Ver Versão Completa : Sportage fervendo
Páginas :
1
2
3
[
4]
5
6
7
8
9
10
11
Marcus Pereira
06/11/2009, 16:10
Concordo mesmo contigo, mas fiquei com uma dó tremenda de cortar a mangueira do radiador para colocar aquele T do tempra...
No local instalado, não há um bom deslocamento de fluido...é mais por transmissão mesmo...
Tem jeito não amigo, se não corrigir, não vai funcionar.
Vc sabe que tipo de sensor o Guster usa? NTC, Termopar ou PT100 ?
Se for termopar, não faça emenda no cabo e também o cabo tem que ser especial (do mesmo material da junção)
Boa sorte na empreitada e de notícia.
Geisler®
16/11/2009, 03:13
Robinho,
Obrigado pela resposta, me tirou essa dúvida:palmas:. Mas há um detalhe que não citei. A válvula termostática antiga era da marca THOMSON (foto1), e ela não tinha nenhum furo. Porém a válvula nova que instalei há alguns meses, já veio com um furo de uns 3 mm, isso explica a temperatura oscilar para baixo quando não exijo muito do motor. Não tenho uma foto da nova válvula (porque ela esta instalada no carro), mas tenho a caixa (foto2) para comprovar sua “autenticidade”. Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente?:pensativo: Putz, essa pergunta complicou.:oops:
Julio
Sportage 2.2 diesel 96
Julio, tenho quase certeza que essa valvula THOMSON é identica a de OPALA.
Tive 2 Opalas em 8 anos, 1 era 4cil. e o outro era 6cil. e nos dois tinha uma válvula igualzinha a essa ai.
Inclusive havia a temperatura de funcionamento estampada nela, que era "74°C + ou - 2°C".
Abraço, e boa lama vizinho \o/
mutuca rj
16/11/2009, 16:56
Olá. Sou novo no mundo 4x4, e por "sorte" comecei com uma sportage 95 diesel 2.2, carro muito confortável, bom de dirigir e robusto, porém em um ano queimou junta duas vezes :evil:, depois de muitas noites sem dormir pensando nos $$ perdidos resolvi "tropicalizar" :idea: o veículo e resolver os problemas à brasileira.
Comecei mandando limpar o radiador, comprei no ferro velho uma mangueira em forma de "T" com o mesmo diâmetro da que liga a saída da termostática ao radiador, instalei o reservatório de expansão do vectra antigo ligado ao ladrão do radiador e à mangueira em "T", instalei um relógio WillTec para mostrar a temperatura e conectei na carcaça que protege a termostática mandando fazer uma peça nas mesmas dimensões da válvula que ficava ali (que no meu caso estava sem utilização), porém com um orifício para o sensor que vem com o relógio.
Resultado: o carro não fica mais sem água, já que quando ela expandia se perdia pelo ladrão e a temperatura real é mostrada no relógio novo, já que nas duas vezes que queimou junta o ponteiro não chegou no meio.
Parece que existiu um erro no projeto deste metor e é justamente no controle e troca de temperatura, então todo cuidado é pouco e toda ajuda é bem vinda.
Geisler®
17/11/2009, 02:11
Ola a todos, sou novo por aqui e gostaria de deixar o meu relato.
Em março de 2009, depois de uma boa pesquisa e dúvida cruel entre Diesel ou Gasolina, optei pelo Diesel e adquiri uma Sportage 2.0 TDI 2001/2001 em bom estado de concervação. O carro é excelente, e a economia proporcionada pelo diesel, tendo custo menor e kilometragem maior em relação a Gasolina, tambem foi ótimo!!
Como havia pesquisado, ja sabia que devia ficar ligado na temperatura da viatura, então olhava semanalmente o nivel e sempre estava no mesmo nivel, então, simplesmente "confiei" no sistema.
Por uns 6 meses nem dei bola pro nivel da água, fazendo viagens com subida de serra e tudo, com a temperatura sempre marcando um tiquinho abaixo do meio, o que pelo que eu li aqui, deve ser o normal.
Ai, um dia o motor ferveu e eu vi por sorte, parei, analisei, deixei esfriar, e fui rodando assim mesmo até em casa, uns 2 Km a frente, parando a cada 500 metros pra esfriar... Ai em casa, depois de fria, fui completar o nivel pelo radiador, foram 4 litros :shock: !!!
Tudo normal, continuei a usar o carro normalmente por 3 semanas sem problema nenhum, subindo morros entre outras coisas...
Ai no ultimo feriadão, dia 2 de novembro, fui dar um passeio na serra dona francisca e o motor começou a aquecer um pouco, chegando perto de 3/4 da escala, então parei no mirante da serra e fui ver o que era, pois havia completado o nivel no domingo adicionando mais ou menos 1 litro de água...
Bem ao abrir o capô, tava aquele barulho de agua borbulhando e quando eu tava encaixando a vareta que segura o capô, a tampa do reservatório de expansão estourou, me dando um banho de vapor e agua quente, acertando em cheio o meu braço que segurava a vareta ainda...
Tive uma queimadura muuuuuito dolorosa, foi bem critico chegar em casa...
Pois bem, dai então começaram os problemas de super aquecimento, não dava pra esticar muito as marchas, senão o ponteiro ja subia.
Arrisquei fazer uma viagem de 400Km ida e volta, assim mesmo, neste fim de semana passado(14 e 15/11), com destino a Rio do Sul, ou seja, teria subidas pela frente....
Na ida foi tudo bem até a pouco mais de a metade da viagem, quando começou a aquecer, chegando sempre até 3/4 e voltando lentamente depois... parei numa lanchonetezinha na beira da estrada, tomei um caldo de cana, deixei esfriar um pouco e com uma toalha abri o radiador na marra, jorrando muita água e vapor.
Completei o nivel com motor ligado, e fui numa boa, voltando a aquecer bem próximo do destino.
No dia seguinte, antes de sair de volta pra casa, completei o nivel de novo, praticamente uns 300ml faltavam mais ou menos, ai ao sair da cidade, e acelerar pra entrar na rodovia, o carro rapidamente aqueceu até os 3/4, baixando rapidamente, assim que parei de acelerar, e assim continuei dirigindo...
Vim até Joinville, com a temperatura variando entre os 3/4 e normal, sei que não devia fazer isso, mas....
Cheguei tranquilo aqui em casa, então na segunda, dia 16, ontem, acordei cedo e ja levei o carro a uma oficina especialzada em motor diesel, onde o mecânico ja disse de cara é junta ou cabeçote trincado...
Ai contei minha história toda e pra me conformar o cara me mostrou outro sportage 2001 que tava lá... Tinha fervido e o dono não percebeu... continuou rodando até que o motor começou a perder potencia e travou :putz:
Deu uma caca..... hehehe
Então agora estou esperando o veredito.
Outra coisa de que só me dei conta depois, é que depois da primeira vez que ferveu, não notei mais a ventoinha tão barulhenta... pra falar a verdade, raramente eu a ouvia.... provavelmente, foi ela a autora da caca, e sera substituida com certeza :wink:
Em anexo, umas fotos...
Uma da Viatura em seu habital natural :concordo: hehehe e outras duas de como ficou meu braço 3 dias depois....:parede:
Obs: Não sei como voceis postam fotos por aqui, então postei as minhas, upando elas para www.imageshack.us (http://www.imageshack.us) mas se tiver outro jeito, por favor me avisem :concordo:
Abraço e lama!!! \o/
http://img696.imageshack.us/img696/7532/s3011062.th.jpg (http://img696.imageshack.us/i/s3011062.jpg/) http://img23.imageshack.us/img23/1130/s3011106x.th.jpg (http://img23.imageshack.us/i/s3011106x.jpg/) http://img23.imageshack.us/img23/1474/s3011108x.th.jpg (http://img23.imageshack.us/i/s3011108x.jpg/)
Faça o teste do copo...se tudo ok, faça uma limpeza geral do radiador com varetagem. Troca o fluido e venntoinha.
Lembrando que pelo manual a troca de fluido e limpeza do radiador DEVE ser feita anualmente.
Geisler®
21/11/2009, 21:49
Bom, o carro ta na oficina, ja foi feito teste hidráulico no cabeçote, e tem trincas internas, não visiveis a olho nú no 4º cilindro :cry:, ou seja, cabeçote novo!!! :putz:
No cabeçote da outra Sportage que tá lá, haviam várias "erupções" nas camaras de todos os cilindros no cabeçote, fiquei impressionado com o poder do "superaquecimento" heehhe:pipoca:
O mecânico disse pra mim que o motor precisaria de retifica, ja que no 4º e no 1º cilindros, danificou o brunimento dos cilindros... Eu examinei os cilindros do motor e estão em muito bom estado, sem rebarbas de desgaste nem nada, é uma pena esse lance do brunimento, porque no geral, pra 120.000Km rodados, esta em muito bom estado.
E se depois de montado, não queimar muito óleo, vou rodar bastante com ele...:dance: Do contrário, como disse ao mecânico, vou me "capitalizar" para ano que vem, fazer a retifica do bloco, girabrequim, etc...:concordo:
Como a verba é pouca, vou fazer só o cabeçote, ja que segundo o mecânico, o unico problema seria queimar um pouco de óleo... :parede:
Ja me foi repessado os preços, com mão de obra e tudo, curtara em torno de R$4866,00 :putz:.
Nesse valor estão incluidos:
- Hélice e elemento viscoso novos (vem junto já, e a hélice velha vou levar pra casa pra "travar" ela caso precise) R$350,00
- Cabeçote novo numa auto peças especializada em importados por R$1800,00
- Mão de obra do mecânico da montagem e desmontagem do motor R$500,00
- Jogo de bicos e porta bicos novos R$960,00 (:discordo: não há condições de remontar os velhos, devido a gambiarras do proprietário anterior do Sportage, como roscas espanadas e calçadas com porca:roll:), sem falar do estado dos bicos em si.
- Custos do teste hidráulico e montagem e retifica do cabeçote novo(nova é só a carcaça, todas as válvulas e eixo-comando serão transplantados do cabeçote velho, que vou levar pra casa alias..):twisted:
- Jogo de juntas de cabeçote, que segundo o cara vai comprar uma especial de aço pra aguentar mais o tranco heheh R$360,00
Isso é o que eu lembro de cabeço assim, o cabeçote o mecânico falaria com o cara da outra Sportage que tava la na oficina, e que ja havia comprado e retificado um cabeçote novo, mas que havia desistido de fazer o motor completo e havia achado um motor de Sportage completo por R$4000,00.
Se for esse o caso, melhor pra mim, pois o cabeçote do cara ja ta montadinho lá, e é só montar na minha viatura....
Abraço a todos!! \o/:odedo:
Geisler®
22/11/2009, 21:18
Faça o teste do copo...se tudo ok, faça uma limpeza geral do radiador com varetagem. Troca o fluido e venntoinha.
Lembrando que pelo manual a troca de fluido e limpeza do radiador DEVE ser feita anualmente.
Nava, nem precisei de copo, porque ao ligar a viatura com o motor frio pela manhã, não conseguia nem segurar com o dedo a agua que saia para o vaso de expansão...:putz:
O Radiador, mandarei varetar o quanto antes e a ventoinha ja foi comprada nova :concordo:
O mecânico ia cotar o preço de uma bomba d'água tambem, mas nem examinou a velha ainda..:pensativo:
Ainda bem que o radiador é de cobre, como nos Opalas 4 cil. antigos, ai é facinho de concertar. :dance:
Falando nisso, se bobear até sirva o radiador do próprio Opala na Sportage, será que alguem por aqui não adaptou outro radiador no caso do original ter estragado??
:discordo:Não vou jogar a hélice velha fora, quero levar pra casa, abrir e ver como é:odedo:
Abraço e LAMA \o/:dance:
alejotaefe
24/11/2009, 14:15
Ola a todos, sou novo por aqui e gostaria de deixar o meu relato.
Em março de 2009, depois de uma boa pesquisa e dúvida cruel entre Diesel ou Gasolina, optei pelo Diesel e adquiri uma Sportage 2.0 TDI 2001/2001 em bom estado de concervação. O carro é excelente, e a economia proporcionada pelo diesel, tendo custo menor e kilometragem maior em relação a Gasolina, tambem foi ótimo!!
Como havia pesquisado, ja sabia que devia ficar ligado na temperatura da viatura, então olhava semanalmente o nivel e sempre estava no mesmo nivel, então, simplesmente "confiei" no sistema.
Por uns 6 meses nem dei bola pro nivel da água, fazendo viagens com subida de serra e tudo, com a temperatura sempre marcando um tiquinho abaixo do meio, o que pelo que eu li aqui, deve ser o normal.
Ai, um dia o motor ferveu e eu vi por sorte, parei, analisei, deixei esfriar, e fui rodando assim mesmo até em casa, uns 2 Km a frente, parando a cada 500 metros pra esfriar... Ai em casa, depois de fria, fui completar o nivel pelo radiador, foram 4 litros :shock: !!!
Tudo normal, continuei a usar o carro normalmente por 3 semanas sem problema nenhum, subindo morros entre outras coisas...
Ai no ultimo feriadão, dia 2 de novembro, fui dar um passeio na serra dona francisca e o motor começou a aquecer um pouco, chegando perto de 3/4 da escala, então parei no mirante da serra e fui ver o que era, pois havia completado o nivel no domingo adicionando mais ou menos 1 litro de água...
Bem ao abrir o capô, tava aquele barulho de agua borbulhando e quando eu tava encaixando a vareta que segura o capô, a tampa do reservatório de expansão estourou, me dando um banho de vapor e agua quente, acertando em cheio o meu braço que segurava a vareta ainda...
Tive uma queimadura muuuuuito dolorosa, foi bem critico chegar em casa...
Pois bem, dai então começaram os problemas de super aquecimento, não dava pra esticar muito as marchas, senão o ponteiro ja subia.
Arrisquei fazer uma viagem de 400Km ida e volta, assim mesmo, neste fim de semana passado(14 e 15/11), com destino a Rio do Sul, ou seja, teria subidas pela frente....
Na ida foi tudo bem até a pouco mais de a metade da viagem, quando começou a aquecer, chegando sempre até 3/4 e voltando lentamente depois... parei numa lanchonetezinha na beira da estrada, tomei um caldo de cana, deixei esfriar um pouco e com uma toalha abri o radiador na marra, jorrando muita água e vapor.
Completei o nivel com motor ligado, e fui numa boa, voltando a aquecer bem próximo do destino.
No dia seguinte, antes de sair de volta pra casa, completei o nivel de novo, praticamente uns 300ml faltavam mais ou menos, ai ao sair da cidade, e acelerar pra entrar na rodovia, o carro rapidamente aqueceu até os 3/4, baixando rapidamente, assim que parei de acelerar, e assim continuei dirigindo...
Vim até Joinville, com a temperatura variando entre os 3/4 e normal, sei que não devia fazer isso, mas....
Cheguei tranquilo aqui em casa, então na segunda, dia 16, ontem, acordei cedo e ja levei o carro a uma oficina especialzada em motor diesel, onde o mecânico ja disse de cara é junta ou cabeçote trincado...
Ai contei minha história toda e pra me conformar o cara me mostrou outro sportage 2001 que tava lá... Tinha fervido e o dono não percebeu... continuou rodando até que o motor começou a perder potencia e travou :putz:
Deu uma caca..... hehehe
Então agora estou esperando o veredito.
Outra coisa de que só me dei conta depois, é que depois da primeira vez que ferveu, não notei mais a ventoinha tão barulhenta... pra falar a verdade, raramente eu a ouvia.... provavelmente, foi ela a autora da caca, e sera substituida com certeza :wink:
Em anexo, umas fotos...
Uma da Viatura em seu habital natural :concordo: hehehe e outras duas de como ficou meu braço 3 dias depois....:parede:
Obs: Não sei como voceis postam fotos por aqui, então postei as minhas, upando elas para www.imageshack.us (http://www.imageshack.us) mas se tiver outro jeito, por favor me avisem :concordo:
Abraço e lama!!! \o/
http://img696.imageshack.us/img696/7532/s3011062.th.jpg (http://img696.imageshack.us/i/s3011062.jpg/) http://img23.imageshack.us/img23/1130/s3011106x.th.jpg (http://img23.imageshack.us/i/s3011106x.jpg/) http://img23.imageshack.us/img23/1474/s3011108x.th.jpg (http://img23.imageshack.us/i/s3011108x.jpg/)
ola amigo. Tem que tomar cuidado mesmo. Eu já me queimei nos pés devido a explosão do radiador interno. Então vamos dar jeito nisso para continuarmos inteiros rs. Boa sorte e não desânime. Abraço.
alejotaefe
07/12/2009, 22:00
Então... Estava tudo bem até agora, tudo perfeito, mas há uma semana, começou a baixar um pouco a água, ou seja, sair além do volume do reservatório de expansão. A ventoinha funcionava, mas depois de uma 2 ou 3 x q ela tinha sido acionada podia ver q tina baixado a água. :pensativo:
300 ml, 500 ml, não mais q isso por vez, ou pro dia.
No fds passado, começou a baixar uns 500 ml a cada 50 km... ufa...:(
A ventoinha n tava ligando e numa viagem, após uns 250 km o marcado foi p quase 3/4...:parede:
Análise: radiador ok, ventoinha ok, tudo revisado, borbulhas e pressão no radiador, conclusão: precisa reapertar o cabeçote.
Me parece q não danificou a junta.
Na volta da viagem fui parando de 50 em 50 km e completando a água.
Depois q cheguei em casa, no dia seguinte, a ventoinha voltou a funcionar quando o carro está frio, na partida e depois desliga.
Como foi só percurso urbano n chegou a esquentar mas desconfio q continua baixando.
Ia mandar fazer o reaperto, mas estou com um negócio em vista, quase fechado, de trocar a Sptg por uma L200. (2004 Sport CD 4x4 TB)
Só dependo de conseguir uma boa cotação de seguro p bater o martelo.
Alguém me diz se é bom ou não a L200 ?:rolleyes:
Abraços.
Risos...sabia que as L200 abaixo de 2001/02 fervem pior que as sportage?
Sugiro vc ir no link das picapes e dar uma pesquisada.
Júlio C. A. Santos
09/12/2009, 01:19
É verdade, eu jamais trocaria uma Sportage por uma L200 pra fugir do superaquecimento. É uma "boa" caminhonete, bem robusta... Mas o preju só vai aumentar trocando sua Sportage por uma L200 por que ela também ferve, tem que ficar atento, e nem queira saber quanto custa a retífica desse motor, hehehe!
Abraço :concordo:
alejotaefe
09/12/2009, 07:55
eh verdade com relação as L200. Pesquisei e só tem problemas. E o pior, seguro sai uma fortuna, de r$ 6.500 para mais por ano. Eu já tinha negócio pronto mas desisti. E já que só achei uma loja que aceitava a minha sptg eu verifiquei o estoque deles e o que tinha de mais novos eram um Punto 2009 com 7mkm - uma fria - e un Fit 2008 completo e automático com apenas 30mkm. Alguém tem dúvida de que carro fiquei? Rs. A sptg entrou por 20 mil na negociação. Detalhe: só depois que td estiver assinado eu vou dizer que está na hora de fazer o reaperto do cabeçote.
MarcSport
09/12/2009, 17:24
eh verdade com relação as L200. Pesquisei e só tem problemas. E o pior, seguro sai uma fortuna, de r$ 6.500 para mais por ano. Eu já tinha negócio pronto mas desisti. E já que só achei uma loja que aceitava a minha sptg eu verifiquei o estoque deles e o que tinha de mais novos eram um Punto 2009 com 7mkm - uma fria - e un Fit 2008 completo e automático com apenas 30mkm. Alguém tem dúvida de que carro fiquei? Rs. A sptg entrou por 20 mil na negociação. Detalhe: só depois que td estiver assinado eu vou dizer que está na hora de fazer o reaperto do cabeçote.
Se puder me passar o contato da loja eu agradeço, gostaria de tentar trocar minha Sportage no Punto.
Geisler®
10/12/2009, 02:01
Pois é pessoal, finalmente peguei a viatura da oficina!!!! \o/:dance::palmas::concordo:
Depois de quase 1 mês:shock::putz: (encostei ela dia 16/11/2009), peguei ela ontem, dia 9/12/2009, saiu meio salgadinho o concerto, mas pelo que vi aqui com relação e fervura, é praticamente normal:parede: hehehe:palmas:
Logo abaixo, scaneei a fatura com os valores.
Bom, andei com o carro e as primeiras impressões, agora de cabeçote novo, foram as seguintes:
- Motor mais silencioso, menos batição de válvulas, segundo o cara, antes tava "castanhando" um pouco:pensativo:
- A temperatura, não passa do 1/4 da escala andando dentro da cidade, e num pequeno trecho que peguei de BR 101, andando a 110Km/h, a temperatura ficou 2mm abaixo do 1/2, e assim que deixava o carro correr com a marcha engrenada, a temperatura ja começava a baixar.
- Quase fiquei sem diesel, testando o carro, o cara secou o meu tanque:putz: heheheh
Eu tenho a impressão, que não foi colocada a válvula termostática, o que voceis acham??
O preço da brincadeirinha foi R$4750,00 :shock::parede::odedo:
Abraço e agora LAMA \o/ :odedo:
Robinho da Jaguatirica
10/12/2009, 08:19
Oi Geisler,
Se o sensor de temperatura está funcionando perfeitamente, sua viatura está trabalhando com temperatura muito baixa, isso é prejudicial, ainda mais com coração novo, questione e faça o meca instalar a termostática, é melhor pra vc mesmo.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
alejotaefe
10/12/2009, 13:17
Ola Marc,
O nome da loja é Henri Car. Fica na rua Jurubatuba, 945 São Bernardo do Campo. Fone: 4332-6002 ou 6003. Fui muito bem atendido pelo Maurício. Boa sorte.
Pois é pessoal, finalmente peguei a viatura da oficina!!!! \o/:dance::palmas::concordo:
Depois de quase 1 mês:shock::putz: (encostei ela dia 16/11/2009), peguei ela ontem, dia 9/12/2009, saiu meio salgadinho o concerto, mas pelo que vi aqui com relação e fervura, é praticamente normal:parede: hehehe:palmas:
Logo abaixo, scaneei a fatura com os valores.
Bom, andei com o carro e as primeiras impressões, agora de cabeçote novo, foram as seguintes:
- Motor mais silencioso, menos batição de válvulas, segundo o cara, antes tava "castanhando" um pouco:pensativo:
- A temperatura, não passa do 1/4 da escala andando dentro da cidade, e num pequeno trecho que peguei de BR 101, andando a 110Km/h, a temperatura ficou 2mm abaixo do 1/2, e assim que deixava o carro correr com a marcha engrenada, a temperatura ja começava a baixar.
- Quase fiquei sem diesel, testando o carro, o cara secou o meu tanque:putz: heheheh
Eu tenho a impressão, que não foi colocada a válvula termostática, o que voceis acham??
O preço da brincadeirinha foi R$4750,00 :shock::parede::odedo:
Abraço e agora LAMA \o/ :odedo:
O cara tirou a termostática pra não dar problema durante a garantia.
O óleo não vai trabalhar na temperatura correta e a viatura vai gastar mais combustível.
Mande colocar.
