Postado originalmente por
Trojão
Oi landeirohpcu,
Os reloginhos já vêm com sensor elétrico (claro que um mecânico a mercúrio seria melhor, mas aí não teria os alarmes que são vitais), o da temperatura de água vc faz um "T" instala no bloco na saída da cebolinha de temperatura do marcador do painel, coloca o sensor original da viatura em uma saída e o sensor do reloginhona outra, então ambos pegarão o mesmo sinal, geralmente é bem próximo da válvula termostática. O de óleo da mesma forma, só que usa a saída da cebolinha de pressão de óleo, é o melhor local para pegar o sinal da temperatura do óleo, nunca instale na entrada da lubrificação da turbina, eu fiz essa caca

achando que seria o local de maior temperatura do óleo, quando a turbina esquenta, ( e ela esquenta muito) maqueia o sinal do óleo pq o sensor tbm esquenta, daí numa subida de serra, a água estará a 89º (normal) e o óleo a 125º (loucura total), vc para a viatura e fica igual a um "jacú" tentando entender o que está acontecendo

, mas na realidade tá tudo normal, até eu descobrir isso virei "jacú de carteirinha".
Os reloginhos eu comprei na wolloko.com, eles demoram uns 20 dias pra chegar, mas chegam, custam cento e poucas latas cada um, as conexões "T" para adaptação são baratinhas, vc acha em qualquer loja de material hidráulico para tratores, tem que levar os sensores para achar as roscas certinhas. Qualquer eletricista meia-boca instala os reloginhos.
Resultado:
-Mão-de-obra-R$50,00
-reloginhos e conexões-R$270,00
-Poder parar a viatura antes de torrar tudo, quando os reloginhos alarmarem virando uma verdadeira árvore de natal além daquela cigarra irritante- Não tem preço.