376 como um sabão, mantendo meus 100-110 km/h. Andados exatos 312km de viagem e o marcador da temperatura próximo ao meio, eis que parei num posto ás margens da rodovia para verificar o porque de uma nuvem de fumaça resolver sair de repente debaixo do capô. Essa hora, ela já tinha aquecido sem marcar, estourado a mangueira de água que vem da bomba dágua, jogado toda a água fora, e, pelos meus cálculos, andei mais de 100km à seco. Para ser mais direto, quando parei meu motor estava em brasas. Ainda não tive coragem de ligar pro cara da Kia aqui de Londrina pra ver o estrago, mas o guincho de Ponta Grossa pra Londrina já me levou umas 20 caixas de cerveja.
Assim que tiver alguma notícia da criança posto aqui, caso haja interesse de alguém em acompanhar esta triste história. (merecia passar no programa do GUGU.. rsrsrs)
Abraços aos amigos SPT's!

Caramba Virgilio, que dó.
Meus pêsames viu...
Eu tenho minha Grand 2001 TDI (Igual à sua pelo jeito, só q azul) desde Nov/2009 e até agora tudo blzinha, já rodei mais de 25mil km com ela e só alegria.
Mas, vendo o seu relato, é mais um motivo pra instalar o sensor auxiliar de temperatura, aliás, encostei a minha hj de manhã pra fazer isso.
Voltei de viagem ontem, eu estava em Barra Velha (SC) que é relativamente próximo a Itapoá, e rodei 1700 km na última semana entre estrada e passeios por lá, sempre com um olho na rua e outro no ponteiro... Mas, por vários relatos, inclusive de um dono de SPT que conheci lá e que já passou por isso, este ponteiro só avisa depois da caca feita.
Poste a continuação da sua história aí, que certamente será útil a todos.
Abraços e boa sorte.

Marcus Pereira
04/01/2011, 21:52
Olá Virgílio!
Que lamentável cara... :parede:espero que consigas recuperar logo teu motor para voltar a curtir a viatura que é um excelente carro, boa sorte!:concordo:
Mas... como ja disse o Rosalvonet, é fundamental a instalação do termômetro auxiliar com alarme.
A propósito, vc disse que comprou a viatura a um mês. Não é cabível nesse caso reivindicar garantia pelo motor avariado??? Entendo que o problema aconteceu devido a falha em manutenção preventiva.
Tô certo ou tô errado ?:pensativo:
Temos colegas foristas com conhecimento do assunto que poderão emitir opinião... aguarde.:pipoca:

Costa Junior
04/01/2011, 22:45
E ANTÔNSE SENHORES PROPRIETÁRIOS DE STPG.

NESSE E EM OUTROS TÓPICOS POSTEI VÁRIAS MENSGAGNES LEMBRANDO A IMPORTÂNCIA DO RELÓGIO DIGITAL AUXILIAR DE TEMPERATURA DA GUSTER.

RECENTEMENTE VI, OUTRA VEZ, QUE O INVESTIMENTO VALE A PENA DEMAIS.

NA SEMANA PASSADA TROQUEI A VETOINHA (ACOPLAMENTO VISCOSO) DA MINHA STPG.

EU MESMO TROQUEI - LEVEI NO ROBINHO PARA LHE MOSTRAR E EU :discordo: MESMO DESMONTEI TUDO E REMONTEI :parede::parede: :twisted::twisted::twisted::twisted:.

POIS É. TROQUEI A VETOINHA PORQUE O RELÓGIO ME INDICOU QUE A MESMA ESTAVA PERDENDO EFICIÊNCIA.

ALIÁS, O RELÓGIO DEMONSTROU QUE A VETOINHA DEPOIS DE FICAR "VELHA" VAI PERDENDO EFICIÊNCIA AOS POUCOS, DURANTE ALGUNS MESES.

HÁ DOIS ANOS, VIA PELO RELÓGIO QUE O CARRO TRABALHAVA SEMPRE ENTRE 77o. e 82o. (conforme era dia frio ou muito quente).

FICOU ASSIM MAIS DE UM ANO.

HÁ UNS TRÊS MESES O CARRO COMEÇOU A TRABALHAR ENTRE 80o e 88o.

HÁ DOIS MESES COMEÇOU A FICAR ENTRE 85o. e 94o.

NO MÊS PASSADO COMEÇOU A FICAR NESSA FAIXA, MAS QUANDO ESTAVA MUITO QUENTE OU FORÇAVA MUITO O CARRO, PASSAVA DOS 95o.

EM DUAS OPORTUNIDADES QUANDO CHEGOU PRÓXIMO DE 100 graus eu desliguei o carro onde estava e esperei duas horas até sair com ele de novo.

Lembro que o aditivo de radiador era novinho nessa época.

ENTÃO COMPREI A VENTOINHA NOVA, TROQUEI E NO MESMO DIA O CARRO VOLTOU A TRABALHAR ENTRE 74o. e 82o.

CONCLUSÃO:

1) A VENTOINHA A GEL DA SPORTAGE TEM MAIS OUTRA VANTAGEM SOBRE A ELÉTRICA: ela não para de uma vez, mas vai perdendo eficiência aos poucos. Nas elétricas, uma pane elétrica pode fazer o carro aquecer inesperadamente.

2) O RELÓGIO AUXILIAR É ÓTIMO INDICATIVO PARA SABER SE A VENTOINHA ESTA PRECISANDO SER TROCADA...

*** PS.: VALEU DEMAIS ROBINHO PELA FORÇA! :concordo:
É isso mesmo, Gleison.
Logo que comprei a minha sport, perdi um cabeçote.
Depois de me aconselhar com o Robinho, instalei um relogio Guste , já tive problemas de aquecimmento, mas nao perdi o cabeçote graças aos alarmes do Guster.
Acho muito bom.
Abraços
Costa junior

Henrique Petropolis
04/01/2011, 23:09
É isso mesmo, Gleison.
Depois de me aconselhar com o Robinho, instalei um relogio Guste , já tive problemas de aquecimmento, mas nao perdi o cabeçote graças aos alarmes do Guster.
Acho muito bom.
Abraços
Costa junior

Com certeza não é confiavel o marcador de temperatura dela, ja quase fervi a minha ,mas por precaução eu comprei um conjunto de manometro e o sensor de temperatura do motor AP que é pequenino e estou para fazer a instalação breve e ainda um sensor eletrico que mede a pressão da bomba de oleo de lubrificação do motor para ficar de olho , eu perdi a confiança no motor da Kia ,tanto que anunciei o carro para venda !

DouglasMac
05/01/2011, 12:01
Com certeza não é confiavel o marcador de temperatura dela, ja quase fervi a minha ,mas por precaução eu comprei um conjunto de manometro e o sensor de temperatura do motor AP que é pequenino e estou para fazer a instalação breve e ainda um sensor eletrico que mede a pressão da bomba de oleo de lubrificação do motor para ficar de olho , eu perdi a confiança no motor da Kia ,tanto que anunciei o carro para venda !

O Henrique, fica calmo sô!!8)
Porque em outras viaturas o drama é MAIOR!
Não é o motor, é o sistema de refrigeração que necessita de manutenção periódica e ainda a instalação de marcador auxiliar tipo o Guster.:dance:

Mantendo sempre revisado como tampa, termostática, acoplamento e água destilada com aditivo não há probelmas.
O terrível é herdar viatura já fuçada!!:parede::discordo:

LAMA!!

Costa Junior
06/01/2011, 20:49
Oi, Pessoal.
A minha sportage começou a aquecer e o mecanico tirou a valvula e como continuou a aquecer e borbulhar pelo radiador, colocou a ventuinha travada. O aquecimento continuou.
Mandei abrir o motor e ajunta, que nao era a original, foi pro pau chegando a jogar uns fragmentos no sistema de refrigeração do motor.
Troquei aneis, pistão, bomba de oleo, casquilhos etc e o mecanico mandou facear o bloco e o cabeçote. O motor vai ficar zero. Espero resolva o problemas de vazamento de oleo e arrefecimento do motor.
Costa junior

DouglasMac
06/01/2011, 21:48
Oi, Pessoal.
A minha sportage começou a aquecer e o mecanico tirou a valvula e como continuou a aquecer e borbulhar pelo radiador, colocou a ventuinha travada. O aquecimento continuou.
Mandei abrir o motor e ajunta, que nao era a original, foi pro pau chegando a jogar uns fragmentos no sistema de refrigeração do motor.
Troquei aneis, pistão, bomba de oleo, casquilhos etc e o mecanico mandou facear o bloco e o cabeçote. O motor vai ficar zero. Espero resolva o problemas de vazamento de oleo e arrefecimento do motor.
Costa junior

Judiou hein?:parede:

Seguinte, se tá mexendo e gastando, põe logo acoplamento, tampa (original) e válvula (original), mangueiras (Gates ou GoodYear), bomba dágua. Fora o jogo de juntas original. :concordo:

Tá cheio de produto ruim no mercado, cuidado!:pensativo:

Atenção para mandar conferir trincas no bloco e cabeçote.

Depois faz a resenha aí pra nós...:roll:

Glaicon
07/01/2011, 09:53
O mecanico mandou facear o bloco e o cabeçote. O motor vai ficar zero. Costa junior

Data maxima venia, simplesmente dar um tapa no cabeçote não resolverá, pois ele tem 99,99% de chance de estar trincado.
As oficinas de retífica fazem teste para localizar trincas que, geralmente, não são visíveis a olhos desnudados (chique!:mrgreen:).
Mande fazer o teste para eliminar a dúvida e, compre um novo, juntamente com as válvulas.

Costa Junior
07/01/2011, 22:54
Judiou hein?:parede:

Seguinte, se tá mexendo e gastando, põe logo acoplamento, tampa (original) e válvula (original), mangueiras (Gates ou GoodYear), bomba dágua. Fora o jogo de juntas original. :concordo:

Tá cheio de produto ruim no mercado, cuidado!:pensativo:

Atenção para mandar conferir trincas no bloco e cabeçote.

Depois faz a resenha aí pra nós...:roll:

É Douglas. Tô fazendo pra usar mesmo. colocando peças originais, adquiridas aki na concessionária, pelo menos as mais essenciais.
Minha expectativa é que vai ficar muito bom.

Costa Junior
07/01/2011, 22:59
Hoje fui na tetifica buscar o cabeçote. Não estava trincado.Depois dos testes, Fiquei muito confiante na utiliadade do reloginho da guste (que algumas pessoas falam mal,) mas eu achei que ele protegeu muito o cabeçote, impedindo de trincar.Como meu carro estava com a junta do cabeçote queimada, o motor aquecia muito em ritmos mais puxados e o Guster soou o alarme varias vezes.
Valeu a pena instala-lo

carlos costa
08/01/2011, 21:13
É isso mesmo, Gleison.
Acho muito bom.
Abraços
Costa junior
ola amigos,falando a respeito de ventuinha eletrica,tenho um amigo em sp que adaptou uma,sei que ele gostou muito,ja faz 1 ano nao teve mais problemas ja que ele teve um cabeçote empenado,tenho uma a gasolina graças a deus so troquei oleo,fazem dois anos e 20.000 kms.abraços.

Costa Junior
09/01/2011, 18:33
ola amigos,falando a respeito de ventuinha eletrica,tenho um amigo em sp que adaptou uma,sei que ele gostou muito,ja faz 1 ano nao teve mais problemas ja que ele teve um cabeçote empenado,tenho uma a gasolina graças a deus so troquei oleo,fazem dois anos e 20.000 kms.abraços.
Adaptou?
que adaptação ele fez?

EDuarte
09/01/2011, 19:44
Ja coloquei em 2 sportages a mais de um ano e ficou perfeito, muito eficiente...

[]s
(DU)

carlos costa
11/01/2011, 20:58
ola junior,adptou ventuinha eletrica,ele tem uma 2.2 diesel,ela tem muitos problemas de super aquecimento o sistema de arrefecimento nao e muito confiavel.abraços

Thyago Pinho
19/01/2011, 19:45
Olá pessoal.

Sou novo aqui no forum, mas a algum tempo acompanho vocês sobre dicas relacionadas a sportage. Pois bem, acho que sou um bom mexanico e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que acho que seja do interesse de muitos propietarios dessa viatura. Recentemente tive problemas com o cabeçote da minha, e aqui na minha região (Goiânia) encontrei algumas alternativas para diminuir os custos com manutenção. Em uma viajem que fiz a Ilheus-BA depois de ter rodado quase 3 mil Kms vi meu cabeçote indo pro beleleu depois de uma mangueira de agua estourada:putz:. Depois de chegar aqui em Goiânia, eu mesmo desmontei o cabeçote e vi duas brocas grandes nos dois cilindros do meio. Fiquei preocupado porque sei que cabeçote dessas TDI são bem caros (1500R$ aqui em goiania) busquei na net recuperadoras de cabeçote e encontrei algumas. Achei uma em que o cara disse que ja havia feito esse tipo de serviço em varias sptgs, e dava garantia de 6 meses. Levei então o cabeçote pra ele ver. Ele disse que ja havia recuperado bem piores do que o meu. O serviço está sendo feito, ele prometeu me entregar na proxima sexta, Reformado, com sedes novas, 4 valvulas novas, retentores, regulado e pronto pra instalar. Tudo isso por 750R$. Gastei mais 155R$ com junta nova. Silicone, e velas aquecedoras novas. Segundo o cara da recuperadora o motivo do problema foi bico injetor mijando. Levei então os bicos pra um bombista, depois dos testes foi constatado que o cara tinha razão. Os 4 estavam mijando. Troquei os 4 bicos (45R$ cada), pois não davam mais regulagem. Paguei mais 15R$ para fazer a regulagem em cada um. Se tudo der certo domingo estou com a viatura montada e pronta pra testes.

