x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80
    Usuário
    Entrada
    11/12/2006
    Local
    Uberaba/MG
    Agradecimentos: 0

Diferenças de Tração da "Sport x Laredo"

Ajuda sobre Sistema de Tração
    Boa noite a todos os usuários.

Prezados "professores" de Cherokee, gostaria da ajuda dos conhecedores dos sistemas de tração das CHEROKEE SPORT e GRAND CHEROKEE LAREDO, ambas AUTOMÁTICAS e ANO 98.

Eu não entendi quais as diferenças da tração Laredo e Sport.

- Vocês falam que a Sport é 4x4 part time ou full time, o que é isso?

- A laredo é 4x4 full time mas o 4x4 só entra se as traseiras patinarem (neste caso parte da tração que está em 100% no eixo traseiro começa a ser enviado para o eixo dianteiro???

- E o 4x4 da Soport em full time é da mesma forma que o 4x4 ful time das laredo??? Como é??

- Quando vocês falam que o diferencial da laredo não tem blocante e numa trilha pode dar problemas, o que já não ocorre com a sport, o que significa isso? Podem me explicar?

- Uma outra dúvida cruel, que peço a ajuda de vocês é sobre o funcionamento, tanto para Sport e para Laredo.
    Seguem abaixo (tudo modelo e ano 98/98 automática):

NA LAREDO:
    - Qando estou dirigndo e o carro atola apenas uma das rodas traseira, a tração que ficava em 100% no eixo traseiro, joga toda a tração para a roda traseira que está livre, ou a roda traseira livre e atolada recebem o mesmo torque, e dai em diante o sistema vicoso começa a jogar parte da tração na dianteira, ficando o carro com tração nos dois eixos e nas quatro rodas?

NA SPORT:
    No mesmo caso acima, o que acontece na Cherokee Sport, uma vez ela estando em 4x2(tração apenas no eixo traseiro)? E a mesma situação, porém estando em 4X4?

Na LAREDO:
    O carro atola(3 rodas), ou a roda fica suspensa sem contato com o solo, e apenas uma das 4 rodas tem aderência no solo. O que ocorre neste caso, o carro consegue jogar toda a tração para a roda que tem aderência, e assim sair da situação simulada, ou joga tada a tração apenas para o eixo que tem a roda BOA(a que tem aderência no solo), ou a tração fica dividida entre as quatro rodas (mesmo tendo 3 rodas inoperantes/patinando/sem aderência)?

NA SPORT:
    Na simulação acima, como uma Sport procede??

Bom pessoal, me desculpem pelo tanto de perguntas, mas não tenho a quem recorrer e como tenho lido no saite que vocês teem conhecimento, peço a ajuda de vocês.

Meus agradecimentos.

Citação Postado originalmente por Emilio Carlos Ver Post
    - Vocês falam que a Sport é 4x4 part time ou full time, o que é isso?

Part Time é um sistema onde as engrenagens trabalham de forma direta, sem compensação....como em um "câmbio seco"....normalmente se deve parar o carro pra fazer as mudanças em função deste tipo de constução e é vedado o seu uso apenas em vias de terra.

Full Time já possui compensação, pode ser por diferencial central ou acoplamento viscoso ou até eletrônico (nos mais modernos)...permite mudanças com o veiculo em movimento e pode ser utilizado a tração 4x4x em velocidades altas, asfalto, da mesma forma que o 4x2.

- A laredo é 4x4 full time mas o 4x4 só entra se as traseiras patinarem (neste caso parte da tração que está em 100% no eixo traseiro começa a ser enviado para o eixo dianteiro???
    Exatamente isso

- E o 4x4 da Soport em full time é da mesma forma que o 4x4 ful time das laredo??? Como é??
    Não, na Sport existe uma espécie de diferencial central....nas Laredo tem acoplamento Viscoso da saída do cardã dianteiro.

- Quando vocês falam que o diferencial da laredo não tem blocante e numa trilha pode dar problemas, o que já não ocorre com a sport, o que significa isso? Podem me explicar?
    Na ZJ o diferencial traseiro é o Dana 44, nas Sport normalmente o Dana 35, mas ambos possuem bloqueio, não 100%, apenas o parcial chamado 70%...não é o bloqueio ideal, mas quebra um galho e sabendo cuidar, dura muito.

NA LAREDO:
    - Qando estou dirigndo e o carro atola apenas uma das rodas traseira, a tração que ficava em 100% no eixo traseiro, joga toda a tração para a roda traseira que está livre, ou a roda traseira livre e atolada recebem o mesmo torque, e dai em diante o sistema vicoso começa a jogar parte da tração na dianteira, ficando o carro com tração nos dois eixos e nas quatro rodas?
    Se acontecer isso, apenas "50%" da força do motor é transmitida ao eixo dianteiro....pois esse é o limite do acoplamento viscoso. Se uma roda traseira patinar, ainda tem o bloqueio traseiro pra ajudar....

NA SPORT:
    No mesmo caso acima, o que acontece na Cherokee Sport, uma vez ela estando em 4x2(tração apenas no eixo traseiro)? E a mesma situação, porém estando em 4X4?
    Em 4x2, só vai haver tração na traseira, a dianteira está morta....e só o bloqueio traseiro entre em ação...
    Se estiver em full time, haverá uma distribuição pelo diferencial central para a dianteira, como na Laredo.
    Se estiver em Part Time, será 50% na dianteira e 50% na traseir, indenpendente da cituação de deslizamento das rodas....o bloqueio traseiro será mais eficiente nesse caso, pois não irá perder força pra dianteira....se vc instalar um bloqueio na dianteira, ainda nessa condição...aí sim é que o carro vai virar um bicho....

Na LAREDO:
    O carro atola(3 rodas), ou a roda fica suspensa sem contato com o solo, e apenas uma das 4 rodas tem aderência no solo. O que ocorre neste caso, o carro consegue jogar toda a tração para a roda que tem aderência, e assim sair da situação simulada, ou joga tada a tração apenas para o eixo que tem a roda BOA(a que tem aderência no solo), ou a tração fica dividida entre as quatro rodas (mesmo tendo 3 rodas inoperantes/patinando/sem aderência)?
    Negativo, se ainda a roda que toca o solo e tem aderência for uma traseira, vc se beneficiará do bloqueio parcial, mas pra fazer o que vc quer, teria que possuir bloqueios 100% (on-off) na dianteira e traseira....aí sim...

NA SPORT:
    Na simulação acima, como uma Sport procede??
    Basicamente da mesma forma.

Fui muito breve pra não confundir mais ainda....mas outros com certeza vão completar aqui o que escrevi e outros ainda vão questionar, etc....ai vamos falando e completando tudo por aqui....

Acho legal esse tópico pra discutirmos as diferenças.

Abs.

Completar o quê ??????????

bateu mó deprê agora, vc respondeu tudo certo !!!!!!!

heheheheheheheh

Leo é o mestre !!!!!!

valeu

Guto, fala sério....tô longe de ser mestre nisso....e pra falar a verdade, mestre em por...caria...nenhuma....hehehe
    Deixa o MC, o Rodrigo e o Nzardo descobrirem esse tópico aqui....aí vai ficar interessante a coisa....Até pq esse é um assunto muito legal de falar....Há quem prefira Full-time ou Part-Time....então devem sugir por aqui os defensores de cada sistema, aí vai ser divertido...

Abs

PS: Já estou separando umas Xingú, pra esse papo de botequim por aqui.

Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Guto, fala sério....tô longe de ser mestre nisso....e pra falar a verdade, mestre em por...caria...nenhuma....hehehe
    Deixa o MC, o Rodrigo e o Nzardo descobrirem esse tópico aqui....aí vai ficar interessante a coisa....Até pq esse é um assunto muito legal de falar....Há quem prefira Full-time ou Part-Time....então devem sugir por aqui os defensores de cada sistema, aí vai ser divertido...

Abs

PS: Já estou separando umas Xingú, pra esse papo de botequim por aqui.
    Um ótimo assunto para discutirmos aqui, ainda mais com o conhecimento que o pessoal tem.

Uma dúvida que eu tenho com relação a isso é se vale a pena usar o 4x4 full frequentemente, independente do local de uso?

Quem aqui no fórum utiliza o 4x4 das xj´s direto?

Dificilmente aciono a minha e o meu mecânico falou que não utilizar o diferencial dianteiro pode ser mais danoso do que utilizar, o que eu já imaginava.

Um abraço

Jéster, essa é uma questão importante....eu uso com frequência, mais do que preciso efetivamente, mas pra manter as partes sempre lubrificadas e retentores em ordem.
    No meu caso, não vejo diferença de consumo, ou algo assim...mas uso o 4x2 com mais frequencia, pq em 4x4 a direção sofre um pouco mais e em SP como tudo é meio truncado, acabo indo de 4x2....mas é só pegar um plano qualquer, uma estradinha e 4x4 nela...