Júlio C. A. Santos
10/12/2009, 18:44
Geisler,
A oficina que fez a retífica não se garante aponto de deixar o motor sem válvula termostática pra não "dar problema"? Isso não existe.:discordo:
BIZZORRÃO
10/12/2009, 21:47
Ola amigos a minha tambem ferveu em transito lento, foi só começar a andar mais rapido que voltou ao normal. mas descobri que a agua some do radiador, agora vou começar a minha maratona de testes pra solucionar o problema.:-(
alejotaefe
11/12/2009, 09:36
Sabe, pelo que vi não são só as antigas, mas todas. Inclusive, pessoal, estou precisando da indicação de um bom mecânico diesel em são bernardo do campo, abc ou em último caso em sp mesmo. Eh para uma amiga da minha esposa que tem uma L200 2008 me parece e está tendo sérios problemas de aquecimento, muito semelhante ao que acontece com as sptg.s. Obrigado.
Glaicon, pode ter certeza que uma valvula boa nunca irá ser a causa de superaquecimento!
Ainda, com ela travada fechada por ex, vc nao anda nem 2km e ferve na hora.
Com ela aberta vc vai rodar uns 10 km pra ficar normal e qq poça de água a temperatura despenca e fora o aumento de consumo...sem falar da perda de eficiencia do radiador.
MarcSport
11/12/2009, 20:25
Ola Marc,
O nome da loja é Henri Car. Fica na rua Jurubatuba, 945 São Bernardo do Campo. Fone: 4332-6002 ou 6003. Fui muito bem atendido pelo Maurício. Boa sorte.
Obrigado .
Geisler®
13/12/2009, 02:34
O cara tirou a termostática pra não dar problema durante a garantia.
O óleo não vai trabalhar na temperatura correta e a viatura vai gastar mais combustível.
Mande colocar.
Pois é, subi a Serra Dona Francisca, pra testar a bixinha, na subida, não passa do meio nem f*dendo, agora na descida, o ponteiro chega a colar no "C" de tão fria....:shock::parede:
Com certeza ta sem a válvula, porque ja subi e desci essa serra várias vezes, e tanto na subida quanto na descida, o ponteiro não mexia 1 milimetro antes....
Vou deixar assim por enquanto, até completar 1000Km, quando vou levar de volta pra reapertar cabeçote.
Outra coisa que notei hoje de noite ao verificar o nivel da água, é que não percebi a presença de aditivo no radiador:pensativo:, quer dizer, eu sei que a agua fica com um cheirinho caracteristico e tambem com cor, e ela ta transparente:shock:...
O legal, é que se esta sem o aditivo, o cara me cobrou por algo que não esta ali.... pode ser que colocou só agua nessa fase dos 1000Km, e depois na hora do reaperto, de repente o cara me coloca a válvula e o aditivo certinho, sem cobrar...
Vou aguardar para ver, qualquer coisa EU mesmo compro uma vávula nova e instalo com aditivo e tudo:concordo:
Abraço e LAMA \o/:odedo:
alejotaefe
14/12/2009, 11:41
Pois é, subi a Serra Dona Francisca, pra testar a bixinha, na subida, não passa do meio nem f*dendo, agora na descida, o ponteiro chega a colar no "C" de tão fria....:shock::parede:
Com certeza ta sem a válvula, porque ja subi e desci essa serra várias vezes, e tanto na subida quanto na descida, o ponteiro não mexia 1 milimetro antes....
Vou deixar assim por enquanto, até completar 1000Km, quando vou levar de volta pra reapertar cabeçote.
Outra coisa que notei hoje de noite ao verificar o nivel da água, é que não percebi a presença de aditivo no radiador:pensativo:, quer dizer, eu sei que a agua fica com um cheirinho caracteristico e tambem com cor, e ela ta transparente:shock:...
O legal, é que se esta sem o aditivo, o cara me cobrou por algo que não esta ali.... pode ser que colocou só agua nessa fase dos 1000Km, e depois na hora do reaperto, de repente o cara me coloca a válvula e o aditivo certinho, sem cobrar...
Vou aguardar para ver, qualquer coisa EU mesmo compro uma vávula nova e instalo com aditivo e tudo:concordo:
Vai sonhando..rs... Quem sabe ele não entrega o carro lavado e encerado td...rs:dance:
aramisp88
15/12/2009, 22:43
oi alessandro,
eu também tive sportage gasolina 2.0 mrdi 99 e o problema de aquecimento também foi a ventoinha. Usei de tudo. Fluido anti-aquecimento, troquei as cebolinhas etc e etc e etc. Vai por nós, o aquecimento deve ser realmente da ventoinha. Sabe como eu testei? Soltei a bixinha e amarrei em dois dos 4 parafusos arames segurando nas hélices. Resultado? Batata, parou de aquecer. Acho que vc pode fazer o mesmo teste sem estragar esta novinha que vc colocou no carro.
Abçs
daniel krabbe
tenho uma mazda a diesel e nunca deu problema de aquecimento ,acho que e oradiador mair que a sportage.
Zé Roberto
16/12/2009, 18:03
Pessoal,
Gostaria que alguem postasse os detalhes da instalação do sensor da guster, se possível com fotos. A SPTG tem dois sensores, um que fica embaixo da valvula e outro que fica em cima. Alguem aqui disse que colocou um T. No de baixo não tem espaço. pode-se colocar no de cima?
Me ajudem... Comprei o Relogio da Guster e não sei como instalar...:-?
Abcs.
Tem que ser no sensor do lado esquerdo olhando o carro de frente, o da direita manda informação pro modulo de injeção.
Eu tirei o original e coloquei o da guster no lugar.
[]s
(DU)
BIZZORRÃO
16/12/2009, 23:07
Vai sonhando..rs... Quem sabe ele não entrega o carro lavado e encerado td...rs:dance:
BOA NOITE AMIGO..
LEVEI HOJE A MINHA SPTG NO MECANICO PORQUE ESTAVA FERVENDO E ELE ME DISSE COMO MUITOS AQUI JA POSTARAM PARA TRAVAR A VENTOINHA, E APROVEITAR QUE VOU TIRAR O RADIADOR, LEVAR O MESMO PARA SER VARETADO( desentopido) POIS MUITAS VEZES ELE PODE ESTAR UM POUCO OBSTRUIDO POR SUJEIRA, PREJUDICANDO A ARREFECIMENTO.
o problema de travar a ventoinha é o barulho.
Tente colocar a ventoinha da granvitara....ela nao faz barulho como as nossas.
alejotaefe
17/12/2009, 08:32
o problema de travar a ventoinha é o barulho.
Tente colocar a ventoinha da granvitara....ela nao faz barulho como as nossas.
Além do que, o motor vai trabalhar fora de especificação, frio:(, o que ocasiona desgastes diferentes dos projetados e consumo excessivo de combustível. Isto está registrado em tópicos mais antigos, só lembrando, pois se isso fosse a solução, não haveria tanta gente quebrando a cabeça p fazer a coisa certa e resolver de verdade os problemas q ocorrem. Abraços.
Frio se estiver sem valvula termostatica. Caso contrario não.
Geisler®
20/12/2009, 01:27
Pior que quando ficou pronto o concerto, o cara me entregou o carro lavadinho mesmo hehehhe \o/:dance:
Abraço e LAMA \o/
Geisler®
20/12/2009, 01:37
Frio se estiver sem valvula termostatica. Caso contrario não.
É verdade, a minha viatura ta sem a válvula, e mal se escuta a hélice acionar dentro da cidade, porem na BR a uns 100/110Km/h, o carro trabalha na temperatura normal de trabalho, e se escuta a hélice ligar algumas vezes....:pensativo:
Outra coisa que notei, é que sem a válvula, o carro anda fumaçando mais, ja que demora bastante pra esquentar...:putz: Quando esquenta, a fumaça diminui bastante.:concordo:
Abraço e LAMA!! \o/
Bom, gente, visando contribuir com o tópico, acho que deveria dar problema de aquecimento em uma sportage por mês, mantendo todos bem atentos e informados.
Por isso, é hora de eu dar minha contribuição.
Talvez alguns lembrem que numa viagem a Bento Gonçalves ao final de outubro, lá no tópico de consumo da SPT, postei o gasto de diesel e, também o de 1,5 litro de água do radiador, pois abusei da velocidade.
No retorno, apesar de mais cauteloso, ainda assim tive perdas aquáticas, mas em menor quantidade.
Assim, vou postar resumidamente as mensagens trocadas com o Júlio nesse período, bem como a solução que se deu essa semana.
O texto é um pouco extenso, mas como sei que interessa há muitos, acho bom postá-los para que os amigos tenham noções dos sintomas ocorridos, para que possam se identificar com eles, diminuindo o trabalho em descobrir o seu problema.
Vamos lá:
(26/10/2009)
Postado originalmente por Glaicon
Enchi o radiador na sexta e rodei normalmente em trânsito local. Aparentemente não baixou nada de água. Temperatura normal.
Ontem, na volta, viajei entre 80 e 95 Kms/h, indo de Bento Gonçalves a Lages (300 Km + ou -).
Semprei que podia tirava o pé nas descidas para ver se resfriava. Funcionava. O que indicava água no radiador suficiente.
Em Lages, deixei o capô aberto para o motor esfriar mais rápido. Uma hora depois abri a tampa do radiador, deu o barulho típico de despressurização. O nível d´água estava normal. Beleza.
Porém, percebi um pouco de vazamento recente de água do reservatório de expansão, que ainda estava cheio, mas vazado pela tampa do reservatório.
Pensei: Por que não vazou pela mangueira externa?
Depois, segui viagem para Fpolis, mais 200 KMs.
Hoje, ao verificar o radiador, com o motor totalmente frio, no momento de tirar a tampa do radiador, ainda deu o barulho de despressurização e espirrou água pela tampa do reservatório de expansão!
Isso mesmo. Apesar de tampado o reservatório, chegou a vazar.
Havia baixado uns 600 mls de água do radiador.
Pensei: entupimento da mangueira do reservatório para fora. Será isso?
Ainda não testei. Mas pensei: se for entupimento, deve ter criado um tipo de "contra-vácuo", impedindo o retorno da água do reservatório para o radiador.
O que achas?
Olá Glaicon,
Me tire umas dúvidas: Acho que estou quase descobrindo o que é, veja se na junta do cabeçote exite algum vazamento de óleo. E faça outro teste: Verifique aquela mangueirinha que sai do radiador e vai até o reservatório de expansão e faça para ver se está furada.
Obs.: No teste do copo, tu pegou um copo com água e colocou a mangueira da tampa do reservatório de expansão dentro do copo e acelerou o motor? (É aquela mangueira que fica debaixo da tampa do reservatório). Este é o procedimento correto.
(28/10/2009)
Júlio, acabei de testar a mangueira interna do reservatório. Nada.
O que será?
Olá Glaicon,
Ontem tive uma conversa mais detalhada com o Miguel sobre o seu caso. Expliquei a ele tudo que você me disse nas mensagens anteriores. Ele esta achando que é o mesmo caso da minha Sportage. Tu forçou muito o motor (Sportage turbodiesel anda no máximo a 110km/h para não ter problemas). E com isso pode ter afrouxado os parafusos do cabeçote, com os parafusos frouxos nem sempre aparecem os sintomas de imediato, isso aconteceu comigo. Se o cabeçote esta começando a afroxar tu só vai perceber isso numa subida de serra onde força demais. Acelerando com o carro parado o motor não sofre tanto esforço, isso não vai simular o esforço de uma subida de serra. Abra a tampa do radiador pela manhã com o motor frio e se sair pressão, é sinal que tem coisa errada. Mas antes de abrira a tampa aperte a mangueira superior do radiador, ela precisa estar bem mole, se estiver dura, é sinal de junta queimada ou cabeçote frouxo, porque tem pressão escapando do motor para o sistema de arrefecimento.
(09/11/2009)
Júlio, estou desconfiando de perda de água pelo radiador do ar quente, pois tem aparecido umidade embaixo do tapete do motorista.
Levarei na oficina para ver isto. Quem sabe?
E aí Glaicon,
Já levou a viatura pra oficina? Pelo que você falou, acho que o radiador do aquecedor tá no "fim da linha", é aquele mini radiador que fica atrás do porta-luvas.
(13/12/2009)
Júlio, depois de tanta análise, cheguei a uma conclusão: Andando com o carro na cidade, com trânsito leve ou congestionado, ou ainda na BR em média velocidade, sem forçar o motor, o problema não aparece.
Agora, basta trafegar em giros mais altos que o nível de água do vaso expansor aumentando, não retornando a água, mesmo estando com o motor totalmente frio.
Por isso, posso dizer com certeza que está entrando pressão de ar no sistema, e não é pelo radioador ou tampa, impedindo o retorno da água.
Conclusão do meu mecânico: JUNTA DE CABEÇOTE.
Ele ainda concluiu que se o sistema se mantém pressurizado, não há trinca de cabeçote, pois se houvesse trinca haveria perda de água e fervura em qualquer situação.
Sugeriu então trocar a junta e dar uma plainada no cabeçote, para limpá-lo bem e permitir um perfeito fechamento do motor.
Farei isto.
Olá Glaicon,
Parece que estão descobrindo o que tem sua Sportage. Dizem que é cabeçote... Dizem que é junta... Comigo foi assim também. E no fim era só re-aperto nos parafusos do cabeçote, até hoje o motor tá 100%. Já que tu vai trocar junta ou cabeçote porque não tenta só re-apertar os parafusos do cabeçote? E se for só isso? O que tu tem a perder? Na época que perguntei ao Maat ele disse que sua Sportage podia ter algum vazamento no sistema de arrefecimento, mas se não tem, então faça o re-aperto dos parafusos antes de trocar cabeçote e junta, foi isso que ele disse também. Se precisar de cabeçote e junta, posso pesquisar os preços em Joinville, R$ 5.000 por estes serviços... Tá caro.
Faça mais um teste: procure por vazamentos na junta do cabeçote. Se tiver vazamentos na junta, então o cabeçote pode estar frouxo, re-aperte e seja feliz nos próximos 5 anos ou mais.
(15/12/2009 – por telefone)
Não Júlio, não há qualquer vazamento de óleo. Motor está super limpo.
Ele disse que esses parafusos não têm como afrouxar, pois são colocados “em ângulo”, sofrendo até uma certa deformação, não cabendo mais reaperto.
Vai hoje para a oficina.
Um abraço.
Deram uma pequena plainada no cabeçote e fizeram o tal do "raio-x", excluindo a chance dele estar trincado.
Disseram que todos os parafusos estavam bem firmes, não havendo qualquer folga.
Por isso, não caberia a tentativa de qualquer reaperto dos mesmos.
Segue foto da junta usada indicando a passagem de água para o cilindro.
Minha conclusão:
De todo o ocorrido posso dizer que, se o sistema joga água para fora em situações diversas, mas se mantém pressurizado, é bem provável que será somente a junta de cabeçote, permitindo fazer a troca da mesma, sem perdê-lo, cabendo plainá-lo.
Agora, se mesmo em trânsito leve, fila parada, o motor alterar temperatura facilmente, passando do meio, perdendo água, é bem provável que o cabeçote esteja trincado.
Ontem, fiz um trecho de sítio e BR de uns 30 Kms. Pude perceber que a mangueira está um pouco menos dura do que antes, ou seja, dentro do normalidade.
Vamos observar atentamente.
A umidade embaixo do tapete do motorista deve ser de água da chuva ou lavação. Acredito que o radiador do ar quente esteja bom.
É isto. Espero ter contribuído significativamente para o tópico.
Meus especiais agradecimentos ao Júlio, bem com como ao MATT, que tentaram de todos os jeitos me ajudar numa correta solução do problema.
Obrigado.:concordo:
BIZZORRÃO
21/12/2009, 09:21
além do que, o motor vai trabalhar fora de especificação, frio:(, o que ocasiona desgastes diferentes dos projetados e consumo excessivo de combustível. Isto está registrado em tópicos mais antigos, só lembrando, pois se isso fosse a solução, não haveria tanta gente quebrando a cabeça p fazer a coisa certa e resolver de verdade os problemas q ocorrem. Abraços.
bom dia alexandre.. O ..nava .. Tem razao..eu travei a minha na sexta feira e ela deixou o motor muito frio.. Foi quando descobri que estava sem a valvula termostatica..agora vai uma dica.. Coloquei a valvula do corsa que serviu perfeitamente .. Resultado ..fui pra minas neste final de semana e a temperatura chegou proximo do meio e nao passou.. Ficou muito bom..
Bizzorrão,
Qual o ano/modelo do corsa?
Vc verificou se as temperaturas de funcionamento (abertura e fechamento) são as mesmas da sportage?
[]s
(DU)
alejotaefe
21/12/2009, 10:24
Pior que quando ficou pronto o concerto, o cara me entregou o carro lavadinho mesmo hehehhe \o/:dance:
Abraço e LAMA \o/
Eu não estou falando...rs :mrgreen:. Falta o papai noel...rs. Ganhar presente...rs Essas coisas..rs
alejotaefe
21/12/2009, 10:50
Bom, gente, visando contribuir com o tópico, acho que deveria dar problema de aquecimento em uma sportage por mês, mantendo todos bem atentos e informados.
Vamos observar atentamente.
A umidade embaixo do tapete do motorista deve ser de água da chuva ou lavação. Acredito que o radiador do ar quente esteja bom.
É isto. Espero ter contribuído significativamente para o tópico.
Meus especiais agradecimentos ao Júlio, bem com como ao MATT, que tentaram de todos os jeitos me ajudar numa correta solução do problema.
Obrigado.:concordo:
Bom dia Glaicon. Vc pagou R$ 5 mil pelo serviço ? Isso é o preço de uma retífica. Acho o seguinte: Se observar, desde o início dos tópicos, de vários anos, está pacificado pelos diversos e numerosos depoimentos e descrições de problemas e soluções que:
1) Existe um problema crônico nos motores das Sportage 2) É fato que ocorre a necessidade de reaperto dos parafusos do cabeçote (em geral a cada 5 mkm) 3) os problemas são muito parecidos, tanto nos sintomas como nas consequencias e soluções; 4) Os proprietários de Sptg gastam muito com a manutenção das mesmas e com a recuperação dos motores; 5) Há uma dificuldade em conseguir boas orientações técnicas ou providências efetivas por parte da maioria dos mecânicos e das concessionárias (principalmente, considero o serviço Kia um dos piores q já vi); 6) É muito comum ter problemas com o radiador do ar quente, aliás acredito ser o mesmo desnecessário em nosso clima, sendo apenas um perigo em potencial, o ideal seria isola-lo antes de ter problemas graves como queimadura, há várias descrições disso, eu mesmo tive o desprazer de ser vitima disto;
7) A velocidade de uso tem sido um fator relevante, geralmente as Sptg tem problemas em estradas pavimentadas e em boas condições, dificilmente acontece no barro ou em off-road. Acredito que a referência ao limite de 110 km/h é bem pertinente; 8) a instalação de sensores auxiliares/medidores de temperatura tem sido um aliado na detecção precoce do problema do aquecimento evitando maiores consequencias/maior gravidade/ maiores gastos
Abraços. Feliz Natal a todos...:dance::dance::dance:
Bom dia Glaicon. Vc pagou R$ 5 mil pelo serviço ? Isso é o preço de uma retífica. Acho o seguinte: Se observar, desde o início dos tópicos, de vários anos, está pacificado pelos diversos e numerosos depoimentos e descrições de problemas e soluções que:
1) Existe um problema crônico nos motores das Sportage 2) É fato que ocorre a necessidade de reaperto dos parafusos do cabeçote (em geral a cada 5 mkm) 3) os problemas são muito parecidos, tanto nos sintomas como nas consequencias e soluções; 4) Os proprietários de Sptg gastam muito com a manutenção das mesmas e com a recuperação dos motores; 5) Há uma dificuldade em conseguir boas orientações técnicas ou providências efetivas por parte da maioria dos mecânicos e das concessionárias (principalmente, considero o serviço Kia um dos piores q já vi); 6) É muito comum ter problemas com o radiador do ar quente, aliás acredito ser o mesmo desnecessário em nosso clima, sendo apenas um perigo em potencial, o ideal seria isola-lo antes de ter problemas graves como queimadura, há várias descrições disso, eu mesmo tive o desprazer de ser vitima disto;
7) A velocidade de uso tem sido um fator relevante, geralmente as Sptg tem problemas em estradas pavimentadas e em boas condições, dificilmente acontece no barro ou em off-road. Acredito que a referência ao limite de 110 km/h é bem pertinente; 8) a instalação de sensores auxiliares/medidores de temperatura tem sido um aliado na detecção precoce do problema do aquecimento evitando maiores consequencias/maior gravidade/ maiores gastos
Abraços. Feliz Natal a todos...:dance::dance::dance:
Oi, Alexandre.
A conta de R$ 5.000,00 seria para a troca de cabeçote e um monte de coisas que uma oficina Bosch queria cobrar de mim.
Não fui na onda. O problema que ao editar as mensagens por causa do excesso de caracteres, ficou subentendido este preço.
Foi avaliada essa possibilidade de reaperto, mas como o cabeçote possuía empenamento, não haveria como reapertar.
Por isso, tinha que ser feito o serviço.
Sei que terei que manerar na velocidade, pois este carro, realmente, já trabalha no limite.
Agora, é questão de avaliação e busca de confiança no veículo.
Um abraço.
alejotaefe
21/12/2009, 15:46
Oi, Alexandre.
A conta de R$ 5.000,00 seria para a troca de cabeçote e um monte de coisas que uma oficina Bosch queria cobrar de mim.
Não fui na onda. O problema que ao editar as mensagens por causa do excesso de caracteres, ficou subentendido este preço.
Foi avaliada essa possibilidade de reaperto, mas como o cabeçote possuía empenamento, não haveria como reapertar.
Por isso, tinha que ser feito o serviço.
Sei que terei que manerar na velocidade, pois este carro, realmente, já trabalha no limite.
Agora, é questão de avaliação e busca de confiança no veículo.
Um abraço.
Olá. Veja só, o reaperto é uma necessidade periódica. Não só de Sptg, mas como tb fiquei sabendo L200 e vários motores diesel. O fato de estar empenado n tira a necessidade de fazer o reaperto. O contrário tb é válido, por ter sido desempenado n significa q n precisa fazer o reaperto de tempos em tempos. De qq forma, vc sabe q precisa fazer o reaperto a cada 5 mkm (ou no máximo 10 mkm). Os entendidos dizem q além de se fazer retífica , deve-se sibstituir os parafusos, pois eles tb tem uma fadiga o q prejudica o processo p q o reaperto seja duradouro e efetivo. Eu só fiquei sabendo disso depois de fazer umas 3 ou 4 retíficas. Mas, tá em tempo p vc e p muitos outros, se tiver a oportunidade, previna e poderá ter uma boa margem de confiança.:mrgreen: Ai q medo...rs
Abraço.:stop:
oi Sro GLAICON para mi es uma gra satifacion pode ajudar ,gostaria de poder ajudar mas lo malo es que nao se escrivir el portugues e e ter que depender de mi gram amigo JULIO ,para traducion ,un gran abraço que el Sro la difrute muito
bom eso de reapretar cabeçote ,nao deveria ser , sim le dan el torque serto, lo malo que ten mecanico que nao saven ou se guian por torque que nao som verdaderos a la sportage,obs la sportage 2,0 e la 2,2 ten el mismo torque,e sever la longitud que estan los parafuso do cabeçote, ja acontecio que los parafuso asian tope en nel blok, e nao apretava el cabeçote,ok un abraço
Geisler®
22/12/2009, 00:58
Lembrei que havia tirado umas fotos de quando fiz o cabeçote.
A primeira é do motor aberto, e as outras, são de um pistão de algum modelo de pajero, sei la.
Diz o dono do carro, que estava viajando normal, numa boa, e o motor simplesmente parou e não virou mais:pensativo:.
Segundo o dono, não fez nenhum barulho estranho, não ferveu nem nada.... :pensativo:
O que aconteceu de verdade eu não sei, mas devia ta bebado ou drogado, porque se isso dai não fez "barulhinho" estranho nenhum.. afff:parede:
Eu tive um Tempra que fundiu 1 bronzina de biela e fez um esporro danado hehhehe:dance:
É lógico que o motor desse cara ai foi pro lixo. :putz:
bom eso de reapretar cabeçote ,nao deveria ser , sim le dan el torque serto, lo malo que ten mecanico que nao saven ou se guian por torque que nao som verdaderos a la sportage,obs la sportage 2,0 e la 2,2 ten el mismo torque,e sever la longitud que estan los parafuso do cabeçote, ja acontecio que los parafuso asian tope en nel blok, e nao apretava el cabeçote,ok un abraço
MATT, segundo o meu mecânico, foi aplicado pressão de 3 quilos, mais um giro de 180*, em duas etapas de 90*.
Ontem estive na oficina e falei com ele sobre o reaperto.
Novamente, ele disse que não cabe reaperto, pois os parafusos, que foram postos novos, se deformam no aperto para evitar exatamente o afrouxamento.
É isto?:shock:
alejotaefe
22/12/2009, 09:57
MATT, segundo o meu mecânico, foi aplicado pressão de 3 quilos, mais um giro de 180*, em duas etapas de 90*.
Ontem estive na oficina e falei com ele sobre o reaperto.
Novamente, ele disse que não cabe reaperto, pois os parafusos, que foram postos novos, se deformam no aperto para evitar exatamente o afrouxamento.
É isto?:shock:
Deus ajude que sim...rs.:dance: O Maat :shock: é mt bom nisso. Acho q é o único mecânico q entende de verdade sobre Sptg.
Abraço.
Pescador4x4
23/12/2009, 11:20
Sportage diesel tem q estar tudo 110% (radiador, fluido, ventoinha, termostática, etc.), senão esquenta mesmo. Abs.
meu amigo GLAICON,le comento que el verdadero torque es asi ,70Nm,agurdas 1 hora le confirmas de novo los 70Nm, logo 90 grao e aguadas 1 hora e les das el ultimo 90 grao,si le das 30Nm ,ten pocivilidad de se aflogar el cabeçote,com 10,000klm,(obs esto es uma sugerencia)eu do ese torque em las sportage,Sre muita feliçidade em natal e um bom ano novo,un gran abraço
Ufffa, lí todo o tópico, desde o início. É bastante depoimento e informações importantes. Legal!
Minha conclusão é que essa junta do cabeçote é muito “boióla”. Qualquer coisa se derrete toda. Hehehe! Será que uma junta especial, mais robusta, não seguraria esta fervura por mais tempo? A impressão que fiquei é que se ferver, mesmo por pequenos períodos, já detona a tal de junta e ai, ao abrir a tampa para troca-la já tem que aplainar, etc..
Eu já tive duas Sportage, sendo a primeira a diesel e a segunda a gasolina.
A segunda nunca deu problemas de aquecimento, aliás, nunca deu problemas.
A primeira, diesel, 97, peguei nova, andei bastante, uns 130 mil kms. Viajei as vezes bem longe. Várias vezes andei, por “bobeira”, a uns 130 km/h . Nunca tive problema de aquecimento, nem nada.
Bem, ai um certo dia, no shoping Ipiranga, a 20 por hora, estourou a mangueira do radiador e levantou o vaporzão. Troquei a mangueira e a partir disso, começou a sumir agua do radiador.
O resto da história vcs já sabem (igual aos outros relatos).
Naquele tempo não tinha forum de aquecimento de Sports. Para mim, era um problema normal em carro que estoura mangueira!!. Ainda acho isso. Mas trocar junta por causa disso, ai não é normal.
Tô até pensando em comprar uma diesel, mas com certeza, se eu comprar, pelos relatos aqui demonstrados, antes de arriscar a andar, vou selar o sistema do radiador, pôr chave de nível no vaso expansor, assim como todas as outras dicas daqui vou estudar e aproveitar. Beleza!
Sds
Ahhh! Feliz Natal a todos.
Sds
oi beto tudo bom , beto las sportage diesel,,lo mas importante es el agua,si tu tiras el cabeçote por aquecimento, podras aplanar el cabeçote, mas el que enpena es el blok asi que tu em ese caso ten que votarle junta de amianto ,( obs junta de amianto es taranto es boa),agora sim tu vai a reformar tudo el motor faciando el blok e cabeçote ai si te recomendo junta multilamina,de metal,,.e saver dar um bom torque,ok beto un abraço
alejotaefe
24/12/2009, 21:36
Ufffa, lí todo o tópico, desde o início. É bastante depoimento e informações importantes. Legal!
Minha conclusão é que essa junta do cabeçote é muito “boióla”. Qualquer coisa se derrete toda. Hehehe! Será que uma junta especial, mais robusta, não seguraria esta fervura por mais tempo? A impressão que fiquei é que se ferver, mesmo por pequenos períodos, já detona a tal de junta e ai, ao abrir a tampa para troca-la já tem que aplainar, etc..
Eu já tive duas Sportage, sendo a primeira a diesel e a segunda a gasolina.
A segunda nunca deu problemas de aquecimento, aliás, nunca deu problemas.
A primeira, diesel, 97, peguei nova, andei bastante, uns 130 mil kms. Viajei as vezes bem longe. Várias vezes andei, por “bobeira”, a uns 130 km/h . Nunca tive problema de aquecimento, nem nada.
Bem, ai um certo dia, no shoping Ipiranga, a 20 por hora, estourou a mangueira do radiador e levantou o vaporzão. Troquei a mangueira e a partir disso, começou a sumir agua do radiador.
O resto da história vcs já sabem (igual aos outros relatos).
Naquele tempo não tinha forum de aquecimento de Sports. Para mim, era um problema normal em carro que estoura mangueira!!. Ainda acho isso. Mas trocar junta por causa disso, ai não é normal.
Tô até pensando em comprar uma diesel, mas com certeza, se eu comprar, pelos relatos aqui demonstrados, antes de arriscar a andar, vou selar o sistema do radiador, pôr chave de nível no vaso expansor, assim como todas as outras dicas daqui vou estudar e aproveitar. Beleza!
Sds
Olá, como vc deve ter visto, existem vários tipos de juntas, mas como bem isse o MAAT, o q acontece é o empenamento de cabeçote e bloco. Daí pode apresentar vazamento de junta ou queima-la. Portanto, precisa acertar isso, só trocar a junta fica na metade, é questão de tempo ter problemas.
Abraço e Feliz Natal a Todos :palmas::palmas::palmas:
Pescador4x4
25/12/2009, 07:50
Junta e cabeçote "boiólas", qualquer esquente mínimo e já era...kkkk
Junta e cabeçote "boiólas", qualquer esquente mínimo e já era...kkkk
Pois é!! Não me conformo com isso! Um blocão desses, de aço, se deformar por uma temperatura um pouco maior que 100°C :parede::parede:.
O alumínio da tampa até dá prá aceitar, pois, conduz muito calor, e tem ponte de fusão e amolecimento mais baixo, né. A propósito, alguém já viu falar em tampa de ferro prá vender? Estou com esse "projeto" na cabeça a tempos. Talvez fosse a solução e daria inclusive para "taxar" um pouco mais o turbo. Pensem nisso!!:dance:
Sds
.
oi BETO te esplico donde esta la mayor força de fricion em un motor, (reposta em nel blok)donde trabalha los piston,e cuando ferve un motor lo minimo que aqueçe es 250 grao ou a mas deso com los parafuso em nel torque lo primero que acontese es se aflogar la junta du cabeçote por que se afloga por que el blok se enpena e ase enpenar el cabeçote,e si tu ten el cabeçote enpenado tendras que desmanchar el motor,por 5 a 7 centecimas que enpéna el blok lo melhor es votarle uma junta de amianto le das um bom torque e pronto funcina de novo ,un abraço
oi BETO te esplico donde esta la mayor força de fricion em un motor, (reposta em nel blok)donde trabalha los piston,e cuando ferve un motor lo minimo que aqueçe es 250 grao ou a mas deso com los parafuso em nel torque lo primero que acontese es se aflogar la junta du cabeçote por que se afloga por que el blok se enpena e ase enpenar el cabeçote,e si tu ten el cabeçote enpenado tendras que desmanchar el motor,por 5 a 7 centecimas que enpéna el blok lo melhor es votarle uma junta de amianto le das um bom torque e pronto funcina de novo ,un abraço
Beleza Maat, gracias pelas dicas, ok!
Sds
Lucena04
04/01/2010, 18:25
....Desci para ver se dava para cavar o buraco para ainda tentar sair de frente e começo a sentir a lama quente, cavo mais (ainda com as mãos) e percebi que estava saindo água do radiador. fui dar uma olhada no ponteiro de temperatura e ele estava a 3/4!:shock:, aí eu desliguei o motor (acho que não devia ter feito isso) e depois com o motor desligado ela ferveu... Aí pensei "agora sim f****." ...
No caminho para lá pegamos água do rio para colocar no motor...
Chegando lá o carro já tinha dado uma esfriada abri o capô e verifiquei que o radiador estava com água até a boca, fui completar o reservatório e percebi que aquela tampa de plástico tinha soltado do reservatório, talvez pela pressão com que o radiador expulsou a água que estava fervendo, mas depois foi só encaixar e completar a água do reservatório...
Depois dessa eu comecei a ficar preocupado...
pra nao mentir dede el ano pasado esto procurando la marca ou la junta( boiola)nao ten ,ejejejejej
Gleison BH
05/01/2010, 15:30
LUCENA;
TENHO ANDADO MUITO OCUPADO E POSTADO POUCO NO FÓRUM.
MAS SEMPRE QUE POSSO, PROCURO LEMBRAR AOS COMPANHEIROS>
- NUNCA! NUNCA! DEIXEM DE INSTALAR O RELÓGIO DE TEMPERATURA AUXILIAR. PODE ATÉ SER QUE O CARRO FERVA COM ELE, MAS AS CHANCES DE VC EVITAR QUE A TEMPERATURA CHEGUE AOS 100 graus é muito maior do que se não houvesse o relógio...
Lucena04
05/01/2010, 15:44
LUCENA;
TENHO ANDADO MUITO OCUPADO E POSTADO POUCO NO FÓRUM.
MAS SEMPRE QUE POSSO, PROCURO LEMBRAR AOS COMPANHEIROS>
- NUNCA! NUNCA! DEIXEM DE INSTALAR O RELÓGIO DE TEMPERATURA AUXILIAR. PODE ATÉ SER QUE O CARRO FERVA COM ELE, MAS AS CHANCES DE VC EVITAR QUE A TEMPERATURA CHEGUE AOS 100 graus é muito maior do que se não houvesse o relógio...
ultimamente eu estou vendo que eu preciso :parede: para aprender as coisas, hj eu vou deixar a VTR para por guincho e parachoque de ferro, depois eu vou instalar um relógio desses.
:concordo:
Gleison BH
05/01/2010, 18:52
Depois de tantos problemas sobre o aquecimento, quando comprei minha segunda SPTG instalei o relógio antes mesmo de por gasolina.
No dia que comprei o carro já levei ao meca...
ultimamente eu estou vendo que eu preciso :parede: para aprender as coisas, hj eu vou deixar a VTR para por guincho e parachoque de ferro, depois eu vou instalar um relógio desses.
ha um tempinho nao posto aqui mas como todo iniciante em sportages, tive algumas consultas com os colegas aqui do forum, nava entre outros...
estou com minha sportage a 2 anos tive problema com cabeçote, retifiquei, ficou uma bosta, estourou denvo, dae comprei zero e nda... o carro sempre fervendo em rodovia conforme post do nava anteiormente, na cidade uma blz mas colocou na rodovia ferve mesmo... depois de muita luta, tempo, dinheiro, entre outros rsrsrsr consegui descobrir o defeito e vcs nao acreditam, o danado do radiador, ou melhor o fe... %&*#$@% do pessoal que estava fazendo limpeza do radiador, sendo q tive q fazer motor duas vezes por conta de aquecimento e tudo por conta de um radiador ou seja um custo medio de 120 conto para varetar e pronto.. neguinho fala q ta varetando ta so jogando produto pinta e te entrega e olha q levei em 3 diferentes lugares, vcs nao imaginam minha frustacao dentro disse em uma das montagens me solta a trava do pistao tive q mexer novamente rsrsrrs depois de tudo solucionado eu estando com a helice da ventoinha travada o suporte da helice o bentido rolamento estoura e a helice tb estourando meu radiador polia entre outros e lele...
ou seja, uma historia de aquisição e gastos em torno de 15 mil reais no carro. mas ta otimo ela me condicionou varios momentos e viagens mesmo com tanta dor de cabeça rsrsr
pessoal entao qdo comprarem uma sportage pelo amor de deus...
revisao preventiva em relação a todo equipamento de arrefecimento do veiculo.
radiador fique atento se estao mesmo varetando limpando geral;
confira junta e se mexer no motor nao adianta colocar junta de aço, coloque de amianto inclusive da marca "juza", mesmo plainando bloco e cabeçote;
parafusos qdo mexer ja troque;
tampa de radiador essencial;
unico problema q nao resolvi foi em relacao a ventoinha, nao quis troca-la deixei travada mesmo.
enfim amigos desculpe a historia mas estava precisando desabafar kkkkkkk
infelizmente aproveitando o post estou vendendo a minha sportage...
motor zero tudo trocado:
cabeçote comprei original na concessionaria inclusive veio completo até com vela aquecedora
bicos novos
camisa, pistao, anel tudo zero
radiador revisado e realmente limpo rsrsr
motor está com 1400 km de uso depois da retifica
sportage prata 01/01 turbo intercooler, completa, tudo funcionando, estepe original.
depois vou postar fotos, quem interessar tel: 34-33141028 falar com Thiago Cruvinel
um grande abraço pessoal
DouglasMac
19/01/2010, 23:10
Blz Lucena? Tem tempo que não "foreio", mas tenho lido de quando em vez.
Rapaz troca tampa do radiador e não economize e troque o acoplamento.
Boa sorte!
LAMA!!
Lucena04
19/01/2010, 23:26
Blz Douglas, espero que esteja tudo blz com vc tb.
Então, a tampa eu já troquei, o acoplamento não, dependendo vou trocar tb.
Minha prioridade é trocar a bomba d'água, ela está vazando, sinal de que algo deve estar errado...
Eu acredito que um dos motivos dela ter fervido é que não tinha espaço para a saida de ar, o carro encalhou em um buraco que chegou até o parachoque.
Fizemos uns testes na oficina e o acoplamento estava funcionando, mas já que fiz o motor todo não deve custar tanto trocar esse acoplamento...
vc tem idéia de quanto custa?
DouglasMac
21/01/2010, 00:40
Tá tudo bem, só muito "sirvisso". Meu, em setembro cotei a 400 paus em BH na Raja Auto Peças. Mas o sistema não gera ar, o lance deve ser a bomba vazando. Não esquece que deve usar água destilada e aditivo.
Motor novo...cuidado e boa sorte!
LAMA!!
LUIS VIOLA
24/01/2010, 12:26
alessandro,
em que condições a viatura está fervendo, trânsito urbano, estrada ou em marcha lenta?
Se o problema for com a ventoinha deve ferver somente no trânsito urbano, pois na estrada a ventoinha não tem função, uma vez que o vento é quem executa a tarefa da mesma e em marcha lenta pode aparecer aquecimento mas não deve atingir o ponto de fervura ou deve demorar muito.
Verifique se há "ar" ou pressão no sistema da seginte forma: Com o motor frio retire a tampa do radiador (observe se não está faltando água/liquido arrefecimento). Dê a partida no motor e mantenha uma acelereção em torno de 3000 giros e verifique se surgem bolhas de ar no movimento da água do radiador. Se isso estiver ocorrendo é possível que houve queima da junta do cabeçote ou empenamento do mesmo, sendo necessária passar por retífica.
Se não houver movimentação de água, o problema está na válvula termostárica, que ao atingir uma temperatura em torno dos 88ºc não está abrindo e dando passagem de líquido.
Outro ponto a ser verificado é a tampa do radiador, que deve ser trocada caso não sustente uma pressão interna em torno de 9bar.
Espero ter ajudado.
me ajude tenho uma sportage 98/99 esta fervendo e jogando muita agua fora do reservatorio, a tampa do radiador não sei se foi trocada é de 1.1 a impressão que da que ele não segura a temperatura da agua, e estou com medo de colocar uma mais resistente e danifique o motor, não tenho manual do veiculo.
Obrigado.
me ajude tenho uma sportage 98/99 esta fervendo e jogando muita agua fora do reservatorio, a tampa do radiador não sei se foi trocada é de 1.1 a impressão que da que ele não segura a temperatura da agua, e estou com medo de colocar uma mais resistente e danifique o motor, não tenho manual do veiculo.
Obrigado.
A pressão correta da tampa é de 0.9, mais que isso a pressão fica muito alta e quando aquece joga agua em escesso para o reservatorio, nunca coloque uma tampa com pressão superior a essa.
[]s
(DU)
LUIS VIOLA
25/01/2010, 16:26
Júlio pra presidente!
boa tarde
poderia me dizer qual é a tampa do radiador correta da sportage 98/99 a minha esta com 1.1 bar, não tenho manual do proprietario.
LUIS VIOLA
25/01/2010, 16:30
Life, o seu sitema ta certinho.
Fiz toda a revisão do sistema, tirando o radiador para limpeza, e adicionando aditivo com água desmineralizada e paguei 120 reais.
Qto a junta que vai na termostática, gente, basta colocar um teco de silicone alta temperatura, ou mesmo comprar papel de junta avulso e cortar na tesoura...
O Julio me ajudou tb qdo a sport tava sem traseira...valeu.
minha spostage esta fervendo o que faço pode me ajudar a resolver isso.
boa tarde
poderia me dizer qual é a tampa do radiador correta da sportage 98/99 a minha esta com 1.1 bar, não tenho manual do proprietario.
Ja te respondi essa pergunta mas vamos lá...
A tampa da sportage tem que ser de 0.9 bar, se colocar tampa com pressão maior vai superaquecer, e quando criar pressão suficiente pra abrir a valvula da tampa espulsa-rá agua em excesso e o reservatorio joga-ra esse excesso fora.
Faça uma revisão basica, veja se o radiador não esta entupido, se a junta do cabeçote não esta queimada, mas primeiro troque essa tampa, em qquer autopeças tem, troquei a minha mes passado e paguei 24,00.
[]s
(DU)
Lucena04
26/01/2010, 10:30
Eu estava vendo esse aparelho da linha guster:
http://www.minhalojaweb.com.br/shop/detalhe.aspx?comando=173484330HWE&produto=35
Na parte de opcionais:
"OPCIONAIS
-Sinal elétrico de saída para atuação de dispositivo externo (Ex: Alarme sonoro, bloqueio, etc) caso atinja o limite de temperatura;
-Sensor incluso ou não, para sua comodidade e menor custo;
-Saída para controlar um relé. EX: Pode-se programar a temperatura para acionar uma ventoinha e uma temperatura para acionar o alarme visual/sonoro;
-Para outros sensores, consulte-nos."
Vcs já tentaram alguma coisa nesse sentido, o próprio aparelho acionaria a ventoinha em uma temperatuda pré determinada? Para isso a ventoinha precisa ser elétrica? Existe a possibilidade de por uma ventoinha extra? :?
A propósito, qual seria o modelo da guster mais recomendado para as nossas Sportage? (faço questão do aviso sonoro)
LUIS VIOLA
26/01/2010, 19:55
Ja te respondi essa pergunta mas vamos lá...
A tampa da sportage tem que ser de 0.9 bar, se colocar tampa com pressão maior vai superaquecer, e quando criar pressão suficiente pra abrir a valvula da tampa espulsa-rá agua em excesso e o reservatorio joga-ra esse excesso fora.
Faça uma revisão basica, veja se o radiador não esta entupido, se a junta do cabeçote não esta queimada, mas primeiro troque essa tampa, em qquer autopeças tem, troquei a minha mes passado e paguei 24,00.
[]s
(DU)
OBRIGADO POR ME REPONDER, DESCULPE MAS É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE SITE E NÃO SABIA ONDE FAZER A PERGUNDA PARA QUE ALGUEM PUDESSE ME AJUDAR.
Eu ja limpei todo o sistema e coloquei dois litros de aditivo par 3 litros de agua, e acabei perdendo tudo pois foi jogado para fora quando aqueceu o motor, o reservatorio ao lado não segura a pressão e não repoe a agua no radiador caso baixa é um sistema estranho para mim, pois geralmente um reservatorio de expanção segura a pressão e não joga para fora como este faz.
Vou seguir sua dica e mudar a tampa do radiador para 0,9 bar e colocar o aditivo novamente.
O sistema de helice do radiador funciona direto com o motor ligado não tem que esperar esquentar para ligar a helice, já comprei assim não sei se é original, pois não tenho manual do veiculo.
OBRIGADO.
LUIS VIOLA
26/01/2010, 20:13
Oi Alessandro,
Eu também tive Sportage Gasolina 2.0 MRDI 99 e o problema de aquecimento também foi a ventoinha. Usei de tudo. Fluido anti-aquecimento, troquei as cebolinhas etc e etc e etc. Vai por nós, o aquecimento deve ser realmente da ventoinha. Sabe como eu testei? Soltei a bixinha e amarrei em dois dos 4 parafusos arames segurando nas hélices. Resultado? Batata, parou de aquecer. Acho que vc pode fazer o mesmo teste sem estragar esta novinha que vc colocou no carro.
Abçs
Daniel Krabbe
Boa Noite Daniel
Compre uma sportage 98/99 e estou com problema de aquecimento a tampa do radiador é 1.1 bar e esta jogando a agua fora pelo reservatorio auxiliar, vou mudar para 0,9 seguina dica de um colega deste site, gostaria de saber se é normal neste veiculo a helice funcionar direto quando liga o veiculo e memo assim da aquecimento alto no motor, o sistema ja foi todo limpo e só perdi aditivo até agora não consegui resolver este problema ainda.
OBRIGADO POR ME REPONDER, DESCULPE MAS É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE SITE E NÃO SABIA ONDE FAZER A PERGUNDA PARA QUE ALGUEM PUDESSE ME AJUDAR.
Eu ja limpei todo o sistema e coloquei dois litros de aditivo par 3 litros de agua, e acabei perdendo tudo pois foi jogado para fora quando aqueceu o motor, o reservatorio ao lado não segura a pressão e não repoe a agua no radiador caso baixa é um sistema estranho para mim, pois geralmente um reservatorio de expanção segura a pressão e não joga para fora como este faz.
Vou seguir sua dica e mudar a tampa do radiador para 0,9 bar e colocar o aditivo novamente.
O sistema de helice do radiador funciona direto com o motor ligado não tem que esperar esquentar para ligar a helice, já comprei assim não sei se é original, pois não tenho manual do veiculo.
OBRIGADO.
Luis,
Com o motor desligado vc consegue girar com a mão a helice do radiador ou ela fica travada?
Vc disse tres litros de agua e dois de aditivo, que totaliza cinco litros, é isso mesmo? Se for isso tem coisa errada, na sportage são 7,5 litros de agua.
[]s
(DU)
Luis,
Com o motor desligado vc consegue girar com a mão a helice do radiador ou ela fica travada?
