x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33

Tópico: Kombi Traçada!

  • #1

    Kombi Traçada!




    Kombosa 4x4! Pena que não foi pra frente...


    "VW Kombi 4x4 chegou a passar pelas pranchetas da VW"

    Imagine só um sistema de tração nas quatro rodas para a utilitária de maior custo-benefício do Brasil

    Texto: Rodrigo Samy
    Fotos: Mario Vilescusa



    Ontem publicamos uma reportagem sobre a Kombi Export de Ernst Martin Scherwits. No mesmo dia em que marcamos a entrevista, o administrador de empresas e ex-funcionário da Volkswagen também nos mostrou outra loucura. Uma Kombi com tração 4x4 capaz de subir até paredes.

    Apesar da exclusividade tecnológica, o modelo não faz os olhos de ninguém brilharem. Com uma pintura maltratada pelo tempo, o grande trunfo da Kombi de Scherwits é o projeto que foi engavetado pela Volkswagen brasileira.

    A história desta Kombi começa em 1979, quando a empresa paulista Dacunha Veículos, associada à QT Engenharia, desenvolveu um sistema inédito de tração 4x4 para a Kombi. A vantagem é que a empresa Dacunha era especializada em veículos off-road. Chegou a desenvolver veículos para o exército e o Jeg.

    O projeto não vingou e sobraram apenas duas unidades da utilitária 4x4. Uma foi totalmente desmontada e a outra ficou com o funcionário da Volkswagen, na época, Scherwits. A idéia do funcionário era viabilizar o projeto como kits, já que a multinacional o havia deixado de lado.

    O administrador de empresas conta que esperou a patente da Dacunha caducar e virar domínio público para tocar o projeto para frente com a ajuda de um empresário. Mais uma decepção: o kit também esbarrou nos custos operacionais e no fornecimento de peças.

    Hoje, Scherwits se vangloria de ter a única Kombi 4x4 do Brasil (além daquela Export que mostramos ontem) e sonha em ver a tração nas quatro rodas abraçada por ele engrenada nas utilitárias pelo país.

    Mesmo demonstrando todo o carinho por estas raras vans, o saudosista afirma que ambas estão à venda. A única coisa que ele não revelou foi o preço, só adiantou que é impossível praticar o preço de tabela nas jóias raras.

    Como funciona a Kombi 4x4

    Ao câmbio original é acoplada uma nova caixa de transferência, diferente da dos veículos 4x4 tradicionais, sem marcha reduzida. Desta nova caixa de transferência saem dois eixos-cardã que se conectam com um diferencial dianteiro. Vale lembrar que a Kombi possui câmbio e motor originais na parte traseira.

    A sustentação dos eixos é feita por travessas adaptadas ao próprio chassi do automóvel. O diferencial dianteiro joga força nas rodas dianteiras por meio de semi-eixos, conhecidos no mundo dos pesados como cruzetas.

    Para acionar a tração 4x4, a Kombi tem no assoalho uma segunda alavanca que tem a incumbência de acionar o sistema. Para agüentar o tranco e o peso extra, a suspensão dianteira recebeu reforço.


    Fonte:

    http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=39956

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up VW 4x4

    Beto, acabo de ler na revista 4x4 & Cia, edição de agosto a materia de capa sobre um Gurgel X12, 4x4. Sensacional, recomendo a leitura. Um trabalho muito bem feito do mecanico Joel Meireles Santos de Cuiabá, MT.
    Vale a pena ler sobre o "desenvolvimento" deste 4x4. Era isto, boa leitura. Badia

    Citação Postado originalmente por Beto Marcicano Ver Post
    Kombosa 4x4! Pena que não foi pra frente...


    "VW Kombi 4x4 chegou a passar pelas pranchetas da VW"

    Imagine só um sistema de tração nas quatro rodas para a utilitária de maior custo-benefício do Brasil

    Texto: Rodrigo Samy
    Fotos: Mario Vilescusa



    Ontem publicamos uma reportagem sobre a Kombi Export de Ernst Martin Scherwits. No mesmo dia em que marcamos a entrevista, o administrador de empresas e ex-funcionário da Volkswagen também nos mostrou outra loucura. Uma Kombi com tração 4x4 capaz de subir até paredes.

