Ver Versão Completa : F1000 4x4 1997 - Sucatona + Branquinha
Rodrigo Baratti
18/12/2012, 14:56
Rodrigo
OT= Open Tipe, ou diferencial livre
TL= Track Lock, ou diferencial blocante
Obrigado robson....imaginei isso, mas não associava as palavras.
[]'s
Rodrigo Baratti
18/12/2012, 15:02
Pessoal,
Ontem sobrou um tempinho e passei pela oficina.
O eixo dianteiro foi completamente desmontado, falta apenas os pivos de um dos lados que vou sentar a marreta hj.
Agora vai pro jato e eletrostatica. Depois bato uma foto do conjunto.
Comecei a desmontar a cx de transferencia, na realidade só ia tirar o motor para dar um tapa e ver se funcionava, mas a coisa ficou preta, ou melhor marrom, olha a cor do óleo
385943 385944
Com isso vou abrir para ver como está e no melhor dos casos só limpo tudo e fecho sem desmontar nada.
Agora a duvida, como retiro esse fio?
385942
E o que que dizer essa plaquinha?
385945
[]'s
Edintruder
18/12/2012, 16:05
Esse fio tu não tiras. O eletro-imã que ele alimenta fica fixado na carcaça.
Rodrigo Baratti
18/12/2012, 18:12
Esse fio tu não tiras. O eletro-imã que ele alimenta fica fixado na carcaça.
E como solto o plug pra tirar o motor?
Outro ponto, qual a função do eletroimã?
[]'s e obrigado
edubasile
19/12/2012, 01:53
[]'s e obrigado
Se não me engano este eletroimã serve para alinhar a t-case com a roda livre automática assim q a tração é acionada!!!
Qto ao plug do motor da tração, este tem uma travinha em cd lateral, basta soltar e puxar.
Edu
Rodrigo Baratti
19/12/2012, 10:53
Se não me engano este eletroimã serve para alinhar a t-case com a roda livre automática assim q a tração é acionada!!!
Qto ao plug do motor da tração, este tem uma travinha em cd lateral, basta soltar e puxar.
Edu
Obrigado Edu,
Vou procurar as travas no plug e deixo o fio onde está.
Agora me veio o seguinte, se usar RL manual não precisa do eletroimã? Retira ele da cx ou deixa lá?
[]'s
xxxtripod
19/12/2012, 12:28
Edu
Pelo que sei esse fio serve pra engatar a reduzida, se tirar ele a reduzida não funciona!!! Mais já já o Edin respnde
Edintruder
19/12/2012, 13:20
[]'s e obrigado
Ele serve para "puxar" a luva de acoplamento da 4x4 high e iniciar o movimento do cardam dianteiro de forma suave. Sem esse sistema, cardam não entraria pois não teria como "embalar" o cardam, e ficaria como no sistema manual, teria que parar para engatar o 4x4 caso use as RLs automáticas.
Por exemplo, se eu colocasse as RL automáticas, eu teria que parar a F1000 a cada vez que precisasse ligar o 4x4 pois esse eletro-imã está desativado. Caso eu queria fazer o sistema rodar antes, eu teria que ligar o eletro-imã para iniciar o movimento do cardam dianteiro e dessa forma acoplar as RLs.
xxxtripod
19/12/2012, 13:32
Ele serve para "puxar" a luva de acoplamento da 4x4 high e iniciar o movimento do cardam dianteiro de forma suave. Sem esse sistema, cardam não entraria pois não teria como "embalar" o cardam, e ficaria como no sistema manual, teria que parar para engatar o 4x4 caso use as RLs automáticas.
Por exemplo, se eu colocasse as RL automáticas, eu teria que parar a F1000 a cada vez que precisasse ligar o 4x4 pois esse eletro-imã está desativado. Caso eu queria fazer o sistema rodar antes, eu teria que ligar o eletro-imã para iniciar o movimento do cardam dianteiro e dessa forma acoplar as RLs.
Edin ali da caixa são tres fios né? Um serve pra isso e os outros dois?? Sei que a minha não engata a Reduzida se tiverem desconectado, ta certo?
Rodrigo Baratti
19/12/2012, 14:47
Os outros 2 fios são do sensor do eletroimã, qual a função exata dele tb não sei! rsss.....
Edin,
Pelo que entendi com a EFE (RL auto) em movimento ao apertar o botão do 4x4 ele não engata imediatamente, existe um tempo para que o cardan de giro (embale) e ai sim ele engata o 4x4, certo?
Já com a RL manual, se ao engata-la engatar tb o 4x4, claro que com o veiculo parado, o eletroimã "perde" a função, pois não precisa de "embalo", certo?
As efes com engate do 4x4 manual tb tem eletroimã?
[]'s e obrigado
Rodrigo Baratti
19/12/2012, 14:52
Durante esse papo pesquisei um pouco no youtube e achei o canal desse cara com varias dicas sobre a manutenção do Bronco....bem interessante para pesquisa.
RUDEDOGII - YouTube (http://www.youtube.com/user/rudedogii?feature=watch)
Esse em particular ele filmou o funcionamento do eixo dianteiro:
Ford TTB Twin Traction Beam Suspension - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eHhiqVqsi8A)
[]'s
Rodrigo Baratti
19/12/2012, 15:05
Achei mais um material interessante sobre o diagnósticos de problemas das BW (eletricas) com explicação detalhada do sistema eletrico, mas não está completo:
1989 Ford Truck F 250 4WD Pickup V8-460 7.5L - Diagnosis of the Electric Shift 4 X 4 (http://ylobronc.users.superford.org/documents/electric1356/elec1356.htm)
[]'s
GCCarneiro
19/12/2012, 17:32
Acho eu q da para projetar um "modulo" eletromecânico para acionar a tração e fazer q ela funcione a ora q você quer e não a hora q ela quer.
Edintruder
19/12/2012, 22:30
Rodrigo, as 4x4 manuais não tem esse sistema. É só o garfo mecânico com a luva rígida.
Edintruder
19/12/2012, 22:38
Carneiro, um módulo eletromecânico é fácil de fazer sim, mas continuará sendo elétrico...
Uma coisa eu posso afirmar, as alavancas no assoalho não falham nunca! rsrsrs
Edintruder
19/12/2012, 22:52
Olhando esse vídeo, acho que vou colocar um par extra de amortecedores dianteiros. É só fazer um suporte superior e soldar na frente dos suportes das molas. Acho que vai ficar bom. Vou ver se arrumo um par de amortecedores de F1000 recondicionados para colocar e ver como fica.
Rodrigo Baratti
20/12/2012, 12:37
Olhando esse vídeo, acho que vou colocar um par extra de amortecedores dianteiros. É só fazer um suporte superior e soldar na frente dos suportes das molas. Acho que vai ficar bom. Vou ver se arrumo um par de amortecedores de F1000 recondicionados para colocar e ver como fica.
Tb achei uma boa idéia, deve dar uma boa diferença nos pisos tupiniquins.
Acho que dá para passar um parafuso naquela "braçadeira" que abraça o eixo a barra.
Olhando outros videos, ele usa 4 amortecedores atras tb, sendo 2 Blisten com reservatório e 2 brancos, talvez procomp.
[]'s
GCCarneiro
20/12/2012, 16:53
Na ex F1000 do meu pai usávamos amortecedor da 250 dava uma diferença grande se por 2 então.
Edintruder
20/12/2012, 21:11
Rodrigo, é exatamente ali que pensei em fixar em baixo. Como a minha está com lift, vou posicionar o suporte de cima conforme a posição atual.
Rodrigo Baratti
21/12/2012, 11:54
Essa semana foi de trabalhos intensos por 3 noites.
Como estamos hospedados na minha sogra por conta das férias das crianças consigo escapar e ir pra oficina....fico imaginando se a oficina fosse no quintal de casa...ia dar divórcio!
- Rodas Originais:
Desmontei as 5 rodas e deixei no Toninho pra tornear (abrir) o centro e caber os cubos.
Os pneus bons que vieram nela doei pro meu cunhado que está me dando uma super força na desmontagem da Sucatona.
Vou montar 4 Magion militares que tenho aqui e ficará um jogo reserva para qualquer emergencia.
Chegaram a pedir 40,00/roda....no toninho ficou menos da metade!
- Eixo Dianteiro
O lado do passageiro está totalmente desmontado, já o lado do motorista não consegui sacar os pivos, os conicos estão muito colados, mas o Toninho se voluntariou para desmontar, então ficaram lá junto com as rodas.
O diferencial está muito bom, sem nenhuma marca de desgaste nos dentes e o oleo sem sinal de contaminação.
As cruzetas foram uma judiação, embora por fora todas estivessem bem feias, sem as vedações, etc... por dentro 2 delas estavam perfeitas e a terceira um dos copos estava ressecado. Mas isso não adianta só se sabe qdo desmonta.
Os semi estão bons com exceção do maior que está com a espiga bem ruim assim como a luva, por hora ficaram assim até sobrar dindim para importar uma dupla gringa.
Os rolamentos dos cubos estão +-, apenas 1 está sem marca nenhuma os demais estão marcados por oxidação, provavelmente os cubos ficaram enterrados e em poças, os retentores não aguentaram e a água entrou.
Assim que o Toninho liberar o conjunto vai pro jato e pintura e depois montagem.
Enfim o eixo dianteiro será totalmente revisado!!!:? Ainda preciso decidir sobre a relação!
- Caixa de Tração
Ontem abri a caixa e ela está simplesmente perfeita, nem corrente nem engrenagens tem sinal de desgaste, os "apoios" de plastico da ponta do garfo estão perfeitos, simplesmente show!:euforico:
Fiquei preocupado qdo vi o óleo contaminado, mas por dentro estava legal.
Só tinha bastante borra marrom no fundo e proximo do pescador do óleo.
Todos os retentores tem vazamento e serão trocados, inclusive o do motor de acionamento.
Uma preocupação foi com a luva do cardan traseiro que está com uma boa folga no estriado, tanto que foi só soltar a porca e ela já tava solta.
Nesse caso o que fazer? Troca só a luva?
No find's bato fotos de tudo e coloco aqui, tb vou tentar encaixar o trampo de virar os suportes dos amortecedores traseiro.
[]'s
xxxtripod
21/12/2012, 12:27
- Eixo Dianteiro
O lado do passageiro está totalmente desmontado, já o lado do motorista não consegui sacar os pivos, os conicos estão muito colados, mas o Toninho se voluntariou para desmontar, então ficaram lá junto com as rodas.
O diferencial está muito bom, sem nenhuma marca de desgaste nos dentes e o oleo sem sinal de contaminação.
Seguinte da uma olhada nos retentores do diferencial, o verde não vaza com facilidade, mais o laranja vaza, olha se estão ressecados, as molas estão boas, no Mercado Livre tem uma par por R$180,00, ta barato, se importar dos EUA sai mais em conta.
https://lh6.googleusercontent.com/-jShXNZN4uS8/TgwocISFGHI/AAAAAAAACIE/1G6VQaFKlkI/s640/Pe%25C3%25A7a%2520F1000%2520%25286%2529.jpg
As cruzetas foram uma judiação, embora por fora todas estivessem bem feias, sem as vedações, etc... por dentro 2 delas estavam perfeitas e a terceira um dos copos estava ressecado. Mas isso não adianta só se sabe qdo desmonta.
Elas duram mesmo, as minha quando fiz a revisão também estavam boas, coloquei originais spicer 5-297x, aqui custam R$300,00 cada, tem umas da SKF no mercado livre R$80,00 cada, pra trazer dos EUA sai uns R$350,00 as tres SPICER e mais brutas (5-760x).
Os semi estão bons com exceção do maior que está com a espiga bem ruim assim como a luva, por hora ficaram assim até sobrar dindim para importar uma dupla gringa.
Seguinte não precisa partir pra gringos não, faz assim corta o estriado do semi-eixo grande, corta o estriado da luva e troca, torneiro bom faz isso facil facil, só ver o quanto você tira do eixo, eu recomendo usar uma luva e espiga de cardan, o estriado é maior, mais firme. Assim foi feito na minha, fica muito melhor que original.
Original
https://lh6.googleusercontent.com/-gJMGgr0e_To/TkKj1TmaP-I/AAAAAAAACKU/w-DwKKkib8o/s500/s_MLB_v_O_f_186870503_5036.jpg
Adaptada:
https://lh3.googleusercontent.com/-cpjY-ZBQWSg/TgwoTZlZgdI/AAAAAAAACH4/KIjXEYeG42I/s640/Pe%25C3%25A7a%2520F1000%2520%25284%2529.jpg
Os rolamentos dos cubos estão +-, apenas 1 está sem marca nenhuma os demais estão marcados por oxidação, provavelmente os cubos ficaram enterrados e em poças, os retentores não aguentaram e a água entrou.
Assim que o Toninho liberar o conjunto vai pro jato e pintura e depois montagem.
Enfim o eixo dianteiro será totalmente revisado!!!:? Ainda preciso decidir sobre a relação!
Manda bala, se for usar as RL's automaticas lembre de engraxa-las com Molikote, R$40,00 500gramas!! Na minha revisão só um rolamento deu problema, os outros 3 td beleza, Retentores trocados também.
Rodrigo Baratti
22/12/2012, 04:48
obrigado pelas dicas Zeca.
Achei esse kit com um custo bem em conta, só falta mais uma cruzeta para ser completo.
D44 Front Maintenance Kit (http://broncograveyard.com/bronco/i-32079A-d44-front-maintenance-kit.html)
Já o semi não gosto muito da idéia de solda-lo, mas é uma solução simples e relativamente barata.
Qdo for levar o cardan traseiro levo o semi e troco uma ideia com o pessoal da Cardan Brasil.
[]'s
Rodrigo Baratti
25/12/2012, 11:32
Opa, estou devendo as fotos, depois eu coloco e explico o ocorrido.
UM FELIZ NATAL A TODOS OS AMIGOS!
Abs
Edintruder
25/12/2012, 18:16
Na Femil estava com muita folga no estriado da luva e semi-eixo, quase à ponto de escapar. Troquei somente a luva e a folga ficou quase à zero. Isso me leva a crer que a folga aparece mais no desgaste da luva do que o próprio semi-eixo, dessa forma basta trocar o semi-eixo a cada vez que estiver com folga. O último recurso seria a solda do semi-eixo.
Rodrigo Baratti
26/12/2012, 10:41
Bom,
Um fato "triste" na sexta atrasou as atividades na Branquinha.
A Rainha do jardim tombou!!
Uma paineira que reinava sobre o jardim da sogra a pelo menos uns 50 anos veio ao chão.
Por sorte os danos foram apenas materiais e poucos, se caísse sobre a casinha do vizinho poderia ser fatal, além do prejuízo.
Medidas:
Altura: 32 metros
Copa: 26 metros
Tronco: 105 cm de diâmetro x 9 metros (até a primeira forquilha)
386859 386861 386860 386862 386863 386866 386867 386865 386864 386868 386869 386870 386871
O vento não foi tão forte, o que prejudicou mesmo foi a raiz que apodreceu.
Sempre pensei que um hora ela iria cair e pedia para cair do lado "certo".....fui atendido!!!!
[]'s
Rodrigo Baratti
26/12/2012, 11:10
Segue as fotos da cx de tração que ficaram faltando.
386872 386873 386874
Para soltar o fio do magnético é preciso solta-lo no plug e não na caixa, basta retirar a trava vermelha e depois soltar o encaixe....demorou um pouco pra eu entender mais depois das dicas do pessoal consegui.
386875 386876 386877
A borra que estava no fundo e entupindo o pescador.
386880 386881 386883 386882
Depois de limpa com querosene, wap, sol e mais querosene!
Ao limpar apareceu um problema.
O pino que segura o eixo de mudança do 4x4 se partiu, não sei se já estava fadigado ou se foi ao desmontar/montar, provavelmente os dois.
386879 386878
Achei um rolete do cambio do jeep que tem exatamente o mesmo diâmetro 1/8", mas como tirar o pedaço que sobrou de dentro do eixo?
Com uma broca de 1/8", uma boa furadeira, trava química, um pouco de paciência e a mão do Toninho acho que dará certo.
Edin, cadê vc?!?!?!? rsss.....
[]'s
Rodrigo Baratti
26/12/2012, 11:15
Na Femil estava com muita folga no estriado da luva e semi-eixo, quase à ponto de escapar. Troquei somente a luva e a folga ficou quase à zero. Isso me leva a crer que a folga aparece mais no desgaste da luva do que o próprio semi-eixo, dessa forma basta trocar o semi-eixo a cada vez que estiver com folga. O último recurso seria a solda do semi-eixo.
Vou nessa linha, acho que se trocar somente a luva vai ficar bom....mexer no eixo agora nem pensar!!
[]'s
Edintruder
26/12/2012, 14:04
Esse pino basta soldar. Encaixa o que dá e dá uns pingos de solda. É o problema recorrente dessa CT. Cuida para manter a mesma altura dessa peça no que diz respeito ao comprimento desse pino após a solda. Na CT que peguei do Tiófinho essa peça inteira ficava 3mm fora da posição por causa da solda. Bastou desbastar o pino que resolveu. Com esses 3mm fora deixava a tração estralando quando em 4x2.
Rodrigo Baratti
26/12/2012, 14:54
Esse pino basta soldar. Encaixa o que dá e dá uns pingos de solda. É o problema recorrente dessa CT. Cuida para manter a mesma altura dessa peça no que diz respeito ao comprimento desse pino após a solda. Na CT que peguei do Tiófinho essa peça inteira ficava 3mm fora da posição por causa da solda. Bastou desbastar o pino que resolveu. Com esses 3mm fora deixava a tração estralando quando em 4x2.
Obrigado pela dica.
A propósito, não consigo ver seus videos sobre a desmontagem da cx no youtube, aparece uma mensagem de acesso restrito.
[]'s
tiofinhojr4x4
26/12/2012, 22:03
Aconteceu isso na caixa que vendi pro Edin, o meca fez o pino dinovo e deixou maior, resultado=comprei outra CT pra não ficar sem a Azulona, paguei 2mil, caixa serada, e daí fiz uma proposta pro Edin irecusável, e tinha certeza que ele conseguia consertalá, dito e feito e ainda colocou tração manual, esse Edin é fera..
Recebi uma notícia essa semana que fiquei mais faceiro que cuiudo na eguada.
Rodrigo vai vir a Gramado, passar uns dias de férias, e claro visitar o amigo aqui, vai vir jantar aqui em casa.
Sejá bem vindo amigo, até o dia..
Abraço
Rodrigão, um pouco atrasado, mas feliz natal e ótimo ano novo pra vc. e sua família!
[]´s
Edintruder
27/12/2012, 16:29
O Rodrigo vai descer até Gramado??? Podíamos marcar algo em Mostardas dependendo do dia que ele andar por aqui.
Edintruder
27/12/2012, 16:34
Obrigado pela dica.
A propósito, não consigo ver seus videos sobre a desmontagem da cx no youtube, aparece uma mensagem de acesso restrito.
[]'s
Vou ver como está a edição. Estava acesso público...
Rodrigo Baratti
27/12/2012, 17:37
Recebi uma notícia essa semana que fiquei mais faceiro que cuiudo na eguada.
Rodrigo vai vir a Gramado, passar uns dias de férias, e claro visitar o amigo aqui, vai vir jantar aqui em casa.
Sejá bem vindo amigo, até o dia..
Abraço
Vai ser muito bom conhecer vc e sua família pessoalmente e ficamos muito contente com o convite do jantar!
Aumenta da água do feijão que a tropa tá descendo!!
[]'s
ps - tá difícil confirmar os passeios já agendados com a patroa, mas entre amanhã e sábado eu te ligo!
Rodrigo Baratti
27/12/2012, 17:39
Rodrigão, um pouco atrasado, mas feliz natal e ótimo ano novo pra vc. e sua família!
[]´s
Obrigado pela lembrança Tuna!!
Forte abraço e Feliz Ano Novo!
[]'s
Rodrigo Baratti
27/12/2012, 17:54
O Rodrigo vai descer até Gramado??? Podíamos marcar algo em Mostardas dependendo do dia que ele andar por aqui.
Serão poucos dias Edin e com o feriado no meio.
Vamos dia 30 e voltamos dia 05 ou 06 (vou confirmar).
Talvez fique um pouco puxado e estaremos sem carro, mas agradeço muito o convite!!
Nunca estive no RS e tenho muita curiosidade para conhecer o litoral, a lagoa e principalmente o parque de Aparados da Serra.
Por enquanto é apenas um projeto, mas pretendo visitar um compadre que se mudou para Montevideo, aí sim será uma boa oportunidade para descer de camionete, dar uma volta pelo estado e conhecer pessoalmente todos os amigos, já coloquei Mostardas no trajeto! rsss....
[]'s
tiofinhojr4x4
27/12/2012, 21:33
Ok, aguardo, abraço.
Edintruder
27/12/2012, 22:17
Todos os meus videos ficaram como Privados!
Essa porra de Youtube deu tilt! Agora voltou ao normal.
Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA)
Rodrigo Baratti
28/12/2012, 14:11
Hj peguei as rodas no Toninho, ficaram muito boas e já deixei para montar, ia pintar mas como serão reservas continuaram riscadas.
O eixo agora está completamente desmontado e qdo voltar de viagem seguirão para o jateamento e pintura.
Conversei com ele sobre o eixo de acionamento do 4x4 e realmente a unica solução é a solda mesmo, mas ele aconselhou não soldar diretamente o pino e sim fazer um pequeno suporte.
Vou levar em um soldador que montou a gaiola do jeep e solda de tudo para ver o que ele acha.
Esqueci de mencionar nos post anteriores que tb acabei a pequena reforma do Sto Antonio da Cemig.
Fiz uma grade para proteger o vidro traseiro e reduzi os "chifres".
Ele tb será jateado e pintado e posteriormente vou monta-lo no lugar do original.
387177 387178 387179 387180 387181
Tb lavei o tanque da Sucatona, achei um pano dentro!!!! rssss.....
[]'s
Waldir Carlos
31/12/2012, 19:06
[Fiquei um tempinho "fora"]. Pelo visto, tivemos progresso, hein Rodrigo? Acompanhando. Feliz 2013! Que o Ano Novo traga muitas alegrias, paz e saúde. For ALL.
[]s
tiofinhojr4x4
31/12/2012, 22:56
Feliz 2013 a todos os amigos...
Rodrigo Baratti
05/01/2013, 08:01
Amigos
Não poderia deixar de comentar que ontem a noite fomos recebido pelo Tiofinho, Jaque e Heros em sua casa para um churrasco.
Papo super legal , daqueles que parece fazer anos que nos conhecemos.
Pena que foi rápido e deu tempo de conversarmos apenas uma pequena parte de tudo que imaginei. Mas já ta aí uma boa desculpa para um novo encontro.
Aos novos amigos deixo aqui registrado o meu muito obrigado pelo jantar, recepção e pela nova amizade firmada e um ano novo repleto de realizações, com muita paz e saúde!
Forte abraço,
Família Baratti
tiofinhojr4x4
05/01/2013, 10:42
Foi um prazer Rodrigo, sempre que quiser vir a Gramado estarei a disposição.
Muitas felicidades a todos da Família Baratti.
Em seguida fotos do nosso encontro.
Edintruder
05/01/2013, 13:52
Rodrigo, planeja para o ano que vem uma descida um pouco mais longa ou com um dia extra de folga.
tiofinhojr4x4
05/01/2013, 14:51
Familia Baratti na minha casa.
Delhe papo.
388206
Rodrigo Baratti
388208
Tomando chimarão
388209388210
O Héros e o Lorenzo fizerão a festa.
388211388212388213388217
Exemplo de pai hehehe
388218
Ta boa essa costela, em Rodrigo.
388219
Toda turma.
388220
MUito legal conhecer os amigos.
Opa!
Que encontro legal!!
Imagino que o papo foi animado, e o tema deve ter sido milonas!!!!
tiofinhojr4x4
05/01/2013, 15:13
Um dos assuntos com certeza foi as Milonas Kim kkk
O Rodrigo andou na AZulona, acho que gostou..
Rodrigo Baratti
05/01/2013, 17:50
Rodrigo, planeja para o ano que vem uma descida um pouco mais longa ou com um dia extra de folga.
Edinho,
Pode ter certeza, gostamos muito do RS, da paisagem, da receptividade, do clima, melhor ficar por aqui.....rsss
Ja inclui em uma proxima viagem:
Bento Gonçalvez
Gramado
Região de Aparados/Serra Geral
Mostardas
Missões
E se tiver um esquema ir mais pro interior (pampas)
E fechar em Montevideo
Desço de Ranger em 2 ou 3 dias com os moleques.
[]'s
Rodrigo Baratti
05/01/2013, 17:56
Opa!
Que encontro legal!!
Imagino que o papo foi animado, e o tema deve ter sido milonas!!!!
Kim,
Foi especial!
Principalmente por fazer amizade com pessoas de valores similares, mesmo que educados com diferentes tradições e costumes.
Muito legal! E pelo papo deu pra sentir como foi Paranavaí!
[]'s
Rodrigo Baratti
05/01/2013, 18:56
O Rodrigo andou na AZulona, acho que gostou..
Ótimas fotos!
A Azulona esta show....o X10 anda uma barbaridade tche!
Como nunca tinha dirigido outra Efe das "modernas" alem da Branquinha serviu para ver o que preciso corrigir.
[]'s
Rodrigo Baratti
12/01/2013, 10:15
Pessoal,
Aos que entendem mais que eu, que diferencial é esse? Será que é a mosca branca de zóio azur? Um Braseixos 405 com bloqueio?
As campanas são 6 furos.
389239 389240 389241 389242
Está em bom estado por enquanto, mas aberto e jogado no mato vai pro vinagre rapidinho.
Depois que tirei as fotos deixei-o de cabeça pra baixo para não entrar água, mas logo mexem e vai saber!
[]'s
Robertorcv
12/01/2013, 10:36
Ótimas fotos!
A Azulona esta show....o X10 anda uma barbaridade tche!
Como nunca tinha dirigido outra Efe das "modernas" alem da Branquinha serviu para ver o que preciso corrigir.
[]'s
E ai Rodrigo,
Venho acompanhando seu tópico "em silêncio", porém admiro muito todos vocês das EFES, um dia quero comprar uma também para passear. Se tivesse grana a do Tio Edie não escaparia....KKK. E o X10 que dia vai para branquinha? Consegui algo sobre a documentação? Aqui em Minas não consegue-se mudar o o combustível como está querendo, tenho um amigo que tem uma A20 a diesel e roda ilegal porque não conseguiu fazer as alterações no detran...
Abraços
Edintruder
12/01/2013, 15:28
Rodrigo, isso é não é um eixo de d10?
Waldir Carlos
12/01/2013, 18:39
[Todas as vezes que vejo uma foto tipo essa, fico um tanto "indignado". Como pode, "alguém" abandonar uma "engenharia" dessa; no mato e relento]?
Acompanhando, Rodrigo. Também fiquei curioso e quero saber.
[]s
Rodrigo Baratti
12/01/2013, 21:05
E ai Rodrigo,
Venho acompanhando seu tópico "em silêncio", porém admiro muito todos vocês das EFES, um dia quero comprar uma também para passear. Se tivesse grana a do Tio Edie não escaparia....KKK. E o X10 que dia vai para branquinha? Consegui algo sobre a documentação? Aqui em Minas não consegue-se mudar o o combustível como está querendo, tenho um amigo que tem uma A20 a diesel e roda ilegal porque não conseguiu fazer as alterações no detran...
Abraços
Roberto,
Obrigado por acmpanhar e fique a vontade em comentar, todos são bem vindos.
Segunda devo ter noidades sobre os docs, ai coloco a historia completa e o passo a passo que segui.
[]'s
Rodrigo Baratti
12/01/2013, 21:08
Rodrigo, isso é não é um eixo de d10?
Acho que sim.
Troquei uns emails e sugeriram o eixo da veraneio antiga, portanto D10 esta dentro.
Sera que o diferencial serve na Branquinha?
[]'s
Rodrigo Baratti
12/01/2013, 21:17
[Todas as vezes que vejo uma foto tipo essa, fico um tanto "indignado". Como pode, "alguém" abandonar uma "engenharia" dessa; no mato e relento]?
Pois é Waldir,
Sinto a mesma coisa.
Foi nesse ferro velho que comprei a sucatona.....um parque de diversões, porem um verdadeiro desleixo, uma zona.
Tudo espalhado, desmontado e apodrecendo no meio do mato.
Ontem alem desse eixo achei um eixo de f4000 dos modernos com freio a disco, um sto antonio e uma caçamba azul zerada, sem nenhum amassado das nossas Efes.
Tinha tb um trator volvo da década de 40 bem completo e tinha um senhor europeu vendo, mas faltava uma das engrenagens da roda e ele disse que sem ela não adiantava nada....não entendo nada de tratores!
[]'s
antonio umino
13/01/2013, 22:33
Pessoal,
Aos que entendem mais que eu, que diferencial é esse? Será que é a mosca branca de zóio azur? Um Braseixos 405 com bloqueio?
As campanas são 6 furos.
389239 389240 389241 389242
Está em bom estado por enquanto, mas aberto e jogado no mato vai pro vinagre rapidinho.
Depois que tirei as fotos deixei-o de cabeça pra baixo para não entrar água, mas logo mexem e vai saber!
[]'s
Pela foto é um diferencial de chevrolet com blocante.....(tração positiva)
abçs
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 22:14
Pela foto é um diferencial de chevrolet com blocante.....(tração positiva)
abçs
O duro é comprar a parada e depois não servir na Branquinha!!!
[]'s
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 22:19
Fiquei devendo as fotos do eixo dianteiro da Sucatona devidamente desmontado, pois bem aí está.
389686
Já ta tudo separado o que devo levar para o jato e para a pintura eletrostatica, mas por prioridade isso será só lá para abril, pois será qdo minha irmã vira e trara essas peças:
D44 Front Maintenance Kit (http://broncograveyard.com/bronco/i-32079A-d44-front-maintenance-kit.html)
[]'s
Edintruder
14/01/2013, 22:19
Servir serve, mas a relação do diferencial é a mesma da dianteira da Sucatona? É só ajustar a furação do flange ou colocar os semi-eixos da F1000.
Edintruder
14/01/2013, 22:24
Esse eixo da F1000 4x4 é muito bom! Legal é que arrumasses uma tampa para o diferencial dianteiro.
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 23:01
Alterei a posição dos suportes dos amortecedores que ficam no eixo.
Levantei uns 9 cm em relação ao que estava.
389694 389695 389696 389697 389698
Fiz na correria e debaixo de chuva, depois que vi que um lado ficou um pouco mais alto que o outro, mas vai ficar assim.
Para soldar precisei soltar os grampos e virar o eixo, ainda não sei soldar de ponta cabeça (rsss...), deu trabalho mas foi bom, pois só assim percebi que os grampos estavam um pouco soltos.
Depois que montei tudo finalmente pude sentir a suspensão da Efe como deve ser: sem nenhum rangido ou barulho, macia na medida certa (embora atras o feixe seja reforçado com molas mais grossas) e a Branquinha ficou na mão, não rola mais a carroceria nas curvas como antes....está um delicia de dirigir!!:euforico:
Algumas considerações que fiz sobre a suspensão traseira:
Os amortecedores da 4.9 são com rosca e porca em cima e não olhal, isso limita muito o angulo de trabalho dos mesmos e consequentemente da suspensão. Arrisco afirmar que só serve para uso urbano mesmo, pois a suspensão não precisa abrir toda.
Qdo desmontei fiz os cálculos do curso, deu um pouco mais de 30 cm, um curso excelente até para um off road puro, porém com os amortecedores que tenho hj se abrir tudo isso vai empenar a haste, por isso retirei e no momento apropriado colocarei nela os suportes do Sucatona, nesse momento tb reposicionarei os amortecedores favorecendo o uso off.
389693
Outro coisa, os pneus 33" estavam balançando muito, a ponto de dar enjoo depois do almoço, só servirão para o uso 100% off, com isso voltei os Black Star Guyane 275/70 R16 - modelo assobiador. rsss....
O visual definitivamente foi prejudicado, mas ficou ótima de rodar!!:palmas:
389707 389711 389699 389700
Pensa num cara satisfeito com o equilibrio da maquina!! :dance:
[]'s
ps - ainda compro uns 35" descente pra ela!!
ps2 - uns fdp picharam a parede da casa da titia e da oficina!!
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 23:06
Servir serve, mas a relação do diferencial é a mesma da dianteira da Sucatona? É só ajustar a furação do flange ou colocar os semi-eixos da F1000.
Pensei em comprar só o diferencial e manter o meu eixo e minha relação (3,54:1)!
Qdo montar o eixo dianteiro devo mexer na relação do Dana 44, trocando para 3,54 tb, assim fica um pouco mais reduzida para usar pneus maiores.
Legal é que arrumasses uma tampa para o diferencial dianteiro.
Tenho umas par delas por aqui do jeep, coloquei pra não deixar exposta a relação e pegar sujeira!
[]'s
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 23:38
Hj fui pra São Caetano providenciar a trasnferencia da Branquinha e a pedir a autorização para troca de motor.
Tudo normal, como tem que ser e dentro da lei.
Sem questionamentos da troca de motor gasolina para diesel, pessoal da Ciretram super atencioso, me explicaram o passo a passo no detalhe, até me arrependi de usar o despachante, podia fazer tudo sozinho tranquilamente.
Deixei toda documentação e na sexta volto pra pegar a autorização assinada pelo delegado, depois disso troco o motor, passo no Inmetro e volto pra vistoria e lacração.
Tive sorte de descobrir que no ABC trocam sem problemas e mais ainda do meu cunhado morar lá.
Não consigo entender porque em muitos municipios, Caraguatatuba, Limeira, Jundiaí, Itupeva, Louveira e São Paulo - isso os que eu consultei, os delegados simplesmente não assinam a autorização.
Para se ter uma idéia, em Jundiaí o pessoal é tão grosso que tem uma placa: "Não tiramos nenhuma duvida, não insista"!!. Cai na besteira de perguntar e a resposta foi simples: "não tá vendo a placa"!!
Tem coisa errada nesse país, nem quem recebe para servir a população quer trabalhar!.
[]'s indiguinados, mas aliviados!!
Rodrigo Baratti
14/01/2013, 23:42
Na sexta vou pra Limeira retirar o motor do chassi e levar numa oficina para revisão.
Tenho mais 2 mecânicos pra passar e se conseguir um preço razoável deixo a Branca para trocar, caso contrario parto para o faça vc mesmo e terceirizo apenas a elétrica.
Fiz uma trave para prender a talha e levantar o X10 na chácara e depois vou fixa-la na minha oficina.
389705
[]'s
Robertorcv
15/01/2013, 02:03
Na sexta vou pra Limeira retirar o motor do chassi e levar numa oficina para revisão.
Tenho mais 2 mecânicos pra passar e se conseguir um preço razoável deixo a Branca para trocar, caso contrario parto para o faça vc mesmo e terceirizo apenas a elétrica.
Fiz uma trave para prender a talha e levantar o X10 na chácara e depois vou fixa-la na minha oficina.
389705
[]'s
Tomara que dê tudo certo e consiga legalizar o motor, a sucatona estava baixada já?
Rodrigo Baratti
15/01/2013, 08:31
Tomara que dê tudo certo e consiga legalizar o motor, a sucatona estava baixada já?
Fala Roberto,
Sim ela já estava baixada, tanto que apresentei a nf de compra do veiculo inteiro e não somente do motor.
[]'s
paulomorais
15/01/2013, 13:48
Rdrigo boa tarde, eu acompanhei o inicio do seu topico muito bacana eu tenho uma f1000 4x4 mwm 94 e estou precisando de uma peça so, se por acaso vc for colocar o motor e vc tiver ai me avisa que fazemos negocio. eu preciso de uma caixa do filtro de ar do motor. mais por enquanto parabens pelo post. abraço.
robson010203
15/01/2013, 14:57
Paulo sem querer atravessar a mensagem, mas já atravessando: você pode usar a caixa dos caminhoes 3/4 (vw ou ford) que são as mesmas, tem também das "Fs" 250 e 350 eu comprei uma do vw 8-150 para por na minha procure na JR diesel em SP
Edintruder
15/01/2013, 22:09
Excelente noticia então Rodrigo!
Depois de colocar o X-10 debaixo do capô não vais querer mais desligar ele! ahahah!
paulomorais
15/01/2013, 22:54
Robson obrigado pela intromissao.... hehehehhee se vc puder me mandar o telefone do JR sou de santos e aqui so tem uma loja que vende e é por encomenda, pode ser até usado, por aqui n tem ninguem, se vc puder me passar algum contato eu agradeço valeu obrigado........
Rodrigo, desculpe a bagunça no seu post..... abraço.
xxxtripod
15/01/2013, 23:03
Opa, o Baratti, vim ver se vc tem a pinça da sucatona, d frei diant., lado motorista em estado que sirva, a minha ta vazando, se tiver, e lhe interessar negociar, agradeço,!! Aquele abraço, e a branquinha só sucesso!!
Ela merece pneus bons mesmo hehehe!
robson010203
16/01/2013, 00:03
Robson obrigado pela intromissao.... hehehehhee se vc puder me mandar o telefone do JR sou de santos e aqui so tem uma loja que vende e é por encomenda, pode ser até usado, por aqui n tem ninguem, se vc puder me passar algum contato eu agradeço valeu obrigado........
Rodrigo, desculpe a bagunça no seu post..... abraço.
fale com o Alexandre, ele é bem atencioso
(11) 3298-6000
paulomorais
16/01/2013, 11:57
o Robson, achei um filtro da f4000 mwm 226, serve? e achei também no ml. mais eh mais antigo o filtro, o meu motor é o mwm 229 esta turbinado e interculado. qual dos dois vc indica? valeu .....
robson010203
16/01/2013, 15:43
o filtro do 226 acho que nao dá pois ele é de ferro e de medidas diferentes é melhor tentar achar um da serie "F" do ano de 1993 em diante
paulomorais
16/01/2013, 18:16
da uma olhada nesse aqui....... Loja Puroar (http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=429&t=PAC+11505+Filtro+de+Ar#prettyPhoto) valeu.....
Ae rodrigo...... fica bravo não...... hehhehehehe valeu amigo.
Edintruder
16/01/2013, 22:30
Opa, o Baratti, vim ver se vc tem a pinça da sucatona, d frei diant., lado motorista em estado que sirva, a minha ta vazando, se tiver, e lhe interessar negociar, agradeço,!! Aquele abraço, e a branquinha só sucesso!!
Ela merece pneus bons mesmo hehehe!
Zeca, comprei o kit de reparos das pinças por 78,00 cada lado. Marca Controil. Segurou legal a pressão.
Rodrigo Baratti
16/01/2013, 23:19
Zeca, as pinças estão muito ruins, ainda não mexi nelas tentando restaurar, mas pela aparencia não vai prestar.
Elas estão totalmente travadas e enferujadas.
Talvez a sugestão do Edin seja melhor.
[]'s
Rodrigo Baratti
16/01/2013, 23:21
Ae rodrigo...... fica bravo não...... hehhehehehe valeu amigo.
Fica tranquilo que o tópico é de todos
[]'s
xxxtripod
17/01/2013, 15:06
Zeca, comprei o kit de reparos das pinças por 78,00 cada lado. Marca Controil. Segurou legal a pressão.
Foi s que comprei também!! Que raiva não sei porque esse problema!!! O do lado passageiro deu certo!!!
Valeu Rodrigo!!! Vu ver que faço!!!
tiofinhojr4x4
17/01/2013, 17:35
Pessoal preciso do jogo novo dos parafusos dos cabeçotes do X10, se alguém conseguir me avisa que compro abraço...
GCCarneiro
17/01/2013, 20:39
Oq aconteceu desta vez Tiofinho?
Arrumou um mecânico de diesel?
Tem essa loja agraupe.com | Tels. (11) 2852-2968 (http://agraupe.com/) mas tem q ter o código mwm pra compra (tem q pegar o catalogo da mwm).
Se não achar eu vejo com meu amigo dono da retifica daqui ele deve ter em estoque.
Edintruder
17/01/2013, 21:05
Tiofinho, se conseguires com preço bom me avisa, pois preciso trocar os parafusos da Femil também.
robson010203
17/01/2013, 22:38
vejam na Polipeças, (11) 3736-7700 falem com o Ademir, acho que eles enviam por transportadora
xxxtripod
18/01/2013, 22:22
Consegui arrumar o problema das pinças, o meu mecânico arranjou reparos da FORD, do F4000, que serviram, borrachas na medida melhor que os Controil, agora tudo bala, um encostadinha a bixa já que parar!!! Agradeço as amigos ai!
GCCarneiro
18/01/2013, 22:26
Acho q as vedações da pinça da F1000 e da F250 são iguais. E na Ford custa 80 mangos o reparo d cada pinça.
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 12:46
Bom pessoal,
Depois de acertar os suportes do amortecedores botei a Branquinha pra trabalhar.
Primeiro carreguei 900 kg de entulho nela e como os feixes são reforçados pela Cemig ela nem sentiu, a unica que sentiu foi minhas costas.
390897 390896
Depois disso toquei pra Limeira com a tralha, quer dizer trave, para terminar o serviço na Sucatona.
390898
De quebra levei o buguinho dos moleques para eles fazerem "trilha" no sitio do tio.
[]'s
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 13:01
Agora foi o fim.....está sepultada a Sucatona, além do grande coração outras peças permanecerão por ai, mas a pick-up jaz sob as mangueiras em meio as galinhas!! :cry: rsssss....
Primeiro montei as traves para instalação da talha....eita motor pesado!!
390899 390900 390901
Como não deu a altura, pois enterrei os pés, precisei cavar um "fosso" pros pneus.
390903 390904 390902 390905
Depois disso a Branquinha levou seu novo coração para o cirurgião dar uma geral e deixar funcionando, conforme for ($$$$) ele mesmo deverá fazer o transplante, senão será outra "interminável" aventura mecânica "homemade"
390907 390906
Na volta terminei a "dissecação" da Sucatona retirando os berços, suportes dos coxins, amortecedores, lataria e por fim os suportes dos feixes traseiros.
390908 390909 390913
Como vcs podem ver tem algumas suturas para serem feitas antes do transplante.
390910 390911 390912
Essa semana o caminhão da sucata deve levar tudo que sobrou.
[]'s
Edintruder
21/01/2013, 13:05
Rodrigo, tens a antena da sucatona?
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 13:07
Rodrigo, tens a antena da sucatona?
Só a base e foi parar na Branquinha que estava sem nada.
[]'s
Edintruder
21/01/2013, 13:13
Essa antena original simplesmente não existe para vender.
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 13:19
Chegaram as peças do Early Bronco Restoration Full Size Bronco Restoration Classic Ford Bronco Parts For Sale (http://broncograveyard.com/).
Comprei para experimentar:
D44 drive axel seal => 5.00
Rear brake light socket => 4 x 8.00 = 32.00
D44 RH inner seal => 9.00
BW 1356 gasket e seal kit => 30.00
MERCHANDISE INVOICE TOTAL => 76.00
SHIPPING $ HANDLING => 35.00
INVOICE TOTAL => 111.00
Mandei entregar na cada da minha irmã no Canada, por isso o shipping ficou tão alto, pois tem tributação, e pesada proporcionalmente, para entregar dos USA no Canadá.
As lanternas traseiras originais bicolores comprei na: RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com/)
Custaram 2x 11.00 => 22.00
Shipping => 5.00
INVOICE TOTAL => 27.00
Essa saiu barato, mesmo sendo mais volume e peso, pois a rockauto tem um centro de distribuição no Canada, a pena que não tem praticamente nenhuma peça que eu queria, para se ter uma idéia para comprar as lampadas na rockauto dos USA entregando no canada ia pagar 1.00 na lampada e 15.00 de frete.
390926 390928 390927 390929
As fotos da lanternas só a noite qdo pegar na eletrica!!
Essa foto é da Lambretinha que fica na chacara da minha irmã, ano 1958 e meu tio comprou em 1960.
Em 1995 comprei dele, estava 100% original, funcionando e com ninhos de galinha em cima!!
Depois da reforma ficou essa jóia!!
390930
[]'s
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 13:22
Essa antena original simplesmente não existe para vender.
só se achar num desmanche, mas realmente é difícil.
Achei das Rangers em um desmanche por 110,00 completa com o cabo, acho que dá certo tb.
[]'s
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 13:25
Esqueci de comentar.
Os caras da Bronco Graveyard mandaram tb o catalogo impresso, muito mais legal e completo que o site, por incrivel que pareça.
Se alguem for fazer uma compra grande, vale a pena pedir o catalogo antes.
Fica a dica.
[]'s
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 15:23
Lanterna Traseira Bicolor!
Pessoal,
O eletricista está com dificuldades na ligação das lanternas.
As originais da EFE tem 3 lampadas (seta, ré e freio/lanterna) e as gringas apenas 2 (ré e freio/seta/lanterna), até aqui nenhuma novidade pois vários carros nacionais são assim, o problema é que o que comanda esse conjunto é a chave comutadora e não apenas na ligação.
Ou seja a chave comutadota das nossas EFES não é adequado para esse tipo de lanterna (2 lampadas).
Alguém tem alguma informação a esse respeito?
Procurei na net e tem duvidas similares para Silverados, F 250,....mas não tem nenhuma resposta satisfatória.
[]'s com a seta provisóriamente na ré!!! kkkkkk
Lanterna Traseira Bicolor!
Pessoal,
O eletricista está com dificuldades na ligação das lanternas.
As originais da EFE tem 3 lampadas (seta, ré e freio/lanterna) e as gringas apenas 2 (ré e freio/seta/lanterna), até aqui nenhuma novidade pois vários carros nacionais são assim, o problema é que o que comanda esse conjunto é a chave comutadora e não apenas na ligação.
Ou seja a chave comutadota das nossas EFES não é adequado para esse tipo de lanterna (2 lampadas).
Alguém tem alguma informação a esse respeito?
Procurei na net e tem duvidas similares para Silverados, F 250,....mas não tem nenhuma resposta satisfatória.
[]'s com a seta provisóriamente na ré!!! kkkkkk
Rodrigo, no meu jeep usei a chave de seta da kombi que também não tem o "retorno" para piscas junto com o freio, e o eletrichispa que fez a instalação elétrica, resolveu a parada com relês, o que ele fez não tenho a menor idéia, mas que funciona funciona...
[]´s com pisca vermelhos...
GCCarneiro
21/01/2013, 15:46
Eu desenhei um esquema aqui na minha cabeça funciona só nunca testei, se quiser é só pedir.
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 16:30
Rodrigo, no meu jeep usei a chave de seta da kombi que também não tem o "retorno" para piscas junto com o freio, e o eletrichispa que fez a instalação elétrica, resolveu a parada com relês, o que ele fez não tenho a menor idéia, mas que funciona funciona...
[]´s com pisca vermelhos...
Tb achei que fosse simples, mas tb não entendo nada de elétrica.
Eu desenhei um esquema aqui na minha cabeça funciona só nunca testei, se quiser é só pedir.
Claro que quero, pode mandar!
Estou fuçando na net e só tem a duvida, ninguém com a resposta.....tem uns fóruns do pessoal de eletrônica, mas fica muito difícil entender qualquer coisa.
Em ultima hipótese tem um pessoal na barão de Limeira que mexe com iluminação de painel, daquele dos carros tunados, esses caras devem conhecer algum esquema.
[]'s
GCCarneiro
21/01/2013, 17:31
390959
Ta ae qq coisa pode perguntar.
Rodrigo Baratti
21/01/2013, 18:04
390959
Ta ae qq coisa pode perguntar.
Vou imprimir e passar na eletrica....vamos ver!
[]'s e obrigado!
edubasile
21/01/2013, 21:07
Rodrigo, pq vc não faz um furo com uma serra copo e instala a terceira lampada? Acho que foi isso q fizeram o Zeca e o Ronald pra instalar as lanternas americanas nas F1000 deles, mas se sua lanterna for de LED, ai sim tem que fazer alguma adaptação eletrica!!
Edu
GCCarneiro
21/01/2013, 21:23
É q estou com só um relé de 5 terminais se não montava na bancada pra ver se funciona msm.
Rodrigo Baratti
22/01/2013, 12:50
É q estou com só um relé de 5 terminais se não montava na bancada pra ver se funciona msm.
Como tinha que descarregar as coisas que vieram de Limeir, peguei a Branquinha hj com a seta ligada na ré.
O eletricista já estava montando o esquema com os reles e deixei o seu esboço com ele, vamos ver se até amanhã tá pronto e se funciona.
[]'s391193 391194
Coloquei tb uma luz na placa, não deu certo (R$$$) importar os parafusos com as luzes.
[]'s
xxxtripod
22/01/2013, 16:52
Rodrigo, pq vc não faz um furo com uma serra copo e instala a terceira lampada? Acho que foi isso q fizeram o Zeca e o Ronald pra instalar as lanternas americanas nas F1000 deles, mas se sua lanterna for de LED, ai sim tem que fazer alguma adaptação eletrica!!
Edu
Foi oque eu fiz mesmo!!! Fiz um terceiro buraco na Lanterna para a Lampada de Baixa!!!!!
tiofinhojr4x4
22/01/2013, 22:10
Recebi uma visita semana passada, olha a viatura do fera kkk
Veraneio, motor diesel 6cc,e tração 4x4 F-250 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lmTKVGV3hTk&feature=youtu.be)
DieselPower
24/01/2013, 17:25
Recebi uma visita semana passada, olha a viatura do fera kkk
Veraneio, motor diesel 6cc,e tração 4x4 F-250 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lmTKVGV3hTk&feature=youtu.be)
Tiofinho,
Descobre o que seu amigo vez debaixo do capot!
Que motor?
Mais algum veneno, ou apenas uma válvula de prioridade?
edubasile
24/01/2013, 19:13
Esta Veraneio foi feita por um amigo meu de São Paulo, tem motor MWM 6 cc turbo e intercooler da F250, cambio da F1000 4x4 e eixo dianteiro Engesa!! Muito bem feita por sinal, pena que ele vendeu!!!
tiofinhojr4x4
25/01/2013, 12:47
Isso aí mesmo Edu, é linda a viatura como chama o novo proprietário Christian Argentino.
Diesel ele está com o filtro esportivo somente, e um pente na turbina, mas não piou nada, não deu certo. abraço
Rodrigo Baratti
29/01/2013, 12:38
AAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH!!!
Hj fui buscar a autorização do delegado para a troca de combustivel, até aí tudo bem, autorização na mão!:dance:
Porém antes de trocar precisa passar para uma pré-vistoria que somente em São Caetano é exigida, na realidade ela confirma que eu não troquei o motor antes da "autoridade" autorizar!
To eu lá todo pimpão achando que o vistoriador ia olhar o motor e de repente ela pede: "acende o farol, baixo, alto, pisca, freio, RÉ....danou-se fui reprovado!!!
Combinei na eletrica na sexta, vou viajar hj, se não der certo os reles vou meter um milha pequeno que tenho de ré!!
[]'s
SFeitosa
29/01/2013, 20:09
Tinha falado pra ele: Cê tá de sacanagem né?
SFeitosa
29/01/2013, 20:15
Fico feliz que tenha tido progresso na batalha. A muito tempo que não tinha notícia que alguem que conseguisse a mudança. Um amigo de Goiânia tem uma f100 (farol redondo) com motor turbo original+cambio+diferencial da f1000 95. Pense numa caminhonete filé. Dá gosto de andar.
AAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH!!!
Hj fui buscar a autorização do delegado para a troca de combustivel, até aí tudo bem, autorização na mão!:dance:
Porém antes de trocar precisa passar para uma pré-vistoria que somente em São Caetano é exigida, na realidade ela confirma que eu não troquei o motor antes da "autoridade" autorizar!
To eu lá todo pimpão achando que o vistoriador ia olhar o motor e de repente ela pede: "acende o farol, baixo, alto, pisca, freio, RÉ....danou-se fui reprovado!!!
Combinei na eletrica na sexta, vou viajar hj, se não der certo os reles vou meter um milha pequeno que tenho de ré!!
[]'s
Aí tu não vai ser reprovado
...
Vai ser preso!!!!
KKKKKKKKKK
Edintruder
29/01/2013, 22:49
Quando fui fazer o Inmetro da suspensão da Femil, precisei arrumar o freio de estacionamento para evitar esse tipo de surpresa. Está funcionando até hoje, por sinal. Compensou o serviço! rsrsrs
GCCarneiro
29/01/2013, 23:21
Falando em freio de estacionamento
O cabo intermediário da minha arma estourou. Liguei na Ford não fabrica mais para o freio a disco traseiro , no auto peças paralelo 70,00 e tem que encomendar. Passei na loja de ferragens 1,40 de cabo de aço e 3 grampos de 0,80 e funcionou.
Rodrigo Baratti
01/02/2013, 17:49
Aí tu não vai ser reprovado
...
Vai ser preso!!!!
KKKKKKKKKK
Tô de volta de viagem!! Saudades do NE!
Todos os meus jeep's usam ou usaram milha como ré e já passei em vistorias.
Se o acionamento for automático, no cambio, não tem problema.
O que não pode é colocar um interruptor no painel.
[]'s
Rodrigo Baratti
01/02/2013, 17:53
Só para atualizar a situação do motor.
O meca me ligou hj, falou que funcionou o X10 e rodou redondo, pegou de primeira, só tá falhando um pouco que deve ser bico sujo, mas nada grave.
Será só uma lavagem e uma pintura e vamos em frente.
No Carnaval vou pra Limeira e deixou a Branquinha pro transplante, se conseguir resolver com a Ciretran.
Rodrigo Baratti
07/02/2013, 14:47
Pessoal,
Essa semana foi osso.
1 - o eletrecista não conseguiu ligar as lanternas como queria, a seta ficou junto com o freio, mas qdo pisa no freio a seta para....pra passar na vistoria tá bom, mas não dá para andar assim.
2 - sai da eletrica e entrei na Anhanguera para ir para SCS fazer a vistoria, andei 10 km ela falhou, falhou novamente e parou de vez....voltei de guincho, sorte que o cara foi camarada e me deixou pertinho da eletrica.
3 - diagnostico: alternador "derreteu", queimou os diodos e o regulador de tensão....350,00 pro saco
4 - depois de tanto azar, hj finalmente consegui chegar na vistoria.....desta vez o inspetor não olhou nada, simplesmente pegou a papelada, assinou e pronto!!! Vai entender!!
Bem, pelo menos agora tá tudo certo e estou autorizado a colocar o motor diesel!!!
Que venha o X10!!!:twisted:
[]'s
xxxtripod
07/02/2013, 16:17
Pessoal,
Essa semana foi osso.
1 - o eletrecista não conseguiu ligar as lanternas como queria, a seta ficou junto com o freio, mas qdo pisa no freio a seta para....pra passar na vistoria tá bom, mas não dá para andar assim.
2 - sai da eletrica e entrei na Anhanguera para ir para SCS fazer a vistoria, andei 10 km ela falhou, falhou novamente e parou de vez....voltei de guincho, sorte que o cara foi camarada e me deixou pertinho da eletrica.
3 - diagnostico: alternador "derreteu", queimou os diodos e o regulador de tensão....350,00 pro saco
4 - depois de tanto azar, hj finalmente consegui chegar na vistoria.....desta vez o inspetor não olhou nada, simplesmente pegou a papelada, assinou e pronto!!! Vai entender!!
Bem, pelo menos agora tá tudo certo e estou autorizado a colocar o motor diesel!!!
Que venha o X10!!!:twisted:
[]'s
Que rolo heim, mais boa sorte ai na empreitada, e o X10 é motor, ja dá um grauzinho na Bi pra por os pneuzões!!! Abraço!!!
robson010203
07/02/2013, 18:00
vai entender esses caras, aqui não me autorizaram passar a "F" para diesel, estou fazendo em outro estado; minha habilitação vence no mês que vem, então fui em uma auto escola para fazer a renovação e inclusão de categoria, me pediram R$1.000,00 (isso mesmo mil reais) pelo processo, fiquei na duvida sobre esse valor e pedi para a atendente detalhar o que estava sendo cobrado e para minha surpresa ela disse que bastaria pagar para a habilitação chegar em casa, não precisa nem fazer exame, isso me deixou "P" porque o que está dentro da lei (mudança de características da "F") eles não fazem, mas o que está totalmente fora pode ser feito, (inclusão de categoria, pretendo passar para categoria D, ou seja: aceitam me habilitar para conduzir um ônibus com 50 passageiros sem sequer fazer um exame de direção) quando a legislação exige que eu faça no mínimo 15h/aulas mais exame direcional, isso me dá vontade de mandar todos para!......... deixa pra lá.
ps.: Rodrigo desculpa o desabafo no seu tópico.
Rodrigo Baratti
08/02/2013, 10:13
Que rolo heim, mais boa sorte ai na empreitada, e o X10 é motor, ja dá um grauzinho na Bi pra por os pneuzões!!! Abraço!!!
A ideia é essa, esse find's converso com o meca e vamos ver.
Não vejo a hora de sair fumaça pela manhã!!! kkkkkk
[]'s
Rodrigo Baratti
08/02/2013, 10:18
vai entender esses caras, aqui não me autorizaram passar a "F" para diesel, estou fazendo em outro estado; minha habilitação vence no mês que vem, então fui em uma auto escola para fazer a renovação e inclusão de categoria, me pediram R$1.000,00 (isso mesmo mil reais) pelo processo, fiquei na duvida sobre esse valor e pedi para a atendente detalhar o que estava sendo cobrado e para minha surpresa ela disse que bastaria pagar para a habilitação chegar em casa, não precisa nem fazer exame, isso me deixou "P" porque o que está dentro da lei (mudança de características da "F") eles não fazem, mas o que está totalmente fora pode ser feito, (inclusão de categoria, pretendo passar para categoria D, ou seja: aceitam me habilitar para conduzir um ônibus com 50 passageiros sem sequer fazer um exame de direção) quando a legislação exige que eu faça no mínimo 15h/aulas mais exame direcional, isso me dá vontade de mandar todos para!......... deixa pra lá.
ps.: Rodrigo desculpa o desabafo no seu tópico.
Não esquenta não que somente aqui é que podemos desabafar assim e todos vão entender....qdo falo coisas como essa pra minha esposa é olha e responde: "é mesmo?!", dá vontade de mandar "plantar batata"!!! kkkk
[]'s e boa sorte
Rodrigo Baratti
08/02/2013, 10:30
Ontem a noite passei na oficina para pegar as peças para o meca montar o motor.
Bem o berço que retirei da Sucatona não está lá essas coisas, ele tem muitas trincas no ponto de fixação do eixo e uma grande no suporte do mancal do motor.
Trinca na solda do apoio do mancal:
394134
Já soldada:
394137
Essa tá feia, do outro lado (de baixo) já estava soldado e tricado novamente, removi o que tinha de pior e soldei novamente dos dois lados:
394135
Do lado de cima removi o excesso e soldei uma chapa grande para segura melhor, vamos ver qto tempo dura:
394136 394138
Só falta furar novamente, alguém sabe se esse furo grande dá acesso a algo no motor? Não pretendo abri-lo novamente.
Carreguei quase tudo pro meca, faltam a BW que ainda não tive tempo de fechar e os periféricos (filtro de ar, reservatório de água,...) que levo em outra oportunidade.
[]'s
Edintruder
08/02/2013, 23:15
Esse furo não serve para nada. Nem abre ele.
Waldir Carlos
10/02/2013, 21:13
Continuo acompanhando e torcendo, para que o Rodrigo coloque logo o "X10", em RUNNING. Em definitivo!:torcendo::torcendo::torcendo:
[]s
bruntins
11/02/2013, 19:18
Rodrigo por acaso a sucatinha ainda tem o parachoque dianteiro ???
abraços
Robertorcv
15/02/2013, 18:05
Continuo acompanhando e torcendo, para que o Rodrigo coloque logo o "X10", em RUNNING. Em definitivo!:torcendo::torcendo::torcendo:
[]s
Todos torcendo para que a fumaça preta saia pelo escapamento da Branquinha....
Edintruder
15/02/2013, 19:13
Rodrigo, manda fotos da branquinha na oficina para vermos a evolução!
Rodrigo Baratti
16/02/2013, 07:59
Rodrigo por acaso a sucatinha ainda tem o parachoque dianteiro ???
abraços
Veio sem o parachoque dianteiro e o traseiro estava podre e amassado.
Quer fazer um rolo no seu parachoque?
[]'s
Rodrigo Baratti
16/02/2013, 08:05
Agora to na espera....o meca começa a mexer na próxima semana.
Como ficou em Limeira vou contar com meu cunhado pra acompanhar no dia a dia e vou esticar pra lá aos sábados.
Confesso que estou apreensivo com o tempo que vai levar....faltou muito pouco para eu desistir de mecânico e fazer eu mesmo!
Agora a decisão já ta tomada e vamos esperar um pouco.
[]'s
bruntins
16/02/2013, 10:26
Rodrigo é o seguinte.A minha negona é XLT entao o parachoque é cromado,minha intensão395275 era conseguir um parachoque da XL que é pintado,para fazer a janela pro guincho e buracos dos faróis de milha e assim vai.eu nao quero é estragar o parachoque original da negona,que por sinal esta impecável. eu tenho 2 opções .ou conseguir comprar de alguém um parachoque da XL ou fazer rolo nesse meu ai
Waldir Carlos
16/02/2013, 15:01
... eu tenho 2 opções .ou conseguir comprar de alguém um parachoque da XL ou fazer rolo nesse meu ai
Terceira opção: mandar fabricar um PC customizado; em aço bruto.
[]s
Waldir Carlos
16/02/2013, 15:05
Agora to na espera....o meca começa a mexer na próxima semana.
Como ficou em Limeira vou contar com meu cunhado pra acompanhar no dia a dia e vou esticar pra lá aos sábados.
Confesso que estou apreensivo com o tempo que vai levar....faltou muito pouco para eu desistir de mecânico e fazer eu mesmo!
Agora a decisão já ta tomada e vamos esperar um pouco.
[]'s
Rodrigo, compreendo tuas "inquietações". Nesse tipo de situação, o ideal é - o dono -, acompanhar. Passo-a-passo. Acompanhando e torcendo.
:offtopic: Tenho um ex-colega de trabalho, muito amigo [Wladimir], que reside em Limeira.
[]s
Rodrigo Baratti
16/02/2013, 18:18
Rodrigo é o seguinte.A minha negona é XLT entao o parachoque é cromado,minha intensão395275 era conseguir um parachoque da XL que é pintado,para fazer a janela pro guincho e buracos dos faróis de milha e assim vai.eu nao quero é estragar o parachoque original da negona,que por sinal esta impecável. eu tenho 2 opções .ou conseguir comprar de alguém um parachoque da XL ou fazer rolo nesse meu ai
Até trocaria com vc, pois acho seu parachoque muito mais legal que o original, mas:
- cortei as pontas do meu
- estamos muito longe
Terceira opção: mandar fabricar um PC customizado; em aço bruto.
Além do tópico dos parachoques que tem bons exemplos no catalogo que recebi tb tem alguns bem legais (US$ 700)
[]`s
Rodrigo Baratti
16/02/2013, 18:24
Rodrigo, compreendo tuas "inquietações". Nesse tipo de situação, o ideal é - o dono -, acompanhar. Passo-a-passo. Acompanhando e torcendo.
:offtopic: Tenho um ex-colega de trabalho, muito amigo [Wladimir], que reside em Limeira.
[]s
Nem me fale, mas aqui em Jundi e SP rodei bastante e não achei ninguem num preço justo e muito menos que entenda da coisa....já em Limeira recebi boas indicações do meca e qdo cheguei ele tava transplantando uma mecanica da silverado (motor, cambio, diferencial e suspa diant.) numa C10 antigona, gostei do serviço.
Entender o cara entende, só não sei qto tempo vai levar, pois esse tipo de serviço ele tem que ir encaixando entre os reparos rapidos, caso contrario o preço vai pra estratosfera!
[]`s
ps - Faz muito tempo (18 anos) que me mudei de Limeira, mas meu cunhado tem comercio por lá e podem até conhecer seu amigo, o que ele faz?
Waldir Carlos
16/02/2013, 18:44
ps - Faz muito tempo (18 anos) que me mudei de Limeira, mas meu cunhado tem comercio por lá e podem até conhecer seu amigo, o que ele faz?
Colega, de PB.
[]s
xxxtripod
25/02/2013, 21:54
Rodrigo e a Brancona???
Rodrigo Baratti
01/03/2013, 10:06
Fala Zeca,
Demorei um pouco para responder pois esperava por novidades essa semana....meu velho passou no meca na terça e nada foi feito, como conheço bem ele, deve ter falado um caminhão de besteiras pro meca!! kkkkkk
Ontem o meca me ligou e falou que o motor já tá no lugar.
Resolvemos não tirar a travessa dianteira da Branquinha, pois o X10 coube sem grandes problemas, será preciso apenas um pequeno recorte e depois reforço na parte inferior e soldar os apoios do coxim dianteiro.
E aí está a duvida! Alguém consegue medir o angulo de inclinação do X10 na Efe?
O legal seria medir a partir do cabeçote com um medidor de ângulos de ponteiro.
[]'s
xxxtripod
01/03/2013, 13:43
Quem bom!!! kkkkkkkkkkk mais assim é oficina né, seguinte quanto a medi o angulo do X10, acho que tenha algum companheiro com mais ferramental heim!!! Boa sorte ai!!! Abraços
GCCarneiro
01/03/2013, 16:02
Fala Zeca,
Demorei um pouco para responder pois esperava por novidades essa semana....meu velho passou no meca na terça e nada foi feito, como conheço bem ele, deve ter falado um caminhão de besteiras pro meca!! kkkkkk
Ontem o meca me ligou e falou que o motor já tá no lugar.
Resolvemos não tirar a travessa dianteira da Branquinha, pois o X10 coube sem grandes problemas, será preciso apenas um pequeno recorte e depois reforço na parte inferior e soldar os apoios do coxim dianteiro.
E aí está a duvida! Alguém consegue medir o angulo de inclinação do X10 na Efe?
O legal seria medir a partir do cabeçote com um medidor de ângulos de ponteiro.
[]'s
Arruma um metro um nivel de bolha e uma tabela de senos ou calculadora cientifica. Depois vc aplica trigonometria e acha o angulo.
Arruma um metro um nivel de bolha e uma tabela de senos ou calculadora cientifica. Depois vc aplica trigonometria e acha o angulo.
Ou...
usa um gôniometro:
[]`s
Rodrigo Baratti
03/03/2013, 20:18
Ou...
usa um gôniometro:
[]`s
Usa o que???? kkkkk
Esse eu não conhecia...
Rodrigo Baratti
03/03/2013, 21:06
Pessoal,
Não dava para enrolar mais.
Hj fui no sr. Dutra buscar o eixo de troca das marchas da BW que estava quebrado e já faziam 40 dias que tinha "esquecido" lá!!
A principio levei no Toninho, meu torneiro das antigas, mas não gostei da proposta de soldar um reforço.
Arrisquei no sr. Dutra que já haviam me indicado em outros carnavais e gostei muito do serviço, agora tenho 2 opções de torneiro!!:concordo:
Ele abriu o furo do eixo com uma broca de bite, acho que é isso, depois ele fez outro pino com aço prata.
Ficou perfeito, colei com trava química só para não cair dentro da caixa na montagem e desmontagem.
398472 398460 398461 398462 398465
Troquei os 3 retentores dos eixos e tb o do eixo de trocas.
No kit que comprei veio um retentor a mais, igual ao do eixo do cambio da 4.9 (com "focinho"), pelas fotos que vi, na gringolandia tem um modelo com "focinho", vieram tb alguns anéis e um retentor pequeno que não soube identificar onde instalar, acho que são para a cx manual.
398473 398464
O anel de borracha maior é da vedação do sensor magnético, usei um dos anéis grandes para vedar o cabo do velocímetro, nem sei se era de lá mas encaixou relativamente bem e vedou muito bem. Os demais sobraram tb.
Abri o motor elétrico para ver e está tudo perfeito, nenhum sinal de contaminação, folgas ou desgaste. Espero que funcione direito.
Aproveitei e pintei de grafite, só tinha esse spray na mão.
398469
Depois fechei tudo!!
398467398470398471
Amanhã se der tempo estico até Limeira, senão vou na terça!
[]'s
tiofinhojr4x4
03/03/2013, 21:49
Rodrigo, não tenho boas experiências com o motorzinho da tração, mas eu quando peguei a Azulona não tinha o módulo da tração, então foi feito uma instalação caseira, por isso que deu problema..
Mas eu se fosse tu faria um sistema manual para engate da tração, essa semana a Azulona vai ao Meca para fazer isso, depois te digo se ficou bom e quem sabe pode copiar...
Tu tem o módulo??
testou ele antes??
Sorte aí.
Abraço
Rodrigo Baratti
04/03/2013, 11:32
Rodrigo, não tenho boas experiências com o motorzinho da tração, mas eu quando peguei a Azulona não tinha o módulo da tração, então foi feito uma instalação caseira, por isso que deu problema..
Mas eu se fosse tu faria um sistema manual para engate da tração, essa semana a Azulona vai ao Meca para fazer isso, depois te digo se ficou bom e quem sabe pode copiar...
Tu tem o módulo??
testou ele antes??
Sorte aí.
Abraço
O sistema está completo, mas não testei o modulo.
Sem duvidas o sistema manual é a melhor opção e pretendo te-lo tb, mas nesse momento o investimento vai pro eixo dianteiro que precisa de revisão completa (rolamentos, cruzetas, pivos,....).
Se o eletrônico funcionar sem nenhum investimento ótimo por enquanto.
[]'s
Rodrigo Baratti
05/03/2013, 10:35
Pessoal,
Boas noticias.
Ontem estive em Limeira e as obras da catedral finalmente andaram um pouco.
O motor já está no lugar e ontem montamos a travessa do cambio para alinhar os coxins da frente.
398702 398704
A boa noticia é que coube o motor e a má é que os braços do coxim dianteiro ficaram encostados na travessa, então teremos que abrir dois furos na travessa para evitar que com a vibração fiquem batendo.
Tb vamos aproveitar para reforça-la tampando os enormes furos originais.
398703 398705 398706
Tenho ciência que não será algo definitivo, mas a travessa original do X10 tb não estava boa e por hora é o melhor a fazer para ver a Branquinha andando.
Com o tempo trincas vão aparecer, afinal até a travessa original do X10 trincou, mas lá frente penso em outra solução......:pensativo: eixo rígido + 4 link + travessa só pra os coxins!!!:twisted: malditos duendes!!
Finalizada essa etapa de alinhamento virá solda, a pintura do conjunto e montagem definitiva que devem ser mais rápidas.
Só por curiosidade, segue algumas fotos de como foi travada o chassi na frente.....barra com rosca nas pontas.
398707 398708 398709 398710
[]'s
robson010203
05/03/2013, 17:46
lindas imagens Rodrigo, por aqui também está a todo vapor, motor e cambio no lugar, o cardã fica pronto na 5ª feira, amanhã começo com os periféricos incluindo um hidobooster, esses furos no meu caso ficarão abertos ( meu motor pesa metade do seu, então acho que não terei problemas com trincas), a propósito no meu caso o projeto é "home made", seguem algumas imagens (são de celular mas dá para ter uma idéia)
aqui ainda estava com calços de madeira sob o carter
398796
troquei o conta giros por esse de 4000 rpms (original ford zero bala)
398797
mais uma do motor
398798
a alavanca deu certino na furaçao da cabine
398799
xxxtripod
05/03/2013, 18:28
lindas imagens Rodrigo, por aqui também está a todo vapor, motor e cambio no lugar, o cardã fica pronto na 5ª feira, amanhã começo com os periféricos incluindo um hidobooster, esses furos no meu caso ficarão abertos ( meu motor pesa metade do seu, então acho que não terei problemas com trincas), a propósito no meu caso o projeto é "home made", seguem algumas imagens (são de celular mas dá para ter uma idéia)
aqui ainda estava com calços de madeira sob o carter
398796
troquei o conta giros por esse de 4000 rpms (original ford zero bala)
398797
mais uma do motor
398798
a alavanca deu certino na furaçao da cabine
398799
Que motor é esse? 2.8 mwm?
Edintruder
05/03/2013, 18:40
Rodrigo, como foi a sensação de ver o X-10 no cofre do motor???
Robson, tivesses sorte de ter visto o anúncio do hidroboost andes de mim! ahahaha! Quando eu vi o anúncio e fechado quase caí pra trás, mas quando vi o comprador fiquei contente pelo amigo! Se souberes de outro por preço semelhante me dá um grito!
O conta-giros é o do X-10, e o bom é que podes andar no vermelho sem medo de quebras, pois o corte do 2.8 vara os 4000rpm.
robson010203
05/03/2013, 19:32
Que motor é esse? 2.8 mwm?
3.0 mwm saiu em alguns caminhoes vw 8-150 delivery
robson010203
05/03/2013, 19:40
Rodrigo, como foi a sensação de ver o X-10 no cofre do motor???
Robson, tivesses sorte de ter visto o anúncio do hidroboost andes de mim! ahahaha! Quando eu vi o anúncio e fechado quase caí pra trás, mas quando vi o comprador fiquei contente pelo amigo! Se souberes de outro por preço semelhante me dá um grito!
O conta-giros é o do X-10, e o bom é que podes andar no vermelho sem medo de quebras, pois o corte do 2.8 vara os 4000rpm.
essas coisas a gente não encontra, elas nos encontram, mas vamos ficar de olho, mais cedo ou mais tarde apareçe alguma coisa,
quanto ao motor é um 3.0 sprint eletrônico ( um 2.8 bombado) 150cv e 40 kgf torque, optei por ele pela relação peso/potencia e por ter a faixa de giro próxima do 4.9 assim não preciso trocar o diferencial. O cambio é um fso 4505 1ª e 2ª mais curtas que o mazda e 5ª um pouco mais longa, então acho que ficará bom.
Rodrigo Baratti
05/03/2013, 23:28
Robson,
Que bom que as coisas tb estão andando, como vc não deu notícias sobre o doc achei que tinha desistido.
Edinho,
Pegou na veia a pergunta! Rs.....
Me senti uma criança que ganha o presente que escolheu!! Sensacional!!!
[]'s
Ps - hj comecei a restaurar o painel.
Rodrigo Baratti
06/03/2013, 12:55
Ontem comecei a desmontar o painel.
Retirei todos os dutos de ar, lavei e apliquei uma demão PCF nas ferragens.
Ele está com muitos pontos quebrados e trincados, mas nenhum em local aparente (evidente), por isso decidi pela restauração desse e não do que está hj na Branquinha que está quebrado bem no meio....acho que vai ficar bom.
398945 398946 398947
398948 398949 398950
Essa peça dá para revestir em couro, será que fica legal? Embora hj o estofamento esteja em tecido pretendo revestir de couro cinza.
398951
Alguém sabe o procedimento e a tinta utilizado para plastico?
[]'s
robson010203
06/03/2013, 21:12
Robson,
Que bom que as coisas tb estão andando, como vc não deu notícias sobre o doc achei que tinha desistido.
demorou um pouco mas já está a todo vapor, tive que trasnferir para MG e estou tendo uma grande (imensa) ajuda de um amigo de lá, ele está cuidando da parte burocrática para mim, sem ele eu não teria conseguido.
Robertorcv
07/03/2013, 11:18
demorou um pouco mas já está a todo vapor, tive que trasnferir para MG e estou tendo uma grande (imensa) ajuda de um amigo de lá, ele está cuidando da parte burocrática para mim, sem ele eu não teria conseguido.
Qual cidade de Mg conseguiu essa proeza? tenho um amigo com uma A20 que não conseguiu aqui em MG...
tiofinhojr4x4
07/03/2013, 15:49
Rodrigo, aonde fica o numero do motor da branquinha 4.9???
O detran não achou na camionete de um amigo kkkkkkkkkkkkk
Abraço..
Rodrigo Baratti
07/03/2013, 17:17
No bloco do lado do motorista, próximo a capa seca.
Como se fosse no lugar do motor de partida (lado do motorista) só que do outro lado.
Para tirar decalque ou foto tem deitar embaixo.
[]'s
Rodrigo Baratti
07/03/2013, 17:18
Na minha precisei tirar foto, pois o ferro é áspero e não aparece nada no decalque.
tiofinhojr4x4
07/03/2013, 18:21
Valeu Rodrigão abraço
Valeu Rodrigão abraço
Pessoal, existem A20s com capacidade de carga inferior a mil kgs. Sabemos que é o mesmo veículo que uma D20, que pega mais de 1000kgs, porém vale é o que está na base de dados do veículo junto ao órgão de trânsito. No caso da F-1000, inclusive as de 93 em diante, não há com o que se preocupar. Todas possuem capacidade de carga superior a 1000kgs, logo podem ser convertidas a diesel. A legislação que regula isso é FEDERAL, logo não pode um DETRAN X ou Y barrar. Está na lei e ponto final. Só saber argumentar corretamente que irão conseguir. Em 2001 regularizei junto ao DETRAN-DF um Niva para diesel sem qualquer ajuda de despachante ou amigos influentes. E foi tranquilo. Detalhe: o DETRAN de Brasília é um dos mais chatos, se não o mais, do Brasil! Mas por outro lado, se estiver dentro da lei, você consegue fazer tranquilamente. Afinal os caras (agentes do DETRAN-DF) tem que fazer valer o salário inicial que beira os 9 mil reais mensais! Lembrem-se que, hierarquicamente, todos os órgãos estaduais de trânsito estão vinculados ao DENATRAN (Depto Nacional de Trânsito). Qualquer desobediência do DETRAN local pode ser questionado perante o DENATRAN para que este analise a situação e expeça o documento emitindo o seu posicionamento acerca da situação concreta. Saudações.
Edintruder
07/03/2013, 20:34
Rodrigo, para pintar o plástico tem que passar primeiro um primer aderente para plástico, e depois vai um esmalte PU na cor que quiseres.
Sobre essa barra, acho que revestir ela de couro ficará com um aspecto diferente do que estamos acostumados, porém não deve ficar feio não.
Robertorcv
07/03/2013, 20:43
Pessoal, existem A20s com capacidade de carga inferior a mil kgs. Sabemos que é o mesmo veículo que uma D20, que pega mais de 1000kgs, porém vale é o que está na base de dados do veículo junto ao órgão de trânsito. No caso da F-1000, inclusive as de 93 em diante, não há com o que se preocupar. Todas possuem capacidade de carga superior a 1000kgs, logo podem ser convertidas a diesel. A legislação que regula isso é FEDERAL, logo não pode um DETRAN X ou Y barrar. Está na lei e ponto final. Só saber argumentar corretamente que irão conseguir. Em 2001 regularizei junto ao DETRAN-DF um Niva para diesel sem qualquer ajuda de despachante ou amigos influentes. E foi tranquilo. Detalhe: o DETRAN de Brasília é um dos mais chatos, se não o mais, do Brasil! Mas por outro lado, se estiver dentro da lei, você consegue fazer tranquilamente. Afinal os caras (agentes do DETRAN-DF) tem que fazer valer o salário inicial que beira os 9 mil reais mensais! Lembrem-se que, hierarquicamente, todos os órgãos estaduais de trânsito estão vinculados ao DENATRAN (Depto Nacional de Trânsito). Qualquer desobediência do DETRAN local pode ser questionado perante o DENATRAN para que este analise a situação e expeça o documento emitindo o seu posicionamento acerca da situação concreta. Saudações.
Desculpa ai Rodrigo por estar utilizando seu tópico para isso....
A A20 dele tem capacidade de carga de 1000 kg e o delegado encrespou...
Vou falar com ele sobre fazer uma denuncia no Denatran...
robson010203
07/03/2013, 20:46
Qual cidade de Mg conseguiu essa proeza? tenho um amigo com uma A20 que não conseguiu aqui em MG...
consegui em Varginha.
robson010203
07/03/2013, 20:52
a maneira mais correta de fazer seria entrar na justica com um mandado de segurança contra o chefe do detran onde o veiculo está registrado caso ele negasse a autorizaçao (foi o que disse um advogado que consultei) mas como todos sabemos como funciona a justiça no brasil, o dia que conseguisse essa autorizaçao por esses meios, o veiculo já tinha virado sucata.
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 06:54
Fiquem a vontade para debater.
Na minha opinião existe uma interpretação errada para a lei.
Não é má vontade e sim desconhecimento dos veículos e da própria regulamentação.
Veja bem, quais os veículos com capacidade acima de 1 ton a gasolina/ álcool?
São poucos e raros, se o delegado tiver menos de 30 anos nunca nem viu.
Quando se lê a regulamentação ela fala que esta proibida, depois coloca as e exceções conforme artigo tal.
no artigo tal vc tem os veículos com 4x4 + redução e acima de 1 ton. Mas isso esta em outra regulamentação.
Se o delegado não se prestar a ler tudo vai ficar apenas no primeiro e pronto ta proibido.
Vale a pena sim um conversa com ele com as leis debaixo do colo, anexo aqui depois.
Outro ponto, nos doc's tem que ter na espécie tipo: carga/carroceria aberta ou baú e na capacidade: 1T.
[]'s
Desnickadu
08/03/2013, 13:45
Pra femil precisa de CNH C ?
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 14:11
Não sou advogado nem despachante, baseio essa informação em minha experiencia pessoal e interpretação das legislação, portanto pode ser que fale besteiras.
Mas até onde apurei é o seguinte:
A lei 9053 de 23/09/1997 - fala que somente a autoridade competente pode autorizar qualquer alteração.
Essa é lei sitada no formulário de "SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÃO DE VEÍCULO" disponível no site do DETRAN e que deve acompanhar toda a documentação.
"Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências."
Já a Resolução 292 de 29/08/2008 regulamenta tudo que pode ser alterado em qualquer veiculo e no artigo 5 fala que só podem usar diesel os veículos que atendam a Portaria 23.
"Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a
óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo
extinto Departamento Nacional de Combustíveis – DNC, do Ministério de Minas e Energia e
regulamentação especifica do DENATRAN.
Parágrafo único: Fica proibida a modificação da estrutura original de fábrica dos veículos
para aumentar a capacidade de carga, visando o uso do combustível Diesel"
E a Portaria 23 de 06/06/1994 no artigo 1 (único) fala o seguinte:
"Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores
de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior
a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga."
Essa mesma sequencia vale tb para colocar motor diesel em veiculos com caixa de tração, conforme paragrafo 2 do artigo 1 da portaria 23.
"§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados,
jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do
Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de
Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições
de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada
Coordenação."
Se algum delegado deixar vc explicar tudo isso pra ele não terá porque não autorizar.
[]'s e boa sorte na conversa!
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 14:27
Voltando pra a Branquinha.
Ontem comprei na Rio Pardo algumas peças para ela andar no diesel.
A diferença para o Odelli foi bastante significativa.
Somando todas as peças que achei na Rio Prado, sairam 18% mais barato que a Odelli, sem contar o frete.
399337
DESCRIÇÃO ODELLI RIO PARDO
Cabo do velocimetro R$ 51,00 R$ 48,00
Cabo do acelerador R$ 77,00 R$ 38,00
Guarda pó do cambio R$ 90,00 R$ 82,00
guarda pó da alavanca cambio CL2615 R$ 17,00 R$ 16,00
FLEXIVEL DO SISTEMA DE EMBREAGEM R$ 145,00 R$ 68,00
correia do motor X10 n/t R$ 35,00
Coxim traseiro do Cambio n/t R$ 80,00
CILINDRO ESCRAVO EMBREAGEM n/t R$ 205,00
MOLDURA DO PAINEL INFERIOR R$ 110,00 R$ 130,00
gancho da cachamba R$ 36,00 R$ 30,00
borracha de vedação da porta R$ 86,00 R$ 84,00
MANIVELA DE VIDRO R$ 10,00 R$ 10,00
Mangueira sistema do ar quente n/t R$ 42,00
TOTAL R$ 984,00 R$ 868,00
O cilindro eles tinham o original FORD da TRW, bem como outras peças.
[]'s duro para c@$%&* - alguém quer comprar um cambio???
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 14:33
Pra femil precisa de CNH C ?
Não, somente nas F250 e RAM duplas.
[]'s
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 14:38
Esqueci de comentar que no caso da F1000 4x4 ela se esquadra nas 2 exceções (carga e 4x4)....mas isso será ainda mais difícil de explicar pro AUTORIDA.
[]'s autorizados!!!
Edintruder
08/03/2013, 20:00
Um detalhe, a legislação proíbe o ajuste da suspensão e capacidade de carga para receber o diesel, porém não proíbe que se instale o 4x4 com reduzida para esse fim...
Rodrigo Baratti
08/03/2013, 20:20
Um detalhe, a legislação proíbe o ajuste da suspensão e capacidade de carga para receber o diesel, porém não proíbe que se instale o 4x4 com reduzida para esse fim...
Positivo Edinho,
Por lei uma S10 ou Ranger a gasolina podem passar para diesel desde que seja 4x4.
Mas essa acho que não cola de maneira nenhuma.
[]'s e obrigado pela dica de pintura
Waldir Carlos
09/03/2013, 20:09
Acompanhando os avanços.
[Rodrigo, considerando que são peças originais, esses preços da RP estão "intere$$ante$". Mais uma opção [sempre compro na DragãoAuto] Poderia informar o canal de comunicação com eles]?
[]s
Positivo Edinho,
Por lei uma S10 ou Ranger a gasolina podem passar para diesel desde que seja 4x4.
Mas essa acho que não cola de maneira nenhuma.
[]'s e obrigado pela dica de pintura
Cola sim!
Aqui tem algumas assim!
Rodrigo Baratti
10/03/2013, 12:31
Acompanhando os avanços.
[Rodrigo, considerando que são peças originais, esses preços da RP estão "intere$$ante$". Mais uma opção [sempre compro na DragãoAuto] Poderia informar o canal de comunicação com eles]?
[]s
Andava sumido hein!!
Sempre procuro primeiro na Rio Pardo pois fica a 300 m da minha oficina.
O contato lá é o Carlos (carlos@riopardopecas.com.br), tem tb o site onde tem os telefones: Rio Pardo Comercial e Distribuidora (http://riopardopecas.com.br/)
Qdo consultar pergunta se é original ou paralela, no segundo casos sera sempre "primeira linha".
O legal é que qdo vc consulta por email se ele tiver duvida qual é peça ele manda a ilustração do catalogo eletronico, aí vc vai colecionando. Rssss...
[]'s
Waldir Carlos
11/03/2013, 08:02
Valeu, Rodrigo. [Estou querendo o puxador da porta LE. O original. Comprei um no ML, achando que era bom, mas foi fabricado com um material muito frágil. Rachou em menos de três meses]!
[]s
robson010203
16/03/2013, 19:20
Rodrigo como andam as coisas com a troca do motor? por aqui consegui funcionar o motor hoje, funcionou redondinho mas depois de uns minutos ouvi um barulho estranho vindo da turbina, então eu dei um acelerada e o barulho parou, logo o meu tio que estava do lado disse que estava vazando um óleo, desliguei o motor e fui ver, turbina estourada, por sorte eu não tinha conectado os tubos do intercooler, caso contrario não quero nem pensar no tamanho da "caca", pela quantidade de óleo que passou ( acho que quase 1 litro) o motor teria ido pro vinagre. Resumo da ópera: vou ter que "morrer" em uma turbina nova.
Rodrigo Baratti
16/03/2013, 21:01
Fala Robson,
Pena essa coisa da turbina, mas melhor assim que andando, poderia ser pior mesmo!
Já o meu os Correios parou minha reforma!
Semana passada precisei comprar aqui em SP o coxim do cambio, pois a partir dele será alinhado o coxim da frente.
Despachei na sexta de manhã e chegou só ontem em Limeira, sem ele não tinha como o meca continuar.
Acho que na próxima semana ele termina essa parte do alinhamento e montagem, vamos ver.
Enquanto isso estou reformando o painel, amanhã coloco algumas fotos do serviço.
[]'s
robson010203
16/03/2013, 21:16
os nossos correios são mesmo um lástima, comprei a uns dias uma alavanca de câmbio de um rapaz em campinas e ela demorou 6 dias para chegar aqui, mas monopólio é assim mesmo.
Foi o que pensei quando vi tanto óleo no chão, melhor agora na fase de testes que na estrada.
Edintruder
16/03/2013, 22:43
Fico feliz que o MWM 3.0 já está quase pronto para andar! Veja se tem como recondicionar, pode ser uma boa solução no momento.
robson010203
16/03/2013, 23:04
foi o que pensei até desmontei ela mas o estrago foi grande, acho que vou procurar um conjunto rotativo novo. Não consegui identificar o modelo específico mas acho que é uma garrett t20, de qualquer forma somente na 2ª feira tenho uma idéia do tamanho do prejuizo
DieselPower
17/03/2013, 14:42
Acho que o 3.0 utiliza uma GT22. Mas vale a pena dar uma conferida...
A MAster Power está com preços muito bons nas "genérias"...
robson010203
17/03/2013, 14:50
realmente não sei nada sobre essa turbina, mas vou tentar identificar o modelo específico. Hoje fiz uma comparação com uma K16 que tenho aqui mas são totalmente diferentes, ( de volta a mesa de planejamento)
Waldir Carlos
17/03/2013, 15:01
DP, aproveitando a tua experiência com turbinas, qual recomendaria [preço?] para "substituir" uma Garret TA31 Waste Gate? [Detalhe: a da EFE tá inriba, mas depois da instalação do IC, a gente fica "delirando"]. Rs.
[]s
robson010203
17/03/2013, 15:48
Waldir essa K16 eu usei no 229 com intercooler, gostei bastante do resultado, deu um bom resultado em baixa rotação e se manteve satisfatoriamente nas retomadas, mas não sei se funcionaria de maneira semelhante no seu caso devido as diferenças de motorização
Matheus C.
17/03/2013, 19:49
Robson e ALL, Este conjunto de motor + cambio, fica "melhor" que o X10? tipo, potencia, torque, e velocidade?
Estive vendo as especificações e vi que o 3.0 seu tem potencia e torque maior que o X10, porem com litragem menor, acho que é isso né? há diferença notável pela litragem menor?
Ao meu ver vai ficar um ótimo conjunto, F1000 Super CAb, + Diesel + ótimo motor! Aguardando os resultados!
robson010203
17/03/2013, 20:11
Não existe nada que seja bom em todos os sentidos, esse motor tem um ótimo desempenho, mas em rotações mais elevadas, além de um consumo de combustível bem menor que o X10, mas tudo tem seu preço, a durabilidade dele por exemplo não chega nem próximo do X10, a manutenção também é um pouco mais cara e complicada (isso em comparação com o X10) como essa F1000 vai ser mais para viagens (vai ser uma estradeira) então acho que ficará boa.
Matheus C.
17/03/2013, 20:28
Entendi, e tens razão! Ótima escolha, visto ao seu uso.
Bem feita essa comparação com o X10. Durabilidade não deve ser mesmo de um X10, porem pelo uso destinado originalmente (caminhão) não deve ser coisa pouca a durabilidade, e quanto a manutenção embora mais complicado que o X10, não deve ser nada de mais, visto seu uso em larga escala.
Vai ficar realmente muito bom!
Aguardando os resultados!
Tanto seu quanto do Rodrigo!
Abraço
robson010203
17/03/2013, 21:47
com o problema da turbina me esqueci de comentar outro problema, o sensor de óleo; quando viro a chave de ignição o ponteiro do marcador vai para o meio da escala, quando funciono o motor o ponteiro vai para o inicio e a luz de alerta de pressão do óleo começa a piscar sendo que tanto no motor 4.9 a gasolina como no 3.0 diesel os sensores tem funcionamento idêntico: tem apenas um fio que vai para o painel.
Rodrigo Baratti
18/03/2013, 10:28
com o problema da turbina me esqueci de comentar outro problema, o sensor de óleo; quando viro a chave de ignição o ponteiro do marcador vai para o meio da escala, quando funciono o motor o ponteiro vai para o inicio e a luz de alerta de pressão do óleo começa a piscar sendo que tanto no motor 4.9 a gasolina como no 3.0 diesel os sensores tem funcionamento idêntico: tem apenas um fio que vai para o painel.
A resistência dos sensores pode ser diferentes e isso vai gerar oscilações na escala do ponteiro.
Um especialista em painel consegue verificar isso e ver se são compatíveis.
[]'s
Rodrigo Baratti
18/03/2013, 10:48
Dando sequencia a reforma do painel.
Essa semana comecei a colagem das partes rachadas e quebradas.
A parte superior tinha uma aba totalmente quebrada, uma rachada e as outras duas boas.
De qualquer maneira reforcei todas elas com uma chapinha colada com cola especifica para plastico e da Sherwin Williams (usada em para-choques) e tecido de fibra.
Claro que esqueci de fotografar a chapinha, mas copiei do Rodrigo Donivel no painel do Tio e tomei a liberdade de colocar as fotos deles.
Gostei muito do resultado, a resistência e aderência do material são impressionantes.
401173 401174 401175401164 401165 401166 401167 401169 401168 401170
A parte de baixo é a que está em pior estado, todos os rebites estão rachados e particularmente abaixo do porta-luvas onde faltava um pedaço da ponta.
Nesse ponto usei fibra de vidro com manta, mas não gostei muito do resultado, achei que a aderencia da resina não ficou muito boa.
Vou esperar secar, furar alguns pontos e rebitar, vamos ver se aguenta.
Caso não fique bom vou aplicar a mesma cola de parachoque da parte de cima.
401171 401172
[]'s
Edintruder
18/03/2013, 18:25
O painel da Femil está precisando de um trato desses também. Mas tirar e colocar uma capa de painel dá tanto trabalho...
xxxtripod
18/03/2013, 18:29
Dando sequencia a reforma do painel.
Essa semana comecei a colagem das partes rachadas e quebradas.
A parte superior tinha uma aba totalmente quebrada, uma rachada e as outras duas boas.
De qualquer maneira reforcei todas elas com uma chapinha colada com cola especifica para plastico e da Sherwin Williams (usada em para-choques) e tecido de fibra.
Claro que esqueci de fotografar a chapinha, mas copiei do Rodrigo Donivel no painel do Tio e tomei a liberdade de colocar as fotos deles.
Gostei muito do resultado, a resistência e aderência do material são impressionantes.
401173 401174 401175401164 401165 401166 401167 401169 401168 401170
A parte de baixo é a que está em pior estado, todos os rebites estão rachados e particularmente abaixo do porta-luvas onde faltava um pedaço da ponta.
Nesse ponto usei fibra de vidro com manta, mas não gostei muito do resultado, achei que a aderencia da resina não ficou muito boa.
Vou esperar secar, furar alguns pontos e rebitar, vamos ver se aguenta.
Caso não fique bom vou aplicar a mesma cola de parachoque da parte de cima.
401171 401172
[]'s
Vai Pintar?
Rodrigo Baratti
18/03/2013, 22:46
K
O painel da Femil está precisando de um trato desses também. Mas tirar e colocar uma capa de painel dá tanto trabalho...
Nem fale!
Tirar foi um saco!
Como vou passar outro chicote na Branca e o painel dela esta quebrado bem no meio acho que vai valer a pena!
Estou fazendo de um jeito para não ter que mexer de novo nos próximos 10 anos.
[]'s
Rodrigo Baratti
18/03/2013, 22:49
Vai Pintar?
Positivo.
Depois da fibra vem a lixa, massa, lixa, lixa, lixa, selador para plástico e tinta grafite semi fosca.
[]'s
Rodrigo Baratti
19/03/2013, 14:34
Ontem passei na oficina, rebitei a alma de ferro na fibra fazendo um sanduiche com o plastico fragil e quebrado, depois colei por tras mais um pequeno pedaço que será dobrado para a frente, com isso espero que tenha uma excelente resistencia.
A boa noticia é que a resina depois de bem seca deu uma boa aderencia.
401481
Essa está sendo a dificuldade dessa etapa, tem que fazer pedacinho por pedacinho esperando a resina secar.
Vejam como ficou a armação de ferro depois do PCF e do esmalte preto fosco.
401482 401485 401484 401483
Lembra que ela estava toda enferrujada.
401486
off topic
Ontem andei numa cabine estendida 4.9 do dono da casa de tinta.
Bem legal o espaço atras do banco, ideal para levar as crianças....se fosse há 15 anos atras ia falar que era ideal para namorar!!kkkkkkk
Como o tempo passa e as coisas mudam!
Ele pagou 150,00 na coifa do cambio que paguei 72,00 na Rio Pardo!!!
[]'s
Robertorcv
19/03/2013, 17:24
Robson te mandei uma MP, depois me responda. Obrigado
Edintruder
19/03/2013, 22:49
Ontem passei na oficina, rebitei a alma de ferro na fibra fazendo um sanduiche com o plastico fragil e quebrado, depois colei por tras mais um pequeno pedaço que será dobrado para a frente, com isso espero que tenha uma excelente resistencia.
A boa noticia é que a resina depois de bem seca deu uma boa aderencia.
401481
Essa está sendo a dificuldade dessa etapa, tem que fazer pedacinho por pedacinho esperando a resina secar.
Vejam como ficou a armação de ferro depois do PCF e do esmalte preto fosco.
401482 401485 401484 401483
[]'s
Está ficando muito bom! Quem sabe algum dia eu resolva parar a Femil e fazer igual... rsrsrs
Waldir Carlos
20/03/2013, 15:56
Bom trabalho, Rodrigo! Acompanhando.
[Imagino a trabalheira, para recuperar um painel desses, mas para quem tem habilidades, vale a pena. Comprar um novo é impossível. Raridade!].
[]s
DieselPower
20/03/2013, 23:09
DP, aproveitando a tua experiência com turbinas, qual recomendaria [preço?] para "substituir" uma Garret TA31 Waste Gate? [Detalhe: a da EFE tá inriba, mas depois da instalação do IC, a gente fica "delirando"]. Rs.
[]s
Waldir,
Desculpe não poder lhe atender de pronto.
Primeiramente temos que definir qual a potência desejada e em que RPM, para através dos mapas de turbinas definir a melhor opção.
O especialista em turbinas aqui do fórum é o Sérgio Augusto.
Grande abraço!
Waldir Carlos
21/03/2013, 09:36
Valeu, DP. Um abraço, amigo.
[]s
Rodrigo Baratti
21/03/2013, 19:23
Good news!!
O suporte do motor já foi soldado, não será necessário recortar a travessa, sera apenas rebatida cerca de 10 mm no ponto próximo ao suporte do coxim!!
O motor já saiu do cofre e foi para pintura, os suportes do radiador foram ponteados no painel dianteiro e o radiador para a revisão, os coxins "redondos" do meio do conjunto foram trocados por novos, pois estavam meio arriados!!
Todas essas informações por telefone.....imagina um sujeito agoniado pra ver a maquina!!
Semana que vem tô lá de qualquer maneira!!
[]'s
robson010203
21/03/2013, 21:11
Isso e muito bom rodrigo, a minha consegui funcionar hoje, ainda não rodei pois estou sem os bancos (tirei para instalar um BL) tive mais alguns percalços: um pequeno vazamento de óleo de direção pela haste do hidrobooster, terei que reduzir a pressão da bomba hidráulica, ficou aquecendo o óleo apesar do radiador de óleo que eu instalei, voltando ao hidrobooster, acho que terei que me acostumar a frear, pois basta um leve toque no pedal para sentir que o freio trava, mas isso só vou saber quando rodar, no mais é só cansaço afinal são quase três semanas de trabalho
Rodrigo Baratti
01/04/2013, 13:28
Pessoal,
Mais uma etapa do painel.....que agora está quase pronto para a pintura.
Além da fibra usei tb nas partes mais criticas uma cola de plastico.
Excelente material com grande resistência. Olha a foto de um "rebarbo" que cortei (cola + tecido de fibra).
403700 403701 403702
A parte central do painel tinha apenas alguns furos (px/py) e rachados!
403691 403692 403694 403695 403698 403696
Já a parte debaixo do lado do motorista, onde tem aquela tampa, além do rachado faltava um pedaço que reconstruí com a cola e tecido de fibra citada acima.
Particularmente gostei muito do resultado desse lado.
403708 403710 403711 403714 403715 403717 403718
Outro ponto que reforcei foram as laterais, um dos lados estava solto, então além de colocar os rebites extras reforcei com fibra.
Tb ficou muito bom.
403704 403703 403706
Continua =>
Waldir Carlos
01/04/2013, 13:35
Trabalho artesanal e no capricho! :concordo:
[]s
Rodrigo Baratti
01/04/2013, 13:40
Agora vem a bronca!
A parte debaixo do porta-luvas estava bem ruim, praticamente solta.
Em termos de resistencia ficou excelente, mas o acabamento ficou ruim, como ficará num local pouco visivel acho que vai passar sem ser notado.
403764 403766 403765 403767 403768 403770 403771 403769 403773 403774 403772
Acho que é isso! faltam apenas pequenos detalhes de reforço e acabamento, depois uma boa lavagem e a pintura!
Paciência, um pouco de habilidade, mais paciência e perseverancia que vai conseguir deixar melhor que antes estão dando resultado.
[]'s indo pro finalmente..........no painel!!!
A título de curiosidade, o chicote de temperatura do motor da F-1000 4.9i (gasolina) tem dois pólos. Um para a luz do painel e a outra para o ponteiro. O sensor é o mesmo do Escort. Para não ter divergências, quando troquei o motor para diesel mantive o sensor original, reabrindo a rosca na tubulação de água para rosqueá-lo. Estas peças de acabamento (tapete, grade dianteira, farol, lanternas, borrachas, guarnições, etc) é bem fácil achar em Goiânia. Já disse isso noutro tópico. E com preços bem acessíveis. Só não lembro o nome da loja, mas fica fica entre o camelódromo do Setor Campinas e a av. 24 de outubro, em Goiânia. Saudações
Edintruder
03/04/2013, 16:58
Raphael, não tens o telefone desse pessoal?
Estou procurando o forro do teto da F1000 e um banco inteiriço para ela.
Rodrigo Baratti
12/04/2013, 14:15
Fala pessoal,
Ontem passei na Rio Pardo e na minha oficina para pegar as peças que faltavam pro meca montar o motor.
Comprei um jogo de mangueiras e tampa pro radiador tudo original Ford. Tb estou levando o cabo do acelerador, mangueira embreagem, cabo do velocímetro, mangueiras da água quente do ventilador, mangueiras e suporte do reservatório de óleo da direção,....
405563 405564
Aproveitei e brinquei um pouco.
Desmontei o painel para limpeza e verifiquei o resultado final de uma colagem que ficou secando, será só pincelar de preto o pedacinho que ficou cinza.
405556 405557 405558 405559 405560 405555 405554 405562 405561
Amanhã passo no mecânico e bato umas fotos da obra, acho que na próxima semana ela funciona.
[]'s
Waldir Carlos
12/04/2013, 16:39
Como sempre, acompanhando. [Queremos ver a Branquinha running, logo]. Isso, Rodrigo. Fotinhas. Rs.
[]s
fernandol
13/04/2013, 14:25
Que capricho no painel, ficou legal.
Rodrigo Baratti
15/04/2013, 09:43
Que capricho no painel, ficou legal.
Valeu Fernando.
[]'s
Rodrigo Baratti
15/04/2013, 10:07
Pessoal,
Ontem fiz uma visita a Branquinha.
Ela passa bem e logo, logo receberá alta, mas antes precisa finalizar alguns pequenos detalhes.
Motor já no lugar.:euforico:
405967 405971
As mangueiras serão todas trocadas....vai ficar "bunitão"
Radiador tb no lugar, precisa retocar a pintura onde foi soldado, mas isso eu mesmo faço depois.
Com a mudança de altura da lataria não foi possível colocar aquela "capa" que fica alinhada com a hélice.
405968 405969
Fiz uma besteira, vendi o tanque da diesel......ele é diferente da gasolina (tem bomba interna)!!:parede:
Como o comprador vai usar em uma a gasolina vai ter problemas qdo for montar....estou tentando falar como ele para propor uma troca e de quebra ele leva uma bomba!
405973
Gasolina
405974
Diesel
Agora as duvidas:
Esqueci de fotografar as conexões da direção e ficaram alguns duvidas, apreciaria muito a ajuda de vcs e as vezes uma foto fala mais que mil palavras.
Na Branquinha a cx de direção não era a original, então aproveitei e estou colocando a cx da Sucatona.
1 - na conexão da barra com a cx vai essa conexão elástica da foto? Acho que não.
405970
2 - como se dá a saída da mangueira da bomba e entrada na cx? Tem niples? Que angulo?
[]'s e obrigado a quem puder ajudar.
Off topic: Chevrolet Brasil de um sr. de Limeira....não vende nem a pau!!
405972
robson010203
15/04/2013, 11:43
Rodrigo eu usei o meu tanque da gasolina, apenas retirei a bomba e coloquei um tubo de tecalon em forma de "S" (mais ou mensos) no lugar dela para sucção do diesel, mas como você trocou o painel, talvez a escala da boia da gasolina não dê certo, então acho que a sua melhor opção seria mesmo a troca do tanque.
Rodrigo Baratti
15/04/2013, 11:54
Rodrigo eu usei o meu tanque da gasolina, apenas retirei a bomba e coloquei um tubo de tecalon em forma de "S" (mais ou mensos) no lugar dela para sucção do diesel, mas como você trocou o painel, talvez a escala da boia da gasolina não dê certo, então acho que a sua melhor opção seria mesmo a troca do tanque.
Essa será a unica opção se não conseguir trocar.
Valeu pela dica.
[]'s
robson010203
16/04/2013, 11:12
Fala pessoal,
Ontem passei na Rio Pardo e na minha oficina para pegar as peças que faltavam pro meca montar o motor.
[]'s
Rodrigo qual o nome do vendedor que te atende na Rio Pardo? liguei lá umas duas vezes e eles me disseram que não tinham nada para F1000, estou precisando da lanterna de seta, para lamas e bigode inferior para a minha
Rodrigo Baratti
16/04/2013, 12:58
Rodrigo qual o nome do vendedor que te atende na Rio Pardo? liguei lá umas duas vezes e eles me disseram que não tinham nada para F1000, estou precisando da lanterna de seta, para lamas e bigode inferior para a minha
Te mandei uma MP, pois se colocar aqui os moderam apagam.
[]'s
robson010203
16/04/2013, 15:37
Te mandei uma MP, pois se colocar aqui os moderam apagam.
[]'sOk Rodrigo obrigado
Edintruder
16/04/2013, 19:33
Rodrigo,
A junta elástica é essa mesma. A mangueira é fixa por conexão rosqueada. Basta ir numa casa de mangueiras hidráulicas que els fazem essas mangueiras e conexões para ti. Não tenho fotos da minha, mas amanhã posso providenciar.
Mas o X-10 ficou lindão na Branquinha! ahahaha!!!
Rodrigo Baratti
16/04/2013, 20:10
Rodrigo,
A junta elástica é essa mesma. A mangueira é fixa por conexão rosqueada. Basta ir numa casa de mangueiras hidráulicas que els fazem essas mangueiras e conexões para ti. Não tenho fotos da minha, mas amanhã posso providenciar.
Mas o X-10 ficou lindão na Branquinha! ahahaha!!!
Então...não achei no meio da bagunça, a junta elástica que estava na Sucatona e essa da Branquinha (foto) tem as estrias diferentes....vou procurar melhor
Já as conexões, pelo que entendi, está faltado o cotovelo da saida da bomba, que deve estar perdido com a junta elatica em algum canto, mas é isso tem um cotovelo ali na saida da bomba e as e mangueiras da cx saem pra cima - uma pra o radiador e outra em curva de 180 graus para o cotovelo da bomba, certo?
As mangueiras de pressão estão boas (acho que foram trocadas), então vou mante-las trocando apenas as presas por braçadeiras que estão ressecadas.
[]`s
Edintruder
16/04/2013, 20:27
Sobre as conexões, é isso mesmo, e sobre a junta elástica, tem com estria grossa e fina, que são dierentes nas à gasolina e a diesel.
Rodrigo Baratti
16/04/2013, 20:33
sobre a junta elástica, tem com estria grossa e fina, que são dierentes nas à gasolina e a diesel.
Por isso as caixas são diferentes!! Agora "intindi"!!
Mas porque será que eram diferentes??
Edintruder
16/04/2013, 21:12
A diesel é bem mais pesada que as à gasolina, o que demanda mais força na caixa de direção. E como a regra é cortar custos na produção, deveria ser mais barato usar uma caixa mais fraca nas à gasolina do que padronizar em todas as F1000...
Rodrigo Baratti
16/04/2013, 22:10
A diesel é bem mais pesada que as à gasolina, o que demanda mais força na caixa de direção. E como a regra é cortar custos na produção, deveria ser mais barato usar uma caixa mais fraca nas à gasolina do que padronizar em todas as F1000...
Pensei isso tb, pois é bem menor a que estava aqui.
Rodrigo Baratti
20/04/2013, 15:04
A pintura do painel ficou sensacional!!!!
Amanhã dou uma segunda demão e coloco umas fotos!
[]'s
Waldir Carlos
20/04/2013, 16:25
A pintura do painel ficou sensacional!!!!
Amanhã dou uma segunda demão e coloco umas fotos!
[]'s
Ôpa, Rodrigo! Vou "fincar o dedo" na tecla F5 [refresh]. Querendo ver fotinhas. Hehehe.
[]s
Rodrigo Baratti
21/04/2013, 22:47
Pessoal,
Como mencionei, pintei o painel nesse find's.
Seguindo as recomendações do Edin e depois de um funileiro de parachoques (rsss...) comprei o selador para plastico e tinta sintética cinza semi fosca, depois coloco o código, mas é uma cor muito próxima a do painel, uma pequena diferença de tonalidade (um pouco mais escura).
407025 407024 407023 407022 407016 407021 407015 407017 407019 407020 407018 407026 407027
Falta pintar somente o forro das portas e o cinzeiro, mas vou deixar para o momento da montagem, antes vou ver a diferença de tonalidade e se realmente será necessario.
Estou em duvida agora qto ao acabamento: devo passar um verniz semi fosco? Devo polir? Ou não faço nada?
[]'s satisfeitos com o resultado.
Tio Eddie
21/04/2013, 23:11
Pessoal,
Seguindo as recomendações do Edin e depois de um funileiro de parachoques (rsss...) comprei o selador para plastico e tinta sintética cinza semi fosca, depois coloco o código, mas é uma cor muito próxima a do painel, uma pequena diferença de tonalidade (um pouco mais escura).
407025 407024 407023 407022 407016 407021 407015 407017 407019 407020 407018 407026 407027
Falta pintar somente o forro das portas e o cinzeiro, mas vou deixar para o momento da montagem, antes vou ver a diferença de tonalidade e se realmente será necessario.
Estou em duvida agora qto ao acabamento: devo passar um verniz semi fosco? Devo polir? Ou não faço nada?
Gostei muito do serviço! Parabéns.
xxxtripod
21/04/2013, 23:27
Pessoal,
Serviço de primeira!!! Muito bom mesmo!
Rodrigo Baratti
22/04/2013, 08:06
Obrigado pessoal,
Esse foi meu primeiro trabalho desse tipo e gostei muito do resultado.
Não foi tão difícil, mas exigiu muita paciência.
[]'s
BrunoDallanora2013
22/04/2013, 12:44
Já a sucatona chegou na chacara da minha irmã sob protestos de toda a familia :tomate: com mais um encosto que arrumei...ninguem me entende!! kkkk
A sombra da mangueira, ao lado do galinheiro e do piquete da égua ela será esquartejada!!!:karate:
Será literalmente o fim de uma outra guerreira! :cry:
Qdo falei lá atras que existe um ecosistema sob ela era verdade! Tá aí as fotos!
Temos musgo, liquens e samambaias crescendo!!
[]'s
até não ta das pior ! já vi piores que isto e ainda por cima rodadando nas ruas !! tem peça boa ai desmancha lava e as que te sobrar pode vender algumas !!!
BrunoDallanora2013
22/04/2013, 12:56
Fala galera da Ford,
Sempre achei a F1000 4x4 - particularmente as 1997 - a pick-up mais bonita produzida no Brasil e tinha o sonho de ter uma.
Procurando umas peças pro meu jeep topei com uma sucata dessas, como "dinheiro na mão é vendaval" comprei a danada.
Ela pertencia a Petrobras e era usada em Cubatão, deve ter ficado abandonada uns bons anos na baixada, o que corroeu totalmente a lata, impressionantemente o capo e a tampa traseira não tem nenhum podre - vai entender - levantei ela no munck e por baixo está aparentemente boa.
Ela tá completinha, só falta o diferencial traseiro e cardan, pelo que deu pra entender ele quebrou, foi retirado e depois nunca mais foi montado e a pick-up foi abandonada e leiloada depois que a maresia corroeu tudo.
Motor MWM X10 - marca 101.000 no odometro, funcionei ele hj e deu 5 kg de pressão na bomba na marcha lenta e tá rateando um pouco, mas pra saber mesmo só depois de levar no meca.
Não tem docs, pois foi baixada antes do leilão.
Minha intenção agora é comprar uma 4.9 - 1997 e trocar a mecanica. Devo arrematar uma num leilão essa semana, vamos ver.
Aceito qualquer palpite e dica sobre a meca e a adaptação.
[]´s
como ela esta agora ? teria que arrumar um chassi em dia para arrumar documento ?
Rodrigo Baratti
22/04/2013, 13:09
Seja bem vindo Bruno!
Se vc ler o tópico vera que de 2 eu fiz uma a diesel, quer dizer, ela esta quase andando, porque pronta nunca fica rsss...
[]'s
BrunoDallanora2013
22/04/2013, 13:18
coloca foto ai se der !! ! a não sobrou 2 direcionadores do ar condicionado ? preciso de dois aqueles que vai dos lados do painel do velocimetro e tambem aqueles quadradinhos do carona ! se tiver e quizer vender ! se precisar de alguma ideia pode falar tenho uma f1000 97 toda original se por acaso não souber onde vai alguma peça me fala ! quanto tu pagou pela sucata ! era da Petrobras ?
"Selvisse" de primeira!!! parabéns Rodrigão a Suquinha ou Brancatona (afinal qual vei ser o nome do Frank?) vai ficar Duca, sou fã dos seus trabalhos keep the good job!!!
[]´s
Rodrigo Baratti
22/04/2013, 15:02
coloca foto ai se der !! ! a não sobrou 2 direcionadores do ar condicionado ? preciso de dois aqueles que vai dos lados do painel do velocimetro e tambem aqueles quadradinhos do carona ! se tiver e quizer vender ! se precisar de alguma ideia pode falar tenho uma f1000 97 toda original se por acaso não souber onde vai alguma peça me fala ! quanto tu pagou pela sucata ! era da Petrobras ?
Os direcionadores ao lado do painel estão quebrados, mas vai sobrar um painel completo, mas com alguns rachados que agora que tô craque posso reformar e colocar a venda!!! kkkk
Qdo terminar a troca coloco a venda.
A Sucatona era da Petobras, mas comprei já no desmanche do cara que arrematou no leilão e já estava baixada pela própria Petrobras.
Logo mais vou colocar uma planilha com todos os custos!!!
Será que compensa comprar 2 pra fazer uma?!?!?!? Fica o suspense pra turma!!
[]'s e obrigado por se dispor a ajudar, se precisar eu grito!
Rodrigo Baratti
22/04/2013, 15:04
"Selvisse" de primeira!!! parabéns Rodrigão a Suquinha ou Brancatona (afinal qual vei ser o nome do Frank?) vai ficar Duca, sou fã dos seus trabalhos keep the good job!!!
[]´s
Fala Tuna,
Obrigado pela força e gostei da mistura de nomes, tá chegando a hora de rebatizar a Branca!! kkkk.....
[]'s
BrunoDallanora2013
22/04/2013, 16:35
Os direcionadores ao lado do painel estão quebrados, mas vai sobrar um painel completo, mas com alguns rachados que agora que tô craque posso reformar e colocar a venda!!! kkkk
Qdo terminar a troca coloco a venda.
A Sucatona era da Petobras, mas comprei já no desmanche do cara que arrematou no leilão e já estava baixada pela própria Petrobras.
Logo mais vou colocar uma planilha com todos os custos!!!
Será que compensa comprar 2 pra fazer uma?!?!?!? Fica o suspense pra turma!!
[]'s e obrigado por se dispor a ajudar, se precisar eu grito!
depende muito ! se tu tem uma mais ou menos boa de lataria e ruim de mecanica e outra boa de mecanica e ruim de lataria compensa !
agora tem umas que juntando 4 não se consegue fazer 1 !
agora nada comparado como pegar uma bem conservada bem original onde ta tudo no devido lugar !
Waldir Carlos
22/04/2013, 21:02
Esse foi meu primeiro trabalho desse tipo e gostei muito do resultado.
Não foi tão difícil, mas exigiu muita paciência.
[]'s
Serviço de "profissa", Rodrigo. Parabéns.
[]s
BrunoDallanora2013
25/04/2013, 21:54
407808
Ai Rodrigo uma ideia para de como pode deixar sua Branquinha !!
Robertorcv
26/04/2013, 10:46
depende muito ! se tu tem uma mais ou menos boa de lataria e ruim de mecanica e outra boa de mecanica e ruim de lataria compensa !
agora tem umas que juntando 4 não se consegue fazer 1 !
agora nada comparado como pegar uma bem conservada bem original onde ta tudo no devido lugar !
Será que uma dessa serve?
Reginaldo de Campinas | As Melhores Raridades em um Só Lugar! - Home (http://reginaldodecampinas.com.br/2013/quero-comprar/?id=375)
xxxtripod
26/04/2013, 12:15
Reginaldo de Campinas | As Melhores Raridades em um Só Lugar! - Home (http://reginaldodecampinas.com.br/2013/quero-comprar/?id=375)
Essa todos Fmilzeiros já conhecem, mais não é 4x4, queria ver achar uma 4x4 assim, ja tava na garagem de alguém!
Robertorcv
26/04/2013, 12:21
Essa todos Fmilzeiros já conhecem, mais não é 4x4, queria ver achar uma 4x4 assim, ja tava na garagem de alguém!
Se fosse 4x4 e dependendo do R$ eu seria um canditado!!! Quero ter uma F1000 ainda...
Waldir Carlos
26/04/2013, 13:29
Em 2011, quando eu estive à procura da EFE, cheguei a "trocar umas idéias" com o Reginaldo, acerca dessa raridade. Uma fortuna! [Se não me falha a memória, o dono pedia R$ 80 mil!].
[]s
BrunoDallanora2013
26/04/2013, 20:07
nossa muito nova !
mais nova que essa so pegando na fabrica se ainda tivesse !
GCCarneiro
26/04/2013, 20:27
nossa muito nova !
mais nova que essa so pegando na fabrica se ainda tivesse !
Quando liguei lá ele pediu 80K
BrunoDallanora2013
26/04/2013, 21:45
Quando liguei lá ele pediu 80K
por mais que esteja conservada você consegue uma super conservada de 45 a 52 mil reais ! 80 da para comprar um f250 !
Edintruder
26/04/2013, 23:14
Tá para vender com eles há cerca de 2 anos.
GCCarneiro
27/04/2013, 07:39
Tá para vender com eles há cerca de 2 anos.
Então foi nesta época que comprei a Black dozer, meu tio q ligou e quase caiu de costas. No dia seguinte comprei a 250, se ele tivesse pedido 55 até dava pra encarar mas 80k é muita coisa.
Edintruder
29/04/2013, 16:52
Olha o painel de instrumentos que o cara colocou nessa F1000. Casou certinho o da F250.
408617