Ver Versão Completa : CROCODILLO. Jeep Full Size (Revista 4x4&Cia ed 218 e 246)
Páginas :
1
2
3
4
[
5]
6
7
8
9
Cara, tá ficando um capricho só :palmas:
[]'s
Tô doido pra ouvir o ronco "in natura"......
Skull Crusher
24/07/2009, 13:27
Véio, tá show! Não vejo a hora de ver os sapatos no bicho!
[]s
Renan
alvaro.jrc
30/07/2009, 23:02
Já tem um rolo de manta aluminizada aqui mas só posso colar depois que pintar as partes baixas da viatura. :concordo:
[]'s
Elmer, tudo blz?? Lí no seu "curto" tópico sobre o lance da manta.
Essa manta é asfáltica, PU expandido ou alguma outra??
Quando precisei colocar no Engesa pra diminuir a fornalha do Perkins só achei asfáltica usada em construção mesmo, mas achei aquilo meio perigoso. :pensativo:
No mais parabéns pelo Crocodillo está ficando show! :palmas:
Elmer_Jeep
31/07/2009, 10:30
Acho que é PU expandido, comentei na pagina 97.
Sobre a manta asfaltica eu ja usei aqui também na viatura antiga mas mesmo estando bem moldada e colada a manta costumava soltar, acho que por ser muito pesada.
[]'s
Skull Crusher
31/07/2009, 11:29
Elmer, quando teremos Croco aterrorizando as cercanias? Parabéns sempre pelo trabalho!
Grande abraço!
alvaro.jrc
31/07/2009, 12:12
Acho que é PU expandido, comentei na pagina 97.
Sobre a manta asfaltica eu ja usei aqui também na viatura antiga mas mesmo estando bem moldada e colada a manta costumava soltar, acho que por ser muito pesada.
[]'s
Jpa cacei bastante essa manta de PU expandido e não achei, vc sabe informar algum site ou representante???
E a fixação no Croco?? Vai de cola de contato, rebite ou existe alguma outra opção???
Abração!!
Elmer_Jeep
31/07/2009, 15:37
Renan, a previsão é só fim do ano, aqui o inverno vai até final de agosto e só vou mexer com pintura no verão.
alvaro, sobre a manta tinha uma empresa que anunciava aqui no forum, esqueci o nome mas na pesquisa do google da pra encontrar facil.
Sobre a fixação vai ser na cola mesmo pois a parte externa do assoalho e parede de fogo são lisos e os angulos bem acentuados dai fica facil pra aplicar.
[]'s
Bom dia Folgado.
Inicialmente eu tinha a idéia de instalar o ar condicionado e dai no canto esquerdo, no centro e no canto direito fiz os furos pra encaixar as saidas de ar do painel do celta
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=68257&d=1165846116
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=68260&d=1165846914
Como o painel ja esta furado vou colocar as saidas só de enfeite mesmo. :concordo:
A reduzida é de acionamento elétrico, apesar de eu nao gostar o sistema é mais vedado e eficiente que no troller daí talvez fique só no botão mesmo.
Mas se eu conseguir o kit de acionamento mecanico mudarei com certeza:
http://www.territorio4x4.com.br/empresa/img/produtos//sistema/foto04g.jpg
http://www.territorio4x4.com.br/empresa/produtos2.php?id=14
[]'s
Elmer, onde encontrou essas saídas de ar que colocaou no painel?
bem legais...
Abraço
Elmer_Jeep
31/07/2009, 17:47
comprei numa autorizada GM, são originais do celta.
[]'s
Angelo Avelar
31/07/2009, 22:20
boa noite elmer, me diz aonde vc arrumou essa direçao de corrente, como faço pra conseguir uma, é vcs que fazem, pois vcs são uns artesãos de mao cheia!!!
Elmer_Jeep
01/08/2009, 09:40
boa noite elmer, me diz aonde vc arrumou essa direçao de corrente, como faço pra conseguir uma, é vcs que fazem, pois vcs são uns artesãos de mao cheia!!!
Fala Angelo, obrigado pelos elogios mas esse eu mandei fazer, tem um topico aqui com todas as informações, da uma olhada: Volante de corrente (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20468)
[]'s
Elmer_Jeep
03/08/2009, 19:01
Finalizamos o escapamento, tubão inox de 3.
A travessa do cambio teve que ser modificada pois estava no meio do caminho, a curva inicial que sai da turbina pra parte de baixo da viatura apontava diretamente pra travessa, não dava nem por cima nem por baixo então aumentamos o angulo da travessa pro tubo ficar protegido.
Ainda vai rolar um termotape nessa parte que sai do motor.
[]'s
Elmer_Jeep
03/08/2009, 19:15
Consegui comprar o R&P 5,13 e só falta a burocracia da RF liberar as peças pois já estão no Brasil :dance:
Algumas fotinhas antes do embarque:
Os R&Ps chegaram :dance:
Mas o dianteiro veio errado :cry:
Era pra ser Reverse Cut e veio Std Cut :putz:
Mas o pessoal da Randy's (http://www.ringpinion.com) vai mandar o kit correto através do amigo AKPG :concordo:
De gratis :palmas: :palmas: (vou bancar somente o frete e o imposto).
Me autorizaram à vender esse conjunto std cut pra bancar os custos do reverse e anunciei juntamente com os R&P originais que retirei aqui dos meus eixos pra levantar uma verba: Coroa e pinhão p/ Dana 60 e 70 relações diversas. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60402)
Mais fotos das crianças no pé da obra:
[]'s
Elmer,
A curva da turbina até onde começa o inox vc comprou pronta? De qual carro é?
Elmer_Jeep
03/08/2009, 23:14
Peguei da F250 que tirei o motor. Mas nas autopeças tem da marca Sicap. No seu caso vai ter que procurar a da S10 né, vi nas lojas daqui também.
[]'s
Cara,
Tô tentando ver se consigo tudo do marruá para aproveitar as curvas.....mas além de diffícil deve ser $$ Caro $$....devo ir de S10 mesmo...
Te mandei uma MP, recebeste aí?
Elmer_Jeep
03/08/2009, 23:29
Recebi sim e respondi pela manhã, mas a conexão tava uma bosta e acho que não foi...
Não tenho mais os pedaços do volante, meu pai doou pra um amigo metido à professor pardal...
[]'s
cristiano
10/08/2009, 06:03
Elmer, eu não paro de acompanhar seu tópico... meu sonho é ter equipamentos e contatos para poder fazer a reforma eu mesmo, aos poucos.
Mas uma coisa me ocorreu agora, como você está fazendo para ficar esse tempo todo sem fazer uma trilha ou passeio de Jeep? Se bem que agora está nos finalmentes...
Deixa eu te falar, quando todos falam que colocaram escapamento de inox, a saída do coletor é sempre padrão para depois começar a parte inox?
:pipoca:
4X4GARAGE
10/08/2009, 08:30
os r&ps chegaram :dance:
Mas o dianteiro veio errado :cry:
Era pra ser reverse cut e veio std cut :putz:
Mas o pessoal da randy's (http://www.ringpinion.com) vai mandar o kit correto através do amigo akpg :concordo:
De gratis :palmas: :palmas: (vou bancar somente o frete e o imposto).
Me autorizaram à vender esse conjunto std cut pra bancar os custos do reverse e anunciei juntamente com os r&p originais que retirei aqui dos meus eixos pra levantar uma verba: coroa e pinhão p/ dana 60 e 70 relações diversas. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60402)
mais fotos das crianças no pé da obra:
[]'s
grande elmer,como tão as coisas?
Ja estou a procura de algum comprador para vc.
Forte abraço
edison
Elmer_Jeep
10/08/2009, 11:00
Elmer, eu não paro de acompanhar seu tópico... meu sonho é ter equipamentos e contatos para poder fazer a reforma eu mesmo, aos poucos.
Somando isso à uma certa experiencia na área é muito gratificante poder executar toda a construção da viatura.
Mas uma coisa me ocorreu agora, como você está fazendo para ficar esse tempo todo sem fazer uma trilha ou passeio de Jeep? Se bem que agora está nos finalmentes...
Cara, vendi o Prateado em junho de 2007, nesse meio tempo estou rodando num CJ5 original que um amigo me cedeu, já fiz algumas trilhas nele e no Prateado também, mas os fins de semana e feriados estou aproveitando pra trabalhar no Crocodillo mesmo.
Deixa eu te falar, quando todos falam que colocaram escapamento de inox, a saída do coletor é sempre padrão para depois começar a parte inox?
:pipoca:
Cara, tem como fazer tudo em inox, inclusive o proprio coletor mas como aqui alguns recursos são escassos tive que aproveitar a saída original mesmo.
[]'s
Elmer_Jeep
10/08/2009, 11:07
grande elmer,como tão as coisas?
Ja estou a procura de algum comprador para vc.
Forte abraço
edison
Blz camarada. O conjunto 5,13 já está praticamente vendido pro Paulão.
[]'s
Elmer_Jeep
01/09/2009, 12:04
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
YouTube - Motor MWM Sprint - Jeep Crocodilo
:palmas: :palmas: :palmas:
Show de bola :palmas::palmas::palmas:
[]'s
Alexandre Souto
01/09/2009, 12:33
YouTube - Motor MWM Sprint - Jeep Crocodilo (http://www.youtube.com/watch?v=SswpAZjTpqw)
Muito legal Elmer, a primeira ligada agente nunca esquece!!!!!!!!!! :twisted: sei bem como é!!!!
Parabens pelo Croco!!!!!
[]'s...!!!!!
Criador, criatura e os amigos... Sempre
É o ronco mais bonito de todos os motores a diesel!!!!!!!! :palmas: :palmas:
Skull Crusher
01/09/2009, 13:21
YouTube - Motor MWM Sprint - Jeep Crocodilo (http://www.youtube.com/watch?v=SswpAZjTpqw)
AÊÊÊÊ! Agora vai! Vai ter Crocodilo andando na parada!
[]s
Renan
mas que cara feio esse que estava acelerando! :shock:
[]´s
mas que cara feio esse que estava acelerando!
X2!!!:mrgreen: :odedo: :mrgreen:
Me desculpem os ecologistas, mais gostei muito do canudo de fumaça!!!!:odedo: :odedo: :odedo:
Paulo Sabra
01/09/2009, 21:56
Elmer,
Esta ficando Shoooooooooooooow. Parabéns.
Já estou curioso para ver logo o crocodilo pronto em Ação
JUNINHO_BITTENCOURT
01/09/2009, 22:08
Elmer que canhão que ficou, animal, parabens. :palmas:
PredadorRJ
01/09/2009, 22:31
Pô Elmer, tá fazendo muita fumaça... que tal colocar umas militec e umas "pirulas" milagrosas? HAHAHAHA
Tá ficando MUITO feroz o bicho. Parabéns!!
ah tá uma droga
tá louco, moh fumaceira
e a pintura então??
ahuahuahuahahu
melhor é o elmer de "abahianas"
brincadeira a parte... ELE VIVE!!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
:cool:
_Jefferson_
02/09/2009, 09:45
Se não fosse pra fumaçar seria um motor elétrico.. eheheh
Elmer, parabéns.
é uma emoção e tanto...
Pô, podia ter colocado um tênis pra sair bem na foto :mrgreen:
Elmer_Jeep
02/09/2009, 10:38
Sexta-feira, estava praticamente tudo revisado pois durante a semana troquei oleo(9lt)/filtro, coloquei aditivo no radiador(14lt), oleo hidráulico(2,5lt), conferi as abraçadeiras dos mangotes(ar/agua/oleo), substituí o filtro de combustível e instalamos as mangueiras de saída e retorno do tanque.
Os cabos de bateria foram dimensionados e instalados também aí o eletricista instalou a chave-geral e um botão de partida provisório, tudo pronto resolvi dar partida pelo menos pra ver o bixo girar...
O motor de arranque fez TEC... :rolleyes:
TEC... :rolleyes:
:lol: heheheh, estava colado de tanto tempo parado, :putz: como já era final da tarde de sexta o eletricista removeu o bixo e desmontou, o porta escovas estava muito gasto e no sábado comprei um novo e depois de montado o arranque foi testado na bancada, ficou novo de novo!
Após reinstalado o arranque, compramos diesel e com a ajuda do compressor empurramos ar no tanque pro combustível encher filtro e retorno, depois disso retirei o fio do selenóide pra fazer o motor girar sem funcionar dei umas duas cutucadas de uns 10seg e fui conferir o nivel dos oleos (lubrificante e hidráulico), tudo ok, liguei o fio do selenoide e o resto foi o que está no vídeo. :concordo:
obs: eu estava de chinelo pq era sabadão, dia de churrasco, etc. :odedo:
[]'s
Elmer_Jeep
02/09/2009, 10:41
Galera, obrigado pelos elogios, o melhor de tudo é poder compartilhar cada passo dessa empreitada.
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
02/09/2009, 11:39
Galera, obrigado pelos elogios, o melhor de tudo é poder compartilhar cada passo dessa empreitada.
[]'s
Hummmm, :pensativo: a essa distância, daqui do Rio, não tive uma "boa vista", pareceu-me motorzinho de dentista :mrgreen: para o Croco, uma viatura de respeito (que eu vi pessoalmente há alguns meses).
Quando eu voltar aí, espero que o enfraquecido Croco tenha ganho um motor mais potente, capaz de acionar esse maravilhoso conjunto com o devido torque e potência que ele "guenta" :twisted:
Pena que eu não pude visitá-lo na semana que passou ....
Parabéns a seu pai :palmas: :palmas: pelo esforço e dedicação integral a ajudar o filho a construir seu brinquedinho que esperamos saber que ficou pronto no dia das crianças :dance:
Abração
Eriksom
Parabéns Elmer, é sempre bom ver o bichão rosnar pela primeira vez.
E agora, pro croco ficar 100% pronto, que que falta?
*Terminar o assoalho (ali no cambio)
*isolamento térmico/acústico
*capota?
*?
*?