Ah! O Senhor bombista que regulou os bicos me ensinou uma manha de como diminuir o consumo e a fumaça preta da viatura. Tem um parafuso na bomba que regula isso, depois posto pra vocês a foto e como se faz a regulagem:concordo:.

Por enquanto é só pessoal

Logo volto com mais detalhes.

Costa Junior
20/01/2011, 23:39
Boa noite amigos.
Acabei de receber a viatura. Fiz o motor, ficou otimo de força e disposição.No entando, está aquecendo. Retirei a valvula termonstática e coloquei a ventuinha travada e mesmo assim, a temperatura vai pros 86-88 graus. é muito alta para motor sem válvula e com ventuinha travada. Acho que se eu continuar o motor vai aquecer mais e pode até passar dos 100graus.
Fazem cerca de tres meses, varetei o radiador.
Outra coisa, não há pressão no radiador.
Alguem pode me ajudar?
Costa junior

EDuarte
21/01/2011, 08:56
Opa...
Se não tem pressão no sistema e não tem vazamento de agua é tampa do radiador ou ta entrando agua pra dentro do motor.
Some agua?

[]s
(DU)

Costa Junior
22/01/2011, 17:07
Opa...
Se não tem pressão no sistema e não tem vazamento de agua é tampa do radiador ou ta entrando agua pra dentro do motor.
Some agua?

[]s
(DU)

Oi, Eduarte.[
não baixava agua, não pressão nem bolhas de ar na agua.
Ontem, fui verificar o nivel e a agua estava muito baixa.Depois, fiquei observando e percebi microbolhas de ar, como se fosse pequenas bolinhas de espuma. O cabeçote foi testado e nao tinha fissura. Foi faceado o cabeçote e o bloco do motor.
Será que precisa de reaperto no cabeçote?

Costa Junior

EDuarte
22/01/2011, 17:18
Oi, Eduarte.[
não baixava agua, não pressão nem bolhas de ar na agua.
Ontem, fui verificar o nivel e a agua estava muito baixa.Depois, fiquei observando e percebi microbolhas de ar, como se fosse pequenas bolinhas de espuma. O cabeçote foi testado e nao tinha fissura. Foi faceado o cabeçote e o bloco do motor.
Será que precisa de reaperto no cabeçote?

Costa Junior
Se esta sem pressão, com bolhas e baixando agua com certeza tem vazamento pra dentro do motor.
Se foi faceado cabeçote e bloco, vc verificou se foi colocado uma junta sob medida?
A junta é de amianto ou chapa?
Sempre que é faceado o correto é colocar junta de amianto senão da vazamento.

[]s
(DU)

Costa Junior
22/01/2011, 23:02
alejotaefe,

Uso minha Sportage diesel aspirada pra trilha e para o dia-a-dia. Eu só comecei a resolver os problemas quando decidi fazer a manutenção eu mesmo em casa, faço o que posso, tudo que consertei não estragou mais. Falta mão de obra qualificada para as Sportages. Raramente visito a Kia Motors daqui da região, veja por que: (foto abaixo).

Você disse que sai água pelo respiro, 4 coisas podem expulsar a água do radiador: Cabeçote danificado(trincado ou empenado), junta do cabeçote queimada, tampa do radiador danificada(válvula de alívio travada) ou falta de torque nos parafusos do cabeçote, eu rodei com minha Sportages por 5 meses assim. Nas viagens ou nas trilhas sempre precisava completar a água. Para não ser vitima de mecânicos ruins, eu mesmo reapertei os parafusos do cabeçote da minha Sportage seguindo todos os procedimentos dos manuais de manutenção da Kia. Depois do reaperto a água nunca mais vazou pelo respiro, era só isso. A junta não estava queimada.

:arrow:Importante: Se for o seu caso, reaperte os parafusos imediatamente antes que queime a junta do cabeçote, rode o mínimo possível com sua Sportage até fazer o reaperto.

Você também comentou que trocou a tampa do radiador umas 4 vezes, que coincidência, eu também troquei a tampa 4 vezes e no fim era só falta de aperto nos parafusos do cabeçote, agora estou usando a tampa que quase joguei fora, está perfeita. A minha Sportage nunca ferveu nem com o calor de 40º daqui de São Francisco, as últimas vezes que ela esquentou foi por causa de erros dos mecânicos.

Qualquer dúvida pode me ligar que eu explico melhor sobre o reaperto dos parafusos:
47 3444 3877 (meu celular está na minha assinatura abaixo).

Abraço :concordo:

oi, Júlio.
Vi vc se colocando a diposição para explicar o aperto do cabeçote da sportage.
Vi voces discutindo e falaram que seria 12KG, depois angulação de 90graus mais 90graus.
como é isso?
Primeiro aperto é 12kg, depois libera a viatura pra rodar alguns kilometros e volta para um aperto de angulação de 90 graus, volta a liberar a viatura para rodar mais alguns km e depois faz novo reaperto com angulação de 90graus?
Agradeço e esclarecimento.
Costa Junior

Costa Junior
22/01/2011, 23:07
Se esta sem pressão, com bolhas e baixando agua com certeza tem vazamento pra dentro do motor.
Se foi faceado cabeçote e bloco, vc verificou se foi colocado uma junta sob medida?
A junta é de amianto ou chapa?
Sempre que é faceado o correto é colocar junta de amianto senão da vazamento.

[]s
(DU)

Oi, Eduarte.
foi faceado cabeçote, muito levemente e bloco do motor. Foi colocada a junta multilaminas original.
agora a pouco, fui olhar o radiador que havia completado a cerca de 4 horas atras e ele tinha perdido muita agua. Quando tirei a tampo, ele fez uma sucção, como se tivesse formado um vacuo dentro do radiador.
Olhei a tampa e era um 1,1 bar. troquei por uma original que coloquei na vtr e vou ver como se comporta.
Abraços
Costa Junior

Costa Junior
23/01/2011, 00:32
meu amigo GLAICON,le comento que el verdadero torque es asi ,70Nm,agurdas 1 hora le confirmas de novo los 70Nm, logo 90 grao e aguadas 1 hora e les das el ultimo 90 grao,si le das 30Nm ,ten pocivilidad de se aflogar el cabeçote,com 10,000klm,(obs esto es uma sugerencia)eu do ese torque em las sportage,Sre muita feliçidade em natal e um bom ano novo,un gran abraço

MAAT ou alguem que saiba, 70NM pode ser transformado em KG? se pode, quanto vale em kg.?Será que corresponde aos 12kg que alguem se referiu quando disse que o reaperto do cabeçote deveria se r 12kg, depois angulação de 90e 90graus?
Costa Junior

Glaicon
23/01/2011, 09:43
Oi, Eduarte.
foi faceado cabeçote, muito levemente e bloco do motor. Foi colocada a junta multilaminas original.
agora a pouco, fui olhar o radiador que havia completado a cerca de 4 horas atras e ele tinha perdido muita agua. Quando tirei a tampo, ele fez uma sucção, como se tivesse formado um vacuo dentro do radiador.
Olhei a tampa e era um 1,1 bar. troquei por uma original que coloquei na vtr e vou ver como se comporta.
Abraços
Costa Junior

Costa, desculpas por eu ser o chato, mas só a troca da tampa não resolverá nada, pois participei ativamente de história idêntica.:oops:
A minha baixou nível da água enquanto eu conversava com o mecânico.
Perdendo tanta água em tão pouco tempo te impossibilitará de usar o veículo, pois falta de termostática e ventoinha travada não impedirão essa perda.
Bem ou mal apertado o cabeçote não te farão perder tanta água.
Insisto no cabeçote.

Costa Junior
23/01/2011, 15:19
Costa, desculpas por eu ser o chato, mas só a troca da tampa não resolverá nada, pois participei ativamente de história idêntica.:oops:
A minha baixou nível da água enquanto eu conversava com o mecânico.
Perdendo tanta água em tão pouco tempo te impossibilitará de usar o veículo, pois falta de termostática e ventoinha travada não impedirão essa perda.
Bem ou mal apertado o cabeçote não te farão perder tanta água.
Insisto no cabeçote.
OK, Amigo.
Amanha vou levar pro mecanico ver o cabeçote.
Obrigado.
Costa Junior

EDuarte
23/01/2011, 17:33
Oi, Eduarte.
Abraços
Costa Junior
Sempre que se faceia o motor o recomendado é colocar junta de amianto.
Se qdo vc tirou a tampa percebeu a sucção é pq a valvula secundaria (a menorsinha, de retorno) esta emperrada.

[]s
(DU)

Costa Junior
23/01/2011, 20:44
Sempre que se faceia o motor o recomendado é colocar junta de amianto.
Se qdo vc tirou a tampa percebeu a sucção é pq a valvula secundaria (a menorsinha, de retorno) esta emperrada.

[]s
(DU)

Oi Eduarte.
coloqquei uma tampa do radiador original 0,9 e melhorou bastante a questão do aquecimento e da perda d´água. Vou observar, mas de qualquer forma levarei ao mecanico amanha
Costa Junior

Thyago Pinho
24/01/2011, 11:22
Costa Junior. Na verdade o correto aperto do cabeçote deve ser feito da seguinte forma. No caso das Sportages Diesel, primeiro aperto com 30Nm em todos os parafusos, depois 90º em todos os parafusos novamente, depois mais 90º. Tudo isso deve ser feito antes de colocar a viatura em funcionamento senão dá problema. Não se esqueça de conferir se há sujeira no furo das roscas do bloco.

Att. Thyago

Costa Junior
26/01/2011, 00:08
Costa Junior. Na verdade o correto aperto do cabeçote deve ser feito da seguinte forma. No caso das Sportages Diesel, primeiro aperto com 30Nm em todos os parafusos, depois 90º em todos os parafusos novamente, depois mais 90º. Tudo isso deve ser feito antes de colocar a viatura em funcionamento senão dá problema. Não se esqueça de conferir se há sujeira no furo das roscas do bloco.

Att. Thyago

Oi, Thiago.
30NM pode ser convertido para KG? Falei pro meu mecanico e ele não entendeu o NM. Segundo o MAAT, aqui do forum, deve ser fazer 70NM e 90graus mais 90graus.
Meu mecanico nao concordou em 12 kg mais 90graus e mais 90graus.
Ele fez 12kg e 14kg.
Como o carro está sem valvula e com ventuinha travada, acho que esta esquentando muito, porque a agua do radiador trabalha na temperatura de 84/88 graus. acho que é muito alta. Outra ves que usei a ventuuinha trabavada, ela não passava de 80graus.
Abraços
costa junior

edujr8
06/02/2011, 21:05
Boa galera do forum,

bom é o seguinto tenho um sptg gasolina que aparente mente esta apresentando problema denovo com aquecimento, esse mesmo carro a cerca de 3 a 4 meses foi feito todo o motor tanto pelo problema de aquecimento quanto problemas de vazamento e de oleo e queima de oleo, pois bem o carro fico bom nao vaza mais nada tambem nao queima mais nada e até esses dias tbm nao mostrava nada de aquecimento,após a trilha da semana passada em itu ela começou a aquecer com o ponteiro indo acima da metade de imediado achei que isso poderia ser pelo alto calor que estava no dia e pelo fato do motor esta trabalhando em alto por muito tempo e tambem por ela só esta com agua natural no sistema, bom nesse sabado retirei a ventoinnha eletrica do ar condicionado e joguei bastante agua pra sai o barro dos dois radiadores e limpei o sistemas com produto e coloquei aditivo e com agua de radiador, bom hoje quando fui a casa de um amigo pelo curto periodo de tempo que fiquei parado o ponteiro volto a subir alem do meiomas logo abaixo em movimento, e estou com receio que possa ter dado problema no cabeçote denovo, pelo que ja li isso possa ser problema da valvula termostática, tampa do radiador ou mesmo mesmo dos aperto do cabeçote isso desconsiderando possivel trinca no cabeçote, essa semana vou tenta ver um lugar pra re-aperta o cabeço pois desde quando saio da ofiicina ela nao volto mais pois tive problemas com o mecania e com isso ela esta sem fazer a revisão pós retiica, lembro que a ventoinha da minha vtr esta travada, se alguem puder me da alguma luz fico agradecido. :concordo:

Costa Junior
06/02/2011, 23:04
Bom dia, amigos.
30NM pode ser convertido para KG? Falei pro meu mecanico e ele não entendeu o NM.
Segundo o MAAT, aqui do forum, deve se fazer 70NM e angulação de 90graus mais 90graus.
Outros dizem 12KG, mais angulação de 90 mais 90 graus. Meu mecanico nao concordou em 12 kg mais 90graus e mais 90graus.
Ele fez 12kg e 14kg.
Como o carro está sem valvula e com ventuinha travada, acho que esta esquentando muito, porque a agua do radiador trabalha na temperatura de 86/94 graus. acho que é muito alta. Outra ves que usei a ventuuinha travavada, ela não passava de 75graus.
Consultei um vendedor de peças para sportage no DF sobre a junta de amianto e ele me aconselhou que ñao usasse, pois é muito fraca e dá problemas no motor.
Alguem sabe onde encontro uma boa junta de amianto?
Agradeço se alguem puder me ajudar.
Abraços
costa junior

EDuarte
07/02/2011, 09:05
Edu...
Ja verificou se o radiador não esta parcialmente entupido?

