Olá, sou novo no fórum, apesar de acompanhar esporadicamente um ou outro tópico.

Eu e minha esposa estamos arquitetando uma "expedição" de longa duração (2 anos), com foco no Brasil e na América Latina. Não temos muito conhecimento sobre 4x4. Atualmente temos uma TR4 2007, que usamos para viagens de curta duração e no más...
Nossa idéia é percorrer o Brasil e a América do Sul, conhecendo comunidades agrícolas sustentáveis, onde nos hospedaremos e trabalharemos voluntariamente, aproveitando, nos entretempos e quando der vontade, para conhecer as regiões. Não precisaremos fazer do 4x4 uma casa, bastando espaço suficiente para equipamentos e coisas pessoais. Como viveremos estes 2 anos com alguns rendimentos, precisamos gastar o estritamente necessário no carro, sem abrir mão da possibilidade de explorar as regiões. Conforto interno é prescindível. Ou seja, precisa ser:

- Compacto, econômico e robusto. Nosso foco não é o carro. Como já vi em outro tópico, valorizaremos o estritamente necessário para nossas necessidade, fugindo de acessórios caros e pouco usados...

- Fácil reparo em qualquer lugar do Brasil (e da América do Sul, eventualmente): podemos, é claro, nos deslocar para centros urbanos maiores, mas o foco é o interior. Existe um fusca das 4x4 (hehehe)?

- Customizável: Pretendemos fazer algumas modificações que se adaptem as nossas necessidades, como bagageiro de teto, etc..

- Capacidade de se deslocar em qualquer lugar: claro, a idéia não é testar esta capacidade ao extremo, mas gostaríamos de poder explorar lugares como o Jalapão ou Atacama.

Das experiências que andei lendo, o pessoal costuma usar uma Land Rover Defender 110 para expedições overland. Acho que seria excessivo para nossa ambição, mas parece interessante a idéia de uma Defender 90. Quero, porém, explorar outras opções.

Desde já, agradeço contribuições!