Abraço
Vinicius Albuquerqque
02/09/2009, 16:39
Elmer,
Simplesmente Animal, o barulho desse motor é instigante.
Parabens.
Abç
Vinicius
Não acredito!!!
Nem me esperou!!!:evil:
Só porque eu comprei um 4x2?:?: :shock:
Guardou pelo menos umas sobras da picanha?:mrgreen:
Show de bola!!! Parabéns!!!
Quando eu chegar, deve estar andando nas próprias patas pelo visto... :palmas:
Abração,
Ian Jeep
02/09/2009, 23:27
http://www.forumfuscabrasil.com/Smileys/default/eek2.gif
Elmer parabéns pelo selviço, nota 10!
Abração
Elmer_Jeep
03/09/2009, 12:17
Ae, hj a noite vai rolar um churras na casa do _Jefferson_ , era festa surpresa mas deixaram vazar, hehehe.
Tá todo mundo convidado !
[]'s
Elmer_Jeep
05/09/2009, 13:17
Meu filhote deu os primeiros passos :dance:
Rodou ontem à noite, mas só estava a diretoria presente, hehehe, não teve fotos nem vídeo.
Agora pela manhã fui reapertar os suportes dos feixes, completar óleo do diferencial trazeiro e dar uma brincada aqui no quintal, fui la na rua também, tava na sede de açulerar :twisted:
Sinceramente, do jeito que está aí ficou muito mais confortável que qualquer CJtinha que já andei na vida, direção ficou macia e precisa, freios estão acertadíssimos, suspensão ficou macia mesmo sem amortecedores e não ficou pulando. :palmas: :palmas: :palmas:
[]'s (só volto na terça)
Que monstro...:shock:
Tá mais pra dinossauro que pra crocodilo...
Tá ficando show! Parabéns! :palmas:
[]'s
4X4GARAGE
05/09/2009, 19:33
meu grande amigo,estou muito contente em ver que o bruto esta em passos!!!!
nao vejo a hora de ver pintado!!!
meus parabens e forte abraço!!!
Edison
Skull Crusher
06/09/2009, 13:29
Meu filhote deu os primeiros passos :dance:
Rodou ontem à noite, mas só estava a diretoria presente, hehehe, não teve fotos nem vídeo.
Agora pela manhã fui reapertar os suportes dos feixes, completar óleo do diferencial trazeiro e dar uma brincada aqui no quintal, fui la na rua também, tava na sede de açulerar :twisted:
Sinceramente, do jeito que está aí ficou muito mais confortável que qualquer CJtinha que já andei na vida, direção ficou macia e precisa, freios estão acertadíssimos, suspensão ficou macia mesmo sem amortecedores e não ficou pulando. :palmas: :palmas: :palmas:
[]'s (só volto na terça)
Bichinho Feio :shock: (no caso, o motorista, proprietário e recém aniversariante)!
Ficou 10 o Croco! Agora vai! E aí, vai vir aí da América do Norte pra cá, para visitar seus irmãos do Hemisfério Sul e amassar barro junto com a gente!
Parabéns mais uma vez pela viatura (abraços no Velho aí, que tem parte na criação da Viatura também)!:palmas:
Grande abraço!
Renan & Sapo em cirurgia!:parede:
Rodrigo Baratti
06/09/2009, 17:55
:palmas::palmas::palmas:
Bate uma foto ao lado de um CJ "normal" para gente comparar! :concordo:
[] e parabéns novamente!
Elmer_Jeep
12/09/2009, 19:34
:palmas::palmas::palmas:
Bate uma foto ao lado de um CJ "normal" para gente comparar! :concordo:
[] e parabéns novamente!
Hj dei mais uma voltinha aqui e fiz umas fotos :pipoca:
[]'s
Tá grande o bicho.
E os pneuzinhos?
Alexandre Souto
12/09/2009, 21:39
Tá um monstro....
Se nao fossem os paralamas, pneuzinhos 100% de fora.... hehhee
DUkAAAA!!!!!
Simplesmente animal.......
Um dia eu aprendo a fazer um igual....
Parabéns pelo excelente trabalho. Vai pintar de que cor???
Abraços,
Dirceu
Elmer_Jeep
13/09/2009, 20:03
Tá grande o bicho.
E os pneuzinhos?
Só quando pintar grana novamente, mas com a relação de redução(crawl ratio) que terá vai ser no mínimo uns 42" se Deus quiser até Dezembro estará concluído.
[]'s
Elmer_Jeep
13/09/2009, 20:07
Tá um monstro....
Se nao fossem os paralamas, pneuzinhos 100% de fora.... hehhee
DUkAAAA!!!!!
Pois é, os fender já tem uns 14cm de largura(nem lembro mas vou medir amanhã) e essa roda aí é original da F250, offset zero... quando colocar os pneus e rodas definitivos certamente vai ficar bem pra fora e vou ter que refazer os fender...
[]'s
Elmer_Jeep
13/09/2009, 20:12
Simplesmente animal.......
Um dia eu aprendo a fazer um igual....
Parabéns pelo excelente trabalho. Vai pintar de que cor???
Abraços,
Dirceu
Fala Dirceu, to de olho no tópico do Jegão Crawling :palmas:
A cor vai ser Prata, é a cor da escuderia aqui :lol:
Vou pintar com a tinta Aluminio Para Rodas, é barata, resistente e não tem muita frescura pra aplicar, ontem mesmo conversei com um amigo que trabalha com aerografia pra ver se ele encara essa pintura comigo num fim de semana desses já que agora o verão pegou de vez aqui na região.
[]'s
Fala Dirceu, to de olho no tópico do Jegão Crawling :palmas:
A cor vai ser Prata, é a cor da escuderia aqui :lol:
Vou pintar com a tinta Aluminio Para Rodas, é barata, resistente e não tem muita frescura pra aplicar, ontem mesmo conversei com um amigo que trabalha com aerografia pra ver se ele encara essa pintura comigo num fim de semana desses já que agora o verão pegou de vez aqui na região.
[]'s
Grande Elmer,
Tira uma dúvida minha... De que marca são estas tintas Aluminio para Roda?
Como as laterais do Jegão Crawling são de chapas de alumínio, pode dar jogo :concordo:.
Sabe me dizer se tem na cor preta?
Abraços,
Dirceu
LeonardoCardoso
18/09/2009, 15:33
O CROC tá animaaaaal... :twisted:
Vcs já viram quando pegam um 51 e botam alargador de roda com uns pneus 33, que ele parece que lataria some... aparece um mostrinho em miniatura?
O croc tá conseguindo parecer isso só que com uma carroceria que quase da para botar um 51 sentado no banco do carona.
Já dá para dar uns roles de leve só para da aquela animada de continuar o projeto!
Só não esquece das soldas Elmer!!! hahahahahaha
:concordo:
Abraço.
Duda Lopes
18/09/2009, 15:44
Putsa:putz:, só agora que eu vi essas fotos.:parede:
Tá ficando "DUCA".
Parabens pela Viatura.
Elmer_Jeep
18/09/2009, 17:30
Valeu galera, to la no galpão mexendo nele pra dar mais um rolé final da tarde.
[]'s
virge o bichão tá monstro... largo assim trilha só no pacaembu se for aqui em sampa eheheheheh
brincadeira a parte
elmer meu amigo... o bixim tá podendo!!!!
e ai tem video de ele andando?
Elmer_Jeep
18/09/2009, 23:50
nao filmamos rodando ainda mas ja dei uma volta nas quadras aqui por perto, amanha a tarde é tranquilão aqui no bairro dai vou ver com a galera se alguem pode filmar de fora.
Bom, preciso confessar, quarta-feira saí nele e dei uma acelerada de 2ª dai me empolguei com o motor cheio espetei a 3ª e BBBBBBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Olhei pra tras e o cardan estava voando, felizmente nao tinha transito e o bixo saiu pelo lado esquerdo e parou na grama do meio-fio, cheguei na oficina no embalo e voltei pra juntar o cardan.
Os berços/sapatas dos feixes estavam apenas ponteados no tubo do eixo trazeiro pois eu ainda não havia definido o nivelamento do pinhão em relação à saida trazeira da tcase.
Motor torcudo, turbina cheia, pneus com boa aderencia, asfalto novo... os pontos de solda romperam e durante a troca de marcha ocorreu o axle roll, o eixo girou sobre si... pra minha sorte o cardan não desengatou(luva/estria) pois quando o pinhão subiu quebraram os grampos da cruzeta, tanto no cambio quanto no pinhão entao o cardan soltou-se por inteiro, ainda bateu no tubo do escapamento(tem duas marcas la), bateu tb numa das travessas do chassi e tocou no mangueiro de alimentação do combustivel...pensei q tinha furado o tanque por conta do vazamento.
Fiquei triste e feliz ao mesmo tempo, feliz porque o bixo é um bruto fdp e triste por ve-lo quebrado. Na quinta-feira tinha muito trampo pra desenrolar na Retífica e nem mexi nele, hoje(sexta) foi o dia todo pra reinstalar o cardan, remover os pontos de solda quebrados, redefinir o nivelamento do pinhão meter solda nas sapatas, encurtar rosca dos grampos, remontar tudo e funcionar, saí da oficina às 19:00 mas fui la no portão rodando novamente, hehehe, tá zerado.
Agora é cuidar de projetar uma barra anti rolagem, começar a parte elétrica, bolar um suporte de estepe, parachoques, etc. Nada de ficar perdendo tempo inventando moda antes da hora.
Na proxima semana ta chegando os amortecedores PROCOMP MX6 32"x20" + Limit Strap 12" pra segurar a descida do diferencial trazeiro e amortecedor de direção também da PROCOMP.
Outro item necessário que foi encomendado e pago essa semana foi um Air Locker para o eixo trazeiro juntamente com compressor e kit pra inflar pneus, tudo da ARB.
Assim que as peças forem chegando vou atualizando com fotos e informações sobre o andamento da montagem.
SELVA! (cansei de escrever)
[]'s
Olhei pra tras e o cardan estava voando, felizmente nao tinha transito e o bixo saiu pelo lado esquerdo e parou na grama do meio-fio, cheguei na oficina no embalo e voltei pra juntar o cardan.
:lol::lol::lol::lol:
Essa foi boa... Acontece...
Agora é cuidar de projetar uma barra anti rolagem, começar a parte elétrica, bolar um suporte de estepe, parachoques, etc. Nada de ficar perdendo tempo inventando moda antes da hora.
Sobre essa barra... O Berga está arrumando a suspensão do jeep do RBETTIN (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=17129) e ela não funciona legal...
Ele tem aquela uma da TT4. Já tinha quebrado umas 400 vezes... Agora está sendo instalado o kit de molas da Toy e foi colocado um reforço no eixo para evitar o empenamento (eixo de F-75). O Berga tirou aquele 3° ponto de trator e fez um jumelo com buchas. Soldou o suporte no eixo, trocou a travessa que veio no kit por uma mais forte, etc...
Bom, quando soldou o suporte no eixo, fez com as rodas no chão. Quando subiu no macaco as molas "empenaram" próximo ao ponto fixo do feixe, pois a barra forçou o giro, levando o pinhão para cima. Ele soltou o jumelo da barra e ela foi pra cima, encostando na barra fixada no chassi. Fica forçando...
Então ele pensou em colocar uma luva/espiga na barra, para que ela trabalhasse nesse sentido também, só que a força é tanta que a luva fica travada...
Essa barra ajuda à não girar, mas trava a suspensão e força as molas. É assim mesmo ou tem alguma receita pra isso funcionar direito?:pensativo:
Olhei várias fotos e não vi nada diferente do que foi feito aqui...
[]'s
Elmer_Jeep
19/09/2009, 09:31
Opa, então vamos fazer um tópico novo pra estudar sobre isso e tentar contornar esse problema, vou dar uma pesquisada aqui e ver um material que ja tenho dai depois posto o link pra gente dar continuidade ao tema.
[]'s
Opa, então vamos fazer um tópico novo pra estudar sobre isso e tentar contornar esse problema, vou dar uma pesquisada aqui e ver um material que ja tenho dai depois posto o link pra gente dar continuidade ao tema.
[]'s
Olha essa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=986791&postcount=51
[]'s
Coincidência demais ele tratar do assunto da quebra neste exato momento, não?
Muito oportuno, logo quem. :mrgreen:
[]'s
[]'s
:lol:
[]'s
Aqui no meu coloquei tudo alinhado, base fixa dos feixes, cruzeta da saída da t-case e o jumelinho da barra de tração, talvez por isso o meu ainda não quebrou, será? :pensativo:
[]'s
Elmer_Jeep
19/09/2009, 12:49
[]'s
É a audiencia do Crocodillo :mrgreen:
(...)
Outro item necessário que foi encomendado e pago essa semana foi um Air Locker para o eixo trazeiro juntamente com compressor e kit pra inflar pneus, tudo da ARB.
(...)
:shock: :shock: :shock:
:pensativo: Chega aqui em casa na próxima semana... :dance: :dance:
Elmer_Jeep
19/09/2009, 12:56
Aqui no meu coloquei tudo alinhado, base fixa dos feixes, cruzeta da saída da t-case e o jumelinho da barra de tração, talvez por isso o meu ainda não quebrou, será? :pensativo:
[]'s
Tem jeito de ficar bom sim, vou checar uns topicos e aquele artigo traduzido pelo Leopoldo e dai a gente vai juntando as informações.
[]'s
Elmer_Jeep
19/09/2009, 12:58
:shock: :shock: :shock:
:pensativo: Chega aqui em casa na próxima semana... :dance: :dance:
aí tudo é rapido, basta ter as verdinha$$$, sóda é quado chega na aqui no BR e fica encalhado na RF... junta a burocracia com a má vontade, preguiça e falta de interesse de alguns funcionarios que tem lá aí ferra tudo... :putz:
[]'s :concordo:
Elmer_Jeep
19/09/2009, 13:01
Vou la no galpão furar a travessa trazeira pra fixar os parachoques, as lanternas trazeiras (CJ7) já estão no lugar.
[]'s
Elmer_Jeep
21/09/2009, 16:29
[]'s
Giovani, aqui tem um material muito legal pra gente começar:
:arrow: Ladder bar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=96125#post96125)
[]'s
Elmer_Jeep
21/09/2009, 16:57
Vou la no galpão furar a travessa trazeira pra fixar os parachoques, as lanternas trazeiras (CJ7) já estão no lugar.
[]'s
1 - Lanternas
2 - Parachoques
3 - Lanterna + parachoques :concordo:
4 - Sapata do feixe devidamente soldada :lol:
[]'s
Rodrigo Baratti
21/09/2009, 17:44
Elmer,
Se me permite uma sugestão:
Porque não embuti as lanternas como no jipão do Folgado?!
[]
Porque não embuti as lanternas como no jipão do Folgado?!
X2 :pensativo:
Renato Fraga
21/09/2009, 18:12
Menor o risco de quebra !!!!!!!!!!
Elmer,
você não vai colocar jumelos revólver, ou articuláveis, para aumentar o curso da suspensão?
Se não vai, por qual motivo? :pensativo:
[]s
Giovani, aqui tem um material muito legal pra gente começar:
:arrow: Ladder bar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=96125#post96125)
[]'s
Boa!:concordo:
Percebi algumas diferenças. Vamos à prática para ver se funfa...
[]'s
Elmer_Jeep
21/09/2009, 18:55
Agradeço a sugestão, muita gente aqui perguntou também porque eu não as instalo embutidas... Não gosto, prefiro deixa-las como nos CJs gringos.
[]'s
Elmer_Jeep
21/09/2009, 19:10
Elmer,
você não vai colocar jumelos revólver, ou articuláveis, para aumentar o curso da suspensão?
Se não vai, por qual motivo? :pensativo:
[]s
Folgado, ainda não está na hora :lol:
Pretendo instalar os revolver sim, tenho até guardado aqui um jogo zerado mas primeiro tenho que instalar a cinta limitadora na bola do diferencial dai depois faço os testes aqui antes de posicionar os amortecedores que também estão chegando.
Agora a tarde estive vendo a posição do parachoque dianteiro, este estava projetado para o chassi original do CJ e vou ter que mudar os suportes de fixação pois o novo chassi é mais largo.
Aproximei mais ou menos e amarrei com uma fita pra ter uma idéia de como ia ficar a cara dele:
Marcelo R. A. da Cunha
21/09/2009, 19:21
:parede: :parede: :parede:
Vou levar 1 mês para conseguir ficar atualizado novamente!
:mrgreen:
GRANDE Elmer, pelas ultimas fotos já deu para ver o nível da bagaça!!!!!
Amanhã mesmo vou começar a ler o tópico de onde havia parado!!!!!
Um abraço meu amigo!
Marcelo
Skull Crusher
21/09/2009, 21:36
Grande Elmer! "Farta os Sapatos" ! rs
Queria ver a sua cara de feliz pilotando o bicho! Falta pouco, falta pouco pra acabar o Croco!
[]s
Elmer,
E as lanternas a LED???
[]'s
Elmer_Jeep
22/09/2009, 09:22
:parede: :parede: :parede:
Vou levar 1 mês para conseguir ficar atualizado novamente!
GRANDE Elmer, pelas ultimas fotos já deu para ver o nível da bagaça!!!!!
Amanhã mesmo vou começar a ler o tópico de onde havia parado!!!!!
Um abraço meu amigo!
Marcelo
Meu camarada, obrigado pela visita :concordo:
[]'s e boa leitura
Elmer_Jeep
22/09/2009, 09:25
Grande Elmer! "Farta os Sapatos" ! rs
Queria ver a sua cara de feliz pilotando o bicho! Falta pouco, falta pouco pra acabar o Croco!
[]s
Queria que faRtasse grana aí ja estaria pronto :lol:
Essa semana terei novidades pra vc meu amigo, prometo :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
22/09/2009, 09:27
Elmer,
E as lanternas a LED???
[]'s
Fabão, olhei pra elas, coloquei no lugar pra ter uma ideia e ficaram muito pequenas em vista do conjunto ao redor, hehehe.
Mas na dianteira vou usar, meu eletricista já está juntando material pra começar a parte elétrica e ja to com a serra-copo de 3" pra furar a grade, se der tempo ainda rola umas fotos hoje. A carcaça dos faróis estao num processo de limpeza dai ja coloco tudo junto.
[]'s
Assunto das lanternas vou dar um pitaco...
cara que tal isso:
http://i2.iofferphoto.com/img/item/608/699/61/o_gUgN7FZRwAVtIFM.jpg
sugiro 2 modificações das quais farei nas minhas uma chala em "L"de ponta cabeça grossa pra criar apoio até para ser escada pra quem queira subir derepente!
ah a segunda seria uma base por dentro pra ficar mais forte
visualmente muito melhor do que embutida e se aproveita o "olho de gato" lateral
Caraacas Elmer,que belo Jipão!!! se é que ainda pode ser chamado de ''jipe''...hahaha..
Parabéns pelo Crocodilo,curta bastante!!! E esse motor é um put@ monstro hein!!!
os pneus vão ser esse mesmo?
abraçaao!
Supercharger
24/09/2009, 14:45
Nesta foto aqui o Crocodilo tá com cara de Dumbo, hehehe.
Realmente carro grande com pneu pequeno é estranho. Mas haja grana para fazer isso tudo né!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=192553&d=1253570830
Elmer_Jeep
24/09/2009, 14:47
Quando tiver com os pneus e rodas definitivos a gente conversa... hehehe
tá tunning!!!
aliás com rodinha pequena tme mais curso de suspensão :parede::parede::parede:
huauhahuauhahua
(pequena mas em comparação com o bixo, vai ver o tamanho dos pneus comparado a um cj comum)
Elmer_Jeep
28/09/2009, 10:45
Testando suporte de placa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0719.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0744.jpg
[]'s :mrgreen:
Elmer_Jeep
28/09/2009, 10:46
Na proxima semana ta chegando os amortecedores PROCOMP MX6 32"x20" + Limit Strap 12" pra segurar a descida do diferencial trazeiro e amortecedor de direção também da PROCOMP.
Chegaram :dance:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0739.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0741.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0742.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0743.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0748.jpg
[]'s :palmas:
Elmer
Qual o tamanho da cinta que vc vai suar? Quanto tá saindo uma dessas (pra consumidor final, não pra vc que é da área...)
[]´s
Elmer_Jeep
28/09/2009, 10:56
Elmer
Qual o tamanho da cinta que vc vai suar? Quanto tá saindo uma dessas (pra consumidor final, não pra vc que é da área...)
[]´s
Pedi com 11" mas agora to achando curta...
O preço de cada pç é 112,00
[]'s
Pedi com 11" mas agora to achando curta...
é só emendar... fica com 1 de 22":mrgreen:
[]´s
Alexandre Souto
28/09/2009, 17:48
:palmas: !!!!!!!!!!!!!!!!!
Otimas peças!!!!!
[]'sssss
Francisco Maciel
28/09/2009, 21:55
Elmer, vc já viu quanto tá pesando o jipão? Não vai correr o risco to bicho atolar na lama devido ao peso?
Elmer,
Você usou alguma fórmula para calcular o tamanho de seu intercooler?
Tem a mesma litragem do original ou é maior?
Mandou fazer sob medida? onde?
Abração
Elmer_Jeep
01/10/2009, 10:06
Elmer,
Você usou alguma fórmula para calcular o tamanho de seu intercooler?
Tem a mesma litragem do original ou é maior?
Abração
A formula mais facil foi usar o original da F250 que tirei o motor.
[]'s
A formula mais facil foi usar o original da F250 que tirei o motor.
[]'s
O meu motor veio com o intercooler original da S10, mas é daquele que vai sob o radiador e não terei espaço pra colocá-lo assim no engesa.
Pensei em fazer um sob medida, mais fino e com a mesma litragem que o original para usar na frente do radiador assim como vc fez.
Será que dá certo?:pensativo:
O meu motor veio com o intercooler original da S10, mas é daquele que vai sob o radiador e não terei espaço pra colocá-lo assim no engesa.
Pensei em fazer um sob medida, mais fino e com a mesma litragem que o original para usar na frente do radiador assim como vc fez.
Será que dá certo?:pensativo:
Esse original da S10 não cabe na frente do radiador?
Abraço
Esse original da S10 não cabe na frente do radiador?
Abraço
É muito grosso e precisarei d algo mais fino para assim poder chegar o motor para frente...
Elmer,
Sobre o hidroboost da F250 (ou 350, sei lá): a bomba é dupla (uma pra direção e outra para o hidro) ou é uma mesma bomba para os dois sistemas?
Opa Caveso!
É uma bomba só, mais com duas saídas, como se houvesse um "t" dentro, não há válvula de retenção ou de prioridade, somente duas saídas.
Vou ver se fotografo para vc.
Aqui neste tópico tem fotos do hidro, que postei para o Elmer, só não sei onde.
Abraços.
Kim.
Elmer_Jeep
02/10/2009, 09:35
Bora pesquisar po, ta tudo ai e ninguem quer fuçar no topico...
As fotos do mestre Kim estão aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29739&page=3
Fotos e comentários sobre adaptação do meu estão na pagina 79 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=79) e da instalação(mangueiras/etc) na 99 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=99)
Tem mais coisa boa aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=960321#post960321
[]'s
Elmer,
Sobre o hidroboost da F250 (ou 350, sei lá): a bomba é dupla (uma pra direção e outra para o hidro) ou é uma mesma bomba para os dois sistemas?
Dá uma olhada aí ! :concordo:
[]´s
JCJ
Elmer_Jeep
03/10/2009, 10:57
Vamos ao que interessa.
O material da PROCOMP chegou no sábado passado e comecei a verificar como fazer a instalação dos amortecedores, dei início pelo da direção por ser mais facil de adaptar. E mesmo assim só concluí na terça-feira.
Depois de algumas horas de muita medição e raciocínio fiz um molde em papelão e na segunda feira já estava com o material pra fazer o suporte de fixação do amortecedor na barra de direção.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/583.jpg
Após nova medição, marcação, furação e soldagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/584.jpg
Componentes do kit by myself: suporte, pino que acompanha o ES2000 e grampos de fixação do pino de bandeija da GM Silverado pois minha barra é do MB1113 e tem o diametro um pouco exagerado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/585.jpg
Pré instalação frente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/586.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/587.jpg
Traz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/588.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/589.jpg
Simples, discreto e resistente. O outro olhal vai fixado no grampo U do feixe, não atrapalha ninguém e fica bem paralelo com a barra.
[]'s
Elmer_Jeep
03/10/2009, 11:02
Parachoque novo.
Ninguém gostou do tubular então resolvemos fazer um novo, chapa 3/16 e o mesmo design da carroceria, heheh.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/591.jpg
Mestre Pedro dando um trato pra assentar o parachoque:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/592.jpg
Tem 1,20mt era o pedaço que ainda restava la na empresa que fornece o material pra gente...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/593.jpg
[]'s indo finalizar a instalação dos amortecedores dianteiros (por enquanto)
A instalação do amortecedor de direção ficou padrão... :palmas: Mas, pq vc não instalou um HA?
Esse parachoque ficou bem melhor mesmo... A cara do croc :concordo:
[]´s
PredadorRJ
03/10/2009, 12:19
So faltaram os dentes.... :evil:
Elmer_Jeep
03/10/2009, 13:17
A instalação do amortecedor de direção ficou padrão... :palmas: Mas, pq vc não instalou um HA?
[]´s
Por enquanto o HA não está nos planos, a DH da S10 com a bomba de 100bar do sprint 6 bocas ficou macia macia e um conhecido aqui que trabalha com DH disse que ainda tem um segredinho la pra deixar a caixa da S10 mais leve... Quando tiver os pneus certos vou ver se vai precisar desse up ou em ultimo caso um HA mesmo.
[]'s
Elmer_Jeep
03/10/2009, 13:21
So faltaram os dentes.... :evil:
Boa:lol:
Na face superior do chassi vai ter dois pontos de ancoragem que retirei de uma viatura militar, meu pai tá ajustando a posição, soldei as orelhas do parachoque(face interna) e a tarde vai tudo pro lugar.
[]'s
RODRIGO TOMITÃO
03/10/2009, 14:27
e ai Elmer , o croco ta ficando muito massa cara to acompanhado aqui e babando, a DH de s10 é melhor que a do opala? porque aqui ta mais barata quase que de opala, é mais moderna tambem, é pra adaptar no javali.
Flávio Cadore
03/10/2009, 14:56
Elmer, eu não conhecia este tópico e foi uma grata surpresa, tá de parabéns pelo capricho.
Uma dica que eu faria: colocar uns batentes mecânicos no suporte do amortecedor de direção, com o tempo e as pancadas a tendência é escorregar.Segue uma foto das suas.
No mais tudo perfeito.
Elmer_Jeep
03/10/2009, 21:52
e ai Elmer , o croco ta ficando muito massa cara to acompanhado aqui e babando, a DH de s10 é melhor que a do opala? porque aqui ta mais barata quase que de opala, é mais moderna tambem, é pra adaptar no javali.
Valeu Rodrigo.
Sim, a DH da S10 é bem melhor que a de opala, só é mais difícil pra adaptar mas o resultado compensa muito, além do que vc falou preço baixo e peças atuais.
[]'s
marceloaximenez
03/10/2009, 22:01
[]´s
Concerteza bem melhor
Elmer_Jeep
03/10/2009, 22:12
Elmer, eu não conhecia este tópico e foi uma grata surpresa, tá de parabéns pelo capricho.
Uma dica que eu faria: colocar uns batentes mecânicos no suporte do amortecedor de direção, com o tempo e as pancadas a tendência é escorregar.Segue uma foto das suas.
No mais tudo perfeito.
Obrigado pelos elogios e pela dica, eu até pensei em fazer algo assim mas teria que ser dois anéis envolvendo a barra nessa região pois quando precisar regular pra fazer o alinhamento da direção não teria problema e os batentes da forma que vc fez ficariam desalinhados com o suporte após uma possível regulagem :concordo:
No prateado, meu ex-CJ5 usava assim somente os grampos e nunca tive problema, só uma vez que inventei de soldar um pino numa dessas abraçadeiras do terminal daí regulei a posição, apertei e no primeiro passeio a abraçadeira escorregou na barra... :parede:
[]'s
Elmer_Jeep
03/10/2009, 22:30
Durante a semana terminando a instalação do amortecedor de direção já comecei bater cabeça pra ver como ficariam os MX6, comecei os cálculos pelos dianteiros:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/594.jpg
O ponto escolhido foi abaixo da placa dos feixes e dando um passeio no quintal encontrei uma sucata de chassi que era de uma camper 4x2, os parafusos dos amortecedores dianteiros me pareceram muito interessantes, estavam la com porcas travantes e pouquíssima ferrugem, grau 10.9, na mesma hora já fui tirando eles das torres originais e depois serrei a cabeça pra encaixarem melhor no novo local (olha ai Caveso, tem até peça de engesa no Crocodillo).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/595.jpg
A pecinha triangular criei aqui pra dar mais um ponto de sustentação no pino depois de soldado na placa.
Após várias medições dei uns pontos de solda no pino e fui conferir a distancia e alinhamento
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/596.jpg
Depois de conferidas as medidas foi a hora de meter solda em tudo, pino e reforço devidamente soldados e alinhados
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/597.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/598.jpg
Tive que fazer também um par de buchas pra distanciar o amortecedor da placa, então depois de colocar em prática meu curso de soldagem foi a hora da tornearia, hehehe, preferi fazer de nylon pq não enferruja
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/599.jpg
O celular não ajudou muito...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/600.jpg
Aqui da pra entender a função dela:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/601.jpg
Vou continuar no proximo post pq esse aqui ja ta ficando grande, ainda tem maaaaais fotos.
[]'s
Valeu Rodrigo.
Sim, a DH da S10 é bem melhor que a de opala, só é mais difícil pra adaptar mas o resultado compensa muito, além do que vc falou preço baixo e peças atuais.
[]'s
Elmer,
Não conheço por dentro a DH da S10.
O que faz dela ser bem melhor que a do opala?
Sergio Rocha
03/10/2009, 22:40
Como é bom ter tantas máquinas a disposição.......E conhecimento tb, é claro.
[]':palmas::palmas::palmas:
Elmer_Jeep
03/10/2009, 22:55
Bom, aqui o suporte inferior já estava finalizado então foi hora de colocar os MX6
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/602.jpg
Suporte superior(torres da Band) devidamente alinhado e fixado foi hora de fazer força pra encolher o amortecedor pois o bixo é pressurizado e mesmo na regulagem mais suave tem bastante resistencia à compressão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/604.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/605.jpg
Lado esquerdo :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/606.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/607.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/608.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/609.jpg
Depois de montados tive que sair pra dar um rolé, deixei na regulagem mais suave e notei diferença pois estava acostumado a andar sem amortecedor mas achei muito suave e quando voltei regulei pra mais firme, outro rolé na quadra e achei que ficou bastante firme, bem legal mas transmitindo muito tranco então vou fazer alguns testes com as regulagens intermediárias, gostei muito do amortecedor, olhais, buchas, pintura, coifas, regulagem, tudo nota 10.
[]'s (ainda tem fotos)
Elmer_Jeep
03/10/2009, 23:22
Boa:lol:
Na face superior do chassi vai ter dois pontos de ancoragem que retirei de uma viatura militar, meu pai tá ajustando a posição, soldei as orelhas do parachoque(face interna) e a tarde vai tudo pro lugar.
[]'s
Pontos de ancoragem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/610.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/611.jpg
Tão lindo meu bb, falta só a grana pra comprar os sapatinhos no tamanho certo :lol: :putz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/612.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/613.jpg
Comparativo com o CJ6 de um amigo (suspensão original e pneus 31)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/614.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/615.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/616.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/617.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/618.jpg
por hj é só...
ah, depois de tudo isso já comecei a estudar os pontos de fixação dos MX6 trazeiros :pensativo: :putz: :lol: :pipoca:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/619.jpg
[]'s
Rendendo o selviço, hein!
:palmas:
eu só posso aplaudir...
elmer tá tudo feio e ruim... minha garagem eu tow adaptando o portão se quiser pode se livrar dele aqui em casa...
por fim
PARABENS... meu velho vc merece... tá muito bom mesmo!
só faz um corte V nesse parachoque e mete um stinger ehehe
Flávio Cadore
04/10/2009, 01:00
Obrigado pelos elogios e pela dica, eu até pensei em fazer algo assim mas teria que ser dois anéis envolvendo a barra nessa região pois quando precisar regular pra fazer o alinhamento da direção não teria problema e os batentes da forma que vc fez ficariam desalinhados com o suporte após uma possível regulagem :concordo:
No prateado, meu ex-CJ5 usava assim somente os grampos e nunca tive problema, só uma vez que inventei de soldar um pino numa dessas abraçadeiras do terminal daí regulei a posição, apertei e no primeiro passeio a abraçadeira escorregou na barra... :parede:
[]'s
Meu medo é que aconteça algo do tipo desta foto. Se o amortecedor de direção tiver curso sobrando ajuda...
SERGIO AUGUSTO
04/10/2009, 07:40
Bom dia Elmer!
Parabens, belo trabalho está realizando no CROCODILO. Tudo bastante tecnico e preciso.
A respeito do amortecedor, poderia me informar o comprimento dele fechado, e qual o curso? E quantas regulagens tem?
Uma curiosidade minha; sei que dificilmente irá precisar...rs, mas qual tipo de guincho pretende instalar na máquina, elétrico, mecanico, ou quem sabe um hidráulico?
Grande abraco, e mais uma vez parabens pelo belo trabalho!!
Sérgio Augusto
Elmer parabéns pelo croco...Ta quase lá :cool::cool:
Tenho uma duvida quanto a ele:
1-Qual será seu artifício pra avitar a torção do eixo (spring wrap)? Pois seu jeep tem todos os requisitos (motorzão, pneuzão, spoa e poucas laminas!)
Grande abraço
Elmer_Jeep
04/10/2009, 22:50
Elmer,
Não conheço por dentro a DH da S10.
O que faz dela ser bem melhor que a do opala?
Caveso, pelo que conheço de caixas de direção, a espessura do setor (eixo vertical) é um fator determinante, quanto maior o diametro mais resistente é a caixa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=279233#post279233), e o setor dessa caixa da S10 apesar de mais curto tem o diametro maior que o do opala, consequentemente recebe um braço pitman mais robusto, estou utilizando aqui o pitman da F1000 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=337637#post337637) que tem o offset legal e bastante material na extremidade pra receber um terminal de direção grande, outra opção também é usar o pitman da cherokee (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=919761#post919761) que tem off-set maior, lembrando também que após algumas pesquisas aqui mesmo no fórum cheguei à conclusão que a DH da S10 é a mesma do wrangler e cherokee (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=330590#post330590).
As outras vantagens são, receita pronta pra instalar um hidro assist (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/HydroAssistTap/index.html), preço baixo pq tem muitas delas ja em desmanche e por serem peças mais atualizadas comparadas às de opala.
Convenci ? :mrgreen:
Elmer_Jeep
04/10/2009, 22:55
Como é bom ter tantas máquinas a disposição.......E conhecimento tb, é claro.
[]':palmas::palmas::palmas:
Valeu tio Sérgio, sábias palavras, só complementando que tempo e dinheiro também são indispensáveis, hehehe
[]'s
Elmer_Jeep
04/10/2009, 22:58
:palmas:
PARABENS... meu velho vc merece... tá muito bom mesmo!
só faz um corte V nesse parachoque e mete um stinger ehehe
Se meter um corte em V não vai sobrar nada pq só tem uns 15 cm pra fora do chassi, hehehe.
O stinger vou pensar ainda, tenho que olhar umas fotos nos catálogoss da 4wd, pedi 1 e mandaram 4 :shock: e tb vamos ter que esperar o gringo se recuperar :putz:
[]'s
Elmer_Jeep
04/10/2009, 23:03
Bom dia Elmer!
Parabens, belo trabalho está realizando no CROCODILO. Tudo bastante tecnico e preciso.
A respeito do amortecedor, poderia me informar o comprimento dele fechado, e qual o curso? E quantas regulagens tem?
Uma curiosidade minha; sei que dificilmente irá precisar...rs, mas qual tipo de guincho pretende instalar na máquina, elétrico, mecanico, ou quem sabe um hidráulico?
Grande abraco, e mais uma vez parabens pelo belo trabalho!!
Sérgio Augusto
Grande Sergio, obrigado pela visita e comentários.
Esqueci de comentar sobre o curso do amortecedor, do modelo MX6 esse é o maior:
Aberto = 32"
Fechado = 20"
Curso = 12"
Possui 6 níveis de regulagem.
Sobre o guincho como não tenho a opção de usar o mecanico pretendo instalar um hidráulico, por enquanto estou pesquisando sobre a instalação juntamente com uma bomba e reservatório exclusivos para o guincho. Mas isso só depois que a viatura rodar pois ainda tenho outras prioridades.
[]'s
Elmer_Jeep
04/10/2009, 23:10
Elmer parabéns pelo croco...Ta quase lá :cool::cool:
Tenho uma duvida quanto a ele:
1-Qual será seu artifício pra avitar a torção do eixo (spring wrap)? Pois seu jeep tem todos os requisitos (motorzão, pneuzão, spoa e poucas laminas!)
Grande abraço
Valeu Zuriel.
Sim, ele tem todos os requisitos pra spring/axle wrap, e experimentei isso da pior forma possível, nao sei se vc leu no post #1070 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=986672#post986672)
Bom, o artifício vai ser uma barra anti rolagem mesmo, por enquanto está tudo na cabeça mas ainda vou separar o material (provavelmente tubos de barra de direção do caminhão MBenz) e calcular a melhor posição de trabalho pra nao comprometer o desempenho da suspensão.
Fiz uns testes no sábado a tarde e talvez vou acrescentar uma lamina que havia retirado em cada feixe, a trazeira está muito macia, imagine quando tiver com tanque cheio, estepe, hi-lift, etc.
[]'s
Convenci ? :mrgreen:
Lógico!!!!!!!
Você é um rapaz muito convencido! :mrgreen:
É que estou com um setor de S10 aqui e com a necessidade de diminuir o espaço na frente do engesa para avançar o radiador...
Lá vem mais selviço....:putz:
SERGIO AUGUSTO
05/10/2009, 10:51
Grande Sergio, obrigado pela visita e comentários.
Esqueci de comentar sobre o curso do amortecedor, do modelo MX6 esse é o maior:
Aberto = 32"
Fechado = 20"
Curso = 12"
Possui 6 níveis de regulagem.
Sobre o guincho como não tenho a opção de usar o mecanico pretendo instalar um hidráulico, por enquanto estou pesquisando sobre a instalação juntamente com uma bomba e reservatório exclusivos para o guincho. Mas isso só depois que a viatura rodar pois ainda tenho outras prioridades.
[]'s
Fala Elmer:
Imaginei, não sei porque(ou sei.. hehe), que optará por um Guincho Hidraulico. Então quando for montar, guarda estes arquivos ai, que tem informção e material, pra voce fazer um negocio de primeira(aliás, como tudo que está fazendo na viatura),colocando um sistema hidráulico, movido pela saida da tomada de força de seu cambio, com circuito e reservatorio independentes, fica show de bola, e como é tudo Brazuca, não sai caro, considerando o custo benefício. Vai nesse sites www.hipull.com.br (http://www.hipull.com.br) ,www.ferrol.com.br (http://www.ferrol.com.br) , http://www.soprano.com.br/produto/kit-hidraulico-kit-hidraulico.html (http://www.soprano.com.br/produto/kit-hidraulico-kit-hidraulico.html)
Abraco
Elmer_Jeep
07/10/2009, 10:31
Comecei as medições pra projetar a torre dos amortecedores trazeiros, fizemos um molde de papelão e ao olhar bem pro molde depois de pronto lembrei que ja tinha visto algo parecido aqui no quintal, fui novamente em busca dos restos mortais de um chassi de camper(o mesmo que tirei os parafusos pro amortecedor dianteiro) e estavam lá prontinhas as torres pra eu adaptar os amortecedores trazeiros, e agora vou ter que comprar parafusos novos, hehe.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0824.jpg
Engraçado que o molde foi feito antes de pensar nestes suportes do engesa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0825.jpg
Depois de passado a faca:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0826.jpg
Agora é só trabalhar a altura e distancia pra fixar na lateral do chassi do Crocodillo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0827.jpg
Isso foi feito na segunda-feira pois era feriado, daí ontem pintou serviço na Retífica e passei o dia sem mexer na viatura, talvez hj dê pra fazer alguma coisa, pelo menos pontear as torres e definir a posição e distancia do suporte inferior.
[]'s
esse nego nasceu com o c. pra lua mesmo... :)
[]´s
Elmer_Jeep
07/10/2009, 10:48
deixa de onda que vc ta me devendo uma visita hein.
[]'s
deixa de onda que vc ta me devendo uma visita hein.
tô esperando o croc ficar pronto... aí já vou poder dar uma voltinha.:mrgreen:
[]´s
Um pedacinho de engesa é o que faltava para o croco ficar 100%!!!!!! :mrgreen:
LUIS FERNANDO LANA
07/10/2009, 18:38
E ai meu amigo, o croco esta ficando cada vez melhor, ja estou com saudades da galera.. brasil e brasil.. manda um abraço pro povo valeu....
Elmer_Jeep
07/10/2009, 18:54
Fala LÍNGUA, pô, a galera falou que tu foi participar da parada gay aí em Portugal, heheheh.
[]'s
Edilson Fabre
07/10/2009, 19:24
Faz tempo que eu não visitava a página do CROC.....
Investi um tempinho me atualizando...
Parabéns Elmer.... Tá ficando duca....
Abraço,
Edilson
Elmer,
Sabe me dizer se a estria de entrada do setor (onde pega o cardã do volante) do croco é a mesma do setor opala?
RODRIGO TOMITÃO
08/10/2009, 12:43
E ai Elmer tranquilo , uma foto de um stinger, eu achei bacana
Elmer,
Sabe me dizer se a estria de entrada do setor (onde pega o cardã do volante) do croco é a mesma do setor opala?
Foi respondido por msn e não é a mesma estria....:parede:
Elmer_Jeep
08/10/2009, 19:41
News, news !!!!!!!!
Pacotinho que chegou:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0828.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_01.jpg
Air Locker Trazeiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_02.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_05.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_06.jpg
Compressor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_03.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_07.jpg
Kit p/ inflar pneus:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_04.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/arb_08.jpg
[]'s
KCT...
Que máquina vc tá montando...:palmas::palmas::palmas:
[]'s
Elmer_Jeep
09/10/2009, 10:24
KCT...
Que máquina vc tá montando...:palmas::palmas::palmas:
[]'s
Como a grana é curta tudo tem que ser bem pensado e planejado antes de executar.
Acho que vou precisar encomendar aquela tampa by Power pra proteger esse investimento ai :mrgreen:
[]'s
FernandoRisso
09/10/2009, 10:49
PQP! Arb... fresco!
Agora eu vi, pra D70! Traseiro. E na dianteira, vai do q?
[]'s
Elmer_Jeep
09/10/2009, 11:36
PQP! Arb... fresco!
Agora eu vi, pra D70! Traseiro. E na dianteira, vai do q?
[]'s
Huahuahauha, tava pesquisando sobre um assunto e vi um post teu dizendo que bloqueio selecionável era pra viado :lol: :parede:
Bom, como encomendei R&Ps 5,13 as caixas satélites teriam que ser substituídas daí optei logo por um bloqueio pra nao ter que gastar duas vezes.
Mas como a grana ta curta só comprei o trazeiro por enquanto, mas dai ja incluí o compressor grande e outras frescuras no pacote.
Pra dianteira chegou tb o R&P correto, reverse rotation.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/RP_01.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/RP_2.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0830.jpg
E por enquanto vai rolar uma gambi(fotos abaixo) pra poder rodar com a caixa satélites original, mas assim que a coi$a melhorar vou encomendar outro Air Locker. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0708.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0709.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0710.jpg
[]'s :odedo:
FernandoRisso
09/10/2009, 12:34
Elmer,
Belo investimento, queria eu ter um ARB pros rockwells, mas US$ 1.000 por peça, sem compressor, é demais pro orçamento!
E os pneus, vai usar o q?
[]'s
Como a grana é curta tudo tem que ser bem pensado e planejado antes de executar.
Planejamento é tudo...:concordo:
Acho que vou precisar encomendar aquela tampa by Power pra proteger esse investimento ai :mrgreen:
Até pelo dia 20 deve sair do forno...:mrgreen:
[]'s
Elmer_Jeep
09/10/2009, 12:46
Elmer,
Belo investimento, queria eu ter um ARB pros rockwells, mas US$ 1.000 por peça, sem compressor, é demais pro orçamento!
E os pneus, vai usar o q?
[]'s
Pneus no mínimo 42" mas to sem grana nenhuma agora, esse item vai ficar por último.
[]'s
Um passarinho me contou que o samukanvas tá vendendo 4 40" por 1.600 cada...
Mas pequenininhos pra vc, né? rsss
Juarez Jr
09/10/2009, 20:24
Elmer fiz a mesma coisa no meu jeep, vc terá que colocar parafusos reforçados para prender a coroa, recomendo parafusos do cardan do caminhão Volvo dá certinho rosca e tamanho
Alexandre Souto
09/10/2009, 20:58
Muito bom hem Elmer, ótimos presentinhos pru Croco!!!
Uma coisa quenao "peguei" nas suas explicações aeee... Seu bloqueio dianteiro será automático ou selecionavel??
Nem mei viado c não vai ser não??? Kkkkkk
[]' bloqueado 200% mas selecionaveis.... ixxx... Aí lascou hem Risso!!!! Kkkkk.
O preço de cada pç é 112,00
isso é vendido por pç ou par?
[]´s
Eriksom Teixeira Lima
14/10/2009, 23:13
Elmer
Eu li que você já comprou o compressor, mas mesmo assim pergunto: não teria sido melhor você comprar um daqueles compressores que equipam os caminhões MB pequenos, um ou dois balões de ar e ..... o sistema completo de freios a ar para acionar o "trava-tudo" que você montou no pobre Croco (ele não vai nem conseguir andar 8-) )?
Melhor e, no caso, mais barato, com mais possibilidades (freio a ar para rodar e para acionar o próprio freio de estacionamento - daqueles que travam a saída da caixa, qui-nem-qui os F-4000 antigos?
Motor você tem de sobra (na minha Camper tenho tudo isso com um mero 14B), portanto existe alguma razão técnica para não tê-lo feito?
Ah, sim! pergunto pois para o próximo ano pretendo concluir a reforma daquela famosa M-715.
Abraços
Eriksom
Elmer, para aguentar esse motorzão, quantas lâminas você colocou nos feixes dianteiros?
Elmer_Jeep
15/10/2009, 09:21
isso é vendido por pç ou par?
[]´s
Pois é, dei o preço unitário mas na verdade é vendido aos pares :putz:
[]'s
Elmer_Jeep
15/10/2009, 09:35
Elmer
Eu li que você já comprou o compressor, mas mesmo assim pergunto: não teria sido melhor você comprar um daqueles compressores que equipam os caminhões MB pequenos, um ou dois balões de ar e ..... o sistema completo de freios a ar para acionar o "trava-tudo" que você montou no pobre Croco (ele não vai nem conseguir andar 8-) )?
Melhor e, no caso, mais barato, com mais possibilidades (freio a ar para rodar e para acionar o próprio freio de estacionamento - daqueles que travam a saída da caixa, qui-nem-qui os F-4000 antigos?
Motor você tem de sobra (na minha Camper tenho tudo isso com um mero 14B), portanto existe alguma razão técnica para não tê-lo feito?
Ah, sim! pergunto pois para o próximo ano pretendo concluir a reforma daquela famosa M-715.
Abraços
Eriksom
Não gosto de freio a ar, o sistema pneumático aqui da viatura será somente pra acionamento dos bloqueios e eventualmente pra calibrar os pneus ou inflar algum em caso de emergencia.
Talvez eu instale um reservatório pequeno pra nao ficar ativando o compressor a todo momento, talvez pois à exemplo de uma camper azul(do nosso amigo japadoidão) que vc andou aqui está com dois Air Lockers e compressor ARB(sem reservatório) apenas pra este fim e funciona perfeitamente.
[]'s
Elmer_Jeep
15/10/2009, 10:05
Elmer, para aguentar esse motorzão, quantas lâminas você colocou nos feixes dianteiros?
Folga,
São 4 feixes trazeiros da band e todos estão com 5 laminas por enquanto.
[]'s
Elmer_Jeep
16/10/2009, 12:54
Comecei as medições pra projetar a torre dos amortecedores trazeiros, fizemos um molde de papelão e ao olhar bem pro molde depois de pronto lembrei que ja tinha visto algo parecido aqui no quintal, fui novamente em busca dos restos mortais de um chassi de camper(o mesmo que tirei os parafusos pro amortecedor dianteiro) e estavam lá prontinhas as torres pra eu adaptar os amortecedores trazeiros, e agora vou ter que comprar parafusos novos, hehe.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0824.jpg
Engraçado que o molde foi feito antes de pensar nestes suportes do engesa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0825.jpg
Depois de passado a faca:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0826.jpg
Agora é só trabalhar a altura e distancia pra fixar na lateral do chassi do Crocodillo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0827.jpg
Isso foi feito na segunda-feira pois era feriado, daí ontem pintou serviço na Retífica e passei o dia sem mexer na viatura, talvez hj dê pra fazer alguma coisa, pelo menos pontear as torres e definir a posição e distancia do suporte inferior.
[]'s
Dando continuidade, os amortecedores trazeiros estão definitivamente instalados, na fixação inferior soldei um parafuso com as medidas apropriadas diretamente no tubo do eixo trazeiro deixando na abertura que eu precisava pra compressãoXextensão ideal.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/622.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/623.jpg
Rodei no sábado passado pra testar e o comportamento da viatura melhorou bastante.
Agora vai ser a briga pra instalar o Air Locker.
[]'s
Elmer_Jeep
17/10/2009, 10:02
Huahuahauha, tava pesquisando sobre um assunto e vi um post teu dizendo que bloqueio selecionável era pra viado :lol: :parede:
Bom, como encomendei R&Ps 5,13 as caixas satélites teriam que ser substituídas daí optei logo por um bloqueio pra nao ter que gastar duas vezes.
Mas como a grana ta curta só comprei o trazeiro por enquanto, mas dai ja incluí o compressor grande e outras frescuras no pacote.
Pra dianteira chegou tb o R&P correto, reverse rotation.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/RP_01.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/RP_2.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0830.jpg
E por enquanto vai rolar uma gambi(fotos abaixo) pra poder rodar com a caixa satélites original, mas assim que a coi$a melhorar vou encomendar outro Air Locker. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0708.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0709.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0710.jpg
[]'s :odedo:
Continuando:
O trampo foi feito no feriado da segunda passada, só tirei essa foto pq tava bastante ocupado, tivemos que retirar o conjunto 7 vezes pra deixar com o backlash correto :-x
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0843.jpg
O que me deixou curioso foi que não precisamos usar o anel espaçador, bom, a relação original desse eixo é 46x13 logicamente caixa alta, como instalei 41x8 achei que seria necessário usar caixa baixa por isso fizemos o anel espaçador(quote acima) conforme dados encontrados no pirate: http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/60_front/
To distinguish a 4.10 and down carrier (called a 3-series carrier) from a 4.56 and up carrier (called a 4-series carrier) you need to measure the distance from the face where the ring gear sits, to the end of the carrier, as shown in the following pic - labelled dimension "A".
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/60_front/images/carrier%20spec.jpg
For a 3 series carrier (4.10 and down, Spicer part number 706040X) Dimension A is 2.225"
For a 4 series carrier (4.56 and up Spicer part number 706041X) Dimension A is 2.360"
No mais foi remontar semi-eixos, cubos, pinças, roda-livre, etc. Seguindo as dicas do http://www.superdutypsd.com/ball_joint_article.php
Cabeção tirando foto e batendo papo montei o espelho do disco invertido(a peça nao tem lado)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC00470.JPG
Aqui ja estava tudo montado, parafusos torqueados e com trava química e a noite chegando:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC00475.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC00476.JPG
Fiz o teste da roda-livre sem o sistema de vácuo que eliminei e funcionou numa boa, na posição AUTO ela ficou como FREE (originalmente devido a pressão do vácuo funcionava como automatica). :dance:
por enquanto é isso, fiz umas fotos do passo a passo da instalação do ARB no D70, mais tarde faço a postagem.
[]'s
Marcelo Oyarzábal
30/10/2009, 00:03
E aí Elmer! Cara, faz tempo que acompanho esse tópico mas nunca cheguei a comentar, ta ficou show o crocoo, tem alguma novidade? :mrgreen: Parabéns pelo serviço. Abração!
Elmer,
Só vi agora as fotos do anel espaçadô que fez para usar a R&P na caixa. Uma pergunta.........
Com o anel no lugar, ainda sobrou alguma coisa do diâmetro de centralização por cima para localizar a coroa?? Isso é vital para manter a coroa centralizado na caixa, só nos parafusos não funfa.....
Vê isso, pois se não for muitíssimo bem centralizado, vai fudê tudo..........
Abraços,
Bill
Elmer_Jeep
30/10/2009, 13:58
E aí Elmer! Cara, faz tempo que acompanho esse tópico mas nunca cheguei a comentar, ta ficou show o crocoo, tem alguma novidade? :mrgreen: Parabéns pelo serviço. Abração!
Valeu Marcelo.
Faz duas semanas que nao to mexendo no Crocodillo por isso o tópico está sem novidades.
Comecei a desmontagem do diferencial trazeiro pra instalar o ARB
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0847.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0848.jpg
Não sei pq a p#%¨@ da carcaça nao tem as cavidades pra encaixar o extrator e sacar o rolamento...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0850.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0851.jpg
No Air Locker tem a cavidade mas apenas de um lado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0853.jpg
No outro não tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0852.jpg
E já cuidamos em fazer as cavidades pra facilitar a regulagem e/ou substituição dos rolamentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0854.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0855.jpg
Até aí td bem, o problema foi na hora de montar pois pedi o modelo RD53 e tem diferença na sede do rolamento direito (o diametro interno é maior) :parede:
Outro detalhe é que o RD53 é de 35 estrias e só agora resolvi contar os dentes do semi eixo e possuem apenas 32 :parede:
Liguei pra algumas autorizadas ford e fui informado que os semi-eixos da F250 4x2 e 4x4 tem diferenças mas possuem a mesma quantidade de estrias, ou seja, 32 :putz:
Então o modelo correto do Air Locker seria o RD97 (http://www.arbusa.com/uploads/PDF/onlineManualsGuides/2-rd97.pdf) só que deixei pra pesquisar direito tarde demais :cry:
Mas agora pra resolver vou ter q encomendar umas peças do RD65 (http://www.arb.com.au/resources/pdf/airLockers/2-RD65.pdf) pra transformar o meu e assim poder instalar os rolamentos originais (Timken part # 387A / 382A)
E estou pensando se compro as planetárias do RD97 (32estrias) ou um par de semi-eixos de Cromoly da Yukon (http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=5422) com 35estrias. :twisted:
Sóda é achar as verdinhas :rolleyes:
[]'s
Elmer_Jeep
30/10/2009, 14:03
Elmer,
Só vi agora as fotos do anel espaçadô que fez para usar a R&P na caixa. Uma pergunta.........
Com o anel no lugar, ainda sobrou alguma coisa do diâmetro de centralização por cima para localizar a coroa?? Isso é vital para manter a coroa centralizado na caixa, só nos parafusos não funfa.....
Vê isso, pois se não for muitíssimo bem centralizado, vai fudê tudo..........
Abraços,
Bill
Mr William, não precisei usar o espaçador, veja la no post novamente. A nova coroa é bem mais espessa que a anterior e acho q isso compensou a distancia da caixa satélites em relação ao pinhão. :concordo:
[]'s
Alias, vendo esse anel espaçador, me lembrou de uma merda que aconteceu há 02 anos..............
Un dia antes da Fenajeep, eu e o Seba estávamos na oficina preparando o Spider e o Devasso para ir de carreta para o evento. Puta loucura, não tinha tempo para nada e era um frio lascado na oficina. Miséria total, mas fazêoque, tem que terminar com as jacas.....
Eu já tinha há alguns MESES desmontado o diferencial traseiro do Spider, com a intenção de trocar o bloqueio Lockright por um ARB usado que tinha comprado. Mas com a montegem do Devasso, não tive tempo para botar o ARB no lugar. O Lockright já tinha vendido e já estava instalado num outro projeto, que ainda se encontrava na oficina.
Beleza, lá pelas 11 da noite na véspera da viagem, resolvi de começar a montar o ARB. Tirei as medidas da carcaça e do eixo do pinhão para tentar acertar de primeira o pré-carregamento dos rolamentos, montei os rolamentos e instalei o pinhão na carcaça. Daí peguei o meu dispositivo de expansão de carcaça e instalei o ARB no eixo. Ficou bunitchu, só que os dentes da porra da coroa não chegava a encaixar com a merda do pinhão........... Isso, o ARB que comprei baratinho era para relação longa..........:parede::parede:
Agora imagina a situação.... Lá pelas 02 horas da manhã, em menos de 08 horas vem a cegonha para levar o carro embora e tá sem o diferencial traseiro!!! O que vamu fazer?? Opa!! Vamos desmontar aquele outro carro, "emprestar" o Lockright" já vendido e tudo resolvido. E foi isso que fizemos, até umas 06:00 hs da manhã.........
Mas valeu a pena, pois voltamos de Brusque com a taça!!!.........:concordo::mrgreen:
Abraços,
Bill
Até aí td bem, o problema foi na hora de montar pois pedi o modelo RD53 e tem diferença na sede do rolamento direito (o diametro interno é maior) :parede:
Outro detalhe é que o RD53 é de 35 estrias e só agora resolvi contar os dentes do semi eixo e possuem apenas 32 :parede:
[]'s
Bom, dependendo do valor destas peças para transformar o seu ARB de 35 para 32 estrias, melhor trocar os semis para os de 35, que são bem mais fortes.
No mais, NBquenãoolhadireitoTMQSF........:mrgreen:
Abraços,
Bill
FernandoRisso
30/10/2009, 15:04
É por esse motivo que uso eixo militar, é feito pra burro montar. Só encaixa de um jeito e não tem variações de peças! hehehe :odedo:
Boa sorte Elmer e concordo com o Bill vá de 35 estrias. Já conversou com o Franco, será que não vale a pena fazer algo por aqui?
[]'s
É por esse motivo que uso eixo militar, é feito pra burro montar. Só encaixa de um jeito...
não subestime a capacidade de alguns... principalmente se a viatura for de unidade operacional... os caras tem o dom:putz:
[]´s
Elmer_Jeep
30/10/2009, 16:35
Bill, vc sabe dizer se o retentor (#9) do ARB costuma estragar ?
http://www.polyperformance.com/shop/files/ARB/RD97-600.jpg
É que guardei o bloqueio desmontado e tenho receio do retentor dar vazamento quando remontar.
[]'s
Nunca tive problema com este retentor. Onde tem que tomar cuidado é com os O-ring "11", tive problema uma vez com vazamento lá......
Abraços,
Bill
Elmer_Jeep
30/10/2009, 17:08
Nunca tive problema com este retentor. Onde tem que tomar cuidado é com os O-ring "11", tive problema uma vez com vazamento lá......
Abraços,
Bill
Blz, tem um japonês aqui que vive me falando sobre esses o'rings, e já andei pela net lendo à respeito: http://www.stu-offroad.com/axle/arb/arb-4.htm
Valeu :concordo:
Selva!!
Escuta o japonês.
Ele acha que sabe o que faz. :mrgreen:
Abraço,
Elmer_Jeep
30/10/2009, 18:18
Selva!!
Escuta o japonês.
Ele acha que sabe o que faz. :mrgreen:
Abraço,
É brincadeeeeeeeeeeeeeeeeira, amigo, amigo, calma :mrgreen:
Olha, é proibido usar celular no avião viu.
[]'s
Elmer_Jeep
31/10/2009, 11:57
Bom, dependendo do valor destas peças para transformar o seu ARB de 35 para 32 estrias, melhor trocar os semis para os de 35, que são bem mais fortes.
No mais, NBquenãoolhadireitoTMQSF........:mrgreen:
Abraços,
Bill
Acho que vai dar a mesma zica na F75 dos Fabre :putz: :oops:
Mas dai resolve com... (umas verdinha$) ...o par de semis da yukon :lol:
[]'s
Bruno Mosso
13/11/2009, 17:15
E o crodillo, está lagarteando ao sol? nenhuma novi? Rolava dar uma trabalhadinha nesse sprint pra tirar mais alguns pocotós neh.........:twisted:
ademais,parabens pelo projeto
Elmer_Jeep
16/12/2009, 17:28
E o crodillo, está lagarteando ao sol? nenhuma novi? Rolava dar uma trabalhadinha nesse sprint pra tirar mais alguns pocotós neh.........:twisted:
ademais,parabens pelo projeto
Crocodillo tá empoeirado no meio do galpão :putz:
O motor vai ganhar um folego extra com certeza mas não vai ser agora pois ainda dá pra aguentar uns dias de figth :twisted:
Algumas fotos pra atualizar:
Suporte p/ limit strap do eixo trazeiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0890.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0891.jpg
Papai noel mandou uns presentinho$ pra agilizar o trampo...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0892.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0893.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0894.jpg
...e finalizar a instalação do Air Locker:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0896.jpg
Fds vai ser divertido :twisted:
Edilson Fabre
16/12/2009, 21:54
Liguei pra algumas autorizadas ford e fui informado que os semi-eixos da F250 4x2 e 4x4 tem diferenças mas possuem a mesma quantidade de estrias, ou seja, 32 :putz:
Então o modelo correto do Air Locker seria o RD97 (http://www.arbusa.com/uploads/PDF/onlineManualsGuides/2-rd97.pdf) só que deixei pra pesquisar direito tarde demais :cry:
Mas agora pra resolver vou ter q encomendar umas peças do RD65 (http://www.arb.com.au/resources/pdf/airLockers/2-RD65.pdf) pra transformar o meu e assim poder instalar os rolamentos originais (Timken part # 387A / 382A)
E estou pensando se compro as planetárias do RD97 (32estrias) ou um par de semi-eixos de Cromoly da Yukon (http://www.ringpinion.com/ProductDetails.aspx?ProdID=5422) com 35estrias. :twisted:
Sóda é achar as verdinhas :rolleyes:
[]'s
Ai Elmer!!!!
Me lembro como hoje o dia em que te perguntei quantas estrias tinha....:parede::parede::parede::parede::parede:: parede::parede::parede:
Adivinha qual ARB o trouxa aqui comprou????
Quando vc achar a solução, não se esqueça de me avisar....
Isso que dá a preguiça de abrir a bagaça e contar as estrias....
Pra Corno todo castigo é pouco!!!!:parede::parede::parede::parede:
Abraço,
Edilson
Elmer,
Chegou tudo certinho?
Abraço.
Elmer_Jeep
17/12/2009, 10:48
Ai Elmer!!!!
Me lembro como hoje o dia em que te perguntei quantas estrias tinha....:parede::parede::parede::parede::parede:: parede::parede::parede:
Adivinha qual ARB o trouxa aqui comprou????
Quando vc achar a solução, não se esqueça de me avisar....
Isso que dá a preguiça de abrir a bagaça e contar as estrias....
Pra Corno todo castigo é pouco!!!!:parede::parede::parede::parede:
Abraço,
Edilson
Edilson, também lembro desse dia http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=834939#post834939 :parede: :parede:
Desculpe a falha :oops: :oops: :oops:
Mas o problema aqui é apenas no eixo trazeiro (D70) vc comprou Detroit ou ARB ?
As soluções (no caso do ARB trazeiro) são:
Trocar planetárias pelo modelo de 32E.
OU
Trocar o par de semi eixos pelo modelo de 35E.
Meu pai foi numa autopeças e trouxe um semi eixo de F4000, tem 35 estrias e uma pequena diferença no comprimento total, ainda estamos avaliando essa possibilidade, caso não dê certo vou partir pra um par da Yukon mesmo pois comprei o bloqueio pra Dana 70HD(35E) e nosso eixo é Dana 70U(32E).
Essas peças da ultima foto são componentes externos do Air Locker. As do lado direito são do D70HD usa um rolamento de diametro(int X ext) maior e as peças da esquerda recebem o rolamento correto do D70U.
Vou montar o Air Locker e depois avaliar a questão dos semi-eixo$.
[]'s
Elmer_Jeep
17/12/2009, 10:52
Elmer,
Chegou tudo certinho?
Abraço.
Melhor impossível :!:
A kombi do sedex veio entregar aqui na Retífica, ontem pela manhã. :dance: :dance:
[]'s :concordo:
Meu pai foi numa autopeças e trouxe um semi eixo de F4000, tem 35 estrias e uma pequena diferença no comprimento total, ainda estamos avaliando essa possibilidade, caso não dê certo vou partir pra um par da Yukon mesmo pois comprei o bloqueio pra Dana 70HD(35E) e nosso eixo é Dana 70U(32E).
Uma ideota...
Esse semi mais comprido, não teria diâmetro suficiente para fazer as estrias mais para trás?
Corta ele do tamanho certo e refaz as estrias na ponta. Não tem uma empresa por aí que poderia fazer isso?:pensativo:
[]'s
Elmer_Jeep
17/12/2009, 12:36
Uma ideota...
Esse semi mais comprido, não teria diâmetro suficiente para fazer as estrias mais para trás?
Corta ele do tamanho certo e refaz as estrias na ponta. Não tem uma empresa por aí que poderia fazer isso?:pensativo:
[]'s
Ainda vou medir o corpo do semi-eixo antes da estria pra ver se tem material.
Aqui não sei se tem quem faça com maquinário específico, mas se for à moda antiga a gente dá um jeito...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5e8647c633c8732735dd96fd5a97c900.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75912&d=1173701735
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75913&d=1173701800
[]'s :lol:
Aqui não sei se tem quem faça com maquinário específico, mas se for à moda antiga a gente dá um jeito...
Fala sério...:lol:
Precisa de uma fresadora e alguém que tenha um forno para fazer a cimentação.
Vc tem retífica, nunca mandou um virabrequim para fazer têmpera?:pensativo:
[]'s
Edilson Fabre
17/12/2009, 18:11
Edilson, também lembro desse dia http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=834939#post834939 :parede: :parede:
Desculpe a falha :oops: :oops: :oops:
Mas o problema aqui é apenas no eixo trazeiro (D70) vc comprou Detroit ou ARB ?
As soluções (no caso do ARB trazeiro) são:
Trocar planetárias pelo modelo de 32E.
OU
Trocar o par de semi eixos pelo modelo de 35E.
[]'s
Pro dianteiro é ARB RD36 e pro traseiro é Detroit Locker.
Vai me falando dos seus aí e depois quando chegar a hora de montar os nossos aqui, vamos ver qual a melhor solução....
Abraço,
Edilson
Elmer_Jeep
19/12/2009, 13:08
Comecei a desmontagem do diferencial trazeiro pra instalar o ARB
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0847.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0848.jpg
Não sei pq a p#%¨@ da carcaça nao tem as cavidades pra encaixar o extrator e sacar o rolamento...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0850.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0851.jpg
No Air Locker tem a cavidade mas apenas de um lado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0853.jpg
No outro não tem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0852.jpg
E já cuidamos em fazer as cavidades pra facilitar a regulagem e/ou substituição dos rolamentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0854.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0855.jpg
[]'s
Chegou o que eu precisava então dei sequência à instalação do Air Locker. :dance:
Algumas fotos:
Tá uma bela bagunça isso aqui, os da esquerda são da Land do Loras e este fora da caixa é do Crocodillo. Já to com bastante know how no assunto :lol: :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/648.JPG
Fizemos um teste aqui com semi-eixos do F4000 de 35E e meu pai aferiu as medidas, um lado dá certo cortando apenas 15mm mas o outro tem que alongar portanto vou juntar mais uma graninha pra encomendar os da Yukon mesmo :roll:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/649.JPG
Primeira tentativa de montagem, o bixo peeeeesa pra caramba e junto com as peças que chegaram esqueci de comprar o shim kit(calços de ajuste dos rolamentos) que no ARB são diferentes. Mas por sorte ou coincidência o shim kit do RD20 (Land/Salisbury) é o mesmo, então os calços que sobraram do RD20 instalado na Land do Loras salvaram minha pátria pois originalmente o Dana 70 já possui o Master Shim(peça 16).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/650.JPG
Depois disso o passo seguinte foi medir o local pra furar a passagem da tubulação (no mancal direito e no topo da carcaça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/651.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/652.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/653.JPG
Após limpar a carcaça tive de reinstalar o conjunto pra selecionar os calços e ajustar o backlash que é de 0,15 a 0,25, esse ficou com 0,23. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/654.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/655.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/656.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/657.JPG
Agora é procurar o local pra instalar o compressor, passar a linha de pressurização, chicote elétrico e botões de acionamento.
