Olha só como fiz um freio seletivo, ao custo final de R$ 15,00.
Usando:
02 chapas de ferro de 25cm cada.
02 tubo de ferro de 4 cm cada.
01 parafuso com poraca e ruela de pressão para substitui o eixo.
02 porcas para passar o cabo de freio.
Pedaços de baguete de janela pra servir de guia.
Quase tudo é isto é sucata de serralheria, não custa nada.
Como fazer:
Apare os batentes do freio para caberem as chapas
Faça o furo proporcional ao parafuso que irá usar numa extremidade
Solde o tubo na outra extremidade
Solde um pedaço de baguete (2 cm) sobre a manete de freio ou recorte os encaixes do cabo para guiar a posição de retorno das chapas
Solde mais 2 pedaços de baguete para guiar o cabo
Solde as porcas por onde vão passar os cabos observando a direção do movimento
Dê acabamento nas arestas cortantes
Monte e teste antes de pintar com spray comum
Pronto, tomara que funcione!!!
Como sei que vão pedir fotos, lá vão elas.
Foto 1 - Serve apenas como referência pois sofreu modificações depois.
Foto 2 - Método de acionamento ( o cabo deve estar bem regulado)
Foto 3 - Sistema montado no carro
Mas este freio não fica muito pesado? Meu irmão mais novo tem na gaiola dele seletivo mas com sistema hidráulico, que deixa o freio muito macio e eficiente... com disco atrás então fica sem base...
Pesado não fica não, princopalmente se o cabo estiver regulado e lubrificado. Rafael, o objetivo deste freio não é parar o veículo mas freiar parcialmente uma roda que esteja deslizando para que o diferencial transfira a rotação para uma roda que tem apoio. Isto só é necessário para quem não tem bloqueio de diferencial (coisa que todo jipe tem).
Este final de semana fiz um teste em uma trilha de pedras grandes e escorregadias, funcionou muito bem, e calculo a força utilizada em algo como levantar de 3 a 5 kg, dependendo do obstáculo. isto pra mim é leve.
Cara ficou show este freio, se voce soldar uma chapa perpendicular a alavanca de freio original para puxar os dois manetes que voce fez , a gaiola fica até com freio de estacionamento.Muito bom mesmo!!!
"... Olha só como fiz um freio seletivo, ao custo final de R$ 15,00 ...
Postado originalmente por Zupa
"... o objetivo deste freio não é parar o veículo mas freiar parcialmente uma roda que esteja deslizando para que o diferencial transfira a rotação para uma roda que tem apoio. Isto só é necessário para quem não tem bloqueio de diferencial (coisa que todo jipe tem) ...
Muito bom, CAmaRAda !
Só um adendo: Não são todos os Jipes que possuem bloqueio de diferencial não, ao contrário:
A graaaaande maioria NÃO TEM ! Nem adaptado (devido ao custo), e tampouco original.
Alguns vem com LSD (Deslizamento limitado), como os Trollers e algumas Picapes.... Ajuda, mas não é a mesma coisa !
Postado originalmente por rafaelcardoso
"... este freio não fica muito pesado? ... "
Cara, acho que fica tão pesado quanto puxar o FREIO-DE-MÃO "normal" com o carro em movimento,
por exemplo, para dar um "Cavalo-de-Pau" ....
Postado originalmente por Agnaldo Bottaro
"... se voce soldar uma chapa perpendicular a alavanca de freio original para puxar os dois manetes que voce fez , a gaiola fica até com freio de estacionamento ...
Não entendi a observação !
Pelas fotos, a Gaiola dele JÁ POSSUI "Freio-de-Mão" ...
Falando no Freio-de-Mão....
CAmaRAda Zupa, quando você o puxa (alavanca "normal"), ela passa entre as duas "novas", ou ela "leva as duas novas junto"?
Teria como você postar fotos com o "Freio-de-Mão" puxado?
Ao acionar o freio de mão, ele automaticamentel eva as duas manetes já que elas "repousam" sobre o encaixe original dos cabos. Icialmenteusei um baguete como guia mas estava interferindo no movimento e forçando os cabos, então passei a lixadeira no encaixe de forma que as hastes repousem nele. dá pra ter uma idéia nas fotos mesmo, com o sistema desmontado.
Valeu pelas dicas sobre bloqueio, veja as pedrinhas que subi auxiliado pelo freio.
"... Falando no Freio-de-Mão ... quando você o puxa (alavanca "normal"), ela passa entre as duas "novas", ou ela "leva as duas novas junto"? ...
Postado originalmente por Zupa
"... Ao acionar o freio de mão, ele automaticamentel eva as duas manetes já que elas "repousam" sobre o encaixe original dos cabos ...
Pode crê !
Estou com a viatura parcialmente desmontada, e como vou fazer "serviço de freios" também,
vou instalar um sistema desses, e esse tópico, além do Freio de mão Independente (Gurgel) vão me ajudar bastante !