Ver Versão Completa : SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão
Páginas :
1
[
2]
3
4
5
6
7
Fernando Costa
24/08/2006, 21:31
Kiabiker,
Vc disse R$ 286,00 o par de amortecedores dianteiros originais?? E Cofap gás? Vc. poderia confirmar isso para mim, pois tenho o máximo interesse em comprar para a minha urgente.
Abraço.
kiabiker
25/08/2006, 09:20
Isso mesmo: R$ 286 o par dianteiros !
Fiz o serviço aqui em Curitiba-PR no 'Magoo Auto Center'. Ligue lá e confirme (41) 3356-2588 Fale com o Moacir.
Espero que tenha ajudado você...
Um abraço
Fernando Costa
25/08/2006, 11:58
Isso mesmo: R$ 286 o par dianteiros !
Fiz o serviço aqui em Curitiba-PR no 'Magoo Auto Center'. Ligue lá e confirme (41) 3356-2588 Fale com o Moacir.
Espero que tenha ajudado você...
Um abraço
Kiabiker
Então mesmo que esses amortecedores da Cofap cheguem um pouco mais caros aqui no comércio daqui de Fortaleza, ainda sairão mais em conta que os amortecedores da besta GS 16, os mais baratos que eu tinha achado até agora, por R$ 400,00 o par. Vou procurar. Obirgado pela dica.
Abraço.
jlguimarães
25/08/2006, 22:10
Kiabiker,
Vc disse R$ 286,00 o par de amortecedores dianteiros originais?? E Cofap gás? Vc. poderia confirmar isso para mim, pois tenho o máximo interesse em comprar para a minha urgente.
Abraço.
Fernando você já procurou no Padre Cícero do Monteze?
Achei algumas peças pra minha sport lá.
Maverickturbo
25/08/2006, 23:42
So estou repassando uma postagem numa comunidades de sportage no orkut.
Se for isso mesmo, os preços então bons.
"Suspenção em geral p importados... 24/08/2006 09:46
E aew pessoal, esquecí de falar que eu encontrei um lugar vendendo amortecedores, molas e outras peças da suspenção dos nossos queridos sportages no www.gimports.com.br...Me passaram os preços...
Amortecedoreres da Record (francês) a
R$ 155,00 o dianteiro cada um e R$ 95,00 traseiro cada um
Molas o par a R$ 320,00
Vlw pessoal e espero ter ajudado..."
Amostardeiro
26/08/2006, 10:04
Salve Galera!
Meio off-topic, mas estou precisando de ajuda...
Alguém teria uma foto da suspensão traseira da Grand Sportage? Uma foto em que apareça o eixo todo, com os braços da suspensão...
Podem mandar-me por MP, para não desviar o assunto do tópico.
Agradeço desde já!:concordo:
[]'s
Givani
Achei estas fotos no Yahoo groups, acho que mostram bem a suspensão da Grand Sportage.
Abraço
jlguimarães
26/08/2006, 12:03
Bom dia galera!
Alguem sabe o numero ou especificação do rolamento de agulha da ponta da homorcinética?
Há alguma trava nacinal que possa ser usada na ponta da homorcinética?
Obs:A trava soltou porque não há mais rolamento na ponta da homorcinética.
:-D Grande achado!!!!
Era isso que eu precisava!:palmas: :palmas:
Obrigadúúúúú!:concordo:
[]'s
bioranieri
27/08/2006, 23:55
Alguem tinha colocado uma dica de como acabar com a folga da direção... alguem onde está essa dica?
Alguem sabe como fazer isso?
Maverickturbo
28/08/2006, 01:03
Eu não lembro direito, mas acho que era regulando/apertando um parafuso que existe em cima da caixa de direção.
comenale
28/08/2006, 07:56
Alguem tinha colocado uma dica de como acabar com a folga da direção... alguem onde está essa dica?
Alguem sabe como fazer isso?
Bioranieri,
Essa dica foi postada no tópito antigo "ESSE KOREANO AGUENT...". Tem que ter um pouco de paciência para dar uma pesquisada e reemcontra-la.
Mas basicamente é o que o Eduardo está informando. Há um parafuso sobre a caixa de direção que faz essa regulagem. Só não pode exagerar no "aperto", senão a direção fica dura.
jlguimarães
29/08/2006, 16:49
Boa tarde Eduardo.
Em contato com o ex-preparador das spots de rallye da KIA(por indicação da popria KIA via email) e ele me respondeu com esse email abaxo:
Sr. Guimaraes
Estive junto a KIA por 4 anos e participei do Rally
dos Sertões com Sportage por 3 edições e estas mesmas
Sportage´s foram preparadas pela propria KIA.
Tinhamos uma suspenção diferenciada com 2
amortecedores por roda mantendose o mesmo ponto de
fixação com calço de molas de aprox 2 cm com pneus
215X75X15 Scorpion da Pirelli. Tinhamos tambem roda
livre AVM manual sem diferencial comm blocante.
Se voce utilizar o blocante é bem melhor mas é dificil
de fazer curva com o volante é necessario a utilização
dos freios ( regulagem ) nas curvas.
Gostaria de lhe fornecer maiores informações mas
sugiro que entre em contato com propria KIA para
melhores exclarecimentos pois não estou autorizado a
responder pela empresa pois desligueime da KIA a 2
anos mas estou a sua disposição no que necessitar.
Tente um contato com o Sr. DINO ARRIGONI que é diretor
de desenvolvimento e ouras coisa mais e diga que eu
lhe indiquei.
Forte abraço e não exite em solicitar ajuda
Fadigatti
--- jlguimaraes0707@globo.com escreveu:
> Que tipo de informação ou produtos posso obter com o
> Srs. Para preparação
> da suspensão do sportage 2.0 16v gasolina 97/98 com
> pneus MUD 235/75/15
> roda livre manual AVM e necessitando de diferencial
> blocado (para ser usado
> em trilhas pesadas e expedições)
Carlos4x4
29/08/2006, 17:32
Ola pessoal!
Alguem saberia me informar qual o off set da roda original da sportage, e qual seria o ideal para deixar o pneu no limite do para-lama? Testei uma roda da f-1000 mas o pneu ficou muito para fora. Grato.
laserman
29/08/2006, 18:28
Ola pessoal!
Alguem saberia me informar qual o off set da roda original da sportage, e qual seria o ideal para deixar o pneu no limite do para-lama? Testei uma roda da f-1000 mas o pneu ficou muito para fora. Grato.
Caro Carlos4x4,
Já tentei descobrir isto por aqui, no entanto não obtive resposta e nem comentários sobre minha solução para evitar o pneu arrastando com uso de off-set menor !
Em minha pesquisa e medição descobri que minha roda SPTG 99 possui off set positivo de aproximadamente 2 1/2". Tenho a intenção de testar uma com off est + 1" ou até zero e alargar o paralama !!!
Agora é minha vez : Qual é a furação desta roda de F-1000 por vc testada ?
Boa lama,
Amostardeiro
30/08/2006, 11:29
Ola pessoal!
Carlos
Acho que no antigo tópico, Esse Koreano aguenta... , foi falado sobre o off set das rodas da Sportage.
Existem ouras opções de roda, já que a furação é a mesma da F 1000, Jeep Willys, Niva e pick up Peugeot, o Eduardo, Maverickturbo, usa rodas Mangels, só não sei o modelo.
Abraço
Maverickturbo
30/08/2006, 11:38
Eu uso as mangels modelo direcional 15x7. O bom é que se vc for comprar rodas novas, vc pode escolher o off-set delas. A minha senão me engano tem -11 de off-set.
Jlguimarães,
Bem interessante essa informação. Vou tentar mandar um email pra Kia pra tentar conseguir mais material tbm.
Carlos4x4
30/08/2006, 12:06
Laserman
Não sei se entendi bem sua pergunta, a furação da roda da F-1000 testada é a mesma da Sportage, que tambem é a mesma do Niva, F-75, willis e pick up peugeot. O que acontece é que ela joga muito o pneu pra fora, se não me engano o off set dela é -25, mas posso pesquisar para ter certeza. O valor é 1.100,00 as quatro é de liga e ficam muito bonitas na Sport, pena que sai muito pra fora.
Carlos
Carlos4x4
30/08/2006, 12:13
Carlos
Acho que no antigo tópico, Esse Koreano aguenta... , foi falado sobre o off set das rodas da Sportage.
Existem ouras opções de roda, já que a furação é a mesma da F 1000, Jeep Willys, Niva e pick up Peugeot, o Eduardo, Maverickturbo, usa rodas Mangels, só não sei o modelo.
Abraço
Amostardeiro.
O difícil é encontrar rodas para esses veículos, e quando se encontra ou são feias demais ou saem muito pra fora. Valeu as dicas. Como faço pra encontrar o tópico antigo "esse Koreano guenta"? Abraços.
Maverick
As suas rodas acho que tem o off set -12, mas saem muito pra fora. A outra roda da mangels com a mesma furação é a 15x10, só que o off set é -25. Se não me engano só existem essas duas possibilidades de off set.
Em tempo: já trocou as molas da sua Sport? Estou testando as do omega sedan dianteiras, se erguer muito vou tentar as da omega suprema traseira, dai se te interessar posso lhe vender as do omega sedan dianteiras. Abraços.
Carlos.
Carlos.
laserman
30/08/2006, 12:21
Laserman
Não sei se entendi bem sua pergunta, a furação da roda da F-1000 testada é a mesma da Sportage, que tambem é a mesma do Niva, F-75, willis e pick up peugeot. O que acontece é que ela joga muito o pneu pra fora, se não me engano o off set dela é -25, mas posso pesquisar para ter certeza. O valor é 1.100,00 as quatro é de liga e ficam muito bonitas na Sport, pena que sai muito pra fora.
Carlos
Quanto a furação das rodas, existe um padrão que segue : nº furos e espaçamento. Me lembro que em carros de passeio tinha 4 x 100, 4 x 105 e etc...
Eu tenho um projeto de roda guardado em algum local que explica como se medir off set, assim que localizá-lo irei postá-lo aqui !
Boa lama,
Olá pessoal.
Sou novo nesta categoria de veículos e comprei um Sportage 4wd turbo diesel e estou com dúvidas sobre pneus.
Seguinte, li muitas opiniões sobre as medidas opcionais e o carro que comprei está com 235/75 R15 na traseira e originais 205/75 r 15 na dianteira.
Acontece que os da dianteira estão gastos e pensei em colocar a mesma medida de 235 no lugar.
Os vendedores das lojas me aconselharam a não mudar de medida alegando que vai estragar a mecanica do carro. Dizem que na traseira não tem porblemas.
Mas teve um que me recomendou os pneus do Ecosport com as medidas de 205/65 R 15, o que vai mudar apenas 10mm na altura da banda de rodagem, ficando as demais como as originais.
Achei que isso é o mais próximo das medidas originais.
Como o meu uso do carro é mais urbano acho que pode ser uma boa solução.
O que vocês acham?
E quando eu quiser enfrentar uma estradinha de barro vai dar pé?
Carlos4x4
30/08/2006, 16:52
Raxer
Pneus em veículos 4x4 tem de ser do mesmo tamanho, pois voce corre o risco de quando utilizar a tração 4x4 estourar o diferencial devido a diferença de rotação, portanto, troque os dianteiros pela mesma medida dos traseiros. Abraços.
Amostardeiro
30/08/2006, 21:46
Olá pessoal.
Sou novo nesta categoria de veículos e comprei um Sportage 4wd turbo diesel e estou com dúvidas sobre pneus.
Seguinte, li muitas opiniões sobre as medidas opcionais e o carro que comprei está com 235/75 R15 na traseira e originais 205/75 r 15 na dianteira.
Acontece que os da dianteira estão gastos e pensei em colocar a mesma medida de 235 no lugar.
Os vendedores das lojas me aconselharam a não mudar de medida alegando que vai estragar a mecanica do carro. Dizem que na traseira não tem porblemas.
Mas teve um que me recomendou os pneus do Ecosport com as medidas de 205/65 R 15, o que vai mudar apenas 10mm na altura da banda de rodagem, ficando as demais como as originais.
Achei que isso é o mais próximo das medidas originais.
Como o meu uso do carro é mais urbano acho que pode ser uma boa solução.
O que vocês acham?
E quando eu quiser enfrentar uma estradinha de barro vai dar pé?
Raxer
Jamais se deve usar pneus diferentes em uma Sportage :discordo: , ainda mais que ela não tem diferencial central, como os Niva, o cardã dianteiro e trazeiro giram na mesma rotação, o que vai acontecer é um arraste das rodas dianteiras de menor diâmetro.
Quanto ao pneu para uso urbano eu te aconselho ficar com o original 205x75/15 ou, 225x 70/15 que tem +- a mesma altura só que é + largo.
Abraço
Maverickturbo
30/08/2006, 21:50
Raxer,
Oque o Carlos e o Amostardeiro falou esta correto! Se vc deixar os pneus com diametro diferente e engatar a 4x4 e reduzida no asfalto, é capaz de mesmo na reta ela segurar o carro por causa da diferença do diametro.
Carlos,
Eu ja vi rodas da mangels 15x7 no mesmo modelo que a minha, soq com o off-set de 0. No site da mangels tem uma lista das rodas com todos os off-sets possiveis. Com relação as molas, acho que vou acabar colocando os amortecedores originais mesmo, pq não quero mecher na altura da frente.
Amostardeiro
30/08/2006, 21:57
Amostardeiro.
O difícil é encontrar rodas para esses veículos, e quando se encontra ou são feias demais ou saem muito pra fora. Valeu as dicas. Como faço pra encontrar o tópico antigo "esse Koreano guenta"? Abraços.
Carlos.
Carlos
O tópico Sportage- esse koreano aguenta... ,esta fechado, mas a disposição para consultas, o link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16469 , o saco é buscar os assuntos, são 57 páginas de mensagens.
Abraço
Amostardeiro
30/08/2006, 22:16
Pessoal
Descobri um Catálogo Técnico da Mangels que tem todas as informações sobre rodas o link é http://www.mangelsrodas.com.br/InformacoesTecnicas/1_Treinamento_Tecnico_Portugues.pdf
É excelente tem tudo para tirar as nossas dúvidas sobre rodas, espero que seja útil a todos.
Abraço
mgfontana
31/08/2006, 09:43
Raxer
Jamais se deve usar pneus diferentes em uma Sportage :discordo: , ainda mais que ela não tem diferencial central, como os Niva, o cardã dianteiro e trazeiro giram na mesma rotação, o que vai acontecer é um arraste das rodas dianteiras de menor diâmetro.
Quanto ao pneu para uso urbano eu te aconselho ficar com o original 205x75/15 ou, 225x 70/15 que tem +- a mesma altura só que é + largo.
Abraço
Agora fiquei preocupado, troquei as rodas traseiras e coloquei 225x75x15 e na frente mantive os que já tinha 215x75x15. Será que terei problemas ao utilizar a tração? Se tiver, será só na reduzida ou na 4x4 normal?
Saudações,
Fontana
Carlos4x4
31/08/2006, 09:51
FONTANA
Com certeza voce tera problemas de arrasto do diferencial, tanto só no 4x4 quanto na reduzida. Sem a tração não há problemas. Abraços.
Amostardeiro
31/08/2006, 10:30
Agora fiquei preocupado, troquei as rodas traseiras e coloquei 225x75x15 e na frente mantive os que já tinha 215x75x15. Será que terei problemas ao utilizar a tração? Se tiver, será só na reduzida ou na 4x4 normal?
Saudações,
Fontana
Fontana
Só te digo o seguinte não usa a tração, muito menos com reduzida até trocar os pneus por outros com medida igual.
Abraço
Amostardeiro
31/08/2006, 10:46
Amostardeiro.
O difícil é encontrar rodas para esses veículos, e quando se encontra ou são feias demais ou saem muito pra fora.
Carlos.
Carlos
No site da Mangels ( tabela de aplicação http://www.mangelsrodas.com.br/TabelaAplicacao/6_Tabelas.pdf ) tem várias rodas com opções de furação, acredito que o problema é $$$, pois devem ser bem mais caras do que as encontraste, outra coisa pensa na solução via espaçador acho que uns 10 mm devem resolver o problema do pneu raspando, eu usei umas rodas da pick up Peugeot para fazer trilha são muito feias.
