Postado originalmente por
leitao
PessoALL,
Algumas considerações sobre talas de montagem...
O que os fabricantes dizem:
1) Todo pneu tem uma tolerância técnica em relação a tala de montagem. O pneu. A tala ideal irá garantir o máximo de durabilidade e o pneu irá trabalhar sem stress no talão.
2) Usar o pneu em talas menores ou maiores que os máximos irá causar desgaste irregular e/ou acentuado além de estressar os talões, o flanco e eventualmente a própria banda de rodagem. Em casos extremos pode ocorrer danos a estrutura do pneu e/ou rachaduras na borracha.
O que a experiência em 9 anos vendendo e usando pneus Off Road me levaram a concluir:
1) De fato o que os fabricantes dizem acontece, porém o desgaste é pequeno e raramente realmente acontecem os tais defeitos de uso.
2) Em algumas situações é vantajoso perder a garantia e alguns quilômetros para ganhar performance.
3) Geralmente os jipeiros que compram pneus comigo e fazem up-grade de tamanho de pneus usam as rodas originais de seus jipes, geralmente com perda de performance (esterçamento, durabilidade, estabilidade, estética e outros).
4) Em geral, recomendo sempre o aumento da tala de montagem e uso de off-sets negativos, visto os ganhos de esterçamento, estabilidade, tração, aderência, quilometragem e estética.
5) Na minha opinião, talas mais largas proporcionam os beneficios elencados acima, além de proteger a lateral dos pneus contra cortes acidentais.
6) OS benefícios de talas mais finas são o pequeno aumento do diâmetro total do pneus e segundo a opinião de alguns clientes a maior dificuldade de ocorrer o destalonamento dos pneus. Para mim esta segunda vantagem não está totalmente comprovada.
Como tenho observado mais acidentes e perda de provas relacionadas a cortes laterais do que destalonamentos, continuo aconselhando meus clientes e amigos a preferirem talas mais largas as finas.
PAra quem tem problemas de destalonamentos considero o uso de câmaras de ar adequadas, de rodas bead-lock e/ou o aumento da pressão dos pneus, instrumentos mais eficientes do que o uso de rodas subdimensionadas.
Em geral recomendo o uso de rodas tala 8 para pneus 31 e 32 e o uso de tala 10 para pneus 33 e 35.
Para os pneus pneus 34 (265/75R16 Cross) estarei confeccionando rodas tala 9, que é o limite máximo destas carcaças.
Rodas extremamente largas para determinado pneus, tais como tala 10 para pneus 31 ficam lindas, porém o desgaste nos ombros é absurdo... mesmo que se reduza a pressão.
A redução da pressão pode minimizar o desgaste, porém se torna perigoso em algumas condições e principalmente em velocidades maiores e pisos cortantes ou com velocidade altas associada a buracos de asfalto.