Ver Versão Completa : CHEROKEE conversão para GNV.
gutoxj98
03/12/2006, 17:04
ola a todos, sou novo aqui e novo de XJ, comprei uma 98 preta e vou instalar o KIT GNV com 22 M3, alguem tem aluma dica especial ? tipo sonda, instalar algum botao para desligar a bomba, ou isso é automatico ? sei lá...qualquer dica é útil para nao fazer besteira. ! um abraço a todos e em 2007 estarei apresentando a todos os XJ maniacos uma novidade. valeu o!!!!o
FernandodeAraujo
03/12/2006, 23:37
Olá GutoXJ98
Eu tenho um Feroza SX 95 e um XJ97 com Kit gás da BRC.
Em ambos os casos, o serviço foi muito bem feito aqui em Teresópolis e eu não tive maiores problemas até hoje. O Feroza esta com gás ha cerca de 3 anos e o Cherokee, desde março deste ano.
O que eu acho importante para você ter em mente é o seguinte:
- O redutor para o Cherokee Sport deve ser um modelo dimensionado para as exigências do motor de 190 HP. No caso da BRC o redutor a ser utilizado deve ser o modelo Super 100KW. Em hipótese alguma utilize os redutores pequenos que são utilizados para carros até 2 litros...Se fizer isto você vai ter dor de cabeça.
- Instale também um emulador de sonda lâmbda e um variador de avanço.
- Na parte de pré aquecimento do gás, utilize uma derivação do sistema de refrigeração do Jeep, procurando uma adaptação que não estrague as suas mangueiras originais. Evite o uso de resistências para fazer o pré aquecimento do gás. Elas não dão conta do recado em razão da vazão razoavelmente grande do motor 6cc 4 litros.
- Procure verificar se o instalador é homologado e se o nível de capricho nos serviços executados é bom.
- Não é necessário trocar o sistema de filtro de ar por filtros esportivos e coisas do gênero. Do meu ponto de vista é tudo conversa fiada, pois nada melhor do que o dimensionamento do sistema original que foi pensado e repensado pela fábrica durante anos.
- Não deixe em hipótese alguma que os caras façam algum tipo de alteração no seu TBI (já ouvi relatos de casos em que os caras furaram o corpo do TBI para fazer a instalação).
- Procure saber o que vai ser feito na instalação ANTES da instalação e oriente o pessoal de modo a não fazer NENHUMA modificação IRREVERSÍVEL no sistema original.
- Por último, procure instalar um Kit Landi Renzo ou um BRC. São os melhores.
Abrs
vou instalar o KIT GNV com 22 M3
Esse cilindro de 22m3 cabe no porta malas sem tirar o estepe ou
vc vai tirar o estepe do lugar original?
Marcelo Carvalhal
04/12/2006, 10:59
:pensativo:
Guto, dá uma olhada em outros tópicos, ,eu sei qeu a preguiça da leitura atrapalha, mas além de se informar vc rir muito!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15016&highlight=desligamento+bomba+gasolina
Guto, bom dia.
Minha cheroka 97 foi instalado o kit LANDRENZZO há 4 anos. O grande segredo é não economizar no kit. Há necessidade de instalar o variador de avanço e emulador de sonda lambda. Tive problemas com bombas de gasolina, e acabei instalando um botão para desliga-la ( há um topico sobre este assunto ). Quanto ao tanque, optei por retirar o step do porta malas e colocar um de 25m3. Vi uma instalação que foi colocado 3 tanques deitados no assoalho do portamalas. Ficou muito bom , pois ele fez um piso falso e não perdeu muita capacidade como no meu caso. Há necessidade de levantar o carro. Quanto a consumo, faço em média 5,5 a 6 km/m3 na cidade e 6,5 a 7 na estrada. Problemas que tive foi estouro de mangueira de gasolina ( várias vezes ), queima de bomba, aquecimento (o GNV trabalha mais quente e exige uma manutenção constante do arrefecimento).
abraços e boa sorte
gutoxj98
05/12/2006, 13:23
obrigado pelas dicas, estou optando pelo 22m3 que na verdade acho que cabem 21 ou 20, a bomba troquei faz 5 dias, é nova.
1 - Vc se arrepende de ter colocado o gas nela ?
2 - Para levantar a traseira vc colocou algum calço, jumelo, ou mais um feixe ?
Neste kit estou pagando 2590 com o variador de avanço, nao sei se a sonda ta junto, vou ver........Eu achava que ia fazer uns 7 km/m na cidade(sao paulo) e uns 9 a 10 na estrada......valeu pelas dicas.
Coloquei mais um feixe de molas. Quando colocar, atente para que a nova mola a ser inserida, seja do mesmo tamanho da mestra, para não forçar o meio desta. O carro continuou macio. Não coloque jumelo/calço, pois voce está aumentando o peso dela e não vai corrigir o problema da maneira certa. Dependendo de quanto voce levantar, há necessidade de trocar amortecedores ( optei por 2,5 polegadas a mais ).
Ela não perdeu muita força, faço até trilha com gnv.
Quanto ao arrependimento, basta pensar da seguinte maneira : voce vai andar um um CARRÃO com o custo de 1.0. Hoje achar GNV para abastecer é facil ( exceto na br116 entre são paulo e curitiba ). Quanto à autonomia, não tem jeito : A cheroca é igual amante, gosta muito de gastar dinheiro, mas dá um prazer danado.
Abraços e boa sorte.
Minhocas
06/12/2006, 10:41
Pessoal de Sampa,
Quanto mais ou menos está saindo a instalação de um kit GNV ai em sampa?? Eu estou em Campinas, e por aqui estou achando o preço um pouco alto, cerca de 3500 reais por um cilindro de 21m3 e kit italiano com variador de avanço.
Isso para uma ranger V6 cabine dupla... quero ver se instalo no inicio do ano que vem e estou já cotando preços...
Obrigado pela ajuda!
gutoxj98
06/12/2006, 15:56
fala minhoca, o kit para cherokee sport to pagando 2590,00 com variador, com 22m3......se vc levar o cilindro sai por 1200,00.........se vc achar o cilindro me da um toque que eu to procurando um usado.
da uma olhada no mercadolivre que la tem uma empresa cadastrada que ta vendendo. ok?
gutoxj98
06/12/2006, 16:01
OOO AG, vc ta sendo muito gente boa me dando estes toques, haja paciencia heim...heheh
quanto vc pagou nos amortecedores ? sao originais ou de algum outro carro similar nacional ?
Eu fiz o gasto na calculadora, acho que vou gastar uns 0,13 ou 0,14 centavos no GNV enquanto na gasolina gastaria 0.40.....é muita diferenca.
no mais obrigado pelas dicas.....vc é de sao paulo ? tenho uns projetos para xjs.....vamos nos falar.
Nas ultimas medições o gasto do km rodado da minha XJ variou de 0,42 a 0,52 o km.
A diesel na minha picape ficou de 0,22 a 0,31.
Muitas vezes a variação é grande devido ao abastecimento que tem vezes que para o automatico da bomba e em outras vai até a boca.
gutoxj98
07/12/2006, 11:42
wallace, como vc viu vou colocar o GNV na minha XJ, vc tem os amortecedores traseiros ? eles precisam de alguma calibragem mais dura ?, se tiver quanto é a bagatela ?.......um abraço
GUTO
Amortecedor não deveria mudar nada se não mudar o curso de suspensão.
O que precisa mudar é molas pelo peso.
gutoxj98
11/12/2006, 17:14
Wallace vc sabe algum lugar em sao paulo especializado em feixe de molas? será que colocando apenas mais uma lamina já e o suficiente ?.....um abraço
Fiz a alteração da minha na MOLAS SOCORRO, que fica ao lado da ponte do socorro na zona sul.
Tem uma lojá também na avenida interlados, entre a sabará e a naçoes unidas.
gutoxj98
22/12/2006, 22:43
GALERA
Coloquei o GNV na danada, cilindro com 21m3, ocupou metade do porta malas e abaixou um pouco a traseira, devo colocar um feixe a mais semana que vem, em uma oficina em interlagos esta cobrando 80,00 cada lado, é justo ?
BOM to rodando uns 110 a 115 km na cidade com na maioria do tempo com o ar ligado ( transito Sao Paulo com 5568 semaforos para atravessar) e rodei recentemente na estrada e consegui 200 km.....10 por m3.
esse consumo é o ideal ?
Quem roda com GNV anda quanto ?
Agora estou feliz, chego no posto e mando encher !!!!!! o frentista vem com papel do cartao 22,00 reais..................é pura alegria.
Um Grande abraço a todos.
GUTO XJ98
gutoxj98
22/12/2006, 22:46
oooo AG.....vc passaria estes endereços valiosos ??? e quanto saiu cada lado ???? vc sabe se eles tem endereco na net ?
Um abraço
GUTO XJ98
O consumo tá muito bom. Agora, não esquece de ligar o carro na gasolina e rodar até esquentar antes de passar p/ o GNV, e antes de desligar rodar uns 2 minutos na gasolina. E use gasolina aditivada.
Abs,
gutoxj98
26/12/2006, 09:58
ARBASS......
Pois é sempre ando uns 5 km logo cedo na gasoza.....e antes de chegar na goma tbem passo para a gasolina.......agora tenho uma duvida.....(pra variar).......
Em uma viagem longa tipo uns 500 km, posso andar sempre no GNV....ou passo as vezes para gasolina para lubrificar os aneis e afins...?
Um abraço e valeu
felippetti
11/06/2007, 18:14
Olá, todo mundo!
Quem usa GNV em suas XJ? Qual a impressão? Vale a pena?
Se alguém tiver foto da instalação, também gostaria de ver...
Valeu!!
Abraço!!
gutoxj98
11/06/2007, 18:29
Olá, todo mundo!
Valeu!!
Abraço!!
Depende muito do uso do carro, se é dia/dia ou se é apenas pra viagens ou pra trilha......e tbem depende do teu bolso.....
Se é pro dia / dia ...compensa bastante, financeiramente falando..... para o resto acho que eu nao colocaria.......
perde potencia
desgasta mais as peças de ignicao e cambio
toda hora tem que encher a bosta !!!!
a minha tem dias que faz 6.8 a 7 por m3 em SP e 10 na estrada.......entao se comparar, financeiramente com a gasolina, compensa e muito.....pois usos a minha no dia/dia, pq é filha unica em casa.
Se eu tivesse grana ....nao colocaria nunca.....nada é melhor do que a XJ na Gasolina....
como disse...depende muito do uso,ja fiz trilha com ela no GNV, toda hora tem passar pra gazoza.....
um abraço
Leo - Beethoven
11/06/2007, 18:30
Eu uso, o Guto tbém....Muito bom realmente, desde que bem intalado. No Trânsito de SP, sou o cara mais feliz do mundo, com a economia....
Claro tem suas considerações....mas pra quem roda 4.000Km por mês como eu....vale a pena.
Abs.
gutoxj98
11/06/2007, 18:37
Eu uso, o Guto tbém....Muito bom realmente, desde que bem intalado. No Trânsito de SP, sou o cara mais feliz do mundo, com a economia....
Claro tem suas considerações....mas pra quem roda 4.000Km por mês como eu....vale a pena.
Abs.
nessa resposta consegui ser mais rapido que o flash heim............heheheheheh
Olá, todo mundo!
Valeu!!
Abraço!!
A minha já veio com um cilindro de 20 m, é meio pequeno, mas para por um maior, ou se tira o raio do estepe, ou se termina de vez com o porta malas com mais um de 20. Com quarenta metros cubicos para viajar, ir e voltar pra trilha no gas e na triha usar gasolina, ficaria ótimo, até agora sem problemas. Dois amigos fizeram 7.500 kms em expedição pela Patagonia e Ushuaia, as deles tem 36 ou 38 m . Ficaram bem satisfeitos, sem incidentes negativos. Concordo com o mano Guto, que na gasolina é bem melhor.
felippetti
11/06/2007, 21:02
Rubem, tu tens fotos do porta malas, pra ter uma idéia de como fica?
Qual tua autonomia?
Valeu!
gutoxj98
11/06/2007, 21:47
Com um cilindro de 21 m3 vc vai perder metade do porta malas, se for o mais gordo e menor (especial) nao tem que mexer no estepe, e deve pesar uns 80 kilos, assim a bunda da sua garota vai ficar caida :shock: !!!!!!
O leo colocou + um feixe e ficou igual a altura original e tbem fez uma caixa para cobrir o cilindro, assim pode colocar coisas em cima e fica blz tbem....
aqui em sao paulo esse kit custa R$ 3.000,00, mas como vc anda em Brasolhas, acredito que tera um consumo de 8 a 8,5 por m3.....
um abraço
felippetti
11/06/2007, 22:02
Então a autonomia é de menos de 200Km? Cacete!!
E qtos feixes tem que por pra compensar o peso e ainda abrir espaço pra pneus 32"?
Rubem, tu tens fotos do porta malas, pra ter uma idéia de como fica?
Qual tua autonomia?
Valeu!
Bom felippetti,
Fica meio apertado, coloquei uma bolsa, dessas de viajem sobre o cilindro de 20 m, ali couberam um compressor de ar, banbona c 5 litros dagua, cinta de resgate, cabos p ponte, anorack, manilhas, cordas , caixa de ferramentas e outros, sobrou ainda meio porta malas. Porem se pretendes usar pneus de verdade, 31 ou 32 mud, teremos o seguinte problem: como trasportar um estepe igual, NÃO podemos em um veiculo 4x4 usar medidas de pneus diferentes. Então nos resta a saida de colocar o 31 ou 32 no teto (rack especifico) ou na tampa traseira, fixado em um parachoque de aço.
Os exemplos abaixo ilustram bem a estoria.
Abraço ao amigo e podendo ajudar prende o grito ai irmão.
Resolvendo isto, nos sobra espaço no porta malas para colocarmos um cilindro de 38m. Com o de 20m tenho autonomia de 160kms em media.
E qtos feixes tem que por pra compensar o peso e ainda abrir espaço pra pneus 32"?
Um em cada roda., como havia citado em outro topico sobre suspenção
felippetti
11/06/2007, 22:16
Rubem,
Planejo o estepe na traseira. Fico imaginando se não seria o caso de colocar os cilindros nas laterais do porta malas, na longitudinal. O problema é que não tenho noção do tamanho dos cilindros, nem do 'hardware' pra fixá-lo...
Rubem,
Planejo o estepe na traseira. Fico imaginando se não seria o caso de colocar os cilindros nas laterais do porta malas, na longitudinal. O problema é que não tenho noção do tamanho dos cilindros, nem do 'hardware' pra fixá-lo...
Felippetti,
Creio não ser possivel tal montagem dos cilindros, pela falta de profundidade do porta malas... Ficaria melhor com certeza, mas acho q não da. Quanto ao estepe na traseira fica muito bom , os gringos usam direto. Afinal nossa viatura tb é gringa né??? Alguem postou que poderia enroscar em uma descida, mas creio ser meio impossivel, pois ele fica bem fora do angulo de saída, mais alto, bem antes trancaria no parachoque ou no suporte do guincho por exemplo.
Este cara ai na Australia pelo jeito nunca trancou hein.
Abraço ao amigo.
felippetti
11/06/2007, 23:50
Putz... tenho olhado umas XJ no site www.cardomain.com...
O cara pira vendo o q os gringos fazem lá fora... Sem falar da quantidade de kits disponíveis... é palhaçada!!
ehehehe...
Caras ...
minha xj esta bebendo muito 3/4 cidade 6/7 estrada... vou trocar todos filtros, óleos, velas, etc ...e ver como vai ficar.
penso em colocar gnv, ja tive carro com gnv e n foi uma experiencia boa, toda hora tinha coisa pra ver... mas se continuar consumindo assim, vou ter q colocar. pensei em dois cilindros de 10 . mas vamos ver
valeu
Leo - Beethoven
12/06/2007, 10:26
Fala sério....essa bagaça ainda tá cortando as respostas......estou tendo que editar toda vez....fala sério !!!
nessa resposta consegui ser mais rapido que o flash heim............heheheheheh
Guto essa vc foi mais rápido mesmo, e mandou bem na resposta....também, eu tava meio irritado ontem por conta dos paus que o fórum tava dando....
Leo - Beethoven
12/06/2007, 10:39
Me irritei com esse treco de vez !!!
Parte 2...
Fellipeti, na minha com um cilindro de 21m³ rodo em média 120-140Km no trãnsito de SP, mas em BSB vc fará bem mais, só tem retas por aí....hehehe...na cidade a coisa fica linda, faz mais de 200km na boa....
Fiz um tampão em madeira acarpetado pra esconder a porcaria amarela do cilindro, e virou até um porta trecos em cima, mas metade do porta mala de foi....mas pelo menos não matou o estepe original e nem a minha disqueteira.....fiz ainda um tampão lateral pra um sub-woofer (idéia do Nzardo) e coloquei um módulo na região do pescoço do cilindro pra aproveitar o espaço. Ficou show de bola.
A verdade é que o GNV tem todos esses "sacos" que o Guto mandou muito bem....mas a real é que economizo por mês mais de mil $$$ com isso, logo o kit GNV está pago e até o final do ano pago o meu lift e os BFs 31".....
Leo - Beethoven
12/06/2007, 10:42
Parte 3: dessa desgraça que tá hoje...não é sacanagem.....escrevi tudo em um único post e a droga está cortando....
Não tem jeito de colocar os cilindro da longitudinal....teriam que ser 2 de 7,5m³, mas aí não vejo vantagem nenhuma....até por que o peso desses dois cilindros é muito maior do que um único de 21m³ especial, que faz sofrer menos a suspensão.....
Pra usar pneus 32", vc terá que fazer uma boa modificação no veículo. O Ruben deu umas boas dicas no tópico das XJ com pneus BF....
Bom dia,
Quando eu comprei a minha cherokee ela já veio com GNV.
Ela tem 3 cilindros de 7m³ no porta malas e o estepe continuou na posição original. Em cima dos cilindros ficou um tempão o que ainda manteve um bom espaço no bagageiro.
Faço por volta de 130, 140 km com 21m³. Ou seja, uma boa economia.
Mas se a cherokee não fosse meu único carro e eu não rodasse 3500/mês eu deixaria ela na Gasolina, porque o GNV nunca vai ser igual.
Um grande abraço
Esqueci de mais um item.
Quando eu comprei a cherokee, ela tava com a traseira mais baixa por causa do peso. Me falaram que não adiantava apenas arquear porque as molas iam ceder de novo. Então coloquei mais uma barra no meio e resolvi o problema.
Um abraço
soniamarap
12/06/2007, 15:49
Olá, todo mundo!
Valeu!!
Abraço!!
Felippetti
Eu coloquei na minha Cherokinha e ñ perdi muito espaço, pois coloquei um de 17 e pretendo colocar outro em cima e fazer a caixa de madeira..ela vai subir um pouquinho na altura do banco traseiro..mas tudo bem..vale a pena.. hoje com o de 17 , q normalmente só da 15m3 (por causa da pressão da bomba) eu gasto R$ 21,00 e ando 85km e olha q o gás aki é mais caro q em SP,só tem de cuidar as velas, pois gasta mais.. inclusive preciso troca-las. o valor aki´de um kit novo é em torno de R$ 3.700 dependendo do cilindro.. consegui comprar um usado em excelente estado por R$ 1.700,00 mais a instação uns R$ 700,00.. e tbm observe q nem todas as seguradoras seguram o kit gás.. se ñ receberes fotos me envie um e-mail q te mando.. abraços
Leo - Beethoven
12/06/2007, 16:23
Esqueci de mais um item.
Quando eu comprei a cherokee, ela tava com a traseira mais baixa por causa do peso. Me falaram que não adiantava apenas arquear porque as molas iam ceder de novo. Então coloquei mais uma barra no meio e resolvi o problema.
Jéster, realmente não adianta arquear as molas, aliás arquear é a maior besteira a ser feita, pois as molas (o metal) altera as propriedas mecânicas e nunca mais ficam as mesmas....
Quando coloquei o GNV, na primeira semana tava tudo legal....o Guto já tinha me avisado que a dele tinha dado uma arriada pouco tempo depois....foi batata....depois de umas duas-três semanas notei que tava baixando......pra não deixar baixar de vez e perder a elasticidade das lâminas (o mesmo que acontece quando arquear), mandei colocar uma lâmina adicional e mantive a altura original do carro. Ficou show, não perdeu o conforto, a aparência do feixe é a mesma do original e a trazeira voltou a altura que deveria.
Abs.
Caras ...
minha xj esta bebendo muito 3/4 cidade 6/7 estrada... vou trocar todos filtros, óleos, velas, etc ...e ver como vai ficar.
penso em colocar gnv, ja tive carro com gnv e n foi uma experiencia boa, toda hora tinha coisa pra ver... mas se continuar consumindo assim, vou ter q colocar. pensei em dois cilindros de 10 . mas vamos ver
valeu
Tá mamando muito cara.........não esqueça de verificar os cabos das velas, tampa e rotor do distribuidor tambem......:concordo:....e experimente mudar de posto........:twisted:
Felippetti
Eu coloquei na minha Cherokinha e ñ perdi muito espaço, pois coloquei um de 17 e pretendo colocar outro em cima e fazer a caixa de madeira..ela vai subir um pouquinho na altura do banco traseiro..mas tudo bem..vale a pena.. hoje com o de 17 , q normalmente só da 15m3 (por causa da pressão da bomba) eu gasto R$ 21,00 e ando 85km e olha q o gás aki é mais caro q em SP,só tem de cuidar as velas, pois gasta mais.. inclusive preciso troca-las. o valor aki´de um kit novo é em torno de R$ 3.700 dependendo do cilindro.. consegui comprar um usado em excelente estado por R$ 1.700,00 mais a instação uns R$ 700,00.. e tbm observe q nem todas as seguradoras seguram o kit gás.. se ñ receberes fotos me envie um e-mail q te mando.. abraços
Essa Cheroka...........acho q conheço............vc veio buscar ela em sampa...........região de Moema......:?:
Ricardo Bambhoo
12/06/2007, 19:49
Felippe, seguinte:
a minha instalação de gnv é problematica (pq eu sou relaxado :mrgreen:). As vezes qd volto pra gasolina ela fica dandio umas falhadas muito chatas, fica dando tranco (né Zardo !). Isto ocorre pq no GNV a sonda lambda fica fazendo leituras erradas e qd passa pra gasolina demora pra ajustar as leituras... isto se resolve de duas formas:
1- colocando um emulador de sonda lambda.