Ainda falta soldar o suporte inferior da limit strap, se rolar hj a tarde eu mando as fotos na segunda-feira.
[]'s
Elmer_Jeep
19/12/2009, 13:11
Olhando as fotos agora parece fácil mas foi o dia todo de trampo, entre fechar a caixa satélites com as novas peças, preparar a carcaça do diferencial, monta conjunto/remove conjunto, até chegar na regulagem final saí da oficina 20:00.
[]'s
Igor Rodas
19/12/2009, 14:18
Chegou o que eu precisava então dei sequência à instalação do Air Locker. :dance:
Algumas fotos:
Tá uma bela bagunça isso aqui, os da esquerda são da Land do Loras e este fora da caixa é do Crocodillo. Já to com bastante know how no assunto :lol: :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/648.JPG
Fizemos um teste aqui com semi-eixos do F4000 de 35E e meu pai aferiu as medidas, um lado dá certo cortando apenas 15mm mas o outro tem que alongar portanto vou juntar mais uma graninha pra encomendar os da Yukon mesmo :roll:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/649.JPG
Primeira tentativa de montagem, o bixo peeeeesa pra caramba e junto com as peças que chegaram esqueci de comprar o shim kit(calços de ajuste dos rolamentos) que no ARB são diferentes. Mas por sorte ou coincidência o shim kit do RD20 (Land/Salisbury) é o mesmo, então os calços que sobraram do RD20 instalado na Land do Loras salvaram minha pátria pois originalmente o Dana 70 já possui o Master Shim(peça 16).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/650.JPG
Depois disso o passo seguinte foi medir o local pra furar a passagem da tubulação (no mancal direito e no topo da carcaça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/651.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/652.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/653.JPG
Após limpar a carcaça tive de reinstalar o conjunto pra selecionar os calços e ajustar o backlash que é de 0,15 a 0,25, esse ficou com 0,23. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/654.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/655.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/657.JPG
Agora é procurar o local pra instalar o compressor, passar a linha de pressurização, chicote elétrico e botões de acionamento.
Ainda falta soldar o suporte inferior da limit strap, se rolar hj a tarde eu mando as fotos na segunda-feira.
[]'s
Parabens Elmer, eu Tive um atraso para instalar o meu eixo, espero começar esta quarta, e instalarei tambem o AIR Locker ARB, estou de olho na tua instalaçao, e sao bem vindas as dicas para a instalação.
Saludos
Casa da transmissão4x4
27/12/2009, 11:58
Elmer parabens pela maquina!!!
Elmer me ajude com uma duvida, esse motor da F-250 6 cil ele e mt pesado, será que chega a pesar mais que um perquins(Q-20b)? Para colocar em um jipe com eixo DANA 44 será que esse eixo vai aguentar??
Elmer_Jeep
28/12/2009, 11:12
Danilo, o peso deste motor é 320kg, não sei quanto pesa um Q20B mas deve ser proximo disso.
Creio que com um D44 vai ter desgaste prematuro de rolamentos do munhão mas tem um amigo nosso instalando o sprint 6 numa rural com eixos originais, procure la na Frota a Rural TARJA PRETA.
[]'s
Casa da transmissão4x4
28/12/2009, 21:01
Danilo, o peso deste motor é 320kg, não sei quanto pesa um Q20B mas deve ser proximo disso
Elmer! No forum mesmo eu achei o peso do perkins : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=530566 ,são 290 kg versão veicular e 310 kg na versão agricola. Eu ja ví willis com motor perkins deu certo, mas meu caso no rocsta e melhor colocar um MWM 2.8 mesmo, e vc sabe o peso deste(MWM sprinter 2.8???
SERGIO AUGUSTO
28/12/2009, 21:52
Elmer! No forum mesmo eu achei o peso do perkins : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=530566 ,são 290 kg versão veicular e 310 kg na versão agricola. Eu ja ví willis com motor perkins deu certo, mas meu caso no rocsta e melhor colocar um MWM 2.8 mesmo, e vc sabe o peso deste(MWM sprinter 2.8???
Fala Danilo!
O peso do SPRINT 2.8, segundo a MWM é 213 Kg seco.
Veja o link http://www.mwm.com.br/files/pdfs/folhetos/serie_sprint_407.pdf
Abraço.
Sérgio
Casa da transmissão4x4
28/12/2009, 22:17
Bom esclareci minhas duvidas, valeu pessoal.
Elmer_Jeep
12/01/2010, 12:54
Nos feriados entre natal e ano novo teve mais novidades:
Instrumentos digitais GUSTER
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/667.JPG
Abri mais alguns furos no painel pra os botões de acionamento do bloqueio e compressor ARB
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/662.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/664.jpg
Resolvi eliminar a chave de ignição original instalando esse kit de partida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/665.jpg
[]'s
Elmer_Jeep
12/01/2010, 12:54
E aqui fotos do painel montado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/672.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/670.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/671.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/669.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/668.JPG
E essa aqui foi tirada ontem do material pra iniciar a montagem do chicote elétrico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/673.jpg
[]'s
Muito bacana estes instrumentos.
Também gostei das chaves de ignição e partida, onde vc comprou?
[]´s
Elmer_Jeep
12/01/2010, 16:38
Muito bacana estes instrumentos.
Também gostei das chaves de ignição e partida, onde vc comprou?
[]´s
Os instrumentos são fabricados ai na sua terra: http://www.guster.com.br/
E a chave de partida comprei la na fronteira, é de uma marca china tal de Type R. :rolleyes: :lol:
[]'s
Os instrumentos são fabricados ai na sua terra: http://www.guster.com.br/
E a chave de partida comprei la na fronteira, é de uma marca china tal de Type R. :rolleyes: :lol:
[]'s
os da guster é muito legal tudo a prova dágua!!!
fudidos!
se vc pensar bem, um relogio de ponteiro marcaria direito passando a certa velocidade numa buraqueira ou inclinação???
logo os da guster me parecem que marcam até de potna cabeça
logo os da guster me parecem que marcam até de potna cabeça
Rubão, a hora que você estiver de ponta cabeça na viatura não vai nem se preocupar com os relógios, experiência própria :lol::lol::lol::lol:
[]'s
E o crocodilo como vai? li todas as 122 paginas em 3 dias e estou ansioso em velo rodando, parabens pela montagem, abraxxx.
Tem a chave de partida no site: www.corsaracing.com.br na parte de instrumentos. Certamente é mais caro que na fronteira, mas facilita pra quem não pode ir até aí. E o Crocodillo vai andar?
Elmer_Jeep
18/01/2010, 10:55
E o crocodilo como vai? li todas as 122 paginas em 3 dias e estou ansioso em velo rodando, parabens pela montagem, abraxxx.
Legal, obrigado por acompanhar a história :concordo:
As últimas fotos são as postadas na pagina anterior mesmo, durante a semana passada o eletricista trabalhou no chicote elétrico, ainda está finalizando alguns detalhes e essa semana já fica pronta toda a parte elétrica.
Tive que remover a gaiola pra abrir espaço e só vou colocar de volta depois que pintar tudo, ou seja, o próximo passo vai ser a pintura, se Deus permitir será ainda esse mês.
E pra finalizar falta somente rodas e pneus, a verba está na mão, só falta resolver algumas burocracias pra importar :putz:
[]'s
Entao blz, fico no aguardo, esqueci de dizer gosto muito de jeeps e pickups, esse seu me empolga mais ainda em um dia ter o meu, e se Deus quizer vai ser um CJ. e olha qu nem gaiola tenho,rsrsrsr, abraxxx.
Elmer,
Você usará o velocimetro guster através de cabo da t-case ou com sensor de roda?
Edit: onde consigo desse sistema de ignição? Passe contato!
Alexandre Souto
22/01/2010, 13:58
Elmer,
X2
Muito legal mesmo....
Abs!!!
Elmer_Jeep
22/01/2010, 16:49
Elmer,
Você usará o velocimetro guster através de cabo da t-case ou com sensor de roda?
Essa tcase não tem cabo :shock:
Vou já testar se o sensor do ABS no cubo dianteiro vai dar sinal compatível pois achei meio complicado instalar de forma segura o ima que vem no sensor da guster...
http://www.guster.com.br/paginas/automotivo/sv/10/reduzido/1.jpg
(chicote + sensor guster e comparação do ima ao lado de uma moeda de 1 real)
http://www.guster.com.br/paginas/automotivo/sv/10/normal/1.jpg (foto maior)
Sobre o sistema de ignição como falei antes é da marca TypeR , comprei na Venezuela.
Mas isso é muito fácil de fazer usado um botão de caça e aquele outro de start universal:
http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/fotos/botao_caca.jpg
http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/Bot%C3%A3o_acionamento_de_partida.jpeg
Acabei de encontrar um parecido com o meu no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128188908-painel-universal-com-botao-de-partida-e-chave-caca-_JM
[]'s
Rubão, a hora que você estiver de ponta cabeça na viatura não vai nem se preocupar com os relógios, experiência própria :lol::lol::lol::lol:
[]'s
heheeh
é o problema quando vc desvia e o ponteiro aidna continua asism | e nào assim / ahuahuahuahu
Transmimento de pensassão!
Acabei de ver essa chave no ML.
Vou fazer uma com botões e chapa de alumínio....
Esse imã da guster é colado na roda, é isso?
No barro deve ficar uma beleza...rss
Essa tcase não tem cabo :shock:
Vou já testar se o sensor do ABS no cubo dianteiro vai dar sinal compatível pois achei meio complicado instalar de forma segura o ima que vem no sensor da guster...
http://www.guster.com.br/paginas/automotivo/sv/10/reduzido/1.jpg
(chicote + sensor guster e comparação do ima ao lado de uma moeda de 1 real)
http://www.guster.com.br/paginas/automotivo/sv/10/normal/1.jpg (foto maior)
Sobre o sistema de ignição como falei antes é da marca TypeR , comprei na Venezuela.
Mas isso é muito fácil de fazer usado um botão de caça e aquele outro de start universal:
http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/fotos/botao_caca.jpg
http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/Bot%C3%A3o_acionamento_de_partida.jpeg
Acabei de encontrar um parecido com o meu no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128188908-painel-universal-com-botao-de-partida-e-chave-caca-_JM
[]'s
pois é a t-case da ranger/explorer/troller tem sensor com saida eletroncia 100% compativel com o guster :-D
esse sistema deles funciona porém se furar um pneu e vc trocar a roda ou trocar de lado BAU BAU velocimetro, ou vc coloca uns pedacinhos de ímã em todas as rodas
fácil de colcoar mas em trilha = lixo.. .vai voar
tem de ver se é possível calcular direto no cardan seria mais desejável (menos provável de quebrar na lama etc)
pois é a t-case da ranger/explorer/troller tem sensor com saida eletroncia 100% compativel com o guster :-D
Dá pra colocar um sensor eletrônico desses na t-case hilux por engrenagens?
Giovani Di Napoli
22/01/2010, 21:41
Caveso
O sistema da t-case Hilux é por cabo, e para esta situação, a Guster tem a solução que segue no link (sensor SV-20), que provavelmente irei adotar na Tarja Preta.
http://www.guster.com.br/paginas/principal.php?mostrar=automotivo&modo=3&produto=sv&numero=20
[]´s
Valeu pela dica, Gio!
Prestes a me tornar um gusteiro....
Casa da transmissão4x4
22/01/2010, 21:46
Caramba cada vez mais esse jipe fica bruto, qual pneus que vc vai colocar Elmer?
Abraço.
é como o Gio disse os caras tem varios esquemas
o melho é pedir o STANDARD que é a prova dágua
isso que matou completamente se ia comprar ou não, pensei, imagina eu num chuvão do kct e entrar agua nesse treco... e como vc pdoe ver eles fazem pra motos e tudo!
Me lembro do velocimetro original do jeep numa chuva derepente de capota aberta, ficou todo embassado num via PORRAS nenhuma...
GUSTER, recomendo, a qualidade é show de bola e eu pude encomendar os mostradores como queis (mandei fazer leds com escrito 4x2 - 4x4H e 4x4L
bem legal!
elmer...
vc é meu amigo
mas vc é
MUITO FEIOOOO
mas eu sou seu amigo ainda!
ehehehehe
termina logo esse chão de busão ai!!! cade o video dele andando?
elmer...
vc é meu amigo
mas vc é
MUITO FEIOOOO
mas eu sou seu amigo ainda!
ehehehehe
termina logo esse chão de busão ai!!! cade o video dele andando?
x1000!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Rubens,
Tô querendo um mostrador com essas mesmas funções que você escolheu.
Tem o esquema pra eu compar igual ao seu? Pode mandar por MP.
Nem vou concordar que o Elmer é feio, pois ele deve estar bravo com a bagunça no tópico do croco.....rssssssssss
Thiago Rodeghel
24/01/2010, 15:35
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/623.jpg
Rodei no sábado passado pra testar e o comportamento da viatura melhorou bastante.
[]'s
E aí Elmer!!! Ficou show os suportes já tive uma ideia...
Só uma pergunta pq instalou os amortecedores com o corpo para baixo???
[s]
Elmer_Jeep
25/01/2010, 11:42
E aí Elmer!!! Ficou show os suportes já tive uma ideia...
Só uma pergunta pq instalou os amortecedores com o corpo para baixo???
[s]
Montei assim pq achei mais fácil pra acessar o botão de regulagem, perguntei do pessoal da PROCOMP se podia montar invertido e disseram que não tem problema :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
25/01/2010, 16:55
Voltando ao que interessa.
