Leo, esse sistema para Glp é do Rodagás? É o mesmo usado em empilhadeiras? Se sim vou oferecer para o meu chefe que tem um CJ5 parado há 4 meses lá na empresa pois está atrás de um rodagás mas não encontra (e não procura!)
Ed,
É sim, de empilhadeira.
A segurança deve ser levada a sério. esse kit estava instalado em um antigo CJ5 que tinha e rodei com esse kit uns 2 anos.
Fiz uma caixa debaixo do banco traseiro em aço, que ficava metade pra baixo, metade pra cima. Dentro tinham borrachões que travavam o botijão e pra não acumular gás a parte da válvula tinha um buraco pra ventilar e encaixar a mangueira. Além da função de segurança a caixa tinha a função de esconder o negócio dos "homi". O banco escasmoteava na hora da troca.
As maiores vantagens:
- vc nunca fica sem combustível, pq tem botijão em qualquer buteco no meio do mato e nas inclinações, onde a bóia do carburador estrangula a passagem de gasolina, te dexando na mão, isso não acontece com o gás.
A instalação é simples, feita com conduites de aço, uma válvula pra fechar a gasolina quando usando o gás e o rodogás. O resto são as pequenas conexões.
Bom deixar claro que só usava pra trilha e que as trilhas são bem perto de casa.
Esses tipos de cilindros só devem ser instalados em veículos totalmente abertos e que não haja vibração, como é o caso das empilhadeiras, caso contrário o veículo pode acabar se tornando uma bomba.
O CJ tem o buraco debaixo do banco traseiro pronto. Só falta instalar. Lá na epresa temos 7 empilhadeiras que usam o Rodagás, não dá galho, o motor dura mais, e não tem tanto perigo como o pessoal fala. Antigamente os zecas colocabam o botijãoi encostado no coletor de escape para aquecer o gás e não congelar no momento da expanção, aí sim que virava uma bomba. Hoje é aquecido pela água do radiador ficando o botijão bem longe do motor. Nas empilhadeiras o P20 é colocado naquela posição por alguns motivos obvios: Ventilação; Remoção em casos de incêndios; Proteção do cilindro; Facilidade de manuseio; Não tem mais aonde colocar aquela jossa!
O mecânico lá da empresa ia colocar um desses no Omega CD 3.0 dele e colocar um P20 numa falsa caixa de som no porta malas com ventilação para a rua, fez toda a elétrica mas acabou deixando de lado e preferiu andar a gasolina que furar o assoalho do porta malas.
Para ter uma idéia apenas, os motores GM 151 duram em média 4000 horas no GLP e no pau o dia todo e tem uma empilhadeira para 4 ton que usa o motor v6 vortec da S-10 que já passou de 6000 horas e o motor está com muita saúde ainda só no Glp.
Nos rincões do nordeste existe isso a rodo e mesmo com as gambiarras que fazem por lá, não se vê casos de explosão, a não ser em casos de vazamentos em compartimentos fechados, exatamente por causa de gambiarras.
É o que mais tem no interior viu...
Pra falar a verdade, é até dificil de não ver jeeps de sítio com gás GLP.
Então acho que eu é que sou preocupado demais com a segurança, ainda mais que trabalho no ramo petroquímico. Para mim segurança é o mais importante, afinal estamos lhe dando com gente.
Então acho que eu é que sou preocupado demais com a segurança, ainda mais que trabalho no ramo petroquímico. Para mim segurança é o mais importante, afinal estamos lhe dando com gente.
Ninguém dá muita bola pra isso, até o dia que acontece uma TRAGÉDIA!!!
Já rodaram muitos jeeps e rurais na estrado do inferno entre São José do Norte e Mostardas no RS usando verdadeiras gambiarras. Até que eram raros acidentes com o glp e os vazamentos ficavam no próprio compartimento do motor. O sistema de rodagás é considerado seguro sim, imagina uma empilhadeira que trabalha 8 horas por dia no mínimo durante anos a foi sem dar nenhum problema nesse equipamento ou na alimentação desse combustível, agora multiplica por milhares! É o mundo todo usando esse equipamento. Os acidentes que ocorrem normalmente é por culpa do operador e mesmo assim uma minoria envolve esse dispositivo. Esse equipamento justamente dispensa as perigosas GAMBIARRAS que por muitos anos funcionaram até macular a imagem dos veículos movido à glp.