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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Corrente de segurança no Cardan...




    Olá Pessoal!

    Alguém usa a corrente (ou cabo de aço) que serve de segurança p/ evitar acidentes quando escapa o cardan?

    Onde está fixada? mais proximo a caixa ou ao diferencial? onde é mais propício a escapar? estou pesquisando para colocar um cabo de aço para segurança no jeep...

    Aproveito, por curiosidade, saber se já escapou o cardan do jeeps de vcs e qual foi a consequencia...relatos?

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Grande Fabiano,

    IMHO esse item é o primeiro ao ser visto quando se compra um jipe. Já li relatos de capotamento por escapar o cardan traseiro, sem contar as grande avarias em toda suspensão/eixo traseiro que um acidente desse acarreta.

    O cardan dianteiro - se montado corretamente - se escapar não vai acontecer nada, vai ficar apenas caído, respando no chão. Agora o traseiro quando escapa, a ponta dele geralmente "trava" no chão e dai acontece o acidente.

    Eu usava uma corrente presa nos próprios suportes originais onde passa o cabo do freio-de-mão, como o meu jeep não tem cabo passando ali foi fácil. :P
    Depois que adaptei os feixes de mola da Toyota aqueles suportes foram arrancados e o suporte da mola foi reposicionado, sobrando um furo no local ideal para passagem do cabo que segura o cardan.

    Conclusão; comprei uma corda - nada absurdo, até porque o cardan é leve - passei pelos furos e prendi com aqueles grampos-de-cabo.
    Tenho uma foto, mas não está aqui. Hoje à noite eu posto.

    [s] seguros,
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  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Olha só, estive olhando algumas fotos em sites gringos e os caras apenas usam o cardâ trazeiro invertido, a luva vai no diferencial e o tubo com a espiga vem da Tcase.
    Nessa posição se escapar vai ficar arrastando sem perigo de causar danos à viatura.


    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -anti_rolagem_8_133.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Olá pessoal!

    Já me disseram que o "entrevero" é feio quando escapa o cardan, mas nunca ouvi relatos disso acontecer...mas como é sempre bom previnir, do que remediar (gastar)...

    O que vcs acham deste aí na fotos?
    Achei super dimencionado o cabo...a colocação está certa?

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01733_716.jpg  

  • #5
    Mais uma coisa de agarrar nos obstáculos.

    Se fizer manutenção como deveria, não é necessário esse troço.........

    Abraços,

  • #6
    O meu tinha uma corrente de espessura média.... na trilha numa situação de extrema força na trilha (pinheirinho).... quebro a cruzeta... não consegui transpor o bstáculo, por isso não tive grandes problemas, mas a força do cardan arrancou a corrente, levou junto todas as mangueiras que estavam por perto e fez uma marca considerável no assoalho.

    Imagino que se estivesse em uma via comum e com mais velocidade a parada tinha sido feia!

    Colocarei de novo até porque... nunca enrroscou em nada

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    O que vcs acham deste aí na fotos?
    Achei super dimencionado o cabo...a colocação está certa?
    A julgar pelo estado dos cardans desse jeep, se o cardan cair, será um favor.

    Sobre a posição do cabo, sim, está coerente
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de tio
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    Citação Postado originalmente por billj
    Mais uma coisa de agarrar nos obstáculos.

    Se fizer manutenção como deveria, não é necessário esse troço.........

    Abraços,
    Embora o Billj tenha muita razão , segurança nunca é demais........não precisa ser uma corrente ou cabo grosso , pois no caso de quebra , seria apenas para sustentar o peso do cardan girando por pouquíssimo tempo.
    E no caso de um enrosco mais duro , arrebentaria e depois coloca outro...

  • #9
    A julgar pelo estado dos cardans desse jeep, se o cardan cair, será um favor.

    HAHAHA


    só para lembrar: manutenção preventiva e muié boa, nunca é demais

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Fabiano,

    Aqui vai a foto como prometido. Eu calculei a altura meio que no olhometro, talvez esteja que está um pouco baixo, mas se precisar levantar é só soltar as porcas do grampo e ajustar a corda.

    Repare que a corda nem é tão grossa assim, mas é suficientemente forte pra aguentar o cardan.

    A idéia do Elmer - de inverter a posição da luva e do cardan - é uma boa, só não sei se isso pode trazer algum prejuízo ou não.

    [s] fotografados,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cardan_192.jpg  
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  • #11
    [quote="tio"]
    Citação Postado originalmente por billj

    Embora o Billj tenha muita razão , segurança nunca é demais........não precisa ser uma corrente ou cabo grosso , pois no caso de quebra , seria apenas para sustentar o peso do cardan girando por pouquíssimo tempo.
    E no caso de um enrosco mais duro , arrebentaria e depois coloca outro...


    Você anda de capacete na trilha?? Se não, porque não?? Segurança nunca é demais, certo??

    Olha, não sou contra segurança. Muito pelo contrário, faço manutenção constante no meu jipe para que ele não me deixe na mão o quebrar de repente, assim pondo em risco a segurança dos ocupantes. O ponto é que esta corrente é totalmente desnecessária se o sujeito mantiver os cardans em órdem e assegurar que os comproimentos deles estajam corretos...........

    Cruzeta não abre bico na estrada de uma hora para outra, ela dá muito aviso que está ruim...... O cara que deixa chegar até cair é de duas, uma.

    Ou um relaxado de primeira ou um nó cego de segunda............

    Abraços,

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Tudo bem Bill,

    Concordo com você sobre o quesito de que cada jipeiro tem de ter menos relaxo e menos nó ceguice e cuidar bem de seu próprio patrimônio, afinal cardan, a memos de sobrecarga, não falha de uma hora para outra, mas o item levantado tem suas razões.

    Embora você possa querer chutar esse texto aqui debaixo ele é pertinente à Portaria do INMETRO sobre a tal inspeção veicular.

    E quem sabe seja apenas uma garantia de segurança poder contar com um dispositivo que evite ao cardan calçar no chão e arrancar 1/2 do jeep.

    Safety Assessment . Pode ser que seja apenas isso. Veja o que diz lá:


    14.4 Deve-se verificar a existência da cinta de segurança contra queda eventual da
    ponta dianteira da árvore de transmissão, nos casos em que não haja o apoio
    natural de travessas de chassi, etc.

    PS: Send my regards to Ilídio.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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