Conectar

Ver Versão Completa : Triton L 200 Esquentando.

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7

Alem
03/08/2006, 22:09
Tenho uma L200 2002 á 2 anos e nunca tive problemas, mas agora começou a esquentar, já nào sei o que fazer se alguem poder me ajudar agradeço

Homero
03/08/2006, 22:46
Como ela esquenta?andando ou se deixar em marcha lenta parada ela aquece?

Tem algumas coisas para verificar, obvias como ter agua, se a agua está ok , teste o ventilador :com o motor parado movimente a hélice do motor que deve se movimentar porem oferecer algum esforço , caso contrario o acoplamento viscoso estara com problemas.
Se tem agua e o acoplamento esta bom , tente verificar se a valvula termostática esta funcionando:ligue o motor use até que a temperatura começe a ficar um pouco acima do normal, com cuidado sinta a temperatura na mangueira superior do radiador perto do motor em seguida sinta a temperatura da mangueira inferior do radiador perto do radiador , se essa mangueira estiver muito mais fria do que a primeira , pode ser indicação de que a valvula termostática não esteja abrindo adequadamente , ou há entupimento que pode ser no radiador(sugeira).
Fora a isso só consigo imaginar coisas complicadas e caras como cabeçote com problemas.

Homero

abreu
04/08/2006, 03:31
Alem, pode ser normal ou não.

Normal é se ela tiver esquentando quando é forçada, isso é normal nas L200.
Tambem é normal algumas esquentarem em engarrafamentos ou parado em marcha lenta.

Não é normal é ela estar esquentando sem motivo algum, tipo andando tranquilo na cidade e ela esquentar.
Nesse caso verifique todos os itens que o Homero citou ou procure uma concessionária para te ajudar.

Abraços.

Homero
04/08/2006, 13:15
Alem, pode ser normal ou não.

Normal é se ela tiver esquentando quando é forçada, isso é normal nas L200.
Tambem é normal algumas esquentarem em engarrafamentos ou parado em marcha lenta.

Abraços.

Será que L200 pode ser tão ruim assim e ter gente que defende incondicionalmente:

-Esquentar parece que todas ou esquentam ou esquentarão algum dia...
-Consumo parece ser o pior entre as pickups nacionais...
-A automática segundo um outro topico parece que a 4a entra meio xoxo...
-Manutenção carríssima...
-Os vendedores são muito arrogantes ... e desonestos alguns deles...

Preciso rever meus conceitos...

Homero

edubelem
04/08/2006, 15:33
Em outro tópico citaram que existem dois radiadores originais um bom outro ruim, isto faz me lembrar dos opalas, o Homero deve se lembrar, existiam dois motores u verde ( não valia nada) e outro azul (excelente), e o cara tinha que ganhar na sorte quando comprava, depois de algum tempo viram que o problema era no verde e antes de comprar tinha que abrir o capô p/ o que tinha lá dentro.

Homero
04/08/2006, 16:21
Essa do opala era verdade , se bem que eu acho que existia o motor ruim e o pior...(na epoca era até que adequado)

Quanto ao aquecimento da L200:
Vou fazer uma afirmação ,mas, antes de me acharem loco , favor ler até o fim.

O aditivo de radiador(etileno glicol) atrapalha a refrigeração do motor.

A agua pura tem maior calor especifico (1 kcal/kg/grau).O etileno glicol eu não sei quanto é , mas certamente é menor que a agua , então para uma mesma variação de temperatura quanto maior o calor especifico do fluido maior será a energia que ele carrega(Kcal).Ao se misturar com agua qualquer coisa com menor calor especifico, o resultado será uma mistura com menor calor especifico.
Se a refrigeração está la para retirar calor , agua pura fará esse serviço com maior potencia(maior capacidade de tranferir calor por unidade de tempo).

A mistura de etileno glicol tem pelo menos 2 caracte´ristica desejáveis:diminuir o ponto de solidificação(fusão) da agua para evitar congelamento(efeito crioscópico das soluções) e para uma mesma temperatura de trabalho diminui a pressão pois tem o ponto de ebulição aumentado para mais de 130 graus se usado a proporção correta(50%) , isso devido ao efeito ebulioscópico das soluções.
É necessário um efeito anticorrosivo que não sei se o etileno glicol apresenta ou é adicionado outro composto ao aditivo para isso.

O fato é que agua pura refrigera melhor.
Um aspecto sobre corrosão é que o cloro e fluor presentes na agua (pelo menos em são paulo) causam corrosão e não deve ser usado no radiador mesmo com aditivo.O ideal seria usar agua desmineralizada.Agua de chuva , ou então deixar alguns baldes de agua destapados ao sol forte por alguns dias para evaporar o cloro e fluor pelo menos.

Como no brasil não se tem problemas de congelamento na maior parte , eu sugeriria para quem está tendo problemas de aquecimento na L200 tentar usar agua pura (sem cloro ou fluor) pois é muito provável que a situação melhore , caso não haja defeitos claros como valvula termostática , ventilador , entupimento etc.
Muitas vezes na autorizada para vender aditivos pode esta com muito o que piora a situação.Esgote a agua totalmente e coloque agua pura, por uns 30 dias não vai haver corrosão , ou então use no máximo 5% de aditivo.

Homero

Bianor
04/08/2006, 18:20
Ops o colega esqueceu das propriedades anticorrosivas dos aditivos do liquido de arrefecimento!
Se usar agua pura (destilada) vai ocorrer corrosão dos dutos e galerias e prejudicar a bomba dágua.

Homero
04/08/2006, 18:41
Não esqueci e voce não leu tudo

Edintruder
04/08/2006, 18:56
L200 aquecendo? Podes ter certeza que se NÃO aquecesse demais, aí sim é que estaria estragada! Eheeheh!

rodrigocockpit
04/08/2006, 19:31
L200 aquecendo? Podes ter certeza que se NÃO aquecesse demais, aí sim é que estaria estragada! Eheeheh!
O Gaúcho, manda uns dois galões dágua daí pra mim colocar no radiador da minha l200, dizem que num esquenta nunca mais! KKKKK!!:D

conder
04/08/2006, 19:48
Não esquenta a cabeça!

Estranho seria se ela não esquentasse!

olho no relogio e alivia o pé

Edintruder
04/08/2006, 20:25
O Gaúcho, manda uns dois galões dágua daí pra mim colocar no radiador da minha l200, dizem que num esquenta nunca mais! KKKKK!!:D

Posso mandar, mas deixo claro que nãopode ser qualquer água não! Tem que ser água colhida em PELOTAS, a L200 com certeza vai ficar fresquinha, fresquinha. Se for vermelha então vai até desbotar até virar rosa! Ahahahaha!
Mas podes ir até Campinas que dá no mesmo! Talvez seja mais perto para ti! Mas cuidado que se não te agasalhares bastante a febre pode te pegar! ahaahahaha!

Alem
05/08/2006, 18:08
Pois é, eu tambem falava que esse negocio da l200 esquentar era papo furado, estou com a minha a 2 1/2 e nuncam tinha tido nenhum problema. Agora que aconteceu não parou mais.Ja fiz o motor novo, revisão na bomba dagua, bomba ejetora, radiador etc. Hoje estou rodando sem a valvula termostatica, ainda nâo testei a agua desmineralizada mas já vou testar. Ela so esquenta quando manten uma certa velocidade por mais tempo ou nas subidas, não tenho problema no transito da cidade

conder
05/08/2006, 20:08
alguem já tentou trocar o radiador da L200 pelo da pajero sport. ele é bem maior. quem sabe melhore?!?!?

Walter L. L. Casitta
05/08/2006, 21:17
Se a solução fosse simples, a fábrica já teria resolvido...

Claudio Alexandre
05/08/2006, 22:29
L-200 esquentando.
Sou proprietário de uma L-200 2001/2002, comprada zero quilômetro, atualmente com 155000km, que durante algum tempo apresentou problemas de aquecimento, nada muito grave, porém preocupante.
O problema começou logo em seguida a uma troca do líquido do arrefecimento mal e porcamente efetuada por uma loja especializada no municipio de Natal.
Entretanto, depois de realizar alguns testes resolvi o problema instalando um ventilador na frente do radiador do carro, ligado no ar-condicionado com o auxílio de um relé, que inclusive foi testado e aprovado no rally da mitsubishi realizado na cidade de Natal no dia 22/07/2006, ocasião em que larguei exatamente às 11h41min, sob uma lua de aproximadamente 37º, de acordo com o marcador de temperatura do carro, cujo percurso passou por vários trajetos de dunas exigindo o máximo do veículo sob pena de ficar literalemente atolado, que diga-se de passagem não apresentou sinal de aquecimento.
Por outro lado, é fato conhecido, principalmente por estas bandas, que os proprietários das L200 costumam exigir o máximo dos veículos, o que sem dúvida alguma pode contribuir para o surgimento do problema do aquecimento.

freitasjr
06/08/2006, 01:17
L-200 esquentando.
...O problema começou logo em seguida a uma troca do líquido do arrefecimento mal e porcamente efetuada por uma loja especializada no municipio de Natal...

Cláudio, que loja foi essa :pensativo: ? Tb sou de Natal/RN e quero ficar prevenido desses "serviços" mal feitos.

Abs, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Homero
06/08/2006, 04:06
Alem,

Retirar a válvula termostática pode em alguns casos caiusar superaquecimento pois estando muito livre a passagem , a velocidade da agua fica maior em alta rotação e pode perder contado com partes dentro do bloco o que piora a troca de calor.Isso é relato de mecanicos antigos e de fabricante de válvula termostática.

Notando os ultimos posts, parece que o problema aparece depois de algum tempo de uso.Isso pode ser o radiador que perdeu sua capacidade devido a incrustações dentro dos tubos.Não está entupido mas essas incrustações isolam a tranferencia de calor entre a agua e o tubo.Apesar de que com aditivo não devesse ocorrer incrustações , nem estar de fato entupido , talvez mandar "varetar" o radiador pode devolver a capacidade do radiador pela retirada das incrustações.

Homero

conder
06/08/2006, 11:48
Alem,

Retirar a válvula termostática pode em alguns casos caiusar superaquecimento pois estando muito livre a passagem , a velocidade da agua fica maior em alta rotação e pode perder contado com partes dentro do bloco o que piora a troca de calor.Isso é relato de mecanicos antigos e de fabricante de válvula termostática.

Homero

Me permita descodar de sua afirmação. A função da valvula termostática é de induzir o motor a funcionar em uma determinada temperatura, somente apos atingir esta temperatura é permitido a circulação de agua pelo sistema de resfriamento, esta possibilidade que lhe passaram só iria existir se a vasão da bomba dágua diminuisse. a retirada do termostato implica em remver um obstaculo do caminho da agua logo ela flui melhor. e melhora sim a refrigeração. porem nos estados com clima frio é altamente desaconselhavel a retirada da valvula, existe relatos de trinca em motores devido a subida muito rápido de temperatura causando choque termico.

conder
06/08/2006, 11:59
Se a solução fosse simples, a fábrica já teria resolvido...
Existem problemas cronicos em veiculos que a fabrica não de preocupa em resolver. no caso da L200, cada cabeçote trocado sai por uns R$ 9.000,00 isso é lucro pra fábrica. é facil dizer que o usuario extrapolou no uso dos carros. tem casos que o custo para resolver o problema é alto demais para a empresa. não deria mais facil desemvolver outro motor? claro!!! so que custa muito dinheiro. investimento em pesquisa linha de montagem enfim, vale a pena investir tanto em um carro que não venda o suficiente para pagar este investimento?
eu mesmo tive uma f 250 2000/2001, comprei nova, desde quando ela foi lançada em 98 tinha como caracteristica sair de traseira. a minha apronto umas tres vezes comigo. somente em 2003 devido a uma serie de acidentes resolveram fazer alterações na suspenção.

Darwin
07/08/2006, 14:49
Caros, tenho uma L200 GL 99 já há quase 1 ano e embora use-a em trânsito e em estradas, nunca tinha apresentado o problema do super-aquecimento até este final de semana. Depois de muita trilha (4x4 reduzida e primeira engatada por horas no meio de lama, buracos e subidas cavernosas) feita com o ponteiro da temperatura totalmente no "frio" o tempo inteiro, peguei a Rod. Dutra pra voltar pra SP e vinha rodando a uns 110Km/h de madrugada já por uns 45 minutos, num frio considerável, quando escutei um apito agudo com rápida intermitência vindo do motor o qual perdeu quase toda força imediatamente. Desliguei o motor com o carro ainda em movimento e o parei o na sequência. Constatações: radiador, mangueiras e reservatório de expansão, não mais que mornos... termômetro do painel colado lá depois do vermelho... óleo vazando na junção do cabeçote com o bloco do motor. Alguém poderia por favor me dizer o que esse quadro quer dizer, quanto pode custar resolver isso e onde eu devo levar o meu carro???

Homero
07/08/2006, 19:53
Voce provavelmente ficou sem água ou teve a válvula termostatica travada fechada (ou pouco aberta) .O radiador frio significa que não estava circulando a agua ou porque não tinha mais ou porque algo impedia.

O fato de ela estar indicando frio durante as trilhas já podia ser uma indicação de pouca agua pois não sei exatamente a L200 mas muitos motores para o sensor de temperatura do painel indicar corretamente precisa que a agua esteja circulando por ele pára sentir a temperatura.Depois que parou ,como a temperatura estava altissima , a irradiação de calor fez o sensor indicar , certamente nessa hora não havia nada de água no circuito de refrigeração.( no motor certamente , no radiador talves )

Se voce tivesse olhado a temperatura 1 minuto antes de parar provavelmente veria a indicação de frio(se foi falta de água)se foi entupimento / valvula termostatica provavelmente estaria indicando quente.

Parece estupido e realmente é : o sensor de temperatura só funciona se houver água!!!

A unica maneira que vejo para evitar esse problema , seria a colocação de um termometro de óleo com alarme acima de determinada temperatura (cento e poucos graus) , ai mesmo que a agua acabe , como o óleo não ferve ainda se tem indicação.

Homero

Edintruder
07/08/2006, 21:29
O Homero disse tudo. A falta de água faz a temperatura disparar, mas o radiador costuma aquecer pelo vapor. A válvula termostática travada fechada o radiador fica literalmente gelado. O teu caso parece mais falta de água que válvula termostática. Mas na dúvida é sempre bom trocar pela discrepância do valor frente ao problema que pode causar no motor caso falhe.

nelsonnrc
08/08/2006, 00:19
Como outros falaram, pelo preço que se paga e oq a marca diz que o veículo pode oferecer, acho que nem era pra se estar discutindo o acontecido.
O grande problema da MMC do Brasil é que eles trabalham em cima de um estilo 4x4 alinhado a luxo pra agregar valor a marca, sendo que no Brasil é o unico lugar onde conseguem posicionar a marca como de luxo!!!!

Infelizmente a real preocupação da MMC Brasil gira em torno custos, pra se ter idéia, não existe um padrão de peças certo para os veículos produzidos no país(talvez a razão do radiador bom e o ruim), eles vão de acordo com a cotação do Dollar e preços dos fabricantes tercerizados, mesmo a MMC passando a "receita do bolo" para os fabricantes, como em qualquer montadora - eles são tão descarados que nem escondem a marca, basta ver o sistema de freios da Fremax(ou outra empresa, depende do lote) e amortecedores Monroe ou Cofap.

Eu tive um L200, Lancer e hj um TR4, além do iO que passou aqui em casa, adorava os dois até a hora que tinha de mandar pra revisão, em especial o Lancer(3mil jogo de amortecedores, 250 o filtro de ar, 500 a correia dentada e por ai vai), já o TR4 cada revisão de garantia não sai por menos de R$1200 e meu L200 era o GLS 2001/2002, 87cv e vai de 0 a 100 em 3 dias, mas não tem carro melhor pra trabalho, usava direto no campo e adorava...

A MMC fez carros excelentes até 2000(e hj o unico que presta é o L200 de 87cv) a partir dai perderam a mão completamente, em especial no Full - pagar R$170mil no HPE em um carro que é dito especial, com um teto solar grotescamente adaptado e como diferenciais sensores de estacionamento e na versão HPE dakar pintura em dois tons.

Desculpem se desviei completamente do tópico, mas deixo meu protesto e como disse anteriormente acho um absurdo pagar essa grana num L200 Sport e acontecer isto; além do que hj vejo a besteira que fizemos em trocar o iO pelo TR4.

Abs

Darwin
08/08/2006, 01:39
Caros Homero e "Edintruder",

conferi o radiador da minha L200 e de fato, conforme vcs disseram, não haá água nele... mas o reservatório de expansão está OK, na marca do "MAX"... no meu Pálio eu nunca ponho água diretamente no radiador (nem tem como fazer isso, pois não há tampa), mas sempre no reservatório de expansão, o qual sempre verifico, assim como na L200... mas no Pálio a água do reservatório vai baixando com o tempo, na L200, nem lembro quando tive que completar da última vez. Alguma idéia do que pode ter estragago neste caso (lí outros tópicos aqui no site se referindo à queima da junta do cabeçote, empenamento ou trinca do cabeçote, empenamento de biela por calço hidráulico, ...), quanto pode custar resolver isso e onde eu devo levar o meu carro pra consertar aqui em SP (mecânica Diesel confiável)???

Muitíssimo agradecido,
Darwin

Edintruder
08/08/2006, 18:31
Darwin,
Nem sempre chega a causar danos, mas o que normalmente ocorre é a queima da junta dos cilindros, sendo necessário aplainar o cabeçote sempre que ocorrer a queima dessa junta.
Coloca água e bate arranque para ver. Se deu calço hidráulico por óleo ou água o arranque não tem força para virar, o que pode ocorrer se a junta queimou é o motor falhar direto. Se estiver normal, fica de olho se baixar o nível de água, fumaça branca ou azul no escapamento ou contaminação de água no óleo.
Antes de virar o motor olha o óleo e vê se o nível e o estado do óleo está normal. Com sorte foi só um susto.
É muito comum a tampa do reservatório de expansão não vedar pelo respiro e a água vai evaporando com o tempo e prega esse tipo de surpresa.

Alem
08/08/2006, 19:56
Claudio
Gostaria de ter mais informações deste ventilador que voçe instalou em sua l200, como modelo tamanho, etc.

Darwin
09/08/2006, 00:38
Caro "Edintruder",

obrigado pelas dicas... estarei mais esperto da próxima vez com o auxílio delas, mas para o momento, infelizmente não foi somente a junta. Levei minha L200 na MSALA Motorsports, oficina aqui de SP especializada em Mitsubishi e depois de abrirem o motor, me disseram que o mesmo está totalmente fundido. O orçamento pra "fazer" o motor foi de doer e então, ví a citação do colega aqui do fórum, o "PY5KJ", que montou 2 motores 4D56 de L200 e que fez isso adquirindo peças japonesas no Paraguai, com excelente qualidade e custo bem mais em conta, e pedi as intruções pra ele de como conseguir fazer isso também. À propósito, vc saberia me informar quais as peças necessárias para se "fazer" este motor fundido e quanto custa isso em média???

Grato,
Darwin

Pequeno jr
09/08/2006, 09:39
Caro "Edintruder",

obrigado pelas dicas... estarei mais esperto da próxima vez com o auxílio delas, mas para o momento, infelizmente não foi somente a junta. Levei minha L200 na MSALA Motorsports, oficina aqui de SP especializada em Mitsubishi e depois de abrirem o motor, me disseram que o mesmo está totalmente fundido. O orçamento pra "fazer" o motor foi de doer e então, ví a citação do colega aqui do fórum, o "PY5KJ", que montou 2 motores 4D56 de L200 e que fez isso adquirindo peças japonesas no Paraguai, com excelente qualidade e custo bem mais em conta, e pedi as intruções pra ele de como conseguir fazer isso também. À propósito, vc saberia me informar quais as peças necessárias para se "fazer" este motor fundido e quanto custa isso em média???

Grato,
Darwin

Darwin,

é mais fácil vc pegar a relação de peças que você tem que comprar com o seu mecânico do que a gente ficar aqui passando uma relação de peças sem saber o que vc vai precisar.

De posse desta relação de peças vc vai poder fazer o orçamento em qualquer canto, hacer en el Brasil o Paraguay.

edubelem
09/08/2006, 11:44
Como outros falaram, pelo preço que se paga e oq a marca diz que o veículo pode oferecer, acho que nem era pra se estar discutindo o acontecido.
O grande problema da MMC do Brasil é que eles trabalham em cima de um estilo 4x4 alinhado a luxo pra agregar valor a marca, sendo que no Brasil é o unico lugar onde conseguem posicionar a marca como de luxo!!!!

Infelizmente a real preocupação da MMC Brasil gira em torno custos, pra se ter idéia, não existe um padrão de peças certo para os veículos produzidos no país(talvez a razão do radiador bom e o ruim), eles vão de acordo com a cotação do Dollar e preços dos fabricantes tercerizados, mesmo a MMC passando a "receita do bolo" para os fabricantes, como em qualquer montadora - eles são tão descarados que nem escondem a marca, basta ver o sistema de freios da Fremax(ou outra empresa, depende do lote) e amortecedores Monroe ou Cofap.

Eu tive um L200, Lancer e hj um TR4, além do iO que passou aqui em casa, adorava os dois até a hora que tinha de mandar pra revisão, em especial o Lancer(3mil jogo de amortecedores, 250 o filtro de ar, 500 a correia dentada e por ai vai), já o TR4 cada revisão de garantia não sai por menos de R$1200 e meu L200 era o GLS 2001/2002, 87cv e vai de 0 a 100 em 3 dias, mas não tem carro melhor pra trabalho, usava direto no campo e adorava...

A MMC fez carros excelentes até 2000(e hj o unico que presta é o L200 de 87cv) a partir dai perderam a mão completamente, em especial no Full - pagar R$170mil no HPE em um carro que é dito especial, com um teto solar grotescamente adaptado e como diferenciais sensores de estacionamento e na versão HPE dakar pintura em dois tons.

Desculpem se desviei completamente do tópico, mas deixo meu protesto e como disse anteriormente acho um absurdo pagar essa grana num L200 Sport e acontecer isto; além do que hj vejo a besteira que fizemos em trocar o iO pelo TR4.

Abs

Eu não sou simpatizante da MIT desde o dia em que meu irmão comprou uma GLS 01/01, onde o sistema de som parecia ter sido instalado fora de fábrica, a regulagem da altura de volante era apenas p/ constar como opcional (agente via que era um negócio adaptado), vidros elétricos com péssimo acabamento e o pior de tudo era aquele nariz entupido no capô, uma entrada de ar que não era entrada de ar, ou seja, era um carro básico em que um "boysinho" deu uma incrementada.

Em relação a manutenção, eu acho que se o cara tem um carro que satisfaça, vale a pena pagar o valor que for. Porem se vcs repararem nos acessórios no nível de acabamento e esquecer de que se trata de um MITSUBICHI, marca extremamente valorizada, viram que não passa de um carro adaptado. E a fabrica assumiu uma política de venda em que, se é caro é bom, e assim vai o pessoal comprando pensando em ter um BMW na garagem, e na realidade estão com um carro que era pra ser de trabalho.

A mesma história ocorreu com o classe A da Mercedes, muita gente comprou p/ dizer que tinha um Mercedes na garagem e depois não aguentou a manutenção.

Como foi dito em algum lugar do tópico, em que o comprador estava mal acomodado no banco da L200 e o vendedor se defendeu afirmando que era a mesma coisa que estar em uma Pajero Sport.

Falei, sei que vou escutar p/ cacete, mais é o que eu acho, já vou pedindo aqui desculpas p/ galera das L-200. OK.

Policarpo
09/08/2006, 21:40
Pessoal para enriquecer o teor do papo posto aqui minha experiência com as L-200.

Bom, trabalho na CVRD nas Minas das quais explotamos Minério de Ferro 24h/dia. Até 1998, usávamos as valentes Toyotas Bandeirantes e D-20 nos serviços dentro das Minas (as D-20 não operavam quando chovia e chuva é o que não falta aqui no Quadrilátero Ferrífero em MG). De 1998 até 2002 usamos Ford Ranger 2.5 CD 4x4 e Pick-Up Land (as Ranger aguentavam bem no 1o ano depois desfaleciam....as Lands eram reservadas ao trabalho mais "sujo" e aguentavam abusos da turma só que com custo operacional elevado...) De 2003 p/ cá usamos L-200 (nossa frota deve girar em torno de umas 200 unidades aqui em MG)....essa pick-up aguenta horrores nos trabalhos na Mina...não tem custo operacional elevado e temos uma versão específica que se chama "Mine"...ela é desconfortável mas é a única que por enquanto aguenta nosso trampo 24h/dia...lembrem-se que elas rodam na lama de minério de ferro (abrasivo as pampas) nos sulcos de "pequenos" caminhões que levam 280t métricas....

Aqui na CVRD as L-200 são apenas elogios....

Ela é valente e resistente!!!!

Grande abraço.

davilsantos
09/08/2006, 22:01
é isso ai!!!!!!!!!!!!!

Edintruder
09/08/2006, 22:16
Darwin,
O termo "fundir" é muito vago. O que podes fazer para pôr o motor para funcionar novamente pode variar muito dependendo de como pretendes usar ou se pretendes verder logo em seguida.
Só me diz uma coisa, o motor agarrou ou vira arranque?
Se não está trancado dá para aplainar o cabeçote e fazer o reassentamento das válvulas e não mexer nada de virabrequim, pistões e bielas
Se o motor agarrou tem que trocar tudo e dar um passo no virabrequim.
Eu no teu lugar pensava bem, troca uma idéia com um mecânico fora da concessionária e olha o que dá para fazer, pois se por exemplo, estiver agarrado só no virabrequim, não precisas mexer nos pistões.
Se eu fizesse o serviço em casa, eu bruniria os cilindros, trocava anéis (isso se afetou alguma coisa nos cilindros mesmo para entender o termo fundir dito pelo mecânico), trocava as juntas e casquilhos e montaria como está. Motores diesel tem uma enorme vantagem sobre os a gasolina pois suportam fazer qualquer tipo de meia-sola enquanto não apresentam desgaste.
Na Mit eles com certeza trocarão pistões, casquilhos, bielas (para custar mais caro), juntas, algumas válvulas e te cobrarão os olhos da cara pela MO.
Faz o seguinte: Tira da concessionária e leva para algum meca conhecido. Manda abrir o motor para avaliar o real estrago causado.
Só na diferença da mão de obra já irás poupar muito dinheiro com isso.

nelsonnrc
09/08/2006, 23:43
Como disse, usei a minha no campo e trabalho direto, L200 pé de boi gls com 87cv e que vai de 0 a 100km/h em 3 dias - é mal acabado, desconfortavel e antiquado, mas guenta um pau lascado e sempre deu conta do serviço.
Mas essa Sport...peço desculpas aos proprietários - pode ser bonita, ter um desempenho melhor e um acabamento aceitavel, mas não guenta o tranco pra serviço.

Creio que o amigo que trabalha em Minas refere-se ao L200 e não o Sport?

Nersu

renanabraham
10/08/2006, 00:17
uso a minha pra trabalho e dia a dia..tranquilo!!! quero ir no paragua pega um guincho e um quebra mato agora em setembro... pra poder fazer essas viagens tranquilo!

PY5KJ
10/08/2006, 07:23
amigo darwin

na época comprei as peças na loja LA RUTA que até mencionei o telefone naquela vez. Todas as peças eram japonesas, e comprei desde jogo de bicos, até aditivo para o radiador, pois é muito em conta mesmo. Para vc ter uma ideia, um jogo de bicos por lá custa em torno de us$65. E por aí vai...

Existe algumas observações que são importantes:
- junta de cabeçote, somente a original;
- o jogo de bronzinas de mancal, somente original, pois ainda não existe no paralelo o sistema moderno, que utiliza calço para ajustar a forga do virabrequim;
- Tomar cuidado com o tipo de pistão, pois existem vários. São na verdade os ressaltos para as válvulas que mudam e o reforço para o turbo intercoller, já que este motor também equipa carros aspirados;

No mas, é só vc conseguir vir comprar e buscar, de preferência com uma amostra de cada ( pistão, BB, BC, Junta(medida: quantos furos), bico ) Acredito que vc economizará 50%¨do que vc gastaria por aqui. Na época, fazendo o motor completo da minha galloper, gastei em torno de 1900,00 com a retífica. Eu mesmo montei, tanto que meu amigo que teve a infelicidade de ferver e fundir a sua l200, me pediu para montar o dele, e que veio gastar em tonro de 2500,00. Nestes valores estão incluidos correias, fluidos, filtros, etc.
Eu tenho o manual de serviço deste motor, com todas as medidas como referências para a montagem, pois este motor não simples como os que os mecânicos por aí estão acostumados. Os ajustes são bem críticos.

Bom sorte!

Darwin
10/08/2006, 20:16
Edintruder,

depois que o motor "gritou", não mais tentei ligá-la, mandando-a diretamente pra MSALA Motorsports (não é da MIT não, mas é especializada em MIT). Os caras tiraram o cabeçote e me chamaram... resultado, vai rolar retífica 0,50... os 2 cilindros do meio estavam com suas paredes bem "comidas", mas o motor não agarrou completamente não, então desmontaram tudo e encontraram a parte de baixo toda OK, logo, terei que trocar apenas pistões, anéis e bronzinas... e todas as mangueiras, afinal, foi uma delas que me quebrou as pernas. O cabeçote não está trincado nem fissurado, logo, vai rolar apenas um retifica leve nas sedes das válvulas e coisas do tipo... bom, o resumo da ópera é isso... vou ter a Tia Nastácia (preta e veínha) de volta e de coração novo!!!

Anyway, valeu mesmo a atenção todas as intruções... com certeza aprendí muito com elas!!!

[ ]'s Darwin

Darwin
10/08/2006, 20:24
PY5KJ,

rapaz, encontrei os contatos da LA RUTA em algum outro tópico que vc postou aqui no fórum (mas não me lembro qual) e entrei em contato com eles. Peguei a lista que o meu mecânico me passou e solicitei orçamento por e-mail... e eles responderam bem rápido. Resultado, cotei juntas, pistões, anéis, mangueiras, bronzinas, embreagem (já que tiraram o motor, vou aproveitar) e bateu em R$ 1.300,00... ainda não me responderam como comprar, pagar e quanto tempo leva pra receber, além do custo da entrega, mas postei estas perguntas só hj... agora é só esperar.

Super obrigado pelas dicas de ouro ($$$), aquilatadas pelas "observações importantes".

[ ]'s Darwin

JairoM
11/08/2006, 13:28
Por que será que os que adoram meter o pau nas L 200, calaram-se ?
Este relato do Policarpo, é realmente incrível.

Alguem tem a experiência de 200 pickpus rodando 24/7 ????

:) :) :O

Pessoal para enriquecer o teor do papo posto aqui minha experiência com as L-200.

Bom, trabalho na CVRD nas Minas das quais explotamos Minério de Ferro 24h/dia. Até 1998, usávamos as valentes Toyotas Bandeirantes e D-20 nos serviços dentro das Minas (as D-20 não operavam quando chovia e chuva é o que não falta aqui no Quadrilátero Ferrífero em MG). De 1998 até 2002 usamos Ford Ranger 2.5 CD 4x4 e Pick-Up Land (as Ranger aguentavam bem no 1o ano depois desfaleciam....as Lands eram reservadas ao trabalho mais "sujo" e aguentavam abusos da turma só que com custo operacional elevado...) De 2003 p/ cá usamos L-200 (nossa frota deve girar em torno de umas 200 unidades aqui em MG)....essa pick-up aguenta horrores nos trabalhos na Mina...não tem custo operacional elevado e temos uma versão específica que se chama "Mine"...ela é desconfortável mas é a única que por enquanto aguenta nosso trampo 24h/dia...lembrem-se que elas rodam na lama de minério de ferro (abrasivo as pampas) nos sulcos de "pequenos" caminhões que levam 280t métricas....

Aqui na CVRD as L-200 são apenas elogios....

Ela é valente e resistente!!!!

Grande abraço.

csirani
11/08/2006, 14:49
...temos uma versão específica que se chama "Mine"...ela é desconfortável mas é a única que por enquanto aguenta nosso trampo 24h/dia...

Sem conhecer as caracterísitcas desta versão, acho prematuro falar qualquer coisa.

Vale lembrar que com uma S10 venceram o Rally dos Sertões, mas esta não tinha nada a ver com a versão comercial.

edubelem
11/08/2006, 17:07
Sem conhecer as caracterísitcas desta versão, acho prematuro falar qualquer coisa.

Vale lembrar que com uma S10 venceram o Rally dos Sertões, mas esta não tinha nada a ver com a versão comercial.

Sera que da p/ ir ao cinema c/ este modelo???:roll:

csirani
11/08/2006, 17:46
Sera que da p/ ir ao cinema c/ este modelo???:roll:

Se a estrada for meio ruim e o cara tiver uma namorada siliconada, eu acho que não.

Já imaginou o custo de manutenção pra botar a carroceria dela no lugar novamente.

Walter L. L. Casitta
11/08/2006, 23:15
Por falar em meter o pau em L200 e não sendo essa a intenção, hoje quando foi pegar o moleque na escola e por acaso conversando com um proprietário de uma H100 ex proprietário de Besta usadas no transporte escolar, perguntei ao cidadão qual dos dois veículos ele prefere e ele me disse que a H100 tinha um motor muito melhor.
O que me chamou mais a atenção foi que ele completou a resposta dizendo que a H100 utiliza o mesmo motor da L200 e ainda que a Hyundai é o verdadeiro fabricante do motor da L200 brasileira.
Alguém já ouviu coisa parecida? Não seria o contrário?

PY5KJ
12/08/2006, 08:18
darwin, eles cobrarão o frete e enviarão par vc em sp. Como eu não sei!!!
Espero que a seriedade que eles tiveram comigo, seja a mesma com vc...
grande abraço e boa sorte.

memex
14/08/2006, 21:30
Acabei de voltar de Parati vindo por Cunha. Esta é a terceira vez que faço este caminho. Na primeira vez, assim que entrei na terra, depois de ter passado por uma ladeira considerável, o carro esquentou. Eu havia acabado de ligar o 4X4, o ponteiro disparou e o sinal A/T acendeu no painel. Eu estava com o Over Drive desligado e o carro não estava pesado. Parei umas três vezes no caminho para esperar o motor esfriar, até que tive a idéia de desligar o 4X4 e o motor não aqueceu mais. Cheguei em São Paulo e percebi que o acelerador não estava constante. O ponteiro do RPM demorava um pouco para descer depois que eu tirava o pé e quando parava ele ficava subindo e descendo, como se eu estivesse dando pequenas bombadas no acelerador. Depois de alguns dias, começou a sair fumaça no escapamento e resolvi mandar pra concessionária. Viraram o carro de cabeça pra baixo e descobriram que era um problema no bico injetor de combustivel (quase certeza que era isso, amanhã vou ligar lá pra confirmar e posto aqui com mais detalhes). Trocaram, dentro da garantia do carro. Beleza. Peguei de novo esta trilha e o carro se comportou bem a beça. Subi normalmente, com uma velocidade boa, curtindo. Hoje, fiz pela terceira vez e o motor aqueceu antes mesmo de eu ligar o 4X4. Parei, esperei esfriar, voltei a andar, liguei o 4X4 pra ver o que acontecia, pisei um pouco mais (um pouco mais mesmo, não estava forçando) e o bicho acendeu o A/T no painel e esquentou de novo. Parei mais uma vez, desliguei o 4X4 e voltei a rodar bem devagar. Liguei novamente o Over Drive e, mantendo os giros em até no máximo 2000 o carro esfriou novamente. Liguei o 4X4 e pisei um pouco mais. O motor ameaçava esquentar, eu tirava um pouco pé. Não deu mais problemas. Vou esperar pra ver se dá os mesmos problemas que ocorreram da primeira vez. Espero que não. Mas que é frustante ver seu carro, feito pra roubada, esquentar no começo da ladeira, é. E mês passado eu ajudei uma Land 110 puxando a danada por uns 15kms, no barro, com ladeira, e não deu problema. Só parei quando cheguei em um areião que me tirou toda a tração, o que é ok. Vai saber...

Em tempo: mesmo com o desabafo, não troco, não vendo, não empresto. hehehe

Homero
14/08/2006, 21:58
Memex(gafanhoto)

O sinal AT o que é ?Se for um indicador de alta temperatura do oleo da transmissão automática , pode significar que quem aqueceu foi o oleo dao AT e não necessáriamente o motor.
Na Hilux tem uma luz para o óleo do AT que comigo acendeu uma vez porque eu estava numa subida muito longa e ingreme (tava indo na Pedra de São "qualquer coisa" que não me lembroo nome direito , em Gonsalves MG, que se chega de carro a 2000 m de altura e eu estava em 4x2 quando deveria estar em reduzida.
Com AT se não reduzir em subida forte, o escorregamento do conversor de torque fica muito grande o que aquece muito o óleo da transmissão.No meu caso foi só engatar a reduzida e em menos de 1 minuto subindo a luz se apagou.
Não seria algo parecido no seu caso?

Flávio Mendonça
15/08/2006, 09:59
Homero,

voce tem razão, já aconteceu comigo duas vezes situação parecida à que voce disse: subida íngrime, acender a luz do "A/T" e o carro começa a esquentar.

1 - subida ao Pico da Bandeira no trecho da portaria até a "tronqueira".

2 - subida da serra dos Alves em Senhora do Carmo, distrito de Itabira-MG.
OBS: sem querer ofender, mas a Hilux que vinha junto, ficou para trás. Mesmo com a parada para "refrescar" o motor, ela não conseguia acompanhar a L200.

Mais tarde recebi uma dica de um outro dono de L200 HPE AT aqui de Ipatinga-MG:

em subidas fortes deve-se engatar a reduzida e diminuir um pouco o ritmo de subida, dirigindo mais devagar.

Desde então só faço assim e a danada sobe tudo e não esquentou mais.

Homero
15/08/2006, 10:28
Flavio,

Quando se começa a frase por :sem querer ofender... tenho a tendencia a não acreditar..., de qualquer maneira não era eu atras de voce portanto ...

Brincadeiras a parte , em um veiculo com transmissão manual fica claro por exemplo nas saidas em subidas fortes a dificuldade de todo o sistema , com AT para o motorista só é um pouco mais lento e nos acabamos não reduzindo.

Um especialista em AT que conheço me disse uma vez que o que estraga AT é tranco(por exemplo engatar D enquanto o veiculo está indo para ré ,ou acelerar e engatar) e temperatura alta.Então na dúvida deve-se reduzir .

memex
15/08/2006, 11:10
O AT que acendeu era o do óleo da transmissão. E quando eu mandei o carro, eles deram uma geral no sistema de arrefecimento (não sei que geral foi essa) e trocaram a bomba injetora. Reduzir, vocês dizem, é jogar a marcha no 2 e ir embora? Vou tentar isso do próxima vez. Eu realmente sentia a marcha dando uns trancos, mesmo com o Over Drive desligado... Liguei agora na concessionária e me pediram para que eu mandasse o carro lá, pois, segundo eles, isso não deveria acontecer. Deveria subir sem chiar, bastasse o over drive estar desligado... sei não... vou mandar o carro e ver o que eles descobrem.

Pergunta estupida: quando vc reduz, o over drive automaticamente deixa de existir, não é? Tanto faz estar com a luz dele desligado no painel ou não, certo?

Pequeno jr
15/08/2006, 11:31
Um especialista em AT que conheço me disse uma vez que o que estraga AT é tranco(por exemplo engatar D enquanto o veiculo está indo para ré ,ou acelerar e engatar) e temperatura alta.Então na dúvida deve-se reduzir .

Adorava fazer isso num Opala Diplomata 6cc AT que meu pai teve em 1992. So que fazia isso nos dois sentidos. Vinha com a Ré engatada e antes do carro parar engatava a 1º e afundava o pé.

O outro caso era andando para frente no D a 20 ou 30km/h e engatava a Ré de vez sem parar e afundava o pé.

Erra uma fumaceira daquelas.. rs!!..(eta tempo de muleke acho q não tinha nem 16anos) ... mas até a venda do carro so a cruzeta do carro ficou fazendo barulho e vendemos assim mesmo.

JairoM
15/08/2006, 13:15
Por falar em meter o pau em L200 e não sendo essa a intenção, hoje quando foi pegar o moleque na escola e por acaso conversando com um proprietário de uma H100 ex proprietário de Besta usadas no transporte escolar, perguntei ao cidadão qual dos dois veículos ele prefere e ele me disse que a H100 tinha um motor muito melhor.
O que me chamou mais a atenção foi que ele completou a resposta dizendo que a H100 utiliza o mesmo motor da L200 e ainda que a Hyundai é o verdadeiro fabricante do motor da L200 brasileira.
Alguém já ouviu coisa parecida? Não seria o contrário?
Walter,

A Hyundai Coreana, compra os motores da Mitsubishi Japonesa ha muitos anos.
O modelo Galloper, que todomundo por aqui conhece, nada mais é do que o modelo Pajero de 10 anos atras... é mais ou menos por ai.

Alias, a base da maioria dos Coreanos, é o que os Japonezes faziam 10 anos antes....

Flávio Mendonça
15/08/2006, 14:47
Memex,

no meu caso é uma L200 HPE AT, sobre as outras pickups não tenho conhecimento suficiente para descrever.

as vezes que a luz de óleo do "a/T" ascendeu eu estava em 4x2 e em Drive (luz do "ODD" apagada), subida forte em estrada de chão.

1 - eu utilizo o comando "ODD" quando vou fazer alguma ultrapassagem ou subida prolongada, em asfalto, isto é, quando preciso de velocidade.

2 - jogar marcha no 2 ou L, utilizo para descidas em terra ou asfalto, dependendo da velocidade.

3 - Engato 4x4 em função do terreno, plano ou subida, mantenho o "Drive".

4 - A dica que recebi (e deu certo) é: estrada de terra ou trilha, com subida "FORTE ou muito longa" é engatar 4x4, REDUZIR (o 4x4) e manter "Drive", justamente para não sobrecarrgar o sistema.

memex
15/08/2006, 15:08
Entendi... duas dúvidas Flávio:

1 - quando o over drive está desligado, a luz no painel acende, certo? Vc quer dizer que deixa o carro sem a ultima marcha, esticando mais, mas no meu caso acontece isso quando eu desligo o over drive, ou seja, deixo em drive, e quando a luz do meu painel na verdade acende, indicando que estou sem a ultima marcha. O que quero dizer é que no meu caso a luz acende quando estou em drive, e não o contrário. Errei tudo?

2 - Com a reduzida engatada (a de 4X4) temos que ir bem devagar, né? No máximo uns 40km por hora, não é isso? Posso estar viajando. Viajando mesmo, mas tenho a impressão que é uma limitação que não deveria haver em carros como os nossos. O problema é do AT ou do carro?

PS: o meu tbm é L200 HPE AT :-)

Homero
15/08/2006, 15:35
Num teste drive que fiz , se não me engano , com a luz apagada(não tinha nada acesa) e a 4a entrava.

com a reduzida engatada , mesmo MT a velocidade fica limitada .A velocidade maxima que se pode ir normalmente é a que corresponde a rotação máxima permitida pelo motor(algo como 4000 rpm)

O que é característica do AT é o óleo esquentar se forçar(não engatar a reduzida) no MT se voce não reduz , nas saidas em subidas voce queima a embreagem porque aquece muito devido ao atrito , no AT ocorre algo parecido , so que quem aquece é o óleo da transmissão

Homero
15/08/2006, 15:42
Walter,

A Hyundai Coreana, compra os motores da Mitsubishi Japonesa ha muitos anos.
O modelo Galloper, que todomundo por aqui conhece, nada mais é do que o modelo Pajero de 10 anos atras... é mais ou menos por ai.

Alias, a base da maioria dos Coreanos, é o que os Japonezes faziam 10 anos antes....

Se um mesmo motor é fabricado no Japão e na Coreia , esse ultimo custa bem mais barato , então pode ser verdade que o motor da L200 brasileira venha da Coreia.

Flávio Mendonça
15/08/2006, 15:47
Entendi... duas dúvidas Flávio:

1 - quando o over drive está desligado, a luz no painel acende, certo?
Certo.

pense assim (asfalto):

- dirigindo normalmente não se aperta botão nenhum, não se acende lâmpada e as marchas são trocadas suavemente.

- precisou de velocidade, apertar o botão do "ODD" (a lâmpada vai acender), o giro sobe na hora e o carro embala, ou seja, exigiu potência do sistema.

2 - Com a reduzida engatada (a de 4X4) temos que ir bem devagar, né? No máximo uns 40km por hora, não é isso?
Sim.

Lembre-se que esta situação é estrada de chão ou trilha e não é possível correr, ou seja, a exigência ao sistema é de Torque.

Portanto não vejo isso como uma limitação do AT ou do carro, deixo este tipo de discussão para os "entendidos".

memex
15/08/2006, 15:52
Flávio e Homero, e num ladeirão de asfalto? Um ladeirão barra pesada mesmo, se engata a reduzida tbm?

Ps: juro que daqui a pouco começo a ajudar mais do que perguntar...

Flávio Mendonça
15/08/2006, 16:09
Memex,

sou de Ipatinga, sendo que a rodovia que nos liga a Belo Horizonte é a BR381, aqui temos um ditado que o cara só é motorista depois que dirige nela, pois não há nada igual. Tem plano, ladeira, "ladeirão" e tudo com curva "daquelas que dá para ver a placa de trás do carro", sem falar do trânsito intenso. mesmo assim utilizo somente o "Drive" e o "ODD". A posição "2" e a "L" utilizo nas descidas.

memex
15/08/2006, 16:14
Obrigado, Flávio. Então vou mandar meu carro lá pra concessionária mesmo, porque esta ultima aquecida foi com o carro no final do ladeirão de asfalto, quando eu estava em 4X2 e com over drive desligado. Eu parei a primeira vez na entrada da estrada de terra.

Obrigado mais uma vez mestres!

Walter L. L. Casitta
15/08/2006, 17:03
sou de Ipatinga, sendo que a rodovia que nos liga a Belo Horizonte é a BR381, aqui temos um ditado que o cara só é motorista depois que dirige nela, pois não há nada igual. Tem plano, ladeira, "ladeirão" e tudo com curva "daquelas que dá para ver a placa de trás do carro", sem falar do trânsito intenso.

Essa é a pior rodovia que conheço. Tenho familiares em Antônio Dias e Acesita e quando tenho que ir até lá, vou por caminhos alternativos até Nova Era pra evitar o máximo, mesmo tendo que passar por estradas de terra.

Homero
15/08/2006, 17:28
memex,

Pode ter algo errado com o teu carro que pode ser até um simples problema do sensor de temperatura do oleo AT.

Não sei se é exatamente a mesma coisa, mas A hilux tem D-3-2-1 que deve corresponder a D com ODD apagado =D , D com odd aceso = 3 , 2=2 e L=1.

Nos AT existe hoje o bloqueador do conversor de torque .O conversor de torque é o elemento de embreagem nos AT.Em regime na ultima marcha entra em ação um bloqueador que trava o conversor e elimina o escorregamento.Isso faz com que o rendimento dos AT se aproximem muito dos MT .Acontece que quando o cambio está na iminência de trocar de marcha ele não deve estar bloqueado para a mudança ser suave.Quando eu coloco a alavanca em 3 (equivalente a acender o odd na L200) a ultima marcha passa a ser a 3a e ocorre o bloqueio do conversor (creio que na L200 deve acontecer o mesmo).Então em subidas com velocidade limitada uso colocar em 3 para que ocorra o bloqueio que consome menos combustível e não esquenta o óleo da transmissão.

Talves voce esteja com problemas no bloqueador que pode não estar entrando .É facil testar :em D a 120 km/h no plano mantendo, olhe o velocímetro e o contagiros ao mesmo tempo em que varie a aceleração , não muito para não reduzir,se o contagiros varear sem a correspondente variação de velocidade , isso é indi~cação de que o bloqueio não entrou.Se ele ficar solidario como num cambio mecanico é sinal de que entrou.

Em L e 2 não entra o bloqueador , voce pode testar em L por exemplo , variando a aceleração e notando o contagiros subir e descer enquanto a velocidade se mantem.

Digo isso pois as vezes é bom ajudar no diagnostico pois via de regra os caras de autorizada não estão a fim de achar problemas

Marcello Ladeira
15/08/2006, 21:43
Walter passei pela rodovia (BH Ipatinga) há umas 2 semanas, está de surpreender o resultado.. até as viagens à noite estão mais seguras... praticamente toda a rodovia já tem novo asfalto, com a pista totalmente sinalizada e com olhos de gato... nem parece que estamos em Minas.

Agora estão aumentando a largura das pontes... para ficar melhor só se o movimento diminuísse.

[]s

Marcello Ladeira

Marcello Ladeira
15/08/2006, 21:57
Srs, um amigo meu que tem uma loja/fábrica de radiadores no Rio de Janeiro relatou que as Dakotas AT dão problema de aquecimento direto. No caso delas o que ocorre é que o óleo do câmbio quando este é muito solicitado (Súbida, peso, etc) aquece, o radiador do câmbio é colado ao de água, trocando portanto calor com a água e aumentando a temperatura dela.

Não seria está um provável problema de aquecimento nas L200 Sport? Afinal a maioria dos relatos são de AT, certo?

[]s

Marcello Ladeira

Jorge T
16/08/2006, 09:37
Srs, um amigo meu que tem uma loja/fábrica de radiadores no Rio de Janeiro relatou que as Dakotas AT dão problema de aquecimento direto. No caso delas o que ocorre é que o óleo do câmbio quando este é muito solicitado (Súbida, peso, etc) aquece, o radiador do câmbio é colado ao de água, trocando portanto calor com a água e aumentando a temperatura dela.

Não seria está um provável problema de aquecimento nas L200 Sport? Afinal a maioria dos relatos são de AT, certo?

[]s

Marcello Ladeira
Srs. Tenho desde zero uma L200 Sport 04/04 Mec HPE 141cv que NUNCA esquentou, ou teve o ponteiro acima da metade.
Moro no Rio e o que não falta são engarrafamentos(sempre com ar ligado). Também nunca tive problemas no uso fora de estrada.

Abs,
Jorge T

Alem
19/08/2006, 18:50
Bem pessoal eu estava com problemas na minha l200 que esquentava só em alta e subidão. Troquei a bomba dágua, a valvula mandei varetar o radiador, e nào resolvel nada. Vi que um dos colegas tinha falado sobre uma ventuinha na frente do radiador, resolvi colocar e resolvel meu problema. tem um amigo que esta com a ventuinha ligada só no ar. Eu coloquei uma cecolinha na mangueira que sai a agua do motor para o radiador e tambem na cebolinha do ar, assim ela funciona com o ar ou sem ele, so quando esquenta. Hoje fiz uma trilha pessado entre onorio bicalho e Itabirito, e nào tive nenhum problema

Engels Kbça
28/08/2006, 19:44
Também já tive problemas com superaquecimento, que foi resolvido com a limpeza do radiador. Esquentava nas subidas , quando pisava mais fundo, andar em areia...nem pensar, e olhe que não tinha a valvula termostática. Depois da limpeza do radiador e colocação da valvula, a temperatura ficou normal, no máximo vai a 1/4.

cincero g silva
18/09/2006, 22:08
pessoal dia 15 deste mes eu comprei minha L200 gls 2003 a danada tem uma cara de mal, mas ela mais parece uma moça, lerda e o mais inquivel tem um problema de resfriado pois so fica com o nariz entupido, mas agora ja comprei....... e o pior é que estou gostando mais dela que de minha s10 cd tambem diesel, percebi que o pessoal esta sempre falando de super aquecimento, e dois dias depois resolvi fazer um pente fino e vi algumas coisas que achei engraçado. ex: o radiador ser de cobre, e o que o faz ser menos eficiente quanto a refrigeração que os de aluminios, meu mecanico é daqueles que so não faz chover, e dias desses um colega estava com problemas de aquecimentos na sua picape peugeot então este mecanico colocou um radiador do omega nela e agora esta com outro problema é que a temperatura fica baixa demais pois o radiador é eficiente demais, ahá anos atras eu tinha caminhão tanque de transporte de petroleo, certo dia mandei fazer revisão dos bicos injetores e o mecanico de bombas ficou abismado pois os bicos serem originais e estavam com mais de 8 anos, ele me perguntou onde eu abastecia pois normalmente esses bicos duram no maximo 3 anos, disse pra ele que este caminhão so abastecia na refinaria da petrobas, aí entendi o porque de tantos problemas em motores a diesel são oleo diesel de ma qualidade ou adulterado, o segredo procure por postos de confiança, pois os solventes no oleo diesel [adulterado]faz lavar a pele protetora de oleo lubrificante e que leva tambem ao super aquecimento e ao desgaste prematuro das camisas, outra coisa importante é que quando é feito alguma repintura as veses os pintores pintam o radiador e que tambem faz perder eficiencia, mas com certeza se trocar o radiadores por outros ade aluminio resolverá grandes partes dos problemas de aquecimentos,,,,,, agora essa do nariz entupido foi de amargar, o pior é que so fiqueio sabendo depois de compra-la

Walter L. L. Casitta
18/09/2006, 23:08
resolvi fazer um pente fino e vi algumas coisas que achei engraçado. ex: o radiador ser de cobre, e o que o faz ser menos eficiente quanto a refrigeração que os de aluminios
Caro cincero g silva,

Você e seu mecânico não estão confundindo cobre com latão? O cobre é muito caro e acho que dificilmente alguma montadora usaria esse metal no radiador. De qualquer forma, o cobre é um metal que transfere calor com mais eficiência que o alumínio.

marcos ambrogi
18/09/2006, 23:13
Sem querer pôr mais lenha na fogueira, mas há uma reclamação muito grande de proprietários de L200 de Taubaté que costumam ir para Ubatuba. Na volta, quando da subida da serra, costuma esquentar demais. Se estiver com o ar-condicionado então... Por este fato, por ficar assustado em uma concessionária que queria empurrar duas L200 com motor refeito e pela cabine apertada, comprei uma Ranger 4x4 limited, da qual nada tenho que reclamar. Por acaso alguém sabe se a Mit saneou o problema na linha 2007?

Marcello Ladeira
19/09/2006, 08:05
A minha L200 Sport HPE 04/04 Manual tem o mesmo sistema de ventilação da L200 Outdoor HPE 06/07 Manual do nosso colega Sander. Já barbarizamos com elas e nada de aquecimento. Me parece que o problema está relacionado às Automática.

Não sei se no caso das automáticas existem diferenças neste modelo Outdoor.

[]s,

Fernando César Ximenes
19/09/2006, 09:53
pessoal dia 15 deste mes eu comprei minha L200 gls 2003 a danada tem uma cara de mal, mas ela mais parece uma moça, lerda e o mais inquivel tem um problema de resfriado pois so fica com o nariz entupido, mas agora ja comprei....... e o pior é que estou gostando mais dela que de minha s10 cd tambem diesel, percebi que o pessoal esta sempre falando de super aquecimento, e dois dias depois resolvi fazer um pente fino e vi algumas coisas que achei engraçado. ex: o radiador ser de cobre, e o que o faz ser menos eficiente quanto a refrigeração que os de aluminios, meu mecanico é daqueles que so não faz chover, e dias desses um colega estava com problemas de aquecimentos na sua picape peugeot então este mecanico colocou um radiador do omega nela e agora esta com outro problema é que a temperatura fica baixa demais pois o radiador é eficiente demais, ahá anos atras eu tinha caminhão tanque de transporte de petroleo, certo dia mandei fazer revisão dos bicos injetores e o mecanico de bombas ficou abismado pois os bicos serem originais e estavam com mais de 8 anos, ele me perguntou onde eu abastecia pois normalmente esses bicos duram no maximo 3 anos, disse pra ele que este caminhão so abastecia na refinaria da petrobas, aí entendi o porque de tantos problemas em motores a diesel são oleo diesel de ma qualidade ou adulterado, o segredo procure por postos de confiança, pois os solventes no oleo diesel [adulterado]faz lavar a pele protetora de oleo lubrificante e que leva tambem ao super aquecimento e ao desgaste prematuro das camisas, outra coisa importante é que quando é feito alguma repintura as veses os pintores pintam o radiador e que tambem faz perder eficiencia, mas com certeza se trocar o radiadores por outros ade aluminio resolverá grandes partes dos problemas de aquecimentos,,,,,, agora essa do nariz entupido foi de amargar, o pior é que so fiqueio sabendo depois de compra-la
cincero,
Que problema é esse q vc chama de nariz entupido? Grato, Fernando

edubelem
19/09/2006, 12:18
cincero,
Que problema é esse q vc chama de nariz entupido? Grato, Fernando
Ele esta se referindo a entrada de ar que não é entrada de ar do capô. É só p/ enganar trocha.:putz:

cincero g silva
19/09/2006, 18:17
isso de que l200 ou qualquer outra picape a diesel esquentar ou deixa de esquentar é balela, normalmente um motor a diesel quando submetido a esforço extremo esquenta mesmo, pode ser maxxion ou mit toyota cummins ou mwm, scania ou volvo ja tive todos e todos quando submetido a esforço a temperatura sobe mesmo, o que quase não muda a temperatura é o mwm 229 no mais todos esquentam mesmo pois trabalham com elevada taxa de compressão e seria impossivel a temperatura não subir quando muito exigido, comprei esta picape L200 no dia 15 e vim de bh pra ipatinga de pé em baixo e ela esta com 79.000km e horas nenhuma a temperatura subiu alem do normal, 2 dias antes tinha ido com minha s10 mwm 2004 olhar ela e em toda subida a temperatura tambem subia bastante, no mais todo veiculo tem que ter uma manutenção adequado, e qualquer coisa tipo oleo diesel ruim ou oleo lubrificante ruim radiador sujo, pe do motorista, outra coisa muito importante o filtro de ar sujo principalmente pra quem faz trilha é crucial no motor a diesel geralmente queimando a junta do cabeçote, e tambem o filtro do diesel, tudo isso vai influir na subida da temperatura, tive um volvo 380 que se em uma serra jogasse a marcha certa e em 2.000rpm voce poderia subir serra o dia inteiro que a temperatura não subia mas se aumentasse o giro em 200 rpm logo a temperatura ia nas alturas

cincero g silva
19/09/2006, 18:23
não sei se é ser trouxa, pois como ela não tem o intercooler, e sendo assim eu posso adpta-lo sem grandes problemas e ficará muito parecido com o original não acha? as s10 antigas tinha que ser adptado e dava um trabalhão danado. eu por ex tomei antipatia das ranger pois so passei raiva com ela, toda ves que eu precisa ela me largava na mão, seria ´por exemplo a ultima das picapes que eu compraria

edubelem
20/09/2006, 09:18
não sei se é ser trouxa, pois como ela não tem o intercooler, e sendo assim eu posso adpta-lo sem grandes problemas e ficará muito parecido com o original não acha? as s10 antigas tinha que ser adptado e dava um trabalhão danado. eu por ex tomei antipatia das ranger pois so passei raiva com ela, toda ves que eu precisa ela me largava na mão, seria ´por exemplo a ultima das picapes que eu compraria

Cincero, no caso me referi as pessoas que são enganadas pensando que é intercooler, por exemplo meu irmão, foi comprar uma L200 em 2001, e perguntou p/ que servia aquele nariz? O vendedor prontamente disse que era o intercooler. Por tanto ele foi trouxa. Quando olhei aquela arrumação e fiquei revoltado, como uma fábrica coloca um enfeite enganoso como aquele???
E só p/ citar, esta L200, do meu irmão, não podia manter ritmo acima de 130, pois esquentava.
Para melhor aproveitamento do intercooler, é melhor ser colocado na frente. E não no capô.
Com quase 6 anos de uso de ranger´s, foi só alegria, tive sorte:rolleyes:
Já o meu irmão teve azar por 4 anos:putz: . Porem atualmente ele esta sortudo está c/ uma ranger!

Pequeno jr
20/09/2006, 11:55
isso de que l200 ou qualquer outra picape a diesel esquentar ou deixa de esquentar é balela, normalmente um motor a diesel quando submetido a esforço extremo esquenta mesmo, pode ser maxxion ou mit toyota cummins ou mwm, scania ou volvo ja tive todos e todos quando submetido a esforço a temperatura sobe mesmo, o que quase não muda a temperatura é o mwm 229 no mais todos esquentam mesmo pois trabalham com elevada taxa de compressão e seria impossivel a temperatura não subir quando muito exigido, comprei esta picape L200 no dia 15 e vim de bh pra ipatinga de pé em baixo e ela esta com 79.000km e horas nenhuma a temperatura subiu alem do normal, 2 dias antes tinha ido com minha s10 mwm 2004 olhar ela e em toda subida a temperatura tambem subia bastante, no mais todo veiculo tem que ter uma manutenção adequado, e qualquer coisa tipo oleo diesel ruim ou oleo lubrificante ruim radiador sujo, pe do motorista, outra coisa muito importante o filtro de ar sujo principalmente pra quem faz trilha é crucial no motor a diesel geralmente queimando a junta do cabeçote, e tambem o filtro do diesel, tudo isso vai influir na subida da temperatura, tive um volvo 380 que se em uma serra jogasse a marcha certa e em 2.000rpm voce poderia subir serra o dia inteiro que a temperatura não subia mas se aumentasse o giro em 200 rpm logo a temperatura ia nas alturas

Cicero,

Descordo um pouco de vc, qdo vc diz q qualquer motor diesel esquenta. Aq em casa temos duas viaturas Ranger 2.5 1999(218.000 km rodados) e L-200 2004 (81.000 km rodados). Eu e meu pai fazemos vários passeios juntos e fazendo as mesmas coisas e a L-200 foi quem sempre esquentou, e olha q ela so é revisada na autorizada.

Temos amigos com L-200 q achavam normal essa subida repentina do ponteiros d temperatura e não retiraram o pé do acelerador e o resultado foi junta queimada.

O ponteiro da minha ranger nunca subiu e olha q fazendo d tdo, alta velocidade, preso em atoleiro por horas e etc (so alegrias ate hoje) e a L-200, por sua vez, fazendo o mesmo vai subindo o ponteiro so q para não deixar o pior acontecer meu pai tira o pé. Tem o seguinte não é sempre q o ponteiro dela sobe.

Me recordo q sobre os 2.000 rpm q vc comentou da volvo acontecia o mesmo com as Scania HS112 em serras qdo passava dos 2.000rpm a temperatura subia, mas o engraçado era q nas 112-HW do mesmo ano não acontecia isso. Vai entender, né.

Walter L. L. Casitta
20/09/2006, 13:30
Que é normal um motor desses aquecer a 2000RPM tudo bem. Agora caminhoneiro que deixa o giro chegar a 2000RPM, no mínimo ta com raiva do caminhão...

Edintruder
21/09/2006, 21:21
(...)ou raiva do patrão!!! A faixa de torque do Scania 112 é até 1800 rpm. A 2000rpm entra vermelho. E Além da temperatura disparar, o motor Scania começa a botar óleo para fora por todo lado...
Já Volvo nunca vi subir temperatura por andar com pé no fundo fora de giro, nem os novos VM310 com motor MWM.

murilloaquino
21/09/2006, 21:29
(...)ou raiva do patrão!!! A faixa de torque do Scania 112 é até 1800 rpm. A 2000rpm entra vermelho. E Além da temperatura disparar, o motor Scania começa a botar óleo para fora por todo lado...
Já Volvo nunca vi subir temperatura por andar com pé no fundo fora de giro, nem os novos VM310 com motor MWM.

essa foi boa viu edi.Sem querer muito intruso, mais vc trabalha com frota d caminhoes?

abraços

Edintruder
21/09/2006, 22:04
Sim, Sou responsável entre outras coisas pela inspeção, manutenção preventiva, conservação e limpeza da frota, kits de emergência, atendimento a emergência com produtos químicos, treinamento de motoristas em resposta à emergências, primeiros socorros, combate à incêndios, tal como mater o atendimento às NBRs pertinentes ao transporte de produtos químicos perigosos e não perigosos. Mantenho impecável uma pequena frota de 6 FH12, 5 VM310, 4 MB 1938S e 2 FM10.
Assumi a área da frota nesse ano pois estamos implantando o SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da Abiquim na nossa empresa, e tudo deve estar 100% ok, sem nenhuma não conformidade, então fui incumbido de tudo isso...

Edintruder
21/09/2006, 22:12
Sim, Sou responsável entre outras coisas pela inspeção, manutenção preventiva, conservação e limpeza da frota, kits de emergência, atendimento a emergência com produtos químicos, treinamento de motoristas em resposta à emergências, primeiros socorros, combate à incêndios, tal como manter o atendimento às legislações vigentes e às NBRs pertinentes ao transporte de produtos químicos perigosos e não perigosos. Mantenho impecável uma pequena frota de 6 FH12, 5 VM310, 4 MB 1938S e 2 FM10.
Assumi a área da frota nesse ano pois estamos implantando o SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da Abiquim na nossa empresa, e tudo deve estar 100% ok, sem nenhuma não conformidade, então fui incumbido de tudo isso...

cincero g silva
21/09/2006, 22:21
corrigindo-me o que eu quis dizer é que se elevar os rpm em ums 200 giros acima da potencia maxima que a ultima reveferencia de um motor a diesel pra efeito de giros que eles geralmente esquenta, e a faixa de torque do 112 vai so ate 1450 rpm a potencia maxima é que vai ate 1800 giros. e coloca 50 toneladas de madeiras na carreta e sobe a serra da petrovina em Mt as 2 da tarde, que voce verá seu volvo ferve ou não ferve isso aconteceu comigo com um caminhão com 45.000, ou mandará a biela pros ares. e sem essa de que motor diesel não esquenta, senta o pe nele daqui a rondonia como eu vou quase todos os meses gastando 2 dias e meio pra rodar 3250km que verá se esquenta ou não esquenta, a taxa de compresão é muito alta nesses motores qualquer descuido esquenta mesmo, como tinha dito antes os que menos esquentava era os mwm,

cincero g silva
21/09/2006, 22:40
o gaucho cê ja pago o banco do brasil. [brincadeiras] ha ia me esquecendo eu todo empolgado com minha l200 de nariz emtupido e voces vem botar minhoca na minha cabeça turma de estraga prazer. ja fiquei aborrecido com ela,

Edintruder
21/09/2006, 22:58
A L200 é muito boa sim, até 121 cvs é boa, a hpe não aguenta o tranco, e de modo geral não dá para tirar o olho do painel.
Sim, o torque do 112 é 1450. Temos uma Empilhadeira porta-containers para 36 toneladas (50 tons vazia+36tons de carga) que usa um motor 110 e ela só sai do lugar quando o motor passa de 1700 rpm. E não é que aguenta 10000hrs sem problemas! Mesmo nesse regime diário, o motor trabalha sempre nos 86°c, porém o radiador é maior que do caminhão e não usa válvula termostática.

Marcello Ladeira
21/09/2006, 23:23
A minha de Sport HPE Manual não me traz preocupações com relação à temperatura, sempre no meio.

[]s,

Marcello Ladeira
21/09/2006, 23:25
Cincero adapte um Intercooler nela e deixe de se preocupar com o resfriado. Acho que as L200 com intercooler chegam aos 118 cv da HPE quadradinha.

[]s

cincero g silva
22/09/2006, 13:42
marcelo saberia me informar onde encontro um intercooler usado em bh? e teria ideia de preço?

Marcello Ladeira
24/09/2006, 15:20
Cincero nao tenho ideia nao... sao raras as L200 quadradinhas com intercooler, e talvez por isso seja dificil achar usado. Na revista 4x4 tem anuncio de intercooler para Hilux (antiga) e L200 quadradinhas em SP, não me pareceu quando vi, que o preço era assustador nao.

[]s,

Walter L. L. Casitta
24/09/2006, 18:56
Aqui em BH é difícil. Tenta em http://www.intercooler.com.br (http://www.intercooler.com.br/). Meu irmão já comprou deles um kit pra S10...

Marcello Ladeira
24/09/2006, 20:49
Walter vc com todo seu conhecimento saberia dizer se para as L200 é viável adaptar um intercooler na frente como na S10?

O pessoal aqui fala que ele é melhor que o do capo, mas será que ele nao fica pegando muito calor do radiador nao? No nosso caso ele pegar ar limpo.

[]s

Walter L. L. Casitta
24/09/2006, 21:14
Marcelo,
Eu não conheço quase nada de L200, mas eu acredito que a melhor opção é mesmo o da Mit que também é igual a da Toyota. Sem dúvida na frente como na Ranger é melhor, mas eu acho que a L200 não tem espaço pra isso e se fosse tão melhor assim, tanto a Mit quanto a Toyota arranjariam um jeito pra isso.
Na verdade na Ranger o intercooler fica ao lado esquerdo do radiador enquanto o da S10 fica embaixo. Eu ainda não vi nenhum intercooler a frente do radiador, então acredito que não deve ser uma boa opção.

cincero g silva
24/09/2006, 22:31
eu vou comprar este intercooler modelo original mesmo, acho que funcionará bem, tive olhando hoje no ebay tem uns lá na america maluco e é bem barato, mas rapaz te confesso que fiquei balançado hoje, pois eu vi a propaganda da ranger 4x4 cd por 77.000 no site carsale, so não gostei da cor, e o danado do motor com 160 hp eim, eu acho que vou comprar uma

Pequeno jr
25/09/2006, 07:52
eu vou comprar este intercooler modelo original mesmo, acho que funcionará bem, tive olhando hoje no ebay tem uns lá na america maluco e é bem barato, mas rapaz te confesso que fiquei balançado hoje, pois eu vi a propaganda da ranger 4x4 cd por 77.000 no site carsale, so não gostei da cor, e o danado do motor com 160 hp eim, eu acho que vou comprar uma

Cicero,

Olha essa.

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=2863828&tipo=U&carro=FORD_RANGER_CABINE_DUPLA_XLT_2.8_TURBO_LIMIT ED_4X4

edubelem
25/09/2006, 09:30
Marcelo,

Na verdade na Ranger o intercooler fica ao lado esquerdo do radiador enquanto o da S10 fica embaixo. Eu ainda não vi nenhum intercooler a frente do radiador, então acredito que não deve ser uma boa opção.

Na atual, é um intercooler enorme (similar a da sprinter), entre o radiador e o condençador do ar, por tanto são três camadas de radiadores.

Cincero, cinceramente, eu acho que vc deve comprar o original, pois facilita muito em manutenções futuras, quanto a Ranger eu acho que é o melhor custo benefício do mercado, tem preço, motor, comforto e acistência tecnica espalhada por todo o brasil, principalmente se tratando de motor, câmbio e diferencial.

Pequeno, propaganda enganosa do cara, essa é uma XLT e não Limited, só falta falar que é 3.0. Agente tem que tomar cuidado c/ esses caras!!!

Marcello Ladeira
25/09/2006, 20:36
Obrigado pelas dicas Walter.

[]s,

jlguimarães
26/09/2006, 01:48
Observei que muitos tiveram problemas de aquecimentos com as L200, se falou em muitas peças do sistema de arrefecimento mas não vi ninguem comentar sobre o helice de acoplamento viscoso que é peça vital na refrigeração do motor se ela não estiver funcionando corretamente nada mais no sistema de refrigeração vai adiantar principalmente com o motor a pleno vapor na subida. Se colocando a ventuinha elétrica resolve o problema já tá explicado.
Não podemos esquecer que cada montadora usa um helice proprio mas quase todos com o mesmo princípio de acoplamento viscoso mas vários outros veiculos também apresentam problemas de refrigeração (suzuki,sportage,L200 etc....)mas também é uma questão se sorte e manutenção preventiva tenho esportage ha 2 anos viajo e faço trilha pesada direto e nunca tive problemas de aquecimento mas há relatos de colegas que só resolveram o problema com a instalação de ventuinhas elétricas.
Espero ter ajudadado de alguma forma, até porque em breve estarei efetivamente neste tópico com a minha MIT L200.

Walter L. L. Casitta
26/09/2006, 08:57
Observei que muitos tiveram problemas de aquecimentos com as L200, se falou em muitas peças do sistema de arrefecimento mas não vi ninguem comentar sobre o helice de acoplamento viscoso que é peça vital na refrigeração do motor se ela não estiver funcionando corretamente nada mais no sistema de refrigeração vai adiantar principalmente com o motor a pleno vapor na subida. Se colocando a ventuinha elétrica resolve o problema já tá explicado.
Não podemos esquecer que cada montadora usa um helice proprio mas quase todos com o mesmo princípio de acoplamento viscoso mas vários outros veiculos também apresentam problemas de refrigeração (suzuki,sportage,L200 etc....)mas também é uma questão se sorte e manutenção preventiva tenho esportage ha 2 anos viajo e faço trilha pesada direto e nunca tive problemas de aquecimento mas há relatos de colegas que só resolveram o problema com a instalação de ventuinhas elétricas.
Espero ter ajudadado de alguma forma, até porque em breve estarei efetivamente neste tópico com a minha MIT L200.

Infelizmente esse assunto vem sendo discutido em vários tópicos incluindo o tema das ventoinhas. É só pesquisar pelo fórum.

gianferr
15/10/2006, 21:45
Preciso De Umas Informaçoes!!

Minha L200 Sport Hpe Manual 04/04 Com 44.000km , Acendeu A Luz Da Injeção , Levei Na Nara Veiculos Bsb, Ficou La Um Tempao , Me Devolverao Falando Que Tava Ok... Fui Para Goiania Acendeu Novamente Ai Lascou De Vez, Começou A Fumaçar E Nao Andar, Foi Para A Cotril Veiculos, Ai Falaram Que Era A Turbina!!!! ( 12.000,00) Reais, Colocada Nova Turbina , Ficou Uma B..........., Agora Falaram Que E A Bomba Injetora,,, E Mole... ,,como Uma L200 Pode Ser Tao Ruim????? Ja Aconteceu Com Alguem??? A Temperatura Pelo Menos Fica No Meio Sempre....alguem Sabe A Que Presao A Turbina Trabalha????

Valeu Pessoal..

Era Feliz Com Minha Sw4 97/97 A Gasolina E Nao Sabia...........................

Marcello Ladeira
15/10/2006, 22:05
Bom um amigo meu me deu novas informações este final de semana. Ele tem uma GLS 02/02 que tava esquentando quando andava a mais de 120 na estrada.

Mandou limpar e varetar o radiador... nao resolveu!!! O que ele fez? Removeu a válvula termostática... resultado: O carro demora a atingir a temperatura ideal mas o ponteiro nunca mais passou do meio... o que vocês acham?

Quanto ao problema do Gianfer não sei o que pode ser não? você pagou os 12mil pela turbina? Se não me engano a pressão da Sport HPE é 1.2 e da Sport GLS 0.9... algém confirma?

[]s,

jlguimarães
20/03/2007, 13:26
Preciso De Umas Informaçoes!!

Minha L200 Sport Hpe Manual 04/04 Com 44.000km , Acendeu A Luz Da Injeção , Levei Na , Ficou La Um Tempao , Me Devolverao Falando Que Tava Ok... Fui Para Goiania Acendeu Novamente Ai Lascou De Vez, Começou A Fumaçar E Nao Andar, Foi Para A Cotril Veiculos, Ai Falaram Que Era A Turbina!!!! ( 12.000,00) Reais, Colocada Nova Turbina , Ficou Uma B..........., Agora Falaram Que E A Bomba Injetora,,, E Mole... ,,como Uma L200 Pode Ser Tao Ruim????? Ja Aconteceu Com Alguem??? A Temperatura Pelo Menos Fica No Meio Sempre....alguem Sabe A Que Presao A Turbina Trabalha????

Valeu Pessoal..

Era Feliz Com Minha Sw4 97/97 A Gasolina E Nao Sabia...........................

Sai da oficina da MIT que só tem trocador de peças (caras) e procura outro mecanico, em BSB tem uns caras bons.
Realmente os motores à gasolina são muito superiores.

jlguimarães
21/03/2007, 22:38
Bom um amigo meu me deu novas informações este final de semana. Ele tem uma GLS 02/02 que tava esquentando quando andava a mais de 120 na estrada.

Mandou limpar e varetar o radiador... nao resolveu!!! O que ele fez? Removeu a válvula termostática... resultado: O carro demora a atingir a temperatura ideal mas o ponteiro nunca mais passou do meio... o que vocês acham?

Quanto ao problema do Gianfer não sei o que pode ser não? você pagou os 12mil pela turbina? Se não me engano a pressão da Sport HPE é 1.2 e da Sport GLS 0.9... algém confirma?

[]s,

A minha tá sem valvula termostática quando passa de 120 Km/h em subidas longas o ponteiro da temperatura começa a subir, não sei até onde vai porque logo que chega no meio eu tiro o pé, mas no plano não aquece (o motor tá com 15.000 Km rodado).

edubelem
22/03/2007, 09:44
A minha tá sem valvula termostática quando passa de 120 Km/h em subidas longas o ponteiro da temperatura começa a subir, não sei até onde vai porque logo que chega no meio eu tiro o pé, mas no plano não aquece (o motor tá com 15.000 Km rodado).

Essas quadradinhas não gostam muito de correr :discordo: a GLS 01 que meu irmão tinha era a mesma coisa, e comesou a apresenar o problema c/ mais de 80000.

[]'s

Leonel Lousa
22/03/2007, 13:27
Sai da oficina da MIT que só tem trocador de peças (caras) e procura outro mecanico, em BSB tem uns caras bons.
Realmente os motores à gasolina são muito superiores.

Também acho q são superiores, não tem turbo nem bomba injetora pra dar defeito, duram do mesmo tanto ou mais do que um diesel hsd.
A turbina da l 200 hpe 2005 de um amigo do meu pai estourou com 77000 km, ele conseguiu depois de muito choro uma usada bem nova a base de troca por r$ 3500,00.

jlguimarães
22/04/2007, 22:24
Porque Será Que Nesse Topico Tem Tanto Rangero Sempre Malhando As L-200 E Nos Enduros E Ralis Não Se Quase Não Se Ve Range E Outras???????????????????????????

edubelem
23/04/2007, 10:50
Porque Será Que Nesse Topico Tem Tanto Rangero Sempre Malhando As L-200 E Nos Enduros E Ralis Não Se Quase Não Se Ve Range E Outras???????????????????????????

Vc mesmo "malhou" o seu carro, por tanto não são os rangeiros, a maioria dos rally's enduros e passeios são organisados pela mit, por tanto é só mit que entra, e nisto a mit é boa.

[]'s

Engels Kbça
24/04/2007, 21:01
Alem,

Notando os ultimos posts, parece que o problema aparece depois de algum tempo de uso.Isso pode ser o radiador que perdeu sua capacidade devido a incrustações dentro dos tubos.Não está entupido mas essas incrustações isolam a tranferencia de calor entre a agua e o tubo.Apesar de que com aditivo não devesse ocorrer incrustações , nem estar de fato entupido , talvez mandar "varetar" o radiador pode devolver a capacidade do radiador pela retirada das incrustações.

Homero

:concordo:Homero.
Exatamente isso que ocorreu com a minha, foi só levar numa boa oficina de radiador. Lá eles abriram estava com mais de 50% dos tubos entupidos, depois de varetados e com aditivo novo (uso aquele da MWM) nunca mais aqueceu.:dance:
Abração

JEFFCATUNDA
25/04/2007, 10:56
Como Este Tópico é Quente!!!!!!!

jlguimarães
13/08/2007, 00:01

Olha o tamanho do radiador usado nas L-200 de competições e é fabricado pela MIT.

Thiago Pereira
13/08/2007, 12:33
Leiam este trecho extraido da cobertura do Rally dos Sertões. http://www2.uol.com.br/rallydossertoes/cobertura2007-noticia.shtml?id_noticias=20573

Minha preocupação é com o Varela, que corre com uma [L200] RS. Já foi provado que esse carro tem problemas de aquecimento na areia.

Parece que nem as RS que correm os Sertões escapam.

Abraços,

JairoM
13/08/2007, 12:44
Vc mesmo "malhou" o seu carro, por tanto não são os rangeiros, a maioria dos rally's enduros e passeios são organisados pela mit, por tanto é só mit que entra, e nisto a mit é boa.

[]'s

Edu, não é verdade o que voce disse. A MIT não organiza a maioria não. Organiza alguns.

Compre a revista 4x4 & Cia, e veja. As L200 são sim SOBERANAS na maioria das competições existentes, sejam elas as organizadas pela Mit ou não. Dificilmente a gente ve participação de Rangers ou de Nissans. Mais dificil ainda é ver uma destas pickcups classificadas.

Eu pesoalmente não sou defensor de nenhuma marca. Pra mim, marca de carro é igual opinião. Cada um tem a sua. Carro, pickup, seja o que for, o que é bom pra um, pode não ser bom pro outro.

Se eu fosse bem remunerado por alguma fabrica, talvez até puidesse fazer propaganda, mas como eu, igual a maioria das pessoas daqui, sou o provedor da compra e da manutenção da minha velha L-200, não defendo marca nenhuma, e também não meto o pau em marca nenhuma. Nem mesmo em momentos como agora que, por exemplo, a Rangers são de longe as campeãs de reclamações aqui no forum. Basta ver os primeiros 20 ou 30 tópicos.

Eu considero estas reclamações apenas coincidências. Se de repente os donos de uma determinada marca resolver mostrar um problema, e discutir sobre este problema, o que é otimo pra todos aqui do forum, aquela marca vai aparecer e parecer que é um problemão. Não é verdade.

Sobre as Mit em especial, eu aprendi muito aqui no forum, com pessaoa experientes como voce ou o Walter de BH. VOces tem a experiência que falta a muito de nós, e ajudam muito quando abordam qualquer tema. Eu só não concordo quando a abordagem toca em amores ou ódios, pois isso ão tem absolutamente nada de técnico. :)

Mas o resumo, é altamente positivo. E a melhor marca de veículo do mundo, continua sendo na minha opinião, o ZERO KILOMETRO.

Abraços a todos, e uma boa semana.

Eduardo Eustaquio
13/08/2007, 12:44
Estive na largada do Rally aqui em Goiânia durante esta semana. Todas, eu disse, "todas" as L200 que andam neste tipo de provas utilizam o radiador da Pajero.
Perguntando para alguns mecânicos sobre as modificações do motor original e o de competição, é mais ou menos o seguinte:
- Pistons reforçados de um material mais resistente que o aço;
- bielas reforçadas de um material mais resistente que o aço;
- cabeçote preparado;
- turbina maior;
- pressão de turbina bem maior que a usada original;
- relação de marchas encurtadas nas 3 primeiras que as originais. 4º e 5 são um pouco mais alongadas;
- Bomba injetora e bicos alterados para a maior potência;
- caixa de transferencia feito alguma coisa que não me recordo agora.

Eduardo Eustaquio
13/08/2007, 12:52
Edu, não é verdade o que voce disse. A MIT não organiza a maioria não. Organiza alguns.

Compre a revista 4x4 & Cia, e veja. As L200 são sim SOBERANAS na maioria das competições existentes, sejam elas as organizadas pela Mit ou não. Dificilmente a gente ve participação de Rangers ou de Nissans. Mais dificil ainda é ver uma destas pickcups classificadas.

Eu pesoalmente não sou defensor de nenhuma marca. Pra mim, marca de carro é igual opinião. Cada um tem a sua. Carro, pickup, seja o que for, o que é bom pra um, pode não ser bom pro outro.

Se eu fosse bem remunerado por alguma fabrica, talvez até puidesse fazer propaganda, mas como eu, igual a maioria das pessoas daqui, sou o provedor da compra e da manutenção da minha velha L-200, não defendo marca nenhuma, e também não meto o pau em marca nenhuma. Nem mesmo em momentos como agora que, por exemplo, a Rangers são de longe as campeãs de reclamações aqui no forum. Basta ver os primeiros 20 ou 30 tópicos.

Eu considero estas reclamações apenas coincidências. Se de repente os donos de uma determinada marca resolver mostrar um problema, e discutir sobre este problema, o que é otimo pra todos aqui do forum, aquela marca vai aparecer e parecer que é um problemão. Não é verdade.

Sobre as Mit em especial, eu aprendi muito aqui no forum, com pessaoa experientes como voce ou o Walter de BH. VOces tem a experiência que falta a muito de nós, e ajudam muito quando abordam qualquer tema. Eu só não concordo quando a abordagem toca em amores ou ódios, pois isso ão tem absolutamente nada de técnico. :)

Mas o resumo, é altamente positivo. E a melhor marca de veículo do mundo, continua sendo na minha opinião, o ZERO KILOMETRO.

Prezado JairoM, aproveitando o seu texto, deixe-me fazer um comentário.

Perguntei para algumas pessoas que estavam participando do Rally dos Sertões sobre a grande escolha de L200 e troller para competições. A resposta foi que são as únicas marcas que além de investirem nos veículos para uso normal, também investem em veículos de competição dando toda a estrutura necessária para o competidor e fora isso, você pode adquirir o veículo de competição da melhor marca que você mesmo diz, Zero Quilômetro. Todas as outras marcas, é você que vai ter que começar do início a montagem e etc, e muitas vezes leva-se muito tempo para chegar com um veículo ao nível de que a competição está.

Veja que na mitsubishi você tem 3 modelos de carros voltados para competição, vide site da própria. L200 RS, L200 Evo e TR4-R.

JairoM
13/08/2007, 12:58
:concordo:Homero.
Exatamente isso que ocorreu com a minha, foi só levar numa boa oficina de radiador. Lá eles abriram estava com mais de 50% dos tubos entupidos, depois de varetados e com aditivo novo (uso aquele da MWM) nunca mais aqueceu.:dance:
Abração

Incrivel como neste nosso Brasil um fabricante não assume um erro. Só quando ele compromete a vida do usuário. Enquanto o comprometimente é só do bolso, vai empurrando com a barriga.

Vou citar um problema de "radiador", igualzinho aos das Mit de mais de 120 cavalinhos.

Ha uns 8 anos atras, minha mulher resolveu comprar uma geladeira nova. A Marca seria "White W House", pois era a mais moderna na época. Foi comprar e começaram os aborrecimentos. Depois de quase 1 ano de reclamações, acabou a garantia, e ai apareceu a solução para o problema, que era excesso de gelo no freezer, e pouco frio na geladeira.... Bastava trocar aquele radiador que fica na parte de traz da geldeira, pois ele tinham redimensionado os tubos e resolveram o problema.... Convivemos mais uns anos com o problema, e resolvemos de outra forma - TROCANDO de MARCA. A que tem hoje é ótima.

Bastava a MIT ter anunciado um recall, e trocado os radiadores pelo radiador da Pajero, e resolvia de vez. Mas... preferiu ficar esperando e ir trocando a medida que elas esquentavam... se fosse na garantia, embromavam, se fosse depois da garantia, ai sim, faziam a troca e cobravam pelo trabalho.

Igualzinho a qualquer outra montadora aqui na terra tupiniquim.... infelizmente.

jlguimarães
13/08/2007, 19:23

Com esses radiadores e intercoolers quero ver L-200 esquentar!!!!

jlguimarães
13/08/2007, 19:30
Com esses radiadores e intercoolers quero ver L-200 esquentar!!!!
A MIT não resolve o problema de aquecimento das L-200 porque não quer.

jlguimarães
15/08/2007, 18:24
A MIT não resolve o problema de aquecimento das L-200 porque não quer.

Esses radiadores que fotografei no prologo do sertões 2007 lá em goiania, não é adaptação da Pajero, é especifico das L-200 de competição e adquirido na Mit. Foi o que me informou um mecanico que estava fazendo manutenção em uma L200 RS (a da foto).

Vivone
17/09/2007, 17:00
Jairo, percebi que a sua L200 é do mesmo ano que a minha. E queria lhe fazer uma pergunta sobre essa questão dela esquentar. A minha está vasando pelo reservatório de expansão, com aquela água "chocolate". Verifiquei que o nível do radiador não está baixo, pelo contrário, está em cima. O nível do reservatório desce um pouco, nada preocupante, mas quando o carro está parado, ligado por algum tempo, mesmo com o ar-condicionado ligado, ele passa do meio. Isso é normal? Há algumas "investigações" que eu deva fazer? Onde eu moro não há mecânicos e tenho que viajar cerca de 600km para chegar a capital para conseguir um mecânico "meia-boca". Por isso conto com a sua ajuda e de quem mais puder ajudar. Abraços.

Incrivel como neste nosso Brasil um fabricante não assume um erro. Só quando ele compromete a vida do usuário. Enquanto o comprometimente é só do bolso, vai empurrando com a barriga.

Vou citar um problema de "radiador", igualzinho aos das Mit de mais de 120 cavalinhos.

Ha uns 8 anos atras, minha mulher resolveu comprar uma geladeira nova. A Marca seria "White W House", pois era a mais moderna na época. Foi comprar e começaram os aborrecimentos. Depois de quase 1 ano de reclamações, acabou a garantia, e ai apareceu a solução para o problema, que era excesso de gelo no freezer, e pouco frio na geladeira.... Bastava trocar aquele radiador que fica na parte de traz da geldeira, pois ele tinham redimensionado os tubos e resolveram o problema.... Convivemos mais uns anos com o problema, e resolvemos de outra forma - TROCANDO de MARCA. A que tem hoje é ótima.

Bastava a MIT ter anunciado um recall, e trocado os radiadores pelo radiador da Pajero, e resolvia de vez. Mas... preferiu ficar esperando e ir trocando a medida que elas esquentavam... se fosse na garantia, embromavam, se fosse depois da garantia, ai sim, faziam a troca e cobravam pelo trabalho.

Igualzinho a qualquer outra montadora aqui na terra tupiniquim.... infelizmente.

JairoM
17/09/2007, 17:59
Vivone,

A minha, desde que comprei nao baixa NADA o reservatório de agua, nem o radiador.

A agua-chocolate é porque ela tá suja e possivelmente com ferrugem. Troque a agua, por agua deonizada (agua-desmineralizada). Se não tiver por ai, caso voce passe aqui pelo Rio de Janeiro, eu tenho pra lhe fornecer (gratis) quanta agua deonizada voce precisar, pois tenho os foiltros deonizadores aqui na minha empresa.

Não esqueça de colocar como manda o manual, o aditivo para radiadores.

Depois, observe o comportamento..... e conte pra gente.

Não esqueça, na hora de trocar a agua toda, de fazer uma limpeza, pra tirar do circuito os restos de ferrugem que sempre acumulam.

edubelem
17/09/2007, 18:02

Bem, vc ressuscitou uma coisa que não é discutida desde março, porem o E E já respondeu a parte do Rally, em relação de achar que a ranger é perfeita, vc esta enganado, pois não acho, tanto é que a minha esta com problema no sensor de velocidade (diferencial) e graças a isso não esta engatando a reduzida, bem ainda não fui consertar pois até o momento não estou necessitando da reduzida e estou aproveitando para economizar estes Km he he he... e tb estou com problema de vazamento pelo retentor do pinhão, fato este que não é normal p/ um carro com 60.000, porem nada muito complicado, coisa de 1 hora de serviço.

Concordo com vc que tem muito problema com ranger, porem com ranger normalmente abaixo de 2002, muito diferente das sport, que não é o seu caso, e como já disse diversas vezes aqui no fórum, e tenho certeza que sou endossado por qq um que entenda de mecânica, o grande problema da L-200, é o motor que é ultrapassado, gasta demais, dura de menos e não tem força, no seu caso apenas gasta demais e tem uma força (honesta).

magon33
18/09/2007, 12:59
Olhem no link a noticia do Estadão desse domingo

http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup53268,0.htm

Vai continuar esquentando ou será que os vendedores irão dizer que:"As antigas realmente esquentavam , mas a partir do modelo novo todos esses problemas foram eliminados"?

Manuel

AKPG
18/09/2007, 13:10
Também vi esta notícia. Se a MIT lançar a Triton com este motor, ela já nasce morta. Não tem como uma pkp com esta motorização competir com uma Hilux.

Quanto ao problema de aquecimento, até acredito que ele deve ter sido resolvido no caso de instalarem este motorzinho na Triton. A fórmula para isso eles já tem. Tanto que instalaram na minha e ela nunca mais esquentou. E a Pajero Sport na versão diesel também usa este motor e não conheço relatos de aquecimento neste carro.

Um abraço,

edubelem
18/09/2007, 14:06
Também vi esta notícia. Se a MIT lançar a Triton com este motor, ela já nasce morta. Não tem como uma pkp com esta motorização competir com uma Hilux.

Quanto ao problema de aquecimento, até acredito que ele deve ter sido resolvido no caso de instalarem este motorzinho na Triton. A fórmula para isso eles já tem. Tanto que instalaram na minha e ela nunca mais esquentou. E a Pajero Sport na versão diesel também usa este motor e não conheço relatos de aquecimento neste carro.

Um abraço,

Pior é que essas camionetes estam parecendo com os antigos Fiat Tipo, normalmente em acostamentos durante grandes engarrafamentos, por motivo de aquecimento, hoje mesmo eu ví uma sport em um engarrafamento de aprox. 1,5 horas as 11:00Hs, nem tava quente.

[]'s,

Fernando César Ximenes
18/09/2007, 17:17
Então, pessoal, resumindo, o problema do superaquecimento das L 200 é resolvido pela simples substituição do seu radiador original pelo da Pajero? A minha é uma 2002 (quadrada) e está com o seguinte problema: a água do radiador q passa p/o vaso de expansão fica acima do limite máximo do vaso e ñ retorna para o radiador qdo. o motor esfria , isso acontecendo somente qdo. pego estrada. O ponteiro do marcador de temperatura não passa do meio. Um tópico q postei sobre esse assunto, em algumas respostas, alguns colegas indicaram como provável causa a queima da junta do cabeçote ou cabeçote trincado causado por aquecimento excessivo do motor, daí eu querer resolver a causa da alta temperatura trocando o radiador.

AKPG
18/09/2007, 20:18
Então, pessoal, resumindo, o problema do superaquecimento das L 200 é resolvido pela simples substituição do seu radiador original pelo da Pajero? A minha é uma 2002 (quadrada) e está com o seguinte problema: a água do radiador q passa p/o vaso de expansão fica acima do limite máximo do vaso e ñ retorna para o radiador qdo. o motor esfria , isso acontecendo somente qdo. pego estrada. O ponteiro do marcador de temperatura não passa do meio. Um tópico q postei sobre esse assunto, em algumas respostas, alguns colegas indicaram como provável causa a queima da junta do cabeçote ou cabeçote trincado causado por aquecimento excessivo do motor, daí eu querer resolver a causa da alta temperatura trocando o radiador.
Fernando,
Não é só a troca do radiador. No meu caso, eles trocaram a forma como o sistema funciona. Tiraram o vaso de expansão e colocaram outro de forma que a água do radiador passa por ele agora e retorna para o próprio radiador. Fora isso, alteraram algo na bomba d'água para aumentar o fluxo dentro do motor. Nem trocaram o radiador. Ele é o mesmo que veio no carro.

Quanto ao problema apresentado no seu carro, infelizmente eu não tenho conhecimento suficiente para poder te ajudar, mas fica sossegado que logo logo aparece alguém com informações para poder te ajudar.

Um abraço,

Fernando César Ximenes
19/09/2007, 09:07
Alexandre,
A tua L 200 é das quadradas ou é a sport? Ouvi dizer q esse problema de superaquecimento já foi resolvido nas out door, é verdade? Ficaste satisfeito com as alterações efetuadas na tua viatura?

Ric Mac
19/09/2007, 09:29
Nao, Tenho um amigo que comprou uma outdoor e esquenta também!
O problema mais cronico de aquecimento acontece nas automaticas.

AKPG
19/09/2007, 09:34
A minha é uma Outdoor AT, modelo 07. Comprei em outubro/06.
Esquentou a primeira vez com mil km. É só usar ela como pkp que ela esquenta (ou seja, carregando peso, puxando reboque e etc). Se usar como carro de passeio, ela nunca vai esquentar.

Depois das alterações, ela nunca mais esquentou. Porém eu também nunca mais usei o carro da forma que eu usava. Portanto, não posso afirmar que o problema foi 100% resolvido. No teste que fiz com o engenheiro da MIT, o carro não esquentou. Mas....

Um abraço,

Eduardo Eustaquio
19/09/2007, 09:43
Prezado Fernando,

Tenho, atualmente uma L200 Outdoor Hpe com 141 cavalos e da mesma forma que o Alexandre comenta, tive alguns casos de aquecimentos com ela e também, meu irmão que tem a mesma camionete e tirada no mesmo dia que a minha da concessionária. Em outras cidades que estive, há sim relatos de aquecimento com as outdoor também, o que depende é o uso da camionete.

Fiz este trabalho que o pessoal aqui do fórum apelidou de "kit gelo" da mesma forma que o Alexandre fez na dele, na concessionária Nara Veículos em Brasília. Depois de feito este serviço posso lhe falar que não mas aconteceu o aquecimento, mas apareceu um outro problema, o motor ou o módulo da injeção (não sei direito o que é, mas o pessoal mais entendido aqui do forum sabe comentar) entra em modo de segurança e a camionete fica totalmente sem forças por um determinado tempo.

Esta outdoor que tenho hoje ja está vendida pois estou trocando-a por uma L200 GLS de 121 cavalos 0km e se Deus quiser não terei mais esta incógnita de aquecimento na minha vida.

Boa sorte!

freitasjr
19/09/2007, 09:48
Alexandre,
A tua L 200 é das quadradas ou é a sport? Ouvi dizer q esse problema de superaquecimento já foi resolvido nas out door, é verdade? Ficaste satisfeito com as alterações efetuadas na tua viatura?

Fernando, a L200 do Alexandre é a Outdoor Hpe automática. Esquantava em subidas carregada(puxando um reboque); logo as pequenas alterações feitas na Outdoor de fábrica ainda não foram suficientes p/ sanar o problema.

Este problema só é sanado em definitivo com a instalação do "Kit Gelo" nas concesionárias; veja minha mensagem #518(onde falo a respeito disso) no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=459884#post459884

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

Eduardo Eustaquio
19/09/2007, 09:51
Eu inicialmente irei dar um voto de confiança na L200 GLS de 121 cavalos e não irei fazer nada sobre o Kit gelo. Algo me diz que não vou ter este problema, mas caso tenha, a solução ja existe.

Walter L. L. Casitta
19/09/2007, 10:22
Ops, tópico errado...

edubelem
19/09/2007, 11:26
Fernando, o seu caso eu acho, que esta mais para limpeza do sistema e substituição de tampa de radiador e válvula termostática, faz isso que deve resolver o problema, uma dica, quando vc for fazer a limpeza do reservatório, retire ele e coloque areia, sabão em pó, um pouco de água e chaquale até ficar novamente branquinho (dica dada pelo Edintruder), isso facilita a leitura do nível. Creio que após isso vc deverá ficara sem problema de aquecimento.

[]'s,

Vivone
20/09/2007, 14:19
Cara, aqui água desmineralizada é impossível de conseguir. Quanto a eu ir ao Rio, também está bem difícil. Mas estou pretendendo fazer a limpeza do sistema de arrefecimento do veículo neste fim de semana (sábado) e possivelmente trocarei o reservatório de expansão com tampa, pois percebo que há vasamento pela tampa. Usarei a água normal daqui e também devo colocar o aditivo. Um mecânico da região me disse que eu deveria retirar a válvula termostática para refrigerar melhor, já que aqui é muito quente. Ele disse que fez isso em diversas L200, inclusive nas da Polícia Militar da cidade. O que acha? Como faço o teste para saber se a água está girando no sistema de arrefecimento corretamente? A água do reservatório baixa, mas não a do radiador. De qualquer forma, muito obrigado pela dica e pela disposição acerca da água deonizada. Valeu.

edubelem
20/09/2007, 15:21
Cara, aqui água desmineralizada é impossível de conseguir. Quanto a eu ir ao Rio, também está bem difícil. Mas estou pretendendo fazer a limpeza do sistema de arrefecimento do veículo neste fim de semana (sábado) e possivelmente trocarei o reservatório de expansão com tampa, pois percebo que há vasamento pela tampa. Usarei a água normal daqui e também devo colocar o aditivo. Um mecânico da região me disse que eu deveria retirar a válvula termostática para refrigerar melhor, já que aqui é muito quente. Ele disse que fez isso em diversas L200, inclusive nas da Polícia Militar da cidade. O que acha? Como faço o teste para saber se a água está girando no sistema de arrefecimento corretamente? A água do reservatório baixa, mas não a do radiador. De qualquer forma, muito obrigado pela dica e pela disposição acerca da água deonizada. Valeu.

O problema é na tampa do radiador e não no reservatório, a tampa serve para segurar a pressão e abrir quando há excesso, aliviando para o reservatório de expansão, que por sua vez armazena a água que retornara para o radiador quando a pressão se tornar negtiva, por tanto a chave esta na tampa do radiador que no caso esta liberando para fora do reservatório, provocando perda de água.

Em relação a válvula termostática, é melhor vc trocar e não retirar. Aproveita e faz a substituição das peças, juntamente com a limpeza do sistema.

[]'s,

Fernando César Ximenes
21/09/2007, 06:25
Fernando, o seu caso eu acho, que esta mais para limpeza do sistema e substituição de tampa de radiador e válvula termostática, faz isso que deve resolver o problema, uma dica, quando vc for fazer a limpeza do reservatório, retire ele e coloque areia, sabão em pó, um pouco de água e chaquale até ficar novamente branquinho (dica dada pelo Edintruder), isso facilita a leitura do nível. Creio que após isso vc deverá ficara sem problema de aquecimento.

[]'s,

Certo, Edu.
Antes de chegar na junta/cabeçote, vou começar pelo sistema de arrefecimento.

edubelem
21/09/2007, 08:47
Certo, Edu.
Antes de chegar na junta/cabeçote, vou começar pelo sistema de arrefecimento.

Acredito que seja apenas isso, principalmente pelo fato da água não retornar ao radiador.

[]'s e mantenha-nos informados,

danielgleizer
21/09/2007, 17:30
Amigos

Qual é a posicao da marcacao do ponteiro de voces em condicoes normais na L200 , a minha fica quase na primeira marcacao ,2MM do primeiro tracinho , mas quando pego serra ou exijo mais ela chega quase no meio , claro que eu nao deixo passar do meio pois ja considero area critica , hoje estava marcando com um termometro infravermelho , o cabecote fica em torno de 78 a 82ºc . na posicao normal , ainda nao testei na posicao critica. Agora mandei fazer um radiador maior , o original tem duas fileiras de tubos mandei fazer um com tres fileiras!!! vamos ver se vai melhorar agora .

Vivone
24/09/2007, 11:35
Edu, acho que você chegou no ponto exato. Estava olhando as L200 da PM da cidade e percebi que há uma peça de plástico ou borracha na parte inferior e interna da tampa do reservatório. No meu carro, não há essa peça, ou seja, há somente a tampa e a mangueira. Eu, inclusive, coloquei um orringue para ver se vedava, mas não adiantou. Vou ver se encontro essa peça por aqui. Valeu.

Rogerio Alvarenga Macedo
25/09/2007, 20:19
Caros colegas, vamos apresentar um breve comentário. Como técnico especialista recebo em minha oficina em BH, inúmeras L200 com o mesmo problema de aquecimento. Muitas desta com o cabeçote trincado ou tão empenado que não permite mais a plaina do mesmo.
Quase sempre a causa do defeito é por vasamentos nas mangueiras especialmente as do aquecimento da cabine, que na maioria estão ressecadas e trincadas e com o movimento do motor se rompem. Já aconteceu de ter que trocar o ventilador, mas é um defeito raro, que para ser diagnosticado, é só observar o eixo com a mola bimetálica espiral, se não está úmido de óleo, o que é indício de vasamento do fluido da embreagem viscosa do ventilador.
É sempre bom observar em uma oficina especialisada se a pressão do turbo não está elevada por causa do travamento da válvula wastegate ou se a cápsula pneumática da mesma não está furada, o que pode provocar o aumento da pressão do turbo e consequentemente o aquecimento do motor, principalmente em altas rotações. O sistema possui uma válvula de segurança caso a pressão ultrapasse o permitido, mas mesmo esta válvula pode falhar. Carros mais novos dificilmente estarão com o radiador obstruido, mas é sempre bom mandar conferir, pois em mecânica nada é impossível, portanto não descarte esta possibilidade. As L200 sport HPE estão com o mesmo motor 2500 que equipa as GL e GLX, mas com a potência dobrada, que foi conseguida com o aumento da pressão de turbo e consequentemente com a elevação do débito do combustível, o que provoca um esforço extra no motor acarretando elevada temperatura na cãmera de combustão, e que certamente o sistema de arrefecimento não consegue dissipar, mesmo com o controle eletrônico do motor. Por isso ao trafegar em aclives longos e em rotações elevadas a temperatura sobe e só desce se reduzir a velocidade e a rotação do motor. Porquê?
A cada combustão uma gama elevada de calor é fornecida à câmara de combustão, e se a rotação sobe, a frequência desta combustão também aumenta proporcionalmente à rotação, exigindo que o sistema de arrefecimento seja eficiente para remover o calor
excedente, então se elevamos a pressão e alimentação na cêmera de combustão, em um mesmo motor, estaremos prejudicando esta troca de calor entre o motor e o meio refrigerante, exigindo que o sistema seja redimensionado para que possa ser eficiente.

Rogerio Alvarenga Macedo
25/09/2007, 20:33
Acredito que seja apenas isso, principalmente pelo fato da água não retornar ao radiador.

[]'s e mantenha-nos informados,

caros amigos o fato da água não retornar p/ radiador pode tb ser porque a compressão do motor pode está passando para o sistema de arrefecimento e mesmo com o esfriamento do motor quando teria que ocorrer a depressão ou pressão negativa no radiador isso não acontece pois o sistema está pressurizado por gases da combustão. É de certa forma fácil de observar o fenômeno, visto que ao abrir a tampa com o motor frio, nota-se que existe uma pressão residual no radiador. Um abraço p/ todos

Rogerio Alvarenga Macedo
25/09/2007, 20:34
Caros colegas, vamos apresentar um breve comentário. Como técnico especialista recebo em minha oficina em BH, inúmeras L200 com o mesmo problema de aquecimento. Muitas desta com o cabeçote trincado ou tão empenado que não permite mais a plaina do mesmo.
Quase sempre a causa do defeito é por vasamentos nas mangueiras especialmente as do aquecimento da cabine, que na maioria estão ressecadas e trincadas e com o movimento do motor se rompem. Já aconteceu de ter que trocar o ventilador, mas é um defeito raro, que para ser diagnosticado, é só observar o eixo com a mola bimetálica espiral, se não está úmido de óleo, o que é indício de vasamento do fluido da embreagem viscosa do ventilador.
É sempre bom observar em uma oficina especialisada se a pressão do turbo não está elevada por causa do travamento da válvula wastegate ou se a cápsula pneumática da mesma não está furada, o que pode provocar o aumento da pressão do turbo e consequentemente o aquecimento do motor, principalmente em altas rotações. O sistema possui uma válvula de segurança caso a pressão ultrapasse o permitido, mas mesmo esta válvula pode falhar. Carros mais novos dificilmente estarão com o radiador obstruido, mas é sempre bom mandar conferir, pois em mecânica nada é impossível, portanto não descarte esta possibilidade. As L200 sport HPE estão com o mesmo motor 2500 que equipa as GL e GLX, mas com a potência dobrada, que foi conseguida com o aumento da pressão de turbo e consequentemente com a elevação do débito do combustível, o que provoca um esforço extra no motor acarretando elevada temperatura na cãmera de combustão, e que certamente o sistema de arrefecimento não consegue dissipar, mesmo com o controle eletrônico do motor. Por isso ao trafegar em aclives longos e em rotações elevadas a temperatura sobe e só desce se reduzir a velocidade e a rotação do motor. Porquê?
A cada combustão uma gama elevada de calor é fornecida à câmara de combustão, e se a rotação sobe, a frequência desta combustão também aumenta proporcionalmente à rotação, exigindo que o sistema de arrefecimento seja eficiente para remover o calor
excedente, então se elevamos a pressão e alimentação na cêmera de combustão, em um mesmo motor, estaremos prejudicando esta troca de calor entre o motor e o meio refrigerante, exigindo que o sistema seja redimensionado para que possa ser eficiente.

Pequeno jr
25/09/2007, 21:22
Rogerio,
Aqui no forum ja descutimos e re-descutimos este assunto e uma coisa é certa. Até L-200 Outdoor com menos de 1000km rodados ja aqueceu, além de vários outros que sempre so fazem manutenção na autorizada.

edubelem
26/09/2007, 09:39
caros amigos o fato da água não retornar p/ radiador pode tb ser porque a compressão do motor pode está passando para o sistema de arrefecimento e mesmo com o esfriamento do motor quando teria que ocorrer a depressão ou pressão negativa no radiador isso não acontece pois o sistema está pressurizado por gases da combustão. É de certa forma fácil de observar o fenômeno, visto que ao abrir a tampa com o motor frio, nota-se que existe uma pressão residual no radiador. Um abraço p/ todos

Porem, antes de abrir um motor, não custa nada trocar a tampa do radiador e limpar o sistema...

[]'s,

AKPG
26/09/2007, 12:22
Rogerio,
Aqui no forum ja descutimos e re-descutimos este assunto e uma coisa é certa. Até L-200 Outdoor com menos de 1000km rodados ja aqueceu, além de vários outros que sempre so fazem manutenção na autorizada.
Opa!!! Esta dos mil km foi a minha!!! Quero direitos autorais!!!

Marcello Ladeira
26/09/2007, 13:56
Alexandre aproveita e já negocia com o Rogério a colocação dos seus Airlocks pois ele é que dá manutenção no meu carro e do Wagner.

abs,

Humberto74
18/10/2007, 11:49
<FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">

Como vcs podem ver, o problema de aquecimento não é exclusivo das L200's!

<FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">https://mailserver.prt15.gov.br/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/ATT808496.jpg?action=viewattachment&sessionid=humberto*-session-0.82092293186146&message_id=%3C000701c81189%24a16b1380%240100000a%4 0usuario2670583%3E&folder=INBOX&attachment_nodeid=0-1&

AKPG
18/10/2007, 11:56

Como vcs podem ver, o problema de aquecimento não é exclusivo das L200's!

<FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">https://mailserver.prt15.gov.br/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/ATT808496.jpg?action=viewattachment&sessionid=humberto*-session-0.82092293186146&message_id=%3C000701c81189%24a16b1380%240100000a%4 0usuario2670583%3E&folder=INBOX&attachment_nodeid=0-1&
Posta as informações novamente.

Vivone
18/10/2007, 12:24
Jairo, troquei a peça da tampa do radiador e resolveu o problema. Era uma pecinha de borracha que fica presa na parte interna da tampa e segura a pressão da água, conforme o Edubelém disse.
Obrigado pela ajuda.

Vivone,

A minha, desde que comprei nao baixa NADA o reservatório de agua, nem o radiador.

A agua-chocolate é porque ela tá suja e possivelmente com ferrugem. Troque a agua, por agua deonizada (agua-desmineralizada). Se não tiver por ai, caso voce passe aqui pelo Rio de Janeiro, eu tenho pra lhe fornecer (gratis) quanta agua deonizada voce precisar, pois tenho os foiltros deonizadores aqui na minha empresa.

Não esqueça de colocar como manda o manual, o aditivo para radiadores.

Depois, observe o comportamento..... e conte pra gente.

Não esqueça, na hora de trocar a agua toda, de fazer uma limpeza, pra tirar do circuito os restos de ferrugem que sempre acumulam.

J. G. Junior
18/10/2007, 12:46
Fernando,
Não é só a troca do radiador. No meu caso, eles trocaram a forma como o sistema funciona. Tiraram o vaso de expansão e colocaram outro de forma que a água do radiador passa por ele agora e retorna para o próprio radiador. Fora isso, alteraram algo na bomba d'água para aumentar o fluxo dentro do motor. Nem trocaram o radiador. Ele é o mesmo que veio no carro.

Quanto ao problema apresentado no seu carro, infelizmente eu não tenho conhecimento suficiente para poder te ajudar, mas fica sossegado que logo logo aparece alguém com informações para poder te ajudar.

Um abraço,

Caros Colegas,

Postei isso em outro topico, mas acho que aqui está mais pertinente.
Na minha teve o mesmo problema do Fernando, mas somente uma vez. Não aconteceu mais.
AKPG, será que essa modificação na bomba dagua não é essa descrrita abaixo??? Para melhorar o fluxo de água???

Estive recentemente em São Paulo em uma cidade do interior. Por coincidência encontrei um mecânico que trabalha com jeeps, picapes 4X4, etc.
Na oficina dele estava uma L200 sport ano 2005 fazendo o reparo do motor. Tinha trocado um pistão e biela.
Comecei a conversar como ele sobre as MITs pois tenho uma. Ele acha que estão tirando potência demais desse motor. Colocaram uma turbina muito grande, assim como o módulo HPE. Tinha uma Pagero sport HPE 2006 ou 2007, perto da oficina dele, que tinha ido para uma concessionária na capital umas duas vezes.

Mas uma coisa ele ( mecânico) concorda: muitos proprietários abusam da velocidade ( altos giros de motor por longo tempo), e isso ocasiona muito desgaste ao motor.
Eu já estou convencido que tenho que andar em minhas viagens na faixa de 110 ou 120 km, pois esse motor não tem a resistência de um MWM. E foi o que ele me disse: " Quer ter um motor por um longo tempo sem abrir??? Modere no pé."

Ele me passou uma dica, que disse ter resolvido o problema de aquecimento em muitas dessas picapes. É o seguinte: " aumentar o furo por onde entra a água ( que sai do bloco do motor) na bomba d'agua. O furo existente na chapa por trás dessa bomba é muito pequeno, e limita muito a vazão da bomba. O furo deve ser aumentado para uma área de aproximadamente 1 cm quadrado ( 1 x1 cm) ou pouco menos. "
Parece fazer sentido, mas vou consultar mais pessoas pra ver se procede.
Alguém já ouviu falar disso??? O cara me pareceu conhecer muito mesmo de motores em geral. Só esqueci de perguntar se essa idéia foi dele ou passada por outro colega.

Abraços,

JG.

AKPG
18/10/2007, 13:24
Caros Colegas,

Postei isso em outro topico, mas acho que aqui está mais pertinente.
Na minha teve o mesmo problema do Fernando, mas somente uma vez. Não aconteceu mais.
AKPG, será que essa modificação na bomba dagua não é essa descrrita abaixo??? Para melhorar o fluxo de água???

Estive recentemente em São Paulo em uma cidade do interior. Por coincidência encontrei um mecânico que trabalha com jeeps, picapes 4X4, etc.
Na oficina dele estava uma L200 sport ano 2005 fazendo o reparo do motor. Tinha trocado um pistão e biela.
Comecei a conversar como ele sobre as MITs pois tenho uma. Ele acha que estão tirando potência demais desse motor. Colocaram uma turbina muito grande, assim como o módulo HPE. Tinha uma Pagero sport HPE 2006 ou 2007, perto da oficina dele, que tinha ido para uma concessionária na capital umas duas vezes.

Mas uma coisa ele ( mecânico) concorda: muitos proprietários abusam da velocidade ( altos giros de motor por longo tempo), e isso ocasiona muito desgaste ao motor.
Eu já estou convencido que tenho que andar em minhas viagens na faixa de 110 ou 120 km, pois esse motor não tem a resistência de um MWM. E foi o que ele me disse: " Quer ter um motor por um longo tempo sem abrir??? Modere no pé."

