Conectar

Ver Versão Completa : Sportage fervendo

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11

DouglasMac
24/07/2009, 23:04
Marcelo, é isso.
Muitas vezes queremos que as peças sejam eternas.
O acoplamento viscoso já trabalha na marcha lenta. Andando, quando o motor está a 3.000rpm ela deve estar a uns 1.500rpm e vai aumentando progressivamente.
Quem não quiser passar aperto: POE UMA BORRACHA LÁ DENTRO QUE ELA FICA ACOPLADA DIRETO.
LAMA!!

DouglasMac
24/07/2009, 23:06
OPS!!
Cheguei de viajem.
1.000km com 100ml de Prolonga no acoplamento.
Tá tudo blz:concordo:
LAMA!!

mbm4x4
25/07/2009, 09:59
Oi DouglasMac:-D
Valeu pelo seu pitaco, vou comprar uma mangueira boa, de preferencia de marca referência.
A mangueira que rasgou tinha 1 ano e foi comprada na Kia, e foi mais cara que as no mercado paralelo...Vai entender.:confused:
Valeu por sua contribuição.
[]s
Mateus

Cheguei de viagem doido pra dar um pitaco aqui!
MATEUS, a mangueira tá podre, com certeza não é de boa qualidade a que te venderam. Vê se acha a Good ou Gates. Mangueira não se compra por preço barato.:concordo:

jgneves
25/07/2009, 12:29
"Mangueira quando estufa, como se engordasse, é sinal de velhice, perdeu a resistência. Abçs..."

:evil: tem mais alguém aí com a mangueira vencida ou com prazo de validade vencido? Além do pessoal com problema de DNA (Robinho e Cia):-P

Carlin, não adianta mandar:odedo:.

jgneves
25/07/2009, 12:31
OPS!!
Cheguei de viajem.
LAMA!!

E o 4X4, na alta Douglas?:pipoca:

CarlinBC
25/07/2009, 13:01
"Mangueira quando estufa, como se engordasse, é sinal de velhice, perdeu a resistência. Abçs...":evil: tem mais alguém aí com a mangueira vencida ou com prazo de validade vencido? Além do pessoal com problema de DNA (Robinho e Cia):-PCarlin, não adianta mandar:odedo:.

João, depois que postei esta bobagem, olhei prá minha silhueta, para minha amarelada certidão de nascimento e quase tive um infarto quando não conseguí editar o texto. Fazer o quê, né? Mas mesmo assim,te mandei :odedo: ,porque todos que leram, pensaram a mesma coisa mas respeitosamente, silenciaram-se.

MAAT
25/07/2009, 16:00
neves que fria amigo eu esto como la mangueira que el sro fala ,OBS mi mulher ja me lo falo:parede:

Júlio C. A. Santos
25/07/2009, 19:04
Jgneves, que fria amigo eu estou como a mangueira que o Sr. fala. Obs.: Minha mulher já falou.:parede:

DouglasMac
25/07/2009, 19:29
Ô João, tinha um sujeitinho me enchendo na volta (noite), trecho sinuoso, na hora que pegamos transito de caminhão (60km), liguei nas 4 e mandei ver nas curvas, foi um tchau!!!!:palmas::dance:
LAMA!!

DouglasMac
25/07/2009, 19:33
Mateus, as mangueiras na concessionária tinham a logomarca KIA?
Voce tem usado aditivo e água destilada?
LAMA!!

mbm4x4
25/07/2009, 20:20
DouglasMac
As mangueiras tem o logo da kia. Estou usando Radiex e agua normal na proporção de 40/60.
Comprei hoje a mangueira gates como foi indicado :concordo:. A mangueira era um pouco mais comprida, tive que cortar 3cm.
- Referencia gates 20116 . Aplicação uno mille eletronic 92/...superior do radiador- premios/sl/cs mt 1500 92/94- superior radiador.
preço r$10.
Agora vou fazer os testes. Espero que tenha sido apenas isso. Logo venho informar como foi os resultados.
Valeu pela ajuda de todos. Esse fórum é muito bom em especial a galera das Sportage.:dance:
[]s
mateus
foto1: mangueira nova já instalada
foto2: mangueira velha indicando onde furou.

Mateus, as mangueiras na concessionária tinham a logomarca KIA?
Voce tem usado aditivo e água destilada?
LAMA!!

Júlio C. A. Santos
25/07/2009, 20:33
E aí Mateus,

Um detalhe me chamou a atenção: Essa abraçadeira que você usa (que não é original) poderia estar "cortando" a mangueira não? Eu substituí a abraçadeira original, uso uma semelhante á sua, mas com as bordas "arredondadas" para não cortar a mangueira. Mateus dê uma analisada na abraçadeira, acho até difícil ela cortar a mangueira, mas nunca se sabe néh!

Abraço

CarlinBC
25/07/2009, 20:35
DouglasMac As mangueiras tem o logo da kia...superior radiador.preço r$10...Valeu pela ajuda de todos...Esse fórum é muito bom em especial a galera das Sportage.:dance:[]s mateus foto2: mangueira velha indicando onde furou.

Mateus, veja que o furo está no limite onde ficou preso com a abraçadeira. É a peça, imitando a vida humana. A barriga presa pelo cinto.

mbm4x4
25/07/2009, 20:46
Grande Julio
A abraçadeira foi colocada pelo pessoal que fez o serviço do radiador.
Será que eles iriam dar esse mole??mas parece perfeitamente que é a abraçadeira que cortou a mangueira.:???:
Voce acha que devo combrar novas abraçadeiras....mas pensando um pouco, porque a abraçadeira não cortou a parte da mangueira que fica na parte do radiador e sim cortou duas vezes no mesmo lugar, isto é, na parte da entrada da valvula termostática.
E agora:neutral::pensativo:
[]s
mateus

E aí Mateus,

Um detalhe me chamou a atenção: Essa abraçadeira que você usa (que não é original) poderia estar "cortando" a mangueira não? Eu substituí a abraçadeira original, uso uma semelhante á sua, mas com as bordas "arredondadas" para não cortar a mangueira. Mateus dê uma analisada na abraçadeira, acho até difícil ela cortar a mangueira, mas nunca se sabe néh!

Abraço

mbm4x4
25/07/2009, 20:48
CarlinBC
A barriga presa pelo cinto é espirituoso...hehehe:-D:mrgreen:
Valeu mais uma vez:concordo:
[]s
mateus

Mateus, veja que o furo está no limite onde ficou preso com a abraçadeira. É a peça, imitando a vida humana. A barriga presa pelo cinto.

DouglasMac
25/07/2009, 20:53
Mateus, vai entender!! Mas pra cotar rápido como voce citou, entre as duas vezes do "shiiii", a mangueira tava mal mesmo.
LAMA!!

Júlio C. A. Santos
25/07/2009, 20:55
Mateus,

Só pra saber: Qual é a marca da tampa do radiador que você comprou? Tu pode tirar uma foto da tampa? Se você comprou uma tampa que suporta pressão maior do que 0.9 então é a tampa errada.

Abraço

DouglasMac
25/07/2009, 21:01
Mateus, água destilada conserva mangueiras, radiador, válvula term, etc etc.
Compre em (boas) lojas de bateria e em embalagens lacradas e com logomarcas.
LAMA!!

CarlinBC
25/07/2009, 21:03
CarlinBC
A barriga presa pelo cinto é espirituoso...hehehe:-D:mrgreen: Valeu mais uma vez:concordo:[]s mateus

O que eu quis dizer, é que a mangueira normal não se estragularia como aconteceu. Mas estufada, gorda, obesa ou barriguda, como queiram, a abraçadeira segurou o peso, a pressão, cortou e shiiiiiiiii.....Aliás, a tal da "mangueira" quando envelhece é de dar dó...

mbm4x4
25/07/2009, 21:24
Ii Julio, agora complicou.
Não tem marca, apenas há uma inscrição sobre a pressão 0.9.
Só porque é voce que pediu, fui lá na rua,tá maior frio aqui, para não deixar voce sem a foto.hehehe
[]s
mateus

Mateus,

Só pra saber: Qual é a marca da tampa do radiador que você comprou? Tu pode tirar uma foto da tampa? Se você comprou uma tampa que suporta pressão maior do que 0.9 então é a tampa errada.

Abraço

mbm4x4
25/07/2009, 21:29
DouglasMac,
Vou providenciar isso.
Apenas vou andar um pouco assim para fazer os testes. Ficando bom, vou providenciar a água destilada.
Vlw mais uma vez.
[]s
mateus

Mateus, água destilada conserva mangueiras, radiador, válvula term, etc etc.
Compre em (boas) lojas de bateria e em embalagens lacradas e com logomarcas.
LAMA!!

Júlio C. A. Santos
25/07/2009, 21:37
Ok Mateus,

Eh que eu achei que a mangueira era frágil e poderia estar rasgando devido á pressão excessiva no sistema de arrefecimento, (isso acontece quando se usa tampa errada feita pra suportar maior pressão). Então só falta inspecionar a área onde a mangueira é fixada no gargalo da válvula termostática, deve ter alguma coisa lá.

Abraço

CarlinBC
25/07/2009, 22:22
Ok Mateus... Então só falta inspecionar a área onde mangueira é fixada no gargalo da válvula termostática, deve ter alguma coisa lá.Abraço

Júlio, agora com este esboço, voce entenderá o ocorrido.Veja a causa.

mbm4x4
25/07/2009, 22:26
Matou a charada.
Será que quando o cabra engorda e tem que colocar um cinto apertado para fazer uma média com a patroa corre o risco de as tripas sairem pelo o umbigo???kkkkk:neutral::):-D:mrgreen:
valew querido.
[]s
mateus

Júlio, agora com este esboço, voce vai entender o ocorrido.Veja a causa.

DouglasMac
26/07/2009, 14:33
kkkkkkkkkkkk. Esses caras!!!:lol::lol::lol:
Ô Mateus, como dizem aqui "perco o amigo mas não perco a piada"....
QUERIDO CARLIN? Se a moda pega...oia lá hein!?
Mas tem nada não, já me deram uma "boquita" aqui...:oops:
LAMA!!

CarlinBC
26/07/2009, 21:10
:evil: :evil: :evil: !!!! Educação fina, ao estilo sulino. Voce está, é com inveja de tamanha educação. Como eu não sou educado, aquí procê, :odedo: ó!!!

DouglasMac
27/07/2009, 23:51
:pipoca:Tá vendo, a MÀXIMA vale mesmo!
"Perco o amigo, mas não perco a piada".:):p
:odedo::discordo:

Nava
30/07/2009, 22:12
Carlin, vc é meu heroi...show de bola seus esboços!

CarlinBC
31/07/2009, 00:01
Vc tá meio sumido...

DouglasMac
31/07/2009, 00:59
OPS!!
Cheguei de viajem.
LAMA!!

Abri de novo o acoplamento para ver como estava.
Na desmontagem observei que o eixo rodava mais leve que antes.
Coloquei mais Prolonga até o espaço interno ficar completamente cheio, ao fechar tava bem pesado para rodar com a mão.
Na válvula termostática tem um sensor auxiliar, tirei.
Existe uma circular de manutenção da Kia que aconselha isso, descobrí hoje.:concordo:
LAMA!!

Ditreviso
31/07/2009, 22:48
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Voce não retificou o motor ou simplesmente trocou junta?.-Se o motor foi aplainado e ou a junta foi substituída, pode ser que o seu motor esteja muito tachado e isto provoca super aquecimento também...o radiador esta com a carenagem da ventoinha?... a falta da mesma descentraliza o fluxo de ar quente que sai do radiador em direção ao gel !... -Se isto tudo esta ok, trave a ventoinha para giro permanente. Tem que parar de ferver... abraços

Júlio C. A. Santos
06/08/2009, 10:58
Pessoal,

Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.

PORQUE O FLUÍDO DO RADIADOR EXPANDIU ATÉ O GARGALO DO RESERVATÓRIO?

Obs.: Troquei a tampa do radiador 4(quatro) vezes em um ano, até descobrir a melhor marca. Manutenção no radiador fiz 2(duas) vezes em um ano. Fluído do radiador troquei 10(dez) vezes em um ano (sinceramente acho que troquei umas 17 vezes). A água do radiador não é consumida, NÃO BAIXA. Seria problema na tampa do radiador?

Abraço

Robinho da Jaguatirica
06/08/2009, 11:21
Oi Júlio,

Isso só ocorre em viagens mesmo, na minha opinião o que acontece é uma sequencia de fatos.
1- Viatura na estrada a temperatura do motor, componentes, cofre e tudo mais fica bem alta.
2- A ventoinha estando um pouco passada acaba demorando um tiquinho a mais para acoplar, suficiente para a temperatura chegar aos 95º.
3- A temperatura subindo a aos 95º, mesmo que por alguns instantes, é o suficiente para haver uma maior expansão da água, por isso acaba vazando alguma coisa pelo ladrão do vazo expansor.

Pra mi é o primeiro sinal que a ventoinha precisa de manutenção, tem acontecido comigo exatamente o que aconteceu com vc, porém nunca sobe mais que 97º, e por segundos apenas, é só a ventoinha acoplar que volta pra casa dos 80 e tantos graus. Quando chego ao destino está faltando alguma água no reservatório.

O que estou achando estranho no seu caso é que aconteceu em descida de serra.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
06/08/2009, 11:23
Júlio, me diz uma coisa, como se comportou o guster?

Glaicon
06/08/2009, 11:37
Pessoal,

Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.

Obs.: Troquei a tampa do radiador 4(quatro) vezes em um ano, até descobrir a melhor marca. Manutenção no radiador fiz 2(duas) vezes em um ano. Fluído do radiador troquei 10(dez) vezes em um ano (sinceramente acho que troquei umas 17 vezes). A água do radiador não é consumida, NÃO BAIXA. Seria problema na tampa do radiador?

Abraço
Bom, a tampa do radiador certamente não é, pois não daria o mesmo defeito seguidamente.:discordo:
Partindo por eliminação: Tens certeza absoluta que o cabeçote não está com problema?
Quando comprei a minha, levei direto na Kia e fizeram aquele teste com o copo com água, para ver se saíam bolhas.
Com a análise do mecânico, ele deu certeza que meu motor não tinha fervido.
Acho que é por onde começar.
Verifique ainda a válvula termostática, pois pode ter trancado um pouquinho aberta.
Apesar do trânsito na cidade, na estrada trabalhas com o giro mais alto e contínuo, sendo insuficiente a ventilação da BR no radiador.
Olhe ainda a bomba d'água. O mecânico disse que radiador muito sujo, depois de limpo, pode afinar as pás da bomba(verdade?).
Boa sorte!:concordo:

Júlio C. A. Santos
06/08/2009, 12:07
Trojão,

Não uso Guster, uso marcador original. Já fiz aferição em aparelho na auto elétrica, está marcando certinho, ele sempre me salvou da "fervura". Na descida da serra o "freio motor" fez a temperatura aumentar, e também foi só na descida que percebi que a água havia vazado demais. Vocês notaram que eu sempre me "orgulho" (em mensagens antigas) que a minha ventoinha não é barulhenta, seria esse o problema? Ela não "ventila".

Obs.: PEÇAS QUE TEM UM ANO DE USO:

-VENTOINHA (ORIGINAL DA KIA BESTA 2.2)
-VÁLVULA TERMOSTÁTICA
-CABEÇOTE (NOVO) COM PARAFUSOS E JUNTA
-BOMBA DA ÁGUA (REVISADA OK)
-FLUÍDO DE RADIADOR (TROCADO QUASE 20 VEZES)
-COLMÉIA DO RADIADOR (REVISÃO FEITA 2 VEZES EM 1 ANO)
-TAMPA DO RADIADOR TROCADA 4 VEZES

Saem algumas bolhas do sistema, o mecânico da Kia disse que é normal... Se a água não baixar, está OK.

Abraço

Robinho da Jaguatirica
06/08/2009, 12:15
Oi Júlio,

Fique tranquilo, tem uns 3 meses que começou a acontecer o mesmo com a minha viatura, vai por mim que é a ventoinha começando a dar sinal de caca.
O teste do copo no vazo expansor é assim mesmo, vez ou outra saem poucas, vagarosas e pequenas bolhas, o problema é quando sai bolhas grandes e intermitentemente, isso aliado à constante falta d'água no radiador toda manhà, coisa de um copo americano, aí é cabeçote indo pro espaço mesmo, no mais sem stress.

Boa lama!

Robinho

Ps.: mais um que confia no pau do painel...:mrgreen:

DouglasMac
07/08/2009, 02:31
Júlio, o mecanico que foi gerente de oficina KIA durante 5 anos, me disse que o sistema de acoplamento mesmo novo, pode ter sido mal estocado e ter a vida útil afetada.:putz:
Segundo ele, a GMB e a KIA recomendam estocar na posição vertical, fora de contato com energia elétrica e sem impactos (bater, cair).
O acoplamento do meu SPT também não faz barulho.
Abra o seu e põe a borracha, o quem tem a perder?
Colocar um TÊ e ligar a mais um vaso de expansão auxiliar?
Seu problema tá meio complexo, afinal na descida era pra esfriar.
LAMA!!

Glaicon
11/08/2009, 11:01
Pessoal,

Abraço

Júlio, alguma novidade sobre o problema?:pensativo:

Júlio C. A. Santos
11/08/2009, 11:20
Glaicon,

Descobri, o radiador furou na viagem, aí o furo minúsculo deixava entrar ar no sistema. Troquei a colméia do radiador ha pouco mais de um ano, quando fez um ano exato o radiador furou, e foi soldado, agora a solda furou de novo. O motivo: O fluído do radiador corroeu a colméia nova.

Obs.: Sempre usei o fluído com a especificação e quantidade recomendada pela Kia.

Abraço

CarlinBC
11/08/2009, 11:32
...Troquei a colméia do radiador ha pouco mais de um ano...agora a solda furou de novo. O motivo: O fluído do radiador corroeu a colméia nova.Obs.: Sempre usei o fluído com a especificação e quantidade recomendada pela Kia.

Olá Júlio...
Voce trocou só a colméia, como assim? Existe esta opção? Sinceramente não acredito que o fluído tenha feito o estrago. Afinal, não é feito específicamente para o radiador e sistema?

Glaicon
11/08/2009, 11:54
Glaicon,

Descobri, o radiador furou na viagem, aí o furo minúsculo deixava entrar ar no sistema. Troquei a colméia do radiador ha pouco mais de um ano, quando fez um ano exato o radiador furou, e foi soldado, agora a solda furou de novo. O motivo: O fluído do radiador corroeu a colméia nova.

Obs.: Sempre usei o fluído com a especificação e quantidade recomendada pela Kia.

Abraço

Realmente, tinha que constar algo de anormal.
Acho improvável ser comum a fuga de água do radiador a cada viagem.
Não é chevette, que "esconde" óleo, certo?:shock:
Eu também troquei a colméia, pois acharam um furo tapado com durepóxi.
Paguei R$ 200,00.
Que bom que descobriu sem maiores problemas.:concordo:
Abraço.

Júlio C. A. Santos
11/08/2009, 13:31
A colméia é trocada separadamente, não caia na conversa do mecânico se ele falar que tem que trocar tudo. Se depois de varetar aparecer furos na colméia, aí sim deve ser trocada.

