PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão

Páginas : 1 2 3 [4] 5 6 7

Gleison BH
26/06/2008, 12:13
Para Não Perder/cair Pode Passar Silicone De Alta Temperatura (para Cabeçote De Motores). Fiz Isso Na Minha E Nunca Mais Caiu...

Esse Silicone Segurou Até Mesmo Uma Das Calotas, Que Estava Trincada E Sem Pressão Alguma...

e Ai Pessoal, Tudo Bem

Alguém Ai Sabe Quanto Custa As Calotas (ou Tampas De Eixo) De Plastico?

Tem Paralelo Ou Só Original?

Atée!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
26/06/2008, 13:07
Para Não Perder/cair Pode Passar Silicone De Alta Temperatura (para Cabeçote De Motores). Fiz Isso Na Minha E Nunca Mais Caiu...

Esse Silicone Segurou Até Mesmo Uma Das Calotas, Que Estava Trincada E Sem Pressão Alguma...

E aí, bom mesmo

Já tinha pensado nisso, e é bom saber que alguem já fez e deu certo.

Valeu, obrigado!!!:concordo::concordo:

Nava
27/06/2008, 19:28
Do barulho na porta traseira.
Bem tb estou empenhado no tal barulho...
Tirei o estepe e refiz as buchas plasticas do braço do estepe. Tinha folga, mas nao parou o barulho.
Regulei as cunhas de borracha, mas elas tem pouco curso e estao afastadas...nao resolveu.
Me deram a dica de ajustar a fechadura, ja fiz e nao resolveu.
Me falaram que a borracha da porta pode estar cansada. Colocar uma universal e tentar.
Entonsses....vou ver a tal travessa, se é que sei onde isso fica, que cor é...risos. Depois vou colocar calços nas cunhas e regular de novo a fechadura, com mais pressao...depois vou pra borracha...

RILDO FILHO
29/06/2008, 11:59
Nava, eu também tive este mesmo problema, e só conseguir resolver com uns calços de pneu que eu coloquei nas dobradiças superior e inferior colando com cola de sapateiro pra não cair ao abrir. As fotos em anexo vão lhe dar uma noção de como eu fiz. Talvez resolva o seu problema também, experimente.

Forte abraço

Rildo Filho

Nava
29/06/2008, 15:06
Rildo, troquei as buchinhas da minha e ficou bom. Mas o que ta batendo é a porta, pois a borracha da porta ta muito gasta, dai a parte que absorve a tremedeira ja era....bem, parece ser isso ne.

edumont
09/07/2008, 14:44
Bom dia,

Fiz a receita basica da elevação da suspensao traseira com as molas do omega e amortecedor da besta 16l. Até ai, tudo otimo! Coloquei meus pneus 30x9,5 Pirelli Scorpion MUD e ai veio o problema.. qualquer curva o pneu raspa no copo do amortecdor traseiro, pois este pneu tem uma especie de cravo lateral. Pergunta, penso em colocar um espaçador para amenizar essa raspada, mas posso, mesmo assim cortar o copo do amortecedor? Qual a função dele atem de proteger o embolo do amortecedor, já que o dianteiro nao tem esse copo?

Abs,
Fabio

Oi Fábio, vi que você também é do RJ, onde você fez o serviço? E qual foi a solução para a dianteira?

Valeu, abs.:

Audi80
09/07/2008, 23:09
Erik,

Fiz o calço com um torneiro conhecido. Foi feito em Nylon, e acabou nao ficando muito barato. Alem disso, tive que comprar parafusos maiores para travar a torre do amortecedor na carroceria,passando por dentro dos calços. Moro na Barra, qualquer dia que queira ver como ficou só falar!

Abs,
Fabio

mbm4x4
10/07/2008, 19:03
Ai Audi80 ?Tranquilo??
Coloca umas fotos para mostrar para a galera como ficou a viatura.
Já conseguiu resolver o problema de o pneu raspar no amortecedor traseiro??
Grande abraço
Mateus

edumont
10/07/2008, 22:18
Erik,

Fiz o calço com um torneiro conhecido. Foi feito em Nylon, e acabou nao ficando muito barato. Alem disso, tive que comprar parafusos maiores para travar a torre do amortecedor na carroceria,passando por dentro dos calços. Moro na Barra, qualquer dia que queira ver como ficou só falar!

Abs,
Fabio

Obrigado Fábio, quando for pra esses lados te aviso. Enquanto isso, posta umas fotos pra gente.

Abs.:

Audi80
11/07/2008, 10:39
Só consegui essa foto, as outras nao ficaram boas!

Como esse pneu Mud 30x9,5 pegava muito nos copinhos dos amortecedores, eu simplesmente cortei os copinhos fora... assim nao raspa nada na cidade, mas fazendo Raid, com a suspensão em pleno curso, ele raspa. Por isso ainda vou colocar 2 espaçadores em breve...

Cortando o copinho a haste do amortecedor ficou mais exposta, esse é um ponto negativo, mas estou a procura de uma coifa, pequena, para prender na base e evitar que a sujeira penetre no amortecedor.

mbm4x4
11/07/2008, 11:14
Só consegui essa foto, as outras nao ficaram boas!

Como esse pneu Mud 30x9,5 pegava muito nos copinhos dos amortecedores, eu simplesmente cortei os copinhos fora... assim nao raspa nada na cidade, mas fazendo Raid, com a suspensão em pleno curso, ele raspa. Por isso ainda vou colocar 2 espaçadores em breve...

Cortando o copinho a haste do amortecedor ficou mais exposta, esse é um ponto negativo, mas estou a procura de uma coifa, pequena, para prender na base e evitar que a sujeira penetre no amortecedor.
Aí Audi80.
Ficou show a Sportage!!!Bonita mesmo.
Parabéns, não vejo a hora de fazer isso na minha também.
Com esses pneus Mud então, caiu como uma luva.
Deve ter ficado ótima no fora de estrada...
abs
Mateus

Edmar Pereira
15/07/2008, 18:15
Turma, tenho uma Sportage DLX 2.2 Diesel 1997, e no ultimo sabado fui fazer alinhamento e balanceamento, quando recebi uma noticia.... o que eu queria fazer nao compensa, porque minha suspensao esta toda arrebentada... na verdade, o mecanico falou que meus 4 amortecedores ja passaram da epoca de trocar, e ja estao arrebentados... e as 4 Molas ja nao aguentam mais nada... eu mesmo pude observar, que o peso do carro fazer com que os elos das molas fiquem quase entrelaçados... e ai conclui que este é o motivo de tanto barulho e má dirigibilidade... enfim.

Andei pesquisando por ai os preços de molas de sportage e eles nao estao nada convidativos, por exemplo, o par de molas dianteiras fica por uns R$ 580 e as traseiras por uns R$ 500, sem contar os amortecedores, que preciso trocar os 04, com batentes, e todo o kit.... vou precisar tamber ajustar a bandeja, porque existe uma folga nela. Com tudo isso, tenhos as seguintes perguntas, as quais peço a ajuda de voces:

1) Existe no mercado MOLAS para outro veiculo, que podem ser utilizadas na Sportage ( dianteiras e traseiras ), se sim, qual o veiculo/ ano/ modelo ?

2) Existe no mercado AMORTECEDORES para outro veiculo, que podem ser utilizadas na Sportage ( dianteiros e traseiros ), se sim, qual o veiculo/ ano/ modelo ?

3) A folga na bandeja (pino oscilante, como alguns dizem) pode ser resolvida apenas com a troca das buchas, ou devo trocar a peça inteira ?

Caso nenhuma de minhas perguntas acima tenham alguma soluçao atlernativa, peço o contato de algum fornecedor de peças originais, caso voces tenham, para eu continuar a fazer meu orçamento.

Certo da colaboraçao de voces, agradeço desde ja.

um abraço,

Edmar

Nava
16/07/2008, 23:36
Duas opçoes: ou tenta paralelo em lojas especializadas ou original paralela (casas de importaçao, etc).

Bem, amortecedor vc pode pegar a medida aberta e fechada e comparar em qq catalogo. Leve em consideraçao o peso do veiculo que deseja usar de doador. Vc nao vai pegar de um uno e nem de um scania...risos...mas talvez de uma besta, kombi, f1000, etc.

Molas: tem varias empresas que fazem molas especiais para tunning ou ainda para GNV. Consulte.

As traseiras tem mais opçoes, consulte as opçoes do pessoal (GM), kia grand, etc.

Dianteiras nao tenho ideia.

Edmar Pereira
27/07/2008, 00:05
Caro Rildo,
Toquei hoje essa mesma peça do meu carro, Sportage 1997 DLX 2.2. Diesel.
Moro aqui em Sao Paulo, e pesquisei muito, aqui no forum, lojas de novos e usados e recondicionados. Ao saber maiores detalhes sobre a peça e o valor entre novo e usado, NAO TENHA DUVIDA, COLOQUE NOVO... pois não é apenas o embuchamento que se troca, é TODO O CONJUNTO, certamente, se recondicionar somente uma parte do sistema, ele pode trabalhar diferenciado do restante e comprometer alguma outra coisa depois, alem de colocar em risco sua segurança. Enfim, comprei em Sao Paulo, na POWER PARTS ( 11 - 5183-7583 ) e o valor é de R$ 209,00.

Espero ter contribuido para a solução de seu problema, grande abraço!

Edmar Pereira

Pessoal comprei recentimente e um Spotage MRDI ano 98 estou revisando e inicialmente vou precisar trocar o BRAÇO PITMAN e as BUCHAS DO BRAÇO AUXILIAR, gostaria de saber da turma onde achar com melhor preço e quanto deverei gastar. Um mecânico disse que ele embucha estas pecas, será que funciona?

Obs. Peço desculpas aos amigos por qualquer burrada, mais é que eu nunca tive um 4x4 muito menos importado.

Abraços a todos,

Rildo Filho

Edmar Pereira
27/07/2008, 00:34
Turma,
Obrigado a todos pelas dicas !! comprei os amortecedores traseiros e dianteiros, e as 4 molas na Power Parts aqui em SP. Tudo original, para Sportage 1997. Fiquei decepcionado com alguns lugares que fiz consulta de preços sobre instalação original ou adaptações, e deixo aqui algumas dicas que podem ser uteis a voces. em alguns lugares, me ofereceram amortecedores recondicionados sem garantia na faixa de 1.200,00 os 4, sem considerar as molas. Me falaram que as molas tambem eram recondicionadas sem garantia, e o preço estava em torno de R$ 400 / 500 o par... enfim, absurdo. Teve ate um local na região da a Av. Ricardo Jafet que me falou "é só voce falar o carro e o ano que 'nóis trais' o que voce pedir, mas é tudo usado, sem garantia", e qdo eu perguntei a origem das peças, eles disseram que seria retirado de um carro semelhante ao meu.... LAMENTAVEL ISSO...

Depois de muitas pesquisas e conhecendo um pouco deste mercado, optei pela Power Parts que oferece items originais com nota fiscal e garantia.

Segue abaixo os valores das peças utilizadas:
Amortec. dianteiro Sportage 1997: R$ 340,00 o par
Amortec. traseiro Sportage 1997: R$ 300,00 o par
Molas Sportage Diant.: R$ 240,00 o par
Molas Sportage Tras.: R$ 400,00 o par
Braço Auxiliar Completo (PITMANN) : R$ 209,00

algumas outras peças que levantei valores, mas nao precisei:
Bandeja : R$ 310,00
Buchas da Bandeja Inferior: R$26,00 a unidade ( me parece que se utilizam 4+4 buchas, total de 8 unidades )

POWERT PARTS - 11-5183-7583
* retirei tudo no local, a pronta entrega

pesquisei tambem no site www.automessa.com.br , tem boas ofertas, mas não gostei muito do processo de compra, pois é uma loja virtual e só faz vendas pela internet. Items que na pagina constam como "pronta entrega" eles não tinham no momento em que solicitei, iriam pedir a outro fornecedor, e a outro, e outro... enfim... alem de que a entrega dependeria de frete por conta de moto-boy, elevando o custo, e se eventualmente voce estiver fora do perimetro atendido pelo serviço de moto-boy, precisaria arcar com custos de Sedex ou similar. Mas de qualquer forma, o site é bem completo e serve como fonte de consulta, e talvez para a sua necessidade seja diferente que a minha e tudo seja de fato a pronta entrega e preço competitivo.

espero ter contribuido para este tópico.

grande abraço,
Edmar

LuisResende
03/08/2008, 19:24
Alguém já adaptou ou sabe se tem como adaptar rodas aro 16 de alguma outra pick-up na SPORTAGE?

Amostardeiro
03/08/2008, 22:39
Alguém já adaptou ou sabe se tem como adaptar rodas aro 16 de alguma outra pick-up na SPORTAGE?

Luis

As rodas da F 1000, Rural, Jeep, Niva, Peugeot 504, cabem na Sportage, acho que uma que ficaria boa é da F1000 aro 16" com pneus 215x 75/ 16, já pensei nisso.

Abraço

Gleison BH
04/08/2008, 08:40
Sumido Amostardeiro!!! Bão Dimais!?!?! Para Colocar Essas Rodas Com Pneus 235 Qual Up Teria Que Se Fazer Na Suspensão??? Você Sabe??

luis

As Rodas Da F 1000, Rural, Jeep, Niva, Peugeot 504, Cabem Na Sportage, Acho Que Uma Que Ficaria Boa é Da F1000 Aro 16" Com Pneus 215x 75/ 16, Já Pensei Nisso.

Abraço

Amostardeiro
04/08/2008, 09:50
Gleison

Se for o 235 x 75 /15 não precisa muita coisa , acho até que cabe na vtr origianlzinha, heheheheh.

Abraço

Gleison BH
04/08/2008, 11:24
Não não, tô pensando numa roda aro 16, com 235 ou maior...

Levantar 2'' é suficiente???

Gleison

Se for o 235 x 75 /15 não precisa muita coisa , acho até que cabe na vtr origianlzinha, heheheheh.

Abraço

Amostardeiro
04/08/2008, 11:57
Gleison

Volto a perguntar, qual a medida exata, se for um 235 x 75/ 16 ele mede +- 758 mm de diametro, com 2" entra, ui, perfeito.

Abraço

Nava
15/08/2008, 23:59
Alguem tem o desenho ou medidas dos calcos necessário spara se elevar a suspensao?
Elevando 5 cm ganha-se realmente mais capacidade off ou ela continua enroscando por tudo...tipo seis por meia-duzia menos 200 latas pro serviço?

augustoslz
22/08/2008, 20:49
Pessoal para quem estiver precisando, comprei segunda quatro amortecedores diant da besta gs p. minha sportage e p. do meu cunhado, aproveitando comprei uma correia dentada q deve ser trocada a cada 50.000, como comprei o carro e nao sei qdo foi trocada aproveitei p. evitar :parede:. Pasmem, os 4 amort. diant, 4 kits batente e a correia saiu tudo por 480 latas.
imperio das vans.SP, comprei na segunda e chegou hj em Sao Luis MA. Muito rapido.:dance:

comenale
23/08/2008, 18:40
Pessoal para quem estiver precisando, comprei segunda quatro amortecedores diant da besta gs p. minha sportage e p. do meu cunhado, aproveitando comprei uma correia dentada q deve ser trocada a cada 50.000, como comprei o carro e nao sei qdo foi trocada aproveitei p. evitar :parede:. Pasmem, os 4 amort. diant, 4 kits batente e a correia saiu tudo por 480 latas.
imperio das vans.SP, comprei na segunda e chegou hj em Sao Luis MA. Muito rapido.:dance:

Passa a ficha completa desse fornecedore pra agende anotar na agenda também:palmas:

Costa Junior
23/08/2008, 21:18
Boa Noite
Outro dia, tentaram roubar meu peneu de suporte.
Estou tentando adquirir uma trava para o pneu de suporte. Alguem sabe onde encontro a trava para sportage e o preço?

Robinho da Jaguatirica
24/08/2008, 19:55
Resolví este problema com uma trava de motos, os vagabundos v6eem logo aquele correntão com tetra-chave e nem pensam em roubar o Step...:mrgreen:
Baratim, não estraga nada na roda, funciona que é uma beleza e ainda é seguro.:dance:

Boa lama!

Robinho

Boa Noite
Estou tentando adquirir uma trava para o pneu de suporte. Alguem sabe onde encontro a trava para sportage e o preço?

Maverickturbo
24/08/2008, 21:45
Eu tbm uso corrente, aquelas emborrachadas, e capa!

comenale
25/08/2008, 09:16
Eu tenho a capa original de proteção fixada com parafuso (o mesmo da roda) e para fixar o step tenho o parafuo original protegido por uma espécie de capa que trava a o giro do mesmo e que se solta com a chave da viatura.

gontijo_ES
07/09/2008, 21:13
Caros amigos foristas,
Sou novo neste forum e tenho uma Gran Sportage TDI 2002/03. Venho notado que qundo estou em mais-ou-menos 100 km/h, em asfalto com sulcos na longitudinal (feitos por pneus de caminhões bem pesados), minha viatura não obedece meus comandos de direção, criando uma instabilidade direcional.
Acabei de fazer a revisão de 80.000 km na Kia do ES e disseram que tudo estava resolvido. Mas nada....
Algum forista sabe de alguma solução?

Nava
08/09/2008, 00:03
com qq viatura vai aocntecer isso...o pneu puxa pro lado e boa...

gontijo_ES
08/09/2008, 05:10
com qq viatura vai aocntecer isso...o pneu puxa pro lado e boa...

No meu caso, verifico que isto está acontecendo com grande intensidade de um tempo para cá. O carro é molengo mesmo, mas agora está demais.
Um amigo tem um Troller e fizemos o teste e não passamos por este susto.

kiabiker
08/09/2008, 11:14
Minha SPTG também dançava nas ondas do asfalto! Também estava com pneus muito largos (255) e quase completamente carecas. Agora são novos (225) e também troquei alguns braços e buchas da direção - melhorou muito a dirigibilidade (não gastei muito não). Um pouco ainda balança sim, acho que é normal, não dá pra levar susto com isso.

Marlo
07/01/2009, 16:40
Boa Noite

Pôe uma corrente BEM forte e coloca a fechadura pra dentro claro! :mrgreen:

Ou pôe dentro do porta malas.

Marlo
18/01/2009, 12:35
Alguém sabe de Suspenção a ar para levantar e abaixar a Sportage?

Franzolin
22/01/2009, 14:41
Nagawa,

Na minha pra entrar e não raspar nada eu fiz o body-lift de 4 + calço na mola dianteira e mola maior na traseira. Assim mesmo carregada (4 pessoas + cachorro + bagagem pra 4 dias) ela fico boa e não raspa nada. Nem se contorcendo toda na trilha ela chega a raspar o pneu na borda do paralama.

Maverickturbo,

Sou novo aqui no forum mas venho acompanhando a algum tempo, gostaria de fazer body lift na minha Sportage, mas não encontro o kit você teria algum lugar para indicar?

Valew,

Maverickturbo
28/01/2009, 11:12
Frazolin,

Não existe kit pronto. O mecanico que eu indicava, está fechando a oficina, então agora não sei de algum lugar realmente confiavel para se fazer body-lift.
Logo mais vou postar fotos da minha nova adptação, reposicionamento do amortecedor extra dianteiro e estou usando os pro-comp agora, são bem macios e parece quem aguentam bem o impacto, mas ainda não tive muito tempo pra testar!