Algumas fotos do novo chicote elétrico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/674.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/675.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/676.JPG
Caixa de fusíveis do mercedão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/677.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/678.JPG
Suporte inox pro compressor ARB. Anteriormente eu ia instalar atras do banco do motorista mas resolvi colocar atras do painel mesmo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/679.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/680.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/681.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/682.JPG
Esta última testando a conexão com a mangueira do kit de inflar pneus. :concordo:
(perai que ainda tem mais)
Elmer_Jeep
25/01/2010, 17:18
Após ler aqui no Fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=919273#post919273) alguns relatos sobre o pirômetro resolvi encomendar um pois conhecendo os motores por dentro acho indispensável monitorar o funcionamento de tudo, pra começar tem que adaptar na saída do escapamento a conexão do Termopar que é praticamente uma sonda que mede a temperatura dos gases de exaustão e informa esses valores ao instrumento. Seguindo as dicas de instalação de outro fabricante http://www.xpeedshop.com.br/manpages/odg_manualpirometro.pdf fiz algumas fotos aqui pra galera que curte o DIY:
Furando 10cm após o fundo da turbina:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/683.JPG
Furo com broca 8,5mm:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/684.JPG
Macho 10x1,0mm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/685.JPG
Conexão instalada com uma fina camada de cola veda-escape:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/686.JPG
Termopar devidamente instalado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/687.JPG
[]'s
Elmer,
Quando sobrar um tempinho, liste as funções dos relógios guster que você vai colocar no croco, por favor.
Assim fica mais completo o tópico e faço um checklist aqui..rsss
Valeu!
Elmer_Jeep
25/01/2010, 17:35
Finalmente instalei as lanternas de Led compradas do famoso Escória :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/688.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/689.jpg
Caveso, estava agora mesmo adicionando fotos no álbum enquanto chegou sua mensagem, confere aí:
Os instrumentos são (da esquerda pra direita):
PRESSÃO DE AR
PRESSÃO DE ÓLEO
TEMPERATURA ÁGUA
INDICADOR DE SINAIS(cronomac)
PIRÔMETRO
VOLTÍMETRO
RELOGIO DE HORAS
VELOCÍMETRO
Além destes tem também fixados na gaiola um Contagiros e manômetro do Turbo, ambos da cronomac pra fechar a lista da relojoaria :lol:
E pra dar uma animada nos futuros compradores, fotos do painel aceso.
Dia:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/690.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/691.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/692.JPG
Noite:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/693.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/694.jpg
mas tem uma opção pra diminuir o brilho à noite :concordo:
Agora vou trabalhar longe do pc, já são 15:40.
[]'s
PQP, show!!!!!!!! :palmas:
Valeu pela info!
Crocodillo Hi-tech...:palmas:
Não sou fã de relógios digitais, mas tá ficando bonito...:mrgreen:
Só não vale colocar rodas 24" e pneu perfil 40...:discordo:
[]'s
Alexandre Souto
25/01/2010, 18:54
Crocodillo Hi-tech...:palmas:
Não sou fã de relógios digitais, mas tá ficando bonito...:mrgreen:
Só não vale colocar rodas 24" e pneu perfil 40...:discordo:
[]'s
X2!!!!! kkkkk
Esta de parabéns grande Elmer!!!!
[]ção!!!!
Eu sempre disse que o treco é bonito!!!
show de bola tio Elmer manda bala!!!!
CAVESSO
o que eu comrpei é o MF-70 STANDARD
vai no site da VISUMAIS e coloca nos earch assim MF-70 e quando pedir pede standard (a prova dágua) porque STREET não é!!!
No meu caso é um multi-funcional todo azul com final de led RPM vermelho e marca Velocidade (digital grande), RPM (leds progressivos), KM rodados e parcial (digital menor) onde é possivel selecionar diâmetro de pneus e etc...
fica duca!
Ah a opção chama Dimmer que enfraquece pra não te ofuscar a noite, o mais legal que dá pra mexer no diâmetro de pneus, isso é show de bola
estou em duvidas se isntalo atrás do volante o meu ou se vai no meio do apinel mesmo (com um console até o cambio etc)
já que o 4x4 do meu tb é eletrico, sem alavanca....
vcs acham incomodo olha velocimetro no meio do painel (desviar olhar da rua pra baixo e a direita na estrada, cidade?)
CAVESSO
o que eu comrpei é o MF-70 STANDARD
vai no site da VISUMAIS e coloca nos earch assim MF-70 e quando pedir pede standard (a prova dágua) porque STREET não é!!!
No meu caso é um multi-funcional todo azul com final de led RPM vermelho e marca Velocidade (digital grande), RPM (leds progressivos), KM rodados e parcial (digital menor) onde é possivel selecionar diâmetro de pneus e etc...
fica duca!
Seu maluco,
Eu pedi as infos sobre o indicador de funções (aquele que indica seta, freio de mão, 4x4, e etc, que vc pediu com outras funções como reduzido e tal...
Mas gostei do velocimetro com rpm e tali coisa também...
Valeu!
Finalmente as lanternas foram instaladas!!!
Ficou legal a frente do Crocodilo!!!
Você pode usar as outras para fazer a iluminação inferior do Crocodilo, tipo Xuning!!! Vai combinar com as rodasaro 21" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Rodrigo Baratti
26/01/2010, 13:48
Caixa de fusíveis do mercedão:
:putz::stop::discordo: Vai ficar com essa mesmo?
Se quiser uma cx mais moderna, o JCJ achou o distribuidor dessa cx de fusiveis (MTA) aqui em SP - só vendem no atacado.
Se quiser me avisa.
[]
Se quiser me avisa.
Opa! também quero :mrgreen:
[]´s
Marisco Off Road
26/01/2010, 16:42
Opa tamo junto...
Abs,
Giovani Di Napoli
26/01/2010, 16:58
:putz::stop::discordo: Vai ficar com essa mesmo?
Se quiser uma cx mais moderna, o JCJ achou o distribuidor dessa cx de fusiveis (MTA) aqui em SP - só vendem no atacado.
Se quiser me avisa.
[]
Também quero!!!
[]´s tumultuando o tópico do CROCO
GustavoRisso
26/01/2010, 19:24
Show de bola!
[]'s
Renato Fraga
27/01/2010, 11:01
Fazendo uma consideração meio "pernóstica" a respeito da instalação do pirômetro, não seria mais correto fazê-la antes da turbina onde ocorre uma consentração maior de calor???????
Se o objetivo é saber o que acontece por dentro do motor acredito que alí teria uma leitura mais adequada informando o que se passa no cabeçote com mais realidade.
O pirômetro é indispensável pra se fazer uma leitura precisa do trabalho do motor, da mistura do combustível, taxa de compressão e pressão da turbina tendo a temperatura como referência.
É só uma observação.
Abraços e parabéns pelo monstrinho......
Ja que o Renato pitacou vou entrar na onda
Andei pesquisando bastante sobre diesel ultimamente, em especial oleo vegetal, e achei isso:
On turbo charged engines, whenever possible, thermocouple should be installed in manifold before the turbocharger - this will give the highest temperature indication and the best response time. Hewitt thermocouples are designed to tolerate this location safely and carry a lifetime warranty. If mounting pre-turbo is not possible, a lower temperature of 150-200F will result when mounting after the turbo.
Fonte http://www.drivetrain.com/parts_catalog/accessories/exhaust_temperature_gauge_installation.html
Ou seja, pode mas nao e tao preciso assim. Marca de 150 a 200F (de 65 a 90C) a menos.
Abraco
Pexe
PS: Sem comentarios esse croco...ignorancia pura
Ja que o Renato pitacou vou entrar na onda
Andei pesquisando bastante sobre diesel ultimamente, em especial oleo vegetal, e achei isso:
On turbo charged engines, whenever possible, thermocouple should be installed in manifold before the turbocharger - this will give the highest temperature indication and the best response time. Hewitt thermocouples are designed to tolerate this location safely and carry a lifetime warranty. If mounting pre-turbo is not possible, a lower temperature of 150-200F will result when mounting after the turbo.
Fonte http://www.drivetrain.com/parts_catalog/accessories/exhaust_temperature_gauge_installation.html
Ou seja, pode mas nao e tao preciso assim. Marca de 150 a 200F (de 65 a 90C) a menos.
Abraco
Pexe
Mas, mesmo impreciso, onde fica melhor: antes ou depois da turbina? :pensativo:
Elmer_Jeep
27/01/2010, 16:17
Caveso, before é = Antes.
Bom, mas nos artigos e relatos que li aqui no Brasil recomendam instalar após a turbina e nos aspirados logo no início do coletor.
Agradeço à todos pelas dicas.
Pela manhã trabalhei instalando a mangueira de pressurização do manômetro do Turbo.
Pensei em utilizar uma conexão em T na mangueira da wastegate pra não ter que furar o coletor e usar o adaptador original da cronomac(foto abaixo)
http://www.xpeedshop.com.br/images/products/3751A.jpg
Final das contas consegui um olhal com "duas saídas" e substituí um dos originais que vai no coletor de admissão pra alimentar o LDA e numa das saídas conectei a mangueira do manometro. Ficou simples e eficiente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01362.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01363.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01366.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC01372.JPG
[]'s
Mas, mesmo impreciso, onde fica melhor: antes ou depois da turbina? :pensativo:
Pelo que andei vendo o ideal seria no coletor o mais proximo possivel da saida de gases do motor para que a leitura seja o mais proximo do que realmente acontece no interior do cilindro. Quanto mais longe do interior da camara maior a chance de dissipacao de calor ja que, ao passar pela turbina os gases de escape trocam calor com os de admissao e tambem com o sistema de lubrificacao e resfriamento (caso haja) da turbina.
Acho que e isso...:pensativo:
Abraco
PS: Desculpe a falta de acentos. Esse laptop aqui ta desconfigurado
Bom, mas nos artigos e relatos que li aqui no Brasil recomendam instalar após a turbina e nos aspirados logo no início do coletor.
Agradeço à todos pelas dicas.
[]'s
Divergencias aparte funciona do mesmo jeito
Elmer,
Ta bonito de ver o desenvolvimento do projeto.
Cada vez melhor. Parabens
Abraco
Isso eu saquei!
A dúvida era: é melhor antes (mesmo com variação) ou depois da turbina.
Mas já responderam.
Valeu!
Renato Fraga
27/01/2010, 17:26
Bom, desculpem pela polêmica....
MAs no caso de ser um motor original sem grandes alterações nas suas configurações, realmente não fará diferença, principalmente porque com ou sem pirômetro o motor vai funcionar perfeitamente.
Mas como descrito no link que foi passado anteriormente, o pirômetro é um importante instrumento para monitoramento do funcionamento adequado do motor.
Sua leitura é de extrema importância para detectar falhas na preparação e principalmente no funcionamento.
Do link:
"Excessive exhaust temperature can be the greatest damaging factor to the life of an engine and turbocharger. Exhaust temperature should never exceed the engine manufacturer’s specifications. "
Temperatura de escape excessiva pode ser o maior fator prejudicial para a vida de um motor bem como da turbina. A temperatura de escape não deve exceder as especificações do fabricante do motor.
"The most reliable indicator for control of exhaust temperature is a pyrometer. "
O indicador mais confiável para o controle da temperatura dos gases de escape é um pirômetro.
"CAUSES FOR EXCESSIVE
EXHAUST TEMPERATURE
• Restricted air supply
• High temperature of intake air or boost
• Altitude
• Fuel variations and contamination
• Turbocharger malfunction
• Exhaust back pressure
• Engine timing and fuel system
• Engine overloading, i.e. operator misuse, misapplication"
CAUSAS DE TEMPERATURA EXCESSIVA DE ESCAPE
• Suprimento de ar Restrito
• Alta temperatura do ar de admissão ou da pressurização
• Altitude elevda
• variações de combustível e contaminação
• mau funcionamento do Turboalimentador
• Excesso de pressão entre cabeçote e turbina
• sincronismo do motor e do sistema de combustível em desacordo
• Sobrecarga, operação inadequada do motor, má utilização
"EFFECTS OF EXCESSIVE
EXHAUST TEMPERATURE
• Excessive smoking
• Fuel waste
• Carbon build-up
• Lube oil dilution by fuel oil
• Burned valves
• Sticking pistons and rings
• Head gasket failure
• Turbocharger damage
• Exhaust manifold cranking
• Injector failure"
EFEITOS DO EXCESSO
TEMPERATURA DE ESCAPE
• Fumaça excessiva
• Resíduos de Combustível
• Carbonização
• Diluição do óleo lubrificante pelo óleo combustível
• Queima das válvulas
• Furar pistões e anéis
• Danos à junta do cabeçote
• danos ao Turboalimentador
• Danos ao colector de escape
• Danos ao Injetor
"Location will vary depending on application and engine. On turbo charged engines, whenever possible, thermocouple should be installed in manifold before the turbocharger - this will give the highest temperature indication and the best response time. Hewitt thermocouples are designed to tolerate this location safely and carry a lifetime warranty. If mounting pre-turbo is not possible, a lower temperature of 150-200F will result when mounting after the turbo
For non-turbo engines, thermocouple may be installed in the manifold before or just after the exhaust pipe flange, as is convenient.
Connecting terminals have staggered lengths to insure correct polarity, plus color match to extension wire. A plastic heat shrinkable tube is supplied with the thermocouple and should be slid over the terminals after connection is made with the extension wire and shrunk in place with heat for insulation purpose.".
A localização irá variar dependendo da aplicação e do tipo de motor. Em motores turbo alimentados, sempre que possível, o termopar deve ser instalado no coletor, antes do turbocompressor - isto dará a indicação de temperatura mais elevada e melhor tempo de resposta. Termopares Hewitt são projetados para suportar esse local com segurança e durabilidade. Se a montagem pré-turbo não for possível, uma temperatura mais baixa em torno de 150°-200°F será lida nos gases após o turbo.
Para os motores aspirados, o termopar pode ser instalado no coletor, antes ou logo após a flange do tubo de escape, como é conveniente.
Assim depende apenas da leitura que você desaja fazer, ou melhor dizendo, do que você quer realmente monitorar.
Em termos de preparação um problema a ser evitado é exatamente o back pressure, e o pirômetro é a melhor ferramente de fazer esse diagnóstico.
Mas de modo geral a melhor posição para sua montagem é no coletor antes da turbina afim de oferecer uma leitura mais fiel e precisa
Sem mais polemicas.
Abraços a todos
Agora fiquei mais pirado que o pirômeto..... :parede: