Postado originalmente por
Giuliano Barbosa
Pessoal,
Pesquisei bastante já por aqui no forum e internet em geral a respeito mas ainda não consegui eliminar algumas dúvidas.
Encontrei uma oficina especializada relativamente próxima que faz o trabalho de conversão para álcool, com garantia e tudo.
O principal ponto que foi questionado é se no Niva existe aquecedor de água no coletor de admisão; caso já exista é trnaquilo, o trabalho fica bem em conta, mexendo basicamente com a configuração do carburador original.
Fico na dúvida em relaizar a conversão ou não pois meu Niva já tem GNV, o problema é a autonomia e principalmente perda de rendimento

...o que eu queri era uns cv a mais, aproveitando que ele já tá com comando esportivo.
Sei que o ideal seria dar uma rebaixada no cabeçote, mas isso eu não quero fazer agora, inclusive porque o rapaz da convertedora falou que mesmo sem alterações no motor/pistões/etc já ocorre um ganho expressivo em desempenho...este é o outro ponto-chave de dúvida...se não for pra ganhar rendimento acho que só pela economia não vale a pena a reconversão, dados os possíveis problemas com corrosão causados pelo álcool e ainda tem que considerar os custos com licenciamento por alteração de características do veículo.
Gostaria se possível do depoimento dos colegas que têm Niva com motor russo à álcool pra poder balizar minha decisão pela conversão ou não.