x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44

Tópico: Shimmy - Samurai

Shimmy - Samurai

Pessoal,
    A 2 anos comprei um Samurai 97 original (único dono, nunca tinha visto terra), adorei o carro, fiquei apaixonado. Após 7 meses de uso resolvi dar uma mexidinha e coloquei calços de poliuretano de 1,5", começou a aperecer um shimmy discreto, com raras ocorrências. Isso começou a almentar a ponto de ficra perigoso. Coloquei rodas com offset negativo e aí a coisa ficou feia. Levei num mecânico( indicação de um amigo, disse ser bom em samurai) e ele trocou os rolamentos do munhão. Inicialmente o carro ficou bom, mas em algumas semanas o problema voltou a acontecer, com menor intensidade mas ainda acontece, principalmente quando o carro está carregado. Voltei a levar no mecânico e agora ele me diz que preciso trocar a caixa de direção, diz que ela está com folga (coisa que eu não percebo na direção) e que a regulagem está no limite. Já gastei mais de R$1000,00 com esse problema e agora a caixa de direção. Estou perdendo completamente o tesão do carro. O que acham? Pode ser que tenha que trocar essa caixa mesmo? Não sei mais o que fazer com o carro!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Shimmy - Samurai-dsc00281_1_175.jpg  

Amigo, também tive um samurai 97 inclusive c/o mesmo jogo de rodas que o seu! Também coloquei esses calços de PU de 1,5"e também ficou c/ shimmy!! A solução foi tirar os calços e ele ficou normal de novo.A simples troca dos rolamentos de munhão não resolve o shimmy, você tem que encontrar o"CARA" que saiba fazer a regulagem correta dos rolamentos (pré-carga)e aí sim ficar legal caso contrário, vai viver sempre trocando os rolamentos prematuramente já que sem a regulagem correta eles logo criam folga.Quanto ao shimmy, mande dar uma geral na suspensão,buchas com folga,buchas da barra panhard,cx.de direção,munhões,rodas empenadas e desbalanceadas,pneus muito cheios,amortecedores,alinhamento incorreto,eixo dianteiro empenado,etc.., tudo isso pode causar shimmy.

Grande abraço, Ricardo - Jimny/2001.

E essa questão de trocar a caixa de direção, sem mesmo ela apresentar folga aparente ao volante?

Ricardo

Amigo tive o mesmo problema com meu samurai 97 a pouco tempo. Olhamos a suspensão dianteira 2 vezes, de tirar tudo pra conferir, todas as buchas,etc......

Troquei os amortecedores, arrumei uma molas da altura original e nada.

Munhão tb. desmontamos 2 vezes, cheguei a deixar com 4kg de pre carga, coloquei um amortecedor de kombi na direção, etc.... e nada.

Depois achamos o problema, estava na traseira, trocamos as buchas do facão tras. e resolveu o problema.

Então antes de trocar a cx. de direção, dá uma olhada na traseira, pode ser que venha de lá.

E o meu dava um shimmy nervoso.

Boa sorte, fiquei uns 2 meses brigando com isso.

Depois posta que fim deu.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    isso é um problema cronico em samurais helicoidais... praticamente TODOS que eu conheco tem shimmy aos 60km/h
    na maioria das vezes a culpa é das buchas dos bracos da suspencao traseira!!!!

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Cmo postei no outro topico sobre esse assunto:

Acho q o problema é o caster. Quando ergue a suspensao o angulo do munhao fica zerado ou positivo (caido para frente) isso deixa a dirigibilidade muito ruim. Olhando o jipe de lado é como se os braços dos munhoes(onde prende a barra de direção) q deveriam ser assim --- fica assim \.
    Tem duas maneiras de resolver isso, girar os munhoes ou fazer braços de suspensao novos, que ja corrijam o caster em função do lift.
    Acho q esse é o UNICO problema dos seus jipes...
    Ou vcs achem q essa dificuldade de dirigir ia aparecer só por levantar o jipe?

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Rafael.. como disse antes, 90% dos samurais com helicoidais com shimmy a culpa sao das buchas dos bracos traseiros...
    tanto em samurais originais quanto em samurais com calco nas molas..

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Já comuniquei a quetão da bucha do braço traseiro, meu mecânico vai verificar. Assim que tiver resposta eu volto a postar aqui.

Valeu por enquanto e se alguem tiver mais alguma idéia, manda aí, pois trocar a caixa de direção é uma facada!!!

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    ahhh.. e falando em buchas... pra quem precisar eu faco buchas dos bracos em PU, sai a 60,00 cada, mas duram uma eternidade... heeheh

T+
    Renegade Sport 2.0TD

As buchas estavam meio gastas mesmo, tinha um pouquinho de folga.
    Mandei trocra, vamos ver se resolve.

Pessoal,

Troquei as buchas do braço da da suspenção trazeira e o problema perciste.

Ainda naum tirei os calços da suspensão. O mecânico fará isso hj a tarde.

Isso já tá me tirando o sono.

Ricardo

Usuário Avatar de rodrigocockpit
    Entrada
    22/03/2006
    Local
    nova lima/MG
    Agradecimentos: 0
    seguinte samanbaia,
    o meu samukete tava com o mesmo problema, a soução é simples e barata: mandei adaptar um amortecedor de direção de Kombi, e corri pro abraço. ficou show de bola, ok?
    Ranger Limited 3.2 aut 2015 -Bruta BF GOODRICH
    Renegade longitude 4x4 diesel 2016 - Patroa BF GOODRICH
    Up TSI 2016- Pocket rocket SFI CHIPS

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem