Postado originalmente por
RoadRunner
Então Sérgio...
Estou retomando os projetos da troca de turbo, prentendo montar a do S4T+ que sugeriu e fiquei fiquei preocupado com o seguinte:
Minha D20 S4 ta com o kit turbo bodipasa, usando a turbina "grande" modelo TB4125 como falou. Atualmente ela trabalha com 800...900g de pressão e tem um lag respeitavel em "baixa" rpm (1500) deixando um tuchinho de fumaça no kickdown. O escape é em 2"1/2 desde a saida da turbina e tem silencioso com miolo.
O plano seria trocar pelo turbo moderno para aproveitar melhor o intercooler (que ta nos planos também), tentar diminuir este lag, pretendo manter a pressão de trabalho nos 800...900g e nao vou mecher no débito da bba. Originalmente manterei o escape velho deixando ele direto (sei que é proibido.....mas...).
Trocar a turbina, mangueiras de adm e as linhas de lubrificação em teoria não serão problemas. Mas estou com uma dúvida de mechãnico quanto a boca de saída dos gases turbina > escape.
Turbo novo do S4T+ a esquerda, a direira postei turbo Apl para comparar pois a boca da TB é a mesma.
A foto correta do turbo TB que vc postou anteriormente:
No turbo velho, o bocão da turbina tem
aproximadamente 2".1/2 e o cano S tem a flange para esta turbina, logo praticamente nao ha diferença de tamanho entre a boca do turbo e o cano do escape.
Mas o turbo do S4T+ tem uma boquinha pequenininha de
aproximadamente 1".1/2 e usa um cotovelo de ferro fundido com o lado da turbina na mesma medida e imediatamente amplia seu tamanho para 3". Do outro lado do cotovelo vem parafusado o cano de escape que é em 3" com silencioso.
No S4T+ lado quente é virado para o farol e no S4 o lado quente e virado para o painel. Nao há como utilizar este cotovelo original devido ao tombo que vou dar na turbina para montala com o lado quente virado para o passageiroe nao posso montar com o lado quente para frente devido a outro ups que farei. Com este cotovelo ao dar o tombo o cotovelo vai bater no bloco.
Entao farei uma flange no torno de aprox 8 cm de comprimento com o diamentro interno na medida da boca da turbina (1".1/2) onde de um lado faço os furos para os prisioneiros do novo turbo e do outro lado faria ela com o diametro externo em 2".1/2 para encaixar dentro do cano S que tava na turbina velha (bastará serrar a flange velha, encaixar por dentro a nova e soldar)
Gambitech:
A dúvida é:
Este caminho de 8cm em 1".1/2 causaria um efeito gargalo preocupante no fluxo dos gases ou a perca seria irrelevante?
[]'s