Abs,

Creio que o Wallace (que também é um profissional da área) já declarou que utiliza 4x4 full time direto na sua XJ e que não há nenhum problema nisso. Eu, particularmente tenho a seguinte dúvida. Realmente já foi dito que o consumo praticamente não se altera, visto que o cara que medir terá que levar em consideração absolutamente todas as variáveis de nosso trânsito ou então que meça na rodovia, fazendo exatamente o mesmo percurso, da mesma maneira, utilizando a mesma velocidade, etc... Agora, a dúvida que tenho é para nós que utilizamos a XJ no dia-à-dia, se utilizarmos a tração 4x4 Full Time os pneus dianteiros terão seu desgaste acelerado? Penso isso porque as rodas dianteiras também tracionarão ( e no asfalto ). Alguém saberia me responder se isso faz algum sentido?

Talking

Q eu ja tinha visto este tópico.............claro q já....8-)

Mas como tinha q escrever muito....e como o Leo gosta de escrever...dei uma de migué.....

O aumento de consumo em 4x4 é lógico, pois a CT passa a ''deslocar'' força pro dif. dianteiro.....o aumento é infimo..(gostaram ) mas existe, o consumo só não é maior pq toda a tração dianteira gira mesmo em 4x2..

Os pneus dianteiros, o mesmo raciocinio...como passam a tracionar, aumenta o desgaste, mas tambem é infimo (gostaram de novo ) em estradas..... na cidade o desgaste vai ser um pouco maior....pois as rodas dianteiras estão tracionadas e elas ''viram'' em curvas/esquinas, o q aumenta um poquetin o desgaste.......na verdade o desgaste dos dianteiros fica equivalente aos traseiros, ja q mesmo em 4x4 a traseira..digamos... tem mais torque.....

A grande diferença da XJ pras ZJ é a CT, bem melhor e com as opções Part e Full........ a Part aparentemente inutil, é mais eficaz em linha reta, em uma praia e principalmente pra subir um barranco....pois a tração traseira e dianteira são iguais.....ou seja em Part a tração dianteira é melhor do q a Full.... e a Full tem um leque de vantagens q todo mundo aqui já sabe....

Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Q eu ja tinha visto este tópico.............claro q já....8-)

Mas como tinha q escrever muito....e como o Leo gosta de escrever...dei uma de migué.....
    Eu até que não escrevu muito dessa vez....a zica é os cut/paste que tem que fazer pra responder legal....e depois copiar pra outro lugar, pq se o fórum der pau....não fico put.. por perder o texto....Bom, mas isso nunca acontece com ninguém...

No demais mandou bem. E acabou escrevendo bastante....
    Com bloqueios melhores na traseira e na dianteira, seriam as únicas coisas que completariam para o Full time ser campeão.

Mas não esqueçam na na XJ, 4x4 Low é somente Part Time.

Abs.

Eu uso 4x2 99% do tempo, e ao menos 2 vezes no mes aciono o 4x4 full time e rodo alguns metros, outras vezes engato o 4x4 low em linha reta, especialmente qdo estou saindo de casa na subida, aquecendo o motor, e rodo outros poucos metros, para lubrificar o conjunto todo.

Citação Postado originalmente por Jéster Ver Post
    Um ótimo assunto para discutirmos aqui, ainda mais com o conhecimento que o pessoal tem.

Uma dúvida que eu tenho com relação a isso é se vale a pena usar o 4x4 full frequentemente, independente do local de uso?

Quem aqui no fórum utiliza o 4x4 das xj´s direto?

Dificilmente aciono a minha e o meu mecânico falou que não utilizar o diferencial dianteiro pode ser mais danoso do que utilizar, o que eu já imaginava.

Um abraço
    Tô usando o "FULL " direto faz dois meses. Consumo igual, aderência 100%, vamos ver o consumo dos pneus. Só sinto saudades daquelas saidas de traseira em curvas fechadas quando a gente dá o gás antes da hora. Aquelas saidas que fazem o "nervo cuótico " atuar . Alguém sabe o que é nervo cuótico ? HE HE HE !

A

minha tem caixa mecanica e a traçao dela eh simples como a L200 E Band

4x2- 4x4 e 4x4 low sem frescuras

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem