Meu Niva comprei em SP já no álcool e c/ a seguinte configuração: pistões de fusca 1500, weber 460, comando aerocar/sobe. Faz, em média, 5 km/l na cidade e 7 na estrada. Realmente o ganho de potência é fato, mas tbém não é nenhuma Brastemp, rsrsrs...
Agora, falando de desgastes, tô com ele há quase 3 anos e já troquei o carburador 1 vez e a bóia de combustível 3!!! Agora, de 3 em 3 meses faço manutenção no carbura, p/não perder o bicho.
Dejair, comece revisando o carburador, velas e cabos, tampa do distribuidor, ponto, filtros de ar e combustível.
Veja também se está com a válvula termostática e se a mesma funciona, pois carro a álcool frio falha e fica fraco.
Ou seja, faça uma boa revisão geral e depois poste aqui o resultado...
quando comprei meu niva ele era a gasolina. Precisei fazer o motor e passei para alcool.
Claro que fiz como manda o figurino: pistoes do AP a alcool, bura 460 a alcool, etc, etc, etc.
Fui para o ceará 2 vezes com o motor e so tive alegria.
Essa historia de corrosão nao é bem assim..... eu usava 10% de gasolina com o alcool. O unico problema que tive foi ter que lavar o tanque 1 vez.
Claro que nao poupei dinheiro para trnsforma-lo a alcool e fiz tudo o que precisava.
o rendimendo dele na estrada era 9km/l.
So troquei esse motor, pois coloquei um diesel, caso contrario tava com ele ate hoje.
Se tivesse que fazer um motor original de niva hoje, faria com a taxa de compressao 14:1.... e colocava GNV. Ficaria perfeito para o GNV (que a taxa ideal é 16:1 se nao estou errado) e ainda ia conseguir queimar alcool numa boa.
Claro que para tanto deve-se fazer o serviço com profissionais, caso contrario vc vai entrar na falange que amaldiçoa o Niva, sem perceber que colaborou para isso