Tudo colocado aqui tá correto, mas vale lembra mais algo..
O cabo é a alma do guincho. Ele merece e precisa de cuidados, se não vai ficar que nem um cachorro magro e sarnento. O enferrujar é normal em praticamente todos os cabos de aço carbono, mesmo os galvanizados acabam enferrujando pois a camada superficial desgasta o zinco com o uso e ai enferruja mesmo assim. Ai um parênteses ...
Cabos galvanizados normalmente são indicados para uso estático, isto é, em situações onde eles fazes a estabilização de mastros ou torres, ou algo do gênero, pois como já dito antes, a camada de zinco muito fina desgasta com facilidade se usados em equipamentos dinâmicos.Além disso cabos galvanizados tem capacidade de ruptura 10% menor que cabos polidos por causa da agressão química do fio durante o processo de zincagem galvânica.
Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. Um cabo comercial comum, normalmente é fornecido na composição 6x19, na bitola 3/8" ou 5/16". É muito ruim pra usar no guincho, mas em compensação barato e mesmo assim funciona, claro. Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.
Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.
Faça os seguinte, por mais que incomode que isso seja. Depois da trilha, lava o Jeep no posto, inclusive guincho e cabo. Agora pra chatíce..
Acha um poste solitário (esse detalhe é muuuuinto importante), amarra o cabo com uma cinta a uma altura de 1m e desenrola pelo menos duas camadas do carretel. Com cuidado estica o cabo (sem derrubar o poste - dai a razão pra ser um solitário

Deixa secar por uma hora. Agora usa óleo de motor ou diferencial (melhor) com um pano grosso. Segura o pano por baixo do cabo, encostando no mesmo, com uma mão e com a outra mão derrama da lata óleo sobre o cabo. Lentamente passa óleo em todo cabo. Agora o pulo importante, DEPOIS de passar o óleo, afrouxe a tensão no cabo. Os fios acabam se soltando e sugando o óleo para o interior do cabo. Deixa uns 15 minutos assim, funciona bem melhor com sol escaldante (se os vizinhos encherem o saco, diga que endireitando o poste a pedido da concessionária de energia


Outra...assim cheio de óleo, o cabo custuma acumular poeira. Tem jeito de evitar isso. É protegendo todo cabo com uma cinta larga de couro, com fechamento de duas cintas rebitadas a ela. Fica bem legal e funciona mesmo durante a lavação, caso não tenha usado o cabo na trilha.
Não use óleo queimado ou graxa. Eles não ajudam muito, porque já não lubrificam mais ou não penetram no cabo, ai só servem pra melecar...
então, boa lubrificada...

Franco