Ele me passou uma dica, que disse ter resolvido o problema de aquecimento em muitas dessas picapes. É o seguinte: " aumentar o furo por onde entra a água ( que sai do bloco do motor) na bomba d'agua. O furo existente na chapa por trás dessa bomba é muito pequeno, e limita muito a vazão da bomba. O furo deve ser aumentado para uma área de aproximadamente 1 cm quadrado ( 1 x1 cm) ou pouco menos. "
Parece fazer sentido, mas vou consultar mais pessoas pra ver se procede.
Alguém já ouviu falar disso??? O cara me pareceu conhecer muito mesmo de motores em geral. Só esqueci de perguntar se essa idéia foi dele ou passada por outro colega.

Abraços,

JG.
JG,

Talvez até tenha sido esta a alteração que fizeram internamente no motor da minha ex-L200. Porém acho que nunca conseguirei descobrir esta informação. Só não se esqueça que não fizeram somente isso na minha ex-chaleira.

Agora vou te dizer uma coisa: não concordo com esta lógica de ter que poupar o carro. Não estou falando em detonar, forçar a saida de giro e outras coisas mais, mas no meu caso, eu apenas tentei usar a pkp como uma pkp e não consegui. O carro não me atendeu. Esquentava. Por isso que vendi o carro e vou contar pra todo mundo a má experiência que tive com a MIT.

A diferença é a seguinte: se vc pegar um motor MWM e rodar no limite de giro direto, ao invés de abrir o bico com 300 mil, ele vai abrir com 200. Já o da L200 HPE abre o bico muito antes disto. Mesmo andando na boa. Não adianta: este motor foi projetado para ter 87 cvs e estão tirando 141. Não existe mágica para isso.

Um abraço,

edubelem
18/10/2007, 15:16
JG,

Talvez até tenha sido esta a alteração que fizeram internamente no motor da minha ex-L200. Porém acho que nunca conseguirei descobrir esta informação. Só não se esqueça que não fizeram somente isso na minha ex-chaleira.

Agora vou te dizer uma coisa: não concordo com esta lógica de ter que poupar o carro. Não estou falando em detonar, forçar a saida de giro e outras coisas mais, mas no meu caso, eu apenas tentei usar a pkp como uma pkp e não consegui. O carro não me atendeu. Esquentava. Por isso que vendi o carro e vou contar pra todo mundo a má experiência que tive com a MIT.

A diferença é a seguinte: se vc pegar um motor MWM e rodar no limite de giro direto, ao invés de abrir o bico com 300 mil, ele vai abrir com 200. Já o da L200 HPE abre o bico muito antes disto. Mesmo andando na boa. Não adianta: este motor foi projetado para ter 87 cvs e estão tirando 141. Não existe mágica para isso.

Um abraço,

Descordo de vc Alexandre, se a MWM ou a international, antiga Perkins, progeta um motor que agüenta 4000Rpm e diz que dura 300.000Km é por que dura 300.000Km a 4000Rpm, talvez dure menos se o usuário abrir a bomba ou vacilar na manutenção.

Rodei uma vez com uma D-20, com motor perquinho, 280.000Km sempre andei a 2800RPM (rot max) a 130 Km/h e vendemos o carro com o motor impecável, não baixava uma gota de óleo.

Andar com limitações de 110 - 120 é coisa da década de 60, é inaceitável hoje em dia.

Primeiro relato de Pajero Sport!!

[]’s,

AKPG
18/10/2007, 15:17
Descordo de vc Alexandre, se a MWM ou a international, antiga Perkins, progeta um motor que agüenta 4000Rpm e diz que dura 300.000Km é por que dura 300.000Km a 4000Rpm, talvez dure menos se o usuário abrir a bomba ou vacilar na manutenção.

Rodei uma vez com uma D-20, com motor perquinho, 280.000Km sempre andei a 2800RPM (rot max) a 130 Km/h e vendemos o carro com o motor impecável, não baixava uma gota de óleo.

Andar com limitações de 110 - 120 é coisa da década de 60, é inaceitável hoje em dia.

Primeiro relato de Pajero Sport!!

[]’s,
Edu,
Foi mais ou menos isso que eu quis dizer.
Um abraço,

J. G. Junior
18/10/2007, 15:30
Valeu AKGP,

Também concordo com vc. Carro é pra ser usado. Acho que o mecânico que falei estava falando de andar a 150 ou 160 por longos períodos, mas mesmo assim esses motores deveriam atingir uns 200.000km rodados sem problemas.
No meu caso passei a rodar mais devagar por economia. Vou de Natal a Fortaleza sem abastecer, ou mesmo Fortaleza - Terezina, mas na base do 110 km/h e chego com uma pequena folga no tanque.

Mas o assunto aqui é aquecimento. Pois vamos lá.

Eu estou convencido ( to parecendo a besta do planalto, rsrsr) que realmente estão tirando potência demais do motor para linha HPE. Passar de 87 ou 93 cv para 141 e coisa demais. É possível sim, mas com custos. Mecânicos da propria MIT já me falaram isso a pelo menos uns 3 anos atrás que a HPE esquentava.

Já no caso da minha que é a super simples ( não é imposto, rsrsr) L200 - L, ou de outros colegas que possuem o modelo mais simples ( 87cv) o caso é diferente. Agora perto ou pouco depois dos 100.oookm rodados estão abservando um pequeno esquente em alguns momentos, com certeza eh pq o sistema de refrigeração está apresentando falhas (desgaste, sugeira, liquido não propriado, etc).

Estive observando o radiador da L200, pelo menos na minha, as colmeias são de cobre ( aqui já citado por outro colega) e em muitos lugares ele está esfarelando ( como se estivesse apodrecendo). Notei isso quando foram trocar a correia dentada. Não tenho dúvidas de que a eficiência do radiador caiu. Tudo bem, 110.000km nas costas.
É bem verdade que não estou usando mais o liquido da MIT, mas qualquer outro de boa qualidade vai servir.

Vou trocar todo o líquido pelo usado nos motores da IVECO (leia-se FIAT). Somente questão de custo. Se não resolver coloco o da MIT.
Estou até procurando um radiador de alumínio que possa ser adaptado. Esse de cobre parece coisa de carro anos 60.
Outra coisa, não sei não, mas acho que o sistema de acoplamento viscoso da hélice do meu carro está indo pro saco. Quando ela está totalmente fria, depois de alguns giros na hélice o sistema fica parecendo um ventilador. Super folgado. Quando o motor esquenta ela trava, mas com uma certa folga. Teria que medir o torque para girar essa hélice com uma certa temperatura. Muito complicado!!!

Resumindo: radiador velho, líquido de má qualidade e acoplamento viscoso cansado resulta em aquecimento. Logo é testar pra saber onde está o problema para não jogar dindin fora, porque aqui não dá dinheiro em pé.

Abraços a todos,

João Gualberto

Walter L. L. Casitta
18/10/2007, 16:11
Valeu AKGP,

Também concordo com vc. Carro é pra ser usado. Acho que o mecânico que falei estava falando de andar a 150 ou 160 por longos períodos, mas mesmo assim esses motores deveriam atingir uns 200.000km rodados sem problemas.
No meu caso passei a rodar mais devagar por economia. Vou de Natal a Fortaleza sem abastecer, ou mesmo Fortaleza - Terezina, mas na base do 110 km/h e chego com uma pequena folga no tanque.

Eu estou convencido ( to parecendo a besta do planalto, rsrsr) que realmente estão tirando potência demais do motor para linha HPE. Passar de 87 ou 93 cv para 141 e coisa demais. É possível sim, mas com custos. Mecânicos da propria MIT já me falaram isso a pelo menos uns 3 anos atrás que a HPE esquentava.

Já no caso da minha que é a super simples ( não é imposto, rsrsr) L200 - L, ou de outros colegas que possuem o modelo mais simples ( 87cv) o caso é diferente. Agora perto ou pouco depois dos 100.oookm rodados estão abservando um pequeno esquente em alguns momentos, com certeza eh pq o sistema de refrigeração está apresentando falhas (desgaste, sugeira, liquido não propriado, etc).

Estive observando o radiador da L200, pelo menos na minha, as colmeias são de cobre ( aqui já citado por outro colega) e em muitos lugares ele está esfarelando ( como se estivesse apodrecendo). Notei isso quando foram trocar a correia dentada. Não tenho dúvidas de que a eficiência do radiador caiu. Tudo bem, 110.000km nas costas.
É bem verdade que não estou usando mais o liquido da MIT, mas qualquer outro de boa qualidade vai servir.

Vou trocar todo o líquido pelo usado nos motores da IVECO (leia-se FIAT). Somente questão de custo. Se não resolver coloco o da MIT.
Estou até procurando um radiador de alumínio que possa ser adaptado. Esse de cobre parece coisa de carro anos 60.
Outra coisa, não sei não, mas acho que o sistema de acoplamento viscoso da hélice do meu carro está indo pro saco. Quando ela está totalmente fria, depois de alguns giros na hélice o sistema fica parecendo um ventilador. Super folgado. Quando o motor esquenta ela trava, mas com uma certa folga. Teria que medir o torque para girar essa hélice com uma certa temperatura. Muito complicado!!!

Resumindo: radiador velho, líquido de má qualidade e acoplamento viscoso cansado resulta em aquecimento. Logo é testar pra saber onde está o problema para não jogar dindin fora, porque aqui não dá dinheiro em pé.

João Gualberto,

O cobre transfere calor com maior eficiência que o alumínio, mas o alumínio é mais barato e mais leve e por isso é o mais usado. Você pode substituir o de core pelo de alumínio, mas é melhor não esperar ele tenha a mesma eficiência.
O líquido da Iveco é o mesmo da Fiat, é o Paraflu. Aqui em BH o melhor preço que consegui foi de R$16,00 na concessionária Iveco. Por coincidência comprei 7 litros ontem pra colocar na minha Ranger...

danielgleizer
18/10/2007, 19:08
Amigos

A minha apresenta o mesmo problema a algum tempo e ja fiz de tudo o possivel , estou querendo trocar o radiador tb , ja vi ate o preco para mandar fazer um 500 latinhas , acontece que o cara do radiador relatou que o original so tem 2 fileiras de tubos por onde passa a agua ele quer fazer um de 3 fileiras de tubos da perfeitamente no lugar . Ele disse tb que esta acostumado a fazer isso em van e que o projeto original da mit é para clima frio japao por isso que esquenta. a minha é uma GL com 120000,00

cbridi
18/10/2007, 20:50
Que coisa... agora até as L e GL de 87 pangarés estão querendo esquentar, basta a quilometragem avançar...
E eu cheguei a cogitar a troca da Ranger por uma Savana, no more...

murilloaquino
18/10/2007, 22:46
COmentando sobre o esquente e sobre a rotação.
Tambem sou da opinião que se o motor e projetado pra durar 300 mil , ele tem q durar em qualquer regime de duração.Se vc andar em rotação menor, talvez ele dure 400 ou 500 mil.
Agora o problema é a relaçao de marcha.Sobre o processe de climatização dos motores da mit, estive cmentando isso com o mecanico da concessionaria, e ele me confessou que a mit faz uma alteração do ponto de injeção do motor.No caso, me parece que no japão é de 7 graus e eles alteram pra 9 sem o conhecimento da matriz...

Sinceramente?E PURA gambiarra e falta de respeito com os clientes da MIT.Na minha opinião estão acabando com a reputação dos carros mitsubishi realmente resistentes que são os importados.

J. G. Junior
19/10/2007, 12:20
Olá pessoal,

Como disse em meu comunicado anterior muitos fatores podem ter comtribuido para esse aumento de temperatura. Devo aqui relatar que mesmo aumentando a temperatura o ponteiro nunca chegou ao meio do dial.

Meu carro nunca tinha subido o ponteiro mais que dois milimetros acima do ponto mínimo.
Somente em dunas muito pesadas. Mas o acoplamento viscoso cansado, liquido de baixa qualidade e radiador velho a eficiência cai.

Daniel, concordo com vc sobre o radiador, ele deve estar no limite, pois foi projetado em outra região ( mais fria). Logo, quando o sistema cai a eficiência ( motivos acima citados), o carro vai esquentar um pouco mais. Lembro que a minha sobe um pouco mais a temperatura quando piso mais ( +120km), de resto fica normal. Estou quase certo que é o acoplamento viscoso. Vou ter que meter a mão no bolso.
Lembro que as primeiras L200 (importadas) não tinham turbo e por isso geravam menos calor.
Tens o telefone dessa pessoa que fabrica o radiador??? É de alumínio mesmo???
Como o Walter falou, o cobre é mais eficiente, mas pelo que estou vendo que estraga mais rapido.

Abraços,

João Gualberto

Eduardo Eustaquio
19/10/2007, 12:28
Valeu AKGP,

Abraços a todos,

João Gualberto

Prezado João Gualberto, não me recordo quem, mas uma época atrás vi o relato de um colega forista que também tinha uma L200 com o motor de 87cavalos e ela também apresentou problemas de aquecimentos e, se não estou enganado, ela estava pouco rodada.

Vamos ver se ele aparece e comenta aqui sobre isso. Acho que era alguém do lado de Minas Gerais.

FlavioLouveira
19/10/2007, 12:36
Esse negocio de ´´foi projetado para regioes frias´´, é um argumento impensado, não existe isso... Até no Alasca faz 40 graus no verao, no Japao também, na europa tbem...e por ai vai.... Esse argumento ai é folclore puro... :concordo:

Walter L. L. Casitta
19/10/2007, 12:45
Esse negocio de ´´foi projetado para regioes frias´´, é um argumento impensado, não existe isso... Até no Alasca faz 40 graus no verao, no Japao também, na europa tbem...e por ai vai.... Esse argumento ai é folclore puro... :concordo:

X2!......... Isso não existe... Clima temperado só no Brasil mesmo...

edubelem
19/10/2007, 14:55
X2!......... Isso não existe... Clima temperado só no Brasil mesmo...

X3 pra mim este motor foi progetado para rodar aspirado com 75 Cv's, como os das toyotas 2.5 antigas...

FlavioLouveira
19/10/2007, 15:05
estive cmentando isso com o mecanico da concessionaria, e ele me confessou que a mit faz uma alteração do ponto de injeção do motor.No caso, me parece que no japão é de 7 graus e eles alteram pra 9 sem o conhecimento da matriz...

Algum letrado ai sabe explicar para mim o que é esse 7 graus ou 9 hehehe... Graus para mim é no termometro só :parede::parede:

BLUE BUS
19/10/2007, 15:47
Alguém já viu o 4m40 das pajeros esquentar......o meu pelo menos nunca esquentou...eu tenho uma 93 e o ponteiro esta sempre um pouco abaixo do meio....acho que este problema ocorre só com 4d56 né??? Quem sabe se trocar o ventilador do radiador por um que tenha um angulo da pá melhor para refrigerar..

murilloaquino
19/10/2007, 15:51
Eu tb nunca ouvi falar dos 4m40 esquentar não.Inclusive a minha pajero tambem tem esse motor.COm relação as pás, a propria mit fez essa alteração nas l200 sport, mudando de 9 pás para 11, mas não surgiu efeito.Agora, me disseram q mudam um tal de defletor( só não sei de quê, pois o mecanico não me explicou).

evandroff
20/10/2007, 11:25
Qual era o motor da Pajero Full 2.8 em 2001? Aquele motor era muito melhor, pelo menos com dq de casa era muito melhor que o 3.2.

murilloaquino
20/10/2007, 14:19
O motor 2.8 da pajero é o 4m40.
Melhor que o 4m41 3.2??

Sukys
20/10/2007, 14:46
Algum letrado ai sabe explicar para mim o que é esse 7 graus ou 9 hehehe... Graus para mim é no termometro só :parede::parede:

Avanço de injeção em graus, referente ao PMS (Ponto Morto Superior), e quanto maior for o valor (maior o avanço) maiores as chances de aquecimento. Falo em chance, em probabilidade, já que coisa do tipo tem implicação na temperatura do motor, e se vero neste caso, só na base da monitoração.

Sds,
Sukys

murilloaquino
20/10/2007, 14:50
Então foi isso mesmo que o mecanico me falou e eu não soube explicar...

RezendeDF
20/10/2007, 15:41
A minha já está com 21.000Km e ainda não esquentou. Inclusive nessa viagem que fiz para BH no feriadão andei um bom tempo entre 140 e 160km/h para ver se o ponteiro subiria ou não. Tudo normal.

Depois da revisão de 20.000km até o consumo melhorou. Consegui na estrada uma média de 8,40km/l. Antes a média em estrada ficava um pouco abaixo dos 8km/l e andando um pouco mais devagar. Na cidade a média fica sempre entre 9 e 10km/l. Sabe como é né, aqui em Brasília temos muitas planícies e velocidades controladas por radares espalhados por todo o DF.

Humberto74
21/10/2007, 10:49
Pessoal,

Há muito tempo venho lendo diversas reclamações de proprietários de L200's HPE quanto ao aquecimento anormal do motor da picape, seja neste fórum, seja em outros sites especializados em veículos.

Já pensei em adquirir uma (ainda penso em fazer isso, às vezes), mas os relatos dos diversos proprietários da camionete me fizeram desistir da idéia. De todo modo, solidarizo-me aos lesados pela MIT e, como brasileiro, também sinto-me revoltado com a postura da montadora, que mesmo sabendo do defeito e dos riscos a que estão expostos os consumidores, não toma nenhuma providência para saná-lo.

Pois bem. Diante disso, estou escrevendo este e-mail para lhes dar algumas sugestões para fazer com que a montadora resolva esse defeito.

Em primeiro lugar, como se trata de um problema específico, crônico, detectado em diversos veículos pelo Brasil, podemos afirmar que se trata, sim, de uma lesão coletiva aos direitos dos consumidores que adquiriam a L200 HPE. Digo "defeito específico" porque é o mesmo defeito em diversas camionetes, e não defeitos diferentes em picapes diferentes.

Diante disso, se a maior parte dos proprietários lesados encaminhasse a um "líder" documentos comprovando que o defeito foi relatado às diversas concessionárias da marca no Brasil (ordens de serviço, recibos de prestação de serviço, etc...), seria fácil comprovar a lesão a que me refiro. Essa tarefa não é difícil de ser realizada; basta utilizar a internet como ferramenta de comunicação e/ou entrar em contato com os proprietários lesados.

Feita essa primeira etapa, o material reunido deverá ser encaminhado como denúncia a um Promotor de Justiça que atue na área de tutela coletiva, mais especificamente na tutela coletiva do consumidor. Seria interessante, inclusive, que fosse encaminhado ao Promotor que oficia na comarca onde situa-se a fábrica da MIT no Brasil (Catalão), porque isso facilitaria a negociação com a montadora. Garanto-lhes que se for um Promotor atuante, ele certamente iniciará uma investigação buscando colher mais dados para, ao final, firmar termo de ajuste de conduta ou acionar a empresa judicialmente para que ela repare os danos causados.

De todo modo, caso o Promotor opte por arquivar a denúncia, o material poderá ser encaminhado a alguma associação que tenha como finalidade a defesa do consumidor, a qual poderá ingressar com ação civil pública em face da empresa, buscando fazer com que os danos causados sejam reparados.

Outra idéia: alguém que conheça bem o idioma inglês poderia escrever um e-mail para a matriz da empresa no Japão relatando todos esses fatos que estão ocorrendo aqui no Brasil, com cópia dos e-mails dos diversos proprietários lesados pela marca.

Bom pessoal, é isso. Não se esqueçam que é muito cômodo ficarmos passando raiva e reclamando que nossos direitos são lesados e, chegado o momento de tomar uma atitude, nada sai do papel. Não cabe apenas ao Estado tomar uma atitude contra isso; a sociedade civil organizada também tem o dever de adotar providências contra esses abusos que acontecem no Brasil, afinal, é a própria sociedade a maior lesada com essas atitudes!!!

Descumpem-me o tamanho do e-mail e os possíveis erros de português (não revisei o texto antes de enviar!)!

Abço a todos.

Humberto.

Maranguas
21/10/2007, 11:36
Caro Humberto,

Sou proprietário de uma HPE e concordo plenamente, me candidato inclusive a participar disso se eu nao vende-la antes!

evandroff
21/10/2007, 14:09
Sou proprietario de uma tambem, apesar dela nao esqeuntar ja que o uso é urbano, estou muito decepcionado com as concessionarias MIT no brasil. Sei um pouco de ingles, caso precisem é soh falar.
msn e email:
efh12@hotmail.com

edubelem
22/10/2007, 16:37
A minha já está com 21.000Km e ainda não esquentou. Inclusive nessa viagem que fiz para BH no feriadão andei um bom tempo entre 140 e 160km/h para ver se o ponteiro subiria ou não. Tudo normal.

Depois da revisão de 20.000km até o consumo melhorou. Consegui na estrada uma média de 8,40km/l. Antes a média em estrada ficava um pouco abaixo dos 8km/l e andando um pouco mais devagar. Na cidade a média fica sempre entre 9 e 10km/l. Sabe como é né, aqui em Brasília temos muitas planícies e velocidades controladas por radares espalhados por todo o DF.

Um amigo meu, que tem um HPE aut, me disse a mesma coisa, depois da revisão de 20k, ela melhorou uns 10% em média a Km/lt.

[]’s,

Humberto74
22/10/2007, 18:04
Pelo jeito as minhas sugestões não vingaram!!:razz:
Bom, fiz isso pq tenho alguma experiência em tutela coletiva e pretendia ajudá-los a resolver esse problema tão comentado no fórum, por meio de denúncia ao Ministério Público. A reunião de provas de que o "defeito" existe, colhidas em diversas localidades do País, certamente ajudaria o Promotor "sorteado" a seguir com a investigação e tentar fazer com que a MIT resolvesse a questão (p. ex., por meio de um recall).
Enfim, estou tranquilo pq fiz a minha parte! O resto é com vocês!!

Abço a todos

Humberto.

fernandoof
22/10/2007, 18:10
Caro Humberto,

Sou proprietário de uma HPE e concordo plenamente, me candidato inclusive a participar disso se eu nao vende-la antes!

x2!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maranguas
22/10/2007, 20:12
Humberto,

Eu estou dentro! soh nao sei por onde começar, mas se eu tiver orientação eu sigo em frente com isso tb.

Marcello Ladeira
22/10/2007, 20:47
Para que pudesse entrar nessa teria de conviver com este problema no meu carro e sou sincero ao afirmar: a minha esquentou apenas uma vez depois disso - mesmo sendo mais exigida - nunca mais esquentou.

Abs,

J. G. Junior
22/10/2007, 23:25
Valeu Humberto,

Sua sugestão é muito boa para quem tem realmente o problema, e está com o carro novo e dentro da garantia e não teve um bom atendimento na MIT.

Mas no meu caso somente durante um curto período o ponteiro da temperatura subiu, isto é quando o carro estava sendo mais exigido. Mas tem agravantes: sem o liquido especificado (não conheço a qualidade do que estou usando) e provável fadiga do acoplamento viscoso da hélice ( 110.000km) quando se atinge maiores rotações. Olha que esse líquido eh muito importante. Estou me lembrando que fiz o motor de um golzinho meu ferver e sem forçar, andando somente com água. Foi só colocar o liquido e tudo mudou.