2 - instalando uma gambiarra a base de rele que desliga a sonda qd está no gnv.
(Isto não ocorre em todas as XJ, mas eu fui sorteado)
Vi que apareceu um assunto sobre pneus 31 ou 32'': pra colocar pneu 31'' pecisa antes de mais nada fazer um lift de 3'' que significa subir a suspensão em 3''. Pesquise no vasto topico de xj que tem assunto pra mais de mes. Pra colocar 32'' vai ficar mais caro ainda, pois ai utiliza-se outro kit de suspensão. Pesquise estes kit em www.askby.com (http://www.askby.com) ou https://df31.dot5hosting.com/~askbycom/store/catalog/index.php?cPath=23_30&osCsid=488cd60241518742512bfbef159e2f03 e aproveitem e
vejam o que achei qd digitei errado o site da askby em : http://www.askbay.com/
[]'s
felippetti
12/06/2007, 20:17
(...)
Vi que apareceu um assunto sobre pneus 31 ou 32'': pra colocar pneu 31'' pecisa antes de mais nada fazer um lift de 3'' que significa subir a suspensão em 3''. Pesquise no vasto topico de xj que tem assunto pra mais de mes. Pra colocar 32'' vai ficar mais caro ainda, pois ai utiliza-se outro kit de suspensão.
(...)
[]'s
Ricardo,
Para compensar o peso dos cilindros, adiciono mais uma barra ao feixe da XJ.
Para abrir espaço para pneus 31", também adiciono mais uma barra ao feixe de mola..
Então para andar com GNV e pneu 31" vou ter que adicionar duas barras ao feixe??
Ricardo Bambhoo
12/06/2007, 22:23
deu pau, ktso.
Ricardo Bambhoo
12/06/2007, 22:25
Porra :evil::evil::evil:.. escrevi um monte de coisa e deu pau outra vez....
amanha escrevo outra vez Felippe.
[]'s
Leo - Beethoven
13/06/2007, 09:15
Pois é, tá cortando as mensagens direto quando usa "citar"....
Rafael, não é somente arquear o feixe e adicionar duas lâminas pra subir as 3" usando o GNV.....Sim, é bem provável que seja duas lâminas, mas arquear as molas é um erro, pois muda completamente a elasticidade das mesmas....Além das lâminas, é provável que vc tenha que usar um prolongador no suporte original da mola traseira, um calço do apoio do feixe e uma cunha para corrigir o ângulo do cardã.....Isso se falando somente na traseira....na dianteira, vai ter que usar molas maiores ou calçá-las, prolongar ou usar bieletas mais longas e provavelmente tanto na traseira quanto na dianteira terá que usar amortecedores com curso maior.....
Caras ... eu ia abrir um outro tópíco mais vou aproveitar este.
perguntas pra quem tem GNV, neste tópico ja temos algumas respostas, mas vamos lá ..
- Qual tamanho do seu cilindro ?
- Tem variador de avanço ?
- Qual a autonomia ?
gutoxj98
13/06/2007, 11:59
Caras ... eu ia abrir um outro tópíco mais vou aproveitar este.
perguntas pra quem tem GNV, neste tópico ja temos algumas respostas, mas vamos lá ..
- Qual tamanho do seu cilindro ?
- Tem variador de avanço ?
- Qual a autonomia ?
- Cilindro - (especial) 21 m3 .......especial = mais gordo e mais alto
- Sim
- Cidade (SP) 6 a 6,8 km/m3.......Estrada 10 km/m3
fui
Leo - Beethoven
13/06/2007, 12:41
- Cilindro - (especial) 21 m3 .......especial = mais gordo e mais alto
- Sim
- Cidade (SP) 6 a 6,8 km/m3.......Estrada 10 km/m3
Idem ao Guto, porém sempre partindo na gasolina primeiro e deixando aquecer o motor, o a média fica uma porcaria....
Regulador BRC (Zé Mané Fabrincantes de Componentes p/ GNV) feito em Manaus, mas funciona que é uma beleza, marcha lenta impecável, e não pipoca em momento nenhum, filtro esportivo e simulador de bicos injetores pra não dar erro no PCM e ficar acusando a luz de Check Engine.
Abs,
soniamarap
13/06/2007, 20:45
Essa Cheroka...........acho q conheço............vc veio buscar ela em sampa...........região de Moema......:?:
Oi
Sim fui busca-la em sampa..só não sei se é em moema... mas acho que sim.. comprei na Autosaloon....Hoje ela esta na oficina fazendo um chekup, esta acelerando e parando direto..sem velocidade.. .e se acelero fundo ela começa a pipocar.depois q esquenta fica otima...uns dizem q o filtro de ar esta pequeno..outros q esta entrando muito ar...
abraços
2 cilindros de 16 m³ (mala toda ocupada, exceto uns 15 cm sobre os cilindros e é uma f... tirar e colocar o estepe) .
S/ variador de avanço.
Filtro esportivo.
Relê-gambiarra-Tabajara p/ desligar a sonda lambda no GNV (acabou c/ as engasgadas quando voltava p/ gasolina).
Consumo:+/- 8 km/m³ na cidade, esquentando na gasolina e voltando p/ ela uns 3 min. antes de desligar. Já foi melhor (9-10). Piorou depois q troquei o redutor por um maior. Melhorou o desempenho, mas piorou o consumo. Estou p/ trocar velas, cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor p/ ver se volta como era. O problema não é o custo do combustível q realmente sai barato, e sim a autonomia.
Uma opinião:
ALÉM DA ECONOMIA, UMA GRANDE VANTAGEM DO GNV É ELE SER UMA OPÇÃO P/ O CARRO ANDAR MESMO SE TIVER UM PROBLEMA C/ INJEÇÃO, MÓDULO, ALGUNS SENSORES, ETC...
OU SEJA, VC TEM UM CARRO C/ 2 SISTEMAS DE ALIMENÇÃO P/ COMBUSTÃO. EM CASO DE ZEBRA EM UM DELES, NÃO VAI FICAR A PÉ. :dance:
REFLITAM.
Depois de mais de 6 meses rodando com GNV e mais de 20.000 km rodados, gostaria de tecer algumas considerações que acredito sejam válidas pra quem usa ou ainda não o GNV:
- Não rodar exclusivamente com GNV, principalmente porque a Gasolina se degrada no tanque de combustível. Uma vez ouvi de um representante da Petrobras que uma das vantagens da Gasolina Podium é que ela é ideal pra quem usa o GNV, pois ela não se degrada com a mesma intensidade que a Gasolina comum ou a aditivada.
- Nunca deixar o tanque de combustível com menos de ¼ e assim evitar dano a bomba de combustível (que tem que trabalhar imersa).
- Utilizar filtro de ar esportivo de preferência com fluxo duplo, removendo o sistema original do veículo.
- Procurar manter o filtro de ar sempre limpo, limpar mensalmente ou a cada 3000 Km. Ao não fazer este procedimento de início, observei que a marcha lente ficava irregular e pipocava.
- Consumo na cidade sem forçar é de 7 a 8 Km / m³ e na estrada na média de 100 km/h de 9 a 10 Km /m³.
- Substituição do sistema de 3ª. Geração por um de 4ª. Geração (com motor de passo) não vai gerar melhoria na redução do consumo, segundo a instaladora Gazcar, se o seu sistema estiver bem ajustado.
- Como o meu cilindro é de 70 litros na pressão de 220 lb chega a +/- 16m³. Procuro sempre um posto com boa pressão na bomba, já tendo encontrado posto com até 250 lb:dance:.
- Como rodo muito, encho o cilindro quase que diariamente. Aproveito esta ocasião para inspecionar o motor e todos o componentes, o que de certa forma evita algumas surpresas.
- Quanto aos companheiros que utilizam mais de um cilindro vou relatar o que presenciei na LS, a oficina do Gustavo em S. Cristóvão. Tinha lá uma cheroca que havia quebrado na estrada, com o braço direito do eixo traseiro partido junto a roda (no apoio do mancal), aparentemente por fadiga de material. No porta-mala vi 2 cilindro de 16m³ que me levaram a suspeitar de sobrecarga sobre os apoios... Fiquei sabendo também que é até certo ponto comum nas cherocas, os braços de eixo traseiro sofrerem desgaste nos apoios dos mancais, pois os roletes ou cilindros (mais duros) rolam diretamente nos eixos. Estes desgastes provocam folgas nos apoios que com os impactos constantes podem levar como o caso, se os eixos não forem substituídos ou recondicionados, ao rompimento por fadiga.
Bem é isto aí.
Sdçs,
Leo - Beethoven
14/06/2007, 11:08
RAR, é possível mesmo o que vc disse sobre o eixo traseiro.....como estou fazendo um levantamento na suspensão pra colocar um lift (caseiro) já pensei nessa hipótese quando vi o esquema de fixação....achei deficiente mesmo....
Quanto as demais dicas, perfeito show de bola.
Só esqueci de dizer que a minha XJ tem a alimentação do GNV pela própria tampa da Gasolina. Fica bem escondida e acabou-se com a história de abre e fecha capô e marcando tudo com dedos de graxa.....
Abs.
Esse papo q a gasolina degrada já ouvi falar e tem um fundo de verdade, não sei qto tempo mas ja me disseram uns 30 dias.....:shock:
Digo q tem um fundo de verdade, pq um amigo meu tem um barco (uma bostinha...) na praia, e ele manteve a gasolina no tanque q é externo(motor de popa) desde a passagem do ano até agora no feriado, ele disse q pegou o tanque e a gasolina estava com uma coloração muito marrom, aproveitou pra brincar de incendiario e foi no posto pegar nova....:pensativo:
Por outro lado vai saber a qualidade da gasosa em postos do litoral....:(
Este foruuummm...........desisti de citar texto........:mrgreen:
O Rubens ta cheio de razão.........os roletes ficam no eixo.....sei q a Laredo é assim, mas a XJ tinha minhas duvidas.......:concordo:
Mas tambem até quebrar.....o dono deve ser surdo........:twisted::twisted:
Leo - Beethoven
14/06/2007, 12:20
Esse papo q a gasolina degrada já ouvi falar e tem um fundo de verdade, não sei qto tempo mas ja me disseram uns 30 dias.....:shock:
Digo q tem um fundo de verdade, pq um amigo meu tem um barco (uma bostinha...) na praia, e ele manteve a gasolina no tanque q é externo(motor de popa) desde a passagem do ano até agora no feriado, ele disse q pegou o tanque e a gasolina estava com uma coloração muito marrom, aproveitou pra brincar de incendiario e foi no posto pegar nova....:pensativo:
Por outro lado vai saber a qualidade da gasosa em postos do litoral....
Isso acontece direto, não só com barcos, mas com geradores tbém....o cara nunca usa o gerador e quando precisa dele....vai descobrir que não pega nem a pau por conta da gasolina.....
Dizer que a gasolina degrada, não é bem assim, o fato é que tem àlcool, aditivos e outras porcarias....com o tempo a gasolina evapora e vai sobrando, água, e esses aditivos qua são mais densos....experimenta deixar um pouco de gasolina em um copo aberto por uns dias (acelerando o processo), o que sobrar vai parecer uma borra (leia-se com B e não com P), uma espécie de graxa.....imagina só o que isso não faz com filtro, bomba, tubulação, etc....danou-se....
Abs.
Isso acontece direto, não só com barcos, mas com geradores tbém....o cara nunca usa o gerador e quando precisa dele....vai descobrir que não pega nem a pau por conta da gasolina.....
Dizer que a gasolina degrada, não é bem assim, o fato é que tem àlcool, aditivos e outras porcarias....com o tempo a gasolina evapora e vai sobrando, água, e esses aditivos qua são mais densos....experimenta deixar um pouco de gasolina em um copo aberto por uns dias (acelerando o processo), o que sobrar vai parecer uma borra (leia-se com B e não com P), uma espécie de graxa.....imagina só o que isso não faz com filtro, bomba, tubulação, etc....danou-se....
Abs.
O seu Leo como é q vc consegue citar texto.......cara de sorte......:twisted::twisted:
Editando: oia só..............consegui tambem.........
Leo - Beethoven
14/06/2007, 12:32
O seu Leo como é q vc consegue citar texto.......cara de sorte......:twisted::twisted:
Editando: oia só..............consegui tambem.........
Ha...haha...depois de tanto fazer pressão nos admin e moderadores, ganhei um editor especial só pra mim :mrgreen:....um que funciona....:mrgreen:
Brincadeira, depois de reclamar tanto no tópico desses problemas, o Luiz Cláudio sugeriu a todos mudarem o Editor de mensagens que está no Painel de Controle/Editar Opções....a opção default está pro Editor Super Hiper Ultra WYXNBSM.....mudem para uma opção anterior.....tem funcionado bem....
Abs.
Ricardo Bambhoo
14/06/2007, 21:53
Ha...haha...depois de tanto fazer pressão nos admin e moderadores, ganhei um editor especial só pra mim :mrgreen:....um que funciona....:mrgreen:
Brincadeira, depois de reclamar tanto no tópico desses problemas, o Luiz Cláudio sugeriu a todos mudarem o Editor de mensagens que está no Painel de Controle/Editar Opções....a opção default está pro Editor Super Hiper Ultra WYXNBSM.....mudem para uma opção anterior.....tem funcionado bem....
Abs.
o meu sempre esteve assim e dá pau...
[]'s
gutoxj98
20/06/2007, 22:04
Caso vá instalar o GNV na Xj, ZJ etc J.....coloque o VARIADOR DE AVANÇO.....pois quando instalei o meu Kit...os caras esqueceram de colocar ( apesar de pago )........bom, vendo a instalaçao do Leo-Beethovem...... vi 3 caixinhas plasticas, e na minha so tinham duas...que eram a do simulador de sonda e simulador de bicos.......resumindo.
Fui lá, os caras colocaram o "Variador" e ficou muito melhor, ganhou torque .....uns 15 %, e nas passagens de GNV para gazoza é muito rapido, o antes era meio lento.
VARIADOR DE AVANÇO......COLOQUE QUEM NAO TEM. no mercado livre tem por 130 pila.
valeu ?
Leo - Beethoven
21/06/2007, 10:25
Fui lá, os caras colocaram o "Variador" e ficou muito melhor, ganhou torque .....uns 15 %, e nas passagens de GNV para gazoza é muito rapido, o antes era meio lento.
Sério isso ? Mas vc voltou lá e os caras colocaram e não te combraram nada, certo ?
Pelo faixa de consumo que vc dizia fazer, que é bem próxima da minha, eu poderia jurar que tava instalado no seu...
Veja aí se o consumo melhora e depois posta aqui....tô precisando ir lá mesmo, fazer uns ajuste e gostaria de ter esses números na cabeça pra ter uma idéia...^
Tô pensando em instalar dois emuladores de sonda lâmbida agora (pq a XJ tem duas sondas dessas)...será que melhora ? Talvés o Sukys podia dar uma opinião pra nós aqui....
Aliás, Sukys, tava pensando....vc que faz as caixinhas, poderia pensar em um seletor automático GAS/GNV com acionamento por temperatura.....no meu até tem um "automático", mas é por rotação do motor....seria muito legal comutar por temperatura, ou seja, aqueceu o motor em uma faixa, liga o GNV....pensa aí e diga pra nóis.
Abs
gutoxj98
21/06/2007, 10:44
Mister Leo......pode uma coisa dessa ???? só comigo mesmo !!!! voltei lá e falei com o Serjones......e como sempre fui muito bem atendido e ele nao cobrou nada !!!! pq qdo eu comprei o kit, esta peça ja fazia parte !!!!!
Pelo que eu ja percebi ela ta bem mais economica, uma pq ta mais forte, entao acelero menos !!!!!......isso só no transito, sem pegar marginal !!!! ou seja sem usar o Overdrive. ou 100% acoplado.
Hoje vou encher os dois bujoes e ver o resultado !!! o do GNV e o meu de cerva !!!!....mais o meu eu ja sei que ta furado !!! hehehehehe
Leo, volta lá que eles regulam ...eu fiz isso logo apos instalar.....pq achei que tava gastando muito....fazia uns 100 km com uma carga !!!
um abraco
Leo - Beethoven
21/06/2007, 13:46
Mister Leo......pode uma coisa dessa ???? só comigo mesmo !!!! voltei lá e falei com o Serjones......e como sempre fui muito bem atendido e ele nao cobrou nada !!!! pq qdo eu comprei o kit, esta peça ja fazia parte !!!!!
Pelo que eu ja percebi ela ta bem mais economica, uma pq ta mais forte, entao acelero menos !!!!!......isso só no transito, sem pegar marginal !!!! ou seja sem usar o Overdrive. ou 100% acoplado.
Hoje vou encher os dois bujoes e ver o resultado !!! o do GNV e o meu de cerva !!!!....mais o meu eu ja sei que ta furado !!! hehehehehe
Leo, volta lá que eles regulam ...eu fiz isso logo apos instalar.....pq achei que tava gastando muito....fazia uns 100 km com uma carga !!!
um abraco
Td bem que vc foi sorteado....mas que o Sergio é ponta firme, isso ele é.....
Preciso mesmo dar uma regulada nele....se pã vou lá nesse fds....
Abs.
Tô pensando em instalar dois emuladores de sonda lâmbida agora (pq a XJ tem duas sondas dessas)...será que melhora ? Talvés o Sukys podia dar uma opinião pra nós aqui....
Motor com dois coletores de escape geralmente tem uma sonda Lambda em cada, e pela lógica as duas deveriam ser emuladas.
Aliás, Sukys, tava pensando....vc que faz as caixinhas, poderia pensar em um seletor automático GAS/GNV com acionamento por temperatura.....no meu até tem um "automático", mas é por rotação do motor....seria muito legal comutar por temperatura, ou seja, aqueceu o motor em uma faixa, liga o GNV....pensa aí e diga pra nóis.
Primeiro, a recomendação (ou o automatismo) de iniciar o funcionamento com o combustível líquido é apenas uma garantia de que, no caso da falta de GNV, não tenha a bomba/regulador/injetores com mal funcionamento por falta de uso, só isso.
Segundo, GNV só dá problema de partida à frio quando a ignição é meia boca, e como toda ignição foi projetada pro combustível "de fábrica" e com GNV requer faísca com temperatura três vezes superior à gasolina, por exemplo, a recomendação acima também serve pra disfarçar a carência de ignição, já que câmara de combustão com temperatura mais elevada facilita a ignição, só que esta ajuda permite o funcionamento mas não garante a eficiência.
Automatismo pra comutar para o GNV com motor em temperatura normal de funcionamento tem mais a ver com "embromation product" e, particularmente, não vejo o menor sentido em perder tempo com uma tralha que ataca o efeito e não a causa, e solução pra causa existe.
Sds,
Sukys
Enrique Javier Romay
21/06/2007, 15:58
No caso da ZJ Limited (V8), o coletor oviamente e duplo, mas a primeira sonda esta fixada depois da união entre eles e a segunda sonda depois do catalizador, e o nome de elas são: a 1° UPSTREAM e a 2° DOWNSTREAM.
Os emuladores deven ser duplos, (ja pasei por isso)......
Abs.-
Enrique,
Em motor V8, ou existe uma sonda pra cada 4 cil. (instalada próximo ao coletor) ou apenas uma, na junção da tubulação vinda dos coletores, ou até mesmo uma só em um dos coletores, onde os cilindros do outro banco são, digamos, monitorados de tabela, por isso escrevi "geralmente" lá no outro texto.
Sonda após catalisador não existe só em motor V8, tem muito motor com cilindros em série que também faz uso desta configuração, e a função desta segunda sonda tem a ver exclusivamente com emissão de poluentes, mais precisamente com vida útil do catalizador, já que o controle da mistura é monitorado pela primeira.
Até onde sei, a segunda sonda apenas gera INDICAÇÃO DE anomalia e não ALTERAÇÃO POR anomalia. Se na ZJ existe alguma diferença de emprego não tenho como afirmar, mas à princípio acho estranho ter que emular sonda após catalisador, e seja lá o que for, com mistura ar/gás correta, a segunda sonda nem deveria gerar indicação de "catalisador não catalisando".
Sds,
Sukys
Enrique Javier Romay
21/06/2007, 18:06
Enrique,
Em motor V8, ou existe uma sonda pra cada 4 cil. (instalada próximo ao coletor) ou apenas uma, na junção da tubulação vinda dos coletores, ou até mesmo uma só em um dos coletores, onde os cilindros do outro banco são, digamos, monitorados de tabela, por isso escrevi "geralmente" lá no outro texto.
Sonda após catalisador não existe só em motor V8, tem muito motor com cilindros em série que também faz uso desta configuração, e a função desta segunda sonda tem a ver exclusivamente com emissão de poluentes, mais precisamente com vida útil do catalizador, já que o controle da mistura é monitorado pela primeira.
Até onde sei, a segunda sonda apenas gera INDICAÇÃO DE anomalia e não ALTERAÇÃO POR anomalia. Se na ZJ existe alguma diferença de emprego não tenho como afirmar, mas à princípio acho estranho ter que emular sonda após catalisador, e seja lá o que for, com mistura ar/gás correta, a segunda sonda nem deveria gerar indicação de "catalisador não catalisando".
Sds,
Sukys
Muito obrigado pelo esclarescimento Sukys, eu realmente não sabia o funcionamento certo, mas o que esta acontecendo e que periodicamente aparece o alarme de "Check Engine" em amarelo no painel, e na hora de passar o scanner da que a sonda lamda do downstream tem mistura povre.
Na oficina falaron para instalar um emulador duplo para melhorar a situação.
Gostaría saber sua opinião...
Obrigado.-
Leo - Beethoven
21/06/2007, 18:10
Motor com dois coletores de escape geralmente tem uma sonda Lambda em cada, e pela lógica as duas deveriam ser emuladas.
Primeiro, a recomendação (ou o automatismo) de iniciar o funcionamento com o combustível líquido é apenas uma garantia de que, no caso da falta de GNV, não tenha a bomba/regulador/injetores com mal funcionamento por falta de uso, só isso.
Segundo, GNV só dá problema de partida à frio quando a ignição é meia boca, e como toda ignição foi projetada pro combustível "de fábrica" e com GNV requer faísca com temperatura três vezes superior à gasolina, por exemplo, a recomendação acima também serve pra disfarçar a carência de ignição, já que câmara de combustão com temperatura mais elevada facilita a ignição, só que esta ajuda permite o funcionamento mas não garante a eficiência.
Automatismo pra comutar para o GNV com motor em temperatura normal de funcionamento tem mais a ver com "embromation product" e, particularmente, não vejo o menor sentido em perder tempo com uma tralha que ataca o efeito e não a causa, e solução pra causa existe.
Sds,
Sukys
Sukys, na verdade a idéia de entrar o GNV depois do aquecimento é apenas para economia do GNV. No meu caso, realmente, não há o menor problema em partir a frio no GNV e sair andando....nem dói.....mas a questão é que o consumo cai entre 10 e 15% fácil.....partindo na Gasolina e deixando aquecer primeiro, fica muito melhor.....Aí vc pode dizer, tá economizando no GNV, mas tá gastando na gasolina....sim, mas fazendo assim, sempre vou manter gasolina nova no tanque, sem depósito etc....teria que rodar com gasolina da mesma forma por questão de cuidados....
Aí vc diz, por que vc não faz isso manualmente como já tem feito ?
É que as vezes (quase todo dia) o sono faz vc esquecer de mudar a porcaria da chavinha e quando vai ver 1/4 do tanque já se foi.....
Sacou a minha idéia agora ? Não acho que seria "embromation"....no meu caso, seria útil pacas....eu pagaria na boa....
Quanto as sondas lâmbdas, o Enrique disse bem. Na minha é exatamente assim, tenho certeza. uma na união e outra depois do Cat.
Abs.
Enrique,
Provavelmente deve estar ocorrendo o erro de sonda abaixo da faixa ou em curto (erro 21, ou P0137/138 com leitura em OBDII ). Erro do tipo gerado pela primeira sonda faz , com certeza, a ECU entrar em modo de anomalia, mas se causado pela segunda a ECU não faz (ou não deveria fazer) alteração, e escrevo assim levando em conta a funcionalidade da segunda, que tem a ver com o controle de emissão e não com o controle do motor.
Pra ter certeza sobre isso é simples de checar na prática, basta observar se existe alteração funcional do motor logo após a indicação de check engine, desde que exista a certeza de que está acontecendo em função da segunda sonda, é lógico.
Mesmo que não exista alteração convém "sacanear" esta indicação, e por um motivo muito simples: check engine é apenas uma luz pra indicar um monte de anomalias, algumas sem gravidade, e com o check engine já aceso por alguma besteira qualquer fica impossível saber se existe outra, mais grave, já em andamento.
Por exemplo, tem carro que não tem indicação de check engine no painel, daí nem é necessário instalar emulador de injetor. Se passar scanner pode aparecer indicação de anomalia, mas por se tratar de anomalia que não acarreta em alteração funcional e por não ter "luzinha" no painel, um abraço pro emulador de injetor.
Fabricantes não informam muita coisa sobre particularidades do modus operandi de ECU, podendo existir diferenças até entre modelos de um mesmo ano, mas o tratamento que é dado aos sensores via de regra seguem caminho semelhante em todas elas... pelo menos até prova em contrário! :-)
Sds,
Sukys
No meu caso, realmente, não há o menor problema em partir a frio no GNV e sair andando....nem dói.....mas a questão é que o consumo cai entre 10 e 15% fácil...
Uai, se o consumo cai, maravilha, pior é quando o consumo aumenta. :-)
Acho que você quis dizer que a eficiência cai, no que eu concordo, mas isso é por causa da "mardita" ignição.
É que as vezes (quase todo dia) o sono faz vc esquecer de mudar a porcaria da chavinha e quando vai ver 1/4 do tanque já se foi.....
Uai, lá no alto você não disse que tem comutação automática por rotação? Que raios de "automatismo manual" é esse?
Não acho que seria "embromation"....no meu caso, seria útil pacas.......eu pagaria na boa....
Se antes eu disse que era "embromation", agora que você explicou sua necessidade (ou particularidade) eu chamaria circuito do tipo de "dangerous embromation". Automatismo costuma ser uma maravilha e nem vou entrar no mérito do automatismo fora de controle, mas automatismo fora de hora pode dar merda das grandes. Exemplo, entre um cochilo e outro passa ao seu lado uma Cayenne com uma loirosa ao volante. Numas de pensar se a dita fica de 4, quero dizer, se a dita é 4X2 ou 4X4 :-) , mete o pé no acelerador, começa a ultrapassar um caminhão, de frente vem outro, e aí o "automatic sonoalarm gnv plus" entra em ação, fazendo seu possante, pelo menos por instantes, ter potência idêntica a Kombi velha de catador de lixo, ops... meio de locomoção alternativo para transporte de produtos alternativos efetuado por profissional sem alternativa. :-)
Leo, já estou na lida com projetos há trocentos anos, e na verdade o que faço pra área automotiva está mais pra passatempo do que qualquer outra coisa porque isso nem paga a pizza do fim de semana, mas nem por isso abraço a idéia sem antes avaliar um monte de coisas, e segurança é a primeira. Circuito do tipo qualquer curioso com algum conhecimento em eletrônica faz, basta um comparador de tensão (LM393), um flip-flop (CD4013) e meia dúzia de resistores. Se bem feito funcionará que uma maravilha, porém com risco latente, porque alteração funcional que implique em queda de desempenho, mesmo que momentânea, deve ser feita preferencialmente de forma manual, e não automática.
O mercado automobilístico está cheio de "gadgets", gerando alguma grana pra quem fez, mas prefiro deitar pensando em projetos do que projetar se fujo ou me mando. :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
22/06/2007, 07:47
Uai, se o consumo cai, maravilha, pior é quando o consumo aumenta. :-)
Acho que você quis dizer que a eficiência cai, no que eu concordo, mas isso é por causa da "mardita" ignição.
Uai, lá no alto você não disse que tem comutação automática por rotação? Que raios de "automatismo manual" é esse?
Se antes eu disse que era "embromation", agora que você explicou sua necessidade (ou particularidade) eu chamaria circuito do tipo de "dangerous embromation". Automatismo costuma ser uma maravilha e nem vou entrar no mérito do automatismo fora de controle, mas automatismo fora de hora pode dar merda das grandes. Exemplo, entre um cochilo e outro passa ao seu lado uma Cayenne com uma loirosa ao volante. Numas de pensar se a dita fica de 4, quero dizer, se a dita é 4X2 ou 4X4 :-) , mete o pé no acelerador, começa a ultrapassar um caminhão, de frente vem outro, e aí o "automatic sonoalarm gnv plus" entra em ação, fazendo seu possante, pelo menos por instantes, ter potência idêntica a Kombi velha de catador de lixo, ops... meio de locomoção alternativo para transporte de produtos alternativos efetuado por profissional sem alternativa. :-)
Leo, já estou na lida com projetos há trocentos anos, e na verdade o que faço pra área automotiva está mais pra passatempo do que qualquer outra coisa porque isso nem paga a pizza do fim de semana, mas nem por isso abraço a idéia sem antes avaliar um monte de coisas, e segurança é a primeira. Circuito do tipo qualquer curioso com algum conhecimento em eletrônica faz, basta um comparador de tensão (LM393), um flip-flop (CD4013) e meia dúzia de resistores. Se bem feito funcionará que uma maravilha, porém com risco latente, porque alteração funcional que implique em queda de desempenho, mesmo que momentânea, deve ser feita preferencialmente de forma manual, e não automática.
O mercado automobilístico está cheio de "gadgets", gerando alguma grana pra quem fez, mas prefiro deitar pensando em projetos do que projetar se fujo ou me mando. :-)
Verdade, quis dizer que a eficiência cai....e na verdade o consumo aumenta....:concordo:
Pois é, o comutador que está no carro a chave tem 3 posições, uma para GNV direto, outra para Gasolina direto (que isso todos devem ter) e uma terceira posição que parte o veículo em gasolina e quando a rotação sob acime de 2000 rpm ele comuta para GNV, até aí beleza....mas ele comuta também com o carro frio....
O que vc disse é verdade, tem por aí um monte de "gadgets" que dizem fazer milagre e na verdade não passam de lixos disfarçados.....coisa boa e confiável são poucas.....
Eu entendi o seu exemplo, mas o problema é que na atual condição é pior do que isso.....pois o comutador na posição "automático" quando entra por rotação com o carro frio tranforma os 190 cavalos desse motor em meia dúzia de jumentos mal alimentados e sedentos.....isso por que além da perda de potência esperada no GNV o motor ainda tá frio.....
E isso não deve ser uma particularidade só minha, pois esse comutador que tenho é "padrão" de mercado....sacou onde quero chegar ? A idéia no final seria melhorar o que já existe.....situações como vc descreveu vão acontecer mesmo....até pq, não precisa nem de loira em um Cayenne pra eu me distrair.....(segundo minha mulher que é ciumenta pacas) até neguinha feia em posto de ônibus me diverte.....
Abs.
Enrique Javier Romay
22/06/2007, 09:41
Enrique,
Provavelmente deve estar ocorrendo o erro de sonda abaixo da faixa ou em curto (erro 21, ou P0137/138 com leitura em OBDII ). Erro do tipo gerado pela primeira sonda faz , com certeza, a ECU entrar em modo de anomalia, mas se causado pela segunda a ECU não faz (ou não deveria fazer) alteração, e escrevo assim levando em conta a funcionalidade da segunda, que tem a ver com o controle de emissão e não com o controle do motor.
Pra ter certeza sobre isso é simples de checar na prática, basta observar se existe alteração funcional do motor logo após a indicação de check engine, desde que exista a certeza de que está acontecendo em função da segunda sonda, é lógico.
Mesmo que não exista alteração convém "sacanear" esta indicação, e por um motivo muito simples: check engine é apenas uma luz pra indicar um monte de anomalias, algumas sem gravidade, e com o check engine já aceso por alguma besteira qualquer fica impossível saber se existe outra, mais grave, já em andamento.
Por exemplo, tem carro que não tem indicação de check engine no painel, daí nem é necessário instalar emulador de injetor. Se passar scanner pode aparecer indicação de anomalia, mas por se tratar de anomalia que não acarreta em alteração funcional e por não ter "luzinha" no painel, um abraço pro emulador de injetor.
Fabricantes não informam muita coisa sobre particularidades do modus operandi de ECU, podendo existir diferenças até entre modelos de um mesmo ano, mas o tratamento que é dado aos sensores via de regra seguem caminho semelhante em todas elas... pelo menos até prova em contrário! :-)
Sds,
Sukys
Bom dia Sukys,
Na realidade o carro não apresenta anomalías no funcionamento, mas a lucinha no painel realmente incha o s....
Alem de não saber no inicio se realmente tinha um problema mais serio a ser considerado.
Desde ja muito obrigado pela resposta, muito esclarescedora !!!!
Enrique.-
gutoxj98
24/06/2007, 14:13
Veja aí se o consumo melhora e depois posta aqui....tô precisando ir lá mesmo, fazer uns ajuste e gostaria de ter esses números na cabeça pra ter uma idéia...^
Abs
Ai Leo.......fiz a mediçao de consumo....e melhorou bastante !!!!!!
ta certo que não é exato, pois tem dia que ta frio, tem dia que ta quente... e isso influencia um pouco !!!
Bom, felizmente ela ta fazendo 7.5/m3 ......nem eu acreditei qdo vi......lógico que isso sem abusar do pézão !!!!!! poucas vzs andei no overdrive......pq sao paulo tem radar p K´raio !!!!!!!
Vou medir de novo pra ter certeza !!!!!
e as mardita cruzeta ??? chegou ?????
um abraço......nesta quarta estarei no ibira.....
Leo - Beethoven
24/06/2007, 18:33
7,5m³ ??? Caramba !!! Ficou bom pra caramba !!! Estive lá no Sérgio no Sábado....ele deu uma boa regulada.....ficou mais fortinho, vamos ver agora como fica....
As cruzetas ainda não chegaram....devem chegar esta semana....
Na quarta estarei no Ibira com certeza.
Abs.
Guto e Léo,
Qual a instaladora que vcs tão levando? Preciso mexer no meu kit e to cotando alguns lugares....
[]s
Guto e Léo,
Qual a convertedora que vcs instalaram? To procurando alguém de confiança pra mexer no meu kit (praticamente trocar tudo menos o cilindro)
[]s
gutoxj98
24/06/2007, 20:26
Guto e Léo,
Qual a convertedora que vcs instalaram? To procurando alguém de confiança pra mexer no meu kit (praticamente trocar tudo menos o cilindro)
[]s
Opa.......Esse cara foi o mais barato que achei quando fui instalar o GNV na xotona.......e tbem o cara que mais falou coisas tecnicas, e que me passou mais confiança......pq tem muita convertedora por ai que só tem nó cego....motorzão V6 heim...!!!! poe esse que fica bão !!!!! etc....
http://www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas/detalhe_oficina.asp?codOC=680&num_reg=2270
fala com o sergio, que é o dono.....!!!!! cara honesto e bom de negocio.....
Fala que o guto te indicou........o léo tbem instalou lá....ok ?
um abraço
Leo - Beethoven
25/06/2007, 08:44
Régis, esse cara que o Guto indicou realmente é muito bom, entende do que faz e conhece bem a nossa realidade. Ele tem um CJ com motor V6, com GNV....um belo serviço....
Dependendo da região que vc está, vale a pena ir até lá....
Abs,
Enrique Javier Romay
25/06/2007, 11:24
Ai Leo.......fiz a mediçao de consumo....e melhorou bastante !!!!!!
ta certo que não é exato, pois tem dia que ta frio, tem dia que ta quente... e isso influencia um pouco !!!
Bom, felizmente ela ta fazendo 7.5/m3 ......nem eu acreditei qdo vi......lógico que isso sem abusar do pézão !!!!!! poucas vzs andei no overdrive......pq sao paulo tem radar p K´raio !!!!!!!
Vou medir de novo pra ter certeza !!!!!
e as mardita cruzeta ??? chegou ?????
um abraço......nesta quarta estarei no ibira.....
Oi Guto, bom dia, uma pergunta, os 7,5 que vc indicou, são em uso misto, na cidade ou na estrada?
Estou perguntando porque na minha Ltd. V 8 so to chegando perto de 5 Km/m3 na cidade.... (BH) tem muito morro:-(
Obrigado !!!
Leo - Beethoven
25/06/2007, 12:30
Oi Guto, bom dia, uma pergunta, os 7,5 que vc indicou, são em uso misto, na cidade ou na estrada?
Estou perguntando porque na minha Ltd. V 8 so to chegando perto de 5 Km/m3 na cidade.... (BH) tem muito morro:-(
Obrigado !!!
Enrique, particularmente falando de um V8, acho que o consumo tá bom....a minha na cidade não passa de 6,5Km/m³....e isso dirigindo igual a uma Sra. de meia idade (véia)....Por aqui, OD na cidade, sem chances....
Guto, vc tá descontando o que roda na gasolina pra fazer as contas ? Não Tô de chamando de FYS, mas sabe como é.....
Abs.
boa tarde pessoal,
Já li sobre alguns que arquearam, outros que colocaram mais uma lamina no feixe e que a suspensão original de uma forma geral, deixa a XJ com uma inclinação - com a frente mais alta. Como a minha ficou bem mais baixa, precisava saber se a tal da lamina tem que ser especial da cherokee ou qualquer lamina serve e em qual posição deve ser colocada naquele sanduiche de laminas da suspensão. Tenho que fazer rápido porque estraga o feixe, caso demore a suspender?
gutoxj98
26/06/2007, 12:56
Enrique, particularmente falando de um V8, acho que o consumo tá bom....a minha na cidade não passa de 6,5Km/m³....e isso dirigindo igual a uma Sra. de meia idade (véia)....Por aqui, OD na cidade, sem chances....
Guto, vc tá descontando o que roda na gasolina pra fazer as contas ? Não Tô de chamando de FYS, mas sabe como é.....
Abs.
Leo....o que é FYS ???? é algum xingamento ??? ou oe fys da P. ??..heheheheheheheheh
Cara nem to...pq quando ligo a bixa...deixo ela esquentando.....ai saio e ando uns 300 m e ja passo pro GNBOSTA.......ai antes de chegar em casa so passo pra gazoza na minha rua...ando uns 150 m......!!!! acho que nao daria uma dif absurda !!!! ta bom vai 7.386 KM/m3 .....hauhauhauha
valeu ?????
gutoxj98
26/06/2007, 13:03
Obrigado !!!
Opa henrique...Blz ????
Meu calculo é apenas no transito de sao paulo, apesar que nao ando em vias muito travadas....um leve transito nos farois (semaforos)
Meu motor é 6 cilindros........no seu V8 tbem acho que na cidade 5 km/m3 ta bom.......com o GNV na verdade vc tem que fazer 25% a mais do que faz rodadando na Gasolina......
Minha ultima medicao na estrada...isso AV (antes de colocar o variador de avanco) era 10 km/m3........nao sei me melhorou...pois nao peguei estrada ainda.....
um abraco
Leo - Beethoven
26/06/2007, 13:51
Leo....o que é FYS ???? é algum xingamento ??? ou oe fys da P. ??..heheheheheheheheh
Cara nem to...pq quando ligo a bixa...deixo ela esquentando.....ai saio e ando uns 300 m e ja passo pro GNBOSTA.......ai antes de chegar em casa so passo pra gazoza na minha rua...ando uns 150 m......!!!! acho que nao daria uma dif absurda !!!! ta bom vai 7.386 KM/m3 .....hauhauhauha
Guto, FYS é uma forma moderna em "ingreis" (Fine Young Specimen) ou o chamado Kbaço....mas leia o meu post anterior de novo antes de me xingar....:mrgreen:
CARAMBA !!! + de 7 por m³ ??? Tá bom pra KCT !!!.....quando entra 20m³ no tanque rodo no máximo 130-135Km.....na estrada tá fazendo mais de 10....dá última vez cheguei a rodar 240Km com um tanque....bom, né...
Meu, vc tem visto as minhas observações lá no site ? Mandei bala por lá....
Abs.
Leo - Beethoven
26/06/2007, 13:58
Enrique, só uma coisa que vc tem que levar em conta que o consumo do GNV está relacionado a 3 coisas bem básicas, volume do motor, potência e o peso do seu pé (considerando que a instalçao esteja OK).
Levando em conta que eu tenho feito 6-6.5 Km/m³ e o Guto milagrosamente + de 7Km/m³ não tenho dúvidas mesmo que o seu consumo está muito bom, para um motor com pelo menos 1.2 litros a mais de volume e 50HPs a mais que os nosso 4.0L 6L.
Abs.
Enrique, só uma coisa que vc tem que levar em conta que o consumo do GNV está relacionado a 3 coisas bem básicas, volume do motor, potência e o peso do seu pé (considerando que a instalçao esteja OK).
Levando em conta que eu tenho feito 6-6.5 Km/m³ e o Guto milagrosamente + de 7Km/m³ não tenho dúvidas mesmo que o seu consumo está muito bom, para um motor com pelo menos 1.2 litros a mais de volume e 50HPs a mais que os nosso 4.0L 6L.
Abs.
Pessoal, a minha quando "entra" 20m2, roda em media 165 km , ou 8,20 por metro cubico, considerando q rodo 3 km ao ligar e uns 500 metros antes de desligar na gasolina, ou seja estou seguindo o manuel, aquele purtuga tarado q vem junto quando se instala o kit. Embora o meu seja italiano...xiiiiii.
Sacanagem a parte, a bomba, os bicos e mais uma porrada de itens agradecem o adequado uso, não dá pra brincar de taxista e sair q nem louco só no gnv.
Leo, a tua tá muito beberrona mano, se já pensou em dá uma arregulada nela??? Tá gastando como V8 sô!!! Se num tem scaaner não brow??? Tira o escorpião do bolso e..... sei lá.....bota umas vela nova...hahahahahahaha
Ps. Das poucas vantagens do frio disgramado por aqui , é a satisfação de meter 22 ou 23 m2 no cilindro de 20, outro dia na madruga 23,9 pensei q fosse isprudi tudo...hehehe
Abraço aos amigos
Rubão.
Leo, a tua tá muito beberrona mano, se já pensou em dá uma arregulada nela??? Tá gastando como V8 sô!!! Se num tem scaaner não brow??? Tira o escorpião do bolso e..... sei lá.....bota umas vela nova...hahahahahahaha
Abraço aos amigos
Rubão.
:lol::lol::lol:.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:... ...:concordo::concordo::concordo:......:palmas::pa lmas::palmas:.......:twisted::twisted::twisted:
Pessoal, a minha quando "entra" 20m2, roda em media 165 km , ou 8,20 por metro cubico, considerando q rodo 3 km ao ligar e uns 500 metros antes de desligar na gasolina, ou seja estou seguindo o manuel, aquele purtuga tarado q vem junto quando se instala o kit. Embora o meu seja italiano...xiiiiii.
Sacanagem a parte, a bomba, os bicos e mais uma porrada de itens agradecem o adequado uso, não dá pra brincar de taxista e sair q nem louco só no gnv.
Ps. Das poucas vantagens do frio disgramado por aqui , é a satisfação de meter 22 ou 23 m2 no cilindro de 20, outro dia na madruga 23,9 pensei q fosse isprudi tudo...hehehe
Abraço aos amigos
Rubão.
Rubem , como é a montagem da admissão de ar do teu XJ? Eu tenho montado no sitema original de admissão e tenho feito a média do 6,5 na cidade.
Boa tarde,
Com relação ao GNV, eu costumo fazer o seguinte.
Sempre ligo ela na gasolina e quando saio da garagem eu passo para o GNV.
Caso eu queira continuar da gasolina, ela sempre da umas falhadas quando está fria e uns estouros. Depois normaliza. Isso é comum?
No GNV não dá nada disso.
O meu filtro de ar é original.
Um abraço
Leo - Beethoven
27/06/2007, 13:18
P...r@...eu sou o pão duro agora ? :mrgreen: Não esqueça que estou em SP e vc em POA.....a minha média é nesse trânsito infernal que temos por aqui.....e nos caminhos "de vendedores ambulantes" por entre as favelas por aqui.....
Tô com cabos, velas, tampa e rotor, tudo NOVO....e tudo de marca.
Não tem muito milagre quando o problema é o trânsito.....e na estrada, quando a sua faz no GNV ? Aí dá pra ter um parâmetro de comparação melhor....
:lol::lol::lol:.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:... ...:concordo::concordo::concordo:......:palmas::pa lmas::palmas:.......:twisted::twisted::twisted:
Que p...r@ é essa ??? Um complô pra me sacanear ???? Eu a minha mulher anda falando alguma coisa por aqui ??? :evil:
Abs
Leo - Beethoven
27/06/2007, 13:27
Caso eu queira continuar da gasolina, ela sempre da umas falhadas quando está fria e uns estouros. Depois normaliza. Isso é comum?
Se vc deixar ela esquentar antes de passar pro GNV vai ver o quanto vai melhorar o consumo....é incrível....
Se tá estourando, tem coisa errada....pode ser um monte de coisas, velas, cabos, distribuidor, etc....
Vc diz que o filtro é original, mas está com a caixa de ressonância ? Ou a TBI vai ligada com uma mangueira na caixa do filtro, elimandando essa caixa intermediária ? Se for a segunda condição, até pode ser, mas o filtro vai ter que estar sempre impecável !!! Com a caixa intermediária, nem a pau, vai estourar mesmo....e ainda é até perigoso, se aquilo encher de gas....explode que é uma beleza....já vi acontecer em outros carros e o caixa "desabrocha"...
A minha, não estoura nem no GNV nem na gasolina, não pipoca nem engasga em nenhum dos dois....pega quente, frio, troca de um pro outro sem nenhum tranco....ou seja, funciona do jeito que tem que funcionar.....não tem erro, se estiver bem instalado e não tiver problemas na ignição, tem que ficar assim.
Abs.
gutoxj98
27/06/2007, 20:08
Boa tarde,
Um abraço
è como o leo falou..........mas eu voto na caixa original.......ela acumula gas e estoura !!!!! e quebra ela inteira......eu instalei na minha um filtro esportivo, HP racing e uma mangueira de turbina de caminhao.......veja as fotos !!!!! e uma regulada sempre vai bem tbem.....!!!!!
Tem uma foto da minha Xj ao Lado da Xj do Mister Leo......e outra em um breve passeio perto de sao paulo.....
um abraço
Enrique Javier Romay
27/06/2007, 20:40
Abs.
Obrigado pela resposta Leo, agora troquei velas e filtro vamos ver se consigo alguma melhora....
Tinha velas Bosch triplo eletrodo, me falaron que não são as melhores, agora mudei para NGK simples eletrodo (FR5-1).
Depois de verificar o consumo aviso como foi.....:-?
Abs.-
Enrique Javier Romay
27/06/2007, 20:44
Guto, na terceira foto parece que você (falando certo sua cherokee) tivesse 2 filtros de ar, e certo?, ou estou falando bobagems?
porque?.....(tem 2 filtros):wink:
Obrigado.-
gutoxj98
27/06/2007, 22:40
Guto, na terceira foto parece que você (falando certo sua cherokee) tivesse 2 filtros de ar, e certo?, ou estou falando bobagems?
porque?.....(tem 2 filtros):wink:
Obrigado.-
Na verdade quele filtro meno da foto, é aonde sai uma mangueira do respiro do oleo, que é ligada na caixa de ar original.....como nao tem caixa original na minha xotona.....coloquei esse pequeno filtro...eu acho que nao serve pra nada.......a nao ser pra nao entrar poeira !!!!!!
Blz ???
Enrique Javier Romay
28/06/2007, 10:12
Na verdade quele filtro meno da foto, é aonde sai uma mangueira do respiro do oleo, que é ligada na caixa de ar original.....como nao tem caixa original na minha xotona.....coloquei esse pequeno filtro...eu acho que nao serve pra nada.......a nao ser pra nao entrar poeira !!!!!!
Blz ???
Obrigado pela resposta Guto:concordo:
Um grande abraço.-
Enrique.-
Leo - Beethoven
28/06/2007, 11:14
Obrigado pela resposta Leo, agora troquei velas e filtro vamos ver se consigo alguma melhora....
Tinha velas Bosch triplo eletrodo, me falaron que não são as melhores, agora mudei para NGK simples eletrodo (FR5-1).
Depois de verificar o consumo aviso como foi.....:-?
Essas velas de 2,3,4 eletrodos são uma porcaria pra GNV. E ainda tenho as minhas dúvidas se não é dinheiro jogado fora mesmo pra gasolina....
A faísca nesse tipo de vela com múltiplos eletrodos acaba tendo menor intensidade que as de único elemento e que ainda podem ser ajustados....
A NGK vai vem nas Cherokas....não é a melhor na minha opnião, mas vai bem....Uso NGK na minha, mas quando precisar trocar de novo, vou de Champion com certeza.
Abs.
Com qual frequência devem ser trocados as velas e cabos de velas em carro GNV?
:pensativo:
Troquei as velas e os cabos a 17.000km. Coloquei Velas Bosch e Cabos NGK.
Um abraço
Caras, ontem descobri q meus cabos de velas são originais ...
o carro esta com 90Mkm e esta funcionando normalmente ... só bebe um pouco (lei-se : esta bebendo pra kcete). estou trocando este final de semana.
abraços
gutoxj98
28/06/2007, 18:22
Caras, ontem descobri q meus cabos de velas são originais ...
o carro esta com 90Mkm e esta funcionando normalmente ... só bebe um pouco (lei-se : esta bebendo pra kcete). estou trocando este final de semana.
abraços
Os meus tbem sao......vermelhoes originais Mopar......e ainda tao bem na fita !!!! mas logo logo vou trocar tbem...... Falam que cortar as pontas tbem resolve !!!!! é verdade ????
Quanto às velas....estou usando Platinum com 1 eletrodo......pois vela pra GNV tem que ter apenas um eletrodo !!!!
ABS
Leo - Beethoven
28/06/2007, 19:31
Os meus tbem sao......vermelhoes originais Mopar......e ainda tao bem na fita !!!! mas logo logo vou trocar tbem...... Falam que cortar as pontas tbem resolve !!!!! é verdade ????
Quanto às velas....estou usando Platinum com 1 eletrodo......pois vela pra GNV tem que ter apenas um eletrodo !!!!
Tem gringo que troca a cada 30mil Km...fala sério, pra ele é tudo uma micharia....eu sou partidário de inspecionar sempre pra avaliar o ressecamento....se estiver com trincas ou fissuras, já era pode trocar. Mas se estão funcionando, guarde, pra uma emergência, vão servir....Cortar, emendar cabos...negativo....:stop::discordo:.....isso é a maior gambiarra porca....o esquema é inspecionar sempre e uma pouquinho de vazelina nos terminais pra não criar zinabre vão fazer os cabos durar pelo menos 50 mil Km.
Abs.
Leo e Guto, voces que colocarm BRC, vejam se o link tem algo que interesse:
http://www.remixbg.com/Documentation
Rubem , como é a montagem da admissão de ar do teu XJ? Eu tenho montado no sitema original de admissão e tenho feito a média do 6,5 na cidade.
Costa,
melhor seria eu tirar umas fotos, mas antes tenho de tirar o barro de cima do motor, senão vai ficar f... de ver alguma coisa, sequindo conselhos, acho q do Grande Leo Zen Betovens, não costumo mandar lavar o motor, pra dá pau num sensor qualquer é muito fácil!!!
Como tô fabricando meu proprio snorkel, uma hora dessas vou ter de deixar brilhando por dentro e por fora pra sacar umas fotos, entre uma trilha e outra, a de amanha promete!!!!!! Rota da Graciema em Rolante-RS.
Abraço aos amigos.
Leo - Beethoven
29/06/2007, 19:53
Leo e Guto, voces que colocarm BRC, vejam se o link tem algo que interesse:
http://www.remixbg.com/Documentation
Costa valeu a dica....ptz, a BRC na Itália tem cada Kit....eu vi um desses kits que são injetados em um Wrangler...R$6K a brincadeira....
Os nossos BRCs são Made in Amazônia....:mrgreen:...mas até agora tão indo bem....
de ver alguma coisa, sequindo conselhos, acho q do Grande Leo Zen Betovens, não costumo mandar lavar o motor, pra dá pau num sensor qualquer é muito fácil!!!
Como tô fabricando meu proprio snorkel, uma hora dessas vou ter de deixar brilhando por dentro e por fora pra sacar umas fotos, entre uma trilha e outra.
Rubem, vc até pode lavar o motor, ainda mais se estiver muito sujo de lama....o porém é fazer do jeito certo, o que é complicado e demorado.
Tem que proteger o distribuidor, o módulo, TBI e filtro de ar e tomar cuidado pra não meter o játo d'água direto nos sensores.....Por via dar dúvidas, quando tem que lavar o motor, eu mesmo faço....e nem uso jato d'água nem de mangueira de jardim.....vou com um pincel, na boa, e canequinha, depois passo um ar comprimido em tudo de leve....demora, dá um trabalho do KCT, mas sempre que eu termino, nunca tenho problemas....
Abs.
Costa valeu a dica....ptz, a BRC na Itália tem cada Kit....eu vi um desses kits que são injetados em um Wrangler...R$6K a brincadeira....
Os nossos BRCs são Made in Amazônia....:mrgreen:...mas até agora tão indo bem....
Abs.
Leo, tu abriste os arquivos zip e o .exe ?
Leo - Beethoven
02/07/2007, 08:16
Leo, tu abriste os arquivos zip e o .exe ?
Os que eu abri foram os PDFs. Tive a impressão que os EXE são relativos as ferramentas de programação, justamente para os kits injetados que usam central ECU do tipo como as injeções de gasolinas/álcool convencionais.
Pelo menos os PDFs que eu abri tinha muita informação legal.
Abs.
Rubem, vc até pode lavar o motor, ainda mais se estiver muito sujo de lama....o porém é fazer do jeito certo, o que é complicado e demorado.
Tem que proteger o distribuidor, o módulo, TBI e filtro de ar e tomar cuidado pra não meter o játo d'água direto nos sensores.....Por via dar dúvidas, quando tem que lavar o motor, eu mesmo faço....e nem uso jato d'água nem de mangueira de jardim.....vou com um pincel, na boa, e canequinha, depois passo um ar comprimido em tudo de leve....demora, dá um trabalho do KCT, mas sempre que eu termino, nunca tenho problemas....
Abs.
Leo, é como eu faço tb, demora pacas....mas a gente fica com a certeza de q não vai dar m . na hora e nem depois em viajem ou pior no meio da trilha, por efeitos de condensação ou umidade do jato de postos de lavagem.
Cara, vc vê algum problema em isolar ou plastificar sem ar as caixas de relés e fusiveis, vc acha q pode elevar a temp. ou sei lá qual outro problem??? Penso nisso para proteger da agua e umidade, constantes em praticamente todas trilhas e passeios off-road por aqui. Fora snorkel ofcourse.
Abraço ao amigo.
Leo - Beethoven
03/07/2007, 13:18
Cara, vc vê algum problema em isolar ou plastificar sem ar as caixas de relés e fusiveis, vc acha q pode elevar a temp. ou sei lá qual outro problem??? Penso nisso para proteger da agua e umidade, constantes em praticamente todas trilhas e passeios off-road por aqui. Fora snorkel ofcourse.
Pode fazer na boa....aliás, fusíveis e relés não foram feitos pra esquentar....se esquentarem é por que tem coisa errada mesmo. Já fiz muito disso, só tem que tomar cuidado pra não isolar bem d+, e aí o dia que precisar trocar um fúsível vai acabar demorando muito, sacou ?
Abs.
Pode fazer na boa....aliás, fusíveis e relés não foram feitos pra esquentar....se esquentarem é por que tem coisa errada mesmo. Já fiz muito disso, só tem que tomar cuidado pra não isolar bem d+, e aí o dia que precisar trocar um fúsível vai acabar demorando muito, sacou ?
Abs.
Saquei irmão,
não é pra passar cola de silicone em tudo com uma trincha de 3"....hehehe
Se não a emenda pode ficar pior que o soneto...
Penso naqueles plasticos tipo Zip, tá ligado... se der pra tirar o ar (vácuo) então mutch better!!!
No Go Jeep ele mostra uma XJ com varias proteções dentro do cofre do motor em aluminio... deve ser logicamente pra proteger do calor Australiano, mas ele tb curte uma navagada faceira com a viatura dele!!!
Abraço ao amigo.
Fusíveis e relés não DEVERIAM esquentar, mas muitos esquentam até em funcionamento normal, e a convexão do ar serve como refresco até para evitar mal funcionamento.
Envolver em plástico não só aumenta a temperatura como também serve pra RETER condensação, e condensação é tudo o que não deve existir neste lugar, pois vai acarretar em oxidação, e oxidação em contatos aumenta a temperatura e o risco de mal funcionamento, principalmente de fusíveis.
Mesmo quando não existe problema de aquecimento natural, solução pra isso só com caixa hermética, caso contrário o remédio vira veneno, principalmente nos carros novos onde existe central de relés e fusíveis com uso de circuito impresso.
Dúvida sobre isso?
Depois de algum tempo com o carro em uso, desliguem o motor e coloquem a mão em relés, fusíveis, fiação, circuito impresso, e tudo o que antes estava em uso apresentará temperatura acima da ambiente, alguns levemente acima, outros nem tanto.
Outra coisa, alguns carros usam fusível onde o elemento fusor não tem proteção. Como a interrupção do fusível é feita por fusão deve-se evitar que plastico ou qualquer outro material combustível esteja em contato ou mesmo muito próximo ao fusível, caso contrário isso poderá gerar um princípio de incêndio justamente em local perigoso.
A indústria gasta os tubos pra utilizar material que não propague a chama, faz uso de técnicas pra evitar condensação em componentes elétricos, e vocês estão querendo por lenha em local que pode virar fogueira.
Pessoal, se generalizar as coisas já é ruim, gereralizar em local que envolva algum risco à segurança é pior ainda, e quem não conhece elétrica pode muito bem criar soluções, mas desde que CONHEÇA OS RISCOS envolvidos.
Sds,
Sukys
Enquanto escrevia já apareceu outra... :-)
Muito cuidado com uso de silicone na proteção de componentes elétricos, porque tem silicone que oxida o cobre. Não sei se isso acontece no processo de cura do silicone ou por causa da composição, mas já cansei de ver componentes de cobre completamente oxidados por causa do silicone.
Antes de usar convém ler atentamente a bula do produto, e em caso de dúvida é só entrar em contato com o SAC do produto e perguntar sobre o uso em contato com cobre de fiação elétrica.
Nem me perguntem por marca, só ví o resultado e só soube que foi de silicone em bisnaga.
Sds,
Sukys
Fusíveis e relés não DEVERIAM esquentar, mas muitos esquentam até em funcionamento normal, e a convexão do ar serve como refresco até para evitar mal funcionamento.
Envolver em plástico não só aumenta a temperatura como também serve pra RETER condensação, e condensação é tudo o que não deve existir neste lugar, pois vai acarretar em oxidação, e oxidação em contatos aumenta a temperatura e o risco de mal funcionamento, principalmente de fusíveis.
Mesmo quando não existe problema de aquecimento natural, solução pra isso só com caixa hermética, caso contrário o remédio vira veneno, principalmente nos carros novos onde existe central de relés e fusíveis com uso de circuito impresso.
Dúvida sobre isso?
Depois de algum tempo com o carro em uso, desliguem o motor e coloquem a mão em relés, fusíveis, fiação, circuito impresso, e tudo o que antes estava em uso apresentará temperatura acima da ambiente, alguns levemente acima, outros nem tanto.
Outra coisa, alguns carros usam fusível onde o elemento fusor não tem proteção. Como a interrupção do fusível é feita por fusão deve-se evitar que plastico ou qualquer outro material combustível esteja em contato ou mesmo muito próximo ao fusível, caso contrário isso poderá gerar um princípio de incêndio justamente em local perigoso.
A indústria gasta os tubos pra utilizar material que não propague a chama, faz uso de técnicas pra evitar condensação em componentes elétricos, e vocês estão querendo por lenha em local que pode virar fogueira.
Pessoal, se generalizar as coisas já é ruim, gereralizar em local que envolva algum risco à segurança é pior ainda, e quem não conhece elétrica pode muito bem criar soluções, mas desde que CONHEÇA OS RISCOS envolvidos.
Sds,
Sukys
Caro Suks,
a minha ideia ( q alias não é minha) é tão somente colocar plasticos em volta, por fora das caixas plasticas originais somente durante os instantes de duração de travessias sob agua e não plastificar e vedar a viatura inteira ALL the time... Se não seria facil, era só colocar uma Camizinha gigante na Cheroka ( eu dise CHEROKA), alem do mais ficariamos politicamente corretos né??? hehehe...
Abraço aos amigos.
Leo - Beethoven
03/07/2007, 15:40
Saquei irmão,
não é pra passar cola de silicone em tudo com uma trincha de 3"....hehehe
Se não a emenda pode ficar pior que o soneto...
Penso naqueles plasticos tipo Zip, tá ligado... se der pra tirar o ar (vácuo) então mutch better!!!
No Go Jeep ele mostra uma XJ com varias proteções dentro do cofre do motor em aluminio... deve ser logicamente pra proteger do calor Australiano, mas ele tb curte uma navagada faceira com a viatura dele!!!
Rubem, o que o Sukys disse faz sentido, mesmo que os relés não esquentem por si próprios, no compartimento da XJ tudo vira um forno, e vc sabe disso que na XJ esse fator pega pra valer....
A idea é proteger a caixa, mas não vedá-la herméticamente....Blz ?
Se vc não for literalmente submergir com o carro, o ideal é proteger contra respingos apenas....fazendo uma calhas laterais, etc....
Abs.
Leo - Beethoven
03/07/2007, 15:47
Muito cuidado com uso de silicone na proteção de componentes elétricos, porque tem silicone que oxida o cobre.
Corretíssimo !!! Pode ser muito ruim para metais em geral, pois a maioria desse vendidos por aí contém Ácido Acético na composição.
Resumindo, sabe aquele cheiro de vinagre característico ? É justamente o tal ácido....que corrói lentamente (não é corrosivo como o Clorídrico), mas corrói....Se for usar Silicone, escolha um que não tem esse cheiro característico....
Melhor, leve o cachorro junto pra farejar as bisnagas na loja....hehehe....:mrgreen::lol:
Abs.
Rubem, o que o Sukys disse faz sentido, mesmo que os relés não esquentem por si próprios, no compartimento da XJ tudo vira um forno, e vc sabe disso que na XJ esse fator pega pra valer....
A idea é proteger a caixa, mas não vedá-la herméticamente....Blz ?
Se vc não for literalmente submergir com o carro, o ideal é proteger contra respingos apenas....fazendo uma calhas laterais, etc....
Abs.
Beleza esta é a ideia!!!!! Ou carregar um saco de camizinhas na viatura, o duro vai ser aguentar a pegação de pé da galera... embora nunca se sabe onde certas trilhas vão parar...hehehe Uma vez no interior, bem no interior de um estado ( prefiro não revelar qual, ela pode ter casado com o delegado, sei lá) estavamos em um rally de regularidade de moto, apareceu a rainha da festa....sabe cumé, aquele barro todo, aquela motona, rapais da capitar...
Melhor previnir q remediar, usem cinto e camizinha gurizada!!!!!!!!!!
Abraço aos amigos.
Caras,
o tópico 'GNV na Cherokee (XJ)' ja virou camisinha na xj, q tal criarmos um tópico ou voltarmos para Cherokee Sport
mas já q estamos aqui, q tal fazer que nem no niva, saco plastico de mercado !!! ahahaha
e vamos lá !!!
Leo - Beethoven
04/07/2007, 01:02
mas já q estamos aqui, q tal fazer que nem no niva, saco plastico de mercado !!! ahahaha
No CJ eu uso uma luva cirúgica, fica show de bola, feito sob encomenda.....a zica é que pra XJ tem que arrumar uma luva dessas de ET com 7 dedos....:mrgreen:
Abs
samukanvas
04/07/2007, 01:16
Fala pessoal,
Como alguns sabem, instalei um kit em um carro de passeio. Só que alem de preconceito, eu tenho total desconhecimento sobre como ganhar potência com gnv.
O que tá pegando é que hoje, depois de conseguir descobrir um defeito de fio entupido em um dos bicos (a concessionária tinha dito que queimou :putz:), eu pude comparar o desempenho do antes com o depois na gasolina e gás. Acho que no gás vira uma honda biz a diesel. Na gasolina um fiat 147 com 2 cilindros e sem a mangueira de ar, um carro normal.
Arranquei fora a mangueira e encontrei um restritor que não deixa passar meu dedão, fora a mangueira do gás que tem um pino no meio desse restritor que fode mais ainda.
Alguem já arrombou isso e regulou o gás? consome muito mais? melhora muito mais o desempenho?
Abs
Leo - Beethoven
04/07/2007, 01:31
Samuka, tem uns posts aqui da galera relatando casos assim. Arrombam a coisa toda e mudam a regulagem, etc....mas não sei atpe que ponto é real essa coisa, ou balela....
Como sou meio S. Tomé....vc sabe.....
Abs
samukanvas
04/07/2007, 01:55
Vc não fez nada no seu leo?
O meu tá assim:
Gás - Mastiga giro de 4 aos 4000rpm e fica alí.... Máx. 120km/h
Gasolina - Um pouco melhor com máx. 145km/h
Sem tubo de admissão - normal.
Vale salientar que esse carro tá alterado. Cilindrada está 1.8 e volante e vira aliviados.
O que eu sentí mais foi a bronquite em alto giro. Não entra ar.... muitos vão falar que é porque tá tudo aliviado, mas sem o tubo de admissão, ela responde bem. Aliviei tudo pra melhorar a "pegada" quando ela era turbo.
Porra... Tô arrependido de não ter taxado e feito um comandinho pra álcool.... custaria menos e andaria mais :mrgreen:. Tô zoando... como o carro era da empresa e vai continuar com ela, quero deixar zerado desse problema manco que tá. :rolleyes:
Leo - Beethoven
04/07/2007, 14:42
Rodrigo, que carro é ? Digo o motor ?
A minha fazia isso mesmo....tem duas coisas que são fatais no GNV e fazem isso.....uma é a restrição do ar na admissão e segundo é restrição na saída no GNV....se faltar um ou outro, amarra em giros maiores...Há quem pensa, que estrangular o gas ao máximo vai gerar mais economia, mas é o inverso no GNV, pq vc acaba acelerando mais do que deveria e o carro não endando a tendência é andar mais reduzido e consumir mais......tem que avaliar bem o sistema e se for o caso abrir mais a saída do regulador liberando mais gas....
Na minha, óbvio que a perda de potência é evidente, mas desenvolve 160km/hora tranquilo, só tem que esticar um pouco mais....na gasolina, tá como sempre esteve....boa pra KCT....
Abs.
gutoxj98
04/07/2007, 21:39
Leo...eu acho que o Sergio nao colocou nenhum estrangulador de ar na instalacao do nosso Kit, pois a mangueira do GNV vai direto na mangueira que é ligada na TBI, e nao vai fixado direto na TBi, como em muitos carros a GNV que ja vi, ai sim iria uma peça metalica que abraça a boca da TBi assim restringindo a entrada de ar.
Samuka, tenta adaptar/instalar igual a foto que tenho da minha XJ, sei que nao é XJ, mas a receita deve ser a mesma......e um filtro esportivo de qualidade tbem ia bem.
essa mangueira, é de turbina de caminhao !!! deve ser muito barato.
E tbem um item que da uma forcinha extra é o variador de avanço, se nao tem..pode colocar que melhora um pouco.
ok ? se quiser mais fotos fala ai que eu tiro !!!
samukanvas
04/07/2007, 22:18
Leo e Guto, valeu pela ajuda.
O carro é uma chevy small truck mais conhecida como pick up corsa :mrgreen:. É mpfi e o kit é bão daquele italiano de tres letras.... esqueci o nome :putz:.
Abaixo uma foto do "pobrema". Procede isso aí gente? achei um lixo. Tô pensando em fazer um tubo de alumínio com rosca na medida do "pino" do gás com uns 3mm de parede. O que acham? :pensativo:
Leo - Beethoven
04/07/2007, 22:49
Fala sério essa gambi Rodrigo...pode parar.
Tenho um colega que tem um cilindro (pesado pacas) de 25m em uma Courier da Ford e anda bem pra caramba.....se fizer a coisa direito nao vai ficar igual a gasolina, mas vai melhorar pra kct.
Abs
Leo e Guto, valeu pela ajuda.
O carro é uma chevy small truck mais conhecida como pick up corsa :mrgreen:. É mpfi e o kit é bão daquele italiano de tres letras.... esqueci o nome :putz:.
Abaixo uma foto do "pobrema". Procede isso aí gente? achei um lixo. Tô pensando em fazer um tubo de alumínio com rosca na medida do "pino" do gás com uns 3mm de parede. O que acham? :pensativo:
Não é bem minha praia pois não uso GNV, mas vcs já viram os difusores que o pessoal da Pick-up Racing desenvolveu par as pistas ? É algo parecido com um anel venturi ( para aumentar a velocidade do ar e diminuir a pressaõ naquele ponto) que vc coloca na mangueira de aspiração e possui tres injetores ao redor do anel,. Homogeniza melhor a mistura antes da admissão e aumenta o rendimento ( palavra dos preparadores ).
samukanvas
04/07/2007, 23:09
Grande Leo,
Eu disse que não passava meu dedão...:mrgreen:. Meu medo é perder a garantia dessa bosta, saca? Por isso não metí a mão. Se eu fizer como eu acho, vou acabar discutindo com o instalador. Posso tb levar no torno da empresa e afinar esse PU até medir um "fio de cabelo"....
Sei lá.... vou fazer um teste eu mesmo, viu. Vou pegar um cano fino em Al. e testar regulando de orelha. Se miorá eu dou uma limada nesse original aí e levo lá pra regular. Alguem sabe quanto tem que dar no multímetro ligado na sonda a medição com gás? É igual a álcool?
Abs
samukanvas
04/07/2007, 23:12
Não é bem minha praia pois não uso GNV, mas vcs já viram os difusores que o pessoal da Pick-up Racing desenvolveu par as pistas ? É algo parecido com um anel venturi ( para aumentar a velocidade do ar e diminuir a pressaõ naquele ponto) que vc coloca na mangueira de aspiração e possui tres injetores ao redor do anel,. Homogeniza melhor a mistura antes da admissão e aumenta o rendimento ( palavra dos preparadores ).
Esse venturi é tipo um que vem no pescoço dos carbura? Tipo um mini "qubra-molas" no corpo, por dentro, do carbura?:pensativo:
Leo - Beethoven
04/07/2007, 23:27
Grande Leo,
Eu disse que não passava meu dedão...:mrgreen:. Meu medo é perder a garantia dessa bosta, saca? Por isso não metí a mão. Se eu fizer como eu acho, vou acabar discutindo com o instalador. Posso tb levar no torno da empresa e afinar esse PU até medir um "fio de cabelo"....
Sei lá.... vou fazer um teste eu mesmo, viu. Vou pegar um cano fino em Al. e testar regulando de orelha. Se miorá eu dou uma limada nesse original aí e levo lá pra regular. Alguem sabe quanto tem que dar no multímetro ligado na sonda a medição com gás? É igual a álcool?
Abs
Eu também só não bulinei no meu ainda, pq se não perco a garantia.....mas fiquei colado nos caras vendo a regulagem pra sacar....pelo menos no meu, tem uma válvula de ajuste do volume de GNV e tem outra de entrada de ar (depressão)....Tem que ajustar um pouco em cada, mas sempre acelerando o motor e sentindo ele ir liberando as rotações mais altas....
O esquema que vc disse que vai fazer, com certeza vai melhorar....pior do que tá, náo vai....
O Kit italiano que vc falou é o italiano Injetado BRC...j[a postaram até os manuais completos por aqui dele. Custa um brana do caramba, mas não vejo uma boa relação custo benefício....
Abs.
Vendra,
Não é conversa não, tem sim a função de melhorar a homogeinização em motores injetados, principalmente com o motor de baixa até média rotação, só que daí pra frente a restrição do venturí dá o ar da graça, mas na Pick-up Racing isso passa batido por causa do uso de turbo.
Sds,
Sukys
Alguem sabe quanto tem que dar no multímetro ligado na sonda a medição com gás? É igual a álcool?
Samuka,
Sonda Lambda só "enxerga" uma coisa: oxigênio.
Se o combustível é gasolina, álcool, diesel ou gás, tanto faz, porque a dita só responde em função do oxigênio livre.
Indicação de mistura estequiométrica é centrada em500mV, mas qualquer coisa entre 200 a 700 mV, aproximadamente, pode ser interpretada com tal. Acima de 700 vai pra rica, abaixo de 200 vai pra pobre, e pra desempenho em motor aspirado, 800~900 mV já está de bom tamanho.
Pra leitura pode usar voltímetro, mas só se for DECENTE, xing ling mal serve pra saber se a bateria está com carga ou morreu, e se tiver emulador de sonda não se esqueça de remover do circuito, caso contrário ficará até o século XXX esperando variação de indicação.
Faz tanto tempo que só agora é que lembrei, instalou o tacômetro que te mandei?
Sds,
Sukys
Abaixo uma foto do "pobrema". Procede isso aí gente? achei um lixo.
Fala sério, você está de sacanagem com essa foto, porque coisa do tipo nem em triciclo de criança movido à pedal.
Sds,
Sukys
samukanvas
06/07/2007, 19:13
Fala Pessoal,
Hoje eu tomei vergonha na cara e perdí um tempo pra fazer o flange do gás. Que se foda a garantia e vamo que vamo.
Seguinte: Eu não medí o consumo, mas garanto que não será alterado, já que só bebe quando acelera :mrgreen:.
Algumas fotos:
1. Antes
2. Já tudo desmontado e tubo que foi usado.
3. Já fazendo a flange por dentro. Fiz as saídas mais finas e o meio mais grosso pra ter mais rosca.
4. Peça já polida.
5. Peça já no lugar.
samukanvas
06/07/2007, 19:17
Quando instalei tudo e liguei o carro, nem funcionava no gás.... nada de marcha lenta nem acelerar.... morria direto... depois de 4 voltas na bomba e 8kg de pressão no turbo :shock: Minha ranger está com 780cv só no eixo dianteiro.... :mrgreen: Essa foi pra tirar o pessoal das picapes :mrgreen:. Bom... o carro não funcionou no gás. Depois de uma regulagem mais de olho pra poder ligar o carro, voltou a ter marcha lenta e a funcionar normalmente. De velocidade de giro, o gás ainda perde, mas tá muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuito melhor que antes. Não andei ainda... só daqui a pouco:mrgreen:.
Na gasolina parece que não aconteceu nada.... :dance:
Foto da comparação:
Samuka,
voce "zerou" o tal venturi, então ficou somente com a depressão do coletor / filtro e ainda assim consegue fazer o redutor liberar gás?
samukanvas
09/07/2007, 13:17
Costa,
Quase zerei.... ainda ficou um "mini-quebra-molas" porque senão iria ficar só com 2-3 roscas no bico do gás... achei melhor ficar com mais roscas pra não escapar gás, nem ar, ou sei lá o que :mrgreen:. Ficou com uns 5 fios de rosca e bem preso.
Dei umas 5 voltas no estrangulador que fica um pouco antes do bico "injetor" do gás... mas tá meio xoxo ainda... vou levar no inst. pra regular de novo.
Sukys,
Se lembra do mail que te mandei pedindo que me ajudasse a instalar o aparelho? Então, copiei e deixei na mão do meca na oficina do meu camarada. Como estava numa época muito tumultuada no trabalho e com outro carro pra cuidar, confiei na "habilidade" de um mecânico com vários anos de experiência. Quando fui verificar o serviço, o aparelho não acendia mais. O "super meca" derreteu o aparelho. Nunca te falei isso porque acabei vendendo o carro e porque vc tinha saído do fórum. Me desculpe pelo desperdício de tempo e dinheiro comigo. Fui falho nessa :parede:.
Abs
Samuka,
O uTac tem proteção contra inversão de polaridade de bateria e regulador de tensão interno que aceita até 30V de entrada. Pra torrar, só ligando em 110 ou então botando fogo.
Eu tinha até esquecido e só perguntei pra saber que fim tinha levado. Deixa pra lá.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
09/07/2007, 20:45
Rodrigo, me pareceu muito melhor pelas fotos....alías qualquer coisa que fizesse pra eliminar toda aquela restrição, vai melhorar muito....
Há quem ainda pense que quanto maior a restrição, melhor o rendimento....fala sério....as vezes é preciso abrir mão um pouco do consumo pra ganhar rendimento.....mas do jeito que o seu tava, nenhum nem outro....
Abs.
samukanvas
10/07/2007, 01:05
Mestre Sukys,
Derreteu foi um termo mal colocado.... Simplesmente não funcionava mais. O meca fez alguma cagada no aparelho que estragou. Assim como ele esqueceu de colocar óleo na caixa do mau samurai, assim como ele disse que tinha um bico injetor queimado no meu carro e eu descobrí um mal contato etc.... bom... já não falo com esse meca desde a venda do samurai :concordo: Mais uma vez, minhas sinceras desculpas pelo ocorrido. Depois que terminar minha XJ tenho a intenção de fazer um AP 2.0 Aspirado pra rua e vou te perturbar um pouco :mrgreen:.
Leo, onde vc esteve porra? Tem gente perguntando várias coisas de xj e meu agente preferido do CSIXJ estava fora... :mrgreen:
Vc recebeu minha mp com meu tel?
Abs
Leo - Beethoven
10/07/2007, 08:57
Leo, onde vc esteve porra? Tem gente perguntando várias coisas de xj e meu agente preferido do CSIXJ estava fora... :mrgreen:
Vc recebeu minha mp com meu tel?
Fala aí Rodrigo. Estava em Sertãozinho-SP na semana passada....foi corrido pra caramba...mal dava pra ver as mesangens por aqui....só respondi mesmo aquelas mais cricas que sabia de bate e pronto....tipo a sua, que quando vi a foto do jeito que tava, vi de cara a bost@ que tava....:mrgreen:
Cara, não recebi a MP....vc mandou pro Leo certo ? :mrgreen:
O meu caso com os caras do INMETRO deu uma mer..@...tão grande por conta de uma maldita importação por aqui e nem sei como vai vai ficar ainda....tá fo...@...
Abs.
BOm ... tem um tempinho que eu não lia .. .então demorei um pouco pra me atualizar.....
Rodrigo, .... acho que vc tirou "muito" do misturador.... agora ele não cria o efeito do venturi (ou cria pouco) pra puxar o gás....
Esse fds eu mudei o kit inteiro da Pathfinder por conta de performance... coloquei um kit Gerenciado (Just G3 BRC), aquele que ao invéz da molinha ele tem um motor de passo na mangueira da admissão
Bom, o cara trocou o misturador... (eu tinha um igual a este seu com o tubo do gás atravessando tudo) por um outro que é um venturi mesmo, sem o tubo atravessando (ele só prende na ponta) ... e com uma "camara" formada entre o cone de entrada e o de saída (parece que cabe um "disco" la dentro).....
Depois de trocar isso, trocar o redutor, trocar toda a eletrônica (acho que a sua Small truck Chevy ja deve ter tudo isso) ... e de instalar um variador de avanço (isso foi muuuuito importante)... saímos para dar uma volta e testar o carro...
O cara ligou um laptop no gerenciador e sentou (ops!) no banco do passageiro e fomos passear.....
Resultado... ele tem 5 condições diferentes para regular a mistura em cima de dados da posição do TPS, da sonda lambda, e mais 2 variáveis que eu esqueci agora.... Na verdade ele regula o quanto o motor de passo abre, porque tem muita coisa que funciona por depressão mesmo....
Depois da primeira volta ele deu mais um "tapa" no variador de avanço porque ela tava "embolando" em baixa e daí pronto... ficou show de bola....
Pouca coisa a menos que na gasolina e ficou melhor do que estava antes na gasolina (ah .. ele também limpou o corpo de borboletas).....
Agora sim ficou ótimo e o carro tá andando bem....
[]s
Bom,
Acabei de olhar a foto do Guto e tem a molinha .. não é o motor de passo que eu disse.... mas se bem regulado e com misturador bom também dizem que fica legal...
A corsinha acho que é obrigatório ter esse motor de passo por lei....
só que tem uma coisa... se o cara não sabe regular, esquece... na verdade o cara tem que ter noção de preparação de chip ....
O que normalmente acontece é de o cara travar numa regulagem padrão, como se fosse a válvula de mola e pronto....
Se o cara sabe bem o que tá fazendo ele consegue tirar mais retomada, mais estabilidade na marcha lenta e um pouco mais de economia.
O único que eu encontrei que me passou firmeza de saber fazer isso em SP foi a Gaspoint... inclusive tinha uma Cheroka Zero Km instalando o kit sequencial lá que é uma injeção eletronica de GNV.
[]s
Pô ... do jeito que eu escrevi parece que estou falando mal do Sérgio... mas não é isso não... ele foi bastante honesto, ofereceu um kit com um ótimo custoxbenefício e etc...
Só optei pela gaspoint por conta da programação do gerenciador, mas o Sérgio da GNV e Cia também me pareceu ser muito bom.
Abraços
Leo - Beethoven
11/07/2007, 10:07
Régis, posta umas fotos pra nós aqui de como ficou o seu sistema !!!
Quanto saiu essa brincadeira com esse kit BRC que vc instalou ?
Abs. (curiosos)
Ricardo Cubas
11/07/2007, 11:20
Regis,
Passa o telefone da GAS Point.
Abraços.
samukanvas
11/07/2007, 11:46
Boa regis, tb já ouví falar nesse motor de passo :palmas:. Vou tirar umas fotos do meu sistema e postar aqui pra podermos tentar tirar mais uns cv dele e tentar chegar mais perto da gasolina :concordo:
Tira umas do seu tb pra poder saber as diferenças e tentar arrumar por aqui no rio.
Abs
Márcio T
11/07/2007, 22:12
Rodrigo, pode até ser "mimimi", mas... Quando você "zerou" o venturi, praticamente voltou tua "small truck chevy" para a condição original - daí que melhorou o desempenho na gasolina. O problema é o seguinte: O efeito venturi para o GNV não é para "puxar" o gás (a pressão do GNV, mesmo depois do redutor, é maior que a do coletor), mas para criar turbilhonamento e misturar o gás com o ar de admissão. Aliás, este é um grande problema dos combustíveis gasosos - a dificuldade de obter uma mistura adequada. É bastante provável que, quando você estiver usando GNV, alguns cilindros recebam uma mistura muito rica e outros uma mistura muito pobre. Teoricamente, não foi uma boa solução, mas pode ser que a prática desmoralize a teoria, né? Vi uma vez um misturador de alumínio usinado, com diversos canais radiais, parecendo um queimador de fogão industrial. O cara falou que funcionava bastante bem.
Boa sorte.
Só agora que eu li isso....
Léo, pode deixar que vou tirar umas fotos para postar...
eu troquei TUDO o que tinha na frente do carro.... ficou só o cilindro e a tubulação até o redutor.... de resto foi tudo trocado (redutor, simuladores, misturador, mangueiras, chicotes, etc, etc, etc....)
Gastei 1.800
Ricardo, vale a pena dar uma olhada no site dos caras... tem bastante informação técnica... http://www.gaspoint.com.br/ o telefone deles é 11-6911-6445
Vou tirar umas fotos do meu kit e posto aqui (vou ver se consigo isso amanhã)
[]s
Leo - Beethoven
15/07/2007, 02:45
Só agora que eu li isso....
Léo, pode deixar que vou tirar umas fotos para postar...
eu troquei TUDO o que tinha na frente do carro.... ficou só o cilindro e a tubulação até o redutor.... de resto foi tudo trocado (redutor, simuladores, misturador, mangueiras, chicotes, etc, etc, etc....)
Gastei 1.800
Ricardo, vale a pena dar uma olhada no site dos caras... tem bastante informação técnica... http://www.gaspoint.com.br/ o telefone deles é 11-6911-6445
Vou tirar umas fotos do meu kit e posto aqui (vou ver se consigo isso amanhã)
[]s
Régis, se entendi, vc já tinha um KIT GNV e trocou a coisa todo por este sistema ? Que kit era o seu antes ?
Abs
guilhermerj
03/08/2007, 20:09
Eae pessoal,
Uma ajuda de leve.
Minha ZJ LTD 98 tá rodando uma blzin no gás e gasolina, exceto pelo alto consumo gas 5km/l - Gás 7km/m³... que já é tradicional...mas isso faz parte.
O lance é que em recente a visita minha instaladora de GNV constataram q uma das minhas duas sondas lambda, (a que fica proxima ao motor), está travada, ou seja, não envia nenhuma iinformação para o GERENCIADOR DE AVANÇO ELETRÔNICO do meu kit GNV.
Com isso a uma desregulagem do consumo de combustivel (gás e gasolina).
Pergunta:
É isso mesmo, duas sondas na viatura?
E outra, o q pode estar acontecendo com sonda travada?
Isso também pode acarretar em alto consumo da viatura?
Ou os caras instaladora estão tentando pegar + $$$$$?
help one more time!!!
Abçs!!!!
Guilherme,
São duas lambidas sim.....:twisted::twisted:.......agora se tem alguma com defeito a indicação ''Check Engine'' deveria estar acesa no painel......:concordo:
Não gosto e não sou expert em GNV, mas sei q fazem um monte de adaptações para a instalação do GNV, uma delas se não me falha a memória é inibir a lambda qdo o uso é GNV.....:pensativo:
Já já aparece a turma do GNV e te esclarece...:mrgreen:
guilhermerj
03/08/2007, 21:57
Guilherme,
São duas lambidas sim.....:twisted::twisted:.......agora se tem alguma com defeito a indicação ''Check Engine'' deveria estar acesa no painel......:concordo:
Não gosto e não sou expert em GNV, mas sei q fazem um monte de adaptações para a instalação do GNV, uma delas se não me falha a memória é inibir a lambda qdo o uso é GNV.....:pensativo:
Já já aparece a turma do GNV e te esclarece...:mrgreen:
Nzardo,
Bem lembrado, no meu painel não acende luz alguma. Tudo perfeitin!
A danada da Sonda lambda tem q funfar na marca, para q o gerenc. de avanço fique 100%. Atualmente tá 80%....rsrsrs q chute feio.
Pq raios a sonda defeituosa passa batido pelo check system?
Ainda aguardando uma LUZ para esta questão...
Abçs!
gutoxj98
04/08/2007, 13:58
Eae pessoal,
Uma ajuda de leve.
Minha ZJ LTD 98 tá rodando uma blzin no gás e gasolina, exceto pelo alto consumo gas 5km/l - Gás 7km/m³... que já é tradicional...mas isso faz parte.
Pergunta:
É isso mesmo, duas sondas na viatura?
E outra, o q pode estar acontecendo com sonda travada?
Isso também pode acarretar em alto consumo da viatura?
Ou os caras instaladora estão tentando pegar + $$$$$?
help one more time!!!
Abçs!!!!
Guilherme, como o Mestre znardo disse sao 2 sondas mesmo, mas a segunda que vai perto do catalizador somente verifica as poluiçao que vc ta causando ao meio ambiente......
Quanto ao consumo, isso é na cidade ou estrada ??? pq a minha XJ que nao é uma V8....ta fazendo 7,0 a 7,5 km/m na cidade.......se a sua ta fazendo 7 com V8....eu acho que ta otimo...poucas pessoas de V8/GNV fazem esse consumo aqui aqui no forum. ou vc tava querendo fazer uns 12 km/m3 ??? hehehehehehe com teu V8oitão ?????
Eu acho que teu consumo ta excelente para um V8......os caras aqui reclamam que az ZJ tao fazendo 5 a 5,5 por m3.
A sua instaladora ta querendo mais $$$$ do dono da Gran Cherokee......isso todos nós sofremos.
um abraço e tenta levar em outra convertedora pra ver.
guilhermerj
04/08/2007, 15:59
Guto,
Caso o meca detecte que uma sonda está ruim, quanto custa uma nova?
Será q é caro para trocar a sonda?
vlw!
gutoxj98
04/08/2007, 17:03
Guto,
Caso o meca detecte que uma sonda está ruim, quanto custa uma nova?
Será q é caro para trocar a sonda?
vlw!
Original tem desde 38 doletas a 72 doletas .....sem contar o frete uns 35 USD + 60 % Imposto + 18 % icms.
entao uns R$ 140,00 no teu cartao + 43,32 I.I. + 14,00 ICMS + 18 Aduana e esses 3 aí em dinheiro quando te entregarem !!! geralmente leva uns 3 a 4 dias na porta de casa.
http://www.rockauto.com/catalog/x,carcode,1315993,parttype,5132
Na concessionaria nao sei, mas barato te garanto que nao é !!!!
Me parece que algum candango aqui botou sonda de fiesta, e que custou uns 90 pila.......nao sei......precisa pesquisar. caso queira gastar menos e fazer uma soluçao nao original !!!!!
http://www.forcecar.com.br/index2.htm
o modelo deve ser DPL-8430....no site fala que é universal para importados com 4 fios......
Mas como nao acende nada no painel.......acredito nao ser isso nao.
O consumo existem varios fatores
Pneus muchos
Cabos de Vela
vela
Oleo de cambio ( se trocar melhora bem )
Pézão pesado
Rock and Roll em alto volume
etc
ok ????
Márcio T
04/08/2007, 18:25
Olá, pessoal.
Não sei no caso das Cherokees, mas as Explorer V8 tem 3 sondas lambda:
1 para cada coletor (4 cilindros do lado direito e 4 cilindros do lado esquerdo) e mais uma após o catalisador.
Não necessariamente uma falha na sonda faz acender o CHECK ENGINE. Se a sonda está "travada", enviando uma voltagem fixa que não seja entendida como uma emissão de poluentes ou uma mistura pobre/rica, não haverá indicação de falha - mas o scanner pode ler esta falha.
Márcio
guilhermerj
04/08/2007, 20:17
OPaaaa! já evoluiu...
Com essas info já posso ir no meca............trarei noticias em breve com o desfecho.
Vlw ae!
Leo - Beethoven
04/08/2007, 21:27
Nas XJ são duas sondas mesmo. Uma downstream (depois do Cat) e outra upstream (antes do cat). Ambas quando defeituosas fazem acender a luz do Check-Engine, mas em algumas situações, elas fogem bastante da faixa de operação, mas ainda não o suficiente para acionar a luz de erro. Nesses casos, o consumo pode aumentar. Lembrando que só o sinal da sonda upstream corrige os parâmetros de injeção, a de downstream apenas é informativa, ou seja, se a segunda pifar, a única diferença que faz é acender a luz no painel.
Abs
BLz pessoal.
Leo, já modificaste o mesclador instalado no kit? Sobre aquelel lá de Floripa, já veio informação?
BLz pessoal.
Leo, já modificaste o mesclador instalado no kit? Sobre aquelel lá de Floripa, já veio informação?
Boa noite Costa,
Fiquei de verificar isso com o cara aqui de Floripa. :mrgreen: Cheguei de viagem hoje e semana que vem estarei de férias só lidando com a cheroka. Só não vou procurar muito, porque como já falaram aqui.... quem procura acha!!:concordo:
Vou ligar para aquele cara e ver com ele aquelas informações que vocês pediram.
Na segunda ou terça verei isso e passo para vocês aqui. Se tiverem alguma outra dúvida mandem aí que eu perguntarei para ele.
Um abraço:concordo:
Leo - Beethoven
05/08/2007, 11:20
Costa, ainda não alterei nadano mesclador, não ainda, mas estou na captura....como o Jéster disse, ele vai ver com aqueles caras de Floripa pra ver se eles tem um melhor, aí sim vai começar a brincadeira.
Tô pesquisando ainda sobre aquela vávula que falei, ficaram de me dar um retorno, mas ainda não veio nada. Esta semana vou pegar mais pesado com os caras pra ver se consigo algo de concreto.
Abs.
guilhermerj
05/08/2007, 13:30
Nas XJ são duas sondas mesmo. Uma downstream (depois do Cat) e outra upstream (antes do cat). Ambas quando defeituosas fazem acender a luz do Check-Engine, mas em algumas situações, elas fogem bastante da faixa de operação, mas ainda não o suficiente para acionar a luz de erro. Nesses casos, o consumo pode aumentar. Lembrando que só o sinal da sonda upstream corrige os parâmetros de injeção, a de downstream apenas é informativa, ou seja, se a segunda pifar, a única diferença que faz é acender a luz no painel.
Abs
Leo,
Exatamente como o meca explicou, é lógico que ele usou um vocabulário menos técnico.hehehe!
Agora vou levar na oficina, scanear a bagaça e ver como andam minhas sondas lambda.
A propósito, alguém sabe quantos fios têm e o tamanho da fiação p/ sonda upstream da ZJ 98?
Abçs!!!
Leo - Beethoven
05/08/2007, 20:11
Leo,
Exatamente como o meca explicou, é lógico que ele usou um vocabulário menos técnico.hehehe!
Agora vou levar na oficina, scanear a bagaça e ver como andam minhas sondas lambda.
A propósito, alguém sabe quantos fios têm e o tamanho da fiação p/ sonda upstream da ZJ 98?
Guilherme, quando o meca colocar o scanner no carro e ligar o motor, vai poder avaliar exatamente aonde está a faixa de operação da sonda lambda. O próprio scanner (se não for muito vagabundo) define os limites em função da configuração prévia do veículo na memória do scanner. É pá-e-pum como dizemos por aqui.
Se não me falhe a memória, as sondas lambda das cherokees são 3 fios...mas é fácil conferir, só olhar debaixo do carro....hehehe....da última vez que olhei, vi que eram sondas normais e até aceitariam as sondas "universais", mas se for fazer esta escolha, pegue uma com marca conhecida, tipo uma Thompson, ou algo assim....eu mesmo já me ferrei com uma dessas genéricas....
Abs
Bom.... tardo mas não falho... heeheh
seguem as fotos do motor de passo, do gerenciador e dos 3 módulos (2 simuladores de bicos e mais 1 variador de avanço
O tel da gaspoint tem no site deles www.gaspoint.com.br (http://www.gaspoint.com.br)
Abraços e desculpem a demora nas fotos (tava com problemas de criança chorando em casa ehehheeheh)
Agora fotos do misturador antigo.
Notem que ele tinha o tubo invadindo o centro do "venturi"
Pena que não tenho foto do misturador novo, mas tem as seguintes mudanças:
1- O diâmetro interno é maior
2- O "cone do venturi é dividido em 2 (um pra cada lado como o outro) e o espaço entre os 2 cones forma um "anel" que serve para melhorar a emulsão da mistura
Leo - Beethoven
06/08/2007, 08:07
Régis, valeu pelas fotos. O serviço me pareceu ter sido muito bem feito.
Seria muito legal se vc conseguisse umas fotos do misturador novo pra comparar....
Pelo que eu vi do misturador antigo, acredito que ele dava muita restrição mesmo. Creio que na gasolina a coisa devia ser pior ainda.
Abs,
Regis, bom dia.
Também tenho na Sport, um venturi como este das fotos, como tu não conseguiste as fotos do que foi montado, esse montado agora na tua é BRC? Será que consegues informações de fabricante do novo?
sds
Regis, bom dia.
Também tenho na Sport, um venturi como este das fotos, como tu não conseguiste as fotos do que foi montado, esse montado agora na tua é BRC? Será que consegues informações de fabricante do novo?
sds
Pessoal, respondi no tópico cherokee sport, sobre o mesclador , Im sorry, é tal da KGM de Sampa e outras coisas...
Abraço aos amigos.
Leo - Beethoven
09/08/2007, 21:20
Rubem, valeu a dica....vou fazer uma pesquisa por aqui em Sampa e vejo se acho alguma coisa...
Abs
Rubem, valeu a dica....vou fazer uma pesquisa por aqui em Sampa e vejo se acho alguma coisa...
Abs
Leo ,
beleza entaw, qualquer coisa diz aí , respondi lá no teu tb...
Tu viu o numero de pessoas ligadas aqui agora??? 27!!!!!! Que responsae que legal hein??????
Abraço aos amigos.
Leo ,
beleza entaw, qualquer coisa diz aí , respondi lá no teu tb...
Tu viu o numero de pessoas ligadas aqui agora??? 27!!!!!! Que responsae que legal hein??????
Abraço aos amigos.
38 pessoas agora!!!!!!!! Suvs , precisamos de outro tópico urgente, quem sabe o teu?????hahahahahaha, ou o do Guto, como esta ficando????
Leo - Beethoven
09/08/2007, 21:53
Volto a falar que o fórum deveria ter mais sub-categorias pra dividir as coisas melhores....o pessoal daqui merece....tem sempre muito mais gente por aqui que eu outras categorias com mais destaque....
...vai entender...
Abs.
gutoxj98
10/08/2007, 23:24
38 pessoas agora!!!!!!!! Suvs , precisamos de outro tópico urgente, quem sabe o teu?????hahahahahaha, ou o do Guto, como esta ficando????
Acabei o logo hj........ tava meio parado......mas agora tamo rodando ele de novo........meu primo ta fazendo, mas ele tava trabalhando muito e nao tava dando tempo..........e é de graça, entao nao posso cobrar muito dele !!!!!
depois temos que levar ele no Bahamas e ta tudo pago !!!!!! hehehehe
se reabrir é claro
um abraço
Leo - Beethoven
11/08/2007, 00:00
Ptz..é mesmo....agora que o site não sai mesmo....o Bahamas tá fechado....:mrgreen:
PessoALL, Blz, Bom dia dos Pais para todos.
Leo, em outro post, tu achaste alguém com uma válvula elétrica para o GNV, achei os links de um fórum e em seguida o de um distribuidor, será o mesmo que tu achaste?
http://66.98.192.100/~omega/forum/viewtopic.php?p=46865&sid=3fce97d14d2b0f09b9840db8b68fcc12
http://www.gnvpowerplus.com.br/
Como não tem informações específicas e não tem distribuidores / representantes no RJ, vê por aí qualquer coisa.
gutoxj98
12/08/2007, 16:20
Costa, mandei um mail pros caras vamo ve se eles respondem, pelo que li no forum do omegaclube, o equipamento custa R$ 250,00 mas tem desconto se comprar mais de uma peça !!!!!!
vamos esperar a resposta deles !!!!! ai conforme for, poderiamos comprar todos juntos, assim sairia mais barato !!!!!!
Mas pelo que vi produto dos caras somente nao restringe a entrada de quando anda na gasolina, eu queria alguma coisa que nao fosse tao restritiva tbem no GNV, pra ver se ganhamos um pouco mais de potencia !!!
um abraço
Leo - Beethoven
12/08/2007, 18:07
Costa, é exatamente o sistema que eu vi !!!
Como o Guto disse, a idéia dessa coisa é diminuir a restrição que o misturador dá apenas no uso com a gasolina, ou seja, iria deixar a XJ com o desempenho original do carro como se não tivesse GNV.....mas em tese, poderia usar um misturador melhor pro GNV nesse sistema, pois estaria aberto quanda na gasolina.
Como o Guto já mandou um e-mail pros caras, vamos aguardar pra saber o preço....se for o caso, corro atrás pra achar um melhor e mais barato.
Abs
PessoALL, BLz.
Pelo que entendi, lendo o forum do omega, que a peça também tem entrada do GNV, funcionaria como venturi / mesclador. Mandei também um e-mail, mas não perguntei se tinha a tal conexão do GNV, ou se tem que usar um misturador, porr... mas também qual seria a novidade se precisasse usar! Perguntei se, como tenho a tal da válvula com motor de passo , poderia ser montado no "lugar", já que a eletronica toda está lá, considerei que já tava pronto para uso
PessoALL, BLz.
Pelo que entendi, lendo o forum do omega, que a peça também tem entrada do GNV, funcionaria como venturi / mesclador. Mandei também um e-mail, mas não perguntei se tinha a tal conexão do GNV, ou se tem que usar um misturador, porr... mas também qual seria a novidade se precisasse usar! Perguntei se, como tenho a tal da válvula com motor de passo , poderia ser montado no "lugar", já que a eletronica toda está lá, considerei que já tava pronto para uso
O objetivo principal desse mesclador seria melhorar o desempenho na Gasolina? A minha cherokee não anda com bom desempenho na Gasolina e no GNV mesmo parece um carro 1.0.
Um abraço
Jester,
considerando que a tal peça tenha entrada para o gás e que quando comutar para gasolina abra totalmente, deve voltar para bem perto do que foi originalmente na gasol. Pode ser que seja boa para o gás, mas vamos ter que esperar alguma informação mais técnica e detalhada.
Jester,
considerando que a tal peça tenha entrada para o gás e que quando comutar para gasolina abra totalmente, deve voltar para bem perto do que foi originalmente na gasol. Pode ser que seja boa para o gás, mas vamos ter que esperar alguma informação mais técnica e detalhada.
Boa noite Costa,
Isso seria muito bom. Essa semana também vou procurar aquele cara aqui de Floripa que o pessoal aqui no fórum falou que ele trabalha com essas peças.
Um abraço
Jester,
o tal de floripa, comercializa um mesclador de uma empresa argentina, tal de PROGAS. Pode ser que indo lá, tu consiga resolver o problema do teu carro, e daí já vais poder dizer se presta ou não.
Leo - Beethoven
12/08/2007, 22:41
Exatamente isso a idéia desse dispositivo.
Jéster, se puder pegar todos os detalhas desse mesclador aí que o Costa mencionou, seria legal...:concordo::concordo:
Abs
gutoxj98
13/08/2007, 13:15
Pelo desenho desta peça no site dos caras, nao seria muito dificil fabricar uma nao.....o funcionamento é igual a borboleta da tbi........o cano do gnv seria o eixo da borboleta e um motorzinho, tipo "servo" de aviao RC, faria a movimentacao.
Ai léo ......... poe o CSI / XJ pra funcionar ai brother !!!!!!!!...heheheheh
um abraço.........
OBS - nao veio a resposta pelo e-mail ainda...estou no aguardo !
Leo - Beethoven
13/08/2007, 14:47
Guto, com certeza dá pra fazer isso na boa, mas a questão é o preço e o saco...entende ? Se por exemplo, os caras cobram 150-200 pilas por algo assim, vale muito mais a pena comprar pronto.
Agora, se o Jéster consegue maiores detalhes de um mesclador melhor pra nossas XJ, adaptar esse mesclador nessa borboleta elétrica, aí sim a coisa se torna mais divertida....
Vamos esperar os caras responderem......e o Jéster fazer a lição de casa dele (hehehe) aí nós vamos pras cabeças....
E aí, Serra Negra esse finde ?
Abs.
Guto, com certeza dá pra fazer isso na boa, mas a questão é o preço e o saco...entende ? Se por exemplo, os caras cobram 150-200 pilas por algo assim, vale muito mais a pena comprar pronto.
Agora, se o Jéster consegue maiores detalhes de um mesclador melhor pra nossas XJ, adaptar esse mesclador nessa borboleta elétrica, aí sim a coisa se torna mais divertida....
Vamos esperar os caras responderem......e o Jéster fazer a lição de casa dele (hehehe) aí nós vamos pras cabeças....
E aí, Serra Negra esse finde ?
Abs.
Boa tarde Pessoal...
fiz o dever de casa... ficou meia boca... mas fiz.:mrgreen::twisted:
Fui na oficina do tal de Daniel, o nome da oficina é Progás (coincidência :mrgreen:).
O cara é argentino e pelo que eu pude entender ele é o cara que faz esses equipamentos da Progas. Ele mesmo me falou... "a Progás soy yo.":mrgreen:
Ele faz parte das peças aqui mesmo (usinagem) e outras peças ele trás das frequentes viagem para a Argentina. Ele comentou que a instalação de Gás nesses nossos motor 6 cilindros é realmente um problema e com esse mesclador que ele vende, melhora bastante o desempenho, tanto na Gasolina quanto no GNV. Esse mesclador foi desenvolvido para carros de alta performance e a principal característica dele é que ele tem uma espécie de "regulagem" através de anéis que consegue se adaptar mais facilmente a cada tipo de carro. Ele estava sem nenhum modelo para a cherokee, mas vai receber dentro de 10 dias. Preço: R$ 210,00 instalado e regulado através de computador (?).
Comentei com ele que meu carro é muito manco no GNV e na gasolina não rende como deveria e ele me "garantiu" que o rendimento do motor vai aumentar bastante na utilização de ambos combustíveis. Ele me mostrou uma caixa com vários mescladores de várias marcas que ele tem trocado (alguns de plástico, outros de metal) e mostrou que o funcionamento é um pouco diferente. Segundo ele, não necessariamente precisa aumentar a passagem e sim adequá-la para cada tipo de motor. O mesclador é exatamente aquele modelo que tem no site deles, só varia as dimensões de carro para carro.
Impressões minha: A oficina não é grande coisa, pelo visto isso é o que eles mais fazem. O proprietário da oficina não era muito de papo, mas ao mesmo tempo que não passou muita confiança, não pareceu ser um daqueles enrolões que prometem tudo. Tem cara de ser um cara simples com segurança no que faz.
O nome dele é Daniel, o mail é cdanielgonzalez@ig.com.br, telefones (48) 3244 9956 / 9992 4447. Também tem um mail da progas que é progas@progas.com.ar
O site é www.progas.com.ar
Continuando...
Ele me entregou um folder em portugues que mostra alguns gráficos de ganho de potencia tanto no GNV quanto na gasolina. O folder também mostra redução de consumo, mas na nossa conversa ele falou que isso era uma consequência devido ao ganho de potencia e melhor utilização do motor do carro. Segundo o folder também é reduzido as emissões de CO, HC e NOx.
Acho que era isso.
Dúvidas?
Leo - Beethoven
13/08/2007, 18:28
Jéster, vc realmente fez a lição de casa muito bem !!!
Teria como vc identificar no site desses caras o modelo que vc viu por lá desse mesclador ? Sei que o cara não tinha lá no momento, mas ele deve ter lhe mostrado algum similar.....quero ver uma foto desse bicho pra ter uma idéia mesmo se a coisa é boa, ou vamos trocar 6 por "meai-dúzia".
Valeu mesmo.
Abs.
Jéster, vc realmente fez a lição de casa muito bem !!!
Teria como vc identificar no site desses caras o modelo que vc viu por lá desse mesclador ? Sei que o cara não tinha lá no momento, mas ele deve ter lhe mostrado algum similar.....quero ver uma foto desse bicho pra ter uma idéia mesmo se a coisa é boa, ou vamos trocar 6 por "meai-dúzia".
Valeu mesmo.
Abs.
Léo,
Ele não chegou a mostrar um completamente montado para mim... ele apenas mostrou as peças e meio que começou a montar. Ele se preocupou mais em mostrar os antigos que ele tirou do que esses. Ele começou a montar um que pareceu ser muito semelhante a esses que aparecem na página deles. Vai no catálogo.... escolhe Argentina... Chrysler.... e está lá na cherokee 4.0.
O principal desse mesclador é a parte interna que tem um cone e os anéis que compoem o interior. Tudo de metal.
Vou ser bem sincero... deu vontade de instalar um desses.:twisted:
Leo - Beethoven
13/08/2007, 20:39
Jéster, vou dar uma pesquisada nesse mesclador melhor....vou perguntar por uns cantos pra ver o retorno de quem quem conhece, vamos ver o que rola e aviso a todos por aqui.
Valeu a pesquisa por aí.
Abs
gutoxj98
14/08/2007, 13:17
Leo CSI / XJ......
1º Nesta quarta, como nao tem mais Ibira.....vamo tomar umas caixas e trocar ideias ?????
2º Vc ja tirou aquela mangueira do GNV........tirei a minha pra ver, ...... cara, tem o mesclador no meio da mangueira......e logo na base da mangueira, colado a TBI tem + 1 estrangulador de AR...........será que serve para segurar o GNV na TBI e nao dar estouro ? se tirar o bixo melhora ???? vou fazer esse teste !!!
mas da uma olhada no teu pra ver !!!!!......ou seja, na adiantaria nada colocar esse mesclador eletrico...pois temos mais de um estrangulador !!!
ahhh e nao esquece do item nº 1, que é o mais importante !! heheheh
abraço a todos
Leo - Beethoven
14/08/2007, 14:00
Leo CSI / XJ......
1º Nesta quarta, como nao tem mais Ibira.....vamo tomar umas caixas e trocar ideias ?????
2º Vc ja tirou aquela mangueira do GNV........tirei a minha pra ver, ...... cara, tem o mesclador no meio da mangueira......e logo na base da mangueira, colado a TBI tem + 1 estrangulador de AR...........será que serve para segurar o GNV na TBI e nao dar estouro ? se tirar o bixo melhora ???? vou fazer esse teste !!!
mas da uma olhada no teu pra ver !!!!!......ou seja, na adiantaria nada colocar esse mesclador eletrico...pois temos mais de um estrangulador !!!
ahhh e nao esquece do item nº 1, que é o mais importante !! heheheh
Guto, tô pensando em ir ao Pacaembú na quinta, e aí tá afim ?? Até seria uma boa ir tomar uma na quarta mesmo....mas já estou em negociação desse alvará pra quinta, se eu falar da quarta também, aí eu tô na roça....rsrsrs...e aí, vamo lá ?
E Serra Negra no finde, vamo cara !!! Tá do lado de Atibaia, pro cê é filé !!! Eu não vou lá pra SN pra fazer trilha, mais pra curtir o evento mesmo, tomar umas na cidade a noite, comer uns gordurames diferentes, etc...
Eu já tinha visto esse esquema do mesclador na minha....mas não pode remover nada dali pra rodar sem por que vai ficar uma porcaria....aliás, bem safado o nosso nosso sistema, não é ? A idéia que eu tenho em mente é conseguir ou um mesclador melhor, tipo esse do Progás ou ainda um daqueles com borboleta, e aí sim remover o que já existe.....sacou a idéia agora ?
Abs.
gutoxj98
14/08/2007, 21:32
Guto, tô pensando em ir ao Pacaembú na quinta, e aí tá afim ?? Até seria uma boa ir tomar uma na quarta mesmo....mas já estou em negociação desse alvará pra quinta, se eu falar da quarta também, aí eu tô na roça....rsrsrs...e aí, vamo lá ?
E Serra Negra no finde, vamo cara !!! Tá do lado de Atibaia, pro cê é filé !!! Eu não vou lá pra SN pra fazer trilha, mais pra curtir o evento mesmo, tomar umas na cidade a noite, comer uns gordurames diferentes, etc...
Eu já tinha visto esse esquema do mesclador na minha....mas não pode remover nada dali pra rodar sem por que vai ficar uma porcaria....aliás, bem safado o nosso nosso sistema, não é ? A idéia que eu tenho em mente é conseguir ou um mesclador melhor, tipo esse do Progás ou ainda um daqueles com borboleta, e aí sim remover o que já existe.....sacou a idéia agora ?
Abs.
Paca na Quinta....fechado !!!!! antes de ir eu te ligo....ainda mais que fica muito perto de casa.....com 1/2 m3 eu chego lá !!! hehehehehe
Neste Finde nao irei para atibaia, ficarei em sampa fazendo uns trampos atrazados .......se os trampos nao rolarem......pode ser, mas terei que voltar.
Quanto ao nosso sistema, to loko pra meter o esmiril nos restritores de ar.......vc acha que pode dar pau ?????
valeu brow
Leo - Beethoven
14/08/2007, 22:27
Guto, tudo indica que vai rolar Paca mesmo....vc tem sorte...de lá na minha casa tenho que abstacer duas vezes.....hehehe...sacanagem...mas me liga e combinamos.
Vai devagar antes de esmerilhar os bagulhos....pq depois não tem volta....se quiser experimentar...arranca um e outro...liga...desliga...e vê como fica....mas cortar, esmerilhar sem chances antes de ter outro na mão pra trocar...
Abs.
gutoxj98
15/08/2007, 11:37
Isso sempre, tem que ter outro na mao, é so passar em alguma autorizada Brastemp e afins e comprar as peças.......aquele estrangulador parece boca de fogao....hahahahahhaha
te ligo entaosis....abs
Leo - Beethoven
15/08/2007, 13:12
Isso sempre, tem que ter outro na mao, é so passar em alguma autorizada Brastemp e afins e comprar as peças.......aquele estrangulador parece boca de fogao....hahahahahhaha
Guto, sério mesmo, não duvido que seja Brastemp mesmo...:concordo:
Abs.
Olá PessoALL, Blz
Acompanhei a montagem do GNV e somente um mesclador existe no sistema, lá em cima do TBI, na boca, dentro da caixa de ar - fiz questão. Parece que tá meio asmático, mas pelo visto, o de voces tá com bronquite mesmo, com um mesclador e mais um restritor... não acredito que a diferença possa ser somente a montagem da válvula com o motor de passo e o blablabla eletronico. Quanto ao hermano, com certeza não abriria a caixa de ferramentas...e no site, não tem uma "descrição" boa do meZclador, nem dá para saber as peças. Também mandei mail para os tais de americana, também não chegou resposta, tem uma firma de Rio Claro: MR Conexões, alguém sabe do material dela?
Sds a todos
Leo - Beethoven
17/08/2007, 09:49
Pelo jeito esta questão do GNV tá difícil.....será que tem algum fórum tipo esse aqui na Argentina ou na Itália (onde o uso do GNV é popular tbém) ? Queria ver as idéias que esses caras tem por lá...
Abs.
Blz pessoal,
A foto anexada, do mesclador montado na caixa de ressonancia, tem o menor diâmetro = 27 mm, aproximadamente (que diferença, considerando que o TBI tem 60 mm!. E o sentido do fluxo de ar é dele para o cone, este sentido está correto?
Leo - Beethoven
20/08/2007, 21:57
Costa, esse sistema aí é o seu ? Montar o mesclador na caixa de ressonância, até aí td bem....mas se eu entendi a foto o bocal que aparece na foto iria no TBI, certo ? Então o cone estaria sim invertido....
Estranho isso....
Abs
Boa noite,
Quando eu fui no cara do Prógas eu perguntei para ele sobre o variador de avanço (porque eu acho que a minha não tem) e ele falou que em motores potentes como o da cherokee era besteira e acabava piorando.
Procede isso?
Um abraço
Leo - Beethoven
20/08/2007, 22:37
Boa noite,
Quando eu fui no cara do Prógas eu perguntei para ele sobre o variador de avanço (porque eu acho que a minha não tem) e ele falou que em motores potentes como o da cherokee era besteira e acabava piorando.
Procede isso?
Essa eu vou deixar pro Guto dar o testemunho dele....vc vai ver.
Abs
Costa, esse sistema aí é o seu ? Montar o mesclador na caixa de ressonância, até aí td bem....mas se eu entendi a foto o bocal que aparece na foto iria no TBI, certo ? Então o cone estaria sim invertido....
Estranho isso....
Abs
Certo, é o bocal da caixa, vai direto no TBI, então o povo tá sem saber qual o lado certo, vai entender... O que tem montado no teu carro tem o mesmo diametro de ~27mm no menor diametro?
A firma de americana respondeu o mail, mas não tem informação relevante, soubeste algo por aí?
Boa noite,
Procede isso?
Um abraço
Jester, a firma de Americana,SP que comercializa um tipo de válvula regulável, diz no site que como a mistura do GNV será melhor, não seria necessário o uso...???
Mas, montaste o tal misturador da PROGAS?
Jéster,
Comparado ao álcool ou a gasolina, gnv tem maior tempo de queima, e isso é ponto pacífico, não tem o que discutir.
Como o avanço do distribuidor (seja por meio mecânico ou eletrônico) foi projetado levando em conta o combustível original, quando se faz uso do gnv torna-se NECESSÁRIO adequar o tempo de ignição, o que se faz com o uso de variador de ponto, que é altamente desejável em motor à álcool e OBRIGATÓRIO em motor à gasolina, caso contrário é desempenho de menos e consumo demais.
Tem muito mecânico por aí que fala que isto ou aquilo não é necessário, e isso acontece por:
-desconhecimento
-não tem o equipamento à venda
-se tem não sabe como ajustar
-se tem e sabe ajustar é o variador que não varia nada, ou se varia, varia da forma errada
Pelo que tenho fuçado por aí, instalação de primeira é excessão, a regra ainda é coisa dos tempos da caverna.
Sds,
Sukys
Sukys,
em outro post, tu disseste algo sobre uma eletroválvula para a alimentação do GNV, com passagem plena para quando à gasolina, é o mesmo tipo do vendido neste link: http://www.gnvpowerplus.com.br/ , ou tem outra possibilidade?
Pelo jeito esta questão do GNV tá difícil.....será que tem algum fórum tipo esse aqui na Argentina ou na Itália (onde o uso do GNV é popular tbém) ? Queria ver as idéias que esses caras tem por lá...
Não está dificil não, Leo, eu mesmo já dei a dica alguns posts atrás, mas pelo visto passou batido... :-)
Seguinte, basicamente existem dois tipos de controle de alimentação de GNV: por pressão negativa (depressão) ou pressão positiva.
Por depressão (que é o sistema mais arcaico) o controle é puramente mecânico, onde a intensidade da depressão no coletor é quem determina a maior vazão de gás. Por isso que nestes sistemas existe a obrigatoriedade de venturí (não o lixo que são essas chapas furadas que mal fazem a vez e que só servem pra restringir a admissão de ar).
Por pressão positiva (que é o estado da arte) existe a necessidade de gerenciamento eletrônico pra controlar o volume de gás injetado em função do requisito do motor, que em ultima análise é feito por eletroválvula.
Sistema por depressão dá pro gasto em motor carburado, mesmo porque o carburador obrigatoriamente possui um venturi que obrigatoriamente já restringe o motor, e como não dá pra funcionar sem ele nem no combustível líquido, paciência.
Agora, em motor injetado a conversa muda completamente de figura, porque a presença do venturi, se necessária pro GNV em sistema por depressão é péssima pro desempenho do combustível liquido que ANTES não possuia restrição, e que agora tem em função da presença do venturi.
Resumo da história: motor injetado NÃO DEVERIA fazer uso de controle de GNV por depressão, caso contrário é perda de desempenho no combustível original, e quanto a isso não existe nem choro nem vela.
Nenhum sistema de GNV deveria fazer uso de chapa de lata de conserva com furo no meio. Nem adianda estampar na chapa a palavra "venturi" que não vai funcionar NUNCA como tal, e quanto a isso também não existe nem choro nem vela.
Se a idéia é usar sistema de GNV por depressão em motor injetado, que se faça uso de venturi, aquela coisa que tem perfil de asa de avião e que serve pra aumentar a velocidade do fluxo de ar, e que seja bem projetado para gerar a MENOR RESTRIÇÃO POSSÍVEL sem compromenter o funcionamento do regulador de gás, daí consegue-se alguma melhora no gás e até alguma melhora no combustível liquido. Saiu disso é procurar pêlo em ôvo, porque motor injetado deveria fazer uso de regulador de GNV por pressão positiva.
Se alguém tiver dúvida sobre o que escrevi é só procurar entender como é que se faz a dosagem de gás em função do requisito do motor, daí entenderá o porque da necessidade do venturi nos sistemas mais antigos.
Venturi, e não chapa de lata com furo no meio. :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
21/08/2007, 10:17
Jéster, o Sukys disse muito bem sobre o variador de avanço, mas acho que o Guto teria dito: Ficou muito melhor a minha depois com o variador de avanço.
Sukys: Vc tem razão, a maioria dos "venturis" que tem por aí são eles de folha de flanders...tô vendo o dia que a admissão vai puxar essa coisa toda pra dentro...hehehe...
A maioria dos nosso kit é realmente por depressão, claro que pelo fato $$$...mudar nessa altura por um kit de pressão positiva, seria como gastar em um novo kit e aí não vale a pena.....Vou ser sincero, no meu carro funciona até que bem...mas vc sente que tem espaço pra melhorar o sistema, por isso esse "apego" a questão do mesclador...
Vc poderia sugerir um desenho (até um rasquinho) de um mesclador "menos pior" pro nosso caso ? Construir seria o de menos pra mim aqui.
Abs.
Sukys, em outro post, tu disseste algo sobre uma eletroválvula para a alimentação do GNV, com passagem plena para quando à gasolina, é o mesmo tipo do vendido neste link: http://www.gnvpowerplus.com.br/ , ou tem outra possibilidade?
Costa,
A traquitana do link nada mais é que a automatização da lata furada. Acaba com a restrição no combustível liquido mas mantém no gás, e de forma absurda, é só observar a diferença no diâmetro.
Pro motor gerar trabalho é preciso de duas coisas, ar e combustível na dosagem certa, e quanto maior o índice de trabalho maior o volume (ou massa) tanto de ar quanto de combustível, e como a mistura é bombeada pelo motor qualquer restrição diminui a chance de desenvolver trabalho.
Só pra facilitar o entendimento, tente correr ou fazer qualquer exercício que demande energia, tendo a boca fechada e uma das narinas tampadas. O pulmão, que é uma bomba de ar, terá uma baita restrição para aspirar o ar, e assim que acabar a reserva de energia anaeróbica (aquela que não necessita de ar, digamos, fresco) não existe entrada de oxigênio pra queimar a reserva de energia aeróbica (aquela que depende do ar fresco) daí o caboclo caí no chão, desmaiado, ou até morre.
Fazendo analogia com o motor, a lata furada é o mesmo que correr com a boca e uma das narinas tampadas.
O link postado começa com a seguinte frase:"...o veículo ganhará mais POTÊNCIA e ECONOMIA"
Economia tudo bem, mas na base do cabresto, transformando um veoitão em motor de lambreta. Agora, mais potência de que forma, se existe uma restrição absurda que impede a plena aspiração do motor?
E termina com a seguinte frase:"...a mistura de AR-COMBUSTÍVEl deve ser pobre em ar, ao contrário do combustível original"
Mistura pobre em ar é o mesmo que mistura rica (a referência sempre é em relação ao combustível) e de que adianta ter mistura rica se o motor está prejudicado em sua capacidade de bombeamento de mistura?
No mais, a melhor eficiência do motor só é atingida com mistura próxima a estequimétrica, e isso vale pra QUALQUER tipo de combustível, inclusive gnv ou qualquer outro tipo de gás combustível.
Nem vou fazer maiores comentários, senão vou começar a lembrar de Gasmax, meias Vivarina, facas Ginzu e coisas do tipo...
O comentário que fiz sobre eletroválvula tem a ver justamente com o uso de regulador de gás que trabalha com pressão positiva em seu ultimo estágio, onde o gás é dosado por controle eletrônico, o que não requer o artifício de aumento na velocidade do ar admitido na base do venturi.
Venturi e não lata furada, que além de restringir gera um absurdo aumento de turbulência, e até isso prejudica o funcionamento no gnv.
Google, palavra-chave: dinâmica dos fluídos, capacidade volumétrica, motor de combustão interna. Existe literatura aos montes falando sobre isso, e quando o assunto é eficiência, até restrição de filtro de ar se torna importante.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
21/08/2007, 12:13
A traquitana do link nada mais é que a automatização da lata furada. Acaba com a restrição no combustível liquido mas mantém no gás, e de forma absurda, é só observar a diferença no diâmetro.
Costa, isso é verdade. Quando mencionei aqui esse dispositivo, cheguei atpe a pegar um destes na mão pra ver como é....realmente isso na gasolina deve (e tem que ser) ser como o motor na condição original....mas pelo que percebi é pseudo-venturi não passa de uma latinha furada...achei frágil e muito restrito....por isso a minha idéia (se é que é possível e viável) de pegar um destes e montar um ventiri descente nele....mas acho que por questões físicas, não acho ser possível....
Abs.
Sukys: Vc tem razão, a maioria dos "venturis" que tem por aí são eles de folha de flanders...
Lata furada é uma coisa, venturi é outra beeeeeeeeeeem diferente. :-)
Vou ser sincero, no meu carro funciona até que bem...
Você sabe como funciona, mas não sabe como poderia funcionar beeeeeeeem melhor.
Estou cansado de ver coisa do tipo em oficina. O caboclo chega com carro turbo, quilos de pressão, com peito estufado de satisfação pelo desempenho de avião. Mal sabe que com o que já investiu e com o que gasta de combustível poderia ter desempenho de foguete. :-)
Chamo isso de "eficiência", e ainda espero que algum dia coisa do tipo seja aplicada na maioria das oficinas, porque hoje em dia isso ainda é assunto pra poucos, infelizmente.
mas vc sente que tem espaço pra melhorar o sistema, por isso esse "apego" a questão do mesclador...
A questão não é de apego, é de quase revolta em ver tamanho absurdo que estão fazendo com a eficiência de motores injetados.
Se comparar dois motores movidos à gás, um velho BF161 e o seu motor, por exemplo, o velho BF apresentará uma eficiência de dar banho no seu motor, porque nele existe REALMENTE um venturi, enquanto seu motor está equipado com tampão de rôlha na admissão.
Veja bem que estou falando em eficiência e não em potência absoluta, e não estou fazendo piada, quando no gás você está virtualmente andando com freio de mão puxado.
Vc poderia sugerir um desenho (até um rasquinho) de um mesclador "menos pior" pro nosso caso ? Construir seria o de menos pra mim aqui.
Nem existe a necessidade de rascunho. Meia dúzia de clics com o google e dei de cara com este link: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=print&sid=191
que explica o conceito e a aplicação do venturi.
Basta entender a dinâmica da coisa que conseguirá, mesmo de fundo de quintal e mesmo sem grandes despesas, criar coisa muuuuuuuuuito melhor que as latas furadas que existem por aí.
No mais, aposto uma média com pão e manteiga que o que já existe debaixo do seu capô permite trabalho com pressão positiva. Daí, basta um controle eletrônico e uma eletroválvula adequada pra esquecer desta história de restrição por venturi.
Tudo bem, coisa do tipo implica em conhecimento, tempo de desenvolvimento e custo, mas estamos no século XXI, e venturi pra mistura de ar/combustível é coisa do século XIX, quando carro tinha visual de carroça e a iluminação era na base do carbureto, isso nos modelos mais sofisticados. :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
21/08/2007, 12:30
Lata furada é uma coisa, venturi é outra beeeeeeeeeeem diferente. :-)
Por isso eu deixei o "venturi" entre aspas...hehehe...
Você sabe como funciona, mas não sabe como poderia funcionar beeeeeeeem melhor.
Essa é a questão mesmo. E o pior, é que vc tem certeza que poderia funcionar melhor, Até mesmo no próprio sistema de depressão.
A questão não é de apego, é de quase revolta em ver tamanho absurdo que estão fazendo com a eficiência de motores injetados.
Se comparar dois motores movidos à gás, um velho BF161 e o seu motor, por exemplo, o velho BF apresentará uma eficiência de dar banho no seu motor, porque nele existe REALMENTE um venturi, enquanto seu motor está equipado com tampão de rôlha na admissão.
Veja bem que estou falando em eficiência e não em potência absoluta, e não estou fazendo piada, quando no gás você está virtualmente andando com freio de mão puxado.
Eu sei que não foi piada, mas é isso mesmo....você tem certeza de que o GNV tem um poder calorífico alto, e que poderia proporcionar um rendimento muito maior, mas na prática com esses sistemas de mer... acredito que há uma perda de mais de 50%....o que chega a dar raiva mesmo....você com o belo motor, mas andando feito um 147...
Nem existe a necessidade de rascunho. Meia dúzia de clics com o google e dei de cara com este link: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=print&sid=191
que explica o conceito e a aplicação do venturi.
Basta entender a dinâmica da coisa que conseguirá, mesmo de fundo de quintal e mesmo sem grandes despesas, criar coisa muuuuuuuuuito melhor que as latas furadas que existem por aí.
Sabe que nesse link me deu uma idéia....Tô pensando em fazer um cone duplo como no desenho, com a superfície o mais polida possível....em alumínio iria ficar legal, a restrição iria diminuir e no mínimo iria pulverizar melhor o gás...
No mais, aposto uma média com pão e manteiga que o que já existe debaixo do seu capô permite trabalho com pressão positiva. Daí, basta um controle eletrônico e uma eletroválvula adequada pra esquecer desta história de restrição por venturi.
Tudo bem, coisa do tipo implica em conhecimento, tempo de desenvolvimento e custo, mas estamos no século XXI, e venturi pra mistura de ar/combustível é coisa do século XIX, quando carro tinha visual de carroça e a iluminação era na base do carbureto, isso nos modelos mais sofisticados. :-)
Tá afim de bolar alguma coisa ? Sirvo até de cobaia...pelo volume de gente aqui falando no assunto, mercado você já viu que tem....
Abs,
Sabe que nesse link me deu uma idéia....Tô pensando em fazer um cone duplo como no desenho, com a superfície o mais polida possível....em alumínio iria ficar legal, a restrição iria diminuir e no mínimo iria pulverizar melhor o gás...
Você nunca montou aeromodelo? :-)
Nada de cone duplo, inspire-se na asa de avião e crie uma superfície com efeito venturi: bordo de ataque mais pronunciado e bordo de fuga mais suave, com tomada de gás na zona de maior pressão, que por uma questão de simplicidade pode ser até de forma radial, não necessáriamente de forma axial.
Tá afim de bolar alguma coisa ? Sirvo até de cobaia...pelo volume de gente aqui falando no assunto, mercado você já viu que tem....
Volume de gente falando por aqui? Meia dúzia de oito? :-)
Na ponta do lápis não tem mais do que isso e convencer o povão lá de fora que lata furada é uma furada... é dose pra leão.
A maioria do pessoal que faz uso de gás sequer instala variador de ponto, e isso por absoluta economia. Tudo bem, economia porca, mas se até isso é considerado supérfluo, o que dizer de controle eletrônico pra injeção de gás?
Legal, aparecem duas duzias de interessados em controle do tipo. Quem faz o ajuste? O caboclo que se diz especializado em gnv e que nem sabe distinguir a diferença entre venturi e gargalo de garrafa de cerveja?
Teu carro tem sonda lambda. Pare no primeiro "especialista" em gnv e pergunte sobre a possibilidade de ajuste de gás via sonda lambda e correrá grande risco de transformar sua orelha em pinico, quem dirá falar sobre ajuste eletrônico de débito de gás, posicionamento de injetor e outros babados.
Leo, aqui no Brasil gastam-se os tubos em visual, mas a economia começa na aquisição de conhecimento e termina em pista de pouso de avião, e a coisa só muda de figura depois de muito prejuízo, e mesmo assim de forma temporária.
Fale em cabo de vela plasmático/ionosférico e encontrará gente interessada, mas fale em técnica e muita gente lhe dará de ombros. Milagre não se prova, técnica sim, mas tirar dúvida requer conhecimento, e pra muitos, pensar cansa... :-)
Sds,
Sukys
gutoxj98
21/08/2007, 14:16
Boa noite,
Procede isso?
Um abraço
Negativo Jester.....a minha o cara esqueceu de colocar, ai olhie a do Leo e vi que tinha ....vom voltei lá e o mesmo foi instalado, pois ja estava incluso no preço.....resultado
ates depois
CIDADE - 110 km 140 km
Estrada - 200 km 240 km
Fora a potencia, o motor nao se esguela tanto para andar, ganha uns 15 % de força.........pode colocar !!!!!
Leo - Beethoven
21/08/2007, 14:36
Você nunca montou aeromodelo? :-)
Nada de cone duplo, inspire-se na asa de avião e crie uma superfície com efeito venturi: bordo de ataque mais pronunciado e bordo de fuga mais suave, com tomada de gás na zona de maior pressão, que por uma questão de simplicidade pode ser até de forma radial, não necessáriamente de forma axial.
Já claro, mas o mais difícil e visualizar com usinar uma peça nesse formato, montá-la na mangueira da entrada de ar e funcionar, claro....daí a idéia do cone duiplo, com o ângulo de entrada mais acentuado e ângulo de saída mais aberto....e a tomada de GNV na lateral do cone no ponto mais fechado, com um furo passante na lateral do cone e um espigão pra ligar a tomada do GNV....pensei nisso pq seria mais fácil confeccionar....mas suas sugestões são bem vindas, claro.
Abs.
Leo,
Superfície em cone duplo gera turbulência, e isso bagunça até a vida do regulador e aumenta a chance de backfire. Melhor que chapa furada, não resta dúvida, mas já que vai fazer, aproveite melhor o tempo e faça da forma correta, mesmo porque o cone duplo não tem a grande vantagem do venturi, que é justamente proporcionar um fluxo laminar e minimamente turbulento. Comparado ao cone duplo, com o venturi se consegue um melhor resultado com menor restrição.
Pode parecer besteira, mas a diferença de perfil é fundamental, e só pra exemplificar, tem carburador onde o venturi é peça à parte do gargulante, e basta instalar o venturi ao contrário que o motor fica um lixo, e se substituir o dito por perfil de cone ficará lixo nas duas posições possíveis. :-)
Outra coisa, o menor raio tem que ser determinado em função da menor restrição possível, mas sempre levando em conta as características de vazão do redutor, cuja vazante depende da depressão. É coisa complicada mas até dá pra fazer na base da tentativa e erro, ainda mais se tiver acesso à torno, e ainda mais se o torno tiver controle numérico, podendo fazer alguns venturis, mesmo que em plástico ou até madeira, e uma vez identificado o melhor raio partir para algo mais definitivo.
Torno pra madeira, daqueles de fazer pião, alguém tem?
É só fazer um pião "ao contrário" que já estará montada uma fábrica de venturis pra motor à gnv, melhor que muita lata furada que acompanha kit original. :-)
Eita, até pião tem mais tecnologia aerodinâmica que kit de gnv... (dispenso até o uso de emoticon)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
21/08/2007, 16:50
Sukys, essa do pião foi boa mesmo, esse seria um modelo muito bom, mas o problema é usinar algo assim, no pião, a usinagem é externa e no caso do nosso venturi é interna....
Pra quem não conseguiu visualizar, seria um tubo só que com o desenho interno desse pião invertido.....
O ideal seria fundi-lo em alumínio, mas o custo seria pesado....
Vou pensar um pouco mais em uma forma de tornar essa peça viável...
Abs.
Leo,
Por isso que comentei sobre torno com controle numérico, que aí é dois palitos até pra fazer produção em série, mas com torno meia-boca se consegue usinar coisa do tipo, é só ter jogo de munheca no avanço da ferramenta de corte. :-)
Com um tarugo de PVC e um pouco de imaginação, até furadeira de bancada equipada com escarilhador quebra o galho.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
21/08/2007, 17:41
Sukys, eu vou bolar uns rascunhos e postar por aqui.....aí damos todos uns pitacos e começo a fazer uns protótipos....
Abs.
Negativo Jester.....a minha o cara esqueceu de colocar, ai olhie a do Leo e vi que tinha ....vom voltei lá e o mesmo foi instalado, pois ja estava incluso no preço.....resultado
ates depois
CIDADE - 110 km 140 km
Estrada - 200 km 240 km
Fora a potencia, o motor nao se esguela tanto para andar, ganha uns 15 % de força.........pode colocar !!!!!
Guto...
Vou passar na oficina de GNV essa semana e vou verificar se a minha tem ou não tem. Ela já veio com GNV e não tenho certeza da instalação.
Costa...
Não instalei o mesclador da Progas. Tenho duvidas da eficiência.
Sukys e Léo...
Estou tendo uma aula sobre o assunto.:palmas:
Valeu!!!
FredyXJ98
22/08/2007, 11:40
Léo e Sukys, tudo bem? Desculpe minha intromissão, mas se não me engano existe um tipo de competição automotiva só para veículos (pickups) com GNV. Vou tentar encontrar algo que demonstre os equipamentos que as preparadoras utilizam para conseguir tamanha performance em seus motores. Os venturis e mescladores já devem ser bem diferentes dos nossos kits originais.
Espero ter ajudado ou pelo menos, não ter atrapalhado...rs
Abraços!
FredyXJ98
22/08/2007, 11:44
Pelo que procurei o campeonato que mencionei é o "Brasileiro de Pick-up Racing", cujas pickups correm somente com GNV e turbo.
FredyXJ98
22/08/2007, 11:54
É acho que o que disse não tem muito a ver. Essa copa utiliza motores com taxa de compressão bem maiores que a original à gasolina, justamente para tirar todo o proveito do GNV que no nosso caso só é pior que a gasolina porque o motor realmente não foi desenvolvido para outro combustível a não ser gasolina...rs Desculpe pessoal! Eles também utilizam os tais kits de 5ª geração e jamais poderão rodar na gasolina senão os pinos irão para o saco. Bom, é isso! Não ajudei em nada, mas espero não ter atrapalhado! rs
Leo - Beethoven
22/08/2007, 12:29
Fredy, não esquenta...o melhor sempre é participar mesmo....as vezes as melhores idéias podem surgir de onde menos se espera...
Realmente, o GNV funcionaria muito melhor em motores com taxa de compressão bem maiores, mas não seria dessa forma possível utilizar gasolina...
Pra vc ter uma idéia, pesquisando sobre esse assunto, nos EUA tem caminhões e ônibus rodando com moteres originalmente a Diesel, porém com gás propano...pelos resultados que vi, o rendimento é absurdo com propano (que possui poder calórico menor que o gas natural)....e podem rodar com Diesel novamente com o apertar de um botão....
Mas isso é coisa que vai mesmo além do tópico....tô matutando por aqui um "design" pro protótipo do mesclador tabajara super pro....
Abs.
Pessoal, boa noite a todos.
depois das aulas, tenho certeza que não tem a latinha furada montada no meu xj, mas tem um arremedo de venturi com certeza. E como: "Outra coisa, o menor raio tem que ser determinado em função da menor restrição possível, mas sempre levando em conta as características de vazão do redutor, cuja vazante depende da depressão..." - Sukys
Depreendo que para cada tipo de redutor e sua característica construtiva teremos um tipo de venturi e seus dimensionais totalmente diferentes uns dos outros. Mas como saber as tais características de cada um dos redutores, para que apartir do regime de trabalho da admissão da XJ possamos alterar somente os dimensionais corretos, tornando este conhecimento "aberto" para o público alvo?
Costa,
Desconheço qualquer fabricante de redutor que divulgue detalhes que vão além dos ajustes ou característica de uso, e sem os valores de vazão de gás em função da depressão fica complicado desenvolver um venturí por meio de fórmulas. E na verdade, mesmo que isso fosse possível, na prática muito provavelmente haveria a necessidade de alguma correção, e diante disso tudo, acho preferível partir de uma vez pra prática, criando dois ou três venturis com valores de restrição escalonados. Daí não fica difícil determinar, por aproximação, qual modelo apresenta melhor relação entre restrição e funcionalidade no gás.
Coisa do tipo requer algum conhecimento, um minimo de instrumentação e/ou experiência, e boa dose de paciência e até persistência, mas que dá pra fazer, isso dá.
O que não dá é saber que a industria gastou zilhões pra desenvolver um motor injetado, que pra funcionar no GNV faz uso de tampa de conserva com um furo no meio. :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
23/08/2007, 09:09
Costa, com certeza isso terá que ser na base do tentativa-e-erro, mas no meu caso, o meu redutor tem ajuste de pressão de saída do GNV e ajuste de entrada de ar....ou seja, mais ou menos como em um carburador (ajuste de lenta e ar)....tô fazendo uns rascunhos aqui e vou postar pra todos darem uns palpites....
Abs.
Boa noite pessoal, perguntinha básica, alguem aí colocou a mangueira da agua do radiador para passar pelo redutor, para que ele não congele, pois o meu com o frio que tem feito no rio de madruga, estou perdendo potência, ele está congelando. valeu...abs
...tô fazendo uns rascunhos aqui e vou postar pra todos darem uns palpites....
Estou quase dando um pulo até o Paca só pra te mostrar como fazer um venturi com restrição ajustável... com material encontrável no meio da tralha de qualquer jipe que se preza. Encontrando o diâmetro mais favorável já terá 99% da peça pronta.
Eita dono de Cheroca complicado... :-)
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
23/08/2007, 22:32
Estou quase dando um pulo até o Paca só pra te mostrar como fazer um venturi com restrição ajustável... com material encontrável no meio da tralha de qualquer jipe que se preza. Encontrando o diâmetro mais favorável já terá 99% da peça pronta.
Eita dono de Cheroca complicado... :-)
Ptz...se vc tivesse falado antes e a patroa não tivesse me mostrado o pau de macarrão hj, eu tinha ido no Paca mesmo....:mrgreen:...e pagava uma gelada...:concordo:
Tenho uns weber a alcool jogados por aqui e tava pensando em tirar um venturi deles, fazer uma bucha e alogar o ângulo de saída dele....deve ficar melhor que as latinhas, mas acho que dá pra melhorar ainda mais, o que vc acha ?
Abs
Leo - Beethoven
23/08/2007, 22:56
Boa noite pessoal, perguntinha básica, alguem aí colocou a mangueira da agua do radiador para passar pelo redutor, para que ele não congele, pois o meu com o frio que tem feito no rio de madruga, estou perdendo potência, ele está congelando. valeu...abs
Tey, com certeza !!! Do jeito que eu sou enjoado fiz questão de montar o sistema corretamente na minha. Talvés seja por isso que a sua anda gastona, principalmente na cidade....nas cherokees é até simples fazer a ligação, as mangueiras da água do ar quente são de borracha e passam bem ao lado do motor, é só instalar um "T" nelas e ligar entrada e saída do redutor.
Abs
Ptz...se vc tivesse falado antes e a patroa não tivesse me mostrado o pau de macarrão hj, eu tinha ido no Paca mesmo..
Pau de macarrão? Hum... redondo, tem furo no meio... acho que serve pra fazer protótipo de venturi.
Meu, tá na hora de você aprender que as boas idéias costumam balançar no nariz da gente. :-)
...e pagava uma gelada...:concordo:
Prefiro churrasquinho de gato. Dizem que é ótimo pra baixar o colesterol. :-)
Tenho uns weber a alcool jogados por aqui e tava pensando em tirar um venturi deles, fazer uma bucha e alogar o ângulo de saída dele....deve ficar melhor que as latinhas, mas acho que dá pra melhorar ainda mais, o que vc acha ?
Continuo achando que você está complicando o que pode ser simples.
Você nunca foi escoteiro ou dono de Fusca velho? :-)
Com câmara de ar e barbante eu te faço um venturi tabajara com ajuste de restrição, com direito a controle remoto pra ser acionado de dentro do carro. Daí pra frente é baba de quiabo.
Pronto, falei, e deixei de comer churrasquinho "de grátis". :-)
Sds,
Sukys
Valeu léo só precisa acho que de empurrão para fazer esta ligação, brigadú.
Em anexo video auto-explicativo para, na prática, determinar a menor restrição em função da vazão de gás, onde em verde é o coletor de admissão e em laranja o duto flexível, que poderá ser feito até com câmara de ar de motocicleta.
Basta fixar os extremos do tubo flexível ao coletor, e em seu meio alterar o diâmetro com cinta, arame, barbante, ou qualquer outro material que mantenha o estrangulamento.
Alterar o estrangulamento e ao mesmo tempo o ajuste de vazão, de forma tal que se obtenha o melhor rendimento com o menor estrangulamento. Com isso já se tem o diâmetro minimo do venturi (o máximo é o diâmetro interno do coletor) daí basta criar o venturi propriamente dito, com os devidos bordos de ataque e fuga.
Outra saída é substituir o tubo flexível por plastico rígido, pvc, por exemplo, que é fácil de ser moldado com soprador térmico.
Desnecessário dizer que a entrada de gás tem que ser feita na região de maior velocidade do ar admitido, ou seja, região de maior estrangulamento.
Sds,
Sukys
gutoxj98
24/08/2007, 22:52
Aí Sukys.....se vc for no paca te pago 1 de carne e 1 de frango, pa tbe me interesso neste venturi regulavel, é um disperdicio o motor da Xj com toda esta restriçao !!!! Blz ??? fechado ???? é quinta que vem e ja pode levar esta peça milagrosa entao.......um abraço
gutoxj98
24/08/2007, 22:57
Tey, tem umas fotos do meu redutor, que passa as mangueiras de agua, e o que o leo disse sobre o consumo pode ser real, pois o GNV é frio, e quando ele passa pelo redutor que esta na temperatura quente 100º o GNV dilata, assim tendo um aproveitamento/consumo melhor.......claro, isso na minha breve teoria logica, nem sei se o que falei ta certo...hehhehhe
abraço
Aí Sukys.....se vc for no paca te pago 1 de carne e 1 de frango, pa tbe me interesso neste venturi regulavel, é um disperdicio o motor da Xj com toda esta restriçao !!!! Blz ??? fechado ???? é quinta que vem e ja pode levar esta peça milagrosa entao.......um abraço
Guto,
A idéia que passei é apenas pra teste, pra determinar a menor restrição versus vazão adequada de gás, e serve apenas não ter que fazer "n" venturis até achar o mais adequado.
Ao vivo e em cores fica mais fácil explicar o que tem que ser feito pra melhorar o desempenho no gás, até semana que vem tem tempo e hoje não teria como confirmar, mas se for possível dou um pulo até o Paca, mesmo que não tenha churrasquinho de gato. :-)
Sds,
Sukys
Leo, Sukys, desenvolvedores do venturi!
O Paca fica um bocado longe, senão estaria lá para ver a aula. Mas depois Leo, passa as impressões do teu desenvolvimento, para ver se consigo por aqui também.
Leo - Beethoven
25/08/2007, 16:08
Costa, pode deixar que vc e todos por aqui serão informados...
Eu saquei agora a idéia do Sukys...montar um "venturi" regulável, mas provisório, para poder determinar o diâmentro com menor restrição possível (maior diâmetro fisíco), porém com eficiência para o GNV, daí sim confeccinar a peça rígida definitiva....
Sabe que essa idéia de moldar o tubo de PVC com soprador pode ser uma boa saída....gostei disso...
Abs
Leo,
o tubo de PCV vai ter que ter o injetor do gás como um tubo, igual aos dos mescladores feitos de "prástico", não vai dar diferença na hora de usinar qualquer material e fazer uma distribuição de gás diferente?
Por exemplo, desmontei o TBI do Logus e olhando o mesclador, que é uma placa entre as partes, ele não faz redução de diâmetro na passagem (pelo menos no olhômetro), tem a tal angulação de entrada e tem uma distribuição radial, não com furos, mas na forma de uma canaleta, como se a tal depressão obtida no TBI já fosse suficiente para fazer trabalhar o regulador. Faltou uma foto...só se desmontar tudo de novo...Não sei como os reguladores mais novos, com o tal do terceiro estágio, que parece que é o que está na Sport, funcionam, mas algo me diz que a tal restrição não será tããããão assim.
Sobre o PVC, não tem um outro tipo de material que seja possivel alterar a forma diversas vezes? O Sukys falou sobre a camara de ar, mas será que poderia ser algo emborrachado, de maior espessura, que não deformasse com a depressão do coletor?
Leo - Beethoven
26/08/2007, 01:31
Costa, na verdade, a idéia tanto da câmara quanto do tubo é determinar a melhor configuração, que será a maior abertura possível antes de perder o rendimento no GNV....
Depois disso, pretendo fazer um destes em alumínio anodizado pra ficar firme e forte, e pq não apresentável.
Na XJ, nem teria como deixar direto o PVC, pois vc sabe como o compartimento do motor esquenta nesses carros, iria deformar com muita facilidade....mas vou brincar com isso muito em breve....
Abs
Eu saquei agora a idéia do Sukys...
Te falei que até com pau de macarrão dava pra fazer... :-)
...e tem uma distribuição radial, não com furos, mas na forma de uma canaleta...
Distribuição radial não deixa de ser interessante mas requer duas considerações:
-Complexidade na confecção da peça por causa dos dutos internos pra distribuição do gás.
-Quando comparado a entrada de gás de forma axial, menor aproveitamento da velocidade do ar admitido.
O ultimo item talvez não seja lá tão diferente, mas levando em consideração a restrição absurda que existe na "lata de conserva" e ainda levando em consideração que tal restrição tenha lá sua razão de ser em função do tipo de regulador utilizado, acho interessante pensar em algo que aproveite ao máximo o aumento da velocidade do ar, ou seja, injetor axial, do jeito que já está na cheroca, que pode até ser melhorado, mas que já serve pra começar a brincadeira.
Sds,
Sukys
guilhermerj
26/08/2007, 11:05
Amigos,
Existe algum problema em trocar da gasolina para o gás com o cambio em parking?
Atualmente eu faço a troca somente em neutral e em 2500 rpm.
abraços!
FredyXJ98
28/08/2007, 13:30
Guilherme, como já tive outros carros que utilizavam GNV, posso lhe dizer que não há problema em fazer a comutação em nenhuma marcha (inclusive em movimento). A propósito, confesso que nunca tentei trocar de combustível dando ré, mas também creio ser possível. Afinal de contas não há nenhuma relação entre o combustível que está usando e o câmbio.;)
Caras,
n tenho GNB, mas estou/estava estudando a possibilidade de colocar ..
vcs ja viram este mesclador ?
http://troia.com.br/loja/product_info.php?cPath=22&products_id=31
espero q ajude
[]s
a msg duplicou ...aproveitando ...
pelo preço tb acho q vale o teste :)
FredyXJ98
28/08/2007, 17:55
Caramba R$ 22,00??? :o
Pena que não conheço nenhuma loja do tipo aqui em São Paulo. Para ser sincero não sei nem se existe uma que venda peças do tipo para simples pessoas físicas...:(
Todos os preços deles estão bons, inclusive dos variadores de avanço que aqui nas instaladoras de São Paulo não sai por menos de R$ 250,00 no lugar mais barato que encontrei e não sei nem a marca, muito menos o modelo em questão.
Acho que prá quem está no RJ vale a pena tentar sim. Inclusive se comprar e tirar fotos detalhadas para mandar pro Leo...:):)
[QUOTE=garrett;449029]Caras,
n tenho GNB, mas estou/estava estudando a possibilidade de colocar ..
vcs ja viram este mesclador ?
Boa noite pessoal, Garret instalei o meu na Karpik e tem um mesclador igualzinho a este que já foi incluso no preço, ah a Karpik é a primeira instaladora de GNV do rio e se não me engane do Brasil. Meu carro anda muito bem no GNV chegando sem mentiras molinho nos 170 km/h desisto pois não temos estradas tão boas para arriscar o bichão, e olha que o guto falou para eu colocar a mangueira de agua quente no redutor que o carro vai andar melhor, já viu né depois que eu colocar..., abraços.
[