    Apesar da exclusividade tecnológica, o modelo não faz os olhos de ninguém brilharem. Com uma pintura maltratada pelo tempo, o grande trunfo da Kombi de Scherwits é o projeto que foi engavetado pela Volkswagen brasileira.

    A história desta Kombi começa em 1979, quando a empresa paulista Dacunha Veículos, associada à QT Engenharia, desenvolveu um sistema inédito de tração 4x4 para a Kombi. A vantagem é que a empresa Dacunha era especializada em veículos off-road. Chegou a desenvolver veículos para o exército e o Jeg.

    O projeto não vingou e sobraram apenas duas unidades da utilitária 4x4. Uma foi totalmente desmontada e a outra ficou com o funcionário da Volkswagen, na época, Scherwits. A idéia do funcionário era viabilizar o projeto como kits, já que a multinacional o havia deixado de lado.

    O administrador de empresas conta que esperou a patente da Dacunha caducar e virar domínio público para tocar o projeto para frente com a ajuda de um empresário. Mais uma decepção: o kit também esbarrou nos custos operacionais e no fornecimento de peças.

    Hoje, Scherwits se vangloria de ter a única Kombi 4x4 do Brasil (além daquela Export que mostramos ontem) e sonha em ver a tração nas quatro rodas abraçada por ele engrenada nas utilitárias pelo país.

    Mesmo demonstrando todo o carinho por estas raras vans, o saudosista afirma que ambas estão à venda. A única coisa que ele não revelou foi o preço, só adiantou que é impossível praticar o preço de tabela nas jóias raras.

    Como funciona a Kombi 4x4

    Ao câmbio original é acoplada uma nova caixa de transferência, diferente da dos veículos 4x4 tradicionais, sem marcha reduzida. Desta nova caixa de transferência saem dois eixos-cardã que se conectam com um diferencial dianteiro. Vale lembrar que a Kombi possui câmbio e motor originais na parte traseira.

    A sustentação dos eixos é feita por travessas adaptadas ao próprio chassi do automóvel. O diferencial dianteiro joga força nas rodas dianteiras por meio de semi-eixos, conhecidos no mundo dos pesados como cruzetas.

    Para acionar a tração 4x4, a Kombi tem no assoalho uma segunda alavanca que tem a incumbência de acionar o sistema. Para agüentar o tranco e o peso extra, a suspensão dianteira recebeu reforço.


    Fonte:

    http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=39956

  • #3
    Mais sobre a Kombosa 4x4:

    http://www.webmotors.com.br/wmPublic...pub?hnid=39956 .

    http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm .

    http://www.angelfire.com/sk2/volksline/kombi/kombi4.htm .


    Segue anexo também, uma reportagem que eu escaneei de uma revista "Fusca & Cia", ANO 3, Nº 35.

    []'s
    Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/10/2016
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    56
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Kombi 4x4

    Alguem por aqui sabe de tem ou viu uma Kombi 4x4?

    Toda informação será bem vinda.

    Abraços,

    Joe

  • #5
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    _____________
    Renegade STD

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Question Kombi 4x4... DÁ PRA FAZER???

    Olá pessoal tudo bem!

    Estou com um projeto de volta ao mundo em uma kombi e gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que faça uma adaptação nela 4x4? Viajamos a muito tempo já com ela (2 anos) e no nosso estilo de viagem, um 4x4 seria muito bem vindo.

    Não sou nenhum conhecedor profundo de mecânica/4x4, por isso estou recorrendo ao vocês aqui do Fórum para ajudar!Talvez alguém que trabalhe com gaiolas? ele trabalham bastante com o chassi do fusca...

    Alguém já viu uma? O melhor seria fazer a adaptação, sei que existem algumas kombis no brasil já de fábrica (Raridade e caríssimas).

    É isso! Resolvi abordar o tema pra ver se alguém tem alguma dica! Nas minhas pesquisas nunca encontrei nada, e mecânicos por hora não faziam...

    Valeu abraços!

  • #7
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Otaviano Oliveira Ver Post
    Olá pessoal tudo bem!

    Estou com um projeto de volta ao mundo em uma kombi e gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que faça uma adaptação nela 4x4? Viajamos a muito tempo já com ela (2 anos) e no nosso estilo de viagem, um 4x4 seria muito bem vindo.

