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  • #1
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    15/12/2011
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    Diesel Petrobras ???Dúvidas???




    Bom dia meus carissímos amigos, sei q ja existe tópicos sobre combustível, mas quero levantar uma pergunta, meu troller no primeiro 1/4 de tanque com Diesel Petrobras antigamente, uns 8 meses atras, fazia quase que 150km, ai devido custos, comecei a abastecer com Diesel da Ipiranga, o mesmo 1/4 fazia 160km pra cima, e recentemente mês passado abasteci com Petrobras novamente e o 1/4 de tanque fez nem 100km, puto da vida, sequei o tanque e resolvi experimentar Diesel Shell que esta mesmo preço do Ipiranga, que também no 1/4 de tanque fez 160km, ôpa blz meu motor não ta doido, nem tem vazamento de tanque, fiquei abastecendo Shell e Ipiranga e esse final de semana emprestei meu carro pro meu tio q tava na metade do tanque e quando me entregou ele disse ter completado pra mim no posto aqui perto da minha casa, PETROBRAS, meu tanque em 3 dias quase sem rodar, atingiu 98km com 1/4 consumido.

    LEVANTO A SEGUINTE QUESTÃO, Q MER.....da, q aPETROBRAS esta misturando no DIESEL, isso em postos dela diferentes e bem distantes um do outro, alguem tem notado alguma diferença no consumo do seu Bugão quando abastece diesel petrobras???

  • #2
    Usuário Avatar de Horacio Teles
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    Thiago.
    Citação Postado originalmente por thiagoschaeffer Ver Post
    Bom dia meus carissímos amigos, sei q ja existe tópicos sobre combustível, mas quero levantar uma pergunta, meu troller no primeiro 1/4 de tanque com Diesel Petrobras antigamente, uns 8 meses atras, fazia quase que 150km, ai devido custos, comecei a abastecer com Diesel da Ipiranga, o mesmo 1/4 fazia 160km pra cima, e recentemente mês passado abasteci com Petrobras novamente e o 1/4 de tanque fez nem 100km, puto da vida, sequei o tanque e resolvi experimentar Diesel Shell que esta mesmo preço do Ipiranga, que também no 1/4 de tanque fez 160km, ôpa blz meu motor não ta doido, nem tem vazamento de tanque, fiquei abastecendo Shell e Ipiranga e esse final de semana emprestei meu carro pro meu tio q tava na metade do tanque e quando me entregou ele disse ter completado pra mim no posto aqui perto da minha casa, PETROBRAS, meu tanque em 3 dias quase sem rodar, atingiu 98km com 1/4 consumido.

    LEVANTO A SEGUINTE QUESTÃO, Q MER.....da, q aPETROBRAS esta misturando no DIESEL, isso em postos dela diferentes e bem distantes um do outro, alguem tem notado alguma diferença no consumo do seu Bugão quando abastece diesel petrobras???
    Acho que você deve mudar a maneira de calcular o consumo. Enche o tanque, anda até o meio ou mais, não importa, para no posto, zera o odômetro parcial, roda mais, meio tanque ou mais, abastece novamente. Olha o odômetro parcial, vê quanto entrou de combustível. Aí sim, divide litros por quilometros. Pronto. Siga fazendo isso, você terá o consumo médio pelo tempo que achar necessário.
    Não esqueça que tem postos com gambiarra para marcar mais litros, com misturas, etc. Daí, todo cuidado é pouco.
    Marcar 1/4 de tanque no marcador de combustível, não dá certo. Tem variações importantes de inclinação que o marcador não compensa.
    Começou com Blazer; depois TR, Tracker, Troller T4, Defender 90. De volta ao Troller.

  • #3
    Usuário Avatar de Felipe Glod
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    Não gosto de abastecer nos postos Petrobras, tenho abastecido diesel comum no Shell parece que rende mais e fuma menos, depois que um amigo meu me contou que os funcionários (não sei se todos) pagam com um cartão em alguns postos o combustivel Petrobras a preço de custo (gasolina a a e pouco) fiquei com mais raiva da Petrobras, nos andando com esse Diesel vagabundo a R$ 2,00.
    3.0 Azulão original 2.8 Amarelão guincho made in PRC Maxxis 33

  • #4
    Usuário Avatar de fredycoelho
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    01/12/2008
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    Pede para aferir a bomba, vc tem direito.
    Eles echem um tanque padronizado do Inmetro de 20 L na sua frente. E a bomba tem que marcar os 20 L.
    Faça o consumo do carro enchendo até a boca e zerando o odômetro, fica mais próximo do consumo real.
    Troller 2012 3.0
    Prado 2004

  • #5
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    28/02/2008
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    Thiago, acredito que seu Troller está bebendo de acordo com seu estado de espirito, sempre usei diesel podium petrobras, e o meu nunca fez menos de 180km com 1/4 de tanque (17,5 litros), (pneus 31").