Vc disse tres litros de agua e dois de aditivo, que totaliza cinco litros, é isso mesmo? Se for isso tem coisa errada, na sportage são 7,5 litros de agua.
[]s
(DU)
Boa noite galera ! ! ! !
Edu agora eu fiquei na duvida tbm minha helice gira junto com o motor desde guando eu comprei pra mim isso era normal como deve funcionar a helice ??? ela só teria que ligar quando esquentace ??
Até mais :concordo:
gustavo ribeiro acosta
27/01/2010, 02:27
sou novo aqui se fizer besteira me avise heheh
AGUEM ja pensou em por o motr da s10 2.2 gasolina na sportage
sera que fica BAOOO
to pensando nisso a minha fundiu e nao to afimm do motor dela mais e disel 2.2 (fraquimm)
Gustavo acosta
uberlandia
gustavo ribeiro acosta
27/01/2010, 02:30
:pensativo:ja pensou em trinca no cabeçote ou junta queimada
a minha tava assim e o problema era uma trinca atraz da camisa no bloco fasia isso que vc. falou
Gustavo Acosta
Uberlandia
Boa noite galera ! ! ! !
Edu agora eu fiquei na duvida tbm minha helice gira junto com o motor desde guando eu comprei pra mim isso era normal como deve funcionar a helice ??? ela só teria que ligar quando esquentace ??
Até mais :concordo:
Ela gira com o motor, porem não é fixa, quando esquenta o gel endurece e prende a helice forçando a ventilação, com o motor desligado e frio vc consegue girar ela com a mão e fica bem leve, com o motor quente vc tbm gira com a mão porem mais pesada.
[]s
(DU)
LUIS VIOLA
27/01/2010, 10:05
Luis,
[]s
(DU)
Bom dia
Ela fica travada e so funciona com o motor ligado mesmo, quando esgotei a agua do radiador só tirei 5 litros apenas, mas não tirei a valvula termostatica que fecha com o motor frio e por isso creio que o restante da agua ficou dentro do motor, fiz um serviço meia boca limpei apenas o radiador.
A tampa do radiador esta ainda 1.1 bar, ao trocar por uma 0,9 bar será que não vai ficar pior do que ja esta?
O reservatorio de expansão joga realmenta a agua para fora?
Que sistema estranho desses coreano...
Pescador4x4
27/01/2010, 11:10
Luis,
O reservatório de expansão não joga água para fora, isso pode acontecer por diversos motivos:
- Radiador entupido; - falta de aperto no cabeçote; - Junta do cabeçote queimada; - cabeçote trincado.
Quando vc esgotar o radiador só vai conseguir tirar de 4,5l a 5l, o restante fica dentro do bloco do motor. Sua ventoinha está travada por isso ainda não deu um esquente nervoso.
Já verificou o radiador e trocou a tampa pela correta 0,9 bar, então vai na sequência, manda verificar o aperto do cabeçote, não resolveu... então parte para trocar a junta do cabeçote e fazer o teste do cabeçote, não adianta ficar colocando aditivo até resolver o problema, vai tudo embora...sim, de qualquer forma prepara o bolso. Abs.
Bom dia
Ela fica travada e so funciona com o motor ligado mesmo, quando esgotei a agua do radiador só tirei 5 litros apenas, mas não tirei a valvula termostatica que fecha com o motor frio e por isso creio que o restante da agua ficou dentro do motor, fiz um serviço meia boca limpei apenas o radiador.
A tampa do radiador esta ainda 1.1 bar, ao trocar por uma 0,9 bar será que não vai ficar pior do que ja esta?
O reservatorio de expansão joga realmenta a agua para fora?
Que sistema estranho desses coreano...
Luis,
Se a helice esta travada, menos mal, mas a 1ª coisa a fazer é trocar a tampa pela correta, as chances de o cabeçote das a gasolina se soltar são muito pequenas mas não impossivel, caso a troca da tampa não resolva, siga as dicas que o amigo Eric postou acima.
[]s
(DU)
LUIS VIOLA
27/01/2010, 14:35
Verifique se o nivel de óleo do motor esta baixando, se estiver normal podem ter deixado cair oleo no sistema por descuido, e esse pouco que apareceu depois da troca da agua pode ser um resquicio que na proxima troca sera eliminado, mas se o nivel do oleo estiver baixando, volte na loja e reclame porque tem coisa errada, o normal seria a agua se misturar ao óleo e não ao contrario como esta acontecendo, mas vai saber.
[]s
(DU)
Boa tarde
voce viu a minha pergunta sobre a sportage que continua fervendo.
LUIS VIOLA
27/01/2010, 14:41
Luis,
O reservatório de expansão não joga água para fora, isso pode acontecer por diversos motivos:
- Radiador entupido; - falta de aperto no cabeçote; - Junta do cabeçote queimada; - cabeçote trincado.
Quando vc esgotar o radiador só vai conseguir tirar de 4,5l a 5l, o restante fica dentro do bloco do motor. Sua ventoinha está travada por isso ainda não deu um esquente nervoso.
Já verificou o radiador e trocou a tampa pela correta 0,9 bar, então vai na sequência, manda verificar o aperto do cabeçote, não resolveu... então parte para trocar a junta do cabeçote e fazer o teste do cabeçote, não adianta ficar colocando aditivo até resolver o problema, vai tudo embora...sim, de qualquer forma prepara o bolso. Abs.
Obrigado pela dica, mas ja tive que comprar este veiculo mais barato, mas acho que fiz mal negocio, se precisar cair em mecanica neste momento estou fe... sem condições de mandar abrir o motor. Vou temtar os procedimentos mais simples ve se vai resolver.
Boa tarde
voce viu a minha pergunta sobre a sportage que continua fervendo.
Você leu as orientações que postei pra você?....
[]s
(DU)
LUIS VIOLA
27/01/2010, 14:55
Você leu as orientações que postei pra você?....
[]s
(DU)
Sim obrigado pelas dicas, vou tentar os procedimentos sem precisar levar em uma mecanica se não der resultado positivo vou ter que aguardar o caixa melhorar.
Fora este problema estou com dificuldades em achar peças para comprar proximo minha cidade, peças como bandeja superior LD e LE, barra da direção e outras devido os pivos estarem com a borracha estourado tenho que trocar todo o conjunto.
Estou postando fotos da minha sportage
ano modelo 2001 2.0 turbo intercoler prata
completa banco de couro tudo funcionando
para maiores informacoes 34-3314-1028
ou pelo celular 34-8835-6441
grato
Sim obrigado pelas dicas, vou tentar os procedimentos sem precisar levar em uma mecanica se não der resultado positivo vou ter que aguardar o caixa melhorar.
Fora este problema estou com dificuldades em achar peças para comprar proximo minha cidade, peças como bandeja superior LD e LE, barra da direção e outras devido os pivos estarem com a borracha estourado tenho que trocar todo o conjunto.
Se não encontrar peças por aí, compre em SP mesmo, eles enviam por sedex ou transportadora.
Se os pivos estiverem bons, da pra fazer a capa com couro.
[]s
(DU)
Estou postando fotos da minha sportage
ano modelo 2001 2.0 turbo intercoler prata
completa banco de couro tudo funcionando
para maiores informacoes 34-3314-1028
Thiadv,
Este topico não é pra isso, posta seu anuncio em apresentação e bate papo livre que é o mais indicado.
[]s
(DU)
LUIS VIOLA
28/01/2010, 15:47
Se não encontrar peças por aí, compre em SP mesmo, eles enviam por sedex ou transportadora.
Se os pivos estiverem bons, da pra fazer a capa com couro.
[]s
(DU)
Boa Tarde
Não conheço nenhum lugar na Capital, se puder me indicar algum lugar seguro?
Para fazer um orçamento das peças.
Boa Tarde
Nesse tópico tem varias auto-peças, da uma lida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965
Gosto muito da Powerparts, mas as outras tbm são boas.
[]s
(DU)
Lucena04
28/01/2010, 16:22
Boa Tarde
dá uma olhada no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&highlight=onde+encontrar+pe%E7as
te recomendo a power parts e o e-pecas (vende pela internet)
A power parts vende peças importadas da Coréia, terra natal do nosso carro
Lucena04
03/02/2010, 11:52
No passeio de Itu teve um momento que o ponteiro da minha vtr deu uma levantada. Eu estava com o carro parado com o ar condicionado ligado, quando percebemos que o ponteiro tinha saido da sua posição habitual. Em vez de desligar o motor optei por desligar o ar condicionado, desligar o ventilador e dar uma leve acelerada, para a ventuinha dar uma "esfriada" no motor. Apesar do medo do motor ferver, deu certo e foi imediato, a temperatura voltou ao normal.
Acontece que a rotação do motor está caindo bastante quando eu aciono o Ar, o mecânico já tinha e falado que eu estava precisando trocar uma peça que faz com que a rotação se mantenha mesmo com o ar ligado, esqueci de trocar e esqueci o nome, mas depois eu pergunto pra ele.
Eu acredito que ela deu uma "esquentada" (não chegou a ferver) pq a ventuinha gira em uma velocidade proporcional ao giro do motor e como o giro estava bem baixo ela não estava ventilando suficientemente o motor.
Será que foi isso mesmo (baixar o giro do motor = baixar o giro da ventuinha) ou tem mais alguma coisa que faz com que o fato de estar com o ar condicionado ligado (ou somente o ventilador) prejudique na refrigeração do motor?
Valeu :concordo:
DouglasMac
03/02/2010, 20:53
Turma, blz?
É tanto "pobrema", mas num vou ficar de fora dus pitacos.
Viola, num esquece de limpar e testar (tira e poe na água fervendo) a 'varvula' termostática. Claro que a tampa esta errado como te indicou o EDuarte...0,9 tem menos pressão e libera a água em menor pressão.
Lucena, isso mesmo, rotação baixa aquece, mas quando isso ocorrer, liga no ar quente, aumentando a circulação da água. Ainda puxe um bocado o acrlerador manual.
LAMA!!
passamos por um problema parecido,tudo foi testado,e o problema era o desgaste da turbina da bomba dágua,solução:trocar a bomba .as aletas estavam desgastadas.
DouglasMac
03/02/2010, 21:42
Então, pois é!
Falta de água destilada e aditivo correto. Mais um ponto a ser verificado, antes de tirar cabeçote, abrir motor e etc...blz.
LAMA!!
Boa noite galera ! ! ! ! !
Bom to com duvidas sobre a temperatura da minha vtr esses dias to reparando que o ponteiro dela não sai do meio ou melhor fica fixo um pouco a baixo do meio e entes disso percebia que o max que chegava era até 1/4 do termometro to em duviva se isso é bom ou ruim pelo o que li ja aqui parece que agora que ta normal e que antes ela nao tava funcionando direito pois as vezes fica muito baixo o ponteiro mesmo o motor ja tando muito tempo ligado nesse fds vou ve se troco a agua do radiador e se tiro as mangueiras pra limpa ou ve se estão oks e tirar a valvula termostatica ve se ta tudo bem, mas em fim qualquer dica ja ajuda.
Abraços e até mais :concordo:
Lucena04
04/02/2010, 10:58
Turma, blz?
É tanto "pobrema", mas num vou ficar de fora dus pitacos.
Viola, num esquece de limpar e testar (tira e poe na água fervendo) a 'varvula' termostática. Claro que a tampa esta errado como te indicou o EDuarte...0,9 tem menos pressão e libera a água em menor pressão.
Lucena, isso mesmo, rotação baixa aquece, mas quando isso ocorrer, liga no ar quente, aumentando a circulação da água. Ainda puxe um bocado o acrlerador manual.
LAMA!!
Acelerador manual? vc quis dizer o acelerador normal de pé, ou tem algum outro acelerador :?:
Já tinha comprado uma nova bomba d´água pra minha, comprei na power parts uma "made in korea", aparentemente é de ótima qualidade, diferente de uma outra que era "made in china" que eu vi. Só estou esperando um tempo para trocá-la.
Lucena04
04/02/2010, 14:32
Perguntei para o mecânico qual é a tal peça que mantem a rotação do motor estável quando se liga o ar condicionado e ele me disse que é a solenoide do ar condicionado, vcs sabem se tem substituição por alguma de carro nacional?
Lucena04
04/02/2010, 16:25
Amigos, bom dia.
O 4x4 da minha SPT estava tentando entrar sozinho.
Depois de ler todo o tópico "4X4 entrando sozinho" e saber qual era o problema, fui para a oficina. Cheguei pedindo para aplicarem WD40 na solenóide, mas, quando o mecânico falou da peça nacional que funciona perfeitamente na substituição, e o preço, pensei: Gambitech!
Por isso estou postanto aqui.
A peça que libera e tranca o vácuo eles chamam de ELETROVÁLVULA. Eles utilizam para liberar e trancar o ar quente no monza.
É uma peça original GM sob código "1 # 93213227 válvula SO"
Custou R$ 80,00 mais R$ 30,00 de mão de obra. Não sei o preço na Kia, mas acredito que seja bem mais.
Ficou perfeito. Fiquei mais tranqüilo ainda quando soube que o mecânico que mexeu no carro já foi chefe da oficina da Kia em Florianópolis. Cheguei lá, relatei o problema e ele sacou na hora, sem tentativas e erros.
Também postarei essa informação no tópico mais adequado, mas peço aos amigos que aceitem aqui, elevando-a ao título de gambitech.
Obrigado!:concordo:
Dei uma pesquisada no fórum e achei essa ótima notícia postada pelo Glaicon.
Essa peça na concessionária está custando 220 reias, achei essa do monza por 38 reias no Mercadocar! :mrgreen:
DouglasMac
05/02/2010, 22:20
Acelerador manual? vc quis dizer o acelerador normal de pé, ou tem algum outro acelerador :?:
Já tinha comprado uma nova bomba d´água pra minha, comprei na power parts uma "made in korea", aparentemente é de ótima qualidade, diferente de uma outra que era "made in china" que eu vi. Só estou esperando um tempo para trocá-la.
Não sei se seu SPT é diesel ou gas, se for diesel é do lado esquerdo ao lado do puxador do capot.
LAMA!!
Lucena04
06/02/2010, 11:02
Não sei se seu SPT é diesel ou gas, se for diesel é do lado esquerdo ao lado do puxador do capot.
LAMA!!
A minha é a gasolina, por isso não deve ter
valeu :concordo:
Dei uma pesquisada no fórum e achei essa ótima notícia postada pelo Glaicon.
Essa peça na concessionária está custando 220 reias, achei essa do monza por 38 reias no Mercadocar! :mrgreen:
É nóis na foto!:mrgreen:
Zé Roberto
17/02/2010, 18:57
Depois de tantos problemas sobre o aquecimento, quando comprei minha segunda SPTG instalei o relógio antes mesmo de por gasolina.
No dia que comprei o carro já levei ao meca...
Caro Gleison,
Coloquei o tal relógio da guster, mas uma coisa ainda está me preocupando: Quando eu pego um transito muito pesado a temperatura sobe até 95 a 98 graus, entretanto, o ponteiro original fica ali na mesma posição 1 mm abaixo do risco central. Quando muito ele dá uma encostadinha no meio. Outro dia, subido a serra da Imigrantes o relogio da Guster chegou a marcar 120 graus e o original não passou do meio. To pressentindo que a maldita ventoinha de gel, que é nova, não está travando direito.
Gostaria de saber se isso acontece com voces...
Abcs,
Lucena04
17/02/2010, 21:19
Caro Gleison,
Coloquei o tal relógio da guster, mas uma coisa ainda está me preocupando: Quando eu pego um transito muito pesado a temperatura sobe até 95 a 98 graus, entretanto, o ponteiro original fica ali na mesma posição 1 mm abaixo do risco central. Quando muito ele dá uma encostadinha no meio. Outro dia, subido a serra da Imigrantes o relogio da Guster chegou a marcar 120 graus e o original não passou do meio. To pressentindo que a maldita ventoinha de gel, que é nova, não está travando direito.
Gostaria de saber se isso acontece com voces...
Abcs,
Desconfio que a minha não está travando tb, ela anda subindo a temperatura.
Deixei ela na oficina hj para trocar a bomba d´água e o mecânico observou que o radiador está sujo de barro na parte de baixo e que a ventoinha ela não está acoplando direito, ele inclusive conseguiu segurar a ventoinha com a mão, mesmo com o motor "quente". a sugestão dele foi primeiro troca a bomba e limpar o radiador para ver como vai ficar. Se for usar o carro mais para a trilha tem a opção de deixar ela travada direto, mas eu estou preferindo manter ela original.
Dei uma lida no fórum e escreveram que o acoplamento viscoso é igual a da besta 2.2, achei por 210 reias na Imperial parts (não tenho certeza no nome da loja), "Made in Korea" e na power parts achei o da Sportage por 300 reias. Estou pensando em pegar esse da besta 2.2.
Se alguém tiver mais aguma sugestão vai ser bem vinda.
Pescador4x4
17/02/2010, 21:59
Desconfio que a minha não está travando tb, ela anda subindo a temperatura.
Deixei ela na oficina hj para trocar a bomba d´água e o mecânico observou que o radiador está sujo de barro na parte de baixo e que a ventoinha ela não está acoplando direito, ele inclusive conseguiu segurar a ventoinha com a mão, mesmo com o motor "quente". a sugestão dele foi primeiro troca a bomba e limpar o radiador para ver como vai ficar. Se for usar o carro mais para a trilha tem a opção de deixar ela travada direto, mas eu estou preferindo manter ela original.
Dei uma lida no fórum e escreveram que o acoplamento viscoso é igual a da besta 2.2, achei por 210 reias na Imperial parts (não tenho certeza no nome da loja), "Made in Korea" e na power parts achei o da Sportage por 300 reias. Estou pensando em pegar esse da besta 2.2.
Se alguém tiver mais aguma sugestão vai ser bem vinda.
Lucena,
Se for travar cuidado com travessias e alagados, se ela entrar em contato com a água/lama travada vai quebrar...Abs!
Lucena04
17/02/2010, 22:05
Lucena,
Se for travar cuidado com travessias e alagados, se ela entrar em contato com a água/lama travada vai quebrar...Abs!
é, estou preferindo mantê-la original (ou pelo menos com o acoplamento da besta 2.2), estou cotando preços para ver se encontro mais barato.
Uma pergunta: mesmo sem estar acoplada ela fica girando? pq a minha está girando, mas parece que esta girando fraca demais.
Valeu a dica :concordo:
Pescador4x4
17/02/2010, 22:22
Parece q o da besta é o mesmo sim, pelo entendi ela fica sempre girando mesmo "acoplada", quando está fria ela tem uma resistência(não nunca fica livre), quando aquece essa resistência aumenta mas não "trava" efetivamente...disseram q o teste é quando estivar quente desliga o carro e tenta segurar(com a ponta dos dedos a hélice) e liga novamente, se conseguir segurar é pq está com problemas, não fiz o teste achei muito sinistro...preciso dos meus dedos inteiros para trabalhar...kkk, Abs!
DouglasMac
17/02/2010, 22:28
Já postei um teste a respeito de acoplamento. No final travei com borracha e está até hoje, o chato é o barulho, parece uma F-250. Na água não quebrou.
O 'bixo' é um "trem de doido"!!
Vai ficando mais travada a medida que esquenta, tem uma espécie de sensor.
Se vai limpar o radia-dor, tira o acoplamento e lava, pode ter barro no sensor, enganando a marcação para o acoplamento, ficou bem explicado?
Pela diferença de preço, compra do SPT mesmo, Besta 2.2 tem nada que presta.
LAMA!!
Lucena04
17/02/2010, 23:36
Parece q o da besta é o mesmo sim, pelo entendi ela fica sempre girando mesmo "acoplada", quando está fria ela tem uma resistência(não nunca fica livre), quando aquece essa resistência aumenta mas não "trava" efetivamente...disseram q o teste é quando estivar quente desliga o carro e tenta segurar(com a ponta dos dedos a hélice) e liga novamente, se conseguir segurar é pq está com problemas, não fiz o teste achei muito sinistro...preciso dos meus dedos inteiros para trabalhar...kkk, Abs!
o mecânico fez esse teste, só que ele segurou com um pano/luva, rs
Lucena04
17/02/2010, 23:41
Já postei um teste a respeito de acoplamento. No final travei com borracha e está até hoje, o chato é o barulho, parece uma F-250. Na água não quebrou.
O 'bixo' é um "trem de doido"!!
Vai ficando mais travada a medida que esquenta, tem uma espécie de sensor.
Se vai limpar o radia-dor, tira o acoplamento e lava, pode ter barro no sensor, enganando a marcação para o acoplamento, ficou bem explicado?
Pela diferença de preço, compra do SPT mesmo, Besta 2.2 tem nada que presta.
LAMA!!
Só estava pensando que se for igual, não tem pq não usar o da Besta, tendo em vista que pelas minhas cotações até agora é mais barato e mais fácil de achar. Mas aí fica a dúvida, será que é igual mesmo?
Vou dar uma pensada, obrigado pelas sugestões
Lucena04
18/02/2010, 15:17
Prezados,
:putz:Estou na seguinte situação: "cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça", motor retificado, trocou até a repimboca da parafuzeta, depois o cabeçote trincou, cabeçote novinho, radiador furou por causa da pressão do cabeçote, radiador novo com 3 colméias de cobre, o antigo eram 2 colméias, :dance:devo pegar o carro hoje na retífica, estou esperando chegar 2 relógios, temperatura de água e óleo, o de água vem com start para relé de ventoinha elétrica que instalarei à frente do radiador, vem mais 2, pressão de óleo e turbo, porém, quero até a instalação da ventoinha elétrica, andar com a viscosa travada, algum dos nobres amigos saberia me dizer como travar a FDP da ventoinha, sem estragá-la:parede:, quero andar com as duas juntas depois, andei pensando em colocar 2 astes de metal fixadas nos parafusos do eixo e nas paredes da ventoinha, ví essa ganbitec em uma l200 e me pareceu interessante, então quem acha certo, por favor levanta o dedo, quem não acha, dá um pitaco:idea:, será de grande valia.
Forte abraço a todos!
PS. Vou gastar $$$$ dos relógios pra frente, as retíficas, cabeçote e radiador estão por conta da agência que me vendeu:mrgreen:, se estivesse por minha conta não estariam lendo esta mensagem, eu não teria mais dinheiro nem pra pagar a banda larga.
Estou fazendo orçamento, provavelmente eu troque o radiador e coloque um de cobre com 3 colméias (indicação do mecânico, parece que o original é de duas colméias e de alumínio) e tb vou trocar o conjunto ventoinha e acoplamento viscoso. Vai uma $$$$ mas não quero mais saber desse motor esquentando nunca mais. Era f*** ficar com um olho na pista e outro no ponteiro da temperatura.
Vcs já fizeram essa troca do radiador? Fica bom?
Pescador4x4
18/02/2010, 20:09
Todos devem dar atenção ao radiador, a maioria ainda é original(alumínio) com mais de 10 anos, varetei o meu e não durou 03 meses, tive que trocar as colméias por novas, serviço q deveria ter feito na primeira vez...Abs!
Pescador4x4
18/02/2010, 20:16
Para quem tiver pensando em travar a ventuinha tem uma forma de travá-la por dentro sem a necessidade de colocar parafusos externos, tem um relato nesse tópico de um baita preju $$$$ por conta desse tipo de travamento, pois o mesmo pode desbalancear o conjunto e provocar sua quebra...Abs!