Na minha Sportage sempre usei fluído de radiador, mas tenho uma pista, a água que usei é da torneira... E dizem que aqui na praia a água da torneira contém um pouco de sal, quase imperceptível... Se for verdade... Mesmo assim o etilenoglicol causa efeito contrário depois de algum tempo no sistema, sobre isso já vi relatos de proprietários de carros antigos. Agora vou usar óleo solúvel refrigerante muito usado em carros antigos que já apresentaram corrosão, o óleo solúvel dura até cinco anos no sistema.

Abraço

EDuarte
11/08/2009, 14:35
A colméia é trocada separadamente, não caia na conversa do mecânico se ele falar que tem que trocar tudo. Se depois de varetar aparecer furos na colméia, aí sim deve ser trocada.

Na minha Sportage sempre usei fluído de radiador, mas tenho uma pista, a água que usei é da torneira... E dizem que aqui na praia a água da torneira contém um pouco de sal, quase imperceptível... Se for verdade... Mesmo assim o etilenoglicol causa efeito contrário depois de algum tempo no sistema, sobre isso já vi relatos de proprietários de carros antigos. Agora vou usar óleo solúvel refrigerante muito usado em carros antigos que já apresentaram corrosão, o óleo solúvel dura até cinco anos no sistema.

Abraço
Essa do óleo soluvel eu ja conhecia Julio, é muito usado nos onibus e é muito bom, quando fui trocar da minha eu ia colocar o oleo soluvel, mas como ganhei o fluido coloquei ele mesmo, mas na proxima troca pretendo colocar o oleo soluvel.
[]s
(DU)

MarcSport
11/08/2009, 15:21
Essa do óleo soluvel eu ja conhecia Julio, é muito usado nos onibus e é muito bom, quando fui trocar da minha eu ia colocar o oleo soluvel, mas como ganhei o fluido coloquei ele mesmo, mas na proxima troca pretendo colocar o oleo soluvel.
[]s
(DU)

Eu já tive problema com óleo solúvel antes de fazer o motor, apesar da capacidade anti corrosiva ele não eleva o ponto de ebulição da água como o aditivo.

Marcos Vaz
11/08/2009, 16:19

Abraço

Como assim Julio, me explique as vantagens do oleo soluvel, eu nunca tinha ouvido falar.
Onde encontro, com que nome procuro?
Eu já tinha ouvido falar que aditivo para radiador fura o mesmo. É verdade?

Abraços

MAAT
11/08/2009, 19:40
uma dica del aditivo,(que voses lhaman de fluido)ese prduto alguna ves nao esta deacordo con la peças do veiculo,obs el japon nao utilisan fluido toxico es un ploduto anti congelante natural que previene de uma planta nao es corocivo diferente al utilisado em brasil ,que nao es compativle para esos veiculos,ademas de afetar el radiador coroe el aluminho,los veiculos deven utilisar un produto que nao afete a las peças nao es necesario un fluido,voses ten que evitar el zinabre ,para eso lo melho es el oleo soluvel nao toxico ni corocivo es natural,ja se que algun de voses nao van estar de acordo com mis sugerencia este es un comentario,

MAAT
11/08/2009, 19:46
se lembra un comentario das ventuinha da esportage den uma olhada

MAAT
11/08/2009, 19:52
a este cliente le va a costar casi R$ 7000,00 es conserto da esportage por nao trocar la ventuinha,e nao cuidar la valvula termotatica QUE DEVE SER TROCADA TODOS LOS ANOS

jgneves
11/08/2009, 19:59
ô Júlio,

Socorre nois aí!!!:mrgreen:

CarlinBC
11/08/2009, 20:30
uma dica del aditivo...ja se que algun de voses nao van estar de acordo com mis sugerencia este es un comentario,

Amigo MAAT io men. Voce está muito acanhado dizendo isso. Todos os seus comentários são de enorme serventia e sempre sugerem soluções vindas de quem conhece do assunto por formação e profissão. Deixe disso. Apareça muito mais.Voce é muito bem vindo sempre...Gracias.

MAAT
11/08/2009, 20:40
den uma olhada el zinabre que le fale por el agua salobra este cliente mora perto do chuy,o las consecuencia de agua contaminada,

MAAT
11/08/2009, 20:42
munchisimas gracias carlin se agradese tus comentarios,un abraço carlin

jgneves
11/08/2009, 20:48
den uma olhada el zinabre que le fale por el agua salobra este cliente mora perto do chuy,o las consecuencia de agua contaminada,

Carlin, vou me tornar um poliglota neste forum. sente a pressão da tradução e MAAT me corrija se estiver errado. tô ficando bão mesmo:twisted:.

Vejam a consequencia de se colocar no radiador água contaminada. Deem uma olhada no zinabre que se forma por causa da agua salobra. este cliente mora no Chuí.

MAAT
11/08/2009, 20:51
jgneves me disculpen por mi falta de um bom portugues,esta serto la traduçao, colega ,un abraço

CarlinBC
11/08/2009, 20:54
Jão, voce descobriu isso sozinho??? Duví dê ó dó!! Aposto meus tres reais que tem alguém te ajudando ou um dicionário português/espanhol.

jgneves
11/08/2009, 20:55
jgneves me disculpen por mi falta de um bom portugues,esta serto la traduçao, colega ,un abraço

MATT,

se vc me entende. Só tô zuando. Acho bacana demais seu sei lá que idioma é este. hahahahahaha.

Abração colega!!!!:wink:

jgneves
11/08/2009, 20:57
Jão, voce descobriu isso sozinho??? Duví dê ó dó!! Aposto meus tres reais que tem alguém te ajudando ou um dicionário português/espanhol.

C ta me zuando. Então, traduz aquela msg anterior. quero ver só.

MAAT
11/08/2009, 21:01
meu amigo este forum es grande pricipalmente este da esportage por ja estan queriendo aprender el espanhol,

CarlinBC
11/08/2009, 21:01
C ta me zuando. Então, traduz aquela msg anterior. quero ver só.
Não farei esta tradução, apenas para não tirar o "emprego" do amigo Júlio. I'm sorry.

MAAT
11/08/2009, 21:04
jgneves ni eu se que es es uma ensalada de portugues con espanhol,kkkkkkkkkkkk

Glaicon
11/08/2009, 22:37

Ô MAAT, dá a placa dessa sportage aí, pra gente não comprá-la!:mrgreen::mrgreen:

Júlio C. A. Santos
11/08/2009, 23:25
To gostando de ver!!!! Todo mundo se virando no "Portunhol" hahahaha!

Abraço

Pescador4x4
12/08/2009, 08:55
putz!!!

De tanto vcs manderem a galera colocar a Ssportage na lama...acho q alguém não entendeu e colocou "lama na Sportage"...kkk

Isso está mais para água do mar...kkkk

Valeu!

Júlio C. A. Santos
12/08/2009, 19:07
O óleo solúvel que vou usar é biodegradável, não prejudica as mangueiras com dizem (existem várias classificações desse óleo e poucos sabem disso) e não é tão prejudicial á saúde. O fluído de radiador é "bom" mas... Vocês preferem ter as mangueiras ressecadas em longo prazo ou o bloco e cabeçote corroídos em curto prazo? Alguns fluídos de radiador têm muita química, e tem um gosto amargo bem ruim...:mrgreen:

DouglasMac
12/08/2009, 19:50
Essa de beber é Phoda!!
LAMA!!

MarcSport
12/08/2009, 19:55
O óleo solúvel que vou usar é biodegradável, não prejudica as mangueiras com dizem (existem várias classificações desse óleo e poucos sabem disso) e não é tão prejudicial á saúde. O fluído de radiador é "bom" mas... Vocês preferem ter as mangueiras ressecadas em longo prazo ou o bloco e cabeçote corroídos em curto prazo? Alguns fluídos de radiador têm muita química, e tem um gosto amargo bem ruim...:mrgreen:

Só tome cuidado pois o óleo solúvel não aumenta o ponto de ebulição e não evita a cavitação.

Glaicon
12/08/2009, 20:22
Essa de beber é Phoda!!
LAMA!!

Ahhhh, Douglas, agora eu sei porque o Robinho passou o jeep dele pra álcool!!:palmas::palmas:
O Marcos Vaz também devia ter feito isso, ao invés de passar para motor AP gasolina.
O álcool, certamente é mais apreciável.
E esses malucos já sabem até o gosto de aditivo pra radiador!!:shock::shock:

CarlinBC
12/08/2009, 21:21
Só tome cuidado pois o óleo solúvel não aumenta o ponto de ebulição e não evita a cavitação.

Marcelo, onde compro este tipo de óleo? Lojas automotivas, industriais, agrícolas???

MarcSport
12/08/2009, 21:52
Marcelo, onde compro este tipo de óleo? Lojas automotivas, industriais, agrícolas???

Em empresas de ferramentas para usinagem, algumas autopeças também vendem, pergunte ao seu mecânico que ele deve indicar onde encontrar.
EM BH achei na http://www.brasutil.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3457&codigo_categoria=21

Eu particularmente não aconselho o uso desse óleo no lugar do etilenoglicol, em motores que trabalham a 70 ou 80 ºC não vejo problemas, mas para motores modernos que trabalham em altas temperaturas acho arriscado devido a não elevar a temperatura de ebulição da água e por não evitar a cavitação como o etilenoglicol.

Júlio C. A. Santos
13/08/2009, 08:21
Marcsport,

Foi esse mesmo o óleo que coloquei, da marca Vonder, mas não paguei R$ 28,00 como informa no site (ou é o preço com frete?):pensativo:, paguei R$ 12,60.

Carlin,

Se você estiver interessado nesse óleo, saiba que a medida correta a usar é de exatamente 350 ml para o motor 2.2 diesel (sem ar quente). Para usar esse óleo é necessário retirar totalmente o fluído velho do sistema, para isso fiz o procedimento que o Maat me ensinou: Retirando o parafuso que fica atrás do bloco do motor, assim não fica nada de fluído velho no bloco. O Maat usa esse óleo há anos nas Sportages que ele conserta e nenhuma apresentou problemas, mas vou ficar atento, é novidade pra mim. Atualmente uso a ventoinha travada com a válvula termostática funcionando, na minha opinião isso é uma combinação perfeita, a temperatura fica certinha, e o melhor de tudo: Faz aquele barulho de avião da ventoinha, hehehe!:mrgreen:

Abraço

MAAT
13/08/2009, 09:25
bom dia Marcelo eu concordo con el mas el Sro esta falando a mi favor todo veiculo moderno trabalha com tenperatua de 100 grao mas el motor diesel NAO pode pasar los 90 grao,sim el nao eleva la tenperatura ,es por que la valvula termotatica esta aciendo la funcion dela manter la tenperatura media de 85- a 91 grao

Robinho da Jaguatirica
13/08/2009, 10:04
Ahhhh, Douglas, agora eu sei porque o Robinho passou o jeep dele pra álcool!!:palmas::palmas:
O Marcos Vaz também devia ter feito isso, ao invés de passar para motor AP gasolina.
O álcool, certamente é mais apreciável.
E esses malucos já sabem até o gosto de aditivo pra radiador!!:shock::shock:

De fato Glaicon, álcool é melhor mesmo, apesar de não saber o gosto do etilenoglicol (nem quero saber)... tenho medo de começar a beber aditivo e ficar verde igual ao Júlio:mrgreen:

Boa lama!

Robinho

EDuarte
13/08/2009, 10:23
Informação nunca é demais, o ponto de ebulição inicial do oleo soluvel é de 95º, ja o etileno glicol...

Líquido do radiador ferve a 197º C - Ainda hoje muitos motoristas pensam que o aditivo recomendado para misturar na água do radiador tem como única função manter o sistema de arrefecimento limpo, como acontecia antigamente. Naquela época se utilizava uma quantidade de querosene ou óleo solúvel, adicionada periodicamente na água dos motores com radiadores de metal. Isso é um erro grave no funcionamento dos motores modernos.

Atualmente os aditivos especiais para radiadores geralmente são à base de etileno glicol, um produto que entra em ebulição a 197ºC (sob pressão atmosférica) e se mistura perfeitamente com água. Possui capacidade anti-oxidante, para manter todo o sistema limpo. A função é evitar a formação de crostas que venham a dificultar a circulação do líquido de arrefecimento, engrossando as paredes dos componentes que precisam ter sua temperatura abaixada.

Como se sabe, a água se solidifica a 0 ºC e, quando isso acontece, ela aumenta o seu volume, pondo em riscos componentes internos do motor que fazem parte do sistema de arrefecimento. O uso do aditivo correto permite que a solidificação da água passe a acontecer somente quando forem atingidos aproximadamente 25ºC negativos de temperatura.

Nos últimos anos mudou muito o enfoque dos estudos da engenharia automotiva sobre a temperatura de trabalho dos motores. Os novos materiais, as novas disposições dos motores nos veículos e o perfil aerodinâmico das novas carrocerias foram alguns dos pontos que determinaram essas alterações.

Conclui-se, portanto, que a importância de manter o sistema de arrefecimento sob pressão constante exige atenção com a vedação de todo o conjunto e em especial nas áreas possíveis de vazamentos – as quais, se existirem, além de se transformarem em pontos de entrada de ar quando o motor esfriar, podem prejudicar o processo de arrefecimento como um todo, colocando em risco a vida útil do propulsor.

Fonte: Mecanica On Line (http://www.mecanicaonline.com.br/2004/07_julho/seu_automovel/aditivos.htm)

[]s
(DU)

Glaicon
13/08/2009, 10:48
Estou com o Eduardo e não abro.:palmas:
Por causa de um eventual vazamento no radiador, desistir dos aditivos eficientes em favor de produtos com menos propriedades, principalmente por não elevarem o ponto de ebulição, é perigoso e simplista demais.:discordo:
Principalmente para quem faz trilhas, onde haverá um uso exagerado do motor e conseqüente aumento de temperatura.
Tô fora!

CarlinBC
13/08/2009, 13:30
Marcelo, obrigado pelo link. Estou querendo comprar este óleo, mas é para usar como refrigerante na furação de ferro.
Júlio, voce que está em contato direto com o MAAT, confira se realmente é a melhor solução.

MAAT
13/08/2009, 14:17
meu queridos amigo eu en particular viendo los resultado del fluido al oleo soluvel e por el gran resultado que dio ese produto nao troco,mas eu que reformo motores da jeito nium bo votar un produto que perjudique un motor ,amas ficaria ruin pra mi imajen frente a esta umilde oficina oficina ,ue nao insentivo a voses a usar so comunique las propiedades del este produto,amas nunca pensaria en pergudicar los veiculos de voses,

MAAT
13/08/2009, 14:30
oi carlin si tu ten alguna furadera de bancada ou manual es bom por que ese produto el lubrificante es bom,un abraço

CarlinBC
13/08/2009, 16:54
É isso aí MAAT io men...ou será Macho man??? Valeu... Obrigado!!

Júlio C. A. Santos
13/08/2009, 20:28
Tradução das três ultimas mensagens:

Bom dia Marcelo. Eu concordo o Sr. esta falando a meu favor, todo veículo moderno trabalha com temperatura de 100º, mas o motor diesel NÃO pode passar de 90º, se o motor não eleva a temperatura é por que a válvula termostática esta fazendo a função dela que é manter a temperatura média de 85º a 91º.

Meus queridos amigos, particularmente vendo o resultado do fluído ao óleo solúvel e pelo grande resultado que deu esse produto, não troco, mas eu que reformo motores de jeito nenhum vou colocar um produto que prejudique um motor, aliás, ficaria ruim pra minha imagem em frente a esta humilde oficina, e não obrigo vocês a usar, só falo das propriedades deste produto, eu nunca pensaria em prejudicar os veículos de vocês.

Oi Carlin. Se tu tens alguma furadeira de bancada ou manual é bom por que esse produto lubrificante é bom, um abraço.

MarcSport
14/08/2009, 10:39
bom dia Marcelo eu concordo con el mas el Sro esta falando a mi favor todo veiculo moderno trabalha com tenperatua de 100 grao mas el motor diesel NAO pode pasar los 90 grao,sim el nao eleva la tenperatura ,es por que la valvula termotatica esta aciendo la funcion dela manter la tenperatura media de 85- a 91 grao

A ventoinha da Sportage chega a acoplar a 95ºC, então pode passar dessa temperatura, segundo a Kia o superaquecimento começa em 105ºC com a proporção correta de água e aditivo no radiador.
Os que possuem termômetros adicionais já viram a temperatura chegar perto dos 100ºC.
Além disso o risco por cavitação com óleo solúvel é muito maior.
Mas isso é questão de escolha, como eu disse já tive problemas com óleo solúvel, recomendado pór meu mecânico, antes de fazer o motor, eu não troco etilenoglicol de boa qualidade por outro produto.

MarcSport
14/08/2009, 10:47
meu queridos amigo eu en particular viendo los resultado del fluido al oleo soluvel e por el gran resultado que dio ese produto nao troco,mas eu que reformo motores da jeito nium bo votar un produto que perjudique un motor ,amas ficaria ruin pra mi imajen frente a esta umilde oficina oficina ,ue nao insentivo a voses a usar so comunique las propiedades del este produto,amas nunca pensaria en pergudicar los veiculos de voses,

Acredito que o óleo solúvel não "prejudique" o motor, mas acredito que o etilenoglicol tenha vantagens, eu usei o óleo solúvel por indicação de meu mecânico por algumas semanas em SP e não tive problemas, em viagem, quando passava pelo sertão do Piauí que tive o problema. Fiz o motor e após isso só usei etilenoglicol.

MAAT
14/08/2009, 11:12
marcelo uma consulta el ploblema do motor foi por el oleo soluvel ou por desgaete natural do motor

MarcSport
14/08/2009, 11:40
marcelo uma consulta el ploblema do motor foi por el oleo soluvel ou por desgaete natural do motor

Desgaste natural, mas a temperatura do motor subia e começava a ferver, drenei o líquido do radiador, coloquei etilenoglicol e a temperatura ficou em níveis normais, isso aconteceu devido à cavitação.

MAAT
14/08/2009, 14:16
obrigado marcelo por la reposta

Nava
15/08/2009, 21:39
Olhem ja postei isso aqui e na trilha pesada a minah é "normal" a temperatura passar dos 105 graus no guster, baixando normalmente com a descrescimo do esforço nela.

A unica coisa que sei que se ligar o ar cond na trilha ela vira uma chaleira...aquece muito. Na cidade tambem, mas aos poucos cai e normaliza nos 98.

Agora to fazendo uma tocada mais mansa na trilha e ela ta sempre na casa dos 97 a 100 graus. Se eu páro e deixo desligado, quando ligo bate 115 graus e cai rapidamente com a circulação.

Não baixa a água e não joga pra fora. Mas as vezes escuto o barulho de borbulha, dai deixo ela acelerada um pouco e boa, pára na hora. O ponteiro do painel mostrando sempre normal.

Acredito que preciso aumentar um pouco o aditivo que algumas vezes joguei fora por mexer na termostática e dai completei com água somente...

Glaicon
16/08/2009, 02:23
Edusao, eu tive exatamente o mesmo problema ma minha Sportage 2.2 diesel. A tampa do radiador não era original, era de um Suzuki Vitara se eu não me engano, a tampa antiga era idêntica a de um Vitara de um amigo meu. Comprei uma original da Kia e então, só alegria: parou de baixar a água e de aquecer. Muitos Sportages têm esse problema de aquecimento e água baixando, e a solução pode estar só na tampa mesmo. Mas ainda assim na minha Sport a água baixa meio litro a cada 400 ou 500 km, acho que é normal. Só pra lembrar, eu faço trajetos mais "urbanos", acho que uns 150 ou 200 km por semana, mas todos os finais de semana faço trilhas médias.

Júlio, olha só.
Achei a tua primeira postagem no sportage fervendo e tu já falavas na tampa do radiador.
Fala sério, tu colecionas tampinha, né?:mrgreen:
Quantas tampas já trocastes de maio de 2008 até agora?
Olha só: essa tampa eu comprei na Kia mas não tem a marca inscrita.
Tu a consideras original ou é outra linha usada por eles?
Um abraço.

Júlio C. A. Santos
16/08/2009, 20:27
Glaicon,

Estou na 4º tampa de radiador (em um ano), e te digo: Não sei se essa tampa da foto estava com defeito de fabricação, comprei igual e deu problema em menos de nove meses, essa tampa não quero nem de graça, a melhor tampa que usei até hoje é da marca Flório, até enferrujada ela funciona. A tampa que veio na minha Sport é da marca Flório, troquei só por manutenção preventiva, e ainda funciona, tive que usar ela quando a tampa da Kia me deixou na mão, aí comprei outra da marca Unick, também era ruim, agora estou com outra nova da Flório, sem dúvida não vou usar outra marca, tem que Flório. Meu radiador já me disse várias vezes que só aceita tampa dessa marca.:pipoca:

Abraço :concordo:

Glaicon
16/08/2009, 21:39
Glaicon,

Estou na 4º tampa de radiador (em um ano), e te digo: Não sei se essa tampa da foto estava com defeito de fabricação, comprei igual e deu problema em menos de nove meses, essa tampa não quero nem de graça, a melhor tampa que usei até hoje é da marca Flório, até enferrujada ela funciona. A tampa que veio na minha Sport é da marca Flório, troquei só por manutenção preventiva, e ainda funciona, tive que usar ela quando a tampa da Kia me deixou na mão, aí comprei outra da marca Unick, também era ruim, agora estou com outra nova da Flório, sem dúvida não vou usar outra marca, tem que Flório. Meu radiador já me disse várias vezes que só aceita tampa dessa marca.:pipoca:

Será que essa tampa é fabricada em Flórianópolis?:mrgreen:

Júlio C. A. Santos
17/08/2009, 00:34
Hehehe! Também pensei nisso Glaicon, mas é de São Paulo mesmo. :mrgreen: Essa marca fabrica tampas e reservatórios para várias marcas nacionais e importadas, veja no site: http://www.florio.com.br/index.swf

jgneves
17/08/2009, 11:16
Julio, Glaicon
A minha também é desta aí, parece ser original. Esta etiqueta estava sob outra em portugues.

MAAT
17/08/2009, 20:30
oi julio tudo bom

Júlio C. A. Santos
17/08/2009, 20:42
Olá Miguel,

Esta tapa de radiador en la foto del jgneves es original? Yo ya usé esta marca y tuve problemas en menos de 9 meses.

Abrazo

Esta tampa de radiador na foto do jgneves é original? Eu já usei esta marca e tive problemas em menos de 9 meses.

Abraço

MAAT
17/08/2009, 20:49
julio esta tapa e esta valvula termotatica la compre en nel uruguay

Robinho da Jaguatirica
18/08/2009, 08:38
Galera,

Venho acompanhando a saga das tampas do radiador, vou colocar a minha opinião.:pipoca:
A tampa que o João postou é a original da KIA, é muito boa, aliás, qualquer tampa que tolere 0,9 libras e que vede perfeitamente a boca do radiador será muito boa:concordo:, mas não tem vida eterna:discordo:, 6 meses já está de bom tamanho não acham? A tampa original custa 15 latas, eu abro a minha religiosamente todos os dias pela manhã, em 6 meses são 180 abridinhas e fechadinhas, claro que tem camaradas que abrem bem menos, mas também tem os que abrem muito mais, o Júlio mesmo é um que abre mais de 3 vezes ao dia, afinal ele bebe uns goles de aditivo diariamente,:pensativo: daí sua tampa só dura 4 meses, e ele fica verde, mas não de raiva....:mrgreen:

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
18/08/2009, 13:01
Hehehe! Trojão, agora coloquei óleo solúvel no sistema, a água é branca...:mrgreen: Se a tampa do radiador estiver funcionando corretamente você NUNCA vai precisar abrir todos os dias, porque a água sempre voltará do reservatório para o radiador, já cheguei a ficar mais de um mês sem abrir a tampa e quando abri a água estava até encima, o nível estava ok no reservatório e no radiador. Um teste simples sem abrir a tampa do radiador: Veja onde o nível da água do reservatório fica sempre, rode uns km, depois você estaciona a viatura e só no dia seguinte abre o capô e confere à água, a água tem que estar exatamente no mesmo nível que estava no dia anterior, isto é, se a água sobe num dia, mas não desce no outro é sinal claro que a tampa está bichada, a válvula de retorno da tampa está ruim.:putz:

Abraço

MAAT
18/08/2009, 19:51
Trojao,me disculpe mas pode pasarme es calculo en vinho eu so bebo coisa preta

jgneves
18/08/2009, 20:52
Robinho (trojão),
Me desculpe, mas acho que vc tá abrindo demais a sua..............tampinha:mrgreen:. Vai acabar relaxando-a.

DouglasMac
19/08/2009, 00:41
Rapaziada, desculpem a ausencia...muito "cirvisso".:putz:
JÚLIO, foi mal aí o lance de beber, quem pegou pesado foi o Glaicon e o Robin.
Mas a culpa é sua, quem mandou beber aditivo!! Num adianta beber óleo solúvel porque a cor num volta.:discordo:
Só pra constar: quem estiver com acoplamento, válvula, tampa, radiador e mangueiras revisadas e de boa qualidade não tem no que preocupar.
LAMA!!

Robinho da Jaguatirica
19/08/2009, 08:29
Trojao,me disculpe mas pode pasarme es calculo en vinho eu so bebo coisa preta

Oi MAAT,

Vinho é bebida dos Deuses, ainda mais se for um bom e encorpado Cabernet Sauvignon,:dance: pode ficar tranquilo que nunca ficará violeta, vermelho rubi, nem preto, dependendo da quantidade pode ficar é bêbado :lol:, mas isso é coisa que às vezes acontece, porém, nem pense em provar aditivos pra radiadores, vicia na primeira golada e o carca vai esverdeando.:mrgreen:

João,

Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

Douglas,

Tem toda razão, se estiver tudo certinho não haverá qualquer problema.

Boa lama!

Robinho

Pescador4x4
19/08/2009, 09:06
Hehehe! Trojão, agora coloquei óleo solúvel no sistema, a água é branca...:mrgreen: Se a tampa do radiador estiver funcionando corretamente você NUNCA vai precisar abrir todos os dias, porque a água sempre voltará do reservatório para o radiador, já cheguei a ficar mais de um mês sem abrir a tampa e quando abri a água estava até encima, o nível estava ok no reservatório e no radiador. Um teste simples sem abrir a tampa do radiador: Veja onde o nível da água do reservatório fica sempre, rode uns km, depois você estaciona a viatura e só no dia seguinte abre o capô e confere à água, a água tem que estar exatamente no mesmo nível que estava no dia anterior, isto é, se a água sobe num dia, mas não desce no outro é sinal claro que a tampa está bichada, a válvula de retorno da tampa está ruim.:putz:

Abraço
Julio,
Existe alguma marcação para conferir o nível do radiador, sei q no reservatório tem, qual o nível correto do radiador? completamente cheio? ou quando cobrir as colmeias? Quando troquei a tampa pela "original" da kia, na primeira viagem q fiz o líquido foi para o reservatório e não voltou, tive q esgotar o reservatório, etc...mas nas semanas seguintes tudo voltou ao normal...tenho até uma tampa nova extra (genérica) no porta luvas...kkk
Abs.

Júlio C. A. Santos
21/08/2009, 01:19
Pescador,

A água do radiador tem que ficar até em cima, no gargalo onde se encaixa a tampa. Sobre a tampa do radiador, cada tampa tem um "comportamento" diferente, isto é, umas demoram mais pra devolver a água ao radiador e outras são mais rápidas, pra saber se uma tampa é "boa" é só puxar aquela válvula de alívio que tem debaixo dela, se á mola for bem FRACA a tampa é boa, pois vai repor a água do radiador rapidamente. A melhor tampa que usei até agora nesse quesito é a Flório. Ela mantém o nível sempre certinho. Mas mesmo com uma tampa dessa a água do radiador vazou pelo reservatório de expansão numa viagem que fiz, aí é sinal que o motor esquentou demais, no meu caso, na subida da serra a ventoinha nem chegou a acoplar direito. Agora travei a ventoinha e “aparentemente” a água não subiu tanto, mas precisa manter a válvula termostática funcionando senão o motor trabalha gelado.

Pescador4x4
21/08/2009, 14:10
Valeu Julio!,
No nordeste, por ser muito quente a turma aconselha a tirar a válvula termostática e a travar a ventoinha...já travei a minha, mas acabei comprando outra, agora quanto a válvula termostática, sem chance...não vale a pena correr o risco. Tem q levar em consideração q o ar-condicionado é ligado 100% do tempo, então a temperatura sobe muito rápido com ele ligado, acaba fazendo a função da válvula. Agora ainda tenho q me preocupar com essa bendita tampa...Abs.

Gleison BH
21/08/2009, 15:58
Já postei no tópico motor e transmissão, mas acho importante deixar isso registrado aqui, pois é o selo é itém de fácil verificação visual e se ele romper o risco de aquecimento é muito grande:

"Gente, percebi que um tal "selo" do motor da minha stpg está com pequeno vazamento de água.

Ele é redondo e, de frente para o carro, e fica na parte lateral direita do motor.

Alguém já teve que trocar esse selo?? é complicado?? Sabem o preço??

Obrigado desde já."

MAAT
22/08/2009, 08:54
bom dia julio bom dia galera fique tres dia em sp terminando un curso del sistema common rail,pra nao falar mal eu acredito que gaste $$$$$ al pedo,

Glaicon
22/08/2009, 09:24
se lembra un comentario das ventuinha da esportage den uma olhada

Do ponto de vista preventivo, se conseguiria observar algum vazamento do viscoso pelas fotos anexas 01, 02, ou não se consegue ver?:pensativo:

DouglasMac
22/08/2009, 15:09
Glaicon, acredito que o material viscoso não vaze, perde a eficiencia.
Mas, o que estraga é o sensor e o sistema de pressão (que estão na carcaça e no interior).
Outro defeito comun, terra na mola. O que a impede de acionar o sistema interno.:concordo:
LAMA!!

MAAT
22/08/2009, 15:18
oi glaicon tudo bom nao el vasamento se vasa esta por la frente del viscoso en la parte traseira so pega folga el rolamento ou se desmancha el rolamento,el vasamento el por la mola estermotatica del la frente del viscoso,un abraço

Glaicon
23/08/2009, 10:17
oi glaicon tudo bom nao el vasamento se vasa esta por la frente del viscoso en la parte traseira so pega folga el rolamento ou se desmancha el rolamento,el vasamento el por la mola estermotatica del la frente del viscoso,un abraço

Nesse caso, o mais seguro mesmo é trocar antes de dar bobeira.:concordo:

MAAT
23/08/2009, 16:21
sim es mas garantido

Júlio C. A. Santos
23/08/2009, 18:40
Oi Glaicon, tudo bom. Não, o vazamento ocorre pela frente do viscoso na parte traseira é cola, folga do rolamento ou quebra do rolamento. O vazamento é pela mola termostatica da frente do viscoso, um abraço.

MAAT
27/08/2009, 14:06
den uma olhada em outros topico asunto agua zenabre,e falta de cuidado

MAAT
27/08/2009, 14:08
es uma bomba de agua de uma esportage 2.0 tdi, las pa de la ventuinha estan dentro do motor nao fico uma em nel rotor da bomba de agua

Nava
01/09/2009, 22:12
Amigos, alguem ja testou a circulação de água na serpentina de refrigeração de oleo na base do filtro?

Júlio C. A. Santos
02/09/2009, 19:33
Acho que ninguém aqui testou a circulação da água na serpentina... Qual seria sua dúvida Nava? Alguma maneira eficiente para testar a circulação?

Abraço

Pescador4x4
02/09/2009, 21:11
Júlio,
Lembra do prob. da tampa original...bem, novamente o fluído foi para o tanque auxiliar e nada de voltar, acabei colocando a genérica q já estava no porta-luvas e nunca mais acontenceu...muito doido isso, o acabamento da original parece ser bem melhor, contudo não cumpre a função corretamente...ou será tivemos muito azar na compra? A minha original tb é zerada...Abs.

Nava
02/09/2009, 22:12
Ah, sei la, comprovar se ta ok. Tipo, tirar a mangueira da saida e ver se ta circulando...

MarcSport
04/09/2009, 17:55
O melhor é eliminar a tampa e fazer um sistema selado, vai gastar cerca de R$ 150,00 e nunca mais se preocupar com a tampa.

MAAT
05/09/2009, 14:10
julio fala pra mi e como foi esperimentaste como te fue

Júlio C. A. Santos
05/09/2009, 17:41
Miguel, não acredito que resolvi este problema do cabeçote... Já economizei R$ 900,00 por sua causa, obrigado.

tio_mica
08/09/2009, 11:06
Vou usar esse tópico pra não criar um novo!
Seguinte, após resolver a situação da embreagem sangrando o sistema e gastando alguns litros de fluido me deparei com outro problema, dessa vez mais grave.

A famigerada "fervura" do motor! Ele chegava naquela marca do meio e ficava um tempo, passado um periodo pam! Subia sem parar, aconteceu algumas vezes e eu sempre parei antes de chegar na marca máxima, acontece que eu percebi que mesmo quando estava antes da marca do meio ficava aquele barulho de chaleira fervendo e criava-se muita pressão dentro do radiador(tampa é nova) a ponto de rasgar a mangueira de retorno da agua.

Enfim o diagnostico foi que estava vazando compressão pro radiador ????
A solução seria trocar junta e aplainar o cabeçote, feito isso me volta a camionete sem mais problemas de aquecimento e aparentemente com tudo resolvido... ledo engano, ao que parece os problemas só se dividiram em fatias menores.

1) O motor voltou com uma barulheira de vento insuportável, parece um caminhão, quando chega na faixa do turbo me sinto dirigindo uma scania! O que me leva a crer que eles fizeram algo com a ventoinha.

2) Tenho quase certeza que ela ficou mais fraca

3) Antes da "arrumação" era só dar o arranque e ligava quase instantaneamente, agora ele precisa girar um pouco pra dar a partida e as vezes tenho que tentar duas vezes, mesmo com ela "quente".

4) Abri o radiador agora e percebi que está cheio de um lodo, que parece oleo mas tem cheiro de diesel, embora não entenda como possa entrar diesel no radiador...

5) A temperatura agora não chega nem perto da marca central, raramente sai muito alem da marca de baixo, o mecanico falou que trocou o sensor então não pode ser erro de medição! Pelo meu parco conhecimento de motores eu sempre soube que um motor diesel deve esquentar até sua temperatura normal para ter a correta lubrificação e pela minha experiencia com a sportage essa temperatura é um pouco abaixo da marca central correto?

E é 'SÓ' essas coisinhas que estão a me incomodar :dance:

Desculpe pela extensão do texto, abraços.

Robinho da Jaguatirica
08/09/2009, 18:34
Vou usar esse tópico pra não criar um novo!
Seguinte, após resolver a situação da embreagem sangrando o sistema e gastando alguns litros de fluido me deparei com outro problema, dessa vez mais grave.

A famigerada "fervura" do motor! Ele chegava naquela marca do meio e ficava um tempo, passado um periodo pam! Subia sem parar, aconteceu algumas vezes e eu sempre parei antes de chegar na marca máxima, acontece que eu percebi que mesmo quando estava antes da marca do meio ficava aquele barulho de chaleira fervendo e criava-se muita pressão dentro do radiador(tampa é nova) a ponto de rasgar a mangueira de retorno da agua.

Enfim o diagnostico foi que estava vazando compressão pro radiador ????
A solução seria trocar junta e aplainar o cabeçote, feito isso me volta a camionete sem mais problemas de aquecimento e aparentemente com tudo resolvido... ledo engano, ao que parece os problemas só se dividiram em fatias menores.

1) O motor voltou com uma barulheira de vento insuportável, parece um caminhão, quando chega na faixa do turbo me sinto dirigindo uma scania! O que me leva a crer que eles fizeram algo com a ventoinha.

3) Antes da "arrumação" era só dar o arranque e ligava quase instantaneamente, agora ele precisa girar um pouco pra dar a partida e as vezes tenho que tentar duas vezes, mesmo com ela "quente".

4) Abri o radiador agora e percebi que está cheio de um lodo, que parece oleo mas tem cheiro de diesel, embora não entenda como possa entrar diesel no radiador...

5) A temperatura agora não chega nem perto da marca central, raramente sai muito alem da marca de baixo, o mecanico falou que trocou o sensor então não pode ser erro de medição! Pelo meu parco conhecimento de motores eu sempre soube que um motor diesel deve esquentar até sua temperatura normal para ter a correta lubrificação e pela minha experiencia com a sportage essa temperatura é um pouco abaixo da marca central correto?

E é 'SÓ' essas coisinhas que estão a me incomodar :dance:

Desculpe pela extensão do texto, abraços.

tio-mica,

Não tem de que se desculpar, o texto tá de bom tamanho.

1- A ventoinha deve estar realmente travada, com a viatura fria tente girá-la com a mão se não girar é pq travaram mesmo, eu acho uma fria andar com ela travada.

2- O fato dela ter ficado mais fraca pode ser por fechamento da bomba, dê uma pequena abridinha na bomba e perceba o comportamento da potência e também da fumaça, mas confira o filtro de ar, se estiver passado enfraquece e fumaceia mais.

3- Demorando a pegar pode ser a bomba ou as velas aquecedoras, a bomba como o próprio nome diz é uma bomba mesmo, mas as velas é só vc tirar e testar ligando direto na bateria mesmo, se encandecer instantaneamente é a bomba.

4- Troque você mesmo a água do radiador, faça isso semanalmente por umas 4 vezes, coloque pouco aditivo só pra não deixar enferrijar mesmo, na derradeira lavada coloque um bom aditivo na proporção 40% aditivo 60% água, e só daí um ano que se preoculpara novamente.

5- O sensor deve estar errado ou marcando errado, deve ficar sempre um tiquim abaixo do meio, e dalí não sai mais, de jeito nenhum.

Mas antes de tudo isso faça o teste das bolhas na garrafa, e perceba se tem pressão no radiador com a viatura fria pela manhã.

Qualquer coisa estamos aí!:concordo:

Boa lama!

Robinho

Júlio C. A. Santos
08/09/2009, 21:04
Pessoal,

Semana passada percebi que a água do radiador se expandia acima da metade do reservatório de expansão, e começou a aparecer forte pressão no radiador quando abria a tampa com o motor frio pela manhã, além de aparecer sujeira na borracha da tampa.:cry: Toda vez que eu ia viajar, a água do radiador subia até a boca do reservatório de expansão e começava a vazar, faltava água, e é claro, surgiam algumas bolhas de ar no reservatório. Também tinha um vazamento de óleo na junta do cabeçote.:putz: Eu pensei em comprar outra tampa de radiador, seria a 5º tampa em pouco mais de um ano, mas deduzi que eu só estava mascarando o problema comprando novas tampas.:pensativo: Putz! Eu achava que o problema sempre estava nas tampas defeituosas e não era nada disso, todas tampas que comprei estavam boas.:shock: Resolvi ler o procedimento que está escrito na tampa de válvulas(foto esquerda) e falei com um mecânico "expert" em Sportage, ele possui todos os manuais técnicos de todas as Sportages. O mecânico ainda me emprestou um torquímetro e me informou o quando de torque teria que dar nos parafusos do cabeçote e quanto de aperto angular seria necessário executar após usar o torquímetro. É claro que um “Gambitequeiro” como eu não ia levar a Sportage pra oficina só pra fazer isso,:discordo: resolvi fazer isso em casa pra ter certeza que o serviço seria bem executado. Apertei os parafusos do cabeçote, seguindo a seqüência de aperto e todos os procedimentos do manual técnico da Kia(foto direita). Após o re-aperto percebi que a água se expande muito pouco no reservatório(normal), até parece um sistema de arrefecimento do tipo aberto dos carros mais novos. A pressão na tampa do radiador sumiu, as bolhas desapareceram completamente, o vazamento de óleo que escorria da junta parou, e o melhor de tudo: Voltei a usar a tampa original da Kia que comprei ano passado, ela está absolutamente nova, as 3 tampas que tenho estão ótimas:mrgreen:. Eu troquei 4 vezes a tampa do radiador e no fim era só re-aperto nos parafusos do cabeçote. A todos que tem Sportage a diesel: Quem dirige por horas, quando pára para conferir a água e percebe que a água do radiador expandiu até a boca do reservatório e começou a vazar, pode ter certeza que está faltando aperto nos parafusos do cabeçote. A água não pode vazar em nenhuma situação. Quando troquei o cabeçote a mais de um ano, o mecânico com certeza não seguiu os procedimentos do manual técnico da Kia, quando apertei os parafusos me assustei, alguns estavam "atarraxados" de aperto e outros estavam frouxos, podia ter queimado a junta. Um conselho: Não quer que o mecânico erre? Faça você mesmo. :pipoca:

Glaicon
09/09/2009, 06:21
Bom, pelo jeito o Júlio vai abrir o tópico "vendem-se tampinhas":mrgreen:
Júlio, essa história do correto reaperto acredito que seja verdadeira.
Para teres uma idéia, quando comprei a SPT e levei na Kia para mostrar ao meu amigo, que é o gerente da loja, e falando sobre cabeçote, junta, tampa e outras coisas que vão para o espaço com a fervura, eles falou exatamente sobre as porcas e parafusos da parte superior do motor, "que também devem ser trocados, pois eles são flexíveis".:shock:
Foi isso mesmo o que ele disse. Os parafusos suportam determinada pressão, e esta se perde com os trabalhos de aperta-desaperta.
É verdade MAAT?
Por isso, se você fizer novamente o serviço "só pra confirmar se tá bem apertado", lembre-se disso.:concordo:
Um abraço.

tio_mica
09/09/2009, 09:42
Seguinte a ventoinha realmente está travada, irei trocar!

Tava cheio de oleo no radiador, o mecanico tirou ele e limpou tudo, não só trocou a agua, mas limpou mesmo, todo o sistema pra tirar todo o oleo! Colocou agua e aditivo. Então sai agora de manhã e ao verificar a agua está com oleo de novo, nada muito grande, mas tambem eu só dei uma volta, e agora oq fazer?

Ela está na garantia da loja ainda, tanto que a dita retifica do cabeçote foi feita pelo lojista.

abraços

EDuarte
09/09/2009, 10:00
Seguinte a ventoinha realmente está travada, irei trocar!

Tava cheio de oleo no radiador, o mecanico tirou ele e limpou tudo, não só trocou a agua, mas limpou mesmo, todo o sistema pra tirar todo o oleo! Colocou agua e aditivo. Então sai agora de manhã e ao verificar a agua está com oleo de novo, nada muito grande, mas tambem eu só dei uma volta, e agora oq fazer?

Ela está na garantia da loja ainda, tanto que a dita retifica do cabeçote foi feita pelo lojista.

abraços
Verifique se o nivel de óleo do motor esta baixando, se estiver normal podem ter deixado cair oleo no sistema por descuido, e esse pouco que apareceu depois da troca da agua pode ser um resquicio que na proxima troca sera eliminado, mas se o nivel do oleo estiver baixando, volte na loja e reclame porque tem coisa errada, o normal seria a agua se misturar ao óleo e não ao contrario como esta acontecendo, mas vai saber.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
09/09/2009, 10:17
Realmente pode ser resto de óleo no sistema de arrefecimento mesmo, mas nada impede de estar passando um pouquinho de óleo do motor para o arrefecimento, coisa a se prestar muita atenção...:pensativo:
Se bem que este carro não aceita nada mal feito, se estiver com qualquer folga na junta do cabeçote, daqui à pouco abre o bico sem dó.

Boa lama!

Robinho

MAAT
09/09/2009, 11:37
me amigo glaicon alguna ves mas vale un bom consego que un bom conçerto

MAAT
09/09/2009, 12:22
este sensor nao ten pra trocarlo por outro (disculpen nao poso adicionar la foto)

MAAT
09/09/2009, 12:25
este sensor nao ten pra trocarlo por outro (disculpen nao poso adicionar la foto)

MAAT
09/09/2009, 21:52
oi julio tudo bom espero que te encontres ven tu e familia ,amanha te paso las medidas que tu me pediste ok logo quero aserte uma consulta por msn,un abraço

Nava
09/09/2009, 22:27
Tio Mica,

Olhe, eu tava com esse problema e era somente o radiador sujo. A ventoinha nao acoplava pq o radiador bloqueado de sujeira por dentro nao aquecia o miolo da ventoinha e a temperatura subia. Porem, só subia andando na pista, na cidade nao.

Levei para varetar o radiador e ficou 100%.

Seu radiador ou alguma parte do circuito deve ter sido suja na oficina na hora desmontar o motor. Agora, mesmo com muitas limpezas o oleo sempre vai deixar seu rastro...

Eu sofri bastante com essa M de aquecimento e é dificil diagnosticar sem gastar tempo e dinheiro. A minha dica para todos é:

- primeira coisa antes de qq outra: radiador. Faça a limpeza completa, teste tudo e troque fluido. Se tudo estiver ok, nao vai gastar muito e terá certeza que ele está bom por uns 2 anos...Se puder fazer a limpeza externa do condensador do AC é bom tb. No meu caso que uso no barro, suja bastante.
- ventoinha: fácil de testar e fácil de trocar.
- valvula termostatica e reaperto de cabeçote.
- tampa radiador.

Abraço

richardthebigdog
15/09/2009, 23:11
Galera, preciso muito da ajuda de vocês....

Sou novo aqui e, sinceramente, estou muito preocupado com o que tenho lido aqui sobre esses problemas.

Tenho uma Grand Sportage TDI 1999 e meu motor já foi retificado duas vezes. Meu mecânico me acusa de deixar o carro secar, mas isso não é verdade. Semana passada mesmo, o motor bateu novamente (ferveu até parar) e eu tinha completado a água na noite anterior. Verifiquei pessoalmente e não há nenhum vazamento no sistema. Porém, minha maior briga com ele é a seguinte: o carro funciona o tempo todo com o ponteiro da temperatura no meio, ou seja, na temperatura ideal, e nunca passa acima disso, nem quando ferve.

Disse a ele que, segundo a lógica, se o carro está fervendo, o ponteiro não pode marcar a temperatura ideal, correto?

Desde a primeira vez que o carro ferveu e que teve que trocar a junta até a segunda, em que fiz o motor inteiro e trocamos a turbina por um 0Km, insisto com ele nesse ponto e ele continua me dizendo que é normal.

Porém, não posso acreditar ser normal um carro ferver e acusar no termômetro a temperatura ideal de funcionamento.

Gostaria que vocês me dissessem se estou com a razão e o que devo fazer para solucionar esse problema, pois não aguento mais gastar dinheiro e ficar a pé....

A propósito, parabéns a todos pelo fórum, principalmente aos organizadores e moderadores, pois ele é excelente!

Robinho da Jaguatirica
16/09/2009, 09:17
Galera, preciso muito da ajuda de vocês....

Sou novo aqui e, sinceramente, estou muito preocupado com o que tenho lido aqui sobre esses problemas.

Tenho uma Grand Sportage TDI 1999 e meu motor já foi retificado duas vezes. Meu mecânico me acusa de deixar o carro secar, mas isso não é verdade. Semana passada mesmo, o motor bateu novamente (ferveu até parar) e eu tinha completado a água na noite anterior. Verifiquei pessoalmente e não há nenhum vazamento no sistema. Porém, minha maior briga com ele é a seguinte: o carro funciona o tempo todo com o ponteiro da temperatura no meio, ou seja, na temperatura ideal, e nunca passa acima disso, nem quando ferve.

Disse a ele que, segundo a lógica, se o carro está fervendo, o ponteiro não pode marcar a temperatura ideal, correto?

Desde a primeira vez que o carro ferveu e que teve que trocar a junta até a segunda, em que fiz o motor inteiro e trocamos a turbina por um 0Km, insisto com ele nesse ponto e ele continua me dizendo que é normal.

Porém, não posso acreditar ser normal um carro ferver e acusar no termômetro a temperatura ideal de funcionamento.

Gostaria que vocês me dissessem se estou com a razão e o que devo fazer para solucionar esse problema, pois não aguento mais gastar dinheiro e ficar a pé....

A propósito, parabéns a todos pelo fórum, principalmente aos organizadores e moderadores, pois ele é excelente!

Oi richardthebigdog,

Seja muito bem vindo a este maravilhoso forum!

Sua viatura pode estar bebendo água pela junta do cabeçote, perceba pela manhã se tem pressão no radiador, faça também o teste das bolhas na garrafa, e principal, perca um tempinho e leia todo este tópico, terá conhecimento para talvez descobrir o que acontece com a viatura, discutir com o meca, e resolver o problema.

Boa lama!

Robinho
i

EDuarte
16/09/2009, 09:23
Olá Richard, seja bem vindo.
Qual intervalo vc teve que fazer o motor?
Não confie no marcador de temperatura original, ele não é preciso, só marca temperatura elevada na hora H, geralmente não da tempo de perceber.
Existem tres pontos criticos que causam super aquecimento e vc tem que manter em perfeito funcionamento:
1 - Tampa do radiador - se estiver com problema não deixará a agua ir para o reservatorio criando pressão execiva no sistema ou não deixará a agua que foi pro reservatorio retornar ao radiador.
2 - Helice de refrigeração - Se não estiver acoplando não refrigera-ra a agua causando o super aquecimento
3 - Radiador - Se estiver sujo ou entupido a agua não ira circular como deve e deixará a agua suja.

Com certeza outros sportagers darão mais dicas.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
16/09/2009, 17:20
Se tudo "aparentemente" estava ok e o motor ferveu de uma hora para outra, a válvula termostática por ter travado fechada...:pensativo:

geasir
16/09/2009, 19:47
Boa noite Richard, tive uma gran 2.0 diesel/01 que foi puro pezadelo, primeira viagem
fundio o motor , foi feito retifica total com um cabeçote novo que na epoca me custou
$ 4.000 reais, beleza pego estrada novamente e a desgraça me pega na serra, subindo
a serra com um olho na estrada e outro no marcador de temperatura, não adiantou, a
viatura parou na serra com fumaça para todos os lados e marcador mostrando que tudo
estava em ordem , foice outro motor. Como gosto de viajar, era um trauma quando se
pegava uma estrada, fiz um monte de adptações, sensor de nivel reservatorio selado e
ventoinha eletrica mas nada adiantou, revolvi vender o mais longe o possivel a viatura
e comprei uma frontier que so da alegria. espero ter ajudado abraços..

Nava
17/09/2009, 12:18
Richard, tem muita coisa pra vc ver.

O que te falo é: ponteiro no meio ja ferveu. As sports trabalham uma marca abaixo do meio. Pode crer.

Abraço

geasir
17/09/2009, 19:59
E uma otima viatura, pena que não tem um motor diesel a sua altura.
E para adptar um outro motor diesel melhor ao cofre da viatura e muito compricado,
resta um ap Vks p/adptar.

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 16:56
"1) O motor voltou com uma barulheira de vento insuportável, parece um caminhão, quando chega na faixa do turbo me sinto dirigindo uma scania! O que me leva a crer que eles fizeram algo com a ventoinha.

3) Antes da "arrumação" era só dar o arranque e ligava quase instantaneamente, agora ele precisa girar um pouco pra dar a partida e as vezes tenho que tentar duas vezes, mesmo com ela "quente"."

Vou cantar a pedra: Motor fora de tempo. Manda arrumar e vc vai ver como fica redondinho de novo...

Nava
20/09/2009, 22:34
O barulho pode ser mesmo a ventinha travda, facil de identificar com ela parada.

SAPO-BOMBA
20/09/2009, 23:08
O problema é que o motor fraco e a dificuldade de pegar são sintomas típicos de motor fora de tempo. De repente o funcionamento do motor, que fica mais áspero assim, dá a impressão de que é a ventoinha que causa o barulho que ele se refere.

Aguardamos ele postar a solução... :)

Betors4
22/09/2009, 11:42
Olá pessoal, adquiri recentemente uma SPt Gran TDi e estou conhecendo-a aos poucos. Aproveitando o tópico, gostaria de saber se voces podem me ajudar:

1) Como se troca a agua do radiador, vi que ele tem um reservatório de expansão tb ?

2) Como identifico se a ventoinha esta travada ? (Noto que mesmo pela manhã, motor frio, ao dar o arranque, a ventoinha fica girando e qdo esta desligado, ela fica pesada para girar manualmente).

Obrigado

Júlio C. A. Santos
28/09/2009, 16:26
Pessoal,

Tive uma tremenda sorte... Não to acreditando...

Percorri um trajeto de uns 100 km e quando cheguei em casa, abri o capô para ver se tudo esta ok. Levei um susto, o nível da água no reservatório baixou, como? Demorei meia hora pra descobrir, e achei o defeito: A mangueira “U” que anula o aquecedor se rompeu. Na retífica que fiz há quase dois anos, pedi para o mecânico trocar essa mangueira.

O que me deixou chocado não foi o rasgo que apareceu na mangueira e nem a sorte que tive da mangueira não ter se rompido durante uma viagem de 500 km que fiz para o interior de SC.

Enfim... Fui a uma oficina aqui perto de casa para trocar a mangueira rompida e quando o mecânico retirou a mangueira rasgada todos ficaram impressionados, O MECÂNICO QUE RETIFICOU O MOTOR COLOCOU UMA MANGUEIRA COMUM DE RESPIRO DE AR, QUE NÃO FOI FEITA PARA ÁGUA QUENTE.

Pedi para o vendedor instalar a melhor mangueira que ele tivesse na loja, e encontrei uma da marca GATES, uma das melhores do mercado. Resolvido.

Vejam na foto, a mangueira de ar que foi instalada no sistema de arrefecimento, estava rasgada e toda ressecada, e não tinha a “malha” por dentro como nas mangueiras específicas para arrefecimento.

Lucena04
28/09/2009, 17:27
Pessoal,

Tive uma tremenda sorte... Não to acreditando...

Percorri um trajeto de uns 100 km e quando cheguei em casa, abri o capô para ver se tudo esta ok. Levei um susto, o nível da água no reservatório baixou, como? Demorei meia hora pra descobrir, e achei o defeito: A mangueira “U” que anula o aquecedor se rompeu. Na retífica que fiz há quase dois anos, pedi para o mecânico trocar essa mangueira.

O que me deixou chocado não foi o rasgo que apareceu na mangueira e nem a sorte que tive da mangueira não ter se rompido durante uma viagem de 500 km que fiz para o interior de SC.

Enfim... Fui a uma oficina aqui perto de casa para trocar a mangueira rompida e quando o mecânico retirou a mangueira rasgada todos ficaram impressionados, O MECÂNICO QUE RETIFICOU O MOTOR COLOCOU UMA MANGUEIRA COMUM DE RESPIRO DE AR, QUE NÃO FOI FEITA PARA ÁGUA QUENTE.

Pedi para o vendedor instalar a melhor mangueira que ele tivesse na loja, e encontrei uma da marca GATES, uma das melhores do mercado. Resolvido.

Vejam na foto, a mangueira de ar que foi instalada no sistema de arrefecimento, estava rasgada e toda ressecada, e não tinha a “malha” por dentro como nas mangueiras específicas para arrefecimento.

Júlio, essa é a mangueira que vai para o radiador? Se eu não me engando são 2, uma por cima e outra por baixo.
Eu estou perguntando pq foram as duas únicas manqueiras do aferrecimento que eu pedi para trocar.

Júlio C. A. Santos
28/09/2009, 18:06
Lucena,

Essa mangueira em forma de “U” é para anular o aquecedor de ar da cabine. Se o aquecedor de sua Sportage ainda está funcionando então são mais 4 mangueiras se eu não me engano. É que as mangueiras do aquecedor não vão direto do motor á cabine, entre elas tem uma sessão de canos de metal, aí fica um encanamento pra água ir á cabine e outro pra água voltar para o motor. Pelo menos na Sportage diesel aspirada é assim.

Cuidado Lucena, às vezes essas mangueiras são esquecidas pelos mecânicos.

Lucena04
28/09/2009, 18:17
Lucena,

Essa mangueira em forma de “U” é para anular o aquecedor de ar da cabine. Se o aquecedor de sua Sportage ainda está funcionando então são mais 4 mangueiras se eu não me engano. É que as mangueiras do aquecedor não vão direto do motor á cabine, entre elas tem uma sessão de canos de metal, aí fica um encanamento pra água ir á cabine e outro pra água voltar para o motor. Pelo menos na Sportage diesel aspirada é assim.

Cuidado Lucena, às vezes essas mangueiras são esquecidas pelos mecânicos.

Quarta-feira eu vou ver o carro e já verifico se no modelo à gasolina tem essas mangueiras que vc falou.
Já pensou perder um motor por casa disso? Ainda bem que vc deu sorte.
Valeu :concordo:

EDuarte
28/09/2009, 18:35
A gasolina tem tambem, se não me engano na mesma posição que as diesel, olhando o carro de frente fica do lado esquerdo do motor atras do filtro de oleo.
[]s
(DU)

Chico Almeida
28/09/2009, 23:49
Boa noite, pessoal.
Estou há pouco tempo por aqui e, estive procurando no fórum se já foi discutido este assunto e não encontrei. Será que alguem tem a receita? Conversando com um mecanico amigo, ele acha que faz uma boa diferença por ser muito mais confiável. O que vcs acham?
Se alguem puder responder, agradeço.

Um abraço a todos

Júlio C. A. Santos
29/09/2009, 15:54
Olá Chico,

Existe uma matéria sobre sistema selado aqui no fórum. O MarcSport usa esse sistema há alguns anos, ele até já publicou um esquema explicando como fazer a instalação. Fale com o MarcSport ou espere ele responder esta mensagem.

Nava
29/09/2009, 22:32
Poque nossos motores aquecem tao rápido e fervem?
O radiador é bom...sistema ventoinah tb...tem radiador de oleo...
Karai, pq ferve?

Júlio C. A. Santos
29/09/2009, 22:59
A minha Sportage superaqueceu 2 vezes depois da retífica, mas foi por algum erro dos mecânicos. Colocaram até mangueira de ar no arrefecimento... Atualmente estou usando óleo solúvel no arrefecimento, ventoinha travada com 4 pás para compensar e Velocity Tuner agora instalado na caixa do filtro, o resto está tudo original e funcionando. Também concordo que Sportage tem boas peças, o problema é mão de obra qualificada, difícil de encontrar.

Lucena04
01/10/2009, 14:32
Quarta-feira eu vou ver o carro e já verifico se no modelo à gasolina tem essas mangueiras que vc falou.
Já pensou perder um motor por casa disso? Ainda bem que vc deu sorte.
Valeu :concordo:
Fui lá na oficina ontem, realmente está precisando trocar.
Estou pensando em anular o sistema de ar quente para ter menos dor de cabeça mais pra frente. Pq se for para fazer o serviço direito teria que trocar tb o "radiador" de água quente que fica atrás do painel, já li em alguns tópicos que essa bagaça costuma apodrecer e começa vazar para dentro do carro :putz:, não aconteceu isso comigo, mas se eu puder evitar é melhor.
Julio, que mangueira vc utilizou para alunar esse sistema?
Em anexo fotos das mangueiras e tubos originais do ar quente.
:concordo:

Júlio C. A. Santos
01/10/2009, 16:44
Lucena,

Por ser um local de difícil acesso, a adaptação dessa mangueira tem que ser bem feita. Compre uma mangueira da melhor marca possível, de preferência da GATES, e não use mais as abraçadeiras originais, use aquelas de parafusos. A mangueira “U” que comprei é a GATES Ref.: 20234, foi feita para usar no Corcel, Belina, etc. Não se preocupe quando ler isso na etiqueta, todas as mangueira para arrefecimento da GATES são projetadas para ter a mesma resistência, elas mudam apenas o formato, e essa ficará perfeita na Sportage, o mecânico só terá que cortar uma das pontas quando for instalar, ela é mais longa.

Nava
01/10/2009, 21:03
Que seria essa velocity tuner e o q ele faz? pq vc travou a helice? Com 4 pas ficou muuito barulho ainda?

Lucena04
01/10/2009, 23:48
Lucena,

Por ser um local de difícil acesso, a adaptação dessa mangueira tem que ser bem feita. Compre uma mangueira da melhor marca possível, de preferência da GATES, e não use mais as abraçadeiras originais, use aquelas de parafusos. A mangueira “U” que comprei é a GATES Ref.: 20234, foi feita para usar no Corcel, Belina, etc. Não se preocupe quando ler isso na etiqueta, todas as mangueira para arrefecimento da GATES são projetadas para ter a mesma resistência, elas mudam apenas o formato, e essa ficará perfeita na Sportage, o mecânico só terá que cortar uma das pontas quando for instalar, ela é mais longa.

Valeu mesmo, melhor que isso só se vc fosse comprar e instalar pra mim, :mrgreen:.
:palmas::concordo:

Chico Almeida
03/10/2009, 01:32
Olá Chico,

Existe uma matéria sobre sistema selado aqui no fórum. O MarcSport usa esse sistema há alguns anos, ele até já publicou um esquema explicando como fazer a instalação. Fale com o MarcSport ou espere ele responder esta mensagem.

Fala Julio, bom dia.

Andei procurando novamente sobre o sistema selado mas não encontrei. Valeu pela dica, vou esperar que o MarcSport leia essa msg.

Mais uma vez obrigado :concordo:

Júlio C. A. Santos
03/10/2009, 20:53
Olá Chico,

A matéria sobre o sistema selado da Sportage do MarcSport está publicada neste mesmo tópico, na página 34 em diante, mas coloquei os links aqui pra facilitar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=reservatorio+selado&page=34

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906

Nava
03/10/2009, 22:16
Cenversei bastante com um cliente que trabalha com radiadores e ele concordou comigo que o problema mesmo da sportage é a tampa do radiador e a ventoinha. Ele viu a minha viatura e disse que ela é muito mole...mas se travar mais, fica barulhenta. Então tem de trocar o perfil da helice...

Voltamos na estaca zero. Alguem consegue uma foto da ventoinha da gran vitara?

Júlio C. A. Santos
03/10/2009, 23:58
Nava,

A hélice tem 8 pás, cortei 4 pás com uma serra (tirei fotos, vou postar nas próximas mensagens). O Maat já fez isso numa Sportage turbodiesel de um cliente e nunca deu problema. Percebi que o barulho diminuiu 50%, mas antes de 3.000RPM ainda faz barulho, mas é um barulho diferente, bem mais “tolerável”. O mais impressionante é que A HÉLICE TRAVADA E COM APENAS 4 PÁS PUXA MAIS AR QUE A VENTOINHA ORIGINAL COM 8 PÁS. Abaixo, a ventoinha original do Suzuki Grand Vitara V6.

Zé Roberto
04/10/2009, 13:50
Pessoal,
A título de contribuição vou colocar a minha "experiência" neste assunto:
- Comprei minha SPTG em março deste ano e a temperatura jamais saiu daquele ponto 1 mm abaixo do traço central. Mesmo em ladeiras com reduzida, em trânsito pesado de Sampa e na subida da serra de Santos, jamais saiu do ponto. Se não fosse pela saida do zero até aquele ponto, quando ligava pela manhã, podia jurar que o ponteiro havia travado...
Pois bem: Outro dia fui surpreendido com o ponteiro um pouquinho acima do meio. Como ele voltou à posição tradicional em alguns minutos, não dei muita bola pra isso, porém, já era um sinal que alguma coisa não andava bem...
No dia seguinte, sai de manhã e peguei uma estrada asfaltada. Depois de meia hora, no meio de uma subida, fui surpreendido com vapor dágua saindo por todos os buracos imagináveis do painel. Quando olhei no ponteiro da temperatura, ele estava encostado no H. Abri o capô e o vapor tomou conta da viatura inteira, além de um chiado de panela de pressão.
Desolado, sentei no barranco e me pus a esperar que a temperatura voltasse ao normal, quando eu pretendia dar partida, já que o motor tinha morrido antes de eu parar no acostamento.
Nisso parou um caminhão e o mtorista me ofereceu agua para o radiador. Com cuidado abrimos a tampa do radiador e colocamos toda a agua existente, mas que ainda fora insuficiente.
Quando o vapor e a chiadeira diminuiu, tentei dar partida, que nada, antes o motor dava meia volta e pegava, agora, quase acabei com a bateria e nada. O caminhoneiro ja tinha ido, pois lhe dissera que ligaria para o guincho.
Quando tentava ligar para a seguradora, chegou um cara com uma Pampa e se ofereceu para me rebocar até sua oficina na cidade, que ficava a uns 5 km dali. Entre ficar na estrada deserta e ir para a cidade, preferi a segunda, mesmo com a ajuda de um mecânico desconhecido.
Chegando em sua oficina, após alguns testes, o motor chegou a pegar, mas não tinha força e soprava toda agua pela tampa do radiador. Foi ai que veio o decreto: Queimou a junta do cabeçote.
Optei então por guinchar a viatura até Ribeirão Preto e leva-la a um mecânico conhecido meu. O diagnóstico não foi diferente: Junta queimada.
Retirado o cabeçote, e encaminhado à retífica, tive a boa noticia que não havia fissuras, portanto, a aplainagem dele resolveria a questão.
Já que estava desmontado, resolvi já fazer limpeza dos bicos.
Ambos os mecanicos deram como causa o emperramento da Valvula termostática e ambos me aconselharam a montar novamente sem ela. Relutei, mas concordei em deixar a dita cuja de fora.
Pronto o serviço, cabeçote no lugar, aproveitei para trocar as correias e o oleo e filtros, embora não tivesse havido mistura de agua no óleo.
A viatura pegou na primeira e voces não imaginam a minha cara de felicidade...
- Quando fizer 1000 km voce traz ela aqui pra reapertar o cabeçote e adiantar a bomba...Disse o mecanico.
Sai e no mesmo dia tinha uma viagem de 200 Km. Resolvi ir com ela. Foi uma beleza... Mas o ponteirinho não parava no lugar de costume. sempre dava uma escapadinha pra cima e depois voltava...
Deve ser a falta da válvula, pensei...
Mas o pior não foi isso... Pra tirar o cabeçote o mecanico deixou vazar o gas do ar condicionado e tive que fazer a viagem no calor...
Chegando à tarde em Ribeirão fui direto numa oficina de AC e coloquei o gas de volta, pois no dia seguinte iria fazer outra viagem, agora de 300 Km.
Na dia seguinte, agora com ar, iniciei a viagem com um olho na pista e outro no ponteiro.
O ar fez o motor forçar mais e pimba... Novamente o ponteiro teimou em chegar no H. Não chegou porque quando estava em 3/4 eu baixava a velocidade para 90 por hora e ele voltava.
Fui e voltei com esta preocupação de ficar de olho no ponteiro e baixar a velocidade nos momentos críticos.
De volta ao mecanico, contei a historia pra ele e ele sem pestanejar: "É o gel da Ventoinha"...
Não sabia que a ventoinha usava gel... Não consegui comprar só o gel e como não queria fazer adaptações, comprei uma ventoinha nova. Aproveitei e comprei também uma válvula, já que o pessoal aqui do forum disse que a falta da valvula pode aumentar o consumo.
Trocada a ventoinha e a valvula a viatura ficou perfeita. Fiz a mesma viagem dos 300 km e o ponteiro voltou a dormir na posição 1mm abaixo do meio.
Esta semana completo os 1000 km, ai vou fazer o reaperto do cabeçote e coloca-la na estrada novamente. Agora serão 2000 Km, pois vou a Florianópolis, Ai sim vou estar tranquilo pra fazer a viagem que estou planejando pro fim do ano: Deserto do Jalapão.

Espero ter contribuido com a minha experiência. Ao todo o meu gasto foi:
Retifica + Juntas.... R$ 690,00
Correias ............... R$ 88,00
Ventoinha............. R$ 260,00
Valvula ................ R$ 40,00
Mão de obra.......... R$ 300,00

Total.................... R$ 1.378,00

Abraços,

Marcus Pereira
04/10/2009, 17:06
Olá Zé Roberto!
Boa iniciativa de fazer esse relato, enfim uma história de Sport fervendo com final feliz.
Perguntas:
Vc. tem idéia da quilometragem real desse motor até apresentar o problema?
A ventoinha ainda era original assim como a válvula termostática?
Pretende instalar termômetro auxiliar após o susto?

Vc. citou o valor de R$ 88,00 para a troca das correias, suponho que não esteja incluido aí a correia dentada, se estou certo, porque não a trocou também, ela é nova? Saiba que a Kia recomenda a troca após 60.000 Km.

Boa sorte... mantenha-nos informado...
Abç,
Marcus.

Zé Roberto
04/10/2009, 20:32
Olá Zé Roberto!
Boa iniciativa de fazer esse relato, enfim uma história de Sport fervendo com final feliz.
Perguntas:
Vc. tem idéia da quilometragem real desse motor até apresentar o problema?
A ventoinha ainda era original assim como a válvula termostática?
Pretende instalar termômetro auxiliar após o susto?

Vc. citou o valor de R$ 88,00 para a troca das correias, suponho que não esteja incluido aí a correia dentada, se estou certo, porque não a trocou também, ela é nova? Saiba que a Kia recomenda a troca após 60.000 Km.

Boa sorte... mantenha-nos informado...
Abç,
Marcus.

Caro Marcus,
Esse motor está agora com 84 mil e quando eu comprei estava com 70 mil. Tive o cuidado de checar se os carimbos das revisões na Kia eram verdadeiros. Todos autenticos até os 60 mil. A correia dentada foi trocada na revisão de 60 mil. Troquei as outras porque uma delas estava mostrando sinais de desgaste. Aproveitei e troquei todas. A ventoinha e a valvula eram originais. Acho que a valvula não deu problema, mas como foi a primeira suspeita e considerando o baixo custo resolvi trocar tambem.
Vou colocar um mostrador auxiliar que o pessoal colocou aqui neste tópico. Um que faça um bom escandalo quando a temperatura subir. Assim como aconteceu comigo, niguém fica olhando o painel toda hora pra ver se a temperatura esta subindo...

Um grande abraço,

Nava
04/10/2009, 22:57
Julio, me diga só uma coisa: poe ela em marcha lenta. Coloca a mao na grade do rdiador do lado de fora, sente o ar sendo sugado para dentro?

Como disse em outras oportunidades, o nosso problema é essa M de ventoinha. Acho que se colocarmos mais gel dentro, deixar mais firme, e substituir as pas por outra mais silenciosa, tá resolvido!

Tenho outra helice zero. To pensando em fazer esse teste ai. Pena que joguei o miolo travado fora. Alguem tem um ai?

Júlio C. A. Santos
04/10/2009, 23:40
Nava,

A primeira coisa que me preocupou foi a sucção do ar em marcha lenta... Mesmo assim ela puxa mais ar que a ventoinha original. A minha Sportage que é diesel aspirada não reclamou. Mas Nava, quando a ventoinha era original, eu não sentia ar sendo sugado pela grade. Não é aconselhável fazer isso na Sportage a gasolina devido à alta rotação do motor, o Marlo já teve sua ventoinha quebrada por esse motivo, aí detona tudo: Defletor do radiador, reservatório da direção hidráulica, e se tiver azar, o radiador também é danificado. Pode ser que a ventoinha com menos pás seja menos prejudicial na Sportage a gasolina...:pensativo:

tazefe
05/10/2009, 11:27
Pessoal,

Primeiramente, é muito bom participar deste forum, e nos dois meses de feliz proprietário de uma sportage 95 diesel, posso dizer que fera já me deu muitas alegrias. Infelizmente agora estou com dificuldades e por isso venho a este forum pedir ajuda.

Comprei a minha sportage de um amigo, que tinha fervido e feito o ba bá completinho, troca de cabeçote .. e etc.. quando peguei a caminhonete fiz toda a manutenção possivel e imaginavel, oléos, filtros, caixa, diferencial, freios, readiador, ventoinha travada.. e tudo .. a caminhonete aparentemente funcionando perfeitamente, não baixava agua, nunca esquentou (apesar de ter somente o marcador origial), nunca passou do meio.
Bem.. sem mais delongas, quando foi a uma semana atrás, estava frio, o que normalmente faz com que o ponteiro de temperatura nem se mexa, percebi que a temperatura subiu muito rápido. chegando proximo do meio, imediatamente como instruido, parei o carro em um posto de gasolina abri o reservatorio e verifiquei a falta de água. Completei e desde este momento, a caminhonete não mantem agua no radiador, sendo necessário colocar bastante agua todos os dias, pelo que pude perceber o vazamento é pelo suspiro do expansor que apresenta uma compressão.
Alguem já teve este problema? Fiz todos os testes que este forum indica, e não tenho os sinais de fissura no cabeçote (borra branca na paleta de oléo, fumaça e nada)..

Agradeço pela ajuda.

Nava
05/10/2009, 18:42
Tazefe, a minha tinha as galerias d radiador entupidas e dai a agua sai com pressao do cabeçote e nao tinha tampa que segurasse...ia pro reservatorio, pois nao descia pro motor novamente.

Verifique isso. Limpou, fica dez! Me cobraram 120 reais aqui em Ctba.

Nava
05/10/2009, 18:43
Julio, vc tem razao, seu motor gira menos.
A foto da ventoinha do vitara é igual a nossa...nunca vi um vitara urando como a kia.
Well, devolta a procura de uma ventoinha que resolva.

Chico Almeida
05/10/2009, 19:48
Olá Chico,

A matéria sobre o sistema selado da Sportage do MarcSport está publicada neste mesmo tópico, na página 34 em diante, mas coloquei os links aqui pra facilitar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=reservatorio+selado&page=34 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=reservatorio+selado&page=34)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=162025&d=1237417906)

Julio, valeu pelo retorno :concordo:!!! Já comecei a pesquisar qual ventoinha, vaso expansor, etc... se encaixam melhor, assim que tiver isso tudo definido, passo a receita. Estou pensando em um radiador de maior capacidade, é possível???

Um abraço,

alejotaefe
05/10/2009, 21:18
Saudações a todos, é a minha primeira msg, estive lendo os tópicos desde ontem a tarde, umas 14h de leitura (desde a pag. 30 +-) p ñ perder tempo escrevendo o q já está escrito e discutido, pois todos tem q ter algum tempo p poder cuidar d sua sptg tb... rs. Vamos lá. Meu nome é Alexandre, tenho uma Sptg 2000 TDI Grand, desde agosto-2007.
Li q alguém disse q é impossível ou improvável q quem "cuide bem do seu carro" apresente problemas, mas acontece sim.
Vc.s mesmo cuidam bem demais, ñ deveria ter tais problemas...
Qdo a comprei, fiz avaliação prévia c mecânicos, revisão na Kia, o escambal.
Gastei logo d cara uns 3 mil c suspensão, limpeza d tanque, bomba d combustível e troca d tampa d válvulas.
Ela marcava no odômetro uns 99 mkm, p situar... mas, lêdo engano.
Usei ela c todo o cuidado, água, óleo, manutenção preventiva, era o meu xodó....
Trocava óleo antes da hora até.
Morava em Ctba, fiz minha mudança p Sorocaba (atual:SBC-SP) c uma carretinha, 4 viagens pela Serra de Juquiá c a sptg puxando, bravamente s reclamar...
Mas... na 4ª viagem... POW
Passou do famoso pausinho antes do meio do mostrador.
Parei, ñ tinha o q fazer: motor travado. (1º estouro)
Pelo seguro consegui reboca-la p casa.
A carreta (carregada) tive q arrumar um lugar de favor p deixar...
Mas notem a coincidência, a garantia d venda (motor e caixa) d 90 dias tinha acabado d expirar, coisa de uns 15 dias. (vício oculto?)
Para n dizer q n deu problema nemhum, além daqueles itens, vivia falhando o acionamento do 4x4, mas só em situações q eu estava no meio do barro, em locais bons nunca falhou.
Outro detalhe, sempre estourou em estradas pavimentadas e de boa velocidade, nunca no barro ou em estradinha de terra.
Mas vá, solução: retífica total.
Em ctba, pois foi lá q consegui indicação e pq a loja era por lá tb e tinha esperança de recuperar pelo menos parte das despesas.
Nada feito !!!

1ª retífica - durou uns 2 meses, estourou, na BR116- no trevo d Juquiá
(passou do pausinho, motor travado, radiador estourado, até empenou)(2º estouro)

2ª retífica(na garantia da 1ª) +- mesmo tempo, estourou na Fernão Dias (3º estouro) desta vez, além do tradicional travamento, estourou mangueira d água da saída do radiador, azulou os pistões, perda total de cabeçote

3ª retífica(na garantia) - trocado cabeçote por novo, pistões, mangueiras, alternador

4º estouro - na Br 116, pouco depois d Registro, explodiu o radiador interno (ar-quente), c o carro em movimento a 100 km/h, qdo fazia ultrapassagem, caminhões à frente, ao lado, por trás, parabrisa todo com vapor, s visibilidade alguma, queimaduras d 1º grau nós pes (motorista e passageira) devido à água quente q caiu em nós, entrei no fosso central da rodovia p ñ colidir ou ser colidido pelos caminhões. Só por Deus mesmo !
Depois disso, nunca ficou boa mais, se é q se pode dizer q foi boa um dia...

4ª retífica -(Parcial) Em Sorocaba, abril-09- chega d insistir nos malas que me (Des)atenderam em Ctba - Aplainar bloco e cabeçote
Ficou melhor mas vazava óleo e água, além d barulhenta ñ rendia bem. Andava sem válvula termostática

5ª retífica (TOTAL) - Em Sorocaba - jul-09 - Esta última deixou o carro em condições as melhores possíveis, desde o primeiro problema de fervura.

Mas ainda baixa a água, sai pelo respiro, motivo pelo qual vim procurar ajuda nesse fórum e tenho encontrado rico material pelo qual agradeço muito a todos q tem colaborado.

Estou fazendo os testes recomendados.
Hj troquei a tampa do radiador (deve ser a 3ª ou 4ª)
Vou mandar limpar o radiador.
Vou trocar a mangueira do ar quente (com certeza n deve ser a certa)
Vou instalar medidor de temperatura.

Em suma, pa quem quer saber o prejuízo, + do que ela vale hj.
Ah, claro, ela já deveria estar c uns 300 mkm, mal cuidados, claro.
Acho q posso desafiar qualquer um no quesito extensão dos problemas...rs...rs...rs:parede:

Além d todas as boas propostas q já foram apresentadas, acho q deveríamos elaborar um manual, p o proprietário d sptg poder se denfender: como lidar com os mecânicos, do calor, do frio, das peças ruins, dela mesma. Tipo: :idea: Manual de Defesa do Proprietário d Sportage.s
Contendo os cuidados ao usar, como localizar bons meca.s, adaptações, padrões mínimos de segurança, etc.
Alguém falou ( uma moça) no começo do tópico, q estava colhendo dados p possivelmente entrar c uma ação contra a Kia.
É p se pensar, não ? Tá mais q evidenciado q tem defeito estrutural...
No mais, vou procurar ajudar aos q ñ sabem e pedir muita ajuda aos q sabem.
Obrigado pelo excelente trabalho feito aqui ! :palmas:
Agradeço tb ao Edu (EDuarte) que já tem me ajudado bastante.

geasir
05/10/2009, 22:00
Boa Noite Alexandre, o que voce esta sofrendo c/sua viatura eu sofri por dois longos anos
c/ 3 retifica de motor e duas trocas de cabeçote, o tempo que fiquei c/ela , uma ano foi na
oficina, 3 meses parada esperando fila para conserto e 9 meses andando (um olho na estrada e outro no ponteiro da temperatura. Solução, arrumar e vender o mais longe que puder pois vai continuar dando dor de cabeça.

Nava
05/10/2009, 22:19
Gente, to sem palavras.
Mas o manual seria legal.

Podemos abrir um topico: antes de comprar, clique aqui...risos

Júlio C. A. Santos
05/10/2009, 23:06
alejotaefe,

Uso minha Sportage diesel aspirada pra trilha e para o dia-a-dia. Eu só comecei a resolver os problemas quando decidi fazer a manutenção eu mesmo em casa, faço o que posso, tudo que consertei não estragou mais. Falta mão de obra qualificada para as Sportages. Raramente visito a Kia Motors daqui da região, veja por que: (foto abaixo).

Você disse que sai água pelo respiro, 4 coisas podem expulsar a água do radiador: Cabeçote danificado(trincado ou empenado), junta do cabeçote queimada, tampa do radiador danificada(válvula de alívio travada) ou falta de torque nos parafusos do cabeçote, eu rodei com minha Sportages por 5 meses assim. Nas viagens ou nas trilhas sempre precisava completar a água. Para não ser vitima de mecânicos ruins, eu mesmo reapertei os parafusos do cabeçote da minha Sportage seguindo todos os procedimentos dos manuais de manutenção da Kia. Depois do reaperto a água nunca mais vazou pelo respiro, era só isso. A junta não estava queimada.

:arrow:Importante: Se for o seu caso, reaperte os parafusos imediatamente antes que queime a junta do cabeçote, rode o mínimo possível com sua Sportage até fazer o reaperto.

Você também comentou que trocou a tampa do radiador umas 4 vezes, que coincidência, eu também troquei a tampa 4 vezes e no fim era só falta de aperto nos parafusos do cabeçote, agora estou usando a tampa que quase joguei fora, está perfeita. A minha Sportage nunca ferveu nem com o calor de 40º daqui de São Francisco, as últimas vezes que ela esquentou foi por causa de erros dos mecânicos.

Qualquer dúvida pode me ligar que eu explico melhor sobre o reaperto dos parafusos:
47 3444 3877 (meu celular está na minha assinatura abaixo).

Lucena04
06/10/2009, 00:09
...
Estou fazendo os testes recomendados.
Hj troquei a tampa do radiador (deve ser a 3ª ou 4ª)
Vou mandar limpar o radiador.
Vou trocar a mangueira do ar quente (com certeza n deve ser a certa)
Vou instalar medidor de temperatura.
...

Estou fazendo o motor da minha, já está praticamente 2 meses paradas na oficina, e de tanto falararem de problemas de aquecimento já estou tomando alguns cuidados:
Mandei limpar o radiador,
Aproveitei a dica do Julio em relação a mangueira da Gates e anulei todo ar quente (apesar de não ter tido problemas só vou reativá-lo se for para colocar tudo novo, o que beira os 1000 reais)
Estou querendo instalar um medidor de temperatura, estou pensando no guster racing.

Júlio C. A. Santos
06/10/2009, 00:46
Nava,

A hélice do Vitara não é "igual" á nossa, veja nas fotos. O ângulo das pás também muda um pouco(esquerda Sportage, direita Vitara). A hélice da Sportage é mais bicuda nas extremidades e acho que puxa mais ar que a do Vitara, o problema é o acoplamento da Sportage. Agora estou usando a ventoinha com 4 pás travada e quando acelero com o carro parado às vezes levanta poeira do chão com a força do vento.

Julio, vc tem razao, seu motor gira menos.
A foto da ventoinha do vitara é igual a nossa...nunca vi um vitara urando como a kia.
Well, devolta a procura de uma ventoinha que resolva.

Glaicon
06/10/2009, 06:43
Nava,

A hélice do Vitara não é "igual" á nossa, veja nas fotos. O ângulo das pás também muda um pouco(esquerda Sportage, direita Vitara). A hélice da Sportage é mais bicuda nas extremidades e acho que puxa mais ar que a do Vitara, o problema é o acoplamento da Sportage. Agora estou usando a ventoinha com 4 pás travada e quando acelero com o carro parado às vezes levanta poeira do chão com a força do vento.

Júlio, já não estás trabalhando com a temperatura abaixo do ideal?
Não demora mais para esquentar?
Não aumentou o consumo?:shock:
O óleo do motor não ficará com a viscosidade alterada nos regimes de alta rotação?:pipoca:
Se travar a ventoinha fosse tão simples e eficiente, acho que já viria assim de fábrica, pois dispensaria até o acoplador, barateando a peça.

alejotaefe
06/10/2009, 07:54
Boa Noite Alexandre, o que voce esta sofrendo c/sua viatura eu sofri por dois longos anos
c/ 3 retifica de motor e duas trocas de cabeçote, o tempo que fiquei c/ela , uma ano foi na
oficina, 3 meses parada esperando fila para conserto e 9 meses andando (um olho na estrada e outro no ponteiro da temperatura. Solução, arrumar e vender o mais longe que puder pois vai continuar dando dor de cabeça.

Bom dia , Geasir. O q posso dizer, é q nos 2 anos e 1 mes q estou com ela, passei + tempo c ela parada em oficina e no quintal d casa q rodando.
Mas como boa parte dos colegas q aqui vi, n me conformei em ñ ter o problema resolvido. :roll:
Ia vende-la no domingo passado, tava td em ordem, mas no sáb. à tarde começou a vazar água.
Então vou arrumar isso, d um jeito ou d outro.
Ñ é possível q c tantas cabeças pensando, ñ se consiga soluções.
Boa sorte.

Nava
06/10/2009, 12:40
Glaicon, a unica coisa que controla a temperatura da agua do motor é a valvula termostática.

A função do radiador é resfriar a água, mais ou menos, nao importa, pq se fosse assim vc pegaria uma chuva forte repentina na estrada e seu motor ia baixar a temperatura e isso nao acontece pq a valvula atua, restringindo até normalizar de novo.

Julio, sao pouca coisa diferente mesmo, mas sabemos que se o acoplamento fosse mais preso, ninguem aguenta o barulho. Qdo a minha travou, puxava ar pacas, mas nao dava pra andar nem a 2 mil rpm que parecia um aviao...nao tinha o guster ainda, mas rodei uma semana assim e notava que o ponteiro ficava abaixo do que sempre ficava. Via-se claramente que a temperatura era mantida pelo fechamento da valvula termostatica. Ou seja, capacidade de refrigeração o sistema tem!

Assim, precisamos mudar acoplamento e também o desenho da helice.

Na proxima vez que eu for fazer trilha, vou travar a helice, só para ver o que acontece com a temperatura.

TEmos de achar uma solução e tendo o resto do motor ok, o problema é aqui mesmo. Alguem sabe de alguem que usa ventoinha eletrica?

Ontem andei numa ranger. Em lenta ela puxa ar na frente belezinha e com o capo aberto puxa mais ar, em lenta, que a nossa sportage acoplada. Desliguei o motor e a helice parou imediatamente. Fui la coma mao e o acoplamento tava solto, mas nota-se o viscoso atuando...

Bem, segue o barco.

Júlio C. A. Santos
06/10/2009, 19:37
Hoje deixei o capô da minha Sportage aberto na garagem com o motor ligado e eu tinha acabado de sair do trânsito, saia tanto ar quente da hélice que era impossível ficar com a cara em cima do motor. Aí me lembrei do que você disse sobre o capô aberto da Ranger, mas nesse caso é um pouco diferente. Quando o capô da minha Sportage está aberto, o ar quente sai por cima, e quando está fechado sai por baixo. Você disse que instalou um peito de aço na sua Sportage, acho que isso está "sufocando" seu motor, não?

Marlo
07/10/2009, 08:04
....... do motor, o Marlo já teve sua ventoinha quebrada por esse motivo,.........

Caro amigo São Chiquense. Quando forem passear pelas praias daí inclua meu nome por favor . Estou sempre no Ervino.

Júlio. Não quebrei as pás de minha ventoinha. Deve ser outro....ok? :neutral:

Troquei o sistema por outro novo original devido a manutenção preventiva que estava fazendo. Inclusive se alguém precisar tenho todo o sistema antigo que ainda funcionava guardado. Se alguém precisar das pás etc coloco no Mercado Livre. inclusive já está lá. ok?

Abraço !:wink:

Marlo
07/10/2009, 08:12
Imagens do que tirei.

Júlio C. A. Santos
07/10/2009, 13:20
Humm! Então foi outra pessoa que fez o relato, mas alguém quebrou a ventoinha, tenho certeza! Vou procurar a mensagem.

Abraço

MAAT
07/10/2009, 20:37
oi alejotaefe por el mg eu acredito que el otor nao ten la culpa sino que lo monto el motor zebras dan en todo oficinas mas tu caso es caso de policia eu le falo como mecanico,esta tudo errado

alejotaefe
08/10/2009, 10:55
oi alejotaefe por el mg eu acredito que el otor nao ten la culpa sino que lo monto el motor zebras dan en todo oficinas mas tu caso es caso de policia eu le falo como mecanico,esta tudo errado

esto que lo dices és la mas pura verdad... :putz: la esperiencia mostro esto... se no sabes o q debe ser echo estas perdido con los malos profissionales :parede:

alejotaefe
08/10/2009, 11:02
Olá a todos,
Está super difícil conseguir instalar o medidor.:parede:
Vi em Santo André e em São Paulo
Vários não trabalham com Guster e os que trabalham está super caro, o modelo IT-92 (horizontal) uns R$ 225 + frete + instalação (R$80)
Os outros IT 20, 40 e 80 de R$ 164 a 225 + instalação...
Alguém sabe me indicar em São Paulo ou região (até uns 100km) um local bom e barato ?:dance:
Ou outras opções além de Guster, sei lá.:idea:
Obg.:palmas:

Lucena04
08/10/2009, 12:35
Olá a todos,
Está super difícil conseguir instalar o medidor.:parede:
Vi em Santo André e em São Paulo
Vários não trabalham com Guster e os que trabalham está super caro, o modelo IT-92 (horizontal) uns R$ 225 + frete + instalação (R$80)
Os outros IT 20, 40 e 80 de R$ 164 a 225 + instalação...
Alguém sabe me indicar em São Paulo ou região (até uns 100km) um local bom e barato ?:dance:
Ou outras opções além de Guster, sei lá.:idea:
Obg.:palmas:
http://www.speedvelocimetros.com.br/ (http://www.guster.com.br/)
quando eu tirar o meu carro da retífica eu vou dar uma passada lá
Em relação ao sensor, é melhor colocar outro original da kia ou usar o do guster mesmo? sensor no bloco é mais confiável?

alejotaefe
08/10/2009, 14:18
Já troquei a tampa do radiador, por original
Já fiz a varetagem e reforma (havia pequeno vazamento) do radiador, numa loja em Santo André-SP, ótimo atendimento por sinal. :dance:
Medidor ainda n consegui instalar, tá difícil...

Detalhe: O cara do radiador, me falou o seguinte: :discordo:" Tem gente q acha q esse tipo d sistema d arrefecimento, a água q sai pelo respiro e vai p o tanque d excesso, acha q ela volta p o radiador depois q esfria, mas veja bem, esta tampa (do radiador) tem uma válvula, q só abre quando ele aquece bastante, liberando a água em excesso p evitar o estouro do radiador, mas como ela só abre qdo quente, qdo esfria o carro, ñ vai voltar a água, pois a válvula vai estar fechada"

E ele comentou tb do sistema selado, com a tampa d radiador sem válvula, que dá certo e que é simples de fazer...

Muito interessante isto, não acham ? :idea:
Ele parece muito bem informado.
E o pior, acho q ele tem toda a razão.
P seus comentários. Abraços.

Júlio C. A. Santos
08/10/2009, 18:55
Alexandre,

Tenho uma "noticia boa"... :concordo:

Descobri o seu problema... :mrgreen:

São os mecânicos mesmo... :putz:

O "cara do radiador" falou isso??? :shock:

Peça pra ele o que é VÁLVULA DE ALÍVIO, que fica debaixo da tampa do radiador.

Abraço

Nava
08/10/2009, 19:02
COncordo com o Julio....e isso é facil de saber...
Pq a água do reservatorio baixa?
Pq tem mangueirinha dentro ate o fundo?
Se fosse só para sair agua, seria igual de toyota, a mangueira joga agua pra debaio do carro...
Nada a ver.

DouglasMac
10/10/2009, 22:57
Depois de um tempo, tamos de volta!
Alexandre, prazer em conhece-lo.e
Esse "mexanico" de radiador que vc arrumou é dus ruinzin mesmo, viu? Sabe nada!!!
Lama!!

Nava
11/10/2009, 18:31
Novidades:

Hoje depois do passeio pedi pro meu camarada que tem um gran vitara abrir o capo. O motor se nao for o mazda nosso, é igual.

Dai que a ventoinha é identica a nossa, acoplamento muito parecido. Ela tem 8 pas, angulo forte e nao tem aquelas curvas da nossa. O gel é bem firme. Em marcha lenta chupa um ar legal na frente do carro.

To bem afim de pegar uma ventoinha dessas pra fazer um teste heim...com o guster poderemos ter certeza se dará o efeito desejado de tranquilidade como os vitara tem.

Da pra trocar so a ventoinha colocando mais gel no miolo da nossa ou trocar tudo e vender a nossa no paralelo.

Alguem ai tem uma dessas pra agilisar?

André Slaski
13/10/2009, 11:46
Pessoal...
Ontem no retorno do feriadão na serra da Rod. Regis Betencourt ... tava aquele transito a lentidão daquele jeito.. notei que o marcador de temperatura da minha STPG 97/98 tava um traço antes do meio... bateu o desespero... lembrando dos relatos de vcs... vixe ... sinceramente pensei no pior... já tava procurando onde encostar.. Bom começou o transito a andar e baixou o marcador para 1/4 e boa...uffa... Mais notei que no restante da viagem a velocidade da SPTG tava por volta de 100/110km.. o marcador ficou metade de 1/4...
Nunca tinha prestado atenção no marcador e agora estou super CISMADO !!!
Hoje a caminho do trabalho o marcador ficou na faixa de 1/4 como normal... Mais ainda estou preocupado..
Será que devo fazer alguma manutenção preventiva depois dessa ???

Há, estava esquecendo...nessa vez minha SPTG tava com um pouco mais de peso que o normal... uns 120kgs na traseira e 10 kgs de lama,kkkkk

Ainda estou conhecendo a minha SPTG e tudo que tenho de referência são os relatos de todos do Fórum...

Abraço
André Slaski

EDuarte
13/10/2009, 12:27
Pessoal...
Ontem no retorno do feriadão na serra da Rod. Regis Betencourt ... tava aquele transito a lentidão daquele jeito.. notei que o marcador de temperatura da minha STPG 97/98 tava um traço antes do meio... bateu o desespero... lembrando dos relatos de vcs... vixe ... sinceramente pensei no pior... já tava procurando onde encostar.. Bom começou o transito a andar e baixou o marcador para 1/4 e boa...uffa... Mais notei que no restante da viagem a velocidade da SPTG tava por volta de 100/110km.. o marcador ficou metade de 1/4...
Hoje a caminho do trabalho o marcador ficou na faixa de 1/4 como normal... Mais ainda estou preocupado..

Há, estava esquecendo...nessa vez minha SPTG tava com um pouco mais de peso que o normal... uns 120kgs na traseira e 10 kgs de lama,kkkkk

Ainda estou conhecendo a minha SPTG e tudo que tenho de referência são os relatos de todos do Fórum...

Abraço
André Slaski

1/4 ????????
O normal é um pouquinho abaixo do meio, ou como vc disse um traço antes do meio.
Ou esta sem valvula ou com algum problema no marcador/sensor.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
13/10/2009, 13:27
Sinal claro que o sensor do pau do painel tá ferrado, tem que andar um tiquim abaixo do meio, se anda normalmente a 1/4, ter chegado próximo do meio pode ser sinal que a viatura esquentou, mesmo sem a válvula termostática ele chega ao normal mais lentamente, mas chega, então troque logo o sensor, é baratim, vá monitorando se consome água tbm. Um guster nào faz mal a ninguém.

Boa lama!

Robinho

André Slaski
13/10/2009, 16:44
Eduardo e Robinho,

Valeu pelo breve retorno....

Como tinha dito antes... não prestava tanto atenção nesse marcador...
Hoje vou dar uma pequena viajada pra ir pra casa(30km) como sempre e vou monitorar e voltar com vcs amanhã...
Estou realmente preocupado com isso... e quero sanar qualquer problema antes!!!

A unica coisa que nesse momento tenho certeza é qdo estava a 100/110km/h(por baixo pois pensando bem antes até que eu estava forçando um pouco 130km ... rsrsrsrs ) o marcardor tava na metade de 1/4... estranho....

Háá, não consumiu água... verifiquei essa manhã.

Amanhã volto com vcs.

Abraço

André Slaski

Lucena04
13/10/2009, 19:16
Fala Lucena.
Veja se é assim que se faz!!!
[/URL][URL]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97844242-termometro-digital-permite-mensagens-sensor-incluso-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97844242-termometro-digital-permite-mensagens-sensor-incluso-_JM)
Ainda não tinha feito esse negócio de copiar o link..... Acabei de testar e foi......!!!!:concordo:

Abraços,
Fiz a pergunta abaixo para o vendedor e cheguei a conclusão q para mim a melhor opção ainda está sendo o Guster, apesar de achar caro...

Pergunta: http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifBom dia, estou querendo utilizá-lo como medidor auxiliar de temperatura de motor automotivo e gostaria de saber se é possível colocar aviso sonoro quando ele ultrapassar uma temperatura pré-programada. Outra pergunta, as mensagens de acordo com a temperatura podem ser alteradas pelo usuário ou já vem programada de fábrica e não podem ser alteradas? http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif13/10/2009 11:08 http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifResposta: http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifAviso sonoro nao é possivel as mensagens sao fixas e nao podem ser modificadas depois nem o valor que elas aparecem por isso nao as aconselho Obrigado

De qualquer forma quando o carro sair da retífica vou levar o carro em uma loja que mexe com velocímetros para saber se existe similar mais barato.
Falou :concordo:

Glaicon
13/10/2009, 21:57
Pessoal...

Abraço
André Slaski

André, como no trânsito lento estava marcando certo, então se exclui o problema do marcador.
É bem provável que teu carro está com a válvula termostática trancada aberta ou está sem. Verifique, pois é bem barata.
Boa sorte.:concordo:

Júlio C. A. Santos
13/10/2009, 23:05
André,

Se o ponteiro estava um pouco abaixo do meio estava normal, toda Sportage é assim. Agora se o ponteiro estava lá embaixo, aí NÃO é normal :discordo:. Como o Glaicon disse, a válvula termostática travou aberta (já aconteceu comigo) ou está sem válvula. O sistema de arrefecimento está com fluído de radiador? Água pura no sistema aumenta as chances de travar a válvula termostática (sujeira e corrosão no sistema), é bom checar tudo isso rápido. E se a válvula decide travar fechada? Aí tu já podes começar a chorar, nem queira saber o que vai acontecer...:shock: hehehe!

alejotaefe
14/10/2009, 09:15
Olá André, prazer em conhecê-lo.
Acho que o fato dos 120kg n tem nada a ver...
O do 130 km/h sim com certeza, faz aquecer se ficar por um bom tempo.
O motor diesel é de força e não de velocidade. No nosso caso talvez nem de força...rs rs rs
Agora, outra possibilidade, a tua Sptg está com barulho de avião ? Se tiver pode estar com a ventoinha travada.
Além do que o Júlio falou da termostática, se juntar os dois: termostática travada (ou sem) + ventoinha travada, daí o carro trabalharia bem frio...
Tudo isto se o seu marcador de temperatura estiver legal.
Abraço.

alejotaefe
14/10/2009, 09:26
Depois de um tempo, tamos de volta!
Alexandre, prazer em conhece-lo.e
Esse "mexanico" de radiador que vc arrumou é dus ruinzin mesmo, viu? Sabe nada!!!
Lama!!

Olá Douglas,
Sabe que ele fez o serviço direitinho ? Muito atencioso, cobrou o preço na faixa que citam por aqui. Varetagem, estanhamento da cabeça do radiador (tinha um peq vazamento) e colocação dos líquidos na proporção 40/60 por R$ 200.
E busca e leva em casa.:dance:
Já a questão técnica, pode e deve ser questionada, com certeza, mas que tem lógica tem, mesmo que seja a errada.:parede:
P.Ex. A vávula de alívio abre com calor, então, por que quando estiver frio, ela permitiria o retorno ? Volta por outro lugar ? É de se pensar...
O fato de ter uma mangueira de saída depois do reservatório de expansão pode ser a demonstração de que o sistema tem falhas.:discordo:
E pq n é selado? De fábrica ?
Tudo isto a gente tem que esmiuçar até chegar no fio da meada.
Obrigado e abraço.:dance:

Nava
14/10/2009, 15:00
Alguem sabe do esquema da ventoinha gran vitara?

Pescador4x4
14/10/2009, 15:54
Nava,
Seria interessante dá uma olhada na ventoinha daTracker/GV 2001 TDI, que o motor é igual ao das Sportages o madza...não sei se nas versões a gasolina e nas diesel com motor peugeot(2002 em diante) tem ventoinhas iguais...Tenho acesso a Tracker a gasolina, vou checar...Abs!

MarcSport
14/10/2009, 16:07
De qualquer forma quando o carro sair da retífica vou levar o carro em uma loja que mexe com velocímetros para saber se existe similar mais barato.

TEm os medidores analógicos, uso da Cronomac que deve custar cerca de R$ 90,00 e segue o mesmo padrão do painel do carro (fundo preto, números brancos e ponteiro vermelho), mas não tem alarme.

Chico Almeida
14/10/2009, 16:49
Fiz a pergunta abaixo para o vendedor e cheguei a conclusão q para mim a melhor opção ainda está sendo o Guster, apesar de achar caro...

Pergunta: http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifBom dia, estou querendo utilizá-lo como medidor auxiliar de temperatura de motor automotivo e gostaria de saber se é possível colocar aviso sonoro quando ele ultrapassar uma temperatura pré-programada. Outra pergunta, as mensagens de acordo com a temperatura podem ser alteradas pelo usuário ou já vem programada de fábrica e não podem ser alteradas? http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif13/10/2009 11:08 http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gif
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifResposta: http://www.mercadolivre.com.br/org-img/t.gifAviso sonoro nao é possivel as mensagens sao fixas e nao podem ser modificadas depois nem o valor que elas aparecem por isso nao as aconselho Obrigado

Fala Lucena, boa tarde!!!!
Rapaz, acho que aquele vendedor é meio maluco :shock:, pois pra mim ele disse que poderia fazer com uma saída extra (aí eu poderia colocar um relê pra comandar alguma coisa que fizesse barulho!!!) e que poderia ser ajustada pelo usuário a temperatura máxima, inclusive, estava pretendendo comprar outro para ligar em 110V pra monitorar a temperatura de uma sauna. Agora não tô entendendo mais nada....!!! Agora esses "Guster"... ô troço caro!!! eheheheh :pensativo:

Abraços,

André Slaski
14/10/2009, 17:57
Olá André, prazer em conhecê-lo.
Acho que o fato dos 120kg n tem nada a ver...
O do 130 km/h sim com certeza, faz aquecer se ficar por um bom tempo.
O motor diesel é de força e não de velocidade. No nosso caso talvez nem de força...rs rs rs
Agora, outra possibilidade, a tua Sptg está com barulho de avião ? Se tiver pode estar com a ventoinha travada.
Além do que o Júlio falou da termostática, se juntar os dois: termostática travada (ou sem) + ventoinha travada, daí o carro trabalharia bem frio...
Tudo isto se o seu marcador de temperatura estiver legal.
Abraço.

Alejotaefe,

É realmente forcei um pouco.. mais ontm fiz o teste... sai da região do Jaguaré o marcador tava em 1/4(dois traços e meio) , peguei a Rod.Raposo Tavares o marcador permaneceu na mesma velocidade 60/70 km/h, fui até Carapicuíba via Rodoanel na velocidade de 90/100km/h e marcador passou para dois traços..
Bom, o carro ficou parado por volta de 20/30 min.. sai de Carapicuiba com marcador com um traço e meio. Acessei o Rodoanel com dois traços no marcador, voltei a velocidade de 90/100km/h e dpois mantive a msm velocidade na BR(Regis B) até Itap. da Serra.. Ai fiquei preocupado..:shock::shock::putz::putz:

O Marcador ficou um traço e meio durante esse percurso de Carapicuiba até Itap. da Serra.. mais quando entrei no trecho urbano o marcador voltou para 1/4.

Apenas para completar e para fins informativo a minha SPTG é Álcool ano 97/98 2.0., Há fiz o teste da ventoinha... com motor desligado ela gira ...:mrgreen::mrgreen:

Gostaria da orientação de vcs.

Abraço
André Slaski

André Slaski
14/10/2009, 18:00
André, como no trânsito lento estava marcando certo, então se exclui o problema do marcador.
É bem provável que teu carro está com a válvula termostática trancada aberta ou está sem. Verifique, pois é bem barata.
Boa sorte.:concordo:
Glaicon,

Já to consultando o valor pra substituir a peça.. só por garantia...

Abraço
André Slaski

alejotaefe
14/10/2009, 18:59
[QUOTE=Chico Almeida;1007039]Fala Lucena, boa tarde!!!!
Rapaz, acho que aquele vendedor é meio maluco :shock:, pois pra mim ele disse que poderia fazer com uma saída extra (aí eu poderia colocar um relê pra comandar alguma coisa que fizesse barulho!!!) e que poderia ser ajustada pelo usuário a temperatura máxima, inclusive, estava pretendendo comprar outro para ligar em 110V pra monitorar a temperatura de uma sauna. Agora não tô entendendo mais nada....!!! Agora esses "Guster"... ô troço caro!!! eheheheh :pensativo:=QUOTE]

Olá Chico,
Eles são caros mesmo, sem dúvida.
Mas como o pessoal diz, são mais baratos que fazer retífica ou perder cabeçote...
Fora a tranquilidade de n ter q ficar grudado no medidor do painel (original), que sabe lá o quanto se pode contar c ele (nada...parece,,,rs)
Quanto a alarme e acionar dispositivos, vc tem q ver a especificação de cada um dos medidores na home da [/URL][url]www.guster.com.br (http://www.guster.com.br).
Tem uns que já vem no kit o alarme regulável. Outros não vem.
Alguns tem a OPÇÃO de colocar uma saída para acionar dispostivi auxiliar.
Tem mt.s modelos lá, só vc vendo cada um p saber o q te serve.
Abraço;

Lucena04
14/10/2009, 21:49
TEm os medidores analógicos, uso da Cronomac que deve custar cerca de R$ 90,00 e segue o mesmo padrão do painel do carro (fundo preto, números brancos e ponteiro vermelho), mas não tem alarme.
valeu pela dica, mas o alarme para mim seria importante

Lucena04
14/10/2009, 21:53
Glaicon,

Já to consultando o valor pra substituir a peça.. só por garantia...

Abraço
André Slaski
Paguei em torno de 25 reais na válvula original na kia tech (11 3049-5499, Sheila), tinha a pronta entrega.

Lucena04
14/10/2009, 21:58
Fala Lucena, boa tarde!!!!
Rapaz, acho que aquele vendedor é meio maluco :shock:, pois pra mim ele disse que poderia fazer com uma saída extra (aí eu poderia colocar um relê pra comandar alguma coisa que fizesse barulho!!!) e que poderia ser ajustada pelo usuário a temperatura máxima, inclusive, estava pretendendo comprar outro para ligar em 110V pra monitorar a temperatura de uma sauna. Agora não tô entendendo mais nada....!!! Agora esses "Guster"... ô troço caro!!! eheheheh :pensativo:

Abraços,
Boa noite Chico!
Se der para fazer isso que vc falou seria ótimo, estranho o cara ter respondido outra coisa pra mim :pensativo:
Qualquer novidade avisa, falou!

Chico Almeida
14/10/2009, 22:15
Boa noite Chico!
Se der para fazer isso que vc falou seria ótimo, estranho o cara ter respondido outra coisa pra mim :pensativo:
Qualquer novidade avisa, falou!

Fala Lucena, boa noite.

Deixa comigo. Ainda estou negociando, qualquer coisa, aviso!!!

Abraço,:concordo:

André Slaski
15/10/2009, 11:24
Lucena;

Valeu pela dica... tava achando por R$80,00...
Depois tenho q ver quanto sai a mão de obra para esse serviço, porque ontem procurei onde fica a valvula para ver se era facil trocar e não achei...
Abraço
André Slaski

André Slaski
15/10/2009, 11:27
Julio;

Coloquei fluido de radiador... e depois q substituir a valvula/T vou colocar de novo o fluido... mais uma garantia.
To gelado com essa historia...

Valeu pela atenção;

Abraço
André Slaski

Edintruder
15/10/2009, 16:07
Opa, não li todo o material, então se repetir a postagem de alguém, desculpe, porém quando colocar água no radiador, é bom colocar água deionizada, essa de bateria. Água de ar condicionado ou poço artesiano também servem. A água tratada de torneira tem muito cloro, que por sua vez destrói o sistema de arrefecimento todo.

Marcus Pereira
15/10/2009, 20:07
Companheiro Edintruder.
Explica ai... o que é essa tal de água deionizada e também água de ar condicionado?:pensativo:
Não sou conhecedor do assunto, mas pelo pouco que sei, a água ideal para o radiador é água destilada ou desmineralizada para evitar a formação de sedimentos minerais que com o tempo farão a obstrução dos canais internos do radiador.:concordo:
Portanto, água de poço artesiano também não é recomendada apesar de não conter cloro.:discordo:
Penso que o ideal é água destilada com aditivo (etilenoglicol).
Outros foristas com mais conhecimento poderão opinar... vamos aguardar.
Abç,
Marcus.

Edintruder
15/10/2009, 23:08
É essa aí mesma.
A água do ar condicionado é desmineralizada também.
Depende muito do poço... Tem poço podre que nem radiador aceita! ahahaha
Agua deionizada é a mesma agua destilada.

Lucena04
15/10/2009, 23:36
Lucena;

Valeu pela dica... tava achando por R$80,00...
Depois tenho q ver quanto sai a mão de obra para esse serviço, porque ontem procurei onde fica a valvula para ver se era facil trocar e não achei...
Abraço
André Slaski

eu errei, falei em torno de 25 reais mas é 35,75 (já com desconto de 10%)

Júlio C. A. Santos
17/10/2009, 00:55
É essa aí mesma.
A água do ar condicionado é desmineralizada também.
Depende muito do poço... Tem poço podre que nem radiador aceita! ahahaha
Agua deionizada é a mesma agua destilada.

Edintruder,

Peguei uma bombona de água mineral de 20L que tinha sido usada no bebedouro. Enchi até o gargalo com água da torneira e deixei na garagem, não coloquei tampa na bombona, a água já esta lá na garagem parada faz uns 2 meses, será que serve ou ainda pode ter cloro?

alejotaefe
17/10/2009, 08:12
Edintruder,

Peguei uma bombona de água mineral de 20L que tinha sido usada no bebedouro. Enchi até o gargalo com água da torneira e deixei na garagem, não coloquei tampa na bombona, a água já esta lá na garagem parada faz uns 2 meses, será que serve ou ainda pode ter cloro?

Bom dia , Julio,
Q eu saiba ficam traços... e ñ só d cloro, mas fluor, carvão e outros troços q usam p tratar a água. Interessante q esse é o procedimento p trocar a água d aquários, c essa então chamada "água velha", p ñ matar os peixes c o cloro.

Glaicon
17/10/2009, 10:18
Edintruder,

Água do mar não tem cloro..:mrgreen:
Se tens condições de armazenar água, coleta a da chuva.:concordo:

alejotaefe
17/10/2009, 14:16
Água do mar não tem cloro..:mrgreen:
Se tens condições de armazenar água, coleta a da chuva.:concordo:
Olá Glaicon, sabes q a água da chuva guarda bastante acidez, né ?
Principalmente ácido carbônico, q predomina na atmosfera devido a gde emissao d CO2. (Por nossa culpa, é claro!)
Por isso carros q ficam sem abrigo apodrecem legal.
Acho q ñ é boa idéia coloca-la p corroer o radiador, certo ?
Abraço.

Glaicon
17/10/2009, 21:32
Olá Glaicon, sabes q a água da chuva guarda bastante acidez, né ?
Principalmente ácido carbônico, q predomina na atmosfera devido a gde emissao d CO2. (Por nossa culpa, é claro!)
Por isso carros q ficam sem abrigo apodrecem legal.
Acho q ñ é boa idéia coloca-la p corroer o radiador, certo ?
Abraço.

Alexandre, sua resposta me deixou intrigado.
Por isso, fui consultar com o meu amigo Google. Eis o que disse ele:

A água da chuva é potável?

Depende. "Em uma cidade grande, a chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) tem vários contaminantes. No campo e nas florestas ela é mais limpa", diz a química Adalgiza Fornaro, da USP. Mas não existe chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo. A razão é simples: quando as gotinhas se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem água, é claro, mas também partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. "A chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) do campo costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar." Nas cidades, é mais perigoso.
Para se ter uma idéia, a chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) em São Paulo contém os seguintes venenos: amônio (que vem da amônia, substância produzida em processos de decomposição, inclusive aqueles ligados ao metabolismo de seres vivos), nitrato (resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pelos escapamentos), sulfato (originado dos óxidos de enxofre lançados com a queima de combustíveis), ácidos fórmicos e acéticos (que vêm dos hidrocarbonetos, também liberados pelos carros). Pior: quando a chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) cai, minúsculos grãos de poeira e de fuligem (aquela fumaça preta) ou até mesmo vírus e bactérias podem vir de carona nas gotas. E esse drinque faz mal? Bem, se eu fosse você daria preferência a um suco de frutas... Mas, em último caso, beber água de chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva) não traz grandes riscos à saúde. "Esses poluentes prejudicam mais o nosso sistema respiratório que o digestivo. Ou seja, o problema mesmo está no ar que respiramos. A chuva (http://supermundo.abril.com.br/busca/?qu=chuva), afinal, ajuda a diluí-los", afirma Adalgiza.
Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br (http://www.mundoestranho.abril.com.br)

Por isso, água da chuva, não:discordo:

Nava
17/10/2009, 23:01
Constroi um destilador em casa, tipo de feira de ciencias e em poucos minutos, agua 100% limpa e isenta de residuos solidos....

Pescador4x4
18/10/2009, 09:38
A receita do rapaz q varetou a minha foi a seguinte:
- retira o líquido do radiador, completa com água comum, liga e deixa funcionando p 10min, espera esfriar, e repete a operação mais 2x;
- depois disso coloca o "radiex ou outros"(R$ 14,00/litro) com água destilada(R$ 3,00/litro), roda uns 15 dias e volta a trocar com aditivo(40%) e água destilada(60%).
Outra dica, no manual fala em 7,9lt(c/ aquecedor) e 7,4lt(s/ aquecedor), mas como não conseguimos esgotar o q fica no motor, ficou na casa de 4,8lt por troca, lembrar da proporção 40/60, tudo isso na TDI, a gasolina a capacidade é diferente...Abs!