  • #6
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Citação Postado originalmente por Felipe Glod Ver Post
    , depois que um amigo meu me contou que os funcionários (não sei se todos) pagam com um cartão em alguns postos o combustivel Petrobras a preço de custo (gasolina a a e pouco) fiquei com mais raiva da Petrobras, nos andando com esse Diesel vagabundo a R$ 2,00.
    Felipe , desculpa, mas daqui a pouco vc vai acreditar até em mulasemcabeça, saciperere, papainoel e que petroleiro é marajá, este cartão é para ser debitado em folha de pagamento, com um desconto que não vale a pena, mas cartão ta na moda, moro numa cidade em que 70% são petroleiro, e estas lendas não condizem com a realidade em que vejo por aqui, exceto os gargantas que vivem de aparencias e vivendo num padrão de vida além de suas condições.

  • #7
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    15/12/2011
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    Caro horacio, entendo sua posição, quando eu fiz o comentário usando 1/4 do tanque foi apenas para mostar como adna o consumo inicial, o meu carro tem uso on-road apenas e no ar e com comnustível Petrobras eu rodava o tanque uns 560 a 580km, e com os combustiveis da Ipiranga e Shell continuo fazendo o tanque 580km a 600km (CIDADE), na estrada com combustível Ipiranga fui de Vitória-ES ao RJ capital e voltei com 1 tanque, variando com e sem ar-condicionado, rapaz deu uns 1000km, andando bem, 14km/L.

    Estar na BR com o bugão e pegar um citroen na frente ou um audi ou tipo esses carros, piscar farol, e ver q o cara da frente so vê a grade do meu carro no retrovisor dele e eu passar brincando, isso nao tem preço..rsrsrsrs..

    bem voltando ao assunto, meu comentário nao foi sobre o consumo, é se alguem tem notado alguma diferença com os Diesel q estao sendo comercializados brasil a fora, eu nao abastecia Shell, mas gostei, Ipiranga acho muito bom, já o Esso, não volto tão cedo, tive uma ranger que do que tive problemas com entupimento de bomba de combustível, do pescador, entre outros por SUJEIRA no combústivel foi demais (EM POSTOS DIFERENTES DA REDE), agora notei esse péssimo rendimento do Diesel da petrobras, meu carro de 580km, com Petrobras roda 480km (sem ar cond ligado), tem cabimento não. Sempre abasteço até o limite do limite, so depois q toda espuma acabou e parou de descer, balanço o carro pra tirar todo ar do tanque, sempre completo no talo. Essa era minha indagação...

    comentem

  • #8
    Usuário Avatar de RcPM
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    Thiago,
    em outro tópico já comentei sobre a pilantragem dos postos.
    O ponto deve ficar claro antes de tudo é a seguinte: TODO O diesel distribuido no Brasil é produzido e/ou importado pela Petrobras, portanto outras marcas apenas adicionam aditivos... e nos postos dos pilantras entra mistura mais alguma coisa.

    Alguns cuidados fora os óbvios devem ser tomados, mas considero o principal o local de abastecimento.
    Como é de conhecimento de todos, o diesel oxida mais rapidamente que a gasolina, portanto o melhor a fazer é abastecer em postos de beira de estrada com grande movimento de caminhões, pois o tempo de permanencia do diesel nestes postos é menor que nas centros urbanos e no caso de se andar periodos maiores é melhor abastecer pouco com maior frequencia em vez de encher o tanque deixar o diesel as vezes semanas no tanque.
    Além disso, vc pode estar utilizando um lote de diesel (de baixa qualidade) importado pela Petrobras, visto que a mesma não tem capacidade de processamento para todo o diesel consumido no pais e importa uma parte.

    Já usei tudo que é diesel a venda no Brasil, Argentina, Paraguay, Uruguay e Chile.... desde o D-Euro argentino e Podium brasileiro até os marca barbante.

    Quanto à qualidade do diesel, vou comentar apenas os 2 pontos extremos, por coincidência na mesma viagem:
    1 - (pior situação) - Abasteci num posto BR e o tanque chegou a 1/4 em apenas 350km. Eu nem conseguia acreditar na velocidade do ponteiro baixando. Bom, parei para abastecer num posto sem bandeira pois estava a pelo menos 90km de lugar nenhum. O consumo voltou ao normal e os outros 300km foram tranquilos. No destino, rodei até entrar na reserva para abastecer novamente.
    Bom.... aí vem a melhor situação...
    2 - (melhor situação) - Abasteci num posto BR na noite anterior a volta. Na viagem o ponteiro precisou 600km para chegar a 1/4 na mesma estrada em em velocidade similar. Cheguei a achar que o ponteiro tava quebrado e parei para abastecer... couberam apenas 48 litros, portanto o ponteiro estava correto.

    Do que tenho observado no meu, o consumo na minha tocada em viagens no asfalto é 9km/l @ ~120km/h o que significa aprox. 500km quando o ponteiro chega a 1/4, sobrando 80km antes de entrar na reserva.

    No meu bugão, o ponteiro não é linear, portanto o primeiro 1/4 não quer dizer nada, mas o 1/4 final é bem preciso.
    Se o consumo aumentou repentinamente, pense também nos seguintes itens:
    - Trocou o filtro de ar recentemente? Usou original ou paralelo?
    - Trocou a marca do oleo do lubrificante?

    Putz.... escrevi um jornal
    ______________________________________
    ºlllllllº JK 2013
    Ex T4 2010 - Andarilho - Ficaram as boas lembranças

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Horacio Teles Ver Post
    Thiago.

    Acho que você deve mudar a maneira de calcular o consumo. Enche o tanque, anda até o meio ou mais, não importa, para no posto, zera o odômetro parcial, roda mais, meio tanque ou mais, abastece novamente. Olha o odômetro parcial, vê quanto entrou de combustível. Aí sim, divide litros por quilometros. Pronto. Siga fazendo isso, você terá o consumo médio pelo tempo que achar necessário.
    Não esqueça que tem postos com gambiarra para marcar mais litros, com misturas, etc. Daí, todo cuidado é pouco.
    Marcar 1/4 de tanque no marcador de combustível, não dá certo. Tem variações importantes de inclinação que o marcador não compensa.
    Horacio,
    Acho que nem esta forma dá pra ter uma precisão, pois como a entrada do tanque é lateral, tem muito frentista que não consegue encher o tanque, por causa da espuma não tem paciencia para esperar encher....rs

    []'s

    Reinaldo
    ______________________________________
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  • #10
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    Todo o diesel consumido no Brasil, sai das refinarias da Petrobras, portando independente da bandeira, é o mesmo diesel, o que muda, são os aditivos (no caso do aditivado), portando as diferenças podem ser creditadas a mutretas diversas. E como já foi dito o diesel espuma muito e dependendo da paciência do frentista entra mais ou menos combustível.
    Agora Felipe, antes de falar besteira, procure se informar melhor. Trabalho em refinaria há 23 anos e nunca ganhei ou tive desconto em uma gota de combustível.
    Abs
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  • #11
    Usuário Avatar de Horacio Teles
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    Sem polêmica.
    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Todo o diesel consumido no Brasil, sai das refinarias da Petrobras, portando independente da bandeira, é o mesmo diesel, o que muda, são os aditivos (no caso do aditivado), portando as diferenças podem ser creditadas a mutretas diversas. E como já foi dito o diesel espuma muito e dependendo da paciência do frentista entra mais ou menos combustível.
    Agora Felipe, antes de falar besteira, procure se informar melhor. Trabalho em refinaria há 23 anos e nunca ganhei ou tive desconto em uma gota de combustível.
    Abs
    Que o diesel produzido no Brasil não presta, não tem nenhuma novidade. No mundo, a qualidade já anda nas especificações Euro-5, com vistas a redução da poluição, melhoria do rendimento da queima, tudo isso assegurado também pelo controle eletrônico. Aliás, a baixa qualidade do diesel, da gasolina, do álcool, é causa básica da maior parte dos estragos nos motores, principalmente nos componentes de contato direto (bomba, tanque, bicos, etc.).
    Quem já teve carros com eletrônica embarcada sabe do que estou falando.
    Não temos bons combustíveis, e temos mecânicos que ainda conseguem ser piores.
    E assim caminha a frota brasileira.
    Começou com Blazer; depois TR, Tracker, Troller T4, Defender 90. De volta ao Troller.

  • #12
    Citação Postado originalmente por thiagoschaeffer Ver Post
    Caro horacio, entendo sua posição, quando eu fiz o comentário usando 1/4 do tanque foi apenas para mostar como adna o consumo inicial, o meu carro tem uso on-road apenas e no ar e com comnustível Petrobras eu rodava o tanque uns 560 a 580km, e com os combustiveis da Ipiranga e Shell continuo fazendo o tanque 580km a 600km (CIDADE), na estrada com combustível Ipiranga fui de Vitória-ES ao RJ capital e voltei com 1 tanque, variando com e sem ar-condicionado, rapaz deu uns 1000km, andando bem, 14km/L.

    Estar na BR com o bugão e pegar um citroen na frente ou um audi ou tipo esses carros, piscar farol, e ver q o cara da frente so vê a grade do meu carro no retrovisor dele e eu passar brincando, isso nao tem preço..rsrsrsrs..

    bem voltando ao assunto, meu comentário nao foi sobre o consumo, é se alguem tem notado alguma diferença com os Diesel q estao sendo comercializados brasil a fora, eu nao abastecia Shell, mas gostei, Ipiranga acho muito bom, já o Esso, não volto tão cedo, tive uma ranger que do que tive problemas com entupimento de bomba de combustível, do pescador, entre outros por SUJEIRA no combústivel foi demais (EM POSTOS DIFERENTES DA REDE), agora notei esse péssimo rendimento do Diesel da petrobras, meu carro de 580km, com Petrobras roda 480km (sem ar cond ligado), tem cabimento não. Sempre abasteo até o limite do limite, so depois q toda espuma acabou e parou de descer, balanço o carro pra tirar todo ar do tanque, sempre completo no talo. Essa era minha indagação...

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    cara o seu tá fazendo de mais!!! o meu nao chega aos 450 um 3.0 com 33!

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