Por último, já andei em uma Sportage com pneus BF 31 nas rodas originais e não pegava em nada, claro que a suspensão estava alterada.
Abraço
Maverickturbo
31/08/2006, 11:34
O preço das rodas de aço da mangels estão em torno de uns 160-180 reais cada unidade nova.
Amostardeiro
31/08/2006, 11:46
O preço das rodas de aço da mangels estão em torno de uns 160-180 reais cada unidade nova.
Eduardo
Eu tô por fora dos preços, mas por esta valor esta mais barato do que eu imaginava, eu prefiro rodas de ao para trilhas apesar de dizerem que é preconceito meu, já que as rodas de liga são muito resistentes.
Abraço
laserman
31/08/2006, 14:06
Saudações,
Fontana
Caro mgfontana,
Na realidade vc só poderia engatar a 4 x 4 em pisos s/ pavimento, os escorregadios, como areia e lama, pois o piso fará o papel do diferencial !
Se vc engatar em piso pavimentado irá quebrar dentes de pinhão ou cremalheira dos diferenciais, pontas de cardã ou até caixa de transferência. Se já o fez, atente para exame minucioso nos mesmos !
Boa lama,
mgfontana
31/08/2006, 14:07
Obrigado pelas dicas, pessoal!
Pensei que as rodas traseiras sendo apenas mais largas que as dianteiras não teria problemas. Ainda bem que não peguei nenhuma estrada de chão depois da troca.
Saudações,
Fontana
laserman
01/09/2006, 09:39
Obrigado pelas dicas, pessoal!
Pensei que as rodas traseiras sendo apenas mais largas que as dianteiras não teria problemas. Ainda bem que não peguei nenhuma estrada de chão depois da troca.
Saudações,
Fontana
Caro mgfontana,
Não é bem isto !
Seus pneus traseiros são mais largos em 10 mm e possuem diâmetro maior em 7 mm ! Observe que o perfil dos 2 é o mesmo (75), que é uma porcentagem em relação a largura da banda de rodagem.
Boa lama,
Raxer
Abraço
Puxa vida, obrigado pela informação, ao Carlos também.
Espero que as transmissões estejam OK, pois andei testando por curtos períodos e em baixa velocidade a tração.
Agora eu pergunto para complementar: posso então, colocar as mesmas medidas da traseira, 235, 75 R15 na dianteria? Meus pneus traseiros estão zerados.
Outra dúvida. Em piso liso (cidade e/ou estrada) com chuva, pode-se usar a 4L para dar mais segurança no piso molhado - respeitando o limite de 80Km/h?
No caso de manter o mesmo joga de pneus por um tempo, até trocar por uma medida só, se pode usar a 2L sem problemas?
Obrigado.
Raxer
Sportage 2001 turbo diesel 4wd
Maverickturbo
01/09/2006, 15:03
Raxer,
Não é aconselhavel vc usar o 4H (4x4 sem reduzida) em asfalto molhado. A sportage ñ possui o diferencial central, então ela ñ vai corrigir a rotação entre os eixos. Consequentemente, em uma manobra pode ser que um pneu escorregue pra corrigir essa diferença, e um pneu escorregando em asfalto molhado ñ é o que vc quer. Se vc manter o mesmo jogo de pneus, é melhor ficar so em 2L no asfalto e 4H (4x4 sem reduzida) ou 4L (4x4 com reduzida) em estradas de terra ou lama ou areia.
Raxer,
Não é aconselhavel vc usar o 4H (4x4 sem reduzida) em asfalto molhado. A sportage ñ possui o diferencial central, então ela ñ vai corrigir a rotação entre os eixos. Consequentemente, em uma manobra pode ser que um pneu escorregue pra corrigir essa diferença, e um pneu escorregando em asfalto molhado ñ é o que vc quer. Se vc manter o mesmo jogo de pneus, é melhor ficar so em 2L no asfalto e 4H (4x4 sem reduzida) ou 4L (4x4 com reduzida) em estradas de terra ou lama ou areia.
Obrigado pela informação Maverickturbo.
O que vc acha de 235, 75 R 15 nas quatro rodas?
Maverickturbo
01/09/2006, 16:01
Raxer,
Os 235, 75 15 são bons pq parece que eles entram na sportage sem precisar de nenhuma alteração. Então se vc ñ quer mexer na suspensão ou colocar calços ou fazer um body-lift, esse pneu deve ser o ideal.
laserman
01/09/2006, 18:09
Caro mgfontana,
Não é bem isto !
Seus pneus traseiros são mais largos em 10 mm e possuem diâmetro maior em 7 mm ! Observe que o perfil dos 2 é o mesmo (75), que é uma porcentagem em relação a largura da banda de rodagem.
Boa lama,
Retificando o valor do diâmetro externo acima ele é 14 mm maior e não 7 mm, pois soma-se os 2 perfis ( oque eu esqueci ) !
E segue abaixo um projeto explicativo de como se medir o offset !
Boa lama,
mgfontana
03/09/2006, 19:52
Caro mgfontana,
Não é bem isto !
Boa lama,
Resumindo: em estradas de chão, lama ou areia, poderei usar a tração? Linguagem muito técnica me dá "cãimbras no cérebro".
Saudações,
Fontana
Maverickturbo
03/09/2006, 20:17
Fontana,
Alguma coisa vai precisar ceder. Nesse caso, se a estrada ceder (na aderencia) ñ tem problemas. Creio que estradas de terra batida tenham certa aderencia, então ñ seria bom usar nelas tbm. Agora, se tiver meio escorregadio, com uma laminha, sem problemas. A falta de aderencia, compensa as rotações diferentes.
Amostardeiro
04/09/2006, 00:41
Resumindo: em estradas de chão, lama ou areia, poderei usar a tração? Linguagem muito técnica me dá "cãimbras no cérebro".
Saudações,
Fontana
Fontana
Eu acho melhor não usar pra não dar sorte ao azar, vá que quebre alguma coisa, quantos $$$ se vão.
Abraço
mgfontana
04/09/2006, 11:03
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas!
Pena que meus pneus estão novos, não vou trocar agora, não. Se algum dia eu resolver fazer uma trilha, eu troco os pneus, pois o meu uso é diário e urbano. Quanto ao Kit Gás (só aproveitando o espaço) está uma maravilha, tô até andando mais com o carro, a economia com combustível é muito grande.
Um abraço,
Fontana
Maverickturbo
04/09/2006, 12:32
Que bom Fontana. Nada melhor que colocar um equipamento no carro e ele funcionar perfeitamente como se esperava!
laserman
04/09/2006, 12:43
Valeu pessoal, obrigado pelas dicas!
Pena que meus pneus estão novos, não vou trocar agora, não. Se algum dia eu resolver fazer uma trilha, eu troco os pneus, pois o meu uso é diário e urbano. Quanto ao Kit Gás (só aproveitando o espaço) está uma maravilha, tô até andando mais com o carro, a economia com combustível é muito grande.
Um abraço,
Fontana
Caro MG,
Como está seu consumo no GNV ?
Até o outro FDS,
mgfontana
05/09/2006, 09:40
Caro MG,
Como está seu consumo no GNV ?
Até o outro FDS,
Ainda não medi direito, mas com 13 m3 rodo 100 Km em média, quando consigo encher mais um pouco (dependendo da pressão da bomba) chego a rodar 120 Km em média com 16 m3. É mais ou menos o esperado quando ao instalar o vendedor efetuou o cálculo baseado no consumo à gasolina que é de 6 Km/l em média. O esperado era de 20% em cima dos 6 Km/l, então tá na faixa.
Saudações,
Fontana
Ainda não medi direito, mas com 13 m3 rodo 100 Km em média, quando consigo encher mais um pouco (dependendo da pressão da bomba) chego a rodar 120 Km em média com 16 m3. É mais ou menos o esperado quando ao instalar o vendedor efetuou o cálculo baseado no consumo à gasolina que é de 6 Km/l em média. O esperado era de 20% em cima dos 6 Km/l, então tá na faixa.
Saudações,
Fontana
Fontana,
Acho que a conta que se deve fazer sobre a economia com o GNV deveria ser esta:
Você colocou 13 m3 de GNV que ao preço médio de R$ 1,19 m3 dá R$ 15,47
O mesmo valor em gasolina, ao preço médio de R$ 2,89 / litro daria 5,35 litros de gasolina.
Rodando 100 Km com 5,35 litros de gasolina você teria 18,68 Km por litro.
Ou seja, o rendimento equivalente de 1 m3 de GNV é de 18,68 Km de gasolina - no seu caso.
Não tem nada mais econômico que isso, o GNV é mesmo uma vantagem incrível em KM rodados - comprarado com outros combustíveis.
Nem um carro 1.0 flex te dá a economia que vc está tendo num veículo da categoria do Sportage, utilitário que pesa 1,6 Ton. Imagine!
Aproveite e rode bastante, mas cuidado com o uso só do GNV. Use gasolina para ligar e rodar os primeiros KM e ao deligar, assim você evita secar muito o motor - segundo o que dizem os que entendem bem de GNV.
Abraço.
Amostardeiro
05/09/2006, 17:55
Pessoal
Como já comentei em mensagens anteriores coloquei na viatura os Firestone Destination 225x 75/15, no fds passado fiz um pequeno teste na areia, usando a pressão normal nos pneus, foi muito bem :palmas:, teve boa tração, sem enterrar muito na areia, etc, gostei muito, acho que é uma otíma opção para quem vai usar a viatura diariamente e não quer ter alguns desconfortos, como o barulho, dos pneus MUD ou outros com desenho + agressivo, além disso é um pneu bem + barato do que os Goodyear, por exemplo.
Na próxima vez vamos à lama ver como se comportam.
Abraço
laserman
05/09/2006, 19:19
Fontana,
" assim você evita secar muito o motor - segundo o que dizem os que entendem bem de GNV."
Abraço.
Há quem diga tbm que isto é uma lenda ! Pois qd a gasolina é injetada pelos bicos esta vai pulverizada (vapor), assim como o GNV não deixa de ser um fluido.
Além do mais do resultado de uma combustão sempre sairá = CO2 + H2O.
Boa lama e bom uso ao GNV,
mgfontana
06/09/2006, 08:58
Fontana,
Acho que a conta que se deve fazer sobre a economia com o GNV deveria ser esta:
Você colocou 13 m3 de GNV que ao preço médio de R$ 1,19 m3 dá R$ 15,47
O mesmo valor em gasolina, ao preço médio de R$ 2,89 / litro daria 5,35 litros de gasolina.
Rodando 100 Km com 5,35 litros de gasolina você teria 18,68 Km por litro.
Ou seja, o rendimento equivalente de 1 m3 de GNV é de 18,68 Km de gasolina - no seu caso.
Não tem nada mais econômico que isso, o GNV é mesmo uma vantagem incrível em KM rodados - comprarado com outros combustíveis.
Nem um carro 1.0 flex te dá a economia que vc está tendo num veículo da categoria do Sportage, utilitário que pesa 1,6 Ton. Imagine!
Aproveite e rode bastante, mas cuidado com o uso só do GNV. Use gasolina para ligar e rodar os primeiros KM e ao deligar, assim você evita secar muito o motor - segundo o que dizem os que entendem bem de GNV.
Abraço.
OK, Raxer!
Mas eu não fiz conta em R$, apenas verifiquei o consumo. Em R$ então a economia é um espetáculo!
Vamos respeitar o pessoal do Fórum e conversarmos sobre motor no Tópico correspondente.
Um abraço a todos,
Fontana
Fernando Costa
06/09/2006, 18:03
Abraço.
Os primeiros 4 ou 5 km do dia devem ser rodados com gasolina, pelos seguintes motivos:
1. Diz a máxima "o que não se usa se perde". Fazer os bicos injetores funcionarem sempre é essencial para mantê-los em boas condições, evita que venham a travar. Ao usar o GNV, todo o sistema de injeção eletrônica é deixado de lado, com exceção da regulagem da marcha lenta, daí ser essencial fazê-lo funcionar todos os dias.
2. A gasolina sem uso envelhece, experimente usar só GNV uns 30 dias e veja o que acontece com a gasolina dentro do tanque de combustível...
Quanto a "secar o motor", isso é mito, pois não é a gasolina que lubrifica o motor, mas o óleo, o qual mantém seu poder lubrificante por muito mais tempo com o uso do GNV, daí estes motores terem uma maior durabilidade (desde que a conversão seja de 1a. linha!). Além disso, é praticamente impossível carbonizar um motor a gás, pois a queima não deixa resíduos.
Abraço.
Olá pessoal, como o titulo diz sou novo por aqui. comprei minha sportage faz + ou - 1 ano e estou muito contente com ela, mas tem um probleminha que que sabe alguem possa me ajudar. Ela é 95 motor diesel 2.2 e de manhã da trabalho pra pegar, acabei de fazer bomba e bico, melhorou más não está do jeito que deveria. me orientaram a colocar um botão para aquecimento das velas pois o temporizador aquece por muito pouco tempo, achei esquisito más quero saber a opinião de vcs amigos.
Amostardeiro
07/09/2006, 22:59
Olá pessoal, como o titulo diz sou novo por aqui. comprei minha sportage faz + ou - 1 ano e estou muito contente com ela, mas tem um probleminha que que sabe alguem possa me ajudar. Ela é 95 motor diesel 2.2 e de manhã da trabalho pra pegar, acabei de fazer bomba e bico, melhorou más não está do jeito que deveria. me orientaram a colocar um botão para aquecimento das velas pois o temporizador aquece por muito pouco tempo, achei esquisito más quero saber a opinião de vcs amigos.
JPG
Tenta, em primeiro lugar, substituir as velas de aquecimento, troquei esta semana as da viatura ficou pegando de primeira, os +- 15 s que o relé mantém as velas ligadas são suficientes, deixar + tempo pode causar a queima das mesmas.
Abraço
jlguimarães
12/09/2006, 18:46
Boa tarde galera.
Alguem já trocou a barra principal da direção?
Amostardeiro
12/09/2006, 22:23
Boa tarde galera.
Alguem já trocou a barra principal da direção?
Guimarães
Desculpe a curiosidade, eu não entendi, mas tu estas precisando do que exatamente ??? Da barra que vai do volante ao setor ou outra coisa ???
Quanto a problemas na direção, as duas viaturas apresentaram desgate nas buchas do braço auxiliar, foi só trocar as buchas e fazer alinhamento, a TDi deu problema no setor de direção, acho que era uma válvula de alívio, ou um vedante dando passagem, nem o "especialista" :shock: soube dizer !!!
Abraço
comenale
13/09/2006, 08:20
Jlguimaraes,
Também não entendi o que está ocorrendo com relação a "barra" de direção.
Passe maiores detalhes.
comenale
13/09/2006, 08:22
Amostardeiro,
Exatamente, qual foi seu problema com a direção da TDI?
Carlos4x4
13/09/2006, 10:15
Os pivos inferiores da minha sportage necessitam serem trocados, alguma dica, quanto custam, onde? Grato
Amostardeiro
13/09/2006, 10:46
Amostardeiro,
Exatamente, qual foi seu problema com a direção da TDI?
Comenale
O sintoma, digamos assim, era que a direção parecia não retornar após as curvas e dava a impressão que tinha "um buraco", ie, não girava as rodas bem num certo ponto do curso, como se faltasse força.
Mandei a viatura pra um "especislista", o diagnóstico foi que o setor estaria com algum vazamento interno ou uma válvula de alívio com prolblema, depois de duas passadas na oficina ficou perfeito, pelo que sei foram trocadas as vedações internas do setor, me custou R$ 250.
Abraço
comenale
13/09/2006, 11:45
Carlos,
Consulte a www.castro.com.br (http://www.castro.com.br).
Normalmente eles peças de reposição para a viatura.
comenale
13/09/2006, 11:59
Comenale
O sintoma, digamos assim, era que a direção parecia não retornar após as curvas e dava a impressão que tinha "um buraco", ie, não girava as rodas bem num certo ponto do curso, como se faltasse força.
Mandei a viatura pra um "especislista", o diagnóstico foi que o setor estaria com algum vazamento interno ou uma válvula de alívio com prolblema, depois de duas passadas na oficina ficou perfeito, pelo que sei foram trocadas as vedações internas do setor, me custou R$ 250.
Abraço
Amostardeiro,
É sempre interessante sabermos esses detalhes para ficarmos cada vez mais previnidos.
Valeu pelo detalhamento:concordo: .
mgfontana
13/09/2006, 12:12
Estou com um problema na minha Sport: ao passar sobre algum buraco a direção "foge" da minha mão, fica "bêbada", tenho que estar sempre atento, sem contar que meu carro está pulando muito (esses pulos são normais?). Será que é só amortecedor ou podem ser as buchas gastas também?
Se alguém puder me dar uma dica, agradeço. Sabe como é, chegar no mecânico sem ter idéia do que seja o serviço pode sair mais caro.
Saudações,
Fontana
Maverickturbo
13/09/2006, 14:19
Fontana,
Pra vc ver se o seu amortecedor ainda esta bom, forçe ou empurre ou puxe o carro para cima ou para baixo. Se o amortecedor estiver bom, ele so vai fazer 1 ciclo de abaixar ou levantar 1 vez e logo em seguida para o carro na posição normal. Ficou bem confuso, espero que alguem consiga lhe explicar melhor. O seu volante esta com alguma folga ou esta normal?
Amostardeiro
13/09/2006, 21:48
Estou com um problema na minha Sport: ao passar sobre algum buraco a direção "foge" da minha mão, fica "bêbada", tenho que estar sempre atento, sem contar que meu carro está pulando muito (esses pulos são normais?). Será que é só amortecedor ou podem ser as buchas gastas também?
Se alguém puder me dar uma dica, agradeço. Sabe como é, chegar no mecânico sem ter idéia do que seja o serviço pode sair mais caro.
Saudações,
Fontana
Fontana
Assim de longe tá parecendo amortecedor estourado, mas faz um teste simples que o Eduardo falou, empurra a viatura pra baixo algumas poucas vezes quando soltar ele deve parar de balançar rápido, se ficar balançando é amortecedor.
Por último se for trocar os amortecedores dá preferência aos pressurizados são mais efecientes.
Abraço
Carlos4x4
14/09/2006, 09:58
Carlos,
Consulte a www.castro.com.br (http://www.castro.com.br).
Normalmente eles peças de reposição para a viatura.
Grato pela dica Comenale,
Na Castro - 80,00 cada
Na Egydio Motors/Araraquara-concessionaria Kia: 65,00 cada
Abraços
Amostardeiro
14/09/2006, 11:53
Grato pela dica Comenale,
Na Castro - 80,00 cada
Na Egydio Motors/Araraquara-concessionaria Kia: 65,00 cada
Abraços
Carlos
É bom saber que pelo menos alguma coisa é + barato na revenda!!!
Abraço
mgfontana
14/09/2006, 12:14
Fontana,
Pra vc ver se o seu amortecedor ainda esta bom, forçe ou empurre ou puxe o carro para cima ou para baixo. Se o amortecedor estiver bom, ele so vai fazer 1 ciclo de abaixar ou levantar 1 vez e logo em seguida para o carro na posição normal. Ficou bem confuso, espero que alguem consiga lhe explicar melhor. O seu volante esta com alguma folga ou esta normal?
Eduardo e Amostardeiro,
Já tentei fazer isso, mas o carro é alto e pesado (rsss). Eu acho que o volante está com uma ligeira folga. Vou levar na oficina e verificar tudo de uma vez.
Valeu a força!
Saudações,
Fontana
comenale
14/09/2006, 17:03
Carlos,
Realmente é raro a revenda ter preço melhor que as demais distribuidoras.
Por outro lado, já ouvi de um amigo que essa revenda de Araraquara é muito boa, porém não a conheço.
Maverickturbo
14/09/2006, 17:03
Fontana,
É so vc se apoiar nos parachoques, coloca a mão neles e joga seu peso, ai a viatura vai abaixar e vc sai de cima do parachoque e ai observa se ele sobe uma vez e para ou se ele fica subindo e descendo ate parar.
Raxer,
Os 235, 75 15 são bons pq parece que eles entram na sportage sem precisar de nenhuma alteração. Então se vc ñ quer mexer na suspensão ou colocar calços ou fazer um body-lift, esse pneu deve ser o ideal.
Pessoal, depois das orientações sobre os pneus eu fui buscar os de medida original - achei melhor manter tudo nas mesmas medidas da Kia. Uma lenha achar aqui no Rio, apelei até para a pneuback.
Mas dei sorte e encontrei dois Firestone zero e nas medida 205/75 R15, ufa!
Perdi os meus 235/75 R15, mas tudo bem a loja me pagou algum neles.
Daí, vou deixar a dica para quem está no Rio de Janeiro e deseja pneus originais, a loja é:
Rogerinho Pneus
Rua São Francisco Xavier, 264 - Maracanã - tel: (21) 2234-2173
Rua Estácio de Sá, 121 - Estácio - tel: 2504-4902
Eles também fazem o balancemento e alinhamento. Preços bons.
Abraço a todos.
kiabiker
14/09/2006, 20:31
Minha SPTG também jogava um pouco nas ondulações das ruas, e pulava um pouco. Em 4 oficinas que fui, todos me mostraram a folga no pivô inferior. Também tinha folga na bucha do braço auxiliar da direção.
Como referência vai aí os preços (serviço feito no final de agosto/2006)
O pivô novo custou R$ 130, a bucha do braço foi refeita por R$ 80, kit de batentes da frente R$ 68. Os 4 amortecedores Cofap gas R$ 550.
A direção foi muito mais firme agora, mas o carro esta pulando mais. Acho que é porque os amortecedores são novos e mais duros.
flavio bastos
14/09/2006, 20:58
Essas buchas do auxiliar do braço pitman da direção que ficam no lado direito , são 2 , vermelhas de poliuretano , na concessionária aqui no RJ , custam 40 reais , mas no fornecedor em SP , custam 10 reais cada pois são 2, aqui em niteroi RJ tenho fornecedor de peças originais KIA , as buchas da balança superior saem por 35 reais , originais, a balança inteira 240reais.
CF import SP sr. Fernando é importador para a KIA sabe tudo de sportage , é o carro dele 011-35074258/96486902. o fornecedor de Niteroi depois passo o número é a Nit-van KIa
Maverickturbo
15/09/2006, 01:49
Informações interessantes. É sempre bom saber quem vende peças pra sportage mais baratas!
mgfontana
15/09/2006, 08:41
Obrigado a todos pelas informações, principalmente a dos preços e locais de venda com os mesmos mais em conta. Quando levar o carro para a oficina já terei a noção de quanto ficará o serviço sem "adicionais". Porque eles já vêm com o papo de que é carro importado e por isso é mais caro, bla bla bla.
Um bom de final de semana a todos,
Fontana
jlguimarães
15/09/2006, 12:31
Essas buchas do auxiliar do braço pitman da direção que ficam no lado direito , são 2 , vermelhas de poliuretano , na concessionária aqui no RJ , custam 40 reais , mas no fornecedor em SP , custam 10 reais cada pois são 2, aqui em niteroi RJ tenho fornecedor de peças originais KIA , as buchas da balança superior saem por 35 reais , originais, a balança inteira 240reais.
CF import SP sr. Fernando é importador para a KIA sabe tudo de sportage , é o carro dele 011-35074258/96486902. o fornecedor de Niteroi depois passo o número é a Nit-van KIa
Boa tarde Flavio qual o tel e email do fornecedor de Nikite?
Estou precisando do braço principal da direção R$ 500,00 na concessionaria de goiania.
Cláudio Henrique
19/10/2006, 08:31
Pessoal?
Sou novo no pedaço e acredito que foi um assunto bem discutido, mas me de uma dica por favor. Se eu colocar calços na suspensão da Sportage de 1'' na dianterira e 2'' na traseira para erger, corro o risco da mola escapar (principalmente atras) numa trilha? Estou certo em colocar na dianteira calços entre o prato superior e a lateria do carro ou devo colocar entre o prato e a mola?
Obrigado pessoal.
Cláudio Henrique
Sportage MRDI 97-98 Gas. MUD30x9,5
Maverickturbo
19/10/2006, 09:48
Claudio,
O fato de vc colocar os calços não vai fazer a mola escapar. O que causa isso são amortecedores com mais curso, por abrirem mais do que a molas e sai elas escapam, que é meu caso. Acho que calço de 1 na frente e 2 na traseira vai deixa ela com estilo de dragster. Talvez 1 na dianteira e 1,25 ou 1,5 na traseira sejam melhores. A coloção na dianteira deve ser entre o prato superior e a lateria do carro.
Sportager
19/10/2006, 11:29
Caros Sportagers,
Estou preocupado... desde que eu comprei a minha Sportage já gastei um $$ razoável com velas, bicos injetores, bomba de gasolina... mas o problema agora é outro...
Mandei alinhar o carro ontem... e agora no 4x2 a roda dianteira esquerda faz cléc cléc cléc cléc... engatei o 4x4 para testar e o barulho para... alguma dica? :pensativo:
Amostardeiro
19/10/2006, 11:41
Caros Sportagers,
Mandei alinhar o carro ontem... e agora no 4x2 a roda dianteira esquerda faz cléc cléc cléc cléc... engatei o 4x4 para testar e o barulho para... alguma dica? :pensativo:
Pode ser algum problema na roda livre ou no rolamento da ponta de eixo, não deveter sido causado pelo alinhamento.
Abraço
Cláudio Henrique
19/10/2006, 16:12
Eduardo,
Valeu mesmo pelas dicas, vou fazer os calços dessa medida que me indicou. Bela Sportage você tem, heim? Tem algum segredo nas trilhas para a Sportage evitando maiores manutenções?
Cláudio Henrique
Maverickturbo
19/10/2006, 16:49
Claudio,
Manutenção preventiva e cuidar do carro, seu carro vai durar por muito tempo e dificilmente vai te deixar na mão.
comenale
19/10/2006, 19:03
Caros Sportagers,
Estou preocupado... desde que eu comprei a minha Sportage já gastei um $$ razoável com velas, bicos injetores, bomba de gasolina... mas o problema agora é outro...
Esse barulho é quando está em movimento em qualquer superfície ou quando há irregularidades na superfície?
Se for em superfície irregular, o barulho pode ser causado pelas pinças de freio (muito comum nas Sport´s). Caso contrário deve ser alguma coisa ligada a roda-livre:pensativo:
Sportager
19/10/2006, 19:40
Esse barulho é quando está em movimento em qualquer superfície ou quando há irregularidades na superfície?
Se for em superfície irregular, o barulho pode ser causado pelas pinças de freio (muito comum nas Sport´s). Caso contrário deve ser alguma coisa ligada a roda-livre:pensativo:
Comenale, pelo que pude notar, este barulho ocorre com o veículo em movimento em qualquer superfície rodando em 4x2. Notei tb que isto ocorre depois que eu volto do 4x4 para o 4x2... :pensativo:. Engraçado é que ontem eu andei uns 30 min com o carro e o barulho não parou um instante sequer. Parece que cada rotação da roda = 1 cléc. Mas hoje tal ruído MISTERIOSAMENTE parou! :roll:. Vai entender! rs! Como vou viajar sábado pela manhã, quero ver se faço uma revisão em todo o sistema de tração antes disso!
laserman
19/10/2006, 20:30
Comenale, pelo que pude notar, este barulho ocorre com o veículo em movimento em qualquer superfície rodando em 4x2. Notei tb que isto ocorre depois que eu volto do 4x4 para o 4x2... :pensativo:. Engraçado é que ontem eu andei uns 30 min com o carro e o barulho não parou um instante sequer. Parece que cada rotação da roda = 1 cléc. Mas hoje tal ruído MISTERIOSAMENTE parou! :roll:. Vai entender! rs! Como vou viajar sábado pela manhã, quero ver se faço uma revisão em todo o sistema de tração antes disso!
Meu caro,
De longe fica impossível ter certeza, mas não viaje sem antes revisar a dianteira.
Lhe passarei 2 possibilidades que já ocorreram comigo com barulhos semelhantes e foram péssimas :
1ª - Trava da roda livre quebrada roçando na roda. (saque fora a RL e desmonte-a para verificar suas engrenagens internas)
2ª - Rolamento externo de roda gasto, estourado ou quebrado, perdi minha RL AVM nova por isto, a roda fica com folga e a RL pula fora e a sapata de freio não pega.(troque rolamentos e retentor e verifique trincas no cubo de roda)
3ª - Homocinética...,felizmente ainda não ocorreu comigo mesmo tendo calços !
Boa lama,
Cláudio Henrique
20/10/2006, 07:39
Daniel,
Ocorreu algo bem similar com a minha depois que voltei tambem para o 4X2, e o problema era apenas a falta de não dar aquela rezinha de ±2m, quando fiz isso o problema parou na hora.
Abraço,
Cláudio Henrique
Sportager
20/10/2006, 11:04
Laserman, Cláudio Henrique e Comenale,
Mto obrigado pelas respostas! Espero que o Cláudio Henrique esteja certo!! Mas vou levar o carro em uma oficina sábado de manhã para levantá-lo e verificar com mais calma todo o sistema de tração! Espero que não seja nada, mas as dicas que vcs me deram foram sem dúvida muito válidas!
Abraços,
rafaelsouza
21/10/2006, 03:48
OPA pessoal td bem?:grin:
estou dando uma passada por aqui só pra mostrar uma sportage que montamos aqui na X4, foi feito lift de suspensão e Body lift tbm, os pneus são BF 31 all
estou mandando tbm fotos do minucioso trabalho de corte das cx de roda onde foi recortado um pedaço e depois enxertado novamente a aba original
depois posto mais fotos
[],s:concordo:
Maverickturbo
21/10/2006, 12:08
Eu vi essa sportage na jeeptrip, ficou muito legal. Gostei mesmo de um protetor por baixo que o Atila estava montado em uma sportage parecida com a do Marcsport, isso se não era a dele. So esqueci de tirar fotos.
laserman
21/10/2006, 14:48
estou dando uma passada por aqui só pra mostrar uma sportage que montamos aqui na X4, foi feito lift de suspensão e Body lift tbm, os pneus são BF 31 all
estou mandando tbm fotos do minucioso trabalho de corte das cx de roda onde foi recortado um pedaço e depois enxertado novamente a aba original
depois posto mais fotos
Aparentemente ficou excelente,
Foi realizada alguma alteração com relação á: Transmissão dianteira, cardan, caixa ou freios ?
Pode enviar orçamento para tal serviço ?
Grato,
MarcSport
21/10/2006, 15:45
Maverick.
A SPTG que vc viu na Jeep Trip era a minha mesmo.
Fiz um peito de aço que protege da base do parachoque dianteiro à caixa de transferência.
Vou percorrer o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão no final deste ano e o peito de aço vai me ajudar bastante.
Maverickturbo
21/10/2006, 16:55
Fico muito bom o peito de aço! Eu tbm vou colocar um daqueles depois, ja que eu so tenho um na frente, mas que ñ chega a progeter nem o carter. Se puder depois poste umas fotos ou depois se ela ainda estiver la eu tiro umas fotos e posto pro pessoal ver como ficou!
aidil fernandes
21/10/2006, 21:28
Oi MarcSport, gostaria de ver tb sua SPTG, pois tenho interesse pelo peito de aço.
depois posto mais fotos
Caros rafaelsouza e maverickturbo;
a minha grand esta muito parecida com esta das fotos até a cor, Estou estudando com o meu mecanico, Trocar os parachoques originais de plastico por uns tubulares. Os amigos já viram alguma rodando ou de outro amigo????? Para que possa ajudar no projeto? Acho que vai melhorar em muito os angulos principalmente o de saída. A grand é meio bunduda demais....
No aguardo de ajudassssss, Abraço atodos. Rubem.
Maverickturbo
23/10/2006, 23:43
Rubem,
Com parachoques tubulares eu ja vi uma gringa verde. No Brasil, tem um parachoque dianteiro de ferro, não sei se tem o traseiro tambem. Depois vou postar as fotos.
Maverickturbo
24/10/2006, 10:55
Ai vão as fotos de possiveis coisas que vc pode fazer.
Maverickturbo
24/10/2006, 11:05
Mais alguma ideias!
MarcSport
24/10/2006, 11:36
Maverick e Aidil.
Meu carro já está no chão, assim fica difícil tirar fotos.
Acredito que seja melhor marcarmos um dia para vcs verem.
Maverickturbo
24/10/2006, 18:22
Marc,
Eu cheguei a ver quando a sua sportage tava no elevador, então eu vi como ficou. O atila abriu buracos na chapa, pra trocar oleo e pra limpar mais facil ou ela ficou inteira?
MarcSport
24/10/2006, 20:06
Ficou inteira, ele disse que dava para trocar filtro e óleo sem problemas. Caso eu não consiga fazer a troca, volto lá e peço para ele fazer alguns furos.
Rubem,
Com parachoques tubulares eu ja vi uma gringa verde. No Brasil, tem um parachoque dianteiro de ferro, não sei se tem o traseiro tambem. Depois vou postar as fotos.
Nossa que loucura estas viaturas, os caras fizeram de tudo nelas. Duvido raspar ou trancar em nada. Domingo passado fiz o curso tecnicas 4x4, a minha pra variar era a unica sport no barro e nas dunas. Foi surpreendente ver a bandida superar um obstaculo de teste atras de outro. Me motivei a encrementa-la, se com pneus 235 80% pra asfalto ela já encomodou, fico imaginando com muds 31" e parachoques tubulares, mais levantada e guincho. Bom por hora é isso assim que der posto fotos, tem varias no site do curso, Eduardo e cia da uma olhada, www.rotasetrilhas.com
Forte abraço e obrigadão pelas ideias!!!!!!!!!!!!!!
Maverickturbo
24/10/2006, 23:15
Rubem,
O unico problema de colocar 31 mud na sportage é que vc ñ vai querer tirar eles depois! hahahahaha! O visual fica muito bonito, sportage levantada em 5 ou 6 polegadas com 31 mud fica linda! Combinação perfeita! Tirando que assim ela da show por onde passa, não devendo nada pra nenhum outro offorad!
Marc,
Trocar eu acho que da, mas vc vai ter que tirar o peito de aço pro oleo escorrer naquele balde esquisito que eles colocam embaixo do carro, onde cai o oleo velho.
laserman
25/10/2006, 10:11
Nossa que loucura estas viaturas, os caras fizeram de tudo nelas. Duvido raspar ou trancar em nada. Domingo passado fiz o curso tecnicas 4x4, a minha pra variar era a unica sport no barro e nas dunas. Foi surpreendente ver a bandida superar um obstaculo de teste atras de outro. Me motivei a encrementa-la, se com pneus 235 80% pra asfalto ela já encomodou, fico imaginando com muds 31" e parachoques tubulares, mais levantada e guincho. Bom por hora é isso assim que der posto fotos, tem varias no site do curso, Eduardo e cia da uma olhada, www.rotasetrilhas.com
Forte abraço e obrigadão pelas ideias!!!!!!!!!!!!!!
Nobre jipeiro,
Se quizer entrar realmente de cabeça no OFF, siga este conselho :
Faça um jogo só OFF de pneus realmente agressivos, como MUDZILA, MARISCO ou 3K ! E guarde seus 235 para cidade.
Estes pneus que indiquei-lhe dão um banho nos Mud tradicionais e duram muito mais (borracha de caminhão) e sulcos mais profundos (até 28mm).
Boa lama,
Sportager
25/10/2006, 18:55
Meus caros, dando um feedback sobre os clécs na roda dianteira... é a roda livre mesmo... acho que vou colocar AVM manual, seguindo os conselhos de todos vcs!
Abs!
laserman
26/10/2006, 10:12
Meus caros, dando um feedback sobre os clécs na roda dianteira... é a roda livre mesmo... acho que vou colocar AVM manual, seguindo os conselhos de todos vcs!
Abs!
Caro Jipeiro,
Vá na fé. Mas tome muito cuidado com os ridículos parafusos cônicos da capa externa, eles expanam a cabeça facilmente !
Boa lama,
mgfontana
26/10/2006, 13:13
Hoje mandei fazer uma revisão na suspensão da Sport, resultado:
4 Amortecedores novos
2 Buchas da Barra estabilizadora
1 Braço Auxiliar da Direção
2 Kit's Batente/Coifa do amortecedor dianteiro
Limpeza e regulagem do Rolamento dianteiro que está com folga
E ainda queriam trocar as molas traseiras que são de Ômega, mas estão boas. Não troquei, pois coloquei GNV e elas agüentam o peso do cilindro sem problema. Se trocasse falaram que teria que colocar calços para manter a altura. Resolvi deixar pq achei que seria a mesma coisa.
Resultado: R$ 1500,00 Aproximadamente.
Mandei fazer pq meu carro estava "fugindo" da mão ao passar em buracos e lombadas, espero que resolva.
Saudações a todos
Fontana
Wilton GOmes Silveira
29/10/2006, 08:38
e ai galera !
minha sportage tem um barulhão nas pastilhas de freio, sei que muitos usam silicone, porém , não é o correto.
deve ter algum tipo de presilha que faça diminuir esta barulheira, pois acredito que isto não é normal.
bem tenho que mexer na suspensão, trocar borrachas e tal, mas gostaria de saber qual o tipo de amortecedor vai na dianteira e se tem fabricação nacional, com preço mais acessível.
valeu!
rossetto 13
Rosseto13
A minha viatura também apresentava este barulho e não era só as pastilhas. O rolamento de agulhas da homocinética estava avariado e causava barulho
também.
Cláudio Henrique
30/10/2006, 08:27
Amigos , bom dia!
Apesar de não estar participando da conversa entre vocês, estou sintonizado e tá muito legal. Neste fim de semana fiz lift de suspensão na minha sptg colocando calços de 25mm na dianteira e 30mm na traseira. Ficou legal já que ela tem pneus MUD30x9,5, mas achei que pudia subir mais. Alguem poderia me dizer até quanto eu poderia subir a sptg, porque ainda raspa em baixo em alguns obstáculos? Subir mais poderia afetar a mecanica dela? Valeu!!
Cláudio
chris_scub
30/10/2006, 10:40
Amigos, Bom Dia!!
Estou colocando um jogo de rodas na minha SPTGE e gostaria de saber se a furação que ela usa, ano 98, 5 furos - é a mesma do Jeep? F1000... ?? Minha preocupação é saber se a furação e o diâmetro interno do cubo da roda do Jeep encaixa na SPTGE.
Alguem saberia me responder essa questão?
Abraço a todos!!
Christian
Sportage - Curta - 98 - gasolina - 2.0 16v
Amostardeiro
30/10/2006, 11:53
Claúdio
Dá pra levantar mais, a 97 eu levantei +- 50 mm sem problema.
Christian
A furação é a mesma da F-1000, Jeep, Niva e outros.
Abraço
chris_scub
30/10/2006, 12:43
Pô Antonio,
muito grato pela informação sobre as rodas...
Abraços,
Christian
Maverickturbo
30/10/2006, 13:20
Christian,
Da F-75 e da Rural tambem serve!
Claudio,
Voce pode fazer um body-lift. Não meche em nada na mecanica dela, porque quase tuda a parte mecanica da sportage é presa no chassi. Acho pra usar um pneu 31 vc vai ter que subir no minimo umas 4 plegadas no total, entre calço e body-lift.
Cláudio Henrique
30/10/2006, 17:30
Pessoal,
Obrigado pelas dicas e agora é só por em pratica.
Abraço a todos,
Cláudio
Nobre jipeiro,
Se quizer entrar realmente de cabeça no OFF, siga este conselho :
Faça um jogo só OFF de pneus realmente agressivos, como MUDZILA, MARISCO ou 3K ! E guarde seus 235 para cidade.
Estes pneus que indiquei-lhe dão um banho nos Mud tradicionais e duram muito mais (borracha de caminhão) e sulcos mais profundos (até 28mm).
Boa lama,
A ideia é de fato esta, embora o amigo Eduardo tb esteja certo, vai ser DIFICIL de trocar logo apos a trilha ou passeio. Pela lógica e acertadamente deveriamos cambiar no dia seguinte, mas se fossemos totalmente racionais e logicos , não seriamos homens nem muito menos jipeiros,kkkkkk. Laserman aqui no sul existe uma "fabrica " de pneus chamada PneusOst. São no estilo da 3k que vc sugeril, conhece ou alguem q tenha usado??? Um dos modelos se chama Oligator, me parece muito bom. Dá uma olhada no site deles.
www.pneusost.com vou tentar ir ate lá (bom principio) e depois posto algum resultado, presiso trocar ate dia 18 , pois temos a rota das cachoeiras em cambara do sul para fazer bonito na agua e na lama, Abraço forte.
Sportager
31/10/2006, 10:36
Caros sportagers,
Gostaria de fazer um breve relato do que aconteceu comigo (agradeço antecipadamente a paciência!) e pedir, novamente, sugestões!
Fui para Castelhanos (Ilhabela-SP) no final de semana passado, praia esta que frequento há uns 10 anos, e nunca havia visto a mesma em condições tão ruins!
Eu cheguei lá no domingo com a SPTG original (somente com pneus 215/75)... e o carro raspou / bateu em baixo algumas vezes... mas chegou! (a reduzida é muuuuito boa!!).
Mas na volta, no último obstáculo com algum grau de difículdade, a mola traseira direita quebrou na base e saltou fora quando o curso do amortecedor estava completamente aberto... o pneu bateu na lata!! (eu li que o Laserman já passou por situação semelhante..).
Bom, foi a primeira trilha que fiz com a minha SPTG... fiquei muito satisfeito mesmo com a valentia do carro! :dance: Pq ela passou por lugares onde um toyota bandeirante também teve certa dificuldade!! Quem ficou um pouco impressionada foi a minha namorada! :lol:
Quero aproveitar agora para levantar o carro... assim, aproveito a oportunidade para perguntar se algum de vcs tem uma mola traseira original para vender (visto que vários substituiram as originais)... neste caso pensei em comprar um kit para lift de suspensão (R$ 300 na RC4X4)... ou então peço a ajuda de vocês com relação a quais molas colocar para obter um ganho de altura... sei que o assunto já foi amplamente discutido... mas foi TÃO AMPLAMENTE DISCUTIDO que após ler todo o tópico fiquei em dúvidas sobre qual mola colocar... e será que colocar prolongadores nos amortecedores originais não vai deixá-los mais frágeis???:pensativo:
Obrigado novamente pelo help!!
Maverickturbo
31/10/2006, 11:18
Daniel,
Ja que vc pensa em levantar a viatura, ja parte pra uma mola maior logo. Dai vc no futuro tambem, pode colocar amortecedor de besta, assim tendo mais curso de suspensão traseira.
Sportager
31/10/2006, 11:36
Obrigado pela pronta resposta Eduardo,
Vou fazer isto então, agora por favor me corrija se eu estiver errado:
Traseira: molas dianteiras (somente lado direito??) de ômega 4 cil servem plug and play... correto?
Dianteira: molas dianteiras da Besta GS 9 lugares.
Alguém já fez isto? Neste caso vou precisar colocar calços? Não é necessário colocar prolongadores nos amortecedores??
Sportager
31/10/2006, 12:24
Pesquisando um pouco mais (http://www.jeepclubebarbacena.com.br/) penso em fazer o seguinte:
- 4 molas traseiras da perua Suprema; (é isso mesmo???)
- 2 calços de 1" para a frente;
- 2 prolongadores para os amortecedores traseiros (aprox. 5 cm);
Parece que assim a frente sobe 11 cm e a traseira 12 cm... gostaria muito de ouvir opiniões e se for o caso correções enquanto é tempo! rs! Devo fazer tudo isto na sexta!
Cláudio Henrique
31/10/2006, 13:41
Daniel,
Semana passada fiz lift de suspenção em minha sptg (mesmo ano e modelo que a sua) usando calços dianteiros de 25mm (nylon) e traseiros de 30mm(aço convencional). Ficou bom porem pretendo semana que vem subir o dobro que subi. Acredito que não precisarei nem usar calços nos amortecedores traseiros.
Abraço,
Cláudio
Maverickturbo
31/10/2006, 15:13
Amigos,
Primeiro definam para que vcs querem levantar a sportage, se é para estetica ou se é pra colocar pneus grande como 31x10,5. Se for pra colocar pneus maiores sugiro partir para um body-lift mesmo. Agora se for pensando estatica ou manter os pneus normais, a simples colocação de calços ja resolvem os problemas.
Sportager
31/10/2006, 16:17
Amigos,
Primeiro definam para que vcs querem levantar a sportage, se é para estetica ou se é pra colocar pneus grande como 31x10,5. Se for pra colocar pneus maiores sugiro partir para um body-lift mesmo. Agora se for pensando estatica ou manter os pneus normais, a simples colocação de calços ja resolvem os problemas.
No meu caso, estética é o último dos fatores... embora eu concorde que a SPTG vai ficar bonitona! 8-)
Eu costumo ir bastante p/ Castelhanos... e com a estrada do jeito que tá e o carro original... é foda! Judia muito do carro...
Gostaria tb de comprar pneus maiores, mas o $$ não vai dar... só no ano que vem! Algum problema em subir a suspensão e manter os 215/75 AT??
Maverickturbo
31/10/2006, 21:55
Daniel,
Eu acho que ficaria estranho uma sportage alta com pneus pequenos. Eu sugiro que vc por enquanto fique nos calços de mola mesmo, eles ja dão uma levantada legal. Ai vc vai guardando dinheiro pra comprar os pneus e fazer um body-lift mais pra frente. A configuração da minha é essa, calço de mola de 1 polegada e body-lift de 4. Acomoda os pneus 31x10,5 tranquilamente.
Sportager
01/11/2006, 09:52
Obrigado pela ajuda Eduardo!
É isso mesmo que eu vou fazer! Vou deixar a viatura na Jeep Trip hoje na hora do almoço (torcendo pra gambiarra que eu fiz na mola resistir até lá!)... talvez eu coloque o peito de aço tb... vamos ver dependendo da negociação!
Assim que der vou postar umas fotos!
Abs!
Maverickturbo
01/11/2006, 10:08
Provavelmente eu tbm esteja por la! Para tentar uma adaptação de molas.
Só confirmando, o Atila pediu pra eu passar la esse as 2 horas, se vc quiser ver a minha da uma passada nesse horario tambem.
Ricardo Bambhoo
01/11/2006, 10:52
Provavelmente eu tbm esteja por la! Para tentar uma adaptação de molas.
Só confirmando, o Atila pediu pra eu passar la esse as 2 horas, se vc quiser ver a minha da uma passada nesse horario tambem.
Maveco,
Me diz uma coisa, você conhece o Atila ? ele é irmão do Eugenio (o Bronco) ?
Se for o mesmo, fiz umas travessias (a pé !) do parque nacional do Itatiaia pra Visconde de Mauá com eles. Pergunta isto pra ele, sobre os passeios do Mauricio, antes professor do colegio, hoje dono da Pisatrekking... acho que é o mesmo.... saiu uma XJ branca dele na 4x4 e cia...
T+
[]'s
Sportager
01/11/2006, 11:20
Eduardo,
Passarei lá por volta das 13:15... estarei no meu horário de almoço! Tentarei almoçar em alguma padoca lá perto e nos encontramos lá então! Até já!
Maverickturbo
01/11/2006, 11:25
Fala Ricardo,
Deve ser ele mesmo então. Ele tem uma cheroka 88 branca com mwm 2.8 e pneu 35, que saiu na 4x4 e cia sim! Pode deixa que eu falo com ele.
Daniel,
Beleza, vamos ver se não nos encontramos por la!
Amostardeiro
01/11/2006, 11:35
No meu caso, estética é o último dos fatores... embora eu concorde que a SPTG vai ficar bonitona! 8-)
Eu costumo ir bastante p/ Castelhanos... e com a estrada do jeito que tá e o carro original... é foda! Judia muito do carro...
Gostaria tb de comprar pneus maiores, mas o $$ não vai dar... só no ano que vem! Algum problema em subir a suspensão e manter os 215/75 AT??
Daniel
O Eduardo tá certo se tu pretendes só não trancar a viatura em qualquer coisa levanta a suspensão com calços, só que eu levantaria uns 50 mm ou mais, como fiz na 97, o detalhe é que com esse calço coloquei pneus 7 x 15 pra fazer trilha, que tem 775 mm de altura, a mesma do 31" ( não é = na largura ) sem raspar em nada ficou bom e barato ( anexo foto ).
Abraço
Maverickturbo
01/11/2006, 17:10
Pessoal,
Mudei minha mola traseira. Estou usando mola dianteira de voyage. Ela ficou com a traseira um pouco empinada, um pouco mais alta, mas eu ate gosto dela assim!
Pessoal,
Mudei minha mola traseira. Estou usando mola dianteira de voyage. Ela ficou com a traseira um pouco empinada, um pouco mais alta, mas eu ate gosto dela assim!
Eduardo
Qual voyage? Motor 1.6, 1.8, ano e modelo, as duas do mesmo lado ou o par normal? Alem das molas tem calço de nylon (tecnil) e caso positivo qual o tamanho? Sera que ficou com a mesma altura que vc já tinha , aumentou ou diminuil. E qual exatamente o amortecedor? O curso teria melhorado ou só a altura? Me desculpe pela enxurrada de ??????? Mas creio que tu respondendo a todas as perguntas , vamos por um ponto mais que final em se tratando da nossa suspenção, não achas????? Obrigado por todas as respostas.
Abraço a todos!!!!!!
Maverickturbo
02/11/2006, 14:06
Rubem,
Bom, ai tem um problema, porque eu e o Atila pegamos varias molas e eu esqueci de perguntar o modelo especifico dela. Eu so sei que é dianteira do voyage. Vou ver se consigo o resto das informações. Ela aumentou um pouco em relação a mola original + calço de 1 polegada. A traseira ta um pouquinho mais alta. Creio que 1 ou 2 centimetros mais alta +/- ! O amortecedor que eu uso é de besta GS16. O curso melhorou muito. Com o amortecedor totoalmente aberto, sobrava um espaço de 3 a 4 dedos da mola original + o calço ate o suporte de cima da mola. Agora esta perfeito. Ficou com uma altura ideal. Vou ver se esse fds eu tiro umas fotos!
caros amigos
que amortecedor posso por na sportage antiga para ganhar mais estabilidade no asfalto? mas mantendo a mesma altura sem levantar mais, e usando pneus 205/75 r 15. ( a minha é a 2006 mas meu amigo tem a antiga)
abraços
Maverickturbo
05/11/2006, 15:18
Caj,
Acho melhor vc manter o original, ou dar alguma procura em catalogos americanos para ver se alguma algum bilstein ou outro importado.
Sportager
06/11/2006, 15:13
Sexta-feira busquei a viatura! Calço de 1 polegada na frente e molas novas atrás (sem calços)... não sei quais molas foram usadas... mas deve ter subido uns 8 cm atrás e uns 5 cm na frente!! Como estou com os amortecedores originais, está faltando curso atrás (ficou realmente muito curto!). Próximo passo = amortecedores da Besta! Assim que possível postarei fotos!
olá amigos
no sportage se a pessoa quiser colocar pneus 205/65, que aro deve ser usado? e mantendo a mesma altura. Existe este pneu no Brasil? aro 15 ou 16?
acho que usando este tipo de pneu talvez melhore a estabilidade no asfalto.
abraços
laserman
06/11/2006, 18:46
olá amigos
no sportage se a pessoa quiser colocar pneus 205/65, que aro deve ser usado? e mantendo a mesma altura. Existe este pneu no Brasil? aro 15 ou 16?
acho que usando este tipo de pneu talvez melhore a estabilidade no asfalto.
abraços
Existe o 205/65R15.
Mas eu não seria louco de calçá-lo num SPTG, para se ter uma idéia são pneus usados em ômegas, Passats, zafiras e etc...
Abaixará muito o vão livre e irá sofrer bastante em buracos (este pneu tem pouco volume interno) !
Se quer estabilidade experimente um 255/60 !!
Boa estrada,
E ai Daniel e Eduardo cadê as fotos das viaturas, vamos se puxar, fiquei curioso pra ver se a do Eduardo ficou ainda mais alta. Já era boa, agora ficou ótima? Esta semana acho q vou trocar os calços dianteiros de 1" para 2" polegadas e ver no q dá, espero não piorar o curso. Na trazeira ta dando final de curso, porque o primeiro proprietário mandou instalar na propria Kia Sun Motors batentes de aço, Vou ter de resolver isto! Só não sei exatamente como, alguma ideia???????????????????????
Abraços.
Maverickturbo
12/11/2006, 20:24
Rubem,
Era pra eu ter fotos na trilha, mas minha mãe não se deu muito bem com a camera! Na traseira se vc quer um curso bom, coloque molas maiores e amortecedores de besta! O curso fica muito bom!
Rubem,
Era pra eu ter fotos na trilha, mas minha mãe não se deu muito bem com a camera! Na traseira se vc quer um curso bom, coloque molas maiores e amortecedores de besta! O curso fica muito bom!
Caro eduardo, a minha viatura tem uma situação complicada, pois ela foi levantada enquanto era zero km pela propria Kia. Quando comprei ela na mesma Kia (Sun Motors) já com 40.000km, os mecanicos de lá, não são os mesmos de 2001 e não sabem dizer o q foi feito.
Resultado, ela sempre foi bem mais alta do q as originais, sempre teve a altura da tua + ou - desde Okm. O problema é que fizeram um carro pra desfile da marca e não pra trilha como nos queremos!!!
A dor de cabeça é melhora-la pra trilhas sem saber o que Já foi feito, por isso pedi a "receita da tua" para poder ir mais diretamente na solução.
Acho q trocando o calço de 1" por um de 2" na danteira, e "trocando" os batentes de aço da trazeira com final de curso, já vai resolver o problema. Estes batentes NÃO deixam as molas sairem fora do lugar ( como nas originais e nas Retonas Kia) na trilha de jeito nenhum... mas batem muito entre si. Talvez trocarei por borracha, mas QUAL???? Talvez mandando usinar em tecnil??? O que acham os colegas de sports???
Abraço, e obrigado pelas dicas, se souber outras manda ai por favor.......!
Outro detalhe, as molas da trazeira já são bem maiores q as originais, mas são muita duras , diminuindo o curso sem falar no conforto q simplesmente não existe.
Maverickturbo
12/11/2006, 22:05
Rubem,
E com esse batentes vc usa o amortecedor original ou usa outro amortecedor mais comprido?
Rubem,
E com esse batentes vc usa o amortecedor original ou usa outro amortecedor mais comprido?
Ai é que esta, não tenho a menor ideia de qual amortecedor colocaram exatamente, na Kia me diseram que pode ser o da GS19. Eles escondem o jogo para nos obrigar a fazer os trabalhos na oficina deles. Fui ate lá ontem e pedi uma copia do manual tecnico, pagina da suspenção dianteira, tiraram na hora. Comprei 5" polegadas de nylon(tecnil) por 140mm de diametro para fazer calços novos na quinta feira. Tive tambem de arrancar fora os fenders(alargadores) para colocar pneus 31 com folga, a viatura ficou cheia de buracos...
Abraço a todos.
Sportager
17/11/2006, 12:53
Foto da minha viatura com lifting de suspensão conforme prometido!:twisted:
Amostardeiro
17/11/2006, 14:43
Ai é que esta, não tenho a menor ideia de qual amortecedor colocaram exatamente, na Kia me diseram que pode ser o da GS19. Eles escondem o jogo para nos obrigar a fazer os trabalhos na oficina deles. Fui ate lá ontem e pedi uma copia do manual tecnico, pagina da suspenção dianteira, tiraram na hora. Comprei 5" polegadas de nylon(tecnil) por 140mm de diametro para fazer calços novos na quinta feira. Tive tambem de arrancar fora os fenders(alargadores) para colocar pneus 31 com folga, a viatura ficou cheia de buracos...
Abraço a todos.
Rubem
Acho que as molas e amortecedores devem ser as da Besta GS, pois eram as que o pessoal da SunMotors usava pra elevar a suspensão, digo isso baseado no que o pessoal de lá me falou quando eu estava pesquisando a melhor forma de elevar a minha antiga 97, isso foi lá por 2001 se não me engano, optei por usar calços de Nylon Technyl que era a maneira + barata para, digamos, o mesmo efeito.
Abraço
Encontrei o perço do amortecedor dianteiro sportage 97 gas, por 290 reais Record (frances) e 310 monroe, ambos o par.
Alguém sabe se encontro por preço melhor, ou alternativo?
Amostardeiro
17/11/2006, 14:47
Foto da minha viatura com lifting de suspensão conforme prometido!:twisted:
Ficou muito bom:palmas:, usaste calços ou trocaste as molas???
Abraço
Sportager
17/11/2006, 19:18
Ficou muito bom:palmas:, usaste calços ou trocaste as molas???
Abraço
Calços de 1" na frente e molas novas atrás! Como a traseira ficou mais alta que a frente, agora ficou muito nítido que os meus amortecedores dianteiros estão prontos pra serem jogados no lixo!! Vou cologar novos da SPTG na dianteira de Besta na traseira!
Maverickturbo
17/11/2006, 19:25
Daniel,
O amortecedor de besta dianteiro é igual ao da sportage. So tem que amassar ou cortar uma aba que vem nele.
Rubem
Acho que as molas e amortecedores devem ser as da Besta GS, pois eram as que o pessoal da SunMotors usava pra elevar a suspensão, digo isso baseado no que o pessoal de lá me falou quando eu estava pesquisando a melhor forma de elevar a minha antiga 97, isso foi lá por 2001 se não me engano, optei por usar calços de Nylon Technyl que era a maneira + barata para, digamos, o mesmo efeito.
Abraço
Olá Amostardeiro, valeu a dica, acho q é isto mesmo, mas as molas trazeiras são duras demais... Agora olha só a minha "experiencia" dos dois ultimos dias inteiros. Resolvi trocar o calço dianteiro de 1 polegada, que estava bem mais baixa que a trazeira, por um de 2" = 50mm. Bom comprei o tecnil, levei em um torneiro amigo e fizemos duas peças de exatos 50mm cada, desmontei o amortecedor para trocar os tres parafusos que seguram o sistema na torre. Troquei e soldei novamente, até ai tudo certo.
Levei para a oficina de outro amigo onde já havia desmontado a susp. e foi então que começou o drama. Não entrava no lugar de JEITO NENHUM. UMa tarde tentando!!! No segundo dia resolvi diminuir o calço para 38mm. Certo que ia dar de primeira e já contrariado, tambem não deu. Continuava batendo na altura da homocinetica. Diminui denovo, seguindo tua propria dica aqui no forum para 33mm. Depois de mmmmmuito sacrificio e tres pessoas agarrados na viatura deu certo finalmente, ufa... A frente subil em relação ao que já tinha uns 16mm , bem pouco pra tanto trabalho.
Pena que q traseira continua mais alta...vou deixar assim por enquanto!!!
Abraço e desculpem o longo desabafo. Rsrsrs
Por favor quem conseguiu colocar calço de 2" (50mm)na frente me diga como. Valeu.
Amostardeiro
18/11/2006, 13:27
Rubem
Realmente não sei se cabem calços maiores que 33 mm, +- o que usei na 97, a atual ainda tá baixinha, qualquer dia destes eu levanto a viatura.
Abraço
Cláudio Henrique
21/11/2006, 12:19
Rubem,
Troquei os calços que tinha na minha sptg de 25mm para 50mm na semana passada, deu um belo trabalho, mas com ajuda de uma barra de ferro, forçando para cá e para lá, deu para encaixar a torre no lugar. Agora no seu caso que a suspensão é erguida de fabrica, pode ter alguma diferença.
Abraço a todos,
Cláudio Henrique
Sportage MRDI 97-98 Gas. Lift2" MUD30x9,5
olá colegas
alguém já ouviu falar de amortecedores ironman crs com regulagem para kia sportage? vi isso num site. www.tiendacibex.com o preço é de $ 428,40 euros o jogo.
abraços
olá amigos
também pensei no amortecedor da 2006 que é a gás. será que serve na antiga?
abraços
Marrcosmg
21/11/2006, 22:09
Acabo de me cadastrar neste site, um canal aberto a essa gente que adora o contato com a natureza, de preferência com muita lama... Como não sou diferente, agradeço as boas vindas!!
Caros amigos,
Sou o feliz proprietário de uma Sportage 97/98 MRDI 2.0 gas c/ GNV, porém, um barulho incessante nas pastilhas de freio está tirando um pouco do brilho dela. Já coloquei calço, os "tais" grampos vendidos na concessionária, que segundo o aux téc, fazem parte do conjunto, que logo quebraram, mas o barulho persiste... alguém tem uma sugestão?
Aproveitando que já me estendi, alguém sabe de rack ou bagageiro que eu possa adaptar na minha Sport ( de preferência sem precisar furar o teto ) ?
Um grande abraço a todos!!
Marcos
Sportager
22/11/2006, 10:29
Acabo de me cadastrar neste site, um canal aberto a essa gente que adora o contato com a natureza, de preferência com muita lama... Como não sou diferente, agradeço as boas vindas!!
Caros amigos,
Sou o feliz proprietário de uma Sportage 97/98 MRDI 2.0 gas c/ GNV, porém, um barulho incessante nas pastilhas de freio está tirando um pouco do brilho dela. Já coloquei calço, os "tais" grampos vendidos na concessionária, que segundo o aux téc, fazem parte do conjunto, que logo quebraram, mas o barulho persiste... alguém tem uma sugestão?
Aproveitando que já me estendi, alguém sabe de rack ou bagageiro que eu possa adaptar na minha Sport ( de preferência sem precisar furar o teto ) ?
Marcos
Marcos, a minha viatura tb fazia mto barulho... no meu caso era a roda dianteira direita... principalmente em rua de paralelepipedo!! A solução que eu encontrei foi simples e barata... tirei a roda e a pastilha de freio... com a mão vc vai movimentar a peça e notar que existe uma folga que resulta neste barulho... resolvi isto dando umas MARRETADAS!! Não sei se alguém tem alguma solução melhor, mas resolveu!!! rsrs!! Só não vai com muita sede ao pote nas marretadas! hehe!
Amostardeiro
22/11/2006, 11:58
Caros amigos,
Marcos
Marcos
Meu mecânico resolveu o problema das pastilhas com silicone e umas molinhas, uma enjanbração, mas ficou bom.
Quanto ao rack, que saiba, só existe o da Thule, se tu descobrires algum outro coloca na roda.
Abraço
Amostardeiro
22/11/2006, 12:01
olá amigos
também pensei no amortecedor da 2006 que é a gás. será que serve na antiga?
abraços
Caj
Servem na antiga sim, os da Besta tu tens que cortar uma "orelha" que é para os tutos do freio.
Abraço
olá amigo
você já viu alguém colocar os amortec da sportage 2006 nas mais antigas? ficou bom?
abraços
laserman
22/11/2006, 21:11
Pena que q traseira continua mais alta...vou deixar assim por enquanto!!!
Abraço e desculpem o longo desabafo. Rsrsrs
Por favor quem conseguiu colocar calço de 2" (50mm)na frente me diga como. Valeu.
Caro jipeiro,
O serviço de calçar as molas dianteiras pode ser feito de mais de uma forma.
No meu entrou calço de PP de 55 mm, fiz sozinho com muito, mais muito sofrimento, suor e sangue, além de quebrar a trava externa da homocinética !
Bom, vamos ao que interessa : De posse de par de saca molas encurtei muito as mesmas, até caber o calço sobre as molas (não soltei a base superior) e com alavanca forçando a balança para baixo encaixei o pino do amortecedor em seu estojo.
Obs. Foi muito trabalhoso, mas vale cada gota de sangue calçar seu SPTG como outros jipes de pneu 31" sem body lift !
Boa lama,
Cláudio Henrique
24/11/2006, 08:36
Amigos,
Me de uma dica, quando calçei as molas traseiras com calço de 60mm, estrangulei os amortecedores, a melhor solução seria amortecedores da besta GS16 ou calçar os mesmos da sptg? Se for calçar os mesmos, como faria isso?
Abraço a todos,
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas. lift2" MUD30x9,5
Amostardeiro
24/11/2006, 11:26
Amigos,
Me de uma dica, quando calçei as molas traseiras com calço de 60mm, estrangulei os amortecedores, a melhor solução seria amortecedores da besta GS16 ou calçar os mesmos da sptg? Se for calçar os mesmos, como faria isso?
Abraço a todos,
Cláudio
Claúdio
Tens duas opções: trocar os amortecedores, como disseste ou, fazer um prolongador para os originais.
O prolongador não é nada mais do que uma haste postiça que se coloca na do amortecedor prolongando-a , qualquer torneiro faz.
Abraço
Cláudio Henrique
24/11/2006, 17:13
Antonio,
Acho que entendi, seria uma haste com rosca interna, assim rosqueio no amortecedor e a ponta dessa haste terá a mesma rosca do amortecedor, certo? Tambem tenho que fazer uma luva espaçadora da altura que ergui a sptg, OK?
Abraço e obrigado pela prontidão das respostas.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas. 2" MUD30x9,5
Marcos
Meu mecânico resolveu o problema das pastilhas com silicone e umas molinhas, uma enjanbração, mas ficou bom.
Quanto ao rack, que saiba, só existe o da Thule, se tu descobrires algum outro coloca na roda.
Abraço
Amostardeiro e Marcos, vi semana passada uma sport curta com um bagageiro bem legal, era da marca KEKO. Só não sei dizer se era especifico para sportage ou era adaptado. Como no caso das Grand já sairem de fabrica com parte do bagageiro (laterais) fui atras do resto (travessas). Achei quatro marcas aqui no sul, os preços variam muuuuito. Os da marca Equipage são os melhores, R$ 300,00 o par. Tem uns Long qualquer coisa a R$ 68,00 mas não são a mesma coisa nem a pau!!!
Abraços.
Amostardeiro
24/11/2006, 23:10
Antonio,
Acho que entendi, seria uma haste com rosca interna, assim rosqueio no amortecedor e a ponta dessa haste terá a mesma rosca do amortecedor, certo? Tambem tenho que fazer uma luva espaçadora da altura que ergui a sptg, OK?
Abraço e obrigado pela prontidão das respostas.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas. 2" MUD30x9,5
Claúdio
É isso mesmo, é bastante fácil de fazer.
Abraço
Amostardeiro
24/11/2006, 23:13
Amostardeiro e Marcos, vi semana passada uma sport curta com um bagageiro bem legal, era da marca KEKO. Só não sei dizer se era especifico para sportage ou era adaptado. Como no caso das Grand já sairem de fabrica com parte do bagageiro (laterais) fui atras do resto (travessas). Achei quatro marcas aqui no sul, os preços variam muuuuito. Os da marca Equipage são os melhores, R$ 300,00 o par. Tem uns Long qualquer coisa a R$ 68,00 mas não são a mesma coisa nem a pau!!!
Abraços.
Rubem
O que ocorre é que todos, com exceção do Thule, tem que furar o teto e, cá entre nós abrir buracos na viatura não me parece bom negócio.
Aqui no forum já foi falado que alguém colocou o da "Ecasport", só que são 12 furos no teto, 6 por lado.
Abraço
comenale
25/11/2006, 11:20
Pessoal,
Chegou a hora em que preciso trocar as molas e amortecedores da viatura, e claro, vou aproveitar para levanta-la!
Sei que esse assunto já foi discutido à exaustão, mas tenho algumas dúvidas: qual mola usar (suprema, omega, voyage...(dianteira, traseira...) e quais amortecedores....etc.
Preciso de informações mais precisas, pois pretendo adiquirir as peças e mandar instalar em uma oficina de um amigo (só que ele nunca fez isso em sportage).
Então como ficaria?
Traseira da Sport: amortecedores da besta GS9 e molas traseira da supresma? ou molas dianteiras do ômega? ou molas do voyage (modelo do voyage - molas traseira ou dianteira do mesmo)?
Dianteira da Sport: amortecedores a gás Nakata HG 30974 (Amortecedores da Besta - qual besta?) e quanto às molas, não localizei nenhuma informação sobre qual modelo usar!!!
Fico no aguardo da confirmação dessas informações para dar andamento na modificações.
Amostardeiro
25/11/2006, 19:07
Pessoal,
Chegou a hora em que preciso trocar as molas e amortecedores da viatura, e claro, vou aproveitar para levanta-la!
Sei que esse assunto já foi discutido à exaustão, mas tenho algumas dúvidas: qual mola usar (suprema, omega, voyage...(dianteira, traseira...) e quais amortecedores....etc.
Preciso de informações mais precisas, pois pretendo adiquirir as peças e mandar instalar em uma oficina de um amigo (só que ele nunca fez isso em sportage).
Então como ficaria?
Traseira da Sport: amortecedores da besta GS9 e molas traseira da supresma? ou molas dianteiras do ômega? ou molas do voyage (modelo do voyage - molas traseira ou dianteira do mesmo)?
Dianteira da Sport: amortecedores a gás Nakata HG 30974 (Amortecedores da Besta - qual besta?) e quanto às molas, não localizei nenhuma informação sobre qual modelo usar!!!
Fico no aguardo da confirmação dessas informações para dar andamento na modificações.
Comenale
Para te confundir mais um pouco, o pessoal da Sun motors de Porto Alegre usava as molas e amortecedores da Besta GS para elevar a suspensão da Sportage, de qualquer forma os amortecedores tenho certeza que são os da Besta GS, não a Grand Besta de 17 lugares, já as outras opções de molas é melhor a guardar o pessoal.
Depois posta umas fotos de como ficou a viatura.
Abraço
comenale
26/11/2006, 11:32
Comenale
Para te confundir mais um pouco, o pessoal da Sun motors de Porto Alegre usava as molas e amortecedores da Besta GS para elevar a suspensão da Sportage, de qualquer forma os amortecedores tenho certeza que são os da Besta GS, não a Grand Besta de 17 lugares, já as outras opções de molas é melhor a guardar o pessoal.
Depois posta umas fotos de como ficou a viatura.
Abraço
Antonio,
Só pra completar: os 4 amortecedores da Besta GS se adaptam na Sport´s?
kiabiker
26/11/2006, 19:56
Tenho lido aqui no forum o uso de uma grande variedade de pneus, inclusive eu, que tenho na minha SPTG pneus Toyo 255/65 R15. Como esta chegando a hora de trocar, tenho uma dúvida. Como fica o estepe ? Tem que ser o tamanho original 205/75 senão não cabe no porta-malas, certo?? E quando furar o pneu - o carro fica torto com um pneu menor ??
Amostardeiro
26/11/2006, 20:56
Antonio,
Só pra completar: os 4 amortecedores da Besta GS se adaptam na Sport´s?
Comenale
Cabem sim, nos dianteiros é preciso cortar ou amassar uma "orelha" que originalmente serve de suporte para os tubos de freio, o traseiro é um pouco + comprido, mas como tu vais erguer a viatura vai ficar na medida.
Abraço
comenale
27/11/2006, 08:18
Comenale
Cabem sim, nos dianteiros é preciso cortar ou amassar uma "orelha" que originalmente serve de suporte para os tubos de freio, o traseiro é um pouco + comprido, mas como tu vais erguer a viatura vai ficar na medida.
Abraço
Antonio,
Valeu pela informação:concordo:
Esses já fazem parte da lista das possíveis alterações.
Maverickturbo
27/11/2006, 13:04
Comenale,
Os meus amortecedores traseiros são de besta GS16. Deram um curso fantastico.
Carlos4x4
28/11/2006, 10:35
comenale, Pessoal,
Então como ficaria?
Comenale,
recentemente fiz o mesmo serviço na minha sport.
Na dianteira: inicialmente coloquei as molas traseiras da besta GS9, subiram 4cm, achei pouco e coloquei um calço de tecnil de 2cm que subiu mais 4cm, com os amortecedores da besta GS16. Conclusão: 8cm mais alta a dianteira, ficou excelente, a dianteira nunca mais bateu e o amortecedor trabalha muito bem.
Na traseira: ganhei as molas de um amigo que disse serem da dianteira do omega, subiram 9cm, mas depois de assentadas ficou com 8cm, com o amortecedor traseiro da besta GS16. Conclusão: os amortecedores parecem que vieram com defeitos, pois a traseira com dois adultos atras começou a bater. Os amortecedores devido a uma longa viagem que fiz recentemente acabaram danificados, perdi a garantia. Penso em troca-los pelo mesmo e colocar mais um calcinho atras, estou achando que ele trabalhou um pouco fechado e por isso acabou batendo e estragando.
Quando a dianteira não faria diferente ficou ótimo, pode passar por buracos sem dó que não bate de jeito nenhum, comprei as molas usadas a R$100,00 o par. As novas se não me engano eram R$180,00, se colocar as novas pode ser que suba mais um pouco. Espero ter ajudado.
Carlos.
comenale
28/11/2006, 13:59
Carlos,
Valeu pelas informações:concordo: .
Vão, também, para a lista de possíveis modificações.
O único detalhe é que não estou pensando em colocar calços, somente pretendo mecher nas molas e amortecedores.
Não sei se é possível subir a dianteira na mesma proporção que a traseira, somente com a troca das molas (sem calço).
Cláudio Henrique
30/11/2006, 08:07
Antonio,
Na traseira tambem estou colocando amortecedores da Besta GS Grand, mas na dianteira seria mesmo necessario? Falo porque o calço colocado na dianteira fica na parte superior da prato não influenciando no curso do amortecedor, estou certo?
Abraço a todos ai!
Cláudio
comenale
30/11/2006, 08:18
Pessoal,
Continuo aguardando mais informações para poder levantar a viatura. Principalmente a suspensão dianteira.
Na traseira, se bem entendi, parece que há várias opções.
Assim que puderem façam seus comentários.
chris_scub
30/11/2006, 08:52
Olá a todos,
Vendo sempre as informações do pessoal eu tb pretendo levantar a minha. Mas estou fazendo os calços em PP (polipropileno) e pretendo colocar 25mm na dianteira, que pela projeção de suspensão deve subir 50mm e colocar 60mm na traseira deixando 10mm maior que a dianteira. E no caso dos amortecedores tb vou fazer um prolongador, pois ainda estão muito bons e nao pretendo trocar agora.
Abraços,
Christian
Sportage 16v curta
Amostardeiro
30/11/2006, 12:11
Antonio,
Na traseira tambem estou colocando amortecedores da Besta GS Grand, mas na dianteira seria mesmo necessario? Falo porque o calço colocado na dianteira fica na parte superior da prato não influenciando no curso do amortecedor, estou certo?
Abraço a todos ai!
Cláudio
Claúdio
O calço deve ser colocado acima do "prato" da mola exatamente para não alterar o curso da suspensão, logo acho desnecessária a troca dos amortecedores.
Abraço
Cláudio Henrique
30/11/2006, 12:20
Olá Comenale,
Apenas reforçando os comentarios referente ao tamanho do calço na dianteira, acima de ~30mm vai ficando mais dificil de colocar a torre, mas com algum esforço, para não falar varios, você consegue por calço até 50mm. Foi o que fiz na minha.
Abraço,
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
Cláudio Henrique
30/11/2006, 14:16
OK Antonio,
Acredito tambem não precisar de amortecedores de curso mais longo. Vamos testar para confirmar.
Abraço,
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
Herbert Lima
04/12/2006, 01:47
Alexander,
O colega Bica, no tópico antigo, trocou as molas traseiras pelas do monza hatch 89, e segundo ele o carro subiu 2cm.
O meu mecânico..
Bateu os olhos nas molas traseiras e disse que poderia usar as do monza.
Vou experimentar..
[]s Herbert Lima
Suzuki Samurai Jabuti 1.9d
Sportage 2.0 tdi
olá amigos
será que os amortecedores da 2006 a gás servem na antiga? alguém já fez isso? ou alguém já vi isso feito?
abraços
kiabiker
29/12/2006, 14:13
Depois de muito pesquisar, troquei os pneus da minha SPTG. Os que tinham já estavam quase slick !
Optei pelas BS Colway HighWay 500 A/T 225/70R15 que custaram R$ 289 cada um. Para a escolha o que pesou mesmo foi o preço. Cada pneu ficou R$ 103 mais barato que o mais barato pneu de grife (no caso o Pirelli Scorpion a R$ 392).
Tomara que sejam duráveis como diz no site.
Depois de muito pesquisar, troquei os pneus da minha SPTG. Os que tinham já estavam quase slick !
Optei pelas BS Colway HighWay 500 A/T 225/70R15 que custaram R$ 289 cada um. Para a escolha o que pesou mesmo foi o preço. Cada pneu ficou R$ 103 mais barato que o mais barato pneu de grife (no caso o Pirelli Scorpion a R$ 392).
Depois de muito analizar os pneus disponiveis no mercado resolvi o seguinte. Não existe um pneu que seja bom no asfalto , bom na lama , bom na areia, ou seja esses ats da vida. Então comprei um jogo de rodas da suzuki com pneus tipo 3K, 31'' X 10,5'' bem agresivos, imbativeis no barro. E para o tal asfauto + 4 pneus Hanccock tamanho 235 70 15. O saco é querer ficar a maior parte do tempo com os 3K por deixar a viatura bem mais invocada.
aidil fernandes
18/01/2007, 06:22
Oi pessoal,
Tô c/ uma dúvida, é o seguinte : Tenho uma STGP99 aut., gas, quando coloquei GNV, tive que trocar as molas e os amortecedores traseiros, que já estavam ruim, bem, aí tirei o GNV, que me deu vários problemas e a mimosa ficou c/ 25 cms na traseira e 22,5 cms na frente, medidos a partir da marca de colocação do macaco, aí tô pensando em colocar um calço de 1 polegada na frente, aí a dúvida é dá prá colocar só na frente? Tenho que fazer mudanças na frente, tipo amortecedores?. Será que fica instável no asfalto?
É isso aí, valeu.
Maverickturbo
18/01/2007, 08:23
Aidil,
Atualmente a minha so tem calço de 1 polegada na dianteira. A traseira esta levantada (ops) pelas molas de voyage somente! Colocando o calço na dianteira vc não precisa mecher nos amortecedores. Acho que 1 polegada não vai dar muito diferença na estabilidade não, principalmente que vc vai manter os mesmo pneus.
chris_scub
18/01/2007, 08:28
Olá Amigo Aidil,
Então, primeiro deixo perguntar uma coisa para voce. Voce teve que tipo de problema exatamente na sua Sport.. com o GNV ? Foi tipo coisa de motor, valvulas.. ou apenas regulagens do sistema? E o que o levou a retirar o GNV dela? Não valeu a pena o custo todo?
Agora sobre os calços.......
Respondendo sua pergunta: Dá para colocar só na frente sim, mas porem se voce colocar um calço de 25mm (1") ela poderá fica mais alta na dianteira cuja diferença é de 3 cm hoje. Pois na projeção da suspensão da Sport para voce ter uma ideia eu coloquei na minha o calço de 1" e ela subiu uns 4,5cm. Talvez para deixa-la no nível, voce pode colocar um calço um pouco mais baixo, acredito eu que seria algo em torno de 15mm, no max 18mm. Ela já vai subir uns 3 cm sim. Não precisa fazer mudanças nenhuma nos amortecedores, pois o calço fica acima do prato da mola.
Para se fazer um serviço legal, é preciso:
01 retirar o conjunto todo (mola+amortecedor+suporte completo), botar o encolhedor na mola e soltar a porca do amortecedor.
02 retirar o prato por cima, trocar os prisioneiros (são os 3 parafusos que aparecem abrindo o capô, eles saem junto com o conjunto na desmontagem) e colocar parafusos de AÇO de 2", pois os originais são de 1 1/2" (32mm) e nao dá rosca sulficiente para aperto quando for montar. Na minha eu achei em casa de ferragem ou ração, parafuso tipo HALEM, geralmente vem gravado 8.8 na cabeça dele (que é o grau de dureza).
03 sobre os calços, é preciso usinar em um torneiro, na minha eu coloquei calços de PP com diametro ext 150 e diametro interno que são duas medidas diferentes, ele começa com 65mm e termina com 75mm, imagina como de fosse um CONE o furo interno, pois o prato da mola é feito de chapa repuxada e tem essa diferença no repuxo, ok.
04 montar os prisioneiros de 2" por baixo do prato > montar o conjunto todo > apertar o parafuso do AMORTEC novamente e montar na suspensão.
OBS. Na minha tive que soltar o triangulo superior da bandeja, para encaixar o conj mais alto. Entrou com facilidade.
Depois é só curtir a nova caranga.. mais alta que a original.
E como o EDU disse, não vai fazer diferença na estabilidade não.
Abs mais alto.. rs... e espero que tenha tirado suas dúvidas.
comenale
19/01/2007, 18:47
kiabiker,
Pode confiar que esse pneu é muito bom. Tenho esses na minha viatura e nunca tive problema.
kiabiker,
Pode confiar que esse pneu é muito bom. Tenho esses na minha viatura e nunca tive problema.
Pessoal coloquei 4 Pneus hanccoock Dinamic mt, 100% off, tamanho 31,5x10,5x15. Fiz a rota dos farois com eles e me deram a impressão de ter ficado melhores na areia do que os Goodlokos. No deslocamento no asfalto então ficou 1000% melhor. Voltamos pela estrada do inferno que foi asfaltada sobre areia, puro buraco, se estivese com os outros teria sido um calvario.
Abraço a todos.
aidil fernandes
20/01/2007, 16:21
Oi Chriswebhor,
Primeiro agradeço as informações sobre o leventamento da SPTG, só não entendo pq colocando 1 calço de 1",o carro sobe 4 cms.
Segundo, aqui ñ seria o tópico certo para responder sobre motor, o pessoal vai estrilar, mas vamos lá:
Em agosto comprei essa SPTG99, gas, aut., rodei +- 1500 kms sem problemas, em outubro coloquei o GNV, num lugar bom, sem cortes em fiação, apenas plugs, muito bom, em dezembro depois de 3500 km, a junta do cabeçote pifou, misturou óleo na água, tive que dar passe no cabeçote, trocar todas as mangueiras e trocar o radiador, por já estar ruim só piorou. Até então, ñ se fez nenhuma ligação c/ o GNV, pois qdo comprei ela, já estava bastante judiada, sem talvez ter trocado nenhuma vez o óleo (tava c/ 65.000 kms). No dia dez de dezembro, fazendo uma trihla leve, na hora que acabou o GNV, apertei de imediato o botão prá mudar o sistema p/ gasolina, qdo novamente a junta estourou, fazendo um fumacê danado. Levei pro mesmo mecânico, já estava na garantia, prá ver o que era. Ele levou novamente o cabeçote prá retífica, e aí foi detectado que porcausa do GNV, deu esse problema. Na realidade, depois de muito especular c/ mecânicos, e afins, chegou-se a conclusão que GNV em carro automático ñ funciona, pois o câmbio muda as marchas c/ rotação mais alta c/ GNV, sempre forçando o motor, e como o GNV é mai frio e volátil, na hora da troca p/ gas a pancada do cilindro é muito mais forte, tanto que as juntas pifaram no mesmo local, no cilindro perto do motorista (acho que é o 4). A batida do martelo em tirar o GNV, foi um especialista em câmbios automáticos que conversei, que me informou que já tinha visto muito carro aut c/ problemas no GNV, e ñ dá certo, soube até que algumas Cherrokees aut, tb ñ deram certo, como o motor da SPTG é coreano, de alumínio, ñ tem muito excesso de material é sem sobras, como a Cherokee por exemplo, daí a dificuldade da SPTG aut trabalhar c/ GNV. Espero ter explicado tudo, veja que nas manuais vc ñ houve falar nada, pois vc escolhe a hora de mudar, mesmo que fique mais lerda.
É isso aí, um abraço, e a gente se encontra por aí.
Salve!
Estou com uma duvida , minha sportage esta c/ pneus 215/75/15 michelin.
Qual outra medida de pneu posso usar ?
obs: o carro esta original.
abraços
Amostardeiro
22/01/2007, 16:12
Salve!
abraços
CW
A minha tá original com pneus 225 x 75/ 15, sem raspar em nada, levantando um pouco dá pra usar pneus ainda maiores.
Abraço
Salve!
abraços
Pode usar o 235/75/15 sem problemas, usei durante um bom tempo da hancoock, coreanos como as Sports. Troquei semana passada pelos 31" x 10,5 x 15 mud tb da hancoock ficaram bem melhores pra dizer o minimo, mas vc vai ter de dar uma mexida aqui e ali. Só tirando os alargadores de paralama com uma chave de fenda já melhora bastante...
Abraço e boas trilhas.
Nas fotos ( a terceira) outra opção da 3K, radical de mais...
Maverickturbo
23/01/2007, 21:56
Rubem,
Quanto vc pagou nos hancoock?
Rubem,
Quanto vc pagou nos hancoock?
Edu,
Paguei R$ 480,00 cada. Hoje tava numa loja e eles tinham um pilha de BF 35" MUD.... ooooo inveja!!!!!
Abraço.
Edu,
Paguei R$ 480,00 cada. Hoje tava numa loja e eles tinham um pilha de BF 35" MUD.... ooooo inveja!!!!!
Abraço.
Mas tambem, se conseguisemos adaptalos, teriamos de trocar de motor...diferenciais...suspenção.................
Rogério PEIXOTO
30/01/2007, 17:23
Comenale,
Os meus amortecedores traseiros são de besta GS16. Deram um curso fantastico.
E ai Eduardo!
Belë?
Vc precisou adaptar os amortecedores? Eles se deram bem com a altura da tua vtr ou batem no alongamento??
Terei que trocar os meus...chega de recondicionarrrrrrrrrrrr...!!!!
Valeu!!!
Maverickturbo
30/01/2007, 19:51
Hhuashuashuashushuahuas! Quem ta vivo sempre aparece hein Rogerio! Bom, como vc não usa mais as molas originais, acho que pra vc vai ser plug'n'play. Eles abrem mais que os originais, mas tem a mesma fixação.
Rogério PEIXOTO
08/02/2007, 12:54
Ehhhh! Tô sumido mas estou vivo!!!
Nessa época tá difícil sentar à frente do monitor....
Valeu pela dica! Agora vou iniciar a pesquisa de preço.
A gente se vê por ai...
Um abraço!
Maverickturbo
08/02/2007, 12:58
Rogerio,
Ve se aparece algumas quintas la no paca! O grupo de sportage ta crescendo! O par dos amortecedores traseiras de besta gira em +/- R$250 o par!
Herbert Lima
11/02/2007, 20:51
Detonei as porcarias dos pneus que tinham na minha sportage e coloquei Pirelli AT 31...
Melhorou um pouco..
O carro tem a péssima mania de sair de bunda... principalmente quando corro um pouquinho mais no barro ou mesmo na lama como fiz hoje na ZF 8...
Mas melhorou uns 50% em relação as porquereiras de pneus que eu tinha...
Agora para esta semana vou trocar as molas e amortecedores...
Abraços.. por enquanto ainda com a Sportage bunda mole...
Herbert Lima
11/02/2007, 21:01
Troquei as porcarias dos pneus que eu usava pelos mais ou menos Pirelli Scorpion AT 31(NOVOS)...
Melhorou uns 50% no barro... o carro tá um pouco xôxô... principalmente quando passo por atoleiros grandes, o motor vai perdendo força, forçando a redução de marchas.. mas é isso mesmo.. vou depois fazer umas coisinhas na turbina e na pressão da bomba.. depois posto mensagem...
Bom quanto a bunda da mesma, continua boba, hoje saiu 2 vezes de lado, assustando a crianças e a esposa... mas tudo controlado...
Vou levantar um pouquinho a suspensão e trocar os amortecedores por mais duros (se é que dá pra fazer isso) para ve se ela fica com a bunda mais firme, pois por enquanto a bunda tá muito mole.... hehehehe...
Abraços a todos.. Por enquanto com a Sportage bunda mole...
Fernando Costa
13/02/2007, 19:07
Troquei as porcarias dos pneus que eu usava pelos mais ou menos Pirelli Scorpion AT 31(NOVOS)...
Melhorou uns 50% no barro... o carro tá um pouco xôxô... principalmente quando passo por atoleiros grandes, o motor vai perdendo força, forçando a redução de marchas.. mas é isso mesmo.. vou depois fazer umas coisinhas na turbina e na pressão da bomba.. depois posto mensagem...
Bom quanto a bunda da mesma, continua boba, hoje saiu 2 vezes de lado, assustando a crianças e a esposa... mas tudo controlado...
Vou levantar um pouquinho a suspensão e trocar os amortecedores por mais duros (se é que dá pra fazer isso) para ve se ela fica com a bunda mais firme, pois por enquanto a bunda tá muito mole.... hehehehe...
Abraços a todos.. Por enquanto com a Sportage bunda mole...
Herbert,
As molas traseiras da sua Sportage são originais? Se forem, tá explicado por que vc. acha ela "mole" de traseira. Não vai adiantar nada por calços, vc. só vai ganhar altura, mas o molejo é o mesmo.
Como vc. pôs pneus 31", então sugiro, além dos amortecedores de maior carga, trocar as molas traseiras pelas dianteiras do Ômega 4cc, compre ambas iguais, ou 02 lado direito ou 02 do lado esquerdo (R$ 90,00 cada). O traseira do carro sobe uns 7cm em relação às molas originais sem calço. Pus essas molas há 01 ano, junto com pneus 235/75 e elas não cederam em nada, a traseira fica muito firme em curvas.
Querendo molas ainda mais resistentes, compre as dianteiras do ômega 6cc, os elos são mais grossos, seu carro vai subir uns 8 a 9cm.
Em ambos os casos, deve-se calçar a dianteira com no mínimo 33mm.
Abraço.
Maverickturbo
13/02/2007, 23:33
Hebert,
Segue as dicas do Fernando que vc vai sentir sua traseira mais firme (ops!!!!!)! Hahahahah! Brincadeiras a partes, as molas originais ja são molengas com o carro em altura normal, quando vc aumenta o centro de gravidade então vixi! Parece um galaxie!
Herbert Lima
13/02/2007, 23:33
Herbert,
As molas traseiras da sua Sportage são originais? Se forem, tá explicado por que vc. acha ela "mole" de traseira. Não vai adiantar nada por calços, vc. só vai ganhar altura, mas o molejo é o mesmo.
Como vc. pôs pneus 31", então sugiro, além dos amortecedores de maior carga, trocar as molas traseiras pelas dianteiras do Ômega 4cc, compre ambas iguais, ou 02 lado direito ou 02 do lado esquerdo (R$ 90,00 cada). O traseira do carro sobe uns 7cm em relação às molas originais sem calço. Pus essas molas há 01 ano, junto com pneus 235/75 e elas não cederam em nada, a traseira fica muito firme em curvas.
Querendo molas ainda mais resistentes, compre as dianteiras do ômega 6cc, os elos são mais grossos, seu carro vai subir uns 8 a 9cm.
Em ambos os casos, deve-se calçar a dianteira com no mínimo 33mm.
Abraço.
VALEU O COMENTÁRIO..
OBRIGADO..
NA QUINTA FEIRA VOU PROCURAR AS MOLAS...
Marcelo escalador
15/02/2007, 18:09
Oi pessoal,
depois de muito procurar achei um mecânico em Brasília que mexesse no sistema a vácuo da Sport.
Depois de algumas verificações o mecânico trocou uma mangueira que estava vazando e detectou dois problemas. Um é a válvula solenóide que não está funcionando direito, hora funciona hora não. O outro é que a vedação da roda livre não está vedando direito, permitindo que entre ar pela roda fazendo com que a roda não trave por conta do peso do carro.
A solução parece simples, só preciso comprar o kit de vedação da roda livre contendo: detentor de manga de eixo, detentor do cubo, e o'rings de vedação. Ah claro, uma nova válvula solenóide tb.
Alguém sabe se estas peças são vendidas em kit?
Ele tentou adaptar uma válvula de Gol-flex, mas ela não deu certo.
Pessoal do Rio de Janeiro, vcs poderiam me dizer onde tem lojas que eu possa encontrar as peças, inclusive concessionária? Meu pai vai estar por aí e de repente ele já possa comprar.
Abraço.
Amostardeiro
15/02/2007, 22:41
A solução parece simples, só preciso comprar o kit de vedação da roda livre contendo: detentor de manga de eixo, detentor do cubo, e o'rings de vedação. Ah claro, uma nova válvula solenóide tb.
Pessoal do Rio de Janeiro, vcs poderiam me dizer onde tem lojas que eu possa encontrar as peças, inclusive concessionária? Meu pai vai estar por aí e de repente ele já possa comprar.
Abraço.
Marcelo
Que eu saiba as peças para reparo da roda livre a vácuo são uma facada no bolso alheio, acho que deveficar + em conta instalar a AVM manual e acabar de vez com teus problemas :concordo: , de qualquer forma compara os preços antes.
Abraço
Maverickturbo
15/02/2007, 22:50
Marcelo,
To com o Antonio, acho melhor AVM!
Fernando Costa
16/02/2007, 13:51
Oi pessoal,
depois de muito procurar achei um mecânico em Brasília que mexesse no sistema a vácuo da Sport.
Depois de algumas verificações o mecânico trocou uma mangueira que estava vazando e detectou dois problemas. Um é a válvula solenóide que não está funcionando direito, hora funciona hora não. O outro é que a vedação da roda livre não está vedando direito, permitindo que entre ar pela roda fazendo com que a roda não trave por conta do peso do carro.
Abraço.
Marcelo,
Em minha humilde opinião, vc. vai gastar com peças e mão-de-obra de graça, pois sempre terá um roda-livre fraca e sem confiança. Imagine-se estando em um lugar deserto e o tal do "vácuo" falha de novo, sem falar nos dentes das catracas que são fracos, como já atestou o MaverickTurbo.
Uma AVM nunca te deixa na mão, manual ou automática.
Abraço.
Gleison BH
19/02/2007, 19:46
Oi pessoal;
Eu sou de BH estou no RJ passeando e aprovetei para ver uma SPTG a gasolina. Já vir o carro e praticamente já fechei negócio com o dono (R$20.000,00 - ano 97). Na quarta feira pretendo acerrtar o lance dos documentos e do dinheiro.
Então gostaria de saber se tem alguém do RJ que possa me indicar um despachante para me ajudar a verificar quais os procedimentos que devo adotar para verificar a situação do documento do carro (já verifiquei no site do Detran, Ciretran, DNIT e PRF e não consta nada, mas queria saber se eu tenho que tomar alguma providência diversa).
Outra coisa, será que alguém conhece algum mecânico para dar uma avaliada no motor pra mim. A lata parece muito boa, a suspensão tá legal (foi revisada), mas gostaria de uma opnião sobre a parte mecânica.
Desculpe a "cara-de-pau", mas sou de BH/MG e não sei quem pode me indicar um despachante e um mecânico aqui.
ValeW!!!!! :concordo:
Obrigado mesmo.
slip_Diego
26/02/2007, 19:06
cabe pneu 235/75 nela ??? sem pegar ????
consegui pirreli scorpion AT por 360 ta bom o preço ???
vlw
laserman
28/02/2007, 19:03
Caro jipeiro,
há ainda a opção de vc inverter o diafragma das RL originais e bloqueá-las !!
As AVM não são tão resistentes , instalei-as faz 5 meses e segue meu triste relato : 2 meses depois soltou-se um lado em trilha, qd gastou o rolamento de roda interno. E agora, após trilhar na Serra da Bocaina semana retrasada a AVM deixou-me na mão novamente, mio a estria da catraca interna !! Td bem que uso pneus 31" mas mesmo assim ...
E o melhor de td e que a AVM não fornece peças de reposição !!
Aconselho-o a pesquisar outra RL, vi na revista 4x4 e cia outro fabricante anunciado. A maior prova disto é que a turma do rock crawling já desistiu delas !
Boa lama,
Oi pessoal,
Abraço.
Amostardeiro
03/03/2007, 20:56
Pessoal
Na próxima semana vou, finalmente, erguer a suspensão da viatura em 2", +- 50mm, como não faço trilha pesada é + do que suficiente, quero também comprar um jogo de rodas com pneus off- road, já que tenho para uso normal pneus on/off - road.
Abraço depois posto umas fotos do antes e depois.
Maverickturbo
03/03/2007, 23:21
Antonio,
Uma opção seria vc compra uns pneus 235/75 mud. Eu sei que os savero M/T tem nessa medida. Eu uso o 31x10,5 deles, eu gosto deles.
laserman
04/03/2007, 12:21
Caros proprietários de RL AVM,
Não esqueçam de utilizar chave alen em polegada para não espanar a cabeça dos frágeis parafusos externos !
Boa lama,
comenale
07/03/2007, 07:04
Caros proprietários de RL AVM,
Não esqueçam de utilizar chave alen em polegada para não espanar a cabeça dos frágeis parafusos externos !
Boa lama,
É isso aí laserman,
Semana passada troquei as RL originais pelas AVM automoticas, quando percebi que os parafusos originais são se adaptavam nas AVM.
Tive que comprar os ALEN:oops: .
Cheguei a reclamar no distribuidor da AVM, mas me informaram que não vendiam os parafusos e que ninguém havia reclamado, até então!
Tirando o transtorno dos parafusos, o resto deu tudo certo:-P .
A remoção e instalação das RL é muito fácil de fazer. Não tem segredo.
laserman
07/03/2007, 18:48
Caro Comenale,
No início td são flores com a AVM !
No entanto qd precisa-se realmente deste fabricante é que descobre-se a total despreocupação com o consumidor, não será no MíNIMO ESTRANHO uma engrenagem de transmissão ser comercializada sem os TORQUES a serem aplicados em seus parafusos de fixação, isto sem falar na indicação das ferramentas de instalação ?
Apenas lembrando que é necessário retirar-se a RL para realizar-se inúmeros serviços como : disco, rolamentos, retentores, engraxamento, omocinéticas, a própria e etc ...
Boa lama,
É isso aí laserman,
Semana passada troquei as RL originais pelas AVM automoticas, quando percebi que os parafusos originais são se adaptavam nas AVM.
Tive que comprar os ALEN:oops: .
Cheguei a reclamar no distribuidor da AVM, mas me informaram que não vendiam os parafusos e que ninguém havia reclamado, até então!
Tirando o transtorno dos parafusos, o resto deu tudo certo:-P .
A remoção e instalação das RL é muito fácil de fazer. Não tem segredo.
Maverickturbo
08/03/2007, 11:00
É foda assim. A gente só tem uma opção e essa opção ainda é ruim. É melhor que a automatica, mas agora ter que trocar as 2 por não vender somente 1 pra reposição é foda. Bem que podia aparecer algum outro fabricante ou algum representante tipo da warn e que vendese 1 roda livre apenas ou peças de reposição.
Marcelo escalador
08/03/2007, 15:27
Pessoal,
alguém sabe me dizer se as pastilhas de freio da Sportage gasolina 99 são as mesmas da Diesel do mesmo ano?
R$ 169,50 tá um bom preço?
Abraço,
Gleison BH
08/03/2007, 16:06
Gostaria de agradecer a todos que me deram inúmeras dicas para a aquisição da viatura. Mandei muitas MP's e fiz várias postagens. TODAS FORAM RESPONDIDAS!!!! VALEU!!!!!!:concordo: :concordo: :concordo:
Comprei uma GRAN prata, ano 2001, a gasolina e câmbio manual. Queria mesmo a curta, mas tava difícil de achar uma boa e essa GRAN ao que parece está impecável (vamos ver). Tá até dando dó de colocar a bichinha na terra.
Obrigado mais uma vez.
Aos que tem a gasolina vai mais uma pergunta: vim de Campinas para BH nela com ar ligado e fez média de 9,5km/l. Está dentro do padrão???
Abraços para todos.
Inté+!
Amostardeiro
08/03/2007, 20:18
Pessoal,
alguém sabe me dizer se as pastilhas de freio da Sportage gasolina 99 são as mesmas da Diesel do mesmo ano?
Abraço,
Marcelo
Até 98 é um modelo depois muda, mas é a mesma para diesel ou gasolina, acho que se consegue por menos, tem que dar uma procurada.
Abraço
Amostardeiro
08/03/2007, 20:22
Gostaria de agradecer a todos que me deram inúmeras dicas para a aquisição da viatura. Mandei muitas MP's e fiz várias postagens. TODAS FORAM RESPONDIDAS!!!! VALEU!!!!!!:concordo: :concordo: :concordo:
Comprei uma GRAN prata, ano 2001, a gasolina e câmbio manual. Queria mesmo a curta, mas tava difícil de achar uma boa e essa GRAN ao que parece está impecável (vamos ver). Tá até dando dó de colocar a bichinha na terra.
Obrigado mais uma vez.
Aos que tem a gasolina vai mais uma pergunta: vim de Campinas para BH nela com ar ligado e fez média de 9,5km/l. Está dentro do padrão???
Abraços para todos.
Inté+!
Gleison
Parabéns pela nova viatura, espero que seja só alegria, o consumo de 9,5 km/l esta bom, a minha antiga 97 fazia no máximo 9 na estrada.
Abraço
Marcelo escalador
09/03/2007, 10:11
Obrigado mais uma vez.
Abraços para todos.
Inté+!
Gleison,
entendo sua dó de colocar o carro novo na terra, mas depois vc acostuma.:concordo:
Agora, 9,5km/l com ar ligado!? Quer trocar com a minha não? Tenho uma curta 99 hehehe:mrgreen: ...brincadeira. O carro tava vazio? A minha costuma fazer entre 9 e 9,5km/l com ar desligado na estrada, mas até agora só viajei com 4 pessoas no carro e o porta malas cheio de bagagem e equipamento de escalada(que tem um peso considerável).
Em comparação à minha tá muito bom.
Parabéns pela nova viatura, abraço.
Marcelo escalador
09/03/2007, 13:40
Pessoal,
enviei um e-mail para uma loja sobre os freios da Sportage e o vendedor me perguntou se o freio era Akebono. Alguém sabe dizer se os freios dianteiros da Sport são Akebono e o que é um freio Akebono?
Ah, já encontrei preços melhores das pastilhas, a cotação mais baixa até agora é R$ 125,00.
Abraço.
Obrigado mais uma vez.
Abraços para todos.
Inté+!
A minha, Gleison ,tambem é Gran, mesmo ano , gasolina... Ela em viagem faz entre 9,5 a 10 por litro, pra isso é só aliviar um pouco o pé principalmente nas arrancadas, lembre-se são 1.650 Kilos pra um motor quase igual a um astra ou vectra !!! Parabens pela compra , apesar dos defeitos cronicos da Kia , ainda é um bom custo beneficio.
Gleison, dá uma pensada em travar a ventoinha, a unica coisa "contra " de fato são alguns decibeis a mais .Com pneus apropriados ou seja Muds, não dá nem pra perceber.
Abraços a todos.
comenale
11/03/2007, 14:34
Pessoal,
Abraço,
Marcelo,
As pastilhas são identicas para os dosi modelos a partir de 99.
Aqui em sampa se acha fácil as pastilhas e custam em torno de R$ 70,00.
Amostardeiro
13/03/2007, 15:19
Pessoal
Tirei umas fotos da viatura antes e depois dos calços, bom coloquei na trazeira calços de 60 mm e na dianteira 35 mm, assim a viatura ficou blz, bem equilibrada.
Vejam as fotos do antes e depois.
Abraço
Maverickturbo
13/03/2007, 17:40
Antonio,
Parabens, somente os calços ja dão outra cara a sportage! So falta us pneus 235 Mud e umas trilhas pra relaxar!
Pessoal
Tirei umas fotos da viatura antes e depois dos calços, bom coloquei na trazeira calços de 60 mm e na dianteira 35 mm, assim a viatura ficou blz, bem equilibrada.
Vejam as fotos do antes e depois.
Abraço
Amigo Antonio, ficou show a tua viatura!!! Pra uns pneuzões agora, é só tirar os protetores dos paralamas que dá certinho até os 33"...
Eu e EderGil da Gransport preta, fizemos a Rota das Cachoeiras neste sabado, estava realmente muito bom tiramos uma penca de fotos cada um, em um ponto do rio tainhas , só o troller super preparado do Fabricio passou, boiando, mas passou legal. Vê se vai numa dessas pô, a do Eder alem de estar original, tava com todo Som de ganhar campeonato + bateria de caminhão!!!! e passou por tudo que é caminho , com agua , com barro, tudo... ele estreiou as AVM com categoria.
Abraço.
PS. Pelotas não é tão longe ,hahaha...
Amostardeiro
13/03/2007, 20:56
Amigo Antonio, ficou show a tua viatura!!! Pra uns pneuzões agora, é só tirar os protetores dos paralamas que dá certinho até os 33"...
Eu e EderGil da Gransport preta, fizemos a Rota das Cachoeiras neste sabado, estava realmente muito bom tiramos uma penca de fotos cada um, em um ponto do rio tainhas , só o troller super preparado do Fabricio passou, boiando, mas passou legal. Vê se vai numa dessas pô, a do Eder alem de estar original, tava com todo Som de ganhar campeonato + bateria de caminhão!!!! e passou por tudo que é caminho , com agua , com barro, tudo... ele estreiou as AVM com categoria.
Abraço.
PS. Pelotas não é tão longe ,hahaha...
Rubem
Realmente Pelotas não é muito longe de Porto Alegre, na semana passada andei por aí resolvendo problemas de família, só que a viatura ficou na oficina aqui.
33" é muito grande eu acho que no máximo um 30" ou 31" ; estou com vontade de experimentar uns aros 16" de F 1000 que um amigo tem montados com pneus 215 x 80/16, Firestone 23° , traciona muito bem; vou testar e depois conto como foi.
Abraço
PS: As rodas de Samurai onde compraste???
Rubem
Realmente Pelotas não é muito longe de Porto Alegre, na semana passada andei por aí resolvendo problemas de família, só que a viatura ficou na oficina aqui.
33" é muito grande eu acho que no máximo um 30" ou 31" ; estou com vontade de experimentar uns aros 16" de F 1000 que um amigo tem montados com pneus 215 x 80/16, Firestone 23° , traciona muito bem; vou testar e depois conto como foi.
Abraço
Antonio,
Comprei na America Pneus na av sertorio, não sei se eles ainda tem. Na Zé pneus da av Nonoai , revenda hancoock eles devem ter aqueles meus de suzuki q dei na troca.
Estava brincando sobre os 33". Acho q teriamos de trocar de motor ou de viatura, 31" tá de bom tamanho , to passando em cima de tudo e não ficando. O problema agora é só o vão central, volta e meia ela acavala em duna ou em subidas curtas e bem ingremes e fica com as 4 rodas no ar. Pode ser aquela pessinha atraz do volante, mas acho q não....
Abraço.
Amostardeiro,
Ve se a caixa, a bomba da direção estão boas ainda. Pq a direção da Sportage é bem leve, mesmo com meus pneus 31x10,5 é bemmmmmm leve.
to querendo por esses pneus qdo precisar trocar...
fica bom ??? nao forca demais a caixa ???
precisa subir qto a suspensao ???
e qual roda recomenda ?? queria por modelo daytona da mangels... qual a furacao e off set ?
falow
Fernando,
Na tabelinha de dicas que postei tem essa referência, pois troquei meus rolamentos a 20 dias atrás. Troquei os 4 dianteiros. Paguei R$69,50 cada rolamento em importadores independentes e R$ 100,00 pela mão de obra.
Deve-se tomar certo cuidado com o ajuste da porca e trava. O rolamento não deve ficar nem muito apertado para não travar nem folgado.
Segue novamente a tabela, pois devido ao upgrade do servidor algumas mensagens se perderam.
[]s
tive uma duvida na sua tabelinha...
mola de omega na traseira, mas as molas sao da traseira ou dianteira do omega ???
e os amortecedores da besta ? gs16 em todas as rodas ?
explica um pouco melhor o lance da suspensao... as molas e amortecedores da minha vai precisar de manutencao logo logo...
Rubem
Abraço
E ai Antonio tudo blz,Valeu pelas dicas sobre os calços, mas acabei levantando a viatura apenas com molas maiores sem precisar de adaptações, com isso consegui colocar os pneus 31 mud sem nenhum problema, o Rubem7 acompanhou toda a manobra e ficamos muito surpresos com o resultado, ainda não tirei fotos, pois fizemos a operação foi hoje, mas assim que tiver posto elas aqui no forum, e no sábado que vem (24/03) vai ter uma trilha em Itapoa ate as margens da lagoa dos patos, pelo pessoal do rotas e trilhas, essa é perto e promete ser muito boa ...
Rubem
Abraço
Consegui as fotos ...
Maverickturbo
19/03/2007, 16:37
Eder,
Gostei da ultima foto. E quais foram as molas que vc usou? Levantou em quanto +/-?
Eder,
Gostei da ultima foto. E quais foram as molas que vc usou? Levantou em quanto +/-?
Blza,...As molas dianteiras eu não sei quais são, as traseiras são da montana, mas tive que cortar uma volta e meia pra dar certo, súbiu 10cm comparando com as originais
laserman
19/03/2007, 20:40
Seria bom termos relatos dos SPTG c/ pneus 31", sem trocar a relação na subida de dunas !!
Boa lama,
Seria bom termos relatos dos SPTG c/ pneus 31", sem trocar a relação na subida de dunas !!
Boa lama,
Vou realizar esse teste no sábado ...
MarcSport
20/03/2007, 11:59
Eder.
Como ficou o desempenho? Ficou muito amarrada? E nas saídas em subidas?
Consegui as fotos ...
Pô Eder não vou mais colocar foto da viatura com barro aqui, as duas~ficaram iguais!!!! É só eu por um scope no capô , e agente vai se confundir nas trilhas...hahaha
laserman
20/03/2007, 19:18
Caros SPTGers,
E a barra estabilizadora ? Alguém já ousou desacoplá-la para ganhar mais curso ?
Boa lama,
Eder.
Como ficou o desempenho? Ficou muito amarrada? E nas saídas em subidas?
No barro e no asfalto não deu perda, só falta testar na areia...
Pô Eder não vou mais colocar foto da viatura com barro aqui, as duas~ficaram iguais!!!! É só eu por um scope no capô , e agente vai se confundir nas trilhas...hahaha
E eu colocar um snorkel hehehe Mas isso tudo influencia sua, posso dizer que tu é o padrinho da minha sportage ...
Herbert Lima
20/03/2007, 22:14
Boa lama,
A minha está um cadáver com 31 nas ladeiras nem tão ingremes...
Herbert Lima
20/03/2007, 22:19
No barro e no asfalto não deu perda, só falta testar na areia...
A tua é diesel igual a minha..
Tentar subir uma ladeirinha mais forte do ponto morto em diante :-)
Maverickturbo
20/03/2007, 23:49
Eder,
Vc tirou a barra estabilizadora da frente? Sou loco pra arrancar ela e ver se eu ganho mais curso. Vc percebeu alguma melhora nesse ponto?
Eder,
Vc tirou a barra estabilizadora da frente? Sou loco pra arrancar ela e ver se eu ganho mais curso. Vc percebeu alguma melhora nesse ponto?
Edu
as duas estão com as barras, será que teriamos uma melhora sem elas???
Pessoal
A viatura esta com a direção hidraulica meio pesada, já olhei o fluido e esta legal, correias novas tb legal, foi depois da trilha do domingo, barro e lama bastante na pista particular do amigo do Eder. ( muito show, alias ) Já tiveram esse problema?????????????? Por favor ajudem , temos trilha neste sabado!!!!!
Valeu a todos .........
Amostardeiro
21/03/2007, 22:20
Edu
as duas estão com as barras, será que teriamos uma melhora sem elas???
Pessoal
A viatura esta com a direção hidraulica meio pesada, já olhei o fluido e esta legal, correias novas tb legal, foi depois da trilha do domingo, barro e lama bastante na pista particular do amigo do Eder. ( muito show, alias ) Já tiveram esse problema?????????????? Por favor ajudem , temos trilha neste sabado!!!!!
Valeu a todos .........
Rubem
Na minha foi necessária a troca de um retentor interno da bomba para resolver o problema de "peso" da direção, em POA tem uns caras que fazem este serviço na Rua da Várzea se não me engano, quem me deu o endereço foram os caras do setor de peças da Sun Motors.
Abraço
PS: Qualquer dia que etiver em POA entro em contato para conhecer a viatura de perto.
Maverickturbo
21/03/2007, 23:50
Rubem,
Acho que teriamos uma melhora. Agora se chega a ser significativo ou não, ai ja não sei, so testando mesmo! Por isso eu ja fiquei curioso!
Eder,
Não cheguei a mexer nas barras, o próximo passo sera colocar calços de 2'' na dianteira, pois a traseira ficou muito boa...