Abraços

MarcSport
28/01/2009, 12:33
Frazolin,

Não existe kit pronto. O mecanico que eu indicava, está fechando a oficina, então agora não sei de algum lugar realmente confiavel para se fazer body-lift.
Logo mais vou postar fotos da minha nova adptação, reposicionamento do amortecedor extra dianteiro e estou usando os pro-comp agora, são bem macios e parece quem aguentam bem o impacto, mas ainda não tive muito tempo pra testar!

Abraços

Oi Eduardo.
Quem está fechando? O Átila?

Maverickturbo
28/01/2009, 13:23
Bom, digamos que ele não está mais feliz com a oficina, então algumas coisas ele nem se preocupa mais em olhar.

Franzolin
10/02/2009, 17:09
Frazolin,

Abraços
Blz, vou dar uma pesquisada pra ver se acho alguma coisa. Valeu

MarcSport
10/02/2009, 17:36
Blz, vou dar uma pesquisada pra ver se acho alguma coisa. Valeu

Veja os links abaixo...

http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/Docs/KiaBodyLift.html

http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/KiaSportageBodyLift.shtml

http://www.ozkia.com/ozkiaspringliftspacersandlift.html

http://www.4wheelnoffroad.com/04body.html

jgneves
12/02/2009, 13:12
Robson,

Troquei as molas traseiras. Coloquei as molas traseiras do Monza modelo 82 a 90. Foi plug and play:dance:, só que mais reforçadas. Porém, o problema continua:parede:. O lado direito fica cerca de 15mm mais baixo que o esquerdo:twisted:. Tô achando que é o peso do combustível no tanque. Será???:putz:. Se não resolver, tô pensando em colocar uns tijolos do lado direito pra dar um contrapeso. A propósito, as molas custaram 70 latas o par novas.

EDuarte
12/02/2009, 14:24
Robson,

Troquei as molas traseiras. Coloquei as molas traseiras do Monza modelo 82 a 90. Foi plug and play:dance:, só que mais reforçadas. Porém, o problema continua:parede:. O lado direito fica cerca de 15mm mais baixo que o esquerdo:twisted:. Tô achando que é o peso do combustível no tanque. Será???:putz:. Se não resolver, tô pensando em colocar uns tijolos do lado direito pra dar um contrapeso. A propósito, as molas custaram 70 latas o par novas.
Deu uma boa erguida na viatura jgneves? Ou ficou como original?
Saberia dizer quanto?
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
12/02/2009, 14:29
Robson,

Oi João,

Será que é o combustível, faz o teste, deixa chegar na reserva e mede novamente a altura... nem imagino o que de fato pode estar acontecendo, teoricamente não são as molas, pois o problema continua...:pipoca:
Vou pesquisar...:pensativo:

Boa lama!

Robinho

Maverickturbo
12/02/2009, 14:58
João,

Você comprou as molas do mesmo lado ou o par de dianteiras?
No meu caso, que uso molas de Omega, eu uso as 2 do mesmo lado, se não me engano, são 2 molas dianteiras do lado direito do Omega 6C com ar.
Existe uma diferença, ao menos nas molas de omega, entre os lados, sendo a esquerda maior que a direita. Acho que era isso.
Não sei se as de monza são assim.

jgneves
12/02/2009, 15:08
Deu uma boa erguida na viatura jgneves? Ou ficou como original?
Saberia dizer quanto?
[]s
(DU)

Du,

Não consegui perceber, mas medi lá. Usando pneu 225x75, do solo até a base da moldura do pára-lamas deu 80 cm. Não sei quanto dava a original.

João.

jgneves
12/02/2009, 15:11
João,

Você comprou as molas do mesmo lado ou o par de dianteiras?
No meu caso, que uso molas de Omega, eu uso as 2 do mesmo lado, se não me engano, são 2 molas dianteiras do lado direito do Omega 6C com ar.
Existe uma diferença, ao menos nas molas de omega, entre os lados, sendo a esquerda maior que a direita. Acho que era isso.
Não sei se as de monza são assim.

Maverick,

Realmente tinha olhado as do omega e confere com o que vc diz. As do monza são iguais. É o par das traseiras.

Grato.
João.

jgneves
12/02/2009, 17:39
Robson,
Eu tava aqui pensando:pensativo:. Se não descobrir o problema do desacerto de altura:parede:, não vou usar mais os tijolos como tinha dito antes:idea:. Vou deixar na direita o pneu 225x75 e colocar na esquerda um 215x75:twisted: . Boa ideia não!!

(Por um acaso vc já mediu a altura no seu Spt? No meu caso, só percebi que estava torto, no dia que a patroa tava dirigindo e eu seguindo de moto atrás.)

Júlio C. A. Santos
12/02/2009, 18:12
Jgneves,

Pneus com medidas diferentes num veículo 4x4 é uma péssima idéia, vai ter o mesmo efeito de tração engatada fazendo curva, não sei se pneus 225x75 com 215x75 vão fazer muita diferença, mas mesmo sendo o mesmo perfil “75”, os pneus ainda podem ficar com alturas diferentes. Vamos esperar a opinião dos outros amigos do Fórum para ter uma solução definitiva.

Abraço

Robinho da Jaguatirica
12/02/2009, 18:25
Altamente desaconselhável usar medidas diferentes, aliás, pneus muito mais gastos e pneus novos já fazem uma caca.

Boa lama!

Robinho

jgneves
12/02/2009, 18:26
Júlio,

Recebi. Mas quanto aos tijolos e os pneus tava apenas zoando mesmo:mrgreen:. Tô encucado com a diferença na altura dos lados. Achei que era fadiga das molas originais, e não era. Agora pode ser um peso morto ou um morto agarrado do lado direito. Já olhei por baixo e a única diferença é o tanque de combustivel. Vou esperar cair pra reserva, mas também nao to acreditando que seja.

Júlio C. A. Santos
12/02/2009, 18:48
Jgneves,

Não vejo problema algum sobre diferença de altura em uma Sportage, isso acontece até nas MITSUBISHI L200 TRITON zero km. Você quer ficar com a consciência tranqüila sobre esse assunto? Faça o seguinte: Com uma trena meça a altura do para lama traseiro direito (lado do carona), e depois peça para alguém segurar a trena no para lama esquerdo, entre no carro e veja com seus próprios olhos, A DIFERENÇA DE ALTURA DESAPARECERÁ, pois ela está sendo compensada com o seu peso. A minha Sportage tem 76 cm no para lama direito, e no esquerdo tem 77 cm, mas quando entro no carro fica nivelado, é claro que nem sempre vai ficar na altura exata porque depende de quanto combustível tem no tanque (são mais de 50 kg de diferença o tanque cheio e vazio). Enquanto os engenheiros da Kia Motors comemoram, a gente quebra a cabeça com tantas coisinhas...

Abraço

jgneves
12/02/2009, 19:17
Júlio,

Estou enganado, ou na foto eles estão enterrando a Kia???

Júlio C. A. Santos
12/02/2009, 22:50
Jgneves,

Isso ta parecendo algum tipo de "acordo" com americanos ou sei lá quem, mas é estranho jogar areia no logotipo da própria empresa, a menos que o japa com a pá na mão não seja coreano... :putz:

Abraço

Marlo
13/02/2009, 08:27
Robson,

Troquei as molas traseiras. Coloquei as molas traseiras do Monza .....

Só lembrando que o problema da inclinação e as receitas de molas já foram discutidos em tópicos anteriores. Seria bom se pudessemos juntar tudo num lugar só. por ex:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16469&page=45 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16469&page=45).

Procurem "Sportage 99 - "Lego" - Gasolina " onde inclusive tem a alteração da barra traseira para tentar diminuir a inclinação e o deslocamento da roda direita.

Modestamente quanto à inclinação, sugiro que troque as molas dianteiras também. Elas tem de suportar muito mais peso que as traseiras e cansam deixando o carro baixo para um lado, levando a traseira também a ficar inclinada. daí a gente olha a traseira, troca as molas traseiras e o carro volta um pouco, mas o problema (80%) está na dianteira. Mede a dianteira que deve estar com diferença também. OU:putz:pode ser que o chassis esteja todo torto :putz:. Espere que não.

Marlo
13/02/2009, 08:41
Só para informar. Quando comprei a minha aconteceu exatamente isso, traseira inclinada...etc trocar mola .....etc. (uso esta mola de monza a uns 3 anos e quando coloquei elevou uns 5 cms +-) etc. Tudo igual. Passou um tempo, inclinada de novo. Levei até em um "Cyborg"e o cara ia pro na máquina para ver ainclinação e o deslocamento para dentro da roda traseira. Mas se trocar as 4 molas juntas o problema .....some!

Olhem nestes links antigos , mas muito úteis:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18470 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18470)

jgneves
13/02/2009, 10:40
[quote=Marlo;810406]Só para informar. Quando comprei a minha aconteceu exatamente isso, traseira inclinada...etc trocar mola .....etc. (uso esta mola de monza a uns 3 anos e quando coloquei elevou uns 5 cms +-) etc. Tudo igual. Passou um tempo, inclinada de novo. Levei até em um "Cyborg"e o cara ia pro na máquina para ver ainclinação e o deslocamento para dentro da roda traseira. Mas se trocar as 4 molas juntas o problema .....some!

Marlo,

Realmente a diferença na dianteira é menor, mas existe. Sabe qual mola podemos adaptar na dianteira?

Valeu.

jgneves
13/02/2009, 10:43
Marlo,

:idea:To quase verificando a instalação de suspensão a ar.
Aí da pra abaixar o lado que eu quiser e não o que o carro quer:odedo:.rs....

Marlo
13/02/2009, 18:10
Marlo,

:idea:To quase verificando a instalação de suspensão a ar.
Aí da pra abaixar o lado que eu quiser e não o que o carro quer:odedo:.rs....

Tinha colocado uma pergunta no tópico de suspensão sobre a ar se alguém já tinha colocado mas até hoje ninguém respondeu. O Júlio abriu um tópico de "tunning" onde tem umas fotos de "ar". Muito legal. Dá um aolhada lá! Já fiz orçamento com umas 4 oficinas de Susp. Ar sobre Sportage mas ninguém tinha peças para ela. Também já tinha visto Susp. de Rosca e .......nada. Tô no aguardo. :shock:

Marlo
13/02/2009, 18:15
Marlo,

Realmente a diferença na dianteira é menor, mas existe. Sabe qual mola podemos adaptar na dianteira?

Valeu.

As dianteiras não tinha tantas opções quanto a traseira. Vou passar o que tenho arquivado em meu computador mas tem de filtrar e confirmar com o pessoal do fórum. lá vai:

"Sou novo por aqui e gostaria de contribuir com informações e experiências: Tenho um Sportage Grand que estava com
as molas traseiras baixas, apesar do carro ser pouco rodado. Tentei usar a dica sobre as molas dianteiras do ômega
e não deu certo, muito complicado, tem que cortar a mola (encrenca total) e o carro fica muito alto e não encaixa
entre as bases do chassi e diferencial. Desesti! Procurei outra e percebi que existem muitas opções melhores,
basicamente com a linha GM traseira (ômega, montana, astra etc). Optei pela mola do ômega traseira reforçada para
uso de GNV. Não parece adaptação. As molas são quase iguais, encaixam perfeitamente e deixaram meu carro 8cm mais alto
que a mola "cansada" e 5 cm acima da altura original. Ficou firme, ideal para quem usa realmente GNV (não é o meu caso).
Continuei com o amortecedor original mas, o da Besta Grand 16 lugares seria melhor opção. Agora preciso levantar a
frente entre 3 e 4 cm para o carro ficar equilibrado. Minha opinião seria experimentar o do Ômega original sem GNV,
da Montana e Astra para ver qual fica melhor, sempre as traseiras que são quase iguais ao da Sportage.
Para quem quer subir no 3º andar, aí sim é válido o uso de molas dianteiras, elas geralmente têm curso bem maior.
Boa sorte!
Ricardo."

Outro:Molas diant Besta gs tras ome 4cc ou 6 cc mais alta

Outro:
comenale, Pessoal,
Chegou a hora em que preciso trocar as molas e amortecedores da viatura, e claro, vou aproveitar para levanta-la!
Sei que esse assunto já foi discutido à exaustão, mas tenho algumas dúvidas: qual mola usar (suprema, omega, voyage...(dianteira, traseira...) e quais amortecedores....etc.
Preciso de informações mais precisas, pois pretendo adiquirir as peças e mandar instalar em uma oficina de um amigo (só que ele nunca fez isso em sportage).
Então como ficaria?

Comenale,
recentemente fiz o mesmo serviço na minha sport.
Na dianteira: inicialmente coloquei as molas traseiras da besta GS9, subiram 4cm, achei pouco e coloquei um calço de tecnil de 2cm que subiu mais 4cm, com os amortecedores da besta GS16. Conclusão: 8cm mais alta a dianteira, ficou excelente, a dianteira nunca mais bateu e o amortecedor trabalha muito bem.
Na traseira: ganhei as molas de um amigo que disse serem da dianteira do omega, subiram 9cm, mas depois de assentadas ficou com 8cm, com o amortecedor traseiro da besta GS16. Conclusão: os amortecedores parecem que vieram com defeitos, pois a traseira com dois adultos atras começou a bater. Os amortecedores devido a uma longa viagem que fiz recentemente acabaram danificados, perdi a garantia. Penso em troca-los pelo mesmo e colocar mais um calcinho atras, estou achando que ele trabalhou um pouco fechado e por isso acabou batendo e estragando.
Quando a dianteira não faria diferente ficou ótimo, pode passar por buracos sem dó que não bate de jeito nenhum, comprei as molas usadas a R$100,00 o par. As novas se não me engano eram R$180,00, se colocar as novas pode ser que suba mais um pouco. Espero ter ajudado.
Carlos.

Marlo
13/02/2009, 18:18
São comentários já postador na época que o fórum das Sportages era nos SUV's. Deem uma olhada .

jgneves
13/02/2009, 21:05
Marlo,
Valeu pela pesquisa. Também cheguei a verificar a susp a ar e rosca, mas aqui nada!
Talvez pela caracteristica e destinação das spts.

EDuarte
16/02/2009, 11:55
Alguem saberia dizer que ano seria o omega?
[]s
(DU)

EDuarte
18/02/2009, 10:52
Pessoal,
Vou trocar meus amortecedores traseiros pelos da Besta, e encontrei da marca Corven, metade do preço e dois anos de garantia.
Alguem tem alguma experiencia com esses amortecedores que possa relatar? Ou ja ouviu falar bem ou mau deles?
[]s
(DU)

CarlinBC
21/02/2009, 14:57
Olá amigo...
Resolví este problema, colocando o parafuso inferior maior e com um furo no início da rosca onde ponho um cadeado. O cadeado fica atráz e de difícil acesso quando está fechado o suporte do estepe.
Abraços...

Júlio C. A. Santos
04/03/2009, 23:48
Pessoal,

Vou pintar as rodas da Sportage de preto neste fim de semana, já comprei a tinta e todo o material, agora não tem volta. Espero que fique legal. O zequinha que faz trilha comigo vai fazer o serviço, e vai fazer de graça, zequinha é pra isso... :lol:

Abraço

Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 02:03
...será que vai combinar com a cor da minha Sport?:lol:

comenale
05/03/2009, 08:16
Pessoal,

Preciso trocar o calçado da viatura e o preço dos pneus está pela hora da morte:oops:

Alguns dos colegas tem conhecimento de alguma promoção ou algo parecido:?:

Pretendo colocar os pneus na medida 225/75 R15 50%.

EDuarte
05/03/2009, 10:17
Pessoal,

Preciso trocar o calçado da viatura e o preço dos pneus está pela hora da morte:oops:

Alguns dos colegas tem conhecimento de alguma promoção ou algo parecido:?:

Pretendo colocar os pneus na medida 225/75 R15 50%.
Não sei se vc da preferencia a pneus novos, mas achei o preço dos pneus do Nava muito bom tendo em vista o tipo de pneu, mas se quiser um pneu menos "parrudo" tem a opção do geninho pneus. (desculpa Nava).
[]s
(DU)

Gleison BH
05/03/2009, 10:50
Também Gosto Muito Do Desenho Dos Pneus Do Nava. Qdo. For Comprar, Com Certeza Vai Ser Tatu Pneus!

não Sei Se Vc Da Preferencia A Pneus Novos, Mas Achei O Preço Dos Pneus Do Nava Muito Bom Tendo Em Vista O Tipo De Pneu, Mas Se Quiser Um Pneu Menos "parrudo" Tem A Opção Do Geninho Pneus. (desculpa Nava).
[]s
(du)

MarcSport
05/03/2009, 16:30
Os pneus da Tatu e demais recapados são para uso off road e não podem ser usados em estrada em velocidades altas por muito tempo, então, para a grande maioria dos usuários de SPT, eles não servem.
No off road não tem pra ninguém, são melhores do que os "MUD" da vida...

EDuarte
05/03/2009, 17:22
Os pneus da Tatu e demais recapados são para uso off road e não podem ser usados em estrada em velocidades altas por muito tempo, então, para a grande maioria dos usuários de SPT, eles não servem.
No off road não tem pra ninguém, são melhores do que os "MUD" da vida...
Não posso dar certeza porque "ainda" não uso Marcelo, mas da uma lida no depoimento dos pilotos da transparana que teve 1600 Km de deslocamento em asfalto com velocidades de 140 Km/h.
www.tatupneus.com.br/pilotobevi.htm
www.tatupneus.com.br/pilotoiran.htm
Não estou puxando a sardinha pro lado da tatu pneus, mas como vc pediu sugestões e eu fiz umas pesquisas pois tambem estou precisando de pneus, foi o melhor custo-beneficio que achei.
[]s
(DU)

MarcSport
05/03/2009, 17:41
Não posso dar certeza porque "ainda" não uso Marcelo, mas da uma lida no depoimento dos pilotos da transparana que teve 1600 Km de deslocamento em asfalto com velocidades de 140 Km/h.
www.tatupneus.com.br/pilotobevi.htm
www.tatupneus.com.br/pilotoiran.htm
Não estou puxando a sardinha pro lado da tatu pneus, mas como vc pediu sugestões e eu fiz umas pesquisas pois tambem estou precisando de pneus, foi o melhor custo-beneficio que achei.
[]s
(DU)

Du

Eu já tenho meus ATs, quem está buscando pneus é o Comenale e pelo uso que sei que ele faz não podem ser recapados.
Quanto à resistência, nenhum pneu recapado e "cravudo" é recomendado para velocidades acima de 90 ou 100 km/h no asfalto por muito tempo.
NO próprio site da Tatu Pneus fala que o pneu com o maior índice de velocidade é o Armadillo com 100 km/h, os demais são para velocidades inferiores...
Não estou condenando ou não recomendando os recapados, apenas alertando sobre sua aplicação...

Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 18:00
É bom saber disso... Acho que vou usar pneus MUD. Com o carro vazio, tanque na reserva, numa decida e vento a favor, quase chego a 120 km/h :putz:

EDuarte
05/03/2009, 18:21
Du

Eu já tenho meus ATs, quem está buscando pneus é o Comenale e pelo uso que sei que ele faz não podem ser recapados.
Quanto à resistência, nenhum pneu recapado e "cravudo" é recomendado para velocidades acima de 90 ou 100 km/h no asfalto por muito tempo.
NO próprio site da Tatu Pneus fala que o pneu com o maior índice de velocidade é o Armadillo com 100 km/h, os demais são para velocidades inferiores...
Não estou condenando ou não recomendando os recapados, apenas alertando sobre sua aplicação...
Tem razão Marcelo, desculpa, errei o nome. rssss
[]s
(DU)

comenale
05/03/2009, 18:47
Du

Marcelo,

Também concordo com você. Os pneus recapados não são indicados para velocidade acima de 100km em asfalto por muito tempo.
Prefiro não correr riscos.

