Ver Versão Completa : CHEROKEE conversão para GNV.
Aqui em SP tem algumas, mais essas 2 foram as que fui até o local conhecer o trabalho e a estrutura:
1: Pensou em GNV Pensou em Systemgás (http://www.systemgas.com.br/)
2: GNV é na GásPoint convertedora GNV - Qualidade, tecnologia e preço em conversão para gás natural (http://gaspoint.com.br/)
Acabei fechando com a systemgas, porque consegui negociar melhor..., mais as 2 estão no mesmo padrão.
É...já cotei, com as duas!!! Precisava ter certeza. Na Systemgás ficou mais caro, já na GasPoint, foram bem mais maleáveis. Obrigada!
Abç
Michael Machado
22/01/2013, 00:56
Fui tentar transformar o meu para 5ª me cobraram 4.500 Dilmas isso só pra mudar a geração, já tenho o kit.
É verdade vai ter mais um posto com gnv, vamos ver se com a concorrência eles melhoram o valor do metro cubico do gnv
Soultrigger
23/01/2013, 20:57
GNV faz mal para o carro?
Porque existe essa implicância com cherokees com gnv?
GNV precisa de algum cuidado extra no uso ou com manutenção? (ou tem custos adicionais além do custo de instalação + gasto com o gás em si (combustível)).
GNV precisa de algum cuidado extra no uso ou com manutenção? (ou tem custos adicionais além do custo de instalação + gasto com o gás em si (combustível)).
Olá, olha só, manutenção a gente sempre tem que fazer. Acredito que a resistência que existe é pq antigamente o Kit Gas era bem diferente dos que existem atualmente. Para as nossas Viaturas o melhor é da 5ª geração (mais moderno e melhor para o motor). Claro que antes de vc colocar o Kit, o ideal, é antes fazer uma revisão geral no carro. Informar o mecânico q vc vai colocar o Kit. Daí (se for um bom mecânico), ele vai te orientar em relação a troca de velas+cabos, limpeza de bico, etc. O que faz mal para o carro com GNV, na verdade, é a falta de manutenção. Não pode andar só no gás porque aí sim vc vai ter problemas de ressecamento de mangueiras, problema no cabeçote e daí por diante e nem deixar o tanque de combustível com gasolina parada porque a gasolina tem validade e ela parada estraga e prejudica o motor do carro.
Portanto, fica a dica, devemos continuar fazendo as manutenções periódicas e ir pro abraço!!!
Espero ter ajudado,
Abç
dcarnielli
27/01/2013, 17:34
Excelente!
Eu gostaria de entender os riscos. Porque tanta gente não recomenda?!
Quanto custa para colocar um kit 5 mais ou menos? Alguma mecânica recomendada para o serviço?
Excelente!
Quanto custa para colocar um kit 5 mais ou menos? Alguma mecânica recomendada para o serviço?
1 - Seu carro não foi projetado pra usar o GNV.
2 - Seu carro trabalha com rede de dados CCD (Chrysler Colision Data) e qualquer tipo de modulo instalado que não seja com o mesmo protocolo vai causar muito problema ao PCM e logo vc vai ter que trocar o mesmo.
3 - O cabeçote sofre muito pois o GNV não consegue resfriar as válvulas como a gasolina e em pouco tempo vai estar com essas peças desgastadas e terá que fazer retifica.
4 - O peso do sistema vai comprometer a suspensão e freios.
5 - Se o consumo for um problema, não compre uma Cherokee, compre um carro 1.0 e seja feliz.
Abs
Excelente!
Olá, é muito relativo quando a gente fala de riscos. É só tomar cuidado na manutenção. Muita gente é contra sim, mas cada um é um.
Eu vou colocar o da 5ª geração amanhã e me custou R$ 5.300,00.
Quando ou se vc optar em colocar o gás, verifique como está a sua viatura. Por exemplo, limpeza dos bicos, se a suspensão precisa de alguma adaptação, como as molas por exemplo. Peça para o seu mecânico dar uma boa olhada. Sabe, uma coisa muito importante é vc não esquecer que sua viatura é a gasolina e isso quer dizer que é muito importante vc andar um pouco na gasolina tb, ok?
Boa sorte
Fui tentar transformar o meu para 5ª me cobraram 4.500 Dilmas isso só pra mudar a geração, já tenho o kit.
Olá, eles cobraram esse preço pq o 5ª geração é totalmente diferente das anteriores!
Abç
Excelente!
Na minha opnião não existem riscos.
Tem muita gente que tem problema no PCM e não tem GNV instalado.
Em relação a suspensão, é verdade precisei trocar pq deu uma abaixada, mais ficou otimo. vou postar uma foto da Cheroka pra voceis verem a altura.
Como citei abaixo precisa-se instalar um Kit 5ger. (nesse tipo de carro) e uma loja de confiança pra fazer o serviço.
Tem uma fiorino na familia que roda com um kit de 3ger a 10 anos, o motor ta com 285mil kms e ta com selinho do controlar no vidro. Mesmo que ja tivesse feito o motor, segundo meu pai ele ja economizou 2 carros só em GNV.
Só nesse ano economizei mais de R$6.000,00 com minha ZJ.
Mais respeito a opnião de todos.
Tem gente que não economiza no GNV e prefere economizar colocando peças similares e adaptações de peças de outro carro.
Cada um pensa de um jeito...
Karina, você vai colocar a válvula de abastecimento externa? Eu instalei e vale a pena, evita de ficar abrindo e fechando capô.
No meu caso pedi pra instalar no engate.
abraço
Na minha opnião não existem riscos.
Como citei abaixo precisa-se instalar um Kit 5ger. (nesse tipo de carro) e uma loja de confiança pra fazer o serviço.
Tem uma fiorino na familia que roda com um kit de 3ger a 10 anos, o motor ta com 285mil kms e ta com selinho do controlar no vidro. Mesmo que ja tivesse feito o motor, segundo meu pai ele ja economizou 2 carros só em GNV.
Só nesse ano economizei mais de R$6.000,00 com minha ZJ.
Mais respeito a opnião de todos.
Tem gente que não economiza no GNV e prefere economizar colocando peças similares e adaptações de peças de outro carro.
Cada um cada um...
Karina, você vai colocar a válvula de abastecimento externa? Eu instalei e vale a pena, evita de ficar abrindo e fechando capô.
No meu caso pedi pra instalar no engate.
abraço
Vou pedir sim, muito bem lembrado. Porém, vou ter que adiar a colocação pq a autorização de modificação não ficou pronta. O delegado do Ciretran aqui de Atibaia está de férias!!! E quem assina...não está com pressa!!! rsrsrs...só rindo mesmo! Mas amanhã estou indo lá e tirar todas as dúvidas e aproveitar essa sua dica show!