Júlio C. A. Santos
18/02/2010, 20:47
Olá Eric,
Não é aconselhável travar a ventoinha nas Sportages a gasolina porque a rotação do motor passa de 4.000RPM, mas nas Sportages a diesel a rotação não chega aos 4.000RPM, aí não tem problema. O que quebra o eixo da ventoinha é o rolamento COM FOLGA. Troque o rolamento da ventoinha se estiver com muita folga. Travar a ventoinha usando parafusos é uma tremenda falta de conhecimento por parte dos mecânicos, na Kia aqui da região o mecânico me ensinou a travar a ventoinha usando uma lixa 80 dobrada dentro do acoplamento viscoso (Eu já publiquei isso não? Eu tenho as fotos no meu pc). Essa é também uma dica do MAAT que trabalha com motores de Sportages ha 29 anos. O ideal quando se trava a ventoinha é cortar 4 pás da hélice (é também uma dica do MAAT), repare que os veículos mais antigos com ventoinha travada sempre têm 4 pás apenas, e o ângulo das pás da hélice da Sportage é bem acentuado. A ventoinha travada com 4 pás puxa tanto ar que até faz a hélice do A/C girar antes das 2.000RPM. Só não é aconselhável passar por trechos alagados quando a ventoinha está travada. Eric, se você usa sua Sportage para trilhas e trechos alagados aconselho comprar uma ventoinha nova e original, optei pela ventoinha travada porque não usarei minha Sportage nas trilhas por um bom tempo.
Pessoal,
No ano passado, em agosto eu relatei que havia travado a ventoinha da minha Sportage e cortado 4 pás dela, lembram? Além disso, eu passei a usar óleo solúvel no sistema de arrefecimento. Eu pensei que minha Sportage não iria agüentar o calor do verão... Os passeios na areia da praia... E as subidas de serra nas viagens... Mas 6 meses depois eu confirmo, realmente o problema das Sportage está na ventoinha e no aperto incorreto dos parafusos do cabeçote. Após uma temporada de muito calor, pela primeira vez minha Sportage se comportou como se fosse um carro novo, sem problema algum.
Agradeço ao MAAT por dar vida nova a minha Sportage. :palmas:
DouglasMac
18/02/2010, 21:06
Se o kra tiver coragem segura mesmo, a função é deslizar, pouco mas desliza.
Também preciso dos dedos pra ficar aqui pitacando.
Borracha de camara de ar no mesmo formato do platô interno do acoplamento tambem funciona, o meu está assim a um ano e tudo bem.
LAMA!!
Se alguem ai quebrar a helice, tenho uma novinha na caixa a venda.
Zé Renato
19/02/2010, 16:28
Não há necessidade de segurar e ligar, basta deixar esquentar e desligar, com o motor desligado tente girar a mesma, se ela girar facilmente então o sistema viscoso não está atuando, se tiver bem dificil de girar manualmente é por que está normal.
Pescador4x4
21/02/2010, 21:05
Olá Eric,
Não é aconselhável travar a ventoinha nas Sportages a gasolina porque a rotação do motor passa de 4.000RPM, mas nas Sportages a diesel a rotação não chega aos 4.000RPM, aí não tem problema. O que quebra o eixo da ventoinha é o rolamento COM FOLGA. Troque o rolamento da ventoinha se estiver com muita folga. Travar a ventoinha usando parafusos é uma tremenda falta de conhecimento por parte dos mecânicos, na Kia aqui da região o mecânico me ensinou a travar a ventoinha usando uma lixa 80 dobrada dentro do acoplamento viscoso (Eu já publiquei isso não? Eu tenho as fotos no meu pc). Essa é também uma dica do MAAT que trabalha com motores de Sportages ha 29 anos. O ideal quando se trava a ventoinha é cortar 4 pás da hélice (é também uma dica do MAAT), repare que os veículos mais antigos com ventoinha travada sempre têm 4 pás apenas, e o ângulo das pás da hélice da Sportage é bem acentuado. A ventoinha travada com 4 pás puxa tanto ar que até faz a hélice do A/C girar antes das 2.000RPM. Só não é aconselhável passar por trechos alagados quando a ventoinha está travada. Eric, se você usa sua Sportage para trilhas e trechos alagados aconselho comprar uma ventoinha nova e original, optei pela ventoinha travada porque não usarei minha Sportage nas trilhas por um bom tempo.
Pessoal,
No ano passado, em agosto eu relatei que havia travado a ventoinha da minha Sportage e cortado 4 pás dela, lembram? Além disso, eu passei a usar óleo solúvel no sistema de arrefecimento. Eu pensei que minha Sportage não iria agüentar o calor do verão... Os passeios na areia da praia... E as subidas de serra nas viagens... Mas 6 meses depois eu confirmo, realmente o problema das Sportage está na ventoinha e no aperto incorreto dos parafusos do cabeçote. Após uma temporada de muito calor, pela primeira vez minha Sportage se comportou como se fosse um carro novo, sem problema algum.
Agradeço ao MAAT por dar vida nova a minha Sportage. :palmas:
Fala Júlio,
A minha está travada sim, aos poucos estou voltando a configuração original, já instalei a válvula termostática e assim q colocar o marcador auxiliar de temperatura de água, volto com o viscoso original...não sabia do prob. de travar as Sport a gasolina, valeu a dica, quanto ao Maat, realmente sem comentários ele é fera! Júlio, o barulho com 04 pás como fica? melhora ou não tem muita diferença? Abs!
Júlio C. A. Santos
21/02/2010, 21:24
Eric,
Com 4 pás o barulho diminui 50%, e nas Sportage turbodiesel fica melhor porque não precisa esticar tanto as marchas já que o motor é mais potente. A hélice com 8 pás travada gera um barulho insuportável com apenas 2.000rpm(ou menos), e com 4 pás o barulho fica alto depois de aprox. 3.000rpm. Faz muita diferença sim. É importante verificar o estado do rolamento da hélice, se tiver muita folga o eixo quebra mesmo se a hélice for nova. Há um relato sobre eixo de hélice quebrado aqui no fórum, e não foi com a hélice travada.
Pescador4x4
21/02/2010, 21:39
Rapaz,
Deu até uma dor no coração ver essa cirurgia...kkk, valeu! Abs!
Geisler®
22/02/2010, 00:13
Eric,
Com 4 pás o barulho diminui 50%, e nas Sportage turbodiesel fica melhor porque não precisa esticar tanto as marchas já que o motor é mais potente. A hélice com 8 pás travada gera um barulho insuportável com apenas 2.000rpm(ou menos), e com 4 pás o barulho fica alto depois de aprox. 3.000rpm. Faz muita diferença sim. É importante verificar o estado do rolamento da hélice, se tiver muita folga o eixo quebra mesmo se a hélice for nova. Há um relato sobre eixo de hélice quebrado aqui no fórum, e não foi com a hélice travada.
Tava olhando a foto do motor diesel do Julio, e me veio uma duvida.
Porque no modelo dele, o 2.2 sem turbo, vai apenas 1 correia qua passa pelo gira-brequim, hélice e alternador, e nas turbo diesel são duas correias?? Alguma explicação para isso??
Abraço, e LAMA \o/:concordo:
Costa Junior
22/02/2010, 10:54
Bom dia, amigos.
Fiz uma viagem recentemente e o guster acusou aquecimento.Parei no posto rodoviario e vi que o vaso expansor havia jogado agua pra fora. Completei a agua o que fez praticamente eliminar o radiex no radiador e em algumas oportunidades a agua ferveu. Consegui trazer o carro pra casa muito devagar e parando quando o guster acusava superaquecimento. Meu guster está disparando aos 96 graus.
NO transito urbano, nao podia ligar o arcondicionado, que o guster disparava.Coloquei uma ventoinha travada e até agora nao tem aquecido.
Investigando a causa , tirei a eletrovalvula e coloquei numa vasilha fervendo. A valvula só abriu quando a agua ferveu. Alguem aki postou informaçções da kIa, que a valvula é pra abrir entre os 86 e 95 graus.
Será que minha valvula está com defeito, abrindo somente quando a agua ferve?Preciso trocar ?
Agradeço quem puder me ajudar.
Abraços
costa junior
Bom dia, amigos.
Fiz uma viagem recentemente e o guster acusou aquecimento.Parei no posto rodoviario e vi que o vaso expansor havia jogado agua pra fora. Completei a agua o que fez praticamente eliminar o radiex no radiador e em algumas oportunidades a agua ferveu. Consegui trazer o carro pra casa muito devagar e parando quando o guster acusava superaquecimento. Meu guster está disparando aos 96 graus.
NO transito urbano, nao podia ligar o arcondicionado, que o guster disparava.Coloquei uma ventoinha travada e até agora nao tem aquecido.
Investigando a causa , tirei a eletrovalvula e coloquei numa vasilha fervendo. A valvula só abriu quando a agua ferveu. Alguem aki postou informaçções da kIa, que a valvula é pra abrir entre os 86 e 95 graus.
Será que minha valvula está com defeito, abrindo somente quando a agua ferve?Preciso trocar ?
Agradeço quem puder me ajudar.
Abraços
costa junior
A sub Valvula abre entre 83º e 87º e a principal "começa" a abrir entre 87º e 89º e abre completamente a 100º.
Particularmente eu acho a abertura em uma temperatura muito alta, muito proximo do limite.
Troca pela do corsa, ela abre completamente a 92º, só não tem a sub valvula.
[]s
(DU)
Lucena04
22/02/2010, 17:49
Comprei hj a ventoinha completa com o miolo, marca "Cooling", "made in korea", nunca ouvi falar da marca e confesso que fiquei um pouco com receio, mas pela caixa e pelo material parece ser de boa qualidade. Essa é para a Sportage gasolina, inclusive vem escrito na caixa.
A primeira peça que eu peguei aparentemente tinha vazado alguma coisa, tinha uma marca/mancha na caixa, se é que dá para vazar alguma coisa do miolo do hélice. Pedi para trocar e a outra estava normal.
Notei que ela tem uma posição para ser carregada, mas eu acredito que essas lojas não estão nem aí pra isso, talvez por isso a outra tenha vazado.
Pescador4x4
23/02/2010, 07:57
Tava olhando a foto do motor diesel do Julio, e me veio uma duvida.
Porque no modelo dele, o 2.2 sem turbo, vai apenas 1 correia qua passa pelo gira-brequim, hélice e alternador, e nas turbo diesel são duas correias?? Alguma explicação para isso??
Abraço, e LAMA \o/:concordo:
Nas turbo são duas mesmo, precaução contra quebras. Abs!
Costa Junior
23/02/2010, 22:24
A sub Valvula abre entre 83º e 87º e a principal "começa" a abrir entre 87º e 89º e abre completamente a 100º.
Particularmente eu acho a abertura em uma temperatura muito alta, muito proximo do limite.
Troca pela do corsa, ela abre completamente a 92º, só não tem a sub valvula.
[]s
(DU)
Oi, Eduarte
brigado pela resposta.
Gostaria de colocar aqui tres questoes, as quais agradeço se esclarecidas:
1. A valvula e a sub-válvula estão n mesmo corpo?
2. Não tem modelo, o corsa? (para adquirir a valvula)
3. Voce usa o marcador de temperatua Guster? se usa, em que temperatura ele está regulado para alarmar?
Deixo a pergunta para outros que usem o guster como marcador de temperatura. O meu alarma aos 96 graus. Será pouco?
Obrigado
Costa Junior
Oi, Eduarte
brigado pela resposta.
Gostaria de colocar aqui tres questoes...
Costa Junior
1. A valvula e a sub-válvula estão n mesmo corpo?
Sim
2. Não tem modelo, o corsa? (para adquirir a valvula)
Corsa 1.0/1.4/1.6 EFI/MPFI 8V gasolina de 94 a 98 abre a 92º
Ford Fiesta, Courier, 1.4 Zetec Rocam 99/… abre a 82º
3. Voce usa o marcador de temperatua Guster? se usa, em que temperatura ele está regulado para alarmar?
Não lembro ao certo, mas acho que coloquei pra 95º
[]s
(DU)
oi geisler, la dupla correia es por que el alternador de la 2,0 180 - e el aternador de la 2,2 ,es de 120,por eiso es polea dupla,un abraço
Lucena04
25/02/2010, 14:24
Peguei o meu "Brinquedo" de volta hj. Som da nova ventoinha ficou bem perceptivel, antes nem dava para ouví-la dentro do carro (estava com problema) e agora dá até a impressão de ser um motor mais "nervoso".
Fizemos a comparação e as pás da ventoinha da Sportage tem o mesmo tamanho das pás de um motor V6, se eu não me engano era de uma Pajero.
Dicas:
1 Depois de uma trilha, verificar se a lama não sujou o radiador (na frente e atrás) prejudicando a refrigeração. Se possível fazer uma proteção pelas laterais (ainda preciso bolar alguma coisa).
2 Verificar as condições do acoplamento viscoso da ventoinha. A recomendação é trocar com 80.000, mas não duvido nada de ter por aí Sportage com mais de 130.000km rodando com o miolo da ventoinha que veio no carro de fábrica, muitas vezes não acoplando direito e o dono nem sabe (era o meu caro) e fica reclamando que o carro "esquenta".
[]'s, torcendo para nunca mais ver o ponteirinho subindo:concordo:
Júlio C. A. Santos
25/02/2010, 18:42
O acoplamento viscoso da minha Sportage vazou o gel com 89.500 km. Só pra ter uma idéia, o gel de um acoplamento novo é transparente, mas na ventoinha original antiga tava marron escuro, e tinha um cheiro insuportável.
O acoplamento viscoso da minha Sportage vazou o gel com 89.500 km. Só pra ter uma idéia, o gel de um acoplamento novo é transparente, mas na ventoinha original antiga tava marron escuro, e tinha um cheiro insuportável.
Júlio, vindo de ti, só o cheiro é pouco.
A turma quer saber qual é o gosto?:mrgreen:
Já ficastes verde por causa da água do radiador.
Vai que agora ficas marronzinho..:pipoca:
Costa Junior
26/02/2010, 22:29
Oi, Julio.
E o caso de substituir o gel pelo prolong dá certo? Quem fez e qual o resultado?
oi costa junior nao el viscoso ten dos soluçao lo trocas por un novo ou lo travas,quen te falo de votarle prolonga esta engado e enganado las personas,un abraço
Costa Junior
27/02/2010, 23:15
oi costa junior nao el viscoso ten dos soluçao lo trocas por un novo ou lo travas,quen te falo de votarle prolonga esta engado e enganado las personas,un abraço
OI Maat.
É que ja vi alguem postar aki no forum que colocou o prolong e deu certo. Fiquei curioso e queria explicação melhor.
Obrigado pela resposta.
costa junior
Júlio C. A. Santos
28/02/2010, 01:52
Olá Costa Júnior,
Sim existem relatos de pessoas que colocaram ADITIVO PROLONGA no acoplamento viscoso, mas a primeira coisa a considerar é que o Bardahl Prolonga NÃO é gel para acoplamento viscoso. O gel do acoplamento é usando em pouca quantidade porque ele foi feito para engrossar com o calor, deixando a hélice mais pesada quando o motor necessita de refrigeração. O Prolonga tem efeito contrário, ele é bem grosso, até parece mel e com o calor ele afina. Eu tinha uma ventoinha com quase um ano de uso quando decidi colocar Prolonga no acoplamento(fotos). Coloquei tanto Prolonga que foi difícil fechar a tampa. Depois montei a hélice no motor e saí pra testar, percebi que quando o motor esquenta a hélice fica leve, e quando esfria fica pesada. Se perguntar pra algum engenheiro químico sobre o uso do Prolonga num acoplamento viscoso ele vai achar que é alguma piada. Prolonga não é “gel”, é ADITIVO PARA MOTORES CANSADOS. Costa Júnior, trave a ventoinha, ou compre um acoplamento novo.
concordo completamente com el Sro julio ni eu podia esplicarte la funcion del prolonga,ah outro comentario del prolonga nao es 100% bom en motores el uso en exseso produse uma graxa dentro do motor que pergudica la preçao del oleo como un corpo humano conocido por (colesterol)ok un abraço
Costa Junior
28/02/2010, 23:03
Olá Costa Júnior,
Sim existem relatos de pessoas que colocaram ADITIVO PROLONGA no acoplamento viscoso, mas a primeira coisa a considerar é que o Bardahl Prolonga NÃO é gel para acoplamento viscoso. O gel do acoplamento é usando em pouca quantidade porque ele foi feito para engrossar com o calor, deixando a hélice mais pesada quando o motor necessita de refrigeração. O Prolonga tem efeito contrário, ele é bem grosso, até parece mel e com o calor ele afina. Eu tinha uma ventoinha com quase um ano de uso quando decidi colocar Prolonga no acoplamento(fotos). Coloquei tanto Prolonga que foi difícil fechar a tampa. Depois montei a hélice no motor e saí pra testar, percebi que quando o motor esquenta a hélice fica leve, e quando esfria fica pesada. Se perguntar pra algum engenheiro químico sobre o uso do Prolonga num acoplamento viscoso ele vai achar que é alguma piada. Prolonga não é “gel”, é ADITIVO PARA MOTORES CANSADOS. Costa Júnior, trave a ventoinha, ou compre um acoplamento novo.
Depois que minha ventoinho aqueceu na viagem, coloquei outra que tenho, travada. O motor nao tem aquecido em movimento, mas quando eu para depois de um bom periodo puxando pelo motor e logo depois ligo, o alarme dispara. Será isso normal, mesmo com a ventoinha travada?
Obrigado Maat e julio pelas opinioes.
Costa junior
oi costa junior,que alarme tu ten (vigia) ou outra, por que ten alarme que tu ten que trocar la valvula termotatica ,ou el sensor de tenperatura ,por que ten que alguna ves esas alarme uma tenperatura pre determinada ,obs tu trocaste la valvula termotatica,un abraço
É branca..
É 4X4..
Tem reduzida..
É bonita..
Tem um ronco agradável..e,
O motor está tomando um monte de água do radiador..:shock:
Pois é.
É a minha Sportage.
Lembram do serviço e de todo o meu relato em dezembro/2009?
Esqueçam!
Voltou tudo. E pior!
Comecei a perceber há duas ou três semanas a perda de água do radiador.
E desta vez não era pelo vaso expansor. Estava sumindo do radiador e entrando no motor.
Portanto, C A B E Ç O T E T R I N C A D O.
Certo? Certo!
Amanhã a viatura deve estar pronta de cabeçote e válvulas novos.
Espero que resolva o problema de vez.
Alguém já viu cabeçote trincado? Pois é. Eu já. E tenho fotos!
Uma trinca, que é visível, eles chamam de externa. A outra, que fica nas sedes, não tem como bater foto. Percebe-se apenas no teste de ultrasom.
O esbranquiçado é de água passando pelo sistema. Tem até ferrugem!
Das soluções apresentadas, apareceu cabeçote usado "de procedência"; apareceu também uma oficina que estava cobrando um preço bom, porém sem parecer se preocupar com detalhes importantes com a montagem do sistema; teve ainda o mecânico que fez a troca da junta em dezembro. Ele disse: "passa aqui que eu consigo o cabeçote por um preço bom e trocamos."
Sinceramente? Fugi de todos!
Fiz no local mais caro, porém com pessoal capacitado e condições de dar plena garantia ao serviço.
Isto porque eu ainda gosto da bichinha e não quero me desfazer dela.
É o tal amor bandido. Quanto mais bate, mais a gente se apaixona!:mrgreen:
Seguem as fotos.
Baudenbacher
02/03/2010, 08:15
É branca..
É 4X4..
Tem reduzida..
É bonita..
Tem um ronco agradável..e,
O motor está tomando um monte de água do radiador..:shock:
Pois é.
É a minha Sportage.
Lembram do serviço e de todo o meu relato em dezembro/2009?
Esqueçam!
Voltou tudo. E pior!
Comecei a perceber há duas ou três semanas a perda de água do radiador.
E desta vez não era pelo vaso expansor. Estava sumindo do radiador e entrando no motor.
Portanto, C A B E Ç O T E T R I N C A D O.
Certo? Certo!
Amanhã a viatura deve estar pronta de cabeçote e válvulas novos.
Espero que resolva o problema de vez.
Alguém já viu cabeçote trincado? Pois é. Eu já. E tenho fotos!
Uma trinca, que é visível, eles chamam de externa. A outra, que fica nas sedes, não tem como bater foto. Percebe-se apenas no teste de ultrasom.
O esbranquiçado é de água passando pelo sistema. Tem até ferrugem!
Das soluções apresentadas, apareceu cabeçote usado "de procedência"; apareceu também uma oficina que estava cobrando um preço bom, porém sem parecer se preocupar com detalhes importantes com a montagem do sistema; teve ainda o mecânico que fez a troca da junta em dezembro. Ele disse: "passa aqui que eu consigo o cabeçote por um preço bom e trocamos."
Sinceramente? Fugi de todos!
Fiz no local mais caro, porém com pessoal capacitado e condições de dar plena garantia ao serviço.
Isto porque eu ainda gosto da bichinha e não quero me desfazer dela.
É o tal amor bandido. Quanto mais bate, mais a gente se apaixona!:mrgreen:
Seguem as fotos.
Glaicon,
:putz:Pelo menos agora está nova. :mrgreen:
Sujestão: aproveita que está na oficina e tenta trocar correia, válvula termostática, verificar o acoplamento viscoso e limpeza do radiador. Quando comprei a minha TDi a válvula termostática travou fechada e foi cabeçote pro saco :parede:. Agora não abaixa água e temperatura não sobe mais que quase meio painel :concordo:.
Boa sorte amigo.
Abraço...
Júlio C. A. Santos
02/03/2010, 12:42
E aí Glaicon,
Bem vindo ao Clube S.C.T. - Sportage com Cabeçote Trincado. Também já fiz parte dele.:mrgreen:
O cabeçote da minha diesel aspirada custou R$ 1.600,00 a quase dois anos, achei barato, na Kia custava mais de R$ 3.000,00. Eh que o cabeçote na Kia era vendido com eixo de comando, retentores, e sei lá o que mais...
Mas Glaicon, lembre-se que o torque nos parafusos do cabeçote precisa estar correto pro serviço ficar 100%. Quando troquei o cabeçote achei que estava livre de problemas... Tive que re-apertar os parafusos em casa mesmo porque o "mEcÂnIcO" não foi capaz de fazer isso... Muito difícil que é...
Informações, fale com o MAAT "The King".
comenale
02/03/2010, 20:18
E aí Glaicon,
Bem vindo ao Clube S.C.T. - Sportage com Cabeçote Trincado. Também já fiz parte dele.:mrgreen:
O cabeçote da minha diesel aspirada custou R$ 1.600,00 a quase dois anos, achei barato, na Kia custava mais de R$ 3.000,00. Eh que o cabeçote na Kia era vendido com eixo de comando, retentores, e sei lá o que mais...
Mas Glaicon, lembre-se que o torque nos parafusos do cabeçote precisa estar correto pro serviço ficar 100%. Quando troquei o cabeçote achei que estava livre de problemas... Tive que re-apertar os parafusos em casa mesmo porque o "mEcÂnIcO" não foi capaz de fazer isso... Muito difícil que é...
Informações, fale com o MAAT "The King".
Faço minha as palavras do Julio.
Se o meca não souber dar o aperto corretamente no cabeçote (há todo um procedimento para o correto aperto e torque, inclusive com grau), o serviço poderá ser perdido.
Boa sorte!
E aí Glaicon,
Mas Glaicon, lembre-se que o torque nos parafusos do cabeçote precisa estar correto pro serviço ficar 100%.
Bom, lá eles utilizam chave com torquímetro.
Espero que funcione.
A viatura já está pronta. Só pediram para eu pegá-la amanhã para que possam ligá-la com o motor completamente frio e fazer alguns testes.
