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Convex Datacenter
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  • #73
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Manga de eixo




    Pessoal.

    Creio que esse post é apropriado para o tópico, pois estamos falando de eixos da Rural e pneus grandes.

    O meu Envesa tem esses eixos - o traseiro é da Rural 4x2, flutuante - e usa as mangas de roda originais.

    Pois bem, há cerca de 10 dias, andando a uns 90km/h na Dutra, escutei um estalo seco ao fazer uma curva mais aberta. Como estava nas proximidades de um posto, resolvi entrar e quando freiei, reduzi e acelerei a viatura não respondeu ficando parada. Não entendi nada. Desci do carro e vi uma fumaceira danada saindo da roda esquerda e a dita cuja torta. Percebi que algo havia quebrado no eixo traseiro, liguei a tração dianteira e consegui estacionar.
    Liguei pro meca e decidimos guinchar a viatura.
    Na oficina, ao ver veio o veredito: a manga de eixo traseira esquerda quebrou e a roda ficou presa do disco de freio. Desmontamos, confirmamos o vereidito e observamos que o eixo rodando forçado se partiu também e uma parte ficou fundida ao corpo da manga de roda

    Seguem algumas fotos

    Se o sistema de freio traseiro não fosse a disco, mesmo o eixo sendo flutuante, as consequencias teriam sido bem piores.
    Graças a Deus foi só susto (e que susto!).

    Na busca por explicações, visando entender a origem do problema e resolver a questão conversei com algumas pessoas sobre o assunto (dentre elas, o Mario da Macrotorque e o Ney da Ensimec) e a opinião de todos é unânime: as mangas de roda originais Willys não aguentam pneus 35 ou maiores.

    Bem, diante disso, substituirei as mangas de roda pelo tipo HD da Ensimec que têm a parade mais grossa, são feitas em aço especial, reforçadas na "base" para uso dos rolamentos da Toyota Bandeirante e apropriadas para suportar pneus e esforços maiores.

    No "up" trocarei também os semi-eixos traseiros pelos fabricados pela Enfer, e os dianteiros pelo kit da Ensimec.

    Fica o relato e a alerta.

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural-manga2.jpg   Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural-manga1.jpg   Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural-manga.jpg   Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural-semieixo1.jpg   Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural-semieixo.jpg  
    Aurélio

  • #74
    Usuário Avatar de MaGao
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    meu kit é da enfer e usa rolamentos da band..

    foi sorte mesmo!!!

    Abraços,

  • #75
    Usuário Avatar de MaGao
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    Bom amigos!

    mais uma coisinha para da uma olhada..

    abriu folga no rolamento da roda traseira direita.. quinta feira vou desmontar tudo para verificar.. aparentemente somente folga..

  • #76
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    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Pessoal.

    Creio que esse post é apropriado para o tópico, pois estamos falando de eixos da Rural e pneus grandes.

    O meu Envesa tem esses eixos - o traseiro é da Rural 4x2, flutuante - e usa as mangas de roda originais.

    Pois bem, há cerca de 10 dias, andando a uns 90km/h na Dutra, escutei um estalo seco ao fazer uma curva mais aberta. Como estava nas proximidades de um posto, resolvi entrar e quando freiei, reduzi e acelerei a viatura não respondeu ficando parada. Não entendi nada. Desci do carro e vi uma fumaceira danada saindo da roda esquerda e a dita cuja torta. Percebi que algo havia quebrado no eixo traseiro, liguei a tração dianteira e consegui estacionar.
    Liguei pro meca e decidimos guinchar a viatura.
    Na oficina, ao ver veio o veredito: a manga de eixo traseira esquerda quebrou e a roda ficou presa do disco de freio. Desmontamos, confirmamos o vereidito e observamos que o eixo rodando forçado se partiu também e uma parte ficou fundida ao corpo da manga de roda

    Seguem algumas fotos

    Se o sistema de freio traseiro não fosse a disco, mesmo o eixo sendo flutuante, as consequencias teriam sido bem piores.
    Graças a Deus foi só susto (e que susto!).

    Na busca por explicações, visando entender a origem do problema e resolver a questão conversei com algumas pessoas sobre o assunto (dentre elas, o Mario da Macrotorque e o Ney da Ensimec) e a opinião de todos é unânime: as mangas de roda originais Willys não aguentam pneus 35 ou maiores.

    Bem, diante disso, substituirei as mangas de roda pelo tipo HD da Ensimec que têm a parade mais grossa, são feitas em aço especial, reforçadas na "base" para uso dos rolamentos da Toyota Bandeirante e apropriadas para suportar pneus e esforços maiores.

    No "up" trocarei também os semi-eixos traseiros pelos fabricados pela Enfer, e os dianteiros pelo kit da Ensimec.

    Fica o relato e a alerta.

    Abraços,
    AURÉLIO

    PRECIOSÍSSIMO O SEU RELATO .

    Ha muito tempo já falo que o WILLYS foi um gerreiro um ícone dos 4x4 , PIONEIRÍSSIMO , tem que colocar ele num pedestal .

    Mas daí vc usar componetes dele para nossas elocubrações em monstrificar nossos brutos 4x4 , NÃO TEM CABIMENTO .

    HA ANOS QUE VEEM FALANDO PARA TROCAR O EIXO DIANTEIRO DO ENGESA PELO DANA 44 DA RURAL , mas sempre falei que o munhão do ENGESA é mais parrudo do que os da RURAL . E por ísto não troco o meu .

    Usar pneus 35 ou maiores em componetes dos CJ não tem cabimento , não tem como aguentar , FORAM PROJETADOS PARA NÃO QUEBRAREM NUNCA NA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL .

    ESTE SEU RELATO AURÉLIO SERVE PARA TODOS OS JIPEIROS DO BRASIL , NAÕ IMPORTANDO QUAL 4X4 TEM , TEM LIMITES PARA TUDO , E NOSSAS VIDAS E DE NOSSAS FAMÍLIAS ESTÃO EM JOGO .

    TODO O CUIDADO É POUCO , NUNCA FAÇAM EXTRAVAGANCIAS SEM LIMITES DE TOLERANCIA SOB O RISCO DE POR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA EM JOGO .

    OBRIGADO PELO SEU RELATO AURÉLIO .

    ABRAÇOS A TODOS

  • #77
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Aurelio , pensei que a gente ia se ver em Conservatória , foi o Lau , o João e a turma do Jiperaço ...
    Essa manga de eixo realmente deixa a desejar qdo foge do original , é a mesma manga que vem no eixo diant. Dana 30 do Engesa ... o Rosnel montou esses Envesas com eixos de Rural , mas ele não contava com pneus 35" , o Envesa do meu amigo tb criava folgas e trocou por flutuante ensimec , o ultimo que o Rosnel montou , colocou eixos de F1000 4x4 , são ótimos e da pra usar pneus 35" , mas onde acha um bixo desses pra comprar ... ???

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #78
    Usuário Avatar de MaGao
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    Compra o kit da total offroad de upgrades das mangas de eixo.. resolve oproblema =) ja ta na minha lista aqui de compras kkk

  • #79
    Usuário Avatar de MaGao
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    Senhores,

    venho informar que mais 01 link foi embora!!! o traseiro lado do passageiro agora.. estava bom.. mais pocou no mesmo lugar do primeiro.. amanhã vai pro eletricista depois vai trocar o link..

    to penssando em reforçar eles de alguma forma.. acho que ta gerando uma alavanca muito forte os 37.. fazendo com que se abra os links..

    Abraços,

  • #80
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    Magao

    uma viatura com quase 30 anos (mais velha que você), pneus 37', motor com 40 kgfm de torque, querias o quê?

    sem sacanagem, os humvees são fabricados especialmente para as US Army e têm 10 anos de garantia, sem troca de óleo, terreno que houver, somente abastecimento e troca de pneus, mas custam quantas centenas de milhares de US$?

    Para o que você pede, só tenho uma sugestão definitiva: os inquebráveis rockweel com caixas de caminhão engesa com as engrenagens invertidas.

    Boa sorte

    Eriksom

  • #81
    Usuário Avatar de MaGao
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    Eriksom,

    não to reclamando não.. to postando as consequencias de pé de anjo + 37 + 46kfmg torque.. hehe

    eu vo reforçar os links para não quebrar.. =)
    Quanto aos rockwheel nao fica legal.. relação é curta d+ 6,72.. ja arrumei 2 mais não da..

    Abraços,

  • #82
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Eriksom,

    não to reclamando não.. to postando as consequencias de pé de anjo + 37 + 46kfmg torque.. hehe

    eu vo reforçar os links para não quebrar.. =)
    Quanto aos rockwheel nao fica legal.. relação é curta d+ 6,72.. ja arrumei 2 mais não da..

    Abraços,
    ÔÔ pé de esmeril,

    Será que os Rockwell cabem no troller??
    Quanto o cara queria?
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #83
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Compra o kit da total offroad de upgrades das mangas de eixo.. resolve oproblema =) ja ta na minha lista aqui de compras kkk
    Li que no fórum que esse kit da total tork usa cubo e mangas de Toy Band e rolamentos do Iveco, portanto nada muito diferente dos kits flutuantes do mercado....

  • #84
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Li que no fórum que esse kit da total tork usa cubo e mangas de Toy Band e rolamentos do Iveco, portanto nada muito diferente dos kits flutuantes do mercado....
    Caveso você recebeu seus bicos injetores com vazão maior ?

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