Obrigada
Pessoal, vi numa ZJ 5.2 um sistema de GNV que era injetado através de uma peça de adaptação feita em tecnil com duas furações com duas "canetas" de gás logo acima das borboletas e a válvula redutora tinha duas saídas também.
Essa peça de adaptação ficava logo acima do corpo de borboletas então o resto da tubulação do filtro vinha depois dela sem problemas.
Não sei se expliquei direito mas gostaria de saber se alguém tem um sistema de GNV dessa forma no V8 e se funciona bem como me foi falado.
Valeu pessoal
Guilherme, não sei se o tema ainda é pertinente, mas vamos lá. Meu mecânico estava explicando sobre a possibilidade de substituição do misturador do GNV por uma outra peça, semelhante a uma "boca de fogão", com diversos pequenos furos para a gasolina e uma entrada central de GNV. Não me lembro do termo que ele utilizou e não entrei a fundo em questões técnicas (nem adiantaria, afinal não entendo quase nada...hehe), mas ele deve fazer sob medida essa peça para o meu carro esse mês. Parece que ele já as fez para algumas Blazers e S10 V6 e o resultado foi muito satisfatório.
A idéia é que o GNV seja mantido e o desempenho na gasolina fique "quase original".
Assim que a peça ficar pronta, posto as fotos aqui, da peça e da instalação.
Abraços.
Guilherme ZJ
11/11/2013, 20:31
Guilherme, não sei se o tema ainda é pertinente, mas vamos lá. Meu mecânico estava explicando sobre a possibilidade de substituição do misturador do GNV por uma outra peça, semelhante a uma "boca de fogão", com diversos pequenos furos para a gasolina e uma entrada central de GNV. Não me lembro do termo que ele utilizou e não entrei a fundo em questões técnicas (nem adiantaria, afinal não entendo quase nada...hehe), mas ele deve fazer sob medida essa peça para o meu carro esse mês. Parece que ele já as fez para algumas Blazers e S10 V6 e o resultado foi muito satisfatório.
A idéia é que o GNV seja mantido e o desempenho na gasolina fique "quase original".
Assim que a peça ficar pronta, posto as fotos aqui, da peça e da instalação.
Abraços.
Companheiro M.Puoci, o assunto ainda é pertinente sim.
Na minha fiz outro mesclador, "mais aerodinâmico" e com o diâmetro pouco maior, não pode abrir muito, tem que trabalhar com um certo "sufocamento do motor" e aí que prejudica o rendimento quando na gasolina mas o meu resultado foi que deu uma leve diferença pra melhor na gasolina mas nada comparado ao sistema sem o mesclador.
Continuo a busca por um sistema simples que não seja o injetado ou o 5ª geração, como chamam.
Nem a pau vou deixar alguém furar o meu coletor de admissão pra adaptar os injetores.
Mas nem abaixo de porrada mesmo.
Valeu pessoal.
Maércio Lucarine
01/12/2013, 16:35
AMIGO, vc eh de SP, a minha XJ esta fazendo 3.5 no GNV não sei o que esta acontecendo, tbm não colocaria GNV,mas já comprei assim, alguem de SP pode me ajudar?
AMIGO, vc eh de SP, a minha XJ esta fazendo 3.5 no GNV não sei o que esta acontecendo, tbm não colocaria GNV,mas já comprei assim, alguem de SP pode me ajudar?
Bom dia amigo, a minha faz isso tbm, mas na verdade estou com um vazamento no redutor de pressão, ou seja, a noite, ou qualquer momento o gás está sempre vazando.
vc sente cheiro de gás com frequancia?
um sintoma que a minha da, é a dificuldade em pegar, como vaza, fica cheio de gás desde a caixa do filtro até os dutos de adimição, então o carro fica afogado, e só liga após puxar todo o gás,
mas se nao for isso, leve em uma dessas convertedoras que com certeza vão te dar um diagnostico
Ola amigos não sei se este tópico já se encerrou, mas vou dar a minha breve opinião..
Sou proprietário de uma Grand Cherokee Limited 2000 motor 4.7 v8 quadratrack
coloquei um kit BRC de 5 geração, tenho o kit a mais de 3 anos e agora precisei fazer uma regulagem só de marcha lenta.
o carro fica hiper econômico, e já paguei o kit faz tempo com a economia, como as cherokas desde ano para traz estão super
em conta hoje em dia vale a pena arriscar, mas frisando pesquisem bem sobre uma boa convertedora com experiência de mercado, no meu caso fiz na extinta GASPOINT em São Paulo, infelizmente eles pararam de instalar kits gás, segundo funcionário por não dar muito lucro ! isso se confirma comigo pois após 3 anos só agora necessitei de uma regulagem se os caras dependiam disso pra viver kit bem instalado não dá problema !
Pontos positivos kit injetado :
Economia
não polui o meio ambiente.
O carro tem maior autonomia pois além do tanque de gasolina cheio numa grande viagem vc conta com o tanque de gas a mais!
Pontos negativos:
Pequena perda de potencia final.
dependendo da viagem não há postos de GNV
Obs: manutenção continua a mesma preventiva, só mente a troca de velas é indicado troca a cada 25 mil km.
Espero ter ajudado nada melhor quem já testou e tem instalado a um bom tempo !
Att
Eduardo
lrovella
28/05/2014, 08:33
ola no meu caso eu nao colocaria nao ate porque tenh duas cerokee e as duas quando comprei tinha o kit e eu tive que fazer o motor das duas 8.500 por motor para fazer , nao tem o mesmo rendimento a mudanca de marcha nao fica boa , vc perde porta mala tem que trocar as molas , não adianta querer um carro desse e querer que ele ainda seja economico na trilha nao vai ter torque , agora coloca no papel quanto vc vai gastar para colocar o kit mais as molas , velas e tudo mais , e o quanto vc roda com ela por mes ate porque pra vc recuperar o investimento do gasto vc vai levar mais de anos , nao vejo vantagem algua do gas ate porque o gas já nao barato quanto antigamente . eu nao aconcelho vc a colocar a gas ate porque as minhas eu tirei o kit das duas e so rodo a gasolina e da podium ainda por cima ai sim vc vai sentir o motor que tem .
rogerio_zx
28/05/2014, 10:59
na minha opinião o kit GNV agride o carro. Até mesmo o simples abastecimento que na maioria da vezes é pelo capô do motor estraga o cabo de abertura (eu sei que tem a opção de instalar a valvula de abastecimento em outro lugar, é só um exemplo).
na verdade hoje em dia eu já to achando que até instalação de alarme agride o carro de alguma maneira!
(já tive 2 carros com GNV).
AlexNogueira
28/05/2014, 11:31
na minha opinião o kit GNV agride o carro. Até mesmo o simples abastecimento que na maioria da vezes é pelo capô do motor estraga o cabo de abertura (eu sei que tem a opção de instalar a valvula de abastecimento em outro lugar, é só um exemplo).
na verdade hoje em dia eu já to achando que até instalação de alarme agride o carro de alguma maneira!
(já tive 2 carros com GNV).
Sem falar que o GNV vai DESTRUIR o câmbio automático... Cada um é cada um, mas é um crime pra sentar é chorar... Independente da geração do kit, ABSOLUTAMENTE NADA substitui o comportamento da gasolina nos cálculos de engenharia, no projetos dos sensores, nas centrais eletrônicas de injeção e câmbio, na reação com os componentes e com os óleos lubrificantes...
O carro vai andar? Vai... Mas um motor ou um câmbio que durariam 20 anos vão durar 3, 5, talvez mais... A questão é aceitar essa situação, essa agressão... Eu não concordo, mas é minha opinião.
Bom dia Pessoal.
Tive uma Pajero Full V6 por 3 anos e movida a gás, só na minha mão rodei 115.000km entre o uso diário e viagens como que realizei para Argentina e Chile, no chile não tem gás e fui de gasolina mesmo, porém na Argentina fou uma piada, você encontra gás até na patagonia e o custo ficou entre R$ 0,43 e R$ 1,18.
Um dos segredos do carro movido á GNV é não deixar gasolina velha no tanque ela apodrece e como sempre que ligamos entra a gasolina toda podridão vai para dentro do motor e o primeiro a ter problemas é o cabeçote com acumulo de residuo nas valvulas.
Outra dica é usar o carro pelo um pouco na gasolina (eu usava 1/2 tanque ou +- 50 litros por mês) só que rodava entre 4.500 e 6
6.000km todo mês.
Outro detalhe é a troca mais constante de velas e cabos de ignição por necessitar de mais eficiencia destes componentes, como a taxa de compressão é baixa e o GNV teria que trabalhar entre 15:1 e 17:1 qualquer queda de corrente você irá sentrir falhar o carro.
Só como referência ná europa existe até caminhão movido a GNV e Diesel (inclusive tem caminhão desse rodando no Brasil em teste há 2 anos) aqui muita gente acha que GNV é para quem não tem culhão de ficar bancando gasolina, eu acho que é gostar do dinheiro que conquistamos com muito suor e conciencia ambiental já que um veículo movido a GNV polui muito menos que o mesmo motor movido a gasolina ou mesmo etanol
Quanto ao preço praticado em Atibaia é a unica cidade que conheço com esta distorção de preço, se você anda muito e roda na região vai encontrar GNV em Bragença, Itatiba, Jundiaí com preços muito menores que aí.
Parabéns pela mudança que além de ajudar em seu bolso ajuda também a natureza (se voçê analisar o relatório de emissões verá que polui próximo a um 1.0 no alcool ou gasolina).
abraço
Marcelo
AlexNogueira
02/06/2014, 09:06
Bom dia Pessoal.
Tive uma Pajero Full V6 por 3 anos e movida a gás, só na minha mão rodei 115.000km entre o uso diário e viagens como que realizei para Argentina e Chile, no chile não tem gás e fui de gasolina mesmo, porém na Argentina fou uma piada, você encontra gás até na patagonia e o custo ficou entre R$ 0,43 e R$ 1,18.
Um dos segredos do carro movido á GNV é não deixar gasolina velha no tanque ela apodrece e como sempre que ligamos entra a gasolina toda podridão vai para dentro do motor e o primeiro a ter problemas é o cabeçote com acumulo de residuo nas valvulas.
Outra dica é usar o carro pelo um pouco na gasolina (eu usava 1/2 tanque ou +- 50 litros por mês) só que rodava entre 4.500 e 6
6.000km todo mês.
Outro detalhe é a troca mais constante de velas e cabos de ignição por necessitar de mais eficiencia destes componentes, como a taxa de compressão é baixa e o GNV teria que trabalhar entre 15:1 e 17:1 qualquer queda de corrente você irá sentrir falhar o carro.
Só como referência ná europa existe até caminhão movido a GNV e Diesel (inclusive tem caminhão desse rodando no Brasil em teste há 2 anos) aqui muita gente acha que GNV é para quem não tem culhão de ficar bancando gasolina, eu acho que é gostar do dinheiro que conquistamos com muito suor e conciencia ambiental já que um veículo movido a GNV polui muito menos que o mesmo motor movido a gasolina ou mesmo etanol
Quanto ao preço praticado em Atibaia é a unica cidade que conheço com esta distorção de preço, se você anda muito e roda na região vai encontrar GNV em Bragença, Itatiba, Jundiaí com preços muito menores que aí.
Parabéns pela mudança que além de ajudar em seu bolso ajuda também a natureza (se voçê analisar o relatório de emissões verá que polui próximo a um 1.0 no alcool ou gasolina).
abraço
Marcelo
Olá, Marcelo,
Bastante interessante o teu depoimento, nessa saudável discussão que pode ajudar que tem dúvidas quanto à viabilidade de colocar o GNV...
Na minha opinião, vc deu números para a tragédia... Veja, vc ficou com um carro extremamente resistente por apenas 3 anos e 115.000km... Isso pode não ser suficiente para o GNV demonstrar seus efeitos na Pajero ou na Cherokee. Teu motor pode ter estourado o cabeçote, logo depois, ao invés de resistir 1.000.000km (como se vê facilmente nos EUA, por exemplo)...
Outro ponto: como vc mesmo diz, a taxa de compressão PRECISA ser 15:1 nos cilindros... Na Cherokee é 9:1... Não existe vela nova nem cabo novo que compense isso! E teus cilindros falhavam, sim, MUITO, rsrsrs... Mas eram na maioria falhas imperceptíveis ao ser humano, embora danosas ao motor, especialmente ao cabeçote. Um cilindro detona a mistura 10 VEZES POR SEGUNDO, se ele falhar 3 vezes, nem o melhor mecânico percebe! Mas ocorrerão desequilíbrios de forças e o cabeçote é o ponto mais fraco que suporta isso. Resultado: no mínimo empenamento. Não é acúmulo de resíduos que afeta o cabeçote é a distribuição desordenada das cargas (que se agrava com os resíduos, que são aumentados pelas falhas,...)
Vc bem mencionou a necessidade de troca de velas e cabos com maior frequencia bem maior do que o normal. Para ter uma ideia, só em velas, sem a mão de obra, gasta-se MIL REAIS nas 16 velas da Cherokee... Claro, do tipo CORRETO, não a "xing-ling da 25 de março que funciona igual"... Vc vai me dizer que quem coloca GNV na Cherokee vai trocar essas velas com maior frequencia???? NUNCA... Vai deixar o motor falhando, os problemas se agravando, até se livrar do carro...
Um particular na tua experiência é que vc usava gasolina de EXCELENTE qualidade, sem álcool... Nem dá pra comparar com a brasileira! Isso COM CERTEZA explica os 115.000km que vc ainda conseguiu, além do cuidado extra que vc mantinha com a manutenção...
É diferente, lógico, quando todo o sistema é PROJETADO para GNV... E não é à toa que a dupla é GNV/DIESEL, é principalmente pela taxa de compressão, como expliquei acima. Quando projetarem e venderem aqui um motor a GNV eu poderei comprar, sem problemas...
Abraços!
Olá, Marcelo,
Bastante interessante o teu depoimento, nessa saudável discussão que pode ajudar que tem dúvidas quanto à viabilidade de colocar o GNV...
Na minha opinião, vc deu números para a tragédia... Veja, vc ficou com um carro extremamente resistente por apenas 3 anos e 115.000km... Isso pode não ser suficiente para o GNV demonstrar seus efeitos na Pajero ou na Cherokee. Teu motor pode ter estourado o cabeçote, logo depois, ao invés de resistir 1.000.000km (como se vê facilmente nos EUA, por exemplo)...
Outro ponto: como vc mesmo diz, a taxa de compressão PRECISA ser 15:1 nos cilindros... Na Cherokee é 9:1... Não existe vela nova nem cabo novo que compense isso! E teus cilindros falhavam, sim, MUITO, rsrsrs... Mas eram na maioria falhas imperceptíveis ao ser humano, embora danosas ao motor, especialmente ao cabeçote. Um cilindro detona a mistura 10 VEZES POR SEGUNDO, se ele falhar 3 vezes, nem o melhor mecânico percebe! Mas ocorrerão desequilíbrios de forças e o cabeçote é o ponto mais fraco que suporta isso. Resultado: no mínimo empenamento. Não é acúmulo de resíduos que afeta o cabeçote é a distribuição desordenada das cargas (que se agrava com os resíduos, que são aumentados pelas falhas,...)
Vc bem mencionou a necessidade de troca de velas e cabos com maior frequencia bem maior do que o normal. Para ter uma ideia, só em velas, sem a mão de obra, gasta-se MIL REAIS nas 16 velas da Cherokee... Claro, do tipo CORRETO, não a "xing-ling da 25 de março que funciona igual"... Vc vai me dizer que quem coloca GNV na Cherokee vai trocar essas velas com maior frequencia???? NUNCA... Vai deixar o motor falhando, os problemas se agravando, até se livrar do carro...
Um particular na tua experiência é que vc usava gasolina de EXCELENTE qualidade, sem álcool... Nem dá pra comparar com a brasileira! Isso COM CERTEZA explica os 115.000km que vc ainda conseguiu, além do cuidado extra que vc mantinha com a manutenção...
É diferente, lógico, quando todo o sistema é PROJETADO para GNV... E não é à toa que a dupla é GNV/DIESEL, é principalmente pela taxa de compressão, como expliquei acima. Quando projetarem e venderem aqui um motor a GNV eu poderei comprar, sem problemas...
Abraços!
Boa noite;
Quando comprei minha pajero ela já estava com 147.000km e mais meus 115.000 vendi com 262.000 km e a pessoa que comprou já rodou mais 40.000 km e a gasolina que abasteci 100% foram no máximo 400L em todas as viagens.
Quanto a manutenção a pessoa que coloca GNV no carro tem que ser conciente dos itens e realizar a troca no momento certo, o problema não é o GNV e sim muitos que não realizam a manutenção preventiva corretamente.
Abraços
Marcelo
Guima-MS
24/05/2015, 15:51
Pessoal , atualmente tenho uma dodge dakota 3.9L V6 1998 Cambio manual , com 160mkm , aos 15300 infelizmente tive que trocar o motor completo (teve GNV e kit flex no passado , ficou por volta de R$ 12.000,00 pra retificar , acabei comprando outro seminovo e ficou 10:euforico:) , mais estou achando o desempenho da minha um V6 um pouco fraco .
Apareceu uma Dakota 5.2 R\T 2001 , com 155mkm , Kit GNV:oops: , revisadinha (Modulo Novo , Cambio Revisado , Suspensao Dianteira Revisada , Alternador Novo , Bateria Nova , Cabos e velas novas , Revisao e limpeza TBI) , por um preço interessante , mais estou com o pe atras por causa do GNV .
Segundo o proprietario , ela baixa 0,5L a cada 4mkm , estou querendo saber o que teria de ser trocado para nao baixar mais oleo (Minha V6 nao baixa 1 Gota de oleo , e olha que coloco os 177cv para trabalhar no max algumas vezes ) , e tambem se e facil retirar esse kit GNV e deixar original .
Obrigado .
Cris Lgl
14/06/2015, 14:48
Olá! Estou pensando em comprar um carro 4x4 (meu 1º), andei pesquisando uns automóveis e a princípio havia pensado em comprar uma TR4, mas um amigo comentou que não é muito bom (fraco), e a manutenção é cara. Encontrei então uma Cherokee Sport 98, achei linda demais, mas tenho um certo receio por ser um carro mais antigo, pela questão da manutenção, e pelo consumo também, já que seria para o uso diário ( tenho um Focus que faz 570 km com um tanque dentro da cidade). Será que o GNV seria uma boa opção para a economia? Já li vários tópicos, mas se puderem colaborar agradeço.
Roberto Wagner Alves
14/06/2015, 20:14
Boa noite pessoal.
Adquiri recentemente uma Grand Cherokee 98 V8, já veio com GNV instalado, 3ª geração Tury.
Meu problema é o seguinte:
Na gasolina funciona perfeitamente. Única coisa que acho que o consumo
está muito alto, de acordo com o computador de bordo (teto) diz que
está fazendo 2 x 1.
Já no GNV acontece algo estranho. Já fiz uma revisão (limpeza) no
sistema e saindo do mecânico ela veio funcionando normal, apenas achei
que gastou muito, fez 40 km com um cilindro de 18 m3.
