x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49

Tópico: Turbos

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6

Ótimo tópico !!!
    Pessoal , vamos tentar postar artigos utéis !!

Princípios sobre TGV .

http://paultan.org/2006/08/16/how-do...geometry-work/
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Pelo que eu notei nos desenhos :
    Quando vc encurta a haste roscada do braço de comando, as aletas (pas) do TGV , ficam mais fechadas , aumentando a pressão da turbina - baixa rpm .
    Quando vc aumenta a haste roscada , as aletas abrem e a vazão da turbina aumenta e a pressão cai - Alta rpm
    me corrijam se eu estiver errado por favor
    abs

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Olhando direitinho . quando as aletas fecham .aumenta a pressão e aumenta a rotação , então quando o motor está em alta rpm as palhetas do TGV estão fechadas . ao contrário do que eu estava pensando .

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agora confundiu tudo hehehehe.

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Vejam só o que eu achei
    !!! . hehehe.
    http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=KgVrpiFfp8U

Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Olhando direitinho . quando as aletas fecham .aumenta a pressão e aumenta a rotação , então quando o motor está em alta rpm as palhetas do TGV estão fechadas . ao contrário do que eu estava pensando .
    Bom MArcelo:
    É isso ai, as palhetas fechadas evitam a passagem do fluxo de gases pelo ROTOR, fazendo com que a rotação da turbina diminua ou estabilize, para estabilizar,o que acontece; elas ficam "abrindo e fechando" de acordo com o movimento que a haste faz, movimentando as palhetas, e este movimento da haste, obviamente é empregado a ela(haste), pelo atuador pneumático, que está ligado por sua vez a um duto de pressão que vem do compressor(lado frio) do turbo; a presão vai subindo, a haste vai "empurrando" as palhetas para a "posição fechada", e os gases vão sendo desviados para a "periferia"da VOLUTA da carcaça quente, como que "contornando por fora" o rotor da turbina e indo pra saida da turbina.
    Na TGV da HILUX, o "comando eletroeletronico" da "ABRE E FECHA" das palhetas é mais eficiente e rápido, que nas TGVs "comuns" com atuação pneumática. Este atuador eletronico, recebe comando da "centralina"do motor(módulo), onde está "configurada" a pressão de trabalho do turbo, e na hora em que é atinginda, ela "manda" as palhatas abrirem meio que instantaneo, pois os pulsos eletricos são beeeeemmm mais rápidos que o deslocamento do ar comprimido que aciona o atuador, que por sua vez aciona a haste das palhetas, e com a vantagem de não haver o "fechamento" "PROGRESSIVO" a medida que a pressão vai subindo, o sensor está "lendo" a pressão, e quando ela chega no valor, ele "manda" as palhetas fecharem, a pressão baixou, ele "manda" abrir. A ventagem é que o ganho de pressão na eletronica é bem mais rápido, favorecendo(mais ainda) o torque em baixas RPMs, e a acelaração, logicamente.
    Quando voce fala em "encurtar a haste" na verdade, voce está aumentando a resistencia do atuador à pressão vinda do turbo, mas está(e ai é que mora o perigo), DIMINUINDO O CURSO DAS PALHETAS e se elas não fecham totalmente( ou no caso das turbinas VALVULADAS com WASTEGATE, diminuindo o curso de abertura da "portinhola" da valvula), isto vai restringir a "SAIDA DOS GASES EM ALTA RPM, quando tiver com o pé na lata, e pode arrenbentar o motor a medio/londo prazo. Então, para se obter o aumento de pressão de trabalho de um turbo, sem "mexer" no CURSO DA HASTE, entra a eletronica, como a Toyota adotou, e a CUMMINS também já tem a algum tempo, tantos nas HOLSET "VALVULADAS", com nas "TGV" (os cummins são equipados de fabrica com tubos HOLSET, agora CUMMINS TURBOCHAGER). Veja num dos posts anteriores, o anexo de "controle de wastegate por valvula eletromagnética".
    Veja no anexo, uma foto da turbina e do "lado quente", observe a "portinhola" de que falo, e imagine, se ela não abrir direito, em alta RPM e acelerando, por onde os gases sairão?? Alguma coisa vai arrenbentar, mais tarde.
    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbos-master-power-mpk16.jpg   Turbos-master-power-mp22.jpg  

Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0
    No TGV da L200,é pneumatico também???
    Estou gostando do comportamento da Savana com TGV,em 1500 rpm's ela já tá bem alerta,bem diferete da Savana antiga,que só acordava com 2000 rpm's!!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Olá Sérgio , obrigado pelos esclarecimentos .
    pelo o que eu notei a rpm do tgv é inversamente proporcional a rpm do motor , ao contrário da WG.
    Quanto maior o rpm do motor menor a rpm da tgv . pelo menos na hilux é assim .
    será que na l200 tb é assim ?? retirando a diferênça do acionamento das aletas, o princiípio de funcionamento é o mesmo .
    abs

Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Olá Sérgio , obrigado pelos esclarecimentos .
    pelo o que eu notei a rpm do tgv é inversamente proporcional a rpm do motor , ao contrário da WG.
    Quanto maior o rpm do motor menor a rpm da tgv . pelo menos na hilux é assim .
    será que na l200 tb é assim ?? retirando a diferênça do acionamento das aletas, o princiípio de funcionamento é o mesmo .
    abs
    Fala Marcelo:
    Na verdade, a velocidade da turbina está diretamente ligada ao gases que impulsionam a mesma, o que "aparenta" uma "menor" velocidade da turbina TGV em alto giro, está relacionado ao fato de que quando voce atingiu uma determinada velocidade( do veículo), se pára de acelerar, e mantem-se uma velocidade. Então, o turbo, não "pressuriza" como quando voce está acelerando, porque o fluxo de gases impulsonando o rotor da turbina, é proporcional à rotação(alimentação) do motor, para MANTER a velocidade que está estabilizada, e em função disto, depois de vencida a inercia, não precisamos(teoricamente) de grande potencia(ou toda a potencia disponivel do motor), para manter o carro em movimento.
    O que "faz com que a TGV gire mais que a turbina com WG em baixa rpm", é justamente o fato de o fluxo de gases ser direcionado "pra cima"do rotor, e a medida que a pressão sobe pra faixa de pressão máxima regulada, juntamente com a rotação do motor, enquanto se acelera, o movimento das palhetas vai "tirando o fluxo de gases da direção do rotor", fazendo-o diminuir o giro, consequentemente a pressão, a medida que a rotação sobe. Este movimento das palhetas do TGV, é mais eficiente do que a WG abrindo e fechando, pois com a WG, se tem uma "UNICA GEOMETRIA" no caracol quente, que recebe todo o fluxo de gases em cima do rotor, e a partir determinado momento(quando a pressão vai subindo e sendo capaz de comprimir a mola do atuador da WG), começa a se abrir uma portinhola( a WG), e parte deste fluxo "passa"por outro caminho, já que o caminho através do rotor está digamos, "congestionado", enquanto na TGV, não há outro caminho, ou by pass, mas a GEOMETRIA/VOLUME da caraça é que se modifica, em função do volume de gases que estão fluindo. Daí que entra o controle da WG via valvula eletromagnética, para aproximar o funcionamento do turbo com WG, ao do turbo TGV.
    Abraço

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Olá Sergio . com esses estudos feitos aqui no tópico .
    Eu dei um encurtadinha pouca , na rosca da haste do atuador das palhetas da tgv da l200 de modo que em baixa rpm as aletas fiquem um pouco mais fechadas fazendo com que o tgv entre mais rápido .
    A picape que ja tinha um boa pegada ,ficou ainda melhor não precisa acelerar nada para o motor encher , 100km/h o meu pé apenas "belisca" o acelerador , não acelero nem 10%.
    A minha dúvida que não está me deixando dormir é se essa encurtadinha na haste pode prejudicar o tgv que vai girar um pouco mais .
    Será que posso deixar desse jeito ? tendo o carro com uma pegada melhor .???
    Grato .

Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG

ão

Olá Sergio . com esses estudos feitos aqui no tópico .
    Eu dei um encurtadinha pouca , na rosca da haste do atuador das palhetas da tgv da l200 de modo que em baixa rpm as aletas fiquem um pouco mais fechadas fazendo com que o tgv entre mais rápido .
    A picape que ja tinha um boa pegada ,ficou ainda melhor não precisa acelerar nada para o motor encher , 100km/h o meu pé apenas "belisca" o acelerador , não acelero nem 10%.
    A minha dúvida que não está me deixando dormir é se essa encurtadinha na haste pode prejudicar o tgv que vai girar um pouco mais .
    Será que posso deixar desse jeito ? tendo o carro com uma pegada melhor .???
    Grato .
    Fala Marcelo:
    Vai imaginando ai o que acontece na tua turbina, com essa "encurtadinha na haste", teoricamente é claro;
    No que voce encurtou, retirou curso de "fechamento" das palhetas, e "aumentou" a resistencia da mola do atuador à pressão que vem do turbo. Significa dizer que; será preciso "maior pressão" vinda do turbo para começar a fechar as palhetas, daí o ganho na "PEGADA", as palhetas ficam por mais tempo abertas, fazendo o "turbo encher" mais rápido, ou numa rotação mais baixa, beleza..., por outro lado, quando encurtou a haste, LIMITOU O FECHAMENTO DAS PALHETAS, ou seja, elas não vão fechar totalmente, fazendo com que perca rendimento em alta RPM, porque parte do fluxo de gases, quando tiver em alta e acelerando, vai ser direcionado ainda pra cima do rotor, mesmo sem necessidade, e naquela posição de RPM, sua turbina, que daria pressão suficiente, mesmo que o fluxo seja desviado (palhetas fechadas), para a "periferia" da voluta quente, vai perder eficiencia, pois os gases não "sairão" para o escapamento de forma adequada, causando a famosa "CONTRAPRESSÃO", e consequente perda de rendimento em alta. Mas, como "deu apenas uma encurtadinha" hehe.. não será de todo um problema grave, mas, pode ter certeza, que "minguará" a máquina em alto giro.
    Ai é que entra o controle via valvula eletromagnética; voce "deixa as palhetas TOTALMENTE ABERTAS, até que a pressão que definiu como pressão maxima de trabalho seja alcançada, e chegando nesta pressão, a valvula eletromagnética(popular solenoide), manda o pulso numa valvula que controlará o fluxo de pressão vindo do turbo para o atuador do TGV, e o mesmo(o atuador do TGV), irá "FECHAR TOTALMENTE AS PALHETAS" do TGV, instataneamente, NÃO OBSTRUINDO O FLUXO DOS GASES, e por outro lado, "segura" as palhetas abertas, até a pressão chegar no valor "programado", enquanto tiver acelerando, sem haver a abertura "PROGRESSIVA". Esta abertura progressiva, voce "diminui" quando encurta a haste, mas... em alta perde eficiencia.
    Abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem