
Se você ainda não leu, é só clicar AQUI para ir direto em nossa avaliação do Volvo XC40 Recharge, também no offroad. O C40 é quase idêntico ao XC40 pelas lentes de quem não liga muito para carro, não fosse pelo tipo de carroceria coupé então, diriam que se trata do mesmo carro.

O C40 vem com uma proposta mais esportiva pelo desenho da carroceria que traz uma melhora na aerodinâmica e faz dele um tiquinho mais rápido que seu irmão mais aventureiro XC40, que conta com rebaixo do teto logo após a coluna C e um belo aerofólio incorporado no início do vidro traseiro colaborando com a aerodinâmica.

Devido à forte inclinação desse vidro, a visão traseira não é muito boa e a Volvo poderia ter facilmente resolvido adicionando a função ‘câmera ativa’ no retrovisor interno, facilitando a visão do motorista. O desenho da carroceria é a maior diferença entre o XC e o C.

C40 tem uma traseira marcante, como todo produto Volvo, que chega para arrebatar os corações de quem tem o poder aquisitivo para adquiri-lo. Porém, com preços parecidos, ou próximos, fica aquela dúvida em optar pelo C ou XC. Apesar de gostar mais dos suves, achei muito bonita a traseira do C, com estas grandes lanternas e ainda bom espaço de porta-malas.

O principal objetivo do nosso teste foi saber se o C40 tem comportamento diferente do XC40 no off road, que fez bonito em nossos testes e foi melhor que Jeep Wrangler Rubicon em um deles, pasmem e acreditem. A resposta é positiva, foi tão bem quanto seu irmão e dentro dele não parece existir diferença.

Até a agilidade para sair ou chegar com o carro é igual, ou seja, não é necessário esperar sistema iniciar e dar a partida, basta selecionar a opção na manopla P, D ou R e a resposta é imediata. Em configurações, na multimidia, é possível optar por “Off road” e desfrutar da eletrônica trabalhando a seu favor no fora de estrada, inclusive com descida assistida automática nesse modo.

Pelo fato de ainda não haver concorrente tão próximo, temos como exemplo o BYD Tan 4x4, que é o único 100% elétrico a oferecer 7 lugares e bom espaço interno, mas custa na faixa dos 500 mil. O Chevrolet Bolt (4x2) que é menor e bem inferior aos modelos Volvo custa 329k. Ou seja, não tem concorrente tão próximo do C40, além do XC40, tornando o produto uma alternativa ao estilo de carroceria da marca, apenas.

Alguns carros 100% elétricos não oferecem espaço para mala na dianteira, mas tanto o Xc, quanto o C40 oferecem esse compartimento seguro e revestido, que apesar de não ser muito grande, comporta inclusive o carregador de emergência.

O que posso garantir é que em ambos, a sensação é muito boa ao volante, inclusive no off road e fora dele ainda mais. Está aí um modelo que eu teria sem dúvida alguma, mas posso mudar de escolha em breve, já que a Volvo anunciou um novo suve grande 100% elétrico nomeado por EX90, ao que tudo indica, será a nova geração eletrificada do XC90 que passará a usar o ‘E’ ao invés do ‘X’, tendencia em várias marcas para identificar os modelos 100% elétricos.

Assista nosso vídeo no YouTube para conhecer um pouco mais dos nossos testes off road, curta e compartilhe!
@FlavioVerna4x4
+