IMHO esse item é o primeiro ao ser visto quando se compra um jipe. Já li relatos de capotamento por escapar o cardan traseiro, sem contar as grande avarias em toda suspensão/eixo traseiro que um acidente desse acarreta.



O cardan dianteiro - se montado corretamente - se escapar não vai acontecer nada, vai ficar apenas caído, respando no chão. Agora o traseiro quando escapa, a ponta dele geralmente "trava" no chão e dai acontece o acidente.



Eu usava uma corrente presa nos próprios suportes originais onde passa o cabo do freio-de-mão, como o meu jeep não tem cabo passando ali foi fácil. :P
Depois que adaptei os feixes de mola da Toyota aqueles suportes foram arrancados e o suporte da mola foi reposicionado, sobrando um furo no local ideal para passagem do cabo que segura o cardan.


Conclusão; comprei uma corda - nada absurdo, até porque o cardan é leve - passei pelos furos e prendi com aqueles grampos-de-cabo.

Tenho uma foto, mas não está aqui. Hoje à noite eu posto.

[s] seguros,