Eles ainda "vão estar dando de grátis" um polimento nos faróis, para tirar algumas manchas. Veremos.
Baudembacher, obrigado pela sugestão. Mas todos os itens foram trocados quando da compra da SPT, em junho passado.
Correias, colméia do radiador, tampa do radiador, termostática, aditivo, tudo novo e na própria Kia.
A bomba d'água foi verificada agora e está ok.
Só falta num futuro breve trocar a ventoinha, para garantir, apesar de estar funcionando bem.
Apesar da despesa, confesso que estou feliz, pois acredito que deu para solucionar um problema grande de um carro tão bom.
Afinal, se não fosse ela, não estaria aqui conversando com os amigos.
Obrigado e um abraço.:concordo:
Costa Junior
02/03/2010, 23:05
oi costa junior,que alarme tu ten (vigia) ou outra, por que ten alarme que tu ten que trocar la valvula termotatica ,ou el sensor de tenperatura ,por que ten que alguna ves esas alarme uma tenperatura pre determinada ,obs tu trocaste la valvula termotatica,un abraço
OI, Maat.
Uso o guster, disparando com 96 graus. a valvula termostativa tem aproximadamento, 14 meses em uso. Não sei se ja está em tempo de trocar. Estou andando na viatua com a ventuinha travada sem problemas.
No transito, o relogio marca entre 80 e 86 graus de temperatura. Acho que, ao desligar o motor, a temperatura aumenta ate os 96 graus e quando ligo pouco tempo depois de desligado, da o alarme.
Obrigado
costa junior
oi costa de fato tu ten que trocar esa valvula ,obs la valvula termotatica deve ser trocada todos los ano ,nao es cara ten bom veneficio ,senpre deve ser trocada em la entrada do verano,todo veiculo cuando paras el motor aquece ,por que deja de funcionar todo el sistema de enfriamento,ok si tu ten travado el viscoso ,e vai a dejar travado te aconsego que tires 04 pa del ventilador para nao forsar el rolemento da ventuinha ,ok un abraço
Costa Junior
03/03/2010, 12:40
oi costa de fato tu ten que trocar esa valvula ,obs la valvula termotatica deve ser trocada todos los ano ,nao es cara ten bom veneficio ,senpre deve ser trocada em la entrada do verano,todo veiculo cuando paras el motor aquece ,por que deja de funcionar todo el sistema de enfriamento,ok si tu ten travado el viscoso ,e vai a dejar travado te aconsego que tires 04 pa del ventilador para nao forsar el rolemento da ventuinha ,ok un abraço
Ok. Vou providenciar.
obrigado
costa junior
Lucena04
06/04/2010, 23:29
Ai pessoal.. ninguem nunca usou nenhum digital? Ou fez alguma adaptação na tampinha que eu mencionei??
Hj vou buscar a criança na firma especializada em Ar e Radiador. Mandei verificar todo o sistema, num quero correr riscos.. Sabado andei 150 km com ela em um bom trecho congestionado (maldita marginal Tiete), o ponteiro ficou entre o meio e o proximo risco de cima, percebi que ao parar, ela jogava agua pra fora pelo reservatorio. Fiquei meio preocupado e encostei.. vamos ver o que vira.
Sobre ela ter aquecido verifique principalmente (ou peça para verificar):
- Se a ventoinha está acoplando (deve ser trocada a cada 80.000km, se não estiver fazendo barulho alguma coisa está errada)
- Limpeza do radiador pelo lado de fora (lama pode sujar as colméias e prejudicar a ventilação)
- Se o ventilador auxiliar do "inercooler" do ar condicionando está funcionando.
Outras dicas:
- Verifique se a tampa do radiador está boa e se é de "0.9"
- Verifique se precisa trocar a válvula termostática
Na minha eu ainda coloquei radiador de cobre com três colméias pq eu estava puto e não queria mais ver aquele "pauzinho" se mexendo.
Gleison BH
07/04/2010, 10:16
GENTE GENTE, QUEM NÃO TEM SENSOR DIGITAL AUXILIAR - COM ALARME - ESTÁ DANDO MOLE PARA O AZAR.
NO MEU CARRO JÁ VERIFIQUEI, A TEMPERATURA CHEGA A 102 graus e o ponteiro fica abaixo do meio.
COMO JÁ FALEI, EM 80o. ele fica um pauzinho abaixo do meio e não mexe mais até 102o.
ASSIM, SE PASSOU DO MEIO, PROVAVELMENTE JÁ FOI LÁ PROS 110o., DEVE TER FERVIDO E FRITADO ALGUMA COISA.
E NO CASO DA SPTG DIFICILMENTE QUEIMA SÓ JUNTA, POIS O CABEÇOTE É DE ALUMÍNIO. AÍ COMEÇAM AS CACAS E FICA TODO MUNDO RECLAMANDO QUE O CARRO NÃO PRESTA.
INSTALEM A M. DO RELÓGIO!!!!
* O tom grosseiro é só uma brincadeira :concordo:. Mas é pra levar a sério o conselho :evil:
- Se a ventoinha está acoplando (deve ser trocada a cada 80.000km, se não estiver fazendo barulho alguma coisa está errada)
- Limpeza do radiador pelo lado de fora (lama pode sujar as colméias e prejudicar a ventilação)
- Se o ventilador auxiliar do "inercooler" do ar condicionando está funcionando.
Outras dicas:
Na minha eu ainda coloquei radiador de cobre com três colméias pq eu estava puto e não queria mais ver aquele "pauzinho" se mexendo.
Outras dicas:
Peguei ela la ontem no especialista em radiador.
1° - Eu não percebo ela acoplar, parece que ela liga direto qdo dou a partida.. preciso verificar isso... to achando que ela ta ligada direto.. sei la.
2° - A tampa do radiador está boa e é de "0.9".
3° - válvula termostática estava OK
4° - Limpeza do radiador ele estava zerado por fora mas meio barrento por dentro ele fez a tal da varetagem sei la.. aparentemente ta zerado.
5° - Quero fazer o ventilador auxiliar do ar condicionando ficar ligando qdo instalar o termometro digital, mas quero por o de barra horizontal no painel abaixo do radio.. mas ta dificil de achar, ou melhor achar com preço bom...
e pra encerrar ele deu toda a geral no radiador e verificou os drenos do ar condicionado e a brincadeira ficou por R$ 160,00. Alias ele pediu pra rodar uma semana sem o aditivo pra ver se num tem vazamentos e voltar la na terça pra trocar a agua e colocar o ADITIVO DA BARDAL
Ontem a noite ela ficou travada um pouco abaixo do meio, um pitada abaixo de onde ela ja ficava, vamos ver o q vira.
:concordo: Pessoal
Tentando entender um pouco mais sobre essas "ventoinhas a gel" fucei na internet ate achar algo que explicasse realmente que diabo era isso.. achei esse artigo Muuuuuuuito interessante..
Pode ate ser que ja postaram aqui isso mas eu não tinha visto ainda...
http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:Acoplamento_viscoso_do_ventil ador
espero que esclareça melhor o que vem a ser isso.. e pelo que deu a entender.. num é gel não.. é Oleo mesmo, como deixa claro esse trecho do texto ...
"Quando a temperatura de acionamento é atingida, uma lâmina em forma de mola bimetálica (http://www.4x4brasil.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:Bimet%C3%A1lico) libera a passagem do óleo "
Uma duvida sobre a tal ventoinha...
Aqui na minha criança eu fiz o teste hj.. ela liga assim que liga o carro, desliguei e tentei gira-la.. ela roda livre.. andei um pouco ate a temperatura subir a 1/4 do relogio, desliguei ela tava rodando livre.. tornei a andar com ela ate chegar no meu destino e ao parar ela estava na famosa posição um traço antes do 1/2 do relogio fui tentar mexe-la e ela estava la.. rodando livre..
Poxa.. sera que ela esta travada?? se ela estivesse travada ela rodaria livre? Eu creio que não.. então que diabos esta acontecendo?? :?: :pensativo: :?:
Pescador4x4
09/04/2010, 20:15
Aqui na minha criança eu fiz o teste hj.. ela liga assim que liga o carro, desliguei e tentei gira-la.. ela roda livre.. andei um pouco ate a temperatura subir a 1/4 do relogio, desliguei ela tava rodando livre.. tornei a andar com ela ate chegar no meu destino e ao parar ela estava na famosa posição um traço antes do 1/2 do relogio fui tentar mexe-la e ela estava la.. rodando livre..
Poxa.. sera que ela esta travada?? se ela estivesse travada ela rodaria livre? Eu creio que não.. então que diabos esta acontecendo?? :?: :pensativo: :?:
Wladybr,
Com certeza absoluta ela não está travada, pois quando travamos ela só gira com o motor ligado. Agora vc tem que testar se ela está ok, tem várias dicas: ela tem q ter uma pequena resistência ao tentar girá-la(se não tiver resistência nenhuma está com problemas), quando o carro estiver quente e pela manhã quando vc liga o carro ela faz um barulho mais forte e depois volta ao normal... alguns colegas deram a dica de segurar com um pano/luva a ponta da hélice em seguida ligar o carro, se ela estiver ok ela vai escapar...esse ultimo teste não fiz...kkk, Inicialmente travei a minha e depois coloquei uma original. Como a sua é a gasolina não é recomendável travar. Abs!
Eric.
Zé Roberto
09/04/2010, 20:17
Puts, será que é isso???
Fiz o motor, ficou blz. Coloquei o relojinho da Guster. O ponteiro agora fica lá pregado no "pauzinho" do meio. No relojinho, sempre 79. De vez em quando vai pra 80.. 85... mas volta pro 79. Só tem um problema. O reservatório tá sempre cheio e tá sumindo a agua do radiador.
Toda semana tenho que completar a agua, mas a do reservatorio ja tá até velha, intocavel...
Agora, lendo aqui, falaram da tampa 0.9. Fui ver a minha: 1.1. Será que é isso????
Maledeto doc ara da Kia que me vendeu ela. a outra velha tava tão boa!!!!
Vou trocar de nove e ver se para esse sumiço de agua.
Abraço a todos.
Zé Roberto
SPTG-2001 TDI
Se ela estivesse travada vc não conseguiria vira-la com a mão.
Se ela estiver boa, quando vc tentar gira-la perceberá uma certa resistencia, ela estará um pouco pesada.
Um teste simples é qdo vc ligar o carro de manhã acelere até uns 2000 ou 3000 rpm, vc escutará um som forte de vento e depois de 1 minuto +/- o barulho para, se isso não acontecer nem tire o carro da garagem...
[]s
(DU)
Pescador
Desculpe, não vi que vc ja tinha respondido, vc foi mais rapido...rsss
Zé Roberto
Se a tampa for de pressão maior que é o seu caso, qdo atingir essa prassão jogará muita agua pro reservatorio que por sua vez jogará o excesso fora, qdo esfriar e o radiador puxar a agua de volta não terá agua suficiente, por isso o nivel ta sempre baixo.
[]s
(DU)
Pescador4x4
09/04/2010, 20:35
kkkk
Foi no mesmo instante, o bom foi que a dica estava correta...Abs!
Obrigado Pescador e EDuarte
Tb achei que não estava travada ao ver que ela rodando livre...
Mas achei estranho ela girar com a mesma facilidade tanto ao ligar cedo qto ao chegar depois ao meu destino.
Vou aproveitar o FDS e fazer mais testes. Mas depois da limpeza do radiador me pareceu bem mais estavel.
Geisler®
12/04/2010, 02:43
Obrigado Pescador e EDuarte
Tb achei que não estava travada ao ver que ela rodando livre...
Mas achei estranho ela girar com a mesma facilidade tanto ao ligar cedo qto ao chegar depois ao meu destino.
Vou aproveitar o FDS e fazer mais testes. Mas depois da limpeza do radiador me pareceu bem mais estavel.
Wladybr, se eu fosse você, nem pensaria muito:pensativo:, trocaria o acoplamento o mais rápido possivel.:palmas:
Vai gastar uns 300/400 reais, que no fim vai te poupar 4 ou 5mil reais depois quando ferver e trincar cabeçote... Experiência própria :concordo:
Abraço e LAMA \o/:odedo::mrgreen:
Puts, será que é isso???
Só tem um problema. O reservatório tá sempre cheio e tá sumindo a agua do radiador.
Toda semana tenho que completar a agua, mas a do reservatorio ja tá até velha, intocavel...
Zé Roberto
SPTG-2001 TDI
Zé Roberto, diria o Júlio: "Bem vindo ao Clube S.C.T. - Sportage com Cabeçote Trincado. Também já fiz parte dele."
Se a água nem sobe para o vaso expansor, mas some do radiador, é porque está indo para o motor.
Porém, se fizestes o motor, tenta antes o reaperto de cabeçote.
Boa sorte.:concordo:
Zé Roberto
12/04/2010, 08:01
Zé Roberto, diria o Júlio: "Bem vindo ao Clube S.C.T. - Sportage com Cabeçote Trincado. Também já fiz parte dele."
Se a água nem sobe para o vaso expansor, mas some do radiador, é porque está indo para o motor.
Porém, se fizestes o motor, tenta antes o reaperto de cabeçote.
Boa sorte.:concordo:
Muito boa idéia. Talvez até trocar os parafusis novamente...
Zé Roberto
SPTG 2001 TDI
Gleison BH
12/04/2010, 10:29
E aí eduarte! Blz?
Vc leu essa matéria postada pelo wladybr??
O que achou? é o sistema da sptg?
O que achou do teste temperatura x resistência??
Abraços.
tentando entender um pouco mais sobre essas "ventoinhas a gel" fucei na internet ate achar algo que explicasse realmente que diabo era isso.. Achei esse artigo muuuuuuuito interessante..
Pode ate ser que ja postaram aqui isso mas eu não tinha visto ainda...
http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=tema:acoplamento_viscoso_do_ventil ador
espero que esclareça melhor o que vem a ser isso.. E pelo que deu a entender.. Num é gel não.. é oleo mesmo, como deixa claro esse trecho do texto ...
"quando a temperatura de acionamento é atingida, uma lâmina em forma de mola bimetálica (http://www.4x4brasil.com.br/wikiauto/index.php?title=tema:bimet%c3%a1lico) libera a passagem do óleo "
comenale
12/04/2010, 11:41
E aí eduarte! Blz?
Abraços.
Pessoal,
Aproveitando o assunto "ventoinha" e "acoplamento viscoso", sou obrigado a concordar com a matéria divulgada no site.
A mais de 2 anos minha ventoinha está trabalhando com Prolong no lugar do tal "gel".
Foi a receita dada por um mecânico em Porto Seguro quando estive por lá. Devido as altas temperatura na região, comecei a ter problemas com aquecimento e em seu diagnóstico o tal "gel" tinha perdido as propriedades e não atua para o travamento da hélice. Segundo ele o problema seria resolvido com a troca do gel por prolong.
Como eu não tinha outra alternativa, a ventoinha não atuava e não tinha como comprar outra nova em curto espaço de tempo, resolvi aceitar a sugestão do meca e mandei fazer o serviço.
Ficou show!:palmas:
Desde então não tenho problemas.:dance:
E aí eduarte! Blz?
Abraços.
Fala Gleison
Li sim, na verdade o óleo usado nesse sistema é a base de silicone, que nos carros de passeio fica entre 2.000 à 16.500 centistokes.
Ao contrario do que muitos pensam, não é a reação do produto viscoso com a temperatura que prende a helice, e sim uma "valvula" que se abre conforme a temperatura e libera o produto em determinadas partes aumentando o arraste do acoplamento.
Se trocar o oleo a base de silicone resolve o problema, eu acredito que se colocar um óleo grosso como o de cambio ou prolong por exemplo que não se altera com a temperatura, de o mesmo resultado.
[]s
(DU)
Pessoal,
Aproveitando o assunto "ventoinha" e "acoplamento viscoso", sou obrigado a concordar com a matéria divulgada no site.
A mais de 2 anos minha ventoinha está trabalhando com Prolong no lugar do tal "gel".
Foi a receita dada por um mecânico em Porto Seguro quando estive por lá. Devido as altas temperatura na região, comecei a ter problemas com aquecimento e em seu diagnóstico o tal "gel" tinha perdido as propriedades e não atua para o travamento da hélice. Segundo ele o problema seria resolvido com a troca do gel por prolong.
Como eu não tinha outra alternativa, a ventoinha não atuava e não tinha como comprar outra nova em curto espaço de tempo, resolvi aceitar a sugestão do meca e mandei fazer o serviço.
Ficou show!:palmas:
Desde então não tenho problemas.:dance:
Fala Comenale
Seu depoimento só confirma minha teoria... muito bom...
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
12/04/2010, 14:40
Fala Comenale
Seu depoimento só confirma minha teoria... muito bom...
[]s
(DU)
Eduarte,
Se você quiser usar o Prolonga da Bardahl, tem que limpar todo o gel de dentro do acoplamento e colocar o Prolonga até não caber mais. Quando você estiver colocando o produto no acoplamento vão se formar bolhas de ar, espere uns minutos até as bolhas de ar subirem pra o Prolonga preencher todo o acoplamento. Antes de fechar a tampa coloque um pouco mais de Prolonga no meio do acoplamento, porque quando a tampa é fechada ainda fica uns espaços vazios. Usar pouco Prolonga é arriscado.
Obs.: Não use produtos "genericos" ou imitações do Prolonga da Bardahl. Eu quase comprei o aditivo da marca Draft, mas percebi que ele é bem mais fino que o Prolonga, não serve pro acoplamento.
Valeu a dica Julio....
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
12/04/2010, 23:19
Galera,
Tenho duas ventoinhas em casa: Uma travada com 4 pás e outra com Prolonga no acoplamento e 8 pás. Acabei de colocar a ventoinha com Prolonga pra testar. A hélice travada com 4 pás eu usava desde agosto de 2009, aguentou todo o verão e algumas trilhas com areia forçando muito, aprovei, mas quando tinha que passar por alagamentos(principalmente na época de enchentes) aí era perigoso quebrar a hélice. A hélice original fica pesada quando "sente" o calor através daquele caracol metálico que fica na tampa do acoplamento, e se a tampa estiver suja de lama o acoplamento pode não sentir o calor aí não aciona a hélice, perigoso não? Sendo assim, a vantagem de se usar Prolonga é que o acoplamento vai funcionar normalmente mesmo quando estiver enlameado.
Acho que niguém aqui usou hélice com Prolonga numa Sportage diesel aspirada, tomara que dê certo...:|
As fotos abaixo são do acoplamento que uso atualmente.
Chico Almeida
13/04/2010, 02:52
Galera,
Tenho duas ventoinhas em casa: Uma travada com 4 pás e outra com Prolonga no acoplamento e 8 pás. Acabei de colocar a ventoinha com Prolonga pra testar. A hélice travada com 4 pás eu usava desde agosto de 2009, aguentou todo o verão e algumas trilhas com areia forçando muito, aprovei, mas quando tinha que passar por alagamentos(principalmente na época de enchentes) aí era perigoso quebrar a hélice. A hélice original fica pesada quando "sente" o calor através daquele caracol metálico que fica na tampa do acoplamento, e se a tampa estiver suja de lama o acoplamento pode não sentir o calor aí não aciona a hélice, perigoso não? Sendo assim, a vantagem de se usar Prolonga é que o acoplamento vai funcionar normalmente mesmo quando estiver enlameado.
Acho que niguém aqui usou hélice com Prolonga numa Sportage diesel aspirada, tomara que dê certo...:|
Fala Julio, bom dia.
O acoplamento viscoso da minha Sport (que é a mesma que a sua, práticamente!!!) está entupido de Prolonga (o original!!!) misturado ao gel fazem 2 semanas (só não tive coragem de serrar as 4 pás da hélice!!!), e o medidor do painel está marcando menos 1 traço que antes (passa um pentelhésimo do penúltimo antes do meio!!!), fiz aquele teste pra verificar o peso ao tentar girá-la após aquecer e ela fica bastante pesada mas não "travada". Antes do Prolonga, no mesmo teste, a hélice chegava a girar quase meia volta. Pior disso tudo é que, antes de testar, comprei um conjunto completo novo :parede:acho que das Vans pois o diâmetro da hélice é ligeiramente menor. Agora vou tentar trocar por outra coisa, só não sei o que!!! Paguei 200 reais no conjunto e o que eu preparei ficou até melhor!!! Será que o novo tá "bichado"???
Resultado: Ficou muito melhor do que imaginava!!! Valeu pela dica :concordo:!!!
Um abraço,
comenale
13/04/2010, 08:14
Julio,
Creio que vc não terá qualquer problema com a sua Sport aspirada. O sistema de refrigeração é idêndico as TDI, então é só aproveitar:dance:.
Galera,
É facil de abrir o sistema? é parafuso, rebite, cola, chiclete.. que diabo tem segurando o dispositivo fechado?:?:
Se for parafuso é babinha de fazer... so Tirar, Abrir, limpar, encher e recolocar?
Júlio C. A. Santos
13/04/2010, 19:00
Wladybr,
Você vai precisar dessas ferramentas:
01 Chave de boca n° 12 (para tirar a hélice motor)
01 Chave biela n° 10 (para soltar a hélice do acoplamento)
01 Chave Philips grande (para abri o acoplamento. Isso pode ser bem difícil, os parafusos são muito bem presos com trava-rosca).
Se os parafusos Philips não se soltarem, use uma furadeira e uma broca para metais n° 9 ou 10 pra detonar as cabeças dos parafusos, e quando ouvir um “tec” está pronto, é só tirar o resto do parafuso que ficou dentro da outra parte do acoplamento, não se preocupe, vai sair bem fácil. Faça isso nos quatro parafusos philips se for necessário.
Na hora de fechar, muita atenção, tem uma borracha vermelha responsável pela vedação do acoplamento, e ela pode sair do lugar quando se fecha a tampa, se mastigar a borracha já era. Quem sabe silicone de alta temperatura resolva o problema.
Veja nas fotos abaixo, a diferença entre um acoplamento com 12 anos de uso e outro com 1 ano apenas. O gel “apodreceu” dentro do acoplamento a ponto de ficar marrom, quando o gel ta novinho ele é tão transparente que nem é possível ver na foto.
E então, alguém mais se sente tranqüilo com uma ventoinha original com mais de 10 anos de uso na sua Sportage? Hehehe!
VLW.. Vale a pena com certeza fazer isso.. depois so fechgar e ir pro abraço..
So uma pergunta de Tecnico Eletronica: O que é??
01 Chave biela n° 10 (para soltar a hélice do acoplamento)??? ??? ???
Desculpe a ignorancia mas essa eu num conheço.. ou conheço por outro nome..
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 14:21
Wladybr,
A primeira coisa a fazer é tirar a hélice fora, tirar do motor, usando uma chave de boca nº12 como mostra a foto(á esquerda), são 4 porcas sextavadas.
Depois que a ventoinha estiver fora da Sportage, a chave biela nº10(foto á direita) é para soltar a hélice de plástico do miolo, são 4 parafusos sextavados.
A chave de philips grande é para finalmente abrir o miolo(acoplamento viscoso), São 4 parafusos philips.
Obs.: Para ter mais espaço para trabalhar, tire aquela peça de plástico que leva o ar até o filtro, essa peça fica em cima do radiador e da hélice.
Vlw Campeão..
EHEHEHEH sabia que eu conhecia com outro nome.. Deve ser coisa de SUL pra Sudeste eheheheh Aqui pelo menos ate onde sei o pessoal chama de "Chave L de boca" ou "Chave L canhão" eheheheheh
E... BRASILZÂO...
Vlw pelas dicas...
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 19:17
Pessoal,
Estou testando o Prolonga no acoplamento ha dois dias. Rodei pouco mais de uma hora por dia, no trânsito lento, algumas subidas leves pelo centro da cidade e uns km de BR. Percebi que o ponteiro no painel às vezes desce um pouco, ele sempre ficava bem em cima do risco abaixo do meio. Porém... Em alguns momentos ele QUASE passou do penúltimo risco, isso já seria algum problema na válvula termostática? Com a ventoinha travada também acontecia isso.
O funcionamento do gel original acontece por uma reação química, ele engrossa um pouco com o calor deixando a ventoinha mais pesada. O prolonga... Acho todo mundo já sabe que acontece ao contrário. Afinal o Prolonga é aditivo para motores cansados e não gel para acoplamento. Mesmo quando o motor está totalmente frio, se eu girar a hélice com a mão ela vai esta bem pesada, mas depois de girá-la algumas voltas ela fica tão leve como uma ventoinha original. Aí quando rodei pela cidade por mais de uma hora, entrei na garagem e abri o capô sem desligar o motor. Dei umas aceleradas e a hélice puxou tanto ar que até se parecia com a hélice travada com quatro pás que estava instalada antes. Depois desliguei o motor para girar a hélice com a mão e ver se ela ta pesada ou leve. Teoricamente a hélice teria que ficar leve porque o Prolonga afina quando é submetido a muito calor, mas pra minha surpresa a hélice tava um pouco pesada (mais pesada que uma hélice original com motor quente). Então porque a hélice fica leve depois de girá-la algumas vezes com o motor frio, e depois que o motor esquenta, ela pesa mais? Acho que o que acontece é o seguinte: Com o motor frio o Prolonga desce todo e como está frio fica bem pastoso. Nos primeiros segundos ele segura a hélice pra valer (isso acontece até num acoplamento novo). E conforme o acoplamento gira e esquenta, o Prolonga amolece e "flui" para as extremidades da parte interna do acoplamento devido á força centrífuga. E é justamente nesse momento que a hélice começa a pesar, porque o Prolonga se mantém nas extremidades ocorrendo um "atrito" entre as paredes internas do acoplamento, o Prolonga e o disco interno. É muito importante usar o Prolonga em grande quantidade no acoplamento para assegura um bom funcionamento da hélice.
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 19:27
Pessoal,
Também achei isso: (foto). Eu conhecia óleos SAE 90 e 140 para transmissões e diferenciais, mas este tem viscosidade 250 !!! Deve parecer cimento com pouca água de tão grosso... Mas quem se habilita a testar no acoplamento?
Site do lubrificante: http://www.bralub.com.br/categoria-black.html
Julio
Até onde sei o dito "gel" não engrossa com a temperatura pois ele é um óleo a base de silicone.
Sua descrição de ficar pesada com o motor frio esta correta, todavia ele não espalha para as extremidades por causa do calor e sim pela força centrifuga como vc mencionou.
Conversando com alguns recuperadores desse sistema, todos me informaram que é só colocar um óleo bem grosso que a ação é a mesma, o óleo afina sim, mas como é um óleo pra alta temperatura, ele não afina tanto ao ponto de não criar o arraste suficinte pra refrigeração.
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 19:47
Julio
Até onde sei o dito "gel" não engrossa com a temperatura pois ele é um óleo a base de silicone.
Sua descrição de ficar pesada com o motor frio esta correta, todavia ele não espalha para as extremidades por causa do calor e sim pela força centrifuga como vc mencionou.
Conversando com alguns recuperadores desse sistema, todos me informaram que é só colocar um óleo bem grosso que a ação é a mesma, o óleo afina sim, mas como é um óleo pra alta temperatura, ele não afina tanto ao ponto de não criar o arraste suficinte pra refrigeração.
[]s
(DU)
Hum...:pensativo: Então pode ser que o gel original fique mais grudento quando esquenta, porque quando abri o acoplamento ele tinha uma leve semelhança com uma "cola". E sobre o óleo? Será que aquele SAE 250 serve? Se tu souber de algo mais sobre óleos que possam ser usados dá um toque, será um novo estudo, precisamos de todas as informações possíveis.
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 19:50
Eduarte,
Peraí... Esqueci de perguntar... O que tu sabe sobre o Prolonga? Não é nada de ruim neh? Porque por aqui já tem três viaturas com Prolonga, incluindo a minha, hehehe!
Esse 250 é muito grosso, acho que nem iria fluir, acredito que um 90 ou mesmo prolong é suficiente.
Não estou pesquisando muito sobre esse sistema pq pretendo colocar elétrica, mas qquer novidade eu coloco aqui.
[]s
(DU)
Eduarte,
Peraí... Esqueci de perguntar... O que tu sabe sobre o Prolonga? Não é nada de ruim neh? Porque por aqui já tem três viaturas com Prolonga, incluindo a minha, hehehe!
Vc ta usando prolong só na ventoinha ou no motor tbm?
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 20:10
Vc ta usando prolong só na ventoinha ou no motor tbm?
[]s
(DU)
Só na ventoinha porque? Não é bomba neh?:shock: Hehehe!
No final do ano passado coloquei o que sobrou do Prolonga no motor...:oops:
comenale
14/04/2010, 20:26
Pessoal,
Estou testando o Prolonga no acoplamento ha dois dias. Rodei pouco mais de uma hora por dia, no trânsito lento, algumas subidas leves pelo centro da cidade e uns km de BR. Percebi que o ponteiro no painel às vezes desce um pouco, ele sempre ficava bem em cima do risco abaixo do meio. Porém... Em alguns momentos ele QUASE passou do penúltimo risco, isso já seria algum problema na válvula termostática? Com a ventoinha travada também acontecia isso.
Com certesa a válvula termostática está com problemas ou está sem válvula ou ainda alguns mecânicos fazem um furo na base da válvula.
Nesses casos quando o motor é pouco exigido (descidas) a temperatura tende a cair. Não é o ideal.
Dê uma analisada na válvula.
Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 20:34
Com certesa a válvula termostática está com problemas ou está sem válvula ou ainda alguns mecânicos fazem um furo na base da válvula.
Nesses casos quando o motor é pouco exigido (descidas) a temperatura tende a cair. Não é o ideal.
Dê uma analisada na válvula.
Comenale,
Ainda bem que tu apareceu, queria te fazer uma pergunta: Tu lembra de ter rodado com sua Sportage no trânsito em alguma cidade que tenha registrado 40º de calor? Aqui a temperatura passa disso no verão, por isso to preocupado. Não queria voltar pra ventoinha travada no verão. Mesmo nessa época tem feito muito calor por aqui.
A válvula termostática comprei na Kia, é original, mas acho que vou trocar.
Vagner Fabricio
14/04/2010, 21:01
Ah, se você vai colocar um prolong no motor, já pensou em usar então um vidrinho de Militec? meu irmão usava no peugeot 206 dele, pois ele colocou turbo. Quando ele trocava o óleo e não usava o militec o carro esquentava, era colocar esse militec e o carrim parar de esquentar.
[]'s
comenale
14/04/2010, 21:59
Comenale,
Ainda bem que tu apareceu, queria te fazer uma pergunta: Tu lembra de ter rodado com sua Sportage no trânsito em alguma cidade que tenha registrado 40º de calor? Aqui a temperatura passa disso no verão, por isso to preocupado. Não queria voltar pra ventoinha travada no verão. Mesmo nessa época tem feito muito calor por aqui.
A válvula termostática comprei na Kia, é original, mas acho que vou trocar.
Julio,
Minha opnião é que o sistema de refrigeração das Sport´s não foi projetado para temperaturas tão altas como as nossas.
De qualquer forma nunca enfrentei temperatura de 40º ou superior. Cheguei perto de 38º em transito pesado em Sampa e a danada não se queixou.
O jeito é usar com cautela e analisar se a gambitec do prolonga vai funcionar nessas condições.
Abs.
comenale
14/04/2010, 22:02
Ah, se você vai colocar um prolong no motor, já pensou em usar então um vidrinho de Militec? meu irmão usava no peugeot 206 dele, pois ele colocou turbo. Quando ele trocava o óleo e não usava o militec o carro esquentava, era colocar esse militec e o carrim parar de esquentar.
[]'s
Eu, particularmanete, não acredito nesses aditivos milagrosos.
Esse Militec é igual a um tal de Carbono Puro:pipoca:.
Não conheço ninguem que tenha usado para ter uma opinião confiável.
Abs.
DouglasMac
14/04/2010, 23:08
Pessoal, sou ruim de pesquisar aqui, então por favor busquem por mensagens que já postei a respeito de acoplamento e Prolong etc(com fotos). NÃO FUNCIONA!!
Ou trava ou coloca nova.
Rodo em clima altíssimo, na casa dos 38/40, nada de aquecer, encho o cano nos 120/140 com ar ligado, serra (João Monlevade) e nada acontece e água só na revisão anual para troca de aditivo e a própria água (destilada, sempre!).
Trojão conhece minha rota, só as serras da Minas Gerais sem perdão.
Já se vão 155.000KM sem problemas. São Paulo tres em tres meses e etc.
Sempre recomendo: comece pelo mais simples - tampa do radiador 0,9, válvula termo, e assim por diante.
Aliás, também já comentei que existe uma circular da KIA informando para tirar a 'segunda' trava que existe na válvula termo. Trabalha mais na folga.
Se ajudei...
LAMA!!
Júlio C. A. Santos
15/04/2010, 00:42
Pessoal, sou ruim de pesquisar aqui, então por favor busquem por mensagens que já postei a respeito de acoplamento e Prolong etc(com fotos). NÃO FUNCIONA!!
Ou trava ou coloca nova.
Rodo em clima altíssimo, na casa dos 38/40, nada de aquecer, encho o cano nos 120/140 com ar ligado, serra (João Monlevade) e nada acontece e água só na revisão anual para troca de aditivo e a própria água (destilada, sempre!).
Trojão conhece minha rota, só as serras da Minas Gerais sem perdão.
Já se vão 155.000KM sem problemas. São Paulo tres em tres meses e etc.
Sempre recomendo: comece pelo mais simples - tampa do radiador 0,9, válvula termo, e assim por diante.
Aliás, também já comentei que existe uma circular da KIA informando para tirar a 'segunda' trava que existe na válvula termo. Trabalha mais na folga.
Se ajudei...
LAMA!!
DouglasMac,
'segunda' trava que existe na válvula termo??? Como assim?
Abraço
Pescador4x4
15/04/2010, 07:51
Julio,
Minha opnião é que o sistema de refrigeração das Sport´s não foi projetado para temperaturas tão altas como as nossas.
De qualquer forma nunca enfrentei temperatura de 40º ou superior. Cheguei perto de 38º em transito pesado em Sampa e a danada não se queixou.
O jeito é usar com cautela e analisar se a gambitec do prolonga vai funcionar nessas condições.
Abs.
Moro em Alagoas,
As temperaturas aqui são sempre altas, o inverno daqui marca mínima de 26º, e mesmo assim voltei à configuração original (válvula, viscoso, aditivo) e ela aguenta na boa (sempre com ar-condicionado ligado), agora que instalei o marcador de temperatura guster ficou mais fácil de acompanhar a variação, o único momento em q a temperatura subiu um pouco acima da média foi em subida de serra com carga máxima ou em velocidades acima de 110 km/h e por incrível que pareça um dos locais em q ela fica mais estável é no trânsito pesado.
Quanto ao projeto das Sportages temos q observar de forma diferenciada diesel/gasolina, pois nas diesel o prob. é a perda da água, elas esquentam quando p algum motivo (existem vários) perdem a água do sistema, caso o dono não esteja atento ou em uma acidente, já era.
Nas gasolina além da perda da água, parece que pelo simples fato do viscoso não estar legal ela já esquenta...
Abs,
Eric.
Júlio C. A. Santos
16/04/2010, 18:22
Pessoal,
Continuo testando o Prolonga no acoplamento e to sempre atento a qualquer coisa diferente na temperatura. Nos últimos dois dias tenho rodando por mais de uma hora no centro da cidade e alguns trechos de BR(primeiros testes). Nesses dois dias fiz o seguinte teste: Antes de sair de casa, com o motor ainda frio e ligado tentei parar a ventoinha colocando um jornal na hélice pra ver se ela tava leve a ponto parar. Não consegui fazer parar de jeito nenhum. Depois rodei por mais de uma hora forçando bastante, aí cheguei em casa e não desliguei o motor(estava bem quente). Fiz o teste novamente, tentei para a hélice colocando o jornal enrolado na hélice e não consegui fazer ela para, até tive medo de quebrar as pás. Acho que o Prolonga funciona mesmo...
Aqui no fórum alguém já relatou que conseguiu parar a hélice segurando ela com um pano, isso com acoplamento original, quem sabe já estaria ruim, ou não.
Veja nesses vídeos como é simples fazer o teste para ver se a hélice esta ruim. Nesse caso nos vídeos ela ta ruim.
www.youtube.com/watch?v=xHdEpbH_srM&playnext_from=TL&videos=Rqyev1tPo7U
www.youtube.com/watch?v=qUN17UEUWmc&playnext_from=TL&videos=wnMum8p3NwI
Abraço
Vagner Fabricio
17/04/2010, 01:10
Poxa, que legal, não sabia disso não... e é simples fazer...
Eu não arriscaria fazer com a revista, já pensou se quebra a hélice huahuauah
agora a do jornal.... de boa....
Pessoal,
Continuo testando o Prolonga no acoplamento ....
Abraço
Fala Julio
Vc reparou se pela manhã quando liga ela prende e logo solta?
Quando esta solta ela fica mais leve, mais pesada ou igual ao original?
E quando esta presa?
Se voce tiver o termometro digital, qual a temperatura de trabalho?
A minha tem o termometro digital, ela prende a 90º e solta a 86º +/-.
[]s
(DU)
Lucena04
17/04/2010, 22:45
Estou precisando de uma solução para evitar de sujar o radiador de lama, será que se colocar uma tela fina naquela grade do radiador ajuda ou a maior parte da lama vem debaixo mesmo:?:
Vcs têm alguma idéia:?:
:pensativo:
Júlio C. A. Santos
18/04/2010, 01:26
Fala Julio
Vc reparou se pela manhã quando liga ela prende e logo solta?
Quando esta solta ela fica mais leve, mais pesada ou igual ao original?
E quando esta presa?
Se voce tiver o termometro digital, qual a temperatura de trabalho?
A minha tem o termometro digital, ela prende a 90º e solta a 86º +/-.
[]s
(DU)
EDuarte,
Pela manhã nos primeiros segundos ela fica bem pesada com se fosse o acoplamento original, depois ela vai "aliviando" aos poucos, demora mais que o acoplamento original que fica leve depois de uns 30s. Mexendo a hélice com a mão pela manhã com o motor desligado da pra ver que ela ta bem pesada. Reparei um detalhe importante no comportamento da hélice: Não importa o calor que faça, a hélice não muda a "dureza", ela fica funcionando o tempo todo. Antes, com o acoplamento original a hélice não fazia barulho mesmo com trânsito pesado (isso me deixava inseguro). Resumindo: A hélice fica mais dura que o acoplamento original quando o motor é muito exigido e a dureza não se altera porque o Prolonga não exerce a função do gel original, é aquela teoria do arrasto no interior do acoplamento. Não tenho termômetro digital, mas ano passado fui à auto elétrica para aferir o marcador original e tava marcando certinho, mesma temperatura do aparelho de teste, pelo menos isso hehehe.
Ah... Já ia esquecendo, tem mais uma coisa... Estranha: Quando chego em casa com o motor bem quente, desligo e mexo na hélice, ela tá um pouco pesada (igual ao acoplamento original ou MAIS LEVE, pois eh...). E mesmo pela manhã com o motor frio e desligado eu giro a hélice com a mão umas três voltas aí ela solta e fica tão leve que quase dá uma volta inteira sozinha, ichi...
Mas com o motor ligado muda tudo. Não importa se o motor ta super quente ou ta frio, eu tento parar a hélice fazendo o teste da revista e ela não para de jeito nenhum. Não seria aquela teoria do Prolonga se concentrar nas extremidades e segurar a hélice só quando ela gira? :pensativo:
Ainda to testando esse experimento, o Comenale foi bem sucedido usando o Prolonga, mas...
Quanto tempo dura o Prolonga dentro do acoplamento? :pensativo:
O problema é que o Prolonga foi feito pra durar por uma troca de óleo apenas, mas dentro do acoplamento ele duraria mais... Será? :pensativo:
Eduarte, se tu quiseres testar o Prolonga no acoplamento, aconselho tu comprar um acoplamento velho de Sportage num desmanche e colocar o Prolonga, pra não "sacrificar" o acoplamento da sua Sportage que pode estar bom.
Muita gente deve ta se perguntando por que decidi usar o Prolonga no acoplamento. É que na última viagem que fiz o motor superaqueceu porque perdeu água, e ele perdeu água porque os parafusos do cabeçote estavam mal apertados. Por falta de conhecimento achei que o problema fosse só a ventoinha. Aí sacrifiquei uma ventoinha com apenas um ano de uso colocando Prolonga nela. Sendo que o problema real era só falta de torque no cabeçote...:shock: Eita p...:parede:
Bem que alguém poderia criar um tópico em alguma sessão "geral" do fórum com o nome "Prolonga no acoplamento viscoso funciona?".:mrgreen:
Ainda falta testar a hélice andando com Sportage em 4x4 na areia fofa na praia, e em baixa velocidade, não é qualquer carro que aguenta.
DouglasMac
21/04/2010, 21:43
DouglasMac,
'segunda' trava que existe na válvula termo??? Como assim?
Abraço
Júlio, na válvula termo original, tem dois estágios, a circular Kia sugere retirar a menor para a água circular mais e o motor trabalhar mais frio. Porém, isso é recomendado com o sistema completamente original.
O sistema da ventoinha com Prolong ou travada, não pode circular o tempo todo refrigerando, o motor vai trabalhar mais frio em giros e torque elevado, diminuindo a vida útil do motor.
Voce desce uma serra, a temperatura vai lá em baixo, em seguida, precisa acelarar, motor a 40/50 graus por exemplo, voce pisa para subir uma serra ou fazer uma ultrapassagem. :putz:
Fiz este teste do Prolong, (já postado aqui), meu problema era a tampa!! :parede:, na primeira viagem com serra e andando a 120/140 foi uma tortura ver o ponteiro da temperatura descer e eu precisando acelerar.
Pelo preço, é melhor trocar.
LAMA!!
Júlio C. A. Santos
21/04/2010, 23:09
Júlio, na válvula termo original, tem dois estágios, a circular Kia sugere retirar a menor para a água circular mais e o motor trabalhar mais frio. Porém, isso é recomendado com o sistema completamente original.
O sistema da ventoinha com Prolong ou travada, não pode circular o tempo todo refrigerando, o motor vai trabalhar mais frio em giros e torque elevado, diminuindo a vida útil do motor.
Voce desce uma serra, a temperatura vai lá em baixo, em seguida, precisa acelarar, motor a 40/50 graus por exemplo, voce pisa para subir uma serra ou fazer uma ultrapassagem. :putz:
Fiz este teste do Prolong, (já postado aqui), meu problema era a tampa!! :parede:, na primeira viagem com serra e andando a 120/140 foi uma tortura ver o ponteiro da temperatura descer e eu precisando acelerar.
Pelo preço, é melhor trocar.
LAMA!!
Olá Douglas,
Quando comprei a válvula termostática original na Kia, eles me venderam uma válvula "comum" que não tem duplo estágio. Mas ela estava numa caixinha vermelha lacrada da Kia Motors, então eles podem ter me vendido a válvula errada...:shock:
DouglasMac
22/04/2010, 00:48
Olá Douglas,
Quando comprei a válvula termostática original na Kia, eles me venderam uma válvula "comum" que não tem duplo estágio. Mas ela estava numa caixinha vermelha lacrada da Kia Motors, então eles podem ter me vendido a válvula errada...:shock:
Júlio, existe o estágio primário e o secundário. Veja no tópico do Guster, tem muita info lá. O que te venderam seria de SPT gasolina? Dá uma olhada!!
LAMA!!
Pescador4x4
22/04/2010, 07:49
Júlio, existe o estágio primário e o secundário. Veja no tópico do Guster, tem muita info lá. O que te venderam seria de SPT gasolina? Dá uma olhada!!
LAMA!!
Salvo engano existem dois tipos de válvula termostática para as Sport a diesel, um para as 2.2 e outro para as TDI...Abs!
LUIS VIOLA
22/04/2010, 21:43
Salvo engano existem dois tipos de válvula termostática para as Sport a diesel, um para as 2.2 e outro para as TDI...Abs!
boa noite
qual o risco de ficar sem a valvula termostatica, pois ja queimou a junta devido o aquecimento, e depois por estourar uma mangueira e não subiu a temperatura.
LUIS VIOLA
22/04/2010, 21:46
boa noite
tem como me responder
Pescador4x4
22/04/2010, 22:02
boa noite
tem como me responder
Boa noite,
Trabalhar sem a válvula termostática tem dois grandes problemas: maior consumo de combustível e menor vida útil do motor, pois o motor vai trabalhar em uma temperatura abaixo do ideal.
Passei um tempo sem a válvula e só tive coragem de por de volta depois de trocar a colméia do radiador, trocar a ventoinha por uma original, colocar aditivo(40%) + água destilada e por fim, instalar um termômetro auxiliar(guster).
Com o termômetro auxiliar o risco de esquente diminui consideravelmente, já que normalmente a mangueira estoura quando a temperatura sobe demais. Abs!
Ai pessoal.. depois da limpeza e manut. feita no começo do mes no radiador e no sistema de arrefecimento.. ontem fiz a prova de fogo..
Puxei uns 350km (TRABALHADORES / DUTRA) e na Volta DUTRA e uma estrada secundaria passando por SALESOPOLIS / BIRITIBA, e uns KM de terra e alguns buracos com muita subida de serra etc..
Um calor do cão.. e o termometro num saiu do meio.. tudo normal... essa semana acredito finalizar a colocação do sensor, pra poder concluir a instalação do termometro, conforme esta la no topico (termometro CLUSTER).
To satisfeito.. embora eu estranhei um pouco pois ela é realmente meio lerda nas retomadas..
alias SÃO DOIS CARROS DISTINTOS, no GNV e na GASOLINA.. NO GNV.. em subidas é realmente cruel..
mas mesmo assim é tudo questão de costume :concordo:
Boa tarde meus amigos, eu estou com problemas na ventoinha que está travada(funcionado direto), eu gostaria da ajuda de vcs, pois ja achei alguns topicos sobre o assunto, mas nao entendi direito como instalar e qual modelo de ventoiha usar, ja que optei por uma adptacao. E outra coisa, como comprei a minha sportage recentemente e é a primeira, estou em duvida sobre o reservatorio de agua do radiador que esta instalada na minha, pois ja observei que nas outras ele é instalado ao lado do radiador, mas na minha ele esta instalado do lado da bateria como o do limpador de parabrisas. Se alguem poder me mandar algumas fotos de como é instalado o original e onde comprar, pois moro em bh, por favor ficarei muito grato.
Jether
Boa tarde meus amigos, eu estou com problemas na ventoinha que está travada(funcionado direto), eu gostaria da ajuda de vcs, pois ja achei alguns topicos sobre o assunto, mas nao entendi direito como instalar e qual modelo de ventoiha usar, ja que optei por uma adptacao. E outra coisa, como comprei a minha sportage recentemente e é a primeira, estou em duvida sobre o reservatorio de agua do radiador que esta instalada na minha, pois ja observei que nas outras ele é instalado ao lado do radiador, mas na minha ele esta instalado do lado da bateria como o do limpador de parabrisas. Se alguem poder me mandar algumas fotos de como é instalado o original e onde comprar, pois moro em bh, por favor ficarei muito grato.
Jether
Seu reservatorio da AGUA do radiador esta ao lado da bateria..?? TEM CERTEZA DISSO??
Poste algumas fotos para que possamos ver isso, eu tb estou com a minha a menos de 45 dias e vi pra comprar umas 30 e realmente nenhuma tinha o reservatorio la do lado da bateria..
A menos que por uma incrivel coincidendia todas as que eu tenha visto fossem iguais. :?: E tome cuidado com essa ventoinha travada.. ela pode não aguentar o tranco e estourar e acabar dando um prejuizo maior pra vc.. :discordo: num deixe travada não.. tem bastante assunto e dicas sobre isso aqui no forum.. :concordo:SUCESSO AI...
comenale
02/05/2010, 20:13
Jether
Jether,
Reservatório de água do sistema de refrigeração do lado direito, próximo a bateria é uma evitende adaptação.
Todas as sport´s (gasolina ou diesel) tem o mesmo desenho, ou seja, reservatório de água no lado esquerdo junto ao radiador, próximo ao filtro de ar.
Lucena04
03/05/2010, 10:22
Troquei minha ventoinha esses dias e já voltou a dar pau, não acopla :evil:.
Estava pensando, será que seria fácil ligar a ventoinha do ar condicionado, sem ligar o ar, para quebrar um galho quando desse pau na ventoinha do radiador?
Alem disso, deixei a Sportage no mecânico hj e tinha um "tijolo" formado entre o condensador do ar e o radiador :putz:
Ainda estou sem solução para não formar esse barro no radiador, bem que o radiador podia ser instaldo no teto :pensativo:
MarcSport
03/05/2010, 12:47
... o reservatorio de agua do radiador que esta instalada na minha, pois ja observei que nas outras ele é instalado ao lado do radiador, mas na minha ele esta instalado do lado da bateria como o do limpador de parabrisas.
Jether
Se for o reservatório original, ele não pode estar mais alto do que o radiador, se for um sistema selado (adaptado)ele deve estar mais alto. Tire fotos e poste aqui.
Abaixo fotos do motor da minha ex com o sistema selado adaptado, o reservatório de água para limpeza do parabrisa foi deslocado para a esquerda (seta azul) e o reservatório do radiador foi para perto da bateria (seta vermelha), mas lembrando que no meu caso foi uma adaptação de sistema selado.
Gleison BH
04/05/2010, 09:40
Oi conterraneo;
Talvez vc acha que sua ventoinha tá travada e não está... Ela sempre gira um pouco, mesmo com o carro frio. E, quando aciona aumenta a velocidade... Mesmo não estando travada ela gira com o carro frio.
Te sugiro conversar pessoalmente com alguns proprietários de BH e pagar uma breba.
Tem eu - que não entendo quase nada, mas bebo com os amigos -, e tem o Robinho e o Douglas Mac que entendem muito.
Obs.: O Robinho se faz parecer grande entendedor, mas como é um bocudo, amarelo dum safado e corretor, às vezes não entende p. nenhuma... vai saber... rsssss!!
Inté.
Jether
Robinho da Jaguatirica
04/05/2010, 12:10
Jether
Oi Jether,
Seu sistema é adaptado, provavelmente é bom, a ventoinha é aconselhável colocar a original mesmo, ou leve a viatura numa boa elétrica e teste uma que caiba direitinho, mas daí precisa de cebolão, start e tal.
Se precisar de qualquer pitaco entre em contato, 8509-9000, celular ligado 24 hs por dia. se vira e instala logo o sistema auxiliar de temperatura.
Não acredite nas palavras do Seu Creissssoooooonnnnn (Gleison BH) ele é advogado, nem precisa falar mais nada né? Falando em sem confiança, nosso amigo acima citado (o advogado), recentemente se casou novamente, e pela segunda vez, eu estava lá e ví tudo, até a tremedeira nas pernas do bicho, o carcamano fez mal pra moça e acabou por embuchá-la, o sogro compareceu armado.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
Gleison BH
04/05/2010, 13:37
Oi Jether,
(...)
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
O Robinho dá um jeito de me pagar aquele dinheiro que te emprestei e para de ficar correndo de mim... kkkkkkk
Não atende mais meus telefones. Desde de ontem tô tentando lá no escritório e hoje não consegui falar nem no celular... Perdeu o selo lá???
Manda notícias, pois tô com sardadi (ui) :concordo:
KARAKAS... pessoal aqui ta cada vez mais intimo eheheheh
CHEIO DOS ELOGIOS.
Nada como uma grande FAMILIA UNIDA ehehehhehe
Lucena, a minha sportage tava com ventoinha nova e nao tava acoplando...
Descobri que era o radiador entupido internamente e a agua nao aquecia o radiador...e dai nao ativa a ventoinha e ferve legal...
Principal sintoma: cidade normal. Estrada a 100km/h no pau ou subida, ferve...
Era justamente isso que a minha fazia.. Depois de uma limpeza no sistema conforme acabei de postar em um outro topico resolveu 100%. Embora ele não estava entupido totalmente a agua circulava pouco e acabava jogando agua pra fora ao aquecer demais..
Robinho da Jaguatirica
04/05/2010, 15:21
Seu Creissonnnn,
Sem essa de grana emprestada, advogado do kpta.
Não tem nenhuma chamada sua, nem no escritório, nem no celular.
O(a) muleque(a) é fornecedora ou consumidor?
Boa lama!
Robinho
Lucena04
04/05/2010, 19:07
Lucena, a minha sportage tava com ventoinha nova e nao tava acoplando...
Descobri que era o radiador entupido internamente e a agua nao aquecia o radiador...e dai nao ativa a ventoinha e ferve legal...
Principal sintoma: cidade normal. Estrada a 100km/h no pau ou subida, ferve...
O radiador tb é novo, mas acho que vc pode estar certo, quando o mecânico desmontou o radiador ele disse que estava cheio de lama entre ele e o dissipador do ar condicionado, e olha que eu já tinha passado um jato de água duas vezes. Então pode ser que o "tijolo" que se formou no radiador estava dissipando o calor de forma que não aumentava a temperatura do miolo do Hélice.
Acho que o certo seria ter desmontado o Snokel original que vem na Sportage e ter lavado o radiador por trás, ou instalar um Snorkel de verdade e facilitar o acesso para lavar.
De qualquer forma o hélice não estava acoplando, estava meio mole e já foi trocado na garantia (agradecimentos a Auto Peças 2000 que me trocou mesmo eu tendo perdido a NF :concordo:), agora só falta instalar.
DouglasMac
08/05/2010, 22:52
Blz? Vou pitacando e tem gente que acha que entendo de alguma coisa, tis, tis...
Lucena, Wadyr e principalmente o Nava, pegou barro? Lava o sensor do acoplamento. Peguem um velho e descobram como a engenhoca é o bixo!!!
Ele fica "protegido" por lama e não informa a temperatura certa, então acopla pouco na hora que esta quente.
Sugestão que veio do Nisito: acoplamento do modelo antigo a 250 latas na concessionária Kia.
Conterraneo Jether, seja bem vindo e precisando estamos a disposição, mas para voltar o sistema de circulação de água para o original fica barato e recomendo. É um reservatório, uma tampa e pronto!!
Jaguatirica e Seu Clreison, lavando roupa assim??? Se tem $$$ rolando na praça também tô querendo.
Um abraço a todos!
LAMA!!!
Lucena04
10/05/2010, 14:28
Blz? Vou pitacando e tem gente que acha que entendo de alguma coisa, tis, tis...
Lucena, Wadyr e principalmente o Nava, pegou barro? Lava o sensor do acoplamento. Peguem um velho e descobram como a engenhoca é o bixo!!!
Ele fica "protegido" por lama e não informa a temperatura certa, então acopla pouco na hora que esta quente.
Sugestão que veio do Nisito: acoplamento do modelo antigo a 250 latas na concessionária Kia.
Conterraneo Jether, seja bem vindo e precisando estamos a disposição, mas para voltar o sistema de circulação de água para o original fica barato e recomendo. É um reservatório, uma tampa e pronto!!
Jaguatirica e Seu Clreison, lavando roupa assim??? Se tem $$$ rolando na praça também tô querendo.
Um abraço a todos!
LAMA!!!
O sensor do acoplamento é aquele arame em forma de espiral, né?
Pode ter acontecido isso mesmo, de qualquer forma o conjunto foi trocado ainda na garantia, se acontecer novamente já sei onde posso atacar
Lucena04
10/05/2010, 18:13
Nem sei onde fica isso??
Se for o que eu estou pensando fica no miolo da ventoinha
Ue se for isso .. la num pega barro.. ou pega??
DouglasMac
10/05/2010, 23:05
O sensor do acoplamento é aquele arame em forma de espiral, né?
Pode ter acontecido isso mesmo, de qualquer forma o conjunto foi trocado ainda na garantia, se acontecer novamente já sei onde posso atacar
:parede:PARA TUDO!!!
Peraí, o sensor é uma pequena peça em côr dourada (metal, cobre) praticamente cravada na carcaça do lado de FORA do acoplamento.
É ele que vai informando a temperatura e fazendo a espiral interna funcionar e ajustar a velocidade da hélice.
O bicho é tão sensível que eu dou o pitaco que ele tem de estar limpo para informar certo, parece que pega a temperatura que o bloco exala ou coisa parecida.
Agora foi?:p
Lucena04
11/05/2010, 00:19
:parede:PARA TUDO!!!
Peraí, o sensor é uma pequena peça em côr dourada (metal, cobre) praticamente cravada na carcaça do lado de FORA do acoplamento.
É ele que vai informando a temperatura e fazendo a espiral interna funcionar e ajustar a velocidade da hélice.
O bicho é tão sensível que eu dou o pitaco que ele tem de estar limpo para informar certo, parece que pega a temperatura que o bloco exala ou coisa parecida.
Agora foi?:p
Agora sim, rs
valeu :concordo:
Ahhhhhhh táááá´... agora ja sei..
Vlw.. vou verificar, mais uma que se aprende.. :concordo:
DouglasMac
13/05/2010, 23:36
:pipoca:Tava igual o cara que procura radiador de água pra Fusca!!:lol:
E ainda segura o cabo da bobina para ver se tem centelha:palmas:
LAMA!!
Tudo tranquilo...
Vou colocar algumas fotos da instalação do reservatorio para vc tirar dúvidas, mas é isso mesmo. Conclusão sobre a ventoinha, quase r$ 5.000 pilas foi nessa brincadeira...
mas tá valendo...
Cabeçote zero, comando de válvulas zero, válvulas zero, junta cab. e mais algumas coisas e mão de obra do meca.
Se for o reservatório original, ele não pode estar mais alto do que o radiador, se for um sistema selado (adaptado)ele deve estar mais alto. Tire fotos e poste aqui.
Abaixo fotos do motor da minha ex com o sistema selado adaptado, o reservatório de água para limpeza do parabrisa foi deslocado para a esquerda (seta azul) e o reservatório do radiador foi para perto da bateria (seta vermelha), mas lembrando que no meu caso foi uma adaptação de sistema selado.
É isso mesmo, está desse jeito. Então não tem problema?
Fala ai amigo...
A ventoinha está travada mesmo, já comprei outra, na Koreauto r$ 250 completa, e outra coisa a minha Sport está turbinada... vou postar algumas fotos dela desmontada na oficina.
Até mais...
Oi Jether,
Seu sistema é adaptado, provavelmente é bom, a ventoinha é aconselhável colocar a original mesmo, ou leve a viatura numa boa elétrica e teste uma que caiba direitinho, mas daí precisa de cebolão, start e tal.
Se precisar de qualquer pitaco entre em contato, 8509-9000, celular ligado 24 hs por dia. se vira e instala logo o sistema auxiliar de temperatura.
Não acredite nas palavras do Seu Creissssoooooonnnnn (Gleison BH) ele é advogado, nem precisa falar mais nada né? Falando em sem confiança, nosso amigo acima citado (o advogado), recentemente se casou novamente, e pela segunda vez, eu estava lá e ví tudo, até a tremedeira nas pernas do bicho, o carcamano fez mal pra moça e acabou por embuchá-la, o sogro compareceu armado.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
Tô fora!
Fala ai, preciso de um pitaco, acabei vendendo a Sport a diesel, mas comprei uma 97/gasolina presta?
Só que a alavanca de abrir a tampa de combustível tá quebrada, onde encontro?
Valeu até mais sô.
MarcSport
24/05/2010, 20:09
É isso mesmo, está desse jeito. Então não tem problema?
Não necessariamente, precisamos saber como foi feito.
SAPO-BOMBA
25/05/2010, 00:35
Não tenho certeza absoluta, mas tenho quase que certeza que o acoplamento viscoso das L200 servem nas Sportage, assim como os da Ranger 2.5 e S-10 2.5 ( Motor Maxion HSD ).
Sobre a hélice, eu uso uma igual a essa no meu carro ( Galloper ) e funciona perfeitamente. Puxa ar pra cacete quando o motor gira acima dos 2500RPM...
Em tempo, o segredo pra resolver pepinos com temperatura são os seguintes:
- Acoplamento viscoso OK
- Um bom radiador, com melhor construção e maior litragem que o original
- Defletor e válvula termostática OK
- Selar o sistema, e usar um reservatório pressurizado ( Pode ser o da Ranger, da S-10, etc... )
Eu tinha problemas com temperatura ( não chegava a ferver mas incomodava ) e já muito puto, parti pra adaptações por minha conta e risco, porém tudo "friamente calculado" ( risos )
Quem quiser acompanhar algumas das mudanças:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63770&page=4
Qualquer coisa, tou às ordens... :)
SAPO-BOMBA
25/05/2010, 00:36
Só mais uma dica: Esqueçam "quantidade" de pás nas hélices, o segredo é a angulação delas, quanto mais angulares forem as pás, maior a capacidade de empuxo ( CFM pros mais técnicos )
André Slaski
25/05/2010, 11:39
Caro Sapo-Bomba;
Valeu pelas dicas, já ajudam á acrescentar.
Digo sinceramente que me preocupo muito com o problema de temperatura da Sportage, que de um pequeno descuido pode condenar o motor.
Neste próximo Mês vou instalar sistema auxiliar de controle de temperatura, para ajudar no monitoramento, pois o original não alerta corretamente quando o super aquece/ferver.
Estamos buscando uma forma de substituir a ventoinha por uma elétrica para sair do sistema viscoso. Mais não achamos nenhuma que sem encaixe legal.
Bom, valeu por auxiliar.:concordo:
Abraço
SAPO-BOMBA
25/05/2010, 12:40
O problema é que a polia viscosa das Sportage parece ser muito vagabunda, é só notar a durabilidade e tanto de gente reclamando que fica fácil perceber.
Sério mesmo, experimentem uma polia viscosa da L200 ou da Ranger, tenho certeza quase que absoluta que encaixa certinho naquele eixo com 4 parafusos.
Lucena04
26/05/2010, 00:20
Eu acho que ventoinha elétrica não seria uma boa pq não é tão robusta quanto a de acoplamento viscoso e se entrar na água pode ferrar tudo. Tem a vantagem de poder desligar ao atravessar um rio e poupar as pás, mas eu acho que as vantagens param por aí. Ah, vai poupar uns cavalinhos do motor tb.
Já troquei um acoplamento novo na garantia e espero não ter mais problemas, mas se tiver tentar aproveitar o acoplamento de outro carro pode ser uma idéia.
Já comparei as pás da ventoinha de uma Pajero 6cc com as da Sportage gasolina e elas são idênticas, até mesmo a furação é parecida, só que por algum motivo não cabia, acho que era por causa do tamanho dos parafusos ou do espaço disponível na Sportage, não lembro. Na época eu não me interessei pq a ventoinha da pajero era muito mais cara. Vi tb a ventoinha do vitara e ela parecia de brinquedo perto da ventoinha Sportage, era muito menor.
André Slaski
26/05/2010, 12:55
Olá Sapo-bomba;
Valeu!!! vou tentar fazer o comparativo e se encaixar e o valor for interessante vamos passar a utilizar.
Olá Lucena, a ideia de trocar por uma eletrica foi devido a pouca confiança que o sistema viscoso da ventoinha da SPORTAGE traz. Que no meu caso mais um item pra ficar atento toda vez que uso o carro. Fico prestando atenção no barulho dela quando ligo o carro pra ver se ta tudo em ordem.
valeu pessoal!!!
Abraço
SAPO-BOMBA
26/05/2010, 13:24
Lembrando OUTRA VEZ: O segredo não é só a hélice, nem só o viscoso. Tem que ter um viscoso bom e uma hélice BOA, que não quebre, deforme com calor e que tenha um bom ângulo nas pás, que ajudem a puxar mais ar em baixo e alto giro.
Um bom exemplo é a hélice que postei a foto, no tópico que eu coloquei o link antes.
Custou barato, 80 reais, é de nylon ( tem certa flexibilidade sem quebrar ) e adaptável na maioria das outras polias viscosas. Reparem na foto como ela tem uma angulação variando da base à ponta.
Em tempo, esse modelo é utilizado nas Mercedes SPRINTER com motor MAXION. Serve em Ranger, L200, S-10...
Lucena04
26/05/2010, 13:45
Olá Sapo-bomba;
Valeu!!! vou tentar fazer o comparativo e se encaixar e o valor for interessante vamos passar a utilizar.
Olá Lucena, a ideia de trocar por uma eletrica foi devido a pouca confiança que o sistema viscoso da ventoinha da SPORTAGE traz. Que no meu caso mais um item pra ficar atento toda vez que uso o carro. Fico prestando atenção no barulho dela quando ligo o carro pra ver se ta tudo em ordem.
valeu pessoal!!!
Abraço
Eu tb, fico prestando atenção no som da ventoinha toda vez que eu ligo o carro e da última vez que eu liguei o carro tive a impressão que o barulho estava mais baixo :pensativo:
André Slaski
26/05/2010, 16:00
Lembrando OUTRA VEZ: O segredo não é só a hélice, nem só o viscoso. Tem que ter um viscoso bom e uma hélice BOA, que não quebre, deforme com calor e que tenha um bom ângulo nas pás, que ajudem a puxar mais ar em baixo e alto giro.
Um bom exemplo é a hélice que postei a foto, no tópico que eu coloquei o link antes.
Custou barato, 80 reais, é de nylon ( tem certa flexibilidade sem quebrar ) e adaptável na maioria das outras polias viscosas. Reparem na foto como ela tem uma angulação variando da base à ponta.
Em tempo, esse modelo é utilizado nas Mercedes SPRINTER com motor MAXION. Serve em Ranger, L200, S-10...
Sapo-Bomba; vou procurar numa loja especializada em vans proximo a minha casa e se tiver essa helice lá vou tentar comparar... e comento dps.
Eu vi no topico q vc postou. e realmente estou procurando algo que potencialize a puxada de ar e aumente a ventilação do radiador.
Boa !!!!!:concordo::concordo:
O melhor é colocar elétrica, mais confiavel e eficiente...
[]s
(DU)
André Slaski
27/05/2010, 09:53
[]s
(DU)
Du;
Assim que sair o projeto da adaptação ventoinha eletrica, sou mais na fila pra instalar :concordo::concordo:
Grd Abraço
Du;
Assim que sair o projeto da adaptação ventoinha eletrica, sou mais na fila pra instalar :concordo::concordo:
Grd Abraço
Estou fazendo na viatura do gnomo, acredito que amanha esteja pronto.
Qdo finalizar eu te aviso.
[]s
(DU)
SAPO-BOMBA
27/05/2010, 22:15
Eu até colocaria elétrica por questão de eficiência, mas por confiabilidade eu jamais trocaria a hélice viscosa por uma elétrica.
Basta romper um fio, queimar um fusíveil ou dar pau em um relé ou sensor...
Enquando a viscosa só dá problema se vazar o gel ( difícil ) ou se perder a eficiência do atuador térmico, que é razoavelmente difícil de acontecer... só se vier com defeito de fábrica ou ficar bloqueado por sujeira grossa.
My 2cents! :D
Salve amigos...
Coloquei a ventoinha elétrica do vectra, ficou ótimo, muito eficiente.
Segue algumas fotos...
[]s
(DU)
Salve amigos...
Segue algumas fotos...
[]s
(DU)
Parabéns pelo serviço Eduarte.
Usastes a cebolinha do Vectra para o carro trabalhar um pouco mais frio?:pensativo:
Parabéns pelo serviço Eduarte.
Usastes a cebolinha do Vectra para o carro trabalhar um pouco mais frio?:pensativo:
Valeu Glaicon
Então, não sei dizer de que carro é, mas liga com 88º e desliga com 76º.
Vou providenciar essa informação e retorno.
[]s
(DU)
Costa Junior
31/05/2010, 09:40
Não tenho certeza absoluta, mas tenho quase que certeza que o acoplamento viscoso das L200 servem nas Sportage, assim como os da Ranger 2.5 e S-10 2.5 ( Motor Maxion HSD ).
Sobre a hélice, eu uso uma igual a essa no meu carro ( Galloper ) e funciona perfeitamente. Puxa ar pra cacete quando o motor gira acima dos 2500RPM...
Em tempo, o segredo pra resolver pepinos com temperatura são os seguintes:
- Acoplamento viscoso OK
- Um bom radiador, com melhor construção e maior litragem que o original
- Defletor e válvula termostática OK
- Selar o sistema, e usar um reservatório pressurizado ( Pode ser o da Ranger, da S-10, etc... )
Eu tinha problemas com temperatura ( não chegava a ferver mas incomodava ) e já muito puto, parti pra adaptações por minha conta e risco, porém tudo "friamente calculado" ( risos )
Quem quiser acompanhar algumas das mudanças:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63770&page=4
Qualquer coisa, tou às ordens... :)
Oi, Sapo Bomba.
Voce poderia postar as fotos do defletor? andei pesquisando no endereço que vc postou, e não tem a foto do defletor.
Abraços
Costa Junior
Lucena04
31/05/2010, 11:38
Salve amigos...
Segue algumas fotos...
[]s
(DU)
Comi bola aqui no fórum, só hj que fui ver que vc fez a adaptação da ventoinha elétrica, e aí ficou bom? Vai postando as impressões aí pra gente, quem sabe "nasceu" uma nova solução para o aquecimento dos motores :palmas::palmas::palmas: :-D
De qualquer forma eu acho que seria interessante deixar guardado na vtr o sistema antigo pq se der algum pau vc sabe como trocar.
Em caso de emergência daria para voltar facilmente para o sistema antigo ou é trabalhoso demais?
Até :concordo::pipoca:
SAPO-BOMBA
31/05/2010, 13:30
Amigo, o defletor eu ainda não "botei a mão na massa". Tenho o projeto pronto, com as medidas tiradas e o material guardado em casa.
Só não tive tempo nem saco pra fazer, pq eu ia mandar confeccionar um em fibra, mas vi alguns projetos avulsos na internet e decidi eu mesmo fazer o meu. É relativamente fácil, basta comprar algumas chapas de aço ou alumínio e tirar as medidas e soldar. Depois é só dar acabamento com esmerilhadeira, lixar e pintar.
Se eu consegui adaptar um radiador sozinho ao ponto de solucionar meu problema em definitivo, que dificuldade eu teria fazendo um defletor né? :mrgreen: