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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de edwint
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    Problema é sério ....mais sério que vc pode pensar...




    Citação Postado originalmente por romeu Ver Post
    Eu tb não sabia

    Tá uma beleza aquilo lá

    O carretel parece mais um "cupinzeiro" e o cabo dá pra quebrar na mão haha

    Até os roletes por onde passa o cabo tão tudo ferrado
    é sério,
    mas isso é possivel de acontecer, se seu cabo ja estiver bem enferrujado, pode mesmo "quebrar" ou arrebentar, troque, um cabo novo nao é tao caro assim, se arrebentar pode te dar um prejuizo MUITO maior, a estilindada é muito perigosa e pode até "matar"...

  • #26
    Pessoall

    Tudo colocado aqui tá correto, mas vale lembra mais algo..

    O cabo é a alma do guincho. Ele merece e precisa de cuidados, se não vai ficar que nem um cachorro magro e sarnento. O enferrujar é normal em praticamente todos os cabos de aço carbono, mesmo os galvanizados acabam enferrujando pois a camada superficial desgasta o zinco com o uso e ai enferruja mesmo assim. Ai um parênteses ...

    Cabos galvanizados normalmente são indicados para uso estático, isto é, em situações onde eles fazes a estabilização de mastros ou torres, ou algo do gênero, pois como já dito antes, a camada de zinco muito fina desgasta com facilidade se usados em equipamentos dinâmicos.Além disso cabos galvanizados tem capacidade de ruptura 10% menor que cabos polidos por causa da agressão química do fio durante o processo de zincagem galvânica.

    Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. Um cabo comercial comum, normalmente é fornecido na composição 6x19, na bitola 3/8" ou 5/16". É muito ruim pra usar no guincho, mas em compensação barato e mesmo assim funciona, claro. Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.

    Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.

    Faça os seguinte, por mais que incomode que isso seja. Depois da trilha, lava o Jeep no posto, inclusive guincho e cabo. Agora pra chatíce..

    Acha um poste solitário (esse detalhe é muuuuinto importante), amarra o cabo com uma cinta a uma altura de 1m e desenrola pelo menos duas camadas do carretel. Com cuidado estica o cabo (sem derrubar o poste - dai a razão pra ser um solitário ) e com ajuda de um pano grosso, esfrega cada metro do cabo até limpar o resto do barro.
    Deixa secar por uma hora. Agora usa óleo de motor ou diferencial (melhor) com um pano grosso. Segura o pano por baixo do cabo, encostando no mesmo, com uma mão e com a outra mão derrama da lata óleo sobre o cabo. Lentamente passa óleo em todo cabo. Agora o pulo importante, DEPOIS de passar o óleo, afrouxe a tensão no cabo. Os fios acabam se soltando e sugando o óleo para o interior do cabo. Deixa uns 15 minutos assim, funciona bem melhor com sol escaldante (se os vizinhos encherem o saco, diga que endireitando o poste a pedido da concessionária de energia :Mrgreen Pronto , o cabinho ta novo, é só enrolar com TENSÃO e ta muito bem cuidado. Enxuga o excesso do óleo pra não melecar a garagem, que a muê não gosta e pronto.

    Outra...assim cheio de óleo, o cabo custuma acumular poeira. Tem jeito de evitar isso. É protegendo todo cabo com uma cinta larga de couro, com fechamento de duas cintas rebitadas a ela. Fica bem legal e funciona mesmo durante a lavação, caso não tenha usado o cabo na trilha.

    Não use óleo queimado ou graxa. Eles não ajudam muito, porque já não lubrificam mais ou não penetram no cabo, ai só servem pra melecar...

    então, boa lubrificada...

    Franco
    4X4 Brasil

  • #27
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    Bela explicação.
    Deu até vontade de fazer, mas só depois de trocar o cabo, porque esse já foi.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #28
    Citação Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Bela explicação.
    Deu até vontade de fazer, mas só depois de trocar o cabo, porque esse já foi.

    Abraços
    X2

  • #29
    Usuário Avatar de Bruno Machado
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    Citação Postado originalmente por Franco Ver Post
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    Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. ..... Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.

    Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.

    Franco
    Valeu pelas dicas.
    Cabo polido 6x36 sendo providenciado...
    Esquema de manutenção mantido...


    [ ]'s

  • #30
    Rapaz, uma aula de como conservar o cabo

    Mas infelizmente sou muito vagabundo e achei os procedimentos demasiadamente complexos e demorados...

    Qto custa um cabo novo???
    hehehehe

  • #31
    Usuário Avatar de Alexandre Zocrato
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    Citação Postado originalmente por Bruno Machado Ver Post
    Valeu pelas dicas.
    Cabo polido 6x36 sendo providenciado...
    Esquema de manutenção mantido...


    [ ]'s
    Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
    Qual a média de preço?

    E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?

  • #32
    Citação Postado originalmente por Alexandre Zocrato Ver Post
    Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
    Qual a média de preço?

    E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?
    Caro Alexandre e outros interessados. Passei por aqui, e mesmo o post sendo antigo, novamente dei uma lida na dúvida de vocês e tenho algumas considerações a fazer:

    - Se querem evitar a corrosão e preferem trocar o tempo que gastam em manutenção por um pouco a mais de dinheiro, basta comprar um cabo de aço inox. Porém já avisei sobre o alto preço
    - Realmente invistam em cabos de aço com formações 6x36/6x41, e com alma de fibra (AF); Isso vai garantir a flexibilidade que precisam;
    - Entre o cabo de aço galvanizado e o cabo de aço polido, acho que os dois possuem prós e contras que devem ser avaliados por cada um de vocês, dependendo de suas próprias expectativas/necessidades;
    - Uma idéia, porém não muito comum: utilizar um cabo de aço revestido em PVC. Porém, são cabos com formações um pouco mais rígidas, e o revestimento vai proteger enquanto o mesmo não for desgastado, porém pode ser facilmente "consertado" com uma fita isolante ou algo do gênero após um corte no mesmo. A manutenção aqui ficaria bem mais tranquila;

    Os cabos de aço são considerados "suprimentos", ou seja, eles possuem uma vida útil, então não existe milagre: uma determinada hora vocês terão que realizar a manutenção/troca do mesmo.

    Espero poder ajudado um pouco vocês.

    Abraços!

  • #33
    Usuário Avatar de negreira
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    Citação Postado originalmente por Franco Ver Post
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    Tudo colocado aqui tá correto, mas vale lembra mais algo..

    O cabo é a alma do guincho. Ele merece e precisa de cuidados, se não vai ficar que nem um cachorro magro e sarnento. O enferrujar é normal em praticamente todos os cabos de aço carbono, mesmo os galvanizados acabam enferrujando pois a camada superficial desgasta o zinco com o uso e ai enferruja mesmo assim. Ai um parênteses ...

    Cabos galvanizados normalmente são indicados para uso estático, isto é, em situações onde eles fazes a estabilização de mastros ou torres, ou algo do gênero, pois como já dito antes, a camada de zinco muito fina desgasta com facilidade se usados em equipamentos dinâmicos.Além disso cabos galvanizados tem capacidade de ruptura 10% menor que cabos polidos por causa da agressão química do fio durante o processo de zincagem galvânica.

    Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. Um cabo comercial comum, normalmente é fornecido na composição 6x19, na bitola 3/8" ou 5/16". É muito ruim pra usar no guincho, mas em compensação barato e mesmo assim funciona, claro. Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.

    Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.

    Faça os seguinte, por mais que incomode que isso seja. Depois da trilha, lava o Jeep no posto, inclusive guincho e cabo. Agora pra chatíce..

    Acha um poste solitário (esse detalhe é muuuuinto importante), amarra o cabo com uma cinta a uma altura de 1m e desenrola pelo menos duas camadas do carretel. Com cuidado estica o cabo (sem derrubar o poste - dai a razão pra ser um solitário ) e com ajuda de um pano grosso, esfrega cada metro do cabo até limpar o resto do barro.
    Deixa secar por uma hora. Agora usa óleo de motor ou diferencial (melhor) com um pano grosso. Segura o pano por baixo do cabo, encostando no mesmo, com uma mão e com a outra mão derrama da lata óleo sobre o cabo. Lentamente passa óleo em todo cabo. Agora o pulo importante, DEPOIS de passar o óleo, afrouxe a tensão no cabo. Os fios acabam se soltando e sugando o óleo para o interior do cabo. Deixa uns 15 minutos assim, funciona bem melhor com sol escaldante (se os vizinhos encherem o saco, diga que endireitando o poste a pedido da concessionária de energia :Mrgreen Pronto , o cabinho ta novo, é só enrolar com TENSÃO e ta muito bem cuidado. Enxuga o excesso do óleo pra não melecar a garagem, que a muê não gosta e pronto.

    Outra...assim cheio de óleo, o cabo custuma acumular poeira. Tem jeito de evitar isso. É protegendo todo cabo com uma cinta larga de couro, com fechamento de duas cintas rebitadas a ela. Fica bem legal e funciona mesmo durante a lavação, caso não tenha usado o cabo na trilha.

    Não use óleo queimado ou graxa. Eles não ajudam muito, porque já não lubrificam mais ou não penetram no cabo, ai só servem pra melecar...

    então, boa lubrificada...

    Franco

    só faltou avisar para usar luvar nos procedimentos
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #34
    Usuário Avatar de rafaeltduarte
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Zocrato Ver Post
    Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
    Qual a média de preço?

    E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?
    Eu uso e recomendo, meu guincho já veio com um, então sempre usei sintético, mas já trabalhei com o de aço em viaturas de amigos.

    Vantagens: facilidades no manuseio(nem luvas eu uso), caso arrebente, não funciona como um elástico (que pode causar sérios danos), é bem mais leve.

    Desvantagens: preço, fragilidade ao friccionar(pedras por exemplo)

    Dúvidas: tenho o meu a mais ou menos um ano, e até agora está intacto, mas ouvi falar que o sol reduz a resistência do cabo, alguem sabe algo a respeito?

  • #35
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    Nos tempos atuais, em que o numero de guinchos aumentou bastante, acho importante ressuscitar esse topico.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #36
    Usuário Avatar de Kim
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    Segue um tutorial para "desentortar" o cabo e também lubrificar o mesmo, para que ele não enferruje, pois a alma pode ser de algodão, sisal ou naylon, que ficam encharcado, mantendo o cabo lubrificado.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ml#post1679853

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