Costa...
Vai ser dificil vc encontrar junta especial (mais grossa) ja pronta pra sportage, seja laminada ou de amianto, vc terá que mandar fazer na medida que precisar.

Só pra contar um causo:
Qdo fizemos o motor do meu pai precisamos de junta especial, pois tinha faceado o bloco, não encontramos pronta e pra mandar fazer ia demorar muito e meu pai tinha pressa, pra remediar até mandarmos fazer outra junta colocamos duas na medida original, está assim até agora sem nenhum problema nem perda de potencia.

[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
07/02/2011, 09:09
Junta de aminato tá igual enterro de anão, a gente até acredita que exista, mas ninguém nunca viu.

Eu também quero uma junta de amianto para a minha TDi.

Boa lama!

edujr8
07/02/2011, 09:30
Edu...
Ja verificou se o radiador não esta parcialmente entupido?

[]s
(DU)

Edu,

acho dificil pois liguei pro meu pai agora e ele me falo que colocou quase 2l de agua sendo que no sabado eu troquei todo o liquido do radiador, cara esse negocio me tiro o sono hoje tive até pesadelo com isso :shock:, mas vou começar por baixo trocando a tama do raidor pois ja esta bem usada e talves manda reaperta o cabeço pois desde quando ele saiu do mecanico que fez todo o motor não volto mais.

EDuarte
07/02/2011, 09:45
Edu...
Vc disse que isso começou depois de fazer uma trilha e que ja jogou agua no radiador pra desobstruir né?

Isso tbm aconteceu comigo mas não adiantou jogar agua, melhorou mas não resolveu, pois tirou a sujeira apenas do radiador do AC e parcialmente do radiador do motor, tive que tirar o radiador fora e lava-lo bem, ai sim resolveu.

[]s
(DU)

edujr8
07/02/2011, 10:00
Edu...
Vc disse que isso começou depois de fazer uma trilha e que ja jogou agua no radiador pra desobstruir né?

Isso tbm aconteceu comigo mas não adiantou jogar agua, melhorou mas não resolveu, pois tirou a sujeira apenas do radiador do AC e parcialmente do radiador do motor, tive que tirar o radiador fora e lava-lo bem, ai sim resolveu.

[]s
(DU)

Bom Edu,

o problema é que ta perdendo agua também, mas vou tenta e outro problema e de tirar o radiador e perde todo o liquido com fluido, vou tentar não perde o fluido, mesmo assim obrigado pela ajuda.

PS: como ta a ventoinha eletrica da vtr ? tava comentando te fazer essa troca com o meu pai e sela o sistema acho que isso pode ralmente fazer a diferença.

EDuarte
07/02/2011, 10:17
Pode ta perdendo agua pelo reservatorio, se não refrigerar direito joga bastante agua fora pelo reservatorio.

A ventoinha eletrica ficou perfeita, sem nenhum tipo de problema, muito eficiente.

[]s
(DU)

edujr8
07/02/2011, 10:25
Pode ta perdendo agua pelo reservatorio, se não refrigerar direito joga bastante agua fora pelo reservatorio.

A ventoinha eletrica ficou perfeita, sem nenhum tipo de problema, muito eficiente.

[]s
(DU)

Qual ventoinha vc esta usando edu ? colocou no lugar da helice do motor ? tem alguma foto ai ?

EDuarte
07/02/2011, 10:48
Usei a do vectra, tirei a original e fiz o suporte pra eletrica.
Até tenho foto sim, mas não achei, vou dar uma vasculhada melhor e qdo achar te mando.

[]s
(DU)

Thyago Pinho
11/02/2011, 05:14
E aí galera.

Como prometido estou aqui escrevendo sobre as modificações que eu fiz na minha viatura. Como sabem meu cabeçote tinha se ferrado e me ferrado tambem. Pois bem, fiz a restauração no cabeçote e digo que ficou muito bom o serviço. Tenho andado com a viatura sem problemas. A ultima modificação que fiz foi a colocação da ventoinha eletrica. Usei a de um palio 2010 sem A/C e com o devido suporte, o qual adaptei no radiador da sportage, coloquei cebolão 91-82ºC. fiz isso porque achei que o consumo tava meio alto e como minha helice era travada, aquele barulhão encomodava bastante. Pessoal, ficou muuuuuiiiito bom, parece até outro carro, e voces não fazem ideia de quão pesado é para o motor tocar aquela helice principalmente em altas rotãções, se afundar o pé mesmo a correia chegava cantar. Ficou bem mais economico e o barulho então nem se fala. Ficou tambem bem barato. Fui na região de desmanches aqui em Goiania e consegui todas as peças por menos de 100 latinhas. Ficou barato. O meu sistema como já era lacrado eu o mantive.
Por enquanto é isso pessoal. Bom ver vocês novamente.

T++++

Charlincsa
11/02/2011, 15:25
E aí galera.

Como prometido estou aqui escrevendo sobre as modificações que eu fiz na minha viatura. Como sabem meu cabeçote tinha se ferrado e me ferrado tambem. Pois bem, fiz a restauração no cabeçote e digo que ficou muito bom o serviço. Tenho andado com a viatura sem problemas. A ultima modificação que fiz foi a colocação da ventoinha eletrica. Usei a de um palio 2010 sem A/C e com o devido suporte, o qual adaptei no radiador da sportage, coloquei cebolão 91-82ºC. fiz isso porque achei que o consumo tava meio alto e como minha helice era travada, aquele barulhão encomodava bastante. Pessoal, ficou muuuuuiiiito bom, parece até outro carro, e voces não fazem ideia de quão pesado é para o motor tocar aquela helice principalmente em altas rotãções, se afundar o pé mesmo a correia chegava cantar. Ficou bem mais economico e o barulho então nem se fala. Ficou tambem bem barato. Fui na região de desmanches aqui em Goiania e consegui todas as peças por menos de 100 latinhas. Ficou barato. O meu sistema como já era lacrado eu o mantive.
Por enquanto é isso pessoal. Bom ver vocês novamente.

T++++
Boa tarde Thyago Pinho mada umas fotos aí das suas adaptações, fiquei curioso, sou novato aqui e comprei uma sportage 2,2 diesel que o cara adaptou uma turbina.Peguei o carro a uma semana e já fritei o cabeçote dela voltando de cristalina, como vc disse que o sistema lacrado com ventuinha eletrica ficou bom, há interesse de faz o mesmo já que vou abrir o motor da bomba segunda feira. Des de já agradesso!!! Queria especificações de que carro é o radiador ou se vc mandou fazer e de reservatorio de agua e ventuinha moro em BSB e aqui é fraco de peças.

mbm4x4
18/02/2011, 00:18
Ola pessoal.
Infelizmente sou mais um integrante do seleto grupo das SPORTAGE COM CABEÇOTE TRINCADO.
Ela vinha baixando agua, sendo que na ultima semana chegou a sumir mais de 1 litro por semana.
Segunda feira fui conferir agua e oleo como de costume e pela primeira vez havia agua misturada no óleo. Aquele nescafé.
A tampa onde coloca o oleo estava esbranquiçada e com algumas goticulas de agua. MIFU!!!
viatura no mecanico e veio o veredito. Fez o teste ultra-som e o cabeçote esta fissurado. Não tem conserto. tem que botar novo.
Agora peço ajuda dos amigos aonde consigo cabeçote , quanto devo pagar e mais algumas dicas de quem já passou por isso.
Valeu por enquanto pessoal.
[]s
mateus

Glaicon
18/02/2011, 08:35
Ola pessoal.
Infelizmente sou mais um integrante do seleto grupo das SPORTAGE COM CABEÇOTE TRINCADO.
Ela vinha baixando agua, sendo que na ultima semana chegou a sumir mais de 1 litro por semana.
Segunda feira fui conferir agua e oleo como de costume e pela primeira vez havia agua misturada no óleo. Aquele nescafé.
A tampa onde coloca o oleo estava esbranquiçada e com algumas goticulas de agua. MIFU!!!
viatura no mecanico e veio o veredito. Fez o teste ultra-som e o cabeçote esta fissurado. Não tem conserto. tem que botar novo.
Agora peço ajuda dos amigos aonde consigo cabeçote , quanto devo pagar e mais algumas dicas de quem já passou por isso.
Valeu por enquanto pessoal.
[]s
mateus
Mateus, lamento o ocorrido.
Pelo preço das peças em Florianópolis, sugiro que compres o cabeçote em São Paulo, na Império Auto Peças, que anuncia aqui no fórum.
Dará uma diferença grande de preço.
Verifique se precisarás trocar as válvulas.
E pegue algum mecânico que tope cobrar só pelo serviço.
Minha experiência foi muito cara e de serviço duvidoso.
Por isso, data maxima venia, opto em não indicar oficina.
E boa sorte.:concordo:

mbm4x4
18/02/2011, 18:15
A notícia é triste.
Passei o dia telefonando para SP, SC, PR, em varias autopeças e importadoras.
Se fosse o cabeçote do motor a diesel teria conseguido facinho, custa em média r$1500.
Agora cabeçote para motor a gasolina esta muito difícel e o preço gira em torno de r$4000 nova e 2500 usado.
Alguém tem alguma luz?
[]s
mateus

Costa Junior
18/02/2011, 22:02
Júlio,

já que vai trocar a colméia, combina logo uma maior, tive que fazer a mesma coisa a tempos atrás, troquei de 3 para 5 colméias, ficou show, refrigera com mais rapidez.

[]s

Robson

Oi, Robinho da Jaguaritica.
Vc colocou 05 coloméias? Hoje fui na oficina e pedi pro mecanico colocar as cinco colmeias ele disse que seria o radiador do mercedes. Só que ele nao concordou em instalar as 05, segundo ele , só cabem 04. Ele instalou as 04 e ficou ótimo. No entanto continuo com a pergunta: de que carro é o radiador 05 colmeias que vc adaptou?
Me informe, pois se com 04 ja ficou otimo,imagino com 05, como vai ficar
Costa Junior

Andrei Hasse
18/02/2011, 22:15
Ola amigo

Quando troquei da minha TDI comprei em curitiba, paguei 1.500 novinho, axei até em conta, levando em conta o preço do cabeçote a gasolina, com esse valor de 4.000 da pra começar a instalar um AP. tinha até um topico com dicas do AP, pelo que parece não é o bixo.

Abrss

A notícia é triste.
Se fosse o cabeçote do motor a diesel teria conseguido facinho, custa em média r$1500.
Agora cabeçote para motor a gasolina esta muito difícel e o preço gira em torno de r$4000 nova e 2500 usado.
Alguém tem alguma luz?
[]s
mateus

Lucena04
10/03/2011, 13:46
A notícia é triste.
Alguém tem alguma luz?
[]s
mateus
Mateus, se vc quer um cabeçote usado tenta a Ponto Diesel 4x4 aqui de SP. Se quiser um novo tenta com o Sr Fernando, se não tiver aqui no Brasil ele importa para você, para vc ter uma idéia ele importou um diferencial LSD pra mim, saiu bem mais barato que por aqui, se quiser fala que foi o Lucena que indicou. O telefone do Ponto Diesel 4x4 e do Sr. Fernando tem no tópico "onde encontrar peças" aqui do fórum.

FABIO FERREIRA
25/03/2011, 09:48
Oi Alessandro,
Eu também tive Sportage Gasolina 2.0 MRDI 99 e o problema de aquecimento também foi a ventoinha. Usei de tudo. Fluido anti-aquecimento, troquei as cebolinhas etc e etc e etc. Vai por nós, o aquecimento deve ser realmente da ventoinha. Sabe como eu testei? Soltei a bixinha e amarrei em dois dos 4 parafusos arames segurando nas hélices. Resultado? Batata, parou de aquecer. Acho que vc pode fazer o mesmo teste sem estragar esta novinha que vc colocou no carro.
Abçs
Daniel Krabbe
Bom dia dkrabbe, tambem sou da região de Jacarei, mais preciso de Igaratá, li o que voce fez, não sei como, pois o meu mecânico fez uma chapinha de metal, furou e prendeu a helice no motor e ela quebrou por causa da vibração, pode me explicar ?

daniel--pires
25/03/2011, 19:40
A notícia é triste.
Alguém tem alguma luz?
[]s
mateus

Amigo, precisei de algumas peças e encontrei em sp :http://www.pecauto.com.br/ fui mt bem atendido fiz o deposito e logo minhas peças chegaram e com um precinho bom :) acho que ele deve ter seu cabeçote.

ebilla
25/03/2011, 22:08
Tenho acompanhando as mais diversas respostas para esse tópico!
Apesar de tratar-se de motores diferentes, pois os cuidados são os mesmos, resolvi postar dois endereços que respondem as várias dúvidas sobre vávula, radiador, acoplamento, etc..
Espero ter contribuido.
Tenho uma dúvida?? E o tal do Prolonga por quanto tempo é eficiente??

http://www2.mwm.com.br/site/ing/empr_dic_dica_perg.asp

http://www.r19club.com/How-to/materiasistemaarrefecimento.php

DouglasMac
26/03/2011, 20:37
Tenho acompanhando as mais diversas respostas para esse tópico!
Apesar de tratar-se de motores diferentes, pois os cuidados são os mesmos, resolvi postar dois endereços que respondem as várias dúvidas sobre vávula, radiador, acoplamento, etc..
Espero ter contribuido.
Tenho uma dúvida?? E o tal do Prolonga por quanto tempo é eficiente??

http://www2.mwm.com.br/site/ing/empr_dic_dica_perg.asp

http://www.r19club.com/How-to/materiasistemaarrefecimento.php

Gostei de Prolonga não!!