Alguém tem informações sobre os pneus FATE (argentinos)?

MarcSport
05/03/2009, 21:31
Marcelo,

Também concordo com você. Os pneus recapados não são indicados para velocidade acima de 100km em asfalto por muito tempo.
Prefiro não correr riscos.

Alguém tem informações sobre os pneus FATE (argentinos)?

Comenale.

Eu uso os Fate Range Runner AT, estão com 40000 km e os traseiros aguentam + 50, os dianteiros não aguentam tanto, recomendo, só é em todo lugar que se acha, devem custar menos de R$ 350,00, acho que por pouco mais do que isso vc também encontra os Firestone DEstinations, escutei falar que são muito bons.

comenale
05/03/2009, 22:22
Comenale.

Eu uso os Fate Range Runner AT, estão com 40000 km e os traseiros aguentam + 50, os dianteiros não aguentam tanto, recomendo, só é em todo lugar que se acha, devem custar menos de R$ 350,00, acho que por pouco mais do que isso vc também encontra os Firestone DEstinations, escutei falar que são muito bons.

Marcelo,

Você sabe dizer onde encontrar esse Fate Range AT? :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
05/03/2009, 22:37
Pessoal, achei uns remold 225/75/15, por R$250,00, aqui em Mauá, perto de casa, com a banda de rodagem iguais aos Scorpion AT que tenho 2 zerados, estou precisando só de 2, mas os recapados não servem pois tem o tamanho bem maior que os meus.
Já procurei na net, não acho Scorpion AT iguais aos que tenho, tem desenhos diferentes.

Nunca usei remold, alguém pode dar uma opinião?

kiabiker
06/03/2009, 08:30
Uso no meu carro os remold da BSColway e não tenho do que reclamar - já fazem 2 anos e nunca deram problema! Nunca furou. São um pouquinho barulhentos no asfalto acima de 70 Km/h . Meu uso é só no asfalto - não faço trilha. Medida: 225/70x15, o espete é original nunca usado!
Na época paguei $ 289 cada um.

Gleison BH
06/03/2009, 09:05
kiabiker!?!?!? Quem é vivo sempre aparece.
Abraços :concordo:

Uso no meu carro os remold da BSColway e não tenho do que reclamar - já fazem 2 anos e nunca deram problema! Nunca furou. São um pouquinho barulhentos no asfalto acima de 70 Km/h . Meu uso é só no asfalto - não faço trilha. Medida: 225/70x15, o espete é original nunca usado!

comenale
06/03/2009, 11:22

kiabiker,

Também tenho esses pneus em minha viatura. Porém até o último dia 20/02/09 não tinha tido nenhum problema, quando durante uma viagem o pneus dianteiro direito simplesmente "estourou" e esfacelou todo, causando uma enorme avaria na viatura:( :mad:.
O meu uso era 80% cidade e 20% estrada de terra (não é trilha), quando vou ao interior:putz:.
Agora não confio nos outros 3 pneus, por isso estou pesquisando para trocá-los.
Não sei qual é a quilometragem dos seus pneus, os meus estão com =/- 40.000km e vão completar 2 anos em abril/09:shock:.
Estou enviando o pneu estourado para a fábrica avaliar e ver no que vai dar.:?:
O prejuizo foi grande.:(

MarcSport
06/03/2009, 12:55
Marcelo,

Você sabe dizer onde encontrar esse Fate Range AT? :concordo:

Comenale
Na época eu estava procurando pelos BS Colway que custavam cerca de R$ 280,00, liguei para uma revenda em São José dos Campos (pois ia muito para lá a trabalho) e ele me ofereceu os Fate por R$ 320,00 e me mostrou 3 pneus da BS Cplway que estouraram ainda quando novos e falou que ia parar de trabalhar com essa marca para carros pesados.
Outro dia vi a venda no Mercao Livre, não sei se ainda tem.
Tem várias revendas Fate para pneus de caminhões, talvez eles também vendam para camionetes, nem que sejam sob encomenda...

Júlio C. A. Santos
07/03/2009, 02:00
Comenale,

Da uma olhada neste site, tem toda linha de pneus Fate, o único problema são as medidas disponíveis. Com suspensão original não sei se da certo.

http://www.neumasul.com.br/index_arquivos/camionetes.htm

Abraço :concordo:

comenale
07/03/2009, 09:42
Comenale,

Da uma olhada neste site, tem toda linha de pneus Fate, o único problema são as medidas disponíveis. Com suspensão original não sei se da certo.

http://www.neumasul.com.br/index_arquivos/camionetes.htm (http://www.neumasul.com.br/index_arquivos/camionetes.htm)

Valeu Julio, vou dar uma pesquisada:concordo:

Puma
11/03/2009, 01:04
Na minha estou com Scorpion A/T 205 75/R15 também, mas em breve vou ter que trocar.

O Estepe está com pneus Hankook. Pelo o que pude ter uma idéia, são pneus bons, importados e com preço mais baixo.
Alguém já ouviu falar?

De repente é uma possibilidade pro pessoal ae!

Eduardo Campos
16/03/2009, 10:18
Existe esse site com pneus Maxxis e Wanli, não conheço, mas os preços são bem atraentes e o frete é grátis. Alguém conhece?
http://www.maisqtudo.com.br (http://www.maisqtudo.com.br)

[]'s

CarlinBC
16/03/2009, 10:41
Existe esse site com pneus Maxxis e Wanli, não conheço, mas os preços são bem atraentes e o frete é grátis. Alguém conhece? http://www.maisqtudo.com.br (http://www.maisqtudo.com.br) []'s

Olá Eduardo...
No ano passado estava em uma revenda BSColway e o vendedor me disse que esta marca Wanli estava sendo importada da China pela BSColway para substituir os remolds que foram proibidos no país.

Eduardo Campos
17/03/2009, 12:00
Olá Eduardo...
No ano passado estava em uma revenda BSColway e o vendedor me disse que esta marca Wanli estava sendo importada da China pela BSColway para substituir os remolds que foram proibidos no país.

Carlinhos,
Me parece que essa empresa MaisqTudo tem alguma coisa com a BSColway. Quanto aos pneus, andei lendo as especificações dos 235/75-15, são os que uso na minha viatura, e achei o Maxxis com uma melhor qualidade em relação ao Wanli.

[]'s

Robinho da Jaguatirica
17/03/2009, 12:15
Galera,

Ontem coloquei botinas novas na viatura, BFGoodrich All Terrain T/A 50/50 235/75/15, ficou uma belezoca:dance:, não pega em nada, levantei a viatura quase um metro de um lado só e mesmo esterçando não pegou nada, a única coisa que não ficou legal foi o prejú, 490 latas cada botina,:putz: avecredo, me quebrou.:putz:

Boa lama!

Robinho

comenale
17/03/2009, 18:25
Olá Eduardo...

De fato a BS Colway vai importar os pneus da marca MAXXIS e não Wanli.

comenale
17/03/2009, 18:31
Estou pesquisando várias possibilidades e condições de $$$ para trocar os pneus da viatura.

Alguém pode dizer alguma coisa sobre os pneus Goodyear Wrangler ATS 235/75 R15:?:

E quanto as medidas 235/75 R15 - servem na viatura sem raspar em nada:?: - Estou na dúvida:pensativo:

São os melhores em relação aos $$$. Compensa?

Nava
18/03/2009, 01:52
Informação: os pneus BS não foram proibidos! Na verdade ouve uma grande briga politica sendo que o governo estadual não ajudou a revogar a lei que proibe a importação de carcaças, matéria-prima para os BS.

Nao sei tb pq a BS nao utilizava somente carcaça nacional, mas pelo que sei era devido a falta de quantidade e qualidade destes pneus, uma vez que nossas carcaças vao até o osso fora os calos das nossas estradas esburacadas...

Hoje a BS é um grande galpão com maquinario zero km tudo parado. Mais de 1500 pessoas desempregadas...fora o pessoal terceiro.

Robinho da Jaguatirica
18/03/2009, 09:19
Estou pesquisando várias possibilidades e condições de $$$ para trocar os pneus da viatura.

Alguém pode dizer alguma coisa sobre os pneus Goodyear Wrangler ATS 235/75 R15:?:

E quanto as medidas 235/75 R15 - servem na viatura sem raspar em nada:?: - Estou na dúvida:pensativo:

São os melhores em relação aos $$$. Compensa?

Oi comenale,

Acabei de colocar botinas 235/75/15, fiz todos os testes que imaginei, até levantei a viatura quase um metro de altura de um lado só pra ver se raspava, e ficou tudo numa boa:concordo:, vou viajar 2000km esta semana lotado e pesado, semana que vem posso te dizer se aconteceu algo estranho, mas acredito que ficará como está, sem raspar:pipoca:.
Os pneus Wrangler são tão respeitados quanto os outros, na minha opinião só de serem novos já está tudo ok. Se o preço está bom, copia o que fiz, quebra$$$:putz: logo de uma vez e coloca as botinas:dance:.

Boa lama!

Robinho

jgneves
27/03/2009, 18:10
Robson,

Acabei colocando os pneus firestone modelo destination 225X75, estava R$480 cada:putz:.

jgneves
28/03/2009, 12:07
Outra coisa,
Mais alguém aí, já percebeu e mediu os lados da spt. O lado direito realmente é mais baixo que o esquerdo? Tô revoltado com isso. Solução???:idea: (que não seja vender e comprar outra marca kkkkk)

comenale
28/03/2009, 14:06
Outra coisa,
Mais alguém aí, já percebeu e mediu os lados da spt. O lado direito realmente é mais baixo que o esquerdo? Tô revoltado com isso. Solução???:idea: (que não seja vender e comprar outra marca kkkkk)

Nunca percebi isso. Tô achando estranho. :pensativo:
Vou botar reparo.

jgneves
30/03/2009, 13:07
A pressao independe do "tamanho" do pneu e sim do indice de carga.
Eu uso 235 e 26psi e o desgaste sempre foi uniforme.
Olhe em seu pneu a pressão para carga máxima, supondo que seja 65 psi para 1000 kg. Supondo que o seu carro pese 1600 kg e "simplificando" para 400 kg por pneu temos:
1000 kg ---- 65 psi
400 kg ----- X psi
Fazendo a regra de três:
X = 26
Quando troquei os pneus eu fiz a conta e deu 25,8 psi.
As lojas de pneus e balanceamento sempre dizem que eu preciso colocar + de 30psi mas eu desconsidero, eles dizem: "essa pressão é para paises frios".
Mas peraí quando mais frio menor a pressão, ou seja se vc calibrar os pneus frios e rodas em locais com temperaturas altas, a pressão interna do pneu será maior do que qdo foi calibrado, o que acontece em menor escala em locais frios.
Claro que se o pneu que vc comprou tiver um índice de carga muito diferente, vc terá que alterar a pressão, esse indice está gravado na lateral dos pneus e é fácil de ser encontrado.

Marcelo, por favor veja se eu entendi direito.

Uso pneus 225/75, porém, de marcas e modelos diferentes.
Dois dianteiros com recomendação de 65 psi para 100kg.
E dois traseiros com recomendação de 55 psi para 850kg.
No manual o peso bruto total da curta é de 1940kg que dividido por 4 vai dar 485kg em cima de cada roda.
Fiz as contas e consegui 31,5 libras na dianteira e 26,6 na traseira. Confere???

jgneves
30/03/2009, 15:20
Marcelo, na mensagem anterior.

Só corrigindo, onde se lê "65 psi para 100kg", leia-se 65 psi para 1000kg.

MarcSport
30/03/2009, 23:08
Marcelo, por favor veja se eu entendi direito.

Uso pneus 225/75, porém, de marcas e modelos diferentes.
Dois dianteiros com recomendação de 65 psi para 100kg.
E dois traseiros com recomendação de 55 psi para 850kg.
No manual o peso bruto total da curta é de 1940kg que dividido por 4 vai dar 485kg em cima de cada roda.
Fiz as contas e consegui 31,5 libras na dianteira e 26,6 na traseira. Confere???

Jgneves
Nos dianteiros o meu cálculo "bateu" com o seu, mas nos traseiros o meu resultou em 31,38. Vc deve ter cometido algum erro de cálculo.
Na minha sempre usei 26 nos 4, mas os dianteiros gastaram um pouco mais na borda, o que indica baixa pressão. agora estou usando 29 na frente.
Eu não sei qual a relação de distribuição de peso, mas a Sportage a diesel tem maior peso no eixo dianteiro.

jgneves
31/03/2009, 10:57
Marcelo,

"Nos dianteiros o meu cálculo "bateu" com o seu, mas nos traseiros o meu resultou em 31,38."

Realmente vc tem razão. É que o final tinha dividido por mil e nao por 850.

Fiz novo calculo de 485 (peso do veiculo dividido por quatro) multiplicado por 55 (recomendação máxima de libras pelo fabricante do pneu) dividido por 850 (kg) = 31,38

Resumindo, no meu caso a calibragem ideal para os quatro pneus seria em torno de 31 libras.

Valeu!!!!!:palmas:

MarcSport
01/04/2009, 13:38
Marcelo,

"Nos dianteiros o meu cálculo "bateu" com o seu, mas nos traseiros o meu resultou em 31,38."

Realmente vc tem razão. É que o final tinha dividido por mil e nao por 850.

Fiz novo calculo de 485 (peso do veiculo dividido por quatro) multiplicado por 55 (recomendação máxima de libras pelo fabricante do pneu) dividido por 850 (kg) = 31,38

Resumindo, no meu caso a calibragem ideal para os quatro pneus seria em torno de 31 libras.

Valeu!!!!!:palmas:

Só um comentário, vc usou o peso máximo para o cálculo, mas quase nunca anda nessa condição.

jgneves
01/04/2009, 13:44
Só um comentário, vc usou o peso máximo para o cálculo, mas quase nunca anda nessa condição.

Sem carga cai para 1500kg, aí tô usando 28 libras. Ok?

MarcSport
01/04/2009, 14:10
Sem carga cai para 1500kg, aí tô usando 28 libras. Ok?

Um conselho.
Use 31 na frente e de 28 a 31 atrás...

murilordg
01/04/2009, 22:41
Olá pessoal, adquiri meu primeiro 4x4 sexta-feira passada, tudo de bom. Porém, ele está precisando de uns reparos na suspensão. Um Sportage 98.
O problema todo está nas coifas(guarda pó) da bandeja superior, pivô bandeja inf., terminal esq. e barra central que estão praticamente rasgadas. Mas, as peças estão em ótimo estado. Porém, para minha surpresa a única alternativa que me deram foi trocar toda a peça, e os preços foram bem salgados:
Bandeja sup. : $ 480,00
Pivo Band. inf.:$ 120,00
Terminal esq.: $ 274,00
Barra central: $ 468,00

Alguém sabe onde posso encontrar coifas para essas peças vendidas separadamente? Ou um conselho para acalmar o coração(bolso no caso) deste novato.

Muito bom este fórum.Parabéns a 4x4 Brasil.
Agradeço a todos.

ralvesdosreis
01/04/2009, 22:47
Olá pessoal, adquiri meu primeiro 4x4 sexta-feira passada, tudo de bom. Porém, ele está precisando de uns reparos na suspensão. Um Sportage 98.
O problema todo está nas coifas(guarda pó) da bandeja superior, pivô bandeja inf., terminal esq. e barra central que estão praticamente rasgadas. Mas, as peças estão em ótimo estado. Porém, para minha surpresa a única alternativa que me deram foi trocar toda a peça, e os preços foram bem salgados:

Alguém sabe onde posso encontrar coifas para essas peças vendidas separadamente? Ou um conselho para acalmar o coração(bolso no caso) deste novato.

Agradeço a todos.

http://www.e-pecas.com.br/ (http://www.e-pecas.com.br/)

Acho que tem o que procuras, forte abraço.

ALEXANDRE MIETTI
01/04/2009, 23:14

Agradeço a todos.

Tenta nestes:

CF Imports (peças)
sr. Fernando , sabe tudo e tem tudo para sportages peças originais zero e usadas , o camarada é 10 te dá ótimas dicas inclusive mecânicas e alternativas para problemas , o carro dele é um sportage.
São Paulo/SP (Tel. 11 3739-0160)
011-35074258 ou011-96486902
Fale com o Sr. Fernando, é muito atencioso. Sempre tem as peças e com bom preço. Apesar disso, até hoje só orcei, ainda não comprei com ele, mas foi dica do pessoal aqui do fórum.

IMPÉRIO AUTOPEÇAS
MIRIAN
CENTRO DE SANTO ANDRÉ – SP – (11)3439-4008
Rua Senador Fláquer, 577 – sala 02
ACHEI A BIELETA QUE PRECISAVA PELA METADE DO PREÇO EM OUTRO LOCAL, MAS SE NÃO TIVER JEITO...
ELES ENTREGAM NO LOCAL TB.

IMPERIO AUTO PARTS
RUA ARMANDO PINELLI, 299
B. TABOÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
Grande SP e Interior
PABX (11) 4094-3015
Outros Estados
TEL 0800 771-1455
TEM BASTANTE COISA E PREÇO BEM EM CONTA

o primeiro peguei aqui no fórum, os outros doi descobri na internet, o último só vende para auto peças, mas com um bom chavéco e indo retirar acho que eles até vendem, achei uma bieleta em uma auto peças comum, perto de casa, mas havia ligado lá e o cara ia me vender.

Boa sorte.

CarlinBC
09/04/2009, 10:01
Vou abordar um assunto que me intriga muito:
A TROCA DAS MEDIDAS ORIGINAIS DOS PNEUS,POR MEDIDAS MAIORES.
O assunto já foi amplamente discutido em vários tópicos e sempre quando questionados, a resposta é sempre a mesma: Pneus mais largos são melhores. Melhores prá quê? Prá beleza e aparênca da viatura? Concordo plenamente! Mas no barro e na terra seca, batida, o estreito é muito melhor.Basta ver os carros de rally andando a um zilhão/hora. No barro, enquanto o pneu mais largo patina sobre a lama/água, o mais estreito afunda, encontrando terra mais firme.O Jeep e a Rural são a prova disso.Não existiam estradas asfaltadas e eles se deram e se dão muito bem com pneus estreitos. Na areia e asfalto, o mais largo é melhor. Isto é inquestionável.
Hoje os carros 4x4 mais modernos, já saem de fábrica com estes pneus enormes, maravilhosos, mas têm uma engenharia ultra avançada nos projetos para receberem tais pneus e que são adornos pra nós que temos outras viaturas, digamos, de menor porte. Hehehe.
Entendo que para alterar as medidas dos pneus, deve-se tambem alterar a potencia do motor, dos freios, suspensão, aferir o sistema de velocímetro e odômetros,etc... Não alterando estes, com certeza, não terá o desempenho pretendido no fora de estrada e estará consumindo mais combustível tambem nas viagens em estradas asfaltadas. Tá certo que a viatura ficará linda, mas e a praticidade onde fica?
Sei que o assunto não terminará aquí...
Abçs...