Pescador4x4
18/10/2009, 09:46
Tempos atrás o Júlio mencionou a importância do correto aperto da tampa do cabeçote, o meu prob. não era esse e sim um pequeno vazamento pelo "retentor" q fica na frente do motor, na verdade são dois na frente e um atrás, depois q foi substituído ficou tudo blz com o radiador...

Marcus Pereira
22/10/2009, 09:35
12 de Outubro, dia da padroeira do Brasil.
No meio do caminho tinha uma procissão, tinha uma procissão no meio do caminho.
Foi o suficiente... após aproximadamente 10 minutos em primeira marcha, subindo uma ladeira suave para o ponteiro da temperatura sair da tradicional posição de "um pauzinho abaixo do meio" e subir para proximo da posição 3/4.:shock:
Valha-me Nossa Senhora,:parede: ainda bem que frequento esse forum e me habituei a ficar sempre com um olho na estrada, o segundo no pauzinho do painel e o terceiro apertadinho :mrgreen: como convém a todo dono de Sportage que ainda não instalou o termômetro auxiliar com alarme.
Mudei o caminho, voltei a trafegar e quarta marcha e a temperatura voltou rapidamente ao normal. Ufa!!!:pensativo:
Recuperado do susto, examinei a ventoinha e .... Bingo! Tava molenga, molenga, também... após 106.000 Km de bons serviços prestados, já era hora de descansar.
Prá terminar... comprei uma ventoinha nova ( GMB, R$ 308,00 ) instalei e ficou beleza, a temperatura agora fica quase sempre a +/- 3 pauzinhos abaixo do meio.
Agora estou providenciando a compra do tal termômetro auxiliar com alarme. Depois de tanto ler comentários (alguns negativos) sobre os Guster falando em dúvidas no valor medido e também defeitos no display, resolvi adquirir um instrumento da linha industrial, apesar de mais caro, espero que pela finalidade "mais nobre" creio que seja mais eficaz e confiável.
Escolhi o Novus "N321 com sensor PT100.
Já comprei ( R$ 200,00 ) estou esperando chegar, como é de formato retangular e pequeno, pretendo instala-lo no painel, logo abaixo do CDplayer. Quanto ao sensor, ainda não sei onde instala-lo.
Tão logo esteja concluida a instalação faço um relato de performance c/ fotos. Até lá, continuo de olho no pauzinho.:pipoca:

Abraços,
Marcus.

alejotaefe
22/10/2009, 12:56
Olá Marcus,
Será q ñ chegou a estragar a sua junta do cabeçote ? tem q ver isso né ?
Se começar a baixar água e outros sintomas descritos por aqui...sei naum... rs
Ah... esse medidor Novus..., vc comprou aonde ? tem referências do desempenho dele ?
Tem dicas de instalação do sensor por aqui no fórum já vi, me lembro de duas, no próprio sensor original, ou na mangueira depois da valvula termostática.
Boa sorte !

Marcus Pereira
22/10/2009, 13:24
Olá Alexandre!
já fiz os testes recomendados ( borbulhamento no radiador, etc... ) tá tudo belezinha, graças a Deus. O tempo que ficou aquecido foi muito rápido, não mais que 3 minutos, sorte que eu tava de olho.
Quanto ao Novus, ainda não recebi o instrumento, se houver mais alguem interessado, sugiro aguardar minha instalação para vermos o resultado. Já conhecia este fabricante da época em que estava na ativa (estou aposentado) na área de automação industrial, é uma boa marca, mas não conheço específicamente este instrumento.
Quanto a instalação do sensor, estou inclinado a coloca-lo na mangueira após a válvula termostática, vou decidir só quando tiver o sensor na mão e conhecer as características do mesmo (tipo de rosca, diâmetro, etc... )
Comprei com o representante da Novus no Rio, Challenger Representações Ltda, Sr. Rogério Reis.
Na medida que o assunto evoluir coloco informações aqui.
Abç,
Marcus.

Chico Almeida
22/10/2009, 15:30
Olá Alexandre!
já fiz os testes recomendados ( borbulhamento no radiador, etc... ) tá tudo belezinha, graças a Deus. O tempo que ficou aquecido foi muito rápido, não mais que 3 minutos, sorte que eu tava de olho.
Quanto ao Novus, ainda não recebi o instrumento, se houver mais alguem interessado, sugiro aguardar minha instalação para vermos o resultado. Já conhecia este fabricante da época em que estava na ativa (estou aposentado) na área de automação industrial, é uma boa marca, mas não conheço específicamente este instrumento.
Quanto a instalação do sensor, estou inclinado a coloca-lo na mangueira após a válvula termostática, vou decidir só quando tiver o sensor na mão e conhecer as características do mesmo (tipo de rosca, diâmetro, etc... )
Comprei com o representante da Novus no Rio, Challenger Representações Ltda, Sr. Rogério Reis.
Na medida que o assunto evoluir coloco informações aqui.
Abç,
Marcus.
Boa tarde, Marcus.

Lendo suas mensagens, vi que vc comprou o instrumento N321. Pergunto:
Vc especificou a tensão de 12V??? Há uns tempos estava procurando um medidor desses e, pelo "Google" cheguei a estes da Novus, só que não vi na descrição tensões diferentes de 110V e 220V!!!!!
Desculpe a intromissão pois, minha intenção é só ajudar!!!

Abraços, :concordo:

Marcus Pereira
22/10/2009, 16:33
Olá Chico Almeida!
Intromissão não amigo... participação, que é bem vinda.:concordo:
Sim, optei pela versão 12Vcc. Entre no site [/URL][url]www.novus.com.br (http://www.novus.com.br) e no menu "nossos produtos" selecione "termostatos eletrônicos" para encontrar o modelo N321, todas as informações estão lá.
Achei esse instrumento interessante também pelas dimensões, acho que vai ser fácil adaptar no painel.
Sds,
Marcus.

Chico Almeida
22/10/2009, 19:40
Olá Chico Almeida!
Intromissão não amigo... participação, que é bem vinda.:concordo:
Sim, optei pela versão 12Vcc. Entre no site www.novus.com.br (http://www.novus.com.br) e no menu "nossos produtos" selecione "termostatos eletrônicos" para encontrar o modelo N321, todas as informações estão lá.
Achei esse instrumento interessante também pelas dimensões, acho que vai ser fácil adaptar no painel.
Sds,
Marcus.
Fala Marcus, boa noite.
Pois é, rapaz, futuquei a página toda e não vi o óbvio.... eheheheheh
Só estou achando que este medidor é meio "grandinho" !!!! Onde é que vc vai achar espaço pra ele :pensativo:???
Estou negociando um termostato digital que achei no "Mercado Livre" que mede mais ou menos uma caixa de fósforos e, segundo o fornecedor, pode-se regular a temperatura máxima, já vem com o cabo (2 m) e sensor com uma saída pra um dispositivo sonoro qualquer. Acho que não tem todos estes recursos do que vc está comprando mas, vamos ver que bicho vai dar...!!! Se vc quizer dar uma pesquizada, é só colocar na busca do ML por "termômetros digitais" ou pode ir direto em www.logicatecnologia.com.br (http://www.logicatecnologia.com.br) e, o que é melhor $$$, fica apartir de 44 reais. O tipo que estou comprando, ficou em 55 + 15 reais (produto mais frete pro Rio). Tô precisando economizar pois, acabo de entrar pro time dos aposentados (temos o mesmo emprego.... eheheheh)!!!!!

alejotaefe
22/10/2009, 19:56
Fala Marcus, boa noite.
Só estou achando que este medidor é meio "grandinho" !!!! Onde é que vc vai achar espaço pra ele :pensativo:???
Estou negociando um termostato digital que achei no "Mercado Livre" que mede mais ou menos uma caixa de fósforos e, segundo o fornecedor, pode-se regular a temperatura máxima, já vem com o cabo (2 m) e sensor com uma saída pra um dispositivo sonoro qualquer. Acho que não tem todos estes recursos do que vc está comprando mas, vamos ver que bicho vai dar...!!! Se vc quizer dar uma pesquizada, é só colocar na busca do ML por "termômetros digitais" ou pode ir direto em [/URL][url]www.logicatecnologia.com.br (http://www.logicatecnologia.com.br) e, o que é melhor $$$, fica apartir de 44 reais. O tipo que estou comprando, ficou em 55 + 15 reais (produto mais frete pro Rio). Tô precisando economizar pois, acabo de entrar pro time dos aposentados (temos o mesmo emprego.... eheheheh)!!!!!

Olá Chico,
Acabei de olhar no ML e não achei... Tem um da Willtec (R$42,90) e outro das Cronomac (R$65,90) mas ambos n tem alarme e os sensores são à parte e o site q vc indicou dá numa empresa de informática...
Dá p fornecer maiores detalhes ?
Obg.

Marcus Pereira
22/10/2009, 21:52
Realmente este instrumento não é barato, fiz opção por ele por acreditar na confiabilidade, já que é um instrumento industrial.
Quanto ao local de instalação, estou pensando em colocá-lo logo abaixo do CDplayer, no meu carro existe ali um espaço com uma tampa removível onde penso que será suficiente para o instrumento, conforme o manual, o recorte no painel deverá ser de 70 x 29mm.
Vou depois tirar uma foto do local e postar numa mensagem. Quanto a instalação elétrica ainda vou estudar como fazer, provávelmente instalarei um fuzível e também uma chave para só ligar quando o motor estiver em funcionamento.
Certeza de que foi uma boa escolha só depois de instalado, vamos aguardar.
Abraços,

ps:Assim como o Alexandre, também tentei usar o endereço do site que vc indicou e caiu em uma empresa de serviços de informática.

Marcus Pereira
22/10/2009, 22:05
Fala Marcus, boa noite.
Estou negociando um termostato digital que achei no "Mercado Livre" que mede mais ou menos uma caixa de fósforos e, segundo o fornecedor, pode-se regular a temperatura máxima, já vem com o cabo (2 m) e sensor com uma saída pra um dispositivo sonoro qualquer. Acho que não tem todos estes recursos do que vc está comprando mas, vamos ver que bicho vai dar...!!! Se vc quizer dar uma pesquizada, é só colocar na busca do ML por "termômetros digitais" ou pode ir direto em [/URL][url]www.logicatecnologia.com.br (http://www.logicatecnologia.com.br) e, o que é melhor $$$, fica apartir de 44 reais. O tipo que estou comprando, ficou em 55 + 15 reais (produto mais frete pro Rio). Tô precisando economizar pois, acabo de entrar pro time dos aposentados (temos o mesmo emprego.... eheheheh)!!!!!

Olá Chicão,
Bem vindo ao nosso time.
Como disse, aí vai a foto do painel onde pretendo instalar o instrumento, veja essa tampa logo abaixo do CDplayer. Ainda não tirei a tampa para examinar o espaço, mas acho que dá.

Chico Almeida
23/10/2009, 13:49
Boa tarde a todos.
Pessoal, desculpem a informação errada, essa Lógica tecnologia, ao que parece, só existe dentro do site do ML. Acho que agora vai... http://eshops.mercadolivre.com.br/logicatecnologia/ (http://eshops.mercadolivre.com.br/logicatecnologia/)
Qualquer coisa, bronqueiem.... eheheheh :oops:.

Abraços,:concordo:

Marcus Pereira
23/10/2009, 19:02
Olá Chicão!
Encontrei no site o tal termômetro que vc citou, parece interessante e bem baratinho, pena que não vi isso antes.
Depois que vc instalar, passe pra gente sua impressão, farei a mesma coisa em relação ao meu.
Abraços,

Chico Almeida
23/10/2009, 22:42
Olá Chicão,
Bem vindo ao nosso time.
Como disse, aí vai a foto do painel onde pretendo instalar o instrumento, veja essa tampa logo abaixo do CDplayer. Ainda não tirei a tampa para examinar o espaço, mas acho que dá.

Boa noite, Marcus.
Estou com minha Sport há bem pouco tempo e, não tinha notado este espaço!!!
É, talvez seu instrumento caiba nesse espaço e, acho que a profundidade é a mesma do som, pois vendo no manual o radio original ocupa tudo!!! Tô no aguardo do meu medidor chegar. Assim que possível, faço as medições e passo à todos!!!

Marcus Pereira
02/11/2009, 11:27
Concluí hoje a instalação do termostato digital Novus 321.:concordo:
Observei durante um passeio urbano que a temperatura oscila entre 84 e 88 graus, enquanto o ponteiro fica na tradicional posição de um pauzinho abaixo do meio. Programei o alarme para 92 graus.
Fiquei muito satisfeito com o resultado.:dance:
Estou anexando algumas fotos da instalação.
Quem quiser mais detalhes, é só perguntar.:pipoca:
Abraços a todos.

alejotaefe
02/11/2009, 18:11
Observei durante um passeio urbano que a temperatura oscila entre 84 e 88 graus, enquanto o ponteiro fica na tradicional posição de um pauzinho abaixo do meio. Programei o alarme para 92 graus.
Abraços a todos.
Olá Marcus, pode dizer p a gente que materiais vc teve q comprar a mais p fazer a instalação ? E as especificações deles...rs. Vc mesmo q fez, certo ? E qto saiu a brincadeira ? Obg.

Robinho da Jaguatirica
03/11/2009, 06:49
Abraços a todos.

Parabéns Marcus, sua instalação ficou show, o painel ficou original, igual quando saiu da Koréia:mrgreen::palmas::palmas:!!!!

Pq vc optou por instalar o sensor após a termostática?

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Marcus Pereira
03/11/2009, 12:10
Olá Alexandre e Trojão,
Segue aí a lista dos componentes utilizados:
Termostato digital Novus N321 c/ sensor PT100 e cabo de 2 m. R$ 200,41
"T" do cebolão do Tempra p/ montar o sensor, R$ 15,00
Porta fusível, chave "lig/des" + conector + fios, R$ 8,00
Bucha de adaptação da rosca do sensor (oficina de tornearia) R$ 20,00
Braçadeiras (2) R$ 4,00
Buzzer de 12 volts som intermitente, R$ 22,00
Mão de obra de instalação (by my self ) R$ 0,00
Sei que não ficou barato, mas acho que é um investimento que vale a pena, só a tranquilidade que dá....

Optei pela mangueira de retorno por recomendação do meu mecanico, aproveito para fazer o merchandise, segue a foto da viatura na oficina.

Obrigado pelo elogio Trojão, modéstia à parte, também achei que ficou estéticamente legal, além do funcional.

Se precisarem de mais alguma informação, estou a disposição.

Abraços.

Marcus Pereira
03/11/2009, 12:17
Segue aí mais duas fotos:
Da chave elétrica utilizada e instalada no painel.

Abraços,

EDuarte
03/11/2009, 15:00
Ficou muito boa a instalação, parabens...
Só uma sugestão, liga o relogio direto no contato da chave, assim fica automatico, sempre que ligar a viatura ja liga o marcador, fica mais pratico.
[]s
(DU)

Nava
04/11/2009, 18:39
Marcus, vc chegou a aferir este sensor?
O meu guster na cidade andando normal, 88 a 92. Liguei o ar ja vai pra 105, facil.
Na estrada ele roda a 95. Se forçar, vai pra 105 facil...ar ligado entao...
E o do painel, la, imovel.
Eu uso o guster, mas nao confio muito, nem no painel, nem nele.
Outro dia eu forcei o carro e ele bateu 120 no guster. No painel, posição normal (-1). mas notei que tava ocorrendo um pouco de refluxo na tampa do radiador. Deixei o carro funcionando um pouco e logo parou...
E ai, gente, o que pode ser?
Agua, aditivo, ventoinha, tudo ok. O q vi é que minh aventoinha do ar cond gira rápido,mas meio fraca, nao noto aquela puzada forte de ar na frnete...

Marcus Pereira
04/11/2009, 22:14
Olá Edu.
Sua sugestão é interessante, cheguei a pensar mesmo em fazer assim, mas encontrei um conector reserva com o terra e o positivo disponível bem próximo do CDplayer e como já tinha aquela chave instalada no painel, decidi simplificar. Talvez um dia resolva modificar para o automático como vc disse, por enquanto tá ótimo.

Olá Nava.
Não, não aferí, até porque tenho documento do fabricante dizendo que os instrumentos são pré-calibrados na fábrica, pela minha experiência com instrumentos industriais, acho que dá para confiar. Os sensores tipo PT100 tem uma precisão de aproximadamente 0,5 grau.
Quanto aos valores medidos, hoje mesmo fiz uma viagem e verifiquei que a temperatura mais alta atingida foi 91,6 graus quando subia uma pequena serra, com ar ligado e a temperatura ambiente muito alta, parecia pleno verão, mas na maior parte do tempo fica oscilando entre 85 e 88 graus. O ponteirinho do painel varia muito pouco, quase não se percebe o movimento, ficando sempre um pauzinho abaixo do meio.
Se a gente resolver aferir, o jeito mais fácil é colocar o sensor em água fervendo em vaso despressurizado, deve atingir próximo dos 97/98 graus.
Se vc fizer esse teste, conta pra gente o resultado.
Abraços.

Marcus Pereira
04/11/2009, 23:28
Nava,
diz aí, como foi feita a instalação do sensor do seu Guster?? De preferência, posta uma foto.

Chico Almeida
05/11/2009, 04:03
Bom dia, Marcus.
Parabéns, instalação perfeita!!!!! Ainda estou aguardando a chegada do meu equipamento... !!!

Abraços,:concordo:

Nava
05/11/2009, 14:39
Eu usei um T hidraulico em latão. Uma ponta o guster e a outra o original.
Assim, vendo o sensor original, ele é montado na horiontal. Coloquei o T e mantive ele nesta posição e o guster ficou na vertical. Nao dá pra tirar foto pq ta tudo fechado.
Usei espuma de vedação de tubos de água quente para isolar essa região do ar quente que vem do radiador, pois a diferença era maior antes...
O resto da inslação é puxar fio...foi feito uma emenda no fio do sensor, mas foi soldada.

O mostrador do painel nunca sobe acima da marcação dele de normal. Noto que andando mais solto, ele fica coisinha pouco abaixo e qdo força, sobe pouca coisa acima do risco...mas para olho detalhista.

Ja o guster é uma arvore de natal...as vezes de 95 ele pula para 105...depois cai...depois sobe....

Marcus Pereira
05/11/2009, 22:18
Nava,
Perguntei por detalhes da instalação do seu sensor porque desconfio que tem coisa errada ai, existem conceitos básicos em instalação de sensores de temperatura que devem ser observados: :pensativo:
(1) É importante que o sensor esteja perfeitamente inserido no duto/vaso para que o contato térmico com o fluido se realize.
(2) É importante também, que no local do sensor, haja renovação (fluxo) do fluido que está sendo medido, sob pena de ter leituras falsas. :stop:
(3) Não deve haver influência do meio externo no sensor. A necessidade que vc teve de fazer isolamento térmico, significa que a instalação não está boa.:discordo:
Faça uma reavaliação de sua instalação com estes enfoques, creio que vc vai precisar mudar algumas coisas.
Aguardo seus comentários.:pipoca:
Abraços.:concordo:

Nava
06/11/2009, 13:17
Concordo mesmo contigo, mas fiquei com uma dó tremenda de cortar a mangueira do radiador para colocar aquele T do tempra...

No local instalado, não há um bom deslocamento de fluido...é mais por transmissão mesmo...