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Convex Datacenter
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  • #1
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    03/11/2010
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    Ranger 3.0 XLT 4x4 - Compra




    Olá companheiros! Gostaria de cumprimentar a todos e me apresentar como iniciante no fórum, onde aprendi muita coisa e hoje preciso de uma ajuda mais direcionada: Estou "namorando" uma Ranger 3.0 XLT 4x4 e gostaria de saber sobre os principais itens a serem verificados ao comprar uma usada, dois anos de uso e com pouco mais de 70.000 km rodados.

    Aproveitando, gostaria de saber sobre os custos de manutenção de rotina, uma vez que não usarei para trabalho, somente para alguns passeios em estradas de chão pouco frequentes.
    Mais uma dúvida dentro de manutenção: A correia Poli-v, na hora de sua troca, quanto se gasta em média e o que trocar mais junto com ela (esticador, polia, etc... o que é necessário)

    Falem-me também sobre consumo urbano com pé "leve"...
    Abraços a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    28/10/2009
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    Do Brasil/
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    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MarcioBahia Ver Post
    Olá companheiros! Gostaria de cumprimentar a todos e me apresentar como iniciante no fórum, onde aprendi muita coisa e hoje preciso de uma ajuda mais direcionada: Estou "namorando" uma Ranger 3.0 XLT 4x4 e gostaria de saber sobre os principais itens a serem verificados ao comprar uma usada, dois anos de uso e com pouco mais de 70.000 km rodados.

    Aproveitando, gostaria de saber sobre os custos de manutenção de rotina, uma vez que não usarei para trabalho, somente para alguns passeios em estradas de chão pouco frequentes.
    Mais uma dúvida dentro de manutenção: A correia Poli-v, na hora de sua troca, quanto se gasta em média e o que trocar mais junto com ela (esticador, polia, etc... o que é necessário)

    Falem-me também sobre consumo urbano com pé "leve"...
    Abraços a todos!

    Leve nma csc Ford e peça para avaliarem, passar o Scanner e etc..

    Ande bem nela e veja se desenvolve bem, se o turbo da aquela arrancada bacana e etc..

    Verifique a possiblidade de vasamentos, veja se o 4x4 esta acionando..

    Quanto ao consumo, vai variar d+.. se sua cidade tiver muita pista expressa, sem ar, faz 9 ou até mais..

    se for uma cidade de para e anda, tipo centros urbanos com muitos semáfaros, vai fazer 6 com ar e 7-8 sem ar...
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #3
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    03/11/2010
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    Obrigado pela resposta, amigo! Semana quem vem devo avaliar melhor o carro e, se tudo der certo, concretizar o negócio.

    Abraço!

  • #4
    Ainda,
    Todas as picapes médias costumam apresentar custos de manutenção semelhantes. Não é nada absurdo, mas é bem mais caro que de um carro popular...
    Como este veículo já saiu da garantia, procure um mecânico de confiança, e principalmente, com experiencia em picapes, pois assim você reduz seus gastos com manutenção (mão de obra mais barata). Mas peça para ele utilizar sempre peças originais, pois apresentam pouca diferença de preço e uma durabilidade bem superior.
    No mais, carro usado é procedência, converse com o proprietário anterior, verifique o manual do proprietário e etc.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #5
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    03/11/2010
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    Obrigado pelas respostas! Pelo que pude verificar, esta é de procedência e o proprietário já teve outras Ranger antes, inclusive o mesmo substituiu vários itens propícios a terem problemas já na última revisão de garantia.

    Estimo, pelas pesquisas que fiz, que o ideal é substituir a correia Poli-V (principal) antes do Km do manual e gostariade saber, se alguns de vcs tivessem uma idéia, quanto iria gastar com esta manutenção.

    Obrigado mesmo, as respostas de vcs e as consultas que faço aqui estão sendo de muita importância para que eu faça um bom negócio.

    Abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de CARLOS-BSB
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    06/06/2010
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    Os cuidados, segundo o manual, com a correia Poli V é de "Verificar o estado da correia Poli "V" (Diesel)" a cada 20.000 km.
    Deve ser trocada, segundo o mesmo, aos 120.000km.

  • #7
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    03/11/2010
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    Obrigado, amigo, pelas informações! O que eu estava pensando em fazer era em me antecipar à esta troca em 20.000 km, mas gostaria de saber se tem necessidade, pois em carros pequenos se antecipa esta troca em função da confiabilidade das correias. E também se na substituição da mesma é necessário trocar a polia.

    Outras perguntas:
    - Algum de vocês já precisou substituir bicos injetores deste motor? se positivo, qual a quilometragem?

    - Quais os cuidados que vocês tomam preventivamente na operação de caminhonetes com motores turbo diesel?

    Agradecendo mais uma vez a força, conto com a ajuda de vocês!
    Grande abraço!

  • #8
    Usuário Avatar de Imperador!
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    18/02/2010
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    Citação Postado originalmente por MarcioBahia Ver Post
    Obrigado, amigo, pelas informações! O que eu estava pensando em fazer era em me antecipar à esta troca em 20.000 km, mas gostaria de saber se tem necessidade, pois em carros pequenos se antecipa esta troca em função da confiabilidade das correias. E também se na substituição da mesma é necessário trocar a polia.

    Outras perguntas:
    - Algum de vocês já precisou substituir bicos injetores deste motor? se positivo, qual a quilometragem?

    - Quais os cuidados que vocês tomam preventivamente na operação de caminhonetes com motores turbo diesel?

    Agradecendo mais uma vez a força, conto com a ajuda de vocês!
    Grande abraço!
    Sobre a polia, salvo engano, o manual recomenda a troca a cada 100.000 km. Então, provavelmente não será preciso mexer na sua. Manda verificar o estado dela, de qualquer forma.

    Eu não recomendaria a troca dos bicos deste motor por "capricho". Nem em qualquer outro motor. Somente quando estiverem ruins mesmo. Até mesmo pelo custo de cada bico desses.

    Motores common rail(especialmente o da Ranger) exigem alguns cuidados extras, porém simples. O principal se refere ao abastecimento. Evitar andar com menos 1/4 de tanque de combustível e, ao abastecer, sempre procurar abastecer em postos com boa rotatividade e mais novos (que não tem tanques de ferro). Isso ajuda que você pegue um combustível de melhor qualidade, com menos água, e com menos impurezas.

    Outros cuidados simples que eu tenho são: trocar a água do radiador uma vez por ano, não passar a km para a troca de óleos e filtros, sempre que eu lembro deixo aqueles 40 segundos funcionando em marcha lenta antes de parar à noite...

    Boa sorte com o carro!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #9
    ... no mínimo 30 segundos sem acelerar ao dar a partida no motor e antes de desliga-lo.

    Eu pensaria na trcoa da correia, afinal, quem garante a acurácia desta quilometragem...
    Se chega a arrebentar o rombo (no bolso) é grande.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #10
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    Obrigado, amigos, pela força! Realmente minha preocupação seria antecipar a troca da correia por prevenção, como faço com os carros pequenos que tive.
    Ouvi dizer que este procedimento de partida era pra ser feito na primeira partida do dia e na chegada no último destino do dia. Procede esta informação?
    No mais, gostaria de fazer contatos com o pessoal aqui de Salvador - BA.
    Grande Abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    Citação Postado originalmente por MarcioBahia Ver Post
    Obrigado, amigos, pela força! Realmente minha preocupação seria antecipar a troca da correia por prevenção, como faço com os carros pequenos que tive.
    Ouvi dizer que este procedimento de partida era pra ser feito na primeira partida do dia e na chegada no último destino do dia. Procede esta informação?
    No mais, gostaria de fazer contatos com o pessoal aqui de Salvador - BA.
    Grande Abraço!

    É o que faço, principalmente na primeira partida.. esta recomendacão está em todo manual, seja da viatura, do motor e etc.. é para proteção do turbo...

    Pelo menos 30', recomendação da international, mas no manual da FORD está 45'...

    abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    É o que faço, principalmente na primeira partida.. esta recomendacão está em todo manual, seja da viatura, do motor e etc.. é para proteção do turbo...

    Pelo menos 30', recomendação da international, mas no manual da FORD está 45'...

    abs,
    O correto MESMO é fazer em todos os trajetos.
    Mas o importante mesmo é no primeiro e último destino. Por quê?

    De manhã, para lubrificar a turbina antes de ela começar a encher.
    À noite, para evitar que dilatação da turbina (em razão do calor) danifique as peças internas.

    Alguns donos de L200 aqui no fórum já perderam turbinas assim. Porém eram situações extremamente extremas . Em um caso, que lembro agora, o sujeito vinha a 160km/h e parou o carro de repente. Estragou a turbina (e o cabeçote).
    A recomendação tem mais a ver com a manutenção da vida útil da turbina que com problemas em caso de desrespeito à regra. Assim, quando puder, cumpra o que está mandando o manual.

    Tem inclusive um adesivo branco no parabrisas (parte superior lado esquerdo - por dentro - ) dizendo para esperar os 45 seg. antes de começar a rodar e parar o motor.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

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