    Não sou nenhum conhecedor profundo de mecânica/4x4, por isso estou recorrendo ao vocês aqui do Fórum para ajudar!Talvez alguém que trabalhe com gaiolas? ele trabalham bastante com o chassi do fusca...

    Alguém já viu uma? O melhor seria fazer a adaptação, sei que existem algumas kombis no brasil já de fábrica (Raridade e caríssimas).

    É isso! Resolvi abordar o tema pra ver se alguém tem alguma dica! Nas minhas pesquisas nunca encontrei nada, e mecânicos por hora não faziam...

    Valeu abraços!

    Tudo é possível, o que vai determinar se dá ou nao pra fazer é o quanto você quer gastar.

    Eu pegaria uma Ford Furglaine (carroceria de fibra e chassi de F1000) e adaptaria o conjunto de tração da F1000 4x4 ou troca toda a carroceria por um chassi e mecanica da F250 4x4..

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Tudo é possível, o que vai determinar se dá ou nao pra fazer é o quanto você quer gastar.

    Eu pegaria uma Ford Furglaine (carroceria de fibra e chassi de F1000) e adaptaria o conjunto de tração da F1000 4x4 ou troca toda a carroceria por um chassi e mecanica da F250 4x4..
    Mas e a grana pra tudo isso? Tenho a kombi pronta já!

    Seria como começar tudo do Zero... Ainda por cima encontrar esses Furglaine em bom estado é praticamente impossível...

    É mais fácil fazer o seu 4x4 no caso daí! Eu tive um igual ao seu, o "Brutus", comprei ele, porque o cara disse que era fácil fazer o 4x4 (Tipo aquele que rola as fotos ai no fórum), mas na hora do vamo vê, o bixo pegou, adaptação de tudo que era gambiarra e o valor orçado era quase o valor do carro...

    Aquele que rola as fotos parece que no final das contas passou de 30 pila de investimento pra fazer rodar com 4x4.

  • #9
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Olá Otaviano, boa noite. Pois é...Eu me interesso , leio e mexo em carros desde os meus 12 anos e essa sua idéia é bem difícil de ser executada. Eu entendo
    a sua intenção e a sua decepção, mas infelizmente, na boa, o que vc vai gastar e o trabalho que vai dar, compensa mais vc pensar em um outro projeto. Abs e boa sorte.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

    Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

    Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

    MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

    Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

    Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

    Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

    Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

    Enfim, TMHO.

    Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

    Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

    Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

    MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

    Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

    Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

    Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

    Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

    Enfim, TMHO.

    Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    Já estou em Viagem, moro a 2 anos em uma Kombi, Projeto Vivendo Mundo Afora.

    Queria ver se existia essa possibilidade, rss! Realmente nunca precisei do 4x4, mas percebemos com o nosso estilo de aventura poderíamos ir mais longe em alguns lugares que acabamos limitados.

    E antes de trocar nossa querida parceira de aventuras a Maria Eugênia (kombihome), precisava descartar a possibilidade de fazer essa adaptação nela de forma mais barata.

    O pessoal da Território 4x4 por exemplo tá instalando em Iveco, Master e Sprinter, só que custa na faixa de R$ 40.000,00... é de assustar!

  • #12
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

    Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

    Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

    MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

    Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

    Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

    Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

    Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

    Enfim, TMHO.

    Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    Interessante sua sugestão Titanium.... foi a primeira coisa que pensei também, bloqueio traseiro na Kombi... tem opção de bloqueio selecionável? porque automático para um carro de expedição, não deve compensar.

    Como o Rubens também falou, são poucas as situações que realmente exigem um 4x4, agora como a ideia é uma volta ao mundo, não sei como são as condições... aqui no Brasil, pelo pouco que já viajei, vejo que o 4x4 é realmente útil para economizar algumas caminhadas (isso para cachoeiras e afins) e ou em época de chuva, fora isso, uma tração traseira vai bem em praticamente todos os lugares... para as viagem, particularmente, acho que a tração 4x4 é necessária em lugares com muita chuva e / ou muuuuito remotos... basta ver esses vilarejos aí nos "sertões" do Brasil... raramente se vê muitos 4x4 a disposição.. a galera sobrevive com Unos / Fuscas / D20.... claro que tem lugar que não tem jeito de ficar sem o 4x4... mas isso é quando vai realmente nas "quebradas".... Porém não sou um cara tão viajado, isso é uma impressão que tenho lendo e vendo muita coisa aí por essas internets da vida...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade