Particularmente, eu adoro construir o carro do zero, ou seja, pegar um veículo todo ‘básico’ e ir preparando ele aos poucos conforme meu gosto/necessidade e minhas condiçõe$$$. Já fiz isso 3 vezes e posso garantir que no final (para quem curte e tem paciência) vale muito a pena, só que geralmente o custo dessa brincadeira fica bem elevado e invariavelmente não há a menor compensação financeira. Dessa forma, muita vezes, dependendo da necessidade, é bem melhor pegar um carro totalmente preparado.
Não posso afirmar que no MUSGÃO não haja mais nada a ser feito, pois qualquer jipeiro afirmaria o contrário inclusive eu, já que para um jipeiro apaixonado o seu carro nunca está totalmente pronto. Mas posso dizer com serenidade que o Musgão está muito bem encaminhado. Nunca fiz trilhas com ele pois tenho outro Engesa F1 (BRUCUTU – é que eu só gosto um pouquinho dessas máquinas sabe :P ), mas uso o Musgão no dia-a-dia, passeio, viagem, etc., trata-se de um carro muito confiável e confortável.
Quanto à sua preocupação de esse carro ser muito para um iniciante, eu sinto muito mais creio que você terá que sofrer mais um pouco e tomar a decisão sozinho, só posso te dizer que com qualquer Engesa você se sairá muito bem em qualquer trilha.

Quanto ao seguro, realmente não sei te informar, talvez alguns dos colegas aqui do fórum que moram em Sampa possam esclarecer essa questão. Posso te dizer que o carro não tem qualquer informação externa de que tem um motor Diesel. Aqui em Brasília não tenho problemas, o pessoal olha muito um jipe mais com admiração do que com intenção de furtá-lo, e não sabendo que trata-se de um carro a Diesel a cobiça é menor ainda. Na maioria das vezes as pessoas nem sabem ‘que diabo de jipe é esse’, muito menos quais as peças que ele tem e onde pode vendê-las. Além do que, sendo um carro que chama muito a atenção, é também fácil de achar. Outro ponto importante, que citei no anuncio lá em cima, é que ele dispõe de alarme Positron, Tranca carneiro e mais uma chave geral para cortar a metade da corrente (com essa chave acionada o carro vai se comportar como se a bateria estivesse descarregando e o meliante com certeza não se meteria a tentar empurrá-lo.

Uffa!! Acabei me empolgando e escrevi um monte né?
Espero não ter complicado mais as coisas pra você!! hehehe 8)