Quando fui abastecer, já no posto ela não pegou no GNV. Fui direto ao
mecânico, ele fez ela funcionar e tal. Saindo da oficina, andei
aproximadamente um km e ela apagou.
Aí vem o fato estranho. Giro a chave acende as luzes do painel, mas não
toca o arranque. É como se não tivesse bateria (mas as luzes acendem).
Passo a chave do GNV para Gasolina, aguardo uns 2 minutos e ela pega e
funciona tudo normal. Passo a chave para o GNV ando mais uns 1.000
metros e acontece tudo de novo.
O mecânico diz para trocar as velas, troquei e nada, diz para trocar os cabos de vela, troquei e continua na mesma.
Alguém poderia me ajudar? O que pode ser?
Abraço a todos.
Roberto.
não é algum contato do motor de partida, terra, algo assim? verifique a parte elétrica
cdrsantos1979
06/07/2015, 14:22
Acabei instalando na minha Gran Cherokee 97 o kit gnv aqui em Brasília mesmo.
Fiz a adaptação na MIDAS que fica na Candangolândia.
Kit Lovato 5ª geração com 2 cilindros de 17 m3.
Oswaldojipeiro
Gran Cherokee 97
Toyota Band. 93
Jeep Willys 75
Olá Oswaldo como vai?
Tenho uma GC limited 97/98. To pensando em colocar GNV para poder rodar mais vezes com ela. Vc poderia me dizer qual a autonomia que vc consegue dirigindo normalmente com 2 cilindros de 17?
Vc poderia me mandar fotos da posição do cilindro instalado no carro? Vc sabe se seria possível instalar esses dois cilindros por baixo da mala, do lado de fora (embaixo do assoalho do carro)?
Abraços.
adherbalborges
08/09/2015, 23:20
Se realmente gosta do carro não faça isso, se o consumo for um problema, venda e compre um 1.0 econômico.
Abs
:odedo:vender e comprar 1.0. com uma resposta desta, se cair numa moita de capim, não sobra nada.
adherbalborges
08/09/2015, 23:29
Não colocaria gás e não abriria um tópico para isto.
Pesquisando no fórum encontrará muitas informações.:concordo:
:odedo: "não abriria um tópico para isto" - é o dono do fórum. a mocinha tá com dúvida e pede orientaçãoe vc vem com um coice destes?
adherbalborges
08/09/2015, 23:32
Ola Karina, nao faça isso... Eu particularmente não recomendo !!!
:zzz: porque não? fala de experiência própria e porque ouviu dizer, fulano falou isto, sicrano disse aquilo? muitos usam GNV, combustível limpo, econômico.
adherbalborges
08/09/2015, 23:36
Minha pergunta é sobre gás e não sobre tópicos. Acredito que temos o direito de abrir tópicos, questionar e perguntar. No meu caso, quero a opinião de pessoas que entendam porque se eu fosse entendida no assunto, eu não estaria perguntando, né?:grin:
Att
:esgrima:tuchê para Karinap. faleu garota.
adherbalborges
08/09/2015, 23:41
Excelente!
:bananadança: quem não recomenda, fala pelos cutovelos, sem conhecimento de causa.
RafaelOgro
21/09/2015, 21:55
Comprei meu primeiro 4X4 há pouco tempo e a primeiro coisa que fiz foi instalar um kit G5.
Pode ser que a médio e longo prazo algo aconteça, mas também pode ser que não! Ora, não há como dizer.
Penso que instalar ou não instalar, depende basicamente do uso e do que se pretende ou se espera do veículo, afinal, nem todos compram carros 4X4 para atola-los na lama.
O meu carro por exemplo, tem motor grande e por conseguinte, consumo elevado. Poderia optar por comprar um V6, ou mesmo um menor com motor 4L, mas não comprei, quer dizer, foi uma prerrogativa exclusivamente minha, a despeito das crenças favoráveis ou contrárias ao uso do GNV, de onde se conclui que estou pagando para ver.
O kit que instalei me dá uma autonomia de aproximadamente 250 km, suficiente para eu fazer as viagens semanais que costumo fazer, e isso sem perda de potência.
Por outro lado, como minha opção foi de morar fora de um grande centro, fiz a opção, também, de ter um veículo que pudesse ser utilizado no fora de estrada, não para trilhas radicais, mas para pelo menos poder sair e me divertir com a família, sem o receito de ficar preso num lugar com pessoas a km de distância.
Estou satisfeito por enquanto, pelo menos com o equipamento. A única insatisfação recai sobre a necessidade de vistorias anuais que são caras pelo que, e como é checado o carro.
Jaymep_neto
22/09/2015, 15:26
Comprei meu primeiro 4X4 há pouco tempo e a primeiro coisa que fiz foi instalar um kit G5.
Pode ser que a médio e longo prazo algo aconteça, mas também pode ser que não! Ora, não há como dizer.
Penso que instalar ou não instalar, depende basicamente do uso e do que se pretende ou se espera do veículo, afinal, nem todos compram carros 4X4 para atola-los na lama.
O meu carro por exemplo, tem motor grande e por conseguinte, consumo elevado. Poderia optar por comprar um V6, ou mesmo um menor com motor 4L, mas não comprei, quer dizer, foi uma prerrogativa exclusivamente minha, a despeito das crenças favoráveis ou contrárias ao uso do GNV, de onde se conclui que estou pagando para ver.
O kit que instalei me dá uma autonomia de aproximadamente 250 km, suficiente para eu fazer as viagens semanais que costumo fazer, e isso sem perda de potência.
Por outro lado, como minha opção foi de morar fora de um grande centro, fiz a opção, também, de ter um veículo que pudesse ser utilizado no fora de estrada, não para trilhas radicais, mas para pelo menos poder sair e me divertir com a família, sem o receito de ficar preso num lugar com pessoas a km de distância.
Estou satisfeito por enquanto, pelo menos com o equipamento. A única insatisfação recai sobre a necessidade de vistorias anuais que são caras pelo que, e como é checado o carro.
Ola Rafael, quanto vc gastou para fazer essa instalação?
Desde já, obrigado
RafaelOgro
22/09/2015, 19:14
Boa tarde Jayme!
Gastei exatamente R$ 5.500,00 só com o kit, mais R$ 200,00 com a inspeção e o restante da documentação habitual.
Coloquei 2 cilindros; um de 21m³ e outro de 15m³. Se optar por apenas um, fica um pouco mais barato e ainda sobra um pouco mais de espaço no porta malas. Mas atenção, está proibido instalar um tanque sobre o outro.
Companheiro M.Puoci, o assunto ainda é pertinente sim.
Na minha fiz outro mesclador, "mais aerodinâmico" e com o diâmetro pouco maior, não pode abrir muito, tem que trabalhar com um certo "sufocamento do motor" e aí que prejudica o rendimento quando na gasolina mas o meu resultado foi que deu uma leve diferença pra melhor na gasolina mas nada comparado ao sistema sem o mesclador.
Continuo a busca por um sistema simples que não seja o injetado ou o 5ª geração, como chamam.
Nem a pau vou deixar alguém furar o meu coletor de admissão pra adaptar os injetores.
Mas nem abaixo de porrada mesmo.
Valeu pessoal.
Fala Guilherme! Nesses kit 3a geração com o misturador, será que tem como fazer um COLD AIR INTAKE com 2 entradas pra filtro? Aí em uma coloca-se o misturador e filtro e na outra apenas o filtro, ficaria tipo um Y. Quando o kit gnv é acionado o atuador manda o GNV no misturador e quando andando na gasolina não geraria restrição no ar, pensei dessa forma por ficar ANTES do TBI/TPS, sendo assim não seria considerado uma "falsa entrada de ar" o que acha?
COLD AIR INTAKE: http://www.ebay.com/itm/97-99-DAKOTA-98-03-DURANGO-5-2L-5-9L-V8-HEAT-SHIELD-COLD-AIR-INTAKE-FILTER-BLUE-/351007279875?fits=Model%3ADakota&hash=item51b9aa0b03:g:tPAAAOSwu4BV56-l&vxp=mtr
Guilherme ZJ
04/02/2016, 13:19
Fala Guilherme! Nesses kit 3a geração com o misturador, será que tem como fazer um COLD AIR INTAKE com 2 entradas pra filtro? Aí em uma coloca-se o misturador e filtro e na outra apenas o filtro, ficaria tipo um Y. Quando o kit gnv é acionado o atuador manda o GNV no misturador e quando andando na gasolina não geraria restrição no ar, pensei dessa forma por ficar ANTES do TBI/TPS, sendo assim não seria considerado uma "falsa entrada de ar" o que acha?
COLD AIR INTAKE: http://www.ebay.com/itm/97-99-DAKOTA-98-03-DURANGO-5-2L-5-9L-V8-HEAT-SHIELD-COLD-AIR-INTAKE-FILTER-BLUE-/351007279875?fits=Model%3ADakota&hash=item51b9aa0b03:g:tPAAAOSwu4BV56-l&vxp=mtr
Acho que entendi a sua ideia, mas você precisaria de uma válvula (mecânica ou elétrica) que fechasse uma enquanto abria a outra entrada de ar pra funcionar esse seu sistema. Há algum tempo pensei em fazer algo parecido, usando só uma borboleta acionada por um cabo de afogador. Na verdade, a borboleta faria o papel de restringir a entrada de ar enriquecendo a mistura, necessário pro GNV, a restrição se faria só com a borboleta fechada mas com o diâmetro reduzido, enquanto funcionando no GNV e aberta quando na gasolina.
Tudo é uma questão de se obter um fluxo de ar capaz de homogeneizar a mistura ar/GNV de forma laminar e não turbulenta, mas com um mesclador pra agilizar esse processo pois a distâncias são curtas.
Tudo é possível, basta querer e ter paciência pra calcular, projetar, mandar fazer peças, montar, testar... e TEMPO pra tudo isso né
Então, eu pensei sobre a borboleta também mas será que é preciso? No GNV teria problemas em entrar ar pelo "outro" filtro?
Olha essa borboleta: 3" Electric Remote Exhaust Catback Downpipe Cutout E-Cut Valve Motor Universal (http://www.ebay.com/itm/3-Electric-Remote-Exhaust-Catback-Downpipe-Cutout-E-Cut-Valve-Motor-Universal-/281822222467?hash=item419de9d883:g:5BAAAOSw~bFWFrL O&vxp=mtr)
Pessoal usa no escape pra aumentar o barulho...
Se você puder detalhar a instalação do seu gnv... no meu caso seria uma dakota v8 5.2...
Abração!
Guilherme ZJ
04/02/2016, 13:58
Então, eu pensei sobre a borboleta também mas será que é preciso? No GNV teria problemas em entrar ar pelo "outro" filtro?
Olha essa borboleta: 3" Electric Remote Exhaust Catback Downpipe Cutout E-Cut Valve Motor Universal (http://www.ebay.com/itm/3-Electric-Remote-Exhaust-Catback-Downpipe-Cutout-E-Cut-Valve-Motor-Universal-/281822222467?hash=item419de9d883:g:5BAAAOSw~bFWFrL O&vxp=mtr)
Pessoal usa no escape pra aumentar o barulho...
Se você puder detalhar a instalação do seu gnv... no meu caso seria uma dakota v8 5.2...
Abração!
Acho que dependendo do diâmetro, poderia ser adaptada essa válvula mesmo, mas acho que vc não entendeu o seguinte: Não precisa de dois filtros, só um dutos saindo do mesmo filtro com a válvula no meio do caminho e imagina essa válvula do anúncio com um diâmetro aberto no centro dela de 36, 38 mm, acho que é o máximo que o GNV permite e depois é só estudar a posição do injetor pra ver onde o GNV teria maior arrasto e melhor diluição com o ar. Essa seria a minha ideia. Ela fechada daria passagem com uma pressão mais negativa necessária pro GNV e aberta ela teria todo o diâmetro, descontado o eixo de passagem de ar quando tu passasse pra gasolina.
Tô meio sem tempo agora, desculpa os possíveis erros de grafia, mas conseguiu entender?
Sim, entendi que não precisa dos 2 filtros e sim 2 dutos eheheh, então no GNV dá problema de homogeneização da mistura se puxar ar pelo outro lado tbm? Na gasolina não teria pois os bicos ficam pós-tbi né? Sou um curioso, tenho ap turbo montado por mim mesmo por isso a curiosidade. Consegui entender perfeitamente! É esse o medo, como sabe onde seria a melhora posição do gnv?
Abraço!!
Guilherme ZJ
04/02/2016, 15:13
Sim, entendi que não precisa dos 2 filtros e sim 2 dutos eheheh, então no GNV dá problema de homogeneização da mistura se puxar ar pelo outro lado tbm? Na gasolina não teria pois os bicos ficam pós-tbi né? Sou um curioso, tenho ap turbo montado por mim mesmo por isso a curiosidade. Consegui entender perfeitamente! É esse o medo, como sabe onde seria a melhora posição do gnv?
