
A parceria da Stellantis com fabricantes chinesas não é novidade. Desde os primeiros planos de lançar uma picape média da Peugeot no Brasil — utilizando como base a Kaicene F70 em parceria com a Changan — a intenção já estava clara. Com o tempo, a estratégia foi redesenhada, e o projeto acabou sendo incorporado pela Fiat, resultando no lançamento da Titano no mercado brasileiro.
Estive presente no lançamento e realizei algumas avaliações. Posso resumir a experiência da seguinte forma: “É uma picape como as que tínhamos nos anos 2000.” E o que isso significa? Que a Fiat Titano não é um modelo ultrapassado ou mal construído, mas sim uma picape de verdade — robusta, funcional e sem excessos desnecessários. Em outras palavras, entrega aquilo que se espera de um veículo utilitário, sem custar o valor de dois rins.

O mercado atual, no entanto, vive uma distorção de expectativas: muitos consumidores de picapes querem o conforto de um Landau, o acabamento de um Rolls-Royce, o desempenho de um Porsche, o espaço de um caminhão e o preço de um Renault Kwid. Nesse cenário, a Titano tenta encontrar um ponto de equilíbrio — entregando robustez e funcionalidade, com um pacote mais racional em termos de custo-benefício.
A Stellantis poderia ter optado por trazer ao Brasil a evolução da Changan F70, sua parceira chinesa, mas decidiu seguir outro caminho. A nova Fiat Titano 2026 virá equipada com o conhecido powertrain 2.2 turbodiesel, associado a um câmbio automático de 8 marchas e ao sistema de tração 4x4 sob demanda — um conjunto já presente em modelos da Jeep e Ram.

Além disso, o modelo contará com pacote de assistências à condução (ADAS), incluindo recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo, reforçando a proposta de segurança e tecnologia embarcada.
Ainda no quesito segurança, a Titano conta com seis airbags, sete alças de apoio e diversos sistemas avançados de assistência ao condutor. Entre os destaques estão o alerta de saída de faixa, assistente de descida (Hill Descent Control), detector de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, que melhora a estabilidade ao rebocar. Além disso, conta com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), garantindo maior controle e segurança em diversas condições de uso.

Com esse conjunto, a marca busca atingir um público menos exigente em relação à originalidade do projeto, mas que valoriza confiabilidade mecânica, desempenho e conectividade. No entanto, essas melhorias devem refletir no preço: a versão topo de linha Ranch pode chegar a custar até R$ 26 mil a mais em relação à configuração atual.
As vendas da picape estão surpreendentemente boas, superando até mesmo modelos veteranos em um dos segmentos mais disputados do mercado. Agora, a nova Fiat Titano 2026 chega para preocupar as três mais vendidas, pois ganhará mais admiradores — especialmente aqueles que já tiveram experiências com modelos da Jeep ou da Rampage com tração nas quatro rodas, e que apreciam esse estilo de uso.
Além disso, ela promete agradar também quem busca uma picape com excelente custo-benefício. Apesar de manter a carroceria já conhecida da Titano, o modelo 2026 traz novidades importantes: uma nova "alma", com atualizações mecânicas e uma suspensão totalmente reformulada — um dos pontos mais criticados na geração anterior.

Entre as melhorias, destacam-se a suspensão mais confortável e os freios a disco nas quatro rodas, que possibilitaram a retirada da tradicional alavanca do freio de mão, agora substituída por um botão eletrônico típico dos veículos da Stellantis, que também liberou espaço interno, aumentando o conforto na cabine.
O interior da Titano também ganhou novos elementos que lhe remetem mais sofisticação, a começar pelo novo console central, que ganhou nova alavanca de câmbio mais moderna, tipo manche, e o novo freio de mão eletrônico que, além de trazer mais praticidade no dia a dia, também otimiza o espaço entre os bancos do motorista e passageiro, reforçando o foco em tecnologia e praticidade.

O modelo também ganhou em tecnologia com a chegada da linha 2026. A Titano passa a ter um novo quadro de instrumentos, que agora passa a ter tela colorida de 7’’, para a versão Ranch. Além disso, a central multimídia de 10” que pode ser personalizada e facilita o acesso as várias configurações do carro, passa a contar com uma página exclusiva para condução fora de estrada (Off-Road). Com Apple Carplay™ e Android Auto™, a central foi aprimorada, agora com conexão sem fio para smartphones.
Ainda falando na central, a câmera 360° off-road continua como um diferencial importante. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.

O frontal do modelo ganhou mudanças no skidplate (parte inferior do para-choques), que passa a ter uma nova cor e, na versão Ranch, um detalhe voltado para receber os sensores do sistema ADAS. Para combinar com a nova cor do skidplate, os parachoques traseiros também passam a ter detalhes na mesma cor.
Na linha 2026, a Titano segue com seu excelente volume de caçamba, e passa a oferecer protetor de caçamba em todas as versões. Com dimensões generosas e atributos de um verdadeiro 4x4, como distância do solo de 235 mm e ângulos de entrada e saída de 29° e 27°, respectivamente, a picape é ideal para terrenos difíceis e transporte de cargas pesadas. A Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.897 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos.

A picape também apresenta novas opções de cores: Cinza Silverstone e Branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch.
“Com a Nova Titano entregamos ao consumidor um produto robusto, ainda mais tecnológico e perfeitamente adaptado às necessidades de quem vive no campo ou na cidade. Ou seja, a Titano é uma picape versátil. Ela combina força, desempenho, alta tecnologia e um dos melhores custo-benefício do segmento”, afirma Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat para a América do Sul.
A Titano é o primeiro modelo a ser produzido pelo Hub de Picapes da Stellantis no Polo Automotivo de Cordoba, na Argentina. Este projeto irá gerar 1.800 novos empregos, dos quais 50% serão ocupados por mulheres.
Completam as novidades um catálogo recheado da Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis. O modelo conta com um portfólio de mais de 40 acessórios desenvolvidos com foco em funcionalidade para que o cliente possa aproveitar ainda mais a experiência com sua picape no dia a dia.
Confira os preços sugeridos da gama da Nova Fiat Titano MY26:
Fiat Titano Endurance MT 233.990
Fiat Titano Volcano AT 263.990
Fiat Titano Ranch AT 285.990
Pré-venda iniciará em junho, com as primeiras entregas previstas para julho.
Flávio Verna
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