x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
    Usuário
    Entrada
    17/06/2006
    Agradecimentos: 0

Lei sobre o engate, pode manter o original da L200?

Olá

Estive lendo bastante sobre essa lei que proibe o uso do engate, mas nao entendi ainda se posso continuar andando com o engate original da l200 2001.

Ele é removivel, não possui cantos cortantes, mas nao tem tomada.
    E é original de fabrica.

alguem sabe como fica isso?

Usuário Avatar de RODRIGUESLIMA
    Entrada
    22/08/2006

Original PODE !

Também tenho uma L200 com engate original, e ja li sobre o assunto, se for original não tem problema, não ha necessida da tomada elétrica.

Citação Postado originalmente por RODRIGUESLIMA Ver Post
    Também tenho uma L200 com engate original, e ja li sobre o assunto, se for original não tem problema, não ha necessida da tomada elétrica.
    Pelo que eu entendi, é isso mesmo. Como o engate é original, não precisa ser feita nenhuma alteração.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Negativo. Tem que ter a tomada sim e tem que alça pra corrente.
    Sendo removível então remove. Eu só uso o meu quando estou rebocando.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 2

Question Será que o meu "cola"?

Caramba, o meu não é original! O engate é removível, tem conexão elétrica, o pino- trava de segurança, não tem arestas e tal. Ainda não lí a tal legislação... vou retirá-lo e colocar a "tampinha". Putz, tudo bem que há exceções [... tipo engates grosseiros, feitos em oficinas de fundo quintal], mas esses caras aprontam cada uma, viu!

Foto: http://img.photobucket.com/albums/v4..._Traseira3.jpg

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Lei sobre o engate, pode manter o original da L200?-l200_traseira3.jpg  
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]

Resolução 197 do Contran - engate de reboque

pela resoluçào do Contran.... em sendo ORIGINAL... não há o que se preocupar...

mas o interessante da resoluçào é que o engate só pode ser instalado em carro com CAPACIDADE para rebocar... ou seja... aqueles que as montdoras atestam que tem capacidde de rebocar...

acho que aquele monte de uno mile com engate de reboque não devem se enquadrar nisto.........

Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.
    Art. 2º. Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
    .......
    Art. 3º. Os fabricantes e os importadores dos veículos de que trata esta Resolução deverão informar ao órgão máximo executivo de trânsito da União os modelos de veículos que possuem capacidade para tracionar reboques, além de fazer constar no manual do proprietário as seguintes informações:
    I – especificação dos pontos de fixação do engate traseiro;
    II – indicação da capacidade máxima de tração - CMT.

Art. 4º. Para rastreabilidade do engate deverá ser fixada em sua estrutura, em local visível, uma plaqueta inviolável com as seguintes informações;
    I – Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo INMETRO;
    II – modelo do veículo ao qual se destina;
    III – capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina;
    IV – referência a esta Resolução.

Art 5º O instalador deverá cumprir o procedimento de instalação aprovado no
    INMETRO pelo fabricante do engate, bem como indicar na nota de venda do produto os dados de identificação do veículo.

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
    a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
    b) Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes
    características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados.
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Pela reportagem que passou no jornal da Record de Terça, os carros que tem engate original "TEM" que colocar uma tomada elétrica e a tal alça para corrente.

No caso das L-200 com engate orignal, deve ser instalado a tomada em algum canto. Na minha Ranger por exemplo, como fico com a bola virada para cima o tempo inteiro, vou instalar a tomada este fim de semana.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Pela reportagem que passou no jornal da Record de Terça, os carros que tem engate original "TEM" que colocar uma tomada elétrica e a tal alça para corrente.

No caso das L-200 com engate orignal, deve ser instalado a tomada em algum canto. Na minha Ranger por exemplo, como fico com a bola virada para cima o tempo inteiro, vou instalar a tomada este fim de semana.
    não me aprofundei na questão... mas o art. 6 da resolução diz que "quando instalado como acessório......." aí tem que cumprir.... já se é original do veículo....

Engate x Placa
    Caros Colegas. Levei uma multa na Ranger porque o engate original de fábrica (bolota) encobre a placa. Não adiantou argumentar com o puliça.
    Então, mesmo que o engate seja o original, vai ter complicação porque ele encobre a placa.
    Assim fica o dilema que nos causa a nossa legislação: o CTB diz que não se pode alterar as características originais do veículo, o engate da Ranger é original e se alterar estou sujeito a multa, se não alterar também porque encobre a placa. Ainda, posso manter pela resolução o engate original, mas ele encobre a placa e vou ser multado. Vais saber o que se fazer com uma lei destas. São os nossos legisladores e as suas trapalhadas. E o contribuinte que pague o pato.

Abraços.

Ariel

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ariel kleinubing Ver Post
    Engate x Placa
    Caros Colegas. Levei uma multa na Ranger porque o engate original de fábrica (bolota) encobre a placa. Não adiantou argumentar com o puliça.
    Então, mesmo que o engate seja o original, vai ter complicação porque ele encobre a placa.
    Assim fica o dilema que nos causa a nossa legislação: o CTB diz que não se pode alterar as características originais do veículo, o engate da Ranger é original e se alterar estou sujeito a multa, se não alterar também porque encobre a placa. Ainda, posso manter pela resolução o engate original, mas ele encobre a placa e vou ser multado. Vais saber o que se fazer com uma lei destas. São os nossos legisladores e as suas trapalhadas. E o contribuinte que pague o pato.

Abraços.

Ariel

A Ranger NÃO tem engate original de fábrica.
    O que acontece é que muita gente coloca uma bola de engate naquele furo no pára-choques. E, sinceramente, duvido que aquela chapa aguente 500kg de tração, que é o que normalmente se usa como capacidade de um engate decente.
    E não pode encobrir a placa mesmo. O "puliça" tá certo. Se você comprou sua Ranger assim, experimente ir a uma concessionária e ver as 0km expostas. Nenhuma delas tem o engate (bola) colocado.
    O que é considerado original de fábrica são aqueles engates que já fazem parte da estrutura do carro, a exemplo do que ocorre com alguns modelos de L200, Mercedes série M e outros.

A respeito do engate original, a Lei é clara... Não é preciso colocar tomada não!
    Olha só:

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

Quer um conselho? Imprima a Resolução e leve junto com seu carro...

Entonces, o original (só o original) da L200 pode ser usado como veio no carro.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Usuário
    Entrada
    22/06/2006
    Local
    Paulinia/SP
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    A Ranger NÃO tem engate original de fábrica.
    O que acontece é que muita gente coloca uma bola de engate naquele furo no pára-choques. E, sinceramente, duvido que aquela chapa aguente 500kg de tração, que é o que normalmente se usa como capacidade de um engate decente.
    E não pode encobrir a placa mesmo. O "puliça" tá certo. Se você comprou sua Ranger assim, experimente ir a uma concessionária e ver as 0km expostas. Nenhuma delas tem o engate (bola) colocado.
    O que é considerado original de fábrica são aqueles engates que já fazem parte da estrutura do carro, a exemplo do que ocorre com alguns modelos de L200, Mercedes série M e outros.

A respeito do engate original, a Lei é clara... Não é preciso colocar tomada não!
    Olha só:

Quer um conselho? Imprima a Resolução e leve junto com seu carro...

Entonces, o original (só o original) da L200 pode ser usado como veio no carro.
    Eu fui parado a pouco tempo atras por um policial na rodovia e ele me alertou para o fato do engate na ranger tampar a placa o que poderia me causar multas, na hora mesmo eu virei a bolota pra baixo e assim ficou, os guardinhas não falaram mais...

Até mais...
    "O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano." - Isaac Newton

Citação Postado originalmente por Minhocas Ver Post
    Eu fui parado a pouco tempo atras por um policial na rodovia e ele me alertou para o fato do engate na ranger tampar a placa o que poderia me causar multas, na hora mesmo eu virei a bolota pra baixo e assim ficou, os guardinhas não falaram mais...

Até mais...
    MINHOCA... você tá colocando MINHOCAS na resolução... o colega doVigtara explicou muito bem..... o ENGATE da Ranger é originalmente SEM BOLOTA....
    tanto é assim, que se viesse a bolota, a fábrica colocaria a placa em lugar diferente....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem