x
Convex Datacenter
Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 80
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186

Citação Postado originalmente por zé dedão Ver Post
    Nas XJ com np242 eu posso rodar direto com o 4x4 ligado em full.
    Como fica para manobrar nesta situação?
    Força muito o diferencial?
    Tenho que tirar do 4x4 full?
    Abraços.
    Não força nada.
    Inclusive, o manual sugere que rode o ano inteiro, sem qualquer problema.
    Ao sair do asfalto para a estrada de barro jogo para o PART TIME com tranquilidade, e vice-versa.
    É o que estou fazendo.

Pessoal, li bastante esse topico e so queria ter certeza que eu entendi tudo:

4x2 pode se usar o tempo todo.

4x4 Part time, posso usar em estradas com pouca aderencia e posso engatar em qualquer velocidade permitida.
    Minha duvida e, qual a diferenca do Part time para o full time, por que um e melhor que o outro na terra?

4x4 Full Time, posso usar em qualquer local e posso engatar em qualquer velocidade permitida

4x4 Lo, para engatar, o ideal e parar o carro, colocar o cambio em N e ai engatar. Essa marcha eu devo usar quando atolar por exemplo, ai ja estou parado e quando for subir e descer ladeiras muito ingremes e com pouca aderencia? E isso?

Qual a diferenca dos 3 tipos de 4x4 ?

Obrigado a todos....
    Pedro Leal Noce
    Dodge Journey AWD RT 2015
    Ex Cherokee Sport Verde 97 vulgo Fiona

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Pedro, tentei explicar abaixo, como isso sempre confunde muita gente, é bom esclarecer:

Existem três diferenciais nestas XJ com essa transferência:
    1. Diferencial no eixo dianteiro
    2. Diferencial no eixo traseiro
    3. Diferencial na caixa de transferência (diferencial central)

Os bloqueios também sempre causam confusão:
    1. Bloqueio do diferencial traseiro: vem instalado na maioria das XJ um LSD (Limited Slip Differential), que divide a força entre as duas rodas
    2. Bloqueio do diferencial dianteiro: pode ser instalado um selecionável que ajuda bastante, mas não vem instalado em nenhuma XJ. Por isso, XJ original sempre é mais fácil "atolar" uma das rodas dianteiras se a outra girar em falso
    3. Bloqueio do diferencial central, na transferência: é o que fica engatado no modo Part-time

Os modos de tração são:
    4x2 - Só o eixo traseiro gira
    4x4 Part-time - os dois eixos dianteiro e traseiro tracionam iguais, o diferencial central fica bloqueado, força igual os dois eixos
    4x4 Full-time - os dois eixos tracionam, mas o diferencial central está aberto, e divide a força entre eixo dianteiro/traseiro
    4x4 Low Range - Reduzida, os dois eixos tracionam iguais, diferencial central bloqueado

4x2 - É igual carro de passeio, dispensa explicações
    4x4 Part-time - É pra usar no off-road mesmo, com os dois eixos tracionando
    4x4 Full-time - Pode usar no asfalto, em qualquer terreno. Um eixo sem bloqueio, quando uma roda fica no ar, ela gira em falso e a outra roda pára de tracionar, certo? É a mesma coisa com o diferencial central, no full-time se o eixo traseiro ficar no ar, a força vai pra ele e o outro eixo vai perder tração. No part-time isso não acontece pois os dois eixos sempre tracionam 50% cada um.
    4x4 Low-range - É pra quando precisar de muita força, arrastar ou desatolar alguma coisa ou terrenos muito complicados, pra passar com cuidado e força

Pra engatar o 4x4 part-time ou full-time pode engatar andando, o mais fácil é jogar o câmbio em N e aí mudar a tração, geralmente ela engata mais rápido assim. Ou uma pisadinha ou aliviada no acelerador também ajuda a engatar/desengatar se o câmbio estiver em D. Part-time é bom engatar andando mais devagar, já o full-time pode engatar na estrada a uns 60-80km/h que não tem problema. Reduzida tem que por o câmbio em N, parado ou muito devagar, a uns 5km/h.

To pensando em fazer uma animação explicando as diferenças pra deixar fixo aqui no fórum e ajudar os novos donos de XJ quando aparecem

[ ]'s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Cara.... ficou muuuuito bom...Obrigado...

So pra confirmar entao:
    tanto o Low quanto o Part time, dividem em 50% pra frente e 50% pro eixo traseiro, ou seja, se eu estiver com um eixo levantando eu nao perco tracao no eixo que esta em contato com o solo, certo?

Agora se o eixo que estiver em contato com o solo for o dianteiro, ai eu tenho um problema, pois se uma das rodas dianteiras, perder tracao, toda a forca vai pra ela e a roda que tem tracao entao nao gira, certo?

