Ótimo tópico !!!
Pessoal , vamos tentar postar artigos utéis !!
Princípios sobre TGV .
http://paultan.org/2006/08/16/how-do...geometry-work/
Versão Imprimível
Ótimo tópico !!!
Pessoal , vamos tentar postar artigos utéis !!
Princípios sobre TGV .
http://paultan.org/2006/08/16/how-do...geometry-work/
Continuação ;
http://www.autozine.org/technical_sc...h_engine_3.htm
Pelo que eu notei nos desenhos :
Quando vc encurta a haste roscada do braço de comando, as aletas (pas) do TGV , ficam mais fechadas , aumentando a pressão da turbina - baixa rpm .
Quando vc aumenta a haste roscada , as aletas abrem e a vazão da turbina aumenta e a pressão cai - Alta rpm
me corrijam se eu estiver errado por favor
abs
Olhando direitinho . quando as aletas fecham .aumenta a pressão e aumenta a rotação , então quando o motor está em alta rpm as palhetas do TGV estão fechadas . ao contrário do que eu estava pensando .
Agora confundiu tudo hehehehe.
Vejam só o que eu achei
!!! . hehehe.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=KgVrpiFfp8U
Bom MArcelo:
É isso ai, as palhetas fechadas evitam a passagem do fluxo de gases pelo ROTOR, fazendo com que a rotação da turbina diminua ou estabilize, para estabilizar,o que acontece; elas ficam "abrindo e fechando" de acordo com o movimento que a haste faz, movimentando as palhetas, e este movimento da haste, obviamente é empregado a ela(haste), pelo atuador pneumático, que está ligado por sua vez a um duto de pressão que vem do compressor(lado frio) do turbo; a presão vai subindo, a haste vai "empurrando" as palhetas para a "posição fechada", e os gases vão sendo desviados para a "periferia"da VOLUTA da carcaça quente, como que "contornando por fora" o rotor da turbina e indo pra saida da turbina.
Na TGV da HILUX, o "comando eletroeletronico" da "ABRE E FECHA" das palhetas é mais eficiente e rápido, que nas TGVs "comuns" com atuação pneumática. Este atuador eletronico, recebe comando da "centralina"do motor(módulo), onde está "configurada" a pressão de trabalho do turbo, e na hora em que é atinginda, ela "manda" as palhatas abrirem meio que instantaneo, pois os pulsos eletricos são beeeeemmm mais rápidos que o deslocamento do ar comprimido que aciona o atuador, que por sua vez aciona a haste das palhetas, e com a vantagem de não haver o "fechamento" "PROGRESSIVO" a medida que a pressão vai subindo, o sensor está "lendo" a pressão, e quando ela chega no valor, ele "manda" as palhetas fecharem, a pressão baixou, ele "manda" abrir. A ventagem é que o ganho de pressão na eletronica é bem mais rápido, favorecendo(mais ainda) o torque em baixas RPMs, e a acelaração, logicamente.
Quando voce fala em "encurtar a haste" na verdade, voce está aumentando a resistencia do atuador à pressão vinda do turbo, mas está(e ai é que mora o perigo), DIMINUINDO O CURSO DAS PALHETAS e se elas não fecham totalmente( ou no caso das turbinas VALVULADAS com WASTEGATE, diminuindo o curso de abertura da "portinhola" da valvula), isto vai restringir a "SAIDA DOS GASES EM ALTA RPM, quando tiver com o pé na lata, e pode arrenbentar o motor a medio/londo prazo. Então, para se obter o aumento de pressão de trabalho de um turbo, sem "mexer" no CURSO DA HASTE, entra a eletronica, como a Toyota adotou, e a CUMMINS também já tem a algum tempo, tantos nas HOLSET "VALVULADAS", com nas "TGV" (os cummins são equipados de fabrica com tubos HOLSET, agora CUMMINS TURBOCHAGER). Veja num dos posts anteriores, o anexo de "controle de wastegate por valvula eletromagnética".
Veja no anexo, uma foto da turbina e do "lado quente", observe a "portinhola" de que falo, e imagine, se ela não abrir direito, em alta RPM e acelerando, por onde os gases sairão?? Alguma coisa vai arrenbentar, mais tarde.
Abraço
No TGV da L200,é pneumatico também???
Estou gostando do comportamento da Savana com TGV,em 1500 rpm's ela já tá bem alerta,bem diferete da Savana antiga,que só acordava com 2000 rpm's!!!
Olá Sérgio , obrigado pelos esclarecimentos .
pelo o que eu notei a rpm do tgv é inversamente proporcional a rpm do motor , ao contrário da WG.
Quanto maior o rpm do motor menor a rpm da tgv . pelo menos na hilux é assim .
será que na l200 tb é assim ?? retirando a diferênça do acionamento das aletas, o princiípio de funcionamento é o mesmo .
abs
Fala Marcelo:
Na verdade, a velocidade da turbina está diretamente ligada ao gases que impulsionam a mesma, o que "aparenta" uma "menor" velocidade da turbina TGV em alto giro, está relacionado ao fato de que quando voce atingiu uma determinada velocidade( do veículo), se pára de acelerar, e mantem-se uma velocidade. Então, o turbo, não "pressuriza" como quando voce está acelerando, porque o fluxo de gases impulsonando o rotor da turbina, é proporcional à rotação(alimentação) do motor, para MANTER a velocidade que está estabilizada, e em função disto, depois de vencida a inercia, não precisamos(teoricamente) de grande potencia(ou toda a potencia disponivel do motor), para manter o carro em movimento.
O que "faz com que a TGV gire mais que a turbina com WG em baixa rpm", é justamente o fato de o fluxo de gases ser direcionado "pra cima"do rotor, e a medida que a pressão sobe pra faixa de pressão máxima regulada, juntamente com a rotação do motor, enquanto se acelera, o movimento das palhetas vai "tirando o fluxo de gases da direção do rotor", fazendo-o diminuir o giro, consequentemente a pressão, a medida que a rotação sobe. Este movimento das palhetas do TGV, é mais eficiente do que a WG abrindo e fechando, pois com a WG, se tem uma "UNICA GEOMETRIA" no caracol quente, que recebe todo o fluxo de gases em cima do rotor, e a partir determinado momento(quando a pressão vai subindo e sendo capaz de comprimir a mola do atuador da WG), começa a se abrir uma portinhola( a WG), e parte deste fluxo "passa"por outro caminho, já que o caminho através do rotor está digamos, "congestionado", enquanto na TGV, não há outro caminho, ou by pass, mas a GEOMETRIA/VOLUME da caraça é que se modifica, em função do volume de gases que estão fluindo. Daí que entra o controle da WG via valvula eletromagnética, para aproximar o funcionamento do turbo com WG, ao do turbo TGV.
Abraço
Olá Sergio . com esses estudos feitos aqui no tópico .
Eu dei um encurtadinha pouca , na rosca da haste do atuador das palhetas da tgv da l200 de modo que em baixa rpm as aletas fiquem um pouco mais fechadas fazendo com que o tgv entre mais rápido .
A picape que ja tinha um boa pegada ,ficou ainda melhor não precisa acelerar nada para o motor encher , 100km/h o meu pé apenas "belisca" o acelerador , não acelero nem 10%.
A minha dúvida que não está me deixando dormir é se essa encurtadinha na haste pode prejudicar o tgv que vai girar um pouco mais .
Será que posso deixar desse jeito ? tendo o carro com uma pegada melhor .???
Grato .
Fala Marcelo:
Vai imaginando ai o que acontece na tua turbina, com essa "encurtadinha na haste", teoricamente é claro;
No que voce encurtou, retirou curso de "fechamento" das palhetas, e "aumentou" a resistencia da mola do atuador à pressão que vem do turbo. Significa dizer que; será preciso "maior pressão" vinda do turbo para começar a fechar as palhetas, daí o ganho na "PEGADA", as palhetas ficam por mais tempo abertas, fazendo o "turbo encher" mais rápido, ou numa rotação mais baixa, beleza..., por outro lado, quando encurtou a haste, LIMITOU O FECHAMENTO DAS PALHETAS, ou seja, elas não vão fechar totalmente, fazendo com que perca rendimento em alta RPM, porque parte do fluxo de gases, quando tiver em alta e acelerando, vai ser direcionado ainda pra cima do rotor, mesmo sem necessidade, e naquela posição de RPM, sua turbina, que daria pressão suficiente, mesmo que o fluxo seja desviado (palhetas fechadas), para a "periferia" da voluta quente, vai perder eficiencia, pois os gases não "sairão" para o escapamento de forma adequada, causando a famosa "CONTRAPRESSÃO", e consequente perda de rendimento em alta. Mas, como "deu apenas uma encurtadinha" hehe.. não será de todo um problema grave, mas, pode ter certeza, que "minguará" a máquina em alto giro.
Ai é que entra o controle via valvula eletromagnética; voce "deixa as palhetas TOTALMENTE ABERTAS, até que a pressão que definiu como pressão maxima de trabalho seja alcançada, e chegando nesta pressão, a valvula eletromagnética(popular solenoide), manda o pulso numa valvula que controlará o fluxo de pressão vindo do turbo para o atuador do TGV, e o mesmo(o atuador do TGV), irá "FECHAR TOTALMENTE AS PALHETAS" do TGV, instataneamente, NÃO OBSTRUINDO O FLUXO DOS GASES, e por outro lado, "segura" as palhetas abertas, até a pressão chegar no valor "programado", enquanto tiver acelerando, sem haver a abertura "PROGRESSIVA". Esta abertura progressiva, voce "diminui" quando encurta a haste, mas... em alta perde eficiencia.
Abraço