David,
Perfeito o seu relato.
Em algum momento neste tópico, falei que quem quisesse acelerar, deveria comprar um Maverick. Por que? Porque, em jipes blocados no asfalto, não se deve fazer curvas acelerando ao extremo, como alguns estão acostumados a fazer, pois qualquer derrapagem, que numa corrida de carros é desejada, tira a estabilidade do jipe, pois ele tem o centro de gravidade alto.
Já dirigi jipes com bloqueio 100% ENSIMEC e KAISER, com selecionáveis ARB e com planetárias soldadas. Em todos os casos, fiz a curva redonda no asfalto e me diverti na terra, mas é o caso de conhecer os limites do carro, como você conhece de um Maverick.
Em jipes, é comum o cara rodar com chassi trincado e/ou desalinhado, folga na caixa de direção e terminais de direção gastos, pois a lama detona tudo. Neste caso, o bloqueio é um perigo, pois se você andar com as rodas blocadas em um eixo que não está totalmente paralelo com o outro eixo, fará o bloqueio ficar blocando e desblocando, levando o jipe a não andar em uma linha totalmente reta. O fato do jipe passarinhar na reta asfaltada é, com certeza, o resultado de uma dessas causas, mas, como um outro revendedor falou, tem caras que são teimosos e não admitem que fale da qualidade do seu jipe.
A minha preocupação sempre foi com a segurança dos clientes e amigos e acho que, em diversas vezes nesse tópico, foi falado que o bloqueio é infalível. Ele até pode ser infalível, mas depende de vários outros fatores, pois pode ampliar outros problemas estruturais do jipe ou do piloto.
[]'s