Fabil,
Se puder me indicar quem faz molas progressivas sob encomenda, eu agradeceria :mrgreen:
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Opa opa opa, eu ouvi meu nome por aqui!!!!!
Hehehehe, só pude responder agora...
Zeca, o ponto de partida é sempre o mesmo: quanto você está disposto a investir....
Molas que se afastam dos seus apoios garantem um bom curso da suspensão mas trabalham de uma forma menos eficiente. A roda vai buscar o chão simplesmente pela gravidade e a pressão exercida ao solo é bem menor. Entretanto ajuda bastante. Existem muitos kitz mundo afora que permitem que a mola se desloque possuindo um dispositivo para guiá-las ao lugar novamente.
Air Shox são dispositivos mais simples e extremamente eficientes. Garantem excelente curso da suspensão ,as são complicados de achar a regulagem. Não são indicados para veículos que andam em velocidades elevadas. O trabalho do componente ao longo de muito tempo sob constante atuação gera aquecimento dos fluidos e altera o comportamento da suspensão. Para essa finalidade, existem os Struts, mas não conheço muito a respeito. Já vi bastante gente usando no King Of Hamers.
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...6/6f/Strut.jpg
Os Coil Overs na minha opinião unem o melhor de todos os mundos. São air shox dotados de molas onde é possível regular praticamente tudo. É possível usar uma composição de molas, para garantir ação ao longo de todo curso. É possível regular ride high , pre tensão da mola e uma série de outras configurações.
Agora o principal a ser avaliado, é o seu equipamento. Coil Overs te obrigarão a criar novos pontos de fixação. Tem onde fixá-los??? Pode ser necessário cortar, rasgar, modificar.... Seus links suportarão o trabalho adicional???? Se necessário for, já pensou numa possível modificação dos mesmos????
Se você ainda tem dúvidas da capacidade da sua suspensão, pode fazer alguns testes estáticos, tipo, remover as molas e amortecedores e com o auxílio de uma empilhadeira ou mesmo uma girafa, achar os limites sa sua suspensão. Partindo dos números encontrados é que você pode saber o quanto consegue melhorar e o que tem que mudar.
Existe uma alternativa, usar uma composição de molas, uma interna a outra. Já vi alguns kits para Land Rover que usam soluções como eu sugeri. Não encontrei fotos mas é um esquema bem bacana.
Pra quem gosta de complicar, hehehehe, tem o sistema cant lever!!!!!!!!
http://image.automotive.com/f/techar...under_view.jpg
http://image.automotive.com/f/techar...r_subframe.jpg
http://image.automotive.com/f/techar...ension_kit.jpg
http://image.automotive.com/f/techar...skid_plate.jpg
Por hora é isso, dá pra discutir ainda muito a respeito.
Abraços
Zeca,
Uma pergunta básica: Com o aumento do curso de suspenção, como vc fez para que ao abrir ao maximo nao haja travamento das cruzetas do cardan devi a angulação?
Abç
Jorge
Jorge,
O que eu ja fiz:
Os fucinhos dos diferenciais sao levemente inclinados pra cima, diminuindo este angulo.
Alem disso, desbastei um pouco as luvas da cruzeta pra permitir um maior angulo de trabalho.
O que eu posso fazer:
rebaixar os suportes de tcase pra amenizar os angulos de cruzeta
Pergunta:
Devo mesmo me preocupar com angulo de cruzeta?
O que tem que se mover verticalmente são as pontas (rodas), e nao o centro do diferencial correto?
Perfeito, será imprescindível a instalação de cinta limitadora no centro de cada eixo para evitar o curso total do eixo quando estiver paralelo ao solo.
A intensão de ter um grande curso de suspensão é obter uma amplitude maior em cada roda alternadamente.
Abraços
Fala Zeca, estou "voltando" em breve à ativa, real não virtual, e com a ação, voltam as invenções tb he he.
Cara, as suspas são um poucos diferentes, tenho um 2002 - dois links mais panhard, então vou falar um pouco da minha e talvez possamos pensar em algo...
tenho tb as molas da rota, mas pedi para o igor fazer maior, uns 3 ou4 cm, não me lembro direito..., a dianteira ainda solta e eu tb acho duras...
minha ideia, aumentar mais uma polegada a dianteira e diminuit o fio, acho que ficou 15 ( fazer novas é claro)
- o que observei no meu é que a Maior medida para o amortecedor fechado é 46 cm, mais que isso o amortecedor fecha antes de dar "batente".
na prática a mola fecha antes, no setup atual, isto é os elos fazem às vezes do batente.
- hoje tenho amortecedores offshox, com válvula de regulagem, sem garrafinha, 46 fechado e 78 aberto.
para eu ir além teria que reposicionar os suportes dos amortecedores ou levantar mais o jipe, o que eu não quero, então fiquei por aqui mesmo, vou somente fazer as alterações nas molas para deixar tudo "mais mole"
- o que eu vejo que pode ser feito, alterar os suportes para mais para "dentro" do eixo/cofre do motor, poderia até usar amortecedores menores e mais duros, resta saber se há espaço.
- elevar os suportes superiores, resta saber também se há espaço
- as molas acompanharão o aumento do curso, minha sugestão molas maiores e com fio "mais fino" - não sei se correm o risco de quebrar, não sei também calcular isto, mas fica a sugestão para galera debater...
taí uma foto de quando eu ainda fazia alguma coisa...
Eu dei (ui) uma pesquisada no Google e achei muita coisa sobre calculo de molas:concordo: desde calculadoras a formulas tem ate um programa :shock: pra. Quem quiser usar molas eu acho q vai ser uma base boa:concordo:
Link das páginas :
http://www.google.com.br/search?hl=p...&aqi=&aql=&oq=
Espero q ajude.
T+
Valeu moderadores!!!!!!
Caio,
Que bom que esta voltando. Nao lembro bem, mas vc teve algum problema de coluna ne?
Deixando sua semana de lado...:mrgreen:
Quando vc pretende fazer essas novas molas? poderiamos fazer juntos pra baratear.
As minhas hoje tem 16mm de fio, 560mm de comprimento (traseira) e 520mm comprimento (dianteira). A largura nao sei de cabeca... mas cabe certinho no prato.:mrgreen:
Meu carro hoje.
Segue um video deu tentado subir uma erosao, nele da pra ver como a suspensao ta dura e com pouco curso.
Nao quero ganhar mais altura.... quero amplitude de suspensao.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=oVb3oen6Occ[/ame]
Aqui algumas fotos que fiz ano passado (ainda usando pneus 35) na oficina.
https://lh3.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_1042.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_1044.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_1045.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_1049.jpg
Aqui algumas fotos tiradas esse ano antes de parar o carro pra colocar as relacoes Yukon
https://lh6.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_6061.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_6062.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_6065.JPGhttps://lh5.googleusercontent.com/_Z...0/IMG_6066.JPG
Acho que o carro tem estrutura potencial pra melhorar muito mais... so preciso saber +/- o que fazer e aonde fazer.
Coil-over seria a melhor solucao? nao sei.. por isso que pergunto!