Portanto quem tiver o problema e puder comprovar visitas na MIT relatando o problema e comprovando que mesmo não foi solucionado, não vejo outra solução a não ser a apontado pelo Humberto. A união vai fazer a força.

Mas até onde pude observar esses motores da MIT 4D56 ( é isso mesmo???) não tem problema. O problema está na perda de eficiência do sistema de refrigeração,ou sistema sub-dimensionado para potencias maiores e isso em alguns casos extremos. Pode-se notar tb que vários proprietários foram até MIT e tiveram seus problemas resolvidos. Seria esse um indício que realmente existia essa elevação de temperatura e na presente data a Mit resoveu o pro. Bem, nesse caso caberia um recall para troca de peças.

Agora uma pergunta: Qual o percentual no universo das HPE´s que tem sido relatado o problema??? É expressivo???

Abraços,

JG.

ReidasCamisas
23/10/2007, 18:02
Muita calma nessa hora meu amigo, tenho uma tb, e a danada esquenta mais que churrasqueira em feriado nacional, vou lhe dar um bom conselho:
Coloca um relógio de temperatura bem grande na sua máquina, e tome sempre muito cuidado para não subir muito, pois cas0 contrário os prejus serão infinitamente grandes.
A minha eu desisti, está encostada, vou trocar o motor completo.

LUIS ANTONIO -BA
28/10/2007, 04:37
Acho q deveriamos fazer isso mesmo podem contar comigo, pois ja estou comprando uma briga com a Mit pois alem de esquentar o q ja me fez trocar do cabeçote ate a ventilador. e estar em uma oficina praticamente 3 dias por semana, a minha L200 Sport veio de fabrica com motor trocado com outra L200 fabricada no mesmo dia porem apos varios contato com a Mit para concertar a documentação junto aos orgãos e regularizar o meu manual e minha NF pois eles ja assumiram que erraram com relaçao a numeração a unica coisa que fizeram foi mandar uma carta de correção para a concessionária daqui de Salvador para q o despachante deles corrija junto ao Detran, só q com isso estou impossibilitado de trocar ou vender a minha L200 porque ninguem paga o q vale pois o motor com isso passa a não ser mais original. Cade o respeito com o consumidor estou no prejuizo de mais de R$ 20.000,00 contando com a troca de cabeçote q ja fiz pois se não tivesse problema de motor ja teria vendido. A minha esquenta se ficar parada, pois ja troquei tudo e agora não me resta mais nada a fazer a não ser encomendar um radiador com 03 colmeias e Fixar as haste4s do ventilador

Alex76...
28/10/2007, 09:54
Amigos
Qual L200 é de vocês que estão reclamando sobre esquentar o motor?
São todas HPE aut?
Alguém com Outdoor GLS teve problemas também?
Gostaria dessas informações pois estou pensando em comprar uma outdoor GLS.
Obrigado
Alexandre

LUIS ANTONIO -BA
28/10/2007, 13:10
Amigos
Qual L200 é de vocês que estão reclamando sobre esquentar o motor?
São todas HPE aut?
Alguém com Outdoor GLS teve problemas também?
Gostaria dessas informações pois estou pensando em comprar uma outdoor GLS.
Obrigado
Alexandre
Alex acho que são todas porem as HPE Aut são mais comun, porem depois de ter tido muita dor de cabeça acabei resolvendo acho que não deve ter problemas com as novasadaptações q fiz na minha Sport Hpe, troquei o Radiador por um de 3 sessões e travei o ventilador para rodar mais. Se algum dos colegas acha q tem algum problema favor me informar

Pequeno jr
28/10/2007, 13:27
Alex acho que são todas porem as HPE Aut são mais comun, porem depois de ter tido muita dor de cabeça acabei resolvendo acho que não deve ter problemas com as novasadaptações q fiz na minha Sport Hpe, troquei o Radiador por um de 3 sessões e travei o ventilador para rodar mais. Se algum dos colegas acha q tem algum problema favor me informar

Todas não....... So teve uma GLS 121 cv que apareceu aqui no forum dizendo que aqueceu e mesmo assim foi pq o mautorista ficou querendo sair da areia foda de praia na reduzida com o pé atochado no acelarador a mais de 4000rpm.

Desta forma nenhuma pick-up do mercado aguentaria.

O restante q apareceu com relatos de aquecimento são as de 87 cv e 141 cv. Fora isso nenhuma outra.

Independente disso tdo ... existe o Kit Gelo Tabajara by AKPG... as L200 que instalaram não tiveram + problemas.

LUIS ANTONIO -BA
28/10/2007, 13:43
Todas não....... So teve uma GLS 121 cv que apareceu aqui no forum dizendo que aqueceu e mesmo assim foi pq o mautorista ficou querendo sair da areia foda de praia na reduzida com o pé atochado no acelarador a mais de 4000rpm.

O restante q apareceu com relatos de aquecimento são as de 87 cv e 141 cv. Fora isso nenhuma outra.

Independente disso tdo ... existe o Kit Gelo Tabajara by AKPG... as L200 que instalaram não tiveram + problemas.
Pequeno Jr vc esta especificando aui no Forum porem falo no ambito Geral das oficinas, principalmente porque nos ultimos 02 meses acompanhei de perto e dentro do q vi na oficina era uma media de 02 cabeççotes por semana nas L200, sem especificações só não vi Pajero esquentar mais as outras.

Pequeno jr
28/10/2007, 19:09
Pequeno Jr vc esta especificando aui no Forum porem falo no ambito Geral das oficinas, principalmente porque nos ultimos 02 meses acompanhei de perto e dentro do q vi na oficina era uma media de 02 cabeççotes por semana nas L200, sem especificações só não vi Pajero esquentar mais as outras.

Luis, tem idéia de qto essas viaturas que vc viu estavam rodadas? A unica coisa que discutimos aqui é q aparecem problemas nos motores das L200 apos os 100.000 km/rodados.

murilloaquino
28/10/2007, 22:14
Galera,como estão todos falando sobre mit, vou pedir uma licença breve aqui pra utilizar do topico...

COmo todos sabem, minha pajero teve o coletor de escape, a turbina trocados na garantia por outros novos com 33 mil km e a bomba e os bicos foram enviados até a rose diesel em são paulo para uma ´´calibração``
Antes de deixar na concessionaria, a minha pajero ela muito fraca em baixa rotação e soltava MUUUITA fumaça, alem de que não passava dos 140.
Fizeram as alterações, as fumaças diminuiram bastante e o carro ficou um pouco mais economico(fazia 5.6 na cidade agora tá fazendo 6.2, 100% do tmepo com ar).
Uma duvida é o seguinte:
a pajero é muito forte nas 2 primeiras marchas, chega a cantar pneu mesmo sendo um carro automatico.O problema é que na estrada, apos os 100 km por hora, o carro é muuuito fraco.Nas subidas cai a velocidade e não acompanha carros 1.6.Como comparação,ando sempre em uma s-10 2.8 original e que com 132 cv e 34 kilos de torque, anda muuuito mais do que a minha pajero com ´´possiveis`` 145 cv e 38 kg.
Será que fizeram alguma alteração na bomba pra ela diminuir o debito em alta rotação??
Corre o risco de a mit ter trocado a turbina da hpe pela da gls que é menor e com pressão maior?
* a turbina da hpe roda com 1 bar e é maior que a da gls que tem 125 cv.
Estou com duvidas e preciso de opniões e argumentos para poder birgar com a concessionaria e com a garantia antes q ela acabe.
Ps:ela chega aos 160, mais so com reza braba e numa descida.A S-10, anda bastante e dá 160 tranquilo no plano,mesmo estando com mais de 90 mil km.
So lembrando tambem, que na estrada a pajero está com aproximadamente 3000 rpm aos 130 por hora no velocimetro...
O problema é somente apos as 2500 rpm que o carro fica muito fraco, as vezes penando pra ultrapssar Uno mile na subida...KKK...
espero contar com a ajuda dos meus companheiros entendidos do forum....

Marcello Ladeira
28/10/2007, 23:05
Murillo posso lhe garantir que minha L200 depois dos 2500 ainda tem muito fôlego, seu carro não parece estar 100%... merece dar uma ligada reclamando pro 0800 da mit nao?

abs,

Pequeno jr
28/10/2007, 23:10
Murillo posso lhe garantir que minha L200 depois dos 2500 ainda tem muito fôlego, seu carro não parece estar 100%... merece dar uma ligada reclamando pro 0800 da mit nao?

abs,

Pois é Ribanceira Abaixo ... nos motores mit, de 2500 a 3500 as vezes até +, o motor fala q é uma beleza.

Com certeza a do Murillovisk deve ter algo errado. Conversei com ele e chutei algo na bomba e sugeri ele levar a viatura para um outro bombista (fora da mit) para checar.

Fernando César Ximenes
28/10/2007, 23:16

Pequeno Jr., q kit gelo tabajara é esse? quais peças fazem parte dele? onde encontrá-lo?grato.

freitasjr
28/10/2007, 23:30
Uma duvida é o seguinte:
a pajero é muito forte nas 2 primeiras marchas, chega a cantar pneu mesmo sendo um carro automatico.O problema é que na estrada, apos os 100 km por hora, o carro é muuuito fraco.Nas subidas cai a velocidade e não acompanha carros 1.6.Como comparação,ando sempre em uma s-10 2.8 original e que com 132 cv e 34 kilos de torque, anda muuuito mais do que a minha pajero com ´´possiveis`` 145 cv e 38 kg.

Xiiii, acho que vc pegou um carro premiado. Como eu te disse antes, esse consumo seu estar muito alto e andando muito pouco. Essa dificuldade de passar dos 140 que vc relata Não é normal.

Será que fizeram alguma alteração na bomba pra ela diminuir o debito em alta rotação??
Corre o risco de a mit ter trocado a turbina da hpe pela da gls que é menor e com pressão maior?

Acho mais provável alteração(programação) no módulo Hpe do que na bomba injetora. POis quando se meche na bomba ou o carro fica xôxo(se for p/ menos) ou esperto(se for p/ mais) por inteiro; e Não bom nas arrancades e ruim de final...

* a turbina da hpe roda com 1 bar e é maior que a da gls que tem 125 cv.
Estou com duvidas e preciso de opniões e argumentos para poder birgar com a concessionaria e com a garantia antes q ela acabe.

A turbina da GLS a pressão gira em torno de 0,6 a 0,7, logo se tivesse trocado e botado ela p/ 1 bar, deveria ter melhorado(como acontece no meu carro) e não piorado(como no seu caso).

Ps:ela chega aos 160, mais so com reza braba e numa descida.A S-10, anda bastante e dá 160 tranquilo no plano,mesmo estando com mais de 90 mil km.
So lembrando tambem, que na estrada a pajero está com aproximadamente 3000 rpm aos 130 por hora no velocimetro...
O problema é somente apos as 2500 rpm que o carro fica muito fraco, as vezes penando pra ultrapssar Uno mile na subida...KKK...
espero contar com a ajuda dos meus companheiros entendidos do forum....

Ao que parece, mecheram na bomba p/ ela fumaçar menos e no módulo Hpe que, pelo visto, tentaram regular, só que fizeram erroneamente, haja visto o seu relato que a sua Pajero leva pau de Uno Mille :putz:

Vai lá e manda eles fazerem o serviço direito. Que tirar a prova dos 9; pega uma Pajero Hpe de alguém que vc conheça e faça um teste, ou então, dar uma passadinha aqui em Natal e ande na minha(Pajero) :mrgreen:.

Boa sorte aí, abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
28/10/2007, 23:34
Murillo vc não acha que compensa uma viajem até BH e um Checkup numa das concessionárias daqui??!?!?!?! Chegue falando que vc acha que ela nao tá andando nada e pronto, nada de falar que já mecheram em Montesclay...

LUIS ANTONIO -BA
29/10/2007, 00:55
Luis, tem idéia de qto essas viaturas que vc viu estavam rodadas? A unica coisa que discutimos aqui é q aparecem problemas nos motores das L200 apos os 100.000 km/rodados.
Pequeno Jr são viatuyras na sua maioria novas na media 2004 com uma faixa de 50.000 a minha por ex. tem 66.000 e ja tive que trocar o cabeçote, alem do ventilador, radiador e tampa retirado valvula e desmontado bomba dagua condensador do ar e etc. mas mesmo assim continua a esquentar quando sobe ladeira ando em baixa rotação na fazenda ou qdo fica parada muito tempo.

murilloaquino
29/10/2007, 08:22
éé...vo fazer isso mesmo...
provavel que eu vá em BH pra fazer esse teste sabe...
O consumo do carro na minha cidade, por ser ruas muito curtas, excesso de semaforos e velocidade baixa, deve ficar na casa dos 6.5 mesmo.Agora na estrada é que tá dando dó.
Até falei com eles sobre o modulo, ele testou lá pra ver se estava funcionando e disse q estava OK.

murilloaquino
29/10/2007, 08:24
So para lembrar, tem uma subida de uma serra aqui proximo da minha cidade.È de pista dupla e tals.Eu consegui subir lá na pajero a 120 com a terceira marcha e o giro lá proximo dos 4000 rpm.Estava até com o mecanico da mit do meu lado.Só pra constar, eu subia essa mesma ladeira na 4 marcha da ranger a uns 150~160 com o giro em torno dos 3000 rpm...

AKPG
29/10/2007, 16:41
Pequeno Jr., q kit gelo tabajara é esse? quais peças fazem parte dele? onde encontrá-lo?grato.
Fernando,

Este kit é encontrado apenas nas concessionárias da MIT, depois de vc quebrar o pau com eles e divulgar seu caso para a imprensa. Foi assim comigo.

Um abraço,

evandroff
29/10/2007, 21:52
vc tem as fotos desse kit gelo neh? teria como postá-las, pq procurei ateh no google e nao axei nada

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 21:59
vc tem as fotos desse kit gelo neh? teria como postá-las, pq procurei ateh no google e nao axei nada

Todo mundo sabe que esse kit gelo existe e até funciona, mas ninguém viu ainda.:roll:

Humberto74
29/10/2007, 22:26
Caro Walter,

Como vc tem bom conhecimento de mecânica, se possível, gostaria que vc me esclarecesse o seguinte: supondo que alguém instale em sua L200 o "kit AKPG" e o motor da picape deixe de aquecer de forma anormal, esse Kit também resolverá aqueles outros problemas que costumam ser citados por aqui (e que fazem com que o motor tenha de ser refeito em torno dos 100milKm)? Dito de outra forma: todos (ou a maior parte) dos problemas nos motores das HPE's são resultado do aquecimento anormal no motor?

Muito obrigado.

Abço.

AKPG
29/10/2007, 22:32
Todo mundo sabe que esse kit gelo existe e até funciona, mas ninguém viu ainda.:roll:
Como não viu? Eu não só vi como testei. E no meu caso, resolveu o problema. Porém meu carro estava na época com apenas 5 mil km (ou algo em torno disso, pois não me lembro). E vendi ele com 15 mil. Ou seja, não sei o que aconteceria se ele chegasse aos 100 mil.

AKPG
29/10/2007, 22:32
Evandro,

Existem fotos aqui mesmo no fórum, só não me lembro em qual tópico. Vou pesquisar e depois coloco o link aqui.

Um abraço,

freitasjr
30/10/2007, 01:09
Evandro,

Existem fotos aqui mesmo no fórum, só não me lembro em qual tópico. Vou pesquisar e depois coloco o link aqui.

Alexandre, aproveitando que voltaram a falar sobre o kit Gelo; o que é instalado pela autorizada/concessionária daqui(Natal/RN) que é enviado pela fábrica, além de outras coisas, eles tb trocam a ventuinha que fica na frente do radiador - por acaso no Kit instalado na sua Ex-L200 foi trocada a ventuinha :?: :pensativo:

Abraços, cordialmente, Francisco de FReitas...

AKPG
30/10/2007, 08:11
Alexandre, aproveitando que voltaram a falar sobre o kit Gelo; o que é instalado pela autorizada/concessionária daqui(Natal/RN) que é enviado pela fábrica, além de outras coisas, eles tb trocam a ventuinha que fica na frente do radiador - por acaso no Kit instalado na sua Ex-L200 foi trocada a ventuinha :?: :pensativo:

Abraços, cordialmente, Francisco de FReitas...
Freitas,

Eles não trocaram a ventoinha da minha ex-L200. Pelo que me lembro, ouve uma alteração no número de pás da ventoinha da Sport para a Outdoor. Talvez seja por este motivo é que não houve alteração nela. Acho q as Outdoor já saem de fábrica com uma hélice com mais pás (não tenho certeza disto).

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 08:56
Como não viu? Eu não só vi como testei. E no meu caso, resolveu o problema. Porém meu carro estava na época com apenas 5 mil km (ou algo em torno disso, pois não me lembro). E vendi ele com 15 mil. Ou seja, não sei o que aconteceria se ele chegasse aos 100 mil.

Então fala aí do que é composto o Kit...:mrgreen:

AKPG
30/10/2007, 09:16
Então fala aí do que é composto o Kit...:mrgreen:

Vamos lá. Vou tentar explicar com detalhes. Se não entender, me fale que eu faço um desenho, ok?:concordo:

1- Compra um gerador que tenha potência suficiente para alimentar um freezer e que seja bem pequeno.
2- Compra um freezer que possa caber na caçamba da L200, junto com o gerador que vc acabou de comprar.
3- Vá até o posto de gasolina mais próximo, abasteça a L200 e o gerador e encha o freezer de gelo.
4- Ligue o gerador.
5- Ligue o freezer na tomada do gerador.

Com estes cinco passos, vc acabou de armazenar uma quantidade de gelo necessária para uma subida de serra.:parede: Torça apenas para que exista outro posto de gasolina que venda gelo ao término da serra que vc está subindo.

A partir de agora, sempre que a L200 esquentar, é só pegar um pouco de gelo no freezer, abrir o capô e colocar sobre o radiador. A velocidade de resfriamento é diretamente proporcional à quantidade de gelo depositado sobre o radiador. Portanto, é importantíssimo manter o freezer bem abastecido.:mrgreen::mrgreen:

Deu para entender?:mrgreen::twisted::twisted:

Marcello Ladeira
30/10/2007, 09:18
O Walter deve estar com amnésia, heheheheh... acha as fotos aí AKPG...

Bom minha L200 tem 8 pás na hélice já as Outdoors vem com 11. Freitas provavelmente o kit gelo inclui a troca da hélice caso o carro em questão seja uma Sport.

To achando que na próxima revisão vou reclamar de aquecimento pra ver se eles colocam esse tal de Kit Gelo... hehehe

Abs,

csirani
30/10/2007, 10:12
Vamos lá. Vou tentar explicar com detalhes. Se não entender, me fale que eu faço um desenho, ok?:concordo:

1- Compra um gerador que tenha potência suficiente para alimentar um freezer e que seja bem pequeno.
2- Compra um freezer que possa caber na caçamba da L200, junto com o gerador que vc acabou de comprar.
3- Vá até o posto de gasolina mais próximo, abasteça a L200 e o gerador e encha o freezer de gelo.
4- Ligue o gerador.

Com estes cinco passos, vc acabou de armazenar uma quantidade de gelo necessária para uma subida de serra.:parede: Torça apenas para que exista outro posto de gasolina que venda gelo ao término da serra que vc está subindo.

A partir de agora, sempre que a L200 esquentar, é só pegar um pouco de gelo no freezer, abrir o capô e colocar sobre o radiador. A velocidade de resfriamento é diretamente proporcional à quantidade de gelo depositado sobre o radiador. Portanto, é importantíssimo manter o freezer bem abastecido.:mrgreen::mrgreen:

Não dá pra reservar parte do freezer pra umas cervas, para passar o tempo enquanto espera ela esfriar?:mrgreen:

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 10:14
O Walter deve estar com amnésia, heheheheh... acha as fotos aí AKPG...

Bom minha L200 tem 8 pás na hélice já as Outdoors vem com 11. Freitas provavelmente o kit gelo inclui a troca da hélice caso o carro em questão seja uma Sport.

To achando que na próxima revisão vou reclamar de aquecimento pra ver se eles colocam esse tal de Kit Gelo... hehehe

Eu lembro das fotos sim. O que eu quero dizer é que ninguém sabe exatamente do que é composto esse Kit. O que é exatamente modificado. Como se diz aqui em minas: Só as concessionárias sabem como fazer o diabo do trem.:neutral:

Ric Mac
30/10/2007, 10:49
Walter,

O Alexandre postou em outro tópico tudo o que fizeram, os testes, etc.

Como você mesmo costuma escrever por aí, Tenta uma busca....

Abs,,,

Duvida off-topic: Memorex é remédio ou nome de papel?

wagnerf
30/10/2007, 10:59

4- Ligue o gerador.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mijei kkkkkkkkkkk

Imagina o freezer na carroceria, ainda pode dar uma de tunneiro e colocar gelo no intercooler, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Show

Ric Mac
30/10/2007, 11:18
Cara,

Acho que seria a solução de diversos problemas:
1) Sobre aquecimento do motor
2) Aquecimento dos freios

Poderíamos ter uma versão KIT-GELO-PLUS assim composta:

Compra-se uma choppeira naja. Esta chopeira tem um circuito para o chopp e outro para glicol para gelar a torre. Faz-se uma ligação do circuito de glicol com o circuito de arrefecimento do motor e terás sempre o motor congelado por fora mas com líquido fluindo por dentro...
De quebra, poderemos tomar um chopp quando parar.

KKKKKKK

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 11:35
Walter,

O Alexandre postou em outro tópico tudo o que fizeram, os testes, etc.

Como você mesmo costuma escrever por aí, Tenta uma busca....

O que o Alexandre colocou só dá pra ter uma idéia e ele mesmo não tem certeza do foi feito dentro do motor nem na parte elétrica.

Waldir Carlos
30/10/2007, 12:36
Esse assunto do tal Kit Gelo já foi relatado pelo Alexandre, sim senhor! Acho que as informações básicas, com algumas fotos foram suficientes para termos uma idéia do quê diabos a Mit "inventou" para contornar o superaquecimento; ainda que de forma um tanto "amadora".

Agora, o que me traz mesmo aqui no momento é para "desabafar" o seguinte:

Vou repetir uma opinião já maifestada em outro momento aqui no fórum. O Walter Cassita é uma das pessoas que mais reúne condições, experiência e conhecimento quando o assunto é mecânica e outras disciplinas relativas à veículos. Sem dúvidas!

Sinceramente? Ele só precisa ser "experiente" no trato com as pessoas. Certamente não o faz por maldade, mas tem horas que o amigo é chato, teimoso e prepotente. Desculpe Walter, mas tem horas que não suporto essas tuas "alfinetadas" descabidas.

Um aviso: Se você responder com pedradas vou ficar quieto, respeitarei mas NÃO muda, em nada, minha opinião. Agora, se você repensar esses valores e nos provar, pedirei desculpas e o aplaudirei!

[]s

AKPG
30/10/2007, 12:37
O que o Alexandre colocou só dá pra ter uma idéia e ele mesmo não tem certeza do foi feito dentro do motor nem na parte elétrica.
Walter,

O que eles me disseram (realmente eu não vi) é que internamente eles apenas aumentaram a vazão próximo a bomba d'água. Acho que alargaram algum duto para permitir isso. Porém, realmente eu nunca vou conseguir descobrir se relamente foi apenas isso que foi feito.

Na parte externa, trocaram o reservatório de expansão e o sistema passou a ser selado, onde inclusive a água do radiador agora circula através do reservatório que utilizamos para completar o nível da água. Trocaram algumas mangueiras para permitir este novo modelo de funcionamento e substituiram as espumas que existiam entre o radiador e a carroceria por borracha, para com isto poder melhorar o fluxo de ar que passa pelo radiador. Que eu me lembre, foi isso.

Um abraço,

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 12:37
Putz RIC,

idéia arretada, inclusive ocupa menos espaço que o freezer...

agora não precisa parar, faz uma tubulação para sair diretamente no painel do carro...show!!!

Sérjão

Cara,

Acho que seria a solução de diversos problemas:
1) Sobre aquecimento do motor
2) Aquecimento dos freios

Poderíamos ter uma versão KIT-GELO-PLUS assim composta:

Compra-se uma choppeira naja. Esta chopeira tem um circuito para o chopp e outro para glicol para gelar a torre. Faz-se uma ligação do circuito de glicol com o circuito de arrefecimento do motor e terás sempre o motor congelado por fora mas com líquido fluindo por dentro...
De quebra, poderemos tomar um chopp quando parar.

KKKKKKK

AKPG
30/10/2007, 12:39
Não dá pra reservar parte do freezer pra umas cervas, para passar o tempo enquanto espera ela esfriar?:mrgreen:
Se quiser fazer isso, é por sua conta e risco. Vc vai perder a garantia de fábrica pois vai diminuir a capacidade do sistema em refrigerar o motor da pkp!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

wagnerf
30/10/2007, 12:45
Se quiser fazer isso, é por sua conta e risco. Vc vai perder a garantia de fábrica pois vai diminuir a capacidade do sistema em refrigerar o motor da pkp!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre, o problema é que se tiver de colocar cerveja para o Serjão, na proporção que ele consome, vai ter de usar até o tanque de diesel ai o carro vai virar mesmo uma geladeira estática na sala.

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 12:56
:pensativo::pensativo::pensativo:

Sabe aquele papel de embrulhar prego de antigamente? Pois é o Walter é assim, sem falar que além de tudo é tão fechado ao conhecimento dos outros como uma valvula de alivio de uma usina nuclear, que só se abre na hora que vai explodir. No caso do Walter ela só abre quando todos precisam dizer por A + B e com desenhos, que não é só o que ele acha, ou acha que sabe. Tirando isso o cara é bom nos conselhos sobre determinados procedimentos, mas ainda precisa aprender a usar baterias para fazer uma solda de emergência, ou ainda crê que é impossivel e somente as custas de um alternador se faz essa solda???

Em relação ao aquecimento da L200...

além da troca da hélice do ventilador, como falou o Freitas -RN, em algums modelos, e todo o aparato descrito pelo AKPG, como aumento da capacidade do raiador, transformando o reservatório de expansão em extenção do radiador, soube que nas AT, pois aquecem mais que as MEC aumentaram alguns dutos do cabeçote e trocaram as juntas por mais altas, reduzindo assim a taxa de compressão dos motores e consequentemente reduzindo a potência dos motores e reduzindo assim a temperatura de trabalho...

Sérgio Holanda

Esse assunto do tal Kit Gelo já foi relatado pelo Alexandre, sim senhor! Acho que as informações básicas, com algumas fotos foram suficientes para termos uma idéia do quê diabos a Mit "inventou" para contornar o superaquecimento; ainda que de forma um tanto "amadora".

Agora, o que me traz mesmo aqui no momento é para "desabafar" o seguinte:

Vou repetir uma opinião já maifestada em outro momento aqui no fórum. O Walter Cassita é uma das pessoas que mais reúne condições, experiência e conhecimento quando o assunto é mecânica e outras disciplinas relativas à veículos. Sem dúvidas!

Sinceramente? Ele só precisa ser "experiente" no trato com as pessoas. Certamente não o faz por maldade, mas tem horas que o amigo é chato, teimoso e prepotente. Desculpe Walter, mas tem horas que não suporto essas tuas "alfinetadas" descabidas.

Um aviso: Se você responder com pedradas vou ficar quieto, respeitarei mas NÃO muda, em nada, minha opinião. Agora, se você repensar esses valores e nos provar, pedirei desculpas e o aplaudirei!

[]s

Ric Mac
30/10/2007, 13:03
:pensativo::pensativo::pensativo:

Sabe aquele papel de embrulhar prego de antigamente? Pois é o Walter é assim, sem falar que além de tudo é tão fechado ao conhecimento dos outros como uma valvula de alivio de uma usina nuclear, que só se abre na hora que vai explodir. No caso do Walter ela só abre quando todos precisam dizer por A + B e com desenhos, que não é só o que ele acha, ou acha que sabe. Tirando isso o cara é bom nos conselhos sobre determinados procedimentos, mas ainda precisa aprender a usar baterias para fazer uma solda de emergência, ou ainda crê que é impossivel e somente as custas de um alternador se faz essa solda???

Rapaiz num é que é VERDADE!!!!!

murilloaquino
30/10/2007, 13:13
Eu acho que pra ficar melhor, tinha que fazer uma adaptação igual à aquelas usadas na formula 1, em quem tem um canudinho(uii) direto na boca, com a saida ligada na ´´chopeira``....
hahahaha

abraços

Ric Mac
30/10/2007, 13:15
Com direito a botão no volante e tudo mais.....

Nussinhora.....

Ia ficar bãodimais!

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 13:45
Isso é intriga da oposição...

Essa impressa diflamadora e oportunista que tenta me derrubar!!!

:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Que isso, só porque tomo uma grade inteira sem ficar tonto!

Sérjão

Alexandre, o problema é que se tiver de colocar cerveja para o Serjão, na proporção que ele consome, vai ter de usar até o tanque de diesel ai o carro vai virar mesmo uma geladeira estática na sala.

Marcello Ladeira
30/10/2007, 14:46
Caramba moçada achava que este era um tópico sério...

agora to vendo que se transformou em um tópico alcoolico... heheheh

Abs,

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 14:47
Pessoal eu não tô nem aí para que vocês pensão da minha pessoa. Não devo na a ninguém aqui. Falem o que quiser, sei que depois vão me dar o voto do mesmo jeito.

Waldir, protocolos aqui no fórum? Amigo são aqueles que me aceitam do jeito que eu sou.

Com relação ao kit gelo, acho um sacanagem com as pessoas que passam por aqui desesperadas pra conseguir ajuda pra resolver o problema de aquecimento e simplesmente falam pra colocar o Kit Gelo e pior sabendo que o cara não vai conseguir isso fácil principalmente depois que a garantia acabou. (já explicando que isso não é nenhuma indireta pro Alexandre, mas para os outros que ouviram a galo cantar mas não sabem em qual terreiro).

Quando eu falava aqui que L200 tinha problema de aquecimento eu era um chato. Agora que todo mundo admite o problema e brigo pra que o tal kit se torne uma coisa acessível me chamam de um cara chato x2 e ainda pelas pessoas que nem L200 tem.

Se tivesse uma L200 e gostasse eu já teria descoberto como fazer essa porqueira e disponibilizado aqui aqui pra todo mundo...

edubelem
30/10/2007, 16:57
Mais assim eu vou querer uma L-200, alem de fazer "pãozim di quejo", "torresmin", a chaleira ainda gela cerveja,????:dance::dance: assim eu não preciso nem convencer a patroa de colocar um "bode" no meio da sala!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:he he he ...

[]’s,

Eduardo Eustaquio
30/10/2007, 17:27
Falem a verdade. A grande maioria de vocês gostariam de ter também uma L200. Ainda mais com o kit do colega Alexandre.

Pura inveja deste povo.

OBS: quando instalei na minha outdoor o kit do alexandre, não houve a troca das helices.

Marcello Ladeira
30/10/2007, 17:34
EEustáquio a sua nova Outdoor GLS não tem o Kit não? Eles tiveram a coragem/cara de pau de lhe vender o carro sem o KIT?

Abs,

AKPG
30/10/2007, 17:36
Falem a verdade. A grande maioria de vocês gostariam de ter também uma L200. Ainda mais com o kit do colega Alexandre.

Pura inveja deste povo.

OBS: quando instalei na minha outdoor o kit do alexandre, não houve a troca das helices.

Eu não!!!!!:parede::parede: Eu queria mesmo é uma Dodge RAM 2500....:dance::dance: Mas....... quem $abe um dia ($$$$):-(:-(

AKPG
30/10/2007, 17:38
EEustáquio a sua nova Outdoor GLS não tem o Kit não? Eles tiveram a coragem/cara de pau de lhe vender o carro sem o KIT?

Abs,
Marcello,

Acho q na de 121cvs não tem necessidade do kit. Pelo menos acho que o Eduardo vai poder provar para gente se precisa ou não. Principalmente daqui a uns 6 meses, quando o carro dele estiver próximo dos 100 mil km.... (Brincadeira Eduardo).

Um abraço,

edubelem
30/10/2007, 18:36

Pura inveja deste povo.

Eduardo, eu fico em média 4 anos e rodo uns 180.000 Km nesse periodo, por isto gosto de carro durável e que não me de problemas, por este motivo não me agrada muito ter uma L-200 principalmente a HPE que necessita de um Kit para não esquentar, com a chegada da triton, talvez eu possa ter uma L-200.

[]'s,

Eduardo Eustaquio
30/10/2007, 19:07
Walter,

O que eles me disseram (realmente eu não vi) é que internamente eles apenas aumentaram a vazão próximo a bomba d'água. Acho que alargaram algum duto para permitir isso. Porém, realmente eu nunca vou conseguir descobrir se relamente foi apenas isso que foi feito.

Na parte externa, trocaram o reservatório de expansão e o sistema passou a ser selado, onde inclusive a água do radiador agora circula através do reservatório que utilizamos para completar o nível da água. Trocaram algumas mangueiras para permitir este novo modelo de funcionamento e substituiram as espumas que existiam entre o radiador e a carroceria por borracha, para com isto poder melhorar o fluxo de ar que passa pelo radiador. Que eu me lembre, foi isso.

Um abraço,

Todo o serviço que o Alexandre comenta foi feita na minha l200 outdoor HPE lá em Brasília. O que fizeram a mais foi algo na bomba injetora referente ao ponto dela.

Quando fiz este serviço, cheguei com o relato do Alexandre impresso do fórum impresso. O consultor olhou, chamou dois mecânicos, discutiram o assunto um pouco e disseram, pode deixar que iremos resolver isso para o senhor.

Naquela época em que foi feito o serviço, a minha L200 tinha algo em entre 70 a 90 mil quilometros rodados, não me recordo direito. Se estou certo também, tive nesta época 3 ou 4 registros de aquecimento dela antes de fazer este serviço que o Alexandre descreve. Após o serviço nunca mais houve nada, apenas aquele caso da camionete entrar em segurança no motor.

shimomoto
30/10/2007, 19:20
Pessoal;

Na boa...até agora só tenho lido sobre a L-200, seu problema de superaquecimento do motor e do tal "kit gelo". Não tenho L-200 (embora certa época quase tivesse comprado uma, da quadradinha), respeito muito os felizes proprietários da Mit, mas acho essa história de kit gelo é o fim da picada.

É que é Mit, se fosse um carro comum, popular, todo mundo criticaria o fabricante de saber de um problema inerente ao
produto e não disponibilizar de série a solução. Poderia se argumentar "mas encarece o custo final do produto!" Mas quem compra uma L-200 de mais de 75 mil, acho que pouco se incomodará se ela vai custar 76, 77 ou até 80 mil.

Um abraço

Eduardo Eustaquio
30/10/2007, 19:20

Abs,
MArcelo, lembro que quando fui comprar a L200, esse era um dos meus pensamentos. Para que se acabe essa história entre as GLS aquecem ou não, resolvi apostar e não falar nada do kit desta vez.

vamos ver, amanhã começo uma viagem boa entre 6 cidades em Minas gerais.

Maranguas
30/10/2007, 19:21
Galera é o seguinte,

Voltando ao assunto do tópico... Como alguns já sabem, sou ex-proprietario de uma HPE m/t 2006/2006 e a vendi com 27.000km, logo posso informar algumas verdades que eu mesmo me equivoquei sobre esse carro.

Por ela ser mecanica, ela não esquenta em viagens (asfalto) ou na areia (condições moderadas) ?

MENTIRA

Ela esquentou sim! Pelo menos em 4 ocasiões e só não ferveu pq tirei o pé. É bem verdade que no asfalto, quando ela ameaçou eu vinha com +ou- 140km/h mas isso nao era para acontecer de jeito nenhum, ate pq apesar que rpm estava alto, mas não estava nem perto da faixa vermelha. Às vezes viajava com mais velocidade que essa e não acontecia esse problema chato. Na areia, foi mais complicado pq ela estava muito fouxa e a marcha ficava entre a segunda e a terceira sempre em alta, não tinha como reduzir muito o esforço e o jeito foi parar um pouco.

Conclusões: Na minha humilde e prática opinião, acho que o erro desse motor foi ser projetado para andar sempre em alta rotação (para se ter algum proveito do torque e cv´s do motor), logo esse problema vai acontecer um dia com vc tb. Por isso senhores, quem tiver a sua e se conselho fosse bom mesmo, faça que nem eu... venda logo!

Eduardo Eustaquio
30/10/2007, 19:33
Maranguas, mas a sua havia feito o recall da Mitsubishi? Não entendo como so a questão asfalto aliado com a velocidade que você comenta poderia aquecê-lá. Nos meus casos, todos foram velocidade, peso na caçamba e uma subida.

AKPG
30/10/2007, 19:36
MArcelo, lembro que quando fui comprar a L200, esse era um dos meus pensamentos. Para que se acabe essa história entre as GLS aquecem ou não, resolvi apostar e não falar nada do kit desta vez.

vamos ver, amanhã começo uma viagem boa entre 6 cidades em Minas gerais.
É isso ai Eduardo. Assim poderemos saber de uma vez por todas se as GLS tem o problema ou não.

Um abraço,

Eduardo Eustaquio
30/10/2007, 20:03
É isso ai Eduardo. Assim poderemos saber de uma vez por todas se as GLS tem o problema ou não.

Um abraço,
Sim Alexandre. Como ja sabemos a solução caso tenha o problema, resolvi ser o cobaia daqui.

Maranguas
30/10/2007, 20:04
Maranguas, mas a sua havia feito o recall da Mitsubishi? Não entendo como so a questão asfalto aliado com a velocidade que você comenta poderia aquecê-lá. Nos meus casos, todos foram velocidade, peso na caçamba e uma subida.

Como ela era 2006, me falaram na época q tinha resolvido o problema na fábrica sobre umas tais bronzinas. No asfalto o ponteiro começou a subir a medida q eu mantinha a velocidade alta em uma grande reta e no carro tinham 4 pessoas aldultas e nada na caçamba. Somente voltou ao normal quando aliviei o pé, ai sim voltou ao meio e como eu disse na areia da praia tive q parar totalmente o carro.

Eduardo, minha experiência com esse carro foi no mínimo ruim, pois em pouco mais de um ano e meio de uso apareceram vários problemas... soh no paínel acenderam e apagaram do nada várias vezes as luzes de injeção (acho q era isso), abs e tração. Todas fantasmas, pq quando eu ia na autorizada nada acusava no computador da mit. Sem falar que NUNCA conseguiram alinhar o carro... nunca tive esse prazer nem em outras oficinas especializadas. Outra coisa importante... o mercado delas aqui está PÉSSIMO. Outdoor gls ainda tem mercado, mas as outras estão cada vez pior... senti isso na pele.

LUIS ANTONIO -BA
30/10/2007, 23:36
Como ela era 2006, me falaram na época q tinha resolvido o problema na fábrica sobre umas tais bronzinas. No asfalto o ponteiro começou a subir a medida q eu mantinha a velocidade alta em uma grande reta e no carro tinham 4 pessoas aldultas e nada na caçamba. Somente voltou ao normal quando aliviei o pé, ai sim voltou ao meio e como eu disse na areia da praia tive q parar totalmente o carro.

Eduardo, minha experiência com esse carro foi no mínimo ruim, pois em pouco mais de um ano e meio de uso apareceram vários problemas... soh no paínel acenderam e apagaram do nada várias vezes as luzes de injeção (acho q era isso), abs e tração. Todas fantasmas, pq quando eu ia na autorizada nada acusava no computador da mit. Sem falar que NUNCA conseguiram alinhar o carro... nunca tive esse prazer nem em outras oficinas especializadas. Outra coisa importante... o mercado delas aqui está PÉSSIMO. Outdoor gls ainda tem mercado, mas as outras estão cada vez pior... senti isso na pele.
Maranguas, estou passando por isso pois a minha é HPE A/T, porem a minha esquenta nas seguintes condições: parada num engarrfamento com AR ligado por mais que 15 minutos, andando em uma fazendo com AR e numa velocidade de + ou - 20 KM/H vazio, ou subindo uma serra tambem vazio, vale salientar que a minha esta sem a termostatica, o cabeçote o acoplamento viscoçoso tem 15 dias e o radiador a bomba d'agua as mangueiras estão no estado em que sairam da concessionária mas mesmo assim esquenta, ainda ontem estourou a mangueira que refrigera a turbina. Ja não sei mais o que fazer

AKPG
30/10/2007, 23:39
Maranguas, estou passando por isso pois a minha é HPE A/T, porem a minha esquenta nas seguintes condições: parada num engarrfamento com AR ligado por mais que 15 minutos, andando em uma fazendo com AR e numa velocidade de + ou - 20 KM/H vazio, ou subindo uma serra tambem vazio, vale salientar que a minha esta sem a termostatica, o cabeçote o acoplamento viscoçoso tem 15 dias e o radiador a bomba d'agua as mangueiras estão no estado em que sairam da concessionária mas mesmo assim esquenta, ainda ontem estourou a mangueira que refrigera a turbina. Ja não sei mais o que fazer
Luis,

O seu carro está na garantia?

Um abraço,

LUIS ANTONIO -BA
30/10/2007, 23:43
Quem tem Mitsubhi que esquenta vamos Reunir fazer um abaixo assinado enviar para Fabrica da MMC e para os Orgãos de defesa do Consumidor e Imprensa para que a Fabrica ache a solução, pois para eles a situação é otima pois Toda vez que uma esquenta tem que trocar o cabeçote que custa uma media de R$ 4.200,00 só a peça fora mão de obra e outros itens. só quem arca são os consumidores. por isso eles não tem interesse em solucionar o problema. precisamos nos reunir e levar este assunto em Publico para que eles possam solucionar.

LUIS ANTONIO -BA
30/10/2007, 23:44
Luis,

O seu carro está na garantia?

Um abraço,
AKPG infelizmente não.

AKPG
30/10/2007, 23:52
AKPG infelizmente não.
É Luis,

Sinceramente, sinto de dizer mas vc não tem muitas opções.
Se vc já deu uma vasculhada pelo fórum, já deve ter lido por tudo o que passei com minha ex-L200 e por isso que resolvi vendê-la com praticamente um ano de uso. Achei um (desculpe a expressão) "trouxa" que me pagou 85k e não pensei duas vezes em me desfazer do carro.

Então vamos lá. Vou expor as minhas opiniões. Talvez alguns gostem outros não.

Se vc gosta do carro e tem dinheiro para gastar nele, vá em uma concessionária da MIT e faça um orçamento para verificar quanto custa para fazerem no seu carro as mesmas alterações que fizeram na minha. Provavelmente isso vai resolver o problema e vc vai ser feliz com ela.

OU

Vende a L200 e compra outra pkp.

Não tem outro jeito. A MIT sabe de tudo isso e não está nem ai para nós consumidores. E eles só irão resolver isto quando o volume de vendas cair.

Um abraço e boa sorte.

Marcello Ladeira
30/10/2007, 23:58
AKPG discordo quando vc diz sobre o gastar... acho que se reunirem uma quantidade boa de foristas com este problema da pra conseguir "free"... Basta pressionar.

Abs,

SÉRGIO HOLANDA
30/10/2007, 23:58
:-(:-(:-(

Caramba Luiz, já fizeste um monte de coisas em tua L200, é um absurdo!!!

E olha a tua tá aquecendo por nada, ou seja, não é só o problema de dimensionamento de sistema de resfriamento, concorda AKPG? tem algo muito errado, essas trocas foram na MIT???

Serjão

É Luis,

Sinceramente, sinto de dizer mas vc não tem muitas opções.
Se vc já deu uma vasculhada pelo fórum, já deve ter lido por tudo o que passei com minha ex-L200 e por isso que resolvi vendê-la com praticamente um ano de uso. Achei um (desculpe a expressão) "trouxa" que me pagou 85k e não pensei duas vezes em me desfazer do carro.

Então vamos lá. Vou expor as minhas opiniões. Talvez alguns gostem outros não.

Se vc gosta do carro e tem dinheiro para gastar nele, vá em uma concessionária da MIT e faça um orçamento para verificar quanto custa para fazerem no seu carro as mesmas alterações que fizeram na minha. Provavelmente isso vai resolver o problema e vc vai ser feliz com ela.

OU

Vende a L200 e compra outra pkp.

Não tem outro jeito. A MIT sabe de tudo isso e não está nem ai para nós consumidores. E eles só irão resolver isto quando o volume de vendas cair.

Um abraço e boa sorte.

Marcello Ladeira
30/10/2007, 23:59
Interessados se reunam aqui... movimentem-se, usem a tática TBC (tirar a bunda da cadeira) e boa sorte.

Abs,

AKPG
31/10/2007, 00:02

E olha a tua tá aquecendo por nada, ou seja, não é só o problema de dimensionamento de sistema de resfriamento, concorda AKPG? tem algo muito errado, essas trocas foram na MIT???

Serjão
Com certeza. Tem algo mais de problema neste carro. Aquecer parado no trânsito está muito estranho. A minha nunca esquentou nestas condições. Foi sempre puxando meu reboque e sempre com o pé no talo.

LUIS ANTONIO -BA
31/10/2007, 00:07

Serjão
è esquenta por besteira, porem ando a 150KM/H e não esquenta. POr falar em fazer tudo até abrir a chapa atras da bomba dagua para aumentar vazão ja fiz e o que me deixa triste é que cada uma esquenta em uma situação diferente o que faz disto um problema mais dificil de se localizar. ( Por falar nisso se meu carro pegar uma descida de serra a temperatura cai abaixo do meio.

evandroff
31/10/2007, 00:07
eu acho que podriamos acada um escrever seu relato, mandar aki no forum e no email da fabrica, japao, SAC, concessionarias, reunir todos e cada um enviar um.

temos que ter uma resposta concreta, nao devemos poder achar.

Seria bom comecar desde a compra do carro ateh hj.

Nao escrevo hj pq estou sem tempo

LUIS ANTONIO -BA
31/10/2007, 00:14
eu acho que podriamos acada um escrever seu relato, mandar aki no forum e no email da fabrica, japao, SAC, concessionarias, reunir todos e cada um enviar um.

temos que ter uma resposta concreta, nao devemos poder achar.

Seria bom comecar desde a compra do carro ateh hj.

Nao escrevo hj pq estou sem tempo
e enviar para a midia os relatos quem sabe assim a fabrica solucione, pois com a midia as vendas imediatamente ira cair ai assim ira doer no bolso deles igual doi no nosso.