Agora se o eixo que tem tracao for o traseiro ele consegue dividir a forca entre as rodas, certo? O Diferencia traseiro esta sempre ligado, e isso?

Abracos e muito obrigado.
    Pedro Leal Noce
    Dodge Journey AWD RT 2015
    Ex Cherokee Sport Verde 97 vulgo Fiona

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Exatamente como entendeste Pedro!
    Por isso a maneira "mais fácil" de melhorar o desempenho off-road da XJ "de imediato" é instalando um bloqueio selecionável na dianteira

[ ]'s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Agradecimentos: 0
    Apesar da minha ZJ não ser uma Sport e sim uma 5.9, eu percebi um detalhe quando fiz a troca dos fluidos nos diferenciais, quando estava levantada no elevador, e o cambio engatado, as 4 rodas giravam, até ai tudo bem pois depois de aquecido o sistema so iriam girar as rodas do eixo traseiro, pois o mesmo possui o blocante trac-lok, e o eixo dianteiro somente uma da rodas, o que não aconteceu, pois depois de vários minutos continuaram rodar as 4, o mecanico me disse que provavelmente tem bloqueio no eixo dianteiro. Então resolvemos abrir o diferencial, e lá constatamos que tinha o mesmo bloqueio do eixo traseiro no dianteiro também, aproveitando o tópico sobre tração, minha dúvida é a seguinte, esse bloqueio foi colocado? Pois que eu saiba as unicas ZJs 5.9 que posuiam esse bloqueio como opcional eram as ZJs canadenses, a minha é de fabricação austríaca, as que vieram para o Brasil.
    4X4 Brasil
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

Usuário Avatar de Fabiano Klug
    Entrada
    05/03/2011
    Local
    Simmersfeld - Deutschland/OUTRO PAÍS
    A Zj que esta comigo não tem o manual por hora, esta com os donos dela, saberiam me informar os periodos de troca dos fluidos de todo sistema de diferencial e as especificações corretas, me ajudaria muito a fazer o levantamento dos custos.

Usuário Avatar de AlexPalma
    Entrada
    08/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Alexandro
    Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8
    Hyundai Tucson GLSB 2.0 Flex

Usuário Avatar de Fabiano Klug
    Entrada
    05/03/2011
    Local
    Simmersfeld - Deutschland/OUTRO PAÍS
    Opa, esse guia ja esta impresso aqui para deixar junto da documentação que estou juntando sobre o carro, valeu pela indicação, realmente muito util ele.

-xxm.jpg -a09jeep-cherokee-1998-sport-4x4-v6-1-.jpg .... então até q ponto posso levar em conta essas configurações de tração como fator de decisão na compra de uma Cherokee. Estou entre uma 97/98 na primeira foto que possui 4X2 , 4x4 Part Time, 4x4 Full Time, N e 4x4 Lo. Na segunda foto é uma 98/98 com cambio em 4x2, 4x4H, N e 4x4L ambas são Sport. Por ser minha primeira Cheroka fico na dúvida pois irei usa-la somente para trilhas leves e pesadas!

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Gororoba Kid Ver Post
    -xxm.jpg -a09jeep-cherokee-1998-sport-4x4-v6-1-.jpg .... então até q ponto posso levar em conta essas configurações de tração como fator de decisão na compra de uma Cherokee. Estou entre uma 97/98 na primeira foto que possui 4X2 , 4x4 Part Time, 4x4 Full Time, N e 4x4 Lo. Na segunda foto é uma 98/98 com cambio em 4x2, 4x4H, N e 4x4L ambas são Sport. Por ser minha primeira Cheroka fico na dúvida pois irei usa-la somente para trilhas leves e pesadas!
    Se o cara furou o painel pra pendurar aquele treco medonho, eu compraria a outra.
    A opção full time te permite andar de 4X4 em pisos firmes.
    Ela opera por demanda, jogando inicialmente mais tração no eixo traseiro.
    Se houver perda de aderência, patinando, ela distribuirá mais força para a dianteira.
    Todavia, não deve ser o fator preponderante para a escolha da viatura.
    Veja acabamento geral, Km total rodada, teste bem o câmbio automático.
    Peça para ver as notas fiscais de serviços realizados.
    Observe se o dono tem condições financeiras de possuir uma Cherokee, ou se é só um aventureiro se livrando da viatura.

Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Se o cara furou o painel pra pendurar aquele treco medonho, eu compraria a outra.
    Rsrsrsrsrsr.....Acho q farei coisa pior com ela....kkkkk to brincando!

Obrigado pela resposta Glaicon, claro que levarei em conta as condições geral do carro, mas questão é que como usarei a viatura exclusivamente para trilhas me preocupo em levar desvantagem por estar comprando uma Cherokke sem a opção Part Time / Full Time.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem