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Convex Datacenter
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  • #1

    Problema estranho na tração




    Prezados, tenho um 2007 que só uso na cidade/estrada. Este finde fui passear na mantiqueira, só serrinha de asfalto. Na volta estava descendo a serra de Campos do Jordão para São Paulo, 40 km de descida e estava em quinta marcha a 90 por hora, estou com 18 pontos na carteira, quando ouvi um ruido de raspado. Imediatamente joguei o cambio para ponto morto e o barulho sumiu. Em seguida coloquei quarta e depois quinta e sem barulho. 2 minutos depois o barulho de raspado voltou e imediatamente joguei novamente para ponto morto. Na terceira vez parei o carro pra verificar. Olhei tudo e não achei nada. Voltei, liguei o carro e engatei primeira, soltei a embreagem e nada, o carro não saia do lugar. Estava como se tivesse em Neutro. Desci, olhei tudo de novo e nao vendo solução liguei a tração, indicou ligada e depois coloquei reduzida, indicou legal. Voltei o seletor para 4x2 e soltei a embreagem. O carro anda mais fica reduzido. Rodei 10 km até o posto de policia. O carro não sai de reduzida. Trouxe ele de volta pra casa no reboque. Procurei em todos os forum e só vejo falar de tração e reduzida que não entram. Defeito no motorzinho, sensor de embreagem e de rotação. Alguem tem uma ideia ?
    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de anderson cleiton
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    Luis Eduardo Magalhaes/BA
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    o problema pode ser no motor que engata e desengata a traçao, tente desengatar manualmente.

  • #3
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    Olha se for problema no sistema como o modulo ou o motor, em virtude do preço para arrumar ou trocar, a melhor coisa é tirar o conjunto eletrônico e colocar um manual da carraro, que fica em torno de R$ 770,00 e qualquer mecânico instala sem problema e de facil funcionamento, você não vai mas ter problema desse tipo novamente.

  • #4
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    Digo EMT Carraro vc encontra no seguinte link http://www.emtcarraro.com.br/4x4carraro/

  • #5
    Ja vi esse filme antes numa ranger 4x4. O problema era no motor que aciona a tração. Verifique também o chicote de fios dele, às vezes o fio está cortado

    Renato

  • #6
    Citação Postado originalmente por renatomalago Ver Post
    Ja vi esse filme antes numa ranger 4x4. O problema era no motor que aciona a tração. Verifique também o chicote de fios dele, às vezes o fio está cortado

    Renato

    Renato, é comun defeito no motor, mas o sintoma é não engatar a tração e a reduzida. No meu caso parece que por algum motivo a caixa de tranferencia tentou mudar sozinha, daí o raspado. Depois, tentando verificar, acionei a tração e agora não sai da reduzida. Nunca usei a tração desde que comprei o carro, a 1 ano. Talvez seja isto, falta de uso.

  • #7
    O problema que tive é que a tração não estava funcionando, então levei p/ fazer orçamento, mexeram e na configuração que deixaram ela ficou só reduzida, a muito custo o mecânico da Ford conseguiu voltar ela p/ conf. normal, mas sem o funcionamento da tração.

  • #8
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    Realmente pode ter sido que o acoplamento da engrenagem na caixa de redução não engatou corretamente, e, ficando próximo mas não engatado, tenha ficado raspando.

    A melhor maneira de verificar isto é retirar o atuador e o motor elétrico da caixa de redução, e verificar o posicionamento da haste que o motor gira.
    Ela tem marações que mostram em que situação está engatado. Assim você poderá verificar, e se for o caso, mudar manualmente para 4x2, voltando ao normal até que você possa colocar o carro na oficina.

    Procure aqui no forum pois existe outro tópico que mostra inclusive a caixa aberta sem o motor elétrico, com a haste de acionamento e as marcações das reduções.

  • #9
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    lhneves,

    Achei o link ao qual estava me referindo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=30363&page=3

    Dê uma olhada na foto e também no tópico como um todo.

    Boa sorte...

  • #10
    Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    lhneves,

    Achei o link ao qual estava me referindo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=30363&page=3

    Dê uma olhada na foto e também no tópico como um todo.

    Boa sorte...
    Beleza John1532Jr, estava procurando esta foto que nem um louco. Já tentei algumas soluções indicadas pelos foristas. Desconectei a bateria, verifiquei as ligações. Me parece que agora só retirando mesmo este motorzinhoi e tentando no braço.
    Abraços

  • #11
    Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    Realmente pode ter sido que o acoplamento da engrenagem na caixa de redução não engatou corretamente, e, ficando próximo mas não engatado, tenha ficado raspando.

    A melhor maneira de verificar isto é retirar o atuador e o motor elétrico da caixa de redução, e verificar o posicionamento da haste que o motor gira.
    Ela tem marações que mostram em que situação está engatado. Assim você poderá verificar, e se for o caso, mudar manualmente para 4x2, voltando ao normal até que você possa colocar o carro na oficina.

    Procure aqui no forum pois existe outro tópico que mostra inclusive a caixa aberta sem o motor elétrico, com a haste de acionamento e as marcações das reduções.

    Retirei o motorzinho e estava indicando 4x2. Mudei manualmente mas a caixa não sai de reduzida. Vai ter que abrir mesmo. Estou chateado. Nunca havia usado a tração.

  • #12
    Usuário
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    lhneves,

    Realmente vai ter que abrir então. Provavelmente as hastes internas que acoplam as engrenagens deram algum problema. Mas dos males o menor. Como a parte elétrica está em ordem, será mais simples de resolver (assumindo que o problema é só mecânico).

    Quando resolver o problema, coloque aqui no forum a descrição do que foi encontrado errado e qual a solução adotada. Nem sempre os usuários colocam estas informações, e e muito bom ter acesso a elas para podermos melhor analisar os problemas que às vezes encontramos.

    Um abraço, e boa sorte...

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