Num compensa...uma original do 2.2 diesel serve em todas e custa R$270 a R$280 na concessionária.

Costa Junior
28/03/2011, 14:57
Bom dia,
Minha sportage esta baixando agua do radiador, diariamente.Pela manhã, quando abro o radiador, faz um barulho como se tivesse um vacuo dentro do radiador. Tambem baixa a agua do reservatorio de reposição.
Fiz o motor recentemente. O que pode ser?
Agradeço quem puder ajudar
costa junior

Robinho da Jaguatirica
28/03/2011, 14:59
Bom dia,
Minha sportage esta baixando agua do radiador, diariamente.Pela manhã, quando abro o radiador, faz um barulho como se tivesse um vacuo dentro do radiador. Tambem baixa a agua do reservatorio de reposição.
costa junior

Oi Costa Júnior,

Tá passando compressão pro sistema de arrefecimento, junta queimada, ou tem algum lugar nela que não aderiu, ou alguma camisa pode ter descido.
Se fizer o teste da garrafa, perceberá muitas bolhas.

Boa lama!

Robinho

Lucena04
29/03/2011, 11:41
Esse fds fui no "Perdidos na Mata", e quando passei em um atoleiro com um pouco mais de "vontade" eu devo ter quebrado alguma(s) pás da ventoinha e não percebi.
Depois desse atoleiro o motor ameaçava esquentar e eu tinha que ficar de tempo em tempo molhando o radiador para controlar a temperatura, até chegar ao asfalto onde o vento de acordo com a velocidade ajudava a resfriar o motor.
No dia seguinte quando fui levar o carro para lavar dei uma acelerada para dar um ventilada no motor porque estava ameaçando a esquentar e acabou dando um estouro e senti o carro ligeiramente mais forte e a temperatura na água começou a subir rapidamente e parei imediatamente. Quando fui ver a ventoinha estava só com o "cotoco", foi aí que eu percebi o o problema estava ali desde a trilha...
Ainda bem que eu tinha uma em casa e eu mesmo acabei trocando, até que não tem muito segredo.
Agora eu estou pensando como vou me previnir disso da próxima, será vou ter que carregar uma ventoinha extra no carro?

DouglasMac
29/03/2011, 12:34
Esse fds fui no "Perdidos na Mata", e quando passei em um atoleiro com um pouco mais de "vontade" eu devo ter quebrado alguma(s) pás da ventoinha e não percebi.
Depois desse atoleiro o motor ameaçava esquentar e eu tinha que ficar de tempo em tempo molhando o radiador para controlar a temperatura, até chegar ao asfalto onde o vento de acordo com a velocidade ajudava a resfriar o motor.
No dia seguinte quando fui levar o carro para lavar dei uma acelerada para dar um ventilada no motor porque estava ameaçando a esquentar e acabou dando um estouro e senti o carro ligeiramente mais forte e a temperatura na água começou a subir rapidamente e parei imediatamente. Quando fui ver a ventoinha estava só com o "cotoco", foi aí que eu percebi o o problema estava ali desde a trilha...
Ainda bem que eu tinha uma em casa e eu mesmo acabei trocando, até que não tem muito segredo.
Agora eu estou pensando como vou me previnir disso da próxima, será vou ter que carregar uma ventoinha extra no carro?

Us PITACOS!!!

Costa Junior, tem de ver a junta mesmo, faça rápido para não prejudicar o restante do motor.
Usa junta original, umas 270 latinhas, e aperto conforme a recomendação da fábrica, se precisar tenho aqui o esquema da SPT gasolina.:concordo:

Seguinte Lucena, voce está usando chapa abaixo do parachoque/motor? Ela ajuda a proteger a entrada de alguma pedra e também muito barro.
Sempre após pasar num "barrão" tenta passar rápido em poças dágua/riachos para tentar tirar um pouco do barro.
A hélice já devia estar ressecada, não?
Mas já vimos telas na dianteira da grade para não passar muito barro por ela.
Sorte ter uma reserva!:palmas:

MarcSport
29/03/2011, 13:20

Lucena
Sua ventoinha estava travada?

EDuarte
29/03/2011, 15:49
Lucena
Coloca uma eletrica que vc não tera esse problema, se vc entrar em um atoleiro com ela ligada ela para pq não tem força suficiente, e vc ainda pode colocar uma chave de tres estagios pra ligar direto, desligar ou deixar em auto (cebolão).

[]s
(DU)

ebilla
29/03/2011, 20:03
Bom dia,
costa junior
Costa Junior, informo que meu carro estava com o mesmo sintoma e problema!!
Pelo que percebo é comum a vávula termostática travar, pode ser devido a alguns aditivos não recomendados ou até a agua usada de torneira. Recomendo em primeiro lugar verificar a Válvula que é mais fácil e barato e depois o resto. No meu caso, fiz uma viagem de 2.000 km puxando carretinha (carro e carreta pesados). Minha preocupação foi o ponteiro do relogio de temperatura (original). O carro foi muito bem mas o que não estava nos meus planos era o gasto adicional com a bateria que, com o motor quente não tinha força para girar o motor (ai na cabeça da gente fica passando uma série de filmes). Bom, nesta viagem a minha valvula era original e tem um furro adicional (que fiz) de 3mm. Quando voltei de viagem resolvi trocar por outra completamente original (sem o furo de 3mm). Rodei 2 meses percebendo irregularidades e passando pela situação que você se encontra hoje, tentando achar supostos defeitos que podiram existir com o super-aquecimento. Tepois de ficar imaginado (junta, tampa do radiador, reaperto de cabeçote, ventoinha) resolvi abrir e trocar a válvula pela anterior que estava funcionando perfeitamente. Para minha felicidade tudo voltou a normalidade, com uma ressalva: Devido a pressão e aquecimento o carro começou a sujar o chão da garagem de oleo. Agora vou ter que verificar de onde esta surgindo esta sujeira. Espero que não tenha danificado algum retentor ou junta!!!
Espero ter ajudado.

DouglasMac
29/03/2011, 20:27
Lucena
Sua ventoinha estava travada?

Boa MarcSport, bem lembrado...:pensativo:

OPS!!! Depois de uma revisão aqueles seus antigos faróis tão uma beleza no Curcunda.

Costa Junior
29/03/2011, 22:37
Oi Costa Júnior,

Tá passando compressão pro sistema de arrefecimento, junta queimada, ou tem algum lugar nela que não aderiu, ou alguma camisa pode ter descido.
Se fizer o teste da garrafa, perceberá muitas bolhas.

Boa lama!

Robinho
Oi, Agradeço a todos pelas opiniões.
Já marquei com o mecanico pra segunda feira , fazer umna revisao na junta do cabeçote,´que é a original. Não entendo como pode ter queimado, se for o caso.Não houve superaquecimento. só se foi erro de montagem.?
Antes, porem, vou trocar a válvula termostatica, conforme recomendou Ebila.
Uma pergunta. Alguem usa junta de amianto? Onde posso encontrar uma confiável?
abraços
Costa Junior

Lucena04
30/03/2011, 07:35
Então Douglas, estou usando chapa sim, mas a sportage acabou submergindo na lama.

MarcSport, não está travada direto, mas devia estar travada naquele instante porque o motor estava em regime de esforço, normal.

Eduardo, estou pensando em fazer isso, mas tenho minhas dúvidas sobre a eficiência desse esquema de sistema selado. Se é o ideal pq não vem de fábrica assim na Sportage e em outros 4x4? Será que não é mais provável o motor da ventoinha elétrica dar pau quando for submersa? Ter uma chave com esses 3 estágios ia ser perfeito.

EDuarte
30/03/2011, 08:15
Lucena
O sistema selado é eficiente, mas vc não precisa fazer este sistema pra colocar a ventoinha elétrica.
Existe sim a chance de a eletrica dar pau, mas com a chave pra liga-la direto te daria a chance de testa-la sempre, ja fiz essa adaptação em sportages e não deu problema passando em alagados, ficou eficiente e confiavel.

[]s
(DU)

Lucena04
30/03/2011, 10:40
ah, nem me liguei que para colocar a Ventoinha eletrica não é necessário um sistema selado.
Será que não dá para adaptar uma ventoinha elétrica juntamente com a original? Talvez na frente do condensador do ar condicionado.
Sabe a ventoinha do ar condicionado? Se colocar mais uma ao lado da original com uma chave que comande as duas será que refresca alguma coisa? Ou quem sabe tirar a ventoinha do ar condicionado e colocar uma maior.
Conversei uma vez por e-mail com um cara que participava de rally de velocidade com Sportage e ele disse que a troca da ventoinha original por uma elétrica libera uns 3, 4 ou 5 cv do motor.
Mesmo assim, só quero abandonar completamente o sistema original em último caso, caso não dê para adaptar a ventoinha elétrica juntamente com a original.

Lucena04
30/03/2011, 11:10
quando estourou a minha ventoinha aquela moldura que cobre ela foi para o espaço, vcs tem uma daquela sobrando para me vender? Sorte não ter zuado mais nada, pelo menos não percebi até agora, rs

Lucena04
30/03/2011, 11:31
O que eu estava pensando em fazer seria mais ou menos isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=706575&postcount=13
Porém não sei se ajudaria na refrigeração do motor

EDuarte
30/03/2011, 11:41
Não tem espaço pra outra ventoinha na frente, ja andei estuando essa possibilidade...
Sem duvida tirando a original ganha uns cavalinhos sim.

[]s
(DU)

MarcSport
30/03/2011, 15:51
Depois de uma revisão aqueles seus antigos faróis tão uma beleza no Curcunda.

Douglas.
Fico contente que tenha gostado.
[]s
Marcelo

Costa Junior
30/03/2011, 18:28
Não tem espaço pra outra ventoinha na frente, ja andei estuando essa possibilidade...
Sem duvida tirando a original ganha uns cavalinhos sim.

[]s
(DU)
Oi Eduarte.
Na minha sportage instalei uma outra ventuinha ao lado da original e coube.
Interessante, é que quando ligo a ventuinha adicionada, a temperatura nao desce, pelo contrario, aumenta 01 grau. Estranho.
Costa Junior

EDuarte
30/03/2011, 20:14
Oi Eduarte.
Interessante, é que quando ligo a ventuinha adicionada, a temperatura nao desce, pelo contrario, aumenta 01 grau. Estranho.
Costa Junior
Qual ventoinha vc instalou?
Todas que testei não couberam...
A temperatura não baixa pq a ventoinha é muito pequena pra passar pelo radiador do A/C com força suficiente pra refrigerar o radiador de agua, teria que ligar as duas ao mesmo tempo ou substituir as duas por uma maior.
Vc usa o marcador da Guster?
Se usa, o fato de subir um grau pode ser interferência da ligação elétrica que vc fez, me lembro que qdo instalei o meu eu ligava a lanterna e subia tres graus, ligava o radio e subia mais uns dois...

[]s
(DU)

DouglasMac
31/03/2011, 01:22
A menor ventuinha elétrica que vi no ferrovei foi do Corsa 1.0.

Mas a original "chupa" (ui) ar, está por dentro. A elétrica na frente vai "soprar" (danou-se). Acho que isso faz a diferença.:putz:

Tava vendo uns tópicos da Mitisubixe e vi que eles usam um tal de kit gelo nas L-200 e cia. Dá uma olhada.

Lucena04
31/03/2011, 08:19
Oi Eduarte.
Costa Junior

Junior, qual ventoinha que vc usou para colocar ao lado? foi fácil de instalar? Vc fez ligação para acionar as duas ou só a extra?

Douglas, dei uma procurada nesse "kit gelo", parece que troca ventoinha e outras coisas, mas o assunto está muito espalhado não deu para entender muito bem.

cegandrade
31/03/2011, 12:58
Estive dando uma olhada no mercado livre e tem uma ventoinha universal de 40cm, que cabe como uma luva no suporte de plastico que tem o radiador da sportage e retirando a mecanica fica um luxo.
Ja vi em algum lugar no forum que alguem ja fez essa adaptação.
Encontrei 2 fotos no google.

EDuarte
31/03/2011, 14:18
Eu ja fiz essa adaptação mas com a ventoinha do vectra.

[]s
(DU)

DouglasMac
31/03/2011, 14:37
Pois é, a sala lá na Mitisu-bixe é muito bagunçada. Mas me lembro que trocam muita coisa, hélice, mangueiras e etc. É o kit de Rali.
Quem colocou resolveu o problema das HPE e outras.
Esse esquema de ventuinha elétrica é excelente mas, o acoplamento viscoso vai informando a velhice, a elétrica para de uma vez! :pipoca:

Lucena04
31/03/2011, 18:54
Eu acho que quanto mais simples melhor, porém na minha humilde opinião eles deveriam bolar um esquema que quanto a ventoinha desse pau que ficasse travada e não solta como acontece quando dá problema no acoplamento viscoso.

Esse esquema de plastico que envolve a ventoinha da minha foi para o espaço quando "explodiu" a ventoinha.

Aliás, vcs podem me dar uma dica de como travar a hélice em caso de emergência?

Outra coisa, conversei com o mecânico e ele comentou que o material da hélice da ventoinha paralela pode ser menos flexível que a original o que pode ter ocasionado a quebra. De qualquer forma voltei a usar a hélice original.

Enquanto eu estava escrevendo essa mensagem minha noiva ligou pra mim dizendo que quando ela acabou de estacionar a Sportage o motor ferveu quando ela desligou. A temperatura estava com um ponto acima do meio, pqp não sei mais o que faço para esse motor parar de esquentar... se continuar assim logo logo vou ter que fazer esse motor novamente. Vcs sabem se bater tucho tem alguma coisa a ver com o motor esquentar?

DouglasMac
01/04/2011, 00:00
Lucena, blz?

A hélice sendo da GMB é original.

Vai por partes meu prezado, sugiro:
1-veja se os radiadores (ar cond./água) não ficou com barro na colméia;
2-veja se atrás do acoplamento não tá cheio de barro, não deixa a mola trabalhar e o sensor informar;
3-tá andando sem o capa plástica que quebrou? É ela que segura/direciona a ventilação;
4-põe logo uma tampa nova e uma termóstática, tirando o segundo estágio (o pequeno, recomendação da Kia em circulares) e faz um furo de 3mm nela;
5-confere se a hélice não foi montada invertida, ela tem de soprar para dentro do motor;
6-o acoplamento é novo?
7-a hélice tem 8 pás?

Muita calma nessa hora!!:pensativo:

Lucena04
01/04/2011, 07:03
Valeu Douglas, vou dar uma olhada.

Costa Junior
01/04/2011, 18:01
Junior, qual ventoinha que vc usou para colocar ao lado? foi fácil de instalar? Vc fez ligação para acionar as duas ou só a extra?

Douglas, dei uma procurada nesse "kit gelo", parece que troca ventoinha e outras coisas, mas o assunto está muito espalhado não deu para entender muito bem.
Oi, Lucena.
fui numa auto eletrica e comprei uma ventuinha universal, de aproximadamente 26 cm de diametro e adaptei ao lado da ventuinha do ar condicionado.A propria auto eletrica instalou a ventuinha.
As duas ligam independentemente. posso ligar uma ou as duas, qdo o ar condicionado estiver desligado.
Qualquer coisa, fala.
costa junior

Costa Junior
01/04/2011, 18:08
Qual ventoinha vc instalou?
Todas que testei não couberam...
A temperatura não baixa pq a ventoinha é muito pequena pra passar pelo radiador do A/C com força suficiente pra refrigerar o radiador de agua, teria que ligar as duas ao mesmo tempo ou substituir as duas por uma maior.
Vc usa o marcador da Guster?
Se usa, o fato de subir um grau pode ser interferência da ligação elétrica que vc fez, me lembro que qdo instalei o meu eu ligava a lanterna e subia tres graus, ligava o radio e subia mais uns dois...

[]s
(DU)
Oi,
Instalai uma ventuinha universal de aproximadamente 26 cm de diametro.Uso o marcador Guster, sim. Mas ligo qualquer coisa e o marcador permanece estacionado. so sobe quando a temperatura aumenta mesmo.
costa junior

Lucena04
03/04/2011, 12:54
Cheguei a conclusão que vai ser melhor travar a Ventoinha e fazer uns furos na válvula termostática, como o Douglas disse.
Vou usar o miolo da minha ventoinha antiga para travar e guardar essa que estou usando como reserva.
O bom de mudar o sistema para a ventoinha elétrica como o Eduado disse é que se der pau durante a trilha dá para retirar e instalar o sistema original normalmente, é fácil e dá para fazer durante a trilha mesmo. Só acho que o sistema elétrico não tão robusto quando o original, por isso vou tentar manter o sistema original, mesmo que travado :parede:. Acho que para o uso somente ou principalmente em asfalto o sistema elétrico deve ser perfeito.
Levando em consideração que uso a Sportage somente para trilhas, vcs acham que pode ser uma má idéia travar o miolo da ventoinha? Fora o barulho, vcs acham que pode dar alguma zica?

Lucena04
04/04/2011, 18:43
Um amigo mecânico me deu duas ventoinhas elétricas, era de um carro da Honda que tinha batido e amassou o defletor (de ferro) de uma delas. Pedi para o Leandro da Alternativa dar uma estudada para ver se dá para desamassar e usar as duas no lugar da mecânica original da Sportage. Se essas ventoinhas derem certo vou pedir para manter o sistema original, sem a ventoinha, e andar com uma ventoinha travada dentro da Sportage. Se der pau nas elétricas eu instalo a original, mesmo na trilha.
Fiquei na dúvida se as duas ventoinhas são do mesmo carro pq uma tem o defletor de plástico e a outra de ferro e elas têm tamanhos um pouco diferente e com quantidades de pás diferentes também :pensativo: porém dá a impressão que dá para encaixar uma ao lado da outra. Será que uma era do radiador e a outra do consensador do ar condicionado? Vcs conhecem algum carro da Honda que usa duas ventoinhas?

Djalma colombo
07/04/2011, 11:27
Caro Lucena, troquei a valvula termostática por uma original, a temperatura sobe e se mantem normal, se não for a certa pra sportage não adianta trocar, tem que ser pra ela. Troquei tambem o acoplamento viscoso, a vtr ficou mais economica e ganhou uns 5 cv a mais no rendimento, a minha tava travada, fazia um barulhão... a temperatura se mantia mais baixa porem até o motor atingir a temperatura ideal de trabalho o consumo é que era mais alto. Depois que troquei as peças ela passou a fazare 10 na estrada, antes fazia 5 até esquentar direito. Outra coisa é que a ventoinha estando travada você corre serio risco de quebrar a helice e estourar o radiador se for fazer uma travessia de trecho alagado!

Valor das peça em Curitiba:

Acoplamento viscoso: 200,00 na motor´s vans
Valvula termostática: 40,00 na Kia Ponto K (Autorizada Kia) ou 52,00 no VIDI importadora de peças.

Nava
07/04/2011, 14:39
Lucena, essa de abrir furo na VT é fria! Ja fiz e ficou uma Md@. A temp não atinge o normal. Põe valvula nova e mande limpar o radiador. Deve estar trancado por dentro.

Robinho da Jaguatirica
07/04/2011, 14:47
Lucena, essa de abrir furo na VT é fria! Ja fiz e ficou uma Md@. A temp não atinge o normal. Põe valvula nova e mande limpar o radiador. Deve estar trancado por dentro.

Concordo com o Nava, furo na válvula é fria mesmo, também já usei, estraguei uma válvula novinha.
O sistema funcionando corretamente, com a aditivação certa e válvula, nunca ferve, e perde pouca água, coisa de meio copo americano (lagoinha) em 6 meses.

Ba lama!

Robinho

Djalma colombo
07/04/2011, 15:03
Eu tinha um civic 95 ele usa duas, o acord tambem é o mesmo padrão até hoje, uma é do ar e a outra é do arrefecimento do motor!

Djalma colombo
07/04/2011, 15:07
Faz como o NAVA e o ROBINHO tão falando coloca a valvula e o acoplamento viscoso novos que não vai te incomodar, mas original. A minha é a GAS e GNV que pra rendre tem que tá quente se não não vai! Gasta um 300 conto e evita de gastar 3.500,00.

JulioOliveira
08/04/2011, 20:04
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
Pessoal, a minha aconteceu o mesmo... ferve em transito urbano. de imediato comprei uma usada e abri (cuidado para não quebrar os parafusos porque precisa de chave estria de impacto. se quebrar a cabeça do parafuso, da um trabalhao para tirar) mas o pafaruso é fácil de achar. ai recortei uma camara de ar de bicicleta na forma redonda e coloquei sobre o disco e montei. ficou travada sem inutilizar o sistema de atracamento viscoso que é o nucleo da ventoinha. ficou travada, mas a correia canta na partida e quando acelero. tive que esticar a correia um pouco. refrigera muito bem, mas faz um barulhao na estrada. no transito urbano da para tolerar. em altas rotações ha o risco da ventoinha quebrar e furar o radiador porque ela puxa muito ar. dizem que provoca o desgaste do cilindro 1 e 2. o carro tambem ficou mais fraco porque ela pesa. o certo é manter o sistema original. Mas meu meca que trabalha na Kia me avisou que muitas originais novas ja vem com defeito. Evite furar o nucleo da ventoinha e colocar parafuso ou amarrar com arame, etc. amanha vou comprar uma bisnaga de silicone viscoso gel para colocar na minha ventoinha para testar se funciona.

Djalma colombo
09/04/2011, 15:57
Para os amigos que qerem travar a ventoinha vai a dica mais fácil, aminha tava asim até trocar pela original:

Desmonta o acoplamento viscoso, solta todos os parafusos da volta depois pega uma camara de ar dobra em dois recorta do tamanho do interior onde estaria o gel e fecha tudo de novo, pode usar um pedaço de tapete de borracha, não derrete, não solta pedaços nem fede...rsrsrs só atenção para os giros muito altos, pois pode arrebentar a helice.

O melhor é trocar o acoplamento viscoso, mas só coloca se for original kia ou gmd.

Lucena04
11/04/2011, 17:49
A válvula e o radiador (de cobre) tem um ano de uso.
Mesmo assim vou pedir para o mecânico verificar. Estranho o sistema ser tão simples e dar tantos problemas...
O mecânico comentou que o motivo da quebra da minha antiga ventoinha fio pq ela não era tão maleável quanto a original.
Achei o defletor do radiador por 140 reais, mas achei muito caro, deve ser o preço de um novo, só que não acho em nenhum outro lugar. Será que é igual o da besta?

Lucena04
12/04/2011, 15:50
Comprei uma ventoinha da Ranger ano 2009 para adaptar na Sportage, uma que vem com defetor junto praticamente em uma peça só. O diâmetro dela é maior que o da original, praticamente o tamanho do radiador. Confesso que estou com medo de submegir essa ventoinha e dar pau por ter um sistema elétrico, mas vou testar.
Acabei comprando o defletor original da Sportage usado por 70 reais na Ponto Diesel 4x4, caso tenha que voltar a usar o sistema original é relativamente fácil.
Não sei se vcs já repararam, mas me parece que a parte de baixo do defletor original pode formar uma bolsa de lama :!: caso o carro seja submerso até certo limite, favorecendo o entupimento das colméias formando um "tijolo". Achei estranho aquilo, acho que isso pode ser a causa do aquecimento da minha Sportage :pensativo:, pelo menos essa ventointa que vou tentar adaptar não tem como acumular essa "bolsa".

Djalma colombo
12/04/2011, 18:21
Lucena, paguei 200,00 no acoplamento viscoso original e a minha não tem a parte debaixo do defletor, foi retirada!
Será que uma ventoinha maior não podera causar problemas?:pensativo:

Lucena04
12/04/2011, 18:37
eu acredito que não vai dar problema pelo diâmetro dela, deve ser bom até. De profundidade coube no espaço então vamos ver no que dá, o máximo que pode acontecer é ter que voltar para o original, o único problema é o gasto com a adaptação, na ventoinha com defletor (embutido) da ranger eu paguei 150. Conforme sugestão do mecânico vou procurar aquele esquema de "T" do cebolão do tempra para fazer a ligação do sensor de temperatura.

Bispo
26/04/2011, 22:31
Lucena, paguei 200,00 no acoplamento viscoso original e a minha não tem a parte debaixo do defletor, foi retirada!
Será que uma ventoinha maior não podera causar problemas?:pensativo:

Boa noite a todos,

Djalma, vc chegou a abrir o acoplamento? :?:
Eu abri o meu e tinha muito pouco silicone, como era final de semana, resolvi travar a ventuinha com parafuso fazendo quatro furos no acoplamento e estou testando a viatura com a ventuinha travada. Até agora, o barulho é totalmente suportável, vamos ver a media de consumo....:pensativo:
Não descarto a possibilidade de comprar o acoplamento original, mas até agora a temperatura esta perfeita, fui para ilhabela, fiz a castelhanos e está tranquilo...não esquentou mais:euforico:

Djalma colombo
27/04/2011, 14:54
Sim abri o acoplamento da minha que já estava travado, foi onde verefiquei que foi usado un pedaço de borracha de tapete para travar, funciona muito bem, porem o consumo aumneta e perde um pouco de força porque o motor trabalha puxando ar é aí onde esta a diferença, é como se tarbalhasse sempre com o ar condicionado ligado no maximo e se ligar o ar mesmo pode esquecer, subida forte só de 1ª marcha principalmente se tiver no GNV. Coloquei o original, o motor trabalha sempre na mesma temperatura, bem mais aliviado, até no GNV da pra usar o ar condicionado, antes não dava, ela apagava na lenta, agora tá show! Forte abraço

Geisler®
27/05/2011, 00:36
Olha eu aqui de novo !! \o/:pular::torcendo::dance::shock::euforico:

Pra variar, a viatura ta na oficina de novo por conta de cabeçote...:-?:putz:
Dessa vez, aconteceu algo bem estranho.:shock: Fui sair no sábado passado, dia 21/05/2011, as 10 da manhã, e fiz pegar e nhó nhó nhó nhó nhó nhóóóóó.... foi a bateria...:putz:
Beleza, fiz chupeta(ui) no carro da mamis, o carro pegou numa boa, deixei ele com o "afogador" puxado a uns 1500RPMs e tal, e fui desconectar o cabo da bateria do carro da mamis... quando olhei no meu carro, vi aquela poça de água vermelha, e agua escorrendo do carro em garnde quantidade... Fui la e desliguei o carro, ao que ouvi borbulhas como se estivesse fervendo :shock:.. o Detalhe é que o motor tava gelado, pra não dizer congelado com esse friozinho que anda fazendo aqui pro sul e SC:cool:
Liguei o carro de novo, e pude ver que a agua jorrava pelo vaso de expansão, parecia um compressor de ar naquela mangueira... Tirei a tampa do radiador com motor ligado e nooosssaa quanta presão ali... :putz:
Gostaria de entender o que ouve, não me conformo que nem se quer ferveu, não tava sumindo água, e eu nem tava na BR-101 a 140Km/h hehhehe:euforico:
Decidi que levaria o carro de guincho na segunda para a oficina, pra evitar de fuder tudo mais ainda, se é que ja não fude né...:parede:
A viatura ja esta na oficina, quando vier o veredito, posto aqui pra voceis :concordo:

Abraço, e LAMA \o/ :cavalo::rally:

Glaicon
27/05/2011, 06:11
Acho que o barulho era "só" da pressão que gerou com o motor ligado.
Não iria ferver de imediato.
Mas, considerando os todavias dos contudos nos entretantos, é o cabeçote ou a junta. Só pra variar.:mrgreen:
Dica: com o preço da Sportage diesel compras uma Cherokee:concordo:
Longe de mim a intriga!:freaking:

Djalma colombo
27/05/2011, 12:23
Geisler, primeiro verifica se não tem água misturando com óleo na vareta de nivel do óleo e na tampa do cabeçote, se não tiver não fudeu a junta ou o cabeçote, e troca a tampa do radiador. Eu tinha um civic que começou a jorrar agua toda vez que completava o reservatório e fazia um barulho de água fervendo, troquei a tampa do radiador e tudo resolvido. Precisando ta,mos aí!

Geisler®
28/05/2011, 01:51
Acho que o barulho era "só" da pressão que gerou com o motor ligado.
Não iria ferver de imediato.
Mas, considerando os todavias dos contudos nos entretantos, é o cabeçote ou a junta. Só pra variar.:mrgreen:
Dica: com o preço da Sportage diesel compras uma Cherokee:concordo:
Longe de mim a intriga!:freaking:

Sai daqui com esse jipi feio, tu traiu o movimento!!:mrgreen::semideia:banido:KKKKKK
Brincaderinha, o "pobrema" do Cherokke, é a "sede" por combustivel delo... No mais, é um puta carro!!:concordo:
Com a economia do diesel, em 4 anos da pra comprar um Cherokke \o/:cool:
Veio o veredito da oficina: cabeçote ok, sem trincas \o/:cool:, porem ta bem empenado, o suficiente pra não ser mais possivel plainar caso empene de novo... Então na próxima vez, vai cabeçote novo...
O teste foi R$180,00 e a retifica do cabeçote vai sair mais R$380,00, e mais a mão de obra do mecânico pra montar o motor de novo...
Pra me animar, o mecânico disse que "as vezes racha o bloco"...:shock::putz:E que o certo era desmontar tudo e mandar na retifica testar se ta trincado ou não, mas ele vai montar assim e ver se volta compressão pro radiador... to torcendo pra que não volte :discordo::karate:
Nesse semana agora deve ficar pronto :dance:

Abraço, e LAMA \o/:cool:

Geisler®
28/05/2011, 01:56
Geisler, primeiro verifica se não tem água misturando com óleo na vareta de nivel do óleo e na tampa do cabeçote, se não tiver não fudeu a junta ou o cabeçote, e troca a tampa do radiador. Eu tinha um civic que começou a jorrar agua toda vez que completava o reservatório e fazia um barulho de água fervendo, troquei a tampa do radiador e tudo resolvido. Precisando ta,mos aí!

Djalma, valeu a dica, foi a junta que queimou, ai o motor funcionou uns instantes com um pouco de agua, o cabeçote foi pra retifica e esta OK, só precisa plainar, infelizmente na ultima medida:putz:
Esse semana agora deve ficar pronto, ai posto os resultados $$$$ por aqui..:euforico::semideia

DouglasMac
28/05/2011, 20:37
Djalma, valeu a dica, foi a junta que queimou, ai o motor funcionou uns instantes com um pouco de agua, o cabeçote foi pra retifica e esta OK, só precisa plainar, infelizmente na ultima medida:putz:
Esse semana agora deve ficar pronto, ai posto os resultados $$$$ por aqui..:euforico::semideia

O Geiser, monta com a junta original...não corra o risco com as paralelas! Ching-ling então nem pensar. Com pouco tempo já era.
Os peritos informam: as originais tem a espessura certa após o aperto.
Detalhe: acompanhe a seguencia e o torque de aperto conforme catálogo.

LAMA!!

andreandradesantos
30/05/2011, 17:14
Olá, tenho uma TDI 2.0 2001 e meu cabeçote foi pro pau quando estourou minha bomba dagua na estrada e o motor ferveu feio. Desde então só problema. O cabeçote já foi pra retifica 3 vezes, e como disse nosso amigo schmtz, ficou uma m****. Vou colocar um novo agora. Encontrei por um preço bom um cabeçote da marca SMC que segundo o vendedor, essa marca fornece para a Mando. Alguém pode me dizer se é bom!? Muito Obrigado

Geisler®
11/06/2011, 03:26
Bom, finalmente peguei o carro na oficina:pular::cool:!

Foi feito o cabeçote, teste hidráulico, depois retifica na ultima medida e tal, trocado jogo de junta(de metal) e ai o mecânico montou tudo e....:shock: Surpresaaaaaa!!!!!:putz: A jaca continuou vomitando agua, mas só quando aquecia... :semideia Ele suspeitava que fosse bloco ou camisa rachada... então teria de desmontar o motor todinho e mandar para a retifica pra testar e ver se haviam trincas no bloco.. Bom, não queria pagar mais essa mão de obra só para testar e acabar descobrindo que sim, esta trincado. O mecânico resolveu fazer mais uma verificações e tal, e ia ver o que podia fazer pra por o motor pra rodar hehehe:dance:
Ele retirou a válvula termostatica, e o motor parou de vomitar agua, claro que agora quase não esquenta, vai gastar mais combustivel, vai acentuar o desgaste do motor etc...etc..etc.. Mas pra um motor condenado... que se dane hehhe \o/:cool: O que importa, é que o "MAZDA FURIOUS" esta rodando de novo!! To andando a três dias com o carro assim, to fazendo meus testes (130 por uns 50Km na BR.... Subir serra com pé embaixo em 4ª marcha a 110Km/h...) e até agora tudo bem, nada de sumir agua :dance:
Então vou levando assim, ano que vem, em março, quito o financiamento e ai vejo o que faço, se faço motor, se compro outro, se adapto um MWM2.8...:chorandoderir:
O bom que esse mecânico, ja tem o dom de fazer essas adaptações:screwy:, só trabalha com pick-ups, utilitários e jipes 4x4 em geral, então é molezinha adaptar motor :euforico:
Mas isso é pro ano que vem, tomara que meu motor "rode" até lá!!:semideia:farted:
Ja ia esquecendo, no total saiu R$1500,00 o concerto:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:rally::cavalo:

Obs: Eu me acabo de rir com esses emotions ai hehehe:torcendo:

EDuarte
11/06/2011, 09:46
Geisler,
Acredito que vc ja tenha trocado, mas ta parecendo tampa do radiador zuada ou com pressão superior a indicada.

[]s
(DU)

DouglasMac
11/06/2011, 18:15
Putz Geisler...a gente fala pra começar pelo mais barato e num é que era!!? Por favor ao seu bolso, coloque água destilada e aditivo correto. Coloca uma termostática e tampa novas e testa de novo.
Edu, lembra quando postei, "existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"? Pois é, quem usar a original tirar e quem usar adaptada, comprar de temperatura mais baixa um cadin.
O triangulo quente: válvula/tampa/acoplamento é a vida dos motores.
Duvido que o bloco esteja trincado.

Djalma colombo
12/06/2011, 12:44
Rapais, troquei a tampa da minha semana passada, gastei 18,00 na original, parou de cuspir agua, outra equivalente são a do civic,dos ap e varios outros, não é difil de achar. na valvula termostática paguei 45,00 na original, ficou nshow de bola!

MarcSport
13/06/2011, 14:42
"existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"

Douglas.
A válvula que tem dois estágios não é para gasolina?
Quando comprei a minha na concessionária Kia, ela tinha somente um estágio e tinha um furo com um "pitoco".
[]s
Marcelo

EDuarte
13/06/2011, 15:27
Edu, lembra quando postei, "existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"? Pois é, quem usar a original tirar e quem usar adaptada, comprar de temperatura mais baixa um cadin.
Lembro sim Douglas, bem lembrado, a minha ta com a valvula da ranger se não me engano, ela tem um furinho original com um pininho, mas não é uma valvulinha...

[]s
(DU)

DouglasMac
13/06/2011, 21:47
Marc, as originais que vieram tinham uma pequena válvula auxiliar, ao liberá-la seria equivalente a um furo como alguns fazem de 4mm, ou menos. Acredito que a Kia já deve ter substituido por uma de um estágio só e/ou com furo para a reposição de balcão nos concessionários.
Edu, sem esse pitoco a água vai fluir mais, certo? Ranger diesel ou gasol? Manda a dica aí.

EDuarte
14/06/2011, 08:56
Edu, sem esse pitoco a água vai fluir mais, certo? Ranger diesel ou gasol? Manda a dica aí.

Puts...Agora ferrou, troquei a válvula meio que na pressa e não anotei, só lembro que é da ranger e que abre mais cedo que a original, na cidade a temperatura não passa de 84º e na estrada 90º com a hélice original.
O furinho acho que tem uns 4mm, mas com o pininho (que fica meio solto) deve ficar com uns 2mm, se tirar o pininho a água vai fluir mais com certeza.

[]s
(DU)

DouglasMac
14/06/2011, 10:55
kkkkk!! Ferrou nada...é só a gente na hora da compra medir a altura, circunferencia e grau. Xá comigo.

Luiz Roberto Coura Paiva
15/06/2011, 16:47
E aí Douglas. Cê sabe qual a porcentagem de aditivo para o radiador do 2.2 (água + aditivo)? Segundo o manual do meu, com aquecedor o radiador comporta 9,0 litros e sem aquecedor 8,5 litros de água.

DouglasMac
15/06/2011, 23:00
Luiz, de 2.2 diesel num manjo quase nada, mas o mínimo que se usa é 50%.
Mas vamos aguardar algum róia daqui do forum, alguem sabe...:neutral:

Luiz Roberto Coura Paiva
17/06/2011, 17:20
Douglas, tava na dúvida se colocava uma ventoinha nova original ou uma elétrica, já que a minha tava travada e que, além do barulhão, tirava potência do motor. Acabei optando pela elétrica de 16", e instalei, também, uma luz no painel que acende quando a ventoinha arma.
O fato é que as ventoinhas de acoplamento viscoso, quando armam, giram de acordo com a rotação do eixo e na trilha a rotação do motor, na maior parte do percurso, não é alta e acho que prejudica a ventilação. Por isso optei pela elétrica. Fiz uma "trilhazinha" ontem, como teste, e achei que ficou muito bom, acabou a barullhada e fiquei surpreso com o desempenho. Aprovado!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
17/06/2011, 17:44
Primeiramente peço desculpas por estar fazendo esta pergunta aqui e por nao ter tido tempo de ler este topico todo, mas eu preciso de uma resposta rápida e sei que aqui vcs podem me ajudar.
Eu acabei de fazer a retifica completa de meu carro (turbo diesel 2.0 intercooler) o carro tá show, barulinho de carro zero, aproveitei e fiz outras coisas também (pintei os amortecedores traseiros da besta e as molas dianteiras da besta de amarelos - ficou irada!hehe), mas to com um probleminha aqui...Meu radiador nao esta chupando a agua do reservatório e sim jogando a agua pra ele e daí pra fora. Pensei que fosse a tampa do radiador que nao tivesse com a devida pressão, comprei uma novinha coloquei e continua a mesma coisa, to colocando agua toda hora, mas como meu carro a ventoinha é ligada direta ainda não ferveu...Queria saber se alguem pode me dar uma luz do que pode ser, to começando a ficar com medo de que meu cabeçote foi pro espaço, apesar de ser novinho (peguei o carro tem uma semana na retifica). Pode ser a valvula termoestatica? pode ser montagem errada do motor??? Já até olhei a tampa do de onde colocamos oleo e lá ainda esta ok e na vareta também, tá tudo certinho, o óleo ta limpinho por causa da retifica. Por favor se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Abraços.

Robinho da Jaguatirica
17/06/2011, 17:50
Leandro,

Primeiramente faça o teste da garrafa, se sair bolhas, confira o torque do cabeçote, se continuar saindo troque a junta do cabeçote, mas verifique se o bloco não está empenado, se não sair bolhas troque a tampa do radiador e vai se feliz.

Robinho

Leandro-MacaúbaPaisagismo
17/06/2011, 17:55
Leandro,

Primeiramente faça o teste da garrafa, se sair bolhas, confira o torque do cabeçote, se continuar saindo troque a junta do cabeçote, mas verifique se o bloco não está empenado, se não sair bolhas troque a tampa do radiador e vai se feliz.

Robinho

Caramba como as coisas aqui são rapidas mesmo...rsrsrs Valeu Robinho! Mas desculpe minha ignorancia, o tal teste da garrafa como é?

Robinho da Jaguatirica
17/06/2011, 18:23
Com a viatura quente, retire a mangueira do vaso expansor e coloque numa garrafa, se tiver saindo bolhas, provavelmente sua junta está escapando compressão.

Estamos aí...

Glaicon
18/06/2011, 08:56
Queria saber se alguem pode me dar uma luz do que pode ser, to começando a ficar com medo de que meu cabeçote foi pro espaço, apesar de ser novinho (peguei o carro tem uma semana na retifica). Pode ser a valvula termoestatica? pode ser montagem errada do motor??? Já até olhei a tampa do de onde colocamos oleo e lá ainda esta ok e na vareta também, tá tudo certinho, o óleo ta limpinho por causa da retifica. Por favor se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Abraços.
O seu óleo permanecerá limpo porque a compressão é do motor para a parte de refrigeração.
Veja que a mangueira superior do radiador estará bem dura.
Com o motor frio abra a tampa do radiador e ouvirás algum barulho de descompressão.
Sendo assim, verifique a junta do cabeçote e o seu reaperto.
Os parafusos do cabeçote foram trocados ou reaproveitaram os antigos? Isto também influencia no serviço.
Por último, você tem certeza que o cabeçote foi trocado?:pensativo:

Hoberdan
18/06/2011, 17:37
Olá pessoal, acabei de comprar uma sptg tdi 2000 que não rodou 2500km ainda (colecionador) e vou fazer uma revisão geral nela essa semana: correias, borrachas, liquido de arrefecimento, oléo etc.

Andei lendo o tópico (fui até a página 17 rsss) e pelo entendi até agora se quiser ficar seguro eu já posso instalar uma ventoinha elétrica com medidor de temperatura pra ficar de olho e fazer um furo na válvula termostatica de 4mm (com certeza a válvula é original).

Existe mais algum cuidado para evitar fervura que eu já possa ta fazendo na revisão?

EDuarte
18/06/2011, 18:37
... ficar seguro eu já posso instalar uma ventoinha elétrica com medidor de temperatura pra ficar de olho e fazer um furo na válvula termostatica de 4mm (com certeza a válvula é original).

Existe mais algum cuidado para evitar fervura que eu já possa ta fazendo na revisão?...

Troque tbm a tampa do radiador e a agua colocando 50% de aditivo e o resto com agua desmineralizada e verifique se as mangueiras não estão rachadas.

[]s
(DU)

DouglasMac
02/07/2011, 13:37
Eduarte, segue foto da válvula termostática original com o "pigolin" auxiliar a ser removido e o segundo estágio também a ser removido e deixar o furo aberto.

Djalma colombo
02/07/2011, 14:00
O Douglas, a minha é a gnv e tava ruim pra andar com o frio colquei a valvula original e ta uma blza, a temperatura sobe e se mantem normal, mas o principa é a ventoinha ta funcionando direito!

Donizetiaps
03/07/2011, 20:09
E aí Eduarte, mô tempão que a gente não se vê em cara...:dance:
Lembra que eu tive um problema com a viatura esquentando a ponto de queinar a junta do cabeçote e tive que retificar a tampa e outros itens? Então, depois de consertada eu percebi que estava trabalhando muito quente, questionei o mecanico que fez os reparos e ele me disse que estava normal... ela esquentava demais e quase ela quemava de novo, no susto eu resolvi tirar a valvola termostática e tá rodando sem, tive que trocar a mangueira principal e ela parou de esquentar mas não sei se o que o marcador de temp. indica esta correto.... será que tô com um problema na mão??? Dá pra rodar sem ela...?
Valeu...

Djalma colombo
03/07/2011, 21:43
O Donizete blz! A minha depois que foi instalado o gnv o antigo dono retirou a valvula, roda sem problema, porem é normal ela esquentar, o ponteiro trabalha quase no meio. Como a minha ta no gnv e em Curitiba é frio quase o ano inteiro, recoloquei a valvula e troquei o acoplamento viscoso, porque pra render o motor trabalha a quase 90º, e na gasolina ela fica mais economica porque o motor vai trabalhar na temperatura certa.

fredboell
13/07/2011, 15:53
tive um probleminha com aquecimento tambem.
mas estou relax, vou relatar...
estava eu indo pela rodovia, e tuxei o pezao na bichinha, tava boa, desempenhando bem, quando começou a dar uma subidinha no ponteiro do temperatura.
tirei o pe ele voltou para o meio, e assim fui indo, mas fui maneiro, 110, 120 km/h, de boa, dai o diabinho do ponteiro subiu, eu tirei o pe e ele nao desceu, 60km/h na rodovia e nao desceu, chegou no topo e o carro perdeu força e apagou...
vai vendo...
chamei o guincho da rodovia,, me levaram até o proximo posto, que nao tinha mecanico, onde tive que chamar um guincho paticular, rodar 40km com o mesmo até a cidade grande mais proxima, ai ja eram 19h, aparentemente o diagnostico foi cabeçote, estava perdendo compressao e nao funcionava.
o mecanico, aparentemente de uma boa mecanica, nao conheço a cidade, ainda me quebro o galho e levou a rodoviaria, pois so depois de tres dias o carro ficara pronto.
como nao havia mais passagem para cidade que eu ia, a 200km a frente, o mecanico novamente me levou a um hotel, onde tive que dormir, e pegar um onibus cedinho para la.
moral da historia, amanha ligo para saber o orçamento e o diagnostico, dai posto para voces.
por enquanto me adiantou que ao abrir o motor, verifico que nao foi apenas o cabeçote, mas tambem parte interna do motor, biela, pistao bronzina, etc e tal...
pelo relatado, o cabeçote, que é de aluminio, chegou a derreter em algumas partes.
total do prejuizo, algo em torno de 8000 com a troca de peças novas, incluindo o cabeçote, acho que é esse o preço mesmo, um amigo meu fez o motor de uma traker, gastou 6500, joga mais o cabeçote novo, e tenho motor para o resto da vida, hehehe
ja vou aproveitar o ensejo e dar uma geral na termostatica e na bomba de agua.
depois posto o orçamento certinho para voces.
abraços

fredboell
13/07/2011, 20:29
tive um probleminha com aquecimento tambem.
mas estou relax, vou relatar...
estava eu indo pela rodovia, e tuxei o pezao na bichinha, tava boa, desempenhando bem, quando começou a dar uma subidinha no ponteiro do temperatura.
tirei o pe ele voltou para o meio, e assim fui indo, mas fui maneiro, 110, 120 km/h, de boa, dai o diabinho do ponteiro subiu, eu tirei o pe e ele nao desceu, 60km/h na rodovia e nao desceu, chegou no topo e o carro perdeu força e apagou...
vai vendo...
chamei o guincho da rodovia,, me levaram até o proximo posto, que nao tinha mecanico, onde tive que chamar um guincho paticular, rodar 40km com o mesmo até a cidade grande mais proxima, ai ja eram 19h, aparentemente o diagnostico foi cabeçote, estava perdendo compressao e nao funcionava.
o mecanico, aparentemente de uma boa mecanica, nao conheço a cidade, ainda me quebro o galho e levou a rodoviaria, pois so depois de tres dias o carro ficara pronto.
como nao havia mais passagem para cidade que eu ia, a 200km a frente, o mecanico novamente me levou a um hotel, onde tive que dormir, e pegar um onibus cedinho para la.
moral da historia, amanha ligo para saber o orçamento e o diagnostico, dai posto para voces.
por enquanto me adiantou que ao abrir o motor, verifico que nao foi apenas o cabeçote, mas tambem parte interna do motor, biela, pistao bronzina, etc e tal...
pelo relatado, o cabeçote, que é de aluminio, chegou a derreter em algumas partes.
total do prejuizo, algo em torno de 8000 com a troca de peças novas, incluindo o cabeçote, acho que é esse o preço mesmo, um amigo meu fez o motor de uma traker, gastou 6500, joga mais o cabeçote novo, e tenho motor para o resto da vida, hehehe
ja vou aproveitar o ensejo e dar uma geral na termostatica e na bomba de agua.
depois posto o orçamento certinho para voces.
abraços

aproveitando para constar, a retificadora é esta...
RETIFICADORA GUARAMOTORES (http://www.retificadoraguaramotores.com.br/)
em guarapuava, no meu ver, nao compensa levar o carro para curitiba, gastar com guinço e depois gastar a mesma coisa, como parece ser uma empresa seria, resolvi fazer por aqui mesmo
dai ja viu ne, volto de onibus para casa, e carro, so daqui duas semanas, mais uma viagem de onibus e retorno com ela pra curitiba.
a saga continua, quando chegar o orçamento posto para voces opinarem

Djalma colombo
13/07/2011, 21:38
O fred, qualquer hora vamo se achar pra trocar umas idéias com o pessoal de Curitiba!

fredboell
13/07/2011, 22:02
é só eu levantar a vtr, hehehe
mas vamos marcar sim, ja vou aproveitar que vou gastar e fazer tudo nela, até os bf goodrich 235 vou incluir nessa, haha
valeu
abraço

DouglasMac
14/07/2011, 11:47
Ô Fred que pena hein sô?!?

Seguinte, o aquecimento foi por uma simples revisão de acoplamento, tampa, valvula termostática e água destilada com aditivo.

Agora capricha ái, num põe peça paralela duvidosa não, pricipalmente junta do cabeçote.
Eu puxaria pra minha cidade pra ficar debaixo dus meus olhos!!! Sei lá.
Boa sorte!

fredboell
14/07/2011, 12:37
optei por fazer por aqui mesmo pelas seguintes razoes:
vai ter nota de tudo, ele mesmo me disse para colocar peças novas, principalmente cabeçote.
a empresa retifica e prepara motor diesel para caminhoneiros, entao deve fazer o serviço bom, até porque caminhoneiro roda direto.
tenho uns amigos na cidade, e me deram boas referencias desta mecanica.
dai pagar 300km de guincho e arrumar tudo em curitiba, arrumo por aqui mesmo, e ja troco o radiador tbm, para nao ter mais duvidas de nada, depois posto o orçamento correto, a relação de peças e depois de tudo mesmo, como ficou.
obrigado pelas opinioes.
abraço.

Thiago-s
15/07/2011, 01:29
optei por fazer por aqui mesmo pelas seguintes razoes:
vai ter nota de tudo, ele mesmo me disse para colocar peças novas, principalmente cabeçote.
a empresa retifica e prepara motor diesel para caminhoneiros, entao deve fazer o serviço bom, até porque caminhoneiro roda direto.
tenho uns amigos na cidade, e me deram boas referencias desta mecanica.
dai pagar 300km de guincho e arrumar tudo em curitiba, arrumo por aqui mesmo, e ja troco o radiador tbm, para nao ter mais duvidas de nada, depois posto o orçamento correto, a relação de peças e depois de tudo mesmo, como ficou.
obrigado pelas opinioes.
abraço. manda por junta cabeçote ajusa ou vai na concecionaria, eu coloquei ajusa que era umas das melhores que achei, e até hj so vai... abraço e boa sorte

Geisler®
20/07/2011, 02:10
Uma dica pro pessoal que quer por a válvula termostática de volta, mas teme o superaquecimento, instalei a duas semanas a minha de volta.
Mas não a original da Sportage a diesel, que abre a 88°c, eu coloquei uma válvula original de Opala, marca Thompson, idêntica no formato, e abre a 75°c, e gostei do resultado.
O motor aquece rápido, mas a temperatura se mantem "variando" entre a posição normal, como com a válvula original, e a posição entre o meio da escala e a o primeiro risco(imagem anexa).
Não se escuta a ventoinha acionar, só pegando a BR e sentando o cacete que se percebe o ruido caracteristico dela em funcionamento.

Abraço, e LAMA \o/:bye::farted:

302968

Djalma colombo
20/07/2011, 08:47
Recoloquei a valvula e troquei o acoplamento viscoso da minha tambem a uns dois meses, original kia, porque pra ter rendimento no gnv tem ta com motor aquecido, temperatura normal, aquece rápido e se mantem sem problemas.

Costa Junior
22/07/2011, 20:27
manda por junta cabeçote ajusa ou vai na concecionaria, eu coloquei ajusa que era umas das melhores que achei, e até hj so vai... abraço e boa sorte

Oi, Thiago.
Essa junta de cabeçote AJUSA, que vc colocou é de metal ou é de amianto?

DouglasMac
23/07/2011, 01:04
Para SPT gasolina: Junta cabeçote original Kia custa R$250,00, não vale a pena arriscar com paralela, pitaco!!
Retentor do comando Kia R$13,50 cada.

Lucena04
12/09/2011, 17:47
OLá pessoal, sou novo aqui nesse grupo.

Já tive um JPX e agora estou querendo comprar um Sportage (2000) , por isso gostaria de saber de vcs se os problemas de aquecimento desse carro são iguais aos do JPX.

Ps: Quando comprei meu Jota me falaram muito sobre o problema de aquecimento, porem sempre segui as recomendações que me foram passadas, ou seja, não forçar muito o carro, ficar atento a temperatura e sempre usar aditivo no radiador. Com isso nunca tive problemas com ele, e olha que subi serras bem altas e fiz viagens longas, sem contar o trasntio que pegava quando morava no Rio.

Abs

Vou falar por mim, não acho o sistema de aferrecimento da Sportage 100% confiável, mesmo com tudo em ordem (manutenção em dia) é super aconselhável instalar um medidor auxiliar de temperatura. Se não quiser ficar com um olho no medidor e outro na pista coloca um medidor auxiliar que dispare um alarme após uma temperatura pré determinada.
Fora esse problema de aquecimento e das rodas-livres originais, o carro é um ótimo 4x4, muito confortável e com manutenção relativamente barata. Vale a pena lembrar também a limitação de preparação, vai poder por no máximo um pneu 31" sem ter muita dor de cabeça, uso 30" e já acho que está no limite, queria por um 33" mas não existe kit de redução.
Já fiz trilhas com Bandeirantes, Defender, Willys e sinceramente a Sportage não ficou devendo nada para nenhum deles, inclusive tem suas vantagens.

Djalma colombo
12/09/2011, 22:06
O Lucena, fala la no "bate papo livre" sobre as vantagens da sportage perane os outros!

Henrique Petropolis
12/09/2011, 23:59
Realmente o areefecimento não pode ficar sem monitoramento ,pois vejam só ,eu acabei de fazer completo o motor e rodei em media mil e poucos kilometros com o carro ate amaciar ,motor redondo ,pega na prrimeira mesmo em dias mais frio ,desempenho razoavel e viajei com ela direto da região serrana onde moro para varias partes da capital e sempre de olho no oleo e agua ,quando no domingo 28/08/2011 em que ao sair de casa para mercado aqui em um trajeto muito curto (menos de 3 kilometros ) andando a menos de 60 km , a minha começou a sair fumaça pelo capút ,onde encostei e temperatura com ponteiro normal ,mas ao abrir o caput o cofre estava todo banhado de oleo ,e o radiador fervendo ,quando eu entao completei o nivel dagua e fui seguir o caminho ,quando o carro começou acender a luz de oleo ,encostei e fui verificar tava nem, mais molhando a vareta ,fui eu no posto proximo e colquei um galão logo 3,6 L ,ate que so faltava 200 metros para completar o destino ,que estacionei e fui pegar o detergente liquido misturado com "VEJA" para limpar o cabeçote e depois de enxaguar liguei e fui ver da onde era o oleo que tanto escapava ,foi quando eu vi a rachadura vazando oleo junto cilindro 2 perto da vela de aquecimento ,quando vi deixei la e no mais esta exatamente parada do mesmo jeito ate hoje ,veja o video

http://www.youtube.com/watch?v=woisbjcKnbU

fredboell
13/09/2011, 22:33
pois é companheiro, tive um problema parecido,
motor feito, fui busca-lo a 300 km daqui, zeradinho, uma blz, tava marcando a temperatura certinho, até que uns 250 km rodados, apagou e vazou oleo por tudo, juro que me deu uma raiva, quase fiz besteira.
o cara pegou o carro com o guincho, levou de volta e mandou um mecanico me trazer na porta de casa.
até agora nao tive problemas nos quase 1400km rodados.
nao baixou a agua, nao baixou o oleo, so ta beberrona, ta fazendo uns 7,5 na cidade...
mas logo levo em um bombista para resolver, ta fumaçando um pretume so...da até vergonha...hahaha
mas tem que cuidar mesmo para nao ferver, aprendi da pior forma possivel.

Tarcísio Gouveia
16/09/2011, 15:59
Adquiri uma Sportage 1998 2.2 Diesel e pelo que vi no relato no site é bronca.
Foi do meu pai e deu várias broncas com ela, e olhe que meu pai não era de economizar, mas pode ter caido também em mecânicos de má fé.
Após utilizar a viatura(como vocês falam, não conhecia este termo) por aproximadamente 6 meses tive meu primeiro problema de aquecimento.
Reboquei o mecânico levou o cabeçote para a retifica testar(passou a noite num liquido segundo ele) e apontou fissura entre as valvulas pelo que entendi, e o orçamento da retifica passou de 300,00 para 1200,00.
Achei um cabeçote novo que uma retifica aqui de Recife traz de São Paulo e custa 1400,00 e diz que é novo(da koreia).
O mecânico acha que pelo valor não presta e se eu reparar noutra retifica ele também não faz o serviço, ou seja, ele só faz se for na retifica que ele confia ou se for um cabeçote original.
Estes cabeçotes novos de 1500,00 servem ?
Pelo sentimento de vocês este mecânico tá com enrolada ? É um senhor que tem muitos anos de oficina e trabalhou numa universidade federal aqui e hoje faz serviço para muitos professores de lá, conversei nestes dias algumas vezes com ele, e não parece ser enrolão, o que vocês acham ?
Grato.

Robinho da Jaguatirica
16/09/2011, 16:49
Tarcíso,

Seje muito bem vindo ao orum!
O valor dos cabeçotes é por aí mesmo, muita gente aqui já colocou deste valor e tá funcionando, agora... esse negócio de retificar cabeçote de soportage diesel é que na minha opinião é uma furada, bota logo o novo shyng-lybg e vai ser feliz

Boa lama!

DouglasMac
17/09/2011, 00:48
Tarcísio, bom ter mais um parceiro aqui, seja bem vindo!!

Alguem já olhou quanto custa um cabeçote novo nas concessionárias Kia?

DouglasMac
17/09/2011, 01:05
Ô Henrique, a viatura com motor frio não se acelera em 3.000 rpm de jeito nenhum sô...

Essa trinca aí num tem jeito, se soldar vai abrir de novo. Tô apostando que foi no aperto (torque) errado além da seguencia de aperto também errada!!

Fred, se a viatura tá fumançando d+, começa pelo mais barato, velas de aquecimento (só as originais prestam), filtro de óleo diesel, filtro de ar...nem sempre é bomba. O nível de óleo do motor "desce" com uns 1.000Km? A fumaça pode ser óleo do motor. Aliás, veja se consegue um produto chamado Autol Desolite DX fabricado pela Lumobras, use em um tanque e veja o resultado, somente depois siga para um bombista.

Henrique Petropolis
17/09/2011, 01:33
Tambem colocarei esse da !MANDO! que foi bem recomendado e não apresentou defeitos por quem usou ate agora e achei mais em conta ainda >>>>>

http://www.regicarautopecas.com.br/#/flog/album/motores-cabe-ote/image-cabe-ote-besta-2-2-93-novo-parcial-$id=137120&c=1316233905261

Tarcísio Gouveia
17/09/2011, 10:43
Henrique, gostei da dica da http://www.mando.com.br/ parece ser uma boa opção.

Sobre:
"foi bem recomendado e não apresentou defeitos por quem usou ate agora"

Você poderia comentar melhor.

O problema é que meu mecânico só quer fazer com a retífica que ele recomenda, ai não vai ter jeito terei que tirar o carro de lá.

No site da Regicar fala em (Novo/Parcial), o que significa Parcial ?

Costa Junior
22/09/2011, 21:39
Olá boa noite.
Amigos , alguem sabe onde encontrar junta de cabeçote de amianto da marca AJUSA, para sportage diesel intercooler? Meu mecanico disse que esta junta é de otima qualidade.
Agradeço pelas dicas.
Costa junior

Luiz Roberto Coura Paiva
23/09/2011, 13:23
E aí Costa Júnior, beleza? Você é um privilegiado de morar no paraíso. Que cidade maravilhosa.

Olha o que postei no bate-papo livre, a respeito do aquecimento das sportages.

Solução definitiva para o problema crônico de aquecimento dos sportages.
Há aproximadamente um ano coloquei a ventoinha elétrica do vectra e acabaram-se os probleas de barulho e consumo, além de aumetar a potência em pelo menos uns 5 HP, considerando que a minha original estava travada. Deve-se observar, também, o cebolão, que deve ser de 87º a 92º. O "T" pode ser do tempra e istalado na mangueira superior. Instale, também, uma lâmpada no painel de maneira que acenda quando a ventoinha armar.
Outra coisa a ser feita, nas viaturas a diesel, em minha humilde opinião, é instalar um sistema selado, com vaso de expansão (na minha viatura coloquei o vaso do siena).
Não vejo outra solução para os sportage diesel. Ah, faça uma revisão na valvula termostática além de limpar o radiador por fora (lavar a colméia com jato de água) sempre que fizer trilha, principalmente na lama e, obvio, colocar um aditivo de qualidade na base de 50% com água desmineralizada. Aí, sim, nunca mais ocorrerá problema de aquecimento, trinca de cabeçote, queima de junta, etc

Marcus Pereira
24/09/2011, 13:29
Luiz Roberto, por favor explica aí porque o sistema selado é mais confiável que o sistema original.
Abç.

Luiz Roberto Coura Paiva
26/09/2011, 10:15
Luiz Roberto, por favor explica aí porque o sistema selado é mais confiável que o sistema original.
Abç.

Marcos, é que no sistema aberto (que é o original dos sportages) sempre ocorre a perda de água, que geralmente é expelida pelo "ladrão" do reservatório quando o motor está quente. Com o sistema selado a água não é expelida pelo "ladrão" e sim jogada para o reservatório de expanção e volta, novamente, para a circulação do sistema, sem perda alguma.

É sabido que o sistema original aberto dos sportages sempre causa perda de água, independente de trinca no cabeçote ou junta queimada. Com o sistema selado você não terá este tipo de problema. Depois que instalei o sistema selado raramente completo a água do reservatório.

Vale a pena e é simples de instalar.

Qualquer dúvida estarei à disposição no que puder ajudar.

Djalma colombo
26/09/2011, 16:46
Boa dica Luiz, posta umas fotos pra gente ver como fica o sistema que vc citou, quanto mais dicas melhor para preservarmos nossas viaturas, forte abraço!

Marcus Pereira
26/09/2011, 17:01
Obrigado pela resposta Luiz,
Qualquer dia me animo a fazer a modificação.
Abç!

cegandrade
27/09/2011, 18:38
A minha viatura esta com o sistema original, sendo que a tampa do radiador é 1.1, já comprei assim, e nesses quase 1 ano com ela nunca tive que colocar água no radiador e no reservatório levo uns 3 meses para ter que colocar água nele.
Mais isso agora deve mudar, pois mudei a ventoinha de travada para elétrica e o carro esta andando em temperatura normal.

Luiz Roberto Coura Paiva
28/09/2011, 13:55
Djalma, na primeira semana de outubro estarei de férias e pretendo fazer um passeio (mais para trilhas), já que ninguém é de ferro. Assim que retornar vou postar fotos da viatura com as adaptações feitas no sistema de refrigeração.

Djalma colombo
28/09/2011, 18:18
Blz Luiz, boas férias e trilhas, que tudo corra bem e paz nas estradas, forte abraço!

Lucena04
28/09/2011, 18:33
A minha já está com ventoinha elétrica, e eu estou pensando em colocar uma chave para eu poder disparar manualmente a ventoinha do ar condicionado, independente de ligar o ar. Tá certo que não faz milagre, mas é melhor do que ficar sem nada, aliás já tive situação de desespero que o carro só baixava temperatura com o ar ligado tanto a Sportage quanto uma Scenic (já foi vendida).
Curiosidade: será que em uma situação emergencial é possível tentar resfriar um pouco a água do motor ligando o ar condicionado no quente e o ventilador no máximo? Em tese a água do motor passa pelo radiador do ar quente e seria um pouco "resfriada", isso tem sentido ou esse resfriamento é despresível? Tomara que eu não precise testar isso...

EDuarte
28/09/2011, 18:46
Fala Lucena...
Se vc ligar o ar quente no maximo faz toda diferença, isso ja me salvou algumas vezes que o radiador ficou tampado com lama.

[]s
(DU)

Lucena04
28/09/2011, 19:51
deve fazer um calor lascado dentro da viatura, kkk mas é bem melhor que o pânico do motor ferver...
Você fez com ou sem o ar condicionado ligado? o vento gela antes ou depois que passa pelo radiador de ar quente? ou existe uma separação?
valeu Eduardo
[]'s

EDuarte
29/09/2011, 07:40
Não usei o A/C, os dois estão no mesmo duto mas não sei dizer qual é o primeiro, vou verificar...

[]s
(DU)

Lucena04
29/09/2011, 08:35
Se eu não me engano existe uma recomendação no manual para desligar o ar condicionado em caso de super aquecimento do motor talvez por causa do aquecimento daquele dissipador que fica perto do radiador, mas é estranho pq ao ligar o ar condicionado aciona uma ventoinha "reserva" (pelo menos deveria acionar, acho que é daí a recomendação de desligar o ar condicionado) e se o vento realmente gelar antes de passar pelo radiador de ar quente aí seria uma maravilha, quem não gostaria na hora do desespero ligar o ar condicionado direto no motor, rs? eu não duvido nada que daria até para andar um bom trecho até mesmo sem a ventoinha principal. Eu ainda estou para instalar o radiador de ar quente na minha e não tenho como testar.

Angelo RJ
29/09/2011, 09:29
Olá,,,ainda não tenho uma Sportage....estou querendo comprar uma e por isso estou me certificando dos problemas desse carro.

Eu tive um JPX (que tem problemas cronicos de aquecimento) e nele veio instalado no painél, um botão que ligava a ventoinha a hora que quiséssemos. Pois bem, quando fui no alto da serra da Bocaina, e fiz o carro fazer um grande esforço, deixei o botão da ventoinha ligado e dessa forma acho que ajudei a evitar um aquecimento do motor.

Pergunto: É possível fazer o mesmo na SPortage ? Alguem ja tem esse botão instalado ?

abs