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Convex Datacenter
  • Avaliação: Volvo XC40 Recharge 100% elétrico no fora de estrada

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    Experiência incrível não só no offroad, mas também na estrada e na cidade. Esse Volvo é muito mais do que ele parece ser. Aceita provocação em uma direção mais esportiva, pois tem 408 cavalos de potencia entregues imediatamente em resposta absurda.

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    No fora de estrada é de cair o queixo, tudo vira passeio com a capacidade e controle entregue nesse suv elétrico com tração nas quatro rodas. A novidade é uma versão mais mansa e com tração somente nas rodas dianteiras para ser mais acessível financeiramente, atendendo quem não precisa da tração integral e quer investir menos.

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    Andei em mais de 10 veículos diferentes 100% elétrico nos últimos meses, mas devo confessar, o XC40 seria minha escolha. Pensando na dirigibilidade, tecnologia, conforto, estilo, preço e confiança na marca. Isso não quer dizer que não encontrei tudo isso em outros modelos, mas achei esse com o melhor equilíbrio para o meu uso.

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    Nos testes com pouca aderência, o conjunto todo trabalhou de forma equalizada e sem deslizamento. Como os pneus não são apropriados para o fora de estrada, não dá para comparar com nenhum outro 'suv' mais preparado, mas acreditem: subi um morro sem estrada ou caminho, e com grande inclinação até um ponto mais alto que não consegui atingir com nenhum outro, nem mesmo com Wrangler Rubicon calçado com pneus mud.

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    Passei por facões, descidas e subidas íngremes, com e sem cascalho. Coloquei em 'x', inclinação lateral e nada de conseguir algum desafio que pudesse parar esse carro chapado. Isso, chapado mesmo, não chipado. Para proteger as baterias que ficam sob o assoalho, a parte inferior é toda lacrada de chapa de alta resistência, proporcionando um offroad ainda mais seguro. Tudo bem que não tem encanamento e tão pouco um radiador ali pra furar, não é mesmo?

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    Saí de SP com destino a serra da Mantiqueira e bateria marcando 96%. Na subida da serra, acidente a frente com transito parado. Precisei usar o ar condicionado, então, a bateria vai sendo consumida mesmo parado e o marcador demonstrava 76% depois de uns 100 km rodados.

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    Transito liberado, viatura em movimento, chego ao destino depois de mais 120 km rodados com ainda 53%, ou seja, em torno de 215km de autonomia. Para retornar ao ponto de partida, seria necessário uma recarga e ainda nem tinha começado os testes offroad que demandariam mais de 10% da bateria.

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    Já que estava em área rural e sem nenhum wallbox compartilhado por perto, optei por uma solução simples, usar o carregador que acompanha o carro e ligá-lo a tomada industrial que preparei, conforme manda o manual, inclusive com aterramento dedicado para não ter surpresas.

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    Funcionou perfeitamente e em pouco mais de 8 horas noturnas, a carga estava completa ao amanhecer, fácil. Só para ter uma idéia de custo, foram 55,00 para um pouco mais de 70% de carga que me renderia quase 300 km rodados. Vale muito a pena, principalmente pelo custo do combustível atualmente.

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    O Volvo XC40 Recharge custa 400k nesta versão avaliada e 310k a versão com tração apenas na dianteira.

    @FlavioVerna4x4

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