Jeeps "crus" para começar do zero estão acabando...
Uma hora acaba mesmo de vez, porque claro todos existentes no brasil, como não se fabrica mais do zero, ou são sucateados, desmontados, doadores de peças ou transformados e hiper-potencializados...
Nesse ponto que ocorre essa coisa dos valores, por isso notamos a discrepância...
Estamos presenciando HOJE, agora mesmo, o ponto do "quase escassez" da "matéria prima" que seria jeeps originais e "derrubadinhos".
Dou exemplo fácil, eu com 18 anos me ofereceram um Maverick 1978 preto V8 com blower DETROIT e pneus cooper cobra nas belissimas mangels orion por 1500 reais, seria o mesmo que pagar hoje uns 4 ou 5 mil digamos assim...
Inteiro mesmo, só precisava dar aquela cuidada boa nele, lavar decentemente e tirar uns podrinhos nada que na época mais 400 reais não resolvia! Como atualmente acabaram-se quase todos, olha no mercado livre? 30 mil um maverick e no nivel dos que me ofereceram era 20 mil...
Aqui está a explicação pelo valor da coisa, é quando o carro deixa de ser um carro VELHO e passa a ser um ANTIGO ou Clássico...
No jeep mudou-se um pouco esse termo todo, porque Jeep é quase um caderno em branco, e talvez, sem contar o fusca claro, seja o único carro nacional com mais de 40 anos de existencia que tem peças novas hoje em dia e a preços acessíveis até...
O que em um jeep vc não substitui hoje? Algumas peças do eixo, algumas peças da caixa de transferencia... e só, mesmo assim tudo substituível... Até carroceria encontra-se completamente zero e garantia de 5 anos...
Procura qualquer peça de lataria de um opala, maverick, de um chevette tubarão... landau talvez...
Por isso, o jeep tornou-se um amalgama, do "classico", do "antigo" com custo x beneficio talvez sem igual. É mais fácil substituir um paralamas de CJ5 (de fibra que for) 1959 do que um paralamas de uma Toyota SW4 1996...
Isso ninguém leva em conta... procura quantas possibildiades vc tem, atualmente vc monta um jeep willys com cara de jeep willys ZERO do chassis aos eixos, até colocando coisas mais novas usando suspensão mais nova, eixos de troller e por ai vai...
Por isso o assunto é complexo... Quando falamos de Jeep, é realmente pra quem gosta, o valor do "Woody" não está errado não, vale sim senhor o que o Aurélio pede, daqui ha alguns anos talvez mais do que hoje... pelo simples fato que é talvez o carro nacional de maior facilidade de troca de peças e substituição da historia (talvez atrás do fusca apenas).