Abraço!!
Não, não, mano, teria um filtro e um duto só, mas com a válvula no meio do circuito. "Fechada", trabalha com o diâmetro reduzido, ou o diâmetro feito no centro da borboleta e aberto o diâmetro normal da tubulação onde ela vai estar instalada.
Em relação a melhor posição do injetor, poderia começar a se nortear pelos cálculos de mecânica dos fluídos, onde entrariam densidades do ar, do GNV, velocidade do ar na tubulação, o que dependeria na rotação do motor, diâmetros da tubulação, diâmetro do furo na borboleta, temperaturas do ar no local da admissão e a influência dela na densidade e por aí vai. Tu que tem um ap turbo sabe melhor que ninguém que dependendo do turbo, vc tem mais torque em baixa RPM e consequentemente menor em alta, mas escolhendo outros diâmetros das partes quentes e frias e calculando a exaustão do seu motor pra identificar a rotação com que turbina vai encher, tu pode ter seu ap praticamente normal em baixa, mas um canhão em alta, assim como em relação a temperatura do ar admitido, fica fácil trabalhar com os turbos quando vc instala um intercooler. Os cálculos eu usaria só pra começar a me orientar, claro que depois seria mais um jogo de tentativas e erros e acertos, mas que com a paciência necessária, é possível sim ter um sistema GNV confiável e o bom rendimento com a admissão mais livre quando queremos usar todo o V8tão
Não, não, mano, teria um filtro e um duto só, mas com a válvula no meio do circuito. "Fechada", trabalha com o diâmetro reduzido, ou o diâmetro feito no centro da borboleta e aberto o diâmetro normal da tubulação onde ela vai estar instalada.
Em relação a melhor posição do injetor, poderia começar a se nortear pelos cálculos de mecânica dos fluídos, onde entrariam densidades do ar, do GNV, velocidade do ar na tubulação, o que dependeria na rotação do motor, diâmetros da tubulação, diâmetro do furo na borboleta, temperaturas do ar no local da admissão e a influência dela na densidade e por aí vai. Tu que tem um ap turbo sabe melhor que ninguém que dependendo do turbo, vc tem mais torque em baixa RPM e consequentemente menor em alta, mas escolhendo outros diâmetros das partes quentes e frias e calculando a exaustão do seu motor pra identificar a rotação com que turbina vai encher, tu pode ter seu ap praticamente normal em baixa, mas um canhão em alta, assim como em relação a temperatura do ar admitido, fica fácil trabalhar com os turbos quando vc instala um intercooler. Os cálculos eu usaria só pra começar a me orientar, claro que depois seria mais um jogo de tentativas e erros e acertos, mas que com a paciência necessária, é possível sim ter um sistema GNV confiável e o bom rendimento com a admissão mais livre quando queremos usar todo o V8tão
Opa! Me fala mais sobre o seu kit, como ele está montado hoje!
Guilherme ZJ
04/02/2016, 19:38
No meu Kit eu fiz um mesclador que trabalha com um tipo de venturi, onde eu coloquei a ponta do injetor, seria o local de mais baixa pressão por ter o ar que passar com mais velocidade, arrastando maior massa de GNV e dessa forma eu consegui aumentar o diâmetro do mesclador em poucos milímetros, não muito mas já foi o suficiente pra ficar claro que tava respirando melhor, eu nunca vi ninguém fazer isso, ou um mesclador desse tipo, deu trabalho pra kct e só fiz pra era pra mim e como eu te falei, só deu certo na terceira peça que eu fui, mas ficou bem melhor. Minha viatura é 5.9 e ela realmente tem bastante torque em baixo RPM, não sei como ficaria se fizesse pra 5.2.
Em relação a borboleta, seria mais uma ideia que teria melhor resultado, mas não tenho muito tempo pra ficar fazendo essas experiências e pelas oficinas por aí, os loucos querem é só dinheiro e fazer o que todos fazem alcançando o que todos alcançam. Bom... é o que eles sabem fazer né, é o que eles aprenderam. Não posso cobrar mais nada além disso
Guilherme ZJ
04/02/2016, 19:42
Agora em relação às medidas, fica complicado te passar, faz tempo que eu fiz isso, sei que devo ter anotado em algum lugar, mas achar agora é meio complicado. Fiz assim e pensei no sistema com borboleta porque eu uso uma mufla de alumínio com paredes bastante grossas e ficou simples mandar retificar, ou tornear a entrada da mufla a ponto de se ter precisão com a instalação de uma borboleta, mas na época acabei ficando só com o mesclador mesmo, no entanto, o trabalho de retífica da mufla, eu já tinha mandado fazer pra adaptar um sistema de borboleta
Olha o que eu tenho em mente:
http://www.ebay.com/itm/Electric-Exhaust-Catback-Cutout-E-Cut-Out-Valve-System-w-Switch-Kit-3-/371547199117?hash=item5681f0568d:g:os4AAOSwL7VWswM 5&vxp=mtr
Criar um sistema desses com o misturador GNV na outra entrada onde não vai a borboleta.... Será que funcionaria? Hahhaha sem restrição alguma na gasolina, a válvula trabalharia aberta e quando no GNV ela trabalharia fechada passando ar apenas pelo cano do GNV. Loucura né? kkkkkkk
Abraço!
Guilherme ZJ
06/02/2016, 14:55
Olha o que eu tenho em mente:
http://www.ebay.com/itm/Electric-Exhaust-Catback-Cutout-E-Cut-Out-Valve-System-w-Switch-Kit-3-/371547199117?hash=item5681f0568d:g:os4AAOSwL7VWswM 5&vxp=mtr
Criar um sistema desses com o misturador GNV na outra entrada onde não vai a borboleta.... Será que funcionaria? Hahhaha sem restrição alguma na gasolina, a válvula trabalharia aberta e quando no GNV ela trabalharia fechada passando ar apenas pelo cano do GNV. Loucura né? kkkkkkk
Abraço!
É possível sim, teria que adaptar um mesclador com o injetor pra essa entrada do GNV e adaptar a tubulação pro filtro de ar. É uma boa ideia sim, apesar de mais componentes, mas teria que ver o diâmetro dessa peça, acho que a entrada original é maior que 3", não tenho certeza, tem que conferir.
É possível sim, teria que adaptar um mesclador com o injetor pra essa entrada do GNV e adaptar a tubulação pro filtro de ar. É uma boa ideia sim, apesar de mais componentes, mas teria que ver o diâmetro dessa peça, acho que a entrada original é maior que 3", não tenho certeza, tem que conferir.
Fala Guilherme!
O que vc diz desse misturador:
http://firebird.fm.interiowo.pl/a/streammixer2.jpg
Aparenta ser mais aerodinamico?
Guilherme ZJ
11/02/2016, 17:07
Fala Guilherme!
O que vc diz desse misturador:
http://firebird.fm.interiowo.pl/a/streammixer2.jpg
Aparenta ser mais aerodinamico?
Gezuiz...! Aerodinâmico??? O que tu vê de tanta aerodinâmica nisso? E de qualquer forma, o mesclador não tem que ser objetivamente aerodinâmico, ele tem a função de homogeneizar os fluídos e pra isso, não se usa apenas a aerodinânica.
Mano, manda o seu e-mail que eu vou desmontar a p#rr@ toda aqui qualquer hora e te mando uma foto do mesclador que eu fiz com peças bem simples e um pouco de paciência.
opa anota ai guilherme!
hirinhu@gmail.com
dá uma olhada no link: LPG Propane Autogas STREAM MIXER - MORE POWER! LOOK! (http://www.ebay.com/itm/LPG-Propane-Autogas-STREAM-MIXER-MORE-POWER-LOOK-/320979216695?hash=item4abbda2937:m:m8oAfvxavNHya4M zTXztlUw&vxp=mtr) isso me deixou mto curioso!
tem desse: LPG CNG Universal Mixer - sizes 52 57 57 59 60 62 63 66 68 70 72 76 78 mm - NEW! (http://www.ebay.com/itm/LPG-CNG-Universal-Mixer-sizes-52-57-57-59-60-62-63-66-68-70-72-76-78-mm-NEW-/321451861989?hash=item4ad80627e5:g:jl4AAOSwGzlTteJ u&vxp=mtr)
e essE: 82mm LPG/CNG Gas Venturi Mixer for Propane/Methane Traditional Aspirated Systems (http://www.ebay.com/itm/82mm-LPG-CNG-Gas-Venturi-Mixer-for-Propane-Methane-Traditional-Aspirated-Systems-/251278132863?hash=item3a8158067f:g:-WAAAOxykUZThvYg&vxp=mtr)
todos me pareceram soluçoes melhores que as oferecidas aqui, isso confere?
abraçao
Guilherme ZJ
12/02/2016, 12:49
opa anota ai guilherme!
hirinhu@gmail.com
dá uma olhada no link: LPG Propane Autogas STREAM MIXER - MORE POWER! LOOK! (http://www.ebay.com/itm/LPG-Propane-Autogas-STREAM-MIXER-MORE-POWER-LOOK-/320979216695?hash=item4abbda2937:m:m8oAfvxavNHya4M zTXztlUw&vxp=mtr) isso me deixou mto curioso!
tem desse: LPG CNG Universal Mixer - sizes 52 57 57 59 60 62 63 66 68 70 72 76 78 mm - NEW! (http://www.ebay.com/itm/LPG-CNG-Universal-Mixer-sizes-52-57-57-59-60-62-63-66-68-70-72-76-78-mm-NEW-/321451861989?hash=item4ad80627e5:g:jl4AAOSwGzlTteJ u&vxp=mtr)
e essE: 82mm LPG/CNG Gas Venturi Mixer for Propane/Methane Traditional Aspirated Systems (http://www.ebay.com/itm/82mm-LPG-CNG-Gas-Venturi-Mixer-for-Propane-Methane-Traditional-Aspirated-Systems-/251278132863?hash=item3a8158067f:g:-WAAAOxykUZThvYg&vxp=mtr)
todos me pareceram soluçoes melhores que as oferecidas aqui, isso confere?
abraçao
Boa tarde, companheiro, essa terceira alternativa (82mm LPG/CNG Gas Venturi Mixer for Propane/Methane Traditional Aspirated Systems (http://www.ebay.com/itm/82mm-LPG-CNG-Gas-Venturi-Mixer-for-Propane-Methane-Traditional-Aspirated-Systems-/251278132863?hash=item3a8158067f:g:-WAAAOxykUZThvYg&vxp=mtr)) parece mais bem projetada além de mais coerente com a finalidade dessa peça, mas... sempre tem o detalhe do dimensionamento. Será que ela foi feita exatamente pro V8 5.2? A peça é bonita e bem acabada, mas e se as dimensões não te proporcionarem uma mistura boa pro seu motor? Tudo isso deve ser levado em consideração pra você não jogar dinheiro e depois ver que não tem jeito de ficar bom tanto em baixa quanto em alta, ou se não te proporciona melhora no desemprenho e até mesmo no consumo. Não adianta nada você ter o GNV com o objetivo de economia, mas um sistema que consome mais reais por quilômetro rodado do que rodando com gasolina. Bom seria uma oficina realmente especializada onde os mecânicos soubessem mais do que aquilo que lhes passam ou onde os mecânicos têm sempre a dúvida e se perguntam: "E se eu fizesse de outra forma...?". Se não for pedir demais, bom que tivesse uma oficina onde tivesse um engenheiro mecânico trabalhando junto com o mecânico, kkk. Tipo fórmula 1, kkkk
Mas... faz parte, amigo. Sempre vamos ter problemas com nossas viaturas e com muitos mecânicos, mas é claro que tem gente muito boa no ramo, o problema é achá-los e pagar o preço do conhecimento deles.
Assim que possível, eu te mando as fotos do mesclador que eu fiz, Ok?
Pensei em uma solução melhor: vi um CAI pra vender de 4polegadas de diametro! O original tem em torno de 3,25, isso significa que se eu colocar o misturador, não irei perder fluxo de ar qdo estiver na gasolina... Muitos estudos e pouca prática dá nisso hahaha
Guilherme ZJ
15/02/2016, 12:35
Pensei em uma solução melhor: vi um CAI pra vender de 4polegadas de diametro! O original tem em torno de 3,25, isso significa que se eu colocar o misturador, não irei perder fluxo de ar qdo estiver na gasolina... Muitos estudos e pouca prática dá nisso hahaha
O que é "CAI"?
Cold Air Intake:http://www.ebay.com/itm/4-BLACK-Heat-Shield-Cold-Air-Intake-Kit-Filter-For-97-98-Dakota-5-2L-5-9L-V8-/320818067609?fits=Model%3ADakota&hash=item4ab23f3899:g:N0YAAOSwo3pWczNc&vxp=mtr
KKK não é Klu Kluz Klan é lol :)
a moça recebeu muitos apoios por ser extremamente educada contigo :)