Beto Gordo
09/04/2009, 10:28
Ilustre Sr Carlos !!!:stop:
Me desculpe por me intrometer sem ser chamado, mas pelo seu comentário, o Sr deveria fazer parte do clube "Veteran Car", ou de outro clube de colecionadores que gostam de "tudo original de fábrica". Então, os pneus fabricados para off road, como um modelo que acho fantástico, o "Dynatork" entre outros são um investimento do tipo "jogar dinheiro fora" ?? Acho que na sua região não deve existir lama, certo?? Pois nos locais onde costumamos andar com as nossas viaturas, a tal "terra mais firme" abaixo da lama, deve estar a uns 60 ou 80 cm no mínimo. E até lá, a viatura já está enterrada com os pneus originais, e com o fundo apoiado sobre a lama. E dá um trabalhão pra tirar.......
Grande abraço, e Deus queira que não chova nas suas trilhas...
Feliz Páscoa a todos deste fórum.
Betão.:concordo:

CarlinBC
09/04/2009, 10:44
Realmente existem problemas de ordem mecânica, cultural, educacional, de falta de conhecimento geográfico, informativo, interpretativo entre tantos.E ainda pior; envolve Deus no assunto. Quando não entendo um texto, leio novamente até...
Aliás; leia e tente entender as REGRAS DE CONDUTA do Forum.

Beto Gordo
09/04/2009, 11:59
Ilustre!!:concordo:
Não creio que eu tenha cometido qualquer infração contra as regras de conduta do Fórum. Concordo que a minha mensagem foi um tanto, digamos "áspera" e peço-lhe desculpas por isto. Não quis em momento algum ofender o Sr. Se fiz algum comentário, o fiz baseado no tipo de terreno que temos por aqui em SC onde chove bastante, e o fiz mais no sentido do "bom humor"......mas também não posso esperar que todos tenham o mesmo senso de humor. Também não considero ofensivo o conselho de participar de um clube de antigomobilistas. Muito pelo contrário.
Enfim, cada um pensa da maneira que lhe convém, mas concordo que há muitas vezes erros de interpretação.
Mais uma vez, peço que me desculpe.
E que Deus permita que façamos ainda muitas trilhas nessa vida.....
Grande abraço e feliz Páscoa.
Roberto.:palmas:

rediso
09/04/2009, 14:57
Moro num buraco do mundo p/ñ dizer outra coisa. estrada da roça alagada o ano quase todo e é verdade esta dos pneus mais largo ser ruim pro barro. aconteceu comigo num troler zero que troquei na loja os pneu p/mais largo e ficou uma porcaria.dançava no barro e num rendia a viaje.tive que colocar os original militar de jeepe e resolveu sem por cento.

CarlinBC
09/04/2009, 15:13
Olá Rediso...
Já estive na sua terra, Porongatú, no rio Formoso do Araguaia, Gurupi e região.É lugar de muita baixada alagada nas chuvas e plantação de arroz. Nunca ví tanta cascavel junta !!!! Povo hospitaleiro e respeitoso esse povo Goiano.
Seja bem vindo ao forum...Fico satisfeito que tenha entendido o que escreví.

jgneves
09/04/2009, 15:42
Carlin,

Pneuzin bom pra andar na lama. É de trator, mas dá para adaptar para spt. Fica joinha.

CarlinBC
09/04/2009, 16:05
Carlin,Pneuzin bom pra andar na lama. É de trator, mas dá para adaptar para spt. Fica joinha.

Eu sei que qualquer pneu, dá para adaptar. O que eu disse com outras palavras, é que não se pode colocar um jogo de pneus deste calibre, em um carro, sem tambem "adaptar" o carro para que tenha condições de usar com satisfação, este jogo de pneus sem se ferrar. Que fica joinha eu sei. Acho até que voce deveria ter colocado deste na sua SPT.Heheheh...
Fiquei sabendo que voce é péssimo companheiro de cerveja. O RobinhoTrojão tá ferrado, porque não bebo também.

jgneves
09/04/2009, 16:15
Claro que entendi o que disse. É só conhecer um pouco de física, geologia, composição quimica, coisa básica. Tô só enchendo o ..... Agora se não der deste aí, nós vamos ali naquelas minerações na saida pro Rio próximo ao morro da Skol e arrumamos daqueles fora de estrada.:twisted:

CarlinBC
09/04/2009, 16:48
Tô precisando comprar 4 pneus e acho que vou colocar a medida original.Hoje está com 225 e pesa bem o carro que é fraco.(meu caso) Quanto ao desenho, vou ver quais opções existem. Ví uma carreta, daquelas tamanho GG, carregada com apenas dois pneus destes que vc falou. Loucura.

jgneves
09/04/2009, 18:30
Realmente, no meu caso, como só uso em asfalto optei pelo 225/75, tres vezes por semana pego uns 600mts de chão. Se tivesse o hábito de entar na lama, com certeza iria de 205. A sua "colocação" anterior a respeito foi providencial. O Robinho deve ter amado sua "colocação", apesar que ele foi de 235 agora.

Nava
09/04/2009, 22:46
Carlin, vou ter de discordar de vc.

Os jipes antigos iam bem no barro por outros motivos: só existia eles, tinham reduzida forte, pneus eram "lameiros" (pouco mais de travas que os concencionais, os mais parrudos eram os militares! Qto a medida que eles usavam era o famoso 7.50/16, um pneu alto o que torna o jipe com seu entre-eixos curto, muito versátil já que nao enrosca o diferencial. Pega ess pneu e poe na rural pra vc ver que porcaria que fica.

Em resumo, fora os detalhes que coloquei que deixam o jipe bem equilibrado, pneu bom de lama é o pneu com a maior capacidade de escavação e tração possivel, estreito ou largo, nao importa muito.

O fato de que os pneu largos aumentam a area e consequentemente "afundam" menos. Tb muito facil de comprovar na trilha com dosi jipes.

Qto a relação de pneus com grandes diametros, justamente o que se busca é uma maior altura do diferencial. Se o seu diferencial nao enroscar, até com pneu liso e 4x4 acionado vc cava um monte e sai de qq lugar. Agora afundou e enroscou, ja era, pode ser penu do big-foot que nao passa.

CarlinBC
09/04/2009, 23:12
Concordo em número,gênero e grau mas, se o carro não estiver "calibrado" para a nova configuração, exigirá mais do motor e componentes. Faço uma ressalva: no meu carro uso 215/55/16 e quando estou na roça e chove, passo aperto para atravessar um pedaço de terra, porem quando estou de Uno e pneus 165/70/13, parece brincadeira de criança de tão fácil que fica passar o mesmo trecho...E é só piso reto, pouca subida e sem buracos.

Costa Junior
11/04/2009, 15:25
Boa tarde.
Fui no mecanico mandar fazer um alargador de 01 cm para colocar nas rodas da sportage e ele me desacoanselhou dizendoa que para colocar o alargador , eu tinha que aumentar os 05 parafusos das rodas tambem em 01 cm, porque os parafusos de tamanhos originais não aguentaria e iriam quebrar.
Fiquei desconfiado, porque ele queria me vender um jogo de rodas do suzuki no lugar do alargador.
Alguem usa alargador nas rodas? Com a experiencia de voces, há necessidade de aumentar os parafusos das rodas?
Agradeço a quem puder me tirar esta duvida.
Costa Junior

CarlinBC
11/04/2009, 17:04
Boa tarde.Fui no mecanico mandar fazer um alargador de 01 cm(...) eu tinha que aumentar os 05 parafusos das rodas tambem em 01 cm, porque os parafusos de tamanhos originais não aguentaria e iriam quebrar.Fiquei desconfiado(...)Com a experiencia de voces, há necessidade de aumentar os parafusos das rodas?
Olá Costa Junior...
Na minha opnião, tem que aumentar proporcionalmente, o tamanho dos parafusos. No meu entendimento; não porque vá quebrar, mas porque vai faltar rosca suficiente para o aperto. Se a porca de aperto da roda, fosse vazada e sobrasse 01cm de rosca, não precisava.

EDuarte
13/04/2009, 12:06
Vou abordar um assunto que me intriga muito:
A TROCA DAS MEDIDAS ORIGINAIS DOS PNEUS,POR MEDIDAS MAIORES.
O assunto já foi amplamente discutido em vários tópicos e sempre quando questionados, a resposta é sempre a mesma: Pneus mais largos são melhores. Melhores prá quê? Prá beleza e aparênca da viatura? Concordo plenamente! Mas no barro e na terra seca, batida, o estreito é muito melhor.Basta ver os carros de rally andando a um zilhão/hora. No barro, enquanto o pneu mais largo patina sobre a lama/água, o mais estreito afunda, encontrando terra mais firme.O Jeep e a Rural são a prova disso.Não existiam estradas asfaltadas e eles se deram e se dão muito bem com pneus estreitos. Na areia e asfalto, o mais largo é melhor. Isto é inquestionável.
Hoje os carros 4x4 mais modernos, já saem de fábrica com estes pneus enormes, maravilhosos, mas têm uma engenharia ultra avançada nos projetos para receberem tais pneus e que são adornos pra nós que temos outras viaturas, digamos, de menor porte. Hehehe.
Entendo que para alterar as medidas dos pneus, deve-se tambem alterar a potencia do motor, dos freios, suspensão, aferir o sistema de velocímetro e odômetros,etc... Não alterando estes, com certeza, não terá o desempenho pretendido no fora de estrada e estará consumindo mais combustível tambem nas viagens em estradas asfaltadas. Tá certo que a viatura ficará linda, mas e a praticidade onde fica?
Sei que o assunto não terminará aquí...
Abçs...

E ae carlin, blz?
Comcordo com vc em parte, se me permite, pneus estreitos são otimos prara lama pois como vc disse afundam e vão onde esta a terra seca conseguindo tração, todavia para erosões, terra batida, pedras e barro o ideal são pneus largos de preferencia com cravos, o principio é o mesmo do asfalto, maior contato com o piso e os cravos servem como gancho, pra areia quanto mais largos melhor, de preferencia lisos. Ja vi inumeras vezes viaturas com pneus estreitos ficarem atoladas em barro e serem retiradas por viaturas com pneus largos na moleza. Pneus mais altos servem apenas para aumentar o vão entre o eixo e o solo, o correto é colocar pneus da mesma autura original porem mais largos se a ideia for terra, erosão etc, dessa forma as forças exercidas no sistema são as mesmas não danificando nem auterando nada.
Coloquei pneus 225/70/15 e não senti absolutamente nenhuma diferença em relação a ficar fraca ou aumentar o consumo.
Essa é minha experiencia/opinião.
[]s
(DU)

CarlinBC
13/04/2009, 15:40
E ae carlin, blz?
Comcordo com vc em parte, se me permite(...)Coloquei pneus 225/70/15 e não senti absolutamente nenhuma diferença em relação a ficar fraca ou aumentar o consumo.
[]s(DU)

Olá Du... Beleza e vc?:concordo:
Esta medida que voce colocou não altera em praticamente nada mesmo. Veja que na medida original; 205/75/15 temos uma altura de 15,375cm, na medida que voce colocou, 225/70/15 temos uma altura de 15,75cm, ou seja só aumentou 0,375cm na altura e apenas 2cm na largura. É claro que esta medida não afeta em nada. O que exige alteração para a Sptg, na minha opnião, são estas medidas muito acima destas que voce colocou.Tá me entendendo???
Abçs...

EDuarte
13/04/2009, 15:59
Olá Du... Beleza e vc?:concordo:
Esta medida que voce colocou não altera em praticamente nada mesmo. Veja que na medida original; 205/75/15 temos uma altura de 15,375cm, na medida que voce colocou, 225/70/15 temos uma altura de 15,75cm, ou seja só aumentou 0,375cm na altura e apenas 2cm na largura. É claro que esta medida não afeta em nada. O que exige alteração para a Sptg, na minha opnião, são estas medidas muito acima destas que voce colocou.Tá me entendendo???
Abçs...

Legal Carlin...
Entendo perfeitamente , e concordo em genero numero e grau que os pneus que coloquei são insignificantes em relação aos originais e que medidas de altura muito acima disso exigem alteração no mecanismo de transferencia de tração no seu geral, que como consequencia teremos um consumo maior de combustivel e perda de potencia alem de um desgaste prematuro e quebra de seus componentes. So quis argumentar as aplicações que vc deu aos tipos de pneus.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
13/04/2009, 16:03
Caríssimos,

Usava pneus 205/75/15 80% asfalto e 20% terra, uma maravilha no asfalto, ótimos na lama, ótimos nas pedras e erosões, claro que salvando todas as limitações das nossas baixinhas (que é só altura mesmo), dias atrás coloquei os BF all terrain 50/50 235/75/15, excelentes no asfalto (mesmo molhado), excepcionais na lama, buracos e erosões, mas a viatura está sensívelmente mais lerda, pra vcs terem uma idéia, em uma serra de 11 km que sempre subia com os pneus antigos a 95/100 km/h, 2500 giros de 5º marcha, ontem subi com os pneus novos a 80 km/h, 2500 giros e de 4º marcha, se inventasse de colocar a 5º era fatal, não aguentava e pedia 4º imediatamente. Claro que tem os 9,25% a se adicionar em função do tamanho do pneu, ou seja, onde se lê 80 km/h, com pneus maiores a realidade é 87,40 km/h, mas a 4º marcha continua lá...:pensativo: o consumo está ligeiramente pior.
De qualquer forma, o visual focou melhor, a altura também, estou satisfeito e pronto.:pipoca:
A única coisa que piorou é que arrumei 2 carcamanos (João e Carlin "k"kunda pra me ensinar a tomar leite morno com sal, Avecredo).:putz:

Boa lama!

Robinho

CarlinBC
13/04/2009, 16:12
Caríssimos,A única coisa que piorou é que arrumei 2 carcamanos (João e Carlin "k"kunda pra me ensinar a tomar leite morno com sal, Avecredo).:putz:Boa lama! Robinho

Leite é perigoso. Voce sabe reconhecer se o leite bebido, estava adicionado de água sanitária ou oxigenada?
Ainda vou levantar sua Sptg e aí ela vai ficar bonita de verdade. Agora voce passou só baton.
O que voce fez com os pneus que tirou? Dá negócio??
Abçs...

EDuarte
13/04/2009, 16:17
Graaaande Robinho.
No seu caso em relação aos originais da quase 1 polegada de diferença (devemos levar em consideração que essas medidas não são reais pois variam muito de fabricante pra fabricante).
Mas vc esta certissimo Trojão, temos que considerar a satisfação tambem né.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
13/04/2009, 16:50
Trojão,

Vc comentou que os pneus BF 235/75/15 não raspam na carroceria da sua viatura, vc fez alguma alteração na suspensão? Estou pensando em instalar uns 255/70/15 com a suspensão original, seria uma boa idéia? :pensativo:

Abraço

jgneves
13/04/2009, 17:35
Ô carlin,

O Robinho não quer é dar o braço a torcer. Ele antes de colocar os 235 deveria nos ter consultado para uma assessoria Perfeitamente técnica. Segura a onda aí que 225 tá sobrando e ainda raspando na proteção da caixa de roda dianteira quando esterçado e em declive dependendo do buraco. É muita borracha nova. kkkkkkkkkk

jgneves
13/04/2009, 17:39
Ô Robinho,

Quando falei de colocação. Não foi no sentido da palavra e sim "colocação" no sentido de "ui" igualzinho o pau do painel.

Robinho da Jaguatirica
13/04/2009, 17:54
Trojão,

Vc comentou que os pneus BF 235/75/15 não raspam na carroceria da sua viatura, vc fez alguma alteração na suspensão? Estou pensando em instalar uns 255/70/15 com a suspensão original, seria uma boa idéia? :pensativo:

Abraço

Oi Júlio,

Acho que com ou sem mexer na suspensão vc pode esquecer, vai pesar muito e a viatura vai ficar mais lerda ainda, mas uma coisa é certa, não cabem sem mexer.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
13/04/2009, 17:55
Ô Robinho,

Quando falei de colocação. Não foi no sentido da palavra e sim "colocação" no sentido de "ui" igualzinho o pau do painel.

Só tem carcamano aqui mesmo...:mrgreen:

Os meus 235 até agora não rasparam em nadica de nada.

Boa lama!

Robinho

Nisito BH-MG
17/07/2009, 16:21
O traseiro da besta Gs 16 é maior, mas o dianteiro tem a mesma dimensão abertura(334,00mm) e mesma dimensão fechado(226,00mm) que o da sportage.

Bem depois de ler essa informação, surgiu a dúvida.

As peças da suspenção dianteira da Besta GS 16, são as mesmas da Sportage 95/97 diesel ???

Se for vou economizar uma boa grana nas peças.

Glaicon
18/07/2009, 09:08
Caríssimos,

Usava pneus 205/75/15 80% asfalto e 20% terra, uma maravilha no asfalto, ótimos na lama, ótimos nas pedras e erosões, claro que salvando todas as limitações das nossas baixinhas (que é só altura mesmo), dias atrás coloquei os BF all terrain 50/50 235/75/15, excelentes no asfalto (mesmo molhado), excepcionais na lama, buracos e erosões, mas a viatura está sensívelmente mais lerda, pra vcs terem uma idéia, em uma serra de 11 km que sempre subia com os pneus antigos a 95/100 km/h, 2500 giros de 5º marcha, ontem subi com os pneus novos a 80 km/h, 2500 giros e de 4º marcha, se inventasse de colocar a 5º era fatal, não aguentava e pedia 4º imediatamente. Claro que tem os 9,25% a se adicionar em função do tamanho do pneu, ou seja, onde se lê 80 km/h, com pneus maiores a realidade é 87,40 km/h, mas a 4º marcha continua lá...:pensativo: o consumo está ligeiramente pior.
De qualquer forma, o visual focou melhor, a altura também, estou satisfeito e pronto.:pipoca:
A única coisa que piorou é que arrumei 2 carcamanos (João e Carlin "k"kunda pra me ensinar a tomar leite morno com sal, Avecredo).:putz:

Boa lama!

Robinho

Trojão, bom dia.
Essa equação dos 9,25% à mais em função do tamanho dos pneus também se aplica ao hodômetro, já que ele percorre uma distância maior para dar uma volta completa? Estou usando pneus fate 235X75X15, série 2. Tirei a média de consumo da minha SPT TDI e já fiquei muito feliz (9,78 km/l na cidade). Devo acrescentar o mesmo índice sobre a distância percorrida ou a média final?:pipoca:

Robinho da Jaguatirica
20/07/2009, 09:45
Trojão, bom dia.
Essa equação dos 9,25% à mais em função do tamanho dos pneus também se aplica ao hodômetro, já que ele percorre uma distância maior para dar uma volta completa? Estou usando pneus fate 235X75X15, série 2. Tirei a média de consumo da minha SPT TDI e já fiquei muito feliz (9,78 km/l na cidade). Devo acrescentar o mesmo índice sobre a distância percorrida ou a média final?:pipoca:

Oi Glaicon,

se aplica sim, como o pneu é maior, acaba que o hod6ometro fará menas voltas para percorrer o mesmo percurso, isso vale inclusive para radares de velocidade, fique esperto pois quando vc estiver a 60km/h no velocímetro, na realidade estará a quase 66km/h, então vc acaba perdendo a margem dos 10% que os radares possuem.
pro cálculo do consumo é só aumentar os 9,75% na quilometragem e dividir pela quantidade de combustível, terá a realidade da média consumo/litro percorrido.
Aumenta o consumo pois a relação final alonga, além do peso maior dos pneus que faz uma diferença e tanto.

Boa lama!

Robinho

MarcSport
20/07/2009, 10:11
A diferença correta é de 6,5%:

(largura X altura (%) X 2) + (diâmetro da roda (polegadas) x 25,4)

(235x0,75x2)+(15x25,4)= 733,5 mm
(205x0,75x2)+(15x25,4)= 688,5 mm

733,5/688,5 = 1,0654 = 6,5%

Oi Glaicon,

se aplica sim, como o pneu é maior, acaba que o hod6ometro fará menas voltas para percorrer o mesmo percurso, isso vale inclusive para radares de velocidade, fique esperto pois quando vc estiver a 60km/h no velocímetro, na realidade estará a quase 66km/h, então vc acaba perdendo a margem dos 10% que os radares possuem.
pro cálculo do consumo é só aumentar os 9,75% na quilometragem e dividir pela quantidade de combustível, terá a realidade da média consumo/litro percorrido.
Aumenta o consumo pois a relação final alonga, além do peso maior dos pneus que faz uma diferença e tanto.

Boa lama!

Robinho

Glaicon
20/07/2009, 12:41

Beleza!!:-D
Economia além do imaginado.
Também não empresto, não troco, não vendo. Só alegria!!:concordo:

muçulmano
20/07/2009, 14:29
Ola amigos:
Sou novo aqui e novo na sportage também.
Com prei hoje uma 1999 4x4, e gostaria de saber o que é avm e quais são as dicas para eu iniciar minha vida sportageana....
Ah outra, minha é gasolina e gnv.
grato

CarlinBC
20/07/2009, 16:49
Ola amigos:
Sou novo aqui e novo na sportage também.
Com prei hoje uma 1999 4x4, e gostaria de saber o que é avm e quais são as dicas para eu iniciar minha vida sportageana....
Ah outra, minha é gasolina e gnv.
grato

Olá muçulmano...
Seja muito bem vindo!!! Parabéns pela aquisição. AVM é uma marca de roda livre de acionamento manual. Tem um ou mais tópicos (prá variar)que esclarecem o assunto "roda livre" mas de imediato, é uma marca registrada. As dicas, dependem, do estado geral do seu carro, do uso que se fará dele, do jeito que voce quer que ele seja, etc...Dicas é que não faltarão, se ler e perguntar, aquí neste fórum.
Abçs...:concordo:

muçulmano
20/07/2009, 18:11
Carlin BC grato pela atenção!
O meu uso será maior na cidade, a primeira ducida é quanto ao desempenho, tenho gasolina e gnv, quanto ao gnv quanto perde de potência ?
E quais são os pneus mais adequados para o uso na cidade.
Mais uma.....nunca dirigi carro 4x4 em que ocasoões alem de trilhas posso usar o 4x4? e o consumo é maior?
grato!

Robinho da Jaguatirica
20/07/2009, 18:19

Acaba que cheguei a porcntagem de 9,25% medindo na fita métrica o pneu novo e o velho, a diferença deve estar no fato do pneu velho já estar com pouca borracha... De qualquer forma deu os 9.25% mesmo...

Boa lama!

Robinho

CarlinBC
20/07/2009, 18:23
Muçulmano, todas as suas questões estão respondidas em vários tópicos. Quando comecei ler este Fórum, me deu vontade de instalar um PC até no banheiro, na frente do "trono" e aproveitar até "aquela hora sagrada". Boa leitura e divirta-se...

dinamy
03/08/2009, 20:53
Pessoal,

Depois de quase 1 ano de Sportage vou finalmente trocar de pneus, já que os que vieram estão bem judiados.

Estou tendo problemas pra encontrar a medida original (205/75 R15), mas consegui a medida da Ecosport (205/65 R15) bem em conta: R$ 165,00 a unidade (remold).

Disso surgiram 2 dúvidas:

1. A medida menor (mais baixo) pode ser problema para a Sportage? Existe uma longa discussão sobre medidas maiores, mas o contrário não consegui encontrar no fórum.

2. Pneus remold são minimamente confiáveis? Achei várias opiniões nesse tópico mesmo, mas como são um pouco antigas, achei legal retormar a discussão.

Eu rodo muito pouco, uns 500 km / mês, e pretendo trocar os 4 pneus, daí que a diferença de preço pro remold pesa bastante.

Valeu! :concordo:

CarlinBC
03/08/2009, 21:09
Olá dinamy, acredito que a medida sendo menor, traria o problema inverso do maior, ou seja, se no maior perde em quilometragem rodada real, com este voce "rodaria" mais o hodometro,mas de forma irreal também. Penso também que traria muito desconforto interno, porque voce vai perder 20,5mm de altura do pneu e isso é muito. Quanto ao pneu ser remoldado, é preferível voce mandar recauchutar os que estão no carro pelo mesmo valor do remold. OBS: recauchutado ou reformado é usado em ônibus,carretas e caminhões sem problema, quando o serviço é bem feito. Este é meu pensamento, mas tem muita gente mais qualificada para dar opnião a respeito.

dinamy
04/08/2009, 19:49
Olá dinamy, acredito que a medida sendo menor, traria o problema inverso do maior, ou seja, se no maior perde em quilometragem rodada real, com este voce "rodaria" mais o hodometro,mas de forma irreal também. Penso também que traria muito desconforto interno, porque voce vai perder 20,5mm de altura do pneu e isso é muito. Quanto ao pneu ser remoldado, é preferível voce mandar recauchutar os que estão no carro pelo mesmo valor do remold. OBS: recauchutado ou reformado é usado em ônibus,carretas e caminhões sem problema, quando o serviço é bem feito. Este é meu pensamento, mas tem muita gente mais qualificada para dar opnião a respeito.

Realmente não sabia dessa diferença de conforto. O carro vai ficar mais "duro" em buracos e afins?

Recauchutar os meus não vai dar. Tem um que está justamente com problema na estrutura (formou uma barriga na lateral). E também já tem um de marca diferente. Está precisando trocar mesmo.

Se eu partir pra 225/70 ou 215/70 tenho que fazer alguma alteração na roda? Não consegui entender se são compatíveis com a roda que eu já tenho apenas lendo as mensagens anteriores.

Obrigado pela ajuda!

CarlinBC
04/08/2009, 20:12
Seria como usar um pneu de perfil baixo. A altura da banda lateral é essencial em um carro pesado como o nosso. Pneus 215 ou 225, aro 15 serão ótimos e não terão que alterar absolutamente nada no seu carro e nem nas rodas.

DouglasMac
04/08/2009, 21:24
Tô atrasado aqui. Tem gente nova. Uns com preguiça. Sejam muito bem vindos.
Dinamy, já que usa pouco, olha o preço de pneus Fate.
É isso aí Glaicon, não empresto, não vendo e num troco!!:concordo:
LAMA!!

Marcos Vaz
05/08/2009, 10:54
Realmente não sabia dessa diferença de conforto. O carro vai ficar mais "duro" em buracos e afins?

Recauchutar os meus não vai dar. Tem um que está justamente com problema na estrutura (formou uma barriga na lateral). E também já tem um de marca diferente. Está precisando trocar mesmo.

Se eu partir pra 225/70 ou 215/70 tenho que fazer alguma alteração na roda? Não consegui entender se são compatíveis com a roda que eu já tenho apenas lendo as mensagens anteriores.

Obrigado pela ajuda!

Olá Dinamy,
Permita-me a intromissão, mas gostaria de opinar.
Usei o pneu 225/70-15 na minha viatura e não tenho do que me queixar, ele roda macio e da uma boa altura no carro.
Se tiver a oportunidade de colocá-lo, eu aconselho.

Grande abraço,

dinamy
05/08/2009, 19:25
Olá Dinamy,
Permita-me a intromissão, mas gostaria de opinar.
Usei o pneu 225/70-15 na minha viatura e não tenho do que me queixar, ele roda macio e da uma boa altura no carro.
Se tiver a oportunidade de colocá-lo, eu aconselho.

Grande abraço,

Marcos, valeu mesmo pela dica.
Eu, pessoalmente, não ligo para o carro alto pela "estética", mas já percebi que mais baixo, definitivamente, não é uma boa idéia.

Vou tentar encontrar essa medida. Só uma coisa, você sentiu alguma diferença no consumo com os penus mais largos?

Obrigado!

RAFAX
06/08/2009, 00:29
Alguém sabe me dizer quais as medidas da furação das rodas da sportage e pode citar algumas marcas de carros com furação compatível?

Agradeço desde já!!!

Abraço

CarlinBC
06/08/2009, 07:46
Existem as respostas em algum tópico desses por aí... Niva, F1000, pesquise que, com certeza encontrará.

MarcSport
06/08/2009, 08:55
Existem as respostas em algum tópico desses por aí... Niva, F1000, pesquise que, com certeza encontrará.

+ Jeep, Vitara...

Marcos Vaz
06/08/2009, 10:27
Marcos, valeu mesmo pela dica.
Eu, pessoalmente, não ligo para o carro alto pela "estética", mas já percebi que mais baixo, definitivamente, não é uma boa idéia.

Vou tentar encontrar essa medida. Só uma coisa, você sentiu alguma diferença no consumo com os penus mais largos?

Obrigado!

A diferença é imperceptível, vai depender muito do seu pé.

Marcos Vaz
06/08/2009, 10:43
Alguém sabe me dizer quais as medidas da furação das rodas da sportage e pode citar algumas marcas de carros com furação compatível?

Agradeço desde já!!!

Abraço

Vamos lá, os carros que tem a mesma furação da Sporte são:
_ Jeep Willys todos os anos
_ F1000
_ Niva
_ Suzuki Samurai
E qualquer outro carro que tenha a furação compatível com estas marcas que citei acima.
Em alguns casos (rodas), você terá que abrir mais o centro para encaixar na roda livre, em outros casos o buraco do centro ficará com folga.

Grande abraço e espero ter ajudado.

CarlinBC
06/08/2009, 19:21
Marcos,Vou tentar encontrar essa medida. Só uma coisa, você sentiu alguma diferença no consumo com os penus mais largos?Obrigado!

Dinamy, e o pessoal que roda muito mais em asfalto, vejam esta oferta de pneus 235 75 15 por R$341,99.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101815190-pneu-novo-hankook-23575r15-ra08-promoco-pickup-camionete-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101815190-pneu-novo-hankook-23575r15-ra08-promoco-pickup-camionete-_JM)

RAFAX
06/08/2009, 20:46
valew pessoal, obrigado pela ajuda!!

Abraço

Lucena04
08/08/2009, 21:42
Os pneus eu já decidi, vou comprar de 30" da geninho Pneus o modelo 1001 que está em promoção por 199 cada e ainda por cima quebraram o frete aqui pra SP, Capital. Vou comprar os 5. Fica a dica pra quem estiver procurando.

Lucena04
11/08/2009, 00:41
Colocar alargador (ou espaçador?) de rodas dá diferença visual? Força os rolamentos? Alguém tem fotos para compartilhar? qual foi a medida dos alargadores?

valeu

Marcos Vaz
11/08/2009, 16:31
Colocar alargador (ou espaçador?) de rodas dá diferença visual? Força os rolamentos? Alguém tem fotos para compartilhar? qual foi a medida dos alargadores?

valeu

Amigo Lucena, alargadores ou espaçadores no final fazem a mesma coisa, deslocam a roda para fora.
Sugiro que coloque se realmente o seu pneu estiver encostando em alguma coisa que é meu caso. Coloquei pneus grandes e altos, mas eles encostam no amortecedor traseiro, vou precisar colocar os alargadores, ainda não sei qual medida vou usar. Assim que colocar posto fotos aqui.
Não, eles não dão diferença visual, é muito imperceptível, claro, depende da medida do alargador.
Não, eles não forçam os rolamentos, o que vai forçar os rolamentos são pneus grandes e pesados com rodas de ferro.

Abraços,

Lucena04
11/08/2009, 18:38
Valeu Marcos, meus pneus vão chegar a semana que vem, já estava pensando em procurar os espaçadores para economizar tempo, mas concordo que é melhor esperar pra ver se vai precisar mesmo.
Vc sabe se serve o espaçador de Suzuki, tendo em vista que a roda também é de 5 furos?
Até

DouglasMac
11/08/2009, 21:45
Marcos Vaz, qual parafuso de roda usou com os alargadores no seu SPT?
LAMA!!

Marcos Vaz
12/08/2009, 00:05
Valeu Marcos, meus pneus vão chegar a semana que vem, já estava pensando em procurar os espaçadores para economizar tempo, mas concordo que é melhor esperar pra ver se vai precisar mesmo.
Vc sabe se serve o espaçador de Suzuki, tendo em vista que a roda também é de 5 furos?
Até

Lucena o espaçador que servir no Suzuki teoricamente tem que servir na Sortage pois a furação é a mesma. Mas tem um porem, os parafusos do Suzuki são diferentes da Sportage.
Os parafusos que servem, tem o mesmo encaixe no eixo e tem o mesmo tamanho dos parafusos da Sportage são os da Frontie, mas a rosca é diferente pois o da Sportage tem rosca fina e da Frontie tem rosca grossa, tenho dois desses na miha roda dianteira.

Abraços,

Ps. Já respondo sua mensagem privada.

Marcos Vaz
12/08/2009, 00:07
Marcos Vaz, qual parafuso de roda usou com os alargadores no seu SPT?
LAMA!!

Douglas ainda não coloquei os alargadores na minha viatura.
Esta é uma preocupação grande pois eles tem que ter um comprimento um pouco maior que os originais.

Abraços,

Claudiolcfj
14/08/2009, 21:48
Pessoal,

Depois de quase 1 ano de Sportage vou finalmente trocar de pneus, já que os que vieram estão bem judiados.

Estou tendo problemas pra encontrar a medida original (205/75 R15), mas consegui a medida da Ecosport (205/65 R15) bem em conta: R$ 165,00 a unidade (remold).

Disso surgiram 2 dúvidas:

1. A medida menor (mais baixo) pode ser problema para a Sportage? Existe uma longa discussão sobre medidas maiores, mas o contrário não consegui encontrar no fórum.

2. Pneus remold são minimamente confiáveis? Achei várias opiniões nesse tópico mesmo, mas como são um pouco antigas, achei legal retormar a discussão.

Eu rodo muito pouco, uns 500 km / mês, e pretendo trocar os 4 pneus, daí que a diferença de preço pro remold pesa bastante.

Valeu! :concordo:

Olá Dinamy!

Depois de muito ler as dicas aqui no fórum, decidi colocar 4 novos da MAXXIS 235x75x15. Os dois dianteiros que estavam na viatura estavam gastos devido a um problema na suspensão (já resolvido). Os quatro anteriores eram SCORPIONS 205x75x15 (inclusive estou vendendo os dois traseiros que estão blz).
Faz mais ou menos 20 dias e até agora só alegria, não está pegando em nada e a SPTG ficou alta e bem mais robusta. Aconselho mesmo.

DavidGordinho
22/08/2009, 15:32
Pessoal....
Tenho os pneus originais Kia Sportage
Que são os Kumho Tires....
Fico à disposição para tirar as dúvidas..
abção cheio de lama

ItamarBr
30/08/2009, 15:54
Eu adquiri os pneus da Bridgestone 225x70x15, (R$ 470,00 x1) é um lançamento da fábrica e ficaram muito bons na VTR, ficou mais encorpada, e este tipo de pneu foi desenvolvido para VANS e Utilitários que transportam carga, e segundo me informaram na loja que para o meu uso estes pneus devem durar no mínimo uns 80.000Km, só quero ver...mas estou bem satisfeito, já que o meu uso é mais no asfalto.:mrgreen:

Sds.

ItamarBr
30/08/2009, 16:25
eu adquiri os pneus da bridgestone 225x70x15, (r$ 470,00 x1) é um lançamento da fábrica e ficaram muito bons na vtr, ficou mais encorpada, e este tipo de pneu foi desenvolvido para vans e utilitários que transportam carga, e segundo me informaram na loja que para o meu uso estes pneus devem durar no mínimo uns 80.000km, só quero ver...mas estou bem satisfeito, já que o meu uso é mais no asfalto.:mrgreen:

Sds.
188614

188615

188616

188617

Glaicon
06/09/2009, 10:16
Senhores, descobri que os amortecedores dianteiros da minha SPT estão pifados.
Os pneus já estão até ficando meio quadrados.
Ou ando até 90 Km/h, ou passo para 110 Km/h.
Entre essas médias trepida e fica desconfortável.
O balanceamento está correto.
Provavelmente, a suspensão traseira também esteja sem muita função.
Depois de ler as últimas 500 postagens deste tópico(ufa!), partindo de 2006 até data presente, não achei uma receita simples e eficaz de troca de componentes, pois envolvem molas diversas, amortecedores, calços de nylon ou borracha, e ainda assim vejo molas simplesmente se soltando do lugar ao passarem por lombadas.
Por isso, deixando de fora as molas e amortecedores originais da SPT à diesel (meu caso) por causa do preço abusivo, pergunto:
Há uma receita simples, eficaz e de preço honesto de amortecedores e molas, tipo plug and play?
Se elevar um pouco a altura do carro será mais interessante.:concordo:

Marcos Vaz
07/09/2009, 00:36
Senhores, descobri que os amortecedores dianteiros da minha SPT estão pifados.
Os pneus já estão até ficando meio quadrados.
Ou ando até 90 Km/h, ou passo para 110 Km/h.
Entre essas médias trepida e fica desconfortável.
O balanceamento está correto.
Provavelmente, a suspensão traseira também esteja sem muita função.
Depois de ler as últimas 500 postagens deste tópico(ufa!), partindo de 2006 até data presente, não achei uma receita simples e eficaz de troca de componentes, pois envolvem molas diversas, amortecedores, calços de nylon ou borracha, e ainda assim vejo molas simplesmente se soltando do lugar ao passarem por lombadas.
Por isso, deixando de fora as molas e amortecedores originais da SPT à diesel (meu caso) por causa do preço abusivo, pergunto:
Há uma receita simples, eficaz e de preço honesto de amortecedores e molas, tipo plug and play?
Se elevar um pouco a altura do carro será mais interessante.:concordo:

Amigo Glaicon, adaptação é isso mesmo. Tem que pesquisar, ver o que é melhor e claro, mais barato.
Bom, não tive a paciência de ler todas as postagens deste tópico mas posso te afirmar que a maioria das receitas para troca de molas e amortecedores são bem simples só precisam ser bem executadas.
Vamos pelo mais simples. Os amortecedores dianteiros e traseiros são os mesmos da Gram Besta 16 lugares, sendo que o amortecedor traseiro da besta tem um curso maior do quê o da Sporte, só vale apena colocar se vc for levantar carro.
Os dianteiros têm o mesmo curso e você levanta o carro com os calços de borracha ou poliuretano.
Em minha opinião levantar a viatura é essencial pois a acho muito baixa para o porte do carro. Você quer levantar o carro? Qual a utilidade da sua viatura? Onde vc vai andar? Que tipo de pneus vc vai usar? Você tem que levar tudo isso em consideração.
Caso vc queira mesmo dar uma levantadinha basta escolher a mola que se adeque a altura que vc quer e proporcionalmente o calço dianteiro.
Eu uso a mola da Hilux SW4 na minha, mas levantei ao máximo meu carro e uso calços dianteiros de cinco cm. Tem gente usando as molas da Palio Weekend, você pode tomar como base, as molas do Omega também dão e ai é pesquisar e mãos a obra.

Espero ter contribuído, qualquer dúvida é só perguntar.

Abs

Glaicon
07/09/2009, 07:57
Amigo Glaicon, adaptação é isso mesmo. Tem que pesquisar, ver o que é melhor e claro, mais barato.
Bom, não tive a paciência de ler todas as postagens deste tópico mas posso te afirmar que a maioria das receitas para troca de molas e amortecedores são bem simples só precisam ser bem executadas.
Vamos pelo mais simples. Os amortecedores dianteiros e traseiros são os mesmos da Gram Besta 16 lugares, sendo que o amortecedor traseiro da besta tem um curso maior do quê o da Sporte, só vale apena colocar se vc for levantar carro.
Os dianteiros têm o mesmo curso e você levanta o carro com os calços de borracha ou poliuretano.
Em minha opinião levantar a viatura é essencial pois a acho muito baixa para o porte do carro. Você quer levantar o carro? Qual a utilidade da sua viatura? Onde vc vai andar? Que tipo de pneus vc vai usar? Você tem que levar tudo isso em consideração.
Caso vc queira mesmo dar uma levantadinha basta escolher a mola que se adeque a altura que vc quer e proporcionalmente o calço dianteiro.
Eu uso a mola da Hilux SW4 na minha, mas levantei ao máximo meu carro e uso calços dianteiros de cinco cm. Tem gente usando as molas da Palio Weekend, você pode tomar como base, as molas do Omega também dão e ai é pesquisar e mãos a obra.

Espero ter contribuído, qualquer dúvida é só perguntar.

Abs

Bom, partindo dos amortecedores e molas da besta, mais o calço na dianteira, é possível?:pensativo:
Levantará uns 5 cm's, certo? Ou mais?
Os pneus são os fate 235X75X15, mais urbanos que off.
Usarei mais em areia do quê em trilhas.
E quando em trilhas, estas serão beeeeemm leves.
No dia a dia, eu a utilizo para o deslocamento casa-trabalho-casa.
O levantar da suspensão será mais estético, com certeza, porém, não havendo quase alteração de estabilidade nas estradas, acho que ficará legal.
Em rodovias, pelo passeio que fiz no sábado, minha velocidade não passará de 120 Km/h. Acima disto não achei seguro.
Será que o Mateus (lifes 'a beach) mexeu na suspensão? Ele também mora em Fpolis e deve ter alguma indicação de oficina.
Um abraço e boa segunda com cara de domingo:mrgreen:

mbm4x4
07/09/2009, 09:35
Oi Glaicon
Ainda não mexi na suspensão. Comecei a fazer uma pesquisa mas dei um tempinho porque surgiram outras prioridade$$.
O DU me deu várias dicas no tópico -Lift de suspensão-receita completa, de autoria do Nava.
Se precisar de calços, é só falar com o SAndro da ADAM´S Body lift.
Na minha opinião, qdo o mecanico desmontar a suspensão, voce pega as molas e amortecedores e leva numa loja de autopeças que venda peças de BEsta e tenta comparar com qual modelo da Besta que é mais parecido com a suas molas e amortecedores originais.
Se precisar de uma força me dá uma ligada, será um prazer ajudar.
[]s
mateus
Segue cópia do e-mail de reposta de uma cotação que fiz.
"
Bom dia, Mateus!
O amortecedor traseiro custa R$ 328,00 o par da marca Nakata e a mola traseira custa R$ 122,00.
Infelizmente estamos sem disponibilidade e sem previsão para a mola traseira da Sportage.

Agradecemos antecipadamente o contato!
Atenciosamente,

Império das Vans - Comercial
comercial@imperiodasvans.com
(11) 3682 5082
www.imperiodasvans.com (http://www.imperiodasvans.com)

Bom, partindo dos amortecedores e molas da besta, mais o calço na dianteira, é possível?:pensativo:
Levantará uns 5 cm's, certo? Ou mais?
Os pneus são os fate 235X75X15, mais urbanos que off.
Usarei mais em areia do quê em trilhas.
E quando em trilhas, estas serão beeeeemm leves.
No dia a dia, eu a utilizo para o deslocamento casa-trabalho-casa.
O levantar da suspensão será mais estético, com certeza, porém, não havendo quase alteração de estabilidade nas estradas, acho que ficará legal.
Em rodovias, pelo passeio que fiz no sábado, minha velocidade não passará de 120 Km/h. Acima disto não achei seguro.
Será que o Mateus (lifes 'a beach) mexeu na suspensão? Ele também mora em Fpolis e deve ter alguma indicação de oficina.
Um abraço e boa segunda com cara de domingo:mrgreen:

Júlio C. A. Santos
07/09/2009, 18:05
Mateus,

Ligue-me esta semana, também vou fazer o Lift com a ADAMS LIFTS. Encontrei perto de casa amortecedores novos da Besta 3.0 16 lugares por R$ 95,00 cada (noventa e cinco reais), mas também precisa esperar, eles não tem pra pronta entrega, mas isso é o de menos.

DavidGordinho
08/09/2009, 10:27
Sugestão de pneus Kumho 857 (Carga)
custam em média R$ 330,00
Além da Kumho ser a linha original da Sportage
grande abç

Glaicon
09/09/2009, 06:37
Mateus, obrigado pelo retorno e pela cotação das molas e amortecedores.
Ontem fui numa oficina que só mexe com picapes.
Ao falar dos amortecedores e do trepidar aos 100 Km/h o mecânico de cara desconfiou.
"Acho que estão querendo te vender amortecedor à toa."
Ergueram uma roda dianteira e mexendo só com a mão deu para ver o "braço auxiliar" se mexendo e a outra peça que se une a ela quase nada, ou seja, folga!
Resumo: braço auxiliar: R$ 259,00, pivô inferior: R$ 90,00, mão de obra: R$ 130,00. Total: R$ 479,00.
Só no lado direito. Na esquerda disseram que estava tudo bem.
Deu certeza absoluta que resolveria o problema.
Não fiz!
Deixa lá e vou rodar mais um pouco.:pipoca:
Sinceramente, se for fazer tudo o que precisa para deixar o carro novo, essa economia com o diesel vai ficar cara!:mrgreen:

Nava
09/09/2009, 22:34
Glaicon, agora que vc sabe o que é, pesquisa o preço de peças por ai...com certeza acha isso mais barato. Se bobear 60% a menos.

Estive na praia daniela em Floripa neste fds, mas nao sei por onde que entraram com o carro la...e o mar tava alto, tinha uns 4m de areia só...fora o frio risos

Glaicon
10/09/2009, 08:38
Glaicon, agora que vc sabe o que é, pesquisa o preço de peças por ai...com certeza acha isso mais barato. Se bobear 60% a menos.

Estive na praia daniela em Floripa neste fds, mas nao sei por onde que entraram com o carro la...e o mar tava alto, tinha uns 4m de areia só...fora o frio risos

A praia só tem acesso por trilhas estreitas, onde passam pedestres, motos e metidos, como eu:mrgreen:.
O carro vai raspando na vegetação baixa, mas tudo bem.
Só faço essas incursões fora do verão, para não incomodar ou assustar as pessoas.
Detalhe: se for andar nas dunas à caminho da praia da Joaquina a polícia ambiental te pára. :discordo:
Já quiseram parar até o skibunda, porque move as dunas!!:shock:
Por isso que nenhum grande empreendimento dá certo por aqui. Estão sempre amarrando.
Um abraço.

Júlio C. A. Santos
10/09/2009, 14:39
Pessoal,

Aqui em São Francisco do Sul não temos esse problema de fiscalização nas dunas...:discordo: Mesmo se tiver um Engesa "monstro" cavando as dunas com pneus 38"... :mrgreen:

Glaicon
10/09/2009, 15:26
Pessoal,

Aqui em São Francisco do Sul não temos esse problema de fiscalização nas dunas...:discordo: Mesmo se tiver um Engesa "monstro" cavando as dunas com pneus 38"... :mrgreen:

Simbora pra São Chico, sô!:mrgreen:

Nava
10/09/2009, 23:06
bora...qdo?

Tem barro ai tb ?

Glaicon
17/09/2009, 21:57

Falei com o meu mecânico sobre o braço auxiliar.
Ele me indicou um torneiro mecânico que refaz o embuchamento do braço e ainda coloca uma graxeira, pra não incomodar mais.
Faz em outras picapes também.
R$ 70,00 o custo com o torneiro.
Com o mecânico a mão de obra não passará de R$ 50,00.
Só falta o pivô.
Mas já baixou um monte o orçamento.:mrgreen:
Semana que vem devo fazer o serviço.
Abaço.

Glaicon
27/09/2009, 11:09
Falei com o meu mecânico sobre o braço auxiliar.
Ele me indicou um torneiro mecânico que refaz o embuchamento do braço e ainda coloca uma graxeira, pra não incomodar mais.
Faz em outras picapes também.
R$ 70,00 o custo com o torneiro.
Com o mecânico a mão de obra não passará de R$ 50,00.
Só falta o pivô.
Mas já baixou um monte o orçamento.:mrgreen:
Semana que vem devo fazer o serviço.
Abaço.

Bom, é mais coisa de direção do quê suspensão, mas como o pivô também foi trocado, então posto por aqui mesmo.
Fui para o mecânico sexta-feira e ele tirou o braço auxiliar da direção, ou "braço morto".
Essa peça quando gasta faz o carro puxar para o lado e ele não pega alinhamento de rodas, desgastando irregularmente o pneu.
Levei a peça até o torneiro mecânico, ele tirou as duas pecinhas plásticas originais e fez os moldes em nylon (são do tamanho de um copo de cafezinho - 50 mls).
Colocou a graxeira - ou engraxadeira - sei lá o nome certo e remontou a peça.
Foto 1: Braço auxiliar;
Foto 2: detalhe da engraxadeira adaptada;
Foto 3: Peça plástica original desgastada. (não tenho foto da peça em nylon pois saí para tomar 3 skols na esquina e na volta já tava tudo montado:mrgreen:)
Foto 4: a peça reposta.
Voltei para o mecânico e repôs a peça.
Os 4 parafusos originais eu troquei, pois judiaram muito das porcas, que eram travantes.
O pivô da suspensão também foi trocado. Coloquei original. Na embalagem tinha o símbolo da Kia e Hyundai.
Ficou tudo beleza.
Por isso, com certeza posso dizer: não troque a peça, pois o restante é só ferro e não tem mais nada para estragar.
Custos:
Torneiro mecânico: R$ 70; pivô original: R$ 60,00; Parafusos e porcas: R$ 8,00; Mecânico: R$ 50,00; Skol e salgadinhos: R$ 12,00 Total: R$ 200,00.
Bem melhor que o orçamento anterior.:concordo:
Só falta refazer o alinhamento.

ItamarBr
27/09/2009, 12:03
Estive na KIA em Feira de Santana e o mecânico me disse para trocar as duas beletas, o braço pitman e comprar dois amortecedores dianteiros já que a VTR quando passa em alguma imperfeição na pista as rodas dianteiras "quicam" no asfalto e prejudica a estblidade. Como eu sou pouca prática no conhecimento de mecânica, gostaria de saber a opinião de vocês com relação a troca de peças, já que a KIA não tem estoque e demora em torno de 40 dias para atender um pedido.

Sds.

Auriemma
27/09/2009, 23:18
Pessoal, só um adendo a essas questões de andar em Dunas, primeiro que as dunas fazem parte da área de restrição ambiental conforme a Resolução Conama 302 de 2002, onde considera Restinga como Área de Preservação Permanente, devido à grande importância ecologia desta formação natural.

"b) em qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues;"

Segundo vamos ser bons cidadãos e ser conscientes e respeitar a natureza.
Terceiro, respeitar a natureza é quesito obrigatório para continuarmos a fazer o que mais gostamos de fazer, trilhas e passeios e para garantir um mundo melhor e muitas trilhas para nossos filhos, vamos cuidar do que é de todos ok.
Não andem de carro sobre a vegetação das dunas, são sensíveis e muito ameaçadas de extinção.

Não criem desvios de trilhas já existentes, se não conseguem passar, voltem. (O Pinheirinho na Serra da Cantareira foi fechado uma vez pela Policia Ambiental devido os Jeepeiros e motoqueiros estarem desmatando a área para criar novas trilhas, devido à dificuldade de transpor as existentes.)

Bom, fica ai meu papel como Biólogo cidadão.

Muitas Trilhas.

Júlio C. A. Santos
27/09/2009, 23:50
Auriemma,

Concordo, você está coberto de razão. Andei duas vezes nas dunas da praia onde moro, sempre trafegamos por estradas já existentes de areia macia onde só é possível passar de moto ou veículo 4x4, a polícia ambiental nunca reclamou dos turistas andarem de jipe na areia durante a temporada, mas agora tomaram providências: Fixaram postes no solo em alguns locais para evitar o acesso de veículos, sinal que não estavam gostando muito disso, mas as dunas dos 21 km de praias desertas continuam “livres”. Em outros locais existem placas com avisos que aquele local é habitat de alguns animais, aí não entramos nessa área de jeito nenhum. Na trilhas que ando (com lama) já encontrei uma área desmatada com uns avisos fixados em alguns galhos que dizia: “O Sr. Fulano deve comparecer ao Fórum de tal lugar... Desmatar é crime... etc, etc, etc...”.

Parabéns pela iniciativa Auriemma, um bom Off-Roader deve ter essa consciência sempre.

EDuarte
28/09/2009, 01:40
Bom, é mais coisa de direção do quê suspensão, mas como o pivô também foi trocado, então posto por aqui mesmo.
Fui para o mecânico sexta-feira e ele tirou o braço auxiliar da direção, ou "braço morto".
Essa peça quando gasta faz o carro puxar para o lado e ele não pega alinhamento de rodas, desgastando irregularmente o pneu.
Levei a peça até o torneiro mecânico, ele tirou as duas pecinhas plásticas originais e fez os moldes em nylon (são do tamanho de um copo de cafezinho - 50 mls).
Colocou a graxeira - ou engraxadeira - sei lá o nome certo e remontou a peça.
Foto 1: Braço auxiliar;
Foto 2: detalhe da engraxadeira adaptada;
Foto 3: Peça plástica original desgastada. (não tenho foto da peça em nylon pois saí para tomar 3 skols na esquina e na volta já tava tudo montado:mrgreen:)
Foto 4: a peça reposta.
Voltei para o mecânico e repôs a peça.
Os 4 parafusos originais eu troquei, pois judiaram muito das porcas, que eram travantes.
O pivô da suspensão também foi trocado. Coloquei original. Na embalagem tinha o símbolo da Kia e Hyundai.
Ficou tudo beleza.
Por isso, com certeza posso dizer: não troque a peça, pois o restante é só ferro e não tem mais nada para estragar.
Custos:
Torneiro mecânico: R$ 70; pivô original: R$ 60,00; Parafusos e porcas: R$ 8,00; Mecânico: R$ 50,00; Skol e salgadinhos: R$ 12,00 Total: R$ 200,00.
Bem melhor que o orçamento anterior.:concordo:
Só falta refazer o alinhamento.
Tambem troquei essas buchas do braço auxiliar, ficou perfeito e gastei apenas 15,00 no nylon.
[]s
(DU)

ItamarBr
05/10/2009, 20:26
Alguém conhece os amortecedores Ecolab?

sh5765
05/10/2009, 23:46
B"H.

olá pessoal, sou novo no forum, proprietário de uma sportage grand 2000 que ainda roda com os pneus originais (41mil km) que em breve me pedirá troca. Tenho pensado nos 235 75 15 com desenho cidade/campo, pois gosto de chão batido, mas não faço trilhas que exijam um "biscoitão".
peço opinião dos mais experientes quanto a esta bitola, pois tenho medo de exagerar em relação ao original.
Também estou procurando uns 4 desta medida, encontrei zero da Firestone, modelo Destination, dizem que é muito bom, por R$ 320,00, achei o preço bom, mas ainda estou pesquisando.

Abraço

Glaicon
06/10/2009, 06:52
B"H.

olá pessoal, sou novo no forum, proprietário de uma sportage grand 2000 que ainda roda com os pneus originais (41mil km) que em breve me pedirá troca. Tenho pensado nos 235 75 15 com desenho cidade/campo, pois gosto de chão batido, mas não faço trilhas que exijam um "biscoitão".
peço opinião dos mais experientes quanto a esta bitola, pois tenho medo de exagerar em relação ao original.

SH5765, bem vindo.
Veja na minha assinatura que é exatamente este o pneu que eu uso.
Minha SPT é totalmente original e não pega nada.
O pneu é da marca FATE. É argentino, meia bôca, porém barato.
Pesquisando, paguei R$ 360,00, cada, balanceado.
Esta medida é a limite para se usar no carro original; depois disto, só mexendo na suspensão.
Um abraço.

andersoncolares
08/10/2009, 01:51
B"H.

sh5765, esse é extamente o pneu que uso no meu,inclusive troquei esse fds e coloquei os Pirelli Scorpion, mas o preço não foi tão camarada não. Paguei R$ 469,00 cada em Montes Claros-MG

Maverickturbo
10/11/2009, 00:23
Faz um bom tempo que eu não posto, mas só pra constar no forum as fotos atuais da minha suspensão com amortecedores procomp ES9000.

Nava
10/11/2009, 00:37
Grande, tem de explicar seu body lift e como manteve a fixação do parachoque para nos copiarmos a receita!

Po, show tua sport!

Que medida de pneu e tipo de roda vc ta usando?

Maverickturbo
10/11/2009, 17:10
É um body-lft de 4, feito com calços de metal, em formato de U invertido para manter o prisionerio original. Para os parachoques foi feito um suporte que vai preso nos furos originais e com novos furos deslocados pra cima, na medida do body-lift.
Eu to usando pneus 31x10,5 Savero M/T com rodas mangels 15x7 offset -11.

Abraços.

Lucena04
10/11/2009, 17:35
Falando em offset, vcs podem me dizer qual o offset da roda original da Sportage? Preciso saber para não trocar seis por meia dúzia.
:concordo:

Maverickturbo
10/11/2009, 17:53
Não tenho certeza do off-set, acredito que seja algo em torno de +38. Um antigo usuario do forum mediu e chegou no número +44.
Abraços.

Lucena04
10/11/2009, 18:45
Não tenho certeza do off-set, acredito que seja algo em torno de +38. Um antigo usuario do forum mediu e chegou no número +44.
Abraços.
Eu estava perquisando uma roda com offset -39 e, tendo em vista que o offset original é algo em trono de 38, a roda ficaria mais ou menos 77mm para fora, então eu acho que é bem provável que fique pegando no paralamas.
Outra pergunta: dá para colocar um pneu de tala 9,5 em uma roda de tala 10?
Acho que um offset -20 já resolveria meu problema de ficar raspando no amortecedor (estou tentando ao máximo evitar o uso de espaçador de roda), além de ser um roda com tala 8 (igual a original).
valeu :concordo:

Nava
11/11/2009, 11:54
Lucena, vc ja fez a correçao da panhard?
Pode usar pneu desse jeito sim, sem problemas.
Tem umas rodas de hilux/L200 se eu nao me engano que servem e dão esse off-set procurado, ajudam tb a proteger as RL dianteiras. As rodas do vitara sao iguais, então veja desse carro que da certo no nosso.

Lucena04
11/11/2009, 12:16
Lucena, vc ja fez a correçao da panhard?
Pode usar pneu desse jeito sim, sem problemas.
Tem umas rodas de hilux/L200 se eu nao me engano que servem e dão esse off-set procurado, ajudam tb a proteger as RL dianteiras. As rodas do vitara sao iguais, então veja desse carro que da certo no nosso.
já corrigi a panhard, valeu pelas dicas :concordo:

Maverickturbo
11/11/2009, 13:04
Eu estava perquisando uma roda com offset -39 e, tendo em vista que o offset original é algo em trono de 38, a roda ficaria mais ou menos 77mm para fora, então eu acho que é bem provável que fique pegando no paralamas.

Offset -39 vai ficar absurdamente pra fora. Agora se for +39 deve ficar parecida com o original,então é provavel que um pneu mais largo raspe no amortecedor.

Outra pergunta: dá para colocar um pneu de tala 9,5 em uma roda de tala 10?
Acho que um offset -20 já resolveria meu problema de ficar raspando no amortecedor (estou tentando ao máximo evitar o uso de espaçador de roda), além de ser um roda com tala 8 (igual a original).
valeu :concordo:

Para um pneu com tala de 9,5, a roda deve ter entre 6 e 9 de tala. Nunca vi usarem pneu com tala maior que a roda, então não sei dizer se tem algum problema.
Uma roda com offset entre 0 e +20 devem resolver seu problema sim. Agora a roda original tem tala 6.
O uso de espaçador ou de roda com off-set tendendo pro negativo vai afetar a parte mecanica do mesmo jeito, se optar por comprar um espaçador, procure um de qualidade, por exemplo, os da AVM.

Lucena04
12/11/2009, 22:50
Offset -39 vai ficar absurdamente pra fora. Agora se for +39 deve ficar parecida com o original,então é provavel que um pneu mais largo raspe no amortecedor.

Para um pneu com tala de 9,5, a roda deve ter entre 6 e 9 de tala. Nunca vi usarem pneu com tala maior que a roda, então não sei dizer se tem algum problema.
Uma roda com offset entre 0 e +20 devem resolver seu problema sim. Agora a roda original tem tala 6.
O uso de espaçador ou de roda com off-set tendendo pro negativo vai afetar a parte mecanica do mesmo jeito, se optar por comprar um espaçador, procure um de qualidade, por exemplo, os da AVM.

Comprei hj 4 espaçadores de 38mm em alumínio da AVM, o negócio que eu estava querendo fazer na roda não deu certo e eu estava precisando deles para rodar. Ainda não coloquei na vtr depois coloco foto para mostar como ficou.

Maverick:
Pelo que eu entendi a sua Sport com Lift de 2" de suspensão mais 2" de carroceria, é isso?
Qual a sua receita para levantar suspenção da frente em 2"? Vc levantou aqui em São Paulo em que lugar? Um dia eu conversei pessoalmente com o Rogério (ou Robson, desculpe-me, sou ruim de gravar nomes) e ele disse que levantou a dele no mesmo lugar que a sua e disse que as duas estão na mesma configuração, mas esqueci o nome da oficina :parede:

Maverickturbo
13/11/2009, 09:29
Pelo que eu entendi a sua Sport com Lift de 2" de suspensão mais 2" de carroceria, é isso?
Qual a sua receita para levantar suspenção da frente em 2"? Vc levantou aqui em São Paulo em que lugar? Um dia eu conversei pessoalmente com o Rogério (ou Robson, desculpe-me, sou ruim de gravar nomes) e ele disse que levantou a dele no mesmo lugar que a sua e disse que as duas estão na mesma configuração, mas esqueci o nome da oficina :parede:

Na frente eu tenho calço de 1 polegada e na traseira mola (dianteira) de omega, que levantou cerca de 2 polegadas. A carroceria tem calço de 4 polegadas.
O Rogerio levantou no mesmo mecanico onde eu fazia a manutenção da minha sim, só que eu acho que ele utilizou calço de 2 polegadas pra suspensão, tanto nas molas dianteiras como nas traseiras e a carroceria com calço de 4 polegadas.

Lucena04
13/11/2009, 09:57
Na frente eu tenho calço de 1 polegada e na traseira mola (dianteira) de omega, que levantou cerca de 2 polegadas. A carroceria tem calço de 4 polegadas.
O Rogerio levantou no mesmo mecanico onde eu fazia a manutenção da minha sim, só que eu acho que ele utilizou calço de 2 polegadas pra suspensão, tanto nas molas dianteiras como nas traseiras e a carroceria com calço de 4 polegadas.
Qual foi a oficina, onde fica?
Deve ser perto daqui, moro na Zona Norte.

Maverickturbo
13/11/2009, 10:06
A oficina era a jeeptrip (www.jeeptrip.com.br), na zona leste.
Antes ficava no tatuape, hj fica perto do carrão.
Não sei como eles estão la hoje.
Tenta ligar la e procura o Atila, fala que é amigo do Eduardo e do Rogerio das sportages e ve quanto ele quer pra fazer o serviço.
Antes ele cobrava R$ 1.500 pra fazer o body-lift de 4 polegadas, hoje nao tenho ideia de preço.
Eu tbm sou da ZN, se quiser marcar pra ver minha sportage depois so avisar.
Abs.

Claudiolcfj
16/11/2009, 15:14
Olá pessoal!!

Estou precisando trocar os 4 amortecedores,mas os originais estão com preços bastante salgados. :putz:

Alguém poderia sugerir algum outro mais barato que tenha utilizado?
Obs: Não vou trocar molas e não queria fazer outras adaptações e uso pneus 235x75x15 MAXXIS.

Pescador4x4
16/11/2009, 16:34
Olá pessoal!!

Estou precisando trocar os 4 amortecedores,mas os originais estão com preços bastante salgados. :putz:

Alguém poderia sugerir algum outro mais barato que tenha utilizado?
Obs: Não vou trocar molas e não queria fazer outras adaptações e uso pneus 235x75x15 MAXXIS.
Claudio,
Peguei a dica de outro colega e hoje utilizo os cofap da Besta "menor" na dianteira, como vc não vai mudar nada pode colocar os da Besta "menor" tb na traseira, a marca fica por conta da preferência $$$$....kkk
Os da Besta "maior/3.0" não cabem sem alteração. Abs.

Lucena04
21/11/2009, 12:31
Coloquei espaçador de roda de 38mm nas 4 rodas: na traseira resolveu o problema de ficar pegando no amortecedor, mas na frente começou a pegar o parachoque e a parte do paralama próximo ao parabarro, que antes não pegava usando o mesmo pneu de 30"X9,5XR15.
A solução seria tirar os espaçadores da frente ou cortar um pedaço do parachoque e tirar os parabarros, ainda não cortei e nem tirei os parabarros pq não tenho certeza se vai dar certo.
Aguém que já passou por isso pode me dar umas dicas?

Claudiolcfj
21/11/2009, 22:34
Claudio,
Peguei a dica de outro colega e hoje utilizo os cofap da Besta "menor" na dianteira, como vc não vai mudar nada pode colocar os da Besta "menor" tb na traseira, a marca fica por conta da preferência $$$$....kkk
Os da Besta "maior/3.0" não cabem sem alteração. Abs.

Valeu Eric!

Vou dar uma pesquisada nos preços destesque vc sugeriu e vou dar uma olhada no valor da mão de obra para fazer a troca.

Auriemma
11/12/2009, 20:16
Pessoal, eu estava pensando em colocar o Pneu Genius 1000 remold na minha Sptg, pois por ser remold, fica muito melhor e sem marcas, e esse pneus é bastante agresivo, mas me parece que ainda nao existe esse pneus na medida 235x75x15 né.

Alguem sabe de alguma coisa a respeito.?

Lucena04
12/12/2009, 12:22
Pessoal, eu estava pensando em colocar o Pneu Genius 1000 remold na minha Sptg, pois por ser remold, fica muito melhor e sem marcas, e esse pneus é bastante agresivo, mas me parece que ainda nao existe esse pneus na medida 235x75x15 né.

Alguem sabe de alguma coisa a respeito.?

Auriemma, o pneu 30"X9,5XR15 é mais ou menos nessa medida, talvez um pouco maior até. Achei bonito o desenho da banda desse 1000.

Auriemma
12/12/2009, 15:54
Auriemma, o pneu 30"X9,5XR15 é mais ou menos nessa medida, talvez um pouco maior até. Achei bonito o desenho da banda desse 1000.

O Lucena, ta afim de dar uma passada no Pinherinho amanha cedo pra vc dar uma olhada na Trilha, se tiver afim e mais alguem podemos dar uma sapiada por lá, o que acha?

Lucena04
12/12/2009, 16:31
O Lucena, ta afim de dar uma passada no Pinherinho amanha cedo pra vc dar uma olhada na Trilha, se tiver afim e mais alguem podemos dar uma sapiada por lá, o que acha?
continuei o assunto no tópico "Sportage - Trilha em SP (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65088)"

edujr8
21/01/2010, 15:23
Boa tarde galera ! ! ! ! !

na minha experiencia com o 4x4 da minha sport percebi que faz um barrulho do tipo rolamento seco, ou algo do genero levei no mecanico e ele me falo que o rolamento da roda direita pode ta ruim mesmo alem do barulho que faz quando engata o 4x4 ele tem folga com a 4x4 desengatada nao faz barulho pelo fato do rolamento nao se mecher ( eu acho) mesmo assim a folga ainda continua fiz um orçamento e o mecanico cobro 80 pila de mão de obra pra trocar o rolamento + a peça vi num site que vende peças on-line e o rolamento ta no valor médio de 30 reais ( link da peça: http://www.e-pecas.com.br/detalhes.asp?produto=7066&peca=ROLAMENTO-RODA-DIANTEIRA-INTERNA-para-KIA-SPORTAGE-DIESEL-TDI ).

Pergunto só tem esse rlamento na roda ou tem mais algum outro que pode apresenta problemas tbm ?? eu consigo fazer essa troca em casa mesmo ?? alguem ja teve esse problema ????

Quem puder me de uma dica pois se for tão facil quanto trocar o retentor da tampa de vavula como fiz mês passado ja ajuda a polpa a grana :dance:

Até mais :concordo:

LUIS VIOLA
24/01/2010, 11:41
Bom dia
Estou com problemas em adquir peças em minha cidade Itapira/SP e região para a sportage ano 98/99:
01 barra fixa de direção;
01 terminal de direção lado direito;
02 bandeja superior LE e LD;
02 boracha da barra estabilizadora.
Já liguei em uma representante KIA autorizada e eles me dizeram que não trabalha com estoque de peça vão tentar achar.
Este é meu primeiro carro deste tipo, e não estou muito animado com relação a subistituir as peças gastas ou danificadas, o barato esta ficando caro.
Obrigado. aguardo uma ajuda.

Lucena04
24/01/2010, 15:29
Bom dia
Estou com problemas em adquir peças em minha cidade Itapira/SP e região para a sportage ano 98/99:
01 barra fixa de direção;
01 terminal de direção lado direito;
02 bandeja superior LE e LD;
02 boracha da barra estabilizadora.
Já liguei em uma representante KIA autorizada e eles me dizeram que não trabalha com estoque de peça vão tentar achar.
Este é meu primeiro carro deste tipo, e não estou muito animado com relação a subistituir as peças gastas ou danificadas, o barato esta ficando caro.
Obrigado. aguardo uma ajuda.
Bem vindo!
Então, se eu não me engano, nas cidades onde não têm concessionárias vc pode encomendar peças direto da concessionária de ITU, que é a central e tem as peças mais baratas.

Marcos Vaz
24/01/2010, 23:30

na minha experiencia com o 4x4 da minha sport percebi que faz um barrulho do tipo rolamento seco, ou algo do genero levei no mecanico e ele me falo que o rolamento da roda direita pode ta ruim mesmo alem do barulho que faz quando engata o 4x4 ele tem folga com a 4x4 desengatada nao faz barulho pelo fato do rolamento nao se mecher ( eu acho) mesmo assim a folga ainda continua fiz um orçamento e o mecanico cobro 80 pila de mão de obra pra trocar o rolamento + a peça vi num site que vende peças on-line e o rolamento ta no valor médio de 30 reais ( link da peça: http://www.e-pecas.com.br/detalhes.asp?produto=7066&peca=ROLAMENTO-RODA-DIANTEIRA-INTERNA-para-KIA-SPORTAGE-DIESEL-TDI ).

Pergunto só tem esse rlamento na roda ou tem mais algum outro que pode apresenta problemas tbm ?? eu consigo fazer essa troca em casa mesmo ?? alguem ja teve esse problema ????

Quem puder me de uma dica pois se for tão facil quanto trocar o retentor da tampa de vavula como fiz mês passado ja ajuda a polpa a grana :dance:

Boa noite Edujr8 veja bem, o fato de você usar ou não o 4x4 não significa que o rolamento da roda não gire. Ele gira sim, pois a roda tem que girar e o rolamento não fica no engate das rodas livre e si no cubo da roda.
São dois rolamentos um do lado de fora (pequeno e outro do lado de dentro (grande), aqui em Belém encontrei os dois em uma loja especializada em rolamentos, não são originais da KIA, mas são de primeira linha e custam R$ 110,00 o par.
Se dá pra trocar em casa? Sim se você tiver as ferramentas, uma preguiça para levantar o carro e apoiá-lo nela e pratica em mecânica. Aproveite e veja o retentor que fica por trás do último rolamento, se os seus estão secos é por quê a graxa saiu e a água entrou, possivelmente seu retentor esteja desgastado.
Aconteceu isso com a minha, eles estavam barulhentos em apenas uma das rodas, abri, tirei os rolamentos, lavei bem lavados com gasolina e engraxei bem engraxado, ficaram como novos, o barulho sumiu.

Espero ter ajudado.
Grande abraço

edujr8
25/01/2010, 01:20
Boa noite Edujr8 veja bem, o fato de você usar ou não o 4x4 não significa que o rolamento da roda não gire. Ele gira sim, pois a roda tem que girar e o rolamento não fica no engate das rodas livre e si no cubo da roda.
São dois rolamentos um do lado de fora (pequeno e outro do lado de dentro (grande), aqui em Belém encontrei os dois em uma loja especializada em rolamentos, não são originais da KIA, mas são de primeira linha e custam R$ 110,00 o par.
Se dá pra trocar em casa? Sim se você tiver as ferramentas, uma preguiça para levantar o carro e apoiá-lo nela e pratica em mecânica. Aproveite e veja o retentor que fica por trás do último rolamento, se os seus estão secos é por quê a graxa saiu e a água entrou, possivelmente seu retentor esteja desgastado.
Aconteceu isso com a minha, eles estavam barulhentos em apenas uma das rodas, abri, tirei os rolamentos, lavei bem lavados com gasolina e engraxei bem engraxado, ficaram como novos, o barulho sumiu.

Espero ter ajudado.
Grande abraço

Boa noite galera ! ! ! !

Bom marcos ajuda vc ajudou muiiiiiiito mesmo eu tava vendo con é encaixados as coisas na roda o que mais me preocupa é a bandeja e a bielita receio de nao consegui coloca , mas o que me preocupa tbm é o fato dela ta com folga na roda me falaram que é folga no rolamentoe o que mais me deixa com duvida é o fato dela só fazer barulho com a RL engatada com elas livre nao faz barulho nenhum mas a folga permanece e ja me passo pela cabeça a ipotese de ser homocinética que complica um pouco mais, mas em fim tenho grande vontade de fazer isso por minha conta mais pra aprender a mecher no carro vi os rolamento na pawer parts aqui em sampa e um sai R$4X,00 e o outro fica na casa dos R$3X,00 tbm.

Abraços e muito obrigado pelas dicas :concordo:

EDuarte
25/01/2010, 09:36
Boa noite galera ! ! ! !

Bom marcos ajuda vc ajudou muiiiiiiito mesmo eu tava vendo con é encaixados as coisas na roda o que mais me preocupa é a bandeja e a bielita receio de nao consegui coloca , mas o que me preocupa tbm é o fato dela ta com folga na roda me falaram que é folga no rolamentoe o que mais me deixa com duvida é o fato dela só fazer barulho com a RL engatada com elas livre nao faz barulho nenhum mas a folga permanece e ja me passo pela cabeça a ipotese de ser homocinética que complica um pouco mais, mas em fim tenho grande vontade de fazer isso por minha conta mais pra aprender a mecher no carro vi os rolamento na pawer parts aqui em sampa e um sai R$4X,00 e o outro fica na casa dos R$3X,00 tbm.

Abraços e muito obrigado pelas dicas :concordo:
Se sáo faz barulho com a tração engatada provavelmente é o rolamento agulha que só gira com a tração ligada, se ele estiver destruido que é o que costuma acontecer, pode danificar a pista no eixo e na manga de eixo.
[]s
(DU)

edujr8
25/01/2010, 15:03
Se sáo faz barulho com a tração engatada provavelmente é o rolamento agulha que só gira com a tração ligada, se ele estiver destruido que é o que costuma acontecer, pode danificar a pista no eixo e na manga de eixo.
[]s
(DU)

E ae Edu blz cara ??? ta sumido, bom obrigado pelas dica edu mas se eu trocar os dois rolamentos essa barulho para ??? ou esse rolamento agulha fica em outro lugar ?? se acha que a folga que tem na roda é derivada desse rolamento ??

EDuarte
25/01/2010, 15:50

E ae Edu blz cara ??? ta sumido, bom obrigado pelas dica edu mas se eu trocar os dois rolamentos essa barulho para ??? ou esse rolamento agulha fica em outro lugar ?? se acha que a folga que tem na roda é derivada desse rolamento ??

O rolamento agulha é separado dos rolamentos da roda, ele fica atras da manga de eixo junto com os retentores da tração, por isso só faz o barulho quando engata a tração.
Os rolamentos da roda causam folga, que provavelmente é só fazer o ajuste que a folga some, mas se estiverem roncando (sem engatar a tração) tem que trocar, mas não tem nada a ver com o rolamento agulha, esse tem que trocar mesmo.
[]s
(DU)

edujr8
25/01/2010, 16:07
O rolamento agulha é separado dos rolamentos da roda, ele fica atras da manga de eixo junto com os retentores da tração, por isso só faz o barulho quando engata a tração.
Os rolamentos da roda causam folga, que provavelmente é só fazer o ajuste que a folga some, mas se estiverem roncando (sem engatar a tração) tem que trocar, mas não tem nada a ver com o rolamento agulha, esse tem que trocar mesmo.
[]s
(DU)

Bom entendi de qualquer forma eu iria visualizar o rolamento agulha sendo que provavelmente terei que trocar os retentores da tração nesse fds vou analizar melhor a roda e vou ve como desmonta direito Edu obrigado pela ajuda novamente e a roda só faz barulho quando engata a tração mesmo e se tem como ajustar a folga do rolamento fica mais facil, aproposito vc tem uma noção de quanto custa esse rolamento agulha ??

Abraço e até mais :concordo:

EDuarte
25/01/2010, 17:30
Bom entendi de qualquer forma eu iria visualizar o rolamento agulha sendo que provavelmente terei que trocar os retentores da tração nesse fds vou analizar melhor a roda e vou ve como desmonta direito Edu obrigado pela ajuda novamente e a roda só faz barulho quando engata a tração mesmo e se tem como ajustar a folga do rolamento fica mais facil, aproposito vc tem uma noção de quanto custa esse rolamento agulha ??

Abraço e até mais :concordo:

Postei uma foto pra vc ter uma idéia de onde estão os retentores (são dois por roda) e o rolamento agulha...
Esse rolamento deve custar uns 40/50,00 cada, paguei isso na concessionaria a uns 6 meses, quanto a folga na roda, provavelmente um ajuste nos rolamentos resolva.
[]s
(DU)

edujr8
26/01/2010, 01:02
Postei uma foto pra vc ter uma idéia de onde estão os retentores (são dois por roda) e o rolamento agulha...
Esse rolamento deve custar uns 40/50,00 cada, paguei isso na concessionaria a uns 6 meses, quanto a folga na roda, provavelmente um ajuste nos rolamentos resolva.
[]s
(DU)

Boa noite galera ! ! ! ! !

Edu muito obrigado mesmo por ter postado essa foto me ilumino muito e ja deu uma boa noção de como é só fiquei curioso em relação a desmontagem percebi que vc nao desmonto todo o sistema de freio e disco pra tirar, no caso como vc desmonto ela sem precisar tirar ?? os outros rolamentos eles ficão aonde nessa parte ou eles ficam no cubo onde ta a homocinética ??

EDuarte
26/01/2010, 10:11
Boa noite galera ! ! ! ! !

Edu muito obrigado mesmo por ter postado essa foto me ilumino muito e ja deu uma boa noção de como é só fiquei curioso em relação a desmontagem percebi que vc nao desmonto todo o sistema de freio e disco pra tirar, no caso como vc desmonto ela sem precisar tirar ?? os outros rolamentos eles ficão aonde nessa parte ou eles ficam no cubo onde ta a homocinética ??

É só tirar a pinça de freio, o pivo inferior e superior e a trava da ponta de eixo.
Pra chegar aos rolamentos da roda basta tirar a porca que fica na frente da manga de eixo, não precisa tirar o disco de freio, ele sai junto, mas antes de desmontar faça o ajuste no rolamento, isso deve resolver o problema da folga.
[]s
(DU)

LUIS VIOLA
29/01/2010, 11:22
Bem vindo!
Então, se eu não me engano, nas cidades onde não têm concessionárias vc pode encomendar peças direto da concessionária de ITU, que é a central e tem as peças mais baratas.

:palmas:Bom dia
Voce pode passar o telefone desta concessionaria de ITU ou e-mail.
Obrigado

Baudenbacher
29/01/2010, 13:46
SAC Kia: 0800-162162

Este é o fone da Central de atendimento da Kia, eles te passam o telefone das concessionárias.

Abraço...

LUIS VIOLA
30/01/2010, 17:56
SAC Kia: 0800-162162

Este é o fone da Central de atendimento da Kia, eles te passam o telefone das concessionárias.

Abraço...

Boa Tarde
Mas esse numero não esta mais ativo sugundo menssagem gravada.

Baudenbacher
30/01/2010, 18:32
:pensativo:Olá, pesoal,

Os pneus 30/9,5 R 15 cabem na Sportage com suspenção original:pensativo:?

Se couber, acho que vou pegar 4 :parede:.

Com relação ao telefone, vou pesquisar na internete.

Abraço...

Lucena04
30/01/2010, 22:26
:pensativo:Olá, pesoal,

Os pneus 30/9,5 R 15 cabem na Sportage com suspenção original:pensativo:?

Se couber, acho que vou pegar 4 :parede:.

Com relação ao telefone, vou pesquisar na internete.

Abraço...

uso na minha, mas está levantada.

ALEXANDRE MIETTI
30/01/2010, 22:56
Boa Tarde
Mas esse numero não esta mais ativo sugundo menssagem gravada.

Tenta neste, há um tempo atrás consegui os códigos da tinta da minha - 0800 7711011 (de segunda à sexta-feira das 8h00 às 18h00)

Até.

Baudenbacher
11/02/2010, 10:12
Fala, Pessoal,

Comprei ontem pneus Genius 1001 medida 225/70 R15 para calçar a Loira.

Logo mais teremos lift em uma oficina indicada pelo pessoal do Niva de Sorocaba, mas tenho que ficar uma semana sem carro :cry:.

Estou com pneus originais com mediada 205 já vai levantar um pouco :pipoca:.
Vou tirar fotos com os pneus velhos e depois com as botas novas.

Abraço...

Pescador4x4
11/02/2010, 10:24
Fala, Pessoal,

Comprei ontem pneus Genius 1001 medida 225/70 R15 para calçar a Loira.

Logo mais teremos lift em uma oficina indicada pelo pessoal do Niva de Sorocaba, mas tenho que ficar uma semana sem carro :cry:.

Estou com pneus originais com mediada 205 já vai levantar um pouco :pipoca:.
Vou tirar fotos com os pneus velhos e depois com as botas novas.

Abraço...
Claudio,
Se vc possui duas Sportage, uma a diesel e outra a gasolina, equipa a sportage a gasolina, ela é mais resistente(fora de estrada) e com a manutenção(motor) mais barata. Apenas uma sugestão! Abs.

Baudenbacher
11/02/2010, 13:56
Claudio,
Se vc possui duas Sportage, uma a diesel e outra a gasolina, equipa a sportage a gasolina, ela é mais resistente(fora de estrada) e com a manutenção(motor) mais barata. Apenas uma sugestão! Abs.

Valeu pela dica Eric :concordo:,

Eu vou dar uma levantadinha básica nas duas, sendo uma de cada vez.
A Morena (gasolina) está com pneus Dueller colocados a +/- 15.000km e utilizada pela patroa, agora é a vez de trocar os pneus da Loira.

Abraço...

Glaicon
21/02/2010, 09:20
Troquei essa peça que ajuda na estabilidade da viatura.
R$ 100,00.
Na caixa vem escrito "drop link". Chique, não?:mrgreen:

Costa Junior
05/03/2010, 09:48
Bom dia, amigos.
Estou precisando da bandeja SUPERIOR da sportage diesel 2001 - vem com o terminal e as buchas. Encontrei a 160,00 na Pick Up Car em Brasilia. O vendedor disse que nao é original e a original custa R$ 480,00.Pergunto: será que podemos confiar nesta bandeja nao original? Alguem ja usou esta bandeja?
Abraços
costa junior

SERGIO AUGUSTO
08/03/2010, 14:17
Boa tarde:
Alguem saberia me informar o PCD das rodas do SPORTAGE? Tive uma informação que é 5 x 114,3. Procede?
Abraços

EDuarte
08/03/2010, 14:57
Boa tarde:
Alguem saberia me informar o PCD das rodas do SPORTAGE? Tive uma informação que é 5 x 114,3. Procede?
Abraços
Dificil essa informação hein... acho que só medindo mesmo, 5 ta certo, mas não sei se é por 114,3, se ajudar é a mesma do CJ, Rural, F100...
Vou dar uma pesquisada e se encontrar algo eu aviso.
[]s
(DU)

SERGIO AUGUSTO
08/03/2010, 15:09
Dificil essa informação hein... acho que só medindo mesmo, 5 ta certo, mas não sei se é por 114,3, se ajudar é a mesma do CJ, Rural, F100...
Vou dar uma pesquisada e se encontrar algo eu aviso.
[]s
(DU)
Caro EDuarte:
Muito obrigado pelas duas informações. Vi no site da AVM que o diametro da roda livre manual pro SPORTAGE, mede(entre centro dos parafusos do cubo) 76mm. Por isso quis checar com alguem que tem SPORTAGE, pois com esta medida de 76mm., com algum trabalho e usinagem, talvez fosse possivel colocar uma roda com PCD de 114,3 num cubo onde está uma roda livre com as dimensões de 76mm. entre centro de parafusos. Mas como voce está confirmando, tanto as medidas da roda livre não batem, com as da roda também são maiores que 114,3. Se nao me engano, esta ai, igual as do jeep, rural, F100, é 5x139,7.
Estou fazendo umas pesquisas, pra um projeto futuro, quem sabe.rs
Abraço, e obrigado.

EDuarte
08/03/2010, 15:34
Caro EDuarte:
Muito obrigado pelas duas informações. Vi no site da AVM que o diametro da roda livre manual pro SPORTAGE, mede(entre centro dos parafusos do cubo) 76mm. Por isso quis checar com alguem que tem SPORTAGE, pois com esta medida de 76mm., com algum trabalho e usinagem, talvez fosse possivel colocar uma roda com PCD de 114,3 num cubo onde está uma roda livre com as dimensões de 76mm. entre centro de parafusos. Mas como voce está confirmando, tanto as medidas da roda livre não batem, com as da roda também são maiores que 114,3. Se nao me engano, esta ai, igual as do jeep, rural, F100, é 5x139,7.
Abraço, e obrigado.
Disponha sempre.
Realmente, entre o centro dos furos dos parafusos tem 76mm, mas pelo que entendi que vc esta querendo fazer a informação que vc precisa é o diametro da base mesmo, pra poder usinar o furo central da roda. é isso?
[]s
(DU)

Lucena04
08/03/2010, 15:43
Caro EDuarte:
Abraço, e obrigado.
A da Sportage é 5X139,7 igual a do Jeep, Rural, Samurai, etc... se não me engano o Niva tem essa mesma furação tb.
Dá para mudar a furação uando um espaçador: lado do espaçador que vai no cubo com a furação original do veículo e lado do espaçador que vai na roda a furação pretendida, mas na maioria das vezes mantem-se a furação original.

SERGIO AUGUSTO
08/03/2010, 16:16
Disponha sempre.
Realmente, entre o centro dos furos dos parafusos tem 76mm, mas pelo que entendi que vc esta querendo fazer a informação que vc precisa é o diametro da base mesmo, pra poder usinar o furo central da roda. é isso?
[]s
(DU)
Ok,EDuarte!
É isso ai mesmo, quero ver até que ponto é seguro usinar o centro da roda, para "passar a cubo/roda livre, sem comprometer a estrutura/resistencia da mesma. Senão o remédio é trocar o jogo de rodas, e meter na traseira um kit flutuante Ensimec, já que a dianteira será "fabricada" a parte de cubo/munhão.
Abraço

caj
08/03/2010, 16:27
Caros Srs
nas sportage da para por amortecedores procomp, rancho? ou somente adaptando?
abraços

EDuarte
08/03/2010, 17:35
Ok,EDuarte!
É isso ai mesmo, quero ver até que ponto é seguro usinar o centro da roda, para "passar a cubo/roda livre, sem comprometer a estrutura/resistencia da mesma. Senão o remédio é trocar o jogo de rodas, e meter na traseira um kit flutuante Ensimec, já que a dianteira será "fabricada" a parte de cubo/munhão.
Abraço
Boa Sergio.
Levando em conta que o PDC da roda seja o mesmo da sportage e vc coloque as RL´s da mesma, da tranquilamente pra vc abrir o furo central da roda sem maiores complicações, seria o mesmo que colocar as rodas originais da sportage.
[]s
(DU)

Lucena04
11/03/2010, 00:04
Tive dois parafusos parafusos do espaçador espanados.
Mandei um e-mail para a AVM:

"Boa noite
Comprei os espaçadores de rodas de 38mm furação 5X139,7 (mesmo do jeep). Depois de pouco tempo de uso, quando o mecânico foi fazer uma manutenção na suspensão ao retirar e colocar a roda no espaçador dois parafusos (aqueles que ficam prensados) ficaram espanados.
Meu mecânico retirou o parafuso espanado para efetuar a troca mas não encontrou no mercado peça para substituição.
Liguei para o atendimento ao consumidor e me orientaram a encaminhar esse e-mail.
Solicito solução desse problema com urgência tendo em vista que o carro deverá ficar parado.
Espero que pelo menos seja efetuada a troca dos dois parafusos juntamente com as porcas, na garantia.
Observação: achei a rosca desses parafusos muito frágil, acredito que futuramente terei problemas com os demais.
Gostaria que alguém entrasse em contato telefônico comigo para haver mais agilidade no processo.
Lote do produto: TJG
Em cima do parafuso está escrito "METRIC 10.9".

Até"

E eles me respondram no dia seguinte:

"Prezado Sr Jose Emilio.

as roscas de nossos alargadores são testadas repetidamente em operações de montagem e desmontagem durantes testes periódicos de durabilidade. Até o momento nunca houve problemas de rosqueamento ou de espanamento em nenhum produto testado ou vendido. Como o senhor comprou um alargador para Jeep (modelo WS 123 )e montou ( indevidamente) num Sportage cujo modelo de espaçador é WS 101 o problema poderia ser de incompatibilidade entre a rosca do alargador ( 1/2") e a rosca da roda do Sportage( 12x1.5 mm). Mesmo que achamos não ser um caso de garantia , substituiremos os prisioneiros e as porcas como cortesia. Por favor agende com o Sr. Alfredo e traga o carro com todos os alargadores já desmontados na (...)"

Entrei em contato telefônico com o Sr Alfredo e vou levar somente os espaçadores completos e um prisineiro original da Sportage para fazer a conferência.
Postei esse relato para alertar dessa sutil diferença entre esses espaçadores de mesma furação (5X139,7) só que com parafusos diferentes. A instalação até dá certo pq os espaçadores já vem com os prisioneiros, só que a rosca dos espaçadores acabam ficanado diferente da rosca do cubo da roda.
Eu vi o mecânico colocando a roda no espaçador e estava sendo utilizada o prisioneiro que veio junto com o espaçador, achei a rosca do modelo do Jeep muito fina e frágil (no bom sentido é claro :mrgreen:).
Recomendo, se for possível, manter a rosca original da Sportage no espaçador utilizando o modelo recomendado no e-mail para quem quiser comprar da AVM.
Aproveito ainda para resaltar que gostei do atendimento que eu recebi da AVM. Ainda bem que não me deixaram na mão e não tive dor de cabeça para correr atrás do prejuízo.
Até :concordo:

comenale
11/03/2010, 08:55
Tive dois parafusos parafusos do espaçador espanados.
Mandei um e-mail para a AVM:

"Boa noite
Comprei os espaçadores de ......
E eles me respondram no dia seguinte:

"Prezado Sr Jose Emilio.

as roscas de nossos alargadores são testadas repetidamente em operações de montagem e desmontagem durantes testes periódicos de durabilidade. Até o momento nunca houve problemas de rosqueamento ou de espanamento em nenhum produto testado ou vendido. Como o senhor comprou um alargador para Jeep (modelo WS 123 )e montou ( indevidamente) num Sportage cujo modelo de espaçador é WS 101 o problema poderia ser de incompatibilidade entre a rosca do alargador ( 1/2") e a rosca da roda do Sportage( 12x1.5 mm). Mesmo que achamos não ser um caso de garantia , substituiremos os prisioneiros e as porcas como cortesia. Por favor agende com o Sr. Alfredo e traga o carro com todos os alargadores já desmontados na (...)"....

Esse tipo de depoimento é muito importante não só para nossa comunidade "4X4", como para todos os seguimentos.

Isso vem demonstrar que temos pessoas sérias e responsáveis no mercado brasileiro preocupadas em um ótimo atendimento e satisfação do cliente.

Deixo aqui os parabéns para o pessoal da AVM!:palmas:

Ramalheira
12/03/2010, 17:18
Boa tarde a todos.
Alguem pode me informar se o Sportage 2001 Turbo Diesel aceita os pneus 235 70 15?

Ramalheira
Itaguai RJ.:discordo::concordo:

comenale
12/03/2010, 21:42
Boa tarde a todos.
Alguem pode me informar se o Sportage 2001 Turbo Diesel aceita os pneus 235 70 15?

Ramalheira

Desde que vc não carregue peso no porta malas, essa medida é aceitável. Porém com algum peso no porta malas, o pneu traseiro vai roçar o amortecedor pelo lado interno.

Glaicon
13/03/2010, 09:52
Boa tarde a todos.

Ramalheira
A minha é SPT TDI 2001 e usa essas medidas sem problema algum, inclusive com carga.:concordo:
Só não pode ter cravos laterais.

Wladybr
23/03/2010, 14:34
Ai pessoal, hj estava fazendo um check-up na Criança enquanto intalavam o alarme e percebi que meu amorcecedor dianteiro do lado do motorista o eixo dele atravessou pra dentro do carro inclusive esta pegando na caixa do filtro de ar. Alguem ja teve esse problema.. Como pode ter acontecido isso? Pode ter sido montado errado??

http://http://img121.imageshack.us/img121/4404/ss853988.jpg (http://img121.imageshack.us/img121/4404/ss853988.jpg)
http://img690.imageshack.us/img690/9573/ss853989.jpg

segue imagens da direita q esta errada e a da esquerda correta...

Rafael Moscatelli
23/03/2010, 15:13
Srs estou muito decepcionado com a minha Sportage.(Sporcaria)
estava procurando um veículo 4x4, para ir para o sitio, e encontrei uma Sportage ano 97 a gasolina com Kit gas em excelente estado de conservação, preço relativamente bom e acabei fechando negocio.
O carro era de uma moça que nunca havia utilizado o 4x4 e quando fui utilizar pela primeira vez,já não funcionou.Estava com a roda livre do lado direito com problema.Gastei R$600,00 e coloquei 2 rodas livre com acionamento mecânico.
O Mecânico me advertiu que o carro estava com as coifas da Homocinetica ruim e tambem comendo pneu de lado.
Mandei arrumar o carro ficou 15 dias parado aguardando peças e quando chegou ainda faltou o terminal de direção, foram coifas bandeja Bieleta sei que foi mais R$ 1200,00
Mas não deu alinhamento ainda pq faltva o terminal.Comprei o terminal mais R$ 120,00 .
Srs. isso tudo pq não fazem nem 3 meses que comprei a Sporcaria e agora ela simplesmente desliga o motor na Rua e não funciona mais, depois de uns 10 minutos volta a funcionar, e assin estou indo de mecânico em Mecânico, a cada mecânico aguardando a chegada de peças que nem sempre acha para comprar e tem que esperar por dias chegar, e a cada mecânico deixo uma grana e a coisa continua parando na Rua, já não sei mais oque fazer.As vezes fica por dias boa , mas quando menos se espera ela para novamente e quando mais se precisa dela.
Que saudades do meu Santanão que era maravilhoso eu era feliz e não sabia.

Wladybr
23/03/2010, 15:21
Ola amigo.. sei que sou novo aqui ainda... mas acredito que o que esteja te faltando são boas indicações e bons mecanicos. Essas paradas não sera do kit gas? Realmente se vc for em um mechanico e o cara perceber que vc não ta sabendo o que se passa.. e chega com um carrinho arrumadinho e "IMPORTADO" pronto ta feito a "janta do caboclo".. vai tira seu coro... Tenha paciencia que sei que quando vc acertar realmente vai passar a ter outra opnião..
Boa sorte pra vc.. ou melhor pra nós.. pois tb peguei a minha na Sexta feira.

augustoslz
23/03/2010, 15:30
Ola amigo.. sei que sou novo aqui ainda... mas acredito que o que esteja te faltando são boas indicações e bons mecanicos. Essas paradas não sera do kit gas? Realmente se vc for em um mechanico e o cara perceber que vc não ta sabendo o que se passa.. e chega com um carrinho arrumadinho e "IMPORTADO" pronto ta feito a "janta do caboclo".. vai tira seu coro... Tenha paciencia que sei que quando vc acertar realmente vai passar a ter outra opnião..
Boa sorte pra vc.. ou melhor pra nós.. pois tb peguei a minha na Sexta feira.
Amigos, tenho uma diesel e gosto muito dela, recentemente tive problemas q eu mesmo resolvi. Agora q solucionei o problema fico mais tranqüilo. Problemas todos os carros tem, basta ter um pouco de paciencia e acertar no meca. Muitos aq podem indicar um q ja coneça as manhas das sport. Possuo um Gol Gv q completa 6 meses de uso e pelo menos duas a tres veses por mes volta a concessionaria com problemas. Boa lama.